SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2018 - Transpetro - Administrador Júnior


ID
2651851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma empresa encomenda uma pesquisa de mercado que utilize o método de amostragem aleatória simples.


Esse é um caso de amostra probabilística em que cada entrevistado

Alternativas
Comentários
  • gab E)

     

    Não sei nada de estatística, mas se o método de amostragem se chama "amostragem aleatória simples", infere-se que questionará clientes sem nenhum quesito de busca; todos tem a mesma chance de serem abordados já que é um sistema completamente aleatório.

  • A amostragem aleatória simples é a técnica de amostragem onde todos os elementos que compõem o universo e estão descritos no marco amostral têm idêntica probabilidade de serem selecionados para a amostra.

     

    Seria como fazer um sorteio justo entre os indivíduos do universo: atribuir a cada pessoa um bilhete com um número de série, introduzir os números em uma caixa e sortear um número aleatório. Todos os indivíduos têm este bilhete dentro da urna formam uma amostra. Obviamente, na prática, estes métodos podem ser automatizados usando computadores

  • Explicando mais sobre Amostragem Aleatória Simples...

     

    A amostragem se divide em dois grandes campos:

     

    - Amostragem probabilística (aleatória): a probabilidade de um elemento da população ser escolhido é conhecida.

    - Amostragem não-probabilística (não aleatória): não se conhece a probabilidade de um elemento da população ser escolhido para participar da amostra.

     

    Tipos de Amostragem Probabilística:

     

    - Amostragem aleatória simples

    - Amostragem sistemática

    - Amostragem estratificada

    - Amostragem por conglomerados

     

    Tipos de Amostragem Não-probabilística:

     

    - Amostragem acidental ou por conveniência

    - Amostragem por julgamento ou intencional

    - Amostragem por Cotas

     

    Amostragem Aleatória Simples: Também chamada de aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio. Para que o sorteio possa ser realizado, é necessário que os elementos da população estejam identificados.

     

    GABARITO: E

     


ID
2651854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um diretor de empresa identifica a necessidade de recorrer à prática do benchmark.


Nesse sentido, ordena a seus gerentes que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. Trata-se do Benchmarking competitivo, o qual visa identificar quais são as melhores práticas adotadas pelas organizações do mesmo setor

    Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas. Foca em medir funções, métodos e características básicas de produção daquelas companhias que disputam o mesmo mercado que o seu e em descobrir os motivos que as levam à liderança deste segmento. Normalmente esse benchmarking é o mais difícil e demorado de todos. 

    Benchmarking interno: corresponde ao processo de comparação dentro da mesma companhia. Em diferentes departamentos e setores há gestões e processos distintos. Levar os melhores procedimentos a outras ou até a todas as áreas da empresa é algo simples e inteligente.

    Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

    Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto. Exemplo: analisar o passo a passo desde a compra do cliente até a entrega do produto a ele.

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/benchmarking-conheca-os-conceitos/71955

  • GAB. B

     

    BENCHMARKING

     

    ''Benchmarking (palavra que significa usar um padrão ou ponto de referência) é uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. A essência do benchmarking é a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.''

    ''O benchmark é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos. Uma organização pode ser excepcionalmente bem-sucedida no processamento e acompanhamento de seus pedidos ou na administração de suas contas a pagar. Pode ser que uma empresa tenha um ótimo sistema de produção ou seja reconhecida pela excelência de seus produtos. Outras podem querer imitá-la, porque ela representa a excelência em um aspecto da administração.''

     

    Fonte: Maximiano, Teoria Geral da Administração.

     

    ''O benchmarking é uma maneira de estudar e analisar o que as outras empresas estão fazendo de melhor – o melhor do melhor – para então tentar fazer o mesmo ou melhor ainda. No fundo, trata-se de uma arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas e bem melhor do que outras empresas. Benchmarking significa olhar para fora e para os concorrentes.''

     

    Fonte: Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática.

     

    Bons estudos.

  • Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas. Foca em medir funções, métodos e características básicas de produção daquelas companhias que disputam o mesmo mercado que o seu e em descobrir os motivos que as levam à liderança deste segmento. Normalmente esse benchmarking é o mais difícil e demorado de todos. 

  • Gab. B. 

    Estudem as práticas empregadas pelas melhores empresas do seu setor.

     

     

  • Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

  • O glossário do GesPública define benchmarking como "um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processo), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes".

     

    Fonte: Administração Geral e Pública - Augustinho Paludo - 3ª Edição. 

  • Benchamarking é conhecer bem mercado e absorver melhores práticas. Assim, o estudo é direcionado para entender a liderança. A empresa lider oferecer um conjunto de práticas de sucesso. Por issso, entendimento do setor é importante. Não é copiar, mas adequar processo produtivo ao ambiente comercial. Nele existe algo de sucesso. Isso é objeto de análise. 

  • Gabarito B

    Benchamarking ---> comparação .

    Benchmarking significa medição. É a procura por melhores práticas que levam a um desempenho superior. É uma comparação do desempenho de uma empresa em determinadas áreas com o desempenho de outras. É uma abordagem utilizada para comparar as operações de uma empresa com as de outras.

     

    É um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como aquelas que utilizam as melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional.

    Em outras palavras, é um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência.

  • Ao meu ver esta questão deveria ser anulada. A questão não fala em Benchmarking e sim Benchmark, são conceitos distintos que nem se quer está nas alternativas.

    Benchmarking é o ato de identificar algumas empresas que são excelentes em algum aspecto e copiar ou adaptar as práticas que as tornaram boas naquilo.

    Benchmark, por sua vez, é a empresa que é boa naquilo.

    A Souza Cruz, por exemplo, é benchmark em logística. Já um empreendedor que se inspira e tenta adaptar o jeito Souza Cruz de fazer o leva e traz à sua realidade está fazendo benchmarking. 


    fonte: https://blog.unimake.com.br/blog/sua-empresa-faz-benchmarking-ou-benchmark/



ID
2651857
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Se o gerente comercial de uma companhia de transportes é orientado a pesquisar um novo nicho de mercado, ele deverá levantar dados sobre um

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

     

    Se o gerente comercial de uma companhia de transportes é orientado a pesquisar um novo nicho de mercado, ele deverá levantar dados sobre um grupo restrito de consumidores com necessidades bem específicas.

  • Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa.

  • gab A)

     

    Não sei nada de marketing mas dá pra inferir pela palavra "nicho", que é algo restrito. Conforme o dicionário:

     

    NICHO

     

    6. eco porção restrita de um habitat onde vigem condições necessárias para a existência de um organismo ou espécie.

    8. mkt mercado especializado e que ger. oferece novas oportunidades de negócio.

  • Gab.  A.

     

    Grupo restrito de consumidores com necessidades bem específicas.

  • Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichosestá justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).

  • Pessoal, porque não pode ser a "c" ?

  • Acho que a letra C se tornou inadequada por causa da palavra MIX de clientes. Na verdade , seria a um grupo RESTRITO, como informa a letra A


ID
2651860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um plano de marketing abrange dois níveis: o estratégico, que estabelece a proposta de valor para o mercado, e o tático, que especifica as ações relacionadas à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Podemos resolver a questão em apreço com base nas características do Planaejamento Estratégico e Tático.

     

    Perceba, portanto, que todas as alternativas propostas (exceto a D) abarcam essencias do Planejamento Estratégico, como:

     

    - Longo Prazo, Missão & Valores, Análise swot.

  • Planejamento Tático:

     

    Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta.

    Aqui os planos começam a ser mais detalhados, e podemos dizer que o planejamento tático é a decomposição do planejamento estratégico, ele traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, onde vamos desenvolver o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial. Isso envolve a promoção, à praça, o produto e o preço.

     

    GAB-D

     

     

    "São suas prioridades que revelam qual o futuro que terá."

     

     

  • Gabarito D.

     

    4p's

     

    promoção, à praça, ao produto e ao preço.

  • Essa eu fui só pela crase.kkkkk
  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Estêvão Gaya

    A questão testa o conhecimento do candidato em relação a Plano de Marketing.

    Para Kotler & Keller (2013), o plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing e funciona em dois níveis: estratégico e tático. 

    plano de marketing estratégico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor a ser oferecida com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado.

    Já o plano tático de marketing especifica as táticas de marketing, incluindo especificações de produto, promoção, merchandising, determinação de preço, canais de vendas e serviço.

    Dado o exposto, tem-se na alternativa D o gabarito da questão.


ID
2651863
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O brand equity de uma organização como a Transpetro se refere ao

Alternativas
Comentários
  • O Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa.

  • Meu tcc é sobre isso, primeira questão em 120.321.032 questões de administração que aparece Brand Equity, graças a deus valeu a pena no final das contas. 

  • Gab. C

  • Gabarito C.

     

    Valor agregado pela marca a seus bens e serviços.

  • Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa . O Brand Equity representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Brand_equity


ID
2651866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O marketing direto é uma importante ferramenta de comunicação, que pode ser exemplificada pelas ações de

Alternativas
Comentários
  • Mobile marketing é o termo utilizado para definir ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis.

     

    Mobile marketing é o termo utilizado para definir ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis. Outra definição vem de Andreas Kaplan, professor de marketing define como "qualquer atividade de marketing realizadas através de uma rede ubíqua que os consumidores estão constantemente conectados através de um dispositivo móvel pessoal".

     

    Dentro desta definição, Kaplan usa duas variáveis, o nível de consciência do consumidor e comunicação gatilho para diferenciar entre os quatro tipos de aplicações de mobile marketing: estranhos, Vítima, fanáticos, e usuários. Recente no Brasil, porém amplamente utilizado para campanhas que utilizam: SMS, MMS, jogos, mobile sites (páginas da internet para dispositivos móveis) e ações com conteúdo multimídia entregues via bluetooth.

  • O Marketing Direto refere-se à ação de oferecer um produto ou serviço a um público específico, ou seja, um público-alvo, que tenha interesse claro pelo que está sendo oferecido.

  • O marketing direto é uma importante ferramenta de comunicação, que pode ser exemplificada pelas ações de incomodar os clientes, fazer ligações telefônicas em horário de estudo, mandar SMS de madrugada e encher a caixa de email de spam.

  •  gabarito b) mobile marketing

  • Como o celular é algo mais individualizado e relacionado ao marketing direto, então fui logo na B.

  • Marketing direto é um sistema, também interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

    Principais formas de marketing direto

    O marketing direto é constituído por:

    Venda pessoal,

    marketing de mala direta,

    marketing de catálogo,

    telemarketing,

    marketing de televendas,

    marketing de terminais multi mídia (quiosques),

    novas tecnologias de marketing direto digital e

    marketing online.


ID
2651869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Internacional Privado

O sistema harmonizado é um método utilizado nas transações de importação e exportação, com base em uma convenção internacional que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Sistema Harmonizado (SH), na verdade uma sigla condensada de Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, é uma nomenclatura aduaneira, utilizada internacionalmente como um sistema padronizado de codificação e classificação de produtos de importação e exportação

     

    http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/206-assuntos/categ-comercio-exterior/sgp-sistema-geral-de-preferencias/1799-sgp-nomenclatura-comum-do-mercosul-ncm


ID
2651872
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa avalia a compra de uma máquina junto a dois fornecedores, os quais, apesar de venderem com o mesmo preço inicial de 2 milhões de reais, ofereceram planos de pagamento diferentes. O fornecedor A ofereceu um desconto de 10% e prazo para pagamento único exatamente após 1 mês da data da compra; o fornecedor B ofereceu um desconto de 12% para pagamento à vista. Considerando-se uma taxa de 5% ao mês para o custo do dinheiro que será usado nessa operação, a economia, em milhares de reais, que pode ser feita se o comprador escolher a decisão mais econômica, baseada na equivalência de capitais, pertence ao intervalo

Alternativas
Comentários
  • Oi Pessoal! Como faz essa? ninguém fez?

  • Fornecedor A = Ofereceu a máquina por R$ 1.800.000 (já com os 10% de desconto)

    Fornecedor B = Ofereceu a máquina por R$ 1.760.000 (já com 12% de desconto)

     

    Ocorre que em relação ao fornecedor "A" tenho que fazer o ajuste a valor presente - Formula

    Valor Atual =   ___N___

                           (1 + i) ^ T

     

    Va =  1.800.000

            (1 + 0,05) ^ 1

     

    Va =  1.714.285

     

    Assim

    Fornecedor A - Fornecedor B

    1.714.285  -  1.760.000

    = 45.715.

     

    Portanto letra "A" gabarito.

     

     


ID
2651875
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um certo time de vôlei possui 15 jogadores: 4 meios de rede, 5 ponteiros, 3 opostos e 3 levantadores. Desses jogadores, 12 devem ser relacionados para uma partida, sendo que, dentre os jogadores relacionados, deve haver, pelo menos, 1 levantador, 1 oposto, 2 ponteiros e 2 meios de rede para compor o time titular. O treinador deve especificar na súmula quem serão os jogadores titulares e quem serão os reservas.


De quantas formas ele pode fazer isso?

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, precisamos definir se é arranjo ou combinação. A ordem dos atletas importa? Nesse caso, não. Pois um time com os atletas A, B e C é o mesmo time se tiverem os atletas C, B e A. Dessa forma, trata-se de uma COMBINAÇÃO.

    Depois, como montar?

    Ora, primeiramente colocaremos aqueles que somos Obrigados. 


    Precisamos de 1 levantador dentre 3 que existem = Combinação 3, 1a1 = C3,1
    Precisamos de 1 oposto dentre 3 que existem = Combinação 3, 1a1 = C3,1
    Precisamos de 2 ponteiros dentre 5 que existem = Combinação 5, 2a2 = C5,2
    Precisamos de 2 meios de rede dentre 4 que existem = Combinação 4, 2a2 = C4,2

     

    Depois disso, colocaremos o restante do time. 
    Nota-se que já foram selecionados 6 atletas (1 levantador, 1 oposto, 2 ponteiros e 2 meios de rede)
    Havia 15 jogadores, no total. Se já foram selecionados 6, ainda sobram 9.
    Assim, montando o restante do time, sobra uma Combinação 9,6a6; Ou seja, Há 9 opções e eu preciso pegar 6, independentemente da posição, pois as posições "obrigatórias" eu já resolvi anteriormente. Dessa forma: C9,6 

    O próximo passo é juntar tudo:

    C3,1 . C3,1 . C5,2 . C4,2 . C9,6

    Resolvendo;

    3 . 3 . 10 . 6 . 84

    = 45360.

     

     

    ***A parte da resoluçao do cálculo de combinação eu resolvi não explicitar aqui, pois um vídeo no youtube explicaria de uma forma muito mais didática. Além disso, a dúvida maior nesse tipo de questão é COMO MONTAR e não como calcular)

     

    Quaisquer dúvidas estou à disposição.

  • Macete do Professor do QC:

     

    - Contagem = quando a ordem importa (senhas, números, placas)

     

    - Permuta = filas ou anagramas.

     

    - Combinação = quando a ordem não importa (grupos, comissões com mais de um em cada)

  • Show de bola, Jorge Win!

