SóProvas



Prova IF-SP - 2018 - IF-SP - Assistente Social


ID
2720311
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Vaca Estrela e Boi Fubá


Seu dotô, me dê licença

Pra minha histora eu contá.

Se hoje eu tou na terra estranha

E é bem triste o meu pená,

Mas já fui muito feliz

Vivendo no meu lugá.

Eu tinha cavalo bom,

Gostava de campeá

E todo dia aboiava

Na portêra do currá.

Ê ê ê ê Vaca Estrela,

Ô ô ô ô Boi Fubá.


Eu sou fio do Nordeste,

Não nego o meu naturá

Mas uma seca medonha

Me tanjeu de lá pra cá.

Lá eu tinha meu gadinho

Não é bom nem maginá,

Minha bela Vaca Estrela

E o meu lindo Boi Fubá,

Quando era de tardezinha

Eu começava a aboiá.

Ê ê ê ê Vaca Estrela,

Ô ô ô ô Boi Fubá.


Aquela seca medonha

Fez tudo se trapaiá;

Não nasceu campim no campo

Para o gado sustentá,

O sertão esturricou,

Fez os açude secá,

Morreu minha Vaca Estrela,

Se acabou meu Boi Fubá,

Perdi tudo quanto tinha

Nunca mais pude aboiá.

Ê ê ê ê Vaca Estrela,

Ô ô ô ô Boi Fubá.


E hoje, nas terra do Su,

Longe do torrão natá,

Quando vejo em minha frente

Uma boiada passá,

As água corre dos óio,

Começo logo a chorá,

Me lembro da Vaca Estrela,

Me lembro do Boi Fubá;

Com sodade do Nordeste

Dá vontade de aboiá.

Ê ê ê ê Vaca Estrela,

Ô ô ô ô Boi Fubá.

ASSARÉ, Patativa do. Patativa do Assaré. Antologia poética. Organização e prefácio de Gilmar de Carvalho. 8. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2010, p. 166-167.

A variedade linguística encontrada no texto retrata

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  d) as relações de proximidade do eu lírico, numa situação comunicativa, com o padrão linguístico frequentemente encontrado em regiões com pouco acesso à escolarização.

  • Gaqbarito - D

    Demais incorretas fonte: https://www.normaculta.com.br/norma-culta/

    norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados pela camada mais escolarizada da população. A norma culta define-se, assim, como a variação linguística habitualmente utilizada por pessoas com elevado nível de escolaridade e cultura.

    Na língua portuguesa existem diversas variações linguísticas, justificadas pela existência de diferentes grupos sociais, com diferentes graus de escolarização, que apresentam diferentes hábitos linguísticos, que resultam numa pluralidade de normas.

    A norma-padrão pode ser entendida como a norma gramatical, com base na gramática tradicional e normativa. Atua como um modelo idealizado que visa a padronização da língua escrita.

    norma culta é a variação que mais se aproxima desse padrão.

  • Totalmente preconceituosa a resposta "correta"

    d) as relações de proximidade do eu lírico, numa situação comunicativa, com o padrão linguístico frequentemente encontrado em regiões com pouco acesso à escolarização.

    O "o padrão linguístico frequentemente encontrado em regiões com pouco acesso à escolarização" VARIA de uma região para outra, ou seja, não existe padrão, podem existir características, regionalismo existe em todo o Brasil.

  • Tinha quer ser de um examinador frustrado e consequentemente preconceituoso essa questão. São Paulo... único lugar em que eu marcaria a Letra E. Nos demais marcaria a D.

    #Nojinho


ID
2720314
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo Koch (1989), a coesão e a coerência são elementos fundamentais para que um texto fique bem articulado entre as partes e tenha um sentido amplo. Os conectivos ou elementos coesivos têm a função de realizar as várias relações de sentido entre os enunciados. Quando um conectivo é usado incorretamente, podem ocorrer muitos prejuízos ao sentido do texto.


Assinale a alternativa que apresenta problema de coesão provocado pelo mau uso do conectivo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito:   c) Conforme a moda ecológica está se popularizando, algumas coleções sustentáveis ainda possuem preço bem acima das coleções normais. 

  • Apesar da moda ecológica estar se popularizando, algumas coleções sustentáveis ainda possuem preço bem acima das coleções normais

  • QUAL O VALOR DE CONFORME NESSA QUESTÃO ??

     

  • Gabarito:   C  (é a incorreta)

    Conforme a moda ecológica está se popularizando, algumas coleções sustentáveis ainda possuem preço bem acima das coleções normais. 

    Correto seria:

    Apesar de (embora) a moda ecológica estar se popularizando, algumas coleções sustentáveis ainda possuem preço bem acima das coleções normais.

    ou

    Conforme a moda ecológica está se popularizando, algumas coleções sustentáveis possuem ou estão com preço cada vez mais mais próximo, igual ou abaixo das coleções normais.

    Quanto ao sentido, imagino eu, deveria haver uma "conformidade" ou uma "proporcionalidade",  ou seja, ocorrer, ao mesmo tempo, a popularização da moda ecológica e do preço das coleções (ecológicas).


ID
2720317
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto I.


Projeto que oferece vacinação, adoção e castração de

animais será realizado em Campos, no RJ


Será realizado nesta terça-feira (27) a segunda edição de 2018 do “CCZ Convida”, projeto do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que oferece serviços como vacinação, adoção e agendamento de castração de animais.

A ação vai ocorrer na sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, nº 180, no bairro da Pecuária, das 9h às 12h.

Desta vez serão 80 agendamentos para cirurgias de castração, que vão ser realizadas em abril. Serão dez fichas a mais que na edição anterior.

G1 Norte Fluminense. 25 mar. 2018. Disponível em:<https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/projeto-que-oferecevacinacao-adocao-e-castracao-de-animais-sera-realizado-em-campos-no-rj.ghtml> . Acesso em: 27 mar. 2018. Fragmento.


Leia o texto II.


Mensagem do Papa Francisco para o 48º.

Dia Mundial das Comunicações Sociais


A variedade das opiniões expressas pode ser sentida como riqueza, mas é possível também fechar-se numa esfera de informações que correspondem apenas às nossas ideias, ou mesmo a determinados interesses políticos e econômicos. O ambiente de comunicação pode ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorientar-nos. O desejo de conexão digital pode acabar por nos isolar do nosso próximo, de quem está mais perto de nós. Sem esquecer que a pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído.

Folha missionária, ano IV, n. 43. Arquidiocese de Juiz de Fora, jun. 2014, p. 5. Disponível em:<https://www.arquidiocesejuizdefora.org.br/ images/documentos /folha_missionaria/43_edio.pdf> Acesso em 03 set. 2017. Fragmento.


Nos textos I e II, a flexão nominal diverge da norma culta, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d)   “Será realizado nesta terça-feira (27) a segunda edição de 2018 do ‘CCZ Convida’, projeto do Centro de Controle de Zoonoses” / “Sem esquecer que a pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído”. 

  • pessoal, quando a questão tem enunciados longos como esses, começem de baixo pra cima.

    O intuito do examinador é fazer o candidato cansar e, normalmente, a resposta está nas últimas alternativas.

     

    e)  “Será realizado(A) nesta terça-feira (27) a segunda edição....

  • Gabarito - d (incorreta)

    “Será realizado nesta terça-feira (27) a segunda edição de 2018 do ‘CCZ Convida’, projeto do Centro de Controle de Zoonoses” / “Sem esquecer que a pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído”. 

    correto:

    realizada......a segunda edição

    a pessoa.......excluída


ID
2720320
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Suponhamos que o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) deseje dirigir-se ao reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para fazer uma solicitação. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), que modalidade de comunicação oficial deve ser usada para esse pedido?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Ofício: Expedido para e pelas demais autoridades de particulares.

  • E por que não seria memorando que é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mermo órgão? Nessa questão, ambos os reitores são do "IF - Instituto Federal", isto é, uma comunicação interna pois trata-se de uma mesma instituição, mesmo que sejam de estados diferentes RJ e SP.

  • O que você precisa saber sobre o memorando está abaixo, todas essas informações já foram cobradas em prova.

     

    Nas palavras do Cespe: “O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando”. OU SEJA, o memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”


    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, a serem adotados por determinado setor do serviço público.


    A Principal característica do memorando é a agilidade. Por isso, os despachos referentes ao assunto tratado devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.


    Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração
    Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos

     

    Fonte: Professor Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • CAÍ QUE NEM UM PATO!

     

  • Tambem cai, achei que por ser os dois da esfera Federal, seria memorando ¬¬'

    Concordo com o amigo Francisco, deveria ser memorando.

  • Memorando: comunicação interna dentro do mesmo órgão 

    ofício: comunicação entre órgãos

  • GAB C

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

    Bons estudos!

    "Tudo posso naquele que me fortalece"!

  • Gabarito - C

    Manual de Redação da Presidência da República

    3. O Padrão Ofício Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

    3.3. Aviso e Ofício

    3.3.1. Definição e Finalidade Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

    Sua característica principal é a agilidade.

    4. Exposição de Motivos

    4.1. Definição e Finalidade Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

    a) informá-lo de determinado assunto;

    b) propor alguma medida; ou

    c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

    Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, a exposição de motivos deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

    5. Mensagem

    5.1. Definição e Finalidade É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação. Minuta de mensagem pode ser encaminhada pelos Ministérios à Presidência da República, a cujas assessorias caberá a redação final.

    As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:

    a) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira.

    b) encaminhamento de medida provisória.

    c) indicação de autoridades.

    d) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias.

    e) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV.

    f) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior.

    entre outras

     

     

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à finalidade de alguns documentos: Mensagem, Exposição de motivos, Ofício e o Memorando, que foi extinto a partir da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República. Vamos à análise!
    a) A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da administração pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação. Sendo assim, não é a forma de comunicação entre os reitores dos Institutos Federais.
    b) Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida; submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou informá-lo de determinado assunto. Portanto, não é a forma de comunicação entre os reitores dos Institutos Federais.
    c) O Ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também para particulares. Sendo assim, esta é a forma de comunicação adequada entre os reitores dos Institutos Federais.
    d) O Memorando era uma forma de comunicação eminentemente interna, ou seja, não responderia a esta questão. De qualquer forma, vale esclarecer que, a partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de  uniformizá-lo, ou seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação. 


    Gabarito: Letra C


ID
2720323
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Para escrever a solicitação referida na questão anterior, o reitor do IFSP deve preocupar-se com certos aspectos de sua redação. Identifique qual alternativa aponta apenas princípios que fazem parte das características fundamentais da redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    -----

    Características fundamentais da Redação Oficial: "FUCCIP"

    F ormalidade

    U niformidade

    C oncisão

    C lareza

    I mpessoalidade

    P adrão culto de linguagem

  • GAB  B 

     

     

    SÃO PRINCÍPIOS (OBJETIVOS) DA REDAÇÃO OFICIAL:

     

    IMPESSOALIDADE;

    USO DO PADRÃO CULTO DA LINGUAGEM;

    CLAREZA;

    CONCISÃO;

    FORMALIDADE;

    UNIFORMAIDADE

     

  • Gabarito - B

    Conforme manual:

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade."

  • NOVO MANUAL:

    Clareza e Precisão;

    Objetividade;

    Concisão;

    Coesão e Coerência;

    Impessoalidade;

    Formalidade e Padronização e;

    Uso da norma padrão da língua portuguesa.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos atributos da redação oficial. O Manual da Presidência da República determina as sete características que um texto oficial deve ter. São elas: 

    1. clareza e precisão; 
    2. objetividade; 
    3. concisão; 
    4. coesão e coerência; 
    5. impessoalidade; 
    6. formalidade e padronização; e 
    7. uso da norma culta padrão da língua portuguesa.

    A partir do exposto acima, vamos à análise:
    a) Sofisticação linguística e polidez não são características do texto oficial. Assim, este item está incorreto.
    b) Impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem e uniformidade são atributos da redação oficial. Portanto, este item está correto.
    c) Justificativa das razões para o pedido e uso de referenciais teóricos não são características do texto oficial. Portanto, este item está incorreto.
    d) Cortesia e domínio dos tempos verbais não são características do texto oficial. Assim, este item está incorreto.


    Gabarito: Letra B

  • Princípios da Redação Oficial

    Þ   Impessoalidade

    Þ   Uso do Padrão Culto da Linguagem

    Þ   Clareza

    Þ   Concisão

    Þ   Formalidade e Uniformidade

    2U 2C FI

    GAB - B


ID
2720326
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Koch, em sua obra A coesão textual, define coesão referencial como “aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual” (2003, p. 31).


Assinale a opção em que o mecanismo de coesão referencial por elipse foi empregado para a construção da textualidade:

Alternativas
Comentários
  • Direto da fonte:

    KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto.

    "Elipse

    Cabe lembrar que, em português, a remissão poderia também estabelecida ser por meio de elipse, como em:

    23. Os convidados chegaram atrasados. (....) Tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que os orientasse.

    24. Asse o frango até ficar dourado. Coloque (....) em uma travessa enfeitada com pêssegos e rodelas de abacaxi."

    23 elipse: Os convidados tinham .....

    24 elipse: Coloque o frango em uma travessa .......

  • Elipse

    É uma figura de linguagem muito utilizada quando se quer substituir um termo já utilizado no texto.

     Exemplo: Os garotos da banda abriram o show com uma música do Artic Monkeys. Cantaram muito rock até tarde.


ID
2720329
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a posição das formas oblíquas átonas, dentro do quadro geral dos pronomes pessoais, estabelece entre os pronomes e o verbo um todo fonético, segundo combinações regidas pela norma culta.


Assinale a alternativa em que a colocação pronominal está adequada às normas da linguagem escrita formal:

Alternativas
Comentários
  • O "NÃO" num dederia provocar a proclise? 

  • Qual o erro da B?

  • ERRO DA B:

    Segundo os princípios da colocação pronominal vigentes na norma culta do português, a ênclise (pronome átono depois do verbo) não ocorre em duas situações: com as formas verbais conjugadas no futuro (do presente ou do pretérito) e com os particípios.

    portanto, havia aproximado-se vai de encontro á norma.

    http://www3.uol.com.br/qualidadeconteudo/portugues/enclise-nao-ocorre-com-verbos-no-participio.jhtm

  • Alguém para explicar esta questão?

  • Segue a justificativa para o erro da letra C:

    Verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio, se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal (com hífen): Devo-lhe esclarecer o ocorrido. Devo lhe esclarecer o ocorrido. Devo esclarecer-lhe o ocorrido.

          Havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal: Não lhe    posso esclarecer mais nada. Não posso esclarecer- lhe mais nada.

     

    No caso "pelo menos" é palavra atrativa (locução adverbial).

     

    Por favor, corrijam-me se estiver errado.

    Fonte: Só português.

  • por que a letra A é o gabarito ?

     

    Se alguem puder explicar, agradeço desde já.

     

     

  • A alternativa "a" está certa porque quando o verbo estiver no infinitivo a colocação será facultativa, mesmo havendo palavra atrativa! No caso em análise, pode-se usar tanto a próclise quanto a ênclise. 

  • Tá maluco ?? letra A como ?? Anulem isso !!!

