O Código de Ética estabelecido pela INTOSAI (International Organisation of Supreme Audit Institutions) determina que o valor central que um auditor, no setor público, deve possuir é a
O Código de Ética estabelecido pela INTOSAI (International Organisation of Supreme Audit Institutions) determina que o valor central que um auditor, no setor público, deve possuir é a
O Código de Ética Profissional do Contabilista, bem como as NBC-PAs (Normas Profissionais do Auditor Independente), estabelecem princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, e fornece estrutura conceitual para a aplicação desses princípios, que estão em linha com os princípios fundamentais, cujo cumprimento pelo auditor é exigido pelo Código IFAC (International Federation of Accountants). Tais princípios são:
Assinale a opção que indica uma exceção aos princípios fundamentais de ética
profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.
Não corresponde a um princípio fundamental da conduta ética do auditor a
O auditor pode
Está de acordo com o código de ética dos contadores o seguinte procedimento de um profissional de auditoria:
A normatização do exercício profissional pressupõe o estabelecimento de procedimentos e critérios para planejar e selecionar amostras de itens a serem examinados pelo auditor. A respeito do assunto, é correto afirmar que
De acordo com as Normas Técnicas de Auditoria Independente, é princípio fundamental de ética profissional a
A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de
auditoria, julgue os itens que se seguem.
Os relatórios de auditoria devem ser exatos e objetivos, sendo a objetividade um princípio fundamental de ética profissional que deve ser observado pelos auditores independentes.
Suponha uma situação em que você é proprietário de um escritório de contabilidade e presta serviços para uma determinada Cia. Repentinamente, surgiu uma oportunidade de aumentar o seu faturamento. No entanto, essa oportunidade somente seria viável caso renunciasse ao contrato junto à Cia. em que atuava. Para não abandonar o cliente de forma abrupta, você telefonou para um colega contador, também proprietário de um escri tório de contabilidade, que prontamente aceitou substituí-lo. Após uma reunião com os executivos da Cia., foi acordado, entre as partes, a transferência de titularidade dos serviços contábeis para o escritório do seu sucessor. No entanto, em uma reunião extra com seu colega, você acertou uma remuneração de 10% (dez por cento) de parte dos honorários que ele receberá da Cia. Em evento posterior, arguído pelo Conselho de Contabilidade, ficou comprovada uma infração ao Código de Ética do Contador – Resolução nº 803/96, isto porque você:
Determinado profissional, ao sofrer fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade, foi questionado sobre o motivo da não elaboração das demonstrações contábeis de determinada empresa desde o ano anterior. O profissional justificou seu ato afirmando que a empresa já não tem movimentação. Por esse motivo, seria dispensável a elaboração dessas demonstrações. Em relação à atitude do profissional, pode- se afirmar com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade:
De acordo com o item 25 da NBC PP 01, o perito, em obediência ao Código de Ética Profissional do Contador, deve respeitar e assegurar o sigilo das informações a que teve acesso, proibida a sua divulgação, salvo quando houver obrigação legal de fazê- lo. Ao não respeitar o sigilo das informações, o perito poderá ser incurso na (s) seguinte (s) penalidade(s), segundo o código de ética da profissão:
De acordo com o Código de Ética para o exercício profissional da auditoria interna, emitido pelo The Institute of Internal Auditors, a atividade de auditoria deve respeitar princípios e regras de conduta ética.
Em relação aos princípios dispostos no Código de Ética, destaca-se que, pelo princípio da
De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria, entre os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, figura a
O requisito ético relacionado à auditoria das demonstrações contábeis que exigem do auditor o reconhecimento de que podem existir circunstâncias que causarão distorções relevantes nas demonstrações contábeis é
O profissional que, dentro do âmbito de sua atuação e no que se refere à parte técnica, for responsável por qualquer falsidade de documentos que assinar e pelas irregularidades de escrituração praticadas no sentido de fraudar as rendas públicas, está sujeito, segundo o Código de Ética Profissional do Contabilista, à pena de:
I. Suspensão do exercício profissional
II. Multa
III. Processo disciplinar
IV. Cancelamento do registro profissional
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base na conduta do profissional da Contabilidade estabelecida no Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, julgue as situações apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
Situação Descrição
I Um contador, atuando como auditor, se recusou a emitir opinião no Relatório de Auditoria por não ter conseguido executar os testes necessários para assegurar sua opinião acerca das demonstrações contábeis.
