SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CRO - AC - Analista Financeiro


ID
3280570
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com  relação  à  correção  gramatical  e  à  coerência  das
substituições propostas para vocábulos e trechos destacados  do texto, julgue o item.

Os  funcionários  desse  setor  estão  convidados  a participar  do  seminário  Atenção  à  Saúde  Bucal,  a  ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro de 2019, das 9 h às 17 h, no auditório deste Conselho Regional. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Os funcionários desse setor estão convidados a participar do seminário Atenção à Saúde Bucal, a ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro de 2019, das 9 h às 17 h, no auditório deste Conselho Regional.

    ? Frase plenamente correta, ressalto acerca do uso do paralelismo sintático (Das (de + as)... Às (a+a)).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Estou em dúvidas quanto ao gabarito, uma vez que o h de horas deve ser gravado junto ao número, e não com espaço.

  • ....a ser realizado nos dias 2 e 3 .... não está INCORRETO nao? num seria a serem realizados ?

  • Ana Paula,

    O que será realizado nos dias 2 e 3 é o seminário Atenção à Saúde Bucal, então o verbo da oração concorda com ele, no singular.

  • Ana Paula, a concordância é com "seminário".

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,


    "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas."


    Com base na citação apresentada e na análise realizada, verificamos que o texto presente na questão atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso, coerente e emprega todas as palavras, as pontuações e os acentos de forma devida. Ainda, o emprego dos pronomes demonstrativos "desse" e "deste" também estão corretos, uma vez que "deste" foi usado porque o Conselho Regional é o local de trabalho do remetente, contudo, como ele não trabalha no setor para o qual enviou o convite, emprega "desse". Dessa forma, este item está correto.

    Gabarito: CERTO

  • "convidados a participar " ????

  • Desse não está se referindo a setor? fiquei confuso, não seria deste setor?

    Se alguém puder me ajudar por favor, agradeço!

  • desse setor ? nao seria deste? Enfim essas questões nao seguem uma logica. é na sorte msm

  • Gabarito Certo

    "Deste" foi usado porque o Conselho Regional é o local de trabalho do remetente, contudo, como ele não trabalha no setor para o qual enviou o convite, emprega "desse".

  • A colega Ticiane está certíssima. Pois se a banca quisesse, ela poderia alegar erro na questão, mas como foi algo notado somente pelo candidato, deixaram passar. Lamentável!

  • O correto é Deste, naquele local em questao.

  • ah, achei que tava só meio preguiçoso esse texto... desse deste...


ID
3280573
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com  relação  à  correção  gramatical  e  à  coerência  das
substituições propostas para vocábulos e trechos destacados  do texto, julgue o item.


Ressalte‐se  que  para  a  obtenção  das  informações 
solicitadas,  é  necessário  a  comprovação  do  devido 
cadastramento  no  Sistema  Geral  de  Informações, 
conforme  orientação  recebida  da  Presidência  deste 
Conselho. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Ressalte?se que para a obtenção das informações solicitadas, é necessário a comprovação do devido cadastramento no Sistema Geral de Informações, conforme orientação recebida da Presidência deste Conselho.

    ? Temos o artigo definido "a", logo, a comprovação é necessária; sem o artigo definido "a" (=comprovação é necessário).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Corrigindo:

    Ressalte‐se que , para a obtenção das informações solicitadas, é necessária a comprovação do devido cadastramento no Sistema Geral de Informações, conforme orientação recebida da Presidência deste Conselho.

    → A oração subordinada adverbial deve estar isolada por vírgulas, visto que não está na ordem direta.

    Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário: "A comprovação é necessária".

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e à coerência na correspondência oficial. 

    O trecho apresentado na questão possui 2 erros:

    - O 1º erro está em "é  necessário  a  comprovação".  A regra é que, quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre eles. Sendo assim, a concordância correta é "é  necessária  a  comprovação". Outra possibilidade de reescrita é sem determinante. Quando não há a presença de elemento que determine o substantivo, a expressão "é necessário" atua como invariável: é necessário comprovação.
    - O outro erro diz respeito à ausência de vírgula antes de "para  a  obtenção  das  informações solicitadas," para isolá-la, uma vez que se trata de uma expressão adverbial longa que está deslocada. Nesse caso, o uso da vírgula é obrigatória. 
    A partir da análise apresentada acima, é possível afirmar que o texto não foi escrito de acordo com as regras gramaticais e, portanto, o item está incorreto. 
    Gabarito: ERRADO


  • Gabarito E

    É necessáriA A comprovação;

    Ressalta-se que, (O.S. adverbial de longa extensão está deslocada, o que faz jus estar entre vírgulas) para a obtenção das informações solicitadas, 

  • é necessária 

    errado.

    Concordancia nominal 

    Adjetivo pronome  concorda com o substantivo a que se refere.

    entre virgulas está correto. oracao subordinada adverbial de longe extensão que nao está na ordem direta = entre virgulas! 

  • Além das informações prestadas pelos colegas, com a existência do Sistema Geral de Informações, deve-se ser procedido da sua sigla SGI entre parênteses.

  • A professora do QC cometeu um equivoco na argumentação ao alegar que deve haver vírgula antes do 'para' porque é uma expressão adverbial grande. Na verdade, por se tratar de uma oração subordinada, DEVE ser isolada independentemente do tamanho.

    Há, ainda, outro erro no seu comentário. No final do texto, ela faz uma concordância entre 'obrigatória' e 'vírgula', mas a concordância deveria ter sido com 'o uso'. *Isso é irrelevante para a questão, só estou citando para deixar os colegas atentos a esse tipo de erro.

    Bons estudos! (:

  • Acho que a clareza também esta comprometida, quando se fala em "é necessária a comprovação do devido cadastramento no sistema geral de informações," a pergunta que me vem a mente é: É necessária a comprovação de QUEM?


ID
3280579
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 


Quanto  ao  programa  Microsoft  Word  2013,  ao  sistema  operacional  Windows  10  e  aos  conceitos  de  redes  de  computadores, julgue o item.

No modo de exibição Leitura do Word 2013, não é permitido ao usuário ampliar um determinado objeto contido no documento, já que, nesse modo, serão mostrados detalhes de impressão do referido documento.

Alternativas
Comentários
  • O Modo de Leitura ajusta automaticamente o layout da página ao seu dispositivo, usando colunas e tamanhos maiores de fonte, o que você poderá ajustar. Além dos controles de leitura usados regularmente, você pode ampliar e reduzir imagens e outros objetos, expandir ou recolher seções ou assistir a vídeos inseridos, entre outras possibilidades. Por isso, a afirmativa da pergunta está errada.
  • Vc utiliza  exibir > modo de leitura para ocultar as ferramentas de escrita e os menus e deixar mais espaço para as próprias páginas. O Modo de Leitura ajusta automaticamente o layout da página ao seu dispositivo, usando colunas e tamanhos maiores de fonte, o que você poderá ajustar.

    Para sair do Modo de Leitura, clique ou toque em Exibir > Editar Documento.

    Além dos controles de leitura usados regularmente, você pode ampliar e reduzir imagens e outros objetos, expandir ou recolher seções ou assistir a vídeos inseridos. Ajuste colunas, a cor da página e o layout. Abra o Painel de Navegação para se mover rapidamente pelo documento.

    Bons estudos!

  • Tem como dar zoom no modo leitura até 300%.

  • Errado.

    Dá para aumentar (zoom). Além disso, modo leitura é diferente de modo de impressão.


ID
3280582
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 


Quanto  ao  programa  Microsoft  Word  2013,  ao  sistema  operacional  Windows  10  e  aos  conceitos  de  redes  de  computadores, julgue o item.

Atalhos para aplicativos podem ser criados no menu Iniciar do Windows 10.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    ==> Criar atalho para todos os aplicativos na área de trabalho

    1) Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e, em seguida, selecione Novo > Atalho.

    2) Cole o comando abaixo no assistente de criação de atalhos e clique em Avançar.

    %windir%\explorer.exe. shell :::{4234d49b-0245-4df3-b780-3893943456e1}

    3) Digite um nome de sua preferência para o atalho e clique em Concluir.

    4) Pronto. O ícone formado vai se tornar um atalho para todos os aplicativos instalados em seu computador.

    Fonte: www.meuwindows.com/atalho-para-todos-os-aplicativos-windows-10/

  • Bem, se eu entendi a questão ela ta me perguntando se EU POSSO CRIAR UM ATALHO NO MENU INICIAR to certo?

    Sim, posso sim.

    Ao abrir o menu iniciar vá ate o app que vc deseja criar atalho e fixe ele no menu iniciar. SIMPLES ASSIM.

  • NÃO CONFUNDAM:

    MENU INICIAR COM ÁREA DE TRABALHO


ID
3280585
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 


Quanto  ao  programa  Microsoft  Word  2013,  ao  sistema  operacional  Windows  10  e  aos  conceitos  de  redes  de  computadores, julgue o item.

No Windows 10, não há mais o Painel de Controle, um importante recurso presente nas versões anteriores desse sistema operacional. Ele foi substituído pelo aplicativo Sistema, que contém diversas funcionalidades, como, por exemplo, personalizações e ajustes de segurança.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A questão já se encontra errada pelo fato de dizer que no Windows 10 não ter mais o Painel de Controle, quando na verdade ainda possui.

    O Painel de Controle ou Painel de Controlo é uma ferramenta de sistema do Microsoft Windows, na qual consiste em personalizar as configurações do computador.

  • O Windows possui tanto o painel de controle quanto o configurações (Ctrl + I)

    Quando você precisar verificar sua , mouse, conexão à internet, ou então personalizar sua tela de fundo, entre outras coisas, basta acessar o menu Configurações.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: ERRADO

    Onde está o Painel de Controle ?

    Você pode usar o Painel de Controle para alterar as configurações do Windows. Estas configurações controlam quase toda a aparência e o funcionamento do Windows, e você pode usá-las para configurar o Windows da maneira ideal para você.

    ==> Abrir o Painel de Controle

    1) No WIndows 10 - Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite painel de controle e selecione Painel de Controle.

    2) No Windows 8.1/ Windows RT 8.1 - Passe o dedo partindo da borda direita da tela, toque em Pesquisar (ou, se estiver usando um mouse, aponte para o canto superior direito da tela e mova o ponteiro do mouse para baixo, depois clique em Pesquisar), insira Painel de Controle na caixa de pesquisa e toque ou clique em Painel de Controle.

    3) No Windows 7 - Clique no botão Iniciar e em Painel de Controle.

    Fonte: support.microsoft.com/pt-br/help/13764/windows-where-is-control-panel

  • ==> Complementando:

    Geralmente (não é uma regra), exclusão e erro (como na questão: No Windows 10, não há mais o Painel de Controle, um importante recurso presente nas versões anteriores desse sistema operacional. Ele foi substituído pelo aplicativo Sistema, que contém diversas funcionalidades, como, por exemplo, personalizações e ajustes de segurança) são possíveis sinais de que a questão esteja errada.

    FERNANDO NISHIMURA

  • Embora o Painel de Controle continue existindo e sendo fundamental no Windows 10, é nítido que a Microsoft quer direcionar o usuário para ajustar o seu computador por meio do aplicativo Configurações. Afinal, o aplicativo Configurações possui a interface Metro, com botões e menus maiores, “interruptores” para ativar e desativar recursos, típicos de telas voltadas para dispositivos móveis. Até mesmo algumas configurações do Painel de Controle, quando clicadas, passaram a recair em alguma tela dentro desse novo aplicativo.

    Prof. Victor Dalton - Direção Concursos

  • GAB E

    AINDA EXISTE O PAINEL DE CONTROLE.

  • Errado, continua com o antigo (interface) painel de controle, bem como com a central de configurações ou novo painel de controle que fica na central de ações.

    A ideia é que com o tempo (atualizações) o antigo painel de controle seja removido do W10.

  • Nem li o resto da pergunta e já marquei errado e vida que segue, quando falou que trocou o nome do Painel de Controle.

ID
3280588
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 


Quanto  ao  programa  Microsoft  Word  2013,  ao  sistema  operacional  Windows  10  e  aos  conceitos  de  redes  de  computadores, julgue o item.

TELNET e SSH são exemplos de protocolos que permitem ao usuário acessar remotamente um computador do tipo servidor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Telnet é um protocolo de rede, aonde é possível realizar teste de comunicação de portas, assim avaliando bloqueios na sua estrutura de rede.

    SSH ou Cápsula de Segurança é um protocolo de administração remota que permite aos usuários controlar e modificar seus servidores pela Internet. O serviço foi criado como uma substituição segura para o Telnet não criptografado que usa técnicas criptográficas para garantir que todas as comunicações do servidor remoto aconteçam de forma criptografada. Ele fornece um mecanismo para autenticar um usuário remoto, transferindo entradas do cliente para o servidor de hospedagem e retransmitindo a saída para o cliente.

  • TELNET O protocolo Telnet é um protocolo standard de In-ternet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente (sistema composto de uma afixação e um teclado) a um intérprete de comando (do lado do servidor).O protocolo baseia-se numa conexão TCP para enviar dados em for-mato ASCII codificado em 8 bits entre os quais se intercalam sequências de controle para o Telnet. Fornece assim um sistema orientado para a comunicação, bidireccional (half-duplex), codificado em 8 bits fácil de aplicar. Com essa conexão é possível o acesso remoto para qualquer máquina ou equipamento que esteja sendo executado em modo servidor. O protocolo Telnet é um protocolo de transferência de dados não seguro, o que quer dizer que os dados que veicula circulam às claras na rede (de maneira não codificada).

    SSH Em informática o SSH (Secure Shell) é, ao mesmo tempo, um programa de computador e um protocolo de rede que permitem a conexão com outro computador na rede de forma a permitir execução de comandos de uma unidade remota. Ele possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da criptografada na conexão entre o cliente e o servidor.

  • TELNET e SSH são exemplos de protocolos que permitem ao usuário acessar remotamente um computador do tipo servidor.

  • Gabarito certo para os não assinantes.

    As bancas também gostam de perguntar o número das portas. Por isso, anote aí

    Telnel = 23

    SSH = 22 (com camada de Segurança)

    Para lembrar eu decorei que os dois protocolos tem os números sequenciais.O SSH decorei assim: 22H = 22, logo a sequência é o telnet que é o 23

  • Telnet é um protocolo de rede, utilizado em Internet para acessar remotamente a uma máquina ou servidor. Telnet é um protocolo que permite acessar à linha de comandos do servidor, para realizar qualquer tipo de administração do sistema, tipicamente Linux ou Unix. Telnet costuma escutar a porta 23.

    Para evitar este grave problema de segurança se utiliza SSH, que é um protocolo de comunicação em redes muito parecido, porém onde todas as comunicações viajam de maneira encriptada.

    SSH costuma trabalhar na porta 22 

    Telnet não é seguro. SSH sim é seguro.

  • Telnet é um protocolo de rede, utilizado em Internet para acessar remotamente a uma máquina ou servidor. Telnet é um protocolo que permite acessar à linha de comandos do servidor, para realizar qualquer tipo de administração do sistema, tipicamente Linux ou Unix. Telnet costuma escutar o porto 23.

    Para evitar este grave problema de segurança se utiliza SSH, que é um protocolo de comunicação em redes muito parecido, porém onde todas as comunicações viajam de maneira encriptada.

    SSH costuma trabalhar no porto 22 

    Telnet não é seguro. SSH sim é seguro.

  • Veja a diferença entre uma simples Telnet e o SSH e como cada um lida com as conexões.

    Estou querendo acessar um servidor para realizar algumas configurações que fica em uma sala de servidores junto com vários outros servidores.

    Logo, se desejo configurar esse servidor, basta ir até a sala e acessá-lo localmente. Mas e se eu não tiver acesso a essa sala? Ou pior, e se essa sala estivesse em outro prédio do outro lado da cidade, ou do estado, quem sabe até em outro país? Ou em um cloud?

    A melhor maneira é . Dessa forma, não importa onde ele está localizado, sempre conseguiremos acessá-lo.

    Existem diversos protocolos que conseguem realizar o acesso remoto, dois dos mais conhecidos são o SSH e o Telnet.

    Com ambos protocolos nós conseguimos acessar outro computador remotamente e criar um terminal virtual, que nada mais é do que a emulação do terminal da máquina acessada em nossa própria máquina.

    Dessa maneira, conseguimos executar comandos, realizar configurações, ou seja, temos total controle do servidor mesmo sem acessá-lo fisicamente.

    Autor: Yuri Matheus

  • CERTO

    Telnet - porta 23 . login remoto ou conexão sem segurança.

    SSH- porta 22 - usa criptografia, é usado por exemplo em VPN.

  • camada de aplicação: WWW, HTTP, SMTP, Telnet, FTP, SSH, NNTP, RDP, IRC, SNMP, POP3, IMAP, SIP, DNS, PING; camada de transporte: TCP, UDP, RTP, DCCP, SCTP; camada de rede: IPv4, IPv6, IPsec, ICMP; camada de ligação física: Ethernet, Modem, PPP, FDDi.
  • Ambos são protocolos de transferência.

    Telnet: Não tem criptografia.

    SSH: Tem criptografia.

  • Gab.: CERTO!

    O protocolo TELNET e SSH são protocolos para acesso remoto. A diferença entre eles reside na criptografia e no tipo de visualização. O TELNET não é seguro, pois não opera com criptografia, outro detalhe é que ele não é gráfico. O SSH, além de usar criptografia possui ambiente gráfico.

    Obs.: O RDP também pode ser usado para acesso remoto.

  • TELNET - não tem criptografia.

    SSH - Tem criptografia.

    Ambos protocolos de acesso remoto a outros computadores.

  • O TeamViewer é um pacote de software proprietário para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais: Microsoft Windows, OS X, Linux, iOS, Android, Windows RT e Windows Phone.

  • TELNET - Protocolo da Camada de Aplicação que permite conectar dois computadores de forma que um usuário consiga efetuar login em outro computador através da rede de forma remota. 

    SSH- Protocolo da Camada de Aplicação que é um protocolo de acesso remoto que utiliza autenticação de chave pública e oferece suporte à compressão de dados para a execução de aplicações com interfaces gráficas.

    gab certo

  • telnet: zero segurança

    ssh : tem uma segurança boaaa..

  • tellnet: porta 23

    ssh: porta 22

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Enquanto o Telnet transmite dados em texto puro, até mesmo senhas, através de uma rede ou da internet, o SSH criptografa os dados trafegados entre os computadores, dificultando assim a interceptação dos mesmos por pessoas mal-intencionadas.

    TELNET - Acesso remoto não seguro

    SSH - Acesso remoto seguro


ID
3280591
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico MS  Outlook  2016,  aos  conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  arquivos  e  aos  procedimentos  de  segurança da informação, julgue o item.


O Outlook 2016 permite configurar uma reunião on‐line em  que  os  participantes  possam  ingressar  remotamente. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Você pode usar o Outlook para Windows ou Outlook na Web para agendar uma reunião online usando Skype for Business ou Microsoft Teams, dependendo do que tem suporte em sua organização. Se a sua conta estiver configurada para conferência discada, a solicitação de reunião online incluirá automaticamente o número de telefone e a ID de conferência.


ID
3280594
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico MS  Outlook  2016,  aos  conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  arquivos  e  aos  procedimentos  de  segurança da informação, julgue o item.



O  Outlook  2016  não  aceita  o  uso  de  teclas  de  atalho,  tendo em  vista  que ele é  um software específico  para  envio e recebimento de mensagens. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Muitos usuários acham que usar um teclado externo com atalhos de teclado no Outlook para Windows ajuda a trabalhar de forma mais eficiente. Para usuários com deficiência visual ou problemas de mobilidade, os atalhos de teclado podem ser mais fáceis do que usar telas touch e são uma alternativa essencial ao uso do mouse.

  • Gabarito: ERRADO

    Exclusão e negação (Questão: O Outlook 2016 não aceita o uso de teclas de atalho, tendo em vista que ele é um software específico para envio e recebimento de mensagens),geralmente (não é uma regra) é um sinal de que a questão pode estar errada meus caros.

    FERNANDO NISHIMURA

  • Gabarito errado para os não assinantes.

    Só porque não usa atalhos vou enviar os mais usados de acordo com o Microsoft

    ►Fechar = Esc ou Enter

    ►Ir para a guia Página Inicial = Alt+H

    ►Nova mensagem= Ctrl+Shift+M

    ►Enviar = Alt+S

    ►Inserir arquivo = Alt+N, A, F

    ►Nova tarefa = Ctrl+Shift+K

    ►Pesquisar = Ctrl+E Alt+H, R, P

    ►Responder = Alt+H, R, P

    ►Encaminhar = Alt+H, F, W

    ►Responder a todos = Alt+H, R, A

    ►Copiar = Ctrl+C ou Ctrl+Insert

    ►Acessar o calendário = Ctrl+2

    ►Criar compromisso = Ctrl+Shift+A

    https://support.office.com/pt-br/article/atalhos-do-teclado-para-o-outlook-3cdeb221-7ae5-4c1d-8c1d-9e63216c1efd#bkmk_freqused

  • ESSA BANCA AMA UM OUTLOOK 2016.

    GAB ERRADO

  • Só por o começo da questão você já sabe que ta errada.

  • O Microsoft Outlook é um cliente de e-mail integrante do pacote Microsoft Office, que oferece recursos adicionais, além das funcionalidades de correio eletrônico.

    Ele permite acessar mensagens armazenadas em um servidor remoto e transferir elas para o computador local. É possível manter as mensagens no servidor, copiando elas para o computador local.

    Praticamente todos os recursos disponíveis no aplicativo poderão ser acessados através de teclas de atalhos. Os atalhos de teclado são em inglês, seguindo o padrão usado na Internet, mesmo que o programa Outlook esteja traduzido para o português.

    Os atalhos de teclado de formatação seguem o padrão do Microsoft Office, que poderá ter atalhos em inglês, em português, ou com uma letra disponível para ser associada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3280597
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico MS  Outlook  2016,  aos  conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  arquivos  e  aos  procedimentos  de  segurança da informação, julgue o item.


Na composição do nome de um arquivo, a extensão é a 
última parte do nome, podendo ser exibida no ambiente 
Windows  ou  permanecer  oculta  quanto  à  sua 
visualização. 

Alternativas
Comentários
  • Os nomes de arquivo do Windows são divididos em duas partes por um ponto: a primeira é o nome do arquivo, e a segunda é uma extensão de três ou quatro caracteres que define o tipo de arquivo. Em expenses.xlsx, por exemplo, a primeira parte do nome do arquivo é expenses e a extensão é xlsx.
  • Pode permanecer oculta?

  • No xp eu já sabia q podia. E o google tbm sabe:

    Windows XP

  • gabarito (CERTO)

    Na composição do nome de um arquivo, a extensão é a última parte do nome, podendo ser exibida no ambiente Windows ou permanecer oculta quanto à sua visualização.

  • Gabarito: CORRETO

    Arquivos são usados para armazenar dados (textos, planilhas, apresentações, fotos, vídeos, músicas, etc) e instruções, e neste caso são chamados de programas. Ao criar (ou renomear um arquivo ou pasta) devem ser observadas as seguintes regras:

    • Um nome de arquivo é composto pelo nome propriamente dito, um ponto, e uma extensão, como aula1.docx, onde aula1 é o nome do arquivo, e docx sua extensão.
    • Um nome de arquivo pode ter até 260 caracteres no Windows 7 (contando com os caracteres do caminho). Não podem ser usados em nomes de arquivos ou pastas os seguintes caracteres: / \ ? : * “ > < | que são reservados para o sistema operacional. 

    A critério do usuário, o Windows pode ser configurado para exibir ou ocultar as extensões de arquivos. 

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

    Fonte: TECCONCURSOS

  • As extensões identificam o tipo de arquivo, e permitem associar com um programa instalado no computador para que os dados sejam exibidos ou editados.

    As extensões BMP, GIF, JPG (e JPEG), PCX, PNG e TIF são imagens e podem ser abertos pelo acessório do Windows Paint.

    As extensões AVI, MPG, MP4 e WMV são vídeos e podem ser visualizados pelo acessório Windows Media Player.

    As extensões poderão ser exibidas na janela do gerenciador de arquivos e pastas, após um ponto final no fim do nome do arquivo, ou ocultadas, quando é mostrado apenas o nome do item (e identificamos o tipo pelo ícone do arquivo).


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3280600
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico MS  Outlook  2016,  aos  conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  arquivos  e  aos  procedimentos  de  segurança da informação, julgue o item.


Quando o usuário estiver copiando um arquivo do disco 
local  do  computador  (HD)  para  um  dispositivo 
removível,  como,  por  exemplo,  um  pendrive,  não  é 
permitido  remover  outros  arquivos  do  dispositivo 
removível enquanto se faz a cópia. Isso se deve ao fato 
de  que  não  é  possível  realizar  mais  de  uma  ação  ao 
mesmo  tempo  entre  um  dispositivo  físico  e  um 
removível.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    Generalizaram demais...

    No USB 3.0, é possível inclusive o envio e o recebimento simultâneo de dados, coisa que no 2.0 já não é possível...

    Mereça!!!

  • Uma das características do Sistema operacional Windows é ser Multitarefa:

    gerencia a execução de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seja pela execução simultânea ou pelo compartilhamento do tempo entre as tarefas, dando a impressão de simultaneidade.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: ERRADO

    Negação e exclusão, geralmente (não é uma regra) é um sinal de erro.

    PROFESSOR FERNANDO NISHIMURA

  • Gabarito: Errado.

  • Uma das características é ser multitarefas (executa várias coisas ao mesmo tempo)
  • Pode fazer os comandos ao mesmo tempo, mas no caso da pendrive, não vai excluir e copiar ao mesmo tempo. Cada um em seu tempo

    foi pensando assim que errei, agora já sei como a banca Quadrix funciona

  • Errei!

  • A questão só quer saber se pode fazer os dois comandos. E realmente pode. Ponto e basta!

  • O sistema operacional de um dispositivo computacional, seja Windows ou Linux, permite o gerenciamento de arquivos e pastas das unidades de armazenamento.

    O pendrive é uma unidade de armazenamento removível, conectado na porta USB (Universal Serial Bus) do dispositivo. A porta serial permite a comunicação simultânea em ambos os sentidos, ou seja, é possível copiar dados do pendrive para o disco rígido ao mesmo tempo que estamos copiando dados do disco rígido para o pendrive.

    A questão sugeriu a realização de duas ações diferentes e simultâneas:

    - copiando arquivos do disco rígido para o pendrive; e

    - remover arquivos do pendrive enquanto se faz a cópia.

    Sim, é possível realizar estas ações simultaneamente no dispositivo removível.

    Primeiro por ser uma característica da conexão USB, e segundo por ser o sistema operacional uma plataforma multitarefas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3280603
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  que  diz  respeito  ao  programa  de  correio  eletrônico MS  Outlook  2016,  aos  conceitos  de  organização  e  de  gerenciamento  de  arquivos  e  aos  procedimentos  de  segurança da informação, julgue o item.


