SóProvas



Prova IF-PE - 2017 - IF-PE - Administrador


ID
2305306
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 01 para responder à questão.


TEXTO 01

MÃES SURPREENDEM TORCEDORES UNIFORMIZADOS EM CLÁSSICO EM PE

Jogo entre Sport e Náutico na Arena PE teve iniciativa inédita de combate à violência

Por Daniel Gomes (08/02/2015)


    Escoltados pela Polícia Militar, torcedores organizados chegam à Arena Pernambuco. Enfileiram-se e tiram o ingresso do bolso para passar pelas catracas. Entram no palco da partida e, quando começam a entoar gritos de ordem, se deparam com seguranças de rostos bem conhecidos: suas próprias mães. Foi o que aconteceu antes do clássico entre Sport e Náutico, neste domingo. A ação, inédita, logicamente pegou de surpresa os uniformizados. 

    A iniciativa foi idealizada por uma agência internacional como mais uma medida de combate à violência. Há uma semana, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, cenas lamentáveis foram registradas antes de Sport x Santa Cruz.

  Cerca de 30 mães se dividiram nas seguranças do setor onde são instaladas normalmente as organizadas. Todas elas, na torcida do Sport. Cristyane dos Santos Almeida era uma delas. Mãe de Jonatas Santos da Silva, de 22 anos e membro da principal organizada do Sport.

  - Acho que ele é da Torcida Jovem desde a primeira vez que foi para o campo. Não sei nem quem levou. Ele escondeu de mim durante um bom tempo que era da Torcida Jovem. Só me disse quando já estava maior de idade. Ele já se meteu em algumas fugindo de confusões... Por isso que eu acho válida esta ação.

(GOMES, Daniel. Mães surpreendem torcedores uniformizados em clássico em PE (Adaptado). Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2015/02/maessurpreendem-torcedores-uniformizados-em-classico-em-pe.html>. Acesso em: 08 out. 2016.)

Acerca das estratégias e elementos coesivos do TEXTO 01, considere as afirmações abaixo.

I. A expressão “torcedores organizados” (1º parágrafo) mantém-se sem a necessidade do uso de pronomes pessoais do caso reto.
II. Há uma relação anafórica entre “seguranças de rostos bem conhecidos” e “suas próprias mães” (1º parágrafo).
III. As expressões “a ação” (1º parágrafo) e “a iniciativa” (2º parágrafo) relacionam-se ao mesmo referente.
IV. O pronome relativo “onde” (3º parágrafo) foi utilizado adequadamente, pois refere-se à palavra “setor”, que constitui lugar.
V. O pronome demonstrativo “isso”, presente na última frase do TEXTO 01, se relaciona à presença das mães dos torcedores nos estádios disfarçadas de seguranças.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

Alternativas

ID
2305309
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções” (2º parágrafo), se os vocábulos destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos”, desse modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos.
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores” (6º parágrafo), os termos destacados poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções” sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • I ' ERRADA. Muda o referente e altera o sentido do texto.

    II. ERRADA. "controlar" não precisa estar no plural necessariamente

    III. CORRETA. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    IV. CORRETO. Muda o referente mas preserva a correçao gramatical.

    V. ERRADA. Tornaria errada gramaticalmente

    "Segundo o artigo, as gestões das emoções depende de três fatores:..."

  • Aos especialistas, minha dúvida:

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

     

    Fazendo a alteração, a frase não deveria receber crase?

     

    III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com à (estratégia) que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

  • Caro R neto, não há crase, pois essa é vedada após preposição. 

  • questãozinha difícil! Mas ótima para aprender bem sujeito.

  • III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    Em “a estratégia que usavam era muito parecida com que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam”

    MUDOU!

    IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.

    FAZENDO O QUE A QUESTÃO PEDE:

    No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimentotornando-o mais positivo

    MUDARAM!

  • Para responder é só ler até o III


ID
2305312
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.

I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.

II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.

III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.

V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque nao pode ser a letra B?

     

  • Não pode ser a "B", pois o item IV está errado, nele a vírgula esta sendo usada para separar orações subordinadas. 

  • Alguém me explique a proposição l e lll, por favor? Obrigada

  • vamos ao que segue...

     

    I - ERRADA, pois a citação é do autor e não do cientista.

     

    II - CERTO - os dois pontos estão introduzindo uma enumeração.

     

    III - CERTO - pois a vírgula é opcional para adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. 

     

    IV - ERRADO - Nesse caso não é facultativo, pois a retirada da vírgula mudaria o sentido da frase. Passando de uma subordinada adjetiva explicatica para uma restritiva.

     

    V - CERTO - podem ser trocados sem alterar o sentido. 

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraço


ID
2305315
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 02 para responder à questão.

TEXTO 02
FAZER CONTAS DE CABEÇA É BOM PARA O SEU EMOCIONAL 

  Você já deve ter ouvido a expressão "frio e calculista" sendo usada para descrever alguém que não demonstra nenhuma emoção. Mas um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostra que a inteligência emocional e a habilidade de fazer contas mentais são mais conectadas do que imaginávamos.
  Para a neurociência, o exercício cerebral de fazer cálculos matemáticos era chamado de "controle executivo frio", porque era totalmente desassociado das emoções. Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências de que, pelo menos no cérebro, esse processo é mais "quente" do que a gente imaginava.
  Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas enquanto resolviam, de cabeça, alguns problemas da matemática. Cálculos como esse ativam a memória e estimulam uma área do cérebro chamada de córtex pré-frontal dorsolateral. Além disso, os participantes precisavam contar como lidaram com seus problemas mais recentes como “bombar” em uma matéria na faculdade - e como estava sua saúde mental.
  Quando analisaram os resultados, os cientistas perceberam que os participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções. De acordo com os relatos dos estudantes que tinham o cérebro mais estimulado pelas contas matemáticas, quando eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade, a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam de reavaliação cognitiva.
  Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa, a pessoa tenta analisar e processar o problema, adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas (e aí, à nota baixa acrescenta-se a motivação e o desafio da superação, por exemplo). Quem usava esse tipo de regulação emocional também apresentou níveis mais baixos de ansiedade e depressão.
  Segundo o artigo, a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas. "Nossa pesquisa mostra a primeira evidência direta de que nossa habilidade de regular emoções como medo ou raiva reflete a capacidade do cérebro de fazer cálculos numéricos mentalmente", falou Matthew Scult, autor do estudo.
  Só que o estudo tem a famosa limitação das correlações: não dá para saber que fator causou o outro. Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais. A solução que os pesquisadores querem adotar é acompanhar crianças até a vida adulta e ver qual das habilidades se apresenta primeiro.
(LEONARDI, Ana Carolina. Fazer contas de cabeça é bom para o seu emocional (Adaptado). Revista Superinteressante. Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/fazer-contas-de-cabeca-e-bom-para-oseu-emocional>. Acesso: 12 out. 2016.)

A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto.

II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome.

III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente.

IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens 

Alternativas
Comentários
  • A V está errada porque a referência é anafórica e não catafórica!

  • I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto. Existia um conhecimento anterior, que é retomado com uma nova informação. Correto. 

    II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome. Eles= estudantes 

    ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior.

    III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente. Pesquisadores/Estudantes

    IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.

    V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”. Errado

    pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.


ID
2305324
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.

TEXTO 05
RECEITA

Tome-se um poeta não cansado,
Uma nuvem de sonho e uma flor,
Três gotas de tristeza, um tom dourado,
Uma veia sangrando de pavor.
Quando a massa já ferve e se retorce
Deita-se a luz dum corpo de mulher,
Duma pitada de morte se reforce,
Que um amor de poeta assim requer.

(SARAMAGO, José. Receita. Disponível em: http://www.avozdapoesia.com.br/obras_ler.php?obra_id=7542. Acesso: 04 out. 2016.)

A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que

Alternativas
Comentários
  • Texto injuntivo tem como exemplo uma recita de bolo, um manual de instruções. E a metáfora que o autor utiliza é de como se fazer um poema. Porém não se pode afirmar que eleé pragmático.

    Gabarito letra E

  • odeio interpretação de poema! ter que advinhar oq o poeta pensou é uó


ID
2305327
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 06 para responder à questão.

TEXTO 06
BOB DYLAN VENCE NOBEL DE LITERATURA

  O prêmio Nobel de Literatura 2016 foi atribuído a Bob Dylan, por ele ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana, anunciou hoje (13) a Academia Sueca. Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 - compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
  Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
  Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.
  Em 2012 Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Autor não informado. Bob Dylan vence Nobel de Literatura (Adaptado). NE 10 – Portal do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Disponível em: <http://entretenimento.ne10.uol.com.br/literatura/noticia/2016/10/13/bob-dylan-vence-nobel-de-literatura- 642412.php>. Acesso: 15 out. 2016.

A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito a relação entre os termos é catafórica, pois o trecho "uma de suas principais canções" refere-se ao próximo termo "Like a Rolling Stones" e se está depois logo a menção é catafórica.

  • concordo com Lucas. Pensei a mesma coisa. 

  • ​a)​ Em "por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. O pronome pessoal é o sujeito da oração, nada tem a ver com omissão do nome do cantor.

    b) No trecho "Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. ​​correto, o elemento citado anteriormente: cantor, segundo melhor artista.

    c) No trecho "anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. ​Pode ser em qualquer dia o "hoje", não situa no tempo do fato, situa no momento da leitura.​

    d) Em "aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. ​A ênfase é dada na idade.

    e) No trecho "quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. ​"Se" é parte integrante do verbo: voltar-se = tender.

     

    Esse foi meu entendimento, se alguém puder complementar/corrigir, agradeço...​

  • Lucas, entendo que seria catafórica se estivesse mencionando à canção. No entanto o termo "suas" é um pronome possessivo que remete às canções ao cantor.

  • Alguém sabe dizer se essa resposta é do gabarito oficial, se não houve alteração de gabarito? Eu penso igual ao Lucas Rangel.

  • Pq a letra C está errada?

  • letra C é coesão referencial, pois apesar do "hoje" normalmente ser abstrato, neste caso foi identificado pelo "(13)".

    Para mim, a letra E estaria certa, pois o "se" se refere ao cantor "O cantor voltou-se ao...", havendo substituição de "cantor" por "se".

     

  • LETRA B

    ->No trecho “Uma de suas principais canções” (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto.

    Sua não se refere a canção , se refere ao Bob. Por isso é anafórica mesmo.

  • Gabarito B.

    Ótima explicação da colega Priscilla Marcelle.

  • Inacreditável esse gabarito! Essa banca não tem lógica alguma! É marcar a mais absurda para tentar acertar!


ID
2305333
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o TEXTO 08 para responder à questão.

TEXTO 08
UMA ESPERANÇA

    Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.
    Houve um grito abafado de um de meus filhos:
  - Uma esperança! E na parede, bem em cima de sua cadeira!
    Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.
[...]

(LISPECTOR, Clarice. Uma esperança (trecho). In: Felicidade Clandestina (contos). Rio de Janeiro: Rocco, 2009.) 

Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.

I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições 

Alternativas
Comentários
  • I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adversativa

    II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Concessivas

    III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessivas

    IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Consecutiva

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformativas

  • III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão.

