SóProvas



Prova IF-TO - 2016 - IF-TO - Assistente em Administração


ID
2125126
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os excertos a seguir constituem texto adaptado do artigo “No Brasil, ler é coisa que se faz por obrigação”, de Ruy Castro, publicado no jornal Folha de S. Paulo. Tais excertos, no entanto, encontram-se desordenados. Numero-os de modo que seja estabelecida a coesão e a coerência do texto. Em seguida, assinale a opção correspondente à ordem correta dos excertos.
( ) Porque, diz a pesquisa, os professores também leem pouco e mal. Embora 84% tenham dito que leram um livro nos três meses anteriores à pesquisa, a maioria não se lembra do título ou não respondeu, e, quando se lembra, o mais citado é a Bíblia.
() Apenas 33% dos brasileiros tiveram a influência de alguém para adquirir o gosto pela leitura, quase sempre a mãe - o que não é um mal, mas por que não citar igualmente um professor?
( ) Não no Brasil. Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados associam a biblioteca a um lugar para estudar ou pesquisar (naturalmente, por obrigação), não como um espaço de lazer, para ler por prazer, trocar livros ou fazer amigos. Em 2015, apenas 53% das escolas brasileiras tinham biblioteca ou sala de leitura.
( ) Sim, não podemos nos esquecer dos seus baixos salários, que os impedem de comprar livros. Mas não é para isto que existem as bibliotecas ?
( ) Uma pesquisa recente do Instituto Pró-Livro e do Ibope, "Retratos da Leitura no Brasil", traz dados alarmantes: 44% da população brasileira não têm o hábito de ler livros, e esse número não se alterou nos últimos 12 anos.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante a ordem correta é a letra D (gabarito).

     

  • A sequência do texto é esta:

    ( 3 ) Porque, diz a pesquisa, os professores também leem pouco e mal. Embora 84% tenham dito que leram um livro nos três meses anteriores à pesquisa, a maioria não se lembra do título ou não respondeu, e, quando se lembra, o mais citado é a Bíblia.

    ( 2 ) Apenas 33% dos brasileiros tiveram a influência de alguém para adquirir o gosto pela leitura, quase sempre a mãe - o que não é um mal, mas por que não citar igualmente um professor?

    ( 5 ) Não no Brasil. Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados associam a biblioteca a um lugar para estudar ou pesquisar (naturalmente, por obrigação), não como um espaço de lazer, para ler por prazer, trocar livros ou fazer amigos. Em 2015, apenas 53% das escolas brasileiras tinham biblioteca ou sala de leitura.

    ( 4 ) Sim, não podemos nos esquecer dos seus baixos salários, que os impedem de comprar livros. Mas não é para isto que existem as bibliotecas ?

    ( 1 ) Uma pesquisa recente do Instituto Pró-Livro e do Ibope, "Retratos da Leitura no Brasil", traz dados alarmantes: 44% da população brasileira não têm o hábito de ler livros, e esse número não se alterou nos últimos 12 anos. 

     

    ou seja, ele deveria esta escrito assim: 

     

    Uma pesquisa recente do Instituto Pró-Livro e do Ibope, "Retratos da Leitura no Brasil", traz dados alarmantes: 44% da população brasileira não têm o hábito de ler livros, e esse número não se alterou nos últimos 12 anos. 

     Apenas 33% dos brasileiros tiveram a influência de alguém para adquirir o gosto pela leitura, quase sempre a mãe - o que não é um mal, mas por que não citar igualmente um professor?

      Porque, diz a pesquisa, os professores também leem pouco e mal. Embora 84% tenham dito que leram um livro nos três meses anteriores à pesquisa, a maioria não se lembra do título ou não respondeu, e, quando se lembra, o mais citado é a Bíblia.

     Sim, não podemos nos esquecer dos seus baixos salários, que os impedem de comprar livros. Mas não é para isto que existem as bibliotecas ?

     Não no Brasil. Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados associam a biblioteca a um lugar para estudar ou pesquisar (naturalmente, por obrigação), não como um espaço de lazer, para ler por prazer, trocar livros ou fazer amigos. Em 2015, apenas 53% das escolas brasileiras tinham biblioteca ou sala de leitura.

     

    Resposta:"D"

     

     

  • Bem dinâmica e exige atenção

    Letra D

  • E pra quem é assinante a ordem correta também é letra D.

  • Questão marota! Interpretação correta mas execução errada.

  • QUESTÃO ESTILO ESAF.


ID
2125129
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os excertos abaixo foram retirados de diferentes documentos oficiais e adaptados para esta questão. Assinale a opção em que a linguagem escrita está de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    A aplicação das sanções administrativas a que se referem os artigos 86....

     

     

  • a)Têm

    b)CERTO

    c)referem

    d)houver(existir)

    e) às ordens

     

  • Gabarito B

     

    a) Os servidores técnico-administrativos TÊM...

     

    c) ...se REFEREM os artigos 86 e 87... (Quem se refere? Os artigos 86 e 87. Então deveria vir no plural)

     

    d) ...se HOUVER,... (Verbo haver no sentido de existir é invariável)

     

    e) ...atende A ordens (Não se usa crase quando o "a" está no singular e o substantivo no plural. Ou fica às ordens, ou a ordens)

     

    Espero ter ajudado!

  • Gente a alternativa B PARALIZAÇÃO está errado. O certo é PARALISAÇÃO.

  • Eu marquei a letra B e esta foi a considerada como gabarito pela banca. Marquei por ser a menos errada, porque se olharmos a palavra, paralisar, ela encontra-se grafada com Z "paralização" e desta forma também estaria errada a assertiva. Não há opção correta.

  • Todas as questões estão erradas. Passível de anulação.

    (A)  Os servidores (núcleo do sujeito) técnico-administrativos TÊM...

    (B) Os gestores do Instituto Federal do Araguaia – IFA – conferiram prioridade às edificações em curso, razão por que, conquanto (não existe, concessiva junto com uma causal) os cortes promovidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, não houve paralização (paralisação) de obras no IFA.

    (C) A aplicação das sanções administrativas a que se refere (às quais se referem) os artigos 86 e 87 da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, obedecerá, no âmbito do Instituto Federal do Araguaia, as (outro erro, pois quem obedece a algo ou alguém - Crase) normas estabelecidas na Instrução Normativa n.º 1/2013. 

    (D) Este edital fica sujeito a alterações, que, se houverem (é foda, no sentido de existir), serão divulgadas em notas complementares e afixadas no mural dos polos e no endereço eletrônico www.ifa.edu.br.

    (E) A auditoria especial tem natureza extraordinária e atende à (crase antes de plural) ordens expressas pela administração superior.

     

     

     


ID
2125132
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Texto II
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO ARAGUAIA
REITORIA
GABINETE DO REITOR
Ofício n.º 280/2016 – GAB/REITORIA/IFA
Palmas, 4 de julho de 2016.
A Sua Excelência o Senhor
Ministro Carlos Henrique Sousa e Silva
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios, Bl. L – 8º andar
70.047-900 – Brasília – DF

Assunto: Distribuição de códigos de vaga e liberação de recursos

             Senhor Ministro,
1. Solicitamos a Vossa Excelência a distribuição de códigos de vaga para o Instituto Federal do Araguaia – IFA –, os quais serão destinados ao preenchimento dos cargos de Técnico Administrativo em Educação.
2. Solicitamos também que viabilizeis a liberação de recursos, por meio de Termo de Execução Descentralizada, com vistas à estruturação e à expansão das unidades do IFA.
3. Na oportunidade, informamos que, para atender a sua demanda registrada no Ofício n.º 235/2016-MEC, iniciamos estudos e análise quanto à viabilidade de implantação de novos campi do IFA.
        Respeitosamente,
Neusa Maldonado
Reitora do Instituto Federal do Araguaia

Com base no texto II, assinale a alternativa correta quanto aos preceitos que regem a produção da redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gaarito Letra B

    A- ( errada) pois na redação oficial não se usa a expressão Digno

    B - ( errada) pois Solicitamos à = não pode haver crase antes de pronome de tratamento, exceto Dona .

    C - ( errada)  sua excelencia com quem se fala

    d- (errada) Feriu o princípio da IMPESSOALIDADE -== com votos de estimas consideração....

    E ( certo) 

  • Lourena Sua Excelencia e de quem se fala.
  • Universitários, se puderem, falem mais do erro da letra C. 

    Se " sua " refere-se a: de quem se fala (fala de alguém)

    e "vossa"...: com quem se fala... (fala com a pessoa)

     

    Gostaria de entender melhor como foi aplicada na questão... ja que entendo que esta falando com a pessoa.

     

    Redação transcrita abaixo:

    Senhor Ministro,

    1. Solicitamos a Vossa Excelência a distribuição de códigos de vaga para o Instituto Federal do Araguaia – IFA –, os quais serão destinados ao preenchimento dos cargos de Técnico Administrativo em Educação.

    2. Solicitamos também que viabilizeis a liberação de recursos, por meio de Termo de Execução Descentralizada, com vistas à estruturação e à expansão das unidades do IFA.

    3. Na oportunidade, informamos que, para atender a sua[?] demanda registrada no Ofício n.º 235/2016-MEC, iniciamos estudos e análise quanto à viabilidade de implantação de novos campi do IFA.

    =====

     

    Grata a quem puder ajudar.

    #ESTUDA

  • Na verdade o erro da letra C, é que "Vossa" só pode ser usado como pronome de tratamento em redação oficial.

    Ex. Solicito vossa atenção. (ERRADO)

    Solicitamos a Vossa Excelência a distribuição de códigos de vaga para o Instituto Federal do Araguaia – IFA[...] (CORRETO)

  • Lourena - SUA EXCELENCIA é usada para o DESTINATÁRIO  - com quem se fala, usa-se: VOSSA. 

     

    a - Senhor Ministro é o correto. Esse negócio de "dignissímo" nem existe! O máximo que temos é o "EXCELENTÍSSIMO SENHOR" que é usado panas para os chefes dos poderes. 

     

    b - o sinal gráfico de "crase" está incorreto, uma vez que vem antes de pronome de tratamento. 

     

    c - "Vossa" é usado apenas no vocativo. 

     

    d - deve ser DIRETO! Nada de puxar saco! 

     

    e - CORRETA 

  • MDRO 2002 

    Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará o substituto”; “Vossa Excelência conhece o assunto”. Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”). Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”

    -

    #SECA

  •  a)

    Em razão do cargo ocupado pelo destinatário do ofício, bem como em observância à formalidade exigida pela comunicação oficial, o redator deve empregar o vocativo “Digníssimo Senhor Ministro”(DIGNÍSSIMO NÃO EXISTE) (em substituição ao vocativo “Senhor Ministro”.

     b)

    No 1º parágrafo do ofício, o redator pode, sem prejuízo para a correção do texto, valer-se da seguinte redação: “Solicitamos à (NÃO SE USA CRASE  ANTES DE PRONOME)Vossa Excelência a distribuição de códigos de vaga para essa instituição, os quais serão destinados ao preenchimento dos cargos de Técnico Administrativo em Educação”.

     c)

    No 3º parágrafo, faz-se necessária a substituição do pronome “sua” por “vossa”,(O TERMO VOSSA NA REDACÇAO OFICIAL EQUIVALE A VOCÊ, LOGO USA-SE SUA E NAO VOSSA) de modo que o parágrafo em questão seja assim registrado: “Na oportunidade, informamos que, para atender a vossa demanda registrada no Ofício n.º 235/2016-MEC, iniciamos estudos e análise quanto à viabilidade de implantação de novos campi do IFA”

     d)

    Em consideração ao destinatário e em busca da objetividade e da formalidade exigidas pelo padrão ofício, poderíamos iniciar o 1º parágrafo com a seguinte redação: “Com votos de estima e consideração,(PROIBIDO EM REDAÇÃO OFICIAL) vimos, por intermédio do presente, solicitar-lhe a distribuição de códigos de vaga para o Instituto Federal do Araguaia (…)”.

     e)PERFEITO

    Embora o pronome de tratamento “Vossa Excelência” refira-se à segunda pessoa gramatical, ou seja, refira-se à pessoa com quem se fala, o verbo “viabilizar” deve ser flexionado na terceira pessoa, de modo que o 2º parágrafo do ofício seja assim registrado: “Solicitamos também que viabilize (CORRETO)a liberação de recursos, por meio de Termo de Execução Descentralizada, com vistas à estruturação e à expansão das unidades do IFA”.

  • Olha...


ID
2125135
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.666/93, são modalidades de licitação:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    Lei 8.666/93 - Art. 22.  São modalidades de licitação:

     

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • LETRA A 

     

    Art. 22, Lei 8.666/93:

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

     

    - Vale lembrar que a modalidade PREGÃO não é prevista na lei 8.666/93, mas sim na Lei 10.520/02

     

    - Vale também lembrar que Inexigibilidade e Dispensa de Licitação não são modalidades, mas sim formas de não se realizar o procedimento licitatório, segundo os estritos casos previstos em lei.

     

    - Mais um adendo. Em épocas passadas havia uma cobrança muito chata entre Tipos e Modalidades de Licitação. A banca tentou fazer essa pequena confusão na letra C).

  • Distinção entre modalidade e tipo de licitação

     

    Muitas pessoas confundem, ao tratar de licitação, os termos modalidade e tipo de licitação. Entendemos por modalidade de licitação as formas em que o procedimento de seleção se apresenta. Para que se obtenha o melhor julgamento, para que saibamos como será escolhido o licitante vencedor, definimos o tipo de licitação, que pode ser melhor técnica, técnica e preço ou menor preço.

    Na fase interna da licitação, o órgão público efetua a pesquisa de preços de mercado, para prever o custo do objeto. Esta pesquisa é de fundamental importância para o processo pois o valor apurado será o teto que a Administração Pública poderá gastar e isso é o que definirá a modalidade da licitação.

    O artigo 22 da Lei 8.666/93 elenca o rol, taxativo diga-se de passagem, das modalidades de licitação, sendo:

     

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I- concorrência;

    II- tomada de preços;

    III- convite;

    IV- concurso;

    V-leilão.

    O rol de tipos de licitação também é taxativo e está codificado no artigo 45 da Lei 8.666/93:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienção de bens ou concessão de direito real de uso.

     

    GABARITO A

    BONS ESTUDOS 

     

  • Lei 8666/93. Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    (...)

    § 8o  É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo

  • Espero que ajude isso aqui.

    TIPOS: 3M 1TP

    M.P --> Menor Preço

    M.T --> Melhor Técnica

    M.L --> Menor Lance

    T.P --> Técnica e Preço

  • Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase de habilitação preliminar, comprove possuir requisitos mínimos previstos no Edital. Entre suas características. destacam-se a universalidade e o valor (grande vulto)- qualquer valor.

    Tomada de Preços é a modalidade de licitação entre os licitantes cadastrados ou aqueles que atenderem todas as condições para o  cadastro até três dias antes do prazo para o recebimento das propostas. Entre suas características, destacam-se o prévio cadastramento e o valor (médio vulto)- até 1.5 milhões em obras e serviços de engenharia e até 650 mil para compras e outros serviços.

    Convite é a modalidade de licitação entre os convidados pertinentes ao ramo do objeto, cadastrados ou não, em número mínimo de três pela unidade administrativa. Os demais cadastrados poderão manifestar interesse até 24 horas antes da apresentação da proposta. Entre suas características, destacam-se a celeridade, número mínimo de 3 interessados, o valor (baixo vulto)- Obras e serviços de engenharia até  150 mil e 80 mil para compras e outros serviços-, além da publicidade reduzida, uma vez que não é obrigado publicar em diário oficial.

     

  • GAB A.ESTA QUESTÃO É MUITO FÁCIL...

  •  

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I- concorrência;

    II- tomada de preços;

    III- convite;

    IV- concurso;

    V-leilão.

    O rol de tipos de licitação também é taxativo e está codificado no artigo 45 da Lei 8.666/93:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienção de bens ou concessão de direito real de uso.

  • Que esse tipo de questão não caia em minha prova!

  • Essa questão foi p candidato n zerar kkk... mto fácil!


    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I- concorrência;

    II- tomada de preços;

    III- convite;

    IV- concurso;

    V-leilão.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação no contexto da Lei 8.666/93. A escorreita resolução demanda o recrutamento do art. 22 e incisos, que assim estatui: “Art. 22. São modalidades de licitação: I - concorrência; II - tomada de preços; III - convite; IV - concurso; V – leilão”. Diante do dispositivo legal em tela, a única opção que contempla corretamente modalidades licitatórias legitimadas, é aquela mencionada na alternativa “a”, todas as demais divergem do estabelecido em lei.

    GABARITO: A.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Além disso:

    A. CERTO. Concurso, leilão e convite.

    Conforme art. 22, III, IV e V, Lei 8.666/93.

    B. ERRADO. Concurso, tomada de preços e evento.

    Evento não é modalidade de licitação.

    C. ERRADO. Concorrência, tomada de preços e menor preço.

    Menor preço é um tipo de licitação, não modalidade de licitação.

    “Art. 45, §1º, Lei 8.666/93. Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    V - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.”

    D. ERRADO. Concorrência, convite e inexigibilidade de licitação.

    Inexigibilidade de licitação não é uma modalidade de licitação.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência/inviabilidade de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    E. ERRADO. Concurso, concorrência e dispensa de licitação.

    Dispensa de licitação não é uma modalidade de licitação, conforme explicação supra.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
2125138
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.666/93, as modalidades de licitação serão determinadas em função de limites, tendo em vista o valor estimado da contratação. Nesse sentido, marque a alternativa que não corresponde com os limites definidos em lei:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

     

    Modalidades                                                       Valor p/ obras e serv. eng                               Valor p/ compras e outros serviços

    CONCORRÊNCIA                                       Acima de R$ 1.500.000,00 (1 milhão e meio)                     Acima de R$ 650.000,00

    TOMADA DE PREÇOS                                Até R$ 1.500.000,00 (1 milhão e meio)                                 Até  R$ 650.000,00
     
    CONVITE                                                    Até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil)                           Até R$ 80.000,00

     

     

    Lei. 8.666/93 - Art. 23

     

     

                                       “As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.”  ― Aristóteles


     

  • Letra e) Para obras e serviços de engenharia acima de 1.5000.000 DEVE -SE UTILIZAR A MODALIDADE CONCORRÊNCIA.

  • LEI 8.666:

    Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia:        Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);        (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);  (       Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);          (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:         (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);        (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    b) tomada de preços - até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais);          (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    c) concorrência - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).          (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

  •                                         CONVITE                       TOMADA PREÇO                      CONCORRENCIA

    COMPRAS  ------------>         80 MIL                            ATÉ 650 MIL                              ACIMA DE 650 MIL

     

    OBRA/ENGENHARIA ---->   150 MIL                         ATÉ 1.500.000,00                               ACIMA DE 1.500.000,00

  • ....de até .....

