SóProvas



Prova IADES - 2014 - EBSERH - Assistente Administrativo


ID
1202683
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Os clientes são stakeholders de fundamental importância para as organizações; por isso, é importante buscar a melhoria no atendimento ao seu público-alvo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta acerca da qualidade no atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    O termo foi usado de forma mais ampla[2] pelo filósofo Robert Edward Freeman[3] . Segundo ele[4] , os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização )[5] .

    O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes pode possuir um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.


    Ex nunc.

  • Resposta correta - letra b

  • não pode ser a letra C por quê?

  • Letra C está dizendo Ineficaz

  • GAB: B

     

    a) A empresa deve se preocupar em atender bem a todos e fidelizar novos clientes. 

     

    b) A qualidade do atendimento ao público é capaz de gerar a fidelização dos clientes; essa pode ser atingida, por exemplo, com a capacitação da equipe de atendimento em conformidade com as políticas internas da empresa.

     

    c) O oferecimento de brindes e descontos inesperados sempre agrada o cliente. É uma forma de fazer ele se sentir importante.

     

    d) A empresa que possui um banco de dados com informações dos seus clientes possui um diferencial competitivo, pois os conhece melhor e tem mais facilidade de atender às suas necessidades e expectativas.

     

    e) Políticas de incentivo são sempre bem vindas. A recompensa dada ao funcionário é uma forma de motivá-lo a realizar um bom trabalho. Quando o funcionário se sente valorizado pela organização, seu comportamento é assertivo, o que impacta diretamente no atendimento ao público.

     

    FONTE: Aulas - profº Wendell Léo.

     

  • LETRA B

     

    A qualidade do atendimento ao público é capaz de gerar a fidelização dos clientes; essa pode ser atingida, por exemplo, com a capacitação da equipe de atendimento em conformidade com as políticas internas da empresa.

     

    PONTOS ESSENCIAIS AO ATENDIMENTO AO PUBLICO:

    " EM NEGÓCIOS EXISTE APENAS UMA DEFINIÇÃO DE QUALIDADE-O CLIENTE

    -CLIENTES SATISFEITO= LUCROS ACRESCEDIDOS

     

  • Letra B.

    CLIENTES SATISFEITOS = LUCROS ACRESCIDOS.


ID
1202686
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O bom atendimento ao público é capaz de gerar inúmeros benefícios às organizações, podendo ser considerado, em muitos casos, o ponto fundamental para o sucesso de um negócio. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E
     Essa afirmativa esta corretissima, essa avaliação faz parte do planejamento estrategico e tatico da empresa oudo órgão. Cabe ao gestao da gerente avaliar e monitorar o atendimento ao publico, em caso de conversar com o atendente como aperfeiçoar e sanar as possiveis falhas existente, cumprimeno a teoria de Halo e o Kazen( fazer o melhor).

  • GAB: E

     

    Uma empresa que monitora e avalia a aceitação de seus serviços demonstra que tem como objetivo prestar um atendimento de qualidade. Dessa forma, é possível identificar falhas e implementar melhorias,obtendo como resultado a satisfação dos clientes. 

  • Letra E


     Essa afirmativa esta corretissima, essa avaliação faz parte do planejamento estrategico e tatico da empresa oudo órgão. Cabe ao gestao da gerente avaliar e monitorar o atendimento ao publico, em caso de conversar com o atendente como aperfeiçoar e sanar as possiveis falhas existente, cumprimeno a teoria de Halo e o Kazen( fazer o melhor).




ID
1202689
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à hierarquia e à autoridade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letrs C diz transferencia de autoridade???  Que eu saiba delegaçao presume se transferencia somente de responsabilidade. Quem puder me ajudar, agradeço. Luciane.

  • Luciane, a delegação envolve a transferência de uma atividade para alguém em nível hierárquico inferior. Por isso, é necessário que a autoridade e a responsabilidade do superior seja outorgada a essa pessoa para que a tarefa seja executada e realizada. ok??!

    #Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar


  • Sobre a letra "A", que me deixou muita dúvida, segundo a Tese de Peter - princípio da Incompetência - as organizações são fadadas à mediocridade e à incompetência. Além disso, o enunciado é: "em uma hierarquia, todo empregado tende a subir até chegar ao seu nível de incompetência". 

    O ERRO está em afirmar que "não significa que as empresas estão fadadas à incompetência".  

    #Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar


  • quem tem autoridade tem responsabilidade tmb, elas não se separam.

  • autoridade e responsabilidade FUNCIONAL pela realização da tarefa.

  • Eu entendi que o erro da letra A está em dizer que: "TODO empregado tende a subir até chegar ao seu nível de incompetência."

    O correto é: em ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS ESTRUTURADAS os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu nível de incompetência.

    Alguém poderia dizer se estou certa ou errada?

  • Jurava que a letra A estava certa. :(

  • Letra C.

    Pessoal, esta questão veio com algumas pegadinhas. A maior, para mim, foi o conceito de delegação por Chiavenato em detrimento ao conceito de delegação do Direito Administrativo.

    Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. 

    No direito administrativo, a transferência é comum na execução da atividade e não na autoridade. Exemplo: Lei do Processo administrativo que proibe a delegação para edição de atos normativos, julgamento de recursos administrativos e atividade exclusiva do órgão ou autoridade.

     

  • competência  pode  ser delegada,  mas  a  responsabilidade  não. 

     

     

    Estrategia concusos - professor Carlos Chavier - página 16- aula 00 - PDF (CNJ)

     

    e agora!

  • Já eu achei que a alternativa D é que estava correta!

     

    D. Nos sistemas orgânicos, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando, não no conhecimento.

    Alguém poderia me dizer o erro desta questão?

    Entendo que, de fato, a autoridade é atribuida ao cargo e na hierarquia no nível superior ou comando, não sendo necessariamente atribuida à capacidade de ter um conhecimento para tal.

     

     

  • GAB: C 

     

     a) O chamado princípio de incompetência de Peter afirma que em uma hierarquia, todo trabalhador tende a ser promovido até chegar a um nível no qual é incompetente.Em muitas organizações modernas, um bom trabalhador é recompensado com uma promoção, sem que ninguém tenha parado para pensar se essa pessoa está preparada para desempenhar outras funções diferentes. Dessa forma, a própria organização fica predestinada à incompetência.

     

     b) É claro que as organizações são capazes de influenciar o comportamento dos colaboradores. Ex: A organização influencia o líder, e este por sua vez, influencia os colaboradores.

     

     c) A delegação pode ser conceituada como o processo de transferência de autoridade e de responsabilidade para posições inferiores da hierarquia organizacional.

     

    d) Nos sistemas mecanicistas, a autoridade é baseada na hierarquia e no comando, não no conhecimento.

     

    e) As organizações rigidamente hierarquizadas eram eficientes e lucrativas no passado. Hoje em dia a realidade é outra. Muitas tiveram que se adaptar às mudanças para permanecer no mercado, por isso encontramos modelos mais enxutos atualmente.

     

     

    Delegação é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia. Muitas organizações encorajam os administradores a delegar autoridade aos níveis mais baixos da organização a fim de proporcionar o máximo de flexibilidade para atender às necessidades do cliente e adaptar-se ao ambiente mutável e dinâmico que as envolve.

     

    - Chiavenato, 2001.

  • Só pra fixar:

    Sistema mecânico: autoridade baseada na hierarquia e comando.

    Sistema orgânico: autoridade baseada no conhecimento e na cultura.

  • GABARITO C

    Eu errei pq confundi Adm. com Direito Adm.

    ADMINISTRAÇÃO = DELEGA AUTORIDADE E EXERCÍCIO

    DIREITO ADMINISTRATIVO = DELEGA SÓ EXERCÍCIO

    Lei 9784 nos diz:

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    OBS: O elemento "competência" do ato administrativo possui as seguintes características:

    1 - É DE EXERCÍCIO OBRIGATÓRIO;

    2 - É IRRENUNCIÁVEL (ainda que se delegue o exercício da competência, não se delega a titularidade);

    3 - É INTRANSFERÍVEL OU INDERROGÁVEL (no máximo se delega o exercício, através de ato formal);

    4 - É IMODIFICÁVEL(só quem pode modificar competência primária é a lei ou a Constituição);

    5 - É IMPRESCRITÍVEL;

    6 - É IMPRORROGÁVEL;

    ... e para complementar:

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.


ID
1202692
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações são um complexo de decisões. Durante todos os momentos, as empresas deparam-se com situações em que decisões devem ser tomadas pelos seus colaboradores. Considerando que toda decisão é composta de seis elementos, é correto afirmar que o elemento que representa os critérios que o tomador da decisão usa para fazer sua escolha se refere

Alternativas
Comentários
  • Simon (1963) aponta 6 elementos clássicos na tomada de decisão.


    1- O tomador de decisão, é a pessoa que faz uma escolha entre várias alternativas de ação.
    2- Os objetivos, que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações.
    3- As preferências critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
    4- A estratégia, o curso da ação que o tomador de decisão escolhe para atingir os objetivos depende dos recursos que venha a dispor.
    5- A situação, aspectos e variáveis do ambiente que envolvem o tomador de decisão, muitos dos quais se encontram fora do seu controle ou compreensão.
    6- O resultado, é a conseqüência ou resultante de uma dada estratégia de decisão.


  • Tomada de decisões
    É o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas.
    Elementos da Decisão
    Segundo Chiavenato (1997), as decisões possuem fundamentalmente seis elementos: 1. Tomador de decisão – pessoa que faz a seleção entre várias alternativas de atuação. 2. Objetivos – propósito ou finalidade que o tomador de decisão almeja alcançar com sua ação. 3. Preferências – critérios com juízo de valor do tomador de decisão que vai distinguir a escolha. 4. Estratégia – direção ou caminho que o tomador de decisão sugere para melhor atingir os objetivos e que depende dos recursos que se dispõe. 5. Situação - Aspectos ambientais dos quais vela-se o tomador de decisão, muitos dos quais fora do controle, conhecimento ou compreensão e que afetam a opção. 6. Resultado: é a decorrência ou resultante de uma dada estratégia definida pelo decisor.

  • Entraria com recurso para anulação, baseada segundo Chiavenato (2011) p.324:

    1.Objetivos

    2.Preferencia

    3.EStrategia

    4.SItuação 

    5.Resultado 

    São esses os elementos que compõem na tomada de decisão pelo administrador 

  • TOMADOR DE DECISÃO
    Objetivo- Fim almejado
    Preferência- Critérios utilizaos
    Estratégia- Curso da ação
    Situação- Fatores ambientais que afetam a decisão 
    Rresultado- O fim alcançado

     

  • GAB: A

     

    A colega Cyntia Vaiz acertou na mosca ! Rsrsrsrsrs obrigada pela contribuição !

    A questão é fundamentada na Teoria das decisões de Herbert Simon.

     

     

    Para quem quiser saber mais,veja esse link: 

    http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/QjxDDqGcS5r3dHL_2013-5-3-12-8-34.pdf

  • As preferências: critérios que o decisor utiliza para determinar sua opção;

    Falou em CRITÉRIO VC JÁ REMETE PREFERÊNCIAS

    NÃO DESISTA


ID
1202695
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o planejamento que abrange cada operação ou atividade projetada a curto prazo e que envolve uma tarefa ou atividade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  De acordo com Rodrigo Renno em Administração Geral para Concursos,  planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.

      Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.

      Vamos ver como isso já foi cobrado?

      1. (Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.

      Não existe esse consenso. Como já mencionamos anteriormente, Chiavenato12 acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já Oliveira13 acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.

      Dessa forma, não existe um consenso sobre a ordem dessas fases. O gabarito é questão errada

  • Ao falar de planejamento a curto prazo, estamos falando de nível operacional.

    médio prazo é o tático, e longo prazo estratégico.

  • O processo organizacional envolve os três níveis: estratégico, tático e operacional. A questão traz 'institucional' e 'global', ambos referem-se aos dois primeiros níveis, logo, alternativa D


  • Alternativa D


    O planejamento operacional, por sua vez, está mais ligado à formalização de metodologias e procedimentos, gerando basicamente os planos de ação ou planos operacionais. É conduzido pelos níveis organizacionais mais baixos. Em resumo, o planejamento operacional:

     É voltado para o curto prazo;

     Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente;

     É voltado para a eficiência.

