SóProvas



Prova UFSBA - 2014 - UFSBA - Administrador


ID
1450123
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    É quando ele descentraliza =  há 2 pess. distintas = Estado (U, DF, E, M)pessoa q executará o serviço (entidade)


  • Resposta: errada

    CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas. Diz-se que a atividade do Estado é centralizada quando ele atua diretamente, por meio de seus órgãos.

    Obs.: Órgãos são simples repartições interiores da pessoa do Estado, e, por isso, dele não se distinguem. São meros feixes de  atribuições – não têm responsabilidade jurídica própria – toda a sua atuação é imputada às pessoas a que pertencem. São divisões da Pessoa Jurídica.

    Se os serviços estão sendo prestados pelas Pessoas Políticas constitucionalmente competentes, estará havendo centralização.

    Centralização e descentralização

    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Já desconcentração consiste na distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica.

    Na descentralização política encontramos a presença de atribuições ou competências próprias não decorrentes do ente central. É o caso da federação brasileira. Na descentralização administrativa as atribuições ou competências distribuídas decorrem do poder central.

  • Errado!   O correto seria descentralização


    Descentralização ocorre quando o ente político – União, Estados, DF ou Municípios - desempenha algumas de suas funções por meio de outras pessoas jurídicas. A descentralização pressupõe duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.


    Fonte: Prof. Daniel Mesquita - Estratégia Concursos

  • Ué... nunca vi tudo escrito junto assim nas questões! Tive que decifrar para saber o que a assertiva falava...

  • Basta pensar que na Administração Centralizada há apenas uma pessoa jurídica.


    Logo, questão Errada.

  • O Estado quando DESCENTRALIZA - ai ok

  • ERRADO!!

    Mesma pessoa juridica.

    Orgão público não tem personalidade juridica própria, é vinculado ao seu ente criador.

    Desconcentração é a divisão interna de competências.

  • GABARITO: ERRADO

    Centralização é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Já na descentralização, as competências administrativas são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal finalidade. Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  

  • A questão cobrou conhecimento sobre Centralização e Descentralização da Administração Pública.

    De acordo com Mazza (2019),

    descentralização trabalha com as competências administrativas de forma distribuídas para outras pessoas jurídicas. Essas figuras autônomas são criadas com essa finalidade pelo Estado. Exemplos de descentralização: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. (Fonte: Mazza, 2019)

    Já em relação à centralização, Mazza afirma que "é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios."

    Portanto, o item está incorreto pois é na descentralização que há uma segunda figura com personalidade jurídica própria.

    FONTE: MAZZA, Alexandre “Manual de direito administrativo” 9. ed. São Paulo. Saraiva Educação. 2019.

    GABARITO: ERRADO.


ID
1450126
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõem de aptidão para ter bens.

Alternativas
Comentários
  • Não possuem patrimônio próprio(bens), uma vez que o patrimônio utilizado pelos órgãos é de propriedade da pessoa jurídica a que pertencem.

  • GABARITO: ERRADO!


    - Os órgãos públicos são entes despersonalizados. 

    - São unidades de atuação despersonalizadas instituídas para o desempenho de função pública e cujas realizações são imputadas à pessoa jurídica a que pertencem. 

    - São as repartições internas tanto das pessoas jurídicas políticas quanto das pessoas administrativas. 

    - Não possuem patrimônio e não dispõem de capacidade processual (capacidade para estar em juízo), salvo determinados órgãos e em situações excepcionais.

    Obs. órgãos não podem ser confundidos com entidades.


    Fonte: Prof. Flávio Germano

  • Certo

    Os órgãos, como foi falado, não possuem personalidade jurídica, nem detém patrimônio próprio (pertencente à pessoa jurídica ao qual o órgão faz parte), não possuem capacidade processual nem podem ser sujeitos passivos em ações, ex. o Ministério do Meio Ambiente não pode ser parte numa ação, e sim a União.

  • Cuidado Klaus, elas podem ter capacidade processual ativa, se lei assim o dispuser..

     

    Um exemplo é o órgão "câmara de vereadores" poder figurar no polo ativo, desde que tenha lei, é totalmente possível, inclusive demandar contra o ente da qual é vinculado (Município). 

     

    Fonte: Matheus Carvalho, Curso carreiras jurídicas, CERS).

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

     

    Sexta Feira; 16/09 

    04:33 da madrugada;

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

  • Aqui espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la exigia-se do aluno conhecimento acerca dos órgãos públicos.

    Inicialmente, importante entendermos que a Administração Pública é composta por dois tipos diferentes de estruturas: a direta e a indireta:

    Decreto Lei 200/1967. Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas. 

    Assim, precisamos também entender os fenômenos da desconcentração e da descentralização. Quando se fala da descentralização, há uma repartição externa de funções, determinada pessoa jurídica irá repassar, por lei, contrato ou ato administrativo, a execução de determinado serviço para outra pessoa.

    Quando se fala da desconcentração, por sua vez, entende-se que há uma repartição interna de funções, assim, temos uma única pessoa jurídica que distribui suas diversas atribuições entre diversos órgãos.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, ou entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizadas, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações. Vejamos o que a lei do processo administrativo federal afirma:

    Art. 1o § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Visto isso, analisemos agora a assertiva da questão:

    Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõe de aptidão para ter bens.

    Tal afirmativa, conforme já explicado, encontra-se correta. Órgãos não possuem personalidade jurídica, logo não são sujeitos de direitos e obrigações, portanto, por exemplo, a sede do Ministério Público, suas mesas, cadeiras, computadores, fazem parte do seu patrimônio? Não. Fazem parte do patrimônio da União, ela sim pessoa jurídica de direito público, capaz de possuir bens.

    GABARITO: CERTO.

    Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilidade. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.

  • RESOLUÇÃO COMPLETA:

    A questão versa sobre os órgãos públicos, os quais podem ser definidos como

    centros de atribuições dentro de uma pessoa jurídica criadora, tendo por objetivo a

    especialização e a celeridade das funções estatais. Sobre o tema, é importante

    destacarmos a definição dada pela professora Di Pietro (2018):

    “pode-se definir o órgão público como uma unidade que congrega

    atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo

    de expressar a vontade do Estado".

    Não menos importante, ressalta-se as palavras do professor Matheus Carvalho,

    que assim disciplina:

    "o órgão público não tem personalidade jurídica, logo, não tem vontade

    própria. Todos eles são meros instrumentos de ação do Estado, não podendo

    ser sujeitos de direitos e obrigações. Pode-se dizer que são centros de

    competência especializada, dispostos, na intimidade de uma pessoa jurídica,

    com a intenção de garantir especialização nas atividades prestadas, e

    consequentemente, maior eficiência".

    Realizada a conceituação inicial, passamos a abordar as características básicas

    dos órgãos públicos, sendo tal ponto da matéria explorado demasiadamente em

    questões de concursos. Sobre o tema, podemos resumidamente explanar as palavras

    dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que assim sintetizam as

    características dos órgãos públicos:

    - "integram a estrutura de uma pessoa política (União, estado, Distrito

    Federal ou município) ou de uma pessoa jurídica administrativa (autarquia,

    fundação pública, empresa pública ou sociedade de economia mista);

    - não possuem personalidade jurídica;

    - são resultado da desconcentração;

    - alguns possuem autonomia gerencial, orçamentária e financeira;

    - podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão

    com outros órgãos ou com pessoas jurídicas (CF, art. 37, §8º);

    - não têm capacidade para representar em juízo a pessoa jurídica que

    integram;

    - alguns têm capacidade processual para defesa em juízo de suas

    prerrogativas funcionais;

    - não possuem patrimônio próprio".

    Assim, podemos verificar que a questão está correta, uma vez que os órgãos

    públicos não possuem patrimônio próprio, sendo esses de titularidade do ente a qual

    estão vinculados.

    Gabarito: “Certo”.

    fonte: alfacon


ID
1450129
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se  a proposição é verdadeira; E, se a proposição  é falsa.

Sabendo-se que a Lei n o 8112/1990 prevê, por ocasião da morte do servidor público, pensões para seus beneficiários, podendo ser vitalícias ou temporárias, pode-se afirmar que o irmão órfão do funcionário que comprovar dependência econômica do servidor público receberá uma pensão vitalícia.

Alternativas
Comentários
  • Era. O item foi revogado. Atenção: a MP 664/2014 trouxe novas observações.

  • Primeiro: A pensão por morte da Lei n.° 8.112/90 possuía uma peculiaridade: o próprio legislador a dividia, quanto à sua natureza, em dois grupos:

    a) Pensão por morte vitalícia;

    b) Pensão por morte temporária.

    Assim, não se deve mais falar em pensão por morte vitalícia e temporária enquanto modalidades distintas. A nomenclatura correta atualmente é apenas “pensão por morte”.

    Segundo: A Lei n.° 13.135/2015 também melhorou a redação na parte em que prevê o irmão do servidor público como um 

    dos possíveis beneficiários da pensão:


    Art. 217.  ...................................................................

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:

    (...)

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.


    Desse modo, é beneficiário da pensão por morte o irmão do servidor público falecido, 
    desde que esse irmão comprove que era dependente economicamente do servidor e:

    a)  seja menor de 21 anos;

    b)  seja inválido;

    c) tenha deficiência grave; ou

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento;

    Repare que agora a Lei não mais  exige que o irmão seja órfão para ter direito à pensão.


