SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2010 - BACEN - Analista do Banco Central - Área 5


ID
77236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Linda Wachner, em 1987, se tornou presidente da Warnaco, uma empresa de confecções com receita anual de 425 milhões de dólares. O estilo de liderança de Wachner, orientado para a produção, foi eficaz para a empresa enquanto ela atravessava um período de robustez econômica. De fato,em 1993, a revista Fortune apontou-a como a mais bem-sucedida mulher de negócios dos EUA. Mas os tempos mudaram e Wachner permaneceu a mesma. No início de 1998, os negócios da empresa começaram a enfrentar dificuldades com a redução da demanda de seus produtos e uma perda acelerada de sua participação de mercado. O estilo de liderança de Wachner, com sua abordagem truculenta e táticas agressivas, nesse novo contexto organizacional, tornou-se um aspecto negativo. Em 2001, após a concordata da empresa, o comitê de reestruturação do conselho de administração decidiu demitir Wachner. Esse caso ilustra que

Alternativas
Comentários
  • A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. Linda Wachner foi eficiente em determinada situação de mercado, a partir do momento que os tempos são outros e a economia a surpreende(a empresa), o líder tem que estar em sitonia para absorver essa mudança.
  • letra D.....o mercado mudou e Wachner continuou com o seu mesmo estilo de liderança e pensamentos não se aprimorando a novas situações que o mercado exigiu..
  • A empresa dirigia por warcher não foi capaz de tocar diferentes estratágias  e enfrentar diferentes ambientes. Segundo a teoria da contingência, a alteração ambiental é o fator principal da estrutura. Diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais. Uma coisa leva à outra. A empresa  warnaco possuia a característica dos sistemas mecânicos, em que a estrutura organizacional era burocrática, permanente, rígida e definitiva. A autoridade é baseada na hierarquia e no comando  e o processo decisorial era centralizado na cúpula da organização. Era o tipo de gestão apropriado para ambiente estável e permanente. Apartir do momento em que as coisas mudaram, e o dinamismo se impôs a empresa entrou em decadência.

    Fonte: Chiavenato, 2000, Teoria Contingencial.
  • é interesse justificar o erro da "c":

    c) quanto maior o grau de controle que a situação proporciona ao líder, mais alto o grau de eficácia do desempenho do grupo. ERRADO

    Bom, a relação do grau de controle nada tem a ver com a questão do grau de eficácia de desempenho.

    A relação passa por 3 itens:

    1- RELAÇÃO LIDER X SEGUIDORES (se for positiva, benéfico para o líder, visto que o grau de confiança, credibilidade, respeito são maiores)

    2=GRAU DE ESTRUTURAÇÃO DA TAREFA

    3- PODER DA POSIÇÃO

  • Liderança Contigencial ou situacional - Neste estilo de liderança o líder não possui um padrão único de liderança, pois sua escolha vai depender da forma como a situação se apresenta. Esse tipo de liderança é usado geralmente em situações especiais (crises). Na situação de crise, Linda poderia ter adotado este tipo de liderança.

  • ''Mas os tempos mudaram e Wachner permaneceu a mesma''---- esse trecho é definitivo para ajudar na resolução da questão!


ID
77248
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em todos os livros de gestão, um tema muito abordado refere-se ao impacto da cultura organizacional sobre o comportamento humano.

A cultura organizacional pode ser considerada como um passivo para a organização?

Alternativas
Comentários
  • Sim, a cultura organizacional pode ser considerada com um passivo para a organização, pois quando os recursos humanos têm uma atitude passivo (reativa) aos valores que podem melhorar o desempenho das organizações, essa tende a não se adaptar às inovações, sejam tecnológicas, ambientais, e, com isso, não se adaptar ao novo tempo.
  • A cultura de uma organização pode ser forte ou fraca. Para Schein (1996), se todos os membros de uma organização vivenciaram uma experiência comum, se existe uma unidade de pensamento, pode existir uma cultura organizacional forte. De acordo com Chiavenato (1999) uma cultura organizacional é forte quando seus valores são partilhados com veemência.
    Os valores básicos de uma organização se manifestam na estrutura, nos processos internos e no modo de agir e pensar das pessoas que a integram. Desta forma a cultura se perpetua. Os fundadores das organizações têm papel preponderante definição da cultura organizacional, pois normalmente são eles que, através da forma de encarar e resolver os problemas internos, estabelecem o papel da organização.
    Decifrar a cultural de uma organização significa desvelar seus pressupostos básicos, os paradigmas que definem sua missão, suas metas, ações e em especial as estratégias a serem adotadas pela atingir seus fins 

  • "É cada vez mais comum diferenciar cultura forte e fraca. Numa cultura forte, os valores centrais da organização são intensamente mantidos e amplamente partilhados. Quanto mais membros aceitam os valores centrais e quanto maior seu compromisso com esses valores, mais forte é a cultura. Uma cultura forte terá grande influência no comportamento de seus membros porque o alto grau de compartilhamento e intensidade cria um clima interno de alto controle comportamental. Uma cultura forte demonstra concordância entre os membros sobre o que a organização apóia. Essa unanimidade de propósito constrói coesão, lealdade e compromisso organizacional. Essas qualidades diminuem a propensão dos empregados de deixarem a organização.

    A cultura desempenha várias funções dentro de uma organização: cria distinções entre uma organização e outras (fronteira); transmite um sentido de identidade para os membros da organização; facilita a geração de comprometimento a alguma coisa maior do que o auto-interesse de alguém; intensifica a estabilidade do sistema social; guia e molda as atitudes e comportamento dos empregados.

    Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante. Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

    Uma cultura começa a partir de seus fundadores. Estes têm um impacto importante sobre a cultura inicial dessa organização. Eles têm uma visão do que a organização deve ser.

    Uma vez que a cultura está estabelecida, há práticas dentro da organização que atuam para mantê-la, dando aos empregados um conjunto de experiências semelhantes, como: processo de seleção; os critérios de avaliação de desempenho; as atividades de treinamento e desenvolvimento de carreira e os procedimentos de promoção asseguram que os contratados ajustam-se na cultura, recompensam aqueles que apóiam e punem aqueles que a desafiam. Três forças representam partes especialmente importantes para manter uma cultura: práticas de seleção (mantém a cultura de uma organização, afastando os indivíduos que poderiam atacar ou minar seus valores essenciais); ações da administração de topo (determinam o clima geral do que é comportamento aceitável ou não) e métodos de socialização (ajudam os novos empregados a se adaptarem à sua cultura)."
  • Marcus Brito, seu comentário foi perfeito. Porém faltou a fonte, seria Chiavenatto?
  • O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de  garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes. O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso. 
  • Alternativa correta => C
    A cultura corporativa pode ter um impacto significativo sobre o desempenho econômico de longo prazo de uma empresa.
    Collins e Porras mostraram que a ideologia que existe no íntimo de uma empresa cumpre papel central na determinação do seu desempenho.
    Ex.: O compromisso da General Electric com a melhoria da qualidade de vida por meio de tecnologia e inovação levou a empresa a um valor de mercado superior a US$ 90 bilhões. O que os estudiosos considera de empresa visionária: em vez de deixarem conduzir por lucro e números, guiam-se por uma ideologia central composta por valores centrais e uma missão.
    Fonte: Administração geral e pública - Chiavenato - pg. 227

  • Queria saber o que significa  ativo e passivo na administração?
  • GABARITO - LETRA C

    Aos que solicitaram a fonte do excelente comentário do colega "Marcus Brito", aí está:
    http://www.fontedosaber.com/administracao/a-cultura-organizacional.html
  • Wilson e colegas,
     Em contabilidade, o referencial é a empresa, ou seja a empresa sempre deve para alguém(Contabilidade-0)!

    O que significava ATIVO ? ativo são compostos por bens e direitos.
    O que é passivo?  passivo são obrigações; a analogia pode ser bem representada se você utiliza os referenciais corretos.
    Você compra uma casa,em 6x  - uma vez assinado o contrato, você do seu ponto de vista tem um DIREITO - de usar a casa - quando você recebe as chaves, você passou a ter um BEM,  mas durante o período que estiver pagando, a este BEM, ou a este DIREITO( depende se recebeu ou não a posse ) lhe cabe também uma obrigação, que é pagar as parcelas.
    Do lado do vendedor, quando firmaram o contrato, ele passa a ter do ponto de vista dele ( uma OBRIGAÇÃO - de entregar o BEM )e imediatamente um DIREITO ( de receber pela venda ).

    Fora deste contexto (contabilidade) use apenas que um ATIVO é um BEM(algo positivo), e se é um PASSIVO(algo negativo) é NÃO TER ESTE BEM! ( não dá para entender ser uma obrigação, apenas que pode fazer falta).

    Voltando à administração;  a cultura organizacional é responsável pelos hábitos e costumes praticados na empresa, e estão arraigados de forma que, muitas vezes, torna-se difícil de serem modificados, sendo essa mudança um desafio aos gestores.

    vamos tentar dissecar as alternativas..
    A cultura organizacional pode ser considerada como um passivo para a organização?

    (a)   Não considera um passivo(negativo), então porque deseja-se contratar funcionários que NÃO se pareçam com a maioria dos membros, se fosse algo que considera positivo então não deveriam contratar quem se identifica com esta cultura ??  -  não tem nexo
    b) ( outra alternativa sem nexo, como uma cultura forte pode ajudar a mudar a ...cultura ?
    c)  Aqui já se considera que podem existir situações onde uma cultura forte pode GERAR problemas, o que é correto, uma vez que a cultura não é O ou UM, mas composto de vários fatores, alguns positivos outros nem tanto, depende da gradação, veja que, quando se vai contra a cultura arraigada(forte), as reações sempre serão negativas, nem considere a natureza, e a alternativa diz exatamente isto .. - o que é razoável, se a cultura é forte, só será problema se alguém for contrário, por exemplo num processo de mudança necessária, por outro lado se for favorável às ideias, só ajuda - COM CERTEZA é o Gabarito)
    d) Entendi; quer dizer é ruim porque a cultura organizacional tira os funcionários da inércia e isto aumenta o comprometimento -- fica difícil explicar como algo que é considerado negativo, pode aumentar o comprometimento dos funcionários, se alguém quiser tentar explicar - sou todo ouvidos ).
    e)  ok, é negativo, porque reduz as ambiguidades de comportamento, inibe a criativade por que fica claro como as coisas devem ser feitas , legal estaria correto se NUNCA fosse necessário mudar! )
     []s
    edson

  • Alguém pode explicar o erro da letra E? Valeu  :)

  • Rebeca, a letra E está correta do ponto de vista conceitual, porém não responde a pergunta feita na questão. 

    Depois da resposta "Sim", deve ser apresentado o argumento que faz com que ela seja passiva, ruim. 

  • Na administração, passivo seria algo negativo, enquanto ativo, algo positivo?



  • Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante

     

    . Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

  • Quando a questão fala que "A cultura organizacional pode ser considerada como um passivo para a organização?"

    Primeiramente a expressão "pode ser" é uma possibilidade, então não será nenhuma das alternativas negativas.

    Quando a questão fala em "um passivo" ela não está retomando a uma obrigação, como é na contabilidade, mas trás um sentido negativo, como é bem colocado na letra C:

    Então, pode sim ser algo negativo e isso acontece "quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que podem melhorar a eficácia da organização."


ID
77344
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

. Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A gestão por competências consiste em etapas:
    1) Mapeamento das competências organizacionais (das competências que minha organização tem e das que quero alcançar para ela) -> Aqui identifico meu GAP (lacuna: entre o que tenho hoje e o que quero alcançar, para atingir meus objetivos organizacionais), utilizarei aqui ferramentas para desenvolver as competências como o BSC (balanced scorecard, indicadores de desempenho..);
    2) Mapeamento das competências pessoais (competências que meu pessoal tem e as que quero que eles tenham ou desenvolvam, alcançar os objetivos da organização) -> Aqui identifico o GAP do pessoal (lacuna) -> Daí decido se quero desenvolver/ capacitar o pessoal para que alcancem as competências desejadas (treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho...) OU se irei recrutar novas pessoas com as competências desejadas.
    Nesta etapa, tem-se a construção de um banco de talentos interno (banco de dados com as habilidades requeridas/ necessarias para determinada tarefa/ atividade, bem como as necessidades de desenvolvimento de determinadas habilidades - lacunas - com técnicas de treinamento e desenvolvimento).
    Espero ter contribuído.
    Bons estudos para nós!
  • Conforme Chiavenato, gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.


ID
77347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cauã é um coordenador de uma importante divisão em sua organização. Sofia, uma de suas subordinadas, descreve-o como um "chefe que foge das responsabilidades e que evita tomar decisões", no entanto "reconhece nosso trabalho e negocia constantemente com os seus funcionários, prometendo recompensas em troca de bom desempenho." Segundo Carol, outra de suas subordinadas, "Cauã só aparece quando algo dá errado, preocupando-se mais em punir do que em prevenir determinados desvios". De acordo com as teorias de liderança, Cauã é um líder

Alternativas
Comentários
  • Bass (1988: 30 ss), na linha deste modelo, propõe uma distinção entre liderança transacional e transformacional. Para a liderança transacional interessa clarificar o que se espera dos professores e alunos, precisar papéis e satisfazer necessidades de forma a atingir os resultados esperados, utilizando quer o "reforço eventual" (prometendo recompensas em função do esforço realizado e os resultados conse­guidos por professores e alunos) quer o "castigo eventual" (penalizando professo­res e alunos quando não atinjam os níveis pretendidos).Ao contrário, uma liderança transformacional quer que os seus seguidores sejam também líderes. A liderança transformacional motiva os seguidores para que façam mais e melhor do que o esperado, consciencializa da importância e valor dos processos e produtos desejados, promove a superação dos interesses pes­soais imediatos em benefício da organização, eleva o nível de confiança e amplia as necessidades dos seguidores.Recenseando resultados das investigações empíricas o autor enuncia, como factores de liderança transformacional, o carisma, a consideração individual e o estímulo inte­lectual, ajuizando que:"O mais provável é que os poderes transformacionais sejam mais activos do que reactivos, no seu modo de pensar, mais criativos e inovadores e menos inibidos na busca de soluções. Em vez de se paralisarem pelas limitações organizativas, pro­curam analisar até que ponto é possível convertê-las em oportunidades" (ib.: 31).http://terrear.blogspot.com/2007/11/liderana.html
  • Não entendi, pra mim esse gabarito tah errado, pois transacional significa troca... o que ele faz??? Se quer participa... então seria melhor se tivesse no modo autocrático, embora estaria errado mas enfim ele aparece só para punir... pena que não tem a opção liberal!
  • Líder Transacional (O FDP) Líder Transformacional (O DE BOA) Recompensa contingente. Contrata o intercambio de compensa em troca de esforços, promete recompensas em troca de um bom desempenho, reconhece resultados. Carisma. Proporciona visão e sentido de missão, origina orgulho, obtém respeito e confiança. Administração por exceção (ativo). Controla e busca desvios das regras e normas, toma decisões corretivas. Inspiração. Comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa os propósitos de maneira simples. Administração por exceção (passivo). Intervém somente se as normas não são observadas. Estimulo intelectual. Promove a inteligência, racionalidade e solução cuidadosa dos problemas. Laissez-faire. Abdica de suas responsabilidades e evita tomar decisões. Consideração individualizada. Dá atenção pessoal, trata cada empregado de maneira individual, capacita, aconselha.
  • Os líderes transacionais guiam e motivam seus seguidores na direção de metas estabelecidas, explicando a eles quais são as exigências do papel e da tarefa em troca de recompensas pelos esforços realizados. 
  • Como acertar esta questão.

    Dá para ver que na questão pratcamente todos os valores associados ao gerente são negativos:

    Então vc elimina transformador, democratico, e begociador.

    Estamos entre duas alternativas transacional e autocratico:

    E agora? Agora, voltamos na questão e lemos o seguinte:

    "chefe que foge das responsabilida- des e que evita tomar decisões"

    O estilo autocratico é centralizador e o que ele mais gosta é de dar ordens, portanto, sobra o lider transacional letra e)

    adm. Júlio
  • O líder transacional, como o nome sugere, guia-se com base na troca. DESEMPENHO X RECOMPENSAS. 

    Como destacado pelos comentários acerca do líder, este é um líder laissez-faire. Ou seja, é um líder ausente, que dá as ordens, estabelece as metas e "sai de cena" logo em seguida. Este porém tem o poder de corrigir e fiscalizar os erros, quando percebe desvios de padrão.


    Já o líder transformador é o líder visionário, orientado para as mudanças, transformações. É participativo, faz as pessoas acreditarem e assumirem o compromisso de realizar e atingir as metas estabelecidas. Há o tratamento personalidado, pessoal, por parte do líder quando voltado a seus liderados. 
  • letra "e" é a correta!


    O líder transacional é aquele que conduz e motiva seus colaboradores a fim de atingirem as metas estabelecidas.

    Dentre as características que norteiam o estilo de liderança, temos: recompensa contingente (isso é explícito no texto),administração por exceção (ativa) onde o líder vai procurar por desvios de regras e padrões para aplicar atitudes corretivas (vê-se isso também no texto), administração por exceção (passiva) que é intervenção quando os objetivos não são alcançados e laissez-faire, que seria abdicar de suas responsabilidades (o texto fala disso), evitando-se tomar decisões (o Cauã foge das suas responsabilidades).



  • Edward Hollander sugeriu que o processo de liderança é mais bem compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores dentro de um determinado contexto situacional. Seu modelo é conhecido como modelo transacional. A liderança transacional está baseada em um processo de troca na qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho (Bass & Avolio, 1993). Bass (1995) claramente identifica liderança transacional como sendo baseado em troca material ou econômica.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


    Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes


ID
77350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tina é coordenadora da unidade responsável pela elaboração e implementação de normas técnicas de uma organização financeira. Apesar de gerenciar apenas uma unidade, ela tem uma visão holística da organização. Ela enxerga a sua unidade como um dos muitos elementos da organização, e esta, como integrante de sistemas maiores, como o sistema financeiro brasileiro. Tina reconhece a interdependência das partes e defende que a realidade, devido à sua complexidade, deve ser vista de forma integrada. Conclui-se que Tina enxerga a organização de uma forma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema social como um todo.

  • Alternativa D
    TEORIA DOS SISTEMAS
    CARACTERÍSTICAS
    organizações são sistemas abertos; organização é um sistema complexo com partes inter-relacionadas; compreensão acerca da interdependência; organização está em constante interação com o meio ambiente.HOLISMO - O sistema é um todo. Mudança em uma parte afeta as outras partes;

      
  • Conceito: é um conjunto de partes
    integrantes e interdependentes que,
    conjuntamente, formam um todo unitário
    com determinado objetivo efetuam
    determinada função. (Djalma, 2002).
     
    É um todo organizado ou complexo, um
    conjunto ou combinação de coisas ou
    partes, formando um todo complexo ou
    unitário. (Idalberto Chiavenato, 1999).

    Os componentes do sistema são:
    ???? Os objetivos do usuário do
    sistema, quanto do próprio
    sistema.
    ???? As entradas do sistema. Forças
    que fornecem ao sistema o
    material, a informação e a energia
    para a operação ou processo.
    ???? O processo de transformação
    do sistema. Função que
    possibilita a transformação dos
    insumos (entradas) em um
    produto, serviço ou resultado (saída). Aqui os elementos se
    interagem para gerar as saídas
    desejadas.
    ???? As saídas do sistema.
    Correspondem aos resultados
    do processo de transformação.
    Devem ser coerentes com os
    objetivos do sistema.
    ???? Os controles e avaliações do
    sistema. Servem para verificar
    se as saídas estão coerentes
    com o objetivo do sistema.
    ???? A retroalimentação. É a
    reintrodução de uma saída sob
    a forma de informação.
  • Qual o erro da A? 

  • matei a questão quando falou em holística


ID
77353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

. A teoria organizacional identifica algumas respostas potenciais para lidar com o conflito nas organizações, em termos da combinação entre o grau de assertividade e o grau de cooperativismo utilizado na tomada de decisão. Nas situações a seguir, qual descrição evidencia o uso de alta assertividade e baixa colaboração?