     


    a)“Ela calou-se. Preocupada com o que iria dizer aos vizinhos, pensou que iriam pensar que ele a abandonou só porque melhorou de vida. Calou-se, inclusive também para não aborrecê-lo [Próclise obrigatória, NÃO=PALAVRA ATRATIVA], mas estava quase para não aguentar tamanha dor que lhe estourava os sentidos.” (Joyce M. F. Cavalcante, “O cão chupando manga”)

     
    b)“De repente, o ar pareceu ficar pesado, como se porventura se misturasse com um céu carregado de tempestade, de que se espera continuamente relâmpagos e trovoadas. Depois de hesitar algumas vezes, Yoshira havia aproximado-se [Particípio não aceita ênclise] um pouco e voltava seu rosto ora para Yasumi, ora para Kanuseke.” (Jocelyne Godard, “Na ponta do leque”)


     c)“Eu acredito que quase todos os profissionais subestimam as capacidades físicas e potenciais dos idosos. Em um determinado momento de suas vidas, quando tantas pessoas estão dizendo aos idosos que eles não são capazes, nós profissionais pelo menos devemos lhes dizer que [ DIZER-LHES QUE. QUE=PALAV.AT] eles são capazes.” (Waneen W. Spirduso, “Dimensões físicas do envelhecimento”)


     d)“Lembro-me de tantas discussões férteis, interessantes. Era um grupo no qual não se falava nada banal, o que é certamente impressionante em tratando-se [GERÚND, PRECEDIDO DE EM = PRÓCLISE] de grupos de discussão em rede.” (Charbel Niño El-Hani, “Uma das coisas boas de estar no tempo é poder olhar para trás)

  • queria o comentário do professor

  • Livro Português para concursos - Renato aquino, pag 171.

    Explicação letra A: Infinitivo pessoal precedido de NÃO  - Próclise facultatva.

    Outro caso: Não lhe falamos do problema para não incomodá-lo. ou para não o incomodar.

     

  • Oi?

  • "não aborrecê-lo" ???? 

  • A) para não aborrecê-lo  [gabarito]

    vejam que o verbo está no infinitivo (logo, a colocação pronominal é facultativa)

    para não o aborrecer OU para não aborrecê-lo ambas colocações corretas

     

    B) havia aproximado-se

    particípio não aceita ênclise. O correto seria "havia se aproximado"

     

    C) se alguém souber essa, por favor comente 

     

    D) em tratando-se

    gerúndio precedido de "em" é fator proclítico. O correto seria "em se tratando"

     

     

  • Como assim ?

  • Respondendo a letra C, confesso que já errei mto, por isso acertei. Percebam que o trecho ...pelo menos torna-se fator atrativo e que DEVEMOS DIZER é uma locução verbal, composto por verbo auxiliar e principal - infinitivo. Portanto, temos algumas soluções corretas para a frase, vejamos:

    ...pelo menos lhes devemos dizer......( fator atrativo do pronome);

    ...pelo menos devemo-lhes dizer....(ênclise no verbo auxiliar, com fator atrativo, exige o hífen, como se fosse para dizer que o pronome é dele, devido à atração); AQUI ESTÁ O ACERTO DA ALTERNATIVA.

    ...pelo menos devemos dizer-lhes..isso....( essa sim, pode marcar sem medo, porque o infinitivo sempre aceita ênclise, na verdade, o infinitivo aceita próclise ou ênclise, diferente do verbo auxiliar que, no caso, DEVEMOS, submete-se a fator atrativo ou não;

    ...pelo menos devemos dizer lhes..isso.(sem hífen, porque o infinitivo é muito foda, para ele tanto faz, inclusive, diante da palavra atrativa NÃO, caso da letra A. ex.: Não posso comê-la; Não posso-a comer; Não a posso comer; 

    Espero tê-los ajudado.

    Espero os ter ajudado.

    Espero ter os ajudado.

    Espero ter ajudado -os. Essa não pode, porque ênclise após verbo no particípio é vedada.

     

     

     

  • Na minha opinião há dois gabaritos. A e C.
    Em c), mesmo tendo uma loc. verbal: "devemos lhes dizer", o pronome está proclítico ao verbo no infinitivo. Logo, sua posição não está incorreta.

  • Marque a alternativa "C" e errei, confesso que não sei aonde está o erro da alternativa "C", mas aceito que a A está correta, eu olhei a questão e quando vi  o NÃO eu logo pensei em proclise, as vezes a gente vai com tanta confiança que deixamos regrinhas básicas de lado.

    regra do verbo no infinitivo ( proclise facultativa )

     

    Quanto mais porrada eu tomo, mas me sinto capaz de alcnaçar meus objetivos, desistir? nunca

  • Indiquem esta questão ao professor! Olhem só a estatística desta questão.

  • A questão está correta. Abordou exatamente um caso facultativo muito usado pela banca CEBRASPE;

    "Casos Facultativos:

    ...

    Infinitivo não flexionado prcedido de "palavras atrativas" ou das preposições "para, em, por, sem, de, até, a"

       - Meu desejo era não o incomodar.  /  Meu desejo era não incomodá-lo

       - Calei-me para não contrariá-lo / Calei-me para não o contrariar.

     

    Lembrando que os pronomes oblíquos átonos de 3ª pessoa (o,a e seus plurais), se estiverem ligados a verbos terminados em -r, -s, -z, viram -lo, -la (e seus plurais). Se estiverem ligados a verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão, -õe...) viram -no, -na.

    A Gramática para concursos públicos - Fernando Pest Pestinho Pestana"

    para não aborrecê-lo 

                     (aborrecer + o = aborrecê-lo)

    GABARITO ALTERNATIVA A

  • Na letra "c", o pronome oblíquo não pode ficar solto entre dois verbos. O correto seria: devemos-lhes dizer. Esse negócio de ficar solto é coisa de gramática moderna e contemporânea. No entanto, o que cai em concurso é gramática tradicional, mais rígida, infelizmente. Por isso, devemos ter muita atenção em relação à gramática que utilizamos para estudar. Sugiro a gramática dos autores Celso Cunha e Lindley Cintra.


    Ainda em relação a esse ponto, sugiro que assistam ao vídeo da professora Isabel Veiga, disponível aqui mesmo no site.


    Avante!

  • A) O verbo está no infinitivo (hipótese de colocação do pronome oblíquo átono facultativa)

    para não o aborrecer OU para não aborrecê-lo (adaptação do objeto direto para forma "lo") ambas colocações corretas;

     

    B) Particípio não aceita ênclise. O correto seria "havia se aproximado";

     

    C) Há verbo no infinitivo: "dizer" (hipótese de colocação do pronome oblíquo átono facultativa).

     Há aparentemente um pleonasmo em ambas as formas (enclítica ou proclítica): "lhes dizer que eles" . O erro é o vício de linguagem decorrente desta colocação; Para correção teria que ocorrer a supressão do pronome pessoal do caso reto "eles": “Eu acredito que quase todos os profissionais subestimam as capacidades físicas e potenciais dos idosos. Em um determinado momento de suas vidas, quando tantas pessoas estão dizendo aos idosos que eles não são capazes, nós profissionais pelo menos devemos lhes dizer (lhes) que são capazes.” (Waneen W. Spirduso, “Dimensões físicas do envelhecimento”)

     

    D) Gerúndio precedido de "em" é fator proclítico. O correto seria "em se tratando".

     

  • Achei que a palavra negativa causasse próclise para o verbo "aborrecer"

  • Gabarito:  A

    O verbo aborrecer ("aborrecê-lo") está no infinitivo (próclise é facultativa)

    Estão corretas as duas formas:  

    .... não o aborrecer 

    OU 

    ..... não aborrecê-lo.

     

     Depois de hesitar algumas vezes, Yoshira havia aproximado-se um pouco 

     Depois de hesitar algumas vezes, Yoshira havia se aproximado um pouco 

     

    nós profissionais pelo menos devemos lhes dizer que eles são capazes.

    nós profissionais pelo menos devemos lhes dizer que são capazes.

     

     Era um grupo no qual não se falava nada banal, o que é certamente impressionante em tratando-se de grupos de discussão em rede.

     Era um grupo no qual não se falava nada banal, o que é certamente impressionante em se tratando de grupos de discussão em rede.

  • PARA ENTENDER O ERRO DA ALTERNATIVA C: 

    "Nós profissionais pelo menos devemos lhes dizer que eles são capazes." (Errado)

    (Locução Verbal: Devemos Dizer) 

    A banca considerou a expressão "pelo menos" como fator de atração. E quando em uma frase com LOCUÇÃO VERBAL há palavra com fator atrativo do pronome, este só poderá ficar nas extremidades da locução verbal e nunca no meio dela.

    Essa alternativa trata do conceito de colocação pronominal nas Locuções Verbais.

     

    Explicação com Dicas de Ouro! >>>> Assista ao vídeo >>> https://www.youtube.com/watch?v=HerXd3j3Ac0

     

    O correto seria:

    "Nós profissionais pelo menos lhes devemos dizer que eles são capazes." (Correto)

    "Nós profissionais pelo menos devemos dizer-lhes que eles são capazes." (Correto)

     

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos a todos!

  • Questão deveria ser anulada.

    Questão C está correta para todos os GRAMÁTICOS.

    Ou seja, tem dois gabaritos.

  • "Ela CALOU-SE"... Alguém explica? Por que não: "Ela SE CALOU"?

  • VEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELHO QUE RAIVA DÁ DESSAS BANCAS!!! No livro A Gramática para Concursos Públicos do professor Fernando Pestana ensina muito bem que SE VIER UMA LOCUÇÃO VERBAL COM VERBO AUXILIAR + INFINITIVO/GERÚNDIO SEEEEEEEEEEEEEEM PALAVRA ATRATIVA, A LOCUÇÃO PODE FICAR: Lhes devemos dizer, Devemo-lhes dizer, devemos lhes dizer ooou devemos dizer-lhes. Mas tem bancas que não pensam assim


ID
2720332
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para que serve a pontuação?


De forma geral, a pontuação desempenha quatro funções: indica a alteração da curva melódica da voz, delimita as unidades sintáticas, diferencia as componentes do discurso e sinaliza formalmente o tipo gráfico e gramatical.

Fonte:<https://www.jn.pt/artes/dossiers/portugues-atual/interior/para-que-serve-a-pontuacao-5061516.html >. Acesso em: 26 mar. 2018.


Assinale o excerto cuja pontuação está plenamente adequada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  a) Atualmente, além de economizar água e separar o lixo orgânico do lixo reciclável, nós deveríamos pensar em roupas sustentáveis, que podem ser feitas de algodão, bambu ou de materiais alternativos como fibras de garrafa pet, sacola plástica e até mesmo guarda-chuva. Além de tudo, as roupas sustentáveis utilizam mão de obra justa e digna, sem exploração do trabalhador.

  • b) Vírgula após o NÓS. Não separa sujeito do verbo. Nós deveriamos.


    c) = b


    d)

  • D- nós deveríamos pensar, em roupas sustentáveis..

    não separa por vírgula obj e complemento

  • Vírgula indica uma pausa breve e é o sinal que mais causa dúvidas na hora de ser aplicado. A vírgula pode ser utilizada para separar termos da oração ou, até mesmo, orações dentro de um período em que a ideia ainda não foi concluída.

    Deve vir entre vírgulas

    Vocativo: Venha, Antônia, todos estão esperando por você. Aposto: João Batista, pregador da palavra de Deus, morreu neste local. Adjuntos adverbiais: As mães, naquele momento, pensaram em desistir. Orações intercaladas: Maria, disse mamãe, você é muito teimosa. Orações subordinadas adjetivas explicativas: O jovem, que tem mais disposição física, precisa se esforçar. Expressões explicativas: Preciso de alguém, isto é, alguém que possa trabalhar aqui. Conjunções coordenativas adversativas se forem pospostas: Veio, entretanto, dizer que não quer mais trabalhar aqui.


    Devem vir precedidos de vírgula

    Elementos e orações coordenadas assindéticas: Trabalhou, estudou, não se cansou, conquistou muitas coisas durante a vida. Datas e endereços: Rio de Janeiro, 2º de fevereiro de 2014. Indicação de elipse de um termo: Na loja, apenas quatro pessoas. (ausência do verbo haver). Orações subordinadas reduzidas de gerúndio e particípio: Comendo, engordarás muito. Orações principais antecedidas pelas subordinadas: Embora não coma, eu engordo. Antes de “e” quando este se repete ou quando as orações apresentarem sujeitos diferentes: Maria lavou a louça, e Adriano lavou o banheiro.


    Não deve haver vírgula

    Entre o sujeito e o verbo; Entre verbos e complementos verbais; Antes de “e”, “nem” e “ou” (exceto nos casos já citados aqui); Antes de orações subordinadas substantivas.


    Atualmente, além de economizar água e separar o lixo orgânico do lixo reciclável, nós deveríamos pensar em roupas sustentáveis, que podem ser feitas de algodão, bambu ou de materiais alternativos como fibras de garrafa pet, sacola plástica e até mesmo guarda-chuva. Além de tudo, as roupas sustentáveis utilizam mão de obra justa e digna, sem exploração do trabalhador.

  • Gabarito : A

    Atualmente, além de economizar água e separar o lixo orgânico do lixo reciclável, nós deveríamos pensar em roupas sustentáveis, que podem ser feitas de algodão, bambu ou de materiais alternativos como fibras de garrafa pet, sacola plástica e até mesmo guarda-chuva. Além de tudo, as roupas sustentáveis utilizam mão de obra justa e digna, sem exploração do trabalhador.

     

    b- Atualmente além de economizar água, e separar o lixo

    c - Atualmente, além de economizar água e separar o lixo orgânico do lixo reciclável, nós, deveríamos pensar em ...

    ....que podem ser feitas de algodão, bambu, ou de materiais alternativos, ... até mesmo, guarda-chuva.

    d - Atualmente além de economizar água, e separar o lixo orgânico, do lixo reciclável,


ID
2720335
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há uso de concordância verbal inadequado à norma culta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   b) As divergências dos variados grupos presentes na assembleia de ontem se revelaram, mais do que com firmeza no campo das ideias, com hostilidades pessoais inaceitáveis, que conduziram a sessão à natural degeneração. O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião. 

  • b) As divergências dos variados grupos presentes na assembleia de ontem se revelaram, mais do que com firmeza no campo das ideias, com hostilidades pessoais inaceitáveis, que conduziram a sessão à natural degeneração. O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião.

     

    Bom, como a questão cobra matéria relacionada à concordância verbal, acredito que o problema estaria no verbo conduzir, mas não sei o motivo. Desconfio que seria por uma espécie de elipse referente ao pronome demonstrativo "o" e, sendo o "que" pronome relativo, o verbo conduzir estaria condordando com o pronome demonstrativo e teria que estar no singular para concordar com "o". 

     

    Assim, a frase ficaria desse jeito sem a elipse:

     

    As divergências dos variados grupos presentes na assembleia de ontem se revelaram, mais do que com firmeza no campo das ideias, com hostilidades pessoais inaceitáveis, o que conduziu a sessão à natural degeneração. O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião.



    Se alguém descobrir o motivo, posta aí para a gente, fiquei curioso.

  • perdi meia hora nisso pra marcar a errada, oh vidinha


  • Nas expressao " mais de um " sempre q ouver reciprocidade vai para o plural. No caso seria mais de um grupo se ofendiam.

     

  • (GAB B) O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião.

    Com expressões do tipo ''mais de um'' de o verbo ficará:


    No singular quando após expressão “mais de um” vier em seguida um substantivo (regra)


    no plural:

    1. Quando a expressão se repetir:

    a) Mais de um funcionário e mais de um estagiário tiraram férias este mês.

    b) Mais de um senador, mais de um deputado tiveram aumento salarial.


    2. Quando a expressão tiver ideia de reciprocidade/simultaneidade:

    a) Mais de um aluno passaram no vestibular.

    b) Mais de uma irmã se abraçaram e comemoraram juntas.

  • CONCORDÂNCIA

    -se houver ideia de reciprocidade – plural

     

    mais de um grupo se ofendiaM na tumultuada reunião. 

     

    gab: b

  • Gente, na Letra D, que está escrito: vários de nós ficaram...

    Está certo isso?

     

  • A - facultativo- A maioria dos jornalistas em assessorias de imprensa do Rio trabalha ou trabalham.

    B - Errada - é o Gabarito 

    ... O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião. (reciprocidade - correto: se ofenderam).

    a expressão “mais de um” seguida de um substantivo, a concordância do verbo fica no singular. a) Mais de um político venceu.