    Prof. Carlos Xavier – Estratégia Concursos

                                                                                        Boa sorte a todos
  • Falou em atividade pensa logo operacional!

  • Palavras-chave : Operação, atividade , tarefa e curto prazo = Planejamento Operacional

  • GABARITO LETRA D

     

    Nível Estratégico: Genérico, Sintético, longo prazo, aborda a organização como um todo
    Nível Tático: Menos Genérico, mais detalhado, médio prazo, aborda cada unidade organizacional
    Nível Operacional: Detalhado, analítico, curto prazo, aborda cada tarefa ou operação isoladamente

     

    CRÉDITOS: DEBORA RIBEIRO (Q598967)

     

    __________________

     

    O que queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

     

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações e Cronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante.

     

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

  • * Planejamento estratégico/institucional ---> longo prazo

    * Planejamento tático/funcional ---> médio prazo

    * Planejamento operacional ---> curto prazo

  • LETRA D CORRETA

    =>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;

    =>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;

    =>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.

  • GABARITO: LETRA D

    O planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos. Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • GABARITO: LETRA D

    Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são:

    É projetado para o curto prazo, para o imediato e geralmente lida com o cotidiano e com a rotina diária ou semanal.

    Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.

    É definido no nível operacional para cada tarefa, operação ou atividade.

    É voltado para a eficiência na execução das atividades.


ID
1202698
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da divisão do trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. (A)

    Retirando-se das alternativas A B e C as negações das proposições seriam verdadeiras. A D é o contrario, pois a rigidez a torna menos eficiente e menos produtiva.

  • Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.

     

    A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.



    A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.
     

  • GAB: A

     

    " A especialização do trabalho, que recebe também o nome de divisão do trabalho, é o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas. "

     

    Chiavenato, 2009.

  • GABARITO: LETRA A

    De acordo com Fayol, existem 14 princípios gerais da administração:

    1) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência;

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  


ID
1202701
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto aos controles organizacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D - controles organizacionais: servem para avaliar o que está sendo desenvolvido.

  • Os controles organizacionais servem para:

    Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivos.Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditoria e divisão de responsabilidades.Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria.Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho pessoal, supervisão direta, vigilância e registros incluindo informação sobre produção por empregado ou perdas com refugo por empregado etc.Meios preventivos para o atingimento dos objetivos da empresa, pela articulação de objetivos em um planejamento, uma vez que os objetivos ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento dos indivíduos para o alcance dos resultados desejados.
  • Gab. (D)

    Na minha opinião esta questão não esta legal porque o ''controle'' não se limita somente ao desempenho pessoal como consta no gabarito da questão, alias esta é uma conceitualização que quase foge do tema proposto, encontra-se nas delimitações da Gestão de Pessoas, sendo questão secundária ou mesmo terciária de controle. O conceito de controle engloba sim as pessoas, mas seu foco principal são as métricas utilizadas para fornecer subsidios a tomada de decisão quando algo sai fora do previsto ou acompanhar o bom andamento daquilo que foi planejado, aliás a conceitualização de controle é justamente o primeiro período da alternativa B, mas vamos em frente...

  • Concordo com Akio Utiama

  • Segundo Imoniana e Nohara, os controles são a espinha dorçal do exercicio da gestão. O controle pressupoe a tomada de decisção e a ação para assegurar a realização dos objetivos da organização, baseados na missão.

  • A Banca até a aprovação é nossa amiga, depois poderemos brigar, falar que ela está errada, não esqueça as vezes perdemos questões pq queremos brigar com a banca.

  • Essa assertiva trazida pela banca está mais para DIREÇÃO. 

  • GAB: D

     

    A questão está corretíssima. Em poucas palavras, o controle serve para verificar se os resultados estão de acordo com o que foi planejado. Sendo assim, a avaliação de desempenho é uma das ferramentas de controle, pois compara o desempenho dos colaboradores com o padrões pré-estabelecidos. É óbvio que a função "controle" não serve apenas para isso, mas como a questão não limitou, ela está correta.

     

     

    “O controle consiste em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados” (CHIAVENATO, 2003, p.372).

  • GABARITO: LETRA D

    Para que possamos saber se estamos ou não atingindo nossos objetivos, precisamos de um sistema de controle eficaz. Sem controle, estamos trabalhando “às cegas”, ou seja, sem saber como está o nosso desempenho.

    De acordo com Robbins e Coulter, o controle pode ser definido como:

    “O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos.”

    Já Maximiniano acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização. Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  


ID
1202704
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à liderança, assinale a alternativa que indica uma característica do estilo de liderança democrático.

Alternativas
Comentários
  • As decisões centralizadas é perfil do líder autocrático.

  • Os estilos de liderança podem ser:

    * Autocrático "chato" (autoritário, diretivo, coercitivo): foco nas tarefas, decisões centralizadas, uso do poder!

    * Democrático "presente" (participativo, consultivo): foco nas pessoas, decisões descentralizadas, supervisão constante - não é ato punitivo. 

    * Liberal ou Laissez Faire "atoa": foco nas pessoas, decisões descentralizadas, não há supervisão constante. 

    Logo, a alternativa B é a única que encaixa nas características da liderança democrática. 



  • R:B)

  • AUTOCRÁTICA

    Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

    O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;

    A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

    O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

    O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

     

    LIBERAL

    Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

  • GAB: B

     

     a) As decisões são centralizadas no líder. (LÍDER AUTOCRÁTICO)

     b) As decisões são tomadas em conjunto pelos líderes e liderados. (LÍDER DEMOCRÁTICO)

     c) O líder é dominador. (LÍDER AUTOCRÁTICO)

     d) A ênfase é apenas nos subordinados. (LÍDER LIBERAL)

     e) O líder não é um membro normal do grupo. (LÍDER LIBERAL)

  • * Autocrático: Meu pai (chato pacaraio)!

    * Democrático: Minha mãe <3. 

    * Liberal ou Laissez Faire: Minha avó <3 <3 <3 <3 <3 <3.

  • LETRA B CORRETA

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • GABARITO: LETRA B

    O estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • GABARITO: LETRA B

    liderança democrática é aquela em que o gestor envolve os colaboradores em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa ou setor. Nela, as responsabilidades são distribuídas por todos os membros da equipe, que participam da tomada de decisões junto com o líder.

  • Segundo Chiavenato (2012, p. 133)

    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA:

    As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder.

    O próprio grupo esboça providências e técnicas para atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates

    A divisão das tarefas fca a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas.

    O líder procura ser um membro normal do grupo. É objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas


ID
1202707
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando que os estudiosos Margerison e McCann sugerem nove fatores que precisam estar presentes em toda equipe de trabalho, assinale a alternativa que apresenta o fator relacionado ao controle e à auditoria dos sistemas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  

    ALTERNATIVA: C

     

    As áreas de preferência de trabalho são classificadas da seguinte forma:

    Consultoria: Coleta e fornecimento de informações

    Inovação: Geração e experimentação de ideias

    Promoção: Exploração e apresentação de oportunidades

    Desenvolvimento: Avaliação e verificação da aplicabilidade de novas abordagens

    Organização: Estabelecimento e implementação de maneiras de fazer as coisas

    Produção: Conclusão e entrega de resultados

    Inspeção: Controle e auditoria do funcionamento dos sistemas

    Manutenção: defesa e preservação de padrões e procedimentos

    Integrador: o papel do integrador é dividido por todas as demais funções da roda

     

    Bons Estudos e

    Nos vemos no TOPO

     

  • Margerison e McCann

    ASSESSORIA – DAR E RECEBER INFORMAÇÃO

    INOVAÇÃO – ESPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVAS IDEIAS

    PROMOÇÃO – IDENTIFICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES

    DESENVOLVIMENTO – AVALIAÇÃO E TESTE

    ORGANIZAÇÃO – ESTABELECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE MANEIRAS DE TRABALHAR

    PRODUÇÃO – CONCLUSÃO E ENTREGA DE RESULTADOS

    INSPEÇÃO - controle e à auditoria

    MANUTENÇÃO – SALVAGUARDA DE PADRÕES E PROCESSOS

    LIGAÇÃO – COORDENAÇÃO E INTEGRAÇÃO

    OPERACIONAL – MAIORES PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – (SUPERVISÃO) SEGUNDO CHIAVENATO, PAGINA 326

  • Qual livro do Chiavenato aborda sobre isso? Eu tenho o TGA e não encontrei esse assunto..

  • É no livro de Gestão de Pessoas do Chiavenato

  • Margerison e McCann sugerem nove fatores de desempenho que precisam estar presentes em toda equipe, a saber: Assessoria: fator relacionado a dar e receber informação. Inovação: fator relacionado com a criação e a experimentação de novas idéias. Promoção: fator relacionado com a identificação e exploração de oportunidades. Desenvolvimento: fator relacionado com a avaliação e o teste de aplicabilidade de novas abordagens Organização: fator relacionado com o estabelecimento e a implementação das maneiras de trabalhar. Produção: fator relacionado com a conclusão e a entrega de resultados. Inspeção: fator relacionado com o controle e a auditoria dos sistemas de trabalho. Manutenção: fator relacionado com a salvaguarda de padrões e processos. Ligação: fator relacionado com a coordenação e a integração do trabalho dos membros da equipe.

    Acesso em: https://www.passeidireto.com/arquivo/5273417/material-complementar----administracao---apostila/26


ID
1202710
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existe um tipo específico de equipe denominada força-tarefa. Com relação a essa equipe, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Organização da força tarefa

    Compõe-se de equipe criada especificamente para realizar determinada missão ou objetivo, onde o gerente de projeto tem posição de prestígio, autoridade e responsabilidade. Ela é orientada para a tarefa, para a equipe, desimpedida de restrições impostas pela organização externa e protegida dos conflitos externos.


  • ·  força-tarefa

    · 

    ·  Uma variante do agrupamento por projeto é acha.-

    · 

    ·  mada equipe-tarefa ou força-tarefa, de dimensões

    · 

    ·  bem mais reduzidas é de duração mais limitada do

    · 

    ·  que o projeto. A força-tarefa é geralmente constituí·

    · 

    ·  da de uma equipe heterogênea de especialistas em

    · 

    ·  diferentes áreas, que são deslocados de suas fun-

    · 

    ·  ções habituais para, em conjunto, se dedicarem a

    · 

    ·  uma tarefa específica e complexa, que exija aborda-

    · 

    ·  gens e enfoques diferentes. A força-tarefa é uma téc-

    · 

    ·  nica adotada para resolver problemas gerados pela

    · 

    ·  alta taxa de mudança ambiental ou tecnológica. Tra-

    · 

    ·  ta-se de um esforço de equipe que se ajusta para tra-

    · 

    ·  tar de uma tarefa específica. A força-tarefa tem duas

    · 

    ·  características básicas e fundamentais: é transitória

    · 

    ·  e de curta duração. É usada para missões especí-

    · 

    ·  cas, naS quais se determina com clareza o que,

    · 

    ·  quando e quanto fazer.


  • A força nacional é um exemplo de força-tarefa

  • Letra b) É uma equipe provisória e de curta duração.

  • Existem três tipos de equipes semelhantes à equipe multifuncional ,são elas:


     Equipes de projetos

     Comitês

     Força-tarefa.  É um grupo de pessoas que estão temporariamente designados para trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo específico. Ex.: Força Nacional

  • Força - Tarefa:
    a) Constitui-se em uma equipe HETEROGÊNEA, formada por especialistas DE DIFERENTES ÁREAS.
    b) É UMA EQUIPE PROVISÓRIA E DE CURTA DURAÇÃO
    c) É dedicada à realização de tarefas com DIMENSÕES REDUZIDAS.
    d) Compõe-se de membros que TRABALHAM DE FORMA INTEGRADA.
    e) É formada para a resolução de PROBLEMAS DE ALTA COMPLEXIDADE.

  • GABARITO: LETRA B

    A força tarefa é voltada para resolução de algo específico, e existe temporariamente até o atingimento de seu objetivo

    Força tarefa é uma equipe temporária que serve para realizar alguma tarefa transitória, de um contexto específico

  • Força-tarefa: resoluções de problemas de alta complexidade, porém específico e transitório.

    bons estudos

  • De modo a responder corretamente ao que nos é exigido nesta questão, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido na equipe do tipo força-tarefa. Tendo dito isso, vejamos qual alternativa faz uma afirmação correta.

