SóProvas



Prova FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação


ID
119134
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao atributo da tipicidade do ato administrativo, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maria Sylvia, Tipicidade é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Segundo a autora, esse atributo, corolário do princípio da legalidade, teria o condão de afastar a possibilidade de a administração praticar atos inominados. Teoricamente, para cada finalidade que a administração pretenda alcançar deve existir um ato típico definido em lei.Outras consequências são apontadas:- representa uma garantia para o administrado, pois impede que a administração pratique um ato, unilateral e coercitivo, sem prévia previsão legal;- afasta a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionário, pois a lei, ao prever o ato, já define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida.Por fim, MSZD esclarece que "a tipicidade só existe com relação aos atos unilaterais; não existe nos contratos porque, com relação a eles, não há imposição de vontade da administração, que depende sempre da aceitação do particular; nada impede que as partes convencionem um contrato inominado, desde que atenda melhor ao interesse público e ao do particular".
  • a) a tipicidade é um atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder as figuras definidas em lei como aptas a produzir determinados resultados, ou seja, é corolário ao princípio da legalidade.b) AFASTA a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionário, pois a lei, ao prever o ato, já define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida.c) a tipicidade NÃO existe nos contratos pois, em relação a eles, não há imposição de vontade da Administração, que depende sempre da aceitação do particular; nada impede que as partes convencionem um contrato inominado, desde que atenda melhor ao interesse público e ao particular.d) a Administração só pode praticar um ato unilateral com prévia previsão legal (tipicidade)e) Pelo contrário, a tipicidade representada uma garantia para o administrado, pois impede que a Administração pratique um ato, unilateral e coercitivo, sem prévia previsão legal.
  • Simples...Tipicidade = Atos unilaterais
  • b) tal qualidade permite a prática de ato totalmente discricionário ou de atos inominados.

        - o atributo da tipicidade está diretamente ligado ao princípio da legalidade, o que mostra que não há espaços para discricionariedade, justificando o erro da alternativa.

    c) esse atributo existe nos contratos porque há imposição de vontade da Administração.

        - o atributo da tipicidade não existe nos contratos, uma vez que em tais atos bilaterais não prevalece pura e simplesmente a autoridade da administração pública, trata-se de um acordo de vontades, isento de obrigatoriedade, onde mora o erro da alternativa.

    d) essa tipicidade só existe em relação aos atos unilaterais.

        - como demonstrado acima, tal atributo não exite nos contratos, o que releva existir somente nos atos unilaterais. Destaque-se que tal atributo, em função de ser ato unilateral proveniente da adm pública que impõe uma obrigação para o particular, deve seguir estritamente figuras previamente definidas em lei (legalidade), assim, para cada finalidade que a adm pretende alcançar existe um ato definido em lei. Destarte, reveste-se de um princípio maior que traz a segurança para os administrados, que, praticamente, isenta os admistradores da discricionariedade.

    e) trata-se de um atributo que pode criar obrigações, unilateralmente, aos administrados.

        - Por fim, só quem cria obrigações é a lei, o que o atributo da tipicidade faz é seguir os ditames daquela, ou seja, exteriorizar o que está descrito na lei, tipicamente.
  • Tipicidade

    Atributo criado pela doutrina de Maria Sylvia Zanella de Pietro. Nada mais é senão a

    exiigência de que todo ato administrativo esteja previsto em lei, ou seja, corresponda a um

    tipo legal previamente definido.

    Nesse sentido, interessante transcrever o entendimento da autora,definindo que "Tipicidade

    é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente

    pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administração

    pretende alcançar, existe um ato definido em lei ':

    Em verdade, não se configura prerrogativa concedida ao ente estatal, mas sim limitação

    para a prática de atos não previamente estipulados por lei. Neste diapasão, pode-se definir

    como característica decorrente do princípio da legalidade, já analisado nesta obra e que não

    se confunde com a legalidade imprimida aos particulares, haja vista; no direito . público, se

    aplicar o princípio da subordinação ao texto legal, de todas as atividades praticadas pelo

    administrador público.

    Professor Matheus Carvalho,CERS.

  • GABARITO: D

    A tipicidade é atributo do ato administrativo que determina que o ato deve corresponder a uma das figuras definidas previamente pela lei, como aptas a produzir determinados resultados, sendo corolário, portanto, do princípio da legalidade.


ID
119137
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Os atos negociais ou negócios jurídicos administrativo se refere a classificação de Celso Antônio Bandeira de Mello quanto a função da votade dos atos administrativos. Para ele difere dos meros atos adiminstrativos ou atos puros, pois é uma declaração de vontade da administração que modifica, extingue ou criam situações jurídicas. Maria Sylvia Zanella de Pietro denominou esse ato de administrativo propriamente ditos.
  • Celso Antônio Bandeira de Mello - Classificação do ato quanto a função administrativa: a)atos negociais ou negócios jurídicos: refere a declaração de vontade voltada à obtenção de determinado efeito jurídico definido em lei.b)atos puros ou meros atos administrativos: não há declaração de vontade, mas declaração de conhecimento(certidão), de opinião(pareceres), e de desejo(voto em um órgão colegiado)Maria Sylvia Zanella de Pietro - Classificação do ato quanto a função administrativa: a)Atos administrativos propriamente dito: idem aos atos negociaisb)Mero ato administrativo ou ato da administração: idem aos atos puros
  • Letra 'c'.Atos negociais são os que contêm uma declaração de vontade do poder público coincidente com a pretensão do particular, visando à concretização de negócios jurídicos públicos, ou à outorga e certas faculdades ao interessado no ato.
  • a) Podem ser considerados: licenças, permissões e autorização.b) Os atos negociais PRODUZEM efeitos concretos e individuais para os administrados.d) Apenas os atos negociais VINCULADOS, os discricionários são praticados pela Administração conforme juízo de oportunidade e conveniência. e) Também PODEM ser vinculados ou definitivos.
  • " Atos negociais são editados em situações nas quais o ordenamento jurídico exige que o particular obtenha anuência prévia da administração para realizar determinada atividade de interesse dele, ou exercer determinado direito. (...) Um ato negocial não é um contrato, e sim manifestação unilateral da administração (provocada mediante requerimento ou solicitação do particular), coincidente com a pretensão do particular e que tenha como finalidade a satisfação do interesse público, ainda que este possa coincidir com um interesse do particular que solicitou o ato."

     

    Direito Administrativo descomplicado - Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.

     

    Bons estudos a todos!

  • Negociais -  Declaração de vontade do Poder Público coincidente com pretenção do particular. Apesar do conteúdo ser tipicamente negocial, são atos unilaterais( não são contratos).

    Ex:
    Licença: vinculado e definitivo. O interessado deve cumprir as exigências legais. ( alvará,licença para dirigir, etc.)
    Autorização: discricionário e precário( porte de arma, táxi, etc)
    Permissão: discricionário e precário. interesse predominante da coletividade ( execução de serviço de utilidade pública, utilização privativa de bem público)
  • Macetinho pra nunca mais esquecer:

    Normativos:

    NORMA REINventou REGIME DE REDELI

    NORMA: pra saber que é normativo
    REgulamentos
    INstruções normativas
    REGIMEntos
    DEcretos
    REsoluções
    DELIberações.

    Ordinatórios:

    ORDINário CIRCO INPORÁ DESORDEM PROVIda

    ORDINatórios (pra lembrar)
    CIRCulares
    Ofício
    INstruções
    PORtarias
    Avisos
    DESpachos
    ORDEM de serviço.
    PROVImentos

    Enunciativos:

    enunciados CAPA

    Certidões
    Atestados
    Pareceres
    Apostilas

    Negociais(criado por mim ^_^):

    ADMIta que você HOMOLOGa os VISTOs DIREto da LAPA

    ADMIssão
    HOMOLOGAção
    VISTOs
    DIspensa
    REnúncia
    Licença
    Autorização
    Permissão
    Aprovação

    Para os atos punitivos é mais fácil ir pela lógica do que pelo macete.

    Punitivos: Multa, Interdição de atividade e Destruição de coisas.

  • Letra A - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser considerados desta espécie a autorização, a licença e a permissão.


    Letra B - Errado. Os atos negociais produzem efeitos para os administrados, visto que estes requerem à Administração que se pratique ato de interesse de ambas as partes, mesmo que seja interesse indireto da Administração, ex. autorização ou permissão de uso de um bem público.


    Letra C- Correto. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular. Apesar de encerrarem um conteúdo tipicamente negocial, esses atos unilaterais de interesse recíproco da Administração e do administrado, não são caracterizados como contratos.


    Letra D- Errado. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular, não há imperatividade ou coertividade neles.


    Letra E - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser discricionários ou precários, dependendo de sua espécie, assim como vinculados ou definitivos. Atos administrativos negociais vinculados são aqueles que a Administração pratica por requerimento do particular,quando este atende a todos os requisitos previstos em lei para a obtenção do ato, não cabendo escolha à Administração ex : LICENÇA. Já os atos negociais definitivos são aqueles que têm como embasamento um direito individual do requerente, porém possuem interesse predominante da Administração. Estes podem ser revogados. Portanto, em ambos os casos os atos são requeridos pelos particulares que tenham interesse no ato, porém apenas os definitivos admitem revogação.



  •  

    1.           NORMATIVOS

    1.1 -           regulamento/decreto

    1.2 -            instrução normativa

    1.3 -            resolução

    1.4 -            deliberação

    1.5 -             regimento

     

    2.              ORDINATÓRIOS

    2.1 -            INSTRUÇÃO

    2.2 -            circular

    2.3 -            aviso

    2.4 -            portaria

    2.5 -           ordens de serviços

    2.6 -           ofícios

    2.7 -            despacho

     

    3.                     NEGOCIAIS

    3.1 -           autorização         (discricionário)

    3.2 -          permissão             (discricionário)

    3.3 -          renuncia administrativa       (discricionário)

    3.3.1 -        APROVAÇÃO          (discricionário)

    3.4 -         licença                    (VINCULADO)

    3.5 -         homologação        (VINCULADO)

    3.6 -         admissão                (VINCULADO)

    3.7 -          protocolo administrativo

     

    4.             ENUNCIATIVOS        (CAPA)

    4.1 -           certidão

    4.2 –         atestado

    4.3 -          parecer

    4.4  -         apostila

    5.              PUNITIVOS

    5.1 -        multa

    5.2 -       interdição de atividade

    5.3 -       destruição de objetos

     

     

    OBS1 .:  APROVAÇÃO   (NEGOCIAL):           É ato unilateral e discricionário pelo qual se exerce o controle a priori ou a posteriori do ato administrativo. Ex.: aprovação prévia do senado para escolha dos ministros do TCU.

    HOMOLOGAÇÃO (NEGOCIAL):           É ato unilateral e VINCULADO pelo qual a administração pública reconhece a legalidade de um ato jurídico. Ela se realiza sempre a posteriori e examina apenas o aspecto de legalidade, no que se distingue da aprovação. Ex.: homologação pela autoridade competente do procedimento de licitação. 

    OBS2.: Atos negociais:     são aqueles que contêm uma declaração de vontade da Administração, coincidente com a pretensão do particular, visando concretizar atos jurídicos, nas condições previamente impostas pela Administração Pública. São espécies: alvará, licença, concessão, permissão, autorização administrativa, admissão, aprovação e homologação.

     

    FCC-  Embora unilaterais, encerram conteúdo tipicamente negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, sem adentrar na esfera contratual.

    Não são contratos, mas sim manifestações unilaterais de vontade da Administração coincidentes com a pretensão do particular.

    Os atos negociais, embora unilaterais, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, mas não adentram a esfera contratual.

  • Questão C - Reprodução Literal do livro de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO.


ID
119140
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A investidura em cargo público ocorrerá com a

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90Art. 7o A investidura em cargo público ocorrerá com a POSSE.
  • Lei n.º 8.112/90Título IIDo Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e SubstituiçãoArt. 7o A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.POSSEA posse ocorrerá no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data de publicação da Portaria de Nomeação (Art. 13 § 1º, LEI n.º 9.527).- A investidura do servidor público possui condão de conduzi-lo ao cargo ou função pública, estabelecendo seus direitos e deveres a partir desse momento.- O vinculum júris do cargo público se consolida com a posse, onde o servidor concursado manifesta o seu consentimento, em participar, da Administração Pública como servidor, adquirindo direitos e deveres funcionais: STF – “A nomeação é ato de provimento de cargo, que se completa com a posse e o exercício. A investidura do servidor no cargo ocorre com a posse, que é conditio júris para o exercício da função pública, tanto mais que por ela se conferem ao funcionário ou ao agente político as prerrogativas, os direitos e os deveres do cargo ou do mandato. Sem a posse o provimento não se completa, nem pode haver exercício da função pública. É a posse que marca o início dos direitos e deveres funcionais, como também, gera as restrições, impedimentos e incompatibilidade para desempenho de outros cargos, funções ou mandatos. Com a posse, o cargo fica provido e não poderá ser ocupado por outrem, mas o provimento só se completa com a entrada em exercício do nomeado, momento em que o servidor passa a desempenhar legalmente suas funções e adquire as vantagens do cargo e a contraprestação pecuniária devida pelo Poder Público” (STF, RTJ 64/293).- Com a posse, tecnicamente, o servidor público aceita os seus direitos, deveres e as atribuições que lhe são conferidas para com a Administração, estabelecendo-se uma relação de bilateralidade com o poder público: TJ/DF

  • A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE!

    Essa assertiva sempre é cobrada!

  • Algumas observações a respeito da POSSE

    * Só caberá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação

    * É o ato pelo qual o nomeado é investido no cargo efetivo ou em comissão

    * A posse ocorre mediante a assinatura do termo de posse

    * A posse ocorrerá no prazo de 30 dias a contar da publicação do ato de provimento.

    * Se o nomeado estiver no gozo de certas licenças e afastamentos regulados pelo Estatuto, o prazo para a posse só terá início ao final do impedimento

    * A posse poderá ser feita mediante procuração específica.

    * No ato da posse deverá ser apresentada uma declaração dos bens e valores que constituem o patrimônio do servidor, bem como uma declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    * A posse é condicionada á prévia inspeção médica oficial
  • Essa é fácil, mas só um macetezinho mnemonico:PossIvestidura


ID
119143
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, é

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90Art. 28. A REINTEGRAÇÃO é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • REINtegraçãoLembre-se de REINvestidura. Uma nova investidura do servidorem seu cargo, após a invalidação de sua demissão.A doutrina denomina de reintegração, ou seja, a recondução do servidor ao mesmo cargo de que fora demitido, com o pagamento integral dos vencimentos e vantagens do tempo em que esteve afastado, uma vez reconhecida a ilegalidade da demissão em decisão judicial ou administrativa.Neste sentido é o art. 28 da Lei 8.112, o qual transcrevermos: Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. § 1o Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.Por oportuno, distingui-se o instituto da reintegração do instituto da recondução, em que o servidor público estável retorna ao cargo anteriormente ocupado em decorrência de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou de reintegração do anterior ocupantes (art. 29 da Lei 8.112). Que é o que ocorrerá a qualquer servidor que tenha sido colocado no lugar dos impetrantes, e que por força da decisão monocrática do STF, foram reintegrados à sua posição nos quadros da Administração Pública. Art 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante. Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.
  • Conceituando as outras alternativas apenas a título de memorização:

    APROVEITAMENTO: é o retorno à atividade de servidor em disponibilidade;

    REVERSÃO: retorno à atividade de servidor aposentado;

    READAPTAÇÃO: é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    RECONDUÇÃO: é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. Decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo e de reintegração do anterior ocupante.

  • De acordo com o artigo 28 da Lei Federal n. 8.112/90: A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
     
    Este macete ajuda muito na hora da prova:
     
    Eu APROVEITO o disponível
    Eu REINTEGRO o demitido
    Eu READAPTO o incapacitado
    Eu REVERTO o aposentado
    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

    Bons estudos!
  • INvalidade da demissão = reINtegração


ID
119146
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No âmbito do regime disciplinar do servidor público federal,

Alternativas
Comentários
  • Suspenção prescreve em 2 anos, não entendo por que a letra B não é a correta.
  • Igual à questão Q36611 o erro de duas respostas certas.Acho que o estagiário olhou o art. 131, que trata do cancelamento dos registro, quando formulou as questões do TRF4 2010.
  • Art. 110. O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho; II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado.
  • O erro na afirmativa B está em "DENTRE OUTRAS HIPÓTESES".Do modo que está escrito dá a entender que existem outras hipóteses de prescrição da ação disciplinar no caso de suspensão. E no caso só existe a hipótese de 2 anos.Além disso não é literalmente o que diz a lei:Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: II – em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;
  • Questão muito mal formulada...
  • Esta questão foi anulada!

