SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2012 - LIQUIGAS - Profissional Júnior - Auditoria


ID
772597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979. No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”.
Disponível em:. Acesso: 4 jan. 2012.

Diante de um cenário de dificuldade devido à incapacidade de a sociedade brasileira elaborar sua história, alguns segmentos sociais consideram que a Comissão da Verdade pode representar um passo inicial e fundamental para o país

Alternativas
Comentários
  • ONU elogia Comissão da Verdade, mas pede revogação da Lei da Anistia

    FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,onu-elogia-comissao-da-verdade-mas-pede-revogacao-da-lei-da-anistia,800173,0.htm

    No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 a 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979.

    No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”.

    A Comissão da Verdade, cuja criação foi supervisionada pela presidente Dilma Rousseff – presa e torturada durante a ditadura –, foi apontada por Pillay como “um passo fundamental para a cicatrização de erros do passado e para clarificar os acontecimentos” daquela época.

    A aprovação da Comissão pelo Congresso brasileiro exigiu uma longa e delicada negociação política nos bastidores para não melindrar setores do Exército brasileiro. Uma das condições impostas pelos militares foi a de que a Comissão da Verdade não tivesse poder judicial, ou seja, capacidade de julgar e punir os agentes do Estado apontados por violações dos direitos humanos.

    “Esta aprovação demonstra o compromisso do Brasil em relação aos direitos humanos não apenas no País, como em todo o mundo”, disse a alta comissária da ONU, em tom de estímulo. Ao insistir na questão da revisão da Lei da Anistia, porém, ela bate de frente com o julgamento dessa questão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril do ano passado, os ministros daquela Corte julgaram válida a interpretação segundo a qual foram anistiados os dois lados: as vítimas de crimes de violações de direitos humanos e os agentes de Estado responsáveis por esses crimes.

    O processo de criação da Comissão da Verdade foi acompanhado por entidades internacionais e governos de outros países. O Estado brasileiro era frequentemente criticado por não ter avançado na questão como os seus vizinhos na América Latina.

  • 2015 e certo cair esse tipo de questao!

  • A Comissão Nacional Da Verdade foi criada em 2012 e concluída em 2014, com a divulgação de um relatório final. Segundo o site oficial da Comissão, "A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988". "Ao instalar a comissão, a presidenta Dilma destacou que o Brasil precisa conhecer a totalidade de sua história e disse que as investigações não serão movidas pelo ódio ou revanchismo". A partir das definições encontradas em sítios oficiais da CNV, percebe-se que seu objetivo principal era o de averiguar o que realmente aconteceu no passado, em termos de violações, para que os traumas possam ser superados e os mesmos erros não voltem a ser cometidos no futuro. Dessa forma, a alternativa correta é a letra (A).



ID
772603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Levando em conta as inovações científicas na atualidade, os transgênicos são organismos geneticamente modificados – com DNA modificado pela introdução de novos genes – vindos de outras espécies, visando a adquirir novas propriedades, como a ampliação da resistência a herbicidas ou a doenças. Do ponto de vista do impacto na sociedade contemporânea, há polêmica envolvendo segmentos sociais diferentes. Os ambientalistas temem que os genes modificados contaminem lavouras tradicionais ou áreas nativas e anunciam que não há estudos expressivos que comprovem a segurança do uso de transgênicos para a saúde humana.

Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos e as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Transgênicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão


    Fonte: http://www.radiocoracao.org/noticias/transgenicos-ja-sao-67-da-colheita-de-soja-milho-e-algodao
  • Argumentos a Favor do Cultivo

    Os alimentos transgênicos encontraram muitos defensores, desde que começou essa discussão. Entre os argumentos, estão:
    • A produção dos alimentos transgênicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população.



    • A manipulação genética de plantas é relativamente simples e fácil, pois a partir de uma única célula se pode obter outra planta (Amabis).



    • As propriedades dos genes bacterianos de resistência a pragas na lavoura seriam transportadas para as plantas transgênicas, com o mesmo efeito, e isso viria a baratear o custo dos alimentos.



    • Uma das esperanças dos cientistas, diz Amabis, é a de que as variedades produzidas adquiram a capacidade de fixar o nitrogênio diretamente do ar, como fazem as bactérias e algumas leguminosas, e para isso eles consideram que a produção agrícola fica limitada justamente pela disponibilidade de nitrogênio no solo.



    • Uma planta com maior teor de nutrientes pode saciar a fome e trazer benefícios à saúde.



    • Alguns alimentos tiveram comprovados certos benefícios, com alto teor de vitaminas. Por exemplo, em 1997, segundo a Cronologia dos Transgênicos publicada na Folha de São Paulo, uma instituição americana, a Sustainabele Maize and Wheat Systems for the Poor (Sistemas Sustentáveis de Milho e Trigo para Pobres), desenvolveu um milho híbrido mais rico em vitamina A, zinco e ferro.


    http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3833/-1/alimentos-transgenicos.html

    Bons estudos!
  • a) arma contra fome – soja, milho e algodão

    vou começar a comer algodão entao, para matar minha fome.
  • Perfeito seu comentário Megaron. Citar o algodão como arma contra fome no meu entendimento invalida a questão, ou pelo menos, induz o candidato a erro. Na hora da prova quem vai marcar uma questão com esses dizeres? Claro que vamos considerá-la errada.
  • Concordo com vocês! Busquei outra alternativa justamente pelo fato do algodão estar ali. Ou tem gente comendo algodão por aí e eu não to sabendo.
  • MATHEUS ALMEIDA, VOCE ANDA COMENDO ALGODOES TRANSGENICOS P/MATAR SUA FOME????????????????????????
  • Tive o mesmo pensamento que vcs. No meu entendimento a presença do algodão invalida a alternativa. Por essa razão optei pela letra d), embora a letra c) deixou-me com dúvida tbm.
  • Tive o mesmo pensamento, por isso não marquei a A. Deve estar se referindo a algodão doce né, só pode...
  • Também não marquei a alternativa "a" por isso. Como também escolhi a "d" em detrimento da "c".
    •  a) arma contra fome – soja, milho e algodão

  • Questãozinha capciosa e mixuruca. Espero que tenha sido anulada.

  • Pessoal que errou precisa ter maior atenção ao comando da questão e `a interpretação textual:

    Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos : arma contra fome 

    e (+) 

    as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são : soja, milho e algodão

    GABA: A

    Bons estudos!

     


ID
772606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Transcrevem-se estrofes de poemas de Gonçalves Dias e de Oswald de Andrade.

                                     Canção do exílio
                              Minha terra tem palmeiras,
                              Onde canta o Sabiá;
                              As aves, que aqui gorjeiam,
                              Não gorjeiam como lá
                              Nosso céu tem mais estrelas,
                              Nossas várzeas têm mais flores,
                              Nossos bosques têm mais vida,
                              Nossa vida mais amores. [...]
                      Disponível em:<http://www.horizonte.unam.mx/brasil/
                      gdias.html>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.


                              Canto de regresso à pátria
                              Minha terra tem palmares
                              Onde gorjeia o mar
                              Os passarinhos daqui
                              Não cantam como os de lá
                              Minha terra tem mais rosas
                              E quase que mais amores
                              Minha terra tem mais ouro
                              Minha terra tem mais terra
                   Disponível em:<http://www.releituras.com/oandrade_
                   canto.asp>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.


A substituição de “palmeiras" por “palmares" (nome do mais famoso quilombo para onde fugiam os negros no período da escravidão no Brasil) representa uma crítica dos modernistas ao nacionalismo idealizador dos românticos, como uma forma de denúncia contra o(a)

Alternativas
Comentários
  • exploração do trabalho no segmento mais pobre da população
  • Discordo da resposta, pois os modernistas queriam romper com laços culturais que envolviam o Brasil em uma idealização sem sentido, como por exemplo, a beleza da vida do índio, a beleza do mulato brasileiro, as belezas naturais, descartando, dessa forma, os aspectos negativos desse mesmo Brasil.

    Bons estudos!

  • Concordo com vc Angélica, por isso marquei a letra A. A C não poderia ser porque fala de "manifestação patriota dos artistas engajados na política partidária " , mas o primeiro texto tem no título a palavra exílio.
  • Não consigo entender essa resposta...marquei C!

  • O enuciado direciona ao contexto dos textos em equiparação, razões que forçam a alternativa "d" como resposta mais adequada. 

    Bons estudos.

  • Eu acertei , comparação e revolta


ID
772621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que possa aproveitar adequadamente os serviços que a internet disponibiliza, o usuário deve instalar em seu computador, dentre outros recursos, um software que permita a visualização correta das páginas da web.

Esse software é denominado web

Alternativas
Comentários
  • O browser é o programa que os usuários utilizam para navegar na Internet, ou seja, ele busca a página na Internet, apresentando na sua tela. É também conhecdo como cliente Web ou navegador. Dentre os principais
    navegadores em uso atualmente podemos citar o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox.
  • web browser ou browser é um programa para intereação com a internet,geralmente por páginas escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem CSS e que estão hospedadas num servidor Web.Páginas somente Flash tb são possíveis.
  • Um browser é um programa que permite navegar na internet. Em português o termo mais comum é navegador.
    Existem vários browsers como por exemplo o Internet Explorer (IE), o Firefox, o Chrome, Safari, etc.
    O primeiro browser que apareceu foi o Netscape (actualmente Firefox) que chegou a dominar o mercado. Mas a inclusão do IE no Windows acabou de vez com esta supermacia.
    Letra "D"
    Bons Estudos!


