SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2012 - PC-DF - Perito Criminal - Odontologia


ID
699457
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um investigador trabalha com fragmentos de DNA. Ele está tratando com cinco fragmentos, todos de uma mesma fita de DNA. Os fragmentos são: ATG, GAC, CTA, AGGA, ACUGAC. Nessas condições, o total de fitas distintas das quais os fragmentos podem ter se originado é igual a

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da FUNIVERSA...

    Justificativa: O total de fitas distintas que se poderia formar é igual à permutação  das cinco partes multiplicada pelas possibilidades de inversão de cada parte, ou  seja: 5! ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 2 ⋅ 1 ⋅ 2 = 120 ⋅ 16 = 1.920. No entanto, se todos os fragmentos da  fita tiverem sua posição invertida, ter-se-ia uma fita que é idêntica à outra já  considerada anteriormente, porém na posição invertida. Dessa forma, seria  necessário desconsiderar as permutações dos cinco fragmentos na posição  invertida, ou seja, P5 = 5! = 120, o que levaria à resposta 1.800. Sendo assim, não  há alternativa correta.


ID
699460
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A questão ambiental entrou na agenda política do mundo contemporâneo. Governantes, cientistas e organizações sociais, independentemente das posições assumidas, buscam meios de aprofundar o conhecimento acerca do tema, como forma de subsidiar tomada de decisões no enfrentamento do problema. Da Conferência de Estocolmo (1972), passando pela Rio-92 e chegando à Rio+20, um princípio ecológico é abraçado por ambientalistas e, sendo emblemático da luta pela preservação da vida, pode ser assim sintetizado:

Alternativas
Comentários
  • a) Aliar desenvolvimento econômico aos limites do planeta é desafio que diz respeito aos governos de países emergentes, fugindo da alçada dos demais Estados e atores sociais.ERRADA
    • b) A preservação de todas as formas de vida no planeta requer o imediato retorno às condições de produção existentes no mundo antes do advento da Revolução Industrial. ERRADA
    • c) A volta à agricultura de subsistência, com o abandono das práticas econômicas ditadas pelos mercados, é condição essencial para o fim das emissões de Imagem 007.jpg na atmosfera.ERRADA
    • d) Inexistentes no passado, os desastres naturais que ate51morizam o mundo contemporâneo, a exemplo de terremotos e maremotos, estão diretamente ligados às atuais mudanças climáticas. ERRADA
    • e) A necessária adequação do sistema produtivo à capacidade de regeneração do planeta implica não consumir nem descartar mais produtos que a Terra é capaz de suportar. CORRETA
  • Pode-se dizer que a efetiva preocupação com o meio ambiente é relativamente recente. A evolução da conscientização ambiental pode ser analisada paralelamente à produção legislativa ambiental, seja em nível internacional ou nacional.

    Investigações históricas mais recentes demonstram que não é, em absoluto, invenção das últimas décadas a idéia de que o uso das condições naturais para a produção de mercadorias deve ser feito de forma politicamente planejada, de forma a controlar o imediatismo inerente a uma economia de acumulação de riqueza abstrata. [02]

    De fato, inicialmente a preservação ao meio ambiente era simplesmente uma conseqüência da proteção à propriedade, à matéria prima ou a um modo de produção, ou seja, o principal objetivo era proteger um aspecto econômico.

    Contudo, especialmente a partir da segunda metade do séc. XX, a questão ambiental deixou de ser apenas sinônimo de manutenção de um modo de produção e mostrou-se como verdadeiramente é: uma questão de sobrevivência na Terra.

  • O sistema capitalista, pautado no desenvolvimento econômico, deve buscar a sustentabilidade. Deve-se levar em conta os recursos naturais escassos dentro da lógica predominante de consumo, de forma a diminuir o impacto no meio ambiente.
    A resposta correta é a letra E.


ID
699463
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Difícil e complexo é o processo de construção da cidadania no Brasil. Até a Era Vargas, por exemplo, direitos sociais eram vistos pelos grupos dirigentes como “caso de polícia”. Após o aprendizado democrático a partir de 1946, o país mergulhou em novo ciclo autoritário, iniciado com o golpe de 1964. Recuperadas as liberdades democráticas, chegou-se à Constituição de 1988, que Ulysses Guimarães definiu como “Constituição cidadã”. Exemplo de afirmação do espírito de cidadania, que o Brasil contemporâneo busca concretizar, é o que administrativa e legalmente se assegura nos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão esta mais para Contitucional do que para atualidades, é a letra do art. 5º CF/88

           Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
  • O comentário do colega é claro, objetivo e fundamentado. Segue uma imagem do jornal Estado de São Paulo que noticia a tão sonhada Constituição Cidadâ que que conta com mais de 20 anos de idade.

    ALTERNATIVA: E 





  • A questão faz uma referência à Constituição, pois o enunciado pede que seja respondida de acordo com as palavras administrativa e legalmente.
    Quem garante o espírito de cidadania, nesse caso, é a Constituição, meio legal com o qual esse espírito se materializa no Estado Brasileiro.   
     
    Bons estudos!

     
  • A alternativa (A) está incorreta. O acesso à educação básica foi praticamente alcançado, pois 99% das crianças têm acesso ao primeiro ano do ensino fundamental. A quantidade de pessoas que concluem o ensino fundamental é menor (cerca de 70%) e a qualidade desse ensino ainda é bastante questionada. O principal erro da questão se refere à universalização da educação superior, que não existe, e a menção ao fim do vestibular, que continua sendo um dos principais critérios para ingresso nas universidades, juntamente com o ENEM.

    A alternativa (B) está incorreta, pois os processos judiciais no Brasil são caracterizados pela morosidade, e não pela rapidez. As instâncias recursais continuam existindo e sendo acessadas.

    A alternativa (C) está incorreta, pois há muitos municípios brasileiros que ainda não contam com sistemas de tratamento de água e esgoto, seja parcial ou totalmente.

    A alternativa (D) está incorreta. Existe um sistema único de saúde – o SUS –, mas os usuários não precisam fazer nenhum tipo de contribuição mensal. O SUS é totalmente financiado por meio de recursos públicos.

    A alternativa (E) está correta e se pauta no artigo 5o da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.  


ID
699466
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A turbulência econômica que sacode os mercados mundiais desde 2008 mostra agora sua força na Europa. Iniciada com a quase falência da Grécia, a crise expande-se e espalha desconfiança quanto à capacidade financeira de outros países, a exemplo de Espanha, Portugal, Irlanda e Itália. No que se refere às incidências e às implicações desse quadro de instabilidade econômica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Mecanismo Europeu de Estabilidade

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     

    Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE)[1](inglêsEuropean Stability Mechanism) deverá assegurar a estabilidade da Zona Euro a partir de 2012 e fará parte do conjunto das medidas elaboradas para o resgate do Euro. O MEE, como regulamento de auxílio dos países membros da Zona Euro, deverá impedir mais países da moeda comum do Euro de entrarem em dificuldades por causa dos endividamentos orçamentais e com consequências negativas para o Euro, a moeda comum. Está planeado como substituição dos mecanismos provisórios de resgate do Euro sob o controlo do FEEF.[

  • Gabarito: D

  • A dívida pública da Europa e a crise monetária estão em seu terceiro ano, e os políticos limitam cada vez mais seus esforços de socorro a dois pacotes de ações: austeridade para os países mais atingidos pela crise e financiamento para os países ainda saudáveis da zona do euro. Ambos são adequados e necessários, mas não são suficientes para impedir um colapso da moeda comum, ou talvez até mesmo da União Europeia.

    Essa limitação levou a Europa a uma crise tripla. Primeiro, a dívida pública e a crise do euro estão piorando. Segundo, as economias na zona do euro e a União Europeia foram arrastadas para uma recessão, conduzida pelos países devedores. E, terceiro, a unidade europeia está sofrendo uma séria crise política. As economias estão encolhendo, o que torna as coisas piores para os países que foram duramente atingidos pela crise: o desemprego está aumentando, a riqueza está evaporando e as tensões sociais estão crescendo. Os países ao norte, embora ainda estejam seguros financeiramente, estão em uma posição delicada. Eles não querem arriscar suas economias para ajudar países vizinhos a financiar dívidas que eles arrumaram por "não manterem suas casas em ordem". A Europa está profundamente dividida.

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/13/os-pilares-para-salvar-o-euro-e-a-ue

    Bons estudos!

  • Deve-se levar em conta que a prova é de 2012. Portanto, a análise deve ser feita por meio dos desdobramentos da crise europeia até esse período. Entre 2009 e 2011,os países que compartilham o euro foram afetados por uma crise da dívida que ameaçou a sobrevivência da própria moeda comum. Alemanha e França, particularmente, defenderam que apenas regras mais rígidas contempladas em um tratado poderiam convencer os investidores de que todos os países são capazes de pagar suas dívidas e evitar a repetição de uma crise semelhante. Foi convencionado, portanto, uma série de medidas ortodoxas como: 23 países da zona do euro se comprometeriam a manter seus déficit abaixo de 0,5% do Produto Interno Bruto; e todos deveriam avisar os seus parceiros o montante da dívida que pretendiam assumir por meio da venda de títulos.
    A resposta correta é a letra D. 



ID
699469
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando aspectos geográficos, sociais, econômicos, políticos e culturais referentes ao Distrito Federal (DF) e à Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta mais completa é C,
    Com a imigração de pessoas dos Estados vizinhos para o Goias (o entorno do DF), onde a política dos governos são relativamente inferiores ao do DF ocorre graves problemas estruturais, como transporte e segurança,  a desinformação e falta de incentivo dos programas de prevenção são fatores que contribuem para que sua população fosse bastante ampliada nas últimas décadas.
  • Segundo o IBGE, diversas cidades goianas da região do entorno do Distrito Federal apresentam crescimento populacional acima da média  do país. Este crescimento demográfico, ampliado nas últimas décadas, fez com que os moradores da região convivam cada vez mais com vários problemas estruturais, como a falta de escolas e hospitais, transporte público e segurança. Cabe ressaltar que grande parte do 1,1 milhão de habitantes destes municípios trabalha em Brasília e usa os municípios do Entorno apenas como "cidade dormitório".
    A resposta correta é a letra C.



  • Sobre a "D"

     

    Por sua especificidade, a RIDE omitiu a crucial questão da segurança pública na configuração das áreas de interesse para sua atuação. ERRADA

    LC 94/98 ART 3° de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infra-estrutura e de geração de empregos. 

    Ou seja, os principais enfoques da RIDE são INFRA-ESTRUTURA E GERAÇÃO DE EMPREGOS, o que não quer dizer que segurança publica não seja área de interesse. Uma prova disso é que Segurança pública para a Ride-DF foi tema de seminário em Brasília, sendo que o objetivo desse seminário foi estimular o diálogo sobre a gestão da segurança pública na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

     

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/09/30/interna_cidadesdf,272064/seguranca-publica-para-a-ride-df-e-tema-de-seminario-em-brasilia.shtml

  • Letra C

    No entorno do DF os governos de Goias e do Distrito Federal omitem as suas responsabilidades em relação ao desenvolvimento dessa região, ocasionado graves problemas estruturais ( transporte e segurança) e também sociais.

  • ALTERNATIVA E

    ERRADO 

    O Distrito Federal é um polo de atração de correntes migratórias desde quando começou a ser construída, pois, depois que foi anunciado o concurso para desenhar Brasília, em apenas seis meses essa região do DF já tinha cerca de 30 mil pessoas

    Desde então, a população nunca mais parou de crescer, Brasília vivenciou uma explosão demográfica.

     Os índices de crescimento populacional de Brasília estão sempre acima da média nacional brasileira e, por isso, foi preciso fazer um planejamento territorial. 

     

  • Sem dispor dos mesmos elementos de infraestrutura de Brasília, as regiões administrativas se formaram nos arredores da capital federal, sem planejamento. (FCC)

    Segundo o Censo de 2010, a população do Distrito Federal ultrapassava 3.500.000 habitantes. (FCC)

    Com graves problemas estruturais, como transporte e segurança, o entorno do DF teve sua população bastante ampliada nas últimas décadas. (FUNIVERSA)

  • a) As cidades (regiões administrativas) não apresentam homogeneidade urbanística e arquitetônica quando comparadas à Brasília. A Região Administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol, por exemplo, é extremamente carente e apresenta várias fragilidades sociais. ITEM INCORRETO.

    b) O Distrito Federal possui uma população de 3 milhões de habitantes e, em conjunto com o seu Entorno, ainda é uma área de grande atratividade populacional. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) A lei que instituiu a RIDE fala em serviços públicos comuns, o que acaba por englobar a questão da segurança pública. ITEM INCORRETO.

    e) O Distrito Federal, em conjunto com o seu Entorno, ainda é uma área de grande atratividade populacional. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • Minha contribuição.

    RIDE-DF

    Serviços públicos / Políticas públicas de interesse comum:

    -Segurança Pública;

    -Infraestrutura;

    -Geração de empregos e capacitação;

    -Saneamento básico;

    -Uso, parcelamento e ocupação do solo;

    -Transporte e sistema viário;

    -Proteção ao meio ambiente;

    -Aproveitamento de recursos hídricos e minerais;

    -Saúde e assistência social;

    -Educação e cultura;

    -Produção agropecuária;

    -Habitação popular;

    -Serviços de telecomunicações;

    -Turismo.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Qual o erro da A?

  • Então o planejamento de Brasília é reproduzido na área central, Brasília de fato (Asa Sul e Norte, Eixo Monumental). Já nas outras RAs, não se vê o planejamento, em algumas Ras existe um certo planejamento como: Guará, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Taguatinga e outros.

    Aqui existe uma divisão por setores , números ímpares e pares, quadras internas e externas, TUDO ISSO EM ALGUMAS RAs, mas não foi característico do planejamento inicial de Brasília a criação das RAs.

  • sobre a questão A:

    A construção de Brasília foi algo que já encontrava previsão, o momento histórico, econômico e político estava intimamente ligado à modernização. Logo, nada mais natural do que a construção de uma nova (e moderna) cidade.

    em se tratando do suas cidades, este não tiveram a mesma previsão.


ID
699472
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas analisadas no BSC (Balanced Scorecard).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Perspectiva financeira

    O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.

    Perspectiva dos clientes

    A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos.

    Perspectiva dos processos internos

    Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.

    Perspectiva do aprendizado e crescimento

    O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas.

  • O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber:
    Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valores agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevante para o seu negócio.
    Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.
    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.
    Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro.
    Bibliografia: Introdução à Teoria Geral da Administração - Idalberto Chiavenato - 7 edição - p.458

    Bons estudos
    =D
  • O Balanced Scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)

    Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.

    Analisando cada perspectiva separadamente podemos resumi-las da seguinte forma:

    1. Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.
    2. Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.
    3. Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.
    4. Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)

    Analisaremos as alternativas e marcaremos aquela que traga apenas as dimensões do BSC:

    A- INCORRETA. Está errado: marketing.

    B- CORRETA. A alternativa elenca corretamente as quatro dimensões do BSC.

    C- INCORRETA. Estão errados: marketing, recursos humanos, contábil.

    D- INCORRETA. Está errado: processos externos.

    E- INCORRETA. Estão errados: marketing e R.H.

     

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

     


ID
699475
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de fluxograma criado pelo engenheiro Michael Addison, que usa símbolos padronizados pela ASME (American Society of Mechanical Engineers) e que possui um formulário pré-impresso, facilitando a padronização e tornando o seu preenchimento mais rápido e sua leitura mais inteligível, é o fluxograma

Alternativas
Comentários
  • O fluxograma vertical, também denominado diagrama do processo, folha do processo, é um fluxograma em um formato diferente, é formado por colunas verticais, onde se tem as simbologias referente ao processo, descrição, e outras informações referentes as operações.

    A característica do fluxograma vertical é a sua facilidade de entendimento devido a sua maior clareza, e por ter mais informações do que um fluxograma comum ou “horizontal”.
     

    Suas 4 principais vantagens são:

    1 Consiste em poder ser impresso como formulário padronizado.
    2 Rapidez de preenchimento, pois os símbolos e convenções já se
    acham impressos.
    3 Maior clareza de apresentação.
    4 Grande facilidade de leitura por parte dos usuários

  • O primeiro método estruturado para o fluxo de um processo, o fluxograma, foi introduzido por Frank Gilberth aos membros da American Society of Mechanical Engineers (ASME) em 1921 durante a apresentação intitulada “Process Charts – First Steps in Finding the One Best Way”. Após sua apresentação, a ferramenta passou a fazer parte do currículo do curso de Engenharia Industrial.

    Michael Addison criou o Fluxograma vertical: é o mais utilizado em atividades de melhoria. Possibilita enxergar as relações entre atividades, pontos de decisão, inspeção, loops de retrabalho e sua complexidade. Para sua elaboração, é necessário começar pelo nível mais elevado e depois ir adicionando os detalhes.

  • Fluxograma Vertical – foi criado por um engenheiro chamado Michael Addison. É uma ferramenta poderosa para levantamento e analise de rotinas; permite que mesmo profissionais de países de idiomas diferentes o entendam, por utilizar uma simbologia conhecida internacionalmente.

    Outra diferença entre este fluxograma e os outros vistos até aqui é que este tem o formulário pré-impresso, o que facilita a padronização, tornando o seu preenchimento mais rápido e sua leitura muito mais inteligível. Entretanto, deve-se alertar que, embora tenha todas essas vantagens, ele não é uma técnica que possa ser usada por quem não tenha experiência em sua utilização.

  • Fluxograma Vertical

     

    Duas grandes vantagens:

    1. pode ser desenhado e impresso num formulário padronizado que permite sua utilização

    até mesmo por qualquer funcionário que pode preenchê-lo com facilidade, consultando a lista de atividades ou tarefas

    2. rapidez da sua elaboração, pois símbolos e convenções já se encontram impressos


ID
699481
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística

Determinado software, cada vez que é executado, informa ao usuário do computador um número pseudoaleatório entre 1 e 17. Assinale a alternativa que apresenta o valor correto da mediana da sequência obtida após a execução desse programa 32 vezes, levando em conta as seguintes informações acerca dela:

I) o menor número que aparece é o 3, e ele é o único apresentado quatro vezes na referida sequência;

II) o maior número que aparece é o 16, com uma única ocorrência na referida sequência;

III) a moda da sequência aparece seis vezes;

IV) a média da sequência vale 9,16;

V) três números consecutivos aparecem três vezes cada um;

VI) os números 13 e 14 ocorrem duas vezes cada um deles;

VII) os números 4, 8, 9 e 15 não aparecem nenhuma vez;

VIII) nenhum outro número aparece tanto quanto o 12.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da FUNIVERSA...

    Justificativa: Houve erro material no comando da questão por não ter sido  informado que se tratava apenas de números inteiros. Dessa forma, com números  reais, todas as alternativas estão corretas.

  • LETRA B - Apesar de anulada pelo motivo exposto pelo colega, a questão pode ser resolvida assim:
    I) o menor número que aparece é o 3, e ele é o único apresentado quatro vezes na referida sequência; - 
    3– 3 – 3 – 3
    II) o maior número que aparece é o 16, com uma única ocorrência na referida sequência; - 16
    VI) os números 13 e 14 ocorrem duas vezes cada um deles; - 13 – 13 – 14 – 14
    VII) os números 4, 8, 9 e 15 não aparecem nenhuma vez; (A sequência conterá apenas: 3 - 5 - 6 - 7 - 10 -11 - 12 - 13 -14 - 16)
    III) a moda da sequência aparece seis vezes e 
    VIII) nenhum outro número aparece tanto quanto o 12. (Logo o 12 é a moda) 12 – 12 – 12 – 12 – 12 – 12
    V) três números consecutivos aparecem três vezes cada um; (Da sequência falta somente: 5 - 6 - 7 e 10 -11), logo os únicos 3 consecutivos restantes: 5 – 5 – 5 – 6 – 6 – 6 – 7 – 7 – 7
    IV) a média da sequência vale 9,16; - Para se obter essa média, o 10 aparecerá 3vezes e o 11 aparecerá 5 vezes:
    Média = (3 . 4 + 5 . 3 + 6 . 3 + 7 . 3 + 10 . 3 + 11 . 5 + 12 . 6 + 13 . 2 + 14 . 2 + 16)/32
    Média = 9,15625 


    A sequência será: 3 33355566677710101011111111111212121212121313141416

    Logo tem-se que a mediana é (10+11)/2 = 10,5
  • A questão é legal, até termos que "adivinhar" que o 10 aparece 3x e o 11->5x. Só para perder tempo na prova... 


ID
699484
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática

Um jovem teve uma ideia interessante para criar um ambiente de relacionamento virtual na Internet. Ele montou o ambiente e o divulgou para 10 amigos, os quais têm bons relacionamentos sociais. Cada um desses amigos, por sua vez, divulgou a ideia para outros 10 amigos. A divulgação prosseguiu dessa forma, sempre com dez pessoas distintas recebendo a notícia de um amigo, até que, pela primeira vez, ocorreu uma interseção entre os grupos de pessoas que foram comunicadas da ideia. Nesse momento, exatamente, 111.110 pessoas tinham conhecimento da ideia.

Nessa situação, quantas daquelas 111.110 pessoas receberam a comunicação da ideia por mais de uma fonte?

