SóProvas



Prova Marinha - 2016 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Economia


ID
1966681
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as recomendações de ordem prática para balizar o mapeamento de processos, Mauriti e Macieira (2010) sugerem o uso pleno da tecnologia da informação, a qual, neste caso, possui a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • Atualmente tem essa opção.

  • Comentário: eu escolhi letra A), gostaria de saber aonde está no conteúdo de Mauriti e Macieira, falando de eliminar falhas cometidas pelas pessoas.

    Eu li um conteudo que fala que a tecnologida informação, é sim sujeita a erros.

    Aguardo alguma resolução, obrigado pela plataforma.

  • Graça a você, tudo mudou, parceiro. Obrigado!

  • Graça a você, tudo mudou, parceiro. Obrigado!


ID
1966687
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo Almeida (2012), correlacione os tipos de relatórios dos auditores independentes a seus conceitos e, a seguir, marque a opção correta. 

                       TIPOS

I - Relatório com ressalva

II - Relatório com opinião adversa

III- Relatório com abstenção de opinião


                           CONCEITOS 

( ) Relatório emitido quando o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião, mas conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes e generalizadas.

( ) Relatório emitido quando tendo o auditor obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções são relevantes e generalizadas para as demonstrações financeiras.

( ) Relatório emitido quando o auditor não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

Alternativas
Comentários
  • o relatório com ressalva é emitido quando o auditor obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente e conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas ou ele não consegue obter evidência de auditoria e conclui que os possíveis efeitos das distorções não detectadas, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizadas. O relatório com opinião adversa é emitido quando o auditor obteve evidência apropriada e suficiente e conclui que as distorções individualmente ou em conjunto são relevantes e generalizadas para as demonstrações financeiras, como, por exemplo, a não consolidação de uma controlada.

    O relatório com abstenção de opinião é quando o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião e conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes e generalizadas.

  • que matéria é essa ?



ID
1966690
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Estava claro para os condutores da política econômica do Governo Fernando Henrique Cardoso que, após o fim da alta da inflação, alguns ajustes estruturais deveriam ser efetuados. No que se refere ao sistema financeiro, com o fim das receitas de FLOAT dos bancos, as ineficiências do setor ficaram expostas. Em tal contexto, entre 1995 e 1997 ocorreram as crises dos bancos Econômico, Nacional e Bamerindus e, dos estaduais BANERJ e BANESPA. O governo atuou em diversas frentes, dentre elas, instituiu o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER). Sendo assim, assinale a opção que apresenta uma medida adotada para reestruturar o sistema financeiro nacional. 

Alternativas

ID
1966693
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Matias-Pereira (2012), o planejamento é uma prática essencial na administração pública. Segundo esse autor, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Devemos recordar que o planejamento estratégico é o processo adequado para mobilizar as pessoas, as empresas e os governos para construir e definir claramente o futuro a que aspiram. É o planejamento de longo prazo. Em decorrência do seu caráter temporal amplo, os seus dados necessitam ser realimentados ou ajustados com frequência. O planejamento tático é de médio prazo e o planejamento operacional visa permitir ações de curto prazo

  • A letra D está errada, pois segundo Matias-Pereira as fases do planejamento: diagnóstico, politica, estratégia, planos, execução e controle. 

  • estratégico: abrangente---> longo prazo---> AMPLO

    Tático: Detalhado-----> Médio---> abrange cada departamento.

    Operacional: específico----> curto-----> abrange cada tarefa.


ID
1966696
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Atualmente, existem diversas ferramentas utilizadas nos processos de gestão. Qual a ferramenta utilizada para quantificar a frequência com que certos eventos ocorrem num determinado período de tempo?

Alternativas
Comentários
  • Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminui r erros e confusões.

    As folhas de verificação podem apresentar-se de vários tipos para:

    Distribuição do Processo de Produção;

    Verificação de Itens Defeituosos;

    Localização de Defeito;

    Causas de Defeitos;

    _____________

    O diagrama de dispersão é usado principalmente para visualizar a relação/associação entre duas variáveis, mas também para é muito útil para:

    1)Comparar o efeito de dois tratamentos no mesmo indivíduo.

    2)Verificar o efeito tipo antes/depois de um tratamento.


ID
1966699
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um dos inúmeros programas brasileiros de estabilização da moeda foi lançado no dia 28 de fevereiro de 1986 e promoveu, dentre outras medidas, uma reforma monetária que estabeleceu o cruzado (Cz$) como padrão monetário nacional. O Plano Cruzado foi uma resposta ao fracasso do gradualismo em produzir a estabilidade das taxas mensais de inflação. Sendo assim, assinale a opção que apresenta uma das principais medidas do Plano Cruzado.

Alternativas
Comentários
  • As principais medidas do Plano Cruzado podem ser resumidas em:

    - substituição do cruzeiro pelo cruzado, 1 cruzado valendo 1000 cruzeiros;

    - conversão geral, por prazo indefinido, dos preços finais dos produtos, ao nível vigente em 27 de fevereiro (com excessão das tarifas industriais de energia elétrica, reajustadas em 20%);

    - conversão dos salários com base na média de seu poder de compra nos seis meses anteriores, e mais um acréscimo de 8% para os salários em geral e 16% para o salário mínimo;

    - aluguéis e hipotecas seriam convertidos, seguindo a mesma regra aplicada aos salários, mas sem o aumento de 8%;

    - introdução da escala móvel de salários (gatilho), a qual garantia um reajuste salarial automático cada vez que o aumento acumulado no nível de preços atingisse 20%;

    - proibição da indexação em contratos com prazo inferior a um ano;

    - conversão dos contratos previamente estabelecidos em cruzeiros para cruzados, de acordo com uma tabela em que o cruzeiro era desvalorizado a uma taxa mensal de 14% em face da nova moeda

  • B - A fórmula de conversão dos salários que tomava como base o poder de compra médio dos seis meses anteriores.


