SóProvas



Prova CESPE - 2014 - Polícia Federal - Arquivista


ID
1119139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Documentos produzidos e(ou) recebidos pelos setores de atividades-meio da organização são considerados documentos de arquivo, apesar da vinculação indireta entre esses documentos e a missão da organização.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, uma outra poderia ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Nas organizações, os arquivos compõem-se dos documentos acumulados no desenvolvimento de suas atividades, independentemente de terem sido produzidos e(ou) recebidos pela atividade fim ou pela atividade meio e do suporte material da informação.

    GABARITO: CERTA.

  • Quer dizer que o documento recebido pelo setor de compras, por exemplo, de uma universidade, possui APENAS "vinculação indireta" com a missão da organização?! Me poupe, CESPE!

  • Q373049: Alguém pode explicar este item?

  • CARACTERÍSTICAS DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO 

    a) Os documentos de arquivo, além de serem produzidos pela instituição, podem também ser recebidos pela mesma (acumulação natural/orgânica, relacionado ao princípio da cumulatividade). 

    b) Os documentos de arquivo podem estar registrados em qualquer suporte (ex.: papel, cd, fita magnética) e serem de vários gêneros (ex.: textual, iconográfico etc) 

    c) Ao se produzir documentos no decorrer de suas atividades, podemos destacar que os documentos de arquivo possuem organicidade (reflexo das atividades de uma pessoa ou instituição no contexto de sua produção). 


    fonte: prof. Rodrigo Barbati - Damásio

  • Vanessa, encontrei esses comentários nesse canal:

    As informações provenientes da execução das atividades organizacionais constituem-se em informações arquivísticas. São registradas, independentemente do tipo de suporte, isto é, são explicitadas, sendo divididas em informações orgânicas e não orgânicas.

    As informações orgânicas, necessariamente, dão origem aos arquivos, ou seja, constituem o fundo organizacional, enquanto que as informações não-orgânicas não necessariamente tramitam e/ou se constituem em informação depositada nos arquivos, ou seja, podem ser eliminadas. 

    Destaca-se que a informação não orgânica pode ser tratada por outros tipos de unidades informacionais, como bibliotecas ou centros de informação/documentação, quando dizem respeito a catálogos, publicações, legislação de interesse geral e que pode não ter sido elaborada pela organização, como: manuais de procedimentos para o cumprimento de preceitos legais, normas de redação, recortes de periódicos sobre assuntos de interesses diversos da organização, modelos de preenchimento de formulários, entre outros.

    Assim, o material de referência não é considerado documento de arquivo.

     

    Q326970 O material de referência ou informação não orgânica, utilizado nos setores de trabalho, é considerado documento de arquivo. ERRADA

  • Os documentos de arquivo são produzidos ou recebidos pela instituição em decorrência de suas atividades, independente de seu gênero, forma, assunto tratado ou ligação com a missão organizacional. 

    Por exemplo, folhas de pagamento são documentos de arquivo. Apesar de não estarem diretamente vinculados à missão da PF (segurança da sociedade), foram geradas por suas atividades (de gestão de pessoas).

    Gabarito do professor: Certo
  • Os documentos de arquivo são produzidos ou recebidos pela instituição em decorrência de suas atividades, independente de seu gênero, forma, assunto tratado ou ligação com a missão organizacional. 

    Por exemplo, folhas de pagamento são documentos de arquivo. Apesar de não estarem diretamente vinculados à missão da PF (segurança da sociedade), foram geradas por suas atividades (de gestão de pessoas).


    Gabarito do professor: Certo

     

    Por: Mayko Gomes

  • Lei 8159/91 Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.


ID
1119142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

O agrupamento funcional dos documentos de arquivo resulta da aplicação do princípio da pertinência.

Alternativas
Comentários
  • A questão trata do Princípio da Proveniência.

    Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos
    : Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. Os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor quando em seu conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados ou acrescidos de forma indevida, ou misturados com os de outras pessoas ou instituições). Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de “fundo arquivístico"

    Fonte: Ponto dos Concursos



  • A questão erra quando fala "resulta da aplicação do princípio da pertinência. " na verdade é o princípio da proveniência, vejam os conceitos de forma correta em outras questões:

    Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Fundo; 

    A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; 

    Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da pertinência

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - EspecíficosDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.

    GABARITO: CERTA.

  • O que seria um agrupamento funcional? Alguém poderia dizer?

  • Questão Errada!


    Agrupamento funcional seria a união de documentos que foram produzidos por uma mesma entidade. Pode também ser chamado de fundo de arquivo. No caso em questão deveria aplicar o princípio da proveniência ou Respeito aos fundos.

  • Quando falar em princípio da pertinência, lembre-se de ASSUNTOS. Este princípio está em desuso justamente por que não observa o princípio da proveniência. 

  • ERRADO.

    Complementando: 

    Princípio da proveniência:

     É o princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitado a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros. A proveniência transmite informação importante sobre o contexto em que os documentos foram criados.

    Princípio da Pertinência Territorial

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos (1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos (2) com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.


    O Princípio da pertinência é contrário ao Princípio da Proveniência. Para que a questão ficasse correta deveria ser reescrita da seguinte maneira: "O agrupamento funcional dos documentos de arquivo resulta da aplicação do princípio da proveniência".

  • Princípio de Pertinência: 


    Reclassifica os documentos por assunto (temática), sem levar em consideração sua proveniência ou sua ordem original. 

  • Gente, acho que alguns comentários estão equivocados.

    O princípio da provenicênica ou do Respeito ao Fundo não está relacionado a essa questão.

    Lá no Dicionário arquivístico pág 14-15 está dito isto:
    "Neste trabalho incluíram se alguns termos hoje em DESUSO, mas que, em determinadas épocas, 
    foram empregados em âmbito internacional, e cuja presença nos DAT pode ser atribuída a objetivos políticodidáticos.
    É o caso de princípio da pertinencia e proveniência funcional ambos praticamente não mais utilizados,
    mantidos para conhecimento das novas gerações e por serem indicadores da evolução da disciplina."

    Ou seja, a questão fala do Princípio da Proveniência Funcioal ou Pertinência Funcional. E o que esse princípio diz?

    1º (Para ajudar) - Arranjo:
    Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo(1)

    2º - Arranjo funcional - pág 37
    Arranjo que tem por eixo as funções desempenhadas pela entidade produtora do arquivo(1). Logo, não se importa com com a proveniência do documento de arquivo, separando-o conforme eu órgão produtor (Príncio da Proveniência ou de Respeito ao Fundo), mas sim com suas funções.

    3º - Assim como a pertinência trata do ASSUNTO a Funcional trata das FUNÇÕES. Ambas não respeitam a proveniência.
    A classificação funcional pode ser entendida como aquela que toma por base principal a função geradora do documento. Fonte: Arquivologia Facilitada. 2º Edição. João Tiago e Leonardo Reis.

    4º - Em uma questão o CESPE disse que o Princípio da Proveniência é o 1º princípio da classificação, portanto ele é associado à classificação, assim como o da Proveniência Funcional. Entretanto, aquele está em uso e esse em desuso. Q486253

    Espero ter ajudado. Se eu errei feio, notifique-me.

  • O prof.Adriel Sá, do Tec Concursos, comentou esta questão, vejam:

     

     

    "A questão trata do princípio da proveniência e não da pertinência. Os arquivos possuem a característica da funcionalidade, que é resultado da acumulação de documentos, seja por uma instituição ou pessoa no curso de uma atividade."

     

     

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/186149

  • Pertinência: Documentos deveriam ser reclassificação, por assunto, sem ter em conta a proveniência. 

  • PROVENIÊNCIA FUNCIONAL:

    • Conceito segundo o qual, com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa.

  • O principio da Pertinência determina que os documentos de arquivo devem ser agrupados por assunto, sem considerar as atividades que lhes deram origem. Este princípio arquivístico está em desuso.

    O agrupamento dos documentos considerando o seu produtor e as atividades que lhes deram origem resulta da aplicação do princípio da Proveniência, que determina que os documentos de arquivo não devem ser misturados aos documentos que foram produzidos por instituições diferentes.

    Gabarito do professor: Errado
  • Princípio da pertinência: Princípio segundo o qual os documentos documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência proveniência e a proveniência classificação (1, 2) classificação (1, 2) original. Também chamado princípio temático.

     

    Nesse caso o erro estar em falar em agrupamento funcional, porque  o certo e por assunto.

  • PERTINÊNCIA =====> POR ASSUNTO

  • GAB. ERRADO

    Pertinência: ASSUNTOS

    Proveniência: ORIGEM

  • Gab: ERRADO

    GRAVE!!!!

    FUNcional = FUNdo de arquivo = Respeito aos FUNdos.

    Meus resumos.

    OBS: vendo meu resumo. Interessado, envie seu e-mail e solicite amostra :)

    Espero ter ajudado.

  • ERRADO - É O P. DA PROVINIÊNCIA OU RESPEITO AOS FUNDOS!

    Princípio da Proveniência ou Respeito aos fundos - que norteia a classificação dos arquivos correntes - ainda deve ser respeitado nas fases consecutivas (intermediária e permanente).

    QUESTÕES SOBRE O TEMA:

    O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes. CERTO

    Apesar de atender às demandas administrativas de uma organização, o princípio que norteia a classificação dos arquivos correntes perde utilidade para aplicação no arquivo permanente. ERRADO

    A instabilidade institucional, uma das principais características da administração pública brasileira, geralmente motivada pela fusão, separação, extinção e criação de órgãos públicos, enseja uma série de problemas para a gestão dos arquivos desses órgãos. Para lidar com esses problemas, o princípio da pertinência é o conceito adequado. ERRADO. P. da Proveniência.

  • FUNcional = FUNdo de arquivo = Respeito aos FUNdos -> Proveniência


ID
1119145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

A autenticidade dos documentos de arquivo, característica fundamental para destaque da função de prova, é obtida mediante adequação da espécie à função do documento.

Alternativas
Comentários
  • Autenticidade não tem nada a ver com a adequação da espécie a função do documento

  • Nossa o CESPE foi longe viu!! como assim o gabarito foi dado como correto?!

  • Ou, que isso!!! Tem logica não!!! AFFFF Procurei em 3 livros, 3 doutrinas e não achei.... sabe porque? porque eu não olhei a Doutrina cespiana!!! TNC!!!!

  • Olha a justificativa do CESPE: "

    JUSTIFICATIVA - O uso adequado da espécie documental é fundamental para a autenticidade do documento de arquivo." Repetiu o enunciado! Justificou tudo essa justificativa!!!  #SQN =/

  • Aí o candidato humilde tem argumentar colocando mil doutrinas, e o Cespe só repete o enunciado. 

  • para que essa discussão ? A especie: memorando, oficio e etc.. se completa com seu tipo, memorando circular por exemplo, autenticando  assim suas funções diárias.

  • O item está CERTO.

    A questão trata da análise diplomática.

    Segundo Belloto (2002), o objeto dos estudos da Diplomática é a unidade arquivística elementar, analisada enquanto espécie documental, servindo-se dos seus aspectos formais para definir a natureza jurídica dos atos nela implicados.

    A análise diplomática concentra-se na gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza. É chegar ao ponto de encontro desejado entre a espécie documental (suporte, meio, contextualização) e sua função (aquilo que se pretende ao emitir-se o documento).

    A autora enfatiza que a autenticidade dos elementos que compõem um documento enquadram a espécie documental adequada dentro das funções próprias das organizações.

    BELLOTO, H. L.. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro

  • Concordo com os colegas abaixo, meio viajante esta questão. Mas li reli, li reli. Creio que seja realmente o certo. A autenticidade(validade) do documento é devida ao seu tipo documental (espécie + função) do documento.

    GAB CERTo, apesar dos apesares!!

  • Está certo de acordo com BELOTTO, MAS não significa que esteja certo com a doutrina arquivística majoriática. Chamo isso que questão blindada.  Questiono: 

    a) A banca cita bibliografia no edital? Não

    b) Ela afirma categoricamente no enunciado?  Sim

    c) E as exceções?

    PS: A questão poderia estar correta se abusasse do enunciado "Para alguns autores" ou "A autenticidade, segundo José das Couves, é obtida mediante".  Se o examinador não fosse limitado, poderia fazer jogadas com a Lei de Acesso à Informação e o conceito do Belloto. 


    Solução:

    1) Gravem essa armadilha para futuras colocações, porque o Cespe da próxima vez pode justificar o contrário

    2) Deixem em branco

  • Correta.

    Bom, interpretei da seguinte maneira: 

    Espécie: é o documento formal, ou seja, está seco, sem nada nela. Quando implementa algum exercício/atividade à espécie, a mesma acaba virando tipologia documental. E é nessa hora que a autenticidade entra para comprovar que aquilo que foi anexado na espécie é legitimado.


    Me corrijam se eu estiver equivocado! 

  • Analisando a questão:

    A autenticidade é a característica do documento que possui todos os elementos necessários à sua validade, bem como de que seguiu todo o rito definido na sua produção. É a capacidade de o documento "provar ser quem diz ser". Capacidade de mostrar que seguiu todos os requisitos para sua produção. A autenticidade independe da veracidade das informações contidas no documento, mas tão somente da presenças dos elementos necessários à sua composição (exemplo: margens, símbolos, assinaturas, etc).

    Um dos elementos essenciais à autenticidade do documento é a utilização da tipologia correta a cada caso. Por exemplo, não podemos utilizar um alvará de funcionamento para realizar um acordo entre partes, uma vez que este tipo (alvará de funcionamento) possui uma finalidade específica, que é autorizar o funcionamento de algo. Sendo assim, a utilização deste tipo para qualquer outra atividade incorre na ausência de sua autenticidade, pois não há o respeito aos seus elementos obrigatórios. Da mesma maneira, para realizar acordos entre partes existe o tipo documental "contrato", e a sua utilização para qualquer outra atividade incorre na ausência de sua autenticidade.

    Portanto, o item está correto.

    RESPOSTA: CERTO.

  • Errei essa questão duas vezes hoje. Amanhã tendo de novo.

  • Errei a questão, mas acho que entendi:

     

    A autenticidade dos documentos de arquivo, característica fundamental para destaque da função de prova, é obtida

    mediante adequação da espécie à função do documento. (Não restringiu. Não disse que a autencidade é obtida dessa forma)

     

    Como o colega Juarez disse: espécie + função = tipo documental.

     

    Então, exemplificando:

    Meu contrato de trabalho (tipo documental) proposto pela empresa serve para provar que estou trabalhando lá.

    (função de prova/autencidade). Se fosse um contrato de compra (outro tipo documental), não serviria como prova, né?

     

    Gabarito: Certo

  • Resolução: a autenticidade é a capacidade do documento arquivístico de ser o que diz ser. Portanto, algumas características estruturais nos proporcionam essa informação. Se eu crio uma Ata de Reunião, por exemplo, não posso usar a estrutura de um Contrato de Prestação de Serviços, certo? A estrutura é completamente diferente, as pessoas envolvidas, a estrutura visual do documento em si, as assinaturas necessárias, os documentos normativos utilizados, tudo é diferente.

    Portanto se eu uso uma tipologia documental correta (espécie + função) eu estou produzindo uma característica de autenticidade.

    Resposta: certa

  • No meu humilde entendimento pensei: " Princípio da Autenticidade define que o doc autentico é aquele que no momento de sua elaboração respeitou as exigências legais, ou seja, doc Autêntico serve como elemento de prova".

  • A galera que está tentando justificar o gabarito fala, fala, e não diz nada.


ID
1119148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram criados ou recebidos fundamenta-se na aplicação do princípio da ordem primitiva.

Alternativas
Comentários
  • A questão erra ao falar do princípio da ordem primitiva, na verdade quando a manutenção dos documentos de arquivo ocorre nos locais onde foram criados ou recebidos temos o princípio da territorialidade, vejam numa outra questão:

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Proveniência territorial: É respeitado o órgão que produziu o documento, basicamente o território também. A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados. Pode ser conhecido como o principio da territoriedade que vem do principio da proveniência.

  • O item está ERRADO.

    A questão trata do princípio da territorialidade.

    O princípio da territorialidade é um conceito derivado do princípio da proveniência, segundo o qual os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. Também é chamado princípio da proveniência territorial.

    Já o princípio do respeito à ordem original ou ordem primitiva estabelece que os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização (ordem) estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro

  • A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados obedece ao princípio da TERRITORIALIDADE.

  • Falou em LOCAIS é TERRITÓRIO!

    #Territorialidade

  • O Princípio que a questão se refere é o Territorial

    É todo processo conservado no território no qual foram produzidos. 

    Ex: Um arquivo permanente pertence ao patrimônio histórico nacional e, como tal, deve ser mantido no país ou nação em que foi acumulado. 


  • Definição do princípio da ordem primitiva

    CESPE - 2014 - FUB

    Caracteriza o princípio arquivístico do respeito à ordem primitiva a conservação do arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que produziu os documentos. CERTO

    CESPE - 2014 - MDIC

    Um princípio fundamental da arquivologia é o respeito à ordem original, que, quando aplicado, preserva a organicidade dos documentos. CERTO

    CESPE - 2012 - ANAC

    O princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem intelectual de acumulação dos documentos. CERTO

     

    Gabarito: E

  • O princípio da Ordem Primitiva, ou Ordem Original, determina que os documentos de arquivo devem manter a mesma organização que tinha quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização também é fundamental para a total compreensão dos documentos e, ao contrário das demais, não está registrada em suportes, tornando-a mais sensível.

    A manutenção dos arquivos nos seus devidos locais de produção é uma determinação do princípio da Territorialidade, pois esses documentos também são importantes fontes de informações sobre esse local (região, bairro, cidade, pais, etc).

    Gabarito do professor: Errado
  • Errada

    Princípio da Territorialidade: Conceito derivado da proveniência, e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivos do território no qual foram produzidos. 

  • Errado 

    Fundamenta-se na aplicação do Princípio da Territorialidade.

    Princípio da Territorialidade –  os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção.

     

  • olha o nosso gavião! Ele está aqui porque essa questão é polêmica e gera muitas dúvidas nos alunos. Se você prestar atenção, vai entender o motivo da confusão e vai passar para a frente numa boa! Olha só...

    O Princípio da Ordem Primitiva ao qual a questão se refere é o mesmo que o da Ordem Original, lembra? Ele diz que os documentos devem se manter na ordem em que foram produzidos. 

    Manter os documentos na ordem em que foram produzidos é manter a organização lógica de produção, lembra? (ordem intelectual). Ainda temos a ordem material, mas o que prevalece é a intelectual, certo?

    O problema é que quando a questão fala em “manter os documentos nos locais onde foram criados ou recebidos”, os alunos acabam achando que é o mesmo que manter a organização intelectual e material que o princípio da ordem original preconiza. E não é!

    A questão está falando de território/local/lugar e manter os documentos nos locais onde foram criados/recebidos tem como fundamento o Princípio da Territorialidade e não o da Ordem Original, ok?

    É só ter um pouco de atenção. 

    Para relembrar: o Princípio da Territorialidade diz que o os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção. 

  • Errado

    A questão está falando de território/local/lugar e manter os documentos nos locais onde foram criados/recebidos tem como fundamento o Princípio da Territorialidade e não o da Ordem Original.

    O Princípio da Territorialidade diz que o os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção. 

  • Gab: ERRADO

    A questão faz referência ao princípio da TERRITORIALIDADE. O princípio da Ordem Primitiva até possui certa relação com a ideia de manter a organicidade baseada na mesma condição que tinham quando estavam nos setores de trabalho, no entanto, essa relação é quanto à uniformidade e não quanto à sua fixação no LOCAL - como nos propõe a questão. Veja!

    • Ordem Original: determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada.

    OBS: Vendo meu resumo de Arquivologia. Interessado, envie seu e-mail e solicite amostra :)

    Erros, mandem mensagem :)

  • Quanto mais estudo, menos sei. Prova disso:

    Em 14/05/21 às 15:13, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 15/02/21 às 20:26, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 20/01/21 às 10:34, você respondeu a opção E.

    Você acertou!


ID
1119151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Ao desenvolver atividades regimentais, a organização produz documentos que servem para registrar, provar e testemunhar essas atividades, o que constitui, de forma natural, um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa, mais outras do próprio cespe poderiam ajudar a responder, vejam:

    Os documentos de arquivo, em qualquer suporte, são produzidos ou recebidos durante o desenvolvimento das atividades de pessoa física ou jurídica.

    GABARITO: CERTA.



    Um arquivo documental tem por objetivo servir como prova ou testemunho da ação de pessoas jurídicas ou físicas.

    GABARITO: CERTA.

  • O item está CERTO.

    Desenvolver atividades regimentares equivale a desenvolver atividades legaisadministrativas.

    As funções dos arquivos, todas elas em torno de sua função básica – a de dar acesso às informações contidas nos documentos que ele custodia – são, no que toca à parte administrativa: registrar, classificar, avaliar, eliminar (quando chegada a data estabelecida pela avaliação), descrever, dar à consulta e divulgar (no caso dos arquivos históricos) seus documentos.


    Quanto à função cidadã, social e científica, cabe aos arquivos preservar a memória social, atender aos direitos dos cidadãos e facilitar a investigação histórica.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro



ID
1119154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Os arquivos da organização incluem os documentos utilizados como material de referência nos setores de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A paz!

    Gabarito: Errado.

    O material de referência nos setores de trabalho não pode ser considerado como arquivo, visto que ele não foi produzido ou recebido no exercício atividades da organização.


    Deus seja louvado!

  • Errado

    Referência são livros de biblioteca, com múltiplos exemplares, não confundir com arquivo

  • O item está ERRADO.

    As informações provenientes da execução das atividades organizacionais constituem-se em informações arquivísticas. São registradas, independentemente do tipo de suporte, isto é, são explicitadas, sendo divididas em informações orgânicas e não orgânicas.

    As informações orgânicas, necessariamente, dão origem aos arquivos, ou seja, constituem o fundo organizacional, enquanto que as informações não-orgânicas não necessariamente tramitam e/ou se constituem em informação depositada nos arquivos, ou seja, podem ser eliminadas. 

