SóProvas



Prova Quadrix - 2017 - CFO-DF - Secretariado Executivo


ID
2461489
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, em que são apresentados trechos de correspondências oficiais, no que se refere à adequação da linguagem e à correção gramatical. 


Solicito que Sua Senhoria encaminhes a esse setor, com a máxima urgência, os materiais odontológicos que requeri no memorando n.º 067, datado de 30 de março do corrente ano.  

Alternativas
Comentários
  • Solicito que Sua Senhoria encaminhes a esse setor, com a máxima urgência, os materiais odontológicos que requeri no memorando n.º 067, datado de 30 de março do corrente ano.

     

            A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.

     

            Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

  • Em vez de SUA não seria VOSSA, tendo em vista está falando com?

     

  • GABARITO: ERRADO

     

    Erro 1:  Deveria ser "VOSSA SENHORIA" (Estamos falando diretamente com a pessoa, neste caso)

     

    2: No lugar de "...Sua senhoria encaminhes" deveria ser " VOSSA SENHORIA ENCAMINHE" (Concordância com os Pronomes de Tratamento:

    Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.)

     

    3. DATA: O memorando segue o padrão ofício, logo, deve conter: Local e data  por extenso (faltou citar o ano também)

     

     

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

  • Vossa Senhoria e o verbo concorda na 3ª pessoa do singular.

  • Vossa: falando diretamente com a autoridade
    Sua: falando indiretamente

  • VOSSA SENHORIA

  • Dica.

    Vossa excelência. Falo com você

    Sua excelência. Falo Sobre você

  • "encaminhes" -> 1º erro.
    – CONCORDÂNCIA: VERBOS E PRONOMES POSSESSIVOS: sempre na terceira pessoa;

    Vossa -> com quem se fala.
    Sua -> de quem se fala.

    ERRADA!

  • Sua senhoria = ja parei por ai

  • GABARITO: ERRADO

    Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.

    Exemplo: Vossa Senhoria designará o assessor.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa.

    Exemplo: Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. 

    Exemplos: Se o interlocutor for homem, o correto é: Vossa Excelência está atarefado. Se o interlocutor for mulher: Vossa Excelência está atarefada.

    O pronome Sua Excelência é utilizado para se fazer referência a alguma autoridade (indiretamente).

    Exemplo: A Sua Excelência o Ministro de Estado Chefe da Casa Civil (por exemplo, no endereçamento do expediente)

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    O trecho apresentado nesta questão possui 3 erros:

    - O 1º erro ocorre na construção "Sua Senhoria". De acordo com o manual, embora os pronomes de tratamento se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Assim, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Então, como o pronome está sendo utilizado no texto para se comunicar de forma direta com o destinatário, o correto é usar "Vossa Senhoria".

    - O 2º erro ocorre no trecho "Sua Senhoria encaminhes". Conforme determina o manual, "Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa". Assim, o correto é que o verbo seja flexionado na 3ª pessoa, para que a concordância seja realizada devidamente: Vossa Senhoria encaminhe.

    - O 3º erro corresponde à data (30 de março do corrente ano). Tendo em vista que o memorando segue o padrão ofício, local e data devem ser escritos por extenso.

    Gabarito: ERRADO

    OBS.: Esta é uma questão aplicada em 2017 e, por isso, ainda menciona o memorando. A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de  uniformizá-lo, ou seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação. 

  • "Encaminhes", parece até o Mussum falando kkk


ID
2461492
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, em que são apresentados trechos de correspondências oficiais, no que se refere à adequação da linguagem e à correção gramatical. 


Encaminho, anexa, para o conhecimento de V. S.ª, cópia do relatório dos trabalhos desenvolvidos na oficina Elaboração de Projetos para Ações Institucionais, realizada na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília-DF, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017. 

Alternativas
Comentários
  • A Impessoalidade

            A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.

  • "Encaminho anexa cópia. " Ou "encaminho em anexo..."
  • Eu posso usar a expressao "encaminho" na primeira pessoa do singular em uma correspondencia oficial?

  • Kaio, pode usar.... o próprio MRPR usa aprimeira do singular em determinados exemplos

  • Foi considerado certo a questão pela Banca

  • Tatiana Franco,

    O seu comentário trata-se de uma afirmação ou de uma pergunta????  

    Decide ai mulher!!!!!

  • Anexo ou anexa - concordancia nominal (concorda com o sujeito-nome)

    Em anexo - locuçao adverbial invariavel 

  • A questão aqui é que a banca faz o que quer, em questão parecida ela considerou errada pois a havia inversão, e a própria banca justificou falando que deveria ser "encaminho, ANEXA A CÓPIA...depois que viria a vossa senhoriai bla bla bla... fazer o que, é rezar pra acertar o entendimento da banca no dia da prova

     

  • Para conhecimento:

     

    A palavra “anexo” é um adjetivo que indica ligação, dessa forma, deve concordar com o substantivo que acompanha. Sendo assim, observemos as seguintes frases:

     

    1-  O arquivo segue em anexo.
    2-  A foto está anexa.
    3-  As músicas estão no anexo.
    4-  Segue o anexo solicitado.

     

    Dentre as frases acima, a segunda está correta de acordo com a norma culta, pois concorda com substantivo de gênero feminino “foto”, flexionando o adjetivo na forma feminina “anexa”.

    No primeiro caso, a expressão “em anexo”, junção de uma preposição e um adjetivo, representa a intenção do interlocutor de expressar o modo pelo qual algo está sendo enviado, não é possível afirmar que esta forma está errada, pois nela o verbo “segue” é complementado por uma locução adverbial de modo, mas se a intenção é deixar explícito que algo está sendo enviado dentro de um anexo, o melhor é utilizar a forma “no anexo” ao invés de “em anexo”.

    No terceiro caso o adjetivo “anexo” é utilizado como substantivo. E, no quarto caso “anexo” é um sintagma nominal que exerce função de sujeito, concordando com o verbo “segue”.

    Para não errar, o importante é sempre conferir a função que o termo “anexo” exerce na frase, já que cada caso exige uma forma de concordância de acordo com a gramática do português. Assim, não há como se confundir na hora de anexar arquivos e enviar e-mails.

     

    https://exame.abril.com.br/carreira/em-anexo-anexo-ou-anexa-qual-e-o-certo/

  • Eu marquei como errada por causa da vírgula antes de realizada. Como a questão pede, também, a correção gramatical..

    Aprendi que não se separa sujeito do verbo. Posso até estar enganado, se alguém conhece bem do assundo ajuda aí.

    "Encaminho, anexa, para o conhecimento de V. S.ª, cópia do relatório dos trabalhos desenvolvidos na oficina Elaboração de Projetos para Ações Institucionais, realizada na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília-DF, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017."

  • Neste caso, o correto é: "seguem ANEXOS os documentos" ou "segue ANEXA a planilha" ou "o relatório solicitado está ANEXO." Por outro lado, a forma  Em ANEXO é invariável e, assim, não vai flexionar em gênero (masculino e feminino) e nem em número (singular e plural).

  • Marcelo, no caso o verbo "realizada" faz parte de um período composto por subordinação (como está na forma reduzida talvez vc n tenha se atentado a isso), não é que uma é sujeito da outra :)

  • Anexa refere-se a "cópia" e não a documentos ou planilha ou relatório

  • CERTO

     

    Não vi problemas na questão..... 

     

    Encaminho, anexa, para o conhecimento de V. S.ª, cópia do relatório dos trabalhos desenvolvidos na oficina Elaboração de Projetos para Ações Institucionais, realizada na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília-DF, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017. 

     

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,


    "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas."


    Com base na citação apresentada e na análise realizada, verificamos que o texto presente na questão atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, os sinais de pontuação, a concordância do vocábulo "anexa" e a abreviação do pronome "V. S.ª" foram empregados corretamente. Dessa forma, este item está correto.


    Gabarito: CERTO 


ID
2461495
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos segundo dados divulgados pela Polícia Federal (PF) no estado. Só no ano de 2016, mais de 2.000 venezuelanos foram à sede da PF, em Boa Vista, para pedir a condição de refugiado.

                                     Internet:<http://g1.globo.com>(com adaptações)

Tendo o texto acima e assuntos correlatos como referência inicial, julgue o item a seguir. 


A intensificação das migrações da Venezuela para o território brasileiro tem estreita relação com a crise econômica que atinge aquele país, detentor de uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO

     

    O fluxo intenso de venezuelanos em Roraima levou o governo do estado a decretar situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional nos municípios de Pacaraima e Boa Vista. A região faz fronteira com a Venezuela, que vive uma forte crise política e econômica e gerou o êxodo de cerca de 30 mil venezuelanos para o Brasil nos últimos dois anos.

     

    Top 10 dos países com maiores reservas de petróleo

     1. Venezuela

    Em 2014, a Venezuela foi o país com maior reserva de petróleo, assumindo uma participação mundial de 17,5%. De 2004 para 2014, as reservas de barris cresceram de 79,7 mil milhões para 298,3 mil milhões, o que dá uma variação de 274,3%.


    2. Arábia Saudita

    3. Canadá

    4. Irã

    5. Iraque

    6. Rússia 

    7. Kuwait 

    8. Emirados Árabes Unidos

    9. Estados Unidos

    10. Líbia 

    "TOP 3"   Produtores de Petróleo

    1 Arábia Saudita – 10.107.000 barris por dia (14.05% do total mundial)

    2 Rússia – 9.735.200 barris por dia (13.96% do total mundial)

    3 Estados Unidos – 9.373.000 barris por dia (12.25% do total mundial)
     

    http://portalamazonia.com/noticias/roraima-decreta-emergencia-com-aumento-de-fluxo-de-venezuelanos

    http://www.e-konomista.pt/artigo/paises-com-maiores-reservas-de-petroleo/

    http://top10mais.org/top-10-maiores-produtores-de-petroleo-do-mundo/

     

     

     

  • Não só econômica, mas também política. Gabarito Certo.

  • Vejam esta questão:



    Q935773 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Provas: Conhecimentos Básicos - Cargos de Nível Superior

    O petróleo é a principal fonte de receitas do governo venezuelano. ( Certo )

  • Vejam essa outra:


    Q936076 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Provas: Conhecimentos Básicos - Cargos de Nível Superior


    Entre os países sul-americanos, o Brasil é o que mais recebe imigrantes venezuelanos, que buscam livrar-se da crise econômica de seu país. ( Errado )

  • Hugo Chávez teve sua ascensão política durante a década de 1990. Ele era membro fundador do “Movimento Bolivariano Revolucionário 200". Um movimento de esquerda, baseado nos projetos de Simon Bolivar, Ezequiel zamora e Simón Rodriguez, que visava à tomada do poder no país. O golpe  levado à diante pelo grupo fracassou, Chávez foi preso, mas tornou-se uma figura extremamente popular no país. Foi libertado durante a gestão de Rafael Caldeira. 
    Candidatou-se à presidência sendo eleito em 1998, com o discurso acerca de utilização da riqueza gerada pelo petróleo para levar adiante um projeto de justiça social na Venezuela. Esteve no poder durante 14 anos, tendo sido sucessivamente reeleito. É inegável que sua gestão diminuiu o quantitativo de pobres e elevou o PIB. No entanto, a questão da democracia é inversamente proporcional. Na mesma proporção que melhorava a questão social diminuía o espaço democrático. 
    Chávez articulou mecanismos para perpetuar-se no poder e, perseguiu opositores. Desta forma a oposição passou por um processo de radicalização , chegando até a tentativa de golpe de Estado, em 2002, que fracassou. A morte de Chávez devido a um câncer, levou o vice Nicolás Maduro ao poder, inicialmente de forma provisória. De 2013 em diante, Maduro tornou-se presidente de fato do país, após ser eleito com uma vitória apertada sobre Henrique Caprilles.
    Desde então, o quadro na Venezuela agravou-se consideravelmente, e a crise econômica embrionária tomou grandes proporções. A crise está diretamente vinculada à queda dos preços do petróleo, talvez a única riqueza efetiva da Venezuela. A dependência do petróleo, que trazia alta renda, fez com que a Venezuela não investisse o suficiente na sua própria indústria e agricultura. O país comprava tudo o que não produzia. A queda do valor do petróleo impactou diretamente o abastecimento do mercado venezuelano, uma vez que, sem dinheiro, o governo parou de comprar itens básicos do cotidiano da população.
    E, a situação piorou por conta das sanções impostas pelo governo norte-americano sob a batuta de Donald Trump. O governo de esquerda do país, que tem uma proposta bolivariana, de um “socialismo do século XXI" ou ainda “a árvore de três raízes" (Bolivar, Ramirez e Zamora) é considerado por Trump como nocivo à lógica da democracia.... e aos interesses dos EUA.
    Além dos baixos preços, a Venezuela sofreu com a imposição de diminuição da exportação e a má gestão da empresa estatal de petróleo. A crise econômica da Venezuela transformou-se na maior crise da história econômica do país. A redução do valor do barril do petróleo, a ineficiência do governo e as sanções americanas levaram o país ao caos. 
    A crise política, econômica e humanitária que atingiu a Venezuela fez com que sua população procurasse refúgio em nações vizinhas. Quase cinco milhões de venezuelanos já fugiram do país desde 2015 e muitos deles vieram para o Brasil primordialmente através de Roraima. 
    Conclui-se assim, que a afirmativa apresentada está correta. 
    Gabarito do professor: CERTO.

ID
2461498
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos segundo dados divulgados pela Polícia Federal (PF) no estado. Só no ano de 2016, mais de 2.000 venezuelanos foram à sede da PF, em Boa Vista, para pedir a condição de refugiado.

                                     Internet:<http://g1.globo.com>(com adaptações)

Tendo o texto acima e assuntos correlatos como referência inicial, julgue o item a seguir. 


O governo de Nicolás Maduro implantou recentemente medidas de caráter democrático que, embora tenham agradado à maioria da população e da comunidade internacional, sofreram oposição de uma pequena minoria interna.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, implantou regime ditador.

  • Parei de ler no “democrático”. Gabarito errado.


ID
2461501
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos segundo dados divulgados pela Polícia Federal (PF) no estado. Só no ano de 2016, mais de 2.000 venezuelanos foram à sede da PF, em Boa Vista, para pedir a condição de refugiado.

                                     Internet:<http://g1.globo.com>(com adaptações)

Tendo o texto acima e assuntos correlatos como referência inicial, julgue o item a seguir. 


Além de Roraima, outros estados brasileiros limítrofes com a Venezuela, como o Amazonas e o Amapá, têm sofrido o impacto da entrada massiva de venezuelanos, que não precisam de visto ou passaporte para cruzar a fronteira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Amapá não faz limite com a Venezuela. 

  • Além de nao fazer limite com a Venezuela, os países da America do Sul precisam da Cédula de Identidade para ingresso no BRASIL.


ID
2461504
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos segundo dados divulgados pela Polícia Federal (PF) no estado. Só no ano de 2016, mais de 2.000 venezuelanos foram à sede da PF, em Boa Vista, para pedir a condição de refugiado.

                                     Internet:<http://g1.globo.com>(com adaptações)

Tendo o texto acima e assuntos correlatos como referência inicial, julgue o item a seguir. 


O governo roraimense tem envidado esforços no sentido de prover condições mínimas de sobrevivência para os milhares de venezuelanos que vivem no estado, em grande parte subempregados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     O governo de Roraima informou que o Centro de Referência ao Imigrante continuará oferecendo apoio e abrigo aos venezuelanos no estado 'por tempo indeterminado'. A fronteira entre Brasil e Venezuela fica ao Norte de Roraima e, desde o agravamento da crise econômica venezuelana, o estado vive uma constante onda de imigração considerada histórica.

    Fonte http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/abrigo-continuara-a-receber-venezuelanos-por-tempo-indeterminado-diz-governo-de-rr.ghtml

  • Envidar = dedicar-se a algo, empregar esforços


ID
2461507
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos segundo dados divulgados pela Polícia Federal (PF) no estado. Só no ano de 2016, mais de 2.000 venezuelanos foram à sede da PF, em Boa Vista, para pedir a condição de refugiado.

                                     Internet:<http://g1.globo.com>(com adaptações)

Tendo o texto acima e assuntos correlatos como referência inicial, julgue o item a seguir. 


A condição de “refugiado”, que muitos venezuelanos almejam, apenas será concedida pelo Brasil aos que comprovarem a condição de perseguidos políticos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Será reconhecido como refugiado todo indivíduo que:

    I - devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;

    II - não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas no inciso anterior;

    III - devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país.

    LEI Nº 9.474, DE 22 DE JULHO DE 1997.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9474.htm

  • Questão ERRADA. Concederá pelos diversos motivos elencados na Lei nº 9.474/1997.


ID
2461510
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Neste 1.º de maio de 2017, os sindicatos franceses não conseguiram repetir a união sindical que promoveram em 2002 para evitar que Jean-Marie Le Pen, então candidato classificado para o segundo turno da eleição presidencial contra o conservador Jacques Chirac, chegasse à presidência. Nesta segunda-feira, marcharam divididos sobre as intenções de voto para bloquear Marine Le Pen, que enfrentará nas urnas, no dia 7 de maio, Emmanuel Macron.

                                   Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).

Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item. 


O primeiro turno das eleições mostrou um país dividido, em que vários candidatos disputaram, voto a voto, até o último momento, o direito de estar no segundo turno. 

Alternativas
Comentários
  • A votação do 1º turno da eleição presidencial francesa, para decidir o sucessor de François Hollande, foi encerrada às 15h (horário de Brasília). Projeções divulgadas pelo jornal francês "Le Figaro" mostram Emmanuel Macron e Marine Le Pen empatados, com 23% dos votos da votação do 1º turno na eleição presidencial francesa. Já François Fillon e Jean-Luc Mélenchon teriam 19%.

    Segundo estimativa do instituto Ipsos-Sopra Steria publicada pelo jornal francês "Le Monde", Emmanuel Macron ficou com 23,7% dos votos no 1º turno e Marine Le Pen, com 21,7%. Jean-Luc Mélenchon e François Fillon teriam ficado com 19,5%.

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-na-franca/2017/noticia/votacao-do-1-turno-da-eleicao-para-eleger-o-presidente-da-franca-e-encerrada.ghtml


ID
2461513
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Neste 1.º de maio de 2017, os sindicatos franceses não conseguiram repetir a união sindical que promoveram em 2002 para evitar que Jean-Marie Le Pen, então candidato classificado para o segundo turno da eleição presidencial contra o conservador Jacques Chirac, chegasse à presidência. Nesta segunda-feira, marcharam divididos sobre as intenções de voto para bloquear Marine Le Pen, que enfrentará nas urnas, no dia 7 de maio, Emmanuel Macron.

                                   Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).

Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item. 

Marine Le Pen sucedeu o pai na liderança da extrema esquerda francesa. A crise econômica que atinge a economia liberal da França e produz altos índices de desemprego a favoreceu nas eleições. 

Alternativas
Comentários
  • Errado - Ela é de extrema Direita.

  • Eu lembro que os partidos de extrema direita são xenofóbicos, conservadores (liberdade pessoal).

    Lembro também que há muitos anos o Le Pen tentou as eleições e uma das metas dele era conter a entrada de imigrantes na França.


ID
2461516
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Neste 1.º de maio de 2017, os sindicatos franceses não conseguiram repetir a união sindical que promoveram em 2002 para evitar que Jean-Marie Le Pen, então candidato classificado para o segundo turno da eleição presidencial contra o conservador Jacques Chirac, chegasse à presidência. Nesta segunda-feira, marcharam divididos sobre as intenções de voto para bloquear Marine Le Pen, que enfrentará nas urnas, no dia 7 de maio, Emmanuel Macron.

                                   Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).

Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item. 


Emmanuel Macron, um dos novos líderes políticos franceses, representa o eleitorado de extrema direita assustado com a intensificação dos atentados terroristas e com o aumento da imigração.

Alternativas
Comentários
  • Errado - Macron é de Esquerda.

  • Macron não é de esquerda ou direita. De acordo com o carta capital: 

    Emmanuel Macron não será somente o primeiro presidente da Quinta República que não provém de uma das duas legendas tradicionais francesas, mas também o primeiro que não foi apoiado por nenhum partido político durante a campanha eleitoral – ele recebeu apoio apenas do movimento Em Marcha, que foi iniciado há somente um ano.

    https://www.cartacapital.com.br/internacional/macron-o-presidente-sem-partido


ID
2461519
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Neste 1.º de maio de 2017, os sindicatos franceses não conseguiram repetir a união sindical que promoveram em 2002 para evitar que Jean-Marie Le Pen, então candidato classificado para o segundo turno da eleição presidencial contra o conservador Jacques Chirac, chegasse à presidência. Nesta segunda-feira, marcharam divididos sobre as intenções de voto para bloquear Marine Le Pen, que enfrentará nas urnas, no dia 7 de maio, Emmanuel Macron.

                                   Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).

Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item. 


Candidatos centristas, como Jean-Luc Mélenchon, tiveram poucos votos no primeiro turno, o que demonstra a extrema polarização da sociedade francesa atual.

Alternativas
Comentários
  • Errado - Jean-Luc Mélenchon é de Esquerda.


ID
2461522
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Neste 1.º de maio de 2017, os sindicatos franceses não conseguiram repetir a união sindical que promoveram em 2002 para evitar que Jean-Marie Le Pen, então candidato classificado para o segundo turno da eleição presidencial contra o conservador Jacques Chirac, chegasse à presidência. Nesta segunda-feira, marcharam divididos sobre as intenções de voto para bloquear Marine Le Pen, que enfrentará nas urnas, no dia 7 de maio, Emmanuel Macron.

                                   Internet:<http://g1.globo.com>  (com adaptações).

Acerca do processo eleitoral francês, julgue o próximo item. 


Denúncias de que hackers russos teriam interferido nos resultados das eleições, prejudicando candidatos da extrema direita, o que foi negado pela Rússia, agitaram a campanha francesa para o segundo turno. 

Alternativas
Comentários
  • Errado - Estaria correto se estivesse se referindo às eleições americanas.

  • Denúncias de que hackers russos teriam interferido nos resultados das eleições, prejudicando candidatos da extrema direita, o que foi negado pela Rússia, agitaram a campanha americana para o segundo turno. 




ID
2461525
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português; o mouse está configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 


No que diz respeito ao programa de navegação Google Chrome e aos procedimentos de segurança da informação, julgue o item.


Em um mesmo dispositivo, é possível compartilhar o Chrome com outras pessoas, de modo que cada uma possua suas próprias configurações. 

Alternativas
Comentários
  • As contas têm configurações separadas

    É possível controlar as configurações separadamente para cada uma das suas contas. Geralmente, quando você faz login em várias contas, as configurações de conta não são compartilhadas entre elas. Por exemplo, suas contas podem ter diferentes configurações de idioma ou etapas de login.

     

    É possível que as configurações sejam transferidas

    Se você estiver conectado a várias contas ao mesmo tempo, às vezes pode acontecer de não diferenciarmos qual conta está em uso. Por exemplo, se você estiver conectado a duas contas e abrir uma nova janela do navegador, não temos certeza de qual conta você deseja usar. Em casos como esse, o Google pode aplicar configurações da sua conta padrão, como Atividade na Web e de apps e Personalização de anúncios.

     

    https://support.google.com/accounts/answer/1721977?hl=pt-BR

  • Está se referindo à conta do Google?

     

  • Sim, essa é uma das qualidades que a google iniciou com o gmail e trouxe para o google chrome. A possibilidade de sincronização entre contas.

    Bons estudos;

  • Em nenhum momento a pergunta se refere a conta, mas sim ao usar o navegador. É óbvio que cada conta possui a configuração conforme o usuário.

  • UÉ só é ter contas diferentes.

    Quadrix maliciosa!

  • Quase nada é impossivel para um software..haha!!

  • Nem precisou ler o enunciado.

    Não perca tempo, vá direto à pergunta se for necessário volte e leia o enunciado.

  • Certo.

    Veja que essa questão trata da possibilidade de cada usuário ter as suas próprias configurações no Chrome, o que é possível por meio das contas de sincronização com a nuvem. Cada usuário entra com sua conta e baixa para aquele computador todas as suas configurações e, quando ele fizer logoff, pode optar por limpar suas configurações para que os outros usuários daquele computador não tenham acesso a elas.
     

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini


ID
2461528
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português; o mouse está configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 


No que diz respeito ao programa de navegação Google Chrome e aos procedimentos de segurança da informação, julgue o item.


Diferentemente dos outros navegadores, o Google Chrome não possui o recurso de navegação anônima. 

Alternativas
Comentários
  • O Google Chrome possui navegação anônima, basta digitar: Ctrl + shfit + N (simultaneamente) que você está navegando sem deixar rastros.

     

    [Gab. ERRADO]

     

    bons estudos

  • Menosprezou o Google Chrome = sinal de erro.

     

    Gab: Errado

  • INTERNTE EXPLORE, CHROME E MOZILLA TÊM NAVEGAÇÃO ANONIMA

     

  • Quadrix está virando CESPE -> ou seja -> princípio nishimura 

  • Gabarito está errado, por favor ajudem a sinalizar.

  • - Deixo abaixo um maceteiro muito eficiente para diversas questões de informática

    DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura) (NÃO É UMA REGRA!!!)
    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente;

  • Resumo da configuração de navegação com privacidade dos 3 navegores mais utilizados:
    Chrome - navegação aNônima - ctrl + shift + N;

    Fiferox - navegação Privativa - ctrl + shift + P;

    Edge/Internet Explorer - navegação inPrivate - ctrl + shift + P.

  • falar mal do Navegador, resposta E

  • No Opera, o comando também é Ctrl+Shift+N.

  • Antes de usar os métodos como do tipo "Quando falar mal de algum componente, a questão está errada" tentem estudar o conteúdo da questão, até porque esses métodos nem sempre funcionam.

     

    Gravem, é simples:

     

    Internet Explorer = Navegação In-private ~>  CTRL + SHIFT + P

    Edge = Navegação In-private ~>  CTRL + SHIFT + P

    Google Chrome = Navegação anônima ~> CTRL + SHIFT + N

    Mozilla Firefox = Navegação Privativa ~> CTRL + SHIFT + P

  • Errado

    Observação  - muito cobrado em prova:

    Ctrl + N = abre uma nova janela.

    Ctrl + T = abra uma nova aba/guia.

    Ctrl + shift + N = modo de navegação anônima.