ID
1966702
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista o preconizado por Eliseu Martins (2010), correlacione as classificações de custos a seus respectivos conceitos e, a seguir, marque a opção correta.

Classificações de Custos

I - Custos Diretos

II - Custos Indiretos

III- Custos Fixos

IV - Custos Variáveis


Conceitos

( ) Não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, muitas vezes, arbitrária.

( ) Independem de aumentos ou diminuições no volume elaborado de produtos.

( ) Podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo.

( ) São os valores dos custos que variam de acordo com o volume de produção.

Alternativas

ID
1966705
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Plano Real foi uma experiência de estabilização monetária bem-sucedida. Contudo, não era essa a visão no início de 1995, quando a possibilidade de que, após alguns meses de bonança, a inflação voltasse com força e a indexação se reinstalasse na economia. Para dar fim a esses temores, em março de 1995 as autoridades aprovaram duas grandes medidas. Sendo assim, assinale a opção que apresenta essas medidas.

Alternativas

ID
1966708
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Há diversas ferramentas de gestão utilizadas na avaliação e melhoria de processos. Qual é a ferramenta utilizada para a priorização de ações quando não há dados numéricos?

Alternativas
Comentários
  • A Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta). 

    Letra E.

  • Diagrama de Causa e Efeito também não tem dados numéricos. A questão não deveria ser cancelada?

  • Matriz é relacionado a Priorização, já a diagrama de causa e efeito possui dividir em 6 métodos de análise.


ID
1966711
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Novaes (2015) a moderna logística procura incorporar diversos aspectos. Sendo assim, marque a opção que NÃO representa um desses aspectos,

Alternativas
Comentários
  • Segundo Novaes,

    A moderna Logística procura incorporar:

    ● prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda a cadeia de suprimento;

    ● integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa;

    ● integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes;

    ● busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos em toda a cadeia de suprimento;

    ● satisfação plena do cliente, mantendo nível de serviço preestabelecido e adequado.


ID
1966714
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias sobre estilos de liderança procuram definir as condutas de líder e as características de tal conduta. Sendo assim, com relação aos estilos de liderança, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1966717
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Canais de distribuição são constituídos por conjuntos de organizações interdependentes e envolvidas no processo que torna o produto ou serviço disponível para uso ou consumo. Sendo assim, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Dentro da moderna visão do Supply Chain Management (SCM), os canais de distribuição desempenham quatro funções básicas (Dolan, 1999).

    -indução da demanda;
    empresas geram ou induzem a demanda para seus produtos ou serviços. 

    -satisfação da demanda;
    empresas comercializam esses produtos/serviços, satisfazendo a demanda.

    -serviços de pós-venda;
    serviços de pós-venda vêm em seguida.

    -troca de informações; 
    finalmente, o canal possibilita a troca de informações ao longo da cadeia, incluindo os consumidores, que fornecem um feedback valioso para os fabricantes e varejistas da cadeia.      
     

  • a) A extensão de um canal de distribuição é medida pela distância física entre a manufatura e o consumidor final. 

    Existe uma classificação geral dos canais de distribuição quando a extensão e à amplitude. A extensão de um canal diz respeito a qualidade de intermediários existente na cadeia de suprimentos, chamando de níveis do canal, desde a manufatura até o consumidor final.Por exemplo, um canal composto por um fabricante e um varejista é um canal de um nível.Caso seja necessária a participação de um atacadista, será então um canal de dois níveis.Se o fabricante decidir vender seus produtos diretamente ao consumidor final, trata-se de um canal de nível zero.

     b) O canal de nível zero é aquele que não há um nível intermediário. 

     c) De forma geral, um dos objetivos dos canais de distribuição é buscar a competição entre os participantes da cadeia de suprimento no que se refere aos fatores relevantes relacionados à distribuição. 

    Acredito que o principal objetivo dos canais de distribuição seja garantir a rápida disponibilidade do produto nos segmentos do mercado identificados como prioritários.

     d) Dentro da visão moderna do Supply Chain Management, os canais de distribuição desempenham as funções básicas de indução da demanda, satisfação da demanda, serviços de pós-venda e troca de informações. CORRETA

     e) A amplitude, também chamada largura do canal, é representada pelo prazo de entrega dos produtos ao consumidor final. 

    A amplitude diz respeito ao numero de empresas que atuam no mesmo nível de uma mesma cadeia.


ID
1966723
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A administração surge como ciência no início do século XX, sendo sua primeira abordagem conhecida como Escola da Administração Cientifica. Apesar da importância dessa Escola para o campo da administração, algumas críticas são atribuídas a ela. Segundo Chiavenato (2014), constituem-se críticas à Administração Científica:

Alternativas
Comentários
  • As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são:

    - Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

    - A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

    - A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

    - A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

    - A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;

    - A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;

    - A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

  • A) o mecanicismo, a visão microscópica do homem e a ausência de comprovação científica.

    B) a falta de especialização do operário, a abordagem de sistema fechado e a ausência de comprovação científica.

    C) a abordagem de sistema aberto, a limitação do campo de atuação e a abordagem incompleta da organização.

    D) a superespecialização do operário, a valorização do elemento humano, e a abrangência de seu campo de aplicação.

    E) a abordagem completa da organização, a visão microscópica do homem e o mecanismo.


ID
1966726
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos administrativos de concessão conhecidos como "contratos de parceria-público-privada", ou simplesmente "parcerias público-privadas" (PPPs), comportam as seguintes modalidades:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA "C"

    Art. 2º da Lei 11.079:  Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

  • Lei 11.079/2004: Art. 2º, 3º Não constitui parceria público-privada a concessão comum, assim entendida a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 , quando não envolver contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado .

    Fonte:

    Curso Intensivo I da Rede de Ensino LFG Professora Fernanda Marinela.

