SóProvas



Prova CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 7 - Prova Anulada


ID
958909
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A respeito da inevitável transição da Administração de RH para a Gestão de Pessoas, sobre as atribuições e responsabilidades da Gestão de Pessoas, analise as assertivas abaixo.

I. Preparar a cultura da empresa para se transformar em um sistema fechado para o mercado externo, evitando assim prejuízos na competição direta com os países mais desenvolvidos.

II. Ter processos decisórios ágeis e focados nas exigências de mercado.

III. Manter em seu quadro funcional pessoas comprometidas e envolvidas com a organização.

IV. Obter elevado grau de competitividade em padrão global.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E

    I - Se a GP é uma atualização do antigo RH, então é natural que seu foco esteja direcionado aos sistemas abertos (visão atual) e não aos fechados (visão antiga);

    II - Condiz com a nova abordagem da GP dentro de uma visão estratégica (obs.: fiquei com receio desta afirmativa porque em outra questão desta banca ela não fez o link e considerou errado);

    III - Essa é uma evidente responsabilidade e atribuição da GP;

    IV - Idem II.


ID
958912
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Vive-se em um ambiente cada vez mais instável, turbulento e competitivo. Mudanças ocorrem a velocidades que quase não se consegue acompanhar. As estratégias organizacionais buscam alcançar patamares cada vez mais elevados. Com relação a esse cenário, é correto afirmar que a Gestão de Pessoas surge para:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Diante do enunciado é possivel perceber que o examinador deseja saber qual o papel estratégico da Gestão de Pessoas. As letras a, b, d, e representam escolhas, isto é, são ações discricionárias de um ADM que não cabe exame ao mérito.


ID
958915
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto abaixo, para responder à questão 63.

As transações financeiras no mundo são hoje praticamente instantâneas. Ocorrem através de bits de computador, situação que preocupa terrivelmente os governos, já que todos os aplicadores estão interligados. Trilhões de dólares passeiam assim pelo mundo a cada dia, mudando continuamente de endereço. Acredita-se que bastaria um de cada quatro dos donos desse capital decidir trocar seus dólares por alguma outra moeda para que a economia mundial entrasse em colapso.

Roberto C. P. Júnior. Vivemos os últimos dias do Juízo Final.

De acordo com o texto, e transportando o que dele se depreende para as questões teórico-práticas da Gestão de Pessoas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C
    A historia da movimentação de capital serve somente para introduzir o cenário de instabilidade dos mercados (ambiente). A abordagem contigêncial é a que da grande destaque as análises ambientais, essa é aquela onde tudo é relativo, tudo depende de algo, depende do ambiente que a organização esta inserida, depende dos objetivos da organização, depende da missão dessa organização... Nessa abordagem a estrutura organizacional é constituida a partir das respostas de todos esses depende, isso tudo para criar uma espécie de estrutura personalizada a fim de ser ágil o bastante para absorver a implementação da estratégia organizacional.

ID
958918
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Leia o texto abaixo para responder à questão 64.

Alguns autores, como Araújo e Garcia (na obra Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional), estão convencidos de que a área de Recursos Humanos ganhou um novo perfil e uma nova forma de ajudar as organizações a crescer: a Gestão de Pessoas. Nesse sentido, e considerando as novas exigências organizacionais, a Gestão de Pessoas, com seus conceitos e possibilidades de intervenção, pode responder com mais propriedade às necessidades organizacionais.

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O Caput da questão deveria ser:

    Marque a resposta que a CETRO acha menos errada:....

  • Gab.: D

    Verdade colega, a resposta mais aceitável é a B porque nas demais não da para afirmar nada para não cair no erro da generalização. O examinador foi audacioso em suas colocações, será que existe apoio teórico sobre isso? Não digo algum artigo encontrado por ai, mas sim dos grandes autores da área.

  • Letra D


    a) Os novos caminhos exigirão do gestor de pessoas a consolidação do conceito de que os Recursos Humanos representam apenas custos para a organização. Errado. A gestão de pessoas não é vista somente como custo para a empresa e sim uma área chave de desenvolvimento de pessoas.

    b) Os novos caminhos exigirão maior ênfase na eficácia, no desempenho, na produtividade e, principalmente, no rendimento em curto prazo; para tanto, as pessoas devem ser consideradas como peças de todos estes processos. - Errado. Não há como exigir mudanças tão significativas a curto prazo.

    c) Em função dos novos caminhos, hoje, já encontramos a predominância do termo Gestão de Pessoas, mostrando claramente que as organizações abandonaram as denominações de departamento ou gerência de Recursos Humanos. - Errado. Ainda não há essa predominância. Muitos ainda usam RH.

    d) Os novos caminhos de transformação da gerência de RH para gestão de pessoas exigirão de profissionais um esforço que pode incluir o retorno às salas de aula, para fazer frente ao aumento da complexidade organizacional. - Correto. Os profissionia de RH vão precisar de uma reciclagem para atualizar seus conceitos.

    e) Apesar de ser recente a proposta de substituir a gerência ou departamento de Recursos Humanos por Gestão de Pessoas, observamos que já houve o amadurecimento pleno do novo conceito de área e a transformação necessária nas ações organizacionais. - Errado . Ainda está muito novo, muito "verde". O amadurecimento virá a médio e longo prazo.


    Espero ter ajudado!Simone Barros

  • A) As pessoas são mais do que mero centro de custos.

    B) Objetivos de longo prazo.

    C) Pouco importa o termo utilizado. O que importa é o que está acontecendo na prática da empresa.

    E) Ainda não houve o pleno desenvolvimento da área.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
958921
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A respeito da função do órgão de Gestão de Pessoas, analise as assertivas abaixo.

I. Planejamento de pessoas para suprir a organização de profissionais, com o conceito “o homem certo para o lugar certo”.

II. Administração de carreiras, com o conceito “carreira para toda a vida”.

III. Planejamento de pessoas para suprir a organização de profissionais com potencial para crescimento, garantindo uma estrutura social qualificada para atingir os objetivos organizacionais.

IV. Implantação do processo de coaching, visando a suprir a organização de tutores e instrutores de treinamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - Este conceito “o homem certo para o lugar certo” é exatamente o contrario do que se busca na gestão contemporânea de pessoas.

    II - Hoje temos a instabilidade como fator de evolução.

    IV - Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado pelo cliente. . O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee(motivado) ao encontro ao objetivo estabelecido dentro do processo de coaching


  • Resposta C - III. Planejamento de pessoas para suprir a organização de profissionais com potencial para crescimento, garantindo uma estrutura social qualificada para atingir os objetivos organizacionais. 


ID
958924
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Não interessam a uma empresa funcionários não colaboradores e não motivados, que só prejudicariam sua imagem no mercado. A respeito de endomarketing, analise as assertivas abaixo.

I. Uma das metas do endomarketing é desenvolver esforços para que os colaboradores da organização sintam-se orgulhosos de partilhar dos objetivos da empresa.

II. O marketing interno, como também é conhecido o endomarketing, visa a manter os fornecedores informados sobre a cultura, as políticas e as diretrizes da empresa.

III. As empresas que investem em atividades práticas do endomarketing acreditam que seus colaboradores são clientes em potencial.

IV. A empresa tem claro que seu maior poder de marketing é tão somente o mercado e seus clientes externos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    II - O endomarketing é voltado aos clientes internos (fiquei com duvida, mas não encontrei nada que dissesse se os fornecedores são ou não considerados clientes internos, penso que são porque integram a cadeia de suprimentos e passam a ser considerados parceiros);

    IV - Se a questão trata do endomarketing seu foco são os clientes internos e não externos.

  • Endomarketing é marketing que é realizado para dentro da empresa. O objetivo é a conscientização e mobilização dos setores para alinhar os funcionários, mesmo que de forma indireta, para o melhor atendimento ao cliente possível. No endomarketing é preciso ficar claro que os colaboradores possuem necessidades bastante específicas (se comparadas aos consumidores), demandando uma comunicação direcionada. A área de rh é a grande fornecedora de informações para o endomarketing, é ela que irá subsidiar a formação de políticas e planos de endomarketing na empresa. Senso assim, pode-se afirmar que o endomarketing é uma ferramenta interdisciplinar.

  • II. O marketing interno, como também é conhecido o endomarketing, visa a manter os fornecedores informados sobre a cultura, as políticas e as diretrizes da empresa.  (errado)


    obs: pois seu papel é de fundamental importância ao público interno, que são os colaboradores, cujo objetivo principal é justamente integrar as relações entre a empresa e seus funcionários, por meio de uma comunicação uniforme e que compartilhe com todos a cultura da empresa.



    IV. A empresa tem claro que seu maior poder de marketing é tão somente o mercado e seus clientes externos. (errado)

    obs: os clientes internos tb fazem parte

  • II. O marketing interno, como também é conhecido o endomarketing, visa a manter os COLABORADORES informados sobre a cultura, as políticas e as diretrizes da empresa. 


ID
958927
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que a comunicação se realize, são necessários um propósito e uma mensagem a ser transmitida entre um emissor e um receptor. O processo de comunicação é composto de 8 partes: emissor, codificação, mensagem, canal, decodificação, receptor, ruído e feedback. A respeito desses componentes da comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os canais formais são estabelecidos pela organização e transmitem mensagens relacionadas ao trabalho dos seus membros.


    Gab. D


ID
958930
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As pessoas utilizam, essencialmente, a comunicação oral, a escrita e a não verbal. A respeito da forma como os membros de um grupo trocam mensagens entre si, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B)

    De acordo com Robbins (2005), o principal meio de transmitir mensagens é a comunicação oral. As palestras, os debates formais entre duas pessoas ou em grupo e a rede informal de rumores são algumas formas comuns de comunicação oral.