    CONCESSIVAS: EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, PIOR QUE, APESAR DE QUE, POR MAIS QUE, SE BEM QUE, CONQUANTO, DADO QUE, NÃO OBSTANTE, MALGRADO, NEM QUE

     

    V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.

    CONFORMATIVAS: SENGUNDO, COMO, CONFORME, CONSOANTE

     

  • GABARITO B

    ATENÇÃO : Pessoal, cuidado com a conjunção "e". Ela pode ser ADITIVA ou ADVERSATIVA. NUNCA deixem de analisar o contexto. Vejam que na frase "A esperança não deveria ter pousado e pousou.", uma coisa não deveria ter acontecido MAS aconteceu. A esperança não deveria ter pousado MAS pousou. Conseguem ver a ideia contrária? Então sempre analisem a questão.

    bons estudos

  • Alguém explica o erro do IV, por favor!

  • Bárbara Fonsêca, a IV é uma conjunção consecutiva.


ID
2305336
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor indenizações. É CORRETO afirmar que a indenização é para

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90

     

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

     

    GAB: LETRA D

  • Correta, D


    Macetezinho de indenização para não cofundir com gratificação e adicional

    Lei 8112 - macete para indenizações do servidor: DATA

    D iárias;
    A juda de custo;
    T ransporte;
    A uxílio moradia

    Lembrando que, as indenizações, NÃO se incorporam ao vencimento !!!

  • LETRA D

     

    Indenizações

     

    ·         Ajuda de custo: despesas com instalações, despesa de transporte,  

    ·         Diárias

    ·         Indenização de transporte

    ·         Auxílio-moradia

     

    Gratificações e Adicionais

     

    ·         Função de confiança

    ·         Gratificação natalina

    ·         Adicional de insalubridade

    ·         Adicional de serviço extraordinário

    ·         Adicional noturno

    ·         Adicional de férias

    ·         Gratificação por encargo de curso ou concurso

  •  Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

           I - ajuda de custo;

           II - diárias;

           III - transporte.

           IV - auxílio-moradia.

  • A questão indicada está relacionada com os Agentes Públicos.

    • Vantagens: 

    Segundo Matheus Carvalho (2015), "são parcelas pecuniárias acrescidas ao vencimento dos servidores públicos em virtude de condição fática prevista em lei. Logo, preenchidas essas condições o agente terá garantido seu direito de recebê-la. Podem ser acrescidas à remuneração do servidor, de acordo com a lei, indenizações, gratificações ou adicionais". 
    • Lei nº 8.112/90: 

    Art. 49 Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;
    II - gratificações;
    III - adicionais;

    §1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.
    §2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados na lei.

    Art. 51 Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;
    II - diárias;
    III - transporte;
    IV - auxílio-moradia.

    A) ERRADO, pois não se encontra no rol do art. 51, da Lei nº 8.112/90.
    B) ERRADO, pois não se encontra no rol do art. 51, da Lei nº 8.112/90.
    C) ERRADO, pois não se encontra no rol do art. 51, da Lei nº 8.112/90.
    D) CERTO, com base no art. 51, IV, da Lei nº 8.112/90.
    E) ERRADO, pois não se encontra no rol art. 51, da Lei nº 8.112/90.

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Gabarito: D
  • Autor: Thaís Netto, Advogada, Especialista em Direito Público - Puc-Minas, Especialista em Administração Pública - UFJF e Mestranda em Direito e Inovação - UFJF, de Direito Administrativo, Princípios, Normas e Atribuições Institucionais

    A questão indicada está relacionada com os Agentes Públicos.

    • Vantagens: 

    Segundo Matheus Carvalho (2015), "são parcelas pecuniárias acrescidas ao vencimento dos servidores públicos em virtude de condição fática prevista em lei. Logo, preenchidas essas condições o agente terá garantido seu direito de recebê-la. Podem ser acrescidas à remuneração do servidor, de acordo com a lei, indenizações, gratificações ou adicionais". 

    • Lei nº 8.112/90: 

    Art. 49 Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais;

    §1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    §2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados na lei.

    Art. 51 Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte;

    IV - auxílio-moradia.

    A) ERRADO, pois não se encontra no rol do art. 51, da Lei nº 8.112/90.

    B) ERRADO, pois não se encontra no rol do art. 51, da Lei nº 8.112/90.

    C) ERRADO, pois não se encontra no rol do art. 51, da Lei nº 8.112/90.

    D) CERTO, com base no art. 51, IV, da Lei nº 8.112/90.

    E) ERRADO, pois não se encontra no rol art. 51, da Lei nº 8.112/90.

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

    Gabarito: D

  • Art. 51 Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte;

    IV - auxílio-moradia.

    DATA


ID
2305339
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho ajuda a reduzir a incerteza do colaborador ao proporcionar retroação a respeito de seu desempenho. Com relação às razões pelas quais as organizações avaliam o desempenho de seus colaboradores, analise e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C:

     

    Questão de Concurso
    (Cespe/Anac/Analista Administrativo/2012) A forma mais adequada de avaliar os desempenhos individuais e coletivos nas organizações públicas é realizar mensurações anuais com base em indicadores quantitativos.
    Gabarito: errado. A avaliação deve ser sistemática e constante, não sendo indicada apenas aplicação anual. Da mesma forma, os indicadores nem sempre serão quantitativos, podendo ser utilizados itens qualitativos.
    Outra importante função deste sistema caracteriza-se pela possibilidade de o empregado saber o que o chefe pensa sobre o trabalho executado, permitindo a possibilidade de melhoria.
    Além de proporcionar feedback aos funcionários, a avaliação de desempenho também serve:
    • como base na distribuição e alocação de recompensas, uma vez que as recompensas diretas e indiretas, além de promoções e movimentações, podem ser atreladas ao resultado da avaliação de desempenho;
    • como auxílio na tomada de decisões gerenciais, uma vez que a avaliação demonstra pontos de melhorias e pontos de destaque no desempenho dos funcionários;
    • como input no processo de identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento, tendo em vista que os resultados negativos apresentados na avaliação de desempenho demonstram a necessidade de melhoria do resultado dos funcionários por meio de ações de capacitação;
    • como validação do processo de seleção de pessoal, tendo em vista que, se o funcionário foi bem avaliado alguns meses após a contratação, significa que a seleção, e posterior escolha por ele, foi correta.

     

     

    Salim (2014)

  • A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc.

     

    http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-de-desempenho-o-que-e-e-como-funciona/

  • Acertei essa questão ...Pois as outras?Nada  a ver...Contudo vejamos:A avaliação proporciona meios para conhecer, em profundidade ? Convenhamos que o examinador apelou aqui nessa em profundidade!

     

     

    Siga seus sonhos,somente você recohece o valor deles!!

  • GABARITO: LETRA C

    A avaliação do desempenho é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Preocupa-se com a eficiência e a eficácia, com a qualidade e a produtividade.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.


ID
2305342
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, em seu artigo 8º, define as formas de provimento em cargo público. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2305345
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os princípios orçamentários são regras que norteiam a elaboração do orçamento público. É CORRETO afirmar que o princípio da universalidade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Universalidade.

     

    Segundo esse princípio, a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo por público. Esse princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei 4.320/64.

  • Nas questoes, estamos diante dos seguintes princípios: 

     

    B - temos o princípio do ORÇAMENTO BRUTO. 

    C - pricípio da CLAREZA. 

    D - princípio da ANUALIDADE. 

    E - princípio da UNIDADE. 

     

    Bons estudos!

  • Universalidade

    Princípio pelo qual o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. Indispensável para o controle parlamentar, pois possibilita :

    a) conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo e dar prévia autorização para respectiva arrecadação e realização;

    b) impedir ao Executivo a realização de qualquer operação de receita e de despesa sem prévia autorização Legislativa;

    c) conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança de tributos estritamente necessários para atendê-las.


    Na Lei 4.320/64, o cumprimento da regra é exigido nos seguintes dispositivos:

    Art.2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. Art.3º A Lei do Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as operações de crédito autorizadas em lei.

    A Emenda Constitucional n.º 1/69 consagra essa regra de forma peculiar: "O orçamento anual compreenderá obrigatoriamente as despesas e receitas relativas a todos os Poderes, órgãos, fundos, tanto da administração direta quanto da indireta, excluídas apenas as entidades que não recebam subvenções ou transferências à conta do orçamento.

    Observa-se, claramente, que houve um mal entendimento entre a condição de auto-suficiência ou não da entidade com a questão, que é fundamental, da utilização ou não de recursos públicos.

    Somente a partir de 1988 as operações de crédito foram incluídas no orçamento. Além disso, as empresas estatais e de economia mista, bem como as agências oficiais de fomento (BNDES, CEF, Banco da Amazônia, BNB) e os Fundos Constitucionais (FINAM, FINOR, PIN/PROTERRA) não têm a obrigatoriedade de integrar suas despesas e receitas operacionais ao orçamento público. Esses orçamentos são organizados e acompanhados com a participação do Ministério do Planejamento (MPO), ou seja, não são apreciados pelo Legislativo. A inclusão de seus investimentos no Orçamento da União é justificada na medida que tais aplicações contam com o apoio do orçamento fiscal e até mesmo da seguridade.

    http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • ✿ PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE

    De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta. Assim, o Poder Legislativo pode conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do governo.

    Está na Lei 4.320/1964:

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de

    crédito autorizadas em lei.

    Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no art. 2º.

    O art. 165 da CF/1988 se refere à universalidade, quando o constituinte determina a abrangência da LOA: § 5º A Lei Orçamentária anual compreenderá:

    I – o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da

    administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II – o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente,

    detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III – o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • Questão exige conhecimento dos princípios orçamentários, especificamente o princípio da universalidade.

    O princípio da Universalidade está previsto na Lei n.º 4.320/64, arts. 2º ao 4º:

    "Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.

    Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no art. 2º."

    Simplificando, pelo princípio da universalidade, a LOA deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes do ente, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta. 

    Os itens apresentaram:

    A) Princípio da Universalidade (é o gabarito).

    B) Princípio do Orçamento Bruto.

    C) Princípio da Clareza.

    D) Princípio da Anualidade.

    E) Princípio da Unidade.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2305348
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento deve preservar o equilíbrio entre as receitas e despesas. Na questão das despesas na lei orçamentária, em sua classificação funcional e estrutura programática, é CORRETO afirmar que ações são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Ação


    Os programas organizam – as iniciativas/ações é que são executáveis. É mediante a execução das iniciativas/ações que ocorre a implementação dos programas e os objetivos definidos são alcançados.

    As ações, conforme suas características, podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais. 

     

    ● Atividade – é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de governo. Exemplo: atividades de fiscalização e monitoramento, campanhas anuais de vacinação etc.


    ● Projeto – é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo. Exemplo: construção de uma escola; de um posto de saúde; de uma rodovia etc.


    ● Operação Especialoperações especiais são despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de Governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

     

     

    Fonte: Orçamento Público, AFO e LRF. Teoria e Questões. 4ªed. Augustinho Paludo

  • Não sei se é por que estou acostumada a resolver questões Cespe, mas me parece que essa questão foi mal redigida. Se estivesse assim ficaria melhor:

    O orçamento deve preservar o equilíbrio entre as receitas e despesas. Na questão das despesas na lei orçamentária, em sua classificação funcional e estrutura programática, é CORRETO afirmar que ações podem ser classificadas em:

    e) operações especiais.