Alternativas
Comentários
  • No momento que completou 111.110 pessoas que receberam a mensagem, as últimas 10 mensagens foram enviadas por uma pessoa, então o número de interseções poderia ser de 10, porem a única maneira de se obter uma única interseção é que uma pessoa, dentre estas 10, seja esta interseção, em qualquer outro resultado pode haver mais de um grupo como interseção.
  • Letra a, uma única pessoa....
    Pois como a progressão é multiplo de 10....
    Fazemos a simples divisão do número de pessoas 111.110 pelo multiplo 10, e identificarmos algum resto nesta divisão....
    Fazendo o calculo manualmente percebemos que teremos como resto 1 nesta divisão.....
    Não tenho certeza mas acredito que esta seja a explicação
    Bom estudos

  • Apenas interpretação:
    Um jovem teve uma ideia interessante para criar um ambiente de relacionamento virtual na Internet. Ele montou o ambiente e o divulgou para 10 amigos, os quais têm bons relacionamentos sociais. Cada um desses amigos, por sua vez, divulgou a ideia para outros 10 amigos. A divulgação prosseguiu dessa forma, sempre com dez pessoas distintas recebendo a notícia de um amigo, até que, pela primeira vez, ocorreu uma interseção entre os grupos de pessoas que foram comunicadas da ideia. Nesse momento, exatamente, 111.110 pessoas tinham conhecimento da ideia.
    Portanto, uma pessoa ao receber novamente a mensagem, interrompe o fluxo de mensagens - Basta que qualquer pessoa (1 dentre todas estas) receba a mensagem que já tinha recebido por outro!!!
  • Se alguém souber como "REALMENTE" se resolve essa questão, por favor, poste aqui!
  • Acredito que o raciocínio seja o seguinte:

    O idealizador do site é que começa a cadeia, portanto a representação ficaria assim:
    1 →10→100→1000→10000→100000...
    Somando as pessoas que já sabiam a respeito do site (sem contar, é claro, com o dono do site)
    10→110→1110→11110→111110
    Ou seja, até 111110 ainda ninguém havia recebido o e-mail  duas vezes, sendo assim, basta uma pessoa para quebrar a cadeia.

    Alternativa: "A" 
  • Letra A
    Isabela, seu comentário está perfeito e sua linha de raciocínio também... 
    Mas na verdade o idealizador também conta como 1 das pessoas que tinham conhecimento da idéia, portanto ficará:
    1 →10→100→1.000→10.000→100.000 = 111.111
    Logo se apenas 111.110 tinham conhecimento da idéia, é porque 1 das 111.111 recebeu a informação 2 vezes...
  • exatamente como dani colocou, `sempre somado mais 10 pessoas ao montante, no entanto seria acrescentado a jovem que criou o projeto, logo soma-se 111.111, então teria apenas 1 pessoa em comum que recebeu a noticia
  • Amigos           1,00         10,00      100,00    1.000,00    10.000,00    100.000,00
    Soma           11,00      111,00    1.111,00    11.111,00    111.111,00

    Se não tivesse repetida nenhuma pessoa teríamos 111.111 amigos que saberiam sobre o ambiente.

    Como 111.110 sabia no momento em que houve a repetição, então 1 pessoa recebeu a info duas vezes.

    Bons estudos.

ID
699490
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Investigações de um crime com arma de fogo indicam que um atirador atingiu diretamente dois pontos, B e C, a partir de um único ponto A. São conhecidas as distâncias: AC = 3 m, AB = 2 m e BC = 2,65 m. A medida do ângulo formado pelas duas direções nas quais o atirador disparou os tiros é mais próxima de

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, essa questão envolve a Lei dos Co-Senos, pois temos todas as medidas dos lados do triângulo e queremos achar o ângulo.

    a2= b2 + c2 - 2.b.c. cos do angulo
    Temos todos as medidas dos lados, portanto vai ficar:
    (2,65)2 = (3)2 + (2)2 - 2.3.2. cos a
    cos a = 0,498 = aproximadamente 0,5 ou seja 1/2. Co-seno de qual ângulo é 1/2 (Tem que lembrar da tabela dos ângulos notáveis) = Resposta certa: c - 60°
    Espero ter ajudado...
    bjs



  • Reta AC (de onde estou para onde acertei no ponto C) = 3 é a hipotenusa
    Reta AB (de onde estou para onde acertei no ponto B) = 2 é o cateto adjacente
    Porque o ângulo que ele pede é em relação a essas duas retas.

    Reta BC (distância entre os pontos B e C) = 2,65 é o cateto oposto

    Seno é o cateto oposto sobre a hipotenusa, assim:
    Sen = 2,65/3 = 0,883 que é aproximadamente 0,866 ou raiz de 3 sobre 2
    na tabela do seno, coseno e tangente, o angulo correspondente para o seno de 0,866 ou raiz de 3 sobre 2 é 60º 

  • Caro  Michel Milon de Andrade,


    Sua respostas contém um pequeno équívoco, o que vc comentpou estaria correto se tivéssemos a certeza de que é um triângulo retângulo. Como não sabemos a saída será pela lei dos conssenos, conforme o comentario de Angelise.


    Espero ter contribuido.
  • Como é um triangulo de lados com medidas muito parecidas, dá pra se deduzir:

    soma dos angulos internos de um triangulo = 180°

    ou seja, tres angulos de ~60°
  • Leiam com atenção pessoal:

    Não dá pra se basear em angulos "parecidos" para concurso, triângulo equilátero é diferente de triângulo retângulo!

    Se o enunciado pedisse o ponto de tiro de C mirando em A e B, (conforme o comentário do colega) não teria diferença pelos ângulos "parecidos" sendo os mesmos 60º se baseando em um triângulo equilátero, mas está errado, pois o ponto de tiro de C mirando em A e B e seria 30º, pois é um triângulo retângulo e é obrigatório o ângulo de 90º.

    OBS
    triângulo equilátero: 60º+60º+60º = 180º / triângulo retângulo (nesse caso) A=60º + B=90º + C=30º = 180º (triângulo retângulo SEMPRE terá um ângulo de 90º. 

    OBS: A soma de qualquer triângulo é 180º

    DESCULPEM a correção, mas não posso deixar de corrigir um comentário desses, pois já sofri por isso, muita gente acaba supondo que aprendeu e leva o conhecimento errado para a prova!

    Perguntas aqui no site são bem vindas mas afirmações tem q ter embasamento e não suposições!
  • Esta questão requer que o candidato demonstre conhecimento sobre Trigonometria, mais precisamente a utilização da Lei dos Cossenos.

    De acordo com o enunciado e considerando a figura abaixo com o triângulo ABC e a Lei dos Cossenos, tem os seguintes dados:
    dist AB = 2
    dist BC = 2,65
    dist AC = 3
    Pede-se o ângulo A.

    Substituindo os valores, tem-se:

    2,65² = 3² + 2² - 2 x 3 x 2 x cos Â
    7,0225 = 9 +  4 - 12cosÂ
    - 4,9775 = - 12 cosÂ
    cos = 0,4148 (aproximadamente 0,5)

    Como cos60° = 0,5 e cos = 0,4148, de acordo com as opções dadas, verifica-se que o valor do ângulo  é mais próximo de 60°.

    Resposta C)

  • Essa questão é o seguinte: a razão entre a soma dos ângulos internos e a soma dos segmentos será igual a razão entre o ângulo procurado e o segmento que ele enxerga. Assim 180°/7,65= X°/2,65 <=> X= 62,35. Só isso. 
  • a2= b2 + c2 - 2.b.c. cos do angulo

    (2,65)2=(2)2+(3)2 - 2.2.3.cos do angulo

    7,0225=4+9-12cos

    7,0225=13-12cos

    7,0225-13=-12cos

    -5.9775=-12cos (multiplica por -1)

    obs: 5,9775 e aproximadamente 6.

    6=12cos

    6/12=cos

    cos=1/2 que corresponde a ângulo de 60 graus.


ID
699496
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa correta com relação à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Alternativas
Comentários


  • a) art. 119 §1º - LODF: São princípios institucionais da Policia Civil unidade, indivisibilidade, autonomia funcional, legalidade, moralidade, impessoalidade,  hierarquia funcional, disciplina, unidade de doutrina e de procedimentos. (Declarada a insconstitucionalidade da expressão "autonomia funcional", constante deste parágrafo: ADI nº 1045 - STF, Diário de Justiça de 12/06/2009)
    b) §8º As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalistica, de Medicina legal e de Identificação, são considerados de natureza técnico-científica
    §6º A função de policial civil é considerada de natureza técnica.
    c)§5º Os Intitutos de Criminalistica, de Medicina Legal, e de Identificação compõem a estrutura administrativa da Policia Civil, devendo seus dirigentes ser escolhidos entre os integrantes do quadro funcional do respectivo instituto.
    d) §9º AOS INTEGRANTES DAS CATEGORIAS  DE PERITO CRIMINAL, MÉDICO-LEGISTA E DATILOSCOPISTA POLICIAL É GARANTIDA A INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL NA ELABORAÇÃO DE LAUDOS PERICIAIS. (Redação original , restaurada em virtude da declaração de incosntitucionalidade da Emenda à Lei Orgância nº 34, de 2001, que havia alterado o dispositivo: ADI nº 2004 00 2 008821-3 - TJDFT, Diário de Justiça de 19/07/2010)
    e) Art. 119. À Policia Civil, órgão permanente dirigido por delegado de polícia de carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    Conforme Lei Orgância do DF, alternativa correta letra D

    Janah*
  • a) É FALSO Devido ter sido Declarado inconstitucional conforme ADI 1045-STF;
    b) É FALSO - somente técnico e nao tecnico cientifica
    c) É FALSO - somente tem que esta dentro da PCDF
    e) É FALSO - pois tem que ser da PCDF
  • Katia, só corrigindo seu comentario em relação a letra E.
    não basta ser do quadro da polícia civil, o Órgao deverá ser dirigido por delegado de carreira.
  • A Função de Policia Civil é considerada de natureza Técnica;


    Já as atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação Natureza Técnico-cientifica





  • Uma dúvida na letra a)

    O artigo 119 paragrafo 1 diz que:

    São princípios institucionais da Polícia Civil a unidade, indivisibilidade, autonomia funcional, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina, unidade de doutrina e de procedimentos.


    Não caberia recurso sendo que a Autonomia funcional é um dos princípios?


  • Lucas, foi declarada a inconstitucionalidade da expressão "autonomia funcional" constante deste parágrafo (LODF - Art. 119, § 1º): ADI Nº 1045 - STF, Diário de Jusitça de 12/6/2009.

  • "É garantida a independência funcional na elaboração de laudos periciais para os peritos criminais, médicos-legistas e datiloscopistas policiais."

    Nova Redação (Emenda a LODF n 34, 28.08.2001, publicada 14.09.2001): troca o termo "datiloscopistas policiais" para "perito papiloscopista".

    Mesmo com a redação desatualizada da questão, pode se considerar o item como correto?

  • L. CV, a emenda à Lei Orgânica do DF nº 34 foi votado inconstitucional pelo TJDFT na ADI Nº 8821-3/2004 por criar o cargo de Perito Papiloscopista.

    "Compete à União – que organiza e mantém a Polícia Civil do DF – legislar, com exclusividade, sobre a categoria, mormente quando cuida-se de criação de  cargos."


    A resposta, então, é de fato a letra "D".

  • a) É FALSO Devido ter sido Declarado inconstitucional conforme ADI 1045-STF;
    b) É FALSO - somente técnico e nao tecnico cientifica ( art: 119.§ 6º )
    c) É FALSO - somente tem que esta dentro da PCDF (art: 119. § 5º)
    e) É FALSO - pois tem que ser da PCDF (art: 119.)

    D)  É verdade - (art: 119. §9º)

  • Jurisprudência recente do STF:


    A CF/88, em seu art. 144, § 4o, estabelece o requisito necessário para ocupar a direção da Polícia Civil (deverá ser um Delegado de Polícia de carreira).

    As Constituições estaduais não poderão prever regras diferentes desse modelo (princípio da simetria). Assim, é inconstitucional a CE que preveja que o chefe da Polícia Civil pode ser alguém que não integre a carreira.

    De igual forma, é inconstitucional a CE que estabeleça que o chefe da Polícia Civil deverá ser um Delegado de Polícia integrante da classe final da carreira, considerando que a CF/88 não faz tal exigência. 

  • GABARITO D

    Como a questão é de 2012, antes de apresentar a justificativa vale lembrar recente alteração no art. 144, CF: Estabelece o requisito necessário para ocupar a direção da Polícia Civil (deverá ser um Delegado de Polícia de carreira).

    As Constituições estaduais (CE) não poderão prever regras diferentes desse modelo (princípio da simetria). Assim, é inconstitucional a CE que preveja que o chefe da Polícia Civil pode ser alguém que não integre a carreira.

    Justificativa da questão: Art. 119, § 9º: Aos integrantes das categorias de perito criminal, médico legista e perito papiloscopista é garantida a independência funcional na elaboração dos laudos periciais.

  • Princípios PCDF : HILIMDUU (ráilinduu) = hierarquia funcional, indivisibilidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, disciplina, unidade doutrina e de precedimentos, unidade.

  • A) ART 119 -  § 1º São princípios institucionais da Polícia Civil a unidade, indivisibilidade, autonomia funcional, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina, unidade de doutrina e de procedimentos.(Desatuliazada)

     

    NOVA REDAÇÃO DADA AO § 1º DO ART. 119 PELA EMENDA À LEI ORGÂNICA DO DF Nº 80, DE 31/07/14 � DODF DE 12/08/14.

     

    § 1º São princípios institucionais da Polícia Civil unidade, indivisibilidade, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) ART 119 - § 6º A função de policial civil é considerada técnica.

    § 8º As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação são considerados de natureza técnico-científica.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) ART 119 - § 5º Os Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação compõem a estrutura administrativa da Polícia Civil, devendo seus dirigentes ser escolhidos entre os integrantes do quadro funcional do respectivo instituto

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) ART 119 - § 9º Aos integrantes das categorias de perito criminal, médico legista e perito papiloscopista é garantida a independência funcional na elaboração dos laudos periciais.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) ART 119 - § 5º .... devendo seus dirigentes ser escolhidos entre os integrantes do quadro funcional do respectivo instituto

  • De forma direta:

    a) São princípios institucionais da Polícia Civil unidade, indivisibilidade, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos (Art. 119, §1º);

    b) A função de polícia civil é de natureza técnica, as demais são de natureza técnico-científica (Art 119, §6º);

    c) O dirigente deve ser escolhido entre os integrantes do quadro funcional do respectivo instituto (Art 119, §5º);

    d) CORRETA

    e) Dirigido por delegado de polícia de carreira. (Art.119)

  • A) minemônico HUMILDI

     

    Hierarquia funcional 

    Unidade

    Moralidade 

    Indivisibilidade

    Legalidade

    Disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos

    Impessoalidade

     

  • Letra D.

    b) Errado. Todas elas são técnicas, técnico-científicas apenas nos institutos. As atividades desenvolvidas pela Polícia Civil, de maneira geral, são técnicas; aquelas desenvolvidas nos Institutos são de natureza técnico-científica.

    c) Errado. Não é possível trazer alguém de fora para ser chefe do instituto. Não pode ser escolhido fora do quadro funcional, o dirigente deve pertencer ao respectivo instituto. 

     

    Questão comentada pelo Prof. Marcos Fagner

     

  • Letra D.

    d) Certo. Essa é a literalidade do art. 119, § 9º.

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares 

  • Letra D.

    a) Errado. A autonomia funcional é um dos princípios institucionais previstos no Regimento Interno, né? Porém, foi declarada a sua inconstitucionalidade pelo Supremo. Sendo assim essa questão está incorreta.

    Questão comentada pelo Prof. Péricles Mendonça

  • A A autonomia funcional é um dos princípios institucionais da PCDF. 

    Errado.

    Os princípios institucionais da PCDF são (art. 119, §1º):

    – Unidade

    – Indivisibilidade

    – Legalidade

    – Moralidade

    – Impessoalidade

    – Hierarquia funcional

    – Disciplina

    – Unidade de doutrinas e procedimentos

    A PCDF NÃO POSSUI AUTONOMIA FUNCIONAL!

    B As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação, bem como na função de policial civil são, todas elas, de natureza técnico-científica. 

    Errado.

    As atividades desenvolvidas no IC, IML e II de fato são de natureza técnico-científica (art. 119, §8º). 

    Porém, a função de policial civil é de natureza técnica, apenas (art. 119, §6º).

    C Em razão da especificidade do trabalho realizado no Instituto de Criminalística, o dirigente dele poderá ser escolhido fora do quadro funcional do Instituto, desde que tenha notável saber relativo às matérias de que ali se cuidam. 

    Errado.

    O IC, o II e o IML fazem parte da estrutura administrativa da PCDF, devendo seus integrantes serem do quadro funcional do respectivo instituto (art. 119, §5º).

    D É garantida a independência funcional na elaboração de laudos periciais para os peritos criminais, médicos-legistas e datiloscopistas policiais. 

    Certo.

    Essa é a literalidade do texto atual do art. 119, § 9º.

    Lembrando que o texto antigo do mesmo dispositivo, que foi declarado inconstitucional, utilizava a expressão "perito papiloscopista" em vez de datiloscopista policial. 

    O que vale para a prova de LODF é a expressão datiloscopista policial!

    E A PCDF é órgão permanente dirigido por qualquer pessoa ocupante de cargo público, de preferência que esteja exercendo função dentro da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

    Errado.

    A Polícia Civil é dirigida por Delegado de Polícia de Carreira (art. 119, caput).

  • Minha contribuição.

    LODF

    Art. 119. À Polícia Civil, órgão permanente dirigido por delegado de polícia de carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 9º Aos integrantes das categorias de perito criminal, médico-legista e datiloscopista policial é garantida a independência funcional na elaboração de laudos periciais.

    Abraço!!!

  • A) Errada. O correto é independência funcional, pois a PCDF é subordinada ao Governador, sendo assim, não pode gozar de autonomia funcional.

    B) Errada. A função de policial civil é considerada de natureza técnica.

    C) Errada. O dirigente deve ser escolhido, obrigatoriamente, dentre os lotados no quadro funcional do próprio instituto.

    D) Correta.

    E) Errada. A PCDF é dirigida por Delegado de Policia de Carreira da classe Especial.

  • Minha contribuição.

    LODF

    Art. 119. À Polícia Civil, órgão permanente dirigido por delegado de polícia de carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 1º São princípios institucionais da Polícia Civil unidade, indivisibilidade, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos.

    (...)

    Abraço!!!

  • Decreto 30.490 : ILHAPUDIM

    Indivisibilidade

    Legalidade

    Hierarquia

    Autonomia funcional

    Participação comunitária

    Unidade de doutrina e procedimentos

    Disciplina

    Impessoalidade

    Moralidade

    LODF: ILHUDIM

    Indivisibilidade

    Legalidade

    Hierarquia

    Unidade de doutrina e procedimentos

    Disciplina

    Impessoalidade

    Moralidade

    fonte: Prof. Marcos Fagner


ID
699499
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do meio ambiente, de acordo com o disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 284 Os recursos hidricos do DF constituem patrimônio público. §2º Compete ao DF: I- Instituir normas de gerência e monitoramento dos recursos hidricos no seu terriório.
    b) Art. 280 As terras públicas, consideradas de interesse para a proteção ambiental, não poderão ser transferidas a particulares, a qualquer título.
    c) Art. 292 As pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que exerçam atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, temporárias  ou permanentes, são responsáveis, direta e indiretamente, pela coleta, acondicionanado, tratamento, esgotamento e destinação final dos resíduos produzidos. 
    d) Art. 293, §2º : É vedado no território do DF, lançar esgostos hospitalares, industriais, residenciais e de outras fontes, diretamente em cursos ou corpos d'água, sem prévio tratamento.
    e) Art. 300 A prática do carvoejamento visando à produção de carvão vegetal para fins industriais é proibida no território do DF.

    Fonte: LODF

    Jnh*
  • Acho que a questão deveria ser anulada!
  • O GABARITO É A LETRA "D".
    BOM ESTUDO!
  • Quanto a letra d) o § 2º dispõe:"É vedado, no território do Distrito Federal, lançar esgotos hospitalares, industriais, residenciais e de outras fontes, diretamente em cursos ou corpos d’água, sem prévio tratamento".

    Porém no § 3º consta:
    "
    Cabe ao Poder Público regulamentar a permissão para uso dos recursos naturais como via de esgotamento dos dejetos citados no § 2º, após conveniente tratamento, controle e avaliação dos teores poluentes".

  • pessoal veja bem, o enunciado da questão traz que é POSSÍVEL que seja lançado esses dejetos nas aguas, portanto de acordo com o parágrafo 3º do art. 293, lodf está correto.

  • A) Cabe ao órgão ambiental do DF (ADASA) a gestão di sistema de gerenciamento dos recursos hídricos.

    B) As terras públicas, consideradas de interesse para a proteção ambiental, não poderão ser transferidas a particulares, a qualquer título.

    C) Pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que exerçam atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, temporárias ou permanentes, são responsáveis, direta ou indiretamente, pela coleta, acondicionamento, tratamento, esgotamento e destinação final dos resíduos produzidos.

    D) Correto! É vedado apenas sem prévio tratamento.

    E) A prática do carvojamento visando à produção de carvão vegetal para fins industriais é proibida no território do DF.

  • Que nojento!

  • d) É possível, no território do Distrito Federal, lançar esgoto industrial ou hospitalar diretamente em cursos ou corpos d’água, desde que haja prévio tratamento, bem como controle e avaliação dos teores poluentes.

    Art. 293. O processamento, o controle e a destinação de resíduos rurais e urbanos obedecerão a normas previstas na legislação local de proteção ambiental, sem prejuízo dos demais dispositivos legais incidentes.
    § 1º O Poder Público implementará política setorial com vistas à coleta seletiva, transporte, tratamento e disposição final de resíduos urbanos, com ênfase nos processos que envolvam sua reciclagem.

    § 3º Cabe ao Poder Público regulamentar a permissão para uso dos recursos naturais como via de esgotamento dos dejetos citados no § 2º, após conveniente tratamento, controle e avaliação dos teores poluentes.


     § 2º É vedado, no território do Distrito Federal, lançar esgotos hospitalares, industriais, residenciais e de outras fontes, diretamente em cursos ou corpos d’água, sem prévio tratamento.

  • Difícil de engolir!

     

    Em 09/08/2018, às 18:14:25, você respondeu a opção A. Errada!

    Em 25/05/2018, às 10:43:07, você respondeu a opção A. Errada!

    Em 19/04/2017, às 17:07:40, você respondeu a opção A. Errada!

  • a) Cabe à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) a gestão do sistema de gerenciamento de recursos hídricos.

     

    ERRADO. Art. 285, parágrafo único, LODF: "Cabe ao órgão ambiental do Distrito Federal a gestão do sistema de gerenciamento de recursos hídricos.".