    Chiavenato (2014, p. 199) apresenta a seguinte definição para a equipe do tipo força-tarefa:

    • A força-tarefa é designada para resolver imediatamente um problema. O grupo fica responsável por um plano de longo prazo para a resolução do problema que pode incluir a implementação da solução proposta.

    Para Robbins (2005, p. 215):

    • Uma força-tarefa nada mais é do que uma equipe multifuncional temporária. Sendo esse tipo de equipe formado por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
    • As equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa (ou até de diferentes empresas) possam trocar informações, desenvolver novas ideias e solucionar problemas, bem como coordena r projetos complexos.

    Segundo as informações extraídas de dois grandes autores, podemos assinalar a alternativa "B" como correta. No tipo de equipe força-tarefa, as equipe será dissolvida assim que o problema for solucionado, sendo a sua duração curta, visto que como Chiavenato afirma, a força-tarefa "é designada para resolver imediatamente um problema".

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 


ID
1202713
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente organizacional reflete diretamente na estrutura e no comportamento organizacional. No que se refere a esse tema, é correto afirmar que a estrutura organizacional característica de um ambiente homogêneo é a

Alternativas
Comentários
  • Ambiente homogêneo é aquele que não se altera. Seu comportamento é conservador e previsível.

  • Estrutura linear, centralizada, simples - voltada para um comportamento conservador e previsível da empresa.

  • gabarito-E

     

  • GAB: E

     

    " Um ambiente homogêneo é simples e pouco diferenciado, é estável, previsível, conservador e rotineiro." 

     

    Obs: Ambientes heterogêneos possuem clientes e fornecedores altamente diferenciados entre si. Quanto maior a heterogeneidade, maior a sua complexidade e diferenciação.

     

     

    FONTE: Administração: teoria, processo e prática - Idalberto Chiavenato- 2007.

  • Gabarito E.

    Ambiente homogêneo é aquele prevísivel, que não se altera.

    Quanto maior a heterogeneidade, maior a sua complexidade e diferenciação.


ID
1202716
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo administrativo, composto pelas funções administrativas, tem por fim a execução da estratégia empresarial. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto à denominação da função administrativa que se relaciona diretamente com a maneira como os objetivos empresariais devem ser alcançados, ou seja, a condução das atividades dos colaboradores que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta D

    “Direção é a função administrativa que conduz e coordena o pessoal 

    na execução das atividades planejadas e organizadas”. Significa 

    orientar e coordenar os trabalhos dos subordinados. No fundo, 

    dirigir significa interpretar os objetivos e os planos para os outros e 

    dar as instruções de como executá-los. Trata-se de atuar 

    diretamente sobre pessoas para conseguir que executem as suas 

    atividades. 


  • Gab. (D)

    Mais uma da banca sobre essa disciplina que deixa um pouco a desejar pelo enunciado vago... só é possível ter um pouco mais de certeza para responder por causa das palavras chaves ''condução das atividades''.

  • Não há necessidade de decorar, só  lembrar que é o líder  que conduz a equipe, que coordena para que os subordinados alcancem os objetivos, e este processo se chama Direção

  • Só para alerta e lembrar os caros estudantes que quem conduz algo, possívelmente ta na direção de alguma coisa.

  • Palavras-chave para a função administrativa "DIREÇÃO": orientar, garantir, assegurar, integrar, coordenar, liderar, persuadir, influenciar.
    Giovanna Carranza, Administração Geral e Pública para os concursos de técnico e analista (2014), pág. 163.

  • Dá pra matar a questão pelo termo "condução das atividades dos colaboradores" = direção.

    A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. [...] Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar. [...]  A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação.


    Fonte: Idalberto Chiavenato (Administração Geral e Pública - pág. 368) 



  • A parte do "a maneira como os objetivos empresariais devem ser alcançados" confundiu um pouco, pois acredito que essa maneira se refere aos planos, e o estabelecimento de planos está relacionado com a função de Planejamento. Mas na segunda parte está melhor definida e vê-se logo que é a função é Direção.

  • Questão boa, não é daquelas que você passa o olho e já vai marcando a alternativa, como a maioria das questões de funções administrativas.

  • Direção - designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicá-las.

  • Gabarito: D de Direção 

  • se relaciona diretamente com a maneira como os objetivos empresariais devem ser alcançados:  isso é planejar

    a condução das atividades dos colaboradores que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais: isso é direção

    passivel de anulação, ja que possibilita duas interpretaçoes distintas.

  • Funções Administrativas:

     

    1) Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação em médio e longo prazos;

     

    2) Organizar: constituir a estrutura material e humana para realizar o empreendimento da empresa;

     

    3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal para mantê-lo ativo na empresa;

     

    4) Coordenar: ligar e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;

     

    5) Controlar: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos da empresa

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Funções administrativas:

    Planejar---> Quais os meus objetivos? O que a empresa pretende alcançar? Nessa etapa são definidos os objetivos da empresa e como alcançá-los. É feito o plano estratégico voltado para o futuro.

    Organizar---> Divisão de tarefas, recursos, atividades, quem faz o que.

    Direção----> Direcionar os subordinados ao que se espera como resultado. Interpretar o plano da empresa e passá-lo para os subordinados. É fundamental o uso da liderança nessa etapa. Motivar os subordinados em busca dos objetivos organizacionais.

    Controle---> Avaliar se os objetivos foram alcançados. Aqui acontece a retroação. Analise de desempenho. Identificar problemas e consertá-los, pois o processo administrativo é um ciclo e nunca acaba. Está sempre se repetindo.

     

    Letra correta: D

  • DEPOIS DAQUELE "OU SEJA" MUDOU COMPLETAMENTE MEU POSICIONAMENTO. POIS CONDUZIR ATIVIDADES ENVOLVE A ORIENTAÇÃO DE QUEM TEM AUTORIDADE, OU SEJA, LIDERANÇA!

     

    DIGO ISSO PORQUE LEMBRO DE UMA PASSAGEM DE CHIAVENATO QUE DIZ QUE O PLANEJAMENTO É O PROCESSO DE DEFINIÇÃO DO QUE DEVE SER FEITO E COMO DEVE SER FEITO. E É EXATAMENTE O QUE DIZ O ENUNCIADO "a maneira como os objetivos empresariais devem ser alcançados".

     

     

    GABARITO ''D''

     

    CUIDADO: Quanto ao POCCC, são elementos da administração, e não funções hein!...

  • Letra D.

     

    Comentário:

     

    Essa questão não foi tão bem elaborada. Ela pergunta sobre a função do processo administrativo que se relaciona com

    a maneira como os objetivos são alcançados.

    Pensando rápido, poderíamos lembrar da função de planejamento (que define objetivos e os caminhos - maneiras - a serem

    utilizados para alcançá-los) ou da função de direção (ligada à condução dos trabalhos dos funcionários). Se acabasse aí, a

    questão seria dúbia.

    Apesar disso, ela continua esclarecendo: "ou seja, a condução das atividades dos colaboradores"... Com isso não resta

    dúvida de que se trata da função de direção.

     

     

    GABARITO: D.

     

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • LETRA D

     

    "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Esse é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa". (CHIAVENATO, pg.174)

  • DIREÇÃO = CONDUÇÃO

  • DIREÇÃO “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”

     

    Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

     

     

  •  condução das atividades dos colaboradores = DIREÇÃO

  • LETRA D CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões

  • A questão cobra conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    A questão quer saber o seguinte:

    Qual "a função administrativa que se relaciona diretamente com a maneira como os objetivos empresariais devem ser alcançados, ou seja, a condução das atividades dos colaboradores que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais"?

    Para tal, vejamos as funções administrativas em detalhes

    ◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.

    São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro.

    As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional.  

    São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições.

    São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    ◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    ◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    ANALISANDO:

    A) "Organização".

    ➡ Incorreto. O trecho apresentando não se refere a essa função.

    B) "Retroalimentação"

    ➡ Incorreto. Não é uma função administrativa.

    C) 'Controle".

    ➡ Incorreto. O trecho apresentando não se refere a essa função.

    D) "Direção".

    ➡ Correto. Falou em conduzir pessoas em busca dos objetivos organizacionais, falou em direção.

    E) "Planejamento".

    ➡ Incorreto. O trecho apresentando não se refere a essa função.

    GABARITO: LETRA D.


ID
1202719
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, os riscos e o controle desses bens, são classificados na conta

Alternativas
Comentários
  • Letra c.

    Ativo Imobilizado

    Bens tangíveis utilizados nas atividades operacionais da empresa e que não devam ser convertidos em dinheiro ou consumidos no curso das atividades da empresa (ex. imóveis, maquinário, equipamento, terrenos etc.). Em geral esses ativos estão representados no balanço da empresa depois de descontar a depreciação acumulada, caso contrário se coloca o valor do ativo antes da depreciação e se publica uma conta de ajuste negativa referente à depreciação acumulada.


  • Ativo circulante: o ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2006, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2007.


    Ativo não circulante: todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. Será composto dos seguintes subgrupos:

    Ativo Realizável a Longo Prazo: contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.

    Investimentos: devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.

    Imobilizado: é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

    Intangível: compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Bens corpóreos de uso permanente. Como exemplos de intangíveis, os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.


    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/estruturabalanco.htm

  • é so prestar atenção ao enunciado quando fala "manutenção das atividades"


  • Gab: C

    Lei 6.404/76 em seu artigo 179:

    V – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;


ID
1202722
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as técnicas de arquivamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Tenho interesse, se puder me enviar por email :D


    cktm90@gmail.com


    bons estudos, obrigado!

  • eu tenho interesse Rodrigo, meu Email:   marlos.tci@gmail.com

  • Tenho interesse Rodrigo, segue e-mail: raldido@gmail.com para possível envio.

  • ***erro da E: o arquivo serve de conhecimento histórico sim. O maior exemplo são documentos de valor histórico que jamais podem ser eliminados do arquivo permanente (apesar de microfilmados e legalmente aceitos para fins de prova). O colega Rodrigo cometeu um equívoco ao justificar o erro. O bom  mesmo e entender a teoria e não decorá-la.


    ***erro da D: os arquivos setoriais são os de caráter operacional e corrente. São os documentos que devem estar nos setores específicos de uso (próximos do usuário devido seu grande valor administrativo, ou seja, seu grande valor primário).


    ***as demais letras o colega Rodrigo justificou com excelência.


    ***relativo a letra B: cabe lembrar que a gestão de documentos abrange três fases

     >>produção

     >>utilização (protocolo, recebimento, registro, autuação, classificação, expedição, distribuição, controle, movimentação, política de uso/acesso)

     >>avaliação (eliminação ou recolhimento)



  • tenho enteresse Rodrigo, se pode enviar po email: nando-6452@hotmail.com

  • Também tenho interesse.. adoraria se pudesse me enviar uicavalcante@gmail.com

    Obrigada!

  • Rodrigo, eu também tenho interesse, se puder enviar. email: adan.lima7@gmail.com


    Obrigado

  • rodrigo, se puder me enviar tambem. email? escreveprataty@gmail.com

  •  Rodrigo, se puder disponibilizar:

    almirgta2007@hotmail.com

  • Rodrigo, também tenho interesse em obter o material. 

    E-mail: jaquemartins.souza@gmail.com

    Obrigada

  • Também tenho interesse.. adoraria se pudesse me enviar patriciarocha22@yahoo.com.br

    Obrigada.
  • tenho interesse Rodrigo, por favor se der mandar para o email: igo.r.silva151184@gmail.com

  • Rodrigão, sem querer abusar, mas se puder enviar ficarei muito grato.

    marcelinonevesjr@gmail.com

    abraços e bom estudo.

  • Rodrigo também tenho interesse em receber.

    karlaueg@hotmail.com

    Obrigada

  • Olá, Rodrigo e quem tiver recebido, tenho interesse. Agradeço desde já! Meu e-mail é nayy.ucb@gmail.com.

  • Olá pessoal!

    Se puder enviar os arquivos fico muito agradecida.

    petruciasousa@hotmail.com


  • Rodrigo, tambem quero o arquivo por favor.

    uanast@gmail.com

  • Rodrigo ou qualquer pessoa que tenharecebido o material, gostaria muito que me enviasse também!alguem poderia fazer isso por mim? meu email é bianca.michelon@gmail.com

    desde já agradeço!

