SóProvas



Prova IESES - 2019 - Prefeitura de São José - SC - Agente de Fiscalização em Posturas


ID
3103645
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que não haja erros ortográficos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Não basta que as coisas que se dizem sejam grandes, se quem as dis não é grande [...] o autor é que lhe dá o crédito e lhe conssilia o respeito. (Pe. Antônio Vieira) → Correto seria: diz; concilia.

    B) Não li nada do que estava aqui, exceto o que vi pelas impreções [...] Talves valha a pena você mesmo vir aqui [...] Você tentou envolver a embaixada nisso? Eles com certesa ajudariam. É difícil traçar essas coisas. (Luiza Geisler) → correto seria: impressões; talvez; certeza.

    C) E se eu escolhece a Caridade e me empenhace até o fundo da alma para ajudar aquela moça que estava esperando por alguém que lhe estendece a mão? (Lygia Fagundes Telles) → correto seria: escolhesse; empenhasse; estendesse.

    D) Na mesa do chá, mal pude comer, engasgada. Á medida que a noite ia crescendo, eu ia me sentindo mais triste, e como tonta, vendo tudo confuso. Nem tive mais alegria quando afinal pude ir à rouparia apanhar os lençóis e a camisola, trocar os sapatos. (Rachel de Queiroz) → Todas palavras corretas. Acrescentando, hoje, dia 18/10/19, realmente esse "á medida que" está incorreto", não tinha observado, questão sem gabarito.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na verdade todas estão incorretas:

    Além dos erros apontados pelo colega Arthur, na letra D o correto seria "À medida que" e não "Á medida que".

  • A princípio considerei erro de digitação do QC, entretanto até mesmo na prova há a incorreta inserção do sinal gráfico em "á medida que". A questão, pois, não possui gabarito. Todas as assertivas incorrem em erro ortográfico.

  • na verdade, na verdade, todas erradas kkkkk

  • Todas estão erradas mesmo, desse jeito mata o estudante.kkk

  • A - Não basta que as coisas que se dizem sejam grandes, se quem as dis não é grande [...] o autor é que lhe dá o crédito e lhe conssilia o respeito. (Pe. Antônio Vieira) - (ERRADO) DIZ e CONCILIAR

    B - Não li nada do que estava aqui, exceto o que vi pelas impreções [...] Talves valha a pena você mesmo vir aqui [...] Você tentou envolver a embaixada nisso? Eles com certesa ajudariam. É difícil traçar essas coisas. (Luiza Geisler). (ERRADO) TALVEZ, IMPRESSÕES e CERTEZA

    C - E se eu escolhece a Caridade e me empenhace até o fundo da alma para ajudar aquela moça que estava esperando por alguém que lhe estendece a mão? (Lygia Fagundes Telles). (ERRADO) ESCOLHESSE, EMPENHASSE e ESTENDESSE.

    D - Na mesa do chá, mal pude comer, engasgada. Á medida que a noite ia crescendo, eu ia me sentindo mais triste, e como tonta, vendo tudo confuso. Nem tive mais alegria quando afinal pude ir à rouparia apanhar os lençóis e a camisola, trocar os sapatos. (Rachel de Queiroz). (GABARITO)

    GABARITO: Alternativa D.

  • Gab - D

    Porém "Á medida que" também está errado. Talvez erro de digitação. Correto seria "À medida que"

    Os erros das outras são grotescos.

  • Minha estratégia foi contar os erros, onde havia menos erros foi a que marquei.

  • Diga-se, desde logo, que à medida que é a forma correta para a locução conjuntiva proporcional (assim com crase), quando se quer dar o sentido de à proporção que. Nesse sentido, não existe a medida que nem a medida em que (sem crase). Também incorreta é a expressão à medida em que.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br › 10,MI126818,31047-A+medida+que

  • Na mesa do chá, mal pude comer, engasgada. Á medida que a noite ia crescendo, eu ia me sentindo mais triste, e como tonta, vendo tudo confuso. Nem tive mais alegria quando afinal pude ir à rouparia apanhar os lençóis e a camisola, trocar os sapatos. (Rachel de Queiroz)

  • TODAS INCORRETAS. à medida que é o correto e nao á medida que..

    se eu lembrasse.. se eu escolhesse.. > com ss (preterito imperfeito do subjubtivo)

  • Cara de erro de digitação mesmo

  • A D é a ''correta'', mas ainda está errada. O certo é ''À medida que''...

     

    Olha Britto, sinceramente viu!

  • d)

    Na mesa do chá, mal pude comer, engasgada. Á medida que a noite ia crescendo, eu ia me sentindo mais triste, e como tonta, vendo tudo confuso. Nem tive mais alegria quando afinal pude ir à rouparia apanhar os lençóis e a camisola, trocar os sapatos. (Rachel de Queiroz) 

  • LETRA D.

  • Na C o substantivo CARIDADE está com letra maíuscula . 
    Temos que levar isso em consideração também.

     

  • GABARITO ERRADO ( À MEDIDA QUE)

  • a) Não basta que as coisas que se dizem sejam grandes, se quem as dis não é grande [...] o autor é que lhe dá o crédito e lhe conssilia o respeito. (Pe. Antônio Vieira)

    b) Não li nada do que estava aqui, exceto o que vi pelas impreções [...] Talves valha a pena você mesmo vir aqui [...] Você tentou envolver a embaixada nisso? Eles com certesa ajudariam. É difícil traçar essas coisas. (Luiza Geisler)

    c) E se eu escolhece a Caridade e me empenhace até o fundo da alma para ajudar aquela moça que estava esperando por alguém que lhe estendece a mão? (Lygia Fagundes Telles)

    d) Na mesa do chá, mal pude comer, engasgada. Á medida que a noite ia crescendo, eu ia me sentindo mais triste, e como tonta, vendo tudo confuso. Nem tive mais alegria quando afinal pude ir à rouparia apanhar os lençóis e a camisola, trocar os sapatos. (Rachel de Queiroz)

    Todas estão erradas, mas acredito que seja erro de digitação na letras D

    então...

    Gabarito D

  • Isso mesmo Sr. Shelking já vi um prof de cursinho presencial criticar muito o qc sobre erros de digitação, mas a maior parte os erros são da própra banca examinadora.

  • E essa crase louca no Á medida que??

  • Questão que deveria ter sido anulada uma vez que TODAS possuem erros ortográficos. Entretanto, eu fui pelos erros mais grosseiros mas Á medida que está acentuada errada sendo certo À medida que.

  • Realmente, essa questão é passível de anulação devido ao mísero acento agudo indevido na única que parecia estar correta...

  • Acento errado na D. Toda vida essa palhaçada de ir na menos errada. Era pra ser anulada uma questão dessa


ID
3103648
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No período a seguir foram suprimidos todos os acentos, inclusive as crases. Assinale a alternativa cujas palavras preencham corretamente os espaços com números:

“Se aquela vaga (1) vinha me inquietar, eu, sem saber (2), e habituada a conferir um nome claro a todas as coisas, não a (3), ou (4) a (5) físicas. Além disso, a reunião de domingo em casa de meus pais, junto as primas e vizinhos, qualquer bom e animado jogo reconquistavam-me (6) e repunham-me na estrada larga, de novo a caminhar entre a multidão dos de olhos fechados” (Clarice Lispector. Obsessão)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) insatisfação; explica-la; admitía; atribuia-a; indisposições; rapidamente. → respectivamente: oxítona terminada em -a (explicá-la), "admitia" sem acento, visto que ´"i" não é tônico, atribuía (aqui temos um hiato, o "i" tônico formando hiato com a vogal anterior, logo acentua-se.

    B) insatisfaçao; explica-la; admitia; atribuía-a; indisposições; rapidamente. → faltou o "til" (marca de nasalização).

    C) insatisfação; explicá-la; admitia; atribuía-a; indisposições; rapidamente. → todas corretas.

    D) insatisfação; explicá-la; admitía; atribuía-a; indisposições; rapidamente. → novamente uma palavra em que o "i" não é tônico, logo não deve ter acento.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • com certeza ,gerou muitas duvidas na letra D,pois não há acento em uma paroxitona terminada em *A* ,não se acentua ás paroxitona terminada em,a/as, e/es, o/os, e em/ens. PM-BA 2019...univasf-PE.

  • Gab - C

    “Se aquela vaga insatisfação vinha me inquietar, eu, sem saber explicá-la, e habituada a conferir um nome claro a todas as coisas, não a admitia, ou atribuía-a a indisposições físicas. Além disso, a reunião de domingo em casa de meus pais, junto as primas e vizinhos, qualquer bom e animado jogo reconquistavam-me rapidamente e repunham-me na estrada larga, de novo a caminhar entre a multidão dos de olhos fechados” (Clarice Lispector. Obsessão)

  • Por eliminação, mata uma questão dessa em segundos..."Insatisfaçao e admitía".

  • Não entendi o por que do acento na palavra EXPLICÁ-LA. Alguém pode ajudar?

  • Josiane Correa Silva é uma oxítona terminada em "a". Esquece o pronome "la" pra você entender.

  • @Natan Araújo: realmente não há acento em paroxítonas terminadas em a. Porém, a palavra atribuía-a é acentuada porque em "a-tri-bu-í-a" existe o hiato u-í, que deve ser acentuado a partir das regras especiais. Bons estudos.

    @Josiane Correa Silva: como Robson S.A. bem demonstrou, a palavra explicá-la é uma oxítona terminada em a. Em "explicá-la", o pronome que fica após a palavra não deve ser considerado para fazer a acentuação dela. Bons estudos.

  • Gabarito: C


ID
3103651
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dentre as principais áreas temáticas de atuação da ONU Meio Ambiente no período 2010-2011 estão as mudanças climáticas, a gestão de ecossistemas e biodiversidade, o uso eficiente de recursos e o consumo e produção sustentáveis e a governança ambiental. Nessas áreas, a ONU Meio Ambiente procura contribuir para o diálogo entre os gestores públicos, atores da sociedade civil, do setor privado e acadêmico.

(https://nacoesunidas.org/agencia/onumeioambiente/. Acesso em 10 set 2019)


Assinale a alternativa correta, quanto ao texto acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Resposta está neste trecho: Dentre as principais áreas temáticas de atuação da ONU Meio Ambiente no período 2010-2011 estão as mudanças climáticas, a gestão de ecossistemas e biodiversidade, o uso eficiente de recursos e o consumo e produção sustentáveis e a governança ambiental. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    Mixuruca .


ID
3103654
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pensando na concordância nominal e em classe de palavras, assinale a alternativa correta quanto aos termos numerados no período a seguir:


Ângela fez todo o trabalho do escritório (1), e Maria (2) arrumou os canteiros da horta. As duas, quando estão a sós (3), gostam de ler e cozinhar.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Ângela fez todo o trabalho do escritório só (1), e Maria  (2) arrumou os canteiros da horta. As duas, quando estão a sós (3), gostam de ler e cozinhar.

    1 → equivale a "sozinha", sendo um adjetivo e sendo variável: Os homens fizeram todo o trabalho do escritório sós (sozinhos);

    2 → equivale a "somente", aqui temos uma divergência, muitos gramáticos veem somente como uma palavra denotativa de exclusão, no caso a banca apoiou-se em um gramático que enxerga como um advérbio de exclusão, sendo uma classe de palavra invariável;

    3 → equivale a uma locução adverbial formada pela preposição "a" e pelo adjetivo "sós", sendo invariável: Eu quero ficar a sós; Nós queremos ficar a sós.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • No sentido de sozinho(a): Torna-se adjetivo, logo varia.

    No sentido de somente: Torna-se advérbio, logo invariável.

    DEVAGAR E SEMPRE ASSIM É QUE SE VENCE A CORRIDA!!!

  • Só = Sozinho (Adjetivo),

    Só = Apenas (Advérbio - Invariável),

    A sós = Locução Adverbial - Invariável.

    Gabarito: A

  • Reforçando o que já foi dito:

    Para saber se é advérbio passe a palavra para o plural e faça a substituição por sozinho.

    Se encaixar com sozinho é só correr para o abraço, pois é adjetivo.

    Isso acontece porque o advérbio é invariável.

    ....fizeram todos os trabalhos de escritório sozinhas.

    Quando o só equivale a somente: advérbio.

    Se ficar a dúvida faça o teste;

    Arrumaram somente o quarto.

    Dúvidas? Equivocos? Mande msg.

    Sucesso, bons estudos, não desista!

  • O primeiro (Só) tem como referência "Angela" (Substantivo), logo ele é um adjetivo. 

    O segundo (Só) tem como referente "arrumou" (verbo), logo ele é um adjetivo.

     

  • Uma regra prática para empregar corretamente as palavras sós e é substituir esses termos pelas palavras sozinho e apenas, respectivamente. Onde couber a palavra sozinho, emprega-se flexionado (adjetivo); onde couber a palavra apenas, emprega-se sem flexão (advérbio).

    Ângela fez todo o trabalho do escritório (1)= SOZINHA, e Maria (2) = APENAS arrumou os canteiros da horta. As duas, quando estão a sós (3), gostam de ler e cozinhar. LOCUÇÃO ADVERBIAL = duas ou + palavras

  • A impressão de que eu tenho toda vez que abro o comentário de uma questão e vejo Arthur Carvalho comentando (em todas) é a de que ele passa o dia inteiro no QC procurando questões sem comentários e recentes para responder.

  • gfhgf

  • Uma vida baseada em confiar nos comentários de Arthur Carvalho

  • Tammy Freitas, é nós

  • # Só

    = Sozinho / é variável

    = Somente / é invariável

    A sós é invariável

  • Se pudesse faria o mesmo que o Arthur Carvalho. Infelizmente não posso, pois , felizmente, reconheço minhas limitações e prefiro não criticar a boa vontade de ninguém.

    Excelente ajuda a dele, parabéns cara!

  • Ângela fez todo o trabalho do escritório  (sozinha, adjetivo), e Maria  (somente, advérbio) arrumou os canteiros da horta. As duas, quando estão a sós (locução adverbial), gostam de ler e cozinhar.


ID
3103657
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas a seguir:


I. Que provejemos a nossos filhos a melhor educação sempre!

II. Nós nos propusemos a discutir sobre a atualização da norma.

III. Se João o ver, pedirá pessoalmente que cuide do assunto.

IV. Ela não creu em seus olhos ao deparar-se com aquela cena dantesca.


Assinale a alternativa que se aplica, quanto à flexão dos verbos acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. Que provejemos a nossos filhos a melhor educação sempre! → incorreto, verbo está no presente do subjuntivo, o correto seria: que provejamos.

    II. Nós nos propusemos a discutir sobre a atualização da norma. → correto, verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

    III. Se João o ver, pedirá pessoalmente que cuide do assunto. → temos o verbo "ver" conjugado no futuro do subjuntivo, o correto seria: se João o "vir".

    IV. Ela não creu em seus olhos ao deparar-se com aquela cena dantesca. → correto, parece estranho, tudo nos levar a crer que o correto é "creio", mas a conjugação no pretérito imperfeito do indicativo na terceira pessoa do singular é "creu".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito Letra A

    I - Prevejamos ou provejamos, ambos existem, provejemos não existe, por isso questão errada.

    III- Futuro do subjuntivo na primeira pessoa do verbo ver é "vir"

    VERBO VER X VIR no futuro do subjuntivo

    • O verbo ver precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.

    • O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem.

  • Toda conjugação do verbo "Ver": https://conjuga-me.net/verbo-ver

  • Corrigindo o último comentário do Arthur Carvalho

    "IV. Ela não creu em seus olhos ao deparar-se com aquela cena dantesca. → correto, parece estranho, tudo nos levar a crer que o correto é "creio", mas a conjugação no pretérito imperfeito do indicativo na terceira pessoa do singular é "creu"."

    Na verdade não esta no pretérito imperfeito do indicativo, e sim no pretérito perfeito.

    Lembrando que as terminações do pretérito perfeito são: I/STE/U/MOS/STES/RAM e a conjugação desse verbo no pret. perfeito é:

    eu cri

    tu creste

    ele creu

    nós cremos

    vós crestes

    eles creram

  • 1º perceba o seguinte....

    Ver no sentido de avistar = vir. como no exemplo:

    se eu vir seu irmão darei o recado.

    Sabendo disso vc eliminaria B) e D).

    2º Sabendo que o correto é provejamos vc marcaria gol.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!


ID
3103660
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mas, enquanto procurava (1) não entender jamais, o rosto cada vez mais suspenso do homem já entendera (2), sem que um traço se tivesse alterado. Seu trabalho principal era ganhar tempo e se concentrar em reter a respiração. O que de repente já não era mais difícil. Pois inesperadamente ele percebia (3) com horror que a sala e a mulher estavam calmas e sem pressa. Mais desconfiado ainda, como quem fosse terminar enfim por dar uma gargalhada por constatar o absurdo, ele no entanto teimava (4) em manter o rosto enviesado, de onde a olhava (5) em guarda, quase seu inimigo.

(Lispector, C. A imitação da rosa (2016). In: Moser, B. Todos os contos (pp. 102). Rio de Janeiro: Ed. Rocco)


Assinale a alternativa que se aplica, de acordo com os verbos assinalados acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Mas, enquanto procurava (1) não entender jamais, o rosto cada vez mais suspenso do homem já entendera (2), sem que um traço se tivesse alterado. Seu trabalho principal era ganhar tempo e se concentrar em reter a respiração. O que de repente já não era mais difícil. Pois inesperadamente ele percebia (3) com horror que a sala e a mulher estavam calmas e sem pressa. Mais desconfiado ainda, como quem fosse terminar enfim por dar uma gargalhada por constatar o absurdo, ele no entanto teimava (4) em manter o rosto enviesado, de onde a olhava (5) em guarda, quase seu inimigo.

    → Verbos 1, 3, 4 e 5 estão no pretérito imperfeito do indicativo, apresentam um fato "imperfeito" (ações não finalizadas, estendidas no tempo);

    → Verbo 2: pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Era só lembrar do macete do pretérito:

    Ontem eu olhei (perfeito)

    Antigamente eu olhava (imperfeito)

    Mais antigamente eu olhara (mais que perfeito)

  • Gab - A

    Pretérito imperfeito do indicativo designa um fato passado, mas não concluído (imperfeito = não perfeito, inacabado). Transmite uma ideia de continuidade e duração, podendo indicar, por exemplo, uma ação que se configurou como hábito. Verbos do texto: procurava, percebia, teimava, olhava.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação passada. Verbos do texto: entendera.

  • O pretérito mais-que-perfeito é formado pelo verbo “ter” conjugado no pretérito imperfeito do indicativo e o particípio do verbo principal. ...homem já entendera,... = ...homem já tinha entendido,...