  • Esse "pelo menos" deixou ambígua a questão. Serão pelo menos 2 ponteiros e 2 meios, ou seja, 1 ou 2? Ou esse "pelo menos" quer dizer que serão 2 ponteiros e 2 meios somente?

  • Obrigado Jorge Win!
  • Só uma dica para a última combinação que é de C9,6  que é uma conta enorme e vc pode inverter. Pra 6 ( fração/parte do todo)  chegar a 9 que é o total faltam 3, certo! Então em vez de vc fatorar até 6 vc fatore até 3.    C9,3 pode parecer estranho, mas funciona 9*8*7/3*2*1 vc simplifica 9 por 3 e 8 por 2 pra facilitar e fica 3*4*7/1*1*1 = 84. 

    Te poupa minutos preciosos e evita calcular errado pq deixa uma conta bem mais simples. 

  • Seria a resposta da letra A se o problema pedisse apenas 6 jogadores.

  • Macete do Professor do QC:

    - Contagem = quando a ordem importa (senhas, números, placas

    - Permuta = filas ou anagramas.

    - Combinação = quando a ordem não importa (grupos, comissões com mais de um em cada)

    Primeiramente, precisamos definir se é arranjo ou combinação. A ordem dos atletas importa? Nesse caso, não. Pois um time com os atletas A, B e C é o mesmo time se tiverem os atletas C, B e A. Dessa forma, trata-se de uma COMBINAÇÃO.

     

    Depois, como montar?

    Ora, primeiramente colocaremos aqueles que somos Obrigados. 


    Precisamos de 1 levantador dentre 3 que existem = Combinação 3, 1a1 = C3,1
    Precisamos de 1 oposto dentre 3 que existem = Combinação 3, 1a1 = C3,1
    Precisamos de 2 ponteiros dentre 5 que existem = Combinação 5, 2a2 = C5,2
    Precisamos de 2 meios de rede dentre 4 que existem = Combinação 4, 2a2 = C4,2

     

    Depois disso, colocaremos o restante do time. 
    Nota-se que já foram selecionados 6 atletas (1 levantador, 1 oposto, 2 ponteiros e 2 meios de rede)
    Havia 15 jogadores, no total. Se já foram selecionados 6, ainda sobram 9.
    Assim, montando o restante do time, sobra uma Combinação 9,6a6; Ou seja, Há 9 opções e eu preciso pegar 6, independentemente da posição, pois as posições "obrigatórias" eu já resolvi anteriormente. Dessa forma: C9,6 

    O próximo passo é juntar tudo:

    C3,1 . C3,1 . C5,2 . C4,2 . C9,6

    Resolvendo;

    3 . 3 . 10 . 6 . 84

    = 45360.

     

     

    ***A parte da resoluçao do cálculo de combinação eu resolvi não explicitar aqui, pois um vídeo no youtube explicaria de uma forma muito mais didática. Além disso, a dúvida maior nesse tipo de questão é COMO MONTAR e não como calcular)

     

    Quaisquer dúvidas estou à disposição.

  • Dados do problema:

    15 jogadores (4 meios, 5 ponteiros, 3 opostos, 3 levantadores)

    12 serão escolhidos

    Restrição: 1 deve ser levantador; 1 deve ser oposto; 2 devem ser ponteiros e 2 devem ser meios

    ** Quando se tem restrição devemos começar por ela.

    Perguntas que devem ser feitas para saber se é permutação, arranjo ou combinação

    O número de objetos é igual ao numero de posições? 

    Se sim - Permutação

    Se não 

    A ordem importa?

    Se sim - Arranjo

    se não – Combinação

    Nesse caso então é Combinação

    Restrições:

    Levantador

    C3,1=  3!/(3-1)!1! = 3

    Oposto

    C3,1= 3 !/(3-1)!1! = 3

    Ponteiro

    C5,2= 5!/(3-2)!2! = 10

    Meios

    C4,2=4!/(4-2)!2!=6

     

    Como já foram escolhidos 6 dos 15 jogadores, sobram 9 jogadores para as próximas 6 posições.

    C9,6=9!/(9-6)6!=84

    Juntando todos os resultados

    3x3x10x6x84=45.360

  • Não deveriamos fazer uma combinação (C12,6) no final, para especificar o time titular e o reserva!? Visto que no enuciado diz: " O treinador deve especificar na súmula quem serão os jogadores titulares e quem serão os reservas". Alguém pode me explicar!?

  • levantador:

    c3,1 = 3

    opostos:

    c3,1 = 3

    ponteiros:

    c5,2 = 10

    meio de rede:

    c4,2 = 6

    AINDA FALTAM 6 VAGAS, e aqui podem ser pegos qualquer um de qualquer posição, logo:

    sobrou quantos jogadores? 15-6 = 9

    c9,6 = 84

    R: 3 x 3 x 10 x 6 x 84 = 45360

  • essa me deu um trabalho... mas é uma ótima questão

    a primeira coisa que vc deve fazer é formar as equipes titulares, para isso se pergunte: quantas equipes titulares é possível formar com os 15 jogadores disponíveis tal que as condições de nela (na equipe titular) haver 1L , 1O, 2M e 2P sejam respeitadas?

    Essa é a parte mais fácil:

    3*3*10*6', isso porque existem 3L para 1 vaga, 3O para 1 vaga, 4M para 2 vagas e 5P para 2 vagas, então faz as combinações devidas e multiplica todas elas embasado no princípio fundamental da contagem.

    C3,1*C3,1*C4,2*C5,2 = 540 FORMAS POSSÍVEIS DE SE FORMAR A EQUIPE TITULAR. Porém, a pergunta NÃO é essa, pergunta-se de quantas maneiras é possível formar a equipe titular E a equipe reserva, portanto precisamos agora descobrir a quantidade de equipes reservas possível, para isso, segue a lógica:

    para cada equipe titular que é formada, sobram exatos 9 jogadores, ou seja, 9 jogadores ficam fora, quais são eles? 2L + 2O + 2M + 3P = 9 jogadores, daí vc se pergunta: para cada equipe titular formada, eu posso montar quantas equipes reservas com esses jogadores que sobraram? perceba que aqui, na montagem das equipes reservas, não há mais restrições, pois a equipe titular montada já obedece às condições dadas, portanto eu posso simplesmente fazer uma combinação de 9 tomados 6 a 6 para determinar quantas equipes reservas é possível montar para cada equipe titular: C9,6 = 84

    ____________

    portanto, para cada equipe titular que eu monto, eu posso montar 84 equipes reservas, novamente pelo PFC, o total de equipes titulares E de equipes reservas que eu posso ter será 540*84. Fim de papo.


ID
2651878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão aritmética, o décimo termo é o quá-druplo do terceiro.


Se o sétimo termo é igual a 19, então o segundo termo é igual a

Alternativas
Comentários
  • Termo da P.A é an = a1 + (n-1)r, então:

    a10 = a1 + 9r

    a3 = a1 + 2r

    a7 = a1 + 6r = 19

    como a10 = 4.a3, então, a1 + 9r = 4a1 + 8r => a1 = r/3

    substituindo em a7 teremos, r/3 + 6r = 19, logo achamos r = 3

    usando r em a7, encontramos a1 = 1, então a2 será a1 + r = 1+3 = 4

     

  • o termo de uma progressao aritmetica segue a formula an = a1+(n-1).r

    onde an corresponde ao termo tal, a1 o primeiro  termo,n a posição do termo e r uma razão de crescimento

    a questão fala que a10 = 4.a3  e a7 = 19

    sabemos que a10 = a1 + 9r ---  a3 = a1 + 2r ----  a7 = a1 + 6r

    se a10 = 4.a3 então a10 = 4.(a1 + 2r) = 4a1 + 8r  e pela teoria: a10 = a1 + 9r portanto:

    a1 + 9r = 4a1 + 8r  sabemos dessa definição que (-3a1 + r = 0 ) a missão isolar o valor de a1 ou r (fica a escolher)

    escolhendo r temos que: r = 3a1 (equação tal)

    agora sabe se que a7 = 19 e a7 = a1 + 6r portanto:

    a1 + 6r = 19  daí  vamos isolar o valor de r para relacionar ela com a equação tal achada anteriormente.

    dai temos que: r = (19 - a1)/6

    Se r = 3a1 e também r = (19 - a1)/6  então  3a1 = (19 - a1)/6  portanto 18a1 = 19 - a1

    com isso 19a1 = 19 portanto ( a1 = 1  )  e o valor de r (tomando a equação tal) r = 3a1

    portanto (r = 3)

    A questão pede o valor de a2. Pela teoria a2 = a1 + (2-1)r = a1 + r

    portanto a2= 1 + 3 = 4 

    Contudo, a resposta certa é o GABARITO B.

     

  • Se a10 = 4a3, considerando que a10 = a1 + 9r e a3 = a1 + 2r,

    Então:

    a1 + 9r = 4 *(a1 + 2r) 

    a1 + 9r = 4a1 + 8r

    9r - 8r = 4a1 - a1

    r = 3a1

    Se a7 = 19, considerando que a7 = a1 + 6r, substituindo na eq. r = 3a1,

    Logo:

    19 = a1 + 6*3a1

    19 = 19a1

    a1 = 19/19

    a1 = 1

    Substituindo o valor encontrado para a1 em r = 3a1, encontramos r = 3

    Por fim, a2 = a1 + r

    Então,

    a2 = 1 + 3

    a2 = 4 

     

     

     

     

     

     

     

  • Gabarito alternativa B Resolvendo em 9 passos. 

                                                                              A questão forneceu a relação       a10 = 4.a3

    1> a10 = a1+9R

    2> a3 = a1+2R

    3> substitui na relação dada pela questão: a1+9R = 4. (a1+2R)

    4> a1+9R = 4a1+8R, chegamos: 3a1 = R 

    5> substitui na fórmula do a7 = 19,  19 = a1+6R 

    6> substitui o R por 3a1. (passo 4) na fórmula do a7 (passo 5)

    7> 19 = 19a1, concluimos que a1 = 1

    8> encontramos a razão substituindo o a1 na relação encontrada em 4, 3(1) = R, sendo R=3

    9> Com a1= 1 e R = 3, concluimos que a2=4 

     

  • bah eu fui testando alternativa por alternativa até chegar na que satisfaça o enunciado...

  • Galera, dá pra colocar os termos em função de A2 em vez de A1, isso simplifica um pouco o cálculo.

  • Pela fórmula geral de P.A. tem-se: a10 = a1 + 9r ou, por analogia, a10 = a2 + 8r (onde já temos o termo a2 pedido na questão)

    Seguindo este útlimo raciocínio, então temos:

    a10 = a2 + 8r (EQUAÇÃO I)

    a7 = a2 + 5r ---> 19 = a2 + 5r(EQUAÇÃO II)

    a3 = a2 + r (EQUAÇÃO III)

    (O décimo termo é o quádruplo do terceiro termo) ---> a10 = 4.a3 (EQUAÇÃO IV)

    RESOLUÇÃO:

    Substindo as EQUAÇÕES I e III na EQUAÇÃO IV ---> a2 + 8r = 4.(a2 + r) ---> a2 + 8r = 4.a2 + 4r ---> a2 = (4r)/3(EQUAÇÃO V)

    Substituindo a EQUAÇÃO V na EQUAÇÃO II temos --->  19 = a2 + 5r ---> 19 = (4r)/3 + 5r ---> r = 3

    Substituindo o último resultado (r = 3) na EQUAÇÃO V, temos ---> a2 = (4r)/3 ---> a2 = (4.3)/3 ---> a2 = 4

    Gabarito: B

  • 19 = ( a6 + a8 ) / 2 

    a10 = 4.a3

    a2 = a3 - r

     

    É só pensar em um número cuja divisão por 2 resulte em 19. Esse número é o 38. 

    sabemos que o 38 é a6 + a8. 

    sabendo que a6 < 19   e   a8 > 19, basta testar as razões. 

    quando o a10 = 4.a3, teremos encontrado a razão certa. 

    Achei mais simples fazer dessa maneira. 

  • Questão resolvida no link do vídeo abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=MzF6BqpG5CA

    Bons estudos.

  • SABE-SE QUE A7=19, ENTÃO :

    A7=A1+6R ==> 19=A1+6R ==> A1= 19-6R (I)

    TAMBÉM TEMOS QUE :

    A10 = 4A3

    A10 = A1+9R

    A3 = A1+2R

    ENTÃO:

    A10 = 4A3

    A1+9R=4(A1+2R) (II)

    SUBSTITUINDO I EM II:

    19-6R+9R=4[(19-6R)+2R]

    19+3R=-24R+8R+76

    19R=76-19

    R=3

    A1=1 E A2=4

  • que vontade avassaladora de pular de paraquedas, sem paraquedas...

  • Para resolver questão de PA tem que ter na ponta da língua coisas como:

    a10 = a1 + 9r

    a6 - 3r = a3

    Com isso em mente e com a informação do enunciado:

    a10 = 4. a3

    e

    a7 = 19

    Podemos fazer a seguinte relação:

    a10 = a7 + 3r

    a10 = 19 + 3r

    a3 = a7 - 4r

    a3 = 19 - 4r

    Logo

    a10 = 4. a3

    19 + 3r = 4. (19 - 4r)

    19 + 3r = 76 - 16r

    19r = 56

    r=3

    Sabida a razão, pode terminar a questão:

    a2 = a7 - 5r

    a2 = 19 - 15

    a2=4

    Resposta: B

  • Pra visualizar melhor

    a1 =

    a2 =

    a3 = a7 - 4.R

    a4 = a7 - 3.R

    a5 = a7 - 2.R

    a6 = a7 - R

    a7 = 19

    a8 = a7 + R

    a9 = a7 + 2.R

    a10 = a7 + 3.R

    A questão diz que: o décimo termo é o quádruplo do terceiro

    Logo, a10 = 4.a3, sendo que a10 é igual a "a10 = a7 + 3.R"" a3 é igual a "a3 = a7 - 4.R"

    Agora é só substituir na expressão a10 = 4.a3

    a10 = 4.a3

    a7 + 3R = 4 . (a7 - 4R)

    19 + 3R = 4 . (19 - 4R)

    19 + 3R = 76 - 16R

    19 - 76 = -16R - 3R

    -57 = -19R . (multiplica por -1)

    57 = 19R

    R = 57/19

    R = 3

    Daí você tem duas opções, ou jogar na fórmula do termo geral ou contar, subtraindo 3, a partir do sétimo termo. Independentemente de como fará aqui, chegará ao resultado de a2 = 4

    Desistir não é uma opção

  • Para resolver questão de PA tem que ter na ponta da língua coisas como:

    a10 = a1 + 9r

    a6 - 3r = a3

    Com isso em mente e com a informação do enunciado:

    a10 = 4. a3

    e

    a7 = 19

    Podemos fazer a seguinte relação:

    a10 = a7 + 3r

    a10 = 19 + 3r

    a3 = a7 - 4r

    a3 = 19 - 4r

    Logo,

    a10 = 4. a3

    19 + 3r = 4. (19 - 4r)

    19 + 3r = 76 - 16r

    19r = 56

    r=3

    Sabida a razão, pode terminar a questão:

    a2 = a7 - 5r

    a2 = 19 - 15

    a2=4

    Resposta: B


ID
2651881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O gráfico de uma função f: ℝ→ℝ é uma parábola cujo x do vértice é igual a 5.