    Augustinho Paludo leciona:

    As ações, conforme suas características, podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais.

     

     

  • Da forma como a questão foi redigida, somos levados a crer que todas as ações são operações especiais.

  • Num mundo perfeito, essa questão não teria gabarito.

  • A questão trata da CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) e, também, de acordo com a Portaria MOG n.º 42/1999.

    Observe o item 4.2.3 – CLASSIFICAÇÃO POR ESTRUTURA PROGRAMÁTICA, pág. 70 do MCASP:

    “4.2.3. Classificação por Estrutura Programática

    Toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA) para o período de quatro anos. Conforme estabelecido no art. 3º da Portaria MOG n.º 42/1999, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estabelecerão, em atos próprios, suas estruturas de programas, códigos e identificação, respeitados os conceitos e determinações nela contidos. Ou seja, todos os entes devem ter seus trabalhos organizados por programas e ações, mas cada um estabelecerá seus próprios programas e ações de acordo com a referida Portaria.

    4.2.3.1. Programa

    Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

    O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação. A cada projeto ou atividade só poderá estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dará origem à meta. As informações mais detalhadas sobre os programas da União constam no Plano Plurianual e podem ser visualizados no site do Ministério da Economia.

    4.2.3.2. Ação

    As ações são operações das quais resultam produtos (bens ou serviços), que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições e financiamentos, dentre outros. As ações, conforme suas características podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais".

    A questão menciona Classificação Programática. Dentre as alternativas, a única que trata de Ação que contribui para atingir ao objetivo de um programa é a letra EOperações Especiais. A banca não tratou das outras ações, que são Projetos e Atividades.

    Portanto, como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura da mencionada norma.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2305351
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei de Nº 8.666 de licitações, a alienação de bens da administração pública deve ser subordinada à existência de interesse público, devidamente justificado, sendo precedida de avaliação. No caso de imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta em alguns casos.

Assinale a alternativa que NÃO atende a esta dispensa.

Alternativas

ID
2305354
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque a alternativa que NÃO atende ao Decreto 7.892/2013, no seu art. 3º, que trata do Sistema de Registro de Preços. O SRP poderá ser adotado quando

Alternativas

ID
2305357
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“É determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadão, entre burocracia e clientelas. O comportamento (responsável ou não responsável) dos servidores públicos é consequência das atitudes e comportamento das próprias clientelas” (CAMPOS, 1990). A responsabilização permanente dos gestores públicos em razão dos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Nunca tinha visto esse conceito de Accountability, sempre relacionei com "prestação de contas" mas...

     

    Nesse sentido, pode-se adotar a definição de Rocha (2008, p.03) para o qual accountability é a “responsabilização permanente dos gestores públicos em razão dos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade”, desde que se estabeleça que a responsabilização se dê mediante algum tipo de sanção. Portanto, a accountability se realizará “quando qualquer ação [de responsabilização], independente da sua origem, venha a representar alguma forma de sansão, seja ela legal ou moral, e que se reflita em constrangimento ou embaraço efetivo à atividade do agente público.” (ROCHA, 2008, p.04)

  • Gabarito passível de anulação. A banca não apresenta doutrina que corresponda a resposta E e inventa conceitos, teoricamente, já consolidados.

    A noção de accountability encontra-se relacionada com o uso do poder e dos recursos públicos, em que o titular da coisa pública é o cidadão, e não os políticos eleitos. Nas experiências de accountability quase sempre “estão presentes três dimensões: informação, justificação e punição”. Essas dimensões podem ser vistas como diferentes modos para se evitar e corrigir abusos cometidos por governos, políticos e gestores públicos, “obrigando que seu exercício seja transparente; obrigando que os atos praticados sejam justificados; e sujeitando o poder à ameaça de sofrer sanções” (Schleder, apud Ana Mota, 2006).
    O conceito de accountability pressupõe duas partes: uma que delega a responsabilidade e a outra que é responsável por gerir os recursos. Concomitantemente, cria-se a obrigação de prestação de contas por parte de quem administra os recursos, que deverá demonstrar por meio dos resultados obtidos o bom uso desses recursos.
    Accountability pode ser entendido como a “capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos”. Em auditoria, accountability é “a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada”. Isso inclui o lado que delega responsabilidade e o lado que presta contas pelos recursos utilizados.
    Ana Mota (2006) entende que accountability “consiste na relação obrigacional que determina que quem recebeu um múnus de alguém deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e, se apurada alguma irregularidade, estará sujeito a sanção”. Refere-se à contrapartida do poder de tomar decisões e de utilizar recursos públicos, refere-se à prestação de contas. Mas não reside somente no fato da prestação de contas, mas no fato de responsabilizar-se pela correta utilização dos recursos, para que atendam às necessidades públicas e ao mesmo tempo respeitem as normas legais aplicáveis

  • Q760170 -Conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações, garantindo maior transparência: 

    LETRA B :Accountability.

    pelo o que sempre entendi esse é o conceito certo de Accountability., nada a ver com o que a questão ta dizendo

  • questão sem noção

  • A responsabilização permanente dos gestores públicos (Indisponibilidade) em razão dos atos praticados (voltados para o bem comum) em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade. (poder do povo)

     

    Dever de prestar contas com o detentor do poder. - Accountability.

     

    .

  • Accountability inclui a obrigação de prestar contas, a utiliza de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos.



    Fonte: Administração Geral e Pública - Augustinho Paludo - 3 ed.

  • Pessoal, o accountability age através de 3 vieses - informação (prestação de contas), justificação e responsabilização. A banca apenas se referiu a um deles como sendo o conceito geral. 

     

    Percebam: "A responsabilização permanente dos gestores públicos em razão dos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade"

     

    O começo da questão é balela justamente para tirar a atenção de quem está desavisado. 

  • "O exercício do Acountability é determinado pela qualidade das relações entre burocracia e suas clientelas"........... daí já mataria a questão!.....A fila está diminuindo...Bons estudos.

  • Quando tiver o termo "responsabilidade" na questão tem a ver com Accountability. 

  • E


ID
2305360
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nos aspectos da teoria da motivação de Frederick Herzberg, são identificados dois fatores que orientam o comportamento humano em situação de trabalho: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos. É CORRETO afirmar que os fatores higiênicos extrínsecos são representados por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

     

    Os fatores considerados motivacionais seriam aqueles derivados dos fatores internos (ou intrínsecos), como o conteúdo do trabalho, o reconhecimento dos colegas, a possibilidade de crescimento profissional, a realização em fazer uma tarefa bem feita, dentre outros fatores.

     

    Por seu turno, os fatores higiênicos seriam ligados aos aspectos externos ou extrínsecos, como o ambiente de trabalho, o salário, segurança, o relacionamento com os colegas, etc. Estes fatores afetariam a insatisfação. Se não existirem, podem gerar insatisfação nos trabalhadores. Mas preste atenção: sua presença não gera motivação, apenas evita a insatisfação!

     

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • GABARITO C 

     

    A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg é uma das teorias motivacionais mais importantes, sendo também chamada de Teoria da Higiene-Motivação.

    Segundo essa teoria, a motivação para o trabalho resulta de dois fatores:

     

    Fatores Higiênicos:

     

    > referentes ao ambiente de trabalho; 

    > também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos;

    >  eles evitam a insatisfação caso estejam presentes; 

    > Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.

     


     Fatores Motivacionais:

     

    > referentes ao próprio trabalho;

    > também chamados de fatores intrínsecos;

    > são responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários;

    > Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

     

    bons estudos!

  • A teoria dos dois fatores de Herzberg

     Teoria dos 2 Fatores de Herzberg: 

     

    >>1- Fatores Higiênicos: AMBIENTE ( EXTRÍNSECOS, tudo relacionado ao ambiente) 

     

    >>2- Fatores Motivacionais: TRABALHO (tudo relacionado ao trabalho em sí e ao seu desempenho)

    __________________________________________________________________________________________________

     

    - A satisfação no cargo depende dos fatores MOTIVACIONAIS ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

     

    - A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

     

    Assim:

     

    FATORES MOTIVACIONAIS - Satisfacientes -  Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo):

     

    >> Motivacionais: TRABALHO ( AQUI É fatores intrínsecos.)

     

    1. Trabalho em si

     

    2. Realização

     

    3. Reconhecimento

     

    4. Progresso profissional

     

    5. Responsabilidade

     

    FATORES HIGIÊNICOS  - Insatisfacientes - Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa)

     

    >> AMBIENTE >> EXTRÍNSECOS

     

    1. Condições de trabalho

     

    2. Administração da empresa

     

    3. Salário

     

    4. Relações com o supervisor

     

    5. Benefícios e serviços sociais

    ____________________________________________________________________________________________________

    RESUMO

     

    Fatores Higiênicos:

     

    > referentes ao ambiente de trabalho; 

    > também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos;

    >  eles evitam a insatisfação caso estejam presentes; 

    > Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.

     


     Fatores Motivacionais:

     

    > referentes ao próprio trabalho;

    também chamados de fatores intrínsecos;

    > são responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários;

    > Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

     

     

    Banca:CESPE - Órgão:SEBRAE/BA Ano: 2008

    Motivação pode ser definida como aquilo que é suscetível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo (o objetivo) e de proporcionar-lhe um comportamento orientado.(CERTO)

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • DOIS fatores, de Herzberg: explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Segundo Herzberg, a motivação resulta de fatores que podem ser agrupados em dois grandes grupos de fatores:

    Fatores Motivacionais, Satisfacientes, Intrínsecos: os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.

    Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação, não ficam motivadas nem desmotivadas. Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.

    Fatores Higiênicos, Extrínsecos: podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão; esses fatores se forem atendidos NÃO gera motivação.


ID
2305363
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Cada organização tem a sua cultura própria. É o que denominamos cultura organizacional. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Para Schein (1985), toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação. É CORRETO afirmar que esses níveis são

Alternativas
Comentários

  • 2.1 Aspectos formais e abertos x aspectos informais e fechados
    Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem as políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura e tecnologia adotada. Os aspectos informais envolvem as percepções, sentimentos, atitudes, valores e interações grupais.

    2.2 Os níveis fundamentais da cultura
    Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:

    Artefatos observáveis

    Valores

    Pressupostos básicos

    Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá--los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimento

  • O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein (Nascido em 1928) no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de cultura organizacional e se baseia na idéia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles:

     

     

    Artefatos

    Normas e Valores

    Pressupostos

  • Muito obrigado Vanessa e Rafael por sempre comentarem nessas questões de adm, gestão de pessoas e afins. Seus comentários sempre me ajudam muito!

  • Aquele resumão de que a gente gosta.

     

    Artefatos: Aspectos visíveis de uma organização.  Ex: Uniformes, linguagem são uns dos exemplos de ''Artefatos''.  

     

    Valores compartilhados:  Quando eu chego a alguma empresa para trabalhar, consequentemente eu vou compartilhar com os meus colegas os meus valores, algo de que eu acredito e eles, consequentemente, compartilharão os deles comigo.

     

     

    Pressuposições básicas: Por fim, é o nível mais profundo de uma organização. Sendo ele, o mais difícil de mudar.