II Um profissional da contabilidade iniciou um trabalho técnico e, por força maior, precisou se ausentar do País. Para não prejudicar o cliente, o contador transferiu totalmente o trabalho para um colega, não tendo consultado ou comunicado ao cliente.
III Um contador, atuando como perito, apresentou suas convicções pessoais sobre os direitos da parte a que está representando, juntamente com sua análise técnica aos quesitos propostos.
Está(ão) certo(s) apenas o(s) item(ns):
Com base na conduta do profissional da Contabilidade estabelecida no Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, julgue as situações apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
Situações Descrição
I Em 15.4.2013, o contador foi contratado para assumir a Contabilidade de um grupo empresarial. O contador contratado exigiu que, na publicação das demonstrações contábeis do exercício de 2012, elaboradas, supervisionadas, fiscalizadas e assinadas pelo contador anterior, apresentadas em 20.4.2013, fosse divulgado o seu nome como responsável técnico.
II Uma empresa de serviços contábeis colocou como cláusula de seus contratos de prestação de serviços contábeis o seguinte: “Cláusula 5ª. Na hipótese de inadimplência, a contratada se reserva no direito de não devolver a documentação da contratante até que o débito esteja totalmente quitado.” Com base nesta cláusula, o contador estabeleceu que toda a documentação dos clientes inadimplentes deve permanecer retida no escritório, aguardando o pagamento das parcelas do serviço em aberto.
III Um contador se recusou a assinar uma demonstração contábil, pois foi efetuado registro contábil, autorizado pela administração, que implicava a produção de uma informação em desacordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Infringe(m) o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC a(s) situação(ões) descrita(s) no(s) item(ns):
De acordo com a Resolução CFC nº 803/1996, Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O contador, se substituído em suas funções, não deve informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilitá-lo para a isenção de responsabilidade sobre as funções a serem exercidas.
II. O contador tem que manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão.
III. O contador tem que ser solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja propugnando por remuneração condigna, seja zelando por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético- profissional da Contabilidade e seu aprimoramento técnico.
A sequência CORRETA é:
Em uma ação judicial sobre lucros cessantes, o Perito Contador, nomeado pelo Juiz, ateve-se ao âmbito técnico e limitou-se aos quesitos propostos, ao elaborar o laudo pericial. Apesar de estar pessoalmente convicto de que deveria ser dado ganho de causa à parte reclamante, não expôs sua opinião no documento que elaborou e assinou.
Em relação à situação descrita, é CORRETO afirmar que o Perito:
Um auditor detectou indício de irregularidade fora do escopo da auditoria, fato que foi devidamente informado ao seu superior hierárquico para a adoção das providências cabíveis. Essa medida foi tomada pelo auditor em atendimento
Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios são:
A respeito do uso de especialista de outra área em auditoria, é correto afirmar, exceto:
No caso de o trabalho de auditoria ser de interesse público e, portanto, exigido pelo Código de Ética Profissional do Contabilista e pelas normas profissionais do CFC, exige-se que o auditor seja independente da entidade sujeita à auditoria.
Segundo a NBC TA 200, Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, a independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com
O reconhecimento pelo auditor de que existem circunstâncias que podem causar distorção relevante nas demonstrações contábeis revela o requisito ético relacionado à auditoria de demonstrações contábeis, denominado
Analise os princípios abaixo:
1. Competência e zelo profissional
2. Diligência e dedicação
3. Comportamento (ou conduta) profissional
4. Confidencialidade
5. Imparcialidade
6. Independência
7. Integridade
8. Prudência
9. Objetividade
10. Transparência
Assinale a alternativa que apresenta os princípios fundamentais de ética profissionais relevantes para o auditor quando da condução de auditoria
Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, os princípios básicos de governança corporativa são: transparência (disclosure), prestação de contas (accountability), ética, responsabilidade social corporativa e
O Conselho Federal de Contabilidade indica que a condição de independência é fundamental para o exercício da atividade de auditoria. Um dos componentes básicos da independência determina que, ao longo dos trabalhos, o auditor deva necessariamente pautar-se pelo domínio do julgamento profissional, observando estritamente o planejamento dos exames, de acordo com o estabelecido na seleção e aplicação dos procedimentos técnicos e testes necessários, bem como na elaboração de seu parecer da auditoria.