Se x ϵ ℝ é tal que f(x) = f(x-4), então x é igual a

Alternativas
Comentários
  • ax2 + bx + c = 0

    a(x-4)2 + b(x-4) + c = ax2 + bx + c

    a(x-4)2 + b(x-4) = ax2 + bx

    ....

    2ax - 4a + b = 0;

    da informacao da questao, tem-se que:

    Xv = -b/2a = 5 .:. b = -10a

    substituindo nas contas anteriores:

    2ax - 4a -10a = 0

    2ax = 14a

    x = 7

     

    se alguem achou algum erro nessas contas, por favor, nao hesitem em corrigir!

     

  • não consegui entender. Alguém poderia explicar mais detalhado?

  • GABARITO A

     

     A equação característica de uma parábola é:

    f(x) = ax² + bx + c

     

    O vértice da parábola é dado por:

    x = -b/2a

     

    O vértice foi dado, então:

    5 = -b/2a

    -b = 10a

     

    Sendo f(x) = ax² + bx + c:

    f(x-4) = a(x-4)² + b(x-4) + c

     

    Fazendo f(x) = f(x-4)

    ax² + bx + c = a(x-4)² + b(x-4) + c

    ax² + bx + c = a(x² - 8x + 16) + bx - 4b + c

    ax² + bx + c = ax² - 8ax + 16a + bx - 4b + c

    0 = -8ax + 16a - 4b

    8ax = 16a - 4b

     

    Sendo -b = 10a:

    8ax = 16a + 40a

    8ax = 56a

    8x = 56

    x = 7

  • Primeiro ele nos deu as seguintes informações:

    Xv = 5

    f(x-4) = f(x)

    Uma das fórmulas do x do vértice é a seguinte:

    Xv = x' + x'' / 2

    Como o gráfico da função de 2º grau é uma parábola simétrica, basta substituir, pois mesmo que os valores "x" e "x-4" não sejam as raízes da função, eles são simétricos. E sempre que eu pegar valores simétricos, somar e dividir por 2, encontrarei o x do vértice. Então fica assim:

    Xv = 5

    Xv = x' + x'' / 2

    x' + x'' / 2 = 5

    (x-4) + x / 2 = 5

    2x - 4 = 10

    2x = 14

    x = 7

    Gabarito: letra A.


ID
2651884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um modelo integrado de orçamento empresarial, o orçamento de

Alternativas
Comentários
  • Isso aí é matéria de AFO?

  • Indiquem para comentário, por favor!

  • Pessoal, 

     

    A resposta é C e é apenas questão de lógica. Vamos pensar o seguinte: para uma empresa na qual a sazonalidade e incerteza tenha grande influência, o controle deve ser maior não é? Acredito que haja concordância quanto a isso. 

     

    Pois bem, dizer que esse orçamento será feito em número maior de intervalos é a mesma coisa de dizer que será feito em maior número ou mais vezes. Ex: se todo mês eu fizer esse orçamento, ao final de um ano terei 12 orçamentos. Se eu fizer uma vez a cada dois meses, ao final de um ano terei 06 orçamentos. Resumindo: na primeira hipótese, terei feito tal orçamente em número maior de intervalos. 

     

    Atenção:

    Número maior de intervalos é diferente de número de intervalos maiores. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Sim, é AFO e faz parte do orçamento público: conceitos, elementos básicos e funções do orçamento público.

  • Letra C


    Gitman (1997), comenta que, geralmente, o orçamento de caixa é projetado para cobrir um período de um ano, dividido em intervalos menores de tempo. O número e o tipo de intervalos dependem da natureza do negócio, quanto mais sazonais e incertos são os fluxos de caixa de uma organização, maior o número de intervalos.


    http://fapam.web797.kinghost.net/admin/monografiasnupe/arquivos/26072016201152Simone.pdf

    Bons estudos !!!


ID
2651887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De forma geral, a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse.


Dentre esses, dois são criados e controlados pela logística/cadeia de suprimentos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem a bibliografia para essa questão?

    Eu fiz por eliminação.

    Eu sabia que lugar estava correto. Então fiquei entre b) e d). Achei "posse" estranho, "tempo" fazia bem mais sentido. 

  • No meu material encontrei esse assunto no livro do Novaes.
    Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição, Antônio Galvão Novaes, 3ª edição, capitulo 2, da Logística ao Supply Chain Management.

    A logística empresarial evoluiu muito desde seus primórdios.
    Agrega valor de Lugar, de tempo, de Qualidade e de Informação.

    A questão nos traz a informação sobre a atividade empresarial como um todo( a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse). Logo, a logística atua sobre lugar e tempo.

    Espero ter ajudado. 

     

  • QUALQUER PROFESSOR DE HISTÓRIA OU GEOGRAFIA, RESPONDERIA FACILMENTE ESSA QUESTÃO! 

    #AVANTE!!

  • Gab.D

    Sem comentários kkkkkk

  • Um negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e posse.

    O valor forma:é gerado pela produção, pela fábrica;

    Os valores tempo e lugar: são controlados pela logística, respectivamente, pelo estoque e pelo transporte;

    O valor posse: é gerado pelo marketing e pelas finanças, que facilitam a transferência da posse para o consumidor.

  • Letra D


    Um negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e posse. O valor forma é gerado pela produção, pela fábrica; os valores tempo e lugar são controlados pela logística, respectivamente, pelo estoque e pelo transporte; o valor posse é gerado pelo marketing e pelas finanças, que facilitam a transferência da posse para o consumidor. Logo, a logística controla metade das oportunidades de se agregar valor a um produto.

    http://adm-pub-ufop.blogspot.com/2011/09/introducao-logistica-resumo-apostila.html

    Bons estudos !!!

  • Socorro!

  • Lugar, tempo, qualidade e informação.

  • Um produto gera 4 valores: TEMPO, LUGAR, POSSE, FORMA

    Forma: Produzido pela empresa

    Tempo e Lugar Logística

    Posse Marketing e Pelas finanças

  • Não achei fácil não, principalmente por ser da área economia rsrs


ID
2651890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na filosofia/programação de suprimentos just-in-time, a(o)

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

     

    JUST IN TIME (JIT)

     

    O sistema de just-in-time (JIT) significa uma feroz tentativa de reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho pela programação de materiais que devem chegar a uma estação de trabalho no momento certo de seu uso.

    Essa abordagem para o controle de inventário envolve uma minimização de custos de manter estoques e de comprar ou produzir estoques dentro do estritamente necessário. Permite cortar custos de manter estoque, maximizar o uso do espaço e contribuir para melhorar a qualidade dos resultados.

     

    Os principais fatores de sucesso no JIT são:

     

    1. Alta qualidade de fornecimento: os usuários devem receber apenas bons materiais dos for- necedores. As relações devem ser construídas e mantidas com fornecedores confiáveis.

     

    2. Cadeia de fornecedores: um número mínimo de fornecedores facilita a negociação e a entrega de qualidade.

     

    3. Concentração geográfica: tempos de trânsito e de transporte pequenos – menores que um dia – das fábricas do fornecedor para a do cliente são necessários. 

     

    4. Transporte e manuseio de materiais eficientes: o transporte entre os fornecedores e usuários deve ser altamente confiável. As partes devem ser expedidas tão próximas quanto possível do ponto de uso.

     

    Fonte: Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática.

  •  

    GAB. E

     

    JUST IN TIME (JIT)

     

    O sistema de just-in-time (JIT) significa uma feroz tentativa de reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho pela programação de materiais que devem chegar a uma estação de trabalho no momento certo de seu uso.

    Essa abordagem para o controle de inventário envolve uma minimização de custos de manter estoques e de comprar ou produzir estoques dentro do estritamente necessário. Permite cortar custos de manter estoque, maximizar o uso do espaço e contribuir para melhorar a qualidade dos resultados.

     

    Os principais fatores de sucesso no JIT são:

     

    1. Alta qualidade de fornecimento: os usuários devem receber apenas bons materiais dos for- necedores. As relações devem ser construídas e mantidas com fornecedores confiáveis.

     

    2. Cadeia de fornecedores: um número mínimo de fornecedores facilita a negociação e a entrega de qualidade.

     

    3. Concentração geográfica: tempos de trânsito e de transporte pequenos – menores que um dia – das fábricas do fornecedor para a do cliente são necessários. 

     

    4. Transporte e manuseio de materiais eficientes: o transporte entre os fornecedores e usuários deve ser altamente confiável. As partes devem ser expedidas tão próximas quanto possível do ponto de uso.

     

    Fonte: Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática.

  • Eu fiquei entre as letras B e E, qual o erro da letra B? Alguém poderia me ajudar?

  • O erro da alternativa "B" está na inversão dos papeis, primeiro vem a necessidade imediata, como os estoques são baixos, precisa-se de agilidade na reposição, não é a economia de escala que é fundamental, mas sim a capacidade de reposição rápida do reduzido, ou até inexistente estoque (como exemplo a Boeing que compra os motores de suas aeronaves no sistema Just In Time com zero de estoque, normalmente o motor chega do fornecedor já para ser instalado na asa, no momento exato que isso deve acontecer.)

  • alguém justifica o item C?

  • A. ERRADO - A entrega imediata prevê um baixo estoque.

     

    B. ERRADO - O sistema just in time só produz o que a demanda "puxa", justamente o contrário do que afirma a assertiva.

     

    C. ERRADO - Como a necessidade é imediata, o estoque mínimo é curto, logo o TR não pode ser longo.

     

    D. ERRADO - Por óbvio nenhum tipo de defeito é tolerável!

     

    E. GABARITO.

  • Eu tinha ficado na dúvida entre a "B" e a "E", acabei errando e consegui entender o conceito da "B".

    Na verdade, quando a alternativa fala em economia de escala, o foco maior não é este, porque economia de escala seria você produzir por um custo menor e o objetivo do Just in time não seria a redução do custo, mas sim do desperdício, produzindo somente o necessário, consequentemente ocorreria a redução do custo.

  • just in case = nivel de estoque alto, maior custo, mas aguenta incertezas e flutuaçoes do mercado

    just in time = nivel de estoque mínino, libera mais capital para a empresa, mas não suporta incerteza ou flutuaçoes.

  • No JIT os fornecedores tem que ser fiéis e confiáveis, uma vez que não há estoque de segurança ou ele é bastante reduzido. Ou seja, tem que haver uma garantia de que o material será fornecido sempre da maneira correta e no tempo certo.

  • B) Enquanto os sistemas JIT envolvem ciclos curtos de produção e requerem flexibilidade para promover alterações de produtos, a indústria tradicional, ao contrário, sempre se beneficiou das economias de escala garantidas pelos longos ciclos. (Dias, 2010, p. 125). Ou seja, economia de escala é característica dos longos ciclos de produção da indústria tradicional.

    C) O conceito do JIT considera que os lead times devam ser curtos e consistentes com a necessidade de satisfazer à demanda de maneira sincronizada. (Dias, 2010, p. 125)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a filosofia Just In Time. Neste caso, marquemos a alternativa que remete a essa filosofia corretamente.

    A filosofia Just In Time, ou JITconsiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Segundo Dias (2018), a filosofia Just In Time é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    No JIT, a visão sobre os fornecedores é de que eles são parceiros ativos da organização, encarregados por suprir as demandas dos seus clientes, sendo tratados como uma extensão da empresa.

    Dito isso, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
2651893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As necessidades de produtos e componentes de uma manufatura normalmente apresentam amplas variações por diversas razões, como, por exemplo, cancelamento de fornecedores e mudanças na programação de produção, ocasionando uma demanda irregular.


Nos casos de demanda irregular, um sistema de MRP (materials requirements planning) inicialmente deve

Alternativas
Comentários
  • Alguém?! Não entendi o porquê deste gabarito

  • "Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa"

    Fonte: Wikipedia

    Como é uma demanda irregular, então sofre o impacto dos números não confiáveis do estoque de segurança.

  • Letra A

    Entre as ferramentas mais usadas para desenvolver um estoque de segurança está o MRP ( Planejamento de Necessidade de Materiais.) Neste caso a demanda é Irregular, então sofrerá o impacto de informações irregulares.

     

  • Questão sem sentido.  O Item A estaria certo se fosse:

    Nos casos de demanda irregular, um sistema de MRP (materials requirements planning) inicialmente deve

     a) [evitar] ser impactado por estimativas imprecisas dos níveis de estoques de segurança. 

     

  • Jabba Hutt,

     

    o que você não entendeu é que não tem como não ser impactado. A mudança é justamente para combater esse impacto da forma mais eficiente possível. 

     

    Nos casos de demanda irregular, um sistema de MRP (materials requirements planning) inicialmente deve

     a) ser impactado por estimativas imprecisas dos níveis de estoques de segurança. (Pela explicação que fiz para as demais e pelo comando da questão acima em negrito, entendi que o que a questão realmente queria é o que acontece, INICIALMENTE, no caso de demanda irregular em um sistema de MRP.

     

     b) efetuar automaticamente a correção dos níveis de estoques mínimo e máximo de forma linear para os itens com demanda irregular. (Se a demanda é irregular, como é que se determina os níveis de estoque de forma linear?)

     

     c) alterar os programas de produção e os parâmetros quantitativos das equipes de fábrica para a realidade de estoques atual e, em seguida, disparar os pedidos de ajustes de estoques para os fornecedores. (Me parece uma atitude precipitada, pois o comando da questão deixa bem claro que o que ela quer saber é o que acontecerá INICIALMENTE. Antes de qualquer atitude, deve-se fazer uma análise da situação.)

     

     d) realizar ajustes nos limites de capacidades dos equipamentos de fábrica e reprogramar a produção. (Nem sempre será possível alterar a capacidade do equipamento, haja vista que este pode estar em seu limite já.)

     

     e) alterar a estrutura dos produtos com reconhecida ocorrência de demanda irregular. (Nada a ver. O que a alteração na estrutura do produto influiria em toda essa situação?)

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Tbm não entendi nem com as explicações que tentaram dá aí

  • Marcelo deu uma aula


ID
2651896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A função de cálculo do lote econômico de compras (LEC) é derivada de duas equações.


Essas equações são as de custos

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

     

    LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS ( LEC )

     

    Lote econômico é o estabelecimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: volume, prazo, custo, despesas de transporte, despesas de armazenagem, despesas de manutenção de estoque etc.

     

    Após a análise dos custos de armazenagem e pedido podemos definir a quantidade mais econômica de compra para um determinado material/produto/matéria prima.

     

    FÓRMULA DO LEC = √ 2DS / mC

     

    D = demanda anual

    S = custo para realizar cada pedido

    M = custo de manutenção de estoque

  • Lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem são mínimos para o período considerado. 

     

  • Lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem são mínimos para o período considerado. 