As políticas e normas de  segurança da informação  são 
importantes para uma organização porque possibilitam 
que  o  negócio  não  seja  prejudicado  pelo  mau  uso  da 
informação. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    O que é uma política de segurança da informação?

    A política de segurança da informação, definida como as regras que ditam o acesso, o controle e a transmissão da informação em uma organização. Lembrando que uma política de segurança não é um documento imutável ou inquestionável. Muito pelo contrário, requer atualização constante e participação não só da diretoria da empresa, mas também dos funcionários e da equipe de TI.

    Por que ela é importante?

    Ela garante que os dados sejam protegidos, especialmente de concorrentes e outras pessoas não autorizadas. Portanto, é uma forma de manter elementos estratégicos longe de vazamentos. A execução adequada das regras de segurança da informação leva a uma evolução proporcional à drástica redução dos danos à infraestrutura de TI da empresa.

    fontes: Introduce e docusign

  • CERTO

    Só para trazer mais informações ao comentário do(s) colega(s) Karina e Diogo, trago duas definições importantes sobre o tema segurança da informação: uma trazida pelo antigo decreto 3505/2000, que tratava da política de segurança da informação e outra trazida pelo professor Diego Carvalho do Estratégia Concursos.

    -> Segurança da Informação é a proteção dos sistemas de informação contra a negação de serviço a usuários autorizados, assim como contra a intrusão, e a modificação desautorizada de dados ou informações, armazenados, em processamento ou em trânsito, abrangendo, inclusive, a segurança dos recursos humanos, da documentação e do material, das áreas e instalações das comunicações e computacional, assim como as destinadas a prevenir, detectar, deter e documentar eventuais ameaças a seu desenvolvimento.

    (DECRETO 3505/2000)

    ->A segurança da informação (SI) está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. A SI não está restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito aplica-se a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas em si o sistema.

    (PROFESSOR DIEGO CARVALHO - ESTRATÉGIA CONCURSOS)

  • Gabarito: CERTO

  • As políticas e normas de segurança da informação são importantes para uma organização porque possibilitam que o negócio não seja prejudicado pelo mau uso da informação

    Certo!

    Entretanto discordo do gabarito, pois nada na informática é 100% seguro ao dizer que possibilita que o negocio não seja prejudicado esta garantindo 100% de eficácia.

  • Possibilitar sim, garantir não, por isso o gabarito correto.


ID
3280636
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

         São muitas as  razões para que o Censo Demográfico 
em 2020 retrate, com a maior fidelidade possível, a realidade 
do  País  e  de  sua  população.  Trata‐se  de  um  investimento 
indispensável  para  que  se  possa  fazer  frente  aos  enormes 
desafios que teremos nos próximos dez anos. 

Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os 
itens de 33 a 36

Em abril último, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma redução de 25% dos gastos previstos com a realização do Censo 2020.

Alternativas
Comentários
  • O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quarta-feira (10) o objetivo de “realizar um Censo menos custoso” em 2020. Para isso, revisa o orçamento da pesquisa a fim de reduzir em cerca de 25% os gastos inicialmente previstos. Todavia, que vai “garantir a qualidade” do mapeamento “sem perda de informação”.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/10/ibge-anuncia-reducao-de-25percent-no-orcamento-do-censo-demografico-2020.ghtml

  • O Censo é a operação mais cara e complexa realizada pelo IBGE. Sua importância é enorme, com reflexos em diversas áreas da administração pública. 

    Análise do item:

    O anúncio foi feito levando em consideração os enormes custos do Censo e as sérias restrições orçamentárias do atual governo brasileiro. O quadro geral foi agravado pela pandemia de Covid19 que levou ao adiamento do Censo. Item correto.


    Gabarito do professor: Certo.

ID
3280639
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

         São muitas as  razões para que o Censo Demográfico 
em 2020 retrate, com a maior fidelidade possível, a realidade 
do  País  e  de  sua  população.  Trata‐se  de  um  investimento 
indispensável  para  que  se  possa  fazer  frente  aos  enormes 
desafios que teremos nos próximos dez anos. 

Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os 
itens de 33 a 36

O IBGE, que realiza o Censo, determinou a redução do
número de perguntas para 2020, visando a aumentar a
produtividade e a agilizar a pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48931662

    DATA DA NOTÍCIA: 4 agosto 2019

    O Censo 2020, planejado para o ano que vem, não irá coletar dados que revelam aspectos importantes sobre a população brasileira, como o comprometimento da renda para pagar o aluguel, a dependência do ensino público, a emigração internacional e a posse de celular, computador, motocicleta e carro.

    O Censo 2010, por exemplo, revelou que 2,3 milhões de famílias não tinham nenhum rendimento e, ainda assim, precisavam pagar um aluguel no valor de até um salário mínimo. Em todo o Brasil, 3 de cada 1.000 pessoas havia emigrado, mas em alguns municípios essa proporção passava de 40 em cada 1.000. No Norte e no Nordeste, a dependência do ensino público era maior que a média nacional, representando acima de 80% das matrículas.

    Esses temas estavam no questionário que o IBGE pretendia fazer aos brasileiros no ano quer vem, mas foram eliminados com o corte de mais de 20% das perguntas. O questionário básico, aplicado a todos os domicílios brasileiros, foi reduzido para 26 questões - onze a menos que no Censo 2010Já o questionário completo, aplicado a apenas 10% dos domicílios, contará com 76 perguntas - em 2010, eram 102 questões.

  • O Censo feito pelo IBGE,( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)  fundamental para que seja feito um retrato realista da população brasileira, foi adiado de 2020 para 2021, em função do quadro de emergência de saúde pública no país causado pelo COVID-19. 
    Segundo publicação do IBGE, de 17 de março de 2020,
    “Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE" 

    O estipulado é que o Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. Mas, ainda em 2019, quando as datas do censo não haviam sido modificadas, Susana Guerra, presidente do órgão, disse que serão 76 perguntas, ao invés das 112 inicialmente propostas. O número representa 32% menos questões.  O diretor de pesquisas do IBGE, Eduardo Rios - Neto, afirmou que o órgão deu prioridade para a qualidade dos questionários e não se ateve ao número de perguntas. 
    Podemos então concluir que a afirmativa está correta. E, as fontes para a obtenção de informações são as publicações do próprio IBGE 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • PMAL.2021.

  • Resposta pra boi dormir e gabarito: Certo

    Resposta real: Errado.

    O IBGE não decidiu, é que o governo só reservou dinheiro pra comprar deputados.


ID
3280642
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

         São muitas as  razões para que o Censo Demográfico 
em 2020 retrate, com a maior fidelidade possível, a realidade 
do  País  e  de  sua  população.  Trata‐se  de  um  investimento 
indispensável  para  que  se  possa  fazer  frente  aos  enormes 
desafios que teremos nos próximos dez anos. 

Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os 
itens de 33 a 36

As mudanças a serem implementadas no Censo 2020
motivaram críticas de diversos especialistas;
argumentam eles que a falta de informações mais
detalhadas prejudicaria as políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • A retirada de questões detalhadas envolvendo temas como fontes de renda, formação escolar e bens de consumo do Censo 2020 gerou críticas entre especialistas da área de pesquisas ouvidos pelo G1. Para eles, a falta dessas informações impactará diretamente o planejamento do país.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/07/03/questoes-cortadas-do-censo-prejudicam-planejamento-do-pais-dizem-especialistas.ghtml

  • GABARITO C

    FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48931662

    DATA DA NOTÍCIA: 4 agosto 2019

    O Censo 2020, planejado para o ano que vem, não irá coletar dados que revelam aspectos importantes sobre a população brasileira, como o comprometimento da renda para pagar o aluguel, a dependência do ensino público, a emigração internacional e a posse de celular, computador, motocicleta e carro.

    O Censo 2010, por exemplo, revelou que 2,3 milhões de famílias não tinham nenhum rendimento e, ainda assim, precisavam pagar um aluguel no valor de até um salário mínimo. Em todo o Brasil, 3 de cada 1.000 pessoas havia emigrado, mas em alguns municípios essa proporção passava de 40 em cada 1.000. No Norte e no Nordeste, a dependência do ensino público era maior que a média nacional, representando acima de 80% das matrículas.

    Esses temas estavam no questionário que o IBGE pretendia fazer aos brasileiros no ano quer vem, mas foram eliminados com o corte de mais de 20% das perguntas. O questionário básico, aplicado a todos os domicílios brasileiros, foi reduzido para 26 questões - onze a menos que no Censo 2010. Já o questionário completo, aplicado a apenas 10% dos domicílios, contará com 76 perguntas - em 2010, eram 102 questões.

  • O Censo Demográfico é a mais importante operação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e produz um volume de dados suficiente para quase uma década de análises das mais diversas sobre as condições de vida da população.    

    Análise da afirmativa:

    Com a justificativa de reduzir os custos da operação, a atual chefia do Instituto propôs que informações deixassem de ser consultadas, o que em tese reduziria o tamanho do questionário e, por conta disso, o número de funcionários necessários para aplicá-los, já que cada um poderia visitar mais residências em menos tempo.  As perguntas do questionário do censo são formuladas com base em séries históricas de censos anteriores e modificações em sua estrutura levariam a perda de informações importantes sobre as  condições de vida da população. Afirmativa correta.


    Gabarito do professor: Certo.
  • Ai veio o corona virus e acabou com o censo e com o concurso do ibge : / kkk


ID
3280645
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

         São muitas as  razões para que o Censo Demográfico 
em 2020 retrate, com a maior fidelidade possível, a realidade 
do  País  e  de  sua  população.  Trata‐se  de  um  investimento 
indispensável  para  que  se  possa  fazer  frente  aos  enormes 
desafios que teremos nos próximos dez anos. 

Internet: <https://brasil.elpais.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os 
itens de 33 a 36

O Censo 2020 será aplicado entre agosto e outubro do
ano que vem, visitando todas as residências brasileiras e
compondo a Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios (PNAD).

Alternativas
Comentários
  • O Censo 2020 será aplicado entre agosto e outubro do ano que vem, visitando todas as residências brasileiras e compondo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

    Acredito que o ERRO esteja na segunda parte em vermelho.

    A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020.

    Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.

    Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Também será possível responder o questionário via internet.

    Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.

    https://censo2020.ibge.gov.br/etapas/censo-demografico-2020.html

  • Que maneiro, uma questão sobre meu trabalho haha, a PNAD é uma outra pesquisa, o "censo demográfico" ocorre de 10 em 10 anos e tem como objetivo a contagem da população, já a PNAD ocorre em um período menor, tem diversos temas e é uma pesquisa por amostragem, e sim, o censo visitará todos os domicílios(pelo menos este é o objetivo).

  • isso é atualidade ou algo que vai acontecer no futuro? não vejo isso como atualidades, outra coisa saber data futura que vai acontecer, essas bancas são muito ruins.

  • Gente, como o Censo irá visitar TODAS AS CASAS DO BRASIL?! Impossível!

  • Ademilson, conforme o seu raciocínio, não poderiam também ser abordadas questões do passado.

  • Governadores e prefeitos oferecem espaços físicos e espaços em contas de serviços ou contracheques de funcionários públicos para a disseminação de informações básicas sobre o Censo 2020

  • Francielma Costa, ótima observação!

  • Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

  • O Censo Demográfico é a mais importante operação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e produz um volume de dados suficiente para quase uma década de análises das mais diversas sobre as condições de vida da população.

    Análise da afirmativa:

    A Pesquisa Nacional por amostragem de domicílio, como o próprio nome diz, é por amostragem da população e não por contagem direta como o censo. Isto significa uma operação muito diferente em amplitude e resultados ente ambas as pesquisas. Afirmativa errada.


    Gabarito do professor: Errado.
  • A Pesquisa Nacional por amostragem de domicílio, como o próprio nome diz, é por amostragem da população e não por contagem direta como o censo

    GAB: E

  • PNAD não é por contagem direta, é por amostra.

ID
3280648
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        O  ministro  da  Cooperação  Econômica  e  do  Desenvolvimento  da  Alemanha,  Gerd Müller,  se  reuniu,  no  dia  9  de  julho  de  2019, às  15h30,  com  o ministro  do Meio  Ambiente  do  Brasil,  Ricardo  Salles.  De  acordo  com  a  embaixada  da  Alemanha,  os  ministros  falaram  sobre  proteção climática, proteção da Amazônia e desenvolvimento  sustentável. 

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e 
refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 37 a 40.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE), em junho último, o desmatamento na Amazônia
aumentou mais de 80% em relação a junho de 2018.

Alternativas
Comentários
  • Em junho, o desmatamento da Amazônia registrou aumento de 88% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram devastados 769 km² de floresta, o pior mês desde que o sistema de monitoramento de alertas foi criado, em 2015.

    Gab. C

  • Essa é uma das questões que deveria ser gabarito errado.

    :'( triste realidade

  • Utilizando-se de imagens de satélite, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais detectou aumento de 88% no desmatamento da Amazônia comparando junho de 2019 com junho de 2018.

    De acordo com o sistema de monitoramento de alertas do Inpe, que monitora a Amazônia há mais de 30 anos, foi o pior resultado para junho desde 2016.

    Resposta: Certo

  • DEVERIAM ANULAR A QUESTÃO MENCIONADA, POIS O REGISTRO FOI DE 88%, COMO A COLEGA lARA DISSE ACIMA.

  • A questão cita "mais de 80%",portanto está correta.

  • bora estudar galera. maicon

  • Resposta: Certo

  • A questão ambiental é tema recorrente em provas e deve ser acompanhada com bastante atenção. O texto aborda uma reunião entre autoridades ligadas ao tema do Brasil e Alemanha para discutir sustentabilidade e proteção da Amazônia.

    Análise da afirmativa:

    O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é o responsável pelo monitoramento do desmatamento no Brasil justamente por que a técnica mais eficiente para tal tarefa envolve o uso de satélites em órbita da Terra que são capazes de acompanhar do espaço as modificações na cobertura do solo. O INPE é reconhecido internacionalmente como instituição de referência em sua área de estudos e vem reafirmando o aumento do desmatamento na Amazônia atualmente.



    Gabarito do professor: Certo

ID
3280651
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        O  ministro  da  Cooperação  Econômica  e  do  Desenvolvimento  da  Alemanha,  Gerd Müller,  se  reuniu,  no  dia  9  de  julho  de  2019, às  15h30,  com  o ministro  do Meio  Ambiente  do  Brasil,  Ricardo  Salles.  De  acordo  com  a  embaixada  da  Alemanha,  os  ministros  falaram  sobre  proteção climática, proteção da Amazônia e desenvolvimento  sustentável. 

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e 
refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 37 a 40.

Não participando, até o momento, do Fundo Amazônia,
a Alemanha havia mencionado a possibilidade de fazer
aportes àquele instituto caso o desmatamento na região
se reduza nos próximos anos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No dia 02 de Outubro, depois de receber a visita de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, o ministério do Desenvolvimento Econômico da Alemanha confirmou que pretende manter a doação de 33 milhões de euros, o equivalente a 149 milhões de reais, ao Fundo Amazônia. Salles encontrou-se com o ministro alemão Gerd Müller.

    http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/artigos-de-politica-externa/20944-alemanha-confirma-recursos-para-o-fundo-amazonia-falta-a-noruega-uol-3-de-outubro-de-2019

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • A Alemanha participa do fundo amazônico sim até o momento junto com a Noruega. Agora que estão declinando e bloqueando repasses visto que o desmantamento está acelerado no governo bolsonaro.

  • O fundo financia projetos de estados, municípios e da iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Noruega e Alemanha contribuem juntas para mais de 90% do total do fundo, que é administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre o Fundo Amazônia e os países que contribuem para esse programa.

    Na questão, é afirmado que até o momento da reunião noticiado (2019) a Alemanha não havia feito investimentos no fundo, e que o país tinha intenção de fazer um aporte financeiro caso os índices de desmatamento na Amazônia sejam reduzidos.

    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber o que é esse Fundo da Amazônia, qual seu objetivo e quais os países que contribuem para o mesmo.

    O Fundo Amazônia é um programa de financiamento que foi criado para arrecadar recursos para o bioma, no sentido de investir em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da Amazônia, além de promover iniciativas de conservação e uso sustentável da floresta.

    Como o bioma é considerado muito importante para o combate do aquecimento global no Planeta, e colabora com o clima de muitas localidades, sua preservação é um assunto de interesse internacional. Por conta disso, o Fundo Amazônia no ano de 2018 recebeu cerca de R$ 3,4 bilhões em doações. Desse montante, 93,8% vem da Noruega, 5,7% é proveniente do governo da Alemanha, e os 0,5% restantes vem da Petrobrás.

    Como a Alemanha já contribuía para o Fundo em 2018, a afirmativa está ERRADA.

ID
3280654
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        O  ministro  da  Cooperação  Econômica  e  do  Desenvolvimento  da  Alemanha,  Gerd Müller,  se  reuniu,  no  dia  9  de  julho  de  2019, às  15h30,  com  o ministro  do Meio  Ambiente  do  Brasil,  Ricardo  Salles.  De  acordo  com  a  embaixada  da  Alemanha,  os  ministros  falaram  sobre  proteção climática, proteção da Amazônia e desenvolvimento  sustentável. 

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e 
refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 37 a 40.

O Brasil tem encontrado na França um aliado de suas
políticas ambientais, sendo aquele país um dos
maiores defensores também do acordo União
Europeia‐Mercosul.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o setor industrial francês comemora, agricultores, ambientalistas e inúmeros políticos da França, inclusive do partido do governo, se opõem abertamente ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado no dia 28 de junho.

    Esses setores contrários ao acordo redobraram a pressão sobre o presidente Emmanuel Macron para que a França não ratifique um tratado que irá permitir a entrada de produtos agrícolas, sobretudo do Brasil, no país.

    [...]

    O Europa Ecologia Os Verdes denuncia a política ambiental do presidente Bolsonaro, o aumento do desmatamento no Brasil, o uso maciço no Brasil de pesticidas e a fiscalização pouco rigorosa da produção alimentar no país.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/07/07/na-franca-acordo-entre-ue-e-mercosul-enfrenta-oposicao-e-protestos-de-agricultores-ambientalistas-e-ate-ministros.ghtml

  • Errado

    Segundo dados da Global Forest Watch, iniciativa da WRI, o territorio francês perdeu 37,2 Km² de floresta em 2018. Parte do desmatamento está relacionado à mineração - sobretudo a ilegal - e outra, maior, a atividades agrícolas.

  • As queimadas na floresta Amazônica fizeram com que os ânimos entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da França, Emanuel Macron, se acirrassem. Houve troca de acusações entre os dois mandatários, já que o europeu acusou o brasileiro de não saber lidar com o problema ambiental e de não saber se comportar como presidente da república.

    Resposta: Errado

  • Gabarito E

    Pelo contrário, a França é uma oposição.

  • Governo da França diz que se "opõe" a acordo entre UE e Mercosul... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/09/18/governo-da-franca-diz-que-se-opoe-ao-acordo-com-mercosul.htm?cmpid=copiaecola

  • O presidente da França odeia o Bolsonaro. Daí da pra saber

    Na época das queimadas da Amazônia chegou a oferecer dinheiro pra supostamente ajudar, mas na verdade queria era explorar o território amazônico. A Amazônia é nossa e isso ninguém toma.

  • A questão ambiental é tema recorrente em provas e deve ser acompanhada com bastante atenção. O texto aborda uma reunião entre autoridades ligadas ao tema do Brasil e Alemanha para discutir sustentabilidade e proteção da Amazônia.

    Análise da afirmativa:

    A França, em diversos momentos, por meio de declarações de autoridades diversas vem deixando claro sua discordância com a atual política ambiental brasileira. O acordo comercial entre a União Europeia e o MERCOSUL tem sido questionado tanto por autoridades francesas como de outras nações europeias devido ao aumento do desmatamento no Brasil. A França também questiona o acordo especificamente por aplicar políticas protecionistas ligadas a agricultura nacional que poderiam ser prejudicadas na concorrência com produtos brasileiros.   Afirmativa errada. 


    Gabarito do professor: Errado.

ID
3280657
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        O  ministro  da  Cooperação  Econômica  e  do  Desenvolvimento  da  Alemanha,  Gerd Müller,  se  reuniu,  no  dia  9  de  julho  de  2019, às  15h30,  com  o ministro  do Meio  Ambiente  do  Brasil,  Ricardo  Salles.  De  acordo  com  a  embaixada  da  Alemanha,  os  ministros  falaram  sobre  proteção climática, proteção da Amazônia e desenvolvimento  sustentável. 

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tendo  o  texto  acima  apenas  como  referência  inicial  e 
refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 37 a 40.

Mais de 7.500 km² de floresta foram desmatados na
Amazônia em 2018, sendo o Acre o estado da Amazônia
Legal que, em área, mais desmatou.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Quatro estados da Amazônia Legal foram responsáveis por 84,13% do desmatamento na região, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No levantamento entre agosto de 2018 e julho de 2019, o Pará liderou o desmate da floresta, seguido por Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

    https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/11/18/quatro-estados-respondem-por-mais-de-80percent-do-desmatamento-na-amazonia.ghtml

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • falou em desmatamento falou em para

  • a área de Amazônia legal (no sentido de legalidade) é realmente efetivo, sendo responsável pela maior área de preservação da mesma, já no que se refere ao Acre n faz sentido, pois mesmo ele sendo afetado pelo desmatamento, os locais de maiores áreas afetados são Pará, Mato Grosso. fonte: video: amazonia, aula do canal terra negra.
  • AMAZÔNIA LEGAL

    ➥ É o nome atribuído pelo governo brasileiro a uma determinada área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

    _______

    Bons Estudos.

  • PARÁ | MATO GROSSO | AMAZONAS | RONDÔNIA

    Foram responsáveis por 84,13% do desmatamento na região da Amazônia Legal.

    Ano: Agosto de 2018 e Julho de 2019.

    Fonte Oficial: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe e G1

    https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/11/18/quatro-estados-respondem-por-mais-de-80percent-do-desmatamento-na-amazonia.ghtml

  • errado, pois o Estado que está no topo desse assunto é o Pará!

  • A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original no Brasil ainda é tão grande que essa grande massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso, o desmatamento no Brasil é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o país frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada. 

    Análise do item:

    Apesar dos números estarem corretos, não foi o Acre a unidade da federação que mais desmatou. Sendo os campeões desse "ranking", o Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. 

    Gabarito do professor: ERRADO

     




ID
3280660
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com  base  no  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o  item.

A exigência do decoro por parte do servidor diz respeito ao exercício de seu cargo ou função, mas não alcança a intimidade de sua vida privada. 

Alternativas
Comentários
  • VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Errado

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994. 

  • Seção I - Das Regras Deontológicas          

    A Seção Regras Deontológicas reúne uma série de princípios e regras de conduta a que estão sujeitos os servidores e empregados das Administrações direta e indireta do Poder Executivo Federal.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    GAB == ERRADO

  • Seja aprovado em um concurso e apareça embriagado todos os dias na praça pública para verificar o que acontece. rsrsr

  • GABARITO: ERRADO

    PRINCÍPIOS MORAIS>>> Devem nortear DENTRO E FORA do serviço público.

  • A função pública se integra na vida particular do servidor público.

  • A exigência do decoro por parte do servidor diz respeito ao exercício de seu cargo ou função, mas não alcança a intimidade de sua vida privada. 

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funciona

    GAB.: E


ID
3280663
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com  base  no  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o  item.



O  servidor  público,  na  medida  em  que  integra  a  sociedade,  também  é  destinatário  do  trabalho  que  presta, devendo zelar, pois, por seu próprio bem‐estar.

Alternativas
Comentários
  • V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio

  • GABARITO: CERTO

    Das Regras Deontológicas

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: CERTO

    Das Regras Deontológicas

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Certo

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • O servidor público, na medida em que integra a sociedade, também é destinatário do trabalho que presta, devendo zelar, pois, por seu próprio bem‐estar.

    Das Regras Deontológicas

    • V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

ID
3280666
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com  base  no  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o  item.


Toda  ausência  de  servidor  é  desmoralizadora  para  o 
serviço público. 

Alternativas
Comentários
  • XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Errado

    Somente a ausência injustificada.

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • Cuidado kk

    É toda ausência não justificada. Ela é desmoralizadora e gera desordem.

    Fonte: D1171/94 parafraseado

  • XII - Toda ausência INJUSTIFICADA do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • XII - Toda ausência INJUSTIFICADA do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • O servidor pode se ausentar por doença. O que não causa desmoralização. Foi algo necessário. Porém, faz-se necessário deixar sempre avisado no trabalho o que está acontecendo.

  • Somente a injustificada.

  • Toda ausência INJUSTIFICADA .

  • GABARITO: ERRADO

    Basta usarmos a lógica para responder esta questão.

    Qualquer ausência seria desmoralizadora? Não. Por exemplo, ausência em razão de férias.

  • esse sabendo fui no automático kkkkkkkkk

  • Veja o comentário do gabarito desta questão: Q1093554

    Você paga por um serviço e espera qualidade dele.

    Uma questão pode deixar vc fora da vaga. Pense nisso!!!

  • Toda ausência de servidor é desmoralizadora para o serviço público. 

    Das Regras Deontológicas

    • XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
3280669
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com  base  no  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o  item.


A perfeição é um dever esperado do servidor público. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • A perfeição é um dever esperado do servidor público.

    ERRADO!

    O que é esperado do servidor é EXERCER SUAS ATRIBUIÇÕES COM PERFEIÇÃO!

    Não se espera que o servidor seja PERFEITO!

    Ninguém é perfeito, mas toda a pessoa pode exercer suas atribuições com perfeição.

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Certo

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Complicado né kkkk

  • eção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • eção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Rapidez,perfeição e rendimento.

  • Rapidez,perfeição e rendimento.

  • é froide .... a pessoa tem que ter a lei decorada 100% porque se for pela LÓGICA, se lasca

  • Rapidez, perfeição e rendimento.

    O público atendido pela gente no futuro, esperará perfeição, rendimento e rapidez de nossa parte.

  • Perfeitos como os examinadores da toda poderosa Quadrix
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk put4 q pariu. Tem que ser determinado mesmo pra passar em concurso, porque pra aturar estes absurdos e desmandos patéticos dessas bancas não é pra qualquer um!! Chega até a dar noj0
  • servidor público perfeito é igual pane no sistema, alguém os desconfigurou...
  • A perfeição é um dever esperado do servidor público. 

  • A perfeição é um dever esperado do servidor público. 

    os Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Queira Deus que essa banca não seja a do meu concurso! Cada questão...aff!


ID
3280672
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com  base  no  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o  item.



O  uso  de  vestimentas  condignas  com  a  função  desempenhada é um dever do servidor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Certo

    Condigna é o feminino de condigno. O mesmo que: justa, adequada, merecida.

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

  • Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • O uso de vestimentas condignas com a função desempenhada é um dever do servidor.

    • condigna = condizente

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;


ID
3280675
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo  o  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o item.


A  cortesia  é  um  dever  do  servidor  público  que, descumprido, enseja automaticamente dano moral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: ERRADO

    Das Regras Deontológicas

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • A cortesia é um dever do servidor público que, descumprido, enseja automaticamente dano moral. Resposta: Errado.