    Destaca-se que a informação não orgânica pode ser tratada por outros tipos de unidades informacionais, como bibliotecas ou centros de informação/documentação, quando dizem respeito a catálogos, publicações, legislação de interesse geral e que pode não ter sido elaborada pela organização, como: manuais de procedimentos para o cumprimento de preceitos legais, normas de redação, recortes de periódicos sobre assuntos de interesses diversos da organização, modelos de preenchimento de formulários, entre outros.

    Assim, o material de referência não é considerado documento de arquivo.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • Q326970 Arquivologia  Conceitos Fundamentais,  Conceitos e Definições

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI Prova: Assistente Técnico Administrativo

    Considerando os conceitos da arquivologia e a legislação relacionada a essa área, julgue os itens subsecutivos. 

    O material de referência ou informação não orgânica, utilizado nos setores de trabalho, é considerado documento de arquivo.

    gab: ERRADO

  • Material de referência tem como objetivo informar sobre algo, então é material de BIBLIOTECAS.

  • O material de referência não é considerado documento de arquivo.são os documentos de bibliotecas.
  • O arquivo institucional é definido como sendo a reunião de documentos que foram produzidos ou recebidos EM DECORRÊNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS. Ou seja, não são todos os documentos que pertencem ao arquivo. Para exemplificar: se a instituição adquire uma revista, a revista em si não é um documento de arquivo, mas apenas um produto comprado (não foi produzida por atividades da instituição). Contudo, a nota fiscal referente à compra da revista será documento do arquivo (foi produzido pela instituição através da atividade de compra).

    Sendo assim, como os materiais de referência não foram produzidos pela instituição, então não são documentos de seu arquivo.

    Gabarito do professor: Errado
  • A questão está errada mesmo. Apesar de eu ter errado por ter pensado que se tratava de material que era usado como referência para se LOCALIZAR o arquivo.

     

    :'(

  • O arquivo institucional é definido como sendo a reunião de documentos que foram produzidos ou recebidos EM DECORRÊNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS. Ou seja, não são todos os documentos que pertencem ao arquivo. Para exemplificar: se a instituição adquire uma revista, a revista em si não é um documento de arquivo, mas apenas um produto comprado (não foi produzida por atividades da instituição). Contudo, a nota fiscal referente à compra da revista será documento do arquivo (foi produzido pela instituição através da atividade de compra).

    Sendo assim, como os materiais de referência não foram produzidos pela instituição, então não são documentos de seu arquivo
    .

    Gabarito do professor: Errado

     

    Por: Mayko Gomes

  • Arquivo é apenas o que é produzido pela organização. Material de referência constitui biblioteca.

  • Gab. E

    Um material de referência nos setores de trabalho podem ser artigos constitucionais. O documento que contém esse artigo, a CF, não é inclusa nos arquivos da organização.


ID
1119157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas de arquivo e da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

Entre a Lei de Acesso à Informação e os arquivos organizados há uma relação direta, visto que a organização dos documentos de arquivo é condição necessária para o cumprimento dessa lei.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente, pois não há como falar em acesso quando os documentos se encontram dispersos e sem nenhum critério de resgaste das informações do acervo.

  • Organização de arquivo: As etapas de trabalho da organização de arquivos são levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento e implantação e, por fim, acompanhamento. A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. A classificação e a ordenação são operações intelectuais e o arquivamento, uma operação física.

    O processo de classificação pode ser dividido em duas partes: a intelectual, que é a atribuição de classes aos documentos, e a de ordenação, que é a organização dos documentos nas classes atribuídas.

    A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.


  • Fases da Organização de Arquivo:   L A P I A 

    Levantamento

    Análise

    Planejamento

    Implementação

    Acompanhamento

  • Eu sinceramente não consegui entender a resposta desta questão. Alguém poderia me dar um "help"?

     

  • Se alguém puder responder à assertiva, eu agradeceria...

  • Não vejo como condição necessária para cumprimento da lei. Para cumprimento da lei, pode tá uma zorra...contanto que forneça a informação...Eu só acho que possui relação direta...

  • Faz-se necessário que haja uma organização dos arquivos até em virtude do princípio da eficiência.
  • Concordo plenamente com o comentário da Juliana. A lei não sita nada de organização e sim regula o acesso a informação. 

    CESPE e seus entendimentos próprios 

  • A organização dos documentos de arquivo é tão importante, que há até um princípio da Arquivologia para tratar do assunto: o princípio da Organicidade. Isso por que a organização dos documentos é também uma informação que deve ser preservada.

    No arquivo, as informações não são lineares. Elas estão distribuídas em todos os documentos, sendo necessário conhecer todos para ter a informação completa. Mesmo que a Lei garanta o acesso à informação, para que isso ocorra em sua completude, os documentos devem estar organizados.

    Gabarito do professor: Certo
  • concerteza cespe formula e cria uma interpletação própria para as suas questões.

  • Boa noite guerreiros..

    Na dúvida, vá no abstrato...  kkk

    70% de acertar.

  • Entre a Lei de Acesso à Informação e os arquivos organizados há uma relação direta, visto que a organização dos documentos de arquivo é condição necessária (AQUI FORÇOU A BARRA!!! SE COLOCASSE CONDIÇÃO SUFICIENTE...) para o cumprimento dessa lei.

    CESPE fazendo Cespisse! 

  • A organização dos documentos de arquivo é tão importante, que há até um princípio da Arquivologia para tratar do assunto: o princípio da Organicidade. Isso por que a organização dos documentos é também uma informação que deve ser preservada.

    No arquivo, as informações não são lineares. Elas estão distribuídas em todos os documentos, sendo necessário conhecer todos para ter a informação completa. Mesmo que a Lei garanta o acesso à informação, para que isso ocorra em sua completude, os documentos devem estar organizados.

    Gabarito do professor: Certo

    Fonte: Qconcursos

  • Questão bem elaborada.


    Complementando ao comentário do professor do QConcursos.


    Imagine você ir a uma repartição pública e pedir um documento qualquer e daí a servidora mostra uma pasta com um processo todo desorganizado. Imagina a demora para localizar o referido documento!

    Tal condição abordada pela banca pode ser reforçada, também, pelo o Art.5º desta lei.


    "É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos, ÁGEIS, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão."


    A palavra ÁGIL está relacionada ao princípio da eficiência ou da celeridade.


    Dessa forma, é condição NECESSÁRIA a organização dos documentos de arquivos.

  • Resolução: o acesso só é possível se esses documentos podem ser encontrados.

    Resposta: certa

  • Sem a organização seria praticamente impossível de encontrar os documentos de arquivo, logo não poderíamos falar em acesso à informação.

  • Gab: CERTO

    Princípio da Organicidade.

  • Questão desgraçada viu! tomar na peste

  • Certo, uma informação classificada como ultrassecreta não terá o mesmo tratamento que uma informação pública...


ID
1119160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas de arquivo e da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

A existência de um conjunto de normas voltadas à gestão de documentos identifica a política arquivística de uma organização, apesar de essa política não se resumir meramente ao aspecto normativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto

    Claro, há um conjunto de normas voltadas à gestão de documentos que identifica a política e essa política não se resume somente nos aspectos normativo, ou seja, só por meio de normas e leis. A administração adéqua suas politicas baseados nos princípios da arquivologia, por exemplo. Cada empresa ou órgão público irá adotar as políticas necessárias que se adequem melhor ao serviço!!! 

  • Essa questão está errada. O fato de termos um corpo de normativos hoje no Brasil não se caracteriza na existência de uma política. Desde 1981 com a Lei 8159 o Conarq tem a finalidade de definir a política arquivística nacional e ainda não o fez. Por Jardim, Adão, Indolfo, Couture; etc, e diversos autores, é apresentada essa confusão entre legislações e a política em si. Essa questão caberia recurso. Tanto que no Brasil hoje o Conarq e o Planalto emitiram inúmeras legislações sobre gestão de documentos e a política inexiste.

  • Questão a principio errado, mas a ressalva a salvou: "apesar de essa política não se resumir meramente ao aspecto normativo."


ID
1119163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas de arquivo e da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

Os arquivos permanentes do DPF deverão ser custodiados, de acordo com a legislação em vigor, pelo Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • A Lei n.º 8.159/1991 estabelece que esses arquivos devem ser recolhidos ao Arquivo Nacional.

  • Apenas para complementar o comentário do colega andre luiz, uma outra questão ajudaria a responder, vejam:

    A gestão e o recolhimento dos documentos acumulados pelo Poder Executivo federal competem

     c) ao Arquivo Nacional.

    GABARITO: LETRA "C".

  • Só pra acrescentar...

    A DPF é do Poder Executivo, não havendo possibilidade de ser custodiada pelo Poder Judiciário.

  • DPF subordinada ao Ministério da Justiça, cujo Poder Executivo. E não judiciário. Isto é, os arquivos do DPF serão recolhidos ao Arquivo Nacional, de competência do Poder Executivo Federal.

    GAB ERRADO

  • Custodiar: Assegurar o sustento de; obter a guarda de; resguardar ou proteger:

  • Pense que o ARQUIVO NACIONAL só se importa com o PODER EXECUTIVO

    Se o DPF pertence ao poder executivo, logo, serão recolhidos pelo arquivo nacional e não pelo poder judiciário

  •  

    Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

    DPF -> P. EXECUTIVO

    PODER EXECUTIVO FEDERAL – gestão e recolhimento de documentos: ARQUIVO NACIONAL

    LEGISLATIVO FEDERAL – gestão e recolhimento de documentos: LEG. FEDERAL

    JUDICIÁRIO FEDERAL – gestão e recolhimento de documentos: JUD. FEDERAL

  • GABARITO ERRADO.

    No que tange ao Poder Executivo Federal, e somente a ele, os documentos permanentes dos órgãos federais, distritais, estaduais e municipais ficam sob custódia do Arquivo Nacional, do Arquivo Público do Distrito Federal, dos Arquivos Públicos Estaduais e dos Arquivos Públicos Municipais, respectivamente.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.


ID
1119166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas de arquivo e da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

Os arquivos de valor permanente do DPF são considerados imprescritíveis e inalienáveis.

Alternativas
Comentários
  • A paz!

    Gabarito: Certo.

    Os arquivos de valor permanente, não somente os do DPF, são imprescritíveis e inalienáveis de acordo com a LEI 8.159/1991.
    Segue o texto da Lei para análise:
    "Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis." (Art. 10º, LEI 8.159/1991).


    Deus seja louvado eternamente!

  • A questão está correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Legislação arquivística; Arquivo Permanente; 

    Os documentos de valor permanente, consoante legislação, não devem ser eliminados ou alienados.

    GABARITO: CERTA.

  • Art. 10º - Os documentos de valor permanente são INALIENÁVEIS e IMPRESCRITÍVEIS.

     


    CERTA!

  • Gab: CERTO

    Além do exposto pelos colegas, acrescento o Art 5° da Resolução n° 19 do Arquivo Nacional referente ao acervo das empresas em processo de desestatização e das pessoas jurídicas de direito privado sucessoras de empresas públicas.

    Art. 5º - Com fundamento no art. 10 da Lei nº 8.159, de 1991, que determina serem inalienáveis e imprescritíveis os documentos públicos de valor permanente, o disposto nesta Resolução aplica-se, também, às pessoas jurídicas de direito privado mencionadas no art. 1º, detentoras desses documentos, por sucederem empresas públicas em decorrência de licitação, ainda que os respectivos editais não hajam incluído item ou cláusula específica sobre a destinação daqueles documentos.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Certo

    Lei 8.159/91

    Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    Inalienáveis que não pode ser vendido.

    Imprescritíveis que não perde a validade.

    E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.Filipenses 4:7

  • Lei 8.159/1991

    Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.


ID
1119169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas de arquivo e da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.

As ações na área de arquivo do DPF são orientadas pelo Sistema de Informações Administrativas e estão sob a responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Alternativas
Comentários
  • Ministério da Justiça - Arquivo Público Nacional (Decreto 6061/ 2007)

  • GAB. E

    O QUE RAIOS ATENIENSES TEM HAVER MPOG COM DPF?

  • O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é o órgão central tem diversas responsabilidades em relação ao Orçamento da União:

    a) elaboração, acompanhamento e avaliação das leis de iniciativa do Poder Executivo federal previstas no art. 165 da Constituição (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual);

    b) coordenação e gestão dos sistemas de planejamento e orçamento federal. A execução destas atividades é realizada principalmente por meio da Secretaria de Orçamento Federal (SOF).

  • As ações na área de arquivo do DPF são orientadas pelo Sistema de Informações Administrativas e estão sob a responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (ERRADA)

     

    Segundo o Decreto nº 4.915/2003, Art. 1º:

     

    Art. 1o  Ficam organizadas sob a forma de sistema, com a denominação de Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, as atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal.

     

    Assim, entende-se que:

     

    As ações na área de arquivo( que são atividades de gestão de documentos) do DPF (entidades da administração pública federal) são orientadas pelo SIGA e estão sob a responsabilidade do Ministério da Justiça.

     

    OBS.: O SIGA faz parte do Ministério da Justiça

  • ERRADO.

     

    DPF subordinada ao Ministério da Justiça, cujo Poder Executivo. E não judiciário. Isto é, os arquivos do DPF serão recolhidos ao Arquivo Nacional, de competência do Poder Executivo Federal.
     

  • Questão interdisciplinar. Lembre-se da teoria do órgão no dto. adm.

  • As ações na área de arquivo para o Departamento de Polícia Federal são orientadas pelo SIGA e

    estão sob responsabilidade do Arquivo Nacional (órgão central).

    Marilia cunha


ID
1119172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

De acordo com a norma brasileira de descrição arquivística, os níveis de descrição são estabelecidos pelas unidades de classificação.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA CESPE - De acordo com a Norma

    brasileira de descrição arquivística, os níveis de descrição são

    estabelecidos pelos níveis de classificação

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Instrumento de descrição arquivística estabelecido na Norma Brasileira de Descrição Arquivística. (NOBRADE) é exclusivo do arquivo permanente. A descrição contendo a forma como os documentos foram arranjados.


  • Segundo a NOBRADE, os níveis de descrição, que são: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5), são estabelecidos pelos próprios conjuntos documentais, pelas unidades de descrição e pelo arranjo dos conjuntos de documentos, que dá o se contexto.

    As unidades de classificação são as menores unidades documentais submetidas ao processo de classificação de documentos, ainda na fase corrente. Sendo assim, a classificação não possui relação com a descrição de documentos, que é uma atividade típica dos arquivos permanentes.

    Gabarito do professor: Errado
  • A descrição está na fase permanente enquanto a unidade de classificação está na fase corrente.

    Segundo o comentário do professor ''a unidade de classificação é a menor unidade documental estabelecida ao processo de classificação de documentos'', logo esta não pode estabelecer níveis para descrição de documentos que é típica dos arquivos permanentes.

  • Não conseguir entender o erro da questão. O e-Arq fala o seguinte:

    A unidade máxima de descrição arquivística possui como base os níveis de classificação dos documentos no quadro de arranjo, enquanto a unidade mínima de descrição é a série documental. Por isso, julguei a questão como correta. Alguém sabe me dizer o erro e a fonte bibliográfica de onde a banca tirou isso?

  • essa é maldosa


ID
1119175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

A existência de normas internacionais acerca da gestão de documentos que não foram criadas pelo Conselho Internacional de Arquivos atesta a importância da gestão de documentos para a arquivística.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    JUSTIFICATIVA - A ISSO tem uma série de normas (por ex. 15.489, 30300),que versam sobre a gestão de documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Que justificativa tosca essa do cespe. Não disse nada pra mim...

    Nessa prova da Polícia Federal pude perceber que eles são muito práticos nas justificativas dos itens. Nós, como candidatos, temos que além de conhecer o conteúdo, interpretar os itens e supor o que o cespe quer.

    No final das contas a gente quebra a cabeça, mas o examinador faz parecer como se os itens fossem os mais simples possíveis.

    Que vida difícil...

  • Questão estranha

    Ao meu ver, só enalteceu a importância da gestão de documentos.

    Questões como essa em arquivologia quase sempre estão certas, visto que tudo é importante. Porém quase nada é seguido a risca.

  • Se não foi criada que diabos eu vou saber se vai ser importante ou não ?? Questão estilo MÃE DINÁ...


ID
1119178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

A principal diferença entre a norma internacional e a brasileira de descrição arquivística é a forma de agrupamento dos documentos: a brasileira adota o método decimal, a internacional, o método bloco-numérico.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - Não há qualquer tipo de indicação do método de classificação na norma internacional nem na brasileira.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • O método decimal e o bloco numérico são métodos usados como meios de arquivamento. Dessa forma, tem relação com ordenação dos documentos.

  • Com vistas a padronizar o acesso a para facilitar o intercâmbio de documentos, informações e conhecimentos, foi elaborada a norma ISAD (G), que é uma norma de descrição de documentos tida como padrão mundia. Significa dizer que todos os países devem elaborar suas normas próprias com base nesta.

    No Brasil, em atendimento à esse requisito, foi elaborada a Norma Brasileira de Descrição, a NOBRADE. Sendo esta uma "adaptação" da ISAD (G) à realidade brasileira, podemos concluir são a mesma norma, salvo por sutis diferenças. A principal dessas diferenças é que a NOBRADE possui uma área de descrição a mais, a "área de controle da descrição".

    Além disso, os métodos decimal e bloco-numérico são padrões de organização e guarda de documentos, não tendo relação com a atividade de descrição.

    Gabarito do professor: Errado
  • Existem pouquíssimas diferenças entre as duas normas. Pra mim a que mais se destaca é o fato da NOBRADE possuir a área "Área de pontos de acesso e indexação de assuntos", coisa que não tem na ISAD(G).

  • Resolução: método decimal e método bloco-numérico são métodos de organização, não possuindo relação com as normas de descrição.

    Resposta: errada

  • Método decimal e método bloco-numérico são métodos de organização, não possuindo relação com as normas de descrição.

    Serenna Alves | Direção Concursos

  • Explicação da Banca: Você aí tentando entender algo que nem existe....kkkkkkkkkkk


ID
1119181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

Para descrever o fundo de arquivo de pessoa jurídica, é necessário incluir um campo para a história administrativa do sujeito acumulador.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    JUSTIFICATIVA - A Norma brasileira de

    descrição arquivística determina, na descrição do fundo de

    arquivo de pessoa jurídica, a inclusão do campo para a história

    administrativa do sujeito acumulador.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • O item está CERTO.

    História administrativa/biografia é um elemento de descrição associado ao elemento "Produtor". Busca oferecer informações referenciais sistematizadas da trajetória do(s) produtor(es), da sua criação ou nascimento até a sua extinção ou falecimento.

    Vejamos o exemplo desse elemento apresentado pela NOBRADE:


    Floriano Vieira Peixoto nasceu na cidade de Ipioca, em Alagoas, atual Floriano Peixoto, a 30/4/1839 e faleceu a 29/6/1895. Filho de Manoel Vieira de Araújo Peixoto e Joaquina de Albuquerque Peixoto, foi criado pelo tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto, desde o nascimento. Estudou em Alagoas e em 1855 veio para o Rio de Janeiro completar sua educação, matriculando-se no Colégio São Pedro de Alcântara. Sua vida militar teve início em 1857, quando assentou praça. Ingressou na Escola Militar em 1861, e em 1863 foi promovido a primeiro-tenente. Foi coronel, posto obtido devido à sua atuação na Guerra do Paraguai, comandante de batalhões de artilharia no Amazonas e Alagoas, diretor do Arsenal de Guerra em Pernambuco (1878-1881), governador da província de Mato Grosso (1884) e marechal-de-campo (1889). Participou do primeiro governo provisório da República, assumindo a pasta da Guerra (1889). Em 25/2/1891 venceu as eleições para vice-presidente no governo do marechal Deodoro da Fonseca e, após a renúncia deste, assumiu a presidência (23/11/1891). Em seu governo enfrentou, com o apoio e a força do Exército, a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul (1893) e a Revolta da Armada (1893).

    Arquivo Nacional (Brasil)

    Nota: Para o fundo Floriano Peixoto, nível 1.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro



ID
1119184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

O plano de classificação, a tabela de temporalidade, o manual de gestão arquivística e o dicionário de termos controlados são instrumentos obrigatórios em um programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    . JUSTIFICATIVA - De acordo com a Norma ISSO

    15.489, os instrumentos obrigatórios em um programa de gestão

    de documentos são o plano de classificação, a tabela de

    temporalidade, o manual de gestão arquivística e o dicionário

    de termos controlados.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
  • De acordo com o cespe: gabarito correto

    Não entendi, pois de acordo com o e-arq-brasil, página 36, item 7, INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS, é necessário o desenvolvimento de uma série de instrumentos para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos.

    INSTRUMENTOS PRINCIPAIS

    plano de classificação, codificado ou não, baseado nas funções e atividades do órgão ou entidade;

    tabela de temporalidade e destinação;

    manual de gestão arquivística de documentos;

    esquema de classificação referente à segurança e ao acesso aos documentos.

    INSTRUMENTOS ADICIONAIS

    glossário;

    vocabulário controlado;

    tesauro

    Alguém poderia ajudar?

  • É que vai depender da referência que o examinador baseou a questão. Nesse caso ele não disse "De acordo com a ISSO 15.489" e por isso gerou a confusão.

    "Solução": o enunciado diz "de acordo com a gestão de documentos" e por isso eu marcaria de acordo com a 15489 porque, na maoria das vezes, quado o examinador fala de e-arq, as questões ficam unidas na parte de automação das provas específicas para cargos de arquivistas. Enfim, não é o ideal pensar assim mas é bom para servir de norte na hora da dúvida. 

  • Na minha opinião a banca poderia ser mais clara no enunciado quanto ao periódico, lei ou doutrina que está se baseando. Isso "facilita" ao candidato e evita possíveis recursos. Mesmo com o entendimento da banca, na minha opinião, era uma questão passível de anulação.

  • instrumentos obrigatórios:

    > dicionário de termo

    > plano de classificação

    > tabela de temporalidade 

    > manual de gestão arquivística 

  • instrumentos obrigatórios:

    > dicionário de termo

    > plano de classificação

    > tabela de temporalidade 

    > manual de gestão arquivística 

  • Esse dicionário me quebrou


ID
1119187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

A elaboração dos instrumentos de gestão de documentos prescinde de informações acerca do marco regulatório da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.