Alternativas
Comentários
  • Para entendermos as alternativas temos que saber os estilos de administração de conflitos e seus resultados (segundo o livro Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato, p. 462):1) ESTILO DE EVITAÇÃO: reflete uma postura nem assertiva e nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir dos conflitos, aqui as duas partes perdem.2) ESTILO DE ACOMODAÇÃO: alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente. É o famoso "empurrar com a barriga" (rs rs rs rs).3) ESTILO COMPETITIVO: é o comando autoritário que reflete FORTE ASSERTIVIDADE para impor o seu interesse. Aqui criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha às custas da outra.4) ESTILO DE COMPROMISSO: reflete uma combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação. Aqui cada parte aceita ganhos e perdas na solução.5)ESTILO DE COLABORAÇÃO: reflete elevado grau de assertividade e de cooperação, neste estilo ambas as partes ganham (famoso ganha/ganha).Dessa forma, a questão quer o uso de um estilo com ALTA ASSERTIVIDADE E BAIXA COLABORAÇÃO (cooperação), esse estilo é o COMPETITIVO. Vejamos:A) ESTILO COMPETITIVO - CORRETO. A empresa Q não entrou em nenhum acordo com falsificadores, quer mesmo que eles sumam! rs rs rs rs rs. Assertividade alta (benefícios para empresa) e baixa cooperação (punir falsificadores).B)Aqui não tenho certeza!!! Mas, parece ESTILO ACOMODAÇÃO!!!C) ESTILO DE EVITAÇÃOD) ESTILO DE ACOMODAÇÃOE) ESTILO DE COMPROMISSO

  • http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/web/Aula12/verprint.htm 
    Chiavenato (Gestão de Pessoas, 2010, p. 461)
  • O enunciado fala de uso de alta assertividade e de baixa colaboração, que corresponde à tomada de decisão do tipo competitiva. (letra A)

    a) A empresa Q toma uma decisão competitiva, já que atuará na repressão de falsificadores de seus produtos. (não há intenção de colaboração com outras empresas).

    b) Tomada de decisão do tipo acomodação. (baixa assertividade, alta colaboração). Porém, esse item remete mais especificamente ao conceito de desescalonização, que ocorre quando o indivíduo toma atitudes cooperativas com o intuito de desativar o conflito. Trata-se de uma conduta nada competitiva.

    c) Tomada de decisão do tipo abstenção. É um "deixar de fazer" (baixa cooperação e baixa assertividade) em um caso em que agir poderia ser muito oneroso para a empresa.

    d) Modelo de tomada de decisão colaborativa. Os dois lados ganham e o intuito é colaborar para que os ganhos para os dois lados possam ser cada vez maiores (alta cooperação e alta assertividade).

    e) Modelo de tomada de decisão cooperativa: envolve uma negociação difícil, em que ambas as partes tem que ceder para alcançarem seus objetivos e para que possam seguir em frente sem gerarem conflitos graves. (assertividade e colaboração moderadas = transigência). 
  • a) Alguns países possuem leis de direitos autorais menos rígidas do que as dos Estados Unidos, o que acarreta uma proliferação de mercadorias falsificadas. A empresa Q utilizou uma resposta competitiva para o conflito, ao lidar com falsificadores, estabelecendo uma rede mundial para investigar e adotar ações legais con- tra qualquer organização que falsificasse suas merca- dorias.

     

    Baixa Assertividade e Alta Cooperação = ACOMODAÇÃO

    Baixa Assertividade e Baixa Cooperação = EVITAÇÃO
    Média Assertividade e Média Cooperação = COMPROMISSO 

    Alta Assertividade e Baixa CooperaçãoCOMPETIÇÃO

    Alta Assertividade e Alta Cooperação = COOLABORAÇÃO


ID
77356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

.Considere as observações a seguir, a respeito de três funcionários de uma organização.

. X tem um alto nível de satisfação no seu trabalho e demonstra uma atitude positiva em relação a ele.

. O envolvimento com o trabalho de Y permite observar que ele se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho como um fator de valorização pessoal.

. O alto grau de comprometimento organizacional de Z mostra o quanto ele se identifica com a organização.

Analisando as atitudes desses funcionários, somente é possível concluir que

Alternativas
Comentários
  • questão interessante, quebramos a cabeça com ela, porém exige mais concentração na forma de interpretar a pergunta do que expressar conhecimentos sobre a matéria - opinião.
  • alternativa C é a resposta.Z o comprometimento que demonstra em relação à organização o possibilita que visualize satisfação organização, desta forma Z busca valorizar a Organização de forma coletiva.
  • Analisando as atitudes desses funcionários, somente é possível concluir que
    a) X tem uma resposta mais global e um vínculo duradouro com a organização, numa perspectiva de longo prazo. Resposta:
    - X tem um alto nível de satisfação no seu trabalho e demonstra uma atitude positiva em relação a eleO colaborador "X" demonstra um tipo de especifíco de atitudes positivas a cerca do seu trabalho, sendo que este tipo de atitude não se traduz como REGRA dentro das organizações NACIONAIS e INTERNACIONAIS, por isso da impossibilidade de classificar tal comportamento como sendo compartilhado por grande maioria dos outros colaboradores (dentro e fora da mesma organizações), assim não configurando uma atitude GLOBAL  ou garantia de permanencia dentro da organização por período de logo ou de curto prazo.
    b) Y tem grandes chances de apresentar altas taxas de absenteísmo e demissão voluntária.
    O envolvimento com o trabalho de Y permite observar que ele se identifica  psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho como um fator de valorização pessoal As atítudes elencadas do colaborador "Y" não mostram tendências explicitas de geração de uma taxa elevada de absenteísmo (Faltas ao serviço) e demissão (que normalmente é motivada por insatisfação com a organização, proposta da concorrência ou novos horizontes).
    c) Z, mesmo que não esteja satisfeito com suas funções atuais, continua satisfeito com a organização como um todo.
    O alto grau de comprometimento organizacional de Z mostra o quanto ele se identifica com a organização O colaborar "Z" possui um fator motivacional muito importante que é a completa (ou em grande parte) identificação com os OBJETIVOS e PREMISSAS da organização em que atua o que leva as metas destas serem abraçadas e buscadas por esse colaborador com um afinco maior. Diante de uma possível insatisfação com o cargo em que ocupa mas com um grande grau de idenficação com a organização tal colaborador poderá desenvolver tais atividades que não se identifica muito em prol da possíbilidade de ascenção ou uma futura colocação em outro cargo da organização que este tanto preza (negociação com a chefia)!
  • d) Z tem maior probabilidade de atitudes negativas em relação ao trabalho do que X e Y.
    Em TODOS as carateristicas citadas dos colaboradores "X, Y e Z" não podemos encontrar indicíos de que estes possuam maior pre-disposição a uma atitude negativa em relação ao trabalho ou organização em que atua.
    e) as atitudes que X, Y e Z consideram importantes em relação à organização não têm relação com o seu comportamento no trabalho.
    As carateristicas citadas dos colaboradores "X, Y e Z" trazem a tona colaboradores que possuem grande possibilidade de se tornarem muito importantes e produtivos dentro das organizações que atuam, sendo que as suas atitudes dentro e fora do trabalho impactuam o comportamento do colaborador no desenvolvimento de seu trabalho na organização.
    e) as atitudes que X, Y e Z consideram importantes em relação à organização não têm relação com o seu comportamento no trabalho.
    As carateristicas citadas dos colaboradores "X, Y e Z" trazem a tona colaboradores que possuem grande possibilidade de se tornarem muito importantes e produtivos dentro das organizações que atuam, sendo que as suas atitudes dentro e fora do trabalho impactuam o comportamento do colaborador no desenvolvimento de seu trabalho na organização.
  • Se o funcionário z tivesse uma perspectiva de crescimento ele estaria satisfeito de acordo com a teoria de herzberg.
  • É necessário criar uma tabela verdade (Lógica) para resolver essa questão. Pelamor

  • essa é uma das questões mais alucinantes com que já deparei.
    já deve ser a terceira ou quarta vez que a faço, desta vez acertei, mas tenho a nítida sensação de que foi só pq meu cérebro já bate o olho e se lembra da imagem dela, linda e bela, com a letra C marcada...só pode, pq continuo sem entendê-la ou como ir em busca de uma teoria que sirva de base...
    se alguma alma caridosa puder lançar uma luz...
    hasta la victória!!!
  • Essa questão é específica para PSICÓLOGO do BACEN, e não para Analista.
  • ESSA QUESTÃO É MUITO INTERESSANTE, POIS REQUER QUE O CANDIDATO TENHA UM RACIOCÍNIO APURADO.



ID
77359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado, de modo criativo, alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Questão grande, porém fácil encontrar o erro (ele pede o item que não se coaduna com as modernas práticas de gestão de pessoas).

    Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos e salários no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização, em termos de remuneração, ocorrem em função de seu tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição, principalmente para aqueles que possuem o perfil para assumir posições gerenciais.
  • Vantagens por tempo de serviço é só no Serviço Publico viu gente.... bons estudos!!


ID
77362
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mudança organizacional é considerada orgânica porque

Alternativas
Comentários
  • Restposta: A

    O desejo de efetuar mudanças nas organizações pode ser planejado de forma gradual, incremental, ou de forma imediata, radical. Porém existem mudanças orgânicas, não planejadas, que acontecem o longo do tempo. Dependendo da combinação e das formas de mudanças, elas podem criar zonas de reforma, de rejuvenescimento ou de revolução na organização. As mudanças são necessárias à sobrevivência da organização e afetam predominantemente os indivíduos, além dos processos do entorno.



ID
77365
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gerente de qualidade de uma organização tem a função de aumentar a produtividade da empresa e a qualidade dos produtos. Para tanto, ele deve

Alternativas
Comentários
  • a) PARA DIMINUIR O QUOCIENTE FATURAMENTO / CUSTOS ORGANIZACIONAIS, TEM-SE QUE AUMENTAR OS CUSTOS E DIMINUIR O LUCRO. LÓGICO QUE ISSO É ERRADO.
     
    B) SE AGREGAR O MÍNIMO DE VALOR, MENOR SERÁ O INVESTIMENTO NO PRODUTO, PORTANTO MENOR SUA QUALIDADE.  ERRADO
     
    C) O CERTO SERIA ATIVO JÁ QUE REPRESENTA UM BEM DA ORGANIZAÇÃO.  ERRADO
     
    D) ESTABILIDADE NO EMPREGO NÃO GARANTE QUALIDADE. PODEMOS VER ISSO EM ALGUMAS EMPRESAS PÚBLICAS.  ERRADO
     
    E) VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS = MAIOR MOTIVAÇÃO = MAIOR PRODUTIVIDADE  E EQUIPE MAIS ENGAJADA COM A QUALIDADE.  CERTO

ID
77368
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

. A taxa composta de 4% ao semestre equivale, ao mês, a (Nota: efetue as operações com 6 casas decimais)