  • FOCO!

    Obrigado "Xandão" SOARES,

    essa acertei poi por causa de vc.

  • Pretérito imperfeito do indicativo - VA/IA

  • Só guardar esse bizu:

    Tudo que é IMPERFEITO merece uma VA-IA-INHA e ja ERA.

    Terminou em VA, IA, INHA e ERA é pretérito IMPERFEITO do indicativo.

  • Dica:

    pretérito perfeito:

    fato passado não concluído

    Jaris engasgou com o caldo de cana.

    pretérito imperfeito:

    fato no passado não concluído terminação (AVA)

    Gabi gostava de bater uma bolinha.

    pretérito mais-que-perfeito: (terminação ARA)

    passado anterior a outro passado

    Em tempos remotos Jajá cantara em um festival.

    Sucesso, bons estudos, Nãodesista!

  • GAB A

     

    pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo.

     

    Ontem eu olhei (perfeito)  

    Antigamente eu olhava (imperfeito): procurava (1), teimava (4), olhava (5) e percebia (3). 

    Mais antigamente eu olhara (mais que perfeito): entendera (2

     

     

    https://www.conjugacao.com.br › preterito-imperfeito-do-indicativo

  • Pretérito imperfeito do indicativo: "Eu pintava"


ID
3103663
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No Brasil, a ONU Meio Ambiente trabalha para disseminar, entre seus parceiros e a sociedade em geral, informações sobre acordos ambientais, programas, metodologias e conhecimentos em temas ambientais relevantes da agenda global e regional e, por outro lado, para promover uma participação e contribuição mais intensa de especialistas e instituições brasileiras em fóruns, iniciativas e ações internacionais. A ONU Meio Ambiente opera ainda em estreita coordenação com organismos regionais e sub-regionais e cooperantes bilaterais, bem como com outras agências do Sistema ONU instaladas no país.

Dentre as principais áreas temáticas de atuação da ONU Meio Ambiente no período 2010-2011 estão as mudanças climáticas, a gestão de ecossistemas e biodiversidade, o uso eficiente de recursos e o consumo e produção sustentáveis e a governança ambiental. Nessas áreas, a ONU Meio Ambiente procura contribuir para o diálogo entre os gestores públicos, atores da sociedade civil, do setor privado e acadêmico.

(https://nacoesunidas.org/agencia/onumeioambiente/. Acesso em 10 set 2019)


Leia as assertivas a seguir:

I. Apesar da questão ambiental ser uma preocupação global, tem sido negligenciada pela ONU e seus parceiros.

II. A ONU difunde informações sobre as questões ambientais para a sociedade, em cooperação com vários organismos internos.

III. A difusão da informação pela ONU tem como um dos objetivos maior participação do país em ações internacionais.


Assinale a alternativa que se aplica quanto ao texto acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. Apesar da questão ambiental ser uma preocupação global, tem sido negligenciada pela ONU e seus parceiros. → incorreto, visto que, de acordo com o texto, inúmeras iniciativas feitas pela ONU têm sido divulgadas e realizadas, logo não há negligência (abandono).

    II. A ONU difunde informações sobre as questões ambientais para a sociedade, em cooperação com vários organismos internos. → correto, conforme este trecho, é uma estreita cooperação, mas não deixa de ser uma cooperação : A ONU Meio Ambiente opera ainda em estreita coordenação com organismos regionais e sub-regionais e cooperantes bilaterais, bem como com outras agências do Sistema ONU instaladas no país.

    III. A difusão da informação pela ONU tem como um dos objetivos maior participação do país em ações internacionais. → correto, conforme este trecho: para promover uma participação e contribuição mais intensa de especialistas e instituições brasileiras em fóruns, iniciativas e ações internacionais.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • + teste lógico - português

  • Um salve pra quem caiu na bait assim como eu


ID
3103666
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos casos especiais de homonímia:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado diz HOMONÍMIA, isto é, relativo a palavras iguais, seja na grafia, seja na pronúncia. Exposto isso, sigamos para a explanação das três alternativas incorretas:

    a) Uso inoportuno da expressão "com quanto". A julgar pela redação, deve-se grafar "conquanto", conjunção com valor concessivo.

    c) O equívoco da alternativa C não reside na falta de lógica, pois a questão não trata de coerência. O equívoco se aloja na grafia do segmento "sem-fim". Não obstante exista, a aplicação é indevida nesse contexto. A escorreita grafia, no caso em apreço, dá-se sem a presença do hífen: "sem fim":

    Sem-fim (substantivo) = infinidade; grande quantidade.

    Sem fim (locução adjetiva) = que não tem fim.

    d) Aqui, caso símile ao de cima. "À parte" é locução adverbial legítima, no entanto sem respaldo na ocorrência em tela. A escorreita grafia é "aparte", cujo significado traduz "interrupção", "comentário", etc.

    Letra B

  • Até agora não achei a HOMONÍMIA.

    Só encontrei três alternativas com alguma palavra errada e uma (letra B) correta.

  • Letra: B.

    São expressões semelhantes na forma, mas expressam ideias opostas.

    De encontro: Contra, oposição.

    Ao encontro: Concorda, a favor.

  • Ao encontro de= aproximar-se de

    De encontro a= colisão, choque.

  • Saulo, acho que fica mais fácil entender quando vemos os tipos que existem:

    Existem três principais tipos de homonímias:

    Homônimas homógrafas: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. Exemplo: “gosto” (substantivo) e “gosto” (verbo gostar) / “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo). ​

    Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo).

    Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes. Exemplo: “verão” (verbo) e “verão” (substantivo) / “cedo” (verbo) e “cedo” (advérbio). Homonímia e paronímia Homonímia e polissemia Saiba mais sobre o significado de polissemia.

    Pelo que eu entendi se trata de homófonas.

  • juro que tento entender mas nao consigo

  • QUESTÃO BEM CONFUSA.

  • LETRA B.

  • Acho que o conceito de paronímia cairia melhor nesse caso

  • Enunciado tosco e sem sentido algum com o que se pede. "Marque a alternativa que ta escrito corretamente", pronto, tinha que ser assim.

  • questão muito confusa.

  • Gabarito: B

    Erros:

    a) Com quanto - Conquanto

    c) Sem-fim - Sem fim

    d) à parte - aparte

  • GABARITO B

    Errei a questão... mas seria um caso de Homônimos Perfeitos (assunto muito confuso).

    Homônimos perfeitos são apresentados com palavras de: mesma grafia, mesma pronúncia e significados diferentes.

    ENCONTRO (verbo), ENCONTRO (substantivo).

    Nossas ideias foram de encontro às ideias do diretor, o que significa que ele não as vai aceitar.

  • Vale ressaltar:

    De encontro.......Contra

    Ao encontro.......A favor

  • PROCURANDO A HOMONIMIA TEM 3 DIAS

  • Tendi nada não

  • 2021 e nada ainda
  • Meus brothers, barato estranho mesmo. Confesso que acertei por eliminação, visto que a única alternativa que se mostrou diferente das demais foi a B.

    Ao encontro : a favor

    De encontro: contra .

  • "Eu entendi foi nada!" kkkkk

  • E eu tinha filtrado as mais fáceis hahahaha

  • "Nossas ideias foram de encontro às ideias do diretor, o que significa que ele não as vai aceitar."

    Homônimos perfeitos: significados diferentes, mas com pronúncia e grafia iguais.

    Essa foi a única resposta plausível que achei por ser a única que apresenta pares de palavras iguais com pronúncia e grafias idênticas. Só não consigo identificar a diferenciação morfológica das palavras, se alguém conseguir descobrir, comenta aqui.

  • GABARITO LETRA B

    Acertei pela palavra ideia que aparece duas vezes, entendi que eram Homônimos Perfeitos = iguais na grafia e pronuncia

    "Nossas ideias foram de encontro às ideias do diretor, o que significa que ele não as vai aceitar."

  • fui por eliminação, essa pareceu ser a mais plausível. acredito que a palavra "ideia" tenha o mesmo significado nas duas vezes que aparece na frase. vai entender ...

  • QUE? Não entendi esse começo... quer dizer, não entendi foi nada kkkkkk

  • O enunciado diz HOMONÍMIA, isto é, relativo a palavras iguais, seja na grafia, seja na pronúncia. Exposto isso, sigamos para a explanação das três alternativas incorretas:

    a) Uso inoportuno da expressão "com quanto". A julgar pela redação, deve-se grafar "conquanto", conjunção com valor concessivo.

    c) O equívoco da alternativa C não reside na falta de lógica, pois a questão não trata de coerência. O equívoco se aloja na grafia do segmento "sem-fim". Não obstante exista, a aplicação é indevida nesse contexto. A escorreita grafia, no caso em apreço, dá-se sem a presença do hífen: "sem fim":

    Sem-fim (substantivo) = infinidade; grande quantidade.

    Sem fim (locução adjetiva) = que não tem fim.

    d) Aqui, caso símile ao de cima. "À parte" é locução adverbial legítima, no entanto sem respaldo na ocorrência em tela. A escorreita grafia é "aparte", cujo significado traduz "interrupção", "comentário", etc.

    Qconcursos

  • acho que aí nao tem nada de homonima.
  • GABARITO: B

    *ENUNCIADO MUITO CONFUSO, FUI POR ELIMINAÇÃO*

  • Homonímia não tem haver com semelhança e sim com identidade gráfica ou sonora. O ideal seria paronímia..

    Banca chulé

  • acho que deveria ser, procure pela frase correta..
  • " Não as vai aceitar "?? Não seria " não vai aceitá-las" ?


ID
3103669
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas abaixo:


I. Foram vistas centenas de pessoas esperando nas filas.

II. Não serão permitidas manifestações dentro do recinto.

III. Reconstruíram as casas após a grande enchente de 1980.

IV. Foi feita a entrega das flores para as homenageadas.


Assinale a alternativa que se aplica quanto à voz dos verbos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Foram vistas centenas de pessoas esperando nas filas. → temos uma voz passiva analítica (verbo "ser" + particípio; transpondo para outras vozes: Viram-se centenas de pessoas esperando nas filas; Alguém viu centena de pessoas esperando nas filas.

    II. Não serão permitidas manifestações dentro do recinto. → novamente verbo "ser" + particípio, logo voz passiva analítica.

    III. Reconstruíram as casas após a grande enchente de 1980. → temos um sujeito indeterminado, apresenta um verbo na terceira pessoa do plural, voz ativa.

    IV. Foi feita a entrega das flores para as homenageadas. → temos novamente uma voz passiva analítica, verbo "ser" + particípio "feita", é só imaginar o agente da passiva indeterminado, dessa forma fica fácil transpor as vozes: Alguém fez a entrega das flores para as homenageadas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • I. Foram vistas centenas de pessoas esperando nas filas. -AM passado

    II. Não serão permitidas manifestações dentro do recinto. - ÃO futuro

    III. Reconstruíram as casas após a grande enchente de 1980. - ReconstruírÃO

    IV. Foi feita a entrega das flores para as homenageadas.

  • Um breve resumo para a questão:

    O que é voz passiva?

    Ocorre a voz passiva quando o verbo indica uma ação sofrida ou desfrutada pelo sujeito.

    A voz passiva sintética é VTD + partícula 'se' apassivadora. Quando mudamos para a voz passiva analítica, incluímos o verbo 'ser' + o particípio do verbo (que é VTD).

  • Reconstruíram as casas após a grande enchente de 1980.

    Verbo na 3° do plural e não está sendo antecedido por um referente expresso-------- Sujeito indeterminado.

    as casas -------o termo atua apenas como um complemento verbal direto, não como sujeito paciente do verbo 'reconstruir'.

  • Arthur Carvalho, uma dúvida em sua explicação:

    "IV. Foi feita a entrega das flores para as homenageadas. → temos novamente uma voz passiva analítica, verbo "ser" + particípio "feita", é só imaginar o agente da passiva indeterminado, dessa forma fica fácil transpor as vozes: Alguém fez a entrega das flores para as homenageadas."

    Poderia ser assim: "As flores foram entregues para as homenageadas."?

  • Gabarito: C

  • Questão interessante. Bons estudos a todos.

  • I - Foram vistas/ avistadas centenas de pessoas esperando nas filas

    VERBO AUXILIAR SER + PARTICÍPIO = PASSIVA ANALÍTICA

  • I. Centenas de pessoas esperando nas filas foram (verbo auxiliar carregando tempo e modo) vistas (verbo principal no particípio, flexionado em função do seu sujeito paciente) . Voz passiva analítica.

    II. Manifestações dentro do recinto não serão (verbo auxiliar carregando tempo e modo) permitidas (verbo principal no particípio, flexionado em função do seu sujeito paciente). Voz passiva analítica.

    III. Reconstruíram (sujeito indeterminado: verbo 3ª pessoa plural) as casas após a grande enchente de 1980. Voz ativa.

    IV. A entrega das flores foi (verbo auxiliar carregando tempo e modo) feita (verbo principal no particípio, flexionado em função do seu sujeito paciente) para as homenageadas. Voz passiva analítica.

  • GABARITEX:::::::::: C)Apenas as assertivas I, II e IV estão na voz passiva.


ID
3103672
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à significação das palavras ressaltadas no período, dentro deste contexto:


Quando o assunto é relação de trabalho entre empregado e empregador, no Brasil é feita uma imediata associação: conflito judicial. O equívoco (1) das empresas está em não adotar medidas preventivas para gerenciamento dessas questões, o que pode ser evitado ou corrigido por meio da adoção de programas de compliance na seara (2) trabalhista. As ações de prevenção de riscos nas relações de trabalho têm o objetivo principal de combater práticas antiéticas e ilegais dos empregados e dos empregadores. O resultado do compliance é imediatamente refletido na redução do passivo (3) trabalhista e na melhoria do meio ambiente de trabalho. O programa de compliance, também conhecido como programa de conformidade (4), funciona como uma espécie de “auditoria [...].

(James Augusto Siqueira. 7 de outubro de 2017. Disponível em https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/compliance-trabalhista-reduz-judicializacao-entre-empregado-e-empregador/. Acesso em 10 de setembro de 2019.)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → O equívoco (1) das empresas; programas de compliance na seara (2) trabalhista;  redução do passivo (3) trabalhista; programa de conformidade (4) → Um "equívoco" equivale a uma falha, um erro, uma falta, algo que não foi acertado, logo eliminamos "precisão"; "seara trabalhista" equivale a área, setor, departamento, campo; "passivo" refere-se a um termo da contabilidade (o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade); e para ter certeza "conformidade", aquilo que conforma, que é consoante, tem concordância.

    A) (1) precisão; (2) campo; (3) competência; (4) desacorde

    B) (1) falha; (2) lavoura; (3) crédito; (4) ressonância.

    C) (1) dúbio; (2) família; (3) obrigações; (4) desarranjo.

    D) (1) falta; (2) campo; (3) dívida; (4) consonância.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    (1) falta;

    (2) campo;

    (3) dívida;

    (4) consonância.

  • Pessoal,vcs conseguem postar links nos comentários?

  • Olá Marcos silva. Também não consigo. Eu acredito que o Qconcursos tirou essa opção devido a galera ficar postando propagandas no site. Se vc quiser pode digitar o link que ai a plataforma aceita, mas isso é gastar muito do seu tempo precioso. Bons estudos!

    GAB - D

  • Marcos, cole o link no bloco de notas e depois copie ele novamente.

  • Adorei saber mais sobre compliance trabalhista :)


ID
3103675
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma aplicação financeira de $ 2.500,00 feita por 6 meses a taxa de juros simples de 20% ao ano resulta no montante de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → R$ 2.500,00 feita por 6 meses a taxa de juros simples de 20% ao ano, ou seja:

    → em 6 meses (meio ano) renderá 10%;

    → 10% de 2500= 250

    → 2.500+250= R$2.750,00

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Uma aplicação financeira de $ 2.500,00 feita por 6 meses a taxa de juros simples de 20% ao ano resulta no montante de:

    capital: 2.500

    tempo: 6 meses= 1 SEMESTRE.

    juros: 20% AA - 10% ao semestre.

    J: CIT/100

    J: 2.500 X10X1/100

    J:250

    M: CAPITAL +JUROS: 2.500 +250= 2.750.

  • c = 2.500

    i= 20% a.a = 20/100

    t= 6 meses = 0,5 a.a (12/6)

    J=c.i.t

    J=2.500*20/100*0,5

    depois de eliminar os zeros:

    J=250*2*0,5

    J=250

    M=c+j

    M=2.500 + 250

    M=2.750

  • Primeiro temos que saber quanto renderá a taxa em um ano.

    20% de 2500 ---> 500, temos um rendimento de 500 reais em 12 meses = 1 ano.

    Só com isso já mataria a questão,pois se em 12 meses rende 500, em 6 meses renderia a metade.

    500/2-->>250. Teriamos 250 de juros em 6 meses.

    Agora só somar com o capital.

    C---> 2500

    +

    J---> 250

    =

    R---> 2750.

    FOCO E FÉ.

  • nem usei formula na regra de tres resolve.. alias nem sei qual formula é essa .. ainda xd

    1 ANO - 20% = QUE DARIA 500 REAIS  (12MESES)

    12MESES ---500 REAIS

    6 MESES -------X (QUANTOS REAIS )     = 250 REAIS   + 2500 = 2750

  • Resposta

    Resposta

  • OBRIGADO ARTUR

  • finalmente acertei uma kkkkk

  • Juro simples: quando é um tempo maior e se quer um tempo menor, no caso de "% ao ano" para "% ao semestre" (seis meses), deve-se dividir a porcentagem ao ano pela equivalência em semestre, logo um ano é igual a dois semestres. Então:

    20% a.a. = ?% ao semestre

    1 ano = 2 semestres logo 20%/2 = 10% ao semestre

    Regra de três:

    R$ 2500 - 100%

    x - 10%

    R$ 2500 + R$ 250 = R$ 2750,00


ID
3103678
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

35.000 litros equivalem a quantos metros cúbicos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Para saber o valor da conversão de Litros para Metros Cúbicos, pode usar esta fórmula simples e fácil Metros Cúbicos = Litros *0,001 → 35.000*0,001 → 35 m³.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • 1000 l = 1 m3

  • Eu só tirei os 3 zeros. Acertei de coincidência tbm ou não?

  • 1m^3 = 1000L

    1cm^3 = 1ml

    1dm^3 = 1L

  • Gab. C

    Metros Cúbicos - Unidade métrica de volume, vulgarmente utilizada em concentrações para expressar um produto químico num volume de ar. Um metro cúbico equivale a 35,3 pés cúbicos ou 1,3 jardas cúbicas. Um metro cúbico equivale também a 1000 litros ou a um milhão de centímetros cúbicos.

