SóProvas



Prova VUNESP - 2019 - Prefeitura de Olímpia - SP - Enfermeiro


ID
3411298
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância e o emprego do pronome estão em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     a) Séculos se passaram e, enfim, o vulcão entrou em atividade, o que o deu um formato quase simétrico ? o correto é usar o pronome oblíquo átono "lhe" (=função de objeto indireto).
     b) Faziam séculos que o vulcão permanecera inativo, até o momento em que as lavas irromperam, alterando-o a aparência ? temos o verbo "fazer" indicando tempo decorrido, é um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, o correto é "faz".
     c) Depois que houve a erupção, as formas do vulcão alteraram-nas um pouco e ficou quase simetricamente perfeitas ? as formas FICARAM.
     d) Depois de séculos de inatividade, tendo havido a erupção que o tornou ativo, o vulcão teve suas formas alteradas.
     e) O vulcão foi esculpido por uma nova erupção, que deixaram surpresos todos os que lhe julgavam extintos ? o correto é "deixou" concordando com uma "nova erupção", a qual é retomada pelo pronome relativo "que".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Depois de séculos de inatividade, tendo havido a erupção que o tornou ativo, o vulcão teve suas formas alteradas.

  • Séculos se passaram e, enfim, o vulcão entrou em atividade, o que o deu um formato quase simétrico.

    Quem dá algo, dá algo a alguém ou dá o que? Portanto, não entendi o porquê da Letra A estar errada, sendo que na minha visão é OD (Objeto Direto), não OI (Objeto Indireto).

  • Meus caros(as), comecem sempre observando a transitividade do VERBO. Não se esqueçam do VERBOOO

  • A questão requer conhecimento sobre concordância verbal e nominal e o emprego dos pronomes átonos como complementos verbais: objeto direto e objeto indireto.

    Alternativa (A) incorreta – O verbo dar é bitransitivo (quem dá, dá algo a alguém), o objeto indireto é o substantivo “vulcão" (Deu ao vulcão um formato quase simétrico), portanto o pronome pessoal oblíquo átono que exerce a função de objeto indireto é “lhe", e não os pronomes “o", “a", “os", “as" porque o pronome átono está substituindo o substantivo “vulcão", o qual exerce a função sintática de objeto indireto. O correto seria: “Séculos se passaram e, enfim, o vulcão entrou em atividade, o que lhe deu (ou: “o que deu a ele) um formato quase simétrico".

    Alternativa (B) incorreta – O verbo fazer indicando tempo decorrido é impessoal, devendo ser flexionado apenas na 3ª pessoa do singular. O correto seria: “Fazia séculos que o vulcão permanecera inativo, até o momento em que as lavas irromperam, alterando-o a aparência".


    Alternativa (C) incorreta – O erro está na concordância da forma pronominal “nas" e do verbo ficar. O pronome substitui o substantivo “vulcão", portanto deve ficar no masculino singular, e o verbo ficar deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito “formas". O correto seria: “ Depois que houve a erupção, as formas do vulcão alteraram-no um pouco e ficaram quase simetricamente perfeitas".
     


    Alternativa (D) correta – A concordância e o emprego do pronome átono estão de acordo com a norma-padrão.
     


    Alternativa (E) incorreta – O erro está na concordância do verbo deixar e do adjetivo extintos, além do emprego do pronome átono “lhe", tendo em vista a regência do verbo julgar.



    O verbo deixar deve concordar em número e pessoa com o sujeito “uma nova erupção", na oração anterior (Uma nova erupção deixou todos surpresos).

    O verbo julgar é transitivo direto, seu objeto direto é o substantivo “vulcão" (Todos aqueles julgavam extinto o vulcão), portanto o pronome pessoal oblíquo átono que exerce a função de objeto direto é “o", e não o pronome “lhe" porque o pronome átono está substituindo o substantivo “vulcão", o qual exerce a função sintática de objeto direto.


    O adjetivo extinto deve concordar com o substantivo vulcão. (O que estava extinto? O vulcão.)
    O correto seria: “
    O vulcão foi esculpido por uma nova erupção, que deixou surpresos todos os que o julgavam extinto.


     Gabarito da professora: Letra D.

  • A) "dar" algo a alguem.

    b) "faz" seculos

    c) alteraram-na? ficou? nops '*alteraram-no e ficaram*

    d) correto

    e) deixou, o julgavam, extinto

  • aquela questão que faz diferença na provas da VUVU


ID
3411301
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

Na opinião de Viviane Mosé, a atual crise civilizatória

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o texto: Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional ?pensamento em linha?, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo ?pensamento em simultaneidade?, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva b

    relaciona-se com a substituição da objetividade da vida pela virtualidade do discurso midiático.

  • Esta é uma questão de interpretação textual. O tema do texto é a crise da sociedade em função da mudança da forma de percepção da realidade. Se antes a sociedade focava na materialidade da vida, ou seja, no seu dia a dia, hoje o foco é na narrativa midiática, ampliada pelas redes.

    Sendo assim, a partir dessa leitura, a alternativa que corresponde à atual crise civilizatória é a letra B -  relaciona-se com a substituição da objetividade da vida pela virtualidade do discurso midiático.  

    A) atenua-se com a exposição constante das experiências individuais em plataformas virtuais coletivas.
    Incorreto, a exposição constante não atenua a crise civilizatória, mas a amplia, de acordo com o texto.

    B) relaciona-se com a substituição da objetividade da vida pela virtualidade do discurso midiático.
    Correto, como apontado acima.

    C) deriva do aumento da solidão, decorrente de uma supervalorização do tradicional pensamento em linha.
    Incorreto, o que deriva da crise é o aumento da solidão, já que é uma consequência dessa busca pela narrativa midiática.

    D) resulta do consumo excessivo de medicamentos que, em vez de tratar, agravam os quadros de depressão.
    Incorreto, o consumo de medicamentos é uma das consequências da crise mencionada no texto. 

    E) equivale a uma necessidade de autoafirmação por meio da posse de bens materiais duráveis.
    Incorreto, a comparação com os bens materiais duráveis é feita para exemplificar um período passado.
    Gabarito da Professora: Letra B.
  • Letra B

    “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”


ID
3411304
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

Duas passagens do texto que correspondem a raciocínios análogos estão em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Raciocínio Analógico: Processo de raciocínio do particular para o particular, que deriva uma conclusão a partir de sua própria experiência em uma ou mais situações semelhantes.

  • Analogia: Ideia de semelhança entre dois termos diferentes

    é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências... (1° parágrafo) / ... Se não posso comigo, posto... (2° parágrafo)

    É exatamente isso o que a primeira frase diz e a segunda diz a mesma coisa, porém, com outras palavras. O que essa frase quer dizer é que é necessário guardar as nossas vivências em algum lugar, fotos, redes sociais, postagens etc.

  • Em todos esses anos nessa indústria vital. essa é a primeira vez que isso me acontece

  • Gabarito (a).

    Questão difícil. Texto truncado e rebuscado demais.


ID
3411307
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

São vocábulos antônimos empregados no texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A 

    velozmente (1° parágrafo) ... paulatinamente (2° parágrafo) (=temos termos contrários, termos antônimos, respectivamente, algo veloz e algo que é feito aos poucos, pausamente, pouco a pouco).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    velozmente (1° parágrafo) ... paulatinamente (2° parágrafo)

  • Vunesp ama a palavra: paulatinamente.


ID
3411310
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

Após a alteração da pontuação, a frase do texto que permanece correta, conforme a norma-padrão da língua, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar, cada vez mais, contra isso, passamos a odiar, também, a solidão, completou Viviane. (4° parágrafo) ? uso de vírgula para separar os termos em destaque é facultativo, a inserção delas mantém a frase plenamente correta.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva e

    Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar, cada vez mais, contra isso, passamos a odiar, também, a solidão, completou Viviane. (4° parágrafo)

  • O excesso de vírgulas foi para confundir o candidato; porém a frase está perfeita, sem erros de pontuação.

  • Quem conseguiu achar os erros nas demais até assusta ao ver uma certa com esses excessos de virgula, mas não titubiei e fui na correta. ufaaa


ID
3411313
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

A concordância está em conformidade com a norma- -padrão da língua na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) De acordo com Viviane Mosé, mais do que uma crise normal tem sido vivido na atualidade ? o correto é "vivida" (=concorda com o núcleo do sujeito "crise").
     b) Substituíram-se o tradicional ?pensamento em linha? pelo ?pensamento em simultaneidade? ? o correto é "substituiu-se", trata-se de uma voz passiva sintética e concorda com o sujeito paciente "o tradicional";.
     c) Em meio às constantes exigências da vida atual, surge as constantes promessas por felicidade ? o correto é "surgem" (=concorda com o sujeito posposto no plural "promessas").
     d) Infelizmente, os índices de depressão na contemporaneidade aumenta de modo exponencial ? o quê aumenta? Os índices AUMENTAM.
     e) Ainda que seja um dos fundamentos da existência, a dor passa a ser algo a ser evitado

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra E , está concordando com algo,não com dor

  • e) Ainda que seja um dos fundamentos da existência, a dor passa a ser algo a ser evitado

    Pensei que deveria ser ; passa a ser algo evitado.

  • De acordo com Viviane Mosé, mais do que uma crise normal tem sido vivido ( vivida ) na atualidade.

    Substituíram-se ( substituiu-se ) o tradicional “pensamento em linha” pelo “pensamento em simultaneidade”.

    Em meio às constantes exigências da vida atual, surge ( surgem) as constantes promessas por felicidade.

    Infelizmente, os índices de depressão na contemporaneidade aumenta ( aumentam ) de modo exponencial.

    Ainda que seja um dos fundamentos da existência, a dor passa a ser algo a ser evitado. Certo. Evitado está concordando com algo. E não com dor.


ID
3411316
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja frase está redigida em conformidade com a norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    a) Desde que estejamos sozinhos, estaríamos com nós, estaríamos exercendo a nossa humanidade de conversar com nós mesmos ? o correto é "conosco".
     b)) Sempre que estamos sozinhos, estávamos conosco, estando exercendo a nossa humanidade de conversar conosco próprios ? o correto é "estamos".
     c) Talvez ao estarmos sozinhos, estaremos conosco, se estarmos exercendo a nossa humanidade de conversar conosco mesmo ? o correto é "estaríamos".
     d) Caso estejamos sozinhos, estaremos conosco, estaremos exercendo a nossa humanidade de conversar conosco mesmos.
     e) Quando estivermos sozinhos, estaríamos conosco, estando exercendo a nossa humanidade de conversar conosco próprio ? o correto é "estaríamos".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Caso estejamos sozinhos, estaremos conosco, estaremos exercendo a nossa humanidade de conversar conosco mesmos.

    S.V.C.A

  • Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas pelo pronome nós: 

    Conosco deverá ser utilizado quando não houver essa referência: 

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • Que questão maluca é essa? Não entendi foi nada :P

  • Eu marquei a D porque todas as outras estão gritantemente erradas em razão da utilização desconexa dos tempos e modos verbais, mas "conosco mesmos" simplesmente não existe. Conosco sempre vem sozinho. Questão estranha...

  • As duas opções estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes.

    Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas abrangidas pelo pronome nós: 

    • Você vem à praia com nós duas?
    • Fique aqui com nós todos!

    Conosco deverá ser utilizado quando não houver essa referência: 

    • Você vem à praia conosco?
    • Fique aqui conosco!

    Com nós

    Com nós é utilizado sempre que seguido das seguintes palavras: mesmos, mesmas, próprios, próprias, todos, todas, outros, outras, ambos, ambas ou um numeral.

    Exemplos de com nós

    • A reunião é com nós mesmos.
    • O professor quer falar com nós todas.
    • Apenas temos que estar felizes com nós próprios.
    • Ele está saindo com nós duas!

    Conosco

    Conosco, forma contraída de com nós, é utilizado quando não houver nenhuma palavra que faça referência e reforce o sentido do nós.

    Exemplos de conosco

    • Venham conosco ao cinema.
    • Nossos filhos estão sempre conosco.
    • Esse assunto é apenas conosco, não se intrometa!

    Apesar das regras acima referidas, alguns gramáticos não condenam o uso das expressões conosco mesmos ou conosco próprios, sendo apenas preteridas por uma questão de eufonia. 

     

     

      

  • Fundamento. Explico.

    A questão comporta anulação. Erro Craso!

    Malgrado o gabarito apontar para a letra (d) e os brilhantes comentários dos colegas, penso que a questão não tem gabarito dado que a expressa "conosco mesmos" não é adequada.

    Também analisei as demais assertivas e realmente não há resposta correta. Por isso, entendo que a questão merece ser anulada.


ID
3411319
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as regras de emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que completa a frase a seguir conforme a norma-padrão da língua.


Quando estou sozinha, posso dedicar tempo à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Quando estou sozinha, posso dedicar tempo à reflexão sobre minha existência.

    ? Dedicar tempo a algo (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "reflexão" (=crase).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Quando estou sozinha, posso dedicar tempo à reflexão sobre minha existência.

  • Essa questão requer conhecimentos acerca do emprego do acento indicativo de crase.

    Alternativa (A) incorreta – Em virtude de não haver artigo diante de pronomes pessoais, não ocorre a crase. O “a" é apenas preposição, logo não se emprega o acento indicativo de crase.

    Observação!!! Ocorre crase antes dos pronomes pessoais de tratamento “senhora", “senhorita", e as formas de tratamento “dona", “dama", “madame" e “doutora". Somente essas exceções.

    Alternativa (B) incorreta – Em virtude de não haver artigo diante de pronomes indefinidos, não ocorre a crase. O “a" é apenas preposição, logo não se emprega o acento indicativo de crase.

    Observação!!! Pode haver crase antes do pronome indefinido “outra", se tal pronome se referir a um ser definido pelo contexto. Exemplo:

    “Se não encontrar o remédio nessa farmácia, vá à outra da esquina". Perceba que o pronome indefinido “outra" está se referindo à farmácia; nesse caso, esse termo está definido pelo pronome.

