SóProvas



Prova EXATUS - 2013 - PM-ES - Aspirante da Polícia Militar


ID
2046202
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Leia o texto a seguir:  

                                     O voto nas eleições constituintes

“O recrutamento do eleitorado que deveria escolher os deputados à Constituinte seguiu os seguintes critérios:

[...] Concedia-se o direito de voto a todo cidadão casado ou solteiro de mais de vinte anos mais significativamente se excluíam os que recebessem salários ou soldadas. Destes, as únicas exceções eram os caixeiros de casas de comércio, os criados da Casa Real mais graduados e os administradores das fazendas rurais e das fábricas. Impedidos de votar ficavam os religiosos regulares (pertencentes a ordens religiosas), os estrangeiros não-naturalizados e os criminosos. Votavam, no entanto, os analfabetos, contingência evidente num país em que mesmo os senhores não sabiam ler. [...]”

(MARANHÃO, Ricardo et al. Brasil História. Texto & Consulta, v.2. São Paulo, Brasiliense, 1982.)  

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a Constituição de 1824, considere as afirmativas a seguir:
I - O anteprojeto constitucional limitava os poderes do imperador, ao mesmo tempo em que assumia um caráter nitidamente elitista, mantendo o voto censitário para futuras eleições.
II - A Constituição outorgada, que vigorou até o final do Império, conservou algumas disposições discutidas no anteprojeto. Tendo um caráter contraditório, pois ao mesmo tempo em que manteve as influências do liberalismo europeu, apresentou traços marcantes do autoritarismo.
III - A Carta de 1824 estabelecia como forma de governo uma Monarquia Hereditária Constitucional e Representativa. Nessa estrutura centralizada e unitária, as províncias possuíam autonomia política, sendo administradas por presidentes escolhidos pelo voto direto.
IV - Na Constituição de 1824 foram estabelecidos quatro poderes políticos: o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Moderador.
Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • A primeira Constituição brasileira foi outorgada, por D. Pedro I, em 25 de março de 1824.

     

    Principais características da Constituição de 1824:

     

    - Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do poder moderador.

     

    - Só os ricos podiam votar, pois o voto era baseado em renda. Este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes.

     

    - Igreja subordinada ao Estado.

     

    - Manutenção do sistema que garantia os interesses da aristocracia.

     

    GAB: LETRA  E

    FONTE: https://www.historiadobrasil.net/brasil_monarquia/constituicao_1824.htm

  • III - A Carta de 1824 estabelecia como forma de governo uma Monarquia Hereditária Constitucional e Representativa. Nessa estrutura centralizada e unitária, as províncias possuíam autonomia política, sendo administradas por presidentes escolhidos pelo voto direto.

    (a constituição estabelecia que as províncias seriam governadas por presidentes nomeados pelo imperador)

  • Não era voto direto e sim indireto.

  • I - O anteprojeto constitucional limitava os poderes do imperador, ao mesmo tempo em que assumia um caráter nitidamente elitista, mantendo o voto censitário para futuras eleições. 

    Correta, o anteprojeto foi o primeiro projeto para fazer a constituição um dos seus objetivos era limitar o poder do imperador porém D. Pedro I não gostou nem um pouco do projeto: com o auxílio de suas tropas, decretou a dissolução da Assembleia com isso ele fez a constituição de 1824 que tinha como os poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador.

    Elimene as Letras B e C

    II - A Constituição outorgada, que vigorou até o final do Império, conservou algumas disposições discutidas no anteprojeto. Tendo um caráter contraditório, pois ao mesmo tempo em que manteve as influências do liberalismo europeu, apresentou traços marcantes do autoritarismo.

    Correta, a constituição de 1824 tinha traços do autoritarismo por causa do poder moderador porque era ele que mandava e desmandava

    Elimine a Letra A

    III - A Carta de 1824 estabelecia como forma de governo uma Monarquia Hereditária Constitucional e Representativa. Nessa estrutura centralizada e unitária, as províncias possuíam autonomia política, sendo administradas por presidentes escolhidos pelo voto direto.

    Errada, pqp dizer que tem voto direto é uma coisa muito forte pra aquela época kkkkk, você só podia votar se tivesse no mín 150 alqueires de mandioca por isso também chamada a Constituição 1824 de Constituição da Mandioca

    Matou a questão

    V - Na Constituição de 1824 foram estabelecidos quatro poderes políticos: o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Moderador.

    Correta, como já falei existia esses 3 poderes

  • Sabendo o erro da IIII já da para matar a questão.

    GAB. E

  • Galera, a III está errada por falar sobre a autonomia das províncias. Elas ganharam maior autonomia a partir da emenda ´´Ato Adicional de 1934``, ou seja, 10 anos após a criação da Constituição de 1824.


ID
2046205
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Leia o texto a seguir:  


“Três fatores ajudaram a consolidar o mito. O primeiro foi a morte prematura de Che, que eternizou sua imagem jovem. Aos 39 anos, ele estava longe de ser um adolescente quando foi abatido, mas a pinta de galã lhe garantia um aspecto juvenil.[...]

O segundo foi a ajuda involuntária de seus algozes. Preocupados em reunir provas convincentes de que o guerrilheiro célebre estava morto, os militares bolivianos mandaram lavar o corpo e aparar e pentear sua barba e seu cabelo. Também resolveram trocar a sua roupa imunda. Tudo isso para poder tirar fotos em que ele fosse facilmente identificado. O resultado é um retrato com espantosa semelhança com as pinturas barrocas do Cristo morto de expressão beatificada. A terceira contribuição recebida pelos esquerdistas na construção do mito veio do contexto histórico. Che morreu às vésperas dos grandes protestos em defesa dos direitos civis, da agitação dos movimentos estudantis e da contracultura – turbulências que marcaram o ano de 1968.”

(SCHELP, Diogo; TEIXEIRA, Duda. Che há quarenta anos morria o homem e nascia a farsa. Revista Veja, São Paulo, a.40, n.39, p.90-92, 2007.)

O Texto acima transmite uma opinião sobre um dos grandes revolucionários da América Latina: Ernesto Guevara de la Serna. Com base nos conhecimentos sobre Cuba e processo revolucionário, considere as afirmativas a seguir: 

I - Após sua libertação no ano de 1955, Fidel Castro viajou ao México para organizar uma nova insurreição. Com seu irmão Raúl, Fidel iniciou o projeto para retornar a Cuba e depor Batista. No México, os irmãos Castro conheceram o médico argentino Ernesto Che Guevara, que aderiu ao movimento.

II - Em novembro de 1956, mais de cem homens embarcaram rumo a Cuba. A viagem atrasou três dias e as forças de Batista descobriram o plano revolucionário. Ao chegar à costa cubana, os insurgentes não foram alvos fáceis para os militares, visto que após o desembarque esconderam-se em Sierra Maestra e dividiram-se em grandes grupos para organizar novos ataques.

III - Em 1957, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba, adotando imediatamente várias medidas de impacto na política interna e externa do país.

