O BSC é um sistema de gestão genérico para organizações, onde o administrador de empresas deve definir e implementar variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo.
BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, ou ainda para Campos (1998), Cenário Balanceado. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque a somatória destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, conseqüentemente criando valor futuro.
Segundo Kaplan e Norton (1997, p.25), o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Dessa forma contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
Portanto, a partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.
Referente a letra D, que está errada é pode causar alguma confusão:
D) ferramenta estratégica de coordenação e organização das expectativas dos stakeholders.
Segundo o Wikipedia, Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico. Porém, não é para a coordenação e organização das expectativas dos stakeholders. Não existe uma total correspondência do uso dos indicadores da perspectiva BSC em relação a influência dos stakeholders.
Apesar dos stakeholders serem elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios, nem sempre possuem o mesmo interesse em um processo. Um exemplo disso seria os funcionários e sindicatos exigirem um melhor salário e os acionistas/investidores desejarem manter o mesmo salário.
Só para citar alguns exemplos de Stakeholders: Acionistas, Donos, Investidores, Empregados, Fornecedores/subministradores da empresa, Sindicatos, Associações empresariais, revolucionais ou profissionais, Comunidades onde a empresa tem operações, associações de vizinhos, Grupos Normativos, Governos municipais, Governos estatais, Governo federal, ONGs, Concorrentes, Imprensa, consumidores.
Resumindo: O BSC está como insumo para as tomadas de decisões do Gestor Estratégico.
Algumas fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-que-e-balanced-scorecard-bsc.html
http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_ESO1054.pdf