  • Caro Eder Júnior - Futuro APF, o seu excelente comentário é louvável e de muita importância para complementar o conhencimento compartilhado nesse espaço utilizado para trocarmos experiência adquiridas nessa trajetória. Pórem ocorreu um equívoco na escolha do GABARITO, sendo a alternativa correta C.
    Ressalto novamente que o seu comentário está muito bem colocado, espero ter ajudado.

    Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez.

ID
790069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial fez a democracia retornar a muitos governos derrotados, incluindo a Alemanha Ocidental e o Japão. O começo do fim do domínio colonial levou a democracia a algumas nações da África e de outros lugares. Alguns países latino-americanos, inclusive o Brasil, com o fim da era Vargas, constituíram democracias limitadas e instáveis. Nessa onda democrática, o Brasil passou por um período de grandes transformações. Embora não se possa falar de uma liberdade plena, houve intensa efervescência política entre 1946 e 1964. Multiplicaram-se os movimentos sociais e a participação organizada de diferentes setores da sociedade passou a ecoar na atividade política. 
                             BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo:
                                                                                               Thomson Learning, 2006, p.342. Adaptado

Alguns cientistas sociais consideram a existência de algumas “ondas democráticas" importantes na história mundial. Uma dessas “ondas" inicia-se com o fim da Segunda Guerra Mundial, conforme apresentado no texto.
Um exemplo marcante desse contexto no Brasil é representado por


Alternativas
Comentários
  • Agosto de 1954: a grande tragédia
    O "Petróleo é nosso"


    A campanha pela autonomia brasileira no campo do petróleo foi uma das mais polêmicas da história do Brasil republicano, de 1947 a 1953 o país dividiu-se entre aqueles que achavam que o petróleo deveria ser explorado exclusivamente por uma empresa estatal brasileira e aqueles que defendiam que a prospecção, refino e distribuição deveriam ser atividades exploradas por empresas privadas, estrangeiras ou brasileiras. Os nacionalistas argumentavam que se o Brasil não criasse uma empresa estatal, fatalmente aquele produto estratégico para o desenvolvimento econômico, seria oligopolizado pelas grandes corporações internacionais, pela Standard Oil, Shell, Texaco, Mobil Oil, Esso, etc... e que desta forma o país se veria refém daquelas grandes companhias. Em dezembro de 1951, Getúlio Vargas enviou ao Congresso o projeto 1516 que previa a criação de uma empresa mista, com controle majoritário da União. Este projeto sofreu um substituto que afirmava um rígido monopólio estatal, excluindo qualquer participação privada nele. Pelo país afora os debates se ascenderam. O Partido Comunista Brasileiro, na ilegalidade, liderou uma série de manifestações, juntamente com os estudantes da UNE, a favor do monopólio estatal, enquanto a grande imprensa ("O Estado de São Paulo", Diário de Notícias, "O Globo", etc...) defendia a posição dos interesses privatistas. Grande parte da oficialidade mostrou-se simpática a estatização do petróleo, apesar de não concordar com o ativismo dos comunistas e sua adesão as teses nacionalistas. Finalmente, depois de uma batalha parlamentar de 23 meses, o Senado terminou por aprovar a criação da Petrobrás, sancionada por Vargas - lei 2.004 - em 03 de outubro de 1953.
  • LETRAS A e D
    As greves dos operários foram fortes no final da década de 1970, o que resultaria na fundação do 
    Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no início da década seguinte.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_do_Grande_ABC

    L
    ETRA B

    As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais formadas em Pernambuco e, depois, em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás. Surgiram em 1955 e se estenderam até 1964 com o objetivo de lutar pela reforma agrária e pela posse de terra.
     

  • Gabarito : C


  • http://memoria.petrobras.com.br/upload/acervo/campanha-o-petroleo-e-nosso/sindiPA015_original.jpg

    http://memoria.petrobras.com.br/acervo/campanha-o-petroleo-e-nosso#foto-destaque-depoimento/0/
  • Atualidades?? kkkkkkkkkkk

    quem fez essa questão deve ter acabado de sair do coma
  • Concordo com o gabarito, mas pelo amor de Deus, questões de ATUALIDADES,  estão ficando loucos, 

  • Galera, não Atualidades. É conhecimentos gerais. Isso é sim conhecimento geral.


ID
790072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A visita de Christine Lagarde, atual diretora-gerente do Fundo, obedeceu a um roteiro desprovido da carga emocional de antanho, mas, nem por isso, a imprensa economizou tinta: “FMI pede dinheiro ao Brasil” [...]. Detalhes importantes foram deixados de lado pela maioria [...]. A senhora Lagarde foi a Brasília pedir a cooperação do Estado brasileiro para a solução de um grave problema internacional, aumentando sua participação no capital do FMI. Isso tem caráter simbólico importante, pois é a demonstração que mudou a posição do Brasil no mundo, tanto sob a ótica da economia quanto no nível político [...]. As declarações de Christine Lagarde, em Brasília, abriram espaço para outra compreensão da magnitude do problema, com um diagnóstico mais abrangente. São um alerta aos demais países para as consequências do prolongamento da crise da dívida. Ela não veio aqui de “pires na mão”. Veio confirmar o reconhecimento de que o Brasil é um novo parceiro com quem se pode contar para ajudar na solução de problemas que exigem a cooperação estreita entre as nações.

                            DELFIM NETO, Antonio. Revista Carta Capital, 14 dez. 2011, ano XVII, n. 676, p.87.

Uma das razões do reconhecimento de que o Brasil representa um importante parceiro é o fato de que o país, recentemente, foi favorecido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : B


    Por Gilberto Costa.*

    Brasília – O diagnóstico de ascensão de parte da população pobre à classe média na última década, como defendido por alguns intelectuais e por técnicos do governo não é consenso entre especialistas em desigualdade e estratificação social.
    Esses especialistas não negam a diminuição da desigualdade social, a redução da concentração da riqueza, a melhoria da renda dos mais pobres e o incremento das perspectivas desse setor da população. Entretanto, consideram que a renda não é o único fator a ser levado em conta – pesquisa divulgada pelo governo na semana passada classifica como classe média os que vivem em famílias com renda per capita
     mensal entre R$ 291 e R$ 1.019 e tem baixa probabilidade de passar a ser pobre no futuro próximo.

    Fonte: 
    http://desacato.info/2012/10/especialistas-divergem-sobre-ascensao-da-nova-classe-media/
  • Rio de Janeiro - O economista Marcelo Neri completa nesta quarta-feira (19) uma semana como presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na sexta-feira (21), a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve corresponder às expectativas do economista e confirmar a década 2001/11 como “A” década da redução da desigualdade no Brasil.

    Com um cenário convidativo para a execução do seu trabalho, ainda que o economista também esteja curioso em analisar os reflexos da crise econômica internacional que aparecerão nesta edição da PNAD, Neri se empolga ao revelar os números do resgate histórico dos últimos dez anos. “Para se ter uma ideia, a renda no Nordeste, que é a área mais pobre do Brasil, nesses oito anos cresceu, por pessoa, em termos reais, 42%. No Sudeste, 16%; nas áreas rurais, cresceu 49%; nas metrópoles cresceu 21%, embora nas favelas tenha crescido 42%, em geral as favelas são dentro das grandes cidades”, afirma.

    Assim, o economista reforça a ideia do Ipea como uma usina de ideias a partir da compilação de dados que termina como uma plataforma de ações de políticas públicas e batiza a via a ser seguida como o “novo federalismo social’, onde estados e municípios se alinham ao governo federal. “A busca é a do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E esses adjetivos são importantes para frisar quais são os desafios maiores do modelo de desenvolvimento”, diz ele em entrevista à Carta Maior.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20916

    Bons estudos!

ID
790075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a suíte Microsoft Office 2003 para responder à  questão.

No aplicativo PowerPoint, qual o tipo de efeito de animação em que o slide é apresentado por meio de um efeito do tipo padrão quadriculado ou de exibição gradativa?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    No PowerPoint existem dois tipos de efeitos, com suas variações:
    - para o objeto de um slide, efeito de ANIMAÇÃO com personalização da Entrada, Ênfase, Saída e Trajetória da animação.
    - para o slide, efeito de TRANSIÇÃO.
    A questão falou sobre slides, logo, só poderia ser o efeito de transição.
  • Animações são efeitos de movimentos, enquanto q transição de slides é a passagem de um slide para outro. Formatar transição de slides é definir como o próximo slide entra substituindo o atual.
    A transição pode ser com ou sem animação. Se é com animação, há várias opções de efeitos que podem ser adicionadas.
  • Transição de slides
    É a forma como um slide substitui outro durante a apresentação. Você já percebeu que quando você assiste a televisão não sente a mudança de um comercial para o outro ou de um quadro para o outro? A coisa é rápida e bem feita para não incomodar quem assiste. Esta técnica de como passar de uma cena para outra e, no nosso caso, de um slide para outro chama-se transição.
    O Powerpoint tem várias opções de transição.

    Aqui temos uma ilustração do que é uma transição com o tipo Persiana Vertical.
    Prestando atenção percebemos que temos dois slides. No primeiro temos um dia de sol claro; no segundo já temos um pôr do sol.
    Você está vendo uma foto mas se fosse de verdade haveria o movimento onde um slide fecharia para o outro se abrir.

    Podemos configurar a transição de várias formas. Uma delas é utilizar a opção Transição do menu Apresentações.



