SóProvas



Prova CESPE - 2014 - Polícia Federal - Psicólogo


ID
1111201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


Em relação à psicodinâmica, há uma diferença importante entre os sintomas que ocorrem na histeria de conversão e nos doentes psicossomáticos. Na histeria de conversão, os conflitos inconscientes exprimem-se por sintomas que possuem significação simbólica; não há lesão orgânica. Nos doentes psicossomáticos, a neurose de órgão é desprovida de sentido e a patologia afeta a vida vegetativa.

Alternativas
Comentários
  • Nas doenças psicossomáticas identificamos uma regressão próxima da regressão psicótica, uma regressão de tipo muito arcaico, mas sem evidente fragmentação do Eu. Neste caso, a neurose do órgão é uma resposta somática que não pretende expressar uma emoção e, ao contrário da conversão histérica, é desprovida de sentido aparente. Assim poder-se-à dizer, com Bergeret (1976), que “o sintoma psicossomático é estúpido”.

    FONTE: http://www.redalyc.org/pdf/287/28770220.pdf 

  •            CONVERSÃO                         X                         SOMATIZAÇÃO

      

    Representação, através da                                          Distúrbio funcional que aponta

        linguagem corporal,  de um                                   para a existência de uma  situação

         conflito inconsciente.                                                           de estresse.


  • Não há lesão orgânica na conversão? Alguém poderia explicar?

  • JUSTIFICATIVA CESPE - Na histeria, a patologia se refere à vida de relação e o sintoma conversivo é simbólico. No caso dos doentes psicossomáticos, trata-se de uma resposta somática que não objetiva exprimir uma emoção. Existe lesão orgânica que, se não cuidada, dependendo do caso, pode levar à morte.

    GAB.: CERTO


ID
1111204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, é utilizada como estratégia de mudança em diversas abordagens psicoterápicas e tem o objetivo de aumentar o conhecimento do paciente acerca de seu transtorno e de prevenir recaídas.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem cognitivo-comportamental abrange a função educacional e, hoje, há grande ênfase na psicoeducação como um componente indispensável ao processo de aprendizagem necessário no transcorrer da doença crônica, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades, centralizando-se nos aspectos afetivos, comportamentais e interpessoais desse processo (Blair e Ramones, 1997).

    http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol28/n6/artigos/art300.htm 

    A psicoeducação consiste em uma intervenção que se caracteriza por

    informar ao paciente dados sobre o seu diagnóstico. Estas informações abrangem

    a etiologia, o funcionamento, o tratamento mais indicado e o prognóstico , entre outras (Colom & Vieta, 2004).


  • A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico? Alguém poderia explicar?

  • Não encontrei justificativa para o termo "inespecífico".

  • errei por conta do inespecífico.

  • Acho que é inespecifico porque a depender do diagnostico, essa especificidade terapeutica ira tomar variadas formas de se fazer, não sendo portanto especifica, fixa e sim inespecifica!!

  • JUSTIFICATIVA – Em psicoterapia, os diversos fatores ou agentes de mudança podem ser divididos em: fatores de natureza cognitiva, fatores comportamentais, fatores inerentes à relação terapêutica, fatores sociais, grupais ou sistêmicos. A psicoeducação faz parte dos fatores de natureza cognitiva e, em maior ou menor grau, está presente em diversas abordagens.

  • A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, deve-se ao fato de que não é exclusuvido de alguma determinada abordagem ou técnica ,pois pode ser utilizada tanto na TCC como na psicanálise, entre outras.

  • Se a psicoeducação tem uma finalidade direta como pode ser um fator terapêutico inespecífico? Fiquei confuso,


ID
1111207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


Na psicanálise, as três neuroses clássicas — histeria, neurose obsessiva e fobia — podem ser definidas de acordo com o modo particular que o ego tem de se defender. Na neurose obsessiva, ocorre o deslocamento; na fobia, a projeção; e, na histeria, a conversão.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA – Essas três formas de defesa configuram os sintomas privilegiados: sofrimento do pensar, no neurótico obsessivo; o objeto ressentido como ameaçador, na fobia; e um sofrimento corporal, na histeria.

  • Os três tipos de neurose podem ser definidos de acordo com o modo particular que o ego tem de se defender:

    ü  Obsessivo: deslocamento – sofrimento do pensar:

    Nesta condição o gozo inconsciente e perigoso (fruto da falha do recalque) é deslocado para o pensamento, para o campo  das ideias conscientes. A carga afetiva é separada de sua ideia original e ligada a outras representações toleráveis. De acordo com a teoria freudiana, na neurose obsessiva ocorre a substituição da representação original ligada ao trauma por representações que fazem parte da vida da pessoa no momento em que expressa os sintomas obsessivos, podendo essa substituição ser consciente ou não.

    ü  Fobia: projeção – o objeto ressentido como ameaçador, sofrimento consciente com relação ao mundo externo:

     Nesse caso, o gozo inconsciente e intolerável é projetado para fora do sujeito, sendo cristalizado em algum elemento do ambiente externo, o qual passa a ser o objeto ameaçador

    ü  Histeria: conversão – sofrimento corporal:

    O gozo inconsciente e doloroso é convertido em sofrimento corporal, o que antes correspondia ao investimento energético de um conteúdo inconsciente, passa a expressar-se em uma rede somática. Na conversão, o que chama a atenção é o seu valor simbólico, a tal ponto que os sintomas obedecem a uma anatomia puramente fantasmática


ID
1111210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


Nas psicoses, ocorre uma exteriorização reificante, presente no delírio e(ou) na alucinação. Trata-se de um efeito defensivo, no qual aquilo que deveria ter sido do sistema interno e subjetivo do pensamento e do afeto do sujeito é reificado e exteriorizado.

Alternativas
Comentários
  • No psicótico, há uma insuficência/inaptidão em distanciar-se no aspcto imaginário e simbólico, o que deixa espaço para sistemas equivalentes de expressão direta das pulsões, por reificação e não por mentalização, havendo uma coisificação de qualquer esboço de mentalização. É esta exteriorização reificante que substitui a tomada de consciência interna de um desejo.

    Reificação = transformar algo em coisa, pegar algo do pensamento e torna-los "reais"
  • coisificação da palavra.

  • Segundo Lacan, a psicose é o incosciente a céu aberto. Pela foraclusão do nome-do-pai, o psicótico não é inscrito na cadeia dos significantes. O resultado disso é uma "falha" na função representativa, visto que não há o registro simbólico. A aquisição da palavra (significantes) se constitui como um símbolo, portanto uma via de acesso ao campo das abstrações. No entanto, nos indivÌduos nos quais a capacidade de formação de símbolos tenha ficado seriamente prejudicada (psicóticos), a palavra pode estar sendo utilizada a serviço das “equações simbólicas”, condição na qual o pensamento e as palavras adquirem uma concretude mágica e se confundem como se, de fato, fossem as coisas que apenas deveriam representar, ou seja, esse processo implica na reificação, quando não há distinção entre o que é do pensamento e o que é real

     

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • Reificação é uma operação mental que consiste em transformar conceitos abstractos em realidades concretas ou objectos.

  • JUSTIFICATIVA – Trata-se de uma colocação em cena dramatizada visando a organização do “fora”, a qual substitui uma tomada de consciência interna de um desejo.


ID
1111213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


Na estrutura neurótica, o conflito psíquico do sujeito situa-se entre o ego e as pulsões, sendo o recalque uma das principais defesas. Nesse caso, o processo primário conserva um papel eficaz, respeitando a noção de realidade. Na estrutura psicótica, uma recusa incide sobre parte da libido narcisista, ocorrendo o domínio do processo secundário.

Alternativas
Comentários
  • O processo primário está vinculado ao sistema inconsciente. Já o secundário ao pré-consciente e consciente. 

  • ASSERTIVA ERRADA!

    Ocorre o contrário do proposta pela questão: na estrutura psicótica, há um domínio do processo primário (inconsciente). O processo primário não tem noção da realidade, além de ser atemporal!

    Bons estudos!

  • Quando a afirmativa cita que: "... o processo primário conserva um papel eficaz, respeitando a noção de realidade...", já torna a assertiva incorreta.

