SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Assistente Social em Saúde


ID
5265772
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No software Microsoft Excel 2013, versão em português do Brasil, qual das funções a seguir deve ser utilizada para agrupar várias cadeias de texto em uma única sequência de texto?

Alternativas
Comentários
  • Gab : E

    Use CONCATENAR, umas das funções de texto, para unir duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia. Importante: No Excel 2016, excel mobile e Excel para a Web, essa função foi substituída pela função CONCAT. Isso porque a função CONCATENAR pode não estar disponível em versões futuras do Excel.

  • GAB: E

    função CONCATENAR serve para, em uma única linha de texto, agrupar várias cadeias de caracteres, formando frases e sentenças, inclusive utilizando dados de células de suas 

  • Função concatenar:

    Exemplo: A2 = Jesus A3= Cristo

    Concatenar ( A2, A3)

    R= JesusCristo

    Gab letra E

    • Vale ressaltar que essa função não aceita intervalo como parâmetro, devendo cada célula ser especificada. Não se pode fazer =CONCATENAR(A1:A5), por exemplo.

    *Algum equívoco? Inbox, por favor*

  • A primeira de informática da prova que respondi com certeza hahahaha as demais só por Deus kkk

  • ARRUMA= Remove os espaços de sequencias de caracteres de texto

    CARACT= Retoma o caractere especificado pelo código

    BAHTTEXT= Converte número em texto

    CONCATENAR= Agrupa várias sequências de caracteres de texto em uma sequência de texto

  • Vale lembrar que a função concatenar (&) também agrupa números, porém quando isto ocorrer, o excel não os reconhecerá como tais, alinhando-os à esquerda.

  • A função concatenar agrupa várias cadeias de texto em uma única sequência de texto.

    Importante: conforme a microsoft, nas versões 2016, mobile e para web, essa função foi substituída pela função CONCAT. Apesar desse detalhe, ainda se utiliza o "=concatenar" devido à compatibilidade com as versões anteriores.

    Gabarito Letra E.

  • Complementando:

    • CONCATENAR: agrupa até 255 cadeias de texto em uma cadeia de texto. Os itens agrupados podem ser texto, números, referências de células ou uma combinação desses itens. Você pode usar o caractere ) para concatenar.

    Exemplo: =CONCATENAR(A1;B2)

     =CONCATENAR(A1&B2)

    Ou seja ( ) = (&)

    • PORTANTO:

    =CONTATENAR(C1;B4;A2)

    C1: >

    B4: AMORA

    A2: PERA

    RESULTADO: >AMORAPERA

    OBS1: Vale ressaltar que essa função não aceita intervalo como parâmetro, devendo cada célula ser especificada. Não se pode fazer =CONCATENAR(A1:A5), por exemplo.

    OBS2: No Excel 2016, excel mobile e Excel para a Web, essa função foi substituída pela função CONCAT.

    Fonte: Junção de comentários do Qc.

  • Minha contribuição.

    Excel: é uma pasta de trabalho, pois é um conjunto de planilhas. Como padrão o Excel possui uma planilha, entretanto pode haver infinitas planilhas.

    -As fórmulas do Excel sempre começam com o sinal de igual (=);

    -Nos cálculos do Excel, primeiro são calculadas as operações fortes e depois as fracas;

    Operações fortes: (...), [...], {...}, expoente (^), divisão (/), multiplicação (*)

    Operações fracas: adição (+), subtração (-)

    -O Excel não é ilimitado. Total de linhas ~> 1.048.576 Total de colunas ~> 16.384;

    -O Excel não é case-sensitive (não diferencia maiúsculas de minúsculas);

    -Referências relativas vão atualizar. Ex.: C1=B2+C4;

    -Referências absolutas não vão atualizar. Ex.: C1=$B$2+$C$4;

    -É possível dar nomes as células, intervalos e planilhas;

    -É possível fazer cálculos entre planilhas. Ex.: C1=Plan2!A1+Plan3!A1;

    -A função SOMASE, do Excel, executa a soma do conteúdo de células especificadas em um intervalo segundo um critério ou uma condição;

    -PROCV (procurar na vertical) / PROCH (procurar na horizontal).

    Fonte: Estratégia / Prof. Deodato

    Abraço!!!


ID
5475826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...] 

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Assinale a alternativa em que o termo ou a expressão destacado(a) tenha sido usado(a) em sentido denotativo.

Alternativas
Comentários
  • Denotativo = Dicionário

    a) pisou na bola - sentido conotativo, afinal, nem bola tem no texto.

    b) A culpa não espanca ninguém, apenas é sentida.

    c) Não tem parque de diversão no texto. Montanha-russa nesse caso tem sentido de contrastes de emoções, os altos e baixos emotivos de uma pessoa.

    d) GABARITO - realmente, trata-se de transtorno de personalidade no sentido denotativo.

    e) O que amadurece é fruta, não pessoa.

    NÃO DESISTA, VOCÊ CHEGARÁ SE MANTER A CONSTÂNCIA E O FOCO!

  • Denotativo, sentido literal da palavra.

  • Denotativo, lembra do D de Dicionário (sentido literal)

    Conotativo, lembra do C de Conto (sentido figurado)

    Vem PCPA, ajude me sair dessa vida!!

  • Denotação – literal (D de dicionário)

    Conotação – figurado (C de conto)

  • A denotação e a conotação estão relacionadas com os diferentes significados que as palavras apresentam.

    denotação se refere ao significado mais objetivo e comum de uma palavra. O sentido denotativo é também conhecido como sentido literal ou próprio.

    conotação se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. O sentido conotativo é também conhecido como sentido figurado.

    Exemplos de variação no significado das palavras:

    Os domadores conseguiram enjaular a fera. (sentido denotativo)

    Ele ficou uma fera quando soube da notícia. (sentido conotativo)

    Aquela aluna é fera na matemática. (sentido conotativo)

    A denotação se refere ao significado mais objetivo e comum de uma palavra. É o significado que é imediatamente reconhecido, sendo o significado mais literal da palavra. Está muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece no dicionário.

    Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta o seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece.

    • O elefante é um mamífero.
    • Já li esta página do livro.
    • A empregada limpou a casa.

    A conotação se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. Ocorre quando as palavras assumem um sentido figurado e simbólico, que ampliam a sua significação conforme a situação em que são utilizadas.

    Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

    • Você é o meu sol!
    • Minha vida é um mar de tristezas.
    • Você tem um coração de pedra!


ID
5475847
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma dosagem total de 100 ml deve ser preparada para ser aplicada em um paciente a partir da mistura de três tipos de soluções, identificadas por H, J e Q, tal que 3/4 da dosagem total é da solução H, 1/5 da dosagem total é da solução J e o restante da dosagem total é da solução Q. Dessa forma, uma fração que indica a divisão entre as quantidades da solução Q e da solução H, nessa dosagem e nessa ordem, é igual a 

Alternativas
Comentários
  • H= 3/4 de 100ml( 75%); J= 1/5 de 100ml ( 20%), restou que Q é =0,05%. Logo, 0,05/0,75 (multiplica os dois por 100 para tirar a virgula) = 5/75= 1/15.

  • Resposta: alternativa C.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 7:47s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE

  • Pessoal, fiz assim, caso algo errado, me corrijam:

    H= 3/4 (de) 100ml= 75ml

    J=1/5 (de) 100ml=20 ml

    Q=? ---é o resto

    H+J=95 ml, assim falta 5 ml para fechar o total.

    A questão pede Q/H NECESSARIAMENTE nesta ordem----5/75...simplificando...1/15

    GABARITO C

  • gaba C

    3/4H (100 ÷ 4 x 3 = 75ml )

    1/5J (100 ÷ 5 x 5 = 20 ml )

    5/100Q = 5ml

    basta dividir agora.

    5/100 ÷ 3/4

    pra quem não se lembra na divisão de frações repete o primeiro e multiplica pelo inverso da seguna.

    5/100 ÷ 3/4 = 5/100 ÷ 4/3 = 20/300 (simplificando) 1/15

    pertencelemos!


ID
5475853
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Comparando os números 500 e 100, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Se voce compra um produto x por 100 reais, depois de 1 mes ele custa 200 reais, isso quer dizer que ele aumentou 100%, logo, se aumenta para 500, implica um aumento de 400%. Pois 500 é 4 vezes o valor de 100 reais em 100%.

  • Resposta: alternativa B.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 0:36s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE


ID
5502115
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento.

[...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.

[...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021. 

Assinale a alternativa correta considerando o conteúdo do texto.

Alternativas
Comentários
  • a) Segundo o texto, as relações interpessoais e até mesmo relacionadas ao tratamento dos “borders” desgastam-se com facilidade e isso acaba provocando descontrole emocional e alterações de humor extremas em tais indivíduos (ERRADO, é o contrário)

    • Segundo parágrafo: além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes

    b) De acordo com o texto, categorizar pessoas é uma tarefa difícil porque cada um apresenta atitudes, pensamentos, aptidões, gostos, sentimentos etc. bem particulares (CERTO)

    • Quinto parágrafo: enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias

    c) Transtornos como a bipolaridade (de personalidade) e borderline (mentais) apresentam diferenças sutis e, normalmente, esses transtornos são observados em um mesmo paciente de modo simultâneo (ERRADO)

    • Sétimo parágrafo: transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes

    d) Segundo o texto, quem mais sofre com a síndrome borderline é o próprio paciente acometido pela doença, sendo pouco e/ou raramente afetadas as pessoas que o rodeiam (ERRADO)

    • Segundo parágrafo: torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes

    e) Tratamentos psicoterápicos são mais eficazes em casos de bipolaridade do que em quadros de borderline, uma vez que, comprovadamente, para esses pacientes, a abordagem medicamentosa costuma funcionar mais (ERRADO)

    • Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento

ID
5502127
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento.