  • Art. 23 (...)

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

    c) concorrência - acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

     

    II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:

    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);

    b) tomada de preços - até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais);

    c) concorrência - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).

     

    robertoborba.blogspot.com.br

  •                                            CONVITE                       TOMADA PREÇO                         CONCORRENCIA              Dispensa de licitação

    COMPRAS  ------------>              80 MIL                            ATÉ 650 MIL                              ACIMA DE 650 MIL                 Até 8 mil

     

    OBRA/ENGENHARIA ---->        150 MIL                         ATÉ 1.500.000,00                          ACIMA DE 1.500.000,00           até 15 mil

  • LETRA E CORRETA 

    Para Compras e Serviços

    01) Convite até 80.000

    02) Tomada de preços  até 650.000

    03) Concorrência  mais de 650.000 ( quem pode mais também pode menos, se for do interesse da administração)

     

    Para Obras e serviços de Engenharia

    01) Convite até 150.000

    02) Tomada de preço até 1.500.000

    03) Concorrência mais de 1.500.000

  • Gabarito letra e).

     

    Compras e Serviços (NÃO SEJA DE ENGENHARIA)

     

    Convite = até R$ 80.000,00

     

    Tomada de preços = até R$ 650.000,00

     

    Concorrência = acima de R$ 650.000,00

     

     

    Obras e Serviços de engenharia:

     

    Convite = até R$ 150.000,00

     

    Tomada de preços = até R$ 1.500.000,00

     

    Concorrência = acima de R$ 1.500.000,00

     

     

    Lei 8.666/93, Art. 23, § 4° Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

     

    *OBS. Possível ver uma "hierarquia" entre essas modalidades.

     

    1°) Concorrência

    2°) Tomada de Preços

    3°) Convite

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Gabarito errado a resposta certa é a letra d.
  • Para obras e serviços de engenharia acima de R$ 1.500.000,00(um milhão e quinhentos mil reais), pode-se utilizar a modalidade convite...

    CONVITE? Questão forçada heim! Convite é até 150.000. Passou longe. O certo aqui seria a concorrência. Portanto, questão errada, letra E.

  • A banca brincou com os verbos PODER e DEVER. Pode parecer bobo, mas é de extrema importância entender o contexto em que estão inseridos.

  • De acordo com a Lei n.º 8.666/93,apenas letra E é errada,por isso nao acho que seja desatualizada, a banca pode cobrar de acordo com a Lei ou de acordo com o decreto.


ID
2125141
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei n° 11.892/2008 (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    1 reitor e 5 pro reitores!

  • a) CORRETA:  Lei n° 11.892/2008, art. 11: Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores. § 1o Poderão ser nomeados Pró-Reitores os servidores ocupantes de cargo efetivo da Carreira docente ou de cargo efetivo com nível superior da Carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica. (Redação dada pela Lei nº 12.772, de 2012)

    b) CORRETA:   § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) ERRADA: Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.  

    d) CORRETA: Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.   

  • LETRA C.

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores

  • 5 PRÓ-REITORES!!!

  • 1 Reitor e 5 pró-reitores.

  • 1 Reitor e 5 pró-reitores.


ID
2125144
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei n.° 11.091/2005 (Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A mudança de nível de capacitação e padrão de vencimento NÃO acarretará mudança de nível de classificação .

     

    Alternativa E

  • A) CORRETA: Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.§ 7o  A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho. (Incluído pela Lei nº 11,784, de 2008)

    B) CORRETA: Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    C) CORRETA: § 1o Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses, nos termos da tabela constante desta Lei.​

    D) CORRETA: § 2o Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    E) ERRADA: § 3o O servidor que fizer jus à Progressão por Capacitação Profissional será posicionado no nível de capacitação subseqüente, no mesmo nível de classificação, em padrão de vencimento na mesma posição relativa a que ocupava anteriormente, mantida a distância entre o padrão que ocupava e o padrão inicial do novo nível de capacitação.

  • Atenção para um detalhe que poderia tornar nula esta questâo. O art nº 10-A da lei estabelece que: 

    " Art. 10-A.  A partir de 1o de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o § 2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 11,784, de 2008) "

     

  • GAB: E

    Art 10 § 5  - A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento não acarretará mudança de nível de classificação.

  • Nível de classificação não muda!

  • Questão que deveria ser anulada,pois não levou em consideração o disposto no artigo 10-A,o intesticio mudou de dois anos para 18 meses

  • Atenção a "afirmativa" A:

    As progressões dar-se-ão por:

    A) capacitação: Mediante certificação em PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO.

    B) mérito: Mediante desempenho no PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

    Já que a questão fala em MESTRADO e DOUTORADA esta progressão seria por CAPACITAÇÃO, assim seria CERTIFICAÇÃO EM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, não em  programa de avaliação de desempenho.

    ATENÇÃO!!!!!

     

    A QUESTÃO DEVE TER SIDO ANULADA PELA OMISSÃO NA "AFIRMATIVA INCOMPLETA": NÃO levou em consideração o disposto no artigo 10-A,o intesticio mudou de dois anos para 18 meses. TORNANDO TODAS 'CORRETAS'.

     

     

  • Desconsiderem o argumento de Mairan Sousa.

     

    A questão foi anulada pois tanto a alternativa D quanto a E, estão incorretas.

     

    - A alternativa D está incorreta pois, apartir de 2008, o interstício passou a ser de 18 meses;

    - A alternativa E está incorreta pois a única forma de mudança do nível de classificação é realizando novo concurso para nivel de classificação desejado. Ou seja, nível de capacitação e padrão de vencimento jamais acarretarão mudanças no nível de classsificação.

     

    ...demais alternativas estão corretas.


ID
2125147
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando o Decreto n.° 1.171/1994 (Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), em especial quanto à “Comissão de Ética”, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • Comissão de ética "censura"

  • A) CORRETA: CAPÍTULO II, DAS COMISSÕES DE ÉTICA: XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    B) CORRETA:  XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    C) CORRETA: XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    D) ERRADA: XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    E) CORRETA:XVI - A  Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • unica pena aplicada ao servidor, segundo o decreto 1171: CENSURA - comissão de etica.

     

    GABARITO ''D''

  • Uma das questões mais batidas; foco na censura então! 

  • LETRA D.

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    A Comissão de Ética pode aplicar a pena de demissão ao servidor público e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. (ERRADA)

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.(CERTA).

     

     

    ***)´-

  • Preguiça de ler, fui justamentena alternativa mais curta e foi justamente a errada! se todas fossem assim :)

  • censura !

  • LETRA D.

     d) A Comissão de Ética pode aplicar a pena de demissão ao servidor público e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

     

    SOMENTE A DE CENSURA.

  • À COMISSÃO DE ÉTICA SÓ É POSSÍVEL APLICAR A PENA DE CENSURA MESTRE! QUESTÃO BATIDA...


ID
2125150
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988 são princípios que regem o ensino, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 206 CF/88. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

  • CRFB/88, art. 206 O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; 

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    VII - garantia de padrão de qualidade;

    VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

  • GABARITO: LETRA "A".

     

    LETRA A - CORRETA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

     

    LETRA B - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

     

    LETRA C - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

     

    LETRA D - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    VII - garantia de padrão de qualidade.

     

    LETRA E - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

     

    Bons estudos!

  • QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE REGEM A PRESTAÇÃO DO ENSINPO PÚBLICO NO BRASIL???

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    V – valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;

    VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    VII – garantia de padrão de qualidade;

    VIII – piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

     

  • GABARITO: A

     

     

    Galera, para diferenciar os princípios do ensino do art. 206 do dever do Estado do art. 208 e do art. 214, criei esse mnemônico para facilitar:

     

     

    PISIL, PLU DEMOnio a VAGA é GRÁTIS.

     

     

    PIS: VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

     

    I: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

     

    L: II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

     

     

    PLU: III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

     

     

    DEMONIO: VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

     

     

    VA: V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas

     

    GA: VII - garantia de padrão de qualidade.

     

     

    GRATIS: IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

  • O art. 206 da Constituição Federal define os princípios que serão a base do ensino. Assim:

    a) INCORRETA - A gestão do ensino público será democrática, conforme inciso VI.
    b) CORRETO - Inciso II.
    c) CORRETO - Inciso IV.
    d) CORRETO - Inciso VII
    e) CORRETO - Inciso I

    Gabarito do professor: letra A.








  • I-LI-PLU...GRA-VA...GE-GA-PI

    REPITA ALGUMAS VEZES....

  • a)

    gestão centralizada e autocrática do ensino público.

  • Democrática!

  • GABARITO: LETRA A

    DA EDUCAÇÃO

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

    FONTE: CF 1988


ID
2125153
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando a Constituição Federal de 1988, em especial quanto ao dever do Estado para com a educação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • CRFB/88, art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    II - progressiva universalização do ensino médio gratuito; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

    VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

    § 3º Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

  • GABARITO: LETRA "B".

     

    LETRA A - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    II - progressiva universalização do ensino médio gratuito; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

     

    LETRA B - CORRETA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: (...)

    § 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

     

    LETRA C - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

     

    LETRA D - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

     

    LETRA E - ERRADA (a questão pede a afirmativa incorreta)

    CF/88, Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: (...)

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

     

    Bons estudos!

  • Quanto à previsão sobre a educação na Constituição Federal:

    a) CORRETA - Art. 208, II
    .
    b) INCORRETA - Art. 208, §2º determina que a oferta irregular do ensino obrigatório pelo Poder Público, bem como o não-oferecimento do ensino, importa em responsabilidade da autoridade competente.

    c) CORRETA - Art. 208, VI.

    d) CORRETA - Art. 208, III.

    e) CORRETA - Art. 208, §1º.

    Gabarito do professor: letra B.
  • Quanto à previsão sobre a educação na Constituição Federal:

    a) CORRETA - Art. 208, II
    .
    b) INCORRETA - Art. 208, §2º determina que a oferta irregular do ensino obrigatório pelo Poder Público, bem como o não-oferecimento do ensino, importa em responsabilidade da autoridade competente.

    c) CORRETA - Art. 208, VI.

    d) CORRETA - Art. 208, III.

    e) CORRETA - Art. 208, §1º.

    Gabarito do professor: letra B.

  • ''...Se há um direito público subjetivo à educação, isso quer dizer que o indivíduo tem a faculdade de exigir do Estado o cumprimento da prestação educacional pelos poderes públicos. O seu não-oferecimento importa na responsabilidade da autoridade competente, acionando-se o mandado de injunção. A Constituição poderá fazer muito pela educação no sentido de sua promoção, colocando em prática os meios jurídicos para efetivá-la como um direito público subjetivo. Esse direito à educação, disciplinado na Constituição, tem o seu referencial maior no Art. XXVI da Declaração Universal dos Direitos do Homem...''

     

    https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=http://www.unifacs.br/revistajuridica/arquivo/edicao_agosto2004/docente/doc02.doc

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    § 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

    FONTE: CF 1988


ID
2125156
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei n.° 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União), em especial quanto às responsabilidade dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - ERRADA

     

    Lei 8.112/90

     

            Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

                  § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

     

     b) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. 

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

     

     c) Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva. 

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 122, § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

     

     d) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. 

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

     

     e) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria

    CERTA. Lei 8.112/90. Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

           

  • Gabarito: A

     

     

    ComentáriosO enunciado da questão pede a alternativa ERRADA, ou seja, aquela que não confere com a lei.

     

     

    Alternativa A está ERRADA, pois no texto de Lei informa que a obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida - art. 122, §3.

     

     

     

    Alternativa B está CERTA. Pelo exercício irregular de suas atribuições, o servidor público poderá responder nas esferas civil, penal e administrativa - art. 121.

     

                   •   Basicamente, a esfera civil decorre da ocorrência de dano e consiste no respectivo ressarcimento;

     

                   •   A espera penal ocasiona a aplicação de sanções penais;

     

                   •   Por fim, a esfera administrativa decorre da prática dos ilícitos administrativos, previstos no Estatuto dos Servidores.

     

     

                  

    Alternativa C está CERTA.  A Lei 8.112 no seu art.122, § 2º, externa que: “Caso o dano seja causado contra a Administração, o servidor será diretamente contra ela responsabilizado. No entanto, se o dano ocorrer contra terceiros, o servidor responderá perante a Fazenda Pública por meio de ação regressiva.

     

     

     

     

    Alternativa D está CERTA, justamente por possuírem fundamentos diversos, a regra é que cada uma dessas instâncias seja independente. Logo, um mesmo servidor público poderá ser condenado simultaneamente:

     

                   •   A ressarcir o dano (esfera civil);

     

                   •   Sofrer a pena de demissão (esfera administrativa); e ainda

     

                   •   Ser condenado à prisão (esfera penal).

     

     

    É possível, sob outra perspectiva, que um servidor seja condenado civil e administrativamente, todavia absolvido no processo penal. Logo, existem várias combinações possíveis. Porém, vale saber que a regra da independência das instâncias possui algumas exceções.

     

     

     

    Alternativa E está CERTA. Informa expressamente o art. 126 da Lei 8.112/1990 que a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

    Isso ocorre em razão de que a apuração penal é muito mais grave, exigindo um aprofundamento nas provas bem maior do que se exige nas demais esferas. Desse modo, caso ao final do processo penal restar comprovado que o fato não existiu ou então que o servidor não é o autor da conduta investigada, não há porque condená-lo nas demais esferas.

  • LETRA A INCORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 122     § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

  • Gabarito A

    Ate ovalor da herança

  • Vc erra por não ler a questão e ir direta na certa... Trágico#
  •  a) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores do servidor público e contra eles será executada, podendo ultrapassar o valor da herança recebida. 

     

    § 3o A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

  • Não pode ultrapassar o valor da herança

     

    Nem na lei 8112, nem na lei 8429 (improbidade administrativa)

  • ...até o limite da herança recebida

  • Quando você faz um número excessivo de questões sua mente fica cansada e você começa a errar questões fáceis por meros detalhes.

    Fiquem ligados sempre no comando.


    GABARITO LETRA A

  • GABARITO: LETRA A

    Das Responsabilidades

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    § 3  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Questão trata das responsabilidades dos servidores públicos no contexto da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). Examinemos cada alternativa, à procura da única incorreta:

    Alternativa “a” incorreta. Ao contrário do aqui afirmado, o art. 122, §3º, da Lei 8.112/1990, determina “até o limite do valor da herança recebida”, in verbis: “§3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida”.

    Alternativa “b” correta. A teor do art. 121 do referido Estatuto Federal: “Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições”.

    Alternativa “c” correta. É comum o uso da expressão ação regressiva para nominar a ação a ser movida pelo Estado contra seu agente, consoante o art. 122, §2º, da Lei 8.112/90: “§2º Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva”.

    Alternativa “d” correta. O art. 125, da Lei 8.112/90, determina que as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. Esse artigo trata do Princípio da independência entre as instâncias. José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 800) leciona que “Se as responsabilidades se acumulam, a consequência natural será a da acumulabilidade das sanções, visto que para cada tipo de responsabilidade é atribuída uma espécie de sanção”.

    Alternativa “e” correta. Sendo transcrição ipsis litteris do art. 126 da Lei 8.112/90: “Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria”.

    GABARITO: A.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 800.  


ID
2125159
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a memória RAM é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    A memória RAM é a memória principal do computador, onde as informações permanecem armazenadas enquanto estão sendo processadas.

    Ela é volátil, e quando o computador é desligado, seu conteúdo é apagado.

  • GABARITO: B 

    A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o-que-e-memoria-ram-e-qual-sua-funcao.html

  • A memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho utilizado pelo processador, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos são retirados da memória e mantidos no HD se foram salvos anteriormente.

     

    [ Fonte: http://netzapinformatica.com.br/blog/conheca-memoria-ram-e-qual-sua-funcao-computador/ ]

  • RAM - Principal - volátil - temporária - leitura e escrita

    ROM - Secundária - não volátil - permanente - somente leitura

  • ROM é memória secundária? Acho que você está equivocado companheiro.
  • A memória intermediária é a cache

  • Apenas as memórias RAM e ROM são primárias. O HD é secundária!

  • Danilo Antunes - Tecnico de Informatica - CENTEC

    Muitos comentários que li abaixo estão errados. 

    Tenham em mente que memoria primaria ou seja (PRIMORDIAL)é toda à memoria que precisa existir para o computador ligar no caso (RAM ROM) o computador ja mais liga sem memoria RAM e ROM

    Quando falo em ROM me refiro àqueles microchips chamados EEPROM  BIOS dentre outros já o HD também é um tipo de memoria (memoria de massa ou memoria secundaria) porém ele permite leitura e escrita de dados e é la que o sistema operacional fica (para se ter acesso ao sistema operacional é nescessário que o componente primarios estejam funcionando o que torna o HD secundário pois ele só é acessado depois )

  • CORRETA: B

    Memória de Acesso Aleatório - Random Access Memory (RAM) é responsável por armazenar tudo o que está em execução quando o computador está ligado, ou sej,a é uma memória volátil ( quando o pc é desliago seu conteúdo é apagado). Sua principal  característica é precisar receber pequenos pulsos elétricos com frequeência para preservar os dados. É como se fosse reescrita o tempo todo.

    TIPOS:

    - DYNAMIC RAM (RAM DINÂMICA) : É a memória principal do computador. SDRAM possoi frequência de operação (clock) sincronizado com os barramento do sistema. DDR (Double Data Rate) é o padrão que vigora atualmente, recebe este nome por causa da largura dupla da banda, permite maior envio de dados por clock. Atualmente o padrão é DDR4

    - STATIC RAM (RAM ESTÁTICA) : É o tipo de memória utilizada na memória CACHE. Muito mais veloz (e cara) do que a DRAM.

    - VÍDEO RAM : É memória própria para placas de vídeo, variante da DRAM. Ela consegue jogar dados para um monitor ao mesmo tempo que troca dados com o processador. Atualmente a arquitetura das placas de vídeo mais profissionais voltadas para aplicações de gráficos e jogos são cada vez mais complexas, possuindo memória e processadores próprios.

    - MEMÓRIA VIRTUAL: prolongamento da memória RAM, fica num esoaço do disco rígido. Seu objetivo é evitar que a memória DRAM se esgote e falte memória para o computador trabalhar.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Gabarito B

    A memoria permanente em que ficam gravados os softwares é o HD.

    A memória não volátil, isto é, que não perde seus dados quando o computador é desligado é a memória ROM

    Um tipo de memoria secundária  ou memoria de massa que guarda grande quantidade de dados pode ser um pen drive, assim como mídias de CD e dvd .

     

     

  • Tudo aquilo que consigo armazenar em uma memória, é considerado memória de massa ou secundária. (HD, DVD, Pendrive, CD, Disquete...)

