SóProvas



Prova UFLA - 2019 - UFLA - Assistente Social


ID
3198049
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Após uma campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo, ficou constatado que 90% da população foi imunizada para a gripe e 80% foi imunizada para o sarampo. Após um levantamento minucioso, constatou-se que 75% da população ficou imunizada para ambas as doenças, gripe e sarampo. O percentual da população que NÃO recebeu nenhuma vacina foi de:

Alternativas
Comentários
  • Podemos resolver essa questão pelo raciocínio logico..

    90% para gripe.

    80% para sarampo..

    constatou-se que 75% tinha sido imunizado para ambas..

    90% (gripe) - 75% = 15%.. apenas 15% recebeu imunização somente para gripe.

    80% (sarampo) - 75% = 5%.. apenas 5% recebeu imunização somente para sarampo..

    75% + 15% (gripe) + 5% (sarampo) = 95% -----> logo, 5% (alternativa A) não recebeu imunização.


ID
3198052
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja faz uma promoção para vender seus produtos de três maneiras distintas:

1. Leve 3 e pague 2.

2. Leve 5 e pague 3.

3. Comprando mais que 5 unidades do mesmo produto, receba 25% de desconto no preço da unidade a partir da sexta unidade.

Para comprar 15 unidades do mesmo produto, a opção mais barata é:

Alternativas

ID
3198055
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um hospital, o estoque de soro fisiológico é suficiente para 8 dias, com o seguinte esquema de aplicação: 30 pacientes por dia, 24 gotas por minuto, durante 2 horas para cada paciente. Foi sugerido um novo esquema de aplicação de soro fisiológico: 40 pacientes por dia, 18 gotas por minuto, durante 1 hora para cada paciente. Se o novo esquema for adotado, o estoque do hospital será suficiente para:

Alternativas
Comentários
  • 30 pacientes/dia -- 24 gotas por minuto --- 2 horas /120* minutos ---- 8 dias

    40 pacientes/dia -- 18 gotas por minuto -----1 horas / 60* minutos ---- X dias

    X = (8 * 40 * 18 * 120) / (30*24*60) [ cortar zeros; 12/6 ; 8/24 ; 18/3 ; 6/3]

    X= (1*4*2*2)/(1*1*1)

    X = 16 dias

    Análise dos dias, porque tem o X:

    Quanto mais dias mais pacientes - DIRETAMENTE

    Quanto mais dias mais gotas por minuto - DIRETAMENTE

    Quanto mais dias MENOS horas/minutos - INVERSAMENTE**

    Método da CRUZ:

    O que estiver na linha e na coluna do X ficará no numerador

    O que não estiver comporá o denominador


ID
3198061
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um hospital, no fim de semana, ficam de plantão três médicos e quatro enfermeiros. Para um determinado procedimento é necessária uma equipe com dois médicos e dois enfermeiros. Quantas equipes diferentes podem ser formadas?

Alternativas
Comentários
  • Por se tratar de uma questão em que a ORDEM não é relevante, usaremos então a fórmula da combinação para formar as equipes.

    Médicos= C(3,2) 3!/ 2!(3-2)! = 3 MÉDICOS

    Enfermeiros= C(4,2) 4!/ 2!(4-2)! = 6 ENFERMEIROS

    Total= 3 . 6 = 18 equipes diferentes podem ser formadas


ID
3198073
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

João, aspirante a artista contemporâneo, desenvolveu sua primeira grande obra de relevo e buscou divulgá-la para o público. Marcos, seu mentor e curador de arte, com certo prestígio, afirmou que, para tanto, estaria condicionado à licença prévia. Considerando o caso hipotético descrito e os dispositivos da Constituição de 1988 e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A Constituição prevê a liberdade de expressão da atividade artística, independentemente de censura ou licença

  • ART. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    CACI (científica, artística, comunicação, intelectual).

  • A resolução da questão não é difícil, mas vamos aprofundar o tema:

    I) Segundo Gilmar Mendes, Incluem-se na liberdade de expressão faculdades diversas, como a de comunicação de pensamentos, de ideias, de informações, de críticas, que podem assumir modalidade não verbal (comportamental, musical, por imagem etc.)

    II) O conteúdo da liberdade de expressão é toda opinião, convicção, comentário, avaliação ou julgamento sobre qualquer assunto ou sobre qualquer pessoa, envolvendo tema de interesse público, ou não, de importância e de valor, ou não.

    III) Não abrange a violência.

    IV) Na visão do STF Constitui condição essencial ao pluralismo de ideias.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    a) CORRETA. 

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (art. 5º, IX CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    Note: qualquer censura institucionalizada que seja imposta sem justificação constitucional caracterizará uma intervenção violadora do âmbito de proteção dessa liberdade.

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: Em junho de 2015, o Plenário do STF julgou (decisão unânime) procedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 4815 e declarou não ser exigível a autorização prévia do biografado para a publicação de biografias.

    b) INCORRETA. 

    Não há no que se falar em condicionamento a licença prévia, tendo em vista que o diploma constitucional proclama vedação a censura ou licença, nos moldes sobreditos.

    c) INCORRETA. 

    Alternativa equivocada, o diploma em tela abarca a liberdade de expressão artística.

    d) INCORRETA. 

    Vide explicação da letra "b".

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: A.

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Inicialmente, é interessante mencionar que o artigo 5º, IX, CF/88 estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Assim, temos que a liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não pode sofrer limitação prévia, no que tange à natureza política, ideológica e artística, salvo limitações de natureza regulamentária, por meio de lei ordinária, com o fito de estabelecer faixas etárias, definir locais e horários adequados a determinadas produções, etc.

    A censura prévia consubstancia-se na necessidade de permissão antecedente e de caráter vinculativo/obrigatório sobre texto ou produção artística, o que caracteriza uma postura não democrática, totalmente diferente da adotada por nosso ordenamento constitucional.

    Por fim, apenas é interessante deixar registrado que não se trata de um direito absoluto, uma vez que deve encontrar restrições nos demais direitos fundamentais, inclusive, com a responsabilização posterior por eventuais manifestações injuriosas, difamantes, etc.

    Desta forma, analisando a questão em comento, o candidato deve ter o conhecimento de que não se poderá exigir de João a licença prévia, por expressa vedação legal.

    Vejamos:

    a) CORRETA – A assertiva está em consonância com o que estabelece o artigo 5º, IX, CF/88.

    b) ERRADA – Conforme leciona Alexandre de Moraes, em seu livro de Direito Constitucional, 17ª edição, Ed. Atlas, p. 46, “A liberdade de expressão e de manifestação de pensamento não pode sofrer nenhum tipo de limitação prévia, no tocante a censura de natureza política, ideológica e artística.”

    c) ERRADA - O artigo 5º, IX, CF/88 estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    d) ERRADA – Vide assertiva B.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A


ID
3198076
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O artigo 41 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações estabelece que são estáveis, após 3 (três) anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Considerando esse tema, leia as proposições abaixo:

I – O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial em primeira instância, mediante decisão administrativa discricionária ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.

II – A invalidação de demissão do servidor estável, por sentença judicial, ensejará a reintegração ao cargo e o eventual ocupante da vaga, mesmo estável, perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

III – O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, quando o seu cargo for extinto ou for declarada a sua desnecessidade.

IV – A aquisição de estabilidade implica a obrigatoriedade de uma avaliação especial de desempenho a ser realizada por comissão instituída para essa finalidade.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ITEM I - ERRADO: Art. 41.  § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;           

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    ITEM II - ERRADO: Art. 41.  § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.  

    ITEM III - CERTO: Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 

    ITEM IV - CERTO: Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO: D

    I - ERRADO: Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:  I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;  II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    II - ERRADO: Art. 41. § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.  

    III - CERTO: Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 

    IV - CERTO: Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

  • A questão aborda as disposições constitucionais relacionadas aos servidores públicos. Vamos analisar as proposições abaixo:

    I – O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial em primeira instância, mediante decisão administrativa discricionária ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
    Errada. O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa (art. 41, § 1º, da CF).  

    II – A invalidação de demissão do servidor estável, por sentença judicial, ensejará a reintegração ao cargo e o eventual ocupante da vaga, mesmo estável, perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
    Errada. Nos termos do art. 41, § 2º, da CF, "Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço".  

    III – O servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo, quando o seu cargo for extinto ou for declarada a sua desnecessidade.
    Correta. O art. 41, § 3º, da CF dispõe que "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
     
    IV – A aquisição de estabilidade implica a obrigatoriedade de uma avaliação especial de desempenho a ser realizada por comissão instituída para essa finalidade.
    Correta. O art. 41, § 4º, da CF estabelece que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    Gabarito do Professor: D

ID
3198079
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. De acordo com a referida lei e suas alterações, são requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Nato OU NATURALIZADO

  • De acordo com questões anteriores que fiz a pessoa também pode ser estrangeiro.

    Me corrijam caso esteja errado.

  • Lei 8112 /90

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais

    poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de

    acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

  • GABARITO: LETRA A

    Disposições Gerais

    Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 1  As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA A

    Capítulo I

    Do Provimento

    Seção I

    Disposições Gerais

    Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Pode ser Brasileiro NATO OU NATURALIZADO.

  • A questão exige conhecimento da Lei 8112/90, em especial dos requisitos básicos para a investidura em cargo público.

    O tema é tratado em seu art. 5º, que dispõe:

    “Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental (...)”.

    Lembrando que é pedida a EXCEÇÃO/INCORRETA (o que não está de acordo com a lei). Passamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. O requisito é ter nacionalidade brasileira (art. 5º, I, da Lei 8112/90), e não ser brasileiro nato (pode ser naturalizado). Sobre o tema, é possível que estrangeiro ocupe cargo público, nos termos do art. 37, I, da Constituição Federal: “Art. 37 (...) I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei”. Não menos importante, recomenda-se a leitura do art. 12, §3º, da Constituição Federal, que trata dos cargos privativos de brasileiro nato.