    Tendo como base essa definição, podemos montar uma regra de três simples:

    Se : 1m³ = 1000Lts

    Então : xm³ = 35000Lts

    Fazendo "meios pelos extremos", Temos que:

    1000.xm³ = 35000

    x = 35000/1000

    x=35Lts

  • putz.. 

    meu professor na agronia tinha me dito que era 100 litros kkk pobre amigo...1

    1 metro^3 = 1000 L

    1cm^3 = 1ml

    fixandooooooooooooo

    1m3 = 1000 L = entendeu gurizinha

  • Nádia Borges, pra saber se foi coincidência ou não vc tem que nos falar que raciocínio te levou a tirar os zeros. Se vc pensou que a conversão de Litros para Metros cúbicos, que é onde a maioria se baseia, só devemos saber que 1 Litro é o que vale a 0,001 Metros cúbicos. Eu nesses casos prefiro jogar o Litro pra Decímetros cúbicos pois não muda a medida, mas daí vc tem que fazer a conversão de três em três zeros (000) a menos ou a mais. Ok ? Espero ter ajudado.

  • Minha caixa d'agua tem 1000 L (1m x 1m x 1m) = 1m³:

    1m³ ------ 1000 L

    x m³ ------ 35.000L

    (multiplica em cruz)

    1.000 x = 35.000

    x = 35.000/1.000

    x = 35 m³

  • 1l = 1dm³ = 0,001m³

    35000 dm³ = 35m³

  • Só dividir por 1000.

  • eu deduzi assim: se 3500 l, esta na escala normal de elevado a 1º. que e multiplicado por 10.. mas metros cubicos sao ja de inicio por 1000. ,logo, 35 estava na casa do metro,ouseja,35000,saindo para cubico,que ja tinha os tres zeros,na mesma linha do metro, entao, 35. escreve a tabela normal, pra nao esquecer: k ...h...da...d...c...m (depois e so acrescentar o que precisa ..(eu fiz minemonico: ¨cagada dez,cem,mil¨


ID
3103681
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Três sócios A, B e C apresentam as participações de 60%, 30% e 10% respectivamente no capital de uma empresa. Sabe-se que o lucro alcançado de $ 60.000 será distribuído proporcionalmente à participação de cada sócio. Qual é o valor da diferença entre o lucro a ser distribuído entre os sócios B e C?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Total de lucro: R$60.000,00

    → A, B e C apresentam as participações de 60%, 30% e 10% respectivamente;

    → Sócio A (60% de 60.000= 36.000);

    → Sócio B (30% de 60.000= 18.000);

    → Sócio C (10% de 60.000= 6.000);

    → Diferença entre sócios B e C ↔ 18.000-6.000= R$12.000,00

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Três sócios A, B e C apresentam as participações de 60%, 30% e 10% respectivamente no capital de uma empresa. Sabe-se que o lucro alcançado de $ 60.000 será distribuído proporcionalmente à participação de cada sócio. Qual é o valor da diferença entre o lucro a ser distribuído entre os sócios B e C?

    A. 60.000 x 60/100 = 36.000

    B. metade de A= 18.000

    c.60.000 x 10/100=6.000

    a diferença entre B e C será de 12.000 (de 20%) letra a.

  • A

    60p + 30p + 10p = 6000000

    100p = 6000000

    p = 6000000 : 100

    p = 60000

    B = 30% sobre 100% . 60000

    600.3 = 1800

    C = 10% sobre 100% .60000

    600.1 = 600

    1800 - 600 = 1200

    $ 12.000,00

  • Regra de três

    60.000 ---- 100

    B ------------ 30

    B = 600x30 = 18.000

    60.000 --100

    C --------- 10

    C = 6.000

    B-C = 18.000-6.000 = 12.000 ==> Letra A

  • Eu tirei a porcentagem de cada um e depois calculei a diferença entre B e C e acertei. Fiz certo ou acertei por coincidência?

  • Nem precisa fazer calculo:

    Se ele diz que o lucro de C é 10%, logo concluímos que será 6.000,00

    Se 10% de 60.000,00 é 6.000,00

    20% = 12.000,00

    30% = 18.000,00 (lucro de B)

    18 - 6 = 12.000,00

    GAB A

  • Gabarito: A

    60.000 - 60% = 36.000 | 30% = 18.000 | 10% = 6.000

    B-C = 18.000 - 6.000 = 12.000

  • Soma-se as porcentagens (a+b+c = 100 ou seja /60+30+ 10 = 100)

    Dividi 60.000 (esse é o todo) por 100 = 6.000 (essa é a parti)

    b) 6.000 * 30 = 18.000

    c) 6.000* 10 = 6.000

    Ele pede diferença entre b e c ( 18.000 - 6.000 = 12.000)

  • 60|% = 36 mil 

    30\% = 18 mil

    10%\ = 6 mil   = diferença de 12 mil .. e pensar que eu deixava pra trás essas questoes de matematica nas provas...

  • Dá pra fazer de cabeça essa, hehehe

  • @RauãSouza Eu tbm amigo, era na época um bicho de sete cabeças, rsrs

  • 60k + 30k + 10k = 60 000

    100k = 60 000

    k = 600

    B = 30 * 600 = 18 000

    C = 10 * 600 = 6 000

    18 000 - 6 000 = 12 000

  • A = 60 p

    B = 30 p

    C = 10 p

    60+30+10 = 100 p

    100p = 60000

    p = 600

    B = 600*30 = 18000

    C = 600*10 = 6000

    18000-6000 = 12000

  • GABARITO: LETRA A

    Porcentagem ---------Forma unitária

    60% 0,6

    30% 0,3

    10% 0,1

    Vamos utilizar Forma Unitária:

    A) 0,6x60000=36000

    B) 0,3x60000=18000

    C) 0,1x60000=60000

    portanto B-C E igual:12000


ID
3103684
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word, para Windows, em português, o tipo de alinhamento onde o espaço de ambas as bordas é alinhado com as margens é o:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → O tipo de alinhamento "justificado" é aquele que permite que o texto fique alinhando com ambas as bordas do documento em aberto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab. D

    Quando você justifica o texto, o espaço é adicionado entre as palavras para que ambas as bordas de cada linha sejam alinhadas com as margens. A última linha do parágrafo é alinhada à esquerda.

  • Gabarito letra D para os não assinantes.

    Justificado - tecla de atalho Ctrl+ J

    Aproveitando para relembrar os outros atalhos:

    ►CTRL+E: centralizar o texto

    ► CTRL+Q: alinhar à esquerda

    ►CTRL+G: alinhar à direita

    ► CTRL+Z: desfazer ação

    ►CTRL+R: refazer ação

  • centralizado é no meio 

    Ctrl j = justificar
    Ctrl Q = alinhar a esquerda
    Ctrl G alinhar a direito
    Ctrl e = Centralizar........

    guia pagina inicial > opcao paragráfo

  • Comentário do Prof. Lucas Costa

    ALTERNATIVA CORRETA : D

    A) No alinhamento centralizado o texto tem como premissa de não ficar alinhado em nenhuma das 2 margens, buscando ficar o mais no centro possível da página.

    B) Esta alternativa não trata de nenhum tipo de alinhamento

    C) Como está no próprio nome, o alinhamento à direita, mantém o texto alinhado apenas na borda direita da página, deixando o lado esquerdo desalinhado. E o contrário se poderia dizer do alinhamento à esquerda.

    Vamos pra Cima !!

    Entre em contato para mais dúvidas, aulas, simulados e correções.

    Estude com a gente, e a informática vai ser mais simples do que parece !!

    Dicas , Aulas e materiais gratuitos : (12) 99180 3244

    Canal do Youtube : Professor Lucas Costa Informática para Concursos

    Facebook : Professor Lucas Costa - Informática para Passar

    Instagram : Lucascostainformática

    Email : lucas0263@gmail.com

  • Gabarito (D)

    (A) Errada; Centralizada → Centralizar o conteúdo na página. Dá aos documentos uma aparência formal e é geralmente utilizado para folhas de rosto, citações e títulos.

    (B) Errada; Espaçamento →  Permite escolher o espaçamento entre as linhas do texto ou entre parágrafos (simples, duplos, triplos, etc). 

    (C) Errada; Alinhar à Direita →  Alinhar o conteúdo à margem direita.

    (D) Certa; Justificado → Distribuir o texto uniformemente entre as margens.

    FOCO E PERSEVERANÇA!!

    Bons estudos!!

  • Grupo paragrafo

    CRTL + Q = Alinha o texto à esquerda;

    CRTL + E = Alinha o texto no centro;

    CRTL + G = Alinha o texto à direita;

    CRTL + J = Alinhamento Justificado;

    GAB - D

  • GABARITO: LETRA D

    Alinhamento de texto é um atributo formatação de parágrafos que determina a aparência do texto em um parágrafo inteiro. Por exemplo, em um parágrafo alinhado à esquerda (o alinhamento mais comum), o texto é alinhado com a margem esquerda. Em um parágrafo justificado, o texto é alinhado com as margens.

  • GABARITO: LETRA D

    JUSTIFICADO

    O tipo de alinhamento  "justificado" é aquele que permite que o texto fique alinhando com  ambas as bordas do documento em aberto.

    TECLA DE ATALHO CTRL+ J

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos comandos de alinhamento, mais especificamente quanto ao alinhamento responsável por organizar o texto de forma uniforme entre as margens esquerda e direita.

     

    A) Incorreta – O alinhamento centralizado é utilizado para deixar o centralizar o texto de forma vertical entre a margem superior e inferior. 

    B) Incorreta – Não há um modo de alinhamento chamado “Distribuição espaçada”. 

    C) Incorreta – O alinhamento à direita deixa o texto selecionado próximo à margem direita. 

    D) Correta – O alinhamento justificado é utilizado para alinhar o texto de forma uniforme entre as margens esquerda e direita. 

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
3103687
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É uma interface da World Wide Web (www) que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador. A maior vantagem do webmail é o facto de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de mensagens de correio electrónico, qualquer computador ligado à internet com um navegador é suficiente. Isto também significa que ao contrário de outros protocolos de comunicação na web, como o POP3 não é necessário utilizar sempre o mesmo computador.

    ? Fonte: http://sejaprime.com.br/internas/p_w_limitado.php

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GAB: A

  • Assertiva A

    Dica

    MailMkt

    O e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto,

  • Cuidado para não confundirem WebMail com Correio eletrônico. Este é o mesmo que e-mail, aquele é o que a questão cita.

  • Gab. A

    Webmail é um serviço da e-mail que permite ao usuário enviar e receber mensagens usando um navegador de internet.

    O correio eletrônico ( e-mail ) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar.

    MailMkt - O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.

  • Webemail =a interface propriamente para isso a estrutura ...

    já o correio eletronico = é o email em si. 

    MAimkt = uma forma de marketing via email.
     

  • webmail: interface da WWW que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando o navegador, não necessita instalar um software para acessar o email.

  • GABARITO - LETRA A

    Webmail > permite o acesso a mensagens por meio de sítios eletrônicos.

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

    "Seja 1% melhor a cada dia".

  • Webmail é uma interface da www que permite ao utilizador ler e escrever email usando um.

    Fonte: Wikipedia


ID
3103690
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O navegador web (browser) é um programa que habilita os seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor da rede. Qual das alternativas é representada apenas por navegadores web?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Opera, Whatsapp e Internet Explorer. → aplicativo multiplataforma de mensagens e chamadas de voz.

    B) Microsoft Outlook, Google Chrome e Safari. → software da Microsoft que é usado basicamente para enviar e receber e-mail.

    C) Microsoft Edge, Google Chrome e Safari.

    D) OneNote, Microsoft Edge, Google Chrome. → software de anotações desenvolvido pela Microsoft.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Microsoft Edge (Microsoft), Google Chrome (Google), Safari (Apple).

  • É muito importante ter o conhecimento que o novo navegador padrão do windows é o Edge, várias questões cobram isso. Ainda mais porque o explorer consta no windows 10, só não é mais o padrão.

    Bons estudos!

  • Gabarito: C

  • Os navegadores web  (Browser) são softwares que permitem a visitação e exibição de sites (sítios) espalhados em outros computadores pelo mundo, ou seja, na Internet.

    Þ    Chrome.

    Þ    Internet Explorer.

    Þ    Firefox.

    Þ    Safari.

    Þ    Opera

    Þ    Tor

    Þ    Netscape

    Þ  Microsoft Edge

    GAB - D

  • Safari
    Software
    Resultado de imagem para safari
    DescriçãoO Safari é um navegador desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3. Apresenta uma interface simples, característica dos produtos da Apple. Wikipédia


    alguns que podem cair por serem um pouco desconhecidos

    opera ..
    tor  = serve para navegador na deep web (é uma cebola o icone isso me ajuda ) para de choro
    netscape

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de navegadores web existentes. 

     

    A) Incorreta – O Whastapp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. 

    B) Incorreta – O Outlook é um correio eletrônico, cuja função é realizar o preparo, envio e recebimento de e-mails. 

    C) Correta – O Microsoft Edge, Google Chrome e o Safari são exemplos de navegadores web, cuja função é acessar aos sites da internet, através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML. 

    D) Incorreta – O OneNote é um software, desenvolvido pela Microsoft, utilizado para a criação de anotações digitais.

     

    Gabarito –Alternativa C. 


ID
3103693
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Windows, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Queremos a alternativa incorreta:

    >>> Nos PCs, o Windows não é o sistema operacional mais popular, sendo que 80% do mercado é dominado pelo linux.

    → O Windows é disparadamente o sistema operacional mais popular em todo o mundo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab. B

    Lembre-se: A questão quer a "incorreta".

    A) CORRETA: Microsoft Windows (ou simplesmente Windows) é uma família de sistemas operacionais desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft. É constituída por várias famílias de sistemas operacionais, cada qual atendendo a um determinado setor da indústria da computação, sendo que o sistema geralmente é associado com a arquitetura IBM PC compatível. As famílias ativas do Windows incluem Windows NT, Windows Embedded e Windows Phone; estes podem abranger subfamílias, como Windows CE ou Windows Server.

    B) INCORRETA: O Microsoft Windows passou a dominar o mercado de computadores pessoais (PC) do mundo, com mais de 90% de participação de mercado, superando o Mac OS, que havia sido introduzido em 1984.

    C) CORRETA: O sistema operacional Windows movimenta um mercado milionário de vendas de licenças. Os valores cobrados variam de acordo com as edições e, em cada uma delas, são incluídas funcionalidades adicionais.

    D) CORRETA: Uma pasta de computador, também chamada de diretório, é um espaço utilizado basicamente para armazenar arquivos, sub-pastas e atalhos de programas. Desta forma, o Windows entre outros sistemas operacionais, utilizam as pastas para classificar e organizar os arquivos do computador.

  • Abaixo uma notícia sobre o market share dos sistema operacionais, primeiro lugar Windows (microsoft) e depois o OS X (Apple):

    https://www.oficinadanet.com.br/windows10/27816-windows-10-esta-presente-em-mais-de-900-milhoes-de-dispositivos

  • Só pela negação já dá pra matar a questão.

  • Gabarito letra B para os não assinantes

    Windows é um sistema operacional de multitarefas para computadores e dispositivos móveis, desenvolvido pela Microsoft.

    Considerado um dos sistemas operacionais mais utilizados em todo o mundo, o Windows começou a ser projetado em 1981, mas foi apenas em 1993 que sua primeira versão foi lançada.

    Existem diversos produtos que compõem a “família” Microsoft Windows, como o Windows Live, o Windows Media Center, o Windows Media Player, entre outros softwares que foram desenvolvidos exclusivamente para potencializar o desempenho dos sistemas operacionais feitos pela Microsoft.

    fonte: https://www.significados.com.br/windows/

  • Isso é matéria de informática ? Nunca vi.

    Que subjetivismo do caramba kkk

  •  

    a)correta.. familia de sistemas operacionas windoes/7 8 10 .. vista etc.

    b)windoes é o mais vendido e popular.linux é freware e poucos tem conhecimento do mesmo = resposta

    c)possui 

    d) pastar >> pasta dentro de outra pasata é subpasta ... e     arquivo é o que tem dentro da pasta. ou sub o conteudo em si!

    iOS é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch e iPad. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. As versões principais do iOS são lançadas anualmente. Wikipédia

    Windows 1.0 era mais uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS e foi lançado em 20 de novembro de 1985. Era necessário o MS-DOS 2.0, 256 KB RAM e um disco rígido. Naquela estrutura, o MS-DOS só conseguia suportar 1 MB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa.

  • COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)

    O Windows é um sistema operacional, ou seja, o software que gerencia todos os outros softwares do computador e, de quebra, ainda gerencia toda a parte de hardware (as peças) do computador.

    Sua primeira versão foi lançada na década de 80 e de lá para cá, ja foram mais de 10 versões lançadas, ou seja, podemos dizer que é uma família de sistemas operacionais. (Letra A....ok).

    Em computadores, é o sistema operacional mais usado no mundo. Linux é seu concorrente, mas está muito distante em relação a número de utilizadores. (Letra B.... Incorreta).

    Para usar o Windows você deve pagar por uma licença de utilização. Não existem versões gratuitas do Wndows, fique atento a isso. (Letra C...ok).

    O sistema permite que você crie quantas pastas quiser e isso é feito com o intuito de organizar o sistema. (Letra D.....ok)

    GABARITO: B.

    ESTUDE COMIGO!

    INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO

    GRUPO DO WHATS APP: (31) 9 8783-1775

  • A questão pede a alternativa errada > portanto é a letra "B".

    B-Nos PCs, o Windows não é o sistema operacional mais popular, sendo que 80% do mercado é dominado pelo linux.

  • a banca: ta ai meu filho, uma questão pra você não zerar a prova.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...


ID
3103696
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cargo de embaixador do Brasil nos estados unidos e um dos cargos mais visados pelos diplomatas de carreira, no Brasil é tradição selecionar diplomatas de carreira e de longa experiência. O cargo de embaixador nos EUA é considerado pelo Itamaraty estratégico em virtude de alguns pontos.


I. Longa tradição na diplomacia entre os dois Países.

II. Grande poder econômico e militar norte-americano.

III. EUA tem a segunda maior comunidade brasileira no exterior.

IV. Influência dos EUA somente nos países mais desenvolvidos das Américas.


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. Longa tradição na diplomacia entre os dois Países.

