SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2012 - Petrobras - Administrador Júnior-2012


ID
898474
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade.

Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa.

O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise

Alternativas
Comentários
  • Análise SWOT significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), que em português alguns autores apelidaram de Análise FOFA. Sun Tzu, no seu livro a Arte da Guerra resumiu bem o que seria a importância, dizendo: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”, mas para fazer isso tem de analisar, por isso a análise SWOT.



    Se formos bem objetivos na questão, ela diz com todas as letras que fez análise SWOT do AMBIENTE INTERNO, o que torna falha a análise, já que ela leva em consideração também o ambiente externo. Portanto o que falha que ocorreu foi não ter feito a análise de ameaças e oportunidades do macroambiente.

    Resposta letra A.
    Fonte: 
    http://admcomentada.com.br/estrategia/21-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • me desculpem a ignorância , mas a questão fala de ambiente interno..... 

    e ameaças e oportunidades não é ambiente externo ?

    como chegar nessa interpretação ???  se alguém souber , ???

    obrigado.
  • Ora, a questão afirma que a empresa fez uma análise detalhada de seu ambiente interno (forças e fraquezas), visando a melhoria de sua competitividade em um setor econômico cujo ambiente externo apresenta grande concorrência. O que não deu certo.
    O que o consultor constatou, é que a empresa não deveria ter olhado para somente o seu ambiente interno, pois uma análise SWOT é feita também com a análise das oportunidades e ameaças existente no ambiente externo.
    De nada adianta a empresa potencializar as suas forças e diminuir as suas fraquezas, se não considerar as oportunidades e ameaças que vêm do mercado concorrente (ambiente externo).
  • Se a empresa quer melhorar sua competitividade, ela tem que conhecer os seus concorrentes, então a análise deve ter foco no ambiente externo ou macroambiente. Gabarito A.
  • A questão está no mínimo mal formulada. Não é uma questão de certo ou errado, e sim de alternativa, portanto não existe fazer análise SWOT somente do ambiente interno. Logo o texto não poderia dizer que "fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno" porque a análise SWOT já engloba as análises do ambiente interno e externo. A palavra SWOT não deveria estar no texto.

  • Questão mal elaborada.

  • Acredito que seja exatamente esse o objetivo da questão. Que você indique o que faltou ser analisado pela empresa. A letra A representa o ambiente externo que foi ignorado pela empresa na sua análise de SWOT  incompleta. 

  • Questão muito mal elaborada, quando falamos em ambiente interno, pontos fortes e pontos fracos.

    A questão deixou margem de erro, poderia ter duas resposta certa, brincadeira essa bancas, sem critério algum

  • A questão de fato é mal elaborada. Se você faz uma análise de SWOT, você considera o ambiente interno e externo. Mesmo que se faça uma análise detalhada do ambiente interno, não é possível saber se isso fora o suficiente para melhorar a competitividade do mercado. E também não é possivel saber o grau de análise do ambiente externo.



  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

  • Questão muito mal formulada. Ou a empresa fez uma analise SWOT que considera ambiente externo e interno ou ela fez uma análise do ambiente interno. "...fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno" é contraditório. 

  • QUESTÃO INTELIGENTE. Errei a questão, mas pela lógica e depois de analisar está certo o gabarito. Quando ele visa melhorar o ambiente interno a única que se enquadra é a alternativa B - a das forças tecnológicas para adotar soluções informatizadas. Então melhorar a tecnologia internamente para obter melhores resultados. 

  • Muito mal formulada. 

  • Análise SWOT >>>> F O F A

    FORTALEZAS: variável interna | controlável

    OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável

    FRAQUEZAS: variável interna | controlável

    AMEAÇAS: variável externa | não controlável

    Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO

    Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO

    Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO

    Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA


ID
898477
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por algumas outras empresas.

A estratégia das empresas de serviço que adotam esse tipo de venda é

Alternativas
Comentários
  • "Para essa questão temos que nos lembrar do Composto do Marketing (Mix de Marketing ou 4P’s, como queira chamar). Vamos recapitulá-los e não importa a ordem que você aprendeu, os 4P’s são preço, praça, produto e promoção em qualquer ordem.
    PREÇO:
    Se nós pensarmos n0 caixa e o fluxo de caixa de uma empresa, tudo que alterar esse fluxo é estratégia de preço. As formas e prazos de pagamento, políticas de desconto*, lista de preço (preços tabelados ou preço mínimo).
    Dentro das estratégias de preço é sempre bom destacar duas que a CESGRANRIO adora: Skimming (desnatamento) e Penetração. As duas são justamente opostas, a skimming é quando se tem um produto diferenciado, uma marca forte no mercado e com isso não precisa ampliar a participação tão rapidamente, então a empresa começa com preços altos, para vender para quem quer status, que busca novidades e, depois que deixa de ser novidade, ela vai baixando os preços, que pode baixar lenta ou rapidamente.
    A penetração é justamente o contrário, quando a empresa quer ganhar mercado rapidamente, começa com preços baixos e à medida que a marca vai ganhando público, os preços vão aumentando.
    PRAÇA:
    Normalmente relacionado aos canais de distribuição, à logística e à forma que o produto será vendido. As decisões de local, estoques e tipos de transporte são todas decisões de praça no composto de marketing.
    PRODUTO:
    Tudo que esteja relacionado a melhoria do produto e ao interesse do consumidor nesse produto, o que se espera do produto. A variedade de produtos, qualidade, design, embalagem, tamanho, garantias. A marca do produto faz parte do composto do produto, mas lembrem-se a LOGOMARCA da empresa faz parte da promoção, cuidado com isso que pode cair umas pegadinhas bem legais. Os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento do produto também fazem.
    PROMOÇÃO:
    O nome já diz, promover, divulgar o produto. Dentro dessa promoção temos o mix de promoção, onde fazem parte as promoções de venda (+ persuasiva e interativa que propagando, um benefício concedido ao cliente por período determinado), propaganda (forma de divulgação através de rádios, tv, mídia impressa etc.), eventos e experiência (exposições), relações públicas (o SAC, o porta-voz da empresa), marketing direto (diretamente para o cliente final, telemarketing, mala-direta, sms etc) e vendas pessoais (força de vendas, vendem e dão feedback do que os consumidores acham do produto). E aqui explicarei os asterisco que coloquei lá no preço depois de desconto."

    Continua (...)
  • "*Cuidado com essa palavra desconto, pois pode ter muita pegadinha com ela. Uma política de descontos da empresa, como pagando à vista tem 10%, pagando a mensalidade em dia tem 5%, ou seja, algo costumeiro que faz parte da política da empresa é decisão de preço. Mas descontos eventuais, aqueles descontos que se dá somente por um tempo, promoção de fim de estoque, de fim de verão, de baixa estação faz parte da promoção, da divulgação, mas especificamente da força de vendas que é um benefício concedido ao cliente por tempo determinado. O caso das compras coletivas está aqui na promoção e não no preço. Para ficar mais fácil:
    - Política de desconto – Preço
    - Descontos eventuais – Promoção
    - Se aparecer somente descontos, veja o contexto, se não tiver contexto, marque preço.
    Quando uma empresa coloca sua oferta em um site de compra coletiva ela está atrás de divulgar sua marca através daquele site, não de ganhar em escala ou aumentar sua receita, a intenção é ser conhecida, que as pessoas provem, comprem mais coisas da loja e voltem por que gostaram dos produtos oferecidos. É um benefício concedido por tempo determinado. Se ela colocou alguns produtos na compra coletiva foi para chamar as pessoas e tentar vender os outros produtos.
    É mais fácil percebermos isso quando se trata de um hotel, por exemplo, que oferece diárias por um site de compra coletiva. Assim ele encoraja quem nunca foi para aquele local a conhecer e ainda tem a oportunidade de vender produtos complementares, como passeios e a alimentação. Os próprios restaurantes quando colocam nesse sites, geralmente esperam vender pelo menos uma bebida a mais e atrai quem nunca foi.
    Só para eliminarmos todas as alternativas.
    (A) – Isso é de uma má fé absurda uma empresa querer vender para quem não vai, ou torcendo para a pessoa esquecer.
    (B) – Como eu disse, o principal foco da compra coletiva não é gerar fluxo de caixa, é promover. Se for somente pelo fluxo de caixa, a promoção poderia ser no próprio ponto de venda.
    (C) – A resposta.
    (D) – Mesma argumentação do item B, não é por ganho de escala.
    (E) – Deixar como campanha de marketing somente um site de compra coletiva é inviável, primeiro porque a empresa atingiria somente o público do site, nunca ampliaria esse público. Depois porque normalmente as ofertas nesses sites são por um certo tempo e eles tem uma política certa para repetir as ofertas, o que deixaria a empresa com um “hiato” no seu marketing."

    Fonte: 
    http://admcomentada.com.br/mkt/22-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • Acredito que assim como eu, muita gente errou por ler rápido a questão e achar que falava sobre a empresa fazer compras coletivas (comprar com outras empresas para ter ganho em escala), mas não, está dizendo que começou a vender em sistema de compras coletivas, ou seja, quem compra coletivamente é o cliente, assim como funciona o grupon e outros sites do gênero. O objetivo das vendas coletivas, é fazer vendas complementares e atrair novos clientes para fidelizá-los.

  • (C) – CERTO: Quando uma empresa coloca sua oferta em um site de compra coletiva ela tem como objetivo divulgar sua marca através daquele site, não de ganhar em escala ou aumentar sua receita, a intenção é ser conhecida, que as pessoas provem, comprem mais coisas da loja e voltem por que gostaram dos produtos oferecidos. É um benefício concedido por tempo determinado.

  • Concordo e discordo.

    O gabarito está correto mais é inegável que com o desconto a consequência serão ganhos por escala.


ID
898480
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.

O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.

Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade:

Alternativas
Comentários
  • "Olhando para as opções, vamos analisá-las com calma. O que a questão queria era a que tivesse apenas fatores ambientais, ou seja, nenhum fator interno será considerado como resposta.
    (A) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governança Corporativa – Os três são fatores internos, que depende somente da empresa para mudar.
    (B) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governo – Apesar de governo ser externos, os outros dois são inerentes à empresa.
    (C) Tecnologia, Capacidade Produtiva e Governo – A que deixa essa opção errada é a capacidade produtiva, que é ligada à empresa e ela, internamente, controla esse fator.
    (D) Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos – Essa é a resposta, todos esses fatores são externos e a empresa não influência diretamente neles.
    (E) Força de Trabalho, Sistema de Transporte, Clientes e Tecnologia – O que deixa essa opção errada é a Força de trabalho."
    RESPOSTA LETRA D

    Fonte: 
    http://admcomentada.com.br/estrategia/23-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • A questão fala sobre "análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento". O consultor está se referindo às 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter

  • quem fizer essa questão pela análise swot vai errar!

  • O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

  • Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.


    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região


ID
898483
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um consultor, especializado na elaboração de estratégias para empresas de grande porte do setor de siderurgia, está explicando para os diretores de uma organização o processo que utiliza nesse tipo de trabalho.

Durante sua palestra, ele citou as características dos problemas que o nível institucional enfrenta e que os leva a determinar as estratégias que adotará em seu planejamento.

Os problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional, que devem ser considerados na elaboração de seu planejamento, apresentam as seguintes características:

Alternativas
Comentários


  • Características dos nivel estratégico nas opções:

    a) Incerteza e efeito no longo prazo.
    b) Todas estão erradas.
    c) Flexibilidade e longo prazo.
    d) Complexidade.
    e) Todas estão corretas!
  • Essa é bem tranquila. Certamente se as coisas forem simples, controláveis, estruturadas e cheias de certeza não serão problemas, mas é exatamente o que queremos. Temos que eliminar o que for complexo, incerto e que seja difícil de estruturar ou controlar.

  • Bom partindo que Nível Institucional = Nível estratégia = longo prazo 

    Podemos descartar B,C e D (curto prazo - nível operacional). Ficamos com as letras A e E. Quando o enunciado fala "problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional" pensamos em coisas negativas, portanto não poderá ser a letra A que trata de simplicidade, estruturação.


  • GAB: LETRA E

    Nível Institucional -> Planejamento Estratégico

    Nível Intermediário -> Planejamento Tático

    Nível Operacional -> Planejamento Operacional


ID
898486
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização, que presta consultoria para diversas empresas de diferentes setores, está envolvida em cinco projetos que precisam de profissionais com capacidades muito específicas e que são raros no mercado de trabalho. Atualmente essa organização tem somente dois desses profissionais em seu quadro funcional.

O diretor da consultoria convocou uma reunião com os gerentes de projetos para encontrar a estrutura mais adequada para possibilitar a organização atender a todos os projetos nos quais se encontra envolvida.

A estrutura organizacional adequada para a alocação de profissionais em situações conforme a exposta acima é

Alternativas
Comentários
  • Resposta C.

    ?A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos.
    ?As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos.
    ?Dentre as suas principais vantagens temos o equilíbrio dos objetivos, a coordenação entre os setores funcionais e a visão total do projeto através do coordenador (gerente do projeto).
    ?Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois chefes: verticalmente, tem as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente, as ordens do coordenador ou gerentes do projeto. Em uma situação de conflito, os funcionários poderão encontrar-se em apuros.

    Vantagens:
    ?Forma efetiva para conseguir resultados em projetos ou problemas complexos.
    ?Mais fortemente orientada para resultados.
    ?Maior grau de especialização.

    Desvantagens:
    ?Conflito linha/projeto (duplicidade de autoridade e comando)

    Bons estudos!
    Fonte: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf
  • ESTRUTURA MATRICIAL

    Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de CURY, Antonio, 2009, p.258)

    É um tipo de estrutura mista, uma excelente alternativa para organizações que desenvolvem projetos, mas também adotam as estruturas: divisional, funcional, staff etc. é indicado para empresas que desenvolvem vários projetos, mas que se utilizam de diversas tecnologias.  As principais características são:

    • Multidimensional, pois se utiliza de características de estruturas permanentes, por função, produtos e projetos;
    • Permanente, sendo temporários apenas os grupos de cada projeto;
    • Adaptativa e flexível: quanto mais complexa a ambiência organizacional, mais complexa deve ser a estrutura da empresa;
    • Combina a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos/produtos.

    As principais vantagens:

    • Equilíbrio de objetivos pela atenção dispensada tanto às áreas funcionais quanto às coordenações de projetos;
    • Visão dos objetivos dos projetos por meio das coordenações de projetos;
    • Desenvolvimentos de um forte e coeso trabalho de equipe e metas de projetos
    • Elimina mão de obra ociosa;
    • Elimina extensas cadeias hierárquicas;
    • Conhecimento especializado pode estar disponível para todos os projetos igualmente, podendo ser transferido de um projeto para outro;
    • Utilização de Mao de obra pode ser flexível.

    As principaisDesvantagens:

    • Subutilização de recursos disponíveis;
    • Insucesso na obtenção de coordenação de funções, no estabelecimento de padrões de eficiência e de uniformidades de prática entre os especialistas que não são controlados por um único chefe;
    • Insegurança entre os membros dos projetos;
    • Indivíduo de posição intermediária possui dois chefes: chefe do seu departamento funcional e coordenador do projeto onde está alocado;
    • Conflito entre gerentes funcionais e coordenadores de projetos quanto à autoridade.
    Fonte: http://blogpegg.wordpress.com/2012/03/05/estruturas-organizacionais-contemporaneas/
  • Gabarito: C


    Meu comentário não vai chegar aos pés do da Lorrayne Carvalho, mas vou acrescentar algo: Para o perfil traçado na questão, a estrutura matricial é a ideal. Ela vai combinar a estrutura funcional e a de projetos e favorecerá aos administradores quando possuem o corpo técnico abaixo do necessário para desenvolver todos os projetos da empresa 9como elucidou a questão!).
    Essa estrutura gera uma maior interação e mobilidade dos funcionários, por isso é a ideal, em que pese a dualidade de comando. (Rodrigo Rennó: 2013: p. 106)
  • Gab. (C)

    Questão linda, sem pegadinhas, feita para testar conhecimentos.

  • NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO TIPO MATRICIAL, CADA UM DOS ESPECIALISTAS FUNCIONAIS ENVOLVIDOS EM UM PROJETO, MESMO ESTANDO ALOCADO EM DIVERSOS PROJETOS, PRESERVA SUA LIGAÇÃO E SEUS COMPROMISSOS COM O SEU DEPARTAMENTO DE ORIGEM.

     

     

     

    GABARITO ''C''


ID
898489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa que atua no setor químico, em processo de expansão nacional, está planejando abrir uma nova unidade fabril para atender a uma demanda regional muito distante de onde se encontra a instalação da fábrica atualmente.

A administração dessa empresa está ciente de que a nova unidade atenderá parcialmente ao problema da distância de seus principais clientes.

Para que a alta administração da empresa possa fazer uma análise correta em seu processo de planejamento, ela deverá considerar o(a)

Alternativas
Comentários
  • "Se notarmos, sempre que fazemos uma análise de viabilidade, uma análise de qualquer fator, principalmente ligado a abrir ou ampliar uma empresa, os valores a serem considerados para critério de aceitação ou não do projeto serão sempre monetários, pois é o mais fácil de ser mensurado e o que, efetivamente, todas as empresas trabalham.
    Quando se vai decidir entre abrir outra unidade fabril ou ampliar a atual, o que se leva em consideração são sempre os custos. O atendimento de uma demanda, seja ela qual for, é a mensuração de receita que entraria, que é unidade monetária.
    Nessa questão, o que ele está querendo é o que se deve considerar para montar uma fábrica para atingir parcialmente uma demanda existente em um local bastante longe. Se formos analisar friamente, teríamos que comparar o custo de frete e estoque no local, pois para vender e não faltar produtos esses serão os maiores custos, com os custos de implatação da fábrica no local desejado.
    Na primeira opção, teríamos que ver os custos de frete, o tempo de entrega, pois produtos químicos podem ser perecíveis e os custos de armazenamento, aluguel (ou compra) do armazém, custo da preparação do armazém para receber os produtos.
    Na segunda, montar a fábrica, temos que levar em conta custo da implatação (terreno + construção de toda a planta), local, pois os resíduos químicos são muito específicos e devem ser descartados em local adequado de acordo com a legislação ambiental, que já existe nacional, mas cada localidade pode fazer a sua específica seguindo os parâmetros nacionais, além do local ser perto suficiente da nova demanda, que geralmente é feito lá na logística pelo método do centro de gravidade.