    Alternativa (C) correta – Ocorre o acento indicativo de crase devido à regência do verbo dedicar, o qual é bitransitivo (quem dedica, dedica algo a alguém ou a alguma coisa) e devido ao substantivo “reflexão" estar determinado pelo artigo definido “a". Como ocorre a fusão de duas vogais idênticas (preposição a + artigo a), emprega-se o acento de crase.

    Alternativa (D) incorreta – Estando o “a" no singular seguido de palavra no plural, não se emprega o acento indicativo de crase. No caso, o “a" é apenas preposição. Ademais, “alguma" é pronome indefinido.

    Alternativa (E) incorreta – Não ocorre acento indicativo de crase diante de artigos indefinidos, o “a" é apenas preposição.

    Gabarito da professora: Alternativa C.


ID
3411322
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um total de 75 bolinhas, sendo 45 na cor preta e 30 na cor marrom. Pretende-se distribuir todas essas bolinhas em um menor número de caixinhas possível, inicialmente vazias; todas elas deverão conter o mesmo número de bolinhas, de modo que, em cada caixinha, todas as bolinhas tenham a mesma cor. Nessas condições, a diferença entre o número de caixinhas contendo bolinhas na cor preta e o número de caixinhas contendo bolinhas na cor marrom deverá ser igual a

Alternativas
Comentários
  • MDC

    45, 30 | 3

    15, 10 | 3

    5, 10 | 2

    5, 5 | 5

    1, 1 | mdc (45, 30)= 15

    45÷15= 3

    30÷15= 2

    3-2= 1

    Gabarito: Alternativa A

  • Pretende-se distribuir todas essas bolinhas em um menor número de caixinhas possível (...) = MDC

  • MDC

    Primeiro faça o MDC de 45 , 30

    45,30| 2

    45,15| 3

    15,5 | 5

    5 , 1 |

    Agora vamos multiplicar 3.5 =15

    bolinhas pretas 45 divide por 15 = 3

    bolinhas marrons 30 divide por 15 = 2

    a Diferença e de 1 caixinha

    Gabarito : A

  • MDC

    Legenda:

    P = Bolinhas pretas

    M = Bolinhas marrons

    P M

    45, 30 | 3

    15, 10 | 5

    3, 2 | (3.5= 15) ← Aqui no total de bolinhas por caixa

    Aqui a quantidade de caixas para cada cor de bolinha

    Diferença entre o número de caixas: 3 - 2 = 1

    Gabarito: Alternativa A


ID
3411325
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um cofre, há apenas moedas de R$ 1,00 e de R$ 0,50, e a razão entre o número de moedas de R$ 1,00 e o número de moedas de R$ 0,50 é 4/5 . Se, nesse cofre, o número de moedas de R$ 0,50 supera em 42 o número de moedas de R$ 1,00, então o valor total em moedas é igual a

Alternativas
Comentários
  • moedas 1 real= A

    moedas 0,50 centavos= B

    A razão de A/B = 4/5

    usando o K para proporção

    4k = A

    5k A+42

    4k = 4

    5k 4+42

    multiplica cruzado

    20k= 16k +168

    k= 42

    substituindo

    moedas 1 real= 42*4= 168

    moedas 0,50 cent. = 168+42= 210 *0,5= 105

    R$168,00+ R$105,00= R$273,00

  • Como há 42 moedas a mais de 0,5 e 5-4= 1

    Então:

    1K=42

    K=42

    42.4=168

    42.5=210 (210.0,5=105)

    105+168= 273

  • X=moedas de 1 real

    Y=moedas de 0,50 centavos

    1)Informações dadas:

    X=4/5Y

    Y=X+42

    2)Substituindo:

    X=4/5*(X+42)

    X=168

    3)Resultado:

    X=168 de 1 real=168 reais

    Y=168+42 = 210

    210*0,50=105 reais

    Portanto:

    168 + 105 = 273 reais


ID
3411328
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja de equipamentos de informática, preocupada com o futuro do planeta, compra equipamentos e componentes eletrônicos para reciclagem, pagando R$ 2,00 o quilograma de placas de circuito. Uma empresa, também preocupada com o destino dos materiais eletrônicos sem utilização, após renovar o seu sistema, desmontou os equipamentos que tinha e identificou que, se tivesse mais 10 placas, teria um total de 20 dúzias desse material, para reciclar. Sabendo-se que cada placa tem massa de 57 gramas, se essa empresa vender todas as placas que tem para reciclar, receberá, em troca, por esse material, a quantia de

Alternativas
Comentários
  • Se faltam 10 unidades para completar 20 dúzias (20x12=240) 240-10 = logo se tem 230 unidades

    230*0,057 gramas= 13,11 * 2,00 (preço que é pago) = 26,22

    OBS: 57gramas /1000 quilogramas pra dar em KG = 0,057

  • Gabarito B

    valor unitário da placa:

    1kg -- 2,00 reais

    1000g --2,00 reais

    57g --- x reais

    x= 0,114 reais (1 placa = 0,114 reais)

    "se tivesse mais 10 placas, teria um total de 20 dúzias desse material, para reciclar"

    y + 10 = 20 x 12

    y = 240 -10 = 230 placas.

    regra de três para descobrir quanto receberá pelas placas:

    1 p -- 0,114

    230 p --- valor recebido

    valor recebido = 230 x 0,114 = 26,22 reais


ID
3411331
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Antes de entrar em promoção, Ana comprou um produto. Dias depois, sua amiga comprou o mesmo produto, na promoção, por R$ 459,20, com 18% de desconto sobre o preço pago por Ana. Nesse caso, comparado ao valor que sua amiga pagou no produto, o valor pago a maior por Ana, no mesmo produto, foi de

Alternativas
Comentários
  • Como a amiga de Ana teve um desconto de 18%( 100-18= 82%) sobre o mesmo produto pago por ana então:

    Ana

    x-------- 100%

    459,20---82% x= 560. Logo : 560- 459,20= 100,8

    Amiga


ID
3411334
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa d’água tem capacidade total de 10000 litros. Quando estava com 67% da sua capacidade total, ela passou a fornecer água para outra caixa, a uma vazão constante de 35 litros por minuto e, ao mesmo tempo, a receber água, a uma vazão constante de 75 litros por minuto, até ficar totalmente cheia de novo, momento em que, automaticamente, parou de fornecer e receber água. O tempo total decorrido nesse processo foi de exatamente

Alternativas
Comentários
  • 10000-100%

    X      - 67%

    X=6700 faltando para ficar cheia 10000-6700= 3300

    75-35=40 pois ela recebe 75 litros mas doa para segunda caixa 35 litros.

    3300/40=82,5 – 1 hora e 22 minutos e 30 segundos 

    para chegar nas horas eu primeiro divido o 82,5/60= 1 hora, depois encontro os minutos e segundos subtraindo por 60, pois 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos .

    82,5-60=22,5 minutos-60=37,5segundos

    Resposta: 2 horas, 22 minutos e 30 segundos


ID
3411337
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A média das idades de 12 pessoas, dentre elas Joel, é igual a 25 anos. Se Joel tivesse 6 anos a mais, a média das idades dessas mesmas 12 pessoas seria igual a

Alternativas
Comentários
  • A média das 12 pessoas é 25 anos, logo o total das idades é 25*12=300 anos

    Se Joel tiver 6 anos a mais: 300+6= 306 anos no total

    A média seria 306/12= 25,50 anos


ID
3411340
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um concurso, o número total de vagas disputadas para os cargos A, B e C é 150. Sabendo-se que, para o cargo A, o número de vagas é 3 unidades maior que o dobro do número de vagas para o cargo B, e que o número de vagas para o cargo C é 21 unidades menor que a metade do número de vagas para o cargo B, então, o número de vagas para o cargo C corresponde, do número de vagas para o cargo B, a

Alternativas
Comentários
  • A+B+C = 150

    A = 2B+3

    C = B/2 - 21

    A+B+C = 150

    2B+3+B+B/2-21 = 150 (FAZ UM MMC)

    4B + 6 + 2B + B - 42 = 300

    7B + 6 - 42 = 300

    7B -36 = 300

    7B = 336

    B = 336/7 ---> 280/7 + 56/7 --> 40+8 = 48

    Substitua o B em C

    C = B/2 - 21

    C = 48/2 - 21

    C = 24-21

    C = 3 vagas.

    C/B = 3/48

    = 0,0625

    = 6,25%

  • A + B + C = 150

    A= 2B+3

    B= 48

    C=0,5B-21

    2B+3+B+0,5B-21=150

    3,5B-18=150+18

    3,5B = 168

    B = 168/3,5

    B=48

    C=48.0,5-21

    C= 3

    3 ---------------- X

    48 --------------100

    300/48 = 6,25%


ID
3411343
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos é um vendedor de um único produto e tem uma meta mensal de vendas a realizar. Se ele vender 500 unidades desse produto, faltarão R$ 5.000,00 para que ele atinja essa meta. Se ele vender 550 unidades desse produto, ele ultrapassa a meta de vendas em R$ 7.500,00. A quantidade de produtos que Carlos precisa vender para atingir a meta de vendas, mensalmente, é

Alternativas
Comentários
  • Senhores,

    Resolvi desta forma:

    Some R$ 5.000 (Faltou) e R$ 7.500 (Excedeu) e divida pela falta mais o excedente demonstrado em unidades (550 -500 = 50 unidades).

    R$ 12.500 / Und.50 = R$ 250 por unidade.

    Agora iremos dividir o preço total do que falta (R$ 5.000) pelo preço unitário descoberto (R$ 250), para descobrir quantas unidades faltam.

    R$ 5.000 / R$ 250 = R$ 20 unidades.

    Assim :

    500 Und. + 20 Und. = 520 Und.

    Gabarito : B

  • Sistema de equações:

    500x = y - 5000

    550x = y + 7500

    Onde x é o valor unitário, e y a meta.

    Encontra-se um valor unitário de 250 reais, e a meta que ele quer é 130000 reais

    Para saber quantos produtos ele vendeu para atingir a meta:

    250p = 130000

    p = 520

    Gab: B

  • Eu resolvi assim:

    m= meta

    x= unidades

    m=550x+5000

    m=500x-7500

    Igualei as duas equações e descobri que o x é 250. Depois coloquei o valor do x em alguma das duas equações para ver o valor mensal da meta, que foi 130.000.

    Por fim, peguei o 130.000/250=520 unidades.

  • Busquei encontrar o valor da unidade e dividir por 5.000 que faltavam para o alcance da meta

    Entre 500 Unidades e 550 Unidades existe uma diferença de 12.500

    Se 50 Unidades valem 12.500, logo, 1Unide vale 250,00

    Se faltava 5.000 para chegar a meta divide pelo valor de cada unidade (250,00) = 20 unidades

    500 unidades + 20 unidades = 520 unidades

  • 500x+5.000=550x-7.500

    50x= -12.500

    x=12500/50

    x= 250

    substitui o x na primeira equação:

    500.250+5.000= 130.000

    130.000/250= 520 produtos

  • Se com 500 unidades faltam 5.000 reais e com 550 ele ultrapassa em 7.500.

    50 unidades é igual aos 5.000 que faltavam + 7.500

    50=12500

    Logo, uma unidade equivale a 250 reais.

    Sabendo que uma unidade equivale a 250 reais e que, vendidas 500 unidades, restam 5000 pra atingir a meta, faço uma regra de 3 simples.

    1 250

    x 5000

    x=20

    Portanto, 520 unidades representam a meta que é de 5.500 reais.

    GABARITO B

    #TJSP2021

  • 500 u + 5000 = 550 u - 7500

    u = 250

    500 * 250 + 5000 = 130000

    130000 / 250 = 520


ID
3411349
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um pequeno outdoor retangular, as propagandas têm 4,84 m2 de área, sendo o comprimento correspondente ao quádruplo da altura. Pretende-se construir mais outdoors, aumentando-se a área de superfície em 23/121 , mas mantendo-se a proporcionalidade entre o comprimento e a altura. Dessa forma, o comprimento, em metros, de cada outdoor maior deverá ser igual a

Alternativas
Comentários
  • Chamando o comprimento de x e a altura de y, temos que:

    x .y = 4,84

    sendo que x=4y

    então...

    4y.y=4,84

    y=1,1 e portanto, x=4,4

    Após, sabemos que o valor da área deve aumentar em 23/121, ou seja, em aproximadamente 19% (regra de 3 simples).

    Logo, a nova área deve ser: 5,75

    Refazendo o sistema anterior, temos:

    4y.y=5,75

    Assim, descobrimos que y=1,2 e x=4,8.

  • Regra de três para saber o quanto será aumentado de área.

    4,84m é o 100% ou 100/100,

    23/121 é o que foi aumentado, isso em metros, corresponde?

    4,84------100/100*

    X-------------23/121

    *100÷100=1, para facilitar

    X1= 4,84(23/121)

    X=111,32/121

    X=0,92

    A nova área aumentará 0,92 metros:

    0,92+4,84= 5,76m²

    Mantendo a proporção do primeiro outdoor cuja altura é X e comprimento 4X:

    4X.X=5,76

    4X²=5,76

    X²=5,76/4

    X²=1,44

    X=√1,44

    X=1,2

    O novo comprimento:

    1,2.4=4,8m


ID
3411352
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quinta-feira (20.12.18) a decisão surpreendente de retirar a totalidade das tropas dos EUA do país do Oriente Médio, em meio a críticas até mesmo de aliados republicanos e preocupações de parceiros e de comandantes militares norte-americanos.

(Notícias.r7 – https://bit.ly/2Cykf1X. Acesso em 20.03.2019. Adaptado)


Trump justificou a retirada das tropas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • A principal justificativa que os Estados Unidos deram para a retirada das tropas da região foi a derrota do Estado Islâmico, conforme podemos observar em trecho de um comunicado divulgado pela Casa Branca:

    "As forças dos Estados Unidos, depois de derrotar o 'califado' territorial dos Estado Islâmico, não estarão mais na área imediata"

    No Twitter, o presidente Donald Trump se manifestou no mesmo sentido:

    “É hora de sairmos dessas ridículas guerras sem fim, muitas delas tribais, e levar nossos soldados para casa. LUTAREMOS ONDE FOR PARA NOSSO BENEFÍCIO, E SOMENTE Lutaremos para vencer”.

