SóProvas



Prova UFSC - 2019 - UFSC - Administrador


ID
2909758
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. No Brasil, o uso de águas pluviais nas construções sustentáveis urbanas é recomendado somente para ingestão humana.

II. A análise de ciclo de vida é aplicada a produtos, como um copo. Essa metodologia não se aplica a atividades e serviços, como a produção de 1 kJ de energia.

III. Nas compras públicas, comumente o preço de um produto não considerava os custos das externalidades negativas. Essa foi uma das razões para a Lei nº 12.349/10 alterar a Lei nº 8.666/93, com possibilidade de inclusão de critérios ambientais nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras.

IV. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os sistemas de devolução dos resíduos aos geradores serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. Essa questão envolve a logística reversa.

Alternativas
Comentários
  • ITEM I: justamente o contrário.O reaproveitamento das águas pluviais compreende a coleta, filtragem e armazenamento das águas das chuvas que podem ser usadas em vários pontos como por exemplo o vaso sanitário, irrigação, lavanderia e na lavagem de automóveis e calçadas.

    O sistema de reuso das águas cinzas consiste na utilização da água provenientes das lavagens de roupas, chuveiro, ralos e pia do banheiro, que compõem o chamado esgoto secundário. Neste sistema o esgoto secundário é tratado em equipamento específico de modo a garantir a qualidade mínima requerida pelos padrões e normas sanitárias e é encaminhado para o reuso nos vasos sanitários, lavagens de pátio que não tenham contato humano como calçadas internas, playground, dormitórios, cozinhas e refeitórios, dando preferência para as lavagens de garagens e acesso de automóveis. 

    https://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf

    ITEM II: incorreta.

    ITEM III: Basicamente aborda sucessão de leis, com um pouco de história de legislação. Recomendo a leitura da Lei 8.666/93 lendo diretamente a partir do site do planalto.

    ITEM IV: correto, vide Lei 12.305/10: Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: 

  • Quanto ao ITEM II - A análise de ciclo de vida é aplicada a produtos, como um copo. Essa metodologia não se aplica a atividades e serviços, como a produção de 1 kJ de energia. ERRADO! Não existe a restrição indicada.

    De acordo com a Cartilha A3P:

    "Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los

    de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo

    engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de

    papel, copos plásticos e outros materiais de expediente."

    Impacto ambiental:

    “Qualquer alteração das propriedades físicas,

    químicas e biológicas do meio ambiente,

    causada por qualquer forma de matéria ou

    energia resultante das atividade humanas

    que, direta ou indiretamente, afetem a saúde,

    a segurança e o bem-estar da população;

    as atividades sociais e econômicas; a biota;

    e as condições dos recursos ambientais.”


ID
2909761
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere as fases do ciclo de vida de uma embalagem (fabricação e descarte), com eventual possibilidade de reutilização. Cada uma das fases – A (fabricação, em kg de CO2 equivalentes), B (reutilização, em kg de CO2 equivalentes) e C (descarte em aterro, em kg de CO2 equivalentes) – contribui com o aquecimento global. Diante disso, sob qual condição o processo de reutilização é mais vantajoso que a fabricação de um novo produto?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • A reutilização é sempre menor que a fabricação ou o descarte.

  • Para contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa e reduzir o aquecimento global, o processo de reutilização é mais vantajoso que a fabricação de um novo produto pois ele evita a emissão de gases de efeito estufa quando do descarte em aterro. Logo, reutilizar implica em menor impacto que fabricar e descartar em aterro. A expressão que representa essa afirmação é: B (reutilização) < A (fabricação) + C (descarte).

    GABARITO: C / A + C > B


ID
2909764
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados.

( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado.

( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim.

( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

Alternativas
Comentários
  • Respondi só as duas primeiras já matei a questão
  • Gabarito: A


ID
2909767
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incorpora conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos e se dispõe a trazer novos instrumentos à legislação ambiental brasileira. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos.

II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo.

III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi-los.

IV. A rotulagem ambiental corresponde a identificação dos fornecedores de matérias-primas que compõem o produto.

V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3 Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    (...)

    IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; (item II incompleto)

    (...)

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    (...)

    XVIII - reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa; 

    XIX - serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades previstas no (item I incorreto, reciclagem não equivale a reutilização)

    Segundo a norma ISO14020, a rotulagem ambiental se caracteriza pelas informações relevantes disponibilizadas nos rótulos dos mais diferentes produtos a fim de esclarecer que o mesmo esteja em harmonia com o meio ambiente. Visa incentivar o consumo de produtos e a procura de serviços com baixo grau de impacto ambiental. (item IV incorreto)

    Art. 9  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. (item V correto)

    O passivo ambiental corresponde a soma dos danos ao meio ambiente causados por empresas e consequentemente da obrigação de repará-los. Como sabemos, alguns tipos de empresas desempenham suas atividades utilizando de alguma forma os recursos naturais. O resultado dessa ação pode causar algum tipo de alteração no meio ambiente. Assim, o passivo ambiental é todo tipo de impacto causado ao ambiente por um determinado empreendimento e que não tenha sido reparado ao longo de suas atividades. () - (Item III correto)

  • Gabarito: D

  • Esta questão requer muita atenção, uma vez que a opção II está apenas incompleta.


ID
2909773
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta.


I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD.

II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD.

III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    I. Como a maioria dos produtos (hardware e software) novos, a tendência é reduzir o consumo de energia elétrica.

    II. São os chamados "ultrabooks", com velocidade muito superior à tecnologia HDD.

    III. Dispositivos com tecnologia nova, recém lançada, tendem a ser mais caros do que os dispositivos convencionais.

  • O HDD:

    Vantagens

    Menor preço – Por ser uma tecnologia mais antiga e já estar presente em nossos primeiros computadores, os HDs convencionais são mais baratos, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior;

    Desvantagens

    Tempo de leitura e escrita menor – Devido a ter um funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar um dado é bem maior em comparação ao SSD.

    O SSD

    Vantagens

    Velocidade – O SSD alcança velocidades entre 200MB/s à 500MB/s, que garantem mais velocidade para iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;

    Baixo consumo de energia – O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional.

    Desvantagens

    Preço caro – Mesmo sendo vendido com espaços de armazenamento menor do que um HD convencional, o SSD ainda sai mais caro;

    FONTE: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/hd-x-ssd-as-diferencas-e-vantagens-de-cada-tecnologia/76196

  • GABARITO D

    I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD.

    (CERTO)- Geralmente as novas tecnologias utilizam-se de recursos mais sofisticados. Ele economiza de duas a três vezes menos que um HD normal.

    II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD.

    (CERTO)- Muito superior, esse é o grande diferencial do SSD em comparação aos HD's,  200MB/s à 500MB/s dependendo do modelo.

    III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia.

    (CERTO)- Em comparação aos HDs normais ele tem capacidade de armazenamento ainda inferior,(mas muito mais rápido) e acaba se tornando mais caro. Mas vale a pena rsrs.

    bons estudos

  • GABARITO D

    I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD.

    (CERTO)- Geralmente as novas tecnologias utilizam-se de recursos mais sofisticados. Ele economiza de duas a três vezes menos que um HD normal.

    II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD.

    (CERTO)- Muito superior, esse é o grande diferencial do SSD em comparação aos HD's, 200MB/s à 500MB/s dependendo do modelo.

    III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia.

    (CERTO)- Em comparação aos HDs normais ele tem capacidade de armazenamento ainda inferior,(mas muito mais rápido) e acaba se tornando mais caro. Mas vale a pena rsrs.

    bons estudos

  • O disco de estado sólido (ou SSD - Solid State Drive) utiliza uma tecnologia de armazenamento diferente de um HDD (disco rígido magnético, ou Hard Disk Drive).
    Sua tecnologia permite menor consumo de energia, por não possuir componentes mecânicos.
    A velocidade de leitura e gravação será maior, por ter a informação gravada em componentes eletrônicos do tipo Memória Flash.
    A capacidade de armazenamento é menor, e podem ser usados combinados com HDD em dispositivos portáteis híbridos, como os notebooks de alto desempenho.



    Gabarito: Letra D.






  • D

  • Eu gosto dessa banca!!Não é simplória,pelo contrário é bem justa (sem reinvenções absurdas de conceitos).

  • Gabarito''D''.

    O disco de estado sólido (ou SSD - Solid State Drive) utiliza uma tecnologia de armazenamento diferente de um HDD (disco rígido magnético, ou Hard Disk Drive).

    =>Sua tecnologia permite menor consumo de energia, por não possuir componentes mecânicos.

    A velocidade de leitura e gravação será maior, por ter a informação gravada em componentes eletrônicos do tipo Memória Flash.

    A capacidade de armazenamento é menor, e podem ser usados combinados com HDD em dispositivos portáteis híbridos, como os notebooks de alto desempenho.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

    Fonte:Qc.


ID
2909776
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Identifique quais das funcionalidades enumeradas abaixo estão presentes no Microsoft Word e assinale a alternativa correta.


I. Controlar alterações: registra todas as alterações efetuadas em um documento, para que possam ser, posteriormente, aceitas ou rejeitadas.

II. Comparar documentos: compara duas versões de um documento, indicando as diferenças entre elas.

III. Dividir a janela: divide a área de exibição do documento em duas seções, que mostram partes diferentes do documento aberto no Word.

IV. Mostrar figuras: ativa a exibição das figuras contidas no documento. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Não há a ferramenta "Mostrar figuras". Há na guia Arquivo, em Opções e depois em Avançado, a opção "Mostrar conteúdo do documento", onde é possível marcar o item "Mostrar desenhos e caixas de texto na tela", dentre outros itens.

    Neste link: https://support.microsoft.com/pt-br/help/918788/a-picture-or-an-object-may-not-appear-in-a-word-2010-or-word-2007-docu

    é possível ter uma explicação melhor sobre a ferramenta.

  • GABARITO C

    IV. Mostrar figuras: ativa a exibição das figuras contidas no documento.(ERRADO)

    Não sei explicar e não vou comentar merd.4

  • O Microsoft Word oferece diversos recursos para a formatação de um texto do documento.
    Em algumas situações, podemos trabalhar simultaneamente com dois ou mais documentos abertos, ou ainda com dois ou mais editores do conteúdo do arquivo.

    Para controlar as alterações, na guia Revisão o usuário pode ativar o recurso. O documento exibirá o que foi modificado ou excluído, permitindo que o autor ou proprietário do arquivo, aceite ou recuse as modificações.
    Quando dois arquivos semelhantes estão aberto, o recurso Comparar Documento poderá ser usado para visualizar as diferenças existentes entre eles. Estas diferenças poderão ser gravadas em um terceiro arquivo.
    Se um documento precisa ser editado em 'duas partes simultaneamente', o usuário pode acionar o recurso Dividir Janela (atalho Ctrl+Alt+S). Duas partes serão mostradas simultaneamente. A rolagem simultânea das partes exibidas também poderá ser ativada.

    As imagens são exibidas diretamente no documento, quando estamos em modo de exibição Layout da Página. Em modo Rascunho, os elementos gráficos não serão exibidos.
    Não existe a opção "Mostrar figuras".