    Este órgão ambiental é a ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, reestruturada pela Lei Distrital n. 4.285/2008, que dispõe em seu art. 2º que "A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal tem como missão institucional a regulação dos usos das águas e dos serviços públicos desse ente federado, com intuito de promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de energia e saneamento básico em benefício de sua sociedade.

    ---------------------------------------------------------------------

    b) As terras públicas, consideradas de interesse para a proteção ambiental, poderão ser transferidas a particulares, desde que haja anterior licitação pública.

     

    ERRADO. Art. 280, LODF: "As terras públicas, consideradas de interesse para a proteção ambiental, não poderão ser transferidas a particulares, a qualquer título."

    ---------------------------------------------------------------------

    c) Pessoas físicas que temporariamente exerçam atividades consideradas potencialmente poluidoras não são responsáveis diretamente pela coleta e pela destinação dos resíduos produzidos, pois isso fica a cargo de empresa contratada pelo Distrito Federal.

     

    ERRADO. Art. 292, LODF: "As pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que exerçam atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, temporárias ou permanentes, são responsáveis, direta ou indiretamente, pela coleta, acondicionamento, tratamento, esgotamento e destinação final dos resíduos produzidos."

    ---------------------------------------------------------------------

    d) É possível, no território do Distrito Federal, lançar esgoto industrial ou hospitalar diretamente em cursos ou corpos d’água, desde que haja prévio tratamento, bem como controle e avaliação dos teores poluentes.

     

    CORRETO. Art. 293, §2º, LODF: "É vedado, no território do Distrito Federal, lançar esgotos hospitalares, industriais, residenciais e de outras fontes, diretamente em cursos ou corpos d’água, sem prévio tratamento." Assim, pode lançar (!), desde que previamente tratado...

    ---------------------------------------------------------------------

    e) A prática do carvoejamento para fins industriais é permitida no território do Distrito Federal, desde que esteja dentro do zoneamento rural.

     

    ERRADO. Art. 300, LODF: "A prática do carvoejamento visando à produção de carvão vegetal para fins industriais é proibida no território do Distrito Federal."

  • Que salada hein...

  •  Lei Distrital n. 4.285/2008, que dispõe em seu art. 2º que "A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal tem como missão institucional a regulação dos usos das águas e dos serviços públicos desse ente federado, com intuito de promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de energia e saneamento básico em benefício de sua sociedade.

  • O tipo de questão que eu passaria reto.


ID
699502
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do cuidado com o transporte, o uso e a experimentação de substâncias nocivas à saúde, à qualidade de vida e ao meio ambiente, de acordo com o previsto na Lei Orgânica do Distrito Federal, é(são) vedada(s)

Alternativas
Comentários
  • Cara, as vezes não dá para entender essa lei organica do df, por que no artigo 16
    no inciso IV, fala que é de   competencia comum QUE DIZ : proteger  o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. Agora na competencia privativa no artigo 16 inciso XV fala de licenciar estabeleciamento industrial , comercial, prestador de serviços e simular ou cassar o alvará de licença dos que se tornaram danosos ao meio ambiente......
     NÃO SEI SE TO ERRADA, MAS UM ARTIGO FALA TOTALMENTE AO CONTRÁRIO DO OUTRO.

    ALGUÉM PODERIA EXPLICAR POR FAVOR.
  • Art. 308
    Parágrafo único. São vedadas no território do Distrito Federal, observada a legislação federal:
    I - a instalação de indústrias químicas de agrotóxicos, seus componentes e afins;

    Resposta: Letra A
  • Art. 308 PU: São vedadas no território do DF, observada a legislação federal:
    I - a instalação de indústrias químicas de agrotóxicos, seus componentes e afins; CORRETA
    II - a fabricação, comercialização e utillização de substâncias que amanem o composto cloro-flúor-carbono- CFC;
    III - a fabricação, comercialização e utilização de equipamentos e instalações nucleares, à exceção dos destinados a pesquisa científica e a uso terapêutico, que dependerão de licenciamento ambiental;
    IV - a instalação de depósitos de resíduos tóxicos ou radioativos de outros Estados e países.
  • conforme Art. 308 PU 

    A resposta correta é a letra a) I- a instalação de indústrias químicas de agrotóxicos, seus componentes e afins;
  • Priscila Correa de Souza. não está em contraditório o Art:15. XV, com o art. 16. IV, pois a liberação de licencias em seu território é de competência privada do DF, lembre...que o DF é dotado de autonomia FAP= Financeira, Administrativa e Politica, caso outro ente liberasse a licença ou alvará no DF, estaria ferindo a autonomia do DF...

  • São vedadas no DF:

    I - a instalação de indústrias químicas de agrotóxicos, seus componentes e afins;

    II - a fabricação, comercialização e utilização de substâncias que emanem o composto cloro-flúor-carbono (CFC);

    III - a fabricação, comercialização e utilização de equipamentos e instalações nucleares, à exceção dos destinados a pesquisa científica e a uso terapêutico, que dependerão de licenciamento ambiental;

    IV - a instalação de depósitos de resíduos tóxicos ou radioativos de outros Estados e países. Art. 300 A prática do carvoejamento visando à produção de carvão vegetal para fins industriais é proibida no território do Distrito Federal.

  • É os lixões...?

  • Oi Priscila Souza!

    Justamente para "proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas" é que o DF tem a liberdade de licenciar os estabelecimentos. Se a ADM julgar que aquele estabelecimento promove algum dano ao meio ambiente, ele não terá licença, ou se houver, essa será cassada. =)

  • Pra você ver, pode haver instalações NUCLEARES mas não pode haver instalações de AGROTÓXICOS. E ainda nos dizem que o que jogam na nossa comida "não faz mal"...


ID
699511
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É dever do funcionário Policial Civil

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.878, DE 3 DE DEZEMBRO DE 1965.

    CAPÍTULO VII

    Dos Deveres e das Transgressões

    Art. 41. Além do enumerado no artigo 194 da Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, é dever do funcionário policial freqüentar com assiduidade, para fins de aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos profissionais, curso instituído periòdicamente pela Academia Nacional de Polícia, em que seja compulsòriamente matriculado.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4878.htm

  • Questão nula?

  • A - providenciar, para que esteja sempre em ordem, no assentamento individual, a sua declaração de família. (Gabarito, segundo Decreto 59.310, art. 363, VIII)

    B - divulgar, por meio da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartição, propiciando à sociedade o direito constitucional de informação. (Trata-se de uma transgressão disciplinar, Lei 4.878, art. 43, II ou Decreto 59.310, art. 364, II)

    C - atender à expedição das certidões requeridas para a defesa de direito, somente quando entender cabíveis, após análise percuciente. (Não existe essa restrição, conforme Decreto 59.310, art. 363, XII, b)

    D - frequentar com assiduidade, para fins de aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos profissionais, cursos instituídos periodicamente pela Academia Nacional de Polícia, pela Escola Superior do Ministério Público e pela Escola Nacional da Magistratura. (Só pela Academia Nacional de Polícia, consoante Decreto 59.310, art. 363, XIII ou Lei 4.878, art. 41)

    E - obedecer às ordens superiores, sejam quais forem. (Exceto ordens manifestamente ilegais, de acordo com Decreto 59.310, art. 363, VII)

  • Letra A.

    a) certo. Faz parte dos deveres do funcionário Policial Civil do DF que o seus assentamentos funcionais estejam sempre em ordem, principalmente com relação a sua declaração e família.

    Questão comentada pelo Prof. Marcos Fagner

  • São DEVERES do funcionário policial:

    → Assiduidade;

    → Pontualidade;

    → Discrição

    → Urbanidade;

    → Lealdade às instruções constitucionais e administrativas a que servir;

    → Cumprimento das normas legais e regulamentares;

    → Obediência as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    → Providenciar para que esteja sempre em ordem, no assentamento individual, a sua declaração de família

    → Levar ao conhecimento da autoridade superior, reservadamente quando necessário, mas sempre por ESCRITO, irregularidade de que tiver ciência em razão do cargo;

    → Zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado;

    → Não utilizar para fins particulares, qualquer que seja o pretexto, material pertencente à repartição ou destinado à correspondência oficial;

    → Atender prontamente as requisições para a defesa da Fazenda Pública; e a expedição das certidões requeridas para a defesa de direito;

    → Frequentar com assiduidade, para fins de aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos profissionais, cursos instituídos periodicamente pela Academia Nacional de Polícia, em que seja compulsoriamente matriculado.


ID
699514
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A vacância do cargo público poderá se dar

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal!
    Resposta: letra "E" de Elefante! 

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:
    I - exoneração;
    II - demissão;
    III - promoção;
    IV – (Revogado pela Lei no 9.527/97);
    V - (Revogado pela Lei no 9.527/97);
    VI - readaptação;
    VII - aposentadoria;
    VIII - posse em outro cargo inacumulável;
    IX - falecimento.
    Valeu, galeraa!
  • Excelente comentário do nosso amigo John.


    Só lembrando que: READAPTAÇÃO E PROMOÇÃO também são formas de provimento.


    fé !

  • Vamos analisar opção a opção. Fica mais fácil a justificativa e entender por quê e até a ajudar na interpretação e assimilação completa ao que se relaciona a opção.

    A vacância do cargo público poderá se dar ( os artigos 33  da Lei 8.112/90 se refere a vacância que decorrerá de um dos incisos previstos naquele artigo)

    EXONERAÇÃO /    DEMISSÃO  /  PROMOÇÃO / READAPTAÇÃO  / APOSENTADORIA / POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULÁVEL

    • a) de ofício, no interesse da Administração. (se refere a um dos modos da exoneração que é uma forma de vacância )
    • b) a pedido, a critério da Administração. ( se refere a um dos modos da exoneração que é uma forma de vacância )
    • c) para acompanhamento de cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, desde que o cônjuge ou companheiro tenha sido deslocado no interesse da Administração. (isso é uma liçenca )
    • d) por motivo de saúde de servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial. (isso é uma licença )
    • e) por motivo de readaptação.  ( é uma das formas de decorrência da vacância)

  • art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

            I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            IV -  (Revogado

            V -  (Revogado

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

    Da Remoção

            Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

            Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

            I - de ofício, no interesse da Administração;

            II - a pedido, a critério da Administração;

            III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

            a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

            b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

            c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Vacância

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de: I - exoneração;
    II - demissão;
    III - promoção;
    VI - readaptação;
    VII - aposentadoria;
    VIII - posse em outro cargo inacumulável;
    IX - falecimento.

  • CERTA - Letra E
    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de: 
    exoneração; demissão; promoção; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável; falecimento.


    Todos os outros itens estão ERRADOS, pois se referem a modalidades de remoção que não é uma forma de VACÂNCIA prevista na Lei 8.112/90:
    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:
    I - de ofício, no interesse da Administração; (Letra A)
    II - a pedido, a critério da Administração; (Letra B)
    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:
    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; (Letra C)
    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; (Letra D)

  • Correta: E

    Da Vacância

            Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

            I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            IV - ascensão; (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            V - transferência (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

  • RESPOSTA: E

    Readaptação de função ocorrerá, quando Reduzida a capacidade do funcionário para o exercício das atribuições do cargo que ocupa, comprovada através de perícia médica oficial.

    No caso do docente acometido de doença profissional no exercício do magistério, poderá exercer outras atividades correlatas com o cargo ou função de Professor nas unidades escolares, sem prejuízo da gratificação de regência de Classe.

    A lei conceitua doença profissional aquela peculiar ou inerente ao trabalho exercido, comprovada, em qualquer hipótese, a relação de causa e efeito por junta Médica Oficial.

    A readaptação de função é reversível, desde que haja comprovação, por junta médica oficial, da capacidade para o retorno ao trabalho.

  • Alguém me ajude, por favor.
    Por que a letra A estaria errada? Se uma das formas de Exoneração é a "De Ofício" (art. 34 e seu parágrafo único), e a Exoneração é uma das hipoteses das quais decorrem a vacância, por que não considerá-la certa?
  • Macete para decorar os casos de Vacância:

    EX do PROMOtor se DEMItiu REApareceu APOS a POSSE e FALECEU


    I - exoneração;
    II - demissão;
    III - promoção;
    IV – (Revogado pela Lei no 9.527/97);
    V - (Revogado pela Lei no 9.527/97);
    VI - readaptação;
    VII - aposentadoria;
    VIII - posse em outro cargo inacumulável;
    IX - falecimento.


    Fé em Deus!
  • Caro companheiro Yuri Silveira,

    Entendo que a alternativa A não esteja certa pelo simples motivo de não ter dito de qual instituto a afirmativa versava, foi o mesmo que perguntar assim:

    "A vacância do cargo público poderá se dar de ofício, no interesse da administração"

    Sim, mas de qual instituto a afirmativa aborda que poderia se dar de ofício???? 

    Do contrário, haverá um maior grau de subjetividade e, em questões objetivas, esse grau tem de ser o menor possível.

    Abçs e avante avante!!!
  • a letra c) retrata caso em que haverá remoção III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:         a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    Porém, r
    emoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Em face disso, conclui-se que apesar de haver a remoção do servidor, e a letra c)  ser LETRA DE LEI, a remoção não é forma de vacância de cargo público.
  • Vacância :

    Formas:
    1) Exoneração :
    - a pedido 
    - ofício pela adm.
    - não aprovado em estágio probatório 
    - não entrou em exercicio 
    - cargo em comissão 
    - função de confiança 
    - juizo da autoridade

    2) Demissão

    3- Aposentadora

    4- Falecimento

    5- promoção 

    6- Readaptação 
  • Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • DICA DE PROVA: PROMOÇÃO e READAPTAÇÃO são formas simultâneas de PROVIMENTO E VACÂNCIA.

    Fiquem com Deus!!!
  • Galerinha, o Evandro Guedes do Alfacon Concursos fez uma música que ajuda muuuuuuito a lembrar tanto as formas de provimento, quanto de vacância.

    https://www.youtube.com/watch?v=Bo9H6mvEXgY

    "Exonerou, faleceu, demitiu, promoveu

    aposentou, readaptou, POC VACÂNCIA"....

    Deus abençoe a todos!



ID
699517
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 12.030/2009, são considerados peritos de natureza criminal

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.030, DE 17 DE SETEMBRO DE 2009.
    Art. 5o  Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional. 
  • questão A

  • Gabarito A

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

    Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais para as perícias oficiais de natureza criminal. 

    Art. 2o  No exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial. 

    Art. 3o  Em razão do exercício das atividades de perícia oficial de natureza criminal, os peritos de natureza criminal estão sujeitos a regime especial de trabalho, observada a legislação específica de cada ente a que se encontrem vinculados. 

              Art. 4o  (VETADO) 

    Art. 5o  Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional. 

    Art. 6o  Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação. 

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Na realidade a letra da lei diz peritos médico-legistas e não somente peritos-legistas...

  • Verdade Anderson Oenning, a lei diz peritos médico-legista. Resta saber se o cespe consideraria isso como correto

  • GABARITO A

     

    Art. 5o  Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional. 


ID
699520
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei n.º 4.878/1965, é considerada de natureza grave a seguinte transgressão disciplinar:

Alternativas
Comentários
  • Art 43
    a) Inciso V: Transgressão leve
    b) Inciso XVII: Transgressão leve
    c) Inciso XIX: Transgressão leve
    d) Inciso XLIX: Transgressão leve
    e) Inciso XXI: Transgressão grave 

    O artigo 43 traz 3 modalidades de transgressões:
     
    As que cabem REPREENSÃO, sempre por escrito (natureza leve): Incisos V, XVII, XIX, XXII, XXIII, XXIV, XXV, XLIX e LIV.
    As que cabem SUSPENSÃO (natureza grave): Incisos I, II, III, VI, VII, VIII, X, XVIII, XX, XXI, XXVI, XXVII, XXIX, XXX, XXXI, XXXII, XXXIII, XXXIV, XXXV, XXXVII, XXXIX, XLI, XLII, XLVI, XLVII, LVI, LVII, LXI, LX e LXIII.
    As que cabem DEMISSÃO (natureza gravíssima) Incisos: IV, IX, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XXVIII, XXXVI, XXXVIII, XL, XLIII, XLIV, XLV, XLVIII, L, LI, LII, LIII, LV, LVIII, LXI, LXII.
  • Todos são repreensão, exceto a letra "E" que é de natureza grave.

  • São de natureza a) deixar de pagar,com regularidade, as pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial. INCISO V - transgressão LEVE b) faltar a verdade no exercício de suas funções por malícia ou má fé. INCISO XVII - transgressão LEVE. c) deixar de comunicar, imediatamente, a autoridade competente faltas ou irregularidades que haja presenciado ou que haja tido ciencia. INCISO XIX - transgressão LEVE. d) negligenciar a guarda de objetos pertencentes a repartição e que, em decorrência da função ou para o seu exercício, tenham-lhe sido confiados , possibilitando quê se danifique ou se extraviem. INCISO XLIX - transgressão LEVE. e) deixar de comunicar a autoridade competente, ou a quem a esteja substituindo, informações que tiver avercs de iminente perturbação da ordem publica, ou dá boa marcha de serviço,tão logo disso tenha conhecimento. INCISO XXI - transgressão GRAVE.
  • A - leve; art. 43 - V                      B - leve; art. 43 - XVII                          C - Leve; art. 43 - XIX

    D - Leve; art; 43 - XLIX                E - Grave - art. 43 - XXI - Gabarito.

    Outras transgressões leves: XXll - deixar de informar com presteza os processos que lhe forem encaminhados;

     XXIII - dificultar ou deixar de levar ao conhecimento de autoridade competente, por via hierárquica e em 24 (vinte e quatro) horas, parte, queixa, representação, petição, recurso ou documento que houver recebido, se não estiver na sua alçada resolvê-lo;

    XXIV - negligenciar ou descumprir a execução de qualquer ordem legítima;

    XXV - apresentar maliciosamente, parte, queixa ou representação;

    LIV - lançar em livros oficiais de registro anotações, queixas, reivindicações ou quaisquer outras matérias estranhas à finalidade dêles;

     

  • Calma , calma irei ajudar vcs!

    Existem dois incisos bemmm parecidos. Prestem atenção!!!

    TRANSGRESSÕES DE NATUREZA LEVE

    XIX - Deixar de comunicar, imediatamente, à autoridade competente faltas ou irregularidades que haja presenciado ou de que haja tido ciência;

    Observem que neste inciso se trata de ( qualquer fato) ! Aqui vc tem q ser dedo durooo kkkk, contar tudinho que presenciou etc.

    TRANSGRESSÕES DE NATUREZA GRAVE

    XXI -Deixar de comunicar à autoridade competente, ou a quem a esteja substituindo, informação que tiver acerca de iminente perturbação da ordem pública, ou da boa marcha de serviço, tão logo disso tenha conhecimento

    Observem que aqui ja trata da pertubação da ordem pública ! Aqui você estará cometendo transgressão grave ao não informar tão logo algo que afeta a coletividade... Não é questão mais de ser apenas um dedo duro.

    Espero ter ajudado...

    Bizu: Professor Marcos Fagner

  • Feliz em saber, Rodrigo Silveira.

  • GABARITO LETRA: E

  • O professor Marcos Fagner disponibilizou um quiz online onde você aprende brincando a respeito das transgressões disciplinares.

    .

    Espero que ajude no aprendizado de todos.

    Segue o link:

    https://quizlet.com/_65mvgh?x=1jqt

    Ao entrarem cliquem em APRENDER (canto esquerdo) para responder ao quiz.

  • Letra E.

    a) Errado. Deixar de pagar, com regularidade, as pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial é transgressão de natureza leve com pena de repreensão.

    b) Errado. Faltar à verdade no exercício de suas funções, por malícia ou má-fé é transgressão de natureza leve com pena de repreensão.

    c) Errado. Deixar de comunicar, imediatamente, à autoridade competente faltas ou irregularidades que haja presenciado ou de que haja tido ciência é transgressão de natureza leve com pena de repreensão.

    d)Errado. Negligenciar a guarda de objetos pertencentes à repartição e que, em decorrência da função ou para o seu exercício, tenham-lhe sido confiados, possibilitando que se danifiquem ou se extraviem é transgressão de natureza leve com pena de repreensão.

    e) Certo. Deixar de comunicar à autoridade competente, ou a quem a esteja substituindo, informação que tiver acerca de iminente perturbação da ordem pública, ou da boa marcha de serviço, tão logo disso tenha conhecimento, é transgressão de natureza grave com pena de suspensão.

    Questão comentada pelo Prof. Marcos Fagner

  • Gaba:E

    Galera encontrei um mini simulado desta lei GRÁTIS.

    já que qc nao tem tantas questões sobre o assunto.

    da pra acessar pelo @projeto.144 no insta tb.

    https://drive.google.com/open?id=1swohrC1rDv3kX_r7_TtNNN_vataQSFcf

    https://drive.google.com/open?id=1lj3nLRE4yLuSUqLIAjWa1VeJQiXiQZWU

  • Importante observar que o inciso L trata do extravio ou dano intencional (culpa, em sentido amplo) aos objetos pertencentes da repartição, enquanto que no inciso XLIX relata a negligência (culpa, em sentido estrito) na guarda dos objetos pertencentes à repartição e que em decorrência da função tem sido confiado ao funcionário a atribuição. Por último, enquanto que a primeira transgressão é de natureza GRAVE, a segunda tem natureza LEVE.

  • Em 22/09/20 às 14:23, você respondeu a opção E! Você acertou!

    Em 14/09/20 às 16:19, você respondeu a opção C! Você errou!

    Em 07/09/20 às 21:11, você respondeu a opção C! Você errou!

    Em 31/08/20 às 14:15, você respondeu a opção C! Você errou!

    Em 18/06/20 às 17:45, você respondeu a opção C! Você errou!

    Em 20/05/20 às 21:38, você respondeu a opção C! Você errou!

    Em 11/12/19 às 22:11, você respondeu a opção B! Você errou!