     

     

    Espero ter ajudado. É isso! Contem comigo.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Edgar Schein, considerado um dos principais autores sobre Cultura Organizacional, diz que ela existe em três diferentes níveis: os pressupostos básicos, que são as crenças adquiridas em relação à empresa e à natureza humana; os valores, que consistem nos princípios, normas e modelos; e os artefatos que são os fatores visíveis, perceptíveis e comportamentais de uma empresa.

    FONTE:ACADEMIAPME

  • Olha isso, esta questão chega a emocionar. O examinador cobra algo direto e didático. Assunto em que um autor, Schein, é referência e unanimidade no assunto. Pode parecer algo simples, mas ainda assim ela tem só 65% de acertos! Por que as bancas não podem fazer isso nesta maldita matéria de GP? Precisam pegar autores desatualizados, desconhecidos, inventar moda ou fazer alternativas com advérbios de exclusão que não selecionam quem sentou e estudou ... ô matéria

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.

    Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros

    Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

    Gabarito: C


ID
2305366
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação aos atos administrativos do IFPE, definidos no seu Regimento Interno (2012), analise as proposições a seguir:

I. A Portaria é um instrumento pelo qual o(a) Reitor(a) e os(as) Diretores(as) Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa.
II. A orientação normativa é um instrumento pelo qual um(a) Pró-Reitor(a) ou Diretores Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem de diretrizes e políticas regulamentares sobre termos para cooperações técnicas.
III. O edital é um instrumento de notificação pública pelo qual o(a) Reitor(a) ou os(as) Diretores(as) Gerais dos Campi por delegação do(a) Reitor(a), em razão de suas respectivas atribuições, divulgam programas, concursos e outras ações em locais e em meios de comunicação oficiais, para conhecimento geral da sociedade e aos interessados.
IV. A ordem de serviço é um instrumento pelo qual o(a) Reitor(a), os(as) Pró-Reitores(as) e os(as) Diretores(as) Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, expedem determinações a serem executadas pelos órgãos da Reitoria, das Pró-Reitorias ou dos Campi.
V. O memorando é um instrumento pelo qual o(a) Reitor(a) ou os(as) Diretores(as) Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a comunicação interna de caráter oficial ou protocolar sobre assuntos de interesse público. 

Estão CORRETAS apenas as proposições

Alternativas
Comentários
  • II. A orientação normativa é um instrumento pelo qual um(a) Pró-Reitor(a) ou Diretores Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem de diretrizes e políticas regulamentares sobre termos para cooperações técnicas.

    II - instrução normativa: dispõe sobre normas de funcionamento acadêmico-administrativas. Pode ser expedida pelo(a) Reitor(a), pelos(as) pró-reitores(as), pelos(as) diretores(as) sistêmicos(as) e pelos diretores(as) gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições;


ID
2305369
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa da união para o ano subsequente. Com relação aos orçamentos compreendidos por essa Lei, analise as proposições a seguir.

I. É estabelecido o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
II. É estabelecido o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da Administração Pública Federal direta e indireta, bem como os fundos e fundações, instituídos e mantidos pelo Poder Público.
III. É estabelecido o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.
IV. É estabelecido o orçamento executivo cuja elaboração, votação e aprovação é de competência do Poder Executivo.
V. É estabelecido o orçamento misto, modelo no qual o orçamento é elaborado e executado pelo Poder Executivo, cabendo ao Legislativo a sua votação e controle.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    A lei orçamentária anual compreenderá: FISS


    I – o orçamento Fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;


    II – o orçamento de Investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;


    III – o orçamento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

  • porque o item V está errado?

  • Porque o item V está errado ?

  • Embora tenha errado a questão acredito que o erro da V é que o orçamento misto não é estabelecido pela LOA (comando da questão), ma pela CR. Assim A LOA só estabelece 3 orçamentos: Fiscal, Investimento e Seguridade Social

  • penso mesmo que foi mal redigida.

  • A questão fala "orçamentos compreendidos por essa lei(LOA) que são o Fiscal, de Investimentos e o de Seguridade Social.

    ..De acordo com o regime político adotado em cada país o orçamento também poderá ser classificado em: 

    • Legislativo 

    • Executivo e

    • Misto

    ....

    ou seja, não está na LOA, o que determina ele misto é o regime político adotado no Brasil

  • Mal redigida, pois a V está correta, o que pode torna-la errada é o comando da questão


ID
2305372
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data fixada para recebimento das propostas, observada a necessária qualificação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Lei 8.666

     

    Art. 22.  

     

    II - tomada de preços;

     

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Macetes para Tomada de Preços:

     

    Tomada De Preços: Três Dias - Proposta, Tomada de três pinos.

     

    Bons estudos.

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.666

    ART. 22 § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Gabarito letra e).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • FÁCIL,FÁCIL!!!

  •  - tomada de preços manifestação dos NÃO CADASTRADOS até o terceiro dia anterior

     

     - convite - manifestação dos CADASTRADOS em 24 horas

  • A) Pregão. ERRADO.

    Pregão (Lei 10.520/2002) – contratação de bens ou serviços comuns;

    B) Concorrência. ERRADO.

    Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    C) Leilão. ERRADO.

    Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    D) Convite. ERRADO.

    Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    E) Tomada de Preços. CERTO.

    Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Gabarito: E.

  • A questão indicada está relacionada com as Licitações.

    • Modalidades de licitação: 

    - Concorrência;
    - Tomada de Preços;
    - Convite;
    - Concurso;
    - Leilão;
    -  Pregão.

    A) ERRADO, pois o pregão é utilizado para aquisição de bens e serviços comuns, de acordo com a Lei nº 10.520 de 2002. 
    B) ERRADO, de acordo com o art. 22, I, §1º, da Lei nº 8.666/93. Para Matheus Carvalho (2015), a concorrência é "modalidade muito garantidora da competição, sem limite de ingresso, com o procedimento amplo, abarcando todas as fases, desde a análise de documentação, até a escolha das propostas. Qualquer pessoa pode participar da concorrência". 
    C) ERRADO, de acordo com o art. 22, V, §5º, da Lei nº 8.666/93. Conforme indicado por Mazza (2013), "leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis oriundos de procedimentos judiciais ou dação em pagamento, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da contratação". 
    D) ERRADO, de acordo com o art. 22, III, §3º, da Lei nº 8.666/93. Para Matheus Carvalho (2015), o convite "é a modalidade mais restrita de todas as previstas na lei de licitações. Participarão do certame apenas os convidados, cadastrados ou não, sendo no mínimo 3 (três) convidados, salvo comprovada restrição de mercado, quando então pode se realizar o convite com apenas 2 (dois) convidados". 
    E) CERTO, conforme indicado por Amorim (2017), "Tomada de preços é a modalidade de licitação indicada para contratos de vulto médio, que admite a participação de interessados devidamente cadastrados ou que atendam a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação". Art. 22, II, §2º, da Lei nº 8.666/93. 
    Referências:

    AMORIM, Victor Aguiar Jardim de. Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência. Senado Federal: Brasília, 2017. 
    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.
    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: E 

ID
2305375
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo PDCA é uma metodologia que usa um processo sistemático para entender planejar, executar e acompanhar um conjunto de ações para uma dada situação, a fim de promover melhorias ou propor soluções para problemas. Com relação às fases desse ciclo, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    13.2.2. Ciclo Deming ou PDCA
    O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.
    É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem.
    De acordo com Junior et al,16 o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo.
    Esse método foi desenvolvido por Shewart a partir da análise de que a maioria dos problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, é causada pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.
    Ou seja, que deveria existir uma melhoria contínua dos processos para que estes conseguissem “entregar” exatamente o produto ou serviço necessário ao cliente. Assim sendo, seus passos principais são vistos na figura a seguir.

    Figura 13.2 – Ciclo PDCA
    As etapas do PDCA são as seguintes:
    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
    Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
    Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.

  • Letra (c)

     

    Segundo Ferreira (2008), o ciclo PDCA é composto por quatro etapas básicas:

     

    - Planejar: refere-se à definição de metas e métodos para alcançá-las, sendo composta pelas fases de identificação do problema, observação, análise e plano de ação.

     

    - Executar: refere-se às tarefas previstas na etapa de planejamento, sendo constituída pela fase de ação.

     

    - Verificar: busca comparar os resultados obtidos com o planejado, observando se o problema está resolvido.

     

    - Agir: consiste em atuar em uma das fases anteriores, a fim de corrigir ações ou intervir nos desvios sob o planejado.

  • Diante do que foi exposto, até mesmo nos comentários, porque  o item "a" está errado, visto que analisar é sinônimo de verificar?

  • Consertar se refere, principalmente, ao ato de corrigir, reparar, soluciona: consertar a máquina de lavar, consertar a televisão, consertar o erro,...
    Concertar se refere, principalmente, ao ato de concordar, acordar e harmonizar, bem como ao ato de soar instrumentos ou vozes: concertar ideias, concertar decisões, concertar vozes, concertar instrumentos,...

  • CICLO   PDC   ( MELHORIA CONTÍNUA)

    PLAN  --> É O PLANEJAMENTO, VAI ESTABELECER OS OBJETIVOS E AS METAS

    DO --->  EXECUTAR O PLANO E COLETAR OS DADOS PARA A PRÓXIMA FASE.

    CHECK --> OBSERVA OS RESULATADOS

    ACTION --> ESTUDA OS RESULTADOS SE FOREM BONS = PADRONIZA / SE FOREM RUINS = CORREÇÃO

     

  • PUTZ, a letra (D) = (...) CONCERTAR (...) !!!???? Até o examinador surtou !!!!


ID
2305378
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Inexigibilidade de Licitação pode ocorrer no seguinte caso:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

     

    XXII - na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica;           

     

    XIX - para as compras de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto;

     

    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

     

    XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

     

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

     

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.666

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • MACETE:

     

    DISPENSADA: Alienações.

    INEXIGÍVEL: Material, Serviço ou Profissional. Exclusivos/ Natureza singular.

    DISPENSÁVEL: Rol do artigo 24. (dá para acertar por exclusão)

  • Gab. B

     

    IneXigibilidade = lembra da XuXa (artísta)

     

    *Macete do Alysson Martins, aqui do QC, que também pegou de alguém do QC, ele não lembra, e que eu peguei depois... Esse galera do QC é muito gente boa!!!

  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

     

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

     

     

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

     

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • LETRA B.

  • Estudar é uma arte passar faz parte.
  • A) Na contratação do fornecimento ou suprimento de energia elétrica, com concessionário ou permissionário do serviço público de distribuição ou com produtor independente ou autoprodutor, segundo as normas da legislação específica. ERRADO.

    Art. 24. É dispensável a licitação: XXII

    XXII - na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica;

    Licitação dispensável é aquela em que o legislador permite que o administrador opte entre licitar ou contratar diretamente. Trata-se, portanto, de decisão discricionária da autoridade competente.

    A relação de situações de licitação dispensável é taxativa (exaustiva), ou seja, todos os casos constam expressamente no art. 24 da Lei de Licitações.

    B) Para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que, consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. CERTO.

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial(Rol exemplificativo):

    I – para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II – para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III – para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública

    C) Para as compras de materiais de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por Decreto. ERRADO.

    Art. 24. É dispensável a licitação: XIX

    D) Na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão de obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado. ERRADO.

    Art. 24. É dispensável a licitação: XX

    E) Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade. ERRADO.