    Lembremos que "processo primário" refere-se ao inconsciente e este - mais do que sabido por todos - é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. 


    Complementando, uma breve conceituação freudiana sobre psicose e neurose:

    Para Freud, a psicose é um conflito psíquico entre o Ego e a realidade do mundo exterior, entre o Ego e o Mundo. Se na estrutura neurótica o Ego sacrifica as exigências do Id por causa das críticas do Superego e das imposições da realidade exterior, na psicose ele sacrifica a realidade do mundo exterior para satisfazer às exigências do Id. Dizendo-o com as palavras de Freud:

    A neurose é o resultado de um conflito entre o ego e o seu id, a psicose, porém, é o desfecho análogo de um distúrbio desta natureza nas relações entre o ego e o mundo exterior. [Die Neurose sei der Erfolg eines Konflits zwischen dem Ich und seinem Es, die Psychose aber, der analogue Ausgang einer solchen Störung in den Beziehungen zwischen Ich und Aussenwelt] (Freud, 1924, p. 333).

    Daí a célebre noção de rejeição [Verwerfung], que Lacan traduziu por Forclusion, e que sem dúvida é o mecanismo de defesa principal da psicose. Rejeição da realidade e sua ulterior reconstrução mediante os delírios – estes são, para Freud, os dois momentos principais do processo psicótico.




  • JUSTIFICATIVA – Na estrutura neurótica, é o processo secundário que conserva um papel eficaz, o que faz com que a noção de realidade predomine. Na estrutura psicótica ocorre o contrário, já que a recusa incide não sobre a libido, mas sobre parte da realidade, levando ao predomínio da libido narcisista e do processo primário.

  • Processo primário - > primitivo, cisão com a realidade, formado da relação entre id e supereu e é ligado à psicose.

    Processo secundário -> Não há rompimento com a realidade, formado da relação entre id e ego e é ligado à neurose.

    Lembrando que o verbo "ligar" é transitivo indireto, ou seja, pede preposição e a palavra "neurose" é substantivo feminino, logo, pede um artigo feminino e a junção entre a preposição "a" e o artigo feminino "a" é o " a craseado".


ID
1111216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


A depressão, na visão da teoria cognitiva, deve ser compreendida como uma perturbação no pensamento; seus sintomas decorrem de um processamento cognitivo pessimista, de uma visão distorcida de si, do mundo e do futuro.

Alternativas
Comentários
  • A terapia Cognitiva visa corrigir padrões distorcidos de pensamentos e comportamentos. O objetivo principal é detectar e alterar atitudes que restringem as atividades sociais, de lazer, profissionais e melhorando assim sua qualidade de vida, contribuindo para que o paciente desenvolva um maior sentimento de autoconfiança e independência para lidar com situações adversas de seu cotidiano, resultando em considerável aumento da auto-estima.

    Através de pesquisas (Aaron T. Beck – 1961,1963 e Beck  - 1976,1979) houve a constatação de que as experiências pessoais nos levam a formar pressupostos sobre nós mesmos e sobre o mundo. Tais pressupostos compõem nosso sistema de crenças que determinam o sentido que damos às ocorrências de nossa vida atual. Formam-se então os chamados pensamentos automáticos, que invadem a mente da pessoa, em geral associados à emoções desagradáveis. Estes pensamentos interferem nas interpretações de experiências atuais, previsões sobre eventos futuros, ou lembranças de fatos passados.

    Uma crença é um padrão extremamente estável e persistente que se desenvolve na infância e segue em elaboração durante a vida de uma pessoa.  Nós percebemos o mundo através de nossas crenças.

    Crenças são cognições importantes em relação a nós mesmos e ao ambiente que aceitamos sem questionamento. Elas se auto preservam e são muito resistentes a mudanças. Uma pessoa, quando criança  desenvolve uma crença que a faz perceber-se incompetente, raramente desafia esta crença, mesmo quando adulta.  A crença habitualmente não se modifica sem tratamento, mesmo um sucesso “esmagador” na vida de uma pessoa que acredita ser incompetente não é suficiente para rompe-lo. A pessoa está mergulhada no esquema. A crença luta por sua própria sobrevivência e com sucesso habitual. Mesmo que as crenças persistam, uma vez que estejam formadas, nem sempre o indivíduo tem percepção delas.

    Habitualmente as crenças atuam de forma sutil, passam desapercebidas, mas quando são acionados por eventos  explodem nossos pensamentos e emoções, que são dominados  por elas.

    Como é a terapia

    Inicialmente, o terapeuta trabalha no sentido de devolver ao paciente a flexibilidade através da análise de suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos. A readaptação dos pensamentos automáticos e das crenças disfuncionais provoca mudanças positivas nas emoções e no comportamento.

    Ao longo do processo terapêutico, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente promovendo sua reestruturação. Objetiva não apenas a solução dos problemas imediatos do paciente, mas através da reestruturação cognitiva busca dotá-lo de um novo conjunto de técnicas e estratégias a fim de capacitá-lo, a partir daí, a processar e responder de forma funcional, concorrendo para a realização de suas metas.


  • Aeron Beck:

    -  depressão é causada devido a visões negativas irrealistas sobre o mundo;


    - pessoas deprimidas tem uma cognição negativa em três áreas: elas mesmas, o mundo e seu futuro (tríade depressiva)


    -  corte com a psicanálise – depressão = pensamentos  consciente no lugar de desejos reprimidos e motivações inconscientes


    -  Função do psi: auxiliar os pacientes a solucionar seus problemas atuais, mudar seus comportamentos disfuncionais


    - Objetivo do paciente: responder de forma adaptativa a seus pensamentos disfuncionais.


    -   As descrições dos pacientes sobre si mesmos e de suas experiências evidenciavam pensamentos e visões negativas de si mesmos, de suas experiências de vida, do mundo e do seu futuro (pensamento automático)  não precisam ser motivados para virem a tona

  • JUSTIFICATIVA – Beck pressupõe dois elementos básicos: a tríade negativa e as distorções cognitivas. A tríade negativa consiste na tendência de a pessoa ver-se como inadequada, ter uma visão negativa de si, do mundo e do futuro. As distorções cognitivas são erros sistemáticos na percepção e no processamento de informações, o que o leva a estruturar suas experiências de forma inflexível.


ID
1111219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.

Na visão psicodinâmica, a natureza neurótica da depressão revela-se pela incapacidade de o sujeito utilizar a dor depressiva para fins de elaboração psíquica.

Alternativas
Comentários
  • correto, o sujeito elabora pelo luto.  incapacidade trata-se de melancolia


  • Errado.

    A questão trata da melancolia e não da depressão.

  • JUSTIFICATIVA – A natureza neurótica da depressão revela-se justamente pela capacidade de utilizar a dor depressiva para fins de elaboração psíquica. A capacidade de realizar o luto e fazer elaboração psíquica.

  • Continuo sem entender ...
  • Vale conferir toda a prova comentada pela banca com as respectivas justificativas:

    www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_008_17.pdf


ID
1111222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.

Burnout é a denominação dada a uma síndrome marcada pela presença de sintomas como ansiedade extrema, recordações aflitivas e sentimento de impotência, que se desenvolvem após a exposição do sujeito a um estressor traumático extremo.

Alternativas
Comentários
  • Errada!

    O burnout é uma patologia relacionada ao trabalho, fator esse que em momento algum foi citado na questão. 

  •  Síndrome de Burnout  é a síndrome do esgotamento profissional. Foi assim denominada pelo psicanalista Freudenberger.A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante. O portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido.



  • ASSERTIVA ERRADA!

    A definição da patologia sugerida pela questão é de Estresse pós traumático. Burnout refere-se a um intenso esgotamento físico e mental, de caráter depressivo, oriundo da atividade laboral.

    Bons estudos!

  • Para exemplificar, Sindrome de Burnout é muito comum entre Professores.

  • Definição do transtorno de estresse pós-traumático.

    GAB: ERRADO


ID
1111225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens.