  • Questão desatualizada.

    O artigo 217 da lei 8112/1990 o qual se baseia a questão foi alterado devido a nova redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015.

  •   Art. 217.  São beneficiários das pensões:

    I - o cônjuge;

    II - o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente; (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)

    III - o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar;    (Incluído pela Medida Provisória nº 664, de 2014)       (Vigência)

    (...)

     

     VII - em relação aos beneficiários de que tratam os incisos I a III do caput do art. 217: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      a) o decurso de 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o servidor tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do servidor; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      b) o decurso dos seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do pensionista na data de óbito do servidor, depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade. (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     

             

  • poderia ser corretamente reescrito

  • Não fala de sentido, sim de corretamente reescrito.


ID
1450132
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

Alternativas
Comentários
  • Correto. PALUDO (2012):  A Gestão Estratégica vai além da definição de macrodesafios, da consistência estratégica e da avaliação da execução: constitui também uma base para repactuação permanente das condições de governabilidade e implementação do

    Plano, seja intra ou intergovernamental, ou seja com a sociedade civil organizada e demais atores. Inclui ainda a estratégia de financiamento dos investimentos e programas temáticos, com identificação das principais fontes de recursos, das parcerias potenciais, dos mecanismos de alavancagem financeira e de redução de riscos, e a participação da sociedade no processo de elaboração, monitoramento, avaliação e revisão. 


ID
1450135
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se aproposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

O instrumento de planejamento, criado pela Constituição Federal de 1988, que reflete os objetivos estratégicos do organismo público, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias–LDO.

Alternativas
Comentários
  • A questão estava correta até fundamentar objetivos com o instrumento de diretrizes orçamentárias.   Aqui o item fica incorreta. Perceba a letra vazada pela CRFB/1988:

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • PPA: estratégico;
    LDO: tático;
    LOA: operacional
  • estratégico

    O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

    tático

    LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    operacional

    Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA disciplina todas as ações do Governo Federal. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento, mas nem tudo é feito pelo Governo Federal. As ações dos governos estaduais e municipais devem estar registradas nas leis orçamentárias dos Estados e Municípios. No Congresso, deputados e senadores discutem, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificações que julgam necessárias por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo Presidente da República e se transforma em Lei.


ID
1450138
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo KAPLAN e NORTON, 1997, no desenvolvimento do BSC (balanced scorecard) para a Gestão Pública, a missão (objetivo central) da atuação de uma organização pública é a perspectiva do CLIENTE, o atendimento de suas necessidades e expectativas.
    Esse posicionamento difere do BSC no modelo tradicional para o setor privado, posto que este tem como missão a perspectiva FINANCEIRA, com a maximização do resultado econômico.

    Bons estudos.


ID
1450141
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O caso retratado pode ser caracterizado como típico de inexigibilidade do processo licitatório, argumento utilizado pelo referido gestor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO!

    As bancas sempre trocam os conceitos entre inexigibilidade X dispensa de licitação. 

    DICA: inexigibilidade há apenas 3 hipóteses. Grave estas! (afinal, dispensa são 31 hipóteses diferentes...)


    Lei 8666, Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


    Bons estudos!




  • GABARITO ERRADOColega Karen B., data vênia, discordo do posicionamento inicial em que vc afirma serem possíveis apenas 3 tipos de inexigibilidade de licitação. Com efeito, o rol do art. 25 lei8666/93 é exemplificativo enquanto o rol do art. 24 da mesma lei é taxativo.Acredito que erro encontra-se no fato de não existir apenas uma empresa "... A empresa vencedora" o que viabilizaria a chamada do segundo classificado, portanto não caracterizando caso de inexigibilidade"

    espero ter ajudado!

  • Bizu da Babi :)  -> Diferenças básicas de dispensa e inexigibilidade:

     

    1) LICITAÇÃO DISPENSADA -------------> A lei DISPENSA a licitação. NEGÓCIOS JURÍDICOS ( dação, doação, permuta, investidura, alienação)

    2) LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ------------> PODE ou NÃO ocorrer a licitação. (fica a critério da administração) - COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALUGUÉIS e AQUISIÇÕES. Também para os casos de LICITAÇÃO DESERTA.

     

    INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO------------> IMPOSSIBILIDADE de competição. Fornecedor EXCLUSIVO, profissionais ou empresas de NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, artista CONSAGRADO, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

    Nos casos de INEXIGIBILIDADE , a contratação será DIRETA.

  • No caso hipotético não há inexigibilidade, senão improbidade administrativa! 

  • Gabarito: errado

    --

    Lei 8666. Art. 24, IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la, exigia-se do aluno conhecimento do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

    Portanto, observa-se que seria caso de licitação dispensável, e não exigibilidade de licitação, pois não há que se falar em ausência de competição, a licitação não é impossível, tanto que, de fato, ela anteriormente ocorreu. No entanto, conforme descrito no enunciado da questão, o caso encontra-se eivado de ilegalidades, uma vez que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

    Gabarito: ERRADO.


ID
1450144
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O fato descrito merece a abertura de uma ação do Ministério Público, uma vez que, o atendimento ao interesse público deve prevalecer.

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão dá para responder com um raciocínio cartesiano e de senso comum. O caso narrado cheira a alguma treta/irregularidade, então, claro que irá MERECER a abertura de ação pelo MP.

    Forte abraço!

  • Sinto um revertério com essa situação hipotética 

  • A competência do MP está descrita na lei nº 8.666/93:

    Art. 100. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, cabendo ao Ministério Público promovê-la


    Art. 101. Qualquer pessoa poderá provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministério Público, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstâncias em que se deu a ocorrência.

     

    Gabarito: CERTO


ID
1450147
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).

Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213).

Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de controle interno das entidades públicas deve ficar a cargo de um órgão independente e autônomo, com seus titulares se reportando diretamente ao gestor público. Esse órgão é a Controladoria. É necessário esclarecer que a criação de uma Controladoria no setor público não difere da empresa privada, ambas mantém os princípios fundamentais do controle e geração de informações para tomada de decisões.


    Na implantação da Controladoria não pode deixar de ter, entre outras, as seguintes atribuições:


    -A prestação de contas ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;
    -Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxilio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controle orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório;


    -Abandonar gradativamente a preocupação com o montante gasto para enfatizar os resultados alcançados pelos gestores nos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.

    Tendo estas e muitas outras atribuições, a Controladoria estará efetivamente melhorando os controles gerenciais para que o Gestor Público atenda plenamente aos programas propostos na aprovação do orçamento.

    Como responsáveis pelo Sistema de Controle Gerencial os Controllers devem ter autonomia e independência, verificando o grau de adesão dos agentes públicos às políticas determinadas, mediante análise do desempenho da gestão administrativa e dos controles existentes.

  • Para quem não tem acesso ao gabarito.

    Gaba: certo

  • As controladorias são órgãos de controle interno dos entes federativos. A CGU é o órgão de controle em âmbito federal. Nos Estados, temos as Controladorias Gerais dos Estados (CGEs)

    A banca cobrou os requisitos nas atribuições das Controladorias, de acordo com a doutrina de Lino Martins da Silva (Apud Kalife, M.A, 2014) são os seguintes:

    "Prestação de contas apresentadas anualmente pelo Governo ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;

    Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxílio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controles orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório."

    Fonte: Kalife. M. A "Administração Pública: Lei de Responsabilidade Fiscal e a Controladoria". Revista Eletrônica de Contabilidade. vol. 1. UFSM. 2014

    GABARITO: CERTO.


ID
1450150
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Correto: A Constituição de 1988 revelava a intenção de institucionalizar o processo de descentralização fiscal em curso, ao conceder autonomia de gestão e ao estabelecer a participação dos governos subnacionais na receita disponível. Contudo, novas

    circunstâncias impõem mudanças nas relações entre as diferentes esferas de poder e estas distorcem o espírito constitucional. O processo de descentralização é revertido pelas conseqüências do agravamento do desequilíbrio financeiro dos estados e pelo contigenciamento dos gastos referentes ao Orçamento da Seguridade. A descentralização e a autonomia, constituída por meio constitucional, foram gradualmente contestadas por relações que se baseiam em poder real. 


    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/vpremio/financas/MH2tefpVPTN/mhtfp.pdf


ID
1450153
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A estruturada UFSB combinará,de modo orgânico, tanto no plano acadêmico quanto no administrativo, a descentralização da gestão de rotina com a centralização dos processos de regulação,de avaliação e de controle de qualidade.

Alternativas

ID
1450156
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma inovação introduzida pela UFSB é a criação de um Conselho Estratégico Social,com alto grau de representatividade externa, que viabilizará um fórum permanente de discussões.

Alternativas

ID
1450165
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sabendo-se que o Plano Orientador da UFSB especifica que o contexto geral de criação de uma universidade nos seus moldes é definido,entre outros, por dois blocos de fatores,os intrínsecos e os externos à instituição universitária, é correto afirmar que os fatores intrínsecos são característicos do mundo contemporâneo e,no plano particular, referem-se aos efeitos da conjuntura da globalização no contexto brasileiro e regional.

Alternativas

ID
2251297
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A memória principal útil, ou seja, aquela disponível para ser utilizada pelas diversas aplicações dos usuários e seus respectivos dados, é a que sobra depois da alocação do Sistema Operacional e dos diversos utilitários

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A memória principal é a memória RAM.

