SóProvas



Questões de Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF)


ID
78031
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A família está, atualmente, no centro das políticas de proteção social. Exemplo disso é a centralidade atribuída à família na política de Assistência Social. Assim sendo, as funções da família e das políticas sociais são

Alternativas
Comentários
  • b)

    semelhantes, pois ambas visam a reprodução e a proteção social dos grupos que estão sobre sua responsabilidade.

  • O exercício vital das famílias é semelhante às funções das políticas sociais: ambas visam dar conta da reprodução e da proteção social dos grupos que estão sob sua tutela. Se, nas comunidades tradicionais, a família se ocupava quase exclusivamente dessas funções, nas comunidades contemporâneas elas são compartilhadas com o Estado pela via das políticas sociais.

     

    Gestão social e trabalho social: desafios e percursos metodológicos

    Maria do Carmo Brant de Carvalho

  • A Política Nacional de Assistência Social (2004) caracteriza a família como o núcleo central de intervenção dessa política e suas ações. Assim, a PNAS compreende a família como a primeira instância de proteção e cuidado dos indivíduos, mas também que cabe ao Estado fortalecê-la oferecendo às famílias capacidade de proteção. Sendo assim, tanto a família quanto o Estado possuem a mesma função, considerando que ambos devem proteger e cuidar de seus membros, visando o fortalecimento dos seus vínculos familiares, comunitários, o acesso a bens e serviços sociais, fomentando o desenvolvimento de suas potencialidades.


    RESPOSTA: B


  • Nessa perspectiva, “o exercício vital das famílias é semelhante às funções das políticas públicas: ambas visam dar conta da reprodução e da proteção social dos grupos que estão sob sua tutela” (Brant de Carvalho, 2005, p. 267); a diferença é que uma se efetiva no âmbito privado e a outra na esfera pública, no campo dos direitos à proteção social. Mas, como destaca a autora, se, nas sociedades tradicionais e pré-capitalistas, a família se ocupava quase exclusivamente dessas funções, nas sociedades contemporâneas elas são compartilhadas com o Estado.

     

     

     

    Família e as formas de proteção social primária aos idosos

    Solange Maria Teixeira
     

  • Clicar sucessivamente não é clicar duas vezes.

  • Clicar sucessivamente não é clicar duas vezes.


ID
130384
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Oferecer proteção integral às famílias e seus membros, prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações são alguns dos objetivos específicos

Alternativas
Comentários
  • São objetivos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) realizado pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS):

       Oferecer proteção integral às famílias e seus membros;

    • Prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações;

    • Garantir o direito à convivência familiar e comunitária;

    • Contribuir para o processo da autonomia e da emancipação social da família.

             Percebam a pegadinha da letra D, quando ela diz que a proteção de básica é desenvolvida pela rede socioassistencial. Não que esteja errado, mas o que seria mais correto seria dizer quel ela é desenvolvida pelo CRAS
  • Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) tem como objetivo a proteção básica, conforme nos informa a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais aprovada pela Resolução de nº 109 em 11 de novembro de 2009.  Desse modo, o CRAS tem por objetivo oferecer as famílias circunscritas em sua área de abrangência os serviços de proteção social básica, que são: Serviço de Proteção e Atendimentos Integral a Família; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. Assim, o CRAS deve atuar junto as famílias e seus membros, de forma a preservar os laço familiares, buscando fortalecer os vínculos e evitar a violação de direitos. Portanto, o assertiva da questão refere-se ao exposto na letra "c". Ademais, deve-se compreender que esta Tipificação organiza o Sistema Único de Assistência Social em níveis de proteção que resumidamente podem ser assim apresentados: I) Serviço de Proteção Social básica, quando ainda existe vínculos afetivos e familiares e não houve violação de direito sendo um serviço ofertado pelo CRAS; II) Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, quando ainda há vínculos afetivos e familiares mas ocorreu alguma violação de direito, sendo este serviço ofertado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); III- Serviço de Proteção Social Especial de Alta complexidade, quando não há vínculos afetivos e familiares e ocorreu violação de direitos, sendo também ofertado pelo CREAS.


    RESPOSTA: C
  • Serviços de Proteção Social Básica são:

    1- Serviço de Proteção e Atendimentos Integral a Família;

    2- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

    3- Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

     

  • "Percebam a pegadinha da letra D, quando ela diz que a proteção de básica é desenvolvida pela rede socioassistencial. Não que esteja errado"

    se não tá errado, tá certo. né isso?


ID
631804
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma família que necessita de encaminhamento, para que possa ser realizado um trabalho social com o objetivo de prevenir a ruptura de seus vínculos e sua função protetiva, será atendida pelo serviço da assistência social de

Alternativas
Comentários
  • Art. 24-A/8742.  "Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.
  • O PAIF é um programa para previnir, já o PAEFI é para quando a coisa já estourou, necessitando haver o distanciamento dos familiares.
  • Está descrito na Tipificação....
  • Mas, o PAEFI vai trabalhar justamente a família no sentido  de restabelecimento dos vínculos e da proteção dos direitos violados dessa família. O objetivo não é o distanciamento entre os membros da família.

  • A respectiva pergunta remete à proteção social básica.

  • É necessário se atentar ao enunciado dessa questão para o fato de que ele afirma o seguinte: "trabalho...com o objetivo de prevenir a ruptura de seus vínculos...", ou seja, ainda não houve a ruptura de vínculos e busca-se fortalecê-los, então estamos falando de Proteção Social Básica (PSB). Deste modo, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, compõem os serviços oferecidos pela PSB: I- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); II- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e II- Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. Deste modo, por ser a única alternativa que corresponde aos serviços da PSB, a letra A é a correta. As demais alternativas (B,C,D e E) são serviços oferecidos pela Proteção Social Especial. Além de que, segundo o disposto na Tipificação acerca do PAIF, este possui como objetivos exatamente o disposto no enunciado da questão: o trabalho social com famílias, buscando a prevenção da ruptura de vínculos, o fortalecimento da sua função protetiva, bem como possibilitar o seu acesso à direitos e serviços que possam melhorar a sua qualidade de vida.


    RESPOSTA: A

ID
631867
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao desenvolver um trabalho com a família, o profissional deverá compreender que

Alternativas
Comentários
  • c)

    é necessário desenvolver ações que levem à um processo de autonomia na vida cotidiana das famílias.

  • o desenvolver um trabalho com a família, o profissional deverá compreender que

     a)

    é importante atribuir exclusivamente à mulher o pa- pel de responsável pelo núcleo familiar.

     b)

    há um padrão já estabelecido de família que oferece condições satisfatórias de desenvolvimento a todos os seus membros.

     c)

    é necessário desenvolver ações que levem à um processo de autonomia na vida cotidiana das famílias. ( você enquanto profissional deve desenvolver a autonomia dos membros da família levando em consideração que a entidade familiar passou e passa por mudanças no decorrer do processo histórico)

     d)

    é necessário recuperar a ação disciplinadora que o trabalho social desenvolveu historicamente no espaço sócio-ocupacional.

     e)

    é imprescindível atribuir à família a responsabilidade sobre sua própria situação de desproteção.


ID
736072
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF –, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção Social Básica, no domicílio para pessoas comdeficiência e idosas, são atribuições do:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º. Aprovar a Tipifcação Nacional de Serviços Socioassistenciais, conforme anexos, organiza-
    os por níveis de complexidade do SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média
    Alta Complexidade, de acordo com a disposição abaixo:

    I - Serviços de Proteção Social Básica:
    a)  Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
  • TIPIFICAÇÃO NACIONAL DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAS

    RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

    Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

    I - Serviços de Proteção Social Básica:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);

    b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

    c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

  • ALTERNATIVA CORRETA: LETRA "D".



    De Acordo com a "RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009":



    PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA


    1. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

    2. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

    3. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas



    PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL


    Média Complexidade

    1. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos – PAEFI

    2. Serviço Especializado de Abordagem Social

    3. Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade

    Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)

    4. Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias

    5. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua


    Alta Complexidade

    6. Serviço de Acolhimento Institucional

    7. Serviço de Acolhimento em República

    8. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

    9. Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências


  • o enunciado da questão da a resposta


ID
750316
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS é uma unidade pública estatal que executa serviços, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Deve ser caracterizado como serviço desenvolvido no CRAS:

Alternativas
Comentários
  • A - ALTA COMPLEXIDADE

    B - MÉDIA COMPLEXIDADE

    D - MÉDIA COMPLEXIDADE

    E - ALTA COMPLEXIDADE

    C- CORRETA.

  • Basta Saber que o PAIF é executado no CRAS.

     

    O PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias. Foi reconhecido pelo governo federal como um serviço continuado de proteção básica (Decreto nº 5.085/2004), passando a integrar a rede de serviços socioassistenciais.

    O CRAS é a estrutura física onde o serviço PAIF é executado, sendo a unidade pública estatal de referência da rede de proteção social básica.


ID
892330
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca dos serviços estabelecidos na proteção social da Política Nacional de Assistência Social em vigor, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa C:

    O PAEFI é o Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros tanto em situação de ameaça como em violação de direitos.

    Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

    O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento sistemático, continuado e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar direitos.
  • Segundo a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais a alternativa D também está correta ao trazer a seguinte descrição acerca do SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSAS:
    O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação.
  • Resposta = D

    A = O trabalho social do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) deve utilizar-se também de ações com caráter terapêutico. (em nenhum lugar, está descrito essa finalidade terapeutica)

    B = O Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos possui caráter compensatório e é pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades. (a mesma coisa da letra A, não há nenhuma menção sobre ser compensatório, nem é essa a finalidade)

    C = O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Familias e Individuos (PAEFI) compreende apoio, orientação e acompanhamento a familias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça dos direitos,mas que ainda não sofreram violação dos mesmos. (O atendimento especializado, requer que já tenha tido alguma violação de direitos, logo está errada)

    D = O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas deve contribuir com a promoção do acesso dessas pessoas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede sócio-assistencial e aos serviços de outras politicas públicas.


ID
892333
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O principal programa de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS),é o Programa de Atenção Integral à Familia (PAIF). Em relação ao PAIF, analise as afirmativas abaixo.

I. Desenvolve ações e serviços básicos continuados para familias em situação de vulnerabilidade social na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
II. O programa é necessariamente ofertado no CRAS.
Ill. Seus serviços e ações não podem ser terceirizados.
IV. Tem como um de seus pressupostos que o fortalecimento de possibilidades de convivio,educação e proteção social na própria familia não restringem as responsabilidades públicas de proteção social para com os individuos e a sociedade.
V. É uma ação continuada da Assistência Social e integra a rede de serviços de ação continuada da Assistência Social, financiada pelo Governo Federal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
892384
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre as estratégias de intervenção profissional do assistente social, observa-se a existência do trabalho com grupos. Sobre os grupos sócio-educativos para familias ou seus representantes e oficinas de reflexão e convivencia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

    Todo Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, independentemente da fonte financiadora, deve, obrigatoriamente, implementar o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF ou seja, o PAIF só é executado no CRAS e todo CRAS executa, obrigatoriamente, o PAIF.
    O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos:

    • Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;

    • Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;

    • Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;

    • Promover o acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócio-assistenciais,contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;

    • Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;

    • Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

    Quem são os usuários do PAIF?

    São destinatários do PAIF as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda ou famílias com membros que recebem benefícios assistenciais, pois a situação de pobreza ou extrema pobreza agrava a situação de vulnerabilidade social das famílias.
    ...

    Fonte: MDS.gov.br

    Bons estudos!

ID
1146757
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é uma unidade pública que possui como característica a

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993.


    Art. 6o-C. 

    § 2o  O Creas é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.(Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Portanto correto letra C


  • LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993.

    Art. 6-C. 

    § 2o  O Creas é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.(Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • Gabarito: c

    Fonte: Prof. Eduardo Tanaka - Editora Atualizar - Youtube

    --

    CREAS = PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL = INTERVENÇÃO; "A COISA JÁ ACONTECEU"; CORRE QUE DEU TRETA.

    CRAS = PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA = PREVENÇÃO; "A COISA AINDA NÃO ACONTECEU"; AJUDA PRA NÃO DAR TRETA.


ID
1233901
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a ação direcionada a um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares refere-se ao trabalho de

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar essa questão, por favor. 

  • Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social

    Atendimentos Particularizados: 

    •Acolhida
    •Ações Particularizadas;
    •Encaminhamentos:
    •CadÚnico (atualização, cadastramento no Cadúnico e acesso ao PBF)
    • Serviços da PSB e PAEFI (CREAS)
    • Serviços de outras Políticas Setoriais

    Atendimentos Coletivos

    •Acolhida
    •Oficinas com Famílias
    •Ações Comunitárias

    Acompanhamento Familiar Particularizado

    •Foco somente em uma família

    Acompanhamento Familiar em Grupo

    •Foco em um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares

  • Gabarito: A

     

  • A questão cobrou um racioncínio mais detalhado quanto ao PAIF que é tratado de maneira mais genérica na LOAS, sendo regulamentado pela res. 109 do CNAS que trata do tema em sua p.13 quando cita uma das 4 dimensões dos serviços que o TRABALHO SOCIAL DESENVOLVIDO. 

    Dica sobre as dimensões das provisões dos seviços socioassistências  fica o mnemonico - ARETA - AMBIENTE FÍSICO, RECURSOS HUMANOS, RECURSOS MATERIAIS E TRABALHO SOCIAL DESENVOLVIDO. 

    Prof. Ravan Leão instagran @profravanleao DICAS SOBRE LEIS SOCIAIS E CORRELATAS.

  • Trabalho Social com famílias no âmbito do PAIF:

    Atendimentos Particularizados = acolhida, ações particularizadas, encaminhamentos.

    Atendimentos Coletivos = Acolhida, Oficinas com Famílias e Ações Comunitárias.

    Acompanhamento Familiar Particularizado = Foco somente em uma família.

    Acompanhamento Familiar em Grupo= Foco em um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares.

    Referência: Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF: Trabalho Social com Famílias. VOLUME 2.


ID
1233910
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), é correto afirmar que família é um

Alternativas
Comentários
  • A família para a PNAS (e também adotado no PAIF) é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. A família, independente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade. Caracteriza-se como um espaço contraditório, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, sendo a família a base fundamental no âmbito da proteção social.

  • A família para a PNAS é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. A família, independente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade. Caracteriza-se como um espaço contraditório, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, sendo a família a base fundamental no âmbito da proteção social.


ID
1262086
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), é correto afirmar que centrar esforços em intervenções que visam amparar, apoiar, auxiliar, resguardar e defender o acesso das famílias e de seus membros aos próprios direitos constitui-se em uma ação

Alternativas
Comentários
  • BO@ NOIT:>))

     Ao realizar a articulação em rede dos serviços socioassistenciais da PSB, o CRAS estabelece conexão entre o atendimento ofertado pelo Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF) e o atendimento da rede socioassistencial, em especial por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a fim de garantir a função protetiva das famílias.

  • Gabarito 

    c

    protetiva.

     

  • Acertei, mas titubeei em marcar a letra E. Mas, lembrei que em nenhum momento vi a palavra proativa em relação ao PAIF.
  • Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento

    de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, PROTETIVO E PROATIVO (resolucao nº 109/2009).

    Então a correta seria letra E

  • Fiquei um pouco perdida com a questão, o PAIF é uma proteção social básica que visa a PREVENÇÃO, tanto que ela é direcionada ao CRAS, não deixa, é claro de ser PROTETIVA, que tbm se encaixa. Acredito eu que prevenção não está incorreto.

    Se eu estiver errada, por favor me falem!

  • No manual da tipificação nacional de serviços socioassistenciais na pag. 12

    Descreve o PAIF como : trabalho socioassistencial com famílias , de carácter continuado , com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos por meio de ações de carácter preventivo,protetivo e proativo.

    QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO.


ID
1333231
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Alternativas
Comentários
  • Caderno de Orientações do PAIF – Vol. 2

    Quais as ações que compõem o PAIF? Podem ser de caráter individual ou coletivo.

    •Acolhida;

    •Oficinas com famílias;

    •Ações comunitárias;

    •Ações particularizadas;

    •Encaminhamentos.



ID
1344289
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme o art. 1º da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), os serviços socioassistenciais passam a ser organizados por níveis de complexidade. Em relação à Proteção Social Especial de Média Complexidade, encontram-se alguns serviços, como, por exemplo:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUçãO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 - Tipifiação Nacional de Serviços Socioassistenciais

    Média Complexidade
    1. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Fa-
    mílias Indivíduos (PAEFI);
    2. Serviço Especializado em Abordagem Social;
    3. Serviço de proteção social a adolescentes em cumpri-
    mento de medida socioeducatia de Liberdade Assistia
    (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
    4. Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com
    Defiiência, Idosas e suas Famílias;
    5. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

    Portanto, alternativa C.

  • RESPOSTA DAS DEMAIS ALTERNATIVAS:

     

    a) AMBAS PROTEÇÃO BÁSICA;

    b) AMBAS ALTA COMPLEXIDADE;

    d) PROTEÇÃO BÁSICA, ALTA COMPLEXIDADE;

    e) AMBAS ALTA COMPLEXIDADE

     


ID
1351189
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo referentes ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

I. O papel do PAIF é contribuir para desvincular as famílias dos serviços geracionais.

II. O papel do PAIF é fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.

III. O papel do PAIF é elevar o nível de educação formal dos adultos.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

    Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

    O Paif tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. 

    Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.

    O trabalho social do Paif deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do Paif não devem possuir caráter terapêutico. 

  • Resposta (B)

    O PAIF é essencial para a proteção de assistência social, vez que assegura espaços de convívio, informa e garante acesso aos direitos socioassistenciais, contribui para a gestão intersetorial local, para o desenvolvimento da autonomia, o empoderamento das famílias e a ampliação de sua capacidade protetiva. Fortalece, ainda, vínculos familiares e comunitários, favorecendo a ampliação de perspectivas de vida das famílias mais vulneráveis e o acesso a oportunidades.



ID
1394512
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a proteção social básica na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, assinalar a alternativa CORRETA, conforme LOPES:

Alternativas
Comentários
  • a)

    Os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS - e o Programa de Atenção Integral à Família - PAIF - atuam no sistema como porta de entrada da proteção social básica, aquela específica de antecipação às situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

  • GABARITO-A

    Significado da palavra "prescindem" - vem do verbo prescindir. O mesmo que: desoneram, recusam, abstraem, dispensam, desobrigam, exoneram, isentam.



ID
1402963
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integrado à Família (PAIF), o trabalho social com famílias constitui-se em:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o trabalho social com famílias é uma prática profissional apoiada em saber científico.