  • Memória RAM - memória principal, volátil e responsável por armazenar tudo que está em execução enquanto o computador estiver ligado.

    Letra B 

  • a) É a memória permanente do computador. Onde se instala o software e também onde é armazenado os documentos e outros arquivos.  (ROM)

    b) É a memória principal, nela são armazenadas as informações enquanto estão sendo processadas. (RAM)

    c) É uma memória não volátil, isto é, os dados gravados não são perdidos quando se desliga o computador. (ROM)

    d) É a memória secundária ou memória de massa. É usada para gravar grande quantidade de dados. (HD)

    e) É uma memória intermediária entre a memória principal e o processador (MEMÓRIA CACHE)

  • Apenas complementando/corrigindo:

    Memórias primárias:

    ROM (não volátil) - nela está gravado o firmware BIOS - acesso somente leitura;
    RAM (volátil) - acesso randômico (memória principal);
    CMOS (volátil) - para não perder os dados, é necessário uma bateria de lítio localizada na placa mãe.

    Na memória CMOS é que fica armazenada a lista de componentes da placa mãe e a data/hora do sistema até o ano de 2099.
    No momento do POST (power on self test - teste de inicialização dos compontentes), O BIOS busca na CMOS a listagem dos componentes com as configurações.

    Memórias intermediárias:
    Cache: 
    Armazena(m) o que é mais utilizado pelo processador, fica(m) entre os registradores e a RAM.
    Registradores: Armazena a informação ou processo que ESTÁ sendo executado.

    Os processadores colocam as instruções em filas para a execução, utilizando as memórias RAM, cache e registradores - Essa técnica chama-se Pipeline. Os softwares em execução são carregados em todas essas três memórias listadas.
    Quanto mais próximo ao processador, menor e mais rápida é a memória. Em ordem de velocidade tem-se (por exemplo): processador - registradores-cache(L1)-cache(L2)-cache (L3) - RAM.

    Memórias secundárias
    HD/CD/DVD/Blu-Ray/Fita magnética/Disquete/Pendrive/HDSSD ... etc

    Memórias não voláteis - armazenamento em massa.

     


ID
2125162
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O) são também denominados periféricos. Eles permitem a comunicação do computador com o exterior, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados e podem ser classificados de três formas distintas: Dispositivos de entrada, Dispositivos de saída e Dispositivos mistos (entrada e saída).
Dos itens abaixo, quais são dispositivos tanto de entrada como de saída de informações:
I. Gravador de CD / DVD;
II. Teclado;
III. Placa de rede;
IV. Mouse;
V. Scanner;
VI. Monitor de vídeo;
VII. Disco rígido.
Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    São exemplos de componentes do computaor, que operam com entrada e saída de dados, gravador de CD/DVD, placa de rede e disco rígido.

  • Putz! sacanner não é entrada e saída?

  • SCANER é somente de entrada

  • Putz! Cai na esparrela de ter associado (erroneamente) SCANNER com uma Multifuncional, que é um dispositivo ou periférico de E/S. 

    Melhor ter errado agora. :-D

  • Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.

    Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual).

    O principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rígido.

     

    [ Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-e-s.htm ]

  • Sheila Tela touchscreen é entrada e saída.

  • Não seria o gravador de CD/DVD somente de saída? Sendo Leitor/gravador dispositivo de E/S.

  • Nossa e essa aulas de informática do Qconcursos, achei muito avançado, talvez meio pesado demais pra quem não seja da aréa.

  • Muito boa sua colocação Diogo, é que na informática se tu tem um gravador de algo necessáriamente ele tem que ler aquele tipo de arquivo tbm, se não, não faz sentido ele gravar um dispositivo que ele não consegue ler. Se ele não ler aquele tipo de midia, por lógica ele não consegue gravar. Existia antigamente apenas os leitores de CD ou leitores de DVD, mas quando surgiram os gravadores eles lógicamente também são leitores, porém no popular a gente chama apenas de gravadores mesmo. Espero ter ajudado. Abraço.

  • I. Gravador de CD / DVD; ( ENTRADA/SAÍDA) 

    II. Teclado; (ENTRADA)

    III. Placa de rede; ( ENTRADA/SAÍDA)

    IV. Mouse; (ENTRADA)

    V. Scanner; (ENTRADA)

    VI. Monitor de vídeo; (SAÍDA)

    VII. Disco rígido. ( ENTRADA/SAÍDA)

  • São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, Scanner, Leitor de código de barras, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

     

    São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora.

     

    Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, Celular.

  • GABARITO E

     

    I. Gravador de CD / DVD; ( ENTRADA/SAÍDA)   ler e grava

     

    II. Teclado; (ENTRADA)  entra a tecla (com o valor binário)

     

    III. Placa de rede; ( ENTRADA/SAÍDA) trabalha sobre duas velocidades  download (baixa = entrada) upload (envia = saída)

     

    IV. Mouse; (ENTRADA) só entra o (click)

     

    V. Scanner; (ENTRADA) só scannea (recebe)

     

    VI. Monitor de vídeo; (SAÍDA) so sai (mostra)

     

    VII. Disco rígido. ( ENTRADA/SAÍDA) grava e desgrava

  • São exemplos de dispositivos de entrada: cd rom, mouse ,teclado, dvd, micro fone, scanner, mesa digitalizadora. de Entrada e sáída: modem, monitor touch screen, monitor,drive, e impressora multifucional.

  • Não vejo nenhuma lógica nessa entrada e saída

  • I. Gravador de CD / DVD; ( ENTRADA/SAÍDA) 

    II. Teclado; (ENTRADA)

    III. Placa de rede; ( ENTRADA/SAÍDA)

    IV. Mouse; (ENTRADA)

    V. Scanner; (ENTRADA)

    VI. Monitor de vídeo; (SAÍDA)

    VII. Disco rígido. ( ENTRADA/SAÍDA)

  • Usando a eliminação fica fácil de resolver. 
    II - Teclado - indiscutivelmente somente de entrada.
    IV - Mouse - somente de entrada.
    V  - Scanner - somente de entrada. 
    VI - Monitor - somente saída, se tivesse touch poderia ser de entrada também.

    Eliminando as opções que possuem estes itens ficamos somente com uma opção.

  • Muito boa colocação Bernardo. Obrigado!

  • Ué scanner não irá digitalizar a imagem scaneada? Então deveria ser tanto de entrada quanto de saída
  • o scanner não vai te mostrar a imagem scaneada, quem faz isso é o monitor. 

  • I. Gravador de CD / DVD; -> misto

    II. Teclado; -> entrada.

    III. Placa de rede; -> misto.

    IV. Mouse; -> entrada.

    V. Scanner; -> entrada.

    VI. Monitor de vídeo; -> saída.

    VII. Disco rígido. -> misto.

    GABARITO -> [E]

  • Gabarito: E

     

     

    I. Gravador de CD / DVD; entrada e saída

    II. Teclado; entrada

    III. Placa de rede; entrada e saída

    IV. Mouse; entrada

    V. Scanner; entrada

    VI. Monitor de vídeo; saída

    VII. Disco rígido. entrada e saída

  • LETRA E ........... TEM QUE SER ANALISADA COM MUITA CALMA PARA NÃO ERRAR.

    ______________________________________________________________

    TEM QUE PERGUNTAR SE ESSE HARDWARE ESTÁ FAZENDO A INFORMAÇÃO ENTRAR OU SAIR, ESSE É O PULO DO GATO !

    _______________________________________________________________

    I. Gravador de CD / DVD; ( ENTRADA/SAÍDA) 

    II. Teclado; (ENTRADA)

    III. Placa de rede; ( ENTRADA/SAÍDA)

    IV. Mouse; (ENTRADA)

    V. Scanner; (ENTRADA)

    VI. Monitor de vídeo; (SAÍDA)

    VII. Disco rígido. ( ENTRADA/SAÍDA)

    ________________________________________________________________

    DISPOSITIVOS

     

    *ENTRADA: teclado, mouse, joystick,

    scanner, microfone, leitor de código de barras e webcam.

     

    *SAÍDA: monitor de vídeo, caixa de

    som, impressora e projetor de vídeo.

     

    *ENTRADA E SAÍDA:modem, drive de

    disquete,pen drive gravador de CD / DVD, disco rígido e monitor touch screen.

     

    DISPOSITIVOS DE ENTRADA >>> Estabelecem um caminho de inserção de informações do meio exterior (por meio do usuário) para o computador.

    Exemplos:

     Mouse

     Teclado

    Scanner

     Web cams

     Mesa digitalizadora

     Microfone

     Touchpad (em notebooks)

     Drives de CD, DVD ou Blu-ray (somente leitura)

    Leitor de código de barras....

    DISPOSITIVOS DE SAÍDA >>

    Estabelecem um caminho de veiculação da informação do computador para o

    mundo exterior, de forma de possa ser compreendida pelo seu usuário.

    Exemplos:

     Monitor (sem função touch) e placa de vídeo

     Impressora

     Caixas de som

     Projetores multimídia

     Etc...

    DISPOSITIVOS DE ENTRADA e SAÍDA

    >> Perceba que, nas classificações anteriores, houve uma

    preocupação em tipificar dispositivos exclusivamente entrada ou saída.

    Isto porque existe uma gama de equipamentos que podem possuir tanto

    funções de entrada como de saída.

    A saber:

     Monitores sensíveis ao toque;

     Multifuncionais (que acumulam impressora e scanner, por exemplo);

    Drives leitores e gravadores de mídias óticas (DVD, Blu-Ray);

    Pendrives

    Modem, placa de rede

     

    QUESTÕES >  

  • Analisando os itens:

    I. Gravador de CD / DVD - misto

    II. Teclado - entrada

    III. Placa de rede - misto

    IV. Mouse - entrada

    V. Scanner - entrada

    VI. Monitor de vídeo - saída

    VII. Disco rígido - misto

    Resposta certa, alternativa e).

  • Gravador de CD / DVD - entrada quando lê um CD/DVD e saída quando grava um CD/DVD;

    Teclado - entrada;

    Placa de rede - entrada e saída;

    Mouse - entrada;

    Scanner - entrada;

    Monitor de vídeo - saída;

    Disco rígido - entrada e saída.

  • misto= o que dar para pegar com a mão e necessita para o pc funcionar

    sft não dar para pegar

    hard pega com a mão


ID
2125165
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O suporte para as recomendações de segurança da informação pode ser encontrado em controles físicos e controles lógicos. Existem mecanismos de segurança que apoiam os controles físicos assim como os controles lógicos.
Das alternativas abaixo qual não é um mecanismo de segurança que apoia os controles lógicos?

Alternativas
Comentários
  • O suporte para as recomendações de segurança pode ser encontrado em: 
     Controles físicos: são barreiras que limitam o contato ou acesso direto a informação ou a infra-estrutura (que garante a existência da informação)que a suporta. 
    Existem mecanismos de segurança que apóiam os controles físicos: Portas / trancas / paredes / blindagem / guardas / etc .. 
     Controles lógicos: são barreiras que impedem ou limitam o acesso a informação, que está em ambiente controlado, geralmente eletrônico, e que, de outro modo, ficaria exposta a alteração não autorizada por elemento mal intencionado. 
    Existem mecanismos de segurança que apóiam os controles lógicos, são eles: 
    Mecanismos de criptografia. Permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros. Utiliza-se para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração. 
    Assinatura digital. Um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual são função, garantindo a integridade do documento associado, mas não a sua confidencialidade. 
     Mecanismos de garantia da integridade da informação. Usando funções de "Hashing" ou de checagem, consistindo na adição. 
    Mecanismos de controle de acesso. sistemas biométricos, firewalls, cartões inteligentes. 
    Mecanismos de certificação. Atesta a validade de um documento. 
     Integridade. Medida em que um serviço/informação é genuino, isto é, esta protegido contra a personificação por intrusos. 
     Honeypot: É o nome dado a um software, cuja função é detectar ou de impedir a ação de um cracker, de um spammer, ou de qualquer agente externo estranho ao sistema, enganando-o, fazendo-o pensar que esteja de fato explorando uma vulnerabilidade daquele sistema.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/seguranca-da-informacao-ti/23933/

    Gabarito: C

  • Não consegui entender qual o erro da letra C. O erro é a palavra SISTEMA que deveria ser MECANISMO? 

    Se alguém souber, obrigada.

  • Controle de acesso físico:

    O controle de acesso físico pode ser compreendido como o tipo de sistema que torna o acesso físico a uma determinada área, como, por exemplo, um prédio, uma sala, uma empresa, uma casa, um container etc., totalmente controlado, sendo que somente pessoas autorizadas são permitidas a adentrar.

    O controle de acesso físico pode ser realizado por diversas maneiras:

    através de pessoas: um guarda, segurança ou mesmo um recepcionista;

    através de meios mecânicos: chaves e fechaduras;

    através de meios tecnológicos: sistemas baseados em cartões de acesso.

     

    Controle de acesso lógico:

    O controle de acesso lógico, por sua vez, permite que os sistemas de tecnologia da informação verifiquem a autenticidade e a identidade dos usuários que tentam adentrar em seus sistemas ou utilizar seus serviços.

    Um exemplo bastante comum de controle de acesso lógico é o famoso “login” que realizamos em computadores, num processo denominado Identificação e Autenticação.

    A identificação permite à entrada de um índice que “aponta” aquele usuário, tal como a colocação de um “smartcard” ou a digitação de um “username”.

    Já a autenticação do usuário pode ser entendida como o processo no qual esse prova ser quem ele diz que é. Na maioria das vezes esse processo é realizado digitando uma senha.

    Já a mais moderna, confiável e também mais indicada forma de controle de acesso lógico é realizada através da tecnologia biométrica, na qual a autenticação do usuário baseia-se em quem ele realmente é (tal como o reconhecimento facial, reconhecimento da voz, da escrita, dentre outros meios); e não através do que ele carrega ou de uma senha que ele saiba.

     

    [ Fonte: http://www.dimep.com.br/blog/sistemas-de-acessos/controle-acesso-fisico-logico-indicacao/ ]

  • O erro da letra C é que ela descreve um sistema de controle físico e não um sistema de controle lógico, como pedido pela questão.

  • Biometria com digitais e íris são recursos físicos.

  • Seguindo esse raciocínio, a alternativa B também não conteria um sistema de controle físico - sistemas biométricos?

  • Assinatura digital. Um conjunto de dados criptografados, associados a um documento do qual são função, garantindo a integridade do documento associado, mas não a sua confidencialidade.  

    Essa definiçao está errada !!

  • Essas criaturas que escrevem textão na internet, gostam de complicar o que pode ser resumido

     

  • Que questão esquisita, eu em.

  • GAB. C , MENOS ERRADA,KKKK

     

  • A segurança da informação é implementada através de controles físicos e controles lógicos.
    Os controles lógicos podem ser implementados através de mecanismos de controle de acesso, assinatura digital, mecanismos de certificação e mecanismos de criptografia.
    A alternativa C está errada, porque lista exatamente mecanismos de controle de acesso físico, como a identificação biométrica e íris.
    Note que a letra B está correta, porque não cita a identificação biométrica em si, mas os sistemas que realizam a biometria.
    Gabarito: Letra C.



  • NAO APOIA O CONTROLE LÓGICO POIS É O PRÓPRIO CONTROLE LÓGICO

     

    controle de acesso eletrônico  com senha de acesso ou identificações biométricas como digitais e íris.

  • Eu não entendi o erro da questão, biometria não e senhz de acesso não são mecanismos de controle lógico?

  • A segurança da informação é implementada através de controles físicos e controles lógicos.
    Os controles lógicos podem ser implementados através de mecanismos de controle de acesso, assinatura digital, mecanismos de certificação e mecanismos de criptografia.
    A alternativa C está errada, porque lista exatamente mecanismos de controle de acesso físico, como a identificação biométrica e íris.
    Note que a letra B está correta, porque não cita a identificação biométrica em si, mas os sistemas que realizam a biometria.
    Gabarito: Letra C.

    - Nishimura

  • identificações biométricas como digitais e íris.  São controles físicos, precisam de contato com o mecanismo.

  • O certificado digital não garante a confidencialidade do documento?
  • economizaram na banca deu nisso...


ID
2125168
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A coluna 1 apresenta protocolos da internet e a coluna 2, a função de cada um. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 
Coluna 1:
1 - IP
2 - HTTP
3 - FTP
4 - SSL
5 - IMAP
6 - POP

Coluna 2:
( ) Protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.
( ) Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor.
( ) Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de email.
( ) Utilizado para transferências de arquivos pela internet.
( ) É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet.
( ) Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier.
Assinale a sequência correta

Alternativas
Comentários
  • ( 4 ) Protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.[SSL]

    ( 2) Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor. [HTTP]

    ( 6) Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de email. [POP]

    ( 3) Utilizado para transferências de arquivos pela internet. [FTP]

    1) É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet. [IP]

    ( 5) Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier. [IMAP]

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos

  • LETRA A

     

    HTTP (Hypertext Transfer Protocol) → Protoloco utilizado para realizar transferência das PÁGINAS e acessar as mensagens de um servidor através da internet. É usado para transmitir documentos formatados em HTML (Hypertext Mark-up Language)

    FTP (File Transfer Protocol) → Transfere ARQUIVOS remotamente através de Downloads ou Uploads na internet ou intranet.

    POP - Você lembra de PObre , o pobre não dá nada a ninguém só RECEBE. O pobre tem internet ruim e não pode ficar o dia inteiro na internet lendo email , então quando ele acessa o email as mensagens são copiadas de sua caixa de entrada para seu computador (lê OFFLINE)

    IMAP -  também de RECEBIMENTO , porém diferente do POP acessa ONLINE os dados na caixa postal sem a necessidade de baixá-los para o pc.

  • SSL - Protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.

    HTTP - Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor.

    FTP - Utilizado para transferências de arquivos pela internet.

    IP - É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet.

    IMAP - Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier.

    POP - Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de e-mail.

  • Se você sabe o que é F.T.P (File Transfer Control), você mata a questão.

  • As definições do POP e do IMAP, nessa questão, me confundiram um pouco. Ainda bem que não é questão da CESPE. Pq aqui a resposta estava de mão beijada.

  • Gabarito''A''.

    SSL=> Protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.

    HTTP=> Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor.

    FTP => Utilizado para transferências de arquivos pela internet.

    IP => É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet.

    IMAP =>Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier.

    POP=> Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de e-mail.

    Estudar é o caminho para o sucesso!

  • Associando os itens:

    IP – É o protocolo pelo qual os dados são enviados a partir de um computador para outro na Internet. Cada computador deve ter o seu endereço IP.

    HTTP – Usado para fazer o acesso à WWW (WORLD WIDE WEB) como protocolo de cliente/servidor. Usamos em nossos navegadores.