    Depois de algumas tentativas. :]

  • a) Deixar de pagar, com regularidade, as pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial. LEVE

    b) Faltar à verdade no exercício de suas funções, por malícia ou má-fé. LEVE

    c) Deixar de comunicar, imediatamente, à autoridade competente faltas ou irregularidades que haja presenciado ou de que haja tido ciência. LEVE

    d) Negligenciar a guarda de objetos pertencentes à repartição e que, em decorrência da função ou para o seu exercício, tenham-lhe sido confiados, possibilitando que se danifiquem ou se extraviem. LEVE

    e) Deixar de comunicar à autoridade competente, ou a quem a esteja substituindo, informação que tiver acerca de iminente perturbação da ordem pública, ou da boa marcha de serviço, tão logo disso tenha conhecimento. GRAVE

  • DEIXAR DE - Só pode ser SUSPENSÃO OU REPREENSÃO

    Prof Marcos Fagner

  • TRANSGRESSÕES DE NATUREZA GRAVE:

    XXI -Deixar de comunicar à autoridade competente, ou a quem a esteja substituindo, informação que tiver acerca de iminente perturbação da ordem pública, ou da boa marcha de serviço, tão logo disso tenha conhecimento.


ID
699523
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

É atribuição do perito criminal, previstas no Regimento Interno da Polícia Civil do Distrito Federal,

Alternativas
Comentários
  • A - Absurdo...

    B - Bombeiros...

    C - Letra do inciso VII das atribuições do perito criminal do Regimento PCDF

    D - Atribuição do Papiloscopista PCDF

    E - Casca de banana... vimos em filmes e é feita tb nós laboratorios, mas não compõe a letra do regimento.

  • art.96 VII

  • São atribuições do PERITO CRIMINAL:

    · Planejar, coordenar e executar estudos e projetos de pesquisa, visando ao estabelecimento de novos métodos e técnicas no campo da Criminalística;

    · Instruir e orientar pessoal sob sua chefia visando estabelecer novas técnicas e procedimentos de trabalho;

    · Realizar exames periciais em locais de infração penal, suicídios e acidentes com vítimas;

    · Realizar exames em armas e instrumentos utilizados ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais;

    · Efetuar exames documentoscópicos e grafotécnicos;

    · Realizar perícias contábeis;

    · Proceder a pesquisas e perícias microscópicas e identificação veicular;

    · Realizar coleta de elementos necessários à complementação dos exames periciais;

    · Realizar perícias e análises laboratoriais, no ramo da biologia, física e química;

    · Elaborar a perícia merceológica (tem a ver com o valor das coisas)

    · Proceder a exames de balística forense;

    · Proceder a exames periciais de informática;

    · Proceder a exames periciais na área de engenharia legal e de meio ambiente;

    · Proceder às periciais audiovisuais;

    · Proceder a exames e emitir laudos e pareceres em todos os assuntos de criminalística e da sua especialidade;

    · Efetuar trabalhos fotográficos para instruir laudos periciais;

    · Orientar servidores visando ao desenvolvimento técnico das atividades voltadas à perícia criminalística;

    · Presidir sindicâncias e outros procedimentos administrativos;

    · Executar outras atividades decorrentes de sua lotação;

    · Cumprir e fazer cumprir o presente regimento, regulamentos administrativos e leis em vigor;

    · Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições, inclusive executar operações e ações de natureza policial ou de interesse da segurança pública, ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial.

  • Minha contribuição.

    Decreto 30.490/2009 (Regimento Interno da PCDF)

    Atribuições do Escrivão de Polícia:

    => Planejar, controlar e executar todas as atividades específicas de cartório;

    => Providenciar o recolhimento das fianças prestadas;

    => Certificar as atividades cartorárias realizadas;

    => Acompanhar a autoridade policial nas diligências externas, quando necessário ao desenvolvimento de atividades cartoriais;

    => Executar os registros das atividades cartorárias;

    => Prestar contas ao chefe imediato do valor das fianças recebidas e custas depositadas, bem como acautelar objetos e valores ausentes;

    => Atuar em processos de natureza administrativa;

    => Executar outras atividades decorrentes de sua lotação;

    => Cumprir e fazer cumprir o presente regimento, regulamentos administrativos e leis em vigor;

    => Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial.

    Abraço!!!

  • Letra C.

    c) Certo. Art. 96. São atribuições do Perito Criminal: VII – Proceder a pesquisas e perícias microscópicas e identificação veicular; 

    d) Errado. Essa atribuição cabe ao papiloscopista policial.

    Questão comentada pelo Prof. Marcos Fagner

  • As atribuições cobradas pela FUNIVERSA, foram de acordo com o cargo da prova.

    Papiloscopista policial: Realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos. 

    Perito médico-legista:Realizar exames clínicos, necropsias e perícias na área de psiquiatria forense.

    Perito criminal:proceder a pesquisas e perícias microscópicas e a identificação veicular. 

  • ATENÇÃO...!

    Atribuições:

    Perito criminal - proceder a pesquisas e perícias microscópicas e a identificação veicular.

    Papiloscopista Policial -- realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos, bem como para regeneração de tecidos papilares.

  • ATENÇÃO...!

    Atribuições:

    Perito criminal - proceder a pesquisas e perícias microscópicas e a identificação veicular.

    Papiloscopista Policial -- realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos, bem como para regeneração de tecidos papilares.

  • Letra E.

    d) Errado. Lembra que quando falamos das atribuições eu trouxe algumas palavras chave? Pois é, impressões e fragmentos são atribuições do Papiloscopista policial, e não do perito criminal.

    Art. 98, IV – Realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos, bem como para regeneração de tecidos papilares.

    e) Certo. Essa é uma das atribuições inerentes ao cargo de Perito Criminal, conforme dispõe o art. 96 em seu inciso VII, vejamos:

    Art. 96, VII – Proceder a pesquisas e perícias microscópicas e identificação veicular.

    Questão comentada pelo Prof. Péricles Mendonça

  • Sobre a alternativa "E" não consta no regimento, embora seja feita na prática.

  • A) realizar perícias em usinas atômicas, no caso de vazamentos.

    Não consta no Decreto.

    B) realizar perícias em edifícios que estejam com sua estrutura comprometida.

    Não consta no Decreto.

    C) proceder a pesquisas e perícias microscópicas e a identificação veicular. - GABARITO !!

    Atribuição do Perito Criminal - art. 96, VII do Decreto 30.490/2009

    D) realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos, bem como para regeneração de tecidos papilares.

    Atribuição do Papiloscopista Policial - art. 98, IV do Decreto 30.490/2009

    E) executar trabalhos de perícias toxicológicas.

    Atribuição do Perito Médico Legista - art. 97, I do Decreto 30.490/2009

  • BIZU: Toda vez que pedir atribuição de papiloscopista, pode procurar por impressão digital e coisas afins.

    Toda vez que pedir atribuição de escrivao de polícia, buscar por serviço de cartório.

    O perito médico legista, desempenha funções de médico (jura?) e o perito criminal as demais funções, para mim fica mais fácil lembrar dos cursos de formação superior admitido e dai associar as atribuições.

    Toda vez que falar de preso, agente policial de custódia

  • GAB. C

    Perito criminal: Proceder a pesquisas e perícias microscópicas e a identificação veicular. 

  • Pelo que vi, acredito que virá uma questão de atribuição do respectivo cargo concorrido.


ID
699670
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um dos jogos de apostas que a Caixa Econômica Federal organiza é o chamado LOTOFÁCIL. Esse jogo tem sorteios duas vezes por semana, e cada aposta é constituída por 15 números diferentes entre si escolhidos em um conjunto de 25 dezenas diferentes entre si. São sorteados 15 números diferentes entre si, e são premiadas as apostas para as quais houver coincidência de 11, 12, 13, 14 ou 15 números com o resultado do sorteio. Nesse jogo, a probabilidade de que uma aposta apresente, exatamente, quatro números coincidentes com os números sorteados é

Alternativas
Comentários
  • Essa é fácil... 25-15=10... Se vc joga 15 números, mesmo que seja sorteado os dez que você não jogou, 5 com certeza você acertará.

  • Essa questão tinha que ter sido anulada, não? Pois o gabarito dá como certo o item A nula, mas a probabilidade nesse caso não é nula.

  • Renata, veja só como é nula...

    Na Lotofácil tem-se 25 números, para que sejam escolhidos 15 pelo apostador. E quando do sorteio, 15 são contemplados. Logo, sobram 10 números que não são sorteados. E mesmo que o apostador tenha marcado os 10 números que não foram sorteados, ainda assim seria contemplado em 05. Por isso, a probabilidade de que uma aposta apresente exatamente 04 números coincidentes com os sorteados, é nula. Porque no mínimo 05 números são contemplados.

  • Pegadinha maldosa para os distraídos :( 

  • Essa foi bem desagradável... Pegadinha do malandro.

  • Como a aposta é constituída por 15 números não existe possibilidade de haver alguma aposta com 4 números. Resposta: A

  • De acordo com o texto, dos 25 números possíveis, 15 são sorteados. Assim, 25 - 10 = 10 números restantes. Vamos supor então que joguemos 15 números e que fossem sorteados de fato os 10 números restantes não apostados. 

    Então, mesmo que os 10 números restantes, não apostados, fossem sorteados pelo sistema, teríamos mesmo assim acertado os outros 5 números dos 15 sorteados pelo sistema. 

    Logo, nesse jogo, a probabilidade de que uma aposta apresente, exatamente, quatro números coincidentes com os números sorteados é nula!


    Resposta: Alternativa A.

  • Mas imunidade é diferente de isenção. Cuidado.


ID
699673
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco amigos encontraram-se em um bar e, depois de algumas horas de muita conversa, dividiram igualmente a conta, a qual fora de, exatos, R$ 200,00, já com a gorjeta incluída. Como se encontravam ligeiramente alterados pelo álcool ingerido, ocorreu uma dificuldade no fechamento da conta. Depois que todos julgaram ter contribuído com sua parte na despesa, o total colocado sobre a mesa era de R$ 160,00, apenas, formados por uma nota de R$ 100,00, uma de R$ 20,00 e quatro de R$ 10,00. Seguiram-se, então, as seguintes declarações, todas verdadeiras:

Antônio: — Basílio pagou. Eu vi quando ele pagou.

Danton: — Carlos também pagou, mas do Basílio não sei dizer.

Eduardo: — Só sei que alguém pagou com quatro notas de R$ 10,00.

Basílio: — Aquela nota de R$ 100,00 ali foi o Antônio quem colocou, eu vi quando ele pegou seus R$ 60,00 de troco.

Carlos: — Sim, e nos R$ 60,00 que ele retirou, estava a nota de R$ 50,00 que o Eduardo colocou na mesa.

     Imediatamente após essas falas, o garçom, que ouvira atentamente o que fora dito e conhecia todos do grupo, dirigiu-se exatamente àquele que ainda não havia contribuído para a despesa e disse:
     — O senhor pretende usar seu cartão e ficar com o troco em espécie?

Com base nas informações do texto, o garçom fez a pergunta a

Alternativas
Comentários
  • Como todas as informações dadas são verdadeiras, então podemos concluir que:
    1 - Basílio pagou;
    2 - Carlos pagou;
    3 - Antônio pagou, justamente, com os R$ 100,00 e pegou os R$ 60,00 de troco que, segundo Carlos, estavam os R$ 50,00 pagos por Eduardo, então...
    4 - Eduardo pagou com a nota de R$ 50,00
    O único que escapa das afirmações é o Danton.
    Letra D.

  • 5 amigos: A,B,C,D, e E. (abrev.)
    Antônio: — Basílio pagou. Restam A, D, C & E.
    Danton: — Carlos também pagou. Restam A, D, & E.
    Eduardo: — Só sei que alguém pagou com quatro notas de R$ 10,00. Restam A, D, & E.
    Basílio: — Aquela nota de R$ 100,00 ali foi o Antônio. Restam D, & E.
    Carlos: — Sim, e nos R$ 60,00 que ele retirou, estava a nota de R$ 50,00 que o Eduardo colocou. Resta somente D (Dalton) a pagar.
  • — O senhor pretende usar seu cartão e ficar com o troco em espécie? 

    essa pergubta esta aí apenas para confundir
  • Bom dia

    Gente, fiz com o seguinte raciocínio:

    Premissa 1: Basílio pagou.
    Premissa 2: Carlos pagou.
    Premissa 3: Alguém pagou.
    Premissa 4: Antônio pagou.
    Premissa 5: Eduardo pagou.
    Conclusão: Não há nenhuma afirmativa quanto ao pagamento de Dalton!

    Bons estudos! ;)
  • Nossa, o que me confundiu nessa aí foi a parte que diz, "... estava a nota de R$ 50,00 que o Eduardo colocou na mesa". Daí pensei que o Eduardo estava enganando a galera, visto que não havia notas de 50 no montante do texto :S Me lasquei.
  • Essa questão é daquelas tão fácil (lógica) que nos deixa desconfiados procurando "chifre em cabeça de cavalo"...
  • Supondo que todas as declarações foram verdadeiras, e que ali continham 5 amigos, então:

    1) Antônio: — Basílio pagou. Eu vi quando ele pagou. 

    Logo Basílio pagou

    2) Danton: — Carlos também pagou, mas do Basílio não sei dizer. 

    Logo Carlos também pagou.

    3) Basílio: — Aquela nota de R$ 100,00 ali foi o Antônio quem colocou, eu vi quando ele pegou seus R$ 60,00 de troco. 

    Antônio também pagou.

    4) Carlos: — Sim, e nos R$ 60,00 que ele retirou, estava a nota de R$ 50,00 que o Eduardo colocou na mesa. 
    Então, o último que pagou, através das constatações, foi Eduardo, ficando para Danton efetuar a quantia restante que falta.


    Resposta: Alternativa D.
  • Então, na verdade, não tem como saber quem pagou com uma nota de 20, certo?

  • Gabarito: letra D

    Danton: malandrão

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"


ID
699676
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No Distrito Federal, o Tribunal de Contas do Distrito Federal é o órgão

Alternativas
Comentários
  • LODF - 1993
    Art. 78.
    O controle externo, a cargo da Câmara Legislativa, será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, ao qual compete:
    I – apreciar as contas anuais do Governador, fazer sobre elas relatório analítico e emitir parecer prévio no prazo de sessenta dias, contados do seu recebimento da Câmara Legislativa;
    II – julgar as contas:
    a) dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores da administração direta e indireta ou que estejam sob sua responsabilidade, incluídos os das fundações e sociedades instituídas ou mantidas pelo Poder Público do Distrito Federal, bem como daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário;

    O TCDF AUXILIA A CAMARA LEGISLATIVA no CONTROLE EXTERNO,  Aprecia as contas do GOVERNADOR , E JULGA os administradores e responsáveis da Adm Direta e Indireta...

    Resposta: B
  • Reparem que o erro da letra E é o simples fato de inexistir Judiciário na estrutura do Dê Efe

  • Alternativa A: competente para realizar o julgamento das contas do governador. (ERRADA).


    Art. 78. O controle externo, a cargo da Câmara Legislativa, será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, ao qual compete:

    I – apreciar as contas anuais do Governador, fazer sobre elas relatório analítico e emitir parecer prévio no prazo de sessenta dias, contados do seu recebimento da Câmara Legislativa;

    FONTE: LODF


     O Tribunal de Contas do Distrito Federal julga as contas do Governador do Distrito Federal?

    "Não. O TCDF apenas examina as contas do Governador e emite sobre elas Relatório Analítico e Parecer Prévio. É a Câmara Legislativa do DF que tem a atribuição de julgá-las, subsidiada pela análise técnica constante desses documentos. O que o TCDF julga são as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores pertencentes ao Distrito Federal, abrangendo órgãos e entidades da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público distrital".


    Fonte: http://www.tc.df.gov.br/web/tcdf1/perguntas-e-respostas



  • GABARITO B

    Art. 78.O controle externo, a cargo da Câmara Legislativa, será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, ao qual compete:
    I – apreciar as contas anuais do Governador, fazer sobre elas relatório analítico e emitir parecer prévio no prazo de sessenta dias, contados do seu recebimento da Câmara Legislativa;
    II – julgar as contas:
    a) dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores da administração direta e indireta ou que estejam sob sua responsabilidade, incluídos os das fundações e sociedades instituídas ou mantidas pelo Poder Público do Distrito Federal, bem como daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário;

  • Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

    XV – julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos do governo;

  • Gab: B

     

    a)  À CLDF cabe JULGAR as contas do Governador, já o TCDF cabe apenas APRECIÁ-LAS. É só fazer o comparativo com o CN. que julga as contas do P.R. e o TCU aprecia anualmente!

    b) GABARITO.

    c) Controle externo;

    d) Legislativo;

    e) O DF não possui Poder Judiciário.

  • PCDF AVANTE!! 2019

  • O TCDF AUXILIA A CAMARA LEGISLATIVA no CONTROLE EXTERNO, Aprecia as contas do GOVERNADOR , E JULGA os administradores e responsáveis da Adm Direta e Indireta...


ID
699679
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da Lei Distrital n.º 837/1994, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O erro da alternativa está na vinculação da instituição, Policia Civil do DF (PCDF), que no texto traz:
    "À Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), instituição permanente, essencial à função jurisdicional, vinculada ao Gabinete do Secretário de Segurança Pública, nos termos da Lei n.° 408/1993, é assegurada relativa autonomia administrativa e financeira." Assim, ela não se vincula ao GSSP e Sim ao Governador do DF.
    b) Esse é um erro mais "nítido". O texto traz:
    "
    A PCDF será dirigida por delegado de polícia ou agente de polícia, de reputação ilibada e idoneidade moral inatacável, da carreira Policial Civil do DF, da classe especial, no pleno exercício do seu cargo, sob a denominação do diretor-geral, nomeado pelo governador." Está basicamente a letra da lei, contudo, "ou agente" é o erro. Sabemos que somente o Delegado de Polícia pode assumir a direção da instituição, PCDF, no todo ou as demais comarcas.
    c) Basicamente a LETRA DA LEI. Corretísima. De acordo com a lei n° 837/94, 
    Art. 4° (alterado pela  Lei nº 3.513 de 27 de dezembro de 2004) O Departamento de Polícia Técnica é dirigido por Perito Criminal, Perito Médico-Legista e Perito Papiloscopista escolhido entre os integrantes do respectivo quadro funcional da Carreira Policial Civil do Distrito Federal
    d) Essa foi "meio cruel". Pois, a alternativa traz:
    "
     Cabe aos diretores da Polícia Civile do Departamento de Polícia Técnica despachar, pessoalmente, com o governador e o secretário de Segurança Pública." Os "diretores da Polícia Civil" está exposta de forma GENÉRICA e de cordo com a lei, isso só cabe ao DIRETOR-GERAL.
    e) Essa alternativa também está "dada". Pois, também é atribuição, tão somente, do DIRETOR-GERAL.

    Espero ter contribuído!
    Abraços a todos.

  • Letra C.

    b) Errado. Só pode ser Diretor-Geral o delegado de polícia. Agente de polícia não pode.

    Questão comentada pelo Prof. Marcos Fagner

  • A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), instituição permanente, essencial à função jurisdicional, vinculada ao Gabinete da Governadorianos termos da Lei n.° 408/1993, é assegurada relativa autonomia administrativa e financeira.

    lei n° 837/94, Art. 4° O Departamento de Polícia Técnica é dirigido por Perito Criminal, Perito Médico-Legista e Perito Papiloscopista escolhido entre os integrantes do respectivo quadro funcional da Carreira Policial Civil do Distrito Federal. (Polícias técnicas-científicas).


ID
699682
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No contexto da tanatologia forense, existe uma tríade amplamente citada que define, clinicamente, o estado de morte aparente levando-se em consideração os seguintes parâmetros: imobilidade, ausência aparente de respiração e ausência de circulação. Assim, na morte aparente, esses três elementos, em conjunto, têm a denominação de tríade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A:

    Na morte aparente o indivíduo se mantém vivo por tênues sinais vitais. A tríade de Thoinot é caracterizada pela imobilidade, batimentos cardíacos imperceptíveis e movimentos respiratórios também imperceptíveis. Logo, o indíviduo entra em um estado patológico que simula a morte.

  • Resposta correta Letra A:

    TRÍADE DE THOINOT: imobolilidade + ausência de batimentos cardíacos + ausência de movimentos respiratórios. Pode ocorrer em situações de intoxicação exógena por agentes depressores do Sistema Nervoso Central, como opioides e benzodiazepínicos, e situações de hipotermia (PRINCIPALMENTE HIPOTERMIA!!!)

  • Thoinot: Tríade de sintomas de morte aparente (ausência de movimentação, circulação e respiração imperceptíveis)

    Nysten: Progressão cranio-caudal da reigidez cadavérica

    Docimasias: "demonstração" ou prova

    Etiene Rollet: Tabela para estimativa de altura a partir do comprimento dos ossos longos

    Sommer e Larcher: Sinal abiótico imediato de desidratação cadavérica (faixa escura no globo ocular)

  • Corrigindo o comentário do colega Fábio, desidratação cadavérica é um sinal abiótico consecutivo, não imediato.

  • Na morte aparente não ocorre cessação da respiração e dos batimentos cardíacos; eles apenas permanecem imperceptíveis.

    O quadro de morte aparente que leva em conta imobilidade + ausência aparente de respiração + ausência de circulação é denominado Tríade de Thoinot.

    Há depressão do sistema nervoso central, há o abatimento das funções cardíacas e respiratórias. Formas de morte aparente:

    SINCOPAL- mais frequente, advém de perturbações cardiovasculares central e/ou periférica, e encefálicas e/ou metabólicas.
    HISTÉRICA (letárgica catalepsia)- segunda mais recorrente. Evidenciada pela perda de movimentos, sensibilidade e consciência.
    TÓXICA- se dá pela anestesia e uso de morfina ou outras formas de alcaloides do ópio.
    ASFÍXICA- mecânica, com via aérea livre ou obstruída e não mecânica (proveniente da absorção de CO2, cianuretos e venenos meta-homoglobinizantes.
    APOPLÉCTICA- ocorre pela ingurgitação e hemorragia na artéria encefálica. Geralmente ocorre em hipertensos.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A


ID
699685
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Como consequência da cessação da vida, o corpo começa a apresentar uma série de alterações que caracterizam a evolução e a transformação que sofre o cadáver. Um desses sinais é denominado saponificação. No contexto da tanatologia, a saponificação cadavérica é considerada um fenômeno

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno da saponificação é conservador, assim como por exemplo, a mumificação.

