Com vistas a colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços, induzindo a mudanças nos modos de produzir a gestão e o cuidado em saúde, foi criada a Política Nacional de Humanização (PNH). Sobre a PNH, analise as seguintes afirmativas:
I A comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS provoca movimentos de perturbação e inquietação que a PNH considera “motor” de mudanças.
II Acolhimento com classificação de risco, equipes de referência e de apoio matricial, colegiados de gestão e promoção da saúde são dispositivos da PNH.
III A transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo, a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e coletivos são princípios da PNH.
IV Garantia dos direitos dos usuários, redução das filas e do tempo de espera nas unidades de saúde e equipes com médicos nas unidades básicas são resultados esperados da PNH.
Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas
A fragmentação dos serviços e as dificuldades de comunicação entre os diversos pontos da atenção no sistema de saúde, tornando-o pouco resolutivo e pouco efetivo, entre outros fatores, impulsionaram a elaboração de diretrizes para a estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde. Sobre a organização da RAS, analise as afirmativas que seguem:
I A RAS deve disponibilizar extenso número de estabelecimentos de reabilitação, dado que a promoção e a prevenção são de responsabilidade da atenção básica.
II A economia de escala é um dos fundamentos da RAS, dado que a concentração de serviços em determinado local racionaliza custos e aperfeiçoa resultados.
III Fortalecer a atenção primária e a integração das ações de vigilância com as de assistência e investir no controle de doenças crônicas são diretrizes da RAS.
IV População e região de saúde definidas; estrutura operacional; sistema de funcionamento definido por um modelo de atenção são os elementos constitutivos da RAS.
Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas que constam nos itens
Pedro Alcântara é assistente técnico de saúde no hospital público estadual. Após intensa observação, o servidor constatou que a organização enfrenta sérias dificuldades no que tange à gestão de pessoas. Os problemas estão relacionados à avaliação de desempenho, à liderança, à motivação e à satisfação no trabalho. Sendo assim, o servidor propôs as seguintes sugestões aos responsáveis pelo setor:
I Os feedbacks devem ser realizados mesmo quando os funcionários não estão de acordo com a iniciativa, posicionando-se na defensiva ao verem seus pontos fracos apontados.
II Em hospitais, o líder deve ser transacional, pois, assim, ele inspira seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização e do grupo.
III De acordo com a Teoria da Hierarquia de Necessidades, para motivar um servidor que está no nível relacionado à segurança, por exemplo, é necessário focar sua satisfação no nível da segurança ou no nível imediatamente superior, relacionado à estima.
IV Para analisar a satisfação dos profissionais do hospital durante o trabalho e os fatores que estão relacionados a ela, é preciso levar em consideração a personalidade de cada indivíduo.
Considerando a proposta do servidor, as sugestões compatíveis com as teorias de gestão de pessoas estão presentes nos itens
O backup é um procedimento realizado para garantir a segurança de dados em sistemas computacionais. A cerca desse procedimento, foram feitas as afirmações seguintes.
I Recomenda-se realizar o backup de uma partição em outra partição no mesmo disco, uma vez que, havendo falha no disco, os dados serão facilmente recuperados.
II O primeiro backup criado para preservar os dados de um sistema é o backup diferencial.
III O backup incremental copia apenas os arquivos criados ou modificados desde o último backup normal.
IV Realizar backups diferenciais ou incrementais requer menos espaço de armazenamento que o backup normal.
Das afirmações, estão corretas