    FTP – Utilizado para transferências de arquivos pela internet.

    SSL – Protocolo de segurança que permite a confirmação da identidade de um servidor, verificando o nível de confiança.

    IMAP – Permite a manipulação de caixas postais remotas como se fossem locais, permitindo a organização da forma que melhor convier. O mais usado atualmente em nossos webmails.

    POP – Usado para receber mensagens de e-mail. Permitem apenas o acesso a uma caixa de email.

    Resposta certa, alternativa a).


ID
2125174
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A mala direta é um recurso muito interessante nos processadores de texto, pois permite criar documentos padronizados para vários destinatários diferentes, sem a necessidade de criar documentos individuais.
Assinale a alternativa que indica corretamente as etapas para iniciar a criação de um documento de Mala Direta no LibreOffice Writer versão 5.

Alternativas
Comentários
  • Gab : D)

    O Assistente de Mala Direta serve para criar cartas-modelo ou enviar mensagens de e-mail a vários destinatários.

     

    Localizado : 

     -    Ferramentas - Assistente de mala direta

     -    Mala direta na barra Dados da tabela:

     

  • Se a questão estivesse abordando o word a resposta seria a C

  • Gab. D
    Assistente mala direta
    Writer:
    Ferramentas ==> Assistente de mala direta.
    Word:
    Correspondência ==> Iniciar mala direta ==> Assistente de mala direta passo a passo.

  • Com o processo de mala direta, sua organização pode criar um lote de cartas ou emails personalizados para enviar aos seus contatos profissionais. Cada carta ou email pode incluir conteúdo padrão e personalizado. Você pode escolher, por exemplo, cumprimentar cada destinatário pelo nome, usar o endereço para correspondência deles ou adicionar informações exclusivas, como um número de associação. Todas as informações que você usa para personalizar uma carta ou email são retiradas das entradas na sua fonte de dados, que pode ser uma lista de endereçamento.

    Fonte:  https://support.office.com/pt-br/article/Usar-mala-direta-para-criar-e-enviar-envelopes-etiquetas-e-emails-em-massa-f488ed5b-b849-4c11-9cff-932c49474705

  • menu Ferramentas

    ● Ortografia e Gramática... (atalho: F7)

    ● Idioma

    ● Contagem de Palavras

    ● Numeração da Estrutura de Tópicos ...

    ● Numeração de linhas...

    ● Notas de rodapé/Notas de fim

    ● Galeria

    ● Banco de dados bibliográficos

    ● Assistente de mala direta...

    ● Atualizar

    ● Macros

    ● Gerenciador de extensão...

    ● Filtros XML...

    ● Opções da autocorreção

    ● Personalizar...

    ● Opções...

  • d)No menu "Ferramentas”, clique em "Assistente de Mala Direta"

  • Inicia o Assistente de Mala Direta para criar cartas-modelo ou enviar mensagens de e-mail a vários destinatários.

    Escolha Ferramentas - Assistente de mala direta


    Gabarito letra D!

  • d)

    No menu "Ferramentas”, clique em "Assistente de Mala Direta".

  • Aprendendo mais uma...

  • BROFFICE   -----   menu Ferramentas

    ● Ortografia e Gramática... (atalho: F7)

    ● Idioma

    ● Contagem de Palavras

    ● Numeração da Estrutura de Tópicos ...

    ● Numeração de linhas...

    ● Notas de rodapé/Notas de fim

    ● Galeria

    ● Banco de dados bibliográficos

    ● Assistente de mala direta...

    ● Atualizar

    ● Macros

    ● Gerenciador de extensão...

    ● Filtros XML...

    ● Opções da autocorreção

    ● Personalizar...

    ● Opções

     

     

    WORD---------- GUIA CORRESPONDÊNCIA: ----------- GRUPOS:

     

    CRIAR: envelope,  etiqueta

    INICIAR MALA DIRETA

    GRAVAR E INSERIR CAMPOS

    VISUALIZAÇÃO DE RESULTADOS

    CONCLUIR E MESCLAR

  • A mala é falsa amor.....

  • Menu Ferramentas ☛ Assistente de mala direta.


ID
2125177
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do aplicativo Calc do LibreOffice versão 5, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B)

     

    AGORA = Retorna a data e a hora do sistema do computador.
    TEMPO = retorna o valor de hora atual a partir de valores compostos de horas, minutos e segundos. Essa função pode ser utilizada para converter uma hora baseada nesses três elementos em um valor decimal de hora.

     

    EXEMPLO : Utilize um inteiro para definir o Segundo, Minutos e Horas

    =TEMPO(0;0;0) retorna 00:00:00
    =TEMPO(4;20;4) retorna 04:20:04

  • Gabarito letra B

     

    FUNÇÃO AGORA:                     =AGORA()     = 25/10/2016 10:51

     

    FUNÇÃO HOJE:                         =HOJE()        = 25/10/2016


ID
2125180
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, consiste em vedações ao servidor público, exceto.

Alternativas
Comentários
  • letra c:   apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele Habitualmente..

  • GABARITO: C 
     

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente

  • CORRETA ??? TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO VEDADAS AO SERVIDOR, INCLUSIVE A LETRA C!  > 

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

  • Poxa, jurava que a C também é uma vedação! Alguém explica?

  • O erro da letra C está em dizer eventualmente. o que na verdade é habitualmente

  • Para responder algumas questões é necessário levar em conta se estão expressas ou não na lei.

    E esse é um dos casos em que a questão necessáriamente deseja saber o que consta expresso.

    O que está expressamente descrito é que não pode o servidor apresentar-se embriagado de forma HABITUAL. 

     

    Entretanto...

    Sabemos, até mesmo por questão de bom senso, que não é aceitável que o servidor apresente-se EVENTUALMENTE embrigado... Já que tbm é válido acrescentar que a maneira com a qual o servidor se comporta, seja dentro ou fora do ambiente, influencia e interfere no serviço público.

     

    "X" DA QUESTÃO: Como é que está no decreto? Habitual. Logo, eventual, será a alternativa errada...

    É importante analisar o contexto, afinal ela não está perguntando se um é vedado e outro é liberado... NÃAAO!! Ela quer saber qual caso expresso consta como vedação.

     

    Obs.: Grifos pessoais.

  • Pegadinha chata essa rsrsrs

  • Considero essa questão uma "pegadinha". De todo jeito, os comentários dos colegas abaixo esclarecem a questão.

  • "Vozé" caiu na trulagem do jureg,agora senta e chora kkkk

  • Eventualmentezim escondido!

    Quase num acho o erro.

  • GAB.: C - Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele eventualmente. ( HABITUALMENTE )

  • Fiz essa prova e errei a respectiva questão, o que me custou caro, muito caro! :(

  • GAB.: C - Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele eventualmente. ( HABITUALMENTE )

  • As bancas adoram "brincar" com essa parte do Decreto.

  • Questão batida! Não pode errar!

  • Os primeiros comentários são hilários kkkkkkkkk

  • Desculpem a minha ignorância de iniciante...

    Mas se apresentar embriagado NO serviço - não é vedado?

  • Gente, acho que quem faz essas questões adora tomar uma "caninha" e fica pensando nisso o tempo todo, pois adoram esse trecho do decreto!!!!

    kkkkkkkkkkkkkk

  • Essa parte do decreto sempre cai, sempre!
  • Um dia só bebado não faz mal....

    Bebe-se porque é líquido ,pois se fosse sólido botava no" liqudifi...rick..cador"

  • DIRIA QUE AGORA SÓ SE ESTIVER EMBRIAGADO PARA ERRAR ESSA QUESTÃO.

  • Uma "caninha" de vez em quando pode! KKKKKK

  • Enquanto no texto da questão diz "eventualmente", na lei diz: apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele "habitualmente".

     

    Por esse motivo a questão está errada e é a nossa alternativa. 

     

    LETRA C

  • gabarito letra C

     

  • ninguem é ferro, chorar nao paga imposto e nao faz mal pra saude....... tomo de gute gute. Uma vez na vida pode né. Ninguem é de ferro. Uma receita do pai:

    1 copo com gelo

    1 limao

    2 dose de vodka balalaika

    1 pouquinho de suco de tamarinda

    Faça essa mistura e fica muito delicia e beba so eventualmente. Cuidado pra nao ser habitual

  • Sem comentário para a pessoa que fez essa questão

  • eventualmente =festas de fim do ano, quem não bebe nessa data?

    habitualmente= beber todos os dias no zé da esquina e chegar no trabalho pura pinga

  • Lembrem-se.

     

    Decreto 1.171 ... É VEDADO:

     

    Apresentar-se embriagado no serviço;

    Apresentar-se embreado fora do serviço habitalmente.

  • (É VEDADO ao servidor público civil federal) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele HABITUALMENTE (ou seja, corriqueiro ou sempre se encontra embriagado);

     

    A ingestão eventual de bebidas alcoólicas no horário de expediente ou em intervalo de almoço é postura que não raro se detecta e que vem em desfavor dos interesses da repartição, causando prejuízo ao regular desempenho das atribuições que incumbem ao servidor.

     

    A preocupação com o rendimento e a produtividade no Serviço Público deve ser uma constante em qualquer esfera de governo, até porque há de se atender e respeitar o princípio de eficiência incorporado ao art. 37 da Constituição Federal de 1988 pela Emenda Constitucional nº 19, de junho de 1998.

     

    A EFICIÊNCIA, não só como princípio constitucional, especialmente como dever pressupõe a execução das atribuições cometidas aos agentes públicos com presteza, perfeição e rendimento, maximizando os resultados em toda e qualquer intervenção do Serviço Público.

     

    Oportuno ver que a omissão do Estado, ou mesmo a sua negligência repercute na esfera cível, impondo o dever de reparar eventuais danos causados em decorrência da inércia em atender a uma situação que exige a presença da administração pública para evitar ocorrência danosa (STF: RDA, 97/177).

     

    A embriaguez eventual, pois, constitui ato punível e não pode e nem deve ser tolerada. Constatada a sua ocorrência, há de se instaurar o procedimento disciplinar adequado com vista à sanção da conduta do servidor. Aspecto positivo que se pode extrair dessa atitude diz respeito a coibir a continuidade da conduta, prevenindo-se o seu agravamento e até mesmo a sua evolução tendendo para o estado patológico de alienação mental caracterizado pelo vício do alcoolismo.

     

    Exceção da punibilidade, mas de tratamento especializado.

     

    Lei nº 10.406. (Código Civil) Art. 4o  SÃO INCAPAZES, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:             (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)        (Vigência) ... II - os ébrios habituais e os viciados em tóxico;         (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)         (Vigência)

     

    "Alcoolismo e Demissão de Servidor" (NDJ/BDA, 11/98; Direito & Justiça de 05.10.98), NÃO CABE FALAR-SE EM PUNIÇÃO do servidor, mas sim em tratá-lo adequadamente de modo a restabelecer, tanto quanto possível, a sua situação funcional.

     

    A respeito do assunto, resta ali consignado que "... a embriaguez habitual representaria não um ato punível, mas sim um ESTADO PATOLÓGICO DE ALIENAÇÃO MENTAL em que o servidor, submetido ao VÍCIO E À DEPENDÊNCIA dele resultante, não teria condições de se orientar e de dirigir as suas próprias ações, merecendo tratamento especializado e não uma punição em função do vício ou de atos praticados em sua decorrência".

     

    Fonte: http://www.conjur.com.br/2001-mar-05/servidor_punido_ingerir_bebida_alcoolica

  • Embriaguez habitual fora do serviço haha.

  • GABARITO: C Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele eventualmente.[ERRADO]

  • Vou estudar português primeiro , depois eu retorno aqui  -.-

  • É vedado ao servidor público apresentar-se HABITUALMENTE embriagado, ou seja, o fi da gota serena só vive bebo; inclusive, conheço um que é assim e até hoje tá lá recebendo dinheiro do governo a minhas custas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    BRASIL, SIL, SIL SILLLLL!

  • habitualmente

  • Ou seja, pode vez ou outra tomar um gelinho, mas tem q ficar na disciplina na repartição...rs

    obs: Maldade essa questão...principalmente quem mora no RJ.....um calorrrrrrrrrr gigantesco....rs

  • XV - E vedado ao servidor público;

    (...)

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;


    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • "Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele eventualmente."

    Quer dizer que eventualmente pode-se apresentar embriagado NO SERVIÇO???

    Nem respondi a questão, pois pra mim não há nenhuma alternativa correta

  • É habitualmente e não eventualmente

  • A CESPE está trocando Habitualmente por Eventualmente

  • eventualmente pode aparecer bêbado viu
  • Examinador foi só na maldade nessa questão!


ID
2125183
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, não constitui dever do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A 
     

    Seção II
     

    Dos Principais Deveres do Servidor Público
     

    OBS: não é ROL TAXATIVO
     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

     

  • A pegadinha da questão está no "deixar de comunicar", pois é sim dever do servidor "comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis". Além disso, no finalzinho da questão a informação "a fim de não gerar possíveis desentendimentos na repartição" não consta no decreto 1.171. 

  • Deixar de comunicar..... nem precisa ler o resto: https://livroemcena.files.wordpress.com/2015/12/nemly.jpg

  • LETRA A.

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    Deixar de comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis, a fim de não gerar possíveis desentendimentos na repartição.  (ERRADA).

  • banca maliciosa apenas uma palavra torna a questão errada.


ID
2125186
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992), é incorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.429

    Letra A (certo) 

      Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

     

    Letra B (certo)

    O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança. 

     

    Letra C (certo)

     Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

     

    Letra D (certo)

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

     

    Letra E (errado)

      Art. 13.  § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

     

     

  • GABARITO: E 

    Naturalmente, trocou-se o prazo de um ano para o prazo de seis meses, logo, essa é a alternativa errada! Veja : 
     

    CAPÍTULO IV
    Da Declaração de Bens


    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. 

            § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

  • LEI Nº 8.429/1992.

    A) CERTO: Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    B) CERTO:  Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    C) CERTO:Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    D) CERTO: Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    E) ERRADO: Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. § 2º A declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    .

     

  • A declaração dos bens será atualizada anualmente e não em 6 meses.
  • A) Art. 6° NO CASO DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, PERDERÁ o agente público ou terceiro beneficiário OS BENS OU VALORES ACRESCIDOS AO SEU PATRIMÔNIO.

     

    B) Art. 8° O SUCESSOR daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente ESTÁ SUJEITO ÀS COMINAÇÕES DESTA LEI ATÉ O LIMITE DO VALOR DA HERANÇA.

     

    C) Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

     

    D) Art. 7° Quando o ato de improbidade causar LESÃO ao patrimônio público ou ENSEJAR ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao MINISTÉRIO PÚBLICO, PARA A INDISPONIBILIDADE DOS BENS DO INDICIADO

     

    E) Art. 13. § 2º A declaração de bens será ANUALMENTE atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função. [gabarito]

  • Gab E

    - Anualmente Atualizada

    - A posse e o exercício fica condicionada à apresentação de declaração de bens que compõe seu patrimnônio privado

    -Declaração - Imóveis/ Móveis/ Semoventes/ Dinheiro/ Títulos/ Ações  e qualque espécie, excluindo objetos e utensílios domésticos

    - Prestar declaração falsa ou não prestar no prazo determinado- Demissão a bem do serviço Público

  • GABARITO E

    De acordo com o Art 13 é anualmente atualizada.

  • A declaração de bens será atualizada a cada seis meses e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    A declaração de bens será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.(correto)


ID
2125189
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos princípios orientadores das licitações públicas, marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETO - O princípio da isonomia tem como objetivo vedar as discriminações injustificadas entre os concorrentes.

     

     b) ERRADO - É vedado o sigilo na apresentação das propostas, em qualquer tempo, atendendo-se ao princípio da publicidade das licitações.

     

    Art.3º § 3º A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

     

    Obs. Constitui crime violar o sigilo das propostas, Art. 94. Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório,
    ou proporcionar a terceiro o ensejo de devassá-lo:


    Pena - detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa.

     

     c) CORRETO - Fere o princípio da competitividade a realização de licitação com indicações de marcas e especificações exclusivas do objeto, exceto nos casos em que for tecnicamente justificável.

     

     d) CORRETO - O edital é a lei interna da licitação, devendo a administração que o expediu, bem como os licitantes vincularem-se aos seus termos. 

     

     e) CORRETO - Enquanto válida a adjudicação anterior, não é permitida a abertura de nova licitação para o mesmo objeto.

     

  • GAB: B

     

    Não é vedado o sigilo em qualquer tempo.

  • Adjudicação é o ato pelo qual a Administração atribuiu ao licitante vencedor o objeto da licitação. Também pode ser usado para descrever a última fase do processo de licitação que nada mais é do que o ato que dá a expectativa de direito ao vencedor da licitação, ficando a Administração obrigada a contratar exclusivamente com aquele adjudicado. Entretanto, mesmo a empresa sendo adjudicada vencedora, não existe obrigatoriedade de contratação ou compra por parte da administração, podendo haver a revogação motivada ou anulação em decorrência de ilegalidades.

  • Em todas as seis etapas da licitação serão públicas ( Princípio da publicidade ), todavia na segunda fase na qual consubstancia o recebimento dos envelopes referentes aos documentos e as propostas, haverá exceção quanto a publicidade em relação as propostas visto seu caráter sigiloso. Há de ressaltar caso a publicidade seja ofendida acarretará a nulidade ou tornará sem efeito o processo licitatório. 

     

  • Se o artigo 3 diz que Não será sigilosa a licitação, então a resposta não pode ser a b), porque ela diz que é vedado o sigilo, ou seja, proibido. Tem algo de errado aí. 

  • José M,

    O erro está "em qualquer tempo".

    Pois antes da apresentação, as propostas devem ser sigilosas. Depois, não faz sentido sê-las.

  • Em regra, deverá ser pública. O sigilo é vedado, mas não em qualquer tempo. Há algumas exceções em que possa obter o sigilo.

  • Só um adendo: Edital não é lei, cuidado!

     

    Porém, no contexto da questão está perfeito.

     

    Gab: (B)

     

    Veni Vidi Vici

  • O edital é considerado a Lei interna, tudo o que tem nele deve ser obedecido salvo as disposições contrárias

  • errado

     

    REGRA GERAL:

    A licitação NÃO será sigilosa

     

    EXCEÇÃO:

    Conteúdos das propostas até a sua abertura

  •  b) É vedado o sigilo na apresentação das propostas, em qualquer tempo, atendendo-se ao princípio da publicidade das licitações.

    § 3o  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  •  b) ERRADO - É vedado o sigilo na apresentação das propostas, em qualquer tempo, atendendo-se ao princípio da publicidade das licitações.