    CUSTO TOTAL: CUSTO DO ARMAZENAMENTO + CUSTO DO PEDIDO

     

    Giovanna Carranza

  • Lote econômico de compras = PED = Pedido, Estoque e Demanda.

  • LEC = raiz de 2 x custo de pedido x demanda / custo de armazenagem


ID
2651899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A nova realidade da demanda global e da percepção do consumidor conduziu partes do setor de manufatura para um modelo de negócios que busca reduzir ou eliminar a dependência das previsões por meio do planejamento conjunto e da troca rápida de informações entre os participantes da cadeia de suprimentos. Nesse cenário, o processo de manufatura, de forma geral, inicia-se a partir de uma venda, em detrimento dos antigos sistemas fundamentados na previsão. Além disso, verificam-se processos de produção mais curtos com menos etapas, com um tempo de execução mais rápido e maior potencial de customização para o cliente.


Essa nova realidade está mais próxima dos sistemas de produção

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    21. (Cesgranrio/ Casa da Moeda/ Analista gestão/2009) Os princípios do Just-in-time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 1960/70. Entre as características e fatores adotados no JIT, podem-se citar:
    I. produção antecipada, considerada como desperdício;
    II. melhor eficiência da mão de obra, dedicando um trabalhador por máquina;
    III. sistema empurrado de controle da produção;
    IV. utilização de lotes de produção reduzidos.
    Estão corretos os itens
    a) I e II, apenas.
    b) I e IV, apenas.
    c) II e III, apenas.
    d) I, III e IV, apenas.
    e) I, II, III e IV.

     

    http://www.leanti.com.br/conceitos/14/O-que-e-Sistema-Puxado.aspx

  • Produção Empurrada: É aquela que inicia seu processo antes de um pedido de compra do cliente, ou seja, é a produção mais voltada para estoque. Ex. Fabricação de Cervejas"

    Produção Puxada: "É a produção que não utiliza estoques, sendo o cliente o personagem que “determina” o início da produção. Ex. Pizzarias, a produção só se inicia com o pedido do cliente."

    Fonte: https://blogdaengenharia.com/qual-a-diferenca-entre-producao-empurrada-e-producao-puxada/

  • Muito bom o comentario de Marcelo pires 

  • Questão básica, mas com um alto índice de erros.

  • Produção puxa = just in time


ID
2651902
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os sistemas tradicionais de custeio têm como objetivos principais avaliar de forma acurada os estoques e o custo dos produtos vendidos com foco na produção de informações externas.


Todavia, outro sistema se dedica a municiar os gerentes para as decisões estratégicas, com foco na rentabilidade dos produtos e dos clientes.


Trata-se do sistema de custos

Alternativas
Comentários
  • d)

     

    http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/workflow/busmodel/co_abc.htm

  • Custeio Baseado em Atividades

    A metodologia de Custeio Baseado em Atividades divide os recursos utilizados em diferentes categorias e aloca estes

    custos às atividades específicas que são realizadas, como: compras, armazenagem,

    movimentação interna, etc (Pohlen e La Londe, 1998)

    Resposta: d

  • .Sistema de custeio ABC
    Permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custo. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a se tornarem mais lucrativas e eficientes. Com seu poder de assinalar as causas que levam ao susgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da produção.

  • Activity Based Cost, o famoso ABC.

  • A questão trata de  um assunto simples (Custeio ABC), mas tem um alto índice de erros.  Deve ter alguma coisa errada com esse enunciado:

    Todavia, outro sistema se dedica a municiar os gerentes para as decisões estratégicas, com foco na rentabilidade dos produtos e dos clientes [sobre clientes]. Trata-se do sistema de custos:  d) baseado em atividades

    Talves seja isso, a rentabilidade não é "dos clientes", é "sobre clientes". 

     


ID
2651908
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira

O risco de um título pode ser medido pelo Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM, do inglês Capital Asset Pricing Model).


Nesse modelo, o coeficiente beta (β) é uma medida relativa de risco

Alternativas
Comentários
  • .Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (MPAF)

    Mais conhecido mundialmente pela sigla em inglês CAPM (Capital Asset Pricing Model), é utilizado em finanças para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado ativo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada. O modelo leva em consideração a sensibilidade do ativo ao risco não-diversificável (também conhecido como risco sistêmico ou risco de mercado), representado pela variável conhecida como índice beta ou coeficiente beta (β), assim como o retorno esperado do mercado e o retorno esperado de um ativo teoricamente livre de riscos.

  • No modelo CAPM, o coeficiente beta (β) é uma medida relativa de risco não diversificável (sistemático), que é atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas, e por isso não pode ser eliminado por meio de diversificação. Fatores como guerras, inflação, pandemias (como a que estamos vivendo), crises econômicas etc. podem ensejar o risco sistemático.

    Gabarito: Letra A.


ID
2651911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o pronunciamento técnico CPC 26 (R1), que define a base para a apresentação das demonstrações contábeis no Brasil. O pronunciamento estabelece requisitos gerais, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo.


Como parte dessas bases e requisitos, o pronunciamento técnico define o conjunto completo de demonstrações contábeis, que inclui a demonstração

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Vamos ver conforme a lei 6404 & conforme CPC 26.

     

    Lei 6404 Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

     

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e                               

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

     

    O item 10 do CPC26, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade na Resolução CFC 1.185/09 relaciona o que seria o conjunto completo de demonstrações contábeis como sendo:

     

    a) Balanço patrimonial ao final do período; 
    b) Demonstração do resultado do período; 
    c) Demonstração do resultado abrangente do período; 
    d) Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; 
    e) Demonstração dos fluxos de caixa do período; 
    f) Demonstração do valor adicionado do período, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente; 
    g) Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e 

    h) balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retroativamente ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.

  • Segundo o CPC 26 o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

    (a) balanço patrimonial ao final do período;

    (b1) demonstração do resultado do período;

    (b2) demonstração do resultado abrangente do período;

    (c) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

    (d) demonstração dos fluxos de caixa do período;

    (e) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas;

    (ea) informações comparativas com o período anterior;

    (f) balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis; e

    (f1) demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente.

    Com isso, correta a alternativa B.


ID
2651914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à estrutura de capital de uma entidade, a equação que divide as obrigações financeiras relacionadas ao capital de terceiros pelo patrimônio líquido aponta o grau de

Alternativas
Comentários
  • Dava para fazer por dedução, ainda que não se lembrasse da fórmula. 

     

    Ativo: Bens + Direitos 

    Passivo: Obrigações

    + PL 

     

    O Patrimônio Líquido é o patrimônio dos sócios. Quando você divide o capital de terceiros pelo PL, você está querendo indentificar quanto do valor total do passivo pertence a terceiros. Quanto maior for esse índice é pior. 

  • O cálculo do grau de endividamento de recursos associa o capital de terceiros ao Ativo total. Entendo que não tem gabarito correto, contudo, não possuo muita prática com essa banca. Considerando, cebraspe, aocp, fgv e afins, esta questão estaria errada. A questão solicita:  a equação que divide as obrigações financeiras relacionadas ao capital de terceiros pelo patrimônio líquido aponta o grau de(...) Veja que não tem relação com o grau de endividamento.

    "O Grau de Endividamento é um indicador de saúde financeira de uma empresa. Ele mede o quanto uma empresa tem em dívida sobre seu patrimônio e ativo circulante. O índice de endividamento é um indicador de riscos e deve ser feito pela empresa para avaliar o grau de comprometimento dos ativos com o passivo da empresa.

  • A) Imobilização do Capital Próprio (ICP). As fórmulas são as seguintes:

    Imobilização do capital próprio (antigo): ICP= Ativo Permanente/Patrimônio Líquido

    Imobilização do capital próprio (novo): ICP= Ativo não circulante - Realizável a Longo Prazo/Patrimônio Líquido

    Se o ICP for igual a 1, indica que o ativo permanente é integralmente financiado com recursos próprios. Se o ICP for menor que 1, significa que, além de financiar o Ativo Permanente, os recursos próprios financiam parte do Ativo Realizável. E, finalmente, se o ICP for maior que 1, significa que há recursos de terceiros financiando o Ativo Permanente.

    Como o Permanente possui uma característica de realização indireta e mais lenta, é recomendado que seja financiado por recursos próprios. Mas essa não é uma regra absoluta, depende do tipo de empresa e do mercado em que ela atua.

    Observação: Ativo Permanente é a denominação antiga. Atualmente, seria “Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo” ou “Investimentos permanentes + Imobilizado + Intangível “. Se na questão aparecer “Ativo Diferido”, deve ser considerado também.  

    B) O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) indica a influência que os acionistas estão recebendo pela participação dos recursos nos negócios da empresa. A expressão “alavancagem financeira” significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Trata-se, portanto, do efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas. GAF = Rentabilidade dos Capitais Próprios Rentabilidade da empresa.

    C) O Grau de Endividamento indica a participação dos capitais de terceiros no capital próprio da empresa.

    Grau de Endividamento = PC + PÑC (capital de terceiros)/PL (capital próprio)

    Interpretação: Quanto menor, melhor.

    D) O índice de liquidez imediata mostra o quanto a empresa possui em dinheiro, para fazer frente às suas dívidas a serem pagas no curto prazo. A liquidez imediata procura responder o seguinte questionamento: o volume de disponibilidade da empresa é suficiente para cobrir as obrigações em curto prazo? Portanto, a liquidez imediata mostra o percentual de dívidas de curto prazo que a empresa tem condições de liquidar imediatamente.

    Liquidez Imediata = Disponível/Passivo Circulante

    Observe que a liquidez imediata tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo levando em consideração apenas as disponibilidades. Interpretação: Quanto maior for o índice de liquidez imediata melhor, pois temos uma situação em que a empresa apresenta condições de quitar suas dívidas de curto prazo.

    E) O índice de imobilização dos Recursos Não Correntes indica qual o percentual de recursos não correntes (Patrimônio Líquido e Passivo Não Circulante) que foi aplicado no ativo não circulante (exceto o realizável a longo prazo). Imobilização de Recursos Não Correntes = (AÑC - ARLP)/(PL + PÑC)


ID
2651917
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto aos investimentos realizados em uma entidade por terceiros e pelos acionistas, verifica-se, de forma geral, que o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

     

     

    A) ERRADO. A contribuição será positiva somente quando o custo da dívida for menor que o retorno do investimento. É a tal da alavancagem financeira.

     

    B) ERRADO. "sob quaisquer circunstâncias" torna a assertiva errada. Cuidado com expressões generalizadas. Nem sempre o capital próprio será mais barato que o capital de terceiros. Exemplo é quando se obtem um financiamento / empréstimo com baixa taxa de juros; menor do que o retorno exigido pelos acionistas.

     

    C) ERRADO. Em linhas gerais o risco assumido pelo credor (terceiro) que empresta capital é menor do que o risco assumido pelos acionistas. Isso porque quem empresta não está sujeito as variações no retorno, riscos de negócio etc. O seu retorno está atrelado ao contrato de empréstimo, além, é claro, de outras garantias que tem para se proteger de inadimplências, como exigir bens em garantia da dívida.

     

    D) CORRETO. Normalmente o capital de terceiros possui exigibilidade líquida e certa uma vez que é acobertado por documentos que lhe garantem tais atributos, a exemplo dos contratos de financiamento, contratos assinados com fornecedores, notas fiscais, faturas etc.

     

    E) ERRADO. A taxa de retorno do capital de terceiros é, via de regra, certa. Isso porque ao assumir uma dívida, a empresa sabe qual a taxa de juros e encargos que deverá pagar.


ID
2651920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma reconhecida sistemática de obtenção de capital de longo prazo relacionada à base de capitais de terceiros no balanço é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

    Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

    Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.

     

     

    Debêntures não conversíveis

     

    Esse tipo de debenture é a mais popular no mercado. Quando o papel não é conversível, significa que não existe a possibilidade de transformar aquele investimento em ações da empresa.

    Ou seja, não irá ocorrer a conversão da debenture em ação. Havendo a conversão, o investidor estaria seguro com a transformação do valor do principal em ações da mesma companhia.

    Sendo assim, o investidor poderia escolher em ficar com o valor do principal, ou realizar a transformação da debenture em ações.

     

     

    https://topinvest.com.br/debentures-conversiveis-e-nao-conversiveis/

     

    https://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

     

  • O enunciado deseja a alternativa que apresenta uma forma de captação de recursos via capital de terceiros (passivo exigível). Assim, vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. A emissão de ações se classifica como captação de recursos relacionada ao capital próprio (PL).

    b) Incorreta. A emissão de ações se classifica como captação de recursos relacionada ao capital próprio (PL).

    c) Incorreta. A retenção de lucros não se classifica como uma captação de recursos.

    d) Incorreta. O adiantamento da distribuição de dividendos não é uma captação de recursos, mas uma distribuição aos acionistas.

    e) Correta. A emissão de debêntures se classifica como captação de recursos relacionada ao capital de terceiros (passivo exigível).


ID
2651923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma das características dos itens que compõem o capital de giro (circulante) é

Alternativas
Comentários
  • Quando aumenta o ativo circulante a rentabilidade diminui (o ativo circulante é menos lucrativo do que o imobilizado (não circulante). O ativo imobilizado é mais lucrativo porque agrega mais valor ao produto. Sem ele a empresa não poderia gerar o produto. 

  • Eu confundi "perda de valor" com "rentabilidade".

    O capital fixo trás mais rentabilidade mas me parece que ele está mais exposto a perdas de valor, como depreciação.

    Já o circulante pode ficar em investimentos que forneçam taxas que evitem perdas contra inflação, por exemplo.

    Gostaria de uma explicação mais aprofundada... Se alguém souber, ficaria imensamente grato. :)


ID
2651926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para executar uma estratégia de concentração (consolidação) de volumes, o departamento de compras deverá

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa identificou que a empresa concentra grandes volumes de compra em uma pequena quantidade de fornecedores, fato que acarreta ganhos significativos, porém, também expõe a empresa riscos. O entendimento da empresa nesse sentido é que a consolidação de volumes em pequenos fornecedores potencializa o poder de barganha do comprador, os contratos são melhores negociados e a volatilidade de preço é mais bem controlada.

     

    Resposta: Letra B. 

     

    Fonte: http://www.gepai.dep.ufscar.br/wp-content/uploads/2016/09/Gest%C3%A3o-de-Relacionamento-com.pdf

  • Por qual motivo não poderia ser a letra A?

  • acredito que o erro da letra A está em "eliminar"

    porque, por mais que o gestor seja ótimo, ele nunca irá eliminar por completo o risco de fornecimento.

    no máximo irá reduzir ou minimizar esses riscos.


ID
2651929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Considere o trecho abaixo.


Sachs, como um dos consultores do grupo que assessorou o secretário-geral da Conferência das Nações Unidas de Estocolmo (1972) e a do Rio de Janeiro (1992), vem defendendo desde 1970 a prioridade de uma agenda mundial que contemple a correlação entre pauperismo e crise ambiental nos países do Sul.

Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rae/v34n2/a11v34n2.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2018. Adaptado.