    II. Grande poder econômico e militar norte-americano.

    III. EUA tem a segunda maior comunidade brasileira no exterior. ? conforme o G1 é a maior e não a segunda maior.

    IV. Influência dos EUA somente nos países mais desenvolvidos das Américas. ? em toda América.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ? Conforme G1, fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/07/13/entenda-a-importancia-da-embaixada-do-brasil-nos-eua-para-a-politica-externa-brasileira.ghtml

    O G1 ouviu professores de relações internacionais que apontaram por que a embaixada brasileira nos Estados Unidos é considerada uma das mais estratégicas para o Itamaraty:

    ? Longa tradição na diplomacia entre os dois países

    ? Grande poder econômico e militar norte-americano

    ? Influência dos EUA nas Américas

    ? EUA têm a maior comunidade brasileira no exterior

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Corretas... Incorretas. Atenção é tudo!

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • E eu que pensei... "depois do Brasil, os EUA é a maior comunidade, então... segunda maior comunidade" o gabarito: toma desavisado!

ID
3103699
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O G7 é o grupo dos países economicamente mais poderosos do mundo. Os países membros possuem alto nível de industrialização e são estruturados enquanto governos democráticos. O G7 surgiu na década de 1970. A ideia era realizar um encontro informal entre as nações que dominavam os mercados ocidentais para coordenar movimentos em direção ao crescimento econômico e bloquear o avanço dos blocos comunistas. Anualmente os chefes de estado dos países membros G7 reúnem-se para discutir os rumos financeiros de seus países, e consequentemente da economia mundial.


Assinale a alternativa correta que contém os países membros do G7 na atualidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? O Grupo dos Sete é compreendido por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Além dos países integrantes do grupo, participa a União Europeia, representada pelo presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu. Algumas instituições financeiras também atuam nas discussões do G7 como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Central Europeu.

    ? Fonte: https://www.todamateria.com.br/g7-grupo-dos-sete/

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Brasil... dá dó.

  • Brasil é G20

  • Os Estados Unidos não havia saído do G7?

  • Gabarito: b)

     

    Para acertar essa questão, era só saber que a Rússia faz parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), países emergentes que estão em fase de desenvolvimento no cenário econômico mundial.

  • Diego quem saiu foi a Rússia.

    O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por: , , , , ,  e , embora a  também esteja representada. Esses países são as sete economias mais avançadas do mundo, de acordo com o  (FMI), os quais representam mais de 64% da riqueza líquida global, equivalente a 263 trilhões de . A grande riqueza líquida nacional e  (IDH) extremamente elevado são algumas das principais características dos membros deste grupo. Eles também representam 46% do  (PIB) global avaliado às  do mercado e 32% da  (PPC) global. Em março de 2014, a  foi expulsa do grupo após ter  ao seu território, e assim o grupo passou a ter sete integrantes (G7) novamente.

    O grupo é muito criticado por um grande número de movimentos sociais, normalmente integrados no , que o acusam de decidir uma grande parte das políticas globais, social e ecologicamente destrutivas, sem qualquer legitimidade nem transparência. Em 2001, na cimeira anual, em , um manifestante foi morto a tiro pela polícia. Em Portugal, a associação ecologista  e um conjunto de cidadãos na Rede G8 desenvolveram iniciativas de oposição à do grupo em , no norte da Alemanha, em 2007.

    Fonte: Wikipédia.

    Ass.: Guilherme Magalhães

  • dica para eliminar alternativas:

    "bloquear o avanço dos blocos comunistas" - exclui Rússia -> elimina a,c,d.

  • elimina o Brasil e a Rússia..

  • G7

    Alemanha,

    Canadá,

    Estados Unidos,

    França,

    Itália,

    Japão,

    Reino Unido. 

    BRICS

    Brasil,

    Rússia,

    Índia,

    China,

    África do Sul.

  • Rússia e EUA no mesmo barco kkkk até parece

  • G7 = CAFEIJARU = CANADA - ALEMANHA- FRANÇA - EUA - ITALIA - JAPÃO - REINO UNIDO

  • O G7, ou Grupo dos Sete, é o grupo dos países mais industrializados do mundo e é composto pelas seguintes nações: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino.

    Até 2014, o grupo se chamava G8, pois contava também com a Rússia, que acabou sendo expulsa do grupo após este país ter anexado a Crimeia, o que foi considerado uma invasão ao território da Ucrânia.

    Gabarito B

  • G8 seria o G7 + a Rússia

  • Na verdade, a Rússia deixou o G8 com a anexação da Crimeia. Quanto ao Brasil... talvez daqui uns 100 anos possamos sonhar tão longe rs

  • Dica para acertar a questão, Rússia, China e Brasil não fazem parte do g7. A russia faz parte do conselho de segurança da ONU mas não do G7.

  • O Brasil era 14ª economia em 2003, passou a ser em 2011 a 6ª maior economia do mundo. Hoje, já é a 13ª de novo. Saudades de quando o PT "destruía" o Brasil.


ID
3103702
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As queimadas correspondem a uma das técnicas agrícolas mais primitivas da história do homem. No Brasil há registros da utilização das queimadas desde o período. No entanto, este modo de limpar o terreno, na atualidade é alvo de críticas por parte de ambientalistas e técnicos, em particular, no momento na Amazônia. É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Emater incentiva o uso de tecnologias para reduzir a prática das queimadas - Empresa aponta medidas para proteger o solo: Incêndios florestais, empobrecimento do solo, poluição, destruição de redes de eletricidade e cercas, acidentes rodoviários. Todos os anos esses e outros reflexos das queimadas causam prejuízos. Por isso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) incentiva o uso de tecnologias para reduzir a prática das queimadas, evitando danos à produção, ao solo e à biodiversidade.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • esta e aquela questão para não zerar hahahahhaha quase morri de rir.

  • a) por ser uma técnica rápida e barata, ela é bastante utilizada no meio rural. ITEM INCORRETO.

    b) Apesar de rápida e barata, as queimadas têm a desvantagem de serem responsáveis pelo empobrecimento do solo, poluição do ar, destruição de redes de eletricidade e cercas, além de contribuir para o aumento da ocorrência de acidentes rodoviários, já que prejudica a visibilidade dos condutores. ITEM CORRETO.

    c) As queimadas também podem acontecer naturalmente, provocadas, por exemplo, pelo aumento de calor em regiões secas. ITEM INCORRETO.

    d) Apesar de poder trazer benefícios de curto prazo para os produtores – e para consumidores que podem ter acesso a alimentos mais baratos –, as queimadas, no longo prazo, prejudicam a saúde do solo e a qualidade do ar, além de serem responsáveis por outros problemas, como os citados no item b. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • Não estáfaltandoa palavra colonial ao lado de " desde o período"


ID
3103705
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o conceito de constituição em decorrência do princípio da supremacia da constituição assinale a alternativa correta onde as acepções se destacam:

Alternativas
Comentários
  • A) Concepção Sociológica: Ferdinand Lassalle no livro "A essência da Constituição  ".

    Para Lassalle havia uma  real (ou efetiva - definição clássica - é a soma dos fatores reais de poder que regem uma determinada nação) e uma Constituiçãoo escrita (CF/88 - para Lassalle, uma  escrita não passa de uma folha de papel). Esta soma poderia ou não coincidir com a  escrita, que sucumbirá se contrária à  real ou efetiva, devendo se coadunar com a  real ou efetiva.

    B) Concepção Política:  Defendida por Carl Schmitt no livro "Teoria da constituição   "

    . Busca-se o fundamento da  na decisão política fundamental que antecede a elaboração da  - aquela decisão sem a qual não se organiza ou funda um Estado.

    C) Concepção Jurídica ou concepção puramente normativa da : Hans Kelsen - "Teoria Pura do Direito ". A  é puro dever-ser, norma pura, não devendo buscar seu fundamento na filosofia, na sociologia ou na política, mas na própria ciência jurídica. Logo, é puro"dever-ser".  deve poder ser entendida no sentido: a) lógico-jurídico: norma fundamental hipotética: fundamental porque é ela que nos dá o fundamento da ; hipotética porque essa norma não é posta pelo Estado é apenas pressuposta.

    fonte:lfg.jusbrasil.com.br

  • GABARITO B

    • SSOCIOLÓGICO = LASSALE
    • POLÍTTICO = SCHMITT
    • JURÍDIKO = KELSEN
  • Qual o erro da letra "D"???

  • As outras alternativas trazem classificações corretas sobre as Constituições. Porém, a questão pede a assertiva que traga a classificação quanto ao "conceito de constituição em decorrência do princípio da supremacia da constituição".

    Portanto, a alternativa que traz as Concepções de Constituição é que se relaciona com o aspecto da "supremacia da constituição", pois todas essas teorias/concepções (sociológica, jurídica, política) apoiam-se, de alguma forma, nesse mesmo preceito que é a "supremacia" constitucional.

    De qualquer forma, ficou obscuro o enunciado.

  • CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA (FERDINAND LASSALLE)

    A constituição é a soma dos fatores reais de poder que dirige, que comanda uma nação. É uma concepção sociológica, busca fundamento na SOCIOLOGIA. A CT não era o que estava escrito, mas a realidade que se impunha. Aqui diferencia constituição real/efetiva de constituição escrita.

    1. Constituição escrita/jurídica

    É a Constituição escrita. Muitas vezes não reflete a realidade, não passando de uma “folha de papel”.

    2. Constituição real/efetiva

    É a soma dos FATORES REAIS DE PODER que regem uma determinada nação.

    CONCEPÇÃO JURÍDICA (HANS KELSEN)

    Hans Kelsen: a CT é o fundamento de validade de todo ordenamento jurídico estatal. É a concepção jurídica.

    Para Hans Kelsen, o guardião da constituição deveria ser o poder judiciário. A constituição não retira seu fundamento da sociologia, política ou da história, mas sim do próprio DIREITO.

    CONCEPÇÃO POLÍTICA (CARL SCHIMITT)

    Principal expoente: Carl Schimitt

    Busca na vontade POLÍTICA o fundamento da constituição. Adota o conceito decisionista de constituição. Constituição x leis constitucionais. 

    1. Constituição propriamente dita (leis materialmente constitucionais)

    É apenas aquilo que decorre de uma decisão política fundamental.

    Matérias constitucionais: DEO: Direitos Fundamentais - Estrutura do Estado - Organização dos Poderes

    2. “Leis Constitucionais” (leis formalmente constitucionais)

    Todo restante consagrado na constituição (que não faz parte de decisão política fundamental – DEO) são apenas leis constitucionais. Exemplo: colégio do RJ que está na constituição - lei constitucional. 

    CONCEPÇÃO NORMATIVA (KONRAD HESSE)

    Principal expoente: Konrad Hesse (Livro: Força Normativa da Constituição) 

    Para rebater a tese do Ferdinand Lassalle, é uma antítese a concepção sociológica. O direito não pode existir somente para justificar relações de poder.

    Para Hesse, então, não há subordinação entre a constituição efetiva e a jurídica, o que existe é um condicionamento recíproco entre elas. Em alguns casos prevalecerá uma, em outros, prevalecerá a outra. 

    O direito constitucional não serve para dizer o que é, mas para dizer o que DEVE SER, essa é a função normativa da constituição.

    CONCEPÇÃO CULTURALÍSTICA

    De acordo com Meirelles Teixeira: “conjunto de normas fundamentais condicionadas pela cultura total, e ao mesmo tempo condicionante desta, emanadas da vontade existencial, estrutura e fins do Estado e do modo de exercício e limites do poder político”

    Ao mesmo tempo em que a constituição é condicionada pela cultura de um povo, ela também é condicionante dessa mesma cultura. Por isso, ‘culturalista’.

    FONTE: CADERNOS SISTEMATIZADOS

  • Que enunciado b*&$#, Jeová!

  • RESPOSTA: B

    Conceito sociológico: Deve-se a LASSALLE, ele qualificou a constituição como "a soma dos fatores reais de poder que regem uma nação".

    Conceito político: Numa perspectiva eminentemente política, SCHMITT teorizou a constituição como a síntese da "decisão política fundamental".

    Conceito jurídico: O conceito jurídico de constituição reconduz ao positivismo da escola de l'íELSEN, a ordem jurídica não é sistema de normas ordenadas no mesmo plano, umas ao lado das outras, mas construção normativa escalonada em diferentes camadas e níveis.

  • RESPOSTA: B

    Conceito sociológico: Deve-se a LASSALLE, ele qualificou a constituição como "a soma dos fatores reais de poder que regem uma nação".

    Conceito político: Numa perspectiva eminentemente política, SCHMITT teorizou a constituição como a síntese da "decisão política fundamental".

    Conceito jurídico: O conceito jurídico de constituição reconduz ao positivismo da escola de l'íELSEN, a ordem jurídica não é sistema de normas ordenadas no mesmo plano, umas ao lado das outras, mas construção normativa escalonada em diferentes camadas e níveis.

  • O que tem a ver o enunciado com a resposta? mddc

  • Não é possível que essa banca seja mal remunerada, a ponto de fazer uma questão que nada tem a ver com as alternativas.

    MISERICÓRDIA.

    Fiquei sem entender o que a questão queria.

  • Questão confusa, mas dava pra perceber que o enunciado disse:

    "De acordo com o conceito de constituição..." isso já indicava a resposta como a letra B

  • É raciocínio lógico com direito constitucional...

    Tão apelando pra isso agora.

  • O que faz um agente de fiscalização em posturas ?

ID
3103708
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição Federal, assinale a alternativa correta no que diz relação à competência dos municípios:

Alternativas
Comentários
  • letra D.

    art. 30 inc.III

  • LETRA A: Assistência jurídica e defensoria pública. (Art. 24, XIII - Competência concorrente)

    LETRA B: Responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. (Art. 24, VIII - Competência concorrente)

    LETRA C: Organizar e prestar, indiretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial. (Art. 30, inciso V - a competência é do município mas o erro está na palavra indiretamente, o correto é diretamente)

    LETRA D: Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo de obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei. (art. 30, inciso III - GABARITO)

  • Essa questão "é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia".

  • Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo de obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.

    Leia com atenção para não errar:

    *SEM PREJUÍZO DE OBRIGATORIEDADE*

  • Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

    III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

    IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;

    V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental;                

    VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;

    VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

    IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    § 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    § 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

    § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    Seção V

    DOS IMPOSTOS DOS MUNICÍPIOS

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana;

    II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;

    III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar. 

  • GABARITO D

     

    a) Municípios não possuem Poder Judiciário, Ministérios Públicos ,nem Defensorias Públicas próprios.  

    b) Responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico (estético não, né!). 

    c) Organizar e prestar, indiretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial (o correto seria diretamente ou sob regime de concesão ou permissão).

    d) Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo de obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.  

  • Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

    III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

    IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;

    V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental;

    VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental; 

    VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;

    VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

    IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

  • B - Responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. art 24 CONCORRENTEMENTE.

  • Gabarito: D

    Fundamento: Artigo 30.

  • Fiquei na dúvida na C, a palavra indiretamente me pegou. Esse é o único erro , o correto é DIRETAMENTE.

  • Letra D

    CF/88

    Art. 30. Compete aos Municípios: 

    III – instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; 

  • é sério q a pessoa tem q decorar isso tudo?
  • MP, TJ e Defensoria Pública no município, NINGUÉM merece.....aff.....aff....

  • Lamentável

    Erro da C: INDIRETAMENTE. Forma correta DIRETAMENTE

  • #FocoAtéaPosse

    LETRA D

    Infelizmente temos que decorar

    artigo 30, III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XIII - assistência jurídica e Defensoria pública;

    b) ERRADO: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;

    c) ERRADO: Art. 30. Compete aos Municípios: V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    d) CERTO: Art. 30. Compete aos Municípios: III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

  • Em 04/03/20 às 02:27, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 17/02/20 às 16:48, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 13/02/20 às 23:40, você respondeu a opção C.

    !

  • LETRA D: Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo de obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei. (art. 30, inciso III -

  • A questão exige conhecimento sobre competência dos município e pede ao candidato que assinale a alternativa correta.

    Vejamos as alternativas:

    a) Assistência jurídica e defensoria pública.

    Errado. Trata-se de competência concorrente, nos termos do art. 24, XIII, CF: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XIII - assistência jurídica e Defensoria pública;

    b) Responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

    Errado. Trata-se de competência concorrente, nos termos do art. 24, VIII, CF: Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;

    c) Organizar e prestar, indiretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.

    Errado, nos termos do art. 30, V, CF, a competência do Município é o de organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permissão, os serviços público de interesse local: Art. 30. Compete aos Municípios: V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

    d) Instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo de obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 30, III, CF: Art. 30. Compete aos Municípios: III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;

    Gabarito: D

  • c) ERRADO: Art. 30. Compete aos Municípios: V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

  • É DIRETAMENTE

    recado para mim: leia as questões mais devagarrrrrrrrrrrr

    haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    GAB D


ID
3103711
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que concerne aos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra..B

    São essas 3 Dimensões que cai em provas:

    1º- Civis e Políticos

    2º- Sociais, Econômicos e Culturais.

    3º- Difusos e Coletivos

  • Letra A está INCORRETA porque houve uma troca de conceitos, pois os direitos fundamentais de primeira dimensão são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário.

    Ligados ao valor igualdade, os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.

     Os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação. São direitos transindividuais, em rol exemplificativo, destinados à proteção do gênero humano.

     Letra B - CORRETA.

    Letra C - INCORRETA. Vide explicação da letra A.

    Letra D - INCORRETA, pois os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal, portanto, não são ilimitados, uma vez que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pela Carta Magna (Princípio da relatividade ou convivência das liberdades públicas).

    Dessa forma, quando houver conflito entre dois ou mais direitos ou garantias fundamentais, o intérprete deve utilizar-se do princípio da concordância prática ou da harmonização, de forma a coordenar e combinar os bens jurídicos em conflito, evitando o sacrifício total de uns em relação aos outros, realizando um redução proporcional do âmbito de alcance de cada qual (contradição dos princípios), sempre em busca do verdadeiro significado da norma e da harmonia do texto constitucional com suas finalidades precípuas. (grifos no original)".

    Fonte: https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/direito-constitucional/quais-sao-os-direitos-de-primeira-segunda-terceira-e-quarta-geracao-denise-cristina-mantovani-cera

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/4836/alguns-apontamentos-sobre-direitos-humanos/2#ixzz2dBIxFr2a

    (comentário da letra D peguei de um colega do QC)

  • GABARITO B

    Tema da Revolução Francesa = Liberdade (1°), Igualdade (2°), Fraternidade (3°) + Guardar a ordem.

    •   Geração -> Liberdade -DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS (ABSTENÇÃO DO ESTADO + CARÁTER NEGATIVO).
    •  Geração -> Igualdade -> DIREITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS (ATUAÇÃO DO ESTADO + CARÁTER POSITIVO).
    •  Geração -> Fraternidade ou Solidariedade -> DIREITOS TRANSINDIVIDUAIS.

