SóProvas



Prova CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Contabilidade


ID
82777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue o item que se
segue.

Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o problema da questão é que o cliente usa o servidor de e-mail e não o cliente de e-mail.
  • A internet não tem um SERVIDOR CENTRAL de e-mail. Existem diversos serviços e cada serviço tem seus servidores e seus clientes. Além disto, servidor de e-mail é o servidor de e-mail, e o cliente, fica com o usuário, e pode ser também, os software clientes de e-mail.
  • O problema é realmente sutil e tem que haver uma atenção do candidato, até porque estamos falando da banca "CESPE". Vamos imaginar que uma pessoa acessa a internet de seu PC afim de verificar os seus e-mails. Pois bem..a pessoa que está acessando é o cliente e esse cliente acessa um servidor central que está na Internet. Digita-se usuário e senha para identificar e credenciar aquele cliente de e-mail para que ele tenha acesso à caixa de e-mail solicitada no servidor. Existem formas de acesso a esses e-mails de acordo com o tipo de protocolo de comunicação utilizado tais como: POP, SMTP ou IMAP. Mas não vou entrar nesses detalhes, fica ai a curiosidade para quem quiser aprofundar.
  • E outro problema é que a senha não é intransferível.
  • O Sidney Bastos acertou em seu comentário. O erro se observa ao se chamar o servidor de e-mail de 'cliente de e-mail'. O 'cliente de e-mail é na verdade o software utilizado para acessar o servidor de e-mail. Esse programa pode ser o proprio navegador, caso se trate de acesso ao webmail, ou um programa de correio eletrônico, como o Outlook.

  • De acordo com o comentário do Prof. João Antônio, a questão está errada pq: 

     "servidor de e-mail" NÃO É "cliente de e-mail" - E não existe "Servidor Central da Internet" - como se todos os e-mails, de todos os provedores, estivessem num único servidor!

    FONTE: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3201

    Muita luz a todos!

  • Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de email da internet, chamado de cliente de email, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.

    FALSA – Quando verificamos nossa caixa postal, NÃO ACESSAMOS O SERVIDOR PRINCIPAL DE EMAIL DA INTERNET. Acessamos o servidor principal de email de nosso cliente de email, ou seja, do email ao qual estamos cadastrados. Ex Yahoo, Uol, Hotmail, Gmail. Etc.
    Afinal, na internet existem inúmeros clientes de email, cada um com suas características próprias e cadastros únicos e não um servidor central da internet, como a questão afirma. 

  • Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário está baixando os e-mails do provedor de e-mail para seu PC através do protocolo POP3.

  • o usuário NÃO acessa o servidor central de e-mail da Internet, acessa o servidor de email do provedor no qual seu endereço de email é registrado

  • Item ERRADO

    Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidorcentral de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.
     
    (não existe um servidor central de e-mail  da internet. Existe é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores e, no nosso caso, é um servidor de e-mail. lá é onde fica as nossas mensagens que são acessadas través da relação servidor-cliente )
  • Ao verificar a caixa postal de correio eletrônico, na realidade, o usuário acessa o servidor central de e-mail da Internet, chamado de cliente de e-mail, o qual direciona as mensagens que possuem o endereço do usuário reconhecido por sua senha pessoal e intransferível.
    Bom, me parece que a questão torna-se falsa ao afirmar que o acesso é ao SERVIDOR CENTRAL DE E-MAIL DA INTERNET. Não é a definição mais correta pois as mensagens acessadas por um cliente de e-mail podem estar armazenadas em um servidor de INTRANET em uma MAN(rede metropolitana), LAN(rede local) ou até mesmo em uma PAN(rede pessoal).
    Este primeiro conceito se enquadraria para o serviço de WEBMAIL pois este sim tem sua central de serviços disponibilizada pela Rede Mundial de Computadores (www.).
  • ERRADO. E o concurseiro pode identificar pelo menos dois erros na questão. 1) – o usuário acessa o servidor central de e-mail da internet; 2) – SERVIDOR CENTRAL, chamado de cliente de e-mail.

    Cliente de e-mail são os software do tipo Outlook Express, Microsoft Outlook 2007, Thunderbird, Eudora, Incredimail, etc. Não

    A internet não tem um servidor central de e-mail, cada provedor de acesso oferece o seu servidor de e-mail. Cada serviço de e-mail (hotmail, gmail, bol, ig, etc) tem o seu servidor de e-mail.

    Fonte:
    http://www.adaobraga.com.br/tre-2009-questes-de-informtica-comentada/

  • Errado. O usuário acessa um aplicativo cliente de e-mail que acessa um servidor de e-mail. Este é o princípio de funcionamento de tudo na Internet. Somos clientes, acessando servidores.
  • Cliente de e-mail é um programa de computador que permite enviar, receber e personalizar mensagens de e-mail. Exemplos: Outlook, Thunderbird


  • Errado. O usuário acessa um aplicativo cliente de e-mail que acessa um servidor de e-mail. Este é o princípio de funcionamento de tudo na Internet. Somos clientes, acessando servidores.

  • Ao acessar o serviço de e-mail, acessamos o servidor de e-mail que é o servidor que permite o envio e o recebimento das mensagens de correio eletrônico. Cliente de e-mail é o software que permite aos usuários acessarem, gerenciarem e armazenarem as mensagens de correio eletrônico localmente. 

    GAB. E

  • Gabarito: Errado

    Servidor central de e-mail não é um cliente de e-mail, como afirma a questão.

    Um cliente de e-mail é o programa especifico usado para acessar sua conta. Em alguns cenários, pode se tratar do mesmo provedor de e-mail, mas nem sempre isso ocorre. Um cliente de e-mail pode ter regras ou comportamentos específicos sobre exclusões, arquivamento ou encadeamento.

  • Nem bati cabeça com todos os detalhes. Pra mim o intransferível já mata a questão kk


ID
82780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue o item que se
segue.

Uma das formas de busca de informações na Internet utilizando os sítios de busca, como o Google, é por meio da utilização de operadores booleanos, os quais podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO e devem sempre serem digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado.
  • Você pode usar Operadores Booleanos para restringir sua pesquisa. Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO e devem sempre serem digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado.O operador booleano AND funciona como a palavra "e", fornecendo a intercessão, ou seja, mostra apenas artigos que contenham todas as palavras chaves digitadas, restringindo a amplitude da pesquisa. Ex: Leishmaniasis AND Diagnosis.O operador NOT inclui o primeiro termo e exclui o segundo termo da pesquisa. Ex: Leishmaniasis NOT Animal. Serão mostrados artigos que contenham o termo "Leishmaniasis" e que não contenham o termo "Animal".O operador OR funciona como a palavra "ou", mostrando a união dos conjuntos, ou seja, a base de dados fornece a lista dos artigos que contenham pelo menos uma das palavras, ampliando o resultado da pesquisa. Ex: Leishmaniasis OR Toxoplasmosis.
  • Eu discordo da resposta desta pergunta. São verdadeiros os comentários acima. Porém, os operadores booleanos não "podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada". Os operadores booleanos são AND, OR, NOT e são os mesmos em todos os serviços e motores de buscas, bem como noutros mecanismos de busca.
  • Caro Adão,A sua colocação foi importante para entendermos bem o que o fim da questão quis dizer, ao menos em minha opinião.Realmente os operadores, entre as diversas ferramentas de pesquisa, não variam. Mas isso em relação ao conceito, ou seja, "And" e "E" em qualquer ferramenta trabalha da mesma forma.Porém, o fim da questão se referiu ao fato de algumas ferramentas permitirem certos tipos de operador e outras não. Além disso, dependendo do operador, tanto o nome, quanto a forma de utilização podem ser bem diferentes.Um exemplo de ferramenta que possui diversos operadores, sendo que alguns deles pouco usuais, encontra-se no endereço: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp.
  • CERTO – As ferramentas de busca de informações na internet tanto procuram expressões simples como também podem se utilizar de simbologias lógicas (booleanas) para filtrar uma busca e apresentar resultados mais fiéis.  Os operadores booleanos mais utilizados são: E(And), Ou(Or) e Não(NOT). 
  • Se possível, consulte http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=136861 para ver todas as possibilidades do Google.
  • Operadores Booleanos Postado em 27 de agosto de 2009 ¬ 15:57h.Mônica Oliveira

    Quase todo mundo usa a caixa de pesquisa do Google digitando uma simples palavra… aí aparece aquele “mega” resultado, deixando você, as vezes, mais perdido do que estava antes da pesquisa.

    Para evitar esta avalanche de resultados e facilitar sua pesquisa, o Google, e a maioria dos sistemas de busca, oferece o que muitos chamam de busca ou pesquisa avançada, onde é possível utilizar os “famosos” operadores booleanos. Nem sempre eles irão aparecer em seu formato original: andorand not;  para facilitar o entendimento e, consequentemente, seu uso,  alguns sistemas transformaram estes conectores em frases tipo “com todas as palavras” ou “com qualquer uma das palavras”, mas o objetivo é o mesmo -  restringir ou ampliar sua pesquisa para obter resultados mais precisos.

    Uma curiosidade, a expressão booleano vem de George Boole, matemático inglês, criador da álgebra booleana.

    Então, vamos dar uma olhada mais cuidadosa em como eles funcionam:

    Operadores booleanos são palavras que têm o objetivo de definir para o sistema de busca como deve ser feita a combinação entre os termos ou expressões de uma pesquisa. São eles:

    → AND / E → restringe a pesquisa, equivalendo a expressão: “com todas as palavras”. Os resultados recuperados devem conter um termo e o outro. 

    Ex.: a AND b

     

    → OR / OU → amplia a pesquisa, equivalendo a “com qualquer uma das palavras”.  Os resultados recuperados devem conter um termo ou o outro.

    Ex.: a OR b

     

    → NOT / NÃO → exclui um dos termos da pesquisa, equivalendo a expressão  “sem a(s) palavra(s)”.  Em alguns sistemas você poderá encontrar somente o NOT/NÃO ou AND NOT/E NÃO.

    Ex.: a  NOT b

    Os operadores booleanos também podem ser usados em expressões de busca mais complexas, com mais de dois termos. Em alguns casos, recomenda-se o uso de parênteses, para indicar a combinação que deve ter prioridade dentro da expressão.

    Ex.: ( a OR b ) AND c
    Nesse caso, inicialmente é feita a pesquisa combinando os termos a OR b para depois efetuar a combinação do resultado AND c

    Neste outro exemplo - a OR (b AND c) - inicialmente é feita a pesquisa combinando os termos b AND c, para depois efetuar a combinação do resultado OR a

    É sempre bom dar uma olhada nas  dicas de pesquisas e/ou ajuda disponibilizadas pelos sistemas de busca, para algumas verificações, por exemplo: se são usados operadores em inglês, português, sinais gráficos, em caixa alta etc.

  • Nunca havia ouvido falar nesses Operadores Bolivianos em informática. Foi bom para aprender.
  • boms comentários..realmente
  • Sim.  Consulte: http://www.google.com.br/support/websearch/bin/answer.py?answer=136861

  • operadores booleanos e não Bolivianos kk

  • Nem sei se ele tá vivo ainda, mas concordo com o Adao Braga.

  • Vou repetir o que o Adão disse: a questão perguntou se os operadores booleanos são diferentes se fossem utilizados por exemplo em outro navegador? A resposta é não, pois essa sintaxe é genérica e global, todos sites de buscas utilizam eles.

  • Minha contribuição.

    Operadores Booleanos: Servem para combinar vários termos numa mesma pesquisa e significam.

    AND - e

    OR - ou

    NOT - não

    Obs.: Devem ser digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. A sua utilização se faz necessária quando desejamos afinar uma pesquisa em uma base de dados. Variam de acordo com a ferramenta de pesquisa utilizada.

    Fonte: Resumos

    Abraço!!!

  • Considero a questão ERRADA pela última informação:

    "os quais podem variar dependendo da ferramenta de busca utilizada".

    PODEM variar dependendo da ferramenta de busca utilizada???

    Não são os mesmos: AND, OU, NOT???

    Os operadores são os mesmos o que pode mudar é a formar que utiliza.


ID
82783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e
ferramentas de busca e pesquisa na Internet, julgue o item que se
segue.

Um sítio de chat ou de bate-papo é um exemplo típico de grupo de discussão em que os assuntos são debatidos em tempo real. Para essa finalidade, a comunicação pode ser de forma assíncrona, o que significa que é desnecessária a conexão simultânea de todos os usuários.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO:  CHAT é bate-papo sim… mas não é GRUPO DE DISCUSSÃO. A comunicação tem que ser em TEMPO REAL, logo, os dois têm de estar conectados simultaneamente!

  • Webmail, Blog são assíncronos.

     

    Chat, Msn  são síncronos - tempo real.

  • Errado.
    Chat é comunicação síncrona em tempo real, onde os participantes estão conectados a um servidor de chat (bate papo UOL, por exemplo).
    Grupo de discussão é assíncrono, onde está disponível em um servidor as mensagens enviadas pelos participantes (e as cópias podem ser enviadas por e-mail para cada um, integralmente ou na forma de resumo. Exemplo: Yahoo Grupos).
    Webmail e e-mail via cliente são comunicação assíncronas, onde os usuários não precisam estar conectados simultaneamente para interação.
    MSN, Skype, etc, comunicadores instantâneos síncronos no formato P2P (peer to peer, ponto a ponto), necessitando do servidor apenas para sincronização.
  • Sou fã dos comentários do Fernando Aragão, em especial os vistos na área de informática. Obrigado professor!
  • Comunicação sincrona- em tempo real - a pergunta vai e a respota volta em um curto periodo de tempo Ex.:chat
    Comunicação Assincrona- em qualquer tempo... a pergunta vai e pode demorar dias para ser respondida. Ex.: e-mail
  • Também gosto muito dos comentarios do Fernando Aragão. Estes comentários me ajudam muito na interpretação das questões de informática. Valeu professor.
  • Bem, eles fez várias trocas aí.

    1. Chat ou bate-papo não é um exemplo de grupo de discussão. Um grupo de discussão é um fórum, por exemplo.

    2. Os assuntos são debatidos em tempo real no chat e bate-papo, certo.

    Não é assim com um grupo de discussão. Há membros do grupo de discussão que até podem debater em tempo real (numa discussão acolarada em algum fórum isso fica visível), mas não é necessário, um membro pode fazer um post e outro pode responder só algum tempo depois e assim sucessivamente.

    3. Depois afirma que a comunicação pode ser de forma assíncrona. Está certo que a desnecessidade de comunicação simultânea de todos os usuários é o significado da forma assíncrona, mas não é assim num chat, que tem seus assuntos debatidos em tempo real. Ora bolas, como poderia ser um debate em tempo real sem todos os usuários estarem conectados?
  • Mais um elogio para o professor Fernando Aragão: Olho o comentário d todos mas sempre tenho que conferir pelo seu para ver se estão realmente de acordo! rsrs... Parabéns e obrigada pelo tempo gasto nos auxiliando aqui!

    SUCESSO! : D
  • tbm sou fã dos comentarios do professor aragão    parabens vc sabe bastante de info.

  • MEMORIZEM ASSIM:

    Tempo real = Síncrono. Vem de sincronismo.

  • Chat é comunicação síncrona em tempo real,

    Grupo de discussão é assincrona,ou seja não é tempo real.

  • TEMPO REAL -> SÍNCRONA

  • Existem inclusive salas de bate-papo que ficam ativas, as pessoas entram e saem a hora que quiserem e as permanecem lá, consituindo uma forma de bate-papo assíncrona também.

  • Entendi os conceitos. Mas mesmo em um chat você não pode mandar uma mensagem e a pessoa offline ler depois???? O WhatsApp e o Messenger não são chats?

  • Minha contribuição.

    Comunicação Síncrona => ''Tempo real'' (Sincronia)

    Ex.: Ligação Telefônica

    Comunicação Assíncrona => ''Não é em tempo real''

    Ex.: Envio de e-mail

    Abraço!!!

  • Errado.

    Chat é comunicação síncrona em tempo real, onde os participantes estão conectados a um servidor de chat (bate papo UOL, por exemplo).

    Grupo de discussão é assíncrono, onde está disponível em um servidor as mensagens enviadas pelos participantes (e as cópias podem ser enviadas por e-mail para cada um, integralmente ou na forma de resumo. Exemplo: Yahoo Grupos).

    Webmail e e-mail via cliente são comunicação assíncronas, onde os usuários não precisam estar conectados simultaneamente para interação.

    MSN, Skype, etc, comunicadores instantâneos síncronos no formato P2P (peer to peer, ponto a ponto), necessitando do servidor apenas para sincronização.

    Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática.

  • ERRADO! Se fosse um Webmail ou gerenciadores de email como Mozilla Tunderbird, ou mesmo Microsoft Outlook, era possível sim visualizar os e-mails na caixa de entrada. mas não era possível envia-los pela a ausência de internet!

    obs: algum equívoco me corrigem!

  • GABARITO: ERRADO.

  • Essa eu viajei legal...................

    whatsapp : Tempo real de quem responde e desnecessário que todos estejam on line para debater uma discussão no Grupo rs

    Assíncrona : Um de cada vez posta uma mensagem

    Enfim o Gabarito está errado!!

  • ERRADO

    Comunicação assíncrona: é quando você quer falar com uma pessoa, mas ela não está disponível naquele momento. Você se comunica em um tempo e a pessoa te dá retorno em outro momento.

  • Acho que a questão estaria desatualizada nos dias de hoje (Talvez, até na época em que foi feita), pois hoje em dia temos vários exemplos de "chats" que podem funcionar de forma assincrona ou sincrona. Whatsapp, menssager, telegram, instagram, facebook...Qualquer equívoco, me corrijam, por favor.

  • Minha contribuição.

    Grupos de discussão: consistem em comunidades virtuais e permitem que usuários da rede possam trocar mensagens de interesse comum, utilizando, entre outros, recursos de correio eletrônico e de páginas web. Entre os elementos normalmente presentes em um grupo de discussão, encontram-se o administrador do grupo, que decide sobre as regras do grupo, e o moderador do grupo, que tem a função de aprovar, ou não, determinada mensagem.

    Ex.: Yahoo Grupos e Google Grupos

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • o gabarito n esta errado, a questão é de 2010.


ID
82786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue o
próximo item.

As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir do menu Arquivo do Windows Explorer, acessando-se a opção Propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada.

Alternativas
Comentários
  • As informações de espaço livre em um disco rígido de uma máquina que tenha instalado o sistema Windows XP podem ser obtidas a partir de 1ºpasso-Meu computador 2ºpasso-disco local C 3ºpasso-propriedades No menu Arquivo do Windows Explorer, acessando a opção Propriedades verificamos apenas o tamanho em disco.
  • Pode-se obter estas informações de formas diferentes, mas a citada é uma das maneiras corretas. Você pode encurtar o caminho, clicando com o botão direito do mouse sobre a unidade selecionada, e clicar em propriedades.
  • Concordo com Eliziane MachadoO que aparece seguindo o caminho da questão são as propriedades do computador e não o espaço livre em disco. Do disco, há a verificação de fragilidade. O caminho correto seria acessar a pasta Meu computador, clicar na unidade (Geralmente c:\) com o botão direito e clicar em propriedades para se saber o quanto há de espaço livre e ocupado no disco local.Creio que esta questão seria passível de recurso.
  • gente, só se eu estiver muito enganada, mas aparece sim...aparece espaço livre e espaço usado, bem como capacidade total e mais um monte de coisa...
  •  QUESTÃO CORRETA!!! é possível sim!!!! acabei de testar.....

    Quando vc esta no EXPLORER e vai selecionar uma unidade de disco, não precisa clicar em MEU COMPUTADOR, senão ela vai alterar mesmo a janela de EXPLORER para MEU COMPUTADOR.

    Para evitar esta troca, vai direto no sinal de + ao lado do MEU COMPUTADOR, depois clique na unidade desejada; vai perceber que a janela continua sendo do Explorer, depois é só seguir o que a questão afirma e vai ver que funciona mesmo.

    Questão corretíssima!!!!

  • Tudo é uma questão da redação do enunciado.

    O "x" da questão é o final do enunciado, onde lemos "que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada."

    Abra o Windows Explorer, selecione a unidade desejada [ exemplo: Disco Local (C:) ], menu Arquivo, Propriedades.

    Uma das informações será o espaço livre da unidade selecionada.

    []s

  • Excelente observação do Luciano Conill pois caso vc simplesmente abra o explorer vc não achará as informações sobre o espaço livre em disco. Só conseguirá se o HD estiver selecionado.
  • O enunciado da questão está errado na parte final.

    Errado:"....acessando-se a opção propriedades, que exibe informações específicas sobre a unidade selecionada."; correto:"...selecionando a unidade desejada e acessando a opção propriedades que exibe informações específicas."   Realizem na prática que verão.
  • Não necessariamente, Diego. Se você seguir outro caminho as coisas ocorrerão de maneira diferente. Se clicarmos com o botão direito sobre a unidade de disco e escolhermos "Explorar", isso irá abrir o Explorer já com a unidade de disco em questão selecionada.
  • Olá colegas.
    Só para complementar em uma maneira prática.



    Bons estudos e boa sorte!
  • Certo.
    Existem várias formas de obter a informação da quantidade de espaço livre, e esta é uma delas.
    • Windows Explorer, Arquivo, Propriedades, estando a unidade selecionada.
    • Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade, Propriedades.
    • Windows Explorer, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a unidade, e na Barra de Status (Exibir, Barra de Status) aparece a informação.
    • Windows Explorer, modo de exibição Detalhes, a informação é mostrada à frente da unidade.
    • Painel de Controle, Sistema, Hardware, Unidades de Disco, Propriedades, Volume, Preencher, clique na unidade, Propriedades
    • Win+Pause, Gerenciador de Dispositivos, Unidades de Disco, Propriedades, Volume, Preencher, clique na unidade, Propriedades
    • Gerenciador do Computador, Armazenamento, Gerenciamento de Discos, unidade, Propriedades.
  • Complementando o comentário de Fernando Nishimura de Aragao, pode-se ainda selecionar a unidade no Windows Explorer e teclar ALT+ENTER, que as propriedades do disco também são exibidas.
    A parte mais importante da questão está no final: "exibe informações específicas sobre a unidade selecionada", pois é necessário que uma unidade de disco esteja selecionada para que informações de espaço livre sejam mostradas (propriedades de uma pasta, por exemplo, mostram informações como tamanho, data de criação e outros, mas não mostram, logicamente o espaço livre em disco).

ID
82789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue o
próximo item.

O Linux é um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para a sua melhoria.

Alternativas
Comentários
  • Linux é o termo geralmente usado para designar o sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL(é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux). para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
  • Está errado as seguintes informações:1) - pode ser usado apenas em servidores;2) - Não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho tipo PC;
  • Linux é um sistema operacional, como o Windows,MacOS,OS/2 etc. O sistema operacional é o que permite ao usuário usar o computador. O linux é um sistema operacional multitarefa e multiusuário. Além disso, ele é suportado por várias plataformas (inclusive as mais populares, como a arquitetura Intel, que todo o mundo usa). Muitas empresas (principalmente provedores) o usam devido a sua alta capacidade de rede e conversação com outros sistemas (por exemplo, redes Windows e Novell),além de suportar também vários tipos de sistemas de arquivos.O linux é um sistema livre e gratuito(Open Source). Isso quer dizer que você não precisa pagar para usá-lo, ele não quer nenhuma licença de uso. O linux simplesmente pode ser copiado da Internet. O código-fonte do núcleo do sistema (kernel) está liberado sob a licença GPL e pode ser pego na Internet por qualquer pessoa. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode pegar e alterar o código livremente, modificando ao seu gosto e conforme suas necessidades.
  • Errado.
    Se a questão falasse sobre o UNIX, estaria correta. O Linux, uma derivação GPL do Unix, é indicado para qualquer computador, seja servidor, desktop, notebook, netbook ou outros formatos.
  • O linux tem versões para servidores e versões para usuários comuns...
    Ele é uma alternativa ao windows, por ser livre e possuir inumeros desenvolvedores.
    O linux é menos sujeito a virus que o windows
  • GABARITO: ERRADO
    Olá pessoal,

         Cuidado com as palavras da CESPE como: expressamente
    sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, exclusivamente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, qualquer, APENAS, a mesma etc...

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
  • Quando se usa o termo "apenas", fique de olho, a afirmação muito provavelmente estará errada. O Linux não pode ser usado apenas em servidores. A afirmação estaria errada ainda que o Linux fosse inadequado para estações de trabalho, pq essa inadequação ainda não seria uma proibição, uma inviabilidade.

    A segunda afirmação está correta, Linux é um software livre, o que significa que seu código-fonte é aberto para estudo, alterações e melhoria.
  • O linux funciona até em relógio de pulso!
    IBM desenvolve protótipo de relógio de pulso com Linux
    07/08/2000 - da Reuters, em Nova York
    A norte-americana IBM disse hoje que pesquisadores estão utilizando o "Linux" em um protótipo de relógio de pulso, procurando mostrar que o sistema operacional pode ser usado como um software básico mesmo nos menores chips de hardware capazes de receber ou enviar dados. 
    "Designado para se comunicar sem a necessidade de fios com PCs, telefones celulares e outros dispositivos wireless, o relógio inteligente permitirá a leitura de e-mails condensados e o recebimento direto de mensagens como se fosse um pager", disse a IBM. 
    Entretanto, a IBM não planeja ela própria comercializar o relógio com "Linux", acrescentou um porta-voz. 
    "Trata-se apenas de um protótipo para pesquisas", disse Takako Yamakura. "Dizem que o Linux não pode ser adaptado para um outro tamanho. Estamos mostrando que é possível fazê-lo", acrescentou. 
    O sistema operacional "Linux" é visto como uma alternativa ao "Windows", da Microsoft, e é popular entre programadores por seu código de origem aberto, que permite desenvolver e consertar programas. 
    O "Linux", desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, é usado para executar muitas funções básicas em sites, mas ainda não é considerado aprimorado o suficiente para tarefas mais pesadas. 
    A IBM está trabalhando para implantar o sistema operacional em diversas plataformas, desde relógios de pulso até supercomputadores. 
    "Com o 'Linux' se tornando rapidamente um padrão para a indústria, é importante que os desenvolvedores criem novas aplicações para todas as plataformas", disse a IBM. 
  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO 

  • OLÁ,

    O LINUX PODE SER UTILIZADO EM QUALQUER TIPO DE COMPUTADOR,SEJA SERVIDOR OU USO PESSOAL.

  • O Linux é um sistema operacional livre, que pode ser usado tanto em servidores quanto em máquinas clientes (estações de trabalho), da arquitetura PC. 

    De fato, trata-se de um software livre e, como tal, seu código é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso ao código, para estudá-lo e apresentar melhorias.  

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.

  • o linux pode ser usado em qualquer tipo de computador.

  • o primeiro erro é que ele não é um sistema operacional ao pé da letra, ele é um projeto de sistema operacional que pode ser melhorado conforme as necessidades dos usuários.


ID
82792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao uso seguro das tecnologias de informação e comunicação,
julgue o item que se segue.

As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

Alternativas
Comentários
  • A intranet é restrita a um certo público (empresa), e todos os colaboradores podem acessar a intranet, desde que possuam nome de usuário e senha.
  • Os erros da questão:1) - Não é irrestrita, por pelo menos dois motivos: a) é restrito a organização; b) mesmo dentro desta organização, há restrições ao acesso a informações, pelo uso dos logins, que por sua vez tem niveis de privilégios.
  • Uma Intranet é uma rede privada de computadores baseada nos padrões de comunicação da Internet. É uma versão reduzida da Internet que somente os membros de uma organização podem ver.A Intranet é uma forma de tornar as informações mais acessíveis aos empregados. A Intranet pode reduzir o gasto de papel de muitos aplicativos de escritório. Com a informação publicada na Intranet, a companhia ganha em agilidade e exatidão na tomada de decisões, uma vez que informações podem ser distribuídas em tempo real a todos os que dela necessitem.
  • ERRADO – Ao utilizarmos a intranet, nem sempre nos será exigido login e senha, para seu acesso. Contudo, a máquina a qual acessamos pede uma senha de rede que identifica o usuário e permite ou não seu acesso ao sistema de arquivos, internet ( se houver) e intranet, de acordo com seu grau hierárquico de acesso. Dessa forma o acesso aos dados não é, em hipótese nenhuma irrestrito e principalmente público.
  • Errado. O acesso às informações de uma intranet é restrito, seja pela construção física do local ou por autenticação de usuário (login) e senha (password).
  • As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.  O erro está nessa parte da pergunta.
  • O conceito de intranet é extamente ao contrario
  • Vejam que há informações que até se contradizem. Como pode disponibilizar informações internas de forma pública?

    Intranet é a rede local, usuários trocam informações internas entre si de forma restrita, segura e não-pública. É o contrário da Internet onde quase tudo é irrestrito e público e há uma segurança consideravelmente menor.
  • Intranet: rede baseada em protocolos TCP/IP, pertencente a uma organização e acessível apenas aos membros da organização, funcionários e tercerceiros autorizados. Assim, a Intranet segue as mesmas ''regras'' da Internet.
  • Errado:
    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

    Correto:
    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, restrita e privada, os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.
  • Parei no irrestrita... O colega Rafael resolveu a questão... 

  • Nessa questão a Cespe abusou da negatividade , kkkk

  • Joselito Junior, realmente a Cespe abusou feio da negatividade. kkkkk
    ...de forma segura....
    ...irrestrita....
    ...pública...
    ....sem necessidade de autenticacao...
    ....sem login....
    ....sem senha....
    vála mideus.  


  • Parei de ler quando falou irrestrita rsrsrs....

  • ERRADO DO COMEÇO AO FIM! RSRS

     

    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

     

    CORREÇÃO: - não é totalmente segura;

                        - restrita;

                        -  privada;

                        - os usuários necessitam de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

     

     

  • são redes privadas, usadas geralmente em organizações e que necessitam de usuario e senha.

  • irrestrita não, restrita sim! Se não fosse restrita não precisava de usuário e senha!

  • estaria certo só até aqui! As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de "forma segura!"

    Certo!