O texto reflete uma preocupação que, atualmente, é um dos principais pilares do Desenvolvimento Sustentável, em que a noção de crescimento econômico deve levar em consideração a(o)

Alternativas
Comentários
  • Um trecho do texto que ele cita:

    "Tal naturalização do pobre é um exemplo da distorção da política por argumento ou convicção falaciosa que lança as responsabilidades para o determinismo sociaL Estes críticos esquecem que a maior virtude desse movimento contra o pauperismo está sendo justamente "desnaturalizar" o pobre, tirando-o do limbo para onde o assistencialismo o exilou. O movimento está criando e mobilizando as condições e energias psicossociais adequadas, que deverão embasar um conjunto de ações públicas e privadas sobretudo para as zonas rurais, matriz do pauperismo brasileiro. Neste sentido, seria conveniente a todos os que fomentam, simpatizam ou simplesmente criticam o movimento, a leitura da obra de Ignacy Sachs, onde encontramos uma abordagem sobre o "ecodesenvolvimento", com um elenco útil de concepções para as futuras ações e políticas locais e nacionais que se desenham neste campo para o período após as eleições de 1994."

    Gabarito: A (inclusão social e proteção ambiental)

  • tava na cara a A ,mas achei bem mal elaborada, e marquei a b kkk

  • "...vem defendendo desde 1970 a prioridade de uma agenda mundial que contemple a correlação entre pauperismo e crise ambiental nos países do Sul."

     

    Pauperismo  ->  inclusão social

    Crise ambiental  ->  Proteção ambiental

     

    GABARITO: A

  • Pauperismo está relacionado à miséria, à extrema pobreza.

  • A

  • A

  • Para agregar conteúdo:

    Merece destaque que a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano - CNUMAH (Estocolmo, 1972) previu a cooperação internacional através da transferência de recursos financeiros e tecnológicos para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Além disso, os Estados participantes estavam compromissados a implementar, no âmbito doméstico, políticas ambientais preservacionistas.

     

    Ocorre que, a partir dessa pauta, o mundo acabou se dividindo em dois grupos, duas leituras sobre as questões ambientais:

    (i)  Corrente preservacionista (radical) -> Defendia a necessidade de parar o desenvolvimento, a fim de preservar o meio ambiente. Compreendia basicamente os países desenvolvidos;

    (ii) Corrente desenvolvimentista -> Defendia a possibilidade de os países se desenvolverem e, ainda assim, o meio ambiente ser preservado. Comprendia basicamente os países em desenvolvimento.

    Os países em desenvolvimento ("países do Sul") teceram críticas à postura dos países desenvolvidos (corrente preservacionaista), porquanto tais países alcançaram o desenvolvimento justamente através da exploração desregrada dos recursos ambientais. Desse modo, defenderam a tese de poderem fazer o mesmo: buscar o crescimento econômico ainda que isso acarrete degradação ambiental. Veja que a crise ambiental e os novos paradigmas podem engessar o desenvolvimento econômico dos "países do Sul".


ID
2651932
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Mesmo que as perspectivas da tomada de decisão racional já existam há décadas, alguns especialistas recentemente chamaram a atenção para um novo enfoque da racionalidade.


Esse novo enfoque refere-se ao comprometimento em identificar e utilizar a melhor teoria e informações disponíveis para tomar decisões e tem sido chamado de gestão baseada em

Alternativas
Comentários
  • Gab. E (achei que fosse a D)

  • Gabarito E

     

    A "Gestão Baseada em Evidências" nada mais é do que usar evidências (dados comprovados através de pesquisa) e deixar o achismo de lado.

  • E nessa loucura de dizer que não te quero
    Vou negando as aparências
    Disfarçando as evidências

  • QUANTA QUESTÃO REPETIDA, Q CONCURSOS :(((((

  • blueprint

  • Gabarito E

    . A capacidade de julgar, ou seja, o poder e/ou habilidade de decidir com base em evidências  


ID
2651935
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É uma ferramenta de lean manufacturing que auxilia o controle da produção e consiste na utilização de sinais sonoros ou luminosos com o intuito de avisar o operador da ocorrência de uma falha na linha de produção.


Essa ferramenta é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com/2009/07/andon-gestao-vista.html

     

    Vivendo e aprendendo. 

  • O Andon, é uma das ferramentas utilizadas pelo Lean Manufacturing, é uma forma de gestão à vista das ocorrências e resultados do local de trabalho, apresentando nas formas de quadros, sinalizadores sonoros ou visuais 

  • Gabarito A

     

    a) Andon - sinais luminosos e sonoros de falhas

     

    b) Kaizen -  melhoria contínua

     

    c)  Just-in-time - fazer as coisas no tempo certo (visa eliminar gastos como espera e estoques desnecessários)

     

    d) Just-in-sequence - uma evolução do Just-in-time - visa disponibilizar os recursos no momento certo e na sequência de montágem correta

     

    e) Poka-Yoke - Sistema a prova de falha (pode ser, por exemplo um entalhe em uma peça que não permita a sua montagem de forma incorreta)

  • Andon, é uma ferramenta de gestão do Lean Manufacturing, que se utiliza de sinais luminosos e/ou sonoros para avisar que há algum defeito na cadeia de produção. Na prática, o Andon é um sistema utilizado pelos operadores da linha de produção ou mesmo pelo próprio equipamento para sinalizar a produtividade ou alguma falha no processo, solicitando assim a ajuda de técnicos de manutenção, engenheiros e outros responsáveis pela resolução do problema.

     

    Kaizen , refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde, psicoterapia, life-coaching, governos, bancos e outras indústrias. Quando usado no sentido de negócio e aplicado ao local de trabalho, o kaizen refere-se a atividades que melhorem continuamente todas as funções e envolve todos os funcionários desde o CEO até os trabalhadores da linha de montagem. Também se aplica a processos, como compra e logística, que cruzam fronteiras organizacionais da cadeia de suprimentos. Ao melhorar as atividades e processos padronizados, kaizen tem como objetivo eliminar o desperdício.

     

    Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

     

    Just in Sequence (JIS), adota o procedimento básico do Just in Time e acrescenta o aspecto de sequenciamento. Sendo assim, pode ser considerado como um aperfeiçoamento do princípio Just in Time. O principal objetivo desse conceito é eliminar o desperdício através de uma produção flexível e enxuta, considerando, também, o melhor sequenciamento para atingir este objetivo. Peças devem ser entregues no momento exato de utilização das mesmas e numa sequência pré-definida. Os produtos finais têm de ser entregues diretamente na sequência correta de montagem e devem ser levados diretamente ao cliente, reduzindo espaços para armazenagem dos mesmos no local de montagem.

     

    Poka-yoke é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção. Um exemplo é a impossibilidade de remover a chave da ignição de um automóvel se a sua transmissão automática não estiver em "ponto morto", assim o motorista não pode cometer o erro de sair do carro em condições inseguras.

  • Achei bem interessante a explicação desse site sobre o Lean Manufacturing

    https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-lean-manufacturing/

  • Achei bem interessante a explicação desse site sobre o Lean Manufacturing.

    https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-lean-manufacturing/


ID
2651938
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere uma determinada atividade logística que consiste na transferência de cargas de um veículo maior para veículos de menor capacidade, sem que haja necessidade de armazenamento e que ocorre em um local público (por exemplo, um posto de gasolina, um terreno vazio, às margens de uma rodovia).


Esta atividade logística é denominada

Alternativas
Comentários
  • Olá Concurseiros!
    Essa questão nos deixa na dúvida entre as alternativas A e B.
    Afinal de contas, qual a principal diferença entre Cross-docking e Transit Point?
    A principal diferença está no fornecedor! No Transit point há apenas um forncedor que transfere a carga de seu veículo maior para veículos menores afim de realizar as entregas. No Cross-dockig há varios forncedores. Ou seja, o veículos menores são carregados comprodutos e diversos fornecedores.

    O ponto chave para identificcar qual modelo está sendo descrito no enunciado da quetão refere-se ao "posto de gasolina", pois a veículo que transporta a carga é de apenas um fornecedor (Ex: BR Distribuidora).

     

    Gab B

  • Cross-docking é o roteamento dos produtos que vêm dos fornecedores para os consumidores sem estocagem.

     

    Transit-point é transportar cargas consolidadas em veículos grandes, repassadas em local pré-determinado para veículos menores

     

    Carga fracionada trata do envio de pequenos volumes. 

     

    Transbordo é a transferência do material entre unidades onshore ou transferência do material entre unidades offshore;

     

    Unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. 

  • transit point é uma estratégia de distribuição que permite o atendimento de diferentes clientes através de um armazém avançado, onde é feita a consolidação dos materiais de um fornecedor e envio para os destinos locais. Os transit points ficam localizados estrategicamente para atender uma determinada área geográfica distante dos armazéns centrais ou de difícil acesso, operando como local de passagem. Sua operação consiste em receber carregamentos consolidados, separá-los e carregá-los em veículos menores para entrega locais a clientes individuais. Origem: Wikipédia

  • que surra! :(

  • Transbordo pode ocorrer sem armazenamento, no entanto, a tarefa é muito complexa para ter continuidade, portanto, em geral, existe sim o armazenamento por um período curto. Muito utilizado para escoamento de grãos e minérios.

  • O cross docking é um método de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não é estocada, mas sim preparada para o carregamento e distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor imediatamente, ou, pelo menos, o mais rapidamente possível. No cross docking, quando alguém compra determinado produto em um site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente. Trabalha com múltiplos fornecedores, que atendem clientes comuns, sendo essa a maior diferença entre o cross docking e o transit point.

    O transit point funciona como um grande centro de distribuição avançado, porém sem um estoque. Foi desenvolvido assim para lidar com determinadas áreas que se encontram muito distantes de armazéns centrais. Uma das principais características desse sistema é que os produtos recebidos já contam com destinos definidos. Ou seja, os itens são previamente alocados aos clientes de maneira que podem ser enviados para entrega local, dispensando a espera por colocação dos pedidos.

    O fracionamento é o processo contrário ao da unitização da carga. No lugar de transformá-la em um só volume com o intuito de facilitar a movimentação, estocagem e manuseio, o fracionamento a divide em partes menores.

    O transbordo é exatamente a transferência de carga de um meio de transporte a outro, no caso do enunciado, de um veículo para outro. "transferência de cargas de um veículo maior para veículos de menor capacidade, sem que haja necessidade de armazenamento e que ocorre em um local público (por exemplo, um posto de gasolina, um terreno vazio, às margens de uma rodovia)."

    No processo de unitização a carga é constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma unidade.


ID
2651941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere um método ou ferramenta que avalia a complexidade para a compra de um determinado produto, bem ou serviço e realiza uma comparação com relação ao impacto que este possui no negócio.


Tal método ou ferramenta refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Strategic sourcing é um método de aquisições que avalia o custo total dos insumos (e não somente o menor preço) antes da efetivação de cada compra. Entre outras variáveis, são analisados o poder de negociação com fornecedores, a importância dos materiais para a empresa e os níveis de serviço.

    Resposta: e

  • https://www.docusign.com.br/blog/strategic-sourcing/

    Este artigo explica detalhadamente. Alternativa D.

  • Letra D

    A tradução literal de source pode parecer um pouco confusa, uma vez que significa tanto compra ou aquisição como terceirização. No último caso, porém, é mais comum a utilização do termo outsourcing. Mas e quando o assunto é setor de compras empresarial a tradução ideal seria adquirir produtos ou matérias-primas de terceiros. Traduzindo: trata-se de procurar formas para suprir as necessidades materiais do negócio.

    Strategic Sourcing -  A ideia é trabalhar para que a empresa esteja sempre a par de novidades que podem impactar na relação com fornecedores.

    Global Sourcing, como o nome já entrega, consiste em uma busca por fornecedores que não se limita às fronteiras nacionais


     

  • Letra D 
     

    Strategic Sourcing ou Matriz Estratégica de Abastecimento é um método para avaliar a complexidade de obtenção de determinado produto, bens de consumo ou serviços no mercado versus o impacto que o mesmo traz para o negócio.

     

    Por meio desta análise podemos verificar e avaliar os custos internos e externos, rede de fornecimento e níveis de serviços prestados para determinado grupo de mercadoria ou família, com isso planejar ações específicas e estratégias distintas para cada um deles visando atender a necessidade da organização.

    Fonte: Fabio Hoinaski

    Bons estudos !!!


ID
2651944
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os sistemas de apoio à decisão devem prover um conjunto de capacidades, tais como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    a) ser resiliente contra condições temporais mutantes. Errado Se a situação muda o sistema de apoio a decisão deve mudar também, ele não pode ser imutável/resiliente.

     

    b) prescindir(dispensar) do julgamento humano no processo de análise. Errado o sistema de apoio à decisão não deve ser completamente autônomo, deve se apoiar em maior ou menor grau no julgamento humano.

     

    c) permitir a fácil execução das análises de sensibilidade. Certo Sim, deve permitir a fácil execução de análises, de que outra maneira os sistemas poderiam auxiliar nas decisões se não permitissem análises de forma facilitada?

     

    d)  apoiar decisões interdependentes, exceto as sequenciais. Errado Não há motivo para não apoiar as decisões sequenciais.

     

    e) evitar sua utilização em ambientes voltados para internet (web). Errado não faz nem sentido evitar o uso na internet.

     

     

    Dica:

     

    Prescindir = Dispensar

    Imprescindir = Não Dispensar

     

    Prescindível = Dispensável

    Imprescindível = Indispensável

  • 1. Resiliente

    Significado de Resiliente Por Dicionário inFormal (SP) em 09-08-2010

    Alguém que ao passar por uma situação difícil, consegue fazer o que fazia antes sem perder o seu foco

  • Ser resiliente é se adaptar às mudanças. Não vejo erro na A.

  • Comentários: (a) Errado, deve ser flexível com relação a condições temporais mutantes; (b) Errado, ele não substitui a intervenção humana; (c) Correto, permite a fácil execução de análises de sensibilidade de forma tempestiva; (d) Errado, apoia decisões interdependentes, inclusive as sequenciais; (e) Errado, é fomentada sua utilização nesses ambientes (Letra C).

  • SAD - CESGRANRIO - ADMINISTRADOR

  • "Resiliência: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças."

    Também não entendi o erro da a).


ID
2651947
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os sistemas de apoio à decisão possuem um conjunto de componentes mínimos, dentre os quais se identifica(m)

Alternativas
Comentários
  • .SAD
    Sistema de informação baseado em computador que apoia pessoas engajadas em atividades de tomadas de decisão. A arquitetura funcional de sistemas de apoio à decisão é composta de: sistema de gerência de banco de dados (SGBD), sistema de gerência de banco de modelos (SGBM) e sistema de diálogo entre o usuário e o sistema.

  • Gab. E

  • Mais uma vez, diferentes autores identificam diferentes componentes em um SAD.

