- 
                                CERTO. CF: Art. 5º Todos são iguais perante a lei,
sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,
à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
 VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença
religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se
de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação
alternativa, fixada em lei; 
 
- 
                                CESPE maledeto! O artigo diz salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa.     Quando a questão troca o E pelo OU deveria estar errada, pois é preciso não fazer obrigação a todos impostae tb não fazer a prestação alternativa.  
- 
                                Questão correta, uma outra ajuda a responder, vejam: Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos BásicosDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Individuais; Direito à Liberdade;A escusa de consciência por motivos religiosos, filosóficos ou políticos é protegida constitucionalmente, exceto nos casos de invocação para se eximir de obrigação legal imposta a todos e de recusa de cumprimento de prestação alternativa fixada em lei. GABARITO: CERTA. 
- 
                                Questão ERRADA VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política,salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
 
 E é simultaneidade  OU pode ser um ou outro A pessoa só será privada de direitos se deixar de cumprir as duas exigências. Mas, o CESPE entende como CORRETA. Fazer o quê? 
- 
                                Questão com gabarito duvidoso, pois o "OU" na questão a tornou errada, sendo que o individuo deve descumprir um E o outro. Na alternativa o OU da a entender que ele pode até cumprir a prestação alternativa, porém se não cumprir a obrigação a todos impostas será responsabilizado, ou seja, vai de encontro as idéias da CF. 
- 
                                ESCUSA DE CONSCIÊNCIA !!!!! 
- 
                                Existe uma certa inconveniência quanto a esses artigos, observem: Art 5º Dos direitos e deveres individuais e coletivos VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
 
 Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; 
 
 
 
- 
                                Gabarito. Certo. Art.5º. VIII- ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigações legal a todos imposta a recusar-se a cumprir prestações alternativa, fixada em lei; 
- 
                                
                    "Ninguém será privado dos direitos por motivo de crença religiosa, ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal à todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei." Exemplo: Alistamento Militar, onde um agente alega que por motivo religioso não pode frequentar o exército. Será dada então pena alternativa, pelo mesmo tempo que ele serviria ao exército. Se neste caso, ele recusar-se novamente, ocorre perda dos direitos políticos. 
- 
                                Ah Para, aí já é demais!  A questão está errada! o "OU" transmite  ideia de alternância. Se a pessoa se eximir de cumprir a obrigação, mas cumprir a prestação alternativa, não tem os direitos restringidos!  Essa CESPE tá fumada! 
- 
                                Quer dizer então que se deixar de cumprir somente uma prestação alternativa os direitos politicos poderão ser restringidos?
 
 Não adianta tentar justificar o injustificável. Considerar uma questão desta como correta é equivalente a um tapa na cara do candidato, como se uma mera troca de conjunção não trouxesse prejuízo semântico entre o inciso da CF e a questão.
 
 
- 
                                Nossa! como não pediram anulação dessa questão? É só ler o texto da CF que fica claro que ta errada. "Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou política, SALVO se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei". Esse OU matou a questão. 
- 
                                ESCUSA DE CONSCIÊNCIA ---> caso de PERDA dos direitos políticos.
 
 
- 
                                Questão absurdamente errada. Por isso tem um monte de gente que vai bem em direito e tira nota 0 em lógica nos concursos. Eu posso sim me recusar a cumprir obrigação imposta DESDE que cumpra a prestação alternativa. Pela lógica, o sinal "ou" tem a finalidade de disjunção, fazendo com que uma das duas premissas, se estiverem corretas, levarem a conclusão. Ex.: O Lula ou é ex-presidente ou é japonês. Esta frase está certa, pois uma das afirmações (ser ele ex-presidente) está correta. Só que a Constituição Federal só priva de direitos quem (1) invoca escusa de consciência E (2) recusa a cumprir obrigação alternativa. Aqui há o conectivo lógico E, que é conjunção (somatória). Assim:  1º- Posso alegar escusa de consciência? Sim, sem nenhum problema. 2º- Se eu negar escusa de consciência, posso me negar a cumprir obrigação alternativa? Não, se não serei privado de direitos. Questão absurda. Não foi anulada por que um monte de gente na época acertou de pacote, "na sorte", e aí quem sabia e erro não pode fazer nada.  
 
 
- 
                                Para quem saiu citando questãozinha que valida essa aberração aí em cima: 
 
 Ano: 2013Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Todos os Cargos A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes.
 
 
 A escusa de consciência por motivos religiosos, filosóficos ou políticos é protegida constitucionalmente, exceto nos casos de invocação para se eximir de obrigação legal imposta a todos e de recusa de cumprimento de prestação alternativa fixada em lei.
 GAB: CERTO.
 
- 
                                Questão errada Somente se priva de direitos,quando recusa a cumprir uma E a outra. 
- 
                                Pare responder à questão, além de conhecimentos de direito constitucional, é preciso ter conhecimentos de COMPREENSÃO DE TEXTO: 1.  A questão diz: "... mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei. 
 
 2. A CF diz:: " ... salvo se as invocar para eximir-se de obrigação a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei." 
 