     Tá errado quando a questão diz "EM QUAQUER TEMPO "

    POIS SABEMOS, QUE ESSE SIGILO , SO É ATÉ A RESPECTIVA ABERTURA DO CONTEÚDO DAS PROPOSTAS


ID
2125192
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Constituem penalidades aplicáveis ao servidor público, previstas na Lei nº 8.112/90, exceto.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

     

    Lei 8.112/90 - Art. 127. São penalidades disciplinares:


    I - advertência;


    II - suspensão;

     

    III - demissão;


    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;


    V - destituição de cargo em comissão;


    VI - destituição de função comissionada.

  • Lei 8.112/90

    Art. 127.  São penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade; (Cassação e não destituição de aposentadoria ou disponibilidade)

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

  • Existem três tipos de penalidades graves: 

    1 - Demissão: é aplicada aos servidores efetivos ativos; 

    2 - Cassação: é aplicada aos servidores inativos; 

    3 - Destituiçao: é aplicada às pessoas que exercem função de confiança - servidor comissionado; 

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=Au5c-udsu4w

  • Letra E) errada. 

     

    O correto é cassação de aposentadoria.

  • Gabarito: E
     

     

     

     

    Comentários:

     

     

    Em suma, pode-se perceber que no art. 127, inciso IV da Lei 8.112/90, está escrito CASSAÇÃO e não destituição de aposentadoria.

     

    De acordo com tal artigo, são penalidades disciplinares:
     
     

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada.


     

    Por fim, para agregar conhecimento ligado ao tema, vale saber que na aplicação das penas serão considerados:
     
     A natureza e a gravidade da infração cometida;
     Os danos que dela provierem para o serviço público;
     As circunstâncias agravantes ou atenuantes; e
     Os antecedentes funcionais - art. 128.

     

     

  • Penalidades - 8.112/90

     

    - advertência

    - suspensão

    - demissão

     

    - destituição

            - cargo em comissão

            - função comissionada

     

    - cassação ou disponibilidade

            - aposentadoria

     

     

    Fonte: Art 127 - 8.112/90

     

  • Lei 8.112/90

     

    Art. 127 -  São penalidades disciplinares:

     

            I - advertência

     

            II - suspensão

     

            III - demissão

     

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade

     

            V - destituição de cargo em comissão

     

            VI - destituição de função comissionada

     

     

    #valeapena

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 127.  São penalidades disciplinares:

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

  • Peguei esse macete, em uma outra questão do QC !!

     

    Repassando a dica SAC 3D:

    SAC

    Suspensão

    Advertência

    Cassação de aposentadoria e disponibilidade

    3 D 

    Demissão

    Destituição de cargo em comissão

    Destituição de função comissionada

     

    Tudo posso naquele que me fortalece :)

  • LETRA E!

     

    LEI 8.112 - ARTIGO 127 - São penalidades disciplinares:

     

    - ADVERTÊNCIA

    - SUSPENSÃO

    - DEMISSÃO

    - CASSÇÃO DE APOSENTADORIA

    - CASSAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

    - DESTITUIÇÃO DO CARGO EM COMISSÃO

    - DESTITUIÇÃO DE FUNÇÃO COMISSIONADA

     

     

     

                                         "Continue no seu objetivo, continue direcionado, continue com fome!" 

         

          

        

          

  • SAC 3D (boa dica, Fabiane)

    Suspensão

    Advertência

    Cassação de aposentadoria e disponibilidade

    Demissão

    Destituição de cargo em comissão

    Destituição de função comissionada

  • Aposentadoria e disponibilidade são CASSADAS.

  • A aposentadoria ou disponibilidade são CASSADAS.


ID
2125195
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito das modalidades de licitação, julgue os itens abaixo.
I. É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas.
II. Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.
III. As obras, serviços e compras efetuados pela Administração serão divididos em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.
IV. O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de cinco dias corridos para o convite.
V. Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.
Marque a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Alternativa -  D

    Art. 21 - IV.  cinco dias úteis para convite.  (Não corridos)

  • Ah, fala sério! que questão mal formulada. Utéis/Corridos??? Bláh!

  • I- ART. 23, § 8o  É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

    II- ART. 23, § 4o  Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

    III- ART. 23, § 1o As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

    IV- ART. 21, §2º,b,IV:cinco dias úteis para convite.

    V-ART. 22, § 7o  Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

  • ATENÇÃO

    art 23 § 8o É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das
    referidas neste artigo.

    Na verdade, a Lei 8.666/1993 veda que leis estritamente locais criem novas modalidades de licitação.

    Outras leis nacionais podem cria-las, como é o caso da Lei 10.520/2002, que instituiu o pregão.

  • o art é o 22 da alternativa I

    gab. D

  • Fala sério...um candidato que decora que são dias Úteis é mais alto a exercer certo cargo público???????

  • todos os prazos desta lei são em dias úteis?

  • IV - cinco dias úteis para convite

  • Se é possível a criação de outras modalidades de licitação, a sentença I está errada, não é?

  • A respeito das modalidades de licitação, julgue os itens abaixo.

     

    I. É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas. 

    CORRETO

     

    II. Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

    CORRETO

     

    III. As obras, serviços e compras efetuados pela Administração serão divididos em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

    CORRETO

     

    IV. O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de cinco dias corridos (úteis) para o convite.

    ERRADO

     

    V. Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

    CORRETO

     

    Gabarito letra ( D )

  • I. É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas.

    Em minha opinião está incorreto, pode ser criada uma nova modalidade por lei, como no caso do pregão. 

    Questão mal formulada.

  • Art.22. § 8º  - É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

    Art.23. § 4º  - Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

    Art.23. § 1º  As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.
     

    Art. 21. § 2º IV - cinco dias úteis para convite.
     

    Art. 22. § 7º  Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

     

  • CONVITE 5 DIAS ÚTEIS.

  • Divulgação das propostas

    Convite:  5 dias ÚTEIS

  • Art. 21. Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez
    § 2o O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:
    IV - cinco dias úteis para convite.

  • Úteis e não Corridos como afirma o comando da alternativa IV.....Casca de banana. Cuidado!!!

  • Chegar na III e deduzir que se até alí estão certas, todas estarão sem nem se dar ao trabalho de ler todas as alternativas. É perder uma questão por pressa. Eu.

  • Me apaguei à quantidade de dias do convite e esqueci de verificar se eram úteis ou corridos. Apressada come mosca da banca. :X

  • acertei errando. achei que era 24 hr para o convite. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Art.22. § 8º - É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

    Art.23. § 4º - Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

    Art.23. § 1º As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

     Art. 21. § 2º IV - cinco dias úteis para convite.

     Art. 22. § 7º Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

  • GABARITO: D

    I - CERTO: Art.22. § 8º - É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

    II - CERTO: Art.23. § 4º - Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

    III - CERTO: Art.23. § 1º As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

    IV - ERRADO: Art. 21. § 2º IV - cinco dias úteis para convite.

    V - CERTO: Art. 22. § 7º Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

  • GABARITO LETRA D. convite é dia útil
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 22, § 8º, Lei 8.666/93. É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.”

    II. CERTO.

    “Art. 23, §4º, Lei 8.666/93. Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.”

    III. CERTO.

    “Art. 23, §1º, Lei 8.666/93. As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.”

    IV. ERRADO.

    “Art. 21, §2º, Lei 8.666/93. O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    IV - cinco dias úteis para convite.”

    V. CERTO.

    “Art. 22, §7º, Lei 8.666/93. Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite”.

    Assim:

    D. CERTO. Somente o item IV é falso.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2125198
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil reza que a Administração Pública direta e indireta - de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios - obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, dentre outros. Marque a alternativa incorreta, tendo em vista o disposto na Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa  - C

    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

  • LETRA C

     

    CF/88:

     

     a) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    CERTA. Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

     

     b) É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    CERTA. Art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

     

     c) A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 da Constituição Federal somente poderão ser fixados ou alterados por Portaria Ministerial.

    ERRADO. Art. 37, X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices; 

     

     d) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público

    CERTA. Art. 37, IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público

     

     e) A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei 

    CERTA. Art. 37, XVIII - a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

  • Alteração de remuneração que não venha de LEI = Questão do concurso pode ser cilada.

    Alterar salário de funcionário público por portaria ministerial, imagina o oba-oba que seria.

  • Esta eu acertei por eliminação mesmo. Agradeço aos colegas o fundamento da alternativa "c".

  • C - Lei Específica

  • LETRA C INCORRETA 

    CF/88

    ART. 37 X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices; 

  • Carlos, acredito que a ideia seja auxiliar aos que atingiram o limite diário de questões!

  • A Constituição da República Federativa do Brasil reza que a Administração Pública direta e indireta - de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios - obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, dentre outros. Marque a alternativa incorreta, tendo em vista o disposto na Constituição Federal. 

     

    a) - Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei 

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 37, I, da CF: "I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei".

     

    b) - É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 37, VI, da CF: "VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical".

     

    c) - A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 da Constituição Federal somente poderão ser fixados ou alterados por Portaria Ministerial.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 37, X, da CF: "X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o §4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".

     

    d) - A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 37, IX, da CF: "IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público".

     

    e) - A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei 

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 37, XVIII, da CF: "XVIII - a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei".

     

  • CARLOS SANTOS

     

    É SÓ PENSAR UM POUCO ANTES DE SAIR CRITICANDO E DEBOCHANDO DOS COLEGAS DO QC

    EU COMENTO E AINDA COLOCO O GABARITO DA QUESTÃO,ISTO AJUDA QUEM NÃO ASSINA...

    GABA LETRA C

  • c) - A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 da Constituição Federal somente poderão ser fixados ou alterados por Portaria Ministerial.

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 37, X, da CF: "X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o §4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".

  • CARLOS SANTOS A LETRA É????

    C

    Lembrado que será por lei específica 

    Para quem teve dúvidas na letra E-

    Art. 37,XVIII- a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

  • Boa 06!!

  • Carlos Santos. Tu comentou a questão? Colocou o gabarito? Num fez nada então. Se toca e vai atrás de estudar no lugar de tá criticando. 

  • Portaria ministerial NÃO !

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 37, I, CF. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.           

    B. CERTO.

    Art. 37, VI, CF. É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. Portanto, o servidor público tem o poder e a liberdade de se associar a um sindicato, não sendo, no entanto, a isso obrigado.

    Além disso, a fim de complementação e aprofundamento do tema, importante lembrar que aos militares são vedadas a sindicalização e a greve, conforme art. 142, IV, da Constituição Federal.

    C. ERRADO.

    Art. 37, X, CF. A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

    D. CERTO.

    Art. 37, IX, CF. A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

    E. CERTO.

    Art. 37, XVIII, CF. A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
2125201
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos princípios da Administração Pública, marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O núcleo do princípio é a procura de produtividade e economicidade e, o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional. Há vários aspectos a serem considerados dentro do princípio, como a produtividade e economicidade, qualidade, celeridade e presteza e desburocratização e flexibilização, como acentua estudioso sobre o assunto. (Carvalho Filho, 2015)

     

     

  • Conforme bem resume Ricardo Alexandre:

     

    Princípio da Eficiência

    Exige:

    - atividade administrativa exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional;

    - resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros;

    - produtividade elevada, economicidade, qualidade e celeridade dos serviços prestados, redução dos desperdícios e desburocratização.

     

    Fonte: Direito Administrativo Esquematizado (2016), pág. 175.

  • Questão sem grandes complicações! xD

  • GABARITO LETRA  A

  • GABARITO letra A.

    Pra quem tem dificultades de memorizar o princípio da eficiência:

    EFICIÊNCIA = QUALIDADE DOS SERVIÇOS + RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS  

  • O princípio da eficiência consiste na coexistência da prestação do serviço público de qualidade, no menor tempo e com o menor custo.

     

  • Sério José  Silva ? Kkkkkk

  • incorreta

    a) Não fere o princípio da eficiência a utilização irracional dos meios e recursos humanos para a prestação dos serviços públicos.

  • As questões deveriam avaliar a capacidade cognitiva do candidato e não serem feitas para qualquer aventureiro responder. Uma banca igual a esta deveria ser expulsa do Brasil, tamanho desrespeito com o concurseiro que paga a inscrição para ser aprovado num concurso respeitado. Meus pêsames.

  • Não é eficiente ser irracional, por óbvio.

  • GABARITO A

     

     

    EFICIÊNCIA 

     

     Economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficiência. "

     

     

    Bons estudos


ID
2125204
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Artigo 11 da Lei nº 8.429/92 diz que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, exceto.

Alternativas
Comentários
  • Art.11 da  Lei nº 8.429/92 

     

    Letra A (certo)

     V - frustrar a licitude de concurso público;

     

    Letra B (certo)

      VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

     

    Letra C (errado)

     IX -deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.   

     

    Letra D (certo)

      I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

     

    Letra E (certo)

    IV - negar publicidade aos atos oficiais;

     

     

  • Complementando:

     

    É #... 

    Frustrar licitude de procedimento lícitatorio ou dispensa -  la = ato que causa lesão ao erário ;                                                                               Frustrar licitude de concurso público  = ato que atenta contra os princípios da Administração Pública. 

  • Lei 8.429/92

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

            Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

            I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

            II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

            III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

            IV - negar publicidade aos atos oficiais;

            V - frustrar a licitude de concurso público;

            VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

            VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

            VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.           (Redação dada pela Lei nº 13.019, de 2014)      (Vigência)

    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.         (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)       (Vigência)

  • Gabarito: C

     

    Lei 8.429/92

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

            Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

            I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

            II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

            III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

            IV - negar publicidade aos atos oficiais;

            V - frustrar a licitude de concurso público;

            VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

            VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

            VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.(Redação dada pela Lei nº 13.019, de 2014)  (Vigência)

            IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.(Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)(Vigência)

  • so uma dica:

    -FRUSTAR LICITUDE DE CONCURSO PUBLICO: atos que atentem contra os principios da adm. publica.

    -FRUSTAR LICITUDE DE PROCESSO LICITATORIO: prejuizo ai erario.

     

     

    GABARITO ''C''

  • Demorei muito tempo para diferenciar quando se trata de prejuízo ao erário ou que atenta contra os princípios da adm. pública nos casos de frustar a licitude de concurso público ou de procedimento licitatório.
    Por fim, me dei conta que um procedimento licitatório demanda muito dinheiro, seja para urbanizar uma praça de um município, seja para comprar toners, assim, frustá-lo acarretará mais prejuízo à coletividade em si do que frustar a licitude de um concurso, já que neste caso o direito ameaçado seria de apenas 1 pessoa ou de algumas (enquanto que a licitude de um procedimento licitatório o direito ameaçado é de toda coletividade, já que o dinheiro é público), além de que muitas vezes com os valores das inscrições o concurso se paga por si. Então, por ser "mais grave" atentar contra a licitude de procedimento licitatório, ele causa prejuízo ao erário; frustar a licitude de concurso público, portanto, atenta contra os princípios.

  • Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

            Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

            I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

            II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

            III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

            IV - negar publicidade aos atos oficiais;

            V - frustrar a licitude de concurso público;

            VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

            VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

            VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.           (Redação dada pela Lei nº 13.019, de 2014)       (Vigência)

    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.         (Incluído pela Lei nº 13.146, de

    2015)       (Vigência)

    GABA C

  • PARABÉNS AO QC PELA COLOCAÇÃO DE  CORES DO TEXTO,POIS AJUDAM MUITO NA FIXAÇÃO DO APRENDIZADO.SHOW...

  • Frustrar licitude de CONCURSO PÚBLICO - Atentar contra os princípios da ADM Pública.

    Frustrar LICITAÇÃO - Improbidade de Prejuízo ao Erário.

  • Letra C 

    Avante !!!

  • Essa questão dava para responder pela lógica

  • Não vi o EXCETO

  • Atenta contra os princípios da adm: VIII - DESCUMPRIR as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.

    GABARITO -> [C]

  • Caramba, essa parecia jogo dos 7 erros, seloko.

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

     

            I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

            II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

            III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

            IV - negar publicidade aos atos oficiais;

            V - frustrar a licitude de concurso público;

            VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

            VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

            VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.   

  • PRINCIPIOS

     

    - concurso

    - deixar de prestar contas

    - acessibilidade

    - fim proibido em lei

    - publicidade

  • "IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)"

    Mas a letra C encontra-se no artigo 11

  • DEIXARRRRRRRRRRR de cumprir

    Fiquei igual tonto lendo as alternativas por meia hora e mesmo assim errei -.-

  • GABARITO: C

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.


ID
2125207
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • KKKKK creio que tem algo errado acontecendo !!

    Art. 8  São formas de provimento de cargo público:

            I - nomeação;

            II - promoção;       

            V - readaptação;

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução.

  • Essa resposta está de acordo com o gabarito preliminar. Quando sair o definitivo, creio que será alterada para "C" ou anulada.

  • Não existe alternativa errada nessa questão, a letra C, está correta porque originariamente a CF previa um aprazo de 2 anos de efetivo exercicio para aquisição da estabilidade, Todavia a EC 19/1998 alterou o o prazo para 36 meses, ou seja 3 anos.

  • Acho que a letra "C" é a alternativa correta para a questão, pois o enunciado pede a incorreta de acordo com a 8.112/90 e não de acordo com a CF/88. 

  • Quando vi que todas as alternativas estavam corretas, parti para o mesmo raciocínio da Mariana D.

  • Errei! marquei a alternativa "C". Mesmo assim continuo com a opção, realmente o servidor adquiri estabilidade ao completar 3 anos, porém a redação confunde bastante, ao lermos o artigo ele diz que a estabilidade depende além dos 3 anos de estágio probatório ainda o servidor deverá passar pela avaliação especial.

  • banquinha é foda concurseiro ;) Por isso escolha fazer concursos com bancas mais renomadas  cespe, fcc,  fgv...ATÉ mesmo essas erram, porém são concursos mais visados pelo ministério público.

    De acordo com a literalidade da 8112 a "C" está errada.

     

    #CESPEparaAFT

  • A banca deveria ter especificado pois readaptação é uma forma de provimento derivado, é a segunda relação do servidor.

  • Pessoal que errou essa questão: RELAXE! 

     

    Se você estudou e sabe que existem dois prazos para estabilidade, um na CF (três anos) e outro na 8.112/90 (2 anos), saiba que você está no caminho certo. A banca deverá anular a questão pelo fato do art. 21 estar assim escrito no site do Planalto: 

     

            Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

     

    Caso a banca não anule e mude o gabarito para a letra C, estará beneficiando o bom candidato que sabe dessa diferença entre a CF e a Lei 8.112/90, embora não concorde com essa forma de cobrança.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Atualização em 31/10/2016: questão anulada!