    Resposta: E

  • A política externa do governo Trump tem revisado a ordem liberal que se estabeleceu no panorama internacional desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945). Apesar de, em uns quantos momentos os EUA terem privilegiado interesses  domésticos -nacionalistas-  de maneira geral veio sendo duramente construído um multilateralismo e uma importante rede de acordos internacionais. Trump coloca em prática um pragmatismo strictu -sensu e uma política de confronto, na qual o bilateralismo supera, em muito, o multilateralismo.
    Por isso vem revendo a participação dos EUA em acordos , tratados e instituições anteriormente negociados, em nome de uma nacionalismo que se expressa em protecionismo, por exemplo. A visão da politica internacional como um jogo de soma zero ou seja, para que um “ganhe" o outro tem, necessariamente que “perder" tem tido críticas dos aliados na arena internacional e entre os próprios pares do Partido Republicano. 
    Uma das alternativas indica a razão dada por Trump para retirada de tropas de uma zona de conflito, parte de seu projeto de “ retirar os EUA de guerras longas e inúteis" 
    A) INCORRETA- Tropas forma retiradas da Síria sim, mas, a razão apresentada não foi essa. Até porque a pacificação não é a intensão da Rússia mas a de auxiliar o governo de Bashar-El Assad a esmagar a oposição. 
    B) INCORRETA-Além de não haver tropas norte-americanas combatentes na Turquia, os talibãs são afegãos e não turcos. 
    C) INCORRETA-Havia tropas na fronteira entre Turquia e Síria, na região dos curdos. A retirada dos norte-americanos abriu caminho para o avanço do governo turco sobre os curdos, que foram aliados importantes dos EUA na luta contra o Estado Islâmico. 
    D) INCORRETA-Tropas norte americanas ainda estão no Iraque, até mesmo porque a pacificação e organização do Estado ainda parecem objetivos inalcançados. O Iraque, no entanto, não é mais considerado parte do “Eixo do Mal"
    E) CORRETA – Embora não tenha havido uma retirada total de tropas da Síria, Trump anunciou que mandaria todos os soldados voltarem ao país. É uma promessa de campanha. Segundo ele o inimigo na região- o auto proclamado Estado Islâmico- já está abatido. Tal atitude foi criticada até por membros de seu partido porque significa deixar os aliados curdos, que foram importantíssimos na luta ao lado dos EUA, à mercê dos turcos, que os considera terroristas. 
    Gabarito do professor: Letra E.

ID
3411355
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Parlamento do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (29.01.19) uma emenda que autoriza a premiê Theresa May a renegociar os termos da saída do país da União Europeia, o chamado Brexit.

O acordo atualmente fechado com a UE não recebeu o apoio suficiente no Parlamento. Agora, May pode tentar renegociar esse ponto, mas não está claro se a UE está disposta a voltar sobre o tema.

(Correio Braziliense – https://bit.ly/2WfDqoJ – Acesso em 19.03.19. Adaptado)


Os termos da saída do Reino Unido da União Europeia não atendem ao parlamento inglês devido

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Brexit: Reino Unido sai da União Europeia

    Saída formal aconteceu às 20h (hora de Brasília), com festa nas ruas; 'não é um fim, mas um começo', disse primeiro-ministro Boris Johnson em pronunciamento. Começa agora período de transição, em que as partes negociam como será relação no futuro.

    Por G1

    31/01/2020 20h00  Atualizado há 2 meses

    Países do Reino Unido é o termo usado para descrever Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, que, juntos, formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, que é um Estado soberano.

  • Em 1973 a Grã-Bretanha passou a fazer parte da Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia. Desde essa época há aqueles, no Reino Unido, que defendiam a não participação na CEE. Portanto, não é fato inédito a oposição à participação da União Europeia, mesmo não sendo a Grã- Bretanha parte da zona do euro.

    Enquanto o Partido Trabalhista sempre defendeu a manutenção da GB na EU, partidos e grupos ditos de “direita", com fundamentação nacionalista, buscaram apoio no parlamento e na sociedade civil para a retirada dos britânicos da coalizão.

    Em 23 de junho de 2016, finalmente, os britânicos aprovaram por referendum o que é conhecido como brexit – de BR e EXIT. Saída da Grã-Bretanha da União Europeia. A partir daí começaram as negociações acerca de como efetuar a saída, o que significa mudança de regras e leis acerca do funcionamento do país, desde politica externa até o dia a dia dos cidadãos, britânicos ou não, residentes na Grã- Bretanha.

    A negociação não foi fácil e várias vezes o parlamento recusou a aprovação àquilo que havia sido discutido entre autoridades britânicas e o parlamento europeu. Houve pontos difíceis e preocupantes, o que levou à efetivação do Brexit somente em janeiro de 2020. Em 1973 a Grã-Bretanha passou a fazer parte da Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia. Desde essa época há aqueles, no Reino Unido, que defendiam a não participação na CEE . Portanto, não é fato inédito a oposição à participação da União Europeia, mesmo não sendo a Grã- Bretanha parte da zona do euro.

    Enquanto o Partido Trabalhista sempre defendeu a manutenção da GB na EU, partidos e grupos ditos de “direita", com fundamentação nacionalista, buscaram apoio no parlamento e na sociedade.

    Este é o tema da questão. A proposta é assinalar, entre as alternativas fornecidas, aquela que indica um ponto problemático nas negociações acerca da efetivação do Brexit. Ou seja, um dos motivos pelos quais o parlamento não se sente contemplado nos termos de saída do Reino Unido da União Europeia.

    A) INCORRETO- O argumento não procede pois se são “multinacionais" não há porquê sair do Reino Unido

    B) INCORRETO- Haverá, sim, a volta de cidadãos britânicos mas não necessariamente serão demitidos

    C) CORRETO. Um ponto delicado na negociação é a futura questão de fronteira entre as Irlandas. A Irlanda no Norte é parte da Grã-Bretanha e a Irlanda (Eire) é independente. Esta questão não esteve em pauta durante os anos de EU. Há possibilidade de novos conflitos, como aqueles que existiram em uma passado recente.

    D) INCORRETO- O parlamento não pode controlar o movimento da Bolsa de Valores!

    E) INCORRETO- Quanto a essa questão o parlamento está dividido. Há aqueles que defendem a ideia de que os gastos do Estado irão diminuir na medida em que o Reino Unido não mais terá que fazer contribuições para a EU.

    RESPOSTA: C


ID
3411358
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de um mês após anunciar que o Brasil sairia do Pacto Global para a Migração, o governo Jair Bolsonaro confirmou a medida às Nações Unidas, nesta terça-feira (08.01.19.), em telegrama enviado às missões brasileiras da ONU em Nova York e em Genebra.

(Globo – https://glo.bo/2Ctv9Gc – Acesso em 19.03.19. Adaptado)


Para o presidente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • O Pacto Global para Migração Segura tem por objetivo principal, segundo Aloysio Nunes, que
    foi Ministro das Relações Exteriores do governo Temer, “facilitar a coordenação de fluxos migratórios".
    O Brasil foi signatário do Pacto, com mais 163 países, em Marrakech, em dezembro de 2018. Não é um tratado nos moldes daqueles acordados de acordo com o Direito Internacional Público. Mas, à semelhança de outros assinados sob a égide da ONU, considera-se que cria um “compromisso politicamente vinculativo"

    O que levou à elaboração do Pacto é a de proteger migrantes, rastrear migrantes perdidos, garantir que tenham acesso à mínimas condições de vida e viabilizar sua integração social o mais rápido possível.

    O trecho apresentado na entrada da questão destaca a retirada do Brasil do referido pacto, tendo sido uma ação do governo Bolsonaro pouco depois da posse do presidente, apesar do país participar, desde o ano 2000 das negociações e estudos do projeto inicialmente apresentado por Kofi Anan. Foi criado, inclusive, em 2003, o Comitê Brasileiro do Pacto Global. Sua atuação pode ser qualificada como “inconstante" ou “irregular".
    No entanto, apesar dos altos e baixos, o Brasil sempre participou dos debates e estudos sobre a proposta da qual se retira pouco tempo depois de sua efetivação como um “Pacto".

    Entre as alternativas apresentadas, uma indica corretamente a justificativa do presidente para a não participação brasileira .

    A) CORRETA – Esta justificativa coaduna com a proposta nacionalista de grupos de extrema direita que entendem serem as migrações uma questão que pode afetar a soberania do país. Por isso não devem ser feitos acordos internacionais e “genéricos" que podem configurar violação à soberania nacional.

    B) INCORRETA – Ao contrário do que defende a alternativa proposta, o Pacto poderia ser um meio de proteger migrantes brasileiros em outros países, segundo Aloysio Nunes. E, o argumento não se adéqua à preocupação nacionalista da presidência.

    C) INCORRETA – Embora tal argumento faça sentido, se analisarmos o que acontece em países como Inglaterra e EUA, não pode ser considerada verdadeira em relação ao Brasil, até mesmo porque não há, no momento, uma taxa de imigração alta que gere tal xenofobia generalizada. Há problemas em relação aos venezuelanos mas, pode ser considerado pontual. Além disso, não foi argumento da presidência para a saída do Pacto.

    D) INCORRETA – Naquele momento específico, pouco tempo após a efetivação do Pacto e, no início do atual governo federal, não havia projeto de elaboração de legislação acerca de imigrantes no Brasil

    E) INCORRETA - O Brasil não recebe apenas imigrantes da América do Sul. E, se assim fõsse, não seria argumento para negar acordos, tratados e pactos internacionais acerca do tema. E, não foi argumento da presidência.

    RESPOSTA: A
  • Pra mim o gabarito seria D

  • Concordo com Bolso nisso aí


ID
3411361
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Medida Provisória n° 870, editada pelo presidente Jair Bolsonaro horas após a posse (01.01.19), trata da reforma administrativa do governo que reduziu os ministérios de 29 para 22.

Para colocar em prática essa redução, uma das estratégias do novo governo foi a fusão de pastas: alguns ministérios de temas semelhantes, que antes eram separados, agora passam a ser um só. Na prática, ocorre que, com a extinção de alguns ministérios, as tarefas de responsabilidade da pasta extinta foram transferidas integralmente para outro ministério ou foram distribuídas para várias outras pastas.

(Veja – https://bit.ly/2U4Mkb5 – Acesso em 20.03.2019. Adaptado)


Tarefas como a demarcação e regularização de terras indígenas passaram para o Ministério

Alternativas
Comentários
  • Só lembrar que o excelentíssimo colocou a raposa para cuidar do galinheiro

  • Imediatamente após assumir a chefia do poder executivo federal, Jair Bolsonaro emitiu uma medida provisória que eliminava ministérios, passando a existir 22 ao invés de 29. Esse é o teor do trecho transcrito.
    Para tal foi necessária a fusão de pastas ou a distribuição de funções de um ministério extinto para outras pastas, teoricamente afins. A fusão levou mais de ano e divide opiniões. Segundo técnicos, a economia por eliminação de gastos é bem pequena. Principalmente pela menor eficiência no trato das questões específicas das pastas extintas e a lentidão do ajuste da máquina burocrática .
    Por conta da fusão passaram a existir o que a imprensa chamou de “ super ministérios". Justiça, Economia, Cidadania e Desenvolvimento regional.
    O da Justiça passou a englobar o Ministério da Segurança Pública (responsável pela polícia e, que já era parte do Ministério da Justiça antes de se tornar um Ministério separado, no governo Temer); partes do extinto Ministério do Trabalho (que dizem respeito a fiscalização das condições de trabalho); o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF, que investiga movimentações financeiras suspeitas); a Controladoria Geral da União (CGU, atua com prevenção e combate à corrupção). 
    Os Ministérios da Fazenda (responsável pela política econômica nacional e pela estrutura fiscal); Planejamento (responsável pelo planejamento de custos e controle do orçamento do governo); Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e parte do Ministério do Trabalho passaram a fazer parte do Super ministério da Economia.
    E, os ministérios da Cultura; do Esporte; do Desenvolvimento Social (do qual Osmar Terra já era Ministro no governo Temer); e mais uma parte do Ministério do Trabalho passaram a integrar o Ministério da Cidadania 
    Por sua vez, o Superministério do Desenvolvimento Regional reúne as políticas públicas para infraestrutura e para promoção do desenvolvimento regional. A pasta é uma fusão dos antigos: Ministério das Cidades e da Integração Nacional 
    A questão pede que seja apontado o ministério ao qual foi integrado o cuidado com a demarcação das terras dos nativos do país 
    A) INCORRETA- Não é função do Ministério dos Direitos Humanos, embora seja uma questão afim. 
    B) CORRETA- A demarcação das terras dos indígenas ficou a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no qual atuam também  forças contrárias à demarcação. 
    C) INCORRETA- Não é função do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 
    D) INCORRETA- Não é função da Casa Civil 
    E) INCORRETA Não é função do Ministério da Economia 
    Gabarito do professor: Letra B.

ID
3411364
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi confirmado pelo ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), neste domingo (17.03.19) a assinatura do acordo com os Estados Unidos – que permitirá o uso comercial da base de Alcântara –, e ressaltou que a soberania brasileira não será afetada. Segundo o ministro, o acordo será assinado nesta segunda (18.03.19), durante visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington.

(FSP – https://bit.ly/2Jxxfuz. – Acesso em 20.03.2019. Adaptado)


A base de Alcântara

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Acordo assinado em março, quando Bolsonaro viajou a Washington, permitirá aos norte-americanos lançarem foguetes e satélites da base de Alcântara, no Maranhão.