 A CF fala que se o indivíduo não quer cumprir a obrigação imposta a todos, DEVERÁ cumprir uma prestação alternativa. A questão diz que ou o indivíduo DEVERÁ cumprir a obrigação imposta a todos ou DEVERÁ cumprir prestação alternativa. RESUMINDO:  A CF e a QUESTÃO estão dizendo a mesma coisa, de forma diferente. As duas podem ser gramaticalmente distintas, mas são semanticamente semelhantes. 
- 
                                O entendimento é claro no inciso VIII da CF, diz que ninguém será privado de direito por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. 
 
 
 
 
- 
                                
                            
- 
                                Me desculpe não sou perito em portugues mas de onde esse examinador tirou essa de OU , depois dessa rever minha gramatica urgente. quem foi o perito que viiu uma condicional nessa frase.?  momento alguem teve condicional nisso.
 
 
- 
                                o  "ou" muda completamente o sentido.  
- 
                                Art. 5°, VIII - "Ninguém sera privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei."
Típica questão pra ninguém gabaritar a prova...eles fazem a prova e eles decidem se é certo e errado msm passando por cima da própria matéria e do português! 
- 
                                O "ou" coloca a questão como errada. Não apenas por estar diferente da CF, mas pelo próprio raciocínio. "Ou" quer dizer que com uma coisa ou outra a pessoa terá privação de direitos, apenas uma dessas duas coisas e haverá privação de direitos. É Língua Portuguesa. Mas, se a pessoa apenas não querer cumprir a obrigação legal, não haverá privação de direitos, mas sim se, depois disso, se recusar também a cumprir a alternativa. Se isso ocorrer comigo, faço um recurso até com trechos do Dicionário de Língua Portuguesa para o examinador saber o significado do "ou". O chato é esse povo que fica pagando de sabe-tudo neste site, pagando de gatinho, perfeito, esnobe...
 
 
- 
                                QUESTÃO CORRETA. Entendo a indignação dos colegas, no que diz respeito ao conectivo "ou", mas o fato é que a questão trouxe a literalidade da lei, vejam: QUESTÃO--> "A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência, crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei. " LEI--> Art. 15, inc. IV: recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do artigo 5°, VIII; 
 
 Acrescentando: Ainda em relação ao inc. IV: recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII.
 
 Atentar-se ao seguinte fundamento:
 De acordo com a lei seca (CF): ocorre a SUSPENSÃO.
 Segundo a doutrina: ocorre a PERDA.
 
 
 
 
- 
                                
 Questão inteligente, padrão cespe. O examinador conjugou dois dispositivos para confundir a galera (e conseguiu!). 
 
 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)VIII - ninguém será privado de direitos por motivo
de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar
para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir
prestação alternativa, fixada em lei;  
 Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou
suspensão só se dará nos casos de: (...)
 IV - recusa de
cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art.
5º, VIII; 
 
- 
                                 Concordo com você, Luciano Martins. Você descreveu perfeitamente meu raciocínio para essa questão.
                            
- 
                                O gabarito deveria ter sido modificado ou a questão anulada. O "ou" torna a assertiva errada. Se a pessoa cumprir a obrigação legal imposta ou a prestação alternativa, não haverá restrição de direitos, logicamente. Além disso, o texto do dispositivo constitucional usa "E" e não "OU".  
- 
                                CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 5°, VIII - "Ninguém sera privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei."
 
 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 15 - ''É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta OU prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.'' 
 
 
 
 
 
 GABARITO CORRETO
 
 
 
 Obs.: Antes de sair criticando é bom saber como a banca cobra... Recurso nãão adiantará em nada, CESPE nem dá confiança para isso.  
 
 
 
 
 
 CURIOSIDADE:  Com base no artigo 15, IV, da CF/88, a recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa é perda ou suspensão dos direitos políticos? A resposta correta vai depender da organizadora que estiver realizando o certame.... Se for a banca CESPE, a resposta correta será .... PERDA dos direitos políticos, senão vejamos: 
 
 (CESPE/UnB - TRF 5ª Região - Juiz Federal - Substituto/2011). Apesar de a prestação de serviço militar ser obrigatória, a recusa em cumpri-la é admitida sob a alegação do direito de escusa de consciência, cabendo, nesse caso, às forças armadas atribuir àquele que exercer esse direito serviço alternativo em tempo de paz, cuja recusa enseja como sanção a declaração da perda dos direitos políticos. RESPOSTA: CORRETA. 
 
 
 
- 
                                Essa questão caberia recurso, no meu entendimento, justamente por ter 2 artigos na CF/88, que usam conectivos diferentes o "e" e o "Ou". Logo ela poderia escolher a seu critério, de acordo com o mais conveniente, a resposta que quisesse. Para blindar a questão a banca deveria colocar "a luz do art 15 da CF/88". Daí não teria pra onde correr...mas a luz da CF pode ter os 2 conectivos . 
 
 Bom essa é somente a minha opinião... 
 
 Abraços  
- 
                                concordo plenamente com o colega arthur levy. aaiai
 
 
- 
                                Vejamos o que diz o texto constitucional acerca da perda dos direitos políticos: Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. 
 
 Se tomarmos como referência o inciso IV, do Art. 15, CF/88, o gabarito estará certo! 
 
 
- 
                                Mais uma questão coringa da CESPE!! O gabarito que ela quiser ela coloca!! (y) 
- 
                                Errei a questão ao analisar conforme outra da banca. 
 