    Gabarito: Letra C.
  • Não existe a opção "Mostrar figuras".

    Fernando Nishimura.

    • Revisão>Comparar : compara duas versões de um documento

    • Controlar Alterações (CTRL+SHIFT+E) ou pelo caminho REVISÃO> CONTROLE> CONTROLAR ALTERÇÕES: O recurso controla todas as alterações feitas no doc, incluindo inserções, exclusões e alterações de formatação.

    • Dividir a janela: EXIBIÇÃO>JANELA>DIVIDIR: divide a janela atual em duas partes, de modo que seções diferentes possam ser vistas ao mesmo tempo.

    • Não existe o recurso "Mostrar Figuras".
  • Identifique quais das funcionalidades enumeradas abaixo estão presentes no Microsoft Word e assinale a alternativa correta.

    I. Controlar alterações: registra todas as alterações efetuadas em um documento, para que possam ser, posteriormente, aceitas ou rejeitadas.

    II. Comparar documentos: compara duas versões de um documento, indicando as diferenças entre elas.

    III. Dividir a janela: divide a área de exibição do documento em duas seções, que mostram partes diferentes do documento aberto no Word.

    IV. Mostrar figuras: ativa a exibição das figuras contidas no documento. ---> Não existe o recurso "Mostrar Figuras".

    Complementando:

    ---> Controlar alterações: fica na guia revisão //// o atalho é Ctrl + Shift +E

    ---> Comparar documentos: fica na guia revisão {comparar/ proteger/ e ocultar tintas)===> todos estão em REVISÃO.

    ---> Dividir a janela: fica na guia formatar. {nova janela / organizar tudo / dividir =======> ficam todas em EXIBIR}.

    Erro? Avisem-me no chat.


ID
2909788
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


Gabriel é chefe em um dos setores de uma pró-reitoria de uma universidade federal. Com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe, conseguiu junto à administração central que todo o mobiliário do setor fosse trocado por móveis e equipamentos de trabalho mais adequados. Acreditava que, juntamente com o aumento salarial obtido no mês anterior, a produtividade almejada seria alcançada.


I. Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, a iniciativa de Gabriel não será capaz de melhorar a produtividade de sua equipe, pois está relacionada a um fator higiênico.

II. Segundo a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, a iniciativa de Gabriel está relacionada às necessidades mais básicas dos indivíduos.

III. Considerando as contribuições dos estudos de Hawthorne para a Escola de Relações Humanas, é possível afirmar que a iniciativa de Gabriel de fato aumentará a produtividade de sua equipe.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

  • A experiência de Hawthorne concluiu que: o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.

  • Questão interessante, errei a questão por causa do item II, mas vejamos, a atitude de Gabriel realmente condiz com os itens básicos de acordo com a piramide de Maslow, que são as necessidades primarias (fisiológica e segurança) a partir do momento que Gabriel altera os moveis e equipamentos adequados, ele esta reforçando a segurança do trabalhador, veja que a questão cobra a atitude de Gabriel e não o auxilio que foi determinado por alguém da empresa em em relação ao aumento salarial!! caso fosse cobrado a atitude de toda a empresa o item II estaria errado pois aumento salarial tem haver com (estima) que é uma das necessidades secundarias e do topo da piramide!

  • Gabriel é chefe em um dos setores de uma pró-reitoria de uma universidade federal. Com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe, conseguiu junto à administração central que todo o mobiliário do setor fosse trocado por móveis e equipamentos de trabalho mais adequados. Acreditava que, juntamente com o aumento salarial obtido no mês anterior, a produtividade almejada seria alcançada.

    CERTO I. Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, a iniciativa de Gabriel não será capaz de melhorar a produtividade de sua equipe, pois está relacionada a um fator higiênico.

    CERTO II. Segundo a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, a iniciativa de Gabriel está relacionada às necessidades mais básicas dos indivíduos.

    ERRADO III. Considerando as contribuições dos estudos de Hawthorne para a Escola de Relações Humanas, é possível afirmar que a iniciativa de Gabriel de fato aumentará a produtividade de sua equipe.

  • II - Obs: Maslow elenca como necessidades básicas ou inferiores as necessidades fisiológicas e as necessidades de segurança.

    III - Esse experimento mostrou que variações no ambiente pouco acrescentavam na produtividade (o estudo usou variação na iluminação). As relações interpessoais era mais importantes (homus social).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Você prefere trabalhar em um local conhecido por ser velho, ter computadores ultrapassados, toda hora que você vai nesse setor tá sem luz ou trabalhar em um setor novinho, quando você chega tudo está cheirando a novo? Beleza... agora me diz o que isso tem a ver com segurança?

    ISSO É ESTIMA, ISSO É REALIZAÇÃO.

  • Discordo desta alternativa.

    I. Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberga iniciativa de Gabriel não será capaz de melhorar a produtividade de sua equipe, pois está relacionada a um fator higiênico.

    A Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, trata do aumento da motivação e não da produtividade.

    Sendo assim, uma pessoa, mesmo estando desmotivada, a depender do instrumento de trabalho dado a esta ela pode sim aumentar a sua produtividade.

    Em um restaurante, tem uma pessoa desmotivada e esta, está cortando cebola com uma faca altamente cega. Entretanto, é entregada a esta pessoa uma faca altamente afiada. Agora pergunto: o que irá acontecer com a produtividade?

  • Achei o item 2 absurdo. Que é que trocar os móveis tem a ver com necessidades fisiológicas?

  • Questão corretíssima, parem de querer resolver questões por puro decoreba, os concursos evoluíram e agora vocês tem que resolver como se fosse uma peça prática, aplicando os conceitos em cada caso. GAB D

  • Sobre a III - segundo o estudo o nível de produção é resultante da integração social

  • Primeira coisa que a gente precisa levar em consideração: O PENSAMENTO DO AUTOR, e não o NOSSO!! Quando Mayo fez a experiência primeiro trocou as lâmpadas de uma sala e percebeu que produção aumentou. Em seguida ele voltou a intensidade da iluminação ao que era antes, e o que aconteceu? ao contrário do se esperava a produção NÃO caiu, permaneceu como estava com a luz mais intensa, o que levou-o a conclusão de que os operários melhoraram sua performance muito mais por se sentirem valorizados com a atenção que estavam tendo do que pelo tipo de equipamento que utilizavam. Na questão citada é mesma coisa: Não são os móveis novos em si que farão o aumento da produção, mas a forma como se tratam as pessoas. Acho que é isso!!

  • A satisfação das necessidades primárias não motivam o individuo para o trabalho, apenas não o frustam. Giovanna Carranza

  • Segundo a experiência em Hawthorne qualquer mudança no ambiente resultava em aumento de produtividade, pois os colaboradores se sentiam valorizados socialmente (estavam recebendo atenção). Julguei correta a afirmativa III, discordo do gabarito.

  • Concordo Maykel, no final do experimento houve sim aumento da produtivade causado pela atenção que os trabalhadores receberam

  • Quanto à experiência em Hawthorne: o nível de produtividade é resultante da integração social.

  • I. Correta pq trocar mobiliário, layout e salário são fatores higiênicos (que vão da insatisfação até a não insatisfação). 

    II. Correta pq faz menção às necessidades de segurança (que faz parte das necessidades básicas ou primárias, junto com as fisiológicas). 

    III. Incorreto pq Hawthorne está relacionada à interação social dos indivíduos, como o grupo interfere, e não ao que foi citado (layout, salário etc.)


ID
2909791
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto a seguir:


Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas:

            “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!”

Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma:

“Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”.

Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo:

Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia!

Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem?

Lucas: Mais ou menos, Marta.

Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado.

Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta?

Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema.

Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro.

Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira.

Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja?


O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”.


Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

Alternativas
Comentários
  • a) errado: filtragem é quando o cara manipula a mensagem para ser bem recebida. Já percepção seletiva é a seleção das mensagens de acordo com nossos interesses.

    b) errado: não houve silêncio no caso

    c) certo: emoções, nem é preciso comentar, linguagem se dá com o uso de jargões técnicos, tipo: qsl=entendi

    d) errado: errado, idem "a"

    e) errado: errado, idem "a"

     

     

    Ano: 2018

    Banca: FCC

    Órgão: SEAD-AP

    Prova: Analista Administrativo

    Um servidor pergunta ao seu supervisor acerca de um rumor que ouvira, entre os demais servidores, a respeito de o departamento ser transferido de um prédio no centro para uma instalação terceirizada no subúrbio da cidade, a mais de 10 quilômetros de distância da localização atual. O supervisor sabe que o rumor é verdadeiro, mas prefere não confirmar essa informação com receio que isso pudesse interferir no clima do departamento. Ele apenas comentou que desconhecia tal situação. Desse modo, o supervisor empregou uma barreira à comunicação denominada

     a)sobrecarga de informações.

     b)percepção seletiva.

     c)filtragem.

     d)emoções. 

     e)linguagem intricada. 

  • Hallyson trt , blz , mas onde teve a linguagem ?

  • por favor solicitem comentários do professor.

  • Emoções (o camarada não estava bem); linguagem (a moça escreveu em caixa alta, deixando a entender que falava mais alto).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A linguagem está na forma como eles usaram para se comunicarem.

  • lucas é cheio das frescuras, mas o gabarito é c, emoções, logo de início a questão fala q lucas passa por um momento difícil, e linguagem devido ao caps lock, dando a impressão q está gritando, explicação um pouco forçada mas as outras opções estão bem mais erradas

  • Lucas mimimizento

  • PARA MIM SERIA A LETRA "E", POIS A PRIMEIRA MENSAGEM FOI O ATO DE MARTA, QUE MAIS SE ENQUADRA NA LINGUAGEM, MSMO SEM O USO DE JARGÕES.

  • Nayara Bastos, mas a questão não se referiu às barreiras como "respectivamente" ou "na ordem"


ID
2909794
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o tema “estrutura organizacional”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A estrutura organizacional é a forma pela qual as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas.

II. A especialização do trabalho se refere à subdivisão das atividades em funções isoladas.

III. A definição das autoridades no processo decisório está relacionada à amplitude de controle.

IV. A formalização diz respeito a quem os indivíduos e os grupos se reportam.

V. A departamentalização é a base do agrupamento de tarefas em uma organização, como no caso da departamentalização funcional, na qual as atividades são agrupadas de acordo com as funções desempenhadas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E,

    III. A definição das autoridades no processo decisório está relacionada à amplitude de controle. (Errado, é o conceito de centralização/descentralização).

    IV. A formalização diz respeito a quem os indivíduos e os grupos se reportam. (Errado, definição de cadeia de comando)

  • GAB : E

     

    I - A estrutura organizacional (formal) È a base de funcionamento da organizaÁ„o, sendo ela que define como as tarefas est„o formalmente distribuÌdas, agrupadas e organizadas.​

    II - A especializaÁ„o do trabalho, ou divis„o do trabalho, se refere ao grau em que as tarefas dentro de uma organizaÁ„o s„o subdivididas em funÁıes isoladas.​

    V - Alguns dos tipos de departamentalizaÁ„o mais relevantes para as provas incluem:​

    Funcional

    Produtos/serviços

    Projetos

    Processos

    Clientes

     

    Fonte: Carlos Xavier - Estratégia


ID
2909797
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Identifique quais dos itens abaixo completam a frase de forma adequada e, em seguida, assinale a alternativa correta.