    Quando o computador é ligado, uma cópia da BIOS é transferida para a memória RAM, parte do núcleo do sistema operacional (kernel) também, além dos drivers (tradutores do hardware para o software) essenciais ao funcionamento. À medida que novos programas, aplicativos, utilitários e ferramentas são executados, a memória RAM é ocupada com estes códigos.

    O que sobra... é a memória principal útil.

  • comentarios do Fernando:

     

    Correto.

    A memória principal é a memória RAM.

    Quando o computador é ligado, uma cópia da BIOS é transferida para a memória RAM, parte do núcleo do sistema operacional (kernel) também, além dos drivers (tradutores do hardware para o software) essenciais ao funcionamento. À medida que novos programas, aplicativos, utilitários e ferramentas são executados, a memória RAM é ocupada com estes códigos.

    O que sobra... é a memória principal útil.


ID
2251303
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um processador de dois núcleos (dual-core), rodando a 3,2 GHz, equivale a um processador de um único núcleo (single-core) de 6,4 GHz.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    De forma simplista, um processador de dois núcleos que opera em 3,2GHz, pode ser composto por núcleos individuais de 1,6GHz ou mais.

     

    PROF: FERNANDO

  • Em termos de performance, a principal vantagem de usar processador DUAL- CORE é o seu grande desempenho em executar muitos aplicativos pesados ao mesmo tempo. Deste modo, é recomendado para pessoas que possuem o hábito de abrir várias páginas de internet, ouvir música e ainda realizar outras atividades simultaneamente.

     

    faqinformatica.com

     

    Informações extras:

     

    Os processadores dual core são capazes de dividir informações para processamento por várias unidades. O aumento de desempenho é mais perceptível ao executar mais de um processo ao mesmo tempo. O processador de um computador tem que parar brevemente quando ele alterna entre os processos de diferença , ou tópicos , o que provoca uma queda no desempenho. Os processadores dual core tem que alternar entre diferentes tópicos com menos frequência do que os processadores single-core , porque eles podem lidar com dois ao mesmo tempo , em vez de um de cada vez . Alguns processadores são capazes de fazer algo chamado de " hyper-threading ", que permite que o processador a se comportar como ele pode lidar com duas threads ao mesmo tempo. No entanto, a velocidade do clock do processador - a velocidade com que ele pode processar tarefas - não aumenta com hyper threading
    Desvantagens dual -core mais de Single-core
    < p. > CPUs single-core geralmente perdem em comparações de desempenho contra CPUs dual-core. No entanto, uma CPU single-core pode superar um CPU dual-core , quando a CPU tem uma velocidade significativamente maior relógio, que é medida em gigahertz , ou GHz . Um processador single-core de 3,8 GHz irá superar um processador dual -core de 1,8 GHz ao processar uma única tarefa. Além disso , alguns programas não são projetados para funcionar em mais de um núcleo , de modo que um processador single-core de 3,8 GHz será executado esse programa mais rápido do que um processador dual -core de 3,2 GHz . A execução de um programa que só é capaz de usar um núcleo de cada vez em um processador dual-core é como apenas ser capaz de usar quatro cilindros em um carro motor de oito cilindros : Você recebe metade do desempenho. Processadores single-core também pode obter uma melhor vida útil da bateria em um dispositivo móvel do que um processador dual-core porque o processador single-core consome menos eletricidade para funcionar. No entanto , os processadores dual-core , mais recentemente feitas tendem a ser mais eficientes em termos energéticos do que os processadores single-core mais velhos .

    http://ptcomputador.com

  • Errado.

     

    Cada core é uma unidade de processamento separada capaz de lidar com tarefas independentes, mas aumentar a quantidade de núcleos traz somente uma parcela de aumento de desempenho. Por exemplo, um processador de 2 núcleos rodando a 3,2 GHz não é o mesmo que um single-core de 6,4 GHz, assim como um quad-core rodando a 2,0 GHz não é o mesmo que um single-core de 8 GHz.

     

    Fonte: https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e-um-processador-dual-core-ou-quad-core/


ID
2251306
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:

A identificação de um arquivo é composta por duas partes: a primeira refere-se ao nome do arquivo e a segunda, denominada extensão do arquivo, determina o tipo do arquivo, sendo dois exemplos de extensão de arquivo o .exe, que define aplicativos, e o .txt, que define arquivos do tipo texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    .Exe arquivos executáveis (programas) tanto pode ser malicioso como não. 

    .Txt originalmente do programa nativo do Windows Bloco de Notas . 

    As extensões de arquivos servem para o S.O. IDENTIFICAR o tipo de arquivo e depois ONDE vai abrir o ARQUIVO. 

    BONS ESTUDOS!!

     

  • Gabarito: certo

    --

    Exemplos:

    Aprovação.txt

    Gta5.exe

    Meugatodepelucia.jpg

    Xvideos.html

    Ops! este último não deveria tá na lista hehe


ID
2251324
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao visualizar uma página no Internet Explorer, é possível localizar um texto ou palavras inseridos em figuras dessa página, pressionando-se simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F".

Alternativas
Comentários
  • nao é possível localizar texto em figuras!

  • kkkkkk já pode o maps do google faz isso para localizar pontos de referencias. mais outros programas que eu saiba não.

  • Localizar alguma coisa na página: Ctrl + F

     

    ERRO: Localizar um texto ou palavras inseridos em figuras dessa página

     

     

  • CRTL + F ou F3 = abrir a barra de localização do chrome, IE ou a barra de procura no mozilla, que permite localizar textos/palavras.

    GAB: ERRADO

  • F não é F CTRL + F não serve para FIGURAS.

ID
2251327
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma vez apagado o Histórico de navegações no Mozila Firefox ou Internet Explorer, é possível restaurá‑lo através de comandos fornecidos pelo navegador.

Alternativas
Comentários
  • Não é possível restaurar o histórico.

    Gab.: Errado

  • Impossivel fazer restauração em hitórico de negavadores.


ID
2251330
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Outlook converte, automaticamente, os arquivos JPG ou GIF, anexados na mensagem, para o tipo BMP, cujo objetivo é a redução do tamanho total da mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o outlook nao converter nada automaticamente...

  • Ele pergunta ao usuário se deseja converter esse arquivo...

  • ERRADO

    Um dos recursos adicionais do O Recovery Toolbox for Outlook é a capacidade de converter arquivos *.pst para diversos arquivos *.eml. O Recovery Toolbox for Outlook pode exportar todas as mensagens armazenadas em um arquivo *.pst do Microsoft Outlook de qualquer versão para arquivos *.eml separados (uma mensagem – um arquivo).

    Para exportar arquivos PST para EML, você deve fazer o seguinte:

    Inicie o Recovery Toolbox for Outlook, selecione o arquivo .pst de origem na primeira página

    Selecione o "modo de Conversão" na segunda página

    Selecione as mensagens/pastas que você deseja converter para *.eml

    Selecione uma pasta no disco onde os arquivos convertidos serão salvos

    Selecione o modo "Salvar dados separadamente"

    Selecione .eml como o tipo de arquivos de saída e clique no botão Salvar.

    BONS ESTUDOS, ESPERO AJUDAR


ID
2251339
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:

Alguns tipos de vírus de computador conseguem danificar componentes de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Como um vírus comsegue danificar um hardware?

     

    Apesar de parecer exagero dizer que um vírus pode queimar o seu computador, acredite, isto é perfeitamente possível. Esta matéria vem para desmitificar a ideia que um software não é capaz de danificar um hardware, como dito por várias pessoas e até especialistas na área.

     

    Por muito tempo acreditou-se que um Software não fosse capaz de danificar um hardware, até que Chen Ing-Hau, estudante de Engenharia da Computação desenvolveu o vírus Win32/CIH (mais conhecido por Chernobyl), em 1998. Este software malicioso atingia o Windows e era capaz de apagar a memória ROM do computador, inutilizando a sua placa-mãe. Hoje, as versões atuais do Windows ainda são vulneráveis ao Chernobyl, mas por questões de compatibilidade não permitem mais a regravação da ROM.

    A partir desta época, foi provado ao mundo que um software é capaz de danificar um hardware

     

     

  • O gabarito diz que é errado. E a questão não foi anulada!

  • Antigamente vários vírus danificavam o Hardware do PC.  Eu mesmo já fui vítima dessa porcaria uns 15 anos atrás, não compensa perder tempo com esse tipo de questão e banca lixo

  • sempre erro essa...

  • foda !! como assim? tem vírus que  apaga um HD inteiro, como que não danifica ?? essas banquinhas de merda!!! 

  • UFBA querendo ser CESPE?!
    kkk....

  • É porque o examinador nunca viu o vírus que acelera o HD em mais de 7.200 RPM acabando com o HD em segundos. 

  • Eu sempre marcarei essa questão como correta!

  • Questão foi anulada.

     


ID
2251342
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas quaisquer proposições p e q, a proposição composta (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ ∼q) é uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • VEJAM

    P         Q        (P ^ Q)        ~P        ~Q        ~P ^ ~ Q           (P ^ Q) v (~ P ^ ~ Q)

    V         V            V              F           F              F                                  V

    V         F            F              F           V              F                                  F

    F         V            F              V           F              F                                  F

    F         F            F              V           V              V                                 V

    Logo não é Tautologia! Questão Errada! 