    Lembre também que toda ação que aumente o bem estar do contribuinte é uma regra! Cuidado para não confundir com as obrigações também.

  • O que me confundiu foi :

    "XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;"

  • Não deveria ser anulada?

    Regras Deontológicas:

    "A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral"

    Deveres:

    "Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral".

    A questão diz: "A cortesia é um dever do servidor público que, descumprido, enseja automaticamente dano moral." - ter cortesia é o mesmo que ser cortês, ou não??

  • o que tem de errado na questão ? seria a palavra automaticamente?

  • Alguém explica o erro dessa questão

  • "Abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;"

    Não é automático.

  • Enfim..ngm sabe o erro da questão :( Tanto nos princípios, quanto nos deveres do D.1.171 se fala em cortesia e dano moral. Entendi que o erro só pode tá na palavra automaticamente, mas nem tô mto convencida.

  • Busquei o erro dessa questão e a resposta plausível estaria em: automaticamente.

    No sentido que, só ensejaria o dano moral se a pessoa busca-se a tutela jurisdicional.

  • Erro da questão e a palavra automaticamente.

  • O cara que fez essa questão tá rindo da minha cara, fala sério.

    #segueojogo

  • Não entendi onde está o erro. Não adianta só ler a lei mecanicamente, não entendi a interpretação da banca.

  • Acho que deveria ter sido anulada, não entendi onde está o erro!

  • deixar de ser cortês causa ou não causa dano? marquei certo e errei.

  • RANÇO DESSA QUADRIX JÁ

  • Cara.... só acertei por causa da palavra automaticamente. Geralmente quando há advérbios taxativos, a questão está errada.

  • Creio que o erro da questão esteja na palavra AUTOMATICAMENTE, uma vez que este critério da cortesia é de certa forma subjetivo.

  • O erro esta em automaticamente acredito.

  • CORTESIA = ESFORÇOS PELA DISCIPLINA

    DANO MORAL = TRATAR MAL UMA PESSOA

  • Questao errada. Ao meu entender não há o que se falar em anulação. Não ser cortes, não implica necessariamente em tratar mal. O servidor pode não ser cortes, exercendo suas atribuições mínimas para o cargo. Falta de cortesia não é sinônimo de mau trato.
  • GAB.: E

    A cortesia é um dever do servidor público que, descumprido, enseja automaticamente dano moral.

    Das Regras Deontológicas

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    • cortesia = esforço/disciplina
    • tratar mal = dano moral

ID
3280678
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo  o  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o item.


A  necessidade  de  respeito  à  hierarquia  impõe  que  o 
servidor  somente  represente  contra  desvios  de  que 
tenha  notícia  quando  possuir  provas  fundadas  do  ato 
cometido por seu superior. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: ERRADO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Errado

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

  • Tem que haver respeito, mas sem nenhum temor.

    H) Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

  • O erro da questão está em denunciar a partir de notícias de prova, o que NÃO siginificam provas. Assim como não se pode denunciar a partir de uma suposição.

  • O SERVIDOR NÃO DEVE TER:

     nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;


ID
3280681
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo  o  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o item.


O  servidor  não  pode  ser  conivente  com  erros 
administrativos  ou  de  procedimento,  ainda  que 
mínimos,  possuindo  o  dever  de  levá‐los  ao 
conhecimento de seu chefe imediato. 

Alternativas
Comentários
  • XIV - São deveres fundamentais...

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    XV - É vedado...

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

  • essa questão devia ter sido anulada TOTALMENTE ERRADA, por isso precisamos ter muita atenção em estudar no qconcursos...

  • O servidor não pode ser conivente com erros administrativos ou de procedimento, ainda que mínimos, possuindo o dever de levá‐los ao conhecimento de seu chefe imediato. Resposta: Errado.

    Acabei de errar também! Para não errarmos mais ligue a palavra "conivente" com é vedado!

  • A dificuldade toda das questões de ética é identificar se trata-se de um dever, uma vedação ou deontologia.

    Fora as bancas que trocam palavras, mudam, enfim, até chegam mudar a interpretação do texto conforme eles mesmo, e ainda dizer que tá certo.

  • não entendi o erro da questão .. alguém pode explicar?

  • conivente

    adjetivo e substantivo de dois gêneros:

    1 - que ou quem, sabendo de algo negativo a ser praticado por outrem, não faz nada para impedi-lo, embora pudesse fazê-lo; complacente, condescendente, transigente.

    2 - que ou quem é cúmplice; que ou quem se conluiou.

    Errado está é a Banca em considerar a questão como "errada", pois o termo conivente e sinõmino de cúmplice, entre outras coisas.

    É erro da banca ou da plataforma.

  • Creio que o erro está em “ainda que mínimos” pois erros que não violam o interesse público ou o código de ética, não devem ser levados a conhecimento do chefe, até pq nada diz a lei sobre erros mínimos.

    Veja o que a lei diz:

    XIV - São deveres fundamentais...

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    XV - É vedado...

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    Se fosse assim, então um erro de procedimento do tipo "enviar um arquivo para uma pasta X que deveria ter sido enviada para a pasta Y", seria um caso de levar a conhecimento do chefe? Isso é contrário ao interesse público ou viola o código de ética? Ou simplesmente era só corrigir esse "erro de procedimento"? Acontece com qualquer um em um sistema, por exemplo...ou seja é um erro mínimo! Logo, questão ERRADA!

  • Acredito estar errada pois deve comunicar "a seus superiores" e não necessariamente "ao chefe imediato".

  • E o chefe imediato não é um superior!? Se o ato ilegal for do chefe...aí sim tem que levar aos superiores! Vivendo e aprendendo... Segue o barco!
  • Gabarito ERRADO.

    O correto é superior imediato. Se o erro for do seu chefe imediato, você deve levar ao conhecimento do superior imediato dele.

    ➤ O servidor não pode ser conivente com erros administrativos ou de procedimento, ainda que mínimos, possuindo o dever de levá‐los ao conhecimento do superior imediato.

  • ***Ser conivente com infração do código de ética ou de código de ética da profissão***

  • Outra mal formulada....chefe = superior!

    A banca trocou a palavra cobrando a literalidade mas manteve o significado... Se preocupou apenas em formular uma pegadinha ao contrário de testar o conhecimento devido do candidato !

    Quem é meu superior imediato?

    MEU CHEFE

  • Kkkkkkk essa foi boa, mas está valendo. Vamos lá ! isso é bom que nos deixa atentos ao se deparar com questões aparentementes fáceis.
  • QUADRIX querendo ser CESPE

  • Questão mais sem noção, ainda que a lei seja omissa quanto à parte criada pelo examinador "erros mínimos" é óbvio que o agente público tem sim que reportá-los. Imagine só: um errinho aqui, um errinho ali, some tudo ao final de um expediente? 1 minutinho de atraso aqui, 2 minutinhos de atraso ali...é assim que adm. Pública é vista como morosa pela população.

  • Se você errar uma palavra e descobriu que esse erro é mínimo, você vai direto ao seu chefe falar

    Chefe errei tal palavra, o que eu faço? Não né.

    E a questão menciona:  ainda que mínimos, possuindo o dever de levá‐los ao conhecimento de seu chefe imediato.

    @luzanira a atenção deve ser redobrada na hora de estudar o conteúdo também!

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Para responder a questão o aluno precisa saber os deveres fundamentais do servidor público previstos na Seção II do Capítulo I do referido código.


    De acordo com o referido decreto, é vedado ao servidor ser conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão", porém nada é tratado a respeito de erros mínimos.


    O servidor deve ainda “comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis". Ressalta-se, novamente, que tal dever não se refere a erros mínimos.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Essa banca tá mais pra quadrilha... Questão porca... e se o erro mínimo, for grave? Vou passar pano?

  • Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    "todo e qualquer ato ou fato" é o mesmo que dizer "levar inclusive o menor erro, falha.

    Mas o erro está em um detalhe básico. As comissões de Ética avaliam CONDUTA , e não procedimentos ou erros administrativos.

    Gabarito: E

  • Vá direto para o comentário de Juliana Wood. Deveriam colocar o comentário dela no lugar do comentário do professor QConcurso.

  • Então erros mínimos são cabíveis para a quadrix.

  • Quadrix sendo quadrix, não vou nem sofrer!

  • Mesmo que essa questão deva ser anulada, vale pra termos mais atenção a respeito como se deve interpretar de acordo como está no dispositivo do decreto.

  • Gab.: ERRADO

    • O servidor deve ainda “comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis". Ressalta-se, novamente, que tal dever não se refere a erros mínimos.
  • Que banquinha viu, meus amigos.

  • vou levar essa para quando eu for servidor do inss, vou errar bastante erros minimos, principalmente se chegar um examidor que elaborou uma questão dessa.

  • Afsssssssssssssssssssss

  • A LEI NÃO TRAZ A EXPRESSÃO: "ERROS AINDA QUE MÍNIMOS".

  • O " erro mínimo" está contido na ideia de Todo e qualquer. Questão CERTA...


ID
3280684
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo  o  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o item.


A procrastinação ou a dificuldade imposta ao exercício 
regular de um direito por cidadão implica em dano moral 
cometido pelo servidor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: CERTO

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Certo

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

  • Gabarito: Certo

    Completando: Moral e Material.

  • Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


ID
3280687
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo  o  Decreto  n.º  1.171/1994,  julgue  o item.


A  utilização  dos  avanços  técnicos  e  científicos  para 
desempenho de  suas  funções é  um  dever  do  servidor, 
que deve, para isso, manter‐se atualizado. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: Certo

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

  • Questão totalmente errada.

    SEGUNDO O DECRETO 1171/94

    A parte que trata da Utilização dos Avanços Técnicos e Científicos é da Vedação ao servidor público:

    e) Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    Além de misturar muito mal essa vedação, ainda ligou com a parte de "manter-se atualizado" da Seção II dos Deveres ao Servidor Público:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

  • Se é proibido deixar de utilizar, então é um dever, Mateus Ferreira.

  • Questão com gabarito errado. Sabe por que? no Decreto 1.171/94 esse dispositivo não é um dever. É uma vedação. Veja como está exatamente no decreto:

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    e) Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    Ou seja, uma vez que a questão diz que é um dever, ela está ERRADA!

    As palavras "manter-se atualizado" não se refere ao dispositivo e) das vedações, mas sim à letra q) do mesmo decreto, porém NÃO TRATA DE SE MANTER ATUALIZADO DOS AVANÇOS TÉCNICOS, mas sim das leis e normas que regem sua função.

    Seção II

    Dos Deveres dos Servidores Públicos

    q)manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    Entendamos que "dever" é uma coisa, e "vedação" é outra. Estamos analisando o decreto e não uma interpretação própria, na qual não serve para correta aplicação prática deste dispositivo!!!!!!!! Se a questão quer analisar um dispositivo legal fora da interpretação estrita e específica dada pelo ato normativo, ela DEVE expressar que está perguntando uma interpretação diferente da que está na lei, ou no decreto neste caso.

    Simples assim.

    (Resp. Diogo barreto)

  • Gabarito correto

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    (.....)

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    XV - E vedado ao servidor público;

    (.....)

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    Atenção: Leia letra da lei, porém não fique preso na literalidade; saiba interpetrar um caso prático, um texto ou uma situação. Vedar a não ultização de algo é a mesma coisa que obrigar a ultiliza-la.

  • É dever do servidor manter-se atualizado com as instruções/normas de serviço/legislação pertinente onde exerce suas funções.

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    • q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

ID
3280690
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, julgue o item.


É condição para o exercício da odontologia no território  nacional  o  registro  do  diploma  na  repartição  sanitária  estadual competente.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

  • EXERCÍCIO DA ODONTOLOGIA, SOMENTE APÓS:

    Habilitação por escola ou faculdade oficial ou reconhecida

    Registro do diploma na diretoria do ensino superior

    No serviço nacional de fiscalização da odontologia

    Na repartição sanitária estadual competente

    Inscrição no CRO sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade

  • CERTO.

    A questão é boa por induzir o candidato ao erro, mencionando apenas uma das hipóteses para o exercício regular da Odontologia. Caso a banca colocasse no enunciado "É condição para o exercício da odontologia(...) APENAS...", aí, sim, nesse caso a questão estaria errada.


ID
3280693
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, julgue o item.



É  vedado  o  exercício  da  odontologia  por  profissional  habilitado por instituição de ensino estrangeira.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Poderão exercer a Odontologia no território nacional os habilitados por escolas estrangeiras, após a revalidação do diploma e satisfeitas as demais exigências do artigo anterior.

  • Poderão de forma condicionada à:

  • Do Cirurgião-Dentista

    Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na REPARTIÇÃO SANITÁRIA ESTADUAL COMPETENTE e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

    Art. 3º Poderão exercer a Odontologia no território nacional os habilitados por escolas estrangeiras, após a revalidação do diploma e satisfeitas as demais exigências do artigo anterior.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira


ID
3280696
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, julgue o item.


A  exposição  de  trabalhos  e  serviços  pelo  
cirurgião‐dentista,  em  redes  sociais,  para  captação  de 
clientela é permitida mediante autorização do paciente 
cujo tratamento seja objeto da divulgação. 

Alternativas
Comentários
  • GAB.: ERRADO

    Art. 7º. É vedado ao cirurgião-dentista:

    a) expor em público trabalhos odontológicos e usar de artifícios de propaganda para granjear clientela;

  • Na prática é o que todos fazem, principalmente através de publicação no Instagram. 


ID
3280699
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, julgue o item.


O  cirurgião‐dentista  está  capacitado  e  autorizado  a 
aplicar anestesias local, troncular e geral. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Compete ao cirurgião-dentista:

    V - aplicar anestesia local e truncular;


ID
3280702
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia

De  acordo  com  a  Lei  n.º  4.324/1964,  julgue  o  item.


O  voto  em  assembleia  geral  de  Conselho  Regional  é  facultativo  e  pode  ser  exercido  por  procurador  com  poderes específicos. 

Alternativas
Comentários
  • art 22. o voto é pessoal e OBRIGATÓRIO em toda eleição ,salvo em doença comprovada .


ID
3280705
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De  acordo  com  a  Lei  n.º  4.324/1964,  julgue  o  item.


A  leitura,  a  discussão  e  a  aprovação  das  contas  da 
Diretoria dos Conselhos Regionais pela assembleia geral 
acontecerão mensalmente. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. À Assembléia compete:

        I - ouvir a leitura e discutir o relatório e contas da diretoria. Para êsse fim se reunirá, ao menos, uma vez por ano, sendo nos casos em que se tenha de realizar a eleição do Conselho Regional de 30 a 45 dias antes da data fixada para essa eleição;


ID
3280708
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De  acordo  com  a  Lei  n.º  4.324/1964,  julgue  o  item.


Somente se admite a advertência como pena aplicável 
pelos  Conselhos  Regionais  em  sua  modalidade 
confidencial, sendo vedada a advertência pública. 

Alternativas
Comentários
  • GAB.: CERTO

        Art. 18. As penas disciplinares aplicáveis pelos Conselhos Regionais aos cirurgiões-dentistas inscritos são as seguintes:

        a) advertência confidencial, em aviso reservado;

        b) censura confidencial, em aviso reservado;

        c) censura pública, em publicação oficial;

        d) suspensão do exercício profissional até 30 dias;

        e) cassação do exercício profissional, "ad referendum" do Conselho Federal.

  • Art 18.

    Não existe ADVERTÊNCIA publica.


ID
3280711
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De  acordo  com  a  Lei  n.º  4.324/1964,  julgue  o  item.



A  assembleia  geral  é  constituída  por  todos  os   cirurgiões‐dentistas  inscritos  no  respectivo  Conselho  Regional que estejam no pleno gozo de seus direitos e  que  tenham,  na  correspondente  unidade  federativa,  a  sede principal de sua atividade profissional. 

Alternativas
Comentários
  •  Art. 19. Constituem a assembléia geral de cada Conselho Regional os cirurgiões-dentistas inscritos, que se acham no pleno gôzo de seus direitos e tenham aí a sede principal de sua atividade profissional.


ID
3280714
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme  a  Resolução  CFO  n.º  63/2005,  julgue  o  item.


A  hipnose,  como  recurso  eficaz  para  tratamento  odontológico, é atividade privativa do cirurgião‐dentista. 

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II - Atividades Privativas do Cirurgião-Dentista

    (...)

    VI - empregar a analgesia e a hipnose, desde que comprovadamente habilitado, quando constituírem meios eficazes para o tratamento;


ID
3280717
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme  a  Resolução  CFO  n.º  63/2005,  julgue  o  item.



O cirurgião‐dentista que permita a prática, por  técnico  ou auxiliar em  saúde  bucal,  de ato  que extrapole  suas  funções  específicas  responderá  eticamente  perante  o  Conselho Regional. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º.

    § 7º. Responderá eticamente, perante o respectivo Conselho Regional, o cirurgião-dentista que, tendo técnico em saúde bucal e/ou auxiliar em saúde bucal sob sua supervisão, permitir que os mesmos, sob qualquer forma, extrapolem suas funções específicas.


ID
3280720
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme  a  Resolução  CFO  n.º  63/2005,  julgue  o  item.


O  técnico  em  prótese  dentária  poderá,  em  hipóteses 
específicas,  prestar  assistência  direta  e  não 
supervisionada a pacientes. 

Alternativas
Comentários
  • art 13. É vedado

  • Art. 13. É vedado ao técnico em saúde bucal:

    a)exercer a atividade de forma autônoma;

    b)prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista;

    c)realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no artigo 5 da Lei nº 11.889/2008, de 24/12/2008; e,

    d)fazer propaganda de seus serviços, exceto em revistas, jornais e folhetos especializados da área odontológica.

  • Rai Lis, você está misturando Técnico em Prótese Dentária (TPD) com Técnico em Saúde Bucal (TSB).

    A questão refere-se ao TPD.

    A resposta está errada segundo o Decreto 87.689.

    Art. 11. É vedado aos TPD:

    I – prestar assistência direta a clientes;

    Já o TSB pode prestar assistência direta com a supervisão do Cirurgião-Dentista, como você mesmo colocou.

  • Resumindo:

    É vedado ao Técnico de prótese dentária prestar assistência direta a clientes

    Já ao técnico em saúde bucal, é vedado prestar assistência direta ou indireta a clientes sem supervisão do cirurgião dentista.

    gabarito errado

  • ART 7°

    2º. É vedado ao técnico em prótese dentária:

    I - prestar, sob qualquer forma, assistência direta a clientes;

    II - manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário; e,

    III - fazer propaganda de seus serviços ao público em geral.


ID
3280723
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme  a  Resolução  CFO  n.º  63/2005,  julgue  o  item.


Não  se  admite  a  prática  de  procedimento  que  exija 
anestesia geral em ambulatório ou em consultório. 

Alternativas
Comentários
  • art 45.

    Somente poderão ser realizadas ,em consultorios ou ambulatorios ,cirurgias passiveis de serem executadas sob ANESTESIA LOCAL

  • Gabarito Correto

    Anestesia geral somente em ambiente hospitalar que disponha das indispensáveis condições comuns a ambientes cirúrgicos, além disso deve ser realizada por médico especialista.


ID
3280726
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue  o item,  considerando  a   Lei n.º 12.527/2011. 

O direito de acesso à informação compreende o direito 
de  se  obter  orientação  sobre  os  procedimentos 
necessários  a  esse  acesso  e  o  local  onde  pode  ser 
acessada a informação. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    I - orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;

    Gabarito: Certo

  • o   Gabarito: Certo.

    .

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    I - orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;


ID
3280729
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue  o item,  considerando  a   Lei n.º 12.527/2011. 


O  direito  de  acesso  à  informação  contempla  os 
resultados  de  auditorias  e  prestações  de  contas 
realizadas  pelos  órgãos  de  controle  interno  e  externo, 
alcançando inclusive períodos anteriores. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º , VII,

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.

  • Gab. certo.

    Art. 1º

    Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei:

    I - os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público;

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    VII - informação relativa:

    a) à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos;

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.

  • o   Gabarito: Certo.

    .

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    VII - informação relativa:

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.


ID
3280732
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue  o item,  considerando  a   Lei n.º 12.527/2011. 


Sem  prejuízo  do  pedido  de  acesso  à  informação,  os 
órgãos tomarão a iniciativa de promover a divulgação de 
dados, independentemente de requerimento, como, por 
exemplo,  repasses  e  transferências  financeiros  e 
estrutura organizacional. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. (Transparência ativa)

    § 1º Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:

    I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

    II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;

    ...

    Gabarito: Certo

  • o   Gabarito: Certo.

    .

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    §1º. Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo:

    I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

    II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;


ID
3280735
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue  o item,  considerando  a   Lei n.º 12.527/2011. 


A  fim  de  se  evitarem  perseguições,  é  admitido  o 
requerimento apócrifo e anônimo de informações. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    Gabarito: Errado

  • o   Gabarito: Errado.

    .

    A identificação do requerente é exigida, não sendo cabível pedido de acesso apócrifo.

    .

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

  • Gab: ERRADO

    O que é Apócrifo:

    Expressão usada quando um fato ou uma obra não tem sua autenticidade provada, ou seja, ela tem sua origem suspeita ou duvidosa.

  • Essa banca é um lixo, fica querendo testar os conhecimentos de português do candidato ao invés de cobrar o conhecimento sobre a matéria em si. Lixo!

  • Questão espertinha, jogando um verde pra pegar os acelerados, quem não estuda erra, você só precisa saber que o pedido de acesso à informação deve conter a identificação do requerente e a informação requerida.


ID
3280738
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  concerne  aos  princípios  administrativos,  julgue  o item.

Pelo princípio da imputação, as condutas praticadas por 
agentes  públicos  são  pessoalmente  a  eles  imputadas, 
afastando‐se  do  ente  ou  do  órgão  qualquer 
responsabilidade por eventuais danos. 

Alternativas
Comentários
  • A administração responde de forma objetiva.

    O servidor responde de forma subjetiva.

    A responsabilidade é imputada sobre a administração pública,e a mesma tem o direito de regresso sobre o Agente Público.

    Bons estudos.

  • Complementando o comentário de Davi, vejam o enunciado do Artigo 37°, parágrafo 6°:

    § 6° As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros (Estado responde de forma objetiva), assegurado o direito de regresso contra o responsável - servidor(x) - nos casos de dolo ou culpa (servidor responde de forma subjetiva).

  • Servidor=Subjetiva

    EstadO=Objetivo

    Ao responsável cabe ação regressa.

  • ERRADO

    Portanto, a responsabilidade subjetiva se dará quando o causador de determinado ato ilícito atingir este resultado em razão do dolo ou da culpa em sua conduta, sendo obrigado a indenização do dano causado apenas caso se consume sua responsabilidade.

    Exemplo clássico que podemos seguir será em um acidente de ônibus, onde o motorista do veículo será compelido a indenizar dos prejuízos, caso seja provada a vontade de praticar aquele ato (dolo) ou ainda que haja a presença de negligencia, imprudência ou imperícia (culpa).

    Já na responsabilidade objetiva, o dever de indenizar se dará independentemente da comprovação de dolo ou culpa, bastando que fique configurado o nexo causal daquela atividade com o objetivo atingido.

    Fonte: Professor Phelipe cardoso

    Bons estudos...

  • CONTRIBUINDO:

    A vítima somente poderá ajuizar a ação de indenização contra o Estado; se este for condenado, poderá acionar o servidor que causou o dano em caso de dolo ou culpa; o ofendido não poderá propor a demanda diretamente contra o agente público!!

    A teor do disposto no art. 37, § 6º, da Constituição Federal, a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima para a ação o autor do ato, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    STF. Plenário. RE 1027633/SP, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 14/8/2019 (repercussão geral) (Info

    947).

  • José dos Santos Carvalho Filho (2009), fala em princípio da imputação volitiva, em que a vontade do órgão público é imputada à pessoa jurídica a cuja estrutura pertence, e a teoria tem aplicação concreta na hipótese da chamada função de fato. Desde que a atividade provenha de um órgão, não tem relevância o fato de ter sido exercida por um agente que não tenha investidura legítima. Basta a aparência da investidura e o exercício da atividade pelo órgão; nesse caso, os efeitos da conduta serão imputados à pessoa jurídica.

    fonte: Manual do direito administrativo - Gustavo Scatolino.

  • IMPUTAÇÃO objetiva = o ente federado, a PJ, concessionaria que seja, irá se responsabilizar por danos causados pelos seus agentes, independentemente de dolo ou culpa.

    Apos isso poderá entrar com ação regressiva contra o agente causador, através da resp SUBJETIVA, na qual será analisado dolo e culpa.

  • Eu amo todos vocês que comentam e nos ajudam a relembrar a matéria. Gratidão.

  • Errado.

    Imputação Volitiva: O agente não é resposnável direto de atos administrativos e sim o orgão para qual presta serviços. Talvez o agente possa receber uma sansão (tipo uma demissão) quando por fim a entidade tiver recebido antes, dependendo do caso concreto. Contudo, é regra que a responsabilidade é do ente da administração pública.

  • José dos Santos Carvalho Filho menciona que “primitivamente se entendeu que os agentes eram mandatários do Estado (teoria do mandato). Não podia prosperar a teoria porque, despido de vontade, não poderia o Estado outorgar mandato. Passou-se a considerar os agentes como representantes do Estado (teoria da representação). Acerbas foram também as críticas a essa teoria. Primeiro, porque o Estado estaria sendo considerado como uma pessoa incapaz, que precisa de representação. Depois, porque se o dito representante exorbitasse de seus poderes, não se poderia atribuir responsabilidade ao Estado, este como representado. A solução seria, à evidência, iníqua e inconveniente. Por inspiração do jurista alemão OTTO GIERKE, foi instituída a teoria do órgão, e segundo ela a vontade da pessoa jurídica deve ser atribuída aos órgãos que a compõem, sendo eles mesmos, os órgãos, compostos de agentes. A característica fundamental da teoria do órgão consiste no princípio da imputação volitiva, ou seja, a vontade do órgão público é imputada à pessoa jurídica cuja estrutura pertence".

    Gabarito do Professor: ERRADO

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo, Editora Atlas, 33. ed.  2019. p. 13.

  • Quanto à responsabilidade e a ação correspondente:

    STF (First): primeiro do Estado.

    STJ: pode primeiro contra o servidor.

  • A teoria do órgão fundamenta-se no princípio da imputação volitiva, que significa que a manifestação emanada de um órgão – e materializada pelo respectivo agente público – é atribuída externamente à pessoa jurídica a cuja estrutura organizacional pertença. Dessa forma, quando um órgão externa a vontade, é a própria entidade, sob o ponto de vista jurídico, que a manifesta de forma a produzir os efeitos jurídicos (Carvalho Filho, 2007) - Estratégia Concursos

  • (Autor: Matheus Carvalho; Manual de Direito Administrativo, 7º Edição. 2020)

    "(...)quando o agente público atua, não é a pessoa do agente que pratica o ato, mas o Estado - órgão que ele representa. Corresponde, portanto, à já conhecida teoria do órgão (ou da imputação volitiva), utilizada pelo direito brasileiro .Assim sendo, a vontade do agente público se confunde com a da própria pessoa jurídica estatal, não se admitindo a responsabilização do administrador, pelos danos causados a terceiros, ou mesmo seu reconhecimento pelos benefícios gerados à coletividade."