  • “O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12/ 11/2019), o acordo que permite a participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. O acordo é considerado pelo governo brasileiro uma etapa fundamental para destravar as atividades de lançamento de cargas para a órbita da Terra a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O texto não necessita da sanção presidencial e será promulgado." Disponível em:  www. agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11
    O acordo de utilização da base de Alcântara pelos norte-americanos, em pauta já há algum tempo, foi aprovado pelo congresso depois da finalização das negociações e a modificação de cláusulas que haviam levado à rejeição do congresso no passado. 
    Uma das alternativas abaixo contém uma afirmativa correta acerca da base de Alcântara. 
    A) INCORRETA- A base foi construída no Maranhão e o interesse norte-americano em Alcântara data de longo tempo antes do governo Trump. Na verdade, desde 2002.
    B) INCORRETA- A ideia não é a produção de satélites e sim utilizar a base para seu lançamento. No caso do Brasil, não poderá ter acesso a equipamentos com tecnologia americana, vai apenas "alugar" a base. 
    C) INCORRETA- A localização da base de Alcântara é o grande interesse dos EUA mas, a base não se localiza no interior de Pernambuco e sim próxima a São Luís, capital do Maranhão.
    D) CORRETA- O acordo entre Brasil e EUA no que se refere à base de Alcântara destina-se essencialmente ao lançamento de satélites. Por sua localização permitirá a economia de combustível e, por conseguinte, menores custos para lançamento de satélites. E o Brasil terá uma renda substancial, sem que seja afetada a soberania do país, segundo as autoridades competentes. 
    E) INCORRETA - A tentativa de uma parceria do governo brasileiros com os americanos para uso da base de Alcântara não é nova. As negociações ocorrem desde 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso e, foram rejeitadas anteriormente pelo Congresso Nacional. À época os congressistas avaliaram que, pelas cláusulas apresentadas, haveria uma forte interferência do governo norte-americano em território nacional. 
    Gabarito do professor: Letra D.

ID
3411367
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência que foi criada com um padrão:


40320, 20160, 6720, 1680, ...


A soma do 6º e do 7º termos é igual a


Alternativas
Comentários
  • A sequência segue um padrão onde:

    40320 inicia a sequência sendo dividido por 2 resultando em 20160;

    20160 sendo dividido por 3 resultando em 6720;

    6720 sendo dividido por 4 resultando 1680;

    1680 sendo dividido por 5 resultando 336;

    336 sendo dividido por 6 resultando 56;

    56 sendo divido por 7 resultando 8.

    Logo, a soma do 6° termo com o 7° é:

    56 + 8 = 64.

    gab. C

  • A sequência segue um padrão onde:

    40320 inicia a sequência sendo dividido por 2 resultando em 20160;

    20160 sendo dividido por 3 resultando em 6720;

    6720 sendo dividido por 4 resultando 1680;

    1680 sendo dividido por 5 resultando 336;

    336 sendo dividido por 6 resultando 56;

    56 sendo divido por 7 resultando 8.

    Logo, a soma do 6° termo com o 7° é:

    56 + 8 = 64.

    gab. C

  • Repetição, repetição,... esse é o segredo

  • Gratidão aos colegas que nos ajudam com os comentários nas resoluções das questões. Realmente, repetição é o segredo!

  • Massssssssssssssss

    E se fosse para pedir a soma de dois termos mais distantes, você iria ficar fazendo continha manual para encontrar, sei lá, o 100º e 101º termos? Claro que não, para isso precisamos encontrar a lógica interna.

    Vejamos,

    Temos a sequência S: 40320, 20160, 6720, 1680, ...

    Dividindo com o primeiro termo:40320/40320 = 1

    Dividindo com o segundo termo: 40320/20160 = (1x2) = 2

    Dividindo com o terceiro termo: 40320/6720 = (2x3) = 6

    Dividindo com o quarto termo:40320/1680 = (6x4) = 24

    Entenderam a lógica?

    Bem, é tentativa e erro, não tem fórmula mágica para chegar a essas lógicas, trabalho.

    Então, estamos falando da divisão do primeiro termo com o resultado dos subsequentes advindos da multiplicação do número de referência com o resultado anterior... se lembram disso? Estamos falando de número fatorial (n!). Vamos ao exemplo supracitado: o Terceiro termo: 3! = 3x2x1 = 6. Olha só.

    Então,

    Queremos achar o 6º e o 7º termos. Para tanto precisamos saber quem é 6! e 7!

    6! = 6x5x4x3x2x1 = 720

    7! = 7x6x5x4x3x2x1 = 5.040

    Portanto, esses serão os números da divisão:

    40320/720 = 56

    40320/5040 = 8

    Agora é só somar e sair para o abraço:

    56+8 = 64, nosso gabarito.

  • Agradeço a todos os colegas que comentam e expõe os conhecimentos!

  • 40320/2, 20169/3, 6720/4, 1680/5, 336/6, 56/7, 8 Soma 56+8 = 64 Só isso pessoal! Resultado 6 e 7 termo somar!
  • RESOLUÇÃO:

    Sendo A1 o 1º termo da sequência (ou seja, A1 = 1), A2 o 2º termo, e assim por diante, repare que temos que:

    A2 = 40320/2 = A1/2

    A3 = 20160/3 = A2/3

    A4 = 6720/4 = A3/4

    Assim, sendo An o n-ésimo termo da sequência, repare que temos que:

    An = A(n – 1)/n

    Assim, vamos calcular os próximos termos da sequência:

    A5 = A4/5 = 1680/5 = 336

    A6 = A5/6 = 336/6 = 56

    A7 = A6/7 = 56/7 = 8

    Portanto, a soma do 6º e 7º termos é igual a 56 + 8 = 64. Logo, a alternativa C é o nosso gabarito.

    Resposta: C

  • Eu já estava quase desistindo, mas depois de muito pensar, entendi que estava dividindo por 2, depois por 3 e assim por diante.

  • Gratidão a todos que comentam as questões!

  • Um ano depois eu comentei e eu mesmo vou explicar.

    A questão pede pra ir dividindo por 2, 3, 4, 5,6,7,8

    Achando os valores, ficou 56 + 8=64


ID
3411370
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação lógica da afirmação “Os cachorros estão dóceis, e os gatos não estão agitados” é: 

Alternativas
Comentários
  • 1) Negação do E = Troca-se o E pelo OU e negam-se as proposições.

    (mnemônico: negou → nega e troca o "e" pelo "ou"). 

     

     Exemplo: "Serei fiel e te darei uma BMW."

     Negação: "Quando não for fiel ou não der a BMW".

     

    2) Negação do OU = Troca-se o OU pelo e negam-se as proposições.

    (mnemônico: trouxe a cola do OU? Não trouxe ! → então, nega e troca "ou" pelo "e").

     

    Exemplo: "Serei fiel ou te darei uma BMW".

    Negação: quando não for fiel e não der a BMW.

     

    A negação do conectivo "ou" ocorre por meio do "e". Veja a tabela a seguir:

     

    PROPOSIÇÃO                                     NEGAÇÃO

        A e B                                                ~A ou ~B

       A ou B                                                ~A e ~B

     

  • Assertiva A

    Os cachorros não estão dóceis ou os gatos estão agitados.

  • GABARITO ALTERNATIVA A

    De acordo com as Leis de De Morgan:

    ~(P ^ Q) é equivalente à ~P v ~Q

    Boa aprovação!

  • Negação dos conectivos "e" - "ou" é NEGA-NEGA-NEGA: Nega a primeira afirmação, nega o conectivo e nega a segunda afirmação.

  • REGRA DO MENINO NEY !

  • GABARITO: A.

     

    negação do OU 

     

    ☛ troca ou por e

    ☛ nega o resto

  • Galera esta aparecendo pra mim questao de informatica que louco

  • Consertem isso! Filtro questão de lógica, mas aparece de informática.

  • Temos a conjunção “p e q” na afirmação do enunciado, onde:

    p = Os cachorros estão dóceis

    q = os gatos não estão agitados

    A negação da conjunção “p e q” é dada pela disjunção “~p ou ~q”, em que:

    ~p = Os cachorros não estão dóceis

    ~q = os gatos estão agitados

    Portanto, a negação da afirmação é dada por “Os cachorros não estão dóceis ou os gatos estão agitados”, logo a alternativa A é o gabarito da questão.

    Resposta: A

  • Principais Dicas de Negação de RLM:

    Gabarito:A

    • E - Troca pelo OU + Nega a Frase
    • OU - Troca pelo E + Mantém a Frase
    • Se...Então - Mantém a 1º sentença + E + Nega a 2º sentença
    • Todo - Algum/Existe/Pelo Menos Um + Nega a Frase
    • Nenhum - Algum + Mantém a frase
    • Algum - Nenhum + Mantém a frase

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
3411376
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma afirmação equivalente à afirmação “As calçadas estão sujas ou os varredores fizeram o serviço” é:



Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal!

    Gab. C

    usa NEMA (nega a primeira) então (mantém a segunda)

  • Assertiva c

    equivalente temos 2 casos

    1 é com "Se"

    2 é usando o "Ou"

    Caso use o 1 caso Com "Se" volta negando tudo

    Caso use o 2 caso Com "Ou" Nega a 1 frase e Mantém a 2 frase

    Assertiva Foi usado o 2 caso " Com o "Ou "

    Se as calçadas não estão sujas, então os varredores fizeram o serviço.

  • GABARITO ALTERNATIVA C

    Silogismo disjuntivo:

    P → Q ≡ ~P v Q

    No presente caso:

    C sujas → V fizeram ≡ ~C sujas v V fizeram

    Invertendo a ordem:

    ~C sujas v V fizeram ≡ C sujas → V fizeram

    Boa aprovação!

  • NEMA NAO TEM ERRO

  • regra do menino NEY !

  • Gab C

    Regra do Neymar para trocar o conectivo OU pelo E >> ~p > q

  • GABARITO: C.

     

    equivalência do OU 

     

    ➜ vira se, então

    ➜ nega a primeira

    ➜ mantém a segunda

     

    Os varredores não fizeram o serviço, e as calçadas estão sujas. 

  • Quando ele pede equivalência do "ou", ei, aqui não é o Se então não, viu... aqui é o "ou" mesmo, o que você vai ter que fazer é se lembrar de uma coisinha. Qual é a equivalência do Se Então envolvendo o "ou"? NeyMar Nega a primeira, "ou" mantém a segunda. Faça isso, mas use o Se Então, Nega a primeira ou mantém a segunda e use o Se Então.

    “As calçadas estão sujas ou os varredores fizeram o serviço” é:

    "Se as calçadas não estão sujas, então os varredores fizeram o serviço" (Gab C)

  • O VALOR LÓGICO DA ASSERTIVA ERA ¬P v Q

    LOGO, A EQUIVALÊNCIA DELA SERIA A CONDICIONAL

    ISTO É, P ---> Q

  • A afirmação do enunciado é uma disjunção, podemos chama-la de “~p ou q”, sendo:

    ~p = As calçadas estão sujas

    q = os varredores fizeram o serviço

    Sabemos que a disjunção “~p ou q” é equivalente à condicional “p -> q”, sendo p =  as calçadas não estão sujas. Portanto, temos que a afirmação do enunciado é equivalente à afirmação “Se as calçadas não estão sujas, então os varredores fizeram o serviço” (afirmação da alternativa C, nosso gabarito).

    Resposta: C

  • QUER APRENDER ESSA MATÉRIA QUE MUITOS ODEIAM ? VAI NO YOUTUBE E ASSISTI AS AULAS DO "MATEMÁTICA PRA PASSAR", EM 20 MINUTOS TU APRENDE ISSO

  • mds eu acho que eu sei, mas eu não sei.

  • Regra do NEymar Sentou, sempre quando for equivalência do se…então ou do ou, vc pode usar essa regrinha, são duas regras: A Primeira Nega a primeira parte Muda a proposição se for se então muda para ou e vice versa. Mantém a segunda parte. Com essa primeira regra já conseguimos resolver essa questão, lembrando que são duas regras de equivalência para os casos das proposições do se então e do OU.
  • NA EQUIVALÊNCIA DO "OU" EU GOSTO DO BIZU NEYMAR SENTOU...

    NEGA A PRIMEIRA, MANTEM A SEGUNDA E TROCA POR SE... ENTÃO

    EU SEI, QUE TEM O TAL DO Silogismo disjuntivo. MAS A GENTE NÃO QUER SER MATEMÁTICO, A GENTE SÓ QUER PASSAR!!!

  • as alternativas B e C não são a mesma coisa???

ID
3411379
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as afirmações:


I. Paula não é pontual.


II. Se Carlos é caprichoso, então Mateus é metódico.


III. Se Glória é gentil, então Cristina é criativa.


IV. Se Mateus não é metódico ou Cristina é criativa, então Paula é pontual.


A partir dessas afirmações, é correto concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva e

    Glória não é gentil, e Mateus é metódico.

  • ~PPO= V

    C.C( F) -> MM(V)= V

    GG(F)- >CC(F)= V

    ~MM(F) ou cc(F) -> PPO( F)= V

    Glória não é gentil, e Mateus é metódico.

  • Começamos pela proposição simples "Paula não é pontual" (~P = V)

    Depois procuramos o que podemos conseguir com essa informação. (Procurar alguma proposição que fale sobre Paula)

    IV. Se Mateus não é metódico ou Cristina é criativa, então Paula é Pontual.  (P = F)

    No conectivo "Se, então" se a última proposição é falsa a primeira proposição também precisa ser falsa para termos uma conclusão verdadeira. (Se a primeira proposição fosse verdadeira teríamos o famoso caso "Vera Fischer é Falsa")

    Como temos uma proposição composta na primeira parte, temos que encontrar a condição para que ela seja falsa. Como temos o conectivo lógico "OU" e precisamos que ele seja falso, lembramos que na tabela verdade do OU as duas proposições precisam ser falsas para termos uma conclusão falsa.

    LOGO

    Mateus não é metódico = Falso (~M = F ou M = V)

    e

    Cristina é criativa = Falso (C = F)

    Em seguida adotamos essas conclusões nas outras proposições.