    Complementando com mais atalhos do Google Chrome:


    Alt + F: abre a pasta de ferramentas;

    Ctrl + Enter: adiciona “www.” e “.com” ao endereço digitado;

    Ctrl + T: abre uma nova aba;

    Ctrl + Shift + T: reabre a última aba fechada;

    Ctrl + N: abre uma nova janela;

    Ctrl + Tab: alterna para a aba seguinte;

    Ctrl + Shift + Tab: alterna para a aba anterior;

    Ctrl + F4: fecha a aba ativa;

    Alt + F4: fecha a janela ativa;

    Ctrl + N: abre uma nova janela;

    Ctrl + Shift + N: abre uma nova janela anônima;

    Ctrl + Shift + B: ativa ou desativa a barra de favoritos;

    Ctrl + D: adiciona a página atual aos favoritos;

    Ctrl + Shift + D: adiciona todas as abas abertas em uma pasta de favoritos;

    Ctrl + K: insere um campo de busca ao final do endereço ativo;

    Ctrl + J: abre a aba de downloads;

    Ctrl + H: abre a aba de histórico;

    Ctrl + P: imprime a página atual;

    Shift + Esc: abre o gerenciador de tarefas do navegador;

    Ctrl + Shift + J: ativa ou desativa o gerenciador para desenvolvedores;

    Ctrl + L: seleciona o endereço da aba ativa;

    Ctrl + Backspace: deleta a parte do endereço que estiver à esquerda da seleção;

    Ctrl + F: busca algum termo na página;

    Ctrl + G: busca o termo seguinte na mesma pesquisa;

    Ctrl + Shift + G: busca o termo anterior;

    Ctrl + U: mostra o código-fonte da página ativa;

    Ctrl + R: atualiza a página (o mesmo que o F5);

    Ctrl + (1,2,3, ..., 9): abre a aba ordenada pelo algarismo;

    Ctrl + clique: abre link em uma nova aba;

    Shift + Clique: abre link em uma nova janela;

    Ctrl + “+”: aumenta o texto da página;

    Ctrl + “-”: diminui o texto da página;

    Ctrl + 0 (zero): retorna o texto para o tamanho padrão;

    Ctrl+ O (letra O): abre um arquivo do computador no Google Chrome;

    Backspace: retorna a página para o endereço anterior;

    F1: abre a aba de ajuda do navegador;

    F11: ativa ou desativa o modo Tela Cheia.

  • GABARITO ERRADO

     

     

    MACETE QUE CRIEI :

     

    NAVEGAÇÃO:

     

    CTRL + SHIFT + P -----> IN PRIVATE(I.E)  /   PRIVATIVA (FIREFOX)

     

    CTRL + SHIFT + N ----> ANÔNIMA (CHROME)

     

     

     

    BONS ESTUDOS,GALERA.NUNCA DESISTAAM!!! VALEEU

  • Por mais questões como essa <3 <3

  • GAB: ERRADO

     

    Ctrl + Shift + N (atalho)

  • Alguns usam no x videos
    Fica a dica!!!!

    kkkkkk

  • Gab Errado

     

    Crtl + Shift + N = Nova Janela Anônima

  • Já quero essa questão na minha prova hehe

  • Errado.

    Todos os navegadores têm esse recurso de navegação anônima atualmente, apesar de poderem possuir outro nome.

     


    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Navegação In Private no INTERNET EXPLORER: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação Privativa no FIREFOX: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação anônima no CHROME: tecla de atalho é CTRL + Shift + N

    GAB - E

  •  

    Crtl + Shift + N = Nova Janela Anônima

  • Quem errou essa nunca entrou depois das 10


ID
2461531
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português; o mouse está configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 


No que diz respeito ao programa de navegação Google Chrome e aos procedimentos de segurança da informação, julgue o item.


Não revelar informações confidenciais para outra pessoa, via telefone, sem confirmar sua legitimidade é uma das formas de evitar a engenharia social. 

Alternativas
Comentários
  • Golpes na Internet

    Normalmente, não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial e, por este motivo, golpistas vêm concentrando esforços na exploração de fragilidades dos usuários. Utilizando técnicas de engenharia social e por diferentes meios e discursos, os golpistas procuram enganar e persuadir as potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem ações, como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.

    De posse dos dados das vítimas, os golpistas costumam efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas, abrir empresas fantasmas e criar contas bancárias ilegítimas, entre outras atividades maliciosas.

     

     

    https://cartilha.cert.br/golpes/

  • CORRETO

     

    ENGENHARIA SOCIAL =  termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.

  • Gabarito: Certo

    -----

    Engenharia Social é a habilidade de conseguir acesso a informações confidenciais ou a áreas importantes de uma instituição através de habilidades de persuasão.

    Autoconfiança, facilidade de comunicação, aptidão profissional e grande capacidade de persuasão são características de um engenheiro social. Muitas vítimas de ataques afirmam que mal sabem que passaram informações que não deveriam devido ao talento da pessoa com quem conversou(...)

    -----

    Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/O-que-e-Engenharia-Social/

  • GABARITO:C


    engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais. Este é um termo que descreve um tipo psicotécnico de intrusão que depende fortemente de interação humana e envolve enganar outras pessoas para quebrar procedimentos de segurança. Um ataque clássico na engenharia social é quando uma pessoa se passa por um alto nível profissional dentro das organizações e diz que o mesmo possui problemas urgentes de acesso ao sistema, conseguindo assim o acesso a locais restritos.

  • A engenharia social é a arte de manipular as pessoas para conseguir informações confidenciais. No ataque de engenharia social, um atacante utiliza a interação humana (habilidades sociais e psicológicas) para obter informações ou conseguir comprometer o computador e sistemas de uma empresa ou pessoa.

    Gabarito Certo!

  • O texto não diz respeito ao chrome e este não diz respeito à assertiva. Questão bem estranha!

  • ENGENHARIA SOCIAL  =   VULGO  171

     


    Vishing  -  Engenharia Social, técnicas para descoberta de dados a partir de conversas, perguntas, dicas, etc.

     

    Q340757

     

    Existe um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações. Estamos falando do método de:
     

  • Lembrar que ENGENHARIA SOCIAL não faz parte de malwares, e sim ATAQUES. Isso tem que ficar bem claro.

     

    Esse ataque é bem comum a pessoas ingenuas, principalmente da terceira idade. É muito perigoso! Além do desgaste físico que é, tem o desgate moral, que pra mim, é o pior.

    Duvido que alguém aqui nunca ficou sabendo de alguém da sua família ou amigos que caiu naquelas ligações dizendo que ''filho do fulano foi sequestrado'' e se não der o respectivo valor para soltá-lo, irão matá-lo. 

    Felizmente, esses ataques não são mais tão frenquêntes hoje em dia. Na verdade, nesse quesito, a internet tem suas vantagens, pois antigamente não era abordado isso.

  • Certa!

    Um ataque de engenharia social pode se dar através de qualquer meio de comunicação. Tendo-se destaque para telefonemas, conversas diretas com a vítima, e-mail e WWW.

  • HAM! Isso é 

    Noções de Informática ?

     

  • O que é engenharia social e que exemplos podem ser citados sobre este método de ataque?

     

    Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações. 

     

    Os dois primeiros exemplos apresentam casos onde foram utilizadas mensagens de e-mail. O último exemplo apresenta um ataque realizado por telefone.

     

    Exemplo 1: você recebe uma mensagem e-mail, onde o remetente é o gerente ou alguém em nome do departamento de suporte do seu banco. Na mensagem ele diz que o serviço de internet Banking está apresentando algum problema e que tal problema pode ser corrigido se você executar o aplicativo que está anexado à mensagem. A execução deste aplicativo apresenta uma tela análoga àquela que você utiliza para ter acesso a conta bancária, aguardando que você digite sua senha. Na verdade, este aplicativo está preparado para furtar sua senha de acesso a conta bancária e enviá-la para o atacante.

     

    Exemplo 2: você recebe uma mensagem de e-mail, dizendo que seu computador está infectado por um vírus. A mensagem sugere que você instale uma ferramenta disponível em um site da internet, para eliminar o vírus de seu computador. A real função desta ferramenta não é eliminar um vírus, mas sim permitir que alguém tenha acesso ao seu computador e a todos os dados nele armazenados. Exemplo 3: algum desconhecido liga para a sua casa e diz ser do suporte técnico do seu provedor. Nesta ligação ele diz que sua conexão com a internet está apresentando algum problema e, então, pede sua senha para corrigi-lo. Caso você entregue sua senha, este suposto técnico poderá realizar uma infinidade de atividades maliciosas, utilizando a sua conta de acesso a internet e, portanto, relacionando tais atividades ao seu nome.

     

    Estes casos mostram ataques típicos de engenharia social, pois os discursos apresentados nos exemplos procuram induzir o usuário a realizar alguma tarefa e o sucesso do ataque depende única e exclusivamente da decisão do usuário em fornecer informações sensíveis ou executar programas.

     

    https://duvidas.terra.com.br/duvidas/558/o-que-e-engenharia-social-e-que-exemplos-podem-ser-citados-sobre-este-metodo-de-ataque

     

    GABARITO: CERTO.

  • A engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais. Este é um termo que descreve um tipo psicotécnico de intrusão que depende fortemente de interação humana e envolve enganar outras pessoas para quebrar procedimentos de segurança. Um ataque clássico na engenharia social é quando uma pessoa se passa por um alto nível profissional dentro das organizações e diz que o mesmo possui problemas urgentes de acesso ao sistema, conseguindo assim o acesso a locais restritos

     

     

     

    A engenharia social é aplicada em diversos setores da segurança da informação, e independentemente de sistemas computacionais, software e/ou plataforma utilizada, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano, o qual possui traços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques de engenharia social. Dentre essas características, pode-se destacar:

     

    A engenharia social não é exclusivamente utilizada em informática. Ela também é uma ferramenta que permite explorar falhas humanas em organizações físicas ou jurídicas as quais operadores do sistema de segurança da informação possuem poder de decisão parcial ou total sobre o sistema, seja ele físico ou virtual. Porém, deve-se considerar que informações tais como pessoais, não documentadas, conhecimentos, saber, não são informações físicas ou virtuais, elas fazem parte de um sistema em que possuem características comportamentais e psicológicas nas quais a engenharia social passa a ser auxiliada por outras técnicas como: leitura fria, linguagem corporal, leitura quente. Esses termos são usados no auxílio da engenharia social para obter informações que não são físicas ou virtuais, mas sim comportamentais e psicológicas.

     

     

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_social_(seguran%C3%A7a)

  • No meu trabalho o que mais tem é engenharia social kaksakskaoskaskoa nego só quer pegar informação 

  • A Quadrix é fã da CESPE.

  • A engenharia social:  é uma técnica utilizada para obter informações sigilosas e importantes, sem necessariamente utilizar de falhas no software, mas por meio de ações para lubridiar ou explorar a confiança das pessoas. 

    Fonte: Junção de questões do cespe com autores estudados xD

  • CERTO

     

    Engenharia Social: consiste em tentar obter informações privilegiadas através de contatos telefônicos, enganando funcionários, passando-se por outras pessoas ou subornando alguém. Veja que o alvo aqui são as pessoas e não o acervo tecnológico diretamente.

     

    Prof Emannuelle Gouveia

     

    OBS: Errei por erro de leitura

  • CEBRASPE TEM UM FILHO E NAO SABER

    QUADRIX TENTA SE O PAI AS VEZES

  • Enharia Social: consiste em tentar obter informações privilegiadas através de contatos telefônicos, enganando funcionários, passando-se por outras pessoas ou subornando alguém. Veja que o alvo aqui são as pessoas e não o acervo tecnológico diretamente.

    Anotada !!!!!!

     

  • A segurança da informação é um conjunto de ações e recomendações que devem ser seguidas por todos os colaboradores e usuários de um sistema computacional.

    A segurança da informação sugere uma série de medidas que procuram mitigar ataques e ameaças, como a Engenharia Social.

    Através de técnicas de Engenharia Social, um invasor ou atacante procura obter acesso privilegiado às informações através da criação de uma relação de confiança com um usuário.

    Quando alguém telefona pedindo a senha de acesso, alegando ser um funcionário em acesso remoto que a esqueceu marcada embaixo de seu teclado, está sendo sugerida uma relação de confiança fictícia que quem atendeu a ligação pode acreditar, e fornecer as credenciais.

    Não se deve fornecer informações confidenciais para outra pessoa, via telefone, sem confirmar a legitimidade da identidade de quem as solicitou.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Achei essa questão um tanto confusa.

    Meu raciocínio para a resolução da questão foi, o simples fato de confirmar quem esta do outro lado da linha não garante a integridade e confidencialidade, existe uma forma de ataque chamada ataque do homem do meio mais conhecida como MAN-IN-THE-MIDDLE é uma referência ao atacante que intercepta os dados um exemplo simples é uma conversa entre você e seu gerente do banco em que os dados são trocados esse atacante figura como uma terceira pessoa na interceptação e obtenção de dados, esses dados são alterados sem que as vítimas percebam.

    Me coloco a disposição para dúvidas e debates a respeito do assunto, fiquem todos com Deus.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO! #PF2023


ID
2461534
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português; o mouse está configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 


No que diz respeito ao programa de navegação Google Chrome e aos procedimentos de segurança da informação, julgue o item.


Um dos procedimentos adotados pelas organizações em relação à segurança da informação refere-se ao monitoramento das áreas sensíveis que podem ser exploradas pelos invasores, como, por exemplo, o monitoramento do uso das redes sociais usadas pelos funcionários, meio que pode permitir o vazamento de informações. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

  • Me impressiona um BANCA usar a expressao MEIO QUE PODE!

  • Até agora não fiz nenhum concurso com essa banca, mas na boa, alguém deveria reclamar no SAC pra que reveja seus métodos. Não sou do tipo que fica falando "essa questão foi dada", mas TODAS as que resolvi, a pessoa só precisa ter bom senso pra acertar.

  • Q820508

    CARA, MEIO QUE NÃO PODE...

     

    Q820508

    Não revelar informações confidenciais para outra pessoa, via telefone, sem confirmar sua legitimidade é uma das formas de evitar a engenharia social

    ENGENHARIA SOCIAL =  termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.

     

  • É o seguinte...

    O pensamento que é necessário possuir ao fazer questões desse assunto é:

    Tenha receio de tudo;

    Não tenha certeza de nada;

    Tudo pode te pegar;

    Nem tudo está Salvo;

    A qualquer momento uma merda pode ocorrer;

    Quando mais complicada de digitar a senha, melhor......

    Isso,,, somado ao conceito na ponta da língua dos Vilões,,, vc não erra mais nenhuma questão.

  • Quincó, eu acho que o "meio que pode" não é uma expressão, acho que ele quis dizer isso: Uso das redes sociais usadas é o meio que pode.

  • A banca não usou "meio" como sinônimo de "metade", mas sim como sinônimo de "forma", "instrumento", "artifício" etc.

  • A galera viajou no "meio que pode", o significado de "meio" é " instrumento" como disse o Ihago.

  • sinceramente, já trabalhei em algumas empresas e acho que nenhuma monitorou minhas redes sociais.

    questão bem subjetiva.

  • T.Quincó , MEIO que pode...faz referência à palavra MONITORAMENTO, e não é uma frase coloquial como escreveu, pois é como se fosse: meio pelo qual  (...). De fato, a interpretação de texto está em todas disciplina, é preciso interpretar, pois.

    Correta a assertiva

     

  • Questão dúbia da porra...
  • KKK

    Um viaja no meio que pode 

    A outra fala que meio se refere a monitoramento.

    Então quer dizer que o monitoramento é o meio que pode permitir o vazamento de informações?

    Se o português tá complicado imagina a informática.

     

    Cabeças vão rolar

     

  •  meio que pode ???

    Ou pode

    Ou não

     

  • QUESTÃO CORRETA.

    Podem se aproveitar que a pessoa está logado em redes sociais (rede externa) que não é protegida pela empresa por seus sistemas de segurança para influenciar a acessar links/sites não confiáveis. Induzindo assim a vazar informações ...

  • " MEIO QUE PODE" ... onde vai parar isso ? 

  • vamos a aula de interpretaçao de texto!

  • kkkkracheikkkkkk

    Por isso que os concursos exigem Interpretação de Texto em Língua Portuguesa.

  • T. Quincó

    14 de Novembro de 2018 às 20:16

    " MEIO QUE PODE" ... onde vai parar isso ? 

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Essa vai pro livro: "Pérolas do qc", e com lugar especial.

  • Aqui vc vê a importância da interpretação de textos. Português é matéria básica mais importante, colegas.

  • O que a questão quis dizer:

    MEIO = INSTRUMENTO / ACESSO

  • MEIO QUE PODE = MEIO DE ACESSO.

    PESSOAL TÃO RUIM PRA C******* NA INTERPRETAÇÃO.


ID
2461543
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao sistema operacional Windows 8 e aos aplicativos e procedimentos de Internet, julgue o item subsequente.


O Windows 8 traz um recurso denominado de Notas Autoadesivas, que torna possível ao usuário adicionar lembretes relativos às suas tarefas diárias na área de trabalho. Para ter acesso a esse recurso, o usuário deverá fazer a busca por “notas” no Menu Iniciar e selecionar a opção correspondente.

Alternativas
Comentários
  • As Notas Autoadesivas é um aplicativo simples para realizar anotações, lembretes e tarefas do dia-a-dia na sua área de trabalho. 

     

    https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/26265.windows-8-1-tudo-sobre-o-aplicativo-notas-autoadesivas.aspx

  • Sim, mas essa não é uma "novidade" do Windows 8. Já havia desde o windows 7. Isso não é passível de recurso?

  • Paulo Henrique, também pensei nisso quando li a questão, mas analisando melhor, está dizendo apenas "traz um recurso denominado de Notas Autoadesivas", e não "traz um novo recurso".

  • Eis meu recurso à Quadrix, o qual foi indeferido sem qualquer fundamentação:

    O enunciado da questão demonstra apenas uma das variadas formas de abrir o recurso de Notas Autoadesivas. Apenas a título de exemplo, pode‐se abrir as Notas Autoadesivas das seguintes formas:

    a﴿ clicando no menu iniciar, rolando com o "scroll" do mouse até o local onde está localizado o aplicativo e por fim clicando sobre ele;

    b﴿ através do recurso executar, digitando o nome "stikynot.exe" ﴾nome padrão do programa Notas Autoadesivas﴿;

    c﴿ através do Windows PowerShell, digitando o comando stikynot e pressionando enter;

    d﴿ através do Prompt de Comando, digitando stikynot.exe e pressionando enter.

    e﴿ através de clique simples, caso o programa esteja fixado na barra de tarefas;

    f﴿ através de clique duplo caso haja um atalho do programa na área de trabalho.

    g﴿ através do Windows Explorer, acessar a pasta c:\windows\system32 e clicar no aplicativo stikyNot.exe

    Portanto, para abrir o referido programa o usuário NÃO DEVERÁ seguir o procedimento do enunciado, PODENDO ESCOLHER entre outras opções para o mesmo resultado. Dessa forma, solicito a alteração do gabarito para ERRADO.

     

    Esse recurso provavelmente foi ignorado e o gabarito permaneceu inalterado.

  • Uchiha Madara, concordo contigo. Querem imitar o estilo CESPE, mas falta maturidade.

  •  formas de abrir o recurso de Notas Autoadesivas.

     

    a﴿ clicando no menu iniciar, rolando com o "scroll" do mouse até o local onde está localizado o aplicativo e por fim clicando sobre ele;

     

    b﴿ através do recurso executar, digitando o nome "stikynot.exe" ﴾nome padrão do programa Notas Autoadesivas﴿;

     

    c﴿ através do Windows PowerShell, digitando o comando stikynot e pressionando enter;

     

    d﴿ através do Prompt de Comando, digitando stikynot.exe e pressionando enter.

     

    e﴿ através de clique simples, caso o programa esteja fixado na barra de tarefas;

     

    f﴿ através de clique duplo caso haja um atalho do programa na área de trabalho.

     

    g﴿ através do Windows Explorer, acessar a pasta c:\windows\system32 e clicar no aplicativo stikyNot.exe

     

     Notas Autoadesivas

    torna possível ao usuário adicionar lembretes relativos às suas tarefas diárias na área de trabalho.

     

    Para ter acesso a esse recurso, o usuário deverá/poderá fazer a busca por “notas” no Menu Iniciar e selecionar a opção correspondente.

  • No Windows 8 possui MENU INICIAR ?

  • Teve uma questão igual na prova do MPE-GO.

    Marque a alternativa CORRETA: 

     a)O Windows 8 traz um recurso denominado de Notas Autoadesivas, que toma possível ao usuário adicionar lembretes relativos às suas tarefas diárias na área de trabalho. Para ter acesso a esse recurso, o usuário deverá fazer a busca por “notas” no Menu Iniciar e selecionar a opção correspondente.

     b)Ao ser instalado, o Windows 8 cria um repositório com diversos tipos de drivers dos mais variados dispositivos, por isso, após sua instalação, não é permitido atualizar esses drivers, seja de modo manual ou automático, uma vez que esse procedimento poderá provocar inconsistências no sistema operacional. 

     c)A Internet é a maior rede de computadores existente na atualidade, sendo destinada, exclusivamente, a estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes. 

     d)O programa Internet Explore da Microsoft é um programa nativo no MS-Windows 7. Em sua configuração padrão possui o dispositivo de pesquisa Google. 

     e)No Windows 7, para que sejam exibidos, além do ícone e do nome, a data de modificação, o tipo e o tamanho dos arquivos, deve-se clicar com o botão direito do mouse sobre a área de exibição, selecionar a opção Relatório - Exibir.

  • Gabarito para os não assinantes: CERTO

  • CERTO

     

    São anotações diversas em papeizinhos, que podemos criar e deixar suspensas na Área de trabalho. É muito útil para qualquer tipo de anotação. Você pode usar para criar uma lista de tarefas, anotar um número de telefone ou qualquer outra coisa.

     

    bloginformaticamicrocamp.com.br/.../aprenda-a-criar-notas-autoadesivas-no-windows-8...

     

     

  • Não entendi! O menu inciar não existe no windowns 8, tem a TELA INICIAR com os novos parâmetros METRO... tecniciamente é chamada tela iniciar... sacanagem essa questão.

  • Também podem se chamar " Sticky Notes "

  • deverá....... tá bom, se a banca quer assim.....

  • sobre a dúvida: Sim, mas essa não é uma "novidade" do Windows 8. Já havia desde o windows 7. Isso não é passível de recurso?

    Não tenho bem certeza, mas esse notas autodesivas pode ser usado desde o windows XP ou Vista.

    Olha: https://apcaglobal.com/pt/8387-using-sticky-notes-in-windows-vista-or-xp.html

    E esses Windows são anteriores ao Windows 7.

    Bom lembrar também que as notas autoadesivas estão disponíveis apenas nas edições Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7. Além de não estar disponível no START também não é encontrado no HOME BASIC.

    Olhar os comentários:Q300889

    Se alguém puder confirmar eu agradeço.

    _______________________________________________________________________________________________

    Sobre a dúvida: No Windows 8 possui MENU INICIAR ?

    Uma coisa do  8 que não agradou foi a remoção do menu Iniciar. 

    FONTE: https://tecnoblog.net/112123/windows-8-menu-iniciar-classico/


ID
2461546
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao sistema operacional Windows 8 e aos aplicativos e procedimentos de Internet, julgue o item subsequente.


Ao ser instalado, o Windows 8 cria um repositório com diversos tipos de drivers dos mais variados dispositivos, por isso, após sua instalação, não é permitido atualizar esses drivers, seja de modo manual ou automático, uma vez que esse procedimento poderá provocar inconsistências no sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • O Windows vem com drivers para diversos dispositivos, como impressoras, monitores, teclados e TVs. Driver é um software usado pelo dispositivo funcionar no computador. Cada dispositivo precisa de um driver para funcionar no computador. Portanto, em muitos casos, você conecta um dispositivo e ele já funciona automaticamente.

     

    O Windows também pode baixar software e informações de dispositivos. Isso pode incluir um aplicativo criado pelo fabricante do dispositivo para que ele funcione ou informações, como nome, fabricante e número de modelo do produto, para ajudá-lo a diferenciar dispositivos parecidos.

     

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/15046/windows-8-download-install-drivers

     

     

    Ao ser instalado, o Windows 8 cria um repositório com diversos tipos de drivers dos mais variados dispositivos, por isso, após sua instalação, não é permitido atualizar esses drivers,

    (errado)

  • Errado, claro que se pode atualizar os drivers.

  • - Deixo abaixo um maceteiro muito eficiente para diversas questões de informática

    DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)   (NÃO É UMA REGRA!!!)
    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente;

  • Sempre bom lembrar a diferença entre Drive e Driver

    Drive (sem R no nome) = componente físico, hardware
    Driver (com R no nome) = Programa, software

  • Princípio Nishimura se aplica na CESPEDRIX também

  • Sem a mínima lógica. ERRADO!!! 

    Drive = hardware/componente físico

    Driver = software (lembra do "r" de software)

  • Questão copiou colou Q841580, Ano: 2017 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: Secretário Auxiliar - Ceres

  • DJAVÚ! rsrsrsrs

    QUESTÃO COPIADA Q841580Ano: 2017 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: Secretário Auxiliar - Ceres

  • Drive = hardware/componente físico

    Driver = software (lembra do "r" de software)

    Janmison Renato #PRF

  • Drive = hardware/componente físico

    Driver = software (lembra do "r" de software)


ID
2461549
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao sistema operacional Windows 8 e aos aplicativos e procedimentos de Internet, julgue o item subsequente.


A Internet é a maior rede de computadores existente na atualidade, sendo destinada, exclusivamente, a estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes.

Alternativas
Comentários
  • A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.

  • Errado.

  • exclusivamente/garante/apenas = são palavras que - geralmente - tornam as questões erradas.

  • A internet é uma rede de computadores mundial que serve para interligar clientes e servidores, clientes e clientes, enfim interliga computadores de uma maneira geral a fim de trocar informações e não exclusivamente entre servidores e clientes como diz a questão.

  • "A Internet é a maior rede de computadores existente na atualidade, sendo destinada, exclusivamente, a estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes."
    Questão complicada... eu diria... Além de interligar servidores e clientes, o que mais ela interliga?
    Bom... talvez a banca cosiderou que computador tb pode ser "cliente-servidor", como em conexões "peer-to-peer". Ou os equipamentos de rede. Mas até que ponto isto não é forçar a barra? Mas eu acho uma questão meio problemática.

    Talvez de para considerar que não é destinada a isto, mas isto é uma ferramenta que ela utiliza. Mas tá difícil justificar esta questão.

  • A Internet é a maior rede de computadores existente na atualidade.....

    A internet não é uma rede de computadores, como afirma a questão, mas sim, UM CONJUNTO DE VÁRIAS REDES DE COMPUTADORES.

    Classificação das redes de computadores quanto ao tamanho:

    1. Rede LAN: também chamada de rede local, possui poucos metros ou poucos quilômetros, dentro de um mesmo prédio ou em prédios vizinhos.