  • As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, RESTRITA e PRIVADA, necessitando de SENHA E LOGIN para que o usuário tenho acesso à rede privada.

  • As informações da intranet não são públicas! Pelo contrário, são privadas e restritas a um grupo determinado de pessoas! Quando dentro da organização provedora da intranet, não é necessária a utilização de login e senha, mas para acessá-la por meio da internet, é necessário realizar a autenticação do usuário.

    Gabarito: Errado 

    Fonte estratégia

  • Gab E

    INTRANET

    Também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    Porém, é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

  • deu a entender que as informações por estarem seguras, seriam publicas para as pessoas que são usuárias dessa intranet, enfim só fazendo questões pra entender...

  • deu a entender que as informações por estarem seguras, seriam publicas para as pessoas que são usuárias dessa intranet, enfim só fazendo questões pra entender...

  • Gabarito: Errado

    Intranet --- também é uma rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogos à internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    Porém, a intranet é restrita a um lugar físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Pessoal, as informações da intranet não são públicas! Pelo contrário, são privadas e restritas a um grupo determinado de pessoas! Quando dentro da organização provedora da intranet, não é necessária a utilização de login e senha, mas para acessá-la por meio da internet, é necessário realizar a autenticação do usuário.

    Gabarito: Errado 


ID
82795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao uso seguro das tecnologias de informação e comunicação,
julgue o item que se segue.

Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.Os primeiros sistemas firewall nasceram exclusivamente para suportar segurança no conjunto de protocolos TCP/IP (ver história).O termo inglês firewall faz alusão comparativa da função que este desempenha para evitar o alastramento de acessos nocivos dentro de uma rede de computadores a uma parede corta-fogo (firewall), que evita o alastramento de incêndios pelos cômodos de uma edificação.Fonte:http://pt.wikipedia.org
  • Noutros sites, blogs, foruns e grupo de discussão, tem se insistido em que esta estão está errada por causa destas palavras: "bloquear o acesso a locais não autorizados", porém, a frase seguinte com um "e" de conexão, liga esta frase as terminologia da informática e ao assunto das LANs, WANs, e correlatos.Não é verdade que a questão pode ser entendida como MUNDO FÍSICO. A função do firewall de quarta geração é esta mesmo. A questão deve ser considerada correta.
  • Conforme o colega abaixo discorreu, segue posicionamento contrário da profª. PATRÍCIA LIMA QUINTÃO, do Ponto dos Concursos:"Firewall é um filtro que monitora o tráfego das comunicações que passam de umarede para outra e, de acordo com regras preestabelecidas, permite ou bloqueia seu passo. O firewall NÃO consegue bloquear o acesso a locais não autorizados (como por exemplo, locais físicos, como salas, salões etc). Estamos falando de "mundo físico", "mundo real" no qual o firewall não tem vez!"O CESPE, no entanto, considerou a assertiva correta. Não houve mudança de gabarito. Assim, a justificativa do colega abaixo é plausível.;)
  • Eu li esse comentário da Professora Patrícia no curso que estou fazendo com ela. Na verdade ela está com o gabarito errado. Ela provalmente pegou a prova no Ponto dos concursos e viu o gabarito de analista, que é o 1º que aparece no arquivo. E por causa dese gabarito acabou por estrapolar muiiito o que a questão fala.. já que quando a questão se referiu a "locais" quis dizer locais dentro da rede e não salões..

    Segue comentário do site : http://www.uqmarketing.com.br/infoconcursos/tre-ba2010-questoes-de-informatica-comentadas/

    VERDADEIRA – O firewall é responsável pelo bloqueio de portas e acessos não autorizados, efetuados por pessoas ou programas dentro de um PC ou rede, sendo assim é possível instalar um firewall na rede, via servidor, ou em estação de trabalho.

  • O firewall é uma das ferramentas da segurança da informação, que interage com os usuários de forma transparente, permitindo ou não o tráfego da rede interna para a internet, como da internet para o acesso a qualquer serviço que  se encontre na rede interna da corporação e/ou instituição. Desta forma todo o tráfego, tanto de entrada quanto de saída em uma rede, deve passar por este controlador que aplica de forma implícita algumas das políticas de segurança adotadas pela corporação.
  • A questão tá correta em meu entendimento. É uma questão de interpretação:
    "Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho."
    Não necessariamente a parte amarela: "locais não autorizados" quer dizer locais físicas, pode sim sair essa interpretação, mas pode também se retirar a interpretação de locais virtuais como sites não autorizados. E a parte verde " restringir acessos a uma rede ratifica ainda mais esse entendimento, acesso a rede, leva por indução a cresmos que a questão está a falar de ambiente virtual.
    Bons Estudos
  • Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/understanding-windows-firewall-settings
  • O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno. Também atua bloqueando os acessos indevidos.

  • Não concordo com esse gabarito. Foram 4 anos em Ciência da Computação na PUC/SP, os melhores professor do Brasil, acho que entendo um pouquinho. Essa banca contrata técnico de informática básica para elaborar suas provas, é a única resposta plauzível.

  • Correto. O firewall poderá ser configurado em cada uma das estações de trabalho (software) ou diretamente na conexão da rede interna com o ambiente externo (hardware).

  • Grande bosta a PUC... se são tão fodas deveriam fazer as questões da cespe né ... rum

     

  • Não faz o menor sentido, apenas instalando o Firewall, vai bloquear o acesso e restringir ? tem que ser configurado, apenas com a instalação tal seguimento não ocorre.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Correto. O firewall poderá ser configurado em cada uma das estações de trabalho (software) ou diretamente na conexão da rede interna com o ambiente externo (hardware).

  • Quem faz PUC/SP é porque não deu conta de passar na USP. Escrevendo plausível com z, não dá conta MESMO de passar no vestibular da FUVEST.

  • .

  • Uriel, não chores. kkkk

  • Esse "como um todo" me fez errar. Como assim, instalar na rede como um todo? Na rede local até entendo...

  • firewall pode ser instalado em uma única máquina, em um servidor ou para toda uma rede de computadores

  • Achei que fosse um proxy.

  • Segundo a CESPE:

    "Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não."

    [...]

    MODO DE FUNCIONAMENTO:

    Utiliza filtro de endereçamento;

    Utiliza criptografia e autenticação;

    É dispensável o uso de equipamento de hardware na máquina.

    [...]

    O QUE ELE NÃO CONSEGUE FAZER:

    não estabelece política de comportamento; 

    ❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);

    ❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;

    ❌ não faz varredura em anexo de e-mail;

    ❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;

    ❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs;

    ❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede;

    ❌ não são eficazes contra ataques DDoS; e

    ❌ não criptografa documentos.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    2} Convém que todo o tráfego da rede passe por firewall, uma vez que a eficácia da segurança proporcionada por esse dispositivo será comprometida caso existam rotas alternativas para acesso ao interior da referida rede. (CERTO)

    3} Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa. (CERTO)

    4} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis. (CERTO)

    5} Firewalls são dispositivos de segurança bastante utilizados, porém não conseguem evitar a contaminação e a propagação de vírus. (CERTO)

    6} Filtros de pacotes tradicionais são considerados firewall porque podem executar uma política de filtragem com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar. (CERTO)

    7} Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede. (CERTO)

    8} Com um firewall instalado em uma estação de trabalho, é possível bloquear todo o tráfego de entrada na máquina com destino a uma porta e liberar todo o tráfego de saída. (CERTO)

    9} O firewall é indicado para filtrar o acesso a determinado computador ou rede de computadores, por meio da atribuição de regras específicas que podem negar o acesso de usuários não autorizados, assim como de vírus e outras ameaças, ao ambiente computacional. (CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: cartilha.cert.br; Questões da CESPE e Instituto AOCP; Colegas do QC e Projetos Missão.

  • Quando a cespe elogiar demais o filho dela, firewall, coloque como certo.

  • Firewall - controla o tráfego. quem entra e quem sai

    Proxy - controla a rede


ID
82819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referentes a raciocínio lógico.

A negação da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é "O presidente é o membro mais novo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente".

Alternativas
Comentários
  • Negação: "O presidente não é o membro mais antigo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente" Negação de P^Q : ~P v ~Q
  • A NEGAÇÃO DE UMA DADA PROPOSIÇÃO INVERTE O SEU VALOR DE VERDADE. SE A PROPOSIÇÃO DE PARTIDA FOR VERDADEIRA, A SUA NEGAÇÃO TERÁ DE SER FALSA; E SE A PROPOSIÇÃO DE PARTIDA FOR FALSA,A SUA NEGAÇÃO TERÁ DE SER VERDADEIRA.NA QUESTÃO O CORRETO É : O PRESIDENTE NÃO É O MEMBRO MAIS ANTIGO DO TRIBUNAL OU O CORREGEDOR NÃO É O VICE-PRESIDENTE.PRA FICAR MAIS FÁCIL APRENDI UM MACETE:EXEMPLOS,AFIRMAÇÕES A A ^ B (E) A V B (OU) NEGAÇÕES¬ A¬ A V ¬ B¬ A ^ ¬ BCasos que tenham conectivos lógicos "e" , "ou", que indicam geralmente os símbolos: "^" , "v". o macete é nega 3 vezes, veja acima.
  • A negação de uma conjunção (e) deve passar a ser uma dijunção (ou)
  • Nega-se e com ou.

  • Eu acredito que o erro esteja em "O presidente NÃO é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente"

    Porque se o presidente não é o mais antigo, não quer dizer que ele necessariamente seja o mais novo.
  • A frase correta seria : O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente. Pode também escrever trocando as palavras pelo seu antônimo como coloca acima: O Presidente é o menbro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente. O erro está  no conectivo que deveria ser trocado por "ou" ao invés de usar o "e".
  • Outra observação importantíssima!!!

    Negar a proposição: O presidente é o membro mais antigo do tribunal  NÃO  significa dizer que " O presidente é o membro mais novo do tribunal", pois surge uma outra hipótese:  estar entre o mais novo e o mais antigo.

    Se tivesse sido negado de forma direta estaria correto: " O presidente  NÃO é o membro mais antigo do tribunal".

    Segue abaixo a linha do tempo p/ visualizarmos melhor a situação:

       ------------------------------------------------------------------------------------------------->
     +novo                 SURGE ESSA POSSIBILIDADE                                    +antigo

  • essa é conhecida como; tautologia de morgan. onde nega ^ por  v ,   ou   v por ^. vejamos:
    ~(p^q) é equivalente a (~p v ~q)
    logo seria correto dizer:
    O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente"  a  negação da proposição ~(p ^ q)

    é equivalente:

     "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente". (~p v ~q)
  • GABARITO: ERRADO

    Olá pessoal, vai uma dica importante de Equivalência e Negação e Proposições

    A e B
    Equivalência: B e A
    Negação: não A ou não B

    A ou B
    Equivalência: Se não A então B
    Negação: não A e não B

    Se A então B 
    Equivalência:    1) Se não B então não A
                               2) não A ou B
    Negação: A e não B

    A se somente se B
    Equivalência: Se A então B e se B então A
    Negação: A e não B ou B e não A

    Nenhum A e B
    Equivalência: nenhum B é A
    Negação: algum A É B

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!
  • O certo seria :
    A negação da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é "O presidente não é o membro mais antigo  do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente.
  • O cespe é a única banca que aceita o antonimo como negação!!!
  • A proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é uma disjunção (p^q), assim:

    p= O presidente é o membro mais antigo do tribunal;

    q= o corregedor é o vice-presidente.

    Logo, ~ (p^q) = ~pv~q= "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente"

    Obs. Sempre temos que ter atenção em negar também quantificadores e características (como foi o caso aqui) nas proposições.

    Reposta é "Errado".

  • Negativo

    "O presidente é o membro mais antigo do tribunal: A

    corregedor é o vice-presidente: B

    A ^B NEGAÇÃO SERIA ( ~A V ~B)

    O presidente NÃO é o membro mais antigo do tribunal    OU   corregedor NÃO é o vice-presidente

  • Oi :) 

    GABARITO: ERRADO

    O certo seria :

    A negação da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente."

    (A ^ B)
    Negação: não A ou não B (¬A v ¬B)

    O presidente não é o membro mais antigo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente.

    Excelente estudo. 

    Forte abraço. 

  • O certo seria: "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente".

    Tem que negar, também, as qualidades e características. 



    Gabarito Errado 

       


    ''Ter caráter é fundamental para uma vida de sucesso''.

  • Gabarito Errado

     

    Correto seria:

    O presidente não é o membro mais antigo do tribunal OU o corregedor não é o vice-presidente

  •  

    CORRETO NE  O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente".

    Por que nessa parte FINAL  .......OU o corregedor é o vice-presidente. PORQUE nao esta correto?

     

  • p = presidente é o menbro mais antigo.

    q = corregedor é o vice.

    então, temos que:

    ~( p ^ q ) = (~p v ~q) 

    logo, temos que: 

    p : o presidente não é o menbro mais antigo ou q : o corregedor não é o vice;

    ERRADO.

  • RESOLUÇÃO:


    Para desmentir o autor da primeira frase (que é uma conjunção), precisaríamos provar que pelo menos uma das suas afirmações não é verdadeira.
    Assim, a negação seria simplesmente: O presidente não é o membro mais antigo do tribunal OU o corregedor não é o vice-presidente.

     

    Item ERRADO.

     

    Prof: Arthur Lima.

     

  • Macete para as conjunções:

     

     

    Proposição composta                                                 Negação

                       e                                                                  ou ( Princípio da comutação: admite inversão das orações )

                      ou                                                                  e

                 Ou...ou                                                  ...se e somente se...

              Se...,então                                                             e ( Ma -> mantém a primeira e nega a segunda )

       ...se e somente se...                                               Ou...ou...

     

     

                                                                                       -----

     

                                                                                  NEGAÇÃO

     

                                      TODO    ------------------->   ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO...

                        NENHUM / NÃO EXISTE           ----------------------->   ALGUM 

                                    ALGUM                           ------------------------->    NENHUM / NÃO EXISTE

    ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO... --------->   TODO 

     

     

    --

     

    Se houver erro, avisem-me.

  • ERRADO.

    E não se nega com E.

     

    E nega-se com OU

    ^                     V

  • Negação de A e B = ~A ou ~B 
    ... 
    O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente. 
    ... 
    O presidente não é o membro mais antigo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente.

  • (CESPE/TRE-BA) A negação da proposição “O presidente é o membro mais
    antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente” é “O presidente é o
    membro mais novo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente”.

    >> ERRADO

     

    A NEGAÇÃO DO DO E É >> NEGA AS DUAS E TROCA O E PELO O CONECTIVO OU

    _____________________________________________________________________________________

    Negação refere-se à mentira.


    1) Exemplo: "Serei fiel e te darei uma BMW."
    Negação: "Quando não for fiel ou não der a BMW".


    A partir do exemplo acima, percebe-se que a negação do conectivo "e" se dá
    pelo "ou".


    2) Exemplo: "Serei fiel ou te darei uma BMW".
    Negação: quando não for fiel e não der a BMW.


    A negação do conectivo "ou" ocorre por meio do "e".
    Veja a tabela a seguir:

    ___________________________________________________________________________________________________________

    PROPOSIÇÃO NEGAÇÃO

    ---------------------------------------
    A e B  NEGAÇÃO ~A ou ~B

    ---------------------------------------
    A ou B NEGAÇÃO ~A e ~B

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    TODO A NEGAÇÃO É ALGUM OU PELO MENOS UM ( ÍDEIA DE FURAR A ÍDEIA )

     

    EXEMPLO: TODOS PATOS ANDAM

    NEGAÇÃO  >> EXISTEM ALGUM PATO QUE NÃO ANDA

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    NEGAÇÃO DA CONDICIONAL

    ----------------------------------------

    MANTÉM A PRIMEIRA USA O CONECTIVO E ^  E NEGA SEGUNDA  A > B   ... NAGAÇÃO A ^ ~ B

    __________________________________________________________________________________________________

     

     

  • Explicação no vídeo do Telles, minuto 47

    https://youtu.be/Tx9rV_AZbAk

  • Não se nega 'e' com 'e'

    Não se nega 'ou' com 'ou'

    Não se nega 'se...então' com 'se...então'.

  • conforme a progressão dos anos, fica notável a evolução da simplicidade para explicar e entender a mesma coisa!

    Tecnologia, comunicação.....

  • não é possível afirmar que o presidente seja o membro mais novo do tribunal, a única coisa que se pode afirmar é que o presidente NÃO É O MEMBRO MAIS ANTIGO!

  • A NEGAÇÃO da proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é

    "O presidente é o membro mais novo do tribunal E o corregedor não é o vice-presidente". ERRADO

    "O presidente NÃO É o membro mais antigo do tribunal OU o corregedor É o vice presidente." CERTA

  • A proposição "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente" é uma disjunção (p^q), assim:

    p= O presidente é o membro mais antigo do tribunal;

    q= o corregedor é o vice-presidente.

    Logo, ~ (p^q) = ~pv~q= "O presidente não é o membro mais novo do tribunal ou o corregedor não é o vice-presidente"

    Obs. Sempre temos que ter atenção em negar também quantificadores e características (como foi o caso aqui) nas proposições.

  • Gabarito: Errado.

    Existem alguns itens do CEBRASPE em que o examinador pega exclusões mútuas e coloca na negação. A exemplo, a Q37782, em que o examinador toma como ímpar a negação de "ser par". Porém, nessa questão, não é possível realizar essa estratégia, visto que a negação de "ser o mais antigo" não implica, por si só, ser o mais novo.

    Além disso, não se nega uma proposição aditiva com outra aditiva.

    Bons estudos!

  • Negação do “e” e “ou” (Troca um pelo outro e nega tudo):

    A negação da proposição

    P1: "O presidente é o membro mais antigo do tribunal e o corregedor é o vice-presidente"

    P2: "O presidente é o membro mais novo do tribunal e o corregedor não é o vice-presidente".

    Fonte:projeto_1902


ID
83071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

Compete ao TRE/BA processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais e por outras autoridades que, pela prática de crime comum, respondam perante o tribunal de justiça ou o tribunal regional federal.

Alternativas
Comentários
  • Seção II
    COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA


    Art. 3º Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:
    IV - os crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais e por outras autoridades que, pela prática de crime comum, respondam perante o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal;

  • Questão desatualizada, crimes comuns competem ao Tribunal de Justiça do Estado. 

    CF Art. 96. Compete privativamente:

    III - aos Tribunais de Justiça julgar os juízes estaduais e do Distrito Federal e Territórios, bem como os membros do Ministério Público, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral.


    Código Eleitoral , Art. 29 I 

    d) os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais;   - não fala em crimes comuns. 



  • a questão fala sobre o regimento interno do TRE-BA. A legislação que encontrei que fala sobre o regimento interno desse tribunal é a Resolução 02/2014 que fala:


    Art. 107. Compete originariamente ao Tribunal processar e julgar os crimes
    eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos juízes eleitorais e por
    outras autoridades que, pela prática de crime comum, respondam perante o Tribunal
    de Justiça ou o Tribunal Regional Federal.

  • A questão refere-se ao Regimento Interno do TRE-BA. 

    Resolução Administrativa 02/2014

    Seção II

    Da Competência Originária 

    Art. 32. Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:

    (...)

    IX - o crime eleitoral cometido por juiz eleitoral ou por outra autoridade que, pela prática de crime comum, responda perante o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal;  



  • Resolução administrativa 01/2017

    Art. 33. Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:

    IX - o crime eleitoral cometido por juiz eleitoral ou por outra autoridade que, pela prática de crime comum, responda perante o Tribunal de Justiça ou o Tribunal Regional Federal;
     

  • GABARITO: CERTO

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Resolução Administrativa Nº 1/2017 - Regimento Interno do T.R.E-BA

    | Título I - Do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

    | Capítulo II - Da Competência 

    | Seção II - Da Competência Originária 

     

    | Artigo 33

    "Compete ao Tribunal processar e julgar originariamente:" 
     

    | Inciso IX

    "o crime eleitoral cometido por juiz eleitoral ou por outra autoridade 
    que, pela prática de crime comum, responda perante o Tribunal de Justiça ou o 
    Tribunal Regional Federal;

     


ID
83083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

As reuniões ordinárias do TRE/BA devem ocorrer, no mínimo, oito vezes por mês, salvo no período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, quando o número mínimo de reuniões ordinárias mensais deve ser quinze.

Alternativas
Comentários
  • Seção I
    SESSÕES ORDINÁRIAS
    Art. 68. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, no mínimo, oito vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou da maioria dos seus membros.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, será de quinze o mínimo de que trata este artigo.

  • De Acordo com o Regimento Interno do TRE/PB: o Gabarito seria Errado, pois 15 é o máximo de sessões e não o mínimo

    Art. 81 O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, oito (08) vezes por mês, salvo no período eleitoral, e, extraordinariamente, nos termos deste Regimento.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e noventa dias depois de eleições gerais, é de quinze o máximo de sessões mensais remuneradas.

  • Art 69 - SERA DE 15 DIAS - NAO TA ESCRITO NEM MIN NEM MAX 

  • hoje essa questão se encontra desatualizada !

    pois não há previsao expressa de valor minimo de reunioes durante o mes.

  • Resolução administrativa 1/2017

    Art. 69. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, 8 vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou do próprio Tribunal.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, será de quinze o número de que trata o caput.
     

     

    A resolução atual determina que serão 15 reuniões e não "no mínimo".

  • Vamos atenar que antes tinha a condição de minimo na resolução!! Hj em dia não tem MINIMO!! sao 8 vezes ordinariamente!!!

    Quantas vezes forem necessaria extraordinariamente!!!

     15 vezes 90 dias antes e 90 dias depois das eleicoes. ( 15 vezes entre 180 dias durante o periodo de intervalo de 90 dias antes e 90 dias depois da eleicao)

    ex: 90 dias -----------------------eleicao ----------------------------------90 dias

     (                                             15 vezes                                                     )

  • Resolução administrativa 1/2017

    DAS SESSÕES

    Art. 69. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, oito vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou do próprio Tribunal.

    § 1º No período compreendido entre noventa dias antes e depois das eleições, será de quinze o número de que trata o caput


ID
282895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças,
igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em
torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem
uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada
metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado
número de buracos que representam números. As metades
representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último
representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre
em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número
aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó
conhecida como double nine, em que as metades representam os
números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

M. Lugo. How to play better dominoes. New York:
Sterling Publishing Company, 2002 (com adaptações).



A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

Uma variação de dominó cujas metades representem os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 terá um total de 82 peças.

Alternativas
Comentários
  • 1) passo: Como as peças podem ser de 0 a 12, temos um total de 13 peças.
    2) passo; Agora vamos decidir se será um caso de arranjo ou combinação: Se pegarmos uma peça de domino (1 e 2 por exemplo) e virarmos essa mesma peça, perceberemos que ainda se ela será a mesma peça (2 e 1 agora) ou seja, a sequência não importa, sendo, portanto, um caso de Combinação.
    3) Faremos então uma Combinação de 13,2 que dará um resultado de 78.
    4) Porém o calculo ainda não acabou, pois a fórmula usada excluiu as buchas, pois são números repetidos, então ainda temos que somar somar o atual resultado (78) com 13 9número de buchas.
    5) 78 + 13 = 91
    6) Como a assertiva dizia que o número de peças seria de 82, podemos concluir que o ítem está errado!

    Desculpem, mas eu não sei escrever os calculos no PC :D

    Vamos até o fim galera!
  • O cálculo depende do número de pontos que podem estar presentes em cada lado de uma peça do dominó. 

    A fórmula é 
    Número de peças = N + (N - 1) + (N - 2) + . . . + 1, onde N é o número de possíveis valores que pode estar presente em uma peça do dominó.

    Exemplos:
    Domino convencional (0 a 6):
    Número de peças = 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 28

    Domino double nine (0 a 9):
    Número de peças = 10 + 9 + 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 55

    Domino da questão (0 a 12):
    Número de peças = 13 + 12 + 11 + 10 + 9 + 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 91

    Questão ERRADA
  • Execelente o comentário dos amigos para elucidação da questão!

    é um problema de COMBINAÇÃO COMO DITO ACIMA! pois um dominó 'duque de terno' sempre será 'duque de terno' mesmo que você o vire e revire! hehehe

    Notem....você terá quantos dominóes no qual é o 'ás' que 'manda'? resposta: 2--> às de 'barata' e o camburão de às

    No qual é o duque que manda? resposta 3---> camburão de duque, duque de às e o duque de 'barata'.....segue-se o raciocínio. Logo você terá uma combinação de 13,2

    C13,2=13!/(13-2)!2!--->(13*12*11!)/11!2!--->13*12/2=13*6====78   mais os 13 camburões chamado de bucha pela questão vai dá um total de 91


    Podemos resolver facilmente por P.A

    que dará uma soma de 13 termos de razão 1

    Sn=[(a1+an)*n]2

    Sn=14*13/2=91


    estudem...treinem o raciocínio! que uma hora vai dá! persistência é tudo!

    até mais
  • Isso é feito fácil, fácil por P.A.
    S_n=\frac{n.(a_1+a_n)}{2},\!
    Onde:
    Sn = o que a questão pede;
    n = número total de termos da P.A.
    an =  Último termo da P.A.
    a1 =  Primeiro termo da P.A.

    a1 = 13 (Que temos 13 combinações começando com 0 - em um dominó é sempre o número representados nas metades mais 1, como no caso são 12, temos 13 combinações - 0,0;0,1;0,2;0,3 ... 0,12)
    an = 1 (Que seria a combinação 12,12)

    Sn = 13 (13+1)      = 91    (Resposta ERRADA)
                    2
  • Assertiva ERRADA,

    pois, existem treze opcões de números em cada metade e sabemos que no dominó não existem peças repetidas, assim, iniciando pelo zero existem treze combinações possíveis para a outra metade de 0 a 12 e a partir dai para cada novo número na primeira metade exclui-se um que já constou na sequencia anterior.
    Somando-se todas as duplas de números nas pécas possíveis temos: 13+12+11+10+9+8+7+6+5+4+3+2+1= 91 Peças.

     

    0x0 1x1 2x2 3x3 4x4 5x5 6x6 7x7 8x8 9x9 10x10 11x11 12x12
    0x1 1x2 2x3 3x4 4x5 5x6 6x7 7x8 8x9 9x10 10x11 11x12  
    0x2 1x3 2x4 3x5 4x6 5x7 6x8 7x9 8x10 9x11 10x12    
    0x3 1x4 2x5 3x6 4x7 5x8 6x9 7x10 8x11 9x12      
    0x4 1x5 2x6 3x7 4x8 5x9 6x10 7x11 8x12        
    0x5 1x6 2x7 3x8 4x9 5x10 6x11 7x12          
    0x6 1x7 2x8 3x9 4x10 5x11 6x12            
    0x7 1x8 2x9 3x10 4x11 5x12              
    0x8 1x9 2x10 3x11 4x12                
    0x9 1x10 2x11 3x12                  
    0x10 1x11 2x12                    
    0x11 1x12                      
    0x12                        

    Forte abraço e bons estudos a todos!
  • Basta combinarmos os 13 números em dois lados de cada peça = C13,2 , além de cada bucha 00,11,22,33,.....1212 = 13 peças, logo será C13,2 + 13 peças = 78 + 13 = 91peças
  • Acho que eu fiz por um raciocínio BEMMMMMMM LÓGICO!!! rssrsrs

    Se com estas pedras (0, 1, 2, 3, 4, 5 ,6 7, 8, e 9) tínhamos 55, é só somarmos mais 36.

    36 é igual a 12 pedras do 10 + 12 pedras do 11 + 12 pedras do 12.

    Sem cálculos sem nada. CESPE em pelo menos 30 a 40% das questões de RACIOCÍNIO LÓGICO as respostas estão na pergunta!!!!


  • Vamos lá.
    Formula da combinação com repetição: Cp n+p-1
    p=2 (lados do dominó)
    n=13 (qtd de números) 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0
    Então: C213+2-1
    C214= 14x13 = 91
                2 x 1
  • AMIGOS, gostaria de alertar que algumas questões do CESPE a resposta de raciocínio lógico é feita sem cálculos ou uso de fórmulas, QUEREM VER!!!
     
    Pensem comigo, ..."números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças...." simples não, resolvida aqui.
     
    Se com esta quantidade de números temos 55 peças, quando adicionamos o 10, 11 e 12, somamos mais 48 neste total de 55 peças, pois são:
     
    - 12 peças do 10, 12 do 11 e 12 do 12.
  • Então vamos lá:

    Sabemos que cada número deve aparecer UMA VEZ COM ELE MESMO, que são as buchas (ou carretões), e MAIS UMA VEZ COM CADA UM DOS DEMAIS NÚMEROS que comporem o jogo.

    já podemos concluir que cada número (ainda não estou falando de peças) irá aparecer NA MESMA QUANTIDADE DE NÚMEROS QUE TIVER O JOGO +++ UM (que é ele com ele mesmo, para compor um carretão).

    logo, se o jogo tem 7 números, cada número irá aparecer 8 vezes >> 7 x 8 = 56

    logo, se o jogo tem 13 números, cada número irá aparecer 14 vezes >> 13 x 14 = 182

    pronto!!! Agora é só dividir por 2 e encontraremos o número de peças, pois cada peça terá SEMPRE dois números;

    56 / 2 = 28 peças

    182 / 2 = 91 peças



    bons estudos a todos..... valeu
  • Eu resolvi de maneira diferente. Vamos lá:


    Sabemos que cada número do dominó tem 7 lados (5 lados + 2 do dublê = 7 lados). 

    A questão solicitou um dominó com 13 opções de lados de números (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 e 12 = 13 lados).

    Assim ficou: 7 x 13 = 91 peças.