    No entanto, há duas exceções para que o verbo fique no plural:

    1. Quando a expressão se repetira) Mais de um funcionário e mais de um estagiário tiraram férias este mês.
    2. Quando a expressão com ideia de reciprocidade: a) Mais de um aluno passaram no vestibular.

    Importante: a expressão for “menos de dois” ou outra que indique uma quantidade aproximada (cerca de, perto de, mais de) e que esteja seguida de um numeral, use o verbo no plural:

    Menos de dois alunos foram aprovados; Cerca de dez pessoas passaram no concurso, Perto de 300 mil pessoas foram ouvir a palestra.

    C - Facultativo: grande parte das estratégias de ensino utilizada ou utilizadas....deve ser adaptada ou devem ser adaptadas

    D - Facultativo: Vários de nós ficaram ou ficamos impressionados...

  • Nas expressao " mais de um " sempre que ouver reciprocidade ou for sujeito composto, vai para o plural. No caso seria mais de um grupo se ofendiam.

     

    Fonte: Flávia Rita.

  • Transcrevo o que diz Evanildo Bechara, na Moderna Gramática Portuguesa 

    Depois de «mais de um», o verbo é em geral empregado no singular, sendo raro o aparecimento de verbo no plural:

    «... mais de um poeta tem derramado...» [Alexandre Herculano, Fragmentos Literários, Rio de Janeiro, Sauer, pág. 155]

    «Mais de um coração de guerreiro batia apressado...» [idem, pág. 169]

    «Sei que há mais de um que não se envergonham dela» [idem, pág. 169]


    A concordância no singular com a construção «mais de um» é confirmada por Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 497) e por Maria Helena de Moura Neves (Guia de Uso do Português, São Paulo, Editora Unesp, 2003).


    Quando o sujeito é “mais de um” ou “mais de dois” o verbo deve estar no mesmo número que o numeral expresso. Exemplo: Mais de uma loja está fechada. Mais de duas lojas estão fechadas.


    • Quando há reciprocidade, o verbo ficará no plural. Exemplo: Mais de um jogador ofenderam-se.


    Resposta correta letra B

    LETRA B As divergências dos variados grupos presentes na assembleia de ontem se revelaram, mais do que com firmeza no campo das ideias, com hostilidades pessoais inaceitáveis, que conduziram a sessão à natural degeneração. O relevante não foi discutido, já que mais de um grupo se ofendiam na tumultuada reunião. 


    BONS ESTUDOS.


  • Gabarito - B é a incorreta.

    ....já que mais de um grupo se ofendia na tumultuada reunião.

     o correto é:

    ....já que mais de um grupo se ofenderam na tumultuada reunião.

    (Reciprocidade: quando a ação é praticada por ambos o vebro vai para o plural).

    ex: se agrediram, se beijaram, se cumprimentaram, se abraçaram, .....

     

    a) A maioria dos jornalistas em assessorias de imprensa do Rio trabalha além das sete horas diárias permitidas pela lei para a categoria,...

     c) As pesquisas da área da Educação, como as elaboradas por Perrenoud (2001), têm defendido que grande parte das estratégias de ensino utilizadas pelo professor em sala de aula devem ser adaptadas às características dos alunos, à composição da classe e à história das relações entre os educandos e entre eles e o professor. 

    grande parte das estratégias = a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.

     

    d) A equipe acompanhava a irmã Georgina. Ela nos recordava das idas e vindas para tornar possível a compra da casa, os esforços de seu pai para ajudá-la, poupando dinheiro etc. Por caminhos floridos, fomos nos aproximando do cemitério. Vários de nós ficaram impressionados com a quantidade de sepulturas que havia, sendo muitas delas de irmãs apreciadas pelos padres.

    Vários de nós = ficamos ou ficaram .....

     

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-maioria-grande-parte-maior-parte-boa-parte-parte.htm

    Observe as frases abaixo e reflita nas perguntas propostas:

    a) A maioria das pessoas faltaram ou faltou à reunião?

    b) Grande parte dos indivíduos sofre ou sofrem com stress hoje em dia?

    c) A maior parte das crianças já foi ou foram brincar?

    d) Boa parte dos condôminos aceitaram ou aceitou a proposta?

    e) Parte dos empreendedores começaram ou começou com pouco dinheiro?

     

    Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).

    Quando isso ocorre, a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.

     

     

     

     

  • por favor!!! ajudem nessa letra D. pq "ficaram ou ficamos"????????

  • Respondendo a dúvida do colega:

    Vários = ficaram

    Nós= ficamos

    No exemplo da letra D, pode concordar com "vários" ou "nós"


ID
2720338
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Depois de encaminhar ao setor de revisão o documento que redigiu, o reitor de um Instituto Federal foi avisado de que em seu texto podiam ser constatados alguns erros de paralelismo. Qual alternativa mostra trecho em que a intervenção do setor de revisão foi necessária justamente porque a construção contém erro de paralelismo?

Alternativas
Comentários
  • a- ....há dez anos atrás. é erro de redundancia/pleonasmo - correto: ha dez anos.

     

    B - Gabarito - erro de paralelismo

    Dos nossos novos servidores, exigiremos rigor, urbanidade, frequência assídua e não errarem por omissão.

    correto = e, que não errem por omissão.-

    "exigiremos que não errem" = no mesmo tempo verbal e elipse do verbo exigiremos.

    https://www.todamateria.com.br/dica-de-redacao-uso-do-paralelismo/

    alguns exemplos: 

    1) O que espero das férias: viagens, parques, ilhas, praias e passear em lugares diferentes.

    Há uma quebra: após os substantivos usa um verbo - passear.

    O ideal:

    O que espero das férias: viagens, parques, ilhas, praias e passeios em lugares diferentes.

     

    c- Nossa instituição mantêm... é erro de conjugação verbal - Ela a nossa instituição mantém...

    d - ....devem haver prontidão e rigor,.... é erro de conjugação verbal - deve haver

     

     

     

     

     

  • Paralelismo

    Paralelismo é o nome que damos à organização de ideias e expressões de estrutura idêntica. Temos dois tipos de paralelismo:

    o sintático, relacionado aos termos de mesma estrutura sintática dentro de uma frase;

    o semântico, relacionado às ideias semelhantes dentro de uma frase.


    Paralelismo Sintático

    Exemplo de paralelismo sintático

    A preservação do meio ambiente representa não só um dever de cidadania, mas também a sobrevivência do planeta.

    Os termos não só e mas também vem para ligar dois fragmentos gramaticalmente semelhantes. É possível concluir, desta forma, que os conectivos tem papel fundamental no paralelismo sintático. A frase estaria incorreta se fosse colocada desta forma:

    A preservação do meio ambiente representa não só um dever de cidadania e é para que o planeta sobreviva.


    Paralelismo Semântico

    Exemplo de paralelismo semântico

    Marcos gosta de chocolate e de pipoca.

    Gostar de chocolate e pipoca constituem uma frase com ideais coerentes. A situação, no entanto, fugiria do paralelismo semântico se fosse a seguinte:

    Marcos gosta de chocolate e de jogar futebol.

    Apesar de termos o paralelismo sintático, não temos o semântico. Gostar de chocolate e jogar futebol representam duas coisas diferentes, que não caberiam numa sequência semântica lógica.


    RESPOSTA CORRETA LETRA B - Dos nossos novos servidores, exigiremos rigor, urbanidade, frequência assídua e não errarem por omissão.

  • BRASILEIRO E PARALELISMO SINTÁTICO NÃO COMBINAM.


ID
2720341
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Fabiana caminha todos os dias, exceto aos domingos. Às segundas, quartas e sábados, caminha por 20 minutos; às terças e quintas, por 15 minutos; e, às sextas, por 30 minutos. De acordo com as informações, se hoje é quinta-feira, quantos minutos Fabiana caminhará daqui a 319 dias?

Alternativas
Comentários
  • Hoje é quinta, logo daqui a um dia será sexta. Então dá para associar os dias a um tabela de 7 linhas:

    0 = quinta

    1 = sexta

    2 = sábado

    3 = domingo

    4 = segunda

    5 = terça

    6 = quarta

     

    319 / 7 = 45 e restam 4.

    4 = segunda-feira

    Logo, ela caminhará por 20 minutos daqui a 319 dias.

     

    Resposta: Letra C.

     

    http://rlm101.blogspot.com.br

  • 319 dias / 7 dias na semana = 45 ciclos completos

    +

    resto 4 (319/7 sobra 4) = quinta, sexta, sábado, X , segunda (20)

  • total de 319 dias / 7 dias na semana = 45  e resto 4.

    Hoje = quinta (basta somar mais 4 dias - o resto)

    +1 sexta

    +1 sábado

    +1 domingo

    +1 segunda

    Gabarito - C (20 minutos) pois será uma segunda.

  • Aproveitando o Conceito do ED resposta anterior...

    Devido a dúvidas da minha esposa, detalhei o Conceito Semanas do Ano!


    O Ano Bissexto consiste no ano que tem 366 dias, ou seja, um dia a mais do que os 365 habituais. 

    Esse "dia extra" ocorre a cada 4 anos, quando é adicionado o 29 de fevereiro no calendário.

    Anterior foi em 2016 e Proximo 2020.


    366 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 52,2857142847 semanas, 2 dias a mais que o normal, ano bissexto

    365 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 52,1428571429 semanas não sendo ano bissexto, 1 dia a mais.

    364 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 52 semanas exata.

    319 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 45,5714285714 + 4 dias

    318 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 45,4285714286 + 3 dias

    317 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 45,2857142857 + 2 dias

    316 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 45,1428571429 + 1 dia

    315 dias do ano (Dividido por)7 dias da semana (=) 45 semanas exatas


    (Regra de Três)

    1 semana - 7 dias

    x    - 319 dias


    7x=319*1

    x=319:7

    x=45,5714285714

    Sendo, semana 45 com 315 dias + 4 dias = 319 dias


    Conceito:


    Hoje sendo quinta, amanhã será sexta. 

    Então dá para associar os dias a um tabela de 7 linhas:


    0 = quinta - 15 minutos

    1 = sexta - 30 minutos

    2 = sábado - 20 minutos

    3 = domingo - Folga

    4 = segunda - 20 minutos

    5 = terça - 15 minutos

    6 = quarta - 20 minutos

    7 = quinta - 15 minutos (1º dia do novo Ciclo de 7 dias)


    Resposta o 4.º dia será na Segunda feira, sendo 20 minutos!


    RESPOSTA LETRA C

  • Verificar quantas semanas completará o ciclo:

    319/7 = 45,5714 semanas

    Partindo da ideia do principio que 45 semanas corresponde a 5afeira, então 0,5714 semanas corresponde a quantos dias?

    5a feira ____ 1

    0,5714 ____ x

    x = 2,85 dias, então agora é só somar para ver em qual dia cairá:

    5a + 2,85 dias = Sábado = onde corre 20 min.


ID
2720344
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dez servidores de uma instituição recebem R$ 4.000,00 de remuneração por 5 dias de trabalho. Considerando que os servidores recebem o mesmo salário diário, qual seria o valor gasto com a remuneração de quinze servidores durante oito dias de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • 10 servidores ------ 4.000 $ ------ 5 dias de trabalho

    15 servidores ------       --------- 8 dias de trabalho

        (GDP)                                        (GDP)

     

     

    4.000  =   10 * 5     (Multiplica reto)

      X           15 * 8

     

    4.000   = 50

    X            120  (Multiplica cruzado)

     

    x= 480.000               ---->>     X= 9.600 $

            50

     

    Gabarito: B

          

  • Estranho. Se os 10 servidores ganham 4.000 cada, então o total seria 40.000.

    O gasto total então seria 96.000. E eles perguntam o gasto da Administração com a remuneração de 15.

    Devo ter extrapolado...

  • Também discordo do gabarito. Marcaria alternativa A. até porque 01 servidor por 08 dias custará 6.400. Logo os 15 x 6.400 = 96.000,00 

  • Questão mal-elaborada! A banca misturou os conceitos de ganhar e gastar, o que confundi na resolução!
  • Amigos, boa tarde.

     

    Também errei a questão, mas o fato é: Não disseram quanto é o salário de cada um dos 10 funcionários, disse apenas que somam 4 mil a cada 5 dias, porém mais a frente ele considerou que todos recebem o mesmo salário, o que "estraga" a questão. Se os 4 mil  foram somados, logo cada um recebe 80 reais por dia x 15 x 8 = R$9600

  • Pensei da seguinte maneira: 10 servidores-4.000- 5 dias de trabalho

                                         logo:   1 servidor - 400 -5 dias de trabalho

    400x 15 servidores- 5 dias de trabalho

    6.000- 5 dias de trabalho

    6.000 + 2,5 de trabalho

    6.00 0 + 3000= 9.000 por aproximação  questão b 

  • Gabarito: B

    vr total $                num servidores                dias trabalhados

    $ 4.000,00             10 servidores                   5 dias trabalho

     X                           15 servidores                   8 dias trabalho

    Importante: diretamente proporcional:

    (se aumentam servidores = também aumenta valor em $)  e (se aumentam os dias trabalhados = também aumenta o valor em $) 

    4.000,00  =   10 * 5     (Multiplica direto - sem cruzar)

     

      X                15 * 8

     

    4.000,00   = 50

    X                 120  (Agora é multiplicar cruzando)

     

    4.000 . 120 = 480.000,00           e                x . 50 = 50x

     

    50x = 480.000,00

     

    x= 480.000,00               R:    X = $ 9.600,00

            50

     

  • A questão exigiu conhecimentos sobre regra de três composta.

    Montando a regra de três composta, conforme os dados do enunciado, temos:

    Servidores ---------- salário -------- dias

    10 ------------------------ 4000 -------------- 5

    15 ------------------------- x ------------------ 8

    Aumentando-se a quantidade de servidores (de 10 p/ 15), aumenta-se o salário --- Grandezas diretamente proporcionais;

     

    Aumentando-se a quantidade de dias (de 5 p/ 8), aumenta-se o salário --- Grandezas diretamente proporcionais;

    Considerando que as grandezas são frações onde a primeira linha representa o numerador e a segunda, o denominador, temos que:

    - Grandezas diretamente proporcionais: mantém-se a "fração" original;

    Transformando em proporção, temos: 

    4000/x = 10/15 . 5/8

    4000/x = 50/120 (multiplicando cruzado)

    50 x = 480000

    x = 480000/50

    x = 9600

    Gabarito do monitor: Letra B


ID
2720347
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Malu, Laura e Helena são três primas que vivem juntas. Elas são muito amigas, contudo quando se trata de decidir quem vai à feira, o clima esquenta. Pensando em minimizar as brigas, Malu propôs resolver a questão em um sorteio com moedas. Então, decidiu-se o seguinte: seriam lançadas duas moedas e, se saíssem duas caras, Malu iria à feira. Se saíssem duas coroas, Laura cumpriria a tarefa. Por fim, se saíssem uma cara e uma coroa, Helena seria a escolhida. Nesses termos, a probabilidade de Helena ir à feira é de:

Alternativas
Comentários
  • Para Helena tanto faz se a primeira moeda é cara ou coroa = 2/2*1/2= 1/2 

    no entanto para Laura e malu a primeira moeda tem que ser cara e coroa respectivamente 

  • GABARITO D.

     

    QUESTÃO QUE EXIGE MUITA ATENÇÃO.

     

    1° EVENTO PRA CAIR HELENA.

     

    1/2 ( CARA) X ( E) 1/2 ( COROA) = 1/4 X 2 ( JÁ QUE PODE VIR COROA 1° E DEPOIS CARA).

     

    1/4 X 2 = 2/4

     

    50%

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • Questão fácil, mas que pode levar muitos candidatos ao erro...