     

    Sprage e Carlson (1982) identificam três componentes fundamentais de um SAD:

    - Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD);

    - Sistema Gerenciador de Modelagem Básica (MBMS);

    - Sistema de Geração de Diálogo e Gerenciamento (DGMS);

    Haag at al. (2000) descreve estes três componentes em maior detalhe: o Gerenciador de Dados armazena a informação (que pode ser um repositório organizacional tradicional; remoto, com a utilização da internet para acesso, ou personalizado para cada usuário); o Gerenciador de Modelagem que faz a representação de eventos, fatos ou situações (usando vários tipos de modelos, dois exemplos são modelos de otimização e modelos goal-seeking); e o Gerenciador de Interface com o Usuário que é claro que melhora a interatividade do usuário com o sistema.

     

    Conforme Power (2002), tem se estudado a construção de um SAD com quatro componentes:

    - Interface com o usuário;

    - Banco de Dados;

    - Modelagem e ferramentas analíticas;

    - Arquitetura e rede de trabalho de SAD;

     

    Hättenschwiler (1999) identifica cinco componentes de um SAD:

    - Usuários com diferentes regras de negócio e funções no processo de tomada de decisão;

    - Um específico e definido contexto de decisão;

    - Um sistema objetivo descrevendo as preferências principais;

    - Uma base de conhecimento que é composta de informações, base de conhecimento, programas administrativos e sistemas geradores de relatórios;

    - Um trabalho de preparação do ambiente, análise e documentação das alternativas de decisão.

     

    Marakas (1999) propõe uma arquitetura generalizada que será composta por cinco distintas partes:

    - Um sistema gerenciador de banco de dados;

    - Um sistema gerenciador de modelagem;

    - Uma engenharia de conhecimento;

    - Uma interface com o usuário;

    - O usuário.


ID
2651950
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Das tecnologias computacionais a seguir listadas, quais as diretamente relacionadas ao principal propósito de sistemas de apoio à decisão?

Alternativas
Comentários
  • O examinador responsável por questões de administração é formado em informática.!!!

  • As ferramentas OLAP permitem a geração de relatórios, a análise de um grande volume de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.

     

    DATA MART: É um pequeno data warehouse, abrangendo uma determinada área de assunto e oferecendo informações mais detalhadas sobre o mercado (ou departamento) em questão.


ID
2651953
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A estrutura analítica do projeto (EAP) é figura central na elaboração de um Plano de Gerenciamento de Projeto.


Para sua elaboração, o PMBOK 5ª edição indica a utilização de quais “ferramentas ou técnicas”?

Alternativas
Comentários
  • Ferramentas & Técnicas

    Decomposição

    Opinião especializada

    http://www.diegomacedo.com.br/gerenciamento-do-escopo-do-projeto-pmbok-5a-ed/

  • GAB. A

     

    ''Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.

     

    Criar a EAP: ferramentas e técnicas

     

    Decomposição
    Decomposição é a técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais facilmente gerenciáveis.

     

    Opinião especializada
    A opinião especializada é usada frequentemente para analisar as informações necessárias para decompor as entregas do projeto até as menores partes dos componentes a fim de criar uma EAP eficaz.''

     

     Fonte: PMBOK 5ª ed.

  • CRIAR A EAP - Grupo: Planejamento - Área de Conhecimento: Escopo

    Entradas
    Declaração do escopo do projeto
    Documentação dos requisitos
    Ativos de processos organizacionais

     

    Ferramentas e Técnicas
    Decomposição

    Opinião Especializada

     

    Saídas
    Estrutura analítica do projeto
    Dicionário da EAP
    Linha de base do escopo
    Atualizações dos documentos do projeto

  • Dos 47 processos do PMBOK v5, esse é interessante decorar as respectivas entradas, saídas, ferramentas e técnicas:

    1 - Entradas

    Plano de Gerenciamento de Escopo

    Declaração de Escopo do Projeto

    Fatores Ambientais

    Ativos de Processos Organizacionais

    Documentação de Requisitos

     

    2 - Saída

    Linha de base de escopo

    Atualizações na documentação do projeto

    EAP

    Dicionário da EAP

     

    3 - Ferramentas e Técnicas

    Decomposição

    Opinião Especializada

    GABARITO: A

  • Complementando sobre EAP: ele nada mais é do que você decompor algo complexo a fim de simplificar a análise. Deve-se ter cuidado, contudo, para não decompor em partes muito pequenas, pois assim, ao invés de facilitar para o gerente, irá complicar a sua vida, já que a análise além de se tornar demorada, será chata e muito operacional. 

  • a-

    entrds -

    1- plano ger escopo

    2- declaracao escopo

    3- doc reqs

    4- fatores amb

    5- ativos

    FERRAMENTS & TECNICS

    1- DECOMPOSICAO

    2- OPNI. ESPCILIAZ.

    saids

    1- scope baseline

    2- atualizacao dos docs prj

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a estrutura analítica do projeto e as ferramentas ou técnicas nela envolvida. Vejamos quais são algumas e, em seguida, podemos indicar uma das alternativas como correta.

    De acordo com o Guia PMBOK, 5° edição, criar uma estrutura analítica do projeto envolve:

    Entradas

    1. Plano de gerenciamento do escopo
    2. Declaração do escopo do projeto
    3. Documentação dos requisitos
    4. Fatores ambientais da empresa
    5. Ativos de processos organizacionais

    Ferramentas e técnicas

    1. Decomposição
    2. Opinião especializada

    Saídas

    1. Linha de base do escopo
    2. Atualizações nos documentos do projeto

    Mas o que é, afinal uma EAP? O próprio PMBOK (p. 31) responde:

    • "É a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto."

    Após verificarmos quais são os processos envolvidos para a criação de uma EAP e a sua definição, concluímos que a alternativa "A" é a correta. É nessa alternativa que encontramos a resposta que a banca exige.

    GABARITO: A

    Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição.


ID
2651956
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A contratação direta será feita, nos termos da Lei n° 13.303/2016, quando houver inviabilidade de competição, em especial na hipótese de contratação de profissionais ou empresas de notória especialização no seguinte serviço técnico especializado:

Alternativas
Comentários
  • Lei n° 13.303/2016

     

    Art. 30.  A contratação direta será feita quando houver inviabilidade de competição, em especial na hipótese de: 

    (...)

    II - contratação dos seguintes serviços técnicos especializados, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação: 

     

    a) estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos; 

    b) pareceres, perícias e avaliações em geral; 

    c) assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; 

    d) fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços; 

    e) patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; 

    f) treinamento e aperfeiçoamento de pessoal; 

    g) restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

     

    GAB-D

     

     

    ''Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem haver com sorte, mas com determinação e trabalho''

  • A Lei 8.666/93 traz o mesmo rol de serviços técnicos profissionais especializados:

     

    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

  • Justificativas letras A e B:

    Art. 30, II da Lei 13.303/2016

    Art. 30.  A contratação direta será feita quando houver inviabilidade de competição, em especial na hipótese de:

    II - contratação dos seguintes serviços técnicos especializados, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:  

  • Na 8.666 é dispensável a licitação para aquisição ou restauração de obras de arte e objeto histórico, enquanto que na 13.303 é inexígivel.

     

     

     

  • A questão indicada está relacionada com a empresa pública e com a sociedade de economia mista.

    • Lei nº 13.303 de 2016:

    A Lei nº 13.303 de 2016 dispõe sobre o Estatuto Jurídico das empresas públicas, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A referida norma veio dar cumprimento, com quase vinte anos de atraso, ao artigo 173, §1º, da Constituição Federal de 1988. A Lei é de âmbito nacional. 
    • Licitação:
    Di Pietro (2018) aponta que, o artigo 30 estabelece as hipóteses de inexigibilidade de licitação, também de forma semelhante à contida na Lei nº 8.666/93. Segundo Medauar (2018), a semelhança se repete exceto quanto à notória especialização, uma vez que se aboliu a palavra singular - art. 30, Incisos I e II e § 1º, da Lei nº 13.303 de 2016. 

    Art. 30 A contratação direta será feita quando houver inviabilidade de competição, em especial na hipótese de: 
    II - contratação dos seguintes serviços técnicos especializados, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:
     a) estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;                                                     b) pareceres, perícias e avaliações em geral;                                                                                             c) assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;                                       d) fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;                                                       e) patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;                                                               f)  treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;                                                                                           g) restauração de obras de arte e bens de valor histórico;
    A) ERRADA, de acordo com o art. 30, II, g), da Lei nº 13.303 de 2016.
    B) ERRADA, de acordo com o art. 30, II, g), da Lei nº 13.303 de 2016.
    C) ERRADA, de acordo com o art. 30, II, g), da Lei nº 13.303 de 2016.
    D) CERTA, com base no art. 30, II, g), da Lei nº 13.303 de 2016 - letra da lei.
    E) ERRADA, de acordo com o art. 30, II, g), da Lei nº 13.303 de 2016.
    Referências:
    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Manual de Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 

    MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 21 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2018. 

    Gabarito: D
  • Lembrando que "para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos" é DISPENSÁVEL

  • BOA TARDE GENTE, AO LER CUIDADO COM O COMENTÁRIO DA NOSSA AMIGA MURIELLE , REFERENTE A : restauração de obras de arte e bens de valor histórico PODEMOS TER : A-) DESDE QUE CUMULATIVO DOIS REQUISITOS 1-SERVIÇO TÉCNICO + 2- COM PROFISSIONAL DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO : NA LEI 13.303 SERÁ INEXIGIBILIDADE , B-) NA LEI 8.666 SERÁ INEXIGIBILIDADE QUANDO TIVERMOS DE FORMA CUMULATIVA 3 REQUISITOS 1- SERVIÇO TÉCNICO + 2 COM PROFISSIONAL DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO + 3 OBJETO DE NATUREZA SINGULAR . E AINDA PODEREMOS TER C-) NA LEI 8.666 COMO LICITAÇÃO DISPENSÁVEL para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade. OBSERVEM QUE PARA QUE SEJA DISPENSÁVEL DEVE CONTER EXPRESSAMENTE A PALAVRA "" AQUISIÇÃO "" DESDE QUE AUTENTICIDADE CERTIFICADA E COMPATÍVEL OU INERENTE A FINALIDADE DO ÓRGÃO OU ENTIDADE .


ID
2651962
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um consultor foi contratado por uma empresa de médio porte que atua no setor de transportes e tem enfrentado alguns desafios em sua reestruturação para fazer frente ao novo cenário que está surgindo nesse mercado.


O consultor, após fazer a análise da empresa e comparar com o cenário do ambiente em que ela atua, indicou algumas linhas de ação para que essa empresa tenha um novo posicionamento de mercado.


O trabalho realizado pelo consultor está associado à

Alternativas
Comentários
  • Infere-se da situação apresentada que o Consultor tomou por base a análise SWOT, fazendo ponderações tanto do ambiente interno da empresa,

    bem como do externo.

     

    Logo, a opção que se adequa ao comando exigido é, de fato, a alternativa C.

  • Porque MACROAMBIENTE? Alguém pode me explicar onde essa definição se enquadra na questão?

  • A questão quer saber se o termo da 1º oração condiz com o conceito da 2º oração.

     

    a)atualização da missão da empresa, que tem como objetivo a identificação dos seus pontos fortes. (#DIFERENTES)

     b)identificação da política da empresa, em que fica estabelecida a razão de sua existência no mercado(#DIFERENTES)

     c)elaboração do planejamento estratégico, com a análise do ambiente interno da organização e do macro-ambiente.

     d)caracterização da estrutura da empresa, que tem como objetivo definir a direção que ela deseja seguir(#DIFERENTES)

     e)definição dos valores da empresa, que se constituem nos resultados que a empresa pretende atingir(#DIFERENTES)

  • João Machado, quando a questão fala em " comparar com o cenário do ambiente em que ela atua" fica entendido que o consultor deve planejar estrategicamente em consonância com a economia atual, com o perfil dos concorrentes, com o cenário político e com o mercado consumidor, por exemplo. Todos esses elementos caracterizam o MACROAMBIENTE. Espero ter ajudado e beijos de luz. 

  • Pocesso de planejamento(Planejamento estratégico)

    Analise S.W.O.T.

    MICRO AMBIENTES: FORTALEZAS E FRAQUEZA.

    MACRO AMBIENTE: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS.

  • Macroambiente (que aliás perdeu o hífen, menos pontos pra banca em português) representa aquilo que está  além do controle da empresa, ou seja, as variáveis para as quais cabe apenas a adaptação por parte da empresa. O macroambiente, portanto, representa oportunidades e ameaças para empresa. Quando se fala em oportunidades e ameaças do macroambiente e em análise do ambiente interno da organização (forças e fraquezas) estamos falando em análise SWOT que faz parte do processo de gestão e  planejamento estratégico

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Analisou os ambientes? É planejamento estratégico.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Perceba as “palavras-chave” que o enunciado nos informa: “reestruturação para fazer frente ao novo cenário que está  surgindo nesse mercado” ; “O consultor, após fazer a

    análise da empresa

    e comparar o cenário do ambiente que ela atua”; “indicou algumas linhas de ação para que essa empresa tenha um novo posicionamento de mercado.” 

    Portanto,  o  trabalho  realizado  pelo  consultor  está  associado  à  elaboração  do  planejamento estratégico, com a análise do ambiente interno da organização e do macro-ambiente


ID
2651965
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um executivo de uma grande empresa do setor de combustíveis tem uma reunião com um de seus fornecedores para negociar as condições de um novo lote de suprimentos. Para isso está fazendo um levantamento referente ao histórico dos últimos cinco anos do relacionamento entre as empresas. Identificou que, em alguns momentos, o fornecedor não cumpriu os termos de acordos estabelecidos em negociações de fornecimento. Os termos dos acordos que não foram cumpridos se referem a prazos e qualidade dos itens fornecidos. Essas falhas provocaram alguns atritos entre as partes, chegando quase à interrupção da parceria que havia entre as empresas.


Diante da situação acima exposta, constata-se que

Alternativas
Comentários
  • D)

    Gestão de Conflitos
    Em todas as vezes que existir contato entre pessoas poderá ocorrer um conflito.1 De acordo com autores como Freud,2 o conflito é algo inerente à vida em sociedade e acontece sempre que existam interesses, ideias, sentimentos ou atitudes que sejam antagônicos.
    Ou seja, ocorre quando os objetivos ou desejos das pessoas são diferentes dos das outras. Assim, o conflito é algo normal na vida em sociedade. Irmãos se desentendem, casais se separam e sócios terminam a sociedade.
    Entretanto, os conflitos podem ser resolvidos. Veremos algumas abordagens na resolução dos conflitos neste capítulo. Nem sempre, porém, o resultado dessa resolução é o esperado ou o desejável.
    Os conflitos podem ser substantivos ou emocionais. Os substantivos são derivados de desentendimentos sobre metas, objetivos, recursos, políticas etc. Assim, um conflito potencial pode ocorrer se alguma área da organização (Finanças, por exemplo) tiver como objetivo cortar custos ao máximo e outra área (Pesquisa e Desenvolvimento) tiver como objetivo aumentar os investimentos.
    Já os conflitos emocionais são baseados em sentimentos de raiva, medo, antipatia etc. Quantas vezes você conheceu alguém que, sem que essa pessoa tenha feito nada de mais, você “não foi com a cara”?
    Dessa forma, o conflito pode ocorrer sem que nada de “concreto” exista para isso. O que existe são sentimentos conflitantes entre essas duas pessoas (ou órgãos) que levam a desentendimentos e conflitos.