 
			 Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: CNPQ 
					Prova:
					Analista em Ciência e Tecnologia Júnior - Geral
			 "Pessoa que se exima de obrigação legal a todos imposta por motivo de 
crença religiosa deve sofrer as consequências legais por seu ato, já que
 o Brasil é um país laico." 
 
 Gabarito desta questão:ERRADO 
 
 E agora José?! O jeito é, "OU estudar muita Lógica, "OU"  deixar em "branco" na hora da prova.
 
 
- 
                                Para ficar mais fácil para vocês que não estão entendendo a lógica da questão: "se recusar a cumprir: 1) obrigação legal a todos imposta; ou (a)
 2) prestação alternativa, fixada em lei."
 O ou, neste caso, faz referência a "ou se recusar a cumprir obrigação, se recusar, também, a cumprir prestação alternativa". Ou é uma conjunção que indica: 1) alternatividade; 2) opcionalidade; 3) consequência derivada da irrealização de algo; 4) confirmação de um enunciado anterior; 5) explicação ou paráfrase do que foi enunciado anteriormente.  Nestes dois casos da questão vai existir a privação de direitos.  
- 
                                uma coisa que achei bem interessante e pelo que li nos comentários não vi ngm falar sobre.
no comando da questão está assim: Com relação aos princípios constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir.
 
 Sabemos que os direitos e garantias fundamentais está espalhado por toda a a const,ai nos debatemos com o art 5º e o 15º ,e com a  resposta da banca que realmente está certa,pois o art 15º se encontra dentro de tais direitos e garantias fundamentais. 
 
 agora, perceba no comando desta outra questão sobre o mesmo assunto:Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos BásicosDisciplina:  Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Individuais; Direito à Liberdade;A escusa de consciência por motivos religiosos, filosóficos ou políticos é protegida constitucionalmente, exceto nos casos de invocação para se eximir de obrigação legal imposta a todos e de recusa de cumprimento de prestação alternativa fixada em lei. GABARITO: CERTA. agora sim a banca esta cobrando sobre um ponto específico,que são os direitos individuais,então a questão tem que usar  o conectivo E. Foi o ponto de vista  que achei mais claro para entender  está questão. 
- 
                                Em minha humilde opinião, acho que deveriam na parte  "[...]  se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa[...]", colocar um e ,  em substituição ao "ou"...
Fora o exposto, assertiva C. 
- 
                                A questão está correta, apesar de eu também ter errado, está dizendo claramente que quem tirar proveito da situação de ser crente para burlar a lei, ou se deixar de pagar muta porque não votou será punido com a lei 
- 
                                Obrigação legal a todos imposta E prestação alternativa - Artigo 5º
Obrigação legal a todos imposta OU prestação alternativa - Artigo 15º Ambas as formas estão corretas, conforme a própria CF. 
- 
                                Bem explicado pela camila ordoque, pensei da mesma forma que ela . 
- 
                                Quando se tratar do artigo 5º, é E. Quando se tratar do 15, é OU. Analisem o que a questão pede. Reclamar não vai te levar a lugar nenhum, colegas.  
- 
                                Tem que ser as duas possibilidades: se eximir de obrigação legal imposta a todos E de recusa de cumprimento de prestação alternativa fixada em lei. Eu marquei como errada, seguindo o texto constitucional, mas vai entender o CESPE! 
- 
                                Quanto comentário ERRADO. Li 10, todos errados, parei por ai.  Com certeza  a questão deveria ser anulada. Vejamos: 
 
 Art 5º VIII -> Temos uma norma de eficácia contida que garante a escusa de consciência. É contida porque a CF, ao mesmo tempo que garante, admite a possibilidade de essa garantia ser restringida por lei ulterior que fixe prestação alternativa.  Desse modo, nos só temos a possibilidade de restringir tal garantia, se houver uma lei que fixe uma prestação alternativa, e essa possibilidade só se torna um evento certo, isto é, só teremos a privação de direitos, se o indivíduo não cumprir a prestação alternativa. Portanto, exige-se 2 requisitos para a privação de direitos: A) Os invocar escusa de consciência e B) não cumprir prestação alternativa fixada em lei. Frisa-se, se não houver prestação alternativa, não haverá privação de direitos. 
 
 Art. 15, IV -> recusa de cumprir obrigação a todos imposta OU prestação alternativa nos termos do art. 5, VIII. A primeira parte do artigo, aplica-se em relação aos indivíduos que não cumpram obrigação legal a todos impostas por outros motivos, exemplo: Se eu não aparecer na zona eleitoral para exercer a função de mesário na eleição, porque eu não quis. 
 
 A segunda parte do artigo, apos o OU, refere-se aqueles que invocam a escusa de consciência para não cumprir obrigação legal a todos imposta E não cumprem a prestação alternativa. (''nos termos do artigo 5º).  
 
 Conclusão:  Terá perda/suspensão de direitos aquele que 1- Não cumpre obrigação legal a todos imposta (sem alegar escusa de consciência) OU 2- Alega escusa E não cumpre prestação alternativa. 
 