  • Rodrigo ou alguém que tenha recebido, também tenho muito interesse. Se puderem enviar.... E-mail: monica18@gmail.com

    Valeu!!

  •  letra D está incorreta, pois arquivos gerais são os que se destinam a receber os documentos correntes provenintes dos diversos orgãos 

  • Rodrigo se você puder me envie por gentileza, pois tenho interesse. Caso alguém já tenha recebido pode enviar também. Obrigado!

    Meu e-mail é felipecordeiro41@hotmail.com

  • Rodrigo, vc pode me enviar este material por gentileza ??

    josiane_sforza@hotmail.com

    Obrigada !!

  • Rodrigooooo! Ou Alguém Que já tenha recebido, por FAVOOR, me envie! 

    amanda.jhs@bol.com.br

  • Rodrigo, eu também tenho interesse, se puder enviar email: cekcam@hotmail.com

    Obrigado

  • Rodrigo tenho interrese 

    Thais.christini@gmail.com 
    Por favor 
    Obrigada 
  • Rodrigo também tenho interesse, obrigada. tativivijr@oi.com.br

  • Rodrigo Marcelo ou alguém que tenha recebido o material, se puder enviar pra mim eu agradeço.

    luislene_eng@yahoo.com.br
  • Rodrigo, gostaria de receber também. Obrigada e bons estudos. e-mail: r.medeiros57@yahoo.com.br

  • Boa Tarde!

    Rodrigo tenho interesse no material de Arquivologia.

    Segue o e-mail:

    jbarrosk@gmail.com.

    Obrigado.

  • Boa Tarde!

    Rodrigo tenho interesse em receber o material de Arquivologia.

    Segue o e-mail: number1698@gmail.com

    Grato.

  • galera quem quiser os livros que o rodrigo mencionou vá no site: http://minhateca.com.br/ e coloque os nomes dos livros, estão todos disponíveis para downlaod, apenas precisa fazer um cadastro. 

  • Rodrigo, ser você ler essa comentário envie para o fernandoqueirozm@hotmail.com,. Muito grato.

  • Rodrigo boa noite! tenho interesse no material joelfilho1980@gmail.com

  • Rodrigo ou alguém que tenha recebido o material, gostaria de receber também em PDF. Obrigado pela disponibilidade.

  • Se alguém recebeu o material do Rodrigo e puder me enviar.

    bruninhanmello@hotmail.com

    obrigada!
  • manda pra

    qi_junior@yahoo.com.br

    obg rodrigo

  • Vamos analisar item a item:

    A alternativa "A" está correta, pois essas são as etapas de trabalho da organização de arquivos.

    A alternativa "B" está incorreta, pois as atividades de protocolo e expedição estão intimamente ligadas ao arquivo corrente, devido à condição dos documentos com que trabalham. O protocolo e a expedição são atividades realizadas em documentos que são frequentemente consultados, e documentos com essa característica estão na fase corrente.

    A alternativa "C" está incorreta, pois os arquivos correntes são formados por documentos consultados frequentemente, devido ao seu alto valor administrativo. Os documentos mencionados na alternativa pertencem ao arquivo intermediário.

    A alternativa "D" está incorreta, pois os arquivos gerais são aqueles estabelecidos em local apropriado para centralizar toda a guarda de documentos de uma instituição, podendo tanto funcionar como arquivos correntes quanto como arquivos intermediários. A alternativa traz o conceito de arquivos setoriais.

    A alternativa "E" está incorreta, pois esta é uma das finalidades do arquivo, mesmo não sendo a principal. Tanto é uma de suas finalidades que foi formulado o conceito de arquivo permanente, justamente para abrigar aqueles documentos que possuem importância fundamental para a História, sendo esses documentos fontes de pesquisas nessa área.

    Portanto, está correta a alternativa A.
  • FASES/ETAPAS DA ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

    1°) Levantamento de dados

    2°) Análise dos dados coletados

    3°) Planejamento

    4°) Execução ou implantação e acompanhamento

  • Gente, onde está a postagem do Rodrigo? Quais livros ele indicou???? 

  • Cadê o Rodrigo? Rsrs

  • Me obriguem!!

    kkkkkkkkkkkkk

  • ARQUIVOS CORRENTES: frequentimente consultado

    ARQUIVOS PERMANENTES : não é frequente ser consultado e tem basicamente valor historico.

     

    GABARITO''A''

  • A alternativa "A" está correta, pois essas são as etapas de trabalho da organização de arquivos.

    A alternativa "B" está incorreta, pois as atividades de protocolo e expedição estão intimamente ligadas ao arquivo corrente, devido à condição dos documentos com que trabalham. O protocolo e a expedição são atividades realizadas em documentos que são frequentemente consultados, e documentos com essa característica estão na fase corrente.

    A alternativa "C" está incorreta, pois os arquivos correntes são formados por documentos consultados frequentemente, devido ao seu alto valor administrativo. Os documentos mencionados na alternativa pertencem ao arquivo intermediário.

    A alternativa "D" está incorreta, pois os arquivos gerais são aqueles estabelecidos em local apropriado para centralizar toda a guarda de documentos de uma instituição, podendo tanto funcionar como arquivos correntes quanto como arquivos intermediários. 

    A alternativa "E" está incorreta, pois esta é uma das finalidades do arquivo, mesmo não sendo a principal. Tanto é uma de suas finalidades que foi formulado o conceito de arquivo permanente, justamente para abrigar aqueles documentos que possuem importância fundamental para a História, sendo esses documentos fontes de pesquisas nessa área.

    Portanto, está correta a alternativa A.

  • GAB: A

     

    a) A organização de arquivos é composta por várias etapas de trabalho, tais como levantamento de dados, análise de dados coletados, planejamento, implementação e acompanhamento.

     

    b) As atividades de protocolo, expedição e arquivo corrente são distintas e, por isso, é fundamental que funcionem de forma apartada e não integrada.

    ERRADO. "Expedição" é uma das atividades do protocolo e o protocolo faz parte do arquivo corrente. Portanto não funcionam de forma apartada.

     

    c) Os arquivos correntes são aqueles compostos por documentos que não mais são usados com frequência, mas que ainda podem ser requisitados por algum departamento da empresa.

    ERRADO. Característica de documentos da fase intermediária. 

     

    d) Os arquivos gerais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais e são considerados arquivos correntes.

    ERRADO. Definição de arquivos setoriais.

    Arquivos setoriais são aqueles localizados nos próprios setores que os produzem.

    Arquivos gerais ou centrais são os que recebem documentos correntes de diversos setores e os centralizam em um só local. 

     

    e) Não constitui, como finalidade do arquivo, servir como base de conhecimento da história.

    ERRADO. 

    Os arquivos permanentes servem de base para a história. Pois refletem o passado e evolução da instituição.

    Documentos permanentes têm valor histórico, probatório e informativo.

     

     

    FONTE: Apostila de arquivologia - profº Elvis Miranda

  • É engraçado essas pessoas que ficam transpondo a mesma explicação dada pelo professor!!!!!! Não entendo.

  • Adriane Oliveira, é porque quem não paga o QC não tem acesso ao comentário do professor, então, algumas pessoas de bom grado ajudam outras que não tem condições de pagar. Por esses detalhes do dia a dia é que ainda acredito na humanidade

  • Boa Andrea, vamos ser mais humildes e pensar no coletivo. O mundo precisa disso. Obrigado a todos que postam excelentes comentarios das questoes: é disso que precisamos, pessoas que somam e não subtraem.


ID
1202725
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a gestão da qualidade, assinale a alternativa que apresenta uma vantagem que pode decorrer da implementação do gerenciamento da qualidade nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Gab. (E)

    A unica que apresenta uma vantagem!

  • Baixíssimo nível

  • Não acredito que alguem erre uma questão dessas!!!!

  • Eu acredito que pode haver duvida sim. A aplicação de uma gestão de qualidade também reduz o nível de competitividade empresarial.

  • IADES fazendo iadisse

  • Lidia, diferente de você, eu, acredito que a implementação do gerenciamento da qualidade nas organizações AUMENTA (e não reduz) a competitividade empresarial.

  • Até quem não sabe de nada da matéria acerta pela lógica!

    Gab: E

  • Tomara que caia uma questão assim na minha prova do MP RS!!!

  • Bom saber que muita gente ainda erra questões como essa. Muitas pessoas não sabem interpretar.

  • rsrsrssrsrrssrsr, verdade ,Anna! 

  • Uma questão dessa só pode tá de pIADES com a minha cara!

     

  • Cara Marjory, não é bem assim, mesmo interpretando, a letra C deixa um grau de dúvida, pois como os colegas disseram abaixo, se há uma boa gestão de qualidade pode haver menor competição no mercado quanto a empresa que adotou o procedimento qualitativo em relação às que competem com ela. Assim para que a questão ficasse sem alguma dúvida deveria incrementar um termo após, como:" A redução da competividade da empresa." da=ela, ficaria completinha e sem ambiguidade!!!

  • Reduzir competitividade não é vantagem

  • LETRA E CORRETA

    A gestão de qualidade busca atingir níveis de excelência organizacional, utilizando para esse fim os meios adequados para que sejam atingidos, da melhor maneira possível, os resultados desejados, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes.

  • GABARITO: LETRA E

    O conceito de qualidade é bastante antigo, mas apenas recentemente assumiu seus significados atuais. Consideremos algumas definições:

    Tuchman – “Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o malfeito ou fraudulento.”

    Edwards – “Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos.”

    Gilmore – “Qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação.”

    Inicialmente se pensava em gestão da qualidade como algo reativo e voltado para inspeções. Atualmente, essas atividades estão mais abrangentes e são vistas como centrais para a estratégia de uma organização.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.


ID
1202728
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diversas organizações adotam a visão estratégica da qualidade, que parte do princípio de que a qualidade é um elemento crítico para a sobrevivência da empresa. Quanto aos princípios referentes à qualidade nas organizações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. (D)

    a) jamais dispensa o controle.

    b) pode ser onerosa, mas é necessária às empresas.

    c) o foco maior é de longo prazo, contudo de curto também é considerado.

    d) CERTA

    e) não é periódica e sim permanente, além de que depende sim de planejamento como tudo em uma organização.

  • Sem comentários!!!!

  • Questão lógica.


  • IADES tá de brincadeira heimm !!!!

  • Só pra quem não estudou se achar inteligente!

    Gab: D

  • Gente, não basta saber o conteúdo, tem que ter vivencia. Muita gente ainda erra.

  • É muito fácil essas questões para auxila administrativo. Só erra quem quer , porque basta estudar um pouCO pra acerta uma questao dessa.

  • Letra D.

     

    Comentário:

     

    Vejamos cada uma das alternativas sobre qualidade nas organizações:

     

    A) Errada. Para implementar qualidade é preciso avaliar a qualidade!

    B) Errada. Qualidade realmente pode custar caro, mas deve ser uma preocupação constante das organizações, já que a

    falta de qualidade custa ainda mais!

    C) Errada. A qualidade deve ter como foco a organização como um todo, no curto, médio e longo prazo!

    D) Certa. A qualidade exige uma visão geral, como mencionado, e pede a participação de todos (numa visão contemporânea).

    E) Errada. A qualidade precisa ser planejada sim!

     

     

    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Essas questões não caem  para mim

     

  • GAB: D

     

     

    “A qualidade total se aplica a todas as áreas e níveis da organização e deve começar no topo da empresa”.

    (CHIAVENATO, 2003, p.582). 

  • Complementando....

    A - A implementação de uma estratégia de qualidade dispensa qualquer forma de avaliação da qualidade.

    Eu preciso da avaliação da qualidade para estabelecer a melhoria.

    __________________________________________________________________________________________

    B - A qualidade é muito onerosa. Dessa forma, não deve ser considerada como uma preocupação das organizações.

    Ela deve sim! A qualidade faz parte da organização.

    ___________________________________________________________________________________________

    C - A qualidade deve ter como foco apenas os objetivos de curto prazo.

    Se ela é vista como uma visão estratégica, logo é longo prazo.

    __________________________________________________________________________________________

    D - A qualidade exige uma visão ampla e de conjunto, requerendo a contribuição de todas as partes da empresa.