IV - No ano de 1961, norte-americanos e cubanos cortaram relações diplomáticas. Fidel então declarou um Estado socialista. No ano seguinte, o governo dos Estados Unidos impôs um severo embargo econômico.

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Fidel Castro não obteve um pensamento de fazer novas estratégias de novos ataques logo de início, mas sim teve uma grande influência para romper relações com os Estados Unidos e tomar seu país como Socialista, tendo como grande consequência um "severo embargo econômico". Antes disso, teve uma viagem e encontrou com o Argentino Ernesto que continha grande conhecimento a favor do Socialismo, sendo assim, um grande apoio para favorecer o pensamento político.

    R> B


ID
2046211
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Leia o texto a seguir: 


“Os diálogos de Platão são o longínquo eco de uma aventura filosófico-política na época das cidades gregas. Esse ateniense de origem nobre, conforme diríamos hoje, remonta, seguindo a linhagem de seu pai, a Codro, o último rei de Atenas, e, seguindo a linhagem de sua mãe, a Sólon. Sua família está próxima do poder e ele está assim naturalmente destinado a desempenhar um papel de primeira importância na vida política. Nessa época, o ponto de referência de todo homem livre é a cidade, centrada em seu domínio comum, a ágora. É ai que todos podem, ao menos em princípio, dar sua opinião sobre o rumo dos assuntos públicos, que interessam a todos. Mas a Grécia dessa época está fragmentada em estados rivais que vivem de acordo com instituições opostas: oligarquias e democracias. Esse cenário é atravessado pela rivalidade entre Esparta e Atenas: a primeira reúne as oligarquias e a segunda, as democracias.”

(JERPHAGNON, Lucien. Um nobre ateniense chamado Platão. Revista História Viva – Grandes temas, São Paulo, n.3, p.26)  

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à organização política e social de Esparta e Atenas:

( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, a qual estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.

( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácon eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.

( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.

( ) Os Hiliotas eram servos, propriedade da cidade-Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.

( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
2046217
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir:
“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora muito peculiar. [...]
Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.”
(HOBSBAWN, Eric, J. Era dos extremos: o breve século XX:
1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.)

O texto acima cita o período conhecido como “Guerra Fria”. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta: 

Alternativas
Comentários
  • A letra E está incorreta, pois, o que decretou realmente o da guerra fria foi a necessidade de uma mudança política para o crescimento das repúblicas que compunham a União Soviética, a qual foi perdendo sua potência de acordo com o tempo, tendo o seu fim.

  • Cara que questão boa! Da para ter uma visão bem ampla sobre a Guerra Fria analisando a questão e o comentário da professora.

  • GABARITO= E

    URSS= queda foi principalmente após a derrubada do MURO DE BERLIM...

    AVANTE

  • só p pontuar como o colega salientou, o principal marco final da guerra fria foi a queda do muro de berlim 1991

    BONS ESTUDOS


ID
2046226
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir:
Dessalinização
Se um local não dispõe de água doce, há duas soluções possíveis: transformar água salgada em doce, ou então transportar água doce de lugares que ela exista em abundância.
A dessalinização (transformação da água salgada, ou usada, em água doce) responde por apenas 1% do consumo mundial de água, principalmente porque exige tecnologia cara e uma enorme quantidade de energia. Mas nos países ricos em petróleo é uma 5 opção viável: Kwait e Barein, por exemplo, dependem dela. Em outros locais, às vezes, a tecnologia é empregada para abastecer áreas em que há pouca água, mas está muito além das possibilidades da maioria das economias mais pobres.
(CLARKE, R; KING, J. O atlas da água. São Paulo: Publifolha, 2005. p.68.

Com base nos conhecimentos sobre os mares e oceanos, marque a alternativa incorreta:  

Alternativas
Comentários
  • Há uma classificação para tipos de mares, e os interiores não contém uma vasta comunicação com outros mares e oceanos.

ID
2046232
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates não deixou escrito, seu pensamento é conhecido pelos diálogos de Platão, especialmente nas obras O banquete e Apologia de Sócrates, em que Sócrates é personagem central, e também pelos escritos de Xenófanes e Aristóteles. Com base nos conhecimentos sobre a teoria Socrática, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Sócrates busca a reflexão do que se acha que sabe , ele parte da Maiêutica, que leva o individuou a se questionar das próprias ideias pré-estabelecidas.

    LETRA C

    APMBB

  • A) Incorreta:

    Sócrates e seu discípulo, Platão, foram críticos ferrenhos aos sofistas pois, segundo eles, a técnica utilizada por eles não produzia saber, conhecimento, observando apenas o superficial.

    Gab: C

  • Maiêutica


ID
2046238
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir:


O manifesto do Partido Comunista representa o mais perfeito exemplo de divulgação do Materialismo Dialético, o coração da doutrina marxista. De um lado, segundo Marx, a interpretação da história exige a adoção de um critério materialista, pois o motor do desenvolvimento histórico reside nas condições ideias, nas normas jurídicas ou nas batalhas políticas. Por outro lado, todavia, a evolução das estruturas produtivas não se dá segundo esquemas mecanicistas, mas acompanhando as leis da dialética descoberta por Hegel.

(NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.)  

Conforme o texto e os conhecimentos sobre Karl Marx, considere as afirmativas a seguir:
I - A mais-valia pode ser relativa ou absoluta, relaciona-se a horas não pagas ao trabalhador e o aumento da produção pela inclusão da tecnologia.
II - A alienação é resultado da maneira em que os indivíduos se envolvem com o capitalismo.
III - Segundo Karl Marx a mercadoria é um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz as necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia.
IV - Karl Marx analisou a história do ponto de vista da produção material de bens. O trabalho seria realizado apenas para dar satisfação ao indivíduo e não para pela necessidade e benefício alheio.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários

ID
2046241
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Célebre frase: “Trabalhadores do mundo, uni-vos!”. Foi proferida por:

Alternativas

ID
2046244
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O Movimento que se caracterizou por uma atitude do homem abandonado à própria sorte, livre, que precisava decidir seu destino sozinho, que refletia bastante o clima europeu da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra foi:

Alternativas
Comentários
  • O existencialismo popularizou-se após a Segunda Grande Guerra. É no contexto de uma Paris destruída que essa corrente de pensamento foi associada ao nome de Jean-Paul Sartre. Trata-se de um equívoco, entretanto, assumir que esse pensador é o inaugurador desse novo olhar sobre o mundo e o ser humano.

    https://mundoeducacao.uol.com.br

    LETRA A

  • A

    Existencialismo. <--- Possível.

    B

    Cientificismo. <--- Fora de questão.

    C

    Marxismo. <--- Marxismo foi a ideologia q instigou regimes socialistas, mas, com certeza, não em todos os países europeus.

    D

    Revanchismo. <--- Outro período histórico, e, restrito a algumas regiões, e não na europa inteiro.

    E

    Teoria Psicanalítica. <--- Nonsense.

    Gab. A


ID
2046247
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

 Leia o trecho da música A Televisão da banda Titãs:

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...
O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....
Oh! Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
[...]
< http://letras.mus.br/titas/49002/>.Acesso em: 23 de Novembro de 2013.

