SóProvas



Prova UPENET/IAUPE - 2016 - PM-PE - Soldado da Polícia Militar


ID
1925143
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de partido político em coerência com a Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • E

  • “agremiação de um grupo social que se propõe organizar, coordenar e instrumentalizar a vontade popular com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo.” (José Afonso da Silva) Gabarito: E

  • Alguém pode explicar qual o erro da D?

  • creio que a letra d esta errada porque o partido primeiramente registra-se em cartório !

  • Creio que o erro da alternativa "d" seja: exige-se a obrigatoriedade da sua verticalização, ou seja, da vinculação​.

     

     

    Segundo a CF no seu Art. 17, § 1º: É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

  • Letra D está errado,porque não HÁ OBRIGATORIEDADE DE VINCULAÇÃO NAS CANDIDATURAS EM ÂMBITO NACIONAL,ESTADUAL,DISTRITAL E MUNICIPAL.

  • RESPOSTA: LETRA "E"

  • Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: Regulamento

    I - caráter nacional;

    II - proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes;

    III - prestação de contas à Justiça Eleitoral;

    IV - funcionamento parlamentar de acordo com a lei.

    § 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 52, de 2006)

    § 2º Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

    § 3º Os partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei.

    § 4º É vedada a utilização pelos partidos políticos de organização paramilitar.

  • A questão trata do conceito dos partidos políticos. Os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado constituídas para propagar ideias no intuito de formar a vontade nacional, com o objetivo de assumir de forma total ou parcial o poder político. Com base neste conceito e no art. 17 da CF/88, analisando as alternativas:

    a) INCORRETA. É vedado o recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiro. Inciso II.

    b) INCORRETA. Aos partidos políticos é assegurada autonomia para a definição de sua estrutura interna. §1º.

    c) INCORRETA. É vedado o caráter paramilitar, §4º.

    d) INCORRETA. A alternativa está em consonância com o §2º, exceto quanto à obrigatoriedade da verticalização, que não é definida pela CF.

    e) CORRETA. Em consonância com a CF e com o conceito acima exposto.

    Gabarito do professor: letra E.



  • ERRO  - D

     

     Art. 1º O partido político, pessoa jurídica de direito privado[...]

     Art. 7º O partido político, após adquirir personalidade jurídica na forma da lei civil, registra seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.

    Art. 32. O partido está obrigado a enviar, anualmente, à Justiça Eleitoral, o balanço contábil do exercício findo, até o dia 30 de abril do ano seguinte.

     

    EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 52, DE 8 DE MARÇO DE 2006

    Vide ADI nº 3.685-8

    Dá nova redação ao § 1º do art. 17 da Constituição Federal para disciplinar as coligações eleitorais.

    "Art. 17. ...................................................................................

    § 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

  •  

    NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE DE VINCULAÇÃO NAS CANDIDATURAS EM ÂMBITO NACIONAL,ESTADUAL,DISTRITAL E MUNICIPAL. 

  • Fiquei entre a D e E, achei a D mais completa, porém não percebi a casca de banana: OBRIGATORIEDADE de vinculação em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal. Não é obrigada a vinculação de P Políticos de candidatura nesses âmbitos.

  • PQP hein ?

     

    Em 17/07/2018, às 22:26:31, você respondeu a opção D. Errada!

    Em 26/06/2018, às 21:18:56, você respondeu a opção D. Errada!

  • A) Trata-se de uma associação criada para atuar na vida política de um país, objetivando o ingresso dos seus representantes filiados no poder para a execução do seu programa de governo em benefício do povo, sendo possível o recebimento de recursos financeiros de entidade estrangeira.


    B) Trata-se de uma organização de pessoas reunidas em torno de um mesmo programa político com a finalidade de assumir o poder e de mantê-lo ou, ao menos, de influenciar na gestão da coisa pública por meio de críticas e oposição, com estrutura interna necessariamente determinada em lei específica


    C)Caracteriza-se como uma organização visando mobilizar indivíduos numa ação coletiva conduzida contra outros, paralelamente mobilizados, a fim de alcançar, sozinhos ou em coalisão, o exercício das funções de governo, com caráter paramilitar. 


    D)Consiste em uma pessoa jurídica de direito privado, que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil, registra seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e presta contas à Justiça Eleitoral. Ao formar coligação, exige-se a obrigatoriedade da sua verticalização, ou seja, da vinculação entre os partidos das candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.


    E)É uma forma de agremiação de um grupo social que se propõe a organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo. (Correta)


    #RUMOPMPE


  •  

    Em 11/08/2018, às 17:24:44, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 31/05/2018, às 18:03:50, você respondeu a opção A.Errada!

  • Questão muito melevola....

    Gab.e

  • Questão bem maluca esta. 

  • Consiste em uma pessoa jurídica de direito privado, que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil, registra seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e presta contas à Justiça Eleitoral. É uma forma de agremiação de um grupo social que se propõe a organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fim de assumir o poder para realizar seu programa de governo.

    -um pouco da letra D e E.

  • A letra D tava até bonitinha fui de boca cheia pra cima, no final é que acaba tudo kkkkk :(

  • Só não marquei a E por causa de "grupo social" bagulho nada a ver, ela toda tá certa, porem esse "grupo social", não entendi foi nada.

  • Consiste em uma pessoa jurídica de direito privado, que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil, registra seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e presta contas à Justiça Eleitoral. Ao formar coligação, exige-se a obrigatoriedade da sua verticalização, ou seja, da vinculação entre os partidos das candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.

    Alguém pode mim dizer se este é o erro?

  • Pm pe 2022

  • Nenhum partido é obrigado a ter uma coligação verticalizada, cuidado com palavras muito extremas.

    A letra E tá perfeita

  • Nenhum partido é obrigado a ter uma coligação verticalizada, cuidado com palavras muito extremas.

    A letra E tá perfeita


ID
1925146
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos políticos, analise as afirmativas abaixo:

I. Quaisquer estrangeiros podem alistar-se como eleitores no Brasil, desde que mantenham residência fixa por um ano e optem junto à justiça Eleitoral, dentro do prazo previsto em lei específica.

II. Os conscritos, durante o período do serviço militar, não podem alistar-se como eleitores.

III. Dentre as condições de elegibilidade para o cargo de Senador, a CF/88 exige a idade mínima de 35 anos.

IV. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias, contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

Estão CORRETAS somente

Alternativas
Comentários
  • B

  • Letra B

     

    CF/88 

     As afirmativas I, e II, se encontram previstas no Art. 14,§ 2º da CF:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

     

    Assim, a afirmativa I encontra-se errada e a afirmativa II correta

     

    Afirmativa III - Correta  conforme CF/88 art. 14,§ 3°inciso VI alínea "a"

     

    Afirmativa IV - Correta conforme CF/88 art. 14, §10

  • Questão fraca,mal elaborada.A residência fixa de 1 ano  é para originários de paises de língua portuguesa.Acertando essa já elimina todas as outras alternativas.

  • GABARITO LETRA B

    Afirmativa I e II - Art. 14, § 2º Não podem alistar- se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os
    conscritos.

    Afirmativa IV - art 14,§ 10. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

    Afrimativa III Art. 14,§ 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:
    I a nacionalidade brasileira;
    II o pleno exercício dos direitos políticos;
    III o alistamento eleitoral;
    IV o domicílio eleitoral na circunscrição;
    V a filiação partidária; Regulamento
    VI a idade mínima de:
    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice Presidente da República e Senador;
    b) trinta anos para Governador e ViceGovernador de Estado e do Distrito Federal;
    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice Prefeito e juiz de paz;
    d) dezoito anos para Vereador.

  • Questão para não zerar, pq vc não precisa nem ler as outras 3. 


     

  • A questão trata dos direitos políticos estabelecidos nos arts. 14 ao 16 da Constituição Federal. Com base nestas disposições, julguemos as seguintes alternativas:

    I INCORRETA. Os estrangeiros não podem se alistar como eleitores no Brasil. Art. 14, 2º.

    II CORRETA. Art. 14, §2º.

    III CORRETA. Art. 14, §3º, VI, "a".

    IV CORRETA. Art. 14, §10.

    Os itens II, III e IV estão corretos.

    Gabarito do professor: letra B.











  • Conseguiu ver o erro da primeira, mata todas as outras.

     

    I. Quaisquer estrangeiros podem alistar-se como eleitores no Brasil, desde que mantenham residência fixa por um ano e optem junto à justiça Eleitoral, dentro do prazo previsto em lei específica.

     

  • I INCORRETA. Os estrangeiros não podem se alistar como eleitores no Brasil. Art. 14, 2º.

    II CORRETA. Art. 14, §2º.

    III CORRETA. Art. 14, §3º, VI, "a".

    IV CORRETA. Art. 14, §10.

    Os itens II, III e IV estão corretos.
     

  • I. Quaisquer estrangeiros podem alistar-se como eleitores no Brasil, desde que mantenham residência fixa por um ano e optem junto à justiça Eleitoral, dentro do prazo previsto em lei específica. art.14-paragrafo 2º "não pode alistar-se como eleitores os estrangeiros e durante o período do serviço militar obrigatório os conscritos"

    II. Os conscritos, durante o período do serviço militar, não podem alistar-se como eleitores.art.paragrafo 2º "não pode alistar-se como eleitores os estrangeiros e durante o período do serviço militar obrigatório os conscritos" 

    III. Dentre as condições de elegibilidade para o cargo de Senador, a CF/88 exige a idade mínima de 35 anos.art. 14-paragrafo 3º"são condições de elegibilidade,na forma da lei:

    a)35 anos para presidente,vise-presidente da república e senador;

    b)30 anos para governador e vise-governador de estado e do distrito federal;

    c)21 anos para deputado federal,deputado estadual,deputado distrital,prefeito,vise-prefeito e juiz de paz;

    d)18 anos para vreador.

    IV. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias, contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude. art 14.paragrafo10º- o mandato eletivo pode ser impugnado ante a justiça eleitoral no prazo prescricional de 15 dias contados da diplomação,instruída a ação com provas de abuso de poder corrupção ou fraude"

     

    CORRETA II,III,IV

  • Conscritos e estrangeiros Não podem alistar-se como eleitores!!!

  • PM-PE 2018!! Simbora!!

  • I -  Art. 14, § 2º - ERRADA

    II - Art. 14, § 2º - CORRETA

    III - Art 14,  § 3º alinea a - CORRETA

    IV - Art. 14, § 10 - CORRETA

  • b) II, III e IV.

     

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

     

    I. Art. 14. § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

     

    II. Art. 14. § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

     

    III. Art. 14. § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: VI - a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

     

    IV. Art. 14. § 10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

  • o cara estrangeiro vivendo há 1 ano aqui ainda não tem direito de naturalização, salvo se for português com residência fixa durante 1 ano no brasil e sem condenação penal.

  • Essa foi pra pegar os bizonhos que vão pela maioria das respostas iguais, RESPOSTA "C"

  • GABARITO: B

    I. Quaisquer estrangeiros podem alistar-se como eleitores no Brasil, desde que mantenham residência fixa por um ano e optem junto à justiça Eleitoral, dentro do prazo previsto em lei específica.

    Art.14, paragrafo 2º - não pode alistar-se como eleitores os estrangeiros e durante o período do serviço militar obrigatório os conscritos.

    II. Os conscritos, durante o período do serviço militar, não podem alistar-se como eleitores.

    III. Dentre as condições de elegibilidade para o cargo de Senador, a CF/88 exige a idade mínima de 35 anos.

    IV. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias, contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

  • Sabendo a assertiva I, mata a questão.

    GAB B

  • a)35 anos para presidente,vise-presidente da república e senador;

    b)30 anos para governador e vise-governador de estado e do distrito federal;

    c)21 anos para deputado federal,deputado estadual,deputado distrital,prefeito,vise-prefeito e juiz de paz;

    d)18 anos para vreador.


ID
1925149
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

As definições a seguir correspondem aos conceitos de alguns institutos inerentes aos Direitos Políticos. Analise-as.

I. Direito, que tem o cidadão para eleger, ser eleito e participar da organização e da atividade do poder estatal.

II. Exercício da democracia direta, forma de consulta ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

III. Refere-se à aptidão do cidadão de ser votado, de ser eleito para cargos representativos da democracia.

IV. Projeto de lei apresentado ao Poder Legislativo por uma parcela da população.

Assinale a alternativa que apresenta as associações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • D

  • O que é sufrágio: Voto, votação: É um direito público subjetivo de natureza política, que tem o cidadão de eleger, ser eleito

  • GABARITO D

    Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao ProcuradorGeral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

    § 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

    Plebiscito e referendo são consultas ao povo para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

    A principal distinção entre eles é a de que o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.

    O Glossário Eleitoral define capacidade eleitoral passiva como a susceptibilidade de ser eleito. Para ser candidato, além de ser eleitor e estar em dia com as suas obrigações eleitorais, o cidadão tem de cumprir várias condições de elegibilidade e não pode incorrer em nenhuma situação de inelegibilidade.

    A Constituição Federal, em seu artigo 14, determina como condições de elegibilidade: a nacionalidade brasileira; o pleno exercício dos direitos políticos; o alistamento eleitoral; o domicílio eleitoral na circunscrição e a filiação partidária. Os inalistáveis e os analfabetos não podem concorrer a cargo eletivo.

    O militar alistável é elegível, mas deve obedecer às seguintes regras específicas: se contar menos de dez anos de serviço, deverá se afastar da atividade; se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

  • Questão pra ser componente dos acentamentos da "NASA" kkkkkk

  • Bela questão. Muito bem formulada. Mas errei.
  • Puta que pariu, que questão é essa?

     

  • Só basta saber o que é plebiscito para acertar a questão
  • Demorei meia hora pra entender a questão... kkk'

  • A questão trata dos direitos políticos previstos na CF/88. Analisando as alternativas:

    I - Sufrágio: é o direito de votar e de ser votado. 

    II - Plebiscito: é um instrumento que consulta o povo de forma prévia, antes de se aprovar um ato administrativo ou legislativo. Não confundir com referendo, que é um instrumento de consulta ao povo de forma posterior, isto é, depois de aprovado o ato administrativo ou legislativo, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar o ato aprovado.

    III - Capacidade eleitoral passiva: é a capacidade de alguém de ser votado. Lembrar da capacidade eleitoral ativa, que é a capacidade de votar.

    IV - Iniciativa popular: é a capacidade que certa parcela da população possui de dar início a um projeto de lei.

    Gabarito do professor: letra D.










  • Apesar de bem formulada a questão cabe recurso na minha opinião. Pois o edital só no seu ITEM 5 informa: Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos políticos (Art. 14 a 16 da CF/88); Dos Partidos Políticos (Art. 17 da CF/88). 

    OBs: Não foi determinado no edital saber a definição desses conceitos.

    A CF só descremina o que são iniciativa popular e demais no Art. 61 SUBSEÇÃO III (DAS LEIS),ou seja,não foi determinado no edital

  • iniciativa popular, sem qualquer vínculo político-partidário, tem, por objetivo, a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, destinado ao aperfeiçoamento do sistema jurídico, de modo a reprimir a corrupção e a impunidade no Brasil.

     

    Plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

     

    Em nosso país, a soberania popular é exercida pelo sufrágio universal, voto direto e secreto, sendo facultativo para os maiores de 16 anos e menores de 18, assim como para os maiores de 70 anos e analfabetos. Contudo, o voto é obrigatório para os eleitores que tenham entre 18 e 70 anos

     

    Capacidade eleitoral passiva como a susceptibilidade de ser eleito. Para ser candidato, além de ser eleitor e estar em dia com as suas obrigações eleitorais, o cidadão tem de cumprir várias condições de elegibilidade e não pode incorrer em nenhuma situação de inelegibilidade.

     

     

  • so basta vc estudar e saber oque e prebiscito,que vc acerta a quetao. GABARITO. D

  • GAB: D  

    RUMO PMPE 2018!!

  • Decora assim ó
    PREBISCITO
    Prévia = Anterior

  • Gab. D
     


    Plebiscito: é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.

     

    Referendo: é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição.

     

    Sufrágio: direito a participar do pleito eleitoral. Ele é universal.

     

    Iniciativa popular: capaz de propor projetos de LOs e LCs (art. 61).

  • PRE= prefixo que denota antecipação; que ocorre com antecedência; antecipação PREbicito: 

    REFERE= Conferir, imputar. REFerendo:

  • boa questao...

     

  • Rumo a Pmpe 2020!!!!! Sonhoo..

  • BOA QUESTÃO.

  • falou em consulta ao povo refere-se a plebiscito.

  • o nível dessa banca e top respondi questão dela de 2009 com o msm nível.

  • GABARITO: D

    I. Direito, que tem o cidadão para eleger, ser eleito e participar da organização e da atividade do poder estatal. (SUFRÁGIO)

    Direito de votar/votado.

    II. Exercício da democracia direta, forma de consulta ao povo para que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. (PLEBISCITO)

    Consulta prévia ao povo.

    III. Refere-se à aptidão do cidadão de ser votado, de ser eleito para cargos representativos da democracia. (CAP. ELEIT. PASSIVA)

    Capacidade eleitoral passiva: capacidade de ser votado.

    IV. Projeto de lei apresentado ao Poder Legislativo por uma parcela da população. (INICIATIVA POPULAR)

    Instrumento da democracia direta ou democracia semidireta que torna possível, à população, apresentar projetos de lei.

  • Plebiscito: é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.

     

    Referendo: é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição.

     

    Sufrágio: direito a participar do pleito eleitoral. Ele é universal.

     

    Iniciativa popular: capaz de propor projetos de LOs e LCs (art. 61).


ID
1925152
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988, analise as seguintes afirmativas:

I. O direito à irredutibilidade do salário do trabalhador não é absoluto, podendo ocorrer a redução salarial, desde que ela seja aprovada em convenção ou acordo coletivo.

II. A assistência aos desamparados não integra os direitos sociais previstos na CF/88.

III. É assegurado o direito a piso salarial proporcional à extensão e complexidade do trabalho.

IV. É obrigatória a autorização estatal para a fundação de sindicato.

Estão CORRETAS somente

Alternativas
Comentários
  • I.  O direito à irredutibilidade do salário do trabalhador não é absoluto, podendo ocorrer a redução salarial, desde que ela seja aprovada em convenção ou acordo coletivo.

    Certo. A garantia da irredutibilidade salarial está prevista na Constituição Federal no Artigo 07 Inciso VI - Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em Convenção ou Acordo Coletivo, ou seja, é proibido ao empregador diminuir o salário do empregado. Uma vez estipulado um valor no contrato de trabalho, este não poderá sofrer redução. Todavia, existe uma exceção, prevista na CLT, em seu artigo 503, que torna lícita a possibilidade de redução do salário em até 25% com redução de jornada de trabalho em casos de força maior ou prejuízo susceptíveis de afetar substancialmente a situação econômica da empresa, observando sempre o limite do Salário Mínimo. Ressalto que esta possível redução deverá ser feita mediante acordo coletivo entre a empresa e o sindicato dos empregados. 