    ___________________________________________________________________________________________

    E - A qualidade é implementada de forma periódica nas organizações, por isso não depende de um processo planejado.

    Depende sim!

  • GABARITO: LETRA D

    O conceito de qualidade é bastante antigo, mas apenas recentemente assumiu seus significados atuais. Consideremos algumas definições:

    Tuchman – “Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o malfeito ou fraudulento.”

    Edwards – “Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos.”

    Gilmore – “Qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação.”

    Inicialmente se pensava em gestão da qualidade como algo reativo e voltado para inspeções. Atualmente, essas atividades estão mais abrangentes e são vistas como centrais para a estratégia de uma organização.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  


ID
1202731
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à cidadania, assinale a alternativa que indica um direito do cidadão.

Alternativas
Comentários

  • ALT. CORRETA "A"

    A) Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

     

     

  • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

    XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;


  • Cuidado galera nessa letra B tem uma pegadinha !

  • É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

    Gab.:A

  • Que questão mal elaborada... o enunciado fala sobre direitos do CIDADÃO, e não do brasieliro...

  • Se é vedada a associação de caráter paramilitar então não é restrito o direito à associação? A CF diz que é plena a liberdade de associação PARA FINS LÍCITOS. Ou seja, há restrição.
  • Comentários sem muitas explicação então resolvi ajudar.

    a) trata-se de um direito do cidadão previsto na CF/88 --> esse direito tbm alcansa extrangeiro, pós todos tem o direito de se manifesta, resalva ao anonimato.

    b) inviolabilidade e diferente de violabilidade. Então a privacidade e a intimidade do individo e inviolaveis. Já pessou se o Estdo podeser te acesso a sua vida priva, que isso hem.kkkkkkkkkkkkkkk

    C) a liberdade de associação não é restrito.

    D) e livre a locomoção no territorio brasileiro em tempo de Paz.

    E) o direito depetição e indenpendente de taxa. 

     

    boa sorte a todos e bom estudos 

  • Questão ridícula.. Achei q quando a questão falou CIDADÃO.. estava direcionando aos portadores de direitos politicos.

    Porém a alternativa A é a mais correta.

    Gab A

     

     

     

     

     

  • GAB: A

     

    Não considero a alternativa D errada, pois o direito de locomoção, assim como outros direitos também pode sofrer restrições.

    A locomoção no território nacional é livre, MAAAS SE FOR EM TEMPO DE PAZ. 

  •  Art. 5º, IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

    NÃO TEM O QUE RECLAMAR DA QUESTÃO. 

  • Gabarito: letra A
    Comentários: a resposta esperada está logo na letra A, pois o artigo 5º, IV, deixa claro que é assegurada a livre manifestação do pensamento, mas vedado o anonimato. Olhando as demais alternativas, errada a letra B, pois o inciso X do artigo 5º fala na inviolabilidade da intimidade e da vida privada. De igual modo, errada a letra C, porque é assegurada a liberdade do direito de associação, salvo de caráter paramilitar. A letra D está errada, uma vez que é garantido o direito de locomoção no território nacional, das pessoas e de seus bens, em tempos de paz. Também errada a letra E, pois tanto o direito de petição quanto o direito de certidão são assegurados a todos, independentemente do pagamento de taxas.

     

    Questão comentada pelo Prof. Renato Boreli

     

  • GABARITO: A

     Art. 5º, IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, IV: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

    B- Incorreta. A Constituição garante o direito à inviolabilidade da intimidade e vida privada. Art. 5º, X, CRFB/88: "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".

    C- Incorreta, de acordo com a banca. A alternativa não deve ser assinalada porque há alternativa completa e correta, a saber, a alternativa A. No entanto, é bom lembrar que, ainda que a Constituição garanta o direito à liberdade de associação, ele é restrito a fins lícitos, considerando a vedação à associação de caráter paramilitar. Art. 5º, XVII, CRFB/88: "é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar".

    D- Incorreta, de acordo com a banca. A alternativa não deve ser assinalada porque há alternativa completa e correta, a saber, a alternativa A. No entanto, é bom lembrar que, ainda que a Constituição garanta o direito à liberdade de locomoção, ele não é ilimitado, considerando que há menção expressa à livre locomoção em tempo de paz. Art. 5º, XV, CRFB/88: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens".

    E- Incorreta. A Constituição garante o direito de petição independentemente do pagamento de taxas. Art. 5º, XXXIV, CRFB/88: "são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder".

    O gabarito da questão, de acordo com a banca, é a alternativa A.


ID
1202734
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da motivação descrita por Maslow prevê que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de necessidades. Essa teoria tipifica as necessidades humanas em fisiológicas, de segurança, sociais, necessidades de estima e de autorrealização. Com relação a esse tema, assinale a alternativa que apresenta características relativas às necessidades sociais.

Alternativas
Comentários
  • E.

  • a) Necessidades de Autorrealização

    b) Necessidades de estima

    c) Necessidades fisiológicas

    d) Necessidades de segurança

    e) Necessidades sociais - CORRETA

    #Curta www.facebook.com/professorestevaoaguiar


  • Necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. 

    Necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia. 

    Necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade. 

    Necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo. 

    Necessidades de autorealização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente, autonomia, liberdade.

    Fonte - Professora Andréia Ribas

  • GAB: E

     

    a) Autorrealização, autodesenvolvimento e autossatisfação. (NECESSIDADE DE AUTOREALIZAÇÃO)

     

    b) Necessidade de status, reconhecimento e admiração pelos outros. (NECESSIDADE DE ESTIMA)

     

    c) Alimentos, repouso e abrigo. (NECESSIDADES FISIOLÓGICAS)

     

    d) Proteção contra perigos, doenças, incertezas e desemprego. (NECESSIDADE DE SEGURANÇA) 

     

    e) Relacionamentos, afeição, aceitação, amizade e compreensão. (NECESSIDADES SOCIAIS)

  • e) Relacionamentos, afeição, aceitação, amizade e compreensão. (NECESSIDADES SOCIAIS)

  • LETRA E CORRETA

    TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW OU PIRÂMIDE DE MASLOW

    AUTORREALIZAÇÃO --> CRESCIMENTO PROFISSIONAL

    ESTIMA----> RECONHECIMENTO, STATUS

    SOCIAIS---> AMIGOS, BOM AMBIENTE DE TRABALHO

    SEGURANÇA---> TRABALHO SEGURO, SEM POLUIÇÃO

    FISIOLÓGICAS----> SALÁRIO BÁSICO, COMIDA, ÁGUA


ID
1202737
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da motivação, assinale a alternativa correta acerca da teoria dos dois fatores, desenvolvida por Herzberg.

Alternativas
Comentários
  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.


    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.


    Resumindo:

    Fatores que levam à insatisfação

    Política da Empresa

    Condições do ambiente de Trabalho

    Relacionamento com outros funcionários

    Segurança

    Salário


    Fatores que levam à satisfação

    Crescimento

    Desenvolvimento

    Responsabilidade

    Reconhecimento

    Realização


    Ao final do estudo, Frederick Herzberg concluiu que os fatores que levavam à insatisfação profissional nada tinham a ver com aqueles que influenciavam na produção de satisfação dos trabalhadores. Assim, o autor percebeu que os fatores que causavam a satisfação dos trabalhadores estava relacionado ao seu trabalho, à tarefa desempenhada, sua natureza, responsabilidade, promoção etc.

    Herzberg constatou, também, que os fatores que causam a insatisfação dos empregados são puramente ambientais, que não dizem respeito à tarefa desempenhada. São relacionados à natureza das relações interpessoais, condições do ambiente de trabalho, salário etc.

    fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/


  • É fácil lembrar que os fatores motivacionais são internos.

    Logo, 

    A dica é decorar que os fatores INternos nunca geram INsatisfação.

    Fatores Higiênicos = Fatores Externos = Insatisfação (FH = EX IN)

    Fatores Motivacionais = Fatores Internos = Satisfação (FM = IN > SA)



  • TEORIA DOS 2 FATORES ( HERZBERG)

    CONTÉUDO DO TRABALHO  ( MOTIVACIONAIS E SATISFACIENTES)

    Crescimento, autonomia, desenvolvimento, responsabilidade, realização, reconhecimento, oportunidade de promoção, ampliação ou enriquecimento.

    AMBIENTE DE TRABALHO ( HIGIÊNICOS E INSATISFACIENTES)

    Politica da empresa, ambiente do trabalho, relacionamento, segurança, beneficios, salário, status, relação com supervisores e prêmio em dinheiro.


    Na fé de Jó galera e a formula para o sucesso é:

    B+C+H= APROVAÇÃO

    B=BUNDA

    C=CADEiRA

    H=HORAS

  • Higiênicos = extrínsecos = insatisfacientes = levam à insatisfação se não existentes.

    Motivacionais = intrínsecos = satisfacientes = levam à satisfação se existentes e jamais levam à insatisfação, mesmo se ausentes.

  • gabarito: C. 

    Ambiente organizacional,  salário,  supervisão,  colegas e contexto geral do cargo -> fatores extrínsecos, ligados ao ambiente. 

    São fatores higiênicos (insatisfacientes). Se ausentem, geram a insatisfação. Se presentes, geram a não insatisfação. 


  • a) Fatores Higiênicos ou Extrínsecos não estão sob o controle do indivíduo;

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) 

    satisfação pessoal = cumprimento dos Fatores Motivacionais

    insatisfação pessoal = não atendeu aos Fatores Higiênicos 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) 

    insatisfação pessoal = não atendeu aos Fatores Higiênicos (salários, ambiente, pessoas, relações, benefícios)

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d)

    Fatores Extrínsecos ou Higiênicos = salários, ambiente, pessoas, relações, benefícios.

    Fatores Intrínsecos ou Motivacionais= autorrealização, crescimento individual e reconhecimento profissional.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) 

    satisfação pessoal = cumprimento dos Fatores Motivacionais

    não insatisfação pessoal = cumprimento dos Fatores Higiênicos 

    OU

    não satisfação pessoal = não atendeu aos Fatores Motivacionais

    insatisfação pessoal = não atendeu aos Fatores Higiênicos

  • a)Os fatores higiênicos estão sob o total controle do indivíduo.

    b)Os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente interligados e similares aos responsáveis pela insatisfação pessoal.

    c)A teoria dos dois fatores assevera que a insatisfação do cargo é função do seu contexto, ou seja, do ambiente organizacional, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo.

    d)Os fatores extrínsecos referem-se aos sentimentos de autorrealização, crescimento individual e reconhecimento profissional.

    e)Os fatores higiênicos são responsáveis pela satisfação profissional do indivíduo

  • HEI AT -----> Higiênicos = Extrínsecos = Insatisfacientes = levam à insatisfação se não existentes. Relacionados ao Ambiente de Trabalho ----> Politica da empresa, ambiente do trabalho, relacionamento, segurança, beneficios, salário, status, relação com supervisores e prêmio em dinheiro.

    MIS CT ------> Motivacionais = Intrínsecos = Satisfacientes = levam à satisfação se existentes e jamais levam à insatisfação, mesmo se ausentes.Relacionados ao Conteudo do Trabalho ------> Crescimento, autonomia, desenvolvimento, responsabilidade, realização, reconhecimento, oportunidade de promoção, ampliação ou enriquecimento. 

  • GAB:C

     

    a) Os fatores higiênicos estão sob o total controle da instituição. (Políticas, ambiente de trabalho, remuneração....)

     

    b) Os fatores responsáveis pela satisfação profissional não são totalmente interligados e similares aos responsáveis pela insatisfação pessoal.

    Respondendo de acordo com a teoria de Hezberg, vamos notar que a satisfação profissional está relacionada à presença de fatores intrísencos e a insatisfação está relacionada à ausência dos fatores extrínsecos. Também vale lembrar que a satisfação pessoal é diferente da profissional.

     

    c) A teoria dos dois fatores assevera que a insatisfação do cargo é função do seu contexto, ou seja, do ambiente organizacional, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo.

    Correto. Tudo que foi citado diz respeito aos fatores higiênicos/extrínsecos. Quando esses estão presentes, geram neutralidade e quando estão ausentes, geram insatisfação. 

     

    d) Os fatores intrínsecos referem-se aos sentimentos de autorrealização, crescimento individual e reconhecimento profissional.

     

    e) Os fatores motivacionais/intrínsecos são responsáveis pela satisfação profissional do indivíduo.