  • Reafirmar que o desenvolvimento do trabalho com famílias , no âmbito da assistência social, demanda sabres técnicos especializados: o trabalho exigido na operacionalização do trabalho social com famílias, não mais compreendido como clientelismo, assistencialismo, caridade, mas como política pública e dever do Estado, é um trabalho especializado, realizado por técnicos de nível superior, com formação profissional, fundamentado em conhecimentos teórico-metodológicos, técnicos operativos e em pressupostos ético, projetos ético-políticos, dentre outros. (Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 2 p. 11)
  • O trabalho social com famílias nos contornos do PAIF adquire, a partir desta conceituação, patamar científico, compreendido como ato sistemático, metódico e reflexivo , realizado por meio da construção de conhecimentos e da compreensão da realidade e das relações sociais. (Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 2 p. 12)


ID
1409704
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Estabelece o artigo 24-A, da Lei Orgânica de Assistência Social, que fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que valoriza as heterogeneidades, particularidades e a diversidade de culturas do grupo familiar, considerando os diversos arranjos familiares existentes e partindo do pressuposto de que são funções básicas da família: prover a proteção e a socialização dos seus membros; constituir-se como referência moral e afetiva; ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado. Neste contexto, assinale a alternativa correta em relação ao PAIF:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.742
    Art. 24-A.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

  • § 1o  O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • PAIF= CRAS

    PAEFI= CREAS

  • CRAS= maiores índices de vulnerabilidade e risco social

    CREAS= situação de risco pessoal ou social

     

    Existem 2 TIPOS DE PROTEÇÃO SOCIAL

     

    1) P.S BÁSICA=fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

    2) P.S ESPECIAL

     

    CRAS - básica -- > prevençÃo

    CREAS - Especial -- > rEconstrução

     

    Proteção Social BásicaPrevenir situações de riscos e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

     

    Proteção Social Especial: Atendimento a família e indivíduos que se encontram em situação de risco.

     

    Abrangência

     

    CRAS - abrangência municipal

    CREAS - abrangência  municipal, estadual ou regional.

     

     

    Gab. E


ID
1454875
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os objetivos do PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família, no âmbito da Política de Assistência Social, estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito conforme o qconcursos

    Apoia as famílias estruturadas por arranjos familiares alternativos.

     

  • Quais são os objetivos do PAIF?

    Ofertar ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos:

    •               Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;

    •               Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;

    •               Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;

    •               Promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;

    •               Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;

    •               Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.


ID
1494127
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o trabalho social com famílias é uma prática profissional apoiada em saber científico, que para ser efetiva depende

Alternativas
Comentários
  • O trabalho social com famílias é uma prática profissional apoiada em saber científico, que para ser efetiva depende: 

     A PNAS (2004) considera o território fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e riscos sociais, enfrentados por indivíduos, famílias, grupos e comunidade. Isto é, reconhece que não há como compreender os fenômenos societários, em especial aqueles ligados aos fatores sociais, culturais e econômicos, fora do seu contexto territorial. 

    Destaca-se como método importante na compreensão da realidade social o método dialético, que a partir de um processo crítico, visa captar o movimento histórico e suas inerentes contradições, desvelando a realidade pela constante interação entre o todo e as partes que a compõe. A dialética possibilita, por meio de uma atitude reflexiva, apreender a complexidade e a dinamicidade da realidade social na qual os profissionais do SUAS têm que atuar, exigindo destes uma postura reflexiva e crítica, bem como um processo de formação continuada. 

    a) de consciência crítica e espírito pesquisador por parte dos profissionais do CRAS; b) do conhecimento do território – suas potencialidades, recursos, vulnerabilidades, relações estabelecidas, de modo a realizar uma ação preventiva e proativa; c) da adoção de abordagens e procedimentos metodológicos apropriados para o cumprimento dos objetivos do Serviço; d) de estudo e análise permanente dos conceitos fundamentais, tais como: famí- lia e território, nas abordagens sociológica, antropológica, econômica, psicológica, entre outras, cuja compreensão é essencial para a implementação qualificada do PAIF; e) do planejamento e análise das ações a serem adotadas no desenvolvimento do trabalho social com famílias; f) da promoção da participação dos usuários no planejamento e avaliação das ações do Serviço; g) do desenvolvimento de uma prática interdisciplinar entre os profissionais que compõem a equipe de referência do CRAS: assistentes sociais e psicólogos; h) do conhecimento sobre os ciclos de vida, questões étnicas, raciais, de orientação sexual, assim como outras questões específicas identificadas no território. 

  • Gabarito A

    do conhecimento do território – suas potencialidades, recursos, vulnerabilidades, relações estabelecidas, de modo a realizar uma ação preventiva e proativa

  • De acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o trabalho social com famílias é uma prática profissional apoiada em saber científico, que para ser efetiva depende

    RESPOSTA: do conhecimento do território, suas potencialidades, recursos, vulnerabilidades, relações estabelecidas, de modo a realizar uma ação preventiva e proativa.


ID
1724017
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a nova tipificação nacional de serviços socioassistenciais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

    I - Serviços de Proteção Social Básica: a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF; b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. 


    II - Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade: a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI; b) Serviço Especializado em Abordagem Social; c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida - LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade - PSC; d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias; e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. 


    III - Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades: - abrigo institucional; - Casa-Lar; - Casa de Passagem; - Residência Inclusiva. b) Serviço de Acolhimento em República; c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.


  • a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:


    - abrigo institucional;
    - Casa-Lar;
    - Casa de Passagem;
    - Residência Inclusiva.
     

  • Gabarito B !


ID
1724020
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à correta descrição do PAIF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "c"

    a) ERRADO -> As ações do PAIF devem possuir caráter terapêutico.

    CORRETO -> As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.

    b) ERRADO -> Consiste no trabalho social com indivíduos e famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva dos indivíduos e famílias

    CORRETO -> Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família...

    c) CORRETO -> Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

    d) ERRADO -> Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e seus indivíduos, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

    CORRETO -> Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

    e) ERRADO -> O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas de saúde mediante tratamento terapeutico para o cumprimento de seus objetivos.

    CORRETO -> O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

  • Lei de Improbidade Administrativa:

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    § 1º As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.      (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

    § 2º A Fazenda Pública, quando for o caso, promoverá as ações necessárias à complementação do ressarcimento do patrimônio público.

    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    § 5  A propositura da ação prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.

    § 6  A ação será instruída com documentos ou justificação que contenham indícios suficientes da existência do ato de improbidade ou com razões fundamentadas da impossibilidade de apresentação de qualquer dessas provas, observada a legislação vigente, inclusive as disposições inscritas nos arts. 16 a 18 do Código de Processo Civil. 

    § 7  Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.

    § 8  Recebida a manifestação, o juiz, no prazo de trinta dias, em decisão fundamentada, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita. 

    § 9  Recebida a petição inicial, será o réu citado para apresentar contestação.

    § 10.  Da decisão que receber a petição inicial, caberá agravo de instrumento. 

    § 10-A. Havendo a possibilidade de solução consensual, poderão as partes requerer ao juiz a interrupção do prazo para a contestação, por prazo não superior a 90 (noventa) dias.    (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

    § 11.  Em qualquer fase do processo, reconhecida a inadequação da ação de improbidade, o juiz extinguirá o processo sem julgamento do mérito.

    § 12.  Aplica-se aos depoimentos ou inquirições realizadas nos processos regidos por esta Lei o disposto no art. 221, caput e § 1, do Código de Processo Penal. 

    § 13. Para os efeitos deste artigo, também se considera pessoa jurídica interessada o ente tributante que figurar no polo ativo da obrigação tributária de que tratam o § 4º do art. 3º e o art. 8º-A da Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.


ID
1728031
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito do SUAS, as equipes de referência são responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial. O/A assistente social compõe essas equipes de referência e, em conjunto com os demais profissionais, executa no âmbito da proteção social básica, o serviço de:

Alternativas
Comentários
  • As ofertas na Proteção Social Básica :

    Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

    Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

    Benefício de Prestação Continuada (BPC)

    Benefícios Eventuais 

     

    As ofertas na Proteção Social Especial 

    Média Complexidade

     

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) 

    Serviço Especializado em Abordagem Social 

    Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)

    Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

    Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua 

    Alta Complexidade :

    Serviço de Acolhimento Institucional;

    Serviço de Acolhimento em República;

    Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

    Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

     

    https://www.blog.gesuas.com.br/protecao-social-basica-especial/


ID
1729264
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As opções a seguir apresentam exemplos de programas ou serviços de Proteção Social Especial, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) - proteção social básica

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) = proteção social especial

  • paif é um serviço e não mais um programa, é Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, questão passível de anulação por não possuir resposta correta.


ID
1778623
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei n° 12.435/2011, que institui o Sistema Único de Assistência Social, regulamenta, em seu artigo 24, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família − PAIF. Esse serviço

Alternativas
Comentários
  • Art.24. Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.

    Art.24 - A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, no CRAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

  • LEI Nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011??

  • PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.  

    PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família , que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.   


ID
1786558
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que o PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias, analise as afirmativas abaixo:

 I. A acolhida é o processo de contato inicial do usuário com o PAIF e tem por objetivo instituir o vínculo necessário entre as famílias usuárias e o PAIF para a continuidade do atendimento socioassistencial iniciado.

II. Os encaminhamentos referem-se a uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território, ou seja, a inserção em alguma das ações do serviço.

III. O atendimento familiar consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas e a inserção em ações do PAIF, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas.

IV. O acompanhamento é um processo de orientação e direcionamento das famílias, ou algum de seus membros, para serviços e/ou benefícios socioassistenciais ou de outros setores.

Pode-se afirmar que 

Alternativas
Comentários
  •  

    Letra A-

    apenas a opção I está correta. 

  • Acolhida

    É o processo de contato inicial do usuário com o PAIF, ocorrendo em grande parte na recepção do CRAS. Deve ser cuidadosamente organizada, de forma a se constituir em referência para as famílias. Seu objetivo é instituir o vínculo entre as famílias usuárias e o PAIF, necessário para a continuidade do atendimento socioassistencial iniciado. A acolhida consiste na recepção e escuta qualificada das necessidades e demandas trazidas pela população, com oferta de informações sobre serviços, programas, projetos e benefícios da rede socioassistencial e demais políticas setoriais, bem como sobre defesa de direitos. A acolhida é primordial na garantia de acesso da população ao SUAS e de compreensão da assistência social como direito de cidadania.

    Encaminhamentos

    Consiste no processo de encaminhamento voltado para a promoção do acesso dos usuários do SUAS aos demais serviços socioassistenciais e socioeducativos, políticas setoriais e programas de transferência de renda e benefícios assistenciais. Sua efetividade depende de um investimento dos municípios, na promoção da intersetorialidade local, bem como da capacidade da gestão local em estabelecer fluxos de encaminhamentos e articulações intersetoriais no âmbito do seu território de abrangência. Os encaminhamentos constituem importantes instrumentos de inclusão e, em conseqüência, de desenvolvimento social, pois formam uma rede de proteção social com potencialidade
    de articular os diversos saberes e práticas que apresentem respostas inovadoras à complexidade das situações de vulnerabilidade social.

    Acompanhamento Familiar

    Consiste na oferta de atividades planejadas e continuadas, com objetivos específicos, em especial grupos de famílias, que valorizam o convívio, protagonismo, autonomia, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento de projetos coletivos. A abordagem interdisciplinar e a utilização de espaços apropriados são fundamentais para a garantia do atendimento integral às famílias, de modo a traduzir essa ação como direito. O princípio fundamental que deve nortear o acompanhamento familiar é o reconhecimento de que as famílias são protagonistas de suas histórias, mas que sofrem os impactos da realidade socioeconômica e cultural nas quais estão inseridas, em especial as contradições do território. Tal compreensão é fundamental para negar a postura que individualiza os problemas vivenciados pelas famílias e as estigmatizam. Para atingir seus objetivos, o acompanhamento familiar pode ser realizado de forma particularizada ou coletiva

  • II. O ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS referem-se a uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território, ou seja, a inserção em alguma das ações do serviço.

    III. O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas e a inserção em ações do PAIF, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas.

    IV. O ENCAMINHAMENTO é um processo de orientação e direcionamento das famílias, ou algum de seus membros, para serviços e/ou benefícios socioassistenciais ou de outros setores.

    SIGAM: @QUESTOESDECONCURSOS_


ID
1831969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca dos benefícios, programas e instâncias de controle social, definidos na Lei Orgânica da Assistência Social, julgue o item que se segue.

O serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que consiste no apoio, orientação e acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, integra a proteção social especial.


Alternativas
Comentários
  • PAIF: Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

  • A questão quis confundir o candidato. Existem: PAIF e PAEFI

    PAIF - CRAS

    PAEFI- CREAS

  • GAB. Errado.

    PAIF = SOCIAL BÁSICA

    PAEAFI= SOCIAL ESPECIAL

    Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica.           

    Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial.

  • Proteção Social Básica

    • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
    • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
    • Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

    Proteção Social Especial Média Complexidade

    • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI)
    • Serviço Especializado em Abordagem Social
    • Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
    • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

    Proteção Social Especial Alta Complexidade

    • Serviço de Acolhimento Institucional;
    • Serviço de Acolhimento em República;
    • Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
    • Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

    www. gesuas. com. br/blog/protecao-social-basica-especial/


ID
1843942
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetivos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Alternativas
Comentários
  • Quais são os objetivos do PAIF?


    Ofertar ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos:

    •               Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;


    Fonte: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-social-basica/projetos-psb/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-2013-paif


    Gab.: A

  • Lei 8742/93:

     

    Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

  • A letra E está errada pois fala por meio de espaços individuais de escuta, quando na verdade é através de espaços coletivos de escuta.

  • A - Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.

    RESPOSTA CORRETA


ID
1843945
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltado para crianças de até 6 anos tem como foco o desenvolvimento de atividades junto as crianças, familiares e comunidade, que visam fortalecer vínculos e prevenir ocorrências de situação de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado com o Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Tipificação Nacional de serviços socioassistenciais

  •  e)

    Pauta-se no reconhecimento da condição peculiar de dependência, de desenvolvimento desse ciclo de vida e pelo cumprimento dos direitos das crianças, numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social.


ID
1860547
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 109 do MDS, que aprova a tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) objetiva:

Alternativas
Comentários
  • I - Serviços de Proteção Social Básica:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

    I - Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); b) Serviço Especializado em Abordagem Social; c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de

    Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

    I - Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: a) Serviço de Acolhimento Insti tucional, nas seguintes modalidades:

    - abrigo insti tucional; - Casa-Lar;

    - Casa de Passagem;

    - Residência Inclusiva.

    b) Serviço de Acolhimento em República; c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

  •  a)

    apoiar famílias que possuem entre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

  • OBJETIVOS do PAIF:
    - Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;
    - Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;
    - Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
    - Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;
    - Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;
    - Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

  • A

    apoiar famílias que possuem entre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

    B

    oferecer suporte terapêutico às famílias que possuem entre seus membros indivíduos com transtornos psíquicos e dependência de álcool e drogas.

    C

    realizar acompanhamento social a adolescentes e suas famílias durante o cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida

    D

    promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastados temporariamente de sua família de origem


ID
1866106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à política de assistência social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    De acordo com a lei LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):

     

    X - residências inclusivas: unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos;

  •  

    E) De acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é o serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento sistemático, continuado e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar direitos. Este serviço deve ser ofertado exclusivamente no CREAS e deverá funcionar no período mínimo de cinco dias por semana, oito horas diárias, com possibilidade de operar em feriados e finais de semana.

  • LETRA E: 

    DESCRIÇÃO: O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.

     

    SE TRATA DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA ENCONTRADA NOS CRAS/PAIF E NÃO NOS CREAS/PAEFI.

     

    ERRADA.

  • Galera me corrigam se eu estiver errada.

    O erro da letra A é dizer que ao conselho gestor cabe a definição e a aprovação das metas e prioridades orçamentárias da política, sendo que está, também é função dos conselhos de assistência social. Concordam?

  • Sobre a letra D:

    Por ser a assistêncial social constitucionalmente inserida no tripé da Seguridade Social, a base para o financiamento da política de assistência social se dá com:

    1) participação da população

    2) de forma direta e indireta

    3) Nos orçamentos da U, E, DF e M

    4)mediante contribuições sociais

    5) sobre receita de concursos prognósticos

    6) do importador de bens e serviços no exterior

     

    Ou seja... nada a ver com o que diz a questão.

  • Gabarito letra B.

     

    Letra A está incorreta porque:

    Art. 18. Compete ao Conselho Nacional de Assistência Social:

     VIII - apreciar e aprovar a proposta orçamentária da Assistência Social a ser encaminhada pelo órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social;

     

    Letra D está incorreta porque:

    Instituída, no âmbito da política de Assistência Social, pela Lei Federal 9.604/98 a faculdade de transferir recursos do FNAS aos Fundos de Assistência Social dos Estados e Municípios independentemente de celebração de convênios ou quaisquer tipo de acordos.

    A utilização do “repasse automático” objetivou superar as interrupções no financiamento e a descontinuidade na oferta dos serviços. Essas interrupções eram comuns em decorrências dos trâmites complexos e demorados determinado pela sistemática de convênios então utilizada.

         

  • ALTERNATIVA D – ERRADA - O financiamento da política de assistência social é operacionalizado por meio de convênios entre os governos federal e estadual e mediante repasse de recurso do fundo estadual para o fundo municipal de assistência social.

     

    O FNAS é um fundo público de gestão orçamentária, financeira e contábil, instituído pela Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que tem como objetivo proporcionar recursos para cofinanciar gestão, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, no qual são alocados os recursos federais destinados ao cofinanciamento das ações da política de assistência social dispostas na LOAS, tais como: benefícios, serviços, programas e projetos.

    Os repasses realizados pelo fundo são classificados em duas modalidades: a de transferência voluntária ou convenial e via repasse fundo a fundo, sendo esta última realizada praticamente a todos os Municípios e Estados.

    As condições para a realização da transferência de recursos na modalidade fundo a fundo, de acordo com artigo 30 da LOAS, aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal são a efetiva instituição e funcionamento do:

    ·         Conselho de Assistência Social, de composição paritária entre governo e sociedade civil;

    ·         Fundo de Assistência Social, com orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social;

    ·         Plano de Assistência Social Estadual/Municipal.

    ·         Comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à Assistência Social, alocados em seus respectivos Fundos de Assistência Social.

     

    ALTERNATIVA E – ERRADA - O serviço de proteção e atendimento integral à família, que consiste no apoio às famílias e visa prevenir a ruptura de laços, promover o acesso a direito e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, é oferecido em todos os centros de referência especializados de assistência social.

     

    Lei nº 8.742, de 7 de Dezembro de 1993, Art. 24-A.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária, e.

    Art. 24-B.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

     

  • ALTERNATIVA A - ERRADA - os conselhos de assistência social cabe o papel de agentes participantes na avaliação e fiscalização; ao órgão gestor competem a definição e a aprovação das metas e prioridades orçamentárias da política.

     

    Lei nº 8.742, de 7 de Dezembro de 1993 - Art. 18, inciso VIII - Compete ao Conselho Nacional de Assistência Social, dentre outros: apreciar e aprovar a proposta orçamentária da Assistência Social a ser encaminhada pelo órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social;

     

    ALTERNATIVA B - GABARITO - O serviço de acolhimento institucional em residências inclusivas está voltado para o acolhimento de pessoas com deficiência em situação de dependência.

     

     Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015 - Art. 3o, inciso X - residências inclusivas: unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos;

     

    ALTERNATIVA C – ERRADA - O status  de política pública conferido à assistência social deve-se à elaboração do Plano Nacional de Assistência Social, no contexto do I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova República.

     

    Segundo Yasbek, A Constituição Federal cria uma nova arquitetura institucional e ético/política para a proteção social brasileira, particularmente para a política de assistência social, pois esta é também objeto de esvaziamentos e desqualificações em seu processo de implantação pós‑constitucional no país, contexto em que ocorre a despolitização e a refilantropização do enfrentamento da questão social brasileira.


ID
1885582
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo as orientações técnicas sobre o Serviço do Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) a acolhida “é, na maioria das vezes, o processo de contato inicial de um indivíduo ou família com o PAIF – não raramente é o primeiro contato ‘qualificado’ da família com o SUAS. Consiste no processo inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelas famílias, bem como de oferta de informações sobre as ações do serviço, da rede socioassistencial, em especial do CRAS e demais políticas setoriais”.