    Letra B: correta. Tal requisito encontra-se positivado no art. 5º, II, da Lei 8112/90: “Art. 5º (...) II - o gozo dos direitos políticos”. Devemos lembrar que há hipóteses de perda ou suspensão de direitos políticos na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional.

    Letra C: correta. Tal requisito encontra-se positivado no art. 5º, V, da Lei 8112/90: “Art. 5º (...) V - a idade mínima de dezoito anos”. Idade esta que coincide com a maioridade civil/penal. Não custa relembrar a Súmula 683, do Supremo Tribunal Federal, que diz que “o limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido”.

    Letra D: correta. Tal requisito encontra-se positivado no art. 5º, III, da Lei 8112/90: “Art. 5º (...) III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais”.

    Gabarito: Letra A (pedia a incorreta).


ID
3198082
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/1990 e suas alterações) determina que, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Sobre o estágio probatório dos servidores públicos, leia as proposições abaixo:

I – O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

II – O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, nem de chefia no órgão ou entidade de lotação, estando impedido de ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos.

III – Ao servidor em estágio probatório não poderá ser concedida licença e somente poderá ser concedido o afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

IV – O estágio probatório ficará suspenso durante o afastamento, na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.          

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.            

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.            

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.              

  • II- No órgão de lotação pode exercer quaisquer cargos em comissão ou função; em outros órgãos somente cargos de Natureza Especial, cargos em comissão dos Grupos DAS 4,5,6 ou equivalentes.

    III- algumas licenças são possíveis, como a licença:

    - Por motivo de doença em pessoa da família;

    - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    - para o serviço militar;

    - para atividade política;

  • A questão aborda a Lei 8.112/90 e solicita que o candidato julgue cada uma das afirmativas.

    I – O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
    Correta. O art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90 estabelece que "O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29".

    II – O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, nem de chefia no órgão ou entidade de lotação, estando impedido de ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos.
    Errada. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes (art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90).        

    III – Ao servidor em estágio probatório não poderá ser concedida licença e somente poderá ser concedido o afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.
    Errada.  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal (art. 20, § 4o, da Lei 8.112/90).  .   

    IV – O estágio probatório ficará suspenso durante o afastamento, na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.
    Correta. O art. 20, § 5o, da Lei 8.112/90 prevê que "O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento".

    Gabarito do Professor: C


ID
3198085
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as disposições previstas na Lei nº 9.784/99 e suas alterações, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, leia as proposições abaixo:

I – A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

II – Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que essas instâncias não lhe sejam hierarquicamente subordinadas, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

III – A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação.

IV – As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente essa qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D.

    III – A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação. ERRADO.

    Não pode ser objeto de delegação

  • Gabarito: D

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • O que não pode ser delegado?

    CE - NO - RA

    Competência Exclusiva

    atos de caráter NOrmativos

    Recurso Administrativo

  • A avocação se dá de forma vertical, ou seja, acima está o superior e abaixo o subordinado.

    O superior neste caso está "pedindo para si" a competência do subordinado.

    Já a delegação funciona tanto na vertical, como também na horizontal, pode ser que o superior delegue competência para um subordinado seu (vertical), ou pode ser que delegue para um órgão de igual hierarquia (horizontal).

  • A questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) CORRETA. Por força do PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO E DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, tanto a competência quanto os poderes da Administração são irrenunciáveis, pois renunciar a estes equivaleria a renunciar ao próprio interesse público. Nesse sentido:

     Art. 11 da lei 9.784/99. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Art. 2º, parágrafo único, II da lei 9.784/99 - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

    II) CORRETA. DELEGAR é transferir a competência da edição de um ato para outro órgão ou autoridade. Pode ocorrer COM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: Prefeito delega a competência de um ato para o Secretário Municipal) ou SEM SUBORDINAÇÃO (Exemplo: o DETRAN delega às polícias militares a aplicação de multas de trânsito).

    Art. 12 da lei 9.784/99. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    III) INCORRETA. A lei 9.784/99 nos apresenta 3 situações em que é VEDADA a delegação de competência:

    Art. 13 da lei 9.784/99. NÃO podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    A assertiva cobrou justamente a hipótese do inciso II.

    DICA: Sugere-se memorizar esse dispositivo, pois costuma ser muito cobrado nas provas de concursos. O seguinte método mnemônico pode auxiliar nessa tarefa: CENORA

    CECompetência Exclusiva do órgão ou autoridade (art. 13, III da lei 9.784/99)

    NO – Edição de atos de caráter NOrmativo

    RA – Decisão de Recursos Administrativos

    IV) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 14, § 3º da lei 9.784/99: “As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.”

    GABARITO: LETRA “D”, vez que as assertivas I, II e IV estão corretas e a assertiva III é a única incorreta.


ID
3198088
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à Lei nº 9.784/99 e suas alterações, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

  •  Lei nº 9.784/99

    Dos Impedimentos e da Suspeição

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II  - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III  - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

    Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Gabarito B

    Suspeição

    Lei 9.784/99

    Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • ☑ GABARITO: LETRA B

    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

    ↪Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    ⇉ LEI No 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Só lembrar:

    Amizade ou Inimizade = Suspeição ; os outros casos é Impedimento.

  • O examinador solicitou a assertiva INCORRETA no que concerne à Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    a) CORRETA. De acordo com o art. 18 da lei 9.784/99, “É IMPEDIDO de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: [...] III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.”

    b) INCORRETA. É A RESPOSTA. Trata-se de caso de SUSPEIÇÃO e não de impedimento, conforme o art. 20 da lei 9.784/99: “Pode ser argüida a SUSPEIÇÃO de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.”

    DICA: Não confunda impedimento com suspeição

    IMPEDIMENTO – natureza objetiva – presunção absoluta (juris et de jure) de parcialidade

    SUSPEIÇÃO – natureza subjetiva – presunção relativa (juris tantum) de parcialidade

    Os casos de impedimento possuem natureza OBJETIVA porque são verificados pelas circunstâncias (exemplo: grau de parentesco com alguém). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO ABSOLUTA (juris et de jure) de parcialidade da autoridade ou servidor impedido.

    Já os casos de suspeição possuem natureza SUBJETIVA porque é necessário um juízo de valor (exemplo: constatar que duas pessoas possuem amizade íntima). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO RELATIVA (juris tantum) de parcialidade da autoridade ou servidor suspeito.

    c) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 31 da lei 9.784/99: “Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.”

    d) CORRETA. Esta assertiva cobrou o art. 54 da lei 9.784/99: “O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.”

    O dispositivo em lume consagra o PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA, o qual permite que a Administração Pública anule seus próprios atos eivados de VÍCIOS DE LEGALIDADE, mesmo que estes atos possuam efeitos favoráveis para os administrados. Contudo, para isso existe um prazo de 5 anos (como REGRA), em obediência ao PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA.

    GABARITO: LETRA “B”


ID
3198091
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tendo em vista a Lei nº 8.666/93 e suas alterações, que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, leia as alternativas abaixo e depois marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão tenta confundir os casos de dispensa com os de inexigibilidade.

    Dispensa = licitação possível, mas dispensável segundo a legislação; rol taxativo

    Inexigibilidade = licitação impossível por falta de pressuposto lógico: objeto único ou fornecedor único, serviço técnico especializado e singular; contratação de artista; rol exemplificativo.

  • É dispensável a licitação quando:

    XXXIII - na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água.                

  • Cuidado pq a DISPENSA abrange tanto a licitação dispensaDA (artigo 17, lei 8.666, trata de alienações de bens) quanto a dispenSÁVEL (artigo 24) (ambos rol TAXATIVO)

    INEXIGÍVEL (artigo 25) (exemplificativo) quando há inviabilidade de competição.

  • GABARITO: C

    Sabendo os casos de INEXIGIBILIDADE já se consegue matar a questão

    BIZU PRA VOCE NAO ERRAR MAIS! (não dispensa a leitura do artigo)

    "ARTISTA EXNOBE

    ************************************************************************************************************************

    Artista -> Artista consagrado pela opinião pública

    Ex -> Fornecedor Exclusivo

    NObE -> Profissional ou empresa de notória especialização

  • A- Dispensável

    B- Dispensável

    C- Dispensável

    D- Inexigível

  • GABARITO: C

    Inexigibilidade de licitação: FAS

    Fornecedor exclusivo

    Atividades artísticas

    Serviços técnicos especializados

  • A questão exige conhecimento da Lei 8666/93 – Lei de Licitações, em especial das causas de inexigibilidade e dispensa de licitação.

    DICA: Inexigibilidade x Dispensa (dispensável ou dispensada).

    Inexigibilidade: impossibilidade de competição (rol exemplificativo – art. 25, da Lei 8666/93).

    Dispensável: é possível a competição, e a lei autoriza a Administração, segundo critério de oportunidade e conveniência (ato discricionário), a dispensar a realização da licitação (rol taxativo) – art. 24, da Lei 8666/93.

    Dispensada: a lei dispensa (rol taxativo) a realização da licitação nas hipóteses predefinidas (ato vinculado – não há juízo de valor do Administrador) – art. 17, da Lei 8666/93.

    Passamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. Trata-se de um caso de dispensa de licitação (e não inexigibilidade), nos termos do art. 24, IX, da Lei 8666/93: “Art. 24.  É dispensável a licitação: IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional”.

    Letra B: incorreta. Trata-se de um caso de dispensa de licitação (e não inexigibilidade), nos termos do art. 24, IX, da Lei 8666/93: “Art. 24.  É dispensável a licitação: XII - nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia”.

    Letra C: correta. É um caso de dispensa de licitação, nos exatos termos do art. 24, XXXIII, da Lei 8666/93: “Art. 24.  É dispensável a licitação: XXXIII - na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água”. Logo, é o gabarito.