O paradigma positivista influenciou de maneira significativa o desenvolvimento da pesquisa e da prática profissional no campo da psicologia da saúde. Esse paradigma, contudo, por ser embasado em perspectiva microcategórica, dificulta uma construção teórica que ultrapasse os aspectos semiológicos do conceito de saúde e seus possíveis campos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Ao ler perspectiva microcategórica, já é possível inferir algo restrito, específico. A pesquisa empírica, por mais produtiva e benéfica que possa ser, acaba trazendo limitações quanto às ciências humanas, mais difíceis de serem comprovadas por meio de método empíricos suficientes, que envolvem comprovação por meio de fatos e é passível de observação. Não podemos analisar assim todas as questões filosóficas ou aspectos mentais, por exemplo. Para isso, devemos utilizar outros métodos, como uma pesquisa mais descritiva ou epistemológica. Daí então a limitação a qual a questão de se refere. Existem CIÊNCIAS, e não apenas uma única forma de avaliar e determinar padrões.

  • De acordo com determinada concepção do processo saúde-doença privilegia-se um ou outro aspecto deste fenômeno. Em uma concepção positivista, por exemplo, geralmente tem-se um enfoque biologicista desvinculado do contexto sócio-histórico-cultural em que ele ocorre.

    Fonte: As Ciências Biomédicas e as Correntes de Pensamento no Processo Saúde-Doença-UFSC

    JUSTIFICATIVA – Mais do que o processo de adoecimento, o foco da psicologia da saúde é o desenvolvimento da saúde humana. Faz-se urgente a construção de metodologias e de avanços teóricos que priorizem a expansão do termo saúde para além da ausência de doença e que extrapolem o viés positivista. Dimensões psíquicas e subjetivas são contextos que devem ser considerados na constituição da doença e no processo de adoecimento.


ID
1111228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens.

As dimensões psíquicas e subjetivas devem ser consideradas no processo de adoecimento e na constituição da doença.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Modelo multifatorial: estuda o contexto biopsicossocial, em que os fatores biológico, psíquico e social influenciam o processo saúde-doença, passando a considerar outros aspectos também, como o espiritual.

    Assim, segundo a definição apresentada, para se considerar aspectos relacionados à doença e ao adoecimento, diversos fatores devem ser considerados, não somente o biológico. Dessa forma, esse modelo vai de encontro ao modelo biomédico, que enxerga a saúde como a simples ausência da doença.

  • Mais do que o processo de adoecimento, o foco da psicologia da saúde é o desenvolvimento da saúde humana. Para isso, faz-se urgente a construção de metodologias e avanços teóricos que priorizem o avanço do sentido do termo saúde para além da ausência de doença e que extrapolem, portanto, o viés positivista. Dimensões psíquicas e subjetivas são contextos que devem ser considerados na constituição da doença e no processo de adoecimento.

    JUSTIFICATIVA DA BANCA CESPE

    CERTO


ID
1111231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens.

Promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como participação em equipes interdisciplinares de instituições ou em trabalhos comunitários, constituem possibilidades de atuação no campo da psicologia da saúde.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia da saude

    Como pode ser entendida:

    >Prática que atua para a integridade da saúde do paciente em todas as suas dimensões física, mental e social;

    >Considera a compreensão psicossomática da pessoa na intervenção psicológo

    >Reflexão acerca da formação profissional, da postura ética e do desenvolvimento de pesquisas na área (bioética)

    >Visa ao estudo das relações entre comportamento e saúde no enfoque da :

    1.  promoção da saúde,

    2.  prevenção da doença

    3.  auxílio no tratamento de doenças


ID
1111234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.

Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.


A terapêutica farmacológica, os efeitos colaterais e os riscos de recidiva são aspectos não ocupados pela psico-oncologia, uma vez que são atribuições do médico responsável pelo caso de Carlos.

Alternativas
Comentários
  • Ajudou muito apontar o gabarito.

  • É trabalho do psicólogo orientar nos procedimentos que o paciente sofrerá e falar sobre os efeitos , claro que de forma humanizada e especificamente no caso citado, usando o lúdico.

  • JUSTIFICATIVA – A psico-oncologia ocupa-se de todo processo que envolve a promoção da qualidade de vida do paciente com câncer, de modo a auxiliar o indivíduo e sua família no processo de enfrentamento da doença e de seu tratamento, tais como: o longo período de tratamento, a terapêutica farmacológica e seus efeitos colaterais, a submissão a procedimentos invasivos e significativamente dolorosos, alterações nos padrões de comportamento e riscos de recidiva. O acompanhamento do paciente e sua família torna-se um elemento crucial ao longo do processo.


ID
1111237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.

Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.


Cabe ao psicólogo responsável fazer uma avaliação particularizada do caso, priorizando a promoção de mudanças no repertório comportamental relacionadas à saúde de Carlos e utilização de comportamentos adquiridos ao longo do tratamento, o que pode ser útil em diversas situações de risco a que seja submetido.

Alternativas
Comentários
  • A palavra "particularizada" me fez remeter a atendimento isolado da família, por isso marquei errado.


ID
1111240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.

Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.


Há, na psico-oncologia, uma vertente interdisciplinar que avalia a influência de fatores comportamentais, psicológicos e sociais no desenvolvimento do câncer e, consequentemente, no tratamento e na reabilitação dos indivíduos que contraíram a doença.

Alternativas
Comentários
  • Estes, entre outros trabalhos, foram estabelecendo a fundamentação da Psico-Oncologia, que foi definida por Holland (1990) como

    uma subespecialidade da Oncologia, que procura estudar as duas dimensões psicológicas presentes no diagnóstico do câncer: 1) o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, sua família e profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento; 2) o papel das variáveis psicológicas e comportamentais na incidência e na sobrevivência ao câncer. (p. 11)

    A Psico-Oncologia representa a área de interface entre a Psicologia e a Oncologia e utiliza conhecimento educacional, profissional e metodológico proveniente da Psicologia da Saúde para aplicá-lo:

    1º) Na assistência ao paciente oncológico, sua família e profissionais de Saúde envolvidos com a prevenção, o tratamento, a reabilitação e a fase terminal da doença;

    2º) Na pesquisa e no estudo de variáveis psicológicas e sociais relevantes para a compreensão da incidência, da recuperação e do tempo de sobrevida após o diagnóstico do câncer;

    3º) Na organização de serviços oncológicos que visem ao atendimento integral do paciente, enfatizando de modo especial a formação e o aprimoramento dos profissionais da Saúde envolvidos nas diferentes etapas do tratamento.(p. 46)

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642002000100008

  • Livro: Psicologia da Saúde de  Valdemar A. A. Camon retrata muito bem o artigo que a colega citou acima. 

  • Alguns autores consideram a psico-oncologia como um ramo da medicina ou mesmo como uma sub-especialidade da oncologia. De qualquer maneira, a psico-oncologia é uma vertente interdisciplinar que se ocupa do paciente com câncer, assim como de seu contexto familiar, posto que, por meio dela, avalia-se a influência das dimensões psicológicas, comportamentais e sociais no desenvolvimento e no tratamento da doença, com fins de reabilitar o paciente.

    Fonte banca cespe.

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/36100/cespe-2014-policia-federal-psicologo-prova.pdf?_ga=2.83187222.1898781496.1624830116-104840447.1568243305


ID
1111243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.

Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.


Nessa situação, o psicólogo deve atuar na vertente individual e familiar, auxiliando tanto Carlos quanto sua família no processo de enfrentamento da doença e de outros eventos estressores.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez julgando o "deve" do CESPE como errado, e entendendo que a melhor palavra seria "poderia".

    Gab: CERTO

  • As questões da CESPE sempre restritivas demais, o que ocasiona em muita confusão para a resolução.

  •  JUSTIFICATIVA – Alguns autores consideram a psico-oncologia como um ramo da medicina ou mesmo como uma sub-especialidade da oncologia. De qualquer maneira, a psico-oncologia é uma vertente interdisciplinar que se ocupa do paciente com câncer, assim como de seu contexto familiar, posto que, por meio dela, avalia-se a influência das dimensões psicológicas, comportamentais e sociais no desenvolvimento e no tratamento da doença, com fins de reabilitar o paciente.

