-
Segundo João Antonio Carvalho (EVP): Uma VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual) é m sistema usado para criar uma rede corporativa (ou seja, pertencente a uma empresa) cujos dados serão transmitidos de forma privada através de uma estrutura de rede pública (adivinha quem? A Internet!
Lembre-se da definição: Uma VPN é uma rede privada que usa a estrutura física de uma rede pública como a Internet. O funcionamento de uma VPN se baseia em criptografia.
Outra coisa: é comum usarem o termo tunelamento (vem de “túnel”) quando querem se referir à VPN, isso porque os protocolos de uma VPN fornecem o serviço de tunelamento, que, no conceito mais simples, é apenas a criação de um “túnel” virtual, permitindo que as mensagens trafegadas por esse sistema não sejam vistas fora desse túnel.
Gabarito Correto.
-
O que é e para que serve uma VPN?
As VPNs são uma ferramenta extremamente poderosa para a segurança das informações digitais, mas muitos usuários ainda desconhecem o recurso. O acrônimo, que representa uma “Rede Virtual Privada” permite o tráfego de dados de forma segura e também permite o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando em casa, por exemplo.
Com isso, é mais fácil levar dados de um ponto a outro da rede sem ficar a mercê de cibercriminosos ou da vigilância, em caso de governos autoritários. A VPN age, em resumo, como uma espécie de firewall, que em vez de proteger seu computador, mantém seguros os seus dados enquanto trafegam pela rede.
Por este motivo, o recurso é especialmente por empresas, que gostariam que seus dados, muitas vezes sigilosos, ficassem longe de olhos curiosos. É possível se conectar até mesmo em redes públicas de forma segura e transmitir informações protegidas com a utilização das VPNs. Graças à criptografia, mesmo que criminosos consigam interceptar as informações, é difícil que eles consigam acessá-las.
Ela também é útil para usuários individuais, que podem usá-las para mascarar seus IPs, de forma a burlar bloqueios de região. Um iraniano, por exemplo, poderia usá-la para acessar o YouTube, onde o serviço é proibido por questões políticas. Seu endereço de IP seria substituído pelo do provedor de VPN, liberando seu acesso.
Para se conectar a uma rede segura do tipo, é necessário acessar a internet da forma que você sempre faz e depois iniciar uma conexão com o servidor de VPN, usando um software específico. No caso de uma empresa, é só se ligar ao servidor e você tem acesso à rede interna da companhia e todos os arquivos.
Fonte: Olhar Digital
-
CERTO.
Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas.
-
Errei por achar que o Firewall era um software restrito aos computadores, não aplicando nas redes...
-
VPN's (virtual private network): são túneis criados em redes públicas para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas. Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança.
-
Errei a questão, pois achei que se tratava de uma pegadinha. Achei a redação da questão um tanto truncada. O conceito de VPN é muito simples, mas dizer que ela pode compartilhar a infraestrutura física das redes públicas de transferência de dados(...). Hã como, de que jeito. Agora, caso a redação da questão afirmasse que a VPN compartilha através da infraestrutura física (...), então não teria o que se falar a respeito da afirmação e tão menos da redação do exercício.
Mas vida que segue!
-
Gabarito: CERTO
Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet. Para ajudar a entender melhor, pense em uma empresa que precisa interligar duas de suas filiais, a melhor solução, na maioria dos casos, acaba sendo a VPN, pois seu custo é pequeno se comparado as outras opções.
Como a Internet é uma rede pública, é preciso criar alguns mecanismos de segurança para que as informações trocadas entre os computadores de uma VPN não possam ser lidas por outras pessoas. A proteção mais utilizada é a criptografia, pois essa garante que os dados transmitidos por um dos computadores da rede sejam os mesmo que as demais máquinas irão receber. Depois de criptografados, os dados são então encapsulados e transmitidos pela Internet, utilizando o protocolo de tunelamento, até encontrar seu destino.
Fonte: Tecmundo.
-
CERTO
VPN (virtual private network) é uma rede virtual que pode compartilhar a infraestrutura física das redes públicas de transferência de dados, mas que possui protocolos de segurança e de controle de acesso mais restritos, como criptografia e uso de firewall, para restringir acessos não autorizados.