    O erro estão em afirmar que "prescinde", quando não verdade tais informações são fundamentais.


    Força e honra!

  • Só pra acrescentar !

    JUSTIFICATIVA - As informações relativas ao

    marco regulatório da organização são fundamentais na

    elaboração dos instrumentos de gestão de documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Como sempre o verbo Prescindir aparecendo.

    Prescindir

    1 Separar mentalmente uma coisa de outra ou de outras; abstrair: Prescindir do raciocínio. 

    2 Dispensar, passar sem, pôr de parte; renunciar: Prescindir de direitos, de vantagens.

    Fonte: Dicionário Online - Dicionários Michaelis
  • prescinde=dispensa/dispensável

    imprescindível=indispensável

    o marco regulatório são as normas referentes à criação da entidade, as quais devem ser pesquisadas no diagnóstico e este deve ser feito antes da elaboração dos instrumentos de gestão.

  • Errei pela leitura rapida que fiz, confundi PRESCINDE com PRECEDE. 

  • Prescinde = NÃO PRECISA 

  • Gab: ERRADO

    Pensando no princípio do Respeito aos Fundos e até mesmo ao da Ordem Original, desmentimos a questão. O princípio do respeito aos fundos diz que devemos RESPEITAR a origem de cada documento, já o da ordem original, acentua que devemos manter a mesa organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho anterior. Então, as informações do marco regulatório são IMPRESCINDÍVEIS à gestão e organização desses documentos.

    OBS: vendo meu resumo de arquivologia, interessados, solicitem amostra!

    Erros, mandem mensagem :)

  • Direto ao ponto!

    A elaboração dos instrumentos de gestão de documentos prescinde (IMPRESCINDE = necessita) de informações acerca do marco regulatório da organização.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.


ID
1119190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

De acordo com os arquivistas canadenses, o diagnóstico da situação arquivística ou levantamento das necessidades, precede a implementação do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Uma outra questão poderia ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia

    O diagnóstico da situação arquivística, intitulado levantamento das necessidades, antecede a implementação dos elementos do programa de gestão de documentos. 

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Assertiva CORRETA. 


    Em outras palavras o que o comando da questão disse é que é necessário fazer um levantamento da situação dos arquivos antes de implantar um sistema de gestão de documentos, o que está correto. 
  • Deixo uma dúvida: só os Canadenses pensam assim? Eu segui essa linha de raciocínio. 

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - O diagnóstico da situação arquivística é

    uma condição para a implementação do programa de gestão de

    documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Vanessa, não só eles pensam assim, MAS creio que o intuito foi citar a fonte e colocar mais um detalhe para nos confundir.

  • Colega Vanessa IPD, esse é um pensamento majoritário. Não existe a possibilidade de se implantar um programa de gestão de documentos sem entender e mapear a real situação da documentação. ;)

  • Gabarito C.

    O diagnóstico da situação arquivística, intitulado levantamento das necessidades, antecede a implementação dos elementos do programa de gestão de documentos. 

  • Primeiro fazemos um diagnóstico, posteriormente, elaboramos o programa de gestão de documentos.

  • Espero que o salário seja igual o do Canadá também...


ID
1119193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

O plano de classificação, dada sua importância, é elaborado durante a primeira fase do programa de gestão de documentos, denominada criação ou produção.

Alternativas
Comentários
  • errada

    O plano de classificação é elaborado na segunda fase do programa de gestao de documentos denominada Utilização.

    bons estudos a todos!

  • Como já foi dito a questão erra quando fala "primeira fase do programa de gestão de documentos, denominada criação ou produção. ", na verdade a elaboração do código de classificação/plano de classificação, acontece na fase de utilização dos documentos, vejam numa outra questão:


    Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Código de Classificação; 

    A elaboração do código de classificação de documentos acontece na fase de utilização de programa de gestão de documentos. 

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - A elaboração do plano de classificação acontece na segunda fase

    do programa de gestão de documentos, conhecida como Utilização e Conservação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  •  ERRADO. Acontece na 2° FASE.

  • Complementando...

    Fases da Gestão de documentos (PUD): produção, utilização (onde acontece o plano de classificação dos documentos) e destinação (avaliação/eliminação/recolhimento).

  • ERRADO. O plano de classificação é elaborado na fase de utilização. Trata-se do famoso PUD:

    P - Produção;

    U - Utilização;

    D - Destinação.

  • Todas as questões que falam que a avaliação ocorre na fase de utilização e as que dizem que a classificação ocorre na fase de produção têm um indice de erros expressivo !

  • O plano de classificação e a tabela de temporalidade são ferramentas básicas da gestão de documentos. Ambas são elaboradas durante a atividade de avaliação de documentos, que consiste em atribuir valores aos documentos conforme sua importância para a instituição e a sociedade.

    A avaliação documental é atividade da fase de destinação, última das três fases da gestão de documentos. Portanto, essa ferramenta é elaborada na terceira fase da gestão de documentos, a de destinação.

    Gabarito do professor: Errado
  • Utilização

  • ERRADO 

     

    RESPONDENDO USANDO JUSTIFICATIVA DO CESPE (PROVA PF/2014)

    JUSTIFICATIVA - A elaboração do plano de classificação acontece na segunda fase do programa de gestão de documentos, conhecida como Utilização e Conservação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • A banca tentou enganar bonito o candidato aqui. É claro que o plano de classificação é importante, mas isso não quer dizer que precisa ser elaborado logo na primeira fase.

    A gestão de documentos é composta de 3 fases e cada uma possui suas atividades e devida importância. Ao meu ver, uma não é "melhor" do que a outra.

    Como já foi dito pelos colegas, a elaboração do plano ocorre na fase de utilização :)

  • é na utilização, família.

  • Só lembrar que classificação faz parte do protocolo e este ocorre na fase "utilização".

  • meu material fala na criação

    comentários daqui fala utilização

    comentário do professor daqui fala avaliação...

    ta tenso a parada

  • GABARITO ERRADO.

    Lembre-se: produção, utilização, destinação.

    O plano de classificação está na utilização.

    A tabela de temporalidade está na destinação.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.

  • GABARITO ERRADO.

    Lembre-se: produção, utilização, destinação.

    O plano de classificação está na utilização.

    A tabela de temporalidade está na destinação.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.

  • O plano de classificação é CRIADO na 2 Fase da Gestão de Documentos: UTILIZAÇÃO. Todavia, a tarefa de CLASSIFICAÇÃO deve ser realizada desde a 1 Fase: PRODUÇÃO.

    Por isso que está havendo um atrito entre os colegas


ID
1119196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

Disposição e rastreabilidade são processos do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto.

    Veja amigos, a gestão de documentos tem os seguintes objetivos:

    1- assegurar, de forma eficiente, a produção, administração, manuntenção e destinação de documentos;

    2- garantir que a informação governamental esteja disponível quando e onde seja necessária ao governo e aos cidadãos; Aqui o documento estará disponível para o governo e cidadãos e o local que ele estiver disponível.

    3- assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo fiscal, legal ou para a pesquisa científica;

    4- assegurar o uso adequando da micrográfica, processamento automatizado de dados e outras técnicas avançadas de gestão da informação;

    5- contribuir para o acesso e a preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores históricos e científicos.

    Coloquei essas 5 fatores para mostra que a Disposição e a Rastreabilidade estão em negrito.

  • Correto.

    . JUSTIFICATIVA - A norma ISSO 15.489 identifica a disposição

     e a rastreabilidade como processos de gestão de documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • OLÁ, Leonardo Duarte

    qual a fonte?
  • Rastreabilidade: todas as etapas do atendimento, ou seja, da emissão de relatórios e controles estatísticos até os históricos de movimentações, agilizando e padronizando os processos.

     

    ...........informação governamental esteja disponível quando onde .......

    LOGO CORRETA QUESTÃO

  • OSHE

  • Odeio quando o cespe cobra ISO... muito difícil


ID
1119199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

A difusão é uma atividade desenvolvida no modelo clássico de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • errada, 

    Difusao significa torna o arquivo publico e esta relacionada ao arquivo permanente.

    Como a gestao de documentos nao se aplica nesta fase, a questao esta errada.


  • Como já foi dito a questão tenta confundir o candidato, difusão é a promoção dos arquivos na fase permanente, já as fases do programa de gestão de documentos são Produção, Utilização  e Destinação, outras questões podem ajudar a responder, vejam: 

    As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.

    GABARITO: CERTA.


    Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções do arquivo permanente.

    GABARITO: CERTA.


    A difusão tem no guia um instrumento importante para as ações culturais e educativas de uma instituição arquivística.

    GABARITO: CERTA.

  • Assertiva ERRADA. 


    A questão dá a entender que o modelo contemporâneo não faz a difusão dos documentos, o que está incorreto.
  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - A difusão ocorre no arquivo permanente, que, no modelo

     clássico de gestão de documentos, não tem essa função como elemento.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Difusão é pra quando já está aberto ao público = Fase Permanente = SEM GESTÃO!

  • Resolução: a função difusão, que envolve atividades que promove o acervo da instituição, é desenvolvida nos arquivos permanentes.O modelo clássico de gestão de documentos envolve as fases corrente e intermediária, somente.

    Resposta: errada

  • Gab: ERRADO

    Segundo Rousseau e Couture (1998), as sete funções arquivísticas são: Produção, Avaliação, Aquisição, Conservação, Classificação, Descrição e Difusão.

    Então, pensando por esse lado e pelo conceito estrito de "difusão" (estado que se espalha por múltiplas direções), notamos que quem possui essa função, de fornecer informação, é o nível secundário, isto é, o permanente. Logo, quando a questão diz "modelo clássico de gestão" ela está se referindo aos níveis corrente e intermediário. Assim, gabarito errado.

    • Permanente = valor secundário = informativo = cultural = probatório = histórico.

    OBS: vendo meu resumo de arquivologia, interessados, solicitem amostra :)

    Erros, mandem mensagem :)

  • DIFUSÃO RESUMO

    acesso à informação, o objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso.

  • A Gestão de documentos se aplica à fase corrente e intermediária. Visto que a questão trata da difusão (atividade do arquivo permanente) não é possível ter a gestão da mesma.


ID
1119202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne a protocolo, julgue os próximos itens.

Define-se protocolo como a atividade do programa de gestão de documentos que está inserida no processo de registro, o qual é precedido pelo processo de criação.

Alternativas
Comentários
  • questao certa.

    Prova: CESPE - 2013 - ANS - Técnico Administrativo

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 

    Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

    A primeira atividade do protocolo, quando o documento de arquivo é produzido ou recebido, é o registro desse documento.

    Gabarito:correto


  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

    Segundo a Norma ISSO n.º 15.489, protocolo é a atividade do programa de gestão de documentos que se insere no processo de registro, o qual é precedido pelo processo de criação.

    Paz.

  • Eu havia entendido que o processo de registro está inserido com uma atividade do protocolo e não o contrário.


  • eu pensei que era o registro que se insere no protocolo, poi isto ei errei :(

    mesmo raciocínio do cleandro feerreira.

  • ou seja o poste está mijando no cachorro segundo o cespe!

  • kkkkkkkkkkk Luiz Castillo .. bem isso!

  • Se concordar com esse gab ta ficando doidoooo

  • aaaa gente esse cespe do capiroto confunde demais senhor

  • Deus tenha misericórdia de nós porque a cespe não tem nem um pouco. rs

  • Na minha humilde opinião o registro está contido nas atividades do protocolo, mas se a Cespe diz que é o contrário: amém.
  • 012klasdk213ddasda

  • O protocolo é o conjunto de atividades que tem com finalidade controlar o trâmite de documentos. Sendo assim, para que seja possível sua execução, é necessário que o documento já tenha sido produzido (que ele exista), e que esteja inserido (registrado) em sistema que permita sua identificação, controle e recuperação quando necessário.

    O processo de criação de documentos envolve as atividades de estudos, análises, definições e planejamentos. Seria o construir uma estrutura que seja capaz de produzir documentos, desde as ferramentas adequadas até as atividades necessárias.

    O processo de registro envolve as atividades de protocolo, que tem a finalidade de controlar e rastrear todo o trâmite dos documentos na instituição, a fim de tornar possível a sua busca e recuperação quando necessário.

    Gabarito do professor: Certo
  • Procurei por essa norma ISO citada ai e não achei nada não. 

  • Eu queria saber como que o Protocolo está inserido no registro se o registro é uma atividade do protoloco. Alguém ai pode me explicar? 

  • Olha o Cespe de sacanegem.

  • A questão não está falando do setor protocolo, ela está falando do 'protocolo' que existe ao registrar um documento. Existe um protocolo a seguir na classificação dos documentos.

    Dilma no STM.

    Dilma 1st em nome de Jesus.

  • kkkk é isso ai luiz ...

  • O PROTOCOLO É PRECEDIDO PELO PROCESSO DE CRIAÇÃO.

    Mas a forma como a assertiva foi redigida é o que nos causa tamanha confusão. 

    Enfim, preciso comer interpretação de texto com arroz e feijão, porque tá difícil encarar a Cespe!

  • Se você acertou, estude mais...

  • Tnc CESPE

  • Gab. C

    Acredito que o termo "protocolo" esteja no sentido de "nome atribuído ao número de registro dado ao documento" e não ao seu sentido usual "setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição de documentos".

    Há uma questão bem informativa sobre o conceito de protocolo, vejam:

    Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura de Monte Alegre do Piauí - PI Prova: Crescer Consultorias - 2019 - Prefeitura de Monte Alegre do Piauí - PI - Agente Administrativo

    “É a denominação atribuída aos setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição de documentos. É também o nome atribuído ao número de registro dado ao documento ou, ainda, ao livro de registro de documentos recebidos e expedidos”.

    O trecho acima se refere ao conceito de: A) Protocolo.

  • A questão deu a entender que o protcolo vem antes da criação. Foi meio ambiguo. Depois de ler muito deu a entender que a criação vem antes do protocolo. Pergunta mal feita

  • o amanhecer é precedido pelo nascer do sol. O protocolo é precedido pelo nascer do documento? Para controlar por protocolo os documentos é necessário que os documentos existam. primeiro vem doc e depois vem o registro de protocolo.
  • Está corretíssimo. já está inseridos no processo de criaçao.
  • Ou seja, protocola para depois saber o que se vai criar.....Ass: Arquivista Chico Xavier.


ID
1119205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne a protocolo, julgue os próximos itens.

Quando chegar a uma organização determinada quantidade de documentos, tal que torne inviável o registro imediato destes no protocolo, a orientação técnica é de que sejam reunidos e registrados prioritariamente os processos e os ofícios, estabelecendo-se outros períodos do dia para registro dos demais documentos.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADO

    Não há qualquer tipo de orientação dessa natureza.

    Paz de Cristo


  • essa é uma questão que, na prova, você perde uns 10 minutos pensando "mas de onde é que eles tiraram isso"

  • PAZ DE CRISTO

  • ?????????????????? senhoooooor

  • Nossa, parece tão certinha. Dá vontade de concordar com o que foi dito!

  • O protocolo tem a função de controlar o trâmite de documentos que, por sua natureza, são bastante utilizados e consultados. Sendo assim, sua estrutura e metodologia devem atender às demandas de agilidade necessárias à execução das atividades.

    Não há uma lei ou regra geral para todos os protocolos, mas as normas existentes colocam, em sua maioria, que os protocolos devem distribuir e expedir os documentos sob sua custódia em no máximo 24 horas úteis (não se consideram finais de semana, feriados ou dias sem expediente na instituição).

    Além disso, não há orientação técnica no sentido de priorizar nada, cabendo esta decisão à administração da instituição, que atenderá a seus critérios de conveniência.

    Gabarito do professor: Errado
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O protocolo tem a função de controlar o trâmite de documentos que, por sua natureza, são bastante utilizados e consultados. Sendo assim, sua estrutura e metodologia devem atender às demandas de agilidade necessárias à execução das atividades.

    Não há uma lei ou regra geral para todos os protocolos, mas as normas existentes colocam, em sua maioria, que os protocolos devem distribuir e expedir os documentos sob sua custódia em no máximo 24 horas úteis (não se consideram finais de semana, feriados ou dias sem expediente na instituição).

    Além disso, não há orientação técnica no sentido de priorizar nada, cabendo esta decisão à administração da instituição, que atenderá a seus critérios de conveniência.


    Gabarito do professor: Errado

  • Sinceramente , quem marca uma questão dessas na prova tem meu respeito kkkkkkkk

     

    Típica questão que geralmente vem CORRETA , ai o CESPE justifica pela doutrina do pipoqueiro da esquina.  Segue o baile

  • Não existe tal "orientação técnica".

    Geralmente o próprio órgão/entidade que determina a ordem de prioridade de acordo com o assunto, remetente e data de chegada.

    A questão diz que a preferência será por "espécie documental", que são os oficios e processos.

    Na prática os processos tem a ordem de prioridade estabelecida de acordo com a organização e determinada por ela.

  • É aquele tipo de questão que você pensa: - Para que eu li 12 PDFs do Estratégia?

  • Entendo a revolta, sou suspeito pra afirmar isso, mas infelizmente precisamos aliviar o coração. Fico a imaginar lá dentro desempenhando a função e penso: Será que se chegar um HC não seria prioridade, remédio constitucional, uma ação que deve sobrepor a qualquer coisa que estiver acumulado mesmo se chegar um caminhão de processos............

    Fiquem em paz meus amigos que tudo vai dar certo

    PF 2021!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Essa eu respondi de forma empírica. Quando trabalhei no protocolo do TJ, geralmente, os abençoados da PJC chegavam 10min para encerrar o expediente. Além disso, traziam consigo +50 inquéritos, ofício, material apreendido, para serem protocolados. Felicidade tinha nome... Eu tinha pressa e seguia o baile sem nenhuma relação de hierarquia entres os itens.

  • Pra mim, não tem prioridade nenhuma não brow, mas sim por ordem de chegada ao órgão.

    Está errado pensar assim?

  • Claro, pq ninguém é de ferro...hahaha


ID
1119208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne a protocolo, julgue os próximos itens.

Documento ostensivo pode ser aberto no setor de protocolo e registrado no sistema adequado.

Alternativas
Comentários
  • A paz!

    Gabarito: Certo.

    Os documentos ostensivos podem ser abertos.
    Os documentos que não podem ser abertos pelo setor de protocolo são os sigilosos.


    Deus seja louvado!

  • Questão passível de recurso, pois documentos ostensivos devem e não podem ser abertos e protocolados no sistema adequado.


  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

    Os documentos ostensivos podem ser abertos. A exceção é para os sigilosos.

    Paz de Cristo.

  • Questão correta, outras podem ajudar a responder, vejam:

    2006/CESPE/TJPA

     Documentos classificados como ostensivos não apresentam restrições quanto à divulgação de seu conteúdo. 

    GABARITO: CERTA.



    2006/ Cespe – MDIC

     Os documentos cuja divulgação de seu conteúdo não apresenta qualquer restrição são classificados como ostensivos.

    GABARITO: CERTA.

  • Questão correta

    Segundo Paes, as rotinas do setor de protocolo - recebimento e classificação - são:

    Receber a correspondência;

    Separar a correspondência oficial da particular;

    Distribuir a correspondência particular;
    Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;
    Encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários;
    Abrir a correspondência ostensiva;
    Tomar conhecimento da correspondência pela leitura, verificando a existência de antecedentes.
    .....

    Paes, Marilena leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. Página 55.
  • O sistema adequado de registro não seria o protocolo, minha gente?

  • Bom dia,

    Boa observação, Anderson Sérgio, mas ao reler a questão, o que entendi é que esse "pode" é de permissão, não de possibilidade, em oposição aos documentos com restrição de acesso.

  • Errei na mesma linha citada pelo Anderson. É o tipo de questão que o Cespe deve escolher o gabarito que mais for conveniente.

  • Tem uma galera concordando com o "pode", isso nunca foi permissão, é margem de escolha, então; se eu for do setor de protocolo eu abro se quiser. Não estou a fim, não vou abrir. Powwwwwww...está me zoando???

  • Certo

    Não devem ser abertos ou registrados pelo protocolo:

    • Documentos particulares;

    • Documentos sigilosos.

    • Tais documentos devem ser recebidos e encaminhados diretamente para os destinatários.

    Devem ser abertos e registrados pelo protocolo:

    • Documentos ostensivos.

    • Tais documentos devem passar por todas as etapas de controle do protocolo.

  • documento ostensivo e sigiloso é aberto e registrado, diferente dos documentos particulares e sigilosos, em que há o encaminhamento direto ao destinatário.

  • ostensivo- o protocolo abre e registra

    sigilogo e privado - o protocolo não abre e não registra


ID
1119211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne a protocolo, julgue os próximos itens.

A passagem de documento de arquivo pelos setores de trabalho onde são tomadas as decisões é uma atividade de protocolo denominada distribuição.

Alternativas
Comentários
  • A paz!

    Gabarito:  Errado.

    A passagem de documento de arquivo pelos setores de trabalho onde são tomadas as decisões é uma atividade denominada MOVIMENTAÇÃO.
    É muito comum as bancas examinadoras tentarem confundir os conceitos de movimentação e distribuição, já que algumas pessoas acreditam que são a mesma coisa. A distribuição é basicamente o primeiro despacho do documento, o primeiro encaminhento.


    Deus seja louvado!

  • A questão está errada, a passagem de documentos de arquivo mencionada na questão é a tramitação e não distribuição, outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 

    O curso de um documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa, denomina-se tramitação.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Protocolo; 
    A tramitação de um documento deve ocorrer nos setores que possuam permissão para tomar uma decisão sobre esse documento.

    GABARITO: CERTA.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADA 

    A passagem de documento de arquivo pelos setores de trabalho onde são tomadas as decisões é uma atividade de protocolo denominada controle da tramitação, e não distribuição.

    Paz de Cristo.

  • ERRADA!

    DICA:

    Documentos de distribuição: não possuem caráter decisivo

    Documentos de tramitação: possuem caráter decisivo

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE/RO Prova: Agente Administrativo) Em relação ao protocolo, a tramitação de documentos diferencia-se da distribuição pelo fato de na tramitação não ser possível a tomada de decisões em relação ao assunto do documento. E*na tramitação é possível, sim, a tomada de decisão. 