    Fonte: Cespe

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/36100/cespe-2014-policia-federal-psicologo-prova.pdf?_ga=2.83187222.1898781496.1624830116-104840447.1568243305


ID
1111246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


A síndrome geral de adaptação (SGA) é constituída de três etapas: fase de alarme, de resistência e de exaustão. O estresse se manifesta apenas na fase de resistência.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    A afirmação que associa sintomas físicos e psicológicos, associadas à teoria de Hans Selye, está equivocada. "Hans Selye foi o primeiro estudioso que tentou definir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica [...] o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quais podem ser observadas e mensuradas. O estresse é o estado que se manifesta através da Síndrome Geral de Adaptação (SGA). Esta compreende: dilatação do córtex da suprarrenal, atrofia dos órgãos linfáticos e úlceras gastro-intestinais, além de perda de peso e outras alterações. 

    A SGA é um conjunto de respostas não específicas a uma lesão e desenvolve-se em três fases: 1) fase de alarme, caracterizada por manifestações agudas; 2) fase de resistência, quando as manifestações agudas desaparecem e; 3) fase de exaustão, quando há a volta das reações da primeira fase e pode haver o colapso do organismo. Selye afirma que o estresse pode ser encontrado em qualquer das fases, embora suas manifestações sejam diferentes ao longo do tempo. 

    Além disso, não é necessário que as três fases se desenvolvam para haver o registro da síndrome, uma vez que somente o estresse mais grave leva à fase de exaustão e à morte" (FIGUEIRAS; HIPPERT, 1999). Nesse sentido, apesar da impossibilidade de dissociação mente-cérebro, bem fundamentada por Ernest Lawrence Rossi, Hans Selye, em seus estudos ditos iniciais, preocupou-se com a definição do termo estresse, limitando-se às questões biológicas envolvidas.

  • O estresse pode aparecer em qualquer uma das fases...
  • – O estresse se manifesta pela Síndrome Geral de Adaptação (SGA), constituída de três fases: alarme, resistência e exaustão. O estresse pode se manifestar em todas as fases.


ID
1111249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


De acordo com a visão biopsicossocial do estresse, é possível que Jonas esteja sendo acometido por estímulos estressores provenientes tanto do meio externo quanto do interno.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA – De acordo com a visão biopsicossocial, estresse é uma relação singular estabelecida entre um indivíduo, seu ambiente e as circunstâncias às quais está submetido. Nesse sentido, considera-se que os estímulos estressores são provenientes do meio externo e interno. No caso de Jonas, tem-se o trabalho como estímulo estressor externo e as emoções, fantasias, medos e angústias como o estímulo estressor interno.

    GAB: CERTO


ID
1111252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


A probabilidade de adoecimento de Jonas está relacionada à maneira como ele avalia e enfrenta sua situação pessoal e profissional.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA – As crenças, os componentes situacionais dos estímulos, o caráter de novidade da situação, a intensidade e previsibilidade do acontecimento são elementos que contribuem de maneira significativa para o processo de avaliação do processo e situação estressante. O adoecimento estaria, assim, vinculado à maneira como Jonas avalia e domina esses estímulos estressores.

    (CESPE)


ID
1111255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


Jonas poderia se beneficiar de um acompanhamento psicológico individual que pudesse produzir mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais duradouras.

Alternativas
Comentários
  • duradouras? cespe fazendo cespice

  • Duradouro forçou a barra rs! Talvez na época da questão não entraram com recurso...

    Pesquisando aqui encontrei essa prova comentada pela banca, em que a mesma justifica a questão. Porém, ao justifica-la a própria banca não fala nada de duradoura kkk. (acho que poderia ter sido anulada, na minha humilde opinião).

    JUSTIFICATIVA – A terapia cognitivo-comportamental poderia auxiliar Jonas a reduzir mudanças no nível cognitivo, emocional e comportamental; intervenção necessária para que ele possa lidar com a situação estressora vigente, de modo a evitar o colapso ou mesmo a exaustão do organismo.

    Gabarito da banca certo!


ID
1111258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


O psicólogo que atua no núcleo de atendimento ao servidor poderá indicar o psicólogo e a abordagem teórico-clínica mais adequada para o caso de Jonas, devendo repassar ao profissional indicado todas as informações e resultados da prestação de serviço psicológico.

Alternativas
Comentários
  • Complementando, não se indica abordagem teórica. Indica apenas um profissional de psicologia e informações relevantes.

  • Acho que não pode indicar um profissional especifico, porque seria direcionamento, é contra a ética tanto do serviço público quanto do código da nossa categoria...

  • ele não pode indicar o psicólogo ( profissional), porém pode sim indicar a abordagem que melhor funciona dentro da patologia existente

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - O profissional que atua no núcleo de atendimento ao servidor deverá orientar o indivíduo e, se for o caso, encaminhá-lo para atendimento externo. É fundamental ressaltar que, só devem ser passadas as informações necessárias ao início do acompanhamento psicológico

  • Nem é preciso ler o estudo de caso para resolver essa questão! Pois, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo devemos passar somente as informações necessárias ao substituto...

    Artigo do código de ética:

    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

    Ou seja, questão errada! Não são todas as informações como colocou a questão!

    Art. 12 – Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.


ID
1111261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


O coping pode ser útil tanto na modificação das relações de Jonas com o ambiente de trabalho, em uma tentativa de controlar a situação estressora quanto na modulação da resposta emocional suscitada pela situação-problema.

Alternativas
Comentários
  • coping


    Ocopingéoprocessocognitivoutilizadopelosindivíduosparalidarcomsituaçõesdestressequeincluiosesforçosparaadministrarproblemasnoseuquotidiano.
    Poroutraspalavras,éoconjuntodeestratégiascognitivasoucomportamentaisaqueumindivíduorecorrequandoseencontraperanteumasolicitaçãoquetantopodeserinternacomoexterna,masqueéparaeleconsideradanegativaoucoativa.Estasestratégiaspermitemrestabelecerumcontrolosobreasituaçãocausadoradestress.
    Esteconceitotemsidoamplamenteestudadoporestarassociadoàsaúdeeàadaptabilidadesocial.Ocopingapresenta,portanto,fundamentalimportânciaparaestudosdevulnerabilidade,indicandoanecessidadedaelaboraçãodeinstrumentosfidedignoseválidosparaaavaliaçãodepopulações.
    Algunsestudosmostraramainfluênciadetraçosdepersonalidadeededepressãosobrerespostasdecoping,bemcomoarelaçãoentreotipodeestratégiadecopingutilizadaeobem-estarsubjetivo.

     FONTE: http://www.infopedia.pt/$coping;jsessionid=Uc+ePNK4QtkSIxmRJMvyVQ__

  • O coping é o processo cognitivo utilizado pelos indivíduos para lidar com situações de stress e que inclui os esforços para administrar problemas no  seu quotidiano.
    Por outras palavras, é o conjunto de estratégias cognitivas ou comportamentais a que um indivíduo recorre quando se encontra perante uma solicitação que tanto pode ser interna como externa, mas que é para ele considerada negativa ou coativa. Estas estratégias permitem restabelecer um controle sobre a situação causadora de stress.
    Este conceito tem sido amplamente estudado por estar associado à saúde e à adaptabilidade social .O coping apresenta, portanto,fundamental importância para estudos de vulnerabilidade, indicando a necessidade da elaboração de instrumentos fidedignos e válidos para a avaliação de populações.
    Alguns estudos mostram a influência de traços de personalidade e de depressão sobre respostas de coping, bem como a relação entre o tipo de estratégia de coping utilizada e o bem-estar subjetivo.

    Pra quem (COMO EU) estava com dificuldades pra ler o comentario da joseli rsrs

ID
1111264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


Devido ao quadro de estresse pós-traumático apresentado por Jonas, é necessária a intervenção do psicólogo institucional junto à equipe de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  

    Errado!