[...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.

[...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021. 

Em relação aos usos da vírgula, assinale a alternativa em que tal sinal de pontuação tenha sido usado para separar orações coordenadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    A segunda oração introduz uma oração coordenada sindética adversativa, como podemos observar na conjunção "mas"

    Avante!

  • Gab: E

    Orações Coordenadas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    “Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo [...]”

  • Ela deve ser ligada por um conectivo

  • Alguém por gentileza poderia explicar quais as funções das vírgulas da alternativa C?

  • Minha contribuição.

    A vírgula é DEEEIS, porque ela:

    Desloca

    Enumera

    Explica

    Enfatiza

    Isola

    Separa

    Termos de uma sentença.

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!


ID
5502130
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento.

[...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.

[...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021. 

Considerando o trecho que segue, a respeito dos elementos de coesão e suas respectivas relações lógico-semânticas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
“A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.

I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”.
II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição.
III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”. 

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar por que a I está errada?

  • Alternativa I -> Haveria prejuízo de sentido.


ID
5502133
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento.

[...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.

[...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021. 

Considerando o seguinte excerto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. “O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos.”.

( ) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa.
( ) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”.
( ) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal.
( ) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas.
( ) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    (F) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa. 

    O termo “diagnóstico” é proparoxítona; o termo “incidência” é paroxítona terminada em ditongo crescente.

    (V) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”. 

    Há um encontro consonantal perfeito conforme indicado na assertiva.

    (F) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal. 

    Há no termo um dígrafo consonantal em “mulheres”, mas não há encontro consonantal.

    (V) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas. 

    Os três termos são paroxítonas, apenas o último, uma paroxítona terminada em ditongo crescente, acentuado.

    (V) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas. 

    Foneticamente: "seksos".

  • Considerando o seguinte excerto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

    “O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos.”.

    (F) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa. (V) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”. (F) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal. (V) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas. (V) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas. 

    F – V – F – V – F.

    V – F – V – F – V. 

    FVFVV

    F – Uma proparoxítona e a outra paroxítona terminada em ditongo crescente.

    Acentuam-se todas as proparoxítonas.

    Não se acentuam as paroxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em e ens.

    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em L-I-N-U-R-X-ÃO(s)- UM, UNS, PS- Ditongo.

    V – encontro consonantal caracteriza-se ao mesmo tempo que há duas consoantes na mesma sílaba.

    F – dígrafo significa duas letras com um só som. Só há dígrafo.

    V – todas as palavras são paroxítonas, isto é, tonicidade na penúltima sílaba.

    V – Sexos – 5 letras

    Sexos – 6 fonemas – S/e/k/s/o/s

    V – V – F – F – F.

    F – F – V – V – V.

  • A questão é de fonologia e quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

     .

    ( ) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa. 

    Falso. "Di-ag-nós-ti-co" é acentuda por ser uma palavra proparoxítona. "In-ci-dên-cia" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

    Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

     .

    ( ) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”. 

    Verdadeiro. Em "fre-quen-te" há o encontro consonantal "fr".

    Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra. Ou seja, é o encontro de duas ou mais consoantes numa palavra, sem existir uma vogal no meio delas. Ex.: brado, creme, plano, regra, ciclo, atleta, atrás, transtorno, psíquico...

    O encontro consonantal pode ocorrer:

    • na mesma sílaba: cli-ma, flo-res, du-plo, bra-do, re-pre-sa, le-tra, czar, pseu-dô-ni-mo... (São encontros consonantais inseparáveis, mais frequentemente formados de consoante + ou r)
    • em sílabas diferentes: ad-ven-to, ob-tu-so, ap-to, pac-to, suc-ção, naf-ta, sub-lo-car...(São encontros consonantais separáveis. Ocorrem sempre no interior das palavras e geralmente são formados de duas consoantes).

     .

    ( ) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal. 

    Falso. Em "mu-lhe-res" há apenas o dígrafo "lh".

    Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema (som). Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch". 

    Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs. 

    Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.

     .

    ( ) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas. 

    Verdadeiro. "Fre-quen-te" "mu-lhe-res" e "in-ci-dên-cia" são todas palavras paroxítonas, já que a s[ilaba tônica (a mais forte) é a penúltima.

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

     .

    ( ) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas. 

    Verdadeiro. "Em "s-e-x-o-s" há 5 letras e 6 fonemas: "s-e-k-s-o-s".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5502139
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento.

[...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.

[...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021. 

Ainda em relação ao trecho “Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.”, os verbos destacados retomam a expressão “Esses últimos” e fazem referência a ela por meio de

Alternativas
Comentários
  • Três questões iguais no Qconcursos? pode isso?

  • Sujeito elíptico não seria aquele que não foi citado no texto ? Como, por exemplo: Estávamos aflitos. (Nós)

  • Minha contribuição.

    Elipse: trata-se da omissão de um elemento da frase, o qual é facilmente recuperado pelo leitor no contexto.

    Ex.: Sei que posso vencer os desafios. (A elipse do sujeito foi realizada. Note que não se vê o pronome eu na construção da frase.)

    Ex.: –Eu quero comprar o carro.

    – Então, compre! (Houve a elipse do objeto direto o carro.)

    Zeugma: trata-se da elipse do verbo que já fora mencionado anteriormente na frase.

    Ex.: Sairei mais cedo hoje; minha irmã, mais tarde. (Houve a omissão do verbo sair, para evitar uma repetição desnecessária.)

    Ex.: Pedro trabalha pela manhã; Mauro, à tarde. (Houve a omissão do verbo trabalhar.)

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!

  • OBS: Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

    https://www.portugues.com.br/gramatica/zeugma.html#:~:text=Zeugma%20%C3%A9%20uma%20figura%20de,expresso%20ou%20n%C3%A3o%20na%20frase.


ID
5502145
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco pessoas, identificadas como P1, P2, P3, P4 e P5, estão em uma clínica médica aguardando a vez para realizar dois tipos de exames laboratoriais. Sabe-se que duas dessas pessoas, cada uma na sua vez, irão fazer o exame de Hemograma e as outras três, também cada um na sua vez, irão fazer o exame de Glicemia. Sabe-se também que P3 e P4 irão fazer o mesmo tipo de exame, P2 e P4 irão fazer exames de tipos diferentes e P2 e P5 irão fazer exames de tipos diferentes. Com base nessas informações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Basta fazer o anagrama, que ficara mais fácil de vizualizar a resposta. letra E

  • HEMOGRAMA > P1 e P2

    GLICEMIA> P3,P4 e P5

  • Se P2 vai fazer um exame diferente de P4 e também diferente de P5, P5 vai fazer o mesmo exame que P4.

    P3, P4 E P5 > GLICEMIA

    P1 E P2 > HEMOGRAMA

    Resolvi assim, se tiver errado, me sinalizem :)

  • Temos: P1, P2, P3, P4 e P5

    • A questão deixou claro que serão dois tipos de exames, logo, teremos dois grupos. O primeiro é formado por duas pessoas, o segundo, por três.

    Informações:

    a) P3 e P4 o mesmo tipo de exame;

    b) P2 e P4 exames diferentes; e

    c) P2 e P5 exames diferente.

    • Sendo assim, podemos chegar a seguinte conclusão:

    Grupo 01: P2 - Ele deve ficar isolado do P4 e P5, pois as informações "b" e "c" diz que eles são de grupos diferentes.

    Grupo 02 - P4, P5 e P3 - Diante do que foi dito acima, podemos concluir que P4 e P5 são do mesmo grupo já que não pertencem ao grupo que o P2 está inserido. Na informação "a" consta que P3 e do grupo de P4. Por fim, podemos concluir que P1 está inserido no grupo de P2, pois este último já está completo.

    GAB: E

    Caso evidenciem erros, mandem mensagem, por favor!

  • Alguém por favor pode me falar dentro de qual assunto está essa questão?

    Proposições, tautologia ?

    Do que se trata essa questão ?

  • HEM. GLIC. HEM. e GLIC.

    P3 e P4 F F V

    P2 e P4 F V F

    P2 e P5 V F F

    CONCLUSÃO:

    P1 MORREU QUANDO VIU A AGULHA.

    P2 IRÁ FAZER HEMOGRAMA E GLICEMIA (DIFERENTES)

    P3 IRÁ FAZER HEMOGRAMA E GLICEMIA (DIFERENTES)

    P4 IRÁ FAZER HEMOGRAMA E GLICEMIA E GLICEMIA (IGUAIS)

    P5 IRÁ FAZER HEMOGRAMA (DIFERENTES)

    OBS.: NA TABELA SÓ PODE TER UMA VERDADE POR LINHA E COLUNA.

  • p1 - Hemograma

    p2 - Hemograma

    p3 - Glicemia

    p4 - Glicemia

    p5- Glicemia

    Glicemia= 3 pessoas ---- Hemograma= 2 pessoas

    p3 + p4= iguais

    p2 + p4= diferentes

    p2 + p5= diferentes

  • Montando uma tabela fica fácil achar a resposta


ID
5502151
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sendo p = 7/10, q = 1/50 e r = 6/7, então o valor de 2.p.r/6.q é igual a

Alternativas
Comentários
  • 2*p*r/6*q

    2*7/10*6/7

    __________

    6*1/50

    84/70

    ______

    6/50

    84/70

    _____

    50/6 = simplifica e resta 10


ID
5502154
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte sequência numérica, tal que os termos dessa sequência foram dispostos obedecendo a uma lei (lógica) de formação, em que ainda falta identificar o último termo:

(– 8, – 7, – 3, 4, 14, __).