Alternativas
Comentários
  • 1,04 = (1 + i)61 + i = 6 1,041 + i = 1,006558i = 0,6558% ao mês.Resposta: CLamentavelmente a Fundação Cesgranrio insiste em elaborar questões cuja resolução é impossível sem o auxílio de calculadora ou tabelas.Colado http://canaldosconcursos.com.br/bacen/benjamin.pdf
  • Esta questão é mais uma armadilha do que uma questão propriamente dita.O aluno desavisado tentará calcular raiz sextupla, ou então elevar os valores das questões à sexta potência, um a um, para ver qual da certo, perdendo assim um precioso tempo de prova.Eis aqui um macete:Primeiro, como nossa colega abaixo disse, elimine as alternativas dividindo 4%=por 6. Assim você obterá a dízima 0,6666666666666% => Eliminando assim as alternativas D e E.Em seguida pegue os valores das alternativas A, B e C e multiplique por 6, assim:0,5000 x 6 = 30,6444 x 6 = 3,66640,6558 x 6 = 3,9348 Como a alternativa C é a que se aproxima mais de 4 é a alternativa correta.Eu comecei logo pela alternativa C por ser o valor mais próximo de 0,6666 que havíamos encontrado. Existe uma imprecisão nesta técnica, pois quanto maior o número de períodos maior sua chance de erro, como o número de períodos é pequeno é possível fazer desta maneira.Abraços e boa sorte
  • 6) Primeiramente vamos pela mais fácil, que é a alternativa 'a':1,005 x 1,005 x 1,005 = 1,015....Bom, ao achar 1,015... nem precisa continuar o cálculo, pois já sabemos que está errada(com base em 1,019804)Obs.: Simplifique os cálculos, ok. Vejam os exemplos:1,005x1,005 = 1005 x 1005 /1.000.000 == (1000+5)x(1000+5) = 1.000.000 + 10.000 + 25 = 1,010025(fácil não)7) Bom, agora restou apenas as alternativas 'b' e 'c'. ok. Escolheremos a 'b' por ser mais fácil ok.8) Vamos calcular pela 'b':1,006444 x 1,006444 x 1,006444 = 1,0194....Bom, ao achar 1,0194...., nem precisa continuar o cálculo, pois já sabemos que está errada(com base em 1,019804)9) Fechando o raciocínio, a resposta é com certeza a alternativa 'c', ok. Vamos apenas conferir, tudo bem:1,006558 x 1,006558 x 1,006558 = 1,0198032Bons estudos.
  • Caros amigos, está questão é bem fácil de acertar. Será preciso de apenas 5 cálculos.Aconselho deixar a preguiça de lado, pois as questões da cesgranrio exige sua paciência, ok.Se tiver prática em fazer cálculos de multiplicação(conhecimento básico de matemática) acredito que nãovai gastar mais de 3 minutos para resolver, ok.Além do mais, acho relevante sabermos calcular a raiz quadrada(conhecimento básico de matemática, ok).Resumo:1) eliminamos as alternativas 'd' e 'e' por simples raciocínio2) calculamos a taxa efetiva trimestral efetuaremos 1 cálculo3) calculamos a alternativa a efetuaremos 2 multiplicações4) calculamos a alternativa b efetuaremos 2 multiplicações5) localizamos a respostaEntão vejamos:1) Se fosse juros simples, 4% ao semestre daria 0,6666% ao mês;2) Então para juros compostos, a taxa mensal será com certeza menor que 0,6666%3) Assim, já eliminados as alternativas 'd' e 'e'. Simples não.4) Para ficar mais rápido, vamos achar a taxa equivalente ao trimestre, ok. Para isto, basta tirar a raiz quadrada de 1,04.Obs.: acredito que tirar a raiz quadrada de 1,04 deva fazer parte do conhecimento básico de matemática.5) Agora fica mais fácil, pois temos a taxa semestral de 1,019804(raiz quadrada de 1,04). Iremos achar a alternativa com base nesse valor.
  • O comentário do Amigo Walter Prestes está equivocado em algumas partes.

     

    Primeiro, ao dizer que a taxa semestral é 1,09804. Acho que quis dizer TRIMESTRAL. E mesmo assim, está errada.

    A taxa trimestral equivalente à taxa semestre de 4% é 0,019804 ou 1,9804% a.t.

     

    Segundo, ele considera o valor 1,09804 como fator de comparação para as respostas. Não entendi o porque e também não foi explicado.

     

    Comentários assim geralmente só atrapalham...

  • Galera isso não é armadilha não.
    eles querem que agente pense.
    Se fose a juros simples daria 0.66666 , que no caso seria o item D, mas quando quando é a juros compostos isso muda para mais ou para menos, como saber isso ?
    quando passamos o valor da taxa para frente sempre dará um valor maior que o anterior  Més para Ano, mas quando voltamos o valor menor. certo.
    Usando os juros simple para fazer essa operaçã ode juro composto funciona da seguinte maneira. nessa questão o valor a juros simple é 0.6667 intão se deduz que o valor a juros compostos é o valor imediatamente menor que esse 0.6558. Galera isso sempre funcionou, parece sacanagem mas sempre funciona, ele fazem isso de propósito para fazer agente pensar, mas como somos ariscos sempre fazemos as contas para tirar a dívida.

    Espero ter ajudado.
  • Pela fórmula de equivalencia de taxas

    iq= (1+T)^t/q
    iq= taxa que quero achar          iq=( 1+0,04)^1/6

    T= taxa que tenho                    iq= 1,04^1/6= 0,6558

    t= prazo que tenho                  questão muito fácil com a HP, porém dificilimo sem tabela ou HP

    q= prazo que quero


ID
77371
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um aplicador vai obter de resgate em um título o valor de R$ 30.000,00. Sabendo-se que a operação rendeu juros simples de 5% ao mês, por um período de 6 meses, o valor original da aplicação foi, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • M= Montante C= Capital i= taxa de juros n= períodoM = C (1+i*n)30000 = C (1+5*6)C = 30000/1,30C = 23.076,93
  • Juros SimplesMontante = 30.000juros = 5% ao mês = 5/100 = 0,05período = 6 mesesMontante = Capital Inicial + Rendimento => M = C + JRendimento = Capital Inicial X taxa de juros X período => J = C.i.nM = C + J = C + (C.i.n) => M = C.(1 + i.n)ResoluçãoM = C(1 + i.n)30.000 = C.(1 + 5.6)30.000 = C(1 + 0,30)C = 30000/1,30C = 23.076,93 (Alternativa D)
  • M C -------------- 100 + i X n100 | | _J_ | | ixn | |_____________|0,01C = 30.000/100 + 5 X 60,01c = 30.000/130C = 23.076,93
  • M=C.(1+in)M=30000i=5%a.m.=5/100=0,05n=6 mesesC=?30000=C.(1+0,05.6)C= 23.076,93
  • Dica para resolver esta questão rapidamente.Primeiro, tenha a fórmula dos juros simples decorada: M = C(1+i.n)Assim 30.000 = C(1+0,05.6) => 30.000 = C(1,3) => C=30.000/1,3Agora vem o macete, preste bem atenção às alternativas e não erre nas contas.Ao começar a efetuar a divisão300.000 | 13 (aqui multipliquei ambos por 10 para não me confundir com a vírgula26 23 40 10Veja que ao efetuar a divisão você já eleminou A, B e C, restando apenas D e E. quando perceber que 10 não é divisível por 13 verá que precisa adicionar um 0, portanto a resposta correta é D300.000 | 13 26 23076 40 100 91 80...Boa sorte nas provas
  • Fazer essas continhas básicas nas provas é que deixa um doido!
  • Se rendeu juros de 30% (5 % durante 6 meses), então...100% + 30% = 130%

    30.000------------------130%
    c -------------------------100%

    Resolvendo a regra de três, temos: 23.076,93
  • Gabarito: D (porém o valor correto é 23.076, 92 ao invés de 23.076,93)


    Dados:

    M= 30.000,00

    i= 5% a.m.

    n= 6 meses

    C= ?


    Resolução:

    M= C . (1 + i . n)

    30000= C. (1 + 0,05 . 6)

    30000= C . 1,3

    30000      =   C    ->  23.076,92 (ou 23.076,93 como sugere a alternativa D)

      1,3

  • montante = 30000

     

    5% mes .... JS .... sem

    5 x 6 = 30%   (1,3)

     

    m = c x f

    30000 = c x 1,3

    c = 30000 / 1,3

    c = 23076,93


ID
77374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um investidor aplicou R$ 20.000,00 num CDB com vencimento para 3 meses depois, a uma taxa composta de 4% ao mês. O valor de resgate dessa operação foi, em reais, de (Nota: efetue as operações com 4 casas decimais)

Alternativas
Comentários
  • M = C * (1+i)^n => M = montante / C=Capital / i= tx juros / ^potencia / n= prazoM= 20.000 * (1+ 0,04)^3M = 20000 * (1,124864)M = 22.497,28
  • Juros CompostosMontante = Capital Inicial X (1 + taxa de juros) elevado ao período de capitalizaçãoou "simplesmente" => M = C.(1 + i)^nO grande problema da questão é encontrar a tx composta equivalente.i = 4% ao mês capitalizada mensalmente por 3 meses é equivalente a (1 + 0,04)^3 i = 1,04 x 1,04 x 1,04 = 1,124864 => 1,1249 (a questão pediu para aproximar à 4ª casa decimal)Agora fica fácil!M = 20.000 X (1 + 0,04)^3M = 20.000 X 1,1249M = 22.498,00 (Alternativa E)
  • Esta questão dava para ser resolvida de cabeça.4% de 20.000 = 800como o capital ficou por 3 meses, a juros simples isso representaria 2.400 com um total de 22.400 para resgate, com isso eliminamos A, B e C, restam D e E. Como o cálculo é para juros compostos, logo eliminamos a D, restando a alternativa E.Abraços
  • só robôs terão dificuldade em responder essa questão.

  • Mamão c/ açúcar


ID
77377
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um título com 2 meses a vencer foi descontado à taxa de 2% ao mês, produzindo um desconto de R$ 1.435,00. O valor nominal do título era, em reais, de

(Nota: efetue as operações com 4 casas decimais)

Alternativas
Comentários
  • Provavelmente, esta questão será anulada, pois apresenta duas respostas corretas, uma para desconto comercial simples e outra para desconto comercial composto, e a banca não informa qual o desconto aplicado;Se o desconto for comercial simples: D=N.i.n1.435 = 0,02.N1.435 = 0,04.NN = 35.875,00Resposta: ASe for o desconto comercial composto:A = (1 – 0,02)2. N ? A = 0,9604.ND = N – A1.435 = N – 0,9604N1.435 = 0,0396NN = 36.237,3"A resposta da banca prevê que o candidato saiba que uma operação de desconto onde a modalidade e osistema de capitalização não são explicitados, representa o desconto comercial composto. O descontocomercial composto não tem aplicação prática na Matemática Financeira, portanto sua utilização deve serprecedida do devido esclarecimento. Para completar, dentre as opções se encontram ambas as respostas."
  • A maioria das questões da CESGRANRIO assume o seguinte:- no silêncio, devemos utilizar juros compostos;- no silêncio, devemos utilizar desconto por fora.Bons estudos.
  • É so utilizar regra de três:2 meses= 4%Então:4% ____1.435,00100% ____ X143.500,00/4=x x= 35.875,00
  • Essa questão foi realmente anulada.

    Link da prova

    http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/bacen0109_analista/pdf/provas/analista_tarde/PROVA%207%20-%20ANALISTA%20AREA%205%20-%20ESPECÍFICA%20-%20TARDE.pdf

    Link do gabarito oficial

    http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/bacen0109_analista/pdf/gabaritos/analistas_tarde.pdf

     

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!