  • A saponificação, ou adipocera, é um fenômeno transformativo conservativo. É necessário que o processo de putrefação tenha início, para então ocorrer a produção de ácidos graxos que possuem efeito bactericida. Este efeito interromperá a continuidade da putrefação. São fatores que favorecem tal fenômeno:

    - Cadáveres de indivíduos obesos.

    - Locais quentes, úmidos e pouco aerados.

    - Solos argilosos.

  • Gabarito letra D:

    A saponificação é um fenômeno abiótico transformativo conservador.

    Fenômeno raro, em que o cadáver fica com aspecto de cera, consistência untuosa, mole e quebradiça, cheiro rançoso adocicado, coloração amarelado, róseo ou acinzentado.

    Pode surgir após a primeira semana, perceptível aos 3 meses. Aparece após estágio relativamente avançado de putrefação. Geralmente limitado a algumas partes do cadáver.

    Necessidade de ação bacteriana (principalmente do gênero Clostridium), hidrólise de gorduras neutras (triglicerídio) para a liberação de ácidos graxos, transformação do ácido oléico em hidroxiesteárico e oxiesteárico.

    Predisponentes: obesos; onde tem água estagnada e pouco corrente; solo argiloso e úmido, de difícil acesso ao ar atmosférico; e, comum em valas comuns.



  •  Fenômenos cadavéricos: 

    1. Abióticos 

    1.1 Imediatos (imobilidade, ausência de pulso..)

    1.2 Consecutivos (resfriamento do corpo, rigidez cadavérica..)

    2. Transformativos

    2.1 Destrutivos :  Autólise, Putrefação e Maceração

    2.2 Conservadores: Mumificação, saponificação, calcificação e corificação

    LETRA: D

  • Saponificação: É um processo transformativo de conservação que aparece sempre após um estágio regularmente avançado de putrefação, em que o cadáver adquire consistência untuosa, mole, como o sabão ou a cera (adipocera), às vezes quebradiça, e tonalidade amarelo-escura, exalando odor de queijo rançoso. A saponificação atinge comumente segmentos limitados do cadáver; pode, entretanto, raramente, comprometê-lo em sua totalidade. Tal processo, embora factível de individualidade, habitualmente se manifesta em cadáveres inumados coletivamente em valas comuns de grandes dimensões, como nas primeiras exumações ocorridas no Cemitério dos Inocentes de Par

  • GABARITO D

     

    Resuminho queridos:

     

    TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES

     

    Corificação: cadáveres fica com aspecto semelhante a couro.

    Mumificação: lugares secos, baixa umidade

    Saponificação ou Adipocera: Lugar úmido, quente, pouco arejado, cadáver assume aspecto de sabão, cera.

     

  • OS FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS PODEM SER DE DUAS ORDENS: DESTRUTIVOS (AUTÓLISE, PUTREFAÇÃO E MACERAÇÃO) E CONSERVADORES (MUMIFICAÇÃO, SAPONIFICAÇÃO, CALCIFICAÇÃO, CORIFICAÇÃO, CONGELAÇÃO E FOSSILIZAÇÃO).

    ADIPOCERA / SAPONIFICAÇÃO – Não é um processo inicial, pois ocorre após o 1º, 2º ou 3º mês e, em geral, em caso de covas múltiplas, catástrofes e outros. Trata-se de um fenômeno conservador transformativo raro que possui aspecto de cera com consistência untuosa, mole e quebradiça, friável, com odor de queijo rançoso e adocicado e de tonalidade amarelo-esbranquiçada.Para o desenvolver desse processo, há a necessidade de um meio excessivamente úmido, quente e pouco arejado ou quando a gordura do cadáver estiver em contato com metais do ambiente. A transformação formará uma cera – espécie de sabão – de modo a impedir a proliferação de bactérias.

    COVAS = SAPONIFICAÇÃO

  • Além da MUMIFICAÇÃO, SAPONIFICAÇÃO e CORIFICAÇÃO.

    Também temos outros fenômenos listados por outros autores:

    Refrigeração: em ambientes muito frios;

    Fossilização: fenômeno conservativo de longa duração;

    Petrificação: substituição progressiva das estruturas biológicas por minerais, dando um aspecto de pedra (feto litopédio) com manutenção da morfologia dos restos mortais.

    " POLÍCIA E NADA MAIS! "


ID
699688
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação aos fundamentos relacionados à cronotanatognose, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) errada. O tempo de espera é geralmente de seis horas.

    B) correta

    C) errada. Os livores hipostáticos se caracteriza pela presença de um rendilhado puntiforme.

    D) errada. A rigidez cadavérica não é exclusiva desses membros.

    E) errada. Os gazes da putrefação são sim considerados na estimativa do tempo de morte.

  • A) ERRADA. O esfriamento corporal (algor mortis) é um dos sinais mais confiáveis para se estimar a cronotanatognose. Porém não se faz necessário decorrer 12 horas após a morte do indivíduo, pois existem tabelas e gráficos estimativos de tempo em relação a cada temperatura que o corpo possa apresentar. No geral, 1ª hora após a morte a queda da temperatura corporal é de 0,9 a 1,0 °C e em média 0,5 °C a cada hora subsequente.

    B) CORRETA. É uma das medidas pouco utilizadas pois é difícil se saber o peso exato ou bastante aproximado do indivíduo antes da morte.

    C) ERRADA. Os livores hipostáticos surgem entre a 1ª e 3ª hora após a morte e se estabilizam entre a 8ª e 12ª hora.

    D) ERRADA. Além das regiões anatômicas citadas, a região maxilar (músculos da mastigação) também estão inclusos nessa avaliação inclusive por serem os primeiros a ficarem rigidos após a morte. E a rigidez logicamente sofre influência externa pois o meio onde o corpo se encontra propicia determinado tipo de fenômeno cadavérico e decomposição.

    E) Os gases de putrefação são considerados SIM, e muito bons indicadores. Porém só começam a ser observáveis após 20 a 24 horas após a morte.

  • Só complementando a B em locais bem quentes também  fica prejudicada a estimativa do tempo de morte com base no análise do peso do cadáver .A estimativa deve ser feita considerando outros parâmetros

  • Corrigindo as assertivas:

    A. O esfriamento do cadáver representa um dos fenômenos mais importantes na estimativa do tempo de morte, sendo que, após 4 horas da morte, há queda de 1 °C por hora até ser atingido o equilíbrio com o ambiente.

    B. Para a determinação da morte a partir da análise da perda de peso, faz-se necessário saber, com a maior precisão possível, o peso do corpo no momento do óbito, o que inviabiliza a utilização de tal parâmetro na maioria dos casos para estimativa do tempo de morte. (CORRETO)

    C. Um fenômeno importante na determinação do tempo da morte é a análise dos livores hipostáticos, formados geralmente em torno de 30 minutos após o óbito, atingindo o máximo de intensidade e extensão 12 horas após a morte, fixando-se definitivamente.

    D. A rigidez cadavérica é um elemento usado na determinação do tempo da morte, pois leva em consideração a rigidez em diferentes regiões anatômicas (nuca, membros superiores, membros inferiores e outros), entretanto, não é o mais preciso pois sofre influência do meio externo e do interno.

    E. Os gases da putrefação são considerados na estimativa do tempo de morte. São importantes para a determinação da morte em si pois há variação relevante nos tipos de gases formados ao longo das horas após a morte. Destarte, os gases da putrefação possuem relevância na cronotanatognose.

  • A) ERRADO. A melhor estimativa com essa técnica é até 12 horas após a morte.

    B) CORRETO.

    C) ERRADO. Essas manchas surgem em média 2 a 3h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno de 12h.

    D) ERRADO. Errou no final pois sofre sim influência do meio externo e do interno.

    E) ERRADO. 1° dia: gases não inflamáveis; 2° ao 4° dia: gases inflamáveis; 5° dia em diante: gases não inflamáveis. Isso porque no 1° dia estão em atividade as bactérias aeróbicas produtoras de gás carbônico. Do 2° ao 4° dia surgem além das aeróbias, as facultativas, formando o hidrogênio e os hidrocarbonetos, que são inflamáveis. Finalmente, do 5° dia em diante, se produzem o azoto, o hidrogênio e amônias compostas não inflamáveis.  


ID
699691
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação às marcas de mordidas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E:

    A técnica fotográfica deve ser cuidadosa para que possa ser efetivada como evidência.

    Alguns passos devem ser seguidos para se evitar distorções:

    Fazer fotografia de orientação com visão mais afastada e em “close”;

    Utilizar resolução que permita qualidade;

    Fazer fotografia com e sem escala (escala American Board of Forensic Odontology - ABFO);

    Utilizar escala no mesmo plano e adjacente a mordida;

    Fotografar mantendo a angulação de 90°, com  câmera perpendicular ao centro da marca de mordida;

    Fazer fotografias em série.


  • GABARITO: E

    A) Na análise das mordidas, o perito deve observar se a mordida é humana ou animal, não descartar a possibilidade de que seja uma mordida simulada, verificar a localização topográfica bem como observar se a lesão representa a impressão de duplo arco ou não. CORRETA

    B )O estudo das impressões dentárias na pele humana é de grande relevância. A escolha do material de moldagem é de preferência pessoal do perito, desde que sejam seguidas as instruções do fabricante quanto à manipulação e ao preparo do material. CORRETA

    C )Além da possibilidade de identificação do suspeito, as técnicas para análise de marcas de mordidas também são úteis para avaliar a violência da agressão e a reação vital das lesões para determinar se foram produzidas intra vitam ou post mortem. CORRETA

    D) A evidência biológica da saliva presente no local da mordida pode ser utilizada na elucidação de crimes. Para a recuperação da saliva, pode-se proceder à técnica do swab duplo, que utiliza um swab umedecido em água destilada e outro seco. CORRETA

    E) O registro fotográfico é um excelente método para documentar a análise de mordidas. Segundo o ABFO (American Board of Forensic Odontology), deve-se fazer fotografia de orientação com visão mais afastada e em close, em ângulo que vise eliminar distorções e sem a presença de escala no local. ERRADA ( AS FOTOGRAFIAS DEVEM SER REALIZADAS COM A PRESENÇA DE ESCALA)

  • Sinceramente, o material de moldagem não é o de preferência do Perito não... O material deve possuir a maior precisão possível...


ID
699694
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação aos documentos médico-legais.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - Notificações são comunicações não compulsórias feitas pelos médicos às autoridades competentes de um fato médico, por necessidade social ou sanitária, tais como acidentes de trabalho, doenças infectocontagiosas ou crimes de ação pública de que tiveram conhecimento.

    b) ERRADA - Atestado é a declaração escrita de determinado fato médico e suas possíveis consequências. Resume, de forma objetiva, o resultado da avaliação realizada no paciente, o teor de sua doença ou sanidade. Atende às solicitações de caráter administrativo, mas não é válido para fins judiciais.

    c) ERRADA - O laudo é um tipo de relatório elaborado por peritos após as análises que julgarem convenientes, sendo dividido nas seguintes partes: preâmbulo, quesitos, história médica (atuais e pregressas), exame clínico,  (Histórico dos fatos geradores da perícia), descrição, discussão e conclusão.

    d) CERTA

    e) ERRADA - O auto possui estruturação e características semelhantes às do laudo. É definido como um tipo de parecer (relatório) com o seu conteúdo ditado diante de testemunhas a um escrivão e um delegado, como, por exemplo, o auto de exame cadavérico na gestante.

  • Complementando a letra C, após a conclusão, tem-se as respostas aos quesitos.

    Preâmbulo, quesitos, histórico, descrição, discussão, conclusão, resposta aos quesitos.

  • DOCUMENTOS MÉDICO-LEGAIS:

     

    1) NOTIFICAÇÕES: SÃO COMUNICAÇÕES COMPULSÓRIAS REALIZAS PELO MÉDICO  À AUTORIDADE COMPETENTE, VERSANDO SOBRE UM FATO PROFISSIONAL, QUE SEJA POR NECESSIDADE SOCIAL, DOENÇAS CONTAGIOSAS, NECESSIDADE SANITÁRIA ETC;

     

    2) ATESTADOS: PODEM SER DE FORMA ADMINISTATIVA, JUDICIAL OU OFICIOSOS. SÃO DOCUMENTOS PARTICULARES, SEM EXIGÊNCIA DE COMPROMISSO FORMAL, DEVENDO SER CEDIDO POR MÉDICO QUE ESTEJA NO EXERCÍCIO REGULAR DA MEDICINA;

     

    3) PRONTUÁRIO: É O REGISTRO SOBRE O PACIENTE, REFERENTE AOS CUIDADOS MÉDICOS QUE FORAM PRESTADOS PELO MÉDICO NA UNIDADE A QUAL TRABALHA;

     

    4) RELATÓRIO: É O DOCUMENTO PELO QUAL É RESPONDIDO AS SOLICITAÇÕES FEITAS PELA AUTORIDADE JUDIAL OU POLICIAL. IMPORTANTE RESSALTAR AQUI QUE ELE É O DOCUMENTO MÉDICO-LEGAL  MAIS MINUCIOSO QUE EXISTE NA PERÍCIA MÉDICAIntegram o relatório: preâmbulo, histórico, descrição, discussão, conclusão, quesitos e resposta aos quesitos. 

    O relatório recebe o nome de AUTO quando é ditado pelo perito ao escrivão, durante ou logo após, e denominado de LAUDO quando é redigido pelo(s) próprio(s) perito(s), posteriormente ao exame.

     

    5) CONSULTA MÉDICO-LEGAL: É UTILIZADO NOS CASOS EM QUE AINDA RESTA DÚVIDA SOBRE OS PONTOS CONTIDOS NO RELATÓRIO MÉDICO-LEGAL;

     

    6) PARECERES: SÃO AS RESPOSTAS ESPECIFICAMENTE TÉCNICAS DADAS ÀS CONSULTAS MÉDICO-LEGAIS; Consta de: preâmbulo, exposição, discussão e conclusão. Não possui DESCRIÇÃO, e os QUESITOS estão inseridos no âmbito da exposição.

     

    7) DEPOIMENTO ORAL: SIM! ELE TAMBÉM É UM DOCUMENTO MÉDICO-LEGAL, USADO DE FORMA SUBSIDIÁRIA, CASO SEJA NECESSÁRIO, O CPP AUTORIZA O MAGISTRADO A CHAMAR OS PERITOS PARA SEREM OUVIDOS EM JUÍZO PARA ESCLARECEM EVENTUAIS DÚVIDAS;

     

    8) ATESTADO OU DECLARAÇÃO DE ÓBITO: E O DOCUMENTO CUJO O QUAL TEM A IMPORTÂNCIA DE ATESTAR A MORTE DE DETERMINADO INDIVÍDUO.

     

    CUIDADO: Receita e Declaração não são documentos médico-legais.

  • Gabarito: D

    A) ERRADA

    NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS

    "São comunicações compulsórias feitas pelos médicos às autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitária, como acidentes de trabalho, doenças infectocontagiosas, crimes de ação pública que tiverem conhecimento e não exponham o cliente a procedimento criminal e a morte encefálica, quando em instituição de saúde pública ou privada, de acordo com o artigo 12 da Lei no 8.489, de 18 de novembro de 1992. Não são mais notificados, de forma compulsória, os viciados em substâncias capazes de determinar dependência física ou psíquica, conforme determinava a Lei no 6.368, de 21 de outubro de 1976."

    B) ERRADA

    ATESTADOS

    "Entende-se por atestado ou certificado o documento que tem por objetivo firmar a veracidade de um fato ou a existência de determinado estado, ocorrência ou obrigação. É um instrumento destinado a reproduzir, com idoneidade, uma específica manifestação do pensamento. O atestado ou certificado médico, portanto, é uma declaração pura e simples, por escrito, de um

    fato médico e suas possíveis consequências."

    No que concerne à classificação quanto à finalidade, os atestados podem ser: judiciários, administrativos ou oficiosos.

    C) ERRADA

    O Relatório médico legal, que pode ser laudo ou auto, é dividido em sete partes, quais sejam: preâmbulo, quesitos, histórico, descrição, discussão, conclusão e resposta aos quesitos.

    D) CORRETA

    "Quando na marcha de um processo um estudioso da Medicina Legal é nomeado para intervir na qualidade de perito, e quando a questão de fato é pacífica, mas apenas o mérito médico legal é discutido, cabe-lhe, apenas, emitir suas impressões sob forma de parecer e responder aos quesitos formulados pelas partes (pericia deducendi). E o documento final dessa análise chama-se parecer médico-legal, em que suas convicções científicas e, até, doutrinárias são expostas, sem sofrer limitações ou insinuações de quem quer que seja."

    E) ERRADA

    Auto não é um tipo de parecer.

    "O relatório médico-legal é a descrição mais minuciosa de uma perícia médica a fim de responder à solicitação da autoridade policial ou judiciária frente ao inquérito (peritia percipiendi). Se esse relatório é realizado pelos peritos após suas investigações, contando para isso com a ajuda de outros recursos ou consultas a tratados especializados, chama-se laudo. E quando o exame é

    ditado diretamente a um escrivão e diante de testemunhas, dá-se-lhe o nome de auto."

    FONTE: FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina legal -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. Págs 105-111.

  • GAB D - Parecer médico-legal

    Assim, quando na marcha do processo um estudioso da Medicina Legal é nomeado para intervir como perito, e quando a questão de fato é pacífica, mas apenas o mérito médico-legal é discutido, cabe-lhe, apenas emitir suas impressões sobre forma de parecer e responder os quesitos formulados pelas partes (peritia deducendi). E o documento final dessa análise chama-se parecer médico-legal, em que suas convicções cientificas e até doutrinárias são expostas, sem sofrer limitações ou insinuações de quem quer que seja. Desta forma, o juiz para munir de subsídios de convicção, precisa de informações especializadas e não apenas de meros exames, clínicos, técnicos, frios, simplistas, distante da realidade que se quer configurar. O parecer médico legal é constituído de todas as partes do relatório, com exceção da descrição. A discussão e a conclusão passam a ser os pontos de maior relevo desse documento. Os pareceres médico-legais são consultas feitas a profissionais de renome na área médica para utilização como prova em processo judicial ou administrativo. São documentos oficiosos particulares, geralmente encomendados pelas partes para reforçar sua tese sobre determinado assunto de interesse, e por isso, não obstante o renome do autor, devem ser analisados com cautela, raramente se sobrepondo aos exames oficiais. ( parte em itálico não está no livro do França, está no Eduardo Roberto Alcântra Del-Campo)

    SOBRE A LETRA A- NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

    São comunicações compulsórias feitas pelos médicos às autoridades competentes, por razões sociais ou sanitárias.

    Caso o médico (apenas para o médico) deixe de fazer a comunicação, estará enquadrado no crime de omissão de notificação de doença (art.269, CP):

    Art. 269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória

    Situações que ensejam notificação compulsória

    ·        Doenças ou agravos, que constam da portaria 104 do ministério da saúde

    ·        Ação penal pública incondionada cujo conhecimento deu-se em função do exercício da medicina

    ·        Lesão ou morte causada por atuação de não médico

    ·        Esterilizações cirúrgicas

    ·        Diagnóstico de morte encefálica

    ·        Violência contra a mulher e maus-tratos contra criança, adolescente ou idoso;

    ·        Tortura;


ID
699697
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Abel, após ingerir pequena quantidade de bebida com teor alcoólico, inicia uma discussão com sua colega de trabalho, Zulmira, grávida de 6 meses. Após se sentir ofendido verbalmente, Abel obtém uma barra de madeira e desfere alguns golpes contra Zulmira apenas no intuito de feri-la fisicamente, e não ao seu feto. Zulmira foi, então, socorrida e levada ao pronto-socorro pelo corpo de bombeiros. Constatou-se no hospital a interrupção da gravidez pela morte do feto no ventre de Zulmira em função das agressões sofridas pela mãe. Nessa situação, Abel deverá ser enquadrado no crime de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    A intenção de Abel era apenas de ferir Zulmira. Assim, houve dolo no antecedente (lesão corporal) e culpa no consequente (aborto). Apesar de não constar o termo "gravíssima" no Código Penal, a doutrina caracteriza como lesão corporal gravíssima a causa de aumento de pena da lesão corporal grave (art. 129,§2º, CP):

    Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:

    § 2° Se resulta:

     V - aborto:


    Complementando, descaracteriza-se o homicídio (vida extrauterina) e o aborto provocado por terceiro (pois a intenção não era abortar). Também não é infanticídio, pois além de ser praticado pela mãe sob influência do estado puerperal, ele ocorre somente durante ou logo após o parto. Maus-tratos está fora de cogitação. 

    Vale lembrar que se da lesão corporal ocorresse tão somente a aceleração do parto (a criança estivesse com vida), a lesão corporal seria grave, e não gravíssima.


  • Lembrando que não há a modalidade aborto provocado por terceiro na forma culposa.

  • Excelente questão!! 

  • Lesão gravíssima = PEIDA 
    P
    erda de membro/sentido/função
    Enfermidade incurável
    Incapacidade permanente
    Deformação
    Aborto (nasce MORTO) 

    Lesão grave = PIDA
    P
    erigo de vida
    Incapacidade atividades habituais + 30 dias
    Debilidade permanente de membro
    Aceleração de parto (nasce VIVO)

  • Gravissima pois o feto morreu
  • Correta, D

    Vejam que, o dolo do agente era simplesmente em causar lesão corporal, e não o aborto, portanto, responde por lesão corporal gravissima, visto que a lesões corporais deram causa ao abordo.

    Codigo Penal - Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:§ 2° Se resulta: V - aborto...

    Agora, se o agente tinha como Dolo inicial provocar o aborto, responderá por Aborto provado por terceiro:
     

    Código Penal - Aborto provocado por terceiro - Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante...

  • Quando a questão fala que a vítima estava grávida de seis meses, induz a pensar que o agressor sabia que a mesma estava grávida, sendo esta uma condição necessária para a consideração do aborta na gravidade da lesão, caso contrário o sujeito seria responsabilizado objetivamente. 