  • CORRETA "C"

    PARCERIAS PÚBLICO - PRIVADA

    FORMAS/MODALIDADES:

    CONCESSÃO PATROCINADA - Tarefa + Repasse de recursos públicos (VÁRIOS MEIOS)

    Ex: Passagem de ônibus/Custeio dos idosos e estudantes

    CONCESSÃO ADMINISTRATIVA - Adm. Pública e usuários direta ou indireta

    Ex: Van de orgão público

                                                                           

  • -CONCESSÃO ESPECIAIS.

    - Aplica-se as órgãos da administração pública direta (Exe/Leg), aos fundos especiais, às autarquias, às fundações públicas, às empresas públicas, às Soc.Econ.Mista e às entidades controladas direta ou indiretamente pela U/DF/E/M.

     

     são espécies de concessão criadas para atrair a iniciativa privada para a execução de serviços e obras de grande porte

    Art. 2º Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa..

    síntese, alguns pontos principais de PPP ( Parceria publico privada)

    Duração: de 5 35 anos, incluindo eventual prorrogação.

    Valores: iguais ou superiores a R$ 10 milhões;

    A PPP se submete às seguintes características:

    • a) financiamento pelo setor privado (capital majoritário)
    • b) COMPARTILHAMENTO DOS RISCOS.
    • c) pluralidade compensatória.
    • E) Deve ser precedida de licitação, na modalidade CONCORRÊNCIA ou dialogo competitivo.

    Não pode ser celebrada a PPP cujo objetivos principais sejam unicamente fornecimento de mão de obra, fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obras públicas.

    A diferença principal entre a PPP e a concessão é a fonte do pagamento que deve ser realizado ao ente privado. Nas concessões, o pagamento vem unicamente das tarifas cobradas pelo usuário,.

    Já nas parcerias público-privadasdiferentemente, há duas possibilidades de pagamento: o Estado arca com ele unicamente (PPP administrativa) ou os recursos são provenientes de uma combinação entre as tarifas pagas

    PPP Patrocinada: É a concessão quando envolver adicionalmente à tarifa cobrada do usuário uma contraprestação do parceiro público ao parceiro privado.( pagamento dividido entre tarifas e administração)- RESPONSABILIDADE OBJETIVA

    PPP Administrativa: é contrato de concessão no qual a administração pública seja usuária direta ou indireta do serviço. Ainda que envolva a realização de uma obra pública, fornecimento de bens e equipamentos.( só a administração paga), RESPONSABILIDADE SUBJETIVA.


ID
1966729
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A incorporação dos fundamentos da excelência às operações, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, é enfatizada pelo Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que contém oito critérios de excelência. Esses critérios são subdivididos em itens de avaliação. Sendo assim, correlacione os critérios do MEG aos itens de avaliação abrangidos por eles e, a seguir, assinale a opção correta.

CRITÉRIOS

I - Liderança

II - Estratégia e Planos

III - Clientes

IV - Sociedade

V - Informações e conhecimento

VI - Pessoas

VII - Processos

VIII - Resultados


ITENS DE AVALIAÇÃO

( ) Desenvolvimento social.

( ) Sistemas de trabalho.

( ) Análise do desempenho da organização.

Alternativas

ID
1966732
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de cadeia de valor, desenvolvido por Michael Porter, é considerado atualmente um dos pilares do moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos. Com relação à cadeia de valor, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  b) O cálculo da margem é obtido pela soma dos custos referentes às atividades de valor.  ERRADA

    A margem é calculado pelo valor total da cadeia menos o custo das atividades.

     


ID
1966735
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo Machado Jr. & Reis (2012), com relação aos créditos adicionais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Lei 4320/64

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo.

    Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.


ID
1966738
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as seguintes características de uma determinada empresa:

Custos e Despesas Variáveis $ 1.000/un.

Custos e Despesas Fixos $ 8.000.000/ano

Preço de Venda $ 1.200/un.

Capital próprio (Patrimônio Líquido) investido $ 20.000.000

Taxa de juros 10% a .a .

Depreciação $ 1.600.000

Com base nesses dados, assinale a opção que corresponde ao Ponto de Equilíbrio Financeiro, Contábil e Econômico dessa empresa, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • MC=PV-(DV-CV)

    MC=1200-1000

    MC= 200

     

    PEF=CF+DF- DEPRECIAÇÃO/MC

    PEF= 8.000.000 - 1.600.000 / 200 = 32.000

     

    PEC= CF+DF / MC

    PEF=8.000.000 / 200 = 40.000

     

    PEE= CF+DF+ CUSTO DE OPORTUNIDADE / MC

    PEE=8.000.000+ 20.000.000 X 10% / 200 = 50.000

  • NÃO ENTENDI 8.000+20.000.000 X 10% / 200 = 50.000? PORQUE DEU 50.000??


ID
1966744
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Matias-Pereira (2012) discorre sobre a tendência de promoção da reforma do Estado e a preocupação dos governos em empreender esforços para modernizar e agilizar a administração pública. Qual é o modelo pautado em princípios das empresas privadas, trazendo novos conceitos para a gestão, como a administração por objetivos, o downsizing e os serviços públicos voltados para o consumidor? 

Alternativas
Comentários
  • O modelo de administração pública gerencial, de acordo com os autores o gerencialismo propunha a obtenção de resultados; a descentralização; a clara definição dos objetivos organizacionais e maior consciência acerca do valor dos recursos públicos, de modo a maximizar a relação financeira entre os recursos iniciais e os gastos realizados para a produção, ou seja, incorporando o valor da eficiência; a clara definição das responsabilidades de cada servidor das agências governamentais, incentivo à criatividade e à inovação, pressupondo que os funcionários públicos são merecedores de certo grau de confiança.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Modelo de Administração Pública Gerencial.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Nova Administração Pública (Gerencialismo) foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

    No Brasil, segundo Paludo, o novo modelo de administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso (1995), e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo gerencial. (PALUDO, 2013, pág. 94).