    2. Rede MAN: também chamada de rede metropolitana, possui dezenas/centenas de quilômetros, dentro de uma região metropolitana.

    3. Rede WAN: são conhecidas como redes gigantes com milhres de quilômetros. Esse tipo de rede não possui limites geográficos.

    4. Rede PAN: é uma rede personalisada, com pouco metros, geralmente usada para conectar dispositivos para trabalharem juntos . (utiliza a tecnologia bluetooth). Ex. conectar o celular, via bluetooth, com o aparelho de som. 

     

  • "...sendo destinada, exclusivamente, a estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes."

    As funcionalidades da internet não se restrigem somente a estabelecer conexão entre clientes e servidores, o compartilhamento de recursos é um exemplo de funcionalidade da internet.

  • O exclusivamente abafou a questão, sabemos que internet é bem mais amplo que isso.

    bons estudos.

  • A Deep Web é maior do que a internet.

  • esse exclusivamente kkkkkkk nem li mais, direto na assertiva errado. Deus seja louvado.

  • errei por vacilo :(

  • Maldito EXCLUSIVAMENTE kkkk. Vi servidor-cliente já fui no certo
  • ERRADO.

    "...sendo destinada, exclusivamente, a estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes."

    As funcionalidades da internet não se restringem somente a estabelecer conexão entre clientes e servidores, o compartilhamento de recursos é um exemplo de funcionalidade da internet.

  • esse exclusivamente deu um medo mais tudo certo

    força fé foco

  • ERRADO

    Parei no EXCLUSIVAMENTE

  • A deepweb é maior que a Internet.

  • Tem pessoas dizendo que a Deep Web é maior que a Internet. Essa afirmativa está errada, pois a Deep Web está dentro da Internet. Há a internet web e a internet deep web. Internet é gênero, Deep web é espécie.

  • Gabarito: Errado.

    Observe a palavra restritiva, “exclusivamente”, na maioria dos casos deixa os itens errados. O BitCoin é um clássico exemplo de serviço que não opera com cliente/servidor, mas sim, com sistema P2P, Peer-to-peer (ponto a ponto).

  • A Internet é a maior rede de computadores existente

    parei ai kkkkk ambígua demaisssss

  • "A Internet não é de modo algum uma rede, mas sim um vasto conjunto de redes diferentes que utilizam certos protocolos comuns e fornecem determinados serviços comuns." (TANEBAUM, 2003)

  • Informática é uma área muito ampla, portanto a interpretação e o bom senso são importantes no momento de responder questões como essas. Quando há uma restrição, deve-se ficar atento, pois normalmente é um indício de erro.

  • INTERNET

    ➥ É a rede mundial de computadores composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na Pilha de Protocolos TCP/IP.

    [...]

    ☛ VANTAGENS:

    A Internet possibilita que computadores e outros dispositivos inteligentes troquem dados e informações entre si, por meio de uma infinidade de serviços, tais como:

     Correio eletrônico;

     Mensageria;

     Redes sociais;

     Armazenamento em rede;

     Fóruns;

     Sistemas de gerenciamento e outros serviços.

    ► A Internet possibilita que este texto, por exemplo, seja lido em qualquer local do mundo, uma vez que ele está disponível de forma irrestrita na rede mundial de computadores.

    [...]

    ☛ DESVANTAGENS:

    Nem tudo são flores...aqui são algumas das desvantagens da Internet:

    ↳ Conteúdos indevidos;

    • Especialmente para as crianças e adolescentes

    ↳ Exposição prolongada;

    • Pode se tornar um vício

    ↳ Problemas de saúde;

    ↳ Isolamento; e

    ↳ Excesso de informações.

    [...]

    RAMIFICAÇÕES

     Internet: pública.

     Intranet: restrito a funcionários da empresa.

     Extranet: restrito a clientes, parceiros e/ou fornecedores.

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • As redes de computadores permitem a troca de informações entre dispositivos conectados nelas.

    Elas podem ser classificadas de acordo com o acesso, como:

    - Internet - rede mundial de computadores de acesso público e inseguro.
    - Intranet - rede local de computadores de acesso restrito e seguro.
    - Extranet - acesso remoto seguro através de um ambiente inseguro.

    A Internet é a maior rede de computadores existente na atualidade, sendo destinada a estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes, troca de informações entre eles, ligações telefônicas VoIP (Voice over Internet Protocol), vídeo conferências, conexão de dispositivos da Internet das Coisas, prover serviços de Infraestrutura, Plataforma e Softwares na nuvem, entre outras funcionalidades.

    Estabelecer a conexão entre computadores denominados de servidores e clientes é apenas uma das facetas da rede mundial.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2461555
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item seguinte. 


A atuação da comissão de ética deve ser provocada privativamente pela autoridade competente de cada órgão. 

Alternativas
Comentários
  • XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • DECRETO Nº 6.029, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2007.

    Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. 

  • A atuação da comissão de ética deve ser provocada privativamente pela autoridade competente de cada órgão. Errado!

     

    O Decreto nº 1.171/1994 estabeleceu que em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

     

    À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

     

    O Decreto de 18 de maio de 2001 vinculou as Comissões de Ética à CEP, e o Decreto 6.029/2007, que criou o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal,  estabeleceu que essas comissões integram o Sistema, que será coordenado, supervisionado e avaliado pela Comissão de Ética Pública.

     

    Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal (RESPOSTA).

     

    As CEs desempenham várias funções:

    Consultiva;

    Educativa;

    Investigativa;

    Punitiva;

    Representativa;

    Administrativa.

     

    Legislação:

    DECRETO Nº 1.171/1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Decreto nº 6.029/2007 - Institui o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

    Resolução CEP n° 10/2008 - Organização e Funcionamento das Comissões; Procedimento e Rito Processual.

  • Os legitimados para representar contra agente público, sobre conduta ética, junto às comissões:
     Qualquer cidadão;
     Agente público;
     Pessoa jurídica de direito privado;
     Associação;
     Entidade de classe.

  • Acho que ando confundindo "Comissão de Ética" com "Comissão de Ética"...

    Tem dois tipos, é isso?

    Uma que todo órgão público tem obrigatoriamente que ter, cuja função é educar ...

    E outra que é constituída caso a caso, sempre que é criado um PAD - Processo Administrativo Disciplinar, cuja função é investigar.

    É por aí?

    Alguém aí poderia, por favor, dar uma luz sobre esse ponto? Obrigado.

  • Elcio, no caso da comissão para apuração de responsabilidade, a lei 8.112 apenas dispões que "Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. ", mas não se refere a ela como "comissão de ética". 

     

    Espero ter elucidado.

  • DECRETO Nº 6.029, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2007


    Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da Comissão de Ética,

    visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. 


  • GABARITO:E

     

    DECRETO Nº 6.029, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2007

     

    Art. 11.  Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.  [GABARITO]


    Parágrafo único.  Entende-se por agente público, para os fins deste Decreto, todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta. 

     


ID
2461558
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item seguinte. 


Considere-se que Pedro trabalhe como vigilante em uma empresa privada prestadora desse tipo de serviço que tenha sido contratada pelo Poder Público. Nesse caso, Pedro, por não ocupar cargo público, não estará sujeito ao Código de ética profissional do servidor público. 

Alternativas
Comentários
  • XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

    Gab: Errado

  • O Código de Ética tem uma abrangência semelhante à da Lei de Improbidade Administrativa, abrangendo servidores estatutários efetivos e comissionados, empregados públicos, agentes temporários e agentes em colaboração com o Estado, com a diferença de que o Código de Ética é restrito ao Poder Executivo Federal.

    Gabarito: Errado


     

  • Empresa/entidade ligada  direta ou inderetamente a qualquer poder estatal

  • Errado.

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza:

    a - 
    permanente;
    b - temporária, ou;
    c - excepcional,

    ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado:

    a - direta, ou;
    b - indiretamente,

    a qualquer órgão do poder estatal, como as:

    a - autarquias;
    b - fundações públicas;
    c - entidades paraestatais;
    d - empresas públicas e,
    e - sociedades de economia mista,

    OU EM QUALQUER SETOR AONDE PREVALEÇA O INTERESSO DO ESTADO.

  • direta ou indiretamente com remuneração ou sem,todo são abarcados por esse decreto inclusive:estagiários,tercerisados,agentes onorificos e tambem cargo comissionado.

    E o senhor disse a Caim:Por que te iraste? e por que descaiu o teu semblante?...não é vedade se faz o que é certo anda de cabeça erguida?Genesis 4:6

  • ERRADO

    XXIV - Entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • Resumindo .. quem for tercerizado, prestando serviço ao Poder Público, deve sim observar o código de ética. GAB. E

  • GABARITO=ERRADO

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

    Ou seja, todos que trabalham em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público também estão susceptíveis à censura.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

     

    Qualquer pessoa que preste serviços para o poder público está sujeita a seguir as disposições do código de ética.

  • Mesmo os ligados indiretamente (caso da questão) é considerado servidor público :)

    #PERTENCEREMOS


ID
2461561
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item seguinte. 


De acordo com a teoria de Maquiavel, os fins justificam os meios. No entanto, a moralidade da Administração Pública não deve ser limitada à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. A moralidade do ato administrativo deve ser fruto do equilíbrio entre legalidade e finalidade.

Alternativas
Comentários
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Questão correta.

     

    Prova: Depen - 2015 

    De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994, a moralidade da administração pública fundamenta-se na distinção entre o bem e o mal e na ideia de que o fim é sempre o bem comum, devendo a conduta do servidor público ater-se à busca do equilíbrio entre legalidade e finalidade.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo

    Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Decreto 1.171; 

    O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Técnico Administrativo

    Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; 

    É o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, que consolida a moralidade do ato administrativo.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    Prova: CESPE - 2009 - FUB - Administrador de EdifíciosDisciplina: Ética na Administração Pública

    O servidor público não pode jamais desprezar o elemento ético de sua conduta; assim, não tem de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante os princípios e regras contidas na Constituição.

    GABARITO: CERTA.

  • A fórmula mágica das questões de ética: 

     

     

     

     

     



    LEGALIDADE + FINALIDADE = MORALIDADE

  • CERTO

     

                                             Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

                                                                                                             CAPÍTULO I

                                                                                                                 Seção I

                                                                                                Das Regras Deontológicas

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Correto.

    Complementando:

    A finalidade está ligada com o princípio da Impessoalidade, sendo que a finalidade é sempre o bem comum. Se o servidor, no exercício de suas atribuições, agir com fim diverso do previsto em lei, estará incorrendo em auboso de poder, na modalidade desvio de finalidade.

  • Só Complementando com um macete:

    a MORALIDADE é FILE   (FInalidade + LEgalidade).

  • CORRETO

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Moralidade administrativa é fruto da legalidade em conjunto com a finalidade do bem comum.

  • Aquela mina é MÓ = FILÉ

    MORALIDADE = FINALIDADE + LEGALIDADE

  • certo.

    Questão perfeita!

    A moralidade do ato administrativo deve ser fruto do equilíbrio entre legalidade e finalidade.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • O porém da questão era conhecer Maquiavel e sua teoria. 

  • Gab. CERTO!

     

    Obs.: As questões trazem que um principio deve superar outro. Ex: O Ato administrativo deve ser mais rápido do que eficiente. ERRADO! Buscará sempre o equilíbrio.

  • Letra Nua da Lei kk

  • GOSTEI DOS MNEUNMÔNICOS RSRSRSRSR LEGAL, VALEU AMADOS PELA CONTRIBUIÇÃO MARAVILHOSA, COMO SEMPRE SRSRSRSRRSR

  •  MÓ = FILÉ


ID
2461564
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item seguinte. 


A Constituição Federal de 1988 (CF) assegura o direito de greve do servidor público, no entanto é dever do servidor público zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva. 

Alternativas
Comentários
  • j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

  • Art. 37 da CF de 88

     

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 

     

     

    Decreto 1.171/94 - Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

     

    Gab: Certo

  • CERTA.

    De acordo com a CF/88 - Art. 37 - VII 

    Decreto 1.171/94 - Dos Principais Deveres do Servidor Público

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

    FORÇA-FOCO-FÉ

     

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    (...)

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Alguém aí conhece alguém que tenha conseguido errar essa ? :)

  • Achava que o direito de greve do servidor fosse assegurado pelo mandado de injunção.

ID
2461567
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público e do Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item seguinte. 


A vida privada do servidor não tem importância para o serviço público, pois o Código de ética do servidor público está voltado apenas para os atos praticados no exercício do cargo. 

Alternativas
Comentários
  • VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

     

     

  • Errado!!

     

    OUTRAS QUE AJUDAM A RESPONDER:

     

     

    Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ

    A função pública representa exercício profissional do servidor, não devendo integrar-se à vida particular do servidor público.

    GABARITO: ERRADA.

     

     

    Prova: CESPE - 2010 - MS - Técnico de Contabilidade

    A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    GABARITO: CERTA.

  • Decreto 1.171

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    .

    .

    .

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • Bom dia,

     

    A vida privada do servidor se integra a sua função pública

     

    Bons estudos

  • Questão batida pela CESPEDRIX 

  • Gabarito: Errado

    A vida privada do servidor não tem importância para o serviço público, pois o Código de ética do servidor público está voltado apenas para os atos praticados no exercício do cargo. 

  • Os atos praticados fora do âmbito de trabalho serão considerados pela função pública desde que eles sejam frequentes e venham a interferir no exercício profissional. Exemplo um servidor alcoolatra. 

  • errado. 

    Pois o cargo é visto como extensão da vida do servidor. 

  • ERRADO

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • Das Regras Deontológicas

     

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

     

    Gabarito: errado

  • Sem dúvidas kkkkkkkkkkk 

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • ERRADO.


    A função pública é tida como exercício profissional, portanto os atos e fatos verificados na sua vida particular podem impactar negativamente na carreira do servidor. Como embriagar-se habitualmente, passando vexame em plena praça pública. Com isso, a imagem do serviço público fica manchada, pois nem todos sabem seu nome, mas sabem que você trabalha em um órgão público.

  • ERRADO.

    Capítulo I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


ID
2461570
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito da Lei n.º 4.324/1964, que instituiu o Conselho Federal e os conselhos regionais de odontologia, julgue o item a seguir. 


O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) será eleito por meio de escrutínio secreto e maioria absoluta de votos dos delegados dos conselhos regionais em assembleia-geral.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Federal de Odontologia compor-se-á de 9 (nove) membros e outros tantos suplentes, todos de nacionalidade brasileira, com mandato trienal, eleitos por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos em assembléia dos delegados dos Conselhos Regionais.

        Art. 4º São atribuições do Conselho Federal:

    c) eleger o presidente e o secretário-geral do Conselho;

  • GABARITO: ERRADO.

    Apenas resumindo o que está no Decreto n° 68.704/71 e na Lei 4.324.

    -Os Delegados Eleitores dos Conselhos Reginais elegem os 9 MEMBROS DO CONSELHO FEDERAL e seus suplentes.

    -Os próprios membros elegem o presidente.

  • O erro da questão está em dizer que o PRESIDENTE(CFO) será eleitos pelos delegados regionais.

    Mas o correto é : o PRESIDENTE será eleito pelo próprio Conselho Federal de Odontologia.

    -O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) será eleito por meio de escrutínio secreto e maioria absoluta de votos dos delegados dos conselhos regionais em assembleia-geral. Gabarito errado.

  • Gabarito Errado

    Na lei 68704:  Art. 5º O Conselho Federal de Odontologia compõe-se de 9 (nove) membros efetivos e de igual número de suplentes, com mandato trienal, eleitos por escrutínio secreto e maioria de votos em assembléia dos delegados-eleitores dos Conselhos Regionais.

    Na lei 4324: Art. 4º São atribuições do Conselho Federal:

    c) eleger o presidente e o secretário-geral do Conselho;

    Art. 3º O Conselho Federal de Odontologia compor-se-á de 9 (nove) membros e outros tantos suplentes, todos de nacionalidade brasileira, com mandato trienal, eleitos por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos em assembléia dos delegados dos Conselhos Regionais.

  • Questão bem elaborada nem parece Quadrix.


ID
2461573
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito da Lei n.º 4.324/1964, que instituiu o Conselho Federal e os conselhos regionais de odontologia, julgue o item a seguir. 


A renda do CFO será constituída, entre outras fontes, por 1/3 das anuidades e das multas aplicadas pelos conselhos regionais de odontologia. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Lei n.º 4.324/1964

    Art. 8º A renda do Conselho Federal será constituída de:

    a) 20% da totalidade do imposto sindical pago pelos cirurgiões-dentistas;

    b) Um terço das anuidades cobradas pelos Conselhos Regionais;

    c) Um terço da taxa de expedição das carteiras profissionais;

    d) Um terço das multas aplicadas pelos Conselhos Regionais;

    c) doações e legados;

    f) subvenções oficiais;

    g) bens e valores adquiridos

  • Certo!

    Lei n.º 4.324/1964

    Art. 8º A renda do Conselho Federal será constituída de:

    a) 20% da totalidade do imposto sindical pago pelos cirurgiões-dentistas;

    b) Um terço das anuidades cobradas pelos Conselhos Regionais;

    c) Um terço da taxa de expedição das carteiras profissionais;

    d) Um terço das multas aplicadas pelos Conselhos Regionais;

  • Conselho Federal por ser maior pega menos (1/3) e Conselho Regional por ser menor pega mais (2/3).

    Art. 8º A renda do Conselho Federal será constituída de:

    a) 20% (vinte por cento) da totalidade do impôsto sindical pago pelos cirurgiões-dentistas;

    b) 1/3 (um terço) das anuidades cobradas pelos Conselhos Regionais;

    c) 1/3 (um terço) da taxa de expedição das carteiras profissionais;

    d) 1/3 (um terço) das multas aplicadas pelos Conselhos Regionais;

    c) doações e legados;

    f) subvenções oficiais;

    g) bens e valôres adquiridos.

    [...]

    Art. 12. A renda dos Conselhos Regionais será constituída de:

    a) taxa de inscrição;

    b) 2/3 (dois terços) da taxa de expedição de carteiras profissionais;

    c) 2/3 (dois terços) da anuidade paga pelos membros inscritos no Conselho;

    d) 2/3 (dois terços) das multas aplicadas;

    e) doações e legados;

    f) subvenções oficiais;

    g) bens e valores adquiridos.


ID
2461576
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação ao Decreto n.º 68.704/1971, julgue o item subsequente.


Suponha-se que Maria seja membro de conselho regional de odontologia e tenha sido eleita para integrar o CFO. Nesse caso, Maria poderá acumular os dois mandatos, pois são meramente honoríficos. 

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Parágrafo único. É vedada a acumulação do mandato de membro do Conselho Federal com o de membro do Conselho
    Regional.
     

  • É vedada a acumulação do mandato de membro do Conselho Federal com o de membro do Conselho Regional.

  • Complementando a resposta dos colegas. 

    Decreto n.º 68.704/1971 - Art. 6º - parágrafo único.


ID
2461579
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação ao Decreto n.º 68.704/1971, julgue o item subsequente.


Considere-se que um cirurgião-dentista tenha praticado uma única infração disciplinar, que não foi considerada como de gravidade manifesta pelo conselho regional no exercício da profissão de cirurgião-dentista. Nesse caso, ele não será punido com a penalidade de cassação de exercício profissional, devendo ser punido com advertência confidencial em aviso reservado. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO,

    Decreto n.º 68.704/1971,

    Art. 18. As penas disciplinares aplicáveis pelos Conselhos Regionais aos cirurgiões-dentistas inscritos são as

    seguintes:

     a) advertência confidencial, em aviso reservado;

     b) censura confidencial, em aviso reservado;

     c) censura pública, em publicação oficial;

     d) suspensão do exercício profissional até 30 dias;

     e) cassação do exercício profissional, "ad referendum" do Conselho Federal.

     Salvo os casos de gravidade manifesta que exijam aplicação imediata da penalidade mais grave, a

    imposição das penas obedecerá à gradação dêste artigo

  • Advertência confidencial , em aviso reservado;

    Censura confidencial, em aviso reservado;

    censura pública, em publicação oficial;

    Suspensão de até 30 dias;

    cassação, "ad referendum" do Conselho Federal;


ID
2461582
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

À luz da Lei n.º 5.081/1966, julgue o item subsecutivo.


O exercício da odontologia em todo o território nacional, por ser atividade regulada por lei federal, não exige registro na repartição sanitária estadual. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na REPARTIÇÃO SANITÁRIA ESTADUAL competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.


ID
2461585
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

À luz da Lei n.º 5.081/1966, julgue o item subsecutivo.


Suponha-se que Antônio possua formação em três especialidades na área da odontologia. Nesse caso, será vedado a Antônio o exercício de mais de duas dessas especialidades. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art. 7º. É vedado ao cirurgião-dentista:

    a) expor em público trabalhos odontológicos e usar de artifícios de propaganda para granjear clientela;

    b) anunciar cura de determinadas doenças, para as quais não haja tratamento eficaz;

    c) exercício de mais de duas especialidades;

    d) consultas mediante correspondência, rádio, televisão ou meios semelhantes;

    e) prestação de serviço gratuito em consultórios particulares;

    f) divulgar benefícios recebidos de clientes;

    g) anunciar preços de serviços, modalidades de pagamento e outras formas de comercialização da clínica que signifiquem competição desleal.

  • Art. 7º. É vedado ao cirurgião-dentista:

    a) expor em público trabalhos odontológicos e usar de artifícios de propaganda para granjear clientela;

    b) anunciar cura de determinadas doenças, para as quais não haja tratamento eficaz;

    c) exercício de mais de duas especialidades;


ID
2461588
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

 No que se refere à Lei n.º 12.527/2011, que trata do acesso a informações, julgue o próximo item. 


O presidente do Conselho Nacional de Odontologia tem poderes para classificar o sigilo de informações como de grau reservado, secreto e ultrassecreto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei n.º 12.527/2011

     

    Art. 27.  A classificação do sigilo de informações no âmbito da administração pública federal é de competência: 
     

    I - no grau de ultrassecreto, das seguintes autoridades: 

    a) Presidente da República; 

    b) Vice-Presidente da República; 

    c) Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; 

    d) Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e 

    e) Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior; 
     

    II - no grau de secreto, das autoridades referidas no inciso I, dos titulares de autarquias, fundações ou empresas públicas e sociedades de economia mista; e 
     

    III - no grau de reservado, das autoridades referidas nos incisos I e II e das que exerçam funções de direção, comando ou chefia, nível DAS 101.5, ou superior, do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, ou de hierarquia equivalente, de acordo com regulamentação específica de cada órgão ou entidade, observado o disposto nesta Lei. 

    bons estudos

  • QUESTÃO ESTARIA CORRETA SE FOSSE ASSIM :O presidente do Conselho Nacional de Odontologia tem poderes para classificar o sigilo de informações como de grau secreto, PORQUE CONSELHO É UMA AUTARQUIA CONFORME LEI 4324/64 ART. 2º.

     

  • secreto e reservado

ID
2461591
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

 No que se refere à Lei n.º 12.527/2011, que trata do acesso a informações, julgue o próximo item. 


Suponha-se que João seja empregado de uma empresa que preste serviços a uma autarquia e tenha sido acusado de divulgar ou permitir a divulgação de informação sigilosa ou pessoal. Nesse caso, responderá diretamente pelo dano causado a terceiros a empresa privada prestadora de serviços. 

Alternativas
Comentários
  •  Errado  com base no art. 34 os órgãos e entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em decorrência da divulgação não autorizada ou utilização indevida de informações sigilosas ou informações pessoais, cabendo a apuração de responsabilidade funcional nos casos de dolo ou culpa, assegurado o respectivo direito de regresso.

     Parágrafo único.  O disposto neste artigo aplica-se à pessoa física ou entidade privada que, em virtude de vínculo de qualquer natureza com órgãos ou entidades, tenha acesso a informação sigilosa ou pessoal e a submeta a tratamento indevido. 

  • Responsabilidade OBJETIVA da Autarquia. Responsabilidade Subjetiva do agente ( Joao )
  • RESPOSTA: ERRADA (P/ NÃO ASSINANTES)

    FÉ e FOCO!

  • Chamada também de teoria da dupla garantia pela doutrina, esta é elencada no art. 37, § 6º, da Constituição Federal. Vejamos: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa".

    Esse dispositivo atribui ao Estado responsabilidade civil objetiva, na modalidade risco administrativo, pelos danos causados a terceiros por atuação dos seus agentes. A vítima lesada não precisa provar culpa.

    O Estado poderá eximir-se do dever de indenizar caso prove alguma causa excludente de responsabilidade:

    a) caso fortuito ou força maior;

    b) culpa exclusiva da vítima;

    c) culpa exclusiva de terceiro.

    "A teor do disposto no art. 37, § 6º, da Constituição Federal, a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima para a ação o autor do ato, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa". STF. Plenário. RE 1027633/SP, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 14/8/2019 (repercussão geral) (Info 947).


ID
2461594
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o item que se segue. 


Suponha-se que João seja doutor em odontologia e professor de uma universidade pública onde lecione essa matéria. Nesse caso, diante dessa atividade exclusiva de João, ele não estará obrigado a se registrar e se inscrever no Conselho Nacional de Odontologia. 

Alternativas
Comentários
  • , regulamenta a Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964.

    Art. 22. Somente estará habilitado ao exercício profissional da Odontologia, o Cirurgião-Dentista inscrito no Conselho Regional de Odontologia, sob cuja jurisdição tiver lugar a sua atividade.

    Parágrafo único. O exercício de atividades profissionais privativas do Cirurgião-Dentista obriga à inscrição no respectivo Conselho Regional.

  • Art. 1º. Estão obrigados ao registro no Conselho Federal e à inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia em cuja jurisdição estejam estabelecidos ou exerçam suas atividades:

    a) os cirurgiões-dentistas;

    b) os técnicos em prótese dentária;

    c) os técnicos em saúde bucal;

    d) os auxiliares em saúde bucal;

    e) os auxiliares de prótese dentária;

    f) os especialistas, desde que assim se anunciem ou intitulem;

    g) as entidades prestadoras de assistência odontológica, as entidades intermediadoras de serviços odontológicos e as cooperativas odontológicas e, empresas que comercializam e/ou industrializam produtos odontológicos;

    h) os laboratórios de prótese dentária;

    i) os demais profissionais auxiliares que vierem a ter suas ocupações regulamentadas;

    j) as atividades que vierem a ser, sob 

  • Conselho Nacional de Odontologia?

  • Pesquisei e não achei nenhum lugar falando que Conselho Nacional de Odontologia é sinônimo de CFO. Algum professor pode comentar?


ID
2461597
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o item que se segue. 