ID
77380
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

O valor atual de uma série de 4 prestações iguais, mensais e consecutivas de 2.500,00 cada uma, considerando uma taxa de 4% ao mês é, em reais, de

(Nota: efetue as operações com 4 casas decimais)

Alternativas
Comentários
  • T = P x An_iT = 2500 X An_iAn_I = (1+i)^n - 1 / (1+i)^n X iAn_i = (1,04)^4 / (1,04)^4 X 0,04An_I = 3,6282T = 2500 X 3,6282T = 9.070 APROXIMADAMENTE 9.076,75
  • Existe uma outra forma de resolver está questão?
  • Existe sim, vide http://canaldosconcursos.com.br/bacen/benjamin.pdf Solução:A = ?; n = 4; P = 2.500,00; i = 4% ao mês.Supondo a série de pagamentos postecipada.Vamos calcular o montante da série na data 4 e depois descapitalizamos para a data 0.M (data 4) = 2.500 (1 + 1,04 + 1,04^2 + 1,04^3)M = 2.500 (1 + 1,04 + 1,0816 + 1,1249)M = 2.500 × 4,2465M = 10.616,25A =10.616,25/ 1,04^4A =10.616,25/ 1,1699A = 9.074,49Resposta: CPara sorte do candidato não há resposta com a série sendo antecipada.
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Caros amigos,

    Apenas visando ao aprendizado tecerei um pequeno comentário!
    Essa questão é de Juros Simples! Vejam que no enunciado não há qualquer menção aos Juros Compostos, nem mesmo à capitalização.
    Pelo método de um professor conhecido na área de concursos chamamos essa questão de DENOREX ("Parece mas não é!"), pois ela em muito se assemelha às questões de Rendas Certas, mas não é!
    O método de resolução é o mesmo, mas não podemos aplicar os Juros Compostos, ok?
    Sendo assim, o resultado ficaria em torno de R$ 9137,93, e não há a alternativa correta dentre as opções.

    Grande abraço a todos e bons estudos!
  • Olá, resolvi essa questão pelo método dos Juros Simples, pelo seguinte raciocínio:

    Se a pessoa pagou 4 prestações de R$ 2.500,00, ao final ela terá pago R$ 10.000,00 (montante final). Usando a fórmula dos juros simples, temos:

    M= C*(1+i.n), onde:

    M= 10.000

    C =?

    i= 0,04

    n= 4

    Logo, 10.000 = C* (1+0,04*4)

             10.000 = 1,16C

             C= 10.000 / 1,16 = 8.620,68

    A resposta encontrada para o valor atual é R$ 8.620,68. Gostaria de saber se este raciocínio é válido.


ID
77383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

. Na definição das Normas Brasileiras de Contabilidade, "o princípio fundamental de Contabilidade que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos" caracteriza o postulado da

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93SEÇÃO IO PRINCÍPIO DA ENTIDADEArt. 4º – O Princípio da ENTIDADE, reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial,a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aquele dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.Apenas para lembrar nossos colegas, todos os principios fundamentais da contabilidade estão dispostos na Resolução CFC 750/93 - Conselho Federal de Contabilidade.Forte abraço a todos e bons estudos!

ID
77386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo classificação do Conselho Federal de Contabilidade, denomina-se Unidade Contábil a entidade organizacional que possui patrimônio próprio. NÃO se incluem entre as suas classificações as unidades

Alternativas
Comentários
  • A questão tratou de NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. Na NBCASP não prevê unidade agregada. São unidade contábeis: originárias que possuem patrimônio próprio; descentralizadas que representam parcelas do patrimônio de uma mesma entidade pública; unificadas que representam a soma de elementos patrimoniais de duas ou mais unidades de natureza contábil; e as consolidadas que representam a soma de duas ou mais entidades públicas

ID
77389
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um analista do BACEN, ao efetuar o registro dos atos e fatos contábeis - despesa empenhada, repasse recebido, depósitos em garantia e baixa de semoventes - terá de utilizar, no âmbito da administração pública, respectivamente, os sistemas de contas:

Alternativas
Comentários
  • despesa empenhada - orçamentáriorepasse recebido - financeiroOs depósito em garantia são registrados no sistema financeiro, caracterizando uma entrada compensatória conforme o art 3º da 4.320. baixa de semoventes - patrimonialportanto não há resposta correta.
  • Há resposta correta sim, a "A" !

    Despesa empenhada - sistema orçamentário;

    Repasse recebido - sistema financeiro;

    Depósitos em garantia - SISTEMA de COMPENSAÇÃO, porque como todos os registros deste sistema, os depósitos em garantia não afetam prontamento o patrimônio, mas no futuro poderão sim;

    Baixa de semoventes - sistema patrimonial;


ID
77392
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre o controle contábil do patrimônio público, à luz da Lei nº .320/64, analise os itens a seguir.

I - Na avaliação dos bens em almoxarifado, utiliza-se o critério do custo fixo.

II - Os bens móveis e imóveis poderão ser reavaliados.

III - Os bens móveis e imóveis serão avaliados pelo valor de aquisição, pelo custo
de produção ou de construção.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento da Lei 4.320, art. 106. A avaliação dos elementos patrimoniais obedecerá as normas seguintes: II - os bens móveis e imóveis, pelo valor de aquisição ou pelo custo de produção ou de construção; III - os bens de almoxarifado, pelo preço médio ponderado das compras. § 3º Poderão ser feitas reavaliações dos bens móveis e imóveis.
  •    Art. 106. A avaliação dos elementos patrimoniais obedecerá as normas seguintes:

            I - os débitos e créditos, bem como os títulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a conversão, quando em moeda estrangeira, à taxa de câmbio vigente na data do balanço;

            II - os bens móveis e imóveis, pelo valor de aquisição ou pelo custo de produção ou de construção;

            III - os bens de almoxarifado, pelo preço médio ponderado das compras.

            § 1° Os valores em espécie, assim como os débitos e créditos, quando em moeda estrangeira, deverão figurar ao lado das correspondentes importâncias em moeda nacional.

            § 2º As variações resultantes da conversão dos débitos, créditos e valores em espécie serão levadas à conta patrimonial.

            § 3º Poderão ser feitas reavaliações dos bens móveis e imóveis.

  • Gabarito: D

    Jesus Abençoe! Bons estudos!


ID
77395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

. Ao verificar a necessidade do registro contábil da inscrição de restos a pagar processados, no encerramento de determinado exercício financeiro, um analista do BACEN deve concluir, de acordo com a Lei nº .320/64, estar diante de uma

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA: DRestos a pagar revelam falta de planejamento dos gastos públicos, diz especialista - Wellton Máximo (REPORTER DA AGENCIA BRASIL) Brasília - A poucas semanas da virada do ano, o governo federal desbloqueia a verba para a construção de um posto de saúde que estava retida desde o início do ano. A prefeitura comemora a autorização para pegar o dinheiro do convênio com a União, mas os recursos não podem ser liberados porque o município não fez o projeto nem tem tempo suficiente para concluir as licitações necessárias. Sem saída, o município adia o início das obras para o ano seguinte.Histórias como essa revelam os principais fatores que impulsionam o uso dos restos a pagar - verba não gasta em anos anteriores - para sustentar os investimentos públicos: o mau planejamento dos gastos do governo e a falta de agilidade do Estado. A avaliação é de Eliana Graça, assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e integrante do Fórum Brasil de Orçamento.Segundo Eliana, os restos a pagar, que representam 74,5% de tudo o que foi investido de janeiro a junho, são um efeito colateral da política econômica dos últimos dez anos que privilegia o superavit primário (economia de recursos para pagar os juros da dívida pública). Para garantir o esforço fiscal, o governo faz o contingenciamento (bloqueio) das verbas no começo do ano e só libera o dinheiro no fim do segundo semestre.“Depois que desbloqueia as verbas, os ministérios correm contra o tempo para empenhar [autorizar] os recursos no fim do ano, mas o empenho não é garantia da liberação do dinheiro”, explica Eliana. “No final das contas, o orçamento passa a ser executado às pressas, o que indica, acima de tudo, a falta de capacidade do Poder Público de planejar os gastos.”A necessidade de empurrar os gastos para o ano seguinte para assegurar o superavit primário, ressalta a especialista, produz um efeito negativo para a transparência das contas públicas. “No
  • Quando forem inscritos, os restos a pagar correspondem a receita extraorçamentária. "Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária" (p.u. art 103 da 4320).Resumindo:Inscrição de RP - Receita extraorçamentáriaPagamento de RP - Despesa extraorçamentária
  • Vamos ver o que diz o Mestre Valdecir Pascoal sobre a classificação da receita pública quanto à natureza:


    --- > ORÇAMENTÁRIA – É a receita que decorre da Lei Orçamentária. A categoria econômica e as suas fontes estão assinaladas no art. 11 da Lei no 4.320/1964.


    Exemplos: receita tributária, de contribuições, patrimonial, operações de crédito (exceto ARO), alienação de bens, etc.


    ATENÇÃO: Nos termos do art. 57 da Lei no 4.320/1964, excetuando as receitas extraorçamentárias, serão classificadas como “receita orçamentária”, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no orçamento.


    Exemplo: a omissão da previsão de determinado imposto na Lei Orçamentária, em razão de erro, não ensejará a sua classificação como extraorçamentária. Na verdade, para definir uma receita como orçamentária o relevante é saber se a sua natureza é orçamentária. Nesse caso, a receita desse imposto não previsto no orçamento deverá ser registrada como “orçamentária”, o que poderá, eventualmente, gerar um “excesso de arrecadação”.


    --- > EXTRAORÇAMENTÁRIA – compreende os ingressos financeiros ou créditos de terceiros que não integram o orçamento público e que constituirão compromissos exigíveis do ente, como simples depositário ou como agente passivo da obrigação, cujo pagamento independe de autorização legislativa.


    São as receitas assinaladas no parágrafo único do art. 3o da Lei no 4.320/1964, a exemplo: ARO – operações de crédito por antecipação de receita, cauções, depósitos para garantia de instâncias, consignações em folha de pagamento.


    Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária (art. 103, Parágrafo único, da Lei 4320/1964).


    Inicialmente, a despesa é orçamentária, fixada na LOA.


    Na Contabilidade Pública, se essa despesa vier a ser inscrita em restos a pagar no fim do exercício, será necessário computá-la como RAP do exercício na receita extraorçamentária do balanço financeiro, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária da LOA daquele ano.


    Na contrapartida, também no balanço financeiro, os RAP, quando forem pagos, serão classificados como despesas extraorçamentárias.


    Gabarito: alternativa D.