Seguindo a lógica de formação dessa sequência, então o último termo da sequência dada é igual a

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    Para fazer essas questões de sequência o bizurado deve sempre procurar o padrão de evolução.

    – 8, – 7, – 3, 4, 14, __

    Perceba que

    do -8 para -7 aumentou + 1

    do -7 para -3 aumentou + 4

    do -3 para 4  aumentou + 7

    do 4 para 14 aumentou + 10

    percebe-se que o aumento é +3

    1(+3)4(+3)7(+3)10

    logo, o próximo aumento será de 10 + 3 = 13

    portanto, 13 + 14 = 27.

    senado federal - pertencelemos!

  • A PRIMEIRA QUESTÃO ESTÁ INCORRETA, POIS O 29º PASSO TERÁ 88 PALITOS, O 30º TERIA 91 --> an = a1 + ( n - 1 ) * r --> 29 = 4 + ( 29 - 1) *3 --> 88

  • Detectando o padrão:

    -8________-7________-3________4 _______14 __________X

    -8 -8+1=-7  -7+4=-3  -3+7=4   4+10=14   14+13=27

    Percebe-se que para encontrar os números a partir do segundo eles foram somados respectivamente por 1, 4, 7, 10.

    Analisando esses números detecta-se outro padrão:

    1________4______7 ______10_______14 ________

    1 1+3=4  4+3=7  7+3=10   10+3=13 

    Encontrando o último termo:

    Para encontrar o último termo temos:

    14 + 13 = 27


ID
5502163
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um byte é composto por quantos bits?

Alternativas
Comentários
  • 1 byte é igual 8 bits

ID
5502169
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema Microsoft Windows 10 Pro, versão em português, qual arquivo do painel de controle dá acesso à ferramenta que permite configurar opções de gravação e reprodução de sons?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A. Cada ferramenta no painel de controle é representada por um arquivo. cpl na pasta Windows \ System. Os arquivos. cpl na pasta Windows\System são carregados automaticamente quando você inicia o painel de controle. (...) O arquivo é renomeado para Desk. cpl na pasta Windows\System. Outros fabricantes de software e de hardware podem adicionar ícones do painel de controle para fornecer uma interface para configurar as opções de configuração para seus produtos. Um ícone é exibido no painel de controle quando o arquivo. cpl é colocado na pasta Windows\System pela ferramenta de configuração do programa. Você pode criar um atalho para uma ferramenta do painel de controle arrastando um ícone do painel de controle para a área de trabalho ou outro local, ou criando manualmente um atalho e especificando o caminho para um arquivo. cpl. Observe que a ferramenta sons não tem seu próprio arquivo. cpl; Ele usa o arquivo mmsys. cpl. Para criar um atalho para a ferramenta sons, use o controle de linha de comando mmsys. cpl Sounds.


ID
5502172
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Serviço Social na contemporaneidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Serviço Social é uma profissão cuja identidade é marcadamente histórica. Seu fundamento é a própria realidade social e sua matéria-prima de trabalho são as múltiplas expressões da questão social, o que lhe confere uma forma peculiar de inserção na divisão social e técnica de trabalho.

  • comi mosca

  • A) CORRETO. A formulação dos primeiros objetivos político/sociais do serviço social teve por posicionamento o cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à "questão social". O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40. Portanto, a gênese do Serviço Social encontra-se no marco do conservadorismo, mais precisamente no bojo do catolicismo e do conservadorismo. ainda muito ligada à questão religiosa, a profissão, ainda delimitada de uma questão social fundada no problema moral e religioso, de forte apelo às fontes da doutrina social da igreja.

    B)INCORRETO. O Serviço Social possui como matéria-prima a questão social, consubstanciada na distonia de classes, lhe trazendo, principalmente a partir da década de 90, em que ocorrem novas manifestações e expressões da questão social

    D) CORRETO. O movimento de Reconceituação irá de expressar tridimensionalmente, a sabe:

    1- por meio de uma vertente MODERNIZADORA, na qual apresentam-se abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, matriz positivista, direcionada a uma modernização conservadora, melhoria do sistema pela modernização do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza sob a perspectiva de integração da sociedade;

    2- vertente inspirada na FENOMENOLOGIA, dirige‐se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de "auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas. priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão e

    3-a vertente MARXISTA, que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar‐se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx.

    E) CORRETO. A vertente marxista do Serviço Social alcançou legitimidade na maturação intelectual, na pesquisa e nos elementos metodológicos. De fato, foi isso que ocorreu, o marxismo. Assim, a herança marxista vai se posionar melhor e mais perenemente com o deslinde do processo de amadurecimento da profissão. coloca‐se como desafio à profissão ao longo de toda a década de 90, e neste início de milênio a consolidação do projeto ético político, teórico metodológico e operativo que vem construindo particularmente sob a influência da tradição marxista, "mas incorporando valores auridos noutras fontes e vertentes e, pois sem vincos estreitos ou sectários, aquelas matrizes estão diretamente conectadas ao ideal de socialidade posto pelo programa da modernidade.

    Me corrijam se estiver equivocada. Fonte:Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.

  • Matéria-prima: "Questão Social".

  • MATÉRIA PRIMA , BASE - QUESTÃO SOCIAL

  • É a questão social que é a matéria prima do serviço social.
  • matéria-prima é a questão social


ID
5502175
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve a gênese da questão social baseada na discussão sobre o Serviço Social na contemporaneidade.

Alternativas
Comentários
  • A questão social tem sua gênese, portanto, no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, caracterizando, dessa forma, a lei geral da acumulação capitalista. ... A estrutura deste gera consequências diretas na sociedade, como a pobreza, uma das faces da questão social.
  • Ao analisar as alternativas, temos que:

    Conforme Cerqueira Filho (apud IAMAMOTO; CARVALHO, 2000, p. 203), “por 'questão social', no sentido universal do termo, queremos significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a 'questão social' está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e trabalho.” 

    Portanto, vamos ao resultado:

    D – Correta. Contradição Capital x Trabalho.

    A, B, C e E – Incorretas.

    Gabarito: D

    Referência:

    IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2000.


ID
5502178
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Código de Ética do Assistente Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5502181
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à Participação e ao Controle Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A


ID
5502184
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um usuário passou por atendimento com o assistente social na Unidade Básica de Saúde e revelou o diagnóstico de HIV positivo. No entanto, expôs que não revelará o diagnóstico aos familiares e aos(à) companheiro(a)/parceiro(a). Assinale a alternativa que discorre sobre o compromisso profissional de acordo com o Código de Ética. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
5502187
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a discussão acerca da Educação Permanente, a dimensão pedagógica do Serviço Social e os pressupostos do Conselho Federal do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Logo, para materializar esta Política de Educação Permanente, vale apoiar-se na concepção de educação popular, por possibilitar a criação de espaços para o exercício dos sujeitos na construção coletiva de uma “consciência para si”, uma vez que as contradições, a dimensão política (aqui a política entendida como exercício do Ser Social), os interesses universais, são colocados como possibilidade de formação e motivação para ação dos/as profissionais envolvidos/as. A educação popular se propõe como espaço formativo, em sua dimensão ético-política, no sentido de buscar a reflexão do processo “Por quê? para quê? para quem? como?”

    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Fwww.cfess.org.br%2Farquivos%2FBROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE.pdf&clen=1369276&chunk=true

    Brochura do CFESS - Politica de Educacao Permanente

  • Logo, para materializar esta Política de Educação Permanente, vale apoiar-se na concepção de educação popular, por possibilitar a criação de espaços para o exercício dos sujeitos na construção coletiva de uma “consciência para si”, uma vez que as contradições, a dimensão política (aqui a política entendida como exercício do Ser Social), os interesses universais, são colocados como possibilidade de formação e motivação para ação dos/as profissionais envolvidos/as. A educação popular se propõe como espaço formativo, em sua dimensão ético-política, no sentido de buscar a reflexão do processo “Por quê? para quê? para quem? como?”

    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Fwww.cfess.org.br%2Farquivos%2FBROCHURACFESS_POL-EDUCACAO-PERMANENTE.pdf&clen=1369276&chunk=true

    Brochura do CFESS - Politica de Educacao Permanente

    Gabarito A


ID
5502190
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a elaboração do Planejamento no Serviço Social. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) PROJETO: é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado
( ) PROGRAMA: é o que trata a política de governo. Nele, são indicados os planos de ação para alcançar o objetivo maior de uma política pública.
( ) PLANO: é o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade. 

Alternativas
Comentários
  • PROJETO: é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado ( CERTO) - SEGUNDO jOAQUINA BARATA

    PROGRAMA: é o que trata a política de governo. Nele, são indicados os planos de ação para alcançar o objetivo maior de uma política pública. (ERRADO ) Nele não indicados os planos de ação e sim conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.

    PLANO: é o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.  ( CERTO)

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/5x595ziU0wuEf5yA63Zw.pdf


ID
5502193
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a Interdisciplinariedade e a Multidisciplinaridade na área da saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Interdisciplinaridade refere-se à superioridade de conhecimento técnico operativo, o fazer profissional. 

    Obs: a interdisciplinaridade é superior a pluridisciplinaridade

    B- Multidisciplinaridade refere-se à solidariedade do conhecimento e à preocupação do profissional em contribuir com o usuário. 