  • Questão errada. É uma contingência.

  • Gab Errada

     

    É uma contigência 

  • Gabarito: Errado

    Tautologia: É a proposição composta que será sempre verdadeira, independentemente dos valores lógicos das proposições simples que a compõem.

    Contingência: É a proposição composta que não é uma tautologia nem uma contradição, ou seja, o valor lógico da proposição composta depende dos valores lógicos das proposições simples que a compõem.

    Fonte: Central Exatas.


ID
2251345
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sendo p, q e r proposições quaisquer, na tabela-verdade da proposição composta (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ r) ∨ (∼q ∧ ∼r) existem exatamente três linhas nas quais p é falsa, e essa proposição composta é verdadeira

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo , vide Q447876


ID
2251348
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A expressão simbólica (∀x ∈ R) (∀n ∈ N) [(x ≥ 0) ∧ (n ≠ 0) ⇒ (∃y ∈ R) (y n = x)], em que R e N denotam os conjuntos dos números reais e dos números naturais, respectivamente, representa a proposição“para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que yⁿ = x”

Alternativas
Comentários
  • Que isso não caia na minha prova, amém.

  • Nao confunda as aspas com derivada segunda...kkkkk

    y^n = x, sendo que x ≥ 0 [ 0, 1, 2, 3...sempre positivo] e n ≠ 0 e y ∈ R

    y = ( x )^1/n (vai tirar raiz de x que é sempre um numero positivo mair ou igual a zero.

    Logo, sempre existe um y, já que y ∈ R.


ID
2251351
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

C só iria à festa se R fosse, mas R só iria se M também fosse. M só iria se T a levasse, e T só iria levá-la se D não fosse à festa. Assumindo que essas premissas sejam verdadeiras e sabendo que M foi à festa, é correto concluir que C também foi à festa, mas D não.

Alternativas
Comentários
  • (C então R) e (R então M)

    (M então T) e (T então ~D)

    M = Verdadeiro

    Se todas as sentenças são verdadeiras e a proposição Se... Então é falsa quando resultado dá Vera Fisher (V então F), temos:

    (M então T) e (T então ~D)

    (V então V) e (V então V) = Verdadeira

    (C então R) e (R então M) - Nessa proposição eu só sei que M é verdadeiro, as demais sentenças podem ser tanto verdadeiras quanto falsas. Não tenho como afirmar nada.


ID
2251369
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês, em um dado ano, caíram em domingos, é correto afirmar que tal ano começou em uma quinta-feira.

Alternativas
Comentários
  • Quando o mês começa e termina no mesmo dia é porque o ano é bissexto. Então fevereiro começou no domingo e Janeiro no sabado. Os meses que possuem 31 dias terminam 2 dias depois do que começou, então se janeiro começou no sábado, iniciou 2 dias antes na QUINTA FEIRA.

    Portanto, a resposta da questão é CERTO


ID
2251381
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Engenheiro de Minas Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro a propor a organização da empresa por funções.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
     

    Fayol partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, superando a abordagem analítica e concreta de Taylor.
     

    Fayol via a organização como um corpo – o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram encaixadas em seis funções;
     

    1. Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.

    2. Funções comerciais, relacionadas com a compra venda e permutação/troca.

    3. Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

    4. Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

    5. Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

    6. Funções administrativas, relacionadas com as outras cinco funções integradas, pairando acima delas.


    bons estudos

  • Não sabia que Fayol era engenheiro de Minas:(

  • Certo

    A Teoria Clássica de Fayol dava ênfase ao papel da estrutura organizacional como um todo na obtenção de elevados graus de eficiência. Essa estrutura seria possuidora de funções e princípios que deveriam ser respeitados para o sucesso organizacional.

    ---> Teoria Clássica previa a existência de diferentes funções para que as organizações pudessem se estruturar adequadamente. 

  • Henri Fayol dividiu a empresa em atividades e funções distintas.

    Para Fayol, são funções administrativas as atividades de "prever, organizar, comandar, coordenar e controlar", o conhecido POC3.

    Para os teóricos desta abordagem, as funções administrativas são representadas por um grupo de atividades cujo desempenho forma um processo sequencial na concepção e simultâneo na operação, o qual se repete continuamente.

    Para Henri Fayol, as funções universais da administração são as seguintes: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

    ✿ Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:

    técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa

    comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação

    financeiras, relacionadas com a procura e gerência

    segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

    contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas

    administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções

    As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.

    Fonte: ☺✿ Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos


ID
2251384
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As ideias de Henri Fayol (1841-1925) foram expostas no seu livro intitulado Shop Management.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    Primeiro livro de Taylor chamado Shop Management (Administração de Oficinas) abordou o seguinte:
     

    1-O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custo de produção.
    2-Para tal objetivos a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.

    3-Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus cargos com condições de trabalho adequado.
    4-Os empregados devem aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida.

    5-A Administração precisa criar uma atmosfera de cooperação com os trabalhadores para garantir esse ambiente psicológico.

    bons estudos


ID
2251387
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as contribuições de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), está a proposição de um conjunto de princípios e de técnicas para tratar da efetividade nas empresas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Quem elaborou foi Henri Fayol. Segue abaixo os Princípios Gerais da Administração de Fayol
     

    1. Divisão do trabalho. Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência da organização.
    2. Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever deprestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.
    3. Disciplina. Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
    4. Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
    5. Unidade de direção. Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
    6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais. Os interesses da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares dos indivíduos. Isso é o mesmo que dizer que os interesses dos indivíduos devem ser os mesmos da organização, ou seja, deve haver identidade de interesses.
    7. Remuneração do pessoal. Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
    8. Centralização. Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
    9. Cadeia escalar. É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do principio do comando.
    10. Ordem. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
    11. Equidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
    12. Estabilidade do pessoal. A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa ficar no cargo, melhor será para a empresa.
    13. Iniciativa. A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
    14. Espírito de equipe. A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.


    bons estudos

  • Mnemônico dos 14 princípios de Fayol:

     

    DECO, CADU, USE REI!

     

    Divisão do Trabalho

    Equidade

    Cadeia escalar, linha de comando ou hierarquia

    Ordem

     

    Centralização

    Autoridade e Responsabilidade

    Disciplina
    Unidade de comando


    Unidade de direção

    Subordinação do particular ao geral
    Estabilidade

     

    Remuneração do pessoal

    Espírito de equipe
    Iniciativa

     

  • Entre as contribuições de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), está a proposição de um conjunto de princípios e de técnicas para tratar da EFICIÊNCIA nas empresas.

  • TAYLOR: EFICIÊNCIA

  • EFICIENCIA NE

  • Entre as contribuições de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), está a proposição de um conjunto de princípios e de técnicas para tratar da EFICIÊNCIA nas empresas. Lembre-se de que o objetivo tanto da Administração Científica de Taylor, quanto da Teoria Clássica da Administração de Fayol era atingir "a máxima eficiência".

    Taylor, assim como Fayol e Ford e outros, também elaborou seus próprios princípios, ou seja, essa parte não está incorreta. A título de curiosidade, de acordo com Chiavenato, os quatro princípios de Taylor são:

    "1. Princípio de planejamento: substituir, no trabalho, o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática por métodos baseados em procedimentos científicos; substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método de trabalho.

    2. Princípio de preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado; preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

    3. Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível.

    4. Princípio da execução: distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada." (CHIAVENATO, 2014, PÁG 69)

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2251390
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da experiência de Hawthorne, realizada nos Estados Unidos, entre os anos de 1927 e 1933, nasceu a Escola das Relações Humanas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Sendo o principal teórico da Teoria das Relações Humanas. Elton Mayo desenvolveu uma pesquisa dentro de uma indústria da empresa Western Electric, em Hawthorne. Seu intuito inicial foi entender o efeito da iluminação no desempenho humano. As conclusões da pesquisa de Hawthorne foram

    - A integração social afeta a produtividade – assim, não é a capacidade individual de cada funcionário o que define sua produtividade, e sim a sua capacidade social, sua integração no grupo.

    - O comportamento é determinado pelas regras do grupo – os funcionários não agem isoladamente ou no vácuo, mas como membros de um grupo.

    - As organizações são formadas por grupos informais e formais – volta-se o foco para os grupos que existem de modo informal na empresa e que não são relacionados aos cargos e funções.

    - A supervisão mais cooperativa aumenta produtividade – o supervisor mais eficaz é aquele que tem habilidade e capacidade de motivar e liderar seus funcionários em torno dos objetivos da empresa.

    - A autoridade do gerente deve se basear em competências sociais – O gerente deve ser capaz de interagir, motivar e comandar seus funcionários. Apenas ter conhecimento técnico dos métodos de produção não é mais visto como o bastante.

    bons estudos

  • Oposição à Teoria Clássica e origem da Teoria das Relações Humanas

    A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos, como principal consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne. Foi um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração, que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações, trazendo novos enfoques e conceitos. A teoria humanística possui origens nos seguintes fatos:

    1. A necessidade de humanizar e democratizar a administração: para os autores desse movimento era necessário humanizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas existentes na Teoria Clássica de Fayol e adequá-la ao novo padrão de vida do povo americano. Neste aspecto a Teoria das Relações Humanas se mostrou um movimento americano típico que era voltado para a democratização dos conceitos administrativos.