    No Painel de Tarefas encontramos os vários efeitos de transição e a seleção da velocidade em que a transição ocorrerá. E, muito importante, podemos configurar o avanço do slide (transição) por clique do mouse ou automaticamente, por tempo determinado em segundos.

    A seguir estamos configurando a transição no Modo de classificação de slides.

    Observe o botão Transição na Barra de ferramentas. E note, no Painel de tarefas, no item Avançar slides que está marcado Automaticamente após 00:10, ou seja, 10 segundos. Agora observe embaixo do slide número 5. Temos o símbolo (estrela) que indica que aquele slide tem transição aplicada a ele e, ao lado, o tempo de 10 seg.
    Ainda observando o Painel de tarefas, temos o botão Executar. Com ele podemos testar a transição para ver se gostamos do efeito aplicado.
    E, abaixo do botão Executar, encontramos o botão Apresentação de slides que inicia a apresentação a partir do slide atual.

    http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/powerpoint/dpower11.htm

    S
    ucesso a todos!!!


ID
795514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tecnologia utilizada na internet que se refere à segurança da informação é

Alternativas
Comentários
  • Mecanismos de criptografia permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros. Utiliza-se, para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração.
    Galera, buscando um conceito rápido e pronto de "criptografia" - eis que não sou profissional nem grande conhecedor da área -, achei este site, que parace ter bastante informação didática... quem quiser perder - ou ganhar! hehe! - uns minutinhos, segue o link:
    http://www.oficinadanet.com.br/
    E ótimos estudos!
  • A criptografia tem quatro objetivos principais:

    confidencialidade: só o destinatário deve ver o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada.

    integridade: o destinatário deverá determinar se a mensagem foi alterada durante transmissão.

    autenticação: o destinatário deve identificar o remetente e se foi mesmo ele quem enviou a mensagem.

    não-repúdio ou irretratabilidade: O emissor não pode negar a autoria da mensagem.
  • Gloomy parece-me que no seu cometário ficou faltando a disponibilidade, se eu tiver errado desculpa-me
  • Resposta correta letra A
    a) Criptografia 
    é uma forma de proteger dados, onde são utilizadas técnicas de codificação para que somente o emissor e o receptor da informação possam acessá-la.
    b) Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. 
    c) Streaming é o download de um arquivo em que o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele baixa sem ter que esperar o download total do arquivo.
    d) Mailing List (literalmente, "lista de correio") é uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.
    e) Web Feed (vindo do verbo em inglês "alimentar") é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs.
  • Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • Replicando o meu comentário postado em http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/3f9a7319-58

    Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • Replicando o comentário de http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/3f9a7319-58

    Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • De novo, de novo!

    https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=705&q=de+novo+de+novo+baby&oq=de+novo+de+novo+&gs_l=img.1.0.0l2j0i10i24j0i24l2.1527.5621.0.8059.16.16.0.0.0.0.456.4136.2j3j4j5j2.16.0....0...1ac.1.27.img..7.9.1693.FVAK_mcACcc#facrc=_&imgdii=_&imgrc=TbW7zAN_zhQ6EM%3A%3BgCJ1hbQO7cStbM%3Bhttp%253A%252F%252Fi22.servimg.com%252Fu%252Ff22%252F11%252F62%252F23%252F69%252Fbaby-s10.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmelhores.forumeiros.com%252Ft793-guerra-dos-lanternas-verdes%3B492%3B459
  • GABARITO A

    CRIPTOGRAFIA: Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade). A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital.

    bons estudos


ID
864904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O reconhecimento da receita de uma empresa no momento da emissão da nota fiscal, independente da entrada de dinheiro em caixa ou banco, demonstra a adequação ao princípio contábil do(a)

Alternativas
Comentários
  •      O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

         As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    fonte: Contabilidade Geral 3D, Sérgio Adriano.
  • Letra A

    Resolução CFC n.º 750/93

    (Esta Resolução possui o Apêndice II aprovado pela Resolução CFC nº 1111/07).
    Dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC). (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
     

    SEÇÃO VI

     
    O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
    Art. 9ºO Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
     
    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
  • Trata-se da diferença entre o regime de caixa e de competência.

    ✓ Segundo o regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    ✓ De acordo com o regime de caixa, a confrontação das receitas com as despesas deve ser realizada considerando as entradas e as saídas de caixa no período.

    ➤ Resolução: O reconhecimento da receita de uma empresa no momento da emissão da nota fiscal, independente da entrada de dinheiro em caixa ou banco. O enunciado se refere ao regime de competência. Ademais, podemos eliminar as letras C, D e E, pois não se referem a regimes contábeis. Por fim, podemos, também, descartar a letra B, uma vez que o regime de caixa depende da entrada de caixa para o reconhecimento de receita.

    Gabarito: Letra A.

  • GABARITO A

    O princípio da Competência reconhece receitas e despesas independente do recebimento ou pagamento. Os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem.

    O princípio da competência determina quando devem ser registradas as alterações no ativo ou passivo que provocam aumento ou diminuição do patrimônio líquido estabelecendo diretrizes para a classificação das mutações patrimoniais resultantes da observância do princípio da oportunidade.


ID
864907
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O art. 178 da Lei no 6.404/1976 estabelece que as contas do ativo sejam divididas em dois grupos: ativo circulante e ativo não circulante, o qual se compõe de ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Como são ordenadas as contas do ativo no Balanço Patrimonial?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Lei 6404

    SEÇÃO III

    Balanço Patrimonial

    Grupo de Contas

    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadassegundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

    § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescentede grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    I – ativo circulante; e

    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
  • Trata-se da ordem de disposição das contas patrimoniais no ativo e passivo conforme a LSA.

     Grau de Liquidez está associado ao prazo no qual os bens e direitos podem ser transformados em dinheiro. Sendo assim, quanto menor o prazo, maior a liquidez e vice-versa.

    ➘ "No ativo, as contas são classificadas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados. Assim disposto: ativo circulante; e ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível".

     Grau de Exigibilidade, assim como o de Liquidez, está associado ao prazo no qual as obrigações devem ser pagas. Portanto, quanto menor o prazo maior o grau de exigibilidade e vice-versa.

    ➘ "No passivo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de exigibilidade dos elementos nela registrados. Portanto, as obrigações vincendas até o término do exercício seguinte serão classificadas no Passivo Circulante. As obrigações vincendas após o término do exercício seguinte serão classificadas no Passivo Não Circulante".

    ➤ Resolução: Como são ordenadas as contas do ativo no Balanço Patrimonial?

    A. Decrescentes de exigibilidade.

    INCORRETO. Refere-se ao passivo, e não ao ativo.

    B. Decrescentes de liquidez.

    CORRETO. Refere-se à disposição do ativo.

    C. Decrescentes de vencimento.

    INCORRETO. Refere-se à ordem decrescente de grau de liquidez.

    D. Crescentes de liquidez.

    INCORRETO. É o contrário. É decrescente.

    E. Crescentes de vencimento.

    INCORRETO. Refere-se à ordem decrescente de grau de liquidez.

    Gabarito: Letra B.


ID
864910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, a avaliação do ativo obedece a alguns critérios.

Um critério de avaliação de ativos, instituído por lei é o dos

Alternativas
Comentários
  • LEI 6.404-76 – LEI DAS SAs

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO


    A) ERRADA – Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    V - os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão;



    B) ERRADA - Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    VIII – os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.



    C) CERTA - Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    VII – os direitos classificados no intangível, pelo custo incorrido na aquisição deduzido do saldo da respectiva conta de amortização;



    D) ERRADA - Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas;



    E) ERRADA - Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;


ID
864913
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa retém os valores referentes à apropriação do resultado positivo do exercício. Esses recursos têm uma finalidade específica e visam basicamente à proteção dos direitos dos acionistas e credores da companhia.

Tais valores são denominados

Alternativas
Comentários
  • LEI 6.404/76:


    Art. 182, § 4º Serão classificados como reservas de lucros as contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.

    Retenção de Lucros

     Art. 196. A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, deliberar reter parcela do lucro líquido do exercício prevista em orçamento de capital por ela previamente aprovado.



ID
864919
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) confronta as receitas e os ganhos com as despesas e perdas de uma empresa.

Na estrutura da DRE, a diferença entre a receita líquida de vendas e o custo das mercadorias ou serviços vendidos expressa o valor da(o)

Alternativas
Comentários
  • Estrutura simplificada da DRE:

    RECEITA OPERACIONAL BRUTA (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA = RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTOS DAS VENDAS = RESULTADO OPERACIONAL BRUTO (lucro bruto)
    Abs.

ID
864922
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na análise por quocientes das demonstrações financeiras, existem índices que servem para evidenciar o grau de endividamento da empresa em decorrência das origens de valores investidos no patrimônio. Esses índices utilizam as informações contidas no Balanço Patrimonial e são conhecidos por quocientes de

Alternativas
Comentários
  • Índices de Estrutura
    Os índices que compõem esse grupo (Estrutura dos Capitais) procuram mostrar a política de decisões financeiras da empresa, em termos de obtenção e aplicação dos recursos.
    São eles:
    a)      Endividamento Geral (Grau de Endividamento)
    b)      Composição do Endividamento
    c)      Imobilização do Capital próprio
    d)      Imobilização de Recursos Permanentes (Não-Correntes)


  • Índices de Endividamento

    Os índices que compõem esse grupo, que trata da Estrutura dos Capitais (Terceiros + Próprios) procuram mostrar a política de decisões financeiras da empresa, em termos de obtenção e aplicação dos recursos.