  • A QUESTAO DEVERIA DIZER QUE O AGENTE NAO SABIA DA GRAVIDEZ../PESSIMA QUESTAO...

  •  "apenas no intuito de feri-la fisicamente, e não ao seu feto" com isso já é possivel localizar a resposta 

  • faltou dizer que não sabia da gravidez!!!

  • a)homicídio. ERRADO

    Intenção do agente era apenas praticar lesão corporal e ele (suponho, questão deixou implícito) não sabia da gravidez

     

     

    b) infanticídio. ERRADO

    Crime praticado pela mãe sob influência do estado puerperal

     

     

    c) maus-tratos. ERRADO

    Nada tem a ver com a conduta de maus-tratos.

    Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

     

     

    d) lesão corporal gravíssima. GABARITO

    Lesão corporal de natureza gravíssima se resulta aborto.

    Se apenas acelerasse o parto seria lesão corporal grave.

     

     

    e) aborto provocado por terceiro. ERRADO

    Acredito ser o maior ponto de dúvida, porém, essa hipótese é descartada devido ao fato de o agente não ter intenção de provocar o aborto, e sim causar lesão corporal. Supõe-se também que ele não sabia da condição de grávida.

  • Questão Muito Vaga. Na minha opnião o Agente assumiu o risco de produzir o resultado, trata se de Dolo Eventual, pois na questão fala, Abel obtém uma barra de madeira e desfere alguns golpes contra Zulmira apenas no intuito de feri-la fisicamente, e não ao seu feto, sendo assim trata de aborto provocado por terceiro.

  • GABARITO D.

     

    A QUESTÃO DEIXOU CLARO QUE ERA A INTENÇÃO APENAS LESIONAR, ASSIM RESPONDE POR LESÃO CORPORAL GRAVÍSSIMA, CONFORMA NO ART 129,§ 2°, INC V.

     

    AVANTE!!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

     

     

  • preterdolo -> dolo na conduta, culpa no resultado

    agente responde pelo dolo no tipo penal e pelo resultado na qualificadora do tipo,

    exemplo: Abel com DOLO DE DANO de lesionar (artigo 129, lesão corporal) acaba com seu ato praticando aborto em Zulmira a título de CULPA (artigo 129, § 2°, V​

    se abel tivesse tido a intenção de abortar a história seria outra.

  • A QUESTÃO AFIRMA QUE ELE QUERIA AGREDIR A MULHER, NÃO O FETO, LOGO LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVISSIMA POIS GEROU ABORTO.

     

    PENA> RECLUSÃO DE 2 A 8 ANOS.

     

  • Apontamentos:

    Agente quer provocar lesão + Cosequência (culposa-aborto, não quis): Lesão corporal gravíssima

    Agente quer provocar lesão + Resultaldo morte da vítima(Não desejado)=

     Lesão corporal seguida de morte

            § 3° Se resulta morte e as circunstâncias evidenciam que o agente não quís o resultado, nem assumiu o risco de produzí-lo.

  • Concordo plenamente com o colega abaixo.

  • Aborto voluntario responde pelo art 123 do cp

    Aborto involuntário vai responder pelo art 129 do codigo penal na modalidade gravissima

  • Lesão gravíssima = PEIDA 

    Perda de membro/sentido/função

    Enfermidade incurável

    Incapacidade permanente

    Deformação

    Aborto (nasce MORTO) 

    Lesão grave = PIDA

    Perigo de vida

    Incapacidade atividades habituais + 30 dias

    Debilidade permanente de membro

    Aceleração de parto (nasce VIVO)

  • LESÃO CORPORAL GRAVISSÍMA: ABORTO.

  • GABARITO D

    PMGO

    Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:

    § 2° Se resulta:

     V - aborto:

  • Típico caso de Lesão Corporal qualificada pela interrupção da gravidez, caracterizando lesão corporal gravíssima. Ressalta-se que, caso o parto tivesse apenas sido adiantado, responderia o agente pelo crime de Lesão corporal Grave.

  • A pobi da Zumira sofreu a revolta por causa de Caim.

  • Gabarito D

    Lesão corporal gravíssima, pois Abel provocou o aborto com sua "intervenção".

    Foco, força e fé!

  • Observação corriqueira em prova:

    Se o dolo é a lesão e acontece a morte do feto = 129, § 2º,  V - aborto:

    Se o dolo é Aborto e o feto morre = 125 aborto sem o consentimento da Gestante.

    Bons estudos!

  • Não caberia aborto sem consentimento da gestante na modalidade dolo eventual? afinal, com 6 meses é possível saber que a pessoa está gravida.
  • O Dolo dele era ferir e não matar o feto (Lesão corporal)

  • Grecco, Rogério, 2015, 278:

          "Tal como a hipótese de aceleração de parto, para que o aborto qualifique as lesões corporais sofridas pela vítima, tal resultado não poderá ter sido querido, direta ou eventualmente, pelo agente, sendo, portanto, um resultado qualificador que somente poderá ser atribuído a título de culpa.

          Trata-se, outrossim, de crime preterdoloso. A conduta deve ter sido dirigida finalisticamente a produzir lesões corporais na vítima, cuja gravidez era conhecida pelo agente. Contudo, o resultado aborto não estava abrangido pelo seu dolo, direto ou eventual, sendo-lhe, entretanto, previsível.

        O raciocínio é o mesmo levado a efeito quando do estudo da qualificadora relativa à aceleração de parto, devendo ser observadas as disposições contidas no art. 19 do Código Penal.

        Caso o agente tenha atuado com dolo de produzir a expulsão do feto, seja esse dolo direto ou eventual, o fato será classificado como delito de aborto (art. 125, CP) ."

  • Lesão corporal gravíssima. Na hipótese não há responsabilidade objetiva. O examinador afirmou que a gravidez é de 6 meses. Portanto, há previsibilidade objetiva, pois o autor sabia que a vítima estava grávida.


ID
699700
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Ao retornar para casa após um dia de trabalho, Ana é surpreendida com a presença de seu colega de profissão, Lúcio, em frente à sua residência. Lúcio relatou que não “iria deixar barato” o fato de Ana ter-se negado a aceitá-lo como namorado. Assim sendo, no intuito único de ferir fisicamente sua amada, Lúcio a segura firmemente e corta o rosto dela com um instrumento perfurocortante. Após atendimento médico, Ana foi levada ao Instituto Médico Legal, e o laudo pericial constatou a presença de ruptura total de alguns trechos terminais dos nervos maxilares e mandibulares. Nesse caso, a pena prevista para o crime cometido por Lúcio é de

Alternativas
Comentários
  • § 2º Se resulta:

    I - Incapacidade permanente para o trabalho;

    II - enfermidade incuravel;

    III - perda ou inutilização do membro, sentido ou função;

    IV - deformidade permanente;

    V - aborto:

    Pena - reclusão, de dois a oito anos.

    Considerada gravíssima!!!

  • Gabarito letra D:

    A lesão corporal grave ocorre quando resulta incapacidade por mais de 30 dias; perigo de vida; debilidade permanente de membro, sentido ou função; e, aceleração do parto. A pena é de reclusão de 1 a 5 anos - o que não é o caso.

    Já a lesão corporal gravíssima ocorre quando resulta incapacidade permanente para o trabalho; enfermidade incurável; perda ou inutilização de membro, sentido ou função; deformidade permanente (grave cicatriz); e, aborto. A pena é de reclusão de 2 a 8 anos. Este é o caso, pois a ruptura total de alguns trechos terminais dos nervos maxilares e mandibulares caracteriza deformidade permanente.


  • Me lasquei porque não sou da área. Ainda que desenrolando para saber o tipo de lesão pela pena, eu não sabia que a ruptura total do nervo maxiliar era deformidade permanente (eu pensei que fosse debilidade da função - tipo a pessoa não conseguir abrir mais a boca direito). Segue o jogo.
  • Questão de baixo nível. Quem estudou bem acertaria, mas continua sendo uma questão muito ruim.

  • Cicatriz não configura deformidade permanente. Perda ou inutilização de membro, sentido ou função configura a lesão gravíssima

  • Não há coisa mais imunda que cobrança de pena em prova.


ID
699703
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que tange às marcas de mordidas, existem termos e classificações específicos relacionados à mordida e ao indivíduo que as produziu. Durante a análise das mordeduras, os peritos podem chegar a diversos níveis de conclusão. No Brasil, é muito utilizada a classificação proposta pelo ABFO (American Board of Forensic Odontology). De acordo com tal classificação, uma análise que indique: “não exclusivo, os dentes do suspeito podem ter efetuado a marca, porém outros indivíduos também podem tê-la efetuado” é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C:

    Durante a análise das mordeduras, os peritos podem chegar a diversos níveis de conclusão. De acordo com a ABFO, a classificação de possíveis conclusões incluem:

    Identificação positiva - o suspeito é identificado por diversos métodos e critérios utilizados pelos peritos. Outros especialistas com experiências semelhantes, após análise, podem afirmar com o mesmo grau de certeza;

    Provável identificação - é mais provável que o suspeito tenha efetuado a impressão que o contrário;

    Possível identificação - não exclusivo, os dentes do suspeito podem ter efetuado a marca, porém outros indivíduos também podem ter efetuado;

    Dados insuficientes para avaliação - inconclusivo, existem insuficientes detalhes ou evidências que levem a uma conclusão precisa da ligação entre a dentição do suspeito e a marca da mordida;

    Identificação negativa - exclusão, existem discrepâncias entre a impressão e a dentadura do suspeito que excluem a possibilidade de o suspeito ter feito a mordida.

  • Vale ressaltar que a classificação distribuída nas alternativas não está de acordo com a da ABFO (2018)


ID
699706
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Entre os dados de um prontuário odontológico, a queixa principal integra qual dos elementos a seguir?

Alternativas

ID
699709
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O Código de Ética Odontológica (CEO) vigente aborda alguns pontos relacionados às auditorias e às perícias odontológicas. Segundo o CEO, constitui infração ética o fato de o profissional

Alternativas
Comentários
  • empresas nao inscritas no orgam de classe da regiao aonde atuam estao irregulares portanto prestar servico a elas constitui infracao

  • CAPÍTULO IV DAS AUDITORIAS E PERÍCIAS ODONTOLÓGICAS 

    Art. 10. Constitui infração ética: IV - prestar serviços de auditoria a pessoas físicas ou jurídicas que tenham obrigação de inscrição nos Conselhos e que não estejam regularmente inscritas no Conselho de sua jurisdição;


ID
699712
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal

Este relatório, de caráter estritamente analítico sobre laudos médico-legais realizados por legistas oficiais do Departamento de Medicina Legal/IPC/SSP/PB, atende a solicitações da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba e do Conselho Estadual de Defesa do Homem e do Cidadão da Paraíba, com a finalidade de apreciar tecnicamente os dados periciais relativos às mortes de oito (8) detentos do Presídio do Roger e verificar se ocorrera “excessos por parte dos órgãos de segurança”. Subscreve este Relatório o Dr. Genival Veloso de França, médico e bacharel em Direito, Professor Titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e de Direito da Universidade Federal da Paraíba.
Internet: (com adaptações). Acesso em 25/12/2011.

Redigido por um perito criminal, o texto representa, mais apropriadamente, um fragmento de que parte do relatório médico-legal?

Alternativas
Comentários
  • É uma das PARTES do RELATÓRIO, o PREÂMBULO: É a parte onde os peritos declaram suas identificações, títulos, residências,

    qualificam a autoridade que requereu e a autoridade que autorizou a perícia, e o examinado; hora e

    data em que a perícia é realizada e a sua finalidade.

  • Segundo Vanrell:

    Preâmbulo: é a introdução, se refere ao local, à data e hora da perícia, autoridade requisitante, os peritos designados, a identificação da pessoa a ser periciada, o exame a ser realizado e os quesitos a serem respondidos.

    Histórico: relato sucinto do fato justificador do pedido de perícia.

    Descrição: todos os detalhes, achados objetivos e subjetivos dos exames realizados.

    Discussão: debate, confrontação de hipóteses.

    Conclusão: posição final procurada pelo requerente da perícia

    Respostas aos quesitos: permite a formação de juízo de valor pelas partes ou magistrado.

  • "Este relatório, de caráter estritamente analítico sobre laudos médico-legais realizados por legistas oficiais do Departamento de Medicina Legal/IPC/SSP/PB, atende a solicitações da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba e do Conselho Estadual de Defesa do Homem e do Cidadão da Paraíba, com a finalidade de apreciar tecnicamente os dados periciais relativos às mortes de oito (8) detentos do Presídio do Roger e verificar se ocorrera “excessos por parte dos órgãos de segurança”.

    ►Relato sucinto do fato justificador da perícia = HISTÓRICO

    Subscreve este Relatório o Dr. Genival Veloso de França, médico e bacharel em Direito, Professor Titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e de Direito da Universidade Federal da Paraíba.

    ►Perito designado = espera ser encontrado no PREÂMBULO

    Gabarito duvidoso.


ID
699715
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após análise de um crânio, detectaram-se as seguintes características: índice nasal indicativo de face do tipo leptorrino e ângulo facial com valor de 87 graus. Com base nesses dados, é correto estimar que o crânio seja de um indivíduo

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo LEPTORRINO possui índice nasal caucasiano e o ângulo facial de 87º, segundo Cloquet, é >83º, o que tb caracteriza o caucasiano.


ID
699718
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação à documentação odontológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Que eu saiba os prontuários devem ser guardados por 20 anos...
  • Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

    Art.27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto, iniciando-se sua contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

    Logo, não é possível determinar quando o paciente terá conhecimento do vício oculto. Sendo recomendado ao CD guardar o prontuário por toda a vida.


ID
699721
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal

Após a descoberta de um crânio em uma ribanceira e o devido encaminhamento ao Instituto Médico Legal, dois peritos criminais utilizaram o índice dos diâmetros do forame magno para estimativa de idade. Sabe-se que tal índice é obtido pela relação entre a largura do crânio (distância látero-lateral) e o seu comprimento máximo (distância ântero-posterior), e seus valores são interpretados como discriminantes do dimorfismo sexual. Após a análise desse índice no crânio descoberto, os peritos obtiveram o índice de 27,5. Com base nesse dado acerca do índice dos diâmetros do forame magno, é correto interpretar que o crânio encontrado é de uma pessoa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B:

    Índice dos diâmetros do forame magno (buraco do occipital):

    ÍNDICE: MAIOR 35,0  – MASCULINO

    ENTRE 30,0 E 35,0 - PROVAVÉL MASCULINO

    ENTRE 28,5 E 30,0 - DUVIDOSO

    ENTRE 25,0 E 28,5 - PROVAVÉL FEMININO

    MENOR QUE 25,0 - FEMININO


ID
699724
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Após receberem uma ossada completa, os peritos criminais utilizaram a técnica e a equação de Gustafson para estimativa de idade humana na época da morte utilizando os dentes humanos. Essa técnica leva em consideração as alterações regressivas dentárias (6 critérios). Para tanto, depois de somados os valores dos 6 parâmetros analisados, os peritos obtiveram um valor total igual a 9.

Nessa situação, qual é a idade estimada mais provável?

Alternativas
Comentários
  • Idade = 11,43 + (4,56 * å variáveis)

  • Gabarito letra C:

    O tema encontra-se melhor esclarecido através deste link: http://143.107.240.24/departamentos/social/legal/metodos_eigustafson.htm

    A idade é descoberta pela equação abaixo:

    Y = 11,43 + 4,56X

    Onde:

    Y = idade

    X = nº de pontos de acordo com a fórmula

    Logo:

    Y = 11,43 + 4,56 x 9

    Y = 52,47

  • Y = idade

    X= pontos

    Y=11,43 + 4,56X

    Y=11,43 + 4,56 x 9

    Y=11,43 + 41,04

    Y= 52,6 anos

  • Na técnica de Gustafson, que leva em consideração 6 parâmetros, com pontos de 0 a 3, a margem de erro na idade é de 5 anos.

    A única opção que tem essa margem é a letra C.

  • A equação proposta por GUSTAFSON é do primeiro grau, linear, relacionando a idade à soma aritmética de seis variáveis.

    Fórmula: Idade = 11,43 + (4,56 x variáveis)

    Cada variável pode assumir os valores: "0", "1", "2" e "3"

    As seis variáveis que compõem a equação de GUSTAFSON são definidas abaixo.

    1 - Desgaste Oclusal

    2 - Condição Periodontal

    3 - Dentina Secundária

    4 - Reabsorção Radicular

    5 - Transparência Radicular

    6 - Deposição de Cemento

    Questão:

    Y=11,43 + 4,56X

    Y=11,43 + 4,56 x 9

    Y=11,43 + 41,04

    Y= 52,6 anos

    Fonte: www.malthus.com.br

  • A equação proposta por GUSTAFSON é do primeiro grau, linear, relacionando a idade à soma aritmética de seis variáveis.

    Fórmula: Idade = 11,43 + (4,56 x variáveis)

    Cada variável pode assumir os valores: "0", "1", "2" e "3"

    As seis variáveis que compõem a equação de GUSTAFSON são definidas abaixo.

    1 - Desgaste Oclusal

    2 - Condição Periodontal

    3 - Dentina Secundária

    4 - Reabsorção Radicular

    5 - Transparência Radicular

    6 - Deposição de Cemento

    Questão:

    Y=11,43 + 4,56X

    Y=11,43 + 4,56 x 9

    Y=11,43 + 41,04

    Y= 52,6 anos


ID
699727
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A estimativa do sexo tem seu valor na esfera da odontologia legal, em especial nos casos em que se encontra apenas o crânio separado do esqueleto. Confrontando-se os aspectos cranianos presentes no sexo masculino e no feminino, qual das seguintes características é mais compatível e provável de ser encontrada em crânios de mulheres?

Alternativas
Comentários
  • algumas diferenças do crânio do homem e da mulher

    Homem                                                                                     Mulher
    1. Fronte mais inclinada para trás                                   1. Fronte mais vertical
    2. Glabela e arcos superciliares salientes                   2.  Glabela  não  saliente; continuação do perfil frontonasal

    3. Articulação frontonasal angulosa                                3. Articulação frontonasal curva
    4. Rebordas supra-orbitárias rombas                             4. Rebordas supra-orbitárias cortantes

    6. Crânio mais pesado                                                     6. Crânio mais leve

    8. Côndilos occipitais longos e delgados                         8.  Côndilos  occipitais  curtos  e
                                                                                                                                           largos     

    10. Linhas nucais rugosas                                                             10. Linhas nucais discretas/planas
    11. Mento quadrado                                                                        11. Mento pontiagudo                                                  

  • Índice de Baudoin = largura/comprimento do condilo occiptal Quando for maior que 50 indica que o cranio é feminino Quando menor que 55 indica cranio masculino Entre 50 e 55 o resultado indeterminado. Portanto quanto mais largo e menos comprido for o condilo, maior será o índice de baudoin.
  • Apenas corrigindo o comentario anterior: Maior q 55 = feminino Menor q 50 = masculino
  • MULHER

    Fronte mais vertical

    Glabela não saliente

    Articulação frontonasal curva

    Rebordos supra-orbitários cortantes

    Apófises mastóides menos desenvolvidas

    Crânio mais leve

    Mandíbula menos robusta

    Cristas de inserções musculares menos pronunciadas

    Côndilos occipitais curtos e largos


ID
699730
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Alzira, psiquiatra, dirige-se até o cômodo da dependência de sua casa onde se encontra a sua empregada doméstica Edna. Após breve conversa, Alzira inicia a hipnose de Edna tendo êxito em seu procedimento. Após alguns minutos, Edna atinge um grau de hipnose profundo, tendo o seu nível de percepção mental altamente comprometido. Nessa condição, Edna recebeu a ordem de perpetrar em sua patroa, Alzira, a prática de cunilíngua. Perante tais circunstâncias, o ato de cunilíngua consumou-se. Nessa situação hipotética, Alzira cometeu o crime de

Alternativas
Comentários
  • A pessoa que recebe a cunilíngua deve ser do sexo feminino, seu parceiro sexual pode ser de ambos os sexos. O sexo oral quando o parceiro que recebe é do sexo masculino é chamado de felação.

  • Alternativa C

    Código Penal

    Estupro de vulnerável 

    Art. 217-A...

    § 1o  Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. (grifo meu)


  • Hipnose sim, abiguinhos kkk

  • segundo hygino a hipnose não altera o senso de livre arbitrio da pessoa, onde alguém apenas realiza ato se em sã consciência também fizesse. França por outro lado considerar a hipnose como algo mentiroso e fantasioso. Considerando essas duas literaturas, torna-se difícil responder essa questão.

ID
699733
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Josefa, junto de seu filho de 8 anos de idade, é encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de perícia criminal. Josefa informou aos peritos ter encontrado seu filho angustiado e com choro incontrolável no dia anterior. Após ouvir o seu filho, Josefa tomou ciência de que ele foi obrigado pelo pai a realizar ato de felação, de forma recíproca (pai no filho; filho no pai). O exame pericial na mucosa palatina da criança encontrou alterações compatíveis com os fatos descritos pela mãe. Nessa situação, é correto afirmar que a mucosa palatina do filho de Josefa apresentou, durante a perícia, uma região com aspecto

Alternativas
Comentários
  • Eritema é um sinal clínico presente em várias patologias e caracterizado por um rubor da pele ocasionado pela vasodilatação capilar.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eritema

  • (A) eritematoso.

    A felação é ato sexual oral.

    Eritema - vermelhidão congestiva da pele por dilatação dos capilares, que desaparece temporariamente com a pressão. O eritema pode ter carácter transitório ou permanente, e pode ser localizado ou generalizado.

    Leucoplasia ou leucoplaquia - é uma mancha ou placa branca, com bordas irregulares, firmemente aderida a uma mucosa. Geralmente causada ao tabagismo e elitismo.

    Melanoplasia ou pigmentação melânica racial - a porção gengival, no fórnix vestibular e até na mucosa jugal podem apresentar variação. Essa variação são manchas de coloração marrom-acastanhadas, mais encontrada em indivíduos negros de ambos os sexos.