 É essa a interpretação correta desses dois artigos, esqueçam se for 5º é E se for 15 é OU.   
- 
                                Em nome das convicções --> Eximir de obrigação legal a todos imposta + Recusa de cumprir prestação alternativa = Suspensão dos direitos politicos Sem invocar convicções --> Eximir de obrigação legal a todos imposta = Suspensão dos direitos políticos Cespe quis misturar o artigo 5º e 15º e se embananou toda. Fazer o que?! É a vida! rsrs 
- 
                                Data maxima venia, discordo completamente do gabarito. 
 
 Para que ocorra a perda dos direitos é necessária a DUPLA RECUSA. Ou seja, é necessário que o indivíduo se exima de cumprir obrigação a todos imposta E se recusa a cumprir prestação alternativa fixada em lei, consoante disposição constitucional. 
 
 Art. 5°, VIII, CRFB/88 - "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocas para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei."  
 
 Note-se, ainda, que a própria CESPE, em questão envolvendo o mesmo inciso, adotou posicionamento diverso: 
 
 A escusa de consciência por motivos religiosos, filosóficos ou políticos é protegida constitucionalmente, exceto nos casos de invocação para se eximir de obrigação legal imposta a todos e de recusa de cumprimento de prestação alternativa fixada em lei. GABARITO: CERTA. 
 
 Aí fica difícil dona Cespe.  
 
 
 
 
 
- 
                                Gente, por favor, né. Tá na lei. Pronto, fim de papo. CONCURSEIRO DANÇA CONFORME A MÚSICA!!! Temos de aprender isso. 
 
 "Art. 15 - É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta OU prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;"
 
 
 
 Agora, comparem com o que diz a questão: 
 
 "A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência, crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei." 
 
 
- 
                                Ghuiara Zanotelli, não basta ler a lei, procure interpreta-la.
                            
- 
                                Não consigo entender... A CESPE tem outras questões que se contradizem. Vejam: Q259234 ---- A escusa de consciência permite a todo indivíduo, por motivos de crenças religiosas, filosóficas ou políticas, eximir-se de cumprir alguma obrigação imposta a todos, por exemplo, o serviço militar obrigatório; entretanto, o indivíduo será privado, definitivamente, de seus direitos políticos, quando a sua oposição se manifestar, inclusive, a respeito do cumprimento de uma obrigação alternativa. CERTO
 
 Se nessa outra questão exemplo que eu trouxe aqui se permite a escusa de consciência, POR QUE NA QUESTÃO EM TELA O INDIVÍDUO SOFRERÁ AS RESTRIÇÕES DE DIREITOS CASO SE RECUSE A CUMPRIR OBRIGAÇÃO A TODOS IMPOSTA? 
- 
                                João Lima, é pelo fato de interpretar a lei que entendi a questão. Também errei, mas buscando a letra de lei e interpretando-a entendi o que a questão quis dizer.
                            
- 
                                art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Caros colegas a escusa de consciência não é regra e como uma exceção, não significa que em toda negativa ao cumprimento de obrigação legal terá o indivíduo direito à prestação alternativa. Logo, se existir uma obrigação que deixe de cumprir OU não tenha prestação social alternativa como opção, sim, ele perderá os direitos políticos.  Lucas Brito, a questão que você apresentou trata justamente disso: define a escusa de consciência e trata que diante de sua oposição, o indivíduo será privado de seus políticos, mas esta questão fala exatamente de uma segunda opção de penalidade diferente do enunciado acima.  CERTO. 
- 
                                Questão confusa. Maldito Cespe. Não é "OU" é "E", e ele considerou OU como certo :(
 
 
 
 A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência,
 crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação
 de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a 
cumprir obrigação legal a todos imposta E prestação alternativa, fixada
 em lei. 
          Sacanagem =/ 
 
 
 
 Pessoal está falando em interpretar aí, interpretar o que?? Se o CESPE quiser ele muda este gabarito e ninguém poderá falar nada, pois ele é ambíguo. 
 
 
- 
                                Nem li os outros comentários mas imagino que ninguém tenha falado sobre isso. A questão está CERTA, independente de estar escrito E ou OU. Pois, segundo as regras de raciocínio lógico, OU = ou um, ou outro, ou os dois ( qualquer uma das três interpretações está correta ). 
- 
                                Pessoas procurando chifre em cavalo.
 Leiam o que a Ghuiara Zanotelli escreve.
 
 
 
- 
                                É basicamente o texto de lei escrito de outra forma! 
- 
                                Não acho que seja "chifre em cabeça de cavalo" muito menos "texto de lei escrito de outra forma".
O texto legal é claro "VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;"É claro que os senhores sabem que o conectivo E não tem o mesmo valor que o conectivo OU. Resumindo: Se eu me recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta E cumprir a prestação alternativa não serei privado de nenhum direito.
                            
- 
                                Está errada essa questão , se eu me recusar a cumprir obrigação a todos imposta tão somente ,eu não perderei os meus direitos. 
- 
                                Errei a questão, mas voltando a ela, cheguei a mesma conclusão que o Pedro Morais, se a questão dissesse E ou OU, ainda assim estaria correta. 
- 
                                Certa
 Confesso que parei por 10 segundos naquele "OU".
 