    II A assistência aos desamparados não integra os direitos sociais previstos na CF/88.

    Errada. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, ... e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    III É assegurado o direito a piso salarial proporcional à extensão e complexidade do trabalho.

     Certo. Estabelece o art. 7º, V, da Constituição:

     

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem a melhoria de sua condição social:

     

    [...]

     

    V – piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do serviço;

     

    [...]

     

     IV. É obrigatória a autorização estatal para a fundação de sindicato.

    ERRADA

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:  

    I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;

  • GABARITO C

    Art. 6º CF. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    (mnemônico) Sau mora ali, edu trabalha lá e assis prosse preso + transporte

  • GABARITO LETRA E

    SOMENTE OS INCISOS I E III ESTÃO CORRETOS. GABARITO LETRA E

  • Quanto às disposições constitucionais a respeito dos direitos sociais, analisando as alternativas:

    I - CORRETO. A irredutibilidade do salário pode ser mitigada por convenção ou acordo coletivo. Art. 7º, VI.

    II - INCORRETO. É um direito social previsto no "caput" do art. 6º.

    III - CORRETO. Art. 7º, V.

    IV - INCORRETO. É vedado que a lei exija autorização do Estado para a fundação de sindicato. Art. 8º, I.

    Somente as alternativas I e III estão corretas.

    Gabarito do professor: letra E.



  • Art7º, inciso VI. irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

    V - piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;

    letra e

  • Alguem saber significado de absoluto na Cf/88 ?

  • RE: Alguem saber significado de absoluto na Cf/88 ?
    Jose Ricardo, respondendo a sua pergunta o significado de absoluto não só na CF/88, mas em todo o ordenamento juridico e estudo do direito e seus ramos é a seguinte.

    Absoluto é quando diz que não há nenhuma exceção que é somente aquilo e pronto. O que não acontece no direito, porque NENHUM DIREITO É ABSOLUTO. Uma forma de você consolidar esse pensamento é pensar nas caracteristicas dos direitos fundamentais; da propria CF/88

    I - Historicidade

    A historicidade é a característica que indica que os direitos fundamentais foram construídos ao longo do tempo, dependendo de seu contexto e dos conflitos ocorridos em cada local.

    II - Relatividade 

    A relatividade indica que nenhum direito fundamental é absoluto por si só. Isso garante que eles não sejam utilizados como uma proteção dos infratores para a prática de atos ilícitos.

    Não se pode, por exemplo, matar um ser humano para ingeri-lo sob a justificativa do direito à liberdade religiosa, alegando que aquilo faz parte de sua prática religiosa.

    III -Inalienabilidade

    Com exceção do direito à propriedade, nenhum outro direito fundamental pode ser alienado. Não se pode vender, doar ou alugar os direitos fundamentais alguém como garantia de um negócio em andamento, por exemplo.

    IV - Indisponibilidade

    Embora os direitos fundamentais pertençam a seu titular, o titular são pode fazer deles o que bem entender, com exceção dos direitos à propriedade e à intimidade. Não se pode, por exemplo, abrir mão da integridade física e optar por doar seu coração, enquanto o titular daquele coração ainda está vivo – mesmo que assim o deseje.

    V - Imprescritibilidade

    Significa que os direitos fundamentais não prescrevem (com exceção dos direitos patrimoniais), sob nenhum motivo. Isso quer dizer que o fato de não serem utilizados ao longo do tempo ou não terem sido exigidos pelo indivíduo não os torna inválidos ou ilegítimos.

    Uma pessoa sem religião, que não pratica sua liberdade religiosa ainda possui – e sempre possuirá – direito à prática religiosa, por exemplo.

    VI - Indivisibilidade

    O indivisibilidade dos direitos fundamentais, embora a doutrina sistematize diferentes gerações de direitos fundamentais é uma característica destas normas. Isto significa que não é possível que apenas algumas dos direitos fundamentais sejam válidos e outros não, para uma pessoa específica ou para um grupo de pessoas específicas.

    Esta característica exige a unicidade dos direitos fundamentais, considerando que a toda sociedade é garantido um determinado rol de condições e direitos.

  • CORRETA I. O direito à irredutibilidade do salário do trabalhador não é absoluto, podendo ocorrer a redução salarial, desde que ela seja aprovada em convenção ou acordo coletivo.

    ERRADO II. A assistência aos desamparados não integra os direitos sociais previstos na CF/88.( ART 6º CAPUT )

    CORRETA III. É assegurado o direito a piso salarial proporcional à extensão e complexidade do trabalho. ( ART 7º V, CF )

    ERRADO IV. É obrigatória a autorização estatal para a fundação de sindicato. ( ART 8º I CF )

  • acho que a questão está desatualizada porque a assistência aos desamparados constitui direito social garantido na CF/88 no caput do artigo 6
  • Quanto às disposições constitucionais a respeito dos direitos sociais, analisando as alternativas:

    I - CORRETO. A irredutibilidade do salário pode ser mitigada por convenção ou acordo coletivo. Art. 7º, VI.

    II - INCORRETO. É um direito social previsto no "caput" do art. 6º.

    III - CORRETO. Art. 7º, V.

    IV - INCORRETO. É vedado que a lei exija autorização do Estado para a fundação de sindicato. Art. 8º, I.

    Somente as alternativas I e III estão corretas.

  • Quanto às disposições constitucionais a respeito dos direitos sociais, analisando as alternativas:

    I - CORRETO. A irredutibilidade do salário pode ser mitigada por convenção ou acordo coletivo. Art. 7º, VI.

    II - INCORRETO. É um direito social previsto no "caput" do art. 6º.

    III - CORRETO. Art. 7º, V.

    IV - INCORRETO. É vedado que a lei exija autorização do Estado para a fundação de sindicato. Art. 8º, I.

    Somente as alternativas I e III estão corretas.


ID
1925155
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre Nacionalidade, analise as seguintes afirmativas:

I. O Brasil adota com primazia o jus solis, admitindo, também, em certas circunstâncias, o jus sanguinis.

II. O sistema normativo brasileiro não admite a pluralidade de nacionalidades, sem exceção.

III. São brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

IV. Será declarada a perda da nacionalidade de brasileiro em caso de cancelamento da sua naturalização por sentença judicial, em virtude de atividade nociva a interesse nacional.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

     

    I - Correta - Art. 12. São brasileiros:I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007) II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

     

    II - Errada - Art, 12,§ 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:II - adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994) a) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; (Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994); b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis; (Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)

     

    III - Correta - Art. 12. São brasileiros:I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

     

    IV - Correta - Art. 12,§ 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;

  • A respeito das disposições constitucionais sobre nacionalidade, analisando as alternativas:

    I - CORRETA. Em regra, a nacionalidade brasileira é adquirida para aqueles que nascem no solo brasileiro. Há exceções, em que se admite a nacionalidade para aqueles que nasceram em outro país, no caso de a pessoa ser filho de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço do País; ou desde que seja registrado em repartição brasileira competente e venha a residir no País e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira, conforme art. 12, I, alíneas "b" e "c".

    II - INCORRETA. Admite outras nacionalidades, desde que sejam adquiridas respeitando o disposto na Constituição Federal, conforme art. 12, §4º, II - a) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

    III - CORRETA. Art. 12, I, "a".

    IV - CORRETA. Art. 12, §4º,  I.

    Gabarito do professor: letra D.













  • Tendo conhecimento da (II), RESPONDE TRANQUILAMENTE!

  • No sistema do “Jus Soli”, a nacionalidade originária é obtida em virtude do território onde o indivíduo tenha nascido. Logo, não importa a nacionalidade dos pais. Esse sistema tem uma grande aplicação devido a imigração.

     

    O “Jus Sanguinis” é o direito de sangue em que a pessoa, cujos pais sejam nacionais portugueses nascidos em Portugal, é considerado português desde que o seu nascimento seja inscrito numa Conservatória do Registo Civil antes de atingir a maioridade.

     

     

    Fonte: https://odireitosemfronteiras.com/2012/07/12/naturalizacao-e-nacionalidade-jus-solis-ou-jus-sanguinis/ 

  • vc matanda o segunda opção ja da pra responder mesmo sem saber do restante. pluralidade de nacionalidade é a mesmo coisa de dupla nacionalidade. e como a alternativa diz que não é possivel, se torna incorreta. pois a constituição no seu ART;12 S4 P.2 Diz que é possivel se reconhecida a nacionalidade originaria pela a lei estrangeira.

  • essa banca kkkk  e uma mae !

  • A questão só é fácil pra quem estudou...não tem nada de "mãe" não

  • Quem estuda acerta,

    Quem não estuda chuta e erra

  • GABARITO: D

    I. O Brasil adota com primazia o jus solis, admitindo, também, em certas circunstâncias, o jus sanguinis.

    II. O sistema normativo brasileiro não admite a pluralidade de nacionalidades, sem exceção.

    III. São brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

    IV. Será declarada a perda da nacionalidade de brasileiro em caso de cancelamento da sua naturalização por sentença judicial, em virtude de atividade nociva a interesse nacional.

  • LETRA D

    Jus solis = Direito de Solo

    Jus Sanguinis = Direito de Sangue

    BIZU = Só lembrar do busunda dos trapalhões KKKKKKKKKKKKKKK

  • Somente por saber a 2, já saberia a resposta.


ID
1925158
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os Remédios constitucionais previstos na Constituição Federal, analise os itens a seguir:

I. O Habeas Corpus é cabível para proteger o direito de ir e vir, ou seja, de circulação de mercadoria nacional.

II. O Mandado de Segurança é cabível, para proteger direito não amparado por habeas corpus ou habeas data, dentre outros requisitos.

III. O Mandado de Injunção é cabível, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

IV. A ação popular pode ser proposta por um único cidadão.

Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • Ação Popular 

     Art. 1º Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, de entidades autárquicas, de sociedades de economia mista (Constituição, art. 141, § 38), de sociedades mútuas de seguro nas quais a União represente os segurados ausentes, de empresas públicas, de serviços sociais autônomos, de instituições ou fundações para cuja criação ou custeio o tesouro público haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita ânua, de empresas incorporadas ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, e de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.

     

    Pode ser um, dois, três, quatro, cinco, mas um já basta. Quem leu apressado e entendeu "exclusivamente a um" leia novamente como eu fiz. 

  • Gab A

     HABEAS CORPUS É PARA LIBERDADE DO CORPO NÃO DE COISA, OU MERCADORIA.

  • Desde quando mercadoria tem direitos de ir e vir kkkk

  • Esta questão mostra a importância de ler até o final, na letra a estava tudo ok, até chegar em mercadoria.

  • A respeito dos remédios constitucionais previstos no art. 5º da Constituição Federal:

    I - INCORRETA. É o direito de ir e vir de pessoa que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Inciso LXVIII.

    II - CORRETA. Inciso LXIX.

    III - CORRETA. Inciso LXXI.

    IV - CORRETA. LXXIII. Vale lembrar que a ação popular só poderá ser proposta por cidadão. 

    Gabarito do professor: letra A.










  • Letra A. HABEAS CORPOS é pra perca do direito ir e vir da pessoas,e não de MERCADORIA 

  • A Constituição Federal de 1988 contempla dois institutos com nomes bem parecidos que pode ser facilmente confundido, marcados por uma atuação cidadã, mas que possuem distintos significados: a iniciativa popular e a ação popular.

    iniciativa popular, prevista nos artigos 14, inciso III, e 61, § 2º, da Constituição, e regrada pela Lei nº 9.709/98, representa uma das formas de deflagração do processo legislativo via reunião das assinaturas pelo eleitorado brasileiro para que seja possível apresentar, na Câmara, um Projeto de Lei. Sendo assim, podemos imaginar que ocorre aqui uma espécie de "grande abaixo-assinado": ao menos 1% do eleitorado nacional deve subscrever o pedido, estando distribuído, pelo menos, por 5 Estados, com não menos do três décimos por cento dos eleitores de cada um deles, como prevê a Constituição, no seu artigo 61, § 2º.

    ação popular, por sua vez, é uma ação judicial, prevista no artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição. Trata-se, agora, de um processo judicial, que pode ser usado pelo cidadão brasileiro que queira proteger o meio ambiente, o patrimônio público, o patrimônio histórico cultural ou a probidade administrativa.

    Em síntese, portanto: ambas são demonstrações de cidadania, sendo a iniciativa popular uma reunião de assinaturas para apresentação de um projeto de lei perante a Câmara dos Deputados, enquanto a ação popularrepresenta, por sua vez, um processo judicial, promovido pelo cidadão, que deseja resguardar o meio ambiente, o patrimônio público, o patrimônio histórico e cultural ou a probidade administrativa.

    Professor de Direito Constitucional da UFBA

    (https://gabrielmarques.jusbrasil.com.br/artigos/216434661/qual-a-diferenca-entre-iniciativa-popular-e-acao-popular)

  • Letra A é a resposta.

  • (MERCADORIA NACIONAL)   KKKKKKkkkk



    GAB. A

  • COMENTÁRIO SIMPLES E DIRETO DO PROFESSOR AQUI DO QC

    A respeito dos remédios constitucionais previstos no art. 5º da Constituição Federal:

    I - INCORRETA. É o direito de ir e vir de pessoa que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Inciso LXVIII.

    II - CORRETA. Inciso LXIX.

    III - CORRETA. Inciso LXXI.

    IV - CORRETA. LXXIII. Vale lembrar que a ação popular só poderá ser proposta por cidadão. 

    Gabarito do professor: letra A.

  • HC serve para proteger o Direito de locomoção que por sua vez abrange os bens do indivíduo. O erro está no " ou seja" ele limita só às mercadorias...

  • Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade

  • A ação popular pode ser proposta por um único cidadão.vale ressaltar que apenas cidadão brasileiro pode impetrar ação popular.

  • Cuidado: a ação popular somente pode ser impetrada por qualquer cidadão, pessoa jurídica não poderá impetrá-la.

  • GAB A

  • Questão que poderia caber recurso, pois na numero IV da a entender que somente 1 pessoa pode impetra a AP não cabendo a mais ninguém impetrar em um fato que se tenha noticia.

  • Em 29/09/20 às 09:55, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Por mais "fácil" que possa parecer essa questão, eu havia errado, mas hoje consegui acertar.

    Fé em Deus e muita disciplina conseguiremos.

  • #PMMINAS


ID
1925161
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma ronda policial flagra um indivíduo descarregando toda a munição de um revólver contra o seu desafeto, causando-lhe a morte imediata. Nessa situação, a Constituição Federal prevê o julgamento do criminoso mediante a instituição do júri.

II. “X” foi acusado de ter cometido um crime no dia 01/12/2015. Ocorre que a lei que definiu o referido crime só foi publicada e entrou em vigor em 05/01/2016. Nessa situação, pode-se afirmar que a acusação contra “X” ofende alguns Princípios constitucionais, dentre eles o Princípio da Legalidade.

III. É possível o aumento de pena para determinado réu com fundamento em lei penal mais gravosa, imposta posteriormente à data do crime.

IV. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Afirmativa I - Art. 5, XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

     

     afirmativa II - “X” foi acusado de ter cometido um crime no dia 01/12/2015. Ocorre que a lei que definiu o referido crime só foi publicada e entrou em vigor em 05/01/2016. Nessa situação, pode-se afirmar que a acusação contra “X” ofende alguns Princípios constitucionais, dentre eles o Princípio da Legalidade.

    CF, Artigo 5º, XXXIX não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.

    Além do princípio da legalidade, ofende também o princípio da anterioridade e o princípio da irretroatividade da lei penal.

     Art. 5.º XL- A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu

    afirmativa III -  "É possível o aumento de pena para determinado réu com fundamento em lei penal mais gravosa, imposta posteriormente à data do crime." Incorreta, com base na mesma fundamentação da assertiva II.

    CF, Artigo 5º, XXXIX não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.

     Art. 5.º XL- A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu

    Afirmativa IV - Art. 5º, XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

    a título informativo, é inafiançavel e imprescritível também o crime de racismo, como prevê o art. 5º, inciso XLII da CF - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  • Discordo do gabarito, não considerei a afirmativa "I-" como correta pelo fato dessa acertiva não deixar claro se o crime em questão tratava-se de um homicídio ou um latrocínio, mudando, desse modo, a competência para o julgamento.

  • Leandro Araújo essa interpretação extensiva fez você errar umas questão óbvia e fácil, quando um indivíduo descarrega toda munição de um revólver em seus DESAFETO, você pode ter certeza que o animus dele é NECANDI. Não há o que se falar em latrocíno, pois esse conduta não foi apenas para assegurar o provento da infração, mas sim cometer um atentado contra a vida. Reveja. 

     

    Bons estudos. 

  • Tendo por base as disposições constitucionais, analisando as alternativas:

    I - CORRETA. Cabe ao tribunal do júri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Art. 5º, XXXVIII, "d".

    II - CORRETA. Conforme o art. 5º, XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Na época que "X" praticou o ato, a lei ainda não o definia como crime e, portanto, não poderá ser acusado, por violação do princípio da legalidade.

    III - INCORRETA. De acordo com o art. 5º, XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

    IV - CORRETA. Art. 5º, XLIV.

    Gabarito do professor: letra E.


  • Afirmativa IV. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    Essa afirmativa está correta, porém poderia ser complementada, de acordo com o Art. 5º, XLII - a prática do racismo constitui crime inafiancável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

     

  • I. Uma ronda policial flagra um indivíduo descarregando toda a munição de um revólver contra o seu desafeto, causando-lhe a morte imediata. Nessa situação, a Constituição Federal prevê o julgamento do criminoso mediante a instituição do júri.



    kkkk só da pra rir mesmo

  • III. É possível o aumento de pena para determinado réu com fundamento em lei penal mais gravosa, imposta posteriormente à data do crime.

    e o crime permanente?

  • 1º totalmente equivicada o gabarito. visto que, só por que a vitima é o desafeto será afastada uma possivivel tentativa de rouba ...enfim, faltou detalhar qual o motivo dos tiros, deixando muito vago a questão..passivo de anulação .

  • Princípio da Legalidade e Anterioridade

  • Tribunal do Júri, neh rs, redação ruim

  • Instituição do Juri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada

  • Arti 5. XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri...


ID
1925164
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas abaixo:

I. As violações a direitos fundamentais não ocorrem somente no âmbito das relações entre o cidadão e o Estado, mas, igualmente, nas relações travadas entre pessoas físicas e jurídicas de direito privado.

II. Existe hierarquia entre os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Dessa forma, podemos afirmar, por exemplo e em abstrato, que o direito à informação sempre estará em patamar de superioridade com relação à proteção da vida privada.

III. Historicamente, o direito à liberdade decorre das revoluções burguesas, buscando-se um “não fazer do Estado”.

IV. Historicamente, os direitos sociais remetem-se à segunda dimensão ou geração dos direitos fundamentais. Busca-se um Estado tutor, provedor de condições mínimas necessárias a uma vida digna.

Estão CORRETAS somente

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    Só bastava saber que o item II estava errado!

    Não existe hierarquia entre princípios fundamentais, eles devem ser interpretados como um todo, principalmente diante do caso concrento!