O componente básico da independência a que se refere a afirmativa é a(o)
Os princípios que são exigidos na condução de uma auditoria de demonstrações contábeis, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade, incluem:
I Transparência;
II Objetividade;
III Confiabilidade;
IV Competência e zelo profissional;
V Integridade; e
VI Utilidade e relevância
Estão corretos os princípios indicados nos itens:
Em relação ao controle interno administrativo no âmbito do Poder Executivo federal, julgue o item a seguir.
Os princípios de controle interno administrativo incluem a previsão para que os funcionários gozem férias regularmente e a redução de rodízio entre as funções, a fim de melhorar a eficiência dos profissionais em relação aos serviços prestados.
O profissional de auditoria governamental deve possuir as competências necessárias ao desempenho das suas
atividades, o que implica o domínio do conhecimento técnico específico de sua formação e especialização, das
normas de auditoria, bem como das habilidades e atitudes necessárias à realização de suas tarefas. Assinale
a única opção errada:
Ameaças podem ser criadas por ampla gama de relações e circunstâncias. Quando um relacionamento ou circunstância cria uma ameaça, essa ameaça pode comprometer o cumprimento dos princípios éticos por parte do profissional de auditoria. Uma circunstância ou relacionamento pode criar mais de uma ameaça, e uma ameaça pode afetar o cumprimento de mais de um princípio ético. As ameaças se enquadram em pelo menos uma das categorias a seguir, exceto:
Dentre os padrões de conduta próprios de sua função, aquele que implica a obrigatoriedade do auditor de não revelar, em nenhuma hipótese, salvo as contempladas como exceções, as informações que obteve e de que tem conhecimento em função de seu trabalho na entidade auditada denomina-se
Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores e encontram-se listados a seguir, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.
O ceticismo profissional é necessário para a avaliação crítica
das evidências de auditoria. Isso inclui questionar evidências
de auditoria contraditórias e a confiabilidade dos documentos
e respostas a indagações e outras informações obtidas junto à
administração e aos responsáveis pela governança. Também
inclui a consideração da suficiência e adequação das
evidências de auditoria obtidas considerando as
circunstâncias, por exemplo, no caso de existência de fatores
de risco de fraude e um documento individual, de natureza
suscetível de fraude, for a única evidência que corrobore um
valor relevante da demonstração contábil.
O ceticismo profissional inclui estar alerta, por exemplo,
considerando o disposto na TA 200 e correlatas o indicado nas
alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
O julgamento profissional é essencial para a condução
apropriada da auditoria. A característica que distingue o
julgamento profissional esperado do auditor é que esse
julgamento seja exercido por auditor, cujo treinamento,
conhecimento e experiência tenham ajudado no
desenvolvimento das competências necessárias para
estabelecer julgamentos razoáveis. Isso porque a
interpretação das exigências éticas e profissionais relevantes,
das normas de auditoria e as decisões informadas requeridas
ao longo de toda a auditoria não podem ser feitas sem a
aplicação do conhecimento e experiência relevantes para os
fatos e circunstâncias. Cumpre destacar que ele não deve ser
usado como justificativa para decisões que, de outra forma,
não são sustentados pelos fatos e circunstâncias do trabalho
nem por evidência de auditoria apropriada e suficiente.
O julgamento profissional NÃO é necessário, em particular,
nas decisões sobre
Durante os trabalhos de auditoria, o auditor deve reduzir os riscos de ignorar circunstâncias não usuais e extrair conclusões baseadas nas evidências de auditoria. Esses objetivos podem ser alcançados, respectivamente, por meio
Ao final de um trabalho, o auditor interno de uma autarquia deixou de divulgar fatos materiais de seu conhecimento, distorcendo o relatório de auditoria apresentado. Considerando o Código de Ética do Auditor Interno do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, o princípio infringido foi:
Os princípios fundamentais de ética profissional, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade.