De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, em um processo licitatório, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços:


I. produzidos no País ou no Mercosul.

II. produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

III. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no exterior.

IV. produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

Alternativas
Comentários
  • I. produzidos no País ou no Mercosul. (erro)

    II. produzidos ou prestados por empresas brasileiras

    III. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no exterior.(erro)

    IV. produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

    corretas: II e IV

  • Gabarito : Letra C

     

    Lei 8666

     

    Art. 3o 

     

    § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

     

    I - (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)

     

    II - produzidos no País;

     

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

     

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.           

       

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.           

  • Se o Brasil importa tecnologia do exterior não faz sentido ele investir em tecnologia de países de fora.

  • 8.666 - Art. 3º

    § 5º Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e

    II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

    § 10. A margem de preferência a que se refere o § 5º poderá ser estendida, total ou parcialmente, aos bens e serviços originários dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul - Mercosul.

  • Gabarito C

    ☮Brasil

    ☮Brasileiro

    ☮Tecnologia

    ☮Deficiente

  • Art. 3º lei 8.666/93.

    § 2  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

     I -  revogado pela lei 12.349 /2010                

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.                  

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

  • A questão exige conhecimento do teor do art. 3o, § 2o da Lei 8.666/93. Vejamos: 

    Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    I - Revogado pela Lei 12.349/10;

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.                      

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.            

    Observe que somente os itens II e IV completam a frase contida no enunciado da questão de forma adequada.

    Gabarito do Professor: C
  • Preferência Sucessiva:

    1.PRODUZIDOS NO PAIS

    2.Produzidos e prestados em empresa:

    2.1 brasileira

    2.2 de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Pais

    2.3 RESERVA DE VAGAS + ACESSIBILIDADE.

  • Não li a III até o final e não vi o exterior escrito no final...

  • simples cortou a 1 e a 3 sobrou a 2 e a 4!

    GAB:C

  • Preferência:, art.3º,§5º,

    produzidos no País

     produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

     produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa 

     produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência

    Desempate: Art.3, §2º

    produtos manufaturados e para serviços nacionais

    bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos 

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Quem marcou B, sabe o assunto, mas teve preguiça de ler até o final.

    "A pressa gera o erro em todas as coisas"

    Heródoto.

  • Não caio em pegadinhas kkkkk...


ID
2909800
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base no texto a seguir e considerando a gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


Cléo trabalha em uma universidade federal e é responsável pelo setor de gestão de pessoas da instituição. Em recente entrevista ao setor de comunicação da universidade, Cléo destacou duas iniciativas recentes de sua gestão: a) a criação de uma escola de líderes com o objetivo de oportunizar aprendizagem ampla aos servidores, desenvolvendo seus conhecimentos, habilidades e atitudes; b) a implantação do feedback 360 graus.


I. A iniciativa “a” de Cléo pode ser relacionada à área de desenvolvimento de pessoas.

II. A iniciativa “b” de Cléo pode ser relacionada à área de avaliação de pessoas.

III. Ambas as iniciativas podem ser relacionadas às áreas de planejamento de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu por qual motivo a "III" está errada?

  • Gabarito B.

    Creio que o correto seria dizer que essas iniciativas fazem parte da área de Gestão de Pessoas, que é entendido como algo mais amplo que "planejamento de pessoas".

  • examinador foi infeliz nessa questão: todas estão corretas.

  • Acredito que o que deixou a assertiva III incorreta foi atribuir as ações à área de planejamento de pessoas. Se fosse à área de Gestão de Pessoas, estaria correto. O planejamento não é uma área, e sim uma função do Administrador.

  • Quer dizer que planejamento de pessoas não trata de Avaliação de Pessoas e Desenvolvimento e treinamento? Absurdo essa questão.

  • Sugestão: solicitem comentário do professor.

  • Planejamento de Gestão de Pessoas envolve as áreas de Avaliação de Pessoas e Desenvolvimento e treinamento, mas Planejamento de pessoas envolve uma conversa afinada entre o casal na qual programam ter uma pessoinha no futuro seja pelo método original ou artificial.

  • Passível de anulação. A questão foi genérica. O examinador deve estar iniciando sua vida de estudos.

  • kakakakaka boa JP.... fazer oq né

  • Se eu estou promovendo incursões no capital humano, seja promovendo desenvolvimento ou avaliando logicamente que estou planejando pessoas para a obtenção de resultados futuros. ORAS bolas....
  • Eu errei essa questão entrei com recurso para alternativa D, inacreditavelmente, não aceitaram. A desculpa foi que a "implantação" está na fase de execução/avaliação e não de planejamento de pessoa. Mantenho a minha perspectiva de que sim, implantar uma avaliação de desempenho faz parte do planejamento.

  • Todas estão corretas, examinador bem ruim esse viu

  • GAB. B

    a) a criação de uma escola de líderes com o objetivo de oportunizar aprendizagem ampla aos servidores, desenvolvendo seus conhecimentos, habilidades e atitudes. (Processo de desenvolver pessoas)

    b) a implantação do feedback 360 graus. (Processo de aplicar pessoas) lembrar que a avaliação de desempenho encontra-se no processo de aplicar pessoas.

    Quanto ao item III " Ambas as iniciativas podem ser relacionadas às áreas de planejamento de pessoas". Falso, pois ambas as iniciativas estão relacionadas à função administrativa DIREÇÃO, não planejamento.

    ** Lembrar que as funções administrativas são:

    Planejar

    Organizar

    Dirigir (Gestão de Pessoas)

    Controlar

    É na função DIREÇÃO que encontra-se a área de Gestão de Pessoas.

    ** Lembrar também dos 6 processos de Gestão de Pessoas:

    1- Agregar pessoas

    2- Aplicar pessoas

    3- Recompensar pessoas

    4- Desenvolver pessoas

    5- Manter pessoas

    6- Monitorar pessoas

    Fonte: Minhas anotações das aulas da Profa. Giovana Carranza.

  • Planejamento de Pessoas tem relação com a Gestão Estratégica de Pessoas - logo, nela há a presença de todos os processo de gestão de pessoa , quais sejam:

    Agregar pessoas

    Aplicar pessoas

    Recompensar Pessoas

    Desenvolver pessoas

    Manter Pessoas

    Monitorar pessoas

    Essa questão deveria ter sido anulada...

  • Eu assinalei todas como corretas, porém pensando melhor, podemos dividir assim

    I - função de planejamento

    II - função de controle


ID
2909803
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito ao desenho organizacional, relacione os tipos de desenho da coluna 1 às suas respectivas características listadas na coluna 2. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Desenhos mecanísticos

II. Desenhos orgânicos


Coluna 2

( ) Típicos de organizações adaptativas

( ) Tarefas especializadas e rotineiras

( ) Poucas regras e procedimentos

( ) Muitas equipes e forças-tarefa

( ) Coordenação formal

( ) Autoridade única e centralizada

Alternativas
Comentários
  • Modelo Mecânico associem com algo inflexível (Robótico)

    Modelo Orgânico associem com algo flexível, que se adapta com facilidade (Organismo)

  • O modelo mecanicista é o tradicional (organização como um sistema fechado - não interage com o ambiente externo).

    O modelo orgânico é o mais moderno (organização como um sistema aberto - interage com o ambiente interno).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: LETRA D

    Modelo Mecanicista: o mecanicismo é uma característica da chamada Administração Científica, em que as organizações eram vistas como um arranjo rígido, construídas a partir de um projeto e montadas como peças mecânicas.

    Características:

    > Estrutura burocrática, permanente e rígida;

    > Relacionamento do tipo autoridade-obediência;

    > A ênfase é exclusivamente individual;

    > Ideal para empresas que tem a produção em série como meta principal;

    > Divisão do trabalho rígida e supervisão hierárquica rígida (coordenação formal);

    > Autoridade única e centralizada;

    > Adequado para tarefas simples e repetitivas;

    > A comunicação é vertical;

    > Teorias Clássicas.

    Modelo Orgânico: o Modelo de Gestão Orgânico, por sua vez, surgiu a partir da necessidade de sobrevivência das organizações em um ambiente de mercado cada vez mais instável e competitivo, que exige uma alta capacidade de adaptação às constantes mudanças. 

    Características:

    > Flexível e adaptável;

    > Decisões descentralizadas e hierarquia flexível;

    > Poucas regras e procedimentos

    > Intensa interação em cargos autodefinidos, flexíveis e mutáveis;

    > Ênfase nos relacionamentos entre e dentro de grupos;

    > Interdependência e responsabilidade compartilhadas;

    > Funcionam em ambientes instáveis e dinâmico;

    > Solução de conflitos mediante negociação ou solução de problemas;

    > Teoria da Contingência.

  • Gabarito:D

    A questão está comentada pelo professor do QC, que tem ótimo conhecimento e didática.

    Parabéns ao QC pela escolha do professor.

    Bons estudos!!

  • Não obstante a literatura científica, as palavras são bem sugestivas. Mecanísticos e Orgânicos


ID
2909806
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


Em um diagnóstico organizacional realizado em uma universidade federal, foram identificadas as seguintes características predominantes relativas à estrutura do setor: clara hierarquia de autoridade para controle e coordenação do trabalho dos funcionários; tarefas e rotinas bem definidas por regras e procedimentos; e comunicação baseada em procedimentos oficiais e impessoais.


I. O modelo de estrutura a que mais se assemelha o da universidade em questão é o mecânico, considerando os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura.

II. O modelo de estrutura da universidade em questão é mais adequado a ambientes mais instáveis, segundo os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura.

III. As características identificadas no diagnóstico são similares às de uma estrutura burocrática de organização, segundo a definição de Max Weber.

Alternativas
Comentários
  • I e III

  • II - Ela é mais indicada para ambientes estáveis.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO MECÂNICA versus ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO ORGÂNICA . Os princípios do modelo orgânico foram se formando ao se constatar inicialmente que os empregados trabalham melhor quando se sentem motivados. Para tanto, as pessoas precisam ter suas necessidades pessoais satisfeitas. Várias teorias nasceram então para compreender quais eram as necessidades e o que as organizações deveriam fazer para satisfazê-las. . Uma delas foi a pesquisa de T. Burns e G.M. Stalker: sobre organizações mecânicas e orgânicas. Pesquisaram para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas organizações. Ficaram impressionados com os métodos nitidamente diferentes encontrados. Classificaram as indústrias pesquisadas em dois tipos: organizações "mecânicas" e "orgânicas". Verificaram as práticas administrativas e as relações com o ambiente externo das organizações mecânicas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) e orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta). . O enfoque mecânico funciona nas mesmas condições em que as máquinas operam bem, ou seja:Quando existe uma tarefa contínua a ser desempenhada;Quando o ambiente é suficientemente estável para assegurar que os produtos oferecidos sejam apropriados;Quando se quer produzir sempre exatamente o mesmo produtoQuando a precisão é a meta;Quando as partes humanas da máquina são submissas e comportam-se como foi planejado que o façam; . As organizações mecânicas apresentam as seguintes características: . Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de atividades rotinizadas que se repetem indefinidamente;Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais;Centralização das decisões, tomadas somente pela cúpula da organizaçãoHierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição;Sistemas rígido de controle, com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um número determinado de subordinados;Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima;Predomínio da interação vertical: entre superior e subordinado;Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas;Ênfase nos princípios universais da administração: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida;7
  • Gabarito E.