 
 VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; 
 
- 
                                caro cleber a minha e sua opinião não é válida no texto de lei é isso e pronto, gabarito correto. 
- 
                                CERTO, . as duas exceções da CF (Art. VIII) não são cumulativas, logo o uso do "OU" é legítimo.  . Diferente, por exemplo, dos requisitos para a investidura em cargo público, que são cumulativos (ou um não basta, há de ser todos) . Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:  I - a nacionalidade brasileira;  II - o gozo dos direitos políticos;  III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;   IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;  V - a idade mínima de dezoito anos;  VI - aptidão física e mental. 
- 
                                questão ridicula 
- 
                                Havendo uma obrigação legal a todos imposta, a regra é que ela deverá ser cumprida. Entretanto, em razão de imperativos da consciência, é
 possível que alguém deixe de obedecê-la. Nesse caso, há que se perguntar: existe prestação alternativa fixada em lei?
 Não existindo lei que estabeleça prestação alternativa, aquele quedeixou de cumprir a obrigação legal a todos imposta não poderá ser privado de seus direitos. Fica claro que o direito à escusa de consciência será garantido em sua plenitude. A partir do momento em que o legislador edita norma fixando prestação alternativa, ele está restringindo o direito à escusa de consciência. Aquele
 que, além de descumprir a obrigação legal a todos imposta, se recusar a cumprir a prestação alternativa, será privado de seus direitos.
 Fonte: Direito Constitucional- Estratégia Concursos.   
- 
                                essa questão é duvidosa, pois no texto, não existe esse OU e sim um E. ou seja para ser privado de direitos tem que se eximir de obrigação a todos imposta E recur-se a cumprir prestação altenativa, fixada em lei. 
- 
                                típica questão em que quem erra é quem estudou 
- 
                                Para mim deveria ter sido usado o aditivo "e", pois o "ou" não soma, é uma exclusão, ou se deve escolher uma hipótese ou outra, e neste caso a CF aduz que "salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir a prestação alternativa", ou seja, no texto legal da CF não dispõe que se não cumprir uma ou outra, a pessoa é privada de direitos. Se assim fosse, como, por exemplo, uma pessoa que não invocou as suas convicções políticas, religiosas ou filosóficas para se eximir de obrigação legal a todos imposta, pode ser privada de direitos por apenas não cumprir a prestação alternativa? Não há lógica, pois NECESSARIAMENTE a pessoa para cumprir a prestação alternativa, DEVE OCORRER PRIMEIRAMENTE A SITUAÇÃO DE ELA SE EXIMIR DE OBRIGAÇÃO LEGAL A TODOS IMPOSTA POR MOTIVOS DE CRENÇA RELIGIOSA, OU DE CONVICÇÃO FILOSÓFICA OU POLÍTICA, E AÍ SIM DEPOIS É OBRIGATÓRIO QUE ELA CUMPRA UMA PRESTAÇÃO ALTERNATIVA DIVERSA DAQUELA O QUAL ELA SERIA OBRIGADA A FAZER. Não se escolhe entre uma situação ou outra, pois a segunda situação É CONSEQUÊNCIA DA OUTRA!!! Questão o qual deveria concerteza ser anulada por um erro de português o qual certamente prejudicou muitos canditatos. Houve inclusive a questão Q327372 o qual apresentou a mesma pergunta mas com aditivo "e" sendo considerada correta pela própria CESPE!! O que afinal estaria certo para CESPE essa questão com o "ou", ou então a questão Q327372 que considerou como correta a mesma assertiva com o aditivo "e"? Sinceramente fica difícil de entender os critérios da banca!!  
- 
                                E é diferente de OU.
 Se o cara se recusar de um mas cumprir o outro (prestação alternativa) ele NÃO será privado dos seus direitos. DEVE ser cumulativa. Ou seja, EXIMIR-SE de OBRIGAÇÃO a todos imposta E RECUSAR-SE a cumprir prestação alternativa.
 Ao meu ver, questão passiva de anulação.
 
- 
                                Esse cara é muito fera nas explicações de Direito Constitucional e esclarece bem o inciso VIII, vejam: ->> https://www.youtube.com/watch?v=8tAmmQIUbTI         Min: 7:38 
- 
                                O Pedro Matos encontrou as incongruências da nossa CF/88, vale a pena ler o comentário dele! 
- 
                                questao certissima, falta interpretação pra 90% das pessoas aí. é nisso que dá a decoreba. "na lei ta escrito assim e assado... bla bla..." quando a banca inverte a ordem, da em mer** kkkkk 
- 
                                Art 5° VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; TOMA ! 
- 
                                Errei por conta do OU também. Maldito CESPE, aff! 
- 
                                Se trata de uma questão de raciocínio Lógico: CESPE mandou bem na questão!! eu também errei
 
 Equivalência lógica, Lei de Morgan... ~(A ^ B) <=> (~A) v (~B) ...ou seja:
 Não (A ou B) ...equivale a... (Não A) e (Não B) ...repare, o conectivo OU vira E
 
 Questão:  recusar a ( cumprir obrigação legal a todos imposta OU prestação alternativa )
 CF art. 15: recusa ( de cumprir obrigação a todos imposta OU prestação alternativa )
 CF art 5: ( eximir-se de obrigação legal a todos imposta ) E ( recusar-se a cumprir prestação alternativa )
 
 A palavra Recusa, e Eximir são as negações de suas proposições, o que caracteriza claramente a Lei de Morgan.
 