    Resposta da questão:  ERRADO


    Espero ter ajudado.
  • 1) No primeiro jogo de dominó temos os números 1,2,3,4,5,6,0 (ou seja, 7 números diferentes)
    - existe apenas 1 peçaa bucha de cada número (aquelas que possuem nos dois lados o mesmo número = 7 peças buchas)

    Total de peças neste dominó = 7 buchas + mais a combinação de 7 peças tomadas 2 a 2 (essa é a forma que se lê em RLM para representar C72 )


    C72   = 7.6  = 42  = 21 peças + 7 peças buchas = 28 peças nesse dominó
                 2.1      2m



    02) No segundo jogo de dominó (double mine) = 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 (são então 10 peças bucha)

    Total de peças neste dominó = 10 buchas + combinação de 10 peças tomadas 2 a 2 (pq tem 2 lados cada peça, e portanto 2 possibilidades de números em cada peça)

    C102  =  10.9= 45 + 10 peças buchas = 55
                 2.1 mmm


    03) Dominó com as peças 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12 (= 13 peças buchas)

    C132    =    13.12  /   2.1  =   156 / 2  =  78 + 13 peças bucha = 91 peças no total

    Isso porque temos 13 buchas + 13 possibilidades de números para distribuir em x peças que tem 2 lados, ou seja, 2 números serão colocados em cada peça (tirando as 13 peças bucha) . Essa operação chama-se a Combinação (já que a ordem não importa) = Combinação de 13 números tomados 2 a 2 (2 lados de cada peça).






  • Caros colegas, fica da seguinte forma: (atenção para as informações do texto)

    7 número distintos e 7 buchas (iguais) ou seja --->       C7,2 + 7 = 28

    13 números distintos e 13 buchas (iguais) ou seja --->      C13,2 + 13 = 91

    Assertiva ERRADA.

ID
282898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças,
igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em
torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem
uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada
metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado
número de buracos que representam números. As metades
representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último
representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre
em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número
aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó
conhecida como double nine, em que as metades representam os
números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

M. Lugo. How to play better dominoes. New York:
Sterling Publishing Company, 2002 (com adaptações).



A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

No dominó tradicional, os 4 jogadores podem se sentar à mesa de 6 maneiras distintas.

Alternativas
Comentários
  • A questão trata de uma permutação circular cuja fórmla é:

    (n - 1)!

    = (4 - 1)!
    = 3!
    = 3 * 2 = 6

    Item correto!
  • Permutação circular é a situação que ocorre quando temos grupos com m elementos distintos formando uma circunferência de círculo.

    É definida pela fórmula:

    Pc(m) = (m − 1)!

    Vejamos alguns exemplos!
    Exemplo 1: Seja um conjunto com 4 pessoas. De quantos modos distintos estas pessoas poderão sentar-se junto a uma mesa circular para realizar o jantar sem que haja repetição das posições?
    P(4) = (4-1)! = 3! = 6mesmo raciocinio da questão pessoal! Exemplo 2: Seja um conjunto com 10 cientistas. De quantos modos distintos estes cientistas podem sentar-se junto a uma mesa circular para realizar uma experiência sem que haja repetição das posições?
    P(10) = (10-1)! = 9! = 362880 Exemplo 3: 5 crianças desejam brincar de roda. De quantos modos distintos estas crianças podem formar a roda sem que haja repetição?
    P(5) = (5-1)! = 4! = 24 até mais
  • A questão é passível de anulação, pois no enunciado foi dito mesa retangular, e na questão somente mesa. Portanto, é possível a interpretação, na questão, como mesa retangular.
  • Assunto: Permutação Circular

    Observe que temos uma arrumação de pessoas em torno de uma mesa.

    Pc = (n-1)!
    Pc = (4-1)! = 3! = 3.2.1 = 6

    Item Certo







  • Assertiva CORRETA!

    Para quem, da mesma forma que eu ainda não sabe o que é permutação circular, basta por as opções no papel.

         B                   B                    C                   C                     D                  D
    A        C       A          D        A          B       A          D       A          B        A         C
         D                  C                     D                   B                    C                   B

    Forte abraço e bons estudos a todos!

  • Creio que caberia recurso, pois existem 24 formas diferentes dos jogadores se sentarem à mesa.
    Questão típica de Arranjo! 

    ou a questão está mal formulada.
    se alguém discordar e me explicar melhor agradeço.
    valeu!
  • Romão, essa questão não se resolve por permutação simples. 
    Veja o comentário do Felipe, pois está corretíssimo.

    Bons estudos!
  • emerson se chama permutação circular, não pela mesa ser circular, mas sim, pelo movimento das pessoas ao trocarem de lugar ser considerado um movimento circular. Desse modo, não interessa se a mesa é retangular, quadrada, circular.... pois a troca das posições é o que irá interessar!
  • Sei que se trata de uma permutação circular, mas ainda assim acredito que a questão está mal formulada. Segue outro exemplo de questão bem formulada, com resolução de um colega que apenas se identificou como "R" no yahoo respostas:

    Cinco pessoas, encontram-se sentadas em volta de uma mesa redonda. De quantas maneiras diferentes elas podem trocar de lugar entre si de modo que pelo menos uma delas termine com pelo menos um de seus vizinhos sentado em outra posição em relação a ela ?

    O número de permutações circulares é dado pela formula:
    Pc = (n - 1)!

    No seu caso, n = 5 pessoas.

    Pc = (5 - 1)! = 4!
    Pc = 4 . 3 . 2 . 1 = 24

    A questão fala que essas pessoas já estavam sentadas, e pergunta de quantas maneiras elas poderiam trocar de lugar entre si de modo que pelo menos uma delas termine com pelo menos um de seus vizinhos sentado em outra posição em relação a ela.

    Perceba que nessas 24 maneiras estamos contando com a primeira maneira que eles já estão sentados, dessa forma, essa primeira maneira é a unica que não satisfaz a regra:

    "de modo que pelo menos uma delas termine com pelo menos um de seus vizinhos sentado em outra posição em relação a ela"

    Então, dessas 24 maneiras nós vamos subtrair a primeira:
    24 - 1 = 23 maneiras

    Espero ter ajudado.
  • Eu não concordo com o gabarito e mostrarei rapidamente o porque. Só pra avisar, na questão cita uma mesa RETANGULAR com 4 jogadores sentados face a face.

    - podemos deixar o jogador 1 na ponta direita e permutar outros 3 jogadores de lugar = P3! = 3.2.1.= 6
    - podemos deixar o jogador 2 na ponta direita e permutar outros 3 jogadores de lugar = 6
    - podemos deixar o jogador 3......

    Se contar que a mesa é retangular, e que a ponto esquerda da mesa, é com certeza uma posição diferente da ponta direita, e que podem ser permutados os jogadores de diferentes formas teremos P4! = 4.3.2.1 = 24 posições diferentes para se sentar em uma mesa retangular.

    Desenhe essa mesa em uma folha e mude os 4 jogadores de lugar... fácil fácil vc consegue achar mais que 6 diferentes tipos, com diz o gabarito.
  • A banca não errou não. Há 6 arranjos diferentes possíveis originalmente. O resto é repetição desses arranjos, já que se pede a quantidade de arranjos únicos que se pode ter em torno de uma mesa com 4 pessoas. Assim o que importa é cada arranjo singular, com uma pessoa diferente à sua esquerda ou à sua direita ou à sua frente.
    As combinações possíveis (convencionando um nº de 1 a 4 pra cada jogador) são:
    1-2-3-4
    1-2-4-3
    1-3-2-4
    1-3-4-2
    1-4-2-3
    1-4-3-2
    Portanto 6 combinações diferentes possíveis. Se você, por exemplo, criar o arranjo 2-4-3-1 note que estará repetindo o arranjo 1-2-4-3, apenas iniciando por um jogador diferente—aquele arranjo iniciando pelo 2 e este arranjo iniciando pelo 1 mas a posição relativa de cada jogador em relação aos demais é a mesma: o 2 encara o 3, o 4 encara o 1, o 3 tem à direita o 1 e à esquerda o 4 e assim por diante com relação às demais combinações que podem ser criadas. Obs: a mesa é retangular mas a lógica dos arranjos é circular.
  • Na mesa, não conte o chefe da casa!
    Se 8, considere 7!... se 7, considere 6!, se 4, considere 3!.

     

  • Não viagem, pessoal. O Gabarito é: CORRETO

    As 6 possibilidades são em relação aos jogadores, de jogador para jogador, caso eles não troquem de posição, um com o outro, apenas girem, ainda vão continuar na mesma ordem, logo, devemos ter cuidado e desconsiderar alguns comentários que afirmam não concordar com o gabarito!

    Beijo no coração de vocês!

  • Minha contribuição.

    Veja que temos 4 lugares ao redor da mesa nos quais devemos dispor os 4 jogadores. A princípio qualquer um dos quatro lugares tem o mesmo valor. Portanto, estamos diante de um caso de permutação circular de 4 elementos, que é dada por:

    Pc(4) = (4 – 1)! = 3! = 6

    Portanto, podem se sentar de 6 maneiras distintas. Item correto.

    Resposta: C

    Fonte: Direção

    Abraço!!!


ID
282904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia
(TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o
território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;
b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal
de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal
respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes,
entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade
moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente
entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a
vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por
escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o
presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas
funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas
férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo
do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do
Regimento Interno do TRE/BA, julgue os itens a seguir, referentes
a raciocínio lógico.

Se o membro mais antigo do TRE/BA for um juiz da classe de desembargador, então ele estará impedido de substituir o corregedor quando necessário.

Alternativas
Comentários
  • estaria certo se o juiz fosse PRESIDENTE do TRE/BA.
  • A questão não afirma que o membro mais antigo (sendo juiz da classe de desembargador) é necessariamente o presidente, logo a questão é falsa.

    Se o membro mais antigo do TRE/BA for um juiz da classe de desembargador (Verdadeiro), então ele estará impedido de substituir o corregedor quando necessário. ( FALSO) 
    V --> F = Falso.

    A colega Elizabete está correta, pois se o membro mais antigo fosse também presidente, logo ele não poderia substituir o corregedor. A proposição ficaria V --> V = Verdadeiro.

     

  • MOLEZA, GALERA!!!

    Todo aquele blá blá blá de artigos e incisos para uma questão tão simples de mera interpretação de texto.
    O enunciado contraria o art. 31.


    GABARITO: ERRADO.


    Abçs.

ID
282907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os 100 empregados de uma empresa foram convocados
para escolher, entre 5 opções, o novo logotipo da empresa.
O empregado poderá escolher, no momento do voto, a cédula I ou
a cédula II. Caso ele escolha a cédula I, deverá listar as 5 opções de
ogotipo, na ordem de sua preferência, que serão assim pontuadas:
1.ª – 5 pontos; 2.ª – 4 pontos; 3.ª – 3 pontos; 4.ª – 2 pontos; 5.ª – 1
ponto. Se escolher a cédula II, deverá indicar 3 das 5 opções, e cada
uma receberá 3 pontos.


Acerca dessa escolha de logotipo, julgue os itens seguintes.

Considerando que não haverá votos brancos ou nulos, o número de votos distintos possíveis para cada empregado é igual a 130.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Escolhendo a cédula I, o empregado pode fazer 120 votos distintos.Note que  ordem da escolha é importante, pois os logotipos receberão pontuações diversas.
    Em suma,A5,5=120.

    Escolhendo a cédula II, teremos C5,3=10.Nesse caso, a ordem não é importante visto que  a pontuação é a mesma para quailquer  escolha dos logotipos.

    Somando os dois resultados teremos 130.
  • certo!

    são 100 empregados.....mais não confunda! ele pergunta da possibilidade de voto de cada empregado, ou seja, um empregado tem quantas possibilidades de voto?

    escolhendo  a cédula I

    terá cinco possibilidades sendo que, cada possibilidade implica em uma pontuação diferente pertinente a sequência da votação!


    logo para o primeiro voto você tem quantas possibilidades? 5
    para o segundo tem quantas possibilidades?4
    para o terceiro?3
    para o quarto?2
    e para o quinto?1

    Note que é um problema de arranjo, pois as pontuações pertinente a ondem são diferentes, logo, a ordem de votação IMPORTA! 5*4*3*2*1=
    120


    OU(ISSO IMPLICA EM UMA SOMA)

    escolhendo a cécula II

    você terá três possibilidades de voto entre cinco, e todas receberão a mesma pontuação, ou seja, a ordem na votação não IMPORTA!


    C5,3=5!/(5-3)!3!=====5*4*3!3!/2!=(5*4)/2=10


    OU uma possibilidade OU outra!

    soma


    120+10=130
     
  • Cada empregado poderá escolher a cédula I ou II:

    números de votos distintos possíveis na cédula I: P5= 120
    números de votos distintos possíveis na cédula II: C5,3= 10

    Assim, o total de votos distintos p/ cada empregado é 120 + 10= 130
  • Eita, errei por um erro de interpretação.

    Note que o empregado deverá escolher a celula I ou a celula II, ou seja, as duas são exclusivas, não se pode enviar a celula I e II. Se fosse assim então teriamos que multiplicar o resultado de I e de II, mas como são exclusivas então temos que somar.



    A célula I é um arranjo porque a ordem importa, ou seja, a pontuação será dada de acordo com a ordem que o logotipo aparecer.

    Nesse caso a formula é:

    Arranjo(n,k) = n! / (n-k)! 

    Ou seja, 

    Arranjo(5,5) = 5!/(5-5)! =  120.

    Por outra lado, na braço II temos uma combinação porque a ordem não importa, seja qual for os logotipos ganharão 3 pontos cada.

    Então temos

    Combinação (n,k) = n! /  [ k! (n-k)! ]


    Ou seja,

    Combinação(5,3) = 5! / [ 3!(5-3)! ] = 10 


    ==

    Como são eventos que se excluem, isto é, só podemos escolher a célula I ou então a célula II então temos que somar:

    120+10 = 130.120+10 = 130.
  • Temos que resolver separadamente as possibilidades da primeira e da segunda cédula e depois somá-las.

    Na primeira cédula a ordem conta, logo : 5.4.3.2.1  =  120

    Na segunda cédula a pontuação será a mesma para qualquer uma, então a ordem não conta:     5.4.3
                                                                                                                                                         --------------   = 10
                                                                                                                                                              3.2.1
    Somando-se as duas possibilidades: 120 + 10 = 130

    Resposta correta!
  • ta. a primeira parte eu entendii direitiinho mais ainda nao consegui acompanhar o raciocinio da segunda parte..ainda nao consegui ver de eonde vem esse 10...desculpem mais é que sou meio devagar quando estou lendo..na conversa entendo mais rapido..haha..
    alguem pode me explicar melhorr?obrigada pela pacienciaa.!
    rsrs
    :)
  • Shelley,

    o enunciado afirma que se o empregado escolher a cédula II, "deverá indicar 3 das 5 opções, e 'cada uma receberá 3 pontos' ". Como os colegas já comentaram anteriormente, na segunda cédula, as três opções que forem escolhidas, cada uma delas receberá 3 pontos e ,com isso, não importa a ordem das escolhas; você pode escolher os slogans A, B e C, nessa ordem, os slogans C, A e B nessa ordem, entre outros, todos receberão três pontos. Com essa conclusão, deverá ser usada a Combinação, que se caracteriza por não levar em consideração a ordem dos elementos. Muitas pessoas usam essa fórmula para resolver questões de Combinação:

                                           Cn,p = n!/(n-p)! p!

    porém, faço igual a Silvia, resolvo assim: 

    o número de combinações sempre será uma fração.

    C5,3 = _________
                    

    No denominador, devemos inserir o fatorial expandido do menor número.

    C5,3 = /3 . 2 . 1
               

    Há três fatores no denominador. Agora devemos expandir o outro número, que é o número 5, em três fatores.

    C5,3 = 5 . 4 . 3/ 3 . 2 . 1 = 10 
                 


    Cada empregado terá 120 possibildades se escolher a cédula I (parte que você entendeu!) e 10 possibilidades se escolher a cédula II

    Somando todas as possibilidades (120 + 10), o número de votos distintos possíveis para cada empregado é igual a 130.

    Resposta CERTA

    Espero ter ajudado e bons estudos!
  • Fiquei muito na dúvida na interpretação da questação.

    Os 100 empregados de uma empresa foram convocados
    para escolher, entre 5 opções, o novo logotipo da empresa.
    O empregado poderá escolher, no momento do voto, a cédula I ou
    a cédula II. Caso ele escolha a cédula I, deverá listar as 5 opções de
    ogotipo, na ordem de sua preferência, que serão assim pontuadas:
    1.ª – 5 pontos; 2.ª – 4 pontos; 3.ª – 3 pontos; 4.ª – 2 pontos; 5.ª – 1
    ponto. Se escolher a cédula II, deverá indicar 3 das 5 opções, e cada
    uma receberá 3 pontos.


    Acerca dessa escolha de logotipo, julgue os itens seguintes.
     

    Considerando que não haverá votos brancos ou nulos, o número de votos distintos possíveis para cada empregado é igual a 130.

    No enunciado, ele diz cada funcionário vai votar apenas uma vez e para cada voto tem pontuações diferentes.
    Depois ele pergunta quantos
    votos distintos, dizendo que não haverão brancos e nulos.

    As soluções que nossos colegas deram nos comentários anteriores, calculam o total de pontos e não de votos. Eu entendo
    que ele pediu o total de votos, ou seja, cada pessoa poderia escolher 1 em 5 opções de voto caso escolha a cédula I e caso escolha a
    cédula dois, teriam que escolher 3 em 5.

    Considerando o numeros de votos, ficaria.
    5 votos caso escolha a cédula I OU
    C      caso escolham a cédula II
      5,3

    Totalizando 15 VOTOS

    Entenderam ou será que estou viajando?


  • Só explicando por que motivo soma-se os dois valores: o empregado pode escolher a célula I OU a célula II. Como os colegas colocaram os cálculos a célula I (120) e a célula II (10), somenado será 130.
  • Aqui ele misturou Arranjo e Combinação.
    Para cada funcionário tem 2 opções de cédula. Cédula I OU Cédula II (OU traz idéia de soma)
    Cédula I - Importa a ordem, cada um receberá pontuação diferente, então utilizamos Arranjo.
    Cédula II - não importa a ordem, pontuação idêntica para os 3 escolhidos, então utilizamos Combinação.
    CÉDULA I - ARRANJO
    Vai multiplicando as possibilidades em cada posição:
    __ __ __ __ __
      5   4   3   2   1  (possibilidades - multiplica): 5x4x3x2x1 = 120
    Para entender:
    Quantos podem ficar na 1ª escolha? 5 opções
    Quantos sobram para a 2ª escolha? 4 opções (1 já foi escolhido)
    Quantos sobram para a 3ª escolha? 3 opções (2 já foram escolhidos)
    Quantos sobram para a 4ª escolha? 2 opções (3 já foram escolhidos)
    Quantos sobram para a 5ª escolha? 1 opção (4 já foram escolhidos)
    5x4x3x2x1 = 120 (formas de votar na Cédula I)
    -----------------------------------------------------------------------------------------------
    DICA DE COMBINAÇÃO
    C(x,y) = x desce y vezes multiplicando (sem fatorial) / y! (com fatorial)
    Exemplo:
    C (4,2) = 4x3/2! = 4x3/2 = 12/2 = 6
    C (6,3) = 6x5x4/3! = 6x5x4/3x2 (corta 6 com 3x2) = 5x4 = 20
    C (10, 5) = 10x9x8x7x6/5! = 10x9x8x7x6 / 5x4x3x2 = 252
    Explicando:
    C(4,2) = O 4 multiplica 2 vezes de forma decrescente, assim fica: 4x3 / 2!
    C(6,3) = O 6 multiplica 3 vezes de forma decrescente, assim fica: 6x5x4 / 3!
    C (10,5) = O 10 multiplica 5 vezes descrescendo e o 5 vem embaixo com fatorial: 10x9x8x7x6 / 5!
    ------------------------------------------------------------------------------------------------
    Resolvendo a questão com a DICA - Cédula II:

    O funcionário tem 5 possibilidades de votos e pode escolher 3, aqui não vai importar a ordem de escolha:
    Combinação de 5, 3 a 3 (Combinação de 5 opções; escolhidas de 3 a 3)
    C(5,3) = 5x4x3/3! = 5x4x3/3x2 (simplifica cortando o 3 com 3 e 4 com 2)
    = 5x2 = 10 (formas de votar na Cédula II)

    AS OPÇÕES DO FUNCIONÁRIO
    Cédula I OU Cédula II

    Como o OU traz idéia de soma, vamos somar as quantidades de maneiras diferentes de votar em cada cédula.
    Cédula I + Cédula II
    120 + 10 = 130
    QUESTÃO CORRETA

    Sei que por aqui é meio complicado explicar as dicas, mas pra quem entender ajuda muito. Economiza tempo e cansa menos a mente.
    Espero ter ajudado.
    Abraço!

  • Resposta CERTA

    Para mim foi um questão de Permutação Simples (uso todos elementos para a escolha) e uma de Combinação Simples:

    Permutação:  Pn=n!  =  P5= 5!  =  5 x 4 x 3 x 2 x 1= 120

    Combinação: C(n,p) = n!/p!x(n-p)! = C(5,3)=5!/3!x2! = 10

    Como os empregados podem votar de uma forma OU de outra - somamos as possibilidades. 

    Então 130 possibilidades
  • Olá,

    Acho bem facil e simples assim:

    Cedula 1: importa a ordem? AHAM, entao é aNrranjo.
    Tenho a quantiade de possibilidades igual ao de espaços? SIM, entao é permutação.
    P5=5! = 120

    Cedula 2: importa a ordem? Não, entao é combinaÇÃO.
    Tenho 5 possibilidades e 3 espaços.
    C5,3=10

    Portanto cedula 1 ou 2:
    120+10 = 130



  • Cédula 1 (ordem importa - pesos diferentes) : Arranjo ou PFC  

    P(5)! = 120

    Cédula 2 (ordem não importa - votos com mesmo peso): Combinação

    C 5,3 = 10

    Escolha Cédula 1 ou Cédula 2 (soma): 120 + 10 = 130

  • Gabarito: CORRETO


    1) Se o empregado escolher a cédula I, ele deverá listar as 5 opções em ordem. Como ele não pode repetir a mesma opção em mais de uma posição da cédula, temos:
    5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120 formas de preencher essa cédula.
     

    2) Se o empregado escolher a cédula II, ele deverá escolher 3 das 5 opções, que terão a mesma pontuação. Isto é, neste caso, a ordem de preenchimento não importa. Assim, o número de formas de escolher 3 das 5 opções disponíveis é dado por C(5,3) = C(5,2) = 5x4/2 = 10.


    3) Assim, ao todo temos 120 fórmulas de preencher a cédula I e 10 formas de preencher a cédula II. Ao todo, cada empregado tem 130 formas diferentes de votar. Item CERTO.



    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Caso ele escolha a cédula I, deverá listar as 5 opções de
    ogotipo, na ordem de sua preferência, que serão assim pontuadas:

     

    Aqui a questão exige uma ordem (arranjo) que importa para a solução:
    1.ª – 5 pontos; 2.ª – 4 pontos; 3.ª – 3 pontos; 4.ª – 2 pontos; 5.ª – 1 ponto.

     

    Aqui a questão disse que tanto faz (combinação = lembre-se de que na Mega Sena tanto faz o seu jogo: você não vai ganhar), pois todos receberão 3 pontos cada:

    Se escolher a cédula II, deverá indicar 3 das 5 opções, e cada uma receberá 3 pontos.
     


ID
282910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os 100 empregados de uma empresa foram convocados
para escolher, entre 5 opções, o novo logotipo da empresa.
O empregado poderá escolher, no momento do voto, a cédula I ou
a cédula II. Caso ele escolha a cédula I, deverá listar as 5 opções de
ogotipo, na ordem de sua preferência, que serão assim pontuadas:
1.ª – 5 pontos; 2.ª – 4 pontos; 3.ª – 3 pontos; 4.ª – 2 pontos; 5.ª – 1
ponto. Se escolher a cédula II, deverá indicar 3 das 5 opções, e cada
uma receberá 3 pontos.


Acerca dessa escolha de logotipo, julgue os itens seguintes.

Se apenas 35 empregados optarem pela cédula II, então qualquer das opções de logotipo receberá pelo menos 170 pontos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO FÁCIL.

    SUPONHA QUE OS 65, VOTANTES DA CÉDULA I, OPTARAM PELA MESMA ORDEM DE PREFERÊNCIA, LOGO A 5ª OPÇÃO (ÚLTIMA) TERÁ SOMENTE 65 PONTOS.

    SUPONDO QUE OS OUTROS 35 VOTANTES NÃO ESCOLHERAM A 5ª OPÇÃO, DEIXANDO-A COM 0 PONTOS.

    DESSA FORMA A 5ª OPÇÃO (SUPOSIÇÃO)  FICARÁ COM SOMENTE 65 PONTOS.

    PORTANTO, É FALSO AFIRMAR QUE "Se apenas 35 empregados optarem pela cédula II, então qualquer das opções de logotipo receberá pelo menos 170 pontos.
     ," "
    GABARITO: ERRADO.



  • Não resolvi como o colega acima.

    Entendi o seguinte:

    Pela segunda opção ele pode escolher três logoticos e independente do Logo, cada um vale 3 pontos.
    Se cada um dos logos vale 3 pontos - Então para cada conjunto de opção que um empregado fizer, terá 9 pontos o conjunto

    Ex. 5 Logos: A, B, C, D, E,

    1 CONJUNTO = A,B,C - Esse conjunto ganha 9 pontos, porque cada um vale 3. Independente das opções de logo, sempre será 9 pontos cada conjunto

    35*9 = 165 pontos
  • Fiz como o   VPNI, apenas achei 315 pontos.

    Caso alguém saiba realmente como realizar está questão, favor enviar mensagem...Obrigado!
  • Fiz esta questão utilizando o seguinte raciocínio.

    Presumi que todos os 35 votaram na primeira opção da cédula dois. Ou seja, 35 x 3 = 105.
    Se votassem todos na opção 2, continuaria a mesma coisa, ou seja, 35 x 3 = 105.

    Dessa forma, chega-se a conclusão de que nunca uma opção conseguirá assumir um valor maior que 105 pontos.
  • Respondi pelo mesmo raciocínio do JACKSON, pois pela abordagem de VPNI e Alexandre Braga, no meu entendimento, haveria a possibilidade de os empregados escolherem somente os logotipos A, B e C, nesse caso os logotipos D e E acumulariam apenas os pontos da votação dos outros 65 empregados que optaram pela cédula I. Nesse caso haveria a possibilidade de D ou E ser escolhido sempre na opção 5 (recebendo 1 ponto apenas), contabilizando 65 pontos somente. Contrariando o enunciado da questão, o qual afirma:  "então qualquer das opções de logotipo receberá pelo menos 170 pontos".
  • Galera, na cédula II, deverá ser escolhidos 3 das 5 opções,e cada uma receberá 03 pontos, ou seja, não importa o que vc escolhe se é I, II, III, IV ou V, o fata é que na cédula dois vc terá que escolher 3 das 5, sendo que cada escolha receberá 03 pontos. 35 escolheram a II, certo. Cada escolha vale 03 pontos, logo, por pessoa são 09 pontos, pois cada uma vale três pontos 3 + 3+ 3=9, ok.  Por fim, multiplica-se 35 x 9 = 315.  Apx
  • Para a cédula II, temos 5 opções e três escolhas. Se considerarmos que os 35 que votaram, escolheram somente os logotipos 1, 2, 3 e 4, desse modo o logotipo 5 não pode somar nenhum ponto (essa é a pior hipótese possivel para a escolha de um logotipo na cedula II);

    Já na cédula I, todos sempre terão que pontuar todos os logotipos. Agora consideremos a pior hipótese possivel para a escolha de um logotipo na Cédula I: A pior hipótese possível é sempre ficar em 5º fazendo apenas 1 ponto:

    logo se somarmos a pior hipotese possível da cédula II mais a cédula I, temos (35*0) + (65*1) = 0+65 = 65 pontos é a menor pontuação que um logotipo poderia obter nas circunstâncias abordadadas pela questão.

  • Nao sei se meu raciocinio esta muito viajante devido ao cansaco... mas resolvi essa questao da forma mais obvia que um ser humano pode enxergar...
    imagine que os 35 tenham todos votado nas logomarcas 1, 2 e 3(votos identicos). entao a 4 e 5 por exemplo podem ficar com 0 votos... ou seja, nao existe nenhuma obrigatoriedade de existir o que foi proposto no enunciado. Nao sei... mas se esse racocinio estiver correto essa questao essa no nivel de ridiculo. Marquei errado por esse motivo, se alguem estiver percebendo alguma bobagem no que estou falando por favor comente, pq pra mim esta bem nitida essa impressao, nao precisa fazer calculo nenhum para encontrar essa resposta. Puro raciocinio logico mesmo
  • Achei a questão não exigia uma fórmula trabalhada, mas um questão bem direta, como foi resolvido pelo Fernando.
    A respeito do raciocínio do VPNI ele errou na multiplicação.
  • o que a questão quiz dizer é que, se a escolha for feita na opção ll cada logo obterá pelo menos 170 pontos,

    oque está errado, pois será escolhido 3 das 5 opções que tem na cedula ll, e quem levará os pontos

    serão os escolhidos, ou seja 3 dos 5, e não todos os que compõem a cédula ll,

    sendo assim pode haver logotipo que não pontuará, exemplificando, logotipo A - B - C - D - E, se os 35

    funcionários votarem sempre em A - B - C, os demais não seram pontuados.
  • todos que comentaram esqueceram que 35 escolheram a opção II, mas que ainda restam 75 empregados que escolheram a situação I.

     

    35X3= 105

    75 sobram,  e na pior das hipóteses, recebe-se 1 ponto para cada escolhida.

     

    105 +75=180 (pelo menos)


ID
283123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do regime jurídico dos servidores
públicos, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990.

O servidor que faltar ao serviço sem motivo justificado perderá o dia de remuneração.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei n.º 8.112/1990.

    Art. 44.  O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;
  • Resposta Certa

    O servidor deixará de receber a remuneração do dia quando:

    Faltar injustificadamente.

    Perderá parte proporcional em caso de(salvo se houver compensação do horário):
    Atrasos;
    Ausências injustificadas;
    Saídas antecipadas.

    Lei 8112/90 Art. 44

  • Certo está previsto na lei 8112 - 90 em seu artigo 44 

    A questão mostrou ao pé da letra "sem motivo justificado ou sem explicação" o servidor perderá o dia de remuneração.