    São eles:

    1) Capital de Terceiros/Capital Próprio (Debt/Equity)

    2) Garantia de Capital de Terceiros (Equity/Debt)

    3) Índice de Endividamento Geral (Debt ratio)

    4) Imobilização de Recursos Permanentes

    5) Imobilização do Patrimônio Líquido

    6) Índice de Composição das Exigibilidades

    7) Índice de Cobertura de Juros (TIE = times interest earned = interest coverage ratio)

    8) Capacidade de Pagamento de Dívidas (EBITDA coverage ratio)

     

    Na Análise do Endividamento há necessidade de detectar as características deste indicador:

    1) empresas que recorrem a dívidas como um complemento de Capitais Próprios para realizar aplicações produtivas no seu Ativo (ampliação, expansão, modernização, etc.). Este endividamento é sadio, mesmo sendo um tanto elevado, pois as aplicações produtivas deverão gerar recursos para saldar o compromisso assumido.

    2) Empresas que recorrem a dívidas para pagar outras dívidas que estão vencendo. Por não gerarem recursos para saldar os seus compromissos, elas recorrem a empréstimos sucessivos. Permanecendo este círculo vicioso, a empresa será uma séria candidata à insolvência e, consequentemente, à falência.

     

    Bons estudos!!!


ID
864931
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a legislação vigente, risco de amostragem em auditoria é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

Uma das conclusões erradas às quais o risco de amostragem pode levar é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "D"

    O Risco de Amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. O risco de amostragem pode levar a dois tipos de conclusões errôneas:

    • a) no caso de teste de controles, em que os controles são considerados mais eficazes do que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que não seja identificada distorção relevante, quando, em verdade, ela existe. O auditor está preocupado com esse tipo de conclusão errônea porque ela afeta a eficácia da auditoria e é provável que leve a uma opinião de auditoria não apropriada;

    • b) no caso de teste de controles, em que os controles são considerados menos eficazes do que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que seja identificada distorção relevante, quando em verdade, ela não existe. Esse tipo de conclusão errônea afeta a eficiência da auditoria porque ela normalmente levaria a um trabalho adicional para estabelecer que as conclusões iniciais estavam incorretas;
       

ID
864934
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

São objetivos gerais do auditor, ao conduzir a auditoria das demonstrações contábeis,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "A"
    Segundo a Resolução do CFC de Nº 1.203/09, a famosa NBC TA 200:


    Objetivos gerais do auditor
    11.  Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
    • (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
     
    • (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.
  • Segundo a NBC TA 200


    Objetivos gerais do auditor 

    11. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são: 

    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e 

    (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor. 


    Gabarito: A


    "It's under high pressure that diamonds are made."

  • Só eu que acho que a questão não tem gabarito correto?

    A letra a) diz "obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, causada por fraude ou erro, permitindo que o auditor (...)"


    A NBC TA 200 diz "obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estã livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro (...)"


    Foi exatamente por isso que não marquei a letra a) na primeira vez que a li.


ID
864937
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho apresentados são essenciais no desenvolvimento do processo de auditoria, uma vez que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "A"

    Sem muitos mistérios nessa questão.

    Segundo a NBC IT 11:

    CONSIDERAÇÕES GERAIS

    1. O auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

    2. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.

    3. Os papéis de trabalho destinam-se a:

    a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria;

    b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e

    c) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.

    FORMA E CONTEÚDO DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    4. O auditor deve registrar nos papéis de trabalho informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e suasconclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou. Nas áreas que envolvem questões de princípio ou de julgamento difícil, os papéis de trabalho devem registrar os fatos pertinentes que eram do conhecimento do auditor no momento em que chegou às suas conclusões.

    5. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor. Ao avaliar a extensão dos papéis de trabalho, o auditor deve considerar o que seria necessário para proporcionar a outro auditor, sem experiência anterior com aquela auditoria, o entendimento do trabalho executado e a base para as principais decisões tomadas, sem adentrar os aspectos detalhados da auditoria. É possível que esse outro auditor somente possa entender os fatos analisados pela auditoria discutindo-os com os auditores que preparam os papéis de trabalho.


ID
864940
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado. (NBC TI 01).

Segundo a legislação em vigor, afirma-se que a finalidade da auditoria interna é

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez, GABARITO: "A".

    Segundo a NBC T 12 da Auditoria Interna:

    12.1.1.4 -A atividade de Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

ID
864943
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

Os exames e as investigações constituem os procedimentos de Auditoria Interna, incluindo os testes de observância que facilitam o trabalho de auditor.

A verificação de registros, de documentos e de ativos intangíveis, na realização dos testes de observância, é conhecida por procedimento de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    11.2.6 – APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

    11.2.6.1 – A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada, em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo.

    11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

  • Acredito que esteja errada a questão, pois a norma fala de ativos TANGÍVEIS. A questão trata de INTANGÍVEIS.
    Como seria a avaliação de intangível por meio da observancia?!

  • HAHAHA também não vejo como observar um ativo intangível. Banca fanfarrona.


ID
864946
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

No caso de identificar inconsistências que necessitem de providências imediatas, o auditor interno de uma empresa deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial.

Quanto ao sigilo das informações, o relatório da auditoria interna deve ser

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "B".

    A questão trata sobre a Postura do Auditor, segundo NBC TA 200.


    Sigilo e discrição: o sigilo profissional é regra mandatória e indeclinável no exercício da auditoria. O auditor é obrigado a utilizar os dados e as informações de seu conhecimento tão só e exclusivamente na execução dos serviços que lhe foram confiados. Salvo determinação legal ou autorização expressa da alta administração, nenhum documento, dado, informação e demonstração poderão ser fornecidos ou revelados a terceiros, nem deles poderá utilizar-se o auditor direta ou indiretamente, em proveito e interesse próprio ou de terceiros.
  • Atenção: O fundamento desta questão encontra-se na NBC TI 01 - aprovada pela resolução CFC Nº 986/03 - Tratando dos procedimentos na Auditoria Interna. CUIDADO: A NBC TA 200 - que se refere a auditoria independente, não prevê a emissão de relatório parcial. 

    Portanto, apenas na NBC TI 01, encontramos previsão para emissão de relatório parcial, a saber:

    12.3.3 – O relatório da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu conteúdo

    12.3.4 – A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames, considerando o disposto no item 12.1.3.1. 

    Assim, a questão é literal. Letra B

    Obs. O comentário abaixo está equivocado.


ID
864949
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, o planejamento da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos envolvidos.

Considere as afirmações abaixo sobre os fatores relevantes na execução dos trabalhos de auditoria.

I – O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da empresa fundamenta o trabalho de auditoria

II – A partir do conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e do grau de confiabilidade da empresa, o parecer do auditor será amparado em legitimidade

III – A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria externa a serem aplicados resultarão em maior agilidade no encerramento da auditoria

IV – É relevante a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que sejam participantes dos trabalhos de auditoria interna

São corretas as afirmações

Alternativas

ID
864952
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa realiza procedimentos de auditoria interna. Um desses procedimentos é o teste que visa à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação.

Esse teste é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    11.1.2 – PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

    11.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos.

    11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

    11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:

    a) testes de transações e saldos; e

    b) procedimentos de revisão analítica.

  • o famoso SEV:

    suficiência, exatidão e validade

    bons estudos!


ID
864955
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

O relatório da Auditoria Interna deve ser redigido com objetividade e imparcialidade, para que possa expressar, claramente, suas conclusões e recomendações. Para tal, é necessário que sejam abordados alguns aspectos mínimos.

Dentre os aspectos mínimos listados a seguir, todos necessitam ser abordados, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Ou seja, o erro está em "atos" em vez de "fatos"
  • RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03


    12.3.2

    – O relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:

    a) o objetivo e a extensão dos trabalhos;

    b) a metodologia adotada;

    c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão;

    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria;

    e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;

    f) os riscos associados aos fatos constatados; e

    g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados.

  • Questão bizarra. Me pegou pelo sono.

  • Que palhaçada!

     


ID
864958
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

No que diz respeito à amostragem estatística em auditoria, o tamanho da amostra exigida é afetado pelo nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar.

Com base no exposto, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • NBC-TA-530
    Definições:
    A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

    É um pouco intuitivo... pensemos assim: em uma amostra de 100 itens encontramos 10 erros, assim 10% dos itens estão fora do esperado. Para que esse percentual diminua, considerando que a proporção de erros diminuirá, se faz necessário um aumento do número de itens nessa amostra (aumentar a amostra). Ex: 10 erros em 1.000 itens (1%). Não sei se ficou claro o exemplo, mas é nessa linha de pensamento...rs 

    Gab: A

    Abs.
  • Não sei se outras pessoas irão chegar a mesma conclusão que eu, mas pra mim a letra A e D dizem a mesma coisa!!!!! Sei que tem a literalidade da norma, por isso marquei a letra A. Mas "logicamente", a letra D é a mesma coisa da letra A. Ou seja, existe uma relação inversa entre o nível de risco que o auditor está disposta a aceitar e o tamanho da amostra!!!!! Se alguém chegar a minha mesma conclusão, ou achar que estou errado, fala aí o porquê e me manda uma mensagem........
  • Concordo, Carlinhos!! Qto maior o risco q o auditor está DISPOSTO ACEITAR, menor o tamanho da amostra --> Correto!!! Se ele está preparado pra aquela amostra ter "erro", então ele pode pegar uma amostra menor... tipo, se o risco q ele está disposto a aceitar for menor, então a amostra tem q ser maior, para ter a probabilidade de ter menos erro... A e D corretas!!! 
  • Entendi da mesma forma que os colegas, marquei a "A", mas entendo que a "D" também esteja correta...