    C- Interdisciplinaridade são ações conjuntas, integradas e inter-relacionadas, de profissionais de diferentes procedências, nas quais, se fomenta a superação da fragmentação do conhecimento, reconhecendo e respeitando as especificidades de cada área profissional. 

    D- Multidisciplinaridade refere-se ao conjunto de profissionais que permanecem com suas práticas individuais, mas que realizam por fim a interdisciplinariedade.


ID
5502196
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que trata da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Reforma Psiquiátrica - A Reforma Psiquiátrica pretende construir um novo estatuto social para o indivíduo em sofrimento psíquico que garanta cidadania e respeito a seus direitos e sua individualidade, promovendo sua contratualidade (resgate da capacidade do indivíduo de participar do universo das trocas sociais, de bens, palavras e afetos) e sua cidadania, inclusos aí não só seus direitos como seus deveres como cidadão.
  • Reforma Psiquiátrica - A Reforma Psiquiátrica pretende construir um novo estatuto social para o indivíduo em sofrimento psíquico que garanta cidadania e respeito a seus direitos e sua individualidade, promovendo sua contratualidade (resgate da capacidade do indivíduo de participar do universo das trocas sociais, de bens, palavras e afetos) e sua cidadania, inclusos aí não só seus direitos como seus deveres como cidadão.

    Gabarito: D

  • A) A Reforma Psiquiátrica foi um movimento que evidenciou a importância do tratamento em saúde mental e a manutenção das instituições de tratamento de longa permanência. 

    B) A Reforma Psiquiátrica foi um movimento dos médicos psiquiatras para o reconhecimento da especialidade de psiquiatria no Brasil.

    C) Ocorreram inúmeros questionamentos, por parte de profissionais do campo, principalmente em relação à centralidade do cuidado. Sobretudo, a Reforma Psiquiátrica consolidou a centralidade no modelo hospitalar de atenção psicossocial.

    D) A Reforma Psiquiátrica brasileira buscava transformar o paradigma manicomial, propondo um “outro lugar” social ao sujeito em sofrimento psíquico e a construção de uma nova noção do cuidado em saúde mental.

    E) A Reforma Sanitária estabeleceu ênfase na prática médica individual, curativa, assistencialista e especializada


ID
5502199
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.069/1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) As crianças abaixo de 14 anos são inimputáveis.

    (OBS: 0 até 11anos crianças / 12 até 17 anos adolescente)

    B)O adolescente em cumprimento da medida socioeducativa de privação de liberdade pode permanecer internado até o limite de 18 anos – maioridade. (OBS: até 21 anos)

    C) Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar, sem prejuízo de outras providências legais

    D) É proibido o atendimento de adolescentes nos serviços de saúde sem o acompanhamento dos pais.

    E) É proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, mesmo na condição de aprendiz.

    (obs: Salvou na condição de aprendiz )

    Gabarito C


ID
5502202
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a Reforma Sanitária no Brasil, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais. Nesta direção, ressalta-se a concepção ampliada de saúde, considerada como melhores condições de vida e de trabalho, ou seja, com ênfase nos determinantes sociais; a nova organização do sistema de saúde por meio da construção do SUS, em consonância com os princípios da intersetorialidade, integralidade, descentralização, universalização, participação social e redefinição dos papéis institucionais das unidades políticas (União, Estado, municípios, territórios) na prestação dos serviços de saúde; e efetivo financiamento do Estado.

    Fonte: Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde


ID
5502205
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do que a dimensão pedagógica do Serviço Social e da educação permanente compreende, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas

ID
5502208
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social

Conforme o Art 8º da Lei nº 12.288/2010, sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5502211
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Portaria nº 1.028/2005 – que determina que as ações que visam à redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência. Em relação ao que estabelece essa portaria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º Estabelecer que as ações de informação, educação e aconselhamento tenham por objetivo o estímulo à adoção de comportamentos mais seguros no consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, e nas práticas sexuais de seus consumidores e parceiros sexuais.

    § 1º São conteúdos necessários das ações de informação, educação e aconselhamento:

    I - informações sobre os possíveis riscos e danos relacionados ao consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência;

    II - desestímulo ao compartilhamento de instrumentos utilizados para consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência;

    III - orientação sobre prevenção e conduta em caso de intoxicação aguda (“overdose”);

    IV - prevenção das infecções pelo HIV, hepatites, endocardites e outras patologias de padrão de transmissão similar;

    V - orientação para prática do sexo seguro;

    VI - divulgação dos serviços públicos e de interesse público, nas áreas de assistência social e de saúde;

    e VII - divulgação dos princípios e garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal e nas declarações universais de direitos.

    § 2º As ações de informação, educação e aconselhamento devem, necessariamente, ser acompanhadas da distribuição dos insumos destinados a minimizar os riscos decorrentes do consumo de produtos, substâncias e drogas que causem dependência. 


ID
5502214
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a discussão da autora Maria Inês Bravo e os desafios para a saúde pública no Brasil, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

[…] o SUS real está muito longe do SUS __________. Há uma enorme distância entre a proposta do movimento sanitário e a prática ________do sistema público de saúde vigente. O SUS foi se consolidando como espaço _______ aos que não têm acesso aos subsistemas _________, como parte de um sistema segmentado. A proposição do SUS inscrita na Constituição de 1988 de um sistema público universal não se efetivou.”

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    O Sistema Único de Saúde (SUS) completou vinte anos de existência e, não obstante ter conseguido algumas inovações, o SUS real está longe do SUS constitucional. Há uma enorme distância entre a proposta do movimento sanitário e a prática do sistema público de saúde vigente. O SUS foi se consolidando como espaço destinado aos que não têm acesso aos subsistemas privados, como parte de um sistema segmentado. A proposição inscrita na Constituição de 1988 de um sistema público universal não se efetivou, apesar de alguns avanços, como o acesso de camadas da população que antes não tinham direito; o sistema de imunização e de vigilância epidemiológica e sanitária; os progressos na alta complexidade como os transplantes entre outros.

    Fonte: Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, p. 13.

    No documento não consta a segunda palavra, social, mas dá pra acertar por eliminação.

  • GAB- C

    O SUS completou 15 anos de existência e, não obstante ter conseguido alguns avanços, o SUS real está muito longe do SUS constitucional. Há uma enorme distância entre a proposta do movimento sanitário e a prática social do sistema público de saúde vigente. O SUS foi se consolidando como espaço destinado aos que não têm acesso aos subsistemas privados, como parte de um sistema segmentado. A proposição do SUS inscrita na Constituição de 1988 de um sistema público universal não se efetivou. 

    Política de Saúde no Brasil∗ Por Maria Inês Souza Bravo∗∗


ID
5502217
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um profissional de Serviço Social foi indicado para assumir a gestão de projetos na área do Serviço Social em uma instituição de Ensino Superior, todavia a indicação da reitoria era de que uma pessoa graduada em administração/gestão assumisse a vaga. De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão e os pressupostos do CFESS e da ABEPSS, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimento da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de assistente social e outras providências.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Incorreta. O graduado em administração/gestão tem mais competência técnica e formação específica, por isso ele deverá assumir a vaga. De acordo com o “Art. 5º”, da Lei de Regulamentação profissional de 1993, constitui atribuição privativa do/a assistente social: I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

    B – Correta. Essa função constitui atribuição privativa do assistente social, pois descreve a coordenação, a gestão e a supervisão de programas e projetos em Serviço Social.

    C – Incorreta. A indicação da reitoria deve prevalecer, haja vista que é a cargo do Reitor que estão destinadas as decisões da Instituição de Ensino Superior. De acordo com o “Art. 5º”, da Lei de Regulamentação profissional de 1993, constitui atribuição privativa do/a assistente social: I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

    D – Incorreta. O planejamento, a organização e a administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social não são competências do assistente social. De acordo com o “Art. 4º”, da Lei de Regulamentação profissional de 1993, constitui competência do/a assistente social.

    E – Incorreta. Conforme a lei é atribuição privativa do assistente social prestar orientação social a indivíduos e grupos. De acordo com o “Art. 4º”, da Lei de Regulamentação profissional de 1993, constitui competência do/a assistente social: III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

    Gabarito: B

  • No “Art. 5º”, da Lei n º 8.662/93, que regulamenta a profissão de Serviço Social, estão estabelecidas as atribuições privativas do/a assistente social (ou seja, atividades que são restritas aos profissionais da área), dentre elas, está: “coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social”.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    B – Correta.

    A, C, D e E – Incorretas.

    Gabarito: B


ID
5502220
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a atuação profissional e os desafios do Serviço Social na Saúde, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o Serviço Social demarcou sua entrada no campo da saúde pública pelo viés dos trabalhos com comunidade, por meio de práticas educativas sobre procedimentos de higiene aplicados à vida privada, incentivando o controle de natalidade, o controle de doenças infantis, de higiene bucal, de saneamento para a criação das primeiras políticas urbanas de saúde, muitas vezes realizado por meio de um trabalho educativo baseado em proporcionar acesso à informação sobre o próprio corpo e a higiene do mesmo. Esse era um trabalho que se mostrava necessário a um país sem escolaridade, com grande parte da população em condição de miséria e revelando desconhecimento sobre o próprio corpo.

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/RzTqSGSgYj69MbtN9tzk9tP/?lang=pt

    Serviço Social e o campo da saúde: para além de plantões e encaminhamentos

    Francis Sodré

  • A)O Serviço Social está inserido na divisão sociotécnica e especialização do trabalho. Dessa forma, não deve atuar na Atenção Básica em Saúde.