Assinale a opção que indica alguns dos princípios fundamentais da ética profissional relevantes para o auditor de acordo com a norma vigente no Brasil.
Um auditor foi convidado para auditar a Cia. X. Antes de aceitar o trabalho, o auditor determinou que a estrutura de relatório financeiro que seria aplicada na elaboração das demonstrações contábeis era inaceitável. No entanto, a administração não concordou em fornecer divulgações adicionais nas demonstrações contábeis. O auditor entendeu que a limitação resultaria na emissão de relatório com abstenção de opinião sobre as demonstrações contábeis.
Sobre o posicionamento do auditor em aceitar ou não o trabalho, de acordo com as normas brasileiras de auditoria independente, assinale a afirmativa correta.
Ao elaborar um relatório de auditoria, um auditor deixou de divulgar um fato material do qual tinha conhecimento, que, caso fosse divulgado, poderia distorcer o relatório apresentado sobre as atividades da entidade auditada.
Essa postura do auditor está em desacordo com o seguinte princípio do Código de Ética do Institute of Internal Auditors:
Nos termos da NBC TA 200, na condução de auditoria de demonstrações contábeis, são exigidos integridade, objetividade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional. Esses aspectos são expressamente denominados
Segundo a ética na Auditoria, são normas a serem seguidas pelo médico auditor, EXCETO:
As classes de auditoria variam de acordo com o tratamento que se dá ao objeto da auditoria. Uma das classificações dos trabalhos de auditoria se refere à forma de intervenção, que pode ser interna ou externa.
A partir do entendimento dos objetivos de cada uma dessas classes de trabalho de auditoria,
A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. Os fatores que podem afetar a identificação de referencial apropriado incluem:
I - avaliação do efeito de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis
II- se há itens que tendem a atrair a atenção dos usuários das demonstrações contábeis da entidade específica (por exemplo, com o objetivo de avaliar o desempenho das operações, os usuários tendem a focar sua atenção em lucro, receita ou patrimônio líquido);
III- a natureza da entidade, a fase do seu ciclo de vida, o seu setor e o ambiente econômico em que atua;
IV- a estrutura societária da entidade e como ela é financiada (por exemplo, se a entidade é financiada somente por dívida em vez de capital próprio, os usuários dão mais importância a informações sobre os ativos, e processos que os envolvam, do que nos resultados da entidade);
V- volatilidade relativa do referencial;
VI - os elementos das demonstrações contábeis (por exemplo, ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa).
Marque a alternativa correta.
Com relação ao Código de ética profissional do Contador, assinale a afirmativa correta.
Assinale a alternativa que está em desacordo com o disposto no art. 10, do Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, transcrito abaixo.
Art. 10: “O Profissional da Contabilidade deve, em relação
aos colegas, observar as seguintes normas de conduta:
Ainda com relação ao Código de Ética do Profissional de Contabilidade – CEPC, em seu art. 5º, assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas a seguir.
Art. 5º O Contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro, deverá; (...)
II – abster-se de interpretações ______________ sobre a matéria que constitui objeto de perícia, mantendo absoluta independência moral e técnica na elaboração do respectivo laudo;
III – abster-se de ____________argumentos ou dar a conhecer sua convicção pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justiça da causa em que estiver servindo, mantendo seu laudo no âmbito ____________ e limitado aos quesitos propostos;
IV – considerar com _____________ o pensamento exposto
em laudo submetido à sua apreciação;
(...)
O profissional da Contabilidade deve, em relação aos colegas, observar as seguintes normas de conduta, EXCETO:
Segundo o código de ética do contador, a transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades: advertência reservada, censura reservada e censura pública. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:
I. Ação desenvolvida sem prerrogativa profissional.
II. Ausência de punição ética anterior.
III. Prestação de relevantes serviços à Contabilidade.
Estão corretas as alternativas
Relacione os atenuantes ou agravantes a serem considerados na aplicação das sanções éticas, indicados na primeira coluna, com as situações apresentadas na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(1) Atenuantes das sanções éticas
(2) Agravantes das sanções éticas
( ) Ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional.