  • A tramitação de documentos consiste na passagem dos documentos pelos setores em que se deve tomar uma decisão a respeito de seu conteúdo, podendo a tramitação ocorrer internamente (=DISTRIBUIÇÃO) e externamente (EXPEDIÇÃO).

  • Simplificando:

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

                                  --->    Mero ato de distribuir arquivos 

    DISTRIBUIÇÃO

                                  --->     NÃO há qualquer tomada de decisão

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    TRAMITAÇÃO  --->  HÁ tomada de decisão

  • Um documento passa por vários setores de trabalho para que seja resolvido o assunto tratado no mesmo, através de ações específicas. Essa movimentação é controlada pelas ferramentas de protocolo, e denomina-se tramitação.

    A distribuição é a entrega do documento, pelo protocolo, ao seu destinatário, seja um setor ou uma autoridade específica. Também pode ocorrer a redistribuição, que é a entrega do documento de um setor a outro, com controle do protocolo.

    Gabarito do professor: Errado
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    Um documento passa por vários setores de trabalho para que seja resolvido o assunto tratado no mesmo, através de ações específicas. Essa movimentação é controlada pelas ferramentas de protocolo, e denomina-se tramitação.

    A distribuição é a entrega do documento, pelo protocolo, ao seu destinatário, seja um setor ou uma autoridade específica. Também pode ocorrer a redistribuição, que é a entrega do documento de um setor a outro, com controle do protocolo.


    Gabarito do professor: Errado

  • Tramitação!!  

     

    Pessoal quem tiver o livro da Marilena Leite Paes e quiser me enviar agradeço!!

     

    aguiarthais@hotmail.com

     

    bjs

  • Caiu uma igualzinha no MPU 2018 e foi dada como certa...

  • fabricio. verdade e eu errrrrrrrrreeei

  • Falou em tomada de decisão ==> Tramitação

  • Tramitação: movimentação interna

    Distribuição: entrega para destinatários (externo)

  • Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: POLÍCIA CIENTÍFICA - PE Provas: CESPE - 2016 - POLÍCIA CIENTÍFICA - PE - Auxiliar de Perito  A movimentação de um documento de um setor para outro para que decisões sejam tomadas é uma atividade de protocolo denominada A) tramitação ---> gabarito
  • Gabarito:Errado

    Correção da mesma:

    A passagem de documento de arquivo pelos setores de trabalho onde são tomadas as decisões é uma atividade de protocolo denominada Tramitação.

  • Errado,é a tramitação.


ID
1119214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A preparação de catálogos, guias e inventários é considerada atividade de difusão.

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso a preparação destes instrumentos de pesquisa faz parte da atividade de descrição, porém eles são elementos de difusão do acervo.


    mas só pra nível de conhecimento: Bellotto (2006, pg. 228) nos esclarece que "Cabem ao serviço de difusão cultural duas vias contrárias de ação: a que lança elementos de dentro do arquivo para fora, procurando atingir um campo de abrangência cada vez mais amplo, e a que permite o retorno dessa mesma política, acenando com atrativos no recinto do arquivo."

    "As atividades culturais que algumas instituições arquivística brasileiras já promovem têm sido principalmente palestras, debates, lançamentos de obras e concursos sobre temas de história geral do Brasil e história regional. Têm também patrocinado simpósios, congressos, jornadas e reuniões, não só sobre a profissão e a prática arquivística e/ou histórica, mas também em outros campos da cultura."

  • Como já foi dito a questão está errada, difusão é a promoção dos arquivos e acontece no arquivo permanente. Catálogos, guias e inventários são atividades da descrição arquivística, vejam em outras questões:

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Instrumentos de Pesquisa; Descrição Arquivística; 

    A descrição é operacionalizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa, tais como guia, inventário e catálogo.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Arquivos Permanentes; 

    Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções do arquivo permanente.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Definições; 

    A difusão tem no guia um instrumento importante para as ações culturais e educativas de uma instituição arquivística.

    GABARITO: CERTA.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADA 

    A preparação de catálogos, guias e inventários é atividade de descrição.

    Paz de Cristo.

  • André e Isa: vocês são os melhores!!!

  • As atividades do arquivo permanente são:

    1. Arranjo - reunião e ordenação adequada dos documentos.

    2. Descrição e publicação - acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.

    3. Cinservação - medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, do local de sua guarda, visando a impedir sua destruição.

    4. Referência - política de acesso e uso dos documentos. 

     

    marilena leite paes - Arquivo, teoria e prática 

  • Resolução: os catálogos, guias e inventários são instrumentos de pesquisa. Eu promovo a difusão por meio dos instrumentos de pesquisa, mas a preparação desses instrumentos é feita a partir da função de descrição.

    Resposta: errada

  • Arquivologia = disciplina que não faz sentido.

    Se guia, catálogo são instrumentos de pesquisa e são formas de difundir o conteúdo, logo, a preparação destes deveria ser indiretamente uma atividade de divulgação(difusão), ainda que primordialmente seja de descrição!!

  • Complementando:

    Funções arquivísticas e seus instrumentos:

    • Classificação: Plano/código de classificação;
    • Avaliação: Tabela de temporalidade e plano de destinação;
    • Descrição: Instrumentos de pesquisa (guias, inventários, catálogos, índice)
  • Direto ao ponto!

    A preparação de catálogos, guias e inventários é considerada atividade de difusão (DESCRIÇÃO).

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • FUNÇÃO DA DIFUSÃO RESUMO

    acesso a informação, objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso

    AVANTE!

  • (E)

    A arquivologia esta ligada diretamente as funções de: produçãoavaliaçãoaquisiçãoconservaçãoclassificaçãodescrição difusão dos documentos arquivísticos (ROUSSEAU e COUTURE, 1998).

    Produção:

    Contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.

    Avaliação:

    Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

    Aquisição:

    Contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo. 

    Conservação:

    É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

    Classificação:

    Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos. Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança. 

    Descrição:

    Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. 

    Difusão:

    Essa função arquivística está relacionada no que se diz respeito ao acesso a informação, ou seja uma maior proximidade dos usuários ao acervo de uma instituição, onde o objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso.

    ROUSSEAU, J; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

  • Quem cria instrumentos de pesquisa é a descrição.

    A difusão quer difundir (espalhar) a informação.

  • A função que cria instrumentos de pesquisa é a descrição.

    Descrição: Consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e cria instrumentos de pesquisa, a partir desse elementos coletados para facultar o acesso. É aplicada essencialmente nos arquivos permanentes durante a produção de instrumentos de pesquisa.


ID
1119217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A função arquivística denominada criação de documentos é operacionalizada na fase de produção do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Relembrando as fases de gestão:

    Produção: refere - se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.

    Utilização: Inclui as atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação e à recuperação de informações.

    Destinação: se desenvolve mediante análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

    Fonte: Marielena Leite Paes -  Arquivo: Teoria e Prática.


  • Gabarito CORRETO.

    Meu objetivo aqui é adicionar ao que a nossa colega disse, conquanto com A PALAVRA CHAVE.

    1º Fase: Produção: se refere ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nessa fase, deve-se otimizar a CRIAÇÃO de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo, assim, o uso adequando dos recursos de reprografia e de automação.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

    A definição dos padrões dos documentos acontece na função arquivística denominada criação e faz parte da fase de produção do programa de gestão de documentos.

    Paz de Cristo.

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - FUB - Técnico em ArquivoDisciplina: Arquivologia

    Fase de produção é a etapa do programa de gestão de documentos em que o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • CERTO. Trata-se do famoso PUD:

    P - Produção;

    U - Utilização;

    D - Destinação.

  • Gab.: CERTO

    1. Produção de Documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. Nesta fase, deve-se intervir nos processos de geração dos documentos organizacionais, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. São projetados também modelos de formulários e demais documentos que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com as necessidades dos órgãos. Evita-se, portanto, a proliferação de documentos inúteis ou de duplicatas, de modo a otimizar e disciplinar também os serviços de reprografia e automação arquivística.

  • Resolução: sim, na fase de produção do PGD, o arquivista deve intervir na criação dos documentos, visando a racionalização, a padronização e uma maior eficiência no processo de produção

    Resposta: certa

  • Programa de gestão documental básica : PUD

    P rodução ->  criação de documentos

    U tilização

    D estinação

  • questões vagas, por isso precisamos ver muitas questões para familiarizar com a banca.


ID
1119220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A inclusão de templates de documentos de arquivo em redes internas é considerada uma prática inadequada, porque prejudica a autenticidade desses documentos.

Alternativas
Comentários

  • Template ou modelo é definido como um tipo de arquivo padrão não-executável usado por software de computador como um exemplo preformatado para fundamentar outros arquivos, especialmente documentos. Os modelos contêm um conjunto de elementos repetidos e são criados para padronizar a configuração de visualização através dos documentos finais.

    http://www.plataformabim.com.br/2012/09/revit-20122013-aula-05-arquivos.html

  • Assertiva ERRADA. 


    Somente se esse template estabelecer regras que são contra alguma lei em vigor. 
  • Apenas para complementar o entendimento da questão: segundo o documento E-ARQ Brasil, templates são máscaras de formatação necessárias para apresentar o documento.

  • Pra ficar claro, template é um modelo genérico de documento eletrônico. Ex. modelo de contrato; modelo de relatório; modelo de requerimento. etc...

  • Segundo o E-arq Brasil, os templates são máscaras de formatação necessárias para interpretar a estrutura do documento em um SIGAD. Em termos leigos, um template é uma formatação padrão a ser adotada para a mesma espécie documental (mantêm-se a formatação, e altera-se apenas o conteúdo a cada novo documento).

    Os templates são metadados obrigatórios para os procedimentos de captura do documento pelo SIGAD. Em outras palavras, um SIGAD deve necessariamente permitir a inclusão de templates e associá-los aos documentos.

    Gabarito do professor: Errado
  • Resolução: template é uma formatação padrão a ser adotada para a mesma espécie documental (mantêm-se a formatação, e altera-se apenas o conteúdo a cada novo documento). Por exemplo, todas os ofícios devem possuir a mesma estrutura, mas o conteúdo vai mudar, certo?

    O uso de templates é super recomendado, pois se consegue uma padronização super eficiente e todos vão produzir os documentos com a mesma estrutura.

    Resposta: errada

  • Lembrei daquela marca d'agua horrorosa do STJ.


ID
1119223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A transferência de documentos para os arquivos intermediários faz parte da função denominada aquisição de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Uma outra questão pode nos ajudar  a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Ciclo Vital dos documentos; Conceitos fundamentais; 

    A aquisição de documentos envolve a transferência dos documentos aos arquivos intermediários e o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente. 

    GABARITO: CERTA.

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - A transferência de documentos para os

    arquivos intermediários é uma das principais atividades da

    função denominada aquisição.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Aquisição de documentos se aplica ao longo do ciclo de vida dos arquivos: Correntes (transferência) Intermediários (recolhimento) Permanentes.

    Errei essa questão em outra prova do Cespe. Então anotei, entendi e nessa prova online eu acertei. É o lance da "repetição com correção para levar à aprovação"

    AVANTE!

  • Vejamos, isso me lembra uma outra questão. A qual a Isabela citou.

    Aquisição: rege a passagem dos arquivos correntes aos intermediários e dos intermediários ao recolhimento nos permanentes.

    GAB CERTO

  • Boa tarde, nomeados

    tenho visto que o CESPE está explorando bastante a correlação entre as funções arquivísticas e as fases do programa de gestão documental. ATENÇÃO!

  • Aquisição refere-se  às atividades de TRANSFERÊNCIA E RECOLHIMENTO.

    GAB. CERTO

  • As funções arquivísticas, apontadas por Carol e Couture, são sete: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

    A função aquisição é definida como a entrada de documentos no arquivo, em qualquer das três fases deste. Por definição, a entrada de documentos na fase intermediária se dá pela transferência; e na fase permanente se dá pelo recolhimento. Sendo assim, transferência e recolhimento fazem parte da função aquisição.

    Gabarito do professor: Certo
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    As funções arquivísticas, apontadas por Carol e Couture, são sete: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

    A função aquisição é definida como a entrada de documentos no arquivo, em qualquer das três fases deste. Por definição, a entrada de documentos na fase intermediária se dá pela transferência; e na fase permanente se dá pelo recolhimento. Sendo assim, transferência e recolhimento fazem parte da função aquisição.


    Gabarito do professor: Certo

  • O cespe já cobrou isso 765 vezes!! Não esqueçam:

    AQUISIÇÃO --> TRANSFERÊNCIA e RECOLHIMENTO

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR

    As funções arquivísticas, apontadas por Carol e Couture, são sete: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

    A função aquisição é definida como a entrada de documentos no arquivo, em qualquer das três fases deste. Por definição, a entrada de documentos na fase intermediária se dá pela transferência; e na fase permanente se dá pelo recolhimento. Sendo assim, transferência e recolhimento fazem parte da função aquisição.

    Gabarito do professor: Certo

  • Gab: CERTO

    Aquisição é tomar posse. Logo, Aquisição é a forma de entrada do documento, Ingresso do documento numa instituição, seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência.

    Meus resumos.

    • OBS: Estou vendendo meu resumo de arquivologia, interessados, solicitem amostra :)

    Erros, mandem mensagem :)

  • Resolução: sim, assim como o recolhimento, a doação e o empréstimo.

    Resposta: certa

  • Aquisição: todas as formas de entrada dos documentos no conjunto documental da instituição;

    Duas formas de aquisição possíveis: produção e recebimento;

    Mais formas: transferência e recolhimento (recolhe permanentemente); doação e empréstimo.

    Arquivos: corrente, intermediários e permanentes;

    Fase de produção;

  • Questão

    A transferência de documentos para os arquivos intermediários faz parte da função denominada aquisição de documentos.

    Aquisição ➡ "entrada de documentos"

    Como esse documento entra? Através do comodato, da compra, da custódia, da dação, do depósito, da doação, do empréstimo, do legado, da permuta, do recolhimento, da reintegração ou da transferência.

    Nos arquivos correntes ➡ a aquisição ocorre por meio do protocolo.

    Nos arquivos intermediários ➡ a aquisição ocorre pela transferência (passagem de documento do arquivo corrente para o arquivo intermediário).

    Gabarito certo. ✅

  • As sete funções arquivísticas são criação/produção, classificação, avaliação, descrição, conservação/preservação, aquisição e difusão/acesso.

    Verticalizando:

    FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS

    • produção,
    • avaliação,
    • aquisição,
    • conservação,
    • classificação,
    • descrição
    • difusão.

  • A aquisição de documentos ocorre por transferência e recolhimento. A transferência ocorre de arquivos correntes para intermediários, enquanto o recolhimento ocorre dos arquivos correntes para permanentes e dos arquivos intermediários para os permanentes.


ID
1119226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

Os documentos de valor secundário deverão passar por todo o processamento técnico, incluindo-se a aplicação da tabela de temporalidade e a microfilmagem de substituição, quando forem recolhidos ao arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, há dois erros na questão.
    "Os documentos de valor secundário deverão passar por todo o processamento técnico, incluindo-se a aplicação da tabela de temporalidade e a microfilmagem de substituição, quando forem recolhidos ao arquivo permanente."
    Primeiro, não há obrigatoriedade de passar por todo o processo. Se identificado determinado valor na fase corrente, o arquivo poderá ser recolhido para a fase permanente, sem passar pela intermediária.
    Segundo, a microfilmagem de substituição tem como objetivo manter a informação após a eliminação do documento, e desde quando um arquivo com valor secundário poderá ser eliminado? mesmo depois de microfilmado!! Acho que não.

    Gabarito Errado.
    Corrijam-me, se estiver errado.

    Bons estudos

  • Essa prova foi comentada pelo Cespe.

    Vale a pena conferir!

    Justificativa do Cespe: "Os documentos de valor secundário são processados tecnicamente nos arquivos corrente e intermediário."

    Gabarito: E

  • O item está ERRADO.

    Assim a banca se pronunciou em relação à justificativa para o erro do item: "Os documentos de valor secundário são processados tecnicamente nos arquivos corrente e intermediário".

    Vamos por partes.

    valor primário de um documento relaciona-se às razões de sua própria produção, considerando seu uso para fins administrativos, legais e fiscais. É característica dos arquivos correntes e intermediários.


    valor secundário diz respeito à potencialidade do documento como prova ou fonte de informação para a pesquisa. É característica dos arquivos permanentes.

    Assim, essa potencialidade, ou seja, o que a banca optou por falar em "processamento técnico", é analisada nos arquivos correntes e intermediários. Um documento só é recolhido ao arquivo permanente se essa análise foi confirmada, o que pode ocorrer ou no arquivo corrente ou no arquivo intermediário.

    Além disso, outro erro está na afirmação de que a microfilmagem de substituição é algo obrigatório. A microfilmagem de substituição é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos com a finalidade de redução de espaço.

    É importante destacar que o processamento técnico de documentos ocorre nas três etapas do ciclo documental: fase corrente, intermediária e permanente. 

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • Microfilmagem de preservação.
    Microfilmagem de substituição -> pode eliminar o documento
    Logo, os documentos permanentes são preservados, JAMAIS eliminados.

    GAB ERRADO

  • No âmbito do processo de reprodução de documentos por microfilmagem, podem ser considerados dois modais distintos:

    1ª Estratégia - Microfilmagem de Substituição - É aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos, com a finalidade de redução de espaço. Como o próprio termo diz, substituem-se os arquivos de outro suporte (por exemplo, papel) pelo microfilme. É aplicada no âmbito dos arquivos correntes e intermediários. Tais rolos de microfilme serão, então, o novo suporte da informação contida anteriormente nos outros documentos. Essa estratégia é perfeitamente possível porque a legislação brasileira autoriza a microfilmagem e reconhece que o microfilme possui a mesma força probante dos originais inclusive em juízo.

    2ª Estratégia - Microfilmagem de Preservação - É aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a conservação dos originais, com a finalidade de preservá-los dos desgastes relacionados a consultas, por exemplo. É aplicada principalmente na esfera dos arquivos permanentes, pois é nesta idade que são arquivados os documentos históricos. Os originais dos documentos considerados de valor permanente jamais poderão ser eliminados, por força da legislação em vigor. Portanto mesmo já microfilmados, tais documentos deverão permanecer arquivados também em sua forma original.

    FONTE: ARQUIVOLOGIA FACILITADA, 2ª EDIÇÃO.


  • BOA TARDE!

    Nomeados, ATENÇÃO! essa é a pegada mais antiga do CESPE em Arquivologia: _DOCUMENTOS PERMANENTES PODEM SER ELIMINADOS? _ NÃO, NUNCA, JAMAIS!

    documento permanente = documento histórico = documento com valor secundário (informativo e probatório) = doc. com valor mediato

    eliminado = aplicação da tabela de temporalidade = após microfilmagem = microfilmagem de substituição = destinados

  • Microfilmagem por substituição: Arquivos correntes e intermediários

    Microfilmagem por preservação: Arquivos permanentes.

     

    A questão inverteu...ERRADA

  • Gab: Errado

     

    Além do que os colegas já destacaram, nota-se que não faz sentido utilizar a tabela de temporalidade nos arquivos de valor secundários. Vejam:

     

    a Tabela de Temporalidade é um instrumento que tem como objetivo definir PRAZOS DE GUARDA e DESTINAÇÃO dos docs, é nela que se observa a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos, porém os documentos de valor secundário são documentos PERMANENTES, ou seja, são conservados por tempo indeterminado, não passam por essas etapas (transferência ou recolhimento) e muito menos são eliminados ou descartados.

  • Eu também achei outro erro: "deverão passar". Uai, então quer dizer que todos os documentos permanentes deverão ser microfilmados?? Claro que não!

    A microfilmagem é super cara. Cada órgão deve avaliar se realmente vale a pena utilizar esse serviço. Não vejo como uma atividade obrigatória.

    Nem parei para analisar os outros peguinhas da banca. Só foquei nisso rs

  • Gab: ERRADO

    Se o documento é Secundário, então já é permanente. Se é permanente, então ele já passou pela Tabela de Temporalidade. Logo, gabarito errado.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1119229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

A exposição de fotografias de um acervo documental arquivístico é uma atividade desenvolvida na chamada função difusão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : CERTO

    difusão/acesso tem relação com a acessibilidade do documento. Não se restringe ao acesso, mas também a proliferação das informações contidas nos documentos.

    A característica mais marcante dos documentos arquivísticos digitais é a facilidade de acesso e difusão, pois eles são mais facilmente transmitidos entre os usuários.


  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - A exposição de fotografias é uma

    atividade típica da função difusão.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Questão correta, outras ajudam  a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo - Arquivologia Disciplina: Arquivologia

    As atividades de difusão dos documentos incluem a

     c) exposição de documentos.

    GABARITO: LETRA "C".



    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Arquivos Permanentes; 

    Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções doarquivo permanente.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Definições; 

    A difusão tem no guia um instrumento importante para as ações culturais e educativas de uma instituição arquivística.

    GABARITO: CERTA.

  • O item está CERTO.

    A arquivologia esta ligada diretamente as funções de: produçãoavaliaçãoaquisiçãoconservaçãoclassificaçãodescrição difusão dos documentos arquivísticos (ROUSSEAU e COUTURE, 1998).

    Produção:

    Contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.

    Avaliação:

    Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

    Aquisição:

    Contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo. 

    Conservação:

    É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).

    Classificação:

    Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos. Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança. 

    Descrição:

    Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. 

    Difusão:

    Essa função arquivística está relacionada no que se diz respeito ao acesso a informação, ou seja uma maior proximidade dos usuários ao acervo de uma instituição, onde o objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso.

    Portanto, a exposição de fotografias de um acervo documental arquivístico é uma atividade desenvolvida na chamada função difusão.

    ROUSSEAU, J; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • Q392311 - TCDF 2014

    Uma exposição de fotografias relativas à trajetória do TCDF, que tenham sido selecionadas do acervo arquivístico desse órgão, configura uma ação tanto de difusão quanto de marketing. (gab: certo)

  • Resolução: uma exposição faz com que o acervo institucional seja promovido, então temos uma ação de difusão.