     

    3.3. Administração Pública burocrática
    Em face da desorganização do Estado em termos de prestação de serviços públicos e da ausência de um projeto de desenvolvimento para a nação, aliadas à corrupção e ao nepotismo comuns na área pública, um novo modelo de administração se fazia necessário. Era preciso reestruturar e fortalecer a Administração Pública para que pudesse cumprir suas novas funções. O surgimento das organizações de grande porte, a pressão pelo atendimento de demandas sociais, o crescimento da burguesia comercial e industrial indicavam que o Estado liberal deveria ceder seu espaço a um Estado mais organizado e de cunho econômico.
    Atenção → Enquanto no mundo a burocracia surge envolta no capitalismo e na democracia, no Brasil ela surge no período militar e se desenvolve em plena ditadura.
    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

    Atenção → A Administração Pública burocrática surgiu com a filosofia de combater as práticas patrimonialistas.
    Por outro lado, o controle – a garantia do poder do Estado – transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em consequência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. A qualidade fundamental da Administração Pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos. Este defeito, entretanto, não se revelou determinante na época do surgimento da Administração Pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos. Nessa época, o Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade.

  • para mim o modelo mecânico serve mais para ambientes estáveis

  • Gabarito E.

    O modelo mecânico serve mais para ambientes estáveis.

  • GAB E

     

    Mecanicista: (organizações burocráticas) O tipo mecanicista é o modelo que ajusta-se à condições ambientais estáveis. ... O tipo mecanicista corresponde à burocracia legal-racional de Weber.

     

    https://www.portal-administracao.com › max-weber-e-teoria-das-organizacoes

  • Para mim, o ambiente mecânico serve para ambientes instáveis, pois neste tipo de ambiente, há hierarquia de autoridade, formalização e controle. Para ambientes estáveis, não precisa tanta dessa normatização e controle. Fica aí minha opinião.


ID
2909809
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Identifique quais dos itens abaixo correspondem a condutas vedadas no orçamento público, de acordo com a Constituição Federal de 1988, Título VI, Capítulo II, e assinale a alternativa correta.


I. O início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.

II. A realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.

III. A realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

IV. A abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.

V. A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, com autorização legislativa.

VI. A instituição de fundos de qualquer natureza sem prévia autorização executiva.

Alternativas
Comentários
  • I. O início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual.

    II. A realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.

    III. A realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

    IV. A abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.

    V. A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, com autorização legislativa.

    VI. A instituição de fundos de qualquer natureza sem prévia autorização executiva.

    *Erros

  • As vedações mencionadas constam na CF, Art 167.

    I. O início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual. (Correto)

    ..

    II. A realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.  (Correto)

    ..

    III. A realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. (Correto)

    ..

    IV. A abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes. (Correto)

    ..

    V. A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, com autorização legislativa.

    Errada - é vedado sem a autorização legislativa

    ..

    VI. A instituição de fundos de qualquer natureza sem prévia autorização executiva.

    Errada sem prévia autorização legislativa. Via de regra, quando falamos em orçamento, o executivo elabora e o legislativo aprova. Ao ler "autorização executiva", pode desconfiar....

    Espero ter ajudado.

    Sorte a todos!

  • Gabarito: A

  • Exceção ao item V

    V. A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, com autorização legislativa.

    Art. 167, § 5º A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa prevista no inciso VI deste artigo. (Parágrafo acrescido pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015, republicada no DOU de 3/3/2015) 

  • V - Com autorização legislativa pode.

    VI - Sem prévia autorização legislativa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gab A

    Art. 167, CF

    SEM autorização legislativa :VEDADO:

    Transposição/remanejamento ou transferência

    Recursos do orç. fiscal para suprir necessidade

    Instituir fundos qualquer natureza

    COM autorização é PERMITIDO nestes casos citados

  • É gratificante ver que as questões de AFO fazem uma enorme diferença nas provas, separando o joio do trigo.


ID
2909812
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico, em relação ao planejamento tático, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Planejamento Estratégico 

     

    O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização.

    As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela Alta Direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos.

    As ações são criadas pensando em longo prazo, normalmente feitas para o período de 5 a 10 anos, que buscam uma visão ampla da organização sem ações muitos detalhadas, pois seria difícil acertar tantos detalhes para um período tão longo.

     

    Planejamento Tático

     

    Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta.

    O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.

    Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.

    Outra característica que diferencia o planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos mensurando ações para um futuro mais próximo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo.

     

    Planejamento Operacional

     

    O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.

    Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.

    Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.

     

    Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/a-diferenca-entre-o-planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/

  • A) De prazo mais longo.

    B) De maior risco, pois é mais longo.

    D) Correlacionado às atividades-fim.

    E) Mais flexível, pois envolve a organização como um todo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito: C

    Resumão para entender:

    Regra do jogador ETO

    Estratégico - Longo prazo / Maior Risco / Foco em Toda a Empresa

    Tático - Médio Prazo / Risco médio / Foco em Departamento

    Operacional - Curto Prazo / Menor Risco / Foco nas Tarefas

  • qual o erro da D?

  • O planejamento estratégico NUNCA será! JAMAIS será a curto ou a médio prazoNUNCA! De acordo com Chiavenato (1995, p. 250) o planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo. Se o planejamento for de médio prazo ele será tático. Se for de curto prazo será operacional. Veja:

     

    Planejamento estratégico = longo prazo.

    Planejamento tático = médio prazo.

    Planejamento operacional = curto prazo.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

     

    [FCC TRT 4ª Região 2015]

    planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de LONGO PRAZO, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

    c) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no LONGO PRAZO. [CERTO]

     

     

    >>>Lembrando que o planejamento estratégico ENVOLVE TODA a organização. A FCC e a CESPE volta e meia colocam que será voltado a apenas um departamento ou setor.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

     

    >>>Questão RESUMO sobre os planejamentos: Q969943.

  • A) de prazo mais curto, pois considera um conjunto de planejamentos táticos e necessita de um período de tempo menor para sua conclusão.

    O Planejamento Estratégico em relação ao Tático possui prazo mais longo (pois considera um conjunto de planejamentos táticos), e necessita de um tempo maior.

    ------

    B) de risco menor, por sua maior amplitude e maior prazo de execução.

    O Planejamento Estratégico em relação ao Tático possui risco maior (devido maior amplitude e maior prazo);

    ------

    C) de amplitude maior, pois considera toda a organização, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela. [CORRETA]

    ------

    D) correlacionado às atividades-meio da organização, enquanto os planejamentos táticos são mais correlacionados às atividades-fim.

    O Planejamento Estratégico em relação ao Tático está relacionado às atividades-fins e meios, enquanto os planejamentos táticos são relacionados às atividades-meios (não em sua totalidade);

    ------

    E) de flexibilidade menor, por considerar apenas parte da organização.

    O Planejamento Estratégico em relação ao Tático realmente possui uma flexibilidade menor, mas não por considerar apenas parte da empresa, e sim por considerar TODA a organização.

    Fonte: Planejamento Estratégico - 23ª edição - Rebouças

  • GABARITO: LETRA C

    O planejamento estratégico é o mais amplo, abrangendo toda a organização. Apresenta as seguintes características:

     é projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente;

     envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional; e

     é definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos estão subordinados.

    FONTE: Estratégia Concursos


ID
2909815
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 10.520, de 17 de junho de 2002, e suas alterações, que trata sobre o pregão, associe as fases listadas na coluna 1 com as atividades apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Fase preparatória

II. Fase externa


Coluna 2

( ) No dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

( ) A autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.

( ) Do aviso constarão a definição do objeto da licitação e a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital.

( ) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas as especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.

( ) A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e a respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

( ) A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo tal meio, em jornal de circulação local e, facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    As licitações possuem uma etapa interna e uma externa. A interna é aquela em que a promotora do certame pratica todos os atos condicionados à sua abertura; antes, porém, de implementar a convocação dos interessados. A etapa externa que se abre com a publicação do edital ou com os convites – é aquela em que, já estando estampadas para terceiros, com a convocação de interessados, as condições de participação e disputa, irrompe a oportunidade de relacionamento entre a Administração e os que se propõem a afluir ao certame.

     

    Fase Interna

     

    1• Apresentação de justificativa da necessidade da contratação;

    2• Verificação da disponibilidade orçamentária (Reserva no Orçamento do órgão dos valores estimados para o contrato, com indicação da respectiva rubrica orçamentária);

    3• Elaboração do termo de referência pelo setor ou órgão requisitante, com indicação do objeto de forma precisa, suficiente e clara;

    4• Aprovação do termo de referência pela Autoridade Competente;

    5• Elaboração do edital;

    6• Designação do pregoeiro e de sua equipe de apoio.

     

    Fase Externa

     

    1.Convocação dos Interessados;

    2. Recebimento das Propostas - Impugnação e Esclarecimentos do Edital;

    3. Análise das Propostas;

    4. Fase de Lances;

    5. Aceitação das Propostas;

    6. Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes;

    7. Manifestação da Intenção de Recurso;

    8. Juízo de Admissibilidade;

    9. Fase Recursal;

    10. Adjudicação do Objeto ao Licitante Vencedor;

    11. Homologação do Processo.

     

    http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3029/1/MODULO%202_Fases%20do%20Preg%C3%A3o%20Eletr%C3%B4nico.pdf

    Sigam : @gigica.concurseira ;)

  • Dica: Falou de objeto, definição de critérios é fase preparatória; falando em AVISO, procedimentos, julgamento ou propostas é fase externa.

  • (Externa) No dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

    Está descrevendo parte do edital, chamando os interessados.

    (Interna) A autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.

    Descreve passos da elaboração da licitação.

    (Externa) Do aviso constarão a definição do objeto da licitação e a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital.

    Descreve a chamada aos interessados. Art. 21.§ 1º da Lei 8.666

    (Interna) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas as especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.

    Dados para a elaboração do edital.

    (Interna) A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e a respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    Formação da equipe que conduzirá a licitação.

    (Externa) A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo tal meio, em jornal de circulação local e, facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação.

    Chamamento, só pode ser externo.

    Espero ter ajudado.

    Sorte a todos!

  • A fase externa se inicia com a convocação dos interessados, por meio de aviso.