    B)O Serviço Social demarcou sua entrada no campo da saúde pública pelo viés dos trabalhos com comunidade.

    C)O discurso biomédico dentro da instituição hospitalar deve ser seguido por todos, inclusive pelo Serviço Social.

    D)Na trajetória do Serviço Social, o discurso hegemônico pautou a atuação do profissional da área da saúde.

    E)O assistente social deve se ater ao estudo socioeconômico dos usuários da saúde para a concessão de benefícios sociais.


ID
5502223
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as metodologias participativas para grupos e o trabalho do Serviço Social na saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É competência e atribuição privativa do Serviço Social elaborar estratégias que busquem reforçar e fomentar experiências nos serviços de saúde que exijam e efetivem o direito social à saúde.
( ) Os grupos são entendidos como uma importante ação interventiva unilateral, na qual o profissional pode divulgar suas atribuições e garantir a produtividade profissional.
( ) O trabalho em grupo possibilita a transformação de questões até então entendidas como individuais, em vivências coletivas, produzindo um novo sentido ao processo de saúde doença

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o erro na segunda afirmativa ??

  • AFIRMATIVA 2, O ERRO ESTÁ EM UMA AÇÃO INTERVENTIVA UNILATERAL A QUAL SÓ ABORDA UM LADO.

  • Destacarei os erros de cada afirmação.

    (F ) É competência e atribuição privativa do Serviço Social elaborar estratégias que busquem reforçar e fomentar experiências nos serviços de saúde que exijam e efetivem o direito social à saúde. 

    (F ) Os grupos são entendidos como uma importante ação interventiva unilateral, na qual o profissional pode divulgar suas atribuições e garantir a produtividade profissional.

     (V ) O trabalho em grupo possibilita a transformação de questões até então entendidas como individuais, em vivências coletivas, produzindo um novo sentido ao processo de saúde doença

  • A sequência correta:

    (F) É competência e atribuição privativa do Serviço Social elaborar estratégias que busquem reforçar e fomentar experiências nos serviços de saúde que exijam e efetivem o direito social à saúde. Não é uma atribuição privativa do Serviço Social.

    (F) Os grupos são entendidos como uma importante ação interventiva unilateral, na qual o profissional pode divulgar suas atribuições e garantir a produtividade profissional. A ação interventiva com grupos não é unilateral, nem espaço de garantir produtividade.

    (V) O trabalho em grupo possibilita a transformação de questões até então entendidas como individuais, em vivências coletivas, produzindo um novo sentido ao processo de saúde doença. A atenção coletiva em grupo possibilita a troca de experiência entre os sujeitos, o entendimento de problemáticas individuais também como sociais, a organização política dos usuários e a percepção da condição de classe.

    Vamos à resposta:

    A– Correta.

    B, C, D e E – Incorretas.

    Gabarito: A

  • (F) É competência e atribuição privativa do Serviço Social elaborar estratégias que busquem reforçar e fomentar experiências nos serviços de saúde que exijam e efetivem o direito social à saúde. - FALSO, porque não é competência e atribuição privativa apenas do Serviço Social elaborar estratégias no ramo da saúde, mas às outras áreas também.

    () Os grupos são entendidos como uma importante ação interventiva unilateral, na qual o profissional pode divulgar suas atribuições e garantir a produtividade profissional. - FALSO, porque os grupos não são entendidos unilateralmente, mas no ramo da totalidade , num olhar amplo.

     () O trabalho em grupo possibilita a transformação de questões até então entendidas como individuais, em vivências coletivas, produzindo um novo sentido ao processo de saúde doença - VERDADEIRO, por conta do ramo da totalidade dos saberes profissionais.


ID
5502226
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Serviço Social na Saúde, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe o motivo da resposta certa ser a C)
  • "proporcionando o benfazer e o amparo, atendendo o que o usuário necessita": essa atuação expressa uma postura caritativa, pertencente aos primórdios da profissão. E não do reconhecimento do sujeito como um sujeito de direitos

  • É pra assinalar a questão incorreta.

  • A questão requer leitura dos Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010, p. 52), no qual, discorre-se a necessidade do assistente social “debater o significado da humanização com a equipe a fim de evitar compreensões distorcidas que levem a uma percepção romântica e/ou residual da atuação, focalizando as ações somente na escuta e redução de tensão”. “A concepção de humanização [...] permite aos profissionais analisarem os determinantes sociais do processo saúde-doença, as condições de trabalho e os modelos assistencial e de gestão” e proporciona uma atuação na garantia dos direitos sociais dos usuários.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    C – Correta.

    A, B, D e E – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Saúde. Brasília, 2010.


ID
5502229
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as Políticas Públicas de Saúde e a Lei nº 8080/1990 que dispõe sobre o SUS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O Programa Estratégia Saúde da Família substituiu o Programa de Agentes Comunitários de Saúde de forma a garantir as equipes multidisciplinares.

    B)O Programa Estratégia Saúde da Família teve início no ano de 1996 como um dos programas propostos pelo Governo Federal.

    C)O Programa de Agentes Comunitários de Saúde PACS, junto à Reforma Sanitária, foi criado em 1988.

    D)A Atenção Básica em saúde se mantém em funcionamento exclusivamente por meio da Estratégia Saúde da Família. 

    E) A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial de acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), contudo não exclusiva, haja vista outras portas de entrada do sistema, como, as redes de atenção de Urgência e Emergência e os Centros de Atenção Psicossocial. 1996 como um dos programas propostos pelo Governo Federal.

  • Gabarito letra "E"

    DECRETO 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

    Art. 9º São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto.

    Parágrafo único. Mediante justificativa técnica e de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores, os entes federativos poderão criar novas Portas de Entrada às ações e serviços de saúde, considerando as características da Região de Saúde.

    Art. 10. Os serviços de atenção hospitalar e os ambulatoriais especializados, entre outros de maior complexidade e densidade tecnológica, serão referenciados pelas Portas de Entrada de que trata o art. 9º .

    Art. 11. O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente.


ID
5502232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social

Assinale a alternativa correta sobre o sincretismo e o Serviço Social.

Alternativas

ID
5502235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente ao valor ético e ao princípio político orientadores do projeto profissional.

Alternativas
Comentários
  • I- Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

    (...)

    IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida; 

  • Liberdade - valor ético central

    Democracia - valor ético politico central

  • Código de Ética Princípios Fundamentais-Resolução 273/93.

    I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

    II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

    III. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

    IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

    VI. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; Código de Ética Princípios Fundamentais 24 VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

    VIII. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero;

    IX. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as;

    X. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;

    XI. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física. 

    Alternativa correta LETRA B

  • Valor ético central - LIBERDADE

    Valor ético - politico central - DEMOCRACIA


ID
5502238
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O profissional do Serviço Social que, embora não seja pesquisador em sentido estrito, quer desenvolver uma atitude investigativa compatível com a concepção teórico-metodológica de Marx deve

Alternativas
Comentários
  • Segundo Netto (2009, p. 32), o assistente social, através dos ensinamentos marxianos, deve “possuir uma visão global da dinâmica social concreta [...] e conjugar o conhecimento do modo de produção capitalista com a sua particularização na nossa sociedade”.

    Vamos à resolução:

    A – Correta. Possuir uma visão global da dinâmica social concreta, conjugar o conhecimento do modo de produção capitalista com a sua particularização na nossa sociedade.

    B, C, D e E – Incorretas.

    Gabarito: A

    Referência:

    NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.


ID
5502241
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um escritório de advocacia abriu vaga para estágio não obrigatório de 20 horas semanais em Serviço Social. Não há assistente social que faça parte do quadro de funcionários dessa instituição, entretanto a esposa de um dos sócios do escritório é assistente social e vai ao escritório uma vez na semana para supervisão direta do estágio. Assinale a alternativa correta sobre a situação desse campo de estágio.

Alternativas
Comentários
  • É vedado ao assistente social permitir ou exercer a supervisão de aluno/a de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao/à aluno/a estagiário/a.

    Fonte: Código de Ética

  • a cada 10 hs trabalhadas poderá ter 1 estagiário, e o supervisor de campo deverá fazer parte do quadro de RH na instituição


ID
5502244
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a resolução n°. 533/2008 do CFESS, a qual regulamenta a supervisão de estágio direta no Serviço Social, assinale a alternativa que apresenta o máximo de estagiários em relação à quantidade de horas de trabalho semanais do supervisor de campo.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFESS 533/2008

    Art. 3º

    Parágrafo único. A definição do número de estagiários a serem supervisionados deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho.


ID
5502247
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Referente à financeirização do capital, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • item É, para quem não é assinante
  • Netto e Braz (2007) esclarecem que a financeirização do capital aparece nas operações situadas na esfera da circulação, tornando-se hipertrofiadas e desproporcionais em relação à produção real de valores, ou seja, especulativas. De forma que “os rentistas e possuidores de capital fictício (ações, cotas de fundos de investimentos, títulos de dívidas públicas) extraem ganhos sobre valores frequentemente imaginários”. (NETTO; BRAZ, 2007, p. 232, grifos dos autores).

    Financeirização do capital, “reformas” estruturais e seguridade social no Brasil


ID
5502250
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um assistente social foi contratado por uma empresa privada em caráter temporário para prestar assessoria e consultoria com relação à matéria do âmbito de atuação do Serviço Social. Após um mês, um gestor com formação em administração foi contratado para atuar junto ao assistente social previamente contratado. Assinale a alternativa correta sobre essa contratação.