ID
77398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A despesa realizada por meio de adiantamento de numerário concedido a servidor, com posterior prestação de contas, permitida somente nos casos e nas condições expressamente previstas na legislação e quando não for possível a sua realização pela via e por procedimentos normais, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Suprimento de fundos é um adiantamento, colocado à disposição de um servidor, a fim de dar condições à sua unidade de realizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam aguardar o processamento normal.Entende-se, pelas normas reguladoras do adiantamento, artigos 65 e 68 da Lei nº 4.320/64, que para se adotar esse regime de pagamento devem ser observadas as seguintes condições:a) deve ser utilizado em casos excepcionais; e b) que a natureza da despesa ou a sua urgência não permitam o processamento normal da aplicação, ou seja, passagem por todos os estágios da despesa como licitação, dispensa ou inexigibilidade, empenho, liquidação e pagamento. Portanto, o adiantamento deve ser utilizado nos casos em que realmente se fizer necessário, devendo haver muito cuidado e muita prudência na sua utilização, a fim de não generalizar o seu uso. O adiantamento não é regra e sim exceção.

ID
77401
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

. Sobre os sistemas de controle e prestação de contas no âmbito da União, analise as afirmativas a seguir.

I - As contas do Presidente do Banco Central são julgadas pelo Congresso Nacional, após o parecer prévio do Tribunal de Contas da União.

II - O Tribunal de Contas da União, como órgão do sistema de controle externo, no exercício de sua função institucional, é subordinado ao Poder Judiciário.

III - As contas prestadas, anualmente, pelos presidentes das autarquias federais serão julgadas pelo Tribunal de Contas da União como: regulares, regulares com ressalva ou irregulares.

IV - O sistema de controle interno integrado dos entes governamentais é mantido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Segue análise dos itens:
    • I - As contas do Presidente do Banco Central são julgadas pelo Congresso Nacional, após o parecer prévio do Tribunal de Contas da União.
    • ERRADA. O TCU é que julga as contas dos administradores, conforme inciso II, d art. 71. O CN julga apenas do PR, em consonância com o inciso I.
      II - O Tribunal de Contas da União, como órgão do sistema de controle externo, no exercício de sua função institucional, é subordinado ao Poder Judiciário.
    • ERRADA. Não há subordinação. O TCU é órgão autônomo e independente, conforme doutrina majoritária.
      III - As contas prestadas, anualmente, pelos presidentes das autarquias federais serão julgadas pelo Tribunal de Contas da União como: regulares, regulares com ressalva ou irregulares.
    • CORRETA. É o que consta no  § 2° do art. 10 da Lei 8443-92.
    • No art. 16 consta o conceito dessas contas.
      IV - O sistema de controle interno integrado dos entes governamentais é mantido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 
    • CORRETA. Art. 74 da CF.
    • Espero ter ajudado.
    • Alexandre Marques Bento
  • Esse pessoal tem uma mania de abreviar as palavras, como se todo mundo soubesse o que significa!

    O que quer dizer "PR", Alexandre Bento? Pelo amor de Deus! Escreve a palavra inteira. O QC não vai te cobrar a mais na mensalidade não meu querido! ;-)

  • Presidente da República.

  • PR, SERGIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.


ID
77407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

. Quanto às características da auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir.

I - O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstrações financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa, por meio da emissão de parecer, caracteriza a auditoria externa.

II - O exercício da auditoria interna é privativo de contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade da jurisdição.

III - A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa auditada.

IV - O parecer do auditor independente pode ser classificado em: sem ressalva, com ressalva, adverso ou com abstenção de opinião.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Item I - correto, a emissão de um parecer sobre a adequação das demonstrações financeiras caracteriza de fato auditoria independente.Item II - errado, o exercício é privativo de contador e não de contabilista, ou seja, um técnico em contabilidade não pode exercer a função de auditor interno.Item III - errado, o auditor interno possui vínculo com a empresa, quem não possui vínculo é o auditor independente.Item IV - correto, essa é classificação trazida pelo item 11.3.1.9 da NBC T 11.
  • O erro do Item II é também porque NÃO é necessário ser registrado somente na sua jurisdição, pode ser registrado no CRC de outra jurisdição, pois do contrário, impediria que um contador se mudasse para outra cidade, por exemplo.

ID
77410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

. Um auditor do BACEN, no decorrer dos seus trabalhos, cumpriu o previsto nas Normas Brasileiras de Contabili- dade, ao realizar o seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva a - errada, os controles internos da entidade são avaliados por meio dos testes de observância.Assertiva b - errada, essa é a descrição dos testes substantivos.Assertiva c - errada, essa é a descrição do procedimento de circularização ou confirmação.Assertiva d - errada, essa é a descrição da revisão analítica.Assertiva e - correta, o procedimento de cálculo é aplicado para a conferencia da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis.Gabarito letra e.Fonte: http://www.pontodosconcursos.com.br/professor.asp?prof=212&menu=professores&art=4851&idpag=1
  • a) Teste de observância/Teste de controle com o objetivo de verificar existência, efetividade e continuidade dos controles internos da entidade.

    b) Teste substantivo para obter evidências quanto à suficiência, à exatidão e à validade dos dados gerados pelo sistema de contabilidade da instituição.

    c) Circularização visando à obtenção de informações, fora da entidade, perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações da entidade.

    d) Revisão analítica no intuito de verificar o comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades absolutas e outros meios.

    e) cálculo para aferir a exatidão de rendimentos de aplicações financeiras de longo prazo, confrontando se as receitas auferidas com estas aplicações atendiam ao regime de competência.


ID
77413
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um órgão municipal instaurou procedimento de pregão presencial visando à aquisição de material de escritório. A licitante declarada vencedora, embora devidamente convocada, não celebrou o contrato. Nessa hipótese, pode o Município celebrar o contrato com a licitante que se classificou em segundo lugar?

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;XXIII - se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, aplicar-se-á o disposto no inciso XVI.Art. 5º É vedada a exigência de:I - garantia de proposta;?????????
  • Pra mim, a resposta é a letra A.Vamos esperar sair o gabarito definitivo desse concurso, então, né?!
  • Concordo com a colega abaixo, alternativa A com ctz.
  • Essa prova é do fds não é?Então, ainda cabe recurso, certo?(letra A)
  • nessa questão a gente sabe mais que a cesgranrio hahaha
  • Bom... ainda bem que a estatística daqui do site não conta prá concursos. rsrsrsrs
  • banca para eu é o CESPE estes outros são amadores, não sabem nem a letra da lei.
  • De forma simplificada, estes são os passos de uma sessão de pregão: -As empresas concorrentes são credenciadas. -As propostas iniciais são entregues ao pregoeiro, em envelopes fechados. -É feita a leitura das ofertas e são lançados os valores no Sistema de Acompanhamento de Pregão Presencial. O sistema classifica as propostas e as empresas concorrentes. O resultado dessa classificação aparece em um telão. Além da empresa que ofereceu o menor preço, permanecem na disputa aquelas que apresentaram propostas com valores até 10% acima da menor oferta. As demais são eliminadas. Não havendo ao menos três ofertas nessas condições, as empresas com as três melhores propostas podem participar do processo, independente do valor. Instigados pelo pregoeiro, os concorrentes dão lances verbais, seguindo a ordem de classificação - do maior para o menor preço inicial proposto -, em rodadas sucessivas. -Quando os concorrentes esgotam seus lances, encerra-se a etapa competitiva. No telão, os resultados são organizados segundo a classificação final. -O pregoeiro negocia com a empresa que apresentou a melhor proposta, para obter redução de preço. - ****Verificam-se as condições de habilitação da empresa que apresentou a melhor proposta. -Se as condições apresentadas pela melhor proposta estiverem de acordo com as exigências, é declarada a empresa vencedora. -Em caso de não-conformidade, o pregoeiro passa a analisar as condições de habilitação da empresa seguinte, obedecendo à ordem de classificação. -Ao final da sessão, qualquer licitante pode manifestar a intenção de interpor recurso, tendo um prazo de três dias úteis para apresentar as razões desse ato. -Após a decisão dos recursos, a contratação é formalizada.
  • Em todas as modalidades de licitações, podemos verificar a existênca de diversas fases (fase interna e fase externa); e essas fases por sua vez são compostas por diversos atos procedimentais concatenados entre sí;LOGO:Se houver a exigência de garantia da proposta este ato já está contido na fase da habilitação, que depreende-se em sentido lógico-formal da leitura da alternativa "B"...Bons estudos a todos....
  • Se o licitante vencedor, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, este será celebrado com o colocado seguinte que atenda às exigências de habilitação e demais estabelecidas no edital.
  • ACREDITO QUE O COLEGA OSMAR EXTRAPOLOU...E TAMBEM TA JUSTIFICANDO A RESPOSTA DA BANCA EM UMA SITUAÇÃO ESPECIFICA...ACREDITO QUE SEJA REALMENTE LETRA a!
  • Letra A sem dúvidas. A legislação é clara e é vedada a garantia de proposta.
  • O Juliano já encerrou a questão.A legislação é clara:XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor; (Lei nº 10520/02 - Art. 4º)A opção "A" me parece se aproximar desse inciso XVI.
  • O gabarito dessa questão é um atentado violento à coerência! Letra "A" sem medo
  • Acabei de conferir o Gabarito dessa prova no site da Cesgranrio e a Resposta certa é a letra Aa) Sim, desde que a licitante classificada em segundo lugar venha a ser devidamente habilitada.
  • Gabarito deve estar errado, favor admin. corrigir.
  • Letra "a", falta só atualizar o site...Bons estudos.
  • Apesar do companheiro abaixo dizer que já foi atualizado o gabarito, cliquei A e recebi como gababrito a letra B.

  • Olá, pessoal!
     
    O gabarito foi atualizado para "A", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Bons estudos!
  • Letra A. No pregão, diferentemente, a habilitação é sempre posterior à fase de julgamento e classificação.

ID
77416
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Obras, serviços, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratados com terceiros, serão necessariamente precedidos de procedimento licitatório que deve-se pautar pelos princípios de

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da IGUALDADE, da publicidade, da probidade administrativa, da VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
  • Lei n° 8666:Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a OBRAS, SERVIÇOS, inclusive de publicidade, COMPRAS, ALIENAÇÕES e LOCAÇÕES no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da IGUALDADE, da publicidade, da probidade administrativa, da VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
  • A própria Lei nº 8.666/93, em seu art. 3º, caput, tratou de conceituar licitação, em conformidade com os conceitos doutrinários que disciplinam d matéria:"A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos."
  • Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da IGUALDADE, da publicidade, da probidade administrativa, da VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
  • a) Busca de menor preço (errado), o correto é a proposta mais vantajosa para a Administração. Vinculação ao Instrumento convocatório (certo)

    b) Adjudicação (errado), não é um princípio, é uma das fases da Licitação. Busca pelo menor preço (errado), o correto é a proposta mais vantajosa para a Administração.

    c) Vantajosidade (proposta mais vantajosa para a Administração), nesse caso não sei se estaria correto a palavra "vantajosidade" Jugalmento informal (errado), o correto é Julgamento objetivo.

    d) Igualdade (certo). Vinculação ao instrumento convocatório (certo)

    e) Adjudicação (errado), não é um princípio, é uma das fases da Licitação. Julgamento informal (errado), o correto é Julgamento objetivo.