    Resposta: certa


ID
1119232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

A unidade de classificação é o resultado da aplicação de um princípio de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo, porém questão passiva de duvida, vejamos:

    De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística os princípios arquivísticos são:

    Fundo

    Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo

    Proveniência

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade

    coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Organicidade

    Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da

    entidade produtora.

    Unicidade

    Os documentos são únicos em decorrência de sua gênese.

    Pertinência
    Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto
    sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado
    princípio temático.


    Ordem Original
    Princípio segundo o qual o arquivo deveria
    conservar o arranjo dado pela entidade
    coletiva, pessoa ou família que o produziu.


    "As coisas só aconteceram se você as fizer acontecer..."

  • Correto.

     JUSTIFICATIVA - A definição é consensual na área.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • O item está CERTO.

    classificação é um processo com a finalidade de estruturar e agrupar documentos de um mesmo órgão, evidenciando a relação existente entre as funções, a estrutura orgânica e os documentos. 

    O Dicionário de Terminologia Arquivística (1988) identifica dois princípios de classificação para documentos de arquivo: o da proveniência que é o princípio fundamental "segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de diferente proveniência"; e o da ordem original definido como "princípio da teoria arquivística segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pelo organismo de origem". 

    O principio da proveniência é utilizado na divisão dos documentos em classes e subclasses, aponta as relações hierárquicas e de gênero-espécie. 

    O principio da ordem original indica a necessidade de manter a ordem de produção inicial de todos os documentos e manter evidente a finalidade de produção do documento, ou seja, identificar o contexto de produção.

    Assim, uma unidade de classificação é um conjunto reunido de acordo com um critério ou princípio de classificação.

    Já um nível de classificação reflete os vários graus de divisão do instrumento de classificação, ou seja, a posição da unidade de classificação em relação ao conjunto.

    Vejamos uma ilustração:


    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro

  • " princípio de classificação " nunca ouvi falar desse princípio em arquivologia !

  • Gab: Certo

     

    Q602810

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Prova: Arquivista

     

    As unidades de classificação do plano de classificação são formadas por meio do princípio aplicado no nível de classificação. (CERTO)

  • "A unidade de classificação é o resultado da aplicação de um princípio de classificação".

    Na verdade se traTa de interpretação.... A unidade de classificação é resultado DE UM princípio (que é o princípio da proveniência) . Se fosse " DO PRINCÍPIO...." ESTARIA ERRADO.

     


ID
1119235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

A denominação das unidades de classificação deve ser feita com base nas siglas dos órgãos que deram origem aos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    . JUSTIFICATIVA - A denominação das unidades

    de classificação deve espelhar as atividades que geraram os

    documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Exemplo de Unidades de Classificação:

    Código de Classificação de Documentos do Conarq:

    Classe 000: Administração geral

                 010: Organização e Funcionamento

      020: Pessoal

      030: Material

      040: Patrimônio

      050: Documentação e Informação

  • Gab: Errado

     

    As unidades de classificação são os códigos atribuídos a cada assunto, estrutura ou função determinada no plano de classificação de documentos, segundo o critério adotado. Deve refletir as atividades e os assuntos tratados na instituição, bem com suas subdivisões e hierarquias.

     

    Prof. Mayko

  • Gab: ERRADO

    Na verdade, essa denominação deve demonstrar as ATIVIDADES que deram vida/ origem àquele documento, isso porque, a produção dos documentos deve se referir, dentre outras questões, às funções da instituição.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Errado

    Correção da mesma:

    ✏A denominação das unidades de classificação deve ser feita com base nas atividades e os assuntos tratados na instituição, bem com suas subdivisões e hierarquias.

  • Se a classificação é feita com base nas funções e atividades de uma organização, não há que se falar em unidade de classificação com base na sigla dos órgãos.

    A lógica seria que as unidades de classificação fossem criadas com base nas funções e atividades.


ID
1119238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

A ordem original é um dos princípios arquivísticos que fundamentam a elaboração de instrumentos de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta


    Ordem Original
    Princípio segundo o qual o arquivo deveria
    conservar o arranjo dado pela entidade
    coletiva, pessoa ou família que o produziu.

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - O princípio de respeito à ordem original

    juntamente com o princípio de respeito aos fundos

    fundamentam as operações de classificação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • O princípio da Ordem Original determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada.

    Então a elaboração do plano de classificação de documentos deve considerar a manutenção dessa ordem ao prover a classificação das unidades documentais, bem como suas relações com as atividades da instituição produtora.

    Gabarito do professor: Certo
  • Princípio do Respeito à Ordem Original ou Ordem Primitiva: A organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso natural com que os documentos foram criados.

    QUESTÃO CORRETA. 

  • Gab.: CERTO

    Princípio do respeito à ordem original, “santidade” da ordem original, ordem primitiva ou princípio de registro (registratur):

     

    Não é a ordem física que os documentos tinham no setor de trabalho;
    É o respeito à organicidade;
    É a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.

  • QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO ?

    1→ORDEM ORIGINAL

    2→ PROVENIÊNCIA

  • O princípio da Ordem Original determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada.

    Dessa maneira, o plano de classificação de documentos deve considerar a manutenção dessa ordem ao prover a classificação das unidades documentais, bem como suas relações com as atividades da instituição produtora.

  • Pense que o principio da organicidade e proveniência são os pilares da arquivologia e que tudo funciona graças a eles.

  • Gabarito: Certo

    ✏Ordem Original Também chamado de princípio da “santidade” ou ordem primitiva, o princípio ressalva que os documentos devem ser mantidos na ordem original sem mudança de ordem, pois pode afetar a sua compreensão no contexto.

    ✏Relações estruturais e funcionais da origem dos arquivos. Fornece o caminho para a organização interna do fundo .

    ✏Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

  • Renato Tarciso:

    "O que parece ser o fundamento teórico-metodológico da classificação de documentos arquivísticos é, sem dúvida nenhuma, a base sobre a qual tem se construído a Arquivística contemporânea: o princípio da proveniência, que delimita externamente o conjunto, e o princípio da ordem original, que dá o caminho para a organização interna do fundo.

    [...]

    A aplicação da ideia de relacionar o conjunto de documentos ao seu criador e de preservar a ordem em que ele foi gerado incide diretamente sobre a função classificação."

    Fonte: Livro Arquivística: temas contemporâneos (ed. 3, pág 117)


ID
1119241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

A ordenação consiste em colocar, fisicamente, o documento no agrupamento definido pela classificação.

Alternativas
Comentários
  • Nesse site tem o conceito de ordenação...não consegui copiar...


    http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf


  • O erro da questão está no fato dela restringir a ordenação a uma operação física. Sendo que a Ordenação é o agrupamento dos documentos de acordo com a classificação e a codificação adotadas. Sua finalidade é agilizar o arquivamento e racionalizar o trabalho.

  • Acredito que o erro da questão está na palavra "fisicamente", na verdade, ordenação é uma operação lógica, vejam o conceito de forma correta em outras questões:

    Prova: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal

    Disciplina: Arquivologia

    A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. A classificação e a ordenação são operações intelectuais e o arquivamento, uma operação física.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia

    O processo de classificação pode ser dividido em duas partes: a intelectual, que é a atribuição de classes aos documentos, e a de ordenação, que é a organização dos documentos nas classes atribuídas.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; Funções Arquivísticas; 

    A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado.

    . JUSTIFICATIVA - A ordenação é a disposição lógica dos

     documentos em uma unidade de classificação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Classificaçao e Ordenação = intelectual

    Arquivamento= físico

    errado

  •  

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

     

    A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. A classificação e a ordenação são operações intelectuais e o arquivamento, uma operação física.

     

    Gab: e

  • Outra questão que ajuda no entendimento desta:

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

    Questão: Q662808

     

    A classificação e a ordenação são atividades intelectuais dentro do processo de organização de documentos de arquivo, enquanto o arquivamento é uma atividade física. (CERTO)

  • A Isabela se esqueceu de pedir a versão antiga do QC, :))

  • A ordenação é uma operação INTELECTUAL.

  • Assim que receber um documento, você COA

    CLASSIFICAÇÃO--->ORDENAÇÃO--->ARQUIVAMENTO

    Classificação :

     → Leitura do documento para averiguar a qual código o mesmo pertence

    → Ajuda a definir a organização física dos documentos arquivados

    → Operação INTELECTUAL

    → Elabora esquemas para o agrupamento de documento

    Ordenação:

    → reunião dos documentos que tratam do mesmo assunto, para agilizar o arquivamento e reduzir as ocorrências de erros.

    →Operação INTELECTUAL

    → disposição de documentos dentro de uma unidade de classificação​

    Arquivamento → guarda do documento no local que lhe foi previamente definido.

    → Operação FÍSICA

    → Ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.

    Peguei esse esquema nos comentários de alguma questão.

  • GAB. ERRADO!

    A ordenação é a disposição lógica dos documentos em uma unidade de classificação.

  • Lembra que 1º vc COA.

    C..Classifica----Intelectual

    O..Ordena-------Intelectual

    A..Arquiva-------Física

    Então decore:

    ARQUIVA----FÍSICA

    ARQUIVA----FÍSICA

    ARQUIVA----FÍSICA

    ARQUIVA----FÍSICA

    ARQUIVA----FÍSICA

    ARQUIVA----FÍSICA

  • A organização de documentos envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. Sendo a classificação e a ordenação operações intelectuais e o arquivamento, uma operação física.

  • A banca cobra muita essa parte da matéria:

    Classificação: operação física CF

    Ordenação: operação intelectual

  • A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento.

    Classificação, operação intelectual: consiste na análise e identificação do conteúdo dos documentos.

    Ordenação, operação intelectual: disposição dos documentos de acordo com a classificação e codificação dadas. Também é uma operação intelectual.

    Arquivamento, ou guarda de documentos, operação física: colocação do documento na respectiva caixa, arquivo ou estante. 

  • Gabarito : Errado

    Ordenar e Classificar exigem uma operação intelectual já o Arquivamento exige uma operação física.

  • Fisicamente eu acho q tem a ver com o arquivamento


ID
1119244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

O método de codificação elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivo e utilizado no código de classificação de documentos de arquivo é o método decimal de Dewey.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA -

    O método decimal de Dewey é o método de codificação

    utilizado no código de classificação de documentos de arquivo.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Dúvida: elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivo

  • Resposta: CERTO



    Método numérico decimal: baseia-se no sistema decimal de Dewey. Melvil Dewey foi um bibliotecário dos Estados Unidos que viveu no século XIX. É conhecido nas ciências da documentação e informação por dividir o saber humano em nove classes principais e uma décima, que é de conhecimento geral. Essas classes são divididas em subclasses, que por sua vez são divididas em grupos, subgrupos, etc. A classe principal é composta por três algarismos e se separa das subclasses por um ponto. Quanto à parte decimal (subdivisão), ela pode ou não existir.


    A Resolução nº 14 do CONARQ estabelece que a classificação dos documentos seguirá o método decimal. Assim, o sistema é dividido em dez classes, sendo nove específicas e uma para generalidades. 


    Prof. Mayko Gomes

  • GABARITO: CERTO

    Comentário:

    Resuminho sobre o Método de Arquivamento bastante utilizado - NUMÉRICO (DECIMAL):

     

    Numérico (Decimal)

    o   Baseado no sistema de Melvil Dewey e é hoje universalmente conhecido, utilizando uma tabela de 1000 assuntos e um índice que permite sua rápida localização.

     

    o   Vantagens: todos os assuntos relacionados com determinado tópico ficam retidos em grupos; os números classificadores formam verdadeiras nomenclaturas fáceis de reter na memória; expansão ilimitada para subdivisões dos assuntos.

     

    o   Desvantagens: limitação de 10 números para classificação; necessidade de se prever o desenvolvimento das atividades da instituição bem como preparo e muita atenção do arquivista.


ID
1119247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à classificação de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

Os níveis de classificação do código de classificação de documentos de arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivo, foram fundamentados na estrutura dos órgãos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    JUSTIFICATIVA - Os níveis de classificação do código de classificação de documentos de arquivo foram fundamentados nas funções, atividades e tipos documentais.

    Fonte: Cespe

  • De acordo como código de classificação do CONARQ:

    "No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular."

  • Direto ao Ponto!

    Os níveis de classificação do código de classificação de documentos de arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivo, foram fundamentados na estrutura (ATIVIDADE MEIO dos órgãos do Executivo Federal) dos órgãos públicos.

    Justificativa: Não faz sentido fazer um código para todos os órgãos observando a estrutura de cada. Ex.: PF tem uma estrutura bem diferente do Ministério da Economia, Receita Federal e assim por diante.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

    • Cada órgão tem uma estrutura peculiar, logo será de acordo com as funções e atividades do órgão.

ID
1119250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

Quando se identificar valor informativo em um documento, este deverá ser mantido por mais tempo no arquivo corrente.

Alternativas
Comentários
  • Valor informativo é parte do valor secundário (arq. permanente).

  • Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Arquivologia

    Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - O valor informativo é parte do valor

    secundário, que significa arquivo permanente.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • O item está ERRADO.

    Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes: 

    VALOR PRIMÁRIO – estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para a entidade que o acumulou. Valor primário é a qualidade de um documento baseada nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, ou seja, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos. Vincula-se aos arquivos correntes e intermediários.


    VALOR SECUNDÁRIO – estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para outras entidades e pesquisadores. Vincula-se aos arquivos permanentes.


    O VALOR PRIMÁRIO de um documento manifesta-se sob três diferentes tipos, ou seja: 

    VALOR ADMINISTRATIVO – documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão. Ex: Planos, Programas de Trabalho, Relatórios etc;  VALOR JURÍDICO OU LEGAL – documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais. Ex: Acordos, Contratos, Convênios etc; VALOR FISCAL – documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesa geradas para atender às exigências governamentais. Ex: Notas Fiscais, Receitas, Faturas etc. 

    O VALOR SECUNDÁRIO subdivide-se em: 

    VALOR HISTÓRICO PROBATÓRIO – documentos que retratam a origem, organização, reforma e história de uma administração. Ex: Atos Normativos, Exposição de Motivos etc;  VALOR HISTÓRICO INFORMATIVO – documentos que, embora recebidos por uma determinada entidade em função de suas atividades, são valiosos pelas informações que contém, retratando pessoas, fatos ou épocas. Ex: Tabelas de Recenseamento, Documentos sobre Serviço Militar, Índices de Preços, Indicadores Econômicos etc.

    Portanto:

    Quando se identificar valor informativo em um documento, este deverá ser mantido por mais tempo no arquivo corrente (permanente). 

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro

  • CORRENTE / INTERMEDIÁRIO:

    Função: Administrativa, Jurídica, Fiscal e Legal.

     

    PERMANTENTE:

    Função: Mediata, Histórica, Probatória, Informativa e Documental. 

  • Não faz sentido manter determinado documento próximo, se este tem mais acentuado o seu valor informativo.

    Deixa ele lá nos arquivos permanentes, que quando for necessária uma consulta, estará disponível. Não precisa estar à mão. Seria mais custoso e, ocuparia mais espaço para armazenamento de forma desnecessária.

    ERRADA

     

  • VALOR PERMANENTE
    Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo.

     

    Gab.: ERRADO

  • Gab: ERRADO

    • Valor Administrativo e Legal: Corrente e Intermediário - Primários.

    • Valor Informativo e Histórico: Permanente- Secundário.

    ------------

    FONTE: Meu resumo de Arquivologia - 2021. pág. 21.

    OBS: Vendo meu resumo de ARQ. Acesse: Linktr.ee/soresumo para visualizar a amostra!

  • valor administrativo - primário

    valor informativo - secundário


ID
1119253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

A destinação final dos documentos de arquivo deve ser aplicada após o esgotamento completo do valor primário dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA. 


    O arquivo pode ser destinado aos arquivos permanentes ou intermediários mesmo que ainda tenha função consultiva/informativa, dado que essa função não é considerada uma função primária.
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Só é possível definir a

    destinação final dos documentos após o esgotamento completo

    do valor primário.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • O item está CERTO.

    O valor primário, na definição do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional (2005) é o “valor atribuído a documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais”.

    Esse valor pode ser dividido em três valores: administrativo; legal; fiscal.

    O administrativo é o “valor que um documento possui para a atividade administrativa de uma entidade produtora, na medida em que informa, fundamenta ou prova seus atos”.

    O legal é o “valor que um documento possui perante a lei para comprovar um fato o constituir um direito”.

    O fiscal é o “valor atribuído a documento para comprovação de operações financeiras ou fiscais”.

    Assim, todo documento de arquivo nasce com valor primário em uma das suas três dimensões. A tendência, com o tempo, é desaparecer esse valor. A diferença encontrada é o tempo em que isso acontece. A permanência do valor primário para alguns documentos é rápida, outros, o intervalo é mais longo. E é nessa curva entre o valor primário máximo, momento da criação ou recebimento do documento, e a extinção, que se encontram as duas primeiras idades ou fases: corrente e intermediária.

    Portanto, só é possível definir a destinação final dos documentos após o esgotamento completo do valor primário.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • GABARITO: CERTO

    Valor primário (administrativo):

    1. Correntes (1ª Idade): arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos.

    2. Intermediários (2ª Idade): arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos, mas ainda podem ser questionados.

    Valor secundário (histórico):

    3. Permanentes (3ª Idade): arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico.

    Fonte: Prof. Elvis Correa - Gran Cursos

  • Correto!

    A partir do esgotamento do valor primário é que a destinação final será aplicada (recolhimento para a guarda permanente ou eliminação).

    Resumindo:

    - Sem valor primário, mas com valor secundário --> guarda permanente

    - Sem valor primário e sem valor secundário --> eliminação

  • Fiquei confuso, pois pensei: como pode passar do valor corrente direto para destinação final e o valor corrente é apenas uma das duas etapas do valor primário, nao seria completo.

    valor primário: corrente e intermediário

    logo, se passar do corrente para destinação final nao seria esgotamento completo... bola pra frente


ID
1119256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

A principal contribuição da macroavaliação é privilegiar o valor informativo dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • A elaboração da tabela de temporalidade deve necessariamente realizar-se em
    duas grandes etapas que são a macro-avaliação e micro-avaliação [... ]. Entende-se
    por Umacro-avaliaçãoU a primeira fase a que o arquivista preocupa-se mais com as
    razões pelas quais o documento existe, mandatos e funções do criador,
    estabelecimento de prioridades por meio das quais as unidades administrativas a
    estudam. (Cook, 1992, p. 47) [... ]. A Umicro-avaliaçãoU, quanto a ela, é esta segunda
    fase que se situa ao nível das operações e que visa julgar o valor primário e o valor
    secundário que apresentam os documentos arquivisticos, estabelecendo as regras
    de conservação que serão reagrupadas na tabela de temporalidade.


    A estratégia de micro-avaliação parte da análise do corpus documental, enquanto que a macro-avaliação se orienta em
    direção à análise do contexto do organismo produtor.

  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - Essa é a principal carência dessa proposta.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • A questão menciona valor informativo que pode ser probatório ou histórico, logo, refere-se apenas ao valor documental secundário.

    Como foi dito macro-avaliação se orienta em direção à análise do contexto do organismo produtor, ou seja assunto do documento produzido podendo este ser primário ou secundário.


  • O item está ERRADO.

    Cook (1992) apresentou uma estratégia para determinar o valor dos documentos. Esta estratégia, chamada de macroavaliação, far-se-á essencialmente a partir da análise de estruturas, funções, atividades, missões e produção documental da estrutura produtora dos documentos, por meio de uma visão atenta das relações entre esses diferentes componentes.

    Segundo o autor, as estruturas organizacionais oferecem uma representação bastante fiel à lógica específica do seu produtor. Isto permite, também, melhor compreender o modelo de gestão da unidade administrativa, bem como a dinâmica mediante a qual esta interage com o seu meio interno e externo num contexto organizacional amplo. 

    Observe que essa estratégia possui foco nos valores primários, não nos valores secundários (dentre os quais se inclui o valor informativo). Daí o erro do item.


    COOK, T. Mind over Matter: towards a new theo ry for archival appraisal. In.: CRAIG, Barbara L. (dir.). The Archival Imagination: essays in honour of A. Taylor. Ottawa: Association of Canadian Archivists, 1992, p. 38-70.

  • ERRADO

     

     

    A principal contribuição da macroavaliação é privilegiar o valor contextual dos documentos de arquivo

     

    Palavras do próprio criador do método, Terry Cook, em entrevista à USP:

     

    "Se a avaliação tradicional designa o valor a longo prazo do conteúdo dos documentos, ou uma série de documentos, por seu valor potencial de investigação, a macro-avaliação avalia a importância do contexto"

  • Gabarito: Errado

    maCroavalicaoao = Contextual

    • macroavaliação é um método considerado moderno que se orienta em direção ao contexto de criação, ou seja, as circunstâncias em que o documento foi criadoTem as seguintes características:
    • Objetivo é o contexto de criação
    • O princípio da proveniência e o respeito aos fundos criam bases para a existência deste modelo
    • Articulação entre a estrutura da sociedade, as funções, os produtores e a produção documental
    • Contexto funcional e estrutural 
    • microavaliação é um modelo considerado tradicional que se situa ao nível das operações, visando julgar o valor primário e o valor dos documentos. Tem as seguintes características:
    • O objetivo é o documento (o que o documento representa em si mesmo)
    • Descontextualizarão do documento na relação com o produtor
    • Enfoque no Documento
    • Série de valores atribuídos ao documento: probatório, informacional, legal e fiscal, primário e secundário


ID
1119259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

A tabela de temporalidade, instrumento de gestão dos prazos de guarda, é configurada com base em princípio temático.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA. 


    O que define a tabela é, primeiramente, o prazo prescricional (prazo definido em lei) e depois o prazo precaucional (prazo definido pelo órgão). Também é possível que arquivos sejam guardados permanentemente no arquivo permanente devido ao seu valor histórico, mas isso depois de cumprir o prazo prescricional definido.
  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - A tabela de temporalidade é configurada de

    acordo com a classificação dos documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
  • ERRADO

     

     

    A tabela de temporalidade, instrumento de gestão dos prazos de guarda, é configurada com base na classificação

  • A tabela de temporalidade é determinada pela classificação dos documentos.