     

    QUESTÃO Nº 35
    RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada
    JUSTIFICATIVA: Em resposta aos recursos interpostos contra esta questão, esclarecemos que
    ela será anulada por não apresentar alternativa correta, em virtude de equívoco técnico na
    elaboração da questão. Portanto, recurso deferido, questão anulada.

  • ?????????????????

  • Questão passível de anulação!

    Eu acertei, mas não concordo com a questão. Me parece estarem todas corretas!!! 

    Segui o raciocínio que readaptação, segundo a lei 8112/90, é provimento ( art 8) e vacância ( art 33) ao mesmo tempo, por isso estaria errado a alternativa A.

  • rsrs, questão maldosa para beneficiar certos candidatos 

    Está questão com toda certeza é para ser anulada, o Item A não está restringindo somente a forma de provimento deixando assim, outras possibilidades em aberto, como forma de vacância. 
    Sabemos que Readaptação tanto pode ser forma de provimento como de vacância.

    A não ser que a banca tenha o entendimento que Readaptação é as duas formas ao mesmo tempo.
    Ex, Deixar um cargo vago em virtude de uma incapacidade física, e passar ocupar outro cargo respeitando a habilitação exigida.  
    Ao mesmo tempo ele deixará um cargo vago e ocupará outro, sendo assim, foi forma de vacância e provimento,
    ou seja  de forma simultâneo.

     

  • WTF??!!

  • Que m*rda de questão é essa? A banca quer mudar a lei?

    Poupe-me, IFTO.

  • Tem alguma coisa errada que nao tá certa ai.rsrssrs

     

  • Estou até agora sem entender nada???

  • Essa questão só acertou quem não estuda! haha

  • Perdi uns 10 minutos tentando achar o erro.    ¬¬

  • marquei C pois conforme a lei-8.112 art 21.O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício e Não 3 ANOS CONFORME DITO NO ITEM. :(

  • Essa questão é passível de anulação "facim, facim". Todas as alternativas estão corretas. Para a letra A estar incorreta (que foi o que essa banca considerou) deveria ter uma dessas palavras q nós, os concurseiros, já ficamos bem atentos quando a vemos. Ex: A readaptação é APENAS forma de provimento. A readaptação é SOMENTE forma de provimento. A readaptação é EXCLUSIVAMENTE forma de provimento. Enfim, bons estudos irmãos concurseiros.

  • essa questão ja foi anulada! o gabarito oficial ja esta disponivel

  • A questão foi anulada de acordo com o gabarito definitivo da banca examinadora. 

  • Notifiquem erro, galera!!!

  • E tem outro detalhe...

    A 8112/90 dia que a estabilidade se adquirirá ao completar 2 anos, a CF diz que a estabilidade será após 3 anos de efetivo exrcicio. 

    Acredito que "ao completar 3 anos" não é a mesma coisa que "após 3 anos de efetivo exercicío"

    Não achei nada sobre essa possível pegadinha.

  • Questão  d

  • não achei nenhum erro nas assertivas! 

     

  • Foi anulada, pois, todas estão corretas.

  • A alternativa C está incorreta, pois não basta ter 3 anos de efetivo exercicio para se adquirir estabilidade, é necessário passar por Avaliação especial de desempenho. Porém, como se refere à 8112, não consta tal informação na mesma, somente na CF Art,41, parágrafo 4o:

    164§ 4º Como condição para a aquisição da estabilidade,é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

  • Alana Meneses e tande 

    Teve uma Ec n° 19 /1998 onde faz alteração na lei  referindo ao prazo de 2 anos para adquirir a estabilidade ,passando para  3 anos 


ID
2125210
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das vantagens previstas na Lei nº 8.112/90, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ITEM A: ERRADO: Art. 55. NÃO será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.
    ITEM B: ERRADO:Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. (e não 10 dias)
    Macete que aprendi com os colegas do QC= DIARIA5 : 5 DIAS
    ITEM C: CORRETO
    ITEM D: ERRADO:
    HÁ PREVISÃO art 60 fala sobre auxilio moradia do servidor publico
     

  • LETRA C

     

    Lei 8.112/90

     

     a) Será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

    ERRADO. Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

     

     b) O servidor que receber diárias e não se afasta da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las, integralmente, no prazo de dez dias. 

    ERRADO. Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

     c) À família do servidor que falecer na nova sede, são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do óbito.

    CERTO. Art. 53, § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

     

     d) Não há previsão legal para pagamento de auxílio-moradia a servidor público.

    ERRADO. Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor. (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

     

     e) Ao servidor público, será assegurado o pagamento de adicional por tempo de serviço. 

    ERRADO

    Do Adicional por Tempo de Serviço

            Art. 67. (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 2001, respeitadas as situações constituídas até 8.3.1999)

  • a) Art. 55.  Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

    b) Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

    c) correto. Art. 53, § 2º

     

    d) Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.

    e) O artigo que previa o adicional por tempo de serviço foi revogado. 

     

    robertoborba.blogspot.com.br

  • LETRA C!

     

    LEI 8112

     

    Art. 53, § 2º -  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, DENTRO DO PRAZO DE 1 ANO, contado do óbito.

     

     

    #valeapena

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 53   § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

  • preciso estudar mais e prestar atenção .. Resposta correta letra C 

  • LEI 8112

     

    ART. 53.

    § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

  • Gabarito C

    A)Ajuda de custo será concedida para ressarcimento do servidor que foi removido de ofício.

    B)prazo de 5 dias

    C) Correta

    D)há previsão e varias condições rs

     

  • GABARITO: LETRA C

    Da Ajuda de Custo

    Art. 53.  § 2   À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Incorreta. Art. 55 da Lei 8.112/90: “Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

    B- Incorreta. Art. 59 da Lei 8.112/90: “O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    C- Correta. Art. 53, § 2 da Lei 8.112/90: “À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.”

    D- Incorreta. Art. 60-A da Lei 8.112/90: “O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.”      

    E- Incorreta. O adicional por tempo de serviço, antes previsto no art. 61, III da Lei 8.112/90, foi revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001.

    GABARITO DA MONITORA: “C”

  • Revogações que as bancas ainda combram como "pegadinha".

    Transferência

    Adicional por tempo de serviço

    Lembre-se, não existem mais!


ID
2125213
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens abaixo, tendo em vista o disposto na Lei nº 8.112/90.
I. A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.
II. A ação disciplinar prescreverá em dois anos, quanto à suspensão.
III. Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.
IV. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.
V. A demissão será aplicada, dentre outros casos, na insubordinação grave em serviço.
Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO -   Art. 183.  A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.

     

    II - CORRETO -  Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:  II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

     

    III - CORRETO -    Art. 138.  Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.

     

    IV - CORRETO -     Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

    V - CORRETO -    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos: VI - insubordinação grave em serviço;

  • nao basta estudar tem que saber resolver questao a III e certeza que ta certa e nao tem uma alterntiva so com ela entao so podia ser e eu nem li as outras (IV e V)

  • Prescrição das penalidades:

     

    Demissaõ,cassação de aposentadoria e disponibilidade e destituição de cargo em comissão -------5 anos

     

    Suspensão -------2 anos

     

    Advertência --------180 dias

     

     

     

    Cancelamento do registro das penalidades:

     

    Suspensão ------- 5 anos

     

    Advertência ------ 3 anos

     

     

     

     

    Foco e fé!!!

     

     

     

  •  8112/90  Art. 183.  A União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família.

  •         Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

            I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

            II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

            III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

  • Pra quem confundiu como eu confundi... Só uma informação pra acrescentar!

    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • FIQUEI NA DÚVIDA SÓ NA PRIMEIRA

    MAS SABENDO DAS DEMAIS DÁ PRA RESOLVER 

    ABRAÇOS 

    FIQUEM COM DEUS

  • PENALIDADES:

    CANCELAMENTO DO REGISTRO DA PENALIDADE: ADVERTÊNCIA: 3 ANOS; SUSPENSÃO: 5 ANOS

    PRESCRIÇÃO DAS PENALIDADES:

    1-ADVERTÊNCIA: 180 DIAS;

    2- SUSPENSÃO: 2 ANOS;

    3- DEMISSÃO : 5 ANOS.

    .

  • SUSPENCINCO

    ADVERTRÊS

  • Complementando sobre a demissão:

    Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo;

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa;

    - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    XI - corrupção;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

  • O  iten II fala do tempo PRESCRICIONAL que a administração tem pra punir o servidor, que é de:

    180 dias - ADVERTÊNCIA

    2 anos - SUSPENSÃO

    5 anos - DEMISSÃO

  • Lembrando que a Seguridade Social engloba: Saúde, Previdência Social e Assistência Social. Ou seja, a família do servidor (alguns familiares) está contida no seu plano de saúde.  

  • TODAS ESTÃO CORRETAS

    ALTERNATIVA E

  • Gabarito: E.

    Só lembrando:

    Prescrição ( tempo que a AP tem para aplicar penalidade, e começa a contar a partir da ciência dela)

    Advertência

    180 dias

    Suspensão

    2 anos

    Demissão

    5 anos

    Anotação ( cancelamento do registro da penalidade no assentamento funcional)

    Advertência

    3 anos

    Suspensão

    5 anos

    Demissão

    Nunca

    Bons estudos!


ID
2125216
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal menciona que, ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, serão aplicadas as seguintes disposições, exceto.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    CF, Art. 28, II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

  • LETRA B 

     

    Basicamente a Questão tentou misturar prefeito com vereador.

     

     a) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função

    CERTO. CF, Art. 38, I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

     

    b)  Investido no mandato de Prefeito, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    ERRADO. CF, Art. 38, II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     

     c) Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

    CERTO. CF, Art. 38, V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

     

    d) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, o tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

    CERTO. CF, Art. 38, IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

     

    e) Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    CERTO. CF, Art. 38, III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

     

     

  • CF. Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:    

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • Prefeito pode optar pela remuneração. Já o vereador pode acumular remuneração, DESDE QUE HAJA COMPATIBILIDADE DE HORÁRIO.

  • PrefeitO - Opta  (não acumula)

  •  a) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função

    CORRETO. ​Art. 38, I. (in verbis)


     b)  Investido no mandato de Prefeito, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    ERRADO. Não há que se falar em compatibilidade, tal como ocorre com o cargo de vereador. Em qualquer caso, o Prefeito deverá ser afastado de seu cargo, emprego ou função, podendo optar pela remuneração de prefeito ou do cargo que antes ocupava.

    Art. 38, II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;



     c) Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

    CORRETO. Art. 38, V. (in verbis)


     d) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, o tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

    CORRETO. Art. 38, IV. (in verbis)


     e) Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    CORRETO. Art. 38, III. (in verbis)




    Com Fé, Foco e Determinação o sucesso estará garantido.
    Bons estudos.

  • Falou em compatibilidade de horários? Elimine de cara mandato eletivo federal, estadual e municipal e prefeito. Sobra apenas o de vereador.


ID
2125219
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre a classificação das receitas públicas, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta.
I. As despesas correntes e despesas de capital correspondem, respectivamente, no âmbito do setor governamental, às variáveis macroeconômicas, consumo e investimento.
II. Em determinado demonstrativo da receita e da despesa da União, o item Amortização de Empréstimos faz parte da categoria econômica Receitas Correntes.
III. As fontes de Receita de Contribuições englobam contribuições sociais (previdenciárias, salário-educação, etc.) e econômicas (impostos, taxas e contribuição de melhoria).
IV. Referente à classificação institucional da receita, a terceira e última delas diz respeito às receitas das entidades da administração indireta. Autarquias, empresas, fundações públicas e os fundos que integram o orçamento, mesmo dependentes de transferências de recursos do Tesouro, possuem receitas próprias, as quais devem aparecer identificadas na lei orçamentária.
Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I. As despesas correntes e despesas de capital correspondem, respectivamente, no âmbito do setor governamental, às variáveis macroeconômicas, consumo e investimento.

    Verdadeira. Basta pensarmos no seguinte; as despesas correntes são aquelas que não há aumento no patrimônio do ente, já as despesas de capital são aquelas que aumentam o patrimônio.

    II. Em determinado demonstrativo da receita e da despesa da União, o item Amortização de Empréstimos faz parte da categoria econômica Receitas Correntes.

    Falsa. A Amortização de empréstimos faz parte da categoria de receitas de capital. Grave; A amortização é receita de capital e o juros é receita corrente.

     

    III. As fontes de Receita de Contribuições englobam contribuições sociais (previdenciárias, salário-educação, etc.) e econômicas (impostos, taxas e contribuição de melhoria).

    Falsa. Éverdade que o a receita de contribuições englobam as contribuições previdenciárias... mas o erro está em dizer que englobam impostos, taxas e contribuição de melhoria, uma vez que estes são classificados como receitas tributárias.

     

    IV. Referente à classificação institucional da receita, a terceira e última delas diz respeito às receitas das entidades da administração indireta. Autarquias, empresas, fundações públicas e os fundos que integram o orçamento, mesmo dependentes de transferências de recursos do Tesouro, possuem receitas próprias, as quais devem aparecer identificadas na lei orçamentária.

    Verdadeira. Perfeita, sem comentários.

     

    Gabarito D.

  • Incoerente esta questão, o enunciado determina que a questão versa sobre a receita pública, daí o primeiro item versa sobre despesa, deveria ser mudado o enunciado para não ficar fora de sintonia.

  • Despesas corrente = corrente significa manutenção do Estado

    Despesas capital = capital são bens 

  • Eu queria saber onde está a fundamentação do ítem IV. Acho que não entendi a redação dele.... Que "terceira e última" é essa, gente?

  • Victoria MS, depois de muito procurar somente encontrei um material no Passei direto que aponta a classificação Institucional, diz o seguinte:

     

    RECEITA PÚBLICA 

    Subdivide-se em:

    - > Categoria Econômica - A finalidade é evidenciar os recursos que se destinam ao atendimento das Despesa Correntes e os que viabilizam a realização das Despesas  de Capital.

    - > Fontes;

    - > Classificação Institucional - Tem por finalidade demonstrar as entidades ou unidades orçamentárias que, respondendo pela arrecadação, são detentoras das receitas.

    1. Receitas do Tesouros;

    2. Receitas diretamente arrecadadas por órgãos, unidades e fundos da administração direta; e

    3. Receitas de entidade, unidades e fundos da administração indireta.

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2145606/classificao-orcamentaria

     


ID
2125222
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tendo em vista os estágios das despesas públicas, avalie as opções abaixo.
I. A programação de despesas públicas deverá ser estabelecida em cronograma de execução de desembolso, determinada pelo Poder Executivo em até noventa dias após a publicação da lei orçamentária.
II. O empenho é definido como o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
III. Dentre as modalidades de empenho, o empenho global diz respeito ao caso de despesas que, devidamente empenhadas, são pagas de forma parcelada.
IV. A liquidação consistirá na verificação do direito adquirido, verificando a origem e o objeto do que se deve pagar.
A quantidade de itens incorretos é igual a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Item I incorreto: A programação de despesas públicas deverá ser estabelecida em cronograma de execução de desembolso, determinada pelo Poder Executivo em até trinta dias após a publicação da lei orçamentária.

  • I. A programação de despesas públicas deverá ser estabelecida em cronograma de execução de desembolso, determinada pelo Poder Executivo em até noventa dias após a publicação da lei orçamentária.

    LC 101/200

    Art. 8o Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.   

    III. Dentre as modalidades de empenho, o empenho global diz respeito ao caso de despesas que, devidamente empenhadas, são pagas de forma parcelada.

    Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    § 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    § 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    § 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

    Os empenhos podem ser classificados em: 
    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

  • Não esquecer:

    Modalidades de empenho:

    Ordinário - Valor fixo e um único pagamento.

    Estimativo- Montante não se pode estimar.

    Global- Valor determinado, pago parcelado.

  • A IV está erradíssima!!!

    A liquidação tem por finalidade reconhecer ou apurar:
    - A origem e o objeto do que se deve pagar

    - A IMPORTANCIA EXATA A PAGAR

    - A QUEM SE DEVE PAGAR A IMPORTÂNCIA PARA EXTINGUIR A OBRIGAÇÃO
     

    Faltaram esses dois últimos!

  •  Lucas Meireles, essa banca assemelha-se a CESPE, como não restringiu, não está errada, se consta-se apenas um dos itens ainda sim estaria correta.

  • RESUMÃO DE ESTÁGIOS DA DESPESA:

    Fixação ou programação: Assegura que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas.

    Empenho: Cria a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

                     - Ordinário: Valor fixo e único pagamento

                     - Estimativa: Montante não determinado.

                     - Global: Valor determinado e pagamento parcelado

    Liquidação: Verificação do direito adquirido

    Pagamento: Efetivação do pagamento.

     

     

    Fonte: Minhas anotações das aulas do professor Sérgio Mendes - Estratégia Concursos.

  • I. A programação de despesas públicas deverá ser estabelecida em cronograma de execução de desembolso, determinada pelo Poder Executivo em até noventa dias após a publicação da lei orçamentária.

     

    O correto é trinta dias.

  • GABARITO: B

  • Fui me atentar agora que era os INCORRETOS :(


ID
2125225
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre os princípios orçamentários, julgue os itens a seguir.
I. O princípio da universalidade permite ao Legislativo conhecer o exato volume das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança dos tributos necessários para atendê-las.
II. Segundo o princípio da não afetação das receitas, a parcela comprometida para atender determinada despesa não poderá ser colocada à disposição para eventuais necessidades.
III. O princípio da exclusividade especifica que todos os itens, obrigatoriamente relativos à matéria financeira, sejam discriminados de forma pormenorizada para que seja possível compreender a origem e a aplicação dos recursos.
IV. O orçamento-programa é um moderno princípio orçamentário e dispõe sobre os meios necessários (pessoal, material, serviço) para consecução das metas.
Marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I. O princípio da universalidade permite ao Legislativo conhecer o exato volume das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança dos tributos necessários para atendê-las.

    UNIVERSALIDADE (Lei 4.320/64) - Por esse princípio o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos da administração direta e entidades da administração indireta.

     

    II. Segundo o princípio da não afetação das receitas, a parcela comprometida para atender determinada despesa não poderá ser colocada à disposição para eventuais necessidades. (Falsa)

    NÃO-VINCULAÇÃO DA RECEITA DE IMPOSTOS (ART. 48 da LC 101/00): vedação à vinculação de receitas de impostos a órgão, fundo ou despesa. Tem como intenção evitar que os recursos oriundos de impostos sejam “carimbados” quanto a sua destinação. EXCEÇÃO: FPM, FPE, FUNDEB, Saúde. (ART. 167, IV, da CF)

     

    III. O princípio da exclusividade especifica que todos os itens, obrigatoriamente relativos à matéria financeira, sejam discriminados de forma pormenorizada para que seja possível compreender a origem e a aplicação dos recursos.