    Por conseguinte, ocorreu a criação do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE) e nomeado como ministro Bresser-Pereira, que é o criador do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Sendo este, o marco do gerencialismo no Brasil.

    Neste contexto, segundo Chiavenato (2018), “o modelo gerencial, em sua fase inicial, implica administrar a res publica de forma semelhante ao setor privado, de forma eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a riqueza do acionista ou a satisfação do usuário (considerando-se a realidade do serviço público)". (CHIAVENATO, 2018, pág. 152).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra D, uma vez que a administração pública no modelo gerencial é baseada nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público, utilizando a administração por objetivos, downsizing e o foco no consumidor como ferramentas.


    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.

    PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • gerencial


ID
1966747
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Após corrigir seus preços pela inflação do mês anterior, uma loja resolve fazer uma promoção de venda com desconto de 12,25% nas compras à vista ou de venda com cheque pré-datado para trinta dias sem desconto. Sendo assim, estará pagando de juros, em um mês, o cliente que optar modalidade de cheque pré-datado aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • JUROS = PRINCIPAL x TAXA x TEMPO

    J = Pin

    P = 100 - (12,25% x 100) = 87,75

    SUBSTITUINDO:

    12,25 = 87,75 x i x 1

    12,25 = 87,75 x i

    i = 12,25 / 87,75 = 0,1396011 QUE EQUIVALE: 13,96%


ID
1966750
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A governança é um conceito bastante utilizado na atualidade na gestão pública. Com relação à governança, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O termo governança passou a ser usado comumente tanto em discurso acadêmico quanto em discussões ordinárias sobre como o setor público e outras instituições gerenciam a si mesmos bem como suas relações com a sociedade mais ampla. A ênfase em governança reflete de muitas formas, as preocupações públicas com relação à capacidade de seus sistemas políticos de agirem de forma efetiva e decisiva no sentido de resolver problemas públicos. Neste breve trabalho, faço uma abordagem genérica sobre a natureza da governança. Ao invés de presumir que um ou outro conjunto específico de atores seja a fonte apropriada da governança, defenderei o conceito de governança que enfoca as funções básicas que devem ser desenvolvidas para se governar. Ademais, ao invés de forçar uma escolha entre um conjunto específico ou outro de atores, essa concepção mais geral de governança centra-se na possível mescla de atores que pode governar de forma mais efetiva.

  • Governança - maneira pelo qual o governo exerce seu poder, ou ainda o modo como é administrado os recursos sociais e econômicos de um país.

    Governabilidade - capacidade do governo de tomar decisões.

    Accountability- representado em três planos: prestar contas, a responsabilidade dos agentes e responsividade dos agentes.

  • De acordo com Matias-Pereira em Manual de Gestão Pública Contemporânea - 6ª edição:

    A) Governabilidade diz respeito ao exercício do poder e da legitimidade do Estado e seu governo - Pág. 77

    B) Para o Banco Mundial, governança é: a forma com que os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados, com vista a promover o desenvolvimento. - Pág. 78 - Gabarito.

    C) Nessa alternativa não há referência clara no livro, mas da pra eliminar pelo fato de se referir ao contexto político.

    D) Governança é um processo complexo de tomada de decisão que ultrapassa e antecipa o governo. Pág. 82

    E) Boa governança: utilizada originalmente pelo Banco Mundial com referência a suas políticas de empréstimos, a boa governança é uma norma que supõe a eficácia dos serviços públicos, a privatização das empresas estatais, o rigor orçamentário e a descentralização administrativa. - Pág. 83

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre governança.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Paludo (2013) traz a definição do que é governança na iniciativa privada e no setor público. Segundo o autor, a governança no âmbito privado define o modo como as organizações são administradas, controladas e como ocorre sua interação com as partes interessadas. Essa definição abrange as políticas, os regulamentos, as instruções, as estratégias e a cultura.

    Por outro lado, a governança na seara pública é conceituada como a competência de governar, de decidir e de concretizar as políticas públicas que abarquem as vulnerabilidades e necessidades dos cidadãos. Alocando de maneira eficiente os recursos financeiros e administrativos em políticas que atendam à população.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) ERRADA. Governabilidade, segundo Bresser-Pereira (1998) é a atribuição política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

    B) CERTAA governança abrange a forma com a qual o Governo gerencia seus recursos financeiros, administrativos e sociais com a finalidade de atender as necessidades da população e promover o desenvolvimento e implementação de políticas públicas. Caracterizando o “braço operacional" da governabilidade, segundo Paludo.

    C) ERRADA. Descrever as condições sistêmicas de exercício do poder em um sistema política está relacionado à governabilidade.

    D) ERRADA. Governança em sentindo amplo constitui a capacidade financeira e administrativa de um governo, não se restringindo somente ao governo, pois possui a capacidade de múltiplas participações e parcerias intra e interorganizacional na tomada de decisões.

    E) ERRADA. Boa governança empregada pelo Banco Mundial é a maneira com que os serviços públicos são ofertados de maneira eficaz, a desagregação dos monopólios burocráticos, o controle orçamentário, desconcentração/privatização e transferência de responsabilidades administrativas para o setor público não estatal.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
1966753
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com a NBC T 16.8, o controle interno é classificado nas seguintes categorias:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.8 - Controle Interno.

    4. O controle interno é classificado nas seguintes categorias:

    (a) operacional – relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;

    (b) contábil – relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;

    (c) normativo – relacionado à observância da regulamentação pertinente.