    Art. 24. É dispensável a licitação: XV

    Gabarito: B.

  • A questão indicada está relacionada com a licitação.

    • Dispensa e inexigibilidade:

    Para Matheus Carvalho (2015), a dispensa e a inexigibilidade são situações em que a Administração pode contratar sem licitação. As hipóteses de dispensa da Lei nº 8.666/93 são taxativas/exaustivas. Art. 17 - licitação dispensada e art. 24 - licitação dispensável. 
    Segundo Di Pietro (2018), "a diferença básica entre as duas hipóteses está no fato de que, na dispensa, há possibilidade de competição que justifique a licitação; de modo que a lei faculta a dispensa, que fica inserida na competência discricionária da Administração. Na inexigibilidade, não há possibilidade de competição, porque só existe um objeto ou uma pessoa que atenda às necessidades da Administração; a licitação, é portanto, inviável". 
    • Inexigibilidade:

    - Art. 25, da Lei nº 8.666/93:

    "Art. 25 É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;
    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13, desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
    III - para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública". 
    A) ERRADO, de acordo com o art. 24, XXII, da Lei nº 8.666/93. "Art.24 É dispensável a licitação: XXII - na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica; (incluído pela Lei n. 9.648, de 1998).

    B) CERTO, com base no art. 25, III, da Lei nº 8.666/93. "Art.25 É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública". 
    C) ERRADO, de acordo com o art. 24, XIX, da Lei nº 8.666/93. "Art.24 É dispensável a licitação: XIX - para as compras de material de uso pela Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto; (incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)".
    D) ERRADO, de acordo com o art. 24, XX, da Lei nº 8.666/93. "Art. 24 É dispensável a licitação: XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada inidoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)". 
    E) ERRADO, de acordo com o art. 24, XV, da Lei nº 8.666/93. "Art. 24 É dispensável a licitação: XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade". 
    Referências:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015
    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 

    Gabarito: B 

ID
2305381
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O § 2°do art. 10 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, define a progressão por mérito profissional como

Alternativas
Comentários
  • Progressão por Mérito Profissional é a cada 2 (dois) anos, segundo o § 2°do art. 10 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.

    :/

  • Qual é o erro da A?

  • Lola, a progressão mudou de 2 anos para 18 meses, a partir de 2008:

    Art. 10A. A partir de 1o de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de
    que trata o § 2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº
    11,784, de 2008)

  • Mayara, erro da A:

    § 5o A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento não acarretará mudança de nível de classificação.

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

     

     

  • Art. 10

    § 2o Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

     

    Alguém sabe me dizer pq a letra E é o gabarito?

  • Júlia realmente o  Art. 10 § 2 diz:

     Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    Entretanto o Art 10-A traz uma alteração a partir de 1o de maio de 2008, dizendo que o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o § 2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 11,784, de 2008)

  • Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    § 1o Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses, nos termos da tabela constante do Anexo III desta Lei.

    § 2o Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    § 3o O servidor que fizer jus à Progressão por Capacitação Profissional será posicionado no nível de capacitação subseqüente, no mesmo nível de classificação, em padrão de vencimento na mesma posição relativa a que ocupava anteriormente, mantida a distância entre o padrão que ocupava e o padrão inicial do novo nível de capacitação.

  • --> Simplificando, eram 2 anos para progressão agora são 18 meses. 

     

    É fundamentel que o servidor apresente resultado fixado em programas de avaliação de desempenho.

  • Gabarito: E

     

     

    #partiuposse

  • Ruan, Boa tarde. 

    O texto da lei não mudou, ainda continua 2 anos. Em qual fonte você obteve conhecimento?

  • Wallace Braga, boa tarde!

     

    Mudou sim. 

     

    Lei 11091/2005 - art 10 A >>>  A partir de 1o de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o § 2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 11,784, de 2008).

     

    Infelizmente temos que destrinchar a lei toda.

     

    Bons Estudos!

     

  • O que vale atualmente é o prazo de 18 meses (incluido em 2008). Porém, o que acontece é o seguinte: a questão pede para respondermos de acordo com o 2º parágrafo do art. 10... e esse fala sobre o prazo de 2 anos. 

  • QUESTÃO FÁCIL DE SER ANULADA POIS:

    Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

    Entretanto o Art 10-A traz uma alteração a partir de 1o de maio de 2008, dizendo que o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o § 2o do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. (Incluído pela Lei nº 11,784, de 2008)

    NA QUESTÃO MENCIONA APENAS Art. 10 § 2, LOGO É DIFERENTE DE Art. 10-A § 2, TEMOS QUE FAZER O QUE O COMANDO DA QUESTÃO DIZ, PORTANTO QUESTÃO ERRADA.

    ESTARIA  CORRETA SE TIVESSE ESCRITO  Art 10-A

  • PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL>>>>>  MUDA O PADRÃO DE VENCIMENTO >>>>  A CADA 18 MESES.

  • qual erro da letra b alguem pode me dizer?

  • Guilherme Duarte, o enunciado pergunta qual a definição, segunda a lei, da progressão por mérito profissional.

     

    A alternativa B não esta errada em seu conteúdo, contudo não se treta da definição de progressão por mérito (e consecutivamente não é o que pede o enunciado). A alternativa B versa sobre a Capacitação profissional.

     

    Os textos das alternativas são longos e é importante, ao lê-las, não perder o foco daquilo que o enunciado pede. Abraço!

  • Art. 10 §2° e Art. 10-A.

    Bons Estudos!

  • A mudança no vencimento acontece por MÉRITO PROFISSIONAL  a cada 18 meses, não esquecer!

     

    Gab. E

  • A questão se refere ao  § 2°do art. 10 da Lei nº 11.091, e a resposta é no Art. 10-A..

    ?????

  • De acordo com o Artigo 10-A a PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL passa a ser de 18 em 18 meses de efetivo exercício. 

  • A questão diz que é o paragrafo segundo, mas é o primeiro. 

    Quem duvidar é só consultar a letra da Lei

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível
    de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação
    Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.
    § 1o Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo
    e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de
    capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima
    exigida, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses, nos termos da tabela constante do Anexo III desta
    Lei.
    § 2o Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente
    subseqüente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado
    em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

  • ALTERAÇÃO NA LEI:


    Em 2008 foi alterado o PRAZO para 18 MESES.


    Tanto a CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, quanto o MÉRITO PROFISSIONAL, agora, possuem prazo de 18 MESES.

  • que examinador preguiçoso

  • PEGADINHA DO MALANDRO!!! 

  • Alternativa E

    Lembre sempre:

    Art. 10 da lei 11. 091/2005

    §1 Progressão por CAPACITAÇÃO Profissional é a mudança de NÍVEL DE CAPACITAÇÃO..... 18 meses..

    §2 Progressão por MÉRITO Profissional é a mudança para para o PADRÃO DE VENCIMENTO... 18 meses...

    Vale lembrar também:

    Art. 10-A. A partir de 1º de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o § 2º do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício.

    Parágrafo único. Na contagem do interstício necessário à Progressão por Mérito Profissional de que trata o caput deste artigo, será aproveitado o tempo computado desde a última progressão.

  • Progressão por Capacitação profissional- 18 MESES

    Progressão por Mérito Profissional- 2 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO

    Observa-se no Art. 10-A. A partir de 1º de maio de 2008, o interstício para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, de que trata o § 2º do art. 10 desta Lei, passa a ser de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. 

    Logo, Capacitação profissional é 18 meses e Progressão por mérito também 18 meses.


ID
2305384
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A administração do Instituto Federal de Pernambuco será exercida pela Reitoria, por seus órgãos colegiados e pela Direção Geral dos Campi, com apoio em uma estrutura organizacional que define a integração e a articulação dos diversos órgãos situados em cada nível. Com relação à Auditoria Interna no IFPE, é possível afirmar que ela faz parte de

Alternativas

ID
2305387
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos administrativos de que trata o art. 54 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. Com relação à prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras, previsto no art. 56 da referida Lei, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2305390
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração, como conhecemos hoje, é resultado de um processo histórico e integrado da contribuição de precursores que contribuíram desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias. Sob a Perspectiva das Teorias Administrativas, analise as seguintes afirmações:

I. Na Teoria Clássica, a ênfase era nas tarefas e estrutura organizacional, com a visão de organização como estrutura formal. Seus principais precursores foram Taylor, Fayol, Gulick, Urwick, entre outros.
II. Na Teoria das Relações Humanas, a ênfase era nas pessoas, com a visão de organização como um sistema social. Seus principais precursores foram Mayo, Follett, Lewin, French, entre outros.
III. Na Teoria Estruturalista, a ênfase era na estrutura e no Ambiente, com a visão de organização como um sistema social intencionalmente construído e reconstruído. Seus Principais Precursores foram Drucker, Koontz, Dale, Schen, entre outros.
IV. Na Teoria dos Sistemas, a ênfase era no ambiente, com a visão de organização como sistema aberto. Seus principais precursores foram Katz, Kahn, Churchman, Burns, entre outros.
V. Sobre a Teoria da Contingência, a ênfase era nas pessoas e no ambiente, com a visão de organização como sistema social, cooperativo e racional. Seus principais precursores foram Weber, Merton, Goudner, entre outros.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2305393
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Estrutura Organizacional é o instrumento essencial para o desenvolvimento e a implementação do plano organizacional nas empresas e deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidos. Assim, considere as seguintes proposições:

I. A estrutura organizacional é formalmente representada pelo organograma, sendo um produto acabado que facilita a melhor compreensão do todo organizacional.
II. São componentes da estrutura organizacional os sistemas de responsabilidade, autoridade e comunicação.
III. Na estrutura matricial, a organização tem a sua dinâmica ditada pela estruturação tradicional e por projeto.
IV. Na estrutura matricial, as equipes são fixas, com profissionais especializados dedicados a atividades específicas.
V. A estrutura organizacional tem como níveis de abrangência: Nível da Empresa, Nível da Unidade Estratégica de Negócio (UEN) e o nível de Corporação. 

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Alternativas

ID
2305396
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as Organizações em Rede é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • " aproveita as melhores vantagens no mundo todo"?

    O examinador foi longe hem?

  • ABORDAGEM DE REDES

    É a organização que se torna um pequeno centro intermediário, conectado eletronicamente que desempenham funções vitais da organização. É o mais recente tipo de departamentalização.

    ESTRUTURA EM REDE

    É a desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central. Os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente.

    Esse tipo de estrutura impossibilita saber onde a organização está nos termos tradicionais, pois cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.

    Seu organograma é diferenciado em sua forma circular ou estrelado, sendo a unidade central, no centro do organograma, interligado às demais unidades.

    VANTAGENS

    A abordagem em redes proporciona competitividade em escala global. Mesmo em pequenas organizações, ela permite utilizar recursos em qualquer lugar e a1cançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender os produtos e serviços no mundo todo.

    Flexibilidade decorrente da capacidade de ob¬ter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições. Como a organização não possui bens fixos, como por exemplo, fábricas, equipamentos ou instalações, ela pode continuamente redefinir-se e buscar novos produtos e novas oportunidades de mercado. Para os funcionários que trabalham permanentemente na organização, o desafio está na maior variedade do trabalho, e a satisfação, em executar uma atividade que muda incessantemente.