     

    #Deusnocomandosempre

  • Principais caracteristicas da classificação dos Direitos Fundamentais 

    Primeira Geração

    *Final do Séc. XVIII

    *Estado Liberal

    *Direitos "Negativos"

    *Liberdade

    *Direitos Civis e Politicos.

    Segunda Geração

    *Início do séc. XX

    *Estado Social

    *Direitos Positivos 

    *Igualdade

    *Direitos Sociais, Econômicos e Culturais

     

    Terceira Geração

    *Século XX

    *Fraternidade

    *Direito ao meio Ambiente, à Paz, ao Progresso, à defesa do consumidor.

    Fonte. Direito Constitucional Descomplicado (Vicente de Paula e Marcelo Alexandrino)

     

  • Sabendo apenas perceber que o item II estava errado você acertava a questão, pontuação de graça.

  • Tendo por base a Constituição Federal de 1988:

    I - CORRETA. Os direitos fundamentais devem ser observados tanto da forma vertical - nas relações entre o particular e o Estado; quanto na forma horizontal - nas relações entre os próprios particulares.

    II - INCORRETA. Não há hierarquia entre os direitos fundamentais, nenhum deles é absoluto, todos são relativos, a predominância de um sobre outro deverá ser analisada, pelo princípio da proporcionalidade, em cada caso concreto.

    III - CORRETA. O direito à liberdade faz parte da dita primeira dimensão dos direitos fundamentais, a qual se caracteriza pelos direitos negativos, aqueles que vedam a interferência estatal na vida privada.

    IV - CORRETA. Os direitos sociais são os direitos positivos, que obrigam uma atuação positiva do Estado, isto é, o Estado tem a obrigação de garantir que os direitos fundamentais sejam respeitados e fazer com que sejam aplicados, tendo em vista os recursos disponíveis.

    Gabarito do professor: letra B.

    Bibliografia: 
    LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 17 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.











  • Lembrem sempre. Não existe direitos e garantias fundamentais ABSOLUTAS . Sempre vão ser RELATIVAS .
  • GAB B Rumo a PMPE 2018!!

  • Pernambuco, aí vou eu

  • acertei a questão, no entanto essa banca cobrou algo que não deveria, pois o que porra é que tem aver a banca falar sobre burquesia em constitucional?

  • Concordo com voce Romario

  • Victor, é necessário vê o contexto histórico. 

    O direito à liberdade foi trazido ao nosso ordenamento por influências da revolução francesa. A burguesia era a classe dominante na época  da revolução e buscava a ausência do Estado frente a esse direito.

  • Excelente questão, muito bem elaborada...diferente do que se vê quando o assunto é AOCP e IBFC

  • Existe hierarquia entre os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal

    só por essa parte eu elimino 4 alternativas

  • 1 Geração/Dimensão Liberdade ----> negativo,um não fazer do estado.

    2 Geração/Dimensão Igualdade -----> positivo, exige a ação estatal,são realizados através de normas programática.

    3 Geração/Dimensão Fraternidade/solidariedade -----> proteção aos direitos difuso,meio ambiente equilibrado.....

  • PEGA ESSE BIZÚ

    ITEM IV

    1º passo (geração): Liga o PC

    • Direitos Políticos
    • Direitos Civís

    2º passo (geração): Aperta o ESC

    • Direitos Econômicos
    • Direitos Sociais
    • Direitos Culturais

    3º passo (geração): Insira o CD

    • Direitos Coletivos
    • Direitos Difusos
  • Nenhum direito é absoluto.

  • revolução burguesa é fogo

ID
1925167
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. “B” era assaltante de estabelecimentos bancários. Numa troca de tiros com a Polícia Militar, “B” falece, deixando uma herança avaliada em quinhentos mil reais, produto das atividades criminosas, e três herdeiros. Nessa situação, os herdeiros de “B” permanecem com o direito à herança.

II. Se o Brasil entrar oficialmente em guerra, esse fato permite a aplicação da pena de morte, excepcionalmente.

III. A Constituição assegura às presidiárias condições para que elas possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

IV. É possível a extradição de brasileiro naturalizado que comete o crime de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins após a sua naturalização.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • Para esses que gozam de nacionalidade originária, a extradição é vedada. Quanto aos brasileirosnaturalizados, a extradição só é possível:

    a) se o naturalizado tiver praticado qualquer crime comum (por oposição aos crimes políticos ou aos de opinião) antes da naturalização; ou

    b) se o naturalizado houver comprovadamente cometido crime de narcotráfico,mesmo depois da naturalização.

  • Gabarito B

    Afirmativa I - (incorreta) - Art 5, inciso, XLV nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    inciso XLVI,  "a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:
    a) privação ou restrição da liberdade;
    b) perda de bens;
    c) multa;
    d) prestação social alternativa;
    e) suspensão ou interdição de direitos;

    Afirmativa II (correta)- Art. 5, inciso XLVII não haverá penas:
    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; ( Compete privativamente ao Presidente da República, art. 84, XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional)
    b) de caráter perpétuo;
    c) de trabalhos forçados;
    d) de banimento;
    e) cruéis;

    Art. 56 do Código Penal Militar prevê "A pena de morte é executada por fuzilamento."

    Afirmativa III (correta)- Art. 5, inciso L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação;

    Afirmativa IV (correta)- Art. 5, LI nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização (exceto crime político e de opinião), ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  •             Fiquei com uma dúvida grande com relação à letra A, pois no fim da assertiva é dito que os herdeiros permanecem com o direito à herança. Acho que é certo isso, porém o que acontece é que da mesma forma que permanecem com o direito à herança a eles é imputado a obrigação de reparar o dano, essa reparação não fez com que o direto à herança desaparecesse e sim fosse esvaziado. 

                Mas a banca foi generosa e não trouxe uma opção que trouxesse esse item e o outros considerados certos, ainda que reste essa dúvida. 

  • Quanto às disposições constitucionais, analisando as alternativas:

    I - INCORRETA. Os herdeiros não permanecem com o direito de herança, de acordo com o art. 5º, XLV, que determina que a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento dos bens pode ser estendida aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

    II - CORRETA. A guerra declarada é a única hipótese em que se permite a pena de morte. Art. 5º, XLVII, "a".

    III - CORRETA. Art. 5º, L.

    IV - CORRETA. Art. 5º, LI.

    Gabarito do professor: letra B.



  • GAB B RUMO A PMPE 2018!

  • Francisco Leite você esta correto a assertiva (I) esta sim correta o direito de reparar do dano não extigue o direito à herança, mas como dito a banca não colocou como alternativa o que deixou implicito a resposta...Rumo PMPE 2018

  •   XXX - é garantido o direito de herança;

    A respeito da I, como vocês bem retrataram, o direito a herança é mantido, ele existe. Em contrapartida, pode ser esvaziado em função da reparação dos danos cometidos por "B". Ex.: Digamos que os danos causados são avaliados em 600 mil reais, logo, será esgotada toda a herança, não podendo ser cobrado excedente dos filhos.

    Vale contemplar, ainda,  

    XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:

      b) perda de bens;


    RUMO À PMPE

  • PMPE 2018 

     

  • perai produção,sempre pensei que com a vigencia do estado de guerra,em regra,já seria autorizada a aplicação da pena de morte,e não como exceção,interpreto restritivamente a lei quando ela traz que em regra não há pena de morte,excepcionalmente em caso de estado de guerra,o qual por si só já é suficiente para aplicação em regra da exceção da pena de morte.

    nesse caso a pena de morte não estaria vigendo,automaticamente,com o tempo de guerra em exceção ao tempo de paz?

  • a todos que estão achando que a alternativa 1 esta certa pelo princípio da pessoalidade ( em parte estão certos) . não é bem assim . Quando uma pessoa tem um patrimônio feito pelo cometimento de crimes o estado decretará o perdimento desses . O motivo é esse e não o perdimento em prol de pagar os danos

  • Hannibal, apenas o fato da pena de morte só ser aplicada em estado de guerra declarada já a torna excepcional;

    Sobre o item UM, se o que o pai tinha de patrimônio era tudo produto de ilícitos, então não há o que repassar, e se uma vez repassado na herança, aplicaria a exceção do principio da pessoalidade, atingindo os herdeiros até limite do valor transferido, mas se por acaso, o pai além do que foi adquirido por crime, tivesse outro bem adquirido de formal legal, o filho teria sim direito a herança, pois se o estado não o garantisse e adquirisse o patrimônio legal do pai, seria configurado o enriquecimento sem causa do estado.(de toda forma, o espólio responderá pela possível reparação civil ou multas penais.)

  • A extradição de brasileiro naturalizado por trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins sera em qualquer tempo.

  • Thyago e Waney, iae passaram ?

    espero que sim

  • PMPE 2022

  • Essa aí foi muito fácil kk

    alternativa correta letra B

  • I. - “art. 5º, XLV, da CF, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.”

    II. - O artigo 5º, inciso XLVII, da CF prevê que não haverá penas: "a) de morte, salvo em caso de guerra declarada.

    III. - Art 5º, L, CF – às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

    IV. - Art 5º, LI, CF – nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.


ID
1925170
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os seguintes cargos públicos, em relação àqueles que são de ocupação privativa de brasileiro nato, coloque V para os Verdadeiros e F para os Falsos.

( ) Procurador Geral da República

( ) Ministro do Supremo Tribunal Federal

( ) Oficial das Forças Armadas

( ) Presidente do Banco Central

( ) Ministro do Estado da Defesa

( ) Vice-Presidente da República

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Confesso que fui direto nas duas útimas  VV... nem vi o resto das alternativas!

  • gabarito letra A

     

    Art, 12, § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa

  • Para complementar os estudos acerca de cargos privativos de brasileiros natos.

    Art. 89. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam: VII seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

    Cabe ressaltar, ainda, a previsão do artigo 222, in verbis:

    Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.

  • Quanto às disposições constitucionais acerca da nacionalidade, o art. 12, §3º estabelece que são privativos de brasileiro nato os cargos de:

    I - Presidene e Vice-Presidente da República;
    II - Presidente da Câmara dos Deputados;
    III - Presidente do Senado Federal;
    IV - Ministro do Supremo Tribunal Federal;
    V - carreira diplomática;
    VI - oficial das Forças Armadas;
    VII - Ministro de Estado da Defesa.

    Quanto às alternativas, com base no exposto acima:
    (F)
    (V)
    (V)
    (F)
    (V)
    (V)

    Gabarito do professor: letra A.
  • Gab: A

    Mnemônicos => MP3.COM cargos privativos de brasileiro nato – Art. 12, § 3º, CF/88

    MP3
    Ministro do Supremo Tribunal Federal;
    Presidente e Vice-Presidente da República;
    Presidente da Câmara dos Deputados;
    Presidente do Senado Federal;
     
    COM 
    Carreira diplomática;
    Oficial das Forças Armadas.
    Ministro de Estado da Defesa

     

    Seja Forte.

  • As 2 últimas matam a questão, razão por elas estarem no final. 

  • É o conhecido MP3.COM

     

    MP3
    Ministro do Supremo Tribunal Federal;
    Presidente e Vice-Presidente da República;
    Presidente da Câmara dos Deputados;
    Presidente do Senado Federal;
     
    COM 
    Carreira diplomática;
    Oficial das Forças Armadas.
    Ministro de Estado da Defesa

  • Sergipe e Pernambuco, aí vou eu

  • Art, 12, § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I -  Presidente 

    II - Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - Presidente do Senado Federal;

    IV - Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V -  carreira diplomática;

    VI -  oficial das Forças Armadas.

    VII - Ministro de Estado da Defesa

  • Gabarito/A

    PRIVATIVO DE BRASILEIRO NATO

    MP³.COM

    inistro STF

    residente da República e VICE

    residente Câmara

    residente Senado

    arreira Diplomática

    ficial Forças Armadas

    inistro da Defesa

    mamãocom mel essa questão.

    #PMTO

  • (f) Procurador Geral da República

    (v) Ministro do Supremo Tribunal Federal

    (v) Oficial das Forças Armadas

    (f) Presidente do Banco Central

    (v) Ministro do Estado da Defesa

    (v) Vice-Presidente da República

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

    Gabarito/A

    PRIVATIVO DE BRASILEIRO NATO

    MP³.COM

    inistro STF

    residente da República e VICE

    residente Câmara

    residente Senado

    arreira Diplomática

    ficial Forças Armadas

    inistro da Defesa

  • PEGUEM O BIZU:

    CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS

    MP3.COM

    • MINISTRO DO STF

    • PRESIDENTE E VICE PRESIDENTE DA REPÚPLICA

    • PRESIDENTE DO SENADO

    • PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS

    • CARREIRAS DIPLOMÁTICAS

    • OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS

    • MINISTRO DA DEFESA

ID
1925173
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os Direitos Sociais expressamente assegurados na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo:

I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal.

II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • remuneração em no minimo 50%

    repouso preferencialmente aos domingos

     

  • I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal. 

    Art. 7º, XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal;

     

    Certo.      II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso. (art. 7º, XXXIV, CF)

     

    III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

    Art. 7º, XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

     

    Certo.      IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância. (art. 6º, caput, CF)

  • Quanto aos direitos sociais previstos na CF/88:

    I INCORRETA. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal. Art. 7º, XVI.

    II CORRETA. Art. 7º, XXXIV.

    III INCORRETA. o repouso semanal remunerado é preferencialmente aos domingos apenas. Art. 7º, XV.

    IV CORRETA. Art. 6º, "caput".

    Gabarito do professor: letra C.









  • C

  • I- A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, 50% da remuneração normal.

    III- É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

  • DIREITOS SOCIAIS

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a Segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    mnemônico que ajuda a decorar ;)

    SAU          TRABALHA            LÁ
    (Saúde)      (Trabalho)          (Lazer)

    EDU              MORA                 ALI
    (Educação)   (Moradia)     (Alimentação)


               ASSIS                                               PRO                                        SEG             TRANSPORTANDO       PRESO
    (Assistência aos desamparados)   (Proteção à maternidade e infância)   (Segurança)     (Transporte)               (Previdência Social)

     

    Uma vela nada perde quando, com sua chama, acende uma outra que está apagada.
    - Orison Swett Marden

    #CompartilheConhecimento

  • GAB C RUMO A PMPE 2018!

  • Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    publicação 02/04/2019 - muitas respostas estão desatualizadas.

  • Questões assim é muito fácil de resolver por eliminação.

  • I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal. -> 50%.

    II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso. -> Correto.

    III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos. -> PREFERENCIALMENTE aos domingos.

    IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância. -> Correto.

  • I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal. -(50%.)

    II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

    III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

    (Domingo).

    IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância.

    GAB. II e IV Correto ( C )

    SegueOFluxo...

  • I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal. -(50%.)

    II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

    III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

    (Domingo).

    IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância.

    GAB. II e IV Correto ( C )

    SegueOFluxo...

  • I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal. -(50%.)

    II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

    III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

    (Domingo).

    IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância.

    GAB. II e IV Correto ( C )

  • Queria entender a noia da galera pra ficar repetindo a mesma resposta de outro comentário.


ID
1925176
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda sobre os direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8 , VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

  • a) Errada. Art. 8 , V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    b) Errada. Art. 8 , VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

    c) Gabarito. Art. 8 , VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

    d) Errada. e) Errada. Art. 8 , III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ao administrativas; 

     

    Josafá: "Voçê não estuda para passar, voçê estuda até passar!".

  • Sindicatos malditos. Mais de 14 mil, só vivem p explorar o trabalhador
  • Quanto aos direitos sociais previstos na CF/88:

    a) INCORRETA. Ninguém é obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Art. 8º, V.

    b) INCORRETA. A participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho é obrigatória. Art. 8º, VI.

    c) CORRETA. O aposentado, se quiser, continua sendo filiado, inclusive com direito de votar e de ser votado. Art. 8º, VII.

    d) INCORRETA. É competência dos sindicatos a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, tanto em questões judiciais, quanto em questões administrativas. Art. 8º, III.

    e) INCORRETA. Conforme exposto acima, art. 8º, III.

    Gabarito do professor: letra C.











  • ''Nunca desista de algo que você não consegue passar um dia sem pensar.''  FOCO, FORÇA E FÉ

  • c

  • Pessoal, 

    Sempre observar: NÃO, EXCETO, SALVO...

    FIQUEM ATENTO!!!

    Adelante!

  • GAB C RUMO A PMPE 2018!

  • GABARITO "C" DE MARANHÃO RUMO à APROVAÇÃO

  • O aposentado pode ser membro de sindicato,e so vc perceber a quantidade de idoso que se encontra nesse meio
  • Quanto aos direitos sociais previstos na CF/88:

    a) INCORRETA. Ninguém é obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Art. 8º, V.

    b) INCORRETA. A participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho é obrigatória. Art. 8º, VI.

    c) CORRETA. O aposentado, se quiser, continua sendo filiado, inclusive com direito de votar e de ser votado. Art. 8º, VII.

    d) INCORRETA. É competência dos sindicatos a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, tanto em questões judiciais, quanto em questões administrativas. Art. 8º, III.

    e) INCORRETA. Conforme exposto acima, art. 8º, III.

    Gabarito: letra C.

  • Acrescentando....

    É indispensável o registro do sindicato no Ministério do Trabalho para poder ingressar em juízo na defesa de seus filiados.

    (RE 740434 AgR, Relator(a): Min. LUIZ FUX, Primeira Turma, julgado em 19/02/2019, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-069 DIVULG 04-04-2019 PUBLIC 05-04-2019)

  • PM PE FOCO NA MISSÃO

ID
1925179
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos políticos, analise as afirmativas abaixo:

I. A CF/88 determina que a idade da capacidade eleitoral ativa começa aos 16 anos.

II. Os analfabetos não podem votar no Brasil.

III. Os maiores de 60 anos votam de forma facultativa, no Brasil.

IV. Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • Essa questão , no item IV, com o péssimo português... dá margem para duas interpretações.

    A capacidade passiva no Brasil inicia-se aos 18 anos... para o cargo de vereador...

  • analfabetos e maiores de 70 anos, voto facultativo


  • Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
    I plebiscito; (consulta à população acerca de matéria legislativa, constitucional e administrativa antes de edição de ato ou norma) 
    II referendo; (consulta à população acerca de materia legislativa, constitucional e administrativa depois do ato ou norma para ratificá-la)
    III iniciativa popular. (artigo 61, da CF "§ 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três
    décimos por cento dos eleitores de cada um deles.")

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
    I obrigatórios
    para os maiores de dezoito anos;
    II facultativos para:
    a) os analfabetos;
    b) os maiores de setenta anos;
    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
    § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
    § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: 

    I- a nacionalidade brasileira;
    II-o pleno exercício dos direitos políticos;
    III - o alistamento eleitoral;
    IV- o domicílio eleitoral na circunscrição;
    V- a filiação partidária; 
    VI a idade mínima de:
    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice Presidente da República e Senador;
    b) trinta anos para Governador e Vice Governador de Estado e do Distrito Federal;
    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice Prefeito e juiz de paz;
    d) dezoito anos para Vereador.
    § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
    § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.