 
- 
                                Olha o CESPE fazendo das suas mais uma vez... Art. 5° (...) VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta E recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;   Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta OU prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;   Resumindo, a banca poderia cobrar uma coisa ou outra que estaria coberta e alinhada.   CESPE, uma enciclopédia de maldade. 
- 
                                é a chamada ESCUSA DE CONSCIÊNCIA PESSOAL, certooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo 
- 
                                O gabarito que ela quiser, ela coloca!   QUESTÃO ERRADA! 
- 
                                Qual a dificuldade em perceber que a questão está correta? 
- 
                                Questão absurdamente errada: 
 A CF, em seu artigo 5º, VIII, é clara ao dizer que os requisitos são cumulativos (se eximir-se de obrigação + recusar-se a cumprir prestação alternativa) para que haja qualquer tipo de punição ao indivíduo. Portanto, o indivíduo pode até eximir-se de uma obrigação legal, mas deve cumprir prestação alternativa.
 
 "...salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todas imposta E (não OU) recursar-se a cumprir prestação alternativa".
 
- 
                                O CESPE está brincando conosco. Revestiu-se do manto da FCC nessa questão. Ora, muito embora a CF utiliza a partícula disjuntiva "ou" para unir as duas ideias, a doutrina e a jurisprudência há muito indicam que as noções de "descumprimento de obrigação a todos imposta" e "descumprimento de prestação alternativa" são CUMULATIVAS. Logo, não que se falar em ideia de alternatividade para o caso.  
- 
                                NÃO CONCORDO COM ESSA QUESTÃO VAGABUNDA DO CESPE.   Eu posso sim me eximir de cumpir obrigações legais a todos impostas. O que não posso é me recusar a ccumprir prestação alternativa fixada em lei.   O CESPE É UMA BANCA ESTRANHA, CONTRADITÓRIA PRA CARAMBA.   
- 
                                Esse OU no final quebra a pessoa 
- 
                                 se nao cumprir obrigação a todos importa + prestação alternativa acarretará na PERDA DOS DIREITOS POLITICOS 
- 
                                Ê questão mal escrita dos infernos. Deveria trocar "ou" por "e". Gabarito injusto. 
- 
                                É a chamada excusa de consciência. 
- 
                                Cespe faz de propósito pra ninguém gabaritar a prova... Ainda bem que ta quase decretando falência, banca maldita 
- 
                                Pra quê isso Cespe? 
- 
                                Cara, vcs têm q decifrar a cabeça doentia do examinador. Ainda não aprenderam? 
- 
                                Gabarito Passivel de recurso..!!!!
Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta "E" recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
                            
- 
                                Art. 5º,VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;   GABARITO: CERTO 
- 
                                Não vejo motivos pra alarde! A escusa de consciência é justamente isto. Uma vez que  o cumprimento é de prestação ALTERNATIVA  cabe naturalmente o "OU". O cespe é muito pior que isso quando acorda de mau humor! 
- 
                                Salvo se as invocar = será privado
                            
- 
                                Gente, vocês estão fazendo uma tempestade em copo d'água.  "A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência, crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei."   Caso a pessoa se recusar a cumprir a obrigação legal a todos, automaticamente ela irá ter optar pela prestação alternativa. Ou ela cumpre a obrigação legal a todos ou vai optar pela prestação alternativa.. A prestação alternativa só é cabível quando a pessoa recusa fazer a Obrigação legal a todos imposta.   
- 
                                Minha gente, o "ou" aí aditivo 
- 
                                Esse "ou" foi foda mesmo. Só pra lembrar, existe o direito de Escusa de Consciência -- impede a privação de direitos daquele que invoca o imperativo da consciência para se eximir de obrigação legal. Porém, deve-se cumprir prestação alternativa.  
- 
                                "Ninguém será privado de direitos ......... SALVO SE ...... "
 Então poderá ser privado de direitos. Nessa situação, ai que entra a: Se invocar a crença religiosa e a convicção filosófica ou política para eximir-se de obrigações ou prestação alternativa etc).
 Exatamente igual ao texto da lei, só que com outras palavras. :)
 
- 
                                CAPÍTULO I
 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos                                    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988
   
 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantin-
 do-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à
 vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
   VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convic-
 ção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos
 imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
     CERTO     Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
 Jeremias 33:3
 
- 
                                O gab. deveria ser ERRADO POIS ESSE REQUISITO É CUMULATIVO. (TEM QUE SER OS DOIS JUNTOS,LIGADOS PELA CONJUNÇÃO E) . OU 1 OU OUTRO DEIXA A QUESTÃO ERRADA!  É  UMA ATITUDE COVARDE DA BANCA PARA QUEM ESTUDA! VEJAM OUTRA QUESTÃO CORRELACIONADA: Q327372 Direito Constitucional   Direito à Liberdade,  Direitos Individuais Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Todos os Cargos   A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes.
 