    EXCLUSIVIDADE (CF/88 e Lei 4.320/64) - Consoante o princípio da exclusividade o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária e não cuidar de assuntos estranhos à previsão de receitas e à fixação de despesas (§ 8º do art. 165). EXCEÇÃO: autorização para abertura de créditos suplementares e para contratação de operações de crédito (§ 8º do art. 165 e art. 7º, incisos I e II, da Lei 4.320/1964).

     

    IV. O orçamento-programa é um moderno princípio orçamentário e dispõe sobre os meios necessários (pessoal, material, serviço) para consecução das metas.

     

    Características:
    - Integração planejamento-orçamento;
    - Quantificação de objetivos e fixação de metas;
    - Acmpanhamento físico-financeiro;
    - Avaliação de resultados;
    - Aplicação dos recursos com objetivos definidos;
     


ID
2125228
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo os trabalhos de Joan Woodward, uma organização deve ter a estrutura que melhor se adapte à/ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E ... mas também poderia ser A. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Joan_Woodward

  • Primeira vez que escuto falar nesse autor. 

  • Concordo que tb poderia ser a A.
  • Também Dimas Pereira.

  • Gabarito E

    A hipótese básica da teoria de Woodward é que as empresas que mais se aproximam da estrutura adequada para suas tecnologias, deveriam ser as de maior sucesso. O sucesso é função de uma adequada adaptação tecnologia-estrutura, que pode ser conscientemente planejada para se tornar produção de grande quantidade e em massa, o que pode ocorrer de modo espontâneo em muitos casos.

    Fonte: http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/213-joan-woodward

     

  • ai ai ai carrapato nao tem pai ...

  • Quem é "Joan Woodward"?

  • Gente do céu que provinha 

  • quem é esse tal de joão woodward Deus do Céu??

  • Galera, primeiramente associei a questão com um entendimento do Chiavenato: Uma organização é um agrupamento de pessoas que se estruturam e dividem as responsabilidades e utilizam da tecnologia para o alcance de um objetivo comum.

     

    A estrutura da organização está relacionada ao ambiente que ela se encontra e ao tipo de tecnologia utilizada. Mas sabemos que a tecnologia é de suma importância e ela que ditará a organização, alterando na sua estrutura e mantendo-a competitiva no mercado. Não adianta ter uma organização que se adapte ao ambiente sem saber utilizar seu principal aliado, que é a tecnologia. A tecnologia traz maior lucratividade e produtividade à empresa, influencia toda a organização empresarial.

     

    Encontrei a seguinte passagem na internet: "A hipótese básica da teoria de Woodward é que as empresas que mais se aproximam da estrutura adequada para suas tecnologias, deveriam ser as de maior sucesso. O sucesso é função de uma adequada adaptação tecnologia-estrutura, que pode ser conscientemente planejada para se tornar produção de grande quantidade e em massa, o que pode ocorrer de modo espontâneo em muitos casos".

     

  • Jamais ouvi falar desse autor!
  • FATORES QUE AFETAM O DESENHO ORGANIZACIONAL

     

    TECNOLOGIA

     

    As organizações utilizam alguma forma de tecnologia para executar suas operações e realizar suas tarefas. A tecnologia adotada poderá ser sofisticada (como utilização da moderna tecnologia da informação) ou poderá ser rudimentar (como a faxina e limpeza com vassoura e escovão). Contudo, algo é evidente: todas as organizações dependem de um tipo de tecnologia ou de uma matriz de diferentes tecnologias para poderem funcionar e alcançar seus objetivos.

    (...)

    Por volta de 1960, uma socióloga inglesa, Joan Woodward, conduziu uma pesquisa para conhecer os fatores de êxito dos negócios. Classificou as empresas em três grupos de tecnologia de produção: produção em massa ou mecanizada, em processo ou automatizada e produção unitária ou oficina.

    (...)

    Woodward descobriu que a adequada combinação de estrutura e tecnologia é o aspecto mais crítico para o sucesso organizacional. Segundo ela, parece haver um imperativo tecnológico: é a tecnologia que determina a estrutura e o comportamento organizacional. Apesar do exagero na afirmação, a estrutura organizacional é ótima quando permite a plena utilização da tecnologia empregada pela organização.

     

     

    (Adm. Geral e Pública - Chiavenato)

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • O professor Marcelo Camacho afirma:

    A Estrutura Organizacional é condicionada por quatro fatores: Humano, Ambiente Externo, Sistemas de Objetivos e Estratégias e Tecnologia.  Fator Ambiente Externo 
    Quando se considera este fator, deve-se analisar o processo de relacionamento entre a empresa e o seu ambiente externo. Este aspecto não está relacionado apenas a uma estratégia inicial à época do nascimento da empresa, mas também à avaliação contínua das constantes mudanças no ambiente relevante da empresa e o efeito dessas na sua estrutura organizacional. Outro aspecto a considerar que enfoca o fator ambiente externo e a estrutura organizacional é o da análise do fluxo de decisões, na qual são identificadas as decisões administrativas necessárias para se dirigir uma empresa e as relações entre elas. 

    Agora tem que verificar se houve indicação de bibliografia para esta prova, do contrário é complicado descobrir o que ela quer. Vamos ficar de olho.

    Jesus é nosso guia.

  • Também desconheço essa criatura, mas consegui resolvê-la com base na obra do Chiavenato:

     

    VARIÁVEIS CONDICIONATES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

    - AMBIENTE: de certeza ou incerteza; homogêneo ou heterogêneo.

    - ESTRATÉGIA: orientada para a estabilidade ou para o crescimento.

    - CICLO DE VIDA (evolução): estágio de nascimento, infância, juventude, maturidade.

    - TAMANHO: pequenas, médias, grandes.

    PESSOAS: Fator contingencial mais importante do desenho, pois são elas que impulsionam a organização para a ação.

    - TECNOLOGIA: sequencial, mediadora, intensiva; fixa ou flexível; em produto concreto ou em produto abstrato.

     

     

     

     

    PARA CHIAVENATO O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE SÃO AS PESSOAS. PORÉM, NÃO ENCONTRAMOS ISSO NAS ASSERTIVAS DA QUESTÃO. MAS, UMA COISA QUE CHIAVENATO DIZ NO TÓPICO "TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS" É QUE AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO ABRINDO MÃO DO DESENHO SIMPLES E TRADICIONAL, OU SEJA, MECANICISTA E BUROCRÁTICO PARA UM DESENHO MAIS ORGÂNICO E ADAPTATIVO, BASEADO NA ADHOCRACIA. EM OUTRAS PALAVRAS: A TECNOLOGIA MUDA O AMBIENTE EXTERNO E CONSEQUENTEMENTE IMPULSIONA, COMPULSORIAMENTE, A ORGANIZAÇÃO A ADERIR A MUDANÇAS. (Notem - pelos meus grifos - que a tecnologia está relacionada a cada elemento.)

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • "Conclusões de Woodward são as seguintes:

     

    O desenho organizacional é afetado pela tecnologia usada pela organização: as firmas de produção em massa bem-sucedidas tendiam a ser organizada em linhas clássicas, com deveres e responsabilidades claramente definidos, unidade de comando, clara distinção entre linhas e staff e estreita amplitude de controle (5 a 6 subordinados para cada executivo). Na tecnologia de produção em massa, a forma burocrática de organização mostra-se associada ao sucesso. Porém, nos outros tipos de tecnologias – produção unitária e produção contínua – a forma organizacional mais viável nada tem a ver com os princípios clássicos.

     

    Há uma forte correlação entre estrutura organizacional e previsibilidade das técnicas de produção – a previsão de resultados é alta para a produção por processamento contínuo e baixa para a produção unitária (oficina). A previsibilidade dos resultados afeta o número de níveis hierárquicos da organização, fazendo com que haja forte correlação entre ambas as variáveis: quanto menos à previsibilidade dos resultados, tanto menos a necessidade de aumentar os níveis hierárquicos, e quanto maior a previsibilidade, tanto maior o número de níveis hierárquicos da organização.

     

    As empresas com operações estáveis necessitam de estruturas diferentes das organizações com tecnologia mutável – Organizações estruturadas e burocráticas com um sistema mecanístico de administração são mais apropriadas para operações estáveis, enquanto a organização inovativa com tecnologia mutável requer um sistema "orgânico" e adaptativo.

     

    Há um predomínio das funções na empresa – a importância de cada função, como vendas, produção e engenharia (ou Pesquisa e Desenvolvimento – P&D) na empresa depende da tecnologia utilizada."

     

    http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/213-joan-woodward

  • sem muito lá lá á , viu Joan Woodward associa a tecnologia e passa a régua...

  • Sei lá quem é esse filho #§μ#€&#
  • Sei lá quem é esse filho #####
  • Éeeegua!!!

  • Só acertou essa o povo da operação gabarito

  • Alô galerinha do ponto eletrônico. ..
  • CADA UMA QUE APARECE, OH QUESTÃO .

  •  Nunca nem vi.

  • Conheço esse cara, bebia d+ num barzinho aqui perto de casa e saía falando um bando de asneiras que ninguém acreditava. É, deu nisso!

  • Nunca vi isso.......

    Pai eterno..

  • Tá certo....só pq ele disse.


ID
2125231
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o manual de redação da Presidência da República, aviso e ofício são comunicações oficiais quase idênticas, a diferença é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o manual de Redação da Presidência da República:

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

  • Quem AVISO, MINISTRO é.

  • Bom dia amigos, essa questão foi anulada por ter mais de uma alternativa correta. Qual seria a outra alternativa correta? Letra e? Eu fiz esse concurso, saiu o gabarito oficial. 

  • Letra a) Correta - entre ministros

    Letra c) correta também, visto que o ministro pode emitir para outro que não seja ministro (senão seria aviso)

    Isso mesmo?


ID
2125234
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Tendo em vista as modalidades de comunicação oficial do manual de redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I. O telegrama é uma forma de comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Há um padrão rígido a ser seguido para sua elaboração por tratar-se de forma dispendiosa aos cofres públicos.

II. A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente pelos Ministros de Estado.

III. O memorando pode ter caráter meramente administrativo ou pode ser empregado para a exposição de projetos e diretrizes, por exemplo.

IV. Tendo como objetivo diminuir o número de comunicações oficiais, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento.

V. Nos casos em que o ato proposto for questão de pessoal, como nomeação ou reintegração, a exposição de motivos não exige o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivos.

Assinale se:

Alternativas
Comentários
  • Correta: LETRA "D" Consoante o manual de redação da Presidência da República, o memorando, é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

            Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

    Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

            a) informá-lo de determinado assunto;

            b) propor alguma medida; ou

            c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

            Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado.

            Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, a exposição de motivos deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

  • Gabarito: letra d.
    "Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet."
     

    Fonte: MRPR

  • I. O telegrama é uma forma de comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Há um padrão rígido a ser seguido para sua elaboração por tratar-se de forma dispendiosa aos cofres públicos.

    Falsa. 

    Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso do correio eletrônico ou fax...

    > Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios...

     

    II. A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente pelos Ministros de Estado.

    Verdadeira.

    > Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente ou Vice-Presidente da República para:

       a) Informá-lo de determinado assunto;

        b) propor alguma medida; ou

        c) submeter a sua consideração projeto do ato normativo.

    > Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado, quando o assunto envolva mais de um Ministro, a exposição deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos...

     

    III. O memorando pode ter caráter meramente administrativo ou pode ser empregado para a exposição de projetos e diretrizes, por exemplo.

    Verdadeira

    > Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

    IV. Tendo como objetivo diminuir o número de comunicações oficiais, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento.

    Verdadeira.

    > A tramitação do memorando deve se pautar pela rapidez, para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento, e no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

     

    V. Nos casos em que o ato proposto for questão de pessoal, como nomeação ou reintegração, a exposição de motivos não exige o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivos.

    Verdadeira.

    > Ao atender, às questões que devem ser analisadas na elaboração de atos normativos no âmbito do Poder Executivo, o texto da exposição de motivos e seu anexo complementtam-se e formam um todo coeso: no anexo, encontramos uma avaliação profunda e direta de toda a situação que está a reclamar a adoção de certa providência ou a adiação de um ato normativo, o problema a ser enfrentado e seus custos...

    > Mas, no casos em que o ato proposto for questão de pessoal (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade, aposentadoria) NÃO é necessário o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivo.

     

    Gabarito: D

     

    Fonte: Manual da Presidência da República

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • I. O telegrama é uma forma de comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Há um padrão rígido a ser seguido para sua elaboração por tratar-se de forma dispendiosa aos cofres públicos. (Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet)

    II. A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente pelos Ministros de Estado. (Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado.)

    III. O memorando pode ter caráter meramente administrativo ou pode ser empregado para a exposição de projetos e diretrizes, por exemplo. (Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público)

    IV. Tendo como objetivo diminuir o número de comunicações oficiais, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento.(os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.)

    V. Nos casos em que o ato proposto for questão de pessoal, como nomeação ou reintegração, a exposição de motivos não exige o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivos.  (Nos casos em que o ato proposto for questão de pessoal (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade, aposentadoria), não é necessário o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivos.)

    -

    #PLANT

     

  • I -> 6. Telegrama
    6.1. Definição e Finalidade
    Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência  justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.

    II -> 4. Exposição de Motivos
    4.1. Definição e Finalidade
    Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:
    a) informá-lo de determinado assunto;
    b) propor alguma medida; ou
    c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.
    Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, a exposição de motivos deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

    III -> Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.


    IV ->  Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.

    V -> Nos casos em que o ato proposto for questão de pessoal (nomeação, promoção, ascensão, transferência, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução, remoção, exoneração, demissão, dispensa, disponibilidade, aposentadoria), não é necessário o encaminhamento do formulário de anexo à exposição de motivos.

    GABARITO -> [D]


     


ID
2125237
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à administração de materiais, analise os itens a seguir.
I. Um dos fatores que justifica a necessidade da existência do almoxarifado é a necessidade de compensações das diferentes capacidades de produção.
II. O fluxo de recebimento de materiais é composto por quatro fases, sendo elas estritamente: entrada de materiais, conferência quantitativa e regularização.
III. O almoxarifado é patrimônio público e está disponível a qualquer solicitação formal de entidade civil, desde que mediante requisição justificada.
IV. Para efeito de descarga do material no almoxarifado, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a Nota Fiscal com os respectivos registros e controles de compra.
V. Na armazenagem devem ser considerados determinados princípios. O princípio da carga completa diz respeito a utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível para o estoque, atentando para a ocupação do espaço vertical.
Marque a opção que relaciona corretamente os itens verdadeiros e falsos:

Alternativas
Comentários
  • II >> A análise do Fluxo de Recebimento de Materiais permite dividir a função em quatro fases :
    1a fase – entrada de materiais ;

    2a fase – conferência quantitativa;

    3a fase – conferência qualitativa;

    4a fase – regularização;

    V >>  Principio da ocupação de espaço: utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível, atentar para a ocupação do espaço vertical;

  • II. O fluxo de recebimento de materiais é composto por quatro fases, sendo elas estritamente (estritamente não): entrada de materiais, conferência quantitativa e regularização. (falsa)

     

    V. Na armazenagem devem ser considerados determinados princípios. O princípio da carga completa diz respeito a utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível para o estoque, atentando para a ocupação do espaço vertical. (falsa)

    4.     Principio da carga completa: utilizar os equipamentos de movimentação buscando a utilização de seu potencial máximo;

    5.     Principio da ocupação de espaço: utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível, atentar para a ocupação do espaço vertical;

     

     

     

  • I. Um dos fatores que justifica a necessidade da existência do almoxarifado é a necessidade de compensações das diferentes capacidades de produção. (CORRETA)

    De fato, o almoxarifado existe para concentrar o estoque de diversas capacidades de produção, não necessariamente apenas a do "chão da fábrica". A area administrativa também produz, e seus insumos ficam armazenados no almoxarifado.

     

    II. O fluxo de recebimento de materiais é composto por quatro fases, sendo elas estritamente: entrada de materiais, conferência quantitativa e regularização. (ERRADA)

    O fluxo de recebimento possuem 4 fases, que são: Entrada de materiais; Conferência quantitativa; Conferência Qualitativa e regularização.

     

    III. O almoxarifado é patrimônio público e está disponível a qualquer solicitação formal de entidade civil, desde que mediante requisição justificada. (ERRADA)

    ???

     

    IV. Para efeito de descarga do material no almoxarifado, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a Nota Fiscal com os respectivos registros e controles de compra.( CORRETO)

    Conforme o manual de recursos marteriais, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a Nota Fiscal com os respectivos registros e controles de compra.

     

    V. Na armazenagem devem ser considerados determinados princípios. O princípio da carga completa diz respeito a utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível para o estoque, atentando para a ocupação do espaço vertical.(ERRADO)

    Principio da carga completa: utilizar os equipamentos de movimentação buscando a utilização de seu potencial máximo

     

     

    GABARITO D

  • Princípios a serem considerados na armazenagem:

    · Principio da integração das operações: a armazenagem deve estar integrada com os meios e com as necessidades da empresa, fazendo parte de um todo;

    · Principio do estoque econômico: busca dos volumes que atendam as necessidades com o mínimo custo;

    · Principio do Fluxo de materiais: evitar a movimentação excessiva;

    · Principio da carga completa: utilizar os equipamentos de movimentação buscando a utilização de seu potencial máximo;

    · Principio da ocupação de espaço: utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível, atentar para a ocupação do espaço vertical;

    · Principio da satisfação e segurança para o pessoal;

    · Principio da flexibilidade: capacidade de adaptar-se as flutuações de volume e variedade de itens.

  • materia grande do inferno!!!!!!


ID
2125240
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação aos seis processos de gestão de pessoas, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    A) ErradaO processo de MANTER PESSOAS inclui administração da cultura organizacional, clima e segurança.

     

    Processos de manter pessoas - são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina,higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

     

     

    B) Correta.

     

     

    C) Errada Recrutamento e seleção de pessoas fazem parte do processo de AGREGAR PESSOAS. 

     

     

    D) ErradaA avaliação de desempenho é um dos processos de APLICAR PESSOAS

     

     

    E) ErradaA remuneração e os benefícios fazem parte do processo de RECOMPENSAR PESSOAS

  • Gabarito B.

     

    Só complementando o colega:

    " As pessoas deixaram de ser vistas apenas como força geradora de lucro e passaram a serem vistas como seres humanos responsáveis e comprometidos com a organização. Partindo desse pressuposto a gestão de pessoas deve contribuir para que as organizações sejam eficazes por meio das pessoas, e assim buscar a cooperação dos indivíduos que atuam nas organizações tanto para o alcance de seus objetivos individuais quanto para o alcance dos objetivos organizacionais (GIL, 2006).

    Para que se alcance esse nível de reciprocidade entre organização e individuo a gestão de pessoas desenvolve seis importantes processos, sendo eles: processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos. (CHIAVENATO, 2008)." 