Sobre a acolhida, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a)

    A acolhida particularizada é o processo de acolhida de uma família, ou de algum de seus membros, de modo singular.

  • GABARITO: LETRA A

    → A acolhida particularizada é o processo de acolhida de uma família, ou de algum de seus membros, de modo singular.

    → a própria questão já dá indícios para acertamos, temos algo PARTICULAR, ou seja, é individual (singular) e não realizado em conjunto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
1916848
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de Nova Veneza - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) são unidades locais que tem por atribuições: Assinale a alternativa INCORRETA: 

Alternativas
Comentários
  •  A oferta de serviços da Proteção Social Especial é realizada pelo Creas. Gab c

     

     

    "Bendizei ao Senhor tdas as suas obras..."

  • GABARITO: LETRA C

    → mais uma vez: queremos a alternativa incorreta:

    → Gestão da rede socioassistencial do município e a oferta de serviços da Proteção Social Especial → CREAS e não CRAS.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2047288
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O CRAS atua como principal porta de entrada ao SUAS. É responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Dentre as principais funções do CRAS destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • a)A oferta do serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais da proteção social básica, para famílias e seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

  •  

    Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

  • Gabarito: a

    --

    CREAS = PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL = INTERVENÇÃO E RECONSTRUÇÃO; "A COISA JÁ ACONTECEU".

    CRAS = PAIF = PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA = PREVENÇÃO; "A COISA AINDA NÃO ACONTECEU".


ID
2069242
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Lei nº 8.742/1993, assinale a alternativa correta sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8,742/1993

    Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. 


ID
2083516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a tipificação nacional de serviços socioassistenciais,

Alternativas
Comentários
  • e)

    o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências pertence a Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

  • De acordo com a resolução 109/2009 que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais:


    I - Serviços de Proteção Social Básica:


    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF;


    b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;


    c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

     

     

    II - Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:


    a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI;


    b) Serviço Especializado em Abordagem Social;


    c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida - LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade - PSC;


    d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias;


    e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

     


    III - Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade:

     

    a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:


    - abrigo institucional;
    - Casa-Lar;
    - Casa de Passagem;
    - Residência Inclusiva.


    b) Serviço de Acolhimento em República;


    c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;


    d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

  • RESPOSTAS DAS ALTERNATIVAS:

     

    a) PROTEÇÃO BÁSICA;

    b) MÉDIA COMPLEXIDADE;

    c) MÉDIA COMPLEXIDADE;

    d) PROTEÇÃO BÁSICA.

     

  • São Serviços de Proteção Social Básica (PSB) :

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF;

    b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

    c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

      

    São Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSEMP):

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI;

    b) Serviço Especializado em Abordagem Social;

    c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida - LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade - PSC;

    d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias;

    e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

     

    São Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSEAC):

     a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:

    - abrigo institucional;

    - Casa-Lar;

    - Casa de Passagem;

    - Residência Inclusiva.

    b) Serviço de Acolhimento em República;

    c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

    d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

  • Proteção Social Básica

    • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
    • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
    • Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

    Proteção Social Especial Média Complexidade

    • Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI)
    • Serviço Especializado em Abordagem Social
    • Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
    • Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

    Proteção Social Especial Alta Complexidade

    • Serviço de Acolhimento Institucional;
    • Serviço de Acolhimento em República;
    • Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
    • Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

    www. gesuas. com. br/blog/protecao-social-basica-especial/


ID
2092903
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Um dos programas de assistência social previstos na lei nº 8.742/1993 é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como diretriz

Alternativas
Comentários
  • Gb. E

    a oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras (atenção básica), por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

  • Lei 8.742/93-LOAS

    Art. 24-A.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    GABARITO-E

  • Hoje é o dia de ficar com dúvida entre 2 e marcar a errada...


ID
2094286
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. De acordo com a organização do sistema, consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos, sendo assim divididas:

Alternativas
Comentários
  • c)

    São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

  • Resposta certa: C

    LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993.

    Art. 3o  Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 1o  São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de que tratam os incisos I e II do art. 18. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 2o  São de assessoramento aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 3o  São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18

  • São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

     


ID
2110282
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família − PAIF se caracteriza pelo trabalho com famílias, em caráter continuado, com objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias, visando a preservação dos vínculos, promoção e acesso a direitos para melhoria da qualidade de vida. NÃO é considerada como atribuição do PAIF o desenvolvimento de

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

    O serviço é baseado: No respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias

    E fundamenta-se: No fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares.

    As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico

    http://congemas.org.br/basehistorica/apresentacao/38785374257713.pdf

    Instagram: Mentoring Concursos Públicos

  • Não é atribuição do PAIF e nem do Assistente Social, lembrem-se é vedado ao A.S desevolver ações terapêuticas

  • Acredito que a opção C se refira como atribuição dos \CAPS

  • Gabarito C

    Resolução 109 , tipificação dos serviços socioassistenciais.

  • Gabarito: c

    --

    Lei 8742. Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.


ID
2140807
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Resolução nº 109 do Conselho Nacional de Assistência Social, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o “serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos” é denominado

Alternativas
Comentários
  • e)

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI.

     

    Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

  • Letra E, pois está dentro dos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade.

    "PAEFI - DESCRIÇÃO: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social". (Resolução nº 109 do Conselho Nacional de Assistência Social, de 11 de novembro de 2009, p. 18). 

    Boa sorte a nós. 

  • É importante saber diferenciar os serviços do PAIF e PAEFI:

    PAIF: consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos.

    PAEFI: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

    Gabarito: letra E


ID
2157190
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Sobre o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, analise:
I. Por meio do CRAS, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda.
II. É uma unidade de alta complexidade atendendo a usuários que já perderam todo o vínculo familiar.
III. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
IV. O CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Em relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA C

    Sobre a II:

    § 1  O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

    Que Deus abençoe cada um em seus estudos! ;)

  • GABARITO: LETRA C

    →  II. É uma unidade de alta complexidade atendendo a usuários que já perderam todo o vínculo familiar.

    → o CRAS, basicamente, é para fortalecimento de vínculos, ou seja, ainda existem; o CREAS é que atende aos usuários que já perderam o vínculo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2157196
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione as colunas e responda à sequência correta:

I) Unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS.

II) Unidade pública estatal, descentralizada, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica. É a referência, no seu território de abrangência, da oferta da atenção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social no âmbito do SUAS.

III) Organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

IV) Oferta ações sócio assistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

( ) CREAS

( ) CRAS

( ) PSE

( )PAIF

Alternativas
Comentários
  • I) Unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS.CREAS

    II) Unidade pública estatal, descentralizada, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica. É a referência, no seu território de abrangência, da oferta da atenção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social no âmbito do SUAS. CRAS

    III) Organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.PSE

     

    Cuidado, a coleguinha colecionadora de sonhos está equivocada na explicação da PSE e PAIF

    IV) Oferta ações sócio assistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.PAIF

  • eita que a banca foi preguiçosa...

  • O examinador estava com mais preguiça que eu nesse momento.

  • GABARITO: LETRA B

    → acertamos pelo CRAS e CREAS:

    CRAS: Unidade pública estatal, descentralizada, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica. É a referência, no seu território de abrangência, da oferta da atenção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social no âmbito do SUAS.

    CREAS: Unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2198521
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Unidade pública estatal, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS executa serviços, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Caracteriza-se como serviço desenvolvido no CRAS:

Alternativas
Comentários
  • Bo@   t@rde!

     

    Resposta: PAIF

  • Proteção Social Especial de Média Complexidade

    • Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

    • Plantão Social.

    • Abordagem de Rua.

    • Cuidado no Domicílio.

    • Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência.

    • Medidas socioeducativas em meio-aberto (Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA).

    Pra quem também ficou na dúvida sobre o Plantão Social.

    FONTE: PNAS 2004

  • GABARITO: A

    proteção e atendimento integral à família (paif) - gabarito

    plantão social - média complexidade

    família acolhedora - alta complexidade

    proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. - média complexidade

    proteção social de alta complexidade para situações de violência doméstica

  • #PNAS

    São considerados serviços de proteção básica:

     • Programa de Atenção Integral às Famílias.

    • Programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza.

    • Centros de Convivência para Idosos.

    • Serviços para crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças.

    • Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

    São considerados serviços de média complexidade:

     • Serviço de orientação e apoio sociofamiliar.

    • Plantão Social.

    • Abordagem de Rua.

    • Cuidado no Domicílio.

    • Serviço de Habilitação e Reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência.

    • Medidas socioeducativas em meio-aberto (Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA).

    São considerados serviços de alta complexidade:

    • Atendimento Integral Institucional.

    • Casa Lar.

    • República.

    • Casa de Passagem.

    • Albergue.

    • Família Substituta.

    • Família Acolhedora.

    • Medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade (semiliberdade, internação provisória e sentenciada). • Trabalho protegido.

    Pág 37 e 38.

  • GABARITO: LETRA A

    CRAS → oferta do serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais da proteção social básica, para famílias e seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2198524
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a ação está direcionada a um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares e refere-se ao trabalho de

Alternativas
Comentários
  • Bo@  T@rde!

     

    É recomendado a adoção do processo de acompanhamento familiar em grupo para responder situações de vulnerabilidades vivenciadas pelas famílias com forte interface com o território. Isso demanda a realização de um bom diagnóstico do território – conhecer suas vulnerabilidades de modo a agrupar as famílias para efetivar seu acompanhamento.

    Acredita-se que esse modo de acompanhamento contribui para respostas mais efetivas, pois mobilizam um grupo de famílias em torno de determinada causa, propiciando a troca de vivências que tornam esse modo de acompanhamento uma experiência de empoderamento das famílias e, consequentemente, do território.

  • Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social

    Atendimentos Particularizados: 

    •Acolhida
    •Ações Particularizadas;
    •Encaminhamentos:
    •CadÚnico (atualização, cadastramento no Cadúnico e acesso ao PBF)
    • Serviços da PSB e PAEFI (CREAS)
    • Serviços de outras Políticas Setoriais

    Atendimentos Coletivos

    •Acolhida
    •Oficinas com Famílias
    •Ações Comunitárias

    Acompanhamento Familiar Particularizado

    •Foco somente em uma família

    Acompanhamento Familiar em Grupo

    •Foco em um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares

  • Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social

    Atendimentos Particularizados: 

    •Acolhida

    •Ações Particularizadas;

    •Encaminhamentos:

    •CadÚnico (atualização, cadastramento no Cadúnico e acesso ao PBF)

    • Serviços da PSB e PAEFI (CREAS)

    • Serviços de outras Políticas Setoriais

    Atendimentos Coletivos

    •Acolhida

    •Oficinas com Famílias

    •Ações Comunitárias

    Acompanhamento Familiar Particularizado

    •Foco somente em uma família

    Acompanhamento Familiar em Grupo

    •Foco em um grupo de famílias que vivenciam vulnerabilidades ou têm demandas similares


ID
2198545
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atendimento a uma criança ou um adolescente em situação de risco pessoal e social, o trabalho do Assistente Social, deve-se pautar por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E.

    Em primeiríssimo lugar devemos priorizar o convívio familiar, o vínculo familiar.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
2237035
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, propõe ações estratégicas, detalhadas através de diversos eixos. É correto afirmar que nos termos do eixo “proteção social para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias”;

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C

    Art. 7º O eixo de proteção social para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias compreende ações de:

    I - transferência de renda;

    II - inserção das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias, registradas no Cadastro Único, em serviços socioassistenciais;

    III - encaminhamento das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias, registradas no Cadastro Único para os serviços de saúde, educação, cultura, esporte e lazer;

    IV – encaminhamento das famílias de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil para as ações de inclusão produtiva.

    Parágrafo único. O inciso III do caput compreenderá ações intersetoriais para garantia integral da proteção social.

    Fonte: RESOLUÇÃO CNAS Nº 08, DE 18 DE ABRIL DE 2013. http://www.mds.gov.br/cnas/legislacao/resolucoes/arquivos-2013/cnas-2013-008-18-04-2013.pdf/download


ID
2237041
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, descritos nas Orientações Técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos – prioridade para crianças e adolescentes integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, analise.
I. Crianças e adolescentes encaminhados pela Proteção Social Especial, com prioridade para aqueles retirados do trabalho infantil e que integram o PETI; e pelo PAEFI, em especial aqueles reconduzidos ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento.
II. Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC.
III. Crianças e adolescentes cujas famílias não são beneficiárias de programas de transferência de renda.
IV. Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.
Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde!

     

    São usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos as crianças e os adolescentes de 6 a 15 anos, em especial:

     

    » crianças e adolescentes encaminhados pela Proteção Social Especial, com prioridade para aqueles retirados do trabalho infantil e que integram o PETI; e pelo PAEFI, em especial aqueles reconduzidos ao conví- vio familiar após medida protetiva de acolhimento;

    » crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC;

    » crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda;

    » crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.

     

    http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_peti.pdf


ID
2237053
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos termos do Art. 2º, da Portaria MDS nº 666, de 28 de dezembro de 2005, no que diz respeito aos “Objetivos e às Formas de Integração entre o PBF e o PETI”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A integração entre o PBF e o PETI perseguirá os seguintes objetivos:

    I - racionalização e aprimoramento dos processos de gestão do PBF e do PETI;

    II - ampliação da cobertura do atendimento das crianças ou adolescentes em situação de trabalho infantil do PETI;

    III - extensão das ações sócio-educativas e de convivência do PETI para as crianças ou adolescentes do PBF em situação de trabalho infantil; e

    IV - universalização do PBF para as famílias que atendem aos seus critérios de elegibilidade.

    https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=193379


ID
2240302
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Constituem a distribuição pública de provisões materiais ou financeiras a grupos específicos que não podem, com recursos próprios, satisfazerem suas necessidades básicas. São instrumentos de garantia dos direitos sócio assistenciais, devendo ser prestados de forma articulada às seguranças afiançadas pela PNAS, por meio da inclusão dos beneficiários e de suas famílias nos serviços sócio assistenciais e de outras políticas setoriais.

Alternativas
Comentários
  • gabarito:

    b)Benefícios de Prestação Continuada e Benefícios Eventuais. 

  • GABARITO: B

    "distribuição pública de provisões materiais ou financeiras"

    Para a galera que pensou que poderia ser a A ou a E: A questão pede sobre benefícios (provisões materiais ou financeiras) e tanto a A quanto a E fala em serviços.

    Qualquer erro, só avisar!

    Não desista!

  • Constituem a distribuição pública de provisões materiais ou financeiras =BENEFÍCIOS


ID
2465356
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Associe as colunas relacionando o tipo de piso ao financiamanto do Sistema Único de Assistência Social.

Tipo de Piso

1 – Básico fixo

2 – Básico variável


Financiamento

( ) Seu repasse é definido a partir das informações constantes no Cadastro Único.

( ) Destina-se ao desenvolvimento do Serviço de Proteção Integral a Indivíduos e Famílias (PAIF), ofertado pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

( ) Seu repasse está relacionado ao número de famílias referenciadas nos CRAS.

( ) Destina-se a demandas específicas do território.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Pisos da Assistência Social

    O piso é uma forma de organização dos serviços ofertados a determinado público-alvo. O valor que será repassado aos estados e municípios é calculado a partir de critérios para a oferta dos serviços. Com base nesses critérios, os pisos são calculados e os municípios recebem recursos para executar os respectivos serviços.

     

    Para mais informações: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/financiamento/pisos-da-assistencia-social

  • O piso é uma forma de organização dos serviços ofertados a determinado público-alvo. O valor que será repassado aos estados e municípios é calculado a partir de critérios para a oferta dos serviços. Com base nesses critérios, os pisos são calculados e os municípios recebem recursos para executar os respectivos serviços.

    Os serviços são agregados aos seguintes pisos:
     

    PROTEÇÃO SOCIAL

    PISO

    SERVIÇO

    Básica

    Básico fixo (PBF)

    Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

    Variável (PBV)

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

    Equipes Volantes

    Manutenção de Lanchas da Assistência Social

    Especial Média Complexidade

    Fixo de Média Complexidade (PFMC)

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI)

    Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC)

    Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

    Serviço Especializado em Abordagem Social

    Serviço de Proteção Social Especial em Centro-Dia de Referência para pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias

    Transição de Média Complexidade

    Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias

    Variável de Média Complexidade

    Serviço Socioeducativo Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI)

    Alta Complexidade

    Piso Fixo de Alta Complexidade (PAC I)

    Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

    Serviço de Acolhimento ao Público Geral

    Piso Fixo de Alta Complexidade (PAC II)

    Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua

    Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência e em situação de dependência

    Piso Variável de Alta Complexidade (PVAC)

    Serviço de Proteção Social Especial em situações de calamidades públicas e emergências

    Programas

     

     

     

     

    Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas)

    Pessoas economicamente ativas que necessitam de mediação do acesso ao mundo do trabalho

    Capacitação dos Trabalhadores do SUAS (CapacitaSUAS)

    Trabalhadores do SUAS

    Gestão

    Índice de Gestão Descentralizada do SUAS (IGD-SUAS)

    Estados e municípios

    Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF)

    Estados e municípios

    http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/financiamento/pisos-da-assistencia-social


ID
2471563
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Embora não se negue que a família, independentemente da sua condição socioeconômica e de sua configuração, pode se constituir em um espaço de conflitos diversificados e de negação das relações protetivas entre seus membros, é inegável também que, ao longo da história moderna, caracterizou-se como um espaço de inserção e apoio para o indivíduo. Conforme a perspectiva apontada por Gueiros (2002), em decorrência das políticas neoliberais adotadas no Brasil, o trabalho, como principal fator de integração e de acesso à cidadania, deixa de fazer parte da vida de muitos indivíduos, fato esse somado à escassez de políticas públicas voltadas para setores vulnerabilizados da sociedade. Nessa linha de pensamento, ganha importância

Alternativas
Comentários
  • Conforme Dalva Azevedo Gueiros (Família e proteção social: questões atuais e limites da solidariedade familiar. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Ano 21, n. 71, p. 103-121, set., 2002), diante do contexto neoliberal de retração das políticas públicas e dos serviços sociais observa-se uma desproteção das famílias e dos indivíduos. Atrelado a isto verifica-se o aumento do desemprego e das expressões da questão social em tempos de crise do capital. Assim, exige-se das famílias a proteção entre seus membros, contudo, sem oferecer condições para que isso de fato se efetive. Desse modo, a autora aponta que apela-se para a solidariedade familiar, em que a própria família torna-se a única responsável pela proteção de seus membros, devendo somente ela oferecer a eles saúde, educação, alimentação, moradia, etc. Portanto, frente a ausência de políticas públicas as famílias tem sido responsabilizadas pela sua própria condição de pobreza e vulnerabilidade, devendo em muitas situações o profissional buscar nestas famílias respostas para situações limites vivenciadas por seus membros, desonerando o Estado dessa incumbência.

    a) Esta alternativa está incorreta, pois conforme a bibliografia citada tem sido fundamental nesse contexto de parcas políticas públicas a solidariedade familiar na busca de responder as sequelas da questão social que afetam seus membros. 

    b) Esta alternativa está incorreta visto que segundo nos aponta a autora citada tem sido destaque na cena contemporânea de escassez de serviços e políticas sociais a solidariedade familiar visando a proteção de seus membros. Isto é, recorre-se a própria família para buscar alternativas para situações graves vivenciadas por seus membros. 

    c) Esta alternativa está incorreta, pois de acordo com o afirmado pela autora tem apresentado importância perante a retração do Estado no que tange a área social a solidariedade familiar. Assim, a própria família tem sido requisitada para responder a situações de vulnerabilidades de seus membros e muitas vezes não recebe nenhuma proteção por parte do Estado para evitar tais situações.

    d) Esta alternativa está correta. Com base no exposto pela autora supracitada, a solidariedade familiar tem sido destaque devido a minimização e ausência de políticas sociais no contexto de implementação da agenda neoliberal, o que se inicia no Brasil na década de 1990. Assim, as famílias são chamadas a oferecer respostas em casos de situações graves de seus membros enquanto o Estado, em diversas situação, fica ausente de responder a essas expressões. Portanto, a família é penalizada pela sua situação e de seus membros sem que nunca tenha recebido proteção ou condições para ofertar tal proteção.

    e) Esta alternativa está incorreta ao passo que autora citada acima aponta que a solidariedade familiar tem possuído notoriedade na contemporaneidade. Desse modo, o que se percebe é que houve diminuição das políticas sociais e aumento das responsabilidades para as famílias, as quais devem proteger seus membros mas não recebem nenhum auxílio do Estado para exercer tal função. 