     

  • intem IV na minha opinião errado ou mal eleborado!

  • Concordo com a opinião de que a questão é passivel de anulação. Péssima redação. A capacidade passiva no Brasil inicia-se ao 18 anos!

  • A questão está certa, veja que o item III apenas mudou a ordem dos elementos na frase. 

     "Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual"

    "Sobre o requisito da idade para concorrer ao cargo de Deputado Estadual, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil a partir dos 21 anos."

    "Sobre o requisito da idade, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual, a partir dos 21 anos"

    Todas as formas chegarão ao mesmo fim... dizer que para o cargo de deputado estadual tem que ter a partir 21 anos

  • Questão mal elaborada.A capacidade eleitoral ativa inicia acima de 16 anos(facultativo).

  • Quanto aos direitos políticos dispostos na CF/88:

    I - CORRETO. A capacidade eleitoral ativa, que é o direito de votar, começa facultativamente aos 16 anos. Art. 14, §1º, II, "c".

    II - INCORRETO. Os analfabetos podem votar, de forma facultativa. Art. 14, §1º, II, "a".

    III - INCORRETA. Os maiores de 70 anos que votam de forma facultativa. Art. 14, §1º, II, "b".

    IV - CORRETA. Conforme art. 14, §3º, VI, "c".

    Gabarito do professor: letra C.









  • Capacidade Ativa -  Direito de Votar. Sobre ÍTEM I - Entre os  16 anos e 18 ,  Maiores de 70 anos e Analfabetos - É um direito facultativo ; entre os 18 e até os 70 anos é obrigatório - Questão Correta!

     

     

  • GABARITO LETRA C

  • Início da capacidade passiva (ser votado) para candidatar a deputado estadual 

    se inicia aos 21 anos...

  • Questão incorreta, pois a capacidade passiva se inicia aos 18 anos ( vereador) ANULAÇÃO

  • III- O voto é facultativo para maiores se SETENTA (70)
  • II- VOTO FACULTATIVO para os ANALFABETOS
  • É a vírgula fazendo a diferença em nossas vidas...

  • Item IV certissimo, poq como todos podem ver a banca especifica o cargo.

     capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao *cargo de Deputado Estadual*  

  • Questão tensa.

  • Quem não sabe muito de português cagou no item IV kkkkkk ai ficam chorando dizendo que cabe recurso

  • item-1 (correto)- facultativo para os maiores de dezessei anos e menores de dezoito anos.

    item-2 (falso)- o voto para analfabetos é FACULTATIVO.

    item 3(falso)- o voto é obrigatorio até 70 anos, passou de 70 o voto é facultativo.

  • GAB: C

    RUMO PMPE 2018!!

  • Para o cargo de vereador a questão estaria errada, porém ele especifica; Deputado estadual.

  • Questão (I) > O voto passa a ser ativo a partir dos 16 anos de idade. Sendo ele facultativo até os 18. Questão (II) > Os Analfabetos fazem parte do sistema democrático Brasileiro igualmente a quem e Alfabetizado. Art.5° Todos somos iguais perante a Lei! Questão (III) > Votam de forma Facultativa os Cidadões entre 16 e 18 anos, e maiores de 70 anos.
  • Questão (IV) -> apartir dos 18 anos p/ Vereador 21 anos - Deputados estaduais, federais...
  • GABARITO (C) OBS: capacidade eleitoral ativa começa aos 16 anos: CERTO É FACULTATIVO PODEM VOTAR

    Os analfabetos não podem votar no Brasil: ERRADO É FACULTATIVO

    Os maiores de 60 anos votam de forma facultativa, no Brasil: ERRADO MAIORES DE 70 ANOS

    Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual: CERTO

  • Capacidade ATIVA =  É a pessoa ir votar!!! (16 pode votar)

    Capacidade Passiva = É de Ser votado!!!( 18 Pode começar a vida politica) 

    Se liga nos detalhes, essa banca é filha da puta, só passa quem for malandro se fica na decoraba vai rodar.

  • I. A CF/88 determina que a idade da capacidade eleitoral ativa começa aos 16 anos. CORRETO - 

    Art14 

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

     

    II. Os analfabetos não podem votar no Brasil. FALSO

     

    Art14 

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos

    III. Os maiores de 60 anos votam de forma facultativa, no BrasiL -FALSO

     

    Art14 

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos

    IV. Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado - CORRETO

     

    Art14 

    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

  • O FAMOSO NÚMERO FIXO 3530-2118 O NÚMERO DO ARTIGO 14
    31- PRESIDENTE,VICE E SENADOR
    30-GOVERNADOR E VICE
    21- DEPUTADO FEDERAL,DEPUTADO ESTADUAL,VICE-PREFEITO E JUIZ DE PAZ
    18-VEREADOR

    GRAVEM O NÚMERO. 

  • Ótima questão! Quem tiver dúvidas, apenas leia o comentário de Alline Sales :B

  • o ITEM IV deixa em dúvida devido a interpretação, mas da pra fazer por eliminação! #PMPE2018 15/15 direito

  • Eu e minha pressa na leitura das questões, errei por não ler o final. 

     

  • Os analfabetos não podem votar no Brasil.os analfabetos podem votar,porem seu voto é facultativo.

  • Os maiores de 60 anos votam de forma facultativa, no Brasil.os maiores de 70 anos que o voto é facultativo.

  • IV pegadinha para pegar os apressadinhos kkkkkkk, alternativa correta letra "C"

    • Os analfabetos têm direito ao voto, porém, de forma facultativa
    • o voto é facultativo para:
    • maiores de 70 anos
    • maiores de 16 e menores de 18
    • analfabetos
  • GABARITO: C

    I. A CF/88 determina que a idade da capacidade eleitoral ativa começa aos 16 anos.

    II. Os analfabetos não podem votar no Brasil.

    Os analfabetos, possuem capacidade eleitoral ativa (votar).

    III. Os maiores de 60 anos votam de forma facultativa, no Brasil.

    +70 voto facultativo.

    IV. Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual.

  • de acordo com o texto... a partir dos 21 anos...

    sendo que a CF/88 tem no art. 14, parágrafo 3º, inciso VI, alínea d) "dezoito anos para vereador"

    para qualquer bom interpretador vai entender que "a partir" quer dizer "inicio"...tornando a questão errada.

    passível de anulação!!

  • Questão passível de anulação, pois a capacidade eleitoral passível começa aos 18 anos. Má fé da banca usar isso.
  • não cabe a anulação pois eles estão falando para o cargo de de deputado e não vereador

  • GAB C

    Anulação de que gente? A questão está perguntando escancaradamente a idade de Deputado estadual para concorrer e ser eleito, logo 21 anos.

    "IV. Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual."

    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

  • Aos 16 você já pode votar se quiser.

    Os analfabetos podem votar e não podem ser votados.

    Idosos acima de 70 anos podem votar de forma facultativa.

    21 anos pode se tornar Deputado.

  • passível de anulação? galera, leiam a questão com calma...


ID
1925182
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia formal.

II. A Constituição Federal não admite a pena de trabalhos forçados.

III. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

IV. Determinado Oficial de Justiça comparece às 21 horas, numa residência, acompanhado de reforço policial e munido de mandado judicial, para fazer diligência devidamente autorizada por juiz competente. Nesse caso, o morador da referida residência deve abrir as portas da sua casa em obediência à referida ordem.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • I- Isonomia material

    II- Ordem judicial apenas durante o dia.

  • ISONOMIA MATERIAL

  •  A Constituição Federal trata da isonomia formal ( todos são iguais perante a lei sem distinção de raça, sexo ou cor...) e isonomia material (tratar de forma diferenciada pessoas em condições diferente -tempo da licença maternidade/licença paternidade; teste físico para homens/teste físico para mulheres etc

  • Pessoal, quando diz "convicção filosófica ou política." Não pode ser vedado caso seja ex: Partido Nacional Socialismo (Nazista). Talves estou confundido sou iniciante nos estudos, caso alguém possa me explicar. Agradeço!

  • Gabarito: letra A 

  • I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia MATERIAL

    II. A Constituição Federal não admite a pena de trabalhos forçados. C

    III. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. C

    IV. Determinado Oficial de Justiça comparece às 21 horas, numa residência, acompanhado de reforço policial e munido de mandado judicial, para fazer diligência devidamente autorizada por juiz competente. Nesse caso, o morador da referida residência deve abrir as portas da sua casa em obediência à referida ordem. E (Feito somente durante o dia)

  • as bancas amam esse "durante o dia"!

  • isonomia material 1º

  • Com base na Constituição Federal de 1988:

    I - INCORRETA. Neste caso, o que se respeita é o princípio da isonomia/igualdade material. Lembre-se que a isonomia formal é a igualdade de todos perante a lei, enquanto que a isonomia material busca igualar os indivíduos que são essencialmente desiguais.

    II - CORRETA. Art. 5º, XLVII, "c".

    III - CORRETA. Art. 5º, VII.

    IV - INCORRETA. Pelo princípio da inviolabilidade domiciliar, disposta no art. 5º, XI estabelece que a casa é asilo inviolável do individuo, sendo que, por determinação judicial, somente durante o dia poderá ser adentrada sem seu consentimento.

    Gabarito do professor: letra A.









  • questão bacana !

  • I ; OBS tava tudo p/ ser CERTA, porém, seria MATERIAL

  • Erro do Item I

    I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia formal. ----> (isonomia material)

    = Trate os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade.

     

  • HOUVE UMA PEGADINHA NA IV, 21 HORAS.. É DURANTE O DIA..

  • Me corrija de estiver errado, mas conforme a nova lei de abuso de autoridade pode ser se cumprido o mandado até às 20:59 min da noite. Procede?

  • a questão está desatualizada, a lei de abuso de autoridade colocou um horário das 21 as 5 horas, mas mesmo assim ele não poderia entrar.

  • Questão bonita!

  • A QUESTÃO PEDE EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL. LOGO, A ALTERAÇÃODA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE É IRRELEVANTE PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO.


ID
1925185
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda sobre os Direitos Políticos, analise as afirmativas a seguir:

I. Somente a própria Constituição pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos.

II. A condenação criminal transitada em julgado impede o exercício dos direitos políticos, enquanto durarem seus efeitos.

III. A CF/88 exige que a ação de impugnação de mandato eletivo tramite em segredo de justiça.

IV. Os atos devidamente apurados de improbidade administrativa geram a suspensão dos direitos políticos.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • CRFB 88

    Art. 14.

    § 11. A ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé. (afirmativa III)

     

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (afirmativa I)

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; (afirmativa II)

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

     

    Art. 37.

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. (afirmativa IV)

     

    Bons estudos!

  • I. Somente a própria Constituição pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos. (Art. 15 É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de(...), ou seja, só a C.F. irá prever a perda ou suspenção dos direitos politicos, Correto)

    II. A condenação criminal transitada em julgado impede o exercício dos direitos políticos, enquanto durarem seus efeitos.(Copia do Art. 15, Correto)

    III. A CF/88 exige que a ação de impugnação de mandato eletivo tramite em segredo de justiça.(copia do Art. 14 § 11, Correto)

    IV. Os atos devidamente apurados de improbidade administrativa geram a suspensão dos direitos políticos.(Copia do Art. 15, Correto)

     

    Todas estão corretas, letra D.

  •  LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. 

    Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

    art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Somente a própria Constituição pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos

    Questão passivel de anulação.

  • Quanto aos direitos políticos:

    I - CORRETA. As hipóteses de perda e suspensão de direitos políticos estão expressamente previstas no art. 15, incisos I a V, da CF/88.

    II - CORRETA. Conforme art. 15, III.

    III - CORRETA. Conforme art. 14, §11.

    IV - CORRETA. Conforme art. 37, §4º.

    Todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito do professor: letra D.











  • Lei 9429/92 Artigo 9 - Que importam enriquecimento ilícito(vantagem patrimonial indevida em razão do cargo, função, mandato, emprego ou atividades)

    Art 12 - Suspensão dos direitos políticos - 8 a 10 anos

  • GAB: D  

    RUMO PMPE 2018!!

  • Cabe recurso essa questão, uma vez que, improbidade administrativa junto com perda da naturalização transitada em julgado, gera perda dos direitos políticos e não suspensão.

  • GAB: D  

    RUMO PMPE 2018!!

  • GAB: D  

    RUMO PMPE 2018!!!

  • GAB: D  

    RUMO PMPE 2018!!!

  • GAB: D  

    RUMO PMPE 2018!!!

  • #PMBA

    GAB D

  • A lei de improbidade administrativa tambem preve a suspensao dos direitos politicos. nao é só a CF.

  • Gostaria que o professor justificasse a causa da alternativa I estar certa, pois a questão fala que apenas a Constituição poderá prever a perda e a suspensão dos direitos políticos, no entanto existem diversas leis que preveem a suspensão e a perda dos direitos políticos. O professor, ao menos explicou a alternativa I.

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. 

    Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

    art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Somente a própria Constituição pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos

    Questão passivel de anulação.

  • No caso da afirmativa II não é impede, e sim suspende. Mesmo assim, por eliminação marquei ela.
  • E a lei  8.429/92 ? Questão passível de VAR em !

  • Quem estudou errou, não somente a C.F pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos, temos as leis LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992 e tbm a lei de improbidade adm.

  • Estou vendo a galera comentando que também está previsto na lei de improbidade administrativa, sendo que a própria constituição já mencionou.

    Além disso, SOMENTE a constituição pode prever, ou seja, somente ela pode trazer os requisitos para a perda ou suspensão, bem como ás condições de elegibilidade.

    No art. 15 da CF, explicita o seguinte:

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5o, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4o.

    GAB D

  • Art. 14, § 9º - Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

    Casos de inelegibilidade não são hipóteses de suspensão do direito político de ser eleito???

  • A primeira assertiva está correta. O art. 15 da Carta Magna prevê um rol exaustivo de hipóteses de perda ou suspensão dos direitos políticos

    A segunda assertiva está correta. A condenação criminal transitada em julgado suspende o exercício dos direitos políticos, enquanto durarem seus efeitos (art. 15, III, CF)

    A terceira assertiva está correta. O art. 14, § 11, da Carta Magna, determina que “a ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé”.

    A quarta assertiva está correta. Trata-se de hipótese de suspensão dos direitos políticos, prevista no art. 15, V, da CF.

    O gabarito, portanto é a letra D.

  • GABARITO: D

    Ainda sobre os Direitos Políticos, analise as afirmativas a seguir:

    I. Somente a própria Constituição pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos.

    II. A condenação criminal transitada em julgado impede o exercício dos direitos políticos, enquanto durarem seus efeitos. -> Suspensão dos direitos políticos

    III. A CF/88 exige que a ação de impugnação de mandato eletivo tramite em segredo de justiça.

    IV. Os atos devidamente apurados de improbidade administrativa geram a suspensão dos direitos políticos.

  • Gente, as pessoas estão citando a improbidade administrativa, mas essa lei não criou nenhuma hipótese nova de perda/suspensão dos direitos políticos.

    A própria CRFB/88 traz essa hipótese ao definir que:

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    (...)

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

    O art. 37, par.4 da CRFB/88 por sua vez define que:

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Ou seja, a Constituição já traz a hipótese de improbidade administrativa, só atribuiu ao legislador ordinário definir o que é considerado ato de improbidade.

    Portanto, permanece correta a disposição que o legislador infraconstitucional não pode criar hipóteses de perda ou suspensão de direitos não previstas na CRFB/88

  • Art 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I- cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    = PERDA

    II- Incapacidade civil;

    = SUSPENSÃO

    III- condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos(PRESO DEFINITIVO; PROVISÓRIO NÃO)

    = SUSPENSÃO

    IV- recusa de cumprir obrigação a todos imposta + prestação alternativa, nos termos do

    art 5º, VIII;

    = PERDA

    V- improbidade administrativa, nos termos do art. 37º, §4º.

    =SUSPENSÃO


ID
1925188
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No processo de formação do território pernambucano, a partir da chegada dos portugueses na Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, os primeiros núcleos de povoamento foram as Vilas de

Alternativas
Comentários
  • "As vilas de Olinda e Igarassu, entre os primeiros núcleos de povoamento do Brasil, serviram de ponto de partida para expedições desbravadoras do interior da capitania. Uma dessas expedições, chefiada pelo filho do donatário, Jorge de Albuquerque, penetrou o sertão até o rio São Francisco, assegurando o domínio e expansão do interior do território e combatendo os índios hostis.[11] Duarte Coelho, por sua vez, tratou de instalar grandes engenhos de açúcar no território pernambucano, incentivando também o plantio do algodão. Em pouco tempo, a Capitania de Pernambuco se tornou a principal produtora de açúcar da colônia. Consequentemente, era também a mais próspera e influente das capitanias hereditárias."

  • Gabarito: Letra B

  • POVOADO IGARASSU , VILA OLINDA RUMO #PMPE

  • Pernambuco, aí vou eu

  • Olinda e depois no mesmo ano Igarassu
  • Agradeço o site por postarem o comentário da questão. Aqui vale a pena ser premium. 

  • Duarte coelho concedeu a um amigo o responsabilidade para povoar Igarassu,mas ,devido os poucos meios de defesa no povoado,foram em direção ao sul e fundaram Olinda. 

  • Olinda e Igarassu. Q concurso nota 10....

  • Afonso Gonçalves e Duarte Coelho

  • Igarassu e Olinda, primeiras vilas fundadas no estado de Pernambuco. mas... só Olinda prosperou como entre as vilas.

    Afonso Gonçalves (IGARASSU) e Duarte Coelho (OLINDA)


ID
1925191
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a questão ambiental em Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. O aquecimento econômico da última década trouxe benefícios a diversos municípios e polos industriais em Pernambuco, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse fenômeno de expansão econômica considere os recursos ambientais e seus limites de sustentabilidade.

II. Poluição hídrica, saneamento básico incipiente, deposição inadequada de resíduos sólidos, dentre outros, são exemplos de casos de degradação ambiental em Pernambuco que merecem atenção do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil no sentido de garantir, de forma articulada, o conhecimento das causas e efeitos a fim de mitigá-los.

III. O conhecimento dos principais problemas ambientais das cidades por parte dos seus cidadãos pode ser uma das ferramentas eficazes para combatê-los, exigindo o cumprimento da legislação vigente e praticando ações concretas em seu cotidiano.

IV. Conceber atividades humanas, considerando as questões ambientais, parece ser uma alternativa para modelos produtivos com menos agressão aos recursos naturais. Para tanto, o conjunto de tecnologias e criatividade pode ser o diferencial para o cenário ambiental de Pernambuco.

Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • D

  • Letra D - Todas estão certas.

  • Muito Fácil!

  • Tudo correto e muito bonitinho.

  • Para não zerar.