O trecho da música acima analisa de certa forma a influência da mídia na vida das pessoas. Assinale a alternativa que possua o nome do autor ou corrente sociológica que mais se preocupou em estudar as influências da mídia na sociedade:  

Alternativas
Comentários
  • Escola de Frankfurt = industria cultural

    O enunciado alude a Industria produtora de Cultura dominando a forma de pensar em massa ( indivíduos de uma sociedade)

    LETRA C

    APMBB


ID
2046250
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na década de 1930, a burguesia iniciava o desenvolvimento do nacionalismo, repudiando qualquer importação cultural e reforçando as características brasileiras, a fim de estabelecer cultura própria, desvinculada da europeia e norte americana. Com os efeitos das transformações de 1929, aumentou o enfoque sobre o nosso país. Podemos citar com um dos principais pensadores deste período:

Alternativas

ID
2046256
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na década de 1980 as classes populares, até então vistas como oprimidas e passivas diante do gerenciamento público e privado da classe dominante, tomaram consciência da situação e da necessidade de reivindicar melhoria das condições de trabalho e vida. Os conflitos sociais por direito tomaram conta do cenário brasileiro e motivaram a organização dos diferentes segmentos da sociedade em defesa de seus interesses. Sobre o papel da sociologia neste período assinale o que for correto:

Alternativas
Comentários

ID
2046259
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo positivismo foi empregado por:

Alternativas
Comentários
  • Teria duas resposta, Durkheim e Comte

ID
2046268
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das formas de tratamento do câncer é a radioterapia. Um dos elementos utilizados neste tratamento é o Cobalto. O cobalto apresenta o número atômico 27. Se for feita a distribuição eletrônica utilizando se o Diagrama de Linus Pauling, podemos afirmar que apresenta os orbitais, apresentam os números quânticos primários (níveis n), números quânticos secundários (l), número quântico terciário (ml) e spin (s) com seus níveis mais externos e subníveis mais energéticos os:

Alternativas
Comentários
  • Distribuição eletrônica do Cobalto: 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d⁷

    Se analizarmos o elétron de valência, teremos:

    Número quântico principal(n): 4

    Número quântico secundário(l): 0

    Número quântico magnético(m): 0

    Número quântico de Spin(ms): + 1/2

    Se analizarmos o elétron diferenciador, teremos:

    Número quântico principal(n): 3

    Número quântico secundário(l): 2

    Número quântico magnético(m): -1

    Número quântico de Spin(ms): + 1/2

    Por isso da questão ter sido anulada. NÃO TEM ALTERNATIVA CORRETA!

    Mandem mensagem, caso eu esteja equivocado.


ID
2046271
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Metalurgia

O mercúrio, um metal líquido, é utilizado pelos garimpeiros para extrair ouro. Nesse caso, o mercúrio forma com o ouro, uma mistura líquida homogênea, que pode ser separada facilmente da areia e da água. Infelizmente, esse processo causa muitos danos ao meio ambiente. O uso do mercúrio contamina o solo, as águas, o ar atmosférico e os próprios garimpeiros. A separação do ouro é feita sob aquecimento, isso só é possível por que:

Alternativas

ID
2046289
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física

Costuma-se denominar desaceleração a aceleração negativa de um móvel. No entanto, desacelerar não é um termo específico da física, mas da nossa linguagem cotidiana. Seu significado, segundo o dicionário, é “reduzir a velocidade de retardar”. No entanto. Como já dissemos em relação à velocidade, o objetivo negativo em física esta quase sempre relacionado ao sentido do referencial e não a redução ou diminuição de uma grandeza. A aceleração negativa, por exemplo, nem sempre reduz a velocidade do móvel, se a velocidade também for negativa, o seu módulo aumenta.
Um automóvel percorrendo uma auto estrada a uma velocidade de 180 km/h, avista a certa distância uma blitz de conscientização da patrulha rodoviária, sabendo que para não ser multado deverá passar por esse local com uma velocidade de no máximo 5 m/s, e sua distância até o local é de 87,5 metros, nessas condições o motorista deverá imprimir uma desaceleração de: 

Alternativas
Comentários
  • Aplica-se a equação de Torriceli ( Vovô e Vovó mais 2 anões em uma pirâmide sexual)

    V_final² = V_inicial² + 2 . a . Delta_S

    V_final = 5m/s
    V_inicial = 180Km/h / 3,6 = 50m/s (lembrando que a unidade em cinemática tem que ser m/s)
    Delta_S = 87,5m
    a = ?

    5² = 50² + 2 . a . 87,5
    25 = 2500 + 175.a (rearrumando)
    175.a = - 2475
    a = - 2475/175
    a  ≅ - 14,14m/s² (o resultado dá negativo pois é uma desaceleração.)

    O motivo de ser anulada é o resultado adverso às opções


ID
2046310
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos organismos, as células também têm um ciclo. Elas nascem, vivem e reproduzem. Este ciclo pode ser dividido em duas etapas que são:

Alternativas
Comentários
  • As células passam pelo processo de nascimento, crescimento (viver) e reprodução. Durante toda a vida, este ciclo pode ser dividido em duas etapas: a interfase e a reprodução. Durante a interfase, a célula reúne todos os componentes necessários para obter energia e se preparar para a reprodução.

    Alternativa correta: Letra A


  • Na interfase temos o prelúdio para a maturação da célula, nesse período a célula passa por intensa atividade metabólica ficando de forma adequada para sua reprodução, que será na Mitose ,onde uma célula mãe origina 2 células filhas

    LETRA A

    APMBB

  • GABARITO - A

    A Interfase é o processo inicial, no qual a célula está mais ativa, tendo um crescimento maior e fazendo pontos de checagem nas fases G1 e G2, por exemplo. Após todas as checagens e processos, justamente para ver se a célula está apta a se replicar, a mesma passa para a mitose, a qual é dividida em 4 fases: Prófase - Metáfase - Anáfase - Telófase, e cada uma tem determinada função no processo, que por fim origina duas células-filhas.

    CAVEIRA!


ID
2046313
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em ecologia, a bioenergética sintetiza o movimento da energia através dos ecossistemas. Sobre o fluxo de energia assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A bioenergética é responsável por todo o fluxo de energia existente em um ecossistema, ou seja, através dela podemos dimensionar a importância e numero de cada nível trófico, sua estrutura, suas trocas sejam gasosa ou de biomassa, enfim, trata-se de todo o processo energético.

    Alternativa correta: Letra A



ID
2046319
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Educação, alimentação, saúde, lazer, preservação dos recursos naturais, emprego e segurança social, são alguns aspectos prioritários para o desenvolvimento sustentável da população. Assinale a opção que ameaça a sustentabilidade da sociedade em que vivemos:

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento sustentável seja de uma empresa, pais ou no mundo em geral trata de aspectos fundamentais para o desenvolvimento. A economia apoiada no crescimento continuo de consumo fere seus princípios, visto o constante crescimento populacional e muitas vezes a falta de estrutura e condições minimas para a sobrevivência.