    Pápula - são pequenas lesões sólidas, circunscritas, elevadas (caroço pequeno, elevado e mole na pele). Podem ser únicas ou múltiplas; de superfície lisa, rugosa ou verrucosa; arredondadas ou ovais; pontiagudas ou achatadas. Pode estar associada a úlceras.

    Vesícula - Uma vesícula é uma pequena bolha cheia de líquido que pode surgir em qualquer lugar da pele. Quando este fluido seca, podem se formar crostas amarelas pelo corpo. Pode haver diversas causas. (como alergias, sarampo, carapora...etc.)

    "Para os que não desistem, passar em concurso é questão de tempo."

    Disciplina, paciência e muita fé! Bom estudo a todos.

  • FELAÇÃO: Prática sexual que consiste em estimular o pénis com a boca ou com a língua.


ID
699736
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A saliva tem-se mostrado uma excelente fonte para os métodos de identificação pelo DNA, em especial nas perícias criminais. Em condições de normalidade fisiológica, as células presentes em maior quantidade na saliva que podem auxiliar nas técnicas de identificação humana pelo DNA são os(as)

Alternativas
Comentários
  • queratinócitos.

  • Alternativa D

    O epitélio da boca é do tipo estratificado pavimentoso e suas células são denominadas queratinocitos

  • Queratinócitos ou ceratinócitos são células diferenciadas do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas) de animais terrestres responsáveis pela síntese da queratina.

    São as células mais presentes na epiderme (representam 80% das células epidérmicas). Os queratinócitos formam as cinco camadas da epiderme: camada basalcamada espinhosacamada granulosacamada lúcida e camada córnea. A camada basal é a mais profunda e é constituída por uma só camada de células cúbicas que se dispõem por cima da união dermo-epidérmica. A camada espinosa de Malpighi é constituída por múltiplas fileiras de queratinócitos, de citoplasma eosinófilo, aplanados e unidos entre si por pontes intercelulares.


ID
699739
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Gil, após ingerir alguns copos de cerveja, encontrou sua vizinha, Mila, e propôs que os dois praticassem ato sexual. Com a negativa de Mila, Gil decidiu estuprá-la, ameaçando-a com uma faca. Depois de efêmero intercurso sexual pênis-vagina, Gil introduziu o pênis na cavidade bucal, ejaculando no seu interior e na região facial peribucal de Mila. De imediato, uma patrulha militar socorreu Mila, levando-a para análise pericial. No intuito de comprovar a ejaculação, o perito analisou e coletou material da região peribucal e intraoral. Após a coleta, empregou um método que confirmou o material coletado como esperma, demonstrando imagens microscópicas de espermatozoides pela eritrosina amoniacal. Nessa situação hipotética, o método utilizado para a identificação do material como esperma foi a reação

Alternativas
Comentários
  • Mesmo usando o termo "esperma" de forma confusa, o enunciado explicita que o método confirmou a presença de espermatozóides pela eritrosina amoniacal, o que caracteriza a reação de Corin-Strockis.

    A reação da Fosfatase-ácida realmente identifica a presença de esperma, ou líquido ejaculado por homens que fizeram vasectomia, mas não é o caso da questão.

    Questão certa, letra A.

  • a) de Corin-Stockis. CORRETA - técnica de Corin-Stockis para identificação microscópica de espermatozoides: solução de eritrosina amoniacal com reativo para coloração do espermatozoide de forma que este adquire cor rosa forte ou violeta na cabeça, enquanto suas caudas ficam com uma cor mais fraca.

     b) de Kastle-Meyer. ERRADA - o reativo de Kastl-meyer (fenolftaleína) é usado como teste colorimétrico para identificação presuntiva de sangue

     c) de Von-Teichman. - ERRADO - teste de certeza para identificação de sangue, devido à reação do íon férrico da hemoglobina com halógenos (bromo, iodo ou cloro) na presença de ácido acético, dando origem aos cristais de hemina (halógeno de ferriprotoporfirina).

     d) da Fosfatase-ácida. ERRADA - os testes presuntivos de identificação de fosfatase ácido em sêmen não são técnicas de microscopia, e sim reações colorimétricas baseadas na atividade da fosfatase, usando substratos como a timolftaleína monofosfato, alfa-naftol

     e) dos Cristais de Barbério. - ERRADA - a reação dos cristais de barbério também não usa eritrosina amonical, e não indicam a presença dos espermatozoides por microscopia. Consiste na utilização de ácido pícrico sobre a mancha, que forma cristais amarelos ao reagir com a espermina 


ID
699742
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em algumas situações, é encontrado apenas o crânio humano, sem os outros componentes da ossada, mostrando-se, ainda, em condições precárias de preservação anatômica. Nesses casos, sabe-se que os elementos dentários são de extrema importância para a identificação humana, pois o perito criminal pode proceder à extração de DNA e utilizar algum marcador genético. Via de regra, a estrutura dentária mais utilizada para a recuperação e extração do DNA é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Polpa dentária é a estrutura interna do dente, ela é formada por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e inervado. Junto com a dentina ela forma uma estrutura integrada denominada complexo dentino-pulpar, que tem origem embriológica na papila dentária.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Polpa_dent%C3%A1ria

  • GAB: LETRA D

    Malaver e Yunis (2003) desenvolveram um estudo com o intuito de avaliar diferentes tecidos dentários como fontes de DNA para análise forense. Neste estudo, a polpa dentária mostrou ser o tecido que permitiu maior sinal de amplificação por PCR, enquanto a dentina e cemento levaram a resultados semelhantes entre si e inferiores ao da polpa.


ID
699745
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

De acordo com a regra de Niderkorn, em condições habituais, a rigidez cadavérica que começa a se instalar entre três e seis horas após o óbito é considerada

Alternativas
Comentários
  • Rigidez Cadavérica ("rigor mortiRigidez cadavérica (“rigor mortis”)Também a rigidez cadavérica poderá ser utilizada para aquilatar o tempo transcorrido desde o óbito lembrando que, à semelhança do que acontece com o esfriamento do corpo, numerosos são os fatores que podem, ora acelerá-la (frio), ora retardá-la (calor), donde que nunca deverá ser assumida como valor absoluto, antes apenas de orientação.Algumas regras foram estabelecidas, por diversos autores, para permitir a sua estimativa em relação ao momento da morte:a. Regra de Bonnet - A rigidez se inicia logo após a morte, atingindo o seu total desenvolvimento até a 15ª hora e depois desaparece lentamente. Acaba quando os fenômenos destrutivos, de putrefação, se instalam.b. Regra de Fávero - O processo se inicia logo na primeira hora e se generaliza entre 2 e 3 horas, atingindo o seu máximo após 5 a 8 horas.c. Regra de Niderkorn - Considera-se precoce a rigidez que ocorre até a 3ª hora; é normal entre a 3ª e 6ª horas; diz-se tardia quando sobrevem entre a 6ª e 9ª horas 


  • Rigidez cadavérica

    Vou fazer uma breve introdução para depois responder a questão:

    Denominado também de rigor mortis, é um fenômeno químico decorrente das reações químicas entre as proteínas musculares e os líquidos cadavéricos. Quando respiramos, o oxigênio levado aos pulmões, em contato com que o hidrogênio presente em nosso corpo, se transformando em água. Se não fosse isso, as altas taxas de hidrogênio acidificariam o nosso corpo, levando a morte.


    Quando o indivíduo morre, cessa a entrada oxigênio, mas o corpo permanece a produzir hidrogênio, logo, a morte ocasiona, progressivamente, maior acidez ao corpo humano e essa acidez ataca a musculatura, que antes estava flácida, tornando-a endurecida.


    Momento de início da rigidez (é o que responde a questão):

    A “Lei de Nysten-Sommer-Laecher” diz que o cadáver endurece da cabeça para os pés (de cima para baixo), porque as massas musculares menores estão em cima, e as maiores estão em baixo. É com base nesse endurecimento que se estabelece a cronotanatognose (conhecimento da hora em que a morte aconteceu).

    Quando o cadáver ainda estiver flácido (flacidez muscular generalizada), significa que a morte aconteceu a menos de 02 horas.

    Na nossa mandíbula há um músculo denominado de masseter, que é responsável pelo movimento de abrir e de fechar a boca. Quando a rigidez cadavérica começa, esse será o primeiro músculo onde é possível se notar o fenômeno, pois com a rigidez se “trava” o movimento de abrir e fechar a boca (se o cadáver estiver com a boca aberta, não consegue fechar; se estiver fechada, não consegue abrir), neste caso, tem-se mais de 02 horas da morte (e menos de 6 horas) e a rigidez cadavérica já começou.

    Estando o cadáver com o masseter duro e a musculatura das pernas ainda flácidas, será possível determinar que a morte ocorreu a mais de 02 horas e a menos de 06 ou 08 horas. O mesmo quando o cadáver já estiver duro, mas com as pernas ainda moles, será possível dizer que a morte ocorreu a mais de 02 horas e a menos de 06/08 horas.

    Quando o cadáver já estiver totalmente duro (rigidez cadavérica generalizada), é possível determinar que a morte aconteceu a mais de 06 ou 08 horas (e menos de 24 horas).

    O cadáver ficará enrijecido até o momento que começar a putrefação (normalmente começa após 24 horas da morte), onde aquilo que estava duro começa a amolecer novamente. A putrefação também acontece de cima para baixo, assim, se o cadáver estiver flácido em cima e rígido em baixo o fenômeno da putrefação já começou.

    São possíveis situações em que a rigidez cadavérica é acelerada, normalmente em casos de mortes violentas acompanhadas de intensa luta ou casos de mortes por asfixia, pois nestes casos há falta de oxigênio, pois a vítima gastou-o na luta para não morrer, fazendo com que a acidez do corpo seja maior, acelerando a rigidez cadavérica.

  • Bonnet: inicia logo após a morte, progredindo até a 15ª hora

    Fávero: inicia-se na primeira hora, generaliza entre 2 a 3 horas e tem seu máximo de 5 a 8 horas

    Nidekorn: precoce (antes de 3h), normal (da 3ª a 6ª h), tardia (6ª a 9ª h), muito tardia (após 9h)

    Vanrell, 2019


ID
699748
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Recentemente, foi redigido um projeto de lei no Senado Federal (PLS 93/2011), no intuito de formalizar a instituição de um banco de material genético nacional, que já vem sendo testado, com base no sistema de informação CODIS
(Combined DNA Index System). Tal sistema permite a identificação humana de forma individualizada com altíssimo nível de precisão e foi desenvolvido pela Polícia Federal dos Estados Unidos da América (FBI). Assinale a alternativa que apresenta o marcador biológico utilizado pelo sistema CODIS para a identificação humana por meio do DNA.

Alternativas
Comentários
      • Repetições curtas em tandem (STRs)
    • A - Repetições curtas em tandem (STRs) são os microssatélites, que é um tipo de DNA satélite constituido por pequenas unidades de repetição e são usados como método de detrminação do perfil do DNA de um indivíduo.



      Calma! Calma! Senta aí e vamo tomar um MATE... bons estudos

    ID
    699751
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    O exame radiográfico é um procedimento de rotina na odontologia que permite diversas análises na área da antropologia forense e odontologia legal. Nesse contexto, existe uma tabela, elaborada por Nicodemo, Moraes e Médici Filho, muito utilizada para estimativa de idade com base na cronologia de mineralização dos dentes permanentes nos brasileiros. De acordo com tal tabela, um indivíduo que, ao exame radiográfico, exibe o terceiro molar inferior com 2/3 da raiz mineralizada possui idade estimada, em meses, mais provável, compreendida no intervalo entre

    Alternativas
    Comentários
    • Com 2/3 de raiz o dente já está em movimento de erupção e isto ocorre depois dos 15 anos.

       

    • É necessário memorizar a tabela de Nicodemo, Moraes e Médici Filho para responder as questões que possam vir a surgir sobre cronologia da mineralização dos dentes ? Acho um pouco  abusivo. 

    • mermão que provinha do cão ! TREINANDO PRA DERRUBAR A IESES NA IGP/SC

       

      CONCORRÊNCIA SE SEGUREM AÍ

    • IMPOSSIVEL ALGUEM ACERTAR ESSA QUESTAO DE FORMA CONSCIENTE, ESSA TABELA É ENORME CHEIA D NUMEROS E ELE AINDA PERGUNTA A DE 2/3  RAIZ FORMADA KKK, BANCA DOIDA

    • Só gravar:

      Início da formação: ~13 anos

      1/3: ~15 anos

      2/3: ~16 anos <------------ 16 anos x 12 (meses) = 192

      Completa: ~18 anos

      Fonte: Tabela de Nicodermo, Médici e Filho (Vanrell, 2019)

    • Letra C

      Caso não queria decorar a tabela (na minha opinião impossível), basta ter conhecimento sobre a idade aproximada de cada estágio de mineralização (algumas difíceis de decorar, no caso desta questão, como tratou do 3º molar inferior, nem tanto)

      Bisu: Formação de 2/3 da raiz do 3º molar acontece com mais ou menos 16 a 18 anos. (nem precisava saber exatamente, mas claro que quanto mais inferior a idade, mais difícil fica)

      Então:

      16 (anos) x 12 (meses) = 192

      18 (anos) x 12 (meses) = 216

      média --> 192 - 216

      Letra C é a única que se encaixa dentro do lapso temporal.

      "Para quem não desiste, passar em concurso é questão de tempo"

      Bom estudo a todos!


    ID
    699754
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    Com relação à estimativa de idade humana a partir dos elementos dentários e do crânio, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • a) Quanto mais jovem é o indivíduo, maior é a deposição e aposição de cemento na porção radicular no terço médio e apical.

      b) Após os 50 anos de idade, o índice de precisão na estimativa de idade em indivíduos vivos, a partir da análise dentária, aumenta de forma exponencial de acordo com seu envelhecimento.

      c) A tabela cronológica de mineralização dos dentes permanentes no Brasil, elaborada por Nicodemo, Moraes e Médici Filho, classifica os dentes em seis estágios de mineralização a partir de exames radiográficos. (8)

      d) O ângulo mandibular (gônio) sofre alterações relacionadas à reabsorção dos alvéolos dentários a partir de certo momento na idade adulta, tornando-se paulatinamente mais obtuso.

      e) No ser humano adulto, o estudo das características estruturais dentárias tem grande utilidade na determinação da idade, sendo observados mudanças de cor e contornos menos definidos. Todavia, a abrasão e a atrição não são consideradas na estimativa de idade.


    ID
    699760
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    Na tanatologia, a causalidade permite distinguir algumas formas de morte aparente. Entre essas formas, descreve-se um tipo de morte que é causada por congestão e hemorragia do território de uma artéria cerebral, sendo mais frequente em pacientes com antecedentes de hipertensão arterial. Tal descrição está relacionada a qual forma de morte aparente?

    Alternativas
    Comentários
    • Formas de Morte Aparente:

      Apopletica: caracteriza-se pela congestão e hemorragia cerebral, pacientes com hipertensão arterial; Sincopal: mais comum, perturbação cardiovascular e encefálica. Histérica: Letargia, catalepsia, perda dos movimentos, da sensibilidade e da consciência. Asfictica: Vias aéreas obstruídas (mecânica) ou histotóxica (não mecânica); Traumática; Elétrica: eletroplessao ou fulguração; Térmica: termopatias e criopatias. 

    ID
    699763
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Processual Penal
    Assuntos

    Com relação à perícia e aos peritos, assinale a alternativa incorreta

    Alternativas
    Comentários
    •        Art. 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

    • Complementando o comentário  do  colega Fabricius, a pegadinha da questão está a palavra  PRESCINDÍVEL  que quer dizer dispensável, o correto seria IMPRESCINDÍVEL que é o mesmo que indispensável..

      Fé força!


    • Art. 158.  Quando a infração deixar vestígios, será indispensável (IMPRESCINDÍVEL) o exame de corpo de delito, direto ou indireto, NÃO podendo supri-lo a CONFISSÃO DO ACUSADO.

      PRESCINDÍVEL= dispensável

      IMPRESCINDÍVEL= indispensável..

      JÁ CAI MUITO NESSA PEGADINHA DO PRESCINDÍVEL, HOJE EU JÁ ESTOU VACINADO. KKK

    • Questão bem tranquila para não perder tempo. Preste atenção: o examinador quer a opção INCORRETA.

      Com isso já mata a questão pela letra A! Quando a infração deixar vestígios, será IMPRESCINDÍVEL o exame de corpo de delito (...), conforme versa o art. 158 do CPP (um dos ARTIGOS MAIS IMPORTANTES).

      As demais alternativas estão todas corretas e servem para o estudo de vocês.

      (B) Art. 182 do CPP;

      (C) Art. 170 do CPP;

      (D) Art. 275 do CPP;

      (E) Art. 159, § 1º do CPP. 

      Gabarito: A


    ID
    699766
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Penal
    Assuntos

    Joel, após discussão com Valdir, em que foram feitas ofensas verbais, pegou um tijolo e o arremessou sobre a face de Valdir, com a intenção única de agredi-lo fisicamente. Os peritos criminais detectaram extensa equimose facial do lado esquerdo, grande corte com perda de substância, medindo 9,3 cm × 4,4 cm nos seus maiores diâmetros, além de diversos cortes de menor extensão. No exame físico intrabucal, observaram grandes fraturas coronárias dos dentes 24, 25 e 34. O exame radiográfico não demonstrou fraturas nos ossos da face. Decorridos 6 meses, o corte facial resultou em extensa cicatriz (9 cm × 4 cm) e outras de menor diâmetro. Valdir referia que se sentia constrangido publicamente diante de seu aspecto físico após tais agressões. Diante disso, Joel foi julgado e condenado pelo crime de lesão corporal de natureza gravíssima.

    De acordo com essas informações, o enquadramento no crime em que Joel foi condenado foi fundamentado no fato de ele ter

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA B. CERTA. Art. 129 § 2º, IV:

      IV - deformidade permanente;
      Impressão vexatória/visível, de certa proporção: é o chamado dano estético.

      Segundo Victor Eduardo Rios Gonçaves (Livro penal Parte  Especial) a configuração desta qualificadora pressupõe os seguintes requisitos: a) que se trate de dano estético; b) que o dano seja de certa monta; c) que seja permanente; d) que seja visível; e) que seja capaz de provocar impressão vexatória.

    • Correta, B

      Debilidade Permanente -> Lesão Corporal de Natureza Grave.

      Deformidade Permanente -> Lesão Corporal de Natureza Gravíssima.

    • GABARITO: B

       

      Alguns adendos relativos à deformidade permanente:

      - Deformidade permanente é aquela que causa constrangimento em quem tem, e repulsa em quem vê.

      - Essa deformidade está relacionada com o dano estético. Esse dano estético pode ser em qualquer parte do corpo, ainda que sejam partes normalmente coberta por roupas.

      - Precisa ser permanente, não precisa ser eterna e irreversível.

      - Se a vítima corrige totalmente a deformidade e ela desaparece, não há deformidade, logo não há qualificadora. Se a vítima esconde a deformidade com barba/maquiagem/peruca/roupa, a deformidade permanece, logo, existe a qualificadora. Se a vítima se recusa a fazer a cirurgia reparadora, a deformidade permanece, logo, existe a qualificadora.

      QPP 1 – eventuais técnicas cirúrgicas empregadas, mesmo que imediatas, não excluem o tipo, pois deve-se levar em conta que a lesão não desapareceria com o passar do tempo.

      QPP 2 – O vexame gerado é apara a média das pessoas em geral, não unicamente pelo sujeito, por sua vaidade.

       

       

      “Disciplina é igual a liberdade. ⁠O que importa não é o que você prega, é o que você tolera. Não espere estar motivado todos os dias para sair e fazer as coisas acontecerem. ”

      Bons estudos, pessoal.

       

      Qualquer erro/crítica/dúvidas é só chamar no inbox!

    • Questão levemente fácil, porém o texto a torna cansativa. GAB B


    ID
    699769
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Odontologia
    Assuntos

    Com relação a marcas de mordidas, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • A distância intercanina encontrana na mordedura humana varia de 2,5 a 3,5cm, sendo que uma distância menor do qeu 3,0cm pode indicar uma criança ou adulto pequeno.

    • a) O valor médio da distância intercanina é maior em homens que em mulheres, bem como maior no arco inferior que no superior.

      b) A identificação por meio do estudo das marcas de mordidas, por sua simplicidade, não requer grande conhecimento teórico e experiência prática do perito, não sendo imperiosa a colaboração dos odontolegistas para resultados mais precisos.

      c) É de restrita utilidade a identificação do criminoso com base na análise da mordida, tendo em vista que estas não são consideradas no inquérito policial além de não possibilitarem grande poder incriminatório ou excludente.

      d) No campo criminal, as técnicas descritas para o estudo das marcas de mordidas têm sido aplicadas quando são observadas em pele, não sendo utilizadas em laudos periciais quando são detectadas mordidas em objetos como vestes humanas ou em alimentos.

      e) O estudo da distância intercanina pode indicar se uma criança ou um adulto causou a lesão. Uma distância de 4 cm entre caninos superiores na análise da mordida indica maior probabilidade de ela ter sido causada por um adulto normal que por uma criança.

      Distância intercanina:

      em adultos normais, aproximadamente: 25 a 40-45mm.

      em adultos pequenos ou crianças, aproximadamente: 25 a 30mm.


    ID
    699772
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Odontologia
    Assuntos

    De acordo com a análise dentária, pode-se estimar a maior ou menor probabilidade de um dente ser de uma pessoa do sexo masculino ou do feminino. A esse respeito, o grupo dentário que apresenta características morfológicas de maior relevância na distinção entre o sexo masculino e feminino é o de

    Alternativas
    Comentários
    • E) Incisivos superiores

      Tem o maior dimorfismo sexual.

      • Incisivos centrais são mais volumosos no sexo masculino (diferença milimétrica).
      • diâmetro mesiodistal do Incisivo central e do Incisivo lateral é menor no sexo feminino.


