-
GABARITO: LETRA B
A) Rejeitam estereótipos, criando novos significados para o envelhecimento, àqueles a quem se classificam como ?belos velhos?. ? nenhum termo rege o uso de preposição "a" para que a crase seja formada, o correto é somente "aqueles".
B) Consoante a observação de Simone de Beauvoir, ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, paira certa ?conspiração do silêncio?.
C) Observam-se que há pessoas as quais criam novos significados para o envelhecimento, desafiando as convenções sociais ? voz passiva sintética e o sujeito é uma oração subordinada substantiva subjetiva, isso é observado/observa-se isso (=concordância no singular).
D) Já não se enxerga em certas pessoas próximas dos 70 anos, as típicas consequências negativas associadas ao processo de envelhecer ? vírgula separando o sujeito paciente do verbo e verbo no singular incorretamente, o correto é (=se enxergam as típicas consequências/as típicas consequências são enxergadas).
E) Construir um projeto de vida ao qual desse significado permanente à existência são objetivos da maioria das pessoas ? o que é objetivo? Construir um projeto de vida... (isso ? sujeito oracional, logo, concordância no singular: é objetivo).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Essa B não tem erro mesmo?
-
Não @Marcus, colocando na ordem direta, talvez fique mais fácil a compreensão:
Trecho em ordem direta: Certa "conspiraçao do silêncio" paira ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, consoante a observação de Simone de Beauvoir.
Trecho original: Consoante a observação de Simone de Beauvoir, ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, paira certa “conspiração do silêncio”.
-
Sobre a letra B...
Também achei estranho Marcus Vinicius. Não seria "consoante à observação"?
-
Assertiva b
Consoante a observação de Simone de Beauvoir, ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, paira certa “conspiração do silêncio”.
-
Acredito que na letra B não haveria crase em " consoante a observação" pois esse trecho tem o mesmo valor de "conforme a observação de...".
se eu estiver errada por favor me avisem. obrigada!
-
Não deveria ter crase?? consoante à....o banca que gosta de confundir!
-
"Consoante ela"... ela quem? A observação de Simone... Vejam que não nenhuma preposição é necessária
-
Odeio FCC...
-
PENSO QUE A CORREÇÃO DA LETRA (A) NÃO ESTÁ CORRETA COMO O AMIGO ARTHUR CARVALHO COLOCA.
PENSO QUE O CORRETO SERIA: A AQUELES QUE SE CLASSIFICAM COMO BELOS VELHOS. -->
REJEITAM ESTERIÓTIPOS/ CRIANDO SIGNIFICADOS (A ALGUEM) AQUELES QUE SE CLASSIFICAM
A+A= ÁQUELES
-
Acredito que deveria ter crase na letra B.
Como adjetivo, com o sentido de “que consoa, está em consonância e harmonia”, usa-se a preposição a ou com e neste caso com a crase.
Entendo que a frase quer dizer: "Consoante COM a observação (...) paira..."
-
Rejeitam estereótipos, criando novos significados para o envelhecimento, àqueles a quem se classificam como “belos velhos”.
Rejeitam
OD: estereótipos
OI: àqueles a quem (Aos quais) se classificam como “belos velhos”
Seria esse o erro da A ?
-
Questão difícil.
-
eu não acerto nenhuma questão dessa kkkk
-
CONSOANTE a observação;
CONFORME a observação;
-
Erro da alternativa C) Sempre, Sempre quando temos um sujeito oracional, o verbo da oração principal é flexionado na 3ª pessoa do singular. independente de voz ativa ou passiva! [OBSERVA-SE ISSO]
É um caso de voz passiva, mas o erro decorre da concordância equivocada do verbo na 3ª pessoa do plural (ERRADO -> OBSERVAM-SE ISSO)
A ata de reunião constava que eles estavam presentes. <-> A ata de reunião constava isso
Dentro da estrutura da oração subordinada substantiva subjetiva o verbo tem flexiona conforme o seu contexto.
-
Fato 1: essa questão separa os homens dos meninos
Fato 2: eu ainda sou um menino :o(
-
Não seria CONSOANTE A ALGO? "consoante à observação"?
-
Já errei essa questão 3 vezes por causa das vírgulas...