    Continua (...)

  • Analisando as opções:
    (A) estágio do ciclo de vida dos produtos que fabricará para atender ao mercado local. – Essa não precisa falar nada, é até meio absurdo achar que o ciclo de vida tem a ver com a instalação de uma nova planta. Ciclo de vida está na programaçãode marketing.
    (B) sistema de controle operacional a ser utilizado na nova unidade. – Isso não é um fator de decisão se abrirá ou não uma nova unidade fabril, é uma decisão de qual será o sistema e pronto.
    (C) custo de implantação da nova unidade e a legislação ambiental local, já que são elementos que podem inviabilizar a instalação da nova unidade. – Essa é a resposta. O custo da implantação deve ser levado em consideração, como foi colocado lá em cima, e calcula custo da aquisição do terreno e de construção da planta em si. A legislação ambiental pode inviabilizar também, pois no caso de uma indústria química cada cidade, cada localidade, pode limitar através dessa legislação a ação.
    (D) malha rodoviária local para distribuição de seus produtos, já que produtos químicos só podem ser distribuídos por via rodoviária. – A malha rodoviária pode influenciar na decisão, mas o que deixa aqui errado é a segunda parte, dizendo que produtos químicos só podem ser distribuídos por via rodoviária.
    (E) legislação tributária local, porque ela limita as atividades da indústria química em várias regiões. – A legislação tributária pode deixar mais cara uma determinada atividade, como acontece com a indústria do cigarro, mas não limita, ela não pode proibir uma atividade. A ambiental pode, a tributária não."
    RESPOSTA LETRA C
    Fonte: http://admcomentada.com.br/estrategia/26-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • GAB: LETRA C 

    Complementando!

    Fonte: Patricia Pivoto / SITEWARE e SEBRAE

    Nesse caso, o planejamento estratégico deverá considerar custo de implantação da nova unidade e a legislação ambiental local.

    Etapas do planejamento estratégico:

    • Determinar a posição estratégica da sua empresa, internamente e para o mercado;
    • Desenvolver um plano de ação estratégico;
    • Distribuir o plano traçado para todos;
    • Manter todos como responsáveis e criar métricas de acompanhamento.

    A viabilidade financeira é um dado calculado em cima de despesas e lucros. Ela permite calcular se o investimento de tempo e dinheiro necessário para colocar em prática um plano ou projeto é viável para seus investidores. Mostra dados reais sobre o provável retorno financeiro de acordo com a injeção de dinheiro e a análise de mercado.

    Análise de mercado: mostra a sazonalidade de produto ou serviços. Quando bem-feita, a viabilidade financeira também mostra a aceitação do público-alvo e a variação de vendas de acordo com a situação econômica. Deve-se considerar outros dados relacionados ao mercado e ramo do empreendimento.

    Projeção de fluxo de caixa: visualiza os investimentos, custos e despesas em um determinado tempo. Costuma-se utilizar intervalos de dois, ou cinco anos a partir do início do projeto. Não se recomenda utilizar uma visão muito positiva, para evitar possíveis frustrações. Uma boa projeção leva em conta dados realistas sobre o mercado e investimentos. 


ID
898492
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente organizacional bastante complexo atualmente exige que o mundo corporativo adote novas estruturas, possibilitando maior flexibilidade de atuação, adaptando-se às necessidades do mercado e às expectativas dos clientes.

Nesse sentido, a estrutura que atende a essa exigência é a organização

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://admcomentada.com.br/estrategia/27-cesgranrio-petrobras-administrador2012/

    "
    Essa questão é a primeira polêmica dessa prova, deve ter chovido recurso em cima dela, ainda mais por duas pequenas frases do nosso ilustre Chiavenato que dizem em um quadro que lista vantagens e desvantagens de cada tipo de organização e na hora da por processo nos diz:
    DESVANTAGEM: Falta de flexibilidade e adaptação a mudanças.
    Então como essa poderia ser a resposta? (Já entregando o gabarito.) Acredito que quase todo mundo que sabia a matéria, tinha estudado um pouco ou visto no dia anterior, marcou o regional, já que sempre aprendemos que essa é a mais flexível. Mas notem que ele tem que se adaptar às expectativas do mercado e do cliente, não diz que tem se adaptar a cada região ou local que ela esteja, caracterizando a estrutura geográfica.
    A estrutura baseada nos processos agrupa atividades e recursos com base nos processo-chave da organização. Por exemplo, uma fábrica de fogões pode ser estruturada nos processos de montagem, corte, pintura. Assim como em um fast-food, por exemplo, tem o processo de assar, o de montagem, o pessoal do processo da batata-frita e assim vai se completando cada produto.
    Quando vemos nos livros a falta de flexibilidade da estrutura flexível é quanto a mudança do ambiente, por isso a estrutura por processo é apropriada para ambientes estáveis. Como geralmente cada processo gira em torno de uma máquina, a falta de flexibilidade vem daí. Quando o ambiente tem mudanças muito rápidas de tecnologia, por exemplo, fica difícil refazer sempre os processos, a cada mudança de máquina, de tecnologia.
    A adaptação fala na questão é a necessidade do mercado, do cliente, é como fazer a vontade do mercado e dos clientes, ou seja, adaptar o produto para cada pessoa. E aqui podemos voltar ao exemplo do fast-food. Os clientes do fast-food pedem diversas coisas, muito diferentes, mudando cada combo (produto). Então temos os processos interligados para satisfazer o cliente. Se ele quer um sanduíche duplo ou simples será feito na hora do processo de montagem. É justamente essa separação dos processos que dá essa flexibilidade. Se você quer com batata ou não, bem passado ou não só tem como fazer se cada processo for feito separadamente, como na estrutura por processo, sem contar que isso não muda as etapas, o fluxo do processo. O processo de montar, de assar sempre estará acontecendo, continuamente.
    Se tentarmos encaixar em qualquer outra estrutura, seria bem mais complicado essa adaptação do produto para cada cliente, os outros permitem uma flexibilidade melhor da empresa quanto ao ajuste a um grupo (regional) ou facilita a mudança e adaptação às mudanças do mercado e das variáveis externas."
    RESPOSTA LETRA E
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO 
     
    CONCEITO: É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. 
     
    Ou 
     
    Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. 
     
    Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização. 
     
    Formas de Departamentalizar: 
     
    1- Função 
    2- Produto ou serviço 
    3- Território 
    4- Cliente 
    5- Processo 
    6- Projeto 
    7- Matricial 
    8- Mista

    Deve-se notar, no entanto, que a maioria das organizações usam uma abordagem da contingência à Departamentalização: isto é, a maioria usará mais de uma destas abordagens usadas em algumas das maiores organizações. A maioria usa a abordagem funcional na cúpula e outras nos níveis mais baixos. 
     
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES: A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante. 
     
    A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próximo à cúpula. 
     
    Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são: 
    • Mantém o poder e o prestígio das funções principais 
    • Cria eficiência através dos princípios da especialização. 
    • Centraliza a perícia da organização. 
    • Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração. 
    • Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas. 
    • Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos. 
     
    Desvantagens: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional. 
     
    Entre elas podemos dizer: 
    • A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula. 

    • Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita

    • O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado. 

    • A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à organização em tamanho e amplitude. 

    • Muita especialização do trabalho. 

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO: É feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. 

    Exemplos de Departamentalização de produto: 
     
    1- Lojas de departamentos 
    2- A Ford Motor Company tem as suas divisões Ford, Mercury e Lincoln Continental. 
    3- Um hospital pode estar agrupado por serviços prestados, como cirurgia, obstetrícia, assistência coronariana. 
     
    Vantagens: Algumas das vantagens da Departamentalização de produtos são: 
    • Pode-se dirigir atenção para linhas especificas de produtos ou serviços. 
    • A coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor.
    • Pode-se atribuir melhor a responsabilidade quanto ao lucro. 
    • Facilita a coordenação de resultados. 
    • Propicia a alocação de capital especializado para cada grupo de produto. 
    • Propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade. 
    Desvantagens
    • Exige mais pessoal e recursos de material, podendo daí resultar duplicação desnecessária de recursos e equipamento. 
    • Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividade nos vários grupos de produtos. 
    • Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL: Algumas vezes mencionadas como regional, de área ou geográfica. É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul. Muitas vezes as filiais de bancos são estabelecidas desta maneira. 

    As vantagens e desvantagens da Departamentalização territorial são semelhantes às dadas para a Departamentalização de produto. Tal grupamento permite a uma divisão focalizar as necessidades singulares de sua área, mas exige coordenação e controle da administração de cúpula em cada região. 
     
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE: A Departamentalização de cliente consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. A Departamentalização de cliente é usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços. 

    A principal vantagem da Departamentalização de cliente é a adaptabilidade uma determinada clientela. 
     
    As desvantagens são: 
    • Dificuldade de coordenação. 
    • Subutilização de recursos e concorrência entre os gerentes para concessões especiais em benefício de seus próprios clientes. 
     
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO OU EQUIPAMENTO: É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou 
    equipamento. É encontrada com mais freqüência em produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, esmerilamento, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento. 

    Você perceberá uma modificação deste agrupamento organizacional quando comprar um hamburguer em um restaurante de serviço rápido. Note que algumas pessoas estão assando a carne, outras estão fritando as batatas, e outras preparando a bebida. Usualmente há um anotador de pedidos que também recebe o pagamento e compõe o pedido. 

    Vantagens
    • Maior especialização de recursos alocados. 
    • Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas. 
    Desvantagens
    • Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo. 
    • Flexibilidade restrita para ajustes no processo. 
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO: Aqui as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de inicio e término. 
    Terminado o projeto as pessoas são deslocadas para outras atividades. 
     
    Por exemplo: uma firma contábil poderia designar um sócio (como administrador de projeto), um contador sênior, e três contadores juniores para uma auditoria que está sendo feita para um cliente. 
     
    Uma empresa manufatureira, um especialista em produção, um engenheiro mecânico e um químico poderiam ser indicados para, sob a chefia de um 
    administrador de projeto, completar o projeto de controle de poluição. 
     
    Em cada um destes casos, o administrador de projeto seria designado para chefiar a equipe, com plena autoridade sobre seus membros para a atividade específica do projeto. 

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ: A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da 
    Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do 
    administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz. 
     
    A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de construção complexos 

    Vantagens: Permitem comunicação aberta e coordenação de atividades entre os especialistas funcionais relevantes. Capacita a organização a responder rapidamente à mudança. São abordagens orientadas para a tecnologia. 
     
    Desvantagens: Pode haver choques resultantes das prioridades. 

    A MELHOR FORMA DE DEPARTAMENTALIZAR: Para evitar problemas na hora de decidir como departamentalizar, pode-se seguir certos princípios: 
    • Princípio do maior uso – o departamento que faz maior uso de uma atividade, deve tê-la sob sua jurisdição. 
    • Principio do maior interesse – o departamento que tem maior interesse pela atividade deve supervisiona-la. 
    • Principio da separação e do controle – As atividades do controle devem estar separadas das atividades controladas. 
    • Principio da supressão da concorrência – Eliminar a concorrência entre departamentos, agrupando atividades correlatas no mesmo departamento. 
    Outro critério básico para departamentalização está baseado na diferenciação e na integração, os princípios são: 
    • Diferenciação, cujo princípio estabelece que as atividades diferentes devem ficar em departamentos separados. A diferenciação ocorre quando: 
    • O fator humano é diferente, 
    • A tecnologia e a natureza das atividades são diferentes, 
    • Os ambientes externos são diferentes, 
    • Os objetivos e as estratégias são diferentes. 
    • A integração – Quanto mais atividades trabalham integradas, maior razão para ficarem no mesmo departamento. 
     
    Fatores de integração são: 
     
    • Necessidade de coordenação. 

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA. 

    É o tipo mais freqüente, cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte à sua realidade organizacional.

    BIBLIOGRAFIA 
     
    CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 
    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial, 13º ed. São Paulo: Atlas, 2002. 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  • Alguém pode me explicar essa questão?
  • Eu acho que a resposta seria regional. Forçado o gabarito "processo". Mas enfim, mais uma pra guardar na manga em um eventual recurso.

  • A teoria diz que a por processos é bastante inflexível!

  • Bom, quando resolvi a questão, marquei alternativa "D". Não fui na regional, porque ela é flexível, mas as características regionais não têm relação com o mercado ou a necessidade de clientes de modo diversificado.

    Optei pela divisional por lembrar que a por PROCESSO é inflexível à mudanças e principalmente à adaptação de novas tecnologias, logo seria muito difícil atender às demandas do cliente ou mercados diversos se ela é inflexível neste ponto.

    Na Divisional, temos uma maior adaptação ao mercado (eu vejo assim!), pois gera uma resposta mais rápida ao ambiente externo e possibilita uma maior proximidade com o cliente e suas demandas. (Rennó: 2013. p. 104)

  • Questão sinistra viu...

    Olha o que achei no Chiavenatto (Teoria Geral da Administração):

    "Quando a tecnologia utilizada passa por intenso desenvolvimento e mudanças que alteram o processo produtivo, a departamentalização por processo peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação."


    E agora, José?

  • Lorrayne, muito obrigada. Perfeita sua explicação.

  • Acho que a resposta "E" até poderia ser correta, porém não a mais correta pelo motivo que todos falaram abaixo, falta de flexibilização. Mas acho q a "D" por divisões seria a mais adequada, apesar que esta estrutura não possibilita a integração horizontal. Apesar do alto custo deste tipo de organização, para as necessidades elencadas na questão (flexibilidade de atuação, adaptação às necessidades do mercado e expectativas dos clientes) levam a crer que a divisional seria a mais correta, ou a menos incorreta, pois ele pede a estrutura organizacional e não o que ela provoca. Quanto a estrutura regional ela se adapta as necessidades do mercado regional, do cliente regional, portanto na minha opinião não seria a resposta mais correta para um "ambiente organizacional bastante complexo". Administração causa bastante polêmica mesmo.

  • A Departamentalização por Processo, é uma departamentalização voltada para a satisfação das necessidades dos clientes finais, por tanto se torna flexível a medida que essa necessidade muda pois todo o processo é alinhado voltado para este cliente final. 
    No mais, dá para ir por eliminação. o item A fala de departamentalização por região, e a departamentalização está relacionada a necessidade da empresa estar mais próxima do local onde se encontra os clientes não tem a ver com atender as necessidades dos clientes. os itens B e C remete a departamentalização Funcional, ela é voltada a atividades e funções não aos clientes finais. e a D, por divisão não é um tipo de departamentalização. então só nos restaria a E.. :)

  • assim como o colega postou sobre chiavento..eu tb li e não pensei em processo para algo fléxivel...

  • parece que processo por de flexível...

    Pode-se dizer, portanto, que elas possibilitam flexibilidade de atuação com base nas necessidades de cada cliente, interno ou externo.

    Prof. Carlos Xavier

  • Lorrayne perfeito. Não me liguei que a inflexibilidade da organização do processo era em relação a tecnologia e não as necessidades do cliente. Perfeito seu comentário. Amei!!!

  • Sempre a departamentalização por processo causando confusão na nossa cabecinha com essa flexibilidade ou não.

  • Excelente explicação da Lorrayne Carvalho. Parabéns. Vale a pena ler.


ID
898495
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborado com base no ambiente externo à organização – macroambiente – e no ambiente interno – microambiente. Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico.

Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o

Alternativas
Comentários
  • "Só para deixar claro, o microambiente, o ambiente interno ou organizacional, está na alçada dos gestores, dentro do campo de controle da direção da empresa e ali ela pode mudar e intervir como quiser, basta vontade da empresa.
    O macroambiente, ambiente externo, onde estão inseridos os concorrentes, governo, tecnologias, fornecedores, clientes e tudo que for externo à organização não é afetado diretamente pela vontade dos gestores. Não são controlados pela empresa, ela tem que se adaptar a esse ambiente para sobreviver."

    RESPOSTA LETRA B

    Fonte: http://admcomentada.com.br/estrategia/28-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • A própria questão diz que  

    "O planejamento estratégico é uma ferramenta ...que deve ser elaborad(a) com base no ambiente externo ...(e) interno "

    Por que não a letra A?

  • Não pode ser a letra A porque o processo não pode controlar as variáveis não controláveis,

  • O Macroambiente é um Amplo Sistema que envolve as organizações, abrangendo os aspectos demográficos, científicos, tecnológicos e ecológicos, físicos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Ele interage permanentemente com a organização e esta procura influenciá-lo, mas sua capacidade é relativamente limitada.

    O Microambiente por sua vez, corresponde a sistemas próximos à empresa e que interagem com ela de maneira forte e permanente. Abrange os fornecedores de insumos, os clientes, os competidores e os órgãos governamentais ou regulamentadores. O microambiente influencia permanentemente a empresa e esta também procura influenciá-lo, tendo, quase sempre, alguma capacidade para isso. 

    fonte:wikipédia

    Na minha humilde opinião a letra a) não está certa em hipótese nenhuma, pois como pode controlar variável não controlável?

    espero ter ajudado!


  • microambiente-interno- logo, controlável!

    macroambiente-externo- incontrolável, a empresa deve adaptar-se ao cenário para obter sucesso!!
    GAB:B
  • O ambiente de marketing é composto por um microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

    As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.

    Já as variáveis incontroláveis são caracterizadas por ocorrências que independem das ações da empresa, mas provocam alterações substanciais no mercado.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Patricia Pivoto

    MACROAMBIENTE é um conjunto de diversos fatores que não podem ser controlados por uma empresa, mas podem ser previstas, também não atingem só uma empresa, mas atinge varias empresas. 