     

     

    FONTE: Anotações - Aulas - profº Cassiano Salim.

  •  

    RESUMO

     

    Fatores motivacionais - ESTAO SOB O CONTROLE do individuo. (autorealização, crescimento individual...) "vc precisa se motivar, outros não o farão por vc"

     

    Fatores higiênicos - estão FORA DO CONTROLE do individuo. (salário, clima organizacional...) "higiêne está no ambiente, é externo..."

    _________________________________________________________

    a)

    Os fatores higiênicos estão sob o total controle do indivíduo.

    ERRADO

    >> É O CONTRÁRIO COMO ESSE FATOR É GERADO DO AMBIENTE EXTERNO, LOGO EU NÃO TENHO CONTROLE

    b)

    Os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente interligados >> ESTÃO LIGADOS >> e similares aos responsáveis pela insatisfação pessoal. >> NA VERDADE ESTÁ LIGADO A MOTIVAÇÃO QUE TEM QUE TER SATISFAÇÃO , A INSATISFAÇÃO ESTÁ LIGADA AO FATOR DE HIGIENICO

    ERRADO

     

    c)

    A teoria dos dois fatores assevera que a insatisfação do cargo é função do seu contexto, ou seja, do ambiente organizacional, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo.

    >> EXATAMENTE ISSO QUE DIZ A TEORIA DO FATOR HIGIÊNICO ESTÁ RELACINADA AO CONTEXTO AO REDOR, EU NÃO TENHO

    CONTROLE SOBRE ISSO, OU SEJA , NÃO DEPENDE SOMENTE DO MEU TRABALHO

    >> CERTO

     

    d)

    Os fatores extrínsecos referem-se aos sentimentos de autorrealização, crescimento individual e reconhecimento profissional.

    >> ERRADO

    ESSA TEORIA NA VERDADE É INTRÍSEGA, OU SEJA, DE DENTRO ONDE EU TENHO QUE ME MOTIVAR PARA TRABALHAR E CHEGAR

    NOS MEU OBJETIVOS,EXEMPLO ESTAMOS ESTUDANDO PARA CONCURSO PARA TER AUTORREALIZAÇÃO FINANCEIRA E DE VIDA

    ENTÃO ESSA É A NOSSA MOTIVAÇÃO DENTRE OUTRAS!

     

    e)

    Os fatores higiênicos são responsáveis pela satisfação profissional do indivíduo.

    A SATISFAÇÃO ESTÁ RELACIONADA A MOTIVAÇÃO E ENTÃO FICAMOS SATISFEITOS!

     

    Parabéns! Você acertou!

     

    FIQUEM A VONTADE PARA CORRIGIR!

     

    ATITUDES DIFERENTES GERAM RESULTADOS DIFERENTES!

     

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • C).

  • LETRA C CORRETA

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:

    • Fatores higiênicos (extrínsecos – levam à insatisfação ou, se presentes, impedem-na): são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

    • Fatores motivacionais (intrínsecos – levam à satisfação ou, se ausentes, impedem-na): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização.


ID
1202740
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Em relação às noções de uso e à conservação dos equipamentos de escritório, assinale a alternativa que apresenta a atitude que melhor auxilia na conservação desses equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Manutenção preventiva ou periódica: os equipamentos sofrem intervenções periódicas, baseadas no intervalo médio entre as falhas, obtido, por meio de históricos, para cada equipamento. Livro: Adm. de Rec. Materiais - Carolina Teixeira - p. 201,

  • A alternatica correta é a letra D.

    a) A alternativa está errada pelo fato de que não se deve somente conservar os equipamentos mais onerosos do escritório. Pelo contrário, devem ser conservados todos os equipamentos independente de seus custos. O que existe é que alguns equipamentos, por sua natureza, merecem um tratamento mais cuidadoso.

    b) A alternativa equivoca-se quando diz que um ambiente de trabalho limpo e organizado não contribui consideravelmente para a conservação dos equipamentos do escritório. Na realidade, os equipamentos e materiais destinados aos trabalhos de escritório devem ser rigorosamente mantidos em condições adequadas, haja vista que isso aumenta a produtividade do trabalho e o tempo de vida útil dos equipamentos.

    c) Essa alternativa não se adequa ao enunciado da questão. Embora seja informado aos funcionários a importância da conservação do ambiente de trabalho, não disponibilizar os meios adequados para que a preservação dos equipamentos seja promovida não implica em nenhum resultado prático que auxilie na conservação desses equipamentos.

    d) A resposta correta para a questão é a presente alternativa, haja vista que a realização de manutenções periódicas nas máquinas e equipamentos de escritório em assitência técnica especializada é indispensável para a preservação de todo material utilizado para desenvolver as atividades e possibilitar a prestação de serviços de escritório.

    e) Disponibilizar manuais dos equipamentos utilizados no escritório em local de fácil acesso não auxiliará àqueles que desempenham as atividades caso os manuais sejam de difícil compreensão e não sejam dadas nenhuma espécie de instrução acerca do uso desses equipamentos. Portanto, essa alternativa, também ,está errada.

     

  • Letra D.

    Realizar a manutenção periódica dos equipamentos em assistência técnica especializada.

    Manutenção preventiva ou periódica: os equipamentos sofrem intervenções periódicas, baseadas no intervalo médio entre as falhas, obtido, por meio de históricos, para cada equipamento.



ID
1202743
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

No local de trabalho, auxilia na conservação de energia a empresa que

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Questão engraçada.


  • Tã cá gota serena

  • As questões da IADES são nesse estilo, isso significa que precisamos gabaritar a prova rsrs.

  • C - Fluorescentes. 


ID
1202746
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que indica medida que pode gerar maior competitividade a uma organização.

Alternativas
Comentários

  • gabarito b - Investir  em  inovação  para  aprimorar  a  qualidade  dos produtos e serviços ofertados à sociedade. é a única alternativa que demonstra uma iniciativa de aumentar a competitividade.

     

  • Agente se mata de estudas e vem essa Iades com ''questãozinha'' barata heimm !!!!!

  • Questão como essa dispensa até estudos...

  • galera FOCO vamos acertar  questão: fácil ou difícil.............quem nunca errou questão fácil em prova....

  • questão da letra B mostra bem claro em relação as outras alternativas para ser competitivos temos inovar  e isso server em tudo na vida. 

  • Gabarito: B

    Sobre a letra "D", Não adianta muito diminuir os preços e não se preocupar com a qualidade.

  • GAB: B

     

    OBS: Comentários meramente opinativos.

     

    a) Uma empresa competitiva conhece muito bem seu ambiente interno e externo.

     

    b) Investir em inovação para aprimorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados à sociedade.

     

    c) Se a empresa não conseguir acompanhar as mudanças no mercado, ela ficará para trás. Não tem como ter produtos e serviços de qualidade se a tomada de decisão é lenta.

     

    d) Não adianta ter um produto ou serviço de preço baixíssimo e não oferecer o mínimo de qualidade para os clientes. 

     

    e) O investimento em capacitação dos colaboradores não se restringe apenas a empresas de serviços. O colaborador que não é capacitado, seja de qual área for, não vai desempenhar suas tarefas de forma eficiente.


ID
1202749
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa correta acerca dos contratos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Lei 8.666/93.

    Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm

  • a) Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: (...)

    b) Parágrafo único. É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    c) Correta Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;

    d) Art. 40. O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte:

    XIV - condições de pagamento, prevendo: (...)

    e) Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.


  • A alteração unilateral do contrato administrativo deve sempre ter por escopo a sua melhor adequação às finalidades de interesse público. Devem, ademais, ser respeitados os direitos do administrado, essencialmente o direito à observância dos limites legais de alteração por parte da administração e o direito ao restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro originalmente estabelecido.

    Em razão dessa prerrogativa de alteração unilateral do contrato por uma das pates (a administração), diz-se que aos contratos administrativos não se aplica integralmente o princípio da pacta sunt servanda. Esse princípio implica a obrigação de cumprimento das cláusulas contratuais conforme foram estabelecidas inicialmente, e é um dos mais importantes princípios entre os que regem os contratos privados.

    A possibilidade de alteração unilateral do contrato pela administração somente abrange as cláusulas regulamentares (também chamadas cláusulas de serviço ou de execução, que são aquelas que dispõe sobre o objeto do contrato e sua execução, e não sobre a remuneração do contrato).

    Nunca poder ser modificadas unilateralmente as denominadas cláusulas econômico-financeiras dos contratos, que estabelecem a relação entre a remuneração e os encargos do contratado, a qual deve ser mantida durante toda a execução do contrato.


    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado


  • A letra C conceitua as cláusulas exorbitantes.

     

    Gab: C

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos):

    A- Incorreta. O art. 65 da lei 8.666/93 permite tal alteração em situações específicas: “Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: [...]”.

    B- Incorreta.  Há exceções consignadas no art. 60, Parágrafo único. da lei 8.666/93: “É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.”

    C- Correta. Dispõe o art. 58, I da lei 8.666/93: “Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.”

    D- Incorreta. Essas cláusulas são necessárias, conforme o art. 55, III da lei 8.666/93: “Art. 55.  São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam: [...] III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.”

    E- Incorreta. É o contrário. Esses contratos administrativos são regidos preceitos de direito público (e não privado), aplicando-se-lhes, supletivamente, as disposições de direito privado (e não de direito público). Vejamos o art. 54 da lei 8.666/93: “Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.”


ID
1202752
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    Lei 8.666/93.

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão. 

    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

  • leilão:

     

    qualquer interessado

    bens moveis e imoveis

    apreendidos ou penhorados

  • Alienação não é MODALIDADE

  • De acordo com a Lei 8.666/93, em seu Art. 22, são modalidades de Licitação:

    a) Concorrência

    b) Tomada de Preço

    c) Convite

    d) Concurso

    e) Leilão > É uma modalidade de licitação para quaisquer interresados para venda de bens móveis inserviveis para administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para alienações de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor de avaliação.

     

     

  •  a) leilão. O leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou ainda para a alienação de bens imóveis cuja aquisição haja derivado de procedimento judicial ou de dação em pagamento.

    Pode-se verificar a ocorrência de dois tipos de leilão, que são o comum e o administrativo. O leilão comum, que é privativo do leiloeiro oficial, é regido pela legislação federal pertinente, podendo a Administração estabelecer as condições específicas. Já o leilão administrativo é feito por servidor público.

     b) concurso. O concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração aos vencedores, segundo critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial. É comumente utilizado na seleção de projetos, onde se busca a melhor técnica, e não o menor preço.

     c) pregão. É uma modalidade de licitação do tipo menor preço, para aquisição de bens e de serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado, e a disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônica. Bens e serviços comuns são aqueles rotineiros, usuais, sem maiores complexidade e cuja especificação é facilmente reconhecida pelo mercado.

     d) concorrência.  A concorrência é a modalidade de licitação que se realiza, com ampla publicidade, para assegurar a participação de quaisquer interessados que preencham os requisitos previstos no edital convocatório. Configura-se como a espécie apropriada para os contratos de grande vulto, grande valor, não se exigindo registro prévio ou cadastro dos interessados, cumprindo que satisfaçam as condições prescritas em edital, que deve ser publicado com, no mínimo, trinta dias de intervalo entre a publicação e o recebimento das propostas. Caso seja adotado um certame de acordo com os tipos, como os de menor preço, técnica e preço e melhor técnica, esse intervalo mínimo é dilatado para quarenta e cinco dias.

     e) alienação. Alienação de bens públicos é a transferência de sua propriedade a terceiros, quando há interesse público na transferência e desde que observadas às normas legais pertinentes.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    A. CERTO. Leilão.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.

    B. ERRADO. Concurso.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    C. ERRADO. Pregão.

    Art. 1º, Lei 10.520/02. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo únicoConsideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    D. ERRADO. Concorrência.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    E. ERRADO. Alienação.

    Não se trata de modalidade de licitação.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.


ID
1202755
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação ao tema eficiência e eficácia, é correto afirmar que uma medida eficiente é aquela que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a 'd' (busca otimizar a utilização dos recursos) está errada?

  • No meu entendimento essa questão está com gabarito errado.

  • Também acho que esta questão está com gabarito errado, visto que a eficiência está ligado ao modo (meio) de se realizar uma tarefa para atingir um resultado, na minha opinião a letra D que está correta.