  • PROBABILIDADE DE HELENA IR À FEIRA:

    1cara E 1 coroa OU 1 coroa E 1cara

    1/2      x       1/2    +   1/2     x    1/2 = 2/4 = 1/2 x 100 = 50.

    Gabarito LETRA: d)

  • probabilidade sem repetição. sempre que forem duas coisas diferentes, multiplica-se pelo numero de repetições. como ela quer uma cara e uma coroa é

    1/2 * 1/2 *2 = 2/4 *100% = 50%

    como nas anteriores são duas caras, então não multiplica pelo numero de repetições.

    1/2 * 1/2 = 1/4 * 100% = 25%

  • Eu pensei assim: existem 4 cenários possíveis para os dois lançamentos de moedas

     

    cenário 1: 1 cara e 1 cara

    cenário 2: 1 cara e 1 coroa

    cenário 3: 1 coroa e 1 cara

    cenário 4: 1 coroa e 1 coroa

     

    Desses 4 cenários ela só ganha em dois: no cenário 2 e no cenário 3. Então, temos 4 possibilidades (cenários) para 2 possibilidades de ganho. Logo, 2/4 (dois sobre quatro); simplificando, temos 1/2 = metade, logo 50% de 100%

  • 2 lados x 2 moedas = 4 resultados possíveis

    sendo=

    moeda 1 cara e  moeda 2 cara            -    25% - Malu

    ou 

    moeda 1 cara e moeda 2 coroa            -    25% - Helena

    ou 

    moeda 1 coroa e moeda 2 cara             -   25% - Helena

    ou 

    moeda 1 coroa e moeda 2 coroa            -    25% - Laura

     


ID
2720350
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em 1662, o cientista irlandês Robert Boyle publicou a lei que relaciona o volume e a pressão de gases mantidos em ambientes fechados, que ficou conhecida como Lei de Boyle. Segundo essa lei, a pressão P e o volume V de certa quantidade de gás perfeito, mantido em sistema fechado, são inversamente proporcionais, se a temperatura permanecer constante. Isso é análogo a dizer que P · V = constante, enquanto a temperatura for constante.


Considere um gás perfeito mantido em ambiente fechado. Se aumentarmos seu volume V em 25%, sua pressão P:

Alternativas
Comentários
  • Como o enunciado só estipulou a proporção, suponha valores para a constante, para P e para V.

    Eu fiz que 100 = P.V -> Com P valendo 50 e V valendo 2.

     

    Se V teve um aumento de 25%, passará a valer 2,5 (2.1,25)

     

    Agora temos que 100 = P.2,5 -> P = 40.

    Se antes P valia 50, e agora 40, teve um decréscimo de 20%. GAB A.

  • Se considerar que:

    P = 10 e V = 10 temos que 10 . 10 = 100 (total que deve ser constante).

     

    se aumentar V em 25% teremos V = 12,5 (10+25% = 12,5)

    se são inversamente proporcionais P irá diminuir, certo?

    Mas quanto? 

     

    Basta dividir o 100 (total constante) por V=12,5 e teremos o resultado P=8. (100/12,5 = 8)

    sendo que 8 corresponde a 80% de 10 (P=10 no início).

     

    Então P diminuiu 20%.

     

    Tirando a prova: P = 8 . V = 12,5 temos que 8 . 12,5 = 100

    (mesmo resultado de P.V = 100 total obtido no início que segundo a lei é constante).

  • Com números maiores...

    Se P for 100 e V for 100

    P.V> 100.100=10000

    V aumentou 25%> 100+25%=125

    125.P=10000

    P=10000/125=80

    Ou seja: de 100 foi para 80 (redução de 20%)

  • Aquele tipo de questão que se estiver com preguiça você erra duas vezes

    Edit !! se vc olhar nas estatística UMA pessoa conseguiu a proeza de marca o item E que não existe :OO


ID
2720353
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O decreto federal 6114, de 2007, fixa os percentuais máximos de remuneração para diversas tarefas de um concurso público, levando-se em conta o maior vencimento básico da administração pública federal, que, em 2017 era de R$ 25.000,00. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, foi aprovada uma resolução que fixa o percentual de 0,55% do valor do maior vencimento básico da administração pública federal a título de remuneração ao elaborador de questões para cada questão confeccionada por ele. Considerando-se que a prova do concurso público para provimento de vagas do cargo de Assistente em Administração possui cinquenta questões, qual o valor total gasto com a elaboração de questões?

Alternativas
Comentários
  • Chola mais, tinha que ser 0,001% kkkkkkk! Brincadeira, amamos vcs elaboradores de questões, em 90% dos casos. 

  • Gabarito - A (R$ 25.000,00 x 0,55% =R$ 137,50 x 50 = R$ 6.875,00).

     

    100% = 25.000,00

    10% = 2.500,00

    1% = 250,00

    0,5% = 125,00 

    0,05%  = 12,50

    125,00 + 12,50 = 137,50

    137,50 x 50 questões = 6.875,00

     

     

  • Pensei da seguinte forma: 

    25.000= 100%

    2.500=10%

    250=1% 

    250x50 questões=12.500

    12.500/2=6.250 + 0,5%

    Por eliminação: A

     

  • Alguém está reclamando do salário e que está trabalhando demais rs rs


ID
2720356
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o Microsoft Word 2013 em português, qual a tecla de atalho para salvar um documento.

Alternativas
Comentários
  • O CTRL + W também salva,contundo oCTRL + B é para SALVAR COMO.

  • Ctrl + B = Be Saved

  •  a) Ctrl + A (abrir um documento)

     

     b) Alt + B 

     

     c) Ctrl + B (salvar um documento)

     

     d) Ctrl + S (aplicar sublinhar ao texto selecionado)

  • Obeservação: no Libreoffice o atalho é Crtrl + S (Save), no Word é Crtl + B.

  • Ctrl+ B= salvar um documento aberto.

  • Atualmente, uso o Libreoffice como editor de textos, fui cego na letra D.   rsrs

  • https://support.office.com/pt-br/article/atalhos-de-teclado-do-microsoft-word-no-windows-95ef89dd-7142-4b50-afb2-f762f663ceb2#bkmk_frequent

    Ctrl+O = Abrir

    Ctrl+B = Salvar

    Ctrl+W = Fechar

    Ctrl+X= Recortar

    Ctrl+C = Copiar

    Ctrl+V = Colar

    Ctrl+A = Selecionar tudo

    Ctrl+N = Negrito

    Ctrl+I = Itálico

    Ctrl+U = Sublinhado

    Ctrl+[ = Diminuir o tamanho da fonte em 1 ponto

    Ctrl+] = Aumentar o tamanho da fonte em 1 ponto

    Ctrl+E = Centralizar texto

    Ctrl+L = Alinhar texto à esquerda

    Ctrl+R = Alinhar texto à direita

    Esc = Cancelar

    Ctrl+Z = Desfazer

    Ctrl+Y = Refazer

    Zoom = Alt+W, Q e pressionar Tab na caixa de diálogo Zoom até o valor desejado

  • GABARITO C

     

    CTRL + S é sempre sublinhar no word, então lembro da palavra BOX, que significa CAIXA, guardar, salvar, então CTRL + B (salvar).

     

     

                                         WORD                                                               WRITER

     

    CTRL+ B                SALVAR COMO  (box)                                                NEGRITO

    CTRL+N                 NEGRITO                                                                    NOVO DOC

    CTRL+S                SUBLINHADO                                                                SALVAR

    CTRL+Q                ALINHAMENTO ESQUERDA                      VEM DE QUIT, FECHAR O PROGRAMA

    CTRL+O                ABRIR NOVO DOC                                              ABRIR EXISTENTE

    CTRL + L               LOCALIZAR                                                    ALINHAMENTO A ESQUERDA

    CTRL+A                ABRIR ARQUIVO QUE JÁ EXISTE                              SELECIONAR TUDO

    CTRL+U                SUBSTITUIR                                                            SUBLINHADO

     

     

    bons estudos

  • CTRL + B ou Shift + F12 = Salvar

    F12 = Salvar como

    .

    Gabarito -> C

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor

  • Ctrl + A (abrir um documento) 

    Alt + B 

     

    Ctrl + B (salvar um documento)

     

    Ctrl + S (aplicar sublinhar ao texto selecionado)

  • Ctrl+B é comando de atalho para salvar um documento.

    Resposta certa, alternativa c).

  • CTRL +B ( B de bombeiro que salva)

  • pegadinha frequente em provas é afirmar que o atalho para salvar é CTRL+S, mas já sabemos que – na verdade – é o CTRL+B.


ID
2720359
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o Microsoft Excel 2013 em português, a célula B2 de uma planilha eletrônica contém a nota final de um aluno sendo necessário verificar se está aprovado ou reprovado. Sabendo que a nota final para aprovação deve ser igual ou superior a 6 (seis), a função que apresenta o resultado correto, de acordo com os requisitos especificados, é:

Alternativas
Comentários
  • B) SE(B2>=6;”Aprovado”;”Reprovado”)

     

     

    =SE(teste lógico, [valor se verdadeiro],[valor se falso])

     

     

    Bons estudos

  •  

    SE(teste lógico;valor se verdadeiro;valor se falso) O teste lógico pode apresentar resultados lógicos verdadeiros ou falsos.

     

    a)SE(B2>=6;” Reprovado”;” Aprovado”) B2 é maior ou igual a 6? Sim.Teste lógico verdadeiro(REPROVADO) Queremos aprovado.ERRADA

     

    b)SE(B2>=6;”Aprovado”;”Reprovado”) B2 é maior ou igual a 6?Sim.Teste  lógico verdadeiro (APROVADO) Queremos aprovado. GABARITO CERTO

     

    c)SE(B2>6;”Aprovado”;”Reprovado”)  B2 é maior ou igual a 6?NÃO. .ERRADA

     

    d)SE(B2>6;” Reprovado;”Aprovado”) B2 é maior ou igual a 6?NÃO..ERRADA

  • A função SE funciona da seguinte forma:

    =SE(critério;valorseforverdadeiro;valorseforfalso)

    Portanto, deve-se avaliar o critério. Caso ele seja verdadeiro, a função retorna o segundo parâmetro; caso o critério seja falso, a função retorna o terceiro parâmetro.

    Dado o enunciado da questão, e as assertivas apresentadas, vemos que o critério mais adequado é saber se a nota do aluno é igual ou superior a 6 -> B2>=6

    Sendo o critério verdadeiro, devemos escrever “Aprovado”;

    Sendo o critério falso, devemos escrever “Reprovado”.

    =SE(B2>=6; “Aprovado”; “Reprovado”)

    Resposta certa, alternativa b).

  • A rigor, deveria ser anulada, pois nenhuma tem o sinal de igual à esquerda. Para fórmulas, o sinal de igual é necessário, pois é característico de sua sintaxe.

    Porém, a letra B está correta, salvo o exposto acima.

    Gabarito letra B!


ID
2720362
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

À respeito das teclas de atalho do Windows 10 para o gerenciamento de janelas, quais as teclas de atalho que devem ser pressionadas, em conjunto, para que uma janela seja minimizada?

Alternativas
Comentários
  • Dessa eu não sabia!

  • Gabarito:  a) Alt + Espaço + N.

  • Além do ALT + Espaço + N podemos usar a tecla WiN + D, que é bem mais prática inclusive :/

  • É só no meu win 10 que não funciona?

    Tomem cuidado, o win+D não minimiza as janelas, ele mostra a area de trabalho, quem minimiza as janelas é o win+M. 

    Na prática, parece ser a mesma coisa, mas no mundo dos concursos, pode fazer vc perder uma questão.

     

     

  • WINDOWS + D MOSTRA AREÁ DE TRABALHO.
    WINDOWS + M MINIMIZA TUDO
    ALT + ESPAÇO + N MINIMIZA UMA janela.

  • Gab:  A

    Alt + Espaço + N

    Att: Essa bagaça também funciona no Wind 7,acabei de testar ahhaha

  • ALT + Espaço + N  = minimiza janela atual/ativa

    WiN + D = minimiza TODAS as janelas

  • Complementando o Alexandre Isernhagen >>> Win + D (D significa Desktop)

  • Gabarito = A

    Alt + Espaço = Abre o menu da barra de titulo.

    Alt + Espaço + Enter = Restaura a janela

    Alt + Espaço + X = Maximiza a janela. Um jeito fácil de não esquecer esse comando é lembrar do X da palavra "maximiza"

    Alt + Espaço + N = Minimiza a janela. Nesse caso, para não esquecermos, usamos o N do "minimiza".

    F11 = Coloca a página em modo de tela inteira ou tira a página do modo tela inteira.

    Win + D = Minimiza todas as janelas de todos os monitores. Aperte de novo para restaurar para o estado anterior.

    Win + M  = Minimiza todas as janelas do monitor atual.

    Win + Shift + M = Restaura janelas anteriormente minimizadas no monitor atual.

    Win + Home  = Define todas as janelas minimizadas no monitor atual, exceto a ativa.

    Win + Space = Visualiza o Desktop/Faz as janelas ficarem transparentes (Pode não funcionar com todos as configurações).

  • Chutei e acertei, mas essa função não funciona no meu windows 10.

  • Complementado:

     

    No windows 10 a execução exata do comando se dá da seguinte forma:

    Mantenha pressionado os botões Alt + Space, um pequeno menu de contexto será aberto no canto superior esquedo da tela com as opções:

    -restaurar (R);

    -mover  (V);

    -tamanho (T);

    -minimizar (N);

    -maximizar (X) e

    -fechar (F ou Alt+F4).

     

    Agora, já com as teclas alt+space liberadas, basta clicar na tecla com uma das iniciais acima.

    Obs.: Ressalto sobre o procedimento exato pois são minúcias cobradas pela banca CESPE.

     

    Bons estudos.

  • FOCO GALERA!

    Funciona também no W7 ( ALT+ESPAÇO+N).

    CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR COM CTRL+ D QUE MOSTRA A ÁREA DE TRABALHO


ID
2720368
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os sistemas Operacionais utilizam um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem controlar o acesso a um dispositivo de armazenamento como disco rígido, pen drive, CD-ROM, fitas, etc. Estas estruturas lógicas são diferentes de um Sistema Operacional para outro e chamam-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Sistemas de arquivos

  • Gabarito: a) Sistemas de arquivos

     

    Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.

     

    Gerenciador de Memória é a parte do SO que é responsável por cuidar de quais partes da memória estão em uso, quais estão livres, alocar memória a processos quando eles precisam, desalocar quando eles não necessitarem mais e gerenciar a troca dos processos entre a memória principal e o disco (quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos)


ID
2720371
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Terêncio, servidor público federal lotado na Reitoria do IFSP, pretende atuar como procurador de Aristóteles, filho de seu irmão Nicômaco, pleiteando benefício assistencial estudantil a que faz jus. Contudo, diante do rol de proibições que abarcam a carreira federal, o servidor dirigiu-se à Coordenadoria Sociopedagógica do campus onde Aristóteles estuda, para o esclarecimento de dúvidas. Considerando a hipótese aventada, e nos termos da Lei nº 8.112/90, Terêncio:

Alternativas
Comentários
  • Art. 117.  Ao servidor é proibido:  

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

     

    Sobrinho é parente de terceiro grau, então conforme a Lei não poderá.

    LETRA A

  • Gab = A

     Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

     

    Parágrafo único.  A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: 

     I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros; e  

    II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses.

     

     Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único.  A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. 

  • Tio - Terceiro grau

  • Pessoal, fiquei em dúvida, a proibição é para parente de qualquer grau? sendo a exceção benefícios previdenciários para parentes de até segundo grau?

  • Gab: A

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:  

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    A exceção é para benefícios previdenciários e assistenciais. Na questão, o servidor pretende atuar como procurador tendo em vista um benefício assistencial (até aqui tudo é permitido em lei), mas o sobrinho é parente de terceiro grau (a lei só permite até o segundo grau), o que impossibilita o servidor atuar como procurador.