Técnicos em prótese dentária são obrigados, sob pena de instauração de processo ético, a colocar o número de suas inscrições no conselho regional de odontologia nas notas fiscais de seus serviços. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º, RESOLUÇÃO 63/2005. O técnico em prótese dentária deverá, obrigatoriamente, colocar o número de sua inscrição no Conselho Regional nas notas fiscais de serviços, nos orçamentos e nos recibos apresentados ao cirurgião-dentista sob pena de instauração de processo ético.

  • Art. 9º. O técnico em prótese dentária deverá, obrigatoriamente, colocar o número de sua inscrição no Conselho Regional nas notas fiscais de serviços, nos orçamentos e nos recibos apresentados ao cirurgião-dentista sob pena de instauração de processo ético. 


ID
2461600
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o item que se segue. 


O curso especial de técnico em saúde bucal deverá ter, pelo menos, 1.200 horas, incluindo-se a parte especial com matérias profissionalizantes e o estágio e exigindo-se, ainda, a prévia conclusão do ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • Art. 16, RESOLUÇÃO 63/2005. O curso específico de técnico em saúde bucal deverá ter duração de 1200 horas, no mínimo, incluindo a parte especial (matérias profissionalizantes e estágio), desde que tenha concluído o ensino médio.

  • Art. 16. A carga horária mínima do curso de técnico em higiene dental é de 2.200 horas incluindo o núcleo comum integral de 2º grau (Educação Geral) e a parte especial (Matérias Profissionalizantes), e estágio, dispondo-se os estudos de forma a obedecer ao que prescreve a Lei.


ID
2461603
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o item que se segue. 


O aluno que pretenda exercer a atividade de estagiário de odontologia precisará estar cursando, pelo menos, o quinto ano letivo do curso de odontologia. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 33, RESOLUÇÃO 63/2005. Somente poderá exercer a atividade, como estagiário, o aluno que esteja apto a praticar os atos a serem executados, e, no mínimo, cursando regularmente o quinto semestre letivo de curso de Odontologia.

  • Quinto semestre letivo!

     

    Olha o jogo da memória ai genteee!!

  • Art. 33, RESOLUÇÃO 63/2005. Somente poderá exercer a atividade, como estagiário, o aluno que esteja apto a praticar os atos a serem executados, e, no mínimo, cursando regularmente o quinto semestre letivo de curso de Odontologia.

  • Vai ler correndo, vai!

  • GAB>>>ERRADO

    5o SEMESTRE!!!!!!


ID
2461606
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No diz respeito à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o seguinte item. 


A inscrição secundária do profissional em outro conselho regional o dispensará do pagamento de nova anualidade. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 138, RESOLUÇÃO 63/2005. A inscrição secundária obriga ao pagamento, também, das taxas e anuidades ao Conselho em que a mesma seja deferida.

  • Gabarito: ERRADO


ID
2461609
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No diz respeito à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o seguinte item. 


A portaria é o ato por meio do qual a presidência do conselho dispõe sobre matéria de sua competência. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 200, d, RESOLUÇÃO 63/2005. Portaria é o ato através do qual a Presidência dispõe dentro de sua competência sobre qualquer matéria de ordem administrativa ou normativa.

  • O art. 81 do Regimento Interno do CFO também dispõe a respeito, e nos mesmos termos do art. 200 da Resolução.


ID
2461612
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No diz respeito à Resolução CFO n.º 63/2005 (Consolidação das normas para procedimentos nos conselhos odontológicos), julgue o seguinte item.


Considere-se que Lúcia pretenda se inscrever em um congresso sobre odontologia a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro. Nesse caso, Lúcia deverá provar que possui inscrição no conselho regional.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 204, RESOLUÇÃO 63/2005. Para a inscrição em congressos, jornadas, conclaves e outros eventos odontológicos realizados no país, fica obrigado o profissional a apresentar prova de inscrição em Conselho Regional.

  • Nossa; Que estranho kkkkk Pq tão privativo assim? No Direito qualquer pessoa pode assistir qualquer Congresso. Não precisa estar inscrito na OAB;

  • Eu, com todo respeito ouso discordar do gabarito dado pela banca.

    Da leitura do art. 204, da Resolução 63/2005, podemos observar: "Para a inscrição em congressos, jornadas, conclaves e outros eventos odontológicos realizados no país, fica obrigado o profissional a apresentar prova de inscrição em Conselho Regional".

    Ora, pelo simples fato de que "em Conselho Regional" é bem diferente do que "no Conselho Regional do respectivo evento".

  • Compreendi o texto conforme explicado pelo colega "Chitão".


ID
2470825
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

Administrar uma organização constitui a realidade do profissional de secretariado executivo e envolve o conhecimento de suas principais funções administrativas, que são planejamento, organização, direção e controle.

Alternativas
Comentários
  • Secretários executivos prestam assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas, no que diz respeito ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho. O diploma permite ao profissional assumir a posição de assessor imediato de diretores e gerentes. Além de organizar a agenda do chefe, ele tem como função controlar os arquivos e a circulação das informações em seu departamento ou em toda a empresa. Também pode ser responsável por coletar dados que serão usados para tomadas de decisão. Pode gerenciar pagamentos e equipes de apoio nos escritórios. Para isso, domina softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Como parte de seu trabalho é redigir documentos, é importante que o profissional tenha o domínio da língua portuguesa e de, ao menos, um idioma estrangeiro. É possível ingressar na carreira com um curso tecnológico.

     

    Secretariado executivo Assessorar executivos e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos. Gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.

     

    http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/secretariado-executivo/

  • Errado - Administrar:  "Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmo tempo, proporcionar satisfação aqueles que obtem o produto / serviço e àqueles que executam o trabalho"

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-significa-administrar/11146/

  • Eu filtro questões de Clima e Cultura Organizacional e o site traz uma questão específica de secretariado executivo.

  • Creio que o erro esteja quando a organizadora declara que é atividade do Secretário Executivo a Administração, haja visto que é função precípua do administrador, só pode ser isso.

  • FUNÇOES ADMINISTRATIVAS: POC³

    PLANEJAR
    ORGANIZAR
    COMANDAR
    COORDENAR
    CONTROLAR

    ACREDITO QUE ESTE FOI O ERRO DA QUESTÃO

  • os secretarios executivos tem a atribução de auxiliar os administradores.

  • Secretário Executivo da Rocinha.

  • Creio que isso seja atribução do Administrador e não do Secretário.

    As funções administrativas aualmente são:

    - Planejamento;

    - Organização;

    - Direção;

    - Controle.

    O POC3 - é a divisão clássica de Fayol

  • Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

    (PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.

     

    PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

    ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

    DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

    CONTROLE:  Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização esta ou não em direção a suas metas.

     

     

    Administrar uma organização constitui a realidade do profissional de secretariado executivo e envolve o conhecimento de suas principais funções administrativas, que são planejamento, organização, direção e controle.  Errado!

     

     

    Secretariado Executivo é a profissão que reúne as técnicas e os conhecimentos necessários para a assessoria de executivos e funcionários de alto escalão das mais diversas áreas em empresas privadas e órgãos governamentais.

    É o profissional que participa diretamente do dia a dia e das decisões do executivo.
     

  • saudhsau q fedor

  • A atuação do profissional de secretariado executivo nas organizações é considerada como atividade-meio, entretanto é uma atividade de assessoramento.

    Postanto , ele não administra ele apenas acessora quem administra a empresa. 

     

    Enquanto as funções administrativas estão corretas:

     

    PLANEJAR,

    ORGANIZAR,

    DIRIGIR,

    COORDENAR,

    CONTROLAR.

     

     

     

     

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Gabarito: Errado

    Kibisurdo!

    Foquei tanto nas funções administrativas que nem me ligay que o secretario executivo não faz nada disso!

    Aff...

     

     

    #misericredo

  • Secretariado executivo = staff/assessoria/apoio
  • Administrar uma organização constitui a realidade do profissional de secretariado executivo e envolve o conhecimento de suas principais funções administrativas, que são planejamento, organização, direção e controle.

    ERRADA

    secretário executivo STAFF

  • Administrar uma organização constitui a realidade do profissional de secretariado executivo e envolve o conhecimento de suas principais funções administrativas, que são planejamento, organização, direção e controle.

    ERRADA

    secretário executivo STAFF

  • O secretariado executivo não trabalha como administrador, apenas assessora o mesmo, caracterizando uma atividade meio da organização.

    O papel secretariado executivo é assessorar executivos e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos. Gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.

    Gabarito: ERRADO

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A administração ou gestão de empresas é uma realidade do profissional de Administração. Conforme observado por Henry Fayol, suas principais funções são: planejamento, organização, direção e controle.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois não compete ao profissional de secretariado exercer as funções do Administrador.


    Gabarito do Professor: ERRADO. 
  • marquei certa aqui e errei. Marquei errada no site e errei. A vida de concurseiro não é nada fácil kkk https://www.metodoconcursos.com.br/2020/12/funcoes-administrativas-planejamento.html?m=1

ID
2470828
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

A direção é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos por meio da liderança da alta direção das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Planejar – consiste num processo de antever e definir objetivos, estratégias, responsáveis, prazos e ações a serem realizadas ao longo do tempo.

     

    Organizar – consiste em criar as condições necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Isto é, colocar a empresa na devida ordem.

     

    Dirigir – consiste na execução das ações empresariais em busca dos objetivos. É a ação empresarial, propriamente dita.

     

    Controlar – consiste no acompanhamento do que esta sendo feito. Para tanto se faz a mensuração do que é feito; a comparação com o planejado; e a correção, quando necessário, para que os objetivos sejam alcançados.

  • ERRADO

     

    O planejamento é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos por meio da liderança da alta direção das organizações. 

     

     PRINCIPAIS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:


    • Planejar (definir objetivos e metas, analisar, estabelecer estratégias, antecipar o futuro, prever, prevenir, programar, reduzir a incerteza);


    • Organizar (distribuir, atribuir, empregar, alocar recursos financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos);


    • Dirigir (coordenar, liderar, comunicar,treinar e motivar as pessoas);


    • Controlar (mensurar e avaliar).

     

    FONTE: Livro adm. geral para concursos - Coleção tribunais e MPU - Giovanna Carranza - Pág. 21.

  • Gabarito errado!

    Trata-se de planejamento

  • A função administrativa que faz elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos é o PLANEJAMENTO.

    Gabarito Errado. 

  •  ERRADO

     

    Em Resumo - AULAS Carlos Xavier
     

    Direção: é a função de dirigir a execução dos trabalhos que foram planejados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos.

    - Relaciona com as pessoas da empresa. (centrada nas relações humanas);

    - São três as principais atividades desempenhadas pelo administrador: COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO;

    - Aplicável a todas as pessoas que atuam dentro dos limites organizacionais.

  • DIREÇÃO:

    Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Esse é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver com as pessoas. Está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos e não humanos das empresas. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização com seus respectivos níveis hierárquicos.

    Nota: Enquanto as demais funções administrativas – como planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção é um processo interpessoal que determina relações com indivíduos e grupos.

    A função administrativa de Dirigir:

    Dirigir os esforços para um propósito comum

    Comunicar

    Liderar

    Motivar

    Profº. Fábio Arruda Q.C

    DEUS É CONTIGO!

  • Planejamento

    E

  • O COMENTÁRIO  DE MARLOS RIBEIRO SÓ RECEBEU 4 PONTOS POSITIVOS?!!, MERECE 1000 PONTOS POSITIVOS, OS TEMAIS 0 ( ZER///////O.

  • Direção - Processo interpessoal relacionado com a administração das relações entre membros e a organizaçãoEnvolve a orientação, motivação, comunicação, liderança, desenvolvimento de boas condições de trabalho e a resolução de conflitos.

  • Quem elabora as estratégias é o planejamento. 

  • Tudo bem que a questão diz que "a direção é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos", induzindo o candidato a pensar que se trata da função de planejamento, mas não é isso que torna a assertiva incorreta.

    Está errada, simplesmente, porque o examinador restringiu o alcance dos objetivos por meio da liderança da alta direção das organizações. O processo administrativo está presente no nível estratégico, tático e operacional, e não somente na alta direção (nível estratégico).

  • Relação de planos e estratégias: planejamento
    motivação: direção

  • A direção é a função administrativa que está relacionada à elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos (É o panejamento que faz isso) por meio da liderança da alta direção (não é apenas a alta direção) das organizações. 

  • DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

  • A direção é uma função administrativa que se distribui por todos os níveis hierárquicos das organizações. No nível institucional, denomina-se direção, no nível intermediário é chamada de gerência e no nível operacional recebe o nome de supervisão de primeira linha. Assim, quando falamos de direção, queremos dizer que no nível institucional o presidente e os diretores dirigem pessoas, no nível intermediário os gerentes dirigem pessoas e no nível operacional os supervisores dirigem pessoas.

     

    Fonte: ADM GERAL E PUBLICA - CHIAVENATO - p. 388

  • ERRADO.

     

     

    Quando falamos em DIREÇÃO, automaticamente lembramos de liderança. No entanto, a direção NÃO stá relacionada à elaboração de ações e estratégias. A função que elabora estratégias é o PLANEJAMENTO.

     

     

  • ERRADO

    Planejamento: elaboração de ações e estratégias para o alcance dos objetivos.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise requer do candidato um entendimento sobre as funções da Administração, as quais são: planejar, organizar, dirigir e controlar. A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Por outro lado, a função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução dos planos e planejamentos da organização. Essa função relaciona-se à construção dos Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional.

    Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois a função responsável por elaborar ações e estratégias é a função planejar, e não a função direção.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2470831
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

Atualmente a cultura organizacional tem conquistado espaço na pauta de todas as organizações, uma vez que sua influência sobre o trabalho das equipes é muito grande. A cultura organizacional é a manifestação de valores, rituais, crenças e normas adotados pela instituição.

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Cultura é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente. A cultura organizacional nada tem a ver com isto.

     

     

    http://www.coladaweb.com/administracao/cultura-organizacional

  • Gab. CERTO

     

    PERFEITO!

     

    CULTURA é o filme completo da empresa que passa desde a fundação até os dias atuais, 

    CLIMA é a foto, é o momento da empresa. 

     

    3 Níveis da Cultura Organizacional: 

    *Artefatos - Surpeficial, visível e perceptível. Produtos, serviços, vestuário, história...

    *Valores Compartilhados - Determinante para pessoas que geram os motivos.

    *Pressuposições Básicas - Íntimo, profundo e oculto, crenças, percepções, sentimentos, aquilo que os funcionários acreditam. 

     

    #DeusnoComando 

  • A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores).

     

    Fonte: https://www.significados.com.br/cultura-organizacional/

  • Gabarito: CERTO

     

    Questão perfeita. A cultura organizacional está ligada aos valores e ao modo de resolver os conflitos e situações dentro da instituição. Ela condiciona o comportamento das pessoas dentro da organização e reflete os valores e significados que são compartilhados pelos seus membros. Além disso, a cultura é um aspecto presente em todas as organizações e afeta seu desempenho e funcionamento. Ela engloba os símbolos, valores e práticas que existem e foram desenvolvidas desde sua criação.

  • CERTO

     

    "... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa." 

     

    - Nassar (2000)

     

     

     

  • CORRETA

     

    CULTURA ORGANIZACIONAL:

    - CONJUNTO DE VALORES, CRENÇAS, TECNOLOGIAS...

    - NÃO EXISTEM CULTURAS IDÊNTICAS.

    - É HOLÍSTICA, OU SEJA, BEM MAIS AMPLA.

    - MAIS DIFÍCIL DE MUDAR.

    - É CONSTRUÍDA E NÃO HERDADA.

     

    ANDREIA RIBAS.

  • TODAS as organizações?! TODAS mesmo? Inclusive o Comando Vermelho? Ah! Me poupe, banca ridícula!!!!


ID
2470834
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

A cultura organizacional é importante para as instituições e tem papel fundamental na integração dos colaboradores, porém não interfere no processo de desenvolvimento do capital humano das organizações.

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização

     

    A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

     

    Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

     

    http://www.coladaweb.com/administracao/cultura-organizacional

  • Gabarito Errado

  • Gab. ERRADO

     

    3 Níveis da Cultura Organizacional: 

    *Artefatos - Surpeficial, visível e perceptível. Produtos, serviços, vestuário, história...

    *Valores Compartilhados - Determinante para pessoas que geram os motivos.

    *Pressuposições Básicas - Íntimo, profundo e oculto, crenças, percepções, sentimentos, aquilo que os funcionários acreditam. 

     

    A Cultura está atrelada nos mais níveis de uma organização. 

     

    #DeusnoComando 

  • Ah interfere sim , e como interfere!

  • ERRADO

     

    A cultura organizacional representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.

     

    - Gestão de pessoas, Andréia Ribas e Cassiano Salim.


ID
2470837
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

Em sua atividade profissional nas organizações, o profissional de secretariado executivo exerce atividades administrativas no mesmo nível organizacional que os profissionais técnicos em secretariado.

Alternativas
Comentários
  • Se os dois exercessem as mesmas atividades, por que teriam 2 cargos diferentes ?! Não faz sentindo, pelo menos na teoria não.

     

     

  • Na verdade, na teoria não exerce, mas  na prática não há diferença, a não ser no salário rssrs; experiência própria. Mas não podemos comparar teoria  com a prática .Eu aceito que dói menos, trabalha igual, mas ganha menos. kkkkkkkk

  • o que isso tem a ver com cultura org?


ID
2470840
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

A atuação do profissional de secretariado executivo nas organizações é considerada como atividade-meio, entretanto é uma atividade de assessoramento sem a qual os processos administrativos ficariam sem organização e comando.

Alternativas
Comentários
  • A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO  NAS ORGANIZAÇÕES É CONSIDERADA COMO ATIVIDADE -MEIO, ENTRETANTO É UMA ATIVIDADE DE ASSESSORAMENTO SEM A QUAL OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS FICARIAM SEM ORGANIZAÇÃO E COMANDO.

  • CERTO

    Atividade-fim é aquela que compreende as atividades essenciais e normais para as quais a empresa se constituiu. É o seu objetivo a exploração do seu ramo de atividade expresso em contrato social.

    Atividades-meio é aquela não relacionada, diretamente, com a atividade-fim empresarial.

    Exemplo: indústria de móveis. A atividade fim é a industrialização, uma das atividades-meio é o serviço de limpeza, vigilância, manutenção de máquinas e equipamentos, contabilidade, etc.

     

    https://trabalhista.blog/2016/09/02/atividade-fim-x-atividade-meio/

  • Oh QC! Filtra direito essas questões!

  • Uma dúvida: a atividade de assessoramento não é uma unidade de comando especialista?

    Isso não tornaria a questão errada? Pois os processos administrativos ainda ficariam com o comando hierárquico mesmo sem a atuação do secretariado executivo.

    Ou to viajando?


ID
2470843
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

As organizações atuais têm direcionado suas estratégias para desenvolver a gestão do conhecimento, que é a prática de sistematizar o conjunto de tecnologias, conceitos e processos relacionados a um determinado campo do saber e promover a aplicação e a transferência desse conhecimento para gerar resultados para as instituições.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO.

     

    A Gestão do Conhecimento (GC) trata da identificação do que se sabe ou do que se deve saber dentro da organização. Significa criar, capturar, arquivar, organizar, sistematizar, disseminar e aplicar o conhecimento, informação e expertise entre os colaboradores com interesses e necessidades similares para criar inovação e gerar retorno. Em resumo, a GC está vinculada à decisão sobre qual é o conhecimento crítico que importa realmente à organização e que serve aos seus propósitos e proporciona resultados. A maior parte dos sistemas de GC é facilitada pelas tecnologias da internet. Apesar da base tecnológica (jhardware e software), a GC é muito mais sobre pessoas, relações de trabalho e comunicação. Na verdade, é uma filosofia administrativa que combina boas práticas em GC proposital com uma cultura de aprendizagem organizacional no sentido de melhorar o desempenho dos negócios.9

    O conhecimento pode ser explícito - quando é objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento. Toda documentação, modelos de negócios, projetos, procedimentos, métodos são exemplos de conhecimento explícito - aquele que se pode comunicar e transmitir. Há, todavia, o conhecimento tácito - altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros,10 pois está no indivíduo e na maneira como interpreta a realidade. O conhecimento das pessoas e organizações - seja tácito ou implícito - não pode ser isolado, pois interagem entre si gerando uma exponenciação, como mostra a Figura 13.4. A GC pressupõe como base a gestão da informação que proporcione o hardware e software necessários para capturar, organizar, formalizar, disseminar e compartilhar a informação para a educação
    corporativa.

     

    FONTE: CHIAVENATO (2010)

  • Gab. CERTO

     

    Segundo Drucker (1990), gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado. 
     

    #DeusnoComando

  • C = Conhecimento + habilidade + atitude + entrega (2 primeiras são enssenciais)

  • Um dos objetivos da GP é desenvolver a gestão do conhecimento que consiste em: habilidades, competências e tecnologias aplicadas de forma integrada para concretizar a missão e visão.

     

    Apostila: A Casa do Concurseiro

  • "Gestão do Conhecimento é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização." Chiavenato, Adm Geral e Pública, 4ª ed. 

  • c-

    Para Nonaka e Takeuchi (1997), gestao do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos para organização.

  • "... relacionados a um determinado campo..." Errei ai
  • CERTO

     

    "A Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento na empresa. Está voltada para a criação e a organização de fluxos de informação nos e entre os vários níveis organizacionais, para gerar, incrementar, desenvolver e partilhar o conhecimento na organização, sobretudo para incentivar trocas espontâneas de conhecimento entre as pessoas."

     

    "A gestão do conhecimento procura orientar a empresa inteira para produzir o conhecimento, aproveitá-lo, disseminá-lo, aplicá-lo e lucrar com ele."

     

    CHIAVENATO - 2014


ID
2470846
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à arquivística e a tipos de arquivamento, julgue o seguinte item.

Para preservar sua memória ao longo do tempo, uma instituição precisa gerenciar seu arquivo de maneira adequada. Segundo a arquivologia, entende-se por arquivo o conjunto de mobiliário de aço e pastas suspensas que a organização adquire para organizar seus documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como Errado pela Quadrix, a Quadrilha. 

     

    arquivo (DBTA - 2005)
    1 Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou
    privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independente da natureza dos
    suportes.
    2 Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a
    conservação e o acesso(1) a documentos.
    3 Instalações onde funcionam arquivos(2).
    4 Móvel destinado à guarda de documentos.

  • Lei 8159/91

    "´É o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercícios de atividade específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou natureza dos documentos".

  • rum, essa visao de arquivo ai é da idade da pedra

  • Existe uma polissemia na palavra arquivo, pode significar o conjunto de documentos assim definido na Lei 8.159/91; como a entidade ou instituição de custódia; o setor de trabalho, assim dizendo, o setor de arquivo de uma instituição; e o móvel utilizado para guarda de documentos. A questao está incompleta e um pouco confusa, mas nao deixa de está CERTA. 

  • CERTO

     

    O termo arquivo pode ser usado também para designar :

     

    - Conjunto de documentos;

    -Móvel para a guarda de documentos;

    - Local onde o acervo documental será conservado;

    - Órgão governamental ou institucional cujo objetivo seja o de guardar e conservar a documentação;

    - Títulos de periódicos - Geralmente no plural, devido à influência inglesa e francesa.

     

    FONTE: Arquivologia para concursos - Teoria, legislação e questões - Ed. Alumnus 2015 - pág. 30

  • CARALH*, questão mal feita!!!

    Essa não é a definição principal de arquivo segundo a arquivologia, embora essa organizadora canalha assim insinua! 

  • eu espero nunca ter que fazer prova dessa banca pq olha...

  • O melhor são os comentários! kkkkk

  • Nada a ver.

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, eu hein!!!

  • Típica questão que premia quem não estudou o assunto. 

  •  Paes (2005) e ao DBTA, também é considerado arquivo:
    → O conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma
    entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no
    desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do
    suporte.;
    → Móvel para guarda de documentos;
    → Local onde o acervo documental será guardado ou instalações onde
    funcionam os arquivos;
    → Órgão governamental ou institucional cujo objetivo seja o de
    guardar e conservar a documentação;

     

    Questão deplorável,muito díficil a gente sair decorando definições de cada autor..

  • No mínimo estranho...masssss...

  • Quem estudou vai marcar como ERRADA com certeza, pois está incompleta.


  • questãozinha vagabunda, acertei, mas é vagabunda

  • Fracamanete, viu! 

     

    Vou prestar concurso dessa praga domingo.

     

    Que Deus me ajude!

  • GABARITO DEFINITIVO: CORRETO (site Quadrix, questão 68)

     

    CARGO: SECRETARIADO EXECUTIVO (CÓDIGO 370)
    Mudança: E  para C

     

    JUSTIFICATIVA:
    Houve erro na divulgação do gabarito.

     

    Conceito mostrado pela Jordana, presente também no Livro de Marilena, pag 20.

     

  • Tá né!

  • Que questão traiçoeira!

  • O gerenciamento adequado dos documentos arquivísticos faz com que a memória da instituição seja preservada, como afirma a questão, mas também tem como consequência o fato de que a instituição precisa realizar suas atividades, que só poderão ser desenvolvidas em sua plenitude caso haja a gestão de documentos para subsidiá-la.

    O conceito de arquivo abordado pela questão é simplista, pois limita o documento arquivístico a um mobiliário e a pastas suspensas. Entretanto, o conceito de arquivo é muito amplo. O arquivo pode ser entendido por um documento, por um conjunto de documentos, por um mobiliário, um setor, uma instituição ou um fundo arquivístico. Dessa forma, apesar de limitante, a afirmação não está incorreta.

    Gabarito do Professor: certa




ID
2470849
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à arquivística e a tipos de arquivamento, julgue o seguinte item.

Para facilitar a gestão da informação nas organizações, costuma-se adotar a teoria das três idades. Segundo essa teoria, os arquivos intermediários são os arquivos que não são mais acessados frequentemente, mas, pelo pouco tempo de arquivamento, ainda podem ser solicitados.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo DBTA (2005) - "arquivo intermediário"

    1 Conjunto de documentos originários de arquivos correntes(2), com uso pouco freqüente, que aguarda destinação.

    2 Unidade administrativa ou serviço responsável pelo arquivo intermediário(1).

    3 Depósito(1) de arquivos intermediários(1).

  • ARQUIVO INTERMEDIÁRIO

    - 2º fase do ciclo de vida dos documentos

    - Tem valor primario reduzido

    - Podem ser eliminados

    - Baixa frequencia de consulta

    - Aguardam a eliminação ou a guarda permanente

    - Podem ser alocados em local afastado 

    - Consulta restrita ao órgão produtor.