    RESPOSTA: D

  • d)

    a solidariedade familiar.

     

    Família e trabalho social: intervenções no âmbito do Serviço Social. Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v13n1/15.pdf

  • c) Esta alternativa está incorreta, pois de acordo com o afirmado pela autora tem apresentado importância perante a retração do Estado no que tange a área social a solidariedade familiar. Assim, a própria família tem sido requisitada para responder a situações de vulnerabilidades de seus membros e muitas vezes não recebe nenhuma proteção por parte do Estado para evitar tais situações.

    d) Esta alternativa está correta. Com base no exposto pela autora supracitada, a solidariedade familiar tem sido destaque devido a minimização e ausência de políticas sociais no contexto de implementação da agenda neoliberal, o que se inicia no Brasil na década de 1990. Assim, as famílias são chamadas a oferecer respostas em casos de situações graves de seus membros enquanto o Estado, em diversas situação, fica ausente de responder a essas expressões. Portanto, a família é penalizada pela sua situação e de seus membros sem que nunca tenha recebido proteção ou condições para ofertar tal proteção.

    e) Esta alternativa está incorreta ao passo que autora citada acima aponta que a solidariedade familiar tem possuído notoriedade na contemporaneidade. Desse modo, o que se percebe é que houve diminuição das políticas sociais e aumento das responsabilidades para as famílias, as quais devem proteger seus membros mas não recebem nenhum auxílio do Estado para exercer tal função. 


    RESPOSTA: D

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social.

     

    Conforme Dalva Azevedo Gueiros (Família e proteção social: questões atuais e limites da solidariedade familiar. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Ano 21, n. 71, p. 103-121, set., 2002), diante do contexto neoliberal de retração das políticas públicas e dos serviços sociais observa-se uma desproteção das famílias e dos indivíduos. Atrelado a isto verifica-se o aumento do desemprego e das expressões da questão social em tempos de crise do capital. Assim, exige-se das famílias a proteção entre seus membros, contudo, sem oferecer condições para que isso de fato se efetive. Desse modo, a autora aponta que apela-se para a solidariedade familiar, em que a própria família torna-se a única responsável pela proteção de seus membros, devendo somente ela oferecer a eles saúde, educação, alimentação, moradia, etc. Portanto, frente a ausência de políticas públicas as famílias tem sido responsabilizadas pela sua própria condição de pobreza e vulnerabilidade, devendo em muitas situações o profissional buscar nestas famílias respostas para situações limites vivenciadas por seus membros, desonerando o Estado dessa incumbência.



    a) Esta alternativa está incorreta, pois conforme a bibliografia citada tem sido fundamental nesse contexto de parcas políticas públicas a solidariedade familiar na busca de responder as sequelas da questão social que afetam seus membros. 

    b) Esta alternativa está incorreta visto que segundo nos aponta a autora citada tem sido destaque na cena contemporânea de escassez de serviços e políticas sociais a solidariedade familiar visando a proteção de seus membros. Isto é, recorre-se a própria família para buscar alternativas para situações graves vivenciadas por seus membros. 

  • Resposta D - a solidariedade familiar

    O próprio texto responde esta questão pois, começa: "Embora não se negue que a família,... é inegável também que, ao longo da história moderna, caracterizou-se como um espaço de inserção e apoio para o indivíduo


ID
2471566
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, nas últimas décadas do século XX, importantes mudanças geraram novas configurações familiares e foram incorporadas pela Carta Constitucional de 1988, especialmente as referentes à sua composição e à condição do homem ou da mulher como chefe de família. Vale destacar que essas mudanças se processam entre conflitos e tensões e que certas características dos diferentes modelos familiares convivem em uma mesma família, acentuando, assim, seu grau de

Alternativas
Comentários
  • gabarito: A

     

    Gueiros, 2002, p. 109-110

  • Questão de potuguês

  • Comentarios?

     

  • No Brasil, nas últimas décadas do século XX, importantes mudanças geraram novas configurações familiares e foram incorporadas pela Carta Constitucional de 1988, especialmente as referentes à sua composição e à condição do homem ou da mulher como chefe de família. Vale destacar que essas mudanças se processam entre conflitos e tensões e que certas características dos diferentes modelos familiares convivem em uma mesma família, acentuando, assim, seu grau de

    A) Complexidade

    Basta notar que com o tempo o termo de família foi mudando. Agora família não é mais só o Homem, Mulher e filhos. Família tem um conceito abrangente no qual pode ter vínculos sanguíneos, de afinidade etc.

    Isto faz por aumentar o grau de complexidade do conceito de família.


ID
2471602
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O acolhimento familiar, uma modalidade formal de defesa de direitos, surgiu no Brasil com o objetivo de evitar o encaminhamento de crianças e adolescentes a instituições. É possível destacar avanços recentes em sua efetivação, porém há, ainda, muito a ser superado para que essa proposta se concretize enquanto uma política pública em âmbito nacional. Importante iniciativa é a criação do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trata-se da busca de formas alternativas de cuidado para crianças em situação de violação de direitos, medidas estas de caráter

Alternativas
Comentários
  •  b) temporário.

  • O PAIF - Consiste no trabalho social com famílias, de caráter CONTINUADO.
  • Pessoas em situação de "violação de direito". Não seria "PAEFI", então...

  • Questão confusa. Tentando buscar explicação, acredito que após os procedimentos feito pelo PAEFI, o PAIF dá continuidade. Uma vez que a questão fala: "formas alternativas de cuidados".!?!

    O que é o serviço de Proteção de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI ) ?

    É um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.( OFERTADO PELO CREAS).

    O que é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)?

    Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).OFERTADO PELO CRAS.

     

    De qualquer forma, o gabarito não tem como não ser a B, pois se tratando de ASSISTÊNCIA no âmbito do CRAS ou CREAS, rege-se a um serviço temporario.

     

    http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-social-basica/projetos-psb/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-2013-paif

  • A questão refere-se sobre acolhimento familiar, portanto resposta B) temporário.

  • Artigo 34 do eca

    § 1o A inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar terá preferência a seu acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida, nos termos desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)

  • Programa Família Acolhedora. Excepcional e provisório.

  • LOAS Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.  

  • Redação ruim! Não diz se a pergunta é referente ao PAIF ou ao acolhimento.

  • ainda bem que eu erro essa questão, significa que eu sei


ID
2471635
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir da década de 1960, a maioria dos países começou a discutir a violência intrafamiliar como uma questão de saúde pública. O maior conhecimento e a implementação de ações de enfrentamento dessa questão levaram ao entendimento de que a superação da violência e de suas graves consequências na vida das pessoas depende de vários fatores: do conhecimento e da cultura da população, das ações integradas de instituições, do preparo dos profissionais das diversas áreas, do envolvimento da comunidade e da formação de redes de apoio. Programas de prevenção e profilaxia da violência, de responsabilidade das políticas públicas, podem ser organizados por níveis de prevenção. São classificados como programas de prevenção terciária aqueles dirigidos

Alternativas
Comentários
  • Atenção primária: ações preventivas como cursos, educação continuada como meio de sensibilizar as pessoas para o problema em si.

    Atenção secundária: Meios de identificação de crianças e adolescentes mais vulneráveis. A habilidade de identificar aquele que sofre a violencia e providenciar encaminhamentos necessários

    Atenção terciária: Minimizar consequencias da violencia. Atendimento a vitima, familia e agressor. 

    DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR PRATICADA CONTRAA CRIANÇA E O ADOLESCENTE

    *Valéria Silva Galdino Cardin

    **Tatiana de Freitas Giovanini Mochi


ID
2471638
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A corrente teórica do conflito/transformação considera violência como um processo radicado nas contradições dos sistemas sociais, como consequência do controle promovido pelas classes hegemônicas, ao qual se opõem classes ou grupos portadores da perspectiva de outra ordem social. Nesse sentido, conforme defende Mioto (2003), a análise dos atos de violência não é feita a partir de condutas individuais, mas coloca a geração dos comportamentos violentos como decorrentes da organização social, sem perder de vista as perspectivas cultural e psicológica. Por isso, a intervenção profissional nas situações de violência doméstica pressupõe reconhecer o terreno contraditório no qual a violência se expressa e a complexidade do objeto de trabalho. Nessa direção, a família seria um espaço de manifestação da chamada violência

Alternativas
Comentários
  • Para comentar a questão será utilizado o artigo de Regina Célia Tamásio Mioto (Para que tudo não termine como um "caso de família": aportes para o debate sobre violência doméstica. Revista Katálysis. Volume 6. N. 1. Jan./Jun. de 2003. P. 96-103. Florianópolis, Santa Catarina. Disponível online). Conforme a autora mencionada, os atos de violência na sociedade capitalista podem ser analisados a partir de dois viés, sendo eles: o eixo da normatividade/estabilidade norteada pela perspectiva positivista, principalmente, no pensamento de Durkhein e o eixo conflito/transformação, a qual a associa a violência às contradições da estrutura econômica.
    Nesse sentido, a autora destaca que para ela a análise da violência doméstica deve ser realizada a partir do segundo eixo de análise, o conflito/transformação, porém associando-o às perspectivas que também consideram a cultura e o psicológico, visto ser a violência tema complexo e derivada de um conjunto de fatores. A autora também aponta que para o eixo conflito/transformação os comportamentos violentos advém da estrutura social. Portanto, a violência no interior das famílias seriam provocadas devido as relações de produção, sociais, interpessoais e econômicas, as quais historicamente se modificam e alteram também os tipos de violência. Sendo assim, por ser algo inerente a estrutura social a violência é caracterizada como violência estrutural.

    a) Esta alternativa está incorreta visto que a autora trata da violência no interior das família, conforme o eixo conflito/transformação como estrutural. Os estudiosos que defendem tal eixo afirmam que a violência é decorrente do modo de produção e, assim, a violência é considerada estrutural.

    b) Esta alternativa está incorreta, pois conforme a autora mencionada o eixo conflito/transformação aponta que a família é um espaço em que será visualizada a violência estrutural. Assim, afirma-se nesse eixo que a violência é decorrente dos processos de produção.

    c) Esta alternativa está incorreta. Como aponta a autora supracitada, a violência que se manifesta nas famílias é caracterizada pelo eixo conflito/transformação como violência estrutural e não como exacerbada.

    d) Esta alternativa está incorreta. Segundo a autora acima a violência no interior das famílias causadas pelos seus próprios membros é caracterizada como estrutural e explicada devido aos processos econômicos, sociais e de produção.

    e) Esta alternativa está correta e de acordo com o afirmado pela autora no texto. Segundo a autora, o eixo conflito/transformação informa que a violência e projetada nas famílias devido as relações de produção capitalista e os conflitos entre as classes antagônicas. Portanto, a violência é caracterizada como estrutural pois é oriunda deste modo de produção e inerente a ele.


    RESPOSTA: E

  • e)

    estrutural.

     

  • A violência é projetada nas famílias devido as relações de produção capitalista e os conflitos entre as classes antagônicas. Portanto, a violência é caracterizada como ESTRUTURAL pois é oriunda deste modo de produção e inerente a ele.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social.

     

    Para comentar a questão será utilizado o artigo de Regina Célia Tamásio Mioto (Para que tudo não termine como um "caso de família": aportes para o debate sobre violência doméstica. Revista Katálysis. Volume 6. N. 1. Jan./Jun. de 2003. P. 96-103. Florianópolis, Santa Catarina. Disponível online). Conforme a autora mencionada, os atos de violência na sociedade capitalista podem ser analisados a partir de dois viés, sendo eles: o eixo da normatividade/estabilidade norteada pela perspectiva positivista, principalmente, no pensamento de Durkhein e o eixo conflito/transformação, a qual a associa a violência às contradições da estrutura econômica.


    Nesse sentido, a autora destaca que para ela a análise da violência doméstica deve ser realizada a partir do segundo eixo de análise, o conflito/transformação, porém associando-o às perspectivas que também consideram a cultura e o psicológico, visto ser a violência tema complexo e derivada de um conjunto de fatores. A autora também aponta que para o eixo conflito/transformação os comportamentos violentos advém da estrutura social. Portanto, a violência no interior das famílias seriam provocadas devido as relações de produção, sociais, interpessoais e econômicas, as quais historicamente se modificam e alteram também os tipos de violência. Sendo assim, por ser algo inerente a estrutura social a violência é caracterizada como violência estrutural.


ID
2471641
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão do envelhecimento no Brasil era entendida ora como questão privada, por apresentar ônus para a família, ora como caridade pública aos idosos pobres, presente no âmbito do Estado a ideia de que a população idosa constitui um problema social. Uma importante questão sociológica é a compreensão do movimento de transformação desse fato particular que é o envelhecimento, visto como problema social, passando a ser pensado como questão pública, na medida em que o crescente número de idosos na sociedade contemporânea interfere nas esferas do poder, do trabalho, da economia e da cultura, provocando

Alternativas
Comentários
  • c)

    sua reorganização.

  • Porque é tão difícil de se vê comentários dos professores nas questões de Servico Social? Gente precisamos muito disso, pois iria nos enriquecer banstante em relação as dúvidas de tais questões.

  • avanço e progresso são palavra com sentido próximo, por isso não faz sentido usar uma como resposta.

  • isso mesmo ,cadê os comentários dos professores?

  • A sociedade vitimiza os idosos e não pensa no processo de readaptação do mesmo ao convívio social, demonstrando um certo desprezo, muita ignorância e pouca ação.

  • Vamos cadastrar o maior numero de pedidos de comentários do professor e marcar o acompanhamento dos mesmos.

    Em outras disciplinas tem comentário do professor, video aulas e no caso do Serviço Social, nada!

  • Gabarito: C) reorganização

  • nenhum pedido meu de comentário do professor foi atendido em quase um ano de assinatura .

    Um absurdo.

  • Só to aqui nessa plataforma pelas questões e por outros conteúdos que não são do Serviço Social. Percebi exatamente isso, não é dado a mínima atenção ao conteúdo da nossa área. Já fiz plano como o Welber, no momento estou com o plano da Professora Shellen Galdino, ambos cursos bem completos, reomendo. Vamos prestigiar os formadores que são do nosso metiê.

  • Esta prova foi disponibilizado no edital as referências bibliográficas que iriam cobrar. Por isso, vemos questões bem especificas mesmo.

  • cadê os professores pra ajudar ?

  • O Professor não vai fazer nenhum comentário a respeito dessa questão?


ID
2480419
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com legislação da área da criança e do adolescente, o acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. Para cumprimento dessa determinação, cabem como procedimentos

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Estatuto:

     

     

    A)Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.

     

    B)Essa alternativa misturou o art. 101 com o art.19. Para o acolhimento institucional ou familiar não é necessária avaliação a cada 6 meses. Essa avaliação será realizada a partir da inserção da criança ou adolescente nos Programas de acolhimento. Mas será necessária, sim, a Guia:

    Art.101  § 3º  Crianças e adolescentes somente poderão ser encaminhados às instituições que executam programas de acolhimento institucional, governamentais ou não, por meio de uma Guia de Acolhimento, expedida pela autoridade judiciária, na qual obrigatoriamente constará, dentre outros:  

    I - sua identificação e a qualificação completa de seus pais ou de seu responsável, se conhecidos;   

    II - o endereço de residência dos pais ou do responsável, com pontos de referência;    

    III - os nomes de parentes ou de terceiros interessados em tê-los sob sua guarda;     

     IV - os motivos da retirada ou da não reintegração ao convívio familiar.      

    Art. 19 § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses (...)

     

     

    C)Art.101  § 4o  Imediatamente após o acolhimento da criança ou do adolescente, a entidade responsável pelo programa de acolhimento institucional ou familiar elaborará um plano individual de atendimento, visando à reintegração familiar, ressalvada a existência de ordem escrita e fundamentada em contrário de autoridade judiciária competente, caso em que também deverá contemplar sua colocação em família substituta, observadas as regras e princípios desta Lei.       

    § 5o  O plano individual será elaborado sob a responsabilidade da equipe técnica do respectivo programa de atendimento e levará em consideração a opinião da criança ou do adolescente e a oitiva dos pais ou do responsável.     

    § 6o  Constarão do plano individual, dentre outros:     

            I - os resultados da avaliação interdisciplinar;           

            II - os compromissos assumidos pelos pais ou responsável; e           

            III - a previsão das atividades a serem desenvolvidas com a criança ou com o adolescente acolhido e seus pais ou responsável, com vista na reintegração familiar ou, caso seja esta vedada por expressa e fundamentada determinação judicial, as providências a serem tomadas para sua colocação em família substituta, sob direta supervisão da autoridade judiciária.  

     

    D)Art.101 § 7o  O acolhimento familiar ou institucional ocorrerá no local mais próximo à residência dos pais ou do responsável e, como parte do processo de reintegração familiar, sempre que identificada a necessidade, a família de origem será incluída em programas oficiais de orientação, de apoio e de promoção social, sendo facilitado e estimulado o contato com a criança ou com o adolescente acolhido.  

     

    E)Vide letra D.