  • Se Terêncio insistir e atuar como procurador vai ficar procurando emprego por aí. kkkk Demissão para você Terêncio.

  • Exatamente, @Adriele Dzindzik

  • Este é um dos dois casos em q há, além da demissão, a inibição para o serviço público federal durante 5 anos.

  • O exame da presente questão deve ser feito à luz do que preceitua o art. 117, XI, da Lei 8.112/90, que assim preconiza:

    "Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    (...)

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;"

    Na hipótese versada na presente demanda, é de se notar que o sobrinho é um parente de terceiro grau, de maneira que não se encontra abrangido pela ressalva disposta na parte final da norma.

    Logo, pode-se afirmar que a atuação do servidor como procurador não seria possível, incidindo na vedação acima apontada.

    Vejamos, pois, as opções lançadas:

    a) Certo:

    Assertiva em perfeita conformidade com os fundamentos antes expostos.

    b) Errado:

    O sobrinho é parente de terceiro grau, e não de segundo.

    c) Errado:

    A uma, não poderá. A duas, a lei não distingue o parentesco colateral, tal como sustentado neste item.

    d) Errado:

    O motivo da impossibilidade de atuar como procurador não repousa no fato de ser lotado na Reitoria da Instituição, mas sim porque a atuação seria em prol de parente de terceiro grau, o que é vedado pela norma acima transcrita.


    Gabarito do professor: A

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    No caso concreto apresentado pela banca examinadora, é necessário observar, em primeiro lugar, que o sobrinho é um parente em linha colateral de terceiro grau.

    Ademais, de acordo com os arts. 117, XI, 132 e 137 da lei 8.112/90:

    “Art. 117.  Ao servidor é proibido: [...] XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.”

    “Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos: [...] XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.”

    “Art. 137. A demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos.”

    Portanto, o servidor público federal Terêncio não poderá ser procurador de seu sobrinho Aristóteles para pleitear benefício assistencial porque tal sobrinho é parente de terceiro grau (ATENÇÃO: se o fosse um parente até o segundo grau, seria permitida a atuação), sob pena de demissão e incompatibilidade para investidura em novo cargo público federal por 5 anos.

    Consequentemente, a alternativa “A” é a única que se amolda ao enunciado da questão.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Questão com o gabarito - LETRA A - ilógico, pois se um servidor pode atuar como procurador de parente até 2º grau, por que razão não poderia fazê-lo para um parente mais distante, de 3º grau, afinal não temos a máxima de quem pode o mais pode o menos?

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

  • Questão presunçosa


ID
2720374
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre os requisitos necessários à nomeação de Pró-Reitores, previstos na Lei nº 11.892/2008, considere:


I. Servidores ocupantes de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderão ser nomeados ao cargo de Pró-Reitor.

II. Servidores ocupantes de cargo efetivo de nível médio da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderão ser nomeados ao cargo de Pró-Reitor, desde que possuam nível superior.

III. Possuir a partir de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.

IV. Servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira docente não poderão ser nomeados ao cargo de Pró-Reitor.


Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O gabarito não está errado. O servidor pode ser efetivo em cargo de níve médico COM nível superior, não necessariamente tendo cargo de nível superior. 

  • o servidor técnico administrativo tem que ter nível superior para ocupar cargo de Pró Reitor (art 11 parágrafo 1º)

    já para o cargo de Diretor Geral, ele necessita ocupar o cargo de nível superior. (art 13, paragrafo 1º)

    pegadinha

  • gabarito - D

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores

    § 1o  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. (Redação dada pela Lei nº 12.772, de 2012)

    Art. 12.

    § 1o  Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes ....................... desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício ................................ pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção.

  • Esse gabarito tá errado . A lei está bem clara que pode ser pró-reitor servidores ocupante de cargo efetivo com NÍVEL SUPERIOR DA CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICOS ADM.  (art11, § 1) 

    O téc-adm de nível médio, por exemplo, não pode ser pró-reitor. Ao contrário, um téc em assuntos educacionais (nível superior), por exemplo, pode! 

     

     

  • nossa que questao lixo.... mal feita.... 

  • porque a proposição III está errada ? sendo que deve ter no mínimo 5 anos de efetivo exercício ?

  • porque a proposição III está errada ? sendo que deve ter no mínimo 5 anos de efetivo exercício ?

  • porque a proposição III está errada ? sendo que deve ter no mínimo 5 anos de efetivo exercício ?

  • Interpretação da lei:

    cargo efetivo COM nível superior não exclui os servidores de cargo efetivo DE nível médio e quem possuem nível superior.


    Errei uma questão dessa numa prova, pq não soube interpretar a lei.

  • Pois é Fernanda, acertei aqui, mas fiquem em dúvida...

    Essa peculiaridade vale também para os Diretores-Gerais? Porque a redação do Art.13, Parágrafo 1° é sutilmente diferente:

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Diretor-Geral do campus os servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações:


    A preposição "de" faz a exigência do nível superior ser do cargo ou apenas do servidor?

    Não achei questão que trata do assunto.

    Se alguém puder discorrer sobre, ficarei agradecido!! :)

  • Luan Vitor, a questão solicita a alternativa INCORRETA. A proposição 3 está CORRETA.

  • Gabarito = D  (a única incorreta é a IV)

     

     

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores. 

    sobre afirmativa II

    Cuidado esta redação foi alterada (§ 1o  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.)

     

    Este parágrafo foi alterado em 2012 conforme abaixo:

     

    § 1o  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. (Redação dada pela Lei nº 12.772, de 2012) 

  • ATENÇÃO! A questão pede a alternativa INCORRETA

  • pró-reitor deve possuir nível superior, pode ser ocupado por qualquer TAE com nível superior.

    diretor somente quem ocupa CARGO de nível superior.


  • Questão Cabe Recurso!

    Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior.

    Questão fala "Servidores ocupantes de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderão ser nomeados ao cargo de Pró-Reitor."

    Logo as erradas seriam I e IV.

  • Questão tem dois pegas interessantes:

    1- pede a alternativa incorreta

    2 - desperta para alteração de preposição feita com a (Lei no 12.772, de 28/12/2012):

    § 1o Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos...

    ou seja, o pretenso candidato ao cargo deve ter nível superior, mas o cargo efetivo pode ser de nível médio, exatamente como afirma o item II (II. Servidores ocupantes de cargo efetivo de nível médio da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderão ser nomeados ao cargo de Pró-Reitor, desde que possuam nível superior.)

    Como os itens I, II e III estão corretos, o único incorreto é o item IV.

  • Art. 11. Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    § 1  Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. 

  • II. Servidores ocupantes de cargo efetivo de nível médio da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderão ser nomeados ao cargo de Pró-Reitor, desde que possuam nível superior.

    Julguei esse item INCORRETO. Na minha interpretação da Lei, serão nomeados Pró-Reitores servidores de:

    *Cargo Efetivo da Carreira docente;

    *Cargo efetivo com Nível superior da Carreira dos Técnicos Administrativo;

    Nesse ponto estou julgando, o seguinte um servidor efetivo no cargo de Assistente Administrativo, é cargo de Nível Médio, mesmo que o servidor faça ou tenha graduação, o que muda são seus honorários, mais o seu cargo continua o mesmo NIVEL, dai a lei afirma que dever ser " Cargo efetivo COM Nível Superior" , no mais a Lei não diz nada sobre ensino médio.

    *no mínimo 5 anos de efetivo exercício na instituição que irá concorrer.

  • Caí na pegadinha!!! Na hora da prova, não caio mais!!!

  •  

    Pró-Reitor.

    Serão nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção. 

    Requisitos para candidatar-se ao cargo de Pró-Reitores: servidores ocupantes de cargo EFETIVO da Carreira DOCENTE ou de cargo EFETIVO COM nível SUPERIOR da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.  


ID
2720377
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei de Improbidade Administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/92:


I. Para os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário, requer-se a demonstração do dolo ou culpa.

II. As disposições da Lei de Improbidade Administrativa não alcançam terceiros, mesmo que estes concorram com a conduta ímproba do agente público.

III. Realizar processo de dispensa de licitação sem observar os requisitos legais configura ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da administração pública.


Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    I. Para os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário, requer-se a demonstração do dolo ou culpa.
    CERTO


    Lesão ao erário - dolo ou culpa
    Enrequecimento ilícito - dolo
    Contra os princípios - dolo
    Decorrentes de Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário - dolo

     

    ============================================

     

    II. As disposições da Lei de Improbidade Administrativa não alcançam terceiros, mesmo que estes concorram com a conduta ímproba do agente público.
    ERRADO

     

    Lei 8429/92, Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.


    ============================================

     

    III. Realizar processo de dispensa de licitação sem observar os requisitos legais configura ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da administração pública.
    ERRADO

     

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    VIII - frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente;

     

     

  • Gabarito Letra A

     

    Quanto ao item III, sempre essa pegadinha:

     

    frustrar licitude de procedimento Licitatório: Lesão ao erário (art. 10, VIII, 8429)

    frustar licitude de CONcurso público: CONtra princípios (artigo 11, V, 8429)

  • Gabarito: A

    II. O particular que concorre com agente púbico para a prática de ato impobo responde sim. Mas também não pode responder sozinho, somente se houver a figura do agente público em concurso.

    III. Frustar processo licitatório: causa prejuízo ao erário / Frustar processo de concurso público: fere os princípios. É só raciocinar: licitação envolve dinheiro e concurso está intimamente ligado com o princípio da isonomia. 

  • Gab A

     

    I. Para os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário, requer-se a demonstração do dolo ou culpa.

    Certa - única modalidade que admite culpa

    II. As disposições da Lei de Improbidade Administrativa não alcançam terceiros, mesmo que estes concorram com a conduta ímproba do agente público.

    Errada - Particular pode ser sujeito ativo 

    III. Realizar processo de dispensa de licitação sem observar os requisitos legais configura ato de improbidade administrativa, que atenta contra os princípios da administração pública.

    Errada- Frustar licitação - Prejuízo ao erário 

  • ERRADO.

     

    FRUSTAR LICITAÇÃO -------> PREJUIZO AO ERÁRIO.

    FRUSTAR CONCURSO PÚBLICO --------->  OFENSA AOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • Gabarito = A

    Assertiva - I (correta)

     Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

     

    Assertiva - II (Incorreta)

     Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

     

    Assertiva - III (Incorreta)

     Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

     VIII - frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente;   

  • Gabarito A.

    III. Frustar processo licitatório: causa prejuízo ao erário / Frustar processo de concurso públicofere os princípios. É só raciocinar: licitação envolve dinheiro e concurso está intimamente ligado com o princípio da isonomia. 

  • Para responder a questão, é necessário o conhecimento acerca da Lei nº 8429/92 - Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Analisando as assertivas.

    Assertiva I: correta. A modalidade de ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário pode ser cometida na forma “dolosa ou culposa” (arts. 5º e 10, da LIA), por expressa disposição legal. As demais modalidades, apenas na forma dolosa.

    Assertiva II: incorreta. O ato de improbidade administrativa também pode ser praticado pelo particular, como prevê o art. 3º, da LIA: “Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta”. #DICA: Nos termos da Edição nº 38, item 8, da ferramenta “Jurisprudência em Teses”, do Superior Tribunal de Justiça: “8) É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda”.

    Assertiva III: incorreta. A referida conduta está prevista no art. 10, VIII, da LIA, sendo considerada ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário (e não que atenta contra os princípios da administração pública): “Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão (...) VIII - frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.

    Logo, apenas a I está correta.

    Gabarito: Letra A.


ID
2720380
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com fundamento no Decreto nº 5.824/06, os efeitos financeiros da concessão do Incentivo à Qualificação ocorrem:

Alternativas
Comentários
  • O Incentivo à Qualificação terá a base percentual calculada sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor. Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

  • § 6o  Caso o servidor considere que a movimentação possa implicar aumento do percentual de Incentivo à Qualificação, deverá requerer à unidade de gestão de pessoas, no prazo de trinta dias, a contar da data de efetivação da movimentação, a revisão da concessão inicial.

     

    § 7o  Na ocorrência da situação prevista no § 6o, a unidade de gestão de pessoas deverá pronunciar-se no prazo de trinta dias a partir da data de entrada do requerimento do servidor, sendo que, em caso de deferimento do pedido, os efeitos financeiros dar-se-ão a partir da data do ato de movimentação.

  • Gab: D

     

    § 3o  A unidade de gestão de pessoas da IFE deverá certificar se o curso concluído é direta ou indiretamente relacionado com o ambiente organizacional de atuação do servidor, no prazo de trinta dias após a data de entrada do requerimento devidamente instruído.

    § 4o  O Incentivo à Qualificação será devido ao servidor após a publicação do ato de concessão, com efeitos financeiros a partir da data de entrada do requerimento na IFE.

    § 5o  No estrito interesse institucional, o servidor poderá ser movimentado para ambiente organizacional diferente daquele que ensejou a percepção do Incentivo à Qualificação.

    § 6o  Caso o servidor considere que a movimentação possa implicar aumento do percentual de Incentivo à Qualificação, deverá requerer à unidade de gestão de pessoas, no prazo de trinta dias, a contar da data de efetivação da movimentação, a revisão da concessão inicial.

    § 7o  Na ocorrência da situação prevista no § 6o, a unidade de gestão de pessoas deverá pronunciar-se no prazo de trinta dias a partir da data de entrada do requerimento do servidor, sendo que, em caso de deferimento do pedido, os efeitos financeiros dar-se-ão a partir da data do ato de movimentação.

    § 8o  Em nenhuma hipótese poderá haver redução do percentual de Incentivo à Qualificação percebido pelo servidor.

  • Sobre a concessão:

    Requerimento: EF --> data de ENTRADA do requerimento.

    Revisão: EF --> data do ATO de movimentação

  • Efeitos Financeiros

    Requerimento: data de entrada do requerimento.

    Revisão: data do ato de movimentação

  • Requerimento= data de entrada do requerimento

    Revisão= data do ato de movimentação

  • Decreto 5.824:2006

    Art. 1° §6º Caso o servidor considere que a movimentação possa implicar aumento do percentual de Incentivo à Qualificação, deverá requerer à unidade de gestão de pessoas, no prazo de trinta dias, a contar da data de efetivação da movimentação, a revisão da concessão inicial.

    Gab. D


ID
2720383
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise as proposições abaixo, no tocante ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, nos termos do Decreto nº 1.171/1994.


I. O servidor público deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

II. A regra da publicidade de qualquer ato administrativo, apesar de prescindível, constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

III. A sanção aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e/ou advertência, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, subscrito por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

IV. É defeso ao servidor público federal fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos, exceto, de terceiros.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. (imprescindível : errado)

     

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. (advertência , errado)

     

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; (incluem-se terceiros)

     

     

  • Gab: C

    I. O servidor público deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

    II. A regra da publicidade de qualquer ato administrativo, apesar de prescindível, constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. (não é desnecessária, descartável,....)

    III. A sanção aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e/ou advertência, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, subscrito por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.  (sanção aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura)

    IV. É defeso ao servidor público federal fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos, exceto, de terceiros. (não tem exceção)

  • Defeso = proibido

  • Prescindível = Dispensavel

    Imprescindivel = Indispensavel

  • I. O servidor público deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

     

    II. A regra da publicidade de qualquer ato administrativo, apesar de prescindível (dispensável), constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. 

    Imprescindível: indispensável

    Prescindível: dispensável

     

    III. A sanção aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e/ou advertência, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, subscrito por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    IV. É defeso (proibido) ao servidor público federal fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos, exceto, de terceiros.


ID
2720386
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No tocante ao Programa de Avaliação de Desempenho, considere:


I. Aferir o mérito para progressão é prescindível ao resultado do Programa de Avaliação de Desempenho.

II. Os princípios de objetividade, legitimidade e publicidade devem nortear a escolha dos instrumentos a serem utilizados para a avaliação de desempenho.