    Letra D: incorreta. Trata-se de um caso de inexigibilidade de licitação (e não dispensa), nos termos do art. 25, III, da Lei 8666/93: “Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”. Perceba que a própria alternativa já informa a inviabilidade de competição.

    Gabarito: Letra C.


ID
3198094
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à Lei nº 8.666/93 e suas alterações, que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, leia as proposições abaixo:

I – As obras, os serviços e as compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação, com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

II – A administração pode descumprir as normas e as condições do edital, pois suas ações não estão estritamente vinculadas como o particular.

III – A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento.

IV – Os contratos administrativos de que trata essa Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I – As obras, os serviços e as compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação, com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala. CORRETA - Art. 23, §1, Lei 8.666/93

    II – A administração pode descumprir as normas e as condições do edital, pois suas ações não estão estritamente vinculadas como o particular. ERRADA - A adm também se sujeita as condições do edital.

    III – A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento. CORRETA - Art. 40, §5, Lei 8.666/93

    IV – Os contratos administrativos de que trata essa Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. CORRETA - Art. 54, Lei 8.666/93

    Aos não assinantes - GAB- B

  • GABARITO: B

    I - CERTO: Art. 23, § 1o As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala. 

    II - ERRADO: Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.

    III - CERTO: Art. 40, § 5º A Administração Pública poderá, nos editais de licitação para a contratação de serviços, exigir da contratada que um percentual mínimo de sua mão de obra seja oriundo ou egresso do sistema prisional, com a finalidade de ressocialização do reeducando, na forma estabelecida em regulamento.  

    IV - CERTO: Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.


ID
3198097
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 10.520/2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    "Os bens e serviços comuns são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado e cujos valores não ultrapassem R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais)."

    Letra da lei: Art. 1, Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    Não há limite de preço no Pregão. Em regra, sendo para compra/contratação de bens e serviços comuns, já é o suficiente.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • O examinador deseja obter a alternativa INCORRETA sobre o pregão, modalidade de licitação prevista na lei 10.520/02.

    A) INCORRETA. É A RESPOSTA. O pregão é definido pelo objeto da licitação (bens e serviços comuns), e não pelo valor do objeto licitado, diferentemente do que ocorre com as demais modalidades. Conforme o art. 1º da lei 10.520/02: Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.”

    B) CORRETA. Art. 3º da lei 10.520/02: “A fase preparatória do pregão observará o seguinte: I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento”.

    C) CORRETA. Art. 6º da lei 10.520/02: “O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.”

    D) CORRETA. Art. 8º da lei 10.520/02: “Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle, nos termos do regulamento previsto no art. 2º.”

    GABARITO: “A”


ID
3198100
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tendo em vista a Lei nº 10.520/2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências, leia as proposições abaixo:

I – É vedada a definição do objeto do pregão de forma imprecisa, insuficiente ou obscura.

II – É vedada a aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.

III – É vedada a especificação do objeto que, por excessiva, irrelevante ou desnecessária, limite a competição.

IV – É vedada a realização do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: LETRA B

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    IV – É vedada a realização do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.

    II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; (ITENS I e III).

    Art. 5o É vedada a exigência de:

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; (ITEM II).

    PERMITIDO:

    Art. 2:

    § 1o Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica. (ITEM IV).

    ⇉ LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  • GABARITO: B

    I - CERTO: Art. 3º, II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; 

    II - CERTO: Art. 5o É vedada a exigência de: II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame;

    III - CERTO: Art. 3º, II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; 

    IV - ERRADO: Art, 2º, § 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

  • A questão exige conhecimento da Lei 10520/02 – Lei do Pregão. Passamos ao julgamento das proposições, com a consequente marcação da alternativa certa.

    Proposição I: correta. É o que dispõe o art. 3º, II, da Lei 10520/02: “Art. 3º, (...)II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição”.

    Proposição II: correta. É o que dispõe o art. 5º, II, da Lei 10520/02: “Art. 5º É vedada a exigência de: (...) II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame”.

    Proposição III: correta. É o que dispõe o art. 3º, II, da Lei 10520/02: “Art. 3º, (...)II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição” (perceba que foi cobrada a 2ª parte do mesmo dispositivo exigido na assertiva I).

    Proposição IV: incorreta. Pelo contrário, nos termos do art. 2º, §1º, da Lei 10520/02: “Art. 2º (...) § 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica”.

    Logo: I, II e III estão corretas e a IV, incorreta.

    Gabarito: Letra B) Apenas as proposições I, II e III estão corretas.


ID
3198103
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Decreto nº 7.746/12 e suas alterações, que regulamenta o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • São características da CISAP :

    NATUREZA CONSULTIVA.

    CARÁTER PERMANENTE.

    VINCULAÇÃO À SECRETARIA GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO.

    FINALIDADE DE PROPOR A IMPLEMENTAÇÃO DE CRITÉRIOS, PRÁTICAS E AÇÕES DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL.

    FORTE ABRAÇO AMIGOS, ESPERO TER CONTRIBUIDO DE ALGUMA FORMA.

  • letra a incorreta também

    Artigo 2, parágrafo único: "A adequação da especificação do objeto da contratação e das obrigações da contratada aos critérios e às práticas de sustentabilidade será justificada nos autos, resguardado o caráter competitivo do certame."


ID
3198106
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual

Márcio e Pedro, servidores públicos civis do Poder Executivo Federal, iniciaram uma discussão sobre os deveres fundamentais impostos pelo Código de Ética Profissional que os rege. As seguintes afirmativas foram debatidas:

I – Márcio afirmou que, embora desejável, ser cortês, ter urbanidade, ter disponibilidade e atenção não configuravam um dever do servidor público.

II – Pedro afirmou que, embora deva respeitar a hierarquia, o servidor público deve resistir a (e denunciar) todas as pressões de superiores hierárquicos que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas.

III – Márcio afirmou que, embora se deva zelar pelos próprios atos, não cabe ao servidor comunicar a seus superiores ato ou fato contrário ao interesse público ou exigir providências cabíveis, quando o ato não estiver diretamente relacionado à questão, pois tal comunicação sobre ato ou fato de terceiros configuraria conduta eticamente reprovável.

IV – Pedro afirmou que o servidor público tem o dever de participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3198109
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Roberto, Joaquim e Cláudia, servidores públicos efetivos da Universidade Federal de Lavras, são membros representantes no Colegiado de um Curso de Graduação da instituição. Convocados para uma reunião, Roberto e Cláudia não compareceram. Sobre esse caso hipotético e tendo em vista o Regimento Geral da UFLA, leia as proposições abaixo:

I – Roberto alegou que sua ausência se justificava na medida em que estava realizando atividade de pesquisa, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da universidade.

II – Joaquim questionou a justificativa de Roberto, afirmando que o comparecimento, inclusive da representação estudantil, as reuniões de órgãos colegiados e suas câmaras e comissões internas é preferencial em relação a qualquer outra atividade administrativa, de ensino, pesquisa e extensão na UFLA.

III – Cláudia alegou que estava em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade e, portanto, por se tratar de reuniões de órgão colegiado de hierarquia superior, tem preferência sobre os de hierarquia inferior.

IV – Cláudia, ao saber sobre a votação realizada na reunião em que não pode comparecer sobre um processo de grande importância para o curso, solicitou ao presidente do colegiado que fosse concedida a ela vista do processo para que pudesse emitir parecer escrito.

Considerando os dispositivos consagrados no Regimento Geral da Universidade Federal de Lavras, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3198112
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Edital PRGDP Nº 75/2019 rege o presente processo de seleção destinado ao provimento de cargos técnico-administrativos em Educação. Considerando as disposições do referido edital, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
3198115
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como referência a Lei 8662 de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão do assistente social e que elenca as competências profissionais, analise as proposições abaixo:

I – Coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social.

II – Dirigir e coordenar associações, núcleos e centros de estudos e pesquisa em Serviço Social.

III – Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.

IV – Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

V – Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS sobre as competências do assistente social:

Alternativas
Comentários
  • .Essas são

    atribuiçõesI – Coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social.II – Dirigir e coordenar associações, núcleos e centros de estudos e pesquisa em Serviço Social; V – Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social GABARITO CERTO LETRA B

  • GABARITO: LETRA B

    ? Resolvemos a questão eliminando o seguinte item:

    ? II ? Dirigir e coordenar associações, núcleos e centros de estudos e pesquisa em Serviço Social ? trata-se de uma atribuição privativa do Assistente Social e não uma competência.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra B

    ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA

    I – Coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social.

    ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA

    II – Dirigir e coordenar associações, núcleos e centros de estudos e pesquisa em Serviço Social.

    COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

    III – Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.

    COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

    IV – Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

    ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA

    V – Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm

  • A questão requer conhecimento da Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social, explana e normatiza o exercício profissional. A Lei nº 8.662/93, destaca, em seu “Art. 4º”, as competências do profissional:

    I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;

    II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

    III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;

    IV - (Vetado);

    V - orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;

    VI - planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais;

    VII - planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;

    VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

    IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

    X - planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;

    XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A, C e D – Incorretas. De acordo o “Art. 5º” da Lei nº 8.662/93, as alternativas constituem atribuições privativas do/a assistente social.

    B – Correta. III e IV. De acordo o “Art. 4º” da Lei nº 8.662/93, os itens constituem competências do/a assistente social.

    Gabarito: B


ID
3198118
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o Código de Ética do(a) assistente social, analise as proposições a seguir que trazem violações profissionais:

I – Permitir ou exercer supervisão de aluno(a) de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao(a) aluno(a) estagiário(a).

II – Substituir profissional que tenha sido exonerado(a) por defender os princípios de ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.

III – Compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive nos casos de estagiários(as) que exerçam atribuições específicas, em substituição aos(às) profissionais.

IV – Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código de Ética do Assistente Social e com erros técnicos praticados por assistente social e qualquer outro profissional.

V – Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social/usuário(a) para obter vantagens pessoais ou para terceiros.