  •  

      Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;     (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

       

  • essa questão é tão facil que chega a gerar desconfiança na hora de marcar
  • AFIRMATIVA CERTA

    Art. 44. O servidor perderá:
    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado.
  • ITEM CERTO
     
    Art. 44. O servidor perderá: II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, RESSALVADAS as concessões de que trata o Art. 97, e saídas antecipadas, SALVO na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata
     
    Que Deus nos abençoe e bons estudos!!!

  • AFIRMATIVA CORRETA

    Lei 8.112/90 - Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remumeração do dia em que faltar ao serviço, sem mutivo justificado;


    lembrando...
    Parágrafo Único: As faltas justificadas, decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.



    BONS ESTUDOS!
  • Lei 8.112/90

    Art. 44.  O servidor perderá:

            I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; 

  • complementando..... houve alteração em relação a ccompensaçao de horário!

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, em decisão terminativa, nesta quarta-feira (30), projeto de lei (PLS 68/2015) do senador Romário (PSB-RJ) que permite horário especial, sem exigência de compensação de jornada, ao servidor público federal que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência.

    bons estudos!

    GAB.C

  • Art. 44.  O servidor perderá:

           I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; 

  • Acerca do regime jurídico dos servidores públicos, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: O servidor que faltar ao serviço sem motivo justificado perderá o dia de remuneração.


ID
283129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na
Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes.

É cabível a aplicação da pena de demissão ao servidor que receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Lei 8112/1990


    Art. 117.  Ao servidor é proibido:
    ...
    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;


    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    ...
    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Deus seja louvado!
    Bons estudos a todos nós!
  • Resposta Correta

    O servidor público é proibido de receber qualquer vantagem financeira em razão de sua função

    Dispõe no art. 117 Inc. XII

    Ao servidor é proibido:
    receber propina, comissão, presente ou vantagem  de qualquer espécie, em razão de suas atribuições:

    O que tipifica a demissão do servidor é o art. 132, que dispõe inc. XI:
    A demissão será aplicado nos seguintes casos:
    XI- corrupção
  • Humf!

    Pq a questão não colocou "em razão de suas atribuições"???
  • Concordo com a colega acima. Eu sou servidor e recebi um presente de aniversário de uma colega. Pior! No meio do Ministério. Me deu o presente e, pasmem, um abraço! Serei demitido? Ahhh Cespe. Superior a lei, C.F. STF e o que vier pela frente.
  • Também errei pelo mesmo motivo =(
  • A questão a meu ver está incompleta, pois não diz que o servidor deve estar em razão da sua função. Sendo assim, não vejo nenhum empecilho do servidor receber, por exemplo, um presente já que ele não estar em razão da sua função.
  • Eu já interpretei de forma diferente...

    É cabível a aplicação da pena de demissão ao servidor... É como dizer: É cabível a aplicação da pena de demissão a pessoa A que está sevindo a ADM.
    Logo implicitamente tem-se que ele está em razão de suas atribuições!!






      



  • AFIRMATIVA CERTA

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

            X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

            XI - corrupção;

            XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

            XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

           IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

           X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

           XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

            XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

            XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

            XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

            XV - proceder de forma desidiosa;

            XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

  • A questão não mencionou a parte da lei que diz  " em razão de suas atribuições" , assim sendo, receber presentes não seria caso de demissão.
  • A Carla tem razão, não foi informado "no exercício de suas funções". Mais uma questão mal elaborada pelo Cespe; penso que esse tipo de pergunta comporta a resposta que for mais conveviente para a banca e nós temos que aceitar calados #prontofalei 

  • Penso que o item está errado, pois é sabido que o servidor pode receber presentes até R$ 100,00.

  • Concordo com os companheiros acima, apesar de ter acertado a questão. É algo complicado, pois o CESPE às vezes tão metido a minucioso, fazer uma burrada dessas. Não se diz se o presente seria em razão do cargo, bem como não são citadas as exceções, como o companheiro acima citou: valores até R$ 100,00. Desse jeito temos que depender do acaso para acertar.

    Bons estudos!
  • Na verdade, comandos legais com conceitos jurídicos indeterminados tem uma zona de incerteza que permite ou não a aplicação de penalidade, ou seja, discricionariamente a autoridade poderá decidir se aquilo se encaixa ou não no conteúdo da norma. É cabível a aplicação de penalidade sim nesses casos, desde que se encaixe a situação real na descrita na norma, o que não é o caso de um presente de aniversário, por exemplo.

    Mas, para mim, a Cespe é uma banca horrorosa. Eu acho que seria melhor anular essa questão porque dependendo da interpretação há duas respostas.
  • É passível de demissão:
    - cometer crime contra administração pública, improbidade administrativa e corrupção em geral;
    - aplicar irregularmente dinheiro público;
    - faltar ao trabalho por mais de 30 dias seguidos ou 60 alternados no ano;
    - ofender fisicamente outro servidor;
    - acumular irregularmente cargos públicos;
    - usar cargo para proveito pessoal;
    - participar da gerência ou administração de empresa privada e usar cargo público para tirar vantagens;
    - revelar segredo do cargo;
    - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie;
    - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro.
    Fonte: Constituição Federal, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Controladoria Geral da União (CGU) e Lei 8.112/1990

    É passível, é cabível (atentem-se para o verbo)

  • Passível - Que está sujeito a sofrer certos efeitos, sujeito a penas e sanções.

    Cabível - Que pode ter cabimento; admissível, oportuno.

  • Vale lembrar dos crimes que impedem o servidor de voltar ao serviço público: CRIMALECO

    CR
    ime contra a adm. pública
    IMprobidade administrativa
    Aplicação irregular de dinheiro público
    LEsão aos cofres públicos
    COrrupção
  • Eu tb odeio o CESPE, mas vamos combinar que essa questao nao guarda nenhuma polêmica.
  • O enunciado pede para analisarmos acerca do PAD. Sabemos que:  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Por isso já entende-se que é em razão de suas atribuições.

    É importante também não confundir presente com brinde:


    Brinde é a lembrança distribuída a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos ou datas comemorativas de caráter histórico ou cultural, com valor de até R$ 100,00. (é permitido ao servidor receber brinde)

    Presente é o mesmo que brinde, mas com valor superior a R$ 100,00 será tratado como presente.

  • O enunciado pede para analisarmos acerca do PAD. Sabemos que:  A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Por isso já entende-se que é em razão de suas atribuições.

    Alguns colegas estão confundindo "presente" com "brinde". Vamos entender:


    Brinde é a lembrança distribuída a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos ou datas comemorativas de caráter histórico ou cultural, com valor de até R$ 100,00.

    Presente é o mesmo que brinde, mas com valor superior a R$ 100,00 será tratado como presente.

  • Eu não considero essa questão como sendo uma questão mal elaborada. É uma ótima questão de interpretação, que infelizmente acaba fazendo as pessoas que possuem mais conhecimento jurídico acabarem escorregando por pura falta de atenção.

    A palavra-chave é a palavra "cabível".
    Ela passa o sentido de 'pode ser que'.
    Pode ser que um servidor seja demitido por receber propina? SIM
    Pode ser que um servidor seja demitido por receber comissão? SIM
    Pode ser que um servidor seja demitido por receber presente? SIM
    Pode ser que um servidor seja demitido por receber vantagem de qualquer espécie? SIM


    De forma alguma a assertiva está afirmando sempre que, por exemplo, o servidor receber um presente ele será demitido.
    Então a assertiva está correta.

    Poderíamos julgar como errada se fosse afirmado que: "sempre será aplicada pena de demissão ao servidor 
    que receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie", já que existem casos que vão de encontro a essa afirmativa: como o fato do servidor não ter recebido nenhuma dessas vantagens em razão de suas atribuiçõesou até mesmo fato do presente recebido ser de um valor de até 100 reais (o que é caracterizado como brinde).
  • Alguém coloca a listinha das proibições que geram demissão? Só pra não ter que ficar indo na lei.
  • E pode receber R$ 100,00?

  • Essa penalidade pode ser a maior pegadinha do MPU 2018....escutem oq eu to dizendo... 

    TODAS que envolvem dinheiro impedem pra SEMPRE a volta ao serviço federal, MENOS essa....Pq será? hahaha

  • Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: É cabível a aplicação da pena de demissão ao servidor que receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie.


ID
283132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela Resolução
Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores, julgue os itens que
se seguem.

O presidente e o vice-presidente do TRE/BA podem acumular as respectivas funções com a de corregedor-geral eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Art. 29. O Corregedor Regional Eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, dentre os membros do Tribunal, exceto o Presidente; se eleito o Vice-Presidente, este acumulará as duas funções.

    : )

     

  • Errada
    somente o vice-presidente que acumula as funcões de corregedor.
  • Lembrando que há 2 erros na questão:

    O presidente e o vice-presidente do TRE/BA podem acumular as respectivas funções com a de corregedor-geral eleitoral.

    1) O mais visualizado: Somente o vice-presidente do TRE/BA pode acumular as respectivas funções com a de corregedor- REGIONAL eleitoral

    2) Mais sutil: A acumulação é com a função de corregedor REGIONAL  e não geral, visto que esta última é exercida no âmbito do TSE.

  • RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 1 / 2 0 1 7 (27.4.2017)

    Art. 9º O Corregedor Regional Eleitoral será escolhido, por escrutínio
    secreto, dentre os juízes do Tribunal, exceto o Presidente; o Vice-Presidente, se
    eleito, acumulará as duas funções.

  • Qualquer juiz do TJ (exceto o presidente) pode ser o Corregedor.

    Se for o vice, este será VICE E CORREGEDOR.

  • O Vice-Presidente pode acumular sua função com a de corregedor. O Presidente não pode!

    Art. 27. O Corregedor Regional Eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, dentre os membros do Tribunal, exceto o Presidente; se eleito o Vice-Presidente, este acumulará as duas funções.

    Gabarito: Errado


ID
283141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela Resolução
Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores, julgue os itens que
se seguem.

As reuniões extraordinárias devem ser convocadas pelo presidente ou pelo vice-presidente do TRE/BA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 25 DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE:

    IV - convocar sessões extraordinárias
    Atribuições somente do presidente, não fala em vice.

     

     


  • RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 1 / 2 0 1 7 (27.4.2017)

    Art. 8º Compete ao Presidente do Tribunal:

    III - convocar sessões extraordinárias;

  • Art. 69. O Tribunal reunir-se-á, ordinariamente, oito vezes por mês e, extraordinariamente, tantas vezes quantas necessárias, mediante convocação do seu Presidente ou do próprio Tribunal. Res adm 01/2017


ID
283306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a finanças, julgue os itens a seguir.

Ações são títulos de participação negociáveis, que representam parte do capital social de uma sociedade econômica.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://www.fractalinvestimentos.com.br/index.php?r=categoria/show&id=20

    Ações são títulos de participação negociáveis, que representam parte do capital social de uma sociedade econômica, que confere ao seu possuidor o direito de participação nos resultados da mesma. Podem ser consideradas como um certificado ou título de proriedade, representativo das partes do capital social de uma sociedade econômica. O acionista é portanto, proprietário de uma parcela da empresa, correspondente ao número de ações que possui.

    As ações podem ser classificadas em dois tipos: 

    Ordinárias (ON): oferecem direito a voto nas assembléias de acionistas, além de participação nos resultados da empresa. Ex: PETR3, CSAN3. 

    Preferenciais (PN): oferecem normalmente apenas participação nos resultados da empresa, dando a seus detentores prioridade na distribuição de dividendos. Ex: PETR4, VALE5.

  • Uma empresa tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas ações também chamadas simplesmente de "Papéis" , que seria uma unidade de títulos emitidos por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

     

    As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social, assim, é a própria empresa.

    Fonte: Wikipédia

  • A questão foi mal elaborada no sentido de que as sociedades para terem capital aberto deve ser obrigatoriamente uma S/A e na questão fala em sociedade econômica.


ID
283309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a finanças, julgue os itens a seguir.

Certificados de depósito bancário, letras de câmbio e certificados de depósito interbancário são exemplos de títulos de renda fixa.

Alternativas
Comentários

ID
283312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a finanças, julgue os itens a seguir.

Os ativos de renda variável caracterizam-se por não ser possível conhecer previamente os rendimentos futuros e pelo fato de o resgate não poder assumir um valor inferior àquele aplicado.

Alternativas
Comentários
  • Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, Commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas). 


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Renda_vari%C3%A1vel
  • Questão: Os ativos de renda variável caracterizam-se por não ser possível conhecer previamente os rendimentos futuros e pelo fato de o resgate não poder assumir um valor inferior àquele aplicado. (parte errada em itálico/sublinhada)


    Renda Variável:

    Investimento em ativos onde não se conhece previamente os rendimentos futuros, sendo que o valor do resgate pode assumir valores superiores, iguais ou inferiores ao valor aplicado.


    Att....


ID
283315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Acerca de matemática financeira, julgue os itens que se seguem,
considerando, para os cálculos, o ano comercial de 360 dias.

Para o investidor, é mais rentável aplicar R$ 5.000,00 por 3 meses, a juros compostos de 3% ao mês, do que aplicar esse mesmo valor, pelo mesmo prazo, a juros simples de 5% ao mês.

Alternativas
Comentários
  • 1ª opção: JUROS COMPOSTOS

    M = C (1 + i) ^ n = 5000 (1 + 0,03) ^ 3 = 5.463,64

    2ª opção: JUROS SIMPLES

    J = c i t = 5000 x 0,03 x 5 = 750
    M = C + J = 5000 + 750 = 5.750,00

    Portanto é mais rentável a 2ª opção (JUROS SIMPLES).

    Resposta: Errado.
  • Ana Carla,
    de onde você retirou o valor de 3.000?
    att
  • Não consigo chegar à resposta "correta". 

    Msimples = 5.450,00        Mcomposto = 5.454,50    Logo, o item estaria correto.
    Na questão comentada acima, não entendi o capital de 3.000 usado para revolver a mesma. 
  • é mais simples que isso...
    só fazer a equivalencia de taxas, já que o capital é o mesmo.

    J. Compostos: 
    3% a.m durante 3 meses = (1+i)^n => 1,03^3 = 1,0927; portanto i= 9,27%

    J. Simples
    5%a.m durante 3 meses => i= 5x3 => i= 15%

    Logicamente, 15% rende mais que 13%.

    item ERRADO
  • Os meus cálculos estão totalmente diferentes, vejam:
    Simples:
    J= C. i. T
    J = 5000 . 0,05. 3
    J = 750
    Logo, pelo juros simples ele receberá 5750,00

    Compostos:
    M= C (1+i) "elevado ao tempo"
    M= 5000(1+0,03)³
    M=5000(1,03)³
    M=5000 .  1,092727
    M=5.463,635

    Logo, é melhor para o investidor aplicar juros simples.
     
  • Vamos lá...

    1° Investimento a juros compostos:
    M= 5.000 x (1.03)³ 
    M = 5.000 x 1.0927
    M = 5463,50

    2° Investimento a Juros Simples
    M = 5000 x 1.15
    M = 5750.00

    Por tanto é mais rentável aplicar a Juros Simples do que a Juros Compostos.

    Questão ERRADA.
  • juros compostos:

    j = c [(1+i )n - 1]

    j = 5000 [1,033 - 1]

    j = 5000 [1,0927 - 1]

    j = 5000 x 0,0927

    j = 463,63

    juros simples:

    j = c i n

    j = 5000 x 0,05 x 3

    j = 5000 x 0,15

    j = 750

    R: o investimento com juros compostos é pior do que o com juros simples, resposta ERRADA.
  • JUROS COMPOSTOS:

    M=C(1+i)^n
    M = 5000(1,03)^3
    M = 5.450

    JUROS SIMPLES:

    M=C(1+i.n)
    M = 5000(1,05.3)
    M = 5.750

    LOGO, o juros simples é mais vantajoso.
    não se esqueçam  de validar minhas estrelinhas  >=)
     



     

  • As minhas contas foram semelhantes as da colega acima.
    O Juros Simples rendeu 15%, enquanto o Composto apenas 9%.

    "Eu sei que é difícil esperar, mas Deus tem um tempo para agir e pra curar. Só é preciso confiar!"
  • Juros compostos:
    (1,03)³ = 1,0927 = 9,27%

    Juros simples:

    5x3 = 15%

  • Nem precisa perder tempo fazendo conta. Uma vez que o tempo é inferior a 1 ano o juros simples sempre irá render mais que o composto

  • Deborah, isso só vale para a mesma taxa e para períodos menor que 1 (seja um ano, um mês, um trimestre etc.).

    Pegando um exemplo hipotético:

    3% AO MÊS aplicado por 20 dias rende mais em juros simples do que compostos. Note que o período do meu exemplo (20 dias) é menor que 1 mês, que é a unidade que está a taxa de juros.

  • Regime de juros simples rentabilidade total no período: 5.750,00

    No juros compostos: 5.463,63

  • PARA UM PERÍODO MENOR QUE 1 ANO (3meses como é o caso da questão) a rentabilidade a Juros Simples é sempre maior

    Agora se for maior que 1 ano aí é o inverso


ID
283318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Acerca de matemática financeira, julgue os itens que se seguem,
considerando, para os cálculos, o ano comercial de 360 dias.

Considere que determinado fundo de renda variável pague a taxa de juros compostos de 16,20% pelo período de aplicação de 180 dias. Nessa situação, a taxa anual equivalente desse fundo de renda será inferior a 33%.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Usando fórmula das taxas equivalentes:
    (1+I) = (1+ i ) ^2   (12 meses contêm duas vezes 180 dias)

    (1+I) = (1+ 0,162)^2
    (1+I) = 1,348
    I = 34,8%
  • gostaria só de fazer uma pequena correção quanto ao cálculo que apesar de parecer pequena,  na matemática financeira faz toda a diferença.
    (1 + 0,1620) ^2 = 1,350244

    ou seja..o resultado final vai ser 35,02% e não 34,8%
  • Temos o valor de 16,20% para 180 dias, ou seja, um semestre. Para descobrir a taxa anual equivalente é só fazer:
    Fator: 1,1620^2 = 1,350244
    35,02%


ID
283321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Acerca de matemática financeira, julgue os itens que se seguem,
considerando, para os cálculos, o ano comercial de 360 dias.

Caso um investidor aplique R$ 10.000,00 em quotas de um fundo de renda fixa, pelo período de 90 dias, e resgate, ao final do período, o valor total de R$ 10.750,00, então é correto concluir que os juros simples desse investimento são de 2,5% ao mês.

Alternativas
Comentários
  • CERTO,pois

    M = 10.000(1+0,025x3)
    M = 10.000x1.075
    ou seja,
    M= R$ 10.750,00
     
  • C=10.000
    N = 90 dias = 3 meses
    M=10.750
    J=%?

    1º passo:  M=C+J
                      10750=10.000+J
                       J=750
    2º passo: J=CIT
                      750=10.000*i*3/100
                       30i=75
                            i=2,5%

  • Dados: 
    Capital = 10000
    Taxa = 2.5% (0.025)
    Tempo:  90 dias = 3 meses.

    Formula


    J = C i T  (Juros = Capital . taxa . tempo)

    Juros  = 10000 . 2.5% / (Dividido por 100) . 90 dias / 3 meses

    Juros = 10000 . 0.025 . 3
    Juros = 10000 . 0.075
    Juros = 750

    10000 + 750 = 10750!

    QUESTÃO CERTA.
  • I = ?  PARA SABER A TX

    90 DIAS = 3 MESES

    Juros = 10750 - 10000 = 750


    formula = J = CIT / 100


    750 = 10000 . 3 . I / 100
    750 = 100 . 3 . I
    I = 750 / 300
    I = 75 / 30 = 2, 5 % AM

    bons estudos

  • Nesse caso, podemos jogar na regra de 3, vejam abaixo:

    10.000 ---------- 100%
         750 ----------     X

    10 X = 75
     X = 75/10 = 7,5

    90 dias <=> 3 meses

    7,5 / 3 = 2,5 a.m

  • Resolvi essa questão sem fazer grandes contas ou usar fórmulas:

    No juros simples, o rendimento ocorrerá sempre sobre o valor do capital inicial aplicado. 
    Se o resultado da aplicação, após 3 meses, foi de 10.750, isso significa que o rendimento total (juros) foi de 750,00. Ou seja: 250,00/mês. 
     A questão quer que cheguemos à conclusão de que o juros foi de 2,5%a.m. Fiz direto: 10.000*0,025 = 250,00. 
    Questão correta!
  • Considerando que 90 dias correspondem a 3 meses, temos um capital inicial C = 10000 reais aplicado por t = 3 meses, juros simples, chegando a um montante M = 10750 reais. A taxa de juros “j” pode ser obtida assim:

    M = C x (1 + j x t)

    10750 = 10000 x (1 + j x 3)

    1,075 = 1 + 3j

    3j = 0,075

    j = 0,025 = 2,5% ao mês

    Item CORRETO.

    Resposta: C


ID
283324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Um hotel aceitou reservas para o carnaval de 2010, recebendo o valor das diárias correspondentes a esse período em agosto de 2009. Nessa situação, esse recebimento só pode ser registrado como receitas do exercício em 2010.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao Princípio da Competência:
    De máxima importância, esse princípio determina que as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente do recebimento ou do pagamento.

    Fonte: Apostila de Diná Gasparini
  • OK, a colega destacou a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas pressuposta pelo Princípio da Competência.

    Mas a explicação pode ser dada de modo mais simples. Como as reservas se referem ao carnaval de 2010, apesar da entrada de dinheiro no caixa já em 2009 com o pagamento das reservas, o hotel só poderá registrar o recebimento no exercício de 2010.

    Por outro lado, se o regime de caixa fosse adotado, a receita deveria ter sido registrada ainda em 2009, devido ao fato do pagamento ter sido antecipado.
  • Essa entrada de numerario em 2009 será registrada como Receitas Antecipadas (passivo circulante), devendo ser apropriada como receita somente no ano de 2010 como bem comentou os colegas acima!!
  • A questão tentou confundir pelo fato de se referir a serviços. Se ela viesse informando a venda de uma mercadoria, ficaria mais fácil de entender.

    Imaginemos a seguinte situação: A empresa quer adiquirir um avião da Embraer, porém, esta solicita o pagamento adiantamento, para prevenir uma possível desistência. A empresa então entraga a quantia estipulada pela embraer, devendo ser registrada na conta da EMBRAER (vendedora).

    2009
    D - Caixa (ativo)
    C - Adiantamentos (passivo) (esse dinheiro entregue gerou uma obrigação - entregar o avião)

    Em 2010, quando entregar o avião.
    D - Adiantamentos (deixando ela zerada, excluindo a obrigação).
    C - Receita de vendas (auemntando a SL).

  • Galera essa questão já é bizurada, vejam só:    2009....2010 (pagou antes - caixa), (reservou em 2010 e pagará em 2011 - competência).

    Regime de caixa: Pagou registrou

    Regime de Competência: Registra recebendo ou não.

  • Resposta: Certo
  • Vê se eu entendi: criou-se uma obrigação para o hotel e um direito para PF, mas não houve o fato gerando que nesse caso é prestaão do serviço , e assim, não conta com regime de competência , mas sim como regime de caixa que o Brasil não adota !!! é isso mesmo ?? Eu errei essa questão !!!!
  • Temos que nos atentar que o principio da competência está ligado ao fator gerador. Neste caso houve o adiantamento do valor que será receita antecipada (passivo circulante) mas não houve o fato gerador que é a prestação de serviço. Só no momento que houver sido realizado a prestação de serviço, teremos o fator gerador e podendo ter o reconhecimento da receita. Neste exercício, eles inverteram, pois estamos acostumados em  primeiro ter o fator gerador e depois ter o pagamento.

  • Enquanto o hotel ainda não hospedou as pessoas que fizeram a reserva, porém já pagaram as diárias, ele terá uma obrigação (passivo) pois essas pessoas tem o direito de se hospedarem lá. Após o carnaval (as pessoas usufruíram do serviço contratado) o hotel poderá registrar como receita pois não tem mais a obrigação para com os hóspedes.

  • Fiquei com dúvidas na questão. Ajudem-me aí.


    Pelo fato do cliente ter adiantado os valores , teve aumento de caixa, certo? Teria que ser registrado no ativo circulante, certo? 

    Gerou uma obrigação com os clientes, teria que ser registrado no passivo, certo? 

    Quando a questão fala que esse fato só poderá ser registrado como receita não estaria errada?

    Não seria uma fato permutativo, com lançamento de primeira fórmula? 


  • Vinícius, isso que você está correto, a contabilização é exatamente como você colocou. Porém, o comando da questão é outro.

    O que o examinador quis questionar foi: quando esse valor será registrado como receita? - Em 2010.

    Ou melhor: este valor pode ser contabilizado como receita em 2009? - Não, em 2010.


  • Marquei como errada esta questão. Pois caso a empresa utilize o regime de caixa ela pode fazer a contabilização em Agosto de 2009. Alguém poderia me explicar melhor o porquê da questão ter sido considerada correta?

  • Acertei simplesmente pela ideia que "Uma receita só é realizada pela entrega de um bem ou serviço, independente de pagamento"

    Princípio da Competência

  • GABARITO(CERTO)

    Até a efetiva prestação do serviço(diária do quarto)e com o adiantamento da reserva a operação é registrada como obrigação(fica quase como um empréstimo), e com a realização do serviço sim, se torna uma receita, registrada com um lançamento credor na conta de resultados receita.

  • Gabarito: CERTO

     

    No regime de competência as despesas e receitas ocorrem através do surgimento dos respectivos fatos geradores, independentemente das saídas e entradas de dinheiro no caixa da empresa. Foi o caso do hotel, em que recebeu a grana em 2009, mas só vai prestar o serviço (Fato Gerador) em 2010.

     

    Fonte: Livro Contabilidade Geral 3D - Sergio Adriano

  • Pelo regime de competência, que é o utilizado na contabilidade, a receita só pode ser reconhecida quando o serviço for efetivamente prestado, independentemente de o recebimento ter se dado antecipadamente.

     

    Certo

  • Pelo regime de competência, que é o utilizado na contabilidade, a receita só pode ser reconhecida quando o serviço for efetivamente prestado, independentemente de o recebimento ter se dado antecipadamente.

  • trata-se de uma receita antecipada ( passivo) que é uma obrigação que a empresa tem com o cliente.

    no momento do recebimento do adiantamento:

    C- RECEITA ANTECIPADA OU ADIANTAMENTO DE CLIENTES

    D- CAIXA

    em 2010 no momento da prestação do serviço por parte do hotel

    D- RECEITA ANTECIPADA OU ADIANTAMENTO DE CLIENTES

    C- RECEITA DE SERVIÇO

  • Pelo regime de competência, que é o utilizado na contabilidade, a receita só pode ser reconhecida quando o serviço for efetivamente prestado, independentemente de o recebimento ter se dado antecipadamente.

    GABARITO: CORRETO.

  • CERTO

    Recebeu de forma antecipada(em 2009) o valor referente as diárias, mas a prestação do serviço só vai ser entregue no ano seguinte (2010).

    Só se reconhece esse valor como Receita após o Fato Gerador (utilização das diárias em 2010)

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Por que está desatualizada?

  • Questão correta. Não sei porque está como desatualizada.


ID
283327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Dois amigos abriram uma malharia, cada um contribuindo com R$ 15.000,00 para o início do negócio. Um dos sócios integralizou sua parte com dinheiro e matéria-prima, e o segundo, com as máquinas. Nessa situação, 100% do capital da empresa é constituído de recursos próprios.

Alternativas
Comentários
  • Bom dia!
    Alguém pode me explicar porque a questão está certa?
    Eu marquei como certa e acertei.
    Mas a explicação na teoria eu não sei.
    Agradeço desde já.
  • Capital de terceiro é Obrigação da empresa com terceiro. Por exemplo, fornecedor. Nesse caso o donos da sociedade não precisaram investir dinheiro de terceiro(obrigação). Fizeram isso na própria constituição da empresa.

  • Neste caso, os sócios abriram a empresa, cada um com 15.000,00.

    Creditaram o Patrimônio Líquido, também chamado de Capital Próprio, mais especificamente no Capital Social. (C) - Total: 30.000,00

    Debitaram as contas Caixa, Estoque de Matéria Prima e Máquinas (D).

    Lançamento:

    Local/Data
    Diversos
    a Capital Social - 30.000,00
    Caixa
    Estoque
    Maquinas
    Historico
    Total: 30.000,00


    A afirmação do examinador, "Nessa situação, 100% do capital da empresa é constituído de recursos próprios." quer dizer, que a empresa foi aberta sem a utilização de capital de terceiros. Ex.: Fornecedores.


    Bom Espero ter ajudado!

    Abraços!
  • Cada sócio investiu R$15.000,00, ou seja, do seu próprio patrimônio.
    Essa integralização pode ser realizada em dinheiro ou com bens. (no mínimo 10% deve ser em dinheiro)
    Nesse caso não houve participação do capital de terceiros, ou seja, emprestimos, por exemplo.
    O balanço patrimonial fica assim:

    Ativo = R$ 30.000,00
    Passivo = R$ 0,00 (capital de terceiros)
    PL = R$ 30.000,00 (capital Próprio)
  • Sócio 1:
    D – Dinheiro e Matéria-prima (A) 15.000,00
    C – Capital Social (PL) 15.000,00


    Sócio 2:
    D – Máquinas (A) 15.000,00
    C – Capital Social (PL) 15.000,00


    Recurso Próprio ou Capital Próprio = PL;

     

    GABARITO: C

     

  • Como o dinheiro empregado provém em sua totalidade de transações com sócios, podemos dizer que 100% dos recursos são de origem própria.

  • Recurso Próprio ou Capital Próprio = PL;

  • Os recursos integralizados são oriundos dos sócios, ou seja, são considerados recursos próprios

     Recursos próprios - A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido.

    Gab.: Certo

  • É aquele negócio né, não viaja na questão..

    Marquei certo.. Dps pensei comigo: é pegadinha, ta muito óbvio. Esse máquinas ai vai ta lá no ativo circulante, bora trocar o gabarito.

    ....tenso

  • GAB.: CERTO

    Os recursos integralizados são oriundos dos sócios, ou seja, são considerados recursos próprios. 