    Alternativa correta: Letra C


  • na minha prova não cai uma questão dessa


ID
2046322
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:
A gaiola
de Maria do Carmo B. C. de Melo

E era a gaiola e era a vida era a gaiola
e era o muro a cerca e o preconceito
e era o filho a família e a aliança
e era a grade a filha e era o conceito
e era o relógio o horário o apontamento
e era o estatuto a lei e o mandamento
e a tabuleta dizendo é proibido.

E era a vida era o mundo e era a gaiola
e era a casa o nome a vestimenta
e era o imposto o aluguel a ferramenta
e era o orgulho e o coração fechado
e o sentimento trancado a cadeado.

E era o amor e o desamor e o medo de magoar
e eram os laços e o sinal de não passar.

E era a vida era a vida o mundo e a gaiola
e era a vida e a vida era a gaiola.
(Apud Alda Beraldo. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ática, 1990. v. 2, p. 17.),

As palavras em textos literários não apresentam um sentido único, cujos valores gramaticais são relativizados em virtude da criatividade do autor. Na construção do poema tem-se a repetição da conjunção “e” que cumpre o papel de ligar as palavras e orações. Essa conjunção estabelece entre as ideias relacionadas no texto um sentido de: 

Alternativas
Comentários
  • É so trocar o 'e' por 'mas' e ver se cocorda.

     

  • Em primeiro momento, pensei sim ser "alternância", mas quando fui mais fundo percebi que a cada afirmação, contém uma oposição: "E era o amor e o desamor e o medo de magoar e eram os laços e o sinal de não passar."

  • Questão fácil. Precisa-se de atenção somente.


ID
2046325
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Poema da necessidade
Carlos Drummond de Andrade

É preciso casar João,
é preciso suportar Antônio, 
é preciso odiar Melquíades, 
é preciso substituir nós todos 

É preciso salvar o país,
é preciso crer em Deus, 
é preciso pagar as dívidas, 
é preciso comprar um rádio, 
é preciso esquecer fulana.

É preciso estudar volapuque,
é preciso estar sempre bêbado,
é preciso ler Baudelaire,  
é preciso colher as flores 
de que rezam velhos autores.

É preciso viver com os homens, 
é preciso não assassiná-los
é preciso ter mãos pálidas
e anunciar o Fim do Mundo.

(Reunião.10. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1980. p. 47.) 

O poema é construído a partir de uma estrutura paralelística, caracterizado por repetição de palavras e de estruturas sintáticas. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Erradas: A - esta alternativa apresenta uma dependência sintática, pois, apresenta uma frase sem sentido algum por si própria. Sendo completamente contrária do período composto por coordenação, que busca frases que, por si só, contém sentido, não tendo uma dependência. C - a repetição dá uma ideia de "ação", não do que "vai acontecer". D - Uma hipótese independe de uma intenção humana, sendo completamente contrário do que o texto demonstra. E - Não acentua a ideia, pois, o mundo continuaria existindo mesmo havendo subordinação. Correta: B: Oração subordinada, depende completamente do indivíduo, contendo também, a redução ao infinitivo, "ar", do verbo "Salvar", sendo assim, completamente certa a alternativa.
  • É preciso(isso) salvar o pais

    Oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitvo


ID
2046328
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:


                                                Nada como a instrução

                                          “Rico estuda cinco anos mais.”

                                                                                                                Cotidiano, 17 jul. 1998.

     O senhor não me arranja um trocado?, perguntou o esfarrapado garoto com um olhar súplice. Outro daria o dinheiro ou seguiria adiante. Não ele. Não perderia aquela oportunidade de ensinar a um indigente uma lição preciosa:

     – Não, jovem – respondeu –, não vou lhe dar dinheiro. Vou lhe dar uma coisa melhor do que dinheiro. Vou lhe transmitir um ensinamento. Olhe para você, olhe para mim. Você é pobre, você anda descalço, você decerto não tem o que comer. Eu estou bem vestido, moro bem, como bem. Você deve estar achando que isso é obra do destino. Pois não é. Sabe qual é a diferença entre nós, filho? O estudo. As estatísticas estão aí: Pobre estuda cinco anos menos do que o rico.

     O menino olhava, assombrado. Ele continuou:

     – Pessoas como eu estudaram mais. Em média, cinco anos mais. Ou seja: passamos cinco anos a mais em cima dos livros. Cinco anos sem nos divertir, cinco anos queimando as pestanas, cinco anos sofrendo na véspera dos exames. E sabe por quê, filho? Porque queríamos aprender. Aprender coisas como o teorema de Pitágoras. Você sabe o que é o teorema de Pitágoras? Não, seguramente você não sabe oque é o teorema de Pitágoras. Se você soubesse, eu não lhe daria um trocado, eu lhe daria muito dinheiro, como homenagem a seu conhecimento. Mas você não sabe o que é o teorema de Pitágoras, sabe?

     – Não – disse o menino. E virando as costas foi embora.

     Com o que ele ficou muito ofendido. O rapaz simplesmente não queria saber nada acerca do teorema de Pitágoras. Aliás – como era mesmo, o tal teorema? Era algo como o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Ou: o quadrado do cateto é a soma dos quadrados da hipotenusa. Ou ainda, a hipotenusa dos quadrados é a soma dos catetos quadrados. Algo assim. Algo que só aqueles que têm cinco anos a mais de estudo conhecem.


(Moacyr Sclilar. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001. p. 25-6.) 

A crônica é um gênero textual que oscila entre literatura e jornalismo. A crônica de Moacyr Scliar acaba por revelar:

I - insólida, por causa de seu final surpreendente.

II - crítica, porque denuncia as diferenças sociais.

III - irônica, porque demonstra que o conhecimento escolar nem sempre é suficiente para que se tenha uma visão abrangente da realidade.

Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(as)? 

Alternativas
Comentários
  • Primeiro que não se fala "Insólida", mas sim "insólita", o significado deste termo simboliza algo que não está no habitual, então, realmente aquilo que é surpreendente. E o final do texto não é tão surpreendente assim. Fora isso, demonstra sim uma crítica social e o texto é bem irônico por demonstrar que não é necessário somente o "estudo" para entender a realidade, mas sim de diversos fatores.

ID
2046331
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema a seguir:


Canção do vento e da minha vida

Mário Bandeira


O vento varria as folhas, 

O vento varria os frutos, 

O vento varia as flores... 

E a minha vida ficava 

Cada vez mais cheia

De frutos, de flores, de folhas. 


O vento varria as luzes, 

O vento varria as músicas, 

O vento varia os aromas... 

E a minha vida ficava 

Cada vez mais cheia 

De aromas, de estrelas, de cânticos. 


O vento varria os sonhos 

O vento varria as amizades...

O vento varria as mulheres.

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia

De afetos e de mulheres.


O vento varria os meses

O vento varria os teus sorrisos...

O vento varria tudo!

E a minha vida ficava

Cada vez mais cheia

De tudo.


 (Estrela da vida inteira. 5. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974. p. 165-6.) 