  • Anulada por conter duas respostas corretas:

    Alternativa 'a', correta, por transcrever dispositivo da lei 8.112, já transcrito aqui pelos colegas.

    Alternativa "b", correta, pois, dentre as hipóteses de prescrição, encontramos a de dois anos para os casos de suspensão (incontestavelmente correta);

     

  • Só pra esclarecer na letra"e".
    .
    1 - a destituição de cargo em comissão exercido por ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de advertência  demissão.
    .
    2 - a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e demissão.
    .
    Letras A e B corretas.

ID
119149
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

NÃO é assegurado pela Constituição Federal aos servidores públicos o direito

Alternativas
Comentários
  • Letra 'c'.Art. 37, XIV, CF. os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
  • Conforme a CF/88...(a) art.37,VI -> é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.(b) art.37,VII -> o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.(c) art.37,XIV -> os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público NÃO serão computados nem acumulados para fim de concessão de acréscimos ulteriores.(d) art.37,IV -> durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos SERÁ CONVOCADO COM PRIORIDADE sobre os novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.(e) art.37,X -> a remuneração dos servidores públicos e o subsídio somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.Bons estudos,;)
  • XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores; (Redação da EC 19/98)“A Constituição da República veda a acumulação de acréscimos pecuniários para fins de cálculo de acréscimos ulteriores, sob o mesmo fundamento.” (AI 392.954-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 4-11-2003, Plenário, DJ de 5-3-2004.)
  • Comentário objetivo:

    O cômputo de acréscimos pecuniários percebidos, para fins de concessão de acréscimos ulteriores não só não é assegurado pela CF/88 como é expressamente vedado por ela, por força de se artigo 37, inciso XIV:

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • Por força do que estabelece o art. 37, XIV, CF/88 – “os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores".

    Análise das assertivas:

    Alternativa “a": o direito à livre associação sindical é permitido, conforme art. 37, VI – “é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical".

    Alternativa “b": o direito de greve, desde que exercido nos termos e nos limites definidos em lei é possível, conforme art. 37, VII – “o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".

    Alternativa “d": o direito de convocação do servidor aprovado em concurso público com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira está previsto no art. 37, IV – “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira".

    Alternativa “e": o direito à remuneração, que somente poderá ser alterada por lei específica, está previsto no art. 37, X – “a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".

    Não é assegurado pela Constituição Federal aos servidores públicos o direito de cômputo de acréscimos pecuniários percebidos, para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
    A alternativa correta é a letra “c".

  • XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores

    Exemplo; Um servidor público recebe um Adicional de Qualificação, no âmbito da Administração Pública Federal, de 22% sobre o vencimento de R$ 3.400,00 por ter concluído o mestrado. Depois de um tempo, ele concluí o doutorado, aumentando o AQ - Adicional de Qualificação para 52%. Esse nova alíquota de AQ não poderá incidir sobre a anterior. Devendo incidir sobre o vencimento, que na situação exemplificada é R$ 3.400,00 e não sobre esse vencimento com o AQ anterior de 22%. Do contrário, estaria tendo um efeito cumulativo.

    Vencimento + AQ Mestrado = R$ 3400,00+22% >> R$ 4.148,00
    Vencimento + AQ Doutorado = R$ 3400,00+52%>>R$ 5.168,00

    Se o AQ fosse cumulativo o valor seria:
    (Vencimento+AQ Mestrado) +AQ Doutorado = 4.148,00+52% >>>R$ 6304,96 (Exemplo de cumulação de acréscimo pecuniário para concessão de acréscimo ulterior)
     

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 37. VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    b) ERRADO: Art. 37. VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 

    c) CERTO: Art. 37. XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

    d) ERRADO: Art. 37. IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

    e) ERRADO: Art. 37. X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;  

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:   

     

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;


ID
119152
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'.Art. 53, CF. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • Letra "e"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redação da EC 35/01) 
    "A diplomação do réu como Deputado Federal opera o deslocamento, para o Supremo Tribunal Federal, da competência penal para a persecutio criminis, não tendo o condão de afetar a integridade jurídica dos atos processuais, inclusive os de caráter decisório, já praticados, com base no ordenamento positivo vigente à época de sua efetivação, por órgão judiciário até então competente." (HC 70.620, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 16-12-1993, Plenário, DJ de 24-11-2006.) No mesmo sentido: Inq 2.767, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 18-6-2009, Plenário, DJE de 4-9-2009.
  • Questão super manjada, foro por prerrogativa de função no STF. Tranquilidade.

  • Segundo Art. 53, §1º, da CF/88:

    Art. 53 – “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal".

    É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    A alternativa correta é a letra “e".



  • Tribunal Regional Federal.

  • GABARITO: E

    Art. 53. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.         

    § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.


ID
119155
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a'.Art.60, CF. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;II - do Presidente da República;III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; “O início da tramitação da proposta de emenda no Senado Federal está em harmonia com o disposto no art. 60, I, da CF, que confere poder de iniciativa a ambas as Casas Legislativas.” (ADI 2.031, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 3-10-2002, Plenário, DJ de 17-10-2003.)
  • Conforme art. 60, I, da CF/88:

    Art. 60 – “A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros" (Destaque do professor).
    A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de, no mínimo, um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

    O gabarito é a letra “a".

  • Fácil, mas se não prestar atenção ou não tiver os conceitos bem definidos na cabeça pode confundir com a alternativa "D" que tem 3/5, aí o cara fica inseguro, lembra que tem alguma coisa de 3/5 na E.C. e acaba perdendo a questão de bobeira. 

  • GABARITO: A

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

  • ALTERNATIVA A.

    Câmara : 513 membros

    iniciativa/proposta PEC (minimo de 1/3 dos membros): 171 membros.

    aprovação PEC (3/5 dos membros) : 308 membros.

    Senado : 81 membros

    iniciativa/proposta PEC (minimo de 1/3 dos membros): 27 membros.

    aprovação PEC. (3/5 dos membros) : 49 membros.

    Fonte: Professora Nelma Fontana.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

     

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

     

    II - do Presidente da República;

     

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

  • GABARITO A

    Gravem essa informação, pode parecer besteira agora, mas na hora da prova cega a gente, portanto:

    1/3 dos membros da Câmara dos deputados ou do senado Federal.

    As bancas vão trocar por 2/3 ou 3/5 etc...

    Bons estudos!


ID
119158
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Presidente da República poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, ao

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'.Art. 84, CF.Compete privativamente ao Presidente da República: XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei; Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • letra E-no Executivo: (i) o presidente da República pode delegar aos ministros de Estado algumas de suas atribuições constitucionais (mas somente as constantes de três incisos do art. 84 da CF, referentes, respectivamente a: dispor sobre a organização e o funcionamento da administração federal, conceder indultos e comutar penas, e prover os cargos públicos); (ii) o presidente da República pode outorgar aos ministros de Estado algumas de suas atribuições administrativas, conforme estabelece o parágrafo único do citado art. 84;
  • D) Conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, podendo delegar tal atribuição ao Procurador-Geral da República.Esta alternativa está correta.É competência privativa do Presidente da República conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, conforme prevê o artigo 84, inciso XII da Constituição Federal:Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;O mesmo artigo 84, agora em seu parágrafo único, dispõe que tal competência é delegável ao Procurador Geral da República, bem como aos Ministros de Estado e ao Advogado Geral da União.Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  •  O Presidente poderá conceder a Ministros deEstado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União. Letra E
  • Alternativa certa:  "e)"
     
    Art. 84, CF.Compete privativamente ao Presidente da República:
    (...)
    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;
    (...)
    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • Por força do art. 84, incisos VI, alíneas “a" e “b", XII, XXV e parágrafo único:

    Art. 84 – “Compete privativamente ao Presidente da República: [...] VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; [...] XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei; [...] XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;  Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações. 

    O gabarito é a letra “e".
    O Presidente da República poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, ao Advogado-Geral da União.

  • LETRA E!

     

    O PRESIDENTE PODERÁ DELEGAR AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES ( PARA OS MINISTROS DE ESTADO, PGR OU AGU):

     

     

    ===> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO) SOBRE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, QUANDO NÃO IMPLICAR AUMENTO DE DESPESA, NEM CRIAÇÃO OU EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS.

     

    ====> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO)  SOBRE EXTINÇÃO DE FUNÇÕES OU CARGOS PÚBLICOS, QUANDO VAGOS

     

    ====> CONCEDER INDULTO E COMUTAR PENAS, COM AUDIÊNCIA, SE NECESSÁRIO, DOS ÓRGÃOS INSTITUÍDOS EM LEI

     

    ===> PROVER OS CARGOS PÚBLICOS, NA FORMA DA LEI

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:      

           

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;           

     

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;                

     

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

     

    XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;

     

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.


ID
119161
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público somente pelo voto

Alternativas
Comentários
  • Letra 'b'.Art. 97, CF. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • Para não consultar a CF: declaração de inconstitucionalidade, SÓ POR MAIORIA ABSOLUTA!
  • Essa questão aborda a cláusula de reserva de plenário (a full bench dos norte-americanos), introduzida no Brasil pela CF/34 e prevista atualmente no art. 97 da CF/88.
    A cláusula de reserva de plenário é o instituto segundo o qual os Tribunais só poderão declarar a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo - seja pelo controle difuso ou concentrado de constitucionalidade - pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou do respectivo órgão especial.
    De acordo com a orientação da súmula vinculante n. 10 do STF, “Viola a cláusula de reserva de plenário(CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”.
    Segue o texto do art. 97 da CF/88:
    Art. 97 - Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. “Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.” (Súmula Vinculante 10.)
  • Conforme o art. Art. 97, da CF/88, “Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público".   

    O gabarito é a letra “b".
    Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial.


  • GABARITO: B

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.


ID
119164
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao conferir a elaboração dos cálculos em um processo, um Analista do Tribunal Regional Federal percebeu que o total apresentado era maior que o valor real. Ele comunicou ao responsável pela elaboração dos cálculos que a diferença encontrada, em reais, era igual ao menor número inteiro que, ao ser dividido por 2, 3, 4, 5 ou 6, resulta sempre no resto 1, enquanto que, quando dividido por 11, resulta no resto 0. Dessa forma, se o valor real era R$ 10 258,00, o total apresentado era

Alternativas
Comentários
  • O valor real informado é R$ 10.258,00, e existe uma diferença X tal que:
    10.258 + X = Resposta

    Segundo o enunciado, X é o menor inteiro que é múltiplo de 11 E X-1 é múltiplo de 2, 3, 4, 5 e 6.

    Os inteiros múltiplos de 2, 3, 4, 5 e 6 são aqueles que decompostos em fatores primos, conterão o produto 2 x 2 x 3 x 5 = 60. Assim, precisamos achar um número múltiplo de 60 que, somando 1, seja também múltiplo de 11.
    - 60 x 1 + 1= 61: não serve;
    - 60 x 2 + 1= 121 = 11x11: é esse mesmo!

    Resolvendo a primeira equação, 10.258 + 121 = 10.379. A resposta é C.
  • Gabarito letra C.

    Primeiro: A DIFERENÇA tem que ser divisível por 11  (e restar 0)

    Só temos as alternativas a e c com essa possibilidade, onde a diferença na a) 155 e na c) 121

    Segundo: A DIFERENÇA tem que ser divisível por 60, que é o MMC de 2,3,4,5,6;   (e restar 1)

    Logo, a resposta só pode ser a alternativa c)
  • Seja D a diferença.1) D é igual ao menor número inteiro que, ao ser dividido por 2, 3, 4, 5 ou 6, resulta sempre no resto 1.Isso significa que D - 1 é múltiplo de mmc(2; 3; 4; 5; 6) = 60. Ou seja, D - 1 pertence a {60; 120; 180;...}, em outras palavras D pertence a {61; 121; 181; ...}2) Quando dividida por 11, resulta no resto 0.Isso significa que D é múltiplo de 11.Como o menor número que pertence a {61; 121; 181; ...} e que é múltiplo de 11 é 121, então D = 121.Assim, o valor total era R$ 10.258,00 + R$ 121,00 = R$ 10.379,00.Letra C.Opus Pi.
  • A diferença entre 10 413,00 - 10258,00 e

    155 soma dos dígitos = 11 (non div por 3)  last 2 digits = 55 (non div 4) div 5

    129 soma dos dígitos = 12 (div por 3) last 2 digits = 29 (non div 4)

    121 soma dos dígitos = 14 (non div por 3) last 2 digits = 21 (non div 4)   121/11 = 11 resto 0 -- [V]

    87 soma dos dígitos = 15 (div por 3) last 2 digits = 87 (non div 4)

    33 soma dos dígitos = 6 (div por 3) last 2 digits = 33 (non div 4)


ID
119173
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Relativamente ao total de Analistas Judiciários, X, lotados nas Unidades do Tribunal Regional Federal da região sul do país, suponha que: 24% atuam na área de Informática e 48% do número restante atuam na área de Contadoria. Assim sendo, se a quantidade dos demais Analistas, com especialidades distintas das mencionadas, fosse um número compreendido entre 800 e 1 000, então X seria um número

Alternativas
Comentários
  • Para aqueles que não são contribuintes e não podem ver o comentário do professor...

    http://groups.google.com/group/timasters/msg/d5ac317faf3167ff

  • Sendo X o número total, tem-se:Informática: 24% de X = 24X/100 = 6X/25 ------> restantes = X - 6X/25 = 19X/25.Contadoria: 48% de 19X/25 = (48/100)*(19X/25) = (12/25)*(19X/25) = 228X/625.Informática + Contadoria = 6X/25 + 228X/625 = 378X/625.Demais analistas (vou chamar de D) D = X - 378X/625 = 247X/625. Devemos impor que800 < 247X/625 < 1000 ==> 800 < D < 1000.Note que obrigatoriamente X tem que ser múltiplo de 625, ou seja, X = 625; 1250; 1875; 2500; 3125;...Para cada um deles, 247X/625 será um múltiplo de 247, ou seja,X = 625 => D = 247 (não serve)X = 1250 => D = 494 (não serve)X = 1875 => D = 741 (não serve)X = 2500 => D = 988 (serve)X = 3125 => D = 1235 (não serve)...a partir daqui, nenhum valor de X serve. Vê-se que o único que de X que faz D satisfazer a desigualdade é X = 2500, que é um quadrado perfeito.Letra C.Opus Pi.
  • X = total de analistas

    Numero de Analistas de TI: (X*0.24)

    Numeor de Analistas de Contab: (X -(X*0.24))*0.48 (48% do número restante)

    800 < Total - cont - ti < 1000

    800 < X - (X -(X*0.24))*0.48 -(X*0.24) < 1000 

    800/X < 1 - (1 - 0.24)*0.48 - 0.24 < 1000/X

    800/X < 1 - 0,3648 - 0.24 < 1000/X

    800 < 0,3952*X < 1000

    2024,29 < X < 2530,36

    (?)


ID
119179
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Jairo tem apenas três filhos - Alícia, Benício e Felício - cujas idades são 9, 10 e 15 anos, respectivamente. Em maio de 2009, ele dispunha de R$ 735,00 para depositar nas Cadernetas de Poupança dos filhos e, para tal, dividiu essa quantia em partes que eram, ao mesmo tempo, inversamente proporcionais às respectivas idades de cada um e diretamente proporcionais às respectivas notas de Matemática que haviam obtido na avaliação escolar do mês anterior. Se, na avaliação escolar do mês de abril, Alícia tirou 4,5, Benício tirou 8,0 e Felício tirou 5,0, então é correto afirmar que a quantia depositada na Caderneta de Poupança de

Alternativas
Comentários
  • Uma dica: toda vez que falar que determinada quantia será dividida simultaneamente de forma direta e inversamente proporcional, respectivamente, às grandezas X e Y, é a mesma coisa que dizer que tal quantia será dividida diretamente proporcional à razão X/Y.Tomando essa ideia, nossa quantia é R$ 735,00 o X representa as notas e o Y representa as idades. Para cada um dos filhos, a razão X/Y é:Alícia: 4,5/9 = 1/2Benício: 8/10 = 4/5Felício: 5/15 = 1/3---------------------Soma das frações = 49/30Agora é só dividir nossa quantia diretamente proporcional as frações encontradas. As quantias depositadas serão:Alícia: 735*(1/2)/(49/30) = 225Benício: 735*(4/5)/(49/30) = 360Felício: 735*(1/3)/(49/30) = 150Letra B.Opus Pi.
  • Gabarito Letra B.