  •  quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor deve ser o tamanho da amostra.

     

    Acho que o problema da D é o jogo de palavras. A D ficaria mais correta se fosse assim:

     quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor PODE ser o tamanho da amostra.

    Ou seja, se o auditor quer correr mais risco, ele não DEVE diminuir a amostra, ele PODE...

    Não me ocorre nada com mais sentido que essa análise...

  • No meu ponto de vista, em relação a Letra D. Não necessariamente eu reduzindo a minha amostra eu estou aceitando mais risco porque depende de procedimentos de auditoria, porém o inverso é verdadeiro pois quanto maior a minha amostra menor é a probabilidade de um risco de auditoria.

    Gabarito Letra A


ID
864961
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

De que forma a observação da realização dos procedimentos da administração, quanto à contagem física dos estoques, permite ao auditor obter evidência de auditoria?

Alternativas
Comentários
  • NBC-TA-501
    7. Se o acompanhamento da contagem física dos estoques for impraticável, o auditor deve aplicar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e às condições do estoque...

    Assim sendo:
    A) Não faz muito sentido quando envolve devedores duvidosos.
    B) Instruções de venda?? Tbm sem sentido...
    C) Como a auditoria poderia ter definido algo se ela ainda está ocorrendo?
    D) Imagina se uma empresa se adequar a cada cliente que possui? Seria doidera... Acredito que a empresa deve se adequar à legislação.
    E) CORRETA. Uma evidência suficiente seria verificar o funcionamento dos procedimentos de contagem.

    Abs.
  • NBC TA 501


    A5.   A observação da realização dos procedimentos  da contagem da administração, por 

    exemplo, aqueles relativos ao controle do movimento do estoque antes, durante e 

    depois da contagem, ajuda o auditor a obter evidência de auditoria de que as 

    instruções da administração e os procedimentos de contagem estão   adequadamente 

    definidos e implementados.



ID
864964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

O resultado dos trabalhos do auditor independente é amparado por opinião apresentada em seção própria do seu relatório de auditoria.

De acordo com a legislação vigente, o auditor poderá expressar em seu relatório um dos seguintes tipos de opinião:

Alternativas
Comentários
  • A

     

    TIPOS DE PARECER E SEUS SIGNIFICADOS

     

    Os tipos:

     

     O parecer dos auditores independentes, segundo a natureza da opinião que contém, classifica-se em:

     

    a. parecer sem ressalva;

    b. parecer com ressalva;

    c. parecer adverso;

    d. parecer com abstenção de opinião.


    Fonte> http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npa1.htm



    Bons estudos! 

     


ID
864967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve comunicar, apropriadamente, as deficiências de controle interno que identificar durante a auditoria aos responsáveis pela administração da entidade.

Uma das formas de deficiência que pode ocorrer é quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.


    NBC TA 265 – COMUNICAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS DE CONTROLE INTERNO

    Definições

    6. Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os seguintes significados a eles atribuídos:

    Deficiência de controle interno existe quando:

    (i) o controle é planejado, implementado ou operado de tal forma que não consegue prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis; ou

    (ii) falta um controle necessário para prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.

    Deficiência significativa de controle interno é a deficiência ou a combinação de deficiências de controle interno que, no julgamento profissional do auditor, é de importância suficiente para merecer a atenção dos responsáveis pela governança (ver item A5).

    Bons estudos.

ID
864970
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O controle interno divide-se em componentes que fornecem uma estrutura de apoio ao auditor, nos quais são considerados diferentes aspectos que podem afetar a auditoria.

Um dos componentes que fazem parte da estrutura de apoio é o(a)

Alternativas
Comentários
  • NBC-TA-315 -  Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente. 

    ...

    Componentes do controle interno
     
     
    Processo de avaliação de risco da entidade
     
    15. O auditor deve buscar entender se a entidade tem processo para:
     
    (a) identificar riscos de negócio relevantes para os objetivos das demonstrações contábeis;
     
    (b) estimar a significância dos riscos;
     
    (c) avaliar a probabilidade de sua ocorrência; e
     
    (d) decidir sobre ações em resposta a esses riscos.

    Abs.
  • Letra E

    NBC TA 315 item A59. A divisão do controle interno nos cinco componentes a seguir, para fins das normas de auditoria, fornece uma estrutura útil para que os auditores considerem como diferentes aspectos do controle interno da entidade podem afetar a auditoria:

    (a) o ambiente de controle;

    (b) o processo de avaliação de risco da entidade;

    (c) o sistema de informação, inclusive os processos relacionados de negócio relevantes para os relatórios financeiros e a comunicação;

    (d) as atividades de controle; e

    (e) o monitoramento de controles.


ID
864973
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

Comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial em órgãos e entidades da Administração Pública Federal, e demonstrar a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado são finalidades do(a)

Alternativas
Comentários
  • item correto: A
    CF Art. 74, II
  • Tb esta no Capítulo I seção I da IN 01/01:

    Finalidades 3. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem como finalidades: 

    b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;


ID
864976
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

Quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente e conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, o auditor deve manifestar, no relatório de auditoria, conforme regulamenta a legislação em vigor, a opinião

Alternativas
Comentários
  • Tipos de opinião   Sem ressalva: Todos os aspectos relevantes estão de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Com ressalva: Distorções existentes, não generalizadas, ou não é possível obter evidência apropriada e suficiente. Adversa: Distorções existentes, relevantes e generalizadas. Abstenção de opinião: Não é possível obter evidência apropriada e suficiente, mas conclui-se que se houver, serão relevantes e generalizadas.   O enunciado nos diz que o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente e conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, assim sendo, o relatório cabível é aquele que contém a opinião adversa (gab: D)
    Fonte: Auditoria, David Barreto e Fernando Graeff
      Abs.
  • Letra D
     

    Com base na NBC TA 705
     

    Opinião sem ressalva/ não modificada
    Com ou sem evidência
    Sem distorção relevante
     

    Opinião com ressalva.
    Com ou sem evidência
    Com distorção relevante
    sem efeito generalizado
     

    Opinião adversa.
    Com evidência
    Com distorção relevante
    Com efeito generalizado

     

    Opinião com abstenção de opinião.
    Sem evidência
    Com distorção relevante
    Com efeito generalizado

    Bons estudos !

    Fonte: colega Renato


ID
864979
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito da identificação e da avaliação dos riscos de distorção relevante, ao exercer o julgamento quanto a quais riscos são significativos, o auditor deve considerar se o risco

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC TA 315, ao exercer o julgamento quanto a quais riscos são significativos, o auditor deve considerar pelo menos o seguinte:

    (a)   se o risco é um risco de fraude;

    (b)   se o risco está relacionado com desenvolvimentos significativos recentes, econômicos, contábeis ou de outro tipo, e que, portanto, exijam atenção específica;

    (c)   a complexidade das transações;

    (d) se o risco envolve transações significativas com partes relacionadas;

    (e) o grau de subjetividade na mensuração das informações contábeis relacionadas ao risco, especialmente as mensurações que envolvam uma vasta gama de incerteza de mensuração; e

    (f)   se o risco envolve transações significativas que estejam fora do curso normal do negócio para a entidade ou que de outra forma pareçam não usual .



ID
864982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Uma das finalidades das Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União (NAT) é promover o aprimoramento profissional e auxiliar os auditores em relação à qualidade dos exames, à formação de sua opinião e à elaboração de seus relatórios. Isso possibilita a realização de trabalhos com segurança e qualidade, merecedores de respeito e credibilidade por parte dos clientes.

Nesse contexto, as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União são de natureza

Alternativas
Comentários
  • 1.3. promover o aprimoramento profissional e auxiliar os auditores no que diz respeito à qualidade 
    dos exames, à formação de sua opinião e à elaboração de seus relatórios, especialmente nos 
    casos em que não existam normas específicas aplicáveis, possibilitando a realização de 
    trabalhos com segurança e qualidade, dignos de respeito e credibilidade;
  • Gabarito: A.

    NAT

    Aplicabilidade


    [...]

    4. As NAT têm natureza técnica, e não jurídica, geral, e não específica, e são aplicáveis a todos os aspectos da função auditoria e abrangem todos os tipos de trabalho dessa função. Apesar de sua natureza técnica, estas normas harmonizam-se com as normas jurídicas mencionadas nas referências normativas deste documento, que lhes constituem prescrições, formando um sistema coerente, objetivo e legítimo, livre de conflitos de competência.

  • vimos que as NAT são endereçadas aos Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, para assegurar que esses sejam independentes, íntegros, imparciais, objetivos e competentes no desenvolvimento dos seus trabalhos de auditoria.

    Possuem natureza técnica (e não jurídica), geral (e não específica), e são aplicáveis a todos os aspectos da função auditoria e abrangem todos os tipos de trabalho dessa função. Apesar de sua natureza técnica, estas normas se harmonizam com as normas jurídicas mencionadas nas referências normativas deste documento, que lhes constituem prescrições, formando um sistema coerente, objetivo e legítimo, livre de conflitos de competência.