    FATORES QUE COMPÕEM O MACROAMBIENTE:

    • "Fatores Econômicos: São indicadores sobre o cenário econômico do País em que a empresa atua, sobre o conhecimento e o poder de compra do mercado alvo da empresa.
    • Fatores Políticos: Indicadores sobre a politica se houve eleições atuais que mudaram o cenário econômico tanto internacional como nacional, a relação com os políticos e o próprio governo.
    • Fatores Jurídicos: Envolve Leis estaduais, municipais, constitucionais e Legislações Especificas para casos específicos como por exemplo: Anatel para empresas de telecomunicação.  
    • Fatores Demográficos: Coloca em questões como, raça, sexo, idade, perfil, naturalidade, índice de desenvolvimento humano, índice de gis, nível de renda, classe social, distribuição geográfica.
    • Fatores Tecnológicos: Acompanhamento dos avanços tecnológicos como, a criação de novos e melhores sistemas de gestão, novas maquinas que ajudem no processo de produção, os avanços tecnológico de produtos dos concorrentes (o que acontece muito com produtos eletrônicos).  
    • Fatores Culturais: Estuda a cultura do País em que a empresa atua também do mercado alvo, como proposta se os produtos vão ser bem aceitos ou não.
    • Fatores Religiosos: É importante para o conhecimento e para o planejamento estratégico, quando a empresa atuar em algum país que tenha resistência a carne bovina, como a Índia, por exemplo, onde o Boi é considerado sagrado.  
    • Fatores Ambientais: Um dos mais importantes para a empresa, trabalha com a previsão e os modos de como atuar em uma clima ambiental desfavorável a empresa.
    • Fatores Sociais: Como a sociedade reage a empresa e como impactar de forma positiva a sociedade e o meio que a empresa se encontra".

    FONTE: A INFLUÊNCIA DO MACROAMBIENTE NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DANIEL DUARTE e CARLOS TABORDA.


ID
898498
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização do setor educacional está sofrendo uma reestruturação com o objetivo de otimizar e melhorar o fluxo de suas atividades.

A organização identificou que seria necessário adequar as tarefas, os poderes e as responsabilidades, definindo, para isso, uma estrutura organizacional que possibilitasse alocar todas as pessoas agrupadas numa atividade funcional como os departamentos de marketing ou finanças, em uma mesma unidade.

O tipo de estrutura organizacional definido por essa organização é de estrutura

Alternativas
Comentários
  • Resposta A.

    Estrutura Funcional ?Organiza-se segundo os tipos de recursos técnicos utilizados. ?Objetivos são a longo prazo. ?Necessidade básica é a especialização. ?A organização se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing etc.  ?Todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional.
      Vantagens: ?Promove o aperfeiçoamento. ?Facilita a especialização, nos escalões hierárquicos superiores. ?Facilita o trabalho em equipe (formação de equipes).
    ?Dá maior flexibilidade de adaptação à empresa. ?O especialista sente-se mais valorizado.
      Desvantagens: ?A coordenação é mais fácil. ?É mais dispendiosa. ?Confusão quanto aos objetivos. ?Aumento do conflito inter-funcional.

    Fonte: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf



     
  • tão simples que parece pegadinha

  • Vantagens da estrutura funcional: - facilitar o aperfeiçoamento dos funcionários -facilitar a comunicação dentro das áreas funcionais - permite economia de escala e aproveitamento dos recursos - facilita a centralização das decisões
  • Vantagens da estrutura funcional: - facilitar o aperfeiçoamento dos funcionários -facilitar a comunicação dentro das áreas funcionais - permite economia de escala e aproveitamento dos recursos - facilita a centralização das decisões
  • A questão da a resposta na pergunta: "possibilitasse alocar todas as pessoas agrupadas numa atividade funcional"

    Características:

    - agrupamento por atividades ou funções principais;

    - divisão do trabalho interno por especialidade.

    - auto-orientação;

    - introversão 

    Fonte: Chiavenato

  • Estrutura Funcional

    Essa é clássica em provas de concursos. A estrutura do tipo funcional agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização.

    As funções básicas da administração, de acordo com Fayol, são: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas. Se distribuirmos as funções básicas de Fayol em um organograma de uma fábrica de móveis de madeira, teríamos a seguinte estrutura:

    Organograma 1: estrutura funcional.

    É claro que podem existir essas e outras funções, dentro de uma organização. É possível, também, que a organização não tenha uma ou mais dessas funções apresentadas. Esses são apenas exemplos de inúmeras funções existentes.

    A maior característica desta estrutura é a especialização das funções.

    Como assim?

    É simples: o setor financeiro é super especializado em finanças. O setor de contabilidade sabe tudo sobre as receitas e despesas da organização. O pessoal da função técnica entende demais da conta sobre a área-fim da empresa.

    Entendeu? As funções são especializadas. As pessoas que trabalham em cada área são experts naquilo que fazem. O cara que cuida da tecnologia da informação vai ser procurado para resolver assuntos na área da informática, e o cara que cuida da copa vai ser procurado para servir café e água.

    A estrutura funcional é adequada para pequenas e médias empresas. Quando há muito crescimento da empresa, o uso dessa estrutura torna ineficazes a comunicação e o controle organizacional, além de tornar a manutenção das diversas áreas muito dispendiosa.

    É, também, uma estrutura indicada para empresas estáveis (cujo ambiente não tenha muitas mudanças).

    Vantagens da estrutura funcionalmaior especialização dos funcionários (eles sabem mais sobre suas respectivas áreas);aumenta o relacionamento entre empregados que estão dentro de um mesmo setor;autoridade baseada no conhecimento (e não na pura e simples hierarquia).Desvantagens da estrutura funcionaldemasiada especialização dificulta a interdisciplinaridade das funções;diminui a visão global da empresa;dificulta a tomada de decisão;líderes têm menos poder hierárquico, o que leva a perda de autoridade (e dificulta a aceitação de mudanças pelos empregados).


    Fonte: http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/
  • Questão ambígua, entendi errado, pensei que a nova estrutura estava mesclando várias áreas funcionais numa mesma unidade. Mas entendendo do jeito certo a questão torna-se muito simples.  Letra A.

  • Aquela questão que você tem até medo de marcar e ser pegadinha.

  • O tipo de estrutura organizacional que valoriza a especialização, baseia-se em uma autoridade funcional e adota uma departamentalização funcional é a estrutura funcional.

    Gabarito: A


ID
898504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um diretor de RH precisava realizar o alinhamento estratégico de sua área com a estratégia prospectiva e ofensiva da empresa, dado o ambiente externo estar mais dinâmico e incerto.

No caso, é adequado desdobrar em RH a tática de

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário de uma estratégia conservadora e defensiva que prega descrições de cargos explícitas a estratégia ofensiva tem como tática classes amplas de cargos.
  • Resposta correta: Letra B

    Área estratégica de 
    Gestão de Pessoas
    Estratégia conservadora 
    e defensiva
    Estratégia prospectiva 
    e ofensiva
    Fluxos de trabalho · Produção eficiente
    · Ênfase no controle
    · Discriminação de cargos explícitas
    · Planejamento detalhado do cargo · Inovação
    · Flexibilidade
    · Classes amplas de cargos
    · Planejamento vago do cargo Admissão · Recrutamento interno
    · GP decide sobre seleção
    · Ênfase nas qualidades técnicas
    · Processo formal de admissão e de socialização · Recrutamento externo
    · Gerente decide sobre seleção
    · Adequação da pessoa à cultura
    · Processo informal de admissão e de socialização Desligamentos de funcionários · Demissões voluntárias
    · Congelamento de admissões
    · Apoio continuado aos demitidos
    · Política de preferência à readmissão · Dispensas
    · Recrutamento quando necessário
    · Demitidos sem apoio
    · Nenhum tratamento preferencial Avaliação do desempenho · Padronização da avaliação
    · Avaliação como meio de controle
    · Foco estreito
    · Dependência exclusiva do superior · Avaliação customizada
    · Avaliação como desenvolvimento
    · Avaliação multiproposital
    · Múltiplas entradas para avaliação Treinamento · Treinamento individual
    · Treinamento no cargo
    · Treinamento específico
    · Comparar habilidades · Treinamento em equipe
    · Treinamento extenso
    · Treinamento genérico para flexibilidade
    · Construir habilidades Recompensa · Salário fixo
    · Salário baseado no cargo
    · Salário baseado na antigüidade
    · Decisões centralizadas sobre salário · Salário variável
    · Salário baseado no indivíduo
    · Salário baseado no desempenho
    · Decisões descentralizadas  
    Fonte: Gestão de Pessoas - UVB (http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/web/Aula3/verprint.htm)
  • Estratégia conservadora e defensiva


    Fluxo de trabalho

    ·  Produção eficiente

    ·  Ênfase no controle

    ·  Descrição de cargos explícitas

    · Planejamento detalhado do cargo


    Estratégia prospectiva e ofensiva

    Fluxo de trabalho

    ·  Inovação

    ·  Flexibilidade

    ·  Classes amplas de cargos

    · Planejamento vago do cargo

  • Nossa, como o Sr. está atualizado com os informativos do STJ.
  • Quem me ensinou sabia!
  • Classes amplas de cargos permitem um estratégia de recursos humanos mais flexível e adaptável a mudanças no ambiente externo. Visto que este está mais dinâmico e incerto é a melhor opção a fazer.

  • Material completo: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANjwAC/gp-apostila?part=9

  • pessoal, fiquei na dúvida do que seria classes amplas de cargo. Alguém poderia me explicar ?

  • quando for ligado à estratégia prospectiva/ofensiva tem a ver com dinamismo e incerteza.

  • A) basear os salários em antiguidade.- DEFENSIVA

    B) definir classes amplas de cargos.- OFENSIVA

    D) realizar recrutamento interno.- DEFENSIVA

    E) utilizar avaliação como meio de controle.- DEFENSIVA


ID
898507
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um executivo resolveu considerar no planejamento de RH para o ano de 2013 as questões relacionadas ao índice de absenteísmo de sua equipe. Ele solicitou a um analista que utilizasse as dimensões de análise e o método de cálculo indicados pelo Bureau of National Affairs (BNA), bem como os seguintes dados da organização relativos ao ano de 2011:

- total de colaboradores: 100
- dias de trabalho perdidos por ausência: 40
- total de dias de trabalho no período: 250

O relatório produzido pelo analista e suas recomendações ao planejamento consideraram que o índice de absenteísmo em 2011 foi da ordem de

Alternativas
Comentários
  • Fazendo a continha:

    100/40 = 2,5

    100/250 = 0,4

    2,5/0,4 = 6,25 -->  6,3%
  • Na verdade a fórmula segundo a BNA para absenteísmo é:

    índice de absenteísmo = (número de pessoas / dias de trabalho perdido por ausência) / (número de trabalhadores * total de dias trabalhados)

    se seguíssemos o que a questão pede, seria assim a conta: (100 / 40) / (100 * 250)  =  2,5 / 25.000 = 0,0001 = 0,01% o que não dá perto de nenhuma resposta

    Mas como se trata de Cesgranrio, uma banca medíocre e cheia de erros, utilizou a fórmula para o cálculo de absenteísmo para horas:

    absenteísmo = (total de pessoas / horas perdidas) / (total de pessoas / horas de trabalho)

    assim, ignorando que a quesTào fala em dias e não horas, a conta ficaria assim: (100 / 40) / (100 / 250) = 2,5 / 0,4 = 6,25 = 0,0625%

    o resultado do índice de absenteísmo não é uma porcentagem, mas forçando a barra mais uma vez o resultado que mais se aproxima de 6,25 é a letra B

    e a Cesgranrio sai gritando depois: "Vocês vão ter que me engolir !!"
  • Resposta certa: 0,01%.
    Tudo errado na questão.
  • Realmente os colegas tem razão, só esta correto se fizermos a formula ao contrario quando o correto seria 0,01%... 

  • · Considerando que a jornada normal de trabalho é de 8h/d e que excetuando os sábados e domingos o mês tem 20 dias úteis.

    Podemos observar o seguinte:

    - total de colaboradores: 100
    - dias de trabalho perdidos por ausência: 40
    - total de dias de trabalho no período: 250

    · Assim se tem o seguinte cálculo: 100 funcionários trabalhando oito horas por dia durante 20 dias, juntos, somam 16.000 horas ao mês. (8h*20dias*100=16.000)

    · Multiplicando os 250 dias por 8h: 2.000. Transformando de dias para mês: 2.000/20: 100hs ao mês de horas trabalhadas.

    · 40 dias não trabalhados por 8h/d: 320h/d (40 dias são dois meses, considerando os 20 dias úteis, ou seja: 160+160:320h/d).

    · Ou seja, de 16.000 horas, 320 não foram trabalhadas.

    Resultado

    · (320/16.000)*100 sendo que o 320 representa as horas não trabalhadas, o 16.000 representa o total de horas da empresa ao mês e o 100 é o percentual total de horas trabalhadas com todos os funcionários presentes.

    · 320 dividido por 16.000 resultam em 0,02 de faltas. Ao multiplicar por 100 retorna o valor de 2% do total de horas não trabalhadas no mês.

    Esse cálculo está baseado em resultados redondos com horas cheias para facilitar o cálculo. Caso encontre alguns minutos, após a soma de todas as faltas, calcule o percentual da hora. Assim, poderá calcular a partir de horas não trabalhadas. Com esses resultados em mãos, a gestão de absenteísmo é facilitada. Resposta certa: C  (2%~=2,1%)

    Peguei o texto disponível no site e coloquei os números da questão, e com esse cálculo o resultado foi o que mais se aproximou.

    Disponível em: <http://comofas.com/como-calcular-o-absenteismo/>. Acessado em: 03/10/2014.


  • 100*40/100*250=6,25 ~ 6,3%

  • Acertei a questão colocando como gabarito a letra B, mas tem muitos que estão dizendo que o gabarito é a C. Qual o gabarito mesmo?

  • Ou você pode fazer assim:

    250 / 40 = 6,25

  • O correto pela fórmula do BNA: 40/(250x100)= 0,0016= 0,16%. A resposta mais próxima seria letra D! O Indice de absenteísmo tb pode ser= total horas perdidas/ horas trabalho ou total de trabalhadores faltosos/total trabalhadores. Pelo BNA o IA= dias trabalho perdidos no período/( N médio de  colaboradores X N dias de trabalho no período) ou N trabalhadores que faltam no período/( N médio de trabalhadores X N dias de trabalho no período)

  • FÓRMULA:  

                        total de pessoas / horas perdidas

                       ___________________________

                       total de pessoas / horas trabalhadas  


  • Existem uns absurdos mat[ematicos da ate vergonha. 

    Kézia Rodrigues

    Adriely zorthéa

    T W


ID
898510
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir do processo de avaliação de desempenho, a Diretoria de RH percebeu uma crise de motivação junto aos colaboradores que atuam na linha de montagem. Como solução, medidas de empoderamento das pessoas (empowerment) foram propostas nas reuniões de alinhamento com a presença apenas dos supervisores de linha de montagem.
Depois de alguns meses, a Diretoria de RH percebeu que um supervisor de linha de montagem comunicou INCORRETAMENTE e informalmente à sua equipe que as práticas de empowerment envolveriam o(a)

Alternativas
Comentários
  • Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder. Devemos entender este poder como sendo o resultado do compartilhamento de informações fundamentais sobre o negócio e seus projetos, da delegação de autonomia para a tomada de decisões, e da participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.

    A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática.

    1. Um profundo compartilhamento das informações com todos os envolvidos. A informação é o objeto que destrói a incerteza. Ela é fundamental para a correta tomada de decisões. As equipes precisam estar informadas sobre lucros, budgets, market share, concorrência, produtividade, ameaças, desafios e oportunidades, etc. A Informação deve circular, de maneira clara, transparente e adaptada à condição e necessidade de cada equipe em particular. Algumas informações gerais para o bom entendimento do negócio e do cenário devem ser compartilhadas com todas as pessoas, outras mais restritas e sigilosas, apenas com as pessoas-chave.

    2. A abertura para uma real autonomia dando às pessoas não somente as informações, mas o apoio e a liberdade necessária para agirem. É preciso confiar nestes profissionais e incentivá-los a liderar os processos em que estão envolvidos, e sob os quais assumiram responsabilidades. Uma cultura punitiva impede a autonomia; erros devem ser corrigidos, não punidos. A autonomia deve guiar-se pela visão, missão e valores da empresa, assim como por seus objetivos e metas, dentro do contexto dos sistemas e processos em vigor na organização. Essa clareza de visão, missão, objetivos, metas e processos permite que as pessoas "empoderadas" possam tomar decisões coerentes. É esta clareza que estabelece as fronteiras, ou seja, os limites, de autonomia.

    3. Redução dos níveis hierárquicos e da burocracia que tornam as empresas lentas e rígidas. Através da prática de empowerment, equipes auto-gerenciadas podem atingir alta performance e buscar a excelência em níveis muito superiores aos de empresas centralizadoras.

    Empowerment pode e deve ser aplicado em todos os níveis da organização. Ele permite que os gestores deleguem a solução de problemas a colaboradores que se sentem valorizados, motivados pela confiança, e isso aumenta sensivelmente o nível de comprometimento e de satisfação das pessoas no trabalho. Esta prática desperta o que há de melhor nas pessoas e em seus líderes e estimula o aparecimento e a formação de novos líderes.

    O que é empowerment e como ele funciona?

    Carlos Hilsdorf
  • Empowerment ( Emponderamento)

    Significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de descisão e responsabilidades.

    O Objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas descisões da empresa. Ao  sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos porque sentem que estão contribuindo para o rumo da empresa e que pertencem de fato a organização.

    Gabarito letra A

    Pois foco estreito no controle de regras e procedimentos não tem nada haver com Empowerment.

ID
898513
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa de controle familiar, que atua na área de usinagem e caldeiraria, conquistou recentemente grandes clientes e precisa ampliar seu quadro de operadores de chão de fábrica. O mercado de trabalho está demandante e, portanto, é necessário tornar a empresa interessante por meio de um sistema de bonificação variável que não modifique a estrutura familiar e tenha foco no desempenho na atividade.

Qual critério deve ser central em uma proposta de bonificação variável no caso?