  • Gab: ERRADO

    O "Princípio Temático" indicado na questão é o da Pertinência Temática. Ele foi substituído pelo da Proveniência! Portanto, não é mais utilizado.

    Erros, mandem mensagem :)

  • É configurada de acordo com a classificação dos documentos.
  • principio temático está ligado ao principio da pertinência, logo, invalida o item pois é sabido que a tabela de temporalidade é feita com base no principio da proveniência e não na pertinência

    espero ter ajudado.


ID
1119262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

Por meio do valor primário dos documentos, é possível identificar os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA. 


    O valor primário de um arquivo vincula-se a fins administrativos, legais e financeiros que um arquivo tem. Com base nestes critérios é possível prever por quanto tempo um arquivo deverá ser guardado em cada fase do ciclo de vida antes dele passar por estas fases. 
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - O valor primário é

    identificado enquanto o documento é necessário às atividades

    cotidianas; portanto, nas fases corrente e intermediária.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • O item está CERTO.

    Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes: 

    VALOR PRIMÁRIO – estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para a entidade que o acumulou. O valor primário é a qualidade de um documento baseada nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, ou seja, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos. Refere-se aos arquivos corrente e intermediário.


    VALOR SECUNDÁRIO – estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para outras entidades e pesquisadores. Refere-se ao arquivo permanente.

    Assim, todo documento de arquivo nasce com valor primário. A tendência, com o tempo, é desaparecer esse valor. A diferença encontrada é o tempo em que isso acontece. A permanência do valor primário para alguns documentos é rápida, outros, o intervalo é mais longo. E é nessa curva entre o valor primário máximo, momento da criação ou recebimento do documento, e a extinção, que se encontram as duas primeiras idades ou fases: corrente e intermediária.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro

  • Gab: C 

    A tabela de temporalidade nos ajuda com isso, pois ela define os prazos de guarda dos doc's nas fases corrente e intermediária.

     

    Só para lembrar: 

    FASE CORRENTE E INTERMEDIÁRIA ---------- VALOR PRIMÁRIO

    FASE PERMANENTE --------------------------------- VALOR SECUNDÁRIO

     

  • Por meio do valor primário dos documentos, é possível identificar os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário. Resposta: Certo.

     

    Comentário: o valor primário está relacionado à fase corrente e intermediária e o valor secundário à fase permanente.

  • Todos os documentos de arquivo nascem com uma finalidade administrativa – Valor primário –, pois são gerados em decorrência dos atos ou funções administrativos de um organismo.

     

    Desse modo, em termos gerais, é possível constatar que os documentos não nascem com um valor histórico ou secundário. Tal valor cultural é, geralmente, adquirido após transcorrido um determinado período.

     

    Um exemplo disso é a carta de Pero Vaz de Caminha. A famosa carta nasceu destituída de qualquer valor histórico. Ela foi elaborada com uma finalidade de caráter administrativo, isto é, informar ao rei de Portugal o descobrimento das terras brasileiras.

     

    FONTE: Arquivologia Facilitada 2° Edição. 

  • Coloquei errado porque interpretei que só identificamos o prazo por meio da tabela de temporalidade. O valor ajuda na confecção da tabela.

  • Valor Primário --- Arquivos corrente e intermediário

    Valor secundário --- Arquivo permanente


ID
1119265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.

A descrição funciona como elo entre o estoque informacional e o usuário da informação e do documento.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa, uma outra poderia ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; 

    A descrição, uma das atividades desenvolvidas no arquivo permanente, é concretizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa.

    GABARITO: CERTA.

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA- A definição é consensual na área.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Gabarito: Certo

    Em seu livro Archivistica General: teoria y pratica, Antonia Heredia fala que a descrição é a ponte que comunica o documento com os usuários. Na cabeça da ponte está o arquivista que realiza uma tarefa de analise (Heredia, 1991, p. 300)

  • Descrição

    • Sintetiza elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamento
    • Permite a elaboração dos instrumentos de pesquisa

    C

  • "A descrição é a ponte que comunica o documento com os usuários." (Heredia, 1991, p. 300) sintetizando o comentário da colega Marilia

ID
1119268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.

Classe é um nível de descrição aceito nacionalmente.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA. 


    Classe é uma classificação muito ampla, que envolve muitos critérios, dando margem para 2 ou mais arquivos serem classificados igualmente por terem uma característica em comum, mesmo sendo arquivos "diferentes".
  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - Os níveis de descrição aceitos no Brasil não

    incluem o nível classe.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • O item está ERRADO.

    A Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE possui suas diretrizes baseadas na Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (G). A NOBRADE (CONARQ, 2006) possui 6 níveis de descrição:Nível 0 – Acervo da entidade custodiadora

    Nível 1 – Fundo ou coleção

    Nível 2 – Seção

    Nível 3 – Série

    Nível 4 – Dossiê ou processo

    Nível 5 – Item documental

    Portanto, os níveis de descrição aceitos no Brasil não incluem o nível classe.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro



  • BRAZIL NÃO TEM CLASSE! RS

  • Classe não é nível de descrição. Grupo também não é!! Temos que saber todos os níveis, pois a banca gosta de cobrar isso.

    Q662779 - FUB 2015

    A norma brasileira de descrição arquivística considera seis níveis de descrição: acervo da entidade custodiadora, fundo ou coleção, seção, série, dossiê ou processo e item documental. (gab: certo)


ID
1119271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.

O nível de descrição acervo da entidade custodiadora foi definido pelo Conselho Nacional de Arquivos como o maior nível de descrição arquivística.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Nobrade considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, a saber: acervo da entidade custodiadoras (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5). São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5).

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Definição

    estabelecida pelo Conselho Nacional de Arquivos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
  • Justificativa da banca: deixa de preguiça e vá procurar a fonte dessa questão no CONARQ kkkkk

    De acordo com a NOBRADE, acervo é o maior nível de descrição mesmo, como o colega já colocou. As vezes podemos confundir acervo com fundo. Mas eu sempre gosto de lembrar que acervo é uma entidade beeem maior, pois engloba tudo.

    O glossário da norma diz:

    Acervo: Totalidade de documentos de uma entidade custodiadora.

    Fundo: Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf

  • Direto ao ponto

    O nível de descrição acervo da entidade custodiadora foi definido pelo Conselho Nacional de Arquivos como o maior nível de descrição arquivística.

    GABARITO: CERTO

    Outra questão:

    Q474068 MPU - 2013

    Um dos pressupostos da norma brasileira de descrição (NOBRADE) arquivística é a descrição multinível.

    Justificativa: Multinível GERAL -> PARTICULAR

    Só isso, tanto que a norma começa do maior ACERVO -> FUNDO -> SEÇÃO -> SÉRIE -> DOSSIÊ/PROCESSO -> ITEM DOCUMENTAL

    GABARITO: CERTO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Gabarito: Correto.

    Níveis da NOBRADE:

    1. acervo da entidade custodiadora (nível 0) --> maior nível de descrição arquivistica

  • Gabarito: Certo

    Complementando os colegas....

    A NOBRADE pressupõe a descrição do Geral para o Particular. Assim, começamos amplamente e vamos restringindo. Os níveis são:

    • 0 - acervo da entidade custodiadora*;
    • 1 - fundo ou coleção;
    • 2 - seção*;
    • 3 - série*;
    • 4 - dossiê ou processo;
    • 5 - item documental.

    *podem ter subníveis.

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia

  • 0 ACERVO tem 1 FUNDO 2 SECo

    3 SÉRIE de 4 DOCIÊ com 5 ITEM DOC.


ID
1119274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.

O resultado do trabalho de descrição é a produção de instrumentos de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • A questão está certa, uma outra responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação

    A descrição, uma das atividades desenvolvidas no arquivo permanente, é concretizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa.

    GABARITO: CERTA.

  • Assertiva CORRETA. 


    São atividades complementares, ambas colaboram para o bom funcionamento de uma organização. Em um acervo muito grande é necessário instrumentos de pesquisa para varrer os dados cadastrados e retornar apenas o que for relevante. Para que isso ocorra é necessário que os arquivos sejam cadastrados junto com suas descrições, além de outras informações a seu respeito. 
  • Correto.

    . JUSTIFICATIVA - Esse é o

    resultado do trabalho de descrição.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • O item está CERTO.

    Conforme Bellotto (2006), a descrição é uma tarefa típica dos arquivos permanentes. Ela não cabe nos arquivos correntes, onde seu correspondente é o estabelecimento dos códigos do plano de classificação; tampouco a descrição faz sentido no âmbito dos arquivos intermediários, onde a frequência de utilização secundária é quase nula.

    Assim, a descrição de documentos é o processo intelectual de sintetizar os elementos formais e o conteúdo textual de unidades de arquivamento, adequando-os ao instrumento de pesquisa que se pretende produzir.


    BELLOTO, H. L.. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.



  • Bellotto:

    "O processo de descrição consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização dos dados."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed 4, pág 177)

  • na descrição gera instrumento de pesquisa . na avaliação a tabela de temporalidade
  • Cada função arquivística e o instrumento resultante de suas atividades:

     

    Classificação = Plano de classificação

    Avaliação = Tabela de Temporalidade ou Plano de Destinação

    Descrição = Instrumentos de pesquisa (guia, catálogo, inventário, repertório)

     

    O entendimento do CESPE é que a descrição pode ser feita em TODAS AS IDADES DOCUMENTAIS

     

     

    INVENTÁRIO = DESCREVER unidades de um fundo

    GUIA = descrição mais genérico

    CATÁLOGO =descreve as peças de uma série

    REPERTORIO = critério temático


ID
1119277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.

A descrição caracteriza-se metodologicamente como mononível, ou seja, desenvolve-se a partir de um único nível de descrição.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A descrição arquivística é multinível, conforme a NOBRADE.

  • Como já foi dito pelo colega a questão erra ao falar "mononível", na verdade é multinível, vejam numa outra questão: Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: NOBRADE; 

    A NOBRADE adota a descrição multinível, ou seja, descrição do geral para o particular e que busca representar o contexto e a estrutura de organização do fundo, privilegiando informações relevantes para cada nível e explicitando as relações hierárquicas entre eles.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - Metodologicamente, a descrição é multinível.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • ERRADA - MULTINÍVEL

    A NOBRADE - BRASIL (CONARQ, 2006) possui 6 níveis de descrição: [NÃO INCLUI CLASSE] 
    Nível 0 – Acervo da Entidade Custodiadora = Definido pelo CONARQ como o maior nível de descrição arquivística. 
    Nível 1 – Fundo ou coleção 
    Nível 2 – Seção 
    Nível 3 – Série 
    Nível 4 – Dossiê ou processo 
    Nível 5 – Item documental 

  • Para contextualizar, conforme a NOBRADE:

    Esta norma tem como pressupostos básicos o respeito aos fundos e a descrição multinível, adotando os princípios expressos na ISAD(G), quais sejam:

    Descrição do geral para o particular – com o objetivo de representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes;

    Informação relevante para o nível de descrição – com o objetivo de representar com rigor o contexto e o conteúdo da unidade de descrição;

    Relação entre descrições – com o objetivo de explicitar a posição da unidade de descrição na hierarquia;

    Não repetição da informação – com o objetivo de evitar redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf (págs 10-11)

  • As características principais da ISAD (g) também vale p/ NOBRADE:

     

    Hierárquico

    Estruturado

    Multinível

    Não repetição

    Descrição

    • Usada nas FASES CORRENTES, INTERMÉDIARIAS E PERMANENTES.
    • NÃO É OBRIGATORIA


ID
1119280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à análise tipológica e às políticas de acesso aos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos.

A análise tipológica é utilizada na elaboração do plano de classificação de documentos e da tabela de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Sim, pois na análise tipológica são considerados vários itens que compõe a espécie enquanto tipo documental. Assim se observa o documento sob a contextualização das suas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. Requisitos observados na elaboração do plano de classificação e na avaliação dos documentos para fins de construção da tabela de temporalidade.

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Essas são as principais

    aplicações da análise tipológica.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • o plano de classificação e a tabela de temporalidade são ferramentas básicas da gestão de documentos, produtos do processo de avaliação.

    Entre outros fatores, a avaliação também considera a tipologia documental para a elaboração dessas ferramentas. A tipologia documental estuda os elementos que compõem o documento (símbolos, escrita, imagens, etc) e também a sua ligação com a função ou atividades que os produziram.

    Gabarito do professor: Certo
  • O plano de classificação e a tabela de temporalidade são ferramentas básicas da gestão de documentos, produtos do processo de avaliação.

    Entre outros fatores, a avaliação também considera a tipologia documental para a elaboração dessas ferramentas. A tipologia documental estuda os elementos que compõem o documento (símbolos, escrita, imagens, etc) e também a sua ligação com a função ou atividades que os produziram.


    Gabarito do professor: Certo

     

     

    Por: Mayko Gomes

  • "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo":

    O emprego da Tipologia Documental tem-se mostrado vantajoso nos vários segmentos do processamento documental, tais como:

    1) na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries;

    2) na descrição;

    3) no serviço aos usuários;

    4) na avaliação, porque as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (págs 93-94)

  • Espécie = aparência do documento com base no arranjo das informações contidas nele. Ex: ata/ofício/contrato. Tipologia = espécie + atividade expressa. Ex: ata da reunião de condomínio, contrato de aluguel, ofício circular. (Resumo da aula do canal "Aula De", no YouTube).
  • Análise tipológica

    • Baseado no princípio do respeito aos fundos ou proveniência.
    • Deve ser feito de acordo com o princípio COMULATIVIDADE também.
    • O conhecimento prévio da estrutura orgânico-funcional da entidade acumuladora de documentos é indispensável!


ID
1119283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à análise tipológica e às políticas de acesso aos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos.

As três categorias de sigilo para a classificação de um documento são: ultrassecreto, secreto e reservado.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, seção II, da classificação da informação quanto ao grau e prazos de sigilo, art 24:
    Ultrassecreto: Excepcional grau de segurança. 25 anos.

    Secreto: Alto grau de segurança. 15 anos.

    Reservado: Não deve ser do conhecimento do público em geral. 5 anos.

  • Confidencial foi abolido.
    Os três são as três categorias de sigilo.

    GAB CERTO

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Graus de Sigilo; 

    São três as classificações de sigilo de documentos: ultrassecreta, secreta e reservada.

    GABARITO: CERTA.

  • Lembrem-se do mnemônico USER

    Ultrassecreto

    Secreto

    Reservado

  • LEI 12.527

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada

    CERTA!

  • O prazo máximo para classificação, de acordo com a Lei de Acesso, é de:

     

    25 anos para as informações ultrassecretas. O prazo de classificação da informação classificada como ultrassecreta pode ser prorrogado uma única vez por igual período;

     

    15 anos para as informações secretas, sem possibilidade de prorrogação; 

     

    - 5 anos para as informaçõessreservada sem possibilidade de prorrogação.

     

    O prazo de sigilo é contado a partir da data de produção da informação, e não de sua classificação.

     

     

    De acordo com o art. 27 da Lei de Acesso à Informação, são competentes para classificar as informações no âmbito da administração pública federal: 

     

    No grau de ultrassecreto:

     

    a. Presidente da República; 
    b. Vice-Presidente da República; 
    c. Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; 
    d. Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e 
    e. Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior.

     

    No grau de secreto:

     

    a. autoridades competentes para classificar as informações como ultrassecretas;
    b. titulares de autarquias, fundações ou empresas públicas e sociedades de economia mista.

     

    No grau de reservado:

     

    a. autoridades competentes para classificar as informações como ultrassecretas;
    b. autoridades competentes para classificar as informações como secretas;
    c. autoridades que exerçam funções de direção, comando ou chefia, nível DAS 101.5, ou superior, do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, ou de hierarquia equivalente, de acordo com regulamentação específica de cada órgão ou entidade.

     

    A competência para classificar as informações como ultrassecretas e secretas poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente público, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação

  • ULTRA SECRETO = 25 ANOS = renovável uma única vez

    SECRETO = 20 ANOS  = não renovável

    RESERVADO = 5 ANOS =  não renovável

  • Resolução: USeR (ultrassecreto, secreto e reservado)

    Resposta: certa

  • Os documentos em posse do Poder Público podem ter seu acesso restrito a depender do grau de sigilo: reservado (5 anos), secreto (15 anos) ou ultrassecreto (25 anos).

    Fonte: Ministério da Justiça (2019)

  • RESECU

  • (C)

    Questão recorrente da banca. Outras que ajudam a responder:

    O prazo máximo de restrição de acesso para documentos classificados como ultrassecretos é de vinte e cinco anos.(C)

    De acordo com dispositivo da Lei de Acesso à Informação, é de vinte e cinco anos o prazo máximo de restrição de acesso a informações classificadas como ultrassecretas.(C)

    A autoridade competente para classificar uma informação como ultrassecreta no âmbito da administração pública federal, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, é o comandante do exército.(C)

    A classificação de informação da administração pública federal no grau de sigilo ultrassecreto NÃO é de competência exclusiva do presidente e do vice-presidente da República.(C)

    Informações que possam comprometer atividades de inteligência ou de investigação em andamento podem ser classificadas como reservadas — com restrição máxima de acesso por até cinco anos —; secreta — com restrição máxima de acesso por até quinze anos —; ou ultrassecreta — com restrição máxima de acesso por até vinte e cinco anos.(C)

    Um documento ultrassecreto pode permanecer em sigilo por prazo inferior a vinte e cinco anos.(C)

    Os documentos classificados como ultrassecretos devem constar de rol público com identificação para referência futura.(C)

    (ABIN-18)Se um documento de um órgão público contiver informações de uma pessoa referentes a sua intimidade e vida privada, o acesso a essas informações será restrito pelo prazo máximo de cem anos a contar de sua produção, independentemente de sua classificação de sigilo.(C)

     De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o acesso a informações pessoais será restrito à pessoa a que elas se referirem e aos agentes públicos legalmente autorizados, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de cem anos.(C)

    Segundo dispositivo da Lei n.º 12.527/2011, informação classificada como sigilosa deve ficar restrita a pessoa devidamente credenciada que tenha necessidade de conhecê-la.(C)

    É vedado o acesso a informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.(C)

    Informações cuja disseminação coloque em risco a defesa e a soberania nacional, além da integridade do território brasileiro, são passíveis de classificação como sigilosas.(C)

  • U

    S

    R

  • Correta.

    Reservado 5 anos;

    Secreto 15 anos;

    Ultrassecreto 25 anos.

    Lembrando que estes são prazos máximos, podendo assim ficar por menos tempo.


ID
1119286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à análise tipológica e às políticas de acesso aos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos.

O relatório de atividades, a ata de reunião, o formulário de ocorrência e o ofício são tipos documentais.

Alternativas
Comentários
  • Oficio e Ata são espécies documentais. Sendo a Ata um documento Expositivo e o Oficio uma correspondência entre autoridades.

  • Complementando o comentário da colega, a "ata de reunião" (conforme o enunciado da questão) já se configura um tipo documental (espécie + função).

    Estando errado apenas "ofício", que não é tipo documental, e sim espécie documental.

  • A questão está errada, como já foi dito o Ofício é Espécie documental e não Tipo documental como propõe a questão, outras podem ajudar a entender o conceito de tipo e de espécie, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Tipologia documental

    A transformação da espécie documental em tipo documental acontece quando é agregada à espécie documental a atividade/função/razão funcional que gerou o documento.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Tipologia documentalEspécie Documental

    O ofício e o memorando são espécies de correspondências próprias do serviço público. As empresas privadas utilizam a carta como espécie documental de correspondência. 

    GABARITO: CERTA.

  • Bem, eu errei a questão. Acho que o examinador deixou uma pegadinha implícita. Caí. 



  • Errado. (Pegadinha haha)

    JUSTIFICATIVA

    - O ofício é espécie documental e não tipo documental.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • ARQUIVOLOGIA - Para não ficar confuso. . 

    Gênero: textual, iconográfico, sonoro, filmográfico, audiovisual, informativo, cartográfico, micrográfico.

    Espécie: edital, relatório, ata, contrato.

    Natureza: especial, especializado.

    Suporte: papel, fita magnética, filme, CD.

    Tipo: relatório de vistoria, edital de compras, contrato de prestação de serviços, ata de reunião.

    Forma: original, rascunho, minuta.

    Formato: livro, caderno, microficha.


  • Tipo documental = ESPÉCIE + "DE" + FUNÇÃO

  • Espécie: 1 palavra
    Ex: ofício, relatório, ata

    Tipologia: 2 palavras (espécie + função)
    Ex: relatório de atividades, ata de reunião, formulário de ocorrência, ofício de posse

    GAB ERRADO

  • Errada. Pegadinha da malandra (ofício->espécie), caí nessa :(

  • TIPOLOGIA DOCUMENTAL
    Sem preposição: Espécie
    Com preposição: Tipo

  • ERRADO.

    Espécie ducumental: Ofício

    Tipo documental: relatório de atividades, a ata de reunião, o formulário de ocorrência.

  • 2014.. bons tempos em que a Isabela não pedia a versão antiga do QC..

  • Dhyego Silva...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk #Sensacional

  • peguei o QC na transição da versão antiga para a ''nova''. Vou mentir não: prefiro essa heheheh.

  • Errada!

    Ofício é uma espécie

  • Questões do CESPE você tem que ler até a palavra final... OFÍCIO é espécie
  • Ofício é espécie.

    se tivesse um ofício de requisição , algo assim seria tipologia

  • GABARITO: ERRADO

    ESPÉCIE DOCUMENTAL:

    ✓ Espécie – Aspecto formal do documento, de acordo com a disposição suas informações;

    Exemplos: diploma, certidão, alvará, boletim, atestado...

    TIPO OU TIPOLOGIA DOCUMENTAL:

    ✓Tipologia – É a soma ou junção de uma espécie documental com a atividade ou função do documento (TIPO/TIPOLOGIA = ESPÉCIE + ATIVIDADE OU FUNÇÃO)

    Exemplos: Diploma de graduação, certidão de nascimento, alvará de soltura, boletim médico;

    GRAN CURSOS - PROFº ÉLVIS MIRANDA.