    ID
    699775
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    Durante um desentendimento, Pedro agrediu João com um cassetete no rosto. João, em decorrência dessa agressão, caiu sobre o corte de um machado que estava no chão. Ainda insatisfeito com o resultado, Pedro sacou uma navalha e desferiu três golpes em João, um no rosto e outros dois no abdômen. Finalizando a agressão, deu uma mordida na orelha esquerda de João. Nesse caso, os instrumentos de agressão utilizados por Pedro, na ordem de ocorrência no texto, são classificados, respectivamente, como

    Alternativas
    Comentários
    • Nesse caso, os instrumentos de agressão utilizados por Pedro, na ordem de ocorrência no texto, são:
      Na minha opinião não tem resposta certa, pois o machado não foi utilizado por Pedro.

      João, em decorrência dessa agressão, caiu sobre o corte de um machado que estava no chão.
      Bons estudos!

    • Pedro estava com muita raiva do João.

    • GABARITO E

       

       

       Pedro agrediu João com um cassetete no rosto. João, em decorrência dessa agressão, caiu sobre o corte de um machado que estava no chão. Ainda insatisfeito com o resultado, Pedro sacou uma navalha e desferiu três golpes em João, um no rosto e outros dois no abdômen. Finalizando a agressão, deu uma mordida na orelha esquerda de João. Nesse caso, os instrumentos de agressão utilizados por Pedro, na ordem de ocorrência no texto, são classificados, respectivamente, como :

       

      com um cassetete no rosto : Instrumento contundente / Lesão contusa

      caiu sobre o corte de um machado :  Instrumento Corto - contundente / Lesão Corto - contusa

      uma navalha e desferiu três golpes em João : Instrumento Cortante / Lesão incisa

      caiu sobre o corte de um machado​ : Instrumento Corto - contundente/ Lesão Corto - contusa

       

       

      bons estudos

       

       

    • Pense no ódio...

    • (E) contundente, cortocontundente, cortante e cortocontundente.

      Cassetete: Instrumento contundente

      Machado: Instrumento Cortocontundente

      Navalha: Instrumento Cortante

      Mordida: Instrumento Cortocontundente

      Observação:

      • O fato de João ter caido sobre o Machado caracteriza uma lesão passiva (quando a vítima vai ao encontro do objeto). Entretando, não especifica se foi usado intencionalmente ou não por Pedro. Acho que poderiam ter melhorado no enunciado.

      • Muito cuidado com lesão por modidas. Podem ser tanto contudentes quanto cortocontundentes.

      "passar em concurso é questão de tempo para quem não desiste"

      Bom estudo a todos!

    • Cabra violento danado!

      Pedro estava com muita raiva do João. [2]


    ID
    699784
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    Acerca da localização, as lesões contusas superficiais são

    Alternativas
    Comentários
    • Tipos de lesões encontradas nas contusões superficiaisRubefação, edema traumático, bossas sanguíneas, hematoma, equimose e escoriações e feridas contusas.Lesões encontradas nas contusões profundasEntorse, luxação, fratura, rotura visceral e esmagamento.RubefaçãoÉ uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz na pele, que desaparece em alguns minutos. Não deixa marca nem sequela. A pele solta “istamina” e fica vermelha, pois aumenta a chegada de sangue no local.Edema traumáticoÉ o aumento de volume na região traumatizada (é o inchaço). É provocada pela saída do plasma do interior dos vasos sangüíneos que se infiltra nos tecidos. Possui intensidade variada, depende da gravidade e da presença de outras lesões no local.Bossa sanguíneaÉ o derramamento de sangue (proveniente de vaso vermelho) numa região pequena do tecido subcutâneo (embaixo da pele), delimitada por outras estruturas impermeáveis, como, por exemplo, osso. Formam uma saliência localizada na pele. São comuns no couro cabeludo e são vulgarmente chamadas de “galo”.HematomaÉ a ruptura de vasos sanguíneos (mais volumosos, médio ou grosso calibre), formando coleção de sangue represado, deixando a pele com uma coloração roxa. Difere do hematoma subdural (o sangue comprime o cérebro) e do intradural (dentro da cabeça).Equimose e sugilaçãoEquimose é o derramamento sanguíneo onde o sangue se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos (manchas roxas). Sugilação é uma forma de equimose, caracterizada por vários pontinhos como grão de areia, que geralmente é superficial, não forma coleção, mas pode ter dentro dos órgãos, na área do traumatismo ou pode até se estender.Petéquas e sufusõesPetéqueas e sufusões são formas de equimoses. As petéqueas são mais ou menos isoladas, com tamanho de cabeça de alfinete, já as sufusões são equimoses extensas.

    • Lesões contusas

      Superficiais

      • rubefação
      • bossas linfáticas e sanguíneas
      • hematoma
      • equimose
      • escoriação
      • laceração/ferida contusa

      Profundas

      • entorse e luxação
      • fratura
      • ruptura visceral
      • esmagamento
      • lesões produzidas por artefatos explosivos
      • encravamento/empalamento
      • outras...

      "passar em concurso é questão de tempo para quem não desiste"

    • Esmagamento NÃO é lesão contusa SUPERFICIAL, e sim PROFUNDA.

      Com isso, você ja eliminaria as alternativas A, B, C, E

      Gabarito D

    • Outra questão que ajuda a resolver essa:

      Quando há verdadeira trituração dos diversos planos do seguimento atingido, com ou sem abertura da pele, a lesão é denominada: A) Esmagamento


    ID
    699787
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    As equimoses são lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. As equimoses, quando se apresentam como pequenos grãos, em forma de estrias e pequenas equimoses agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico, são denominadas, respectivamente,

    Alternativas
    Comentários
    • Existem diversos tipos de equimoses (é gênero que comporta espécies):

       

      - petéquia: é uma equimose puntiforme, similar a pontas de alfinetes. São também denominadas “manchas de Tardieu”, podendo aparecer em mortes por sufocação ou também em outros tipos de morte, até mesmo na natural – p.ex. a morte por picada de uma formiga -, logo, não é patognomonica de sufocação.

       

      - sugilação: é a aglomeração de petéquias formadas por pressão de compressão ou por sucção – p.ex. a morte por picada de várias formigas; o chupão no pescoço.

       

      - sinal do zorro ou do guaxinim: aparece em fraturas na base do crânio, onde o sangue dessa fratura desce e se aloja atrás das pálpebras, fazendo com que surja uma equimose bipalpebral.

       

      - víbice: é a sugilação (equimose) em formato de faixa – p.ex. é o caso da lesão causada por um cassetete, por um cano de PVC, cinto, mangueira de jardim, pneus de carro, formando faixas duplas paralelas.

       

      - sufusão: é uma mancha mais extensa que todas as outras espécies de equimoses.

    • Mancha de Tardieu apenas quando a petéquia for subpericárdica.

    • A intensidade e o tamanho dependem do instrumento, do grau de violência, da vascularização da região, da constituição pessoal, do sexo, da idade e da higidez do ofendido.

      Petéquias: pontilhado hemorrágico

      Víbices: estrias alongadas

      Sugilação: forma de pequenos grãos

      Sufusão: ampla área de efusão sanguínea

      Equimona: equimose de grande proporção


    ID
    699790
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    A tonalidade da equimose é um aspecto de grande interesse pericial. De início, é sempre avermelhada; depois, com o passar do tempo, ocorrem mudanças cromáticas que têm o nome de espectro equimótico de Legrand Du Saulle. Essas alterações cromáticas ocorrem da seguinte forma:

    Alternativas
    Comentários
    • Espectro equimótico de Legrand du Saulle:É a variação cromática (1 – respeitante a cores) da equimose, produzida desde que o material foi extravasado até ser reabsorvido, e vai do início ao pleno reparo da lesão: - vermelho: do 1º ao 2º dia; - vermelho violáceo: do 3º ao 6º dia; - azulado e esverdeado: do 7º ao 12º dia; - amarelo: do 13º ao 20º dia. Ele nos permite dizer qual o ponto onde se produziu a violência, afirmar se o indivíduo estava vivo ou morto, natureza do atentado, data provável da violência. É diferente de quando houver tal ocorrido nos olhos, a mancha sempre fica vermelha, não muda de cor.

    • Bizu: Verox Azuverama


      Vermelho: 1º dia


      Roxo: 2º e 3º dia


      Azul: do 4º ao 6º dia


      Verde: do 7º ao 10º dia


      Amarelado-esverdiado: do 10º ao 12º dia


      Amarelada: do 12º ao 17º dia


      Quanto aos dias, eu decorei assim: 1ª cor, 1 dia; 2ª cor, 2 dias subsequentes; 3ª cor, 3 dias subsequentes; 4ª cor, 4 dias subsequentes; amarelo, 8 dias

    • A tonalidade da equimose é outro aspecto de grande interesse médico-pericial. De início, é sempre avermelhada. Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.

      vermelha no primeiro dia.

      violácea no segundo e no terceiro.

      azul do quarto ao sexto.

      esverdeada do sétimo ao 10°.

      amarelada por volta do 12º dia.

      desaparecendo em torno do 15º ao 20º.

    • Vc nunca mais vai errar o tempo de presença de cada coloração:

      decore a ordem das cores. Em seguida, perceba que, para cada cor, o intervalo de dias vai aumentando progressivamente em 1, ou seja, vermelho (1 dia - 1°), arroxeado (2 dias - 2° e 3°), azul (3 dias - 4°, 5° e 6°), verde (4 dias), amarelo (5 dias). Fica mais fácil de decorar assim.


    ID
    699793
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    A lesão muito comum e vulgarmente conhecida como galo, na literatura médico legal, recebe a denominação de

    Alternativas
    Comentários
    • Bossa sanguínea :É o derramamento de sangue (proveniente de vaso vermelho) numa região pequena do tecido subcutâneo (embaixo da pele), delimitada por outras estruturas impermeáveis, como, por exemplo, osso. Formam uma saliência localizada na pele. São comuns no couro cabeludo e são vulgarmente chamadas de “galo”.

    • Gab: Letra D

       

      A bossa sanguínea diferencia-se do hematoma por apresentar-se sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência bem pronunciada na superfície cutânea. É muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por “galo”.

    • BOSSA SANGUÍNEA

      É um hematoma no qual o derramamento sanguíneo se apresenta sempre sobre um plano ósseo, impedindo a difusão de sangue nas malhas dos tecidos e formando saliência bem pronunciada. O derramamento pode ser de sangue OU de líquido.

      OBS: quando o conteúdo for a LINFA, será bossa linfática/serosa: derramamento subcutâneos de serosidade de MORRELL-LAVALLÉE.

      OBS: é muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por “galo”. Também é comum em casos de recém-nascidos (parto).


    ID
    699796
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Odontologia
    Assuntos

    Assinale a alternativa correta em relação às lesões traumáticas de dentes e tecidos periodontais de suporte.

    Alternativas
    Comentários
    • Concussão:

      Não há deslocamento dentro do alvéolo

      Causa edema e hemorragia no ligamento periodontal

      Geralmente sem dor, sem sequelas

      O dente fica um pouco mais sensível à percussão e mastigação

      O paciente não costuma procurar o dentista por ser um trauma leve

      O tratamento é só acompanhar

    • Traumatismos dentais:

      Concussão: Lesão dos tecidos de suporte sem perda ou deslocamento. (há autores que consideram sangramento, acredito que minoria)

      Subluxação: Lesão dos tecidos de suporte com presença de sangramento gengival.

      Luxação lateral: Deslocamento do dente para as faces, mesial, distal, vestibular ou lingual palatina. Há sangramento gengival.

      Luxação extrusiva: Parte do dente se desloca para fora do alvéolo (aparência de estar alongado). Há sangramento gengival.

      Luxação intrusiva: Deslocamento do dente para dentro do alvéolo (aparência de estar curto). Há sangramento gengival.

      Avulsão: Deslocamento completo do dente para fora do alvéolo.

      Fratura: Perda do tecido mineralizado (esmalte, dentina ou cemento).

      "Passar em concurso é questão de tempo para quem não desiste"

      Bons estudos! Paciência, disciplina e muita fé.


    ID
    699799
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    O propósito da PCR é fazer um número imenso de cópias de um determinado fragmento gênico, cujo tamanho pode variar de poucos pares de base até milhares de pares de base. A PCR é constituída de três ciclos. Assinale a alternativa que apresenta esses ciclos.

    Alternativas
    Comentários
    • PCR fases :

      1) Desnaturação : eleva-se a temperatura ( 94 -96 ° C )  para separação da dupla hélice com desnaturação das pontes de hidrogênio  2)Hibridização : redução da temperatura ( 50-60 ° C ) para que os primers se emparelhem com a fita molde de DNA ( OU anelamento )  3) Extensão : aumenta-se novamente a temperatura ( 72 ° C )  para ação da DNA polimerase na formação de nova molécula 
    • O procedimento de PCR envolve três etapas, cada uma repetida muitas vezes.

      1 – DESNATURAÇÃO: O DNA genômico contendo a sequência a ser amplificada é desnaturado por aquecimento a cerca de 95°C por cerca de 30 segundos. A dupla fita é aberta (desnaturada), tornando-se uma fita única.

      2 – ANELAMENTO OU HIBRIDIZAÇÃO: Após a separação das fitas, um par de iniciadores ou primers (uma fita de DNA específica para o gene que se quer estudar) complementam a fita oposta da sequência de DNA a ser amplificada. Ou seja, um deles é complementar à sequência em uma fita da dupla-hélice de DNA e o outro é complementar à sequência na outra fita. O molde é determinado pela posição dos iniciadores que se anelam a fita. Essa etapa ocorre a uma temperatura de 60°C.

      3 – EXTENSÃO OU POLIMERIZAÇÃO: Com o molde já identificado, a enzima DNA-polimerase adiciona as bases complementares, formando uma nova fita e então tem-se novamente a duplicação da fita de DNA. Esse processo acontece a uma temperatura de 72°C.

      O ciclo inteiro é então reiniciado, os produtos do primeiro ciclo de replicação são então desnaturados, hibridizados e novamente replicados com DNA-polimerase. O procedimento é repetido muitas vezes até que o nível desejado de amplificação seja obtido.

      Na prática, a amplificação efetiva do DNA requer de 20 a 30 ciclos de reação, com os produtos de cada ciclo servindo como DNA-molde para o próximo – dando origem ao termo “reação em cadeia” da polimerase.

      Como cada etapa da reação ocorre em uma temperatura específica, a reação pode ser controlada. É utilizado um termociclador para determinar a temperatura e o tempo de cada etapa, bem como o número de ciclos de replicação.

      A detecção do produto de amplificação normalmente é feita em eletroforese em gel de agarose, que é corado com brometo de etídio, permitindo a visualização direta do DNA pesquisado. Hoje, existem termocicladores que, além de amplificar o DNA, permitem a sua detecção – chamada PCR em tempo real (qPCR).

      Fonte: https://kasvi.com.br/3-etapas-pcr/


    ID
    699802
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    A biotipologia é a ciência que estuda o homem sob o ponto de vista

    Alternativas
    Comentários

    • GAB: C  Essa é a definição precisa de Biotipologia


    ID
    699805
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina
    Assuntos

    No estudo do biótipo craniofacial, as formas típicas do crânio cerebral em norma vertical são

    Alternativas
    Comentários
    • a) Norma transversal (vertical posterior) - estenocrânio (caucásicos - europeus do centro), metriocrânio (mongólicos), tapinocrânio (negróides, caucásicos - europeus do norte e do sul)

      b) Norma sagital (vertical lateral ou perfil) - hipsicrânio (mongólicos, negróides), mesocrânio (caucásicos), platicrânio (crânios fósseis).

      c) Norma vertical - dolicocrânio (caucásicos nórdicos, negróides africanos, berberes, australóides, mesocrânio (mongólicos), braquicrânio (caucásicos - europeus do centro).

      e) Ìndicie nasal - leptorrino (caucásicos), mesorrino (mongólicos), platirrino (negróides africanos, australóides, crânios fósseis).

       


    ID
    699808
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina
    Assuntos

    No estudo do biótipo craniofacial, as formas típicas do crânio cerebral em norma lateral são

    Alternativas
    Comentários
    • http://www.malthus.com.br/antropologia/medidas/etnia/indice_sagital.gif

    • Acho essa questão confusa! vi em um livro que o indíce largura-comprimento do râncio permite a classificação: Dolicocrânio, Mesocrânio e Branquicrânio tem um impressão que está invertido a resposta 


    • a) Norma transversal (vertical posterior) - estenocrânio (caucásicos - europeus do centro), metriocrânio (mongólicos), tapinocrânio (negróides, caucásicos - europeus do norte e do sul)

      b) Norma sagital (vertical lateral ou perfil) - hipsicrânio (mongólicos, negróides), mesocrânio (caucásicos), platicrânio (crânios fósseis).

      c) Norma vertical (índice horizontal) - dolicocrânio (caucásicos nórdicos, negróides africanos, berberes, australóides, mesocrânio (mongólicos), braquicrânio (caucásicos - europeus do centro).

      e) Ìndicie nasal - leptorrino (caucásicos), mesorrino (mongólicos), platirrino (negróides africanos, australóides, crânios fósseis).

      Fonte: Jorge Paulete Vanrell


    ID
    699811
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Processual Penal
    Assuntos

    De acordo com a Lei n.º 11.690/2008, o assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz

    Alternativas
    Comentários
    • Art.159        

           § 4o O assistente técnico atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta decisão. 

    • A indicação de assistente técnico poderá ser feita:


      I) Pelo Mp, pelo ofendido, querelante, acusado.


      II) A atuação acontecerá após a conclusão dos peritos oficiais.

      na fase processual.



      #Força!



    ID
    699814
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    Um aliado importante na identificação de criminosos e de grande relevância no exame realizado pelo odontolegista é a marca de mordida humana encontrada em vítimas de violência. No exame visual dessas lesões, uma marca de mordida humana típica será composta, de fora da lesão para dentro, das seguintes zonas:

    Alternativas
    Comentários
    • ZONAS DAS MARCAS DE MORDIDA


      1.Equimose: em área difusa, mais ou menos intensa, limitando externamente a área, provocada pela pressão dos lábios.


      2.Escoriações ou lesões corto-contusas: marcas deixadas pelos dentes anteriores – incisivos e caninos, ou pela superfície do palato.


      3.Equimoses de sucção: provocada pela língua ou pelo vácuo criado pelo agente........

    • Resp."E"

      COMENTÁRIO: A lesão causada pela mordedura, são lesões corto-contusas, consequencias do instrumento contudente (os dentes humanos ou de animais). Visivelmente serão vistos de fora para dentro

      = a ação causou uma hemorragia que atingiu vaso de pouco calibre, as esquimoses nas adjacências

      = na mesma região, haverá uma ação mais intensa, pois a intensidade da força no uso do objeto causara lesão por abrasão que arrancará a epiderme, as escoriações, seguida de cortes que dará causa aos ferimentos (traumas) irregulares, traumas ou lesões corto-contusas.

      3º = No mesmo planos, de forma mais profunda da pele haverá uma lesões especifica da dentição do ser humano, uma equimoses de sucção.

      Portanto a sequencia correta é equimose, escoriações ou lesões corto-contusas e equimose de sucção.

      Força Mulheres, futuras DELEGADAS. Rumo, novamente, as primeiras colocações


    ID
    699817
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    O perito odontolegista deve ficar atento, quando examinar uma marca de mordida, aos indícios biológicos criados pelo agressor na vítima. Uma cuidadosa coleta da saliva deixada no local da mordida poderá identificar o criminoso pelo exame genético-molecular desse material comparado com o do suposto agressor. O material para extração de DNA e amplificação em amostras de saliva encontrada sobre a pele na região da marca de mordida oferece melhores resultados com a seguinte técnica:

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: C

      Trata-se da técnica do Duplo Swab, cujo texto da alternativa é a exata descrição.

    • Um swab umedecido em água destilada, girado em toda a área da marca de mordida, sem contato manual direto, e outro swab seco, com os mesmos cuidados do anterior. Após a secagem natural do swab umedecido, ele é embalado em recipientes próprios e enviado ao laboratório, acompanhado de amostra de sangue da vítima.


    ID
    699820
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    Os dentes são de suma importância para a identificação humana, em virtude da sua localização sob a proteção de músculos, da grande resistência deles aos agentes vulnerantes e da variabilidade de características e eventos odontológicos que podem ser encontrados e confrontados com os prontuários odontológicos dos suspeitos ou até mesmo com imagens radiográficas e fotográficas fornecidas pelos profissionais que atenderam esses suspeitos ou por seus familiares. As metodologias de identificação pelos dentes, realizadas pelos peritos odontolegistas, têm sido muito utilizadas por causa de seu baixo custo e alto grau de confiabilidade e rapidez, tanto em acidentes de massa quanto em casos individuais. Os dentes podem oferecer dados acerca do cadáver, como espécie, grupo racial, sexo, idade, altura e outros fatores. Quanto à espécie, em casos em que é fornecido ao perito odontolegista apenas fragmento dentário, é de fundamental importância o exame microscópio para se definir se o fragmento estudado é de dente humano. Assinale a alternativa que corresponde à característica exclusiva para os prismas de esmalte dos dentes humanos no exame microscópio.

    Alternativas
    Comentários
    • Os prismas de esmalte são ondulados, paralelos entre si e perpendiculares à dentina. Os referidos prismas possuem comprimento de 2mm e apresentam estrias escuras transversais a intervalos de ;

      A linha de união entre o esmalte e a dentina exibe um aspecto em guirlanda.

      Fonte: Resumo de estudos.

    • Os prismas de esmalte são: - Ondulados - Paralelos - Perpendiculares à dentina - Com estrias escuras transversais - Comprimento médio de 2mm - Largura de 5μ - Distância de 4μ

    ID
    699823
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    PC-DF
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Medicina Legal
    Assuntos

    O índice dentário de Flower é utilizado para se estabelecerem diferenças entre grupos humanos e é calculado pela seguinte fórmula:

      (Comprimento em reta entre a borda mesial do 1º pré-molar e a borda distal do 3º molar) x 100 
                                                        Distância basionásio



    Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    •                             Índice de Flower:

           Tipo             Índice Dentário       Grupo étnico

      Microdontes              < 41,0                 caucásicos

      Mesodontes           42,0 a 43,9        negróides, mongólicos

      Megadontes              > 44,0                australóides