    III. Se Glória é gentil, então Cristina é criativa.

    Como C = F (Cristina não é criativa) temos uma situação igual a primeira, onde, para ser verdade, precisamos que a primeira proposição também seja falsa, logo G = F ou Glória não é gentil

    DEPOIS

    II. Se Carlos é caprichoso, então Mateus é metódico.

    Já vimos que M = V (Mateus é metódico). Como temos o conectivo "Se, então" e a última proposição é verdadeira, não podemos concluir nada sobre Carlos pois, independentemente de ele ser ou não caprichoso, a conclusão continua sendo verdadeira já que na tabela verdade do "Se,então" temos:

    V V = V

    V F = F

    F V = V

    F F = V

    Para concluir:

    Paula não é pontual

    Mateus é metódico

    Cristina não é criativa

    Glória não é gentil

    Carlos pode ou não ser caprichoso

    Alternativa D: Glória não é gentil, e Mateus é metódico

  • Alternativa E

    É difícil explicar por texto, mas espero que ajude alguém.

    Segue explicação breve e correta:

    1° passo: Você precisa considerar que todas as afirmações são verdadeiras.

    2° passo: Precisa ter uma noção básica de estruturas lógicas, quando a sentença é V ou F.

    I. Paula não é pontual. (V)

    II. Se Carlos é caprichoso (Pode ser F ou V) , então Mateus é metódico (V).

    III. Se Glória é gentil (F), então Cristina é criativa (F).

    IV. Se Mateus não é metódico (F) ou Cristina é criativa (F), então Paula é pontual (F).

    Logo: Glória não é gentil, e Mateus é metódico.

    I- Consideramos a afirmação VERDADEIRA (1° passo)

    II - A segunda afirmação é VERDADEIRA, a segunda pode ser V ou F que não muda nada.

    III - Ana não é criativa (conforme o item IV), para não tornar a sentença falsa (V --->F), a primeira precisa ser FALSA

    IV - Queremos uma condicional VERDADEIRA (Não pode ser V ---> F), já temos a segunda parte negativa, então precisamos negativar a segunda. Como negativar disjunção? Nega tudo (F v F)

  • Eu sou a única que não to lendo a mesma questão?? RL?? oi?? essa questão é de informática!

  • Questão de RLM no meio de informática é complicado. Mas manda que a gente tá fazendo tudo hahaahha

  • Método Luis Telles.

    Se negar B, nega A, no Se.então...


ID
4856518
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei no 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem, estabelece em seu Art. 11, que o Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente

Alternativas
Comentários
  •  Lei no 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem

    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

    I – privativamente:

    a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    d) (VETADO);

    e) (VETADO);

    f) (VETADO);

    g) (VETADO);

    h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    i) consulta de enfermagem;

    j) prescrição da assistência de enfermagem;

    l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem.

    Art. 11 - o Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente 

    A) Incorreto. O enfermeiro privativamente realiza consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre a atuação de equipes de enfermagem e não multiprofissionais. 

    B) Correto. Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas. 

    C) Incorreto. Toda equipe de saúde é responsável pela prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral e não apenas o enfermeiro. 

    D) Incorreto. A prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública é autorizada. Porém, os aprovados em rotinas da instituição de saúde não são autorizados. 

    E) Incorreto. A assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera é função de toda equipe e não apenas do enfermeiro.


    Resposta do Professor:  B.


ID
4856521
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado em enfermagem abrange tecnologias distintas que expressam os meios pelos quais o trabalhador realiza seu trabalho. O modo como essas tecnologias são utilizadas revela o modelo de atenção que se espera produzir. Nesse sentido, um modelo de atenção humanizado pressupõe

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre humanização.

    O modelo de atenção humanizado pressupõe o estabelecimento de vínculos a partir das tecnologias leves (Letra C). Essas estratégias são muito eficientes, pois utiliza atividades em grupos, acompanhamento para prevenção e promoção da saúde como realização de atividades físicas por exemplo.


    A) Incorreto. O uso de tecnologias duras deve ser oferecido quando o paciente necessitar. 

    B) Incorreto. O predomínio nunca deve ser de tecnologias não leves, para promover estratégias de prevenção à saúde.

    C) Correto. 

    D) Incorreto. O uso de tecnologias duras nunca deve ser o parâmetro no planejamento. Conforme falado, deve sempre ser priorizado as tecnologias leves.

    E) Incorreto. O apoio diagnóstico é centrado em tecnologias duras, pois inclui o uso de exames e procedimentos.


    Resposta do Professor:  C.

  • Tecnologia dura, leve-dura e leve é como Merhy (1997) classifica as tecnologias envolvidas no trabalho em saúde.

    A leve refere-se às tecnologias de relações do tipo produção de vínculo, autonomização, acolhimento, gestão como uma forma de governar processos de trabalho.

    A leve-dura diz respeito aos saberes bem estruturados, que operam no processo de trabalho em saúde, como a clínica médica, a clínica psicanalítica, a epidemiologia, o taylorismo e o fayolismo.

    A dura é referente ao uso de equipamentos tecnológicos do tipo máquinas, normas e estruturas organizacionais.

    Fonte: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_320215091.pdf


ID
4856524
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gestão participativa, que corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização, é adotada pelo gestor de uma determinada Unidade de Saúde da Família com o intuito de dar visibilidade do trabalho das equipes para a população atendida. A iniciativa que caracteriza essa diretriz é

Alternativas
Comentários
  • gabarito - reunir-se regularmente com a população para apresentar e discutir o relatório consolidado mensal de produção.

    letra a

  • GAB A

    A letra E seria uma possível resposta, mas refere-se a promoção da saúde. Fazer com que todos saibam q a saúde é um direito de todos e devr do estado.

  • A confusão que a questão gera é entre as alternativas A e E. Contudo, basta lembrar que a assertiva E é referente à diretriz Defesa dos Direitos dos Usuários

  • letra B) está relacionado a clinica ampliada

    letra C) Ambiência

    letra D) Valorização do Trabalho e do trabalhador

    letra E) defesa dos direitos do usuário

    sendo assim, a resposta é a letra A ) reunir-se regularmente com a população para apresentar e discutir o relatório consolidado mensal de produção ( gestão participativa), com a participação da comunidade (principio do SUS)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Política Nacional de Humanização.A iniciativa que caracteriza essa diretriz é reunir-se regularmente com a população para apresentar e discutir o relatório consolidado mensal de produção (LETRA A). Assim existe a possibilidade de acompanhar as necessidades da população sem priorizar algo que não é ideal para o momento.

    B) Incorreto. Não é indicado implantar a abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento. E sim, as demandas que considere a singularidade do sujeito. 

    C) Incorreto. É necessário criar espaços confortáveis e acolhedores, na unidade, que respeitem a possibilidade de atendimento da coletividade e o encontro das pessoas.


    D) Incorreto. A promoção do Programa de Formação em Saúde e Trabalho é assegurada pela participação de membros multiplicadores que poderão partilhar com os demais as propostas de crescimento. 


    E) Incorreto. Divulgar e incentivar o conhecimento da população sobre seus direitos, não só relativos à saúde, mas todos que são assegurados por lei (moradia, renda, alimentação, etc).


    Resposta do Professor: A.


ID
4856527
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de saúde em determinado território é considerado uma ferramenta essencial para o planejamento local e gestão da atenção à saúde da população adscrita nesse território. Nesse contexto, o diagnóstico de saúde deve

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre diagnósticos de saúde. Esse deve: 

    A) Incorreto. Ser constituído de dados primários, secundários e observações dos profissionais que está na assistência.  

    B) Incorreto. Utilizar fonte de dados em todos os níveis e observações da equipe de saúde. 

    C) Incorreto. Ser dinâmico, utilizar fonte de dados primários, secundários e observações de toda equipe de saúde e não apenas médica e de enfermagem. 

    D) Correto. Ser dinâmico, utilizar fonte de dados primários, secundários, observações da equipe de saúde e da população envolvida. Pois assim poderá oferecer os vários olhares e em diversas dimensões, o que propiciará uma melhor prestação de cuidados.

    E) Incorreto. Ser uma ferramenta de trabalho da unidade de saúde e deve ser apresentado à população.


    Resposta do Professor:  D.

  • Caracterização de uma situação, desenhar realidade das necessidades e soluções (utilizar SIS, Indicadores, série histórica/temporal)

    - Definir Sujeito

    - Coletar informações

    - Explicar a situação por dados

    - Prognostico da situação de saúde

    - Avaliação da situação de saúde


ID
4856530
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro de uma Unidade Básica de Saúde vai cobrir as férias de uma colega no plantão de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, uma vez por semana. Na UPA são realizadas pequenas cirurgias, o que exigirá dele a adoção de medidas de prevenção de infecções diferentes das que realiza na sua unidade de origem. A higienização simples das mãos e a antissepsia cirúrgica variam na técnica e nos resultados. Sobre essas técnicas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Higiêne.

    O enfermeiro que realiza a higienização simples das mãos e a antissepsia cirúrgica precisa compreender a finalidade desses procedimentos.

    A) Incorreto. Na higienização cirúrgica das mãos, essas devem ficar em posição mais elevada em relação ao cotovelo para que a água escorra nessa direção e contamine leve sujidade.

    B) Incorreto. Na higienização cirúrgica das mãos é utilizada a escovação da pele e das unhas. 

    C) Incorreto. Na antissepsia cirúrgica, o enxague das mãos nunca deve ser feito com as mesmas mantidas abaixo dos antebraços, pois levará a recontaminação cutânea. 

    D) Incorreto. Após a lavagem das mãos não é indicado a fricção vigorosa da pele com álcool 70% em toda a extensão lavada, uma vez que a lavagem já removeu a sujidade necessária. 

    E) Correto. As duas técnicas têm em comum a remoção de sujeira, de substâncias orgânicas e da microbiota transitória das mãos pela ação mecânica.


    Resposta do Professor: E.


ID
4856533
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

S.M., enfermeira de uma UBS, prepara uma atualização para sua equipe referente ao uso de álcool 70% e as suas propriedades de desinfecção e antissepsia. A esse respeito, ela deve enfatizar que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre central de material esterilizado.

    O álcool 70% possui propriedades de desinfecção e antissepsia. Na pele, havendo sujidades visíveis, perde a função antisséptica, devendo ser substituído por lavagem com água e sabão (letra C), mantendo assim sua importância.

    A) Incorreto. A ação sobre a pele não é esterilizante, pois não é capaz de matar toda forma de microrganismos. 

    B) Incorreto. Aplicado sobre superfícies de móveis e utensílios das unidades de saúde promovem a emulsificação das sujidades, dificultando sua remoção. 

    C) Correto.

    D) Incorreto. Não é indicado na desinfecção de equipamentos constituídos de borrachas ou certos tipos de plástico porque os danifica. 
    E) Incorreto. A concentração ideal é 70%. Outras concentrações causam prejuízo de sua ação.

    Resposta do Professor: C.

  • Álcool= desinfecção de nível intermediário.

    Embora a concentração ótima seja acima de 70%, pode ser usado, sem prejuízo de sua atividade, em preparações de 60 a 80%.

    Alguns materiais como acrílico, não deve ser utilizado pois o deixa fosco, ademais, nos nas borracha e plásticos pode fazer com que ressequem e fissurem.


ID
4856536
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro da Unidade Básica de Saúde deve fazer a previsão de fichas de notificação de dengue para o próximo trimestre. No ano anterior, no mesmo trimestre, dispunha de 50 fichas e sua unidade notificou 47 casos, dos quais apenas 17 se confirmaram. Ele tem informações de que, nas áreas circunvizinhas, a incidência de casos está em elevação, comparada aos anos anteriores. O tempo de reposição do estoque é de 1 dia, mas há um custo para as reposições não programadas. Utilizando os conhecimentos de gerenciamento de recursos materiais, é correto que ele solicite

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, a administração de recursos materiais deve garantir que os materiais necessários estejam disponíveis na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo 

    O estoque de segurança (ES), também chamado de estoque mínimo, consiste na quantidade de cada item que deve ser mantido como reserva para garantir a continuidade do atendimento caso haja elevação brusca no consumo ou atraso no suprimento. A forma de cálculo do ES é o acréscimo à cota mensal de um percentual que varia de 10 a 20% do CMM, somando ao consumo diário durante o tempo de reposição. 

    Portanto, sendo 47 fichas utilizadas no ano anterior com um acréscimo de 20% teremos 56,4, arredondando 57 fichas devem ser compradas de acordo com a estimativa do estoque de segurança. 

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia 
    Chiavenato I. Teoria geral da administração. v.1. 3a ed. São Paulo (SP): McGraw – Hill; 1987 

  • Gabarito D

    O estoque de segurança (ES), também chamado de estoque mínimo, consiste na quantidade de cada item que deve ser mantido como reserva para garantir a continuidade do atendimento caso haja elevação brusca no consumo ou atraso no suprimento.

    A forma de cálculo do ES é o acréscimo à cota mensal de um percentual que varia de 10 a 20% do CMM, somando ao consumo diário durante o tempo de reposição.

    Fórmula: ES= 10% a 20% do CMM + CTR*

    CTR = consumo durante o tempo de reposição

    No caso da questão, podemos considerar o período de um trimestre como 1 mês para o cálculo na fórmula e usaremos o número de NOTIFICADOS ANTERIORMENTE para calcular o nosso ES.

    Fonte: https://www.enfconcursos.com/uploads/cursos/2017/02/cursos_148778693658add3b82f7f8.pdf


ID
4856539
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro verifica, em um dos relatórios mensais do Programa de Imunização, um aumento das perdas de doses de vacina. Para a resolução do problema, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Imunização.

    A) Incorreto. Utilizar algumas fases do Planejamento Estratégico Situacional pode ser interessante. Mas ele todo não se encaixa pois é necessário verificar qual a real situação e o que esta envolvido no processo. 

    B) Correto. Programar uma supervisão na sala de vacina, utilizando o método de investigação ativa. Assim poderá identificar as possíveis causas e traçar estratégias para cessar esse problema.

    C) Incorreto. A supervisão indireta pode não ser capaz de identificar o problema. Não é papel da equipe essa identificação, pois eles poderiam já ter identificado e tentado solucionar. 

    D) Incorreto. A atualização e capacitação de toda equipe de enfermagem sobre o Programa de Imunização deve ser constante e não apenas nessa situação. 

    E) Incorreto. É necessário identificar. Mas responsabilizar o responsável pelas perdas não é o objetivo. É preciso evitar que aconteça novamente.