     

  • O abrigamento de crianças e adolescentes em acolhimento institucional (abrigos) ou familiar (famílias acolhedoras, casa lar) ocorrerá somente em casos em que os mesmos estejam em risco e que demande, de fato, o abrigamento. Por isso, constitui-se como medida excepcional, visto ser o objetivo maior a manutenção dessas crianças e adolescentes no seio familiar. É também caracterizada como medida provisória pois se não houver possibilidade de reintegração familiar, será optada a integração em família substituta. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n. 8.069/1990) trata de todas essas previsões e é com base nele que comentaremos as assertivas a seguir:

    a) Esta alternativa está incorreta. Não é permitido o afastamento de crianças e adolescentes em virtude de questões econômicas da família, como pobreza e vulnerabilidades sociais. Nesse caso, a família deve ser encaminhada para serviços e programas de assistência social. O ECA estabelece claramente no Art 23 que a falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar. Ademais, o acolhimento pressupõe a perda ou suspensão do poder familiar, o que não é possível ocorrer somente devido a questões meramente financeiras e econômicas.

    b) Esta alternativa está incorreta. A Guia de Acolhimento deve chegar ao acolhimento juntamente com a criança ou adolescente. Como estabelece o Art. 101, no §3º, esta Guia deve ter sido emitida por autoridade judiciária e possuir um mínimo de informações também identificadas no ECA, as quais são: I- a identificação da criança ou adolescente e a qualificação completa de seus pais, ou de seus responsáveis, se conhecidos; II- o endereço da residência de seus pais ou responsáveis, com pontos de referência; III- os nomes de parentes ou de terceiros interessados em tê-los sob sua guarda; IV- os motivos da retirada e da não reintegração ao convívio familiar.

    c) Esta alternativa está correta. O Plano Individual de Atendimento (PIA) deverá ser elaborado pela equipe técnica referente ao acolhimento, o que deve ser feito imediatamente após o abrigamento da criança ou adolescente. Este Plano possuirá sempre como objetivo a reintegração familiar, exceto em casos que a autoridade judicial manifestou de forma escrita e fundamenta essa impossibilidade. Assim, o PIA será elaborado visando a inserção em família substituta. Além disso, a opinião da criança e do adolescente assim como informações recolhidas através de oitiva dos pais ou responsáveis devem ser consideradas na elaboração do PIA, como nos orienta o Art. 101, nos §4º e 5º. O ECA aponta elementos fundamentais que devem estar nestes documentos no §6º também do Art. 101, sendo eles: I- os resultados da avaliação interdisciplinar; II- os compromissos assumidos pelos pais ou responsáveis; e III- a previsão das atividades a serem desenvolvidas com a criança ou com o adolescente e seus pais ou responsável, com vista na reintegração familiar ou, caso seja esta vedada por expressa e fundamentada determinação judicial, as providências a serem tomadas para sua colocação em família substituta, sob direta supervisão da autoridade judiciária.

    d) Esta alternativa está incorreta. O acolhimento deverá ocorrer o mais próximo da residência dos pais ou responsável, nos casos, principalmente, em que haja possibilidade de reintegração da criança ou adolescente na família. O ECA prevê essa situação no Art. 101, § 8º e almeja-se, com isso, possibilitar o direito a convivência familiar.

    e) Esta alternativa está incorreta. A assertiva é controversa visto que na primeira parte informa que foi verificada a possibilidade de reintegração familiar, o que significa o retorno da criança ou adolescente para a família. Porém, após informa que a criança ou adolescente será encaminhada para colocação em família substitua, o que não efetivaria a sua reinserção na sua família. Portanto, se for identificada a possibilidade de reintegração familiar a família poderá ser encaminhada para serviços de proteção e promoção, conforme aponta o Art. 19, § 3º, bem como o acolhimento institucional deverá comunicar a autoridade judicial, como dispõe o Art. 101, § 8º.


    RESPOSTA: C
  • ECA art. 19 § 1  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.

  • Feita


ID
2480476
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Politica Nacional de Assistência Social (PNAS-2004) destaca como concepção de família um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade”. Reconhece ainda que “não existe família enquanto modelo idealizado e sim família resultante de uma pluralidade e arranjos e rearranjos estabelecidos pelos integrantes da família.” Em relação à concepção de família, analise as afirmações a seguir.

I. Essa posição que o Estado assume em relação à concepção de família contribui para reforçar os estigmas e estereótipos sobre as maternidades sem casamentos, as famílias reconstruídas, famílias homoafetivas entre outras formas de organizações familiares.

II. O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) tem como pressuposto que a família é o núcleo básico de afetividade e acolhida, convívio e autonomia, sustentabilidade e referência no processo de desenvolvimento e reconhecimento do cidadão e de outro, que o Estado tem a obrigação de prover proteção social, respeitada a autonomia dos arranjos familiares.

III. Qualquer forma de atenção e/ou de intervenção no grupo familiar precisa levar em conta sua singularidade, sua vulnerabilidade no contexto social, além de seus recursos simbólicos e afetivos, bem como sua disponibilidade para se transformar e dar conta de suas atribuições.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A assertiva I está incorreta pois este conceito não serve  para reforçar esteriótipos, mas sim o contrário, aumentar o respeito aos vários arranjos de famílias que encontramos na sociedade, nos tempos atuais.

  • A Política Nacional de Assistência Social (2004) é instituída em 2004 traz muitos avanços para a Política Pública de Assistência Social como a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em 2005. A matricialidade sociofamiliar é caracterizada como um dos eixos fundamentais para a execução desta política, o que significa que a família é o alvo dessa política devendo ser consideradas todas as suas transformações ao longo da história e seus novos arranjos e configurações. Assim, com base na PNAS iremos comentar cada assertiva:

    I- Esta assertiva está incorreta. A PNAS e o Estado assumem que as famílias se transformaram nos últimos anos devidos as transformações sociais, econômicas, culturais, e, por isso, é possível encontrarmos os mais diversos arranjos. Assim, a concepção de família para esta política é a união de pessoas devido a laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade, considerando amplamente todas essas novas configurações sem preconceitos ou esteriótipos.

    II- Esta assertiva está correta. Para tratar do PAIF é interessante a leitura do Caderno de Orientações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos produzido em Brasília em 2016 e disponível on line e também a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS 109/2009). O PAIF é um dos serviços ofertados pela Proteção Social Básica no âmbito do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e constitui no trabalho social realizado com famílias com caráter preventivo e protetivo. O objetivo deste serviço é fortalecer as famílias e evitar o rompimento de vínculos afetivos e comunitários. Portanto, o PAIF possui como centralidade a família compreendendo esta como a primeira instância de afetividade, convivência e segurança. Ademais, compreende que se o Estado não fortalecer esse núcleo familiar e a família não possui meios de prover seus próprio sustento e segurança, os vínculos poderão ser rompidos. Assim, o poder estatal deve fortalecer a capacidade protetiva das famílias respeitando sua autonomia no direcionamento de suas vidas.

    III- Esta alternativa está correta. O trabalho social com famílias requer o conhecimento da pluralidade de seus arranjos e suas singularidades e também das adversidades vivenciadas pelos seus membros devido ao território, ao desemprego, ao acesso ou não a serviços sociais e públicos, etc. É necessário também conhecer as suas potencialidades, seus recursos simbólicos e afetivos buscando fortalecê-los e, assim, fortalecer o núcleo familiar o que evitará rompimento dos vínculos familiares ou situações de risco e vulnerabilidades sociais. Ressalta-se que as famílias têm sido culpabilizadas pela sua própria situação e o Estado atuado como subsidiário, isto é, somente quando as famílias falham em sua função protetiva. Contudo, se houver a proteção do Estado a todas  as famílias e o fortalecimento desse núcleo primário de socialização e convivência, o risco de situações de vulnerabilidades sociais será minimizados.


    RESPOSTA: A
  • I. Essa posição que o Estado assume em relação à concepção de família contribui para reforçar os estigmas e estereótipos sobre as maternidades sem casamentos, as famílias reconstruídas, famílias homoafetivas entre outras formas de organizações familiares. falso

    II. O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) tem como pressuposto que a família é o núcleo básico de afetividade e acolhida, convívio e autonomia, sustentabilidade e referência no processo de desenvolvimento e reconhecimento do cidadão e de outro, que o Estado tem a obrigação de prover proteção social, respeitada a autonomia dos arranjos familiares. sim

    III. Qualquer forma de atenção e/ou de intervenção no grupo familiar precisa levar em conta sua singularidade, sua vulnerabilidade no contexto social, além de seus recursos simbólicos e afetivos, bem como sua disponibilidade para se transformar e dar conta de suas atribuições. sim

  • Estigma ---> marca ou cicatriz

    Estereótipo -----> algo que se adequa a um padrão fixo ou geral.

    A) Essa posição que o Estado assume em relação à concepção de família contribui para reforçar a Marca e o Padrão sobre as maternidades sem casamentos, as famílias reconstruídas, famílias homoafetivas entre outras formas de organizações familiares. FALSO.


ID
2480500
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Somente a partir da Constituição Federal de 1988, LOAS, PNAS/2004 e NOB/SUAS/2005 é que a assistência social ‘legalmente’ passa a figurar no campo do direito enquanto política social. E enquanto política social, a assistência social, no seu modelo protetivo, elege a família para a centralidade das suas ações, objetivando a potencialização desse grupo social para a sustentabilidade e concretização dos direitos dos seus membros. Existe o reconhecimento dos avanços, contudo, existem diversas críticas ao desenvolvimento dos programas que acabariam por reforçar o modelo Familista ou o Familismo.

Sobre o tema, pode-se afirmar que

I. o familismo é o processo de responsabilização das famílias nas políticas sociais. As famílias são convocadas como uma das principais instâncias pela provisão de bem-estar social. Nos regimes chamados de familistas, há uma oferta de serviços públicos que amenizam os custos enfrentados pelas famílias. O processo de responsabilização das famílias é analisado a partir do ângulo dos serviços sociais ofertados.

II. o foco do familismo se concentra na instrumentalização das mulheres (boa gestora da pobreza), cujo trabalho desenvolvido na esfera domiciliar e dos cuidados tem servido de pilar para os sistemas de proteção social. O trabalho não pago das mulheres tem sido fundamental para o bom desempenho dos programas.

III. familismo refere-se às mudanças de caráter econômico, relacionadas ao mundo do trabalho e às de caráter tecnológico, particularmente àquelas vinculadas ao campo da reprodução humana e da informação. Além, sem dúvida, das novas configurações demográficas, que incluem famílias menores, famílias com mais idosos e também das novas formas de sociabilidade desenhadas no interior da família. Uma sociabilidade marcada pelo aumento da tensão entre os processos de individuação e pertencimento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Familismo 

    É a doutrina que afirma que o fundamental da ordem social está na família, que deve ser preservada, mantida e fortalecida por todos os meios. É a base ética da moral chinesa clássica, e muitas vezes esse termo está ligado à China.

     

    Exemplo do uso da palavra Familismo:

    Porém, para que o PBF tenha sucesso no combate à pobreza é preciso superar qualquer política que reforce o familismo, que significa a transferência para as famílias da maior parte da responsabilidade pelo bem-estar social dos seus membros. Esta situação faz com que a proteção social esteja organizada tendo como base as famílias e a mulher seja a cuidadora dos membros da família.

    http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/familismo/5222/

  • Só acertei essa questão porque li recentemente um texto que falava exatamente sobre isso. Trata-se do texto "A atuação profissional do Serviço Social junto às famílias nas políticas sociais: (re) atualização do conservadorismo?" de Claudio Horst (Assistente Social, Mestre em Política Social pela UFES e Doutorando em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFSC). O artigo foi apresentado no 5º Encontro Internacional de Política Social em Vitória (ES, Brasil), 5 a 8 de junho de 2017. Vale muito a leitura. Acredito ser possível encontrá-lo pela internet.

  • A Política Nacional de Assistência Social instituída em 2004 apresenta o conceito de matricialidade familiar, o qual propõe a centralidade da família no âmbito da assistência social. Contudo, deve-se estar atento para qual conceito você reafirma, o de assistência social como ajuda pública, em que ancora-se o conceito de familismo ou como direito de cidadania, como nos destaca Regina Célia Tamaso Mioto (In: Família e família: práticas sociais e conversações contemporâneas. Orgs: Duarte, M.J.O e Alencar, M.M.T. Editora Lumen Juris, 2010). Cada um desses conceitos carrega concepções distintas e estão atrelados a projetos sociais distintos, o primeiro ao projeto neoliberal de responsabilização da própria família e o segundo a um projeto progressista de expansão dos direitos e responsabilização do Estado. Para responder a questão iremos comentar cada assertiva:

    I- A assertiva está correta. Na perspectiva familista ou do familismo, a família é vista com a instância que deve proporcionar a proteção a seus membros. Assim, os serviços sociais, públicos e estatais serão prestados na medida em que elas não conseguirem suprir suas necessidades. Isto é, a família não é protegida pelo poder estatal, ela é primeiramente responsabilizada e os serviços ofertados serão paliativos.

    II- A assertiva está correta. O familismo ou a perspectiva familista compreende a família como espaço natural de proteção social e que devem cuidar de seus membros. Nesse caso, o Estado atua com base no princípio da subsidiariedade, intervindo secundariamente quando aquela família não conseguiu isoladamente proteger seus membros. As mulheres são caracterizadas como membros importantes e fundamentais nesse conceito de família, visto ser grande maioria das famílias chefiadas por elas na atualidade ou mesmo devido a perpetuação, ainda, do patriarcalismo. Para a proteção social embasada no familismo, as mulheres serão as responsáveis pelos cuidados e bem estar da sua família, sendo as protagonistas do "sucesso" ou não de determinada família.

    III- A assertiva está incorreta. O conceito de familismo não reconhece as mudanças no mundo do trabalho e na produção que vão acarretar transformações nas famílias e em seus arranjos. Pelo contrário, é uma visão conservadora e interligada ao pensamento neoliberal de responsabilização dos indivíduos e individualização das expressões da questão social. Nesse cenário, o que se almeja é a extinção de políticas de proteção social, encarando as refrações da questão social que rebatem nas famílias como "casos de família", "questões de família", "conflitos familiares" e não como fundados pela relação contraditória entre capital e trabalho.


    RESPOSTA: D
  •  

    Segue link para o texto que Danny sugeriu:

    http://periodicos.ufes.br/EINPS/article/view/16528/11385

  • Gente,

    estou estudando para concursos em casa e sinto falta de ter trocas pessoais do conteúdo de SeSo. Se alguém é de Niterói - RJ e desejar, podíamos formar um grupo de estudos na UFF, em especail para parte específica-disrcursiva, o que acham? Se alguém tiver interesse segue meu e-mail: amandadiniz_seso@hotmail.com

  • Familista ou do familismo ==> a família é vista com a instância que deve proporcionar a proteção a seus membros. E o foco se concentra no fato do trabalho desenvolvido na esfera domiciliar e dos cuidados tem servido de pilar para os sistemas de proteção social. O trabalho não pago das mulheres tem sido fundamental para o bom desempenho dos programas.

  • d)Somente as afirmações I e II estão corretas. 

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social.

     

    A Política Nacional de Assistência Social instituída em 2004 apresenta o conceito de matricialidade familiar, o qual propõe a centralidade da família no âmbito da assistência social. Contudo, deve-se estar atento para qual conceito você reafirma, o de assistência social como ajuda pública, em que ancora-se o conceito de familismo ou como direito de cidadania, como nos destaca Regina Célia Tamaso Mioto (In: Família e família: práticas sociais e conversações contemporâneas. Orgs: Duarte, M.J.O e Alencar, M.M.T. Editora Lumen Juris, 2010). Cada um desses conceitos carrega concepções distintas e estão atrelados a projetos sociais distintos, o primeiro ao projeto neoliberal de responsabilização da própria família e o segundo a um projeto progressista de expansão dos direitos e responsabilização do Estado. 

     

    III- A assertiva está incorreta. O conceito de familismo não reconhece as mudanças no mundo do trabalho e na produção que vão acarretar transformações nas famílias e em seus arranjos. Pelo contrário, é uma visão conservadora e interligada ao pensamento neoliberal de responsabilização dos indivíduos e individualização das expressões da questão social. Nesse cenário, o que se almeja é a extinção de políticas de proteção social, encarando as refrações da questão social que rebatem nas famílias como "casos de família", "questões de família", "conflitos familiares" e não como fundados pela relação contraditória entre capital e trabalho.


    RESPOSTA: D

     

     

  • I- A assertiva está correta. Na perspectiva familista ou do familismo, a família é vista com a instância que deve proporcionar a proteção a seus membros. Assim, os serviços sociais, públicos e estatais serão prestados na medida em que elas não conseguirem suprir suas necessidades. Isto é, a família não é protegida pelo poder estatal, ela é primeiramente responsabilizada e os serviços ofertados serão paliativos.

    II- A assertiva está correta. O familismo ou a perspectiva familista compreende a família como espaço natural de proteção social e que devem cuidar de seus membros. Nesse caso, o Estado atua com base no princípio da subsidiariedade, intervindo secundariamente quando aquela família não conseguiu isoladamente proteger seus membros. As mulheres são caracterizadas como membros importantes e fundamentais nesse conceito de família, visto ser grande maioria das famílias chefiadas por elas na atualidade ou mesmo devido a perpetuação, ainda, do patriarcalismo. Para a proteção social embasada no familismo, as mulheres serão as responsáveis pelos cuidados e bem estar da sua família, sendo as protagonistas do "sucesso" ou não de determinada família.

    III- A assertiva está incorreta. O conceito de familismo não reconhece as mudanças no mundo do trabalho e na produção que vão acarretar transformações nas famílias e em seus arranjos. Pelo contrário, é uma visão conservadora e interligada ao pensamento neoliberal de responsabilização dos indivíduos e individualização das expressões da questão social. Nesse cenário, o que se almeja é a extinção de políticas de proteção social, encarando as refrações da questão social que rebatem nas famílias como "casos de família", "questões de família", "conflitos familiares" e não como fundados pela relação contraditória entre capital e trabalho.

    https://ideiacriativa.eadplataforma.com/page/familismo-e-servico-social/.

  • Cara, que questão linda. Não é uma questão fácil, tenho que admitir, mas é boa. Só de sair daquele velho decoreba de letra de lei já valeu.

  • A Política Nacional de Assistência Social instituída em 2004 apresenta o conceito de matricialidade familiar, o qual propõe a centralidade da família no âmbito da assistência social. Contudo, deve-se estar atento para qual conceito você reafirma, o de assistência social como ajuda pública, em que ancora-se o conceito de familismo ou como direito de cidadania, como nos destaca Regina Célia Tamaso Mioto (In: Família e família: práticas sociais e conversações contemporâneas. Orgs: Duarte, M.J.O e Alencar, M.M.T. Editora Lumen Juris, 2010).

    I- A assertiva está correta. Na perspectiva familista ou do familismo, a família é vista com a instância que deve proporcionar a proteção a seus membros. Assim, os serviços sociais, públicos e estatais serão prestados na medida em que elas não conseguirem suprir suas necessidades. Isto é, a família não é protegida pelo poder estatal, ela é primeiramente responsabilizada e os serviços ofertados serão paliativos.

    II- A assertiva está correta. O familismo ou a perspectiva familista compreende a família como espaço natural de proteção social e que devem cuidar de seus membros. Nesse caso, o Estado atua com base no princípio da subsidiariedade, intervindo secundariamente quando aquela família não conseguiu isoladamente proteger seus membros. As mulheres são caracterizadas como membros importantes e fundamentais nesse conceito de família, visto ser grande maioria das famílias chefiadas por elas na atualidade ou mesmo devido a perpetuação, ainda, do patriarcalismo. Para a proteção social embasada no familismo, as mulheres serão as responsáveis pelos cuidados e bem estar da sua família, sendo as protagonistas do "sucesso" ou não de determinada família.

    III- A assertiva está incorreta. O conceito de familismo não reconhece as mudanças no mundo do trabalho e na produção que vão acarretar transformações nas famílias e em seus arranjos. Pelo contrário, é uma visão conservadora e interligada ao pensamento neoliberal de responsabilização dos indivíduos e individualização das expressões da questão social. Nesse cenário, o que se almeja é a extinção de políticas de proteção social, encarando as refrações da questão social que rebatem nas famílias como "casos de família", "questões de família", "conflitos familiares" e não como fundados pela relação contraditória entre capital e trabalho.


ID
2499985
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Serviços Socioassistenciais, tipificados pela Resolução nº 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em 11 de novembro de 2009, com trechos incluídos pela Resolução CNAS nº 13, de 13 de maio de 2014, podem corresponder à proteção social básica ou especial de média ou alta complexidade.


Sobre esses serviços, avalie as afirmações a seguir.


I- O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), da proteção básica, é realizado em grupos e se organiza considerando os percursos das famílias usuárias, de acordo com a faixa etária de seus membros. Assemelha-se às estratégias de grupos de terapia familiar tradicionalmente realizadas pelas entidades socioassistenciais.

II- Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos podem ser crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Por isso, o serviço possui descrição e objetivos específicos para cada um destes públicos, considerando diferentes faixas etárias: até 6 anos, de 6 a 15 anos, de 15 a 17 anos, de 18 a 29 anos, de 30 a 59 anos e idosos.

III- O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) deve ser ofertado a famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos. Porém, as situações de discriminação em decorrência da orientação sexual, muito comuns nas instituições de ensino, não constam ainda como situações de violação de direitos na tipificação.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I)O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.

    Realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades. Serviço ofertado necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

     

    II) Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

    serviço para crianças de até 6 anos; serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; serviço para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos; serviço para idosos(as).

    obs:Apesar de ser considerada correta, não existe expressamente na resolução as idades:18 a 29 e 30 a 59 anos.

     

    III)Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

    USUÁRIOS: Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:  Violência física, psicológica e negligência;       Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; Tráfico de pessoas; Situação de rua e mendicância; Abandono; Vivência de trabalho infantil; Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia, etc.

  • GABARITO: B)

     

    Fonte: CADERNO DE ORIENTAÇÕES - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Pag.21Disponível em: www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/cartilha_paif_2511.pdf

     

    "V – Quem pode participar?

     

    O SCFV destina-se aos usuários das seguintes faixas etárias: crianças até 06 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas. Podem participar do SCFV
    todos os que dele necessitarem, com destaque para os usuários descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009) e mencionados na Resolução CNAS nº 1, de 21 de fevereiro de 2013
    "

  • II- Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos podem ser crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Por isso, o serviço possui descrição e objetivos específicos para cada um destes públicos, considerando diferentes faixas etárias: até 6 anos, de 6 a 15 anos, de 15 a 17 anos, de 18 a 29 anos, de 30 a 59 anos e idosos.

  • I) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. (..) Realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades.

    II) USUÁRIOS:

    CRIANÇAS DE ATÉ 6 ANOS:

    CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS:

    ADOLESCENTES E JOVENS DE 15 A 17 ANOS:

    JOVENS DE 18 A 29 ANOS:

    ADULTOS DE 30 A 59 ANOS:

    IDOSOS(AS) COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS, EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

    SOCIAL: CORRETA

    III) PAEFI - USUÁRIOS:

    Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:

    - Violência física, psicológica e negligência;

    - Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;

    - Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de

    proteção;

    - Tráfico de pessoas;

    - Situação de rua e mendicância;

    - Abandono;

    - Vivência de trabalho infantil;

    - Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;

    - Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam

    danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;

    - Descumprimento de condicionalidades do PBF e do PETI em decorrência de violação de direitos.

  • II- Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos podem ser crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Por isso, o serviço possui descrição e objetivos específicos para cada um destes públicos, considerando diferentes faixas etárias: até 6 anos, de 6 a 15 anos, de 15 a 17 anos, de 18 a 29 anos, de 30 a 59 anos e idosos.

  • II- Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos podem ser crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Por isso, o serviço possui descrição e objetivos específicos para cada um destes públicos, considerando diferentes faixas etárias: até 6 anos, de 6 a 15 anos, de 15 a 17 anos, de 18 a 29 anos, de 30 a 59 anos e idosos.

  • Na Tipificação não consta faixa etária de 18 a 59 anos no Serviço de Convivência porque essa faixa etária somente foi incluída em 2014 através da Resolução CNAS 13/2014.


ID
2507839
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No trabalho social com a família, a literatura pertinente aponta que há duas tendências na incorporação da Família no campo da Política Social enquanto seu sujeito destinatário, a saber:

Alternativas
Comentários
  • "Mioto (2004) destaca que a incorporação da família nas políticas públicas se faz de forma bastante tensionada entre propostas distintas, vinculadas a projetos também distintos em termos de proteção social e societário. Identifica duas grandes tendências nesse processo de incorporação: uma denominada familista e outra protetiva.

     

    A tendência familista traz a centralidade da família, com destaque para a capacidade de cuidado e proteção, denominada “familista” por Esping-Andersen (1999). Nessa as unidades familiares devem assumir a principal responsabilidade pelo bem-estar de seus membros, enquanto canal natural de proteção social, junto com o Estado, mercado e organizações da sociedade civil.

     

    Já a segunda, a tendência “protetiva”, defende que a capacidade de cuidados e proteção da família está diretamente relacionada à proteção que lhe é garantida através das políticas públicas, como instância a ser cuidada e protegida, enfatizando a responsabilidade pública".

     

    http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/IMPASSES_E_DESAFIOS_DAS_POLITICAS_DA_SEGURIDADE_SOCIAL/A_CENTRALIDADE_DA_FAMILIA_NAS_POLITICAS_SOCIAIS_DE_ATENCAO_BASICA_QUAL_PROJETO_E_DIRECAO.pdf


ID
2507842
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Godinho (2004), o trabalho com a família, supõe pensar nas relações de gênero enquanto estruturante das relações sociais, em quatro dimensões. A que se refere à “definição das características diferenciadas dos gêneros, fixando expectativas sociais sobre masculino e feminino” é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gab.   A

     

     

    Tatau Godinho afirma que o trabalho com a família supõe pensar nas relações de gênero enquanto estruturantes das relações sociais, em quatro dimensões:

     

    a) Simbólica, definindo as características diferenciadas dos gêneros, fixando expectativas sociais sobre masculino e feminino;

     

    b) Estrutural e econômica, com sua definição de uma hierarquia de poder e de aces so a bens diferenciados, por homens e mulheres;

     

    c) Normativa, responsável pela institucionalização de formas legais e outras, estabelecendo comportamentos e padrões socialmente aceitos socialmente;

     

    d) Subjetiva, traduzida na incidência sobre as pessoas dos papéis socialmente esperados para os gêneros, como cada homem, ou mulher, as considera e vive.

     

     

    Disponível em < https://craspsicologia.files.wordpress.com/2012/06/trabalho-com-famc3adlias.pdf>


ID
2524363
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A concepção de família, atualmente, é entendida por uma multiplicidade de configurações tais como: de laços consanguíneos, de aliança, monoparentalidade, entre outros formatos. Em certos contextos familiares de vulnerabilidade social o apoio emocional, financeiro, e a divisão de responsabilidade de ações cotidianas são realizados pela(o):

Alternativas
Comentários
  • Compreender as vulnerabilidades sociais significa entender a mediação entre o acesso a direitos, rede de serviços e políticas públicas e a capacidade de sujeitos e grupos Priscila Semzezem e Jolinda de Moraes Alves SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 16, N.1, P. 143-166, JUL./DEZ. 2013 160 sociais de acessar esse conjunto de bens e serviços, de modo a exercer sua cidadania. Conforme Rizzotti (2009), a vulnerabilidade social está associada à insuficiência de uma rede de proteção que garanta às famílias o acesso aos direitos.

    Vulnerabilidade social, abordagem territorial e proteção na política de assistência social

    SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 16, N.1, P. 143-166, JUL./DEZ. 2013

    gabarito C

     

  • Esse assunto pode ser encontrado nesse texto que aborda as redes que o sujeitos se inserem

    Os muitos relacionamentos da família

    Outro conceito que pode nos ajudar muito a avançar na construção de uma proposta inovadora de trabalho com famílias é o conceito de rede social da família de Lia Sanicola (1995). Para ela, essa rede “(...) é constituída por um conjunto de relações interpessoais a partir das quais a pessoa e/ou a família mantêm sua pró- pria identidade social”. Essa identidade social constitui-se a partir dos hábitos, costumes, crenças e valores característicos daquela rede. De sua rede social, a pessoa e/ou a família recebem sustento emocional, ajuda material, serviços e informações; e assim desenvolvem suas relações sociais. (MARICONDI; SOARES, 2010, p.75)

    Disponível em: http://www.neca.org.br/wp-content/uploads/Livro4.pdf

    fonte:Redes de proteção social / [coordenação da publicação Isa Maria F. R. Guará] . -- 1. ed. -- São Paulo : Associação Fazendo História : NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010. -- (Coleção Abrigos em Movimento


ID
2531536
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A prevalência dos programas de transferência de renda, sobretudo na realidade brasileira, em detrimento da prestação de serviços sociais públicos, universais e de qualidade, deve-se em essência à

Alternativas
Comentários
  •  C - Focalização da proteção social na pobreza extrema.

  • lei 8742

    Art. 2 A assistência social tem por objetivos:                

    Parágrafo único. Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.  


ID
2544328
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos é o:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    Art. 24-B.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

     

     

     

    Ref.

    LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 (LOAS).

  • nao vamos confundir 

    Dos Programas de Assistência Social

            Art. 24. Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.

            § 1º Os programas de que trata este artigo serão definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social, obedecidos os objetivos e princípios que regem esta lei, com prioridade para a inserção profissional e social.

    § 2o  Os programas voltados para o idoso e a integração da pessoa com deficiência serão devidamente articulados com o benefício de prestação continuada estabelecido no art. 20 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Art. 24-A.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Parágrafo único.  Regulamento definirá as diretrizes e os procedimentos do Paif. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Art. 24-B.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Parágrafo único.  Regulamento definirá as diretrizes e os procedimentos do Paefi. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Art. 24-C.  Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 1o  O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

    § 2o  As crianças e os adolescentes em situação de trabalho deverão ser identificados e ter os seus dados inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com a devida identificação das situações de trabalho infantil.(Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • COMENTÁRIO DA QUESTÃO: 
    De acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o PAEFI é o serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
    Características do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI):
    1-Serviços que integra a PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL de Média Complexidade;
    2-Serviço deve ser ofertado exclusivamente no CREAS;
    3- Tendo entre outros principais objetivos prevenir a reincidência de violações de direitos.

    GABARITO: (LETRA A )


    Estudando para os concursos de Serviço Social?  Então, siga-nos nas redes sociais!

     

    Instagram: @euassistentesocial
    Fanpage: facebook.com/euassistentesocial/
    Blogger: euassistentesocial01.blogspot.com.br/ 
    Twitter: @Euassistenteso1

    Visite o site: www.euassistentesocial.com.br
     


ID
2544334
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A família brasileira vem passando por mudanças ao longo dos últimos trinta anos. Para tanto, concorrem as transformações societárias que implicaram reordenamentos no mundo do trabalho, na política e na economia.


Família, para efeito das políticas sociais brasileiras, notadamente aquelas que visam à assistência social, configura-se como:

Alternativas
Comentários
  • Gab.  B

     

     

    O novo cenário tem remetido à discussão do que seja a família, uma vez que as três dimensões clássicas de sua definição (sexualidade, procriação e convivência) já não têm o mesmo grau de imbricamento que se acreditava outrora. Nesta perspectiva, podemos dizer que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consangüíneos, afetivos e, ou,de solidariedade (PNAS, 2004, p. 41).

     

     

    Ref.

    Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004.

  • No texto da PNAS se encontra a referência definindo que “estamos diante de uma família, quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade” (Brasil, 2004, p. 28). Esta definição amplia a imagem de família projetada pelo modelo “padrão”, reconhecendo que não existe modelo idealizado de família, mas sim “família resultante de uma pluralidade de arranjos e rearranjos estabelecidos pelos integrantes dessa família” (Teixeira, 2009, p. 260).

  • Já a família para a concessão do BPC é: pai, mãe, filho, filha, enteado, menores sob sua tutela que viva sobre o mesmo telhado.


ID
2544337
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma das mudanças encontradas no contexto familiar atualmente diz respeito à pessoa de referência na família, que hoje, majoritariamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

     

    A família brasileira vem passando por transformações ao longo do tempo. Uma delas refere-se à pessoa de referência da família. Da década passada até 2002 houve um crescimento de 30% da participação da mulher como pessoa de referência da família. Em 1992, elas eram referência para aproximadamente 22% das famílias brasileiras, e em 2002, passaram a ser referência para próximo de 29% das famílias. Esta tendência de crescimento ocorreu de forma diferente entre as regiões do País e foi mais acentuada nas regiões metropolitanas. Em Salvador, 42,2% das famílias tinham na mulher sua referência. Em Belém eram 39,8% e em Recife 37,1%. Entre as grandes regiões, o Norte apresentava a maior proporção de famílias com este perfil, 33,4%, e o Sul, a menor, 25,5%. Entre as Unidades Federadas, em um dos extremos estava o Amapá com 41,1% e, no outro, o Mato Grosso, com 21,9% das famílias cuja pessoa de referência é a mulher (PNAS, 2004, p.20).

     

     

    Ref.

    Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004.

     

     

  • Uma pesquisa realizada pelo IBGE informou que apenas no intervalo de um ano, de 2014 a 2015 mais de 1,4 milhão de mulheres passaram a exercer a função de chefe de suas famílias. A pesquisa aponta que as casas que possuíam uma mulher como referência em 2015 representavam 39,8% do total. Em apenas dez anos – de 2004 a 2014, elas assumiriam nada mais nada menos que 67% dos lares.

     

    https://saudavelefeliz.com/a-mulher-como-chefe-de-familia-a-polivalencia-feminia-025/

  • 20 pessoas responderam a letra C... affffffff

  • Principalmente com o advento de famílias monoparentais, que são chefiadas majoritariamente por mulheres

  • Lembre-se por exemplo que no CadUnico a mulher, preferencialmente, é a Responsável Familiar a título do saque de benefícios assistenciais e de transferência de renda. P.S. atualizando... 42 responderam C... Rarsrsrs

ID
2545405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um projeto de intervenção, o assistente social deve considerar as novas configurações da família, uma vez que os processos familiares são uma construção singular. De acordo com os pressupostos do serviço social a respeito da família, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Parágrafo único.  Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.         (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)   Vigência

  • Família monoparental -ocorre quando apenas um dos pais de uma criança arca com as responsabilidades de criar o filho ou os filhos. 

    Família Substituta- a família que passa a substituir a família biológica de uma criança/adolescente, quando esta não pode, não consegue ou não quer cuidar desta criança. A família substituta pode ocupar o papel da família biológica de forma efetiva e permanente, como na adoção, ou de forma eventual, transitória e não definitiva, como na guarda e na tutela. 

    Família extensa, ou ampliada, é aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, e é formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade (GABARITO).

    Família anaparental, a qual possui como basilar o elemento afetividade, que se caracteriza pela inexistência da figura dos pais, ou seja, constituí-se basicamente pela convivência entre parentes do vínculo da colateralidade ou pessoas – mesmo que não parentes e sem conotação sexual - dentro de uma mesma estruturação com identidade de propósitos, que é o animus de constituir família.

    Família homoafetiva a relação afetiva entre pessoas de mesmo sexo. Apresenta características similares a de uma união estável.

  • LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 25 – ...

    § único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.  

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Vamos passar cada um dos itens.

    A) A família monoparental é aquela formada por apenas um dos pais e sua prole; na maioria dos casos brasileiros, essas famílias são chefiadas por um homem.

    Errado. No caso brasileiro, as famílias monoparentais são chefiadas majoritariamente por mulheres.

    B) Família substituta é aquela oriunda da adoção temporária ou permanente e que, apesar da permissão da lei, não cria relações semelhantes àquelas de uma família legítima, uma vez que se constitui por pessoas naturalmente estranhas umas às outras.

    Errado. Uma vez adotado, o individuo rompe, do ponto de vista legal, com a sua família bilógica. Além disso, ele passa a gozar de todas as prerrogativas de filho.

    C) Família extensa, ou ampliada, é aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, e é formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    Correto. A família extensa ou ampliada pode ser definida como aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    D) A família anaparental é caracterizada pela convivência entre parentes dentro de um mesmo lar, unidos por algum grau de parentesco, com a presença de pais.

    Errado. Família anaparental está entre os novos arranjos sócio-afetivos. Ela possui como elemento basilar a afetividade, que se caracteriza pela inexistência da figura dos pais, ou seja, constitui-se basicamente pela convivência entre parentes do vínculo da colateralidade ou pessoas – mesmo que não parentes e sem conotação sexual.

    E) A família homoafetiva é constituída por pessoas do mesmo sexo, desde que formalizada a união estável.

    Errado. O reconhecimento enquanto família não depende da união estável. A união estável serviu para assegurar garantias formais que anteriormente não eram estendidas aos casais homossexuais.

    RESPOSTA: LETRA C


ID
2553580
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A instituição familiar exerce grande influência na formação e na vida do indivíduo. Como espaço de atuação dos (das) assistentes sociais, o principal objetivo é

Alternativas
Comentários
  • O objetivo principal é identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças e os recursos necessários para que as famílias consigam articular respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida.


    http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2016/02/Patricia-de-Lourdes-Pureza-de-Souza.pdf


  • Tem que citar autores, se não fica duas respostas corretas.

  • VAMOS ELIMINAR O ÓBVIO

    A) desenvolver ações com cada integrante familiar, não se preocupando com o vínculo afetivo e ações em grupo.

    B)desenvolver técnicas e métodos terapêuticos .

    C)identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças e os recursos que contribuem para que as famílias consigam articular respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida.

    D)identificar o número de famílias, socialmente vulnerabilizadas.

    E)adaptar as famílias às normas institucionais e funcionamento dos serviços.


ID
2559673
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, regulamentou a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Essa normativa possibilitou a padronização em todo o território nacional dos serviços de proteção social básica e especial. Sobre os conteúdos padronizados, avalie as alternativas a seguir e marque a CORRETA.


I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

II. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destina-se a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias, devendo ser executado nos Centros Especializados de Assistência Social – CREAS.

III. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI destina-se ao acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

IV. A Abordagem Social é um serviço desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social –CRAS, para a busca ativa, cujo objetivo é identificar e inserir famílias e indivíduos em situação e vulnerabilidade social nos serviços e benefícios socioassistenciais.

Alternativas
Comentários
  •  

    Alternativa correta letra E

    O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

     

    No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos - OBJETIVOS ESPECÍFICOS para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas. - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional;

     

    NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS - PAEFI DESCRIÇÃO: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

     

    NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL DESCRIÇÃO: Serviço ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros.

     

    Fonte: http://www.mds.gov.br/suas/noticias/resolucao_cnas_no109_-_11_11_2009_-tipificacao_de_servicos.pdf

     

  • Exclusivamente ? Forçou a barra examinador...

  • I- certa

    II errada o erro tá em dizer que é prestada no creas e no cras

    III- correta

    Iv- a abordagem social é serviço ofertado com a finalidade de buscar e indentificar trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de rua que é  diferente do outro serviço que é serviço do serviço especializado para pessoas em situação de rua 

  • ninguém sabe nada com coisa alguma aqui nesses comentários .!

  • I. Certo

    II. Errado. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um Serviço de Proteção Social Básica executado no CRAS;

    III. Certo

    IV. Errado. Abordagem Social é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade executado no CREAS.

  • Vamos passar item a item.

    I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif - consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

    Correto. Foi exatamente isso que vimos quando estudamos o PAIF. Ele integra a proteção social básica e tem por objetivo: prevenir o rompimento dos vínculos familiares e violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. Assim, esse serviço oferta ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS, trabalhando com famílias em situação de vulnerabilidade social.

    II. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destina-se a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias, devendo ser executado nos Centros Especializados de Assistência Social – CREAS.

    Errado. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é da proteção social básica. Isso quer dizer que ele é executado pelo CRAS e não pelo CREAS.

    III. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI – destina-se ao acompanhamento de famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

    Correto. O PAEFI integra a proteção social especial e consiste no apoio e acompanhamento a família e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviço socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

    IV. A Abordagem Social é um serviço desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social –CRAS, para a busca ativa, cujo objetivo é identificar e inserir famílias e indivíduos em situação e vulnerabilidade social nos serviços e benefícios socioassistenciais.