    2. O desenvolvimento das ciências humanas: buscando lutar contra questões unicamente científicas, os autores e defensores desse movimento procuraram desenvolver também as ciências humanas, tendo como principal foco a psicologia industrial. Foi nesse movimento que a psicologia começou a ter suas primeiras aplicações industriais, e com isso conseguiu demonstrar inadequações existentes nos princípios da Teoria Clássica.

    3. A filosofia de John Dewey e a Psicologia de Kurt Lewin: ambos foram fundamentais para o desenvolvimento do humanismo na administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escola das relações humanas, porém Dewey e Lewin também foram grandes contribuidores desse movimento. John Dewey trouxe à sociedade uma filosofia pragmática, enquanto Kurt Lewin adicionou mais dinamismo à psicologia. Outra grande contribuição ao movimento foi o Princípio de Pareto, e seu estudo sobre a sociedade italiana, em 1892.

    4. As conclusões da Experiência de Hawthorne: realizada sob a coordenação de Elton Mayo, a experiência colocou em xeque os principais postulados da Teoria Clássica. Foi uma experiência dividida em quatro fases, que acabaram delineando os princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Essa experiência acabou contradizendo alguns princípios trazidos por Taylor e Fayol, e apontou diversos novos conceitos voltados à produção industrial, aos fatores da motivação humana, ao comportamento dos empregados e aos aspectos emocionais


ID
2251426
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Método de trabalho é procurar e permitir o efetivo gerenciamento do fluxo de processos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O conceito correto é:

    Método é um modo de organização do trabalho, é um caminho a ser seguido, é uma ferramenta que auxilia no processo e possibilita que se alcance da melhor forma aquilo que se almeja (MARQUIS; HUSTON, 2010).

  • GABARITO: ERRADA 

     

    QUESTÃO:

     

    Método de trabalho é procurar e permitir o efetivo gerenciamento do fluxo de processos .ERRADO (esse é o conceito de técnica workflow (fluxo de trabalho) ​

     

    METODO DE TRABALHO é estabelecer o caminho ou a maneira pela qual uma ou mais operações de um processo devem ser feitas para se alcançar o resultado esperado. CORRETO!

     

    DEUS NO COMANDO SEMPRE...


ID
2251429
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O principal propósito da técnica workflow (fluxo de trabalho) é estabelecer o caminho ou a maneira pela qual uma ou mais operações de um processo devem ser feitas para se alcançar o resultado esperado.

Alternativas
Comentários
  • "Segundo a WfMC (Workflow Management Coalition), fluxo de trabalho é a sistematização do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos."

    Fonte: Wikepédia

  • Workflow é um termo inglês que significa “fluxo de trabalho”, na tradução para a língua portuguesa. O conceito do workflowé de uma sequência de passos necessários para automatizar processos, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra.

  • O conceito do workflow é de uma sequência de passos necessários para automatizar processos, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra.

    Nessa automação, documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.

    A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow.

    workflow representa uma relação entre tecnologia e processos de negócio, onde cada um induz uma relação com o outro.

     

    https://www.significados.com.br/workflow/

     

    ALTERNATIVA: ERRADO.

  • Ainda não encontrei onde está o erro dessa questão. Alguém poderia apontá-lo? Obrigada!

  • GABARITO: ERRADA

     

    QUESTÃO:

     

    O principal propósito da técnica workflow (fluxo de trabalho) é estabelecer o caminho ou a maneira pela qual uma ou mais operações de um processo devem ser feitas para se alcançar o resultado esperado. ERRADO!

     

    Técnica workflow (fluxo de trabalho) é procurar e permitir o efetivo gerenciamento do fluxo de processosCORRETO

     

    DEUS NO COMANDO SEMPRE...

  • A questão cita o Método de trabalho: é o caminho ou a maneira pela qual uma ou mais operações de um processo devem ser feitas para alcançar o resultado esperado.

    Referência:

    http://www.unisalesiano.edu.br/~notas/apostilas/Graduacao/Prof_Antonio_Jose_Farinha/2%20Aula%20OSM%205%20ADM.pdf

  • Já errei duas vezes pqp


ID
2251432
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    De acordo com Daft,a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo! Como a motivação afeta a produtividade, a organização deve canalizar a motivação para os objetivos organizacionais.

    Dessa forma, Robbins diz que, no ambiente organizacional, a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais

    bons estudos

  • A questão abordou a definição de motivação de acordo com o autor Maximiano, tal como foi transcrito na assertiva:

    "A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e estímulos da situação ou ambiente." (Maximiano, 2006)

    O autor exemplifica os motivos internos em aptidões, valores e habilidades. Ou seja, é aquilo que diferencia uma pessoa das outras.

    Já os estímulos da situação ou do ambientes, os motivos externos, de acordo com Maximiano, são aqueles as recompensas oferecidas pela empresa, ambiente de trabalho, estilo de liderança do chefe e etc.

    Fonte: MAXIMIANO. A. C. A. "Administração para Empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios" 1ª edição. Editora Pearson. 2006 (pág. 147)

    GABARITO: CERTO.


ID
2251435
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de “Estima” trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    De acordo com Maslow:

    As necessidades básicas ou fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc.
    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo.

    As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

    As necessidades de auto estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.

    As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

    bons estudos

  • Gabarito: Errado

    -----

    De conformidade com Maslow os 5 níveis a serem "escalados" por um ser humano, são:

    ·  Atender as necessidades básicas ou fisiológicas

    ·  Atender as necessidades de segurança

    ·  Atender as necessidades Sociais ou de associação

    ·  Atender as necessidades de Status ou Auto Estima

    ·  Atender as necessidades de Auto-Realização

      Explicamos os níveis “escalados”, a saber:

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.(GABARITO)

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.

    No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.

    -----

    Fonte: http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades/5266/

  • A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de “Estima” (Social) trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.

    ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • A teoria de Maslow refere-se à hierarquia de necessidades que pode ser visualizada no formato de uma pirâmide. Na base da pirâmide encontram-se as necessidades fisiológicas. No topo dela, acham-se as necessidades de autorrealização. De acordo com Chiavenato (2014):

    1. Necessidades fisiológicas; necessidades mais vitais, tais como: comer, beber, repousar, dormir.

    2. Necessidades de segurança; segurança, estabilidade e proteção

    3. Necessidades sociais; refere-se a "necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. (Chiavenato, 2014)

    4. Necessidades de estima: autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.

    5. Necessidades de autorrealização: autodesenvolvimento contínuo.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014. (pág 322)

    A assertiva está incorreta pois o nível de hierarquia que representa essas necessidades descritas no enunciado é o SOCIAL.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2251438
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda organização possui fluxos de comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (aquelas que fluem no sentido horizontal).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Tipos de comunicação:
     

    Comunicação descendente: A comunicação para baixo, ou descendente, geralmente é utilizada em organizações burocratizadas e autoritárias, visto que ela constitui-se em ordens ou informações sobre políticas ou programas que a empresa pretende implantar. Portanto, são comunicadas decisões já tomadas pela direção da empresa, sem consulta prévia dos colaboradores.
     

    Comunicações ascendente: É a partir da comunicação para cima que os dirigentes obtêm informações, geralmente através de relatórios, a respeito do desempenho de seus colaboradores, dados de produção e controle de qualidade. Também é uma forma de se interar sobre as atitudes e sugestões dos colaboradores.
     

    Comunicação lateral: É também chamada de comunicação diagonal. Maximiano (2000, p.286) conceitua este tipo de comunicação como “... é a que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível ou entre unidades de trabalho de níveis diferentes, mas que se situam em diferentes hierarquias”. Para este autor, os canais de comunicação diagonal possibilitam o funcionamento dos processos interdepartamentais e a tomada de decisões.

    bons estudos

  • Toda organização tem... então no Exército tem também?! Ou é uma exceção?! Então nem toda tem.
  • Quem disse que no exército não tem???

  • Fluxos de Comunicação

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes


ID
2251441
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A função controle é um processo, pois se refere a uma série de etapas que buscam assegurar que a organização alcance seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO
     

    Processo de Controle

    A função de controle vista em sua totalidade, pode ser conceituada como um processo umas vez que se refere a uma série de etapas que buscam assegurar que a organização alcance seus objetivos. Trata-se de um processo de coleta de informações que ajuda os dirigentes a tomarem decisões adequadas a cerca do rumo da organização. O processo de controle pode ser dividido em quatro etapas: o estabelecimento de parâmetro de desem penho, a medição do desempenho real, a comparação do desempenho observado e a implementação de medidas corretivas

    bons estudos

  • FUNÇÃO CONTROLE

    Pressupõe em um trabalho coordenado, que facilite a troca de informações, estabelece princípios de acordo com o programa adotado, a função administrativa do controle tem por objetivo medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos da organização e os planos estabelecidos possam ser alcançados.

    A finalidade do controle e assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle está na veracidade se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos determinados e o resultados desejados.

    O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;

    2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;

    3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e

    4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

    Controlar

    “Assegurar a realização de objetivos”

    Definir padrões de desempenho.

    Monitorar o desempenho.

    Comparar resultados com previsões – avaliar.

    Corrigir falhas e melhorar

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Gabarito CERTO.