Para efeito de fixação da pena são consideradas especialmente graves e que autorizam a aplicação de penalidade sem o cumprimento do princípio da gradação, as violações descritas nas proposições:

Alternativas
Comentários
  • Fui de C. Não entendi : (

  • GAB : B

    Questão exige do candidato conhecimento do artigo 28 do Código de Ética do Assistente Social (explicita as violações consideradas especialmente graves). Todas as assertivas da questão aparecem no Código de Ética como práticas vedadas ao assistente social, sendo que apenas algumas serão taxadas como especialmente ' graves". Neste caso, os itens II, IV, V.

    Art. 4o É vedado ao/à assistente social:

    e- permitir ou exercer a supervisão de aluno/a de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao/à aluno/a estagiário/a; Assertiva I

    g- substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência; Assertiva II

    d- compactuar com o exercício ilegal da Profissão, inclusive nos casos de estagiários/as que exerçam atribuições específicas, em substituição aos/às profissionais; Assertiva III

    Art. 11 É vedado ao/à assistente social:

    c- ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios deste Código e com erros técnicos praticados por assistente social e qualquer outro/a profissional; Assertiva IV

    Art. 6o É vedado ao/à assistente social: 

    b- aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros; Assertiva V

    Art. 28 Para efeito da fixação da pena serão considerados especialmente graves as violações que digam respeito às seguintes disposições: artigo 3o - alínea c; artigo 4o - alínea a, b, c, g, i, j; artigo 5o - alínea b, f; artigo 6o - alínea a, b, c; artigo 8o - alínea b; e artigo 9o - alínea a, b, c; artigo11 - alínea b, c, d; artigo 13 - alínea b; artigo 14; artigo 16; artigo 17; Parágrafo único do artigo 18; artigo 19 - alínea b; artigo 20 - alínea a, b e Parágrafo único. As demais violações não previstas no “caput”, uma vez consideradas graves, autorizarão aplicação de penalidades mais severas, em conformidade com o artigo 26. 

    Achei no mínimo' escrotidão' do elaborador cobrar esses quesitos. Armaria.

  • O Código de Ética profissional de 1993 se organiza em um conjunto de princípios, deveres, direitos e proibições, que orientam o comportamento ético profissional, oferecem parâmetros para a ação cotidiana e definem suas finalidades ético-políticas, circunscrevendo a ética no interior do Projeto Ético-político e em sua relação com a sociedade e a história. Assim, temos no “Art. 28”, do Código de ética profissional, as violações consideradas especialmente graves e que autorizam a aplicação de penalidade sem o cumprimento do princípio da gradação.

    “Art. 28º” - Para efeito da fixação da pena serão considerados especialmente graves as violações que digam respeito às seguintes disposições: artigo 3º - alínea c; artigo 4º - alínea a, b, c, g, i, j; artigo 5º - alínea b, f; artigo 6º - alínea a, b, c; artigo 8º - alínea b; e artigo 9º - alínea a, b, c; artigo11 - alínea b, c, d; artigo 13 - alínea b; artigo 14; artigo 16; artigo 17; Parágrafo único do artigo 18; artigo 19 - alínea b; artigo 20 - alínea a, b e Parágrafo único. As demais violações não previstas no “caput”, uma vez consideradas graves, autorizarão aplicação de penalidades mais severas, em conformidade com o artigo 26.

    Analisando as alternativas, temos:

    A, C e D – Incorretas.

    B – Correta. II, IV e V. Conforme o “Art. 28º”, do Código de Ética profissional de 1993, os itens II, IV e V, constituem vedações que são consideradas especialmente graves.

    Gabarito: B


ID
3198121
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como amparo o Código de Ética da profissão, analise as proposições:

I – Garantir e defender as atribuições e prerrogativas estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados no Código de Ética do Assistente Social.

II – Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

III – Aprimorar-se profissionalmente de forma contínua, colocando-a a serviço dos princípios do Código de Ética do Assistente Social.

IV – Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

V – Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.


Assinale a alternativa cujas proposições apresentam deveres do(a) assistente social:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo o Código de Ética de 1993:

    ? Art. 3º São deveres do/a assistente social:

    a- desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor;

    b- utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão;

    c- abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;

    d- participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    I – Garantir e defender as atribuições e prerrogativas estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados no Código de Ética do Assistente Social. De acordo com o “Art. 2º”, inciso a, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    II – Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. De acordo com o “Art. 3º”, inciso d, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    III – Aprimorar-se profissionalmente de forma contínua, colocando-a a serviço dos princípios do Código de Ética do Assistente Social. De acordo com o “Art. 2º”, inciso f, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    IV – Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor. De acordo com o “Art. 3º”, inciso a, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    V – Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão. De acordo com o “Art. 3º”, inciso b, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    A, B e D – Incorretas.

    C – Correta. II, IV e V.

    Gabarito: C


ID
3198124
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como referência o livro “O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: debates atuais no Judiciário, Penitenciário e na Previdência Social”, analise as proposições a seguir:

I – O conteúdo significativo do estudo social, expresso em relatórios ou no laudo social, reporta-se à expressão ou expressões da questão social e/ou a expressão concreta de questões subjetivas que podem estar relacionadas às situações de perda, fragilizações, sofrimentos vivenciadas pelo sujeito/usuário.

II – O estudo social na contemporaneidade deve levar em conta a base metodológica do Serviço Social desdobrada originalmente nas etapas de estudo, diagnóstico e tratamento/investigação e focalizar nos fatores internos – ou de personalidade – e externos – ou situacionais e sociais.

III – A construção do estudo social pode abarcar observações, entrevistas e pesquisas documentais e bibliográficas que geram o saber sobre a população usuária.

IV – São consideradas questões importantes para a construção do estudo social: a delimitação do objeto, os objetivos, as finalidades e a metodologia adotada.

V – Os objetivos e as finalidades que norteiam a ação profissional durante o estudo social devem, inicialmente, se reportar à natureza e determinantes institucionais e, posteriormente, ao projeto ético-político e teórico metodológico da profissão.


NÃO estão de acordo com as discussões relativas ao estudo social na contemporaneidade, as seguintes proposições:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Lembrando que queremos as alternativas incorretas:

    II ? O estudo social na contemporaneidade deve levar em conta a base metodológica do Serviço Social desdobrada originalmente nas etapas de estudo, diagnóstico e tratamento/investigação e focalizar nos fatores internos ? ou de personalidade ? e externos ? ou situacionais e sociais ? incorreto, visto que Assistente Social não mapeia comportamento e nem personalidade.

    V ? Os objetivos e as finalidades que norteiam a ação profissional durante o estudo social devem, inicialmente, se reportar à natureza e determinantes institucionais e, posteriormente, ao projeto ético-político e teórico metodológico da profissão ? incorreto, visto que deve, sempre, reportar ao projeto ético-político.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo Fávero (2003), o estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.


ID
3198127
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como amparo o significado sócio-histórico da profissão na sociedade brasileira, conforme Yasbeck (2009), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO => LETRA B

    "Analisar o Serviço Social nesta perspectiva permite, em primeiro lugar, apreender as implicações políticas do exercício profissional que se desenvolve no contexto de relações entre classes. Ou seja, compreender que a prática profissional do Serviço Social é necessariamente polarizada pelos interesses de classes sociais em relação, não podendo ser pensada fora dessa trama. Permite também apreender as dimensões objetivas e subjetivas do trabalho do assistente social. Objetivas: no sentido de considerar os determinantes sócio-históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas. Subjetivas: no sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua consciência o significado de seu trabalho e a direção social que imprime ao seu fazer profissional. Supõe, portanto, também descartar visões unilaterais da vida social e da profissão, deixando de considerar, por um lado, as determinações históricas, econômicas, sociais, políticas e culturais sobre o exercício profissional do assistente social e, por outro, o modo como o profissional constroi sua intervenção, atribui-lhe significado, confere-lhe finalidades e uma direção social."

    FONTE: O significado sócio-histórico da profissão Maria Carmelita Yazbek.

    "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas Transformam o mundo." Paulo Freire

  • GABARITO: LETRA B

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? A prática profissional do Serviço Social foge à polarização dos interesses de classes sociais, podendo, pois, ser repensada fora dessa trama. As implicações políticas do exercício profissional que se desenvolvem no contexto das relações entre as classes devem, portanto, ser relativizadas ? a prática profissional está inerente ao trama de polarização de interesses e não pode ser repensada fora dele.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A prática profissional do Serviço Social foge à polarização dos interesses de classes sociais, podendo, pois, ser repensada fora dessa trama. As implicações políticas do exercício profissional que se desenvolvem no contexto das relações entre as classes devem, portanto, ser relativizadas. 

    O Serviço Social é uma profissão historicamente determinada. Sua gênese está inscrita na contradição do modo de produção capitalista. Assim, é impossível que ela seja pensada fora dessa trama, fora da polarização.

    RESPOSTA: LETRA B


ID
3198130
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao Projeto Ético-Político do Serviço Social, de acordo com Teixeira e Braz (2009), são componentes que materializam esse projeto, no processo sócio-histórico da profissão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria em aliança com os setores funcionalistas-positivistas.

    ? Correção: lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria, através de suas formas coletivas de organização política, em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira. Tais elementos constitutivos possuem componentes que lhe dão materialidade. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Resposta: Item C (o item incorreto)

    Num exercício de sistematização, podemos identificar os elementos constitutivos do projeto ético‐político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão. São eles:

    - o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético‐políticos (o que está posto no item A);

    - o segundo se refere à matriz teórico‐metodológica em que se ancora (o que está posto no item B);

    - o terceiro emana da crítica radical à ordem social vigente – a da sociedade do capital – que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas (o que está posto no item D);

    - o quarto se manifesta nas lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira (o que está posto no item C, mas de modo equivocado, pois o correto seria aliança com os setores mais progressistas da sociedade e não com os setores funcionalistas-positivistas).