    Vou usar por siglas os nomes -> A+B+F = 735.

    As razões inversamente proporcionais às idades seriam:

    A/ 1/9 = B/ 1/10 = F/ 1/15.

    E as razões diretamente proporcionais às notas seriam:

    A/ 4,5 = B/ 8 = F / 5.

    Para fazer logo simultaneamente essa expressão inversamente e diretamente, multiplico os denominadores, então fica assim:

    A / 1/9 * 4,5 = B/ 1/10 * 8 = F/ 1/15* 5 resolvendo isso e simplificando fica ---> A/ 1/2 = B / 4/5 = F/ 1/3 ---> isso também pode ser representado com somatórios, fica assim: A+B+F / 1/2 + 4/5 + 1/3 ---> Lembrando que (A+B+F) = 735, daí --> 735 / 1/2 + 4/5 + 1/3 ---> resolvendo isso chega-se à constante 450. Daí é só igualar esse valor constante às demais expressões, que poderá ser achado o valor correspondente a cada filho.

    A/ 1/2 = 450 --> 450 * 1/2 = 225





  • Grandeza diretamente proporcional - divide pela incógnita
    Grandeza inversamente proporcional - multiplica pela incógnita

    Montando a proporção:

    9A/4,5 = 10B/8 = 15F/5

    Simplificando:

    2A = 5B/4 = 3F

    Todos os termos podem ser igualados a uma constante K

    2A = 5B/4 = 3F = K

    2A = K

    A = K/2

     

    5B/4 = K

    B = 4K/5

     

    3F = K

    F = K/3

     

    K/2 + 4K/5 + K/3 = 735,00

    MMC = 30

    (15K + 24K + 10K)/30 = 735

    15K + 24K + 10K = 22050

    49K = 22050

    K=450

     

    A = 450/2 = 225,00

    B = 450*4/5 = 360,00

    F = 450/3 = 150,00

     

  • Usando a fórmula Pn=k An/Bn

    Os valores diretamente proporcionais multiplicam K, e os valores inversamente proporcionais dividem K, assim:

    Pa=k 4,5/9=k/2

    Pb=k8/10=4k/5

    Pf=k5/15=k/3

    k/2+4k/5+k/3=735

    k=450

    Pa=450/2=225

    letra B

    Vejam outro exercicio resolvido que achei no Yahoo respostas,com o mesmo raciocínio deste:

    *Se eu dividir o número 320 em partes diretamente proporcionais a 15 e 2/3 e inversamente proporcionais a 5 e 2/7 simultânea e respectivamente, entao a menor parte será de 

    a)150 
    b)90 
    c)60 
    d)100 
    e)140 

    A divisão do número N em partes p1, p2, p3, ..., pn diretamente proporcionais aos números reais, diferentes de zero a1, a2, a3, ..., an respectivamente e inversamente proporcionais aos números reais, diferentes de zero b1, b2, b3, ..., bn respectivamente, baseia-se em encontrar a constante K, real não nula, tal que: 

    p1=k*(a1/b1) 
    p2=k*(a2/b2) 
    .......... 
    pn=k*(an/bn) 
    N=p1+p2+p3+...+pn 

    Depois de encontrado o valor da constante K, basta substituí-lo nas igualdades onde foi utilizada e realizar as contas para identificar o valor de cada uma das partes. 

    vamos aos cálculos que lhe interessam: 


    p1=k.15/5 
    p2=k.(2/3)/(2/7) 
    p1+p2=320 

    simplificando: 

    p1=3k 
    p2=(7/3)k 
    p1+p2=320 

    Para encontrarmos o valor da constante K devemos substituir o valor de p1, p2 na última igualdade: 

    3k+(7/3)k=320 
    (16/3)k=320 
    k=60 

    portanto: 

    p1=3*60=180 
    p2=(7/3)*60=140 

    logo a resposta é a alternativa "E". 

  • Alícia (A), Benício (B) e Felício (F);
    A = 9 anos e nota 4,5
    B = 10 anos e nota 8
    F = 15 anos e nota 5

    Inversamente Proporcional 1/X (Idade)
    Diretamente Proporcional = X (Notas)
    Usando Inversamente 1/X (Idade) - vezes - Diretamente X (Nota);
    1/X (Idade) . X (Nota);

    (A)1/9.4,5 + (B)1/10.8 + (F)1/15.5
    1/2 + 4/5 + 1/3;
     
    ((A)15+(B)24+(F)10) / 30;
    Pega-se a soma dos numeros em azul e somados e divide a quantidade de dinheiro:
    15+24+10=49;
    735/49 => 15;
    Depois é só multiplicar o numero encontrado na conta - idade x nota;
    (A)15*15=225
    (B)24*15=360
    (F)10*15=150
    Obs: Os nº sublinhados é a quantidade que cada um recebeu.


ID
119182
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Alberico é uma pessoa sistemática, pois, para ir de automóvel de sua casa ao trabalho usa apenas dois trajetos, A e B. Além disso, em dias de chuva ele opta sempre por B que, apesar de ter 4 quilômetros a mais que A, permite que ele imprima ao seu veículo uma velocidade média 32% maior do que aquela que ele imprime em A. Nessas condições, para ir de sua casa ao trabalho em um dia de chuva, o número de quilômetros que o automóvel de Alberico deverá percorrer está compreendido entre

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questão deve-se subentender que ele leva exatamente o mesmo tempo para chegar ao trabalho, indepedentemente do trajeto adotado.Trajeto A -> Xkm -> 100km (escolha o valor que você preferir)Trajeto B -> X+4km -> 132km (o valor escolhido acima + 32%)Agora é uma regra de 3 simples:x/x+4 = 100/132132x = 100x + 40032x = 400x = 12,5 km (trajeto A)Trajeto escolhido nos dias de chuva (B) = 12,5 + 4Trajeto B = 16,5kmLetra d;)
  • Deus te abençoe, Paulo.
    Tentei resolvê-la, mas, não consegui; depois de sua explicação, farei qualquer questão nesse estilo.
    Obrigado.
    Sucesso.
    Fiquemos todos sempre com DEUS.

  • Pessoal, entendi a resolução do Paulo mas ainda não entendi por que a resposta é a letra D. Se na solução a resposta foi entre 12,5 e 16,5.  Agradeço a que responder.

  • Leo,

    A resposta é a D, pois 16,5 se encontra entre 15,5 e 18,0.

    Abraço.

  • Usando a fórmula da física: V=deltaS/deltat

    Sb=Sa+4

    Vb=Va+0,32Va=> Vb=1,32Va

    Va=deltaSa/deltat

    Vb=deltaSb/deltat

    Os dois caminhos levam o mesmo tempo, só que às vezes aberildo gosta de emoções fortes e muda de caminho...

    Então igualamos os deltat:

    fica:deltaSb/Vb=deltaSa/Va

    deltaSa+4/1,32Va=deltaSa/Va (aqui foi substituído todos os dados fornecidos pelo problema

    deltaSa=400/32=12,5Km

    deltaSb=12,5+4=,16,5 km

    letra D

     

     

  • Quaisquer duas velocidades com 32km/h de diferença entre elas irão se distanciar sempre na mesma proporção. Pegando como exemplo 100km/h e 132km/h:

    Tempo - distância percorrida

    1 hora - 100km e 132km

    30 min - 50km e 66km

    15 min - 25km e 33km

    7,5 min - 12,5km e 16,5km

    O tempo varia de acordo com a velocidade imprimida, mas as distâncias percorridas separadas por 4km serão sempre as mesmas: 12,5km e 16,5km.

    Resposta: letra D

  • vA = s/t 

    vB = s+4/t

    vB = vA*(1,32)

    s+4/t = s*(1,32)/t

    s(1-1,32) = -4

    0,32s = 4 

    s = 12,5

    sb = 12,5+4= 16,5

    15,5 < 16,5 < 18 [D]


ID
119188
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Benito e Saulo foram contratados para pintar de branco as guias dos dois lados de um mesmo trecho retilíneo de uma rua. Benito foi o primeiro a chegar e já tinha pintado 4 metros quando Saulo chegou e notou que Benito havia se enganado de lado. A partir de então, Benito mudou de lado e iniciou a pintura, no mesmo instante que o Saulo dava continuidade ao trabalho que o outro havia iniciado. Sabendo que, quando concluiu a pintura de seu lado da guia, Saulo foi ajudar Benito e pintou 8 metros da guia dele, é verdade que, concluído o trabalho, Saulo pintou

Alternativas
Comentários
  • A questão é muito fácil e direta a primeira vista, por isso desconfie!Muito dificilmente a banca vai nos dar um ponto tão "de graça"...Tentando resolver a conta de cabeça nós somos levados a achar que Saulo pintou apenas 4 metros a mais: os 8mt que ele pintou do lado de Benito, menos os 4mt que Benito pintou do lado de Saulo, mas esse raciocínio está equivocado...Para facilitar o entendimento vamos estipular que a rua tinha 100mtBenito tinha pintado 4mt de um lado e depois mais 92mt do outro (pois Saulo teve que pintar 8mt desse lado), logo, Benito pintou um total de 96mt (92+4)Saulo terminou seu lado - 96 dos 100mt (pois Benito já havia pintado 4mt) e depois pintou 8mt do lado de Benito, logo, Saulo pintou um total de 104mt (96+8)Por isso, Saulo pintou 8mt a mais que Benito ( 104-96mt):)
  • GAB E


ID
119191
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere que as seguintes proposições são verdadeiras:

1. Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento.

2. Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados.

3. Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados.

De acordo com essas proposições, com certeza é verdade que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explique o motivo por favor?? Pra mim, correta somente seria: "Se um analista deixa de fazer planejamento, então ele não é competente".
  • Também fiquei na dúvida, para mim o certo seria a letra A.P= Analista é eficienteQ= Ele tem a confiaça dos seus subrodinadosSe P é F e Q também é F, o valor lógico da condicional é V.
  • P: anaalista eh competenteQ: analista faz planejamentoR: analista eh eficienteS: tem a confiancaP->QR->S~P->~Sequivalencia:P->Q == ~Q->~Pse~P->~S por transitividade ~Q->~SequivalenciaR->S == ~S->~Rpor transitividade~Q -> ~Rtraduzindo: NAO faz planejamento, NAO eh eficiente
  • negotiano , até entendi o que você fez, mas por que eu chegaria até aí? Por que faria tanta "transitividade"? Não vi isso em aula, não sabia que podia fazer.  Você vê alternativa por alternativa e vai tentando chegar a elas?
  • Alguém poderia explicar esta?? 
  • Eu entendi mais ou menos assim:

    Se o analista deixa de fazer planejamento então ele não é competente, se ele não é competente então ele não tem a confiança de seus subordinados logo ele também não pode ser eficiente! kkkkk

    Para resolver essa questão você deve levar em conta as três proposições, mesmo que a D seja verdade de acordo com 1 proposição, a questão quer uma que relacione as três.
  • Saulo muito obrigada pela sua explicação.
  • Essa é muito fácil, porém quando fiz a leitura não percebi isso:

    1. Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento. 


    2. Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados. 

    3. Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados.

    b) Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente.
    - Se deixa de fazer o planejamento, segundo 1. Ele é incopetente.
    - Sendo incopetente, segundo
    3. ele não tem a confiança de seus subordinados.
    - Se não tem a confiança de seus subordinados,
     segundo 2. ele não é eficiente.

    Então: b) Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente
  • ESTA QUESTÃO É RESOLVIDA ACHANDO A EQUIVALÊNCIA:

    P:  Analista competente
    Q: Analista 
    não deixa de fazer planejamento
    ~Q: Analista 
    deixa de fazer planejamento
    E: Analista é eficiente
    S: 
    tem a confiança de seus subordinados
    ~P: 
    Analista incompetente
    ~S: Não 
    tem a confiança de seus subordinados

    1) P -> Q
    2) E -> S
    3) ~P -> ~S

    1) P -> Q     - (ACHE O EQUIVALENTE) = ~Q -> ~P    agora simplifique com o ~P -> ~S ~Q -> ~S

    2) E -> S    
     (ACHE O EQUIVALENTE) = ~S -> ~E    agora siplifique com o ~Q -> ~S   =~Q -> ~E  ESTA É A RESPOSTA:

     Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente.

                           ~Q -> ~E                                                                     
     
     

     
  • Primeiramente devemos transpor as frases para a linguagem matemática, através dos operadores lógicos:

    Considerei desta maneira:

    C = Analista competente
    P = não deixa de fazer planejamento (faz planejamento)
    E = Analista eficiente
    CS = tem a confiança de seus subordinados
    ¬ = Não

    As proposições apresentadas foram as seguintes:
    - C-->P
    - E-->CS
    - Nenhum analista incompetente tem a confiança de seus subordinados. [Esta estava em forma impossível de se converter em operadores lógicos, porém existe uma equivalente a ela que é possível de se converter]
     Você deve saber [decorado] qual é o equivalente desta proposição que se converte em um proposição composta condicional, eis ele:
     TODO analista incompetente NÃO tem a confiança de seus subordinados. Isto é igual a "Se o analista é incompetente, então ele não tem a confiança de seus subordinados." Em palavras matemáticas:
    ¬C --> ¬CS

    Logo:

    - C-->P
    - E-->CS
    - ¬C-->¬CS

    Agora você analisando as alternativas, todas contendo condicionais, e verificando a possibilidade de silogismo, buscará todas as proposições equivalentes condicionais das premissas antes de analisar as alternativas.

    - C-->P  :  ¬P-->¬C
    - E-->CS  : ¬CS-->¬E
    - ¬C-->¬CS  : CS-->C

    Conclusões primeiras: E-->CS-->C-->P . Representaríamos com diagramas da seguinte maneira:
     
      [infelizmente não foi permitido colar a figura aqui, então quem quiser manda uma mensagem com o email; mas imagine que o E está dentro do CS que está dentro do C que está dentro do P.]

    Agora vamos as alternativas.

    a) ¬E-->¬CS. ERRADO. Pode ser ¬E e CS.
    b) ¬P-->¬E. CERTO. Pois, E-->P(equivalente), isto é, P é necessário para que E exista, se P não existe, E não existe. Esta é uma conclusão com certeza verdadeira.
    c) ¬E-->P. ERRADO. Não obtivemos esta conclusão. ¬E pode estar fora ou dentro de P.
    d) CS-->E. ERRADO. É o contrário.
    e) CS-->¬C. ERRADO. Todo CS está em C, não existindo CS que não seja C.

    Espero ter ajudado! Bons estudos a todos!
  • Pessoal, o melhor jeito de resolver este exercício é analisando item por item e vendo se bate...

    vm pra resposta logo:

    problema:

    competênte --> não deixa de fazer planej.

    eficiente --> confiável

    não competente --> não confiável

    a (b) fala o seguinte:

    b) Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente.

    então vm lá


    competênte (F) --> não deixa de fazer planej. (F) 

    eficiente (F) --> confiável (F)

    não competente (V) --> não confiável (V)

    É isso aê ... lembrar da dica - falsidade anda pra trás e a verdade anda pra frente..

    abraços - Tiago
  • 1. Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento. 

    2. Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados. 

    3. Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados. 
    Pensando desta forma: 
    Se ele deixa de fazer o planejamento ele é incompetente.
    Se ele é incompetente ele não tem a confiança de seus subordinados.
    Se ele nao tem a confiança de seus subordinados ele não é eficiente!
    Logo, se ele deixar de fazer o planejamento, ele não é eficiente!! LETRA C....
  • Fica melhor reescrevendo as afirmações e também desenhando diagramas.