  • função de controle monitora e faz a comparação dos resultados com aquilo (objetivo estabelecido no planejamento) que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios, caso esses sejam necessários.

    O processo de controle possui 4 fases que são as seguintes: 

    1ª etapa: Estabelecimento de metas ou definição de padrões.

     etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações

    3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios.

    4ª etapa: Tomar medidas corretivas.

    Portanto, a função administrativa de controle é um processo com 4 etapas e busca assegurar que a organização alcance os objetivos estabelecidos lá na função planejamento.

    GABARITO: CERTO.


ID
2251444
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A fase de estabelecer os parâmetros de desempenho consiste no acompanhamento da execução das atividades organizacionais, sendo, para isso, necessário definir como ele vai ser medido, quando e com que frequência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A primeira etapa de um processo de avaliação de desempenho é estabelecer os parâmetros de desempenho. Um parâmetro ou padrão de desempenho define uma meta que reflete o nível de desempenho esperado para a execução de determinada tarefa

    O acompanhamento da execução das atividades organizacionais é parte do controle.

    bons estudos

  • A fase de estabelecer os parâmetros de desempenho consiste no acompanhamento da execução das atividades organizacionais, sendo, para isso, necessário definir como ele vai ser medido, quando e com que frequência. Resposta: Errado.

    A fase para o estabelecimento ocorre no planejamento.


ID
2251447
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de controle organizacional pode ser efetuado de modo preventivo, simultâneo ou posterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    Tipos de Controle

    O controle do desempenho de uma atividade ou processo organizacional pode ser efetuado em diferentes momentos: antes que a atividade comece, enquanto a atividade decorre ou depois que a atividade estiver terminada. O três tipos de controle baseados no sincronismo temporal são: o controle preventivo, o controle simultâneo, e o controle posterior.

    1) Controle preventivo:antecipa os problemas, foco nos insumos. Ex inspeção de matéria-prima.

    2) Controle Simultâneo: corrige o problema à medida que ocorrem, foco nos processos. Ex. supervisão direta dos trabalhadores.

    3) Controle Posterior: corrige problemas depois que ocorrem, foco nos resultados. Ex.inspeção de qualidade dos bens.

    bons estudos

  • PRÉVIO/CONCOMITANTE/POSTERIOR 

  • Existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos, são: controle preventivo, controle simultâneo e controle por feedback.

    ➥ O controle preventivo (a priori, feedfoward, preliminar, pré-ação) identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.

    ➥ O controle simultâneo (concomitante, concorrente) monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.

    ➥ O controle por feedback (a posteriori, retroação, posterior) foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.

    Fonte: ✿ Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para a UFC - Volume 03

  • Gabarito:CERTO.

    Controle preventivo, simultâneo ou posterior.

  • Quanto ao momento de implantação, podemos classificar os controles em três tipos:

    - Controle preventivo: efetuado antes da ocorrência do evento.

    - Controle concomitante (simultâneo): efetuado de maneira simultânea ao evento.

    - Controle posterior: efetuado após a ocorrência do evento.

    Gabarito: Certo

  • A questão versou sobre o "momento do controle".

    O controle pode ser realizado em três diferentes momentos:

    Preliminar: também chamado de controle a priori, proativo ou preventivo. Ele é ideal para evitar problemas. É realizado sobre as entradas (insumos)

    Simultâneo: o controle é feito no momento da execução. É realizado no processo!

    Posterior: ou controle de feedback. Ele visa descobrir as causas do problema nas saídas após a execução.

    Bibliografia: MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para concursos”. 4ªed. Juspodivm. 2019.

    Gabarito: CERTO.


ID
2251450
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode ser estruturada por funções, sendo esse um dos mais simples modos de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A organização pode ser estruturada em três níveis diferentes:

    1. Organização em nível global. É a organização que abrange a empresa como uma totalidade.
    É o desenho organizacional que pode assumir três tipos: a organização linear, a organização funcional e a organização do tipo linha/staff.

    2. Organização em nível departamental. É a organização que abrange cada departamento da empresa.
    É o chamado desenho departamental ou departamentalização.

    3. Organização em nível das operações. É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação.
    É o chamado desenho dos cargos ou tarefas.
    É feito por meio da descrição e análise dos cargos.

    bons estudos

  • Correto!!

     

     Só não é mais simples que o LINEAR.

  • se a questão afirmasse que era o mais simples, estaria errada pois o mais simples é o linear,

    mas como ela falou UM DOS MAIS SIMPLES está correta.

  • Gabarito: Certo

    Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como

    objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas

    por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá

    agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.

    Fonte: SOBREADMINISTRAÇÃO

  • Gabarito: Certo

    Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como

    objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas

    por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá

    agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.

    Fonte: SOBREADMINISTRAÇÃO

  • CERTO

    ORGANIZAÇÃO MEXE COM AS FUNÇÕES.


ID
2251453
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É mais comum encontrar em uma organização estruturada por funções a presença das funções logísticas, patrimoniais, materiais e individuais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Departamentização funcional tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. É a concentração de atividades semelhantes em que a empresa é especialista e com a mesma finalidade em grupos específicos. Este é o critério de organização de atividades empresarias mais utilizado nos dias de hoje. É indicado para cenários estáveis e de pouca mudança.

    Logo: departamento individual não se constitui como uma divisão por função.

    bons estudos


ID
2251465
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na cultura organizacional, os valores representam elementos fundamentais nos quais a organização baseia sua conduta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO
     

    Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, valores e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização (ela é menos percebida, ela é transparente).

    Os valores nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc. geralmente são explicitados na estratégia empresarial, representando aquilo que é importante para nortear a organização no caminho para o sucesso.

    Além disso, valores se trata do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo a credibilidade, a satisfação do cliente, a transparência
    etc.

    bons estudos

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

     

    Clareza de objetivos, valores e princípios: Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo. Para dar certo a empresa deve fazer com que todos funcionários tenham acesso aos seus objetivos, ter definidos os valores e princípios, sendo relembrados periodicamente (Ex. reunião mensal), isso auxilia no processo de mudança e seu retorno pode ser de médio prazo, caso bem divulgado e aplicado.

  • Os valores organizacionais foram considerados por Deal e Kennedy (1982) como o coração da cultura organizacional, uma vez “que esses definem o sucesso em termos concretos para os empregados e estabelecem os padrões que devem ser alcançados” (FREITAS, 2010, p. 16).

  • CERTO

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a empresa existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da empresa.

    ·       Visão - o que a empresa pretende alcançar no futuro.

  • A questão versou sobre "Cultura Organizacional". De acordo com Chiavenato, a cultura pode ser representada em três níveis: Pressupostos básicos, Valores e Artefatos. Os valores compartilhados englobam as estratégias, as filosofias e os objetivos organizacionais. Ainda de acordo com o autor, são justificações compartilhadas.

    "Valores compartilhados: são os valores relevantes que se tomam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Constituem o segundo nível da cultura." (CHIAVENATO, 2009, PÁG 225).

    Fonte: Chiavenato, I. "Administração Geral e Pública". Elsevier. 2009

    GABARITO: CERTO.


ID
2251468
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ritos, rituais e cerimônias fazem parte da cultura de uma organização, sendo atividades que têm consequências práticas expressivas e visíveis, tornando a cultura mais presente, de forma concreta, na vida das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Segundo Maximiano (2007) a cultura é transmitida aos funcionários de diversas maneiras, e as mais poderosas são as histórias, os rituais, os símbolos e a linguagem.

    Histórias: Referem-se a eventos ocorridos com fundadores de empresas, quebras de regras, sucesso estrondosos, reduções da força de trabalho, recolocações de funcionários, reações a antigos erros, lutas organizacionais. Essas narrativas vinculam o presente com o passado e oferecem explicações e legitimidade para as práticas vigentes.

    Rituais: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização – quais objetivos são mais importantes.

    Símbolos materiais: O tamanho da sede, a elegância do mobiliário, a aparência e vestuário dos executivos, o espaço físico da empresa, o tipo de carro disponível, elevadores, etc.

    Linguagem: Muitas organizações e unidades dentro de organizações utilizam a linguagem como forma de identificação dos membros de sua cultura e subcultura. Ao aprender essa linguagem, os membros demonstram sua aceitação da cultura e, assim fazendo, ajudam a preservá-la.

    Fonte: Ribas e salim 2013
    bons estudos

  • Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

  • Gab. Certo

     

    Ritos, rituais e cerimônias são atividades planejadas.

    Ex: Reuniões, festas, treinamentos, etc.

  • CERTO

    ELEMENTOS DA CULTURA:

    1. Valores – definições a respeito do que é importante para ser atingir o sucesso organizacional, tais como: a importância do consumidor, padrão de desempenho excelente, qualidade e inovação, importância da motivação intrínseca, entre outros.

    2. Histórias e mitos – são os boatos, anedotas e histórias sobre os donos, fundadores, chefes e dirigentes das organizações, contadas e repetidas entre os membros sobre os eventos e incidentes na vida da organização.