    Texto: O projeto ético-político do Serviço Social, Joaquina Barata Teixeira e Marcelo Braz.


ID
3198133
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No texto “Estudos Socioeconômicos” de Mioto (2009) é possível perceber que a realização de estudos socioeconômicos esteve presente no cotidiano profissional ao longo da trajetória do Serviço Social. Marque a alternativa INCORRETA em relação à reflexão e à discussão realizada pela autora.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? O assistente social ao realizar os estudos socioeconômicos deve se ancorar na perspectiva paradigmática, de orientação positivista/funcionalista, que parte do pressuposto de que a desigualdade social é um fato natural e que por isso as relações sociais dos indivíduos são compreendidas no plano imediato ? esse viés apresentado fundamenta-se em uma perspectiva conservadora, logo, está incorreto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Para responder questões assim, temos que ter bem sedimentado em nosso conhecimento o que seja positivismo/estrutural-funcionalismo e teoria social crítica, caso contrário não tem como responder.


ID
3198136
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a “Questão Social e Direitos” no âmbito do Serviço Social, conforme reflexões realizadas por Behring e Santos (2009), analise as proposições a seguir:

I – A Questão Social é vista como um elemento que dá concretude à profissão e, portanto, é vista como sua base de fundação histórico-social na realidade.

II – As políticas sociais e a formação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas – em geral setorializadas e fragmentadas – às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo.

III – A questão social, em uma perspectiva do processo social como totalidade, aparece como problema social, fato social e fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais.

IV – A questão social se apresenta como eixo central capaz de articular a gênese das expressões inerentes ao modo de produzir-se e reproduzir-se do capitalismo contemporâneo, o que envolve as mudanças no mundo do trabalho e, dentre outras questões, os desafios teóricos, políticos e técnico-operativos postos ao Serviço Social.

V – O estabelecimento de relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas. Trata-se, portanto, de pensar a vida e os indivíduos em suas relações concretas e densas de historicidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa III apresentou uma visão positivista sobre a questão social e isso difere da perspectiva de totalidade defendida pela teoria crítica.

  • GABARITO: LETRA C

    ? III ? A questão social, em uma perspectiva do processo social como totalidade, aparece como problema social, fato social e fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais.

    ? Questão social não deve, nunca, ser confundida com problema social (=é algo que vai bem mais além do que um problema social, perpassa todos os vieses que fundam uma sociedade).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • cespe 2011

    Estabelecer relações entre questão social e direitos implica reconhecer o indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas.

    Cespe 2012

    A relação entre questão social e direitos exige o reconhecimento do indivíduo social, com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas.

    CEPERJ 2012

    Na década de 90, o Serviço Social brasileiro formulou um projeto de formação profissional que conferiu um novo estatuto à “Questão Social”, que resultou na necessidade de se conhecer sua gênese, suas manifestações e expressões concretas e as estratégias de seu enfrentamento, das quais se destacam a política social e os direitos sociais. Para Behring e Santos (2009), a análise das complexas relações entre questão social e direitos pressupõe considerar o seguinte fator: indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo.

  • Alguém pode me dizer porque a V está correta???? Discordo do "conformismo", deveria ser inconformismo.

    V – O estabelecimento de relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas. Trata-se, portanto, de pensar a vida e os indivíduos em suas relações concretas e densas de historicidade.


ID
3198139
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como aporte o texto “Mobilização Social e Práticas Educativas” de Abreu e Cardoso (2009), marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) A participação, vista como um dos eixos definidores dos perfis pedagógicos de práticas educativas do assistente social, é considerada o eixo que marca a constituição do Serviço Social, vinculando-se ao desenvolvimento da personalidade, com vistas à capacitação do indivíduo para ajustamento ao mundo que o cerca ? incorreto, a profissão não trabalha com um viés de ajustamento.

    B) Historicamente, a função pedagógica desempenhada pelos assistentes sociais brasileiros define-se a partir de estratégias educativas postas na luta de classes e que vinculam-se a diferentes projetos profissionais e societários. Nessa perspectiva, há dois tipos de estratégias educativas: as subalternizantes e as emancipatórias

    C) A mobilização social e a organização, enquanto expressões das práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços sócio-ocupacionais, materializam-se em processos de participação social e, portanto, inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão do Serviço Social enquanto elementos constitutivos e exclusivos da prática do assistente social ? incorreto, visto que não é uma prática exclusiva do profissional Assistente Social.

    D) A ofensiva neoliberal na década de 90 ocasionou o redirecionamento das demandas de mobilização social e organização, que passaram a sofrer influências do padrão de política social materializado no chamado ?terceiro setor?, que não privilegia a mercantilização das políticas sociais e que é contrário à concepção da assistência social enquanto ajuda solidária ? incorreto, o terceiro setor é um espaço que privilegia sim a mercantilização dos direitos sociais e trabalha com uma prática caritativa, de ajuda.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Vamos passar cada uma das alternativas.

    A) A participação, vista como um dos eixos definidores dos perfis pedagógicos de práticas educativas do assistente social, é considerada o eixo que marca a constituição do Serviço Social, vinculando-se ao desenvolvimento da personalidade, com vistas à capacitação do indivíduo para ajustamento ao mundo que o cerca.

    Errado. Temos que ter em mente que a nossa profissão não atua em uma perspectiva de ajusta social.

    B) Historicamente, a função pedagógica desempenhada pelos assistentes sociais brasileiros define-se a partir de estratégias educativas postas na luta de classes e que vinculam-se a diferentes projetos profissionais e societários. Nessa perspectiva, há dois tipos de estratégias educativas: as subalternizantes e as emancipatórias.

    Correto. As práticas socioeducativas estão vinculadas a um projeto de sociedade. Assim, existem tanto práticas voltadas a projetos de emancipação quanto de subalternização.

    C) A mobilização social e a organização, enquanto expressões das práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços sócio-ocupacionais, materializam-se em processos de participação social e, portanto, inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão do Serviço Social enquanto elementos constitutivos e exclusivos da prática do assistente social.

    Errado. A mobilização social e a organização não são elementos exclusivos do Serviço Social.

    D) A ofensiva neoliberal na década de 90 ocasionou o redirecionamento das demandas de mobilização social e organização, que passaram a sofrer influências do padrão de política social materializado no chamado “terceiro setor”, que não privilegia a mercantilização das políticas sociais e que é contrário à concepção da assistência social enquanto ajuda solidária.

    Errado. A ofensiva liberal atua no sentido de mercantilizar as políticas sociais. Além disso, a concepção de assistência social é no sentido de ajuda solidária.

    RESPOSTA: LETRA B

  • Alguém pode explicar melhor essa questão?


ID
3198142
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere às reflexões realizadas por Sposati et al. (2010) no livro “Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras: uma questão em análise”, verifica-se que o assistencial é uma das características em que se expressa a ação do Estado brasileiro nas políticas governamentais de corte social. Portanto, são características atribuídas ao caráter assistencial das políticas sociais brasileiras, tendo como contexto histórico o final da década de 70, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Com isto o desenho das políticas sociais brasileiras deixa longe os critérios de uniformização, universalização e unificação em que se pautam (ou devem pautar) as propostas do Welfare State (p. 23, edição: 1998).

  • GABARITO: LETRA A

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? A uniformização, a universalização e a unificação, princípios estes ancorados pelas propostas do Welfare State ? esse caráter apontado passa longe do desenho das políticas sociais brasileiras.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198145
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando Sposati et al. (2010), para quem as políticas sociais não são simples produtos unidirecionais e autônomos da burocracia das instituições governamentais, marque a alternativa que NÃO reflete as reflexões feitas pelas autoras em relação ao assistencial e à conquista da cidadania:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Livro: "Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras: uma questão em análise".

    A intervenção do Estado, face aos impactos destrutivos que a desigualdade extrema produz, visa assegurar condições mínimas de vida e de trabalho aos pobres e, desta forma, uma estabilidade mínima à dominação (p.35).

  • GABARITO: LETRA B

    ? O assistencial, como ótica do Estado, visa assegurar amplas condições de vida e de trabalho aos pobres e, desta forma, gera uma instabilidade à dominação ? o correto é a "intervenção do Estado".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198148
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a obra “Políticas Sociais: temas & questões” de Pereira (2011), assinale a alternativa que representa a compreensão da autora sobre as políticas sociais:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A política social possui como função elementar condenar e agir contra as excrecências sociais e fará sentido se for controlada pelas classes dominadas e funcionar como meio de satisfação das necessidades sociais e não das necessidades do capital.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198151
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as reflexões de Demo (2002) no livro “Educação pelo Avesso: assistência como direito e como problema”, analise as proposições a seguir:

I – O superdimensionamento da assistência e sua possível vinculação com a produtividade gera distanciamento e ocasionalidade e, quanto à cidadania, se malfeita, reproduz o seu avesso ou a dependência.

II – A universalidade da assistência possui alguns percalços contraditórios, entre eles estão: o tratamento igual aos desiguais, o que tende a reforçar as desigualdades.

III – A assistência é direito radical da cidadania e, portanto, faz cidadania e, sendo considerada como uma política emancipatória, assume protagonismo elementar dentre as políticas sociais.

IV – Considerando os dois tipos mais notórios de assistência – permanente e provisória – pode-se refletir à luz do autor que ambas são realizadas de forma eficiente e eficaz, promovendo a emancipação dos sujeitos assistidos.

V – A assistência social não é política social central, tampouco a mais importante e paradigmática, mas simplesmente política social com o objetivo próprio, plenamente justificada em si mesma – até porque nenhuma política social, tomada isoladamente, é efetiva.


Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I ? O superdimensionamento da assistência e sua possível vinculação com a produtividade gera distanciamento e ocasionalidade e, quanto à cidadania, se malfeita, reproduz o seu avesso ou a dependência.

    II ? A universalidade da assistência possui alguns percalços contraditórios, entre eles estão: o tratamento igual aos desiguais, o que tende a reforçar as desigualdades.