  • esse é comentário de um colega aqui do QC de uma questão parecida.

    "quase sempre que tiver a preposição DE no meio será tipo documental.

    tipo DE documento

    atestado DE óbito

    certidão DE nascimento

    formulário DE notificação

    calendário DE eventos

    ..... DE .....

    etc....

    Claro que tem as pegadinhas como auto DE infração,mas dai cabe a nós entendermos que auto não é genero de nada."

  • O relatório de atividades, a ata de reunião, o formulário de ocorrência e o ofício são tipos documentais.

  • Com preposição = tipo

    Sem preposição = espécie

  • Direto ao Ponto!

    O relatório de atividades, a ata de reunião, o formulário de ocorrência e o ofício (ESPÉCIE) são tipos documentais.

    Tirando o Ofício = resto está certo!

    GABARITO: ERRADO

  • Especie: Informação.

    Tipologia: Atividade geradora

    Tipo documental: Especie + Tipologia.

    • relatório de atividades: tipo documental
    • ata de reunião: tipo documental
    • formulário de ocorrência: tipo documental
    • ofício: somente uma especie

  • Eu sempre leio esse tipo de questão com bastante atenção. O cespe gosta mesmo de colocar exemplos de espécies ou tipos documentais. Pra enganar, nessa questão, colocou um monte de tipo e no meio uma espécie. Se ler rápido e no nervosismo da prova, a gente acaba errado.

    Vamos ficar atentos.

  • Relatório de atividades=> tipo documental

    Ata de reunião=> tipo documental

    Formulário de ocorrência=> tipo documental

    Ofício => espécie documental

  • GABARITO - ERRADO!!!

    Sempre leia a questão até o final, os tipos de documentos são classificados como Espécie + tipologia. Na questão, serão tipos documentais o relatório de atividades, a ata de reunião, o formulário de ocorrência. O ofício é uma espécie documental

    GABARITO - ERRADO!!!

  • GABARITO ERRADO.

    Na afirmação acima, nem todos os itens descritos receberam especificação (função). Isto posto, temos um item acima (OFÍCIO) que não pode ser considerado tipo documental, mas espécie.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.

  • Todos são tipos, exceto o OFÍCIO, que é espécie.


ID
1119289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.

Enquanto os requisitos funcionais de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documento (SIGAD) se referem à integração com sistemas legados, os requisitos não funcionais fazem menção à recuperação da informação, ao acesso e à segurança.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    JUSTIFICATIVA do Cespe: "Os requisitos relativos a uso de “padrões aberto” e “conformidade com a legislação” são “não funcionais”, de acordo com o artigo 3.º, §1º e §2º, da Resolução n.º 20/2004, segundo a qual “os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

    Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho”.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADO

    Todos os órgãos da administração pública utilizam-se, no mínimo, de mensagens de correio eletrônico e de sítios de internet para comunicar-se ou divulgar suas realizações. Apesar de recentes publicações que normatizam o uso do correio eletrônico ou, mais antigas, de construção de sítios web, não há discussão e consequente definição de formatos de preservação, seleção de informações digitais para guarda permanente ou descarte, tratamento de dados/informações criadas nas redes sociais por instituições públicas, por exemplo. Além disso, é necessário que as leis decretos e normas gerais sejam traduzidas em portarias, orientações técnicas que representem o entendimento da instituição no seu âmbito de atuação.

    Paz de Cristo.


  • Art. 3º A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.

    §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

    §2º Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

    Ou seja, inverteu os conceitos.

    Bons Estudos.

  • Sendo bem claro: A banca trocou os conceitos!

  • O contrário

  • requisitos funcionais - recuperação, acesso, segurança

    requisitos não funcionais - integração de sistemas legados


ID
1119292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.

O uso de documentos digitais na administração pública pode ser considerado como corriqueiro, embora nem sempre esteja regulamentado.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA. 


    Embora muito utilizados os computadores na Administração Pública, os arquivos digitais produzidos por eles dificilmente sejam aceitos pela lei como comprobatórios devido à possibilidade de alteração deles por meio de métodos fraudulentos. Eles servem mais para caráter operacional mesmo. 

  • Justificativa do CESPE


    JUSTIFICATIVA - Todos os órgãos da administração pública utilizam-se, no mínimo, de mensagens de correio eletrônico e de sítios de internet para comunicar-se ou divulgar suas realizações. Apesar de recentes publicações que normatizam o uso do correio eletrônico ou, mais antigas, de construção de sítios web, não há discussão e consequente definição de formatos de preservação, seleção de informações digitais para guarda permanente ou descarte, tratamento de dados/informações criadas nas redes sociais por instituições públicas, por exemplo. Além disso, é necessário que as leis decretos e normas gerais sejam traduzidas em portarias, orientações técnicas que representem o entendimento da instituição no seu âmbito de atuação.


    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • A Lei 12.682/12 trata da digitalização, do armazenamento em meio eletrônico, óptico ou equivalente e da reprodução de documentos públicos e privados.
     
    • Entende-se por digitalização a conversão da fiel imagem de um documento para código digital.
     
    • Para que essa equivalência seja válida, o arquivo digitalizado deve manter a integridade e a autenticidade do original com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP – Brasil.
     
    Podemos concluir que nem todos os documentos digitais seguem todas as regulamentações para torná-lo equivalente ao documento original.

  • Quem marca uma questão dessas na prova tem meu respeito!

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - Todos os órgãos da administração pública utilizam-se, no mínimo, de mensagens de correio eletrônico e de sítios de internet para comunicar-se ou divulgar suas realizações. Apesar de recentes publicações que normatizam o uso do correio eletrônico ou, mais antigas, de construção de sítios web, não há discussão e consequente definição de formatos de preservação, seleção de informações digitais para guarda permanente ou descarte, tratamento de dados/informações criadas nas redes sociais por instituições públicas, por exemplo. Além disso, é necessário que as leis decretos e normas gerais sejam traduzidas em portarias, orientações técnicas que representem o entendimento da instituição no seu âmbito de atuação.

    Cespe fazendo Cespice.

    Segue o jogo!

  • desatualizado

  • Uma questão dessa nos dias de hoje seria errada, certo?

  • Questão desatualizada, a partir de 2019 foi regulamentado todos documentos digitais.

  • Questão desatualizada Qconcurso retire essa questão!


ID
1119295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.

O conteúdo estável e a forma fixa são características essenciais dos documentos arquivísticos digitais. Com relação à forma, entretanto, é aceita uma variabilidade limitada na sua apresentação, desde que prevista na produção do documento.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

     Todo documento arquivístico deve constituir-se de forma fixa e conteúdo estável. É aceita uma variabilidade limitada de formas de apresentação do conteúdo de um documento digital, desde que prevista na produção do documento. Diretrizes do Produtor: elaboração e manutenção de materiais digitais, diretrizes para indivíduos (p.7). “Assim, se você, enquanto autor do documento arquivístico, estabelece regras fixas para a seleção de seu conteúdo e de sua forma documental que permitam apenas uma gama conhecida e estável de variações – isto é, que lhe dotem de variabilidade limitada -, então você pode afirmar que seu material tem conteúdo estável e forma fixa”. A Resolução n.º 38/2013 recomendou aos órgãos do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) a adoção das Diretrizes do Produtor e das Diretrizes do Preservador.

    Paz de Cristo

  • arquivo digital deve ter forma fixa? no mínimo estranho esse gabarito, mas é isso aí, vamo que vamo!

  • Todo documento arquivístico deve constituir-se de FORMA FIXA e conteúdo ESTÁVEL. É aceita uma variabilidade limitada de formas de apresentação do conteúdo de um documento digital, desde que prevista na produção do documento. Diretrizes do Produtor: elaboração e manutenção de materiais digitais, diretrizes para indivíduos.

     A Resolução n.º 38/2013 recomendou aos órgãos do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) a adoção das Diretrizes do Produtor e das Diretrizes do Preservador.

  • Eu não tinha me convencido muito da justificativa da banca. Fui pesquisar no "Diretrizes do produtor - a elaboração e a manutenção de materiais digitais: diretrizes para indivíduos" e achei a resposta mais completa. É um pouquinho grande, mas acho que vale a pena a leitura.

    "[...] Um sistema que contém informações ou dados fluidos e em constante mudança não contém documentos arquivísticos até que alguém decida elaborá-los e salvá-los com forma fixa e conteúdo estável.

    Enquanto a ideia de conteúdo estável é relativamente simples, o conceito de forma fixa é mais complexo. Essencialmente, ele significa que a mensagem transmitida por um documento arquivístico digital (ou outro objeto digital) pode ser exibida com a mesma apresentação documental que tinha na tela quando foi elaborada ou recebida e salva pela primeira vez. As cadeias de bits que compõem o documento digital e determinam sua apresentação digital (isto é, seu formato de arquivo) podem mudar, mas sua apresentação documental não pode. Um exemplo simples é quando um documento produzido no Microsoft Word é posteriormente salvo como um arquivo PDF. Embora a apresentação digital do documento tenha mudado – de um arquivo “.doc” do Microsoft Word para um formato “.pdf” do Adobe Acrobat –, sua apresentação documental, também chamada forma documental, não mudou e, portanto, podemos dizer que o documento tem uma forma fixa.

    Em alguns casos, os materiais digitais podem ser apresentados de muitas maneiras diferentes – em outras palavras, a informação que eles transmitem pode assumir diferentes formas documentais. Por exemplo, dados estatísticos podem ser apresentados como gráfico circular, de barra ou tabelas. Contudo, as variações possíveis dessas formas são geralmente limitadas pelo sistema. Em tais casos, podemos dizer que cada apresentação documental tem conteúdo estável e forma fixa, já que a informação é selecionada a partir de um armazenamento fixo de dados dentro do sistema, cujas regras determinam a forma da(s) sua(s) apresentação(ões) documental(is)." 

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_produtor_preservador.pdf (pág 6)


ID
1119298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.

A fim de garantir a integridade e a acessibilidade dos documentos arquivísticos por longo prazo, deve-se prever a implantação de sistemas informatizados na gestão arquivística de documentos digitais.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA. 


    O comando da questão se delimita a tratar de arquivos digitais. Para eles a implantação de um sistema que faça a guarda e classificação se faz necessário. Normalmente ocorre por meio de software específico para essa função e servidores (ou computadores) que desempenham exclusivamente essa tarefa. 
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

     Resolução n.º 20/2004.“Art. 3º A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos  arquivísticos”.

    Paz de Cristo.

  •  A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados (dados sobre dados) estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos”.

  • Pense comigo, Como irei acessar os documentos digitais sem uma gestão de documentos digitais? Não tem como!

    Da mesma forma que não tem como pedir um documento em um órgão que não tenha gestão de documentos.


ID
1119301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do modelo de requisitos e-ARQ Brasil para SIGADs, julgue os itens seguintes.

Conforme o e-ARQ Brasil, as qualidades dos documentos arquivísticos que devem ser preservadas pelo programa de gestão institucional são organicidade, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

     Há vários autores que citam diversas e, por vezes, divergentes qualidades do documento arquivístico, porém, no escopo do E-ARQ Brasil (2011, p. 21-22) são essas as qualidades a serem preservadas.

    Paz de Cristo.

  • A cada uma das qualidades do documento arquivístico corresponde um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão, conforme especificado a seguir: 

    a) Organicidade 

    b) Unicidade 

    c) Confiabilidade 

    d) Autenticidade 

    e) Acessibilidade


    e-ARQ Brasil Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos

  • Qualidades previstas no item 5.1 - Exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão arquivistica de documentos, do e-ARQ. 

  • As qualidades dos documentos arquivísticos que devem ser preservadas pelo programa de gestão institucional são: AU CAO (Autenticidade, Unicidade, Confidencialidade, Acessibilidade, Organicidade).
  • CORRETA!

    A questão quer saber se as qualidades citadas estão "De acordo com e-Arq", apesar de outros doutrinadores mencionarem outras qualidades.

    Complemento com o comentário do colega WF:

    "A cada uma das qualidades do documento arquivístico corresponde um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão, conforme especificado a seguir: 

    a) Organicidade 

    b) Unicidade 

    c) Confiabilidade 

    d) Autenticidade 

    e) Acessibilidade

    e-ARQ Brasil Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos"

  • E-ARQ

    • organicidade,
    • unicidade,
    • confiabilidade,
    • autenticidade
    • acessibilidade.

    C A O A U

    COLOCANDO EM ORDEM, SÓ LEMBRAR DE "CÃO AU "


ID
1119304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do modelo de requisitos e-ARQ Brasil para SIGADs, julgue os itens seguintes.

Alterações (acréscimo ou mudança de nível de obrigatoriedade de requisitos) no e-ARQ Brasil devem ser evitadas nas contratações de tecnologias da informação realizadas pelos órgãos da administração pública federal.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADO

     É imprescindível a customização à instituição. De acordo com E-ARQ Brasil (2011, p. 13), “o e-ARQ Brasil sozinho não abrange todos os requisitos necessários para qualquer órgão ou entidade poder criar, manter e dar acesso a documentos digitais (...). Cada organização deve considerar as suas atividades, os documentos que produz, bem como o contexto de produção e manutenção do documento e, dependendo da situação, acrescentar requisitos específicos e/ou assegurar que os requisitos listados aqui como facultativos ou altamente desejáveis possam ser classificados como obrigatórios”.

    Paz de Cristo

  • O e-arq Brasil é apenas um modelo e não um conjunto de requisitos impostos, que devam ser aplicados de forma rígida pelas organizações.

    Deve-se considerar que as instituições possuem características diferentes, como estrutura, atividades e funções. Dessa forma, o e-arq Brasil deve ser flexível para atuar em realidades distintas.

    Além da justificativa da banca, também peguei um trechinho que ajuda a entender a questão:

    "O e-ARQ Brasil, ainda que discorra sobre vários aspectos da gestão arquivística de documentos, deixa a critério de cada organização ou grupo de organizações a decisão de como adotá-lo, se de forma modular ou completa."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 13)

  • Errado!

    O erro da questão está na afirmação "devem ser evitados", tendo em vista que não há obrigatoriedade em seguir o modelo apresentado pelo e-Arq Brasil.

    "O e-ARQ Brasil, ainda que discorra sobre vários aspectos da gestão arquivística de documentos, deixa a critério de cada organização ou grupo de organizações a decisão de como adotá-lo, se de forma modular ou completa."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 13)

  • O E-ARQ DISPÕE SOBRE A DISCRICIONARIEDADE DE CADA INSTITUIÇÃO EM TOMAR A DECISÃO.


ID
1119307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à captura no SIGAD, julgue os itens subsecutivos.

As ações vinculadas à captura incluem o protocolo e a indexação.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADA

    Entre as ações da captura arroladas no E-ARQ Brasil (2011, p.26) incluem-se registro, classificação, indexação, atribuição de restrição de acesso e arquivamento. Apesar de “protocolo” ser confundido com “registro” no senso comum, são elementos distintos.

    Paz de Cristo.

  • A questão foi anulada pela banca, sob a seguinte justificativa:


    A utilização da expressão “ações vinculadas à captura” prejudicou o julgamento do item. Por esse motivo, opta-se por sua anulação.

    No entanto, inicialmente, o gabarito preliminar deu o item como ERRADO, sob a seguinte justificativa:


    Entre as ações da captura arroladas no E-ARQ Brasil (2011, p.26) incluem-se registro, classificação, indexação, atribuição de restrição de acesso e arquivamento. Apesar de “protocolo” ser confundido com “registro” no senso comum, são elementos distintos.

    O documento destaca que a captura consiste em declarar um documento como um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística por meio das seguintes ações:

    • registro;
    • classificação;
    • indexação;
    • atribuição derestriçãodeacesso;
    • arquivamento.

    Os objetivos da captura são:identificar odocumentocomo documentoarquivístico; e demonstrar arelação orgânicados documentos.

    Portanto, de fato, não há menção a ações de protocolo

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • QUESTÃO ANULADA

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF_13_ADMINISTRATIVO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

  • ações da captura: ACARI

     

    Atribuição de restrição de acesso

     

    Classificação

     

    Arquivamento

     

    Registro

     

    Indexação


ID
1119310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à captura no SIGAD, julgue os itens subsecutivos.

Vocabulário controlado, esquema de classificação de segurança e acesso a documentos e tesauros são instrumentos adicionais de gestão arquivística de documentos, conforme o e-ARQ Brasil.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - ERRADO

    Os instrumentos adicionais utilizados na gestão arquivística de documento (E-ARQ Brasil, 2011, p.36) são glossário, vocabulário controlado e tesauro. O esquema de classificação de segurança e acesso a documentos faz parte dos instrumentos principais.

    Paz de Cristo.


  • É o que prevê o item 7 (p. 36), do e-ARQ.

    É necessário o desenvolvimento de uma série de instrumentos para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos.
    Instrumentos principais
    • plano de classificação, codificado ou não, baseado nas funções e atividades do órgão ou entidade;
    • tabela de temporalidade e destinação;
    • manual de gestão arquivística de documentos;
    • esquema de classificação referente à segurança e ao acesso aos documentos.


    Instrumentos adicionais
    • glossário;
    • vocabulário controlado;
    • tesauro.

    Outros instrumentos que não são específicos da gestão arquivística de documentos, mas podem apoiar as operações de gestão:
    • relatório de análise do contexto jurídico-administrativo do órgão ou entidade;
    • relatório dos riscos que envolvem as atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade;
    • plano de contingência e plano de prevenção contra desastres;
    • estrutura organizacional e delegação de competências do órgão ou entidade;
    • registro dos funcionários e das permissões de acesso aos sistemas do órgão ou entidade.

  • Tesauro: Vocabulário controlado que reúne termos derivados da linguagem natural, normalizados e preferenciais, agrupados por afinidade semântica, com indicação de relações de equivalência, hierárquicas, partitivas, de negação e funcionais estabelecidas entre eles. Fonte: DBTA

ID
1119313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à captura no SIGAD, julgue os itens subsecutivos.

Um pré-requisito da captura é a definição do período de tempo em que o documento será retido.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - A captura

    tem como pré-requisitos a definição de quais documentos

    (produzidos e recebidos) serão capturados pelo sistema de

    gestão arquivística de documentos; quem deve ter acesso a

    esses documentos e em que nível; por quanto tempo serão

    retidos, segundo consta do E-ARQ Brasil (2011, p. 26).

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Complemento direto do e-ARQ Brasil (2011).

     

    A captura tem como pré-requisito a definição de:

    • quais documentos (produzidos e recebidos) serão capturados pelo sistema de gestão arquivística
    de documentos;
    • quem deve ter acesso a esses documentos e em que nível;
    • por quanto tempo serão retidos.

  • O e-arq Brasil ainda diz que:

    "As decisões sobre captura e retenção devem ser consideradas no momento da concepção do sistema de gestão arquivística de documentos. A decisão referente a quais documentos devem ser capturados e por quanto tempo devem ser mantidos requer que se levem em conta os seguintes fatores: legislação vigente, exigências quanto à transparência e ao exercício das atividades do órgão ou entidade, e o grau de risco que correm caso não capturem documentos arquivísticos."

  • São pré-requisitos da captura:

    -QUAIS documentos (produzidos e recebidos) serão capturados pelo sistema de gestão arquivística

    de documentos;

    -QUEM deve ter acesso a esses documentos e em que nível;

    -QUANTO tempo serão retidos.


ID
1119316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à captura no SIGAD, julgue os itens subsecutivos.

Um objetivo da captura é a demonstração da relação orgânica dos documentos arquivísticos.

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos da captura são:

    - identificar o documento como documento arquivístico; - demonstrar a relação orgânica dos documentos.

    fonte: E-Arq

  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - De acordo

    com o disposto no E-ARQ Brasil (2011, p.26), os objetivos da

    captura são identificar o documento como documento

    arquivístico e demonstrar a relação orgânica dos documentos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • A captura consiste em declarar um documento como um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística por meio das seguintes ações:

     

    Ø  registro;

    Ø  classificação;

    Ø  indexação;

    Ø  atribuição de restrição de acesso;

    Ø  arquivamento.

     

    São objetivos da captura:

    Ø  Identificar o documento como documento arquivístico;

    Ø  Demonstrar a relação orgânica dos documentos.

     

    Captura é a incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, quando ele passa a seguir as rotinas de tramitação e arquivamento. Uma vez capturado, o documento pode ser incluído num fluxo de trabalho e, posteriormente, arquivado, ou ser, imediatamente, arquivado em uma pasta, no caso de documentos em papel, ou diretório, no caso de documentos digitais.

  • CAPTURA: declarar um documento como um documento arquivístico, incorporando-o ao sistema de gestão arquivística

    São objetivos da captura:

    •  Identificar o documento como documento arquivístico;
    •  Demonstrar a relação orgânica dos documentos.

    CORRETO


ID
1119319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil.

Os metadados de formato de arquivo, de armazenamento e de fixidade estão vinculados ao agrupamento componente digital.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - De acordo com o E-ARQ Brasil (2011,

    p.95), os metadados do componente digital são os

    seguintes:identificador do componente digital, nome original,

    características técnicas, formato de arquivo, armazenamento,

    ambiente de software, ambiente de hardware, dependências,

    relação com outros componentes digitais e fixidade.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • componente digital = relação com a parte lógica, os objetos digitais que compõem o documento arquivístico "conceitual"

  • metadado é OSSO!!!!   KKKKKKKKKKK

  • Para ajudar na interpretação do que é "componente digital", segue explicação do e-arq Brasil:

    Componente digital refere-se aos objetos digitais que compõem o documento arquivístico digital. De modo geral, pode-se dizer que componentes digitais são os arquivos de computador que contêm as informações de conteúdo, forma e composição necessárias à apresentação do documento arquivístico. As ações de preservação são realizadas nos componentes digitais.

    - Cada documento está relacionado a um ou mais componentes digitais. Um componente digital pode conter informações relativas a um ou mais documentos.

    - Uma série de eventos de preservação ocorre nos componentes digitais para permitir o acesso continuado ao longo do tempo e deve ser registrada pelo SIGAD. Cada componente digital está relacionado a uma série de eventos de preservação.