  • que questão fácil pqp, quero uma dessa no próximo kkkk


ID
1925194
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo: 

Posso sair daqui pra me organizar (x2)

Posso sair daqui pra desorganizar


Da lama ao caos, do caos à lama (x2)

o homem roubado nunca se engana


O sol queimou, queimou a lama do rio

Eu vi um chié andando devagar

E um aratu pra lá e pra cá

E um caranguejo andando pro sul

Saiu do mangue e virou gabiru

Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça

Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça

Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola

Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura

"Aê minha véia deixa a cenoura aqui

Com a barriga vazia eu não consigo dormir"

E com o bucho mais cheio comecei a pensar

Que eu me organizando posso desorganizar

Que eu desorganizando posso me organizar

Que eu me desorganizando posso me organizar.


Da lama ao caos, do caos à lama

o homem roubado nunca se engana

Da lama ao caos, do caos à lama

o homem roubado nunca se engana

                               Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama Ao Caos. 1994.


Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D

  • manguebeat nasceu na decada de 90 (1991) . Letra D

  • Mel na chupeta isso. Precisa nem estudar lkkk


ID
1925200
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo:

I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.

II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.

IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.

Estão CORRETOS apenas

Alternativas
Comentários
  • D

  • Tenho duvidas no iten II. 

  • O municipio de Goiana é Mata Norte do estado de PE

  • Pode-se observar, na RD da Mata Sul ' NORTE', uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

  • I - A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado MAIS ELEVADO É RECIFE de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos Com a transposição do rio São Francisco para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções EXPORTAÇÃO DE FRUTAS do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno EXTERNO.

    II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul NORTE DEMONSTRA MAIS INFLUÊNCIA INDUSTRIAIS, MATA SUL PREDOMINA PRODUÇÃO DA CANA E DERIVADOS, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

    III. CORRETO

    IV. CORRETO

  • Lembrando a todos que Goiana agora faz parte da região metropolitana do Recife

  • Em 2018 Goiana foi integrada á região metropolitana do Recife.

  • Muito boa sua observação Alessandra eu li a questão ligeiro e errei por esse detalhe e olhe que eu moro na mata Sul
  • Não ajudou em nada o comentério do professor, só fez dizer quais itens estavam errados e certos.

    para mim, comentar questão, é dizer os motivos dos erros e dos acertos.

  • O comentário do Anderson foi bem mais útil que o do professor, complicado hein QC?

  • #voltagoiana kkk


ID
1925206
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o relevo de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pediplanação é o processo que leva, em regiões de clima árido a semiárido, ao desenvolvimento de áreas aplainadas, ou então superfícies de aplainamento.[1]

    O pediplano desenvolve-se por processo erosivo com regressão de escarpas, típico de climas áridos a semiáridos, com coalescência e expansão de áreas planas do "pé de monte" que apresentam tênue capeamento de material fragmentário (pedimento) e rocha nua na frente de leques aluvionares. Arrasada a região montanhosa, o pediplano amplia-se até sobrarem somente raros testemunhos das zonas mais elevadas na superfície de aplainamento.

     

    Na baixada litorânea distinguem-se, de leste para oeste: praias, protegidas pelos recifes; uma faixa de tabuleiros areníticos, com quarenta a sessenta metros de altura; e a faixa de terrenos cristalinos talhados em colinas, que se alteiam suavemente para oeste até alcançar 200m junto ao sopé da escarpa da Borborema.

     

     

     

  • e

  • SemiArido>>Sertão>>Pediplanos GAB E

  • Inselberg é o termo utilizado para caracterizar relevos residuais que, podendo ser sedimentares, salientam-se em uma planície (pediplano) em paisagem árida ou semi-árida. São originados de um intenso processo erosivo típico de ambientes áridos: a erosão paralela.

  • qual é o erro da letra A ?

  • O erro da A esta em intermitentes , os rios litorâneos são perenes .

     

  • O que está errado na alternativa D?

  • Layana Roberta, as depressões sertanejas se encontram na região do sertão, descendo da chapada do araripe ate´Rio SF. E na questão diz que se encontra na interface entre o Planalto da Borborema e as planícies costeiras. Ou seja ai está o erro.

  • qual o erro da c?


ID
1925209
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em junho de 2010, o Estado de Pernambuco foi acometido por uma catástrofe resultante de altas taxas de precipitação pluviométrica em curto espaço de tempo. Considerando os aspectos físicos de Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. Uma forte onda de leste atingiu o Estado, acarretando enxurradas violentas, sobretudo nos rios Una e Jaboatão. O fenômeno trouxe sérias consequências como inundação e destruição em várias regiões, em diferentes municípios.

II. Os Municípios de Barreiros e Palmares foram exemplos da destruição decorrente das fortes chuvas. Deve-se destacar o fato de ambas as cidades localizarem-se na Zona da Mata, região que apresenta uma das maiores isoietas médias anuais de Pernambuco.

III. As atividades antrópicas potencializam os efeitos de grandes eventos de precipitação pluviométrica, na medida em que atuam com o desmatamento de locais próximos aos rios, impermeabilização do solo e ocupação desordenada em áreas de risco geológico.

IV. As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • Boa questão! GAB:A

  • a

     

  •  As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado. 
    Ai não pode, né?! kk
    GAB: A
    Tudo dará certo, basta crê.

  • Gabarito A

     

     As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado. 

    kkk Aqui não, IAUPE! 

     

    #faltapouco

  • ONDE VCS ESTDAM ME AJDEM

  • Tenho duas apostilas sobre história e geografia de pernambuco, Com questões. Preço, 10 Reais. Whats : 81971060076

ID
1925212
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Alguns estudos justificam que o nome do Estado de Pernambuco provém da derivação do tupi, que significa „furo de mar‟. Outros indicam que o significado seja „mar comprido‟. Ambas as etimologias associam Pernambuco às influências marinhas.

Considerando as características gerais do clima de Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.

II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral, porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.

III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.

IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • 3 e 4 estao corretas. resposta b

     

  • Alguém pode me ajudar numa pequena duvida, o que é uma superfície de cimeira e onde ela se localiza na topografia do terreno  ??? 

  • @Jefferson Eduardo, as Cimeiras são os pontos mais Altos, que estão presentes principalmente na Mesorregião Metropolitana de Recife e na Mesorregião da Mata.

    O Ar úmido, vindo do Oceano Atlantico bate nos pontos mais altos, levando as nuvens para cima, onde a temperatura baixa, fazendo chover.

  • Pode ter passado despercebido, mas onde está o erro da número 1 ( I )

  • Hugo Charleison, o erro é dizer Oceano Pacifíco. O certo é Oceano Atlántico. 

     

     

     

  • Qual o erro na (II) Alguem pode me explicar porfavor?
  • I. A porção leste do Estado de Pernambuco apresenta menores amplitudes térmicas em decorrência do seu limite com o Oceano Pacífico que apresenta as maiores cotas pluviométricas. Na porção oeste, as amplitudes térmicas são maiores.

     

    II. O regime anual de precipitações pluviométricas no semiárido é menor que no litoral,  porém tal regime apresenta distribuição mais homogênea no semiárido, em decorrência da Frente Polar Atlântica e de suas maiores chuvas que ocorrem entre o outono e o inverno.

     

    III. Os brejos de altitude apresentam índices pluviométricos mais elevados do que em outras regiões do semiárido em decorrência de suas altitudes e chuvas orográficas, como nos Municípios de Triunfo e Garanhuns.

     

    IV. Em linhas gerais, Pernambuco apresenta climas quentes em decorrência da ação da latitude e modestas cotas altimétricas. As porções com temperaturas mais amenas são as superfícies de cimeira. (o ponto mais alto; cimo, cume, topo.)

     

  • erro da II é que as suas maiores chuvas são no verão, e não no outono e inverno.

    lembrando que também o semiárido não tem nada haver com frente polar atlãntica.


ID
1925215
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O olhar geográfico possibilita analisar e compreender o espaço onde as sociedades humanas estão inseridas. No caso de Pernambuco e de seus aspectos geográficos, é INCORRETO afirmar que o Estado apresenta

Alternativas
Comentários
  • A incorreta mais correta é  ALTERNATIVA C.  Como diria Trigueiros: PE  é que nem uma espinha de peixe, latitudinal menor e longitudinal maior. 

  • a parte leste e oeste possuem maior extensão territorial

     

  • essa questão não foi anulada nao gente?

  • questão mal produzida. possui duas acertivas. [ a ] errada, pois pe esta na zona intertropical. e a [ c ] tambem esta errada, 

  • Faltou o inter na assertiva 

     a) localização totalmente na porção (inter)tropical do Brasil. 

    Questão anulada.

    Letra C) seria a única errada.

  • essa banca tem essas peculiaridades, não se fala da prova de Matemática que foi considerada por muitos professores conceituados ai a fora, como umas das piores provas de matemática já vista em concursos públicos.Nessa ela passa vergonha, por ter colocado duas alternativas incorretas em questão que se pede justamente as incorretas.

  • rapaz essa questão não foi anulada não!

  • Sentido Leste/Oeste tem extensão de 748 km em linha reta, Norte/Sul 240 km

     

  • Essa questão foi anula incorretamente, já que tropical e intertropical possuem mesma definição.

    Que é considerado sendo aquilo que esta localizado entre os tropicos de capricornio e cancer.

  • se eles não tivessem cometido o erro la a correta seria letra c


ID
1925218
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma campanha de doações à Creche Marias de Deus, feitas por um grupo de lojistas de uma pequena cidade, foram arrecadados 17 600 reais. Na reunião que decidiu quanto aos valores a serem doados por cada lojista, ficou acordado que a loja de menor lucro líquido anual doaria 800 reais, a segunda loja de menor lucro líquido anual, 400 reais a mais que a primeira, a terceira, 400 reais a mais que a segunda e assim sucessivamente. Quantas lojas fizeram doação à Creche Marias de Deus?

Alternativas
Comentários
  • A questão fala que foram arrecadados 17600 reais e todas as lojas doaram valores diferentes, sendo que a menor doou 800 reais, a segunda menor 1200, a terceira menor 1600…

    Temos claramente uma Progressão Aritmética (PA), onde o primeiro termo é o 800, a razão é 400, e a soma dos termos é 17600. Precisamos descobrir a quantidade de termos.

     

    é uma PA de razão 4, com isso, pensei nos multiplos de 4 

     

    alternatica C

  • Utilizando uma forma mais simples para buscar a solução, visando assim obviamente a obtenção do resultado da forma mais rápida possivel, fiz um calculo simples, perfeitamente aplicável nesta questão.

    1 - Valor final de R$ 17.600
    2 - A menor loja pagará R$ 800,00
    3 - Será acrecido por loja R$ 400,00

    Buscamos saber quantas lojas estão na campanha, então:

      R$   800 - Loja 1
    +R$ 1200 - Loja 2
    +R$ 1600 - Loja 3
    +R$ 2000 - Loja 4
    +R$ 2400 - Loja 5
    +R$ 2800 - Loja 6
    +R$ 3200 - Loja 7
    +R$ 3600 - Loja 8 (Gabarito C)

    Total: R$ 17.600

  • P. A.

    Gab. C

  • Galera,fiz da seguinte maneira.

    Obs: Os créditos vão para o matemática para passar no youtube,aprendi com os caras,são feras.

    Ok.

    A1 = 800

    A2 = 1200

    A3 = 1400 e por aí sucessivamente

    Temos a Razão que é  400 e o A1 que é 800. Queremos o total de termos equivalente a 17,600

    Nessa hipótese,como vc não sabe o número de termos...vai lá no gabarito da questão e escolhe um intermediário,por incrível que pareça eu escolhi o 8

    Então fazemos A8 = A1 + 7 RAZÕES

    A8 = 800+7*400

    A8= 800 + 2800 = 3600

    ok temos o 8º termo.

    Agora somamos o último termo com o primeiro termo e multiplicamos por metade dos termos

    S8 = 800 + 3600.4(esse 4 é a metade dos termos ou seja tínhamos escolhidos o 8º termo então metade de 8 é 4)

    S8 = 17,600 está batendo com o valor dado inicialmente na questão.... Caso o 8 não tivesse dado certo,vc observaria o valor que iria dar se ia dar mais ou menos, se desse menos vc poderia fazer com 9 ou 10 termos.

    Gab. C

    Desculpem-me por algum erro de digitação ou falha na explicação,sou péssimo para explicar,mas a intenção é ajudar.

    Segue o link da resolução de uma questão parecida.

    https://www.youtube.com/watch?v=UHTqUIseu20

  • quem fizer igual a professora, boa sorte kkkkk

  • essa professora e louca vei... e só pra passa msm. e não vira professor.
  • pega o ( bizu ) kkkk 800+1.200+1600+2.000+2.400+2.800+ 3.200+3.600 = (17.600) Gabarito. (C) para que colocar esse monte de x sendo que você pode fazer bem mais fácil.

ID
1925227
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Antônio resolveu fazer duas pequenas aplicações em regime de juros compostos, num prazo de apenas um mês. Ele vai aplicar R$ 1 000,00, parte no Banco Alfa e parte no Banco Beta. Esses bancos cobram, respectivamente, uma taxa de 5% e 6% ao mês. Se Antônio resgatou o mesmo valor nas duas aplicações, quais os valores aproximados de investimento em cada banco?

Alternativas
Comentários
  • Uma coisa é certa, para que o valor de resgate seja o mesmo, deve-se aplicar mais no banco que paga um juros menor. A única opção com essas características é a letra E, porém essa opção não está correta pois:

     

    520,00 x 1,05 = 546,00

    480,00 x 1.06 = 508,80

    Percebe-se que não existe igualdade.

     

    O gabarito oficial diz que a resposta correta é a letra B. Eu estava verificando algumas possibilidades de erro da banca e percebi que na verdade os valores estão trocados. Veja:

     

    Se aplicarmos 5% sobre 502,00:

    502,00 x 1,05 = 527,10

    Se aplicarmos 6% sobre 498,00:

    498,00 x 1,06 = 527,88

     

    Resposta:. B, desde que a ordem seja trocada. Como a banca não utilizou a palavra respectivamente, acho difícil anular, mas quem errou vale a pena tentar.

     

    Fonte:

    http://sabermatematica.com.br/prova-resolvida-pm-pe-2016.html

  • Sabemos que R$ 1000,00 é o total. 
    e que C1+C2=1000
    C2=1000-C1

    Como de praxe, 5/100=0,05 e 6/100=0,06.

    1,05C1=1,06C2
    1,05C1=1,06*(1000-C1)
    1,05C1=1060-1,06C1
    2,11C1=1060
    C1=1060/2,11
    C1=502

    Como C1 é igual a 502, voltamos à nossa equação anterior:
    C2=1000-C1
    C2=1000-502
    C2=498

    Letra B

  • Quem faz essas provas de matemática da upe é um bêbado.

  • Se em 2018 a prova tava desse jeito, imagina a deste ano.

  • Não é de hoje que a UPE vem elaborando questões que não é tão comum em provas, essa mesma é uma delas.

     

  • Alternativa B.

    Se vc tem dificuldade, tenta fazer a forma mais simples. Testando as alternativas...

    Antes de fazer o teste, é preciso fazer uma análise.

    Temos 2 investimentos, Alfa e Beta, cada um com 5% e 6% de juros respectivamente. Até aqui ok.

    A questão diz que ele retirou ao final do mês quase o mesmo valor em cada investimento, logo o investimento de Alfa não pode ser baixo, tendo em vista seu juros de 5% e nem o Beta pode ser muito alto, já que seu juros é de 6%, caso contrário não seria possível tirar quase o mesmo valor nos 2. Se vc tiver esse pensamento, já elimina algumas alternativas, por exemplo, A e D.

    Ficamos com B, C e E. ok

    Vamos aos testes das alternativas que sobraram...

    b) 

    Alfa = 498  e Beta= 502

    Vamos vê o juros de A de forma simples

    1% de 498= 4,98 que multiplicado por 5(a porcentagem de juros) da 24,9. Logo 498+24,9 = 522,9 (esse foi o valor montante retirado no investimento Alfa)

    Beta

    1% de 502=5,02 que multiplacdo por 6 ( valor da porcentagem de juros) da 30,12. Logo, 502 + 30,12=532,12 (valor foi o valor montante no investimento Beta)

    Essa alternativa é o valor que mais se aproxima, as outras C e E têm diferenças maiores.

    Espero ter ajudado.

     

  • Como fazer:

    > Primeiro tente entender as duas igualdades - equações - que a questão apresenta:

    x = valor investido do banco alfa ---------- y = valor investido do banco beta

    1 IGUALDADE ----- 1,05 . x = 1,06 . y

    2 IGUALDADE ----- x + y = 1000

    Temos, portanto, um sistema de equações lineares que será resolvido pelo método da substituição, veja:

    y = 1000 - x (isola-se uma incógnita)

    então...

    1,05x = 1,06.(1000-x)

    1,05x = 1060 - 1,06x

    2,11x = 1060

    x = 1060/2,11 = 502 reais, aproximadamente.

    se x é 502, e x + y = 1000, então y = 498 reais.

    Portanto, os dois valores são 502 e 498 reais, no entanto, perceba que a questão não cita o "respectivamente" para as alternativas, podendo ser 498 reais do Banco Beta e 502 reais do Banco Alfa. LETRA B

  • se aumenta 5% em uma e 6% em outro e você observar para as questões e só tiver uma alternativa com valores muito próximos , é a resposta pq a diferença pra ser igual é 1% não tem grande diferença

ID
1925230
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num batalhão da região metropolitana, 28% dos soldados são mulheres, e destas, 1,5% são residentes da cidade do Recife. Desse mesmo batalhão, 5% são homens que residem nessa mesma cidade.

Qual é a probabilidade de um soldado desse batalhão, escolhido ao acaso, ser residente da cidade do Recife?

Alternativas
Comentários
  • 28% mulher

    72% homem

     

    vou calcular os 5% homens que recidem na cidade de Recife,   72 x 5 = 360/100=  3,6  ou seja, são três homens de Recife no batalhão. Agora calculo a probabilidade:

    3/72 = 0,04 

     

    gabarito B

  • Essa questão gera uma ambiguidade, seria passível de anulação.

    "Desse mesmo batalhão, 5% são homens que residem nessa mesma cidade." gera a possibilidade de resolução de outra forma, se bem quando resolvi esta questão cheguei no mesmo resultado do colega ALYSSON MARTINS.

  • 28 são mulheres+72 são homens=100%

    Dessas 28×1.5%são de recife=0.42

    Dos 72 homens×5% moram em recife=3.6

    3.6+0.42=4.02/100=0.402×100=4.02.

  • Essa questão foi anulada pelo gabarito ofcial.

  • Aderbal Neto vc foi aprovado ?

  • A questão foi anulada por enunciado ficar ambiguo. Pois, quando fala na porcentagem dos homens que residem ''nessa mesma cidade'' pode está se referindo a recife ou 'o mais provável' a cidade do batalhão que fica na zona metropolitana. Por isso o erro da questão!

     

    QUESTÃO ANULADA CORRETAMENTE

  • Essa questão está muito mal elaborada, os "...5% são homens..." eu entendo que do total desse batalhão (que configura 100%) 5% sejam homens que moram em Recife, e não que 5% dos homens residam em Recife. 