    As vantagens da comunicação oral são a rapidez e o feedback. A principal desvantagem da comunicação oral surge nas organizações, ou sempre que uma mensagem tiver de ser transmitida para várias pessoas. Quanto maior o número de receptores, maior a probabilidade de distorções potenciais. Quando o conteúdo chega ao destinatário, está muito modificado em relação ao original.

    Dentro de uma organização, onde as decisões e outros comunicados são transmitidos verbalmente ao longo da hierarquia, tanto no sentido descendente como ascendente, existem muitas chances de ocorrer distorção nas mensagens.



ID
958933
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo alguns autores que trabalharam e pesquisaram grupos, há aspectos essenciais em um grupo que estão presentes em sua dinâmica. Com relação a esses aspectos, analise as assertivas abaixo.

I. Interação é a hierarquia dos indivíduos.

II. Toda conceituação de grupo tem na interação o fator comum e determinante.

III. Coesão é definida como o sentimento de pertencer.

IV. Padrões e normas de conduta são fenômenos sociais e, portanto, não se aplicam a grupos restritos, como a família.

É correto o que se afirma em :


Alternativas

ID
958939
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os grupos geralmente passam por um processo evolutivo, que se dá em 5 estágios de desenvolvimento: formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção. A respeito desses estágios, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) certa

    b) Para os grupos permanente, o desempenho é o último estágio. O estágio da Interrupção que não existirá.

    c) O estágio de formação é caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança.

    d) No estágio de normatização, desenvolvem os relacionamentos mais próximos e o grupo passa a demonstrar coesão. Existe agora um forte sentido de identidade grupal e de camaradagem.

    e) No estágio de interrupção, o grupo se prepara para a sua dissolução. O alto desempenho já não é mais a  prioridade máxima. Todas as atenções voltam-se para a conclusão das atividades.


    Fonte: Livro: Comportamento Organizacional, Robbins, pág 188

  • A questão versa sobre as FASES DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO [ROBBINS, 2005]


    a) [CERTO] 


    b) [ERRADO] Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio de DESINTEGRAÇÃO/INTERRUPÇÃO não existe;


    c) [ERRADO] O estágio de formação é caracterizado por grande dose de INCERTEZA


    d) [ERRADO] Totalmente ao contrário. É na fase de normatização que se cria uma identidade coletiva, a harmonia e o senso de camaradagem;


    e) [ERRADO] Fase de Interrupção é a dissolução do grupo e a preocupação com a conclusão das atividades;

  • As 5 fases da formação de equipes de trabalho

     

    Formação: fase inicial, quando a equipe de trabalho começa a se conhecer e integrar. Apesar de motivados, os integrantes ainda apresentam alguma insegurança, mas todos trabalham muito.

    Tempestade/Tormenta: a empolgação inicial diminui juntamente com a performance, pois surgem os primeiros conflitos. O grupo busca “identificar” um líder e definir os territórios e responsabilidades de cada um.

    Normatização: ao se conhecerem melhor, os integrantes da equipe começam a se entender e formar um conjunto de regras implícitas de trabalho. Emerge um líder reconhecido por todos.

    Performance/Desempenho: com tudo definido e todos integrados, a performance é máxima, rumo aos objetivos comuns definidos.

    Dissolução/Interrupção: com o objetivo atingido, a fase de dissolução se caracteriza por baixa motivação da equipe. É dever do líder mitigar este sentimento em prol de projetos futuros.

  • Gab A

    Erros em vermelho

    b)Para os grupos permanentes de trabalho, o estágio tormenta não existe, pois o grupo já está constituído naturalmente pelo contrato de trabalho.

    c)O estágio formação é caracterizado por uma grande dose de certeza sobre os propósitos do grupo, uma vez que, ao ser formado, seus membros já conheciam os objetivos e sabiam o que deles era esperado.

    d)O estágio normatização é caracterizado principalmente pela falta total de sentido de identidade coletiva e de camaradagem e, por isso, regras, normas e padrões de comportamento são colocados, visando a ordenar o funcionamento do grupo.

    e)O estágio interrupção prepara o grupo para os novos objetivos. É uma pausa para o grupo “recarregar suas energias” e ficar pronto para cumprir os objetivos e metas que virão.

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 265), 

    Modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo: modelo que descreve as etapas pelas quais os grupos passam: formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção.

    1. Formação: primeiro estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por grande dose de incerteza.
    2. Tormenta: segundo estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por conflitos entre seus membros. Os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidade. Além disso, existe um conflito sobre quem controlará o grupo. 
    3. Normatização: terceiro estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por proximidade nos relacionamentos e coesão.
    4. Desempenho: quarto estágio do desenvolvimento do grupo, quando ele está totalmente funcional. A energia do grupo transferiu-se do esforço voltado ao conhecimento e à compreensão mútuos de seus membros para o desempenho da tarefa que deve ser realizada. 
    5. Interrupção: estágio final do desenvolvimento para os grupos temporários, caracterizado por uma preocupação maior com a conclusão das atividades do que com o desempenho para realizar a tarefa.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
958945
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As equipes podem produzir bens, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, tomar decisões. Os 4 tipos mais comuns de equipes em uma organização são: de resolução de problemas, autogerenciadas, multifuncionais e virtuais. A respeito dos tipos comuns de equipes, analise as assertivas abaixo

I. Nas equipes de resolução de problemas, seus membros trocam ideias sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados.

II. As equipes multifuncionais são formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.

III. As equipes autogerenciadas usam a tecnologia da informática para reunir membros fisicamente dispersos.

IV. É característica das equipes autogerenciadas ter menos interação direta entre os membros.

É correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  •  d)

    I e II, apenas.

  • Correto Letra D

     

    Equipe de solução de problemas

    A equipe discute ideias e apresenta soluções para que o andamento dos processos possa ser aperfeiçoado. Nesse caso, os integrantes apenas apresentam possíveis mudanças e não têm autonomia para implementa-las.

     

    Equipes multifuncionais

     

    Equipes formadas por trabalhadores de diferentes especialidades, mas com aproximadamente o mesmo nível organizacional, que se reúnem para realizar uma tarefa. Dubrin (2003) acrescenta que o propósito dessas equipes é juntar o talento de trabalhadores para desempenhar uma tarefa que necessite dessa combinação. Normalmente, essas equipes são formadas para desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e redução de custos.

     

     

    Equipes autogeridas

    São grupos de trabalho cujos membros têm poder para desempenhar muitos deveres atribuídos anteriormente ao supervisor. As responsabilidades da autogestão incluem planejamento e cronograma de trabalho; treinamento dos membros; compartilhar tarefas; cumprimento de metas de desempenho; garantia de alta qualidade e resolução de problemas no dia a dia. Normalmente, é eleito um líder de equipe, desempenhando um papel de ligação entre a equipe e o nível mais alto da gerência.

     

    Equipe Virtuais

    No mundo globalizado, as empresas vêm buscando contratar profissionais situados em diferentes regiões do planeta. O avanço tecnológico do setor de telecomunicações, bem como o lançamento de novas ferramentas de colaboração têm contribuído para o surgimento desse fenômeno de formação de equipes virtuais. Essas equipes trabalham além das fronteiras organizacionais por meio de diversos canais de comunicação e ferramentas de compartilhamento fornecidos pela empresa, a saber: e-mail coorporativo, teleconferência, chat, repositório virtual, etc.

     

    Equipe Força Tarefa

    Uma força-tarefa é um grupo de pessoas que estão temporariamente designados para trabalhar em conjunto para alcançar algo específico e com objetivos claramente definidos.

     

    Outras questões

    Q827281

    Q400901

    Q787614

    Q836539

     

    https://danielettinger.com/2013/07/03/os-desafios-do-gerenciamento-de-equipes-virtuais/

    http://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-6-tipos-de-equipes-de-trabalho-mais-comuns/

    http://principo.org/comportamento-humano-nas-organizaces-unidade-i-mensagem-de-boa.html?page=4

    http://profamarins.blogspot.com.br/2010/05/o-que-e-uma-forca-tarefa.html

  • Tipos de Equipes na Perspectiva de ROBBINS

    ▪ Equipes multifuncionais são grupos de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da organização, que se unem para cumprir uma tarefa.

    ▪ Equipes de resolução de problemas servem para que seus membros troquem ideias ou ofereçam sugestões de processos e métodos de trabalho. Nesse caso, grupos de 5 a 12 funcionários, de diferentes departamentos, podem se reunir algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

    ▪ Equipes autogerenciadas. Grupos de 10 a 15 funcionários assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores e partem para planejar o cronograma de trabalho, delegação de tarefas a seus membros, tomadas de decisão operacionais e implantação de ações para solucionar problemas do trabalho com fornecedores e clientes.

    ▪ Equipes virtuais são uma novidade possível graças ao desenvolvimento da tecnologia, que permite que membros fisicamente dispersos possam utilizar a informática para atingir um objetivo comum, colaborando on-line através de diversas ferramentas, sejam por videoconferência, e-mail, links de comunicação ou redes de longa distância.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300-302),

    • Equipes de resolução de problemas: grupo de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

    • Equipes autogerenciadas: grupo de dez a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.

    • Equipe multifuncional: grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.

    • Equipes virtuais: grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de equipes. Neste caso, julguemos as afirmativas apresentadas, marcando a alternativa correta ao fim.

    I. correta. Nas equipes de resolução de problemas, seus membros trocam ideias sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados.

    II. correta. As equipes multifuncionais são formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.

    III. incorreta.

    • As equipes VIRTUAIS usam a tecnologia da informática para reunir membros fisicamente dispersos.

    IV. incorreta.

    • É característica das equipes VIRTUAIS ter menos interação direta entre os membros.

    Equipes virtuais, segundo Robbins (2005), são aquelas que utilizam a tecnologia da informática para seus reunir os membros fisicamente dispersos. Elas permitem que as pessoas colaborem online – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente. Geralmente, são utilizadas para elaboração de projetos.

    • Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.
    • Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social

    As equipes virtuais podem fazer tudo o que as outras equipes fazem: compartilhar informações, tomar decisões, realizar tarefas. Segundo Robbins, existem três fatores que diferenciam as equipes virtuais das demais (face a face):

    • ausência de gestos não verbais ou paraverbais
    • contexto social limitado
    • capacidade de superar limitações de tempo e espaço

    As equipes virtuais frequentemente possuem menor empatia e interação direta entre seus membros. Não são capazes de imitar as trocas pessoais que ocorrem em uma discussão face a face. Especialmente quando os membros não se conhecem pessoalmente, as equipes virtuais tendem a se voltar mais para a tarefa e menos para a troca de informações sociais e emocionais. Não é surpreendente, portanto, que os membros dessas equipes demonstrem menor satisfação com o processo de interação do grupo do que os participantes de equipes que trabalham face a face (ROBBINS, 2005, p.215, 216).

    Equipes autogeridas, por outro lado, são grupos de funcionários (geralmente entre 10 e 15 pessoas) que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependente s e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores. Normalmente, isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas aos membros, o controle coletivo sobre o ritmo do trabalho, a tomada de decisões operacionais e a implementação de ações para solucionar os problemas. As equipes de trabalho totalmente autogerenciadas até escolhem seus membros e avaliam o desempenho uns dos outros. Consequentemente, as posições de supervisão perdem a sua importância, podendo até ser eliminadas. 

    • Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
    • Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.

    Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 


ID
958948
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Gerentes habituados a lidar com a “dura realidade” do desempenho financeiro e da fatia de mercado às vezes subestimam a importância competitiva da cultura organizacional. Assinale a alternativa que apresenta características da Cultura Organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    a) é permanente, mas não estatica;

    b) sofre influencia de forças externas:

    c) gab.;

    d) a cultura produz resultados de longo prazo;

    e) sua enfase não é na produção, tampouco na quantidade, no entanto mantem relação com esses fatores.

  • Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.

    Clareza de objetivos, valores e princípios: Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo.

     

     


ID
958954
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização. Sobre essas características, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Robin (2002) também explica que a culturaorganizacional é um termo descritivo; trata da maneira como os funcionáriospercebem as características da empresa e não está relacionado ao fato degostarem ou não da mesma . O gostar da empresa estaria relacionado ao conceitode satisfação no trabalho. Robin (2002, p.499) descreve que as pesquisasindicam sete características básicas, as quais mostram a essência da cultura deuma organização, como sendo:

    1- inovação e assunção de riscos - o grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores .

    2- atenção aos detalhes - o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

    3- orientação para resultados - o grau em que os dirigentes focam os resultados mais que as técnicas e processos para o alcance deles.

    4- orientação para as pessoas - o grau em que as decisões dos dirigentes levam o feito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

    5- orientação para equipe - o grau em que as atividades de trabalhosão organizadas mais em termos de equipes do que indivíduos.

    6- agressividade - o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas.

    7- estabilidade - o grau em que as atividades de organizacionais enfatizama manutenção do status quo em contraste ao crescimento.


  • Gab.: E

    a) a palavra-chave é estimulo à inovação;

    b) foco maior nos resultados do que nas técnicas e processos;

    c) enfase na manutenção do status quo em detrimento ao crescimento;

    d) enfase nas equipes durante a organização do trabalho;

    e) gab.

  • Para quem tem a 14ª Edição de ROBBINS, essas características estão descritas na p. 501.

    gab. E

    =============================================================================================

    a) Inovação - é o grau em que se espera que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. 

    "demonstrem precisão e análise detalhada" trata-se de Atenção aos Detalhes

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) Orientação para Resultados - é o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para o seu alcance. 

    "grau em que as pessoas são competitivas" trata-se da característica de Agressividade

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) Estabilidade - é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) Foco na Equipe - é o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos.

    "grau em que os dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização" trata-se da característica Foco nas Pessoas

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) [CERTO]

  • Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.

    Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

    Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.

    Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

    Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.

    Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.

    Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.

  • Atualmente, a literatura indica que sete características primárias conseguem capturar a essência da cultura organizacional:

    1. Inovação e assunção de riscos: O grau até o qual os empregados são estimulados a inovar e assumir riscos.

    2. Atenção aos detalhes: O grau até o qual se espera que os empregados sejam atenciosos, precisos e analíticos nos detalhes.

    3. Orientação para resultados: O grau até o qual a gestão foca em resultados em vez de processos ou técnicas.

    4. Orientação para pessoas: O grau até o qual as decisões da gestão levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

    5. Orientação à equipe: O grau até o qual as atividades de trabalho são organizadas em equipes em vez de trabalhos individuais.

    6. Agressividade: O grau até o qual as pessoas são agressivas e competitivas em vez de relaxadas e descontraídas

    7. Estabilidade: O grau até o qual as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do satus quo em contraste com o crescimento.

    Alternativa A. Errado. Descreve a variável “Atenção aos detalhes”.

    Alternativa B. Errado. Descreve a variável “Agressividade”.

    Alternativa C. Errado. Descreve a variável “Agressividade”.

    Alternativa D. Errado. Descreve a variável “Orientação para pessoas”.

    Alternativa E. Certo. Descreve corretamente a variável “Atenção aos detalhes”.

    Gabarito: E 

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 501),

    Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:

    1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. 

    2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. 

    3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. 

    4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. 

    5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. 

    6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas. 

    7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
958957
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. O conceito de Clima Organizacional envolve um quadro complexo e amplo da influência ambiental sobre a motivação. O Clima Organizacional é, portanto, a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que ____________________.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo RIBAS E SALIM (2013) —  

    Clima organizacional

    Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.

    Segundo George Litwin (apud, ROBBINS, 2007) clima organizacional: “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

    Questão de Concurso

    (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Clima organizacional é um fenômeno relacionado às percepções e interpretações comuns das dimensões das atividades, do ambiente e das políticas que caracterizam a organização.

    Gabarito: certo. Trata-se do conceito de clima organizacional.

  • a) é compreendida e influenciada somente por aspectos do ambiente externo.

    INCORRETO.

    Apesar de toda a ênfase dada a aspectos internos, os fatores externos também contribuem para a gestão do clima organizacional. Como exemplo, temos convivência familiar; férias; lazer; saúde física e mental; situação financeira familiar, etc.

     

    b) é percebida ou experimentada pelos membros da organização, inclusive influenciando seus comportamentos. 

    CORRETO.

    O clima organizacional é como se fosse um espelho a refletir o estado de ânimo dos integrantes de uma organização, num dado momento, e que influencia os comportamentos desses integrantes. 

    c) se refere especificamente a metas e objetivos organizacionais.

    INCORRETO.

    O clima organizacional está ligado à maneira de como o colaborador percebe a organização com sua cultura, suas normas, seus usos e costumes. É como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

    d) influencia exclusivamente os rumos dos investimentos financeiros da organização.

    INCORRETO.

    O clima organizacional é considerado como o elo conceitual de ligação entre o nível individual e o nível organizacional, no sentido de expressar a compatibilidade ou congruência das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais. Ou seja, nada de "influenciar exclusivamente"...

    e) favorece exclusivamente as necessidades organizacionais.

    INCORRETO.

    Como já afirmado, o clima organizacional expressa a compatibilidade ou congruência das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais organizacionais. Portanto, nada de "favorece exclusivamente"...


ID
958960
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Clima Organizacional, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo RIBAS E SALIM (2013) —  Refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo, portanto, passageiro e superficial. Caracteriza-se como um fenômeno geralmente de caráter menos profundo e que pode mudar em menor tempo. Diferente da cultura, o clima é avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio da pesquisa de clima organizacional.

    Segundo George Litwin (apud, ROBBINS, 2007) clima organizacional: “É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

    Questão de Concurso

    (Cespe/MPU/Analista Administrativo/2010) Clima organizacional é um fenômeno relacionado às percepções e interpretações comuns das dimensões das atividades, do ambiente e das políticas que caracterizam a organização.

    Gabarito: certo. Trata-se do conceito de clima organizacional.

  • Erros dos itens A e C...?


ID
958963
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Alguns autores entendem que as pessoas desejam 3 fatores na organização: equidade, realização e companheirismo, os quais contribuem para um clima positivo. Sobre esses fatores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo RIBAS E SALIM (2013) —  Teoria da equidade, Adams

    Afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com ele, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. A teo­ria especifica condições sob as quais a desigualdade ocorrerá, condições essas que os funcionários deverão reduzir. Acredita-se que, quando uma pessoa avalia o resultado do próprio trabalho, qualquer diferença percebida em relação ao dos outros é um estado de consciência motivador.

  • Segundo Araújo (2006, p. 4-5),

    Equidade: percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.

    Realização: estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa, estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis, principalmente aquelas que atingem a população mais diretamente, como, por exemplo, as questões ambientais. É saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.

    Companheirismo: as pessoas buscam por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.

    *** O melhor clima possível não elimina a existência de conflitos, mas deve eliminar o conflito predador, aquele que só traz a instabilidade e a incerteza.

    ARAUJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.


ID
958966
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nos anos 1990, as melhores empresas começaram a perceber que as mudanças em sistemas tecnológicos só resultam em ganhos de produtividade quando se conjugam às mudanças no modo de administrar o comportamento organizacional, às novas tecnologias e aos sistemas de motivação humana. A Teoria dos Dois Fatores (ou teoria da motivação-higiene) de Herzberg mostra-se significativa no entendimento da motivação humana no trabalho. Com base na Teoria dos Dois Fatores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A letra C esta correta em afirmar tal fator motivacional, ao contrario das demais que são fatores higienicos.