  • TEORIA DO ÓRGÃO

    "PRESUME-SE QUE A PESSOA JURÍDICA MANIFESTA A SUA VONTADE POR MEIO DOS SEUs ÓRGÃOS, QUE SÃO PARTES INTEGRANTES DA PRÓPRIA ESTRUTURA DELA, DE TAL SORTE QUE, QUANDO OS AGENTES EM EXERCÍCIO NESSES ÓRGÃOS DESEMPENHAM AS SUAS FUNÇÕES, CONSIDERA-SE QUE ESTÁ HAVENDO ATUAÇÃO DO PRÓPRIO ESTADO. ASSIM, OS ATOS PRATICADOS PELO AGENTE PÚBLICO (PESSOA NATURAL) SÃO TIDOS POR ATOS DA PRÓPRIA PESSOA JURÍDICA - DIZ-SE QUE HÁ IMPUTAÇÃO (NÃO SE TRATA DE REPRESENTAÇÃO) À PESSOA JURÍDICA DA ATUAÇÃO DO SEU AGENTE PÚBLICO. ESSA É A TEORIA ADOTADA NO BRASIL".

    VICENTE PAULO E MARCELO ALEXANDRINO

  • Para entender melhor!

    A vítima somente poderá ajuizar a ação de indenização contra o Estado; se este for condenado, poderá acionar o servidor que causou o dano em caso de dolo ou culpa; o ofendido não poderá propor a demanda diretamente contra o agente público 

    A teor do disposto no art. 37, § 6º, da Constituição Federal, a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima para a ação o autor do ato, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    STF. Plenário. RE 1027633/SP, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 14/8/2019 (repercussão geral) (Info 947).

    FONTE: dizerodireito.com.br

  • Errado.

    Teoria do Órgão: o agente público atua em nome do órgão público ao qual está vinculado.

    Dito de outro modo: Princípio da imputação volitiva -> O princípio da imputação volitiva, base da teoria do órgão, é um princípio do direito administrativo que estabelece que as ações cometidas pelos agentes e servidores públicos são atribuídas a pessoa jurídica a que ele esteja ligado.

    Em relação a responsabilidade, temos:

    A Adm.Pública, via de regra, responde de maneira objetiva. Caso há adm. seja condenada a reparar um dano causado por seu agente, poderá exercer ação regressiva contra o servidor, demonstrando que este atuou com dolo ou, ao menos, com culpa. O agente público, então, responde de maneira subjetiva perante a fazenda pública.

  • Gabarito do Professor: ERRADO

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito

    Administrativo. São Paulo, Editora Atlas, 33. ed. 2019. p. 13.

    ...

    José dos Santos Carvalho Filho menciona que “primitivamente se

    entendeu que os agentes eram mandatários do Estado (teoria do mandato).

    Não podia prosperar a teoria porque, despido de vontade, não poderia o

    Estado outorgar mandato. Passou-se a considerar os agentes como

    representantes do Estado (teoria da representação). Acerbas foram também

    as críticas a essa teoria. Primeiro, porque o Estado estaria sendo

    considerado como uma pessoa incapaz, que precisa de representação.

    Depois, porque se o dito representante exorbitasse de seus poderes, não

    se poderia atribuir responsabilidade ao Estado, este como representado. A

    solução seria, à evidência, iníqua e inconveniente. Por inspiração do

    jurista alemão OTTO GIERKE, foi instituída a teoria do órgão, e segundo

    ela a vontade da pessoa jurídica deve ser atribuída aos órgãos que a

    compõem, sendo eles mesmos, os órgãos, compostos de agentes. A

    característica fundamental da teoria do órgão consiste no princípio da

    imputação volitiva, ou seja, a vontade do órgão público é imputada à

    pessoa jurídica cuja estrutura pertence".


ID
3280741
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  concerne  aos  princípios  administrativos,  julgue  o item.


Agentes públicos são somente aqueles que, por força de 
concurso  público,  estabelecem  vínculo  com  a 
administração direta ou indireta. 

Alternativas
Comentários
  • Definição de Agente público:

    “todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”

  • Lei 8.429/92, artigo 2.

  • Tem os Eletivos também, cargo em comissão e por ai vai....

  • AGENTES HONORÍFICOS,POLÍTICOS,CREDENCIADOS,ADMINISTRATIVOS E DELEGADOS.

  • A nova lei de abuso de autoridade responde de maneira exímia essa pergunta. Não desistamos jamais.
  • GABARITO: ERRADO

    De forma genérica, agentes públicos são todas as pessoas que exercem função pública. Hely Lopes Meirelles complementa este conceito afirmando que agentes públicos são pessoas físicas responsáveis, seja de modo definitivo ou transitório, do exercício de alguma função estatal conferido a órgão ou entidade da Administração Pública.

  • Nao por concurso publico mas cargo em comissão e os temporários como mesario

  • Questão: Errado.

    Em Direito Administrativo agente público é toda pessoa que presta um serviço público, sendo funcionário público ou não, sendo remunerado ou não, sendo o serviço temporário ou não. É todo aquele que exerce ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.

    Como exemplo podemos citar os agentes de saúde que trabalham nos bairros da periferia ou em locais de difícil acesso, podemos também incluir os membros de diretoria das associações de bairros, pois através do serviço voluntário prestam ajuda as pessoas e moradores de seus bairros.

    Por fim, é nome em sentido amplo para designar aqueles que atuam para a Administração Pública: Agentes Políticos, Servidores Públicos (Estatutários, Empregado Público [celetista] e Temporários) e Particulares em Colaboração (Honoríficos, Delegatários e Credenciados).

  • Segundo Matheus Carvalho:

    Agentes públicos são pessoas físicas que exercem atividade própria de Estado. Não importa se essa atividade é remunerada ou não, se é permanente ou temporária. Todo qualquer que exerce atividade própria de Estado é denominado de agente público. (5)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • José dos Santos Carvalho Filho aponta que "a expressão agentes públicos tem sentido amplo. Significa o conjunto de pessoas que, a qualquer título, exercem uma função pública como prepostos do Estado. Essa função, é mister que se diga, pode ser remunerada ou gratuita, definitiva ou transitória, política ou jurídica".

    Aliás, a Lei 8.429/92 define em seu art. 2° que "Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior".

    Gabarito do Professor: ERRADO

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo, Editora Atlas, 33. ed.  2019. p. 633.
  • GABARITO: ERRADO

    Considera-se AGENTE PÚBLICO toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública. Espécies:

    a) agentes políticos - São os integrantes dos mais altos escalões do poder público, aos quais incumbe a elaboração das diretrizes de atuação governamental, e as funções de direção, orientação e supervisão geral da administração pública. São agentes políticos os chefes do Poder Executivo (Presidente da República, governadores e prefeitos), seus auxiliares imediatos (ministros, secretários estaduais e municipais) e os membros do Poder Legislativo (senadores, deputados e vereadores).

    b) agentes administrativos - São todos aqueles que exercem uma atividade pública de natureza profissional e remunerada, sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico estabelecido pelo ente federado ao qual pertencem. Podem ser assim classificados: servidores públicos, empregados públicos e temporários.

    c) agentes honoríficos - São cidadãos requisitados ou designados para, transitoriamente, colaborarem com o Estado mediante a prestação de serviços específicos, em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua notória capacidade profissional. São os jurados do tribunal do júri, os mesários eleitorais, os membros dos Conselhos Tutelares criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e outros dessa natureza.

    d) agentes delegados - São particulares que recebem a incumbência de exercer determinada atividade, obra ou serviço público e o fazem em nome próprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalização do poder delegante.São os concessionários e permissionários de serviços públicos, os leiloeiros, os tradutores públicos, entre outros.

    e) agentes credenciados - Segundo a definição do Prof. Hely Lopes Meirelles, "são os que recebem a incumbência da administração para representá-la em determinado ato ou praticar certa atividade específica, mediante remuneração do Poder Público credenciante". Seria exemplo a atribuição a alguma pessoa da tarefa de representar o Brasil em determinado evento internacional (um artista consagrado que fosse incumbido de oficialmente representar o Brasil em um congresso internacional sobre proteção da propriedade intelectual). São considerados "funcionários públicos" para fins penais.

    FONTE: Direito Administrativo Descomplicado

  • Lei nº 8.429/1992

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.  

  • Reputa-se agente público, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

  • apenas para complementar. Há uma boa definição também para fins penais

    Art327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública

    PERTENCELEMOS!

  • complementando>

    Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

    § 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

    #avante!!

    #pertenceremos!

    @warrirors_1990

  • Gab. E

    Agentes públicos: denominação genérica e bastante ampla, envolve diversas categorias, dentre elas se encontra o servidor público.


ID
3280744
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  concerne  aos  princípios  administrativos,  julgue  o item.


O  princípio  da  supremacia  do  interesse  público  é 
intrinsecamente  ligado  à  indisponibilidade,  isto  é,  à 
incapacidade da Administração de livremente dispor de 
bens e do interesse público sob sua tutela. 

Alternativas
Comentários
  • A administração não possui livre disposição de bens, ou seja, não pode sair vendendo seus bens a torto e a direito sem observância do procedimento legal e do interesse público.

    A indisponibilidade do interesse público apresenta-se como a medida do princípio da supremacia do interesse público: Sendo a supremacia do interesse público a consagração de que os interesses coletivos devem prevalecer sobre o interesse do administrador ou da Administração Pública, o princípio da indisponibilidade do interesse público vem firmar a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de quem quer que seja.

    Exemplificando: a necessidade de procedimento licitatório para contratações é exigência que atende não apenas a legalidade, mas também o interesse público. Se o administrador desobedece esta imposição, agride o interesse público que, sendo indisponível, não pode ser desrespeitado.

    Fonte: https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/121922808/o-que-se-entende-pela-indisponibilidade-do-interesse-publico

  • São duas faces da mesma moeda.

  • Os princípios da indisponibilidade do interesse público e o da supremacia do interesse público caracterizam o alicerce do direito administrativo.

    Indisponibilidade do interesse público = surge mais como uma restrição à Adm. Pública, pois esta não pode dispor de bens apenas tutelados por seus agentes.

    Supremacia do interesse público = surge mais como uma prerrogativa que a Adm. Pública detém perante os particulares.

    Ex: No exercício do poder de polícia, quando a Administração delimita direitos em prol da coletividade.

  • GABARITO: CERTO

    A essência do princípio da supremacia do interesse público está na própria razão de existir da Administração, ou seja, a Administração atua voltada aos interesses da coletividade. Assim, em uma situação de conflito entre interesse de um particular e o interesse público, este último deve predominar.

    A indisponibilidade do interesse público apresenta-se como a medida do princípio da supremacia do interesse público. Explica-se. Sendo a supremacia do interesse público a consagração de que os interesses coletivos devem prevalecer sobre o interesse do administrador ou da Administração Pública, o princípio da indisponibilidade do interesse público vem firmar a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de quem quer que seja.

  • Reduzindo seu tempo...

    Os princípios da supremacia do interesse público e Indisponibilidade do Interesse público são basilares no direito administrativo sedo a indisponibilidade >

    define os limites da atuação administrativa e decorre do fato de que a impossibilidade de abrir mão do interesse público

    para fins de prova de concurso divida em dos sentidos:

    1) O agente não pode decidir se vai ou não agir . Quando for solicitado ele deve agir.

    2) O agente público não é o dono da coisa pública.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • É aquela questão difícil, que se torna fácil se você reler e reler e reler... daí você acerta.

  • Matheus Carvalho define que a SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O INTERESSE PRIVADO e a INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO embasam o sistema administrativo que se resume nas prerrogativas que o Estado goza para satisfazer as necessidades coletivas, assim como nas limitações a que o Estado se submete para evitar distorções de condutas. A administração só pode atuar dentro do limite do interesse público, não obstante goze de vantagens amparadas no próprio interesse coletivo.

    Assim, conclui-se que os bens e interesses públicos não se encontram à livre disposição da vontade do administrador.

    Gabarito do Professor: CERTO

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019. p.66.



  • Segundo Celso Antonio Bandeira de Mello, os princípios da Supremacia do Interesse Público sobre o privado e a Indisponibilidade do interesse público, são os principais e mais importantes princípios do Direito Administrativo, denominados "PEDRAS DE TOQUE", ou "SUPRA-PRINCÍPIOS".

  • Basicamente: os bens e interesses públicos não se encontram à livre disposição da vontade do administrador.

    Gabarito Certo


ID
3280747
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No  que  concerne  aos  princípios  administrativos,  julgue  o item.


O  princípio  da  continuidade  do  serviço  público atenta, 
em certa medida, contra o princípio da eficiência, já que 
a  proibição  de  interrupção  vai  contra  manutenções  e 
reparos  que,  no  longo  prazo,  reverteriam em  favor  do 
interesse público. 

Alternativas
Comentários
  • Pelo princípio da continuidade, os serviços públicos devem ser prestados de maneira contínua, ou seja, sem parar. Isso porque é justamente pelos serviços públicos que o Estado desempenha suas funções essenciais ou necessárias à coletividade.

    No entanto, há casos que não são considerados como interrupção do serviço público, como:

    (a) descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência;

    (b) motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações;

    (c) por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/56087/principio-da-continuidade-do-servico-publico

  • Essas interrupções acontecem direto no Brasil.

  • O princípio da continuidade está previsto na Lei n. 8.987/95:

     Art. 6 Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato.

    § 1 Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

           § 2 A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.

            § 3 Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:

           I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e,

           II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

  • Quando uma questão assinalar que um princípio atenta contra o outro é sinal de erro. Pois no nosso ordenamento jurídico, os princípios sustentam a harmonia.

    -Pode ocorrer conflitos de qual princípio a ser aplicado quando analisado o caso concreto, mas não é possível dizer que um princípio atenta contra o outro.

  • Gab. Errado

    Sem delongas, vamos analisar uma situação hipotética.

    Em uma cidade do interior nordestino caiu um temporal nunca antes visto, inundando a sede local do Detran. Todos os serviços públicos relativos a essa entidade precisaram ser realocados para outro local, o que causou interrupção momentânea de atendimento.

    O serviço foi interrompido? Sim! Note a presença de justa causa.

    O princípio da eficiência foi lesado? Não! As medidas cabíveis para o reestabelecimento estão sendo tomadas.

    Guerreiros, notem que um princípio não tem nada haver com outro, não deixem o inimigo (banca) agir!

    Força e honra!

  • Essa assertiva faria sentido no mundo do Sheldon não no mundo real.
  • ENTÃO SE TIVER QUE FAZER ALGUMA REFORMA EM DETERMINADO ORGÃO PUBLICO - HOSPITAL POR EXEMPLO - FAÇA A REFORMA E ATENDA EM OUTRO LUGAR DE FORMA PROVISÓRIA. NÃO PAROU O SERVIÇO PÚBLICO E ATENDEU A NECESSIDADE DE REFORMA.

  • José dos Santos Carvalho Filho destaca que "a continuidade dos serviços públicos está intimamente ligada ao princípio da eficiência, hoje expressamente mencionado no art. 37, caput, da CF, por força de alteração introduzida pela EC 19/1998, relativa à reforma do Estado. Logicamente, um dos aspectos da qualidade dos serviços é que não sofram solução de continuidade, prejudicando os usuários".

    Gabarito do Professor: ERRADO

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo, Editora Atlas, 33. ed.  2019. p. 38.


  • Errado, nenhum princípio está em detrimento de outro.

  • GABARITO: ERRADO

    Desconfie quando a questão entrar em contradição entre um princípio e outro! Busca-se sempre a harmônia, no contrário o artigo teria sido revogado (art 37 CF\88 que trata sobre os princípios da administração pública).

    Olhos abertos! A banca forja questões para te desclassificar, e essa é a parede que te separa da aprovação. O seu foco é o que quebra essa barreira, então sempre mantenha-o!

    Força Guerreiros! Cada questão é mais um passo nessa corrida!

    Rumo a acessão!

  • só pelo fato de serem dois princípios constitucionais, sabe-se que um não prejudicará ou diminuirá o outro, não fazendo sentido contrapô-los

  • pessoal : eficiencia está intimamente ligado a continuidade


ID
3540283
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Os aspectos teóricos da contabilidade são semelhantes aos aspectos práticos, tendo em vista que o patrimônio é o único objeto de estudo da contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • CONTABILIDADE PRÁTICA

    Registra as operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade.

    CONTABILIDADE TEÓRICA

    Estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados.

  • ERRADO

    Contabilidade na prática

    -Registros e operações

    Contabilidade teórica

    -Regras e leis .

    BONS ESTUDOS

  • Há difrenças e não semelhanças entre a Contabilidade prática e a teórica, essa diz respeito aos aspectos formais, ou seja, está relaionada ao que expressa a lei (forma); aquela se refere à mecânica diária das atividades, estando relacionada aos aspectos materiais da contabilização, escrituração e produção da informação.

  • Gabarito: Errado

    Só lembrando que, no Brasil, a Lei n. 6.404/1976 abarcou a escola norte-americana, que apresentava uma visão menos teórica e mais prática para a contabilidade.

  • Regra de algumas bancas... justificar um erro com um fato válido.

  • TEÓRICA - PRICÍPIOS, REGRAS E CONDUTAS A SEREM SEGUIDAS pelos profissionais da área contábil.

    PRÁTICA - REGISTO DE FATOS (OPERAÇÕES) em livros para tal finalidade.

    PORTANTO não são sinônimos e nem semelhantes.

  • CONTABILIDADE PRÁTICA

    Registra as operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade.

    CONTABILIDADE TEÓRICA

    Estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados.

  • ERRADA

    (PF/18) A contabilidade teórica consiste no registro das operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade. ERRADA

     (Quadrix - 2019 - CRO - AC - Analista Financeiro) Os aspectos teóricos da contabilidade são semelhantes aos aspectos práticos, tendo em vista que o patrimônio é o único objeto de estudo da contabilidade. ERRADA

    contabilidade prática consiste no registro das operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade.

    contabilidade teórica estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotado

  • BIZÚ:

    TEÓRICA: “NERD PENSANDO EM PRINCÍPIOS PARA POSTERIOR APLICAÇÃO”

    PRÁTICA: É A CONTABILIDADE NA PRÁTICA (registro das operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade).

  • A contabilidade prática tem relação com o registro dos fatos contábeis.

    A contabilidade teórica, por outro lado, estuda-se seus princípios e suas possíveis aplicações. Estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • A contabilidade evoluiu com o passar dos anos e busca aprimorar e gerenciar todas as informações de gestão de uma empresa para uma tomada de decisão mais assertiva pelos negócios. Ela trata de uma ciência social, mas qual o objetivo da contabilidade? Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.

    Então, o patrimônio não é o único objeto de estudo, não precisamos sofrer.

  • Contabilidade

    • Teórica = estabelece princípios e regras
    • Prática = Registra operações em livros
  • Regra da vida: a teoria é muito diferente da prática.

  • ➢ Contabilidade Teórica: focado no estudo da Contabilidade como ciência, estudando seus

    princípios, teorias, axiomas.

    ➢ Contabilidade Prática: está preocupada com o registro de fatos que interessam à

    Contabilidade em livros competentes.


ID
3540286
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Se determinado bem estiver na posse de terceiros, não poderá integrar o patrimônio da entidade detentora do título de propriedade.

Alternativas
Comentários
  • Ex: arrendamento mercantil

  • Gabarito: errado.

    A essência prevalece sobre a forma. Logo, deve haver o registro no imobilizado, caso a empresa tenha o controle sobre o bem, apesar de não ter a posse. Ex.: leasing financeiro já que se equipara a um financiamento.

    Mas o leasing operacional não deve ser registrado no imobilizado, já que se equipara a um aluguel e, então, deve ser contabilizado como despesa.

  • GABARITO: ERRADO

    No arrendamento mercantil operacional, pode.

  • ERRADA

    Segundo o CPC 00, Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

    O item está errado, já que o controle, e não a propriedade jurídica, é determinante para a definição do ativo.

    Outras questões que ajudam na resposta:

    (CESPE/19) Para o reconhecimento das máquinas como ativo da ABC S.A., é necessário que a empresa detenha a efetiva propriedade jurídica delas. (e)  

    (TCE-PA/ACE/Ciências Atuariais/2016) ativo é o conjunto de bens e direitos que resultam de eventos passados e sobre os quais a entidade detém direitos de propriedade que lhe permitem obter benefícios econômicos. ERRADA 


ID
3540289
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Os créditos de financiamento representam o conjunto de bens e direitos originários de operações alheias à atividade principal da entidade proprietária.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    um empréstimo, ou seja, capital de terceiros

  • Créditos de financiamento são valores a receber que uma empresa possui em função de venda a

    prazo de itens do Ativo permanente e empréstimos concedidos. Por exemplo, um aluguel a receber de um imóvel que a empresa aluga como um meio de renda extra.

  • O mais difícil é interpretar a questão

  • Pessoal, pra quem ficou em dúvida do que a questão perguntou. É o seguinte: quando a gente vai solicitar um cartão de crédito, o limite não está, necessariamente, vinculado ao nosso salário, mas sim às operações que a gente realiza no dia a dia, se fazemos muita compra a prazo, se pagamos em dia, se temos dimdim na poupança. Ou seja: nossas operações alheias à nossa atividade principal. Isso é a carta de crédito.

  • correto,

    a concepção de "créditos" adotada na questão é referente ao conceito usual, em que créditos representam o que podemos usufruir de outrem.

    Outrossim, considerando aspectos contábeis, os fluxos de caixa operacionais são provenientes das principais atividades geradoras de receita e despesa da entidade. Os demais fluxos são de investimento, para propiciar retornos futuros de caixa e os de financiamento, decorrentes de atividades que não as principais da entidade.

  • Gab: CERTO

    Uma questão da CEBRASPE para ajudar a diferenciar crédito de financiamento de crédito de funcionamento:

    Q19095 - TRT 17ª Região (ES) - 2009 

    Créditos de funcionamento e créditos de financiamento são contas a receber distintas, porque os créditos de funcionamento referem-se a valores decorrentes de atividades normais da empresa e os créditos de financiamento consistem em valores de operações estranhas às atividades da empresa. Gab: CERTO

  • Questão noções básicas de contabilidade, especificamente sobre contas do Balanço Patrimonial.

    O Balanço Patrimonial é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    No Ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o Passivo Exigível (PE) que representam obrigações – também subdividido em Passivo Circulante (PC) e Não Circulante (PNC) - e o Patrimônio Líquido (PL), que também pode ser chamado de Passivo Não Exigível.  

    Feita a pequena revisão, agora podemos falar de uma conta específica que é classificada no ativo das entidades: os créditos de financiamento.

    Segundo a doutrina contábil, a conta de créditos de financiamento abriga valores a receber que uma empresa possui em função de atividades alheias às atividades principais da entidade, como por exemplo, venda a prazo de itens do ativo permanente e empréstimos concedidos.

    Atenção! Não confunda “créditos de financiamento" (direito) classificado no ativo com a conta de “financiamentos" (obrigação) classificada no passivo.

    Um exemplo comum de créditos de financiamento é o das concessionárias de veículos quando vendem automóveis (ex.: Chevrolet) em conjunto com a facilidade do financiamento junto à própria entidade. O empréstimo oferecido não faz parte das atividades essenciais da empresa (venda de automóveis) e por isso os valores a receber de juros, etc., poderiam ser classificados como “créditos de financiamento" no ativo da GM.  

    Dica! Não confunda “créditos de financiamento" que consistem em valores de operações estranhas às atividades da empresa com “créditos de funcionamento" que se referem a valores decorrentes das atividades normais, provenientes de vendas a prazo.

    Feita toda a revisão do assunto, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Os créditos de financiamento representam o conjunto de bens e direitos originários de operações alheias à atividade principal da entidade proprietária


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO.

    Crédito de Financiamento: Advindos de atividades estranhas às atividades da empresa

    Ex: Empréstimos a empregados e dirigentes feitos por um supermercado;

    Crédito de Funcionamento: São valores decorrentes de atividades normais da empresa

    Ex: Venda de mercadorias para o mesmo supermercado


ID
3540292
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


A troca de uma dívida por outra de natureza diversa, sem aumento ou diminuição do montante total da dívida da empresa, constitui um ato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado;

    Essa troca constitui um fato contábil de natureza meramente permutativa, já que não implica de nenhuma maneira no P.L;

  • O enunciado fala de ATO contábil, mas na verdade deveria dizer FATO contábil.
  • GABARITO: ERRADO.

    ATOS são quaisquer negócios que NÃO AFETAM o patrimônio. Controlados por meio de contas de compensação (extrapatrimoniais). Ex.: assinatura de um contrato.

    FATOS modificam o patrimônio de modo quantitativo ou qualitativo.

    Podem ser:

    PERMUTATIVOS: não alteram o P.L quantitativamente.

    MODIFICATIVOS: alteram o P.L quantitativamente e ainda se sub-dividem em aumentativos e diminutivos.

    MISTOS/COMPOSTOS: basicamente uma junção dos dois acima (permutativo + modificativo).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • GAB E

    Fato contábil permutativo, onde as contas do passivo irão permutar entre si, sem alteração da PL.

  • Fato permutativo, ato seria a assinatura de um contrato.

  • Fato contábil permutativo, onde as contas do passivo irão permutar entre si, sem alteração da PL.

  • GABARITO: ERRADO!

    -O fato permutativo: é o fato contábil no qual não há contas de resultado no lançamento

     

    O fato permutativo não altera o patrimônio líquido, pois ocorre somente permuta entre contas. São exemplos de fatos permutativos:

    – compra de mercadoria à vista

    – compra de mercadoria a prazo

    – pagamento de fornecedor

    No lançamento de um fato permutativo, em regra, não encontramos conta de resultado (receita, custo ou despesa)

  • Exemplos????? não consegui imaginar como seria.

  • REPRESENTA UM FATO ADMINISTRATIVO PERMUTATIVO, POIS MODIFICOU O PATRIMÔNIO DE FORMA QUALITATIVA, MESMO QUE NÃO TENHA MODIFICADO O MONTANTE TOTAL

  • Fato Permutativo: fato este que não altera diretamente e nem indiretamente o PL da empresa.

  • Ato contábil (ato administrativo) é uma tomada de decisão ou uma atividade cujo resultado não impacta na composição do patrimônio, assim, inicialmente, não será registrado pela contabilidade.

    São exemplos de atos administrativos:

    • Contratação de pessoal

    • Apuração da folha de pagamento

    • Registro de atas de reunião

    • Elaboração de contratos

    • Registro de garantias como aval, fiança ou hipoteca

    *******************************************************************************************************************

    Fatos Contábeis

    Os fatos contábeis representam as transações que influenciam a situação patrimonial da empresa, podendo ou não alterar a situação líquida. O fato envolve contas e o ato envolve situações que podem vir a afetar as contas. 