    1.      Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento.
     
    1. Todo analista competente faz planejamento.
     
    2.      Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados.
     
    2. Todo analista eficiente tem a confiança de seus subordinados.
     
    3.      Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados.
     
    a)      Se um Analista não é eficiente, então ele não tem a confiança de seus subordinados.
    Errado. Ele pode não ser eficiente e ter a confiança.

    b)     Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente.
     Correto. Pra ser eficiente ele tem que fazer planejamento, pois
    todo analista competente faz planejamento.

    c) Se um Analista não é eficiente, então ele não deixa de fazer planejamento.
    Errado. Ele pode fazer planejamento, mesmo sem ser inteligente.

    d)      Se um Analista tem a confiança de seus subordinados, então ele é eficiente.
    Errado. Ele pode ter a confiança e mesmo assim não ser eficiente.

    e) Se um Analista tem a confiança de seus subordinados, então ele é incompetente.
    Errado. Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados.
     
  • Considere que as seguintes proposições são verdadeiras: 

    1. Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento. 

    2. Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados.

    3. Nenhum Analista incompetente tem a confiança de seus subordinados. 

    De acordo com essas proposições, com certeza é verdade que:

    C->P logo ~P->~C

    E->Co logo ~Co->~E

    ~C->~Co logo Co->C

    ligando:

    E->Co Co->C C->P

    Alternativas:

    A Se um Analista não é eficiente, então ele não tem a confiança de seus subordinados.  ~E->~Co = Co->E F

    B Se um Analista deixa de fazer planejamento, então ele não é eficiente. ~P->~E = E->P  [V]

    C Se um Analista não é eficiente, então ele não deixa de fazer planejamento. ~E->P  = ~P->E ? F

    D Se um Analista tem a confiança de seus subordinados, então ele é eficiente. Co->E  = ~E->~Co F 

    E Se um Analista tem a confiança de seus subordinados, então ele é incompetente. Co->~C C->~Co F

  • O jeito certo não sei, tbm errei! Mas olhando dá pra concluir uma coisa: Se riscar as afirmações equivalentes, de acordo com o item 3, já sobraria a resposta, aí era só negar.

    1. Se um Analista é competente, então ele não deixa de fazer planejamento.

    2. Se um Analista é eficiente, então ele tem a confiança de seus subordinados.

    3. Nenhum Analista incompetente -tem a confiança de seus subordinados.

    Aí ficou:

    Se um Analista é eficiente,, então ele não deixa de fazer planejamento.

    Agora cruza e nega:

    1. SE uma Analista deixar de fazer planejamento, ENTÃO ele não é eficiente.

    Não sei se tem sentido isso que falei, mas pra fim de prova, acho que na dúvida da pra usar tbm!

    Abraços!


ID
119194
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o acesso direto à memória (Direct Memory Access ? DMA) é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.  Sem acesso direto da memória, usando a modalidade programada de entrada/saída (E/S) para uma comunicação com os dispositivos periféricos, ou as instruções da troca no caso dos núcleos multi-core, o processador central é ocupado inteiramente para a leitura ou escrita da operação, e assim não se torna possível executar o outro afazer.
    Os canais de DMA são utilizados apenas por dispositivos de legado (placas ISA, portas paralelas e drives de disquete) para transferir dados diretamente para a memória RAM, reduzindo dessa forma a utilização do processador.

     

     

  • A) CORRETA

    B) ERRADA - O DMA é um controlador existente integrado na placa-mãe desde a época do primeiro PC.

    C) ERRADA - O DMA funciona normalmente nesses barramentos.

    D) ERRADA - Se não fosse o DMA as operações de E/S comprometeriam a evolução computacional.

    E) ERRADA - O barramento PCI utiliza o bus-mastering DMA que toma o controle do barramento e realiza a transferência de forma independente, não necessitando de mais um controlador/gerenciador para as operações de E/S.

ID
119197
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre os processadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - A interrupção somente é enviada quando ocorre um evento.

    B) ERRADA - O processador oferece recursos para proteção de memória (modos de operação supervisor e usuário, por exemplo).

    C) ERRADA - Um erro de execução é informado pelo processador ao SO.

    D) CORRETA

    E) ERRADA - Se o processador irá alertar algo será o SO, não diretamente os dispositivos de E/S.
  • Sobre os processadores, é correto afirmar:

    A) Errada. Uma interrupcao eh um evento externo q faz com q o processador pare a execucao do programa corrente e desvie a execucao para um bloco de codigo chamado rotina de interrupcao(normalmente sao decorrentes de operacoes I/O).


    B) Eu marcaria essa questao como correta. Na verdade, quem implementa os mecanismos para proteção e gerenciamento da memória são os SOs. Eh o SO quem oferece os mecanismos de proteção. E depende do processador para isso, conforme afirma a alternativa "D", dada correta, segundo o gabarito.

    Mecanismos para proteção e gerenciamento da memória são necessários para evitar q um processo invada a area de outro e, assim, monopolize os recursos. Para isso, são usados registradores limites. Ao disparar um processo, o SO carrega nos registradores limite os valores desse processo(limite inferior fica o primeiro byte e no superior, o ultimo).

    A cada acesso à memoria, o hardware de protecao compara o endereco gerado pelo processador com o conteudo dos 2 registradores de limite, e se o endereco gerado estiver fora da area do usuario, eh gerada uma interrupcao e o SO eh ativado em modo supervisor e o processo do usuario eh abortado por acesso ilegal à memoria.


    c) Errada. Ora, o processador eh quem executa os programas. Caso algum erro ocorra, ele tem q informar ao SO para q este, entao, decida o q fazer. Imagine um programa em execução acessando uma posicao ilegal de memoria. Ele vai ser abortado e o SO precisa tomar conhecimento disso, pois eh ele quem gerencia os recursos e deve, por exemplo, escalonar o processador a outro processo.


    d) Vide comentario da alternativa B. Mesma situação.


    e) Errado. Para proteger os perifericos, as instrucoes de E/S sao tornadas privilegiadas. Nesse caso, ocorre uma interrupção e o SO eh ativado ja em modo supervisor, e o processo de usuario eh abortado, pois tentou um acesso ilegal. A única forma de o processo de usuario realizar uma operacao de E/S eh atraves de uma chamada de sistema.

    No caso da alternativa, ocorre uma interrupção e o SO eh ativado ja em modo supervisor, sendo q o processo de usuario eh abortado, pois tentou um acesso ilegal. A única forma de o processo de usuario realizar uma operacao de E/S eh atraves de uma chamada de sistema.

    Fonte: Sistemas Operacionais - Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS,  Por Rômulo S. Oliveira,Alexandre S. Carissimi,Simão S. Toscani


    Por Rômulo S. Oliveira,Alexandre S. Carissimi,Simão S. Toscani


  • Vamos simplificar?!

    .

    a. Errado. Realmente enviam um sinal chamado este de interrupção, porém está errado ao falar mesmo sem a ocorrência. Deve-se ter um evento para haver essa interrupção.

    .
    b. Errado. A MMU, que é parte da CPU, é responsável por traduzir endereços virtuais em endereços físicos e isso faz parte do Gerenciamento da Memória.
    .

    c. Errado. De fato, a CPU tem essa função e quem faz isso é a Unidade de Controle.
    .

    d. Certinho. A MMU tbém faz o gerenciamento da memória.
    .

    e. Errado. Processo violar o mecanismo de proteção = usar uma memória que não é sua... e, de fato, o processador alerta sim, mas não diretamente os dispositivos. Ele alerta o SO para que este possa alertar os disps. de E/S.

     


ID
119200
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise:

I. Drivers liberam o projetista de sistemas operacionais dos detalhes da interação com dispositivos de hardware.

II. Registradores são memórias de alta velocidade, localizadas em um processador, que guardam dados para uso imediato pelo processador.

III. A placa-mãe normalmente consiste em diversas camadas extremamente delgadas de silício contendo conexões elétricas microscópicas que servem como canais de comunicação e dão conectividade à placa.

IV. O Basic Input/Output System (BIOS) é um chip que armazena instruções para a iniciação e gerenciamento do hardware básico e carrega o componente inicial do sistema operacional na memória.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • ANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais  Modernos.  2ª Ed. Rio de
    Janeiro: Pearson Brasil, 2003.

    Páginas 24 e 140. Ambas as páginas tem definições dizendo que BIOS é um
    sistema (p. 140), ou um programa (p. 24), por assim dizer, mas em nenhum
    momento fala de CHIP.

    --------

    Mais uma prova de a FCC é uma instituição de baixa qualidade para elaboração de provas de TI. Mas existem outra piores....

  • Assim como o colega eu fiquei na dúvida da questão IV. A BIOS é um programa (inclusive pode ser atualizado por software!!!) que tem a função descrita. Na resolução da questão anulei a IV. Como a resposta não tinha I, II e III, fui pela resposta D (II e III), interpretando a primeira questão como falsa, pois os projetistas de SO devem atentar a algumas generalizações dos dispositivos, mas realmente, específicas são as informações que os fabricantes dos dispositivos devem fornecer (ou seja os DRIVERS).
  • Drivers não liberam os projetistas de sistemas operacionais, liberam os desenvolvedores de aplicação.  O driver é desenhado pelo projetista de sistema operacional para acessar determinado componente de hardware que deve ser funcional no sistema operacional que ele está desenvolvendo.

  • É meus amigos... Infelizmente, para esse tipo de prova, temos que pensar com a cabeça do examinador... tipo... "o que será que ele quis dizer com isso?"...

    Estou plenamente de acordo com os colegas que disseram que os drivers não liberam o projetista de sistemas operacionais dos detalhes da interação com dispositivos de hardware, liberam, sim, os desenvolvedores de aplicações destes detalhes da interação.

    Quanto a assertiva IV, creio que a única coisa que podemos afirmar sobre o BIOS é que é um sistema e, sendo um sistema, temos uma questão de semântica onde, forçando um pouquinho, podemos até incluir o encapsulamento (chip) neste sistema. Mas jamais podemos afirmar que o BIOS é um chip.

    Eu acertei essa questão pelo simples fato de assumir que o examinador se confundiu com os termos e decidi abstrair. Mas é muito triste termos que usar estratégias desse tipo em uma prova objetiva.

    Abraços e boa sorte e boas abstrações.

  • Os projetistas  de SO não precisam lidar com detalhes de cada dispositivo de hardware, isso fica abstraído para eles. Pois tem dispositivos sendo inventado todo dia e nem por isso é necessário atualizar o SO, basta instalar o driver para cuidar dos detalhes do dispositivo. É o que eu acho.

  • Pois é, complicado!

    2 erros na mesma questão!
  • Achei bem estranha essa definição de Placa Mãe no item (III). Ela é na verdade um circuito impresso que provê as conexões elétricas entre os componentes. Apesar de ter linhas bem reduzidas e possuir camadas, elas não são microscópicas, elas são visíveis a olho nu: podemos distinguir as linhas e conexões entre os componentes.

    Algumas definições:

    http://www.merriam-webster.com/dictionary/microscopic
    Microscopic: able to be seen only through a microscope : extremely small

    https://en.wikipedia.org/wiki/Motherboard
    A motherboard provides the electrical connections by which the other components of the system communicate.

  • o BIOS é um programa. Porém é gravado em um chip isolado, certo?


    Eu interpretei assim.

  • todas as alternativas apresentam o item III, porém esta definição de placa mãe está estranha.


ID
119203
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre as linguagens de programação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - São os compiladores que convertem para linguagem de máquina, não os interpretadores.

    B) CORRETA

    C) ERRADA - A codificação dos comandos em linguagem de baixo nível são determinados pelo hardware.

    D) ERRADA - Pode-se escrever em qualquer linguagem desde que exista uma maneira de se converter essa linguagem em linguagem que a máquina "compreenda".

    E) ERRADA - A portabilidade depende das arquiteturas envolvidas.
  • Marquei B por falta de opção. Nem toda linguagem alto nível EXIGE um compilador. Temos as interpretadas.

  • Gabarito errado, interpretador também converte para linguagem de máquina senão como é que executa?

  • A alternativa B não está totalmente correta, apesar de ser o gabarito. A conversão para a linguagem de máquina (0 ou 1) é feita pelo montador e não pelo compilador.


ID
119206
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a programação orientada a objetos, analise:

I. Neste tipo de programação, objetos executam ações, mas não suportam propriedades ou atributos.

II. Uma classe especifica o formato geral de seus objetos.

III. As propriedades e ações disponíveis para um objeto não dependem de sua classe.

IV. A tecnologia orientada a objetos permite que classes projetadas adequadamente sejam reutilizáveis em vários projetos.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A assertiva I está incorreta porque objetos suportam propriedades ou atributos.
    A assertiva III está incorreta porque propriedades e ações dependem da classe do objeto.

    A opção correta é a C.

ID
119209
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto de sistemas operacionais, sobre processos é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA

    B) INCORRETA - Sucintamente, processo é um programa em execução e programa é um conjunto de linhas de cógido inerte, inativo até ser executado.

    C) INCORRETA - Para diferentes processos, diferentes áreas de memória, por via de regra.

    D) INCORRETA - Em computadores multiprocessados podem ser executados mais de um processo por quantum de tempo.

    E) INCORRETA - Mesmo sendo uma alternativa confusa, visto que Tanenbaum expõe que cada processo tem um pai, mas zero, um, dois ou mais de processos filhos, um processo-filho é um clone do processo-pai, uma duplicata, que executará, se não as mesmas funções do pai, as funções determinadas por ele. Dentro da ampla variedade de processos dentro de um SO (processos de usuário e de sistema), muitos processos podem vir a execução através de chamadas de sistema específicas e não sejam tão facilmente associadas com um processo-pai exclusivo. Assim, a alternativa "mais" correta é a A.
  • Errei esta questão porque pensei da forma tradicional, ou seja, todo novo processo tem um processo pai, e isto é certo. No entanto, em certas ocasiões, um processo pai pode morrer e deixar seu "filhos" orfãos. Quando um filho enviar o sinal para o pai indicando que finalizou sua tarefa ele não receberá uma resposta do pai morto e então ficará aguardando no estado conhecido como zumbi. Este é um processo em pai.
  • O problema da letra E é que ela afirmou que todo processo é filho. Se um processo não pode ter zero processos pai, quer dizer que todo processo um processo pai. Assim, sendo, ele é filho. Mentira a afirmativa! O processo não tem que ser sempre filho. Alguém tem que ser pai, ou único, sem criação de filhos.
  • Pode estar Pronto, EXECUTANDO ou bloqueado. Logo só pode haver tando processos EXECUTANDO quanto são os processadores.
  • O processo inicial do sistema não tem pai. Todos os demais processos são criados a partir desse processo inicial. Esse processo inicial não foi criado por chamada de sistema, mas sim durante a inicialização do sistema operacional. Logo, um processo pode não ter pai.  Pg - 41

    Fonte: Sistemas Operacionais
               Oliveira, Romulo Silva De, et al.

    Bons estudos a todos!
  • O Windows não apresenta nenhum conceito de hierarquia de processos;

    Portanto não há em que se falar em processos pai .

  • O Windows não apresenta nenhum conceito de hierarquia de processos;

    Amigo, essa passagem está totalmente equívocada. Para tanto, só basta abrir o Process Explorer do Sys Internals.

    Abraços.


ID
119212
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o gerenciamento da memória real (também denominada memória principal, memória física ou memória primária), considere:

I. O gerenciador de memória é um componente do sistema operacional que se preocupa com o esquema de organização da memória do sistema e com as estratégias de gerenciamento de memória.

II. Estratégias de gerenciamento de memória determinam como uma organização de memória particular funciona sob várias cargas.

III. O baixo custo da memória principal aliado à melhoria da capacidade de memória, na maioria dos sistemas, evidenciou a necessidade de estratégias de gerenciamento de memória.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. O gerenciador de memória é um componente do sistema operacional que se preocupa com o esquema de organização da memória do sistema e com as estratégias de gerenciamento de memória.

    Explicação correta sobre o gerenciador de memória

    II. Estratégias de gerenciamento de memória determinam como uma organização de memória particular funciona sob várias cargas.