     

    Justificativa dada pela própria Banca:

     

    O termo estresse difere da categoria "Transtorno de Estresse Pós-Traumático", definido pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV) e pela Classificação Internacional das Doenças (CID-10). Em acréscimo, o item está errado, ainda, porque afirma que é necessária a intervenção do psicólogo institucional junto à equipe de trabalho, tendo em vista o papel deste profissional nas organizações.

     

  • No texto não há indicativo de que o Jonas vivenciou algum evento traumático. Pelo texto, pode-se inferir que ele está vivenciando dificuldade de adaptação ao novo cargo, possivelmente relacionada com ansiedade.


ID
1111267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jonas, com trinta anos de idade, servidor público, há dois meses mudou de setor no trabalho. Na antiga ocupação, passou um ano elaborando e implementando um núcleo de apoio ao servidor. Identificava-se com o serviço e com as atividades que realizava. Devido a uma crise em seu casamento, resolveu aceitar o convite para assumir um novo cargo, posto que seu salário iria aumentar e haveria flexibilidade quanto ao horário de trabalho. Há um mês e meio, Jonas vem sofrendo de insônia e tem dificuldades para se alimentar e de lidar com a nova equipe e com as exigências do novo chefe. Apresenta-se ansioso, isolado e com baixa produtividade.

Diante dessa situação hipotética, e com base nas teorias, nos estilos de enfrentamento do estresse e na atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens a seguir.


Com base na teoria proposta por Hans Selye, Jonas está sofrendo de estresse, haja vista os sintomas físicos e psicológicos apresentados.

Alternativas
Comentários
  • por que está errada, se  Hans Seley foi o primeiroa falar sobre estresse?

  • Resposta da banca CESPE:

    Hans Selye foi

    o primeiro estudioso a definir e conceituar o estresse. De

    acordo com ele, o estresse é um elemento inerente a toda

    doença, produzindo alterações na estrutura e na composição

    química do corpo. O foco de sua teoria está na dimensão

    biológica do estresse.


     

  • De acordo com a teoria do Hans Selye, uma pessoa pode encontrar-se em uma das três fases do processo de estresse: alarme, resistência e exaustão. Na fase de alarme já existe o estresse mas aqui o organismo reage para se adaptar frente aos estímulos adversos. Nessa fase, o indivíduo ainda consegue manter alta produtividade no trabalho. Os sintomas presentes no caso Jonas, o sofrimento mencionado no enunciado da questão e a baixa produtividade ocorrem a partir da fase de alarme, isto é, conforme o processo de estresse avança. Logo, no modelo proposto por Selye, não é o estresse em si que causa sofrimento, na medida em que ele é uma resposta natural e de adaptação, mas sim o avanço de um processo pela contínua exposição aos estímulos estressores.

  • Qual o erro da questão?

  • Acho que o erro da questão está em associar Selye aos "sintomas psicológicos apresentados", pois esse autor aborda somente a dimensão biológica do estresse. A dimensão psicossocial veio posteriormente com teorias de outros autores. É a segunda questão sobre Selye que vejo nessa linha. Acho que é isso!

  • Acredito que os sintomas sejam de luto por uma separação.

  • Acredito que o problema da questão seja, de fato, o que o colega Bruno Nunes mencionou. Inclusive, foi por isto que a teoria de Selye passou a ser muito criticada e refutada, pela ausência das influências que os fatores emocionais apresentavam frente ao estresse.

  • Acredito que o problema da questão seja, de fato, o que o colega Bruno Nunes mencionou. Inclusive, foi por isto que a teoria de Seley passou a ser muito criticada e refutada, pela ausência das influências que os fatores emocionais apresentavam frente ao estresse.


ID
1111270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens.


No processo avaliativo, o psicólogo pode fazer uso de métodos com enfoques quantitativos e qualitativos.

Alternativas
Comentários
  • Hans Selye foi o primeiro estudioso que tentou definir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica. De acordo com este autor (1959), o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quais podem ser observadas e mensuradas. O estresse é o estado que se manifesta através da Síndrome Geral de Adaptação (SGA). Esta compreende: dilatação do córtex da suprarenal, atrofia dos órgãos linfáticos e úlceras gastro-intestinais, além de perda de peso e outras alterações. A SGA é um conjunto de respostas não específicas a uma lesão e desenvolve-se em três fases: 1) fase de alarme, caracterizada por manifestações agudas; 2) fase de resistência, quando as manifestações agudas desaparecem e; 3) fase de exaustão, quando há a volta das reações da primeira fase e pode haver o colapso do organismo. Selye afirma que o estresse pode ser encontrado em qualquer das fases, embora suas manifestações sejam diferentes ao longo do tempo. Além disso, não é necessário que as três fases se desenvolvam para haver o registro da síndrome, uma vez que somente o estresse mais grave leva à fase de exaustão e à morte.

    Partindo do que o estresse não é, este autor busca definir cientificamente o termo. Entre várias considerações, esclarece que estresse não é uma tensão nervosa nem o resultado específico da lesão. Além disso, não é nada que cause uma reação de alarme (neste caso tratar-se-ia do estressor, ou do agente do estresse), nem é um desequilíbrio da homeostase. Assim, estresse é um estado manifesto por uma síndrome específica, constituída por todas as alterações não específicas produzidas num sistema biológico. Segundo ele, esta é uma definição operacional, que trata do que deve ser feito para se produzir e reconhecer o estresse. Assim, o termo só tem significação quando aplicado a um sistema biológico precisamente definido.

    Nesta obra, Selye tenta responder a várias críticas que na época já lhe eram endereçadas. Em vista disso, afirma que a aversão ao termo é parte integrante da história do estresse, pois nesse caso a rejeição do nome é uma das conseqüências principais da incapacidade de abarcar o novo conceito.


    ATENÇÃO: Fica claro que o CESPE se baseou em tal texto para elaborar tal resposta. Aliás, o CESPE tem uma fixação por tal site, praticamente todas as suas perguntas se baseiam nos artigos apresentados neste site - fica a dica.

    http://www.scielo.br


ID
1111273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens.


A classificação do caso e a previsão do seu curso possível podem constituir alguns dos objetivos do psicodiagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • Objetivos 

    Classificação simples - O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

    Descrição - Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

    Classificação nosológica - Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

    Diagnóstico diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

    Avaliação compreensiva - É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

    Entendimento dinâmico - Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

    Prevenção - Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

    Prognóstico - Determina o curso provável do caso.

    Perícia forense - Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

    Fonte: Cunha, in Taborda, Prado-Lima & Busnello, 1996, p.51 (reproduzido com autorização da Editora).


  • segundo Hutz,Claudio S.

    classificação

    classificação nosológica

    descrição

    diag diferencial

    entend dinâmico

    prevenção

    prognóstico 

    perícia ( pode ser dissimulada )


ID
1111276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens.


O psicodiagnóstico é um processo científico de avaliação psicológica que tem por objetivos clínicos prioritários a identificação do funcionamento psicológico e o estabelecimento dos critérios diagnósticos.

Alternativas
Comentários
  • Errada!

    Justificativa dada pelo próprio Cespe:

    "O item define o psicodiagnóstico como um processo científico de avaliação psicológica que tem por objetivos clínicos prioritários a identificação do funcionamento psicológico e o estabelecimento dos critérios diagnósticos. O item deve ser mantido, pois esse processo científico objetiva identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico, apesar de não haver prioridade para classificações psiquiátricas ou mesmo identificação de existência de psicopatologia. Não há necessidade ou prioridade em estabelecer uma classificação ou nosografia psicopatológica. O equívoco do item está no termo prioridade e no objetivo do psicodiagnóstico, tendo em vista que o estabelecimento de critério diagnóstico não compreende um objetivo desse processo. O critério diagnóstico não fica a cargo do psicodiagnóstico, tendo sido estabelecido pelos próprios manuais diagnósticos e classificatórios, tais como o Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais e Classificação Internacional das Doenças (DSM e CID)".


  • De acordo com Jurema Alcides Cunha (Psicodiagnóstico-V), o psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação. Depende da simplicidade ou da complexidade das questões propostas. Entre seus objetivos estão: classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva (que não chega necessariamenta à classificação nosológica, embora essa possa ocorrer subsidiariamente) e entendimento dinâmico.