  • GAB: CERTO 

     

    Arquivo de segunda idade ou intermediário:   "Constituido de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los....."

     

    FONTE: Arquivologia para concursos - Teoria, legislação e questões; BARBOSA, Anderson Gomes ; MALVERDES, André. Pág. 35

     

  • Teoria das 3 idades

    1. Arquivo de primeira idade ou corrente

    2. Arquivo de segunda idade ou intermediário

    3. Arquivo de terceira idade ou permanente

  • CERTA!

     

    OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER: 

     

    (CESPE - 2008 - MTE)

    A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo são indicadores da necessidade de transferência desse registro documental ao arquivo intermediário.

    GABARITO: CERTA.

  • EU considero a questão errada na medida em que é afirmado que "pelo pouco tempo de arquivamento (os arquivos intermediários) ainda podem ser solicitados."

     

    Não é o pouco tempo de arquivamento que determina que os arquivos permanentes ainda podem ser solicitados, e sim seu valor primário decrescente.

  • Certo.

    Arquivos de:

    1ª idade > corrente > valor pirmário > consultados frequentementes.

    2ª idade > intermediário > valor primário > pouco consultados.

    3ª idade > permanente > valor secundário > para serem arquivados.

  • concordo com o Emerson

  • Gabarito Certo

     

    II) arquivo intermediários ; são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente

  • A teoria das três idades sistematiza os documentos arquivísticos em três fases: corrente, intermediária e permanente. O documento permanece por um tempo em cada uma dessas fases a depender do valor que possui para a instituição.

    Se o documento foi criado/recebido e está cumprindo as funções pelas quais foi produzido/recebido, ou seja, se ele está sendo usado para desenvolver alguma atividade, ele estará no arquivo corrente.

    Caso o objetivo de criação do documento seja atingido, não há mais motivos para que ele ocupe espaço nos arquivos correntes, que são os setores de trabalho, ou nas caixas de entrada dos sistemas informatizados. Por isso, esses documentos são transferidos ao arquivo intermediário, eliminados ou recolhidos diretamente para o arquivo permanente. 

    A questão trata da possibilidade dos documentos saírem do arquivo corrente e serem transferidos para o arquivo intermediário. Isso acontece porque a frequência de uso dos documentos é pouca ou nula. Então, para desafogar os setores de trabalho, esses documentos aguardarão a sua destinação final no arquivo intermediário e serão recolhidos ou eliminados posteriormente, a depender do que a tabela de temporalidade definir. Além disso, a consulta aos documentos no arquivo intermediário ainda pode ser realizada, mas a responsabilidade por sua guarda passa a ser desse setor.

    Gabarito do Professor: Certa

ID
2470852
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

O profissional de secretariado executivo, entre outras atribuições, pode atuar na organização de eventos por meio da coordenação do cerimonial e da observação do cumprimento do protocolo. Cerimonial é o ritual de formalidades que uma solenidade deve seguir e protocolo é a observância das normas que regem uma solenidade.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Cerimonial: É o conjunto de formalidades para os atos públicos e solenes.

    Protocolo: É a ordem hierárquica estabelecidade por decreto ou por costumes.

     

    BONS ESTUDOS!!

  • Protocolo: normas

    Cerimonial: formalidades


ID
2470855
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

O processo de planejamento de um evento é complexo e deve envolver uma lista de verificação de providências a serem tomadas antes, durante e depois que deverá ser acompanhada até o final das atividades. A essa lista de verificação dá-se o nome de brainstorming.

Alternativas
Comentários
  • O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

    https://www.significados.com.br/brainstorming/

  • essa lista chama check-list


ID
2470858
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

Entre as providências que devem ser tomadas para a realização de um evento na etapa de pré-evento, está a captação de recursos financeiros. Considerando-se que o orçamento das empresas tenha sido reduzido em virtude do cenário econômico, uma alternativa seria a busca de patrocínio.

Alternativas

ID
2470861
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

Quando o presidente e o vice-presidente da República estiverem impossibilitados de conduzir cerimônias oficiais, a precedência seguirá com o ministro de Estado que estiver presente. Se estiver presente mais de um ministro, a precedência será dada pelo critério de criação histórica do respectivo ministério.

Alternativas
Comentários
  • Dúvida:

    "Se estiver presente mais de um ministro, a precedência será dada pelo critério de criação histórica do respectivo ministério. " - Não deveria ser "Se o Pres. da Rep. E  O  Ministro de Estado não estiverem presentes, será dado pelo critério de criação do ministério."

  • Certo:

     

    Decreto: 70.274/1972

     

    Art. 3 - Os Ministros de Estado presidirão as solenidades promovidas pelos respectivos Ministérios.

     

    § 5º A precedência entre os diferentes postos e cargos da mesmas categoria corresponde à ordem de precedência histórica dos Ministérios
     

  • GAB C

    Da Precedência - decreto

            Art . 1º O Presidente da República presidirá sempre a cerimônia a que comparecer.

            Parágrafo único. Os antigos Chefes de Estado passarão logo após o Presidente do Supremo Tribunal Federal, desde que não exerçam qualquer função pública. Neste caso, a sua precedência será determinada pela função que estiverem exercendo.

            Art . 2º Não comparecendo o Presidente da República, o Vice-Presidente da República presidirá a cerimônia a que estiver presente.

            Parágrafo único. Os antigos Vice-Presidente da República, passarão logo após os antigos Chefes de Estado, com a ressalva prevista no parágrafo único do artigo 1º.

            Art . 3º Os Ministros de Estado presidirão as solenidades promovidas pelos respectivos Ministérios.

            Art . 4º A precedência entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, é determinada pelo critério histórico de criação do respectivo Ministério, na seguinte ordem: Justiça; Marinha; Exército; Relações Exteriores; Fazenda; Transportes; Agricultura; Educação e Cultura; Trabalho e Previdência Social, Aeronáutica; Saúde, Indústria e Comércio; Minas e Energia; Planejamento e Coordenação Geral; Interior; e Comunicações.

            § 1º Quando estiverem presentes personalidades estrangeiras, o Ministro de Estado das Relações Exteriores terá precedência sobre seus colegas, observando-se critério análogo com relação ao Secretário-Geral de Política Exterior do Ministério das Relações Exteriores, que terá precedência sobre os Chefes dos Estados-Maior da Armada e do Exército. O disposto no presente parágrafo não se aplica ao Ministro de Estado em cuja jurisdição ocorrer a cerimônia.

    BONS ESTUDOS!!


ID
2470864
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

Em jantares e almoços oficiais com a presença do presidente da República, será permitida a representação dos convidados que não puderem comparecer.

Alternativas
Comentários
  • Almoços e jantares não admitem que se enviem representantes - só o convidado deve comparecer ou recusar o convite formalmente. 

  • Decreto Lei 70.274/72

    Da Representação

    § 2º Nenhum convidado poderá fazer-se representar nas cerimônias a que comparecer o Presidente da República.

  • § 2º Nenhum convidado poderá fazer-se representar nas cerimônias a que comparecer o Presidente da República.


ID
2470867
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

A bandeira nacional deverá ser hasteada diariamente em instituições previstas pelo Decreto n.º 70.274/1972. Entre essas instituições, constam as empresas multinacionais sediadas no Brasil há, pelo menos, cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Art . 25. Hasteia-se diariamente a Bandeira Nacional:

            I - No Palácio da Presidência da República;

            II - Nos edifícios sede dos Ministérios;

            III - Nas Casas do Congresso Nacional;

            IV - No Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos;

            V - Nos edifícios sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal;

            VI - Nas prefeituras e Câmaras Municipais;

            VII - Nas repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa de fronteira;

            VIII - Nas missões Diplomáticas, Delegação junto a Organismos Internacionais e Repartições Consulares de carreira, respeitados os usos locais dos países em que tiverem sede;

            IX - Nas unidades da Marinha Mercante, de acordo com as leis e Regulamentos de navegaçã, polícia naval e praxes internacionais.


ID
2470870
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a técnicas secretariais, julgue o item a seguir.

No planejamento de uma viagem internacional para um país pertencente ao Mercosul, o profissional de secretariado executivo deverá preocupar-se principalmente com a emissão de visto para qualquer um dos países pertencentes ao bloco, uma vez que a solicitação deverá ser feita três meses antes da data da viagem.

Alternativas
Comentários
  • Países do Mercosul aceitam entrada de brasileiros exigindo apenas o documento de identidade.


ID
2470873
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a técnicas secretariais, julgue o item a seguir.

A cultura brasileira tem como uma de suas mais conhecidas características a falta de pontualidade. Sendo assim, nas organizações, a agenda da reunião é o instrumento que pode facilitar a condução da programação.

Alternativas

ID
2470876
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que diz respeito a comunicação institucional e relações públicas, julgue o item subsequente.

Segundo o Decreto n.º 63.283/1968, que regulamenta a profissão de relações públicas, entre as atividades específicas de relações públicas, estão as que dizem respeito à orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas na formulação de políticas de relações públicas e à promoção de maior integração da instituição na comunidade.

Alternativas

ID
2470879
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que diz respeito a comunicação institucional e relações públicas, julgue o item subsequente.

A comunicação é fundamental para a integração da equipe de trabalho nas organizações. O profissional de secretariado executivo intermedeia as mensagens da alta direção e, portanto, deve ter cuidado com três elementos da comunicação escrita: clareza; coesão; e coerência.

Alternativas

ID
2470882
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que diz respeito a comunicação institucional e relações públicas, julgue o item subsequente.

Nas relações de trabalho, o profissional de secretariado executivo representa uma figura que deve apoiar a mediação de conflitos por meio da comunicação. Esse profissional deverá repassar informações de interesse da direção aos demais colegas de equipe, sempre que for solicitado, como forma de cortesia e gentileza.

Alternativas

ID
2470885
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que diz respeito a comunicação institucional e relações públicas, julgue o item subsequente.

A comunicação institucional deve corresponder à realidade organizacional e ser coerente com os valores da organização. Prioriza-se uma comunicação assertiva com os colaboradores para que possam estabelecer uma relação de confiança com a empresa.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo IV Do Sigilo Profissional Art.6º. - A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados. 

  • certa

    Rabaça e Barbosa (1998) trazem o seguinte conceito de Comunicação Institucional: conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre as políticas, práticas e objetivos de uma instituição, interna e externamente, de modo a tornarem compreensíveis e aceitáveis essas proposições. (RABAÇA e BARBOSA, 1998, p. 166)


ID
2470888
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que diz respeito a comunicação institucional e relações públicas, julgue o item subsequente.

Um dos assuntos mais importantes hoje nas organizações é a segurança da informação, que envolve uma postura ética especialmente por parte do profissional de secretariado executivo. Sendo assim, o profissional deverá guardar sigilo sobre informações que tramitem na alta direção como forma de boa prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo IV Do Sigilo Profissional Art.6º. - A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados. 


ID
2470891
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A respeito de gestão secretarial, julgue o item à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado.

De acordo com a Lei n.º 7.377/1985, que regulamenta a profissão de secretariado executivo, algumas das atribuições do profissional de secretariado executivo dizem respeito à versão e tradução, em idioma estrangeiro, para atender as necessidades de comunicação da empresa e à orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia.

Alternativas
Comentários
  •      Art. 4º  São atribuições do Secretário Executivo:

         I - planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;  
         II - assistência e assessoramento direto a executivos; 
         III - coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas; 
         IV - redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; 
         V - interpretação e sintetização de textos e documentos; 
         VI - taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro; 
         VII - versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; 
         VIII - registro e distribuição de expedientes e outras tarefas correlatas; 
         IX - orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia; 
         X - conhecimentos protocolares. 

  • Gabarito: Certo


ID
2470894
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A respeito de gestão secretarial, julgue o item à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado.

O artigo 2.º da Lei de regulamentação da profissão de secretariado prevê que o exercício da profissão requer registro prévio na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O ART. 2º NÃO FALA SOBRE REGISTRO.

    Art. 2º - Para os efeitos desta lei, é considerado:

    I - Secretário-Executivo o profissional diplomado no Brasil por Curso Superior de Secretariado, reconhecido na forma da lei, ou diplomado no exterior por curso superior de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma da lei;

    I - Secretário-Executivo: (Redação dada pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)

    a) o profissional diplomado no Brasil por Curso Superior de Secretariado, legalmente reconhecido, ou diplomado no exterior por Curso Superior de Secretariado, cujo diploma seja revalidado na forma da lei; (Incluído pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)

    b) portador de qualquer diploma de nível superior que, na data de início da vigência desta lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionadas no art. 4º desta lei; (Incluído pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)

    II - Técnico em Secretariado o profissional portador de certificado de conclusão de curso de Secretariado, em nível de 2º grau.

    II - Técnico em Secretariado: (Redação dada pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)

    a) o profissional portador de certificado de conclusão de Curso de Secretariado, em nível de 2º grau; (Incluído pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)

    b) o portador de certificado de conclusão do 2º grau que, na data da vigência desta lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionadas no art. 5º desta lei. (Incluído pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)

     

    O ART. 6º FALA:

    Art. 6º - O exercício da profissão de Secretário requer prévio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e far-se-á mediante a apresentação de documento comprobatório de conclusão dos cursos previstos nos incisos I e II do Art. 2º  desta lei e da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.


ID
2470897
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A respeito de gestão secretarial, julgue o item à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado.

O profissional de secretariado deve atuar com base na gestão secretarial, que envolve, entre os temas relacionados, a gestão de carreira como meio para sua realização profissional.

Alternativas
Comentários
  • Os assuntos associados à Gestão Secretarial são variados, tais como: gestão de pessoas, virtualidade, gestão de carreira, gestão do tempo, tecnologia da informação, idiomas, consultoria, gerenciamento de rotina, empowerment, liderança, administração eclesiástica, gestão da qualidade, gestão do conhecimento, cidadania organizacional, entre outros.


ID
2470900
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

A respeito de gestão secretarial, julgue o item à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado.

De acordo com a matriz de Eisenhower, também conhecida como matriz de produtividade, as atividades importantes são aquelas que trazem resultado no curto, médio e longo prazos e podem ser planejadas e as atividades urgentes são aquelas cujo prazo já venceu e são realizadas com pressão e estresse.

Alternativas
Comentários
  • A Matriz de Eisenhower baseia-se na premissa de que uma tarefa importante não é necessariamente urgente, assim como uma tarefa urgente não é necessariamente importante.

    Tarefas urgentes e importantes: São aquelas que têm prazo para execução. Em outras palavras, se até uma determinada data ou hora não as tivermos executado, podemos perder completamente a chance de fazê-lo. Problemas urgentes devem ser resolvidos no momento em que surgem.

    Tarefas importantes mas não urgentes: Uma tarefa é considerada importante quando contribui para o atingimento das nossas metas ou dos nossos objetivos. Ela está diretamente relacionada aos nossos sonhos e desejos.

    Tarefas urgentes mas não importantes: Este é o tipo de tarefa que mais nos faz perder tempo produtivo. Reuniões inúteis, interrupções constantes e telefonemas desnecessários são alguns dos vilões que comprometem significativamente a nossa produtividade; delegue a outra pessoa.

    1.Faça imediatamente o que é urgente e importante; 

    2.Postergue o que não é importante nem urgente;

    3.Programe-se para fazer o que é importante, mas não urgente; e

    4.Delegue o que é urgente, mas não importante (Infelizmente, essa sugestão não se aplica às tarefas de estudar e fazer provas, impossíveis de delegar);


ID
2470903
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Sistemas administrativos correspondem ao conjunto de softwares livres adotados por uma organização para melhorar o gerenciamento integrado das atividades administrativas.

Alternativas
Comentários
  • Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados. Assim, um sistema é uma entidade composta de pelo menos dois elementos e uma relação estabelecida entre cada elemento e pelo menos um dos demais elementos do conjunto. Cada um dos elementos de um sistema é ligado a todos os outros elementos, direta ou indiretamente.


ID
2470906
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Um dos componentes de um sistema administrativo é a saída ou output. Nesse componente, a organização deve apresentar os resultados gerados pelo trabalho que realiza.

Alternativas
Comentários
  • Input trata-se do primeiro item a adentrar no processo de transformação, geralmente uma matéria prima ou um outro produto terminado que agora será transformado novamente, temos como exemplo a fabricação de um automóvel, podem ser chamados de Inputs ou Entradas as partes metálicas, de borracha, plástico, tecido, etc., que seguirão pela linha de montagem para fabricação do mesmo.

     

    De acordo com Chiavenato (2011, p. 418) “O sistema recebe entradas (inputs) ou insumos para poder operar. A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior”.

     

     

    A Saída ou Output versa-se do produto final depois de concluído o processo de transformação, este por sua vez já pronto para ser fornecido ao consumidor.

    Em geral, os produtos são tangíveis. Por exemplo, você pode tocar fisicamente um aparelho de televisão ou um jornal. Geralmente, os serviços são intangíveis. Você não pode tocar a orientação de consultoria ou um corte de cabelo (embora possa, frequentemente, ver ou sentir os resultados desses serviços) (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p. 11).

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida/78698/

     

     


ID
2470909
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.

A organização dos espaços de trabalho tem importância fundamental na integração das equipes e na forma de comunicação dos colaboradores. Nesse contexto, o layout é o nome que se dá às estações de trabalho que, em alguns lugares, também podem ser chamadas de baias.

Alternativas
Comentários
  • O layout define como será a estética do trabalho a ser realizado; é o esboço do projeto, um rascunho inicial, e inclui o planejamento de todos os seus elementos, que podem ser textos, imagens, vídeos, espaços reservados a anunciantes. A palavra layout vem do inglês e foi aportuguesada com o vocábulo leiaute.

  • Layout é um desenho/esboço do ambiente e a forma como é distribuído. Baia (também chamado de workstation, além de ser o termo mais adequado) é o espaço físico onde o indivíduo trabalha.

  • É de um certo modo, segundo a Quadrix, somos um monte de jumento rsrrssrsrrs


ID
2470912
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.

No modelo mecanicista adotado em algumas organizações, prevalece o modelo que imita o funcionamento de um organismo dinâmico vivo, com destaque para ampla participação, gestão colaborativa e hierarquia imprecisa.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Gestão Mecanicista é o modelo ideal para as organizações que têm a produção em série como sua meta principal, quer seja no setor primário, secundário ou terciário. Os exemplos mais conhecidos são a linha de montagem da indústria automobilística e as grandes franquias, como McDonald’s

     

    O Modelo de Gestão Orgânico, por sua vez, surgiu a partir da necessidade de sobrevivência das organizações em um ambiente de mercado cada vez mais instável e competitivo, que exige uma alta capacidade de adaptação às constantes mudanças. Ao contrário do Modelo Mecanicista, este Modelo de Gestão percebe a organização como um sistema aberto, que pode ser otimizada por meio do atendimento de suas permanentes necessidades pela interação com o meio ambiente em que opera, utilizando-se de vários meios para atingir seus objetivos.

     

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/modelos-de-gesto-mecanicista-orgnico-e-cerebral/

  • Organizações variam não somente em tamanho, em forma, objetivos, mas também em uma multiplicidade de outras maneiras e características evidenciadas por variáveis humanas como, padrões de liderança, comunicação, procedimentos para tomadas de decisões. 1º) Explique o texto acima.


ID
2470915
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Há estruturas organizacionais formais e informais. Nas estruturas informais, as relações de hierarquia apresentam-se por meio de organograma e as estruturas formais correspondem ao relacionamento entre os colaboradores e a direção.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura formal: É a estrutura que todas as empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada  em organogramas.

     

    Estrutura Informal: Essa estrutura são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.

  • Simples correção: Está descrito ao contrário.

    Formais: relações de hierarquia.

    Informais: relações de amizade entre os colaboradores e a direção.


ID
2470918
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.

A metodologia 5S possui como base cinco princípios para otimizar a organização do trabalho e o princípio Seiton refere-se à importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente, correspondendo ao senso de organização.

Alternativas
Comentários
  • Seiri – Senso de Utilização

    Seiton – Senso de Organização 

    Seiso – Senso de Limpeza

    Seiketsu – Senso de Padronização

    Shitsuke – Senso de disciplina

    https://www.citisystems.com.br/programa-5s-empresas-conceito-implantacao-auditoria/


ID
2470921
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Alternativas
Comentários
  • (AMA – American Marketing Association – Nova definição de 2005). Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).


ID
2470924
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

Marketing pode ser definido como um complexo processo que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Philip Kotler, Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
    Essa é uma definição geral e nessa categoria você verá conteúdos ricos sobre as mais variadas formas de se fazer Marketing:

     

    As principais estratégias de Marketing nos dias atuais

    Como se dar bem utilizando o Inbound Marketing e Marketing Digital

    Principais conceitos, ferramentas e tipos de marketing

    Entre outros temas focados em informar o nosso público e capacitar o nosso mercado

     

    http://marketingdeconteudo.com/marketing/


ID
2470927
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

O marketing possui um estudo específico conhecido como 4 P’s: produto; promoção; praça; e população, que formam os quatro pilares do composto mercadológico.

Alternativas
Comentários
  • O Mix de Marketing é um dos mais fundamentais conceitos para a área. Conheças o 4 Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção!

    Ou em inglês: Product, Price, Placement, Promotion.

     

    Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

     

    P de Produto

    Uma empresa precisa oferecer algo.

    Produto, aqui, também deve englobar serviços oferecidos por um negócio.

     

     

    P de Preço

    A sobrevivência de uma empresa está intimamente ligada a esse P. O preço é, na verdade, o valor que será cobrado pela solução que você oferece.

    Esse pilar vai indicar o futuro da sua empresa, já que é a partir da circulação do dinheiro que será possível pagar funcionários, fornecedores, realizar investimentos e tirar o seu merecido lucro.

     

     

    P de Praça

    Algumas pessoas têm dúvida sobre esse pilar. Na verdade, talvez o nome não seja muito claro.

    Em inglês, Praça é Placement, que, em tradução livre para a nossa área, pode ser entendido como Colocação no Mercado.

     

     

    P de Promoção

    Promoção, aqui, é diferente da ideia de liquidações e Sales que vemos em tantos shoppings e centros comerciais.

    Na verdade, ela tem o sentido de Promover a sua marca e soluções, fazer com que a mensagem de marketing da sua marca chegue aos ouvidos certos

     

     

    http://marketingdeconteudo.com/4-ps-do-marketing/

     

     


ID
2470930
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

Hoje em dia, é comum que as organizações utilizem técnicas de endomarketing como forma de motivar seus colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

    Algumas pessoas optam por chamar essa estratégia de “marketing interno”, porque é trabalhada a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, considerando suas reividicações e apresentando novas formas de transformar os funcionários em evangelizadores da marca.

    A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

     

     

    http://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • CERTO

     

    Costa (2012) define endomarketing como sendo um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza  ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo para a obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores.


ID
2470933
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

A pesquisa de marketing influencia diretamente as estratégias mercadológicas da empresa. Sendo assim, as empresas que traçarem um perfil de seus concorrentes, clientes e fornecedores terão uma vantagem com relação às que não o fizerem.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a American Marketing Association apud McDaniel e Gates (2006, p.8), “A pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao “marqueteiro” por meio de informações – informações estas utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing, e melhorar a compreensão do marketing como um processo. A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para abordar essas questões; formula o método para a coleta de informações; administra e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.”


ID
2470936
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

Na sociedade atual, devido ao maior acesso à informação e às novas tecnologias, o perfil do consumidor sofreu mudanças, tornando-se mais seletivo e sofisticado no que se refere à decisão de compra. Dessa forma, as organizações devem adotar, como estratégia, a pesquisa com foco no que está sendo usado pela concorrência, e não no perfil do consumidor.

Alternativas

ID
2470939
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

A segmentação de mercado dentro da estratégia de marketing de uma organização consiste na divisão do mercado de um produto ou serviço em grupos heterogêneos como forma de se identificar um alvo específico.

Alternativas
Comentários
  • Segmentação, segundo o dicionário Houaiss, tem a seguinte definição:

     

    Segmentação:

    1. ato ou efeito de segmentar, divisão por segmentos; fracionamento...

    5. MKT divisão do mercado em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes, segundo seu perfil financeiro, psicológico, etc. , visando definir estratégias de marketing.

     

     

    Grupos homogêneos: mesmas caraterísticas.

  • Grupos heterogêneos: diferentes características.

    Grupos homogêneos: mesmas caraterísticas.

    'A segmentação de mercado dentro da estratégia de marketing de uma organização consiste na divisão do mercado de um produto ou serviço em grupos heterogêneos como forma de se identificar um alvo específico." 

    O CORRETO SERIA:

    A segmentação de mercado dentro da estratégia de marketing de uma organização consiste na divisão do mercado de um produto ou serviço em grupos HOMOGÊNEOS como forma de se identificar um alvo específico.


ID
2470942
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Julgue o item que se segue quanto a mercados consumidores e marketing.

No âmbito do comportamento de compra do consumidor, vários são os fatores de influência, sendo o fator cultural o de menor importância.

Alternativas

ID
2470945
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

As organizações atuais têm buscado a modernização de suas estruturas organizacionais em virtude da mudança na relação de trabalho entre gestores e colaboradores. Desse modo, uma alternativa para a melhoria das relações de trabalho seria eliminar modelos autocráticos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar. Ele descreve três estilos:


    • Liderança autocrática: o líder impõe suas idéias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.


    • Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.


    • Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

  • CERTO

     

    Modelos autocráticos de gestão = característica das organizações tradicionais.


ID
2470948
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

No âmbito da atuação do profissional de secretariado executivo, a organização do trabalho com foco em atividades operacionais sem a efetiva participação nos assuntos estratégicos da alta direção não interfere no nível de motivação desse profissional.

Alternativas

ID
2470951
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

No conceito atual de gestão de pessoas, é correto afirmar que, muito além das nomenclaturas dadas às áreas institucionais responsáveis pela vida dos colaboradores, a unidade que trata das pessoas deve ter como norteador a conexão do propósito do negócio da instituição com talentos, competências e dons das pessoas que trabalhem para alcançar os objetivos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Em seu livro “Gestão de Pessoas e Talentos”, a Professora Knapik
    (2008, p.37), procura mostrar que:

     

    A gestão de pessoas vem passando por um contínuo processo de mudanças e modernização. A globalização tem provocado uma acirrada concorrência, que envolve todos os continentes, exigindo das empresas aumento da produtividade, da qualidade e redução dos custos. Em uma economia instável, as pessoas revelam seus talentos e competências como ferramentas estratégicas para obter uma vantagem competitiva para as empresas que querem sobreviver à concorrência acirrada do mundo globalizado. Pessoas comprometidas, focadas em resultados, capacitadas, resistentes à pressão e com habilidades de relacionamento são os alicerces e a engrenagem que conferem à organização uma vantagem competitiva nesse contexto.