Considerando a regência do verbo “varrer” e do adjetivo “cheia”, no contexto, é possível estabelecer relações entre elas e o conteúdo da canção. Identifique quais dos itens seguintes correspondem às relações corretas:  
I - Agente da ação de “varrer”, o vento age diretamente (sem preposição) sobre as coisas e seres que fazem parte da vida do eu lírico.
II - “Varrer” é verbo transitivo direto o que pressupõe uma ação direta do eu lírico sobre as coisas e seres que fazem parte da vida do eu lírico.
III - A regência do adjetivo “cheia” sugere uma atitude passiva do eu lírico, que fica imóvel diante da ação do tempo.
IV - A regência do adjetivo cheia (de) sugere o que fica acumulado, para o eu lírico, da experiência vivida, apesar (e em razão) da ação devastadora do tempo.
Quais afirmativas estão corretas?  

Alternativas
Comentários
  • A II está incorreta, pois, varrer pode sim ser um verbo transitivo direto, mas isso não significa que o eu lírico está tendo uma ação direta com as coisas que estão acontecendo, se fosse assim, seria um ponto de generalização. a III está incorreta por pressupor uma atitude passiva do eu-lírico com o adjetivo "cheia", o qual está ligado completamente a outro sentido, o qual é a acumulação na vida do eu-lírico.

ID
2046334
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O diálogo entre duas ou mais obras de arte chamamos de intertextualidade. Ela pode ser observada em qualquer manifestação cultural, inclusive na literatura. Muitos poetas “reinventaram” a “Canção do exílio”, partindo desse poema de Gonçalves Dias criaram intertextos do poema.  

Canção do exílio
Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
(...)

Canção do exílio
Murilo Mendes

Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
(...)
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil rés a dúzia
Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá com certidão de idade! 

Outra Canção do exílio
Eduardo Alves da Costa

Minha terra tem Palmeiras                             
Corinthians e outros times                             
De copas exuberantes
Que ocultam muitos crimes.                          
As aves que aqui revoam                              
São corvos do nunca mais,                            
A povoar nossa noite
com duros olhos de açoite 
que os anos esquecem jamais.

Em cismar sozinho, ao relento, 
sob o céu poluído, sem estrelas,
Nenhum prazer tenho eu cá... 
.....................................                                    

Murilo Mendes e Eduardo Alves da Costa estabelecem intertextualidade em relação a Gonçalves Dias por:  

Alternativas
Comentários
  • Os dois textos parodiam a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, produção esta recheada de nacionalismo, ingenuidade e ufanismo.    As duas referidas reescritas estão recheadas, ao contrário, de senso crítico.   A ingenuidade na Canção de Gonçalves foi, portanto, deu lugar, opositivamente, a um senso crítico.  Daí, a resposta ser a alternativa D.

    Gabarito: Alternativa D.
  • Gonçalves Dias faz elogios à terra natal. Eduardo Alves da Costa , por outro lado, faz críticas à nação brasileira. Portanto, estabelecem uma relação de oposição de ideias.

    GABARITO: LETRA D

  • Murilo Mendes está elogiando a "terra" que ele sente saudade. Enquanto Eduardo Alves está criticando, algo que fica bem explícito em: "Em cismar sozinho, ao relento, sob o céu poluído, sem estrelas, Nenhum prazer tenho eu cá... ".


ID
2046337
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto a seguir:
Cárcere das almas
Cruz e Souza

Ah! toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual nobreza
Olhando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço funéreo!

Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

No soneto “Cárcere das Almas” percebemos com nitidez a dicotomia existencial do poeta angustiado, ser humano conflitado entre:

Alternativas
Comentários
  • No Simbolismo - o próprio nome já sugere o sugere -, a chamada Teoria das Correspondências é explorada: para cada elemento imaterial há um correspondente material.   O eu social vive a angústia da prisão: prisão ao corpo  físico, ao corpo social, ao corpo coletivo, etc.   O eu íntimo é o que anseia pela libertação, pelo pós-morte, pela espiritualidade.  

    Gabarito: Alternativa D.
  • No Simbolismo - o próprio nome já sugere o sugere -, a chamada Teoria das Correspondências é explorada: para cada elemento imaterial há um correspondente material.  O eu social vive a angústia da prisão: prisão ao corpo físico, ao corpo social, ao corpo coletivo, etc.  O eu íntimo é o que anseia pela libertação, pelo pós-morte, pela espiritualidade.  

    Gabarito: Alternativa D.

    CTRL C CTRL V. Comentário do professor daqui do Q


ID
2046340
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O soneto “Cárcere das Almas” exemplifica a temática simbolista da obra de Cruz e Souza, que só não se caracteriza pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • O que seria essa sedução do profano?Alguém poderia explicar por favor.

  • O final do século XIX é caracterizado por certa desorientação filosófica.  A expectativa da virada do século, os resultados da Revolução Industrial, o prenúncio de fortalecimentos bélicos, tudo isso fez que o Homem tentasse retomar seu contato com a espiritualidade, abalado desde a "ascensão" da ciência.   Freud (na Psicanálise), Kardec (na Filosofia) e outros passaram a ser alvos de curiosidade; suas teorias facilitavam, de certa forma, a retomada do contato com o "invisível", com o "imaterial".   Nesse contexto, "espiritualismo", "dúvidas existenciais", "misticismos filosóficos" e "introspecções reflexivas" integram o universo artístico do artista simbolista.   A sedução do profano não tem vínculo com a corrente.
    A resposta, sem dúvida, é a alternativa (C).

    Gabarito: Alternativa C.
  • acho que sedução ao profano é tipo o cara exaltar o que não está de acordo com religiões,algo como exaltar o diabo.

  • Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. Do latim “profanu”.

ID
2046343
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto a seguir:

COTA ZERO
Carlos Drummond de Andrade

Stop
A Vida parou
ou foi o automóvel?

Podemos afirmar que no texto acima há tudo que se diz abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Drummond, seguindo a base modernista, traz o cotidiano para o universo poético.  De forma crítica, irônica, reflexiva.   Já o título traz conteúdo reflexivo: se é "Cota", como assim "zero"?   O termo "zero" indica nulidade, tem a ver com "parar".  Na sequência, o poeta traz o estrangeirismo "Stop", talvez mundialmente conhecido.   A mescla idiomática implica conteúdo crítico-irônico, pois alude, indiretamente, ao poder americano, nação número um do mundo.   E o questionamento: o que parou? A vida ou o automóvel?  A vida de sempre, ou o automóvel da modernidade?  A vida em paz, ou o automóvel representante de uma tumultuada sociedade contemporânea?   Poema curto que diz longamente.  Há valorização do cotidiano; há desvalorização irônica da vida, pois é apresentada como algo banal e no mesmo patamar de um "automóvel"; há sentimento trágico da existência, pois "stop" representa ruptura, morte; há integração poética da civilização material, já que o "automóvel", elemento outrora considerado apoético, penetra o universo da poesia.  Há humor.  Se o automóvel "parou", não houve, por exemplo, o "atropelamento"; a vida continua. É o que sugere o poema.  Por isso, a resposta é a alternativa (D).