  • Ou é 8 ou 80 pqp. Não marquei de tão fácil que estava, achei que era pegadinha...kkk

  • Recurso próprio ou capital é todo recurso proveniente do Patrimônio Líquido


ID
283330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Para atender à demanda diária, determinado restaurante compra, toda madrugada, frutos do mar de uma cooperativa de pescadores, sendo que os pagamentos são realizados a cada quinze dias, dentro do mês em que ocorreu a compra. Nessa situação, essas compras devem ser registradas contabilmente, pelo restaurante, como despesas do mês.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTA

    Para responder a questão é necessário o conhecimento do PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA.

    “Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. 

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.”
  • Creio que a questao tb exige conhecimento acerca do reconhecimento de uma despesa x fornecedores (passivo).

    caso a questao falasse em pagamento apos 30 dias, este deveria ser registrado como Fornecedores.
  • Eu NÃO entendo!!!

    Porque tem hora que é uma despesa (conta de resultado) e tem hora que é ativo ou passivo (conta patrimonial) ??

    O restaurante compra mercadoria, sendo assim não há alteração do patrimonio liquido, porque ele recebe a mercadoria

    e ao mesmo tempo ganha uma obrigação que são as contas a pagar.

    NAO, NAO entendo!!!!!

  • também não concordo muito com essa questão mas a melhor explicação que achei foi:

    "O fato gerador, nos termos do enunciado, é diário (o efetivo consumo dos frutos do mar). Logo, as compras podem ser lançadas diretamente como despesas do mês, não sendo necessária a contabilização anterior no ativo (mercadorias). Apenas chamamos a atenção do enunciado que afirma que as compras devem ser registradas como despesas do mês. De fato não “devem”, o correto seria podem. Nada impede que o contador contabilize todas as compras como mercadorias e, posteriormente as lance como despesa. Coisas do CESPE."

    Fonte: http://contabilidadegabriela.blogspot.com.br/2010/05/questoes-de-concursos-comentadas.html

    bons estudos

  • A questão me confundiu um pouco, mas depois ficou fácil visualizar:

     

    Imagine que o comprador faça a compra no dia 1/1 para pagar no dia 15/1, logo, pelo regime de competência, como a despesa deve ser regitsrada quando do fato gerador, o comprador já faz um registro em "estoques" e outro em "fornecedores".

     

    Ao fim do mês, ou seja, no dia 31/1, todas as compras do restaurante vão estar dentro das despesas do mês, independente do pagamento, já que neste caso, o pagamento do dia 31/1 será feito no dia 14/2, fora do mês. Contudo, esse fato não importa para o regime da competência, mas somente para o regime de caixa.

     

    Logo, a questão está correta.

     

    Espero ter ajudado, e qualquer erro, me chamem inbox.

  • Compra destinada para a atividade fim da empresa é um custo e não uma despesa

  • A CESPE entende que despesas do mês são iguais custos, aí mata o concuseiro

  • Acredito que diariamente seja algo do tipo:

    D - Despesa com pescadores

    C - Pescadores a pagar

    Aí quando chega a quinzena para a felicidade dos pescadores ocorre:

    C - Disponibilidades

    D - Pescadores a pagar

    Se eu estiver errado me avisem

  • "Para atender à demanda diária, determinado restaurante compra, toda madrugada, frutos do mar de uma cooperativa de pescadores, sendo que os pagamentos são realizados a cada quinze dias, dentro do mês em que ocorreu a compra. Nessa situação, essas compras devem ser registradas contabilmente, pelo restaurante, como despesas do mês."

    A pista para definir a competência.

    Correta.

  • Gabarito: certo

    É importante lembrar que o fato GERADOR , nesse caso é o recebimento da disponibilidade dos frutos do mar. Portanto, ocorre nesse momento a despesa, juntamente com uma conta do passivo a crédito, pois ainda não foi realizado o pagamento.

    D- despesa com pescadores

    C- a pagar

  • salvo melhor entendimento, não houve despesas e sim custos - vide CPC 16

    o ano era 2010

    AVANTE


ID
283333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Determinada operadora de turismo trocou uma de suas vans de transporte de clientes por outra de modelo mais recente. Nessa situação, para dar baixa do veículo substituído, o contador deve creditar a conta específica que registra o custo desse ativo e debitar a conta de depreciação acumulada correspondente, pelos valores registrados no momento da baixa.

Alternativas
Comentários
  • "Conta específica"

    normalmente, empresas que possuem vários veículos abrem uma conta para cada um deles, identificadas pelas respectivas placas. Também são separadas as contas de depreciação acumulada, permitindo definir o valor residual de cada veículo.

    valeu, bons estudos
  • LANÇAMENTO DEPRECIAÇÃO DO VEICULO D: Despesas de Depreciações de Veiculos - Conta Resultado C: Depreciação Acumulada Veículos - Retificadora do Ativo Imobilizado   LANÇAMENTO DA VENDA DO VEÍCULO D: Caixa - Ativo Circulante C: Alienação de Bens do Ativo Imobilizado - Rec. Não Operacionais   LANÇAMENTO DA BAIXA DO VEÍCULO (VR.CONTAB.DEPRECIADO) D: Bens do Ativo Permanente Alienados - Desp.Não Oper. C: Veículos - Ativo Imobilizado   LANÇAMENTO DA BAIXA DA DEPRECIAÇÃO ACUMULADA D: Depreciação Acumulda de Veiculos - Retificadora do Ativo Imobilizado C: Veículos - Ativo Imobilizado

    Correto!
  • Acho que fica assim:
     
    D - Depreciação Acumulada - Veículos (Redutora do Ativo Imobilizado)
    C - Veículos (Ativo Imobilizado)
  • Lançamento para baixa do ativo:

     

    D- DEPRECIAÇÃO ACUMULADA

    C- VEÍCULOS

     

    certo

  • o cara só deduz de qual bem ele tá falando por causa da depreciação!... pq tipo... "contador deve creditar a conta específica que registra o custo desse ativo" ... qual dos ativos, meu querido??? a van que ele vendeu e usou pra comprar a nova... ou a nova??? pq a velha vai creditar... e a nova vai debitar... de qual você está falando?? muitas vezes o cespe deixa a questão com pouca clareza!

  • O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada.

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/depreciacao.htm

  • LANÇAMENTO DEPRECIAÇÃO DO VEICULO

    D -  Despesas de Depreciações de Veículos - Conta Resultado

    C - Depreciação Acumulada Veículos - Retificadora do Ativo Imobilizado  

     

     

    LANÇAMENTO DA BAIXA DA DEPRECIAÇÃO ACUMULADA

    D - Depreciação Acumulada de Veículos - Retificadora do Ativo Imobilizado

    C - Veículos - Ativo Imobilizado

  • Eu entendi a questão mas não sei explicar. Nem o qconcursos bota comentário do professor.
  • Para que o gabarito fosse realmente o da banca (CERTO), dever-se-ia lançar conforme o "Amóis Emanuel", like pra ele. Porém eu errei e Erraria novamente, de forma consciente.

    Explico, é que a questão fala que "trocou uma de suas vans de transporte de clientes por outra".

    Ora! se ela trocou uma pela outra, subtende-se um lançamento em que a empresa entrega a sua van antiga, de menor valor, portanto deve dar baixa em seu custo residual, creditando "depreciação acumulada", e recebe uma nova, de maior valor, havendo uma diferença a pagar. Por exemplo: a Van antiga valia R$ 20.000,00 e a nova valia R$ 100.000,00. Vamos supor que a empresa tenha pago os R$ 80.000,00 de diferença. Então o lançamento seria de segunda fórmula, assim:

    D - VAN NOVA (recebida)............R$ 100.000,00

    C - depreciação acumulada (VAN antiga)....R$ 20.000,00

    C - disponível (pagamento da diferença)......R$ 80.00,00

    Esta minha interpretação não é absurda, haja vista o grande número de negócios que são feitos dessa forma. Geralmente, a loja revendedora recebe nosso veículo usado (no caso, o da empresa) e entrega um novinho, ou mais novo, recebendo ou financiando a diferença.

    Entendo que se fizermos um esforço imaginativo, realmente poderíamos chegar ao mesmo gabarito da banca, e ao pensamentos dos colegas, porém, da forma como foi escrita, penso eu, a questão abre margem para recurso, dada a possibilidade de interpretação conforme formulei.

  • Cleison, observe que ele pede apenas o lançamento da baixa, ele não inclui o lançamento da nova Van, ao menos foi assim que pensei kk

    Determinada operadora de turismo trocou uma de suas vans de transporte de clientes por outra de modelo mais recente. Nessa situação, para dar baixa do veículo substituído, o contador deve creditar a conta específica que registra o custo desse ativo e debitar a conta de depreciação acumulada correspondente, pelos valores registrados no momento da baixa.

  • Apenas olhando para o que a questão pede, sem margens para interpretações subjetivas, a questão está ERRADA.

    Ele deseja isso:

    C - Veículo Novo ($)

    D - Depreciação Acumulada ($)

    Primeiro que depreciação acumulada é redutora do ativo, portanto, possui natureza credora. Segundo que o certo seria encaixar valor residual e não apenas o que já foi depreciado. De repente, se ele desejaria passar a sobra do valor residual para deduzir do novo veículo, a conta deveria ser "Valor Residual"

    Como eu imagino que deveria ser:

    C - Veículo Novo (100.000)

    D - Valor Residual do Veículo Antigo (40.000)

    D - Caixa (60.000)


ID
283336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Um distribuidor de bebidas obteve um empréstimo bancário, para liquidação em 120 dias, e os juros foram descontados pelo banco no momento da liberação dos recursos. Nessa situação, essa concessão de empréstimo deve ser registrada com uma partida contábil de terceira fórmula, utilizando-se contas patrimoniais e de resultado.

Alternativas
Comentários
  • D - Banco
    D- Juros
    C - Empréstimos
    Esse lançamento é de SEGUNDA fórmula.
  • Retificando o comentário anterior:

    Houve lançamentos somente em contas patrimoniais:
    D - Caixa
    D - Juros a vencer
    C - Empréstimo

    No entanto, esse lançamento é de terceira fórmula. O erro da questão é dizer que se utiliza contas de resultado, o que não é verdade.

    Cabe mencionar, também, que o Cespe costuma jogar todas as despesas antecipadas (juros a vencer, juros a transcorrer) como contas do ativo circulante (despesa antecipada), a despeito de alguns autores que afirmam ser mais correto lançá-las como retificadoras do passivo.
    Valeu

  • Sobre juros a vencer (juros passivos a transcorrer), há várias explicações muito boas em: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=235786

    Sobre a fórmula, é terceira!! Basta memoriar o seguinte esquema:
    débito  -  crédito
    1          -     1      > primeira fórmula
    1          -      2     > segunda
    2          -     1      > terceira
    2          -      2     > quarta
  • Quase perfeito o comentário do Luiz Henrique...

    Tecnicamente a conta debitada seria a Banco conta Movimento e não a conta Caixa!
  • Nessa situação, os juros serão uma despesa antecipada!

    Normalmente, são utilizados os seguintes nomes:
     
    Juros Ativos a Transcorrer - Ativo (Retificadora) [Receita Antecipada]
    Juros Passivos a Transcorrer - Passivo (Retificadora) [Despesa Antecipada]

     
  • Pessoal, seria isto:

    D - BCM  (+A)

    D - Juros a Vencer (-P) Retificadora do Passivo - Despesa Diferida

    C - Empréstimos a pagar (+P)

    3ª fórmula - 2 Débitos e 1 Crédito, porém não houve alteração quantitativa do patrimônio (Fato Permutativo)
  • ERRADO.

    De fato trata-se de um lançamento de 3ª fórmula, como exposto pelos colegas, porém não há contas de resultado envolvidas. Os juros do empréstimo serão lançados a débito numa conta patrimonial, chamada "Juros a transcorrer".
  • 1° Primeira Fórmula = uma conta é debitada e outra e creditada.

    2° Segunda fórmula = uma conta é debitada e duas creditadas.

    3° Terceira Fórmula = duas contas e debitadas e uma creditada.

    4° Quarta Fórmula = duas ou mais contas são debitas e creditadas.

    Mnemônico: 11,12,21,22          respectivamente.

  • Lembre-se de que não envolve conta de resultado, como diz no enunciado.

  • "essa concessão de empréstimo".

     

    Entendo que o registro a ser analisado deva ser o do banco logo após a concessão, e não o da empresa que irá receber o empréstimo.

     

  • Sevc faz um emprestimo :

    D(Caixa) pois esta entrando dinheiro

    C (Emprestimos a pagar) pois vc tem uma obrigaçao agora

     Quando ela diz que 3° formula ela esta incinuando que havera 3 lançamento , sendo que ocorre apenas 2 lançamentos de 1° formula

    Se eu estiver errado me corrijam ai péssoal . 

  • Caro colega Hugo Ricardo, ratificando seu comentario:

    O laçamento nesta questao é um lançamento de 3 formula sim. Exemplo:

    D - Caixa / BCM

    D - Juros a Transcorrer

    C - Emprestimo à pagar.

    Então onde esta o erro da questao? Em dizer que se utilizam contas de patrimonio e RESULTADO, Não existe conta de resultado aqui, mas uma conta retificadora do passivo, pois em uma operação com juros, estes são apropriados conforme o vencimento das parcelas.

    Deus abençoe a todos e uma boa prova da PF.

  • vlw Eduardo Ribeiro

    obrigado!

  • bruno santos,

     

    Os juros de empréstimos e financiamentos devem ser lançados seguindo o regime de competência, registrando-se em cada exercício apenas a(s) parcela(s) já incorrida(s), independentemente da data da liquidação. Enquanto isso não ocorrer, a conta juros a transcorrer acumula os saldos dos juros contabilizados.

     

    No recebimento do empréstimo

    D - Banco Conta Movimento                8000

    D - Juros a Transcorrer                        2000

    C - Empréstimos a pagar.                     10000

     

    Apropriação da despesa financeira

    D - Despesas Financeiras                   2000

    C - Juros a Transcorrer                       2000

  • Tem que apropriar os juros mensalmente

  • não há contas de resultado nesse lançamento.

     

  • Pessoal cometeu um erro na conta "Encargos a transcorrer" ou "Juros passivos a vencer". Essa conta é retificadora do Passivo, e não o que estão informando nos comentários.

    D - Banco (A)

    D - Juros passivos a transcorrer (Ret Passivo)

    C - Empréstimos a pagar (P)

  • Retificando todos os comentários Anteriores:

    Houve lançamentos somente em contas patrimoniais:

    D - Disponível

    D - Encargos Financeiros a Transcorrer ( Redutor de Empréstimos) "Não lançado mais em Ativo como antigamente"

    C - Empréstimo

    Esse lançamento é de terceira fórmula. O erro da questão é dizer que se utiliza contas de resultado, o que não é verdade.

    O Cespe costumava jogar todas as despesas antecipadas (juros a vencer, juros a transcorrer) como contas do ativo circulante (despesa antecipada), porém o correto é lançá-las como retificadoras do passivo.

    Fonte: Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo :

    Saraiva Educação, 2018.

  • Como ele fez o empréstimo, os juros irão transcorrer, gerando uma obrigação a pagar (Passivo) juntamente com o valor emprestado. Como a questão parou no empréstimo, não há contas de resultado no fato contábil.

    ....

    Caso houvesse falado em pagamento de empréstimo:

    A partir do momento que é quitado o juros, gerará uma despesa, surgindo então, uma conta de resultado.

  • Gab. ERRADO

    D - Banco (Ativo)

    C - Empréstimo (Passivo)

    D - Juros a transcorrer (Ret. do Passivo)

    Juros a transcorrer = Juros a vencer

    É uma retificadora do Passivo.

    Ocorre o lançamento de 3ª fórmula, não há contas de resultado (Despesa ou Receita) envolvidas.

  • Neste caso, supondo um empréstimo de R$ 1.000,00, com juros já descontado de R$ 100,00, lançaremos:

    D – Caixa (ativo) 900,00

    D – Juros passivos a transcorrer (retificadora passivo) 100,00

    C – Empréstimos a pagar (passivo) 1.000,00

    Quando transcorrer o período do juros, lançamos:

    D – Despesa de juros (resultado) 100,00

    C – Juros passivos a transcorrer (passivo) 100,00

    E, pelo pagamento do empréstimo, lançamos:

    D – Empréstimos a pagar (passivo) 1.000,00

    C – Caixa (ativo) 1.000,00

    Portanto, o lançamento da concessão, embora de terceira fórmula (dois débitos e um crédito), não envolve contas de resultado, mas somente contas patrimoniais. O gabarito é errado.

  • Errado.

    A questão peca em falar na utilização de contas de resultando sendo que só há contas patrimoniais.

  • Meu problema com essa questão é por que afirma que "os juros foram descontados pelo banco no momento da liberação dos recursos." Achei que, nesse caso específico, debitaria a despesa correspondente.

  • 3ª FÓRMULA E APENAS CONTAS PATRIMONIAIS

  • Ok que não há contas de resultado, mas o meu lançamento foi de 4° fórmula por um mero detalhe, os juros foram descontados no momento da liberação (crédito na conta banco).

    Não sei se estou certo, qualquer erro envie uma mensagem e assim todos se ajudam.

    .

    D - Empréstimos 100

    D - Juros a pagar 20

    C - Empréstimos a pagar 100

    C - Banco 20

  • Complicado não ter comentário dos professores, não sei como mais achei um lançamento de segunda formula.

    DEBITO - BANCO

    CREDITO - EMPRESTIMO

    CREDITO - RECEITA ( imaginei a receita do banco subindo após a efetivação dos juros no momento da liberação dos recursos)

    acabei acertando essa questão, porém com sentimento de que está completamente errado meu raciocínio vendo as respostas dos colegas.

    PESSOAL UM MACETE PARA OS LANÇAMENTOS: só decorar os números 11,12,21,22 nessa ordem.

    1 1 = 1 FORMULA

    1 2 = 2 FORMULA

    2 1 = 3 FORMULA

    2 2 = 4 FORMULA

  • sei não, se fosse em 2021 acho que eles anulariam

  • Não faz diferença a data de pagamento. As despesas serão reconhecidas no resultado pelo regime de competência, quando incorridas, e não na data da transação.

  • Pessoal do QC, vamos contratar um professor para fazer os gabaritos comentados das questões de contabilidade. PELO AMORR.....

  • Alguém me ajuda? Mas, se o banco descontou os juros no ato do empréstimo, eu entendo que quem pegou emprestado já pagou os juros ali, à vista. Pra depois pagar as parcelas do empréstimo. Então, devo lançar o pagamento dos juros e a despesa, pois eu lanço na despesa após o pagamento, que foi efetivado no ato do empréstimo. Se alguém puder responder in box, eu agradeço.

  • ERRADO

    Supondo um empréstimo de R$ 1.000,00, com juros já descontado de R$ 100,00,

    lançaremos:

    Concessão do Empréstimo

    D – Caixa (ativo) 900,00

    D – Juros passivos a transcorrer (retificadora passivo) 100,00

    C – Empréstimos a pagar (passivo) 1000,00

    Portanto, o lançamento da concessão, embora de terceira fórmula (2 débitos e 1 crédito), não

    envolve contas de resultado.

    A dificuldade da maior parte das questões de contabilidade reside em conhecer a natureza das contas. Depois que você "aprende" fica fácil.

    Força, vai dar certo!

  • Quando você vir concessão de empréstimo e no enunciado mencionar conta de resultado, no momento inicial, já pode marcar errado, pois não é despesa e sim juros a transcorrer ou encargos financeiros a transcorrer... somente será despesa no decorrer do prazo, ou seja, no momento da apropriação.

    D- B.C.M

    D- E.F.T

    C- Empréstimo a pagar

    21 - 3ª fórmula

  • Só para esclarecer àqueles que ainda não entenderam porque não foi para a despesa: Os juros a transcorrer ou encargos financeiros a  transcorrer é uma conta de natureza devedora que tem origem nas operações de empréstimos e financiamentos com a cobrança antecipada de juros passivos, é uma conta retificadora do Passivo, que será apropriada ao resultado à medida que o tempo transcorrer.

  • Eu resolvi lançando direto o juros no Juros Passivo, uma vez que o banco já descontou no momento da liberação do empréstimo. Desse modo ficou um lançamento de 2 formula. Esta errado?

  • Posso estar viajando, mas vejam esta parte da questão: "Nessa situação, essa concessão de empréstimo deve ser registrada com uma partida contábil de terceira fórmula, utilizando-se contas patrimoniais e de resultado."

    A banca diz explicitamente o lançamento que quer: CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO.

    Não era pra geral estar respondendo do ponto de vista da empresa concedente? Geral está falando da empresa que obteve o empréstimo '='

  • No momento do pagamento haverá uma despesa, no entanto, no momento de efetuado o emprestimo junto à repartição bancária, trata-se de um fato permutativo.

    D-banco

    D-encargos a trnascorrer

    C-Emprestimo


ID
283339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Uma floricultura recebeu uma fatura da companhia de águas referente ao consumo do mês de dezembro de 2009, com vencimento para os primeiros dias de 2010. Nessa situação, a fatura recebida deve ser contabilizada com uma partida dobrada cujo débito deve ser feito em uma conta de despesa e o crédito, em uma conta do passivo circulante no exercício de 2010.

Alternativas
Comentários
  • Errada a questão. Tal lançamento feriria o princípio da competência:
    Art. 9º da Resolução 750/93, CFC:
    As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
  • O lançamento está correto, o erro é que refere-se ao exercício de 2009.
    Bons Estudos!!
  • Em 31 de dezembro de 2009: Foram usufruidos os benefícios, mas não foi pago.

    D - Despesa com água 
    C - Agua a pagar (PC)

    Em janeiro de 2010, quando acontecer o pagamento da conta de água:

    D - Agua a pagar (PC)
    C - Caixa (AC)
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------
    A questão se referiu a partida dobrada do ano de 2009.

  • Uma floricultura recebeu uma fatura da companhia de águas referente ao consumo do mês de dezembro de 2009, com vencimento para os primeiros dias de 2010. Nessa situação, a fatura recebida deve ser contabilizada com uma partida dobrada cujo débito deve ser feito em uma conta de despesa e o crédito, em uma conta do passivo circulante no exercício de 2010 2009.

    Resolução 750/93, CFC:
     
    PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
         
             Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, INDEPENDENTEMENTE do recebimento ou pagamento. (Regime de Competência)
     
    31/12/2009
    D - Despesa com água 
    C - Água a pagar (PC)

    Vencimento para os primeiros dias de 2010.  Refere-se ao Pagamento.
    (Regime de Caixa)

    D - Água a pagar (PC)
    C - Banco/Caixa (AC)



  • ERRADO.


    O correto seria "...em uma conta do passivo circulante no exercício de 2009".
  • Apenas atualizando os comentários.

    A Resolução 750/93 foi revogada. Os princípios de contabilidade devem ser observados via CPC 00 de maneira mais sutil.

     

     

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-75093-revogada-fim-dos-principios-de-contabilidade/

  • O fato gerador da despesa foi em 2009 ,  regime de competencia  diz que os efeitos das transaçoes sao reconhecidos quando ocorrem .

  • fere o princípio da competência

  • O reconhecimento da DESPESA deve ser feito no momento que houve o consumo do bem, independente de ter ocorrido pagamento ou não. No caso em questão, o consumo ja ocorreu, visto que a conta do respectivo mês já encontra-se emitida/fechada, portanto, não cabe lançamento na conta despesa, visto que essa, já deveria ter sido lançada, sendo oportuno para esse momento, o reconhecimento de um passivo.

  • Gabarito: Errado

    Deverá ser registrada no exercício de 2009.

    Quanto a contabilização feita, está correta, pois já foi consumido, gerando uma despesa e consequentemente o seu futuro pagamento:

    D - Despesa com Água

    C - Água à Pagar

  • O ERRO ESTÁ APENAS NO ANO, DEVERIA SER RECONHECIDO NO PRÓPIO 2009.

  • Meu Deus... não acerto nada nessa matéria, que inferno, cara!!

  • O correto é em 2009, pois foi nesse mês que ocorreu o fato gerador. Então, conforme o regime de competência, será reconhecida a despesa. Contabilizando:

    D - Despesa c/ água

    C - Contas a pagar

    E

  • Seria referente ao exercício de 2009, e não ao de 2010, em consonância com o regime de competência.

    Gab: Errado.

  • Errado. O lançamento tem que ocorrer em 2009 independente do pagamento ser em 2010. Dessa forma, respeita o princípio de competência.

  • Isso que eu chamo de sutileza ardilosa

  • A questão tenta induzir o candidato ao erro.

    Lançamentos em dezembro de 2009:

    D despesa c/ água

    C contas a pagar

    No momento do pagamento em Janeiro de 2010:

    D contas a pagar

    C caixa ou equivalentes


ID
283342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens tendo como referência as resoluções do
Conselho Federal de Contabilidade.

Os objetivos das demonstrações contábeis incluem apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil:  "...As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
  • Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

  • Alguém vai fazer PMRJ?
  • Demonstrações Contábeis: elaboração de relatórios resumidos apresentando a situação patrimonial em determinada data (balanço patrimonial), a demonstração do resultado do exercício, a demonstração de fluxos de caixa, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados além de outros demonstrativos.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gab. C

    p/ os não assinantes.

  • Mas quando a questão diz: "apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade" leva o candidato a interpretar se o (serviço) prestado pelo contador foi eficaz.

  • Gaba: CERTO

    kkkkkkkkkkkkk cespe conseguiu torna a questão certa para qualquer coisa.

    Vide comentários da colega #Sabrina Maria

  • INCLUEM

  • Corretíssima!!!

    Objeto da Contabilidade --- Patrimônio.

    Objetivo da Contabilidade --- Controlar o patrimônio.

    Finalidade da Contabilidade --- Fornecer informações a seus usuários.

    OBS: O objetivo e a finalidade da contabilidade possuem conceitos relacionados, ou seja, o objetivo é tanto controlar o patrimônio, quanto fornecer informações.

  • O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações financeiras sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas que sejam úteis aos usuários das demonstrações contábeis na avaliação das perspectivas para futuros fluxos de entrada de caixa líquidos e na avaliação da gestão de recursos da administração sobre os recursos econômicos da entidade

  • Corretissimo!

    De acordo com o CPC 00, as demonstrações contábeis devem conter informações sobre:

    -Posição Financeira.

    -Eventos que alteram recursos economicos

    -Governança.

  • Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados." 

  • Demonstrações Contábeis: elaboração de relatórios resumidos apresentando a situação patrimonial em determinada data (balanço patrimonial), a demonstração do resultado do exercício, a demonstração de fluxos de caixa, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados além de outros demonstrativos.


ID
283345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os seguintes itens tendo como referência as resoluções do
Conselho Federal de Contabilidade.

De acordo com o atributo da integridade, para que seja confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e do custo.

Alternativas
Comentários
  • Integridade = íntegro = completo - A integridade e a fidedignidade dizem respeito à necessidade de as variações serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrência, visando ao completo atendimento da essência sobre a forma.

  • Por favor, alguém aí consegue explicar o que é "dentro dos limites da materialidade e do custo"?

     

  • As características qualificativas das demonstrações contábeis são:

    1. Compreensibilidade

    2. Relevância

    3. Materialidade

     

    A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade. Em alguns casos, a natureza das informações, por si só, é suficiente para determinar a sua relevância. Por exemplo, reportar um novo segmento em que a entidade tenha passado a operar pode afetar a avaliação dos riscos e oportunidades com que a entidade se depara, independentemente da materialidade dos resultados atingidos pelo novo segmento no período abrangido pelas demonstrações contábeis. Em outros casos, tanto a natureza quanto a materialidade são importantes; por exemplo: os valores dos estoques existentes em cada uma das suas principais classes, conforme a classificação apropriada ao negócio.

    Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção.

    4. Confiabilidade

    5. Primazia da Essência sobre a Forma

    6. Prudência

    7. Integralidade

    Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Salienta-se que uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.

    8. Comparabilidade

     

    9. Tempestividade

    10. Equilíbrio entre Custo e Benefício

    O equilíbrio entre o custo e o benefício é uma limitação de ordem prática, ao invés de uma característica qualitativa. Os benefícios decorrentes da informação devem exceder o custo de produzi-la. A avaliação dos custos e benefícios é, entretanto, em essência, um exercício de julgamento.

    Além disso, os custos não recaem, necessariamente, sobre aqueles usuários que usufruem os benefícios. Os benefícios podem também ser aproveitados por outros usuários, além daqueles para os quais as informações foram preparadas; por exemplo, o fornecimento de maiores informações aos credores por empréstimos pode reduzir os custos financeiros da entidade. Por essas razões, é difícil aplicar o teste de custo-benefício em qualquer caso específico.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/qualidade-informacoes-contabeis.htm

     

     


ID
283348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os seguintes itens tendo como referência as resoluções do
Conselho Federal de Contabilidade.

Para os usuários da informação contábil, é dispensável que as demonstrações contábeis apresentem as correspondentes informações de períodos anteriores, pois seu interesse é em informações futuras.

Alternativas
Comentários
  • Como regra geral a demonstrações serão evidenciadas em 2 colunas: Uma para o exercício atual e a outra para o exercício anterior.
  • Ao final de cada exercício social, serão elaboradas, com base na escrituração mercantil da companhia, as demonstrações financeiras previstas na lei 6404/76, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações elaboradas no exercício anterior. Ou seja, será feita uma comparação do exercício social que está encerrando com o exercício social anterior a fim de avaliar o desenvolvimento da companhia.
  • CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS FUNDAMENTAIS:

     

    RELEVÂNCIA:

    o    Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.

    o    A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

    o    A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados.

    o    A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retroalimentar – servir de feedback – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

    o    O valor preditivo e o valor confirmatório da informação contábil financeira estão inter-relacionados. A informação que tem valor preditivo muitas vezes também tem valor confirmatório;

     

     

    GAB: ERRADO!

     

  • tem que vê a procedência.

     

     

  • LEI Nº 6.404/76 

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: (...) 

    § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.  