ID
2470954
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

As organizações buscam associar as ações e estratégias relacionadas ao processo de gestão de pessoas às novas demandas da economia industrial em que estão inseridas. Devem ser considerados especialmente o cumprimento da carga horária e o número de ausências dos colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

    Ao contrário, elementos burocráticos de controle deixam de ser o foco na visão atual de gestão de pessoas, na qual é mais importante que o funcionário apresente as entregas necessárias para o sucesso organizacional do que a fiscalização da presença e pontualidade do mesmo. Carlos X.


ID
2470957
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

A gestão de pessoas tem tido um papel fundamental no cenário socioeconômico atual, uma vez que essa área da administração trabalha com foco nos objetivos organizacionais, contemplando também oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos talentos individuais dos colaboradores da organização.

Alternativas
Comentários
  •                Com a evolução da Área de Recursos Humanos, surgiram várias denominações ao longo do tempo. No passado as expressões utilizadas eram: administração de pessoal, relações industriais e relações humanas. Mais recentemente tem-se: administração de recursos humanos, desenvolvimento de recursos humanos, gestão de pessoas

     

    A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional, ... mudanças ocorridas no cenário organizacional contribuíram para o processo ... com o objetivo de esclarecer como se desenvolveu a evolução da área de .... é fundamental, pois os recursos humanos existentes na organização ...


ID
2470960
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

Na era do conhecimento, a gestão de pessoas permitiu a reestruturação dos processos internos de recursos humanos a fim de disseminar, nas organizações, a força da hierarquia e reforçar o papel autocrático do gestor.

Alternativas
Comentários
  • Para Maximiano, a liderança é classificada em dois estilos podendo ser autocrático ou democrático, dependendo do líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados. Estes estilos são reconhecidos desde a Antiguidade clássica.


    • Autocrático: centralização de poder de decisão no chefe, quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático é seu comportamento ou estilo. O estilo autocrático pode degenerar o tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo.


    • Democrático: divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo, quanto mais às decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder.

     

    Na era do conhecimento, a gestão de pessoas permitiu a reestruturação dos processos internos de recursos humanos a fim de disseminar, nas organizações, a força da hierarquia e reforçar o papel autocrático do gestor.   ( errado - na parte de reforçar o papel  autocrático.. o certo seria democrático)

  • Gab Errado :)

    Na era do conhecimento o foco é a ideia de que as pessoas são parceiras estratégicas fundamentais para o sucesso da organização, por isso forçar a hierarquia e autocracia são elementos errados. Carlos X.

  • ERA DO CONHECIMENTO = DEMOCRÁTICO


ID
2470963
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

A liderança de grupos é uma realidade complexa nas instituições contemporâneas. Lidar com a diversidade de opiniões e posicionamentos é um grande desafio. Nas organizações atuais, essa liderança é pautada por meio do poder coercitivo e autoritário segundo o qual prevalecerá a posição do gestor de maior hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • A habilidade de influenciar subordinados e outros colegas por meio do controle dos recursos organizacionais é o que distingue a posição de liderança.
    Segundo Montana e Charnov (1998), dentro de uma organização há seis tipos de poder: poder legitimo; poder de recompensa; poder coercitivo; poder de especialização, poder de referência e poder de informação.


    • Poder legítimo – é o poder inerente a estrutura organizacional em si, sendo atribuído a um individuo que ocupa uma posição específica dentro da organização. Caso o indivíduo venha a deixar o cargo, o poder continua a existir na posição e não pode seguir o individuo.
    • Poder de recompensa – pelo fato dos colaboradores subordinados desejarem a recompensa, eles são influenciados pela possibilidade de recebê-las como produto de seu desempenho, exemplo: promoções, elogio de gerentes, status e outros. Geralmente a gerência acena uma variedade de recompensas para motivar o desempenho no trabalho.
    • Poder coercivo – está relacionado ao gerente punir o colaborador, podendo ser manifestado em uma simples advertência, suspensão ou até mesmo o desligamento efetivo.
    • Poder de especialização – é relacionado com a experiência interior do individuo, conhecimento, habilidades e talentos especiais.
    • Poder de referência – é o poder de um indivíduo de influenciar outro por sua força de caráter, este poder podemos observar em um astro do esporte, supostamente leva a aceitação, mesmo que o atleta tenha poucas credibilidades fora da arena esportiva.
    • Poder de informação – é a posse da informação importante em um momento crítico quando se faz necessário ao funcionamento da organização, assim sendo a secretaria de um gerente pode se considerar em uma posição poderosa a partir do momento que tenha informação importante.

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/estilos-de-liderana-os-tipos-de-lderes-da-atualidade/

  • ERRADO

     

    A liderança de grupos é uma realidade complexa nas instituições contemporâneas. Lidar com a diversidade de opiniões e posicionamentos é um grande desafio. Nas organizações atuais, essa liderança é pautada por meio do poder coercitivo e autoritário segundo o qual prevalecerá a posição do gestor de maior hierarquia. 

     

    Sabemos que essa visão "verticalizada", com hierarquia forte, é coisa do passado. (Podemos lembrar da época de Taylor e Fayol, por exemplo). As organizações contemporâneas são mais "horizontalizadas". Já em relação à liderança, o modelo mais utilizado nos diais atuais é o situacional, em que a figura do líder varia de acordo com a situação e com os liderados.

     

     

    (FONTE: ANOTAÇÕES - CADERNO DE  GESTÃO DE PESSOAS - GRAN CURSOS ONLINE)


ID
2470966
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.

No cenário econômico atual, muitas organizações precisam coordenar processos de mudança motivados pela necessidade de adaptação a uma nova realidade administrativa, financeira e social. A liderança manifesta-se por meio da capacidade de estabelecer a direção estratégica da organização, comunicar essas metas aos recursos humanos e motivar os funcionários para que as cumpram.

Alternativas
Comentários
  • Para Chiavenato (2006, p. 18-19) a liderança “(…) é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”. Entende-se por liderança a percepção do grupo em relação ao líder, que consegue influenciar, persuadir e argumentar sobre pessoas.

     

    Segundo Chiavenato, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar. Ele descreve três estilos:
    • Liderança autocrática: o líder impõe suas idéias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.
    • Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.
    • Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/estilos-de-liderana-os-tipos-de-lderes-da-atualidade/


ID
2470969
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Julgue o item seguinte no que diz respeito à língua inglesa.

      An overwhelming majority of Irish people wish to remain in the EU, but almost half believe that Brexit will result in a hard border with Northern Ireland, according to a poll published today by the European Movement in Ireland.

                                                          Internet: <www.irishtimes.com>

De acordo com o texto e no contexto do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), a grande maioria dos irlandeses deseja permanecer na União Europeia. 

Alternativas
Comentários
  • O texto que a uma esmagadora maioria das pessoas desejam permacer na União Europeia, enquanto quase a metade acredita que Brexit resultará em um fronteira difícil com a Irlanda do Norte.

    Para acertar essa questão basta principalmente. saber o significado dos termos abaixo:

    almost half believe - quase a metade.

    overwhelming majority - esmagadora maioria.

    Gabarito: CORRETO

     

     

  • Gabarito C

     

    An overwhelming majority of Irish people wish to remain in the EU = Uma maioria esmagadora de irlandeses deseja permanecer na UE

     

    Depois ele fala que o Brexit (Britan Exit) vai atrapalhar com as fronteiras, mas isso não significa que eles querem sair da UE, apenas vai atrapalhar na fronteira.

  • A questão cobra interpretação de um texto sobre o Brexit.

    Vamos analisar o trecho proposto:

    An overwhelming majority of Irish people wish to remain in the EU, but almost half believe that Brexit will result in a hard border with Northern Ireland, according to a poll published today by the European Movement in Ireland. = A esmagadora maioria dos irlandeses deseja permanecer na UE (União Européia), mas quase metade acredita que o Brexit resultará em uma fronteira dura com a Irlanda do Norte, de acordo com uma pesquisa publicada hoje pelo Movimento Europeu na Irlanda.

    Analisando a questão proposta "De acordo com o texto e no contexto do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), a grande maioria dos irlandeses deseja permanecer na União Europeia" , podemos verificar que a proposição está correta, pois a esmagadora maioria dos irlandeses deseja permanecer na UE.

    Bônus: Apenas para seu conhecimento... O texto menciona "hard border" (fronteira dura). O que será uma fronteira dura ???

    Hard border: a border between countries that is strongly controlled and protected by officials, police, or soldiers, rather than one where people are allowed to pass through easily with few controls.
    Tradução:
    Fronteira dura: uma fronteira entre países que é fortemente controlada e protegida por oficiais, polícia ou soldados, em vez de uma fronteira onde as pessoas podem passar facilmente com poucos controles.

    Gabarito do professor: CERTO.



ID
2470972
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Julgue o item seguinte no que diz respeito à língua inglesa.

      An overwhelming majority of Irish people wish to remain in the EU, but almost half believe that Brexit will result in a hard border with Northern Ireland, according to a poll published today by the European Movement in Ireland.

                                                          Internet: <www.irishtimes.com>

A língua inglesa apresenta palavras muito similares a palavras da língua portuguesa. Algumas possuem o mesmo significado e outras podem ser verdadeiras “pegadinhas” no contexto redacional, causando problemas na elaboração de um documento ou em um diálogo mais formal. O substantivo parents, por exemplo, caracteriza-se como um cognato verdadeiro para o substantivo parentes.

Alternativas
Comentários
  • O substantivo “PARENT” não significa “parente” mas, sim, “pai”, “mãe”, “responsável” ou, no plural, “os pais”. Para se referir a “parentes” em inglês, diga “RELATIVES

  • GABARITO ERRADO

     

    A questão aborda os chamados false friends, mas antes, precisa-se entender o que são os cognatos: palavras que têm semelhança ortográfica e mesmo significado em diferentes línguas.

     

    As palavra abaixo são falsos cognatos (apesar de parecidas com palavras em português, possuem outro significado):

    Parents = pais (e não parentes)

    Barracks = caserna, quartel (e não barracas)

    Assist = ajudar (e não assistir)

     

    http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php

  • Gabarito Errado

     

    Parents = Pais

     

    Relatives = Parentes

  • A questão cobra conhecimento de vocabulário, especificamente sobre falsos cognatos.

    A questão nos pergunta se o substantivo "parents", por exemplo, caracteriza-se como um cognato verdadeiro para o substantivo parentes.

    A palavra "parents" faz parte das palavras que denominamos Falsos Cognatos. Ela NÃO significa parentes, mas sim PAIS.

    Vamos relembrar sobre Falsos Cognatos:

    Alguns idiomas têm palavras que se assemelham na escrita ou no som. Algumas dessas palavras de fato possuem o mesmo significado nas duas línguas como television / televisão em Inglês/Português  ou salir / sair, em Espanhol/Português. Essas palavras que têm semelhança ortográfica e mesmo significado em diferentes línguas chamam-se cognatos.

    Porém, existem outras palavras cujos significados são diferentes, apesar de a ortografia nos levar a pensar que tenham o mesmo significado no português. Parecem mas não são! Estes pares de palavras são conhecidos como False Cognates ou Falsos Cognatos.

    Por exemplo:

    “Pretend" não significa “pretender" como parece, mas sim “fingir".

    “avocado" não significa “advogado" como parece, mas sim “abacate".

    “balcony" não significa “balcão" como parece, mas sim “varanda".

    “beef" não significa “bife" como parece, mas sim “carne bovina".

    “parents" não significa “parentes" como parece, mas sim “pais".


    Gabarito do professor: ERRADO.





ID
2470975
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item que se segue acerca da administração direta e indireta.

São consideradas como entidades da administração direta, cada uma delas com sua estrutura administrativa e orgânica, a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

     

     

    "A Administração Pública subdivide-se em Administração Direta (centralizada) e Administração Indireta (descentralizada). A Administração Direta é composta pelas pessoas políticas ou entes estatais (União, estados, Distrito Federal e municípios). Correspondem às entidades federativas de nosso Estado. As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público, o que significa dizer que as leis que as regem são eminentemente de Direito Público, em que imperam diversos princípios típicos deste ramo da ciência jurídica, como a supremacia do interesse público. Contrapõem-se às pessoas jurídicas de direito privado, que são regidas por normas de Direito Privado, sem privilégios em relação a outras pessoas físicas ou jurídicas."

     

    Fonte: http://www.ceap.br/material/MAT19082011165502.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Adm. DIRETA - União - Estados, DF, Municípios. ( 4 )

    Adm. INDIRETA ( Memorização)  FASE - Fundações, Autarquias, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas.( 4 )

                                                                                            8 no TOTAL

     

  • Certo.

    Perfeita a questão

    Complementando:

    Descentralização - Adm. Direta (União; Estados; DF e Municípios) criam novas ENTIDADES, pertencentes a Adm.Indireta, com personalidade jurídica própria, transferindo a titularidade e a execução do Serviço.

    São entes da Adm. Indireta: 

    - Empresas Públicas - Personalidade Jurídica de direito Privado e capital totalmente público. Ex: Caixa Econômica Federal; Correios;
    - Sociedades de Econômia Mista - Personalidade Jurídica de Direito Privado e capital MISTO, sendo que a maioria é público. Ex: Banco do Brasil;
    - Autarquias - Personalidade Jurídica de Direito Público e capital público. Ex: Banco Central;
    obs: Agências executivas e Agências reguladoras são espécies de Autárquias em regime especial.
    - Fundações Públicas de Direito Público = Pessoas jurídicas de Direito Público OU Privado.

  • GABARITO: CERTO 

     

    São consideradas como entidades da administração direta, cada uma delas com sua estrutura administrativa e orgânica, a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal.

     

     

    Entidades = administração indireta (entes com personalidade jurídica)

    ÓRGÃOS = administração direta e indireta

     

     

    Teoria do Órgão (adotada no Brasil):

     

    LEI Nº 9.784/99

     

    Art. 1º (...) § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

     

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica

    (...)

     

    órgão não é Pessoa Jurídica, não tem personalidade jurídica, exceto capacidade processual especial e específica.

     

    entidade é PJ

  • Administração Direta são compota pelos sequintes entes  a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal. 

    Administração Indireta são compota pelos sequintes entes:  autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; e fundações públicas. 

    - Empresas Públicas - Personalidade Jurídica de direito Privado e capital totalmente público. Ex: Caixa Econômica Federal; Correios;

    - Sociedades de Econômia Mista - Personalidade Jurídica de Direito Privado e capital MISTO, sendo que a maioria é público. Ex: Banco do Brasil;

    - Autarquias - Personalidade Jurídica de Direito Público e capital público. Ex: Banco Central; obs: Agências executivas e Agências reguladoras são espécies de Autárquias em regime especial.

    - Fundações Públicas de Direito Público = Pessoas jurídicas de Direito Público OU Privado.

     

    Gabarito Certo!

  • CERTA A QUESTAO, POREM ACHO QUE NAO FOI NA ORDEM CORRETA, POIS SERIA ASSIM:

    UNIAO 

    ESTADOS

    DF

    MUNICIPIOS.

     

  • A palavra "entidade" me deixou na dúvida.

  • O certo não seria órgãos da administração direta?! 

  • Daquelas questões que tem que reler umas 3x para ver se há alguma pegadinha. Terrorismo psicológico.

  • Questão muito mau elaborada.

  • pqp, entidade????? ta de sacanagem q consideraram a questão correta...

  • Confesso que o termo 'ENTIDADES POLÍTICAS' também me deixou confuso, visto que a Administração Direta é composta pelos ENTES POLÍTICOS e seus Órgãos..

  • Caramba! Errei pela palavra ENTIDADES

  • Questão para não zerar a prova

  • Entidades?Como assim?

     

  • SOBRE CONTEXTO ENTIDADE:

    Entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público interno, que no Brasil são: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. As entidades políticas possuem a característica principal de gozarem de autonomia política (traduzida pela capacidade de auto-organização).

    GABARITO CERTO 

  • Estrutura Organica...me pegou!

     

  • GENTE, CUIDADO!  

     

    U, E, DF e M são ENTIDADES POLÍTICAS - São pessoas júridicas de direito interno que por sua vez gozam de autonomia política e fazem parte da Administração Direta!

  • Ente político = entidade política. São conceitos sinônimos.
  • São consideradas como ENTES da administração direta, cada uma delas com sua estrutura administrativa e orgânica, a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal. 

  • A questão fala em "entidade", mas o correto seria órgão

    Administração Direta: Órgãos

    Administração Indireta: Entidades

    gab. C

  • CUIDADO

    Para o CESPE

    ENTE (DIFERENTE) ENTIDADE

    Vide: Q355866

    ------------------------------------------------

    Para o Quadrix

    ENTE (IGUAL) ENTIDADE

    Vide: Q823656 (essa questão)

    .

    Fonte: Questões recentes das bancas.

  • A administração pública brasileira, realmente, é subdividida em administração direta e indireta. De fato, na administração direta, inserem-se as pessoas federativas, vale dizer, União, estados, DF e municípios, aí se incluindo os respectivos órgãos e agentes público que compõem a estrutura interna destes entes políticos.

    De seu turno, na administração indireta, aparecem as entidades administrativas, dotadas de personalidade própria, isto é, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Esta subdivisão pode ser bem observada pelo teor do art. 4º do Decreto-lei 200/67, que assim preceitua:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

     II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Emprêsas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas."

    Refira-se que este texto normativo trata apenas do âmbito federal, mas o modelo nele desenhado é reproduzido pelos demais entes federativos, de maneira que, nos "serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios", depreende-se a pessoa jurídica União, que corresponde à administração direta. O mesmo raciocínio pode ser transportado para os estados, DF e municípios. Com efeito, onde se lê presidência da República, entrariam as Chefias do Executivo nos demais âmbitos (governadores e prefeitos), ao passo que a figura dos Ministérios deve ser substituída pelas Secretarias estaduais, distritais e municipais.

    Por todo o exposto, está correta a proposição em análise.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
2470978
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item que se segue acerca da administração direta e indireta.

A administração indireta compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; e fundações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

     

     

    " Compõem a administração indireta as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e sociedades de economia mista. As primeiras são entidades administrativas autônomas, criadas por lei específica, com patrimônio próprio e atribuições estatais específicas. O Banco Central (BC), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência de Seguros Privados (SSP) e as agências reguladoras exemplos de autarquias."

     

    " Outrossim, existem características comuns a todas as entidades da Administração Indireta, quais sejam: Personalidade jurídica – para que possam desenvolver suas atividades, as entidades da administração indireta são dotadas de personalidade; conseqüentemente, podem adquirir direitos e assumir obrigações por conta própria, não necessitando, para tanto, das pessoas políticas."

     

     

    Fontes: 

     

    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cidadania/administracao-indireta-entidades-que-prestam-servicos-publicos.htm

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=5299&n_link=revista_artigos_leitura

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Gabarito Correto

     

    ....Administração direta ou centralizada, estão subordinados diretamente às pessoas jurídicas políticas (União, estados, municípios e Distrito Federal).

     

    Contudo, devemos saber que a função administrativa não é realizada somente de forma centralizada. As entidades políticas podem criar entes descentralizados, as chamadas entidades administrativas, que são entes com personalidade jurídica própria e que formam a Administração indireta ou descentralizada. No Brasil, os entes administrativos são: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/administracao-direta-e-indireta/

  • Adm. INDIRETA ( Memorização)  FASE - Fundações, Autarquias, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas.( 4 )

  • Correto.

    Complementando:

    Descentralização - Adm. Direta cria novas ENTIDADES, pertencentes a Adm.Indireta, com personalidade jurídica própria, transferindo a titularidade e a execução do Serviço.

    São entes da Adm. Indireta: 

    - Empresas Públicas - Personalidade Jurídica de direito Privado e capital totalmente público. Ex: Caixa Econômica Federal; Correios;
    - Sociedades de Econômia Mista - Personalidade Jurídica de Direito Privado e capital MISTO, sendo que a maioria é público. Ex: Banco do Brasil;
    - Autarquias - Personalidade Jurídica de Direito Público e capital público. Ex: Banco Central;
    obs: Agências executivas e Agências reguladoras são espécies de Autárquias em regime especial.
    - Fundações Públicas de Direito Público = Pessoas jurídicas de Direito Público OU Privado.

  • CESPE sendo mãe

  • CERTA

    Famosa FASE (Fundação - Autarquia - Soc.Economia Mista - Empresa Pública)

    Lembrando as Personalidades jurídicas de cada uma delas:

    Autarquia - Pers.Jur. Direito PÚBLICO

    Fundação - Pers.Jur. Direito PRIVADO

    S.E.M- Pers.Jur. Direito PRIVADO

    E.P - Pers.Jur. Direito PRIVADO

    Força-foco-fé

     

  • Administração Direta são compota pelos sequintes entes  a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal. 

    Administração Indireta são compota pelos sequintes entes:  autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; e fundações públicas. 

    - Empresas Públicas - Personalidade Jurídica de direito Privado e capital totalmente público. Ex: Caixa Econômica Federal; Correios;

    - Sociedades de Econômia Mista - Personalidade Jurídica de Direito Privado e capital MISTO, sendo que a maioria é público. Ex: Banco do Brasil;

    - Autarquias - Personalidade Jurídica de Direito Público e capital público. Ex: Banco Central; obs: Agências executivas e Agências reguladoras são espécies de Autárquias em regime especial.

    - Fundações Públicas de Direito Público = Pessoas jurídicas de Direito Público OU Privado.

     

    Gabarito Certo!

  • Nessa Galeano aqui é QUADRIX
  • GABARITO:C

     

    administração indireta do Estado é o conjunto de pessoas administrativas que, vinculadas à administração direta, têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada. Seu objetivo é a execução de algumas tarefas de interesse do Estado por outras pessoas jurídicas. Quando não pretende executar certa atividade através de seus próprios órgãos, o Poder Público transfere a sua titularidade ou execução a outras entidades.


    Autarquia: pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei (Prof. Maria Sylvia Zanella Di Pietro);

     

    Fundação pública: é a fundação instituída pelo Poder Público como o patrimônio, total ou parcialmente público, dotado de personalidade jurídica de direito público ou privado e destinado, por lei, ao desempenho de atividades do Estado de ordem social, com capacidade de autoadministração e mediante controle da Administração Pública, nos limites da lei (Prof. Maria Sylvia Zanella Di Pietro);


    Empresa pública: é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Ademais, desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade do ente político, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei 13.303/16, art. 3º);


    Sociedade de economia mista: é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta (Lei 13.303/16, art. 4º).

  • FUNDAÇÕES PÚBLICAS

    AUTARQUIA 

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA                                                                                                  ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

    EMPRESA PÚBLICA

     

     

    LETRA: C

     

     

    A ORAÇÃO MOVE OS CÉUS.

  • Os entes da Administração Indireta possuem autonomia administrativa e financeira, mas não possuem capacidade política (não podem legislar). São pessoas jurídicas de direito privado (salvo as autarquias, que são de direito público).
     

  • li 42 vezes :) , para ver se tinha alguma pegadinha. hahahahah ( PRESSÃO PSICOLÓGICA ) .hahahahaahah

  • liline :) fiz o mesmo kkkk

  • A resolução da presente questão pressupõe que seja aplicada a norma do art. 4º, II, do Decreto-lei 200/67, que assim preconiza:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    (...)

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Emprêsas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas."

    Como se percebe da leitura da norma acima, realmente, a administração é composta pelas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Adicione-se que, embora este Decreto-lei refira-se apenas ao âmbito federal, o modelo nele previsto é acompanhado pelos demais entes federativos. 

    Nestes termos, correta a proposição ora analisada.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
2470981
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item que se segue acerca da administração direta e indireta.

Somente por decreto presidencial poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, sociedade de economia mista e fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir suas áreas de atuação.

Alternativas
Comentários
  • Somente por lei poderá ser criada autarquia !

  • Características das autarquias = Pessoa Jurídica de Direito PÚBLICO, CRIADA DIRETAMENTE por LEI,  que também representa seu ato constitutivo.

  • Autarquias -> Lei cria

    Fundação Pública -> Lei autoriza + registro

    Empresa Pública -> Lei autoriza + registro

    Sociedade de Economia Mista -> Lei autoriza + registro

  • ERRADO 

    CF/88

    ART. 37 XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

  • CF/88

    ART. 37 XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

    #VemLogoPosse

  • Errado.

    Autárquia - CRIADA POR LEI ESPECÍFICA.

    Empresas Públicas, SEM e Fundações Públicas - Autorizadas por LEI.

    Complementando:

    Descentralização - Adm. Direta cria novas ENTIDADES, pertencentes a Adm.Indireta, com personalidade jurídica própria, transferindo a titularidade e a execução do Serviço.

    São entes da Adm. Indireta: 

    - Empresas Públicas - Personalidade Jurídica de direito Privado e capital totalmente público. Ex: Caixa Econômica Federal; Correios;
    - Sociedades de Econômia Mista - Personalidade Jurídica de Direito Privado e capital MISTO, sendo que a maioria é público. Ex: Banco do Brasil;
    - Autarquias - Personalidade Jurídica de Direito Público e capital público. Ex: Banco Central;
    obs: Agências executivas e Agências reguladoras são espécies de Autárquias em regime especial.
    - Fundações Públicas de Direito Público = Pessoas jurídicas de Direito Público OU Privado.

  • FUNDAÇÃO PÚBLICA DE DIREITO PUBLICO= CRIADA POR LEI ESPECIFICA

    FUNDAÇÃO PUBLICA DE DIREITO PRIVADO= AUTORIZADA POR LEI

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;


    Gabarito Errado!

  • GABARITO:E



    Autarquia: pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei (Prof. Maria Sylvia Zanella Di Pietro);


    O termo autarquia foi utilizado pela primeira vez no séc. XIX, na Itália por Santi Romano, que escreveu para a Enciclopédia Italiana. No Brasil, o surgimento do termo autarquia se deu através do Decreto Lei Nº 6016/43, que definia como serviço estatal descentralizado, possuindo explícita ou implicitamente personalidade de direito público.


    Posteriormente, na década de 60, no séc. XX , o art.5º, inciso I do Decreto Lei 200/67, define a autarquia:

     

    “Autarquia – o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.” [GABARITO]


    O surgimento de uma autarquia se concretiza somente através de uma lei específica, de acordo com o art.37, inciso XIX da Constituição Federal, descrito na Emenda Constitucional 19/98.


    No âmbito federal, para se elaborar uma lei que favoreça a criação de uma autarquia, cabe somente ao Presidente da República (art. 61 § 1º, inciso II, alínea “e” da Constituição Federal), sendo também dirigida aos estados, municípios e Distrito Federal.