    Resposta do Professor: B.


ID
4856542
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os imunobiológicos são produtos termolábeis, necessitando de equipamentos de refrigeração para manutenção da temperatura adequada e constante. O enfermeiro coordena as ações voltadas à manutenção das condições adequadas para a conservação de vacinas no nível local, que incluem, entre outras medidas:

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÃO:

    Programar a limpeza dos refrigeradores, exclusivos para guarda de vacinas, para ser realizada semestralmente./quinzenalmente, ou quando a camada de gelo for maior ou igual a 0,5 cm.

    Elaborar um plano de contingencia para transferência dos imunobiológicos para caixas térmicas imediatamente à interrupção da energia elétrica./Quando houver interrupção no fornecimento de energia, o equipamento deve ser mantido fechado e a temperatura interna deve ser rigorosamente monitorada.Se não houver o restabelecimento da energia ou quando a temperatura estiver próxima a +7ºC, proceda imediatamente à transferência dos imunobiológicos para outro equipamento (refrigerador ou caixa térmica) com a temperatura recomendada (entre +2ºC e +8ºC).

    Programar o alarme do refrigerador para disparar quando a temperatura interna estiver menor que +2 ºC ou maior que +8 ºC./Disparar quando estiver em +3 ou +7ºC)

    Distribuir os equipamentos na sala de vacina, posicionando o refrigerador onde haja maior incidência de raios solares./Menor incidência, pois os imunobiológicos são termossensíveis.

    Acompanhar as medições de temperatura do refrigerador, no mínimo duas vezes ao dia, no início e no término do expediente. GABARITO

    FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre imunização.

    É função do enfermeiro:

    A) Incorreto.  Programar a limpeza dos refrigeradores, exclusivos para guarda de vacinas, para ser realizada a cada 15 dias ou quando a camada de gelo estiver extensa. 

    B) Incorreto. Elaborar um plano de contingencia para transferência dos imunobiológicos imediatamente à interrupção da energia elétrica, para evitar perda de doses. 

    C) Incorreto. Acompanhar o controle da temperatura para nunca deixar que ela esteja menor que +2 ºC ou maior que +8 ºC. 

    D) Incorreto. Distribuir os equipamentos na sala de vacina, posicionando o refrigerador onde haja menor incidência de raios solares. 

    E) Correto. Acompanhar as medições de temperatura do refrigerador, no mínimo duas vezes ao dia, no início e no término do expediente.


    Resposta do Professor: E.


ID
4856545
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As meningites bacterianas são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido à sua gravidade e capacidade de causar surtos. Na ocorrência de um caso de meningite meningocócica, as medidas que devem ser adotadas para a prevenção de casos secundários correspondem a

Alternativas
Comentários
  • A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença, e as vacinas contra o meningococo são sorogrupo ou sorossubtipo específicas., ou seja, não é destinada para vacinação em massa de todo um território. Alternativa A está errada. 

    Não há recomendação para quimioprofilaxia em casos secundários, mesmo porque os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. Alternativa B está errada. 

    O uso de antibiótico deve ser associado a outros tipos de tratamento de suporte, como reposição de líquidos e cuidadosa assistência. As drogas utilizadas, normalmente são aquelas que já têm uma quantidade razoável nas unidades de saúde, não precisando aumentar o estoque para possíveis casos novos. Alternativa C está errada. 

    A quimioprofilaxia está indicada para os contatos próximos (moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente) de casos suspeitos de doença meningocócica. Alternativa D está correta. 

    Na prevenção de casos secundários não é prioridade o levantamento da condição vacinal. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 4ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume 1 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia e Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017. 

  • A quimioprofilaxia somente está indicada para contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica (Neisseria meningitidis) e meningite por Haemophilusinfluenzae. Os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. Ressalta-se que a quimioprofilaxia dos contatos de casos de meningite por H. influenzae somente está indicada se no domicílio houver criança menor de 4 anos não vacinada ou parcialmente vacinada, ou com criança imunocomprometida independentemente da situação vacinal. Em creches e escolas maternais, está indicada quando dois ou mais casos ocorrem em um intervalo de 60 dias. Nessa situação a quimioprofilaxia deve ser prescrita para todas as crianças, independentemente da idade ou status vacinal e para os cuidadores.

    Todos os contatos próximos de um caso de doença meningocócica, independentemente do estado vacinal, deverão receber a quimioprofilaxia. As crianças menores de 1 ano que não são vacinadas devem receber a quimioprofilaxia e atualizar o cartão vacinal.

    Droga de escolha: rifampicina

    FONTE: saude.ce.gov.br


ID
4856548
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O escorpião-amarelo (T. serrulatus), com ampla distribuição em todas as macrorregiões do país, representa uma das espécies que causam preocupação em função do maior potencial de gravidade do envenenamento, facilitada por sua reprodução partenogenética e fácil adaptação ao meio urbano. Em acidentes com escorpiões, deve-se

Alternativas
Comentários
  • aplicar compressa morna e encaminhar ao hospital mais próximo para avaliação da necessidade de soroterapia específica.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre acidentes com animais peçonhentos.

    Em acidentes com escorpiões, deve-se aplicar compressa morna e encaminhar ao hospital mais próximo para avaliação da necessidade de soroterapia específica (Letra C). A compressa serve para aliviar a dor no local.


    A) Incorreto. Deve-se encaminhar o usuário ao hospital para verificar a necessidade de soroterapia. É muito arriscado somente manter em observação. 

    B) Incorreto. Não é indicado fazer um torniquete pois há risco de complicações. 


    C) Correto. 

    D) Incorreto. Nunca perfurar o local da picada, aplicar álcool a 70%, administrar analgésico pois pode causar maiores complicações. 

    E) Incorreto. Não há necessidade de verificar o tempo de coagulação. A aplicação de soro antiescorpiônico ocorre de acordo com o animal que causou o acidente e as complicações que o usuário terá.


    Resposta do Professor:  C.

  •  Ministério da Saúde adverte para que não sejam tomadas medidas populares e culturais que prejudicam o paciente, por exemplo: 1. Não fazer torniquete ou garrote: não reduz absorção e aumenta o risco de necrose tecidual; 2. Não cortar o local da picada: aumenta a inflamação local, vasodilatação e, portanto, aumenta a infecção, além disso, potencializa a infecção local.

    3. Não perfurar ao redor do local da picada; 4. Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes; 5. Não oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos. Dentre as recomendações do MS para os primeiros socorros por animais peço�nhentos estão: 1. Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão; 2. Manter o paciente deitado; 3. Manter o paciente hidratado; 4. Procurar o serviço médico mais próximo; 5. Se possível, levar o animal para identificação. Mas não se deve perder tempo na procura do animal

     alívio da dor com compressas mornas e remoção para avaliar necessidade de soro (Vi como tratamento de araneísmo)


ID
4856551
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gravidade das queimaduras é determinada, principalmente, pela extensão da superfície corporal atingida e pela profundidade das lesões. De acordo com o Ministério da Saúde (2012), assinale a alternativa com a classificação do grau de queimadura descrito corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem em queimaduras.

    A) Incorreto. Superficial (Primeiro grau), quando atinge apenas a epiderme. Porém é considerada grave quando atinge mais da metade do corpo. 

    B) Incorreto. Superficial (Primeiro grau), quando atinge a epiderme. Quando atinge a derme passa a segundo grau. Dependendo da extensão pode se tornar grave. 

    C) Incorreto. Segundo grau, quando atinge a derme, podendo ser superficial e profunda. Se atinge vasos e terminações nervosas periféricas passa a terceiro grau.

    D) Incorreto. Parcial (Segundo grau), quando atinge a derme, nas camadas superficial ou profundas. A pele apresenta-se amolecida, com dor e apresenta sangramento. 

    E) Correto. Total (Terceiro grau), quando destrói todas as camadas da pele, atingindo tecidos adjacentes e profundos, originando cicatrização hipertrófica por segunda intenção.


    Resposta do Professor: E.


  • "

    A) Incorreto. Superficial (Primeiro grau), quando atinge apenas a epiderme. Porém é considerada grave quando

    atinge mais da metade do corpo. 

    B) Incorreto. Superficial (Primeiro grau), quando atinge a epiderme. Quando atinge a derme passa a segundo grau. Dependendo da extensão pode se tornar grave. 

    C) Incorreto. Segundo grau, quando atinge a derme, podendo ser superficial e profunda. Se atinge vasos e terminações nervosas periféricas passa a terceiro grau.

    D) Incorreto. Parcial (Segundo grau), quando atinge a derme, nas camadas superficial ou profundas. A pele apresenta-se amolecida, com dor e apresenta sangramento. 

    E) Correto. Total (Terceiro grau), quando destrói todas as camadas da pele, atingindo tecidos adjacentes e profundos, originando cicatrização hipertrófica por segunda intenção.

    "


ID
4856554
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais que estão presentes em quase a totalidade de crianças menores de 5 anos de idade, com Infecção Respiratória Aguda (IRA), que servem de critério para suspeitar de pneumonia, são:

Alternativas
Comentários
  • tosse ou dificuldade para respirar.

  • Os principais sintomas para pneumonia são febre, tosse e falta de ar, porém na criança menor de 5 anos a febre pode não estar presente. Portanto os sinais que estão presentes em quase a totalidade de crianças menores de 5 anos de idade, com Infecção Respiratória Aguda (IRA), que servem de critério para suspeitar de pneumonia, são tosse e falta de ar (dificuldade de respirar) 

     

    Gabarito do Professor: Letra A 

     

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pediatria: prevenção e controle de infecção hospitalar/ Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Ministério da Saúde, 2005.


ID
4856557
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.Q., de 23 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde com sua filha de 10 dias de vida, para consulta de enfermagem. O enfermeiro constata fissuras mamilares ao realizar o exame das mamas da mãe. Sua conduta, entre outras medidas, deve contemplar:

Alternativas
Comentários
  • manutenção de aleitamento materno, exposição das mamas ao sol e orientação quanto ao posicionamento e pega adequados.

  • Medidas que protegem o mamilo: exposição da mama ao sol em horário frios, pega envolvendo até aréola e após a mamada aplicar uma pequena quantidade de leite materno no mamilo e aréola.

  • O aleitamento materno exclusivo por livre demanda deve ser mantido mesmo com a fissura, sem oferecimento de chás ou água. Alternativa A está errada. 

    Quando a mãe apresentar fissura mamilar deve ser orientada a manter o aleitamento materno, exposição das mamas ao sol e orientação quanto ao posicionamento e pega adequados. Alternativa B está correta. 

    O aleitamento materno exclusivo não deve ser interrompido. Alternativa C E estão erradas. 

    Ordenha manual da aréola antes da mamada se ela estiver ingurgitada, o que aumenta a sua flexibilidade, permitindo uma pega adequada deve ser feita, porém não se deve complementar com leite industrializado. Alternativa D está errada. 

     
    Gabarito do Professor: Letra B 
     

    Bibliografia 

     

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 


ID
4856560
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade e complementado até os dois anos ou mais. A partir dos seis meses de idade, recomenda-se a alimentação complementar, sendo preconizado nessa idade

Alternativas
Comentários
  • A primeira papa salgada deve ser oferecida após a criança completar seis meses de vida. Tal refeição deve conter alimentos de todos os grupos: cereais ou tubérculos, leguminosas, carnes e hortaliças (verduras e legumes). Carnes e ovos cozidos devem fazer parte das refeições desde os seis meses de idade. O óleo vegetal deve ser usado em pequena quantidade. As frutas devem ser oferecidas após os seis meses de idade, amassadas ou raspadas, sempre às colheradas. E após o aparecimento da dentição, em pedaços pequenos ou inteira, conforme a idade e o desenvolvimento da criança. O tipo de fruta a ser oferecido deve respeitar as respeitar as características regionais, custo, estação do ano e o hábito alimentar da família e lembrando que nenhuma fruta é contra-indicada. Os sucos naturais podem ser usados e não em substituição após as refeições principais, e não em substituição a elas, porém em uma dose pequena. Nos intervalos é preciso oferecer água tratada, filtrada ou fervida para a criança.

    GAB: A

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre aleitamento materno.

    A partir dos seis meses de idade, recomenda-se a alimentação complementar, sendo preconizado nessa idade introduzir, de forma lenta e gradual, frutas, cereais, tubérculos, leguminosas, verduras, carne e ovos, distribuídos nas refeições diárias (LETRA A). Isso favorece uma alimentação de qualidade e balanceada para a criança. Não é indicado adicionar sal e muitos temperos. 

    B) Incorreto. É indicado iniciar com a introdução de frutas. Se for em forma de sucos esses não devem ser adoçados,mesmo que com mel. Podem ser oferecidos em copos evitando a mamadeira.

    C) Incorreto. Oferecer sopas e mingaus não é proibido. Mas não é necessário que seja de consistência rala, batidas no liquidificador e oferecidos na mamadeira, pois a criança precisa iniciar o processo de mastigação e trituração dos alimentos. 


    D) Incorreto. A criança não é capaz de fazer uso de talheres à mesa. É indicado que a criança comece o manuseio dos alimentos com as mãos. 

    E) Incorreto. Não é indicado acrescentar a gema de ovo crua à sopa pois pode causar infecção na criança. Para suprir a deficiência de ferro é indicado alimentos ricos desse nutriente como à carne.


    Resposta do Professor: A.


ID
4856563
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em visita domiciliar realizada à sra. J.R., 26 anos de idade, que se encontra no sétimo dia de puerpério de parto vaginal, a enfermeira, ao realizar o exame físico, detecta o seguinte sinal indicativo de alerta:

Alternativas
Comentários
  • No pós parto imediato deve-se avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido; orientar e apoiar a família para a amamentação; orientar os cuidados básicos com o recém-nascido; avaliar interação da mãe com o recém-nascido; identificar situações de risco ou intercorrências e conduzi-las; orientar o planejamento familiar. 