    III ? A assistência é direito radical da cidadania e, portanto, faz cidadania e, sendo considerada como uma política emancipatória, assume protagonismo elementar dentre as políticas sociais ? incorreto, todas políticas sociais possuem a sua característica que faz a sua importância, não há protagonismo por parte específica de uma política.

    IV ? Considerando os dois tipos mais notórios de assistência ? permanente e provisória ? pode-se refletir à luz do autor que ambas são realizadas de forma eficiente e eficaz, promovendo a emancipação dos sujeitos assistidos ? incorreto, visto que uma política de assistência provisória é realizada de forma a atender de modo pontual e não efetiva a emancipação do sujeito.

    V ? A assistência social não é política social central, tampouco a mais importante e paradigmática, mas simplesmente política social com o objetivo próprio, plenamente justificada em si mesma ? até porque nenhuma política social, tomada isoladamente, é efetiva.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198154
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as discussões de Demo (2002) no capítulo “Para Combater a Pobreza”, analise as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A assistência social não é política diretamente vinculada a combater a pobreza, porque sua função central é garantir o direito à sobrevivência.

( ) Para combater a pobreza, no concerto dos fatores, a assistência assume protagonismo e se mostra uma estratégia substancial sobretudo à superação da pobreza política.

( ) A inclusão do combate à pobreza na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) representa um dos golpes mais estratégicos da direita, ingenuamente engolida por certa esquerda, porque com isso, pobreza passa, desde logo, a questão residual, sobretudo do ponto de vista orçamentário.

( ) A cidadania revela o papel fundamental do Estado, instrumento necessário do bem comum, desde que não liberal nem leninista, ou seja, estritamente controlado pelas bases.

( ) O confronto com o mercado é visto como prejudicial ao combate da pobreza, visto que a liberdade irrestrita conferida ao mercado auxilia no enfrentamento da exclusão social em vez de exacerbar essa exclusão.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe de qual material saiu essa questão?

  • GAB: B

    Livro: Educação pelo avesso: assistência como direito e como problema. Cortez, 2000.

    Autor: Pedro Demo

     

    ( V ) A assistência social não é política diretamente vinculada a combater a pobreza, porque sua função central é garantir o direito à sobrevivência.( p. 69)

    (F ) Para combater a pobreza, no concerto dos fatores, a assistência assume protagonismo e se mostra uma estratégia substancial sobretudo à superação da pobreza política.

    Para combater a pobreza, no concerto dos fatores, o mais estratégico tende a ser a cidadania, porque esta é claramente fim, juntamente com conceitos fundamentais como democracia e direitos humanos (p.75).

    (V ) A inclusão do combate à pobreza na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) representa um dos golpes mais estratégicos da direita, ingenuamente engolida por certa esquerda, porque com isso, pobreza passa, desde logo, a questão residual, sobretudo do ponto de vista orçamentário. (p.69)

    ( V) A cidadania revela o papel fundamental do Estado, instrumento necessário do bem comum, desde que não liberal nem leninista, ou seja, estritamente controlado pelas bases.( p.75)

    (F ) O confronto com o mercado é visto como prejudicial ao combate da pobreza, visto que a liberdade irrestrita conferida ao mercado auxilia no enfrentamento da exclusão social em vez de exacerbar essa exclusão.

    O confronto com o mercado é parte substancial do combate à pobreza (p.78)


ID
3198157
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Estado de Bem-Estar, de acordo com Pereira (2011), marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: letra C

    A) O Estado de Bem-Estar é parte do sistema capitalista e é considerado um complexo modelo de proteção social, ancorado nos conceitos de seguridade e cidadania social, todavia, não é propriamente um Estado.

    B) O Estado de Bem-Estar é um fenômeno contraditório, porque ao mesmo tempo em que tem que atender às necessidades sociais, impondo limites às livres forças do mercado, o faz preservando a integridade do modo de produção capitalista.

    C) O Estado de Bem-Estar, por ser uma forma de regulação, não se constitui um processo dinâmico resultante da relação conflituosa entre interesses contrários e, historicamente, tem se colocado a serviço precipuamente da classe subalternizada.

    D) O surgimento do Estado de Bem-Estar está relacionado às demandas por maior igualdade e reconhecimento dos direitos sociais e segurança econômica, concomitantemente com as demandas do capital de se manter reciclado e preservado.

  • GABARITO: LETRA C

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? O Estado de Bem-Estar, por ser uma forma de regulação, não se constitui um processo dinâmico resultante da relação conflituosa entre interesses contrários e, historicamente, tem se colocado a serviço precipuamente da classe subalternizada ? incorreto, visto que o Estado de Bem-Estar é sim um processo constituído através de uma base de conflitos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198160
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne à estrutura sincrética do Serviço Social, segundo Netto (2011), analise as alternativas e marque a INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Queremos a alternativa incorreta: O desenvolvimento de um estatuto profissional se opera mediante as demandas que lhe são socialmente colocadas e também pelo campo em que incide o seu sistema de saber. Esse duplo dinamismo é elucidado e perceptível na auto-imagem que tradicionalmente o Serviço Social construiu de sua afirmação e desenvolvimento.

    ? Correção: [...] a afirmação e o desenvolvimento de um estatuto profissional [e dos papéis a ele vinculado] se opera mediante a intercorrência de um duplo dinamismo: de uma parte, aquele que é deflagado pelas demandas que lhe são socialmente colocadas; de outra, aquele que é viabilizado pelas suas reservas próprias de forças [teóricas e práticas-sociais], aptas ou não para responderem às requisições extrínsecas - e este é, enfim, o campo em que incide o seu sistema de saber.

    ? Fonte: O serviço social no Brasil: os fundamentos de sua imagem social e da autoimagem de seus agentes - Fátima Grave Ortiz.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO D - INCORRETA: O desenvolvimento de um estatuto profissional se opera mediante as demandas que lhe são socialmente colocadas e também pelo campo em que incide o seu sistema de saber. Esse duplo dinamismo é elucidado e perceptível na auto-imagem que tradicionalmente o Serviço Social construiu de sua afirmação e desenvolvimento. => O erro da questão está em afirmar que o dinamismo que constituiu o estatuto profissional era elucidado e perceptível, pois segundo Netto esse dinamismo era obscurecido. Ou seja, não havia uma clareza na auto percepção do profissional sobre o seu estatuto profissional.


ID
3198163
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto às reflexões postas por Netto (2011) sobre o Serviço Social, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: D

    Livro: Capitalismo Monopolista e Serviço Social (Zé Paulo Netto).

    Três são os fundamentos objetivos da estrutura sincrética do Serviço Social: o universo problemático original que se lhe apresentou como eixo de demandas histórico-sociais, o horizonte do seu exercício profissional e a sua modalidade específica de intervenção. Todo o complexo de outras determinações sincréticas próprias ao Serviço Social- valorações, componentes de referência teórica etc. - assenta em e concorre e reforça estas bases factuais.

    Em suma:a multiplicidade quase infindável das refrações da "questão social" que esbatem no âmbito da intervenção profissional do Serviço Social põe problemas nos quais necessariamente se entrecruzam dimensões que não se deixam equalizar, escapando e desbordando dos modelos formal-abstratos de intervenção. Os moldes formal-abstratos desenvolvidos pela profissão- expressos, por exemplo, na tricotomia caso/grupo/comunidade, ou na sequência estudo/diagnóstico/terapia/avaliação (contínua)- mostram-se inevitavelmente unilaterais e unilateralizantes, na justa escala em que deixam de apreender o sistema de mediações concretas que forma a rede em que se constitui a unidade de intervenção, esta mesmo alvo das inúmeras situações problemáticas em que se corporificam as refrações da "questão social", numa série cuja diferencialidade instaura um aparentemente caótico complexo de carências (materiais e/ou ideais). Verifica-se, portanto, que a problemática que demanda a intervenção operativa do assistente social se apresenta, em si mesma, como um conjunto sincrético;

    O sincretismo nos parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Expressa-se em todas as manifestações da prática profissional e revela-se em todas as intervenções do agente profissional como tal. O sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social.

  • GABARITO: LETRA D

    ? A multiplicidade quase infindável das refrações da ?questão social? põe problemas aos modelos formal-abstratos de intervenção profissional, que mostram-se inevitavelmente unilaterais e unilateralizantes. Assim, a problemática que demanda a intervenção operativa do assistente social se apresenta, em si mesma, como um conjunto sincrético.

    ? Correção: A multiplicidade quase infindável das refrações da "questão social" que esbatem no âmbito da intervenção profissional do Serviço Social põe problemas nos quais necessariamente se entrecruzam dimensões que não se deixam equalizar, escapando e desbordando dos modelos formal-abstratos de intervenção. Os moldes formal-abstratos desenvolvidos pela profissão mostram-se inevitavelmente unilaterais e unilateralizantes, na justa escala em que deixam de apreender o sistema de mediações concretas que forma a rede em que se constitui a unidade de intervenção, esta mesmo alvo das inúmeras situações problemáticas em que se corporificam as refrações da "questão social", numa série cuja diferencialidade instaura um aparentemente caótico complexo de carências (materiais e/ou ideais).

    ? Fonte: https://pt.slideshare.net/PatriciaSilva39/capitalismo-monopolista-e-servico-social

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198166
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme Netto (2011), o horizonte real que baliza a intervenção profissional do assistente social é o cotidiano. Ante o exposto, assinale a alternativa que NÃO representa as reflexões realizadas pelo autor:

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro: Serviço Social, Gestão e Terceiro Setor - dilemas nas políticas sociais.