  • QUESTÃO ANULADA CORRETAMENTE

     

  • Desse mesmo batalhão, 5% são homens que residem nessa mesma cidade errado

    Desse mesmo batalhão, 5% dos homens residem nessa mesma cidade certo


ID
1925233
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os batalhões que fazem parte da Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Militar (DIMPM) no Recife são os seguintes:

• 1º Batalhão da Polícia Militar

• 6º Batalhão da Polícia Militar

• 11º Batalhão da Polícia Militar

• 12º Batalhão da Polícia Militar

• 13º Batalhão da Polícia Militar

• 16º Batalhão da Polícia Militar

• 17º Batalhão da Polícia Militar

• 18º Batalhão da Polícia Militar

• 19º Batalhão da Polícia Militar

• 20º Batalhão da Polícia Militar

Se quatro batalhões foram selecionados ao acaso para indicar, cada um, oitenta militares para uma missão num país asiático, por um período de seis meses, qual é a probabilidade de esse batalhão ser de ordem menor ou igual a 12?

Alternativas
Comentários
  • P = 4/10

    P = 40%

  • ESSA QUESTÃO FOI ANULADA PELA BANCA

  • Por quer foi anulada???

  • Questão anulada, porém era só contar a quantidade de batalhões, que no caso é 10 batalhões.

    O batalhão 12° ocupa a 4° posição, sendo assim retirando 4 de 10 dará 40% retirado, GAB E

  • Por que essa questão foi anulada ?

    não tem motivo, se tem, alguem me indique pfvr.

  • A quantidade de batalhões são 10.

    O batalhão 12° ocupa a 4° posição, sendo assim retirando 4 de 10 dará 40% retirado, GAB E.

    ENGRAÇADO QUE PASSEI NESSE CONCURSO SENDO ESSA UMA DAS QUESTÕES QUE ACERTEI E HJ TRABALHO NESSE BENDITO BATALHÃO.

    DOZÃO.rs

  • A questão está incoerente, pois na primeira parte do enunciado diz que serão escolhidos 4 batalhões, e a pergunta se refere como se fosse escolhido apenas um batalhão "qual é a probabilidade de esse batalhão ser de ordem menor ou igual a 12? ". 

  • Não vejo motivo para a anulação dessa questão.

    Só fazem reclamar da banca....

  • QUESTÃO ANULADA CORRETAMENTE

  • Acho que era pra ser "... qual é a probabilidade de esse novo agrupamento formado ser de ordem menor ou igual a 12? "

  • P (e) = 4/10

    P= 0,4 x 100

    P= 40%

  • Essa questão foi anulada pois no começo dela fala "Se quatro batalhões foram selecionados ao acaso" 

    Isso significa que são selcionados quatro batalhões por vez e um deles terá que ser o 12º ou abaixo dele , logo a probabilidade é menor do que 40%.

    Para que o resultado fosse 40% ( letra e ), a questão teria que começar por "Se um batalhão for selecionado ao acaso" 


ID
1925239
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em certa cidade, a bandeirada comum numa corrida de táxi custa R$ 4,32. Na bandeira 1, o cliente paga R$ 2,10 por quilômetro rodado, e na bandeira 2, ele paga R$ 2,54. Se Carlos pagou R$ 65,28 por uma corrida na bandeira 2, qual foi a quilometragem de sua corrida?

Alternativas
Comentários
  • 2,54*24+4,32= 65,28

  • 254 * x + 4,32 = 65,28
    2,54x = 65,28 => 60,96

    x = 60,96/2,54

    x = 24

  • ELE FEZ A CORRIDA NA BANDEIRA 2

     

  • e foda, o cara errar por bizonhada kkkk, esqueci de subtrair o valor da bandeira comum de 4,32 kkkk

     

  • poha nunca peguei um taxi como tenho que saber que deveria subtrair a bandeira comum? quando li o enunciado a primeira coisa que pensei foi que a informação da bandeira comum, assim como a bandeira 1, era desnecessária.

  • V= 4,32 + 2,54km

    65,28= 4,32 + 2,54km

    km = (65,28 - 4,34) / 2,54 

    KM = 24 

  • Gostei da questão.

    Gab. C

  • Oxi kkk eu nunca que sabia que deveria subtrair a bandeira Comum que merda, mas logo subtraindo e multiplicando 2,54 x 24 = 60,96 (C)
  • Questão maldosa,o candidato tem que tirar o valor da bandeira assim ficando $60,96

    divide pelo valor da bandeirada 2---------- 60,96/ 2,54

    = 24KM

    GAB C.:

  • 24 x 2,54 + 4,32 = 65,28.

  • #DICA a bandeirada é um valor fixo que se paga só de entrar no táxi.

    subtrai a bandeirada 65,28 - 4,32 = 60,96

    60,96 = 2,54 * X (2,54 tá multiplicando passa para o outro lado dividindo)

    60,96 : 2,54 = X

    X= 24

  • Fiz por eliminação cheguei e vi que 26km passa. Logo, será 24km.

    2,64

    x24

    ______

    60,96 Daí percebi que pra dar o valor exato de 65,28 teria que somar a bandeira comum.


ID
1925242
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num dia de chuva forte, foi identificada uma goteira no teto da sala de vídeo. Para controlar o pinga-pinga, a servente colocou uma pequena vasilha no chão, abaixo do local de onde as gotas caíam. Na primeira hora, a vasilha recebeu 5 gotas de chuva; na segunda hora, 25 gotas; na terceira, 125 gotas e assim por diante.

Depois de quantas horas, essa vasilha recebeu 78 125 gotas?

Alternativas
Comentários
  • Você pode pegar as respostas e subistituir na formula(an=a1.q^n-1)

    assim ficaria...

    a7=5.5^7-1
    a7=5.5^6
    a7=5.15625
    a7=78125

  • An=A1.(q)^n-1

    78125=5.(q)^n-1

    78125/5.(5)^n-1

    15625.5^n-1      (Fatora 15625 por 5)

    5^6 =5^n-1 (corta os numeros 5)

    6=n-1

    n=6+1

    n=7

  • 1 hr = 5 gotas

    2 hr= 5 x 5= 25 gotas

    3hr= 25x5= 125

    4hr= 125 x 5= 625

    5hr= 625 x 5= 3125

    6hr= 3125 x 5= 15625

    7hr= 15626x5= 78125

  • É mais facil primeiro exemplo!

  • An=a1xR(n-1)
    78.125=5x5(N-1)  " PEGA O 78.125DIVIDIDO POR 5 =15.625
    15.625=5(N-1) # ELEVADO#
    FATORA O 15.625
    FICANDO = 5ELEVADO A 6
    5(6)=5(N-1) CORTA OS 5
    6=N-1
    N=6+1 = 7

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Sem fórmulas método MPP do youtube.

    analise o gabarito e veja que são parecidos os resultados.

    pegue um meio termo o 7 por exemplo.

    o 7º termo é o A1* a Razão Elevado a 6ª potência

    A1=5

    razão = múltiplo de 5

    A7 = 5(1ºtermo) * 5elevado a 6ªpotência

    A7 5 . 15,625

    A7= 78,125

    Gab. A

  • Pra livrar o corte.

  • fora galera do complica coisa simples como podemos ver segue uma proporção sempre multiplica o resultado por 5

    1 hr = 5 gotas

    2 hr= 5 x 5= 25 gotas

    3hr= 25x5= 125

    4hr= 125 x 5= 625

    5hr= 625 x 5= 3125

    6hr= 3125 x 5= 15625

    7hr= 15626x5= 78125


ID
1925245
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um grupo de inquérito é formado por 8 oficiais e 4 soldados. Para analisar os processos, formam-se comissões com 4 oficiais e 2 soldados. Sendo A um oficial qualquer e B um soldado qualquer, qual é o número de comissões de que participa o oficial A e não participa o soldado B?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    C 8,4= 70

    C 4,2= 6

     

    RESOLUÇÃO: 70x6= 420

    420/4= 105

     

  • Outra opção de resolução:

     

    Para formarmos um grupo de 4 oficiais, onde o oficial A precisa estar, precisamos escolher os outros 3 entre 7 oficiais restantes. Temos uma combinação de 3 em 7:

    C3,7 = 7!/3!.4! = 35

     

    Para formarmos um par de 2 soldados, onde o soldado B não pode estar, precisamos escolher os 2 entre os outros 3 soldados restantes. Temos uma combinação de 2 em 3:

    C2,3 = 3!/2!.1! = 3

     

    O total será:

    35 x 3 = 105

    Resposta: A

     

    Fonte:

    http://sabermatematica.com.br/prova-resolvida-pm-pe-2016.html

  • Outra opção de resolução é a seguinte:

     

    8 Oficiais e 4 Soldados

    Comissão com 4 oficiais e 2 soldados, onde participa oficial "A" e não participa o Soldado "B"

    OOOOOOOA e SSSB

     

    4 Oficiais, incluindo o A (são 4 em 8, incluindo o "A". Como o "A" já tem vaga garantida, sobram 3 em 7)

    AOOO - 1x7x6x5 / 3!  (divide por 3! pois não importa a ordem em que os oficiais são escolhidos) = 35

     

    E (vezes)

     

    2Soldados, excluindo o B (São 2 em 4. Como o "B" não pode entrar, acaba ficando 2 em 3)

    SS - 3x2 / 2! (divide por 2! pois não importa a ordem em que os soldados são escolhidos) = 3

     

    Logo 35 x 3 = 105

     

    Bons Estudos!!

     

                       

     

  • Fazer uma comissão com 4 oficiais e 2 soldados:

    8 oficiais

    4 soldados

    Com o soldado A Participando:................Com o soldados B não participando da comissão:                      

    de 8 oficiais - 1 ( A ) =7 para fazer C7,3 e de 4 soldados -1 (B) = 3 para fazer C3,2

    7x6x5/3x2x1 = 35 e 3x2/2 =3

    35x3 = 105

  • irmaõs marciel,por que vocês dividem por 4?

  • Hernandes, o 4 são os soldados que a questão pede que não tenha eles. 

  • C = 7.6.5.4÷ 4.3.2.1= 35.

    7,4

    C

    3,2 =

    3.2÷2=3

    35.3= 105

  •  8 Oficiais e 4 Soldados

    8-1= 7

    4-1=3

    1- C7,3= 7x6x5/3x2x1= 35

    2- C3,2= 3X2/2X1=3

    35X3=105


ID
1925248
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Observe o atendimento às normas de regência no seguinte trecho do Texto 1: “Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos.” Desejando-se alterar o segmento destacado, as normas de regência estariam igualmente atendidas em:

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas, temos:
    A – o termo “dependemos” rege preposição ‘de’, portanto há erro no emprego da preposição “com”.
    B – “simpatizamos” rege preposição ‘com’, há erro no emprego da preposição “de”.
    C – o termo “confiamos” rege preposição ‘em’, há erro no emprego da preposição “para”.
    D – “gostamos” rege preposição ‘de’, há erro no emprego de “a”.
    A alternativa E está correta.
    Gabarito: E

  • Querer no sentido de desejar é VTD

    Querer no sentido de gostar, ter afeto é VTI 

  • Uma pena que as questões da UPENET são tão desvalorizadas pelos professores do QC,uma prova recente da Polícia Militar de Pernambuco e não há comentários dos professores.

  • Professores do QC, comentem mais questões da UPENET, pois nós de pernambuco tbm assinamos a plataforma de vcs e, dependemos da aprovação dessa banca para conseguir realizar sonhos. 

  • Fiz por Regência!
    Só trocar oque esta de  VERDE  pelo que esta de VERMELHO e a frase ficaria certa!
    A) com aqueles com quem mais dependemos. Quem depende, depende DE alguem

    B) com aqueles de quem simpatizamos bastante. Quem simpatiza , simpatiza COM alguem

    C) com aqueles para quem confiamos sempre. Quem confia, confia EM alguem

    D) com aqueles a quem gostamos muito. Quem gosta, gosta DE algo ou alguem

    E) com aqueles a quem queremos bem. Quem quer bem, que bem A Alguem 

    Gabarito:E
    Caso tenha algo errado comuniquem-me!

  • Esse frankyson Almeida, se não for professor já tá quase lá.

ID
1925251
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

O autor do Texto 1 inicia o 6º parágrafo com o conectivo “agora”. Esse conectivo sinaliza para o leitor que o autor pretende

Alternativas
Comentários
  • A expressão “agora” é um advérbio indicativo de tempo, mas, nesse contexto, ele está empregado como marcador discursivo e tem a função de sinalizar a alteração da linha argumentativa textual, levando o leitor a analisar um outro aspecto do assunto. 
    Gabarito: C

  • Troque o "agora" por "entretanto", "mas", "contudo", o texto mantém o mesmo sentido. 


ID
1925254
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Sobre algumas relações coesivas do Texto 1, analise as afirmativas a seguir.

I. No trecho: “Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais.” (1º parágrafo), o segmento sublinhado deve ser entendido como: “dos mais significativos aos mais triviais smartphones”.

II. Em: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido” (2º parágrafo), o segmento sublinhado retoma informações do parágrafo anterior, constituindo, assim, um recurso da continuidade semântica do texto.

III. O trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê” (3º parágrafo), deve ser assim entendido: “Quando você vir um eclipse, vai entender por que há pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses”.

IV. No final do 3º parágrafo, a expressão “Ainda assim” retoma o trecho anterior: “É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos”.

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a afirmativa I está errada, já que o trecho “dos mais significativos aos mais triviais” faz referência a “eventos” e não a “smartphones”. As demais estão corretas. 
    Gabarito: B

  • Isso/disso => retoma ideia anterior.

  • ESSE, ESSA, ISSO, DISSO SÃO TERMOS ANAFÓRICOS OU SEJA FAZEM REFERÊNCIA A ALGO CITADO ANTERIORMENTE. 

  • Isso/disso => retoma ideia anterior.


ID
1925257
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Acerca de aspectos semânticos do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que condiz semanticamente com o que está no texto é a letra E. As outras trazem reescritas completamente diferentes do trecho original. 
    Gabarito: E

  • A letra B chega a confundir um pouco, porém observando mais atentamente é outro contexto.

  • Apesar de ter marcado na letra E,a  letra C me confundiu um pouco, alguém pode me dizer o erro dela?

  • Paulo, ao meu ver na primeira frase a palavra 'EMOCIONANTE' está no sentido de algo 'BOM', já na segunda frase, fica como se fosse algo 'duvidoso' que é o caso da palavra 'CONFLITANTE' 

  • Sobre a alternativa B: segmento “diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta” (3º parágrafo) tem o mesmo sentido de “diário particular que guardávamos juntamente com as chaves, em uma gaveta”

     

    Existe uma diferença, pois na primeira oração o diário era colocado na gaveta e essa gaveta era trancada com a chave. 

    Na segunda, o dário e a chave estão dentro da gaveta. 

     

     

     

  • Gostei muito ! Ótimo simulado …
  • Paulo ,o errei da letra C é a palavra CONFLITANTE.

ID
1925260
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

O autor faz uma clara referência às mudanças comportamentais promovidas na sociedade, com a passagem do tempo, no trecho:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa A, verificamos uma ideia de passagem de tempo entre a mudança de comportamento do uso de diários e para o uso de câmeras portáteis.
    Gabarito: A

  • Embora a alternativa "A" seja a resposta correta, existe também uma idéia de mudança coomportamental na sociedade presente na alternativa "D".

    Ao inves de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza (como faziam antes), preferiram olhar para isso através de suas câmeras (como fazem agora)

  • Foco no comando da questão = tempo = letra A

    A única que traz " referências às mudanças comportamentais ".

  • Gente, cambaleei entra A e D, Confesso que as duas poderiam ser a resposta. Acabei torcendo pela D e errei. 


ID
1925263
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Conforme o principal ponto de vista adotado pelo autor no Texto 1, o intenso registro e compartilhamento de imagens dos fatos é

Alternativas
Comentários
  • No trecho “Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?” e no próprio título do texto, o autor faz questionamentos a respeito de qual deve ser o foco: o acontecimento ou a melhor reprodução dele, como consta na alternativa D.
    Gabarito: D

  • o título de um texto pode dar alguma pista sobre o ponto de vista do seu autor?

  • Texto muito bom.

    Realmente fico pensando, como a tecnologia mudou tudo e todos ao nosso redor,principalmente dentro de nossas cabeças,sem levar em consideração, que isso fez com o que aquelas pessoas que não entram nesse meio, fiquem para com as outras, uma pessoa estranha,de outro planeta. Visto que percebo casos em que muitos acabam ficando aparentemente burros com a realidade que os rodeiam,acho que a tecnologia tem muitos prós, podendo ser utilizada para pesquisas de coisas muito importante,que hoje só temos acesso se for através desse mecanismo impressionante,porque não sei se muitos concordam,mas se deixarmos nos levar por essa mídia que coloca o que quer e quando quer nas mentes de pessoas, as quais não têm acesso, ou se têm, não se interessa nem um pouco em buscar a verdade, pode ter certeza o futuro só tende a piorar nesse aspecto.   foco,fé e ação

  •   Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse.

    Gabarito D


ID
1925266
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

No que se refere ao emprego dos sinais de pontuação no Texto 1, analise as afirmativas abaixo.

I. No trecho: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma citação literal.

II. No trecho: “Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela?” (2º parágrafo), o ponto de interrogação revela que o autor dirige-se diretamente ao leitor, dialogando com ele.

III. No trecho: “O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. „Tudo que vejo é um mar de iPads‟, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos.” (6º parágrafo), as aspas foram empregadas no segmento destacado para delimitar um trecho em discurso direto.

IV. No trecho: “Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia.” (7º parágrafo), a vírgula foi empregada para isolar itens em uma enumeração.

Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas I e IV estão incorretas porque em I, os dois pontos foram empregados para indicar um aposto; já em IV, a vírgula é utilizada para marcar o final da oração subordinada temporal, que está deslocada, ou seja, está antes da principal.
    Gabarito: B

  • Meio estranho esse item II​.

  • Caro Frankyson Almeida, resolvi a questão exatamente assim, por eliminação.  

  • porcaria de banca. que porra de questão é essa. o ítem 3 foi usado em sentido figurado e não para delimitar nada. essa banca é um lixo, por isso o qconcursos não pega as questões dessa merda. 

  • realmente essa  banca é uma vagabunda msm essa fia da peste

  •  

                                         X                                  (QUE ASPECTO?)                                    Y

    I. No trecho: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma citação literal.

    X  =  Y, ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA.

    DOIS PONTOS ESTÁ INTRODUZINDO UM APOSTO ( PODIA SER TAMBÉM O TRAVESSÃO ).

    ALIADO A ISSO, ACRESCENTA-SE QUE - EM SE TRATANDO DE CITAÇÃO LITERAL - O USO DAS ASPAS É OBRIGATÓRIO.

  • No que se refere ao emprego dos sinais de pontuação no Texto 1, analise as afirmativas abaixo.

    I. No trecho: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma citação literal.

    Errado

    Introduz um aposto, termo explicativo.

    II. No trecho: “Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela?” (2º parágrafo), o ponto de interrogação revela que o autor dirige-se diretamente ao leitor, dialogando com ele.