    Alterações qualitativas (fato permutativo): não alteram o valor contábil do patrimônio líquido. Não afetam o valor do PL. Há uma permuta/troca de valores entre duas ou mais contas, podendo ser somente do ativo, do ativo com o passivo ou até mesmo de contas do patrimônio líquido.

  • A troca de uma dívida por outra de natureza diversa, sem aumento ou diminuição do montante total da dívida da empresa, é um fato contábil.

    Imagine, por exemplo, uma entidade que possui uma Duplicata a Pagar de R$ 10 mil e realiza a troca desta dívida por outra, representada por uma Nota Promissória a pagar de mesmo valor.

    D – Duplicatas a Pagar                   R$ 10.000              ( ↓ Passivo)

    C – Nota Promissória a Pagar        R$ 10.000              ( ↑ Passivo)

    Trata-se de mero fato permutativo e, consequentemente, conclui-se pela incorreção da assertiva.

  • permuta

  • errado,

    o erro está no conceito apresentado. O ato administrativo são aqueles que podem vir a refletir na escrituração contábil. O fato administrativo são os atos administrativos que geram um registro contábil. No caso em tela, a troca de dívida é um fato permutativo, que deve ser escriturado e, portanto, representa um FATO administrativo.

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    No caso em tela tem-se um fato permutativo.

    Fique de olho!

    O Cebraspe já cobrou questão na mesma linha induzindo a erro:

    (CESPE/IBRAM//2009) Considere a situação em que determinada entidade tinha direito de receber uma venda tenha trocado o título correspondente por produtos a serem estocados. Nesse caso, essa transação pode ser chamada de fato misto, pois envolveu a receita de venda com aquisição de estoques. (Errado) (Tem-se um fato permutativo, pois a empresa trocou um ativo [título] por outro [estoques])


ID
3540295
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Um exemplo de fato modificativo aumentativo é o cancelamento de uma dívida em decorrência de decisão judicial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo;

    O cancelamento da dívida evitaria a necessidade de utilização do P.L da empresa para saldá-la, assim, o "saldo" ficaria para a entidade;

  • Essa questão versa sobre fatos contábeis/variações patrimoniais.

    O fato contábil pode ser permutativo ou modificativo (pode-se arguir que também há os fatos contábeis mistos).

    Diz-se que o fato é permutativo quando apesar de ocorrerem transações contábeis, elas não alteram o valor do Patrimônio Líquido. Diferentemente, o fato é modificativo quando as transações contábeis realizadas afetam o valor do Patrimônio Líquido, podendo ser aumentativo, quando aumenta o valor do patrimônio líquido, ou diminutivo, quando o diminui.

    O cancelamento de uma dívida em decorrência de decisão judicial diminui o passivo e não tem uma contrapartida no ativo. Dessa forma, o valor do patrimônio líquido aumenta, logo, tem-se um fato modificativo aumentativo. Portanto a questão está certa.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Há uma diminuição do passivo, logo aumenta o patrimônio líquido.

    Gabarito: certo.

  • O cancelamento de uma dívida em decorrência de decisão judicial é um fato modificativo aumentativo, pois há a baixa da obrigação sem a correspondente saída de recursos para liquidá-la. Chamamos esta situação de “insubsistência do passivo”, que por gerar o reconhecimento de uma receita é também chamada de “insubsistência ativa”.

    D – Obrigações a Pagar ( ↓ Passivo Exigível)

      C – Insubsistência Ativa ( ↑ Resultado)

    Com isso, correta a assertiva.

  • Questão muito aberta para interpretações. Acertei, mas essa dívida seria passiva? Seria ativa? O departamento jurídico já havia categorizado como chance remota, possível ou provável? São vários "ses". A melhor interpretação que dei é tentando crer que, dentre todas as possibilidades, esse fato poderia gerar uma VPA.


ID
3540298
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Se determinada empresa pagar antecipadamente uma duplicata, usufruindo de um desconto em decorrência da antecipação, deverá ser registrado um fato administrativo misto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    D- Duplicatas a pagar (-P)

    C- Descontos obtidos (Receita)

    C - Caixa (-A)

    Temos um fato permutativo (-P e -A) e ao mesmo tempo um fato modificativo aumentativo (+ Receita), então temos um fato misto.

  • Colega Braz silva, podemos dizer tanto fato administrativo misto quanto fato modificativo misto .

    Porque o lançamento envolverá contas patrimoniais e contas de resultado, causando assim, alterações quantitativas e qualitativas .

    permutativo= contas patrimoniais ,ou seja, alteração qualitativa.

    modificativo= que envolva uma conta de resultado e pelo menos uma patrimonial gerando alterações quantitativas .

    Mistos ou Compostos=São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato .

    modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.

  • GABARITO CERTO

    Sempre que a questão abordar que o desconto foi disponibilizado sob o compromisso de pagar (no caso da questão, usufruindo de um desconto em decorrência da antecipação), teremos então um desconto condicional.

    Esse tipo de desconto reconhece o abatimento como uma receita. Supondo que o desconto seja de 10%, o lançamento ficará assim:

    D - Despesas antecipadas (ativo)... R$ 50.000

    C - Desconto para pagamento antecipado (receita)... R$ 5.000

    C - Caixa (ativo).... R$ 45.000

  • O Desconto condicional é classificado como um Fato Misto.

    Gabriel Rabelo.

  • GABARITO: CERTO

    Exemplo: a empresa tem uma duplicata a pagar no valor R$ 100,00. Ela paga antecipadamente (desconto condicional/financeiro), e obtem um desconto de R$ 10,00. Contabilização:

    C- Caixa_________________________ 90,00 (conta patrimonial)

    D- Duplicata a pagar_______________ 100,00 (conta patrimonial)

    C- Juros ativos/Receita Financeira____ 10,00 (Conta de Resultado)

    O Fato Misto (também chamado de Permutatitivo-modificativo) compreente o fato permutativo e o modificativo ao mesmo tempo.

  • D - Despesas antecipadas (ativo)... R$ 50.000

    C - juros ativo(receita)... R$ 5.000

    C - Caixa (ativo).... R$ 45.000

    reconhecimento do juros ativo

    C - receita juros ativo.................... R$5000

    D - caixa ( ativo)............................R$5000

    esse último lançamento é um fato modificativo aumentativo, pois, envolve uma conta patrimonial e uma conta de resultado

  • Questão sobre atos e fatos contábeis e administrativos.

    Vamos começar falando da diferença entre (1) fato e (2) ato contábil, no contexto da contabilidade.

    Todo (1) fato contábil é um evento que afeta o patrimônio, quantitativa ou qualitativamente. Eles podem ser subdivididos em três tipos, em função do seu impacto no patrimônio líquido:

    (1.1) permutativos: provocam alterações qualitativas, mas não alteram o Patrimônio Líquido.
    (1.2) modificativos: provocam alterações quantitativas, alteram o Patrimônio Líquido.
    (1.3) mistos ou compostos: são fatos permutativos e modificativos simultaneamente.

    Este fato contábil tanto pode ser um fato administrativo como não administrativo. Fatos administrativos são os fatos praticados pela gestão, que correspondem à maioria dos fatos realizados em qualquer período analisado (ex.: compra de mercadorias). Fatos não administrativos são aqueles não praticados pelos gestores da empresa, como o roubo de um veículo ou de qualquer outro ativo.

    De outro lado, temos o (2) ato contábil. O ato contábil não afeta o patrimônio de forma imediata e por isso, não são, via de regra, registrados pela contabilidade da empresa. Nesse contexto, é que se encaixa um ato administrativo, por exemplo, que é um ato praticado pela gestão da empresa, mas que não modifica o patrimônio, ou seja, não expressa, de imediato, um fato patrimonial.

    Pois bem, voltando a questão, agora devemos entender qual seria o lançamento contábil do pagamento antecipado de uma duplicata com desconto:

    D – Duplicatas a pagar (↓ Passivo)
    C -  Caixa (↓ Ativo)
    C -  Receita financeira (↑ Resultado)

    Atenção! Repare que temos a troca de elementos do patrimônio (passivo e ativo) ao mesmo tempo em que ocorre alteração no Patrimônio Líquido por causa da receita financeira apropriada ao resultado. Isso configura um fato permutativo e modificativo simultâneo, ou seja, um fato contábil misto, que nesse caso também podemos chamar de fato administrativo misto.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Se determinada empresa pagar antecipadamente uma duplicata, usufruindo de um desconto em decorrência da antecipação, deverá ser registrado um fato administrativo misto.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • GAB: CERTO

    Não sei se é BIZU, mas vale a pena.

    Nos fatos MISTOS/COMPOSTOS/COMPLEXOS sempre, DEVEM SER:

    PAGAMENTO OU RECEBIMENTO + JUROS OU DESCONTOS. 

  • CERTO

    PAGOU OU RECEBEU ALGO COM JUROS (CONDICIONAIS) É SEMPRE MISTO!

    bons estudos!

  • Se determinada empresa pagar antecipadamente uma duplicata, obtendo um desconto em decorrência da antecipação, deverá ser registrado um fato contábil misto, conforme detalhado pelo exemplo abaixo.

    Exemplo: Suponha que a Companhia XYZ possui duplicatas a pagar, em 31/07/20x0, no valor de R$ 100.000,00 proveniente de uma compra a prazo que realizou em 01/01/20x0. Considerando que a duplicata foi liquidada em 30/06/20x0, de forma antecipada, e que houve obtenção de um desconto de 1% qual é o lançamento contábil a ser realizado pela Companhia XYZ em tal operação?

    D – Duplicatas a Pagar R$ 100.000 ( ↓ Passivo Exigível)

    C – Caixa ou Bancos R$ 99.000 ( ↓ Ativo)

    C – Descontos Ativos R$ 1.000 ( ↑ Resultado)

    Com isso, correta a assertiva.

    Apenas ressaltos que muitas bancas utilizam a expressão “fato administrativo” como sinônima de “fato contábil”.

  • me dá uma `` CONDIÇÃO`` e te pago um ´´MISTO``

    RS...

  • CORRETO,

    Administrativo porque o pagamento é proveniente de um ato administrativo. Misto porque é tanto Permutativo quanto Modificativo.

  • CERTA

    QUESTÕES DO ASSUNTO:

    O pagamento adiantado de uma duplicata com desconto é considerado como um fato misto aumentativo (CERTA) 

    CESPE - 2017 - TRE-BA - Técnico Judiciário – Contabilidade 

    recebimento de uma duplicata com desconto representa um fato: MISTO DIMINUTIVO 

    Quadrix - 2018 - CRQ 4ª Região-SP - Técnico em Contabilidade 

    Com relação aos atos e fatos administrativos e contábeis, julgue o item. 

    O pagamento adiantado de uma duplicata com desconto é considerado como um fato misto aumentativo (CERTA) 

     CESPE - 2017 - TRE-BA - Técnico Judiciário – Contabilidade 

    O recebimento de uma duplicata com desconto representa um fato misto diminutivo. (C) 

    CESPE / CEBRASPE - 2021 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal - Considere que a empresa XYZ tenha quitado antecipadamente uma dívida, tendo obtido, no ato da quitaçãoum desconto pela antecipação dos valores até então pendentes de pagamento.  

    O pagamento antecipado da dívida representa um fato contábil misto para a empresa XYZ. (C) 

    Quadrix - 2019 - CRO - AC - Analista Financeiro - Se determinada empresa pagar antecipadamente uma duplicata, usufruindo de um desconto em decorrência da antecipação, deverá ser registrado um fato administrativo misto. CERTA 

  •  

    Os fatos mistos ou compostos ocorrem quando há, simultaneamente, alteração quantitativa (modificação) e qualitativa (permuta) no patrimônio. Tais fatos, da mesma forma como ocorre com os modificativos, podem ser confirmados por meio da alteração do Patrimônio Líquido. 

    Tipos de alteração:

    Aumentativos: Caracteriza alterações positivas no patrimônio líquido, através de aumento das contas creditadas. 

    Diminutivos: Caracteriza alterações negativas no patrimônio líquido, através de diminuição das contas debitadas.

    D- Duplicatas a pagar (-P)

    C- Descontos obtidos (Receita)

  • JUROS e DESCONTOS relacionados a PAGAMENTOS e RECEBIMENTOS será sempre fato MISTO.

    JUROS e DESCONTOS isolados será sempre fato MODIFICATIVO.


ID
3540301
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


As contas dos correspondentes da teoria personalística podem representar direitos e obrigações.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Teoria Personalística

    Agentes consignatários: bens;

    Agentes correspondentes: direitos e obrigações;

    Proprietários: PL, receitas e despesas.

  • Resumo das teorias das contas:

    Personalista (2):

    -》 Agentes (2)

    • Consignatários -》 Bens

    • Correspondentes -》 Direitos e Obrigações

    -》Proprietários: PL, Receita, Despesaa

    Materialista (2):

    Integrais = Agentes da Personalista: Bens, Direitos e Obrigações

    Diferenciais = Proprietários da Personalista: PL, Receita e Despesa

    Patrimonialista (2) -》 Adotada

    Patrimoniais: Ativo, Passivo e PL

    Resultado: Receitas e Despesas

    CERTO

  • TEORIA PERSONALISTA

    - Agentes Consignatários: Pessoa a quem o proprietário confia a guarda dos bens da empresa. (bens)

    - Agentes Correspondentes: Pessoas que não pertencem à entidade. São os direitos e as

    obrigações da empresa. (direitos e obrigações)

    - Proprietários: PL, Receitas e Despesas (Patrimônio Líquido)

  • 1) Teoria PERSONALISTA (Pessoa): Conta = Pessoas, divide-se em 03 grupos de pessoas.

                   a) Agentes Consignatários: (CUIDAR, são os COLEGUINHAS)

                                  

    Pessoas próximas da empresa, parte de DENTRO, cuidavam dos BENS → Caixa, banco, veículos, prédios, etc.

                   b) Agentes Correspondentes:

                                

    Pessoas distantes da empresa, parte de FORA, cuidavam dos DIREITOS contra Clientes, e das OBRIGAÇÕES a fornecedores.

                 

      c) Contas do Proprietário: (PATRIMÔNIO)

                              

    Alteram o patrimônio → Receita, Despesa, Patrimônio Líquido.

    IG: Andreo_Pickler

  • Teoria personalista ou personalística.

    Esta teoria divide as contas em contas dos proprietários, contas dos agentes consignatários e contas dos agentes correspondentes.

    - Proprietários: Contas de receitas, despesas e elementos do patrimônio líquido;

    - Contas dos agentes consignatários: Contas que representam bens da empresa; e

    - Contas dos agentes correspondentes: Contas que representam direitos e obrigações.

    Fonte: Qconcurso

  • Gabarito: CORRETA.

    Conforme a teoria personalista, as contas se subdividem em:

    • Agentes consignatários: bens da empresa
    • Agentes correspondentes: direitos e obrigações
    • Proprietários: receitas e despesas.

    Macete que aprendi com um colega aqui do Qconcursos (quem souber a autoria, favor colocar aqui para os devidos créditos):

    ProCon Corre

    Proprietários

    Consignatários

    Correspondentes

    Sigamos!

  • CERTA

    As principais teorias das contas são as teorias personalista, patrimonialista e materialista

    TEORIA DE PERSONALISTA: 

    As contas são pessoas; 

    (QUADRIX/2014) Em se tratando do estudo da Teoria das Contas, a teoria personalista subdivide as contas em "Contas do Proprietário", "Contas dos Agentes Consignatários" e "Contas dos Agentes Correspondentes".(CERTO

     Agentes Correspondentes: representam as pessoas que não pertencem à empresa com as quais os proprietários se relacionam e que resultam nos DIREITOS e OBRIGAÇÕES da empresa. 

  • Gabarito: Certo.

    Resuminho rápido sobre as teorias:

    Teoria Personalista:

    Agentes consignatários = Bens

    Agentes correspondentes = Direitos e Obrigações

    Proprietários = Receitas e Despesas.

    Teoria Materialista:

    Contas integrais = Bens, direitos e obrigações.

    Contas diferenciais = Receitas, Despesas e PL.

    Teoria Patrimonialista:

    Contas Patrimoniais = Bens, direitos, obrigações e PL.

    Contas de Resultado = Receitas e Despesas.

    Bons estudos!


ID
3540304
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Entre as diferentes teorias de contas, a teoria materialística é a mais usada pela contabilidade atual.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA .

    A teoria atualmente utilizada pela contabiliade é a TEORIA PATRIMONIALISTA.

    Nessa teoria as contas são dividadas em:

  • Atualmente a contabilidade utiliza a teoria patrimonialista como base, segregando as contas em contas patrimoniais e contas de resultado.

    Contas Patrimoniais: Ativo, passivo e PL.

    Contas de Resultado: Receitas e despesas.

  • Teoria patrimonialista
  • P --> PATRIMONIALISTA

    M --> MATERIALISTA

    P --> PERSONALISTA

  • ERRADO.

    Existem 3 teorias de contas :

    >TEORIA PATRIOMINALISTA: Segundo esta teoria as contas classificam-se em: Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. (modelo atualmente usado pela contabilidade);

    >TEORIA PERSONALISTA: Segundo esta teoria cada conta assume a configuração de uma pessoa no seu relacionamento com a entidade. As contas classificam-se em: Contas do Proprietário, Contas dos Agentes Consignatários e Contas dos agentes correspondentes.

    > TEORIA MATERIALISTA: Segundo essa teoria as contas classificam-se em dois grupos : Contas Integrais e Contas Diferenciais.

    (Treino sangrento, Batalha suave ...) Forças!!

  • Gabarito errado

    TEORIA PATRIMONIALISTA É A ADOTADA , como já dito pelos colegas.

    Complementando:

    Teoria Personalista:

    Agentes consignatários= BENS

    Agentes correspondentes = DIREITOS E OBRIGAÇÕES

    Agentes proprietários= DESPESAS, RECEITAS e PL

    Teoria Materialista:

    Contas integrais: bens, direitos e obrigações

    Contas diferenciais: receitas, despesas e pl.

  • Errado

    * Teoria patrimonialista. [é a usada atualmente na contabilidade]

  • Tem uma galera da PF aqui que já esgotou as questões do cespe. kkkkkk

  • A questão aborda o tema teoria de contas.

    Existem três teorias utilizadas para classificação das contas, são elas:

    a) Teoria patrimonialista  ou patrimonialística (teoria atualmente usada).

    Por esta teoria as contas são divididas em patrimoniais e de resultado.

    - Contas patrimoniais são as que representam bens, direitos, obrigações e elementos do patrimônio líquido; e
    - Contas de resultado são as receitas e despesas.

    b) Teoria personalista ou personalística.

    Esta teoria divide as contas em contas dos proprietários, contas dos agentes consignatários e contas dos agentes correspondentes.

    - Proprietários: Contas de receitas, despesas e elementos do patrimônio líquido;
    - Contas dos agentes consignatários: Contas que representam bens da empresa; e
    - Contas dos agentes correspondentes: Contas que representam direitos e obrigações.

    c) Teoria materialística ou materialista.

    As contas nesta teoria são classificadas em diferenciais e integrais.

    - Contas diferenciais: Contas de receitas, despesas e patrimônio líquido; e
    - Contas integrais: Contas que representam bens, direitos e obrigações.

    A teoria patrimonialista é a teoria mais utilizada atualmente.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • GAB: ERRADO

    Teoria patrimonialista: reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade. Distingue os elementos que compõem o patrimônio (contas patrimoniais ) dos elementos que o modificam ( contas de resultado )

    • Contas patrimoniais: bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido
    • Contas de resultado: receita e despesa
  • ERRADA

    UTILIZA-SE MAIS A TEORIA PATRIMONIALISTA: 

    (CESGRANRIO/2011) Nos termos da escola Patrimonialista, as contas são classificadas como patrimoniais e de resultado. (CERTO

    I)Patrimoniais: representam os bens, direitos, obrigaçõesepatrimônio líquido

    II)Resultado: representam as receitasedespesas da entidade


ID
3540307
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


O plano de contas deve ser variável, de acordo com o ramo de atividade da empresa controlada, e uniforme, dentro de uma mesma empresa, ao longo dos sucessivos períodos contábeis.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    ______________________________________________________________________________________________

    O plano de contas deve ser flexível, de forma a poder ser adaptado, mediante inclusão ou exclusão de contas, em virtude da ocorrência de fatos contábeis inicialmente não previstos e da dinâmica própria da atividade empresarial.

    ______________________________________________________________________________________________

  • (C)

    PLANO DE CONTAS é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade. O objetivo do plano de contas é uniformizar os registros contábeis de uma entidade. Para tanto, o plano de contas relaciona todas as contas a serem utilizadas no registro das variações patrimoniais. Nesse sentido, o Plano de Contas representa um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas pela Contabilidade dentro de determinada entidade e visa padronizar e facilitar no momento de classificação dos documentos, bem como estabelecer normas de conduta para o registro das operações da entidade.

    ESTRATÉGIA CONCURSOS - Professor: Gilmar Possati

  • Questão sobre o plano de contas.

    Vamos começar relembrando o conceito de Balanço Patrimonial (BP), que é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    Tomando o BP como referência, dizemos que as contas dentro de cada um desses grandes grupos são elaboradas e organizadas conforme as especificidades de controle de informações de cada empresa, dentro de um plano de contas. Logo, a partir do 2º nível de detalhamento (ex.: Ativo Circulante), cada entidade organiza suas contas sintéticas (ex.: disponibilidades) e analíticas (ex.: Bancos Conta Movimento) da maneira que atenda melhor os objetivos da informação contábil, conforme NBC ITG 2000:

    4. O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. Nesse sentido, esta Interpretação não estabelece o nível de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido.  

    Entretanto, isso não quer dizer que a entidade possa elaborar seu plano de contas sem respeitar critério algum. Ao classificar as contas a entidade deverá seguir os princípios contábeis, as normas contábeis e as recomendações da doutrina contábil.

    Dica! Isso quer dizer que diferentemente do setor público, em que temos um plano de contas padrão (PCASP), no setor privado, em geral, o plano de contas das entidades é variável de acordo com o ramo de atividade, complexidade e os requisitos de informação a ela aplicáveis.

    Em decorrência do princípio contábil da comparabilidade, as informações contábeis são mais úteis se puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data. Se o plano de contas não for uniforme ao longo dos períodos contábeis, estaríamos ferindo esse princípio contábil.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    O plano de contas deve ser variável, de acordo com o ramo de atividade da empresa controlada, e uniforme, dentro de uma mesma empresa, ao longo dos sucessivos períodos contábeis.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O plano de contas pode SIM ser alterado ao longo do tempo para se adequar às necessidades

  • GAB: CERTO

    Plano de contas

    É um conjunto composto pela relação ordenada e codificada das contas utilizadas pela entidade, com objetivo de uniformizar seus registros contábeis.

    Deve ser flexível, permitindo a exclusão ou inclusão de contas, acompanhando a dinâmica das operações da entidade

  • O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. Nesse sentido, esta Interpretação não estabelece o nível de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido.  

  • Achei que era flexível
  • Em decorrência do princípio contábil da comparabilidade, as informações contábeis são mais úteis se puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data. Se o plano de contas não for uniforme ao longo dos períodos contábeis, estaríamos ferindo esse princípio contábil.

    Fonte: QConcurso


ID
3540310
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


As necessidades dos agentes externos não têm relevância na montagem de um plano de contas.

Alternativas
Comentários
  • O Pano de Contas é montado conforme as necessidades e os fatos que possam influenciar no negócio da empresa. Sendo assim, as necessidades tem relevância na montagem do Plano de contas.

    Gabarito: ERRADO

  • Menor do que os Internos, mas tem certa Relevância.

  • GABARITO:ERRADO

    O plano de contas é composto pelo elenco de contas e manual de contas nos quais apresentam de acordo com a complexidade das operações e dos requisitos de informação a ela aplicáveis para fornecer informações úteis aos usuários internos, externos e principais.

    > Usuários internos: ligados aos objetivos e as atividades da entidade. ( ex: gestores, acionistas controladores, conselho da administração)

    > Usuários externos: não compõem a estrutura da entidade que reporta.( clientes, fornecedores, acionistas minoritários , empregados, governo e suas agências, público e fisco) --------> investidores, credores por empréstimos.

    > Usuários existentes e em potenciais (usuários principais): investidores, credores por empréstimos e outros credores.

  • Ora, se possui como destinatários Usuaários externos e internos, não há o que dizer que "não existe relevancia".

  • ERRADO

    4.  O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários

    (ITG 2000)

    Ademais, a norma não específica se é usuário interno ou externo, portanto, entende-se que deve está alinhado à necessidade de ambos. Assim, tem relevância a necessidade dos agentes externos.


ID
3540313
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


Se determinado lançamento contábil for feito em cumprimento a todas as formalidades vigentes, o registro terá presunção de legitimidade, não podendo ser contestado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Embora os lançamentos tenham sido feitos seguindo as formalidades extrínseca e intrínsecas, ele pode ser contestado pelos administradores ou por auditores.

  • Gabarito = errado.

    O registro ou lançamento pode até possuir presunção de legitimidade/veracidade, mas pode haver contestação do mesmo.

  • ué direito administrativo agora kkkkkk nem os atos com presunção la do direito adm é incontestável

  • Questão sobre a escrituração contábil.

    A escrituração é uma técnica contábil, que permite o controle do patrimônio, objeto da contabilidade. Para isso, diversas regras são estabelecidas na ITG com vistas ao correto registro dos fatos contábeis, por meio dos lançamentos contábeis. São nos livros contábeis e fiscais que registramos todos os fatos contábeis que ocorreram em determinado período, de acordo com o que determina a Lei n.º 6.404.

    Nesse contexto, a ITG 2000 (R1) – Escrituração Contábil define diversas regras para efetuarmos os lançamentos, bem como as formalidades extrínsecas e intrínsecas que se deve perseguir ao realizar o registro. Veja um exemplo de formalidade extrínseca:

    "9. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:

    a) serem encadernados;
    b) terem suas folhas numeradas sequencialmente;
    c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade."

    Atenção! Entretanto, essas formalidades não garantem a veracidade e legitimidade das informações. Ainda que houvesse normal legal conferindo presunção de legitimidade aos lançamentos, essa presunção seria no máximo relativa, ou seja, admitiria prova do contrário.

    Dica! Até os atos administrativos praticados pelo Estado, no âmbito do Direito Público, que possuem o atributo da presunção de legitimidade, podem ser contestados.  

    Vale lembrar que uma das técnicas da Contabilidade é a Auditoria, que tem como objetivo justamente contestar os lançamentos contábeis das entidades. A auditoria contábil é um trabalho independente que visa avaliar a adequação das transações e demonstrações contábeis ao relatório financeiro aplicável.

    Feita a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Se determinado lançamento contábil for feito em cumprimento a todas as formalidades vigentes, o registro terá presunção de legitimidade, não podendo ser contestado.