    Gabarito: Alternativa D.
  • PELO OQUE EU ENTENDI SOBRE A PERGUNTA Stop A Vida parou ou foi o automóvel?

    QUE SIGNIFICA ALGO TRISTE OU ALGO SEM HUMOR, MUITOS DE VCS BOTARAO IRONIA, SE LIGUE E RELEIA NOVAMENTE

    GAB. D


ID
2046355
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia o texto abaixo:
O movimento faz parte da vida. Onde há vida, há movimento: respiração, órgãos, batimento cardíaco, etc. Nos movimentos constantemente, desde o útero materno. O universo está em eterno movimento, o movimento faz parte das nossas vidas. No dia-a-dia nos movimentamos por muitos motivos. No nosso dia-a-dia é impossível não nos movimentarmos, mas para algumas pessoas movimentar-se é mais do que realizar as ações necessárias para sobreviver. Algumas profissões têm em algum movimento específico seu ponto fundamental, sendo que outras dependem quase que exclusivamente do movimento corporal para serem exercidas.
Tavares, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2004. 188 p.

As manifestações corporais na história dos movimentos, muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição do movimento específico e o ponto fundamental para uma profissão no texto acima , assim, podemos afirmar que os movimentos involuntários representam:

Alternativas

ID
2046364
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Após um ano de treinamento de força o indivíduo apresentou um ganho de força muscular significativo (hipertrofia muscular) devido ao treinamento de musculação além dos seus trabalhos técnicos e táticos junto com a equipe de handebol. Com relação ao ganho de força, assinale a alternativa correta, que corresponde ao tipo de adaptação fisiológica que provocou este ganho:

Alternativas

ID
2046367
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Física

potência muscular corresponde a relação de duas capacidades físicas, ou seja, a força vezes a velocidade do movimento de um gesto específico, bem como, de ações que envolvam vários grupos musculares simultaneamente. Neste contexto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA que não corresponda à potência muscular nas diversas modalidades esportivas:

Alternativas

ID
2046370
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

No contexto da Educação Física, o conhecimento não deve ser construído de forma solitária, justamente pela natureza dos saberes culturais. O desenvolvimento e a aprendizagem são processos articulados entre si, imersos em um contexto amplo e não somente motor. Desta forma, analise a afirmação abaixo e assinale a alternativa que se relacione ao conceito descrito abaixo:
“As práticas corporais, que mudam em função do grupo social, do tempo e de diversos fatores intervenientes. Esse campo de estudo da Educação Física se torna situado e temporal, o que diferencia a Educação Física Escolar das demais disciplinas quanto à organização e aplicação do conhecimento.”

Alternativas

ID
2046379
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

As fibras óticas são filamentos de vidro utilizados como meio de transmissão de dados, apresenta-se como uma evolução aos tradicionais cabos metálicos. As informações transmitidas por este tipo de cabo são traduzidas em feixes de luz, sendo codificados na entrada e decodificados na saída. O princípio físico que permite a propagação da luz neste meio é chamado de:

Alternativas

ID
2046382
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Numa cerimônia militar, os soldados de um quartel da capital capixaba foram organizados em fileiras. Na primeira fileira havia 18 soldados, na segunda 20 soldados, na terceira 22 soldados e assim, sucessivamente. Sabe-se que no total havia 480 soldados nessa cerimônia. O número de fileiras de soldados que foram formadas nessa cerimônia é igual a:

Alternativas
Comentários
  • (PA)   (18, 20, 22,...an) = 480

    a1=18  an=? n= ? Razão= 2 Sn= 480

    termo geral - an= a1+(n-1).r  -->  an=18+(n-1).2 --> an=18+2n-2 --> an=16+2n (termo geral)

    Soma dos termos - Sn=(a1+an).n/ 2  --> 480=(18+16+2n).n/2 --> 480.2=(34+2n).n --> 960=34n+2n² --> 2n²+34n-960=0 ( A=2/ B=34/C=960)

    Bhaskara - /\ = B²-4.a.c --> /\=34²-4.2.(-960) --> /\=1156-4.2.(-960) --> /\=1156+7680 --> /\=8836

    x= -b+- raíz de delta(/\) /2.a --> x= -34+- 94 / 4 --> x¹= -34+94 / 4 --> 60/4=15 (CERTO)

                                                                             x²= -34-94 / 4 -->-128/4=-32 (ERRADO, pois o número é negativo)

    PORTANTO, RESPOSTA LETRA (E)


ID
2046385
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O soldado Ryan reside no 13º andar de um prédio de 15 andares. Sabe-se a distância entre o piso do andar onde mora o soldado Ryan e o piso térreo é de 39 m. Uma pessoa com altura de 1,8 m parada ao lado desse edifício projeta uma sombra de 30 cm. Neste mesmo instante, a sombra projetada pelo edifício onde mora o soldado Ryan é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Para quem não sabia que piso térreo é diferente de primeiro andar, erraria á questão, assim como eu  :(. mas agora já sei kkkk

    Ryan mora no 13º andar e a distância do seu piso até o piso térreo é de 39 metros;
    Temos 12 andares mais o térreo, ou seja, 13 andares; São 39 metros de 13 pavimentos com 3 metros de altura. Se somarmos as alturas dos andares 13, 14 e 15, temos que o edifício mede 48 metros.
     
    METROS SOMBRA
    1,8 ------ 0,3 M
    48---------X 
    1,8x = 14,4
    X=14,4/1,8
    X=8 m

  • Se o térreo conta ou não como andar depende do PDU da cidade! São 23h59. Imagina a Raiva que eu fiquei!!!


ID
2046388
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Duas torneiras estão instaladas em um reservatório com capacidade para 6 m3 de água. Uma é capaz de encher o reservatório em 2 horas, e a outra o faz em 4 horas. Se abertas simultaneamente, em uma hora, as duas torneiras terão despejado no tanque:

Alternativas
Comentários
  • torneira 1= 6000 L--------2horas             2x=6000         x=3000l/h

                                 x-------1 hora

     

    torneira2= 6000L------4horas        4x=6000              x=1500l/h    

                             x-------1hora

     torneira 1 + torneira 2 =  3000+1500    =4500l/h


ID
2046391
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um caneco em formato de hemisfério cujo raio interno mede 20 cm é utilizado para transferir água de outro recipiente maior para copos em formato de cilindro circular reto, com raio da base medindo 4 cm e altura de 15 cm. Considerando que esse caneco esteja com água equivalente a 4/5 do seu volume máximo, a água contida nele é suficiente para encher:

Alternativas
Comentários
  • Vamos calcular todos os volumes em centímetros cúbicos:

    Volume do copo em formato de hemisfério:

    Como ele tem formato de hemisfério, basta calcular o volume de uma esfera e dividir por 2:

    Volume da esfera: V = π.r³.4/3 = π.20³.4/3 = 32000π/3

    Volume do copo = 32000π/3 / 2 = 16000π/3

     

    O problema nos fala que o copo estava com 4/5 da capacidade:

    16000π/3 x 4/5 = 12800.π/3

     

    Volume dos copos em formato de cilindro:

    Volume do cilindro = altura x π.r² = 15.π.4² = 240π

    Dividindo os dois volumes, o π é cancelado e temos 17,7777 copos

    Resposta: D

  • π = 3 aproximadamente.