    Certo

    O autor faz a pergunta ao leitor.

    III. No trecho: “O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. „Tudo que vejo é um mar de iPads‟, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos.” (6º parágrafo), as aspas foram empregadas no segmento destacado para delimitar um trecho em discurso direto.

    Certo

    Aspas são utilizadas para dá ênfase no texto, usadas em citações e destacar trechos.

    IV. No trecho: “Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia.” (7º parágrafo), a vírgula foi empregada para isolar itens em uma enumeração.

    Errado

    A vírgula é utilizada pela locução adverbial de tempo

    Está(ão) CORRETA(S):

    A I, apenas.

    B II e III, apenas.

    Gabarito

    C I, II e III, apenas.

    D IV, apenas.

    E I, II, III e IV.


ID
1925269
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Nos 3º e 4º parágrafos, para se referir ao eclipse total do Sol, o autor emprega as seguintes expressões:

I. “conexão primitiva com a natureza”

II. “comprometimento total de todos os sentidos”

III. “o evento de quatro minutos”

IV. “espetacular fenômeno da natureza”

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Nos fragmentos do texto:
    “Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos.”;
    “…enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.” e
    “Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza…”,
    que são relacionados ao eclipse, temos destacadas as expressões constantes nas afirmativas. Analisando-os no contexto, verificamos que apenas os das afirmativas III e IV fazem referência ao eclipse, como solicita o enunciado dessa questão, portanto o nosso gabarito é a letra B. As expressões, que constam nas afirmativas I e II, constituem sensações promovidas pela visão do eclipse, segundo o texto.
    Gabarito: B

  • Questionavel! " Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza" 

  • Não concordo, mesmo que isso não faça diferença , exponho meu ponto de vista, afinal, alguem pode colocar a própria opnião diante da minha e eu assim entender.

    "um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza" 

     

    O que desperta uma conexão primitiva com a natura? 

    Um Eclipse Solar.

     

    Se eu tiver errada me ajudem a ver o erro, por favor. Se possivel podem me dizer no direct que foi respondida. Obrigada

  • Nessa questão você  tem que marcar as expressões que SUBSTITUEM "eclipse total do Sol", pois a função da coesão REFERENCIAL é EVITAR REPETIÇÕES . 

    I - "conexão primitiva com a natureza" - é o estado em que a pessoa se encontra ao ver o eclipse . Note que a função dessa expressão NÃO é evitar repetição, mas sim de dizer que o eclipse provoca essa conecção. É um efeito causado pelo eclipse, não se refere ao eclipse em si.

    II - “comprometimento total de todos os sentidos” .  Também não se refere ao eclipse em si, mas sim ao fato da sensação que a pessoa sente ao vê-lo . 

    III - " evento de quatro minutos" . Que evento é esse ? o eclipse ( evitou-se a repetição ).

    IV - " espetacular fenômeno da natureza " . O que é esse fenomeno ? O eclipse ( evitou-se a repetição ) . 

    Note que nas duas ultimas opções é possível vc substituir essas expressões por "eclipse total do sol" porque elas fazem referência a ele. Portanto, as unicas opões que fazem isso são III e IV . 

     

     

     

  • NÃO TINHA ENTENDIDO A QUESTÃO... MAS DEPOIS DEI UMA OLHADA NO COMENTARIO E NA PRIMEIRA LINHA VI.. FICOU VAGO A QUESTAO

  • estão todos errados, pois o testo pede para dar algo que adjetive o eclipse e não oque está ligado a ele.

  • A prova toda praticamente só interpretação de texto , só assim pra derrubar os candidatos pq interpretação da upe so ela entende mesmo

  • MUITO FACIL ESSA☠

ID
1925272
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Podemos identificar uma relação semântica de causa e efeito no seguinte trecho do Texto 1:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa A, temos relação de causa e consequência da seguinte maneira:

    “Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras” = CAUSA.

    “Eu fiquei chocado.” = CONSEQUÊNCIA.

    Na alternativa B, percebemos que a oração “entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil.” é (adverbial indicando ideia de localização ou lugar?).

    Na alternativa C, as orações que estão após os dois pontos são apositivas.

    Em D, verificamos uma relação de adição entre as duas orações ligadas pela conjunção “e”.

    Na alternativa E, percebe-se uma relação temporal entre a oração principal “o convés do navio era um mar de câmeras e tripés” e as duas subordinadas: “ao se aproximar o momento de totalidade” e “enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.”

    Gabarito: A

  • A causa de o autor ficar chocado foi por que "Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras"

  • conjução SUBORDINADA SUBSTANTIVA ADVERBIAL CAUSAL.   

  • "Em vez de" = causa


ID
1925275
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Em alguns segmentos do Texto 1, pretendendo enfatizar alguma ideia, o autor emprega palavras que provocam aumento na intensidade e até certo exagero no que ele deseja expressar. Assinale a alternativa em que ambos os segmentos apresentados são exemplos dessa ênfase.

Alternativas
Comentários
  • Nas alternativas A, D e E, podemos observar expressões que dão essa ideia de intensidade. São elas: A – “mar de iPads”; D – “espetacular fenômeno da natureza”; E – “onda explosiva de gravações” e “um mar de câmeras e tripés”.
    Apenas em E há duas ocorrências.
    Gabarito: E

  • essa foi a mais fácil

     

  • Gab E: Ambas são exemplos de hipérbole.

  • nada de fácil aí estuda não pra tu ver

ID
1925278
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

No primeiro parágrafo, o emprego do termo “microestrelas” colabora para que o autor consiga

Alternativas
Comentários
  • No trecho “Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas.”, o termo “Microestrelas” (micro = muito pequeno) indica uma crítica do autor, que demonstrou a intenção de desvalorizar os famosos instantâneos da internet.
    Gabarito: D

  • puts, nem fiquei em duvida quanto a essa alternativa, me pegou em cheio, caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • essa me pegou!

  • Tive um pouco no raciocínio de Frankyson .. kKK, porém não pensei em marcar essa alternativa ! 

  • essa foi osso!

     

  • essa foi foda rs

     

  • essa foi suada!

  • O qc deveria por a opção de apagar comentários desnecessários

  • Essa questão é discutível, pois a Letra A também poderia está certa.

  • Essa foi difícil

  • O inimigo agiu nessa questão!

  • questão agora pegou pesado kkkk

  • Prova de nível médio ?
  • "...se tornam virais em questão de horas." Se esse trecho aí não se configura uma enfatização por parte do autor em relação a determinados vídeos que se propagam de forma RÁPIDA, eu não sei o que pode caracterizar a LETRA A como a correta, visse. Essa banca é um Deus nos acuda da molesta.


ID
1925281
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Considerando as normas ortográficas vigentes, assinale a alternativa na qual TODAS as palavras estão CORRETAMENTE grafadas.

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa A, todas as palavras estão grafadas corretamente.
    Já nas demais alternativas temos erros em:
    B – “idenizadas” e “ouzasse”, que se escrevem corretamente indenizadas e ousasse.
    C – “espectativa” e “frustada”, que são escritas com correção expectativa e frustrada.
    D – “chingamentos”, que é xingamentos.
    E – “micelânia” e “estrupos”, que são, corretamente, miscelânea e estupros.
    Gabarito: A

  • Fiquei procurando as palavras "grafadas". Af

  • a) O juiz não hesitou em estender o prazo para que a proibição de uso de celulares em grandes shows continuasse valendo. 

     b)  Em festas de celebridades, elas poderiam ser idenizadas se algum convidado ouzasse tirar fotos sem sua permissão. (ousasse)

     c) A espectativa de que as selfies fossem terminantemente proibidas não teve êxito; foi totalmente frustada. (expectativa)

     d) Há exceções, mas, no geral, os vídeos que mais fazem sucesso na internet são de muito mau gosto, com chingamentos e baixarias. (xingamento)

     e) Nas redes sociais, há uma micelânia de informações; registram-se até estrupos e outras formas de violência. (estupro)

     

    Alternativa: A 

  • Bianca considera TODAS as palavras estão CORRETAMENTE grafadas. 



  • Estrupo não é DEFESO perante a CF/88.

    kk

  • GABARITO: A

    a) O juiz não hesitou em estender o prazo para que a proibição de uso de celulares em grandes shows continuasse valendo.

    b) Em festas de celebridades, elas poderiam ser idenizadas se algum convidado ouzasse tirar fotos sem sua permissão.

    Indenizadas;

    Ousassem;

    c) A espectativa de que as selfies fossem terminantemente proibidas não teve êxito; foi totalmente frustada.

    Expectativa;

    Frustrada;

    d) Há exceções, mas, no geral, os vídeos que mais fazem sucesso na internet são de muito mau gosto, com chingamentos e baixarias.

    Xingamentos;

    e) Nas redes sociais, há uma micelânia de informações; registram-se até estrupos e outras formas de violência.

    Estrupro;


ID
1925284
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Observe o emprego de um verbo irregular no seguinte trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê.” Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas e reescrevendo-as corretamente:
    A – errada – “Se você vier para a cerimônia, por favor, não traga o celular‟
    B – errada – “Todos os artistas se opuseram quando…”
    C – errada – “…mesmo se as pessoas fizerem confusão.”
    D – Correta
    E – errada – “Os convidados se entretiveram mais…”
    Gabarito: D

  • entretiveram matou!

    quando vi "entreteram", eu interpretei como entretenimento, esquecendo-me que o assunto é verbo 

  • marquei a D .. affff. entreteram..

  • Vier

    Opuseram

    Fizerem

    Gabarito

    Entretiveram.


ID
1925287
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Em nossa língua, como em outras, há convenções no que se refere ao emprego de algumas palavras e expressões. Considerando essas convenções, analise as proposições abaixo. 

I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras.

II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual.

III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado.

IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é.

V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância.

Estão CORRETAS, apenas: 

Alternativas
Comentários
  • Estão escritas de acordo com a convenção da norma culta as frases nas afirmativas I, III e V.
    Nas demais:
    II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual. – errada – em lugar de “Está” deveria haver o verbo no infinitivo ‘estar’, uma vez que “Estar com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos” é um sujeito oracional.
    IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. – errada – em lugar de “Mais” deveria ser usada a conjunção ‘mas’.
    Gabarito: E

  • Essa questão me pareceu ambígua. No item II caberia "está" com um sujeito oculto em 3 pessoa.

  •  

    I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras. (CERTO) 

    II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual. (FALSO) está após conjunção/ locução verbal 1º pessoa/ sujeito claro ou implicito/ substituir o está por permancece

    III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado. (CERTO)

    IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. (FALSO) contrario de menos, tempo: nunca mais ou jamais.

    V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância.(CERTO)

    gabarito letra E

  • Ps: Usar o "mas" depois de ponto exige utilização de uma vírgula logo em seguida.
  • Como dizia Décio Terror:

    -Mamão com mel

  • GABARITO: E

    I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras. (CERTO) 

    -> Correto, pois o "mal" tem o mesmo sentido de "bem".

    II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual. (FALSO)

    -> está após conjunção/ locução verbal 1º pessoa/ sujeito claro ou implicito/ substituir o está por permancece.

    III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado. (CERTO)

    -> Correto, concordando com todos os termos.

    IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. (FALSO) contrario de menos, tempo: nunca mais ou jamais.

    -> O correto seria "MAS", pois trata-se de uma conjunção adversativa.

    V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância.(CERTO)

    -> Correto, pois possui o mesmo valor "por qual motivo".

  • GABARITO: E

    I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras. (CERTO) 

    -> Correto, pois o "mal" tem o mesmo sentido de "bem".

    II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual. (FALSO)

    -> está após conjunção/ locução verbal 1º pessoa/ sujeito claro ou implicito/ substituir o está por permancece.

    III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado. (CERTO)

    -> Correto, concordando com todos os termos.

    IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. (FALSO) contrario de menos, tempo: nunca mais ou jamais.

    > Mais da ideia de Quantidade

    -> O correto seria "MAS", pois trata-se de uma conjunção adversativa.

    V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância.(CERTO)

    -> Correto, pois possui o mesmo valor "por qual motivo"


ID
1925290
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • A – o verbo fazer, indicando tempo decorrido, é impessoal, portanto não sofre flexão de plural. O correto seria ‘faz quase trinta anos’.
    B – o verbo tornar deveria estar concordando com o núcleo do sujeito “gravações”, sendo flexionado no plural: tornaram.
    C – Correta
    D – o verbo poder deveria estar flexionado no plural, concordando com o seu sujeito “pessoas”: podem.
    E – como o sujeito do verbo ser é oracional, ele deveria estar flexionado no singular: é.
    Gabarito: C

  • Vlw frankyson, sucesso. 

    Comentou toda a prova de português.

  • Sujeito oracional é um sujeito sob a forma de oração. Portanto, quando existe uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito, ela é denominada de sujeito oracional. O sujeito oracional também pode ser chamado de oração subordinada substantiva subjetiva
    não entendi a letra E ainda, pois eu acho que o "são" deveria concorda com "Fotografar eventos e fatos triviais" que representam dois sujeitos

  • Na verdade ele só fez copiar os comentários da professora de português do Estratégia Concursos, mas ok, né. kkkk

  • Concordância com sujeito oracional é no singular.

    Glória a Deus lá no céu e paz na terra aos seus.

  • Artur , visto que a maioria não viu os comentários de tal professora, ele colaborou e tanto com todos nós. Obrigada Frankyson, por compartilhar conhecimentos.

  • Arthur* 

    Deveria então ter colocado a fonte da professora ;D

  • Somente complementando o comentário do colega Frankyson, que por sinal foi excelente!!

    A letra C está correta pois o verbo haver no sentido de existir, ocorrer, acontecer ou tempo transcorrido é impessoal, portanto não admite sujeito e fica somente no singular, e o que vem depois dele é objeto direto. (o que havia?)

    Portanto a frase: "Se as selfies fossem proibidas, haveria tantas reclamações que elas logo estariam de volta." Está totalmente correta!!

    Bons estudos meus queridos!



  • GABARITO: C

    c) Se as selfies fossem proibidas, haveria tantas reclamações que elas logo estariam de volta.

    -> Verbo "haver" no sentido de existir:

    • impessoal
    • fica na 3º P.S

    A – o verbo fazer, indicando tempo decorrido, é impessoal, portanto não sofre flexão de plural. O correto seria ‘faz quase trinta anos’.

    B – o verbo tornar deveria estar concordando com o núcleo do sujeito “gravações”, sendo flexionado no plural: tornaram.

    C – Correta

    D – o verbo poder deveria estar flexionado no plural, concordando com o seu sujeito “pessoas”: podem.

    E – como o sujeito do verbo ser é oracional, ele deveria estar flexionado no singular: é.

    Gabarito: C


ID
1925293
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia os textos a seguir:

Texto I

“A cultura Afrodescendente tem sido muitas vezes reificada, apresentada como um repertório inerte de tradições, como se não estivesse enraizada em processos culturais dinâmicos e em ambientes sociais desiguais...”.

LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afro-descendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 39.

Texto II

“A cultura e o folclore são meus / Mas os livros foi você quem escreveu... / Perseguidos sem direito nem escolas / Como podiam registrar as suas glórias / Nossa memória foi contada por vocês / E é julgada verdadeira como a própria lei / Por isso, temos registrado em toda a história / Uma mísera parte de nossas vitórias / Por isso, não temos sopa na colher / E sim, anjinhos para dizer que o lado mau é o Candomblé...”.

Texto III

“O preconceito racial a que são submetidos não só os maracatuzeiros e maracatuzeiras mas toda a população negra desta cidade está oculto nas falas, nos procedimentos, nos gestos...”.

LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 11.

Com base nos textos, analise aspectos das manifestações culturais Afro-Brasileiras em Pernambuco e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

  • Letra D.

     

    A) Errada. Ainda há ocorrências de intolerância religiosa.

    B) Errada. Após o fim da escravidão nao existiu assistências aos ex escravos, nenhuma política de inclusão. Somado a isso muitos recém libertos eram mão de obra desqualificada e pouca ou nenhuma educação acadêmica, levando-os para marginalização e periferias. Não teve alteração social significativa.

    C) Errada. A capoeira já existia no estado de Pernambuco com os negros escravos que praticava como auto defesa. Capoeira regional e capoeira de angola na Bahia só vem surgir essas etimologias no fim do século 19 e começo do 20, nesse tempo já existia faz tempo a capoeira no estado, pois se desenvolveu do jeito padrão os negros escravos treinavam como defesa.

    D) correta.

    E) Errada. O maracatu é Afro-Brasileiro, logo criado aqui, tem inspirações e sincretismo de outros eventos, mas para todo os efeitos ela é uma nova manifestação cultural própria é autônoma. O fato de ser inspirado não quer dizer que é o mesmo evento ou já erra prática. Logo alternativa errada.

  • No que diz respeito ao *Maracatu*, deve lembrar-se de que não era/é ele que representa ou faz alusão a antiga coroação no congo... Mas na verdade é o CONGADO. O maracatu é apenas o CONGADO "adaptado" para o meio Brasil-Afro

  • Questão capciosa e do mal.

  • QUE BANC@ NOJENT@

  • Em 25/04/21 às 13:32, você respondeu a opção D.

    Você acertou!


ID
1925296
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo a historiadora Graça Ataíde, no seu livro A construção da Verdade Autoritária, a “...vigilância e o controle sobre a imprensa em Pernambuco garantiam ao Estado a propaganda e o doutrinamento político... utilizando-se da persuasão e do doutrinamento diário, a Folha da Manhã, veiculava, por meio de suas mensagens, valores que compunham a ideologia estadonovista”.

(ALMEIDA, M. das G. A. A., A construção da Verdade Autoritária. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001. p. 181.)

Em relação aos valores e à ideologia defendidos pelo Estado Novo, do qual Agamenon Magalhães, em nível estadual, era um de seus maiores representantes, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "E"

    Pessoal, é só lembrar que o período do Estado Novo ocorreu simultaneamente ao Nazismo(1937-1946), assim, suas características são semelhantes, dentre elas: forte nacionalismo, xenofobismo (aversão por estrangeiros), anticomunismo, antissemitismo (aversão aos judeus).

    _____________
    ​Abraço!!!

  • Letra E

     

    Estado Novo e a administração de Pernambuco por Agamenon Magalhães, seguia um ideologia e um sistema sócio, politico e econômico semiNaziFacista logo tinha como características:

     

    •Estatismo •Nacionalismo•Xenofobia

     

    •Estado Máximo •Intervencionismo

     

    •Autoritarismo •Ditatorial 

     

    •Unipartidarismo •Antissemita •Doutrinador

     

    •Anti comunista •Anti livre mercado

     

    •Coletivismo ( Esquerda Autoritária / Direita nacionalista coletivista autoritária ). 

     

    A) Igualdade, Liberdade Política, Xenofobismo, Anticomunismo.

    Igualdade❌. Igualdade é algo universal, sistema estadonovista só beneficiava quem o Estado escolhesse ,bastante seletivo. Na era Vargas homossexuais, garotas de programas, opositores eram perseguidos.