    Os custos administrativos são baixos. Não requer hierarquia, nem grandes equipes de administradores. Podem ter apenas dois ou três níveis de hierarquia, comparados aos dez ou mais níveis nas organizações tradicionais.

    DESVANTAGENS

    A administração não tem, o controle de todas as operações de imediato, pois dependem de contratos, negociação e mensagens eletrônicas para reunir todas as partes.

    Existe a possibilidade de perder negócios se uma organização contratada falha ou deixa de entregar o trabalho planejado.

    Existe elevada incerteza quanto aos serviços contratados de outras organizações que estão fora do controle da empresa.

    Os empregados podem imaginar que pode¬riam ser substituídos por novos contratos de serviços. A organização em redes precisa desenvolver uma cultura corporativa coerente e obter o comprometi¬mento das pessoas.

    Como os produtos e mercados mudam, a organização precisa se atualizar e capacitar continuamente seus funcionários para adquirir as novas habilidades e capacidades.

    http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • Resumo :

    Matricial – Agrupamento de dois tipos de estruturas, geralmente: funcional e de projetos. Aumenta a comunicação da organização, porem gera dupla subordinação e problemas de liderança

    ·  Funcional – Agrupamento de acordo com a função/área. Fica centralizado dificultando a comunicação porem cria especialistas nas áreas.

    ·  Projetos – Estrutura com foco nos projetos, demanda temporária. Todo projeto tem data para começar e data para terminar.

    ·  Clientes ou Clientela – Foco na necessidade dos clientes, busca o atender a demanda de mercado. Aumenta a flexibilidade e permite um melhor atendimento à demanda. Ex.: C&A

    ·  Produtos/serviços – Foco na demanda de produtos/serviços, atendendo todos os clientes no mesmo departamento. Ex.: Guanabara.

    ·  Processos – Realiza o agrupamento de profissionais de áreas diferentes que exerçam funções complementares. Baixo custo operacional. Ex.: RH + Vendas + logística

    ·  Em rede – Flexibilidade, competividade global, estrutura enxuta.

    E)

  • A - ERRADO - 1º É DE BAIXO CUSTO OPERACIONAL E ADMINISTRATIVO, OU SEJA, É MAIS BARATO MANTÊ-LA. 2º NÃO EXISTE NÍVEIS DE HIRARQUIA E NEM DE SUBORDINAÇÃO. TRATA-SE DE UMA ESTRUTURA ALTAMENTE ORGÂNICA E TOTALMENTE HORIZONTALIZADA.

     

    B - ERRADO - LEALDADE FRACA, DEVIDO À FALTA DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO.

     

    C - ERRADO - DIFICULDADE DE CULTURA CORPORATIVA, DEVIDO À SUA AMPLITUDE GLOBAL DE ABRENGER A COMPETITIVIDADE.

     

    D - ERRADO - CONTROLE GLOBAL E DE RESPONSABILIZAÇÃO DIFÍCEIS, DEVIDO À FALTA DE HIERARQUIA E A AMPLA DESCENTRALIZAÇÃO DE DECISÕES.

     

     

    E - GABARITO.

  • Concordo com você, Cleyton Barros.

  • Vou construindo uma apsotila com todos os comentários do PedroMatos nas questoes de Adm Geral , porque a coisa tá difícil!

  • A organização virtual, também chamada de organização em rede, organização modular, ou celular, têm foco em seu negócio principal (core
    business) e terceiriza a maior parte de suas atividades não essenciais. O que se busca é a flexibilidade máxima da estrutura organizacional, que passa a se concentrar naquilo que sabe fazer melhor.

    Como as organizações estruturadas sob este modelo são mais horizontalizadas, flexíveis e centradas em suas atividades principais, elas se
    adaptam bem às contingencias ambientais e são mais permeáveis à comunicação e à recepção de feedback do que boa parte dos outros modelos
    organizacionais.

    Elas funcionam com base em equipes que atuam comunicando-se de forma intensiva.A principal vantagem desse tipo de estrutura é sua flexibilidade,
    enquanto sua principal desvantagem é que, devido ao estado fluido e de reorganização permanente de suas estruturas, os papeis, objetivos e
    responsabilidades não são claros, o que favorece o surgimento do comportamento político.

    Fonte: Carlos Xavier - estratégia concursos.


ID
2305399
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, conforme disposto na Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E!

     

    ARTIGO 25 DA LEI 9874 - OS ATOS DO PROCESSO DEVEM REALIZAR-SE PREFERENCIALMENTE NA SEDE DO ÓRGÃO, CIENTIFICANDO-SE O INTERESSADO  SE OUTRO FOR O LOCAL DE REALIZAÇÃO.

     

    #sempreemfrente

  • Gabarito Letra E

     

    A) ERRADA. Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.

     

    B) ERRADAArt. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

     

    C) ERRADA. Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

    Parágrafo único. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.

     

    D) ERRADA. Art. 28. Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse

  • Intimação – Da Comunicação dos Atos:

    Quantidade de dias: 3 dias úteiS

    Art. 26. § 2o A intimação observará a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento.

     

    Intimação – Da instrução:

    Quantidade de dias: 3 dias úteis

    Art. 41. Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

     

    Parecer:

    Quantidade de dias: 15 dias

    Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

     

    Direito de manifestação – Da instrução:

    Quantidade de dias: 10 dias

    Art. 44. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.

     

    Prazo de decidir:

    Quantidade de dias: 30 dias + 30

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

     

    Prazo para Reconsiderar:

    Quantidade de dias: 5 dias

    Art. 56. § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

     

    Recurso Administrativo:

    Quantidade de dias: 10 dias

    Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

     

    Prazo de Decidir Recurso Administrativo:

    Quantidade de dias: 30 dias + 30 

    § 2o O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

     

    Alegações  = CONTRARRAZÕES

     5 dias úteis

    . Interposto o recurso, o órgão competente para dele conhecer deverá intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias úteis, apresentem alegações.

     

    OBS.: não confundir com prazos do PAD na lei 8112

    no Pad, não há alegações finais após a instrução

    O prazo para recurso é de 30 dias

    O prazo para decisão no Pad é de 20 dias improrrogáveis!

  • a) O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito da corregedoria. Art. 27, pelo administrado.

     

    b) A procuradoria geral da união é o órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo, que intimará o interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.  Art. 26. O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo. (o órgão que tramitar o processo é o responsável por intimar o iteressado, não a PGU)

     

    c) Os atos do processo podem realizar-se em qualquer dia e horário, independente do funcionamento da repartição na qual tramitar o processo. Art. 23, dias úteis, no horário normal de funcionamento.

     

    d) Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de direitos ao exercício da função e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse. Art. 28. imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

     

    e) Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização. Art. 25

  • LEI 9784/99

     

    Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização.

     

    GABARITO: LETRA E

  • O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito PELO ADMINISTRADO.

    O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo, DETERMINARÁ A INTIMAÇÃO DO interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    Os atos do processo podem realizar-se em qualquer DIAS ÚTEIS, NO HORÁRIO NORMAL DE funcionamento da repartição na qual tramitar o processo.

    Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de DEVERES, ÔNUS, SANÇÕES OU RESTRIÇÃO ao exercício DE DIREITOS e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

    Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 9.784 de 1999.

    • Lei nº 9.784 de 1999:

    Conforme delimitado por Di Pietro (2018), o processo administrativo está disciplinado pela Lei nº 9.784 de 1999, alterada pelas Leis nº 11.917, de 19-12-06, e 12.008, 29-07-09. "Ela estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal Direta e Indireta, visando à 'proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração'. Estados e Municípios que queiram dispor sobre a matéria deverão promulgar as suas próprias leis". 
    A) ERRADO, com base no art. 27, da Lei nº 9.784 de 1999. "Art. 27 O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado".
    B) ERRADO, de acordo com o art. 26, da Lei nº 9.784 de 1999. "Art. 26 O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências". 
    C) ERRADO, de acordo com o art. 23, da Lei nº 9.784 de 1999. "Art. 23 Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo". "Parágrafo único. O prazo previsto neste artigo pode ser dilatado até o dobro, mediante comprovado justificação". 
    D) ERRADO, com base no art. 28, da Lei nº 9.784 de 1999. "Art. 28 Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse". 
    E) CERTO, de acordo com o art. 25, da Lei nº 9.784 de 1999. "Art. 25 Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização". 
    Referência:
    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 
    Gabarito: E

ID
2305402
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

O poder pode ser entendido como a capacidade que um indivíduo possui de influenciar o comportamento de outro, de tal modo que este outro faça alguma coisa que normalmente não faria (ROBBINS, 2009). Com relação aos tipos de poder, analise as proposições a seguir:

I. O poder coercitivo é exercido quando um indivíduo reage a esse poder por medo das consequências negativas, se não ceder.
II. O poder de recompensa é legitimado quando um indivíduo submete-se à vontade ou às diretrizes de outra em razão disso lhe acarretar algum prejuízo.
III. O poder legítimo é o poder que se delega a uma pessoa como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização.
IV. O poder de referência é a identificação como uma pessoa que possui um status social, demonstra sensibilidade pelo ambiente e é carismático.
V. O poder do talento refere-se à influência exercida como resultado da perícia, da habilidade específica ou do conhecimento.

Estão CORRETAS apenas as proposições

Alternativas
Comentários
  • GAB: B.

     

    Poder de Recompensa: Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.Vista como oposta ao poder de coerção.

     

    Poder de Referência: Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis. É semelhante ao carisma.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Qual o erro da D?

  • Não identifiquei o erro do item IV...

  • O erro da letra D é o poder de referência "baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis." Não é só a identificação, mas tem que querer parecer.

  • II - Poder de recompensa: Poder de retribuir alguém por algo feito.

    IV - Poder de referência: Despertar em alguém motivos para ele querer parecer contigo (carisma - invejinha branca).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2305405
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que se possa obter os melhores resultados, a organização precisa de colaboradores motivados para a realização do seu trabalho, sendo a motivação o combustível para a boa produtividade da empresa. Uma das teorias de motivação indica que cada pessoa tende a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ela. Ou seja, coloca ênfase na percepção pessoal do indivíduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização.
A Teoria descrita é a

Alternativas
Comentários
  • As teorias de motivação também já foram subdivididas com base na época em que surgiram. Antigas: Teoria X e Y; Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas e Teoria dos Dois Fatores (bifatorial). Modernas: Teoria das Necessidades de McClelland; Teoria da Fixação de Metas; Teoria do Reforço; Teoria da Equidade; Teoria da Expectativa; Teoria da Autoeficácia etc.

     

    Teoria da equidade, Adams
    Afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com ele, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. A teo­ria especifica condições sob as quais a desigualdade ocorrerá, condições essas que os funcionários deverão reduzir. Acredita-se que, quando uma pessoa avalia o resultado do próprio trabalho, qualquer diferença percebida em relação ao dos outros é um estado de consciência motivador.

     

    RIBAS (2014)

  • Teoria da Equidade refere-se a uma percepção de um tratamento igual perante um comportamento ou uma ação na presença de uma determinada situação similar. Esta percepção de comportamento é determinante para o julgamento de um indivíduo para que possa estabelecer um grau de igualdade sobre suas ações em comparação com a ação de outros indivíduos

  • A) A teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvido primeiramente por Victor Vroom, sobretudo foi ampliada por Porter e Lawler em 1968 e complementada por várias outras teorias.
      b) Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.
      c) O que é a Hierarquia de Necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow)? A Hierarquia deNecessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, é uma teoria sobre as motivações humanas. Abraham Maslow acreditava que toda ação humana é motivada por uma ou várias necessidades 
      d) Teoria da Equidade é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio. Geralmente 
      e) A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. 