ID
283351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os fatos e os efeitos no mesmo ciclo contábil,
entendido como o processo pelo qual as entidades fazem suas
demonstrações contábeis correspondentes a determinado período de
tempo, é correto afirmar que a situação líquida da entidade é
aumentada pelo aumento do

desconto obtido na liquidação de passivos não circulantes.

Alternativas
Comentários
  • Descontos obtidos são receitas financeiras. Estão posicionadas como conta retificadora das despesas operacionais na DRE.
    A questão está correta pois toda receita aumenta o patrimônio líquido da empresa.
  • Os descontos obtidos, depois de feitos os lançamento contábeis, são receitas. E elas aumentam a SLP.
  • Não procede dizer que toda receita aumenta o patrimônio líquido da empresa. Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a receita pode ser “efetiva” ou “não-efetiva”. Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo. Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito.

  • Rato Concurseiro essa questão é sobre contabilidade geral, considerando isso uma receita AUMENTA a situação líquida quando ela ocorre.

    GABARITO: CERTO

  • A questão está certa, pois a liquidação de um passivo com desconto ocasiona um aumento na situação líquida da entidade, tendo em vista que a saída de recursos será menor do que a dívida original. Logo, o desconto obtido equivale a uma receita (assunto que veremos com mais detalhes adiante). Imagine uma dívida de R$ 100,00 paga por R$ 90,00 em dinheiro (desconto de R$ 10,00). A dívida é um passivo (natureza credora) mas como será baixada deve receber um lançamento devedor. O caixa é um ativo (natureza devedora) mas como será reduzido deve receber um lançamento credor. E a diferença é uma receita que possui natureza credora

    . Temos então:

    D Passivo 100

    C Caixa 90

    C Receita 10

    Alfacon.

  • É um fato misto aumentativo.

  • É considerado um fato misto.

    Quando tiver na conta "Juros" ou "Descontos" são consideradas Mistas.


ID
283354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os fatos e os efeitos no mesmo ciclo contábil,
entendido como o processo pelo qual as entidades fazem suas
demonstrações contábeis correspondentes a determinado período de
tempo, é correto afirmar que a situação líquida da entidade é
aumentada pelo aumento do

passivo circulante decorrente de aumento de despesas diversas mensais.

Alternativas
Comentários
  • O aumento do passivo circulante decorrente de despesas, refere-se a despesas incorridas e não pagas - trata-se de fatos permutativos. Logo, não altera a situação líquida.
  • Germano, o lançamento de despesa incorrida e não paga é:
    D despesa
    C fornecedor/duplcata a pagar

    Lembre q o fato gerador da despesa já ocorreu, qdo for pagar:
    D fornecedor/duplicata a pagar
    C CX
    Note, não é um fato permutativo, mas modificativo diminutivo.
    Se estiver errada, por favor me corrijam


  • O Passivo Circulante é composto de Contas Patrimoniais as quais não alteram a situação líquida - apenas as Contas de Resultado (receitas e despesas) alteram o PL.
  • Aos que não são assinantes, gabarito: ERRADO
  • Gabarito: ERRADO

     

    Pelo contrário, essa contabilização diminui a situação líquida. A contabilização é a seguinte:


    D – Despesas (Resultado)
    C – Contas a pagar (Passivo Circulante)


ID
283357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os fatos e os efeitos no mesmo ciclo contábil,
entendido como o processo pelo qual as entidades fazem suas
demonstrações contábeis correspondentes a determinado período de
tempo, é correto afirmar que a situação líquida da entidade é
aumentada pelo aumento do

passivo circulante decorrente de aquisição de ativo não circulante a prazo e sem juros.

Alternativas
Comentários
  • Questão aborda os conceitos de Fato permutativo e de Fato modificativo.

    A aquisição de um ativo a prazo, altera o patrimônio somente em termos qualitativos, e não quantitativos. Ou seja, existe uma compensção entre elementos do passivo e do ativo ou patrimonio liquido, sem que haja aumento da situação liquida.

    No caso da questão o aumento do passivo exigível( em razão da compra a prazo) é compensado com a entrada de um bem no ativo de igual valor, não alterando a situação liquida.
  • GABARITO: ERRADO

     

    *Trata de FATO PERMUTATIVO, logo não afeta a situação líquida.

  • Gabarito: Errado.

    Lançamento:

    D - Imobilizado (↑ ANC)

    C - Obrigações (↑ PC)

    Se não conseguiu visualizar o lançamento, pense em um exemplo: Você comprou um carro, parcelado e sem juros (que beleza, ein?). Então, você assumiu uma obrigação de pagar, todo mês, a parcela. Como as obrigações estão no passivo e estamos aumentando, lançamos a crédito. Como você obteve o carro, significa que o teu ativo, no caso não circulante, grupo imobilizado, aumentou. Como houve aumento dos ativos, nós realizamos um lançamento a débito.

    Trata-se de um fato permutativo. Diante disso, não há alteração da situação líquida.

    Bons estudos!

  • Situação líquida nula/equilibrada. Ou seja, Ativo = Passivo. Ex: Aquisição de materiais a prazo:

    D - Mercadorias (+A) $10,

    C - Fornecedor (+P) $10,

    Alterações apenas qualitativa! Fatos permutativos.

    Outra questão do CESPE 09/UNIPAMPA/ CERTA

    "Quando o ativo for igual ao passivo diz-se que o patrimônio líquido será nulo."

  • Errado

    SL > 0 → Superavitária

    SL = 0 → Neutra

    SL < 0 → Deficitária

    Fato Permutativo não altera a SL. Sendo Assim, houve apenas alterações qualitativas na questão.

  • Não é esse o fundamento .. seria a palavra "salário"


ID
283360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às contas contábeis e ao plano de contas, julgue os
próximos itens.

A conta patrimonial ajuste a valor de mercado é redutora do ativo.

Alternativas
Comentários
  • PROVISÃO PARA AJUSTE DO ESTOQUE AO VALOR DE MERCADO

    O custo de aquisição ou produção dos bens existentes na data do balanço deverá ser ajustado ao valor de mercado, mediante a constituição de uma provisão, quando este for menor, que será classificada como conta redutora do subgrupo estoques.

    Para constituição da provisão é necessário que se especifique, item por item, os bens que, comprovadamente, estejam com preço de mercado inferior ao seu custo.

    As quebras e perdas conhecidas em estoques ou calculadas por estimativa, relativas a estoques obsoletos ou que se perdem ou evaporam no processo produtivo, são ajustadas mediante a constituição da provisão para perdas em estoques, classificada como redutora do subgrupo estoques, tendo como contrapartida uma conta de despesa no resultado, não dedutível para efeitos fiscais.

    Exemplo:

    Empresa inventariou estoques em 31 de dezembro e encontrou R$ 4.000,00 em almoxarifado, correspondente a itens obsoletos e que não terão mais uso dentro das atividades normais.

    D – Perdas com Estoques Obsoletos (Conta de Resultado)
    C – Provisão para Perdas em Estoques (Conta Redutora – Estoques – Ativo Circulante)
    R$ 4.000,00
  • Duas retificadoras do ativo que a CESPE se amarra

    (-)Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa

    (-)Ajuste a valor presente

  • Também conhecida como "AJUSTE DE PERDAS PARA REDUÇÃO AO VALOR DE MERCADO", é uma conta retificadora do Ativo que "Registra o ajuste de perdas para os estoques que tiverem o valor de mercado inferior ao seu custo".

    Fonte: Gilmar Possati

  • GAB: CERTO para os não assinantes

  • Gabarito: Certo

    As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os ativos, correspondentes aos bens e direitos, e os passivos, indicando a existência das obrigações e da o patrimônio líquido das instituições.


ID
283363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às contas contábeis e ao plano de contas, julgue os
próximos itens.

A conta depreciação acumulada é aumentada por lançamentos de ajuste a débito.

Alternativas
Comentários
  • Depreciação acumulada é conta retificador de ativo, tem natureza de saldo credor, portanto, aumenta a crédito e diminui a débito. As contas retificadoras têm natureza de saldo diferente a do grupo ao qual pertenem.
  • Depreciação acumulada: representa o desgaste de bens físicos registrados no ativo permanente,pelo uso, ou por obsolescência.

  • por ser uma conta retificadora do ativo (-) Depreciaçao acumulada , ela tem natureza credora , aumenta por credito 

  • GABARITO: ERRADO

    Depreciação acumulada (retificadora do ativo)

    Aumenta seu saldo por lançamentos a crédito

    Depreciação (conta de despesa)

    Aumenta seu saldo por lançamento a débito

  • Redutoras do ativo - aumenta por Credito - Diminui Debito

    Redutoras do Passivo - aumenta por Debito - Diminui por Credito

    As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:

  • P/ FIXAR (CESPE 2016 / TCE)

    CERTA - A conta depreciação acumulada de imobilizado, cujo saldo é aumentado por lançamentos a crédito, tendo como contrapartida uma conta de despesa de depreciação, é retificadora do ativo imobilizado.

    Ou seja:

    D - Depreciação (Resultado)

    C - Depreciação acumulada (-A)

  • Gabarito: Errado

    Depreciação acumulada --- retificadora do ativo --- natureza credora (aumenta o crédito).

    Depreciação Acumulada - É o valor que um ou mais bens perdem em um determinado período de uso, decorrente do desgaste.

    Quase todos os bens tendem a perder o valor com o passar do tempo. Logo, é esta a perda que é representada pela depreciação acumulada.

    A depreciação simples é o desgaste de bens e afins de uma empresa, registrando perdas materiais. A depreciação atinge apenas os bens materiais classificados no Ativo Imobilizado, além daqueles classificados no grupo de investimentos do Ativo Não Circulante.

  • Errado, a conta "Depreciação" que é uma conta de despesa, aumenta por débito.

  • ERRADO

    Depreciação acumulada é conta retificadora do ativo, razão pela qual tem natureza credora. Logo, a referida conta é aumentada por lançamentos de ajuste a CRÉDITO.


ID
283366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às contas contábeis e ao plano de contas, julgue os
próximos itens.

A compra a prazo de um ativo intangível, como uma patente, é um fato contábil modificativo.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  A compra a prazo é um fato contábil permutativo, e não modificativo, conforme afirma o item.

    Bons estudos!
  • Apenas complementando o colega. Os fatos permutativos não alteram o PL.
    Quando se efetua tal operação de compra de ativo intangível, apenas credita-se o Passivo (obrigação de pagar) e ao mesmo tempo debita-se o intangível no ativo não-circulante.
    O patrimônio Líquido permanece inalterado.

    Bons estudos!
    Fé!
    Garra!
    Viva o hoje! o agora!
  • Tá certo...





    Mas alguém tem a explicação de uma conta a pagar ser um ativo??


    e mais: INTANGÍVEL!!




    ???
  •   D - Patente (ATIVO INTANGÍVEL)
      C - Banco c/ movimento ( ATIVO CIRCULANTE)
      Lançamento de 1° fórmula, pois temos um D e um C.
      Percebe-se que não alteração na riqueza dos sócios, pois saiu (princípio da competência) e entrou patentes.
      Houve apenas uma PERMUTA entre itens do patrimônio.

      ERRADO
  • Conforme a aula do professor Cláudio Alves

    patente = +A
    valor a pagar = + passivo

    (+A, +P) -> fato permutativo
     

    Outros fatos permutativos: (-A, -P); (+P, -P) esse em caso de novação de dívida; (+PL, -PL);

  • GABARITO: ERRADO

    É um fato PERMUTATIVO (Não altera o PL)

    D - Ativo Intangível (ANC)

    C - Fornecedores (PC)

    Alterou o balanço apenas de forma QUALITATIVA.

    Bons estudos!

  • A compra a prazo é um fato contábil permutativo, não altera o PL.

  • Compras têm relações de troca, seja à vista ou a prazo. Logo é possível inferir que se trata de um fato permutativo.
  • Fiquei com uma dúvida, a compra a prazo não subtende que ocorre a incidência de juros? Pois se há a incidência de juros seria um fato modificativo...

  • No momento da compra ==> Fato permutativo

    No momento do pagamento das parcelas com juros ==> Fato misto

  • Galera tira esse negócio da cabeça que compra com juros é fato modificativo ou misto

    Compras do jeito que for (à vista, a prazo, parte à vista e parte a prazo e com juros) é fato permutativo

    (CESPE) Caso uma empresa compre mercadorias a prazo, no momento do pagamento de uma das duplicatas referentes a essa compra ocorrerá um fato permutativo. (CERTO)

    (CESPE) A compra de um veículo no valor de R$ 50.000,00, por meio de financiamento em 36 parcelas, com juros de 2% ao mês, sem entrada, caracteriza fato contábil permutativo. (CERTO)

    (CESPE) Se, em uma compra de materiais para estoque, 50% do valor total for pago à vista e o restante for financiado com juros, tem-se um fato contábil misto. (ERRADO, permutativo)

    Agora no momento do pagamento vai depender do contexto: antecipado, atrasado ou na data exata pode gerar lançamentos diferentes.

    Fonte: Aulas Silvio Sande + questões Cespe

  • Gab: ERRADO

    Fonte: Meus resumos.

    "A persistencia é o caminho do exito"


ID
283369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às contas contábeis e ao plano de contas, julgue os
próximos itens.

São partes de um plano de contas: descrição do funcionamento das contas, elenco de contas e método de encerramento de contas, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • O Plano de Contas é composto pelas seguintes partes: Elenco das contas, Codificação das Contas, Função das Contas e Funcionamento das Contas
  • O plano de contas é composto pelo elenco das contas e o manual de contas, este manual conterá entre outras coisasa descrição do funcionamento das contas e o método de encerramento das contas...
    Fonte: apostila da LFG.
  • Segundo a professora Camila Gomes,  "o plano de contas é uma relação padronizada de contas a
    serem utilizadas pela empresa, composto pelo elenco de contas(codificação e
    nome das contas), a função e o funcionamento de cada conta". 

    Portanto, questão CORRETA!

  • método de encerramento de contas?

    ...

  • Método de encerramento é uma forma de o Cespe ferrar a gente sem dizer "funcionamento das contas".

     

    Gab.: certo

  • PLANO DE CONTAS:

     

    *Objetivo: uniformizar os registros contábeis da entidade

     

    *Composição: Elenco das contas, Codificação das Contas, Função das Contas e Funcionamento das Contas

     

    *É flexível: permite a inclusão ou exclusão de contas acompanhando a dinâmica

     

    *Cada entidade pode elaborar o plano de acordo com suas necessidades

     

     

    GAB: CERTO

  • Gabarito: Certo

    Plano de Contas (ou Elenco de Contas) - é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.

  • Normalmente o plano de contas possui algumas partes que são essenciais na sua estruturação e composição, são elas:

    1. Elenco das contas

    2. Função das contas

    3. Funcionamento das contas

    4. Manual das contas

    O funcionamento das contas é que apresentará como será feita a movimentação no saldo e o encerramento de cada conta.

  • GABARITO: CERTO

    O plano de contas possui algumas partes que são essenciais na sua estruturação e composição, são elas:

    1. Elenco das contas

    2. Função das contas

    3. Funcionamento das contas

    4. Manual das contas

    → O elenco das contas é a relação e a nomenclatura das contas, normalmente sendo identificada com uma codificação.

    A função de uma conta é a sua ação, para que serve, qual a papel que desempenha na escrituração, explicação do objeto da conta, sendo a expressão descritiva da sua natureza.

    → O funcionamento da conta é um relacionamento de uma conta com outras demais (respeita o mecanismo de partidas dobradas), evidenciando como se comporta diante de seu objetivo.

    → O Manual é o documento contábil onde estarão registradas as contas, sua função e funcionamento.

    Exemplo da descrição de função e funcionamento das contas no manual :

    • Conta Caixa – registra o movimento de dinheiro em poder da empresa

    • Debita quando entra dinheiro

    • Credita quando sai dinheiro

    • Seu saldo só pode ser devedor


ID
283459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do conceito, do objetivo e da composição do balanço
patrimonial das companhias, julgue os próximos itens.

O balanço visa apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, e representa, portanto, uma posição dinâmica.

Alternativas
Comentários
  • Se tivesse dito "em determindado periodo", estaria correto
  • Balanço Patrimonial = posição estática
    DRE = posição Dinâmica
  • O erro da questão está em dizer que o BP representa uma "posição dinâmica".

    É uma demonstração que apresenta a posição financeira e patrimonial da empresa em determinda data, e por isso, a posição evidenciada é estática.

    Não é pra menos que é conhecido como "fotografia" da posição financeira e patrimonial da entidade.
  • ERRADO...

    Pois o BP evidencia uma posição estática da Empresa.
  • Lembre-se: a situação patrimonial é a fotografia da empresa.

    *Isso vale também para a demonstração patrimonial na Contabilidade Pública.
  • O BALANÇO NÃO "apresentar a posição financeira" ELE APRESENTA A POSIÇÃO ECONÔMICA
  • Já vi uma questão cobrando o seguinte:

    O balanço visa apresentar a posição financeira, patrimonial e econômica da empresa em determinada data.

    ERRADO

    A posição econômica é vista somente na DRE (demonstração do resultado do exercício)
  • ERRADO, BP = ESTÁTICO!

  • GABARITO ERRADO

    Balanço patrimonial: demonstração contábil que representa graficamente, em termos quantitativos e qualitativos, a situação patrimonial da entidade em determinada data. OBS: Posição estática

    FONTE: Meus resumos

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • BP- ESTÁTICO

    DRE- DINÂMICA


ID
283462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do conceito, do objetivo e da composição do balanço
patrimonial das companhias, julgue os próximos itens.

As contas do ativo compreendem as aplicações de recursos em bens e direitos.

Alternativas
Comentários
  • As contas do Ativo são as aplicações dos recursos de terceiros (obrigações) e próprios(pat´rimônio líquido).

    As Obrigações são recurso de terceiros.

    As contas do PL são recursos próprios.
  • Aula da Lfg,
    Tudo vem do passivo e vai para ativo, logo o passivo é a origem e no ativo ficam as aplicações.
    E as contas do passivo tem natureza credora e as do ativo, devedora.
    Mas ba!

  •  

    A = ATIVO => APLICAÇÃO

    O = OBRIGAÇÃO => ORIGEM.

  • ATIVO = APLICACAO

    PASSIVO = ORIGEM


ID
283465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do conceito, do objetivo e da composição do balanço
patrimonial das companhias, julgue os próximos itens.

O patrimônio líquido da entidade compreende as suas exigibilidades e obrigações para com terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a definição de Passivo Exigível.
    O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa.
  • O PL seria as obrigações NÃO-EXIGÍVEIS. Isso acontece por que, já que o PL representa o capital dos sócios ou acionistas, se for retirado acaba, consequentemente entidade. Outro fator relevante é que se o sócio ou acionista quiser retirasse da sociedade ele deve vender sua participação acionária a outrem.
  • GABARITO ERRADO
    O Patrimônio Líquido - PL -  também chamado de Capital Próprio ou Capital Efetivo, corresponde a recursos originários dos sócios e os rendimentos auferidos pela empresa. É composto pelos seguintes subgrupos: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Lucros ou Prejuízos Acumulados.
  • De acordo com Neves e Viceconti, Patrimônio Líquido representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionisas (proprietários) e indica a diferença entre o valor dos bens e direitos (ativo) e o valor das obrigações com terceiros (passível exigível).

  • Patrimônio Líquido é obrigação para com Sócios. Errado

  • Gabarito: errado

    PL= capital próprio /passivo não exigível

    Passivo = capital de terceiro / passivo exigível

  • PL - SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA - RECURSO PRÓPIO

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • ERRADO

    Lei 6404/76 -> Passivo total = passivo exigível + passivo não exigível ( PL)

    Passivo exigível = passivo circulante + passivo não circulante

    CPC-> Não existe Passivo total, passivo e Pl não compõem o mesmo grupo.

    ----------------------------------------------

    Sinônimos para o CESPE:

    PL = capital próprio = situação líquida = recursos próprios = obrigação com os "sócios(PF ou PJ)"

    Passivo exigível = capital de terceiros = capital alheio = recursos de terceiros= obrigação com terceiros

    Ativo=patrimônio bruto = capital aplicado = "Investimentos"= aplicações de recursos

  • O passivo exigível é uma obrigação com terceiros, e o PL, com com os sócios. Porém, muito cuidado com esse tipo de questão, visto que, na PF de 2018, o CESPE afirmou que o PL é uma obrigação da entidade com "outras pessoas físicas ou jurídicas", e foi dada como certa. Ou seja, terceiros não é sinônimo de outras PF ou PJ.

  • GABARITO ERRADO

    Passivo: Obrigações para com terceiros.

    Patrimônio líquido: Obrigações para com os sócios.

    FONTE: Meus resumos

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".


ID
283468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do conceito, do objetivo e da composição do balanço
patrimonial das companhias, julgue os próximos itens.

No balanço patrimonial, as contas do ativo devem ser classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez, enquanto, no passivo, devem ser dispostas em ordem crescente de prioridade de pagamento das exigibilidades.

Alternativas
Comentários
  • No balanço patrimonial, as contas do ativo devem ser classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez (CORRETO), enquanto , no passivo, devem ser dispostas em DECRESCENTE (e não crescente como diz a questão) prioridade de pagamento das exibilidade
  • ERRADO

    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

     § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

     – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)


    No passivo não fala nada em relação à prioridade de pagamento.

  • O entendimento de que, no passivo, as contas devem ser dispostas em ordem decrescente da exigibilidade dos pagamentos é doutrinário e aceito. O erro não é pela lei não determinar tal ordem.

  • Aprendi que na Contabilidade praticamente tudo é correlação. As receitas são correlatas às despesas, e o ativo é correlato ao passivo, ou seja, simétrico ao passivo. Se no ativo há a preocupação de classificar as contas em grau decrescente de liquidação, isto é, as contas que representam dinheiro à vista sempre terão prioridade sobre o capital imobilizado por exemplo, no passivo é igual, simétrico. Seria muito estranho falar que as contas "menos importantes" deveria ser colocadas no topo da lista e as mais importantes abaixo.

  • Na aula 03 do bloco 03 do curso do Silvio Sande, ele dá a resposta como correta dizendo que a ordem descrescente de exigibilidade é igual a ordem crescente de prioridade do pagamento. Fiquei sem entender. :-/

     

  • Eu também vi a aula do SS na qual ele dá gabarito correto. Achei estranho e vim conferir. Realmente, quanto maior a prioridade, maior vai ser a "pressão" pela liquidação (fazendo com que a ordem correta seja DECRESCENTE). Contente por conseguir encontrar esses deslizes nas aulas do grande SS.

  • Gabarito: ERRADO

     

    Ativo: Grau decrescente de liquidez.

     

    Passivo: Grau decrescente de exigibilidade.   (Ao meu ver, a questão deve mencionar apenas isso)

     

    Liquidez, para o ativo, é aquilo que maior grau de conversibilidade em dinheiro. Já para o passivo, são aquelas dívidas que vencem primeiro (também chamado de exigibilidade).

  • SS é Fod@ o resto é moda. 

  • NÃO SE PODE FALAR TAMBÉM QUE O PASSIVO SERÁ DISPOSTO "EM ORDEM DECRESCENTE DE EXIGIBLIDADE"
    PASSIVO = EXÍGIVEL + NÃO EXIGIVEL (PL)

    O PL NÃO FAZ PARTE DO GRUPO "EXIGÍVEIS", UMA VEZ QUE TRATA SER "NÃO EXIGIVEL".

    PAREM DE QUERER JUSTIFICAR ERRO. 



     

  • ERRADO

    ativo= ordem decrescente de liquidez ( do mais liquido até o menos liquido )" LEI6404/76''

    liquidez--> o que vira dinheiro mais rápido .

    passivo = ordem decrescente de exigibilidade .(DOUTRINA CONTÁBIL)

    Exigibilidade --> o que se exige ( prioridade)para pagamento primeiro que o se exige menos )''DOUTRINA''

  • Pessoal, crescente vai do pequeno para o maior, e não tem como você colocar uma ordem no passivo de pequeno para o maior, você vai deduzir o passivo pela exigibilidade da conta, a que vence primeiro você débita, independentemente se é a mais alta ou a mais baixa, você debita a que vence em ordem de exigibilidade

    Tudo bem?

  • ERRADO

    ATIVO: ordem decrescente do grau de liquidez.

    PASSIVO: ordem decrescente de exigibilidade. Ou seja, da mais exigível para a menos exigível (classificadas de acordo com seu vencimento).

  • Lembra do AL PE = Ativo Liquidez Passivo Exigibilidade 

    Ambos são DECRESCENTES: 

    O Ativo segundo a lei 6404; 

    o passivo segundo a doutrina majoritária. 

    Ativo: ordem decrescente de Liquidez 

    Passivo: ordem decrescente de Exigibilidade  

  • Gab: Errado

    Passivo: será apresentado em ordem decrescente de exigibilidade, que é o mesmo que crescente no prazo de exigibilidade, assim as contas que vencem primeiro serão apresentadas em primeiro.

    Ativo: as contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, que é o mesmo que, em ordem decrescente de liquidez, assim, quanto mais rapidamente o bem ou direito se transformar em dinheiro, será representado em primeiro no ativo.

  • Ex:

    ATIVO: MAIOR GRAU DE LIQUIDEZ PARA O MENOR GRAU. DECRESCENTE.

    Duplicatas a receber R$10.000,00 ("Se torna em liquido Muito Rápido")

    Caixa: R$6.000,00 ("Se torna em liquido Rápido")

    Estoques: R$4.000,00 ("Se torna em liquido Menos Rápido")

    PASSIVO: MAIOR GRAU DE EXIGIBILIDADE PARA O MENOR GRAU. DECRESCENTE.

    Terceiros: 15/12/22 R$15.000,00 - "EXIGE-SE QUE SE PAGUE COM EMERGÊNCIA".

    Terceiros: 20/12/22 R$1.000,00 - "EXIGE-SE QUE SE PAGUE COM URGÊNCIA"

    Terceiros: 30/12/22 R$30.000,00 - "EXIGE-SE QUE SE PAGUE LOGO".

    OBS: Meu entendimento.

    Por gentileza me corrijam se eu estiver errado.


ID
283471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao conceito, ao objetivo e à composição da
demonstração do resultado do exercício (DRE) das companhias,
julgue os itens subsequentes.

Nas companhias, a DRE deve ser apresentada na forma dedutiva, com os detalhes necessários de receitas, despesas, ganhos/perdas, e de forma a definir claramente o lucro ou prejuízo do exercício.

Alternativas
Comentários
  • A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a apresentação das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, de forma resumida, destacando o resultado líquido do período, incluindo o que se denomina de receitas e despesas realizadas.
    Essa Demonstração evidenciará o Resultado que a empresa obteve (Lucro ou Prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades no determinado período, o exercício social, geralmente igual a um ano.
  • Para Iudícibus (2004, p.194) “A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo)”. 

    FONTE:  https://www.contabeis.com.br/artigos/801/conceito-objetivos-e-estrutura-da-dre/


ID
283474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao conceito, ao objetivo e à composição da
demonstração do resultado do exercício (DRE) das companhias,
julgue os itens subsequentes.

Na elaboração da DRE, as receitas e as despesas devem ser apropriadas ao resultado do período em função de sua incorrência e da vinculação da despesa à receita, independentemente de seus reflexos nas disponibilidades.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da competência, por isso a confrontação entre despesas e receitas independe de seu reflexo nas disponibilidades da empresa.
  • GABARITO: CORRETO!

     

    Ø  CARACTERÍSTICAS DA DRE:

     

    o    A demonstração do resultado do exercício é considerada DINÂMICA, pois traz evidente todas as contas de receita e despesa que engendram a alteração no patrimônio líquido em determinado período.

     

    o    Além disso, é também a demonstração do resultado do exercício considerada DEDUTIVA, pois mostra em detalhes as receitas, despesas, ganhos e perdas que a entidade obtém, de forma ordenada, chegando ao lucro ou prejuízo líquido do exercício.

     

    o    A DRE é o relatório contábil que representa melhor o princípio da competência;

  • Tirem-me essa dúvida por favor: 

    Questão:  

    Na elaboração da DRE, as receitas e as despesas devem ser apropriadas ao resultado do período em função de sua incorrência e da vinculação da despesa à receita, independentemente de seus reflexos nas disponibilidades.   

    Pessoal, errei por causa do respectivo trecho grifado em vermelho, pois na minha cabeça algumas receitas ou despesas não precisam de vinculação uma a outra para estar presente na DRE.  

    Por exemplo: 

    Superveniência ativa - Surgimento de uma receita -  EX: recebimento de herança. Ou seja, houve o aparecimento de uma receita sem vinculação com nenhuma despesa.  

  • Em outras palavras, ele descreveu o regime de competência


ID
283477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao conceito, ao objetivo e à composição da
demonstração do resultado do exercício (DRE) das companhias,
julgue os itens subsequentes.

O valor da receita líquida das vendas e serviços é apurado antes do valor do lucro bruto.

Alternativas
Comentários
  • Considerando as mercadorias, esta é a ordem:
         Receita Bruta
    (-) Deduções e Abatimentos Sobre Vendas
    (-) Impostos
    (-) Descontos Incondicionais Sobre Vendas
    (-) Devolução de Vendas
         Receita Líquida
    (-) CMV
         Lucro Bruto
  • 1 - Receita Bruta de Vendasou Vendas Brutas ou Receita Operacional Bruta
    2 – Deduções e Abatimentos
    ICMS sobre vendas ou imposto sobre venda / Devoluções de vendas ou vendas anuladas, canceladas / Descontos concedidos incondicionais / Descontos comerciais (Nota Fiscal) – não confundir com desconto financeiro / PIS sobre faturamento / COFINS
    3 – Receita líquida de vendas ou Vendas líquidas (1 – 2)
    (1 – 2) Receita Bruta de Vendas menos Deduções e Abatimentos
    4 – Custos Operacionais
    CMV – Custo da Mercadoria Vendida / CPV – Custo do Produto Vendido / CSP – Custo do Serviço Prestado = Estoque Inicial + (mais) Compra Líquida – (menos) Estoque Final
    5 – Lucro ou Prejuízo Bruto ou RCM (Receita Com Mercadorias) (3 – 4)
    = Venda líquida – (menos) CMV
    = Venda bruta – (menos) Deduções e Abatimentos
    RCM
    Item 2 Item 1
    Item 4
      Item 5
     
     
  • CERTO.