Alternativas
Comentários
  • Competência:

    VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

    (II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil).

    Atribuição Privativa:

    III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

  • A

    A contratação do gestor com formação em administração é irregular, tendo em vista que prestar assessoria e consultoria com relação à matéria do âmbito de atuação do Serviço Social é atribuição privativa do assistente social. Assim, o profissional deve comunicar o conjunto CFESS/CRESS para que a empresa regularize a situação.

    B

    Prestar assessoria e consultoria não faz parte do rol das competências e atribuições privativas do assistente social. Sendo assim, o profissional não pode exercer tal função respondendo como assistente social.

    C

    Prestar assessoria e consultoria não faz parte do rol das competências e atribuições privativas do assistente social, entretanto, de acordo com as normativas do conjunto CFESS/CRESS, o profissional deve encaminhar uma solicitação de autorização ao CRESS de sua jurisdição para que possa exercer a função para a qual foi contratado como assistente social.

    D

    Prestar assessoria e consultoria com relação à matéria do âmbito de atuação do Serviço Social faz parte das competências do assistente social. Sendo assim, outros profissionais também podem fazê-lo, desde que respeitando o código de ética, as normativas legais e garantindo a especificidade de cada área de atuação.

    E

    Prestar assessoria e consultoria com relação à matéria do âmbito de atuação do Serviço Social faz parte das atribuições privativas do Serviço Social. Entretanto a contratação do administrador não é irregular, desde que o conjunto CFESS/CRESS autorize a atuação multidisciplinar e ambos os profissionais tenham o mesmo objeto de intervenção.


ID
5502253
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do assistente social, assinale a alternativa que apresenta um dos direitos do profissional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B ART 12/A RESOLUÇÃO 273 DE 93

  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social (1993). Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Analisando as alternativas, temos:

    A - Incorreta. Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes. Conforme o “Art. 3º” do Código de Ética de 1993, a alternativa apresenta um dever do/a assistente social.

    B – Correta. Participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional. A alternativa é um direito do/a assistente social, e está em conformidade com o “Art. 12º”, capítulo IV - das relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.

    C - Incorreta. Esclarecer os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional aos usuários, ao iniciar o trabalho. A alternativa é um dever do/a assistente social, e está em conformidade com o “Art. 5º”, capítulo I - das relações profissionais.

    D - Incorreta. Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades. A alternativa é um dever do/a assistente social, e está em conformidade com o “Art. 3º” - dos direitos e das responsabilidades gerais do/a assistente social.

    E - Incorreta. Incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar. A alternativa é um dever do/a assistente social, e está em conformidade com o “Art. 10º” - das relações com assistentes sociais e outros profissionais

    Gabarito: B


ID
5502256
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o sistema de seguridade social brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Tripé da seguridade social: Saúde, previdência e assistência social

  • ITEM D


ID
5502259
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme os Parâmetros para Atuação de assistentes sociais na Política de Saúde, documento publicado pelo CFESS no ano de 2010, os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos. Assinale a alternativa que apresenta esses quatro eixos descritos no documento.

Alternativas
Comentários
  • “Atuação do Assistente Social na Saúde”... a intervenção do profissional na saúde, se dá a partir de quatro eixos de ação, a saber: ações de atendimento direto aos usuários; ações de mobilização, participação e controle social; ações de investigação, planejamento e gestão; ações de assessoria, qualificação e formação profissional.

    FONTE: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf

  • ITEM A


ID
5502262
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um assistente social está alocado na Unidade Básica de Saúde e sempre que chega um caso de violência contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, gays, lésbicas, homossexuais, transexuais e pessoas com deficiências, os profissionais dessa instituição encaminham o paciente que sofreu a violência para o assistente social. A equipe de saúde faz apenas o primeiro atendimento relacionado às condições de saúde imediata e o assistente social deve fazer as notificações necessárias e os demais atendimentos. Acerca de tal situação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Outra demanda que aparece para a equipe de saúde refere-se à violência contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, gays, lésbicas, homossexuais, transexuais e pessoas com deficiências. Nestas situações, a responsabilidade pela notificação é função de toda a equipe. O assistente social deve colaborar nessa ação, mas não é atribuição privativa do mesmo. Cabe ao profissional de Serviço Social fazer uma abordagem socioeducativa com a família, socializar as informações em relação aos recursos e viabilizar os encaminhamentos necessários

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude_-_versao_preliminar.pdf

  • Parabéns, são ótimas as questões...

  • Conforme os parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na política de Saúde (2010, p. 51), “nessas situações, a responsabilidade pela notificação é função de toda a equipe. O/a assistente social deve colaborar nessa ação, mas não é atribuição privativa do mesmo. Cabe ao profissional de Serviço Social fazer uma abordagem socioeducativa com a família, socializar as informações em relação aos recursos sociais existentes e viabilizar os encaminhamentos necessários”.

    Vamos, então, as alternativas:

    E – Correta.

    A, B e C – Incorretas.

    Gabarito: E

    Referência:

    CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Saúde. Brasília, 2010.


ID
5502265
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei do Sistema Único de Saúde n°. 8.080/1990, assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos da atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite.

Alternativas
Comentários
  • Lei do Sistema Único de Saúde n°. 8.080/1990

    Art. 14-A. As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).         

    Parágrafo único. A atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite terá por objetivo:         

    1. decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde;           
    2. definir diretrizes, de âmbito nacional, regional e intermunicipal, a respeito da organização das redes de ações e serviços de saúde, principalmente no tocante à sua governança institucional e à integração das ações e serviços dos entes federados;        
    3. fixar diretrizes sobre as regiões de saúde, distrito sanitário, integração de territórios, referência e contrarreferência e demais aspectos vinculados à integração das ações e serviços de saúde entre os entes federados.         

    A) Promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde. ( compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde -SUS)

    B) Participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana. (compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde - SUS)

    [ GABARITO] C) Definir diretrizes, de âmbito nacional, regional e intermunicipal, a respeito da organização das redes de ações e serviços de saúde, principalmente no tocante à sua governança institucional e à integração das ações e serviços dos entes federados. ( objetivo das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite)

    D)Formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano.( compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde -SUS)

    E) Em caráter suplementar, formular, executar, acompanhar e avaliar a política de insumos e equipamentos para a saúde.( compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde -SUS)


ID
5502268
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) n°. 8.080/1990, assinale a alternativa correta sobre os serviços privados de assistência à saúde.

Alternativas
Comentários
  • CF - Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

  • Lei do Sistema Único de Saúde (SUS) n°. 8.080/1990

    Art. 21. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    SE LIGUE! Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

    Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Art. 26. Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Saúde.

    § 1° Na fixação dos critérios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remuneração aludida neste artigo, a direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá fundamentar seu ato em demonstrativo econômico-financeiro que garanta a efetiva qualidade de execução dos serviços contratados.

    § 2° Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

    CF/88

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    § 3º É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    § 4º A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.


ID
5502271
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a NOB/SUS 1996, os municípios podem habilitar-se em duas condições de gestão, sendo elas:

Alternativas
Comentários
  • A partir desta NOB, os municípios podem habilitar-se em duas condições:

    1. GESTÃO PLENA DA ATENÇÃO BÁSICA; e
    2. GESTÃO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL.

    Gab. E

    Fonte: https://conselho.saude.gov.br/legislacao/nobsus96.htm


ID
5502274
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um dos serviços que faz parte da Atenção Primária à Saúde.

Alternativas
Comentários
  • "Internacionalmente tem-se apresentado '' (APS) como uma estratégia de organização da  voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de  de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades. Esse enunciado procura sintetizar as diversas concepções e denominações das propostas e experiências que se convencionaram chamar internacionalmente de APS.

    No Brasil, a APS incorpora os princípios da Reforma Sanitária, levando o  (SUS) a adotar a designação Atenção Básica à Saúde (ABS) para enfatizar a reorientação do modelo assistencial, a partir de um sistema universal e integrado de 

    Atualmente, a principal estratégia de configuração da ABS no Brasil é a saúde da família que tem recebido importantes incentivos financeiros visando à ampliação da cobertura populacional e à reorganização da atenção. A saúde da família aprofunda os processos de   e responsabilidade sanitária das equipes de saúde, compostas basicamente por médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, cujo   é referência de cuidados para a população adscrita, com um número definido de domicílios e famílias assistidos por equipe.

    sites.epsjv.fiocruz.br/ dicionario/verbetes/ateprisau.html


ID
5502277
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. A portaria n° 2.979/2019, a qual inclui o Programa Previne Brasil, implicou alterações ao NASF. Assinale a alternativa correta sobre tais alterações. 

Alternativas
Comentários
  • NOTA TÉCNICA Nº 3/2020-DESF/SAPS/MS

    Com o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), instituído pelo Programa Previne Brasil por meio da Portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019, alguns instrumentos normativos foram revogados, dentre os quais as normativas que definem os parâmetros e custeio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB): Seção II do Capítulo II do Anexo XXII da Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017; e Seção II do Capítulo I do Título II da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. 

    Resposta: C

  • NASF não incluso.

    Art. 12-H. O incentivo para ações estratégicas contemplará o custeio das seguintes ações, programas e estratégias:

    I - Programa Saúde na Hora;

    II- Equipe de Saúde Bucal (eSB);

    III - Unidade Odontológica Móvel (UOM);

    IV - Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);

    V - Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD);

    VI - Equipe de Consultório na Rua (eCR);

    VII - Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF);

    VIII - Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR);

    IX - Microscopista;

    X - Equipe de Atenção Básica Prisional (eABP);

    XI - Custeio para o ente federativo responsável pela gestão das ações de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes em Situação de Privação de Liberdade;

    XII - Programa Saúde na Escola (PSE);

    XIII - Programa Academia da Saúde;

    XIV- Programas de apoio à informatização da APS;

    XV - Incentivo aos municípios com residência médica e multiprofissional;

    XVI - Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e

    XVII - outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo específico.