    Componente digital

    5.1 Identificador do componente digital

    5.2 Nome original

    5.3 Características técnicas

    5.4 Formato de arquivo

    5.5 Armazenamento

    5.6 Ambiente de software

    5.7 Ambiente de hardware

    5.8 Dependências

    5.9 Relação com outros componentes digitais

    5.10 Fixidade

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (págs91, 93 e 95)

  • Fixidade: Fixidade Integridade da cadeia de bits que constituem um componente digital. Metadados: Dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos arquivísticos ao longo do tempo. Fonte: Documentos Arquivísticos Digitais - CONARQ

ID
1119322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil.

O metadado referente à relação com outros documentos tem por objetivo, entre outros aspectos, demonstrar a organicidade do documento.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Os objetivos do metadado

    referente à relação com outros documentos são os seguintes:

    tornar explícito o relacionamento e facilitar o processamento

    automático e o gerenciamento arquivístico; demonstrar a

    organicidade dos documentos e facilitar a pesquisa de

    informações de documentos relacionados. (E-ARQ Brasil,

    2011, p.109).

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Referente à relação com outros documentos são os seguintes:

    • tornar explícito o relacionamento e facilitar o processamento

    automático e o gerenciamento arquivístico;

    • demonstrar a organicidade dos documentos e facilitar a pesquisa de

    informações de documentos relacionados

  • Metadados são dados sobre dados, pode ser data, local, hora e etc..... essas informações podem ajudar na organização? pode sim, podendo organizar por exemplo por data, basicamente isso ai..


ID
1119325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil.

Compressão, validação e decifração são exemplos de evento de preservação.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Evento de preservação

    refere-se às ações de preservação realizadas nos documentos

    arquivísticos digitais, tais como migração (atualização,

    conversão), compressão, validação, decifração, conforme

    disposto em E-ARQ Brasil (2011, p.93).

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Dicionário arquivístico: preservação Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado  controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.:p

  • e- arq: 6  Evento de preservação 6.1 Compressão 6.2 Decifração 6.3 Validação de assinatura digital 6.4 Verificação de fixidade 6.5 Cálculo hash 6.6 Migração 6.7 Replicação 6.8 Verificação de vírus 6.9 Validação 

  • nunca nem vi

  • Metadados relativos a EVENTO DE PRESERVAÇÃO: Informações que referem-se aos eventos de preservação ocorridos com o componente digital. 

    Ações de preservação realizadas nos componentes dos documentos arquivísticos, tais como migração, compressão, validação, decifração. 

     

    Compressão - compressão e descompressão de documentos.

    Validação - validação da assinatura digital do documento de acordo com assinatura digital.

    Decifração - análise de códigos que permite conhecer e interpretar toda a parte da informação expressa

     

    fonte: conarq.arquivonacional.gov

     

  • Jesus é mais.

  • Compressão - compressão e descompressão de documentos.

    Validação - validação da assinatura digital do documento de acordo com assinatura digital.

    Decifração - análise de códigos que permite conhecer e interpretar toda a parte da informação expressa

  • A questão foi retirada do e-arq Brasil:

    Evento de preservação refere-se às ações de preservação realizadas nos documentos arquivísticos digitais, tais como migração (atualização, conversão), compressão, validação, decifração.

    - Evento de preservação relaciona-se com o componente digital e com o agente responsável pela ação de preservação.

    Além disso, o e-arq Brasil indica mais elementos de metadados:

    Evento de preservação

    6.1 Compressão

    6.2 Decifração

    6.3 Validação de assinatura digital

    6.4 Verificação de fixidade

    6.5 Cálculo hash

    6.6 Migração

    6.7 Replicação

    6.8 Verificação de vírus

    6.9 Validação 

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (págs 93 e 95)

  • ... que dia foi isso? !

ID
1119328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil.

Os elementos de metadados estão reunidos em seis agrupamentos, entre os quais incluem-se os agrupamentos de documento, de classe, de agente e de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Foram definidos metadados para as entidades: documento, evento de gestão, classe, agente,

    componente digital e evento de preservação.


  • Errado.

    JUSTIFICATIVA - Segundo o E-ARQ Brasil (2011, p.93-95),

    “os elementos de metadados estão reunidos de acordo com a

    estrutura a seguir: documento, evento de gestão, classe, agente,

    componente digital e evento de preservação”. 

    A “temporalidade” existe, mas estar subordinada ao

    agrupamento “classe”.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Dicionário arquivístico: metadados Dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo. :p

  • ERRADO.

    Foram definidos METADADOS para as ENTIDADES: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação.

    Fonte: e-Arq Brasil, p. 92, 2011.


  • Metadados para as seguintes entidades: Classe, documento, Evento de Gestão, Agente, Evento de preservação, Componengte digital.

  • Peguinha... Não tem essa temporalidade.

    A banca gosta de cobrar isso:

    Q677039 - TRT 17 (ES) 2013

    Há metadados definidos para as seguintes entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação. (Gab: certo)

    Q592266 - STJ 2015

    Documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação foram definidos como metadados para as entidades. (Gab: certo)

    Q562051 - MPOG 2015

    Entre os agrupamentos dos elementos de metadados, incluem-se a classe e o documento.  (Gab: certo)

  • Direto ao ponto

    Os elementos de metadados estão reunidos em seis agrupamentos, entre os quais incluem-se os agrupamentos de documento, de classe, de agente e de temporalidade (NÃO EXISTE ESSA).

    GABARITO: ERRADO


ID
1119331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de microfilmagem de documentos oficiais, julgue o item abaixo.

Documentos oficiais de valor permanente só poderão ser eliminados depois de serem microfilmados, desde que tal procedimento esteja previsto em tabela de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    documentos permanentes nao podem ser eliminados, mesmo apos microfilmagem

    espero ter ajudado


  • A questão está errada, pois documentos de valor permanente não podem ser eliminados, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Legislação arquivísticaArquivo Permanente

    Os documentos de valor permanente, consoante legislação, não devem ser eliminados ou alienados.

    GABARITO: CERTA.

  • Errada.

    JUSTIFICATIVA - Decreto n.º 1.799/1996. “Art. 13. Os

    documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda

    permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem,

    devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de

    atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor”.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Boa noite.

    Olha, no meu entendimento, questao errada.   Pois os documentos so podem ser eliminados quando perderem seu valor administrativo e nao tiverem mais valor hitorico.

    espero ter ajudado. Bons estudos!!!

  • Documentos com valor permanente (histórico ,probatório, informativo), secundário ou de terceira idade não poderão ser eliminados, pois são inalienáveis e imprescritíveis.

  • ERRADA!!

    Lei n. 5.433/1968
    Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, NÃO poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

  • Guardem essa regra no fundo de vossos corações: documentos de valor permanente não podem ser eliminados!

  • Oras, se ele está ali no permanente é pq ele não pôde ser eliminado. Nem poderá

  • Os documentos de valor permanente jamais poderão ser eliminados.

  • Os documentos são eliminados após perderem seus valores primários e secundários e cumprirem seu prazo de guarda estabelecido. Os documentos nos arquivos de guarda permanente ainda possuem valor secundário, logo, conclui-se que os mesmos não podem ser eliminados.

  • A tabela de temporalidade nunca vai dizer que documentos permanentes podem ser eliminados, mesmo que seja em qualquer condição (como serem microfilmados primeiro).

  • Conforme o decreto 1.799/19996:

    Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

  • Documentos de valor permanente NUNCA serão eliminados, mesmo que passem pela microfilmagem.


ID
1119334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da certificação digital, julgue os itens subsecutivos, com base na legislação que regulamenta a ICP-Brasil.

No Brasil, certificados não emitidos pela ICP-Brasil também podem ser usados para comprovar autoria e integridade de documento eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Medida Provisória n.º 2.200/2001, Art. 10.º, § 2.º: "O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.”

  • Assertiva CORRETA. 


    Comentando o comentário da Emilly: se for um órgão aceito, é aceito. Se não for um órgão aceito, não será aceito =)
  • Segundo o ICP-Brasil, o certificado digital é uma série de informações que associam uma pessoa ou entidade a uma chave pública. Este certificado pode ser emitido por quaisquer entidades que atendam a critérios mínimos. 

    Além disso, segundo determina a Medida Provisória nº 2.200-2/01, os meios utilizados por outras instituições que não compõem a ICP-Brasil, desde que seja admitido tal meio pelas partes envolvidas (art. 10º, § 2º). 

    Gabarito do professor: Certo
  • CESPE: Na ICP-Brasil, embora a assinatura digital possua autenticidade, integridade, confiabilidade e não repúdio, ela não garante sigilo ao documento eletrônico. CERTO -> Obs.: pergunta de informática.

    As Autoridades Certificadoras (AC) são entidades públicas ou privadas credenciadas à hierarquia da ICP-Brasil, sua função será: Emitir, Distribuir, Renovar, Revogar, e Gerenciar certificados digitais.

  • SOBRE CERTIFICADOS DIGITAIS:

    No Brasil, certificados não emitidos pela ICP-Brasil também podem ser usados para comprovar autoria e integridade de documento eletrônico.

    É de acordo com a medida provisória nº2.200/2001


ID
1119337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da certificação digital, julgue os itens subsecutivos, com base na legislação que regulamenta a ICP-Brasil.

Uma diferença básica entre a criptografia simétrica e a assimétrica é que a primeira possui uma única chave para cifrar e decifrar um documento, ao passo que a segunda possui duas.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Na criptografia simétrica, uma chave é usada pelo remetente e pelo destinatário para cifrar e decifrar um documento. Por isto que é 'simétrica', lembrando a 'simetria', a igualdade entre as chaves.

  • Uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    A criptografia simétrica é indicada quando o mesmo agente, usando uma única chave, criptografa e decriptografa o arquivo. Já a criptografia assimétrica é indicada quando dois agentes distintos –– emissor e receptor ––, usando um par de chaves distintas, criptografam e decriptografam o arquivo.

    GABARITO: CERTA.


  • Assertiva CORRETA. 


    Mas essa questão deveria ser anulada. Ela dá a entender que a criptografia simétrica possui uma chave para criptografar e descriptografar, enquanto a assimétrica possui duas chaves para criptografar e descriptografar, o que estaria errado.
  • Criptografia

    É a técnica usada para a garantia da confidencialidade das informações

    Tipos

    SimétricaÉ aquela que utiliza uma única chave para criptografar e decifrar (Chave secreta ou chave privada)

    AssimétricaÉ aquela que utiliza uma chave para criptografar (chave pública) e outra chave para decifrar (chave privada).


  • Dicionário arquivístico: criptografia Escrita que usa abreviaturas, cifras oucódigos para comunicação secreta. :p

  • GAB. C

    Aqui você estuda INFORMATICA e ARQUIVOLOGIA ao preço de uma.

  • QUESTÃO CERTA

    Eu vi um comentário super interessante e nunca mais errei:

    Simétrica - 1 S - 1 chave

    aSSimétrica - 2 S - 2 chaves

  • Perguntas frequentes - Certificação Digital

    5 - Quais são os tipos de criptografia existentes?

    Existem dois tipos de criptografia: simétrica e assimétrica.

    A criptografia simétrica é baseada em algoritmos que dependem de uma mesma chave, denominada chave secreta, que é usada tanto no processo de cifrar quanto no de decifrar o texto. Para a garantia da integridade da informação transmitida é imprescindível que apenas o emissor e o receptor conheçam a chave. O problema da criptografia simétrica é a necessidade de compartilhar a chave secreta com todos que precisam ler a mensagem, possibilitando a alteração do documento por qualquer das partes. (UMA CHAVE)

    A criptografia assimétrica utiliza um par de chaves diferentes entre si, que se relacionam matematicamente por meio de um algoritmo, de forma que o texto cifrado por uma chave, apenas seja decifrado pela outra do mesmo par. As duas chaves envolvidas na criptografia assimétrica são denominadas chave pública e chave privada. A chave pública pode ser conhecida pelo público em geral, enquanto que a chave privada somente deve ser de conhecimento de seu titular. (DUAS CHAVES)

    Fonte: https://www.iti.gov.br/perguntas-frequentes/41-perguntas-frequentes/112-sobre-certificacao-digital

  • Gabarito: Certo Chave Simetrica: Apenas 1 Chave ; Chave Assimétrica: 2 Chaves (Pública e Privada).
  • Só acertei essa questão pq tinha estudado isso em informática kkkk

  • Quando as matérias do edital coincidem....

    Só acertei pq vi isso em info.

  • acertei. Mas ficou dúbia a questão. Possui duas chaves para decifrar e cifrar ta errado. Possui uma pra cifrar e uma para decifrar.


ID
1119340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da certificação digital, julgue os itens subsecutivos, com base na legislação que regulamenta a ICP-Brasil.

De acordo com os procedimentos da ICP-Brasil, a assinatura é garantia de que o conteúdo do documento digital será inacessível a quem não possuir a chave correspondente para verificar sua integridade.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva ERRADA. 


    A assinatura garante a integridade e autenticidade do documento, não garantindo a confidencialidade. Alguém que interceptar o arquivo poderá abrir ele e ler seu conteúdo.
  • Dicionário arquivístico: assinatura digital Modalidade de assinatura em meio eletrônico, que permite aferir a origem e a integridade do a documento :p

  • Gabarito: E.

     

    AssINAtura digital

     

    Integridade

    Não repúdio

    Autenticidade

     

    Assinatura digital NÃO provê confidencialidade, como bem colocou o colega Luis Forchesatto.

  • Segundo o ICP-Brasil, a assinatura digital é garantia de que o conteúdo do documento é autêntico. A assinatura garante essa autenticidade através da função hash (resumo do documento) e da chave privada.

    A garantia de não acesso ao conteúdo do a quem não possuir a chave é a criptografia. A restrição de acesso ao texto cifrado pode ocorrer de duas formas: a troca de chaves e a chave dupla, sendo esta a mais segura.

    No método de troca de chave, o produtor da mensagem envia a chave ao destinatário, para que este possa decifrar o documento; por isso é menos seguro. No método de chave dupla, há a emissão de duas chaves para o receptor: uma publica e outra privada; o emissor produz um documento e o cifra utilizando as informações da chave pública do receptor, sendo que o mesmo, para decifrar, deve utilizar a sua chave privada.

    Gabarito do professor: Errado
  • (E)

    Lembre-se nada é 100% seguro ou garantido no ambiente da internet.

  • Justificativa da BANCA:

    A assinatura do documento tem como objetivo garantir sua integridade, mas não impede o acesso ao seu conteúdo. O que impede o acesso ao conteúdo do documento é a criptografia.

  • O que dá a garantia de que o documento digital será inacessível é a criptografia e não a assinatura digital.

    Princípios da segurança da informação: DICA NÃO

    Disponibilidade - Integridade - Confidencialidade - Autenticidade - Não repúdio

    A Criptografia garante o "CIA"

    Confidencialidade

    Integridade

    Autenticidade

    A Assinatura digital garante o "AI Não"

    Autenticidade

    Integridade

    Não repúdio

    Espero ter ajudado. Havendo qualquer erro, notifique-me.


ID
1119343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à indexação de documentos, julgue os itens seguintes.

A indexação, atribuição de termos à descrição do documento, utiliza, entre outros instrumentos, o tesauro e o plano de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Indexação é a atribuição de

    termos à descrição do documento, utilizando vocabulário

    controlado e(ou) lista de descritores, tesauro e o próprio plano

    de classificação”.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf

  • Dicionário arquivístico: indexação Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras chave ou descritores, propiciando recuperação. :p

  • Tesauro: doc repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos...errei por não saber o significado desta palavra...afffff

  • A indexação é a atribuição de termos ou palavras-chave ao documento, com o objetivo de tornar possível a sua recuperação. Os termos ou palavras-chave, não representam o documento, pois somente o mesmo pode fazer isso, mas sim remetem a seu conteúdo informacional, remetem à sua descrição.

    A indexação utiliza outras ferramentas, como o plano de classificação, a tabela de equivalência, o tesauro, o vocabulário controlado, os descritores, etc.

    Gabarito do professor: Certo
  • A indexação é a atribuição de termos ou palavras-chave ao documento, com o objetivo de tornar possível a sua recuperação. Os termos ou palavras-chave, não representam o documento, pois somente o mesmo pode fazer isso, mas sim remetem a seu conteúdo informacional, remetem à sua descrição.

    A indexação utiliza outras ferramentas, como o plano de classificação, a tabela de equivalência, o tesauro, o vocabulário controlado, os descritores, etc
    .

    Gabarito do professor: Certo

     

    Por: Mayko Gomes

  • Q602859 Indexação é a representação de documentos ou informações por termos, palavras-chaves ou descritores, com o objetivo de recuperar a informação.  CORRETO

    Q562064 O processo de indexação refere-se à tradução de um documento em termos descritores ou em cabeçalhos de assunto para expressar o conteúdo do documento. CORRETO

    Q592273 A indexação é definida como a tradução de um documento em termos documentários, ou seja, em descritores, com a função de expressar o conteúdo do documento. CORRETO

     

     

    A indexação é um processo extremamente subjetivo, onde se tenta traduzir ou representar o documento e suas informações por meio de palavras-chave, termos ou tradutores. Essa representação serve para auxiliar na busca e recuperação da informação, atuando como um direcionador do usuário até a informação que ele deseja acessar (Prof. Mayko)

  • Questão elaborada a partir do conceito do e-arq Brasil.

    "Indexação é a atribuição de termos à descrição do documento, utilizando vocabulário controlado e/ou lista de descritores, tesauro e o próprio plano de classificação."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 28)


ID
1119346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à indexação de documentos, julgue os itens seguintes.

As linguagens pós-coordenadas de indexação, como tesauros, são utilizadas, principalmente, em sistemas automatizados.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    JUSTIFICATIVA - Linguagens

    pós-coordenadas são aquelas que combinam ou coordenam os

    termos no momento da busca, sendo utilizadas principalmente

    em sistemas automatizados. Sistema unitermo e tesauros são

    exemplos dessas linguagens.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • Dicionário arquivístico: tesauro Dicionário que reúne termos derivados da linguagem natural, normalizados e preferenciais, agrupados por afinidade semântica, com indicação das relações de equivalência, hierárquicas, partitivas, de negação e funcionais estabelecidas entre eles. :p

  • A indexação de documentos pode ocorrer em linguagens pré-coordenadas e pós-coordenadas.

    As pré-coordenadas determinam a integração dos vários tópicos sobre o assunto do documento, e adotam uma ordem de citação com base em critérios subjetivos. Essa ordem é determinada conforme a importância do conceito para o usuário (por isso o critério é subjetivo).

    As pós-coordenadas utilizam critérios simples na indexação, e esses critérios são combinados pelo usuário no momento da busca. Os termos são combinados no momento da busca, e atendem às necessidades do usuário da mais geral para a particular.

    Em resumo, as linguagens pré-coordenadas definem previamente os termos para pesquisa do documento, e as pós-coordenadas definem esses termos no momento da busca, através de combinação. Por serem mais dinâmicas, as linguagens pós-coordenadas são mais utilizadas em sistemas automatizados.

    Gabarito do professor: Certo
  • Em resumo, as linguagens pré-coordenadas definem previamente os termos para pesquisa do documento, e as pós-coordenadas definem esses termos no momento da busca, através de combinação. Por serem mais dinâmicas, as linguagens pós-coordenadas são mais utilizadas em sistemas automatizados.

    Gabarito do professor: Certo

     

    Por: Mayko Gomes

  • GABARITO: CERTO

    Linguagens pré- coordenadas

    -Funciona melhor em sistemas tradicionais como as FICHAS;

    -É mais precisa e evita falsas associações;

    -É subjetiva e determina uma prioridade a partir da importância do termo para o usuário;

    -É praticamente impossível fazer uma combinação entre os termos, pois são listados em uma determinada sequência. Somente o primeiro elemento citado é recuperado;

    -Dificuldade na representação dos diferentes sentidos do termo e das suas relações;

    -Uma opção seria o uso de remissivas e referências , “entradas múltiplas” mas isso encarece muito o sistema;

    -Exemplos : Cabeçalhos de Assunto , CDD e CDU.

    Linguagens Pós- Coordenadas

    -São eficientes em sistemas automatizados;

    -Os conceitos são combinados no momento da busca e de qualquer maneira dependendo da necessidade do usuário, mais geral ou específica;

    -Todo termo atribuído tem um peso igual;

    -Permite uma maior revocação, porém baixa precisão;

    -Como a associação de termos é somente na saída , pode obter associações falsas e incorretas;

    -Para auxiliar a busca é utilizada a lógica booleana : and, or, not;

    -Exemplos : Tesauro (descritores).

     Fonte: Thalita Gama (santabiblioteconomia.com.br/2015/01/24/sistemas-de-indexacao-pre-e-pos-coordenados/)

  • Pessoal, será que alguém poderia me ajudar??

    Na questão Q602857 (Prova DPU 2016) o cespe dá como gabarito certo o seguinte item:

    Incluídos no grupo das linguagens de indexação pré-coordenada, os tesauros devem ser aplicados preferencialmente aos sistemas automatizados.

    Agora fica a dúvida: o tesauro faz parte da linguagem pré-coordenada ou pós-coordenada? Ou pode ser incluído nas duas possibilidades?

  • GAB = CORRETO

    Tesauro, também conhecido como thesaurus ou dicionário de ideias afins, é uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domínio específico de conhecimento.

    A indexação é uma técnica para ajustar os pagamentos de renda por meio de um índice de preços, a fim de manter o poder de compra do público após a inflação, enquanto a desindexação é o desenrolar da indexação. 

  • Gab: CERTO

    Lei 12.682/12 - Art. 4º As empresas privadas ou os órgãos da Administração Pública direta ou indireta que utilizem procedimentos de armazenamento de documentos em meio eletrônico, óptico ou equivalente deverão adotar sistema de indexação que possibilite a sua precisa localização, permitindo a posterior conferência da regularidade das etapas do processo adotado.

    FONTE: Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ – Julho de 2020, pág. 45.

    Erros, mandem mensagem :) 

  • Em resumo, as linguagens pré-coordenadas definem previamente os termos para pesquisa do documento, e as pós-coordenadas definem esses termos no momento da busca, através de combinação. Por serem mais dinâmicas, as linguagens pós-coordenadas são mais utilizadas em sistemas automatizados.