    Receita Bruta ( ou Vendas Brutas)

    (-) Dedução de vendas

    (-) Impostos sobre vendas

    (-) Devolução de vendas

    (-) Abatimento sobre vendas

    (-) Descontos incondicionais concedidos

    (-) Ajuste a valor presente

    = Receita Líquida ( ou Vendas Líquidas)

    (-) CVM

    = Lucro Bruto


ID
283480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao conceito, ao objetivo e à composição da
demonstração do resultado do exercício (DRE) das companhias,
julgue os itens subsequentes.

Os valores das vendas canceladas e dos impostos incidentes sobre vendas e serviços devem ser evidenciados juntamente com o valor das despesas operacionais, isto é, após a apuração do lucro bruto.

Alternativas
Comentários
  • Considerando as mercadorias, esta é a ordem:
         Receita Bruta
    (-) Deduções e Abatimentos Sobre Vendas
    (-) Impostos
    (-) Descontos Incondicionais Sobre Vendas
    (-) Devolução de Vendas
         Receita Líquida
    (-) CMV
         Lucro BrutoPortanto, errada a assertiva
  • Devem ser analisadas antes do lucro bruto, porque são referentes as deduções e abatimentos.
  • §  VENDAS BRUTAS OU RECEITAS BRUTAS

    ·         (-) Deduções da receita bruta

    o    Devoluções e cancelamento de vendas

    o    Abatimentos sobre vendas

    o    Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais

    o    Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS) (TRIBUTOS SOBRE VENDAS)

    o    Ajuste a valor presente sobre clientes (JUROS).

    §  VENDAS LÍQUIDAS OU RECEITAS LÍQUIDAS

    ·         (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

    §  LUCRO BRUTO

     

    GABARITO: ERRADO!

  • ERRADO.

    Receita Bruta ( ou Vendas Brutas)

    (-) Dedução de vendas

    (-) Impostos sobre vendas

    (-) Devolução de vendas

    (-) Abatimento sobre vendas

    (-) Descontos incondicionais concedidos

    (-) Ajuste a valor presente

    = Receita Líquida ( ou Vendas Líquidas)

    (-) CVM

    = Lucro Bruto


ID
283483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao conceito, ao objetivo e à composição da
demonstração do resultado do exercício (DRE) das companhias,
julgue os itens subsequentes.

Deduzindo-se o valor do custo das mercadorias vendidas sobre o valor do lucro bruto, é possível apurar o valor da receita bruta.

Alternativas
Comentários
  • Considerando as mercadorias, esta é a ordem:
         Receita Bruta
    (-) Deduções e Abatimentos Sobre Vendas
    (-) Impostos
    (-) Descontos Incondicionais Sobre Vendas
    (-) Devolução de Vendas
         Receita Líquida
    (-) CMV
         Lucro Bruto
  • Na verdade, o correto seria somar o CMV ao Lucro Bruto para então se obter a Receita Buta.

    Repare na fórmula: 

    LB=RB - CMV;

    mudando os fatores, fica:

    LB+CMV= RB

    Espero ter ajudado!!
  • Lucro Líquido


  • §  VENDAS BRUTAS OU RECEITAS BRUTAS

    ·         (-) Deduções da receita bruta

    o    Devoluções e cancelamento de vendas

    o    Abatimentos sobre vendas

    o    Descontos incondicionais concedidos/descontos comerciais

    o    Impostos e contribuições sobre vendas e serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS) (TRIBUTOS SOBRE VENDAS)

    o    Ajuste a valor presente sobre clientes (JUROS).

    §  VENDAS LÍQUIDAS OU RECEITAS LÍQUIDAS

    ·         (-) Custo da mercadoria vendida (CMV = Est. inicial + Compras líq. – Est. final)

    §  LUCRO BRUTO

     

    GABARITO: ERRADO!

  • Segundo Ferreira (2013, p. 885) há diferenças no detalhamento das receitas entre a Lei 6.404/76 (LSA) e o CPC 26 (R1). Na LSA, menciona a receita bruta das vendas e serviços, suas deduções, abatimentos e impostos e já o CPC 26 cita apenas as receitas. Não há conflito entre essas normativas, a diferença reside apenas  no detalhamento da receita.

    Deduzem-se da receita bruta das vendas e servioços:

    1 - Devoluções de vendas;

    2 - abatimentos concedidos sobre vendas e serviços;

    3 - descontos concedidos incondicionamente;

    4 - tributos incidentes sobre as vendas e serviços.

     

    Fonte: Ferreira, Ricardo José. Contabilidade Básica: teoria e mais de 1600 questões comentadas. 10 ed. Rio  de Janeiro: Ed. Ferreira, 2013.

  • Essa questão não faz sentido nenhum.

    O Lucro Bruto é o produto da dedução do CMV sobre a Receita Líquida.

  • DRE

    Receita Bruta

    (-) Devolução

    (-) Abatimento

    (-) Descontos Incondicionais (Comercial)

    (-) Cancelamento

    (-) Ajuste a valor presente

    (-) Impostos sobre vendas (ICMS, PIS, COFINS)

     Receita Líquida

    (-) CMV / CSP / CPV

    =  Lucro Bruto

  • Entendi assim,

    "Deduzindo-se (NÃO LEVANDO EM CONTA) o valor do custo das mercadorias vendidas (cmv) sobre o valor do lucro bruto, é possível apurar o valor da receita bruta."

    Essa geralmente é a ordem pedida pelo CESPE

    RL-CMV=LB

    Porem, na questao ela pede pra fazer o sentido inverso

    RL=LB+CMV

    Ficaria certo, assim:

    "Deduzindo-se (NÃO LEVANDO EM CONTA) o valor do custo das mercadorias vendidas (cmv) sobre o valor do lucro bruto, é possível apurar o valor da receita liquida."

    Estando errado, corrijam-me!

    "Os homens podem preparar seus cavalos para o dia da batalha, mas somente  o SENHOR é quem dá a vitória!"PV21:31

  • Na DRE, a receita líquida é calculada pela subtração das deduções da receita bruta, que podem ser: impostos incidentes sobre a venda, vendas canceladas, vendas devolvidas, descontos incondicionais, etc

    Receita líquida é encontrada depois de deduzido da receita bruta ( De DIA)

    Devoluções

    Descontos incondicionais

    Abatimentos

    Impostos sobre os serviços

    Fonte: Renato, Sheinna QC


ID
283486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos orçamentos, julgue os itens seguintes.

Orçamento de caixa é a programação de entradas e saídas de caixa esperadas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei 4320/64:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

            I - as receitas nêle arrecadadas;

    O orçamento público é caixa para as RECEITAS PÚBLICAS.

    Já para a contabilidade privada, no regime de caixa
    os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente  quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

    fonte: deusvaldo carvalho e contabiu

    Bons estudos!

  • Certo

    Em poucas palavras, o orçamento de caixa (originalmente criado no âmbito privado, ou seja, das empresas) é o instrumento básico para execução do planejamento e do controle financeiros a custo e a médio prazo da empresa. O orçamento de caixa não indicará apenas o total dos empréstimos necessários à manutenções das operações, como também o período em que deverão ser obtidos. Além disso, o orçamento de caixa serve como um ponto de referência em relação ao qual os valores realizados podem ser comparados, sendo que vários de seus parâmetros podem ser adaptados ao regime público.
  • Questão certa.

    Podemos utilizar conceitos da Contabilidade e Direito Financeiro, para resolver alguns assuntos relaconados a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.

    Orçamento de caixa (Projeção de fluxo de caixa) de  é a programação de entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) de caixa esperadas.

    De acordo com a Wikipédia:
    "Na Contabilidade, uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje."

ID
283489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos orçamentos, julgue os itens seguintes.

Orçamento de capital é o planejamento de longo prazo para propostas de aplicação de capital e seu financiamento.

Alternativas
Comentários
  • Correta a resposta

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    O orçamento de capital é um amplo demonstrativo de recursos para a aquisição de ativos de longo prazo, como por exemplo, instalações e equipamentos. Em geral, os recursos para investimento de capital são escassos, portanto deve haver uma maneira eficiente de fazer uma seleção entre exigências concorrentes para fundos limitados.

    As ferramentas de análise de investimento tradicionais podem não ser adequadas para tomar esse tipo de decisão. O impacto operacional dia a dia talvez não seja o fator-chave na tomada de decisão. Benefícios menos tangíveis podem ser o fator decisivo para se investir ou não em nova tecnologia. Por isso o orçamento de capital deve estar associado a objetivos estratégicos da organização. Métodos de desconto, como o do valor presente líquido (VPL) e o da taxa interna de retorno (TIR), consideram explicitamente o valor do dinheiro no tempo. Outros métodos, como o de payback e o da taxa contábil de retorno, não consideram o valor do dinheiro no tempo.

  • Orçamento de capital é o estudo dos investimentos de longo prazo e seu retorno, sempre confrontado com o custo de capital – custo de oportunidade.
  • Para entender a questão é necessário conceituarmos duas partes:
    1) Orçamento = é um ato de previsão da receita e fixação da despesa para um determinado período de tempo (geralmente um ano), e constitui documento de fundamental importância para o controle das finanças do Estado, bem como da contabilidade pública.
    2) Orçamento de capital = é o estudo dos investimentos de longo prazo e seu retorno, sempre confrontado com o custo de capital (custo de oportunidade). 
    Nele vamos utilizar os conhecimentos de matemática financeira e estatística para analisar a viabilidade de se aceitar ou não certos projetos de investimento, além de toda uma base de projeções econômico-financeiras, tais como estimativa de vendas, custos e fluxo de caixa. 
  • O orçamento de capital é um amplo demonstrativo de recursos para a aquisição de ativos de longo prazo, como por exemplo, instalações e equipamentos. ... Por isso o orçamento de capital deve estar associado a objetivos estratégicos da organização. Orçamento de capital – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.m.wikipedia.org › wiki › Orça...
  • Mais uma vez para que fixemos bem esse conceito, pode-se dizer que o termo orçamento de capital é usado para descrever o processo de avaliação e seleção de investimentos (aplicação de capital) de longo prazo condizentes com o objetivo empresarial de maximizar a riqueza dos proprietários. Para isso, é necessário que a empresa disponha de fundos, e a forma com a qual a empresa vai obter esse financiamento (recursos próprios ou de terceiros) tem significativa importância nesse processo.

    Gabarito: Certo.


ID
283492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos orçamentos, julgue os itens seguintes.

Orçamento flexível consiste na elaboração de uma programação e na manutenção dos valores previstos, independentemente de ocorrerem mudanças estratégicas ou ambientais que possam diminuir a qualidade da informação para controle e acompanhamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ora, se é flexível, sua programação se ajusta às mudanças estratéticas e/ou ambientais. O erro está justamente na palavra independente.
  • O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Com a utilização do Orçamento Flexível , os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos.

    fonte:
    http://www.zeusrio.com.br/dotnetnuke/Default.aspx?tabid=95
  • o orçamento flexível ou variável é ajustado pelas mudanças no volume, baseando-se no conhecimento de como receitas e despesas deverão variar em determinado nível de atividade.
  • O orçamento público é considerado RÍGIDO E ESTÁTICO;

    RÍGIDO- Por que não pode ser alterado, depende de apreciação do legislativo.
    ESTÁTICO-Por que não muda, a não ser com a abertura de creditos adicionais.


    então não há que se falar em flexibilidade





  • flexibilidade = variável = mudanças

  • A base para a elaboração do orçamento flexível é a distinção entre custos fixos e variáveis. Os variáveis seguirão o volume das atividades, enquanto os custos fixos terão tratamento tradicional.

    https://www.manutencaoemfoco.com.br/orcamento-flexivel/


ID
283495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos orçamentos, julgue os itens seguintes.

Orçamento rígido é um método orçamentário em que os indivíduos envolvidos não participam da fixação do orçamento global.

Alternativas
Comentários
  • 1)
    Orçamento rígido ou estático: é elaborado com base em um único nível de produção e não é alterado ou ajustado após ter sido estabelecido, mesmo em divergência com o nível de produção real.

    Já o orçamento flexível ou variável é ajustado pelas mudanças no volume, baseando-se no conhecimento de como receitas e despesas deverão variar em determinado nível de atividade.

    2)
    A definição exposta é do orçamento autoritário: método orçamentário em que a alta administração impõe o orçamento a todos os gerentes sem a aprovação dos mesmos.

    O texto na verdade é o conceito conhecido do orçamento participativo: método orçamentário em que os indivíduos envolvidos participam da fixação do orçamento global (a banca apenas acrescentou o "não").

    Ou seja, Errado.
  • Questão ERRADA.

    Orçamento Rígido
    Reflete os custos estimados para um determinado volume de actividades. Elabora-se um plano original que serve como guia para o período seguinte. É um modelo rígido. Não tem em consideração a variação dos custos pelo volume de actividade.- Utilizado para o Orçamento de Estado.

    Orçamento Flexível Admite alternativas substanciais nas estimativas durante o período orçamental.- Através da distinção entre factores fixos e variáveis.- O número de níveis de produção e actividade com o volume de produção relevante.- Permite analise de desvios de preço e desvios de actividade.

  • Orçamento rígido é um método orçamentário em que os indivíduos envolvidos não participam da fixação do orçamento global. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a referida técnica orçamentária refere-se ao orçamento autoritário. O orçamento rígido refere-se à elaboração de um plano único de produção e que não aceita ajustes após ser elaborado.


ID
283498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.

O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e serviços (ICMS) é considerado um tributo não cumulativo.

Alternativas
Comentários
  • CF art 155 §2º O imposto previsto no inciso II (ICMS) atenderá ao seguinte:

    I- será não cumulativo, compensando-se o que for devido e cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal;
  • Lembrando que questões incompletas não são erradas. Pois ICMS tem na forma CUMULATIVA E NÃO CUMULATIVA :)


    Questão correta!

  • GABARITO: CERTO 

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

     

    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior; (ICMS)

     

    § 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: 

     

    I - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal;

  • A não cumulatividade é uma técnica de tributação que visa evitar que haja uma nova cobrança de tributo sobre aquilo que já foi tributado. Ou seja, o objetivo é evitar o denominado efeito “cascata” da tributação no qual ocorre a tributação do tributo.

    Resumindo: Não cumulatividade objetiva não tributar o que já foi tributado anteriormente.

    Conforme mencionei na aula, inclusive utilizando como exemplo, o ICMS é um imposto não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

    Sugiro que caso esse assunto não tenha ficado tão claro em sua cabeça, retome à nossa aula e veja o exemplo dado.

    Resposta: Certa


ID
283501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.

O imposto é uma espécie de tributo.

Alternativas
Comentários
  • O imposto é uma espécie de tributo. Correto, Artigo , Lei 4.320

    "Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da Constituição e das leis vigentes em matérias financeira destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essa entidades."

    Bons Estudos!

  • SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

    TITULO I
    DisposiçõesGerais

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.  

  • Gabarito CERTO

    Impostos são tributos

  • Tarifa não é tributo . O resto é !

  • GABARITO: CERTO 

     

    LEI Nº 5172/1966 (DISPÕE SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E INSTITUI NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO APLICÁVEIS À UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS)

     

    ARTIGO 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

  • Correto.

    Tributo é gênero.

    Espécies de tributos são:

    1. Impostos;
    2. Taxas;
    3. Contribuição de melhoria;

ID
283504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.

A decadência é a extinção do direito de ação para cobrança do crédito tributário em decorrência de seu não exercício no prazo legal de 5 anos.

Alternativas
Comentários
  • A decadência é uma causa extintiva do crédito tributário que implica na perda do direito de efetuar o lançamento depois de transcorrido o prazo de cinco anos. Ou seja, o Fisco perde o direito de efetuar  lançamento depois desde prazo. 
  • DECADÊNCIA <=> Lançamento


    PRESCRIÇÃO <=$$$$$$=> cobrança

    pfalves
  • Decadência: é o instituto jurídico que se refere à perda do direito subjetivo de constituir o crédito tributário pelo lançamento, em virtude da omissão estatal. Vale dizer que a decadência poderá ser arguida diante da ausência de lançamento ou do lançamento a destempo (fora do prazo).

    Prescrição: perda do direito de ação (perda do direito à cobrança judicial do crédito tributário. É o instituto jurídico que indica a perda do direito subjetivo da ação de execução fiscal, a ser desencadeada pela Fazenda Pública ma cobrança judicial do tributo exequível.

    Ps.: só tentando ajudar mais os colegas.

    Abraços.

  • Além da teoria comentado pelo Rafael Dutra, a prescrição e a decadência estão disciplinadas pelo dispositivo legal, no Código Tributário Nacional:

    Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributárioextingue-se após 5 (cinco) anos, contados:

    I - do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamentopoderia ter sido efetuado;

    II - da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado,por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado.


    Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.


    Portanto, ação para cobrança do crédito tributário já lançado, prescreve-se em cinco ano, e a  ação para lançar o crédito tributário, entra em decadência em cinco anos.

  • Extinção do Crédito Tributário

     

    156. Extinge crédito tributário:RATO e 3 PACAS em 4D

    pagamento – transação – compensação - remissão

    pagamento antecipado e a homologação do lançamento;

    prescrição – decadência - conversão de depósito em renda

    consignação em pagamento – decisão passada em julgado

    dação em pagamento de imóveis - a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória;

    1 RT - Remissão e Transação;

    3 PC - Pagamento, Pagamento Antecipado e Prescrição / Compensação, Conversão em renda e Consignação em pagamento;

    4D - Decadência, Decisão administrativa definitivas, Decisão judicial passada em julgado e Dação em pagamento

     

     

    peguei no qc

  • O correto seria: A PRESCRIÇÃO é a extinção do direito de ação para cobrança do crédito tributário em decorrência de seu não exercício no prazo legal de 5 anos.

     

     

    Resposta: ERRADO.

  • Outra coisa, na verdade são 6 anos, 1 ano de suspensão + 5 anos...

  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 5172/1966 (DISPÕE SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E INSTITUI NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO APLICÁVEIS À UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS)

     

    ARTIGO 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.


ID
283507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.

A regulamentação e a cobrança do imposto sobre produtos industrializados (IPI) são de competência dos governos estaduais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

    I - importação de produtos estrangeiros;

    II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;

    III - renda e proventos de qualquer natureza;

    IV - produtos industrializados;

  • IPI é tributo federal.

  • ERRADO

    Federal

    Não é Estadual

  • ERRADO

     

    Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

     

    IV - produtos industrializados;

  • Art. 46. O imposto, de competência da União, sobre produtos industrializados tem como fato gerador: I - o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira; II - a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único do artigo 51; III - a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão. Parágrafo único. Para os efeitos deste imposto, considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operação que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeiçoe para o consumo.
  • É federal.

  • IPI é Federal, sendo instituido somente pela União.


ID
283510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.

Pagamento e compensação são modalidades de extinção do crédito tributário.

Alternativas
Comentários
  • Lei 5172 - CNT
    Art. 156. Extinguem o crédito tributário:
            I - o pagamento;
            II - a compensação
    ;
            III - a transação;
            IV - remissão;
            V - a prescrição e a decadência;
            VI - a conversão de depósito em renda;
            VII - o pagamento antecipado e a homologação do lançamento nos termos do disposto no artigo 150 e seus §§ 1º e 4º;
            VIII - a consignação em pagamento, nos termos do disposto no § 2º do artigo 164;
            IX - a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória;
            X - a decisão judicial passada em julgado.
            XI – a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.  (Incluído pela Lcp nº 104, de 10.1.2001)
     


ID
283513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.

O tributo denominado programa de integração social (PIS) é considerado um imposto, e não, uma contribuição social.

Alternativas
Comentários
  • Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP ou PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.
    Fonte: Wikipedia
  • PARA A TEORIA TRICOTOMICA, os tributos são dividos em impostos, taxas e contribuições de melhorias, O PIS é uma contribuiçao para a melhoria social, assim considerado um tributo.
  • O PIS/PASEP é uma contribuição social (contribuição para a seguridade social) que incide sobre a RECEITA ou FATURAMENTO das empresas.
    Essa contribuição, conforme Art. 239 da CF/8, é utilizada atualmente para custear o seguro-desemprego.
  • Todo Imposto começa com I, de IMPOSTO. Justamente para o cidadão saber o que está pagando (imposto, taxa ou contribuição) e valorar a sua legalidade. lol

    Imposto de Importação - II
    Imposto de Renda - IR
    IPTU
    IPVA
    ITBI
    ISS
    IE
    IPI
    IOF
    ITR
    ICMS
    IGF
    ITCMD
  • O PIS faz parte da contribuição para seguridade social, dentro da contribuição social no sentido estrito. Para esclarecer:

    TRIBUTO -> CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (sentido amplo) -> CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (sentido estrito) -> CONTRIBUIÇÃO PARA SEGURIDADE SOCIAL ->

    COFINS, PIS-PASEP, CSLL, concurso de prognósticos, PIS e COFINS importação, CPMF

    Infelizmente, não consegui colocar um esquema ilustrativo. Espero ter ajudado!

  • Fonte: http://www.brasil.gov.br/para/servicos/direitos-do-trabalhador

    Os fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são constituídos com a arrecadação das contribuições dos trabalhadores. Unificados em 1976, estes fundos garantem recursos para subsidiar o seguro-desemprego e o abono salarial.
  • ERRADO

    É uma contribuição social


ID
362896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do regime jurídico dos
servidores públicos, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990.

A remoção a pedido ocorre apenas se houver interesse da administração.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei n.º 8.112/1990.


    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Resposta Errada

    A remoção poderá ocorrer nas formas:

    de ofício:
    a pedido do próprio servidor:
    a) no interesse da administração
    b) independente do interesse da administração (medida vinculada):
    POR MOTIVO DE DESCOLOCAMENTO DO CONJUGUE
    POR MOTIVO DE DOENÇA
    EM VIRTUDE DE CONCURSO DE REMOÇÃO


    LEI 8112/90
    ART. 36
    III- a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

  • Quando o servidor é deslocado dentro do mesmo quadro sem mudança de sede nem endereço do órgão, diz-se apenas que teve alteração de lotação, que é o termo genérico, não se configurando remoção. (Francisco Diniz)
  • A questão está errada pois segundo o artigo 36 da Lei em seu inciso III, poderá também ocorrer independentemente se houver interesse da Administração.

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração
  • Remoção´é preenchimento de cargo na lotação.
    Vale lembrar que o servidor removido de ofício, com mudança de sede,
    fará jus a ajuda de custo destinada a compensar as despesas de instalação

  • Vale lembrar que a remoção não poderá, em hipótese nunhuma,
    ser utilizada como punição a servidor
  • Ítem ERRADO

    Segundo o Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: 

            I - de ofício, no interesse da Administração;

            II - a pedido, a critério da Administração; 

            III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.


  • A título de conhecimento vale ressaltar que: Remoção é o deslocamento do SERVIDOR, enquanto que a Redistribuição é o deslocamento do CARGO. Esta, ocorre, na maioria das vezes, quando o órgão é extinto. As duas situações não são forma de Provimento nem de Vacância.No mais, vide comentário da Cris.

  • Questão maldosa.

    A remoção a pedido ocorre apenas se houver interesse da administração.

    A remoção a pedido é um ato discricionário, ocorre se seu chefe tiver interesse em ajudá-lo. Mas não precisa haver interesse público, para que ocorra a remoção a pedido, na verdade o interesse é particular, se não seria remoção de ofício.


    Pergunta só para derrubar condidatos sem conteúdo, pura maldade.
  • Existem três modalidades de Remoção, sendo que duas delas são a pedido. Uma a critério da Administração e outra independentemente de interesse da Administração. Senão, vejamos:

            I - de ofício, no interesse da Administração;

            II - a pedido, a critério da Administração; 

            III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração


    Bons estudos!

  • Apenas complementando,

    Art.36. III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 


    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; 

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

    Destaco a alínea "a" porque se você for servidor e seu cônjuge for servir em outro Estado porque quis, você não poderá acompanhá-lo sem o consentimento da administração. A alínea "a" é clara, só poderá acompanhar o cônjuge que for deslocado no INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO.

    Valeuu!



  • ITEM ERRADO
     
    Remoção: consiste no deslocamento do servidor para desempenhar suas atividades em outra unidade COM ou SEM MUDANÇA DE SEDE.

    Espécies/Modalidades
    • de ofício, no interesse da administração;
      • Obs.: não pode utilizado como penalidade, se for é desvio de poder ou desvio de finalidade;
    • A pedido do servidor: administração pode deferir ou não o pedido;
    • A pedido do servidor independente do interesse da administração:
      • Para acompanhar cônjuge ou companheiro (também servidor público ou militar de qualquer esfera do governo, deslocado no interesse da Administração);
      • Por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;
      • Em virtude de processo seletivo (concurso de remoção) promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com as normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.
     Que Deus nos abençoe e bons estudos!!!
  • ERRADO.

    Art 36 - A remoção é o deslocamento do servidor,  A PEDIDO OU DE OFÍCIO, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
  • Lembrar que:

    ReMOção - deslocamento de servidor, da MOÇA, pessoa...

    Redistribuição: deslocamento do cargo mesmo...


  • Sincermente nao entendi...em outra questao identica a Cespe considerou a resposta do gabarito como CERTA...

    E agora tah errada???

    se alguem puder esclarecer agradeço...
  • Da Remoção

            Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

            Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

            I - de ofício, no interesse da Administração;

            II - a pedido, a critério da Administração; 

            III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

            a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

            b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

            c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Pelo que eu entendi, o Cesp não questionou quais são os casos de remoção, mas afirmou que a remoção a pedido so ocorrera se houver interesse da administração e neste caso a questão não estaria correta?



    Sorte e sucesso a todos!
  • Não EU VOU PASSAR... como posto por alguns colegas, poderá ocorrer independentemente do interesse da Administração e não "apenas" como restringe a questão.
  • A remoção a pedido ocorre em duas situações:

    se houver interesse da administração (art. 36, parágrafo único, II).

    para outra localidade, independentemente do interesse da Administração (art. 36, parágrafo único, III):

    • Para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;
    • Por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;
    • Em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.
     Portanto, a remoção a pedido também ocorre apenas se não houver interesse da administração.
    Gabarito: ERRADO
  • Gabarito.Errado.

    independentemente do interesse da administração;

  • Gabarito. Errado.

    Art.36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    ...

    III- a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b)por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expressas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c)em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de vaga, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados;

  • DE OFÍCIO 

      - NO INTERESSE DA ADM. (discricionário).



    A PEDIDO 

      - A CRITÉRIO DA ADM. (discricionário) OU

      - INDEPENDENTEMENTE DO SEU INTERESSE(vinculado) 








    GABARITO ERRADO



  • Questão errada.

    Art. 36

    A remoção pode ocorrer de duas formas

    A pedido Interesse da administração

    A pedido independente do interesse da administração.

  • Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

      Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      I - de ofício, no interesse da Administração;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      II - a pedido, a critério da Administração;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados

  • Onde eu estava em 2010 por que eu brinquei tanto kkkkkk.


ID
362902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na
Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens seguintes.

O servidor público é proibido de ausentar-se do serviço sem prévia autorização do chefe imediato.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei n.º 8.112/1990

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
  • Resposta Certa

    Deveres dos servidor público seja ele em comissão ou efetivo(art. 116)1:
    Zelo profissional;
    Lealdade ao orgão ou entidade que se encontra vinculado;
    conhecer a lei;
    Obedecer às ordens superiores;
    Assiduidade e pontualidade;

    Urbanidade;
    Representar contra ilegalidades.

    Proibições (Art. 117)

    I- ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe
  • Art. 117 Ao servidor é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; 

  • Chefe imediato é o chefe direto do servidor. Na escala hierárquica existem várias autoridades. Por exemplo, o servidor Afonso pode ter como chefe imediato o Chefe da Seção de Publicações. Este, por sua vez, tem também um chefe, que é o Diretor da Coordenação de Publicações. Assim, pode-se dizer que o Diretor da Corrdenação de Publicações é também chefe do servidor Afonso, mas não é o seu chefe imediato. (Francisco Diniz)
  • Entendo que essa questão seria passível de recurso, pois o art. 117, I diz que é proibido o servidor ausentar-se doserviço DURANTE O EXPEDIENTE (que não é mencionado na questão) sem autorização do chefe imediato.

    Já o art. 97 diz que é possível o servidor ausentar-se do serviço sem fazer qualquer ressalva referente à expediente ou autorização de chefe desde que nas hipóteses dos incisos do dispositivo.

    Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

            I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

            II - por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor;

            III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

            a) casamento;
    (...)

  • Configuraria em hipótese de aplicação de penalidade de advertência
  • Item CORRETO!

                                                                                                                                     Lei 8.112
                                                                                                     Capítulo II

    Das Proibições

            Art. 117.  Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;  

  • Questão mal redigida! Faltou mencionar que é durante o expediente! Dá a entender que, mesmo com justificação posterior (p. ex motivo de doença), o servidor só poderia ausentar-se com prévia autorização! 
  • Concordo com o comentário anterior. Questão mal elaborada.
  • Concordo com os comentarios anteriores!!!!
    Questão mal elaborada...
  • Essa questao de justificativa posterior (no caso de problema de saúde) é uma excessao... a questao trata da regra e a regra é clara. faltou perde o dia de REMUNERAÇAO. Nao tem que divagar muito nao.

  • É a velha mania de procurar pêlo em ovo...
  • Art. 117. Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;  Comentário O servidor faz jus à remuneração referente ao efetivo exercício do serviço e, para não desmerecê-la, é necessário que nele permaneça. Se, por motivo imperioso, precisar ausentar-se, deve fazê-lo com prévia autorização do chefe imediato.
  • O Klaus esqueceu de citar o inciso do artigo. Segue complementação abaixo:
    Art. 2.634 incisos LXXX e DCXX
  • Lei 8.112/90

    Das Proibições

            Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

            I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

  • Relaxa moço!!! O bom humor é um ótimo acalento pra digerir tanta informação. No stress! Be Happy!