III. A avaliação de desempenho permite ao administrador mensurar, apenas, os resultados obtidos pelo servidor avaliado.

IV. Salvo a chefia imediata, todos os integrantes da equipe de trabalho e usuários participarão do processo de avaliação de desempenho.

V. Tem por escopo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.


De acordo com o Decreto nº 5.825/2006, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Erros


    I. Aferir o mérito para progressão é prescindível ao resultado do Programa de Avaliação de Desempenho.


    Prescindível = Dispensável (é necessário aferir o mérito para progressão)



    IV Salvo a chefia imediata, todos os integrantes da equipe de trabalho e usuários participarão do processo de avaliação de desempenho.


    Art. 10.  Participarão do processo de avaliação todos os integrantes da equipe de trabalho e usuários, conforme estabelecido no parágrafo único.



  • Gabarito - C

     

    I - incorreta

    O art. 8º do mesmo decreto menciona que: O Programa de Avaliação de Desempenho terá por objetivo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. § 1º O resultado do Programa de Avaliação de Desempenho deverá:

    I - fornecer indicadores que subsidiem o planejamento estratégico, visando ao desenvolvimento de pessoal da IFE;

    II - propiciar condições favoráveis à melhoria dos processos de trabalho;

    III - identificar e avaliar o desempenho coletivo e individual do servidor, consideradas as condições de trabalho;

    IV - subsidiar a elaboração dos Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento, bem como o dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal e de políticas de saúde ocupacional;

    V - aferir o mérito para progressão.

    A avaliação servirá também para que o servidor se desenvolva na carreira, ou seja, para que alcance a Progressão por Mérito Profissional.

    Para ser considerado apto para progressão o resultado final da avaliação de desempenho deverá ser igual ou superior a 70 pontos

     

    II-Correta

    Os instrumentos de avaliação deverão ser estruturados com base nos princípios de objetividade, legitimidade e publicidade e na adequação do processo aos objetivos, métodos e resultados propostos na legislação (§3º, art. 8º do Decreto nº 5.825/2006)

     

    III - incorreta

    VII - avaliação de desempenho: instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos pelo servidor ou pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, previamente pactuadas com a equipe de trabalho, considerando o padrão de qualidade de atendimento ao usuário definido pela IFE, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e do servidor

     

    IV - incorreta

    Os art. 9º e 10 do Decreto nº 5.825/2006 estabelecem que a aplicação do processo de avaliação de desempenho deverá ocorrer no mínimo uma vez por ano e deverão participar todos os integrantes da equipe de trabalho e usuários

     

    V - Correta

    O Programa de Avaliação de Desempenho terá por objetivo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

  • Art. 8  O Programa de Avaliação de Desempenho terá por objetivo promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

    § 1  O resultado do Programa de Avaliação de Desempenho deverá:

    I - fornecer indicadores que subsidiem o planejamento estratégico, visando ao desenvolvimento de pessoal da IFE;

    II - propiciar condições favoráveis à melhoria dos processos de trabalho;

    III - identificar e avaliar o desempenho coletivo e individual do servidor, consideradas as condições de trabalho;

    IV - subsidiar a elaboração dos Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento, bem como o dimensionamento das necessidades institucionais de pessoal e de políticas de saúde ocupacional; e

    - aferir o mérito para progressão.


ID
2720389
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei nº 11.892/2008:


I. Os Institutos Federais possuem a natureza jurídica de autarquia, exceto o Colégio Pedro II.

II. Os Institutos Federais não possuem autonomia para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos.

III. Estimular o empreendedorismo é uma das finalidades e características dos Institutos Federais.

IV. O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos superiores dos Institutos Federais, e ambos possuem o caráter consultivo e deliberativo.


Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • CADÊ PESSOAL DAQUI...KKKKK!

     

  • I. Os Institutos Federais possuem a natureza jurídica de autarquia, INCLUSIVE o Colégio Pedro II. (Art. 1, inciso V)

    II. Os Institutos Federais  POSSUEM autonomia para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos. (Art2.  § 3o)

    III. Estimular o empreendedorismo é uma das finalidades e características dos Institutos Federais. (Art. 6, inciso VIII)

    IV. O Colégio de Dirigentes e  o Conselho Superior são órgãos superiores dos Institutos Federais, POREM:

    O Colégio de Dirigentes  possue o caráter consultivo;

    O Conselho Superior possue o caráter consultivo e deliberativo. (Art. 10 § 2o e 3)  

    Gabarito b

  • Questão fácil! 

  • #super fácil.

  • Gab - B

     

  • O Colégio de Dirigentes possue o caráter consultivo;..SÓ UMA FORMA

    O Conselho Superior possue o caráter consultivo e deliberativo..POSSUI AS DUAS FORMAS


ID
2720392
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética: Na data de 01.04.2018, Heráclito, servidor público federal, acredita ter completado o interstício necessário para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, já que o termo inicial desde a última progressão ocorreu em 01.10.2016. Contudo, ao consultar o departamento de gestão de pessoas da repartição federal em que se encontra lotado, recebeu a informação de que, durante tal interstício, gozou de licença para capacitação por um período de 3 (três) meses, não obstante, ter obtido resultados suficientes em programa de avaliação de desempenho. Com base na Lei nº 11.091/2005, Heráclito:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    LEI No. 11091/2005 ART. 10 PARÁGRAFO 2o. A Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada dois anos (desde 1o. de maio 2008 passou a ser de 18 meses - ART 10A) de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em padrão de Avaliação de Desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    LEI No. 8112/1990 ART. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são consideradas como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: VIII - Licença:  e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento.

  • LEI No. 11091/2005 ART. 10 PARÁGRAFO 2o. A Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada dois anos (desde 1o. de maio 2008 passou a ser de 18 meses - ART 10A) de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em padrão de Avaliação de Desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    LEI No. 8112/1990 ART. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são consideradas como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: VIII - Licença:  e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento.

  • Na realidade é a menos errada, né? Por eliminação...já que as outras alternativas são inviáveis. Porque o interstício é de 18 meses a partir da última progressão conforme art 10 -A e parágrafo único. Se estiver errada me corrijam.

  • Organizando o raciocínio em passos:

    1) Heráclito acredita ter completado o interstício necessário para Progressão por Mérito Profissional na Carreira

    ( Art. 10-A da Lei 11.091 de 2005:  A partir de 1o de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o §2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 meses de efetivo exercício)

     

    2) O termo inicial desde a última progressão ocorreu em 01.10.2016  (§ú, Art. 10-A  Na contagem do interstício necessário à Progressão por Mérito Profissional de que trata o caput deste artigo, será aproveitado o tempo computado desde a última progressão.) 

     

    3) Heráclito gozou de licença para capacitação por um período de 3 meses 

    (Art. 102 da lei 8112: Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são CONSIDERADOS COMO DE EFETIVO EXERCÍCIO OS AFASTAMENTOS EM VIRTUDE de:  VIII - licença, e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento;)

     

    4) Heráclito ter obtido resultados suficientes em programa de avaliação de desempenho (Art.10 § 2 da lei 11.091: Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, DESDE QUE O SERVIDOR APRESENTE RESULTADO FIXADO EM PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)

     

    5) Somando os tempos:  01.10.2016 (contagem de tempo aproveitado desde a última progressão)

     - 01.10.2017 (12 meses, faltam mais 6 para chegar aos 18 meses de efetivo exercício, conforme já explicado vai somar tudo!)

    01.11.2017

    01.12.2017

    01.01.2018

    01.02.2018

    01.03.2018

    01.04.2018 = completou o interstício necessário para Progressão por Mérito Profissional na Carreira

     

     

  • Art. 10-A. A partir de 1o de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que
    trata o § 2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício.

  • Gab. D

    No interstício p/ progressão por Mérito ou por Capacitação, o período eventualmente* concedido ao servidor para capacitação será contado como efetivo exercício. Eventualmente pq é no interesse da ADM e não atomático. (base: 8.112/90 e 11.091/2005)

  • Questão boa. Pegou conteúdo da Lei 8112.


  • Esta questão deveria ser anulada tendo em vista que em momento algum pediu a lei 8112, e conforme a letra de  Lei nº 11.091/2005, o período é de 18 meses

  • Perfeita explicação Vitória, eu bisonhei e contei nos dedos. Se ele foi aprovado na avaliação de desempenho merece a progressão por mérito acarretando aumento na remuneração.

  • keila viegas, nada impede a interdisciplinaridade entre questões se no edital também contempla o assunto da lei 8112. Como a prova é de um IF, Com absoluta certeza a 8112 estava no edital.

  • questão pra nivelar por cima viu

  • Questão bem elaborada!

  • Licença para capacitação é considerada como efetivo exercício.

  • § 2º Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    Alguém sabe me dizer por que são dezoito meses e não dois anos?

  • Da data 01.10.2016 a 01.04.2018 são 18 meses de efetivo exercício que o faz ter direito a progressão por mérito

    incluindo também a avaliação de desempenho

  • Excelente questão.


ID
2720395
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No tocante às penalidades disciplinares, considere:


I. A recusa em atualizar seus dados cadastrais, quando solicitado, é hipótese de violação de proibição passível de advertência por escrito.

II. A penalidade de suspensão nunca poderá será cancelada dos assentamentos funcionais do servidor infrator.

III. Na hipótese de acumulação ilegal, prescinde a má-fé do servidor como requisito fundamental para a aplicação da pena de demissão dos cargos em regime de acumulação ilegal.

IV. A eventual instauração do devido processo administrativo disciplinar implica na interrupção da prescrição até a decisão final da autoridade competente.

V. Em razão da independência das esferas civis, penais e administrativas, é possível a aplicação da pena de demissão por improbidade administrativa no âmbito do processo administrativo disciplinar.


À luz do regime disciplinar previsto na Lei nº 8.112/90, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gab: c)I, IV e V.

  • III. Na hipótese de acumulação ilegal, prescinde a má-fé do servidor como requisito fundamental para a aplicação da pena de demissão dos cargos em regime de acumulação ilegal.

     

    ART. 133, 5ª

    A OPÇÃO DO SERVIDOR ATÉ O ULTIMO DIA DE PRAZO PARA DEFESA CONFIGURARÁ SUA BOA FÉ HIPÓTESE EM QUE SE CONVERTERÁ AUTOMANTICAMENTE EM PEDIDO DE EXONERAÇÃO DO OUTRO CARGO. 

     

  • GABARITO: C

     

    I) 

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

     

    II)

    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

     

    III)

    Art. 133 § 5o  A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    Art. 133. § 6o  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

     

    IV)

    Art. 142. § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

     

    V)

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Pessoal,

    Ano passado fui aprovado no concurso do TRT-RJ em 42. Estou apenas aguardando minha convocação, mas quero começar um projeto pessoal pra ajudar mais pessoas a terem a felicidade que tenho agora. Criei uma conta no Instagram pra postar o que considero mais relevante pra levar pra prova ( @augustotrt )

    Atualmente estou fazendo posts sobre Direito do Trabalho.

    Pretendo postar todos os dias alguma coisa.

    Bons estudos!

  • Vejamos cada assertiva, separadamente, com base no que preceitua a Lei 8.112/90:

    I - Certo:

    A proibição versada neste item está prevista no art. 117, XIX:

    "Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    (...)

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado."

    Cuida-se, realmente, de conduta passível de advertência, na forma do art. 129, litteris:

    "Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave."

    Logo, acertada esta primeira afirmativa.

    II- Errado:

    Cuida-se de afirmativa em franco desacordo à norma do art. 131:

    "Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar."

    III- Errado:

    A leitura do art. 133, §§ 5º e 6º, percebe-se que a má-fé constitui, sim, requisito para a aplicação de penalidade em razão da acumulação ilícita de cargos públicos. No ponto, é ler:

    "Art. 133 (...)

    (...)

    § 5o  A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    § 6o  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    IV- Certo:

    Trata-se de afirmativa condizente com a regra do art. 142, §3º, que ora reproduzo:

    "Art. 142 (...)
    § 3o  A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente."

    V- Certo:

    De fato, as instâncias civil, penal e administrativa são independentes entre si. Assim sendo, considerando que a improbidade administrativa constitui hipótese de demissão do servidor público, a teor do art. 132, IV, está correto aduzir que tal penalidade poderá ser aplicada no bojo de processo administrativo disciplinar, independentemente de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

    Logo, estão corretas as assertivas I, IV e V.


    Gabarito do professor: C


ID
2720398
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito do regulamento que estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação, nos termos do Decreto nº 5.824/2006:


I. A movimentação para ambiente diverso daquele que ensejou a percepção do Incentivo à Qualificação, implica, automaticamente, na revisão da concessão inicial.

II. Incumbe a unidade de gestão de pessoas da Instituição Federal de Ensino certificar se o curso concluído é direta ou indiretamente relacionado com o ambiente organizacional de atuação do servidor.

III. Salvo movimentação solicitada pelo servidor, em nenhuma hipótese poderá haver redução do percentual de Incentivo à Qualificação.

IV. Os efeitos financeiros ocorrem após decisão da autoridade competente da unidade de gestão de pessoas da Instituição Federal de Ensino.


Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Se o servidor considerar que a movimentação possa implicar aumento do percentual de Incentivo à Qualificação, deverá requerer, em até 30 dias, a revisão da concessão inicial (Decreto nº 5.824/06).

    II. Para fins de concessão do Incentivo à Qualificação, o Poder Executivo definirá as áreas de conhecimento relacionadas direta e indiretamente ao ambiente organizacional e os critérios e processos de validação dos certificados e títulos.

    III. Em nenhuma hipótese poderá haver redução do percentual de incentivo. Integra aposentadoria e pensão.

    IV. O Incentivo à Qualificação será devido ao servidor após a publicação do ato de concessão, com efeitos financeiros a partir da data de entrada do requerimento na IFE.

  • Gab- D

     

    I - incorreta

    § 6o  Caso o servidor considere que a movimentação possa implicar aumento do percentual de Incentivo à Qualificação, deverá requerer à unidade de gestão de pessoas, no prazo de trinta dias, a contar da data de efetivação da movimentação, a revisão da concessão inicial.

     

    II - correta

    § 3o  A unidade de gestão de pessoas da IFE deverá certificar se o curso concluído é direta ou indiretamente relacionado com o ambiente organizacional de atuação do servidor, no prazo de trinta dias após a data de entrada do requerimento devidamente instruído.

     

    III - incorreta

    § 8o  Em nenhuma hipótese poderá haver redução do percentual de Incentivo à Qualificação percebido pelo servidor.(não há salvo)

     

    IV - incorreta

    § 4o  O Incentivo à Qualificação será devido ao servidor após a publicação do ato de concessão, com efeitos financeiros a partir da data de entrada do requerimento na IFE.

  • Complementando o item IV... O efeito financeiro terá duas datas a contar. 1) a partir da data de entrada do requerimento. 2) no caso de movimentação, data da entrada do ato de movimentação
  • I. A movimentação para ambiente diverso daquele que ensejou a percepção do Incentivo à Qualificação, implica, automaticamente, na revisão da concessão inicial. A concessão é requerida e não automaticamente percebida.

     

    II. Incumbe a unidade de gestão de pessoas da Instituição Federal de Ensino certificar se o curso concluído é direta ou indiretamente relacionado com o ambiente organizacional de atuação do servidor. Correto!

     

    III. Salvo movimentação solicitada pelo servidor, em nenhuma hipótese poderá haver redução do percentual de Incentivo à Qualificação. Em hipótese alguma poderá haver redução e ponto final, não há ressalva.

     

    IV. Os efeitos financeiros ocorrem após decisão da autoridade competente da unidade de gestão de pessoas da Instituição Federal de Ensino. Os efeitos financeiros ocorrem a partir da DATA de entrada do requerimento na IFE.