    Os registros contábeis sempre podem ser contestados, seja por auditores, seja pelos próprios administradores ou stakeholders da entidade.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O fato de um lançamento contábil apresentar todas as formalidades necessárias não significa que ele foi realizado de forma correta. Pode ocorrer, por exemplo, algum erro nas contas utilizadas ou nos valores lançados.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Se não pudessem ser contestados, pq haveria auditoria?? kkk


ID
3540316
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


A ausência de defeitos nos registros, como rasuras, emendas, borrões e espaços em branco, é uma das formalidades intrínsecas do lançamento contábil.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Formalidades Intrínsecas

    a) em idioma e em moeda corrente nacionais;

    b) em forma contábil;

    c) em ordem cronológica de dia, mês e ano;

    d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas; e

    e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis

    Formalidades Extrínsecas

    a) serem encadernados;

    b) terem suas folhas numeradas sequencialmente;

    c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade

  • CERTO

    INTRÍNSECAS = LANÇAMENTO

    EXTRÍNSECAS= CADERNO

    BONS ESTUDOS

  • Gabarito C

    Forma de Execução

    >> Idioma e Moeda corrente Nacional.

    >> Forma contábil

    >> Ordem Cronológica, em dia, mês, ano

    >> Sem espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas

    >> Baseados em documentos de origem externa ou interna. Na falta, deve ter elementos que comprovem os fatos contábeis.

  • Informação complementar

    Formalidade extrínsecas - finalidade: dificultar adulteração.

    Formalidade intrínsecas - finalidade: resguardar a fidedignidade dos fatos ocorridos em relação aos fatos gerados.

    Prof. Gabriel Rabelo

  • FORMALIDADE EXTRÍNSECA

    NETA

    NUMERAÇÃO

    ENCADERNAMENTO

    TERMO DE INICIO E FIM

    AUTENTICAÇÃO

    FORMALIDADE INTRÍNSECA

    OIA

    ORDEM CRONOLÓGICA

    IDIOMA E MOEDA NACIONAL

    AUSÊNCIA DE ESCULACHO(rasuras, emendas, borrões e espaços em branco)

  • A questão aborda as formalidades do livro diário.

    Este tema encontra-se disciplinado na ITG 2000(R1) do Conselho Federal de Contabilidade.

    O item 5 da referida interpretação, prevê as chamadas formalidades intrínsecas, são elas:

    a) em idioma e em moeda corrente nacionais;

    b) em forma contábil;

    c) em ordem cronológica de dia, mês e ano;

    d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas; e

    e) com  base  em  documentos  de  origem  externa  ou  interna  ou,  na  sua  falta,  em  elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.

    Como podemos ver a ausência de rasuras, emendas, borrões e espaço em branco, faz parte do conjunto das formalidades intrínsecas.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • As formalidades intrínsecas dos Livros Contábeis têm relação com o conteúdo deles. Ou seja, tem relação com a forma como o contador deve realizar os lançamentos contábeis.

    São, portanto, formalidades intrínsecas:

    Ser escriturado em idioma e moedas nacionais;

    Estar ordem cronológica de dia, mês e ano;

    Estar sem intervalos em branco nem entrelinhas, sem borraduras, rasuras, emendas.

    Com isso, correta a assertiva.


ID
3540319
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


O depósito de determinado valor em uma conta bancária constitui um lançamento de primeira ordem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    Lançamento:

    Débito ------> Banco

    Crédito -----> Caixa

  • FORMULAS DE LANÇAMENTO , 11, 12, 21 22.

    Primeira 11 => 1D 1C

    Segunda 12 => 1D 2C

    Terceira 21 => 2D 1C

    Quarta 22 => 2D 2C

    Onde D débito e C Crédito.

  • D- Banco

    C- Caixa

    D/C -》 1° fórmula (simples)

    Fato permutativo -》 somente contas patrimoniais

  • Gabarito C

    1ª fórmula ou ordem: o registro envolve uma conta a débito e uma conta a crédito.

    >> Lançamento de 1ª fórmula Exemplo: integralização de capital social em dinheiro no valor de R$100.000,00

    >> D ? Caixa 100.000,00

    >> C ? Capital social 100.000,00

  • Questão sobre fatos e lançamentos contábeis.

    Todo fato contábil altera o patrimônio, pelo menos em qualidade (qualitativamente). O evento que não impacta o patrimônio diretamente é chamado ato contábil, como a assinatura de um contrato por exemplo.

    Os fatos contábeis são registrados através dos lançamentos contábeis. Na metodologia da partida dobrada, temos quatro tipos de lançamentos, de primeira fórmula (ordem) até quarta fórmula (ordem). Considere débito (D) e crédito (C):

    (1) Lançamento de Primeira Fórmula: 1D e 1C
    (2) Lançamento de Segunda Fórmula: 1D e 2 ou mais C
    (3) Lançamento de Terceira Fórmula: 2 ou mais D e 1C
    (4) Lançamento de Quarta Fórmula: 2 ou mais D e 2 ou mais C

    Dica! Macete para lembrar: débito (ativo) vem primeiro e crédito (passivo) vem depois. Dai é só seguir os números em ordem crescente, 11, 12, 21 e 22. Ou seja, 1D1C, 1D2C, 2D1C e 2D2C.

    Voltando para a questão, vamos exemplificar com a própria situação da assertiva. O depósito de determinador valor em conta bancária geraria o seguinte lançamento contábil de 1ª fórmula:

    D – Conta bancária (↑ AC)
    C – Caixa/Bancos (↓ AC)

    Agora já podemos identificar a correção da assertiva:

    O depósito de determinado valor em uma conta bancária constitui um lançamento de primeira ordem.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • GABARITO CERTINHO

    AS DUAS CONTAS SÃO DO ATIVO CIRCULANTE, POIS ESTAMOS FALANDO DA RETIRADA DO CAIXA DE UMA EMPRESA PARA UM DEPÓSITO EM CONTA BANCO DA MESMA EMPRESA. ENTÃO, LOGO "DE CARA" VOCÊ OBSERVA FATO PERMUTATIVO.

    CONTA CAIXA DIMINUI > CREDITA

    CONTA BANCO AUMENTA > DEBITA

  • D C

    11

    12

    21

    22

  • Gabarito: Certo.

    Trata-se de um fato permutativo e um lançamento de primeira fórmula. Pensa num exemplo do teu cotidiano pra não errar:

    Você tem 100 reais na sua carteira e quer depositar no banco. Você se dirige até o banco e entrega esses 100 reais pra instituição colocar na sua conta. Da teoria básica contábil, como você aumenta o saldo da conta Bancos, há um lançamento a débito. Há, então, que se ter uma contrapartida. Qual seria? Simples, um lançamento a crédito na conta Caixa, pois antes você tinha 100 na sua carteira e você retirou. O porquê de ser um fato permutativo decorre de sabermos que as contas Caixa e Banco são patrimoniais. Logo, você só retirou de uma conta patrimonial e jogou em outra patrimonial, isto é, houve uma alteração qualitativa. Dessa forma, não há reflexo no patrimônio.

    Bons estudos!

  • Certo.

    D - Banco conta Movimento

    C - Caixa.


ID
3540322
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


Se determinada empresa for tributada com base no lucro real, o livro razão será obrigatório.

Alternativas
Comentários
  • Art. 603. O imposto sobre a renda, devido trimestralmente, no decorrer do ano-calendário, será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando:

    [...]

    VII - o contribuinte não mantiver, em boa ordem e de acordo com as normas contábeis recomendadas, livro-razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no livro diário.

  • correto

  • O Livro Razão representa o Razonete,e suas principais características são:

    > Principal.

    > Sistemático.

    > Facultativo, exceto para empresa do Lucro Real.

    O Livro Razão deve conter os seguintes dados:

    Código e Nome da conta

    Data do lançamento: dia, mês e ano de ocorrência do fato que alterou o valor do componente patrimonial;

    Contrapartida: é a conta que completa o lançamento da conta contábil que está sendo escriturada;

    Histórico do lançamento: descrição do fato administrativo do evento registrável na escrituração;

    Débito e Crédito: indicação do valor que será acrescido e/ou diminuído do saldo da conta;

    Saldo: diferença entre o somatório do débito e somatório do crédito; e

    D/C: indicação da natureza do saldo - D (devedor) e C (credor).

  • Art. 603. O imposto sobre a renda, devido trimestralmente, no decorrer do ano-calendário, será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando:

    [...]

    VII - o contribuinte não mantiver, em boa ordem e de acordo com as normas contábeis recomendadas, livro-razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no livro diário.

  • Questão sobre escrituração contábil e os livros contábeis obrigatórios.

    Conforme Montoto¹, os livros utilizados pelas organizações para realizar suas escriturações de forma ampla estão subdivididos em quatro tipos:

    - Livros Fiscais;
    - Livros Societários;
    - Livros Trabalhistas;
    - Livros Contábeis.

    Os livros contábeis são o que nos interessam aqui, são aqueles que servem de base para o registro dos fatos contábeis, os quais estão normalizados pelo Conselho Federal de Contabilidade em diversas normas e são exigidos tanto pela legislação comercial como fiscal, no caso das empresas. Os principais livros são:

    - Diário;
    - Razão;
    - Livro de Registro de Duplicatas;
    - Contas correntes;
    - Caixa.

    Atenção! Nesse rol temos livros obrigatórios e facultativos, a depender da natureza jurídica da entidade e consequentemente da legislação aplicável.

    No caso da empresa tributada com base no lucro real, o Decreto nº 9.580/2018 que regulamenta o imposto de renda, trata da obrigatoriedade do livro razão:

    Art. 274. A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e de acordo com as normas contábeis recomendadas, livro-razão para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no livro diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação (Lei n.º 8.218, de 1991, art. 14, caput ).
    § 1º A escrituração deverá ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações.
    § 2º A não manutenção do livro-razão, nas condições determinadas, implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica (Lei nº 8.218, de 1991, art. 14, parágrafo único) .
    § 3º O livro-razão deverá ser entregue em meio digital ao SPED ( Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 7º, § 6º ).

    Com isso já podemos identificar a correção da assertiva:

    Se determinada empresa for tributada com base no lucro real, o livro razão será obrigatório.


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 178.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Ralô você!!

  • GAB: CERTO

    Exato, o razão é considerado livro auxiliar pela legislação comercial, foi tornado obrigatório para as empresas tributadas com base no lucro real, pela Lei 8.218/91 e 8.383/91, portanto, sob amparo da legislação fiscal.

  • Gabarito: correto

    Livro razão:

    • Facultativo, exceto para aqueles tributados no lucro real.

    ITG 2000 -----> RAZÃO E DIÁRIO OBRIGATÓRIOS

    • Principal
    • Sistemático
    • Cronológico
    • Contém os SALDOS das contas e não os LANÇAMENTOS das contas

  • No lucro real é obrigado a manter contabilidade. Logo, razão é diário são obrigatórios.

  • O Razão é um livro facultativo, pela legislação comercial, mas obrigatório pelo Regulamento do Imposto de Renda àquelas empresas obrigadas a declarar com base no Lucro Real. A ITG 2.000 também elenca sua obrigatoriedade de escrituração.

    Com isso, correta a assertiva.

  • Gab: CERTO

    O Razão é:

    1) facultativo, de acordo com o Código Civil; - essa aqui é a regra

    2) obrigatório para os contribuintes sujeitos a apuração do lucro real, de acordo com a Legislação do Imposto de Renda; - gabarito da questão

    3) obrigatório, segundo as normas contábeis.

    4) obrigatório, segundo a ITG 2000.


ID
3540325
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


A utilização do método de partida dobrada garante que os saldos das contas devedoras e credoras estejam corretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O método das partidas dobradas mostra (e não garante) se o saldo das contas devedoras está em igual valor com o saldo das contas credoras.

  • O método das partidas dobradas mostra se o somatório dos saldos credores e devedores são iguais mas não garante que estes saldos estejam corretos.

  • Não necessariamente corretos, mas buscam através da soma do débitos e créditos saber se estão iguais.

  • E

    Cuidado, o método das partidas dobradas mostra se o somatório dos saldos credores e devedores são iguais mas não garante que estes saldos estejam corretos. Além disso, o método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta. Ou seja, não pode haver um valor credor sem um valor devedor correspondente

  • GABARITO: ERRADO

    O método das partidas dobradas (também chamado de digrafia) mostra se a soma dos détitos está igual à dos créditos. Considerando isso, ele não garante que os saldos devedores e credores estejam corretos, uma vez que, se houver erro de duplicidade de contas, ele não acusará.

  • GARANTE EU ACHEI QUE SÓ EM QUESTÕES DE INFO :/

  • se colocasse balancete estaria correto

  • A essência do método das partidas dobradas é que o registro de qualquer operação contábil implica que um débito, em uma ou mais contas, deve corresponder a um crédito de igual valor, em uma ou mais contas. Desta forma, a soma dos valores creditados será sempre igual à soma dos valores debitados. Nunca haverá um débito sem crédito correspondente.

    Com isso, correta a assertiva.

  • Gabarito: Errado.

    Não há tal garantia. Método das partidas dobradas permite verificar se o quantitativo devedor é igual ao credor. Complementando, o comentário do Junior Borges está equivocado. Balancete de verificação, por si só, não impede erros.

    Bons estudos!


ID
3540328
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


Para uma instituição financeira, duplicatas descontadas podem ser registradas como débitos ou créditos, dependendo da situação.

Alternativas
Comentários
  • verdade.

    Ela será creditada quando for descontada. E será debitada quando for liquidada (paga).

  • CERTO

    Duplicatas são títulos de crédito próprio de operações com mercadorias e prestação de serviços.

    Quem emite a duplicata é o vendedor. Logo, VENDEDOR EMITE A DUPLICATA(a receber -ativo) COMPRADOR(duplicata aceita-passivo)

  • Concordo com Rayanne em partes, uma vez que nada impede, em teoria, que o próprio banco troque com outra instituição financeira as suas próprias duplicatas. É o que mais acontece na realidade.

    Desse modo, teríamos um passivo.

  • duplicatas a pagar ou duplicatas a receber, esta no ativo aquela no passivo.

  • CERTO

    Segue o lançamento como exemplo.

    (a) Na contratação da operação

    D – Banco c/movimento

    D – Encargos financeiros a transcorrer (conta redutora)

    C – Duplicatas descontadas

    (+A -P +P/ Fato permutativo)

    (b) Apropriação mensal dos encargos financeiros

    D – Despesa financeira ou Juros passivos

    C – Encargos financeiros a transcorrer (conta redutora)

    (+P -PL/ Fato modificativo diminutivo)

    (c) No vencimento das duplicatas (com os clientes pagando)

    D – Duplicatas descontadas

    C – Duplicatas a receber ou Clientes

    (-P -A/ Fato permutativo)

    (d) No vencimento das duplicatas (se os clientes não pagarem)

    D – Duplicatas descontadas

    C – Banco c/movimento

    (-P -A/ Fato permutativo)

  • Pegadinha barata. Porque não cobra a questão direito. Duplicata desconta será sempre crédito. No caso de um pagamento, ai sim. Mas a banca não está medico conhecimento, ela está fazendo pegadinha. Coisa de amador.

  • duplicatas descontadas será sempre creditada (conta do passivo). Ela será debitada quando for encerrada.


ID
3540331
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


Se a reavaliação resultar em diminuição do valor do bem, os valores decorrentes de reavaliação de bens do ativo permanente proporcionarão créditos dos tributos não cumulativos.


Alternativas
Comentários
  • Acredito que os créditos são o que consta na NF, se não coitado dos auditores da RFB (coitados nada, inveja isso sim).

    Logo o fato da empresa reavaliar ou não seus ativos, em nada influi no montante do crédito tributário

  • Questão sobre a contabilização da reavaliação de bens.

    Reavaliação, como o nome já diz, é o procedimento contábil que avalia novamente um elemento patrimonial, especificamente o ativo, no caso do Brasil. Esse procedimento era permitido pela legislação societária até 2007, quando Lei n.º 11.638/07 eliminou a possibilidade das empresas privadas de avaliar os ativos por seu valor de mercado quando este fosse superior ao custo histórico, ou seja, de realizarem a reavaliação.

    Dica! Essa eliminação está em desacordo com as normas internacionais de contabilidade, que permitem a reavaliação de ativos. No entanto, no Brasil houve um mau uso desse mecanismo com o fim de alcançar favorecimentos jurídicos, concorrenciais, econômicos e tributários o que desvirtuou o instituto e motivou a proibição.

    A contabilização era realizada com aumento ou diminuição do ativo reavaliado, em contrapartida com a criação da reserva de reavaliação correspondente no Patrimônio Líquido, seguindo o procedimento do artigo 8º da Lei das SAs – avaliação feita por três peritos ou por empresa especializada, etc.

    Atenção! Muita gente acha que o procedimento da reavaliação não é permitido mais no Brasil. Isso não é verdade! No contexto da contabilidade pública, por exemplo, não há norma como a Lei n.º 6.404/76 que proíba esse procedimento. Logo, é possível utilizar o modelo da reavaliação conforme NBC TSP 07.

    Feita a revisão sobre toda revisão sobre o procedimento da reavaliação, agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Se a reavaliação resultar em diminuição do valor do bem, os valores decorrentes de reavaliação de bens do ativo permanente proporcionarão créditos dos tributos não cumulativos.

    Esses valores não proporcionam créditos tributários, pois desde 2008 estão vedadas para todas as sociedades brasileiras as reavaliações espontâneas de ativos.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Não existe mais reavaliação de bens do ativo


ID
3540334
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


Se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do aluguel constituirá um fato permutativo.

Alternativas
Comentários
  • O pagamento será posterior, no entanto a despesa foi incorrida

  • Errado.

    O lançamento do reconhecimento da despesa de aluguel é:

    D- Despesa com aluguel (Despesa)

    C - Aluguel a Pagar (+P)

    Então temos um fato modificativo diminutivo.

    E quando for pagar, aí sim teremos um fato permutativo, qual seja:

    D- Aluguel a pagar (-P)

    C- Caixa (-A)

  • Despesa com aluguel (JUROS)

  • Leitura atenta ao ENUNCIADO.

    Aluguel VENCIDO!

    C - Aluguel A VENCER (BP/A) ----> SERÁ DIMINUÍDO - CREDITADO - JÁ QUE FOI VENCIDO.

    D - Despesas com Aluguel (DRE/D)

    LOGO, SE ENVOLVE CONTAS DE RESULTADO, DESCARACTERIZA O FATO PERMUTATIVO.

    SENDO ASSSIM, UM FATO MODIFICATIVO.

    Qualquer correção, agradeço!!

  • ERRADO.

    A despesa com aluguel aconteceu, ainda que seu pagamento seja em períodos futuros, terá de registrar ( regime de competência). Assim, se há conta de resultado, não pode ser fato permutativo, visto que este só relaciona contas patrimoniais.

  • INCORRETO.

    O enunciado menciona "diferir o pagamento", mas não cita se será no curto ou longo prazo. Se permanecer no curto prazo "Aluguéis a pagar" - Passivo Circulante), não há fato permutativo, pois permanecerá no mesmo lugar. Porém, se houver transferência para "Aluguéis a pagar" no Passivo Não Circulante, haverá sim um fato permutativo.

    Estratégia

  • entendi, QUANDO PAGA é permutativo, entenda:

    no registro----> D - aluguel a pagar (PASSIVO CIRCULANTE)

    C - caixa

    .

    o reconhecimento é :

    .

    D- despesa aluguel (conta de resulta DESPESA)

    C - alugueis a pagar (passivo circulante)

  • Se o aluguel está vencido, gerou encargo, diminuiu PL da empresa, portanto é fato modificativo.

  • Os fatos contábeis ou administrativos são classificados em três tipos:


    a) Fato permutativo ou qualitativo ou compensatório.


    Este fato não provoca alteração no valor da situação patrimonial líquida.


    b) Fato modificativo ou quantitativo.


    Este fato altera o valor da situação patrimonial líquida. Pode ser aumentativo, quando aumenta o valor da situação patrimonial líquida e diminutivo, quando reduz.


    c) Fato misto ou composto.


    Fato que é a junção de um fato permutativo com um fato modificativo. Podem também ser aumentativo ou diminutivo, conforme alteração provocada na situação patrimonial líquida.


    A banca deseja registrar o aluguel com pagamentos futuros. Este fato será escriturado da seguinte forma:


    D – Despesa de aluguel (conta de resultado)
    C – Aluguel a pagar (conta do passivo)

    Como este fato altera a situação patrimonial líquida de forma negativa, será classificado como modificativo diminutivo. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • errado,

    aluguel vencido reflete uma despesa incorrida e o pagamento diferido para resultados futuros é justamente o reconhecimento de um contas a pagar.

    Reescrevendo temos:

    Se determinado aluguel vencido (INCORRIDO) tiver seu pagamento diferido para períodos futuros (PASSIVO), o registro do aluguel constituirá um fato permutativo. (Modificativo Diminutivo)

    R: Debita-se a despesa incorrida com aluguel a crédito de Alugueis Passivos a Pagar. (Fato Modificativo Diminutivo)

  • É o primado do Regime de Competência: despesas/receitas são reconhecidas quando ocorrem o fato gerador, independente de quando ocorreu o pagamento.

    Nesse caso, o fato gerador é o período do aluguel, mesmo que ele for pago depois, a despesa deve ser reconhecida no período referente a esse aluguel (o que gera um fato modificativo, pois altera o PL)

  • Independente do aluguel vencido (ou seja, cujo fato gerador já ocorreu) ter sido ou não pago a entidade vai apropriar a despesa correspondente no resultado.

    Com isso, se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido (postergado) para períodos futuros o registro será o seguinte:

    D – Alugueis Passivos ( ↓ Resultado)

    C – Aluguéis a Pagar ( ↑ Passivo Exigível)

    Trata-se, portanto, de Fato Modificativo Diminutivo.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Se o aluguel está vencido, então ocorreu o fato gerador, portanto há reconhecimento da despesa

  • Não achei errado, já que a obrigação de aluguel já havia sido registrada no passado. O que houve foi uma postergação, uma mudança de contas dentro passivo, como se o passivo circulante fosse para passivo não circulante.


ID
3540337
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


O custo de transporte de determinada mercadoria até o estabelecimento da empresa compradora deve ser incluído no custo das mercadorias adquiridas.

Alternativas
Comentários
  • CPC 27 - Gabarito Certo

    Elementos do custo

    16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

    (a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

    (b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

    (c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

    17. Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

    (a) custos de benefícios aos empregados (tal como definidos no Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados) decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado;

    (b) custos de preparação do local;

    (c) custos de frete e de manuseio (para recebimento e instalação);

    (d) custos de instalação e montagem;

    (e) custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das receitas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condição (tais como amostras produzidas quando se testa o equipamento); e

    (f) honorários profissionais.

  • Frete sobre Compras: Custo do estoque

    Frete sobre venDas: Despesa

  • Se o frete for pago pela compradora, SIM comporá o custo da mercadoria adquirida. Se o frete for pago pelo fornecedor, este será evidenciado como despesa financeira na DRE do Fornecedor. Questão passível de anulação, pois não ficou especificado quem arcou com o custo do transporte (FRETE). margem para interpretação dúbia

  • Depende de quem pagou

  • Certo.

    É o famoso frete. Em regra, quem paga? Quem está comprando!

  • CPC16

    11 - O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.

  • Quem pagou o frete? A empresa que compra a mercadoria ou a empresa que vende a mercadoria? Errei por pensar demais


ID
3540340
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item.


Se determinado fornecedor de mercadorias concordar com a concessão de abatimentos decorrentes de problemas na entrega das mercadorias, tais abatimentos não poderão reduzir a receita tributável dos impostos incidentes sobre a operação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Abatimentos decorrentes de problemas na entrega das mercadorias são descontos condicionais. Assim, tais abatimentos não poderão reduzir a receita tributável dos impostos incidentes sobre a operação.

    Desconto condicional é aquele que para ser efetivamente concedido depende da ocorrência de fato posterior à emissão de nota fiscal. Segundo a Solução de Consulta Cosit nº 34/2013, estes descontos devem ser registrados como receita financeira para o comprador e despesa financeira para o vendedor.

    Desconto incondicional independe de acontecimentos posteriores, sendo oferecido ao cliente no momento da compra. Segundo a Receita, por configurar uma redução do preço de venda ele não deve ser incluído na receita bruta da pessoa jurídica vendedora nem configurar receita para o adquirente do bem ou serviço, sendo classificado como redutor do custo de aquisição.

    Disponível em: <https://crc-sp.jusbrasil.com.br/noticias/113644405/receita-esclarece-diferenca-entre-descontos-condicionais-e-incondicionais>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Gabarito: certo

    Desconto comercial incondicional =

    - no momento da negociação

    - para quem concede = dedução da receita bruta (despesa)

    Desconto financeiro condicional=

    - momento posterior à negociação

    - para quem concede: despesa financeira

    para quem recebe : receita financeira

  • CORRETO. O abatimento se dá após a emissão da nota fiscal.


ID
3540343
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


O método de depreciação da soma dos dígitos realiza uma depreciação a taxas variáveis e diretamente proporcionais ao tempo de uso do bem.

Alternativas
Comentários
  • Conforme aos critérios de avaliação do imobilizado

    "O método de depreciação deve refletir o padrão em que os benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços do ativo são consumidos pela entidade. 

    Dentre os métodos, destaca-se o da linha reta, o da soma dos dígitos e o de unidades produzidas.

    - O método das cotas constantes utiliza-se de taxa de depreciação constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere.

    - O método da soma dos dígitos resulta em uma taxa decrescente durante a vida útil. Esse é o método mais adequado para itens como, por exemplo, veículos, que costumam ter uma depreciação maior nos primeiros anos de uso.

    Ex.: Imobilizado de $ 24.000 com depreciação em 2 anos.

    Então, a soma dos dígitos é (1 ano + 2 anos) 3.

    Depreciação ano 1=$ 24.000*(2 anos/3 anos)=$ 16.000

    Depreciação ano 2=$ 24.000*(1 ano/3 anos)=$ 8.000

    - O método das unidades produzidas resulta em uma taxa baseada no uso ou produção esperados. A vida útil do bem é determinada pela capacidade de produção". 

    Resolução:

    A depreciação possui taxas variáveis e diretamente proporcionais ao tempo de uso do bem, pois é maior no início e proporcional ao longo do tempo.

    Gabarito Certo

  • No meu entendimento a questão tem uma falha por não mencionar se é o método crescente ou decrescente.

    O método decrescente é o que mais reflete a perda de valor do bem no tempo, assim começa a depreciar o bem por uma taxa maior e vai diminuindo com o tempo, no meu entendimento é inversamente proporcional ao tempo de uso.

    Já no método crescente as taxas são diretamente proporcionais ao tempo de uso do bem, já que começam com uma taxa menor e vai aumentando com o tempo.

    Se meu entendimento estiver equivocado e alguém puder colaborar, agradeço.

  • Não seria inversamente proporcional, pois, por padrão e nesse caso, a taxa de depreciação diminui à medida que o tempo de uso aumenta?

  • Pode ser diretamente proporcional e inversamente proporcional , vai depender.

  • Ah! É quadrix...

  • No próprio exemplo que o Alan utilizou parece haver uma contradição.