     

  • Imagino que o gabarito será revisto pela banca. Visto que a letra 'b' e a 'd' estão corretas.

    Características da Eficiência:
    -nível operacional;
    -voltado para otimização de recursos;
    -resolver problemas;
    -reduzir custos;
    -"fazer as coisas de maneira adequada";
    ...
  • Na minha opinião há três respostas B, D e E.

  • Gab. (D)

    a) objetivos (fim) -> eficácia.

    b) kankeinai (nada a ver com a questão)

    c) resultado (fim) -> eficácia

    d) otimizar a utilização dos recursos (meio) -> EFICIENCIA.

    e) fazer as coisas corretas (finalidade) -> eficacia; diferente de fazer correto (meio) -> eficiência.

  • Eficiência é referente a correta utilização dos recursos. É fazer bem as coisas. Eficiência é o meio.

    Eficácia é referente ao atingimento dos objetivos e na consequenca final do objetivo. É fazer a coisa certa. Eficácia é o resultado.

  • A banca Iades considerou como certa no gabarito definitivo a letra ''B''.

  • Pra mim é a letra D sem problema algum. 

  • No gabarito oficial do IADES está letra "B"

  • Concordo com voçê, Felipe!

  • Letra(e): é  mais que óbvio que temos que fazer as coisa correta,no termo administrativo é sensato que escolhamos a latra (b) por exclusão da expressão no meio administrativo "fazer as coisas corretas" .Porém a letra(d) também esta certa.

  • achei que esta questao foi mal formulada.A eficiencia é o meio,eficácia é o fim.


  • O quadro abaixo com alguns critérios de avaliação da gestão pública, ajuda a resolver este tipo de questão:

    Eficiência
    > Relação custo/benefício
    = Recursos
    •Eficácia
    > Alcance dos objetivos e metas
    = Resultados
    •Efetividade / Impacto
    > Efeito no Ambiente Externo
    = Externalidades
    Nas letras A), "procura atingir os objetivos"; B),  "objetiva resolver os problemas" e C) possui ênfase nos resultados",  temos medidas de eficácia por se tratarem de alcance de objetivos, metas e resultado.  Na letra  E),  "objetiva fazer as coisas corretas", é muito genérico. Antes fosse: objetiva fazer as coisas bem feitas, ou da melhor maneira, ou forma. Seria então: medida de eficiência.  Mas não é o caso. Basta lembrar de algum processo burocrático ineficientes mas que são considerados corretos pela norma da instituição.
    Aletra D), "busca otimizar a utilização dos recursos"  é a única medida relacionada ao custo/benefício que se encaixa perfeitamente. Portanto, descordando do gabarito oficial, resposta letra D)


    Gabarito da banca: letra B
    Gabarito do professor: letra D
  • Pessoal, a Banca se baseou no Livro do Chiavenato (Introduçao a TGA, pagina 156), que diz:

    EFICIENCIA:  Enfase nos meios/ Fazer corretamente as coisas/ Resolver problemas/ Salvaguardar os recursos/ Cumprir tarefas e obrigaçoes/ Treinar os subordinados / Manter as maquinas/ Presença nos templos/ Rezar / Jogar futebol com arte                       EFICACIA:   Enfase nos resultados/   Fazer as coisas certas/ Atingir objetivos/ Otimizar a utilizaçao dos recursos/  Obter resultados/ Dar eficacia aos subordinados/ Maquinas em bom funcionamento/  Pratica dos valores religiosos/  Ganhar o ceu/ Ganhar a partida  
    ESPERO TE AJUDADO. BONS ESTUDOS!
  • Tenso, não concordo com o gabarito da banca, fui direto para letra D... 

  • Que gabarito é esse?! kkk CÊ É LOUKO CACHOEIRA! 

  • Fiquei feliz ao perceber que o erro não foi meu rs. Discordo totalmente do gabarito.

  • Eficiência é “a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica os seus recursos” – Maximiamo (2007).

  •  Na moral, não concordo com o gabarito, afinal se o examinador se baseou em um livro, ele deveria ter dito: "conforme o livro do Chiavenato bla bla bla", porque nem todos os livros dos principais autores da TGA trazem essa definção, portanto, por causa  de um erro do examinador, pela má formulação da questão, a questão deveria ter sido anulada.

  • O site do qconcursos está colocando como gabarito a letra C, mas o gabarito da banca é a letra B

  • no meu entendimento isso é uso de droga..

    Diferenças entre eficiência e eficácia(Chiavenato, TGA)
    Eficiência:
    Ênfase nos meios
    Fazer corretamente as coisas
    Resolver problemas(LETRA B)
    Salvaguardar os recursos
    Cumprir tarefas e obrigações
    Treinar os subordinados
    Manter as máquinas
    Presença nos templos
    Rezar
    Jogar futebol com arte
    Eficácia
    Ênfase nos resultados(letra c) (?)
    Fazer as coisas certas(letra e)

    Atingir objetivos
    Otimizar a utilização dos recursos
    Obter resultados
    Dar eficácia aos subordinados
    Máquinas em bom funcionamento
    Prática dos valores religiosos
    Ganhar o céu
    Ganhar a partida
     

  • realmente a resposta e B , no gabarito

  • data venia, VTNC

  • Examinador burro do caralho! a EFICÀCIA é que enfatiza os resultados. A eficiência enfatiza o processo/otimização dos recursos.

  • Essa questão é recurso na certa.

  • oche ?!?!?

  • tô rindo do comentário do Paulo Geovanny aushsauhaushauhuhuhauhushuhhusuuh

  • HÁ QUESTÕES QUE NÃO VALEM A PENA O DESGASTE,ESSA É UMA .


ID
1207687
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Bruno, Élcio e Heloísa trabalham no Hospital Saúde, cada um em um dos setores A, B e C, e atuam, cada um, em uma das áreas pediátrica, administrativa e cirúrgica, não respectivamente nem quanto aos setores, nem quanto às áreas. Sabe-se que:

• todos trabalham em setores e áreas distintos;
• Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria;
• Heloísa trabalha na área cirúrgica;
• um dos três trabalha na área administrativa, no setor A.

Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é feita por eliminação. Temos que aproveitar os dados que a questão fornece: Quem trabalha  o setor A também trabalha na área administrativa. Bruno não trabalha na área pediátrica. Heloísa trabalha na área cirúrgica.

    Já eliminados a A e a E por causa do Bruno e eliminamos a B e C por causa da Heloísa.

    Sobra a letra D.

  • Bruno não trabalha no setor C e nem na área de pediatria; = Se ele nao é pediatra e a Heloísa trabalha na cirurgica, só lhe resta trabalhar na ADM. 
    Heloísa trabalha na área cirúrgica 
    um dos três trabalha na área administrativa, no setor A. = O unico que trabalha na ADM é o Bruno e a prova disso é que eles trabalham em áreas distintas com setores distintos. 
    Apenas com essas afirmações já é possível ter certeza que Bruno trabalha na A e Élcio na Pediatria,
    Letra D 

  • Uma forma de resolução consiste em excluir todas situações impossiveis, no universo de todas as possibilidades: Faça uma tabela: 1ª coluna: pessoas; 2º setor; 3ª área. Assim:
                                    Setor                        

    Bruno          a              b              c         AdmCirurgia

    Elcio            a               b               c          Pediatria (dado no exerc.)

    Heloisa          a               b               c        Cirurgia (dado no exerc.)

    Obs. Negritado: dados do problema e certezas, dada a solução do mesmo.Resolução: o que está Sublinhado: eliminamos: c, depois Cirurgia (aqui sabemos que Bruno é do Administrativo pq nem pode trabalhar na Pediatra nem na Cirurgia); Agora ja que sobrou só o Adm p Bruno, sabemos que ele é quem trabalha no setor A

  • Só confirmando. Não há informações suficientes para dizer em quais setores Élcio e Heloísa trabalham?

  • não Ricardo.

  • PM/PA

    Pura Eliminação

    Eliminamos A e E de cara pois nas alternativas Bruno não pode ser pediátra

    Em Seguida Eliminamos a C, pois Heloisa trabalha na área cirúrgica e não pediátrica

    Por fim Descobrimos que Bruno Trabalha no Setor A porque ele não trabalha no Setor C e Não pode ser pediátra. Logo Olhando a pergunta "Considerando essas informações, quem são, respectivamente, o funcionário que trabalha no setor A e o que atua na área pediátrica?"

    Podemos descrobrir que a área de pediatria é o Setor B, Porque Na pergunta Setor A e área da pediátria constam com elementos isolados, cada um representa seu setor. E o Bruno é único que se qualifica.

    #FÉ NO PAI


ID
1207693
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola de línguas, com um total de 360 alunos, oferece cursos em três períodos: matutino, vespertino e noturno, com igual número de alunos em cada um. Nenhum aluno faz cursos de manhã e à noite. O número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e à noite é igual a 40, e o número de alunos que fazem cursos simultaneamente à tarde e de manhã é igual a 20. O número de alunos x em cada turno satisfaz

Alternativas
Comentários
  • Primeiro some as intersecções: 20+40= 60. Como o total é 360, falta 300. Aí dividi esse valor por 3, que dá 100 pra cada conjunto.
    Como manhã já tem 20, fica com 80. Tarde já tem 60, fica com 40. Noite tem 40, fica com 60.
    Fazendo a soma total temos: 80+20+40+40+60 = 240.
    Para chegarmos ao total de 360, falta 120.
    120/3 = 40 para cada.
    Se cada conjunto já tinha 100, somando 40, cada conjunto fica com 140. RESPOSTA D.

  • Eu pensei diferente:

    Quando queremos achar a interseção somamos o total de cada conjunto e diminuimos do total dos conjuntos. Neste caso faremos o caminho contrario somaremos a interseção com o total dos conjuntos e (sabendo que o numero em cada conjunto e igual) dividiremos pelo numero de conjuntos.

    sendo assim ficaria:

    360 (total dos conjuntos) + 60 (interseção) = 420 / 3 (n conjuntos) = 140

    mais facil ne

  • letra D:

    número de alunos matutino(M) = número de alunos vespertino(V) = número de aluno noturno(N), então M= M1(n. de alunos somente pela manhã)+20(tarde e manhã), V= V1( n. de alunos somente pela tarde)+60(tarde e noite + tarde e manhã), N= N1(n. de alunos somente pela noite)+ 40(tarde e noite).

    como o total de alunos é 360, então: M1+V1+N1+ 20+40= 360, ou seja M1+V1+N1=300, continuando: M-20+V-60+N-40=300, M+V+N= 420, como M=V=N e igual a X, então x=420/3= 140.

  • Mal formulada essa questão. Eu fiz 60 alunos fazendo os três cursos manhã, tarde e noite nos conjuntos (até por que não restringiu essa parte) e por isso marquei a letra B, assim como muitos.


ID
1207696
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um salário de R$ 750,00 teve um aumento de R$ 68,50 e outro salário de R$ 1.200,00 teve um aumento de R$ 108,00. Percentualmente, é correto afirmar que o(s)

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma regra de 3:

    75-100%
    68,5 - x%
    x = 91,33%


    120-100%
    108-x%
    x=90%


    O salário menor teve um aumento maior, de 91,33%

  • Bruna, o aumento foi de 9,133%. Vc acabou eliminando um zero no valor dos salários (750 e 1200 são os valores).

  • Regra de 3 super básica,

    Salário A

    Se 750 ----> 100%

         68,50----> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 750x = 68500

    X = 68500 / 750 = 9,13%

    Salário B

    Se 1200 -----> 100%

         108 -------> X

    Cruza por ser diretamente proporcional => 1200X = 10800

    X = 10800 / 1200 = 9%

    Gabarito A = Salário menor teve maior aumento percentual.

  • Tnc com esses números picados, Cespe n faz uma merda dessa.

  • Facilitando sua conta:

     

    * As alternativas falam sobre 9%, então realize testes

    * 75 * 9% = 67,5 (logo já sabemos que o aumento foi maior do que 9%), mas vamos testar o resto

    * 12 * 9 = 108 (ou seja, o aumento foi de exatos 9%)

     

    A banca quer que você vá pelo caminho mais difícil, mas sempre terá um caminho mais fácil..


ID
1207702
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Qual a periodicidade mínima que o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas pela EBSERH devem ser analisados pelo Conselho Fiscal?