    Vesfera= 4/3πr³

    Vcilindro= π.r².h

    Caneco é uma esfera ao meio, logo tem que dividir seu volume por 2.

    V=4/3.3.20³

    V=4.8000

    V= 32.000/2

    V= 16.000cm³, como será usado apenas 4/5 = 12.800cm³ de água.

    Copos

    V=3.4².15

    V= 3.240

    V= 740cm³

    [...]

    Agora só dividir os volumes.

    12.800/740 = 17,77 aproximadamente= 17 copos.

    LETRA D

    APMBB


ID
2046394
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Adriana planta flores num canteiro circular de raio 8 m. Ao redor desse canteiro, ela pretende plantar ervas medicinais, formado uma coroa circular, de maneira que a parte destinada às flores sofrerá uma redução de 2 m em seu diâmetro. A área ocupada pelas ervas medicinais neste canteiro será igual a:

Alternativas
Comentários
  • Adriana plantava em um circulo de raio 8. Como ela vai plantar ervas medicinais em volta, reduzindo em 2m o diâmetro, o raio passará a ser 7.

    Assim, a área da coroa circular será a diferença entre a área do circulo de raio 8 e do circulo de raio 7 (Área circunferência = π.r²):

    π.8² – π.7² = 64π – 49π = 15π

     

    fonte:saber matamática


ID
2046397
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O soldado Fontes possui 3 pares de sapatos, 4 camisas e 3 calças que fazem parte do uniforme de gala da Polícia Militar. Para comparecer a um evento sobre segurança pública trajando um uniforme de gala, o soldado Fontes pode se vestir de:

Alternativas
Comentários
  • São 3 sapatos , 4 camisas. 3 calças 

    3 x 4 x 3 = 36

     

  • Questão mal elaborada, e se o cabra quiser usar 1 sapato diferente em cada pé? Ele poderá se vestir de mais maneiras. Ainda bem que não tem o 108 como resposta rsrsrs;

     

    Gabarito: letra E.

  • O soldado Fontes possui 3 pares de sapatos, 4 camisas e 3 calças que fazem parte do uniforme de gala da Polícia Militar. Para comparecer a um evento sobre segurança pública trajando um uniforme de gala, o soldado Fontes pode se vestir de:

    Princípio multiplicativo

    3x4x3= 36

    Gabarito letra

  • O soldado Fontes possui 3 pares de sapatos, 4 camisas e 3 calças que fazem parte do uniforme de gala da Polícia Militar. Para comparecer a um evento sobre segurança pública trajando um uniforme de gala, o soldado Fontes pode se vestir de:

    Princípio multiplicativo

    3x4x3= 36

    Gabarito letra


ID
2046400
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A largura, a altura e o comprimento de um paralelepípedo reto retângulo formam, nessa ordem, uma progressão geométrica de razão 3. Sabe-se que o volume desse paralelepípedo é igual a 5,832 litros. A altura desse paralelepípedo mede:

Alternativas
Comentários
  • La ---> H ---> C                          vol= 5,832 litros                              

     1 ---->3 ----> 9                          dm³= litros => cm³= 1000litros

    La---->H                                     vol= 5832cm³

     1----->3                                  La.H.C = vol   =>  La.3La.9La = 5832cm³

    3La = H                                   27.La³ = 5832cm³

    H ----> C                                  ∛27.∛La³ = ∛5832.∛cm³    

    3 -----> 9                                   3.La = 18cm

    3H = C                                      La = 6cm 

    3H = 9La                                  H = 3La => H = 3.6cm => H = 18cm


ID
2046403
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma agência de viagens vende pacotes turísticos coletivos com destino a Fortaleza. Um pacote para 40 clientes custa R$ 2000,00 por pessoa e, em caso de desistência, cada pessoa que permanecer no grupo deve pagar mais R$ 100,00 por cada desistente do pacote de viagem. Dessa forma, para que essa agência obtenha lucro máximo na venda desse pacote de viagens, o número de pessoas que devem realizar a viagem é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Repare que o preço total é dado pela quantidade de pessoas vezes o preço por pessoa, que é 2000 mais 100 por desistente.

    C(x) = x(2000 + 100(40 – x))

    C(x) = x(2000 + 4000 – 100x)

    C(x) = x(6000 – 100x)

    C(x) = 6000x – 100x²

    Temos uma função do segundo grau.

     

    Vamos calcular as raízes:

    6000x – 100x² = 0

    60x – x² = 0

    x(60 – x) = 0

    Assim, x = 0 ou x = 60

    Como em nossa função o valor de a = -100 < 0, o gráfico é uma parábola para baixo, portanto possui valor máximo, e é exatamente o valor entre as raízes 0 e 60, portanto o valor máximo ocorre quando x = 30.

    Resposta: B


ID
2046406
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Alberto aplicou um capital de R$ 4160,00 à taxa de juros simples de 15% a.a. por um período suficiente para que o montante a ser retirado seja o triplo do capital aplicado. Dessa forma, o período de aplicação desse capital é:

Alternativas
Comentários
  • montante 12480
    taxa 1,25%am = 15aa
    o tripo do capital = 12480

    j=cit
    M= cit+c
    M=c(it+1)
    12480=4160(0,15t+1)
    12480 = 624t+4160
    12480-4160=624t
    8320/624=t
    t=13,333… anos

    0,33... = 1/3 de um ano, como 1 ano tem 12 meses, 1/3 de 12= 4 meses
    t= 13 anos e 4 meses

  • Se o capital dobra em 100%, logo ele triplica em 200%.

    15%a.a = 1,25%a.m

    15%×13=195%

    1.25% × 4 = 5%

    13 anos e 4 meses.

  • ..o montante a ser retirado seja o triplo do capital aplicado.

    Capital = 4.160,00.     Montante = 4.160,00 * 3 = 12.480,00

    12.480,00 - 4.160,00 = 8.320,00 (o juros que acumulou duranto o tal período)

    J = C * i * t

    8.320 = 4.160 * 0,0125 * t             ( é a taxa ao mes já dividida por 100. A taxa era 15% ao ano, que dava 1,25% ao mês )

    8.320 = 52t

    8.320/52 = t

    t = 160 meses.

    13 anos são 156 meses então o que sobra são os 4 meses.

  • M=C(1+it)

    M= 3C

    3C= C(1+it)

    3C=C+Cit

    2C=Cit, sendo

    C= 4160

    i= 15% a.a/12, logo 1,25% ao mês = 0,0125.

    t=x

    2(4160)=4160.0,0125t

    8320= 52t

    t= 8320/52

    t= 160 meses.

    160/12= 13 anos e 4 meses.

    LETRA C

    APMBB

  • Triplo de 4160 é 12480.

    4160----------100%

    12480---------X

    4160.X=100.12480

    4160X=1248000

    X=1248000/4160

    X=300%

    Ou seja aumentou 200% do 100% inicial.