    Do 4º dia até o 10º dia pós parto, os lóquios se tornam serosanguinolentos (lochia fusca), sua coloração passa à rósea/ acastanhada, resultante de alterações da hemoglobina, diminuição do número de hemácias e elevação dos leucócitos, isso pode levar a um sangramento vaginal com aspecto de borra de café, não é um sinal de alerta. Alternativa A está errada. 

    Involução uterina é a diminuição do tamanho do útero, no pós parto ele atinge a altura da cicatriz umbilical e em seguida diminui em torno de 1 cm ao dia. No sétimo dia o fundo do útero é para estar cerca de 7 cm abaixo da cicatriz umbilical, além disso o útero não deve estar amolecido, portanto são sinais de alerta. Alternativa B está correta. 

    É uma situação esperada o fundo do útero cerca de 7 cm abaixo da cicatriz umbilical no sétimo dia de puerpério. Alternativa C está errada. 

    A frequência respiratória entre 16 e 20 incursões por minuto é normal, portanto não é um sinal de alerta. Alternativa D está errada. 

    Mamas turgidas com saída de secreção láctea à expressão quer dizer que a puérpera está produzindo leite para amamentar seu filho, é uma situação esperada e totalmente normal. Alternativa E está errada. 
     

    Gabarito do Professor: Letra B 

     

    Bibliografia 

    Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein NOTA TÉCNICA PARA ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E NA ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA – SAÚDE DA MULHER NA GESTAÇÃO, PARTO E PUERPÉRIO. / Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein: Ministério da Saúde, 2019 

    • Regressão uterina - nas 12h após o parto a altura uterina atinge cerca de 12cm, a partir do 3ª dia regride 1cm por dia, 10 dias após o parto o fundo uterino está em nível da sínfise púbica, espessura das paredes (4-5mm após o parto) volta ao normal em 5-6 semanas.

ID
4856566
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Numa consulta de enfermagem para aconselhamento sobre anticoncepção, uma paciente de 38 anos manifesta o desejo de usar anticoncepcional injetável mensal. Ela é fumante, com frequência de 30 a 40 cigarros dia, e hipertensa leve, sob controle. A enfermeira orienta que ela não se enquadra nos pré-requisitos para utilização deste método, explicando os riscos à sua saúde associados ao seu quadro clínico. Do ponto de vista ético, a enfermeira

Alternativas
Comentários
  • O uso de anticoncepcional injetável mensal podem causar acidentes vasculares, tromboses venosas profundas ou infarto do miocárdio, sendo que o risco é maior entre fumantes (mais de 20 cigarros/dia), com 35 anos ou mais. No caso apresentado pela banca a paciente tem 38 anos e fuma de 30 a 40 cigarros. Portanto a enfermeira fez orientação correta para a paciente. 

    A enfermeira respeitou a autonomia e o direito da paciente para escolher, porém para isso poder ocorrer a profissional de saúde precisa explicar os ricos e benefícios do método contraceptivo. Alternativa A está errada. 

    A beneficência é o princípio segundo o qual qualquer tratamento de saúde deve ter em vista fazer o maior bem possível e evitar todo e qualquer mal. Nesse caso ela não primou pela beneficência, mas sim pela não maleficência, porque ela não apresentou o melhor método contraceptivo mas sim explicou porque o anticoncepcional injetável mensal não é aconselhável. Logo a não maleficência desenvolve-se a partir do princípio da beneficência, nela nenhum mal deve ser causado intencionalmente. Alternativa B está errada e a C está correta. 

    O princípio da equidade não se aplica a questão apresentada, portanto a alternativa D está errada. 

    A enfermeira contraindicou claramente a escolha da paciente. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C 

     

    Bibliografia 

    Finotti, Marta Manual de anticoncepção / Marta Finotti. -- São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015. 

  • PRINCÍPIOS DA BIOÉTICA 

    O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Quaisquer atos médicos devem ser autorizados pelo paciente.

    A beneficência é o princípio segundo o qual qualquer tratamento de saúde deve ter em vista fazer o maior bem possível e evitar todo e qualquer mal. refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. 

    O profissional deve ter a maior convicção e informação técnica possíveis que assegurem ser o ato médico benéfico ao paciente (ação que faz o bem).

    Como o princípio da beneficência proíbe infligir dano deliberado, esse fato é destacado pelo princípio da não-maleficência que estabelece que a ação do médico sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente (ação que não faz o mal). 

    É universalmente consagrado através do aforismo hipocrático primum non nocere (primeiro não prejudicar), cuja finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.

    O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.

    FONTE: http://www.bioetica.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes_capitulos&cod_capitulo=53&cod_publicacao=6


ID
4856569
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução COFEN no 381/2011, no âmbito da equipe de Enfermagem, a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolau é privativa do Enfermeiro. O Enfermeiro deverá estar dotado dos conhecimentos, competências e habilidades que garantam rigor técnico-científico ao procedimento, que contempla:

Alternativas
Comentários
  • a) para a coleta na ectocérvice, encaixar a ponta mais curta da espátula de Ayres no orifício externo do colo e girar.

    b) o movimento adequado da espátula para raspagem do material da ectocérvice é de ida e volta, na amplitude de 180 graus.

    Para coleta na ectocérvice utiliza-se espátula de Ayre, do lado que apresenta reentrância. Encaixar a ponta mais longa da espátula no orifício externo do colo, apoiando-a firmemente, fazendo uma raspagem em movimento rotativo de 360° em torno de todo o orifício cervical, para que toda superfície do colo seja raspada e representada na lâmina, procurando exercer uma pressão firme, mas delicada, sem agredir o colo, para não prejudicar a qualidade da amostra. 

    c) após a disposição do material sobre a lâmina, aguardar a secagem e em seguida fazer a imersão em álcool 96%.

    O esfregaço obtido deve ser imediatamente fixado para evitar o dessecamento do material. Na fixação com álcool a 96%, considerada mundialmente como a melhor para os esfregaços citológicos, a lâmina deve ser colocada dentro do frasco com álcool em quantidade suficiente para que todo o esfregaço seja coberto, fechar o recipiente cuidadosamente e envolvê-lo com a requisição. Na fixação com spray de polietilenoglicol borrifa-se a lâmina, que deve estar em posição horizontal, imediatamente após a coleta, com o spray fixador, a uma distância de 20cm.

    d) correta.

    e) após a coleta e fixação do material, identificar a lâmina na parte fosca, com as iniciais da mulher e seu número de registro.

    Preparação da lâmina deve ser antes de iniciar o procedimento.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Resolução COFEN no 381/2011 e o método de coleta do Papanicolau. 

    A) Incorreto. Para a coleta na ectocérvice, encaixar a ponta mais longa da espátula de Ayres no orifício externo do colo e girar. 

    B) Incorreto. O movimento adequado da espátula para raspagem do material da ectocérvice é unidirecional, 360 graus. 

    C) Incorreto. Após a disposição do material sobre a lâmina, aguardar a secagem. Não fazer a imersão em álcool 96%. 

    D) Correto. O material da endocervice é obtido pela introdução da escova no canal cervical, girando em 360 graus, abrangendo o seu contorno. 

    E) Incorreto. Identificar a lâmina, com as iniciais da mulher e seu número de registro, antes da coleta e fixação do material.


    Resposta do Professor: D.


ID
4856572
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

G.M., 19 anos de idade, residente em Pariqueraçu – SP, primigesta, com 16 semanas de gestação, sem nenhuma consulta de pré-natal e sem carteira de vacinação, ficará hospedada na casa da avó, em Olímpia, até o puerpério. A avó levou–a à Unidade de Saúde da Família onde é cadastrada. Com relação ao esquema vacinal da gestante para prevenção do tétano neonatal, a conduta correta é

Alternativas
Comentários
  • Questão com brechas para recurso, mal formulada. A alternativa A é a primeira alternativa a ser tentada, se não for possível encontrar os registros anteriores aí sim ela seria considerada não vacinada e deveria iniciar esquema vacinal. Estou errada?
  • Passível de recurso. Pra mim o mais correto é letra A.

  • Gestante não vacinada e/ou com situação vacinal desconhecida:

    Deve-se iniciar o esquema o mais precocemente possível, independentemente da idade 

    gestacional. 

    Referência: Caderno 32. Atenção ao Pré-Natal de baixo risco. Pág.117

    Não justifica negar a vacinação à paciente baseado nessa orientação do item A, uma vez que não pode haver barreiras, nem dificuldades para as gestantes. Na referência citada não há nenhuma orientação que justifique o item A.

    A paciente já está com 16 semanas, ainda não iniciou o pré-natal, é uma situação que se repete inúmeras vezes nas UBSs de todo Brasil, dessa forma se prioriza a facilidade de acesso ao serviço, promovendo o vínculo com a UBS.

    Na verdade o erro que identifiquei está no tempo entre as doses, segundo Sbin 2019 (http://www.epi.uff.br/wp-content/uploads/2013/10/calend-sbim-gestante.pdf)

    O esquema para as não vacinadas ou situação desconhecida é:

    Duas doses de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação. (a gestante da questão tem 16 semanas). Respeitar intervalo mínimo de um mês entre elas. (o item fala 2 meses).

    Enfim, espero ter ajudado.

  • Segundo o Ministério da Saúde, as Gestantes não vacinadas previamente ou no caso acima, não se sabe se a gestante recebeu a vacina, deve-se administrar três doses de vacinas contendo toxoides tetânico e diftérico com intervalo de 60 dias entre as doses. Administrar as duas primeiras doses de dT e a última dose de dTpa, preferencialmente entre 27ª e 36ª semanas de gestação. Ao completar o esquema a gestante terá recebido duas de dT e uma dose de dTpa.  



    Portanto, de acordo com o explicado acima, a única alternativa que apresenta o esquema correto é a letra E.  



     



    Gabarito do Professor: Letra E 


  • A alternativa correta está claramente errada:
  • Mauro explicaque a dTpa é uma das vacinas previstas no Calendário de Vacinação das Gestantes e deve ser aplicada nas futuras mães a partir da 20ª semana de gestação, com uma dose somente. 

    Para prevenção do tétano neonatal é importante que a gestante receba pelo menos 2 doses de vacina dT dupla adulto. Se a mulher engravidar novamente dentro de dois anos após a primeira gestação e recebeu duas doses da primeira vez, ela receberá apenas uma dose de reforço.

    Esquema completo de dT (três doses): administrar uma dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação. Nunca reiniciar o esquema, apenas completá-lo de acordo com histórico vacinal. O intervalo ideal entre as doses é de 60 dias. Quando necessário, o intervalo mínimo deve ser de 30 dias.


ID
4856575
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

L.V., sexo feminino, 32 anos de idade, 26a semana de gestação, chega à unidade básica de saúde que acompanha seu pré-natal com queixa de sangramento vaginal abrupto, com sangue escuro e forte dor abdominal. Na avaliação de risco, foi detectada pressão arterial elevada, sendo normotensa anteriormente. À palpação, o útero se apresenta hipertônico, lenhoso, e os batimentos cardíacos fetais estão irregulares. O conjunto de sinais e sintomas corroboram com uma urgência obstétrica relacionada a:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre pré-natal.

    26a semana de gestação com queixa de sangramento vaginal abrupto, com sangue escuro e forte dor abdominal. Na avaliação de risco, foi detectada pressão arterial elevada, sendo normotensa anteriormente. À palpação, o útero se apresenta hipertônico, lenhoso, e os batimentos cardíacos fetais estão irregulares. O conjunto de sinais e sintomas corroboram com uma urgência obstétrica relacionada a descolamento prematuro de placenta (LETRA C).  


    A) Incorreto. O quadro de crise hipertensiva é caracterizado por elevação dos níveis de pressão, cefaléia e mal estar. 

    B) Incorreto. A placenta prévia provoca sangramento vermelho brilhante. 

    C) Correto. 

    D) Incorreto. O trabalho de parto prematuro é caracterizado pela dilatação do colo do útero. 

    E) Incorreto. O aborto provocado é caracterizado por febre e hemorragia intensa.


    Resposta do Professor: C.

  • DPP:

    separação da placenta

    sangramento vermelho ESCURO, com coágulos

    DOR

    hipertonia

    PP:

    implantação da placenta no seguimento inferior do útero

    sangramento vermelho VIVO, sem coágulos

    INDOLOR

    útero normal


ID
4856578
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A.L., sexo masculino, 67 anos de idade, hipertenso há 7 anos, com sobrepeso e histórico de dificuldades na adesão ao tratamento não medicamentoso. Chegou à Unidade de Saúde da Família, com a ajuda de um vizinho, queixando-se de cefaleia e vômitos persistentes. A aferição da pressão arterial indicou valores de 170 x 130 mmHg. Diante desse quadro, a enfermeira de plantão no acolhimento da unidade deve

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre urgência e emergência.

    Diante do quadro apresentado, a enfermeira de plantão no acolhimento da unidade deve medicar, segundo protocolos da unidade, deixar o paciente em repouso e monitorar a pressão arterial. Caso não haja redução adequada, referenciar para um pronto atendimento (Letra D). 


    A) Incorreto. O sistema de referência e contra referência, é indicado após o atendimento. No momento é necessário tratar o pico hipertensivo. Investigar as causas de não adesão ao tratamento não medicamentoso e estimular o retorno ao grupo terapêutico é uma indicação do atendimento da unidade básica. 


    B) Incorreto. Agendar retorno para consulta de rotina deve ser imediatamente para rever o esquema terapêutico

    C) Incorreto. Após correção do pico hipertensivo, realizar contra-referencia encaminhar para agendar consulta médica para possível correção do tratamento anti-hipertensivo e inscrição em grupo terapêutico. 

    D) Correto.

    E) Incorreto. Referenciar ao serviço de urgência mais próximo caso não melhore o valor da pressão arterial.

    Resposta do Professor: D.