  •  A questão exige conhecimento do teor dos artigos 3º e 4º, da Lei 10.520/02. Vejamos:

    Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:
    I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;

    II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

    III - dos autos do procedimento constarão a justificativa das definições referidas no inciso I deste artigo e os indispensáveis elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaborado pelo órgão ou entidade promotora da     licitação, dos bens ou serviços a serem licitados; e

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

    II - do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital;

    III - do edital constarão todos os elementos definidos na forma do inciso I do art. 3º, as normas que disciplinarem o procedimento e a minuta do contrato, quando for o caso;

    IV - cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei no 9.755, de 16 de dezembro de 1998;

    V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

    VI - no dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame;

    VII - aberta a sessão, os interessados ou seus representantes, apresentarão declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório;

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos;

    X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;

    XI - examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;

    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

    XIII - a habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira;

    XIV - os licitantes poderão deixar de apresentar os documentos de habilitação que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf e sistemas semelhantes mantidos por Estados, Distrito Federal ou Municípios, assegurado aos demais licitantes o direito de acesso aos dados nele constantes;

    XV - verificado o atendimento das exigências fixadas no edital, o licitante será declarado vencedor;

    XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;

    XVII - nas situações previstas nos incisos XI e XVI, o pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor;

    XVIII - declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos;

    XIX - o acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento;

    XX - a falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso e a adjudicação do objeto da licitação pelo pregoeiro ao vencedor;

    XXI - decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor;

    XXII - homologada a licitação pela autoridade competente, o adjudicatário será convocado para assinar o contrato no prazo definido em edital; e

    XXIII - se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, aplicar-se-á o disposto no inciso XVI.

    A partir da leitura dos dispositivos legais transcritos acima, é possível definir as fases do pregão indicadas nas assertivas.

    (II) No dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame. 

    Fase externa, conforme art. 4º, VI, da Lei 10.520/02.

    (I) A autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento. 

    Fase preparatória, conforme art. 3º, I, da Lei 10.520/02.

    (II) Do aviso constarão a definição do objeto da licitação e a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital. 

    Fase externa, conforme art. 4º, II, da Lei 10.520/02.

    (I) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas as especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição. 

    Fase preparatória, conforme art. 3º, II, da Lei 10.520/02.

    (I) A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e a respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor. 

    Fase preparatória, conforme art. 3º, IV, da Lei 10.520/02.

    (II) A convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo tal meio, em jornal de circulação local e, facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação. 

    Fase externa, conforme art. 4º, I, da Lei 10.520/02.

    Gabarito do Professor: A
  • Tipo de questão que quando se erra gera um piripaquê na cabeça e ao acertar confirma o bom andamento nos estudos. Uma verdadeira aula.

  • A banca é tão boa que conseguiu errar o dia da lei kkkk

    LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.


ID
2909818
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, Título VI, Capítulo II, art. 166, os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. A esse respeito, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.


No caso de impedimento de ordem técnica, no empenho de despesa que integre a programação, serão adotadas as seguintes medidas:


I. até 120 dias após a publicação da lei orçamentária, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública enviarão ao Poder Legislativo as justificativas do impedimento.

II. até 30 dias após o término do prazo previsto, o Poder Legislativo indicará ao Poder Executivo o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável.

III. até 30 de setembro ou até 30 dias após o prazo previsto, o Poder Executivo encaminhará projeto de lei sobre o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável.

IV. se, até 20 de novembro ou até 30 dias após o término do prazo previsto, o Congresso Nacional não deliberar sobre o projeto, o remanejamento será implementado por ato do Poder Executivo, nos termos previstos na lei orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 166...

    § 14. No caso de impedimento de ordem técnica, no empenho de despesa que integre a programação, na forma do § 11 deste artigo, serão adotadas as seguintes medidas:

    I - até 120 (cento e vinte) dias após a publicação da lei orçamentária, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública enviarão ao Poder Legislativo as justificativas do impedimento;

    II - até 30 (trinta) dias após o término do prazo previsto no inciso I, o Poder Legislativo indicará ao Poder Executivo o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável;

    III - até 30 de setembro ou até 30 (trinta) dias após o prazo previsto no inciso II, o Poder Executivo encaminhará projeto de lei sobre o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável;

    IV - se, até 20 de novembro ou até 30 (trinta) dias após o término do prazo previsto no inciso III, o Congresso Nacional não deliberar sobre o projeto, o remanejamento será implementado por ato do Poder Executivo, nos termos previstos na lei orçamentária.

    Gabarito: C

  • IMPEDIMENTO DE ORDEM TÉCNICA

    (  EMPENHO DE DESPESA QUE INTEGRE A PROGRAMAÇÃO)

    ADOTADAS AS SEGUINTES MEDIDAS:

    ATÉ 120 DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA, O PODER EXECUTIVO, O PODER LEGISLATIVO, O PODER JUDICIÁRIO, O MINISTÉRIO PÚBLICO E A DEFENSORIA PÚBLICA ENVIARÃO AO PODER LEGISLATIVO AS JUSTIFICATIVAS DO IMPEDIMENTO

    ATÉ 30 DIAS APÓS O TÉRMINO DO PRAZO DOS 120 DIAS , O PODER LEGISLATIVO INDICARÁ AO PODER EXECUTIVO O REMANEJAMENTO DA PROGRAMAÇÃO CUJO IMPEDIMENTO SEJA INSUPERÁVEL

    ATÉ 30 DE SETEMBRO / ATÉ 30 DIAS APÓS O PRAZO PREVISTO NO INCISO II, O PODER EXECUTIVO ENCAMINHARÁ PROJETO DE LEI SOBRE O REMANEJAMENTO DA PROGRAMAÇÃO CUJO IMPEDIMENTO SEJA INSUPERÁVEL

    ATÉ 20 DE NOVEMBRO / ATÉ 30 DIAS APÓS O TÉRMINO DO PRAZO PREVISTO NO INCISO III, O CONGRESSO NACIONAL NÃO DELIBERAR SOBRE O PROJETO, O REMANEJAMENTO SERÁ IMPLEMENTADO POR ATO DO PODER EXECUTIVO, NOS TERMOS PREVISTOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA.

  • Já li esse § umas 500 vezes, mas quem disse que eu decorei ?

  • Esse artigo e o que tem a quantidade de vereadores, nem leio mais. Não vou decorar isso mesmo.

  • Esse trecho foi revogado, né?

  • Questão desatualizada após a E.C n 100 de 2019.
  • Revogado pela EC 100/2019 Questao desatualizada

    Art 166

    § 14. Para fins de cumprimento do disposto nos §§ 11 e 12 deste artigo, os órgãos de execução deverão observar, nos termos da lei de diretrizes orçamentárias, cronograma para análise e verificação de eventuais impedimentos das programações e demais procedimentos necessários à viabilização da execução dos respectivos montantes.                     

    I - (revogado);                     

    II - (revogado);                     

    III - (revogado);                     

    IV - (revogado).                     

  • Marayane Ribeiro foi revogado sim pela Emenda 100


ID
2909821
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do processo administrativo, no âmbito da administração pública federal, regulamentado pela Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, e suas alterações, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB - A

    A - o requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito.

    B - é direito do administrado ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, bem como ter vista dos autos, mas não obter cópias de documentos neles contidos.

    Art. 3 II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas

    C - o processo administrativo pode iniciar-se somente de ofício

    Art. 5  O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    D - é permitida à administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

    Art. 5o  Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

    E - para assuntos que importem pretensões equivalentes, os órgãos e entidades administrativas não deverão elaborar modelos ou formulários padronizados.

    Art. 7  Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.( Inverteu o artigo)

  • Gabarito : Letra A

     

    Lei 9784

     

    Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

     

    Letra B - Art. 3O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

     

    Letra C - Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.​

     

    Letra D - Art. 6o  Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.​

     

    Letra E Art. 7o Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.​

  • De forma sucinta

    Lei 9784

     

    A) Gabarito

    B) Tem direito a obter cópias de documentos neles contidos;

    C) O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado;​

    D) É vedada à Administração a recusa imotivada; 

    E) Os órgãos e entidades deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos de pretensões equivalentes.​

  • B) Pode obter cópias.

    C) De ofício ou mediante provocação.

    D) A recusa deve ser motivada.

    E) Deverão padronizar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A questão se relaciona com o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 6o, caput, da Lei 9.784/99: "O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito (...)".

    Alternativa "b": Errada. O art. 3o, II, da Lei 9.784/99 estabelece que é direito do administrado "ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas".

    Alternativa "c": Errada. O art. 5o da Lei 9.784/99 dispõe que "O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado".

    Alternativa "d": Errada. Nos termos do art. 6o, parágrafo único, da Lei 9.784/99, "É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas".

    Alternativa "e": Errada. O art. 7o da Lei 9.784/99 indica que "Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes".

    Gabarito do Professor: A


ID
2909824
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O processo de construção e implementação de políticas públicas pode ser denominado “ciclo de políticas públicas”. Com base nos conceitos e características inerentes a esse ciclo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A formação da agenda é uma de suas etapas, sendo que “agenda” é um conjunto de problemas ou temas entendidos como relevantes, por exemplo, pela comunidade política, pelo poder público ou pelos meios de comunicação.

II. A avaliação de políticas públicas é uma de suas etapas, podendo acontecer antes, durante e após a implementação de uma política pública.

III. A implementação de políticas públicas é uma de suas etapas. O modelo top-down é caracterizado pela maior liberdade de burocratas e redes de atores em auto-organizar e modelar a implementação dessas políticas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C IMPLEMENTAÇÃO TOP DOWN E BOTTON UP A implementação de uma política pública pode ser feita de dois jeitos: de cima pra baixo, com o plano do policymaker condicionando todas as ações do gestor (top down); e de baixo pra cima, dando ao gestor local liberdade para adaptar a política (bottom up). Se a política é top-down, o gestor local será apenas o reprodutor de uma receita já preparada pela equipe de formuladores. Programas top-down geralmente têm orientações extensas, as mais completas possíveis, de forma a deixar pouco espaço para inovações. Na visão do formulador, se a política top-down deu errado é porque o gestor local fez alguma coisa diferente do que estava no plano. Na política bottom-up o plano é uma orientação geral para o trabalho do gestor, mas este tem a liberdade de adaptá-lo conforme as difi culdades que encontrar pelo caminho. Para isso, o plano de um programa bottom-up não deve ser exaustivo. Ele traz as orientações gerais e deixa espaço para que o gestor acrescente suas contribuições. Qual o melhor tipo de implementação? Convenciona-se que as alterações propor- cionadas pelo modelo bottom-up são necessárias para garantir o funcionamento de um mesmo programa em vários territórios diferentes. Mas planos muito soltos trazem problemas. https://googleweblight.com/i?u=https://www.passeidireto.com/arquivo/60254035/o-guia-de-politicas-publicas-para-estudantes-e-gestores---giordano-b-tronco/15&hl=pt-BR
  • No I polítit pública é pra resolver um problema social relevante. Na II tem aver com controle que pode ser a priori, a posteriori ou concomitante. No III top-dow é mais ingressado e presquitivo sem liberdade. Quem dá margem pra liberdade é bottom-up. Avante.
  • Gabarito Letra D.