    Gabarito: alternativa A

  • Comentários:

    Apesar do nome “Normas de Auditoria do TCU”, as NAT não são normas jurídicas, mas sim técnicas, pois condensam o aprendizado em auditoria do TCU.

    Resposta: A


ID
864985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

No Brasil, as regras constitucionais sobre controle externo estão disciplinadas na Constituição Federal de 1988, sob o título “Da Organização dos Poderes”.

Essas regras dispõem sobre o controle externo da administração pública como função

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
  • Gabarito B


    Controle Externo - Poder Legislativo com auxílio do Tribunal de Contas da União
  • Errei por achar que a função principal do legislativo é criar leis.

    foco + fé = vitória


ID
864988
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Somente o Tribunal de Contas da União pode liberar a pessoa física, o órgão ou a entidade que estiverem sujeitas à tomada de contas.

Integram a tomada ou prestação de contas os seguintes documentos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Lei 8443

     Art. 9° Integrarão a tomada ou prestação de contas, inclusive a tomada de contas especial, dentre outros elementos estabelecidos no Regimento Interno, os seguintes:

      I - relatório de gestão;

      II - relatório do tomador de contas, quando couber;

      III - relatório e certificado de auditoria, com o parecer do dirigente do órgão de controle interno, que consignará qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as faltas encontradas;

      IV - pronunciamento do Ministro de Estado supervisor da área ou da autoridade de nível hierárquico equivalente, na forma do art. 52 desta Lei.


     


ID
864991
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A legislação vigente estabelece o órgão responsável por apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público. As exceções são as nomeações para cargos de provimento em comissão.

Nesse sentido, o órgão responsável é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
    III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;

ID
864994
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

As tomadas ou prestações de contas são submetidas ao julgamento do Tribunal de Contas da União pelos administradores e responsáveis.

Essas prestações de contas podem ser classificadas em

Alternativas
Comentários
  • Item correto: E
    Regimento interno TCU
    Art. 189. As contas dos administradores e responsáveis a que se refere o artigo anterior serão submetidas a julgamento do Tribunal, sob forma de tomada ou prestação de contas, que poderão ser ordinárias, extraordinárias ou especiais.
  • Tomada de Contas Especial: (TCE) é um processo devidamente formalizado, com rito próprio que visa à apuração de responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal e à obtenção do respectivo ressarcimento.




ID
864997
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

O Tribunal de Contas da União (TCU) decide se as tomadas ou prestações de contas são regulares, regulares com ressalva ou irregulares.

Caso a prestação de contas seja irregular, em razão de omissão no dever de prestar contas, sem a existência do débito, e as justificativas não sejam aceitas, a sanção aplicada ao responsável será de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Artigo 19 da Lei nº 8.443 de 16 de Julho de 1992

     

    Art. 19. Quando julgar as contas irregulares, havendo débito, o Tribunal condenará o responsável ao pagamento da dívida atualizada monetariamente, acrescida dos juros de mora devidos, podendo, ainda, aplicar-lhe a multa prevista no art. 57 desta lei, sendo o instrumento da decisão considerado título executivo para fundamentar a respectiva ação de execução.

    Parágrafo único. Não havendo débito, mas comprovada qualquer das ocorrências previstas nas alíneas a, b e c do inciso III, do art. 16, o Tribunal aplicará ao responsável a multa prevista no inciso I do art. 58, desta lei.

  • Só pra complementar.

    Art. 58. O Tribunal poderá aplicar multa de Cr$ 42.000.000,00 (quarenta e dois milhões de cruzeiros), ou valor equivalente em outra moeda que venha a ser adotada como moeda nacional, aos responsáveis por:

    I - contas julgadas irregulares de que não resulte débito, nos termos do parágrafo único do art. 19 desta lei;


ID
865000
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

A fiscalização é exercida pelo Tribunal de Contas da União por um instrumento próprio, com a finalidade de, entre outras, suprir omissões e lacunas de informações, bem como apurar denúncias quanto à legalidade, legitimidade e economicidade dos fatos e atos administrativos.

O instrumento de fiscalização é denominado

Alternativas
Comentários
  • INSPEÇÃO é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade de fatos da administração e de atos administrativos praticados por qualquer responsável sujeito à sua jurisdição (Regimento Interno do TCU, art. 243).


  • O TCU dispõe de cinco instrumentos de fiscalização: inspeção, levantamento, monitoramento, acompanhamento e auditoria.

    Inspeção: Instrumento utilizado para SUPRIR OMISSÕES E LACUNAS DE INFORMAÇÕES, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações.


    Levantamento: Instrumento utilizado para CONHECER A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS, entidades, instituições, sistemas, programas, projetos e atividades governamentais; identificar objetos e instrumentos de fiscalização; AVALIAR A VIABILIDADE DA REALIZAÇÃO DE FISCALIZAÇÕES.

    O levantamento não tem por finalidade constatar IMPROPRIEDADES OU IRREGULARIDADES.


    Monitoramento: Instrumento utilizado para VERIFICAR O CUMPRIMENTO DE SUAS DELIBERAÇÕES e os resultados delas advindos.

    A formulação determinações e recomendações e seu posterior monitoramento deve ter FOCO NA CORREÇÃO DOS PROBLEMAS E DAS DEFICIÊNCIAS IDENTIFICADAS e não no mero cumprimento formal de deliberações específicas.

    O monitoramento tem por objetivo verificar o cumprimento das deliberações do tribunal, bem como os resultados delas advindos, ou seja, seus benefícios efetivos.

    As Normas de Auditoria do TCU, referentes ao monitoramento, alertam que a formulação determinações e recomendações e seu posterior monitoramento deve ter foco na correção dos problemas e das deficiências identificadase não no mero cumprimento formal de deliberações específicas

    Acompanhamento: Instrumento utilizado para EXAMINAR OS ATOS DE GESTÃO E AVALIAR O DESEMPENHO DOS ÓRGÃOS, entidades, sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, ao longo de um período determinado.

    Não é utilizado para qualquer situação, mas somente naquelas em que se identifica a necessidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do processo, prevenindo perdas que, caso se materialize, são de difícil reparo.

    Auditoria: Instrumento utilizado para EXAMINAR OS ATOS DE GESTÃO E AVALIAR O DESEMPENHO DOS ÓRGÃOS, entidades, sistemas, programas, projetos e atividades governamentais; subsidiar a apreciação dos atos sujeitos a registro. 


  • é a Inspeção o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para suprir omissões e lacunas de informações, esclarecer dúvidas ou apurar denúncias ou representações quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade de fatos da administração e de atos administrativos praticados por qualquer responsável sujeito à sua jurisdição.

    Gabarito: alternativa A


ID
865003
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental

Um instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal de Contas da União avalia o desempenho de órgãos e entidades jurisdicionados, programas, projetos e atividades governamentais, em relação aos aspectos de economicidade, eficiência e eficácia dos atos praticados.

Tal instrumento de fiscalização é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Regimento interno TCU
    Art. 239. Auditoria é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para:
    I – examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua 
    jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial;
    II – avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, 
    programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e 
    eficácia dos atos praticados;
    III – subsidiar a apreciação dos atos sujeitos a registro.
  • Regimento interno TCU
    Art. 239. Auditoria é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para:

    I – examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua  jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial;

    II – avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas,  programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e  eficácia dos atos praticados;

    III – subsidiar a apreciação dos atos sujeitos a registro.

  • Auditoria: Verificação in loco;

    Legalidade e legitimidade, aspectos: Contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial;

    Desempenho operacional;

    Resultados de órgãos, entidades, programas e projetos governamentais.

  • Segundo o Art. 239 do RI, Auditoria é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para:

              I – Examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial;

              II – Avaliar o desempenho dos órgãos e entidades jurisdicionados, assim como dos sistemas, programas, projetos e atividades governamentais, quanto aos aspectos de economicidade, eficiência e eficácia dos atos praticados;

              III – Subsidiar a apreciação dos atos sujeitos a registro

     

    Gabarito: alternativa E.


ID
865006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A finalidade da administração pública é assegurar a sua atuação de acordo com os princípios impostos pelo orde- namento jurídico, levando em conta a legalidade, moralidade, finalidade pública, entre outros.

O controle exercido sobre os órgãos do Poder Executivo, cuja natureza pode ser política ou financeira, é denominado controle

Alternativas
Comentários
  • O Controle exercido sobre os órgão do poder executivo, cuja natureza pode ser política ou financeira, é denominado controle legislativo.

  • Quando se tratar de CONTROLE sobre o Poder Executivo, basta lembrar do Poder Legislativo que realiza tal controle com o auxílio do Tribunal de Contas da União, dos Estados ou - quando houver - dos Municípios.

  • ► CONTROLE ADIMINISTRATIVO 

     

                   • É o controle que o próprio Poder Executivo realiza sobre suas atividades, por ser a forma mais comum de controle, é simplesmente denominado controle administrativo.

     

                   • É um controle de legalidade e de mérito, deriva do poder-dever de autotutela que a Administração tem sobre seus próprios atos e agentes. O controle administrativo, de uma forma geral, se dá mediante as atividades de fiscalização e os recursos administrativos.

     

     

     

    ► CONTROLE LEGISLATIVO

     

                  •  O controle legislativo, ou parlamentar, é o exercido pelos órgãos legislativos ou por comissões parlamentares sobre determinados atos do Poder Executivo.

     

                  • Como indica sua definição, o controle legislativo é um controle externo. Configura-se, sobretudo, como um controle político, razão pela qual podem ser controlados aspectos relativos à legalidade e à convivência pública dos atos do Poder Executivo que estejam sendo controlados.