    Errado. A abordagem social é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade executado no CREAS.

    RESPOSTA: LETRA E

  • I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, devendo ser ofertado exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

    Na lei:

    "[...] cabendo exclusivamente á esfera estatal sua implementação. Serviço ofertado necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)." (p.1)

    O item I é errado. Haja vista que na lei o que é exclusivo é a questão da esfera estatal .

    Gabarito equivocado.


ID
2692222
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao nível de complexidade do SUAS do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF).

Alternativas
Comentários
  • Letra D


  • Gabarito:D


    RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009


    Resolve:


    Art. 1º. Aprovar a Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, conforme anexos,

    organizados por níveis de complexidade do SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial

    de Média e Alta Complexidade, de acordo com a disposição abaixo:


    I - Serviços de Proteção Social Básica:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF;

    b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

    c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

    (...)


  • GABARITO D

    PAEF = Proteção especial de média complexidade.

    PAIF = Proteção básica.

  • Artigo 24-A da Lei 8.742/1993: Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.                     

    Gabarito: Letra D.


ID
2732122
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária constitui um marco nas políticas públicas no Brasil, ao romper com a cultura da institucionalização de crianças e adolescentes e ao fortalecer o paradigma da proteção integral e da preservação dos vínculos familiares e comunitários preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Assinale a alternativa correta que corresponde às diretrizes desse Plano.

Alternativas
Comentários
  • A mudança no paradigma do atendimento à criança e adolescente, sobretudo na efetivação do seu direito à convivência familiar e comunitária apresentada na forma operacional deste Plano, fundamenta-se nas seguintes diretrizes: Centralidade da família nas políticas públicas O direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária está relacionado à inclusão social de suas famílias. O reconhecimento da importância da família no contexto da vida social está explícito no artigo 226 da Constituição Federal do Brasil, na Convenção sobre os Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Orgânica da Assistência Social e na Declaração dos Direitos Humanos. A família é compreendida como um grupo de pessoas com laços de consangüinidade, de aliança, de afinidade, de afetividade ou de solidariedade, cujos vínculos circunscrevem obrigações recíprocas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero. Arranjos familiares diversos devem ser respeitados e reconhecidos como potencialmente capazes de realizar as funções de proteção e de socialização de suas crianças e adolescentes. Sendo assim, “a família, independente de seu formato, é a mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade e geradora de modalidades comunitárias de vida”.72 Portanto, diante de situações de risco social e vulnerabilidades vividas pelas famílias brasileiras, principalmente por pressões geradas pelos processos de exclusão social e cultural, essas famílias precisam ser apoiadas pelo Estado e pela sociedade, para que possam cumprir suas responsabilidades. Esse apoio visa à superação de vulnerabilidades e riscos vividos por cada família, favorecendo e ampliando os recursos sócio-culturais, materiais, simbólicos e afetivos que contribuem para o fortalecimento desses vínculos. Diante disso, a centralidade da família no âmbito das políticas públicas se constitui em importante mecanismo para a efetiva garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária

  • A resposta consta no próprio sumário do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

    5. Diretrizes 69

    Centralidade da família nas políticas públicas 69

    Primazia da responsabilidade do Estado no fomento de políticas integradas de apoio à família 69

    Reconhecimento das competências da família na sua organização interna e na superação de suas dificuldades 70

    Respeito à diversidade étnico-cultural, à identidade e orientação sexuais, à equidade de gênero e às particularidades das condições físicas, sensoriais e mentais 70

    Fortalecimento da autonomia da criança, do adolescente e do jovem adulto na elaboração do seu projeto de vida 71

    Garantia dos princípios de excepcionalidade e provisoriedade dos Programas de Famílias Acolhedoras e de Acolhimento Institucional de crianças e de adolescentes 71

    Reordenamento dos programas de Acolhimento Institucional 72

    Adoção centrada no interesse da criança e do adolescente 73

    Controle social das políticas públicas 74

    "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação."

    2 Timóteo 1.7


ID
2743918
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No trabalho do Assistente Social com famílias podem ser identificadas algumas perspectivas que colidem com o projeto profissional do Serviço Social.
Uma delas – a perspectiva de endogeneização das famílias – possui como característica

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá:

    Primeiro vamos ter foco no que está pedindo, colisão entre o trabalho social com famílias e o projeto profissional do Serviço Social, ou seja algo que está fora do que traz do projeto profissonal. E temos que focar na ENDOGENEIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS (Eita palavrinha). .

    Alternativas:

    A – Não, foi longue; doutrinário religioso, nos temos de hoje não faz parte da nossa política da assistência.

    B – Também observo que não, os relacionamentos entre as famílias e os serviços da assistência não pensão em hierarquia e subordinação.

    C – Família responder pelas pelas dificulades de enfrenta.... Humm não.

    Correta - D – Quem compreende um pouca a polícia de assistência social percebe que os sujeito da política são colocados como sendo capazes, e por isso, a polítca procura trazes as potencialidades e fomentar a autonomia para que o indivíduo possa superar a sua dificuldade.

    E – Esse também é muito fora do que está na polítca; pensando que a família tem INABILIDADE, INCOMPÊNCIA, INCAPACIDADE...

    Obs> Nunca tinha lido nada sobre ENDOGENEIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS, mas achei uma tese, onde tem um subtítulo falando sobre o assunto.   https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/20067/2/Joana%20Maria%20Gouveia%20Franco%20Duarte.pdf

    Podem complementar. Grato.

  • De acordo com o Dicionário Informal, endogeneizar = valorizar os recursos internos

    Sabendo dessa definição já dá pra matar a questão. 


    Fonte: https://www.dicionarioinformal.com.br/endogeneizar/

    Gabarito: D

  • mapa mental da perpectiva endogenista do SS0 que ajuda a responder a questão.

    http://concurseirosdeservicosocial.blogspot.com/2017/04/genese-do-servico-social-perspectiva.html#

  • http://concurseirosdeservicosocial.blogspot.com/2017/04/genese-do-servico-social-perspectiva.html#

    Gabarito: A busca de recursos internos da família como chave analítica para o trabalho social.

  • É só verificar o significado de ENDÓGENO: de dentro, interno.

    Portanto a resposta correta é a letra D de dado, rs!


ID
2743933
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O ECA estabelece que todos os esforços para a reintegração da criança e do adolescente acolhido à sua família de origem devem ser esgotados. Para a realização desse trabalho, foi incluída a exigência de elaboração de um Plano Individual de Atendimento (PIA).
Assinale a opção que apresenta a função do PIA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O PIA no cenário das medidas socioeducativas, que teve início como projeto de vida e se formalizou enquanto dispositivo previsto na Lei n. 12.594/2012, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo- SINASE.

    CAPÍTULO IV- DO PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO (PIA) - Art 52 ao 59.

    Art. 52.  O cumprimento das medidas socioeducativas, em regime de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação, dependerá de Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente. 

    Parágrafo único.  O PIA deverá contemplar a participação dos pais ou responsáveis, os quais têm o dever de contribuir com o processo ressocializador do adolescente, sendo esses passíveis de responsabilização administrativa, nos termos do art. 249 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), civil e criminal. 

    Importante a leitura dos artigos da Lei e do texto Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 122, p. 341-356, abr./jun. 2015 - Plano Individual de Atendimento (PIA) na perspectiva dos técnicos da semiliberdade.

     

  • ECA, art. 100, § 4  Imediatamente após o acolhimento da criança ou do adolescente, a entidade responsável pelo programa de acolhimento institucional ou familiar elaborará um plano individual de atendimento, visando à reintegração familiar, ressalvada a existência de ordem escrita e fundamentada em contrário de autoridade judiciária competente, caso em que também deverá contemplar sua colocação em família substituta, observadas as regras e princípios desta Lei. 

  • - Resolução CNAS nº 109/2009 que trata da tipificação dos serviços socioassistenciais. O documento aponta o PIA como instrumento necessário para a operacionalização dos serviços socioassistenciais;

    - Artigo 101, parágrafo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA dispõe que “imediatamente após o acolhimento de criança ou do adolescente, a entidade responsável pelo acolhimento institucional ou familiar elaborará um plano individual de atendimento, visando à reintegração familiar, ressalvada a existência de ordem escrita e fundamentada em contrário de autoridade judiciária competente, caso em que também deverá contemplar sua colocação em família substituta, observadas as regras e princípios desta Lei”;

    - Resolução Conjunta CONANDA/CNAS Nº 1/ 2009 trata da organização dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. O documento apresenta orientações quanto à elaboração do PIA e define que seu objetivo é “orientar o trabalho de intervenção durante o período de acolhimento, visando à superação das situações que levaram à aplicação da medida de proteção” (p. 33);

    - Lei nº 12.594/2012 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. A Lei traz a exigência da elaboração do Plano e estabelece sua estrutura mínima e quem são os responsáveis pela sua elaboração.


ID
2755237
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política de Assistência Social exerce um protagonismo no atendimento a adolescentes autores de ato infracionais, ofertando uma rede de proteção composta por serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. De acordo com esta política, tais serviços têm caráter

Alternativas
Comentários
  • A Política de Assistência Social exerce um protagonismo no atendimento a adolescentes autores de ato infracionais, ofertando uma rede de proteção composta por serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. De acordo com esta política, tais serviços têm caráter continuado visto a complexidade do acompanhamento do adolescente e sua família. 

  • Gabarito E

    O papel do CREAS no SUAS define suas competências que, de modo geral, devem compreender a ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, conforme dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais;

  • acertei mais queria a fonte? tá no PNAS?

  • A letra A não estaria correta tb?

  • Marquei a "E", no entanto também fiquei de olho na alternativa "A".

    Enfim, gabarito: E

  • De acordo com o Caderno de Orientações Técnicas: Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Secretaria Nacional de Assistência Social, página 10, de 2016:

    "Em 2004, o atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto foi definido como serviço continuado pela Proteção Social Especial de Média Complexidade, conforme estabelecido na Política Nacional de Assistência Social- PNAS, que define os eixos estruturantes para a implantação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS. Com a aprovação da Norma Operacional Básica do SUAS – NOB/SUAS, em 2005, os municípios iniciam o processo de adesão a este novo modelo socioassistencial. Posteriormente, em 2009, com a aprovação da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) foi caracterizado como serviço socioassistencial de caráter continuado no SUAS."


ID
2765539
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, enquanto tripé da seguridade social, vem, desde 2004, com a Política Nacional de Assistência Social, consolidando a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com esse propósito o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Resolução do CNAS nº 109 de 11 de novembro de 2009, que trata da Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais. Assinale a alternativa correta quanto ao serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as submetem a situações de risco pessoal e social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

     

  •  O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é  um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

     

    Este serviço tem como objetivos:

     

    1. Contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção;

    2. Incluir famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos;

    3. Contribuir para acabar com as violações de direitos na família;

    4. Prevenir a reincidência de violações de direitos.

  • Art. 24-B (LOAS): "Fica instituido o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos(Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos."

    Segundo a PNAS, item 4, descrição: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

  • Média Complexidade

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) – baseado no apoio, acompanhamento e orientação a famílias e indivíduos que se encontram em situação de ameaça ou violação de direitos, este serviço busca a promoção e restauração de seus direitos, além de fortalecer ou restabelecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo a reincidência de violações.

    Fonte: Apostila Nova Concursos

  • GABARITO : D

    PAEFI - serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos

  • GABARITO: D

    -RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) / OBJETIVOS

    -Contribuir para o fortalecimento da família no seu papel de proteção;

    - Incluir famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos;

    -Contribuir para acabar com as violações de direitos na família;

    -Prevenir a reincidência de violações de direitos.

    -ART. 24-B (LOAS)

    Fica instituido o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos(Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos


ID
2794816
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Pensar a família no campo da proteção social implica reconhecê-la na sua dimensão simbólica, na sua multiplicidade, na sua organização, na medida em que subsidia a compreensão sobre o lugar que lhe é atribuído na configuração da proteção social de uma sociedade, em determinado momento histórico. Portanto, para pensar em trabalho com famílias é importante reconhecer quais as tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social como seu sujeito destinatário.


Neste sentido, atualmente existem duas grandes tendências nesse campo. Assinale a opção que as indica.

Alternativas
Comentários
  • "Pensar a família no campo da proteção social implica reconhecer que a familia na sua dimensão simbólica, na sua multiplicidade, na sua organização é importante à medida que subsidia a compreeensão sobre o lugar que lhe é atribuido na configuração da proteção social de uma sociedade, em determinado momento histórico. Particularmente, como ela é incorporada à política social, quais famílias são incorporadas e em quais políticas e os impactos que essas políticas tem na vida da famílias. Como afirma Esping-Andersen a forma de gerir e distribuir os riscos sociais entre o Estado, o mercado e a família faz uma grande diferença nas condições de vida de uma população (Esping-Andersen, 2000). Portanto para pensar em trabalho com famílias é importante reconhecer quais as tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social enquanto seu sujeito destinatário. A grosso modo, temos indicado que atualmente existem duas grandes tendências em disputa nesse campo que vimos denominando de proposta familista e de proposta protetiva."

     

    Fonte: Família, trabalho com famílias e Serviço Social - Regina Célia Mioto

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/trabalho-com-familia-e-servico-social.pdf

     

     

  • Obrigada Anna !!!!

  • Complementando a Anna:

    Proposta familista

    Existem dois canais naturais para satisfação das necessidade dos indivíduos: a família e o mercado.

    Somente quando esses falham, ocorre a interferência do Estado, de forma transitória.

    Ideia embutida na incorporação da família na política social é a de falência da família. Ou seja, a política pública acontece prioritariamente, de forma compensatória e temporária.

    Menor provisão de bem-estar por parte do Estado.

    Proposta protetiva

    Oposta à proposta familista.

    Proteção se efetiva por meio da garantia de direitos sociais universais,

    Consolidação da cidadania e caminho para a equidade e a justiça social. 

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/trabalho-com-familia-e-servico-social.pdf

  • Obrigada Fernando Ramos Silva... muito clara sua resposta.
  • Claramente o item está cobrando a distinção apresentada pela professora Mioto. Assim, de um lado nós temos o paradigma familista e do outro o protetivo.

    RESPOSTA: LETRA C


ID
2794819
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na tradição advinda da Teoria Crítica, a compreensão dos processos familiares deve levar em consideração a interpretação de suas demandas, que são a expressão

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

  • Mioto nos ensina que "em relação a interpretação da demanda, a sua compreensão parte da ideia que as demandas são expressões de necessidades, decorrentes especialmente da desigualdade social própria da organização capitalista e portanto, não podem ser mais tomados como problemas de família."

  • Isso que dizer que deve levar em consideração a interpretação das necessidades.

  • Questão muito solta, levando tendenciosamente a uma resposta subjetiva. A banca deveria informar um referencial teórico, no mínimo. O campo de estudo teórico do SS é muito amplo.

  • Em um artigo da "SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 12, N.2, P. 163-176, JAN./JUN. 2010" Mioto ao discutir "O trabalho com famílias: algumas indicações para afirmação da proposta protetiva" propõe que "o paradigma crítico-dialético abriu para o redimensionamento da ação profissional é necessário demarcar esse redimensionamento no campo do trabalho com famílias. Nesse sentido se faz necessário reafirmar como as demandas das famílias são interpretadas e qual direcionalidade é dada para o atendimento de tais demandas pelos assistentes sociais, através de seu processo de trabalho. Em relação a interpretação da demanda, a sua compreensão parte da idéia que as demandas são expressões de necessidades, decorrentes especialmente da desigualdade social própria da organização capitalista.e portanto, não podem ser mais tomados como problemas de família."

  • De acordo com a professora Mioto: em relação à interpretação da demanda, a sua compreensão parte da ideia que as demandas são expressões de necessidades, decorrentes especialmente da desigualdade social própria da organização capitalista e portanto, não podem ser mais tomados como problemas de família.

    RESPOSTA: LETRA B

  • Não acho uma questão bem elaborada, teria que ter decorado o parágrafo da autora e não ter realizado uma análise da temática.


ID
2800489
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei n° 8.742/1993),

Alternativas
Comentários
  • Art. 24-A.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    Art. 24-B.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.   

  • GABARITO C

  • PAEFI - Proteção Social Especial

  • GABARITO "C"

     Lei n° 8.742/1993

    PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família

    Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    PAEFI - Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

    Art. 24-B. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.  

  • O que é?

    É um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

  • Art. 24-A.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

     

    Art. 24-B.  Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.   

  • Acertei esta questão, porém acho que se fosse na prova erraria, pois o Paefi, diz:

    Art. 24-B. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.  

    E na questão afirma ser:

    o PAEFI consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça de violação de direitos.

    A troca do "ou" por "de" muda completamente o sentido da frase.


ID
2815819
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O acompanhamento familiar é composto por um conjunto de intervenções continuadas definidas entre as famílias e os profissionais no Plano de Acompanhamento Familiar no Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família visando o rompimento das situações de vulnerabilidades vivenciadas. De acordo com as orientações técnicas, essa metodologia pode ser executada de forma

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra a

     

    De acordo com as orientações técnicas do PAIF a metodologia a ser executada de deve ser particularizada para cada família, como também em grupo que vivem situações de vulnerabilidade similar.

  • Gabarito A

  • O acompanhamento familiar do PAIF, assim como os atendimentos realizados no âmbito do PAIF, materializam o trabalho social com famílias e por isso consistem em um processo tecnicamente qualificado, executado por profissionais de nivel superior, com base em pressupostos éticos, diretrizes metodológicas, conhecimento do território e das famílias que ali residem e pode ser:

    a) particularizado, se destinado a somente uma família ou;

    b) em grupo, se dirigido a um grupo de famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade ou têm necessidades similares.

    Referências: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_2.pdf

    pág. 55


ID
2855629
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Cabe ao Conselho Tutelar agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes se encontrem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. Esse órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente tem como atribuição

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    ECA - Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    (...)

    IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;



ID
2881825
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.  

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.


O familismo é uma vertente que concebe a centralidade da família como principal instância de bem‐estar, proteção e cuidado de seus membros.

Alternativas
Comentários
  • Os modelos protetivos constitutivos das políticas sociais no Brasil, pós Constituição Federal de 1988, trazem em seus desenhos a centralidade na família. Apresentam a família como “foco” principal de ação, tomando-a como espaço privilegiado de proteção dos seus membros, independente de seu modelo.  

    O familismo na política de Assistência Social: um reforço à desigualdade de gênero?

    Cleide de Fátima Viana Castilho ∗ Cássia Maria Carloto **  

  • No modelo de proteção social previsto na política de assistência social, ancorado nas legislações vigentes e normatizado pela NOB/SUAS/2005, a família é o pilar central na tríade composta também pelo Estado e pelo mercado. Cabe ao Estado intervir apenas quando a família falha.

    Fonte: http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/2.CleideCastilho.pdf

  • Resposta:

    “C” (certo). Justificativa: Segundo Mioto, o familismo compreende a centralidade da família em prover o cuidado e a proteção de seus membros. (2003, p.3) A discussão no âmbito das políticas sociais, grosso modo , tem - se encaminhado a partir de duas perspectivas distintas. Uma que defende a centralidade da família, apostando na sua capacidade imanente de cuidado e proteção. Portanto, uma vê a família como o centro do cuidado e da proteção por excelência (MIOTO, 2003, p.3).