Alternativas
Comentários
  • Artigo 17. Compete ao Conselho Fiscal:

    III – analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela Ebserh; 


  • Não seria periodicidade máxima?

  • CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL 


    artigo 22 da lei 7.661 de 2011

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH.




  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal:

    I - fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

    II - opinar sobre o relatório anual da administração e demonstrações financeiras do exercício social;

    III - opinar sobre a modificação do capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    IV - denunciar, por qualquer de seus membros, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis;

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; e

    VI - acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações.

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • Art. 22. Cabe ao Conselho Fiscal: 

    V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela EBSERH; 


ID
1207705
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


De acordo com as disposições contidas no Regimento Interno da EBSERH, qual dos seus órgãos têm, respectivamente, a finalidade expressa de realizar seu controle social (1) e a competência de acompanhar e avaliar periodicamente o seu desempenho (2)?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é letra "B", porem, a questão merece observaçoes:

    _Obs 1- O artigo 12 onde fala sobre as finalidades do conselho, não fala mais em controle social, esse texto foi alterado na ultima revisão feita pelo conselho de administração, por isso a confusão na resolução da questão. O texto do artigo diz:" fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh" são outras palavras para descrever controle social.
    _Obs 2- artigo 13 inciso III - copia fiel do inciso: " acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh"
    #FICADICA.
    Questão bem formulada...
  • GABARITO: LETRA B

    Artigo 13. Compete ao Conselho Consultivo:

    I – opinar a respeito das linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da Ebserh, indicando propostas de melhoria ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva;

    II – propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, para que a Ebserh atinja os objetivos para os quais foi criada;

    III – acompanhar periodicamente o desempenho da Ebserh; e

    IV – assistir a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação de estratégias de ação da Ebserh.

    REGIMENTO INTERNO - 3ª REVISÃO - 2016.

  • Art. 24. Compete ao Conselho Consultivo: 

    II - propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada;

    III - acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; 

    DECRETO 7.661


ID
1207708
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


A Lei no 12.550/2011 autorizou a criação da EBSERH e a dotou de personalidade jurídica de direito privado. Seu Estatuto Social, introduzido pelo Decreto no 7.661/2011, subordinou a referida Empresa ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. Com relação às aquisições a serem realizadas pela EBSERH, conforme disposições contidas em seu estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Regimento Interno Artigo 7º, inciso XI, alínea a (Nova versão disponível no site da EBSERH que será o usado para todos os concursos com edital publicado após 02/04/14) Faz parte das atribuições do conselho de administração deliberar sobre o regulamento de licitação.

  • Senhores, complementando o comentário da colega acima, regimento interno, ART. 8º inciso XI alínea a: " deliberar, mediante a proposta da diretoria executiva, sobre: a) o regulamento DE LICITAÇÕES.

    Pergunta bem elaborada.
  • O Regimento Interno da EBSERH, (Nova versão disponível no site da EBSERH Resolução nº31, de março de 2014) Faz parte das atribuições do conselho de administração no Artigo 8º, Inciso XI, Alínea a: Deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre: a) o regulamento de licitações.

    Comentário: Questão bem elaborada pelo seu nível do texto abordado, e fazendo com que o leitor si atente para a questão de alternativa c como no meu caso onde errei a questão, pois fala que é EXPRESSAMENTE, onde a Lei aborda que é dispensada a licitação mais não impede a empresa de participar de qualquer processo licitatório relacionada ao seu objeto social.

    MUITO BOM!!!

  • LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011

    ART 9º A EBSERH será administrada por um Conselho de Administração, com funções deliberativas, e por uma Diretoria Executia e contará ainda com um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo

    lembrando amigos que é dispensada a licitação para contratação da querida e maravilhosa Ebserh pela administração pública para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social

    Deus no comando :)

    Falta pouco para a prova :)


ID
1207711
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Acerca da área jurídica da EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 29. São estruturas de assessoria diretamente vinculadas à Presidência: 

    I – a Chefia de Gabinete; 

    II – a Coordenadoria Jurídica; 

    III – a Assessoria de Planejamento e Avaliação; 

    IV – a Assessoria de Comunicação Social; e 

    V – a Ouvidoria Geral.


  • De acordo com o Regimento Interno da Ebserh (3ª revisão - ano 2016):

    Artigo 32. São órgãos de apoio vinculados à Presidência:

    I– a Chefia de Gabinete da Presidência;

    II– a Consultoria Jurídica;

    III– a Assessoria;

    IV– a Assessoria Parlamentar;

    V– a Assessoria Técnica-Parlamentar;

    VI- a Coordenadoria de Formação Profissional;

    VII- Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica;

    VIII– a Ouvidoria-Geral; e

    IX– a Corregedoria-Geral.

  • GABARITO: LETRA D

    SEÇÃO I - DA PRESIDÊNCIA

    Artigo 32. São órgãos de apoio vinculados à Presidência:

    I – a Chefia de Gabinete da Presidência;

    II – a Consultoria Jurídica;

    III – a Assessoria;

    IV – a Assessoria Parlamentar;

    V – a Assessoria Técnica-Parlamentar;

    VI - a Coordenadoria de Formação Profissional;

    VII - Coordenadoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica;

    VIII – a Ouvidoria-Geral; e

    IX – a Corregedoria-Geral.

    REGIMENTO INTERNO - 3ª REVISÃO - 2016.

  • SEÇÃO I - DA PRESIDÊNCIA Artigo 32. Regimento Interno 3º Revisão - 2016

    São órgãos de apoio vinculados à Presidência: 

    Dentre os vários está: II – a Consultoria Jurídica; 


ID
1207714
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

(*) O termo EBSERH, usado nas questões a seguir, refere-se à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.


Com relação ao tratamento da Lei no 12.550/2011, que autorizou a criação da EBSERH, acerca da cessão de bens e direitos por parte das instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres, no âmbito e durante a vigência do contrato entre aquela empresa, relativamente aos serviços relacionados às suas competências, e estas instituições, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A lei 12.550/11 redige em seu artigo 13º que: " ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congeneres autorizadas a ceder a EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato que trata o artigo 6º (vale a pena ler), bens e direitos necessários a sua execução" .

    Vale ressaltar que:
    Paragrafo único: Ao termino do contrato, os bens e direitos serão devolvidos a instituição cedente.

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder à EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º , bens e direitos necessários à sua execução.

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • gab- B

    ART. 13. Ficam as instituições públicas federais de ensino e instituições congêneres autorizadas a ceder á EBSERH, no âmbito e durante a vigência do contrato de que trata o art. 6º, bens e direitos necessários á sua execução


ID
1207717
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que, no Brasil, a esperança de vida ao nascer é um dos índices usados para avaliar o quadro geral de saúde da população, é correto afirmar que ela

Alternativas

ID
1207720
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


A Lei Orgânica da Saúde estabelece duas formas de participação da comunidade na gestão do SUS: as Conferências e os Conselhos de Saúde. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 215. O Sistema Único de Saúde do Distrito Federal contará, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com três instâncias colegiadas e definidas na forma da lei:

    I - a Conferência de Saúde;

    II - o Conselho de Saúde;

    III - os Conselhos Regionais de Saúde.

    § 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

    § 2º O Conselho de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuará na formulação de estratégias e no controle de execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terá suas decisões homologadas pelo Secretário de Saúde do Distrito Federal.

    § 3º Os Conselhos Regionais de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgãos colegiados, com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuarão na formulação, execução, controle e fiscalização da política da saúde, em cada Região Administrativa, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terão suas decisões homologadas pelo Diretor Regional de Saúde.

    § 4º A representação dos usuários na Conferência e nos Conselhos de Saúde será paritária com o conjunto dos demais segmentos.

    § 5º A composição, organização e normas de funcionamento dos órgãos a que se refere o caput serão definidas em seus respectivos regimentos internos.


  • RESPOSTA: D


    § 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

  • A CONFERÊNCIA DE SAÚDE REUNIR-SE-Á A CADA QUATRO ANOS.....

  • Atenção que na LODF a Conferência ocorre a cada 02 anos e na lei 8142/90 é diferente e afirma que as Conferências ocorrerão a cada 4 anos.

  • Lembrete: as conferencias aconteciam a cada 4 anos, depois da resolução 333/2003, elas passaram a acontecer a cada 2 anos!

  • D.

    Lembrando que Conferências de Saúde são convocadas pelo Poder Público.


ID
1207723
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Com base na Resolução no 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma competência dos Conselhos de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Uma dica lega: nas atribuições do conselho, não fala nada sobre coordenar, por tanto, sempre que cair coordenar, esta errado. (Atuar, fortalecer, elaborar, discutir, proceder, avaliar, acompanhar, aprovar, fiscalizar etc.)

  • GABARITO: LETRA B

    Quinta Diretriz: aos Conselhos de Saúde Nacional, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, que têm competências definidas nas leis federais, bem como em indicações advindas das Conferências de Saúde, compete:

    I - fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS; (LETRA A)

    III - discutir, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde; (LETRA E)

    V - definir diretrizes para elaboração dos planos de saúde e deliberar sobre o seu conteúdo, conforme as diversas situações epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços; (LETRA D)

    XI - avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS; (LETRA C)

    RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012.


ID
1207726
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25

Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

Alternativas
Comentários

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


    Portanto a alternativa A) está correta! 

  • Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Provas:  

    AtençãoLEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

    Acerca da direção nacional do SUS, é correto afirmar que a ela compete definir e coordenar os sistemas de

    QUESTÃO DA MESMA PERSPECTIVA EM 2014

    ATÉ A ALTERNATIVA É A MESMA :)

    A

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    III - definir e coordenar os sistemas:

    a) de redes integradas de assistência de alta complexidade;

    b) de rede de laboratórios de saúde pública;

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


ID
1207729
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Questões de 21 a 25


Considerando que as Ações Integradas de Saúde (AIS) começaram a ser implementadas em meados da década de 1980, é correto afirmar que suas principais diretrizes eram o (a)

Alternativas
Comentários
  • AIS – Ações Integradas de Saúde/83 – AÇÃO INTERMINISTERIAL (Previdência, Saúde, Educação).

     

    Tinham o objetivo de promover o acesso UNIVERSAL da população aos serviços da saúde. Convênios com municípios e Estados, permitindo pela 1ª vez o uso de recursos da previdência para financiar serviços de saúde oferecidos a toda população. Abriram as portas para a participação dos Estados e dos municípios na Política de saúde, porém ainda se constituíam por ações de saúde fragmentadas e pontuais);

     

    A implementação dessas ações foi parcial, já que sofreram diversas barreiras e entraves provocados pelos grupos corporativistas de empresários da saúde e pelo Governo Militar. [povo ruim meu Deus...]


ID
1242349
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode me ajudar? Nao entendo o result ado.

  • Rose,


    Cada um, das 5 "pessoas", pega 1/5 de  cada garrafa. Como são 3 garrafas, o total de cada "pessoa" é de 3/5. Uma vez que as garrafas são iguais, cada um teve o total de 3/5 do suco de uma garrafa. A prova: se você juntar os 3/5 das 5 pessoas, você tem 5*3/5 = 15/5, resolvendo 15 dividido por 5, 3 inteiros. A quantidade inicial de garrafas. =D 

  • O suco de três garrafas para 5 pessoas = 3/5

  • Mas porque não são 3/5 do TOTAL de suco, ao invés de 3/5 de cada garrafa?

  • Eu imaginei cada garrafa contendo 1 litro de suco, como são 3 garrafas 3L (passei p ml para facilitar)

    3000 ml/ 5 pessoas = 600ml por pessoa

    600ml é igual a 3/5 de uma garrafa de 1litro.

  • Concordo com voce joao victor

  • Porque cada um consumiu 600ml(em exemplo de uma garrafa com 1L) que equivale a 3/5. nesse exemplo são 3 garrafas de 1 L que daria 3L certo? ou seja .. os 600 ml de cada um malmente equivaleria a 1/4 do total, imagine 3/5.

  • Ficou estranho. Estaria mais correto se a B afirmasse 1/5 do suco de uma (1) garrafa = 200 ml, caso cada garrafa contesse 1000ml. 3/5 de 1000 é 600 ml, e não são partes iguais (para as 5 pessoas) de cada garrafa.