     

                  • A previsão da possibilidade de controle dos atos do Poder Executivo e do Poder Legislativo encontra-se no art. 49, X, da CF/88, segundo o qual compete ao Congresso Nacional “fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta”.

               

      • Embora a literalidade deste dispositivo pudesse gerar a impressão de que o controle parlamentar fosse ilimitado, não podemos esquecer a natureza política desse controle, uma vez que não há poder de hierarquia ou de tutela do Legislativo sobre o Executivo e, sobretudo, repise-se, há que sempre ser respeitada a independência e a harmonia entre os Poderes, o que não seria possível se relações de subordinação entre eles houvesse.

     

    Fonte: http://www.etecnico.com.br/paginas/mef23726.htm

  • Nem vem, CESGRANRIO, que eu não caio nessa não! kkkkkkk

     

    O controle exercido sobre os órgãos do Poder Executivo, cuja natureza pode ser política ou financeira, é denominado controle:

     

    Claramente é o CONTROLE EXTERNO LEGISLATIVO.

     

    Resposta: C.


ID
865009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Determinado decreto publicado em 20/12/2011 pelo Poder Executivo Federal majorou a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre cosméticos.

À vista disso, a nova alíquota do IPI poderá ser exigida

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa alternativa D como a correta! O IPI é exceção à anterioridade anual e nonagesimal. Ou seja, se expresso na lei pode ter seus efeitos aplicados imediatamente.

    Além disso, se a majoração do tributo foi via DECRETO, este ato feriu o princípio da legalidade tributário (só pode ser majorado mediante LEI)

    Alguém saberia me explicar essa alternativa como correta? Obrigada!

  • O IPI não é exceção à noventena; apenas o II, IE, IOF, IGF, Empréstimo Compulsório (guerra ou calamidade), IR, IPTU e IPVA.

  • Pessoal, pra quem como eu gosta da letra da lei:

    Art. 150, § 1º A vedação do inciso III, b (--> ANTERIORIDADE DE EXERCÍCIO <--)não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV (--> IPI <--) e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.


    Assim, o IPI não precisa respeitar a anterioridade de exercício ("a vedação não se aplica"), mas deve respeitar a noventena (art. 150, III, c) .


    Bons estudos a todos!

  • Quanto ao princípio da legalidade, há exceção com relação ao IPI, conforme  o art. 153, parágrafo 1º CF. È facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V.

    Incisos: I - importação de produtos estrangeiros (II)
    II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados (IE)
    IV - produtos industrializados (IPI)
    V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários (IOF)
    Assim, para todos esses impostos federais, há exceção ao princípio da legalidade, podendo o poder executivo alterar suas alíquotas, conforme as condições e os limites legais.
  • Como já disseram, o IPI é uma das exceções ao Princípio da Legalidade Tributária  (O Poder executivo Federal pode vir e alterar as alíquotas, aumentando-as ou reduzindo-as, comumente é usado o Decreto Presidencial), o que não quer dizer, que  essas alterações sejam aplicadas de Imediato (Deve-se respeitar a o Princípio da Anterioridade)

  • IPI é exceção à anterioridade anual, mas não à noventena.

  • Lei que majora o IPI, apesar de não se submeter a anterioridade de exercício, submete-se ao princípio da noventena. Entra em vigor após 90 dias.

  • Erro: poderá ser.

    Certo: no mínimo em 90 dias


ID
865012
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A Secretaria da Receita Federal, com base em procedimento de fiscalização deflagrado por auditor fiscal desse órgão, lavrou auto de infração contra determinada empresa, em razão do não recolhimento de IPI relativo às competências de junho a dezembro de 2010. A empresa autuada ofereceu, em tempo hábil, defesa administrativa com o escopo de cancelar o lançamento do respectivo crédito tributário, sob o entendimento de que tal cobrança seria indevida.

Nesse caso, a defesa administrativa ou a impugnação fiscal ofertada pelo autuado

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não é de auditoria governamental e sim de Direito Tributário (hipóteses de suspensão do crédito tributário)
  • CTN

     

    Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:

     

    I - moratória;
    II - o depósito do seu montante integral;
    III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;
    IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
    V – a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; (Incluído pela Lcp nº 104, de 2001)
    VI – o parcelamento. (Incluído pela Lcp nº 104, de 2001)
    Parágrafo único. O disposto neste artigo não dispensa o cumprimento das obrigações assessórios dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso, ou dela conseqüentes.

     

    Bons estudos.


ID
865015
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No Direito Tributário, a certidão na qual consta a existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa,

Alternativas
Comentários
  • é a certidão positiva com efeito de negativa
  • CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL

    Art. 205. A lei poderá exigir que a prova da quitação de determinado tributo, quando exigível, seja feita por certidão negativa, expedida à vista de requerimento do interessado, que contenha todas as informações necessárias à identificação de sua pessoa, domicílio fiscal e ramo de negócio ou atividade e indique o período a que se refere o pedido.
    Parágrafo único. A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 10 (dez) dias da data da entrada do requerimento na repartição.

      Art. 206. Tem os mesmos efeitos previstos no artigo anterior a certidão de que conste a existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa.

ID
865018
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar no 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, a publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária ocorrerá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.
     Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

    (...)


    Seção III

    Do Relatório Resumido da Execução Orçamentária

            Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de: (...)

          --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


    Seção II

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    § 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    § 3º - O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

  • são muitos números para lembrar nessa lei..... é tentar, de algum jeito, lembrar cada palavrinha com o respectivo valor. Nesse caso, a palavra chave é: relatório RESUMIDO

    "re-su-mi-do" = "até trinta dias após o encerramento de cada bimestre"

    portanto: 

    se é resumido ----> BIMESTRE ----> importante que: ATÉ 30 DIAS APÓS o fim deles

    bons estudos!


  • Gab. C

    LRF - Art. 52. O relatório a que se refere o § 3o do art. 165 da Constituição abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

    CF/88 - Art. 165; § 3o O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.

  • Trata-se do prazo de publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

    Segundo o art. 165, § 3º, da CF/88, "O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária".   

    Gabarito: Letra C.


ID
865021
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com as normas contidas na Constituição Federal em vigor e na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000), a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder determinados percentuais nela estipulados da receita corrente líquida. À vista disso, considere as proposições abaixo.

I - Na verificação do atendimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, em cada período de apuração e para cada ente da Federação, não serão computadas as despesas de indenização por demissão de servidores ou empregados.

II - Na verificação do atendimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, em cada período de apuração e para cada ente da Federação, não serão computadas as despesas relativas a incentivos à demissão voluntária.

III - Na verificação do atendimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, em cada período de apuração e para cada ente da Federação, serão computadas as despesas com inativos, ainda que por meio de Fundo específico, custeadas por recursos provenientes da arrecadação de contribuição dos segurados.

IV - Na verificação do atendimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, em cada período de apuração e para cada ente da Federação, serão computados como despesas os valores dos contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos e serão contabilizados como “Outras Despesas de Pessoal”.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •         Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

            § 1o Os valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como "Outras Despesas de Pessoal".

     § 2o A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência.

            Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

            I - União: 50% (cinqüenta por cento);

            II - Estados: 60% (sessenta por cento);

            III - Municípios: 60% (sessenta por cento).

            § 1o Na verificação do atendimento dos limites definidos neste artigo, não serão computadas as despesas:

            I - de indenização por demissão de servidores ou empregados;

            II - relativas a incentivos à demissão voluntária;

            III - derivadas da aplicação do disposto no inciso II do § 6o do art. 57 da Constituição;

            IV - decorrentes de decisão judicial e da competência de período anterior ao da apuração a que se refere o § 2o do art. 18;

            V - com pessoal, do Distrito Federal e dos Estados do Amapá e Roraima, custeadas com recursos transferidos pela União na forma dos incisos XIII e XIV do art. 21 da Constituição e do art. 31 da Emenda Constitucional no 19;

            VI - com inativos, ainda que por intermédio de fundo específico, custeadas por recursos provenientes:

            a) da arrecadação de contribuições dos segurados;

            b) da compensação financeira de que trata o § 9o do art. 201 da Constituição;

            c) das demais receitas diretamente arrecadadas por fundo vinculado a tal finalidade, inclusive o produto da alienação de bens, direitos e ativos, bem como seu superávit financeiro.

          Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm

  • Gostaria de saber o pq do item IV desta questão está errada. o §1º do art 18 descreve exatamente o item IV

    Grata,


    Regina

  • Também não entendi o porquê de estar errada a assertiva IV.

  • IV - Na verificação do atendimento dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, em cada período de apuração e para cada ente da Federação, serão computados como despesas os valores dos contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos e serão contabilizados como “Outras Despesas de Pessoal”. 


    acredito que seja por causa do trecho em negrito... mas muito mal formulada a questão

  • Acredito que a questão IV esteja errada por tratar de Despesa e não de Despesa de Pessoal, como sugere a questão.