    Também está correto

    III. O baixo custo da memória principal aliado à melhoria da capacidade de memória, na maioria dos sistemas, evidenciou a necessidade de estratégias de gerenciamento de memória.

    Relação errada entre o começo e o fim da afirmação. Como as memórias estão mais baratas e melhores não justifica a necessidade de estratégias de gerenciamento de memória.

  • II - várias cargas significa os processos.

    III - o que justifica o gerenciamento de memória é a multiprogramação, que são vários processos na memória disputanto um quantum da CPU. Quantum é o tempo que o sistema operacional reserva do processador ao processo.
  • [D] - I e II, apenas.


ID
119215
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre os sistemas operacionais Linux e Windows XP, analise:

I. Em um ambiente Microsoft Windows XP, o usuário recebe uma interface padronizada, personalizável, composta da GUI e de um terminal ou interpretador de comandos (shell) emulado.

II. O Linux, ao contrário do Windows XP, é apenas o núcleo de um sistema operacional e não especifica uma interface com o usuário padrão.

III. As versões do núcleo Linux não suportam os sistemas de arquivos FAT e NFS.

IV. O registro do Windows XP é um banco de dados acessível a todos os processos e componentes de modo núcleo que armazena informações de configuração específicas de usuários, aplicações e hardware.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Shell - "O termo Shell é mais usualmente utilizado para se referir aos programas de sistemas do tipo Unix que podem ser utilizados como meio de interação entre o usuário e o computador. Este é um programa que recebe, interpreta e executa os comandos de usuário, aparecendo na tela como uma linha de comandos, representada por um prompt, que aguarda na tela os comandos do usuário."
    fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=33773.0
    o termo Usualmente, matou a questão.
  • A assertiva III está incorreta. O núcleo do Linux suporta nativamente acesso e escrita em partições FAT e no sistema de arquivos de rede (NFS).

    Portanto, a alternativa B é a correta.
  • Questão maluca, só achei a IV) correta.

    O I) pareceu a descrição do Linux, personalizável e shell remetem a Linux. 
    O III) é falso, o Linux possui sim suporte nativo a NFS e FAT. (http://en.wikipedia.org/wiki/FAT_filesystem_and_Linux)

  • Eu também achei que somente o item IV estava correto. Mas tentando entender o gabarito, através de pesquisas na internet verifiquei que o que chamamos de Linux na verdade são os sistemas operacionais (distribuições) baseados em Linux. Linux na verdade é só o núcleo mesmo.

    Tendo em vista esse conceito, o item II é válido, pois a interface gráfica depende de outras implementações que fazem a interação do usuário com o kernel (núcleo), ela não faz parte do Linux (no sentido de Linux se referir apenas ao núcleo).

    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/linux/

    No seguinte link também explica que só com o kernel vc não consegue fazer nada (apenas desenvolver mais programas em cima dele né...): http://sergioprado.org/sistemas-de-arquivo-em-linux-embarcado-parte-1/


    Quanto ao item I, realmente aparenta se tratar do Linux mas podemos interpretar da seguinte forma: No windows temos uma interface gráfica padronizada? Sim. Ela é personalizável? Sim. Composta da parte gráfica (Graphical User Interface - GUI) e de um terminal (pensem naquele "DOS" que acessamos em Executar -> cmd)? Sim, ambos existem.


    Quanto aos itens III e IV acho que todos concordam com o gabarito: III - Errado. IV - Correto.


    Bons estudos a todos!

  • Linux não especifica interface com usuário nem gráfica nem de linha de comando!


ID
119218
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre a criptografia simétrica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Criptografia simétrica envolve sempre o mesmo tipo de chave e uma única chave para emissário e destinatário. Então, qualquer alternativa que expresse o uso de dois tipos de chaves (pública e privada) no tipo de simétrico de critptografia estará essencialmente errada.
    A alternativa E está errada porque não preciso necessariamente substituir o algoritmo de critografia caso a chave gerada por ele tenha caído em mãos erradas. Se o algoritmo não foi quebrado, então, basta eu gerar outra chave.

    Alternativa correta: A.
  • a) Usa a mesma chave secreta para criptografar e decriptar. (CORRETO)

     

    b) A criptografia por chave pública é simétrica (INCORRETO: nesse caso é chave assimétrica) no sentido de que emprega duas chaves inversamente relacionadas: uma chave pública e uma chave privada.

     

    c) A chave privada é mantida em segredo pelo seu proprietário e a chave pública é distribuída livremente. (INCORRETO: isso se aplica à criptografia assimétrica, não à simétrica)

     

    d) Para transmitir uma mensagem com segurança, o emissor usa a chave pública do receptor para criptografar a mensagem. Então, o receptor decifra a mensagem utilizando sua chave privada exclusiva. (INCORRETO: isso se aplica à criptografia assimétrica, não à simétrica. Na criptografia simétrica se utiliza a mesma chave para as duas operações)

     

    e) Se o sistema ficar comprometido devido ao fato de a chave privada cair nas mãos de terceiros, o usuário deverá trocar todo o algoritmo criptográfico ou de decriptação e não somente a chave. (INCORRETO: o algoritmo continua efetivo, basta trocar a chave).


ID
119221
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre os firewalls, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA - O ICF faz parte do Windows XP e do Windows Server 2003, não do Linux.

    B) INCORRETA - O equipamento que cumpre o papel de gateway também pode desempenhar o papel de firewall da rede.

    C) CORRETA

    D) INCORRETA - Aumentam a segurança da rede seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

    E) INCORRETA - A função de firewall também pode vir junto no equipamento de roteamento e nem todos os SOs trazem um firewall embutido.
  • na minha visão ele não examina TODOS OS DADOS, mas sim os cabeçalhos dos pacotes...

  • Só quem examina dados (payload) é o gateway de aplicação, por favor...


ID
119224
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as Virtual Private Networks (VPNs), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA - Basicamente, as VPNs estão se popularizando devido a menores custos em relação a outros tipos redes de longa distância, não porque são fáceis de gerenciar. Além do mais, a alternativa dá a entender que ela é um tipo de LAN, utilizada para tráfego de dados dentro de uma empresa.

    B) INCORRETA - VPNs implementam sim a autenticação de dados e mecanismos de verificação de sua integridade.

    C) CORRETA

    D) INCORRETA - VPNs passam a ser seguras quando implementam criptografia.

    E) INCORRETA - É o IPsec que oferece transferência segura de informações fim a fim através de rede IP pública ou privada.
  • A Letra C é a menos errada, já que a internet também é uma WAN.

  • Amigos a alternativa A também está correta conforme o autor Nakamura.

    Segundo Nakamura(2010,p.332),"Com as VPNs,é possível criar conexões privadas,de modo que as comunicações podem passar a ser realizadas por meio de uma única ligação com a rede pública. O resultado dessa abordagem pode ser observado na simplicidade das conexões,nas quais apenas uma conexão pública precisa ser gerenciada, em oposição às múltiplas conexões."

    Facilita, ou não facilita o gerenciamento das conexões? Segue para discussão. =]

    Bibliografia:

    SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA-2010



  • Realmente, HTTP Concurseiro.

    Acredito que com esse discurso de autoridade teria sido possível um recurso para anular a questão.

    Vamos na fé.


ID
119227
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre o modelo Entidade-Relacionamento (E-R), considere:

I. São alguns conceitos centrais da abordagem ER: entidade, classe, relacionamento, atributo, método, generalização, polimorfismo, especialização e entidade associativa.

II. Além de especificar os objetos (coisas, tudo que é perceptível ou manipulável) sobre os quais desejase manter informações, o Diagrama E-R deve permitir a especificação das propriedades dos objetos que serão armazenadas no Banco de Dados.

III. Uma propriedade importante de um relacionamento é a de quantas ocorrências de uma entidade podem estar associadas a uma determinada ocorrência por meio do relacionamento. Esta propriedade é chamada de polimorfismo.

IV. Associada ao conceito de generalização/especialização está a ideia de herança de propriedades.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Polimorfismo é central no modelo ER?


ID
119230
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre data mining, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (a) Segundo Wikipédia, "é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados". Usando padrões e técnicas de reconhecimento, como alg géneticos, cluster e outros.
  • A) CertoB) Data mining requer interação com analistas humanos, pois deve-se entender os dados os quais puros não dizem muito acerca do domínio de aplicação.C) Os dados devem ser tratados de forma igual, não se pode desconsiderar dados genéricos e privilegiar dados específicos que podem se tratar de bias, outliers, missing values, etc.D) Data mining é um processo e não um banco de dados.E) Data mining pode ser utilizado a partir de qualquer tipo de repositório.
  • A letra "a" é uma pegadinha boa pois geralmente a primeira vista costumamos associar o Datamining com Datawarehouse e esta questão fala sobe "análise de grandes quantidades de dados armazenados em bancos de dados" o que leva a pensar que estaria errado pois poderia deveria ser "análise de grandes quantidades de dados armazenados em Datawarehouses". Mas como o Datamining é uma técnica independente do repositório como o colega colocou, então está correta esta colocação.
  • desconsiderar aquilo que é generico e considerar aquilo que é especifico(setorial) = DATA MART
  • É importante notar que as palavras padrões, tendências ou dados brutos sempre estão relacionadas com MD.

  • Data mining é o prcesso de analisar, processar e transformar dados para analisá-los e descobrir padroes e tendencias. geralmente se valoriza o que é generico e se desconsidera o que for ocasional.

  • Na Economia, mais precisamente na Econometria, o processo de Data Mining deve sempre ser visto com certa ressalva. Se um modelo econométrico, que segundo a teoria econômica é descrito por Yi = B0 + B1X1i + B2X2i + ui, tiver acrescido a variável X3 por método de Data Mining simplesmente porque R² ou teste F apresentam melhoras, pode não ser razão suficiente. O Data Mining pode trazer relações espúrias em seus resultados.

  • a) Perfeito! Já achamos nossa resposta. A mineração de dados visa encontrar padrões e relacionamentos previamente ocultos através da análise dos dados armazenados. Isso é realizado através de técnicas da informática (inclusive aprendizado de máquina com reconhecimento de padrões), da estatística e da matemática. CERTA

    b) Essa é uma das falácias da mineração de dados. Ela requer supervisão humana em suas etapas, inclusive ao final, para a avaliação dos resultados e a melhoria do processo. ERRADA

    c) Para encontrar padrões a ideia é ser capaz de criar regras genéricas a partir de ocorrências específicas. Assim, a generalização é justamente o objetivo, não sendo de forma alguma descartada. ERRADA

    d) Data mining não é um banco de dados, mas um processo que envolve várias técnicas distintas. A descrição na assertiva é a de um data warehouse. ERRADA

    e) O DW é uma fonte muito boa para a mineração de dados, mas não é a única. Essa é um erro que costuma aparecer bastante em provas! ERRADA

    Gabarito: A 

  • (b) Errado. Eles funcionam de forma semiautomática, necessitando de interferência humana;

    (c) Errado. Informações precisam ser pré-processadas e, não, simplificadas – nada de desconsiderar informações genéricas;

    (d) Errado. Data Mining não é um banco de dados;

    (e) Errado. Essa é uma falácia comum! Não é obrigatório utilizar um Data Warehouse, apesar de ser o mais comum. 

    Fonte: estratégia pdf

  • Tá, eu acertei, mas às vezes acho que as bancas em geral cobram muitos conceitos "ctrl+c, ctrl+v", retirados de contextos específicos. No item a, que é o correto, o trecho "entre as informações de uma empresa" evidencia isso. Ora, data mining obviamente pode ser implementado em qualquer entidade, então seu conceito não se limita ao ambiente empresarial. Não necessariamente se deve tratar de uma empresa. Questão de péssima qualidade.

  • GAB: A

    Sobre o assunto:

     Data Mining é o processo de explorar grande quantidade de dados para extração não-trivial de informação implícita desconhecida.

     Data Mining é uso de teorias, métodos, processos e tecnologias para organizar uma grande quantidade de dados brutos para identificar padrões de comportamentos em determinados públicos.

     Data Mining é a categoria de ferramentas de análise denominada open-end e que permite ao usuário avaliar tendências e padrões não conhecidos entre os dados.

     Data Mining é o processo de descoberta de novas correlações, padrões e tendências entre as informações de uma empresa, por meio da análise de grandes quantidades de dados armazenados em bancos de dados usando técnicas de reconhecimento de padrões, estatísticas e matemáticas.

     Data Mining constitui em uma técnica para a exploração e análise de dados, visando descobrir padrões e regras, a princípio ocultos, importantes à aplicação.

     Data Mining é o conjunto de ferramentas que permitem ao usuário avaliar tendências e padrões não conhecidos entre os dados. Esses tipos de ferramentas podem utilizar técnicas avançadas de computação como redes neurais, algoritmos genéticos e lógica nebulosa (fuzzy), dentre outras.

     Data Mining é o conjunto de ferramentas e técnicas de mineração de dados que têm por objetivo buscar a classificação e o agrupamento (clusterização) de dados, bem como identificar padrões.

     Data Mining é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes com o intuito de detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis e novos subconjuntos de dados.

     Data Mining consiste em explorar um conjunto de dados visando a extrair ou a ajudar a evidenciar padrões, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos entre estes.

     Data Mining é o conjunto de técnicas que, envolvendo métodos matemáticos e estatísticos, algoritmos e princípios de inteligência artificial, tem o objetivo de descobrir relacionamentos significativos entre dados armazenados em repositórios de grandes volumes e concluir sobre padrões de comportamento de clientes de uma organização.

     Data Mining é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

     Data Mining é o processo de identificar, em dados, padrões válidos, novos, potencialmente úteis e, ao final, compreensíveis. (PF).

     Data Mining é um método computacional que permite extrair informações a partir de grande quantidade de dados.

    Fonte: comentários colegas do qc.


ID
119233
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre herança na orientação a objetos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA - A assertiva correta diria que o conjunto de objetos representado por uma subclasse é, em geral, MENOR que o conjunto de objetos representado por sua superclasse.

    B) INCORRETA - Uma subclasse pode ter métodos e tipos de dados próprios

    C) CORRETA.

    D) INCORRETA - Existem outros tipos de relacionamentos ente classes, por exemplo, associação, agregação, compositção etc.

    E) INCORRETA - Não necessariamente, pois, podem haver dados próprios para cada tipo de classe.
  • Para mim o gabarito está errado, pois:
    a) ERRADA. Não podemos afirmar que em geral acontece o que o item fala.
    b)  ERRADA. Podemos ter um objeto na subclasse que não é da subclasse e sim da superclasse por herança.
    c) ERRADA TAMBÉM. A função primordial da OO é herdar os atributos e métodos das superclasses. Se uma classe filha não necessita de atributos ou métodos da classe pai a modelagem não está feita  da melhor maneira, ou seja, ou a classe filha não deveria ser herdada da pai ou os métodos não necessários (como o item fala) não deveria estar implementados na superclasses, pois não são comuns todas as especializações. Agora, dizer que herdar métodos "desnecessários" é um problema da herança e não da modelagem foi demais hein FCC.
    d) ERRADA. Há outros tipos de relacionamentos como associações, implementações, agregações, etc.
    e) CERTA (ou menos errada). Certa ou menos errada, porque usou o verbo "podem", alguns objetos publics ou protecteds podem ser tratados como das suas subclasses.
  • Acho que a menos errada é a Letra C, pois como o colega falou, é um problema de projeto e não de herança.
    A letra A está errada, pois uma classe representa um conjunto de objetos e é composta de um conjunto de métodos e atributos que, em geral, maior que o conjunto de métodos e atributos da Superclasse.
    A letra B está incorreta, pois a afirmação correta seria: "Cada objeto de subclasse é um objeto de sua superclasse."
    A letra D está incorreta, pois relacionamentos entre classes não são apenas de herança, como o outro colega afirmou acima.
    A letra E está incorreta, pois a definição está invertida. O cerro seria: Os objetos da Subclasse podem ser tratados como objetos da Superclasse.
  • A herança é um tipo de relacionamento "é um" logo, considerando o exemplo clássico de hierarquia de Pessoa e PJurídica e PFísica, temos que:
    1) Cada PJurídica é uma Pessoa;
    2) Cada PFísica é uma Pessoa;
    3) Se ocorrer um objeto de cada subclasse teremos 2 objetos Pessoa.
  • c-

    É necessario uso de metricas para verificar o uso de orientação de objetos para rever uso de herança. Para metricas de projeto, DIT (depth of inheritance tree) pode indicar se o uso de herança esta adequado. DIT > 2 indica pouca exploração de orientação a objetos, enquanto que DIT > 5 demonstra projeto muito complexo.