ID
1966756
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A curva de Phillips, juntamente às hipóteses de que a produção é proporcional ao emprego e de que o preço é proporcional aos custos, implica uma curva de oferta positivamente inclinada que se desloca ao longo do tempo. Então, é correto afirmar que um deslocamento positivo na curva de demanda agregada: 

Alternativas

ID
1966759
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A burocracia apresentou algumas anomalias de funcionamento, as quais foram chamadas de disfunções da burocracia. É disfunção da burocracia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Segundo Chiavenato em seu livro "Administração Geral e Pública" 

    a Internalização das regras e apego aos regulamentos é uma disfunção da Teoria Burocratica, Diz ele na pagina 42:

    "As normas e os regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos.
    Passam a ser absolutos e prioritários: o funcionário adquire “viseiras” e esquece
    que a flexibilidade é uma das principais características de qualquer atividade racional.
    Com isso, o funcionário burocrata toma-se um especialista, não por possuir conhecimento
    de suas tarefas, mas por conhecer perfeitamente as normas e os regulamentos
    que dizem respeito ao seu cargo ou função. Os regulamentos, de meios, passam a ser os
    principais objetivos do burocrata."

     

  •  DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA SEGUNDO MERTON

     

    MINEMÔNICO ( REI DES CD )

     

    1. Resistência ás Mudanças

    2. Excesso de Formalismo e de Papelório 

    3. Internalização das Regras e Apego aos Regulamentos

    4. Despersonalização do Relacionamento

    5. Exibição de Sinais de Autoridade

    6. Superconformidade às Rotinas e aos Procedimentos

    7. Categorização como Base do Processo Decisório

    8. Dificuldade no Atendimento a Clientes e Conflitos com o Público

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=14467


ID
1966762
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação à Despesa Pública, segundo Reis e Machado Jr. (2012) analise as afirmativas abaixo. 

I- classificam-se como inversões financeiras as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas às aquisições de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações ou equipamentos e material permanente e constituição ou aumento de capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

II- classificam-se como investimentos as dotações destinadas à aquisição de imóveis ou de bens de capital já em utilização, bem como à aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento de capital.

III- classificam-se como transferências correntes as dotações para despesas às quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64, capítulo III

    I- classificam-se como INVESTIMENTOS as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas às aquisições de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações ou equipamentos e material permanente e constituição ou aumento de capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

    II- classificam-se como INVERSÕES FINANCEIRAS as dotações destinadas à aquisição de imóveis ou de bens de capital já em utilização, bem como à aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento de capital.

    III- [CORRETA] classificam-se como transferências correntes as dotações para despesas às quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado.


ID
1966765
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Mauriti e Macieira (2010), os indicadores devem possuir algumas propriedades, EXCETO:

Alternativas

ID
1966768
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Tipo de auditoria que objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

De acordo com a Instrução Normativa n° 01, de 06 de abril de 2001, do Ministério da Fazenda, o texto acima se refere ao conceito de auditoria

Alternativas
Comentários
  • Classificação

    5. A auditoria classifica-se em:

    I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    http://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in-01-06042001.pdf


ID
1966771
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do Setor Público, de acordo com a NBC T 16.10, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.10

    7. Os direitos, os títulos de créditos e as obrigações são mensurados ou avaliados pelo valor original, feita a conversão, quando em moeda estrangeira, à taxa de câmbio vigente na data do Balanço Patrimonial.

    http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2008/001135

  • NBC T 16.10

    9. Os direitos, os títulos de crédito e as obrigações prefixados são ajustados a valor presente.

     


ID
1966774
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece princípios, limites e normas de finanças públicas para orientar a ação das autoridades governamentais, dos três poderes, nas três esferas de Governo. Seu propósito é criar uma cultura de responsabilidade fiscal, baseada na prudência e na transparência. Dessa forma, a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa serão acompanhados de:

Alternativas
Comentários
  • Complementando..

    Regras de criação:

    Renúncia de receitas - Demonstrar o IOF em 3 exercícios ( o que deve iniciar sua vigência e nos dois subsequentes); Estar de acordo com a LDO e a PELO MENOS UMA DAS SEGUINTES CONDIÇÕES: Ter a estimativa da renúncia prevista na LOA, e de que não afetará as metas de RN e RP previstos no AMF da LDO ou Estar acompanhado de medidas de compensação pelo aumento das receitas e contribuições.

    Criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de: Estimativa do IOF no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes; declaração do OD de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a LOA e compatibilidade com PPA e com a LDO.

    Despesas obrigatórias de caráter contiuado: Demonstrar a estimativa do IOF por 3 anos ( o que deve iniciar sua vigência e nos dois subsequentes); A origem de recursos para seu custeio; Comprovar que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no AMF.

    Seus efeitos financeiros devem ser compensados: Pelo aumento permanente de receita ou redução permanente de despesa.

    Despesa com  pessoal : Mesmas das despesas obrigatórias de caráter continuado + declaração do OD de que o aumento tem adequação com a LOA e compatibilidade com o PPA e a LDO.

  • Cópia do inciso II do art. 16 da LRF:

     Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:

     

     I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro (percebam que não é contábil, como menciona a letra "D") no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois (não três) subsequentes; A lei também não menciona a conversão em moedas quando necessário, conforme afirma a letra "D".

     

     

            II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias. (exatamente o que consta na letra "A")

  • LRF -  Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:

            I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

            II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.


ID
1966777
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a NBC T 16.9, não estão sujeitos ao regime de depreciação:

Alternativas
Comentários
  • 12. Não estão sujeitos ao regime de depreciação:

    (a) bens móveis de natureza cultural, tais como obras de artes, antigüidades, documentos, bens com interesse histórico, bens integrados em coleções, entre outros;

    (b) bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos públicos, considerados tecnicamente, de vida útil indeterminada;

    (c) animais que se destinam à exposição e à preservação;

    (d) terrenos rurais e urbanos.

     

    Fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2008/001136


ID
1966780
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As teorias sobre o comércio internacional evoluíram desde as primeiras teorias sobre produtividade e vantagens comparativas, passaram pelo modelo neoclássico, pela teoria do ciclo de vida do produto, pelos conceitos de monopólio e oligopólio vinculados ao comércio internacional, para, finalmente, chegarem aos modelos modernos, que incorporaram os conceitos de globalização e regionalização da produção e distribuição mundial de produtos e serviços. Contudo, uma grande contribuição às teorias sobre o comércio internacional ocorreu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 com a incorporação dos conceitos de

Alternativas
Comentários
  • E - mercados imperfeitos, economia de escala e diferenciação dos produtos.