    Como dito anteriormente, o equívoco do item está no termo prioridade e no objetivo do psicodiagnóstico.

  • OS critérios ja estão estabelecidos.

    Psicodiagnóstico é CLINICO, limitado no tempo, pode usar testes, é interventivo.

    Objetivos do psicodiagnóstico

    Classificação simples

    classificação nosológica

    diagnóstico diferencial

    Descrição

    entendimento Dinamico

    formulação de hipóteses

    prevenção

    prognóstico

    Passos do psicodiagnóstico:

    determinar motivos da consulta, form hipoteses, plano de avaliação, adm plano de avaliação, corrigir os instrumentos e estrategias, integrar dados, concluir, comunicar resultados.

  • Não é o psicodiagnóstico que estabelece os critérios diagnósticos.


ID
1111279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens.


A estratégia de avaliação realizada no paciente pode estar vinculada à abordagem teórica do psicólogo que realizará a investigação.

Alternativas
Comentários
  • O certo não seria “deve”?

  • Samara, eu por exemplo sou da abordagem comportamental, mas de acordo com a demanda, as vez acabo usando uma outra técnica que não esta em minha abordagem.

  • Veja bem CESPE meu bem: ESTRATÉTIGA a palavra que muda toda a questão!

  • CORRETO

    A orientação psicoterápica depende da abordagem seguida pelo profissional. Porém, não podemos esquecer que a Avaliação Psicológica envolve diversos procedimentos (Entrevista, Testes, Dinâmicas ...). Dessa forma, posso realizar uma entrevista como base nas orientações behavioristas, por exemplo, e aplicar um teste projetivo que possui fundamentos na psicanálise.

    Portanto, a questão está correta, pois o "PODE" abre espaço para que tais situações, como as que eu citei, aconteçam durante a avaliação psi.


ID
1111282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o código de ética que rege a profissão e a atuação do psicólogo, julgue os itens subsecutivos.

Em se tratando de paciente que esteja envolvido em casos de perícia judicial, o profissional/psicólogo poderá atuar como perito, mesmo que tenha atendido, individual e clinicamente, em momento anterior, o referido paciente.

Alternativas
Comentários
  • Errada - O profissional psicólogo que atua enquanto perito em casos judiciais deve zelar pela neutralidade, evitando situações que possam comprometer a fidelidade de dados e de informações colhidas ao longo do processo.


  • É o que nos diz a RESOLUÇÃO CFP Nº 008/2010:

    Art. 10 - Com intuito de preservar o direito à intimidade e equidade de condições, é vedado ao psicólogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litígio:

    I - Atuar como perito ou assistente técnico de pessoas atendidas por ele e/ou de terceiros envolvidos na mesma situação litigiosa;

  • J. C seu embasamento está errado, pois o Art.10 da resolução diz: que  é vedado ao psicólogo que esteja atuando.Fala em antendimento anterior.Porém, como a colega Adriana colocou a resposta, emanada pela própria banca (CESPE), há de existir neutralidade.

    Fonte:http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_008_17.pdf questão 78

     

  • Apenas lembrando que a questão está se referindo específica e expressamente ao Código de Ética

    RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

    Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:

    • k) Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;

    Como complemento, mas extrapolando o que a questão pede, temos:

    RESOLUÇÃO CFP Nº 008/2010

    Art. 10 - Com intuito de preservar o direito à intimidade e equidade de condições, é vedado ao psicólogo que esteja atuando como psicoterapeuta das partes envolvidas em um litígio:

    • I - Atuar como perito ou assistente técnico de pessoas atendidas por ele e/ou de terceiros envolvidos na mesma situação litigiosa;

    Gabarito: Errado


ID
1111285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o código de ética que rege a profissão e a atuação do psicólogo, julgue os itens subsecutivos.

Na prestação de serviços psicológicos, é vedado ao psicólogo fornecer, a qualquer pessoa, informações a respeito dos objetivos de suas intervenções.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), art.1º, alínea k, o encaminhamento, sempre que necessário, compreende dever fundamental do profissional da psicologia, tal como o Código explicita: "sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho". Entretanto, de acordo com o mesmo artigo, alínea "g", deve-se "informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário". Nesse sentido, não caberia ao profissional o repasse de todas as informações concernentes ao caso, mas apenas aquelas que seriam necessárias ou fundamentais para o prosseguimento e/ou acompanhamento do trabalho. 

    Dessa maneira, o encaminhamento externo é previsto no Código de Ética Profissional do psicólogo. Contudo, o que torna o item errado é a ideia de que todas as informações do caso devem ser repassadas ao profissional que dará continuidade ao trabalho, o que seria totalmente refutado pelo referido Código.

  • Creio que não é vedado fornecer informações sobre objetivos das intervenções, uma vez que isso não implica na exposição do paciente. Nos é vedado fornecer informações sobre o paciente ou qualquer informação que possa comprometer o sigilo estabelecido pelo nosso código de ética.

  • É dever do psicólogo:

     Fornecer, a quem de direito, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional; (na prestação de serviço)

  • DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA

    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicoló- gicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;


ID
1111288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o código de ética que rege a profissão e a atuação do psicólogo, julgue os itens subsecutivos.

No que tange aos resultados das intervenções psicológicas realizadas, o profissional deverá informar, a quem de direito, apenas aqueles que são necessários para a tomada de decisões, preservando o usuário e(ou) o beneficiário.

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA, NO ART 1 SOBRE OS DEVERES DO PSICÓLOGO:

    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;

  • O item possui uma redação bem confusa.
  • Resolução 010/2005 CFP:

    Art 1°  – São deveres fundamentais dos psicólogos:

     g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

    Não importa o quanto você demore, desde que você nunca pare"

  • Concordo com a Daniele. Pela escrita, ficou parecendo que o proposto é que os resultados das intervenções psicológicas realizadas devem ser informados a terceiros e deve-se preservar o beneficiário destas informações. Vejamos:

    "...apenas aqueles que são necessários para a tomada de decisões, preservando o usuário e(ou) o beneficiário."

    Para mim, ficou confuso.


ID
1111291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o código de ética que rege a profissão e a atuação do psicólogo, julgue os itens subsecutivos.

Em caso de greves ou paralisações da categoria profissional, o psicólogo dispõe do direito de interromper todas as atividades concernentes à prestação de serviços psicológicos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º - O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

    1. a. As atividades de emergência não sejam interrompidas;
    2. b. Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma.

  • O PSICOLOGO TEM O DIREITO DE GREVE, MAS NAO PODE INTERROMPER TODAS AS ATIVIDADES.


    Art. 5º - O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

    a. As atividades de emergência não sejam interrompidas; b. Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma.
  • RESOLUÇÃO CFP 010/2005

    Art. 5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

    a) As atividades de emergência não sejam interrompidas;

    b) Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma.

    "Não importa o quanto você demore, desde que você nunca pare"


ID
1111294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da prevenção ao uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens a seguir.

Os centros de atenção psicossocial específicos para atendimentos na área de álcool e drogas constituem serviços integrantes da política de saúde mental. Tais centros podem colaborar significativamente para a construção de estratégias que objetivem a identificação e a mediação de situações de riscos e danos decorrentes do consumo do álcool e de outras drogas.

Alternativas
Comentários
  • CAPS -AD

    Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas 


ID
1111297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da prevenção ao uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens a seguir.

O trabalho de prevenção no contexto escolar deve ser fundamentado em uma visão sistêmica que considere as pessoas com as quais o adolescente interage, os fatores de risco e os fatores de proteção.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter marcado a questão como certa fiquei um pouco na dúvida. A questão, sem nenhum antecedente que justifique, fala que o psicólogo DEVE realizar o processo de prevenção focando em uma visão sistêmica. Não deveria ser "pode", sendo que as perspectivas psicanalíticas, comportamentais, dentre outras, também poderiam ajudar na prevenção e abordar importantes aspectos psicológicos?

  • Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escola

    A inclusão da prevenção ao uso indevido de drogas no trabalho educacional exige, inicialmente, o nosso autorreconhecimento como pessoas e como profissionais diante da questão das drogas e a procura pelo conhecimento tanto do assunto, de forma fundamentada, como da realidade dos alunos e de suas condições sociais.