  • Questão muito doida inclusive a assertiva correta (c). Não vejo o problema como de responsabilidade da herança propriamente dito e sim da implementação sendo que as linguagens disponiblizam os modificadores de acesso justamente para isso.


ID
119236
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a orientação a objetos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - Apenas os membros de uma classe declarados como static é que podem ser utilizados sem que haja sequer um objeto instaciado na classe.

    B) ERRADA - Os modificadores de acesso controlam acesso aos membros de uma classe, e como membros de classe entende-se que são  os métodos e as variáveis de instâncias (atributos). Portanto, o 'apenas' invalidou a alternativa.

    C) CORRETA

    D) ERRADA - Um construtor pode ser invocado sem nenhum argumento, parâmetro, sem problemas.

    E) ERRADA - Os dados podem ser acessados de outra forma, além do get e set. Aliás, uma boa prática em programação é nunca criar um get ou set sem a necessidade. A expressão 'devem' invalida a alternativa.
  • Apenas complementando a excelente explicação do colega Robson, na letra B, os modificadores de acesso também controlam o acesso às classes.
  • c-

    construtores sobrecarregados é o overloading, um tipo de polimorfismo que permite iniciar uma instancia com varias opcoes de parametros


ID
119242
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

Sobre árvores, considere:

I. O número de subárvores de um nodo denomina-se grau.

II. Uma árvore binária não pode ser nula.

III. Toda árvore, inclusive as nulas, possui um nodo especial denominado raiz.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    II - ERRADA -> Um árvore binária pode não conter elemento nenhum, ou seja, uma árvore vazia, ou nula.

    III - ERRADA -> As árvores nulas, ou vazias, não possuem nenhum elemento.

ID
119245
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a UML e seus diagramas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA - É o Diagrama de Classes que mostra as classes e seus relacionamentos. O Diagrama de Distribuição ou Diagrama de Execução ou ainda, Diagrama de Instalação (do inglês Deployment Diagram) descreve os componentes de hardware e software do sistema e a interação entre eles.

    B) INCORRETA - Pode-se incluir diagramas de outras metodologias, linguagens, caso seja necessário.

    C) INCORRETA - O RUP, que é um processo de engenharia de software, foi elaborado baseando-se na notação UML. Podem trabalhar juntos, por assim dizer.

    D) INCORRETA - O Diagrama de Fluxo de Dados não faz parte, necessariamente, da UML, mas, pode ser usado sem problemas. Porém, visto que é expressado na alternativa que ele faz parte, então, ela torna-se errada.

    E) CORRETA
  • Apesar de concordar que a letra E é a correta, achei que a expressão "técnica da UML" deixou um pouco confuso.
  • Importante lembrar que não são apenas pessoas que interagem com o sistema.


ID
119248
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os diagramas de atividade da UML são uma técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Sobre tais diagramas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETAB) INCORRETA - Os fluxogramas representam normalmente processos sequenciais, enquanto que os diagramas de atividades podem trabalhar com processos paralelos.C) INCORRETA - Suportam sim comportamente paralelo.D) INCORRETA - Nós, ou nodes, estão mais relacionados ao Diagrama de Execução (ou Distribuição ou Instalação).E) INCORRETA - Ação é um processamento atômico, portanto, uma parte de um todo. Atividade é um processamento não atômico, composto de uma ou mais ações. Assim, a definição está invertida nessa alternativa.
  • Uma atividade é modelada como uma sequência estruturada de ações, controladas potencialmente por nós de decisão e sincronismo. Em
    seu aspecto mais simples, um diagrama de atividades pode ser confundido com um fluxograma. Entretanto, ao contrário de fluxogramas, os diagramas de atividades UML suportam diversos outros recursos, tais como as partições e os nós do tipo fork e merge, além da definição de regiões de
    interrupção, que permitem uma modelagem bem mais rica do que simplesmente um fluxograma.
  • a-

    ações em UML sao metodos das classes, geralmente chamadas de operações. Em diagramas dinamicos, ações sao unidades de atividade, componentes para definição de comportamento


ID
119251
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de computadores hoje se tornaram quase tão importantes quanto os computadores que elas conectam. Sobre as redes, considere:

I. Rede em malha representa uma das topologias mais tolerantes à falha, pois geralmente há vários caminhos entre cada par de nodos.

II. O ideal para um sistema de missão crítica (por exemplo, um sistema de controle de uma usina nuclear) é uma rede com topologia em anel.

III. FTP, SMTP, TCP e HTTP são alguns dos protocolos encontrados na camada de aplicação da pilha do protocolo TCP/IP.

IV. A camada de enlace da pilha do protocolo TCP/IP serve como uma interface entre a camada de rede e o meio físico por meio do qual a informação é transportada.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I) CORRETA - Definição sucinta a respeito da topologia rede em malha.

    II) ERRADA - A topologia mais utilizada em um sistema de missão crítica é a topologia em malha, não a topologia em anel.

    III) ERRADA - O TCP é um protocolo para transporte de dados orientado à conexão, portanto, faz parte da camada de Transporte, segundo o modelo OSI da ISO. O restante dos itens mencionados fazem parte da camada de Aplicação.

    IV) CORRETA - A camada de Enlace ou de Ligação de Dados está entre a camada Física e a camada de Rede no modelo OSI.

    Assim, a alternativa correta é a letra D.
  • Entraria com recurso certeza.

    IV. A camada de enlace da pilha do protocolo TCP/IP serve como uma interface entre a camada de rede e o meio físico por meio do qual a informação é transportada.

     

    * Não há camada enlace da pilha de protocolo TCP/IP

  • O unico correto é o item I

    Questão errada

  • Questão fácil que se torna difícil no momento da prova por não se saber qual é a referência usada pelo avaliador.
    Em alguns livros o modelo TCP/IP é tratado como tendo 5 camadas (host/rede é dividida em duas) e a grande referência, tanenbaum, o trata como tendo 4 camadas.
  • A rede em malha representa uma das topologias mais tolerantes à falha e ao mesmo tempo é indicado para sistemas de missão crítica?!essa eu juro que não entendi Robson Cleiton Novak
  • Letra D. O item I descreve corretamente uma estrutura híbrida. O item IV está correto, lembrando que a camada de enlace está entre a camada física e a de rede. O item II está errado, porque a topologia em anel é unidirecional, sujeito a falhas de comunicação se um dos nós perder comunicação. O item III está errado, porque FTP, SMTP e HTTP são da camada de aplicação, mas o TCP é da camada de transporte.
  • I. Rede em malha representa uma das topologias mais tolerantes à falha, pois geralmente há vários caminhos entre cada par de nodos. (CORRETO)  
    II. O ideal para um sistema de missão crítica (por exemplo, um sistema de controle de uma usina nuclear) é uma rede com topologia em anel. (ERRADO - Só se você for um terrorista e quiser explodir tudo! - Sugiro topologia ESTRELA e mais tolerante a falhas a rede em MALHA) 
    III. FTP, SMTP, TCP e HTTP são alguns dos protocolos encontrados na camada de aplicação da pilha do protocolo TCP/IP. (ERRADO - TCP É CAMADA DE TRANSPORTE )
    IV. A camada de enlace da pilha do protocolo TCP/IP serve como uma interface entre a camada de rede e o meio físico por meio do qual a informação é transportada. (CORRETO)

    LETRA D

    BONS ESTUDOS!
  • Ola Leonardo de Oliveira 
    Gostaria então que vc mandasse a referência de onde vc leu isso, pois até onde eu sei, isso está errado. O máximo que vi, foi o Tanenbaum criar um modelo com 5 camadas que seria a misturada do OSI com TCP/IP apenas para fins didáticos. Para a explicação ficar melhor. Em todas as referências que olhei, inclusive na wiki, já que a FCC a adora, TCP/IP possui apenas 4 camadas e NÃO possi camada de enlace de dados. Logo o Item IV está tão errado quanto os outros.
    No entanto, como não há só o gabarito com o item I, entendo que em se tratando de FCC, o item IV é mais aceitável que o II, apesar de os dois estarem errados.
    E falando em camada de enlace, a FCC chama quadro de pacote o tempo todo. O que conceitualmente tbm está errado. Já errei questões por causa disso. Fiquem atentos tbm, pois essa banca é muito ridícula, mas o que podemos fazer? Ela ainda organiza bons concursos, então temos que engolir essa m****.
  • Leonardo,

    Realmente, alguns autores, como Kurose, consideram 5 camadas. Ja outros, como Tanembaum, apenas 4.
    As 5 camadas de Kurose, sao:
    1) Aplicacao
    2) Transporte
    3) Rede
    4) Enlace
    5) Fisica

    Ja Tanenbaum considera:

    1) Aplicacao
    2) Transporte
    3) Inter-redes
    4) Host/rede

    Vale lembrar q essas diferenças sao apenas conceituais; na pratica, todas fazem exatamente a mesma coisa, com a camada fisica e enlace do Kurose tendo o mesmo papel q a camada Host/Rede do Tanemb.
    Acho o modelo do Kurose bem mais coerente, mas o Tanembaum eh referencia padrao nas universidades.
    Na boa, esses autores deveriam entrar num consenso. Ou entao, a propria banca se decidir entre usar uma referencia ou outra.
    Ha um tempo atras, determinada banca, q nao lembro qual, incluia no edital as referencias bibliograficas para se estudar para a prova. Facilitaria bastante, pois, no momento de resolver, ninguem tem bola de cristal pra saber a q autor o examinador se refere.
  • Na verdade o I está errado...

    Na rede em malha, cada par está ligado por um caminho, logo, cada nó possui uma ligação a todos os outros nós da rede, mas não há NORMALMENTE mais de um caminho entre um par de nós.

     

    Para verificar isso, basta olhar a figura que está nesse link https://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_Mesh nessa figura, cada nó possui conexão com quaisquer outros nós na rede, mas não existem conexões redundantes. Se não existem conexões redundantes, não posso dizer que NORMALMENTE existe mais de um caminho entre cada par.


ID
119254
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

À medida que aumenta o número de dispositivos que acessam a Internet, o repositório de endereços IP disponíveis diminui. Para enfrentar esse problema, a Internet Engineering Task Force introduziu o protocolo da Internet versão 6 (IPv6). Os endereços IPv6 têm

Alternativas
Comentários
  • O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública.O endereço IP, na versão 4 (IPv4), é um número de 32 bits.Existe uma outra versão do IP, a versão 6 (IPv6) que utiliza um número de 128 bits. Com isso dá para utilizar 25616 endereços. Que está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4, numa situação tecnicamente chamada de "pilha dupla" ou "dual stack", por algum tempo. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões (4x109) de endereços IP, contra cerca de 3,4x1038 endereços do novo protocolo.
  • No IPv4 são 4 grupos de 8 bits, totalizando 32 bits, e tem 2^32 endereços de ip (ex: 200.201.200.200, somente dígitos decimais);

    No IPv6 são 8 grupos de 16 bits, totalizando 128 bits, e tem 2^128 endereços de ip(ex: 2001:0DB8:AD1F:25E2:CADE:CAFE:F0CA:84C1, dígitos hexadecimais, 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, A,B,C,D,E,F).

  • É a pergunta que mais cai sobre IPv6, e uma das mais inúteis na prática. Pq não é pelo menos o formato do endereço a mais perguntada?


ID
119257
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas redes que utilizam o modelo Open Systems Interconnection (OSI), o controle do congestionamento na rede causado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmo caminho pertence à camada

Alternativas
Comentários
  • O controle de tráfego (ou congestionamento) é atribuição da cada de Rede.
  • Camada de rede com controle de congestionamento?? qual bibliografia foi utilizada, questao estrondosamente errada.
  • Podemos ter controle de congestionamento na camada de rede e na camada de  transporte.

    Porém, como a questão fala em "congestionamento na rede causado pelos pacotes na sub-rede", ela se refere a sub-rede de roteadores, onde cada nó implementa mecanismos e políticas de controle de congestionamento, para tratar situações onde a sub-rede tem sua capacidade comprometida por aumento no tráfego, por exemplo. Trata-se de um controle global onde todos os roteadores atuam monitorando suas linhas de saída e enviando mensagens aos roteadores vizinhos. Diferente do controle de congestionamento implementado no TCP (camada 4) via mecanismo de janelas.

    Fonte: Tanenbaum, Redes de Computadores, 4a Ed, seção 5.3
  • Quem trata de congestionamento é a camada de rede.
    A camada de transporte trata de fluxo de dados, ou seja pode diminuir ou aumentar o fluxo de acordo com a capacidade do receptor. Exemplificando, a rede pode estar congestionada, mas o receptor nada informa para o emissor porque tem capacidade para aceitar o fluxo que está sendo enviado.
    Já um roteador, quando não tem capacidade para processar pacotes causa congestionamento na rede. Como então ele faz para informar que está sobrecarregado? 
    Usando o protocolo ICMP (também da camada de rede) para relater erros e problemas na rede. No caso de congestionamento é usada mensagem "Source Quench" que diz para a "fonte sossegar".
  • Gabarito E


    A questão fala em pacotes. Portanto, vejamos:


    4 Camada de transporte ------> segmentos(TCP).

    3 Camada de rede -------> pacotes ou datagramas (IP);

    2 Camada de enlace -----> frames (quadros);

    1 Camada física -----> bits;


    Então, o controle do congestionamento na rede causado pelos pacotes na sub-rede que estão dividindo o mesmo caminho pertence à camada REDE.



    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Questão capciosa. Como os colegas já comentaram a questão fala em 'sub-rede' e 'pacotes', então ele se refere a controle de congestionamento feito na camada de redes. Mas que a camada de transporte pode fazer controle de congestionamento isso é fato, tanto que existe o Datagram Congestion Control Protocol (DCCP), ou Protocolo de Controle de Congestionamento de Datagramas, que é um protocolo de redes de computadores da camada de transporte.

    Gabarito: e)


ID
119260
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre o modelo cliente/servidor, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - A arquitetura mais comum nesse caso é de quatro camadas.

    B) ERRADA - A interface reside normalmente no cliente.

    C) ERRADA - Os dados residem sempre no servidor.

    D) ERRADA - Nem sempre as regras de negócio residem no cliente. Na arquitetura de 3 camadas as regras estão no servidor de aplicação.

    E) CORRETA.
  • e-

    O paradigna cliente/servidor é baseado em dividir o trabalho de uma aplicação em dois processos -um cliente e um servidor. Cliente disponibiliza GUI, requisita serviços específicos ao(s) servidor(es) e executa parte do código da aplicação.

    Servidor executa em sistemas operacionais para multiprogramação e nunca inicia um processo de troca de mensagens com cliente.


ID
119263
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma empresa instala uma Intranet para as suas estações de trabalho, o que gera a necessidade de aumentar a largura de banda devido ao grande volume de documentos enviados pela rede. O processo ITIL responsável pela aprovação da implementação do aumento da largura de banda é o

Alternativas
Comentários
  • A efetivação da aprovação (ou não) do aumento da largura de banda é decisão do processo conhecido como Gerenciamento de Mudança.  O principal objetivo do Gerenciamento de Mudança é permitir que mudanças que gerem benefícios sejam feitas com a mínima interrupção aos Serviços de TI.
  • A questão tenta induzir ao erro quando menciona aumento da largura de banda. O processo responsável por garantir o desempenho necessário da infra estrutura de TI é o gerenciamento da capacidade. NO ENTANTO, a questão fala de aprovação da implementação, Quem aprova mudança analisa e aprova mudança no ambiente é o gerenciamento de mudança!
  • A gestão de mudanças na ITIL possui uma das atividades de aprovação que depende do CCM ou CCME, pode haver mudanças para implantar um serviço novo, corrigir um problema, melhorar a capacidade, etc.

ID
119266
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre o ITIL, considere:

I. Um usuário reclama para a Central de Serviços que, repetidamente, ocorre um erro quando se utiliza uma determinada aplicação. Isso faz com que a conexão com a rede seja interrompida. O processo ITIL responsável por investigar a causa é o Gerenciamento de Problemas.