-
Repostando um comentário relevante (porArthur Carvalho):
"GABARITO: LETRA B
A) Rejeitam estereótipos, criando novos significados para o envelhecimento, àqueles a quem se classificam como “belos velhos”. → nenhum termo rege o uso de preposição "a" para que a crase seja formada, o correto é somente "aqueles".
B) Consoante a observação de Simone de Beauvoir, ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, paira certa “conspiração do silêncio”.
C) Observam-se que há pessoas as quais criam novos significados para o envelhecimento, desafiando as convenções sociais → voz passiva sintética e o sujeito é uma oração subordinada substantiva subjetiva, isso é observado/observa-se isso (=concordância no singular).
D) Já não se enxerga em certas pessoas próximas dos 70 anos, as típicas consequências negativas associadas ao processo de envelhecer → vírgula separando o sujeito paciente do verbo e verbo no singular incorretamente, o correto é (=se enxergam as típicas consequências/as típicas consequências são enxergadas).
E) Construir um projeto de vida ao qual desse significado permanente à existência são objetivos da maioria das pessoas → o que é objetivo? Construir um projeto de vida... (isso → sujeito oracional, logo, concordância no singular: é objetivo)."
-
-
Acredito que na alternativa a) a oração "Aqueles a quem se classificam como “belos velhos” se classificaria como oração substantiva subjetiva, pois "quem rejeitam?" se não "Aqueles a quem se...", não cabendo preposição iniciando tal oração.
A confusão na a) e b) se dá pelas orações deslocadas.
Ainda em relação à alternativa b), "consoante" como preposição/conjunção não pede complemento, apenas no uso como adjetivo, passando a ter complemento regido por "a" ou "com".
Lembrem-se que é sempre preferível colocar as orações na ordem direta para que as relações entre termos regentes e regidos sejam mais facilmente vistas.
-
e eu que achei que todas estavam certas? kkkkkkkkkk!
-
A- Rejeitam estereótipos, criando novos significados para o envelhecimento, àqueles a quem se classificam como “belos velhos”.
Sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Neste caso não há preposição antecedendo o pronome, logo o uso da crase está errado.
B- Consoante a observação de Simone de Beauvoir, ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, paira certa “conspiração do silêncio”.
C- Observam-se que há pessoas as quais criam novos significados para o envelhecimento, desafiando as convenções sociais.
"Isso é observado", (singular): Observa-se.
D- Já não se enxerga em certas pessoas próximas dos 70 anos, as típicas consequências negativas associadas ao processo de envelhecer.
"Enxergam."
E- Construir um projeto de vida ao qual desse significado permanente à existência são objetivos da maioria das pessoas.
"construir um projeto de vida (...) é objetivo (...)
-
Está correta a redação do seguinte comentário:
A
Rejeitam estereótipos, criando novos significados para o envelhecimento, àqueles a quem se classificam como “belos velhos”.
ERRADA. N deveria ser usada a crase.
B
Consoante a observação de Simone de Beauvoir, ao redor dos velhos, que costumam ser estigmatizados, paira certa “conspiração do silêncio”.
C
Observam-se que há pessoas as quais criam novos significados para o envelhecimento, desafiando as convenções sociais.
ERRADA. Isso é observado. Observa-se Isso. Logo, sujeito está no singular. Verbo no singular.
D
Já não se enxerga em certas pessoas próximas dos 70 anos, as típicas consequências negativas associadas ao processo de envelhecer.
errada. Enxergam é o correto. no PLURAL, concordando com `` as típicas consequências negativas``
E
Construir um projeto de vida ao qual desse significado permanente existência são objetivos da maioria das pessoas.
ERRADA. nao há necessidade de crase
-
Consoante = Conforme
-
obs.:
+VOZ PASSIVA SINTETICA
+ SUJEITO ORACIONAL
+ CONJUNÇÃO INTEGRANTE ( SE/ QUE= ISSO)
=VERBO FICA NA 3ª PESSOA DO SINGULAR
Exemplos:
- Cogitaram-se se os animais tentaram o ataque em sua própria defesa. [Inadequado]
- Cogitou-se se os animais tentaram o ataque em sua própria defesa. [Adequado]
- Consideram-se que esses são os valores definitivos. [Inadequado]
- Considera-se que esses são os valores definitivos. [Adequado]