Alternativas
Comentários
  • Uma empresa de controle familiar, que atua na área de usinagem e caldeiraria, conquistou recentemente grandes clientes e precisa ampliar seu quadro de operadores de chão de fábrica. O mercado de trabalho está demandante e, portanto, é necessário tornar a empresa interessante por meio de um sistema de bonificação variável que não modifique a estrutura familiar e tenha foco no desempenho na atividade. 
     
    a)     Ampliação de horas extras
     
    Não tem foco no desempenho

    b) Aumento de salários
     
    Não tem foco no desempenho
     
    c) Ganhos por produtividade e redução de perdas
     
    d) Bônus após 6% de retorno sobre o patrimônio

    Não premia o desempenho do empregado e sim da empresa como um todo. Não tem como fazer uma avaliação individual do funcionário.

    e) Opção de compra de ações
     
    Não tem mantém a estrutura familiar.  Você daria uma parte da empresa  ( em forma de ações ) para um funcionário. 
     
  • Segundo Chiavenato (2010, p. 330), 

    "Para muitos especialistas, a concessão da participação acionária é inócua para os níveis operacionais (operadores de chão de fábrica). Nesses nívieis, talvez seja melhor associar ganhos de produtividade ou qualidade à concessão de prêmios efetivamente em dinheiro."  (Grifo nosso).


    #Foco, Força e #Fé

    =D

ID
898516
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma rede de pequeno porte, atuando no varejo de roupas femininas, pretende reposicionar-se no mercado, modificando sua atual estratégia de liderança de custos para uma estratégia de diferenciação. A preocupação central dos executivos tem sido em relação à mudança de uma cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo, estão sendo planejadas, pelo departamento de RH, algumas ações para promover a mudança da cultura organizacional.

Qual ação de mudança na cultura organizacional deve ser sugerida pelo RH?

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em mudança da cultura organizacional, faz-se referência a TODA organização (C) e não apenas a este ou aquele departamento ou equipe (A, B, D e E).
  • Não entendi. Alguém poderia explicar melhor ? Existem as subculturas, que são difíceis de mudança. Por que as mudanças têm que ser de toda a empresa ?
  • prezados,
    nao entendi a resposta
    pq nao pode ser a b e a D?
    por favr se alguem tiver a resposta me mandar uma mensagem
  • Além do que foi citado pelo Marcos, a letra B e D tem ações de mudanças voltadas para liderança em custo. Preço baixo e melhoria de processos são características típicas de organizações que se empenham em produzir mais por menos, não agregando valor ao cliente.
  • Uma empresa de pequeno porte está realizando mudanças, deixando de ter o foco nos custos e focando em diferenciação. A preocupação é com a mudança da cultura organizacional com foco em custos para uma cultura com foco na geração de valor para o cliente. Desse modo a questão quer saber que medidas deverão ser tomadas para ajudar na mudança dessa cultura. Assim temos as assertivas:


    A) Fazer com que a equipe de produção alie eficiência com qualidade. Isso é o objetivo da empresa...


    B)  Fazer pesquisas para alcançar mercados e melhorar os processos. Isso é o focar nos custos e não no cliente...


    C) Focar na diferenciação, lançar novos produtos para satisfazer o gosto dos cliente.  Isso tem haver com o novo foco da empresa....


    D) Fazer pesquisas de  mercado para o cliente expor os valores dele. Só que a assertiva fala novamente em custos quando diz preço baixo. Lembrando que o novo objetivo é diversificação de mercado.


    E)  Novamente está focando os custos e não a diversificação.


    Portanto alternativa correta: (C).

  • O enunciado da questão fala sobre mudança na "cultura de custo" (preço baixo), pela "cultura de diferenciação" (qualidade), vejamos que a resposta que o foco está voltado para a qualidade é a letra C, pois fala em "design" e "desempenho valioso", já as demais enfoca o preço baixo que é a cultura antiga.

      

  • A letra ''c'' aborda perfeitamente a questão de diferenciação.

  • Uma mudança no foco empresarial vai além da simples "enunciação" da mudança. Acaba se tornando uma mudança cultural e de atitudes de toda a empresa.

    A letra B, fala sobre a equipe de P&D; bom, claro que produtos de qualidade passam por uma mudança e reestruturação de pesquisa e desenvolvimento, mas se a área de produção não levar a cabo tais diretrizes, os produtos continuarão a possuir qualidade baixa.

    A letra D, diz respeito à equipe de vendas. Claro, os clientes serão diferenciados, necessita de treinamento, mas veja, novamente, se os produtos não expressarem essa mudança de low cost para qualidade, de nada adiantará uma equipe de vendas preparada, pois só efetivarão a primeira venda.

    Subculturas, ou a cultura informal é realmente difícil de se mudar, o que não quer dizer que não deva ser alterada. Se o foco da empresa sofre mudança, a organização como um todo deve acompanhá-la. A questão não aborda dificuldades relativas à esta mudança, mas sim qual o caminho para que seja feita.

  • sempre quando vcs verem questões q abordam mudanças na cultura organizacional, lembre-se ,que ela só pode ser   mudada quando  atinge todos os colaboradores de uma organização.depois dessa ficou fácil essa questao!! 

  • A lógica da questão é dizer que a empresa vai deixar de ter seu foco em produtos baratos para produtos diferenciados (únicos e exclusivos). Nesse caso, precisa-se de mudança na tecnologia e inovação, isso é exposto na RESPOSTA C:

    "Preparar e estimular os colaboradores na identificação de oportunidades de inovação tecnológica com foco em design e desempenho valioso"


ID
898522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um supervisor percebeu um comportamento inconsistente de um colaborador atuando na equipe de vendas. Na observação de situações reais, diagnosticou que o vendedor ficava muito irritado e impaciente diante das solicitações dos clientes quanto às especificações técnicas do produto.

Considerando que o caso envolve um comportamento individual em uma situação específica, qual meio de desenvolvimento de pessoal é adequado ao caso?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

    Aconselhamento de funcionários ou Coaching: Neste caso, o gerente proporciona 
    aconselhamento no sentido de assessorar as pessoas no desempenho de suas atividades. Quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina. Quando o colaborador apresenta um comportamento inconsistente com o ambiente de trabalho, ausências, atrasos, irritação, insubordinação ou é incapaz de desempenhar o cargo satisfatoriamente, o gerente deve intervir. O processo de aconselhamento de funcionários exige do gerente grande habilidade de ouvir e de persuadir, ou seja, nada é imposto ao funcionário.
    Atribuição de comissões: Significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização.

    Jogos de empresas: Também denominados management games ou business games, são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas.

    Participação em cursos: É uma forma tradicional de desenvolvimento através de cursos formais de leitura e seminários. Oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas.

    Tutoria ou mentoring: É a assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização. A progressão na carreira requer que as pessoas sejam favorecidas por pessoas com posições dominantes na organização e que definem os objetivos corporativos, prioridades e padrões. Dá-se o nome de tutoria, quando um executivo exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira.

    Essa ferramenta apresenta vantagens:
    - aprender fazendo

    - oportunidades de intensa interação e rápida retroação no desempenho de tarefas.

    As maiores desvantagens 
    são:
    - a tendência para 
    perpetuar os atuais estilos e práticas da organização 
    a capacidade do mentor/tutor ser um bom treinador.
    A eficácia dessa técnica repousa na capacidade do tutor. A tutoria pode ocorrer em qualquer nível da organização. Todavia, uma pessoa pode ser um excelente executivo sem que haja a criação de um ambiente de aprendizagem e de suporte para tanto.
    Fonte: Material de estudos IOB Concursos
  • Para Chiavenato (2002, p. 43 e 134) mentoring é diferente de coaching. O coaching é uma parceria colaborativa entre um coach e um aprendiz e que conduz a um nível profundo de crenças, valores e visão e que capacita o aprendiz a um processo de descoberta, definição de objetivos e passos específicos de ação, bem como de realização de resultados extraordinários. Essa colaboração produz resultados para ambas as partes envolvidas. Mentoring é uma relação de apoio e suporte na qual uma pessoa mais experiente transfere seu conhecimento, sabedoria e experiência a um novato no sentido de ajuda-lo no desenvolvimento de sua carreira.

    Chiavenato (2002) cita que de acordo com Baumgartber & Patterson (2012), mentoring é uma relação que permite o crescimento e aprendizagem e o sucesso dependerá do desenvolvimento e cuidado dessa relação.



ID
898525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O principal executivo de um estaleiro decidiu implantar a metodologia de gestão de projetos visando a atender a demanda pela construção de novos petroleiros. Uma analista de RH ficou responsável por planejar, organizar e monitorar o processo de recrutamento e seleção de gerentes de projeto, tendo como preocupação central a capacidade de exercer uma liderança situacional.

No processo de seleção, devem ser identificadas nos candidatos a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Porque não a letra B, manter autoridade compatível com a posição? Afinal a autoridade vai variar com a situação. Já o envolvimento da equipe na tomada de decisão pode não ser o melhor para TODOS os casos.
  • Apenas manter a autoridade não quer dizer que vai liderar, por isso a B está errada.
  • O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

    A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

    A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.

    A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.

    Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:

    Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança. Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda. Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco. Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.

    Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.

  • O nome já nos diz muito, é uma liderança adaptável, que muda conforme a situação, que se adequa a cada fator de mudança e consegue se moldar à realidade.
    Um líder situacional deve ser versátil e flexível, sabendo adequar seus estilo, de acordo com a pessoa com quem trabalha e coma situação. Ele utiliza o que há de melhor nas lideranças autocrática, laissez-faire e democrática (veja mais aqui) e aplica, dependendo do grupo que tem à mão e da circunstância. Normalmente lidera escolhendo alguns tipos de ação, como:

    – Direção: Usada com pessoas mais inexperientes, pois trata-se de dar instruções bem específicas e acompanhar de perto a execução.

    – Treinamento: Assim como na direção, há as instruções dadas e o acompanhamento, porém aqui o líder pede sugestões e explica suas decisões. Usada com pessoas inexperientes e que estão perdendo o interesse.

    – Apoio: Líder apóia todo esforço dos liderados para cumprirem as tarefas, compartilha decisões, ou seja, para quem aprecia o estilo mais participativo, iniciantes que gostam de serem ouvidos e apoiados.

    – Delegação: Para pessoas experientes, pois o líder passa o poder de decisão para os liderados. Tem que ser usada com pessoas que sabem se portar diante de crises e problemas.

    Existe uma matriz, um gráfico criado com os eixos “comportamento diretivo” e “comportamento de apoio” do líder, para sabermos quando se usa cada situação e como o líder age, mais diretivamente ou mais em forma de apoio, chamado modelo de Hersey e Blanchard.


    Indo para a questão, temos que saber o que um alguém que esteja sendo procurado para exercer uma liderança situacional precisa ter para contratarmos, das opções a única que tem algo a ver, relacionado mesmo com a liderança situacional é a parte de trabalhar em equipe, pois o líder precisa saber sempre trabalhar bem em equipe, mesmo em situações que ele tenha que ser mais incisivo e autocrático na sua decisão, ele tem que saber que a sua decisão é a melhor para a equipe, além de saber passar muito bem para ela a decisão, para não ocorrer muita resistência.

    RESPOSTA LETRA E

    PS: A letra D tem um erro de digitação, mas é da prova mesmo. Veio assim e não é o único.


    Fonte: Adm comentada

  • Essa questão faz referência ao tipo de liderança situacional, porém não tem haver com a maturidade da equipe, ela trata mais de gestão de projetos, pois para a criação de um projeto se faz necessário a integração e o total envolvimento da equipe para que o projeto flua e se desenvolva como esperado.

  • Comentários breves:

    a) Errada. Um bom líder deve ter, além de capacidade técnica, a de lidar com pessoas

    b) Errada. Esse é um atributo mais ligado ao “chefe/gestor” (e não ao líder)

    c) Errada. Líder não necessariamente deve estar em posição superior a de seus liderados

    d) Errada. O líder situacional deve se “moldar” de acordo com a maturidade de seus liderados, sendo assim não estabelecer uma única linha de commando

    e) Gabarito. Está aí um atributo que todo o líder deve ter; o líder deve “ouvir” sua equipe.

    Se estiver errado, corrija-me

    Bons estudos!


ID
898528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa enfrentou no mês de fevereiro problemas na gestão de pessoas, mais especificamente de relações com empregados. Foram registradas algumas ocorrências de alcoolismo exagerado, desempenho precário e insubordinação.

Considerando-se uma política disciplinar progressiva, qual medida deve ser tomada em relação a um mesmo empregado que cometa falta grave pela segunda vez?

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "D"

    Um sistema progressivo típico disciplinar começa com uma advertência verbal e culmina com uma última advertência escrita, o que geralmente leva à rescisão de um funcionário. É por isso que é referido como "disciplina progressiva" cada passo no processo de disciplina é progressivamente mais grave. Infrações menores são discutidas com o funcionário, enquanto consequências para questões disciplinares mais graves incluem a suspensão ou rescisão. Quanto mais graves as ações ou comportamentos, maiores as consequências que ele enfrenta.

    (http://finslab.com/administrar-os-empregados/artigo-5663.html)
  • DISCIPLINA PROGRESSIVA X DISCIPLINA POSITIVA

     

    PROGRESSIVA:

    1 - Advertencia verbal
    2 - Advertencia escrita
    3 - Suspensão
    4 - Demissão

     

    POSTIIVA:

    1- Solução verbal e aceitável

    2- Nova solução escrita

    3 - Advertência final com risco de demissão

    4- Demissão

  • Errei por achar que a primeira advertência seria a verbal. Mas acho que faltou interpretar a questão e pensar fora da "caixa".


ID
898531
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa modificou seu planejamento de RH diante de uma política governamental de aumento de carga tributária e aumento das taxas de juros. Decidiu-se cortar remuneração variável pela produção, incentivar demissões voluntárias e reduzir a jornada de trabalho.

As estratégias de RH descritas justificam-se diante de um cenário de

Alternativas
Comentários
  • Significado de Arrefecer

    v.t.d. v.i. e v.pron. Causar o esfriamento de; fazer com que fique frio; esfriar: o vento arrefeceu o café; o chá arrefeceu-se.
    Figurado. Ocasionar desânimo em; fazer com que haja desânimo; perder o ânimo; desalentar: ao cansaço fez arrefecer o seu entusiasmo; sua vontade arrefeceu-se com o passar dos anos.
    v.i. Figurado. Tornar (mais) brando; abrandar: sua temperatura já arrefeceu.
    (Etm. a + refecer/ do latim: refrigescere)

    Fonte: http://www.dicio.com.br

  • Se não há demanda por profissionais (mercado externo de trabalho arrefecido), os preços caem, ou seja, barateia-se a força de trabalho. (cá entre nós, que visão mais perversa das pessoas como força de trabalho...) Caso a empresa adote a política de cortar despesas com pessoal em um momento em que o mercado externo esteja aquecido, ela perde capital intelectual, ou força de trabalho para outras empresas, é um desperdício de investimentos...

  • Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

     

    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

     

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

     

     

    Ambiente Externo

    Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

    Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

  • Política governamental --> Ambiente externo

  • Gabarito C

    mercado externo de trabalho arrefecido

  • fonte:admcomentada.com.br

    Notamos na questão que a empresa, devido às mudanças ambientais, está cortando benefícios, reduzindo remuneração, ou seja, tornando a empresa menos atrativa para se trabalhar nela.

    Quando uma empresa consegue pagar menos e ainda assim consegue com manter a empresa com empregados é a situação de mercado de trabalho em procura, ou seja, a quantidade de vagas no mercado está baixo, está frio e todos querem garantir uma vaga e para isso os funcionários e candidatos se tornam menos criteriosos na hora de escolher a vaga e a empresa mais criteriosa ao escolher o candidato, podendo cortar esse benefícios que ainda assim terá procura de candidatos.

    RESPOSTA LETRA C

  • Por quais motivos ela teve que demitir funcionários e reduzir a carga horária entre outros ?

    Pela fato das novas políticas de aumento das taxas de juros e da carga tributária.

    Fator externo ou interno? Externo, pois quem criou essas medidas foi o governo, uma vez que está fora dos limites controlados pela empresa.

    Resposta: C - mercado externo de trabalho arrefecido

  • É sério isso? "Mercado Externo"? Como não anularam ?


ID
898534
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma empresa está analisando a possibilidade de adquirir uma nova máquina no valor de R$ 360.000,00. O valor esperado do retorno líquido no 1o ano é de R$ 106.000,00, no 2o ano é de R$ 112.360,00 e no 3o ano é de R$ 119.100,16. A taxa de retorno desejada pela empresa é de 6% ao ano.

Com base nessas informações, conclui-se que a compra da nova máquina

Alternativas
Comentários
  • Para calcularmos o VPL, devemos trazer os fluxos de caixa para a data 0. Uma vez que todos os fluxos estejam na data zero, basta somar os fluxos e obteremos o VPL. A gente calcula assim:

    VPL = FC0 + FC1/(1 + i) + FC2/(1 + i)2 + FC3/(1 + i)3

    VPL = -360.000,00 + 106.000,00/(1,06) + 112.360,00(1,6)2 + 119.100,16/(1,06)3

    VPL = -360.000,00 + 100.000,00 + 100.000,00 + 99.998,79 = -60.001,21

    Como o valor é negativo, a compra não deve ser recomendada.

    Resposta correta: E



    Não deixe de ver nossos cursos no site: CGU, Gestor MPOG, Administração para Tribunais, TCE-RJ, MDIC, BACEN...



    Abraços,

    Professor Vinicius Ribeiro
  • Essa questão teve o gabarito alterado para a letra E pela banca!
  • É uma questão que não precisa nem fazer conta para acertar ! Vamos pensar um pouco.


    Se eu considerar a taxa de retorno  0%, apenas somando os fluxos teríamos : 


    R$ 106.000,00 + R$ 112.360,00 + R$ 119.100,16 =  R$ 337.460,16


    A soma dos fluxos é inferior ao investimento ! Já mataríamos as opções  A, B e C. A O VPL a taxa  0 % seria um pouco mais de - 23 mil. Analisando as opções D e E e vendo a taxa 6 % chegamos a conclusão que só pode ser 60 mil , porque 120 está muito distante.


    OBS: Note que o examinador queria exatamente este raciocínio a intenção dele não era fazer conta. Se fosse pra fazer conta ele colocava taxa 10 %. TODA vez que você se deparar na prova com uma taxa diferente de 10 %, 1 % , 5 % pode acreditar que não pra fazer conta. Fazer o calculo que o nosso amigo indicou acima levaria uns 5 minutos , no mínimo.