    Para avaliar os riscos e os danos à saúde que o uso de drogas pode acarretar, é preciso ter uma visão sistêmica da questão, ou seja, considerar todos os componentes do processo e suas interações e relações. Em resumo, as interações entre a pessoa, a droga e a sociedade.

    http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/365497.PDF

  • Apenas a visão deve ser sistêmica, eis o "pega" do item, independente da área. Eles nos induziram a pensar que a abordagem deve ser sistêmica e esse "deve" é que invalidaria o item. 

    Questão correta.


ID
1111300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da prevenção ao uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens a seguir.

No que tange ao trabalho em rede, o guia cognitivo e de conselho e a regulação social exercem a mesma função.

Alternativas
Comentários
  • Para compreensão da questão temos que definir o que é Rede Social, guia cognitivo e de conselho e a regulação social.


    Meneses e Sarriera (2005) entendem que nas ciências humanas e sociais é possível definir redes sociais como um sistema aberto em permanente construção. São tecidas nas práticas sociais cotidianas e estão associadas aos papéis desempenhados nas relações com outras pessoas ou grupos sociais. Individual ou coletiva, a rede é um conjunto de relações que são fontes de reconhecimento, de sentimento de identidade, da competência e da ação (Meneses e Sarriera, 2005).

    Cochran (1990) considera que as redes sociais são constituídas por relações ou elos entre as pessoas, que para Mitchell (1969), são vínculos específicos entre um conjunto definido de sujeitos. Kohn (1977) entende que a rede social de uma pessoa apresenta uma estrutura e um conteúdo determinados pela posição ocupada por esta pessoa e pelas atitudes, valores e habilidades relativas a esta posição. Em acordo com Kohn (1977), Cochran (1990) considera que as redes sofrem influência da cultura, pois esta se organiza de tal forma que delimita o conjunto de relações disponíveis para alguns. Estas redes operariam dentro de um sistema social amplo, sendo influenciadas pelos atributos deste sistema (Wellman, 1981). Portanto, na cultura a rede social de uma pessoa está inserida em ativa e em permanente evolução (Sluzki, 1997, 2000).


    As dimensões funcionais dos vínculos, que conforme Sluzki (1997) são:

    Companhia social: realização de atividades conjuntas ou simplesmente o estar junto na rotina cotidiana; 

    Apoio emocional: interações de atitude emocional positiva, ressonância emocional e boa vontade do outro (compreensão, simpatia, empatia, estímulo e apoio); 

    Guia cognitivo e de conselhos: interações caracterizadas por compartilhamento de informações pessoais e sociais, destinadas ao esclarecimento de expectativas e modelos de papéis; 

    Regulação social: interações que lembram e reafirmam responsabilidades e papéis, neutralizam os desvios de comportamento que se afastam de expectativas coletivas; 

    Ajuda material e de serviços: colaboração específica com base em conhecimentos especializados ou ajuda física; 

    Acesso a novos contatos: relações que abrem a possibilidades de novos vínculos com pessoas e redes que até então não faziam parte de rede social do indivíduo.


  • Muito útil, me ajudou muito. Obrigada pelo seu comentário.


ID
1111303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da prevenção ao uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens a seguir.

A prevenção ao uso de drogas deve contemplar ações amplas e conjuntas, em diferentes níveis. Para tal, a ação deve envolver intervenções universais, seletivas e indicadas.

Alternativas
Comentários
  • O que é?

    Onde se aplica?

    Intervenção universal – são programas destinados à população geral, supostamente sem qualquer fator associado ao risco.Intervenção universal – na comunidade, em ambiente escolar e nos meios de comunicação.Intervenção seletiva – são ações voltadas para populações com um ou mais fatores associados ao risco de uso de substâncias.Intervenção seletiva – por exemplo, em grupos de crianças, filhos de dependentes químicos.Intervenção indicada – são intervenções voltadas para pessoas identificadas como usuárias ou com comportamentos de risco relacionados direta ou indiretamente ao uso de substâncias, como por exemplo, alguns acidentes de trânsito.Intervenção indicada – em programas que visem diminuir o consumo de álcool e outras drogas, mas também a melhora de aspectos da vida do indivíduo como, por exemplo, desempenho acadêmico e reinserção social.


ID
1111306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens teórico-metodológicas da gestão de pessoas bem como dos macroprocessos de planejamento organizacional e desenvolvimento de pessoas, julgue os itens subsequentes.



Segundo a abordagem cognitivo-comportamental, o comportamento humano resulta de um processo de autorregulação, embasado na resposta (feedback) do ambiente, o que induz o indivíduo a uma reestruturação interna e continuada.

Alternativas

ID
1111309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens teórico-metodológicas da gestão de pessoas bem como dos macroprocessos de planejamento organizacional e desenvolvimento de pessoas, julgue os itens subsequentes.



A entrevista clínica é sempre utilizada para orientação e ajuda quanto à priorização das necessidades básicas de desenvolvimento de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista clínica em psicologia é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido pelo entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com e objetivo de descrever e avaliar aspectos, pessoais relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

  • No caso específico, eu acredito que seja ENTREVISTA MOTIVACIONAL

  • A entrevista clínica é sempre utilizada para orientação e ajuda quanto à priorização das necessidades básicas de desenvolvimento de pessoas. Errado. Tem o foco da orientação, mas na primeira sessão é necessário o conhecimento e oferecimento da demanda; não necessariamente que se faça orientações.

  • A entrevista clínica pode ter diversos objetivos, entre eles é possível citar a triagem, a anamnese, o diagnóstico, o aconselhamento psicológico, em fim, não está restrita à afirmativa.


ID
1111312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens teórico-metodológicas da gestão de pessoas bem como dos macroprocessos de planejamento organizacional e desenvolvimento de pessoas, julgue os itens subsequentes.



A análise dos perfis de cargos para o treinamento é uma das etapas do planejamento estratégico, que objetiva diagnosticar as necessidades humanas no trabalho bem como avaliar a personalidade dos indivíduos e dos seus vínculos afetivos com outras pessoas.

Alternativas
Comentários
  • etapa do LNT e nao do estrategico

  • Só para complementar o que foi citado abaixo pelo caro colega:


    ETAPA 1

    Levantamento de necessidades de Treinamento (LNT):

    É a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito. 

    A análise dos perfis de cargos, como já lembrado, ocorre na primeira etapa, Levantamento de necessidades de Treinamento (LNT), o planejamento estratégico é uma etapa posterior, numa segunda etapa.


    ETAPA 2

    Programação de Treinamento:

    Uma vez feito o diagnóstico, vem a escolha dos meios para sanar as necessidades indicadas ou percebidas. O levantamento de 

    treinamento deve fornecer as seguintes informações através dos 5 Qs para que se possa traçar a programação do treinamento:

    - O QUE deve ser ensinado?

    - QUEM deve aprender?

    - QUANDO deve ser ensinado?

    - QUEM deve ensinar?

    - QUAL método a será utilizado?

    Planejamento do Treinamento (olha o planejamento do treinamento citado pela questão aqui, é num segundo momento).

    Deve-se envolver os seguintes itens básicos:

    1. Abordagem de uma necessidade específica de cada vez.

    2. Definição clara do objetivo do treinamento.

    3. Determinação do conteúdo do treinamento.

    4. Escolha do método de treinamento e tecnologia disponível.

    5. Definição de recursos básicos, como: recursos audiovisuais, 

    máquinas, etc.

    6. Quem será treinado:

     - Número de pessoas.

     - Disponibilidade de tempo.

     - Grau de conhecimento necessário.

    7. Cálculo da relação custo-benefício do programa.

    8. Controle e avaliação dos resultados, considerando-se a verificação 

    de pontos críticos que demandem ajustes para melhor eficácia.

    O próximo passo dentro da programação e planejamento, é a 

    escolha das técnicas a serem utilizadas no sentido de otimizar a 

    aprendizagem, ou seja, alcançar o maior volume de aprendizagem 

    com o menor dispêndio de esforço, tempo e dinheiro. Estas técnicas 

    podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação.