    Em regra, o ciclo de formação das política possui quatro etapas:

    Agenda, em que são selecionadas as prioridades; Formulação, em que são apresentadas soluções ou alternativas; Implementação, em que são executadas as políticas; e Avaliação, em que ocorre a análise das ações tomadas. Assim, analisando as alternativas, temos:

    I - Certa. Problemas ou temas entendidos como relevantes serão priorizados;

    II - Certa. Após priorizadas e implementadas, as ações que integram as políticas públicas devem ser avaliadas;

    III - Errada. O modelo top-dow é caracterizado por regras mais rígidas e menor discrionariedade, logo, os agentes públicos (burocratas) têm menor liberdade de escolha no curso da ação.

    Siga mais comentários de questões em facebook.com/admfederal

  • Matei pela última: no top-down vem de cima pra baixo, os burocratas só reproduzem aquilo que foi estabelecido.

    LETRA D


ID
2909827
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração.

II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros.

III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização.

IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças.

V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Sabendo que II e III estavam corretas já mata as outras.

  • A questão traz 5 conceitos de cultura organizacional. Se possível, anote-os.

  • CULTURA----DIFÍCIL MUDANÇA

    CLIMA---------FÁCIL MUDANÇA

  •               / \
                 /    \ ARTEFATOS     

               /  .   \     
              /     . -\    
             /    .     \  
            /-          .\  

           /      .       \ VALORES COMPARTILHADOS
          /                \
         /-._     .   _.-  \    
        /         .            \    
       /          .             \     

      /      -._  .         _.-\  PRESSUPOSTOS BÁSICOS    
       `-._       ;       _.-`    
           `-._   ;   _.-`
               `-._.-`

     

     

    ARTEFATOS

    [FCC/TRF 5ª REGIÃO/TJAA/2017/Q855175]

    Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito d) à camada mais superficial e visível da cultura da organização. [C]

    [CESPE/ EMAP/2018/Q912665] Artefatos, tecnologia, símbolos e valores são componentes da cultura organizacional. [C]

    [CESPE/EMAP/2018/Q912662] Em uma instituição, a arquitetura, os móveis, o espaço físico e até mesmo a decoração compõem a cultura organizacional. [CERTO]

     

     

    VALORES COMPARTILHADOS

    [CESPE/EBSERH/2018/Q893764]

    Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.​ [CERTO]

    [CESPE/TCE-PA/2016/Q677735] Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional. [CERTO]

     

     

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS    

    [FCC/TRF - 1ª REGIÃO/2011/Q87738] II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam. [CERTO]

    [FCC/DPE-AM/ANALISTA/2018]

    Cultura e clima organizacional são conceitos diferentes, porém com alguns pontos de intersecção. De acordo com a literatura sobre referidos temas, os denominados pressupostos básicos correspondem e) à camada mais profunda da cultura organizacional, como crenças e percepções, não observável com facilidade. [CERTO]

    [FCC/DPE-AM/ASSISTENTE TÉCNICO/2018/Q905309

    Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui(em)-se e) pressupostos básicos, correspondentes ao nível mais profundo da cultura, tais como as crenças vigentes. [CERTO]

     

     

     

    Fonte: William ╔ a (Q764422) apud Raul Miranda (Q656825)

  • Gabarito E

    CULTURA ORANIZACIONAL

    Pode ser definida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de VALORES, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização, com elementos escritos e não escritos, que GUIAM O COMPORTAMENTO organizacional.

    Se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.

    A maioria das grandes organizações possui uma cultura DOMINANTE e diversas SUBCULTURAS.

    Características:

    ·       Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos etc.

    ·       Termo descritivo.

    ·       Fornece um senso de identidade, diferenciando uma empresa de outra.

    ·       Mais enraizado, mais DIFÍCIL DE MUDAR.

    ·       Influencia o comportamento, afetando o desempenho.

    ·       Tipos: Mecanicistas ou orgânicas / Fortes ou fracas.

    NÍVEIS DA CULTURA:

    ·       Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex.: políticas, estrutura, diretrizes, métodos, procedimentos, objetivos e tecnologia adotada pela organização, símbolos etc.

    ·       Valores compartilhados(INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex.: sentimentos, atitudes, o código ético e moral do grupo.

    ·       Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura. Ex: composta por crenças, percepções e sentimentos.

  • Comentários

    A cultura organizacional representa o modo institucionalizado de pensar e agir da organização, sendo perceptível na forma que seus funcionários se comportam, na forma de realizar negócios, na lealdade dos funcionários, etc. Trata-se das normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização, direcionando suas ações para os objetivos organizacionais. Deste modo, os padrões culturais agem como um mecanismo de controle organizacional mais sutil do que os tradicionais.

    Gabarito: E

  • A palavra SUPOSIÇÕES não deixa a letra E errada?


ID
2909830
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre a estrutura e o funcionamento da Universidade Federal de Santa Catarina e de acordo com o seu Estatuto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB B


ID
2909833
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece.


I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente.

II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização.

III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra E

     

     

     

     

    I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente.

       A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder da da especialização ou de competência.

     

    Não é poder referente, poder referente é o também chamado de poder carismático. Segundo Max Weber, é o cara que produz uma devoção afetiva por parte dos subordinados. 

     

     

     

    II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização.

     

     

    III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.

     

     

    Poder de especialização ou de competência: uma pessoa detém um conhecimento especial que o diferencia dos demais em algum tema.

     

     

     

     

    (FCC – SABESP – TÉCNICO – 2018) João é um ótimo profissional. Ele está na empresa há 12 anos, nunca falta, tem conhecimentos especializados aprofundados sobre o tema e a área que trabalha. João ajuda os colegas quando solicitado, porém, é bastante reservado e prefere trabalhar sozinho. A habilidade predominante em João é a

     

    (A) conceitual, pois entende o papel de sua organização no ambiente externo.

    (B) conceitual, pois possui visão sistêmica da organização.

    (C) técnica, por conta de seu conhecimento especializado.

    (D) humana, pois encoraja a comunicação com membros do seu grupo.

    (E) técnica, por conta de suas características de liderança. 

  • Poder de especialização se baseia na habilidade do camarada.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. A especialização tornou-se uma das mais poderosas fontes de influência à medida que o mundo se tornou mais orientado tecnologicamente. Como os empregos tornam-se mais especializados, tornamo-nos cada vez mais dependentes de especialistas para alcançar metas. 

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    GABARITO-E

    ..........................MIGUEL POSSUI PODER LEGÍTIMO E DE ESPECIALIZAÇÃO............................................

  • Poder de referência é só se lembrar do Silvio Santos que, para muitos, tem muito carisma, sendo uma figura com muita representatividade no Brasil.

    Gab. E

  • I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente.

    Eu acho que outro erro seria dizer que o conhecimento é formal, uma vez que o conhecimento tácito é informal. Alguém me ajuda com essa dúvida?

  • eu não entendi esse "pessoal"


ID
2909836
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o planejamento organizacional, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo.


Planejamento __________ é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas.

Planejamento __________ é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da organização.

Planejamento __________ é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando a um grau otimizado de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Planejamento estratégico ---> é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando à otimização do grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. É, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas da empresa e sua evolução esperada.

     

    Planejamento tático ---> tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. Este planejamento é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo, como principal finalidade, a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadas para o processo decisório da organização.

     

    Planejamento operacional ---> pode ser considerado como a formalização, principalmente por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. (...) Nesta situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais. Portanto, os planejamentos operacionais são planos, quanto à sua abrangência, voltados principalmente para a definição de objetivos e cursos de ação relacionados com a operação presente e, além disso, planos destinados a definir ações dos sistemas da empresa no meio ambiente, com o objetivo de orientá-lo para uma posição futura desejada.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/tipos-de-planejamentos/34008

  • Gabarito: C

    "Otimizar determinada área...e não a organização como um todo" - Tático/Funcional/Departamental

    "formalização, principalmente através de documentos escritos" - Operacional

    "estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização" - Quem faz isso é o nível Estratégico

  • O planejamento estratégico NUNCA será! JAMAIS será a curto ou a médio prazoNUNCA! De acordo com Chiavenato (1995, p. 250) o planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo. Se o planejamento for de médio prazo ele será tático. Se for de curto prazo será operacional. Veja:

     

    Planejamento estratégico = longo prazo.

    Planejamento tático = médio prazo.

    Planejamento operacional = curto prazo.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

     

    [FCC TRT 4ª Região 2015]

    planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de LONGO PRAZO, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

    c) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no LONGO PRAZO. [CERTO]

     

     

    >>>Lembrando que o planejamento estratégico ENVOLVE TODA a organização. A FCC e a CESPE volta e meia colocam que será voltado a apenas um departamento ou setor.

     

    [CESPE/2018/EBSERH Q893757]

    planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]

  • Estratégico ---> sustentação metodológica; melhor direção; otimizada interação c/ fatores externos (não controláveis);

    Tático ---> otimizar determinada área, e não a empresa como um todo; decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no Estratégico; Finalidade: uso eficiente dos recursos;

    Operacional ---> formalização (por escrito); planos de ação; planos operacionais; conjunto de partes homogêneas do planejamento Tático.


ID
2909839
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que trata do Regime Jurídico Único, a vacância de cargo público poderá decorrer de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

           I - exoneração;

           II - demissão;

           III - promoção;

           VI - readaptação;

           VII - aposentadoria;

           VIII - posse em outro cargo inacumulável;

           IX - falecimento.

    Bons estudos.

  • Gabarito : Letra D

     

     

    VACÂNCIA: (PEDRA PF)

    P romoção 

    E xoneração

    D emissão  

    R eadaptação 

    A posentadoria 

     

     

     

    P osse em outro cargo inacumulável 

    F alecimento    

     

     

    Lei 8112

     

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

     

    I - exoneração;

     

    II - demissão;

     

    III - promoção;

     

    IV -   (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

    VI - readaptação;

     

    VII - aposentadoria;

     

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

     

    IX - falecimento.

  • Não precisa decorar. É só pensar que a vacância é gerada pela ausência de servidor ocupando aquela vaga.

     Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

           I - exoneração; = o cara pede para sair

           II - demissão; = saem com o cara

           III - promoção; = ocupa nível superior, deixando vago nível inferior

           VI - readaptação; = ocupa cargo compatível com suas limitações, deixando vago o cargo de origem

           VII - aposentadoria; = sai do serviço público

           VIII - posse em outro cargo inacumulável; = desocupa a vaga

           IX - falecimento. = morreu, vaga apareceu!

  • GABARITO D.

    Pra agregar no conhecimento e matar algumas questões:

    Promoção e Readaptação é tanto provimento como também vacância.

    é nós Queiroz, tmj.

  • De acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que trata do Regime Jurídico Único, a vacância de cargo público poderá decorrer de:

    A) exoneração, reintegração e aposentadoria.

    ERRADA. Reintegração somente é forma de provimento de cargo cargo público. Reintegração não é forma de vacância de cargo público.

    B) falecimento, aproveitamento e readaptação.

    ERRADA. Aproveitamento não é forma de vacância de cargo público. Aproveitamento é somente forma de provimento de cargo público.

    C) demissão, readaptação e reversão.