    Autor: Renato Andrade

    https://books.google.com.br/books?id=CyNrDwAAQBAJ&pg=PT204&lpg=PT204&dq=A+funcionalidade+hist%C3%B3rico-social+do+Servi%C3%A7o+Social+aparece+definida+precisamente+enquanto+uma+tecnologia+de+organiza%C3%A7%C3%A3o+dos+componentes+heterog%C3%AAneos+da+cotidianidade+de+grupos+sociais+determinados+para+ressitu%C3%A1-los+no+%C3%A2mbito+dessa+mesma+estrutura+do+cotidiano&source=bl&ots=74bIlQX6sB&sig=ACfU3U0rDSY8jKlMNC7nBz4AyW0K7uXy2g&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwizq-iLztvnAhWLEbkGHdpEBPcQ6AEwAXoECAoQAQ#v=onepage&q=A%20funcionalidade%20&f=false

    Não entendi pq referenciaram Netto, já que no link referente ao livro de Renato Andrade é possível encontrar as assertivas da questão ipsis litteris .

    Se estou equivocado, alguém diz?

  • GABARITO: LETRA C

    ? A intervenção manipuladora da profissão reclama, frequentemente, paradigmas explicativos aptos a permitirem um direcionamento de processos sociais tomados segmentarmente, o que contradiz o pensamento de matriz positivista que inaugura a vertente teórico-cultural das ciências sociais.

    ? Netto não faz essa reflexão acerca de uma atitude manipuladora da profissão.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Cuidado! Netto faz SIM reflexão sobre a atitude manipuladora da profissão quando aborda sobre estrutura sincrética.

    Leia Capitalismo monopolista e Serviço Social

    tbm tô no insta @estudantedecarreira


ID
3198169
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Bhering e Boschetti (2011), o projeto ético-político do serviço social é resultado de um longo e coletivo processo construído nas últimas décadas e capitaneado pelas entidades nacionais da categoria e possui seus valores e pilares definidos no Código de Ética Profissional, na Lei de Regulamentação da Profissão e nas Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS em 1996.


A viabilização de tal projeto pode ter como estratégia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? Reconhecer que os limites que existem são imutáveis e que estão determinados pela sociedade capitalista constituída, devendo a atuação profissional partir das limitações postas ? os profissionais devem se direcionar através de um viés crítico e reconhecer que os limites são MUTÁVEIS (=PODE MUDAR E MUDAM CONSTANTEMENTE).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198172
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Bhering e Boschetti (2011), os anos 1980 são conhecidos como a década perdida do ponto de vista econômico, ainda que também sejam lembrados como período de conquistas democráticas, em função das lutas sociais e da Constituição de 1988.

Sobre esse período, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    a) Ocorreu no Brasil forte queda da inflação e crescente investimento nos serviços sociais, apesar da forte crise entre os países vizinhos. INCORRETA.

    Pelo contrário, os anos 1980 ("década perdida") trouxe aumento da inflação e crise dos serviços sociais públicos.

  • GABARITO: LETRA A

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? Ocorreu no Brasil forte queda da inflação e crescente investimento nos serviços sociais, apesar da forte crise entre os países vizinhos ? incorreto, ocorreu um aumento inflacionário e um corte drástico em relação aos serviços sociais.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198175
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Guerra (2009), a requisição por instrumentos e técnicas vem persistindo no meio profissional e guarda relação com, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? a reedição de novas fórmulas para atendimento individual, grupal ou comunitário (=essa ideia passa por um campo semântico conservador, está incorreto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • D- a recuperação do crédito historicamente depositado na profissão, tanto pelos usuários dos serviços, quanto pelo segmento da classe que a contrata.

    Me enganei, achei que a D estava errada. Na minha concepção a profissão não teve crédito depositado historicamente por ninguém.

    Alguém me explica porque a D está correta?

  • Fórmulas?! Serviço Social na perspectiva crítica vai se utilizar de reedição de formulas?! Erradíssimo!


ID
3198178
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao pensamento de Guerra (2009) sobre a instrumentalidade do serviço social, é correto afirmar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Item errado: D

    "A primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico."

    Texto: A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL (Yolanda Guerra)

  • Item errado: D

    "A primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico."

    Texto: A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL (Yolanda Guerra)

  • GABARITO: LETRA D

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? A instrumentalidade no exercício profissional refere-se ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem objetivar suas finalidades em resultados profissionais ? esses são somente os instrumentos, a instrumentalidade vai bem mais além (=refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Instrumentalidade x Instrumentais

    - Instrumentalidade:

    1.    podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico;

    2.    instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. 

    Fonte: Yolanda Guerra, a instrumentalidade no trabalho do assistente social.

    - Instrumentais:

    1.    Para Martinelli, os instrumentos compreendem um conjunto de técnicas para a materialidade do processo de trabalho;

    2.    O instrumento é a estratégia ou tática por meio da qual se realiza a ação. São eles: a entrevista; a abordagem; a visita domiciliar; a reunião; a observação; a documentação; a informação, etc... 

    3.    A técnica é a habilidade no uso do instrumento (estratégia ou tática).

    Fonte: MARTINELLI, Maria Lúcia. O Serviço Social na transição para o próximo milênio: desafios e perspectivas.

    "É necessário sempre acreditar que o sonho é possível"

    - Racionais Mc's


ID
3198181
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Faleiros (2011), analise as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O trabalho do assistente social é definido no contexto das relações de força mais gerais do capitalismo e nas particularidades das relações institucionais.

( ) O trabalho profissional do assistente social nas mediações do processo de fragilização e de fortalecimento do usuário visa o reforço da compreensão individualista de seu problema.

( ) A intervenção profissional dissipa as forças sociais e mediações complexas, colocando o assistente social numa situação de neutralidade.

( ) As instituições condensam determinadas relações sociais de poder e exploração num processo contraditório de correlação de forças que constitui o espaço de saber e poder profissional.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) O trabalho do assistente social é definido no contexto das relações de força mais gerais do capitalismo e nas particularidades das relações institucionais.

    (F) O trabalho profissional do assistente social nas mediações do processo de fragilização e de fortalecimento do usuário visa o reforço da compreensão individualista de seu problema ? incorreto, o problema vai muito além do que uma qualificação individual do sujeito, é algo que passa por uma vivência social.

    (F) A intervenção profissional dissipa as forças sociais e mediações complexas, colocando o assistente social numa situação de neutralidade ? incorreto, o Assistente Social é um profissional tomado de intencionalidade, dizer que é "neutro" é completamente incorreto.

    (V) As instituições condensam determinadas relações sociais de poder e exploração num processo contraditório de correlação de forças que constitui o espaço de saber e poder profissional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198184
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iamamoto e Carvalho (2007), sobre o trabalho do assistente social é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? O assistente social pode atuar apoiando e assessorando a organização dos trabalhadores, dentro dos limites estabelecidos, sem colocar em risco os interesses dos organismos institucionais.

    ? Os interesses institucionais podem sim ser colocados em risco, os interesses éticos é que são invioláveis.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198187
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à Reprodução da Força de Trabalho, conforme Iamamoto e Carvalho (2007), é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os assistentes sociais são chamados a intervir no âmbito da gestão desse bárbaro processo de expropriação das condições mínimas de vida. Constitui, portanto, um imenso desafio debater como essa “expressão” dramática da questão social está sendo abordada no âmbito da política de assistência social.

  • GABARITO: LETRA D

    ? O crescente processo de expropriação a que estão submetidos os trabalhadores no movimento de expansão do capital, paradoxalmente, contribui para a diminuição da pauperização, se relacionada ao crescimento acelerado do capital ? incorreto, trata-se de algo que contribui para o AUMENTO da pauperização.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198190
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iamamoto (1999), página 97, “o assistente social preserva uma relativa independência na definição de prioridades das formas de execução de seu trabalho, sendo o controle exercido sobre sua atividade distinto daquele a que é submetido, por exemplo, um operário na linha de produção”. Sobre o trabalho do assistente social, analise as seguintes proposições:

I – Ao vender sua força de trabalho em troca do salário, o profissional entrega ao seu empregador o seu valor de uso ou o direito de consumi-la durante a jornada estabelecida.

II – O acompanhamento dos processos sociais e a pesquisa da realidade social são atividades complementares da atuação profissional, podendo eventualmente serem realizadas, presumindo-se que o assistente social possui pleno conhecimento da realidade social.

III – Tendo como instrumento de trabalho a linguagem, as atividades do assistente social encontram-se intimamente associadas à sua formação teórico-metodológica, técnico-profissional e ético-política.

IV – A possibilidade de redirecionar o sentido das ações desenvolvidas para rumos sociais distintos daqueles esperados pelos empregadores deriva do próprio caráter contraditório das relações sociais que estruturam a sociedade burguesa.

V – O assistente social dispõe de autonomia, dada a dimensão política presente no exercício profissional, a qual se expressa em uma atuação alinhada com os interesses políticos de seu empregador.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I ? Ao vender sua força de trabalho em troca do salário, o profissional entrega ao seu empregador o seu valor de uso ou o direito de consumi-la durante a jornada estabelecida.

    II ? O acompanhamento dos processos sociais e a pesquisa da realidade social são atividades complementares da atuação profissional, podendo eventualmente serem realizadas, presumindo-se que o assistente social possui pleno conhecimento da realidade social ? incorreto, o assistente social nunca possui pleno conhecimento acerca da realidade.

    III ? Tendo como instrumento de trabalho a linguagem, as atividades do assistente social encontram-se intimamente associadas à sua formação teórico-metodológica, técnico-profissional e ético-política.

    IV ? A possibilidade de redirecionar o sentido das ações desenvolvidas para rumos sociais distintos daqueles esperados pelos empregadores deriva do próprio caráter contraditório das relações sociais que estruturam a sociedade burguesa.