  • Tem que prestar atenção, pois a questão pediu para marcar as ERRADAS.

  • Lembrando que se houve movimentação foi por estrito interesse da administração. Logo, o servidor não pode ser penalizado com a revisão do incentivo.

  • LETRA D

  • Não observei o (IN)corretas. Me dei mal...rs


ID
2720401
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Yasbek (2008), política social expressa relações de conflitos e contradições que resultam da ________________ do capitalismo. Interesses que não são neutros ou igualitários e que reproduzem desigual e contraditoriamente _______________, na medida em que o Estado não pode ser autonomizado em relação à sociedade e _______________ são intervenções condicionadas pelo contexto histórico em que emergem.


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

Alternativas
Comentários
  • "Nesta perspectiva a Política Social será abordada como modalidade de intervenção do Estado no âmbito do atendimento das necessidades sociais básicas dos cidadãos, respondendo a interesses diversos, ou seja, a Política Social expressa relações, conflitos e contradições que resultam da desigualdade estrutural do capitalismo. Interesses que não são neutros ou igualitários e que reproduzem desigual e contraditoriamente relações sociais, na medida em que o Estado não pode ser autonomizado em relação à sociedade e as políticas sociais são intervenções condicionadas pelo contexto histórico em que emergem."

    http://files.adrianonascimento.webnode.com.br/200000175-4316b440ff/Yazbek,%20Maria%20Carmelita.%20Estado%20e%20pol%C3%ADticas%20sociais.pdf

  • GABARITO: LETRA C

    → Nesta perspectiva a Política Social será abordada como modalidade de intervenção do Estado no âmbito do atendimento das necessidades sociais básicas dos cidadãos, respondendo a interesses diversos, ou seja, a Política Social expressa relações, conflitos e contradições que resultam da desigualdade estrutural do capitalismo. Interesses que não são neutros ou igualitários e que reproduzem desigual e contraditoriamente relações sociais, na medida em que o Estado não pode ser autonomizado em relação à sociedade e as políticas sociais são intervenções condicionadas pelo contexto histórico em que emergem. 

    → YAZBEK, Maria Carmelita. Voluntariado e Profissionalidade na Intervenção Social. In Revista de Políticas Públicas do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFMA. São Luis, UFMA, v.6, n.2, 2002.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2720404
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Barroco (2012), a ação humana deve estar pautada por princípios éticos e morais que busquem emancipar o gênero humano. A autora destaca três desses princípios, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  • A ação humana deve estar pautada por princípios éticos e morais que busquem emancipar o gênero humano, logo, a liberdade, a universalidade e a dignidade do homem devem iluminar as reflexões, os projetos e a própria práxis humana. Essa deve configurar-se não só pelo aspecto objetivo de transformação 6 da natureza por meio do trabalho, mas também pelos aspectos valorativos do comportamento singular e social do gênero humano (Barroco, 2009)

     

    http://cress-mg.org.br/publicacoes/Home/PDF/82


ID
2720407
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os princípios fundamentais do Código de Ética do/a assistente social (Lei 8.662/93), marque (V) para verdadeiro e (F) para falso para as afirmativas a seguir:


( ) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

( ) Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.

( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

( ) Posicionamento em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos projetos e programas sociais, bem como sua gestão participativa.

( ) Defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • apenas o IV está errado - Posicionamento em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos projetos e programas sociais, bem como sua gestão participativa.

    correto - principio V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos
    bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática

  • C

    POSICIONAMENTO EM FAVOR DA EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL !

  • (V) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

    XI. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

     

    (V) Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.

    VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

     

    (V) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

    III. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

     

    (F) Posicionamento em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos projetos e programas sociais, bem como sua gestão participativa.

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

     

    (V) Defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

    IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

     

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

  • GABARITO: LETRA C

    INCORRETA: Posicionamento em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos projetos e programas sociais, bem como sua gestão participativa.

    CORREÇÃO: é IGUALDADE, pessoal!!

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺


ID
2720410
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Charles Toniolo (2008), é importante ressaltar que, independente do instrumento que se utilize, a dimensão ____________________ deve ser constantemente refletida e pensada. A____________________ da nossa profissão, conforme toda a reflexão de Guerra é a de manutenção da ordem burguesa, com vistas ao controle e reprodução de segmentos pertencentes à classe trabalhadora. Se o nosso modus operandi não estiver em plena sintonia com o projeto ético político que, hoje, defende o serviço social, podemos cair nas teias do conservadorismo e do ___________________, tão presente na trajetória histórica da nossa profissão.


Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • É bom lembrar que o autor que trata de instrumentalidade é Guerra. Errei porque não atentei a esse fato!

  • "Mas é importante ressaltar que, independente do instrumento que se utilize, a dimensão ético-política deve ser constantemente refletida e pensada. A instrumentalidade da nossa profissão, conforme toda a reflexão de Guerra, é a da manutenção e reprodução da ordem burguesa, com vistas ao controle e reprodução dos segmentos pertencentes à classe trabalhadora. Se o nosso modus operandi não estiver em plena sintonia com o projeto ético-político que, hoje, defende o Serviço Social, podemos cair nas teias do conservadorismo e do tecnicismo, tão presentes na trajetória histórica da nossa profissão."

    A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional

    Charles Toniolo de SOUSA*

  • GABARITO: LETRA B

    → Guerra é a Deusa da INSTRUMENTALIDADE;

    → instrumentalidade é diferente de instrumentos; com instrumentalidade SEM TECNICISMO.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2720413
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que indica um dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o São objetivos do PNAES:

    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

  • Art. 2o São objetivos do PNAES:

    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

  • DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010.

     

    Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição:

    DECRETA:

    Art. 1o  O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

    Art. 2o  São objetivos do PNAES:

    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

    Art. 3o  O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.


  • B

    Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior

  • A questão requer conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    De acordo com o “Art. 2º” da PNAES, são objetivos do PNAES:

    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A – Incorreta. A questão está incorreta pois o PNAES não atende a educação básica. No decreto temos: I - democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

    B – Correta. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior é um dos objetivos a assistência estudantil previsto no PNAES. A alternativa faz referência a um objetivo do PNAES.

    C – Incorreta. O PNAES não faz referência as taxas de agressividade e violência nas escolas. No decreto temos: III - reduzir as taxas de retenção e evasão.

    D – Incorreta. O PNAES não faz referência a promoção da inclusão digital pela educação. No decreto temos: IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

    Gabarito: B

  • A questão requer conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    De acordo com o “Art. 2º” da PNAES, são objetivos do PNAES:

    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A – Incorreta. A questão está incorreta pois o PNAES não atende a educação básica. No decreto temos: I - democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

    B – Correta. Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior é um dos objetivos a assistência estudantil previsto no PNAES. A alternativa faz referência a um objetivo do PNAES.

    C – Incorreta. O PNAES não menciona taxas de agressividade e violência nas escolas. No decreto temos: III - reduzir as taxas de retenção e evasão.

    D – Incorreta. O PNAES não menciona promoção da inclusão digital pela educação. No decreto temos: IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

    Gabarito: B


ID
2720416
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em seu artigo intitulado A questão Social no capitalismo, Iamamoto (2001) aponta que em primeiro lugar, nessa sociedade, a mercadoria é o caráter predominante e determinante dos produtos. O próprio trabalhador aparece como um mero vendedor de mercadorias: trabalhador livre que vende a sua força de trabalho – ou uma medida determinada do seu tempo de vida – e seu trabalho assume a determinação social de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O prõprio trabalhador aparece como um mero vendedor de mercadorias: trabalhador “livre” que vende a sua força de trabalho — ou uma medida determinada de seu tempo de vida — e seu trabalho assume a determinação social de trabalho assalariado, com caráter geral. Assim, os agentes principais dessa sociedade — o capitalista e o trabalhador assalariado — aparecem como “personificações do capital e do trabalho”, isto é, portadores de determinados caracteres sociais que o processo social de produção imprime aos indivíduos sociais,produtos destas relações, no âmbito das quais afirmam seu protagonismo. 

    Marilda Iamamoto - Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche.

     

     

      

  • GABARITO: LETRA A

    ? Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social pretende caracterizar o assistente social enquanto trabalhador assalariado e portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos e tratar alguns dos determinantes históricos e forças sociais que explicam as metamorfoses dos espaços ocupacionais em que inserem os assistentes sociais na atualidade.

    ? Referência: https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
2720419
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Trata-se de um marco histórico para a política de Assistência Estudantil por definir suas áreas de ação e ser referencial para os programas e projetos realizados nas diversas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Brasil. Assinale abaixo a legislação que está de acordo com a afirmação acima, retirada do artigo de Thais Imperatori (2017):

Alternativas
Comentários
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 39, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. 

    http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf

  • "Em 2007, foi instituído o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), via Portaria nº 39 do Ministério da Educação (BRASIL, 2007) que, em dezembro de 2010, foi transformada no Decreto Presidencial nº 7.234/2010. O PNAES objetiva promover a inclusão social, democratizar as condições de permanência dos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e reduzir as taxas de retenção e evasão. Segundo o Decreto 7.234/2010, as áreas de atuação, para isso, são: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico, e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação"

    http://www.scielo.br/pdf/aval/v22n2/1982-5765-aval-22-02-00512.pdf

  • O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apóia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. 


    O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa. 


    Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com a realidade de cada instituição. Criado em 2008, o programa recebeu, no seu primeiro ano, R$ 125,3 milhões em investimentos. Em 2009, foram R$ 203,8 milhões, a serem investidos diretamente no orçamento das Ifes. Para 2010, a previsão é de que sejam destinados R$ 304 milhões.


    Acesse o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.




ID
2720422
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O CFESS (2010), nos “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde”, indica ações desenvolvidas pelo profissional de Serviço Social como estratégia para saúde da família.


Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso para as afirmativas a seguir:


( ) incentivar a participação dos usuários e movimentos sociais no processo de elaboração, fiscalização e avaliação do orçamento da saúde nos níveis nacional, estadual e municipal.

( ) facilitar a criação e/ou fortalecer os espaços físicos da unidades de saúde por meio da instituição de conselhos participativos dos usuários nas instituições e emitir parecer técnico para sistematizar os espaços.

( ) participar da ouvidoria da unidade com a preocupação de democratizar as questões evidenciadas pelos usuários por meio de reuniões com o conselho diretor da unidade, bem como conselhos de saúde, a fim de coletivizar as questões e contribuir no planejamento da instituição de forma coletiva.

( ) prestar atendimento aos usuários, através da rede de serviços disponíveis na esfera municipal, mobilizando a população em seus direitos sociais por meio do processo de promoção e prevenção de saúde, buscando parceria ente o público e o privado.

( ) estimular a educação permanente dos conselheiros de saúde, visando ao fortalecimento do controle social, por meio de cursos e debates sobre a temática de interesse dos mesmos, na perspectiva crítica.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Ressaltam-se como ações desenvolvidas nesse âmbito:

    • estimular a participação dos usuários e familiares para a luta por melhores condições de vida, de trabalho e de acesso aos serviços de saúde;

    • mobilizar e capacitar usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais para a construção e participação em fóruns, conselhos e conferências de saúde e de outras políticas públicas;

    • contribuir para viabilizar a participação de usuários e familiares no processo de elaboração, planejamento e avaliação nas unidades de saúde e na política local, regional, municipal, estadual e nacional de saúde;

    • articular permanentemente com as entidades das diversas categorias profissionais a fim de fortalecer a participação social dos trabalhadores de saúde nas unidades e demais espaços coletivos;

    • participar da ouvidoria da unidade com a preocupação de democratizar as questões evidenciadas pelos usuários por meio de reuniões com o conselho diretor da unidade bem como com os conselhos de saúde (da unidade, se houver, e locais ou distritais), a fim de coletivizar as questões e contribuir no planejamento da instituição de forma coletiva;

    • participar dos conselhos de saúde (locais, distritais, municipais, estaduais e nacional), contribuindo para a democratização da saúde enquanto política pública e para o acesso universal aos serviços de saúde;

    • contribuir para a discussão democrática e a viabilização das decisões aprovadas nos espaços de controle social e outros espaços institucionais;

    • estimular a educação permanente dos conselheiros de saúde, visando ao fortalecimento do controle social, por meio de cursos e debates sobre temáticas de interesse dos mesmos, na perspectiva crítica;

    • estimular a criação e/ou fortalecer os espaços coletivos de participação dos usuários nas instituições de saúde por meio da instituição de conselhos gestores de unidades e outras modalidades de aprofundamento do controle democrático;

     • incentivar a participação dos usuários e movimentos sociais no processo de elaboração, fiscalização e avaliação do orçamento da saúde nos níveis nacional, estadual e municipal;

    • participar na organização, coordenação e realização de préconferências e/ou conferências de saúde (local, distrital, municipal, estadual e nacional);

    • democratizar junto aos usuários e demais trabalhadores da saúde os locais, datas e horários das reuniões dos conselhos de políticas e direitos, por local de moradia dos usuários, bem como das conferências de saúde, das demais áreas de políticas sociais e conferências de direitos;

    • socializar as informações com relação a eleição dos diversos segmentos nos conselhos de políticas e direitos;

    • estimular o protagonismo dos usuários e trabalhadores de saúde nos diversos movimentos sociais;

    • identificar e articular as instâncias de controle social e movimentos sociais no entorno dos serviços de saúde.

     

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf


ID
2720425
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a autora Regina Célia Mioto (2009), os estudos socioeconômicos, a partir da nova perspectiva paradigmática e da afirmação do compromisso ético-político dos assistentes sociais com as classes trabalhadoras, ganham uma nova configuração pautada em dois pontos principais. O primeiro concerne à interpretação das demandas postas aos assistentes sociais pelos indivíduos, tendo o assistente social como objeto principal de sua ação nas expressões da questão social. O segundo ponto diz respeito:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro concerne à interpretação das demandas postas aos assistentes sociais pelos indivíduos. Aquelas necessidades trazidas por sujeitos singulares não são mais compreendidas como problemas individuais. Ao contrário, tais demandas são interpretadas como expressões de necessidades humanas básicas não satisfeitas, decorrentes da desigualdade social própria da organização capitalista. Assim, o assistente social tem como objeto de sua ação as expressões da questão social, e essa premissa não admite que se vincule a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual dos sujeitos.

    O segundo refere-se ao redimensionamento que a perspectiva crítico-dialética exige da ação profissional no que diz respeito ao seu alcance e direcionalidade. Ao postular que as soluções dos problemas dos sujeitos singulares só se efetivam, de fato, com a transformação das bases de produção e reprodução das relações sociais – superação do modo de produção capitalista –, exige-se que a ação profissional seja pensada na sua teleologia. Para além de sua eficiência operativa ou de sua instrumentalidade, como propõe Guerra (2000), incorpora a elas o compromisso ético com a transformação social.

    Mioto, Regina Célia Tamaso. Estudos Socioeconomicos. Servico Social - Direitos sociais e competencias profissionais. Cadernos Cfess, 2009. pg. 05.

    file:///C:/Users/Odette/Documents/documentos%20note%20branco/LIVRO%20COMPLETO%20-%20%20CFESS%20-%20Servico%20Social%20-Direitos%20Sociais%20e%20Competencias%20Profissionais%20%20-2009.pdf


ID
2720428
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao papel do Estado, Maria Carmelita Yasbek (2008) afirma que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

     

    "...a Política Social será abordada como modalidade de intervenção do Estado no âmbito do atendimento das necessidades sociais básicas dos cidadãos, respondendo a interesses diversos, ou seja, a Política Social expressa relações, conflitos e contradições que resultam da desigualdade estrutural do capitalismo. Interesses que não são neutros ou igualitários e que reproduzem desigual e contraditoriamente relações sociais, na medida em que o Estado não pode ser autonomizado em relação à sociedade e as políticas sociais são intervenções condicionadas pelo contexto histórico em que emergem.