     

    A criação de autarquia estabelece diferentes regimes, no âmbito jurídico e administrativo, adaptados a casa órgão, com o objetivo de executar suas funções, diferindo das funções comuns da Administração Pública.

     

    Através da criação de autarquia, é possível realizar serviços que anteriormente eram realizados pela entidade burocrática, de forma descentralizada, acabando com os inconvenientes burocráticos que caracterizavam a entidade que a criou.

  • Se fosse gerada uma QUALIFICAÇÃO as autarquias  e fundações publicas, ai sim seria por meio de DECRETO.

  • via de regra, as autarquias são criadas e extintas POR LEI ESPECIFICA, lei essa que denominará sua área de atuação, bem como funções a desenpenhar em nome do estado!

  • Autarquias são criadas por lei específica, já empresas públicas, fundações públicas e sociedades de economia mista sua criação são autorizadas por lei

  •                                                                 SEÇÃO I

                                                               Disposições Gerais                    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988

     


    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, 
    dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, 
    impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação 
    dada pela EC n. 19/1998)

     

     

    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a institui-
    ção de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei 
    complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação
    ; (Redação dada pela 
    EC n. 19/1998)

     

     

    ERRADO

  • ERRADO

     

    Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, sociedade de economia mista e fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir suas áreas de atuação. 

     

     

    Autarquia -------------- Criada por lei.

    Empresa pública, Sociedade de Economia Mista e Fundação -------------- Autorizadas por lei.

     

     

    FONTE: Aulas -profº Ivan Lucas

     

     

  • sendo bem direto sem bla bla bla:

     

    É lei ordinária que CRIA e não decreto presidencial e é LEI COMPLEMENTAR que define a area de atuação.

  • GAB ERRADO

     

    LEI ORDINÁRIA: Cria

    LEI COMPLEMENTAR: Define a area de atuação.

     

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!

  • A lei ordinária é quem cria (nas Autarquias é lei específica, e nas Fundações, EP, SEM por lei autorizativa) e a Lei Complementar define a área de atuação.

  • ERRADA


    Somente por LEI ESPECÍFICA

    Outras questões para ajudar na fixação do conteúdo.


    (2013/CESPE/ PCDF/Agente) Uma autarquia é uma pessoa jurídica de direito público criada somente mediante lei específica, que, embora não tenha subordinação hierárquica com a entidade que a criar, submeter-se-á, na órbita federal, a supervisão ministerial. CERTO

    (2010/CESPE/ TRE-BA/Técnico) A criação de uma autarquia para executar determinado serviço público representa uma descentralização das atividades estatais. Essa criação somente se promove por meio da edição de lei específica para esse fim. CERTO

    (2012/CESPE/ANCINE) A lei de criação de uma autarquia federal deve ser de iniciativa privativa do presidente da República. CERTO

    (2012/CESPE/ANCINE) Enquanto a autarquia necessita de lei ordinária para a sua criação, a empresa pública necessita de lei que autorize a sua criação e passa a existir juridicamente somente após o registro dos seus atos constitutivos no órgão competente. CERTO

  •  lei específica poderá ser criada autarquia

  • CF/88

    ART. 37 XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

  • Bizu para ajudar a memorizar a resposta do Júnior Silva.

    LEI ORDINÁRIA:  ORDena/Cria.

    LEI COMPLEMENTAR: COMplementa/Define a área de atuação.

  • Nos termos do art. 37, XIX, da CF/88, autarquia será criada por lei, não por decreto. Vejamos: 

    XIX – somente por lei específica poderá ser CRIADA autarquia e AUTORIZADA a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; (Inciso com redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Autarquias - Lei cria

    Fundação Pública - Lei autoriza + registro

    Empresa Pública - Lei autoriza + registro

    Sociedade de Economia Mista - Lei autoriza + registro

    Obs: Decreto é ato administrativo

     

     

  • A questão trata da Administração Pública Indireta, que são entidades que possuem personalidade jurídica própria e são responsáveis pela execução de atividades administrativas descentralizadas. Podem ter personalidade jurídica de direito público ou privado.
    Art. 37, XIX da Constituição Federal: "somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação".
    Portanto, somente lei específica (jamais decreto) pode criar ou autorizar a instituição dessas entidades. Trata-se de aplicação do princípio da legalidade.
    Gabarito do professor: errado.



  • Afirmativa errada, pois toda e qualquer autarquia será sempre criada por lei, nunca por decreto.


ID
2470984
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item que se segue acerca da administração direta e indireta.

As autarquias são pessoas jurídicas de direito público que desenvolvem atividade típica de Estado, não estão hierarquicamente subordinadas aos entes federativos, mas se sujeitam ao controle finalístico exercido pelos entes da administração direta responsável por sua criação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto , é um caso clássico de Descentralização. 

     

    A atividade administrativa pode ser prestada de duas formas, uma é a centralizada, pela qual o serviço é prestado pela Administração Direta, e a outra é a descentralizada, em que o a prestação é deslocada para outras Pessoas Jurídicas.

     

     

    Assim, descentralização consiste na Administração Direta deslocar, distribuir ou transferir a prestação do serviço para a Administração a Indireta ou para o particular. Note-se que, a nova Pessoa Jurídica não ficará subordinada à Administração Direta, pois não há relação de hierarquia, mas esta manterá o controle e fiscalização sobre o serviço descentralizado.

     

    Por outro lado, a desconcentração é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão pela qual será uma transferência com hierarquia.

     

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1126602/qual-a-diferenca-entre-descentralizacao-e-desconcentracao

  • TUTELA ADMINISTRATIVA - CONTROLE FINALÍSTICO - SUPERVISÃO MINISTERIAL


    Como são pessoas jurídicas, as autarquias contraem obrigações e exercem direitos em nome próprio, e não em nome do ente instituidor a quem se acham vinculadas. Em face da inexistência de relação de hierarquia entre as autarquias e o ente instituidor, elas se sujeitam apenas ao controle finalístico por parte deste. O controle finalístico (também chamado de tutela administrativa, supervisão ministerial) é bem mais restrito que o controle hierárquico.

    O controle finalístico depende de previsão expressa na lei, nela encontrando seus limites, e se destina a verificar se a entidade vem atuando de acordo com a finalidade para a qual foi criada, o que inclui a aferição de seu desempenho.

     

     

  • AS AUTARQUIAS SERÃO CRIADAS POR LEI.   ELAS SÃO PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO QUE DESENVOLVEM ATIVIDADE TÍPICA DE ESTADO, COM LIBERDADE PARA AGIREM NOS LIMITES ADMINISTRATIVOS DA LEI ESPECÍFICA QUE AS CRIOU.  ASSIM COMO OS DEMAIS ENTES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, NÃO ESTÃO HIERARQUICAMENTE SUBORDINADAS AOS ENTES FEDERATIVOS, MAS  SE SUJEITAM A CONTROLE FINALÍSTICO EXERCIDO PELOS ENTES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA RESPONSÁVEL PELA SUA CRIAÇÃO.

     

     

    DEUS NO COMANDO.

  • Correto.

    Perfeito, visto que o Controle finalístico é o controle que é exercido pela Administração Direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta. É um controle que depende de lei que o estabeleça, determine os meios de controle, as autoridades responsáveis pela sua realização, bem como as suas finalidades.


    Em casos excepcionais (casos de descalabro administrativo), poderá a Administração Direta controlar a indireta independentemente de regulamentação legal. É a chamada tutela extraordinária.


    Ele não se submete a hierarquia, visto que não há subordinação entre a entidade controlada e a autoridade ou o órgão controlador. Segundo Hely Lopes Meirelles, “é um controle teleológico, de verificação do enquadramento da instituição no programa geral no Governo e de seu acompanhamento dos atos de seus dirigentes no desempenho de suas funções estatuárias, para o atingimento das finalidades da entidade 


    Complementando

    Descentralização - Adm. Direta cria novas ENTIDADES, pertencentes a Adm.Indireta, com personalidade jurídica própria, transferindo a titularidade e a execução do Serviço.

    São entes da Adm. Indireta: 

    - Empresas Públicas - Personalidade Jurídica de direito Privado e capital totalmente público. Ex: Caixa Econômica Federal; Correios;
    - Sociedades de Econômia Mista - Personalidade Jurídica de Direito Privado e capital MISTO, sendo que a maioria é público. Ex: Banco do Brasil;
    - Autarquias - Personalidade Jurídica de Direito Público e capital público. Ex: Banco Central;
    obs: Agências executivas e Agências reguladoras são espécies de Autárquias em regime especial.
    - Fundações Públicas de Direito Público = Pessoas jurídicas de Direito Público OU Privado.

  • (C)

    Outras semelhantes que ajudam a  responder:

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos

    No âmbito federal, as autarquias são entes da administração indireta dotados de personalidade jurídica própria e criados por lei para executar atividades típicas da administração. Essas entidades sujeitam-se à supervisão ministerial, mas não se subordinam hierarquicamente ao ministério correspondente.(CORRETA)


    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados

    Como pessoas jurídicas de direito público, as autarquias têm personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios e são criadas com a finalidade de desempenhar atividades próprias e típicas da administração pública.(CORRETA)

  • A nota de corte dessa prova decerto passou de 95% kk

  •  O controle finalístico (também chamado de tutela administrativasupervisão ministerial) depende de lei e é mais restrito que o controle hierárquico.

  • Vínculo finalístico, tutela administrativa e supervisão ministerial(caso seja ente da união).

  • Certo.

    É um caso clássico de descentralização.

    Como são pessoas jurídicas, as autarquias contraem obrigações e exercem direitos em nome próprio, e não em nome do ente instituidor a quem se acham vinculadas. Em face da inexistência de relação de hierarquia entre as autarquias e o ente instituidor, elas se sujeitam apenas ao controle finalístico por parte deste. O controle finalístico (também chamado de tutela administrativasupervisão ministerial) é bem mais restrito que o controle hierárquico.

    O controle finalístico depende de previsão expressa na lei, nela encontrando seus limites, e se destina a verificar se a entidade vem atuando de acordo com a finalidade para a qual foi criada, o que inclui a aferição de seu desempenho.

  • Q451915

                               CONTROLE         FINALÍSTICO =  refere-se à VINCULAÇÃO, e não subordinação

     

                                              (incide sobre os fins e objetivos, nunca sobre os meios)

  • De fato, as autaraquias possuem natureza jurídica de pessoas de direito público. Também é verdadeiro aduzir que são criadas para o desenvolvimento de atividades típicas de Estado, o que, inclusive, tem previsão expressa em sua definição legal, vazada no art. 5º, I, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada."

    Igualmente acertado sustentar que não estejam hierarquicamente subordinados aos entes federativos responsáveis por sua criação. Em rigor, só existe relação de hierarquia e subordinação no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. Logo, como as autarquias possuem personalidade própria, não estão subordinadas hierarquicamente aos respectivos entes federativos.

    Sem embargo, submetem-se a uma técnica de controle finalístico, baseada em relação de vinculação, denominada tutela ou supervisão ministerial, cujo objetivo consiste em aferir se a entidade encontra-se cumprindo suas finalidades institucionais, bem como se mantém-se afinadas com as diretrizes governamentais de momento.

    Do exposto, está integralmente correta a proposição em exame.


    Gabarito do professor: CERTO

  • GABARITO: CERTO

    CARACTERÍSTICAS DA AUTARQUIA:

     1) São pessoas jurídicas de direito público;

    2) Compõe a administração pública indireta, logo, descentralizada;

    3) São criadas e extintas por lei específica;

    4) nunca exercem atividade econômica;

    5) São imunes a impostos;

    6) seus bens são públicos;

    7) praticam atos administrativos;

    8) celebram contratos administrativos;

    9) o regime de contratação é estatutário;

    10) possuem as prerrogativas especiais da fazenda pública;

    11) responsabilidade objetiva e direta

    12) Devem realizar licitação;

    13) Possuem patrimônio e receita própria;

    14) Possuem autonomia.

    15) Não existe hierarquia com a pessoa jurídica que a instituiu.

    16) agência reguladora é uma autarquia.

    FONTE: QC

  • Questão aula, gab. Certo!


ID
2470987
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

   Maria, interessada em ingressar na carreira pública, decidiu prestar concursos para empresas públicas e sociedades de economia mista com o objetivo de ter estabilidade em seu local de trabalho e obter todos os benefícios exclusivos dos entes de direito público.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente. 

Caso Maria seja aprovada em concurso público de uma empresa pública federal, ela terá os mesmos benefícios de um servidor público de uma autarquia federal, já que as empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público. 

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

     

    Empresa Pública - Personalidade jurídica de Direito Privado - os aprovados se submetem à CLT

    Autarquia - Personalidade jurídica de Direito Público - os aprovados se submetem ao RJU (Regime Jurídico único)

     

    Gab: Errado

  • Empresa pública: entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado.

  • Só lembrar que empregado público não possui estabilidade.

  • Não nesse caso será empregada pública regida pela CLT.

  • ERRADO 

    EMPRESAS PÚBLICAS SÃO DOTADAS DE PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, LOGO REGIDAS PELA CLT

  • Caso Maria seja aprovada em concurso público de uma empresa pública federal, ela terá os mesmos benefícios de um servidor público de uma autarquia federal, já que as empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público

  • ERRADO

     

    1º = Maria não terá os mesmos benefícios que um servidor público.

     

    2º = Os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não têm estabilidade, pois são regidos pela CLT.

     

    3º = Empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado. Ex: Correios.

  • Conheço uma autarquia federal que é regime celetista CORENS e COFEN!!!!

  • Fernando, os Conselhos profissionais são exceções, apesar de terem natureza de autarquias não se submetem ao regime jurídico único. Não são custeados pelo erário (teoricamente, kkk), mas sim pelas contribuições dos profissionais regulados por estes conselhos.
  • Fernando, os Conselhos profissionais são exceções, apesar de terem natureza de autarquias não se submetem ao regime jurídico único. Não são custeados pelo erário (teoricamente, kkk), mas sim pelas contribuições dos profissionais regulados por estes conselhos.
  • GABARITO: Errado

    ...as empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público. (PRIVADO)

  • Na realidade, as pessoas que prestam concurso público para empresas públicas submetem-se a uma relação de emprego público, baseado na legislação trabalhista (CLT). Logo, não dispõem dos mesmos direitos e garantias assegurados aos servidores públicos de autarquias, que ocupam cargos públicos efetivos e tem por base um regime estatutário. A principal distinção está na ausência de estabilidade no serviço público, garantia esta atinente apenas aos ocupantes de cargos efetivos, consoante art. 41, caput, da CRFB/88, e não aos empregados públicos de empresas estatais.

    Ademais, também está errado aduzir que as empresas públicas sejam dotadas de personalidade de direito público, quando, na verdade, possuem personalidade de direito privado, o que se extrai de sua definição vazada no art. 3º da Lei 13.303/2016:

    "Art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios."

    Logo, incorreta a presente assertiva.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Pegadinha para quem não estudou e vai pela lógica


ID
2470990
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Maria, interessada em ingressar na carreira pública, decidiu prestar concursos para empresas públicas e sociedades de economia mista com o objetivo de ter estabilidade em seu local de trabalho e obter todos os benefícios exclusivos dos entes de direito público.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Visto que o capital de uma sociedade de economia mista é composto exclusivamente de capital privado, Maria não precisaria prestar concurso público para se tornar uma empregada pública.

Alternativas
Comentários
  •         III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.             (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969)

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0200.htm

  • SEM: Composto de capital público e privado. É preciso prestar concurso público.

  • Gabarito: Errado

    ----

    Sociedade de Economia Mista é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital público e privado, por isso ser denominada como mista. A parte do capital público deve ser maior, pois a maioria das ações devem estar sob o controle do Poder Público. Somente poderá ser constituída na forma de S/A.

    São exemplos de sociedades de economia mista a Petrobras, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e a Eletrobras.

    -----

    Fontes: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1042265/qual-o-conceito-e-a-finalidade-de-empresa-publica-e-sociedade-de-economia-mista

    https://meusucesso.com/artigos/direito/o-que-e-uma-sociedade-de-economia-mista-290/

  • ''Visto que o capital de uma sociedade de economia mista é composto exclusivamente de capital privado...'' 

    ERRADO


    Administração Pública Indireta:

                           - Sociedades de Econômia Mista - Capital misto, ou seja, público e privado, sendo que a maioria é público.

                                                        - Regime dos Servidores Públicos - Concursados, regidos pela CLT, não possuindo, assim, estabilidade.

  • Visto que o capital de uma sociedade de economia mista é composto exclusivamente de capital privado, Maria não precisaria prestar concurso público para se tornar uma empregada pública.  

  • maioria do cpaital eh da uniao em uma SEM

  • ERRADO

     

    Corrigindo.....

     

    Visto que o capital de uma sociedade de economia mista é composto de capital público e privado, Maria precisaria prestar concurso público para se tornar uma empregada pública.  

     

    Características das Sociedades de economia mista:

     

    - Pertencem à administração indireta

    - personalidade jurídica de direito privado

    - criação autorizada por lei 

    - capital público + privado

    - forma: Sociedade Anônima (S.A)

     

    http://adv-adridireito.blogspot.com/2010/01/sociedades-de-economia-mista_03.html

  • CF

    Art. 37

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração

     sociedades de economia mista: capital público e privado .

  • Quem é mais velho já ouviu da mãe: " Filho, faca concurso para Petrobrás, BB, Correios, é um empregado seguro"? A mãe acertou que é emprego ( não cargo), mas seguro, nem tanto. Kkkkkkkkkkkk. Entra um governo, privatiza, e aí?
  • VAI ESTUDAR NÃO PRA VER MARIA, KKKKK.

  • Até a situação hipotética está errada.

    Rumo à PCDF.

  • De início, é de se pontuar que o princípio do concurso público abrange não apenas cargos públicos, como também os empregos na Administração Público, consoante se extrai da leitura do art. 37, II, da CRFB/88:

    "Art. 37 (...)
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;"

    De tal maneira, o ingresso nas empresas estatais pressupõe, sim, aprovação regular em concurso público, o que demonstra o desacerto da presente afirmativa.

    Ademais, também é equivocado sustentar que o capital de uma sociedade de economia mista seja integralmente privado, quando, na verdade, como o próprio nome sugere, cuida-se de capital misto, que conta, portanto, com a presença de recursos públicos.

    Neste sentido, a definição vazada no art. 4º da Lei 10.303/2016, na linha da qual as ações com direito a voto devem permanecer nas "mãos" de ente federativo ou de pessoa da administração indireta. Confira-se:

    "Art. 4º Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta."

    Do exposto, equivocada a presente assertiva.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • O próprio nome já diz: MISTO


ID
2470993
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito das concessões e permissões dos serviços públicos, julgue o item a seguir.

Considera-se como concessão de serviço público a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade convite, à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, por prazo indeterminado.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

     

    Concessão de serviço público "normal" ou Concessão de serviço público precedida de obra pública será sempre na modalidade de licitação Concorrência;

     

    Permissão também terá a obrigação de licitar, porém não se exige uma modalidade específica.

  • LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.

     

     Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

            I - poder concedente: a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Município, em cuja competência se encontre o serviço público, precedido ou não da execução de obra pública, objeto de concessão ou permissão;

            II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

            III - concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegada pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realização, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionária seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço ou da obra por prazo determinado;

            IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

  • Concessão de serviço público 
         
                                        Por contrato ........Licitação ...........concorrência 

     

  • ERRADO 

    A MODALIDADE DE LICITAÇÃO SERÁ CONCORRENCIA 

  • Concessão > Pesso Juridica ou Consórcio de empresas > Concorrência.

  • GABARITO ERRADO

     

    Para Carvalho Filho (2008, p. 346) “concessão de serviço público PE o contrato administrativo pelo qual a Administração Pública transfere à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas a execução de certas atividades de interesse coletivo, remunerado através do sistema de tarifas (estas não obrigatórias) pagas pelos usuários”.

    Lei 8.987/1995 é a que regulamenta as Concessões Públicas Comuns.

    Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

    IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

     

    BIZU: diferença entre concessão e permissão.

    Concessão: modalidade de licitação é a concorrência; tipo de contrato é o administrativo (acordo); tempo do contrato é de prazo certo; tipo de pessoa habilitadas são as pessoas jurídicas ou consóricios de empresa;

    Permissão: modalidade de licitação é a prórpia de cada caso; tipo de contrato é o de adesão (uma das partes se submete ao que a outra estipulou); tempo do contrato é precário; tipo de pessoa habilitadas são as pessoas físicas ou jurídicas.

     

    DEUS SALVE O BRASIL.

  • A descentraliação por delegação se dá de três formas:

     

    Concessão: Realizada com pessoa jurídica ou consórcio, com licitação através da modalidade concorrência e nao há precariedade

    Permissão: realizada com pessoas jurídicas e físicas, com licitação sem modalidade definida e possui precariedade

    Autorização: realizada com pessoas jurídicas e físicas, é um ato discricionário da administração tornando possível ao particular realizar certa atividade, serviços ou utilização de bens particulares ou públicos para seu interesse.

     

    Vale ressaltar que na descentralização por outorga as atividades são repassadas em caráter temporário

     

    Bons estudos

  • CONCESSÃO= LICITAÇÃO NA MODALIDADE CONCORRENCIA

    PERMISSÃO= LICITAÇÃO EM QUALQUER MODALIDADE

    CONSORCIO PUBLICO= DISPENSA DE LICITAÇÃO

    AUTORIZAÇÃO= NÃO PRECISA DE LICITAÇÃO

  • Com base no art. 2º, II, da Lei nº 8.987/95, concessão de serviço público é o contrato administrativo por meio do qual o Estado transfere a uma pessoa jurídica ou a um consórcio de empresas, mediante licitação na MODALIDADE CONCORRÊNCIA, a prestação de um serviço público e o contratado aceita prestá-lo em seu nome, por sua conta e risco e por prazo determinado, sendo remunerado por tarifa paga pelo usuário final.

  • Concessão de serviço público “é a transferência da prestação de serviço 
    público, feita pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, mediante 
    concorrência  a pessoa jurídica ou consórcio de empresas, que demonstre 
    capacidade para o seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo 
    determinado (Lei 8987/95, art. 2º, II). 

     

    Portanto há dois erros na assertiva.  

  • Erros grosseiros: Convite e Prazo Indeterminado..

    CONCORRÊNCIA =.> Modalidade licitatória obrigatória nas concessões ( e , por via oblíqua, nas PPPs)

    Prazo deve ser DETERMINADO..Pode até haver prorrogação, ok, mas sempre determinado!

  • Errado.

     

    A licitação é na modadlidade concorrência e não convite e o prazo de concessão é sempre determinado.

     

          Art. 2.º Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

          II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

  • gabarito: ERRADO

     

    Lei 8.987/95 art 2°-II concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

  • Errado.

    Formas de delegação:

    a – concessão:

    ato = Bilateral
    objeto = serviço publico
    natureza =Contrato Administrativo NÃO precário.
    Licitação = Modalidade Concorrência (Exceção: A concessão será por leilão quando o serviço estiver no programa nacional das privatizações (PND)).
    Particular que presta o serviço = Pessoa Jurídica ou Consórcio de Empresas.

    b – permissão:

    ato = ato unilateral ou bilateral
    objeto = serviço publico
    natureza = Contrato Administrativo Precário
    Licitação = Qualquer Modalidade
    Particular que presta o serviço = Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

    c – autorização:

    ato = Unilateral
    objeto = alguns Serviços Públicos
    natureza = Ato Administrativo Discricionário
    Licitação = Não tem Licitação
    Particular que presta o serviço = Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

  •   II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

  • CONCESSÃO=CONCORRÊNCIA.

  • Ainda tem o indeterminado ali no final da questão como quem não quer nada. 

    Questão errada. 

  • Considera-se como concessão de serviço público a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade convite (concorrência), à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, por prazo indeterminado (prazo determinado)

  • QUESTÃO - Considera-se como concessão de serviço público a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade convite, à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, por prazo indeterminado. 

  • CONCESSÃO → LICITAÇÃO + OBRIGATÓRIA A MODALIDADE CONCORRÊNCIA → FEITA A PESSOA JURÍDICA OU CONSÓRCIO DE EMPRESAS

     

    - é um contrato administrativo que EXIGE LICITAÇÃO
    - uso OBRIGATÓRIO do bem de acordo com a finalidade que pode atender interesse público ou privado
    - tem PRAZO DETERMINADO e é REMUNERADA
     


    PERMISSÃO → LICITAÇÃO + NÃO É OBRIGATÓRIA A MODALIDADE CONCORRÊNCIA → FEITA A PESSOA JURÍDICA OU PESSOA FÍSICA

    - ato administrativo discricionário, unilateral e precário (pode revogar= conveniência e oportunidade)
    - uso do bem é OBRIGATÓRIO e de interesse público ou privado
    - pode ser remunerado ou não

  • GABARITO: ERRADO

     

    Considera-se como concessão de serviço público a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade convite, à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, por prazo indeterminado

     

    De acordo com a Lei 8.987/95, art 2°, II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

  • prazos sao smepre determinados !!!!

  • ERRADO

     

    Concessão é sempre na modadalidade concorrência e com prazo determinado.

     

    LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995

    Art. 2º Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

     

     

  • ERRADO

     

    "Considera-se como concessão de serviço público a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade convite, à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, por prazo indeterminado. "

     

    A modalidade é CONCORRÊNCIA, e não Convite

  • Concessão de serv. publico.

    - modalidade: concorrencia.

    - prazo: determinado.

  • O erro da questão esta na modalidade, que neste caso é Concorrência e o prazo é determinado!

  • Concessão de serviço público: A delegação de sua prestação , feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo DETERMINADO.

     

    Permissão de serviço público: a delegação, à títulos precário, mediante licitação, qualquer modalidade de licitação, da prestação de serviço públicos , feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco prazo INDETERMINADO

     

  • CONCESSÃO= MODALIDADE CONCORRÊNCIA, PRAZO DETERMINADO, pode ser p PESSOA JURÍDICA OU CONSÓRCIOS

    PERMISSAO= ATO PRECÁRIO, QUALQUER MODALIDADE DE LICITAÇÃO, pode ser p PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA

  • concorrência

  • A resolução da presente questão demanda que seja aplicada a norma do art. 2º, II, da Lei 8.987/95, que apresenta a definição legal pertinente às concessões de serviço público:

    "Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    (...)

    II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;"

    Como daí se extrai, a modalidade licitatória deve ser a concorrência, e não o convite. Além disso, o prazo da concessão deve ser determinado, e não indeterminado, como erroneamente aduzido pela Banca.

    Do exposto, incorreta a assertiva em análise.