     

  • Gab: B

    é só lembrar de um computador:

    1º geração: liga o PC ( Políticos e Civis )

    2º geração: aperta ESC ( Econômicos, Sociais e Culturais )

    3º geração: coloca o CD ( Coletivos e Difusos )

  • Os direitos fundamentais de primeira dimensão são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário.

     

    os direitos fundamentais de segunda dimensão são Ligados ao valor igualdade, os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.

     

    Os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação. São direitos transindividuais, em rol exemplificativo, destinados à proteção do gênero humano.

     

    Por fim, introduzidos no âmbito jurídico pela globalização política, os direitos de quarta geração compreendem os direitos à democracia, informação e pluralismo.

  • 1ª GERAÇÃO/DIMENSÃO. - LIBERDADE | DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS | NEGATIVOS.

    2ª GERAÇÃO/DIMENSÃO. - COLETIVOS | DIREITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS | POSITIVOS.

    3ª GERAÇÃO/DIMENSÃO. SOCIEDADE | DIREITO À PAZ, MEIO AMBIENTE E PROGRESSO | DIFUSO.

  • GABARITO B

     

    Complementando os comentários anteriores: 

    . Direitos de 4ª Geração ou Dimensão compreendem os direitos relacionados à tecnologia, direitos decorrentes da engenharia genética, direitos tecnológicos, direito de informação.

     

    . Direitos de 5ª Geração ou Dimensão estão relacionados à paz social (direito à paz). O jurista brasileiro, Paulo Bonavides, defende que o direito à paz, que segundo Karel Vasak seria um direito de terceira geração ou dimensão, merece uma maior visibilidade, motivo pelo qual constituiria a quinta geração de direitos humanos.

  • GABARITO B

    Tema da Revolução Francesa = Liberdade (1°), Igualdade (2°), Fraternidade (3°) + Guardar a ordem.

      Geração -> Liberdade -> DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS (ABSTENÇÃO DO ESTADO + CARÁTER NEGATIVO).

     Geração -> Igualdade -> DIREITOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS (ATUAÇÃO DO ESTADO + CARÁTER POSITIVO).

     Geração -> Fraternidade ou Solidariedade -> DIREITOS TRANSINDIVIDUAIS.

     

  • doutrinariamente ha quem defenda o direito a paz e felicidade e 4ª ou 5ª geraçao...

  • GABARITO B

    Das classificações dos direitos fundamentais:

    Em gerações/dimensões (Paulo Bonavides):

    1.      Primeira geração (liberdade) – inauguram o constitucionalismo ocidental (século XVIII e XIX). Tem como titular o indivíduo, onde ao Estado é imposto o dever de abstenção/negativo. Traduz-se em verdadeiro direito à resistência ou de oposição perante o Estado. Regra geral, são os direitos:

    a.      Civis;

    b.     Políticos;

    2.      Segunda geração (igualdade) – surgem no constitucionalismo social (início do século XX). A intitulação social não é por ocasião da perspectiva coletiva, sim pelo dever imposto ao Estado (obrigação positiva) à realização das prestações sociais. Dão aso a programaticidade das normas constitucionais, de forma a serem verdadeiras garantias institucionais. Regra geral, são os direitos:

    a.      Sociais/igualdade;

    b.     Culturais;

    c.      Econômicos.

    3.      Terceira geração (fraternidade) – surgem no constitucionalismo solidário (final do século XX). Enxerga como destinatário todo o gênero humano (gerações presentes e futuras). Regra geral, são os direitos:

    a.      Paz (art. 4º, VI, da CR/88);

    b.     Meio ambiente;

    c.      Comunicação (Karel VasaK).

    4.      Quarta geração (sociedade aberta do futuro) – são direitos voltados a alicerçar o futuro da cidadania, da liberdade de todos os povos em uma era globalização político-econômica.

    a.      Democracia;

    b.     Informação;

    c.      Pluralismo;

    d.     Biotecnologia (alguns autores):

                                                                 i.     Contra a manipulação genética;

                                                                ii.     Mudança de sexo.

    5.      Quinta geração (direito à paz) – Bonavides a alça da terceira para quinta dimensão (surge no início do século XXI).

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVFVitorio

  • Gerações dos direitos fundamentais

    1ª geração (liberdade - negativos)

    Civis

    Políticos

    2ª geração (igualdade – positivos)

    Sociais

    Econômicos

    Culturais

    3ª geração (fraternidade/solidariedade – positivos)

    Meio ambiente

    Paz (de 5ª geração para alguns autores)

    Desenvolvimento

    Idosos

    Consumidores

    4ª geração (biogenética) (não pacificado pela doutrina)

    Estudo com células tronco

    Clonagem

    Mudança de sexo

  • De acordo com o princípio da relatividade ou convivência das liberdades públicas, os direitos e garantias fundamentais consagrados na CF não são ilimitados, visto que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados pela CF.

  • Falar em gerações ou dimensões dos direitos fundamentais é lembrar da Revolução Francesa. O que os franceses mais queriam inicialmente?

    Direitos civis e políticos (votar, expressar opiniões...), visto que antes estavam submetidos a um sistema desigual, autoritário, regido pela Monarquia absolutista.

    Por isso, o primeiro desejo, ou melhor, a 1ª geração foi o Dever do Estado de se asbter, não se intrometer. Logo, CARÁTER NEGATIVO. Lembre-se do mnemônico CIPÓ - Direitos CIvis e POlíticos. Exemplo: Direito de resistência e liberdade formal.

    2ª Geração: depois de conquistado o básico, o que queriam? Direitos sociais. Portanto, dever do Estado de PROVER = CARÁTER POSITIVO. Lembre-se de SOECOCULTU - Direitos SOciais, ECOnômicos e CULTUrais. Exemplo: direito de greve.

    E finalmente, a 3ª Geração: voltada para a COLETIVIDADE (Direitos transindividuais) -> Direito ao meio ambiente equilibrado, por exemplo.

    Gabarito: Letra B

  • Gabarito: B

    Primeira geração: Prestação negativa do Estado. Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

    Segunda Geração: Prestação Positiva. Direitos sociais, econômicos e culturais.

    Terceira Geração: Solidariedade, Meio Ambiente.

    São limitados pela Constituição Federal.

  • Gab: B

    A) quase que completamente equivocada

    1° geração: liberdade (garantias civis e políticas)

    2° geração: sociais/ culturais/ econômicos

    3° geração: solidariedade- ex: aposentadoria, proteção ao meio ambiente

    positivos: exige ação do Estado (2° geração)

    negativos: não prevê ação do Estado x

    Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas), de segunda geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).

    Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais), de segunda geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).

    Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal são ilimitados.

  • Os direitos de Segunda Geração ou Dimensão foram adquiridos por meio de lutas protagonizadas pela classe operária na primeira metade do século XX. Não existia quase nenhum direito trabalhista: as condições de trabalho eram precárias, as jornadas eram muito longas e o salário não era suficiente para atender às necessidades da família do trabalhador etc. Com isso, veio a necessidade de o Estado intervir positivamente na vida do cidadão, proporcionando condições dignas para o exercício dos direitos individuais (de primeira geração).

  • Gab: B

    é só lembrar de um computador:

    1º geração: liga o PC ( Políticos e Civis )

    2º geração: aperta ESC ( Econômicos, Sociais e Culturais )

    3º geração: coloca o CD ( Coletivos e Difusos )

  • 3ª dimensão dos DH são direitos de solidariedade ou fraternidade?

  • Os direitos de primeira geração são direitos de crédito do indivíduo em relação à coletividade denominado direito positivo. Os de segunda geração são denominados de negativos, pois é o Estado que deve abster-se de invadir a esfera de proteção do indivíduo. E os da terceira geração, tem como titular o indivíduo na sua singularidade.

    DIMENSÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

    1 DIMENSÃO

    direito de defesa ou resistência

    liberdades negativas-não pode haver interferência estatal.

    valor-liberdade

    civis e políticos

    2 DIMENSÃO

    direitos prestacionais

    liberdades positivas- O estado deve agir para garantir e proteger.

    valor-igualdade

    socais,econômicos e culturais.

    3 DIMENSÃO

    direitos relacionados a coletividade

    solidariedade/fraternidade

    meio ambiente e etc

    4 DIMENSÃO

    segundo:

    bobbio: relacionado a engenharia genética

    Paulo bonavides: relacionado a democracia,informação e pluralismo.

    5 DIMENSÃO

    DIREITO DE PAZ

  • Os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Federal são ilimitados.

    OBSERVAÇÃO:

    Os direitos e garantias fundamentais temo como característica a limitabilidade e a relatividade,ou seja os direitos fundamentais são limitados e não são absolutos.

  • CIPO - civis e políticos

    SEuCU - sociais, econômicos, culturais

    DICO - difusos e coletivos

  • A questão exige conhecimento doutrinário sobre as gerações/dimensões dos direitos fundamentais.

    Os direitos fundamentais são todos aqueles atribuídos ao ser humano. São direitos e também garantias, uma vez que visam proteger os cidadãos dos abusos do poder estatal. Os referidos direitos surgiram em períodos distintos, conforme as necessidades inerentes de cada época, de maneira progressiva e sequencial. Importa ressalvar que o surgimento de novas gerações não ocasionou a extinção das anteriores, já que as gerações, também denominadas "dimensões", complementam-se e coexistem.

    A primeira geração/dimensão tem como elemento principal a ideia clássica de liberdade individual, concentrada nos direitos civis e políticos. Esses direitos só poderiam ser conquistados mediante a abstenção do Estado, já que o seu controle causas interferências e impossibilidades na plena liberdade individual. Nesse sentido, os direitos civis ou individuais protegem a integridade humana (física, psíquica e moral) contra o abuso de poder ou qualquer outra forma de arbitrariedade estatal. Exemplos de direitos civis são a liberdade de expressão, direito ao devido processo legal, presunção de inocência, proteção à vida privada, à liberdade de locomoção, dentre outros.

    Já os direitos políticos asseguram a participação popular na administração do Estado. O núcleo desse direito envolve o direito ao voto, direito a ser votado, direito a ocupar cargos ou funções políticas e o direito a permanecer nesses cargos. São direitos de cidadania que asseguram, além disso tudo, direitos ligados ao processo eleitoral, como filiação partidária, alistamento eleitoral e a alternância de poder.

    A diferença entre os direitos civis e políticos é que o primeiro é universal, ou seja, abrange a todas as pessoas, sem qualquer distinção. Mas os direitos políticos são direitos de participação restritos à cidadania e por isso atingem somente os eleitores, garantindo-lhes direito a participar da vida político-institucional de seu país.

    Os direitos humanos de segunda geração surgem após a Primeira Guerra Mundial, quando começa a se fortalecer a concepção de Estado de Bem-Estar Social. Surgem de uma necessidade de o Estado garantir direitos de oportunidade iguais a todos os cidadãos, por meio de políticas públicas, como o acesso básico à saúde, educação, habitação, trabalho, lazer, entre outros. A Constituição do México (1917) e de Weimar (1919) são os marcos dessas constituições sociais. 

    Assim, a segunda geração está ligada ao conceito de igualdade e mais preocupada com o poder de exigir do Estado a garantia dos direitos sociais, econômicos e culturais, todos imprescindíveis à possibilidade de uma vida digna. Essa exigência adveio das necessidades oriundas da liberdade conquistada, uma vez que ao se ter total e plena liberdade, os abusos pelos detentores do capital continuaram a ser muito expressivos e a igualdade era muito distante da realidade. 

    Estes direitos aparecem na forma dos chamados direitos fundamentais, pois impõem ao Estado um conjunto de obrigações que se materializam em normas constitucionais, execução de políticas públicas, programas sociais e ações afirmativas. Ligados ao valor de igualdade, os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos sociais, econômicos e culturais. Direitos que, para serem garantidos, necessitam, além da intervenção do Estado, que este disponha de poder pecuniário, seja para criá-los ou executá-los.


    Por fim, os direitos humanos de terceira geração surgem ao final da 2ª Guerra Mundial e na América Latina após o processo de redemocratização dos países. São direitos transindividuais, inerentes a todos os seres humanos. Dizem respeito ao direito ao desenvolvimento; direito à paz; direitos ao meio ambiente saudável; direito à propriedade do patrimônio cultural da humanidade; direito à comunicação global.

    Vejamos às alternativas. 

    A alternativa “A" está errada, uma vez que os direitos humanos da 1ª dimensão marcam a passagem de um Estado autoritário para um Estado Liberal e, nesse contexto, abarcam o respeito às liberdades individuais, em uma verdadeira abstenção de participação do Estado. Os de 2ª geração, por sua vez, abrangem os direitos sociais, culturais e econômicos, decorrentes da percepção da falha no absenteísmo, o qual gerava abissais desigualdades. 

    A alternativa “B" está correta, uma vez que disciplina corretamente os institutos. A primeira geração/dimensão tem como elemento principal a ideia clássica de liberdade individual, concentrada nos direitos civis e políticos. Os direitos humanos de segunda geração surgem após a Primeira Guerra Mundial, quando começa a se fortalecer a concepção de Estado de Bem-Estar Social. Surgem de uma necessidade de o Estado garantir direitos de oportunidade iguais a todos os cidadãos, por meio de políticas públicas, como o acesso básico à saúde, educação, habitação, trabalho, lazer, entre outros. Os direitos humanos de terceira geração surgem ao final da 2ª Guerra Mundial e na América Latina após o processo de redemocratização dos países. São direitos transindividuais, inerentes a todos os seres humanos. Dizem respeito ao direito ao desenvolvimento; direito à paz; direitos ao meio ambiente saudável; direito à propriedade do patrimônio cultural da humanidade; direito à comunicação global. 

    A alternativa “C" está incorreta, uma vez que inverteu os conceitos de primeira e segunda geração.  

    A alternativa “D" está incorreta, já que não há direito ilimitado no Brasil, sendo sempre levado em conta a proporcionalidade e razoabilidade.  

    Gabarito: Letra B. 
  • GABARITO: B

    1º geração: liga o PC ( Políticos e Civis )

    2º geração: aperta ESC ( Econômicos, Sociais e Culturais )

    3º geração: coloca o CD ( Coletivos e Difusos )


ID
3103714
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que diz respeito a ordem econômica e financeira, assinale a alternativa correta de acordo com a Constituição Federal:

Alternativas
Comentários
  • CF. Art. 172. A lei disciplinará, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucros. (LETRA A. CORRETA)

    CF.Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado (LETRA B. ERRADA)

    CF.rt. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. (LETRA C , ERRADA)

    CF. art. 173. § 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: (LETRA D, ERRADA)

  • Art. 172. A lei disciplinará, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucros

    Gabarito letra (A)

  • A questão exige conhecimento sobre ordem econômica e financeira e pede ao candidato que julgue a assertiva correta.

    Vejamos as alternativas:

    a) A lei disciplinará, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucros.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Veja que a banca trouxe a cópia literal do art. 172 da CF: Art. 172. A lei disciplinará, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivará os reinvestimentos e regulará a remessa de lucros

    b) Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado não exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização.

    Errado. Ao contrário: como agente normativo e regulador, o Estado exercerá as funções de fiscalização. Aplicação do art. 174, CF: Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalizaçãoincentivo planejamento, sendo este determinante para o setor público indicativo para o setor privado.

    c) A exploração indireta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional.

    Errado. A exploração da atividade econômica pelo Estado se dá de maneira direta e é permitido, além dos casos necessários aos imperativos da segurança nacional, quando houver relevante interesse coletivo. Aplicação do art. 173, CF: Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei

    d) A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa privada, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços.

    Errado. Na verdade, a lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, nos termos do art. 173, §1º CF: 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre:

    Gabarito: A

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3103717
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta que corresponde aos requisitos do ato administrativo:

Alternativas
Comentários
  • Gaba; C

    A questão nos solicita Os requisitos ou elementos dos atos administrativos.

    São eles: com-fi-for-mob

    Competência/sujeito

    Finalidade

    Forma

    Motivo

    Objeto

    A) forma de extinção dos atos administrativos.

    B) Espécie de atos administrativos.

    Sucesso, bons estudos, não desista!

  • Requisitos constantes do art. 2º da Lei nº 4.717/65 (Lei da ação popular), cuja ausência provoca a invalidação do atos.

    São eles: competência, objeto, forma, motivo e finalidade.

    Para facilitar segue um macete:  Sem O Faustão Morreria Feliz!!!

    S = Sujeito competente

    O = Objeto lícito

    F = Forma 

    M = Motivo

    F = Finalidade

    Obs: Macete infame mas ajuda a lembrar na hora da prova ahsuahus

  • A doutrina administrativista, com base na lei que regula a ação popular (lei 4.717/1965), costuma apontar cinco assim chamados requisitos ou elementos dos atos administrativos: competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

    gab. C

  • Já vi em questão:

    COMPETÊNCIA = SUJEITO COMPETENTE

    MOTIVO = CAUSA

    OBJETO= CONTEÚDO

  • FORMA: como

    FINALIDADE: para que

    OBJETO: o que

    MOTIVO: por que

    COMPETÊNCIA: quem

    BONS ESTUDOS ...

  • Cuidado para não esquecerem : Requisitos e Elementos são termos sinônimos quando se refere a ATOS ADMINISTRATIVOS.

    Assim como SUJEITO E COMPETÊNCIA também são sinônimos quando se fala nos ( elementos / requisitos) do ato administrativo.

    logo,

    COMFIFORMOB ( MNEMÔNICO)

    COM - COMPETÊNCIA ( SUJEITO)

    FI - FINALIDADE

    FOR - FORMA

    M - MOTIVO

    OB - OBJETO

  • GABARITO:C

     

    REQUISITOS: Competência, Finalidade, Forma, Motivo e Objeto

     

    COMPETÊNCIA: é o poder, resultante da lei, que dá ao agente administrativo a capacidade de praticar o ato administrativo; é VINCULADO; É o primeiro requisito de validade do ato administrativo. Inicialmente, é necessário verificar se a Pessoa Jurídica tem atribuição para a prática daquele ato. É preciso saber, em segundo lugar, se o órgão daquela Pessoa Jurídica que praticou o ato, estava investido de atribuições para tanto. Finalmente, é preciso verificar se o agente público que praticou o ato, fê-lo no exercício das atribuições do cargo. O problema da competência, portanto, resolve-se nesses três aspectos. A competência ADMITE DELEGAÇÃO E AVOCAÇÃO. Esses institutos resultam da hierarquia.