  • a) Polícias Organizacionais é um fator Higiênico


    b) Salário é um fator Higiênico


    c) [CERTO]


    d) Níveis apropriados de fatores higiênicos levam a não insatisfação


    e) [...] são fatores Higiênicos

  • Os fatores de HIGIENE, também chamados INSATISFACIENTES, são FATORES EXTRÍNSECOS, ou exteriores ao trabalho. Para Herzberg, eles podem causar a insatisfação e desmotivação se não atendidos, mas, se atendidos, não necessariamente causarão a motivação. Entre estes fatores, estão os seguintes: “segurança, status, relações de poder, vida pessoal, salário, condições de trabalho, supervisão, política e administração da empresa”.

     

    Os fatores MOTIVADORES, também chamados SATISFACIENTES, são os FATORES INTRÍNSECOS, internos ao trabalho. Estes fatores podem causar a satisfação e a motivação. Entre eles, estão os seguintes: “crescimento, progresso, responsabilidade, o próprio trabalho, o reconhecimento e a realização”.

    Fonte: Ponto dos Concursos, Lilian Quintão

  • A motivação vem do trabalho e não do ambiente.


ID
958969
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das mais importantes tarefas dos psicólogos organizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários, fornecendo subsídios para que as empresas tomem medidas para melhorá-la. A respeito dos temas satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, analise as assertivas abaixo.

I. A satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho.

II. A satisfação no trabalho é muito difícil de ser estudada e mensurada. Por isso, poucos estudos e pesquisas são realizados, o que dificulta a compreensão científica desse fenômeno.

III. O comprometimento organizacional é outra variável de atitude, e suas várias definições contemplam a ligação do indivíduo com a organização.

correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    II - Realmente é dificil mensurar o clima devido a subjetividade que o envolve, mas não são poucos os estudos e as pesquisas a cerca do tema, muito pelo contrario, os estudos organizacionais da ao clima organizacional significativa relevância.

  • Satisfação e clima são conceitos diferentes.


ID
958972
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O envolvimento dos funcionários é um processo participativo que visa a aumentar o comprometimento desses com o sucesso da organização. Um dos programas de envolvimento do funcionário é a Gestão Participativa. A respeito da Gestão Participativa, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    Se for se apegar a detalhes para resolver essa questão a E seria a resposta. Se a Gestão Participativa não exerce influencia sobre produtividade, motivação e satisfação qual será o propósito desse tipo de gestão? A letra A diz que é dado algum poder de decisão aos subordinados, sendo que a decisão, normalmente é do lider ou gestor, aqui é dado o poder de participar de decisões. São detalhes, mas faz muita diferença.

  • @Akio Utiama: Compartilho da mesma linha de raciocínio.

  • Olá Akio e João,

    Segundo Robbins, diversas pesquisas foram feitas envolvendo a gestão participativa e a performace/desempenho organizacional. O autor afirma que os resultados são controversos, porém há um consenso de que produtividade, motivação e satisfação são afetadas modestasmente por este estilo de gestão.

    Créditos: Robbins - Comportamento Organizacional - 2005.

  • Questão estranha... pra mim a letra E também está correta. 


ID
958978
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo da Liderança Situacional, com seus 4 níveis de maturidade, pode ser uma ferramenta de mudança na atuação dos líderes da organização, oferecendo a esses maior compreensão da relação entre um estilo de liderança eficaz e o nível de maturidade de seus liderados. Com base nesse modelo e em seus 4 níveis, analise as assertivas abaixo.

I. O estilo 4 (de elevada maturidade) significa que o funcionário tem motivação para a tarefa e capacitação para realizá-la, mas ainda lhe falta maior autoconfiança.

II. No estilo 2 (persuasivo) é alta a ênfase no relacionamento e na tarefa.

III. No estilo 1 (maduro), é elevada a ênfase na tarefa.

IV. No estilo 3 (compartilhador), a ênfase no relacionamento é alta, e na tarefa, é baixa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    I - em relação ao nivel de maturidade dos liderados, as pessoas com alta maturidade detêm conhecimento, capacidade e experiência suficiente para executar seu trabalho sem necessidade de líder. É o conceito de maturidade psicológica que se refere à motivação ou disposição das pessoas em executar algo, ela diz respeito à confiança em si mesmas e ao empenho.

  • E1: Tarefa alta e relacionamento baixo;


    E2: Tarefa alta e relacionamento alto;


    E3: Tarefa baixa e relacionamento alto;


    E4: Tarefa baixa e relacionamento baixo.


ID
958981
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O primeiro modelo contingencial abrangente de liderança foi desenvolvido por Fred Fiedler. A respeito do modelo de contingência de Fiedler, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Fiedler propôs que o desempenho eficaz do grupo depende da combinação adequada entre o estilo de interação do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá o controle e a influência para o líder.

    ***Fiedler conclui que os líderes voltados para a tarefa tendem a ter desempenho melhor em situações extremas, ou seja, que são muito favoráveis ou muito desfavoráveis para eles. Pesquisas mostraram que esse estilo de liderança pode trazer alta rotatividade e desmotivação, se utilizado por longo tempo.

  • A pedra principal da teoria de contingência de Fiedler é até que ponto o estilo de cada líder é voltado para o relacionamento ou para a tarefa. Um líder voltado para o relacionamento considera as pessoas. Um líder voltado para a tarefa é primariamente motivado pela realização da tarefa.


    As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Esses elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável à mais desfavorável.

  • Resposta: C

    Segundo Robbins (2002),  Fiedler  parte do pressuposto de que o estilo de liderança seja fixo;  portanto,  ao se definir  qual o estilo predominante no líder, será necessário adequar  a pessoa à situação. Ele identifica três dimensões contingenciais, que definem os fatores situacionais básicos os quais determinam a eficácia da liderança. São elas: 

    • As relações entre líder e liderado – o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm em seu líder;

    • Estrutura da tarefa – o grau de procedimentos estabelecidos no trabalho (tarefas estruturadas ou não estruturadas).  Tarefas muito bem definidas,  com alto grau de organização e certeza (estruturadas)  são favoráveis para o líder, enquanto tarefas desorganizadas e imprevisíveis (não estruturadas) são desfavoráveis ao líder. 

    • Poder de posição – o grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder, tais como:  poder de contratar, demitir, conceder promoções e aumentos salariais. 

    http://unipvirtual.com.br/material/UNIP/BACHARELADO/COMPETENCIA_DE_LIDERANCA/PDF/mod_12.pdf

  • blz, a C pode até estar certa, mas qual o erro da B, D e E ?

  • Modelo de Liderança de Fiedler

    Sua obra deu início à era da contingência situacional em meados da década de 60. Essa teoria afirma que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada entre o estilo do líder e a exigência da situação (Fielder também enxerga o estilo de liderança orientado para relacionamento ou para a tarefa).

    A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.

    Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que daria mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que daria mais importância às pessoas do que no alcance das metas).

    As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Estes elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável a mais desfavorável.

    O que Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

    A importância do trabalho dele foi de não ter se baseado apenas nos estilos de liderança, mas estudado a integração destes estilos de liderança com as diversas situações que estes líderes enfrentam nas organizações.

    Neste modelo, a liderança eficaz depende da combinação de estilos e situações. Fiedler concentra-se em três dimensões contingenciais para definir os fatores situacionais básicos para a eficácia na liderança: a relação líder-liderados, o grau de estruturação da tarefa e o poder de posição do líder (ROBBINS, 2002, p. 385).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Alternativa E tá certa tambem

  • a. Relação líder e liderado, estrutura da tarefa e poder de posição;

    b. O estilo do líder é fixo. Ou se modifica a situação ou se substitui o líder;

    c. Correta;

    d. Estrutura de tarefa;

    e. Muda a situação ou muda o líder.

    Fonte: Apostila Xeque-mate - Prof. Heron Lemos

  • Gente para a galera que ficou em duvida entre as outras opções cabíveis e o seguinte:

    1º : A questão pede especificamente a liderança que foi desenvolvida por Fred Fiedler

    2° : A alternativa C se encaixa perfeitamente no assunto.

    3° : Vejamos as outras; pra começar a analise da teoria de Fiedler está no ESTILO SITUACIONAL DE LIDERANÇA

    existem três vertentes no assunto de liderança.

    A primeira é a teoria dos traços: na qual o líder tem características natas para se tornar um líder.

    A segunda é a teoria comportamental : baseada no comportamento do funcionário (autocrático, democrático e liberal)

    E A TERCEIRA que é nosso objeto; a situacional : As alternativas B e E, são referentes a ela e se encaixam no tipo de liderança que o Fiedler desenvolveu sua teoria, mas não especificamente EM SUA TEORIA.

    É ruim de interpretar e de analisar, sim. Não está errado ao falar em situação, mas o enunciado pede especifico dele. Achei de formulação falha a questão.

    Gab C

  • Alternativa A. Errado. A eficácia do desempenho do grupo depende do estilo do líder com os subordinados. O estilo do líder por sua vez é moldado a partir de três variáveis contingenciais: relação líder-liderado, estrutura da tarefa, poder da posição.

    Alternativa B. Errado. Essa alternativa não está propriamente errada. O que o modelo propõe é, de fato, que o estilo de liderança não seja fixo, mas adaptado às variáveis contingenciais. Essas variáveis contingenciais podem se modificar ao longo do tempo de modo a exigir mudanças no estilo de liderança. É a famosa alternativa “mais ou menos”, pois acaba deixando muita coisa de fora.

    Alternativa C. Certo. A alternativa sintetiza perfeitamente o modelo de Fiedler.

    Alternativa D. Errado. Trata-se da estrutura da tarefa.