    ERRADA. Reversão é somente forma de provimento de cargo público. Reversão não é forma de vacância de cargo público.

    D) demissão, readaptação e posse em outro cargo inacumulável.

    CERTA. Demissão, readaptação e posse em outro cargo inacumulável são formas de vacância de cargo público.

    E) exoneração, aproveitamento e falecimento.

    ERRADA. Aproveitamento não é forma de vacância de cargo público.

    @juniortelesoficial

    PROMOÇÃO E READAPTAÇÃO são forma de provimento e de vacância de cargo público. Pela promoção se pode prover e dar vacância ao cargo público. Pela readaptação se pode prover e dar vacância ao cargo público.

  • Gab.: D

    PADRE PF

    Promoção ; Aposentadoria ; Demissão ; Readaptação ; Exoneração ;

    Posse em outro cargo inacumulável ; Falecimento .

  • Bizu Vacância: PARE FDP

    Promoção

    Aposentadoria

    Readaptação

    Exoneração

    Falecimento

    Demissão

    Posse outro cargo inacumulável

  • Vacância:

    Promoção (Forma de PROVIMENTO e VACÂNCIA)

    Aposentadoria

    Readaptação (Forma de PROVIMENTO e VACÂNCIA)

    Exoneração

    Falecimento

    Demissão

    Posse outro cargo inacumulável

    GABARITO D

  • A questão exige conhecimento do teor do art. 33 da Lei 8.112/90. Vejamos:

    A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    Observe que a alternativa D menciona as hipóteses de vacância previstas nos incisos II, VI e VIII.

    Gabarito do Professor: D

  • A vacância do cargo público decorrerá de:

    EXONERAÇÃO

    DEMISSÃO

    PROMOÇÃO

    READAPTAÇÃO

    APOSENTADORIA

    POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULÁVEL

    FALECIMENTO

  • Gabarito"D''.

    A questão exige conhecimento do teor do art. 33 da Lei 8.112/90. Vejamos:

    A vacância do cargo público decorrerá de: 

    I - exoneração; 

    II - demissão

    III - promoção; 

    (...)

    VI - readaptação

    VII - aposentadoria; 

    VIII - posse em outro cargo inacumulável

    IX - falecimento.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO: LETRA D

    Da Vacância

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Na vacância o cara não volta.

    Gab D


ID
2909842
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e suas alterações, que trata do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, progressão por capacitação profissional ou progressão por mérito profissional.

II. O ambiente organizacional diz respeito à área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades individuais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

III. Será instituído incentivo à qualificação ao servidor que possuir educação formal superior à exigida para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.

IV. Dentre os princípios e diretrizes do plano de carreira está o desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Sobre o item II, as atividades são organizadas a partir das necessidades institucionais, e não individuais.

  • Lei nº 11.091

    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

  • Não prestei atenção nessas necessidades individuais e me ferrei kk

  • eu só achava que a III estava errada por que no lugar de qualificação teria de ser capacitação.

  • I - Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

     

    II - Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos: VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal;

     

    III - Art. 11. Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.

     

    IV -   Art. 3o A gestão dos cargos do Plano de Carreira observará os seguintes princípios e diretrizes:​

    VII – desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais;

     

  • Sobre o item II, entra o princípio da Impessoalidade prevista na constituição.

  • VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; é o item errado.

  • Questão maldosa heim

  • Questão bem maldosa !!! rs

  • II. necessidades institucionais

  • Eu iria errar essa questão, mais quando tinha certeza que a ultima tava certa voltei atrás.

    kkkk

    Tá osso Muito maldosa

  • LETRA B

  • caraca, uma palavra que some no meio da multidão...

  • Se tivesse uma alternativa com todas corretas teria derrubado muito mais gente. 

  • II) Ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

  • A palavra individuais me deu uma rasteira, kkkkkkkk

  • B

  • I - Art10

    II - Art5 VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; 

    III - Art 11

    IV - Art3 VII


ID
2909845
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no texto a seguir e considerando a negociação como uma das possibilidades de resolução dos conflitos nas organizações, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A repartição dos recursos financeiros entre os diferentes centros de ensino de uma universidade federal é discutida e negociada em uma reunião com os diretores de cada centro. Nessa reunião, cada diretor expõe suas demandas e, com base nisso, a administração central decide a repartição dos recursos, que são repassados anualmente pelo governo federal.


( ) A repartição mencionada no texto envolve uma negociação distributiva.

( ) A repartição mencionada no texto envolve uma negociação integrativa.

( ) A negociação mencionada no texto é do tipo ganha-ganha.

( ) Em uma negociação desse tipo, é comum que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Negociação distributiva: sempre haverá um lado “vencedor” e um lado “perdedor”, ou seja, é uma operação de “soma zero”. Normalmente, ocorre quando não há possibilidade de expansão dos recursos disputados e esses têm de ser distribuídos entre todos os envolvidos.

    Negociação integrativa: parte do pressuposto de que é possível encontrar pelo menos uma situação de convergência de opiniões pela qual seja possível estabelecer uma relação “ganha-ganha”. Torna-se possível quando é viável redimensionar recursos ou, ainda, quando se buscam resultados positivos menos imediatistas de relacionamento entre as partes. 

  • Uma negociação tem características distributivas quando é caracterizada pela quantidade fixa de valor. O seu objetivo principal é reivindicar o máximo de valor possível. Para este tipo de negociação distributiva é usada uma abordagem competitiva, a qual não privilegia o relacionamento, ou seja, o foco da negociação é na sua substância e não no relacionamento. Este tipo de negociação distributiva não maximiza os ganhos potenciais e o valor ganho por uma das partes torna-se indisponível para as outras.

    As negociações integrativas procuram criar e reivindicar o valor. Os participantes da negociação têm uma abordagem colaborativa, com troca de informações. A negociação é focada em cima dos interesses e da satisfação das necessidades dos envolvidos no processo negocial. Este tipo de negociação integrativa fortalece o relacionamento entre as partes, facilitando a implementação e aumentando a possibilidade de manutenção do acordo firmado. Ela foca o processo de negociação, o relacionamento entre as partes e o desfecho, maximizando os ganhos potenciais.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/negociacoes-distributivas-e-integrativas/33392

  • Negociação distributiva: Uma das partes tem prioridade de negociação em relação a outra (ganha-perde).

    Negociação integrativa: Ambas as partes negociam em igualdade de condições (ganha-ganha).

    B) É uma solução distributiva.

    C) É do tipo ganha-perde.

    D) Há um lado vencedor e outro perdedor.

  • Gab: D

    Como os recursos financeiros de uma organização são limitados, podemos afirmar que uma parte ficará satisfeita (ganha) e a outra insatisfeita (perde).

    Com isso, inferimos que:

    (V) Uma vez que na distributiva todos irão "brigar" para obter o máximo dos recursos. Memorizo assim (quanto mais um ganha, mais um perde).

    (F) Na verdade, a citada é a distributiva! A integrativa diz respeito ao comprometimento de todos para se chegar a um fim desejável. Essa é a desejada pelas organizações!

    (F) É ganha-perde. Pois trata-se de recursos e nós atendemos àqueles mais "urgentes".

    (F) Os recursos são limitados, portanto, não há a possibilidade de todos saírem satisfeitos.

  • Os recursos são limitados. Negociação onde um perde e o outro ganha.

  • Negociação inteGrativa

    GANHA-GANHA

  • Sabendo que a negociação integrativa é do tipo ganha-ganha, você deve perceber que os itens 2 e 3 falam EXATAMENTE a mesma coisa, por isso, ou os dois estão verdadeiros ou os dois estão falsos = A, B e E eliminados.

    Depois, vi a alternativa 4 que diz "Em uma negociação desse tipo, é comum que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.". Essa daqui não tem o menor cabimento. Onde que o dinheiro repartido pra inúmeras pessoas vai deixar todo mundo contente? = item C eliminado.

  • Negociação Distributiva:

    ·        Partes competem pela distribuição de um valor fixo

    ·        GANHA – PERDE

    ·        Alta Assertividade x Baixa Cooperatividade

    ·        Cada lado busca seus objetivos ao máximo 

    Negociação Integrativa

    ·        Partes cooperam entre si

    ·        GANHA-GANHA

    ·        Alta Assertividade x Alta Cooperatividade

    ·        Ambos os lados abrem mão de algo para conseguir seus objetivos, ou seja, a alternativa escolhida será aquela que melhor trouxer benefício para ambos os lados.

  • Pensa que você tem 2 doces para distribuir entre 5 pessoas... Algumas vão ganhar, e outras não, pois os doces (recursos) são limitados! Logo, na negociação do tipo distributiva, há uma relação ganha-perde. Ao contrário da integrativa, onde todos ganham, em uma relação ganha-ganha.

  • Barganha Distributiva

    Recursos disponíveis: Quantidade fixa dos recursos a serem divididos.

    Motivações primárias: Eu ganho, você perde.

    Interesses primários: Oposição de um ao outro.

    Foco do relacionamento: Curto prazo

    Barganha Integrativa

    Recursos disponíveis: Quantidade variável dos recursos a serem divididos

    Motivações primárias: Eu ganho, você ganha

    Interesses primários: Convergência ou congruência com o outro

    Foco do relacionamento: Longo prazo

    Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 2005

    .

    .

    Gabarito: D

  • Barganha Distributiva

    Recursos disponíveis: Quantidade fixa dos recursos a serem divididos.

    Motivações primárias: Eu ganho, você perde.

    Interesses primários: Oposição de um ao outro.

    Foco do relacionamento: Curto prazo

    Barganha Integrativa

    Recursos disponíveis: Quantidade variável dos recursos a serem divididos

    Motivações primárias: Eu ganho, você ganha

    Interesses primários: Convergência ou congruência com o outro

    Foco do relacionamento: Longo prazo

    .

    Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 2005

    .

    Gabarito: D

  • questão de negociação


ID
2909848
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Qual das características relacionadas abaixo apresenta o modelo de gestão correspondente à administração pública gerencial?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

  • Na adm gerencial a competição tem sentido positivo.

  • GAB A

     

     a) Maior competição entre as unidades administrativas. (Obviamente que se a adm gerencial se baseia na adm privada a competitividade vai ser inerente a suas práticas)

     b) (DES)Centralização administrativa. (um dos princípios do dec. lei 200/67 que marca o início do gerencialismo no Br é a descentralização)

     c) (liberdade limitada ao adm. público o que não quer dizer exigir menos eficiência por isso) *Menor* parcimônia no uso dos recursos.

     d) (AUMENTO) *Redução* do uso de práticas de gestão oriundas do setor privado. 

     e) (GERENCIAL: CONTROLE A POSTERIORI (RESULTADOS) X BUROCRÁTICA ( A PRIORI - MEIOS) (MAIOR) *menor* controle dos resultados e (MENOR) *maior* controle dos meios. inversão

     

    "Fonte: Nível automático depois de uns tostão de questão hehehe"

  • GAB-A

    Maior competição entre as unidades administrativas.

  • Não consegui imaginar maior competição entre as unidades administrativas, porque isso na minha mente não fazia muito sentido, porém devo concordar. Vivendo e aprendendo.