    3. Ritos, rituais e cerimônias TORNAM A CULTURA MAIS COESA – são sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores fundamentais da organização, podem ser gritos de guerra, reuniões periódicas, eventos etc.

    o  rito de passagem: o indivíduo deixa da condição de estranho, para fazer parte do grupo por meio de um evento interno ou externo, que faz o indivíduo se sentir aceito pelo grupo e pela organização;

    o  rito de reforço e reconhecimento: comemoram os bons resultados com premiações, títulos ou aplausos;

    o  rito de integração: utilizam de festas e eventos sociais para aproximar o grupo;

    o  rito de redução de conflitos: são momentos de negociações;

    o  rito de renovação: são momentos do grupo discutir novos caminhos e projetos, geralmente através de reuniões;

    o  rito de degradação: retiram poder, sendo a demissão a mais radical deles.

    4. Heróis – personagens que incorporam os valores e condensam a força da organização, cujos feitos são reconhecidos com admiração entre os membros e são compreendidos pelos fundadores como modelos exemplares.

    5. Tabus – assuntos ou acontecimentos que não devem ser comentados ou são proibidos, orientando assim o comportamento para o não-permitido nas organizações.

    6. Crenças e pressupostos – elementos geralmente usados como sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização.

    7. Normas – formas de comportamento que se esperam dos indivíduos em cada ocasião, isto é, a forma como cada um, dependendo do seu trabalho e de sua posição hierárquica, deve agir.

    8. Símbolos e processo de comunicação – o uso especial de linguagem e outras expressões não-verbais, como: desenhos humorísticos, manifestos, reclamações, cartas etc., para comunicar temas importantes da vida organizacional.


ID
2251471
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A aprendizagem organizacional tem como elementos centrais o ser humano, os métodos de assimilação do conhecimento, a visão sistêmica e a partilha do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Garvin (apud FLEURY; FLEURY, 1995) descreve o modo como as organizações são capacitadas para criar, adquirir e transferir conhecimentos e insights. Segundo Fleury e Fleury (1995), aquele autor identificaria cinco vias possíveis para a aprendizagem:

    Resolução sistemática de problemas: contempla diagnósticos elaborados com uso de métodos científicos, utilização de dados para a tomada de decisão e recursos da estatística para organizar as informações e fazer inferências.

    Experimentação: consiste na procura sistemática e no teste de novos conhecimentos por meio de método científico. A experimentação seria motivada pelas oportunidades de expandir horizontes.

    Experiência passada: apoia-se na sistemática de revisão e avaliação de situações de sucesso e fracasso da própria organização, seguida da disseminação dos resultados entre os membros integrantes.

    Circulação de conhecimento: orienta-se pela circulação rápida e eficiente de novas ideias por toda a organização como forma de aumentar seu impacto por serem compartilhadas coletivamente.

    Experiências realizadas por outras organizações: têm como referência a observação de experiências de outras organizações, vista como importante caminho de aprendizagem.

    bons estudos

  • Em Administração, a aprendizagem organizacional é o alcance de novos conhecimentos de forma variável e constante sob as dinâmicas e demandas empresariais, seja de maneira direta ou indireta, seja ela dentro ou fora das empresas.

     


ID
2251474
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos grandes idealizadores e disseminadores das práticas de aprendizagem organizacional foi Henry Mintzberg (1939).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Henry Mintzberg teve papel fundamental no campo das estratégias e nas competencias gerenciais, mas não na aprendizagem organizacional.

    bons estudos

  • Um dos grandes idealizadores e disseminadores das práticas de aprendizagem organizacional foi Henry Mintzberg (1939). Resposta: Errado.

     

    Comentário: O conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado ao conceito de inovação, possuindo foco sobre o conhecimento e a competência dentro das organizações. A aprendizagem nas organizações podem ocorrer em três níveis: Individual (primeiro nível - pessoa), Grupal (participantes) e Organizacional (artefatos que retêm e recuperam informações).

     

    Henry Mintzberg teve papel fundamental no campo das estratégias e nas competências gerenciais.

  • Taylor.


ID
2251477
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As decisões governamentais, no plano interno ou externo, obrigam os gestores a programar mudanças, de modo a adaptar as organizações aos novos condicionantes, sob pena do desaparecimento delas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a explicação dessa questão? Obrigada!

  • Sob pena do desaparecimento delas, aí está o erro da questão

ID
2251480
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Habitualmente, quatro aspectos são fundamentais ou estão presentes em todo e qualquer processo de mudança: estrutura, tarefas, poder e cultura.

Alternativas
Comentários
  • É POSSÍVEL FAZER MUDANÇAS SEM AFETAR A ESTRUTURA DA EMPRESA, POR EXEMPLO.  EXISTEM DIVERSAS CONDICIONANTES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE MUDANÇA DE UMA ORGANIZAÇÃO. E ELA É GERALMENTE EXIGIDA QUANDO A ORGANIZAÇÃO DEIXA DE SATISFAZER OS STAKEHOLDERS.

    A MUDANÇA ORGANIZACIONAL PODE SIGNIFICAR DESDE UMA ALTERAÇÃO DE POSIÇÃO NO MERCADO, MUDANÇA NA SUA FUNÇÃO SOCIAL, MODIFICAÇÃO NO SEU DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO COM POSSÍVEL ALTERAÇÃO NA SUA MISSÃO E VISÃO E REAVALIAÇÃO DAS SUAS PRÁTICAS NOS DIFERENTES NÍVEIS DE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE. LEMBRANDO TAMBÉM QUE A MUDANÇA É TIDA COMO UM PROCESSO NATURAL AO LONGO DA EXISTÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Os 4 aspectos são: valores, crenças, cultura e liderança.


ID
2251483
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A ética envolve tanto os relacionamentos internos quanto os externos, sempre influenciados pelo modo como as decisões de algumas pessoas afetam as outras.

Alternativas
Comentários
  • O contexto sociocultural e o perfil moral dos dirigentes organizacionais têm um impacto determinante no comportamento ético interno e externo da organização.

  • Dispensa comentários

    Certíssima

  • GABARITO: CERTO

    ACRESCENTANDO:

    A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

    Ética:

    Reflexão filosófica sobre a moral;

    É permanente, pois é universal;

    É princípio;

    É a "ciência" que estuda a moral

    FONTE¹: https://www.significados.com.br/etica-e-moral/

    FONTE²: Professor Paulo Guimarães - Estratégia Concursos


ID
2251486
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Corrupção é um acordo secreto ou a cooperação entre duas ou mais pessoas ou empresas para ajudar ou prejudicar outra.

Alternativas
Comentários
  • Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento, é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.

     

    É tirar vantagem em um "projeto de poder" atribuído. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício conforme Art. 333. do Código Penal.

  • Errado. Há um efeito perde-ganha simultaneamente. Práticas corruptas:


    * Favorecer alguém prejudicando outros;

    * Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa;

    * Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra;

    * Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-que-corrupcao.htm

  • Q539686 mesma questão.

     

     

    •  Ação ou efeito de corromper

    •  Ação ou resultado de subornar (dar dinheiro) uma ou várias pessoas em benefício próprio ou em nome de uma outra pessoa; suborno.

    •  Utilização de recursos que, para ter acesso a informações confidenciais, pode ser utilizado em benefício próprio.

    •  Alteração das propriedades originais de alguma coisa: corrupção de um livro.

    •  Ação de decompor ou deteriorar; putrefação: corrupção das frutas.

    •  Desvirtuamento de hábitos; devassidão de costumes; devassidão.

     

    Corrupção é sinônimo de: prevaricação, devassidão, depravação

  • Esse é o conceito jurídico de CONLUIO.

  • GABARITO: ERRADO

    Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

    A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo, sendo considerada grave crime em alguns países. Normalmente, a prática da corrupção está relacionada com a baixa instrução política da sociedade, que muitas vezes compactua com os sistemas corruptos.

    A corrupção na política pode estar presente em todos os poderes do governo, como o Legislativo, Judiciário e Executivo. No entanto, a corrupção não existe apenas na política, mas também nas relações sociais humanas, como o trabalho, por exemplo.

    Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos.

    -Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei;

    -Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei;

    -Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca. O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção, segundo prevê o artigo 180 da Convenção Federal do Brasil;

    -Irresponsável: é alguém que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executa ações ilegais por ordens de seus superiores, sem ao menos saber que esses atos são ilegais. O sujeito irresponsável age mais por amizade do que por profissionalismo;

    A corrupção ainda pode significar o desvirtuamento e a devassidão de hábitos e costumes, tornando-os imorais ou anti-éticos, por exemplo.

    FONTE: https://www.significados.com.br/corrupcao/


ID
2251489
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A doutrina do interesse do acionista propõe que as empresas tenham, primordialmente, obrigações com seus acionistas, tendo o compromisso de maximizar o lucro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO


    No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre as pessoas e, se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. O comportamento das pessoas e das empresas afeta outras pessoas ou empresas, que podem estar dispostas a exigir essa responsabilidade, seja pelo ativismo político, pela imprensa, legislação ou atuação nos parlamentos.
     

    Para Maximiano, existem duas correntes a esse respeito, cada uma delas com argumentos muito fortes:

    - Doutrina da Responsabilidade Social: A empresa usa recursos da sociedade / A empresa tem responsabilidade perante a sociedade

    - Doutrina do Interesse do Acionista: Não cabe à empresa resolver problemas sociais / A única responsabilidade que a empresa tem é com relação a seus acionistas.

    bons estudos


ID
2275951
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Um pendrive é uma memória auxiliar que funciona como dispositivo de entrada e saída de dados.

Alternativas
Comentários
  • Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM), com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB

  • Certo.