  • Gabarito: Letra B

     

    Processos de  Gestão de Pessoas:

     

    AGREGAR PESSOAS - São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Diz respeito a recrutamento e seleção de pessoas.

    APLICAR PESSOAS - São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu
    desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    RECOMPENSAR PESSOAS - Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios e serviços sociais.

    DESENVOLVER  PESSOAS - Utilizados para capacitar e incrementar o desempenho profissional e pessoal das pessoas. Incluem treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

    MANTER PESSOAS - Utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção das relações sindicais.

    MONITORAR PESSOAS - Utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • a) O processo de manter pessoas inclui administração da cultura organizacional, clima e segurança.
    c) Recrutamento e seleção de pessoas fazem parte do processo de agregar pessoas.
    d) A avaliação de desempenho é um dos processos de aplicar pessoas.
    e) A remuneração e os benefícios fazem parte do processo de recompensar pessoas.

  • pergunta marota

  • Agregar pessoas

    São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa.

    Incluem:

    • Pesquisa de mercado

    • Recrutamento e

    • Seleção de pessoas.

    ---------------------------------------------------

    Aplicar pessoas

    São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.

    Incluem:

    • Desenho organizacional

    • Desenho de cargos

    • Análise e descrição de cargos

    • Orientação das pessoas e

    • Avaliação do desempenho.

    ---------------------------------------------------

    Recompensar pessoas

    Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem:

    • Recompensas

    • Remuneração

    • Benefícios

    • Serviços sociais

    ---------------------------------------------------

    Desenvolver Pessoas

    Utilizados para capacitar e incrementar o desempenho profissional e pessoal das pessoas.

    Incluem:

    • Treinamento e desenvolvimento

    • Gestão do conhecimento

    • Gestão de competências

    • Programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras

    • Programas de comunicação e consonância.

    ---------------------------------------------------

    Manter pessoas

    Utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.

    Incluem:

    • Administração da cultura organizacional

    • Clima organizacional

    • Disciplina

    • Higiene

    • Segurança

    • Qualidade de vida

    • Manutenção das relações sindicais.

    ---------------------------------------------------

    Monitorar pessoas

    Utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem:

    • Banco de dados e

    • Sistemas de informações gerenciais.

  • AGREGAR PESSOAS: recrutamento e seleção

    APLICAR PESSOAS: descrever cargos, orientar e avaliar o desempenho.

    RECOMPENSAR PESSOAS: renumerações e vantagens

    DESENVOLVER PESSOAS: gestão por competência, desenvolvimento na carreira e treinamento

    MANTER PESSOAS: cultura, clima e segurança

    MONITORAR PESSOAS: controlar resultados.

  • Processos de Gestão de Pessoas (visão de Chiavenato)

    GESTÃO DE PESSOAS É DRAMMA:

    DESENVOLVER PESSOAS = TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO.

    Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

    RECOMPENSAR PESSOAS = RECOMPENSAS, PRÊMIOS, REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS.

    Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.

    APLICAR PESSOAS = DESENHO DE CARGOS, ANÁLISE, DESCRIÇÃO DE CARGOS.

    Utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    MONITORAR PESSOAS = BANCO DE DADOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

    Utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

    MANTER PESSOAS = CULTURA ORGANIZACIONAL, QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO.

    utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

    AGREGAR PESSOAS = RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

    Utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

    Fontes: Meu Resumo e Qc


ID
2125243
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma organização possui ao seu alcance determinadas técnicas para prever o ambiente futuro e poder elaborar seu planejamento. Dentre as opções abaixo, marque aquela que diz respeito a uma técnica qualitativa de previsão.

Alternativas
Comentários
  • Principais técnicas qualitativas: 

     

    - Técnica delphi

    - Análise de cenários

    - Opiniões de executivos

    - Opinião da força de vendas

    - Pesquisas de mercado

    - Analogia histórica

     

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/55814697.pdf

  • Técnica delphi =A técnica Delphi é uma das técnicas de demanda qualitativas, onde a previsão é estabelecida de acordo com a opinião de um grupo de especialistas. De acordo com Wanke e Julianelli (2006) baseia-se na premissa de que o julgamento coletivo, quando bem organizado apresenta resultados mais acurados do que um julgamento individual. Gaither e Frazier (2002-2004) afirmam que podem acontecer até seis rodadas para que se atinja um consenso, sendo que muitas vezes, pode-se chegar a uma previsão que teve discordância inicial, mas que ao final, a maioria dos participantes concordou. Para Moreira (2009) sua principal vantagem consiste em permitir a obtenção de dados pessoais sem que haja interações dentro do grupo, as quais poderiam distorcer os resultados. Enquanto que a desvantagem mais relevante concentra-se no fato de ser um método muito sensível a qualidade do instrumento de coleta de opiniões, visto que não se tem contato pessoal, podendo gerar ambiguidades nas questões.

     

    Análise de cenários= As previsões neste caso consistem em prospectar cenários futuros para as demandas, desse modo, é possível identificar antecipadamente como a demanda se comportaria em cada situação, facilitando assim o processo de tomada de decisão. Wanke e Julianelli (2006) afirmam que quando existem muitas variáveis interferindo no resultado futuro de um evento, a elaboração de cenários – situações hipotéticas futuras – pode ser utilizada como forma de estruturar as análises e facilitar o processo de planejamento. Ainda conforme Wanke e Julianelli (2006), a análise de cenários possibilita estruturar e sistematizar o processo de projeções qualitativas, identificar variáveis que impactam a demanda e seus impactos mútuos, estabelecer objetivos organizacionais de longo prazo e identificar as prioridades de ação. Contudo, é inviável à medida que depende dos resultados em função da escolha das variáveis, oferece grande complexidade para tratar muitas variáveis ao mesmo tempo, e ainda, pelo fato que pequenas alterações nas variáveis podem ocasionar grandes mudanças nas previsões.

     

     

  • Opiniões de executivos = Como o próprio nome sugere, as previsões são realizadas com base na opinião dos executivos da empresa, isto porque, enquanto executivos, eles devem conhecer bem as atividades desenvolvidas em seus respectivos setores, e essa troca de opiniões entre eles possibilita uma visão sistêmica de todo processo.

    Essa técnica, de acordo com Moreira (2009), consiste em um grupo de executivos da empresa vindos de diferentes áreas, cujo interesse é desenvolver em conjunto uma previsão, normalmente de longo prazo, envolvendo alguns aspectos do planejamento estratégico da organização.

    Além disso, Moreira (2009) destaca que a vantagem desta técnica, é a reunião de talentos com diferentes visões de determinado assunto, dessa forma os resultados serão mais precisos e de qualidade. Já, se houver alguma pessoa com personalidade forte que exerça influência sobre o grupo, pode distorcer o resultado, tornando então, esta técnica inviável.

    No entanto, Ritzman e Krajewski (2004) apontam como desvantagem o fato de eventualmente ser alterada determinada previsão sem consenso de todos os executivos, e ainda por ser um método custoso, que exige muito tempo dos executivos.

     

    Opinião da força de vendas Normalmente, quem está à frente de determinada atividade possui experiência relevante neste aspecto. Deste modo, pode-se dizer que a opinião da equipe de vendas é importantíssima no processo de elaboração das previsões, uma vez que eles estão em contato direto com a demanda. Segundo Gaither e Frazier (2002-2004), a previsão neste caso é obtida por meio dos membros da equipe de vendas, os quais realizam estimativas de vendas regionais futuras, individualmente, para posterior combinação, formando então, uma única previsão para todas as regiões. Na opinião de Moreira (2009) elaborar previsões junto ao pessoal diretamente envolvido com as vendas é uma alternativa bastante atraente, uma vez que eles conhecem o desenvolvimento histórico dos produtos e percebem as evoluções do mercado. No entanto, em contrapartida, podem ocorrer alguns problemas dependendo do cenário em que se encontram. Por exemplo, podem superestimar a demanda se as vendas têm sido boas, bem como subestimá-las caso contrário. E, além disso, o estabelecimento de cotas de vendas gera um conflito entre os interesses dos vendedores, com os da empresa. Essa técnica é vantajosa conforme Ritzman e Krajewski (2004) devido o conhecimento da equipe de vendas sobre os produtos e serviços desejados pelos clientes, bem como pela facilidade de combinação das previsões estabelecidas pelos vendedores, e ainda, por possibilitar informações detalhadas por região, o que facilita o gerenciamento das atividades.

  • Pesquisas de mercado =Esta técnica objetiva identificar os desejos e necessidades dos consumidores, visto que são eles que determinam a demanda. Segundo Moreira (2009), a demanda é determinada pelos consumidores, logo, é lógico que a opinião deles é fundamental para a elaboração da previsão. Esse tipo de pesquisa requer um conhecimento técnico especializado e exige grande cuidado no planejamento, pois é necessário que se monte a estrutura de pesquisa, estabeleçam-se os instrumentos de coleta de dados, crie-se um plano de execução e interpretem-se os resultados de maneira precisa.

    Para Davis, Aquilano e Chase (2001) essa técnica permite a coleta de dados de várias maneiras objetivando testar hipóteses sobre o mercado. Afirmam ainda, que sua utilização refere-se tipicamente para previsões de longo prazo e para venda de novos produtos. Enquanto que Ritzman e Krajewski (2004) citam a utilização desta técnica na previsão de curto, médio e longo prazo. Ressaltando, no entanto, que a previsão é excelente para o curto prazo, boa para o médio e apenas razoável para o curto prazo. Além disso, destacam que esse método pode apresentar muitas restrições nos resultados e ideias imitativas em vez de inovadoras, uma vez que o ponto de referência do cliente muitas vezes é limitado.

     

    Analogia histórica Analogia quer dizer semelhança, relação, afinidade. Utiliza-se este modelo principalmente para lançamento de novos produtos, uma vez que esta técnica visa comparar o produto que pretende-se prever com um similar, partindo-se do princípio de que a demanda para este novo produto será similar a do produto já existente. De acordo com Lemos e Fogliatto (2007) quando já existe um mercado estabelecido, primeiramente tem-se de comparar o produto proposto com similares já disponíveis. Para Davis, Aquilano e Chase (2001) esse método é importante no planejamento de novos produtos, uma vez que é feita a previsão de demanda para este novo produto com base na trajetória de um produto similar existente. A operacionalização deste método, segundo Souder e Thomas apud Lemos e Fogliatto (2007) ocorre através da análise de características comuns entre o produto de interesse e o produto similar, (por exemplo: funcionalidades dos produtos, classe de consumidores, estrutura de mercado – potencial de mercado, demanda histórica, concorrentes, etc. e nível de inovação). Tendo definidas as características similares, estabelecem-se as estimativas de demanda do novo produto, com base no comportamento passado das características definidas.

  • Essa questão é de Recursos de Materiais. 

  • Esses comentários enormes de 'copia e cola' não acrescentam muita coisa. Devemos ser mais claros e objetivos, afinal precisamos ganhar e aproveitar  tempo.

  • uma técnica qualitativa de previsão.= a pesquisa de mercado

  • Gab. D

    Sabendo a definição de QUALITATIVO dá de responder a questão

     

    Qualitativo: aquilo que não pode ser descrito por número. Ex. A cor da camisa de joana (pode ser branca, preta, azul etc. não tem como traduzir a cor da camisa de joana por números, logo a cor é um aspecto qualitativo)

     

    Quantitativo: aquilo que é passível de ser traduzido em números. Ex. A altura de joana (pode ser 1,50...1,60 etc. é traduzida em números)

     

    a) Média móvel (Média é uma medida numérica)

     b) Projeção de tendências. (Elaboração de gráficos mostrando uma tendencia ao longo do tempo, logo, aspecto quantitativo)

     c) Índice de difusão. (índices são elementos numéricos)

     d) Pesquisa de mercado. (pesquisa de opinião. Ex. Nesse inverno você usaria luvas de algodão ou de lã? Aspecto qualitativo, ou é algodão ou é lã.)

     e) Modelo econométrico. (Econométrico, o próprio nome sugere medida através de valores numéricos)

  • Tendência também pode ser qualitativa. Questão deveria ser anulada.

  • Gabarito D.

    Análise qualitativa = Previsão de mercado.

  • De qualquer maneira, o ataque fica inviável por causa do firewall? Não! Suficiente para mim...

  • De qualquer maneira, o ataque fica inviável por causa do firewall? Não! Suficiente para mim...


ID
2125246
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

São tendências em armazenagem e em movimentação de materiais e mercadorias, exceto.

Alternativas
Comentários
  • Todas são tendências, exceto a letra B.

    Um número maior de armazém requer alto investimento inicial e de manutenção. Fato

  • Gabarito: Letra B

    Retirado do texto "Tendências da armazenagem e Movimentação"

    Fonte: http://inteligentlogistic.blogspot.com.br/2011/11/tendencias-da-armazenagem-e.html

  • Quando uma empresa contrata uma outra empresa especializada em armazenagem, ou seja, contrata um armazém terceirizado para guardar os seus produtos, ela não está descentralizando ?

     

  • de onde essas bancas tiram para fazer essas questões??? um site na internet? aí fica difícil acertar sem ser no chute.

  • Ótimo comentário colega Latuya!

    Obs: Eu não acertei no chute...

  • Latuya se está encomoda com meus comentários simplesmente os ignore!!!!!!

  • A assertiva B está errada, pelo simples fato de que muitos estoques para a organização ocasiona despesas excessivas. A organização gasta em logística, em funcionários, em manutenção, em equipamentos, etc.  

  • Só eu que estou boiando com a letra E? 

    Produtos “verdes”, com pouca ou nenhuma embalagem, vão se proliferar, influenciando significativamente a gestão logística e de materiais. 

  • A letra B é a correta mesmo. Descentralizar materiais deixaria mais burocrático e perderia eficiência.

  • Fico imaginando um produto sem embalagem como mencionado na alternativa E.

  • Gabarito : letra B

    O correto seria:

    '' Consolidação dos armazéns em um número cada vez menor de unidades (centralizados) ''

    Fonte: http://inteligentlogistic.blogspot.com.br/2011/11/tendencias-da-armazenagem-e.html


ID
2125249
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista as funções administrativas, avalie os itens a seguir e marque a opção correta.
I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.
II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.
III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.
IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

Alternativas
Comentários
  • I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.

    Verdadeiro. Exatamente! O processo de planejamento define o inicio dos planos. É o primeiro processo administrativo.

     

    II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.

    Verdadeiro. Definição perfeita da função organização.

     

    III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.

    Falsa. Na verdade a função mais complexa do processo administrativo é a Direção. 

     

    IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

    Falsa. O erro está em dizer que a última fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.

     

    Gabarito C

  • O processo de controle apresenta quatro etapa ou fase:

    1- Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho .

    2- Avaliação ou mensuração do desempenho atual.

    3- Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos.

    4- Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades

  • Gab. C

    A função Direção é a única das quatro funções do processo organizacional que possui caráter interpessoal, ou seja, define as relações entre indivíduos. Por isso, constitui-se na mais complexa função administrativa. De forma lúdica, podemos fazer retratar a função Direção como sendo um capitão de um navio no qual possui o objetivo de transportar uma carga de um porto a outro. Dessa forma, o capitão está no leme da embarcação de modo a dirigir o rumo traçado previamente.

     

    O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
    1- Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho .
    2- Avaliação ou mensuração do desempenho atual.
    3- Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos.
    4- Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades

  • I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.

    II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.

    III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação. (liderança)

    IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos. (corretiva)

    -

    FÉ! 

  • coloquem fonte, por favor..

  • I-  CORRETO

    II- CORRETO

    III- ERRADO (LIDERANÇA)

    IV- ERRADO (ação preventiva não é a última fase do controle).

  • III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação. >> DIREÇÃO

    IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos. >> ERRADA

  • I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.

    Verdadeiro. Exatamente! O processo de planejamento define o inicio dos planos. É o primeiro processo administrativo.

     

    II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.

    Verdadeiro. Definição perfeita da função organização.

     

    III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.

    Falsa. Na verdade a função mais complexa do processo administrativo é a Direção. 

     

    IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

    Falsa. O erro está em dizer que a última fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.

     

    Gabarito C

  • C

    III - Direção

    IV - Preventiva, o nome já diz, antes. A primeira a ser estabelecida e não a última.

  • Processo de Controle- é a sequência de atividades para efetuar atividade de controle

    1)Definição de objetivos/metas

    2) Estabelecer padrão de medida

    3) Obter informações do desempenho atual

    4) Comparar o padrão de medida com o desempenho atual

    5) Identificar erros/desvios/falhas

    6) Corrigir/ação corretiva/ medida corretiva

    Fonte:Giovanna Carranza Curso Prime PDF

  • Vejam o comentário de Marlon Pires
  • Ou Dimas Perreiea
  • Comunicação e motivação = Direção

  • III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação. Estas são características da direção/coordenação

    IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos. Ação corretiva e não preventiva.

  • LETRA C CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • PLANEJAMENTO - DEMO - Definir, Estrategia, Metas, Objetivos.  

    ORGANIZAÇÃO- DRADD - Decisão, Reunião, Alocação, Departamentos, Distribuição. 

    DIREÇÃO - CLiM - Comunicar, Liderar, Motivar.  

    CONTROLE - MAC - Monitorar, Avaliar, Corrigir.  

  • Bitransitivo

  • A questão quer que julguemos os itens a seguir sobre as funções administrativas:

    I. "O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro".

    ➡ CORRETO. A alternativa caracterizou corretamente a função planejamento, que em outras palavras, pode ser definida da seguinte forma: é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    II. "Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um".

    ➡ CORRETO. De fato, organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    III. "Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação".

    ➡ INCORRETO. A função descrita é a direção, aquela que lida com a condução de pessoas. O erro está em dizer que corresponde à função controle.

    IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

    ➡ INCORRETO. A ação corretiva é a última etapa do controle.

    1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.

     etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.

    3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.

    4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    Portanto, a sequência das assertivas são: V, V, F, F.

    GABARITO: LETRA C.

  • orientação, assistência à execução, comunicação e motivação fazem parte da Direção.

    a última fase do controle é a ação CORRETIVA.


ID
2125252
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre a administração de recursos humanos, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    A) Correta.

    B) Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção.

    C) Cultura, política, recompensas e punições são fatores externos.  Os fatores internos são decorrentes de características como personalidade, motivação e etc.

    D) Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. Dois componentes da competência interpessoal assumem importância capital: a percepção e a habilidade propriamente dita.

    E) O conceito refere-se ao líder. O chefe é a pessoa que ocupa o cargo que foi designado por alguém. Ele tem tendência a ser autoritário, comandar pessoas e distribuir ordens, sempre visando lucros e resultados.

  • Variedade de variáveis... vai entender !!!