    Figura 11.1 – Conflitos Substantivos e Emocionais
    Ambos os tipos de conflito podem gerar problemas para a organização! Assim, os conflitos devem ser administrados de forma que não prejudiquem a obtenção dos resultados planejados

  • O objetivo do gestor deve ser administrar os conflitos de forma que promovam a criatividade, a inovação e um alto desempenho!

    Figura 11.2
    Quando bem administrado, o conflito pode ser positivo para a organização! Esse tipo de conflito é chamado de conflito funcional (construtivo ou positivo).
    Quando o conflito é moderado, ele promove um maior esforço no trabalho, maior criatividade e cooperação. De acordo com pesquisas, um nível razoável de conflito no nível estratégico de uma organização pode levar à tomada de decisões mais acertadas.3
    Quando o conflito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de conflito disfuncional (destrutivo ou negativo). Se o conflito for muito baixo, pode ocorrer uma complacência, uma acomodação. Já se for muito intenso, poderá levar as pessoas a perder um tempo valioso, pois estarão envolvidas em conflitos e não no trabalho.
    Muitas vezes, buscamos evitar o conflito. O autor Jerry Harvey4 descreveu uma situação vivida pela sua família que ilustra isso. Sua família um dia viajou para uma cidade chamada Abilene (uma viagem de 40 km) em um dia muito quente, com o ar condicionado do carro quebrado. Todos estavam “sofrendo” no passeio.
    Após isso, ele percebeu que nenhuma das pessoas originalmente queria ir, mas aceitaram o passeio para não contrariar os outros. Dessa forma, ele cunhou o termo “paradoxo de Abilene”, que se refere à tendência das pessoas de ceder aos outros, na busca de evitar conflitos.

  • Exatamente Vanessa !!

  • Em relação ao item E, excluindo a redação após o termo 'pessoal', pois nada tem a ver, não se trata de conflito de ordem pessoal, haja vista que a situação ex´posta deixa bem claro que o problema é apenas pessoal. Não foram envolvidos sentimentos negativos nutridos por nenhuma das partes, que é o que caracteriza o conflito de ordem pessoal.  

  • Efeitos ou consequências dos conflitos

    A partir de divergências de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.

    Desde as mais leves até as mais críticas, as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessárias da vida grupal e podem ser classificadas quanto às consequências. Caso apresente consequências positivas, o conflito é denominado funcional. Se as consequências forem negativas, é chamado disfuncional.

    ▪ Conflito funcional Este tipo de conflito vai de encontro ao objetivo do grupo em melhorar o seu desempenho;

    ▪ Conflito disfuncional Conflitos que atrapalham o desempenho do grupo;

    Estratégia para lidar com conflitos

    A estratégia mais adequada para lidar com os conflitos é a negociação. Negociar consiste na interação entre as partes envolvidas, que saem de posições divergentes e discutem determinado assunto até que alcancem graus satisfatórios de convergência entre as opiniões. Durante o processo ocorrem ofertas, contraofertas e concessões de ambas as partes, visando atingir um ponto no qual os interesses sejam atendidos da forma mais congruente possível.

    Durante uma negociação, é importante que todos os envolvidos construam a percepção de que foram suficientemente ouvidos e tiveram chances equitativas para apresentar ideias e argumentações, gerando um resultado que, no todo, represente mais do que as posições individuais inicialmente apresentadas.

    Segundo Hunt, Schermerhorn e Osborn (1999), a negociação ou barganha é considerada um processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências ou interesses diferentes, envolve pelo menos duas partes que apresentam conflito de interesses em um tipo de relacionamento voluntário e esse relacionamento volta-se para a divisão ou troca de recursos específicos ou para a resolução de assuntos entre as partes.

    Segundo Chiavenato (1999), a negociação envolve a apresentação de demandas ou propostas por uma parte, a avaliação pela outra e, em seguida, concessões e contrapropostas. Ele é um processo, uma atividade sequencial – e não simultânea – e envolve lados opostos com interesses conflitantes. Possui sempre três realidades: pessoas, problemas e propostas.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • O professor do QConcursos, em seu vídeo de resposta da questão, disse que a resposta é a alternativa C. Mas o gabarito da questão é a D. Não entendi a resposta do professor.

  • Resposta Correta: LETRA D

  • Se o preço era 80, então 80 é 100% do preço e não 75 como você pôs aí...


ID
2651968
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As negociações são constantes no mundo dos negócios, nos relacionamentos diários e em tantas outras situações que nem se percebe a importância desse processo.


Uma negociação se caracteriza por ser um processo que

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

  • Um acordo precisa ser bom para as duas partes!

  • essa resposta é bonita.. na teoria

  • Uma negociação se caracteriza por ser um processo que deve conduzir a um acordo que proporcione resultados que atendam aos interesses das partes e que sejam satisfatórios e colaborativos

  • Não entendo porque a C está incorreta


ID
2651971
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O ambiente organizacional tem-se tornado cada vez mais complexo e competitivo, obrigando as empresas a se reposicionarem no mercado, a alterarem suas estruturas, formas de produção e tantas outras variáveis que possibilitam às organizações a consecução de seus objetivos. Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário que a empresa tenha estratégias e planos definidos para o desenvolvimento de seus recursos humanos.


Um dos instrumentos que apoiam a gestão da empresa para o desenvolvimento de seus recursos humanos é a(o)

Alternativas
Comentários
  • É a a letra C, mas não concordei com o gabarito. A formulação da pergunta me parece pender para a gestão por competências. 

  • Item anulável.

     

    14.2. Gestão do Conhecimento
    A gestão do conhecimento é um processo que se inicia na identificação dos conhecimentos estratégicos de uma organização. Portanto, inclui também as diversas formas de criação do conhecimento dentro da empresa, bem como a evolução e a renovação dos conhecimentos existentes, de maneira que se mantenham válidos e relevantes.
    Finalmente, o processo se fecha na devida aplicação dos conhecimentos nas situações práticas da vida organizacional. De acordo com Quandt:6
    A gestão do conhecimento nas organizações pode ser entendida como um processo que se inicia na identificação dos objetivos estratégicos organizacionais e segue pelas práticas gerenciais utilizadas para a identificação, desenvolvimento, captura e disseminação do conhecimento útil. Esse processo de gestão visa aperfeiçoar o desempenho da organização por meio da aplicação de conceitos, procedimentos e ferramentas de tecnologia de informação para apoiar práticas coletivas de criação e compartilhamento do conhecimento da empresa.
    A importância da gestão do conhecimento foi ressaltada por Drucker,7 que afirmou que estávamos entrando em uma nova era: a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade estaria, portanto, substituindo a sociedade industrial. De acordo com o autor,
    “hoje o recurso realmente controlador, o fator de produção absolutamente decisivo, não é o capital, a terra ou a mão de obra. É o conhecimento”.
    Da mesma maneira, Castells8 também analisou esta nova sociedade baseada no conhecimento. Para ele, as mudanças tecnológicas estão mudando a base material da sociedade e reestruturando o sistema capitalista desde o final do século passado. Para o autor:
    “no novo modo informacional de desenvolvimento, a fonte de produtividade acha-se na tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento de informações e de comunicação de símbolos. Contudo, o que é específico ao modo informacional de desenvolvimento é a ação de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos como principal fonte de produtividade”.
    Dessa forma, a gestão do conhecimento busca facilitar o processo de geração e distribuição do conhecimento dentro de uma organização.
    O objetivo é que o conhecimento seja acessado e utilizado por todos os funcionários em suas atividades diárias, de modo a aumentar o desempenho das pessoas e das organizações como um todo. De acordo com Terra:9

  • No meu caso, marquei letra a), pois a Gestão de Capital Humano, como o próprio nome diz, trata-se de valorizar o empregado como parceiro da organização, sendo um recurso muito valioso e que precisa ser levado em conta já no planejamento estratégico.

    Quaisquer discordância me mandem inbox.

  • Sigamos em frente!

  • Encontrei a resposta pois a definição não esta condizente com o conceito, o mais aderente encontra-se na letra C: 

    a) Gestão do Capital Humano, em que se estabelecem políticas de fidelização para os empregados, estreitando o relacionamento destes através de campanhas que visam à comunicação interna e às políticas de benefícios e incentivos.

    Gestão do Capital Humano é bem mais abrangente do que o conceito aplicado, envolve as várias áreas da empresa e principalmente a Gestão de Pessoas. Este conceito esta mais voltado para Programas de Recompensas.

     

     b) Gestão por competência, que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

    Isso é o conceito de Balanced Scorecard (BSC) que pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

     

     c) Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento. (Correta)

     

     d) Programa de Recompensas, que se refere ao potencial que a empresa concentra — por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários — para impulsionar o resultado em ganho financeiro.

    Estaria mais voltado para Gestão do Capital Humano.

     

     e) Balanced Score Card, que permite à empresa mapear as capacidades existentes na organização, sejam elas técnicas, comportamentais ou conceituais, alocando as pessoas aos cargos que possibilitam seu melhor desempenho.

    Isso seria conceito de Gestão por competência.

  • GABARITO C

     

     

    SÓ DEUS PRA ME AJUDAR COM ESSAS QUESTÕES SUBJETIVAS. OS PRÓPRIOS PROFESSORES NÃO SABEM QUAL RESPOSTA, IMAGINE NÓS CONCURSEIROS

  • A) Programa de recompensas.

    B) Balanced Scorecard (BSC).

    D) Gestão do capital humano.

    E) Gestão por competências.

  • Gabarito: C

    Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento.

    Gestão do conhecimento: o termo vem do inglês “knowledge management”, comumente tratado por “KM”. Trata-se do processo de identificar, avaliar, distribuir e efetivamente usar o conhecimento em uma organização.

    Principalmente dentro de uma empresa este tipo de gestão é imprescindível, pois permite o entendimento de quais conhecimentos fazem parte da estrutura e dos processos da empresa e quais deles ainda podem ser desenvolvidos para fazer com que a empresa continue crescendo.

    Fonte:

    https://www.siteware.com.br/blog/comunicacao/gestao-conhecimento-organizacional/


ID
2651974
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No contexto organizacional, existe um consenso de que o diferencial da empresa está intimamente ligado ao elemento humano, sendo este um fator crítico de sucesso.


Fatores críticos de sucesso são aqueles que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito foi dado como D.

     

    http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/46.pdf

  • Gabarito D

     

    d) asseguram um desempenho competitivo de sucesso para a organização, representando as áreas-chave em que tudo deve dar certo para que o negócio tenha vantagem competitiva.

  • Segundo Rockart (1979), os fatores críticos de sucesso podem ser compreendidos como: “um limitado número de áreas-chave nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo de sucesso para a organização. São as poucas áreas-chave em que as coisas devem dar certo para que o negócio floresça” (p.85). Estes podem e devem ser traduzidos em indicadores, atribuindo-lhes medidas de desempenho para compará-las com características julgadas importantes, em relação ao objetivo definido de acordo com a necessidade, complexidade e criticidade dos projetos em uma organização.

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • d-

    Muitos são os fatores que influenciam busca do conhecimento, entre eles a rápida evolução da tecnologia, o acesso aos mercados globais, turbulências dos mercados, lidar e extrair dados e informações da inteligência competitiva etc. No entanto, o objetivo principal desses fatores é a obtenção de vantagem competitiva através da inovação de produtos, serviços e processos.

  • Fatores críticos de sucesso remetem à vantagem competitiva.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2651977
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa, fabricante de cosméticos, quer implementar algumas práticas de responsabilidade socioambiental. A empresa age dessa forma para antecipar-se à forte tendência existente no mercado, que pressiona as empresas desse setor para que adotem ações compatíveis com essas práticas.


Uma prática que a empresa pode implementar com esse objetivo é

Alternativas
Comentários
  • Rato Concurseiro,

     

    Com a devida vênia, não concordo...

    Uma breve pesquisa no site do Ministério do Meio Ambiente e outras fontes, retorna as seguintes informações:

     

    Responsabilidade Socioambiental

    Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.

    O Ministério do Meio Ambiente (MMA) desenvolve políticas públicas que visam promover a produção e o consumo sustentáveis. Produção sustentável é a incorporação, ao longo de todo ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Já o consumo sustentável pode ser definido, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), como o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloque em risco as necessidades das futuras gerações.

    Fonte: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental

     

    Responsabilidade Socioambiental Das Empresas

    A definição para a responsabilidade socioambiental é a forma de gerir a empresa preocupada com os impactos que a produção e os processos têm sobre a comunidade local e toda a sociedade, bem como, a forma como a empresa pode contribuir para o desenvolvimento social.

    responsabilidade socioambiental está inserida em uma empresa que adquiriu maturidade, nível profissional em seus processos e tem a função de avaliar fatores como produção segura para seus funcionários e para a sociedade.

    A empresa responsável é aquela que consegue obedecer diversas normas voltadas para o meio ambiente, para legislação trabalhista e até normas de respeito ao consumidor.

    Ela requer ação e atitudes que faz com que a empresa se posicione no mercado de forma ética e responsável para que a sua produção e vendas tenha um impacto positivo na sociedade. Por isso, a responsabilidade socioambiental é um processo com diversos passos e etapas.

    Fonte: http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/responsabilidade-socioambiental-das-empresas/

     

    Então, o examinador não foi feliz em separar os conceitos de Social e Ambiental... pois no processo de formação do Termo: SocioAmbiental,... os dois conceitos têm necessariamente que andarem juntos, sendo indissociáveis, portanto... Malgrado, concordo que a "melhor alternativa" seja a letra C...

    Uma vez que, ao dizer "já que os demais aspectos do negócio não interferem nas práticas de sustentabilidade organizacional" ele impossibilitou que marquemos a Alternativa A !!!

     

    Mas é isso, vivendo e aprendendo...

    Procuremos a "melhor alternativa" e não a perfeita !!! rsrsrs

     

    :-) 


ID
2651980
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa que presta serviços educacionais, avaliando a estrutura organizacional que mantém para realizar suas atividades e atingir seus objetivos, observou que precisava dar uma conformação diferente à existente para se tornar mais eficiente. Para isso, gostaria de implantar uma nova estrutura, em que houvesse maior orientação para os resultados e ênfase na interdependência entre os departamentos, tendo em vista que a empresa atua em ambiente complexo e altamente competitivo.


Para satisfazer às emergentes necessidades organizacionais — especialização em suas atividades e na coordenação de seus recursos, com as pessoas permanecendo vinculadas às suas respectivas unidades funcionais, porém movimentando-se na organização para desenvolver os projetos nos quais suas habilidades e conhecimentos sejam necessários —, a estrutura que se adequa a esses objetivos é a

Alternativas
Comentários
  • GAB:B

    A questão cita uma caracteristica da estrura organizacional que a empresa deseja,com a qual já da p/ matar a questão: "permanecendo vinculadas às suas respectivas unidades funcionais, porém movimentando-se na organização para desenvolver os projetos nos quais suas habilidades e conhecimentos sejam necessários"

     

    Com isso já da p/ chegar a estrutura matricial.A estrutura matricial combina dois tipos de departamentalização,normalmente a funcional com projeto, processos ou produtos.