     

    Também chamada de memória de massa ou memória secundária. É usada para armazenar dados a longo prazo e fazer cópias de segurança. Mais barata, maior capacidade e não é acessada diretamente pela CPU.

     

    Exemplos: Disco rígido, CD-R/RW, Pen Drive, Cartão de Memória, etc.

     

    Fonte: Professor Mauro Pereira

  • Memórias PRIMÁRIAS: ou memórias principais, são memória de "leitura".

    - ROM - somente leitura, memória não volátil

    - RAM - leitura e gravação, memória volátil

    Memória INTERMEDIÁRIAS: memórias "não físicas", intermediárias do processo, dispositivos de acesso rápido;

    - CACHE

    - Virtual

    Memórias SECUNDÁRIAS: memórias de armazenamento, memórias auxiliares;

    - Pendrive / Cartão SD

    - HD, CD, DVD


ID
2275960
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:
Através da opção"Formatar Disco",é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente.

Alternativas
Comentários
  • Formatação de disco não recupera arquivos excluídos por meio do uso da lixeira, uma vez que esses arquivos não são encaminhados para ela.

  • Formatação de disco -> Todos os arquivos são apagados.

    Formatar disco removível= USB por exemplo

    Disco Rígido= HD do PC.

  • Errado. Formatar significa que todos os dados serão apagados, não serão armazenados na Lixeira, e não poderão ser recuperados.

    Fonte: Prof. Fernando Nishimura.


ID
2275963
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
No processador de texto MS-Word, utilizando-se o recurso Hiperlink, é possível incluir, em um documento, um link para acessar uma página na WEB, enviar um e-mail, acessar outra parte do mesmo documento ou acessar outro documento.

Alternativas
Comentários
  • Uma hiperligação, um liame/ligâme, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência dentro de um documento em hipertexto a outras partes desse documento ou a outro documento.

  • Não sabia da opção "enviar e-mail" e cai igual um pato


ID
2275984
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A utilização da linguagem HTML, no Microsoft Outlook, permite o uso de recursos avançados de formatação do texto, como marcadores e links.

Alternativas
Comentários
  • HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver websites. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.

    Outlook contém várias opções que você pode controlar para afetar o conteúdo das mensagens de email que enviar e receber. Por exemplo, você pode controlar como copiar e colar o conteúdo em uma mensagem de email, se o Outlook usa AutoCompletar conforme você digita, a formatação de tabela e sombreamento de campo. Você pode encontrar muitas dessas opções selecionando arquivo Opções.

  • Questão Correta.


    Tanto a internet, quanto os serviços de e-mail usam a liguagem HTML.

  • HTML é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML. HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo.


ID
2275987
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:
Spyware é um software que tem como objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros, mas, se utilizado de forma mal-intencionada, pode ser considerado um vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • Spyware

     

    Tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Keylogger, screenlogger e adware são alguns tipos específicos de spyware.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • Gabarito: C.

     

    Mas Spyware não é tipo de vírus.

     

    Se fosse o Cespe, acredito que o gabarito seria E, apesar de já ter visto o Cespe também cometer esse tipo de erro na comparação entre vírus e outros malwares.

     

    De qualquer forma, só acertei porque em outras questões a UFBA adotou o mesmo critério.

  • Spyware não é tipo de vírus! 

  • Certo

     

    O  Spyware pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

  • Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.


ID
2276005
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Uma empresa de entregas só aceita trabalhar com caixas retangulares que satisfaçam as seguintes condições:
• se a largura for menor do que 50cm, a altura deve ser menor do que 20cm.
• se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor do que 40cm.
• se a altura for menor do que 25cm, o comprimento deve ser menor do que 30cm.
Desse modo, é correto concluir que essa empresa só aceita trabalhar com caixas retangulares de, no máximo, meio metro de comprimento.

Alternativas
Comentários
  • Se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor que 40cm.

    Mas se a largura for menor do que 40cm (40<50), a altura deve ser menor do que 20cm.

    Mas se a altura for 20cm (20<25), o comprimento deve ser menor do que 30cm. 

  • Dário não faz sentido essa resposta que você deu. Você foi contraditório no começo e no fim. Como o comprimento pode ser maior que 50 cm no começo e depois você conclui no final que deve ser menor de 30 cm?

    Alguém tentou fazer essa questão no viés RL, usando verdadeiro ou falso?Pois eu fiquei em dúvida numa linha de pensamento.

    L = largura

    H = altura

    C = comprimento

    a) Se L < 0,5, então H < 0,2

    b) Se C > 0,5, então L > 0,4

    c) Se H < 0,25, então C < 0,3

    d) C <= 0,5

    (a, b, c) são minhas premissas

    (d) é minha conclusão

    Para o argumento ser válido eu tenho duas possibilidades para trabalhar: 1) considero a conclusão verdadeira e tento chegar em premissas verdadeiras, apenas. Se haver possibilidade de chegar em uma premissa falsa, mesmo que como uma possibilidade, argumento inválido. 2) Começo com a conclusão falsa e tento chegar em premissas obrigatoriamente verdadeiras. Se for possível, argumento inválido.

    Gosto da segunda opção

    (V) a) (F) Se L < 0,5 então H < 0,2 (F)

    (F) b) (V) Se C > 0,5 então L > 0,4 (F, pois eu penso que a caixa poderia ser 0,42 por exemplo, sendo portanto menor que 0,5)

    (V) c) (F) Se H < 0,25 então C < 0,3 (F)

    (F) d) C <= 0,5 (assim C > 0,5 é V)

    A minha única dúvida foi no L > 0,4 da premissa b. Se eu considero L > 0,5, aquele argumento seria verdadeiro ou falso? Se for do jeito que eu fiz, o argumento seria inválido e gabarito correto, mas se não for, o gabarito seria errado. Essa é minha dúvida.


ID
2276008
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:
• 10% deles falam inglês e espanhol;
• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;
• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.
Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

Alternativas
Comentários
  • 10 % 160 = 16

    96 - 16 = 80 / 48-16 = 32

    16+80+32+ (32 que não fala Inglês nem espanhol) = 160

    Porém, 80 não é o dobro de 32


ID
2276014
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Um fiscal da prefeitura trabalha por amostragem: de um grupo de 20 empresas, serão sorteadas 5 para uma fiscalização no local. Se, nesse grupo, há duas empresas em situação irregular, é correto afirmar que a probabilidade de ambas serem sorteadas é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada. 

Alternativas
Comentários
  • Probabilidade de as duas serem sorteadas: C(2,2) * C(18,3) / C(20,5) = 0,05

    Probabilidade de uma ser sorteada: C(1,1) * C(19,4) / C(20,5) = 0,25

    0,25/0,05 = 5 , ou seja, a probabilidade de AMBAS serem sorteadas é 5x menor e não 4x como o enunciado diz.


ID
2276017
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Quatro amigos, que estavam organizando uma festa, discutiram sobre quantas pessoas achavam que haveria nela, dizendo o seguinte:
J: “Haverá, no máximo, 19 pessoas.”
F: “Haverá, pelo menos, 25 pessoas.”
L: “F está errado, pois haverá mais do que 16 pessoas.”
H: “J está errado, a menos que só haja casais.”
Após a festa, perceberam que apenas um deles tinha dado a opinião errada. Logo é correto deduzir que o número de pessoas na festa foi um múltiplo de 3.

Alternativas
Comentários
  • a galera acerta e eu pergunto cadê os comentários?

  • Vamos assumir que o número de pessoas nessa festa seja N

    J diz: N <= 19

    F diz: N >= 25

    L diz: F está mentindo, pois N > 16

    H diz: J está mentindo, exceto se houver casais

    1) O que H quis dizer "somente casais"? Ele diz que J não estará mentindo se o número de pessoas na festa for um múltiplo de 2 (casal até onde eu saiba são 2 pessoas).

    2) Olhando novamente as sentenças, vemos claramente que J e F jamais poderiam ser verdadeiros ao mesmo tempo.

    A partir dessas duas observações o que eu pensei? Vou assumir que J disse a verdade e F disse uma mentira. Usando isso, tentarei ver se L e H também dizem a verdade (visto que o enunciado disse que apenas 1 deles estava mentindo).

    J disse a verdade, logo N deve ser 1, 2, 3,...,19

    F disse a mentira, até aqui beleza

    L disse verdade, pois de fato (pela minha suposição) F estaria mentindo. Se L disse a verdade, então N deve também ser maior que 16. Assim N pode ser ou 17, ou 18, ou 19.

    H disse a verdade também. Mas como? Pois aqui, caímos na exceção dos casais, já que há uma possibilidade na qual haveria apenas casais, caso N seja 18.

    18 é múltiplo de 3, assim, gabarito Certo.

  • F FALOU : HAVERA PELO MENOS 25.OU SEJA ELE É O UNICO QUE DIVERGE DOS DEMAIS PORQUE: J DISSE NO MAX 19. PELO MENOS 25 QUER DIZER NO MINIMO 25. L FALOU: MAIOR QUE 16. CASO SEJA 17 , 18 OU 19 PESSOAS ESTA DENTRO DO QUE J FALOU. H DISSE SE FOREM CASAIS PODERAO TER NO MAX 19. MAS OBSERVE QUE SE FOREM CASAIS O MAX SERÁ 18. QUE É MULTIPLO DE 3. GABARITO :CERTO