ID
1966783
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um dos traços mais marcantes da economia brasileira, a partir de 1930, é a expressiva expansão de seu setor industrial que, principalmente após 1933, começou a liderar as taxas de crescimento da renda e do emprego, ao mesmo tempo que as culturas de exportação sofriam os revezes da crise internacional. A crise da agroexportação criava condições para que a economia se direcionasse preponderantemente ao mercado interno, o que contou com a política econômica governamental a seu favor. Iniciou-se, assim, um período de aproximadamente cinco décadas — que duraria até o final da década de 1970, com a conclusão dos investimentos do II PND, do governo Geisel — que ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • II PND foi o auge do esgotamento do PSI.

ID
1966786
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em regra, a alienação de bens imóveis por venda ou doação com encargo, além de interesse público devidamente justificado e prévia avaliação do imóvel, dependerá também de

Alternativas

ID
1966789
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O jornal momento em notícia quis saber de um ilustre deputado qual a importância de determinado programa de governo para a população. O parlamentar respondeu ao jornal: "o que me chamou a atenção foram as inúmeras externalidades decorrentes do programa(...)". Na teoria sobre Finanças Públicas, de forma geral, externalidades são definidas como

Alternativas

ID
1966792
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um determinado país, a População Economicamente Ativa (PEA) representa 30% da população. Da PEA, 55% estão oficialmente empregados e o restante encontra-se desempregado. Em relação aos desempregados, 40% são do sexo masculino e 60% do sexo feminino. Sabendo-se que 25% dos homens desempregados estão atualmente procurando emprego, qual a probabilidade, dentre a totalidade da população desse país, de sortearmos aleatoriamente um homem desempregado que componha a PEA, mas não esteja atualmente procurando emprego?

Alternativas
Comentários
  • 75% (NÃO PROCURA EMPREGO) x 40% (HOMENS) x 45% (DESEMPREGADOS) x 30% (PEA) = 4,05%

  • Em um determinado país, a População Economicamente Ativa (PEA) representa 30% da população.

    PEA 30%
     

    Da PEA, 55% estão oficialmente empregados e o restante encontra-se desempregado.
    0,45 * 0,30 = 13,5%

     

    Em relação aos desempregados, 40% são do sexo masculino:
    0,4 * 0,135 = 0,054 = 5,4%

     

    Sabendo-se que 25% dos homens desempregados estão atualmente procurando emprego,
    0,75 * 0,054 = 0,0405 = 4,05%

     

     


ID
1966795
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A montagem bem estruturada do fluxo de caixa de um projeto, acrescida de uma competente análise de projetos de investimento, são fatores fundamentais para a tomada de decisão. Sendo assim, assinale a opção que faz parte das boas práticas de montagem de fluxos de caixa.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADA - Fluxos financeiros não devem ser incluídos, pois pelo teorema da separação, as decisões de investimento e as de financiamento devem ser efetuadas de forma separada

    B - CORRETA - As mudanças nos requerimentos de capital de giro tem que ser incluído no fluxo de caixa

    C - ERRADA - O fluxo de caixa econômico é utilizado para determinar o potencial de geração de renda econômica do projeto de investimento. Assim sendo, para definiar a RENTABILIDADE INTRÍNSECA ao projeto.

    D - ERRADA - Amortização, exaustão e depreciação são despesas não desembolsáveis, não devem ser consideradas no fluxo de caixa, essas despesas não desembolsáveis afetam os fluxos de caixa da empresa através da redução do IR, ou seja, através do benefício fiscal

    E - ERRADA - O fluxo de caixa operacional é composto por: Receitas operacionais de caixa e custos e despesas operacionais


ID
1966798
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma determinada Força Armada possui um grupo de trabalho permanente que estuda, dentre outras responsabilidades, a adequação da remuneração dos militares ao longo do tempo. Supõe-se que esse grupo tivesse em mãos com os seguintes dados: remuneração média dos militares em 2013 (R$ 11.500,00), em 2014 (R$ 12.250,00) e em 2015 (R$ 13.675,00). Assinale a opção que apresenta a taxa de crescimento real da remuneração média dos militares entre 2013 e 2015, sabendo-se que a inflação oficial do pais no ano de 2014 foi de 9,5% e em 2015 foi de 10,25%.

Alternativas
Comentários
  • (1º) Nominal: 2013 - R$ 11.500 ; 2015 - R$ 13.675

    Cálculo da variação nominal de 2013 para 2015 = (13.675 - 11.500) / 11.500 = 18,91%

    (2º) Inflação: 2014 - 9,5% ; 2015 - 10,25%

    Cálculo da variação da inflação = (1+0,095) x (1+0,1025) = 1,2072 - 1 = 20,72%

    (3º) Cálculo da taxa Real:

    (1+0,1891) = (1+0,2072) x (1 + iR)

    1,1891 - 1,2072 = 1,2072 iR

    iR = - 0,0181 / 1,2072 

    Logo, iR = - 0,015 = - 1,5% (Letra A)

  • Obrigada, Ludmila. Sua resolução me ajudou muito !


ID
1966801
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O 5S é uma filosofia voltada para a mobilização dos colaboradores, por meio da implementação de mudanças no ambiente de trabalho. Assinale a opção que NÃO apresenta resultados esperados da filosofia 5S.

Alternativas
Comentários
  • Os 5 conceitos são:


    1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
    CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".


    2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
    CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".


    3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA
    CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".


    4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
    CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene".


    5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
    CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s's num modo de vida".