VPN (VIRTUAL PRIVATE NETWORK): O uso de redes privadas virtuais racionaliza os custos de redes corporativas oferecendo confidencialidade e integridade no transporte de informações através de redes públicas.
-
CERTO
VPN's (virtual private network):
É uma rede privada construída dentro da infraestrutura de uma rede pública, como a internet, utilizando recursos de criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados trafegados.
Os principais objetivos na implantação de um VPN são:
* Disponibilizar acesso por meio de redes públicas, internet, a baixo custo;
* Isolar uma rede distribuída contra interferência externa;
* Proteger a privacidade e a integridade de mensagens atravessando redes não confiáveis (públicas);
* Manipular toda faixa de protocolos da internet correntemente em uso de forma transparente.
As principais aplicações de VPNs são:
* Acesso remoto a rede corporativa via internet;
* Conexão de LANs via internet;
* Criação de VPNs e dentro de uma intranet
-
O uso de Redes Privadas Virtuais racionaliza os custos de redes corporativas oferecendo "confidencialidade" e “integridade” no transporte de informações através de redes públicas.O uso de Redes Privadas Virtuais racionaliza os custos de redes corporativas oferecendo "confidencialidade" e “integridade” no transporte de informações através de redes públicas.
Correto
-
ERREI
-
VPN (Virtual private network - Rede privada virtual) pega uma rede pública (internet) e faz com que parte dela seja privada, por meio de dois protocolos:
1- Tunelamento
2 - Criptografia
Lembrando: a VPN só protege na internet e não na fonte.
gab.: CERTO.
Bons estudos!
-
NAO É UMA QUESTAO É UMA AULAA..
-
Minha contribuição.
VPN: é uma rede privada virtual que permite acessar uma intranet (rede privada) por meio da internet (rede pública). São utilizadas técnicas de criptografia e tunelamento.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Quem assistiu Matrix, responde essa questão mole, mole!!!
VPN : ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual).
Trata-se de uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. Essa é uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública, como a Internet. Ao invés de realizar esse procedimento por meio de links dedicados ou redes de pacotes, como Frame Relay e X.25, utiliza-se a infraestrutura da internet para conectar redes distantes e remotas.
A Rede Privada Virtual possui a grande vantagem de ser bem mais barata que os links dedicados. Além disso, a Internet está presente em todo o mundo com pontos de acesso espalhados por todos os lugares. As redes VPN são muito utilizadas pelas grandes empresas, especialmente nas companhias em que funcionários trabalham remotamente, seja nas ruas ou no sistema home office, para se conectar à estrutura interna mesmo estando longe. Usuários comuns também aproveitam a tecnologia das redes VPN para construírem redes privadas virtuais.
O nível de custo-benefício das redes VPN em comparação com os links dedicados aumenta à medida que as distâncias entre as conexões também aumentam. Os links dedicados são muito caros, apesar de possuírem uma melhor privacidade e segurança em relação às redes Virtual Private Network. Por ser baseada em uma rede pública, onde existe uma enorme quantidade de tráfego de dados que podem ser transmitidos e recebidos por qualquer equipamento atualmente, a VPN não disponibiliza um alto nível de confiabilidade e segurança para com as informações que transitam por ela.
Porém, por meio da nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidencialidade dos dados que trafegam pela rede. Por meio do sistema de tunelamento, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados. Por isso, é fundamental que os dispositivos responsáveis por cuidar da rede VPN devem ser capazes de garantir segurança e integridade das informações e dos dados que são transmitidos.
-
VPN - Virtual Private Network
A VPN permite o estabelecimento de um enlace virtual seguro sobre uma rede pública de comunicação de dados.
- É utilizada para fazer acesso remoto;
- É uma rede privada construída sobre infraestrutura de uma rede pública;
- Oculta o endereço de IP e Cripitografa todos os dados enviados ou recebidos.
-
VPNs (Virtual Private Network) → são túneis criados em redes públicas (ex: internet) para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas.( É uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública criada por meio do protocolo SSL(HTTPS) ). Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança. O VPN permite que as mensagens trafegadas por esse sistema não sejam vistas fora deste , logo é possível que um usuário acesse seus documentos, e-mails corporativos e sistemas na nuvem, via VPN.
Instagram: @estuda.casal
-
Tem todo um processo pra usar essa rede.. Geralmente por meio corporativo.
-
Quase um poema essa questão .