     

    O papel do Estado só pode ser objeto de análise se referido a uma sociedade concreta e à dinâmica contraditória das relações entre as classes sociais nessa sociedade. É nesse sentido que o Estado é concebido como uma relação de forças, como uma arena de conflitos. Relação assimétrica e desigual que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes subalternas. Na sociedade capitalista o Estado é perpassado pelas contradições do sistema e assim sendo, objetivado em instituições, com suas políticas, programas e projetos, apóia e organiza a reprodução das relações sociais, assumindo o papel de regulador e fiador dessas relações."

     

    Fonte: ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS - Maria Carmelita Yazbek (http://files.adrianonascimento.webnode.com.br/200000175-4316b440ff/Yazbek,%20Maria%20Carmelita.%20Estado%20e%20pol%C3%ADticas%20sociais.pdf)

  • A

    o papel do Estado só pode ser objeto de análise se referido a uma sociedade concreta e à dinâmica contraditória das relações entre as classes sociais nessa sociedade. 

    B

    o Estado é concebido como uma relação de forças, com poucos conflitos e ambiguidades.

    C

    o Estado possui uma relação simétrica e desigual que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes subalternas. 

    D

    o Estado é perpassado pelas contradições do sistema e, assim sendo, objetivado em instituições, como suas políticas, programas e projeto, rejeita e executa a reprodução das relações sociais, assumindo o papel de fiscalizador dessas relações. 


ID
2720431
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Almeida (2003), pensar a atuação do assistente social na área da educação requer pensar a política educacional em sua dinâmica e estrutura, o que significa dizer que o espaço escolar é apenas uma das imensas possibilidades de atuação deste profissional no campo educacional. “Identifico que, talvez, pelo fato de que a escola represente simbólica e objetivamente de forma mais completa a área de educação, muitas vezes este privilegiamento do espaço escolar como locus de atuação dos assistentes sociais conduz a uma leitura”

Alternativas
Comentários
  • Uma importante questão ainda resta ser tratada e está relacionada às anteriores. Pensar a atuação do assistente social na área de educação requer pensar a política educacional em sua dinâmica e estrutura, o que significa dizer que o espaço escolar é apenas uma das imensas possibilidades de atuação deste profissional no campo educacional. Identifico que, talvez, pelo fato de que a escola represente simbólica e objetivamente de forma mais completa a área de educação, muitas vezes este priveligiamento do espaço escolar como locus de atuação dos assistentes sociais conduz a uma leitura reducionista e equivocada da política educacional e, por conseqüência, das nossas próprias atividades profissionais e de nosso mercado de trabalho. 

     

    Disponível em: http://www.cress-mg.org.br/arquivos/Servi%C3%A7o-Social-e-pol%C3%ADtica-educacional-Um-breve-balan%C3%A7o-dos-avan%C3%A7os-e-desafios-desta-rela%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • Uma importante questão ainda resta ser tratada e está relacionada às anteriores. Pensar a atuação do assistente social na área de educação requer pensar a política educacional em sua dinâmica e estrutura, o que significa dizer que o espaço escolar é apenas uma das imensas possibilidades de atuação deste profissional no campo educacional. Identifico que, talvez, pelo fato de que a escola represente simbólica e objetivamente de forma mais completa a área de educação, muitas vezes este privilegiamento do espaço escolar como locus de atuação dos assistentes sociais conduz a uma leitura reducionista e equivocada da política educacional e, por conseqüência, das nossas próprias atividades profissionais e de nosso mercado de trabalho. 


    LETRA B


    reducionista e equivocada da política educacional e, por consequência, das nossas próprias atividades profissionais e de nosso mercado de trabalho.


ID
2720434
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Os assistentes sociais, apesar do pouco prestígio social e dos baixos salários, formam uma categoria que tem ousado sonhar, que tem ousado ter firmeza na luta, que tem ousado resistir aos obstáculos, porque aposta na história, construindo o futuro, no presente.”

(Iamamoto, 2005)


Nesse sentido, é possível afirmar que atualmente é exigido ao profissional de Serviço Social:

Alternativas
Comentários
  • alternativa D : (..... negociando propostas de trabalho com a população e entidades empregadoras) ? ã ??????


ID
2720437
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A entrevista constitui-se em instrumento de trabalho do assistente social pelas requisições e atribuições assumidas desde os primórdios da profissão. Lewgoy (2007) organiza o desenvolvimento da entrevista em etapas.


Enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira, associando a etapa da entrevista à conceituação respectiva:


1. Primeira etapa – o planejamento

2. Segunda etapa – execução da entrevista

3. Terceira etapa – o registro


( ) se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e da avaliação. Requer habilidades do entrevistador na identificação e na seleção das necessidades e demandas apresentadas pelos entrevistados.

( ) fundamenta-se no direito do usuário em ter a evolução do seu atendimento documentado e no acesso aos dados, sendo este intransferível. Tem como objetivo contribuir para a integralidade do atendimento e compartilhar o conhecimento com os demais trabalhadores da instituição.

( ) é uma mediação teórico-metodológica importante para o assistente social realizar a entrevista, considerando que sua ação esteja sustentada pelos eixos étnico e ético-político.


A sequência CORRETA da segunda coluna é:

Alternativas
Comentários
  • A entrevista nos processos de trabalho do assistente social (The interview in the social workers’s work process) Alzira Maria Baptista Lewgoy* Esalba Maria Carvalho Silveira**

    file:///C:/Users/JB/Downloads/2315-13696-2-PB.pdf

     

  • Gabarito C


ID
2720440
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A sindrome de Burnout, tratada no livro Saúde mental no trabalho: da teoria à pratica (2010), também pode ser classificada como síndrome de:

Alternativas
Comentários
  • A sindrome de Burnout = síndrome de esgotamento profissional

  • GABARITO: LETRA A

    Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico com sintomas de exaustão extrema e estresse resultante de situações de trabalho desgastante que geralmente demandam muita competitividade ou responsabilidade. Os profissionais das áreas de educação, saúde e segurança estão entre os mais atingidos.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺


ID
2720443
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com FLORENTINO ( 2015) o exercício profissional do assistente social, que a princípio está voltado para a garantia de acesso e da ________________ na educação escolar, assim não pode furtar-se à análise concreta dos discursos que envolvem as ações, programas e projetos educacionais e suas respectivas vinculações ________________ aos projetos educacionais em disputa na sociedade. Em outros termos, compreende-se que a inserção dos assistentes sociais nos estabelecimentos educacionais, seja na esfera da gestão ou da execução das ações, programas e projetos voltados à garantia do _____________ à educação escolar, historicamente, envolve determinadas disputas pela consolidação e alcance da educação pública, como um direito social.


Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • O exercício profissional do assistente social, que a princípio está voltado para a garantia do acesso e da permanência na educação escolar, assim, não pode furtar-se à análise concreta dos discursos que envolvem as ações, os programas e os projetos educacionais e suas respectivas vinculações ideológicas aos projetos educacionais em disputa na sociedade. Em outros termos, compreende-se que a inserção dos assistentes sociais nos estabelecimentos educacionais, seja na esfera da gestão ou da execução das ações, programas e projetos voltados à garantia do acesso à educação escolar, historicamente, envolve determinadas disputas pela consolidação e alcance da educação pública, como um direito social (CFESS, 2011).

     

    Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509161233.pdf

  • B- permanência... ideológicas... acesso

  • O exercício profissional do assistente social, que a princípio está voltado para a garantia do acesso e da permanência na educação escolar, assim, não pode furtar-se à análise concreta dos discursos que envolvem as ações, os programas e os projetos educacionais e suas respectivas vinculações ideológicas aos projetos educacionais em disputa na sociedade. Em outros termos, compreende-se que a inserção dos assistentes sociais nos estabelecimentos educacionais, seja na esfera da gestão ou da execução das ações, programas e projetos voltados à garantia do acesso à educação escolar, historicamente, envolve determinadas disputas pela consolidação e alcance da educação pública, como um direito social (CFESS, 2011).


ID
2720446
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A operacionalização do projeto profissional, de acordo com o artigo “atribuições privativas do/a assistente social em questão” (CFESS, 2012), supõe o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à plena realização daquele projeto. Sendo o serviço social regulamentado como uma profissão liberal – daí os estatutos legais e éticos que atribuem uma autonomia teórica e ética à condução do exercício. O exercício da profissão é tensionado pela compra e venda da força de trabalho especializada do assistente social:

Alternativas
Comentários
  • Errei por lembrar da relativa autonomia que tem muito a ver com ''trabalhador assalariado''.

     

    Não entendir muito porque do gabarito!

  • O exercício da profissão é tensionado pela compra e venda da força de trabalho especializada do assistente social enquanto trabalhador assalariado, o que representa um determinante, fundamental na efetivação da autonomia do profissional. Supõe o ingresso de seu trabalho no reino social do valor de troca, que incide inclusive no estabelecimento do valor prédio de sua força de trabalho, mediado pelo qual se efetiva a objetivação do valor de uso dessa força de trabalho.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf

     

  • Marileia,

     

    Trabalhador autônomo é diferente de autonomia. Trabalhar autônomo e trabalhador assalariado sãl categorias de trabalho diferentes.8

  • GABARITO A

  • GABARITO: LETRA A

    ? Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social pretende caracterizar o assistente social enquanto trabalhador assalariado e portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos e tratar alguns dos determinantes históricos e forças sociais que explicam as metamorfoses dos espaços ocupacionais em que inserem os assistentes sociais na atualidade.

    ? Referência: https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • porque não a B? Alguém explica?


ID
2720449
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A especificação do delineamento metodológico adequado aos objetivos da pesquisa de avaliação pretendida é, pois, aspecto crucial.


Com base no texto de Paulo Martino Jannuzzi (2011) e observando as afirmações abaixo, assinale a alternativa que classifica corretamente os métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa.


I. organizados sob a égide de modelo hipotético-dedutivo, com os levantamentos amostrais e os experimentos, compreendem técnicas bastante estruturadas.

II. processo analítico organicamente articulado, que se complementa no tempo.

III. baseados no princípio da produção do conhecimento pela lógica indutiva, do particular para o geral, compreendem técnicas pouco ou semiestruturadas.

IV. tal modelo tem o objetivo de investigar a estrutura e a intensidade de causalidade entre uma variável-efeito dependente e seus fatores determinantes.

Alternativas
Comentários
  • Eu achei a questão mal elaborada: eles querem os métodos usados na pesquisa qualitativa e quantitativa? ambos?!

  • não entendi a questão.

  • Qualitativa e quantitativa juntas, ou quanti-qualitativa? Achei confuso.

  • "Os métodos quantitativos organizados sob a égide do modelo hipotético-dedutivo, como os levantamentos amostrais e experimentos compreendem técnicas bastante estruturadas, destinadas à investigação de problemas específicos, voltadas a dimensionamento de quantidades ou de intensidade de relações entre variáveis, supondo distanciamento do pesquisador em relação ao objeto estudado.

    Os métodos qualitativos, baseados no princípio da produção do conhecimento pela lógica indutiva, do particular para o geral como a observação, entrevistas e grupos de discussão, compreendem técnicas pouco ou semiestruturadas, para investigar exploratoriamente problemas complexos, pressupondo proximidade do objeto avaliado."

    http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/2_OSQ_36_DeMario_Laisner_Granja.pdf

  • I e III- respectivamente quantitativa e qualitativa



  • realmente, ununciado confuso... 

  • Questão mal formulada.


ID
2720452
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No livro Política Social: fundamentos e história (2008), as autoras Behring e Boschetti percorrem longos caminhos no estudo em política social. Assinale a alternativa que está de acordo com o pensamento das autoras:

Alternativas
Comentários
  • Entre as perspectivas utilizadas para entender as políticas sociais, as autores se utilizam da perspectiva ou método crítico-dialético.


    LETRA A

  • GABARITO: LETRA A

    → questão difícil;

    → O método crítico-dialético marxista traz uma solução complexa e inovadora do ponto de vista da relação sujeito- objeto: uma perspectiva relacional, que foge ao empirismo positivista/funcionalista e ao idealismo culturalista. Desta forma, as políticas sociais não podem ser vistas como meras ferramentas de prestação de serviço, mas pelo contrário, é necessário analisar a sua contradição política como mecanismo de legitimação da ordem econômica, que se refere principalmente ao barateamento da força de trabalho por meio da socialização dos custos da reprodução. Com isso, elas podem ser entendidas como um instrumento útil, como uma mediação para transformar as lutas de classes, em possíveis ganhos, convertendo-as num elemento de pacto entre classes opostas (BEHRING; BOSCHETTI, 2007).

    → BEHRING, E; BOSCHETTI. Política Social: Fundamentos e História. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • os servidores temporários, empregados públicos e servidores públicos são chamados de agentes adm ou servidores públicos em sentido amplo. Quanto a questão que você trouxe, com certeza não poderia ser a letra A nem B. Agora, se estivesse escrito apenas "servidor público" complicaria.


ID
2720455
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentz (2015) afirma que os aspectos históricos da relação entre Educação e Serviço Social foram:

Alternativas
Comentários
  • No decorrer do desenvolvimento textual, buscou-se tecer considerações que mobilizem ao entendimento de que os aspectos históricos das relações Educação e Serviço Social foram permeados de tensões constantes, as quais provocaram significativas mudanças nas ênfases e racionalidades políticas interventivas.

     

    https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/714/1/DENTZ%2C%20Marta.pdf



  • LETRA C permeados de tensões constantes, as quais provocaram mudanças na ênfase e racionalidade políticas interventivas.



  • LETRA C permeados de tensões constantes, as quais provocaram mudanças na ênfase e racionalidade políticas interventivas.

  • .. o entendimento de que os aspectos históricos da relação entre Educação e Serviço Social foram permeados de tensões constantes, as quais provocaram significativas mudanças nas ênfases e racionalidades políticas interventivas. Neste sentido, o viés abordado instiga novas investigações, no sentido de per‑ ceber as estratégias políticas que são mobilizadas por intermédio das políticas de escolarização.

     

    FONTE : Dimensões históricas das relações  entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica Historical dimensions of relations between education  and Social Work: elements for a critical review
    Marta von Dentz* Roberto Rafael Dias da Silva


ID
2720458
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O acolhimento como técnica e processo é um conceito trazido pela área da saúde e hoje incorporado por diversas áreas. Segundo Lewgoy (2007), quando o assistente social se refere ao acolhimento, durante a entrevista, entende-se que

Alternativas
Comentários
  • "Então, quando o assistente social refere-se a acolhimento, pode-se entender que, na entrevista, foi desencadeado um espaço de mediação no qual há responsabilização e criação de vínculos entre o usuário e a instituição, ali representada pelo profissional. Assim, o acolhimento não se limita ao ato de receber, ouvir, mas a uma seqüência de atos que buscam a intervenção resolutiva. A resolutividade diz respeito ao uso de toda tecnologia disponível para atender à demanda ligada à integralidade do usuário, tanto na dimensão individual como na coletiva" 

    A entrevista nos processos de trabalho do assistente social (LEWGOY,2007)

  • Gabarito D

    Complementando.

    A entrevista é um instrumento de trabalho utilizado amplamente por diferentes profissões e com finalidades diversas, sendo instrumento técnico-operativo de trabalho do Assistente Social desde a sua origem como profissão. Constitui-se como um processo de diálogo com o objetivo de intervir na realidade social e socializar informações. É sempre uma relação face a face entre duas ou mais pessoas.

    Classifica-se em: Estruturada, não estruturada e semi estruturada. Suas etapas são: planejamento, operacionalização e registros.

    A Entrevista nos processos de trabalho do Assistente Social - Revista Textos e Contextos, 2007. Alzira Maria Baptista Lewgoy

  • O acolhimento tem características:


    - desencadeamento de um espaço de mediação

    - responsabilização e criação de vínculos entre o usuário e a instituição.