 
 A escusa de consciência por motivos religiosos, filosóficos ou políticos é protegida constitucionalmente, exceto nos casos de invocação para se eximir de obrigação legal imposta a todos e de recusa de cumprimento de prestação alternativa fixada em lei.
 GAB: CERTO   
- 
                                COMO SERIA POSSÍVEL RECUSAR-SE DE CUMPRIR PRESTAÇÃO ALTERNATIVA SEM ANTES EXIMIR-SE DE OBRIGAÇÃO LEGAL A TODOS IMPOSTA?   FOI EQUIVOCADA A UTILIZAÇÃO DESSE ''OU''.   O CIDADÃO DEVE EXIMIR DA OBRIGAÇÃO LEGAL ''E'' RECUSAR A PRESTAÇÃO ALTERNATIVA PARA QUE SEJA PRIVADO DE DIREITOS 
- 
                                CESPE É PRA FUDER O CARA MESMO! Agora há pouco eu erro uma questâo que diz que esse caso é ERRADO, ai me vem essa questão, e quando acho que eu vou acertar, ela ja considera essa de outra forma! ah vá...! 
- 
                                A forma pela qual foi redigida a assertiva, dar a entender que a perda dos direitos políticos se dar, tanto pela condição de eximir-se de praticar obrigaçãoa todos imposta ou recusa de prestação alternativa, QUANDO NA VERDADE A PERDA DE DIREITOS POLÍTICOS só  se dará, no segunda caso, RECUSA DE PRESTAÇÃO ALTERNATIVA. 
QUESTÃO MAL FORMULADA, NAO É NOVIDADE VINDO DA  CESPE, QUE DEUS ME LIVRE DESSAS ASSERTIVAS.
                            
- 
                                "Ou" pode ter valor aditivo também, bem como alternativo e de exclusão. Cespe tentando complicar/atrapalhar. 
- 
                                Caríssimos, 
 
 vamos ver o que diz a nossa Constituição: "Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei" 
 
 Não há discussão aqui! o Cespe errou mais uma vez Uma condição é necessária para o cumprimento da outra 
- 
                                Mal formulada... "ou" significa "um ou outro... ou os dois"... esse "um ou outro" não procede... para perder os direitos políticos nesse caso... o cidadão tem que se eximir da obrigação legal a todos imposta E recusar-se a realizar a prestação alternativa! então teria que ser a DUPLA RECUSA! não somente uma!  
- 
                                Pessoal sabe que a Cespe nunca foi banca " copia e cola"   como a FCC e fica reclamando que a questão não está idêntica a lei ou que está mal formulado... Vai entender
                            