    PORTARIA Nº 2.979, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2019


ID
5502280
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No trabalho com famílias, o assistente social muitas vezes se depara com a circulação de crianças, ou seja, com a transferência ou partilha da responsabilidade pelas crianças entre um adulto e outro. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5502283
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme o Estatuto do Idoso, lei n°. 10.741/2003, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

     Art. 34. Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas. 

    Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

  • A

    Aos maiores de 65 anos, fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

    B

    O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

    C

    Aos idosos, a partir de 60 anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de um salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas.

    D

    O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 70 anos.

    E

    Aos maiores de 60 anos, fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.


ID
5502286
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o artigo 3° da lei n°. 13.146/2015, Estatuto da pessoa com deficiência, as barreiras atitudinais são

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    (...)

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    c) barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;

    d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;

    e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;

    f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias;

    (Até XIV).

  • Atitudinal: atitudes,comportamentos, agir, reagir.

    Gab.A


ID
5502289
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A visita domiciliar é uma técnica comumente utilizada pelo assistente social. Sobre tal técnica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) visita domiciliar é um importante instrumento para fiscalizar e verificar a veracidade dos fatos relatados pelo usuário, isto é, se houve mentiras em relação às informações repassadas em entrevistas sociais. Por isso é importante que o profissional se atente aos detalhes do imóvel, como higiene, qualidade dos móveis da casa e acabamento do imóvel.

    B) Sempre que possível, as visitas domiciliares devem ser realizadas sem agendamento prévio, pois a surpresa evita que o usuário se prepare para visita, criando uma realidade falsa, apenas para mostrar ao profissional. 

    C) A visita domiciliar deve ser realizada com o maior número de profissionais disponíveis para tal ação. Com a presença de diferentes profissionais, garante-se um olhar multidisciplinar e uma atuação mais eficaz.

    D) CORRETA

    E) Ao realizar a visita domiciliar, o profissional deve assumir uma posição hierárquica superior ao entrevistado, tendo em vista que nesse momento, o profissional está representando a instituição para qual trabalha. Assim, a relação de verticalidade é indispensável para uma visita domiciliar técnica.

  • Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. Para Silva e Moura (2016, p. 116), muitas vezes, a instituição exige que a visita domiciliar tenha como objetivo o “controle e a fiscalização do uso de benefícios ou de comportamentos” ou sirva como um “mecanismo para conferir a veracidade das informações coletadas”, no entanto,“diante destas requisições, precisamos ter clareza dos objetivos (do para quê fazer)” da profissão,  “para não reproduzir relações de dominação e de opressão sobre a população, para não assumir postura de fiscalização e de controle institucional”.

    B – Incorreta. Segundo Silva e Moura (2016, p. 117), a visita domiciliar “é um instrumento que implica na interferência direta no espaço privado dos sujeitos e, na medida do possível, estes devem ser comunicados de sua realização, mesmo que não seja possível precisar dia e horário, tendo em vista os limites institucionais”.

    C - Incorreta. A visita domiciliar pode ocorrer com mais de um profissional, no entanto, é preciso ter cuidado, pois, “o excesso de profissionais, a presença destes sem o conhecimento dos usuários ou o trânsito de pessoas estranhas ao processo de atendimento causará constrangimentos, poderá ser entendida como uma invasão e instalar uma relação de desigualdade, ou ansiedade em face do volume de questionamentos a serem respondidos a um só tempo” (SILVA; MOURA, 2016 p. 117-118),

    D - Correta. Como afirma Amaro (apud SILVA; MOURA, 2016 p. 117), “antes de tudo, a visita domiciliar serve ao alcance de um objetivo. Desde o momento em que se projeta a visita até sua efetivação, estamos planejando uma melhor aproximação da realidade do sujeito ou grupo que se pretende observar ou atender.”

    E - Incorreta. A visita domiciliar surge como um instrumento de controle e de tutela da população. Logo, a relação entre a população e os profissionais era uma relação em que prevalecia a noção de inferioridade e superioridade. Entretanto, ao tratar do instrumental técnico na perspectiva dialética, compreende-se que este deve ser usado para conhecer o modo de vida da população e apreender as suas necessidades e demandas, assegurando o acesso aos direitos sociais (SILVA E MOURA, 2016, p. 114).

    Portanto, temos:

    D – Correta.

    A, B, C e E – Incorretas.

    Gabarito: D

    Referência:

    SILVA, M. S. da S.; MOURA, R. R. Considerações sobre a visita domiciliar: instrumento técnico-operativo do Serviço Social. In: LAVORATTI; COSTA (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.


ID
5502292
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O texto descreve mais os efeitos da doença na fase adulta, por isso letra C.

  • ''O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]''

    GAB LETRA C

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!


ID
5502304
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Referente ao seguinte excerto, assinale a alternativa correta.

“Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]” 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E.

    A - Em “Há situações de crise, ou maior descontrole, [...]”, o verbo “haver” poderia ser substituído por “existir” sem mudanças no que tange à concordância. ERRADO: Não poderia ser substituído, pois ocasionaria erro de concordância. Ficaria certo "existem".

    B- No trecho “Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações [...]”, o pronome “que” em destaque retoma a locução “de crise”. ERRADO: Está retomando "situações".

    C- Em “[...] a maioria dos "borders" melhora bastante, [...]”, o verbo “melhora”, segundo a norma-padrão, deveria ser empregado no plural, para concordar com “borders”. ERRADO: Nesse caso, o verbo concorda ou com o núcleo da expressão partitiva (parte) ou com o termo determinante. Quando sujeito for uma expressão partitiva, seguida ou precedida de um termo determinante, o verbo pode concordar com o núcleo da expressão partitiva ou com o núcleo do termo determinante. Ex.: a maioria de, a minoria de, boa parte de . . . 

    D - O termos destacados em “[...] se o paciente se engaja no tratamento [...]” desempenham a mesma função gramatical. ERRADO: o 1º “se” é uma conjunção subordinada condicional e o 2º “se” é um pronome reflexivo.

    E - No trecho “[...] probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento.”, a oração adjetiva em destaque restringe o termo “probabilidade”. CERTO:

    As orações subordinadas adjetivas desempenham função de adjetivo, isto é, elas subordinam-se a um nome (substantivo, pronome substantivo, numeral substantivo) e o caracterizam, porque é esta a função do adjetivo.

    Elas são introduzidas, quando desenvolvidas, por pronomes relativos. Elas desempenham a função de adjunto adnominal.

    São classificadas em:

    Explicativas: vêm isoladas por vírgulas, travessões ou parênteses e, semanticamente, referem-se à totalidade do referente. (toda parte)

    Restritivas: não vêm isoladas por vírgulas, travessões ou parênteses e o atributo refere-se a uma parte do seu referente. (nem todos)

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • alternativa A, mal formulada

  • Assertiva E

    No trecho “[...] probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento.”, a oração adjetiva em destaque restringe o termo “probabilidade”.

  • Com vírgula: explicativa;

    sem vírgula: restritiva.

    >> As bancas adoram perguntar se a retirada ou a inclusão da vírgula acarreta prejuízo ao sentido da frase. Assim, pode-se afirmar sem medo que causa incorreção no sentido.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em análise sintática. O candidato deve indicar a assertiva que faz correta análise do período abaixo. Vejamos:

    “Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]” 

    a) Incorreta.

    Em “Há situações de crise, ou maior descontrole, [...]”, o verbo “haver” poderia ser substituído por “existir” sem mudanças no que tange à concordância. 

    O verbo "haver" pode ser trocado pelo verbo "existir". No entanto, o verbo existir deve ir para o plural, pois este não é impessoal igual ao verbo "haver" e deve concordar com "situações de crise" que antes era objeto direto, com a permutação dos verbos passa a ser sujeito. Forma correta: "Existem situações de crise..."

    b) Incorreta.

    No trecho “Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações [...]”, o pronome “que” em destaque retoma a locução “de crise”.

    O pronome relativo "que" retoma "situações de crise", e não só "crise". Tanto isso é verdade que o verbo "poder" está no plural para concordar com o termo que se relaciona com a partícula "que".

    c) Incorreta.

    Em “[...] a maioria dos "borders" melhora bastante, [...]”, o verbo “melhora”, segundo a norma-padrão, deveria ser empregado no plural, para concordar com “borders”.

    Com a expressão "a maioria de" ou qualquer uma outra de igual valor, o verbo pode concordar com essa expressão ou com o adjunto adnominal. Ou seja, pode concordar com "a maioria de" ou com "dos "borders".

    d) Incorreta.

    Os termos destacados em “[...] se o paciente se engaja no tratamento [...]” desempenham a mesma função gramatical.

    A primeira partícula "se" pode ser trocada por "caso", isso leva a concluir que é uma conjunção condicional e a segunda partícula "se" é uma parte integrante do verbo, pois o verbo não pode ser conjugado sem esse pronome, são verbos que denotam atitudes próprias do ser. Ou seja, ambas não possuem a mesma função.

    e) Correta.

    No trecho “[...] probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento.”, a oração adjetiva em destaque restringe o termo “probabilidade”.