     

    FINALIDADE: é o bem jurídico objetivado pelo ato administrativo; é VINCULADO; O ato deve alcançar a finalidade expressa ou implicitamente prevista na norma que atribui competência ao agente para a sua prática. O Administrador não pode fugir da finalidade que a lei imprimiu ao ato, sob pena de NULIDADE do ato pelo DESVIO DE FINALIDADE específica. Havendo qualquer desvio, o ato é nulo por DESVIO DE FINALIDADE, mesmo que haja relevância social.


    FORMA: é a maneira regrada (escrita em lei) de como o ato deve ser praticado; É o revestimento externo do ato; é VINCULADO. Em princípio, exige-se a forma escrita para a prática do ato. Excepcionalmente, admitem-se as ordens através de sinais ou de voz, como são feitas no trânsito. Em alguns casos, a forma é particularizada e exige-se um determinado tipo de forma escrita.

     

    MOTIVO: é a situação de direito que autoriza ou exige a prática do ato administrativo;

    - motivação obrigatória - ato vinculado - pode estar previsto em lei (a autoridade só pode praticar o ato caso ocorra a situação prevista),

    - motivação facultativa - ato discricionário - ou não estar previsto em lei (a autoridade tem a liberdade de escolher o motivo em vista do qual editará o ato);

    A efetiva existência do motivo é sempre um requisito para a validade do ato. Se o Administrador invoca determinados motivos, a validade do ato fica subordinada à efetiva existência desses motivos invocados para a sua prática. É a teoria dos Motivos Determinantes.

     

    OBJETO: é o conteúdo do ato; é a própria alteração na ordem jurídica; é aquilo que o ato dispõe. Pode ser VINCULADO ou DISCRICIONÁRIO.
    ato vinculado - o objeto já está predeterminado na lei

    (Ex.: aposentadoria do servidor).

    ato discricionário - há uma margem de liberdade do Administrador para preencher o conteúdo do ato
     

    (Ex.: desapropriação – cabe ao Administrador escolher o bem, de acordo com os interesses da Administração).

     

    MOTIVO e OBJETO, nos chamados atos discricionários, caracterizam o que se denomina de MÉRITO ADMINISTRATIVO.

  • ESPÉCIES DE ATOS ADM

    Normativos

    Ordinatórios

    Negociais

    Enunciativos

    Punitivos.

  • COMFIFORMOB ( MNEMÔNICO)

    COM - COMPETÊNCIA ( SUJEITO)

    FI - FINALIDADE

    FOR - FORMA

    M - MOTIVO

    OB - OBJETO ( CONTEÚDO )

  • COMPETENCIA ou Sujeito = O AGENTE QUE PRATICOU ESTAVA EMBASADO DENTRO DE SUAS ATRIBUICOES?ELE ERA LEGALMENTE INVESTIDO.
    ADMITE-SE AVOCACAO E DELEGAÇÃO DECORRENTES DA HIERARQUIA.VINCULADO

    FINALIDADE =VINCULADO.O ATO EXPRESSO OBJETIVOU O MOTIVO LEGALMENTE?DENTRO DA LEI?
    PODE OCORRER NULIDADE DO ATO POR DESVIO DE FINALIDADE.

    FORMA = É A MANEIRA DE COMO O ATO PODE SER EXPRESSO.GERALMENTE DE FORMA ESCRITA (MULTA)POR EXEMPLO.
    OU OUTRAS FORMAS EXCEPCIONALEMNTE - VOZ - SEMAFORO ...EXIGE-SE UMA FORMA ESCRITA PARA EXTERNAR O ATO.

    MOTIVO = É O MOTIVO QUE DEVE ESTAR EMBASADO EM LEI.razoes de fato ou de direito. que autorizam ou impoe a pratica do ato.


    teoria dos motivos determinantes = se o administrador declara um motivo (mesmo que insubsistentes)esse motivo fica vinculado a prática dos atos.

    objeto = é o conteudo do ato,. ou seja o que ele causou de fato.é aquilo que o ato dispoe.
    pode ser vinculado ou discricionario.
    ato vinculado = aposentadoria..

    ato discrionario = dar um alvará por exemplo.


    MOTIVO E OBJETO= SAO DISCRIONARIOS  E VINCULADOS.

    REQUISITOS E ELEMENTOS SÃO SINONIMOS QUANDO SE TRATA DE ATOS ADMINISTRATIVOS.

    MENEMONICO = COM FI FOR MOB 
    COMPETENCIA - FINALIDADE - FORMA - MOTIVO

  • Gabarito: C

    REQUISITOS: Competência, Finalidade, Forma, Motivo e Objeto

  • Ano passado ninguém falava que competência era sujeito. kkkkk

  • À luz dessa corrente majoritária, são 5 (cinco) os elementos ou requisitos dos atos administrativos, quais sejam: a) competência ou sujeito; b) finalidade; c) forma; d) motivo; e) objeto. Sob o ângulo do sujeito, seria este o agente público a quem a lei atribui competência para a prática de um dado ato administrativo. 

  • GABARITO C

    REQUISITOS OU ELEMENTOS: [ COM.FI.FO.M.OB ]

    COMPETÊNCIA OU SUJEITO

    FINALIDADE

    FORMA

    MOTIVO OU CAUSA

    OBJETO OU CONTEÚDO

  • Gabarito: C

    O bom e velho "Cofifomob". Competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

     

     

     

     

     

    #TJRJ2020

  • Os requisitos dos atos administrativos são o FF.COM Finalidade Forma Competência Objeto Motivo Pra facilitar e não confundir com os atributos, coloque o R de Requisito: R.FF.COM
  • Competência = Sujeito ????

    Fui na menos confusa e ignorei a primeira palavra.

  • A letra B faz referência aos atos em espécies.

  • COMPETÊNCIA/Sujeito, objeto, forma, motivo e finalidade.  

  • Competência = Sujeito 

     

    Gab. C 

    Para os não assinantes.

  • Elementos/ Requisitos de validade:

    COM - COMPETÊNCIA = SUJEITO

    FI - FINALIDADE

    FOR- FORMA

    M -MOTIVO

    OB - OBJETVO

    Bons estudos!

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de atos administrativos, pedindo ao candidato que assinalasse a alternativa correta em razão do problema trazido.

    Antes de adentrar ao tema da questão, vale dizer que ato administrativo é a manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, com o objetivo de produzir efeitos jurídicos, isto é: obter, modificar, alterar, resguardar, extinguir e reconhecer direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.

    Analisemos as alternativas:

    a) Revogação, cassação, contraposição e termo final.

    Errado. Revogação, cassação e contraposição são formas de extinção do ato administrativo.

    b) Normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos.

    Errado. Atos normativo, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos são espécies do ato administrativo.

    c) Sujeito, objeto, forma, motivo e finalidade.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A banca adotou o posicionamento de Hely Lopes Meirelles, que teve por base o art. 2º da Lei da Ação Popular. Desta forma, os requisitos do ato administrativo são cinco:

    a. competência (ou sujeito): A lei define quem é o agente competente para praticar o ato.

    b. objeto: é a matéria do ato.

    c. forma: é a maneira de como os atos administrativos serão exteriorizados.

    d. motivo: a razão pela qual fez-se necessária a prática do ato administrativo.

    e. finalidade: é atingir o interesse público.

    Inteligência do art. 2º da Lei 4.717/65:

    Art. 2º São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de:

    a) incompetência;

    b) vício de forma;

    c) ilegalidade do objeto;

    d) inexistência dos motivos;

    e) desvio de finalidade.

    d) Sujeito, ilegalidade do objeto, desvio de poder e ato simples.

    Errado. Ilegalidade do objeto torna o ato nulo. Além do mais não existe "desvio de poder", o que existe é excesso de poder ou desvio de finalidade, os quais são espécies do gênero abuso de poder.

    Gabarito: C


ID
3103720
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É exercido pelo agente público sem margem da liberdade, porque a legislação define previamente todos os aspectos relacionados com a expedição do ato. Assinale a alternativa correta a qual poder administrativo esse texto se refere:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    A) Poder disciplinar.

    Poder que a administração tem de aplicar sanções aos seus servidores ou particulares com vínculo específico.

    B) Poder de tutela.

    Tutela : capacidade de controle que a administração direta possui sobre a indireta. Relação sem hierarquia.

    C) Poder discricionário.

    Capacidade de atuação com margem de escolha prevista em lei

    Exemplo: agente de trânsito escolhe qual veículo irá paralisar na hora da fiscalização.

    D) Poder vinculado.

    Capacidade de atuação sem margem de escolhas.

    Sucesso, bons estudos, não desista!

  • GABARITO LETRA D

    Poder vinculado é também denominado de "poder regrado", ocorre quando a lei atribui determinada competência definindo todos os aspectos da conduta a ser adotada pela Administração Pública, sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir.

    Fonte:https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1367/Poder-vinculado

  • "... sem margem da liberdade ..." temos o Poder Vinculado.

    gab. D

  • GABARITO:D

     

    Poder Vinculado

     

                É aquele poder em que é mínima ou inexistente a liberdade de atuação da administração em seus atos administrativos.

     

                Em relação aos atos vinculados, não cabe à administração tecer considerações sobre a oportunidade e conveniência, nem escolher seu conteúdo. O poder vinculado possibilita a ela somente executar o ato vinculado nas estritas hipóteses legais, observando o conteúdo rigidamente estabelecido em lei.

     

                Mesmo nos atos discricionários, há elementos que são vinculados – competência, finalidade e forma. Portanto, na prática do ato discricionário, a administração pública exerce os poderes discricionário e vinculado.

     

                Na verdade, o poder vinculado não é exatamente um poder, visto se mostrar muito mais um dever da administração. Quando esta verifica estarem presentes os pressupostos para a prática de determinado ato vinculado, ela é obrigada a fazê-lo, não dispondo de qualquer poder para se abster de atuar.

     

     

  • Gab. D

    A) ERRADA - Poder Disciplinar - É aquele através do qual a lei permite a Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas ligadas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

    B) ERRADA - Poder de Tutela - É o poder de fiscalização dos atos das entidades da administração indireta pelos órgãos centrais da administração direta.

    C) ERRADA - Poder Discricionário - É aquele pelo qual a Administração Pública de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo. A discricionariedade é a liberdade de escolha dentro de limites permitidos em lei, não se confunde com arbitrariedade que é ação contrária ou excedente da lei.

    D) CORRETA - Poder Vinculado - É o Poder que tem a Administração Pública de praticar certos atos "sem qualquer margem de liberdade". A lei encarrega-se de prescrever, com detalhes, se, quando e como a Administração deve agir, determinando os elementos e requisitos necessários.

  • GABARITO D

    PODER VINCULADO: É aquele em que o agente não tem liberdade de atuação, isto é, não admite juízo de conveniência e oportunidade por parte do administrador público, pois a lei discrimina todos os elementos necessários à sua prática.

    FONTE.: PROF. EVANDRO ZILLMER

  • GABARITO D

     

    Atos com margem de liberdade: discricionários.

    Atos sem margem de liberdade: vinculados.

     

    * Mesmo nos atos discricionários (quando há margem de liberdade ou escolha na atuação do agente) a administração pública deve observar os limites legais. Esses atos podem ser analisados pelo Poder Judiciário somente quanto ao aspecto da legalidade e não sobre o mérito (motivo e objeto).

     

    MACETE: os atos discricionários possuem a letra "R" na palavra. Exemplo: revogação, permissão, autorização.

  • Poder Vinculado: o agente público reage exatamente como esta na lei, sem margem de liberdade

    Poder Discricionario: o agente público possui alguma margem de liberdade

  • Segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo ( DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO ) :

    PODER VINCULADO :

    É aquele de que dispõe a administração para a prática de atos administrativos em que é mínima ou inexistente a sua liberdade de atuação.

    Não cabe à administração tecer considerações de oportunidade e conveniência, nem escolher seu conteúdo.

    A administração DEVE executar o ato vinculado nas estritas hipóteses legais, observando o conteúdo rigidamente estabelecido na lei.

    PODER DISCRICIONÁRIO :

    É aquele em que o agente administrativo dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato, quanto ao seu motivo e, sendo o caso, escolher, dentre os limites legais, o seu conteúdo ( objeto ).

    O agente público decide, nos limites da lei, acerca da conveniência e da oportunidade de praticar, ou não, um ato administrativo e, quando for o caso, escolher o seu conteúdo.

  • Gabarito letra D para os não assinantes.

    A) - Poder disciplinar. consiste na prerrogativa conferida à Administração de punir seus próprios servidores, bem como de aplicar sanção aos particulares vinculados a ela por meio de ato ou contrato.

    B) Poder de tutela. É o poder de fiscalização dos atos das entidades da administração indireta pelos órgãos centrais da administração direta.

    C) Poder discricionário. - é aquele que a Administração dispõe de uma razoavél liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato discricionários, sempre dentro dos limites legais.

    D)Poder vinculado. é aquele que dispõe a Administração para prática de atos administrativos com a mínima liberdade possível ou inexistente a sua liberdade de atuação, pois a lei fixa todos os passos do administrador.

  • LETRA D

    PM- BAHIA 2020

  • PODER DISCRICIONÁRIO :

    É aquele em que o agente administrativo dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato, quanto ao seu motivo e, sendo o caso, escolher, dentre os limites legais, o seu conteúdo ( objeto ).

    O agente público decide, nos limites da lei, acerca da conveniência e da oportunidade de praticar, ou não, um ato administrativo e, quando for o caso, escolher o seu conteúdo.

    gb = D

    pmgo

  • Poder Vinculado

  • GAB: LETRA D

    O Poder Vinculado é o poder que tem a Administração Pública de praticar certos atos "sem qualquer margem de liberdade". A lei encarrega-se de prescrever, com detalhes, se, quando e como a Administração deve agir, determinando os elementos e requisitos necessários. Ex : A prática de ato (portaria) de aposentadoria de servidor público.

  • O poder vinculado ou regrado ocorre quando a lei, ao outorgar determinada competência ao agente público, não deixa nenhuma margem de liberdade para o seu exercício.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de poderes administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta.

    Com relação ao tema "poderes-deveres" é a prerrogativa que a Administração Pública possui para o cumprimento de suas competências. "Poderes-deveres" é gênero, dos quais são espécies:

    a. Poder Vinculado: A Lei determina tudo o que dever ser feito, sem margem de liberdade.

    b. Poder Discricionário: Aqui, o agente público possui uma margem de liberdade para optar dentre várias alternativas previstas em lei aquela que se mostra como mais adequada, diante do caso em concreto. Palavras-chaves: oportunidade e conveniência.

    c. Poder Disciplinar: É o poder-dever que a Administração possui para sancionar os agentes públicos que cometeram infrações funcionais.

    d. Poder Hierárquico: É a competência que possui o Poder Executivo para ordenar e coordenar as funções de seus órgãos e de seus agentes públicos.

    e. Poder Regulamentar: Resultado do poder hierárquico, é a competência que os chefes do Poder Executivo possuem para editarem atos administrativos, com o intuito de dar execução à lei.

    f. Poder de Polícia: Com fundamento na lei e na supremacia do interesse público, a Administração Publica limita à liberdade e propriedade de particulares, quer controlando a prática do ato, quer impedindo de fato.

    Analisemos as alternativas:

    a) Poder disciplinar.

    Errado. Conforme dito acima, o poder disciplinar tem o condão de punir os agentes públicos que tenham cometido infrações funcionais.

    b) Poder de tutela.

    Errado. Não existe "poder de tutela"

    c) Poder discricionário.

    Errado. No poder discricionário, como dito anteriormente, consiste na margem de liberdade dada à Administração.

    d) Poder vinculado.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A banca trouxe o conceito de poder vinculado quando diz: ''É exercido pelo agente público sem margem da liberdade, porque a legislação define previamente todos os aspectos relacionados com a expedição do ato.''

    Gabarito: "D"

  • PODER VINCULADO OU REGRADO - É O ÚNICO COMPORTAMENTO POSSÍVEL QUE SE PODE EXIGIR DO ADMINISTRADOR, DIANTE DE UM CASO CONCRETO.

  • GAB D

    SÃO PODERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO

    1. Poder Vinculado
    2. Poder Discricionário
    3. Poder Hierárquico
    4. Poder Regulamentar
    5. Poder Disciplinar
    6. Poder de polícia 

    PODER VINCULADO: É aquele em que não há margem de escolha para tomada de decisão do agente, ou seja,  a Administração tem o dever de agir de determinada forma, sendo-lhe vedada qualquer análise quanto à conveniência ou oportunidade dos atos a serem praticados.

    Exemplo: É o caso, por exemplo, do agente de trânsito que, atuando nesta qualidade, presencia uma infração de trânsito. Ele tem o poder-dever de multar o infrator, não podendo analisar se é ou não conveniente, se é ou não oportuna à autuação. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3103723
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito a contratos administrativos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • José dos Santos Carvalho Filho diz que “pode-se conceituar o contrato administrativo como o ajuste firmado entre a Administração Pública e um particular, regulado basicamente pelo direito público, e tendo por objeto uma atividade que, de alguma forma, traduza interesse público”

    Art 2 Parágrafo único. Considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

    GAB: C

  • Lei 8.666/93

    Art. 2o - Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    § 1o Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

     

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

     

    Art. 2o  As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.


    Parágrafo único.  Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada. [GABARITO]

  • Não sofre incidência das normas de direito privado? Beleza, ieses.

  • Ao meu ver a letra A tbm estaria correta.

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • Não há erro na alternativa A

  • Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. 

    Letra A > ESSE ESPECIFICAMENTE DEIXOU A ALTERNATIVA INCORRETA.

    aplica-se supletivamente principios de direito privado.

  • Anita que fez essa questão.  Aff...Aff...

  • Os contratos administrativos sofrem incidência de normas específicas de direito privado.

    Creio que essa especificação tenha deixado a alternativa incorreta, pois o artigo 54 diz que" Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público,,aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado."

  • Wtf a alternativa A ta errada pq ?

  • Wtf a alternativa A ta errada pq ?

  • Seguem os comentários sobre cada opção:

    a) Errado:

    Na realidade, os contratos administrativos são regidos preponderantemente por normas de direito público, aplicando-se apenas em caráter supletivo os preceitos de direito privado. Neste sentido, o teor do art. 54 da Lei 8.666/93:

    "Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado."

    b) Errado:

    Totalmente equivocado sustentar que os contratos administrativos possam ter objetivo indeterminado. Pelo contrário, é necessário que o objeto contratual seja certo e determinado, bem assim devendo atender, sempre, a uma finalidade pública.

    c) Certo:

    O conceito aqui exposto se revela escorreito, sem equívocos. Com palavras muito próximas às utilizadas pela Banca, confira-se a definição ofertada por Rafael Oliveira:

    "(...)são os ajustes celebrados entre a Administração Pública e o particular, regidos predominantemente pelo direito público, para execução de atividades de interesse público."

    d) Errado:

    O conceito deste item diverge do correto em dois pontos claros. A uma, os contratos administrativos não são regidos por normas de direito privado, mas sim de direito público. Apenas em caráter supletivo os preceitos de direito privado podem incidir. A duas, o objetivo a ser perseguido por meio deste tipo de contrato deve ser o interesse público, e não o privado.