    Alternativa E. Errado. O que o modelo propõe é que ao se modificar a situação o líder, talvez, modifique a sua orientação. A depender da mudança é possível que a orientação mantenha-se a mesma. Uma alteração, por exemplo da categoria I para II ou I para III (do modelo) não modifica o fato de que a orientação para tarefa produz mais resultados que a orientação para pessoas.

    Gabarito: C

  • Prezados, gabarito letra C. Vejamos alguns conceitos:

    Modelo de liderança de Fiedler (Modelo Contingencial de liderança) propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.

    O desempenho eficaz do grupo (Liderados) depende da combinação do estilo do líder com a situação mais favorável para seu sucesso.

    Fiedler identificou três dimensões contingenciais que, em sua opinião, definem os fatores situacionais

    básicos que determinam a eficácia da liderança. São elas:

    1) as relações entre líder e liderados: Grau de confiança, credibilidade e respeito dos membros com seu líder;

    2) a estrutura da tarefa: Grau de procedimentos estabelecidos no trabalho, ou seja, se as tarefas são ou não estruturadas;

    3) o poder da posição: o grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder, tais como: contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentos salariais.

    OBS:

    Líderes Tarefa: São mais eficazes em situações muito favoráveis ou desfavoráveis;

    Líderes Relacionamento: Apresentam melhor desempenho em situações de controle moderado.

    Bons estudos.


ID
958987
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Geralmente os líderes assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento dos futuros líderes. A respeito da responsabilidade dos líderes, é correto afirmar que seu papel como mentor (mentoring)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. 

    Os dois tipos de métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são: a tutoria e o aconselhamento.

    1. Tutoria ou mentoring. É a assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização.36 A progressão na carreira requer que as pessoas sejam favorecidas por pessoas com posições dominantes na organização e que definem os objetivos corporativos, prioridades e padrões.37' 

    Dá-se o nome de tutoria, quando um executivo exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira. Assim como um técnico de esportes observa, analisa e tenta melhorar o desempenho dos atletas, o tutor proporciona orientação na hierarquia corporativa, guia, aconselha, dá críticas e sugestões para ajudar o crescimento do colaborador.38 Tutores ou mentores são executivos que se oferecem para assistir os colaboradores de várias áreas da empresa para lhes proporcionar um sistema de apoio e suporte profissional e político.  

    Empresas como Motorola, Tenneco e Prudential promovem internamente os gerentes que fazem tutoria e são bem-sucedidos no sistema corporativo de suporte a funcionários.39 Nesse sistema de suporte, o mentor guia e orienta o candidato e responde por ele nos círculos mais altos da organização. Essa ferramenta apresenta vantagens, como aprender fazendo, nas oportunidades de intensa interação e rápida retroação no desempenho de tarefas. 

    As maiores desvantagens são: a tendência para perpetuar os atuais estilos e práticas da organização e a capacidade do mentor/tutor ser um bom treinador. A eficácia dessa técnica repousa na capacidade do tutor. A tutoria pode ocorrer em qualquer nível da organização. Todavia, uma pessoa pode ser um excelente executivo em que haja a criação de um ambiente de aprendizagem e de suporte para tanto.

    FONTE: CHIAVENTATO (2010)


ID
958993
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conflitos são inerentes à vida em grupo, e a trajetória do grupo pode ser entendida como uma contínua sucessão de conflitos. Sobre conflitos em grupos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Os conflitos não devem ser omitidos, quanto antes percebidos melhor. 
    b) Os conflitos também trazem pontos positivos.
    c) Os conflitos interferem diretamente na rotina.
    d) As mudanças no grupo e as resoluções, podem ser SATISFATÓRIAS ou NÃO, sempre traram mudanças.
    e) A concordância constante e permanente não é fator de desenvolvimento, não implica em sinais de mudanças. Os conflitos trazem mudanças.


ID
958996
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo alguns autores, para que o conflito ocorra, deve haver 3 condições principais: a interdependência, o indeterminismo político e a divergência. A respeito dessas condições,

assinale a alternativa correta:


Alternativas

ID
958999
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Diversos modelos de organização e gestão compartilham a visão de que os conflitos podem parecer inerentemente indesejáveis. Pesquisas atuais sugerem que o conflito, muitas vezes, é funcional. A respeito dos efeitos gerados por um conflito com papel funcional,

é correto afirmar que ele:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Quando ocorre o conflito: • As partes exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma oumais das outras metas; • Envolve o uso de poder no confronto, ou seja, nas disputas em torno de interesses em choque. O Conflito FUNCIONAL: • Ameniza tensões sociais; • Estabiliza e integra as relações; • Pode servir de válvula de escape para pressões acumuladas ao longo do tempo; • Permite aos grupos expressarem reivindicações rivais; • Pode propiciar oportunidade para reajustar os estoques e a alocação de recursos; • Pode ajudar a manter o nível de estímulo ou ativação necessário a operar de modo inovador; • Pode servir de fonte de motivação para a busca de mudança adaptativa; • Fornece feedback sobre o estado das interdependências e distribuição do poder na estrutura de uma organização; • Pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e fronteiras entre grupos.
    REFERENCIAS

    https://www.passeidireto.com/arquivo/2797028/apostila_de-lideranca/11


ID
959002
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Seguindo a nova filosofia de Gestão de Pessoas, é importante refletir de que forma o treinamento, desenvolvimento, educação e capacitação estão inseridos no contexto organizacional. A respeito dessa nova filosofia de Gestão de Pessoas,

assinale a alternativa correta:


Alternativas
Comentários
  • Olá,

    De acordo  com Robbins,

    Treinamento prepara adequadamente o funcionário para executar suas tarefas. Essa é a diferença básica entre desenvolver e treinar.

    É um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem numa melhoria de determinado papel funcional.

    Desenvolvimento pessoal está dirigido ao crescimento da pessoa, focalizando as posições futuras que o funcionário poderá ocupar, e às novas habilidades e capacidades que serão exigidas.

    Bons estudos.

  • Aos não assinantes, GAB Certo.


ID
959005
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Vários métodos de treinamento estão disponíveis. A elaboração de um projeto de treinamento eficiente contempla alguns desses, sozinhos ou combinados, uma vez que um bom programa de treinamento precisa aproveitar os pontos fortes dos diferentes métodos. A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo.

I. A autoinstrução diz respeito ao método em que o ritmo é definido pelo instrutor.

II. A característica distintiva da conferência é que os participantes podem discutir o material e fazer perguntas, permitindo também o fluxo livre de ideias.

III. A modelagem implica fazer os trainees observar alguém realizando uma tarefa. O modelo pode ser um filme.

IV. O role-playing é um modelo utilizado para mostrar aos funcionários como realizar um trabalho enquanto eles estiverem trabalhando.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro do IV é o fato dele apresentar o conceito de Treinamento DENTRO DO CARGO.

  • Matheus,

    O erro da IV está na própria definição de "Role-Playing". Veja:

     

    Para Soeiro (1976):
     

    "Trata-se de criar situações para o desenvolvimento de determinado papel. Esta técnica é bastante útil porque permite colocar o indivíduo frente a reações muito semelhantes àquelas reais (...)
    "...faz com que o indivíduo, uma vez desenvolvido o papel vivenciado numa situação mais protegida, onde serão apontados pelo grupo as suas falhas e os acertos no seu desempenho, terá oportunidade de desenvolver esse papel mais rapidamente do que na situação real..."(p. 113)

  • É possível que eu esteja filosofando muito, mas essa I é esquisita. Afinal, o termo "autoinstrução" significa que a pessoa instrui a si mesma e sendo que é ela mesma que define o ritmo e ela mesma que se instrui, ao meu ver pode-se concluir que "o ritmo é definido pelo próprio instrutor"

    I. A autoinstrução diz respeito ao método em que o ritmo é definido pelo instrutor. 

    Enfim, mas não marquei pq sabia que o avaliador não pensaria assim

  • Aos não assinantes, gabarito (C)

  •  role-playing ( dramatização) é aplicada externamente, ou seja, fora do contexto do trabalho.

    Fonte: Andréia Ribas, gestão de pessoas para concursos, 2013.


ID
959008
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No cenário atual de incertezas, pressões, rápidas mudanças e carreiras mais voláteis, o coaching é uma importante ferramenta de desenvolvimento e capacitação, que a psicologia organizacional oferece a empresas e profissionais.
A esse respeito, é correto afirmar que o coaching

Alternativas

ID
959011
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão por Competências é uma forte tendência em RH. A matriz de competências, elaboradas pela área, pode conter competências de diferentes naturezas, coberturas e relevâncias. Com base na matriz de competências, analise as assertivas abaixo.

I. Trabalhar em equipe e operar uma retroescavadeira são atividades aparentemente distintas, porém idênticas no âmbito da Natureza.

II. Uma possibilidade das competências corporativas, em sua Cobertura, é que ela pode ser comum para todos os cargos de uma organização.

III. Uma competência, em sua Relevância, pode ser considerada terceirizável, quando ela não contribuir diretamente com a atividade-fim da empresa.

IV. As competências centrais ou essenciais de uma organização não são classificadas por sua natureza nem pela sua cobertura ou relevância.

É correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  • I. Trabalhar em equipe e operar uma retroescavadeira são atividades aparentemente distintas, porém idênticas no âmbito da Natureza. 
    Errado:Não são identicas pois trabalhar em equipe é de natureza Gerencial, enquanto operar retroescavadeira é de natureza Técnica.

    II. Uma possibilidade das competências corporativas, em sua Cobertura, é que ela pode ser comum para todos os cargos de uma organização. 
    Certo: Competencias de Cobertura (ou Abrangencia) Gerais são fundamentais para todos os cargos.

    III. Uma competência, em sua Relevância, pode ser considerada terceirizável, quando ela não contribuir diretamente com a atividade-fim da empresa. 
    Certo: Se Relevancia for Singularidae para essa banca, realmente não é terceiravel uma competencia Essencial (atividade-fim)

    IV. As competências centrais ou essenciais de uma organização não são classificadas por sua natureza nem pela sua cobertura ou relevância. 