    15% ao ano, ano 12 Meses, 15%/12=1,25%

    Ao mês. 200%/1,25%= 160 meses.

    160 meses equivalem a 13 anos e 4 meses.

    13×12= 156 é sobra 4.

    Gabarito C


ID
2046409
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dadas as retas r e s, determinadas, respectivamente, pelas equações 2x + y = 3 e 3x – 4y = –23, é correto afirmar que r e s são retas:

Alternativas
Comentários
  • Questão Boba

    é so usar a propriedade da intersecção de duas reta, no caso um sistema :

    2x+y=3

    3x-4y=-23    resolução do sistema   y=5 e x= -1

  • 2x+y=3

    3x-4y=-23 É só resolver o sistema!

    • Vou usar o método da adição, multiplico a primeira equação por 4 e a segunda por 1.

    Fica:

    8x+4y=12

    3x-4y=-23

    11x=-11

    x= -11/11

    x= -1

    • Agora vamos descobrir o Y

    2x+y=3 *substituo o valor de x

    -2+y=3

    y=3+2

    y=5


ID
2046412
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Donato, patrulheiro militar, utiliza uma bicicleta no exercício da sua função, que é patrulhar uma região turística de Vitória-ES. Sabe-se que o pneu dessa bicicleta possui formato circular de diâmetro medindo 70 cm. Considerando que na última quinta-feira Donato percorreu 21,4 km com essa bicicleta em serviço de patrulhamento, é correto afirmar que o pneu dessa bicicleta deu: Dado: π = 3.

Alternativas
Comentários
  • D---75cm---0,75 metros

    Logo o raio será 35 cm ----0,35 metros

    Sabendo que uma volta no raio é chamada de circunferência, basta calcular a circunferência;;; 

    C = 2·π·r 

    C =2* 3* 0,35

    C =2,10 mt

    Como ele percorreu 21,4 km, basta transforma para metros, que ficará 21400 metros.

    1 volta-------2,10 metros       2,10X=21400   X=21400/2,10        X=10190,47

            X------21400

    GAB E

     


ID
2046415
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Acerca das posições relativas entre retas no espaço, analise as seguintes afirmações:
I - Por um ponto da reta r pode-se traçar infinitas retas perpendiculares à reta r.
II - Por um ponto situado fora de uma reta, existe uma reta paralela à reta dada.
III - Três retas que, duas a duas, não têm ponto em comum são ditas retas reversas.
IV - Se duas retas distintas são paralelas a um plano, então elas são paralelas entre si.
V - Três retas concorrentes num mesmo ponto são coplanares.
Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • I- Por um ponto da reta r pode-se traçar infinitas retas perpendiculares à reta r.

    Item verdadeiro. Basta desenhar uma reta r e uma reta s perpendicular a r. Agora imagine uma rotação de s em relação a r. Teremos infinitas retas, todas perpendiculares a r.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    II- Por um ponto situado fora de uma reta, existe uma reta paralela à reta dada.

    Item verdadeiro. Dada uma reta e um ponto, sempre é possível traçarmos uma paralela a reta e passando pelo ponto.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    III- Três retas que, duas a duas, não têm ponto em comum são ditas retas reversas.

    Item falso. Dizemos que duas retas são reversas quando não pertencerem a um mesmo plano e não forem paralelas entre si. Portanto informação da questão não condiz com a definição.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    IV- Se duas retas distintas são paralelas a um plano, então elas são paralelas entre si.

    Item falso. Elas podem ser paralelas a um plano, mas não pertencerem a um mesmo plano.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    V- Três retas concorrentes num mesmo ponto são coplanares.

    Item falso. É fácil desenhar em uma folha duas retas concorrentes, que serão coplanares, agora imagine uma outra reta concorrente no mesmo ponto, porém perfurando a folha.

    Resposta: A

    Fonte: https://sabermatematica.com.br/exercicios-resolvidos-posicoes-relativas-entre-retas.html


ID
2046418
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Otávio, Major da Polícia Militar, está a 1500 dias de tornar-se um militar da reserva. Considerando que hoje é domingo, o último dia de trabalho de Otávio será uma:

Alternativas
Comentários
  • 1500/7----214 semanas e sobram 2 dias. Como começou a contar pelo domingo, será 214 semanas completas e mais 2 dias

                                                                       S----T-----Q-----Q-----S-----S------D( 214X)

                                                                       S----T(2 DIAS)

     Gab B


ID
2046421
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam “x” e “y” os catetos de um triângulo retângulo cuja área mede 60 cm2 . Se “x” e “y” são múltiplos de 2 e 3, respectivamente, então o semiperímetro desse triângulo mede:

Alternativas
Comentários

ID
2046424
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O volume do sólido gerado pela rotação de um triângulo isósceles de lados congruentes medindo 5 cm e base medindo 6 cm, em torno da base é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra B.

    Achei a prova resolvida na página http://sabermatematica.com.br/prova-resolvida-pm-es-cfo-2013.html

  • Questão mal elaborada. Para o gabarito ser a alternativa B o correto seria "O volume do sólido gerado pela rotação de DOIS triângulos isósceles de lados congruentes..."

  • vixi


ID
2046427
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sendo “S” denominada de área do polígono determinado pelas coordenadas cartesianas dos pontos A(5,0), B(2,3), C(1,0) e D(6,5), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários

ID
2046430
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia o texto a seguir:
O Espírito Santo vem presenciando, nos últimos 20 anos, um considerável crescimento nos índices de criminalidade e violência. Em 2005, foram 50,6 homicídios por 100 mil habitantes, um aumento de 161% quando comparado à taxa de 19,4 ocorridos duas décadas antes. Para contrapor esse cenário, o Espírito Santo em Ação criou o CT03 - Comitê Temático de Redução da Violência e da Criminalidade, que possui o objetivo de contribuir para que, até 2025, o Estado reduza a taxa de homicídios para valores inferiores a 10 por 100 mil habitantes.
FONTE: http://www.es
acao.org.br/index.php?id=/institucional/estrutura_operacional/com ites_tematicos/_redu%E7%E3o_da_viol%EAncia_e_da_
criminali dade/index.php. Acessado em 15/11/2013.

A redução da criminalidade aos níveis pretendidos pelo CT03 implica que a queda na taxa de homicídios de 2005 para 2025 deve ser de:  

Alternativas
Comentários
  • 50,6 - 100%

    10,0 - x

     

    x = 1.000/50,6

    x = 19,76% (Aproximadamente 20%)

     

    Logo, a redução da criminalidade aos níveis pretendidos pelo CT03 implica que a queda na taxa de homicídios de 2005 para 2025 deve ser de: 80%

  • Para quem sabe fazer direto: 10 equivale aprox. a 20% de 50,6

    100%-20%=80%

    Gab B

  • qst pra ñ zerar


ID
2046439
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O efetivo de determinado quartel de uma cidade capixaba é de 1450 policiais militares, dos quais 350 são do sexo feminino. A razão entre o número de policiais do sexo masculino e o número de policiais do sexo feminino é igual a:

Alternativas
Comentários