    Alternativa em que todas estão corretas: Letra "D"

    Art. 3º da Lei 8.666/1993

  • LEI 8666. Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos:

    legalidade,

    impessoalidade,/

    moralidade

    publicidade,

    IGUALDADE

    probidade administrativa,

    julgamento objetivo

    VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO,

    PROVI LIMPI

    PROBO, OBJETIVO, VINCULADO

    LEGAL, IMPESSOAL, MORAL, PUBLICO, IGUAL.

    LETRA D.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 3º. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    O princípio da igualdade entre os licitantes afirma que a Administração Pública deve conduzir a licitação de maneira impessoal, não prejudicando nenhum licitante. Assim, desde que preenchidos os requisitos exigidos, todos aqueles que tiverem interesse em participar da disputa devem ser tratados com isonomia.

    O princípio da vinculação ao instrumento convocatório é corolário do princípio da legalidade e da objetividade. Este princípio impõe à Administração e ao licitante a observância das normas dispostas no Edital, não havendo favorecimentos ou direcionamentos nas aquisições feitas pela Administração Pública.

    Assim:

    D. CERTO. Igualdade e vinculação ao instrumento convocatório.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
77419
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

. O Presidente de uma autarquia federal recém instituída precisa criar uma logomarca para a entidade. Com tal finalidade, pretende escolher trabalho artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração ao vencedor. Nessa hipótese, a modalidade licitatória a ser observada pela autarquia é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666:Art. 13 § 1o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.
  • Art. 22. São modalidades de licitação: ...IV - concurso; § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de TRABALHO técnico, científico ou ARTÍSTICO, MEDIANTE A INSTITUIÇÃO DE PRÊMIOS OU REMUNERAÇÃO AOA VENCEDORES, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
  • Gabarito letra e).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação. Vejamos cada uma das alternativas:

    A. ERRADO. Concorrência. Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    B. ERRADO. Audiência pública. Não se trata de modalidade de licitação. Uma audiência pública é um espaço de debate, tanto para a população em geral quanto para o governo, com o intuito de se buscar soluções para problemas públicos.

    C. ERRADO. Tomada de preços. Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    D. ERRADO. Convite. Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    E. CERTO. Concurso. Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.


ID
77422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Josenete, servidora pública lotada no departamento de recursos humanos (RH) de um órgão federal, está interessada em buscar sua transferência para o departamento geral de administração e finanças (DGAF) do mesmo órgão. Diante disso, começou a estudar a Lei no 8.666/93 e, pesquisando o assunto, concluiu corretamente que os contratos administrativos admitem

Alternativas
Comentários
  • Lei n° 8666:Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;
  • C) Errada§ 1o As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos NÃO PODERÃO SER ALTERADAS SEM PRÉVIA CONCORDÂNCIA DO CONTRATADO.D) CorretaArt. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;
  • Os contratos celebrados com a Administração Públicapoderão ser modificados, rescindidos, finalizados, fiscalizadose penalizados unilateralmente.
  • * a) apenas uma prorrogação, restrita às hipóteses de prestação de serviços contínuos (NÃO APENAS A SERVIÇOS), limitada a vinte e quatro meses ( 60 MESES), desde que demonstrada a sua vantajosidade ("NÃO SEI O QUE É ISSO"- vantajosidade,PROCUREI EM UM MONTE DE DICIONÁRIO E ESTA PALAVRA NÃO EXISTE..RSSRSR NEOLOGISMO é fd..).* Art 57.....II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses * b) aplicação das sanções de advertência, multa e declaração de inidoneidade ao contratado, nos casos de sua inexecução total ou parcial, independente de prévia defesa. * c) cláusulas exorbitantes que conferem à Administração Pública (ATÉ AQUI CORRETO) a prerrogativa de romper o equilíbrio econômico- financeiro contratual ( PELO CONTRÁRIO MANTER EQUILÍBRIO FINANCEIRO), independente de concordância do contratado.Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:§ 2o Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual. * d) cCORRETA- modificação unilateral pela Administração Pública, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos dos contratados.ART. 58.....I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado; * e) rescisão determinada por ato unilateral e escrito da Administração Pública, independente de contraditório e ampla defesa.SEM COMENTÁRIO,A TODOS É RESGUARDADO A AMPLA DEFESA.
  • A letra "b" encontra-se errada, em face do art.87, §2º, da Lei 8.666/93, conferir ao acusado prévio direito de defesa, em cinco dias úteis, que como se observa está compatibilizada com a garantia estatuída no art. 5º, da CF.
  • Letra e)Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:...parágrafo único:Os casos de rescisão contratual serão formalmente motivados nos autos do processo, assegurado o contraditório e a ampla defesa.
  • Erro da opção "A"

    Art. 57. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:



    II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;


    § 4o Em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poderá ser prorrogado por até doze meses. (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998)
  • Que enunciado sem propósito, apenas para cansar o examinando. Coisas da CESGRANRIO.

ID
77425
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O e-procurement vem se tornando uma prática comum nas empresas e nos órgãos de governo. Uma das modalida- des existentes é o leilão reverso, em que

Alternativas
Comentários
  • O termo “e-Procurement” (por "Electronic Procurement", às vezes notado "eprocurement", que se traduz por “fornecimento electrónico”) designa a utilização das novas tecnologias para automatizar e optimizar a função compra da empresa. O E-Procurement é o termo usado para descrever completamente o uso de métodos eletrônicos em cada estágio do processo da compra, identificada, desde a solicitação até o pagamento, e contrair informações de potencial a gerência executiva.O sistema é uma aplicação Web, e permite que os compradores gerenciem suas compras e otimizem seu tempo na redução operacional em relação aos sistemas de cotações convencionais. Na atualidade, ou para algumas empresas, no passado, os compradores têm, ou tinham, a opção de enviar as cotações, através de Fax, ou e-mail, obrigando-os a digitar todos os preços recebidos em seus orçamentos. Com a evolução para o sistema de cotação eletrônica, as coisas caminharam no sentido obrigatório, onde a carência do mercado fez com que muitas empresas optassem, pela utilização dessa ferramenta.A segurança é um dos principais fatores, que faz com que os empresários busquem essas ferramentas. Outro fator importante é a redução de custos.
  • O leilão reverso é uma ferramenta usada por muitas organizações de compras e gerenciamento de cadeias de suprimento para gerenciar gastos, como parte de compras estratégicas e analise total das atividades de gerenciamento da cadeia de suprimentos.Eu encontrei isso ae...mas na verdade não tinha conhecimento desse termo. A letra correta então seria a "B"
  • Os processos tradicionais de compras, baseados em papel, fax, telefone, etc, alongam o ciclo requisição/pedido e têm custos elevados.Assim, o e-procurement é uma alternativa informatizada que elimina o trabalho manual e facilita o gerenciamento da documentação. No leilão reverso, o consumidor informa o que quer comprar, quanto pretende pagar, no máximo, pelo produto ou serviço, e o prazo para o fim da negociação. Então as empresas cadastradas disputam o pedido com as melhores ofertas para o comprador/consumidor e podem acompanhar, anonimamente, os preços informados pela concorrência.Espero que ajude.=]Bons estudos!
  • "e-procurement " é o mesmo que "leilão eletrônico".
  • De fato, o pregão pode ser considerado espécie de leilão, no entanto, leilão reverso ou às avessas. 


    Afinal, o pregão é para aquisições e utiliza-se do critério menor preço; 


    o leilão, para alienações, utilizando-se do critério maior lance ou oferta. 


    O pregão é para a aquisição de bens e serviços comuns. 


    E, além disso, há outras vantagens, como a inversão das fases de habilitação e julgamento das propostas e das fases de adjudicação e homologação, o que torna o procedimento muito mais célere


ID
77431
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

. Os registros dos sistemas de estoques têm, entre outras funções, a de informar o volume físico, o valor financeiro e contábil dos materiais. Do ponto vista contábil, existem vários critérios para determinar o valor de um material, dentre eles o critério "primeiro a entrar, primeiro a sair" (PEPS) e o "último a entrar, primeiro a sair" (UEPS). Esses critérios têm consequências diferentes para as informações financeiras providas pelo sistema de estoques como, por exemplo, no

Alternativas
Comentários
  • Em um cenário inflacionário, no método PEPS teremos um menor custo dos materiais e um maior estoque final. Em um cenário deflacionário ocorre o inverso. Já no método UEPS, com inflação teremos um maior custo dos materiais e um menor estoque final, havendo o oposto em caso de deflação. A questão deixa certa margem para contestação uma vez que não especifica qual o cenário específico da situação.Fonte: Contabilidade Básica (Ricardo Ferreira)
  • A questão se refere a 2 critérios contábeis de avaliação de estoques: o PEPS e o UEPS. Pra não complicar, basta saber que pelo PEPS, atribui-se aos estoques o custos mais recentes e pelo UEPS, os custos mais antigos. Logo, a resposta certa é a letra a.
  • Concordo com o apontado  acima, já que na questão não se define o contexto da economia, ou seja, se a movimentação ocorre num contexto inflacionário, deflacionário ou de estabilidade de preços.
  • Olá, pessoal!
     
    O gabarito foi atualizado para "B", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Bons estudos!
  • (A) PEPS, o custo real do material é um valor aproximado dos preços atuais praticados no mercado.

    ERRADO. No PEPS o primeiro item a entrar no estoque será o primeiro a sair. Assim, pode transcorrer mais tempo entre a aquisição e a saída do que nos outros métodos. Ora, considerando a possibilidade de flutuações de mercado, o valor que está sendo utilizado para dar baixa de um estoque vendido pode diferir daquele necessário à compra de mercadoria similar.

    (B) PEPS, o saldo em estoque é calculado por um valor mais atualizado com relação aos preços praticados no mercado.

    CORRETO. Como no PEPS as primeiras compras são as primeiras que saem do estoque, o saldo final fica com o valor das últimas compras. Considerando que, com o tempo, pode haver flutuações de preço dos estoques, mas que, como o saldo representa o custo das últimas aquisições, ele está próximo dos preços praticados no mercado.


    (C) PEPS, os centros de custo requisitantes de materiais incorrem em custos maiores que os preços praticados no mercado.

    ERRADO. Depende do comportamento da inflação. Se estivermos em um cenário inflacionário, no PEPS o custo requisitado é inferior aos preços praticados no mercado. Se, ao contrário, estivermos em um cenário econômico de deflação, no PEPS o custo requisitado é superior aos preços praticados no mercado.

    (D) UEPS, o custo médio do saldo em estoque é menor que o valor atual do material praticado no mercado.

    ERRADO. Depende do comportamento da inflação. Se estivermos em um cenário inflacionário, o custo do saldo em estoque (representado pelas compras antigas) será menor do que o valor praticado no mercado. Porém, se estivermos em um cenário econômico de deflação, no UEPS o custo do saldo em estoque será maior do que o valor praticado no mercado.