     

     

  • Gabarito: D

    a) Teoria da Expectativa/Victor Vroom= receber algum retorno com o conhecimento adquirido
    b) Teoria dos Dois Fatores/Frederick Herzberg. = fatores motivacionais e fatores higiênicos 
    c) Teoria da Hierarquia das Necessidades/Maslow = entre 5 necessidades uma tem que ser satisfeita para passar para a seguinte
    d) Teoria da Equidade/J. Stacy Adams = receber tratamento adequado de acordo com o valor de cada funcionário.  
    e) Teoria Comportamental/ Herbert Alexander Simon = estimulo resposta 
     


ID
2305408
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

 Em 1995 foi criado o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado que buscava implantar o modelo da administração pública gerencial, que se baseava na adoção de determinados princípios. Um destes princípios é a Reorientação dos mecanismos de controle para resultados que versa sobre 

Alternativas

ID
2305411
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a evolução da Administração Pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I. No Estado oligárquico e patrimonial, o patrimônio público confunde-se, sobremaneira, com o privado, ou seja, há uma apropriação do primeiro pelo segundo.
II. A primeira experiência concreta de reforma administrativa no Brasil ocorre na década de 20, no governo de Getúlio Vargas.
III. Algumas das principais características do Estado Burocrático são a separação entre propriedade e administração e a profissionalização do funcionário.
IV. No Estado de Bem-Estar existe concepção de que o Estado deve prover todas as necessidades do cidadão, e assim fornecer direta ou indiretamente todos os serviços necessários ao bem-estar social.
V. Entre as características que se sobressaíram no Estado Regulador, está a série de privatizações ocorridas no Brasil a partir dos anos 80.

Estão CORRETAS apenas as proposições

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    I. No Estado oligárquico e patrimonial, o patrimônio público confunde-se, sobremaneira, com o privado, ou seja, há uma apropriação do primeiro pelo segundo. Correta

    II. A primeira experiência concreta de reforma administrativa no Brasil ocorre na década de 20, no governo de Getúlio Vargas. Errada, década de 30

    III. Algumas das principais características do Estado Burocrático são a separação entre propriedade e administração e a profissionalização do funcionário. Correta

    IV. No Estado de Bem-Estar existe concepção de que o Estado deve prover todas as necessidades do cidadão, e assim fornecer direta ou indiretamente todos os serviços necessários ao bem-estar social. Correta

    V. Entre as características que se sobressaíram no Estado Regulador, está a série de privatizações ocorridas no Brasil a partir dos anos 80. Errada, a partir dos anos 90

  • Agrega bastante ao futuro servidor saber que a reforma foi na década de 30, não na de 20...

  • GABARITO B

    I. No Estado oligárquico e patrimonial, o patrimônio público confunde-se, sobremaneira, com o privado, ou seja, há uma apropriação do primeiro pelo segundo. CORRETO

    II. A primeira experiência concreta de reforma administrativa no Brasil ocorre na década de 20, no governo de Getúlio Vargas. ERRADO (DÉCADA DE 30)

    III. Algumas das principais características do Estado Burocrático são a separação entre propriedade e administração e a profissionalização do funcionário. CORRETO

    IV. No Estado de Bem-Estar existe concepção de que o Estado deve prover todas as necessidades do cidadão, e assim fornecer direta ou indiretamente todos os serviços necessários ao bem-estar social. CORRETO

    V. Entre as características que se sobressaíram no Estado Regulador, está a série de privatizações ocorridas no Brasil a partir dos anos 80. ERRADO (DÉCADA DE 90)

  • GAB  B

    Considerando a evolução da Administração...

    I. No Estado oligárquico e patrimonial, o patrimônio público confunde-se, sobremaneira, com o privado, ou seja, há uma apropriação do primeiro pelo segundo. CORRETO

    Estado oligárquico e patrimonial O Estado oligárquico e patrimonial caracteriza-se pelo amplo domínio do poder e da economia (renda) nacional por uma pequena casta de senhores de terra e de políticos patrimonialistas que tinham no Estado sua fonte de renda e de poder. Nesse cenário, o patrimônio público confunde-se, sobremaneira, com o privado, ou seja, há uma apropriação do primeiro pelo segundo. 

    https://docplayer.com.br/4971960-O-estado-brasileiro-oligarquico-patrimonial-autoritario-burocratico-estado-de-bem-estar-estado-regulador.html

    II. A primeira experiência concreta de reforma administrativa no Brasil ocorre na década de 20, no governo de Getúlio Vargas. ERRADO (DÉCADA DE 30)

    A primeira reforma administrativa, de 1936, conhecida como Reforma Burocrática. - 1ª reforma administrativa – final dos anos 30 (enfatizando, pois muito é cobrado a ordem dessas reformas em provas).

    1 DASP Departamento Administrativo do Serviço Público 1936

    .Ingresso no serviço público por concurso

    .Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos

    .Organização dos serviços de pessoal e de seu aperfeiçoamento sistemático adm. orçamentária

    .Padronização das compras do Estado

    .Racionalização geral de métodos

    2ª reforma administrativa (gerencial)  DL 200

    - Orçamento-Programa - Decreto-Lei nº 200/67

    - Planejamento e descentralização administrativa

    - Expansão e diferenciação da administração indireta

    - Modernização administrativa

    - Estatais => privilégios e subsídios (gigantismo)

    - Controle da “revolução” => comunistas, movimentos políticos e estudantis

    GERENCIALISMO PURO

    Foco na economia & eficiência“ / fazer mais com menos” (Contribuintes)

    CONSUMERISMO

    Foco na eficácia & qualidade // “fazer melhor” (Clientes)

    PUBLIC SERVICE ORIENTED

    Foco na equidade & accountability

    “fazer o que deve ser feito” (Cidadãos)

    3ª reforma administrativa (gerencial)  PDRAE Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

    temporalidade....

    Evolução da administração pública no Brasil: Reformas  de Estado no Brasil Recente: República Velha (1889-1930);.Reforma burocrática (1936); Período militar e a segunda reforma: decreto-lei 200 (1967); Programa Nacional de Desburocratização; .Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995).

    III. Algumas das principais características do Estado Burocrático são a separação entre propriedade e administração e a profissionalização do funcionário. C

    IV. No Estado de Bem-Estar existe concepção de que o Estado deve prover todas as necessidades do cidadão, e assim fornecer direta ou indiretamente todos os serviços necessários ao bem-estar social. C

    V. Entre as características que se sobressaíram no Estado Regulador, está a série de privatizações ocorridas no Brasil a partir dos anos 80. ERRADO (DÉC. DE 90)

    ...retificações in private


ID
2305414
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A equipe de gerenciamento do projeto precisa identificar as partes interessadas, internas e externas, com o propósito de determinar os requisitos e as expectativas dessas em relação ao projeto. Com relação às partes interessadas de um projeto, analise as proposições a seguir:

I. Os gerentes de projetos são os responsáveis pelo gerenciamento de programas relacionados de forma coordenada, a fim de obter benefícios e controle não disponíveis no gerenciamento individual.
II. O Patrocinador é a pessoa ou o grupo que fornece os recursos financeiros, podendo ser em dinheiro, para o projeto.
III. Os gerentes de portfólios são os responsáveis pela governança de alto nível de um conjunto de projetos ou programas, podendo ou não ser interdependentes.
IV. Um escritório de projeto é composto pelo gerente de projeto, pela equipe de gerenciamento do projeto e por outros membros da equipe que executam o trabalho, porém não estão necessariamente envolvidos com o gerenciamento do projeto.
V. Uma equipe de projeto é composta por um corpo ou entidade organizacional que possui responsabilidades descentralizadas e coordenadas sob os projetos de seu domínio. 

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    I - É o profissional responsável pela condução do projeto e deve contar com o respaldo de patrocinadores (sponsors, segundo a nomenclatura PMI), normalmente indivíduos que estejam fora do projeto a ser executado.

    II - Certa

    III - Certa

    IV - Esse tipo de estrutura hoje é comumente conhecida por Escritório de Projetos ou PMO – Project Management Office. Pode ser resumido como uma entidade organizacional responsável por implementar e padronizar diretrizes, práticas, processos e operações de gerenciamento de projetos.

    V - A equipe do projeto é composta de pessoas com funções e responsabilidades atribuídas para o término do projeto. Embora seja comum falar-se de funções e responsabilidades atribuídas, os membros da equipe devem estar envolvidos em grande parte do planejamento e da tomada de decisões do projeto.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A alternativa II, talvez apenas ao meu ver, está questionável. Seria sempre o Patrocinador do projeto o provedor de recursos financeiros?


ID
2305417
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Observe as proposições no que tange à Organização por equipes.

I. Equipes permanentes são compostas de pessoas de vários departamentos funcionais que resolvem problemas mútuos.
II. Uma das desvantagens da organização por equipes é o não aproveitamento da estrutura funcional, perdendo em economia de escala e treinamento especializado, sendo uma desvantagem ao relacionamento grupal mais intenso.
III. A abordagem de equipes torna as organizações mais ágeis e flexíveis ao ambiente global e competitivo.
IV. Uma vantagem da organização por equipes é a redução de barreiras entre departamentos, aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.
V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada

Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens

Alternativas
Comentários
  • Trabalho em equipe significa a união de esforços de um grupo ou até mesmo de uma sociedade para alcançar metas através de um esforço coletivo e com isso resolver um problema.

    Trabalhar em equipe é uma atividade que não possui obrigatoriedade de ser realizada para obter uma remuneração. Um grupo pode trabalhar em equipe para ajudar em causas voluntárias e com isso ajudar a solucionar ou amenizar problemas que dizem respeito à vida de outro grupo ou mesmo de toda sociedade.

    O conceito mais amplo de trabalho em equipe está diretamente relacionado à capacidade que várias pessoas possuem para canalizar suas energias em prol de um objetivo maior e diretamente relacionado ao bem-estar da coletividade.

     

    O trabalho deixou de ser uma tortura, embora seja uma necessidade do ser humano e, atualmente, o trabalho em equipe tem como significado um grupo ou uma sociedade de pessoas que estabelece um esforço coletivo para resolver um problema apresentado.

    Dentro desse conceito, o trabalho em equipe é visto como um grupo ou um conjunto de profissionais que se dedica à realização de uma tarefa ou de um determinado trabalho, unido forças para sua concretização, seja o trabalho obrigatório ou não.

    O conceito de trabalho em equipe ou de trabalho em grupo, como era anteriormente chamado, nasceu após a Primeira Guerra Mundial, sendo um estilo utilizado em todos os ambientes, sejam políticos ou econômicos e considerado como um método prático para a solução dos mais variados problemas.

    A realização do trabalho em equipe possibilita aos seus integrantes troca de conhecimentos e agilidade para o cumprimento de metas e objetivos compartilhados, otimizando o tempo gasto em cada tarefa e contribuindo para que as pessoas da mesma equipe se conheçam melhor, aprendendo em conjunto.