( ) Ausência de punição ética anterior.
( ) Prestação de relevantes serviços à Contabilidade.
( ) Punição ética anterior transitada em julgado.
A sequência CORRETA é:
Com relação à determinação do valor dos serviços profissionais, julgue as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um contabilista estabelece honorários em contratos por escrito, previamente à realização dos serviços, levando em conta as características do contrato, tais como complexidade, estimativa de horas para realização do trabalho e local onde o serviço será realizado.
II. Um contabilista pratica preços diferenciados para um mesmo tipo de serviço, levando em conta se o cliente é eventual, habitual ou permanente.
III. Um contabilista, preocupado em ampliar a sua base de clientes, adotou uma estratégia de praticar preços abaixo da concorrência. Com essa estratégia, conseguiu dois novos contratos de prestação de serviços. O preço estabelecido em cada um dos contratos levou em conta o seguinte critério: o cliente pagará honorários correspondentes a 40% aos honorários pagos ao profissional da Contabilidade que atendia anteriormente ao cliente.
De acordo com as três situações acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade está em DESACORDO com o que estabelece o Código de Ética Profissional do Contador no(s) item(ns)
Uma determinada organização contábil presta serviços para diversos clientes. Com o aumento da inadimplência de seus clientes, o contabilista responsável, ao tomar medidas para garantir o recebimento, passou a reter a documentação das empresas inadimplentes sob condição de recebimento das quantias devidas por elas.
Na situação acima, o profissional da Contabilidade:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. A advertência reservada é uma das penalidades previstas pelo Código de Ética Profissional do Contador.
II. Na aplicação das sanções éticas, pode ser considerada como atenuante a existência de punição ética anterior transitada em julgado.
III. O Profissional da Contabilidade poderá requerer desagravo público ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pública e injustamente, no exercício de sua profissão.
A sequência CORRETA é:
Segundo a Resolução CFC n.º 803/96 atualizada pela Resolução CFC nº 1.307/10, o Profissional da Contabilidade deve, com relação à classe, observar as seguintes normas:
I. Zelar pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições.
II. Prestar seu concurso imaterial, intelectual e moral , salvo circunstâncias especiais que justifiquem a sua recusa.
III. Aceitar o desempenho de cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo-se a justa recusa.
IV. Representar perante os órgãos competentes sobre irregularidades comprovadamente ocorridas na administração de entidade da classe contábil.
V. Acatar as resoluções votadas pela classe contábil, inclusive quanto a honorários profissionais.
Diante do exposto, pode-se afirmar que está(ão) correta(s)
A profissão de auditoria é pautada em princípios éticos profissionais para que obtenha toda a credibilidade possível.
Sobre a profissão de auditor, assinale a alternativa CORRETA.
Os profissionais que realizam auditoria de eventos econômicos geralmente são classificados em três grupos:
I- Auditores independentes ou externos.
II- Auditores públicos.
III- Auditores internos.
Sobre a classificação dos profissionais de auditoria assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os auditores independentes para serem credenciados como tal, devem ser aprovados em exame específico e ter experiência prática em auditoria.
( ) Os auditores independentes, por sua educação, treinamento e experiência não são qualificados para realizar auditorias internas.
( ) Os auditores internos desenvolvem um trabalho que pode complementar o trabalho dos auditores externos.
( ) Os auditores internos desenvolvem uma atividade de avaliação dentro da organização para a qual trabalham.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O contador A foi nomeado para o encargo de perito do juízo no processo de apuração de haveres do grupo econômico X, que emprega 500 funcionários no pequeno município Z. O grupo econômico X é responsável por 80% da arrecadação tributária do município. Toda a população do município Z está preocupada com o desdobramento do processo judicial, já que existe uma possibilidade grande de cisão de uma das empresas cujo parque fabril pode ser transferido para a cidade Y. Existe uma grande expectativa sobre a decisão judicial, que será fundamentada nas conclusões do laudo pericial contábil a ser elaborado pelo contador A. Acerca dos deveres do perito contador estabelecidos no Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O perito contábil deve manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão.