  • Gab. De acordo com o resultado do meu teste deu C , menor parcimönia no uso dos recursos, tinha marcado A como disseram acima e errei, resposta correta C.

  • Aos que não concordaram com o Gabarito, essa resposta está presente nos manuais, apesar de que, na prática, também entendo que não faz sentido.


ID
2909851
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e suas alterações, que regula o acesso a informações, analise as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Os procedimentos previstos nessa lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública.

( ) O acesso à informação de que trata essa lei compreende, entre outros, os direitos de obter informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos.

( ) Para os efeitos dessa lei, não há informação sigilosa.

( ) É dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidos ou custodiados.

( ) O acesso a informações públicas será assegurado mediante a criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público.

Alternativas
Comentários
  • Os procedimentos previstos nessa lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública.

    ( ) O acesso à informação de que trata essa lei compreende, entre outros, os direitos de obter informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos.

    ( ) Para os efeitos dessa lei, não há informação sigilosa. (erro)

    ( ) É dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidos ou custodiados.(erro)

    ( ) O acesso a informações públicas será assegurado mediante a criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público.

  • ( V ) Art. 3 - Os procedimentos previstos nessa lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública.

    ( V ) Art. 7, II - O acesso à informação de que trata essa lei compreende, entre outros, os direitos de obter informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos.

    ( F ) Para os efeitos dessa lei, não há informação sigilosa.

    Art. 3 - Os procedimentos previstos nesta Lei ... I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção

    ( F ) Art. 8 - É dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento ( independentemente de requerimentos ), a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidos ou custodiados.

    ( V ) Art. 9, I - O acesso a informações públicas será assegurado mediante a criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público.

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.


ID
2909854
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que trata do Regime Jurídico Único, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) É de 30 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

( ) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 12 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

( ) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

( ) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais não poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos dessa lei.

( ) A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Hipóteses de perda do cargo público:

    sentença judicial transitada em julgado;

    processo administrativo com ampla defesa;

    insuficiência de desempenho, verificada mediante avaliação periódica;

    excesso de despesa com pessoal, nos termos do art. 169, §4º da CF.

    Obs.: só as duas primeiras estão previstas na 8.112, as outras duas estão previstas na CF/88.

  • ( ) É de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    ( ) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

    ( ) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    ( ) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos dessa lei.

    ( ) A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    F, F, V, F, V

  •  

    Gabarito : Letra B

     

    Lei 8112

     

    (F) Art. 15. § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.  

     

    (F) Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses ( De acordo com a  EMC nº 19 é 3 anos)  , durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

     

    (V)  Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

     

    (F) Art. 5§ 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

     

    (V) Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • NOMEAÇÃO --30 DIAS--POSSE ---15 DIAS --EXERCÍCIO

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período d24 (vinte e quatro) meses ( De acordo com a EMC nº 19 é 3 anos)  , durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

    Algumas bancas aceitam 3 anos como período do estágio probatório e outras 2 anos.

    Fique atento!

     

  • Moácia Luiza, muito bom teu comentário.

  • A 3º Opção no meu modo de ver está equivocada quando afirma:

    O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Também perderá mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho como está explicito no Art. 41 da CF.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

            I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

            II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

            III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa

  • A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

        Nomeação ------------30 dias--------------->Posse--------------15 dias-------------------->Exercício---->Estágio Prob. 3 anos 

  • Caro Pedro Fernandes, 

    A questão avalia à luz da Lei 8112, e não da CF/88. Portanto, não está equivocada.

  • Concordo com Pedro Fernandes 

    A opção 3 realmente é duvidosa, pois o servidor pode ser demitido 

     mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, e não somente nos 2 casos apresentados pela questão!

  • A questão aborda o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) É de 30 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
    Falsa. O art. 15, § 1o, da Lei 8.112/90 estabelece que "É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse".

    (F) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 12 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.
    Falsa. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    (V) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
    Verdadeira. A assertiva reproduz o teor do art. 22 da Lei 8.112/90: " O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".

    Por oportuno, cabe destacar as hipóteses indicadas na assertiva não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (F) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais não poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos dessa lei.
    Falsa. O art. 5o, § 3o, da Lei 8.112/90 indica que "As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei"

    (V) A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
    Verdadeira. A assertiva reproduz o teor do art. 28 da Lei 8.112/90: "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens".

    Gabarito do Professor: B
  • GABARITO: B

    F - Art. 15. § 1   É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.  

    F - Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    V - Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    F - Art. 5º. § 3   As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei .  

    V - Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • Galera não esqueçam do comando da questão.  Se pede conforme a lei 8112  ou se conforme a constituição federal. Como ele fala explicitamente a lei  8112 a alternativa III está correta.

  • Gabarito''B''.

    Falsa. O art. 15, § 1o, da Lei 8.112/90 estabelece que "É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse".

    Falsa. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos.

    Verdadeira. A assertiva reproduz o teor do art. 22 da Lei 8.112/90: " O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa". 

    Por oportuno, cabe destacar as hipóteses indicadas na assertiva não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Falsa. O art. 5o, § 3o, da Lei 8.112/90 indica que "As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei".  

    Verdadeira. A assertiva reproduz o teor do art. 28 da Lei 8.112/90: "A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens". 

    Fonte:Qc.

    Estudar é o caminho para o sucesso.


ID
2909857
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, e suas alterações, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. É dever do servidor público exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário.

II. É vedado ao servidor público receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

III. É permitido ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

IV. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço somente se for em benefício de terceiros. 

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito = Letra D

     

    I. É dever do servidor público exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário.

     

     

    II. É vedado ao servidor público receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

     

     

    III. É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

     

     

    IV. É vedado ao servidor público fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

     

     

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    XV - É vedado ao servidor público:

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    Gab. D

  •                                                                           Dos Principais Deveres do Servidor Público


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento

    c) ser probo, reto, leal e justo

    d) jamais retardar qualquer prestação de contas
    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços
    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos
    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos 
    h) ter respeito à hierarquia, porém sem temor de representar contra qualquer comprometimento indevido na estrutura
     

                                                                   Das Vedações ao Servidor Público


    XV - E vedado ao servidor público;


    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;


    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;
    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;
    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;
    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

     

    Letra:D

    Bons Estudos ;)

     

  • Gabarito - Letra D.

    Somente as afirmativas I e II estão corretas.

  • Sabendo que o item III está incorreto já conseguimos eliminar os itens A, C e E, restando apenas B e D. Lendo o item IV vemos que está incorreto, sobrando apenas a letra D.

    Acho mais fácil fazer por eliminação.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    Somente as assertivas I e II estão corretas:

    I) alínea b do inciso XIV;

    II) alínea g do inciso XV;

     

    Vejamos os erros das demais assertivas:

    III) é vedado retirar qualquer coisa repartição pública, sem estar legalmente autorizado (inciso VX, alínea g);

    IV) é vedado o uso de informações privilegiadas em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros (inciso XV, alínea m);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D. Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Público b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; Seção III Das Vedações ao Servidor Público g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

ID
2909860
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base na evolução dos modelos de administração pública no Brasil e na reforma do Estado, relacione a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Coluna 1

I. Reforma administrativa de 1967

II. Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP

III. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado – MARE


Coluna 2

( ) Na área de recursos humanos, inspirou-se no modelo weberiano de administração, baseado no mérito profissional.

( ) Reestruturou o aparelho de Estado, dividindo as atividades estatais em dois tipos: exclusivas do Estado (exemplo: regulação) e não exclusivas do Estado (exemplo: serviços sociais).

( ) Uma das primeiras experiências de implantação da administração pública gerencial no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GAB C II – III – I

     

    (II DASP) Na área de recursos humanos, inspirou-se no modelo weberiano de administração, baseado no mérito profissional.

     

    1ª REFORMA ADMINISTRATIVA - 1937 DASP

    REFORMA ESSENCIALMENTE BUROCRÁTICA

    √ Efetivamente organizado em 1938;

    Elaborar o orçamento da União;

    √ Racionalização de métodos no serviço público;

    Definir e executar a política para o pessoal civil;

    √ CONCURSO PÚBLICO;

    √ Capacitação técnica;

    Revisão das estruturas administrativas;

    Não se preocupava com a racionalidade das atividades substantivas.

     

    (III MARE/PDRAE) Reestruturou o aparelho de Estado, dividindo as atividades estatais em dois tipos: exclusivas do Estado (exemplo: regulação) e não exclusivas do Estado (exemplo: serviços sociais).

     

    2ª GRANDE REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO- 1995 - 1998 PDRAE

    A REFORMA GERENCIAL de 1995 foi iniciada pelo MARE (Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado) que existiu entre 1995 e 1998.

    Um dos princípios fundamentais da Reforma de 1995 é o de que o Estado, embora conservando e se possível ampliando sua ação na área social, só deve executar diretamente as tarefas que são exclusivas de Estado, que envolvem o emprego do poder de Estado, ou que apliquem os recursos do Estado. Ex.: Políticas Públicas (O ESTADO PASSA DE PREDOMINANTEMENTE EXECUTOR A REGULADOR)

    *NOTA(1): EM 1995 FOI LANÇADO O PDRAE - Plano Diretor da Reforma do Estado, CONDUZIDO PELO CITADO MARE, NO PRIMEIRO MANDATO DO PRESIDENTE FHC. 

    *NOTA(2): Apesar do fracasso óbvio do retrocesso burocrático de 88 (com a CF/88), antes do PDRAE não havia ainda uma proposta consistente de reforma, apenas ideias gerais, como a percepção de que a globalização diminuia a importância dos Estados e a capacidade de exercer suas funções.

     

    (I REFORMA ADMINISTRATIVA DE 1967) Uma das primeiras experiências de implantação da administração pública gerencial no Brasil.

     

    DECRETO LEI N.° 200/67 INÍCIO DA ADM GERENCIAL NO BRASIL

    √ Espécie de Lei Orgânica da Administração Pública;

    √ Princípios do Planejamento, da coordenação, da descentralização, da delegação de competência e do controle;

    √ Distinção entre a administração direta e a indireta;

    Sistemas de atividades - pessoal, orçamento, estatística, administração financeira, contabilidade e auditoria e serviços gerais;

    Normas de aquisição e contratação de bens e serviços;

    Plano de classificação de cargos;

    Bases do controle externo e interno.

    *NOTA(3): A LITERATURA MARCA O GERENCIALISMO NO BRASIL DE 1967 (OU SEJA, ESSE DECRETO INICIA O GERENCIALISMO NO PAIS) ATÉ OS DIAS ATUAIS MAS SEU AUGE FOI NA DÉC. DE 90 (COM O CITADO PDRAE). REALMENTE COMEÇOU NA DÉC. DE 90 (FOI TOTALMENTE APLICADO) COM O PDRAE.

     

    Fontes: http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp 

    meus resumos / material Prof Eder/cev

     

    Estudar é maravilhoso, a persistência ajuda a tornar natural o discernimento entre o que realmente importa :)

  • Aos que conhecem sobre o assunto nem precisa continuar lendo após eliminar as opções...