  • VPL = [(∑VF)/(1+i)n] – Co

    VPL = (106.000/1,06 + 112.360/1,1236 + 119.100/1,1910) – 360.000

    VPL = (100.000 + 100.000 + 100.000) – 360.000

    VPL = 300.000 – 360.000 = – R$ 60.000,00, negativos, não recomendada, Letra E.

  • Não entendi o que essa questão tem haver com a materia de Administração de Recursos Materiais.

  • Dados da questão: Valor da máquina à vista = 360.000,00 Taxa de retorno = 6% ao ano Retorno líquido: 1º ano - R$ 106.000,00 2º ano - R$ 112.360,00 3º ano - 119.100,16 VPL = 106.000/(1+0,06) + 112.360/(1+0,06)^2 + 119.100,16/(1+0,06)^3 – 360.000 VPL = 106.000/(1,06) + 112.360/(1,06)^2 + 119.100,16/(1,06)^3 – 360.000 VPL = 100.000,00 +100.000,00 + 99.998,79 – 360.000 VPL = -60.001,2

    Gabarito: Letra “E".



ID
898546
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Administração Financeira e Orçamentária, analise as afirmativas abaixo.

I - Na Administração do Fluxo de Caixa, tanto no modelo de Baumol como no modelo Miller-Orr, pressupõe-se que não há entradas de caixas durante o período considerado.

II - O Investimento Inicial corresponde ao Capital Marginal exigido pelo novo projeto.

III - Quando o Ativo Circulante Operacional é maior que o Passivo Circulante Operacional, a empresa necessita de Capital de Giro.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O modelo de Baumol, em linhas gerais, efetua uma análise do custo associado à manutenção de dinheiro em caixa, ou seja, o custo de oportunidade determinado pelos juros que a empresa deixa de ganhar ao não aplicar esses recursos em títulos negociáveis (aplicações de curto prazo), obtenção do dinheiro pela conversão de títulos negociáveis em caixa.

     O modelo de Miller-Orr busca a otimização de saldos de caixa, considerando entradas e saídas de caixa que oscilam leatoriamente de um dia para outro.

    O modelo fornece os saldos de caixa para transação que minimizam os custos de sua manutenção, determinando tanto um limite superior quanto um ponto de retorno a eles. Esse ponto de retorno representa o nível estipulado para o saldo de caixa, seja no caso de conversão para títulos negociáveis ou vice-versa. Os saldos de caixa podem oscilar entre zero e o limite superior.No momento estou verificando as justificativas das respostas.




     

  • Pessoal, achei esta questão no site abaixo:
    http://admcomentada.com.br/mkt/46-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
     
    De acordo com o comentário abaixo esta questão foi anulada.

    * A questão 45 (abaixo) foi anulada, só para constar no site essa informação para se alguém não viu os resultados dos recursos.

    Considerando a Administração Financeira e Orçamentária, analise as afirmativas abaixo.
    I – Na Administração do Fluxo de Caixa, tanto no modelo de Baumol como no modelo Miller-Orr, pressupõe-se que não há entradas de caixas durante o período considerado. 
    II – O Investimento Inicial corresponde ao Capital Marginal exigido pelo novo projeto. 
    III – Quando o Ativo Circulante Operacional é maior que o Passivo Circulante Operacional, a empresa necessita de Capital de Giro. 
    Está correto o que se afirma em
    (A) III, apenas.
    (B) I e II, apenas.
    (C) I e III, apenas.
    (D) II e III, apenas.
    (E) I, II e III.

  • Questão nula, achei o seguinte procurando sobre a questão:

    I - não é informado período a ser considerado. o que a faz incompleta.

    II - Investimento Inicial pode até ser correspondente ao Capital Marginal sendo este o mesmo considerado referente a margem propicia de erro de calculo do projeto - Está correto.

    III - Se o ativo for maior que o passivo entaum a empresa está com saldo positivo, independente de de ser Circulante ou Operacional o que irá indicar a falta de Capital de Giro será somente o valor estimado final. - Está Errado
  • Sobre as outras afirmativas:

    II - O Investimento Inicial corresponde ao Capital Marginal exigido pelo novo projeto. ERRADA

    O capital marginal mede o volume de capital que a unidade de negócios agrega ao capital da empresa como um todo (ou, inversamente, o volume de capital que seria liberado, se a unidade de negócios fosse vendida).

    III -  Quando o Ativo Circulante Operacional é maior que o Passivo Circulante Operacional, a empresa necessita de Capital de Giro. CORRETA.

    Necessidade de Capital de Giro = Ativo Circulante Operacional - Passivo Circulante Operacional, dessa maneira, se ACP>PCP há necessidade de capital de giro.


ID
898549
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Uma empresa conta com 300 clientes em carteira atualmente e identifica ainda que haja 60 clientes potenciais. A frequência média ideal de visitação é de 2 visitas por mês, cada visita durando, em média, 2 horas.

Com base no método do tempo de duração de uma visita, o administrador considera que o tempo real de vendas de um vendedor, em horas, uma vez que a empresa conta com 24 vendedores, é de

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B.

    A empresa conta com 300 clientes atualmente a ainda identifica 60 clientes potenciais: Total de clientes 360.

    Frequência média de visitação 2 por mês durando em média 2 horas cada = 2 x 2 = 4 horas por cliente.

    360 x 4 = 1440.

    1440 horas / 24 vendedores= 60 horas por vendedor.

    Bons estudos!
  • Poxa, to quebrando a cabeça aqui tem um tempão por questão de interpretação. Como está falando de vendedores, eu associei as visitas a tentativas de venda, então pensei que as 2 visitas por mês fossem tentativas de venda a 2 clientes diferentes e não a um mesmo cliente. Isso me atrapalhou.

    Achei a questão mal explicada...Buuuuuut...fazer o que né?

  • Esse tipo de questão é bem recorrente na banca CESGRANRIO, normalmente colocado na parte de Marketing (inclusive alguns professores fazem os alunos decorarem fórmula para isso), mas eu vejo mais como uma questão de matemática simples, poderia estar na parte de raciocínio lógico facilmente.

    É simples o raciocínio, a pergunta está em horas: “o tempo real de vendas de um vendedor, em horas...” então, como sempre fazemos em qualquer questão de matemática, transformaremos tudo para horas. Isso é simples demais.

    Primeiramente, sempre nessas questões conte os clientes em potencial, por dois motivos:
    1 – Você precisa dedicar vendedores para conquistar esses clientes e esses vendedores terão que dedicar o mesmo tempo que dedicam aos atuais clientes, se não mais tempo ainda.
    2 – Caso você conquiste os clientes, os vendedores precisarão dedicar o tempo a eles.

    Então temos 360 clientes, cada um precisa de 2 visitas mensais. 360 x 2 = 720 visitas.
    Cada visita tem 2 horas: 720 x 2 = 1.440 horas.

    Esse é o número de horas que toda a equipe de vendas gasta atendendo clientes, se a equipe de venda conta com 24 vendedores fica simples deduzir que basta dividir agora.

    1.440 ÷ 24 = 60

    O tempo real de venda é de 60 horas por vendedor.

    http://admcomentada.com.br/mkt/46-cesgranrio-petrobras-administrador2012/


  • Errei a questão por precipitação, mas quando refiz os calculos, pude perceber que ele é simples. Basta dividir o numero de clientes ativos e potencial = 360 pelo numero de vendedores = 24, o que será igual a 15 clientes por vendedor; depois é só multiplicar pelo numero de horas no mes = 4; então você terá o resultado por vendedor = 60.

  • Sobre a letra E: o principio adotado pelo tribunal do júri é o da ÍNTIMA CONVICÇÃO: O princípio da íntima convicção pode ser conceituado como a oportunidade do julgador decidir segundo suas próprias convicções, decisão esta que não necessita de fundamentação ou até mesmo amparo legal.

  • Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual

    No tocante aos sistemas de apreciação das provas, é correto afirmar que ainda existe no ordenamento jurídico brasileiro procedimento em que o julgador decide pelo sistema da íntima convicção, não se impondo o dever constitucional de motivar a decisão proferida.

    Certo.

    Ajudando o amigo acima...


ID
898552
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa está introduzindo um novo produto no mercado. Suas vendas, como se esperava, são baixas, os custos por cliente, elevados e, consequentemente, os lucros são negativos. O produto atrai os clientes inovadores e não há muitos concorrentes.

Nessa fase do ciclo de vida do produto, o objetivo de marketing deve ser

Alternativas
Comentários
  • O ciclo do produto é composto pelas seguintes fases: INTRODUÇÃO, CRESCIMENTO, MATURIDADE E DECLÍNIO.

    Nesta questão temos que ir eliminando as alternativas:

    a) maximizar a participação de mercado - isso acontece quando o produto está na fase de maturidade, onde já há aceitação do mercado e estabilização dos lucros. As vendas começam a crescer. As estratégias são: recuperação dos investimentos, melhora da qualidade do produto, aumento dos PDVs, conquistar clientes dos concorrentes, etc.

    b) reduzir gastos e tirar o máximo da marca - essa estratégia deve ser utilizada na fase de declínio, pois as vendas mostram uma queda rápida e os lucros desaparecem. Existem várias estratégias para essa fase: aumenta o nível de investimento, ou segura os investimentos até que o "mal tempo" passe, reduz o nível de investimento seletivamente, mantendo somente PDVs lucrativos, abandonar o negócio, etc.

    c) criar consciência de produto e experimentação - CORRETA! 

    d) maximizar lucros, defendendo participação de mercado - mesma resposta da letra (a).

    e) diminuir poder de concorrentes e maximizar vendas - a própria questão falou que quase não existem concorrentes...esta estratégia cabe na fase de maturidade, onde vc tenta ingressar em novos segmentos de mercado, conquista clientes dos concorrentes, reduz preços para atrair novos compradores, consegue mais exposição nos PDVs, aumenta despesas com propaganda, etc.

    O grande lance da questão é perceber que o produto está sendo introduzido no mercado, e é preciso praticar um preço de penetração, ainda que os lucros sejam baixos, ou não haja lucros inicialmente. É necessário também a utilização de um marketing externo sólido, criando uma percepção do produto para os compradores em potencial, através da experimentação e consciência do produto. Na fase de introdução são utilizadas estratégias como: elevar preços para produtos inovadores, ou diminuir para ganhar participação do mercado, chamar a atenção e induzir ao teste (experimentação).

  • a)

    maximizar a participação de mercado.   -  participação de mercado, é onde a empresa vai tentar bater os concorrentes, a questão diz que quase nao tem concorrente. 

     b)

    reduzir gastos e tirar o máximo da marca.   A questão diz que vc quase não tem concorrente, vc tá brigando com vc mesmo.

     c)

    criar consciência de produto e experimentação.    faz sentido.

     d)

    maximizar lucros, defendendo a participação de mercado.        quase nem tem concorrente, quem tá ameaçando pra fazer defesa.

     e)

    diminuir poder de concorrentes e maximizar vendas diretas.              quais concorrentes? os que a questão deu a entender que nem são ameaças à empresa?

  • a questão esta pedindo para marca ação de MKT

    letra A

    maximizar ele já tem boa leva de clientes

    letra B

    não é papel do mkt

    letra C

    um exemplo é havaianas (sandalia) mudou: criar consciência de produto e experimentação


ID
898555
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

Uma empresa de transportes treina sua equipe de forma contínua e lhe oferece o melhor suporte possível para o trabalho, levando em conta a segurança e motivação de seus trabalhadores. Seus uniformes, além de serem elegantes, foram desenhados para que tivessem o maior conforto possível, os veículos de entrega são novos e têm manutenção constante. As pesquisas de satisfação dos clientes mostram que eles estão contentes com o comportamento dos funcionários e as entregas acontecem no prazo previsto e da forma mais cordial possível. Ainda assim, a expectativa, com relação aos serviços da empresa, é muito baixa dentre aqueles que ainda não utilizaram seus serviços, o que faz com que a demanda seja reduzida. Há uma lacuna entre o serviço percebido e o serviço esperado.

Tendo em vista os tipos de marketing no setor de serviços, verifica-se que o problema dessa transportadora está relacionado com o marketing

Alternativas
Comentários

  • - Marketing Interno: É a propaganda para dentro da empresa. É papel do marketing interno garantir com que toda a organização acolham os princípios de marketing apropriados e assim serem treinados e se sentirem motivados para oferecer e produzir aquele produto. É tão importante, se não mais, do que o marketing externo. Nota-se que é algo bastante forte nessa empresa, mas que ainda não deu resultados para seus clientes perceberem. Mas a força desse marketing interno é que faz com que os funcionários sintam-se motivados para exercer o trabalho da melhor maneira possível e não estragarem a marca da empresa.
    - Marketing Externo: Marketing externo é o que se faz para fora da empresa, para que o produto ou serviço comece a ficar conhecido ou se mantenha na cabeça do consumidor. O velho P de promoção nos 4 P’s do marketing (preço, praça, produto e promoção). É o marketing que dá visibilidade, que introduz e mantem o produto no mercado. Que faz com que os consumidores analisem, vejam, percebam o produto. Saibam que ele existe e tenta tornar tangível  a qualidade desse serviço. Ou seja, quem experimenta sabe que é muito bom o serviço, mas não a divulgação dessas opiniões para encorajar novos clientes e para fazê-los perceber que a qualidade é boa e comprovada por quem já utilizou. E como se hoje eles tivessem apenas no “boca a boca”.
    Dentro do marketing externo, temos diversos modos de atuação, dentre eles os descritos abaixo, que a questão nos dava:

    (continua...)
  • " Marketing direto: É o uso de canais diretos para chegar ao consumidor e eliminar os intermediários para oferecer seus produtos e serviços. Incluem nesses canais mala direta, catálogos, telemarketing, sites entre outros canais que funcionem como comunicação direta Consumidor-Empresa. Quem tem uma parcela grande de suas vendas sendo diretas, sem precisar de pontos de vendas, é a Dell, através de seu site. O consumidor compra diretamente da fábrica, sem precisar de lojas. Os maiores benefícios desse marketing é a desmassificação da propaganda, a empresa acerta melhor o consumidor como alguém único e não mais como “mais um no meio de um bando”. A entrega em casa, fazendo com o que o consumidor fique mais confortável, além do fato de não precisar estar em muitos lugares ao mesmo tempo, tudo se centraliza em um centro de comando de vendas, de onde partem as ordens de entrega, diminuindo os custos com comissões e com manutenção de lojas físicas, além de não correr o risco de um revendedor acabar tratando mal e descredibilizar a marca.
    - Marketing Interativo: Hoje, apesar do marketing direto ainda ser muito utilizado e bem menos massificado, o marketing interativo através da internet está crescendo cada vez mais, pois por ele é possível que o consumidor vá atrás do que quer, e não a empresa venha com um “lista pronta” apenas adequando ao consumidor. O consumidor decide que informação quer e como quer e o marketing interativo ajuda muito nisso. Através dele, com ajuda das programações de sites na internet, é possível concentrar-se em anúncios de alto desempenho, atinge outro público além da televisão e em outros horários. Além de que, com um site bem feito, é possível fazer com que o consumidor tenha a experiência do produto ou serviço antes mesmo de adquiri-lo, como site de música que deixam um trecho de 30 segundo de cada música para dar o gostinho antes de você comprar o CD, ou um site de escola onde é possível o pai passear com o mesmo recurso que ficou conhecido com o “Google Street View“.

    Continua (...)
  • - Marketing de relacionamento: Em vários casos, a venda imediata não é o objetivo da empresa, mas sim a construção de um relacionamento, de uma confiança fornecedor-cliente, onde o laço é estreito quase como se fossem a mesma empresa. O pessoal das vendas liga para saber como está o estoque, sabe toda a programação e liga caso comece a ter alguma anomalia nos pedidos, enfim, tem a empresa cliente como uma extensão de seu controle. Isso acaba gerando muito valor ao cliente.
    Voltando à questão,  a empresa quer os clientes tenham uma noção melhor do seu serviço, já que em todos os aspectos internos já está tudo maravilhoso, funcionando bem e, o mais importante, dando resultado para quem utiliza. O que resta é investir no Marketing Externo para diminuir esse abismo entre o que o cliente acha e o que realmente é o serviço, sair do “ah tem essa empresa” para o “de fato essa empresa é muito boa” para todo o mercado."

    Fonte:http://admcomentada.com.br/mkt/48-cesgranrio-petrobras-administrador2012/

    L
    etra A.
  • Marketing externo - o mais tradicional, aquele realizado da empresa para os clientes, chamado aqui de marketing externo. Aqui entram as diferentes ferramentas de divulgação, como: publicidade, propaganda, assessoria de imprensa.

    Marketing interno (também conhecido como endomarketing) - é o processo realizado da empresa para os funcionários. Neste caso a empresa deve buscar, através de programas de treinamento e motivação, promover a empresa e seus objetivos para cada um dos funcionários ali dentro, buscando criar nestes uma visão clara de futuro, além de motivá-los a fazer parte do processo de atingir este cenário.

     

    Marketing interativo - é aquele que é realizado entre os funcionários e os clientes. A importância deste tipo de marketing é que boa parte da (e as vezes toda a) percepção do cliente sobre a qualidade do serviço será obtida através da interação com o funcionário.

    Marketing direto - é aquele que foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço, sem intermediários. Ele reforça o relacionamento com os clientes e é utilizado dentre outras coisas para fazer com que este seja duradouro. O marketing direto vem se tornando uma das principais maneiras de se chegar ao consumidor, pois embora não seja necessariamente barato ele assegura que o dinheiro não seja gasto com quem não tem interesse por determinado produto ou serviço. Sendo assim, para ser efetivo é preciso que se tenha uma carteira de clientes (que pode ser comprada ou da própria empresa), e mais do que isso, é preciso conhecer detalhadamente essa carteira.

    Para ser feito com sucesso é preciso que se consiga no banco de dados informações atuais sobre a população que será o alvo da campanha, tais como: idade, gênero, renda, estilo de vida e quaisquer outras informações que possam ser relevantes para a segmentação. Só depois de fazer isso será possível estabelecer com quem se está “falando” para então decidir a abordagem mais adequada para aquele público-alvo específico.