    Se no primeiro ano a depreciação é maior que no segundo ano fica claro que o valor depreciado está diminuindo enquanto o tempo de uso vai aumentando. Parece pois que não se trata de algo diretamente proporcional, mas, isto sim, inversamente proporcional.

  • Na verdade mesmo o único tipo de soma de dígitos utilizados é o decrescente, ai sei lá por que a CESPE inventou essa de crescente e esses homens honrados usam como se fosse regra ?????

  • Banca complicada

  • O método da soma dos dígitos dos anos, ou em contas decrescentes, prevê uma desvalorização mais acentuada nos primeiros anos, portanto não linear. 

    CERTO

  • INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO TEMPO DE USO

    NÃO ESTÁ INFERIDO QUE SEJA MÉTODO CRESCENTE, PORTANTO ENTENDE-SE QUE SEJA O MÉTODO DECRESCENTE (QUANDO A DEPRECIAÇÃO DECRESCE COM O PASSAR DOS ANOS).

  • Quadrixou

  • Quanto maior o tempo, menor a depreciação, portanto inversamente proporcional!

  • Não especificou ou restringiu se o método é o crescente ou decrescente. Assim, questão correta.

  • Sempre estudei que, em regra, a soma dos dígitos (DECRESCENTE, como regra) é INVERSAMENTE proporcional ao tempo.

    Nos 1os. anos deprecia-se MAIS em função de MENORES gastos com manutenção.

    Porém nos últimos anos deprecia-se MENOS (Vr.Contábil do bem é MENOR) e os gastos com manutenção AUMENTAM.

    Se não for mais, digam-me por favor!

    Bons estudos a todos.


ID
3540346
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


Se determinado cheque emitido ainda não tiver sido apresentado ao banco, o fato poderá ser detectado pela conciliação bancária.

Alternativas
Comentários
  • cheque emitido ainda não apresentado ao banco poderá ser detectado pela conciliação bancária.

  • A conciliação bancária é exatamente o procedimento que visa assegurar que as movimentações ocorridas no banco estejam totalmente registrados na conta banco movimento, no balanço da empresa. De fato, deve-se solicitar ao banco os extratos bancários e conferir a movimentação com a registrada pela contabilidade da empresa, corrigindo possíveis enganos.


ID
3540349
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


O balanço patrimonial deve conter as mesmas contas do último balancete de verificação realizado no exercício financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Cheque ..7357/85.

    ..ai nada

    Assinat= sacaDOR.MANDATARIO COM PODER.

    INDICA DATA PGT

    NOME DO BANCO

    A ORDEM INCONDICIONAL DE PGT VALO DETER.

    DENOMINADO CHEQUE .LINGUA DO LOCAL

    A DATA DE EMISSÃO E LUGAR.

    ###'CASO SEJA APRESENTADO AO SACADO ( BANCO ) ANTE DA DATA . CABE 370 STJ .

    AÇÃO POR DAno.###

  • Gab. Errado

    O balanço patrimonial tem que conter as mesmas contas dos balancetes referentes aos 12 meses do período, não só do último.

  • Acredito que outro erro seja que : O balancete de verificação abrange as contas patrimoniais e de resultado. O BP só arrola as patrimoniais.

  • Gabarito: errado

    O balanço patrimonial é feito ao fim de cada exercício, geralmente ao final de cada ano. Todavia, pode ser elaborado trimestralmente. Nele, as contas devem ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e agrupadas de forma em que o conhecimento da situação financeira seja facilitado.

    Já o balancete de verificação é realizado a partir do livro razão e ao contrário do balaço patrimonial não é obrigatório e é utilizado para verificação do método das partidas dobradas.

    Obs: bastava lembrar que o balanço patrimonial só possui contas patrimoniais, enquanto o balancete de verificação contém contas patrimoniais e de resultado.

  • Balanço Patrimonial = Envolve apenas contas patrimoniais

    Balancete de Verificação = Contas patrimoniais e de resultado

  • errado,

    uma vez que no balancete de verificação as contas de resultado são encerradas e repassadas para o balanço patrimonial como lucro - na forma das distribuições - ou de prejuízo no patrimônio líquido.

  • Acredito que o erro está no fato de obrigatoriamente relacionar as contas do BP com o Balancete, uma vez que a elaboração do Balancete não é obrigatório. Se houvesse essa obrigatoriedade de relação, a empresa que não elabora balancete não elaboraria seu BP.

    Balancete é apenas um demonstrativo contábil de caráter auxiliar, existe uma RECOMENDAÇÃO, MAS NÃO OBRIGAÇÃO, de que seja feito mensalmente.


ID
3540352
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


O balancete de verificação deve relacionar as contas retificadoras de ativo e passivo logo abaixo das contas cujos saldos elas retifiquem.

Alternativas
Comentários
  • é no Balanço.

  • errada.

    O balancete serve apenas para verificar a igualdade numérica entre contas devedoras e credoras e a aplicação correta do método das partidas dobradas. Ele não verifica erros, lançamentos a serem estornados ou corrigir lançamentos.

  • BALANCETE NÃO CORRIGE BALANCETE NÃO VERIFICA ERRO BALANCETE NAO RETIFICA

  • GABARITO ERRADO

    O balancete de verificação não utiliza contas de compensação, restringindo-se apenas às contas patrimoniais e de resultado.

  • dois tipos de balancetes:

    Inicial: apresenta contas patrimoniais e de resultados

    Final: apresenta apenas contas patrimoniais

  • errada

    as contas retificadoras (redutoras) do ativo e passivo devem ser apresentadas abaixo das contas cujos saldos retifiquem no Balanço Patrimonial e na questão diz balancete.

  • GABARITO ERRADO

    Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar, não obrigatório, levantado para fins operacionais cujo objetivo é verificar se o método das partidas dobradas foi efetuado corretamente. 

    O balancete sintético relaciona apenas as contas principais ou de primeiro grau (exemplo: conta “Bancos”). O balancete analítico relaciona as subcontas de segundo, terceiro e demais graus (exemplo: conta “Banco do Brasil S.A”).

    A estrutura do balancete de verificação, basicamente, compreende duas colunas: uma coluna para os saldos devedores e outra para os saldos credores, com os seus respectivos saldos extraídos do Livro Razão.

    Obs: o fato de o somatório dos saldos devedores ser igual ao somatório dos saldos credores não significa que a escrituração está 100% correta. Existem erros que não podem ser detectados pelo levantamento do balancete. EX: omissão de registro.

    FONTE: Estratégia Concursos

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • GABARITO: ERRADO

    " O BALANÇO PATRIMONIAL deve relacionar as contas retificadoras de ativo e passivo logo abaixo das contas cujos saldos elas retifiquem".

    O balancete de verificação serve para evidenciar a confrontação matemática entre os débitos e os créditos; ou seja, ele acusa apenas erro de valor.

  • A não, pelo amor de deus KKKKKKKKKKKKKKKK

  • Tem gente dizendo que BV só utiliza patrimonial e de resultado (como justificativa para o erro), mas as retificadoras são contas patrimoniais!

    Acredito que o erro da questão é dizer que o BV relaciona essas contas, porém, quem faz isso é o BP (Balanço Patrimonial)

  • Não há a obrigatoriedade de que as contas retificadoras sejam relacionadas logo abaixo das contas que são retificadas, pois a análise do balancete dá-se pelo saldo final de todas as contas credoras e de todas as contas devedoras.

     GABARITO: ERRADO.

     Balancete de Verificação elenca a relação de contas contábeis com seus respectivos saldos, extraídas dos registros contábeis em determinada data. É a ferramenta utilizada para aferir se as partidas dobradas foram respeitadas; não objetiva apresentar qualquer resultado financeiro da empresa, apenas a correta realização dos lançamentos, quanto aos VALORES escriturados, pois não consegue verificar se os lançamentos foram realizados nas contas corretas.

  • eu esqueci que era a quadrix, próxima questão.... nem esquenta

  • BV DIFERENTE DE BP

  • GABARITO: ERRADO

    Balancete serve para evidenciar a igualdade matemática dos saldos, porém, não garante a correção dos respectivos lançamentos.

  • Lembrem sempre, o balancete de verificação

    SÓ SERVE PRA ISSO:

    Verificar igualdade numérica entre contas DEVEDORAS E CREDORAS;

    Verificar a

    aplicação correta do MÉTODO DAS

    PARTIDAS DOBRADAS;

    ELE NÃO SERVE PARA:

    Verificar erros de

    lançamentos;

    Verificar

    lançamentos a serem estornados;

    Corrigir

    lançamentos

    Fonte: Alfacon

    Corrigir lançamentos.

  • Acho que muitos argumentos não tem nada condizente com o que a questão pede. Ela está errada, pois no balancete de verificação as contas são separadas de acordo com a sua natureza, e uma conta retificadora tem natureza inversa a qual retifica, desta forma essas contas ficarão no lado oposto o qual está a conta retificada e não abaixo dela.

  • Balancete de verificação: É um demonstrativo auxiliar (não é obrigatório) e serve para verificar se o método das partidas dobradas foi obedecido.

  • ( errado ) Pois as contas retificadoras (redutoras) do ativo e passivo devem ser apresentadas abaixo das contas cujos saldos retifiquem no Balanço Patrimonial, pois a função do balancete de verificação é apenas ver se o método das partidas dobradas foi obedecido.

    Prof Gilson Nogueira

  • A função do balancete de verificação é verificar se o método das partidas dobradas foi eventualmente correto.

  • GABARITO: ERRADO

    ERRO - O balancete de verificação deve relacionar as contas retificadoras de ativo e passivo logo abaixo das contas cujos saldos elas retifiquem.

    CORREÇÃO - O BALANÇO PATRIMONIAL deve relacionar as contas retificadoras de ativo e passivo logo abaixo das contas cujos saldos elas retifiquem.

    Lembrando:

    BALANCETE DE VERIFICAÇÃO: não é obrigatório (caráter auxiliar)

    BALANÇO PATRIMONIAL: obrigatório

  • Balancete de verificação ⇾ livro razão

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    No balanço patrimonial as contas retificadoras aparecem logo abaixo das contas que elas retificam.

    No balancete de verificação, não há obrigatoriedade de que fiquem juntas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO

    -balancete de verificação evidencia a igualdade matemática dos lançamentos efetuados no período, com o objetivo de verificar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Esse método é utilizado para indicar que não há débito sem que haja um crédito correspondente e, em consequência, que os valores totais dos débito e créditos registrados tenham igual valor.

  • GAB: ERRADO

    IMPORTANTE, o balancete de verificação SÓ SERVE PRA ISSO:

    • Verificar igualdade numérica entre contas DEVEDORAS e CREDORAS
    • Verificar a aplicação correta do MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

    ELE NÃO SERVE PARA:

    • Verificar erros de lançamentos
    • Verificar lançamentos a serem estornados;
    • Corrigir lançamentos

    Algumas questões para agregar nos estudos:

    Q19104

    O balancete de verificação, embora possa identificar erros decorrentes de incorreta aplicação do método das partidas dobradas, é ineficaz para a correção de erros constituídos por lançamentos invertidos ou duplicados.

    (CERTO)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Q80697

    Quando a soma dos saldos credores for igual à soma dos saldos devedores no balancete de verificação, não haverá nenhum erro nos lançamentos contábeis do período.

    (ERRADO)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Q90407

    No balancete de verificação, é possível identificar os lançamentos que devem ser objeto de estorno, em razão da diferença que estará nele evidenciada entre os somatórios dos saldos devedores e credores.

    (ERRADO)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Q371365

    Em um balancete de verificação, é possível verificar a igualdade entre o total de débitos e o total de créditos, o que garante a correção dos procedimentos contábeis adotados.

    (ERRADO)

    Bons estudos!

  • No Balanço Patrimonial as contas retificadoras de ativo e passivo são apresentadas logo abaixo das contas cujos saldos elas retifiquem.

    No Balancete de Verificação não há tal obrigatoriedade.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Não deve. No balancete de verificação, não há obrigatoriedade de que fiquem juntas.


ID
3540355
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


As participações permanentes em outras sociedades devem ser reunidas no grupo de investimentos do ativo, independentemente de sua natureza ou destinação.

Alternativas
Comentários
  • errado, será classificado em investimentos "as participações permanentes em outras entidades(...), NÃO classificáveis no circulante, e que NÃO se destinem à manutenção da companhia ou da empresa." (6404)

  • Com base na lei 6.404/76, compõem o subgrupo investimentos do ativo não circulante: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.  São investimentos em sociedades cujo caráter não seja o especulativo.

    Assim, não pode ter: natureza especulativa ou destinação para manutenção das atividades da companhia.

    Gabarito: Errado. 

  • Participações permanentes que não se destinam a manutenção da empresa são classificadas como investimento.

  • Questão errada.

    De acordo com o art. 179, inciso III, da Lei 6.404/76 (Lei das S/A)

    Participações permanentes são ações adquiridas pela entidade com a intenção de permanência, ou seja, sem a intenção de revenda no curto prazo, representando uma extensão da atividade econômica da entidade. (As participações permanentes no capital de outras sociedades, como ações de coligadas, de controladas, e de não coligadas e de não controladas, serão classificadas no ativo investimento).

    - Porém, se a empresa adquirir ações com objetivo especulativo, isto é, de revendê-las no curto prazo, serão elas tratadas como participações temporárias, e classificadas no ativo circulante.

  • ERRADA

    (CESPE/MPOG/2015) No balanço patrimonial de uma empresa, as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza — não classificáveis no ativo circulante e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa — deverão ser classificados no ativo realizável a longo prazo, ou no ativo imobilizado, conforme natureza de tais participações e direitos.(ERRADO

    (CESPE/TCE-PA/2016) As participações de caráter permanente em outras sociedades compõem o balançopatrimonial e são classificadasem investimentos, no ativo não circulante. (CERTO

    (CESPE/FUB/2018) Os valores correspondentes a participações permanentes no capital de outras sociedades e avaliados pelos métodos do custo, da equivalência patrimonial ou do valor justo devem compor o subgrupo investimentos do ativo não circulante.(CERTO


ID
3540358
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


Para efeito de inclusão no grupo de resultados de exercícios futuros, as receitas de exercícios futuros devem ser deduzidas dos custos e das despesas a elas correspondentes.

Alternativas
Comentários
  • O grupo Resultado de Exercícios Futuros é apresentado no Balanço Patrimonial entre o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido, sendo composto das receitas já recebidas pela empresa, deduzidas dos custos e despesas correspondentes incorridos ou a incorrer, que efetivamente serão reconhecidas em períodos futuros por estarem associadas a algum evento futuro ou à fluência do tempo e sobre as quais não haja qualquer tipo de obrigação de devolução por parte da empresa (art. 181 da Lei nº 6.404/76).

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/resultexerfuturos.htm#:~:text=O%20grupo%20Resultado%20de%20Exerc%C3%ADcios,reconhecidas%20em%20per%C3%ADodos%20futuros%20por

  • correto, porém é uma norma já revogada. "Art. 181. Serão classificadas como resultados de exercício futuro as receitas de exercícios futuros, diminuídas dos custos e despesas a elas correspondentes."

    Não existe mais "receitas de exercícios futuros", mas sim a Receita Diferida.

  • Mal eu pergunte,mas se é deduzido dos custos e despesas não deveria se chamar "lucro de exercícios futuros"?

  • Por que a Quadrix está cobrando uma norma que foi revogada em 2008?

  • Questão sobre a antiga conta resultado de exercícios futuros, conforme as disposições da Lei n.º 6.404/76.

    A partir da criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis em 2005, um conjunto de novas normas foram produzidas e aprovadas, pela CVM, pelo CFC e outros órgãos reguladores, buscando a convergência às normas internacionais de Contabilidade (IASB).

    Nesse contexto, as Leis n.º 11.638/07 e n.º 11.941/09 modificaram a legislação aplicável, sobretudo a Lei n.º 6.404/76, que tratava da conta resultados de exercícios futuros, classificada entre o passivo exigível e o patrimônio líquido. Veja a antiga disposição que foi revogada:

    "Art. 181. Serão classificadas como resultados de exercício futuro as receitas de exercícios futuros, diminuídas dos custos e despesas a elas correspondentes. (Revogado pela Medida Provisória n.º 449, de 2008.) (Revogado pela Lei n.º 11.941, de 2009.)"

    Essa conta servia para agruparmos receitas antecipadas em condições específicas, como por exemplo, alugueis ou valores de venda recebidos antecipadamente pela empresa.

    Atenção! Atualmente esse grupo de contas foi extinto, não sendo permitida nenhuma contabilização adicional nessa conta. A reclassificação do saldo remanescente para o passivo foi determinada pela própria Lei n.º 6.404/76, em 2009:

    "Art. 299-B. O saldo existente no resultado de exercício futuro em 31 de dezembro de 2008 deverá ser reclassificado para o passivo não circulante em conta representativa de receita diferida. (Incluído pela Lei n.º 11.941, de 2009.)

    Parágrafo único. O registro do saldo de que trata o caput deste artigo deverá evidenciar a receita diferida e o respectivo custo diferido."

    Dica! Repare que ainda é possível contabilizarmos receitas de exercícios futuros, essa prática é muito comum no mercado imobiliário, por exemplo, que possui contratos longos, vendas a prazo e adiantamento de pagamentos para construção. O que está proibido é a classificação dessas receitas no balanço patrimonial como resultado de exercícios futuros. Hoje, devemos classifica-las em conta específica de receita diferida no passivo não circulante.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Para efeito de inclusão no grupo de resultados de exercícios futuros, as receitas de exercícios futuros devem ser deduzidas dos custos e das despesas a elas correspondentes.

    Como vimos, esse grupo foi extinto. Essas receitas atualmente deverão ser classificadas no balanço patrimonial como receita diferida. Entretanto, para efeito de inclusão nesse grupo, de acordo com o art. 181 da Lei n.º 6.404/76, as receitas realmente deveriam ser deduzidas dos custos e despesas a elas correspondentes, em respeito ao princípio da competência e confrontação entre receitas e despesas.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3540361
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


A parte do preço de emissão de ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação de capital social será classificada como capital não integralizado.

Alternativas
Comentários
  • RESERVAS DE CAPITAL

    As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.

    Respectivas reservas devem refletir, essencialmente, as contribuições feitas pelos acionistas que estejam diretamente relacionadas à formação ou ao incremento do capital social.

    As reservas de capital constituem-se grupo de contas integrantes do Patrimônio Líquido.

    COMPOSIÇÃO:

    De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei 6.404/1976, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

    a) a correção monetária do capital realizado;

    b) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;

    c) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;

    d) até 31.12.2007 - por força da Lei 11.638/2007, o prêmio recebido na emissão de debêntures;

    e) até 31.12.2007 - por força da Lei 11.638/2007, as doações e as subvenções para investimentos.

    Portanto, gabarito ERRADO

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/reservacapital.htm

  • Reserva de capital

  • GABARITO - ERRADO

    RESERVA DE CAPITAL

    • ÁGIO NA EMISSÃO DE AÇÕES
    • ALIENAÇÃO DE PARTES BENEFICIÁRIAS
    • ALIENAÇÃO DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO
  • De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei 6.404/1976, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

    a) a correção monetária do capital realizado;

    b) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;

    c) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição.

    Portanto, gabarito ERRADO.

  • Preço de emissão das ações sem valor nominal

    • parcela do preço destinada à formação do capital social → capital social (PL)

    • parcela que ultrapassa o valor destinado à formação do capital social → reserva de capital (PL)

    Gabarito: ERRADO

  • Errado.

    Complementando:

    Integralização de Capital Social é o processo no qual o sócio entrega os valores prometidos na emissão do Contrato Social. Esses valores, por sua vez, podem ser em dinheiro, bens móveis, bens imóveis e/ou títulos de crédito.

    A integralização de Capital Social é a entrega formal de um valor que foi prometido por um sócio no momento da constituição de uma empresa.

  • - Reserva De Ágio Na Emissão De Ações:

    Ágio, em linguajar comum, é o valor cobrado a maior por algo. Nas sociedades por ações o estatuto social deve definir o valor do capital social, o número de ações em que o capital se divide e se elas terão ou não valor nominal. A ação tem um valor pré-definido, o valor do capital social subscrito dividido pelo número de ações emitidas. Isso é o seu valor nominal! Temos que destacar que as ações serão sempre registradas pelo seu valor nominal. O ágio na emissão de ações é o valor da contribuição do subscritor (quem está comprando a ação) que ultrapassar o valor nominal das ações por ele adquiridas. No caso de emissão de ações sem valor nominal, o ágio na emissão de ações será o valor da contribuição do subscritor que ultrapassar a importância destinada ao capital social. Destacamos que uma ação pode não ter valor nominal, mas possuir um valor de referência para comparação.  

    Gilmar Possati

  • Gabarito: errado

    O ágio na emissão de ações é o valor da contribuição do subscritor (quem está comprando a ação) que ultrapassar o valor nominal das ações por ele adquiridas.

    A emissão de ações por um preço superior ao seu valor nominal provoca aumento simultâneo no valor do capital social e das reservas de capital da companhia emissora.

    Valor nominal= valor do capital subscrito / ações emitidas.

    D – Caixa 150.000,00 (Ativo)

    C – Capital Social 100.000,00 (PL)

    C– Reserva de capital – Ágio na emissão de ações 50.000,00 (PL)


ID
3540364
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


A demonstração do resultado do exercício somente é obrigatória para as empresas que têm ações negociadas em bolsa de valores.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6404 - Gabarito Errado

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e                               

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.                      

    Essa restrição é para a DVA.      

  • A DRE é obrigatória tanto no setor público quanto no setor privado.

  • poderão optar sobre demonstrações financeiras expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários...

    obrigatório para S/A de capital aberto e facultativa para S/A fechada

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A Lei n.º 6.404/76 rege todas as sociedades anônimas, quer sejam de capital aberto, negociam suas ações em bolsa de valores, ou de capital fechado, não negociam as ações em bolsa de valores.

    De acordo com a referida Lei são demonstrações financeiras (contábeis) obrigatórias:

    a) Balanço patrimonial;
    b) Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, poderá ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;
    c) Demonstração do resultado do exercício;
    d) Demonstração dos fluxos de caixa. Esta demonstração será facultativa para empresas fechadas com patrimônio líquido inferior a R$ 2.000.000,00; e
    e) Demonstração do valor adicionado, obrigatória somente para companhias abertas.

    Como podemos notar, a demonstração do resultado é uma demonstração obrigatória para todas as sociedades anônimas e não somente para as de capital aberto.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A DRE é obrigatória tanto pela Lei 6.404, quanto pelo CPC 26


ID
3540367
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


As receitas e os rendimentos da demonstração do resultado do exercício devem observar o regime de competência.

Alternativas
Comentários
  • CPC 26 - Gabarito Certo

    Regime de competência

    27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.

  • A contabilidade pública faz uso do regime misto, que é receitas usa a competência e despesas usam o caixa como regime.

  • Gabarito: C

    Em Contabilidade temos basicamente duas modalidades ou critérios de reconhecimento de despesas ou receitas. Um deles, é mais simplificado, e se preocupa com as entradas e saídas de caixa ou equivalentes de caixa, por isso, é chamado de Regime de Caixa. 

    Mas temos outro regime de apuração, mais aprofundado, e que se preocupa com o MOMENTO DA OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR das receitas e despesas, o que não é, necessariamente a entrada ou saída de caixa. Assim, a receita de venda de uma mercadoria é reconhecida quando da entrega da mercadoria, isto é, quando a venda é efetuada. Tudo isso, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • Segundo o art. 177 da Lei n° 6.404/76:

    Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.

    Com isso, correta a assertiva.

  • Certo

    O regime de competência registra as receitas e as despesas pelo aspecto econômico, buscando apresentar na DRE – Demonstração do Resultado do Exercício - o desempenho econômico, independentemente do resultado financeiro.

    O princípio da competência significa que os fatos devem ser reconhecidos no patrimônio, isto é, registrados contabilmente independentemente do recebimento ou pagamento. CERTO

    Como regra geral, o regime de escrituração determinado no Brasil é o regime de competência. Para as empresas, tal determinação vem da Lei n. 6.404/1976.


ID
3540370
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


A receita líquida é obtida subtraindo‐se o custo das mercadorias vendidas da receita bruta.

Alternativas
Comentários
  • Receita Líquida é obtida ao subtrair da Receita Bruta as deduções de vendas (impostos sobre vendas, abatimentos, descontos incondicionais).

    Receita Bruta

    (-) Descontos Incondicionais

    (-) Abatimentos

    (-) Impostos sobre vendas

    = Receita Líquida

    (-) CMV

    = Lucro Bruto

    Gabarito: errado.

  • Para não errar: tirou o CUSTO resta o LUCRO. Após retirar o CMV fica o LUCRO BRUTO

  • CORRIGINDO:

    O LUCRO BRUTO é obtido subtraindo‐se o custo das mercadorias vendidas da receita líquida.

  • É o Resultado da subtração entre a Receita Bruta e as deduções de vendas.

  • Questão a elaboração das demonstrações contábeis, especificamente sobre a Demonstração do Resultado do Exercício.

    A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é elaborada a partir dos saldos das contas de resultado e tem por finalidade evidenciar o resultado econômico do exercício, seja lucro ou prejuízo.

    Para melhor visualizarmos onde se encontra a receita líquida na DRE e como ela pode ser obtida, basta conhecermos a estrutura básica dessa demonstração, conforme Lei n.º 6.404/76. Veja esse exemplo simplificado da doutrina¹:



    Agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    A receita líquida é obtida subtraindose o custo das mercadorias vendidas da receita bruta.

    A receita líquida é obtida subtraindose devoluções, descontos, impostos e outras deduções da receita bruta.

    Alternativamente, também poderíamos corrigir a assertiva afirmando que o lucro bruto é obtido subtraindose o custo das mercadorias vendidas da receita líquida. 


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 628.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • GABARITO - ERRADO

    RECEITA LÍQUIDA = RECEITA BRUTA - ICMS/PIS/COFINS


ID
3540373
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


Se dois empréstimos tiverem a mesma taxa de juros nominal, o empréstimo com cobrança postecipada dos juros terá uma taxa efetiva maior que o empréstimo com cobrança antecipada dos juros.

Alternativas
Comentários
  • Não sei muito de matemática financeira. E se alguém puder me ajudar agradeço.

    Mas todo dinheiro no tempo tem rendimento ou seja, se é postecipado ele teoricamente aplica-se sobre um rendimento maior - diminuindo assim seu efeito corrosivo uma vez que ele ambos possuem o mesmo valor.


ID
3540376
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


As perdas sofridas por determinado investidor em projeto de investimentos constituem um tipo de retorno.

Alternativas
Comentários
  • C

    Se eu projetar algo é possível saber que la na frente irá ter retorno, ainda que bom ou ruim. Ainda que minha resposta seja tão raza quanto a assertiva.

  • goodwill

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre retorno de investimento.

    Geralmente pensamos em retorno de investimento como algo positivo. Mas nem sempre isto é verdadeiro.