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/5s-em-busca-da-qualidade-total/50893/

  • Resposta correta :

    letra : E


ID
1966804
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo Piscitelli e Timbó (2014), a classificação orçamentária utilizada no detalhamento da receita e despesa públicas, para assegurar, precipuamente, a exclusividade da destinação de determinados tipos de recursos a determinados tipos de aplicações é a classificação

Alternativas
Comentários
  • Esfera Orçamentária: Classificação de uma determinada despesa que tem por finalidade identificar se está inserida no orçamento fiscal (F), da seguridade social (S) ou de investimento das empresas estatais (I), conforme discriminado no § 5º do art. 165 da Constituição.

    Classificação Institucional:  A classificação institucional reflete a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, e está estruturada em dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária.

  • Letra D

    Resposta : por fonte de recursos - As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias

    letra A

    Esfera Orçamentária Classificação de uma determinada despesa que tem por finalidade identificar se está inserida no orçamento fiscal (F), da seguridade social (S) ou de investimento das empresas estatais (I), conforme discriminado no § 5º do art. 165 da Constituição.

    Letra B e E

    Classificação institucional - Classificação da despesa por órgão e unidade orçamentária

    Letra C

    Classificação por natureza de receita - Busca identificar a origem dos recursos segundo o fato gerador. no art. 11: a receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: receita corrente e receita de capital.

    Grupo de Natureza da Despesa - quanto ao objeto de gasto - discriminado a seguir: 1 - Pessoal e Encargos Sociais; 2 - Juros e Encargos da Dívida; 3 - Outras Despesas Correntes; 4 - Investimentos; 5 - Inversões Financeiras; 6 - Amortização da Dívida; e 9 - Reserva de Contingência.

    Fonte :   https://www12.senado.leg.br/orcamento


ID
1966807
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O homem é um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem de forma conjunta ou isoladamente. As necessidades psicológicas são aquelas secundárias e exclusivas do homem. Sendo assim, assinale a opção que apresenta uma necessidade psicológica com sua descrição correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Necessidades humanas básicas (Chiavenato, 2014, p.120)

    São três as necessidades básicas: a) fisiológicas; b) psicológicas; e c) de autor realização.

    Dentro das necessidades psicológicas temos:

    1. Necessidade de segurança íntima. É a necessidade que leva o indivíduo à autodefesa, procura de proteção contra o perigo, ameaça ou privação. Conduz a uma busca incessante de ajustamento e tranquilidade pessoal em direção a uma situação segura para o indivíduo.

    2. Necessidades de participação. É a necessidade de fazer parte, de ter contato humano, de participar conjuntamente com outras pessoas de algum evento ou empreendimento. A necessidade de participação foi analisada por Elton Mayo na explicação do comportamento em grupo. A aprovação social, o reconhecimento do grupo, o calor humano, a vontade de fazer parte de um grupo são necessidades que levam o homem a viver em grupo e socializar-se. Dentro do grupo social existem a simpatia (que leva à coesão social) e a antipatia (que leva à dispersão social), dependendo da maneira como essa necessidade é satisfeita ou não.

    3. Necessidade de autoconfiança. É decorrente da auto-avaliação e auto-apreciação de cada indivíduo. Refere-se à maneira pela qual cada pessoa se vê e se avalia, ao auto-respeito e à consideração que tem para consigo mesma.

    4. Necessidade de afeição. É a necessidade de dar e receber afeto, amor e carinho.


ID
1966813
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às técnicas de avaliação para mensurar o valor justo de um ativo e/ou de um passivo, segundo o Manual de Contabilidade Societária (2013), é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)  pelas técnicas de avaliação da abordagem de resultado, montantes futuros (entradas e saídas de caixa ou ainda receitas e despesas) são convertidos em um valor presente. VERDADEIRA 

     b) a abordagem de mercado é aquela em que a avaliação é feita com base em preços e outras informações relevantes geradas pelas transações de mercado e envolvendo itens idênticos ou comparáveis e na mesma unidade contábil. VERDADEIRA 

     c) o uso de preços de cotação é consistente com a abordagem de mercado   (FALSA)

     d) as técnicas de avaliação podem ser classificadas quanto à abordagem de mercado (Market Approach), abordagem de custo (Cost Approach) e abordagem de resultado ou de Receita (Income Approach) . VERDADEIRA

     e) pela abordagem de custo, o valor justo, assim determinado, reflete o valor corrente do montante necessário para substituir a capacidade de serviço do ativo, ou seja, reflete o custo de reposição corrente do ativo objeto da mensuração. VERDADEIRA


ID
1966816
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Teoria Econômica atribui algumas causas clássicas ao processo inflacionário, por exemplo, uma inflação de demanda leva a um aumento do lucro das firmas, nominalmente. O aumento de lucro pode estimular o aumento da produção e, consequentemente, a demanda por mão de obra. Se a mão de obra estiver completamente empregada, deve ocorrer uma disputa das firmas pela mão de obra escassa, redundando num aumento dos salários oferecidos aos trabalhadores, elevando os custos de produção e/ou serviços, que são repassados aos preços. Esse mecanismo inflacionário é um exemplo clássico de inflação 

Alternativas

ID
1966819
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinada organização militar, integrante da Administração Pública direta, pretende contratar serviços de informática. Sabe-se que determinado órgão da Administração Pública foi criado na década de 1980, com a finalidade de prestar serviços de informática, e que o preço apresentado por ele é compatível com o mercado. Caso a organização militar intencione contratar esse órgão, pode-se afirmar, nos termos da lei 8.666/93, que a licitação é:

Alternativas
Comentários
  • " Para aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Adminisração Pública e que tenha sido criado para esse fimm específico em data anterior à vigência desta lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.'

  • Art. 24.   É dispensável a licitação: VIII- Para aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Adminisração Pública e que tenha sido criado para esse fimm específico em data anterior à vigência desta lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

  • Respondi a questão por eliminação veja:
    a) Leilão é para venda de bens móveis inservíveis (No caso da questão, ela queria era serviços de informáticas)

    b) Pregão poderia ser uma modalidade para marcar a questão, porém ela não fala em nenhuma palavra chave do pregão, como: bens e serviços comuns, qualidade definida por edital... 

    c) Correta -> Art. 24, XVI da Lei 8.666 

    d) Não se fala em inexigibilidade porque é possível juridicamente ter competição. 

    e) Convite: Não se fala em convite, pois, é uma modalidade que adota uma estimativa de contratação. A questão não elenca nenhum preço.