- 
                                Como que uma questão dessa tem 87% de acertos...       
- 
                                questões da cespe sempre tem que ler o enunciado inteiro, se não, se lasca 
- 
                                Sacanagem nessa questão...A banca errou indiscutivelmente. Se não houver prestação alternativa, diante de uma negativa a obrigação a todos imposta a pessoa não pode ser privada de direitos.  
- 
                                questao fela da gaita... 
- 
                                se a lei esta confusa como as questoes podem estar corretas? responde essa Cespe 
- 
                                Para o CESPE questão incompleta é certa. 
- 
                                Discordo   Art. 5º da CF   VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;   
- 
                                Não tem como essa questão estar certa.    A troca do "E" pelo "Ou" cria uma condição lógica de disjunção, ou é um ou é o outro, isto é, a privação de direitos ocorreria caso o indivíduo se recusasse a cumprir obrigação legal a todos imposta ou se recusasse a cumprir prestação alternativa fixada em lei.   "Se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei".   No caso expressamente previsto na constituição, o uso do "E" cria a ideia de que se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta é condicção suficiente para que ocorra a prestação alternativa, e a prestação alternativa é condição necessária à escusa em razão de convicção. Ou seja, a primeira é condição para a segunda acontecer, e a segunda é condição para que a primeira seja possível.   Não é correto, portanto, dizer que é uma ou a outra, mas uma e a outra, pelos motivos supramencionados. Necessariamente o indivíduo tem que primeiro se escusar em razão de suas convicções e, em seguida, também, recusar a cumprir prestação alternativa, fixada em lei (Dupla Recusa), só então nasceria a privação dos direitos. 
- 
                                ia marcar errado mas conheço essa banca esquizofrênica então marquei certo 
- 
                                esse examinador entende de constitucional, mas nao de gramática. 
- 
                                Para haver a privação de direitos primeiro é necessária a recusa de cumprir obrigação legal a todos imposta e segundo é necessário recusar cumprir prestação alternativa. Apenas diante da dupla recusa é que os direitos poderiam ser privados. Do jeito como a questão foi redigida basta a recusa de um, o que está incorreto.  
- 
                                A privação dos direitos se dará caso o indivíduo se recuse a prestar prestação alternativa.   Questão muito, mas muitoooooooo mal redigida  
- 
                                Questão que o examinador faz de propósito pra lasca o candidato. tenho certeza que a pessoa que fez esse enunciado tem nível escolar suficiente pra fazer uma redação melhor. 
- 
                                certo 
- 
                                "obrigação legal a todos imposta OU prestação alternativa, fixada em lei." apenas se negar em obrigação legal a todos imposta não implica em restrições!!   GABARITO COMPLICADO. :)     
- 
                                Um "ou" no lugar de um "e" faz toda diferença. Típica questão em que o Cespe não muda o gabarito porque fere o orgulho do examinador. 
- 
                                Sabia que iria errar a questão por conta desse "OU" mas mesmo assim paguei pra vê, questão horrível.   É necessário se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta + prestação alternativa, somente com a recusa da prestação alternativa poderá haver restrição de direitos! 
- 
                                Somente se houver lei impondo prestação alternativa. - escusa de consciência. 
- 
                                Esse "OU" acabou comigo nessa questão ... Deveria ser "E" e não "OU" :/ 
- 
                                Esse OU deve ter custado a vaga de muitas pessoas... 
- 
                                Minha contribuição.   CF/88   Art. 5º 	VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;       Abraço!!! 
- 
                                Questão errada e ponto final. Não tem como justificar isso! Parem de achar que a banca não pode ser questionada. Por isso que essas bancas fazem o que querem numa prova e a gente tem que aceitar. Questão totalmente errada!  
- 
                                Questão bem bolada ,o fácil ficou dificil kkkk 
- 
                                Perda dos direitos políticos 
- 
                                CERTO   Porém, conhecendo a Banca e observando que seus redatores possuem alguns probleminhas eu consegui chegar na resposta, mas, mas na redação do Incisivo VIII do art. 5 está diferente, caso tenham estudado lógica viram que o OU precisa de uma verdadeira para a proposição ser verdadeira, logo, a questão diz que se eu me recusar a cumprir obrigação a todos imposta eu já sofreria perda dos direitos políticos, no entanto, não é isso que diz a Carta-Magna, segue o trecho onde isso é citado   VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;   Diante do inciso supracitado, vejam que Eu tenho que me eximir da obrigação a todos imposta E recusar a cumprir uma medida alternativa, o que é diferente do exposto na questão, deveriam ter manejado recurso contra isso, pois a banca já deu errado em questões por coisas mais ínfimas. Devemos impor limites a eles, mesmo que nós não tenhamos passado AINDA, 
- 
                                Prefiro errar a questão do que me igualar à falta de conhecimento básico de quem a elaborou. Se cair a mesma questão marco errado novamente e aposto em um recurso. Só pra fins de reflexão, vejamos a questão que o CESPE considerou como FALSA:   O direito à liberdade de reunião deve ser exercido de forma pacífica e sem armas, sendo desnecessária autorização ou prévio aviso à autoridade competente.   E se trocasse o OU pelo E nessa questão? Qual seria o gabarito? Eu marcaria como CERTO, mas provavelmente o CESPE traria o gabarito como ERRADO.  
- 
                                Quem confirma o gabarito ridículo do Cespe é sinal de que não estudou direito kkk   Art. 5°. VIII - Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.   Não é ou, mas e. Portanto, gabarito deveria ser errado... 
- 
                                Com relação aos princípios constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que:  A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência, crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei. 
- 
                                A questão é ERRADA!    Gabarito do CESPE que é CERTO.   
- 
                                Art. 5º:   VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.   Art. 15.:   É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:   IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;       
- 
                                Realmente está errada. Na letra da lei há uma conjunção aditiva "E",ou seja, no caso de você utilizar tais convicções para eximir-se da obrigação terá que cumprir uma prestação alternativa.  No caso da questão ai, fala que tanto uma como a outra será privado de seus direitos. 
- 
                                Em algumas questões da CESPE, o RLM faz muito sentido quando as afirmações acompanham OU/E, mas em outras, como essa, fica difícil entender a cabeça do exterminador.  
- 
                                CERTA.   O art. 5º, VIII, da CF/88 assim dispõe:    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;   Portanto, a questão está certa. 
- 
                                A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência, crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei.   ELE SÓ VAI SER PRIVADO DOS DIREITOS SE ELE NÃO FIZER A PRESTAÇÃO ALTERNATIVA, DEPOIS QUE SE RECUSAR CUMPRIR OBRIGAÇÃO LEGAL.      Questão ERRADA MESMO!  
- 
                                Questão Errada, portanto passível de anulação (Gabarito foi dado como correto).   A norma que trata da Escusa de Consciência é norma de Eficácia Contida. Logo, se a lei não trazer nenhuma restrição ao direito de escusa de consciência (ou seja, não fixar prestação alternativa), a mera recusa em cumprir o obrigação legal a todos imposta NÃO PODE ensejar em privação de direitos. Para haver a restrição de direitos, os requisitos exigidos pela da norma devem ocorrer cumulativamente: recusa de cumprir obrigação a todos imposta + recusa em cumprir prestação alternativa. O termo "OU" prejudicou a interpretação da questão, além de torná-la errada.   
- 
                                Olá, colegas concurseiros! Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais. Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão. → Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais. Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y → Estude 11 mapas mentais por dia. → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental. → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões. Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito! P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo. Testem aí e me deem um feedback. FORÇA, GUERREIROS(AS)!!    
- 
                                Puts! Vi o "ou" e fui logo de errada, visto que para que o individuo seja privado de direitos, ele precisa se recusar a cumprir obrigações a todos imposta E prestação alternativa fixada em lei.   O próprio inciso deixa claro: VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;   Bola pra frente...   
- 
                                GAB..OFICIAL:CERTOOOOOOOO 
- 
                                Pra galerinha que tá utilizando o art 15 como justificativa pra questão, não faz muito sentido nesse caso, já que a redação da questão em si da entender que tá embasada no art 5 VIII, que me trás a Escusa de Consciência e usa na redação do inciso o "E" ao invés de "OU", mas enfim, tá correto o que banca diz que tá correto e quem somos nós pra refutar a Cespe kkkk