    Errado: na verdade, as competencias essenciais são classificadas qt à Singularidade, o que faria essa questão estar correta, mas acredito que a banca entende Singularidade como Relevância, o que torna a questão errada.

  • O simples fato de saber que o item IV está errado, já finaliza a questão.

     

    At.te, CW.

     


ID
959014
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que a avaliação de desempenho seja um critério para a realocação, assinale a alternativa que apresenta um pressuposto básico da avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Por meio da avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo. Gerando, assim, novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores. Além de poder oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação.


ID
959017
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um conceito intimamente ligado à Gestão por Competências é o de planejamento estratégico, uma vez que a identificação das competências da organização e dos funcionários, necessárias para manter a empresa competitiva, está lastreada pela visão, pela missão e pelos valores organizacionais. A respeito da visão, da missão e dos valores organizacionais,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) O que resume o propósito e a razão de existir da empresa é a visão. (ERRADA) Tal conceito se refere à MISSÃO. b) A missão indica a concepção de negócio na atualidade. (CORRETA) c) À concepção futura de negócio dá-se o nome de conjunto de valores. (ERRADA) Tal conceito se refere à VISÃO. d) O que determina a linha de conduta e a orientação do caminho a escolher é a junção da missão com a visão. (ERRADA) Tal conceito se refere à ESTRATÉGIA. e) No Brasil, descarta-se por completo a concepção de missão, visão e valores. A opção das empresas brasileiras é pelo planejamento estratégico. (ERRADA) como se descartar, ainda mais "por completo" (sempre desconfie desses conceitos extremistas), a concepção de visão, missão e valores, em detrimento do planejamento estratégico se, aqueles fazem parte deste?  Bons estudos, amigos!

  • É a razão de ser é só da atualidade.?


ID
959020
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 5.707/2006 instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamentou dispositivos da Lei nº 8.112/1990. A respeito das finalidades da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, analise as assertivas abaixo.

I. Melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

II. Diminuição dos gastos públicos com capacitação.

III. Desenvolvimento permanente do servidor público.

IV. Divulgação e gerenciamento das ações de capacitação.


É correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Consoante o Art. 1º do Dc.5.707/06 - Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos
    órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:


    I melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;


    II desenvolvimento permanente do servidor público;


    III adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

     

    IV divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e


    V racionalização e efetividade dos gastos com capacitação. (a banca quis confundir o candidato colocando "diminuição dos gastos públicos com capacitação" , onde na verdae os gastos serão racionalizados e efetivos, ou seja, irão atingir os efeitos e impactos desejados na sociedade)

     

     

     

     

                                                      "Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com alegria" - SL. 126.5

  • Até minha avó acerta essa. rs


ID
959023
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito de competência central ou essencial popularizou-se no mundo corporativo em 1990, quando C.K. Prahalad e Gary Hamel publicaram um artigo sobre as competências essenciais da organização. Para esses autores, há profunda diferença entre uma empresa cuja estratégia é voltada ao portfólio de negócios e outra, voltada às competências. Desde então, o conceito de competência tem sido discutido por inúmeros autores. O resultado disso foi um profundo impacto na administração de RH, ou seja, a introdução do modelo de Gestão por Competências. A respeito da Gestão por Competências, é correto afirmar que ela, em uma Gestão de Pessoas,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo RIBAS & SALIM: 


    Modelo de gestão de pessoas como gestão por competências

    O advento da era competitiva, iniciado na década de 1990 e presente até os dias atuais, exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. De acordo com Fischer (2002), a intenção de criar vínculos cada vez mais próximos entre desempenho e resultados da empresa intensifica-se a ponto de requerer nova definição conceitual do modelo, porquanto, a julgar pelo movimento dos anos 1990, a descentralização da área de recursos humanos continua.

    Cada vez mais a área passa a assessorar outras áreas da empresa na atração e na retenção de pessoas. Nos anos 1990, a área recebeu várias denominações, como: gestão de pessoas, gestão de talentos, gestão de gente, gestão estratégica de recursos humanos, entre outras. Tipicamente, seu foco de atuação passa a ser a gestão de competências e, ao menos no discurso, a construção de modelos de gestão de pessoas mais flexíveis e orgânicos.

    Dessa forma, temas, como estratégia competitiva, vantagem competitiva, reengenharia e reestruturação, competências essenciais e reinvenção do setor passam a predominar na gestão empresarial.

     CUIDADO!

    A nomenclatura recursos humanos foi sendo substituída, ao longo do tempo, por gestão de pessoas, porém, atualmente, ainda é chamada de gestão de pessoas, mas também de gestão de talentos, gestão de gente, gestão estratégica de recursos humanos, entre outras.

  • FASES GESTÃO COMPETÊNCIAS - Brandão e Guimarães

    1. definir missão, visão de futuro e objetivos estratégicos

    2. definir indicadores de desempenho no nível corporativo e metas
    3. identificar competências necessárias para concretizar desempenho esperado
    4. mapear competências organizacionais e humanas

    5. planejar ações de captação e desenvolvimento de competências

    6. acompanhar e avaliar

  • a) considera as competências humanas em uma única dimensão: conjunto de conhecimentos.

    c) considera que a soma de todos os conhecimentos resulta na competência maior dos funcionários.

    Errados!

    Basta lembrar que são três dimensões, o famoso "CHA": Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.


    b) considera os objetivos estratégicos da organização e, a partir daí, identifica, desenvolve e coordena as competências necessárias para alcançar tais objetivos. 
    Correto!

    Conceito básico e que costuma ser repetido nas questões da matéria.


    d) trabalha habilidades não como dimensão, mas subordinada à dimensão Conhecimentos. 

    Errado!

    Mas habilidades são uma dimensão! (vide explicação itens A e B)

     

    e) invalida a possibilidade de estabelecer um planejamento estratégico de RH. 

    Errado!

    Ao contrário, valida tal possibilidade!

     

    At.te, CW.

    -MUITAS QUESTÕES DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. www.qconcursos.com

  • A Competencia é a junção das partes como conhecimento habilidas e atitudes objetivanto o todo que é a missão da organização.


ID
959026
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho é utilizada pela maioria das organizações, com metodologias bastante variadas. Sobre a finalidade de avaliar desempenhos,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Segundo McGregor,

    A avaliação de desempenho tem três funções básicas: fornecer feedback adequado a todas as pessoas sobre seu desempenho;  servir como base para modificações ou mudanças de comportamento em direção à adoção de hábitos de trabalho mais eficazes; e fornecer aos gerentes dados que possam ser usados para julgar futuras atribuições e remunerações.

    Bons estudos.

  •  e)

    Evitar que profissionais com baixo desempenho alcancem remunerações e posições de destaque, em detrimento de profissionais com melhor desempenho.


ID
959029
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo deve estar ciente das propriedades psicométricas de seus instrumentos, devendo ser capaz de avaliar a qualidade de suas medidas. Sobre essas propriedades e a qualidade de suas medidas,

assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
959032
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das etapas do processo de avaliação de desempenho é o treinamento do avaliador, para reduzir os erros e as tendências de quem avalia. Os erros mais frequentes dos avaliadores são: de efeito halo, de distribuição, decorrentes de tolerância, decorrentes de severidade e de tendência à intermediação. Sobre o processo de avaliação de desempenho, analise as assertivas abaixo.

I. Os erros decorrentes de tolerância acontecem quando as pessoas avaliadas recebem uma classificação média.

II. Os erros de distribuição ocorrem quando o avaliador classifica todas as pessoas conforme a dimensão mais favorável da escala de desempenho.

III. Os erros de tolerância ocorrem quando um avaliador dá a um avaliado a mesma classificação em todas as dimensões.

IV. Os erros decorrentes de severidade acontecem quando o avaliador classifica todos os indivíduos conforme a dimensão mais desfavorável da escala de desempenho.

É correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  • Os denominados erro de efeito halo ocorre quando um avaliador atribui ao avaliado uma mesma menção em todos os quesitos em que é avaliado, independente de sua performance em cada um, ou seja, se a pessoa é classificada como excelente em determinada área, o mesmo acaba ocorrendo em outras áreas, mesmo que a pessoa apresente um desempenho médio ou ruim.

    Erro de distribuição ocorre quando um avaliador tende a classificar todas as pessoas da mesma forma, independentemente da individualidade de cada um, sendo:

    Erro de distribuição decorrente de tolerância - este erro pode se dar numa dimensão favorável da escala de desempenho.

    Erro de distribuição decorrente de severidade - pode se dar numa dimensão desfavorável na escala de desempenho.

    Erro de distribuição de tendência à intermediação - dimensão medianana escala de desempenho.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-avaliacao-de-desempenho-aplicada-ao-servico-publico/55278/#ixzz2h2iq63R7

ID
959035
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo alguns autores, existem dois tipos de entrevista: aquela em que o entrevistador procura ajuda do entrevistado e aquela em que o entrevistador tenta ajudá- lo. Sobre este segundo tipo, é correto afirmar que o(a):



Alternativas

ID
959038
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, mas não abrange, porém, todos os modelos de avaliação de diferenças individuais. A respeito do psicodiagnóstico, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Praticamente 50% das questões do concurso da Anvisa foram retiradas do livro Psicodiagnóstico-V, da Jurema Alcides Cunha.