  • Mentes pequenas não conseguem enxergar a amplitude que o comentário do comunitário Klaus Serra atinge..
    Podemos dizer que é uma espécie de Código-Fonte.
    Se você compreender a magnitude de tais explanações, pode ter certeza que estará muito próximo de atingir o seu objetivo.
    Não adianta erguer-se contra fatos meus jovens amigos..
    Não compreender a extensão e a inteligência do comentário é a mesma coisa que não compreender que o céu não é azul..

  • Obrigado aos comentatistas Augutos, Marcelo e Flávio que sempre me defendem nos momentos mais difíceis, seja com ironias ou com sábias palavras. Continuemos nossa árdua caminhada, um chegaremos lá (ou não).
  • Eu ri dos comentários huahuahuauhauahhuaa!
  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:
           I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

     Na minha opinião, o trecho retirado faz toda a diferença... Item ERRADO!
     

  • Gente, vocês estão viajando! É simples:
    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

           I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
  • Eu penso o seguinte:
    Gente, vocês estão viajando! É simples:
    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

           I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
  • Mais uma questão mal elaborada pelo cespe.


    Uma das acepções do verbo ausentar-se, confome http://www.dicionariocriativo.com.br/ausentar-se, é "não estar presente em (algum lugar); não comparacer". E, segundo prevê o art. 97 da Lei 8.112/1990,  "sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: I - por 1 (um) dia, para doação de sangue; II - por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor; III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de: a) casamento; b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos".

  • Faltou a palavra EXPEDIENTE. A questão está correta?

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:            

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;


ID
362911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

Quando o interesse público exigir, as audiências de instrução do TRE/BA serão públicas.

Alternativas
Comentários
  • A publicidade é a regra, e não a exceção:
     

    Art. 64. As audiências serão públicas, mas poderá o relator, quando o interesse público o exigir, realizá-las em segredo de justiça.


    : )
     

  • No caso, a regra é que sejam publicas. A exceção é que ocorra em segredo de justiça, quando o interesse público exigir.

  • R E S O L U Ç Ã O A D M I N I S T R A T I V A N º 1 / 2 0 1 7 (27.4.2017) 

     

    Art. 64. A audiência será pública, ressalvadas as exceções legais. 

    Ou seja, a regra é que elas sejam públicas, o sigilo é exceção. 


ID
362914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do regimento interno do TRE/BA, estabelecido pela
Resolução Administrativa n.º 3/1997, e suas alterações posteriores,
julgue os itens que se seguem.

Compete ao presidente do TRE/BA julgar os recursos das decisões do corregedor regional eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Essa competência é do TRE e não do Presidente.
  • Compete ao tre e não ao presidente.
  • R E S O L U Ç Ã O A D M I N I S T R A T I V A N º 1 / 2 0 1 7

     

    Da Competência Recursal

    Art. 34. Compete ao Tribunal julgar:

    I - o recurso da decisão:

    a) do Presidente, do Corregedor, dos juízes do Tribunal, dos juízes auxiliares e da comissão apuradora;

    b) dos juízes e das juntas eleitorais;

    c) do juiz eleitoral que conceder ou denegar habeas corpus, mandado de segurança, mandado de injunção e habeas data.

    II - a revisão criminal.


ID
2149936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O jogo de dominó tradicional é jogado com 28 peças, igualmente divididas entre 4 jogadores sentados face a face em torno de uma mesa retangular. As peças são retangulares e possuem uma marcação que as divide em duas metades iguais; em cada metade: ou não há nada gravado, ou está gravado um determinado número de buracos que representam números. As metades representam 7 números: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 0, sendo este último representado por uma metade sem marcação. Cada número ocorre em 7 peças distintas. Em 7 peças, denominadas buchas, o número aparece nas duas metades. Existe também uma variação de dominó conhecida como double nine, em que as metades representam os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, em um total de 55 peças.

M. Lugo. How to play better dominoes. New York: Sterling Publishing Company, 2002 (com adaptações).

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

Entre todas as possíveis divisões das peças de um dominó tradicional entre os 4 jogadores, em mais de 100 milhões delas algum deles começará o jogo com todas as 7 buchas.

Alternativas
Comentários
  • Entre todas as possíveis divisões das peças de um dominótradicional entre os 4 jogadores, em mais de 100 milhões delasalgum deles começará o jogo com todas as 7 peças que têm os dois lados iguais ( buchas ou dobres ).====================excluindo essas 7, sobram 21 para dividir entre 3 jogadoresC21,7 x C14,7 x C7,7 x 4! /3!(permutar os jogos de cada um)= 116.280 x 3.432 x 4 ~ 1,5 bilhão (correto)
  • fiquei em dúvida se é mesmo preciso fazer essa conta gigante!!!

    se alguém puder comentar alguma propriedade sobre fatorial, desde já agradeço!!

    valeu... se puder dá um alô no meu perfil....
  • Pois é, os resultados acima são diferentes...
  • É possível calcular de várias formas, mas a mais rápida e simples é a do professor PH:

    FONTE: http://beijonopapaienamamae.blogspot.com.br/2010/09/ola-meu-povo-colega-andrezza-nos-mandou.html
  • Possíveis Divisões
    Jogador A: C7,7 = 1 (recebe as pedras buchas e dividimos o restante para os outros jogadores)
    Jogador B: C21,7 = 21! / (21-7)! 7!
    Jogador C: C14,7 = 14! / (14-7)! 7!
    Jogador D C7,7 = 1

    CORRETO
  • - Comentário do prof. Arthur Lima (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    1) Vamos imaginar que o primeiro jogador ficou com as 7 buchas. Para o segundo jogador, temos 21 peças disponíveis, totalizando C(21,7) formas de pegar as peças. Para o próximo, C(14,7), e para o último, C(7,7).
    Assim, o total de formas de distribuir as peças de modo que um jogador fique com as 7 buchas é dado pela multiplicação:
    Total = 1 x C(21,7) x C(14,7) x C(7,7)

    Total = 1 x  21!/ 7! (21-7)! x 14!/ 7!(14-7)! x 7!/ 7!(7-7)!

    Total = 1 x 21!/ 7!(14)! x 14!/7!(7)! x 7!/ 7!(0)!

    Total = 1 x 21/ 7!  x1/ 7! x 1/ 7! x 21!/ (7!)³



    2) Para verificar se este número é maior que 100 milhões, vamos desenvolvê-lo:

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8 x 7!/ (7!)³

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8 / (7!)²

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8/ 5040 x 5040

    Total = 21 x  20 x 19 x  18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 x 12  x 11 x  10 x  9 x 8/ 25401600

    Logo: Este número acima é superior a 100 milhões.




    Gabarito: CORRETO

  • É serio isso? Se o numero de jogadas prováveis é maior a questão devia tá errada.

     

    Então por esse raciocínio se a questão tivesse dito : em mais de 2 delas algum deles começará o jogo com todas as 7 buchas.

     

    Claro, pois 1 trilhão é maior que 2 . --'

  • Eu pensei dessa forma que acredito ser a mais simples: C(28,7), disso resulta 1.184.040 formas de combinar as peças, incluindo aí dentro as 7 buchas juntas.

    Portanto, em 100 milhões de divisões, em algumas delas um jogador terá as 7 buchas.

  • "mole, mole, galeraa" vai se ferrar

  • A questão é simples. O problema é no dia da prova ter tempo e muita atenção para calcular esses fatoriais imensos. Tá louco!!!

  • A combinação de( 28! /4!) = 20475 remete a possibilidade das peças serem divididas entre os 4 participantes,

    Depois peguei o resultado e multipliquei pelo numero das peças das Buchas, pois algum participante iria utilizar as 7 Buchas.

    logo C 28!/4! x 7! = 103.194.000

  • É UMA QUESTÃO DE SACADA.

    O VALOR QUER TE INDUZIR A UMA CONTA PANTAGRUÉLICA RS.

    QUANTAS BUCHAS TEMOS: 7 (BUCHA DE 6, 5, 4, 3, 2, 1 e 0)

    TOTAL DE PEÇAS: 28.

    PARA ENCONTRAR A PRIMEIRA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS? 28.

    PARA ENCONTRAR A SEGUNDA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 27

    PARA ENCONTRAR A TERCEIRA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 26

    PARA ENCONTRAR A QUARTA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 25

    PARA ENCONTRAR A QUINTA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 24

    PARA ENCONTRAR A SEXTA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 23

    PARA ENCONTRAR A SÉTIMA BUCHA, DISPOMOS DE QUANTAS PEÇAS, AGORA? 22

    MULTIPLICAÇÃO DE TODOS: 28 x 27 x 26 x 25 x 24 x 23 x 22 = ?????

    Conforme o PRINCÍPIO DA NÃO FADIGA, PEGAREMOS UM NÚMERO CHEIO, PARA FINS DE FACILITAÇÃO DE CÁLCULO:

    20 x 20 x 20 x 20 x 20 x 20 x 20 = 144.000.000.

    OBS: SE 20 É MENOR DO QUE TODOS AQUELES ACIMA CITADOS, LOGO O CÁLCULO ACIMA SERÁ BEM MAIOR QUE 100.000.000.

    GAB. CORRETO.

    ESPERO TER CONTRIBUÍDO.

    AVANTE!

  • Interpretação, questão para ganhar ponto e tempo:" Entre todas as possíveis divisões das peças de um dominó tradicional entre os 4 jogadores, em mais de 100 milhões delas algum deles começará o jogo com todas as 7 buchas." 28 peças / 4 pessoas = 7 peças para cada um. Só se tem 7 "buchas" no jogo, certo? O enunciado da questão considera TODAS as possibilidades. Logo, dentre TODAS, existe a possibilidade de um infeliz conseguir tirar as 7 buchas, né?

    Logo, item CERTO.

  • Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=AxmL_YBkWvk&ab_channel=JoseliasSilva

  • gab certo

    Com o nível das provas de hoje, fazer os cálculos dessa questão em tempo hábil é quase um absurdo

  • Questão pra fazer o candidato perder tempo.

    Esse tipo de questão eu deixaria por último e se de tempo.

  • não sei resolver, não entendi nada, só marquei CERTO e fui p/ próxima

    A PARTIR DE HOJE ODEIO DOMINÓ

  • Realmente o principal problema das questões de Análise Combinatória é a interpretação. Nessa, por exemplo, eu não entendi p**** nenhuma do que a questão pede.

  • Não entendi nem o enunciado.


ID
2149939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referente a raciocínio lógico.

Considere que o tribunal de justiça tenha 53 desembargadores e 117 juízes de direito, que o juiz federal tenha sido escolhido pelo TRF, os 6 advogados tenham sido indicados pelo tribunal de justiça e que todos esses juristas tenham igual possibilidade de compor o TRE/BA. Nesse caso, é correto afirmar que o TRE/BA pode ser formado, com esses juristas, de mais de 109 maneiras distintas.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão de Análise Combinatória.Resumindo o que a questão aponta, temos as seguintes vagas para a formação do tribunal:1) dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça => a questão cita que podem ser escolhidos dentre 53 desembargadores;2) dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça => a questão cita que podem ser 117 juízes de direito;3) um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo => apenas 1 juiz será escolhido pelo TRF;4) de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça => serão 6 advogados, indicados pelo tribunal de justiça, que concorrerão à vagas.A partir da interpretação da questão, devemos decidir se utilizaremos arranjo ou combinação, sendo que:(cabe aqui uma definição de algum livro de matemática, onde informe que, no arranjo, a ordem importa, enquanto na combinação, não!)Desse modo, devemos utilizar combinação.Assim, temos:Desembargadores = C53,2 = 1378Juízes de Direito = C117,2 = 6786Advogados = C6,2 = 15Ao mutliplicarmos os resultados, teremos a quantidade de maneiras distintas que o tribunal pode ser formado.Maneiras = 1378 x 6786 x 15 = 140.266.620 (aproximadamente 1,4 . 10^8 maneiras)Como a questão afirma que seriam mais de 10^9 maneiras, o item está errado.Desse modo, solicito a mudança do gabarito de CERTO para ERRADO.
  • Colegas, o Prof. Paulo Henrique comentou essa questão no site do Eu Vou Passar. Vejam o comentário: "A partir da interpretação da questão, devemos decidir se utilizaremos arranjo ou combinação, sendo que:(cabe aqui uma definição de algum livro de matemática, onde informe que, no arranjo, a ordem importa, enquanto na combinação, não!)Desse modo, devemos utilizar combinação.Assim, temos:Desembargadores = C53,2 = 1378Juízes de Direito = C117,2 = 6786Advogados = C6,2 = 15Ao mutliplicarmos os resultados, teremos a quantidade de maneiras distintas que o tribunal pode ser formado.Maneiras = 1378 x 6786 x 15 = 140.266.620 (aproximadamente 1,4 . 10^8 maneiras)Como a questão afirma que seriam mais de 10^9 maneiras, o item está errado.Desse modo, solicito a mudança do gabarito de CERTO para ERRADO."Bons estudosFonte: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3209
  • Concordo com tdo que foi dito anteriormente. porem na questao esta escrito 109 maneiras e não 10^9 (10 elevado a nona potencia. o gabarito esta certo)
  • De acordo com resolução do professor com o qual tenho aula, o gabarito desta questão é ERRADO. Logo, consta invalida a resposta considerada pelo site.
    A questão deve ser resolvida por combinação simples: C53,2 X C117,2 x 1 x C6,2. O que resulta num numero inferior a 1.000.000.000!
  • vi no site do cespe  o gabarito tá como correto a assertativa, foi uma questão de conhecimentos básico para diversos cargos de técn.
    ms nao resolvi como o colega acima.
    se alguém puder ajudar...

    obrigada.

  • Resolução:
    Trata-se de uma combinação
    Cn,p = n! / n! (n-p)!
    C53,2 x C117,2 X C6,2
    C53,2 = 53! / 2! (53-2)! = 1378
    C117,2 = 117! / 2! (117-2)! = 6786
    C6,2 = 6! / 2! (6-2)! = 15
    1378 x 6786 x 15 = 140,266,620 é aproximadamente: 1,4 x 108
    Ou seja, valor inferior a 109
    Resposta errada.
  • Também resolvi por combinação simples  o gabarito esta errado! a resposta correta é FALSO!
  • Esta questão está correta!
    Veja que na combinação dos juízes federais, parece que pela prova, sendo do TRE da Bahia, o candidato deveria saber que o TRF da circunscrição é o da 1º região.
    Então, a composição do TRF da 1º região, através do site http://www.cjf.jus.br/pages/trf1.htm, são de 18 juízes federais.
    A resolução correta desta questão é: C53,2 x C117,2 x C18,1 x C6,2 = 2.524.799.169, o que é maior que 1.000.000.000.





  • Luiz Henrique NA está correto.....mas questão muito maldosa para quem estuda para outros concursos.
  • Na minha humilde opinião.

    A questão diz ........"todos esses juristas tenham igual possibilidade de compor o TRE/BA"....

    Se todos tem igual possibilidade, podemos inferir que um desembargador pode ocupar um cargo de juiz de direito, ou um advogado pode ocupar um cargo de juiz federal, ou um juiz federal pode ocupar um cargo de desembargador......

    Não seria então C177,7?

    Por favor, quem puder auxiliar
  • Na verdade o problema é resolvido por PFC, vejam:
    Dividindo em entapas, teriamos 6 etapas, e cada duas corresponderia a um grupo:
    Representando os grupos pelas letras D, J e A, equivalentes a Desembargadores, Juizes do Tribunal e Advogados, teriamos as seguintes opções de escolhas:
    1ª - D = 53
    2ª - D = 52
    3ª - J = 117
    4ª - J = 116
    5ª - A = 6
    6ª - A = 5

    Usando o PFC, temos:

    53x52x117x116x6x5= 1.122.132.960>1.000.000.000

    Gabarito Certo.
  • Antononio Carlos.... cheguei no mesmo resultado que vc!!!

    Resolvi da seguinte maneira:

    Desembargadores: C 2/53 = 2.756
    Juizes: C 2/117 = 13.572
    Juizes Federais: O problema diz que já foi escolhido 1 pelo TRF (ou seja, ele não dá opções): C 1/1 = 1
    Advogados: C 2/6 = 30

    2.756 x 13.572 x 1 x 30 = 1.122.132.900

    Sendo que 1.122.132.900 é MAIOR que 1.000.000.000
  • resolvi assim:
    2 desembargadores de 53 = 53 x 52 = 2756
    2 juizes de 117 = 117 x 116 =13572
    1 juiz federal = 1 = 1
    2 advogados de 6 = 6x5 = 30
    dai...
    2756 x 13572=37364432
    dai...
    37364442 X 30 =1.120.932.960 que por sinal e' menor que 1.000.000.000 ou 10^9
    Porem... eu gostaria de perguntar se alguem conhece alguma forma mais rapida de resolver pq eu to perdendo muito tempo para fazer essas contas absurdas do tipo 2756 x 13572=37364432.... cara 'e muita sacanagem ter que fazer esse tanto de contas na mao. Sera que eu esto usendo muito tosco? alguem pode informar alguma fomar mais rapida de se chegar ao resultado? Sera que esse fdp de examiandor nao tem mae e nao sabe que nao podemos usar calculadora na hroa da prova?
    Grato
  • Antonio e Felipe,


    Da forma que vcs fizeram chegaram a o resuktado, porém vcs incluiram ai as eleicções internas do tribunal após a entrada deste membros, e no meu ver a questão não inclui esta variação, ele esta limitado a escolha dos membros para comporem o tribunal, por isso acho que a questão deve ser resolvida por combinação.

    Tabém acho que a inclusão de C18,1 incluindo a variação do TRF esta equivocada, pois a questão em momento nenhum cita a quantidade de juízes do TRF alem de não sabermos se dos 18 que lá estão todos tem chances iguais de serem escolhidos, conforme foi dito com relação aos outros.

    No meu ver a questão esta ERRADA.
  • Vou tentar justificar melhor minha resposta, vamos lá:
     
     
    1º realmente a inclusão da C18,1 é totalmente desnecessária, afinal a questão deixa claro que o juiz federal que vai compor o TRE/BA já foi escolhido, logo não há que se falar em combinação envolvendo o inciso II do art. 1º citado na questão.
     
    2º. Você disse que chegamos ao resultado pois “incluímos as eleições internas do tribunal”. Não concordo, pois as eleições internas seriam a escolha do corregedor do presidente e vice presidente, e não incluí essa combinação na minha contagem.
     
    Resumindo melhor o que fiz ficaria o seguinte:
     
    a)    Para escolha de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça (veja que aqui quem realiza a eleição é o tribunal de justiça, e não o TRE, entre os 53 desembargadores):
    1ª Escolha: 53 possibilidades;
    2ª Escolha: 52 possibilidade;
     
    b)    de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal
    de justiça (novamente a eleição é feita pelo tribunal de justiça e a escolha é entre os 117 juízes):
    1ª Escolha:117 possibilidades;
    2ª Escolha: 116 possibilidade;
     
    c)    por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça (o tribunal de justiça já indicou os seis advogados e caberá ao presidente fazer a escolha entre os seis):
    1ª Escolha: 06 possibilidades;
    2ª Escolha: 05 possibilidade;
     
    Usando PFC temos:
     

    53x52x117x116x6x5= 1.122.132.960>1.000.000.000 (achei mais simples fazer direto por PFC).
  • Antonio carlos, acho que seu comentário estaria corretíssimo se não fosse por um pequeno detalhe.

    Vc usou corretamente os seguintes termos:
    C53,2 = 2756 só errou a conta >>> C53,2 = 1378
    C117,2 = 13572 Errado >>>> C117,2 = 6786
    C6,2 = 30 Errado >>>> C6,2 = 15
    Logo a multiplicação final é 140.266.620 < 1.000.000.000

    A confusão que vc fez é que:

    C53,2 não é 53*52
    C117,2 não é 117*116
    C6,2 não é 6*5
    Quando vc considera que esta combinações são iguais as permutações (C6,2 = 30) é o mesmo que dizer, por exemplo, que na escolha dentre os advogados seria diferente escolher primeiro João e depois José ou primeiro José e depois João, quando na verdade esta ordem não tem importância, por isso usamos combinação e não permutação.
    Foi por essa diferenciação que achei, a princípio, que vc estaria levando em conssideração as eleições internas do TRE.

    Seu raciocínio esta plenamente de acordo com o meu somente com a diferença nas contas.

    Abraços!!!


  • _ _ _ _ _ _ _

    Essas são as disposições do TRE/BA,logo temos as seguintes possibilidade:
    • As duas primeiras posições são para os desembargadores (C53, 2)=1378;
    • As outras duas são para os juízes (C117,2)=6786;
    • AQUI ESTÁ O "PEGA” visto que  é uma vaga para o JF,indicado pelo TRF,e como sabemos,não é apenas um juiz federal,e sim,18,conforme o TRF/BA,então fica (C18,1),ainda falo mais,o comando da questão não fala em 1 J.F,o comando fala que o TRF indica o J.F.
    • As duas últimas são para os advogados (C6,2)=15
    • 1378X6786X18X15
    Então, peço vênia àqueles que colocaram a resposta como ERRADA (esses  consideraram 7 posições,sendo que na 5º posição não é 1,e sim 18),pois,pela explicação à cima,percebemos que a resposta será mais que 10^9.Então resposta CORRETA!
     
  • Eu cheguei ao resultado defendido por Elciane. São combinações e não permutações.
  • Se eu tenho que escolher 2 juízes entre os 53 desembargadores, poderei escolher o juiz A e o juiz B OU o juiz B e o juiz A. Estas opções são a mesma coisa. Logo, a ordem não importa e assim, usaremos a Combinação.

    O mesmo raciocínio serve para os juízes de direito e para os advogados.

    O resultado encontrado será 140.266.620, que é menor do que 10 elevado à potência 9. Vi em alguns websites que teve professor corrigindo como 140.266.620 sendo maior que 10 elevado à potência 9. Uma boa parcela de pessoas pode ter caído neste mesmo erro.

    O gabarito deve ser mudado para ERRADO.
  • ATENÇÃO, GALERA!!!
    Sugiro aos colegas que indiquem essa questão para comentário do professor, clicando no link "Indicada para comentário",
    que fica no lado direito da tela, logo abaixo da questão. Quanto maior o nº de cliks, melhor. Precisamos sair dessa dúvida, ok?

    PALULO MONTEIRO:
    Há incorreção em seu comentário! É 10^9 mesmo.
    Prova do Cespe - questão 35:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_ba2009/arquivos/TREBA09_017_28.pdf


    Abçs a tds.
  • Melhor Comentário do Antonio Carlos.

    Depois de ver, achei simples.

  • Com calculadora da pra resolver. Agora vai no braço...

  • um absurdo uma conta dessa em uma prova de concurso de nível médio. cê tá doooido

  • a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

    Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

    No caso dos desembargadores devemos usar arranjo pois a ordem importa. Nos demais, combinação. Gab Certo.

    Abraços.

  • Galera, o "X" da questão está na escolha do corregedor entre todos os membro do TRE/BA =(176), com a exceção do membro que for escolhido para exercer o cargo de presidente, dentre os 53 desembargadores.

    Ficando:

    Cn,p = n! / n! (n-p)!

    C53,2 x C117,2 X C6,2

    C53,2 = 53! / 2! (53-2)! = 1378

    C117,2 = 117! / 2! (117-2)! = 6786

    C6,2 = 6! / 2! (6-2)! = 15

    1378 x 6786 x 15 = 140,266,620 

    Quantas possibilidades temos para escolher o corregedor? 176 - o membro que for Juiz = 175

    Multiplica 140,266,620 * 175 = 2.454.665.850

  • Leia o artigo 20.
  • Acredito que o calculo levará em conta também a formação do TRE/BA quanto a eleição para presidência dentre os 2 desembargadores eleitos (o outro fica para vice) e o escrutínio para corregedor, dentro os 6 membros do TRE/BA (com exceção do presidente). Esse calculo (140.266.620) será então multiplicado por 2 depois por 6, que vai dar 1.683.199.440, assim ficando acima dos 10^9 que a questão afirma, tornando o item correto.

    Cálculos:

    C 53,2 = 53*26

    C 117,2 = 117*58

    C 6,2 = 15

    Eleição para presidente: dentre os 2 desembargadores eleitos pelo TJ.

    Escrutínio para corregedor: dentre 6 membros do TRE/BA, c exceção do presidente.

    C 2,1 = 2

    C 6,1 = 6

    Assim, multiplicando tudo fica: 53*26*117*58*15*2*6 = 1.683.199.440.

  • Branco. Próxima.


ID
2149942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

I mediante eleição, pelo voto secreto:

a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;

b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;

II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;

III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.

Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.

Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referente a raciocínio lógico.

Sabendo que um anagrama é qualquer ordenação formada com as letras de uma palavra, tendo ou não significado, então, com a palavra CORREGEDOR será possível formar 151.200 anagramas distintos.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de Permutação com Repetição, entre os n elementos de um conjunto existem elementos repetidos. Estes precisam ser identificados por a, b e assim sucessivamente. Na palavra CORREGEDOR, A= 2,pois a letra "O" é repetiva 2x, B=3, pois a letra "R" é repetida 3x e C= 2, pois a letra "E" é repetida 2x. E n!= 10, é o número de elementos da palavra. O cálculo do número total de Permutações com Repetição é feito através da fórmulaPn(a,b,c,...) = n! / a! b! c! ... é só fatorar, depois multiplicar e terá o resultado, o item está correto. 10!======== = 151.200 anagramas distintos2!.3!.2!
  • CORREGEDOR = 10 LETRAS

    tendo

    2O

    2E

    3R

    10x9x8x7x6x5x4x3x2x1 e divide por 2!2!3!

    2x1 x 2x1 x 3x2x1 =

    2 x 2 x6 =24

    3628800 / 24 = 151.200

  •                                Um anagrama (do grego ana = "voltar" ou "repetir" + graphein = "escrever") é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Um exemplo conhecido é o nome da personagem Iracema, claro anagrama de América, no romance de José de Alencar.


     

    Anagramas são frequentemente expressos na forma de uma equação, com símbolos de igualdade (=) separando o objetivo original e o anagrama resultante. Ator = Rota é um exemplo de anagrama simples expresso desta forma. Em uma forma de anagramia mais avançada, sofisticada, o objetivo é ‘descobrir’ um resultado que tenha um significado linguístico que defina ou comente sobre o objetivo original de forma humorística ou irônica. Quando o objetivo e o anagrama resultante formam uma frase completa, um til (~) é comumente utilizado, ao invés de um sinal de igualdade; por exemplo: Semolina ~ Is no meal.

    ??VC. 

                                 Anagramas são frequentemente expressos na forma de uma equação, com símbolos de igualdade (=) separando o objetivo original e o anagrama resultante. Ator = Rota é um exemplo de anagrama simples expresso desta forma. Em uma forma de anagramia mais avançada, sofisticada, o objetivo é ‘descobrir’ um resultado que tenha um significado linguístico que defina ou comente sobre o objetivo original de forma humorística ou irônica. Quando o objetivo e o anagrama resultante formam uma frase completa, um til (~) é comumente utilizado, ao invés de um sinal de igualdade; por exemplo: Semolina ~ Is no meal.



    ESSE ANAGRAMA É COM REPETIÇÃO, E A REGRA É CLARA, RSRSRS, FATORIAL DO NÚMERO DE LETRAS SOBRE O FATORIAL DAS REPETIÇÕES DE CADA LETRA

    EX:


     

    • Exemplo: Quantos anagramas obtém-se da palavra "paralelepipedo"?

    > Total de letras: n=14

    > Número de repetições:

    letra 'p' = 3 repetições;

    letra 'a' = 2 repetições;

    letra 'l' = 2 repetições;

    letra 'e' = 3 repetições;

    • Portanto:

    Na = P(14)/(P(3) x P(2) x P(2) x P(3));

    Na=14!/(3! x 2! x 2! x 3!);

    Na=14 x 13 x 12 x 11 x 10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3!/(3 x 2 x 2 x 2 x 3!);

    Na=(14 x 13 x 12 x 11 x 10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4)/(3 x 2 x 2 x 2);

    Na = 605.404.800 anagramas

    ATÉ MAIS

  • É uma Permutação com Repetição e pode ser facilmente resolvida assim:

    Corregedor = 10 letras
    Letras repetidas: "O" 2 vezes; "R" 3 vezes e "E" 2 vezes.

    P102, 3, 2 =   ___10!____ =  10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3! = 151.200
                             2! x 3! x 2!             2 x 1 x 3! x 2 x 1

    Para simplificar, "corte" a permutação de 3! do numerador com a do denominador e  o "4" do numerador com os "2x1" repetidos do denominador. Depois é só multipicar 10x9x8x7x6x5 que será 151.200, por isso a assertiva está CORRETA!!!!

    Bons estudos a todos!!!!
  • CORREGEDOR = 10!/  2! 3! 2! = 151.200 ANAGRAMAS

    2!= REPETIÇÃO DA LETRA O 2X

    3!= REPETIÇÃO DA LETRA R 3X

    2!= REPETIÇÃO DA LETRA E 2X



  • 10 * 9 * 8 * 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 / (2 * 3 * 2 * 2) =
    10 * 9 * 8 * 7 * 6 * 5 = 90 * 56 * 30 = 2700 * 56 = 151.200

  • CORREGEDOR

    P___10!____ =  151.200

      2! x 3! x 2!             

  • CERTO

    CORREGEDOR

    10 LETRAS 

    3 letras repetidas

    O = 2x

    R = 3x

    E = 2x

    10!/2!3!2!

    10 x 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3!/2 x 1 x 2 x 1 x 3!

    5 x 9 x 4 x 7 x 6 x 5 x 4=

    151.200

  • esta questão também poderia ser feita por arranjo também. São 10 letras, porém há repetições e apenas 6 letras distintas.

    C - 1;

    O - 2;

    R - 3;

    E - 2;

    G - 1;

    D - 1;

    A = 10!/(10 - 6)! = 10*9*8*7*6*5 = 151200

  • EU NÃO ACREDITO QUE EU CONSEGUI RESOLVER ISSOOOOOO

    To passadaaaaa! Obrigada meu Deussssss

    A felicidade está no caminho!!!!

  • Permutação com repetição

  • Obrigada!!

  • Resposta: CERTO.

    Comentário no canal “Joselias Silva” no Youtube: 

    https://youtu.be/buD9qgYSlsk