    Esse tipo de marketing deve ser utilizado fundamentalmente para manter e atrair novos clientes, fazendo ações direcionadas para determinado público com baixa dispersão de verba e gerando resultados mensuráveis. O marketing direto é útil para qualquer empresa, mas as pequenas em especial têm muito a ganhar com a sua utilização já que dessa forma não precisam utilizar mídias caras e massivas (como anúncios na televisão ou em revistas por exemplo), destinando uma verba menor para dirigir sua propaganda a um segmento ou nicho específico.

    Marketing de relacionamento - busca fortalecer o relacionamento a longo prazo com o mercado, sobretudo através da fidelização dos clientes. Um dos primeiros conceitos de marketing de relacionamento surgiu em 1983, através de Berry, autor de literatura de marketing de serviços.

    Berry defende que para uma empresa ser competitiva é necessário que ela desenvolva uma fidelização com os seus clientes, reafirmando a sua capacidade de responder às necessidades dos consumidores e correspondendo às suas expectativas. Berry define o marketing de relacionamento como atração, manutenção e aumento do relacionamento entre empresa e cliente.

    Na prática é transformar clientes indiferentes em clientes assíduos e leais aos produtos e serviços das empresas. Segundo Evans e Laskin, o marketing de relacionamento é “como um processo onde a firma constrói alianças de longo prazo tanto com clientes atuais e em perspectiva, de forma que comprador e vendedor trabalham em direção de um conjunto comum de objetivos específicos”.

  • Marketing externo: É o modo como o mundo conhece o seu negócio. Esta vertente pode servir para manter os seus antigos clientes atualizados ou para cativar novos. Tudo depende da maneira como o faz. Não descuide do seu marketing externo, pois deixá-lo de parte é começar a ser esquecido pelo mundo.


ID
898558
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa deseja expandir suas vendas para outros países, mas não conta com os recursos necessários para investir nessa ação. Tampouco conta com pessoal capacitado para entender mercados externos e propor ações de marketing. Ao mesmo tempo, seus diretores não querem compartilhar o processo de produção inovador da empresa, que garante uma vantagem competitiva bastante considerável.

A alternativa que envolve menos investimentos, sendo a melhor opção para essa empresa ingressar no mercado externo, é

Alternativas
Comentários
  • "Caros colegas de batalha, Vamos ao tema Estratégias de Internacionalização. A fim de facilitar a visualização das estratégias de acordo com o risco, segue a ordem na seta a seguir:

    1)      Exportação Indireta Habitualmente, as empresas começam com a exportação indireta, ou seja, contam com intermediários independentes para exportar seus produtos.  É a estratégia que envolve menos investimentos, uma vez que não precisa desenvolver um departamento de exportação nem uma equipe de vendas ou contatos no mercado internacional. E ainda, que envolve menos riscos. Como os intermediários internacionais agregam know-how e serviços ao relacionamento, a empresa cometerá menos erros.

    2)      Exportação Direta Em determinado momento, as empresas podem acabar decidindo controlar as suas próprias exportações portanto, o investimento e o risco são maiores.

    3)      Licenciamento O licenciador concede a uma empresa estrangeira o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais ou de outros itens relevantes em troca de pagamento de uma taxa ou royalties. O licenciador consegue entrar no país com médio risco e o licenciado passa a dominar o processo de produção de um produto ou marca muito conhecidos. Os licenciadores têm menos controle sobre o licenciado do que teriam se tivessem construído suas próprias instalações de produção e vendas. Uma empresa pode ingressar em um mercado internacional por meio de franquia, que é uma maneira mais completa de licenciamento. O franqueador oferece sistema operacional e orientação completos. Em contrapartida, o franqueado faz um investimento inicial e paga determinada quantia ao franqueador.

    4)      Join-ventures Investidores estrangeiros podem se unir a investidores locais para criar uma join-venture na qual possam dividir o controle e a propiedade. A formação de uma join-venture pode ser necessária ou desejável por razões econômicas ou políticas; a empresa estrangeira pode não ter recursos financeiros, físicos ou de gerenciamento para levar adiante o empreendimento sozinha ou o governo estrangeiro pode exigir que seja feita uma join-venture como condição para a entrada no país de interesse.

    5)      Investimento Direto A empresa estrangeira pode comprar uma empresa local (ou tornar-se acionista) ou construir suas próprias instalações no país interessado."

    "A empresa está com poucos recursos e não quer dividir seus “segredos de produção”, a solução é exportação indireta, onde uma empresa no local para onde será exportado fará a parte de venda, com mais know-how do mercado e menos custos para as duas partes Além disso a empresa exportadora só mandará os produtos acabados, o que faz com que o segredo de produção permaneça preservado."
    Resposta letra D.

    Fonte: http://admcomentada.com.br/estrategia/49-cesgranrio-petrobras-administrador2012/


ID
898561
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma pesquisa de mercado recente mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade de vida e consomem combustível comum.

Sendo assim, verifica-se que a pesquisa de mercado realizada está baseada em variáveis de segmentação

Alternativas
Comentários
  • Um segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências. Pode-se distinguir pessoas que querem carro como, simplesmente, um transporte de pessoas que querem alto desempenho, luxo e segurança. Deve-se tomar cuidado para diferenciar Segmento de Setor. Uma empresa automobilística pode dizer que vai focar em compradores jovens de classe média. O problema é que compradores jovens de classe média diferem em suas preferências sobre carros. Alguns querem populares, outros de luxo. Compradores jovens de classe média é um setor, não um segmento.

    O profissional do marketing não cria segmento para empresa, na verdade ele identifica o que a empresa pretende e concentrará esforços neles. Pois vamos aos tipos de segmentação:

    Segmentação geográfica: É o marketing regional. As variáveis sempre serão ligadas à geografia do lugar, não só à localização no globo, mas também ao porte da cidade ou região, densidade e área.

    Segmentação demográfica: É quando se divide em grupos de variáveis básicas como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração e classe social.

    Segmentação Psicográfica: É a divisão em diferentes grupos com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores. Pessoas de um mesmo ambiente demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes. 

    Segmentação comportamental: As variáveis para divisão desse grupo são seus conhecimentos, atitude, uso e resposta em relação ao produto. Nessa segmentação o critério é o comportamento das pessoas em relação ao produto. Há 4 subdiviões para esse critério: • Ocasião de compra: de acordo com a ocasião de compra, o comportamento será diferente. Por exemplo, os critérios levados em consideração para fazer reserva em um restaurante serão distintos de acordo com a ocasião, jantar de negócios ou jantar para um pedido de casamento. • Benefícios procurados: as pessoas podem ter motivações diferentes ao comprar um mesmo produto e podem ser segmentadas de acordo com essa motivação. Assim sendo, ao comprar um carro, uns buscam performance e outros design. • Índice de Utilização: os clientes são divididos de acordo com a frequência ou volume de utilização do produto. Há quem compre livros todo mês e há clientes que só compram no período de volta às aulas. • Status do usuário/atitude: existem os clientes potenciais, os iniciantes, os regulares, os não-clientes e assim por diante."

    Resposta letra D.

    Fonte: http://admcomentada.com.br/mkt/50-cesgranrio-petrobras-administrador2012/


     

  • Lorrayne Carvalho
    Parabéns pelos comentários consistentes. 
    Ajudam bastante! 
  • Agora um versinho:

    Atenção, atenção!
    Vamos aos tipos de segmentação:
    A geográfica pode ser a
    África
    A demográfica começa com demo
    Família, raça e religião todos nós temo (rs)
    A psicográfica começa com psico

    Haja valor, personalidade e estilo!
    E por último a comportamental
    Lembre-se do Natal!
    Você compra presente,
    não porque é seu parente,
    Mas pela
    ocasião!
    De quebra você leva em consideração
    os
    benefícios, o status e o índice de utilização!

    KKKKKKKK

    Lembrei dos meus tempos de colégio...muita coisa eu só gravava fazendo versinho mesmo.

    kkkkkkkkkkk
  • Psicográfica

    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

  • A principal diferença entre segmentação psicográfica e comportamental é que a segmentação psicográfica ocorre quando os clientes são separados com base em seus atributos, valores, interesses, opiniões, estilos de vida, etc., enquanto a segmentação comportamental separa os consumidores com base em suas ações.

  • Uma pesquisa de mercado recente mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade de vida e consomem combustível comum.

    Palavras chave = Psicográficos


ID
898564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

João e José resolveram apostar ao jogar “par ou ímpar”. Na primeira aposta, João perdeu R$ 0,50, na segunda, perdeu R$ 1,00. Ele seguiu dobrando suas apostas, mas perdeu todas, até totalizar R$ 63,50.

Quantos reais João perdeu na última aposta?

Alternativas
Comentários
  • e
    2,4,8,16,32

  • Famosa teoria de Martingale, muito usada em jogos de apostas do tipo roleta. 
     
    Dobrando as apostas temos: 0,50 + 1,00 + 2,00 + 4,00 + 8,00 + 16,00 + 32,00 =  63,50
  • Eu também fiz apenas somando, mas suponha que o total dado na questão fosse maior, neste caso seria mais fácil resolver por Progressão Geométrica.

    PG -->  (0,5; 1; 2; 4;…; An)

    Sn = A1 x (qn -1  / (q – 1 ) = 63,5
    0,5 (2n – 1) / (2 – 1) = 63,5
    2n – 1 = 127
    2n = 128
    2n=27
    n = 7

    An = A1 x q(n – 1)
    A7 = 1/2 x 26 = 32


ID
898570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma instituição financeira negociou um empréstimo a ser pago em 15 prestações mensais e sucessivas, sendo a primeira paga um mês após a tomada do empréstimo.

As 5 primeiras prestações são de R$ 1.000,00, cada uma, e as 10 últimas são de R$ 2.000,00, cada uma. O regime é o de capitalização composta com taxa de juros de 2% ao mês.

O valor desse empréstimo foi, em reais, aproximadamente, de

Dado: (1,02) -5 = 0,90 e (1,02) -10 = 0,81

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Achei a resposta do fórum concurseiros.

    A questão pede o cálculo do valor atual (A¹ + A²), na data (ZERO). Para isso, temos de transportar todos os valores para esta data, porém, o examinador tentou dificultar um pouquinho as coisas, não informando, diretamente, os fatores de atualização de uma série de pagamentos iguais (a nossa tabela II). Daí, teremos de construí-los. Então, primeiramente, vamos elaborar este fator da tabela II para, daí, resolver a questão. Vejamos :-

    Precisamos do fator para a(5)¬(2%) e a(10)¬(2%). Porém, o examinador nos forneceu o fator invertido da tabela 1 (o expoente negativo indica isso). De fato, precisamos de conhecer quanto vale (1+i)^n, mas, para isso, temos de fazer o seguinte :-

    a) 1 / (1,02)^5 = 1 / 0,9 = 1,1111 

    b) 1 / (1,02)^10 = 1 / 0,81 = 1,2345

    A partir daqui, já podemos construir nosso fator da tabela II. Assim :-

    a¬i (5%) = (1,02)^5 - 1 / (1,02)^5 * 0,02 = 5 

    a¬i (10%) = (1,02)^10 - 1 / (1,02)^10 * 0,02 = 9,5

    Agora, com os fatores em mãos, já podemos calcular o Valor Atual (A) das parcelas iguais. Atente-se ao sentido das "flechinhas" acima, para melhor visualização do que faremos :-

    A = 2.000 * a(10)¬2% = 2.000 * 9,5 = 19.000

    (atenção aqui !! :- acabamos de transportar 10 parcelas de 2.000 para a data focal 5. Agora, resta-nos trazê-las para a data ZERO. Daí, 

    A¹ = 19.000 * 0,9 = 17.100

    Agora, vamos trabalhar as 5 parcelas de 1.000. Daí,

    A² = 1.000 * a(5)¬2% = 1.000 * 5 = 5.000

    A¹ + A² = 17.100 + 5.000

    A¹ + A² = 22.100 (letra " D ")

    PS: Se fosse eu na prova pularia. Rsrs
  • Não entendi nada. Falou grego.
  • Até agora nao tive nenhuma aula decente sobre esse tema!!!
  • Nessa questão, termos que trabalhar com uma série de pagamentos, onde teremos que encontrar a tabela do valor atual da série de pagamentos.

                                       

    Letra D.

  • Galera, há um erro, na verdade dois erros, nos dados que a banca disponibilizou para o cálculo: 1º : (1,02) -5 = 0,90 ta errado o valor é 0,91 e (1,02) -10 = 0,81 na verdade é 0,82. Por isso, que o valor presente das 5 primeiras prestação de 1.000 é 5.000. Mas como temos que utilizar as informações disponibilizadas pela banca, esquecem a lógica e segue a fórmula.

    A ideia é trazer todas as parcelas para o valor presente para saber o valor do empréstimo tomado. Como estamos falando em prestações, não podemos simplesmente fazer 1.000/1/0,9 (fórmula do VPL), porque, estaríamos trazendo apenas a quinta parcela para o valor presenta. Desta forma, quando há prestações e quer saber o VP de todas as prestações. deve-se utilizar a fórmula do fluxo de caixa modelo padrão. 

    Pv = PMT * (1 – (1 + i) ^-n) / i

    Neste caso, aplica-se a fórmula para as 5 primeiras prestações de 1000 e para as 10 de 2000. Porém, quando trazemos as 10 prestações de 2000 para o valor presente, na verdade, estamos trazendo-as para o período 5, não para o período inicial, visto que essas prestações de 2000 iniciam ao final das primeiras prestações. Mas, e agora? é muito fácil. Basta utilizar esse valor encontrado com as 10 prestações de 2000 como fv, e descapitalizá-lo (traze-lo a valor presente). 

    VP = FV / 1/(1+1)^-n 

    Depois, soma-se os valor encontrado pela fórmula do fluxo de caixa das 5 primeiras prestações com o valor do VPL encontrado. Assim, num passe de mágica rsrs, teremos o o valor inicial do empréstimo.

    Deu para entender galera?

    Abraço!

    Domingão é o dia!!! Deus abençoe à todos nós!!!

     


  • Vou tentar ajudar desde o início para quem não entendeu o que é valor presente (mas simplificando), mas é importante entender bem o conceito dos juros compostos e valor presente líquido, cuja explicação não tem como fazer aqui. Não basta decorar as fórmulas.

    Para entender o Valor Presente é preciso entender os juros compostos. Sabemos que um Capital de 1.000 investido a juros compostos de 2% ao mês por um período de 5 meses resulta num montante (capital investido + juros) de 1.104,08. Ou seja: 1.000*(1,02*1,02*1,02*1,02*1,02). Isso nos leva a fórmula dos juros compostos que é M = C*(1+i)n, onde i é a taxa e o n é igual ao número de períodos. Assim a taxa é multiplicada por ela mesma por tantas vezes quanto for o número de períodos. Isso se chama capitalização a juros compostos.

    Quando calculamos o valor presente estamos fazendo o processo inverso, portanto descapitalizando um montante para chegar ao capital investido.

    Assim se trouxermos 1.104,08, a valor presente (ou seja, descapitalizando) pelo mesmo período de 5 meses e mesma taxa de juros de 2% temos: 1,104,08 * (1/1,02/1,02/1,02/1,02/1,02) = 1.000 ou, pela fórmula C=M*(1+i)-n. Observem que, como estamos fazendo o processo inverso, invertemos a fórmula ao colocarmos o expoente negativo.

    Como não temos calculadora para fazer todo o cálculo acima, a banca é obrigada a nos dar o fator de multiplicação, por isso o problema nos diz que o fator para 5 períodos é de 0,9 que equivale a (1+i)-5 e, para 10 períodos, é de 0,81 que equivale a (1+i)-10. Apenas para fins didáticos, observe que estamos descapitalizando, se estivéssemos capitalizando, as mesma taxas seriam 1,1041 para 5 períodos e 1,2190 para 10 períodos).

    Se o problema não tivesse prestações bastaria trazer os valores dos montantes a valor presente para saber qual o Capital investido. Nesse caso temos que usar a fórmula com PMT (prestações) e trazer cada uma delas a valor presente. Vamos começar pelas 5 prestações de 1.000 reais.

    VP = PMT [1 - (1+i)-n] / i

    O problema nos diz que (1+i)-5 = 0,9. Então vamos substituir esse valor na fórmula e o PMT por 1.000. Fica assim:

    1.000 [1 - (0,90)] / 0,02 = 1.000 * 0,1 / 0,02 = 5.000

    Agora utilizaremos a mesma fórmula para a prestação de 2.000, mas substituindo pelo fator para 10 períodos que é de 0,81.

    2.000 [1 - (0,81)] / 0,02 = 2.000 * 0,19 / 0,02 = 19.000

    Observe que, neste último cálculo, trouxemos o valor das prestações ao período 5, que é onde inicia o pagamento das prestações de R$ 2.000. Mas este não é o valor presente visto que está no mês 5, então temos que trazer os 19.000 a valor presente. Assim utilizamos agora a fórmula do valor presente (sem prestação) que é mesma dos juros compostos (descapitalizando):

    C=M*(1+i)- n = como sabemos que (1+i)- 5 é igual  a 0,9, temos que:

    19.000 x 0,9 = 17.100

    Para finalizar basta somarmos o valor obtido com o valor anterior: 5.000 + 17.100 = 22.100.

    R: Letra D.

  • Flávio, não entendi essa fórmula: VP = PMT [1 - (1+i)-n] / i

    alguém poderia explicar? 

     

    obrigada

  • Flávio Bruna, você deu aula completa! Melhor explicação. Parabéns e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado.


  • a formula da daniela é que está certa

     

    A = N x a

     

    a = [ ( 1 + i )n  -  1 ]  /  [  i  x ( 1 + i )n ]

     

    que é usado em pagamento de dívidas parceladas

     

    sendo o "a" chamado de "fator de valor presente (A) de uma serie uniforme de pagamentos (N)"

     

    nao pode usar C ou M ou Montante nesses casos

     

     

     

     

     

     

  • A explicação do Flávio é excelente, o desumano é ter que decorar tantas fórmulas.

    No passo a passo dá p/ entender, mas se não sabe a fórmula não adianta nada : /


ID
898573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma urna contém 20 bolas numeradas de 1 a 20. Considere todas as amostras de tamanho 2 extraídas sem reposição das bolas e sem ordem exigida.