    Gabarito do professor: C

    Referências Bibliográficas:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 477.

  • Questão para colocar o sobrinho do prefeito. Super normal em concurso municipal


ID
3103726
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à classificação de rescisão do contrato:

Alternativas
Comentários
  • O art. 79, da Lei nº 8.666/93, estabelece em seus incisos 3 formas de rescisão dos contratos administrativos: (a) rescisão unilateral; (b) rescisão amigável; e (c) rescisão judicial.

    GAB: B

  • GABA b)

    8.666

    Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser (JAU):

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;

    II - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração;

    III - judicial, nos termos da legislação;

  • Lei n.º 8.666 de 21 de junho de 1993:

    Seção V

    Da Inexecução e da Rescisão dos Contratos

    Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior; [rescisão administrativa]

    II - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração;

    III - judicial, nos termos da legislação.

    Gabarito: B.

  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993
     

     

    Da Inexecução e da Rescisão dos Contratos

     

    Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser:

     

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior; [GABARITO]

     

    II - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração; [GABARITO]

     

    III - judicial, nos termos da legislação; [GABARITO]

     

    IV - (Vetado).                (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

  • Gab. B

    Rescisão: é uma forma de extinção contratual excepcional por importar a prematura cessação do ajuste, em meio à sua execução e pode se dar de três formas: unilateral, amigável e judicial.

    A amigável é feita por acordo entre as partes, sendo aceitável quando haja conveniência para a Administração.

    A judicial normalmente é requerida pelo contratado, quando haja inadimplemento pela Administração, já que ele não pode paralisar a execução do contrato nem fazer a rescisão unilateral. No caso do Poder Público este não tem necessidade de ir a juízo, já que a lei lhe confere o poder de rescindir unilateralmente o contrato, nas hipóteses previstas na própria lei.

    A unilateral é prevista nos art. 78 e 79 da Lei nº 8.666/93, e trata da rescisão por parte da Administração Pública quando o contratado não cumprir, ou cumprir irregularmente sua obrigação.

    A Lei também prevê a possibilidade de rescisão unilateral por parte do contratado quando a Administração atrasar por mais de 90 dias os pagamentos devidos decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados salvo, em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra.

    Fonte: https://endireitados.jusbrasil.com.br/noticias/244877551/e-sobre-os-contratos-administrativos

  • Gabarito: B


ID
3103729
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Referente à administração pública, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra D

     

     

    CF88 Art. 37, IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

     

     

    CF88 Art. 37, XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;    

     

     

    CF88 Art. 37, III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

     

    CF88 Art. 37, V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; 

  • Na primeira assertiva, outro erro é que a contratação é por tempo determinado, e não indeterminado como menciona o enunciado.

  • GAB: D

    A) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e privado.

    Art. 37 IX /CF 88:  a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

    B) É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

    Art. 37 Xlll /CF 88:  é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;   

    C) O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    o erro dessa alternativa é falar que o prazo vai ser sempre de 2 anos, mas 2 anos é o limite da validade dela, podendo ser antes e podendo ser prorrogável por igual período.

    Art. 37, III /CF 88 - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    D) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivos, e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Art. 37, V /CF 88 - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; 

  • CF/88

     

    Art. 37 – ...

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; 

     

    a) casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

    b) é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração;   

    c) o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Art. 37, V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    D

  • GABARITO:D

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:               (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;              (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;                (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

     

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;   [GABARITO]              (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

     

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;               (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Gabarito: D

    A-A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e privado.

    CF88 Art. 37, IX : a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

     

    B permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

    CF88 Art. 37, XIII: é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;   

     

    C-O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    CF88 Art. 37, III : o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    D-As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivos, e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    CF88 Art. 37, V: as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; 

     

  • GABARITO: D

    A) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e privado. (ERRADO)

    A contratação será por tempo determinado para atender apenas o interesse público.

    B) É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público. (ERRADO)

    É justamente o contrário: XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;

    C) O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período. (ERRADO)

    O erro aqui é bastante sutil e já vi várias questões colocando dessa maneira: o prazo de validade do concurso é de até 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período! ATENÇÃO ÁS PEGADINHAS!

    D) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivos, e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. (CORRETO)

    É o que diz o art. 37, V da CF/88

    FUNÇÃO DE CONFIANÇA -------------- APENAS SERVIDORES EFETIVOS

    CARGO EM COMISSÃO ----------------- QUALQUER PESSOA PODE OCUPAR, MAS A LEI DEVE PREVER PERCENTUAL MÍNIMO PARA SERVIDORES EFETIVOS

  • Questão batida. Sempre cai.

  • V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;  [GABARITO]       (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Sobre a letra C, é de "ATÉ" dois anos.

  • Fui seco na C kkk

  • Gabarito: D

    Fundamento: Artigo 37,V.

  • Caramba a gente vai todo empolgado no prazo do concurso que esquece do até... em uma prova a gente fica cego, nunca que vê.

  • GABARITO: D

    A) Tempo determinado e interesse público, somente;

    B) É vedada a vinculação ou equiparação;

    C) O prazo é de até 2 anos;

    D) CORRETA.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • nossaaaaaaaaaaa....

  • Leve uma lição para a prova: sempre leia todas as alternativas. Resposta letra D. Se eu tivesse lido teria achado o erro da C.

  • a letra C faltou apenas um ATE

    pense...

  • LETRA D CORRETA

    CF/88

    ART 37 V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;      

  • Aquela casca de banana.

  • Prazo de concurso público pode ser prorrogado por prazo inferior a 2 anos.

  • Tromba !

    Gabarito D

    Errado da C = Prazo pode ser inferior à dois anos.

    Nossa! Que calamidade!

  • Essa arapuca é velha demais, mas muitos concurseiros caem.

  • Art. 37. III

    III - o prazo de validade do concurso público será de ATÉ dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

  • Viixi, uma galera caiu na c.

  • Pegadinha do malandro para os desatentos. Já ví essa pegadinha em outras questões: Letra C - eles falam que o prazo é de 2 anos, sendo que é de ATÉ 2 anos.

    Gab. Letra D.

    Vamo que vamo!

  • Que maldade...

  • IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

  • anote aí no seu caderno esse velho truque do "até".

  • Questão com várias pegadinhas:

    A - A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo indeterminado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público e privado.

    Errado: apenas de interesse público.

    B - É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

    Errado: a equiparação e vinculação remuneratórias seguem algumas observações específicas.

    C - O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    Errado: é de ATÉ 2 anos.

    D - As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivos, e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Correto

    GABARITO D


ID
3103732
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (Lei nº 2.248/1991):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • a) Art. 23 - Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.

    § 1º - O exercício do cargo terá início dentro de quinze dias, contados da data;

    I - da publicação oficial do decreto, no caso de reintegração;

    b) Art. 22 -  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção por junta médica oficial do Município.

    § 1º - Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente, para o exercício do cargo, e tiver cumprido os demais requisitos estabelecidos nesta lei.

    § 2º - São competentes para dar posse:

    I - O Prefeito Municipal aos chefes dos órgãos que lhe forem diretamente subordinados;

    II - O Presidente da Câmara aos servidores do Poder Legislativo;

    III - O Secretário de cada órgão aos respectivos servidores;

    IV - O Dirigente Superior, aos servidores das Autarquias e Fundações Públicas instituídas e mantidas pelo Município.

    c) Art. 16 - As condições para realização do concurso serão fixadas em edital, que será publicado no átrio da Prefeitura, no órgão oficial e nos jornais diários de circulação no Município.

    d) Art. 21 - Posse é a aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossando, constando de declaração de inexistência de incompatibilidade legal para o exercício.

    § 1º - A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais trinta dias, a requerimento do interessado.

    Gabarito: Letra A.


ID
3103735
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a higiene dos estabelecimentos, os hotéis, restaurantes, bares, cafés, botequins e estabelecimentos congêneres deverão observar o seguinte:


I. A lavagem da louça e talheres deverá fazer-se em água corrente, nunca em baldes, toneis ou vasilhames.

II. A higienização da louça e talheres deverá ser feita em água corrente.

III. Os açucareiros devem ser do tipo com o levantamento da tampa.

IV. Somente os guardanapos serão de uso individual.


A sequência correta é:

Alternativas

ID
3103738
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao agente de fiscalização em posturas:

Alternativas

ID
3103741
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à teoria dos motivos determinantes nos atos administrativos, responda a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C ,

    mas sobre a assertiva A.

    a) Mesmo que um ato administrativo não seja discricionário, exigindo, portanto, expressa motivação, esta, se existir, passa a vincular o agente aos termos em que foi mencionada.

    Se o ato nao é discricionário, logo será vinculado, e os atos vinculados nem sempre exigem motivação expressa, conforme Oswaldo Aranha Bandeira Mello, Apud Gonçalves " Em se tratando de atos vinculados,em o entendimento de que o que importa é haver ocorrido o motivo perante o qual o comportamento era obrigatório, não sendo obrigatória a imediata motivação do ato, mas que seja necessária sua posterior demonstração de maneira objetiva.

    Mais detalhes em:

    <<https://andressa3110.jusbrasil.com.br/artigos/341781014/teoria-dos-motivos-determinantes>>

    Caminhando com Fé!

  • De acordo com esta teoria, os motivos que determinaram a vontade do agente, isto é, os fatos que serviram de suporte à sua decisão, integram a validade do ato. Sendo assim, a invocação dos “motivos de fato” falso, inexistentes ou incorretamente qualificados vicia o ato mesmo quando, conforme já se disse, a lei não haja estabelecido, antecipadamente, os motivos que ensejariam a prática do ato. Uma vez enunciados pelo agente os motivos em que se calçou, ainda quando a lei não haja expressamente imposto essa obrigação de enunciá-los, o ato será válido se estes realmente ocorreram e o justificavam.

    (MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo . 26ª ed. 2009, p. 398)

  • Quanto a letra A, não vincula o agente e sim o ato.

  • a) Mesmo que um ato administrativo seja discricionário, não exigindo, portanto, expressa motivação, esta, se existir, passa a vincular o agente aos termos em que foi mencionada.

    b) motivos determinantes do ato administrativo deve sempre estar ajustado aos fins que se determina.

    C) CORRETA

    d)a teoria dos motivos determinantes estabelece que o motivo do ato administrativo deve sempre apresentar compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade.

    Qualquer erro me comuniquem

    FÉ NO PAI QUE O DISTINTIVO SAI.

  • Sobre a letra A:

    A expressão: "...se existir..." torna o item errado, porque faz referência ao ato vinculado (..não seja discricionário).

    A motivação integra a FORMA, que é um dos elementos do ato administrativo. Este elemento é VINCULADO, tanto para ato DISCRICIONÁRIO como para o ato VINCULADO. Logo, todo ato administrativo, como regra, deve ter MOTIVAÇÃO, sobretudo, se for VINCULADO, vez que há previsão na CF/88 e em leis esparsas de dispensa da MOTIVAÇÃO quando se tratar de ATO DISCRICIONÁRIO, como exoneração de servidor ocupante de cargo em comissão. Entretanto, embora haja a previsão de dispensa da MOTIVAÇÃO, caso o agente público declare o MOTIVO, a este ele fica vinculado, NÃO podendo agir posteriormente de forma ou maneira que o contrarie, com base na teoria dos motivos determinantes.

  • Um exemplo fácil pra entender a Teoria dos Motivos determinantes e quando ocorre:

    A EXONERAÇÃO AD NUTUM

    POR EXEMPLO, UM SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO DE LIVRE NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO É EXONERADO PELA JUSTIFICATIVA DE FALTA DE VERBA, E LOGO APÓS, A ADMINISTRAÇÃO CONTRATA OUTRO SERVIDOR PARA OCUPAR O MESMO CARGO.

    Nesse caso, podemos perceber que o ato cometido pela administração foi ilegal, pois os motivos que determinaram a pratica do ato não são verdadeiros.

    Diante disso, só sera válido o ato se a motivação descrita for verdade.

    SIGA FIRME! DEUS TE HORARÁ

    Insta: lalaconcurs

  • A alternativa C me parece incorreta, não é a vontade do administrador, mas sim, da administração. Caso contrário, haveria desvio de finalidade

  • Gabarito: C

    TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES

    De acordo com esta teoria, os motivos que determinaram a vontade do agente, isto é, os fatos que serviram de suporte à sua decisão, integram a validade do ato.

    O elemento do ato administrativo “motivo” pode estar em um ato discricionário. Se o motivo, em um ato discricionário, não estiver disposto em lei, esse motivo terá que ser dado pelo agente público.

    Teoria aplica-se aos atos vinculados e discricionários.

  • Sobre a letra A)

    Todo ato (vinculado ou não), tem a forma como elemento vinculado! 

    competencia = vinculado

    finalidade = vinculado

    forma = vinculado

    Mesmo existindo o princípio da liberdade da forma.

  • Fui na "A" seco sem ler as outras alternativas. Nunca mais.

  • Teoria dos Motivos Determinantes diz respeito que: os motivos alegados na prática do ato, devem ser presumidos verdadeiros até que se prove ao contrário. Tal presunção é relativa não tendo carater absoluto; quem alega tem que provar. GAB-C

  • teoria dos motivos determinantes está relacionada a prática de atos administrativos e impõe que, uma vez declarado o motivo do ato, este deve ser respeitado. Esta teoria vincula o administrador ao motivo declarado

  • A teoria dos motivos determinantes está relacionada a prática de atos administrativos e impõe que, uma vez declarado o motivo do ato, este deve ser respeitado.

    Esta teoria vincula o administrador ao motivo declarado. Para que haja obediência ao que prescreve a teoria, no entanto, o motivo há de ser legal, verdadeiro e compatível com o resultado.

    Vale dizer, a teoria dos motivos determinantes não condiciona a existência do ato, mas sim sua validade.

    Neste sentido, vale trazer a ementa do julgamento proferido nos autos do HC 141925 / DF, relatado pelo Ministro Teori Albino Zavascki, datado de 14/04/2010:

    HABEAS CORPUS . PORTARIA DO MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, DETERMINANDO A EXPULSAO DE ESTRANGEIRO DO TERRITÓRIO NACIONAL EM RAZAO DE SUA CONDENAÇAO À PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. INEXISTÊNCIA DO FUNDAMENTO. APLICAÇAO DA TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES, SEGUNDO A QUAL A VALIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO, AINDA QUE DISCRICIONÁRIO, VINCULA-SE AOS MOTIVOS APRESENTADOS PELA ADMINISTRAÇAO. INVALIDADE DA PORTARIA.

  • Letra C

    PM-BA 2020

  • A teoria dos motivos determinantes baseá-se na situação em que os fundamentos de fato de um ato administrativo indicados pela motivação, depende da veracidade dos motivos alegados.

    G: C

  • chutei de olhos fechados.

  • qual é o erro da A?

  • Priscila a letra A "Mesmo que um ato administrativo não seja discricionário, exigindo, portanto, expressa motivação, esta, se existir, passa a vincular o agente aos termos em que foi mencionada"

    O ato discricionário está na margem de escolha do agente, dá liberdade de atuação de acordo com o principio da proporcionalidade e coerência ao caso concreto, ou seja, não necessitam de expressa motivação. Os elementos/requisitos do ato adm discricionários são: motivo e o objeto do ato adm.

  • Alice, obrigada, :D

  • Quem tá chegando, vai direto no comentário do Reginaldo Bhz. O ÚNICO QUE ENTENDEU A QUESTÃO "A". O resto só encheu linguiça!

    O motivo determinante vincula o ato. Não o agente!

    Sem firulas, sem sapatear, sem ligar a enceradeira!

  • Eu sinceramente ainda não compreendi o erro da letra A, caso alguém possa ser mais específico, agradeço!

    Alguns colegas(Reginaldo e Diego) mencionaram que o erro está em dizer que o motivo determinante vincula o ato, e não o agente, porém quem alega o motivo é o agente, logo ele está sim vinculado ao alegado. Vejamos a questão abaixo extraída do livro do prof. Alexandre Mazza:

    A prova de Técnico do TCU elaborada pelo Cespe considerou CORRETA a afirmação: “A teoria dos motivos determinantes

    cria para o administrador a necessária vinculação (grifo meu) entre os motivos invocados para a prática de um ato administrativo e a sua validade jurídica”.

  • Mesmo que um ato administrativo não seja discricionário, exigindo, portanto, expressa motivação, esta, se existir, passa a vincular o agente aos termos em que foi mencionada.

    MOTIVAÇÃO NÃO É ELEMENTO DO ATO ADMINISTRATIVO, SOMENTE O MOTIVO.

    O motivo determinante no ato administrativo nem sempre precisa estar ajustado aos fins a que se destina.

    TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES = O MOTIVO VINCULA O ATO AOS FINS QUE DESTINA

    Se o motivo se conceitua como a própria situação de fato que impele a vontade do administrador, a inexistência dessa situação provoca a invalidação do ato. ( CORRETA)

    A teoria dos motivos determinantes baseia-se no princípio de que o motivo do ato administrativo não deve guardar compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação da vontade

    DEVE GUARDAR RELAÇÃO.

  • Gabarito: C

  • Quanto o erro da Letra A: Não Vincula o AGENTE e sim o ATO.

  • Quanto o erro da Letra A: Não Vincula o AGENTE e sim o ATO.

  • Acho que essa questão está mal elaborada.
    A Letra C podemos pensar em uma exoneração de um cargo em comissão. Neste caso é um ato administrativo que não precisa motivo e não será inválido.

  • De acordo com esta teoria, os motivos que determinaram a vontade do agente, isto é, os fatos que serviram de suporte à sua decisão, integram a validade do ato. Sendo assim, a invocação dos “motivos de fato” falso, inexistentes ou incorretamente qualificados vicia o ato mesmo quando, conforme a lei não haja estabelecido, antecipadamente, os motivos que ensejariam a prática do ato. Uma vez enunciados pelo agente os motivos em que se calçou, ainda quando a lei não haja expressamente imposto essa obrigação de enunciá-los, o ato será válido se estes realmente ocorreram e o justificavam.

     

    Jo 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

  • Segundo a teoria dos motivos determinantes do ato administrativo, o motivo do ato deve sempre guardar compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade, pois, se o interessado comprovar que inexiste a realidade fática mencionada no ato como determinante da vontade, estará ele irremediavelmente inquinado de vício de legalidade.