  • PARA FÍNS DIDÁTICOS:

    São atribuições específicas dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica:

    4.2.1 - Enfermeiro:

    I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias vinculadas às equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outras), em todos os ciclos de vida;

    II - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, solicitar exames complementares, prescrever medicações conforme protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão;

    III - Realizar e/ou supervisionar acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, de acordo com protocolos estabelecidos;

    IV - Realizar estratificação de risco e elaborar plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe;

    V - Realizar atividades em grupo e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme fluxo estabelecido pela rede local;

    VI - Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos técnicos/auxiliares de enfermagem, ACS e ACE em conjunto com os outros membros da equipe;

    VII - Supervisionar as ações do técnico/auxiliar de enfermagem e ACS;

    VIII - Implementar e manter atualizados rotinas, protocolos e fluxos relacionados a sua área de competência na UBS; e

    IX - Exercer outras atribuições conforme legislação profissional, e que sejam de responsabilidade na sua área de atuaçãO


ID
4856581
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

I.C., sexo feminino, 49 anos de idade, deu entrada na unidade de pronto atendimento apresentando vômitos persistentes há 16 horas, acompanhados do aumento do número de evacuações e diminuição da consistência das fezes, atualmente com aspecto aquoso. Nega febre e presença de sangue ou muco nas fezes. Apresenta olhos encovados, mucosas secas, pulso palpável e pressão arterial normal. O enfermeiro realiza o acolhimento reconhecendo os sinais de desidratação e, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a conduta preconizada para o caso é:

Alternativas
Comentários
  • Os planos de tratamento para desidratação são: 

    Plano A: diarreia sem desidratação. Usuário atendido e dispensado com orientações de cuidados domiciliares levando sais hidratantes para a casa.  

    Plano B: diarreia com desidratação. Usuário em observação com Terapia de Reidratação Oral TRO 

    Plano C: diarreia com desidratação grave. Reidratação endovenosa. 

    Deve-se iniciar o Plano C quando o paciente apresentar dificuldade de ingestão de líquidos devido à hiperemese, quadro de desidratação grave ou colapso circulatório (choque).  

    No caso apresentado pela banca a paciente apresenta vômitos persistentes, isso contraindica a TRO, logo de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a conduta preconizada para o caso é o atendimento prioritário, com indicação de terapia endovenosa.  

     

    Gabarito do Professor: Letra A 

     

    Bibliografia 

     

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 

ID
4856584
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

B.M., sexo feminino, 63 anos de idade, submetida a uma herniorrafia abdominal, recebe alta hospitalar com recomendação de repouso. O enfermeiro orienta sobre cuidados preventivos de tromboembolismo, durante o período de recuperação, que abrange:

Alternativas
Comentários
  • movimentação é uma forma de prevenção contra a trombose, portanto o paciente deve ser desestimulado a ficar muito tempo no leito. Alternativa A está errada. 

    movimentação dos pés estimula a musculatura especialmente da panturrilha ativando assim o retorno venoso e prevenindo a trombose, portanto deve ser estimulado movimentos de rotação e dorsiflexão dos pésAlternativa B está errada.

    Quando o paciente sentar deve manter os pés apoiados, porque os pés pendentes dificultam o retorno venoso e aumenta o risco de tromboembolismoAlternativa C está errada. 


    Está correto afirmar que para prevenir o tromboembolismo, durante o período de recuperação o paciente deve ser orientado a manter os pés elevados com apoio, sempre que estiver sentado para facilitar o retorno venoso. Alternativa D está correta. 

    Conforme explicado nas alternativas acima a paciente deve se sentar de forma que facilite o retorno venoso, e isso não ocorre quanto se está com as pernas cruzadas. Alternativa E está errada. 







    Gabarito do Professor: Letra D 


ID
4856587
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

V.M., sexo feminino, 50 anos de idade, diabética, IMC 26 kg/m2 , glicemia em jejum igual a 96mg/dL e hemoglobina glicada igual a 7,8% passa em consulta de enfermagem. A enfermeira sabe que, na prática, é importante priorizar alguns diagnósticos de enfermagem, uma vez que eles devem compor a base das intervenções. Considerando as informações disponíveis de V.M. para compor o plano de assistência, ela deve priorizar o diagnóstico de enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre diabetes mellitus. Para o caso apresentado:

    A) Incorreto. A paciente já esta no sobrepeso (IMC 26 kg/m2). Não é um diagnostico de risco.

    B) Correto. Risco de glicemia instável. Paciente apresenta glicemia em jejum igual a 96mg/dL (normal) e hemoglobina glicada igual a 7,8% (elevada), mostrando descontrole.

    C) Incorreto. Não há informações que mostre risco de desequilíbrio eletrolítico. Mesmo sabendo que é uma paciente diabética, não podemos supor pois estamos procurando a prioridade do momento.

    D) Incorreto. Não há informações que mostre risco de infecção. Mesmo sabendo que é uma paciente diabética e tem risco de lesões e infecções, não podemos supor pois estamos procurando a prioridade do momento.

    E) Incorreto. Não há informações que mostre  risco de integridade tissular prejudicada. Mesmo sabendo que é uma paciente diabética e tem risco de lesões e infecções, não podemos supor pois estamos procurando a prioridade do momento.

    Resposta do Professor: B.


  • Pacientes sem diabetes:

    • 4,0 a 5,6% → Resultado normal. Valor esperado para pessoas não diabéticas.
    • Entre 5,7 e 6,4% → Resultado anormal, que indica pré-diabetes, ou seja, elevado risco do paciente desenvolver diabetes a curto prazo.
    • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sem diagnóstico de diabetes → Resultado anormal, que indica diabetes.

    Pacientes com diabetes:

    • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sabidamente diabéticos e em tratamento → resultado desejado, que indica controle adequado da glicemia.
    • Entre de 7,0% e 7,9% → Resultado anormal para adultos diabéticos, mas que pode ser tolerado em pacientes idosos ou crianças, pois esses fazem parte de um grupo que tem maior risco de desenvolver episódios de hipoglicemia com a medicação para o diabetes.
    • Acima de 8,0% → Resultado anormal, que indica diabetes mal controlado.

ID
4856590
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em visita domiciliar a uma paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, diabética, que não compareceu à consulta de rotina agendada na Unidade de Saúde da Família, a enfermeira identifica um déficit cognitivo associado ao analfabetismo da paciente, como fatores determinantes da ausência na consulta e da baixa adesão ao tratamento prescrito. A enfermeira, fundamentada na competência comunicacional, reitera as orientações para a paciente e familiares presentes, devendo, para certificar- -se da compreensão das medidas de controle,

Alternativas
Comentários
  • A comunicação em saúde é um item essencial e norteador para os profissionais no processo saúde-doença e na assistência às populações. No caso apresentado pela banca a enfermeira precisa envolver a família nos cuidados da paciente para que aumente a adesão ao tratamento. 

    No caso das orientações a família é importante saber se o que foi passado foi absorvido, portanto não basta perguntar se os cuidadores entenderam, é preciso pedir para que expliquem o que foi dito para sanar dúvidas e tirar possíveis erros de entendimento. Além disso, a enfermeira deve passar as informações por escrito também, não apenas sobre a doença, mas dos cuidados diários, horários de medicação e outros cuidados necessários, pois auxilia no dia a dia. 

    Considerando a explanação acima a enfermeira, fundamentada na competência comunicacional, reitera as orientações para a paciente e familiares presentes, devendo, para certificar-se da compreensão das medidas de controle, solicitar aos presentes que após cada orientação, relatem o que entenderam. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C 


ID
4856593
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.F., sexo masculino, 47 anos de idade, diabético, passa em consulta de enfermagem seguimento. Ao exame físico, a enfermeira examina seus pés, procedendo às quatro fases da avaliação. A perda da sensibilidade protetora é verificada na última fase, na avaliação neurológica, que é composta, entre outros itens, por:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de pele (higiene/lesões/temperatura)

    Avaliação vascular (Pulso pedioso e tibial posterior)

    Avaliação neurológica (perda de sensibilidade)

    Avaliação musculoneurológica (deformidades)

  • Avaliação neurológica:

    Teste para o reflexo aquileu: Com o tornozelo em posição neutra, utiliza-se um martelo apropriado para percussão do tendão de Aquiles. O teste é considerado alterado quando há ausência da flexão do pé.

    Teste para a sensação de picada: Utiliza-se um objeto pontiagudo para testar a percepção tátil dolorosa da picada como uma agulha ou palito, na superfície dorsal da pele próxima a unha do hálux. A falta de percepção diante da aplicação do objeto indica um teste alterado e aumenta o risco de ulceração.

    Teste com o diapasão de 128 Hz: O uso desta ferramenta é uma forma prática de avaliar a sensibilidade vibratória. 

    Teste de sensibilidade com monofilamento de 10 g A perda da sensação de pressão usando o monofilamento de 10 g é altamente preditiva de ulceração futura. Recomenda-se que quatro regiões sejam pesquisadas: hálux (superfície plantar da falange distal) e as 1º, 3º e 5º cabeças dos metatarsos de cada pé, determinando uma sensibilidade de 90% e especificidade de 80%.

    CAB 36 Ministério da Saúde página 96

  • A palpação dos pulsos pedioso e tibial fazem parte da avaliação vascular. Alternativa A está errada. 

    A verificação de dedos em garra faz parte da avaliação clínica geral que verifica, dentre outros itens, a anatomia do pé, se há deformidades. Alternativa B está errada. 

    A análise da coloração da pele e distribuição de pelos em toda superfície dos pés também faz parte da avaliação clínica geral na qual se verifica a coloração, temperatura, distribuição dos pelos. Alternativa C está errada. 

    O teste de Aquileu é considerado alterado quando a flexão plantar reflexa do pé está ausente ou diminuída. Alternativa D está errada. 

    O teste para sensação de picada avalia a sensibilidade dolorosa, é considerado alterado na ausência de percepção do objeto. Alternativa E está correta. 




    Gabarito do Professor: Letra E 


    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético : estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 



ID
4856596
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A promoção à saúde por meio da educação sanitária visa promover e ampliar o controle dos indivíduos, sobre suas vidas e sobre os determinantes de saúde, por meio da participação em grupos e ou oficinas educativas. Nessa perspectiva, a abordagem do enfermeiro que coordena trabalhos em grupos deve

Alternativas
Comentários
  • Prioriza-se ouvir o usuário para conhecer suas necessidades e as locais. A letra C peca em dizer ser obrigatória.

    GAB B

  • O ideal na promoção a saúde é abordar temas importantes para o grupo a ser trabalhado, portanto a escuta do grupo para escolha dos temas é muito relevante, além disso, o processo educativo é feito por mio de uma troca de informações e experiências e não apenas a sua transferência. Alternativa A está errada. 

    Está correto afirmar que a abordagem do enfermeiro que coordenas os trabalhos em grupo deve utilizar recursos facilitadores da expressão e autoconhecimento, estimular a troca de experiências, com participação voluntária. Alternativa B está correta. 

    participação das pessoas no grupo deve ser voluntária e não obrigatória. Alternativa C está errada. 

    Verificar a compreensão do usuário é importante, porém como já dito na alternativa A o ideal para a escolha dos temas é a participação dos envolvidos. Alternativa D está errada. 

    Os recursos não devem ser apenas audiovisuais já que deve ocorrer a troca de informações e experiências. Não se deve impor padrões de comportamento. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra B 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Planejamento das Ações de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde: Orientações / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 


ID
4856599
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além das abordagens individuais, os grupos de educação para o autocuidado com portadores de doenças crônico- -degenerativas, como diabetes e hipertensão, são fundamentais. Nesse contexto, sobre o trabalho em grupo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • o grupo estimula a autonomia, ampliando as potencialidades de cada pessoa para o autocuidado.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica e o atendimento em grupo.

    A) Incorreto. O grupo é um espaço para o estabelecimento de metas coletivas e trocas. 

    B) Incorreto. O protagonismo do grupo deve estar focado nos participantes e nunca no enfermeiro/coordenador. 

    C) Incorreto. A participação no grupo não substitui o plano de cuidado individual, que deve estabelecer metas individuais, que podem ser totalmente diferentes das necessidades do grupo.


    D) Incorreto. A adesão ao grupo deve ser aceita e não obrigatória, pois deve garantir a possibilidade de vinculação do paciente ao programa. 

    E) Correto. O grupo estimula a autonomia, ampliando as potencialidades de cada pessoa para o autocuidado, através da troca e apresentação de vivencias de outros participantes.

    Resposta do Professor: E.


ID
4856602
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família é composta por equipe multiprofissional, responsável pelas pessoas de uma determinada área, que juntos passam a ter corresponsabilidade no cuidado com a saúde. Dentre as atividades básicas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Estratégia Saúde da Família e as atividades básicas de uma equipe.

    A) Correto. É importante que a equipe conheça a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, identificando os problemas de saúde mais comuns e situações de risco para oferecer um melhor cuidado.

    B) Incorreto. Prestar assistência à saúde, de acordo com a qualificação de cada profissional, priorizando ações de prevenção e promoção, nos diversos ciclos da vida.

    C) Incorreto. Privilegiar os determinantes biopsicosocias e não apenas os biológicos relacionado as doenças crônicas na atenção à saúde da população.

    D) Incorreto. Responder de forma que atenda as necessidades da população que reside na área da unidade. Encaminhando a outros serviços apenas quando tiver necessidade.

    E) Incorreto. Promover orientação aos usuários para atuarem junto às organizações sociais formais e informais da comunidade, sendo sempre uma parceria.


    Resposta do Professor:  A.


ID
4856605
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diretora da Escola Estadual LMM, situada no território da Unidade de Saúde da Família, preocupada com o aumento progressivo do número de estudantes grávidas, que frequentam a escola, procurou a Unidade de Saúde da Família, para que sejam adotadas medidas conjuntas de prevenção. Nesse contexto, a proposta está ancorada em qual princípio do Sistema Único de Saúde-SUS?

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    A Participação popular refere-se ao controle e participação nas políticas públicas e/ou serviços básicos na área social. O caso abordado é integralidade, pois a escola junto aos gestores locais vão planejar e criar ações em busca da solução do problema.

  • Todas as alternativas trazem conceitos corretos sobre o SUS, porém a questão trata especificamente da interação da escola com a Unidade de Saúde da Família. Portanto trata-se de uma interação entre a população e a unidade de saúde buscando o atendimento integral com prevenção e articulação da saúde com outras políticas públicas. Nesse contexto o princípio do SUS é a Integralidade. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C