Em quantas dessas amostras o produto dos números é um múltiplo de 4?

Alternativas
Comentários
  • Se é sem reposição, tenho 20 opções para retirar a primeira e 19 na segunda.
    30*19= 380

    O que quero são multiplos de 4

    380/4= 95.

    Foi a forma mais fácil que achei.

    Abs. 
  • Pensando no conjunto universo de todas as possibilidades que podem ser escolhidas na urna temos:
    U = { (1,2); (1,3); (1,4); …; (19,20)}

    Repare que como as bolas não são repostas, pares como (2,2) não são possíveis.
    Já pensando em quais amostras são múltiplas de 4, podemos fazer a seguinte divisão:
    (1) Inicio do par com número ímpar
    Ex.: (1,2); (1,3); (1,4) etc
    Ao multiplicar os elementos internos em cada par, os múltiplos de 4, nesse caso, são todos aqueles em que o segundo número é um múltiplo de 4. Logo:
    (1,4); (1,8); (1,12); (1,16); (1,20) : resultando em um total de 5 possibilidades

    (2) Inicio do par com número par
    Ao multiplicar os elementos internos em cada par, os múltiplos de 4, nesse caso, são todos aqueles em que o segundo número também é par. Logo:
    (2,4); (2,6); (2,8); (2,10); (2,12); (2,16); (2,18); (2,20) : resultando em um total de 9 possibilidades nesse caso. Porém, no próximo caso em que o numero inicial do par não seja 2, não poderíamos repetir o par na conta, logo, retiramos uma possibilidade, assim:
    (4,6); (4,7); (4,8); (4,10); (4,12); (4,16); (4,18); (4,20): resultando em 8 possibilidades.

    Por analogia, temos:

    Como são 10 números pares começando por impar: 5 x 10 = 50
    Como são 9 numeros impares começando com par: 9 + 8 + 7 + … + 1 = 45

    50 + 45 = 95

    Gabarito Letra D.
    http://blog.passeconcursos.com.br/comentarios-e-questoes-resolvidas-petrobras-prova-administrador-1801/

  • Múltiplos de 4 são todos os números divisíveis por 4.

    Logo, para o nosso exercício, temos que as bolas múltiplas de 4 são as seguintes:

    4x1=4
    4x2=8
    4x3=12
    4x4=16
    4x5=20

    Para que o produto de duas bolas seja múltiplo de 4, pelo menos 1 das bolas deve ser múltipla de 4.
    Logo, temos 5 possibilidades para uma das bolas (4,8,12,16 e 20) e 19 possibilidades para a outra bola (20 menos a bola múltipla de 4).

    RESULTADO: 19x5=95
  • O enunciado dessa questão está completo??? 

    Bom, mesmo sem ter certeza do enunciado acertei a questão.

    Fiz o mesmo que o primeiro colega que comentou aqui!
  • o que  quer dizer " amostras de tamanho 2"????
  • Daniela, existe uma erro na sua multiplicação de 30*19. Isso não dá 380 e sim 570.

    Qt a pergunta de "o que é amostra de tamanho 2", quer dizer que são amostras de 2 bolas (de 20 escolhe duas).

    A forma que achei de resolver a questão com análise combinatória, foi:

    1 - a questão fala que a ordem não importa, então é combinação.

    2 - Combinação de C (20,2) = 20! /2!*18! que é igual a 20*19/2 que é igual a 190.

    3 - Daí agora tem que entrar raciocínio depois dessa aplicação de fórmula. A questão pede "qts das amostras tem produtos iguais a múltiplos de 4". Primeiro, lembrar da regra que todo múltiplo de 4 tb é múltiplo de 2. São 20 bolas enumeradas de 1 a 20Nessas vinte bolas, existem 10 números múltiplos de 2 (2,4,6,8,10,12,14,16,18,20) e 5 números múltiplos de 4 (4,8,12,16,20), ou seja A METADE. Logo, 190 amostras dividido por 2 dá 95.


  • pegando a multiplicação de 19*20 = 380

    dividir 380/4 = 95


  • Tamanho 2? Socorro!

  • A resposta que fez mais sentido pra mim foi a que achei no site http://admcomentada.com.br/petro2012/54-cesgranrio-petrobras-administrador2012/

    Essa questão, pra resolver mais tranquilamente, teríamos que lembrar das fórmulas da Progressão Aritmética.
    Aritmética, pois se ele quer os múltiplos de 4, começa no 4 vai subindo sempre somando 4.

    Qual será o fim dessa P.A? O último produto possível entre os números 1 e 20 que seja múltiplo de quatro. Qual o maior produto possível que sairá dessa urna?
    Será se sair o 19 e o 20, dando o produto 380 que é divisível por 4. E o primeiro termo da P.A. será o próprio 4.

    P.A. = {4, 8, 12, 16, 20… 380}

    Para sabermos quantos vezes o múltiplo de 4 sairá, basta descobrirmos quantos termos tem essa P.A.

    Para isso, aplicamos a fórmula do termo geral da P.A. no último termo

    An = A1 + (n-1)R

    380 = 4 + 4(n-1)
    376 = 4(n-1)
    94 = n – 1
    n = 95

  • SIMPLIFICANDO

    sao 20 numeros -> multiplos de 4 

    entao fazemos 20 - 1 (4) = 19

    multiplos  4,8,12,16,20 = 5 multiplos

    19 x 5 = 95

  • Achei esse enunciado bem ruim. pra resposta ser 19x5, a pergunta não teria que ser:  quantos produtos múltiplos de 4 poderiam aparecer ? 

    Até porque tem que considerar "todas as amostras de tamanho 2 extraídas"

  • Alguém consegue ver o erro nesse raciocínio?

    20 números e amostras de 2 números.

    Amostras de 2 números = (20 x 19)/(2x1) = 190 combinações possíveis de números. 

    Método 1 = ( Tirar as combinações que não são múltiplos de 4 do total ) 

    Dos 20 números, 15 não são múltiplos de 4. Então eles multiplicando entre si não geral múltiplo de 5.  

    Então (15x14)/(2x1) = 105. Então seriam 85 amostras possíveis. 

    Método 2 = Achar as amostras que o produto daria múltiplo de 4

    15 números não múltplos e 5 múltiplos. A multiplicação dos 15 com os 5 = 75. Mas ainda faltam as multiplicações entre os números múltiplos.

    Que seria (5x4)/(2x1) = 10 

    A soma seria 85 e não 95. 

  • O problema na maioria dos comentários acima é que existem bolas que não são múltiplas de 4 cujo o produto é um múltiplo de 4 a exemplo de 2 e 6, 2 e 10, 2 e 14, 2 e 18, 6 e 10, 6 e 14, 6 e 18, 10 e 14, 10 e 18 e 14 e 18.

  • bola 1 - 4, 8, 12, 16, 20... tot = 5

    bola 2 - 4, 6, 8, 10,...., 18, 20.... tot = 9

    bola 3 - 4, 8, 12, 16, 20... tot = 5

    bola 4 - 2, 6, 8, 10,...., 18, 20.... tot = 9

    etc

    bola 8 - 1, 2, 3,..., 19 , 20... total = 19

    etc

    bola 20 - 1, 2,...,18, 19... total = 19

     

    soma dos totais = 190  (pois 5x10+9x5+19x5=190)

     

    ordem nao importa = 190 / 2 = 95

     

     

  • Não entendi nem a questão...

  • Achei o enunciado confuso... Se eu tenho 20 bolas de 1 a 20 e tiro amostras de 2 em 2 eu teria no máximo 10 amostras quaisquer. O enunciado diz não haver reposição.... Como posso ter 95 amostras múltiplas de 4? Não faz sentido!! Se o enunciado dissesse quais são todas as possibilidades possíveis de ter multiplos de 4 ficaria coerente? Achei a ideia da questao confusa..


ID
898576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa certa comunidade, 35% de seus habitantes são leitores do jornal M; 40% são leitores do jornal N; 30% são leitores do jornal P; 25% leem os jornais M e N; 15% leem os jornais M e P; 20% leem os jornais N e P; e 10% leem os três jornais.

Se o contingente de habitantes dessa comunidade que não leem nenhum dos três jornais está entre 270 e 360, então o contingente de leitores exclusivos do jornal M se situa entre

Alternativas
Comentários
  • Temos M=35, N=40, P=30
    MN = 25, MP = 15, NP = 20
    MNP = 10

    A questão não fala em exclusividade de leitores no enunciado. e quer saber os leitores exclusivos de M, que vou chamar de M'.
    Para achar M', N' e P', precisamos achar os MN', MP' e PN', que são as interseções.

    MN' = MN - MNP = 25 - 10 = 15
    MP' = MP - MNP = 15 - 10 = 5
    NP' = NP - MNP = 20 - 10 = 10

    Então temos que
    M' = M - MN' - MP' - MNP = 35 - 15 - 5 - 10 = 5%

    Como vamos precisar calcular o valor de 5% em números e a questão informa o número de não leitores, precisamos descobrir o percentual de não leitores. Temos que achar P' e N' então:

    N' = N - NP' - MN' - MNP = 40 - 10 - 5 - 10 = 5
    P' = P - NP' - MP' - MNP = 30 - 10 - 5 - 10 = 5

    Assim, temos o percentual total de P' + N' + M' + MN' + MP' + PN' + MNP = 5 + 5 + 5 + 5 + 10 + 10 + 15 = 55%
    Sobram 45% que a questão diz estar entre 270 e 360

    Como M' é 5%, fazendo os cálculos
    270 / 45 = 6, multiplicando por 5 para chegar a 5%, temos 30.
    360 / 45 = 8, multiplicando por 5 para chegar a 5%, temos 40.

    Portanto, resposta Letra C - 30 e 40
  • Se fizer pelo conjunto fica bem fácil
    Mas Não Consegui Postar aqui.

    Complementando o acima:

    Se 45% está entre 270 e 360 então:
    270 - 45%
    x     - 100% = 270 * 100 / 45 = 600 Total da População

    360 - 45%
    x     - 100% = 360 * 100 / 45 = 800 Total da População

    5% de 600 = 30
    5% de 800 = 40

    Letra C
  • Raciocinei da seguinte forma:

    Supondo que o total de habitantes seja 100 (para facilitar a conta). Ele já diz que 35% lêem M e no final ele pergunta quantos lêem somente M. Então a resposta já está no enunciado, ou seja, 35 pessoas.
    O restante dos dados não servem para nada, só para confundir e nos fazer perder tempo.

  • Será que alguem poderia me explicar a última parte, pois nõ consigo entender...?

    "...Sobram 45% que a questão diz estar entre 270 e 360

    Como M' é 5%, fazendo os cálculos
    270 / 45 = 6, multiplicando por 5 para chegar a 5%, temos 30.
    360 / 45 = 8, multiplicando por 5 para chegar a 5%, temos 40.  "
  • Carla, é o seguinte


    M = 5%



    45% = total de habitantes que não leem nenhum dos 3 jornais ( entre 270 e 360). Assim sendo, tem-se que achar o intervalo do total de leitores.



    X * 0,45 = 270


    X = 270/0,05


    X = 600 (leitores)



    X * 0,45 = 360


    X = 360/0,45


    X = 800 (leitores)



    Agora você tem que calcular os 5% desses valores que representam o intervalo do total de leitores, daí você irá achar o intervalo dos leitores que só leem M.


    5% * 600 = 30 leitores


    5% * 800 = 40 leitores



  • Achado os 45%, temos outra maneira rápida de resolver:

     

    270 pessoas estão para 45% assim como x está para 5%

     

    270  -----  45

    x    ------- 5

     Regra de três multiplica cruzado

    45x=270 . 5

    x = 30

     

    agora ultiliza sendo os 45% o valor máximo de 360

    360 --------- 45

    y    --------- 5

     

    45y = 360 . 5

    y = 40

     

    Lembrando que para quem tem pratica já simplifica 45 com 5 restando 9 no lugar do 45, aí bastava dividir os números por 9.

  • de onde saiu 45%? :(((((


ID
898579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um fabricante de óleo de girassol utiliza o sistema de etiquetas com códigos de barras em seus produtos. Esse sistema fornece informações contínuas à gerência responsável pelos estoques.

O uso desse sistema, na gestão dos estoques, proporciona

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, letra "b"

    Letras "d" e "e" ==>  Lead time é o tempo de processamento de um pedido, desde o momento que é colocado na empresa até o momento em que o produto é entregue ao cliente. Atualmente as empresas trabalham muito para reduzir o lead time e o grande desafio é torná-lo zero. O problema é como fazer isso sem aumentar os estoques. Isso se faz com uma produção flexível. É claro que na prática isso é um esforço tremendo, pois uma produção totalmente flexível pode ser um sonho.

    Há a diminuição do Lead time, e não aumento.

    Vamo láaa
  • COMENTÁRIO

    O sistema de código de barras é utilizada na gestão da produção como um controlador, um assistente de precisão, pois diminui drasticamente o número de erros principalmente de digitação, pois a entrada pela leitura do código de barra é automática e bem definida, enquanto a entrada de códigos manualmente gera erros por desatenção, cansaço e até má fé por parte dos funcionários.

    O conceito é simples e conhecido, muito utilizado em todo o comércio para agilizar as compras de seus clientes e, como já dito, diminuir os erros. Cada produto tem seu código específico (como o da figura abaixo). Um leitor ótico reconhece o código e já informa o produto e todas as características que estiverem no sistema e, caso seja de dentro de um estoque, já dá baixa no sistema da empresa, atualizando o número de estoque automaticamente e acelerando todo o processo de ressuprimento de estoques.

    código

    Outra grande vantagem do código de barras é que devido à grande utilização mundial desse sistema, a tecnologia de leitura ficou bastante barata, diminuindo bastante o custo operacional.

    Indo para a questão, fazendo item a item:

    (A) maior tempo de execução do ressuprimento dos estoques – Como foi dito acima, diminui o tempo de ressuprimento, pois descomplica muitas operações.
    (B) controle nas atividades de monitoramento do estoque – Essa é a resposta, o código de barra e sua tecnologia de leitura permite a atualização dos estoques no sistema em tempo real, com isso o monitoramento fica muito melhor e mais preciso. Essa é a alternatva correta.
    (C) baixa sensibilidade às variações dos lotes de fabricação – Não, a sensibilidade é altíssima. Qualquer variação é sentida, pois o monitoramento é mais preciso.
    (D) aumento no lead time do processo de distribuição do produto – Na verdade temos a diminuição do lead time (tempo tempo de processamento) de qualquer processo que envolva os estoques.
    (E) aumento do lead time na contagem física do estoque – Contagem física é ir in loco e contar item a item, esse processo será o mesmo com ou sem o código de barras. O código ajuda a deixar o sistema mais preciso e a contagem, caso não seja igual ao que se tem no sistema, podemos ter alguma falha humana.

    SITE DA ADM COMENTADA

    RESPOaSTA LETRA B

  • A única alternativa que apresenta um aspecto positivo. As outras questões é justamente o oposto, são outros aspectos positivos do código de barras.


ID
898582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Empresas fabricantes de graxa advertem aos seus clientes que este é um material que, em contato com partículas sólidas, como areia e poeiras, pode perder parte de suas características físicas e químicas.

Do ponto de vista da administração de materiais, esse produto é classificado como material

Alternativas
Comentários
  • Resp A

    Classificação quanto à sua perecibilidade- É o critério de classificação pelo perecimento (obsolescência) significa evitar o desaparecimento das propriedades físico-químicas do material. Muitas vezes, o fator tempo influencia na classificação, assim, a empresa adquire determinado material para ser utlilizado em data oportuna, e, se porventura não houver consumo, sua utilização poderá não ser mais necessária, o que inviabiliza a estocagem por longos períodos
  • TIPOS  DE CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS:
    ...

    POR PERECIBILIDADE

    TRATA-SE DE UMA CLASSIFICAÇÃO QUE LEVA EM CONTA O DESAPARECIMENTO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO MATERIAL
  • LETRA: A 
                PERECIBELIDADE  - NÃO PERECIVEIS E PERECIVEIS;

    A) Pela ação Higroscopico: Sal marinho, Cal Viurgem etc
    b) Pela Limitação de Tempo: que possuam prazos de validades alimentos e remedios
    c) Instaveis - produtos quimicos- peroxido de éter oxido de etileno etc
    d) Volateis - Amoniacos
    e) Por contaminação pela água - óleos para transformadores
    f) Por contaminação por particulas sólidas - Graxas
    g) Pela ação da gravidade - eixos de grande comprimento

  • Perecibilidade pois o material perderia partes de suas características .

  • Conforme a Portaria n° 448 da STN, perecibilidade é uma característica de um material sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso.

  • GABARITO: A

    Trata-se de uma classificação que leva em conta a alteração das propriedades físico-químicas do material. Gêneros alimentícios, vacinas, materiais para testes laboratoriais, entre outros, são considerados perecíveis, já que estão sujeitos à deterioração e à decomposição. Viana (2011), em visão abrangente, arrola diversas razões passíveis de ensejar a classificação de um material como perecível:

    • Por ação higroscópica (ex.: cal virgem);

    • Por limitação do tempo (ex.: alimentos, remédios);

    • Instáveis (ex.: peróxidos e óxidos);

    • Por contaminação por água (ex.: óleo para transformadores);

    • Por contaminação por partículas sólidas (ex.: graxa); MATERIAL INFLAMÁVEL CUIDADO!

    Pela ação da gravidade (ex.: eixos de grande comprimento);

    • Por queda, colisão ou vibração (ex.: cristais, vidros etc.);

    • Pela mudança de temperatura (ex.: selantes e anéis de vedação);

    • Pela ação da luz (ex.: filmes fotográficos);

    • Por ação de atmosfera agressiva (ex.: atmosfera com cloro, ácidos etc.);

    • Pela ação de animais (ratos, insetos etc.).

    Para o material perecível em razão do tempo, há de se dispensar especial atenção quanto aos prazos de vencimento

     

    FONTE: http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Did%C3%A1ticos+-+Gest%C3%A3o+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a

  • questão dada de presente!