    V ? O assistente social dispõe de autonomia, dada a dimensão política presente no exercício profissional, a qual se expressa em uma atuação alinhada com os interesses políticos de seu empregador ? incorreto, possui uma "relativa autonomia" (=deve estar alinhada com o nosso projeto ético-político).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198193
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iamamoto, in Bonetti, et al (2005), é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? Os valores que fundamentam o exercício profissional do assistente social estão alicerçados nos valores da sociedade capitalista atual, que tem na reciprocidade e na igualdade o ordenamento de suas ações ? incorreto, a questão diz que a sociedade capitalista funda-se na igualdade (=incorreto, é "desigualdade").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • acertei a questão por eliminação, mas não entendi a alternativa C que fala O desafio que se coloca ao serviço social é o de concretizar, na sua prática, uma nova ética na profissão e na sociedade, articulada à luta pela construção de uma nova hegemonia na cena social

    Nós já temos nosso projeto ético-político consolidado e também com ele vem os valores da profissão, que são destacados através dos 11 princípios que inclui a construção de uma nova sociedade emancipada e compartilhamento das riquezas socialmente produzidas. O que seria essa novaquestão social?

    Alguem pode me ajudar?


ID
3198196
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação às etapas da entrevista, segundo Lewgoy e Silveira (2007), analise proposições a seguir:

I– O planejamento é uma mediação teórico-metodológica em que o entrevistador não necessariamente precisa conhecer a política social para a qual se destina o trabalho da instituição, devendo seguir a especificidade para a qual ela terá de responder.

II – A execução se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e da avaliação.

III – O tempo de duração da primeira entrevista deve ocupar no mínimo 45 e no máximo 50 minutos, considerando que tempo superior diminui a capacidade de concentração. As entrevistas subsequentes variam de 45 a 30 minutos.

IV – Durante a entrevista, o assistente social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal como pela não verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta por meio dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais.

V – O registro da entrevista se fundamenta no direito do usuário e não deve ser compartilhado porque o acesso aos dados registrados não pode ser utilizado pelos demais trabalhadores para fins de pesquisa.


Assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I? O planejamento é uma mediação teórico-metodológica em que o entrevistador não necessariamente precisa conhecer a política social para a qual se destina o trabalho da instituição, devendo seguir a especificidade para a qual ela terá de responder ? incorreto, visto que é de extrema importância que o entrevistador possua conhecimento acerca da política social com que está trabalhando.

    II ? A execução se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e da avaliação.

    III ? O tempo de duração da primeira entrevista deve ocupar no mínimo 45 e no máximo 50 minutos, considerando que tempo superior diminui a capacidade de concentração. As entrevistas subsequentes variam de 45 a 30 minutos.

    IV ? Durante a entrevista, o assistente social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal como pela não verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta por meio dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais.

    V ? O registro da entrevista se fundamenta no direito do usuário e não deve ser compartilhado porque o acesso aos dados registrados não pode ser utilizado pelos demais trabalhadores para fins de pesquisa ? incorreto, visto que pode ser sim compartilhado como futuro alvo de pesquisas e desenvolvimento.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198199
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Lewgoy (2011), constituem demandas para o avanço do debate e da organização da categoria profissional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Questão retirada do artigo: A política de educação superior e a formação Profissional em Serviço Social: reflexões para o debate. Autora: Alzira Maria Baptista LEWGOY.

     Diante disso, impõe-se o fortalecimento da articulação entre as Unidades de Formação Acadêmicas que possuam projetos de formação sintonizados com o projeto hegemônico da profissão como estratégia para enfrentar a crescente precarização do ensino e do trabalho profissional. Essa articulação se constituirá em espaços de organização do coletivo profissional com vistas à defesa do projeto profissional hegemônico em uma perspectiva que ultrapasse os interesses corporativos da categoria. 

    file:///D:/Downloads/Dialnet-APoliticaDeEducacaoSuperiorEAFormacaoProfissionalE-4834970.pdf

  • GABARITO: LETRA A

    ? Estas questões exigem novas respostas do Serviço Social, considerando as demandas emergentes e as novas competências requeridas para este fazer profissional e condicionam, em parte, a sua ação em face da progressiva ofensiva do capital. Sinalizam-se demandas para o avanço do debate da formação profissional, tais como: a) conhecer com maior profundidade, através de pesquisas, as repercussões da contra-reforma do Estado na política de Educação Superior, em particular na formação em Serviço Social; b) avaliar, via ABEPSS, os projetos de formação dos cursos, tendo como referência o projeto de formação vigente na área, para refletir sobre o perfil do profissional que vem sendo formado, em termos de direção social e de paradigma teórico na materialização do projeto ético-político; c) aprofundar o debate acadêmico, via programas de pós-graduação stricto sensu e organizações da categoria profissional, acerca da funcionalidade e lógica de uma formação na modalidade a distância; d) garantir que na formação stricto sensu sejam incluídas disciplinas que tenham a formação como temática central, a fim de que os futuros docentes possam ter um curso em sintonia com o projeto profissional; e) alinhamento político de profissionais e Unidades de Formação Acadêmicas com o Projeto Ético-Político expresso pelo compromisso coletivo da direção social do Serviço Social e com a existência de retaguarda, por parte dessas organizações, para os movimentos contrários a essa direção social. 

    ? Fonte: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/att00046-201805171047098005990.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198202
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Mota (2010), é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A autora destaca que a consolidação de direitos sociais e trabalhistas e a oferta de serviços sociais públicos, ao mesmo tempo em que foram responsáveis pelo reconhecimento da necessidade de proteção social dos trabalhadores, também possibilitaram o surgimento de ideologias que defendiam a possibilidade de compatibilizar capitalismo, bem-estar e democracia, lastro político da social-democracia – lastro que perdurou durante as “três décadas gloriosas”. E enquanto os países centrais viviam o “pleno emprego” e a expansão da seguridade, garantindo a reprodução da virtuosidade do crescimento econômico com desenvolvimento social.

    O mito da assistencia social

    mota ana elizabete

  • GABARITO: LETRA D

    ? A consolidação dos direitos sociais e trabalhistas e a oferta de serviços sociais foram, ao mesmo tempo, responsáveis pelo reconhecimento da necessidade de proteção social dos trabalhadores, como também possibilitaram o surgimento de ideologias que defendiam a possibilidade de compatibilizar capitalismo, bem-estar e democracia, lastro político da social-democracia.

    ? Fonte: O mito da assistência social: ensaios sobre estado, política e sociedade (=Ana Elizabete Simões da Mota).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198205
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a Política de Expansão e os Processos de Financiamento na Educação Superior Brasileira, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? A expansão do ensino Educação à Distância (EAD) diminui a necessidade de diversificação das fontes de financiamento e isso se configura como uma estratégia do Estado ? incorreto, é um meio que trabalha com a possibilidade de diversificação de fontes de custeios, transferindo, inclusive, a responsabilidade ao âmbito privado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198208
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a assistência e educação, segundo as discussões realizadas por Demo (2002), marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Questão tem por base o livro:

    Educação pelo avesso: assistência como direito e como problema. Autor: Pedro Demo.

  • GABARITO: LETRA C

    ? Ao contrário, as pedagogias críticas têm todo interesse em declarar seus princípios e valores, não escondendo a politicidade da educação.

    1. A escola não é o único espaço educativo: aprendemos na luta; qualquer espaço pode ser educativo (conceito de cidade educadora).

    2. A politicidade inerente ao ato educativo: toda educação pressupõe um projeto de sociedade.

    3. A recusa ao pensamento fatalista neoliberal.

    4. A pedagogia comprometida com a cidadania ativa. A educação popular, social e comunitária estimula a participação política, cidadã, das classes populares para a superação de condições sociais opressivas. Educar para transformar (Wanderley, 1984).

    5. A ética como referencial central da busca pela radicalização da democracia. Nisso Paulo Freire foi pioneiro na América Latina, contra as velhas teses de esquerda que não valorizavam a democracia. A revolução é inalcançável sem a ética.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3198211
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Constituem ações de Assistência Estudantil, previstas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.

    Art 3o

    § 1  As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

  • GABARITO: LETRA A

    ? O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

    ? Fonte: http://portal.mec.gov.br/pnaes

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito A

    Art. 3  O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    § 1  As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

    § 2  Caberá à instituição federal de ensino superior definir os critérios e a metodologia de seleção dos alunos de graduação a serem beneficiados.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm

  • A questão requer conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Em conformidade com o “Art. 3º, § 1, do PNAES”, temos que as ações de assistência estudantil deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A - Incorreta. Auxílio Emergencial. É medida de proteção da LOAS.

    B, C, e D - Corretas. Inclusão digital, cultura e creche são ações desenvolvidas pela assistência estudantil (PNAES).

    Gabarito: A

  • A questão requer conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Em conformidade com o “Art. 3º, § 1, do PNAES”, temos que as ações de assistência estudantil deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A - Incorreta. Auxílio Emergencial. É medida de proteção da LOAS.

    B, C, e D - Corretas. Inclusão digital, cultura e creche são ações desenvolvidas pela assistência estudantil (PNAES).

    Gabarito: A


ID
3198214
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino no Brasil deve ter como princípios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Queremos a alternativa incorreta, segundo a LDB (9394/96):

    ? Valorização do profissional de educação superior (=correção ? VII - valorização do profissional da educação escolar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Princípios do Ensino.

    Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

    Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    Valorização do profissional da educação escolar;

    Gestão democrática do ensino PÚBLICO, na forma da LDB e da legislação dos sistemas de ensino;

    Garantia de padrão de qualidade;

    Valorização da experiência extraescolar;

    Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    Consideração com a diversidade étnico-racial.

    Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

    Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.


ID
3198217
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, são finalidades da Educação Superior, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "A" da questão é a incorreta pois conforme art. 35, III da lei 9394/96 são finalidades do Ensino Médio e não da Educação Superior.

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • GABARITO: LETRA A

    ? Segundo a LDB (9394/96):

    ? Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

    I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo (=item B).

    II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

    III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive (=item D).

    IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação (=item C).

    V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

    VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

    VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

    VIII - atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares. (Incluído pela Lei nº 13.174, de 2015).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • MAS OS RECURSOS ERAM MENOS TAMBÉM.