ID
865024
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Caso a Fazenda Pública não promova o lançamento de um tributo no prazo legal, tal situação configura hipótese de

Alternativas
Comentários
  • DA DECADÊNCIA – ARTIGO 173 DO CTN
    A decadência está vinculada ao direito de lançar da Fazenda Pública, de constituir o crédito tributário. Esgotado o prazo legal para lançamento de tributo sem que a Fazenda Pública o tenha efetuado, dá-se a decadência.
    O direito da Fazenda de constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos contados:
    a) do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado; b) se antes do primeiro dia do exercício seguinte, o sujeito passivo é notificado e alguma medida preparatória indispensável ao lançamento, o início do prazo é antecipado para data da notificação; c) na data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento, anteriormente efetuado. (não se trataria de interrupção, mas de reabertura de prazo) Nos casos de lançamento por homologação, dá-se a decadência, com a homologação expressa ou decorrente do decurso do prazo de cinco anos, nos termos do artigo 150. § 4º do CTN, expirado o prazo sem que a fazenda pública se tenha pronunciado. No caso de tributos de lançamento por homologação, quando não houve pagamento, nem informações, aplica-se o artigo 173, I do CTN, ou seja, cinco anos contados a partir do primeiro dia do exercício seguinte em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
    A decadência do direito de lançar refere-se ao ato administrativo do lançamento. Decai o direito do Fisco de celebrar o ato e através dele constituir o crédito tributário. O art. 173 do CTN é claro ao definir a decadência quando decorrido cinco anos, sem que o lançamento fosse regularmente realizado. Neste tópico, o que decai é o direito de lançar, direito este que na verdade apresenta-se como dever, vinculado e obrigatório.

ID
865027
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As normas contidas na Lei no 4.320/1964 aplicam-se às

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Art. 1º Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acôrdo com o disposto no art. 5º, inciso XV, letra b, da Constituição Federal.
  • Trata-se da abrangência da Lei 4.320/64.

    A lei 4.320/64 "estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal".

    Resolução: As normas contidas na Lei no 4.320/1964 aplicam-se às entidades federativas (União, Estados, Municípios e Distrito Federal). As letras B, C, D e E podem ser abrangidas por outras normas (ex.: legislação societária).

    Gabarito: Letra A.


ID
865030
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Em se tratando de solidariedade tributária, o pagamento efetuado por um dos obrigados

Alternativas
Comentários
  • Ola, resposta correta A.

  • Gabarito: A

     Art. 125. Salvo disposição de lei em contrário, são os seguintes os efeitos da solidariedade:

    I - o pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais;

    II - a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo;

    III - a interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais.


ID
865033
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Com base no Direito Financeiro, é INCORRETO afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    Justificativa: Nós temos o Orçamento Fiscal, de Investimento das Empresas e da Seguridade Social. O investimento Monetário NÃO existe mais. Por isso a letra A está errada.

    Fonte: Sergio Mendes

  • ALTERNATIVA A (ERRADA)

    CF, art. 165, § 5º A lei orçamentária anual compreenderá: I - o orçamento fiscal (...); I - o orçamento de investimento; (...) III - o orçamento da seguridade social (...)


    ALTERNATIVA B (CORRETA)

    CF, art. 165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.


    ALTERNATIVA C (CORRETA)

    O princípio da universalidade é aquele segundo o qual a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais.

    Lei 4.320/64, art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade


    ALTERNATIVA D (CORRETA)

    Segundo o princípio da especialidade/discriminação, as receitas e as despesas  devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação.

    Lei 4.320/64, art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.


    ALTERNATIVA E (CORRETA)

    CF, art. 167, § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.


ID
865036
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

NÃO é segurado obrigatoriamente pela Previdência Social o empregado que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Todos que exercem atividade remunerada são segurados obrigatórios do RGPS e devem contribuir para a Previdência Social, possuindo no mínimo 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz (a partir de 14 anos).
  • Acrescentando: de acordo com entendimento administrativo INSS, atividade sujeita à filiação obrigatória exercida com idade inferior à legalmente permitida, será considerada como TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, a contar dos doze anos de idade. Instrução Normativa 45/2010
  • Questão um tanto quanto relativa, pois segundo a Lei 8213 é segurado obrigatório da previdencia social o menor aprendiz de 12 anos. Ao meu ver o que tornou a assertiva [e] errada foi a presença das palavras ' independentemente de contribuição,' que tenta confundir o candidato com a definição de segurado facultativo que segundo a mesma lei é a partir dos 14 anos. Pois a partir dos 12 anos é segurado obrigatório como empregado o menor aprendiz e, portanto, por contribuição compulsória e não 'independente'.

  • A) empregado

    B) empregado (temporário).

    C) A grande pulo do gato está no trecho: ..."sendo brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil." Só pensarmos que ele é funcionário "do brasil"..."nosso funcionário". Portando é EMPREGADO!!!!

    D) mesmo que trabalhe em empresa domiciliada no exterior, a maioria do capital v. é brasileiro e o cara é contratado no Brasil. Portando é EMPREGADO

    E) ERRADA


    Fui por essa linha de raciocínio. :)

    Rumo!

  • Que questão absurda! como ele pode ser EMPREGADO(como diz no enunciado) facultativo?

  • Ridícula essa questão, mal elaborada, mas acertei.

  • A questão é ridícula mesmo, mas olhando as estatísticas da questão 260 pessoas erraram.

  • NEM EXISTE CLASSIFICAÇÃO PARA A 'E' KKK RIDÍCULO!


    GABARITO ''E''


  • esse cargo deve passar por sérios déficits de funcionários. Chegar ao ponto de colocar uma questão dessas.


    Banca: CESGRANRIO Prova: Profissional Júnior - Auditori. 


  • Na verdade a questão do gabarito(Letra E) fez uma salada com esse artigo do regulamento(decreto 3048/99):


    Art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

  • Concordo com os colegas, devem estar precisando muito de funcionário. Bem absurda essa questão. kkkkkk


    Gabarito Errado

  • O erro está em independentemente de contribuição. Ainda que menor de 14 anos não deva trabalhar sob condição alguma, o STJ entede que impedi-lo de filiar-se ao RGPS seria uma forma de segrega-lo novamente de acesso aos seus direitos.

  • Não vi nada de absurdo na questão. a letra E não se encontra no rol do art 11 da Lei 8213  DOS SEGURADOS. As demais estão. Simples assim.


ID
865039
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei no 4.320/1964, o despacho exarado pela autoridade competente, determinando que a despesa seja paga, configura-se como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
    Parágrafo único. A ordem de pagamento só poderá ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade.
  • Trata-se da etapas da despesa Conforme o MCASP 8ª e Lei 4.320/64.

     "Planejamento abrange a formulação do plano e ações governamentais que servirão de base para a fixação da despesa, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira, e o processo de licitação e contratação. 

    execução da despesa se dá em 3 estágios: empenho, liquidação e pagamento

    ⇒ Empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    ⇒ Liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar:

    ➨ Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    ➨ A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    → o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

    → a nota de empenho;

    → os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    ⇒ Pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a liquidação da despesa".

    ➤ Resolução: De início, podemos eliminar as letras B e D, pois não são etapas da despesa. O empenho e a liquidação traduzem criação da obrigação de pagar para o Estado e verifica o direito adquirido pelo credor, respectivamente. Portanto, não se referem ao pagamento, podendo ser eliminadas as letras C e E. Por fim, o despacho exarado pela autoridade competente, determinando que a despesa seja paga, configura-se como PAGAMENTO.

    Gabarito: Letra A.


ID
865042
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A operação de crédito decorrente de antecipação de receita orçamentária - ARO, na qual venha um Município oferecer garantia com base nas quotas - partes do Fundo de Participação dos Municípios - FPM,

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal Art. 167 São vedados:
    IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
    Portanto, Letra D

  • As operações de crédito ARO de que trata o artigo 38 da LC 101 não serão computadas para efeito do que dispõe a vedação no artigo 167, inciso III da CF: Operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital!!!


ID
865045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A natureza jurídica do orçamento público traduz-se como um(a)

Alternativas
Comentários
  • é defendida a tese de que o orçamento é formalmente uma lei, mas em nenhuma de suas partes pode ser entendido como tendo conteúdo de lei. Esta corrente coincide com outra quando não considera lei as partes do orçamento relativas à autorização das despesas e às receitas originárias. No entanto, diverge, pois não entende que a parte relativa às receitas derivadas tenha conteúdo de lei, considerando esta parte como mero ato-condição para cobrança e arrecadação dos tributos.


    Fonte: http://www.aprendatributario.com.br/?p=15

  • Gabarito C

    Dicas para provas objetivas:

    ORÇAMENTO É LEI DE EFEITOS CONCRETOS,
    ORÇAMENTO É MERAMENTE AUTORIZATIVO;
    ORÇAMENTO É LEI EM SENTIDO MERAMENTE FORMAL;

  • natureza jurídica do ORÇAMENTO - F.OR.T.E.S

    LEI FORMAL- não cria direitos subjetivos, não modifica leis, competência do P. Executivo (reposta letra c)

    LEI ORDINÁRIA- quórum de maioria simples (votação)

    LEI TEMPORÁRIA- vigência limitada

    LEI ESPECIAL- conteúdo determinado, processo legislativo específico.


ID
865048
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional

A preservação do valor real do benefício ou, ainda, a preservação do seu valor nominal, enquadra-se no princípio constitucional previdenciário de

Alternativas
Comentários
  • “Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social [...]

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: [...]

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; [...]”

    Não bastava a irredutibilidade do valor dos benefícios, restando assegurada, também, a preservação de seu valor real, no § 2º do art. 201 da Superlei.


ID
865051
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Compete aos Municípios a instituição dos seguintes impostos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
    I - propriedade predial e territorial urbana.- IPTU.
    II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição - ITBI.
    III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar- ISS.