    A partícula "que" retoma a palavra "probabilidade" a fim de se evitar repetição, podendo ser trocada por "a qual", nesse caso trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).

    Gabarito: E


ID
5502337
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o sistema operacional Microsoft Windows 10 Pro, qual programa deve ser utilizado para abrir um arquivo que possua a extensão “.STL”?

Alternativas
Comentários
  • https://br.3dsystems.com/quickparts/learning-center/what-is-stl-file

    O formato de arquivo STL se tornou de fato o padrão de transmissão de dados do setor de prototipagem rápida, além de ser o formato necessário para interagir com o Quickparts. Esse formato aproxima as superfícies de um modelo sólido com triângulos. Para um modelo simples, como a caixa mostrada na figura 1, suas superfícies podem ser aproximadas com doze triângulos, como mostrado na figura 2. Quanto mais complexa for a superfície, mais triângulos são produzidos, como mostrado na figura 3.


ID
5507794
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas. 

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.


Assinale a alternativa em que haja um verbo de ligação com valor de “mudança de estado”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação do verbo de ligação que indique mudança de estado:

    Verbos de ligação, ou copulativos, são formas verbais que não denotam uma ação, mas ligam o sujeito a um predicativo.

    A) “O amor intenso vira ódio profundo, [...]”.

    Correta. A forma verbal "virar", quando sinônimo de "tornar-se", é verbo de ligação com sentido de transformação, mudança de estado.

    B) “[...] a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis.”

    Incorreta. O verbo "ser", de ligação, indica característica ou estado permanente.

    C) “[...] o transtorno fica camuflado [...]”.

    Incorreta. O verbo "ficar", embora possa transmitir estado mutatório, no contexto indica estado permanente, inalterado.

    D) “O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta.”.

    Incorreta. Não há verbo de ligação na passagem.

    E) “[...] o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.”.

    Incorreta. O verbo "parecer" indica estado aparente.

  • Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
  • Verbos de ligação:

    Ser

    Estar

    Continuar

    Andar

    Parecer

    Permanecer

    Ficar

    Tornar

  • Minha contribuição.

    Os verbos de ligação (ser, estar, parecer, permanecer, ficar, torna-se, continuar...) só são assim denominados caso venham seguidos de termos adjetivos, os predicativos do sujeito, compondo o predicado nominal.

    Ex.: Maria ficou decepcionada.

    Abraço!!!

  • Os verbos que indicam ação são chamados de “nocionais. Os verbos de ligação, por sua vez, são chamados

    verbos de estado ou verbos relacionais.

     Estado permanente:

    Ex: Minha mãe é mal-humorada.

     Estado continuado:

    Ex: Minha mãe continua/permanece mal-humorada.

     Estado transitório/circunstancial:

    Ex: Minha mãe está feliz.

    Ex: Minha mãe anda silenciosa ultimamente.

     Mudança de estado:

    Ex: Minha mãe ficou mal-humorada.

    Ex: Minha mãe tornou-se organizada por causa do concurso.

     Estado aparente:

    Ex: Minha mãe parece distraída.


ID
5507812
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas. 

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.


Analise o trecho que segue.

“Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...]”.

Em relação, sobretudo, aos componentes destacados nesse segmento do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:B.

    A) o verbo “são” em destaque tem como sujeito os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado”. ERRADO: O sujeito é "medicamentos".

    B) a conjunção “quando”, tradicionalmente indicadora de tempo, em certos contextos, pode também expressar valor de condição, como ocorre nesse caso. CERTO: "Quando" é uma conjunção condicional que indica condição necessária para que seja realizada o fato ou não. Conectores coesivos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

    C) o uso de “antidepressivos”, em destaque, exemplifica um caso de substantivo transformado em adjetivo. ERRADO: o termo é um adjetivo por si só na sentença, ou seja, não transforma em adjetivo.

    D) a preposição “para” expressa a relação lógico-semântica de causa. ERRADO: "para" é uma preposição que tem o valor de finalidade.

    E) o pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. ERRADO:

    Ambos possuem funções coesivas diferentes, ou seja, "estes" é catafórico, por outro lado, "esses" é anafórico.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    A) o verbo “são” em destaque tem como sujeito os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado”.

    Incorreta. O sujeito da forma verbal destacada é o substantivos "medicamentos".

    B) a conjunção “quando”, tradicionalmente indicadora de tempo, em certos contextos, pode também expressar valor de condição, como ocorre nesse caso.

    Correta. A conjunção "quando", embora normalmente empregada em valoração temporal, pode assumir função condicional quando a ideia de condição for mais abrangente que a ideia de tempo.

    "...ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado." - O momento não é importante, mas a ocorrência do fato, sendo o termo nitidamente condicional.

    C) o uso de “antidepressivos”, em destaque, exemplifica um caso de substantivo transformado em adjetivo.

    Incorreta. O termo "antidepressivos" é classificado pelo VOLP como adjetivo e substantivo masculino, a depender do contexto de uso. No caso em tela é aplicado como substantivo.

    "Pedro usa diversos antidepressivos." - Substantivo masculino plural.

    "O laboratório apresentou novos medicamentos antidepressivos." - Adjetivo concordando em número com o substantivo.

    O comentário que afirma ser o termo, no contexto, adjetivo está incorreto.

    D) a preposição “para” expressa a relação lógico-semântica de causa.

    Incorreta. A preposição "para" traz ideia de finalidade à construção.

    "remédios para dormir"

    E) o pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. 

    Incorreta. O termo é elemento anafórico, retomando os termos destacados na assertiva. Sua substituição por elemento catafórico (estes), salvo em um contexto de referênciação espacial, é incorreta.

  • A questão requer conhecimento acerca das funções sintáticas dos termos, o papel das classes gramaticais, valor semântico dos conectivos e coesão referencial: anáfora e catáfora.


    Alternativa (A) incorreta - O sujeito do verbo “são", em destaque, é “medicamentos". Os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado" exercem a função sintática de objeto direto do verbo “aliviar".

    Alternativa (B) correta - A ideia é de condição. “Caso exista um transtorno mental associado, os medicamentos que aliviam os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado são ainda mais importantes."

    Alternativa (C) incorreta - “Antidepressivos" é substantivo acompanhado do artigo “os", seu papel é nomear os fármacos e não os caracterizar.

    Alternativa (D) incorreta - Expressa valor de finalidade, podendo ser substituído por “com o intuito de", “a fim de", “com o objetivo de".

    Alternativa (E) incorreta - O pronome “esses" faz referência ao que já fora mencionado, e “estes" ao que ainda será citado.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • São ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. 

    São ainda mais importantes SE existe um transtorno mental associado. 

    São ainda mais importantes CASO  exista um transtorno mental associado. 

    Quando, nesse contexto, expressa condição.

  • Analise o trecho que segue.

    “Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...]”.

    Em relação, sobretudo, aos componentes destacados nesse segmento do texto, é correto afirmar que

    Xo verbo “são” em destaque tem como sujeito os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado”.

    Não, O verbo faz referência aos medicamentos. Pergunte ao verbo, o que são? Os medicamentos são.

    a conjunção “quando”, tradicionalmente indicadora de tempo, em certos contextos, pode também expressar valor de condição, como ocorre nesse caso.

    Substitua por a "não ser que" exista...

    Xo uso de “antidepressivos”, em destaque, exemplifica um caso de substantivo transformado em adjetivo.

    Todo determinante acompanhará os substantivos; podem ser artigos, pronomes ou numerais.

    Xa preposição “para” expressa a relação lógico-semântica de causa.

    Não, expressa finalidade podendo ser trocado por "com intuito de", "a fim de".

    Xo pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. 

    "Esse" anafórico , "Este" catafórico.

  • ()para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos...

    A banca "DEVE" ter entendido assim: "este" passa a retomar "últimos"- cataforismo- e "ùltimos" retoma > clonazepan, diazepan, alprazolan etc

  • GABARITO: B

    COMENTÁRIO:

    Alternativa A: Sujeito é “medicamentos”.

    Alternativa B: “quando existe um transtorno mental associado” torna condição para que os medicamentos se tornem ainda mais importantes.

    Alternativa C: Substantivo nomeia coisas. Antidepressivo é um substantivo simples.

    Alternativa D: Expressa a relação lógico-semântica de finalidade.

    Alternativa E: A substituição provocaria alteração gramatical. O pronome “este” é usado quando a informação ainda será apresentada – catáfora. 

  • Um bizu que vi aqui no QC e pode te ajudar na letra e:

    sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes.

    >> o pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. 

    Esses - atráss - Anáfora - Já foi apresentada, lá atrás.

    Estes - frente - Catáfora - Ainda será apresentada, lá na frente.

    Gabarito: letra B

    A vontade não permite indisciplina.


ID
5507836
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é o caminho correto para encontrar a ferramenta que cria um disco de reparação do sistema no sistema Microsoft Windows 7 Ultimate Service Pack 1 versão em Português?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA B

  • Windows 10 - Painel de controle / Sistema / Armazenamento / Exibir Opções de backup.

  • Para quem aperta a tecla do Windows e digita aquilo que deseja, questões assim são veneno.
  • GAB-B

    Painel de controle, Sistema e Segurança e Backup e Restauração.

    HOJE ESTAMOS WINDOWS 10 ALGUNS VERSÃO 11.

    PARE DE RECLAMAR E AGRADEÇA. PARECE GALINHA. PO PO PO, PO PO PO.VÁ ESTUDAR!!!

  • Gabarito: Alternativa B

  • Bizu: GERALMENTE, questões atreladas ao "sistema" está no Painel de Controle.