II. Os gerentes de rede possuem uma carga de trabalho excessiva e não têm tempo para gerenciar a rede de forma pró-ativa. Um dos fatores que contribuem para essa imensa carga de trabalho é a frequência com que os usuários contatam esses gerentes diretamente. O processo ITIL que melhoraria essa situação é o Gerenciamento de Incidentes.

III. Fazer o registro dos relacionamentos entre os Itens de Configuração (lCs) é uma tarefa de responsabilidade do Gerenciamento de Configuração.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas tratam de definições de conceitos básicos da biblioteca ITIL e exemplos de fácil compreesão de sua abrangência.
  •  A afirmativa II é meio duvidosa, pois quem melhoria a situação dos gerentes seria a função Help Desk, mas como é o próprio Help Desk o responsável pelo gerenciamento de incidentes, então não dá para dizer que está errado.

  • Absurdo esta opção II... Incidentes é uma causa conhecida... Tem haver com a visão do usuário, mas o usuário não vai falar com o  'Incidente'... Vai falar com help desk!

  • Nada há ver essa alternativa II.
    Se houver problemas em qualquer que seja o serviço de TI é a Central de Serviços que deverá ser contactada, e por conseguinte, se não for
    capaz de resolver o incidente ela encaminhará para quem tem competência.
    NUNCA UM USUÁRIO ENTRARÁ EM CONTATO DIRETAMENTE COM UM GERENTE DA REDE PARA ESSE FIM CONFORME O ITIL V3.
  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "B", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos! 
  • Como os colegas mencionaram acima e segundo o professor Geyson Pompeu os únicos processos que têm contato com o usuário no ITILv3 são:
    - Atendimento de solicitações;
    - Gerência de Acesso.

  • Trecho retirado do material oficial:

    "Incident Management is the process for dealing with all incidents; this can include failures, questions or queries reported by the users (usually via a telephone call to the Service Desk), by technical staff, or automatically detected and reported by event monitoring tools."

    Por isso que a alternativa II está correta.
  • Acredito que seja um problema de interpretação: O Item II não está afirmando que o antendimento será feito pelo Gerenciamento de incidentes.

    A respostas da alternativa II está correta, pois é o Gerenciamento de Incidentes que irá detectar o problema da sobrecarga dos gerentes, e irá sugerir o serviço de Service Desk como solução.
  • O item 2 pode estar correto somente porque nessa situação qualquer coisa melhoraria o processo.

  • [B] I, II e III.

    Problem management aims to resolve the root causes of incidents and thus to minimize the adverse impact of incidents caused by errors within the IT infrastructure, and to prevent recurrence of incidents related to these errors. 

    Service asset and configuration management is primarily focused on maintaining information (i.e., configurations) about Configuration Items (i.e., assets) required to deliver an IT service, including their relationships.


ID
119269
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre as características do COBIT, considere:

I. É aceito nacionalmente, baseado em experiências profissionais e práticas de experts no assunto de desenvolvimento de softwares.

II. É uma ponte de comunicação entre as funções de TI, de negócio e de auditoria, oferecendo uma linguagem comum, entendida por todos.

III. É flexível e adaptável para atender a qualquer tipo, cultura e tamanho de empresa.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Na documentação oficial do CobiT, no capítulo de introdução ao Modelo CobiT, podemos ver na seção "O quê" (ou "What" caso seja a documentação em inglês), as características gerais deste modelo:"O quêPara atender aos requisitos listados na seção anterior, uma metodologia de governança e controle de TI deve:· Fornecer um foco de negócios para permitir o alinhamento entre os objetivos de negócios e de TI;· Estabelecer um processo de orientação para definir os escopos e a extensão da cobertura, com uma estrutura definida permitindo uma fácil navegação em seu conteúdo;· Ser geralmente aceita por ser consistente com as boas práticas e padrões de TI e independente de tecnologias específicas; (III)· Prover uma linguagem comum com um conjunto de termos e definições geralmente entendidos por todas as partes interessadas; (II)· Ajudar a atender aos requisitos regulatórios por ser consistente com padrões de governança geralmente aceitos (como o COSO) e controles de TI esperados por reguladores e auditores externos. (III)Com relação à sentença (I), o CobiT é "internacionalmente" aceito e não diz respeito à desenvolvimento de software, e sim à governança corporativa de TI. Isto torna a sentença ERRADA.A sentença (II) está explícita e indicada no trecho acima. CORRETA.Em relação à sentença (III), o CobiT não é específico para nenhum tipo, cultura ou tamanho de empresa. Trata-se de um modelo genérico. Essa característica é ressaltada em vários outros trechos da documentação. Isto torna a sentença CERTA.A resposta certa é a letra "d) II e III, apenas.".
  • Sobre o Item 1: embora o Cobit seja internacional, o fato da questão mencioná-lo como aceito nacionalmente não seria um erro. Se o item fosse só isso e colocassem como errada a questão seria questionada.

    O que realmente deixa o item errado é restrigir a aplicação para desenvolvimento de software.

  • Concordo com você Terezinha, se o CobiT é aceito Internacionalmente, então também é aceito nacionalmente (um está dentro do outro). O contrário é que não seria verdade. O erro está na parte que fala de desenvolvimento de software.

    Errei a questão porque fiquei na dúvida se ele é realmente tão flexível assim, e se se adequa a qualquer tamanho de empresa (Ex.: Um açougue com 2 funcionários, o CobiT poderia ser aplicado? :P)

  • Complemento sobre a primeira alternativa a ser julgada

    Segundo o Cobit 4.1, "

    O CobiT foi desenvolvido e é mantido por um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos, contando com a experiência de seus membros associados, especialistas e profissionais de controle e segurança. O seu conteúdo baseia-se em uma contínua pesquisa das boas práticas de TI e é atualizado continuamente, provendo um recurso objetivo e prático para todos os tipos de usuários.

    "


ID
119272
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O COBIT decompõe TI em 4 domínios: Plan and Organise, Acquire and Implement, Deliver and Support e Monitor and Evaluate. Com relação ao domínio Monitor and Evaluate, uma pergunta que pode ser feita na autoavaliação da corporação é:

Alternativas
Comentários
  • a) Os serviços de TI estão sendo entregues conforme os acordos do nível de serviço? - DS
    b) Os objetivos e metas de TI são claros e foram entendidos pela corporação? - PO
    c) As estratégias de TI e do negócio estão alinhadas? - PO
    d) Os sistemas funcionam corretamente após a implementação? - AI
    e) São realizadas auditorias para garantir que as áreas críticas estão operando conforme o esperado? - ME

     

  • PLANEJAR E ORGANIZAR (PO)
    Este domínio cobre a estratégia e as táticas, preocupando-se com a identificação da maneira em que TI pode melhor contribuir para atingir os objetivos de negócios. O sucesso da visão estratégica precisa ser planejado, comunicado e gerenciado por diferentes pers- pectivas. Uma apropriada organização bem como uma adequada infraestrutura tecnológica devem ser colocadas em funcionamento. Este domínio tipicamente ajuda a responder as seguintes questões gerenciais:
    · As estratégias de TI e de negócios estão alinhadas?
    · A empresa está obtendo um ótimo uso dos seus recursos?
    · Todos na organização entendem os objetivos de TI?
    · Os riscos de TI são entendidos e estão sendo gerenciados?
    · A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades de negócios?
     

    ADQUIRIR E IMPLEMENTAR (AI)
    Para executar a estratégia de TI, as soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, implementas e inte- gradas ao processo de negócios. Além disso, alterações e manutenções nos sistemas existentes são cobertas por esse domínio para assegurar que as soluções continuem a atender aos objetivos de negócios. Este domínio tipicamente trata das seguintes questões de gerenciamento:
    · Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios? · Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
    · Os novos sistemas ocorreram apropriadamente quando implementado?
    · As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais?
     
  • ENTREGAR E SUPORTAR (DS)
    Este domínio trata da entrega dos serviços solicitados, o que inclui entrega de serviço, gerenciamento da segurança e continuidade, serviços de suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais. Trata geralmente das seguintes questões de gerenciamento:
    · Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?
    · Os custos de TI estão otimizados?
    · A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?
    · Os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade estão sendo contemplados para garantir a segurança da informação?
     
    MONITORAR E AVALIAR (ME)
    Todos os processos de TI precisam ser regularmente avaliados com o passar do tempo para assegurar a qualidade e a aderência aos requisitos de controle. Este domínio aborda o gerenciamento de performance, o monitoramento do controle interno, a aderência regulatória e a governança. Trata geralmente das seguintes questões de gerenciamento:
    · A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?
    · O gerenciamento assegura que os controles internos sejam efetivos e eficientes?
    · O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?
    · Existem controles adequados para garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações?

ID
119275
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre a Work Breakdown Structure (WBS) do PMBOK, também conhecida no Brasil como Estrutura Analítica de Trabalho (EAP), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. CORRETOUma EAP pode ser detalhada por FASES ou ENTREGAS do projeto. O último nível da árvore EAP é um pacote de trabalho.b) Descreve, em detalhes, as entregas do projeto E O TRABALHO NECESSÁRIO PARA CRIAR ESSAS ENTREGAS. ERRADOc) Fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas no projeto e DESCREVE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO. ERRADOd) INCLUI DIRETAMENTE OS DOCUMENTOS limites do projeto, entregas do projeto, requisitos do projeto, descrição do produto, restrições do projeto e objetivos do projeto. TUDO ERRADOe) Focaliza seu trabalho na modelagem de sistemas e nos princípios da comunicabilidade e usabilidade, independentemente das estratégias e objetivos de negócios da organização. TUDO ERRADO
  • marquei a letra C

    pois a eap fornece sim um entendimento do escopo a todos os interessados e descreve os principais objetivos do projeto (entregáveis)... 

    quanto a letra A, definição detalhada, ao meu ver não deve ser incluida na EAP e sim no processo de identificar atividades e sequenciá-las, que é onde será tratado explicitamente o que será feito (trabalho) do projeto.

    :(
  • Quem fornece um entendimento comum do escopo do projeto entre as partes interessadas é a Declaração de Escopo do Projeto, ver item 5.2.3 .1 do PMBOK 4a edição.
  • ALTERNATIVA A)

     

    As assertivas B, C e D estão ligadas à Declaração do Escopo do Projeto. Esta ultima ainda não destaca corretamente o objetivo, e também destaca erroneamente a independência da EAP com as estratégias e os objetivos da organização. A letra A é a única assertiva correta nessa questão.

     

    Prof. Patrícia Quintão

  • Estamos diante de uma questão mais difícil sobre EAP. Trabalhar por eliminação ajudará a assimilar o conhecimento.

    a) Se você se apegar à descrição chave da EAP, “subdividir o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis”, dificilmente você erra uma questão de prova. item correto;

    b)Item DIFÍCIL, uma vez que esta descrição foi copiada da Declaração do escopo do projeto, cujas características gerais podem facilmente serem confundidas com a EAP. A declaração de escopo é criada imediatamente antes da EAP, servindo de entrada para esta. Me parece, inclusive, uma contradição que a declaração do escopo contenha entregas e trabalho necessário descritos em detalhes, e a EAP, que contém 100% das entregas e trabalho, não. Mas a banca adotou como errada;

    c) Também é uma cópia de uma característica da Declaração do escopo do projeto. Errada;

    d) Esses documentos também são entradas da Declaração do escopo do projeto. Errada;

    e) O independentemente mata a alternativa. Errada;

    Resposta certa, alternativa a).


ID
119278
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as redes de armazenamento de dados com arquitetura Storage Area Network (SAN), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Storage Area Network ou rede de armazenamento de dados é uma rede de alta velocidade dedicada a fornecer benefícios diversos relacionados ao acesso a dados. Vem popularizando-se enormemente no meio corporativo nos últimos anos por trazer vantagens como altas taxas de transferência para o acesso aos dados, redundâncias que garantem a continuidade dos negócios em caso de falhas e facilidade para aumentar o espaço em disco destinado aos servidores integrantes da rede.Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/san/
  • a) podem ser utilizados hosts remotos para elaboração de backup

    b) Essa opção é um bom resumo sobre SANs

    c) Utilizando a topologia point-to-point, utilizando o Fibre Channel pode atingir longas distâncias

    d) Esta rede trabalha com acesso a discos, não trabalhando com arquivos( as NAS trabalham com arquivos).

    e) Uma das características da SAN é a utilização de Fibre Channel e Gigabit Ethernet

  • Segue um complemento das letras D e E

    d)O tipo de informação que trafega nesta rede é o arquivo.  (ERRADO)

    Segundo Manoel Veras (2009, p.175),"[...] e o dado a ser transportado é do tipo bloco."

    e)Redes baseadas em Fibre Channel e Gigabit Ethernet com TCP/IP não podem ser utilizadas nessa arquitetura. (ERRADO)

    Segundo Manoel Veras (2009, p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet [...]"


    Bibliografia:
    DATACENTER- Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: Manoel Veras
  • Bom mesmo é não precisar responder ao acaso, mas somente uma dica para o caso de alguém precisar "chutar" uma questão como essa... Quando uma alternativa aparece totalmente desbalanceada em relação às demais, desconfie. Em muitos casos, ela é a resposta da questão.

    Abs,

    MRB

  • Pior é que isso costuma acontecer mais com bancas de menor expressão.

     

    Isso também porque essa questão já tem 6 anos.


ID
119281
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O tipo de informação que trafega nas redes com arquitetura Network Attached Storage (NAS) é

Alternativas
Comentários
  • O compartilhamento de arquivos na rede já era possível mesmo antes da chegadado sistema NAS.Isso era possível graças aos protocolos NFS (Network FileSystem) do Unix e CIFS (Common Internet File System) do Windows.(Ambos tinham limitações)O sucesso do NAS, portanto, foi corrigir algumas limitações de cada protocolo e permitir que ambos pudessem operar em um mesmo servidor.B) Compartilhamento de ARQUIVOS
  • Na arquitetura NAS o arquivo trafega pela rede. Na SAN é o bloco de dados.
  • LETRA B
    Segundo Manoel Veras (2009, p.175),"Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."


    Bibliografia:

    DATACENTER- Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: MANOEL VERAS

ID
119284
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Feature Driven Development (FDD) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, sobre a qual é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A FDD é, classicamente, descrita por cinco processos: * Desenvolver um Modelo Abrangente: pode envolver desenvolvimento de requisitos, análise orientada por objetos, modelagem lógica de dados e outras técnicas para entendimento do domínio de negócio em questão. O resultado é um modelo de objetos (e/ou de dados) de alto nível, que guiará a equipe durante os ciclos de construção. * Construir uma Lista de Funcionalidades: decomposição funcional do modelo do domínio, em três camadas típicas: áreas de negócio, atividades de negócio e passos automatizados da atividade (funcionalidades). O resultado é uma hierarquia de funcionalidades que representa o produto a ser construído (também chamado de product backlog, ou lista de espera do produto). * Planejar por Funcionalidade: abrange a estimativa de complexidade e dependência das funcionalidades, também levando em consideração a prioridade e valor para o negócio/cliente. O resultado é um plano de desenvolvimento, com os pacotes de trabalho na seqüência apropriada para a construção. * Detalhar por Funcionalidade: já dentro de uma iteração de construção, a equipe detalha os requisitos e outros artefatos para a codificação de cada funcionalidade, incluindo os testes. O projeto para as funcionalidades é inspecionado. O resultado é o modelo de domínio mais detalhado e os esqueletos de código prontos para serem preenchidos. * Construir por Funcionalidade: cada esqueleto de código é preenchido, testado e inspecionado. O resultado é um incremento do produto integrado ao repositório principal de código, com qualidade e potencial para ser usado pelo cliente/usuário.
  • A) ERRADA - Ela interage com outras metodologias.

    B) CORRETA - O processo Implementar por Funcionalidade é mais conhecido como Construir por Funcionalidade (Build by Feature).

    C) ERRADA - FDD implementa em torno de 15 cargos e responsabilidades entre as categorias principais, de apoio e adicionais.

    D) ERRADA - O foco do FDD é tanto para o desenho como para construção do sistema.