    "Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologias". (p. 23)

  • Com certeza a B


ID
959041
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas vezes, os testes psicológicos são utilizados para avaliar indivíduos em algum ponto crítico ou circunstância significativa da vida. Vários são os instrumentos que podem ser chamados corretamente de testes psicológicos. Neste sentido, há critérios para a validação dos testes psicológicos que, se não forem cumpridos, impedem sua utilização como instrumento profissional e científico. Sobre os testes psicológicos,

assinale a alternativa correta:



Alternativas

ID
959044
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação dos resultados dos testes apresenta inúmeras questões de elevado grau de complexidade, ligados diretamente a implicações sociais. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.

I. A ética profissional exige que o psicólogo defenda o caráter confidencial dos registros dos testes.

II. Terceiros, como professores e empregadores em potencial, podem consultar as informações dos registros, desde que haja uma necessidade legítima e autêntica e o consentimento prévio do sujeito, e cada pessoa interessada deve receber apenas as informações relativas às suas necessidades.

III. Em toda comunicação a respeito de testes, é importante levar em consideração as características de quem recebe a informação, como sua educação geral, seu conhecimento sobre testes e psicologia e sua possível resposta emocional.

IV. A apresentação dos resultados dos testes não pode ser encarada como parte integrante do processo de aconselhamento, haja vista ser uma etapa isolada e específica, de consequências não mensuráveis.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
959047
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A vivência depressiva, experimentada por vários trabalhadores modernos, alimenta-se da sensação de adormecimento intelectual e da paralisia da imaginação. Essa vivência está condensando sentimentos, como indignidade, inutilidade e desqualificação. Na prática, essa depressão é dominada pelo cansaço, não só originado pelo esforço físico, mas também _________________________.

Alternativas

ID
959050
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem basicamente duas abordagens para a Qualidade de Vida no Trabalho: a assistencialista e a preventiva. Sobre esse tema e os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVTs),

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito dessa questão?
  • Há duas perspectivas de qualidade de vida no trabalho que, no fundamental, opõem-se.

    - Assistencialista que se caracteriza por um cardápio de atividades do tipo anti-estresse como, por exemplo, dança de salão, ioga, massagens terapêuticas.

    - Preventiva que se caracteriza por uma política cujo foco de atuação reside nas mudanças das condições, da organização e das relações sócio-profissionais de trabalho”, O foco da abordagem está em remover os problemas geradores de mal-estar no trabalho nos contextos de produção,

  • Gab.: B

    Entendo que a D mistura atividades de caráter assistencialista e preventivo como a ginastica laboral que faz parte deste.


ID
959053
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No contexto de Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Correta: B

    a) o Assunto não decesceu de importância, pelo contrário.
    b) correta
    c) atitudes negligentes, desconhecimento ou não-comprometimento pela segurança da saúde dos trabalhadores também causam acidentes
    d) sim, é caso de afastamento
    e) não sei como explicar que está errada, alguém poderia complementar?

    Obrigado
  • A policia civil é uma policia judiciária incidindo em pessoas na aplicação do codigo penal. 
    A policia administrativa incide em leis gerais chefiadas pelo chefe do executivo. Acredito que esta poderia atuar nesta classificação ou delegar a outro órgão.
  • a) os efeitos da iluminação não perderam sua importância mas melhoraram os estudos até tempos atrás falta de iluminação no ambiente era causa de pagamento de insalubridade mas com os avanços da SST o mesmo foi retirado.

    c) ato inseguro ou condição insegura

    d) incapacidade fisica ou mental acima até 15 dias e pago pelo empregador acima disso e suspensão do contrato de trabalho


ID
959056
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Hoje em dia há certa preocupação com as condições de trabalho. Entende-se que as condições de trabalho é que devem se adaptar ao homem, e não o contrário. Considerando que ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A = CORRETA
    LETRA B = ERRADA
    Na ergonomia, os estudos sobre o ambiente de trabalho levam em consideração APENAS aspectos físicos, como máquinas, equipamentos e objetos em geral. É isso que faz da ergonomia uma ciência
    Não é apenas, mas também.
    LETRA C = ERRADA
    A organização de trabalho, no que diz respeito ao desenho dos cargos, à carga de trabalho e à jornada, O é objeto de estudo da ergonomia. 
    Não existe esta negação, pois a estrutura da empresa também é objeto de estudo da ergonomia.
    LETRA D = ERRADA
    A legislação trabalhista brasileira ainda não possui regulamentação sobre ergonomia. Os cientistas, estudiosos e profissionais da área baseiam-se na legislação de outros países para embasar seus estudos e decisões. 
    A NR17 é um exemplo de regulamentação sobre o assunto.
    LETRA E = ERRADA
    Os processos mentais do ser humano, incluindo percepção, memória, raciocínio e resposta motora, O são ainda temas de estudo da ergonomia.
    Não existe esta negação, pois são todos objetos de estudo da ergonomia.
  • Gostaria de mais exercícios sobre Ergonomia (NR17), alguma sugestão? Obrigado!
  • Domínios da Ergonomia:

    * Ergonomia física | está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

    * Ergonomia cognitiva | refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

    * Ergonomia organizacional | concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.

    FONTE: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia


ID
959059
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Constituição Federal aborda a segurança e saúde no trabalho em vários dispositivos, um deles o artigo 7º, que estabelece, como um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. A esse respeito,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários

  • Medicina ocupacional  é um ramo da saúde que se preocupa em preservar a vida e a integridade do trabalhador.

    O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.


ID
959062
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um dos distúrbios relacionados ao trabalho é o estresse. Segundo o Dicionário Houaiss, estresse é “um estado de perturbação causado por um conjunto de reações do organismo humano na busca de adaptação” Outros autores consideram o estresse um estado emocional desagradável e o dividem em três componentes: desafio percebido, valor importante e incerteza da resolução. A respeito do estresse e seus componentes,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Embora a prova tenha sido anulada, muitas questões foram mal formuladas.

    Basicamente o estresse possui duas divisões, são elas:

    O Eustresse; Resposta positiva do empregado diante do fator estressor, ou seja, quanto maior o fator estressor melhor o resultado do empregado.

    O Distresse, Resposta negativa do empregado ao fator estressor, qual seja, demonstrando raiva, rancor, frustração, alienação no trabalho e queda de produtividade.


    Dessa forma, podemos entender que em TODA e qualquer situação, o trabalhador desenvolverá um TIPO e um NÌVEL de estresse.


ID
959065
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Certas características inerentes às organizações e pessoas podem causar estresse, como o ambiente físico e social, as tarefas e o papel desempenhado pelo indivíduo. A respeito das características das organizações e pessoas,

assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Poluentes químicos como o monóxido e o dióxido de carbono (CO e CO2), amônia, dióxido de enxofre e formaldeído, produzidos no interior dos estabelecimentos a partir de materiais de construção, materiais de limpeza, fumaça de cigarro, fotocopiadoras e pelo próprio metabolismo humano, e os poluentes biológicos, como fungos, algas, protozoários, bactérias e ácaros, cuja proliferação era favorecida pela limpeza inadequada de carpetes, tapetes e cortinas, foram a causa do que se convencionou chamar de "Síndrome do Edifício Doente" (Sick Building Syndrome – SBS).

    A Síndrome do Edifício Doente refere-se à relação entre causa e efeito das condições ambientais observadas em áreas internas, com reduzida renovação de ar, e os vários níveis de agressão à saúde de seus ocupantes através de fontes poluentes de origem física, química e/ou microbiológica.

    Em 1982, a Organização Mundial de Saúde – OMS reconheceu a existência da Síndrome do Edifício Doente quando comprovou-se que a contaminação do ar interno de um hotel na Filadélfia foi responsável por 182 casos de pneumonia e pela morte de 29 pessoas.

    Diz-se que um edifício está "doente" quando cerca de 20% de seus ocupantes apresentam sintomas transitórios associados ao tempo de permanência em seu interior, que tendem a desaparecer após curtos períodos de afastamento. Em alguns casos, a simples saída do local já é suficiente para que os sintomas desapareçam. Os principais sintomas apresentados são: irritação dos olhos, nariz, pele e garganta, dores de cabeça, fadiga, falta de concentração, náuseas, entre outros.

    Outros fatores associados à Síndrome do Edifício Doente são a elevação da taxa de absenteísmo (trabalhador que falta ao trabalho) e a redução na produtividade e na qualidade de vida do trabalhador, diante de sua exposição a um ambiente inadequado à ocupação. Desta forma, a qualidade do ar de ambientes interiores assumiu importante papel não só em questões relativas à Saúde Pública, como também, no que diz respeito à Saúde Ocupacional.

    Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/qualidadedoAr.asp


ID
959068
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Muitas funções exigem a repetição física de movimentos de várias partes do corpo. Trabalhadores em linha de produção ou que utilizam computadores são alguns exemplos. As lesões por esforço repetitivo (LER), em que partes do corpo ficam inflamadas e, às vezes, permanentemente danificadas, custam bilhões de dólares em indenizações aos trabalhadores. Assinale a alternativa que apresenta as providências que devem ser tomadas para evitar a LER.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Abaixo seguem alguma recomendações divulgadas pela equipe de de Segurança do Trabalho do Senado:

    Dicas de segurança 

    Como prevenir LER/DORT 

    A prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo pode ser feita através de várias medidas, como: 

    - Estudos e modificações ergonômicas dos postos de trabalho;

    - Uso de ferramentas e equipamentos ergonomicamente adaptados ao trabalhador;

    - Diminuição do ritmo de trabalho;

    - Estabelecimento de pausas para descanso;

    - Redução da jornada de trabalho;

    - Diversificação de tarefas;

    - Eliminação das pressões de chefia e de produção;

    - Eliminação dos gargalos nas linhas de produção;

    - Eliminação do clima autoritário no ambiente de trabalho;

    - Maior participação e autonomia dos trabalhadores nas decisões do seu trabalho;

    - Reconhecimento e valorização do trabalho;

    - Valorização das queixas dos funcionários;

    - Honestidade, transparência e lealdade nas relações de trabalho.