     

    "A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. Funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e de comando para proporcionar inovação e agilidade."

    -Chiavenato, Idalberto

  • Pense assim:

    Alguns conceitos que ajudam a diferenciá-las...

     

    Linear = 01 chefe

    Funcional = São organizadas conforme as funções (Gerencia de Marketing / Gerencia de Produção/ Etc)

    Divisional = Geralmente Empresas Grandes (Chiavenato dá exemplo da GE = Divisão de Turbinas de Avião / Divisão de Lâmpadas / Etc)

    Rede = Uma empresa contrata e sub contrata Várias outras para realizar o trabalho

    Matricial = Combinação da Funcional + De produto/projeto

  • Matricial = Funcional + Produtos ou Projetos :

    Híbrida

    Quebra de princípio da unidade de comando

    GABARITO:B

  • Para satisfazer às emergentes necessidades organizacionais — especialização em suas atividades e na coordenação de seus recursos, com as pessoas permanecendo vinculadas às suas respectivas unidades funcionais, porém movimentando-se na organização para desenvolver os projetos nos quais suas habilidades e conhecimentos sejam necessários —, a estrutura que se adequa a esses objetivos é a;

     

  • ta no edital do bb?


ID
2651983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O diretor de operações de uma empresa do setor de serviços tem percebido que seu desempenho está abaixo do esperado e, para informar-se melhor disso, elaborou uma pesquisa de satisfação, que será realizada com seus clientes. Além dessa pesquisa, também elaborou uma carta de controle para acompanhamento de seus processos. Seu objetivo é identificar os processos em que há maior nível de insatisfação de seus clientes e quais desses processos apresentam maior frequência de resultados fora dos padrões estabelecidos.


Esse diretor de operações, ao escolher esses dois instrumentos para a avaliação do desempenho da empresa e de posse dos resultados, deverá

Alternativas
Comentários
  • Os cinco gaps são:

     

    Gap 1: divergência entre a expectativa do cliente e o que a empresa ou o prestador do serviço entendeu como sendo a expectativa do cliente.

    Gap 2: divergência entre o entendimento da empresa e as especificações que elabora para atender o cliente.

    Gap 3: divergência entre as especificações elaboradas e o serviço gerado.

    Gap 4: divergência entre o serviço gerado e a comunicação externa ao cliente.

    Gap 5: divergência entre o serviço esperado e o serviço fornecido.

     

     

    Para a solução de problema da qualidade nos serviços existe um processo de três fases:

     

    Primeira fase: análise dos gaps.

    Segunda fase: planejamento da ação necessária para diminuir ou eliminar os gaps.

    Terceira fase: desdobramento das estratégias, dos processos de comunicação e direcionamento de toda a empresa, através do compromisso dos colaboradores e da liderança.

     

    RESPOSTA: ITEM B

     

    http://www.blogdaqualidade.com.br/os-5-gaps-da-qualidade/


ID
2651986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa está preocupada com a alta rotatividade de funcionários que tem ocorrido ao longo dos últimos três anos. Para diminuir o efeito da falta de uma política de Recursos Humanos que possibilite a manutenção de seu quadro de empregados, a empresa pensou em elaborar um plano de cargos e salários.


O plano de cargos e salários é importante porque

Alternativas
Comentários
  • d) comunica, de maneira eficaz, aos empregados, a trilha a ser percorrida para que ele consiga desenvolver-se dentro da empresa.

  • Gabarito: D

     

     Um Plano de Cargos e Salários é um modelo da estrutura da empresa onde estão descritas as atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo além da especificação do salário para cada um desses cargos.

     

    Principais Benefícios: Ter um Plano de Cargos e Salários bem definido é essencial para oferecer um Plano de Carreira a todos os funcionários da empresa, motivando-os e aumentando a dedicação deles. Oferecer um plano onde os funcionários consigam ascender na estrutura organizacional da empresa é importante para que a empresa retenha os melhores talentos, além de ser uma boa prática deixar transparente a todos os colaboradores as funções e competências exigidas por cada um dos cargos da empresa

  • Qual o erro da C?

  • GABARITO   D

     

    MAS PODERIA SER QUALQUER OPÇÃO, BASTA A BANCA ESCOLHER E PRONTO. ESSAS QUESTÕES SAO BANTANTE SUBJETIVAS.

     

  • De acordo com o comentário da colega abaixo, não vejo erro algum na C. Enfim, concordo com o Eduardo

  • Olá, pessoal.

     

    A letra "C" está relacionada com a TEORIA BIFATORIAL DE FREDERICK HERZBERG. Nessa teoria são analisados os fatores HIGIÊNICOS, ou seja, fatores que evitam a insatisafação (INSATISFACIENTES), e os fatores MOTIVACIONAIS (SATISFACIENTES), que promovem, de fato, a motivação. Assim, a REMUNERAÇÃO, como informa a assertiva, e de acordo com o supracitado autor, NÃO é um fator MOTIVACIONAL (não motiva os empregados) -  é um fator HIGIÊNICO! A título de exemplo, fatores motivacionais é quando há  uma delegação de responsabilidade ao funcionário ou um reconhecimento por alguma atividade exercida.  

     

    Bons estudos!  

     

     

  • Planos de cargos e salários não é um instrumento de gestão e não tem como objetivo motivar, acredito que esse seja o erro da questão.

  • O Luciano Leão está correto e o exemplo clássico de como salário não é fator motivador é a seguinte situação: imagine que você ganhe R$ 10 mil reais para apertar porca de parafuso oito horas por dia, cinco dias por semana. Para incrementar ainda mais o exemplo, digamos que o seu chefe ainda sejá um cara bem legal (para não dizer o contrário) e o clima do seu setor seja muito ruim, cheio de gente traiçoeira. 

     

    Pergunta: Nessa situação hipotética, o trabalhador realizará um trabalho motivado mesmo com esse bom salário? 

     

    Não confunda estar satisfeito com o salário que recebe e estar motivado. São duas coisas diferentes!

  • Sobre a C: "é um instrumento de gestão que tem como objetivo motivar os empregados, apresentando a remuneração que eles terão ao longo do tempo de sua permanência na empresa."

    Erro: não tem como objetivo "motivar' os funcionários por meio da remuneração. Basta lembrar de Herzberg: dinheiro não motiva!

  • Eu acredito que o erro na C não é falar em motivação, e sim, passar a ideia de que a pessoa vai evoluir dentro do plano de carreiras apenas com o passar do tempo e não desenvolvendo competências e entregando resultados.

    "é um instrumento de gestão que tem como objetivo motivar os empregados, apresentando a remuneração que eles terão ao longo do tempo de sua permanência na empresa."


ID
2651989
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa baseada no conhecimento reconhece que este elemento — o conhecimento — é um recurso estratégico. Para tirar o máximo proveito do que isto pode representar em sua gestão e na melhoria de sua competitividade, adota modos diferentes de conversão do conhecimento, com o objetivo de torná-lo disponível na organização.


Um dos processos utilizados para a conversão do conhecimento na organização é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Socialização →  Conhecimento Tácito em conhecimento Tácito

    Externalização →  Conhecimento Tácito em conhecimento Explícito

    Combinação  → Conhecimento Explícito em conhecimento Explícito

    Internalização → Conhecimento Explícito em conhecimento Tácito

     

    Veja algumas questões:

     

    A teoria de Nonaka e Takeuchi trata do processo de criação do conhecimento e preconiza a existência do conhecimento tácito e explícito. Acerca da criação do conhecimento e do processo de conversão do conhecimento, assinale a opção correta.

     

     a) No processo de conversão do conhecimento, a internalização corresponde à transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

     b) A socialização pode ser entendida como a conversão do conhecimento tácito em novo conhecimento tácito. (GABARITO)

     c) A externalização corresponde à articulação do conhecimento tácito em conceitos implícitos.

     d) Programas de treinamento formal não podem ser considerados ferramentas de combinação do processo de conversão do conhecimento.

     e) O método de ensino denominado aprender fazendo provoca o processo de criação do conhecimento conhecido como socialização.

     

    Acerca dos modos de conversão do conhecimento nas organizações, assinale a opção correta.

     

     a) A combinação do conhecimento corresponde à conversão do conhecimento explícito em tácito.

     b) A internalização do conhecimento constitui a conversão do conhecimento explícito em explícito.

     c) A socialização do conhecimento consiste na conversão do conhecimento tácito em explícito.

     d) A conversão do conhecimento denota as interações entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. (GABARITO)

     e) A externalização do conhecimento equivale à conversão do conhecimento tácito em tácito.

  • Segundo Nonaka e Takeuchi (2008),

     

    socialização - - - - - - - - - - tácito → tácito - - - - - - - conhecimentocompartilhado

    externalização - - - - - - - - tácito → explícito - - - - - conhecimento conceitual

    combinação - - - - - - - - - - explícito → explícito - - - conhecimento sistêmico

    internalização - - - - - - - - - explícito →  tácito - - - - - conhecimento operacional

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • b-

    conhecimento tacito: t

    conhecimento explicito: e

     

    t -> t = socialização

    t -> e = externalização

    e ->e = combinação

    e ->t = internalização

  • GABARITO B

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

       O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • SO. CO - TT EE

    T-> E - EXTERNALIZAÇÃO

    E-->T´- INTERNALIZAÇÃO

    LETRA B


ID
2651992
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A adoção de ações de sustentabilidade por uma empresa tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem dela junto ao público, de maneira geral.


É um exemplo de ação de sustentabilidade empresarial o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    http://cebds.org/blog/sustentabilidade-empresarial/#.WuoPhYgvzDc

  • A adoção de ações de sustentabilidade por uma empresa tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem dela junto ao público, de maneira geral.

     a) patrocínio de projetos que visem ao desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.


ID
2651995
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um executivo, recém-contratado em uma empresa que atua na área de serviços, foi nomeado para fazer o monitoramento das ações a serem realizadas, pelas diferentes áreas da organização, naquele ano. As ações a serem monitoradas são aquelas que foram estabelecidas com base no planejamento estratégico da empresa.


O executivo, para realizar a atividade para a qual foi designado, solicitou a cada uma das áreas da organização que desenvolvesse o seu plano de ação.


Plano de ação é um documento

Alternativas
Comentários
  • Plano de Ação é uma ótima ferramenta para acompanhamento de atividades, desde as simples como atas de reuniões até as mais complexas como um projeto pequeno. Trata-se de um documento utilizado para planejar todas as ações necessárias para atingimento de um resultado desejado ou resolução de problemas.

    O plano de ação é um documento geralmente em formato Excel, contendo informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas. Você pode criar um plano de ação simples, com poucos campos para monitoramento e controle ou um plano de ação mais robusto.

    Para Kolter, os itens básicos de um plano de ação são:

                   Lista de ações e atividades;

                   Data de início de cada ação ou atividade;

                   Orçamento alocado para cada ação ou atividade;

                   Líder de cada ação;

                   Objetivos da programação de cada ação;

                   Riscos de insucesso para realizar a execução e o plano de contingência.

  • A) Projeto

    B) Análise SWOT

    C) Gerenciamento de Riscos

    D) KAizen (ciclo de melhoria contínua)

    E) Gabarito

    acho que é isso!!!

  • Plano de Ação (também conhecido por Plano de Atividades ou ainda Plano de Trabalho) é uma das ferramentas mais simples e eficientes para o planejamento e acompanhamento de atividades. Ele pode ser utilizado para garantir que nenhuma tarefa seja deixada para trás, desde simples atas de reuniões até tarefas mais complexas, como um projeto pequeno.

    De forma resumida, podemos dizer que um Plano de Ação é um documento utilizado para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingimento de um resultado desejado ou na resolução de problemas. Este documento geralmente é criado no formato de uma planilha (eletrônica ou mesmo de papel), contendo informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas. Você pode criar um plano de ação simples, com poucos campos para monitoramento e controle ou um plano de ação mais robusto.

  • Excelente comentário, Tony! 

     

    Precisamos de mais comentários enxutos como esse!

     

  • De forma resumida, podemos dizer que um Plano de Ação é um documento utilizado para fazer um planejamento de trabalho necessário para atingimento de um resultado desejado ou na resolução de problemas. Este documento geralmente é criado no formato de uma planilha (eletrônica ou mesmo de papel), contendo informações como objetivos, ações e responsáveis com suas respectivas datas de entregas

     

    Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:

     

    Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;

    Lista de ações e atividades a serem executadas;

    Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;

    Orçamento alocado para cada ação ou atividade;

    Responsável pela execução de cada ação;

    Objetivos de cada ação ou atividade a ser executada;

    Riscos previstos na execução e o seus respectivos planos de contingência.

     

    ------------------- 

    Gabarito: E


ID
2651998
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um estudante de Administração está fazendo uma pesquisa sobre as empresas nas quais gostaria de trabalhar. Ele é um indivíduo bastante espontâneo, inteligente, curioso e com grande potencial de desenvolvimento.


Conversando com seus colegas sobre as empresas que havia pesquisado, e suas intenções, um deles observou que algumas empresas listadas por ele apresentavam uma cultura que talvez não fosse adequada para o seu estilo e objetivos profissionais.


Pensando nesse comentário, ele foi pesquisar mais sobre os tipos de cultura que podem existir nas organizações e identificou que gostaria de trabalhar em uma empresa onde pudesse pesquisar, conversar sobre diversos conhecimentos e gerar ideias, onde o ambiente fosse agradável e que houvesse uma visão clara e de longo prazo permeando a organização.


Com base nessas informações, conclui-se que esse estudante deseja trabalhar em uma organização cuja cultura seja de

Alternativas
Comentários
  • 1. Cultura do Poder

    Esse tipo de cultura organizacional acontece quando as relações dentro das empresas são baseadas pelo poder. Isso favorece a competição extrema e pode resultar em brigas internas.

    2. Cultura de Funções

    Apoiada em regulamentos, a Cultura de Funções é comum em órgãos públicos. Costuma ser inflexível e ter alto gasto de tempo na execução das tarefas.

    3. Cultura de Tarefas

    Acompanhar o ritmo, conseguir improvisar e se defender são características básicas para que profissional se adapte à essa cultura. Além disso, os aspectos sócio-emocionais e as regras são deixados de lado.

    4. Cultura de Pessoas

    O foco é totalmente voltado para as pessoas. Dessa forma, a empresa dá atenção aos talentos e valoriza as ideias. Geralmente, esse tipo de cultura organizacional é encontrada em empresas jovens.

    5. Cultura da Inovação

    Na cultura de inovação, cada negócio possui uma finalidade bem definida e os recursos para executá-los são distribuídos conforme as prioridades. Provavelmente a empresa está em evolução e a cultura organizacional pode sofrer ajustes ao passar do tempo até chegar a um modelo definitivo.

     

    http://www.mundocarreira.com.br/administracao/quais-sao-os-conceitos-e-tipos-de-cultura-organizacional/

  • Gab. A) Inovação