  • Vejamos cada assertiva, individualmente:

    a) Errado:

    A uma, a presente afirmativa fala em ato que "não seja discricionário", o que significa que o ato seria vinculado. Neste ponto, sugere-se, portanto, que apenas atos vinculados exigem expressa motivação, quando, na realidade, atos discricionários também a exigem, inclusive com maior razão, visto que, dada a margem de liberdade que lhes é característica, é preciso conhecer os motivos que levaram a Administração a deliberar num dado sentido.

    A duas, a teoria dos motivos determinantes não está ligada à ideia de vinculação "do agente", como referido neste item, mas sim da validade do ato. É esta que passa a estar vinculada aos motivos expostos. Assim sendo, se os motivos invocados na verdade inexistem ou não são idôneos para gerar o resultado pretendido, o ato é inválido.

    b) Errado:

    Pelo contrário, os motivos alegados pela Administração precisam, sim, estar ajustados aos fins a que se destinam, sob pena de nulidade do ato. Por exemplo, um ato de aplicação da penalidade de demissão a um servidor público não pode estar fundado (motivo) na prática de infração passível de advertência, mercê de nulidade do mesmo.

    c) Certo:

    Conforme já pontuado anteriormente, é verdadeiro dizer que, na ausência do motivo alegado pela Administração, o ato é inválido, por força da teoria dos motivos determinantes.

    d) Errado:

    Em sentido oposto ao sustentado neste item, o motivo do ato deve, sim, guardar perfeita compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação da vontade. Por exemplo: se o motivo do ato consiste no abandono do cargo público pelo servidor, é preciso que a situação de fato, realmente, corresponda à ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos (Lei 8.112/90, art. 138), sob pena de invalidade.


    Gabarito do professor: C

  • gab c! motivo e motivação precisam estar em sintonia, sob pena de anulação.

    Ausência \ falha na motivação: vício no elemento FORMA


ID
3103744
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Os conceitos estão invertidos.
  • Gab: Letra C

    A fiscalização apresenta duplo aspecto:

    um repressivo: em face da transgressão da norma de polícia, redunda na aplicação de uma sanção

    e um preventivo: através do qual os agentes da administração procuram impedir um dano social.

  • Preventivo: Antes

    Repressivo: Depois

  • Essa pegou o desatento.

  • Os conceitos estão certos porém invertidos. Acredito haver um erro nessa questão.

  • GABARITO: C

    Um breve resumo sobre o tema:

    Meios de atuação do Poder de Policia:

    A polícia administrativa pode atuar de modo preventivo ou repressivo. Em sua atuação preventiva, são estabelecidas normas e outorgados alvarás para que os particulares possam exercer seus direitos de acordo com o interesse público. O conteúdo do alvará pode ser uma licença (ato vinculado e definitivo – ex.: licença para construir ou para dirigir) ou uma autorização (ato discricionário e precário – ex.: autorização para o porte de arma).

    A atuação repressiva inclui atos de fiscalização e a aplicação de sanções administrativas. A punição do administrado depende da prévia definição do ato como infração administrativa. [] Apesar da existência de medidas repressivas, a atuação do poder de polícia é essencialmente preventiva, pois seu maior objetivo é evitar a lesão ao interesse público.

     

    Outra classificação considera que os meios de atuação podem ser: a) atos normativos: a lei cria limitações ao exercício de direitos e o Executivo, por meio de decretos, portarias, instruções, etc., disciplina a aplicação da lei nos casos concretos; b) atos administrativos e operações materiais de aplicação da lei ao caso concreto: inclui medidas preventivas (fiscalização, vistoria, ordem, notificação, autorização, licença, etc.) e medidas repressivas (dissolução de reunião, interdição de atividade, apreensão de mercadoria contrabandeada, etc.).

  • Preventivo - antes

    Repressivo - depois

  • Sanção é repressivo.

  • Gabarito: C

    C-A fiscalização apresenta duplo aspecto: um repressivo/ preventivo, através do qual os agentes da administração procuram impedir um dano social, e um preventivo/ repressivo, que, em face da transgressão da norma de polícia, redunda na aplicação de uma sanção.

  • C e D estão certas

  • Meio de atuação do poder de polícia.

    Regra -Preventiva

    Atos preventivos: impedem a ação do particular, por meio de fiscalização, definição de regras para o exercício dos direitos etc. Ato normativo, ato de fiscalização, ato de notificação, Licença e Autorização.

    Exceção - Repressiva

    Atos repressivos: reprimem atos praticados em contrariedade às normas, aplicando multas, realizando apreensões etc

  • GABARITO C

     

    O poder de polícia conferido à administração pública no desempenho de suas funções não se confunde com o poder de polícia das instituições policiais ou de segurança pública.

     

    Poder de polícia é a faculdade que dispõe a administração pública de fiscalizar, condicionar e restringir o uso e gozo de bens, sempre visando o interesse público.

     

    Poder de polícia x polícia judiciária x polícia ostensiva.

     

    Poder de polícia da administração pública: os atos praticados por seus agentes recaem sobre bens ou coisas, apreensão.

    Poder de polícia dos órgãos da segurança pública: os atos praticados por seus agentes recaem sobre pessoas, prisão e apreensão.

     

  • conceitos invertidos

  • quanto a letra D: gente, FCC adota a doutrina de Maria Sylvia Zanella Di Pietro. (pelo jeito, o IESES também). e essa autora admite o uso do poder de polícia, SEM PREVISÃO EM LEI, desde que se trate de situação urgente, para assegurar a segurança da coletividade.

    Vi essa informação no livro de MAVP pg 308, Direito Administrativo Descomplicado, 26ª edição.

  • C é a correta, estava inversa!!!

    Regra -Preventiva

    Atos preventivos: impedem a ação do particular, por meio de fiscalização, definição de regras para o exercício dos direitos etc. Ato normativo, ato de fiscalização, ato de notificação, Licença e Autorização.

    Exceção - Repressiva

    Atos repressivos: reprimem atos praticados em contrariedade às normas, aplicando multas, realizando apreensões etc

  • Gabarito letra C para os não assinantes. Nossa essa eu demorei para achar o erro! Por isso é muito importante a leitura atenta e minuciosa . Os conceitos estão invertidos, por isso a letra C está errada.

    Corrigindo ficaria:

    A fiscalização apresenta duplo aspecto: um repressivo que, em face da transgressão da norma de polícia, redunda na aplicação de uma sanção, e um preventivo, através do qual os agentes da administração procuram impedir um dano social.

    O poder de polícia é a atividade do estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício da coletividade. Como por exemplo: Fiscalização das atividades e bens sujeitos ao controle Administrativo, concessão de alvarás de licença ou autorização etc.

  • Não entendi porque a letra A está correta.

  • alguém sabe dizer porque a letra A está correta?

  • houve a troca dos conceitos na Letra C.

  • Regra -Preventiva = o ato não foi praticado, impedido por lei, falta de licença, alvarás, etc...

    Exceção - Repressiva = o ato já foi praticado, em desacordo com as normas (haverá sanção)

  • Poder de Policia com interesse da sociedade ? Como assim ? a A não está incorreta ?

  • Poder de Polícia

    Breves considerações sobre o exercício do poder de polícia pela Administração Pública em prol dos interesses da coletividade.

     Polícia administrativa e Polícia judiciária

    O poder de polícia que o Estado exerce pode incidir tando na área administrativa quanto na área judiciária.

    A doutrina costuma apontar como diferença o fato da polícia administrativa ter caráter preventivo, pois tem por objeto impedir ações anti-sociais, e a polícia judiciária ter caráter repressivo, pois tem por objeto punir os infratores da lei penal.

    Afirma-se que a diferença não é absoluta, pois a polícia administrativa tanto pode agir preventivamente, como pode agir repressivamente.

    Diz-se também que a polícia judiciária, embora seja repressiva em relação ao indivíduo infrator da lei penal, é também preventiva em relação ao interesse geral, porque, punindo-o, tenta evitar que o indivíduo volte a incidir na mesma infração.


    Regra -Preventiva

    Atos preventivos: impedem a ação do particular, por meio de fiscalização, definição de regras para o exercício dos direitos etc. Ato normativo, ato de fiscalização, ato de notificação, Licença e Autorização.

    Exceção - Repressiva

    Atos repressivos: reprimem atos praticados em contrariedade às normas, aplicando multas, realizando apreensões etc

    c)errada já que aplicaçao da multa é repressivo...ou aplicação de sanção..

    conceitos invertidos..

    poder de policia repressivo = aplicação de multas sancoes..penas...
    poder de polícia preventivo = ato de fiscalizar..ator normativos..portarias..licença e autorização

  • Para quem, assim como eu, não entendeu o porquê da letra A está correta, segue o julgado que fundamenta a assertiva:

    PODER DE POLICIA - PROCESSO ADMINISTRATIVO - DEFESA. A atuação da administração pública, no exercício do poder de policia, ou seja, pronta e imediata, há de ficar restrita aos atos indispensáveis a eficacia da fiscalização, voltada aos interesses da sociedade. Extravasando a simples correção do quadro que a ensejou, a ponto de alcançar a imposição de pena, indispensável é que seja precedida da instauração de processo administrativo, no qual se assegure ao interessado o contraditório e, portanto, o direito de defesa, nos moldes do inciso LV do artigo 5. da Constituição Federal. Não subsiste decisão administrativa que, sem observância do rito imposto constitucionalmente, implique a imposição de pena de suspensão, projetada no tempo, obstaculizando o desenvolvimento do trabalho de taxista. (STF - RE: 153540 SP, Relator: MARCO AURÉLIO, data de julgamento 05/06/1995, SEGUNDA TURMA)

    No caso concreto, o Município de São Paulo impôs a um taxista punição de suspensão de 10 dias, impedindo-o de exercer o seu trabalho. De acordo com o relator, o poder de polícia ficaria no âmbito estritamente legal se tivesse ocorrido a autuação, impondo-se multa ou mesmo a apreensão do veículo. Ocorre que se partiu para a imposição de pena que extravasou tal campo, sem que se tivesse assegurado, em processo próprio, a devida defesa. Assim, o ato foi além do indispensável, de modo que ultrapassou os meios necessários à imediata correção.

  • Patrícia Reis, a letra A está correta porque a adm pública não pode ultrapassar os limites da proporcionalidade para reprimir. Ex: você foi abordada fumando maconha, por um policial. Ele não poderá bater em você nem mandar comer a droga (não deveria), apenas executar os atos indispensáveis para a fiscalização, que seria conduzi-la à delegacia.

  • GABARITO: C

  • Helen Rodrigues!

    A alternativa letra A está correta. Como o Poder de Polícia visa impedir dano social com a eficácia da fiscalização, está voltado aos interesses da sociedade.

    Exemplo: A fiscalização de alvarás sanitários

  • Nunca fez tanto sentido na minha vida a expressão: todo cuidado ainda é pouco...

  • Patricia Reis o poder de policia visa o PODER PUBLICO. Interesse coletivo.

  • Ele inverteu os conceitos na "C", por isso considerada errada.

  • GALERA , QUAL ERRO DA LETRA D.

  • a letra D, ASSIM COMO A E B ESTÃO CORRETAS. A questão pediu a incorreta

  • Mas gente... como assim?? Poder de Polícia está restrito a fiscalização somente? E aplicação de multas? Faz parte da ação fiscalizatória também??

  • Inverteu os conceitos de preventivo e repressivo na letra c.

  • FOCO!

    " LI UMAS 30 VEZES, MAS ACERTEI. UFFA.....!

  • Preventivo > antes do crime

    Repressivo > depois do crime.

    Letra C

    PM/BA 2020

  • GABARITO: C

    -Medidas preventivas: Objetiva adequar o comportamento individual à lei. Como: fiscalização, vistoria, ordem, notificação, autorização, licença.

    -Medidas repressivas: Tem por finalidade coagir o infrator ao cumprimento da lei. Como: dissolução de reunião, apreensão de mercadorias deterioradas, internação de pessoas com doença contagiosa.

  • A letra C só inverteu os conceitos

  • A questão aborda o poder de polícia e solicita que o candidato assinale a alternativa incorreta. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa A: Correta. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 153540/SP, manifestou no sentido de que "a atuação da administração pública, no exercício do poder de policia, ou seja, pronta e imediata, há de ficar restrita aos atos indispensáveis a eficácia da fiscalização, voltada aos interesses da sociedade". 

    Alternativa B: Correta. O art. 21, XXIII, da Lei Orgânica do Município de São José/SC dispõe que ao Município compete prover tudo quanto diga respeito ao seu peculiar interesse, cabendo-lhe privativamente, organizar e executar os serviços de fiscalização necessários ao exercício do poder de polícia municipal.

    Alternativa C: Incorreta. A assertiva inverte os conceitos. O correto seria:  "A fiscalização apresenta duplo aspecto: um preventivo, através do qual os agentes da administração procuram impedir um dano social, e um repressivo, que, em face da transgressão da norma de polícia, redunda na aplicação de uma sanção".

    Alternativa D: Correta. Maria Sylvia Zanella di Pitero menciona que "como todo ato administrativo, a medida de polícia, ainda que seja discricionária,  sempre esbarra em algumas limitações impostas pela lei, quanto à competência e a forma, aos fins e mesmo com relação aos motivos ou ao objeto".

    Gabarito do Professor: C

    -------------------------------------

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 32. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 158.



  • Letra A também parece errada


ID
3103747
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei Orgânica do Município de São José, no que diz respeito aos servidores públicos civis da administração direta autárquica e fundacional:


I. Os servidores públicos civis da administração direta autárquica têm regime jurídico único e plano de carreira voltado à profissionalização.

II. É assegurada aos servidores da administração direta isonomia de vencimentos para os cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Judiciário.

III. Percepção dos vencimentos e proventos até o quinto dia útil do mês a que corresponde é um dos direitos dos servidores públicos sujeitos ao regime jurídico único.

IV. O servidor municipal fará jus a um adicional por tempo de serviço de 3% (três por cento) sobre o valor da remuneração do cargo ou função em efetivo exercício a cada ano de atividade.


Analisando as assertivas acima, assinale:

Alternativas
Comentários
  • Município não possui Poder Judiciário.


ID
3103750
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

É de competência exclusiva da Câmara Municipal a alternativa correta:

Alternativas

ID
3103753
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA, referente à Lei de Zoneamento do Município de São José:

Alternativas

ID
3103756
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:


O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benéficos da urbanização, garantir princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.


I. O Plano Diretor compõe-se fundamentalmente de: lei do plano diretor, lei do zoneamento, lei do parcelamento do solo, código de obras e proposições a nível municipal, estadual e federal das obras e ações prioritárias decorrentes.

II. O Plano Diretor identifica os princípios e diretrizes que devem orientar as entidades públicas e privadas na busca do desenvolvimento integrado das comunidades.

III. Uma das diretrizes do Plano Diretor é ordenar a ocupação na zona de expansão urbana evitando a ocorrência de loteamentos contínuos e a construção discriminada em locais de ocupação rarefeita e afastados do centro urbano, mantendo como rurais as áreas de elevado potencial agrícola.

IV. Quem deve emitir parecer sobre os assuntos que lhe forem propostos pelo órgão Municipal de Planejamento ou pelo Sr. Prefeito Municipal, pertinentes à aplicação do Plano Diretor é o Conselho de Desenvolvimento Urbano.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA 'D'

    D Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

    Peço encarecidamente, por obsequio, que se alguém possuir provas da banca MSM Consultoria & Projetos LTDA que me envie.

    Por favor !!!! hanny.caroline@hotmail.com

  • Questão a ser respondida de acordo com a Lei nº 1.604/85 - Município de São José/SC

    Item I - VERDADEIRO

    Art. 2º. O PD compõe-se fundamentalmente de:

    I – Lei do Plano Diretor, que fixa os objetivos, as diretrizes e estratégias do Plano Diretor;

    II – Lei do Zoneamento, que classifica e regulamenta a modalidade, a intensidade e a qualidade do uso do solo;

    III – Lei do Parcelamento do Solo, que regula os loteamentos, desmembramentos e remembramentos nas Zonas Urbana e de Expansão Urbana do Município;

    IV – Código de Obras, que regulamenta as construções, especialmente com vistas a sua segurança e higiene;

    V – Proposições a nível municipal, estadual e federal das obras e ações prioritárias decorrentes do PD.

    Item II - VERDADEIRO

    Art. 3º. O Plano Diretor identifica os princípios e diretrizes que devem orientar as entidades entidades públicas e privadas na busca do desenvolvimento integrado das comunidades, utilizando, além das normas previstas no art. 2º, desta Lei, os seguintes instrumentos da política urbana: (...)

    Item III - FALSO 

    Art. 5º Ficam estabelecidas as seguintes diretrizes para a execução dos objetivos previstos no artigo anterior:

    (..)

    VII – ordenar a ocupação na zona de expansão urbana evitando a ocorrência de loteamentos descontínuos e a construção indiscriminada em locais de ocupação rarefeita e afastados do centro urbano, mantendo como rurais as áreas de elevado potencial agrícola;

    Item IV - VERDADEIRO

    Art. 9º O Conselho de Desenvolvimento Urbano emitirá parecer sobre os assuntos que lhe forem propostos pelo órgão Municipal de Planejamento ou pelo Sr. Prefeito Municipal, pertinentes à aplicação do Plano Diretor.


ID
3103759
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com enunciado, identifique a afirmação correta após a leitura:

O auto de infração é o instrumento por meio do qual a autoridade municipal apura a violação das disposições do Código de Posturas e de outras leis, decretos e regulamentos do Município de São José.


I. O Prefeito é a única autoridade para confirmar os autos de infração e arbitrar multas.

II. Além de outras informações também deve constar nos autos de infração o nome de quem o lavou, relatando-se com toda a clareza o fato constante da infração e os pormenores quem possam servir de atenuante ou de agravante à ação.

III. O infrator não pode recusar assinar o auto de infração.

IV. No auto de infração só deve constar nome do infrator e sua residência.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B . Ela é uma analogia ao Código de postura do município de Teresina Lei Complementar 3.610/2007 em seu art.226, que fala que constitui o auto de infração lavrado. A assinatura deve está contida no auto de quem o lavrou. Porém sua ausência não constitui formalidade essencial. Gabarito.

    Gostei

    (0)


ID
3103762
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D . Ela é uma analogia ao Código de postura do município de Teresina Lei Complementar 3.610/2007 em seu art.19, inciso II, que fala que constitui ato lesivo a conservação e limpeza : distribuir manualmente papeis, panfletos, folhetos e etc. Gabarito.