ID
1966822
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Leia o texto a seguir.

São valores já gastos no passado e que, mesmo que ainda não contabilizados totalmente como custos, o serão no futuro; por isso são irrelevantes para uma série de decisões, a não ser no que diz respeito a seus efeitos sobre o fluxo de caixa, principalmente por sua influência na distribuição do imposto de renda ao longo dos exercícios.

Segundo Eliseu Martins (2010), o texto acima se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • CUSTOS PERDIDOS (SUNK COSTS)

     

    CONCEITO: Custos perdidos são valores que já foram gastos no período e que, mesmo que ainda não contabilizados totalmente como custos, o serão no futuro. Por isso são irrelevantes para as tomadas de decisões, a não ser o que diz respeito a seus efeitos sobre o fluxo de caixa, principalmente por sua influência na distribuição do Imposto de Renda ao longo dos exercícios. (Eliseu Martins).

     

    Alguns autores denominam a expressão custos perdidos como custos afundados, custos passados e custos irrecuperáveis

    Gabarito-->C

  • O que são custos imputados?

     

  •  a) Custo de Oportunidade. o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada 

     b) Custo-Padrão. O custo ideal, ou seja, custo planejado para a produção de um produto ou serviç, tomado como base

     c) Custos Perdidos. CORRETA

     d) Custo Real. é o custo incorrido e registrado em um dado periodo 

     e) Custos Imputados.são valores apropriados para efeitos internos ao produto, mas não contabilizados como tal.


ID
1966825
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque a opção que apresenta característica da perspectiva da Nova Gestão Pública conforme Matias-Pereira (2012).

Alternativas
Comentários
  • a) Novo Serviço Público;

    b) Antiga Administração Pública;

    c) Antiga Administração Pública;

    d) Nova Gestão Pública;

    e) Antiga Administração Pública.

     

    Fonte: Tabela comparativa (http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ENAPG267.pdf).

  • A partir da redefinição do papel do Estado com Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995) no chamado de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, o “Estado deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços para se adequar a uma nova função de Estado Gerencial" (MATIAS-PEREIRA, 2018).

    Essa nova forma de Administração Pública exige uma atuação descentralizada e baseada em resultados. Segundo MATIAS-PEREIRA (2018), na administração gerencial, “a confiança é limitada, permanentemente controlada por resultados, mas ainda assim suficiente para permitir a delegação, para que o gestor público possa ter liberdade de escolher os meios mais apropriados ao cumprimento das metas prefixadas". Com isso, dá-se ênfase na qualidade, na produtividade do serviço público e na profissionalização do servidor.

    Assim, são características da Nova Gestão Pública: melhoramento da competência; uso de práticas de gestão oriundas do setor privado; maior ênfase na disciplina e a parcimônia na utilização de recursos; tendência a uma gestão mais aplicada; separação entre o desenho de políticas e gestão operacional; maior preocupação com resultados do que com processos; orientação às necessidades dos clientes em detrimento às da organização; cultura burocrática transformadora; redução do tamanho do setor público; maior autonomia e responsabilidade dos gestores.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADA. Estruturas colaborativas com lideranças compartilhadas interna e externamente – apesar de a NPM possuir uma ênfase na atuação gerencial e moderna, ela não possui estruturas colaborativas com lideranças compartilhadas, características de estruturas em rede.

    B) ERRADA. Modelo de racionalidade restrito ao "homem administrativo" – o “homem administrativo" é característica da cultura neoclássica e comportamental da Administração. Não está relacionada ao gerencialismo.

    C) ERRADA. accountability possui abordagem hierárquica, na qual os administradores públicos respondem aos políticos eleitos democraticamente – o correto seria os administradores públicos e os políticos eleitos prestarem informações à sociedade. Esse processo chama-se accountability vertical.

    D) CERTA. Criação de mecanismos e de estruturas de incentivo para alcançar objetivos políticos por meio da atuação de órgãos privados e organizações sem fins lucrativos – conforme apresentado acima, essas características estão presentes nas apresentadas por MATIAS-PEREIRA.

    E) ERRADA. Programas administrativos serem executados somente por órgãos de governo – esses programas, segundo a NPM, são executados em parcerias público-privadas também.


    Fonte:

    MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2018.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
1975873
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A macroeconomia utiliza-se do modelo IS-LM para balizar as medidas de política fiscal e monetária a serem implantadas. Sendo assim, a eficácia da política fiscal ou da política monetária, no modelo IS-LM, seguirá os seguintes conceitos econômicos:

Alternativas
Comentários
  • a) [ERRADA] Quanto maior for a sensibilidade do investimento em relação à taxa de juros, menos inclinada e mais horizontal será a curva IS, uma vez que qualquer mudança na taxa de juros gerará um grande impacto sobre o investimento e, por isso, quanto menos inclinada, menos efetiva será a política fiscal.

    b) [ERRADA] Se a demanda por moeda for insensível à taxa de juros, uma pequena variação na RENDA será suficiente para expandir o mercado de ativos, uma vez que uma pequena mudança na RENDA, induzir-se-á a uma elevação da TAXA DE JUROS.

    c) [CORRETA] Política monetária (demanda por moeda à taxa) e Política fiscal (investimento à taxa).

    d) [ERRADA] A ocorrência de um CROWDIND-OUT ou efeito deslocamento, poderá inviabilizar a política FISCAL.

    e) [ERRADA] Na ocorrência da armadilha da liquidez, ou seja, em uma situação em que a taxa de juros está tão BAIXA que a demanda por moeda é infinitamente ELÁSTICA, a política monetária não terá efeito algum sobre a renda.