    (E) UEPS, os centros de custo requisitantes incorrem em custos mais defasados em relação aos preços praticados no mercado.

    ERRADO. Ao contrário, como no UEPS o primeiro que entra é o último que sai, o custo requisitado é relativo sempre às últimas aquisições, que têm valor próximo ao praticado no mercado.

    http://www.andacon.org.br/links_noticias_e_eventos/Prova%20BACEN%20Analista%202010%20-%20area%205%20-%20Contabilidade%20Geral%20-%20resolvida%20e%20comentada.pdf

  • INFLAÇAO

    ESTOQUE FINAL

    CMV (Custo da mercadoria vendida)


    LUCRO

    PEPS

    MAIOR

    MENOR

    MAIOR

    UEPS

    MENOR

    MAIOR

    MENOR

    DEFLAÇAO

    PES

    MENOR

    MAIOR

    MENOR

    UEPS

    MAIOR

    MENOR

    MAIOR




  • Pessoal pensem assim:
    No método PEPS, o primeiro produto que entra no estoque , NO ESTOQUE ele será o mais antigo. Está está lá há mais tempo. Por isso, o produto que eu comprei no passado ele é era mais barato do que é hoje, logo como esse produto é o primeiro a sair, o que fica NO ESTOQUE, são os produtos mais caros, ou seja, os que mais se aproximam do valor praticado no mercado. 
    No PEPS, o ESTOQUE mais se aproxima do valor de mercado. 

    Já no método UEPS, ocorre exatamente o inverso. O último produto que entra no estoque sai primeiro, esse produto é o mais recente no estoque, foi comprado a um preço mais alto. Por isso os CUSTOS se aproximam do valor de mercado. Se eu gasto mais, eu lucro menos, quem lucra menos, paga menos imposto. Por isso esse método é proibido para fins tributários, porque faz com que a empresa pague menos impostos. No entando, gerencialmente ele mais utilizado porque reflete um valor mais próximo do mercado!!

    A) errada porque os custos que se aproximam do valor de mercado ocorrem no UEPS. 
    B) correta. o que fica no estoque são os produtos que foram comprados por último, ou seja, os que mais se aproximam do valor de mercado. 
    C) errada. os custos para se adquirir material no PEPS é menor porque a mercadoria comprada há mais tempo é mais barata. (período inflacionário)
    D)errada porque no UEPS o custo é o que mais se aproxima do valor de mercado. 
    E) errada. vide comentário acima. 

    Espero que possa ter ajudado!!!
  • Questão bem chatinha, levei uns 15 minutos pensando...  Se no UEPS, o saldo em estoque é mais alto do quê a média do mercado por causa da inflação, então são mais baixos no PEPS que é o inverso.

  • Não precisa decorar nada. Basta pensar um pouco ! Se na PEPS eu primeiro vendo os materiais mais antigos, eu fico no estoque os mais recentes.


ID
77449
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

. Considere as seguintes especificações de material de revestimento composto de camadas de material fibroso celulósico:

I - intercaladas com películas de PVB - polivinil butinal;

II - impregnadas com resinas melamínicas e fenólicas;

III - prensadas sob alta pressão e temperatura;

IV - com camada decorativa em um ou nos dois lados.

Correspondem aos laminados decorativos de alta pressão as especificações

Alternativas
Comentários
  • Laminado de Alta Resistência (melamínico ou Fórmica®): Também conhecido como laminado de alta pressão, laminado plástico ou
    Formica®: produto formado por múltiplas camadas ou folhas, sendo sua base formada por papel kraft e sua superfície por
    papel decorativo, impregnada com resina melamínica e prensada em um processo chamado de alta pressão, o que
    confere alta resistência ao laminado.
    Ao compararmos com as especificações acima, podemos identificar os II, III e IV como sendo laminados decorativos de alta pressão.

    I - refere-se a vidros

    Portanto, apenas as especificações II, III e IV correspondem aos laminados
    decorativos de alta pressão: Gabarito:D
  •  camada decorativa em dois lados, PARA QUÊ??
     

  • I - Refere-se ao vidro de seguraça do tipo laminado.


ID
77452
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

. No memorial descritivo de um certo projeto, consta a peça válvula de pé com crivo, que não está indicada nos projetos. Consultado, o engenheiro deve esclarecer que tal peça é utilizada na

Alternativas
Comentários
  • válvula de pé com crivo é uma peça que destina a reter a coluna d’água nas tubulações verticais de captação das bombas e são instaladas na extremidade inferior das tubulações verticais de sucção e submersas nos reservatórios.
    Gabarito: E
  • NBR 5626/98

    5.2.5.4  Devem ser tomadas medidas no sentido de evitar os efeitos da formação do vórtice na entrada das tubulações. Na entrada da tubulação de sucção, deve ser instalado um dispositivo de proteção contra ingresso de eventuais objetos (crivo simples ou válvula de pé com crivo)


ID
77455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em uma instituição governamental, como por exemplo o Banco Central, a divisão interna deve corresponder à classificação interna dos fundos, que podem ser diretamente as séries. Essas séries caracterizam-se por serem integradas por documentos que têm a representação da fusão entre a espécie documental e a atividade jurídica ou administrativa nela vinculada. As séries não podem ser dispersas, desarticuladas, nem ordenadas por qualquer critério alheio à sua especificidade documental. Em contrapartida, as peças documentais ou os docu- mentos individuais que constituem as séries têm que ser reunidos em agrupamento lógico, nas unidades de arquivamento. Essas peças são a menor unidade arquivística

Alternativas
Comentários
  • Segundo Marilena Leite Paes, 3ªed., pág 27:"Item documental: A menor unidade arquivística MATERIALMENTE indivisível."De qualquer forma, a questão não está bem formulada...

ID
77458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

. Um profissional que objetiva entender a documentação de uma empresa pública como componente dos conjuntos orgânicos deve conhecer, em linhas gerais, a estrutura orgânico-funcional da instituição; as reorganizações que causam supressões ou acréscimos de atividades; as funções que são regulamentadas; as transformações decorrentes de intervenções e a estrutura dos processos, pois eles têm tramitação regulamentada. A partir de então, esse profissional estará apto a analisar a espécie documental aliada à atividade concernente que, em linhas gerais, é o mesmo que análise

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia expicar essa questão?

    Pelo que eu sei, análise sistêmica vem da Teoria Geral dos Sistemas (TGS) em que todos os processos, organizações etc. se inter-relacionam. Diz-se conhecimento sistêmico de uma empresa, por exemplo, quando uma pessoa tem conhecimento ou pelo menos uma visão geral de toda a cadeia produtiva. Não sei por que na arquivologia deveria ser diferente...

  • Vc está certo, mas prestando atenção no enunciado... depois realizar a análise sistemática (bastante caracterizada na primeira parte do enunciado) o profissional estará apto a analisar a  espécie documental, esta sim é o mesmo que tipológica.
  •  A efetivação da análise tipológica a partir da Arquivística exige conhecimento prévio:
      1) da estrutura orgânico-funcional da entidade acumuladora;
    2) das sucessivas reorganizações que tenham causado supressões ou acréscimos de novas atividades e, portanto, de tipologias/séries;
    3) das funções definidas por leis/regulamentos;
    4) das funções atípicas circunstanciais;
    5) das transformações decorrentes de intervenções;
    6 ) dos processos, pois eles têm uma tramitação regulamentada.


    http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf

ID
77461
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

. O aumento da eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública está diretamente relacionado à utilização de instrumentos que possibilitam o controle e a rápida recuperação da informação. Esses instrumentos também orientam as atividades de racionalização da produção e do fluxo documentais, a avaliação e a destinação de documentos produzidos e recebidos. Um exemplo de instrumento que resulta da avaliação e que deve contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de sua atividade, os prazos de custódia nas idades correntes e intermediárias, além da destinação final, é a (o)

Alternativas
Comentários
  • A tabela de temporalidade auxilia na transferência, no descarte e na migração do suporte dos documentos da instituição, com vistas à racionalização do espaço físico e para facilitar a gestão dos documentos essenciais ao funcionamento da organização e à pesquisa infomacional; ela traduz o conhecimetno dos gestores sobre os prazos de guardas dos documentos arquivísticos da instituição.(Faria, 2006, p.35)
  • tabela de temporalidade--- B )

  • TABELA DE TEMPORALIDADE- Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.

     

    Fonte: 

     

    Arquivo: teoria e prática / Marilena Leite Paes. - 3. ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro : Editora FGV, 2004.


ID
77467
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

. Nos arquivos de grandes bancos é comum encontrar documentos em formato eletrônico e documentos em formato convencional (papel). Enquanto a autenticidade da documentação convencional é assegurada a partir da manutenção das características de criação da referida documentação, os documentos eletrônicos mantêm sua autenticidade por meio de processos contínuos de

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão o termo "autenticidade" (diga-se de passagem, muito mal empregado) deve ser entendido como INTEGRIDADE.Segundo Marilena Leite Paes, os documentos eletrônicos tem algumas desvangens, dentre as quais destaco as seguintes:1. Falta de respaldo legal no Brasil, que assegure seu valor probatório;2. Baixa durabilidade dos materiais empregados, tornando necessária a transferência periódica para outros suportes (CÓPIA);3. Obsolescência dos equipamentos necessários à leitura das informações armazenadas (MIGRAÇÃO)O segundo e terceiro pontos justificam a resposta da questão.Bons estudos!

ID
77470
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

. Uma empresa pública contratou um arquivista para ocupar-se de sua gestão documental. Esse profissional encontrou o acervo em uma sala, com documentos em caixas ou amontoados, além de muitos CD, disquetes, álbuns de fotografias e fitas VHS. Ele, então, separou dos demais os documentos arquivísticos digitais, tendo em vista as suas características de

Alternativas
Comentários
  • Os documentos eletrônicos tem algumas desvangens, dentre elas:1. Baixa durabilidade dos materiais empregados, tornando necessária a transferência periódica para outros suportes ("fragilidade intrínseca");2. Obsolescência dos equipamentos necessários à leitura das informações armazenadas ("rápida obsolescência")Bons estudos!
  • Os suportes citados (CDs, Disquetes, álbuns de fotografia e fitas VHS) são, de fato, intrinsecamente frágeis e de rápida obsolescência. São suportes frágeis em relação a alterações na temperatuda ambiente ou condições de luminosidade. Necessitam de especiais condições de armanezamento e acondicionamento para que sua durabiliade seja prolongada por tempo ótimo.

    São, de fato, suportes intrínsecamente frágeis (por fatores mínimos podem inutilizá-los) e de rápida obsolescência ( o tempo tem uma ação potencialmente danosa em relação a tais suportes).

    Bons estudos a todos.