II. O perito contábil deve exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, com prejuízo da dignidade e independência profissionais.
III. O perito contábil deve zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo.
IV. O perito contábil deve guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
V. O perito contábil deve inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.
Estão CORRETOS apenas os itens
No curso de perícia contábil determinada pelo juízo da 13ª Vara da Fazenda Pública, o perito protocolou laudo pericial no prazo derradeiro, mesmo após prorrogação sucessiva concedida pelo juiz. Na condição de assistente técnico, você constatou que o laudo elaborado pelo perito do juízo consistia em cópia de parecer pericial protocolado em outro processo por um renomado perito contábil de outra jurisdição, sem fazer as devidas citações. A análise do laudo revelou ainda que o perito do juízo realizou apenas a substituição dos valores tendo, inclusive, os mesmos equívocos gramaticais do parecer original. Considerando o Código de Ética Profissional do Contador, assinale a opção CORRETA.
Na condição de perito do juízo nomeado em processo trabalhista, seu laudo foi contraditado por pareceres periciais contábeis apresentados pelos assistentes técnicos das partes. Em seus pareceres, os assistentes técnicos utilizaram expressões como: incompetente; despreparado; leigo; dotado de pouca qualificação, entre outros. Considerando a situação relatada, à luz do Código de Ética Profissional do Contador, assinale a opção INCORRETA.
O Auditor Fiscal José, em um trabalho de auditoria tributária, questionou a Indústria XYZ Ltda. a respeito de uma alienação, feita pela empresa, do seu Ativo Imobilizado, após analisar o Razão Contábil (do Ativo Imobilizado e da conta Bancos) e o Livro de Saídas do ICMS.
Verificou documentalmente a alienação de uma máquina do ativo imobilizado no final de dezembro de 2017, conferindo o número de série do equipamento constante nos documentos fiscais. No entanto, ao fazer uma vistoria na fábrica em setembro de 2018, constatou que a referida máquina continuava fisicamente no chão da fábrica e em uso por parte dos funcionários da produção.
O Auditor formalizou então uma notificação à Indústria XYZ Ltda. que respondeu que a venda da máquina teria sido efetuada com a isenção do ICMS na alienação do ativo imobilizado (art. 35 do anexo 2 de benefícios fiscais do RICMS-SC), onde constou no documento fiscal que a máquina tinha sido entregue em endereço de outro município de SC.
A empresa não justificou a que título jurídico a máquina do ativo imobilizado retornou ao estabelecimento (nem registrou na contabilidade este retorno) e não esclareceu por qual motivo após o recebimento integral do valor de R$ 600.000,00 e emissão de Nota Fiscal de saída pela empresa em dezembro de 2017, a máquina ainda permanecia em uso no estabelecimento industrial em setembro de 2018.
Nesse caso, em relação à empresa Indústria XYZ Ltda., o Auditor
O Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA), em seu item 1.240.010.03, estabelece que:
Se um sócio ou funcionário da firma, ou sua família imediata, ou qualquer grupo de tais pessoas, reunir mais de 5% dos interesses patrimoniais ou outras participações de um cliente de auditoria durante o período de contratação, a ameaça de interesse próprio à conformidade com a "Regra de Independência" [1.200.001] alcançaria um nível inaceitável que não poderia ser reduzido pela aplicação de salvaguardas. Dessa forma, a independência estaria comprometida.
(American Institute of Certified Public Accountants. Code of Professional Conduct. Disponível em: https://pub.aicpa.org/codeof conduct/ethicsresources/et-cod.pdf , p. 56. Tradução nossa)
No tocante à normatização em âmbito nacional, o assunto
Integram o Conselho de Auditores do Sistema Nacional de Auditoria - SNA, além do seu presidente, representantes dos órgãos de auditoria
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria, interna e externa, adotados no Brasil, julgue o item que segue.
O auditor deve cumprir com alguns requisitos profissionais, EXCETO.