    MIOTO, R.C. T. A CENTRALIDADE DA FAMÍLIA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: contribuições

    para o debate. Disponível em <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/viewFile/3756/1820>

  • E o familismo o movimento social responsável pelo amparo, bem estar e cuidado dos seus.

  • Gabarito C

    De acordo com Mioto, existem duas tendências predominantes na incorporação da família no campo da política social: familista e protetiva.

    A proposta familista (conservadora) identifica a família e o mercado como canais naturais de satisfação das necessidades do indivíduo e prevê que o Estado deve intervir, de maneira transitória, somente quando a família e o mercado falharem.

    Já a proposta protetiva (progressista) prevê a satisfação das necessides dos indivíduos por meio da garantia de direitos universais, com o objetivo de consolidar a cidadania, vinculando-se à desemercadorização e desfamiliarrização (em miúdos: quanto menos pagar por serviços, mais cidadã a pessoa é!)


ID
2881828
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.  

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.


Na análise dos mecanismos redistributivos das políticas sociais, a família é um fator fundamental para compreender como se realiza a produção e a reprodução das desigualdades na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA, a família é a base fundamental para o desenvolvimento social dos indivíduos.(Previsão na CF) E o familismo o movimento social responsável pelo amparo, bem estar e cuidado dos seus.

  • NOTA TÉCNICA Família e Políticas Públicas: o acúmulo da pesquisa no Serviço Social, 2021, ABEPSS.

    De acordo com Goldani, as “políticas de família” correspondem a um conjunto de medidas ou instrumentos com que se tenta intervir tratando de conformar estruturas familiares para reforçar um certo modelo ideal de família. Estes ideais responderiam tanto a valores culturais dominantes como a uma concepção de desenvolvimento econômico.

    Em sentido contrário, a partir dos princípios e fundamentos construídos coletivamente, e que balizam a pesquisa na área de Serviço Social, tratar de “políticas familiares” implica considerar o conjunto das políticas sociais vinculadas à totalidade da vida social. Nessa perspectiva, tais políticas não podem estar alheias: à análise dos mecanismos redistributivos das políticas sociais, pois a forma como os recursos públicos são distribuídos é central nos processos de produção e reprodução das desigualdades.


ID
2881831
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.  

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.


No campo das políticas sociais, os processos de responsabilização das famílias no âmbito dos serviços ocorrem por meio de duas formas: das práticas integrativas e das práticas de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  •  Conforme já exemplificado a responsabilização da família se corporifica nos benefícios socioassistenciais. E a responsabilização da família na proteção social, especialmente a demandatária da assistência social, sobrecarrega a mulher, à medida que a mesma além da necessária inserção no mercado de trabalho, deve dar conta das tarefas domésticas e dos cuidados dos membros mais fragilizados, sem o devido suporte público. 

    O familismo na política de Assistência Social: um reforço à desigualdade de gênero?

    Cleide de Fátima Viana Castilho ∗ Cássia Maria Carloto ** 

  •  Ao Estado cabe garantir programas, projetos, serviços e benefícios de proteção aos indivíduos e famílias. Para que a família, especialmente a mulher enquanto “principal responsável” pelos cuidados do grupo familiar, não seja responsabilizada pelas mazelas sofridas, tendo que buscar estratégias de superação por meio da sua rede de sociabilidade e de solidariedade, reforçando a desigualdade de gênero, à medida que aumenta a sobrecarga feminina e reforça os papéis “historicamente” construídos de “cuidadora”.  

    Fonte:  http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/2.CleideCastilho.pdf

  • Resposta: “E” (errado).

    Justificativa: “De acordo com Maldine e Saraceno (2007) os processos de responsabilização das famílias no âmbito dos serviços ocorrem através de duas formas a saber, sob a forma de prática administrativa e sob forma de participação." (MIOTO, PRÁ, 2015, p.150).


ID
2881834
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.  

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.


Historicamente, no Brasil, observou‐se uma tendência de desfamiliarização na relação entre as políticas sociais e a família, que foi reforçada pelo ideário neoliberal.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a proteção social historicamente foi marcada por um caráter familista, sendo que essa tendência foi ameaçada por meio das ações dos movimentos sociais, dos sindicatos e dos partidos políticos na década de 80. No processo de familiarização a satisfação das necessidades das famílias passa a depender cada vez da participação de seus membros na esfera mercantil. (Mioto,2008, p.139).

  • A desfamiliarização pressupõe a maior participação do papel protetivo do Estado no âmbito social, logo, não corresponde ao que é preconizado pelo ideário neoliberal, como afirma a questão. A perspectiva familista historicamente foi mais presente no Brasil.

    GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito ERRADO

    É O CONTRÁRIO NO BRASIL OBSERVOU-SE UMA TENDÊNCIA DE FAMILIZAÇÃO, QUE É INCLUSIVE, REFORÇADA NA ÓTICA NEOLIBERAL.


ID
2937361
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, que compõe o Sistema Único de Assistência Social, analise os itens a seguir.


I- O trabalho social com famílias do Serviço de Proteção Integral à Família - PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS e a gestão territorial pelo coordenador do CRAS auxiliado pela equipe técnica, sendo o PAIF, função do poder público e de entidades privadas.

II- A gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica demanda do CRAS um adequado conhecimento do território, a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, inserção, do encaminhamento e acompanhamento dos usuários no SUAS.

III- A referência é exercida sempre que a equipe do CRAS recebe encaminhamento do nível de maior complexidade e garante a proteção básica, inserindo o usuário em serviço, benefício, programa e/ou projeto de proteção básica.

IV- A compreensão da família ainda é determinada pelas estruturas geracionais e de gênero presentes, por isso, é importante acentuar que, no trabalho social desenvolvido com famílias no CRAS, os conflitos e desigualdades vivenciadas no âmbito familiar devem ser analisados e trabalhados a partir da concepção de que família não é homogênea, ao contrário, é plural e contempla contradições advindas da singularidade de seus membros e de sua relação com a sociedade.

V- O Censo CRAS, instrumento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, destina-se ao monitoramento de todos os CRAS, co-financiados ou não pelo Governo Federal, sendo que só compõem o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, os CRAS registrados anualmente no Censo.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço de Proteção Integral à Família é realizado exclusivamente via esfera estatal.

  • GAB : D

  • I-O trabalho social com famílias do PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS e a gestão territorial pelo coordenador do CRAS, auxiliado pela equipe técnica, sendo, portanto, funções exclusivas do poder público e não de entidades privadas de assistência social. (errada)

    II-A gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica demanda do CRAS um adequado conhecimento do território, a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, inserção, do encaminhamento e acompanhamento dos usuários no SUAS.(CERTA)

    III-A referência é exercida sempre que a equipe do CRAS recebe encaminhamento do nível de maior complexidade e garante a proteção básica, inserindo o usuário em serviço, benefício, programa e/ou projeto de proteção básica.(ERRADA)

    A função de referência se materializa quando a equipe processa, no âmbito do SUAS, as demandas oriundas das situações de vulnerabilidade e risco social detectadas no território, de forma a garantir ao usuário o acesso à renda, serviços, programas e projetos, conforme a complexidade da demanda. O acesso pode se dar pela inserção do usuário em serviço ofertado no CRAS ou na rede socioassistencial a ele referenciada, ou por meio do encaminhamento do usuário ao CREAS (municipal, do DF ou regional) ou para o responsável pela proteção social especial do município (onde não houver CREAS)

    IV- A compreensão da família ainda é determinada pelas estruturas geracionais e de gênero presentes, por isso, é importante acentuar que, no trabalho social desenvolvido com famílias no CRAS, os conflitos e desigualdades vivenciadas no âmbito familiar devem ser analisados e trabalhados a partir da concepção de que família não é homogênea, ao contrário, é plural e contempla contradições advindas da singularidade de seus membros e de sua relação com a sociedade.(CERTA)

    V- O Censo CRAS, instrumento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, destina-se ao monitoramento de todos os CRAS, co-financiados ou não pelo Governo Federal, sendo que só compõem o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, os CRAS registrados anualmente no Censo.(CERTA)

    FONTE: Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social - CRAS


ID
2952100
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada no Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos famíliares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    Gabarito: C

  • Gabarito C

    CRAS + PAIF = PREVENÇÃO

  • Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada no Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos famíliares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

  • PAIF- Oferta de ações e serviços socioassistenciais contínuos no CRAS para famílias em vulnerabilidade social com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e A VIOLÊNCIA garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.
  • CRAS = BÁSICA = PAIF = PREVENIR ( não é amparar ); FORTALECER VÍNCULOS - "A COISA AINDA NÃO ACONTECEU".

    CREAS = ESPECIAL = PAEFI = RECONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS; VIOLAÇÃO DE DIREITOS; INTERVENÇÃO = "A COISA JÁ ACONTECEU".

    Mais uma coisa:

    Benefício eventual e bpc integram a proteção social básica.

  • GAB: C

    PAIF

    --> Proteção social Básica

    --> CRAS

    --> Consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos CRAS;

    --> Por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social;

    Com o objetivo de prevenir:

    a) o rompimento dos vínculos familiares;

    b) a violência no âmbito de suas relações;

    Garantindo o direito à convivência familiar e comunitária


ID
2995189
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O CRAS não tem o intuito de tornar acessíveis serviços de proteção social à população que deles necessita.

II. Apresentar falsa denúncia contra os familiares da criança para dificultar a convivência deles com a criança é um ato de alienação parental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. O CRAS não tem o intuito de tornar acessíveis serviços de proteção social à população que deles necessita. ===> INCORRETA, o Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.   

    II. Apresentar falsa denúncia contra os familiares da criança para dificultar a convivência deles com a criança é um ato de alienação parental. ===> LEI 12318/10: ART 2º: VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
2995192
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não promove o acesso a serviços socioassistenciais.

II. Dificultar o exercício da autoridade parental é um ato de alienação parental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não promove o acesso a serviços socioassistenciais. ===> INCORRETO, pois PAIF promove o acesso a serviços socioassistenciais.

    II. Dificultar o exercício da autoridade parental é um ato de alienação parental. ===> CORRETO, LEI 12318/10: Parágrafo único. São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros: 

    I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; 

    II - dificultar o exercício da autoridade parental

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2995204
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Dificultar o contato de criança ou adolescente com o genitor é um ato de alienação parental.

II. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não promove o acesso a benefícios e programas de transferência de renda.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • nem pra trocar de lugar kkkkkkk

  • GABARITO: LETRA B

    I. Dificultar o contato de criança ou adolescente com o genitor é um ato de alienação parental. ===> LEI 12318/10: Art. 6 Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: 

    II. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não promove o acesso a benefícios e programas de transferência de renda. ===> INCORRETA, promove o acesso aos direitos, incluindo os benefícios e os programas de transferência de renda.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2995216
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não auxilia na promoção de ganhos sociais e materiais das famílias.

II. A interferência na formação psicológica da criança, promovida por um dos genitores, para que repudie outro genitor, é um ato de alienação parental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não auxilia na promoção de ganhos sociais e materiais das famílias. ===> auxilia SIM.

    II. A interferência na formação psicológica da criança, promovida por um dos genitores, para que repudie outro genitor, é um ato de alienação parental. ===> Correto. LEI 12318/10 ===> Art. 2  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sobre a I.  O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) não auxilia na promoção de ganhos sociais e materiais das famílias.

    Lei 8.742/ 93

    Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.


ID
2995219
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O CRAS não pode ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

II. Nenhum ser humano tem o direito de ser reconhecido como pessoa perante a lei.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. O CRAS não pode ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). ===> FALSA: Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    II. Nenhum ser humano tem o direito de ser reconhecido como pessoa perante a lei. ===> TODO SER HUMANO deve ser reconhecido como uma pessoa perante a lei.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2999026
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em consonância com a Lei Municipal nº 3.263/2017, que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social do Município de Niterói – SUAS Niterói, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF deverá ser ofertado exclusivamente no(a):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    PAIF - PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA ===> OFERTADO NO CRAS

    PAEFI - PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIA E INDIVÍDUOS ===> OFERTADO NO CREAS

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3000529
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Sítio Novo - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a PNAS, são considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, tais como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    São considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, através do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam a convivência, a socialização e o acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, bem como a promoção da integração ao mercado de trabalho, tais como:

    Programa de Atenção Integral às Famílias.

    • Programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza.

    • Centros de Convivência para Idosos. • Serviços para crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças.

    • Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    • Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e adultos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Arthur Carvalho, qual foi sua fonte?

  • http://www.tjse.jus.br/portaldamulher/arquivos/documentos/normas/cras-orientacoes_cras.pdf

  • Pessoal está na LOAS:

    ART. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços sócio assistenciais de prestação continuada, nos CRAS, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.


ID
3008398
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Douglas completará, em breve, 18 anos e vive, desde os 15 anos, em um Serviço de Acolhimento Institucional municipal.


De acordo com a tipificação de Serviços Socioassistenciais do SUAS,

Alternativas
Comentários
  • A - a família de Douglas deverá receber a proteção social de média complexidade, prestada pelo PAIF, para superar a situação de violação de direitos.---> PAIF é Proteção Soci. Básica.

    B - o adolescente será alvo da Proteção Social Especial durante o período de cumprimento da medida de Prestação de Serviços Comunitários. ---> Nesse caso não há do que se falar de "Medida de prestação..."

    C - o Serviço de Acolhimento em República é um recurso de alta complexidade, que poderá contemplar Douglas quando ele atingir a maioridade. Alternativa Correta.

    D - dada a ruptura dos vínculos familiares, Douglas será mantido no Serviço de Acolhimento Institucional sob Proteção Social Extraordinária. ---> Serviço de Acolhimento é Proteção Soci. Especial.

    E - Douglas e sua mãe são elegíveis para a Proteção Social Básica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do PAEFI. ---> PAEFI presta Proteção Soci. Especial.

  • ALTERNATIVA C

    De acordo com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais o acolhimento em república é um Serviço que oferece proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas maiores de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação.

    Destinado para: Prioritariamente, a jovens entre 18 e 21 anos após desligamento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes ou em outra situação que demande este serviço. Possui tempo de permanência limitado, podendo ser reavaliado e prorrogado em função do projeto individual formulado em conjunto com o profissional de referência. O atendimento deve apoiar a qualificação e inserção profissional e a construção de projeto de vida.


ID
3048988
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
IPRED - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Qual o principal serviço ofertado no CRAS?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → CRAS → PAIF, de acordo com a LOAS (8742/93): Art. 24-A. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

    → CREAS → PAEF → Art. 24-B. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! AVANTE NA LUTA!


ID
3080170
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução n° 109 de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social traz a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, organizados por níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social, que podem ser: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta que apresenta um Serviço de Proteção Social Básica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.

  • São três os serviços de proteção social básica:

    ·      PAIF

    ·      SCFV

    ·      SPSB no domicílio para PcD e idosos.

    Dica: Falou-se em acolhimento e calamidade pública é Proteção Social de Alta complexidade, os demais são de Média complexidade!

    Gabarito: letra C

    Instagram: @profnilzaciciliati

    Canal Telegram: t.me/profnilzaciciliati

    Curso de Serviço Social no Estratégia Concursos:

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/servico-social-p-concursos-curso-regular-com-videoaulas-2020-2/


ID
3099022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à atuação profissional do assistente social, julgue o item a seguir.


Em se tratando de intervenção com famílias, devem-se priorizar as políticas de caráter familista, as quais combatem os tradicionais papéis de mulheres e homens na esfera doméstica e incentivam a igualdade no mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? O modelo de proteção social previsto na política de assistência social, ancorado nas legislações vigentes e normatizado pela NOB/SUAS/2005, a família é o pilar central na tríade composta também pelo Estado e o mercado. Cabe ao Estado intervir apenas quando a família falha é o modelo de proteção familista. Apesar das mudanças nas estruturas familiares, a definição de papéis encontra-se ?quase? que intocada. Neste sentido o modelo familista reforça a desigualdade de gênero, á medida que aumenta a responsabilidade da mulher na proteção da sua família, sem o devido amparo do Estado.  

    ? Fonte: http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/2.CleideCastilho.pdf

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • O familismo aponta a existência de uma tendência maior de responsabilização da família pelo bem estar de seus membros, incentivada pelas políticas públicas ou pela ausência destas na cobertura de serviços de apoio a família. As políticas de caráter familista tendem também a reforçar os papéis tradicionais de homens e mulheres.

    Mioto, Regina Célia Tamaso. Família e políticas sociais. (2008)

  • As políticas de caráter familista seguem o padrão de família nuclear burguesa. Assim, elas acabam por reforçar, ao invés de combater, os papéis tradicionalmente designados as figuras paternas e maternas. Esse entendimento foi forjado no bojo do desenvolvimento do capitalismo e do liberalismo econômico.

    RESPOSTA: ERRADO

  • Segundo Mioto (2007), o familismo é a base das políticas sociais brasileiras. Na tradição familista existem dois “canais naturais” para satisfação das necessidades dos indivíduos: o mercado – pela inserção no trabalho; e a família. O Estado só intervém quando um desses canais falha e de maneira temporária.


ID
3100561
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais é uma normativa que padroniza os serviços de proteção básica e especial em todo o território nacional. Conforme a tipificação, o PAIF tem como finalidade o fortalecimento da função protetiva da(s) família(s). Sendo assim, deve priorizar o atendimento de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A equipe de referência do CRAS precisa buscar estratégias que possibilitem a participação das famílias nas ações do PAIF, podemos citar: os responsáveis familiares que possuem crianças pequenas em casa e não têm com quem deixá-las. Neste caso, pode-se organizar uma atividade lúdica para as crianças pequenas, sob a responsabilidade de um orientador social do CRAS, enquanto seus responsáveis participam de alguma das ações do PAIF. Ainda nessa direção, a equipe de referência pode buscar formar ou sensibilizar uma rede de apoio social, favorecendo aos membros familiares, que exercem o papel de cuidador de pessoas com deficiência, pessoas idosas ou pessoas com doenças crônicas dependentes, a possibilidade de participar das ações do CRAS, enquanto um outro familiar ou pessoa da comunidade, apoia a pessoa que demanda cuidados.

    ? Nas outras alternativas é apontado que já houve violação de direitos, logo são casos para o CREAS.

    ? Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_2.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O PAIF visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial:

    ·      Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;

    ·      Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;

    ·      Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;

    ·      Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

    Gabarito: letra C

    Instagram: profnilzaciciliati

    Canal Telegram: t.me/profnilzaciciliati

  • Proteção Básica-->Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

    USUÁRIOS: Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial:

    - Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais; - Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas; - Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; - Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

    Proteção Social Especial de Média Complexidade -->  Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)

    USUÁRIOS: Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:

    - Violência física, psicológica e negligência; - Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; - Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; - Tráfico de pessoas; - Situação de rua e mendicância; - Abandono; - Vivência de trabalho infantil; - Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; - Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar; - Descumprimento de condicionalidades do PBF e do PETI em decorrência de violação de direitos.

    Referência: Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, 2014.

  • Resposta: Letra C- Pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

    Com base na Resolução n° 109 da CNAS:

    3. SERVIÇOS DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

    NOME DO SERVIÇO: SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF

    Quais usários atendidos pelo PAIF?

    USUÁRIOS:

    . Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer 6/43 outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial: 

    - Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;

    - Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;

    - Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;

    - Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social

    Bons estudos!! Não desistir é a regra!!!

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

    USUÁRIOS:

    Crianças de até 6 anos, em especial:

    • Crianças de até 6 anos com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do BPC.
  • gente na questão fala que o PAIF é de proteção, o PAIF não seria Prevenção? PAEIF que seria Proteção/Reconstrução?