    Gabarito do professor: ERRADO


ID
2470996
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito das concessões e permissões dos serviços públicos, julgue o item a seguir.

É possível a permissão de serviço público a título precário, mediante licitação, feita pelo poder concedente à pessoa jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, não sendo possível a permissão de serviços públicos para pessoas físicas.

Alternativas
Comentários
  • Concessão - Licitação modalidade Concorrêncoa, Pessoa Jurídica ou Consórcio de Empresas, prazo determinado.

    Permissão - Licitação sem modalidade específica, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, título precário

  • LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995.

     

    Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

     

    [...]

     

     IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

  • exemplo bom é o taxi, é uma permissão a pessoa fisica

  • ERRADO 

    Permissão – a permissão é um ato administrativo unilateraldiscricionário e precário pelo qual o Poder Público faculta ao particular a execução de serviços de interesse coletivo ou o uso especial de bens públicos.

  • GABARITO ERRADO

     

    Para Carvalho Filho (2008, p. 346) “concessão de serviço público PE o contrato administrativo pelo qual a Administração Pública transfere à pessoa jurídica ou a consórcio de empresas a execução de certas atividades de interesse coletivo, remunerado através do sistema de tarifas (estas não obrigatórias) pagas pelos usuários”.

    Lei 8.987/1995 é a que regulamenta as Concessões Públicas Comuns.

    Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

    IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

     

    BIZU: diferença entre concessão e permissão.

    Concessão: modalidade de licitação é a concorrência; tipo de contrato é o administrativo (acordo); tempo do contrato é de prazo certo; tipo de pessoa habilitadas são as pessoas jurídicas ou consóricios de empresa;

    Permissão: modalidade de licitação é a prórpia de cada caso; tipo de contrato é o de adesão (uma das partes se submete ao que a outra estipulou); tempo do contrato é precário; tipo de pessoa habilitadas são as pessoas físicas ou jurídicas.

     

    CORREÇÃO AO COMENTÁRIO DO COLEGA BRUNO NERD:

    serviço de taxi se da por meio de autorização, e nao por meio da permissão.

    (Para Carvalho Filho - 2008, p. 415-416) o consentimento estatal para o exercício de determinada atividade se dá por meio de autorização, no entanto, para o autor a atividade autorizada não se perfaz como serviço público, e sim atividade meramente privada, ainda que traga alguma comodidade a um grupo de pessoas.

     

    DEUS SALVE O BRASIL.

  • A descentraliação por delegação se dá de três formas:

     

    Concessão: Realizada com pessoa jurídica ou consórcio, com licitação através da modalidade concorrência e nao há precariedade

    Permissão: realizada com pessoas jurídicas e físicas, com licitação sem modalidade definida e possui precariedade

    Autorização: realizada com pessoas jurídicas e físicas, é um ato discricionário da administração tornando possível ao particular realizar certa atividade, serviços ou utilização de bens particulares ou públicos para seu interesse.

     

    Vale ressaltar que na descentralização por outorga as atividades são repassadas em caráter temporário

     

    Bons estudos

  • como que a empresa ou o cidadão vai participar de um rigoroso processo licitatório pra ficar amparado em um ato precário ???? o começo da questão já dá a dica.

  • ERRADO

     

    CONCESSÃO:

    1) Não há precariedade

    2) Celebração com pessoa jurídica ou consórcio de empresas (pessoa física não!)

     

    PERMISSÃO:

    1) Delegação a título precário

    2) Celebração com pessoa física ou jurídica (consórcio de empresas não!)

     

     

    ---> Seja forte!!!

  • Permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

  • PERMISSÃO DE SERV. PÚB => PF ou PJ..

    CONCESSÃO => PJ ou Consórcios de Empresas..

    Isto é, NÃO PODE NEM CONCESSÃO COM PESSOA FÍSICA NEM PERMISSÃO COM CONSÓRCIOS DE EMPRESAS ;)

  • PERMISSÃO DE SERV. PÚB => PF ou PJ..

    CONCESSÃO => PJ ou Consórcios de Empresas.. + Licitação Concorrência

    doutrina: ambos, contrato de adesão. 

  • Errado. É possível a permissão de serviços públicos para pessoas físicas.

    Lei 8.987/1995, art. 2.º, IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

  • Errado.

    Formas de delegação:

    a – concessão:

    ato = Bilateral
    objeto = serviço publico
    natureza =Contrato Administrativo NÃO precário.
    Licitação = Modalidade Concorrência (Exceção: A concessão será por leilão quando o serviço estiver no programa nacional das privatizações (PND)).
    Particular que presta o serviço = Pessoa Jurídica ou Consórcio de Empresas.

    b – permissão:

    ato = ato unilateral ou bilateral
    objeto = serviço publico
    natureza = Contrato Administrativo Precário
    Licitação = Qualquer Modalidade
    Particular que presta o serviço = Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

    c – autorização:

    ato = Unilateral
    objeto = alguns Serviços Públicos
    natureza = Ato Administrativo Discricionário
    Licitação = Não tem Licitação
    Particular que presta o serviço = Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

  • PERMISSÃO=PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA.

  • Gabarito: E

     

    Breve resumo sobre as principais características da Permissão de Serviços Públicos:

    * Forma de delegação de sv públicos;

    * Depende da realização de licitação, mas a lei não predetermina a modalidade licitatória;

    * Possui natureza precária, mas há controvérsias na doutrina;

    * Os permissionários podem ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

     

    Fonte: prof. Ricardo Alexandre

  • É possível a permissão de serviço público a título precário, mediante licitação, feita pelo poder concedente à pessoa jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, não sendo possível a permissão de serviços públicos para pessoas físicas

  • Concessão de serviço público: A delegação de sua prestação , feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo DETERMINADO.

     

    Permissão de serviço público: a delegação, à títulos precário, mediante licitação, qualquer modalidade de licitação, da prestação de serviço públicos , feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco prazo INDETERMINADO

     

    É importante ressaltar que os diversos entes federados podem editar leis próprias acerca de concessão e permissão dos serviços públicos pertinentes a suas esferas de ccompetências.

     

     

     

  • Permissão: realizada com pessoas jurídicas e físicas, com licitação sem modalidade definida e possui precariedade

  • pessoas fisicas e juridicas

  • ERRADO

     

    A permissão é possível a PESSOAS FÍSICAS E PESSOAS JURÍDICAS.

     

    LEI Nº 8.987/95

     

    Art. 2º Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

     

     

  • Para a resolução da presente questão, basta lançar mão do conceito legal pertinente às permissões de serviços público, que se encontra previsto no art. 2º, IV, da Lei 8.987/95, que abaixo transcrevo:

    "Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    (...)

    IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco."

    Assim sendo, resta claro que as permissões de serviços públicos podem, sim, ser cometidas a pessoas físicas, o que denota a incorreção da afirmativa ora examinada.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • GABARITO - ERRADO

    LEI 8987/95

    ART. 2°, INCISO IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

  • GABARITO ERRADO.

    AUTORIZAÇÃO

    Unilateral, precário, sem licitação, PF ou PJ, ato adm gratuito ou oneroso, prazo determinado ou indeterminado.

    PERMISSÃO

    Unilateral, precário, com licitação, PF ou PJ, contrato de adesão gratuito ou oneroso, prazo determinado.

    CONCESSÃO

    Bilateral, não precário, com licitação (sempre concorrência), PF ou consorcio de empresas, contrato adm onersoso, prazo determinado.

  • “A concessão somente é celebrada com Pessoas Jurídicas ou com consórcios de empresas, ao passo que a permissão de serviços públicos pode ser celebrada com Pessoa Física ou Pessoa Jurídica”.

  • Nos termos da Lei 8.987/1995, permissão de serviço público é a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

    Portanto, a permissão de serviço público para pessoas físicas é possível sim. Esse é o erro da questão.

    Vale lembrar que é a concessão de serviços públicos que não pode ser celebrada com pessoas físicas.

    Gabarito: Errado


ID
2470999
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Um trabalhador, com idade inferior a catorze anos, presta serviço lícito, pessoal e subordinado para determinado empregador, exercendo as atividades de trabalho de forma pessoal, onerosa, consensual, continuada e subordinada.

Com base nesse caso hipotético, julgue o seguinte item a respeito de contrato de trabalho.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a idade mínima para trabalhar é de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos catorze anos de idade. Dessa forma, o contrato de trabalho do caso hipotético apresentado, apesar de ilegal, produzirá seus efeitos trabalhistas, pois a norma deverá ser interpretada de maneira a beneficiar seu destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Para que se caracterize relação de emprego, temo que acumular os seguintes requisitos:

    · Pessoalidade: intuitu personae/ infungibilidade.

    · Subordinação jurídica

    · Onerosidade: animus contrahendi (relação de trabalho onde o empregado disponibilizou sua força de trabalho com interesse econômico).

    · Não-eventualidade: ainda que não seja prestado todo dia. Ex: (Bares e restaurante), tem caráter de permanência, e não de continuidade, tampouco de exclusividade.

    Quanto à parte da CF:
    Art. 7 XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos

    bons estudos

  • Gabarito:"Certo"

    CF,art. 7 XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos 

    Trata-se de hipótese de trabalho PROIBIDO, em que são reconhecidos os seus efeitos, com fins de proteger o trabalhador.

  • Dessa forma, o contrato de trabalho do caso hipotético apresentado, apesar de ilegal (?????), produzirá seus efeitos trabalhistas, pois a norma deverá ser interpretada de maneira a beneficiar seu destinatário. 

    Não seria trabalho proibido?

    Sei não, hein?! Questão passivel de anulação.

  • Diego Carvalho, acredito que o vocábulo ilegal seja entendido como contrário ao direito de forma abrangente. O contrato de trabalho nulo e que não produz repercussões trabalhistas é ILÍCITO, e não ilegal.

    Bons estudos! =)

  • Entendo que a questão está correta.

     

    "De acordo com a Constituição Federal de 1988, a idade mínima para trabalhar é de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos catorze anos de idade. Dessa forma, o contrato de trabalho do caso hipotético apresentado, apesar de ilegal (contrário à lei), produzirá seus efeitos trabalhistas, pois a norma deverá ser interpretada de maneira a beneficiar seu destinatário."

     

    Trata-se de trabalho proibido, mas de contrato ilegal, pois contrario à lei. A questão, na minha opinião, não se refere ao trabalho ilícito ou proibido, mas sim à legalidade (conformidade com a lei) ou não do contrato celebrado.

  • Complementando:

     

     

    Segundo ensinamentos de Alice Monteiro de Barros, o trabalho proibido é aquele prestado em desacordo com as normas de proteção trabalhista. Neste caso, os efeitos do contrato de trabalho são resguardados. Ou seja, autoridade cessa a prestação de serviços, no entanto, recebe todos os direitos pelo trabalho já prestado.

     

     

    Ex.: Trabalho prestado por menor de 14 anos; trabalho prestado por estrangeiro em situação irregular; trabalho prestado por menor de 18 anos à noite.

     

     

     

     

    Por sua vez, o trabalho ilícito é aquele prestado de forma ilícita, uma vez que o próprio OBJETO do contrato de trabalho é a prestação de serviços ilícitos. Neste caso, não há reconhecimento de seus efeitos, não podendo alegar o desconhecimento da vedação legal.

     

     

    Ex.: Trabalho com contrabando, plantação de psicotrópicos, trabalho com tráfico de armas etc.

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • NULIDADE:

    Trabalho ilícito (o objeto do contrato de trabalho é ilícito) = Efeitos ex tunc, ou seja, o trabalhador nada recebe

    Trabalho proibido = efeito ex nunc, ou seja, o trabalhador recebe os direitos decorrentes dos serviços prestados

    Servidos público contratado sem concurso = SÚMULA 363 TST

     

    Simone Bernardes, Resumo para Concursos

  • Na minha humilde opinião a banca pecou em utilizar o termo ilegal em relação ao contrato de trabalho por ser sinonimo de ilícito.

    Assim, poderia gerar duvidas pois o caso em comento é causa de contrato de trabalho proibido e não ilícito.

     

    "Dessa forma, o contrato de trabalho do caso hipotético apresentado, apesar de ilegal, produzirá seus efeitos trabalhistas, pois a norma deverá ser interpretada de maneira a beneficiar seu destinatário." 

     

    Se eu estiver errado me perdõe!

  • LEMBRANÇA SOBRE O CONTRATO DE TRABALHO DO MENOR APRENDIZ

     

    Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de vinte e quatro anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. 

    O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos. 

     

    A idade máxima permitida para celebrar contrato de aprendizagem passa a ser de até 24 anos. Anteriormente a idade máxima era de 18 anos. No entanto, a idade mínima não foi alterada, permanecendo 14 anos.

     

    A idade máxima no contrato de aprendizagem não se aplica a aprendizes com deficiência.

     

  • A problemática central da questão é: "...produzirá seus efeitos trabalhistas...". sim ou não? Sim, entre eles, receber pelo que trabalhou, indenizações, multa, interrupção do trabalho etc.

    a questão está certa.

  • A questão possui vários erros... mas vamos responder o que o examinador quer ouvir (quando a gente le "quadrix" não pode levar nada muito a sério)

     

    Em tempo , o que permite a produção dos efeitos trabalhistas no contrato "ilegal (como a questão disse)" seria o princípio da vedação ao enriquecimento ilícitoA questão peca ao afirmar que " pois a norma deverá ser interpretada de maneira a beneficiar seu destinatário." .

     

    Aqui não há interpretação de norma alguma , a norma veda o trabalho , e o que garante pelo menos os benefícios trabalhistas é o princípio que mencionei acima.  ( O trabalhador trabalhou , então deve receber , a fim de evitar que o empregado enriqueça ilicitamente)

  • Vou repetir o que nosso amigo "Nova Tentativa" citou.
     

    A problemática central da questão é: "...produzirá seus efeitos trabalhistas...". sim ou não? Sim, entre eles, receber pelo que trabalhou, indenizações, multa, interrupção do trabalho etc.

    a questão está certa.


    A questão, mesmo com vários erros está pedindo apenas isto: "...produzirá seus efeitos trabalhistas...". sim ou não? Sim!

  • Certo. Trabalho infantil quando exercido de maneira ilegal trata-se de trabalho PROIBIDO (gera efeitos trabalhistas). Não se confunde com os contratos de trabalho nulos (que não geram efeitos trabalhistas, exemplo: ocupante de emprego público sem aprovação em concurso)


ID
2471002
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Um trabalhador, com idade inferior a catorze anos, presta serviço lícito, pessoal e subordinado para determinado empregador, exercendo as atividades de trabalho de forma pessoal, onerosa, consensual, continuada e subordinada.

Com base nesse caso hipotético, julgue o seguinte item a respeito de contrato de trabalho.

É possível que o contrato de trabalho individual seja firmado de forma tácita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    CLT
    Art. 442 - Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.

     Art. 443 - O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

    bons estudos

  • "Com base nesse caso hipotético..." qual caso? .. "trabalhador, com idade inferior a catorze anos, ..." É possível que o contrato de trabalho individual seja firmado de forma tácita? No geral SIM... mas se usar como base o caso hipotético acima, NÃO.... isso é pra ferrar o cara.

  • Rídicula a questão!

  • Surreal, mas está certa! A questão coloca uma situação ilícita e pergunta sobre uma das possíveis formas de celebração do contrato de trabalho.....

    Tipo de questão que não privilegia o conhecimento....

  • Ok, eu entendi em relação ao contrato de trabalho que pode ser tácito, mas continuo em dúvida em relaçao à idade.  Não sei o que responderia na hora. Vamos indicar para comentários  

     

  • Que absurdo. Claro que o contrato de trabalho pode ser tácito. Acontece que esse trabalho é inconstitucional. Não sei para que um enunciado gigante pra fazer uma pergunta que não tem nada a ver com ele. 

  • O trabalho citado no exmplo é um trabalho ilegal, contra as normas do direio trabalhista. diferente do que acontece no trabalho ilicíto (aviaozinho to tráfico, por exemplo), o trabalho é cessado, no entanto os efeitos do contrato de trabalho são resguardados. Isso não implica na não punição do empregador que agiu contfrário a lei, mas no recebimento das parcelas devidas pelo empregado. Logo a questão está correte: existe um contrato de trabalho tácito e ilegal

  • Acho que a melhor forma de resolver a questão é pensar na escada ponteana. O contrato pode até existir de forma tácita (com um empregador que pague salário, proporcione intervalo intra e inter jornadas, com direito a horas extras - enfim, como se com um maior fosse celebrado), contudo, no plano da validade ele é ilegal, pois compactuado com menor de catorze anos.
     

  • Art. 7º, XXXIII, CF/88: "É proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos."

     

    O contrato de trabalho até pode ser firmado de forma tácita, mas para "menores de 14 anos"??? Não entendi mais nada.

  • há contrato de trabalho tácito, o menor é inimputável penalmente, o trabalho de menor, p´rincipalmente qdo envolve agenciamento para práticas ilicitas é considerado a pior forma de trabalho infantil- oit 182. A proibição de trabalho de menores, e a vedação de reconhecimento de trabalho ilicito (vicio na capacidade e objeto) não podem ser causa de salvaguarda do tomador- REAL SUJEITO ATIVO DA PRÁTICA ILEGAL- em detrimento do menor, cujo o interesse é prioritário, além de reconhecer o contrato e todos os direitos cabe o estado dar o apoio necessário para reintegração social- ao menos ém tese deveria ser assim, ao menos na constituição e tratados de direitos humanos é assim. O descumprimento pelo Brasil não passa de mais uma dessas manobras elitista, de direito penal do inimigo e do etiquetamento que levanta a sociedade hipocrita a defender redução da menoridade, para mais pobres e petros serem a grande população carcerária.

  • Dois precedentes que auxiliam no entendimento da posição da banca:

    STF - AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO RE 600616 RS (STF)

    Data de publicação: 09/09/2014

    Ementa: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DIREITO PREVIDENCIÁRIO. TRABALHADORA RURAL. MENOR DE 16 ANOS DE IDADE. CONCESSÃO DE SALÁRIO-MATERNIDADE. ART. 7º, XXXVIII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. NORMA PROTETIVA QUE NÃO PODE PRIVAR DIREITOS. PRECEDENTES. Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o art. 7º, XXXIII, da Constituição não pode ser interpretado em prejuízo da criança ou adolescente que exerce atividade laboral, haja vista que a regra constitucional foi criada para a proteção e defesa dos trabalhadores, não podendo ser utilizada para privá-los dos seus direitos (RE 537.040, Rel. Min. Dias Toffoli). Agravo regimental a que se nega provimento.

    Analogamente no informativo 510 do STJ, houve o seguinte posicionamento:

    Comprovada a atividade rural do trabalhador com idade inferior a 14 anos e realizada em regime de economia familiar, esse tempo deve ser computado para fins previdenciários.A proibição do trabalho às pessoas com menos de 14 anos de idade foi estabelecida em benefício dos menores e não deve ser arguida para prejudicá-los.

    Processo Terceira Seção. AR 3.877-SP, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, julgada em 28/11/2012.

     

    Em outras palavras, apesar de a situação narrada no enunciado da questão configurar uma ilegalidade, o reconhecimento da existência do contrato de trabalho pode ocorrer sim, na medida em que o menor tem seus direitos trabalhistas reconhecidos.

     

  • GABARITO: CERTO

     

    Art. 442 - Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.

    Art. 443 - O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

  • Realmente deveria existir uma legislação para regulamentar as questões cobradas em concurso. Uma questão deste tipo fere totalmente boa-fé objetiva.

  • As proteções contra o trabalho do menor de 14 anos foram feitas para protegê-los, não para prejudicá-los.

     

    Nessa situação da questão, vai fazer o quê? Deixar o menor de 14 anos sem os seus direitos trabalhistas? 

     

    Fazendo uma alusão com as horas extras... Só são permitidas por lei 2h diárias, mas se o trabalhador fizer mais, o empregador é obrigado a remunerar essas horas "ilegais". 

     

    A mesma coisa com a criança, o ideal é que ela não estivesse trabalhando, mas já que está, deve receber todos os seus direitos por isso. 

  • Agora fiquei confuso com essa questão tá certa.

  • Que viagem foi essa? 

  • Contrato para menor de catorze anos, só se for aprendiz.

  • Questão esquizofrênica...

  • Estou com Geison errei com base no enunciado da afirmativa,

  • Não se pode fimar contrato individual de trabalho de menor de 14 anos e essa é a pergunta da questão. Outra coisa totalmente diferente é a proteção que o menor possui em relação a este contrato ilegal. O menor de 14 anos não pode ter contrato individual de trabalho, mas, uma vez firmado (ainda que ilegal), ele terá todos os seus direitos trabalhistas reconhecidos pelo princípio do não enriquecimento sem causa do empregador.

    questao absurda

  • Complementando..

     

     

    Conforme o Min. Godinho, temos as seguintes características do contrato de trabalho:

     

     

     

    - contrato de direito privado;

     

    - contrato sinalagmático;

     

    contrato conssensual;

     

    - contrato celebrado intuito personae NA PESSOA DO EMPREGADO;

     

    contrato de trato sucessivo;

     

    - contrato de atividade;

     

    - contrato oneroso;

     

    - contrato dotado de personalidade; e

     

    - contrato complexo.

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • QUESTÃO MADE IN HELL Ela contou uma história pra derrubar e depois afirmou uma verdade GAB: CERTO
  • GENTE, PRESTA ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    O TRABALHO É PROIBIDO (não está de acordo com as normas trabalhistas) MAS NÃO É ILÍCITO (uma vez que o próprio objeto do contrato de trabalho é a prestação de serviços lícitos) ENTÃO NESSE CASO, FICA CONFIGURADO SIM UM CONTRATO DE TRABALHO PARA QUE O EMPREGADO RECEBA TODAS AS SUAS DEVIDAS INDENIZAÇÕES POR TER TRABALHADO COMO MENOR DE FORMA IRREGULAR.. Então exemplo: Caso não se configura-se um contrato, como que a mãe do menino poderia ingressar com uma ação contra esse empregador que fez o filho dela trabalhar sem observar as normas trabalhistas? 

     

    #PASAMOREMALANDRAGEM

  • Que viagem é essa, véi?

  • RESPOSTA: CERTO

     

    ATENÇÃO PARA A NOVA REDAÇÃO DO ART. 443, CLT, TRAZIDA PELA REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/17):

     

    Art. 443.  O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

  • achei uma banca pior que consulplan e AOCP juntas: quadrix

  • O trabalho no caso da questão é proibido mas não ilícito. Resolvi pela lógica de que o trabalho proibido gera obrigações trabalhistas, então poderá sim ser firmado um CT de forma tácita.

     

    a Súmula 386 do TST é um um exemplo:

     

     POLICIAL MILITAR. RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM EMPRESA PRIVADA. Preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.

     

    Gabarito: Correto

  • Ao meu ver , questão PODRE!

     

    Vejamos primeiro a validade do contrato de trabalho:

    “Lei 10.406/02 Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:

     I - Agente capaz;

    II - Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

    III - forma prescrita ou não defesa em lei”

     

     

    MENOR DE 14 ANOS É ABSOLUTAMENTE INCAPAZ “CF Art. 7º (...) XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;”"

     

     

    Agora podemos usar a interpretação da OJ 119

    OJ 199 da SDI-I do TST JOGO DO BICHO. CONTRATO DE TRABALHO. NULIDADE. OBJETO ILÍCITO (título alterado e inserido dispositivo) - DEJT divulgado em 16, 17 e 18.11.2010

    É nulo o contrato de trabalho celebrado para o desempenho de atividade inerente à prática do jogo do bicho, ante a ilicitude de seu objeto, o que subtrai o requisito de validade para a formação do ato jurídico.”

     

    Note que estamos diante do MESMO caso. A ilicitude do objeto , no caso do jogo do bicho ,  fere o Inciso II do Art.104 da lei 10.406/02.

    DE IGUAL MANEIRA , a incapacidade do menor de 14 anos fere o inciso I do Art.104 da lei 10.406/02 .

     

     

    NOS DOIS CASOS o contrato é NULO.  Ao meu ver , não há o que se falar em reconhecer o contrato de trabalho deste menor , uma vez que o contrato não poderá subsistir no mundo jurídico ante seu vicio.  

     

     

    O que pode ser feito então?    Aplica o mesmo entendimento da Súmula 363 do TST conjunto com o principio da vedação do enriquecimento ilícito.  CONTRATO DE EMPREGO NÃO SERÁ RECONHECIDO , entretanto o empregador deverá pagar toda e qualquer verba trabalhista que seja devida ao menor

     

    Em tempo ,  resta saber o que o examinador entende por FIRMAR um contrato tácito.  Apenas a presença dos requisitos básicos da relação de emprego (Pessoalidade/Pessoa Física/ Não eventualidade/Onerosidade/ Subordinaçao) seriam firmar  o contrato?

  • GABARITO CERTO

    O melhor comentário para a questão é da Mai Cris. 

  • Só vejo má-fé nessa questão...

  • Gabarito: Certo


    Melhor comentário: vide Sara Vicente Vignoli

  • Exploração infantil é crime? Sim

    O trabalho exercido pelo menor, que "presta serviço lícito, pessoal e subordinado para determinado empregador, exercendo as atividades de trabalho de forma pessoal, onerosa, consensual, continuada e subordinada" é proibido ou ilícito (criminoso)? Proibido, galera!

    Logo, independentemente das sanções criminais que o empregador possa vir a suportar, o contrato de trabalho (seja ele tácito, expresso, escrito ou verbal) pode ser considerado válido e o empregador ser compelido a efetuar todos os pagamento e o menor ter o tempo computado para fins de direito, inclusive previdenciários.

    Segue notícia recente envolvendo o tema:

    https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/entregador-de-paes-de-13-anos-tem-vinculo-reconhecido-com-padaria-que-e-condenada-por-explorar-trabalho-infantil

  • #Houstontemosumproblema...mas por ser menor, tem que ser de forma escrita e não tácita o contrato?

  • a próxima questão da mesma prova justifica está questão.

    QUESTÃO

    Ano: 2017 Banca:   Órgão:  Prova: 

    Um trabalhador, com idade inferior a catorze anos, presta serviço lícito, pessoal e subordinado para determinado empregador, exercendo as atividades de trabalho de forma pessoal, onerosa, consensual, continuada e subordinada.

    Com base nesse caso hipotético, julgue o seguinte item a respeito de contrato de trabalho.

    De acordo com a Constituição Federal de 1988, a idade mínima para trabalhar é de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos catorze anos de idade. Dessa forma, o contrato de trabalho do caso hipotético apresentado, apesar de ilegal, produzirá seus efeitos trabalhistas, pois a norma deverá ser interpretada de maneira a beneficiar seu destinatário.

    GABARITO CORRETO

    ResponderParabéns! Você acertou!