     

     B) Liberdade Política, Igualdade, Estado Mínimo, Descentralização Política. 

    liberdade Política❌. Só o partido do governo ou aliados podiam atuar livremente sem repressões.

     

    C) Anticomunismo, Educação Libertária, Xenofilismo, Nacionalismo.

    Educação Libertaria❌. A educação era doutrinadora o Estado que escolhia o que podia ou nao ver. O indiviind não tinha poder de escolha.

     

     D) Estado Mínimo, Educação Libertária, Xenofilismo, Antissemitismo.

    Estado Mínimo ❌. O Estado era máximo, forte e interventor nos costumes e na economia.

     

     E) Nacionalismo, Xenofobismo, Anticomunismo, Antissemitismo. 

    Todas estão corretas ✔️

  • Ai tem lá no edital: Interventoria de Agamenom Magalhaes e a banca cobra um assunto que fala sobre os ideais defendidos pelo estado novo. Que banca mais troll. rsrsrs

  • Questão fácil, quem viu o minimo sobre o estado novo responde tranquilamente. 

  • GABARITO - LETRA E

    Nacionalismo, Xenofobismo, Anticomunismo, Antissemitismo.


ID
1925299
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante os três séculos, nos quais vigorou a escravidão no Brasil, a resistência de escravos tanto de origem africana quanto de origem indígena foi constante e tomou as mais diversas formas. No século XIX, quando a escravidão brasileira viveu seu apogeu com o maior afluxo de escravos africanos, o crescimento das cidades fez multiplicar nelas não apenas o número de escravos mas também as formas de resistência, que se diversificavam cada vez mais. E, se as fugas sempre foram as mais famosas e emblemáticas dessas formas de resistência, nunca foram as únicas.

Sobre elas, diz o historiador Marcus Carvalho:

Nunca faltaram fugas de escravos no Recife. Alguns se aproveitavam dos cortes que o Capibaribe fazia entre os bairros para se evadirem dentro da própria cidade em busca de dias melhores. Existem ainda casos mostrando o outro lado da história: fugas do Recife para o interior, ou até para fora da Província, buscando a distância do senhor ou a proximidade de parentes, amores, amigos e pessoas da mesma etnia ou nação.”

(CARVALHO, M. J. M. Liberdade: Rotinas e Rupturas do Escravismo no Recife, 1822-1850. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. P. 176)

Tendo em vista esse cenário, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    Quilombo dos Palmares foi em Alagoas e não Pernambuco 

  • Na época do Quilombo dos Palmares, Alagoas era parte do estado de Pernambuco. Alagoas só se tornou um estado separado de Pernambuco em 1817, como forma de puniçãoà Pernambuco por causa da Revolução Pernambucana.

     

  • O quilombo começava as margens das cidades de Recife e Olinda, seguindo na direção NORTE rumo a PARAIBA, oposto a direção da região de Palmares.

  • Grato pelo comentário do professor. 

  • O quilombo do Catucá, situado nas margens do Recife, na primeira metade do século XIX, caracterizou-se por ser um espaço de resistência contra a escravidão, que cresceu beneficiando-se dos muitos conflitos internos das próprias elites escravistas, principalmente nas chamadas insurreições liberais.

    beneficiou-se,principalemnte da revolta separatista de 1817

  • O Quilombo dos Palmares (1629-1694) foi em Alagoas, e não em Pernambuco, portanto não tinha como o Quilombo de Cacutá se expandir até a região que fora antes dos Palmares

ID
1925302
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chamada Guerra dos Mascates, episódio ocorrido em Pernambuco, entre 1710 e 1711, foi um conflito entre diferentes elites político-econômicas, localizadas em Olinda e Recife, resultando na ascensão da elite mercantil de Recife.

Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ( A )

    Ao fim dos embates desse conflito de caráter nativista( de cunho local e não separatista ), Recife deslancha na política e econômicamente, evidenciando sua superioridade em relação à olinda nessas duas vertentes.

  • Gab: A

    Lembrando que as ''autoridades coloniais'' = coroa portuguesa (Rei D. João V)

  • A guerra teve início em 1710, com a vitória dos olindenses que conseguiram invadir e controlar a nova cidade pernambucana. Logo em seguida, os recifenses conseguiram retomar o controle de sua cidade em uma reação militar apoiada por autoridades políticas de outras capitanias. O prolongamento da guerra só foi interrompido no momento em que a Coroa Portuguesa indicou, em 1711 a nomeação de um novo governante que teria como principal missão estabelecer um ponto final ao conflito.

  • Gab: A


    Agora é minha vez!

  • Grato pelo comentário do professor. Ajuda bastante no aprendizado. 

  • questão mamão com açucar !

  • A) Em 1711, as autoridades coloniais puseram fim ao conflito, reafirmando o status de Recife enquanto vila, o que conferiu à elite dessa povoação os meios para consolidar seu poder político na capitania, mediante cargos na câmara municipal da nova vila. (CORRETO)

     

    B) Os mercadores do Recife foram politicamente apoiados, em sua revolta contra o poderio dos senhores olindenses, por diversos grupos sociais livres de Recife e Olinda assim como por um pequeno número de escravos. (ERRADO)

     

    C) A Guerra dos Mascates foi um conflito político entre senhores de engenho e mercadores de grande porte em Pernambuco do início do século XVIII que se estendeu por outras províncias do atual Nordeste, como o Ceará e o Rio Grande do Norte. (ERRADO)

     

    D) Os mercadores do Recife, em sua ânsia por liberdade, proclamaram a República em 1711, proclamação, entretanto, revogada pelas autoridades coloniais.  (ERRADO)

     

    E) Em 1711, as autoridades coloniais puseram fim ao conflito, elevando o Recife à categoria de vila, mas dando à elite olindense a primazia sobre os cargos da nova câmara municipal do Recife.  (ERRADO)

  • kkkkkkk né  tem que colocar algo que acrescente

     


ID
1925305
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo o historiador Pedro Puntoni, no livro 'A Guerra dos Bárbaros’, “Sem dúvida alguma, a compreensão dos povos ditos tapuias como uma unidade histórica e cultural, em oposição não só ao mundo cristão europeu mas aos povos tupis, habitantes do litoral, foi um dos elementos mais importantes na caracterização coeva da unicidade dos conflitos ocorridos no Nordeste, ao longo das décadas finais dos Seiscentos e início dos Setecentos, no contexto específico do processo de expansão da pecuária e, portanto, da fronteira. De fato, a extensa documentação colonial refere-se ao conjunto de confrontos e sublevações dos grupos tapuias do sertão nordestino como uma „Guerra dos Bárbaros‟, unificando, dessa maneira, situações e contextos peculiares. Por isso, tal como no episódio da chamada Confederação dos Tamoios, inventada pela intuição de Gonçalves de Magalhães, a Guerra dos Bárbaros foi igualmente tomada pela historiografia como uma confederação das tribos hostis ao império português, um genuíno movimento organizado de resistência ao colonizador. (...) Câmara Cascudo, que conhecia bem a documentação colonial do Rio Grande, criticou em sua História aqueles que, „lembrando a dos tamoios‟, chamavam a Guerra dos Bárbaros, „romanticamente‟, de confederação dos cariris „Não houve plano comum nem unidade de chefia.”

(PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros - Povos Indígenas e a Colonização do Sertão Nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo, Hucitec, 2002, p. 77;79).

A partir do texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A certisimo 

     

     

     

  • Letra "A"
    Questão interpretativa
    ponto de vista do autor.

  • inventada pela intuição de Gonçalves de Magalhães, a Guerra dos Bárbaros

  • botaram interpretação textual em historia.

  • cadê os bonzões que estão falando que as questões da UPENET são fáceis?

    Em 25/04/21 às 13:18, você respondeu a opção A.

    Você acertou!

  • GABARITO: A

    de acordo com o texto, é possível identificar que o autor defende que a existência de uma confederação dos cariris, ou mesmo, de uma Guerra dos Bárbaros generalizada são criações dos historiadores que mal interpretaram a documentação colonial.

  • Rapaz demorei um pouco pra responder, mas acertei kkk


ID
1925308
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“...não se pode ignorar o NE na hora de se discutir a antiguidade do homem na América e as vias de dispersão por ele percorridas, não importando se foi há 20, 30 ou 40 mil anos... É conhecida de todos a longa sequência estratigráfica lograda no Sítio do Boqueirão da Pedra Furada, que pode significar a permanência do homem pré-histórico nesse sítio, a partir de 48 mil anos. Mas a Pedra furada não é um caso único.”

(MARTIM, G. Pré-História do Nordeste: pesquisas e pesquisadores. Clio Arqueológica, Recife: UFPE, n° 12, p. 7-15. ano 1997. p.11. Adaptado.

Em Pernambuco, por exemplo, localizado no município de Buíque, o sítio de “Alcobaça” possui um dos maiores e mais representativos painéis de figura rupestre do estado, que, por seu tamanho e complexidade, é de grande relevância para o entendimento da pré-história local e nacional. Em relação ao estudo do período pré-colonial sobre o atual estado de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

  • GAB E
    pernambuco teve muita importância sobre o período pré-colonial... foi de PE que começou tudo!

  • Gab: E

    Agora é minha vez!

  • Piada é essa. No enunciado confirma e na alternativa nega. Eu hein!

  • Pernambuco tem muitos sitios arqueológicos

     

  • Como assim letra E ?? Pernambuco tem muito sítios arqueológico

  • A questão esta pedindo a alternativa incorreta por isso o gabarito e a letra E.

  • Conversa pra boi dormir. Alt. E

  • Gab: E

    Embora “Alcobaça” possua grande representatividade entre os arqueólogos, o estado de Pernambuco, como um todo, tem pouca importância para o entendimento do período pré-colonial. Isso se deve, dentre outras coisas, ao pequeno número de sítios encontrados em seu território.

    Está ai o erro da alternativa, pois Pernambuco possui mais de 500 sítios arqueológicos, logo tem uma grande importância para o entendimento do período pré-colonial. Tendo como referência o PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, sendo o 2º maior parque arqueológico do BRASIL.

  • DIZER QUEM EM PERNAMBUCO TEM POUCOS SITIOS E QUE TEM POUCA IMPORTANCIA ? CONVERSA FIADA KKKKK GABARITO:E

  • O mau do aluno é não ler o enunciado direito.


ID
1925311
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao tipo de organização social predominante entre os grupos indígenas que habitavam o litoral do atual estado de Pernambuco no momento dos primeiros contatos com os europeus, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB letra B
    PE tem a 2ª maior populçao indigéna do BRASIL, de sua maioria linguagem TUPI, os outros grupos foram todos derivados deles,devido ao confronto com os EUROPEUS, ai se formando as outras tribos pelo interior do estado... 
    ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO.

  • Os tapuias eram antecessores proprietários dos litorais nordestinos, vindo eles da região amazonica de um tempo anterior, porém a população tupi(predominantemente tabajaras e potiguares) virem do sul e tomaram o litoral nordestino dos tapuias(ou cariris) empurrando esses para o interior. Ao menos foi o que aprendi em algumas pesquisas. No entando, no périodo pré colonial realmente eram em sua maioria as tribos tupi na referida região

  • Gab: B
    Eram milhares de índios TUPI


    Agora é a minha vez!

  • Os tupis foram os primeiros a terem contato com os portugueses e possuiam milhares de índios!
    GAB: B

  • os tupis não eram nomades e sim, seminomades !!!

  • Na dúvida entre A e B O Rio São francisco é no Sertão

  • Gab: B

    O erro na letra é E é q o grupo indígena "Tapuia" é do interior do Brasil é não litorâneo.Os grupos litorâneos são os TUPIS .

    Força,foco, fé. #PM-BA2020

  • GABARITO: B

    a)As tribos tupi do litoral de Pernambuco pré-colonial possuíam uma população de algumas centenas de indivíduos, divididos em pequenas aldeias espalhadas pelos quilômetros da costa entre o Rio São Francisco e o Canal de Santa Cruz.

    b) A maioria dos grupos indígenas que habitava a atual costa de Pernambuco no período da conquista era de língua Tupi, organizava-se em aldeias de milhares de indivíduos, cujos laços sociais principais eram firmados em linhagens e parentescos, e onde a divisão de trabalho baseava-se, principalmente, em quesitos de gênero e idade.

    c) Os grupos tupi que ocupavam o território do atual estado de Pernambuco no momento da conquista se organizavam em tribos de caçadores nômades que cultuavam divindades representando espíritos da natureza, como Tupã.

    eram semi-nômades

    d) Todos os grupos indígenas que ocupavam o atual estado do Pernambuco no momento da conquista praticavam rituais antropofágicos, associados com o culto às divindades bélicas.

    CUIDADO: Toda vez que você ver que o item da questão coloca algum termo relacionado a: Todo, apenas, somente...

    provavelmente a questão está errada, como é nesse caso.

    Naquela época, alguns grupos praticavam rituais antropofágicos.

    Por exemplo: os tapuias.

    e) Os grupos indígenas tapuia que ocupavam todo o litoral do atual estado de Pernambuco durante o processo de conquista tinham suas estruturas sociais baseadas em linhagens e parentescos, divisão de trabalho por gênero e idade, praticavam a agricultura sazonal e possuíam uma cultura na qual os principais valores sociais giravam em torno da guerra.

    O grupo que ocupava o litoral de Pernambuco era os TUPIS.

    Já os tapuias, ocupavam o interior do estado, pois foram expulsos pelos europeus juntamente com os tupis, por diversos fatores.


ID
1925314
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As primeiras décadas do século XIX foram marcadas pelo chamado ciclo das insurreições liberais em Pernambuco, com a Insurreição de 1817, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. Essas insurreições se constituíram em movimentos federalistas e, com exceção da Insurreição Pernambucana, se contrapunham ao projeto de independência implantado em 1822 por José Bonifácio e D. Pedro I, a partir do Rio de Janeiro.

No que concerne especificamente à Confederação do Equador, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Confederação do Equador pode ser considerada como um desdobramento da Revolução de 1817, marcada pelo liberalismo radical e que fora reprimida por D. João VI. No entanto, apesar da violenta repressão, as idéias republicanas e autonomistas estavam fortemente arraigadas em parcelas significativas da sociedade pernambucana. Essas idéias haviam se desenvolvido ao longo do século XVIII, devido as influências do iluminismo europeu e principalmente á decadência da lavoura canavieira associada à política de opressão fiscal do governo do Marquês de Pombal, e se manifestaram principalmente na Revolução Pernambucana de 1817 e no Movimento Constitucionalista de 1821. Em outros momentos da história, as idéias liberais encontraram terreno para expansão, como durante a Revolução do Porto e nos primeiros momentos pós independência.

    Leia mais em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/confederacao-do-equador
    Copyright © Portal São Francisco

  • 1824 em Recife!

  •  c)

    Frei Caneca, um dos intelectuais responsáveis pelas ideias basilares da Confederação do Equador, era um veterano de outras insurreições liberais, como a Praieira.

    essa questão foi bem formulada ! quem a leu rápido marcou como certa.
    porém o erro está : COMO A PRAIEIRA..
    Ele foi fuzilado na confederação do equador !! 

    Gabarito : E 

    foi um movimento REPUBLICANO E FEDERALISTA

  • Em 25/04/21 às 13:44, você respondeu a opção E.

    Você acertou!

  • gabarito - letra E

    A Confederação do Equador foi um movimento republicano e federalista, proposto por integrantes da elite pernambucana, entre os quais se destacavam intelectuais, militares e políticos liberais, que se espalhou pelas províncias da Paraíba, do Rio Grande do Norte e Ceará.

  • Em julho de 1824, em Pernambuco, lideranças liberais firmaram a Confederação do Equador, isto é, uma proposta de unir as províncias de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe, com o objetivo de romper com a Monarquia e fundar uma República. A localização geográfica dessas províncias, próxima à linha do Equador, deu origem ao nome do movimento. Esse movimento estava alimentado pelas ideias liberais e republicanas dos acontecimentos da Revolução de 1817 em Pernambuco, bem como pela influência dos demais países da América, pois todos se organizavam como república. Assim, pode-se afirmar que o movimento tinha caráter republicano. 


ID
1925317
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O “desembarque de Sirinhaém”, em 1855, em Pernambuco, teria sido apenas mais um dos vários episódios de contrabando de escravos, caso não tivesse dado errado. Tudo começou quando o comandante do palhabote (espécie de embarcação também utilizada para o tráfico atlântico de escravos), invés de ancorar no engenho de João Manuel de Barros Wanderley, acabou parando nas terras do seu vizinho. Este, por sua vez, prontamente denunciou o caso às autoridades. A notícia acabou ganhando grande destaque na imprensa, por ter sido o último negreiro apreendido na costa brasileira com cativos africanos a bordo.

(CARVALHO, M.J.M de. O desembarque nas praias: o funcionamento do tráfico de escravos depois de 1831. Revista de História, São Paulo, n° 167, julho/dezembro 2012. pp. 223-260).

Em relação ao tráfico de escravos em Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O desembarque de cativos africanos nos portos naturais das diversas praias que ficavam na Província de Pernambuco, mas distante o suficiente para dificultar a vistoria das autoridades imperiais, foi uma estratégia desenvolvida pelos atores que participavam do contrabando de africanos, para continuar fornecendo cativos para a capitania.

     

    PODEMOS TOMAR COMO EXEMPLO PORTO DE GALINHAS.

  • Porque foi anulada? Não seria a letra A)?


ID
1925320
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Pena! Com tudo isso de 1964, matou a nossa liderança camponesa toda. O que foi encontrado de cadáveres, de corpos na estrada entre Caruaru e Campina Grande, inclusive mutilados para ninguém conhecer quem era […] pouca gente sobrou daquele tempo no campo, pouquíssima gente. Sobrou quem a gente escondeu, uma parte, uns que resistiram porque eram fortes, como Joaquim Camilo, que eu te falei, mas Zé Eduardo e Gessino tiveram que se ausentar, mas o resto... Manoelzinho sumiu, ninguém sabe aonde foi que acabou Manoelzinho. Ele era aqui da Mirueira, trabalhava aqui nesse Litoral Norte todo; Igarassu, Goiana, Paulista.”

O personagem que relata a história acima era médico, membro do Partido Comunista e das Ligas Camponesas e concedeu entrevista no ano de 2011 à equipe de Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, integrantes do Projeto Marcas da Memória. Em relação aos movimentos sociais e à repressão durante a Ditadura Civil-Militar em Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Gabarito - A

    Filme: Batismo de Sangue

    Relata bem como foi nesse período ditatorial.

  • Thiago Fernandes, tenho que concordar com o seu posicionamento. Assuntos bem complexos que dariam ótimas questões e a banca insiste nestes temas. Pensando por um lado bom já temos um norte do que realmente pode cair.

  • thiago fernandes essas bancas são esquerdistas, comunistas etc. só vejo textos defendendo ideologias sentimentalistas, com o objetivo de levar sentimentos de revoltas e insastifações contra a direita.

     

  • Em 25/04/21 às 13:39, você respondeu a opção A.

    Você acertou!