  • Um material é considerado de consumo :
    a) Critério da Durabilidade – Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;
    b) Critério da Fragilidade – Se sua estrutura for quebradiça, deformável ou danificável, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade;
    c) Critério da Perecibilidade – Se está sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou se deteriore ou perca sua característica pelo uso normal;
    d) Critério da Incorporabilidade – Se está destinado à incorporação a outro bem, e não pode ser retirado sem prejuízo das características do principal. Se com a incorporação
    houver alterações significativas das funcionalidades do bem principal e/ou do seu valor monetário, será considerado permanente; e
    e) Critério da Transformabilidade – Se foi adquirido para fim de transformação.
    f) Critério da Finalidade – Se o material foi adquirido para consumo imediato ou para distribuição gratuita.

  • Para quem ficou na dúvida de ser ou não critico, já que alguns materiais perecíveis são críticos. A graxa não é critica porque, apesar de perder suas características físicas e químicas quando em contato com a areia e a poeira, não possuem dificuldades de armazenagem ou com transporte, por exemplo.


ID
898585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma empresa fabricante de produtos lubrificantes pretende viabilizar a implantação do programa Seis Sigma no setor responsável pela produção. Analisando-se a produção num determinado período, constatou-se, para essa situação, o tempo médio de produção de um lote de aproximadamente 18 minutos, com desvio padrão de 2 minutos.

Um administrador que deseja avaliar se esse processo está de acordo com os parâmetros do programa Seis Sigma deverá utilizar a ferramenta denominada

Alternativas
Comentários
  • a proposta de avaliação de 6 sigmas é a busca pela qualidade, reduzindo os custos desnecessários, otimizando os recusos. desta forma melhora os ganhos financeiros e  a produtividades e serviços da empresa.
    Este tipo de processo foi desenvolvido pela MOTOROLA.


    Diante das alternativas a única que busca verificar qualidade é a análise de capacidade: identifica os excessos de tempo de produção x gastos ou falta de planejamento.

  • 2.1 Classificação das técnicas e ferramentas utilizadas no Programa Seis Sigma

    A partir da revisão da literatura, poucas classificações foram encontradas para as técnicas e ferramentas empregadas no Programa Seis Sigma, sendo que See (2006) propõe uma classificação baseada em duas categorias:

     Coleta de dados e gerenciamento de análise do processo - inclui técnicas e ferramentas tais como: mapeamento do processo, matriz causa-efeito, análise dos modos e efeito das falhas (Failure Mode and Effect Analysis - FMEA) e planos de controle;

     Ferramentas de análise de processo - destaca como técnicas e ferramentas a análise e mensuração do sistema, análise da capacidade ("capabilidade") do processo, estudos multivariados, planejamento de experimentos (Design of Experiments - DOE).

    FONTE: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000200014&script=sci_arttext

  • As Sete Ferramentas da Qualidade fazem parte do sistema geral Seis Sigma:

    Folha de Verificação (coleta de dados). Estratificação (separação dos iguais em grupos distintos). Diagrama de Pareto (identificação dos poucos essenciais). Histograma (gráfico de barras para distribuição de freqüências) Diagrama de Causa e Efeito (análise gráfica – Espinha de Peixe ou Gráfico de Ishikawa. Gráfico de Controle (controla os limites das especificações previstas) Diagrama de Dispersão (análise da relação entre duas variáveis) Através do gráfico de controle o profissional pode avaliar se o processo é adequado para a capacidade de produção pretendida no sistema ou se é necessário ajustes (análise de capacidade). Portanto, a resposta da questão é a letra D: Análise de Capacidade.

    Fonte: Seis Sigma e as 7 ferramentas da Qualidade 
    Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão 
  •  O objetivo da Análise de Capacidade é diagnosticar se os processos são capazes de satisfazer os requerimentos dos clientes.

  • A abordagem Seis Sigma foi idealizada pela Motorola e é, resumidamente, isso:

    Todo processo tem uma variação natural, ou seja, todos eles variam pelos mais diversos motivos. Nenhuma máquina dará precisamente a mesma quantidade ou o mesmo resultado cada vez que for usada e, caso dependa do fator humano, aí sim a variação pode aumentar. Essa variação segue uma distribuição normal,  com 99,7% da variação dentro de ± 3 desvios-padrão. Esse desvio padrão normalmente é simbolizado pela letra sigma (σ).

    Uma distribuição normal:

     

     

    Ou seja, todo processo segue uma variação que se assemelha a uma distribuição normal.

    O que a Motorola viu é que, quando maior esse desvio-padrão, quanto maior a variabilidade do processo, mais defeitos saiam no produto. Os dois fatores eram intimamente ligados, número de defeitos nos produtos e a variabilidade do processo.

    O que a Motorola decidiu fazer foi estreitar a tolerância nos processos de modo que a variabilidade natural dele (± 3σ) ficaria no meio das faixas de especificação de uma distribuição normal. Assim, na verdade os 3σ de uma normal virariam 6σ e a variação de 3σ ficaria no meio… fica melhor de entender na figura abaixo:

    Note que no 6σ o que a empresa fez foi trazer o processo de variação natural para o meio do que é normalmente, para isso precisa-se que o precesso seja muito “capaz” (em termos de capabilidade). Como se diminuiu o σ, a distribuição normal fica como 6σ e o índice de variação do processo como ±3σ.

    O que precisa ser analisado, a ferramente que precisa ser utilizada é a análise da capacidade do processo.

    RESPOSTA LETRA D

    http://admcomentada.com.br/producao/2253/


ID
898588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Numa segunda-feira do início do mês, o gerente da empresa Comida Esnobe recebeu uma denúncia, através da mídia nacional, de que seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor, eram feitos com adição de hidróxido de amônio, produto perigoso para a saúde das crianças. Uma nutricionista comentou também, em rede nacional, que os hambúrgueres vendidos estavam sendo feitos com carne mais barata, cujo sabor estava sendo modificado com amônio, questionando a empresa Comida Esnobe: “Por que um ser humano sensato compraria o hambúrguer para suas crianças?” O gerente da empresa desconhecia a existência do componente na receita.

Com relação a esse episódio, identifica-se a

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra E, falha no Supply Chain Management, mais conhecido como Gestão da Cadeia Logística:

    A gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos (Brasil), pipeline logístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganho bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.

    A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objectivo de acrescentar valor para o cliente.
    Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interacções entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.

    Assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correcto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema.

    A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_cadeia_log%C3%ADstica

  • Comida Esnobe ?!
  • De acordo com Ballou, o produto é o foco central no projeto logístico, porque é ele o objeto do fluxo da cadeia de suprimentos, e, em sua forma econômica, o gerador de receitas da empresa. Portanto, como o gerente da empresa não havia avaliado a qualidade do produto adquirido do seu fornecedor, houve uma falha na gestão da cadeia logística, que compreende além dos prazos e valores estabelecidos, a qualidade do produto.
    e) falha no supply chain management
  • Não encontrei nada relacionando supply chain management com a qualidade do produto oferecido.


    Somente relativo a quantidades, distribuição e armazenamento.


    Alguém pode acrescentar?

  • A questão não fala necessariamente de qualidade do produto, mas de problema com o fornecedor. " seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor...". Ou seja, ele tinha que observar a sua cadeia de suprimento já que o hambúrguer vinha já pronto do fornecedor. e) falha na cadeia de suprimentos ou supply chain management.

  • O que houve na situação hipotética da questão foi uma evidente falta de comunicação entre fornecedor e cliente que não sabia da existência do componente em seu próprio produto ao ser perguntado; vamos às alternativas:

    (A) Necessidade de aumento de acurácia nos estoques do fornecedor – sabemos que em uma empresa que trabalha com armazenagem de produtos, em geral, há o controle de estoques por sistemas de informação. A acurácia nos estoques é verificada quando os estoques que estão registrados no sistema traduzem a real situação do estoque físico armazenado. Portanto, um aumento da acurácia nos estoques do fornecedor resultaria apenas numa maior confiabilidade das mercadorias registradas com as físicas estocadas o que não resolve nossa questão.

    (B) Falta do controle do leaseback – Leaseback é uma espécie de arrendamento mercantil onde uma empresa, proprietária de um imóvel que utiliza como fábrica ou sede, o vende para uma instituição financeira ou um fundo de pensão ou uma empresa de arrendamento mercantil que passa a alugar o imóvel adquirido a mesma empresa que o vendeu. É uma maneira das empresas que detém elevados investimentos em imóveis conseguirem aumentar seu capital de giro. Podemos observar que o aumento do controle deste tipo de operação ou estratégia também não condiz com o problema da questão.


  • Continuando...

    C) inadequação da refrigeração no centro de distribuição – essa alternativa não possui nenhum vínculo com a questão já que não foi mencionado nenhuma condição de uma possível refrigeração para que o problema da composição da carne fosse resolvido ou que fosse essa deficiência do fornecedor para a geração do problema, portanto errada.

    (D) redução no custo de oportunidade dos estoques reguladores – os custos de manter estoque correspondem a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por determinado período de tempo. Dentre os tipos de custos inclusos nos custos de armazenagem podem estar o custo de seguro, deterioração, obsolescência e o custo de oportunidade. O custo de oportunidade significa o custo da alternativa de investimento não escolhida, isto é, a partir da definição da alternativa de investimento tem-se o custo de oportunidade das alternativas deixadas de lado. Todo os proventos que poderiam ser adquiridos por cada alternativa renunciada de investimento são calculados como custo de oportunidade.
    Estoques reguladores são normalmente utilizados em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades.
    Assim, a diminuição do custo de oportunidade dos estoques reguladores seria a desvalorização de um possível investimento na utilização de estoques reguladores de uma empresa, mas isto não foi tratado na questão que não mencionou relacionamento de distribuição de estoque entre unidades filiais do cliente e fornecedor, portanto alternativa errada.

    (E) falha no supply chain management – Sabemos que a Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management, é a estratégia de integração entre players  do mercado que firmam parcerias entre si a fim de obter vantagem competitiva. Para isto,  é essencial o constante aperfeiçoamento do fluxo de materiais e troca de informações que vão sendo aprimorados à medida que experiências, recursos ou até tecnologias vão sendo compartilhadas, sendo assim a comunicação um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Verificamos aqui nossa alternativa correta.

    RESPOSTA LETRA E

    Fonte: http://admcomentada.com.br/producao/59-cesgranrio-petrobras-administrador2012/

  • Cadeia de suprimentos (Supply Chain Management): É o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na redução de custos e na alta satisfação nos níveis de serviços prestados aos clientes. Gonçalves 2007

    Fonte: Renato Fenili, Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais para Concursos, 2ª edição


ID
898591
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma empresa adota uma linha de produção onde existem dois postos de trabalho A e B, e o fluxo de produção é de A para B. Sabe-se que o posto de trabalho B retira, no posto de trabalho A, os componentes necessários para atender ao que lhe está sendo demandado.

Esse método de produção adotado é o denominado

Alternativas
Comentários
  • Características do Just in Time

              Um sistema de produção que adapta a filosofia Just in Time deve ter determinadas características, as quais formam aspectos coerentes com os princípios do Just in Time. Entre várias características realçamos as seguintes: 

             >> O sistema Just in Time não se adapta perfeitamente à produção de muitos produtos diferentes, pois, em geral, isto requer extrema flexibilidade do sistema produtivo, em dimensões que não são possíveis de obter com a filosofia Just in Time, 

              >> O layout do processo de produção deve ser celular, dividindo-se os componentes produzidos em famílias com determinada gama de operações de produção, montando-se, desta forma, pequenas linhas de produção (células) de modo a tornar o processo mais eficiente, reduzindo-se a movimentação e o tempo consumido com a preparação das máquinas e equipamentos, 

              >> A gestão da linha de produção coloca ênfase na autonomia dos encarregados e no balanceamento da linha, na não aceitação de erros, paralisando-se a linha, se for necessário, até que os erros sejam eliminados.
     
  • (A) Material Requeriment Planning - O MRP é uma ferramenta utilizada pelas empresas para calcular o material certo e o momento que deve ser utilizado. Ele permite a verificação de todos os ingredientes necessários para completar os pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo. Portanto o MRP é um sistema de gerenciamento de estoques e não um método de produção.
    (B) Capacity Requeriments Planning - O CRP é realizado dentro da etapa de verificação da capacidade presente no MRP. No MRP é realizada a análise de capacidade que é verificada em dois momentos diferentes no seu ciclo. No primeiro momento, é feito um corte grosseiro de capacidade (“Rough Cut Capacity Planning” – RCCP), quando se procura estabelecer uma relação direta entre o programa mestre de produção e a carga dos centros produtivos.

    correta: (C) Just in time - O famoso Just in time é um sistema de administração da produção que determina que deve-se trabalhar com o mínimo estoque possível, pois assim pode-se reduzir custo com armazenagem e literalmente não deixar que dinheiro fique parado em uma estante ou prateleira. O conceito do JIT está relacionado ao de produção por demanda onde primeiro é vendido o produto para depois realizar a fabricação e entrega do mesmo. Esse método é muito comum em farmácias que trabalham com o mínimo de estoque de cada produto sendo comum ao fim do dia não serem encontrados certos produtos que serão repostos pelo distribuidor somente no dia seguinte. Conforme exemplo da questão, somente após serem demandados componentes é que o posto B irá retirar do posto A o necessário para atender a essa demanda, exemplificando o modelo do Just in time, portanto resposta correta.

    (D) Processo de Produção Empurrada - programação de produção ajustada ao comportamento de mercado,  sendo sua produção iniciada antes da ocorrência da demanda. Ou seja, a produção é pré-programada, geralmente por um sistema MRP, obedecendo a uma ordem de produção de lotes padrão. Como esse processo independe da demanda apresenta uma relação contrária à situação previamente descrita na questão.
     
    (E) Fordismo Tradicional - produção em massa exigindo um alto investimento em máquinas e instalações para que o custo do produto vendido seja minimizado a partir do aperfeiçoamento da linha de montagem. Como no Processo de Produção Empurrada, o Fordismo não acompanha a demanda prévia do produto para que sejam realizados procedimentos para a fabricação ou demanda por componentes, ele simplesmente acompanha uma pré-programação de produção o que também não apresenta relação com o exemplo de operação citado na questão

    fonte: http://admcomentada.com.br/producao/60-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • Se o posto de trabalho B retira do A, esse método é o Just In Time, pois o "JIT" possui processo de produção puxada.


ID
898600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações financeiras, no dizer da legislação societária, ou as demonstrações contábeis, na prática, devem ser elaboradas ao final de cada exercício social com fundamento na escrituração mercantil da companhia, nos estritos termos da mesma.

Um empresário deve saber que a mesma lei societária, também conhecida como Lei das Sociedades por Ações, estabelece inclusive que tais demonstrações devem ser assinadas somente pelos

Alternativas
Comentários
  • § 4º As demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores e por contabilistas legalmente habilitados.
    § 5o  As normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários a que se refere o § 3o deste artigo deverão ser elaboradas em consonância com os padrões internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobiliários. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
    § 6o  As companhias fechadas poderão optar por observar as normas sobre demonstrações financeiras expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários para as companhias abertas. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
          
  • Lei 6.404

    Art. 177.    § 4º As D. Financeiras serão assinadas pelos Administradores e por Contabilistas legalmente habilitados

    Contabilista = abrange tanto o técnico em contabilidade como o Bacharel em Ciências Contábeis


ID
898612
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Numa certa empresa com 300 funcionários, fez-se uma pesquisa de salários, obtendo-se as seguintes medidas estatísticas:

• Média = R$ 4.200,00
• Desvio padrão = R$ 840,00

Depois da pesquisa, todos os funcionários receberam um reajuste salarial de 5% mais um bônus de R$ 490,00 por participação nos lucros da empresa.

A razão entre o novo coeficiente de variação e o coeficiente de variação anterior dos salários dessa empresa é dada por

Alternativas
Comentários
  • Por partes:

    1) CV=DP/M, onde DP: desvio padrão e M: média...
    CV=840/4200=0,2

    2) Com as alterações sugeridas pelo enunciado ficamos assim:
    Média: é impactada pela soma e pela multiplicação, então: 4.200*1,05+490=4.900
    Desvio padrão: não é impactado pela soma, somente pela multiplicação, então: 840*1,05=882
    Aí... CV=DP/M, CV=882/4.900 = 0,18

    3) Razão = CV2/CV1= 0,18/0,2=0,9

    Qq dúvida e/ou comentário me avise!
    Abs
  • De onde saiu esse 1,05?

  • Ivaneide:

    100% + 5% = 105%, logo 105/100 = 1,05
  • Por que o desvio é impactado somente pela multiplicação?
  • Por causa das propriedade da Variância e do DP
    "Ao multiplicar/ dividir um conjunto de dados por uma constante (k), a variância fica multiplicada por essa constante ao quadrado (k2). Como o Desvio padrâo é a raiz da variância, logo ele vai ser multiplicado pela própria constante (k).

    Espero ter ajudado!


ID
898618
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Três urnas contêm 9 bolas numeradas de 1 a 9, cada. Um experimento consiste em selecionar uma bola de cada urna e verificar o número de resultados coincidentes.

A probabilidade de que haja exatamente dois números coincidentes dentre os três números selecionados é

Alternativas
Comentários
  • Existem três urnas e cada uma com 9 bolas.

    A primeira urna pode ser qualquer bola das nove bolas P= 9/9 =1

    A segunda urna tem que ser a mesma bola sorteada na primeira, então só poderá ser uma bola das noves P = 1/9

    A terceira urna terá de ser diferente das outras duas, já que só podem haver duas bolas iguais. Então terá de ser qualquer umas das oito bolas que
    não foram sorteadas P = 8/9

    P = 1 * 1/9 * 8/9 = 8/81  ,  porém as bolas iguais podem ser a urna 1 com 2, da 2 com a 3, e da 1 com 3. Então multiplica-se por 3 o resultado.

    P = (8/81)*3 = 8/27.
  • GABARITO B

     

    Existem três urnas e cada uma com 9 bolas.

    A primeira bola que vou retirar pode ser qualquer uma, a segunda tem que ser uma igual a primeira, e a última uma diferente

     

    Igual         *         Igual          *         Diferente

     

        9           *             1            *              8

     _____                  _____                      ____      x     3 (Para permutá-las)     =  8/27 Letra B

        9                          9                           9

     

     

    Obs: só da para fazer desse jeito pois todas as urnas têm a mesma quantidade de bolas.