    Fonte: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal71/dicas_seguranca.aspx


ID
959071
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder às questões 116 e 117. A Lei nº 8.112/190 institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. 116. Com relação aos requisitos básicos para investidura em cargo público, artigo 5º, analise as assertivas abaixo.

I. Ter completado 16 anos no ano da posse, desde que haja expressa autorização dos pais ou responsáveis pelo concursado.

II. Ter no mínimo o nível de escolaridade fundamental.

III. Estar apto física e mentalmente.

IV. Estar quite com as obrigações militares (homens) e eleitorais.

É correto o que se afirma em:.

Alternativas
Comentários
  • Q319688 » Resposta: alternativa C.


    Basta aplicar o conhecimento acerca da lei seca.
     
    Lei 8112
    Art. 5º  São requisitos básicos para investidura em cargo público:
     
    I. Ter completado 16 anos no ano da posse, desde que haja expressa autorização dos pais ou responsáveis pelo concursado. 
    Inciso V - a idade mínima de dezoito anos;

    II. Ter no mínimo o nível de escolaridade fundamental. 
    Inciso IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
     
    III. Estar apto física e mentalmente. 
    Inciso VI - aptidão física e mental.
     
    IV. Estar quite com as obrigações militares (homens) e eleitorais. 
    Inciso III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
     
    Portanto, estão corretas as assertivas III e IV.
  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 5º da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal):

    Art. 5. “São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.”

    I- Incorreto. A idade mínima é de 18 (e não 16) anos, sendo desnecessária a autorização dos pais ou responsáveis pelo concursado, conforme o art. 5º, V da lei 8.112/90.

    II- Incorreto. O nível de escolaridade varia em cada concurso público. É necessário ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo (e não no mínimo o nível de escolaridade fundamental), conforme o art. 5º, IV da lei 8.112/90.

    III- Correto. Dicção do art. 5º, VI da lei 8.112/90.

    IV- Correto. Dicção do art. 5º, III da lei 8.112/90.

    Gabarito: “C” (III e IV corretas, apenas).


ID
959074
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder às questões 116 e 117. A Lei nº 8.112/190 institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

Segundo o artigo 97 dessa lei, é correto afirmar que, sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

Alternativas
Comentários
  • Q319689» Resposta: alternativa D.


    Lei 8112
    Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
     
    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;
     
    II - por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor;
     
    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :
     
            a) casamento;
     
            b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.
     
  • acrescento para terem atenção ao inciso II do art 97 que foi mudado em 2014.

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias; (Redação dada pela Lei nº 12.998, de 2014)

  • a) por 1 dia, para se alistar como eleitor. ERRADO (Inciso II - São dois dias)

    b) por 2 dias, para resolver problemas pessoais. ERRADO ( O Artº 97 não expressa em sua redação essa hipótese de ausência)

    c) por 2 dias, para a doação de sangue. ERRADO (Inciso I - por 1 dia )

    d) por 8 dias consecutivos, em razão de falecimento da madrasta ou padrasto. CORRETO ( Inciso III, alínea b - falecimento do cônjuge, companheiro, pais, MADRASTA OU PADRASTO, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

    e) por 4 dias consecutivos, em razão de casamento. ERRADO ( São 8 dias - inciso III, alíena a.)

     

  • 8112 - 8dias

     

    clt - 2dias

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 97 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias; 

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

    Alternativa A: INCORRETA.

    Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias (art. 97, II).

    Alternativa B: INCORRETA.

    Sem previsão no rol do Art. 97.

    Alternativa C: INCORRETA.

    Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (um) dia, para doação de sangue (art. 97, I).

    Alternativa D: CORRETA.

    Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 8 (oito) dias consecutivos em razão de falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos (art. 97, III, “b”).

    Alternativa E: INCORRETA.

    Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 8 (oito) dias consecutivos em razão de casamento (art. 97, III, “a”).

    GABARITO DA QUESTÃO: D.


ID
959077
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 10.871/2004 dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras. O artigo 26 informa que, para a progressão e promoção na carreira, os ocupantes dos cargos serão submetidos anualmente à avaliação de desempenho funcional, e. as Agências Reguladoras implementarão instrumento específico de avaliação de desempenho, estabelecendo critérios padronizados para mensuração do desempenho de seus empregados, observados critérios mínimos. São esses critérios mínimos:

I. produção no trabalho, com base em padrões industriais de qualidade.

II. capacidade de iniciativa.

III. cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuições do cargo.

IV. disciplina.

É correto o que está contido em :

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.871 Artigo26:

    § 1o As Agências Reguladoras implementarão instrumento específico de avaliação de desempenho, estabelecendo critérios padronizados para mensuração do desempenho de seus empregados, observados os seguintes critérios mínimos:
          I - produtividade no trabalho, com base em padrões previamente estabelecidos de qualidade e economicidade;
          II - capacidade de iniciativa;
         III - cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuições do cargo; e
         IV - disciplina.

    Gabarito: D

  • O erro da assertiva I é:

    I. produção no trabalho, com base em padrões industriais de qualidade.

    x

    I - produtividade no trabalho, com base em padrões previamente estabelecidos de qualidade e economicidade;


ID
959080
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 9.986/2000 dispõe sobre a gestão de Recursos Humanos das Agências Reguladoras. A respeito dessa lei,

assinale a alternativa correta:


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A
    Art. 1
    o As Agências Reguladoras terão suas relações de trabalho regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e legislação trabalhista correlata, em regime de emprego público
  • Letra A

    Porém, é preciso atenção. Muito embora o colega tenha trazido à baila o texto legal, esse entendimento resta prejudicado.

    As agências reguladoras são autarquias de regime especial, possuindo peculiaridades em relação ao conceito clássico de autarquias. Ainda, diante da inovação trazida pela Emenda Constitucional no 19/98, extinguindo o regime jurídico único dos servidores públicos, contata-se que os cargos públicos devem ser criados para funções tipicamente de Estado, enquanto os empregos públicos (regidos pela CLT), devem ser criados para as funções subalternas e de execução material das atividades da administração pública. Nesse sentido, toma condão inconstitucional o artigo 1o da Lei n. 9.986/2000, que exige somente o regime celetista às agências reguladoras, quando que, deveria ser prevalente o regime de cargos públicos, pelo fato das agências reguladoras terem, em seu âmbito, atividades típicas de Estado, fator corrigido posteriormente mediante lei específica.

    Essas leis específicas são as das próprias agências reguladoras. Notem que nos editais para cargos em agências reguladoras, o regime jurídico de cargos é o estatutário. Ou seja, o texto legal é letra morta e não vem sendo seguido na prática.

  • Atenção: 

    A Lei no 9.986/2000 (Gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras) não foi expressamente revogada, mas alguns artigos dessa lei não estão valendo mais, como por ex.; os arts. 1º e o 12. Eles tiveram a eficácia suspensa por medida liminar do STF!  (Vide Lei nº 10.871, de 2004)  (Eficácia suspensa por concessão de liminar até o julgamento final da ADIN 2310) STF.

  • A Lei nº 10.871/04, que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras, no seu artigo 6º já traz a seguinte redação: O regime jurídico dos cargos e carreiras referidos no art. 1o desta Lei é o instituído na Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990 , observadas as disposições desta Lei.

  • Até o ano 2000 o regime jurídico era a CLT, após esse período tornou-se  a ser o estatutário.

    Fonte: Professor Denis França em vídeo aula.
  • Gabarito letra D

    Art. 4o As Agências serão dirigidas em regime de colegiado, por um Conselho Diretor ou Diretoria composta por Conselheiros ou Diretores, sendo um deles o seu Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente.


  • Art. 1o As Agências Reguladoras terão suas relações de trabalho regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e legislação trabalhista correlata, em regime de emprego público.  (Vide ADIN 2310)    (Vide Medida Provisória nº 155, de 2003)    (Revogado pela Lei nº 10.871, de 2004)

    Art. 2o Ficam criados, para exercício exclusivo nas Agências Reguladoras, os empregos públicos de nível superior de Regulador, de Analista de Suporte à Regulação, os empregos de nível médio de Técnico em Regulação e de Técnico de Suporte à Regulação, os cargos efetivos de nível superior de Procurador, os Cargos Comissionados de Direção – CD, de Gerência Executiva – CGE, de Assessoria – CA e de Assistência – CAS, e os Cargos Comissionados Técnicos – CCT, constantes do Anexo I. (Vide Lei nº 10.871, de 2004)   (Eficácia suspensa por concessão de liminar até o julgamento final da ADIN 2310 

    Parágrafo único. É vedado aos empregados, aos requisitados, aos ocupantes de cargos comissionados e aos dirigentes das Agências Reguladoras o exercício de outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa, ou direção político-partidária, excetuados os casos admitidos em lei.  (Eficácia suspensa por concessão de liminar até o julgamento final da ADIN 2310)

    Art. 2o. Ficam criados, para exercício exclusivo nas Agências Reguladoras, os cargos Comissionados de Direção - CD, de Gerência Executiva - CGE, de Assessoria - CA e de Assistência - CAS, e os Cargos Comissionados Técnicos - CCT, constantes do Anexo I. (Redação dada pela Medida Provisória nº 155, de 2003) revogado

    A questão é de 2011 e o texto a qual se refere já foi revogado em 2004. SEm contar a doutrina que já refutou essa anumalia!!!!!!!!!!!!!! Não dá pra entender................ e ainda tem gente que acha essa questão certa.

     

  • O Art. 1º Foi Revogado pela Lei nº 10.871, de 2004

  • Questao desatualizada pessoal. Nao possui resposta correta.


ID
959083
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei nº 10.882/04 dispõe sobre a criação do Plano Especial de Cargos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Gratificação Temporária de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. A respeito do que informa esta lei,

assinale a alternativa correta:



Alternativas