    E) ERRADA - O foco do FDD é tanto para o desenho como para construção do sistema.
  • Uma equipe de FDD pode ter até 250 pessoas, seria mais ou menos assim em ordem crescente de detalhamento:  XP < FDD < RUP

    Sobre os papéis:

    Temos:
    • Project Manager - Administração
    • Chief Architect - Interno ao projeto
    • Development Manager
    • Chief Programmers
    • Class Owners (Desenvolvedores Individuais)
    • Domain Experts ("Stake Holders" - servem pra tirar duvidas sobre os requisitos de domínio da aplicação)

  • OS CINCO PROCESSOS SÃO BEM DEFINIDOS E INTEGRADOS DO FDD:
    1.   DMA (Desenvolver a lista de funcionalidades): Decomposição Funcional
    2.   CLF  (Construir a Lista de Funcionalidades): Decomposição Funcional
    3.   PPF  (Planejar por Funcionalidade): Planejamento Incremental
    4.   DPF  (Detalhar por Funcionalidade): Desenho (Projeto) Orientado por Objetos
    5.   CPF (Construir por Funcionalidade): Programação e Teste Orientados por Objetos

  •  b)Possui cinco processos: Desenvolver um Modelo Abrangente, Construir a Lista de Funcionalidades, Planejar por Funcionalidade, Detalhar por Funcionalidade e Implementar por Funcionalidade.

    é uma metodologia adaptativa que opera em torno de features, cujos processos sao, consoante questao: Desenvolver um Modelo Abrangente, Construir ,Planejar, Detalhar e  Implementar features.


ID
119287
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Extreme Programming (XP) baseia-se em 12 práticas, que são um conjunto de atividades que deverão ser seguidas pelas equipes que desejam utilizar a XP. Na prática do Jogo do Planejamento, as funcionalidades são descritas em pequenos cartões que são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Alguma práticas de XP para vocês decorarem :))* Metáforas* Time pequenos e coeso (até 10 membros)* Posse Coletiva do Código* Programação em Par(Pair Programming)* Padrões de Codificação* Clientes Presentes* Jogo de Planejamento: escolhem o que fazer na semana (o mais importante)* Releases Curtos (Small Releases)* Desenvolvimento guiado pelos testes(Test Driven Development) - Automatizados (ex.: JUnit)* Integração Continua(Continuous Integration)* Refatoração(Refactoring ou refabricação: todos são obrigados a melhorar o código)* Reuniões de Pé(Stand-up Meeting)* Ritmo Sustentável(Sustainable Pace)* Duração máxima de 36 meses com semana de 40 horas* Design simples do sistema***** CRC: modelagem de classes usando story cards (usuários descrevem funcionalidade do sistema)
  • Leoh,originalmente, ou seja, aquilo que está nos literatura científica é o que realmente podem ser utilizados para resolver problemas em concurso. Apesar de serem práticas adotadas por alguns, não é parte do XP definir desta maneira as coisas, logo, segundo Kent Beck e Vinicius Teles, algumas das práticas que você colocou estão incorretas. Tais são:-Duração máxima de 36 meses com semana de 40 horas-Times Pequenos.Ainda há autores que consideram que a Design Simples não é uma prática e sim um valor.Em regra geral, não é o que falam por ai que vale para concurso, precisa-se ter embasamento literário aceito no mundo acadêmico. Logo: -Duração máxima de 36 meses com semana de 40 horas, não é uma prática do XP. Qualquer pessoa que adotá-lo pode mudar estes valores, logo não é aceito como uma prática do XP e -Times Pequenos, não é uma prática e sim uma recomendação (apesar de ser praticada).Sobre a questão:a) Cartão de Requisito ainda não foi criado na literatura nacional, pelo menos que eu conheça. Logo ERRADA.b) Cartão de Planejamento: apesar do XP se utilizar de cartões para planejar (estimar) isto não o classifica como cartão de planejamento. Logo ERRADA.c) Cartão chave que eu conheço é aquele que dá acesso a entrada em um quarto no Hotel 5 estrelas aqui da cidade. ERRADAd) Cartões inteligentes são, atualmente, considerados aqueles que possuem um chip e capazes de armazenas informações, inclusive certificados digitais, como é o caso do e-CPF. Logo ERRADA.e) As Historias do Usuário, também conhecido como Store Card (Cartão de História) e a alternativa CORRETA.
  • Citando: Pressman, Engenharia de Software, 6ª edição, p. 63

    "Planejamento. A atividade de planejamento começa com a criação de um conjunto de histórias (também chamado de histórias de usuário) que descrevem as características e funcionalidades requeridas para o software a ser construído. Cada história (semelhantes aos casos de uso descritos nos Capítulos 7 e 8) é escrita pelo cliente e é colocada em um cartão de indexação."
  • Segundo SOMMERVILLE,
    Os cartões de estória são as principais entradas para o processo de planejamento em XP ou "jogo de planejamento". 


ID
119290
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na fase de desenvolvimento do Scrum, o software é desenvolvido em processos iterativos denominados

Alternativas
Comentários
  • As perguntas sobre SCRUM quase sempre enfatizam alguma terminologia. Vejam a figura abaixo onde estão as principais terminologias adotadas no SCRUM:http://screencast.com/t/ODI0NGIzAlem destas, é importante saber dos dois principais papeis que aparecem no SCRUM: Product Owner e o SCRUM Master.
  • a) Building Products.  - É o resultado de uma Sprint. Deve ser uma parte totalmente funcional do produto final.
    b) Product Backlog. - São os requisitos do produto todo. - cada sprint tem seu backlog que contém o escopo daquela sprint.
    c) Sprint. - É uma iteração do desenvolvimento do produto, dura entre 2 e 4 semanas. Ao final gera-se um incremento do produto final.
    d) Product Owner - É o "cliente" ele que define os aspectos mais importantes que devem ser entregues nas primeiras sprints.
    e) Product Backlog Cycle - Este termo não existe o correto é Sprint.
  • c-

    Sprint é a iteração do scrum, sendo que, por ser um processo ciclico, deve ocorrer para todas fases do projeto


ID
119293
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre os design patterns, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em engenharia de software, design pattern é uma solução reutilizável para um problema conhecido. Não se trata de uma solução completa que pode ser transformada diretamente em código. Trata-se de uma descrição (ou modelo) de como se resolver um problema que pode ser utilizado em diferentes situações.
  • e) O padrão é uma descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução comprovada para um problema comum.
  •  Sabendo que os padrões de projeto são originários da arquitetura (não a de software, mas arquitetura mesmo..) a primeira questão, que parece ser completa, é errada porque faz parecer que este tipo de linguagem é apenas usada em sistemas orientados a objeto.

  • a) Errado, não se pode afirmar que sempre incluem código de programação
    b) Errado, um design pattern não é uma aplicação
    c) Errado, grande parte dos patterns são razoavelmente complexos
    d) Errado, o conceito de design pattern pode ser aplicado desde o desenvolvimento de software até outras áreas como arquitetura e educação

    e) Correto.
  • e-

    o que caracteriza um padrão:

    1- solução amplamente testada a aprovada

    2- aplicavel em varios cenarios

    3- bem-definidos e documentados

    4- é como um guia ou mapa, nunca uma estrategia


ID
119296
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre o Capability Maturity Model Integration (CMMI), considere:

I. A avaliação de CMMI envolve o exame dos processos organizacionais e a avaliação dos processos por uma escala de dez pontos que se relaciona ao nível de maturidade em cada área de processo.

II. As práticas no CMMI são descrições de maneiras de se atingir um objetivo.

III. O CMMI identifica 24 áreas de processo relevantes para a capacitação e aprimoramento do processo de software.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - escala de dez pontos??? ERRADO Não tem tal escalaII - Correto. Existem praticas genericas e especificas que descrevem como atingir objetivos genericos e especificos de uma Area de Processo.II - Alternativa capciosa! Se incluir as diciplinas do CMMI-DEV IPPD mais de 22 (25 creio eu) áreas de processo. Mas, em geral, CMMI-DEV que é usado. Então, temos 22 áreas de processo.Diciplinas adicionais no CMMI-DEV IPPD:Gerenciamento integrado de fornecedores (IPPD)Integração de equipes (IPPD)Ambiente Organizacional para Integração (IPPD)Aqui um bom resumohttp://www.rodrigopadua.com.br/?p=113
  • Complementando o camentário...I - São 5 níveis de maturidade, na representação por estágio.Quanto a alternativa III, eu nao entendi o que é CMMI-DEV IPPD e CMMI-DEV!!!
  • Alternativa II - práticas atendem metas. Agora atendem objetivos?
  • I - Não são 10 níveis, muito menos pontos. 5 níveis para a representação por Estágios e 6 para a representação Contínua.

    II - Objetivos e metas significam a mesma coisa. Correto.

    III - Podem ser até 25 áreas de processo relevantes. 22 relacionadas às disciplinas de Eng. de software e sistemas, 1 relativa a fornecedores e mais 2 de IPPD. A não ser que tenha sumido 1 área de processo dessas 3 últimas, que são opcionais.

    Por não ter uma alternativa "II, apenas", marquei letra D.
  • Só corrigindo o colega abaixo...CMMI 1.3 são 22 AP ao todo, assim como o CMMI 1.2, a diferença é que no 1.2 tem dois processo acrescidos do IPPD, o que deixou de ter no 1.3, pois viraram práticas específicas da Gestão Integrada do Projeto e Desenvolvimento do Processo Organizacional.


    Gestão de Acordo com Fornecedores já está incluso dentro dos 22 AP. Porém esta, é compartilhada também com o CMMI-Services.


ID
119299
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os processos de teste de software, considere:

I. Em um processo de desenvolvimento iterativo, o teste de sistema concentra-se no teste de um incremento que será entregue ao cliente.

II. No teste de integração é feito o planejamento de uma série de testes em que a carga é constantemente aumentada até que o desempenho do sistema torne-se aceitável.

III. A única meta do teste de software é descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto, não desejável ou em não conformidade com sua especificação.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - Cada incremento do desenvolvimento iterativo gera um produto que já poderá ser utilizado pelo cliente. Portanto, passível de sofrer o teste do sistema (teste do conjunto). Alem do teste do sistema temos testes unitários e testes de interação. Lembre-se também que no desenvolvimento por prototipagem, os protótipos parciais não são usáveis. São por exemplos, telas sem métodos associados (só a casca :))II-O teste descrito é o teste de estresseII-Os testes também são úteis para comprovar que o software faz aquilo que deve ser feito.
  • De acordo com Sommerville 8a edição cap. 23:

    Item I:
    O teste de sistema envolve a integração de dois ou mais componentes que implementam funções ou carac-terísticas do sistema e depois o teste desse sistema integrado. Em um processo de desenvolvimento iterativo, o teste de sistema concentra-se no teste de um incremento que será entregue ao cliente; em um processo em cascata, o teste de sistema concentra-se no teste de todo o sistema.

    Item II:
    Os testes de desempenho devem ser projetados para assegurar que o sistema pode operar na carga necessária. Isso envolve, geralmente, o planejamento de uma série de testes em que a carga é constantemente aumentada até que o desempenho se torne inaceitável.

    Item III:
    Conforme expliquei no Capítulo 22, o processo de teste de software tem duas metas distintas:
    1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos. (..)
    2. Descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto, não desejável ou em não conformidade com sua especificação. (..)
  • a) I apenas


ID
119302
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Grande parte das implementações de Service-Oriented Architecture (SOA) utilizam web services. Neles, os serviços são descritos em linguagem denominada

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - SOAP é um protocolo para troca de informações estruturadas e, no contexto da SOA, descreve os protocolos de comunicação.

    B) ERRADA - XML é utilizado na estruturação dos dados em SOA.

    C) ERRADA - WML significa "Wireless Markup Language" e é um formato de conteudo para dispositivos que utiliza WAP.

    D) CORRETA

    E) ERRADA - UML é linguagem para especificação de software.
  • Lembrando que WSDL é uma linguagem baseada em XML.

  • Os serviços são escritos em XML e descritos em WSDL.


ID
119305
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O componente MR-MPS (Modelo de Referência de Melhoria de Processo de Software) do MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro)

Alternativas
Comentários
  • O MPR.BR possui três vertentes:MR-MPS – Modelo de referência para melhoria do processo de softwareMA-MPS – Método de avaliação para melhoria do processo de softwareMN-MPS – Modelo de negócio para melhoria do processo de softwareTodas as alternativas que mencionam avaliação podem ser descartadas. A,C,E. A letra D me confundiu um pouco, por isso não farei comentários sobre ela.Basta agora lembrar o 7 níveis de maturidade. Eles são definidos pelo MR. São eles:A - Em Otimização;B - Gerenciado quantitativamente;C - Definido;D - Largamente Definido;E - Parcialmente Definido;F - Gerenciado;G - Parcialmente Gerenciado;Letra B
  • A Letra D é errada pois não se implementa o MR-MPS mas sim o MPS.BR.
  • Questão mto fácil galera:

    tudo que fala de avaliação é relacionado ao Método de Avaliação (MA-MPS.BR).

    Sobra b e d; d é ridícula né?

    Alternativa b, que é exatamente o objetivo que consta na Guia Geral.

    Abraços

  • a) tem como objetivo avaliar e credenciar empresas que desejam implantar os processos MPS.BR.  -> MA-MPS
    b) define níveis de maturidade que são uma combinação de processos e capacitação de processos -> MR-MPS
    c) contém o processo de avaliação, os requisitos para averiguação da conformidade ao modelo MR-MPS. -> MA-MPS
    d) contém uma descrição das regras para a implementação do MR-MPS. -> MN-MPS
    e) tem como objetivo orientar a realização de avaliações, em conformidade com a norma ISO/IEC 15504, em empresa e organizações que implementaram o MR-MPS. ->MA-MPS
  • Dá pra matar por eliminação.

    Mas fiquei na dúvida: capacidade de processos é diferente de capacitação de processos correto?


ID
119308
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre a norma ISO/IEC 12207, considere:

I. Define objetivos, níveis de maturidade organizacional ou de capacidade de processo.

II. Provê uma estrutura para que uma organização defina seus processos.

III. Cobre também a garantia da qualidade, que se estende desde os produtos adquiridos ou fornecidos até a qualidade e melhoria dos processos de implementação.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA. Está norma estabelece uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software.II - CORRETAIII - CORRETA
  • Res: D mesmo.

  • A ISO ISO/IEC 12207 foca na qualidade no processo.


ID
119311
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a métrica análise por pontos de função, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - Antes de se começar a contagem dos pontos de função de um sistema, determina-se o  tipo de contagem. São 3 tipos: i) Desenvolvimento de Projetos; ii) Melhoria de Projetos e iii) Aplicação. Nos dois últimos casos, referem-se a sistemas já existentes e/ou já instalados.
    B) ERRADA - Por definição, análise por ponto de função refere-se à medição indireta, funcional, e pode ser implementada desde a descrição do projeto. Análise estritamente do código desenvolvido é uma medição direta, por tamanho.
    C) ERRADA - Independa da tecnologia.
    D) CERTA
    E) ERRADA - Dentre os parâmtros de medição estão as quantidades de entradas, saídas, consultas de dados a partir do/para o usuário além de quantidades de arquivos e de interfaces externas. Deve-se, portanto, considerar dados e transações.
  • Pra mim essa questao devia ser anulada, pois não é necessário definir a arquitetura para contar ponto de função.
  • Realmente o termo "logo após a definição da arquitetura" dá a impressão de estar amarrado com tecnologia, portanto, alternativa D bem estranha. Passível de anulação.

  • a) O 1° passo é determinar contagem atraves da verificação de sistema novo, melhoria ou aplicação

     

    b)  A arquitetura considera 2 tipos de dados: estáticos - ALI (arquivo logico interno) & AIE (arquivo de interface externo) e dinâmicos: entradas, saida e consultas externas. A atribuição de valores depende das tabelas RET, FTR e DET. Apos determina-se o valor de ajuste tecnico pelo nivel de influencia (14 itens em uma escla 0-5). Por fim, usa-se formula E= APF * VAF

     

    c)É o ponto de vista do usuario e independe de tecnologia

     

    d) ok

     

    e)ver b

  •  

    RESOLUÇÃO:

    Logo após a definição da arquitetura do sistema, pode ser aplicada a contagem de pontos de função.

    Resposta: D