    Alguns investimentos podem simplesmente não darem o retorno esperado e até mesmo apresentarem retornos negativos (perdas e/ou prejuízos). Outros investimentos dão retornos negativos durante muito tempo e somente após um longo período é que passam a apresentar ganhos para o investidor.

    Assim, o retorno pode ser positivo ou negativo. Seja um grande ganho de capital ou uma perda sofrida, ambos são considerados como retorno do investimento.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3540379
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


O mercado de capitais compreende todos os mercados de recursos financeiros e de intermediação de operações de crédito do sistema econômico.

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista legal, o mercado de capitais no Brasil é o mercado de títulos e valores mobiliários emitidos pelas empresas e regulado pela CVM. E ele faz parte do mercado financeiro.

  • ERRADO! Todos os mercados não! O mercado financeiro se divide em 4 grandes mercados, e um deles é o Mercado de Capitais.


ID
3540382
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


Nas operações de crédito com o sistema de prestações constantes, os juros e os valores da amortização da dívida são variáveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Prestação = Juros + Amortização

    A questão informa que as prestações são constantes (tabela Price), logo os juros são decrescentes (pois o saldo devedor diminui a cada prestação paga) e as amortizações são crescentes (A = P - J). Assim, tanto os juros quanto as amortizações são variáveis.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Nas operações de crédito com o sistema de prestações constantes, os juros e os valores da amortização da dívida são variáveis. Resposta: Certo.

  • Certinha!

    Quem tem financiamento imobiliário na Caixa sabe! kkkkk


ID
3540385
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


O orçamento de capital deve determinar a forma de utilização dos ativos imobilizados da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Orçamento de Capital é o processo de determinar quais investimentos de capital de longo prazo devem ser escolhidos pela empresa durante um determinado período. Para isso, ele leva em consideração a rentabilidade potencial de cada projeto.

  • Questão sobre o orçamento de capital no contexto da gestão financeira das empresas.

    Atenção! Já aviso que esse não é um assunto muito comum em provas. É mais afeto a Administração Geral, Contabilidade Gerencial ou Finanças Corporativas.

    O orçamento de capital, sinteticamente, é o processo de tomar decisões de investimento de capital. Nesse orçamento, as empresas programam suas despesas de longo prazo, de acordo com sua estratégia como, por exemplo, expansão da indústria, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, entrada em novos mercados, etc.

    Dica! Nesse processo de tomada de decisão utilizamos diversas ferramentas de finanças corporativas/matemática financeira, para escolher os melhores investimentos. Exemplos: Valor Presente Líquido (VPL) - Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback Period - Período de Recuperação do Investimento.

    O orçamento de capital, do ponto de vista da administração financeira, é elaborado durante o ciclo de investimento da empresa. Segundo a doutrina¹, o ciclo de investimento envolve todo o processo de identificação, avaliação e seleção das alternativas de aplicações de recursos, com o objetivo de dar suporte às atividades de exploração na expectativa de gerarem benefícios econômicos futuros para a empresa. As decisões de investimento determinam a composição e o tipo de ativos da empresa e incluem o investimento em equipamentos, instalações, máquinas, tecnologias, participações em outras empresas, estoques, entre outras aplicações financeiras. As decisões de investimento devem refletir os objetivos estratégicos da organização.

    Feita toda revisão do conteúdo, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O orçamento de capital deve determinar a forma de utilização dos ativos imobilizados da empresa.

    O orçamento de capital deve determinar os investimentos em ativos de longo prazo da empresa (imobilizado, investimento e intangível). A forma de utilização dos ativos imobilizados é determinada em planos operacionais, que se relacionam com o orçamento de capital.  


    Fonte:
    ¹ Sobral, Filipe Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci. – 2ª ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 563.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3540388
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


O fluxo de caixa líquido é a diferença entre os recebimentos e os pagamentos de uma empresa, demonstrados no orçamento de caixa.

Alternativas
Comentários
  • Não seria no fluxo de caixa?


ID
3540391
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


Em um sistema de tributação progressivo, a alíquota marginal deve ser sempre maior que a alíquota média de tributação.


Alternativas
Comentários
  • A progressividade do imposto normalmente está associada à noção de uma estrutura tributária com alíquotas crescentes. É possível definir formalmente a progressividade do seguinte modo: sejam T(Y) as obrigações totais de imposto de renda de um indivíduo com renda Y, m(Y) a alíquota marginal e t(Y) a alíquota média. Um imposto de renda poderia então ser definido como progressivo quando a elasticidade-renda do imposto fosse maior que um para todos os níveis de renda, e como regressivo se a elasticidade fosse menor que um.

    Um imposto de renda proporcional teria elasticidade unitária.

    Isso equivale a dizer que um sistema tributário é progressivo se a alíquota marginal exceder a alíquota média, ou se a alíquota média for uma função crescente da renda, o que é a mesma coisa.

  • Gabarito: CERTO


ID
3540394
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


Quando os lucros obtidos por determinada empresa são tributados e, uma vez, distribuíbos aos acionistas, constituem fato gerador de um novo imposto sobre os rendimentos e ocorre a bitributação.

Alternativas
Comentários
  • O lucro é tributado pelo IRPJ e CSLL e, após essas deduções, são feitas as distribuições. Entre elas, a formação de Reserva Legal, Reserva Estatuária e a Distribuição de Dividendos. Dessa forma, não há bitributação de dividendos.

    O mesmo não ocorre em relação ao pagamento de pró-labore (remuneração paga ao administrador da empresa) que, sim, é tributável.

    Gabarito: errado.

  • tentando complementar, corrijam-me se eu estiver equivocado:

    Quando menciona: fato gerador no momento da distribuição, isso seria igual a tributar o dividendo do acionista. Essa tributação inexiste, não há previsão legal, logo o Fato gerador não existe.

    Gabarito: Errado

  • imagina se fosse verdade isso kkkk

  • GABARITO - ERRADO

    COMPLEMENTANDO...

    Bitributação é um fenômeno do direito tributário que leva à tributação dupla de um mesmo fato gerador, realizada por dois entes diferentes.

    Ou seja: dois poderes públicos (União, estados e municípios, por exemplo) cobram um tributo do contribuinte sobre a mesma operação.

  • Mesmo que fosse permitida a nova incidência do Imposto de Renda, após a distribuição de dividendos, não seria o caso de bitributação, mas de bis in idem:

    bis in idem é o ato do mesmo ente federativo tributar duplamente o mesmo fato gerador, que somente é permitido se autorizado constitucionalmente.

    Já a bitributação é caracterizada quando dois entes federativos diferentes tributam o mesmo fato gerador. Em regra, a bitributação no Brasil é proibida e, quando ocorre, verifica-se que há um conflito de competência.

    Fonte: https://vempradome.com.br/blog/diferenca-entre-bis-in-idem-e-bitributacao/


ID
3540397
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


Determinada despesa pode ser dedutível do imposto de renda da pessoa jurídica, ainda que não tenha relação com a atividade principal da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO.

    Lei 4.506/64

    Art. 47 São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e a manutenção da respectiva fonte produtora.

  • Questão sobre contabilização do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

    A questão cobra conhecimento sobre os tipos de despesas que podem ser dedutíveis do IRPJ. Para isso, basta conhecermos as disposições do Regulamento do Imposto de Renda (RIR) Decreto n.º 9.580/18:

    "Art. 226. Para fins de pagamento, a pessoa jurídica poderá deduzir do imposto sobre a renda apurado no mês, o imposto pago ou retido na fonte sobre as receitas que integraram a base de cálculo e os incentivos de dedução do imposto relativos:

    I - às despesas de custeio do PAT;
    II - às doações realizados a título de apoio aos Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso;
    III - às doações e aos patrocínios realizados a título de apoio às atividades culturais ou artísticas;
    IV - ao vale-cultura distribuído no âmbito do Programa de Cultura do Trabalhador;
    V - aos investimentos, aos patrocínios e à aquisição de quotas de Funcines, realizados a título de apoio às atividades audiovisuais;
    VI - às doações e aos patrocínios realizados a título de apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos; e
    VII - à remuneração da empregada e do empregado paga no período de prorrogação da licença-maternidade ou da licença-paternidade, observados os limites e os prazos previstos para estes incentivos."

    Atenção! Perceba que essas despesas são relacionadas com direitos sociais (alimentação, cultura, educação, etc.). O governo permite a dedução desses tipos de despesa do IRPJ como forma de incentivar e fomentar a iniciativa privada à concretizar esses direitos.

    Veja que isso não tem relação com a atividade principal da empresa. Tanto uma empresa de bebidas quanto uma empresa de serviços bancários poderá se valer desse incentivo, se incorrer nas despesas discriminadas acima.

    Dessa forma, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Determinada despesa pode ser dedutível do imposto de renda da pessoa jurídica, ainda que não tenha relação com a atividade principal da empresa.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • se você ganhar dinheiro de qualquer espécie, ainda que não seja a atividade principal da empresa, o governo certamente ficará com uma parte


ID
3540400
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item, relativos à gestão financeira das empresas.


Se um título cujo valor nominal é igual a R$ 52.000,00 puder ser descontado, durante 60 dias, à taxa de 10% ao mês, o valor atual do título será inferior a R$ 43.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Montante(Valor Futuro) = Capital(valor presente) x (1 + i(taxa))^n(período)

    M = C x (1 + i)^n

    52.000 = C x (1 + 0,1)^2

    52.000 = C x 1,21

    1,21 C = 52.000

    C = 52.000/1,21

    C = 42.975,21

    Gabarito: Certo

  • Engraçado que via juros simples o desconto é maior, rsrsrs

  • Desconto racional composto.

  • Gab. C

    Meu Deus!!! meu raciocínio foi totalmente equivocado, mas vou colocá-lo aqui como exemplo de algo a NÃO ser feito!!

    o que eu pensei foi... vou descontar 10% de 52mil que vai me entregar 5.200. Agora multiplico por 2 já que são dois meses (30+30=60dias) 5.200 x 2 = 10.400. Esses 10.400 subtraio dos 52mil. R= 41.600 (caí atirando no alvo)

    Não satisfeito em errar, me proponho a errar novamente (eu sou bichão).

    Me toquei que 52mil menos 10% é 46.800. e 10% de 46.800 é 4.680.

    Nessa hora pensei "aahh!! ainda bem que fiz essa segunda conta, caso contrário erraria a qc. Vou ter que somar os 5.200 com 4.680." Resultado dessa soma 9.880.

    Peguei esse os 52mil e subtrai 9.880, resposta 42.120 (caí atirando, matei o inimigo e morri)

    resumo da opera: não sei contabilidade. meus dois resultados foram menores que 43mil APENAS por coincidência, nada mais. se vc que chegou até aqui e pensou como eu, vamos dar meia volta pq o caminho que pegamos está errado!

  • O valor do título continua sendo o mesmo, o valor recebido que é menor, redação confusa.

  • Só eu quem fez usando juros simples? kkj
  • Professor, por favor comente a questão!! Nao conseguir entender. O valor do título continua o mesmo, o que acontecerá será o recebimento de um valor menor,já que irá incidir os juros?/ È isso? Alguém ajuda ai..

  • Essa é praticamente uma questão de matemática financeira, não é? Vamos realizar o cálculo do valor atual do título.

    Com isso, correta a assertiva.

  • matematica financeira em contabilidade

    pra decorar a formula de juros compostos tem um bizu de um professor que infelizmente esqueci o nome e nao poderei dar o credito a ele, mas ajuda demais:

    BIZu

    Mae Compra 1 iogurte de tamarindo pra mim?

    M= C x (1+i)^t

    M = montante

    C= capital inicial

    i= taxa de juros

    t= tempo

    E sempre lembrar de ajustar a taxa de juros ao tempo, por exempo, se o exercicio fala que a taxa de juros é pot mes, o tempo precisa ser mudado para mes , caso tenha vindo em dias ou anos, por exemplo, transforma 1 ano em 12 meses.


ID
3540403
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


Para a realização de pregão na forma eletrônica, é vedada a utilização de critérios diferentes dos do menor preço.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    .

    DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005.

    Art. 2º O pregão, na forma eletrônica, como modalidade de licitação do tipo menor preço, realizar-se-á quando a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns for feita à distância em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela internet.

    § 1º Consideram-se bens e serviços comuns, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais do mercado.

    § 2º Para o julgamento das propostas, serão fixados critérios objetivos que permitam aferir o menor preço, devendo ser considerados os prazos para a execução do contrato e do fornecimento, as especificações técnicas, os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade e as demais condições definidas no edital.

    § 3º O sistema referido no caput será dotado de recursos de criptografia e de autenticação que garantam condições de segurança em todas as etapas do certame.

  • GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito - Errado

    Justificativa: Artigo 7º do Decreto 10.024/2019. Menor Preço ou Maior Desconto

    Art. 7º Os critérios de julgamento empregados na seleção da proposta mais vantajosa para a administração serão os de menor preço ou maior desconto, conforme dispuser o edital.

    Parágrafo único. Serão fixados critérios objetivos para definição do melhor preço, considerados os prazos para a execução do contrato e do fornecimento, as especificações técnicas, os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade, as diretrizes do plano de gestão de logística sustentável e as demais condições estabelecidas no edital.

    Obs: o Decreto 5.450/2005 foi revogado.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10024.htm

  • O exame desta questão demanda que seja aplicada a recente regulamentação vazada no Decreto 10.024/2019, mais precisamente o que dispõe seu art. 7º, litteris:

    "Art. 7º  Os critérios de julgamento empregados na seleção da proposta mais vantajosa para a administração serão os de menor preço ou maior desconto, conforme dispuser o edital."


    Desta maneira, não apenas inexiste vedação à adoção de outro critério, como, em rigor, a legislação de regência da matéria autoriza expressamente o uso de critério diverso do menor preço, qual seja, o maior desconto.


    Assim sendo, incorreta a assertiva aqui analisada.



    Gabarito do professor: ERRADO


ID
3540406
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


A empresa integrante de um consórcio participante de determinado pregão na forma eletrônica não poderá participar da mesma licitação em caráter individual, embora possa integrar outros consórcios participantes da mesma licitação.


Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De acordo com o parágrafo único do artigo 42, 

    fica vedada a participação de empresa consorciada, na mesma licitação, por meio de mais de um consórcio ou isoladamente.

  • Questão sobre a participação de empresas no pregão eletrônico.

    O pregão eletrônico, é uma licitação pública, na modalidade pregão. Na órbita federal, é realizado quando a disputa pelo fornecimento de bens ou pela contratação de serviços comuns ocorrer à distância e em sessão pública, por meio do Sistema de Compras do Governo federal, disponível no endereço eletrônico do Compras Governamentais. 

    A legislação que regulamenta esse tipo de licitação na administração pública federal é o Decreto n.º 10.024/2019. Nele estão detalhados os critérios para participação das empresas, inclusive consórcios, conforme veremos no art. 42 a seguir:

    Art. 42.  Quando permitida a participação de consórcio de empresas, serão exigidas:
    (...)
    Parágrafo único.  Fica vedada a participação de empresa consorciada, na mesma licitação, por meio de mais de um consórcio ou isoladamente.

    Feita a revisão do assunto, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    A empresa integrante de um consórcio participante de determinado pregão na forma eletrônica não poderá participar da mesma licitação em caráter individual, embora possa integrar outros consórcios participantes da mesma licitação.

    A empresa integrante de um consórcio participante de determinado pregão na forma eletrônica não poderá participar da mesma licitação integrando outro consórcio. Como vimos no Decreto n.º 10.024/2019 é vedada a participação adicional tanto em caráter individual quanto em caráter coletivo (por meio de algum outro consórcio).


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3540409
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários pode ser efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Literalidade da lei 6404/76.

    Art. 4º § 2º Nenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários.

  • Vai atrás de Nishimura agora

  • pessoal ta afiado nessa matéria


ID
3540412
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


O cancelamento de ações somente pode ser realizado se a operação não alterar o valor do capital social ou o valor nominal das ações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    ART.12 O número e o valor nominal das ações somente poderão ser alterados nos casos de modificação do valor do capital social ou da sua expressão monetária, de desdobramento ou grupamento de ações, ou de cancelamento de ações autorizado nesta Lei. 

  • ART.12 O número e o valor nominal das ações somente poderão ser alterados nos casos de modificação do valor do capital social ou da sua expressão monetária, de desdobramento ou grupamento de ações, ou de cancelamento de ações autorizado nesta Lei.

  • Desnecessário ficar copiando e colando o mesmo comentário do colega. Não acrescenta em nada! Bora Reportar abuso.


ID
3540415
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


A propriedade de ações nominativas somente é reconhecida a partir da aposição do nome do acionista no respectivo certificado de ação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 31. A propriedade das ações nominativas presume-se pela inscrição do nome do acionista no livro de "Registro de Ações Nominativas" ou pelo extrato que seja fornecido pela instituição custodiante, na qualidade de proprietária fiduciária das ações.

  • GABARITO ERRADO

    De acordo com o artigo 31 da Lei 6.404 a propriedade das ações nominativas será presumida pela inscrição do NOME do acionista no livro de REGISTROS DE ÇÃOS NOMINATIVAS ou pelo EXTRATO que seja fornecido pela instituição custodiante.

  • De acordo com o artigo 31 da Lei 6.404 a propriedade das ações nominativas será presumida pela inscrição do NOME do acionista no livro de REGISTROS DE ÇÃOS NOMINATIVAS ou pelo EXTRATO que seja fornecido pela instituição custodiante.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão sobre a natureza das ações, conforme as disposições da Lei n.º 6.404/76.

    A questão é puramente literal, mas antes de vermos o gabarito vamos aproveitar para revisar alguns conceitos correlatos importantes.

    Podemos classificar os tipos de ações em algumas categorias, dependendo do critério que utilizamos. Em relação à natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, as ações podem ser ordinárias (ON), preferenciais (PN), ou de fruição, conforme o art. 15.

    De forma resumida, podemos dizer que as ON conferem aos acionistas direitos de sócios comuns (ex.: voto), enquanto que as PN não conferem direito a voto, mas permitem um tratamento diferenciado (ex.: preferência na distribuição de dividendos). Já as ações de fruição são emitidas em substituição as ações (ON e PN) que foram totalmente amortizadas, conferindo aos portadores mero direito de fruição ou gozo.

    A questão utiliza a classificação quanto à forma, segundo a Lei n.º 6.404/76. Veja que o art. 20, que trata do assunto foi alterado em 1990:

    "SEÇÃO IV

    Forma

    Art. 20. As ações podem ser nominativas, endossáveis ou ao portador.
    Art. 20. As ações devem ser nominativas. (Redação dada pela Lei n.º 8.021, de 1990.)"

    Repare que, antigamente, era possível termos ações endossáveis (somente o primeiro acionista é identificável) e ao portador (sem identificação dos titulares, sendo o proprietário dono do título). Entretanto, de acordo com o art. 20 da Lei, as ações devem ser nominativas (com identificação do acionista no Livro de Registro de Ações Nominativas) apenas.

    Feita toda a revisão do contexto das ações nominativas, podemos fazer a leitura do art. 31 que o examinador se baseou para fazer a questão:

    "Art. 31. A propriedade das ações nominativas presume-se pela inscrição do nome do acionista no livro de "Registro de Ações Nominativas" ou pelo extrato que seja fornecido pela instituição custodiante, na qualidade de proprietária fiduciária das ações. (Redação dada pela Lei n.º 10.303, de 2001.)"

    Agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    A propriedade de ações nominativas somente é reconhecida a partir da aposição do nome do acionista no respectivo certificado de ação.

    A propriedade de ações nominativas é reconhecida pela inscrição do acionista no registro específico ou pelo extrato na forma do art. 31 da Lei n.º 6.404/76.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3540418
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


No caso de liquidação, depois que a companhia pagar o passivo exigível, os titulares das partes beneficiárias terão direito de preferência sobre o que restar do ativo, até a importância da reserva para resgate ou conversão.

Alternativas
Comentários
  • correto, Conforme leciona Fábio Ulhôa Coelho, partes beneficiárias são valores mobiliários que asseguram ao seu titular direito de crédito eventual contra a sociedade anônima emissora, consistente numa participação nos lucros... cumpre f

    Vale ressaltar que as partes beneficiárias são autorizadas APENAS para Cia FECHADA.

  • Basicamente, fechar uma empresa compreende duas etapas: a dissolução e a liquidação.

    A dissolução é o ato através do qual se decide ou reconhece que a sociedade deverá encerrar as suas atividades. No final da dissolução, a empresa entra em liquidação, etapa que visa à finalização dos negócios, como o pagamento de dívidas, a cobrança de devedores (passivo exigível) e a partilha entre os sócios.

    Após a companhia pagar o passivo exigível, os titulares das partes beneficiárias terão direito de preferência sobre o que restar do ativo, até a importância da reserva para resgate ou conversão.

    Logo, assertiva CORRETA

    @superacaoconcursos

  • CORRETO

    Lei 6.404

    Art. 48. O estatuto fixará o prazo de duração das partes beneficiárias e, sempre que estipular resgate, deverá criar reserva especial para esse fim.

    § 3º No caso de liquidação da companhia, solvido o passivo exigível, os titulares das partes beneficiárias terão direito de preferência sobre o que restar do ativo até a importância da reserva para resgate ou conversão.


ID
3540421
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


A moeda funcional a ser adotada por determinada entidade para efeito de conversão das demonstrações contábeis é aquela correspondente ao principal ambiente econômico em que ela opere, independentemente da localização da sede da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    CPC 02 - Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis

    Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.

    [...]

    9. O ambiente econômico principal no qual a entidade opera é normalmente aquele em que principalmente ela gera e despende caixa. A entidade deve considerar os seguintes fatores na determinação de sua moeda funcional:

    (a) a moeda:

    (i) que mais influencia os preços de venda de bens e serviços (geralmente é a moeda na qual os preços de venda para seus bens e serviços estão expressos e são liquidados); e

    (ii) do país cujas forças competitivas e regulações mais influenciam na determinação dos preços de venda para seus bens e serviços;

    (b) a moeda que mais influencia fatores como mão de obra, matéria-prima e outros custos para o fornecimento de bens ou serviços (geralmente é a moeda na qual tais custos estão expressos e são liquidados). 

  • Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.

  • CPC 02 - Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis

    Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.

    [...]

    9. O ambiente econômico principal no qual a entidade opera é normalmente aquele em que principalmente ela gera e despende caixa. A entidade deve considerar os seguintes fatores na determinação de sua moeda funcional:

    (a) a moeda:

    (i) que mais influencia os preços de venda de bens e serviços (geralmente é a moeda na qual os preços de venda para seus bens e serviços estão expressos e são liquidados); e

    (ii) do país cujas forças competitivas e regulações mais influenciam na determinação dos preços de venda para seus bens e serviços;

    (b) a moeda que mais influencia fatores como mão de obra, matéria-prima e outros custos para o fornecimento de bens ou serviços (geralmente é a moeda na qual tais custos estão expressos e são liquidados).

  • A moeda funcional a ser adotada por determinada entidade para efeito de conversão das demonstrações contábeis é aquela correspondente ao principal ambiente econômico em que ela opere, independentemente da localização da sede da entidade.

    ela quem? a entidade ou a moeda?

    faz isso na sua redação e veja sua nota despencar

    ambiguidade

    parabéns ai para quem acertou

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    O pronunciamento CPC 02 define moeda funcional como a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera e define que devem ser considerados na determinação da moeda funcional:

    "a) A moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços e países cujas forças competitivas e regulação mais influenciam na determinação destes preços.

    b) A moeda que mais influencia fatores como mão de obra, matéria-prima e outros custos para fornecer bens e serviços." (Pronunciamento CPC 02 – Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

    Como vemos acima, a determinação da moeda funcional independe da localização da sede da empresa.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3540424
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


O valor realizável líquido de determinado estoque é o preço de venda estimado dos itens estocados no curso normal dos negócios, deduzido dos custos estimados para a conclusão desses negócios e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    CPC 16 - Estoques

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

  • Certo.

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda. (CPC 16 - Estoques)

    Em outras palavras, o valor líquido realizável é o valor de um ativo que pode ser alcançado com sua venda, menos uma estimativa sensata dos custos associados à alienação ou venda final desse ativo.

  • Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido. Dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.

    Valor realizável líquido – é um valor específico para a entidade. Entretanto, é o valor que a entidade espera receber pela venda do estoque.

  •  COMPLEMENTANDO O CONHECIMENTO

    Valor realizável líquido X Valor justo

    valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda

    valor justo reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. Valor de venda no mercado.

    Assertiva CORRETA

    @superacaoconcursos

  • Questão "quase" idêntica à de Nro. 62 - CESPE - Prova TCE.MG/2018 - Ciências Contábeis.

    Bons estudos.


ID
3540427
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


Quando determinada entidade paga a um fundo privado de previdência contribuições fixas destinadas a um plano de benefícios pós‐emprego de seus empregados, tem‐se um plano de benefício definido.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: ERRADO

    CPC 33

    Planos de contribuição definida são planos de benefícios pós-emprego pelos quais a entidade patrocinadora paga contribuições a uma entidade separada (fundo de pensão), não tendo a obrigação legal ou construtiva de pagar contribuições adicionais se o fundo vier a não possuir ativos suficientes para pagar todos os benefícios devidos. Nos planos de contribuição definida: (a) a obrigação legal ou construtiva da entidade está limitada à quantia que ela aceita contribuir para o fundo. Assim, o valor do benefício pós-emprego recebido pelo empregado é determinado pelo montante de contribuições pagas pela entidade (e, em alguns casos, também pelo empregado) para um plano de benefícios pós-emprego ou para uma entidade de seguros, juntamente com o retorno dos investimentos provenientes das contribuições; e (b) em consequência, o risco atuarial (risco de que os benefícios sejam inferiores ao esperado) e o risco de investimento (risco de que os ativos investidos sejam insuficientes para cobrir os benefícios esperados) recaem no empregado.

    Planos de benefício definido são planos de benefícios pós-emprego que não sejam planos de contribuição definida. Nos planos de benefício definido: CPC_33 (a) a obrigação da entidade patrocinadora é prover os benefícios acordados com os empregados atuais e antigos; e (b) o risco atuarial (risco associado ao descasamento das premissas de que o custo dos benefícios seja maior que o esperado) e o risco de investimento recaem parcial ou inteiramente na entidade patrocinadora. Se a experiência atuarial ou de investimento for pior que o esperado, a obrigação da entidade pode ser elevada.

    Bons estudos!


ID
3540430
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item.


A demonstração do valor adicionado tem por objetivo definir o valor dos insumos adquiridos de terceiros no montante de mercadorias ou serviços vendidos ou consumidos pela entidade.

Alternativas
Comentários
  • errado, a DVA NÃO define qualquer valor. Em contrapartida, a DVA deve evidenciar o montante da riqueza criada e como ela foi distribuída, o que compreende "o valor dos insumos adquiridos de terceiros ou serviços vendidos e consumidos pela entidade" na primeira parte.

  • Errado. Conforme o art. 188 da 6.404, o DVA consiste na "demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída".

    Bons estudos!

  • DVA (CPC.09) = objetivo: demonstrar a riqueza gerada e distribuída.

    Bons estudos