  • A alternativa I está errada porque decreve a equipe temporária :

    "Os grupos temporários são usualmente formados com pessoas que pertencem a grupos formais permanentes. Essas pessoas....desempenham dois papéis simultaneamente( encerrando o projeto retornam para suas funções em grupos permanentes). Esses grupos são formados para realizar projetos ou resolver problemas que envolvam diferentes áreas de conhecimento.

    FONTE:Maximiano, Antonio C. Amaru -  Introdução a Administração

  • III...organização mais ágil? 

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada (correto) 
     DEVE HAVER EQUILÍBRIO E PONDERAÇÃO PARA QUE A DIREÇÃO DA EMPRESA NÃO SE PERCA... 

  • I - Equipes funcionais.

    II As equipes não apresentam a desvantagem de coibir relacionamentos pessoais mais intensos. Pelo contrário.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • gabarito D para os não assinantes.

  • Equipes funcionais cruzadas: são compostas de pessoas

    vindas de diversas áreas da empresa (marketing,

    produção, finanças, engenharia) e são formadas para

    alcançar um objetivo específico por meio de um mix

    de competências. Quase sempre são designadas.

    CHIAVENATO


ID
2305420
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional é o sistema de relações entre tarefas, subordinação e autoridade que molda o trabalho de uma organização. O diagrama que apresenta todas as pessoas, cargos, relações de subordinação e linhas de comunicação formal de um organização é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, caros.

     

    Organizar a Administração significa organizar todo o seu aparato: estrutura e recursos; órgãos e agentes; serviços e atividades; e competências. A estrutura organizacional correponde ao modo pelo qual a autoridade é distribuída, as atividades são divididas e organizadas, e o sistema de comunicação é estabelecido. Graficamente, o organograma representa a estrutura da organização.

    Componentes Essenciais da Estrutura Organizacional

    → Sistema de Autoridade
    → Sistema de Atividade
    → Sistema de Comunicação.

    O sistema de autoridade consiste no poder concedido pela organização aos seus agentes para que possam desempenhar suas funções: é a delegação do poder de tomar decisões, de dar ordens e de comandar pessoas. É necessário considerar as seguintes dimensões: amplitude hierárquica (quantos empregados devem existir para cada gerente); a delegação de autoridade, em que se transfere o poder para tomar decisões; e a descentralização de autoridade em níveis hierárquicos inferiores. O sistema de atividade consiste na distribuição das atividades entre os membros da organização de todos os níveis; aqui, três aspectos são considerados: o agrupamento das atividades em departamentos (departamentalização); a definição das atividades de linha e assessoria; e a definição do nível de especialização do trabalho desejado pela entidade. O sistema de comunicação de uma organização é a forma pela qual as informações necessárias ao funcionamento da estrutura organizacional são transmitidas a todos os interessados, e que permite a integração de todos em torno de objetivos comuns. O que comunicar, quem deve comunicar, qual o momento adequado, e qual o meio para comunicar são questões que precisam ser definidas previamente, a fim de que a comunicação possa ser eficaz.

  •  

    Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Ou seja, é a representação gráfica clássica de uma estrutura organizacional.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Organograma

  • Muito simples, falou em diagrama e estrutura organizacional: ORGANOGRAMA!!!

  • Facilitando o entendimento para que niguém erre...

     

    ORGANOGRAMA: São os ingredientes do bolo. A forma como as atividades são dividias e coordenadas. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

    FLUXOGRAMA: É o modo de preparo do bolo. O procedimento, cujas etapas são apresentadas de forma encadeada.

     

     

     

     

     

     

    GABARITO ''D''

     

     

  • ORGANOGRAMA É APENAS A REPRESENTAÇÃO VISUAL DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, NÃO É ELA EM SI!

  • GABARITO:D


    Organograma
    é um gráfico que representa visualmente a estrutura organizacional de uma instituição ou empresa. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações entre os diferentes setores da organização.



    E aos que marcaram Fluxograma


    fluxograma é uma representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.


    As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas, sendo que cada símbolo possui um significado importante. Quando pretendemos descrever um processo através de fluxogramas, as formas mais comuns de disposição são: de forma linear (fluxograma Linear) ou de forma matricial (fluxograma Funcional ou Matricial).

  • Questão tranquila!!!

    Maaaaas, o enunciado colocar "todas as pessoas"? Na opinião está equivocado. Na verdade seria "cargos".
    Impossível todas as pessoas da organização num Organograma!

  • GABARITO: D

     

      Organograma: É a representação gráfica da estrutura formal da empresa. Procura demonstrar a linha de autoridade que permeia pela organização e / ou a distribuição de cargos, departamentos e as suas respectivas comunicações.

      Fluxograma: É a representação gráfica de um processo. Procura estruturar e facilitar o entendimento dos mais diversos processos, com o auxílio de símbolos. Abaixo um exemplo simples de um fluxograma, narrando as ações que devem acontecer com o pedido ou não de um lanche.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016. Questão ~> Q768993

     

     

    Bons estudos.

  • LETRA D

     

    FALOU EM PROCESSO = FLUXOGRAMA

    FALOU EM ESTRUTURA DE UM ORGANIZAÇÃO = ORGANOGRAMA

     


     

  • O certo seria funcionograma, que é mais detalhado. Mas como não tem essa opção só resta o organograma.

  • É possível verificar no organograma:

    a) Divisão de trabalho.

    b) Relação de supervisão (subordinação).

    c) Canais de comunicação.

    d) Critérios de departamentalização.

    e) Níveis hierárquicos.

    >> O organograma só estabelece as linhas de relações FORMAIS.

     

    >> ATENÇÃO: Informalidade não é característica do organograma, mas sim de tratamento entre funcionários

     

    EXEMPLO >> A estrutura organizacional é o sistema de relações entre tarefas, subordinação e autoridade que molda o trabalho de uma organização. O diagrama que apresenta todas as pessoas, cargos, relações de subordinação e linhas de comunicação formal de um organização é o(a) 

     

     

     

    R: organograma. 

     

    FALOU EM PROCESSO = FLUXOGRAMA

    FALOU EM ESTRUTURA DE UM ORGANIZAÇÃO = ORGANOGRAMA

     

     

    ORGANOGRAMA: São os ingredientes do bolo. A forma como as atividades são divididas e coordenadas. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

     

    FLUXOGRAMA: É o modo de preparo do bolo. O procedimento, cujas etapas são apresentadas de forma encadeada. ( PROCESSO )


ID
2305423
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das perspectivas de desempenho do BSB (Balanced Scorecard) diz respeito à orientação ao aperfeiçoamento de processos críticos através da qual as organizações buscam a excelência, a partir de indicadores como a qualidade de serviços, medidas de garantia e índices de produtividade, entre outros. Que perspectiva é a descrita?

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva dos Clientes: O intuito aqui é acompanhar de maneira clara como a empresa está entregando valor para seus clientes, utilizando-se indicadores de satisfação e resultados (como pesquisas) e sempre se levando em consideração o prazo, a qualidade, o custo e o desempenho dos produtos ou serviços.

    Perspectiva dos Processos: Consiste em identificar e mapear os processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa, implementando sobre eles a gestão de melhoria contínua. Deve-se ter em mente principalmente os processos que agregam valores aos produto e serviços, criam valores para investidores e acionistas e que tenham potencial de atrair e conquistar clientes.

    Perspectiva do Crescimento: Visa garantir o crescimento da empresa a médio e em longo prazo, através de investimentos em equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em capacitação dos recursos humanos. É feita uma minuciosa análise afim de que se possa identificar qual infraestrutura da empresa pode e deve receber aplicação de recursos.

    Perspectiva Financeira: Nesta dimensão, os principais objetivos são garantir retorno aos investimentos efetuados no negócio, gerenciar adequadamente os riscos envolvidos no negócio e aprimorar continuamente tanto a Governança Corporativa como a Governança de TI. Os objetivos financeiros devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa, e as variáveis de receita e produtividade aparecem como ótimos indicadores de desempenho das ações já realizadas e como meios de se projetarem as que ainda estão por vir.

    http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-balanced-scorecard/

  • GABARITO A

     

    A perspectiva dos processos internos descreve uma organização que, a partir de uma determinada quantidade de recursos, os transforma em um conjunto de bens e/ou serviços, agregando valor aos seus clientes, seja na melhoria dos serviços já prestados pela organização ou na identificação das necessidades atuais e futuras, desenvolvendo novas soluções para essas necessidades e, como consequência disto, geração de resultados específicos para a empresa. Ou seja, o sucesso de uma organização provém da capacidade que ela tem de adicionar valor aos recursos consumidos, e a que este maior valor seja reconhecido pelos seus clientes.

    A organização deve identificar os processos críticos em que deve buscar a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e dos segmentos específicos dos clientes, fazendo com que os requisitos de desempenho destes processos internos decorram das expectativas de participantes externos específicos.

    Para a perspectiva dos processos internos da empresa, os executivos identificam os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e acionistas. As empresas costumam desenvolver objetivos e medidas para estas perspectivas depois de formular objetivos e medidas para as perspectivas financeiras e do cliente. Essa sequência permite que as empresas focalizem as métricas dos processos que conduzirão aos objetivos dos clientes e dos acionistas. (KAPLAN e NORTON,1997).

     

    http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-estrategia-segundo-o-balanced-scorecard-um-estudo-focado-na-perspectiva-dos-processos-internos/4961/

  • Complementando...

     

    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam qualidade intríseca a produtos e processos, empreendedorismo, criatividade, capacidade de produção, alinhamento com as demandas, logística e otimização dos fluxos, assim como qualidade de informações, de comunicação interna e interfaces.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.287

     

    bons estudos

     

  • O BSC possui 4 perspectivas:

     

    1- Cliente: ligada ao tempo, custo, prazo e de acordo com o produto pretendido pelo cliente.

     

    2- Financeira: o emprego correto dos recursos da empresa de modo que seja eficiente.

     

    3- Processos internos: ligado aos mecanismos internos da empresa face ao produto que ela deseja oferecer. Ex: produtividade, efetividade, excelência e qualidade do serviço.

     

    4- Aprendizado e crescimento: Novas tecnologias, máquinas e desenvolvimento para melhor expertise da empresa e dos funcionários.

     

     

     

  • Conforme professor José Wesley imp : perspectiva dos processos internos: Permite ao gestor verificar o nível de eficiência , eficácia e efetividade dos processos e também verficar se há vantagem competitiva sustentável.

     

    bons estudos

  • Produtividade= Processos

  • 4 perspectivas:

     

     

    1- Cliente: ligada ao tempo, custo, prazo e de acordo com o produto pretendido pelo cliente.

     

    2- Financeira: o emprego correto dos recursos da empresa de modo que seja eficiente.

     

    3- Processos internos: ligado aos mecanismos internos da empresa face ao produto que ela deseja oferecer. Ex: produtividade, efetividade, excelência e qualidade do serviço.

     

    4- Aprendizado e crescimento: Novas tecnologias, máquinas e desenvolvimento de pesquisas para melhor expertise da empresa.

  • GABARITO: A

  • Produtividade, excelência, qualidade dos serviços dizem respeito à perspectiva dos processos internos. Balanced Scorecard (BSC) estabelece indicadores de desempenho associados a:

    Aprendizado e crescimento

    processos internos, aprendizado

    clientes

    financeiro