    Numa terceira etapa já temos a Execução do Treinamento em si.


    E por fim temos a quarta etapa que Avaliação dos Resultados do Treinamento.


  • Obrigada pela ajuda Vitor ;)

  • O treinamento deve ser voltado para a satisfação de algum objetivo organizacional, seja qual for. Em geral, os autores dividem o ciclo de treinamento em tres etapas: Identificação (ou levantamento) das necessidades de treinamento, Treinamento em sí (que pode ser dividido em duas etapas) e avaliação.

    A análise do cargo para fins de treinamento se encontra na primeira etapa - levantamento das necessidades. Então, o que se busca é a satisfação dos objetivos organizacionais via atingimento dos objetivos do cargo, ou seja, a realização das tarefas a contendo.


ID
1111315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens teórico-metodológicas da gestão de pessoas bem como dos macroprocessos de planejamento organizacional e desenvolvimento de pessoas, julgue os itens subsequentes.



O acolhimento constitui importante ferramenta de intervenção para enfrentamento do estresse e desenvolvimento de lideranças.

Alternativas
Comentários
  • Conforme justificativa da banca: "O acolhimento é uma técnica de intervenção usada para vários fins, entre eles a prevenção e assistência ao estresse e de  outros problemas organizacionais como a liderança"

  • Acolhimento para o desenvolvimento de lideranças ? Nunca nem vi

     


ID
1111318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


A violência no trabalho é uma variável importante na pesquisa e intervenção de clima organizacional.

Alternativas

ID
1111321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


As técnicas mais utilizadas para pesquisa de clima organizacional são as entrevistas clínicas de avaliação. Por meio dessas entrevistas, é possível construir escalas psicométricas que permitem o diagnóstico dos fatores psicossociais do clima organizacional.

Alternativas
Comentários
  • É entrevista. Sem características de clínica nem de avaliação.

    • São as técnicas mais utilizadas para a pesquisas organizacionais. Porém, não há utilização de entrevistas clínicas de avaliaçao.

    • Tipo de Entrevistas organizacionais:

    • • Entrevista de Seleção; 
    • – Coletiva; 
    • – Individual;
    •  
    • • Entrevista por Competência;
    •  
    • • Entrevista de Acompanhamento; 

    • • Entrevista de Desligamento; 

    • • Condução da Entrevista; 

    • • Possíveis Riscos na entrevista.

    • Tipos de Entrevista 
    • • Estrutura Livre (ou Livres): 
    • – Perguntas formuladas na hora; 

    • • Estrutura Fixa (ou Estruturadas): 
    • – Lista pré-determinadas de perguntas; 

    • • Semi-estruturadas: – Perguntas do roteiro com algumas formuladas na ocasião;

  • GABARITO: "ERRADO"

     

    Entrevistas clínicas não são para avaliação, menos ainda para construção de escala de clima.

  • Entrevistas clínicas são utilizadas em contexto clínico, com fins e objetivos traçados, pesquisa de clima é outra coisa


ID
1111324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


Os valores e as crenças, núcleos da cultura organizacional, são fundamentais para a motivação como condição interna que leva o indivíduo a um comportamento orientado pela busca de um resultado.

Alternativas
Comentários
  • VALORES

    Os valores expressam o que a organização valoriza a nível de comportamento, de área, de padrões éticos, etc... é tudo que tem valor para a empresa. Os valores são definidos principalmente pelo fundador da empresa ou /e pelos dirigentes,são eles que alinham os valores aos objetivos, resultados esperados. Os valores devem estar de acordo e são usados estrategicamente para o atingimento da missão e resultados. Eles são a base de todo comportamento organizacional, são a essência da organização. Os valores são de extrema importância na determinação do funcionamento de uma organização e condução dos trabalhos.


    CRENÇAS 

    As crenças e os pressupostos é o que se acredita, que se crê como verdade, se apresentam como uma verdade e geralmente, não são questionadas. As crenças são criadas a partir da experiência individual ou coletiva, dos modos de pensar. O sucesso e a repetição no uso de certas formas de agir e pensar pode levar ao estabelecimento de uma crença, a qual primeiramente é consciente e posteriormente é introjetada e passa a atuar de forma inconsciente. As crenças compõem o mundo oculto da organizaçãoAs crenças dividem com os valores o centro da cultura de uma organização, são a base de todo comportamento, jeito de ser e personalidade da organização, no entanto, não é divulgada abertamente a seus integrantes, uma vez que não se apresenta de forma clara e objetiva, é revelada em ações, posturas e visões. As crenças estão principalmente relacionadas a como a organização percebe seus funcionários, clientes, produto, mercado. As crenças estão principalmente relacionadas a como a organização percebe seus funcionários, clientes, produto, mercado.


    CONCLUSÃO

    A cultura organizacional expressa o funcionamento da organização, sua forma de ser, seus comportamentos e principalmente seus valores e crenças, base das práticas organizacionais. A forma como a empresa conduz seus negócios, como se relaciona com seus funcionários está baseada em seus valores e crenças.Por exemplo: a empresa que adota um sistema de promoções baseada no mérito, ali está revelando o valor do esforço, da dedicação, do desempenho como forma de ascender na organização.Outro exemplo é os critérios de seleção de pessoas, os requisitos, as características das pessoas, se é dado preferência a pessoas mais jovens, de mais idade,escolaridade, nível econômico.As políticas de RH são uma fonte rica para conhecer e compreender a cultura da organização.Conhecer a cultura de uma empresa é interpretá-la, é conhecer as regras, o que é valorizado, o que pode, o que é e não é permitido, a maneira como a empresa lida com as diferentes situações que se apresentam.


  • Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

     

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

  • ué, pensei que a cultura organizacional fosse fundamental para a motivação como fator externo ao indivíduo, e não interno... Tanto é que Heinzberg coloca fatores da cultura como fatores higiênicos, e não motivacionais...

ID
1111327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


Em pesquisas de clima organizacional deve-se considerar a desejabilidade social como uma atitude orientada pelo desejo pulsional, que orienta o indivíduo para um objetivo ou meta socialmente reconhecida.

Alternativas
Comentários
  • Desejabilidade social - termo usado para representar tendências de distorção de auto-relatos para uma direção favorável, negando, assim, traços e comportamentos socialmente indesejáveis (Furnham, 1986).

  • CONTINUAÇÃO DA COLOCAÇÃO ACIMA PARTE II - DESEJABILIDADE SOCIAL A estratégia mais óbvia para verificar se as respostas dadas em um auto-relato são verdadeiras ou não, seria checá-las com informações externas; no entanto, nem sempre isso é possível. Portanto, a distorção deve ser verificada a partir do padrão de respostas do indivíduo; pessoas com grande quantidade de respostas positivas a itens socialmente aceitáveis, principalmente àqueles considerados improváveis, são suspeitas de dissimular sua resposta real (McCrae & Costa, 1983).

    O problema da desejabilidade social foi especialmente observado na mensuração da personalidade (Hogan & Nicholson, 1988; Smith & Ellingson, 2002). Porém, não se restringiu a este construto. Por exemplo, Schwartz, Verkasalo, Antonovsky e Sagiv (1997) afirmam que os instrumentos atuais para medir valores humanos, baseados em auto-relatos, também são vulneráveis a este problema. Nas situações de pesquisa em que o participante é requisitado a responder um instrumento, há a possibilidade de que este se empenhe em manter uma postura ou representar um papel que julgue ser o mais adequado para a situação em que se encontra, o que altera as conclusões tiradas com base nesses relatos.


  • O fenômeno da "desejabilidade social" é um dos fatores mais prejudiciais para qualquer tipo de técnica de apuração por testes, entrevistas no âmbito clínico, organizacional etc.

    A influência que as normas culturais podem ter nos padrões de respostas das pessoas é comumente denominada de viés de resposta (response bias). Segundo Furnham (1986), este termo inclui tanto uma dissimulação positiva (tendência a dar respostas positivas, isto é, sempre responder sim quando questionado) ou negativa (sempre responder não), assim como o conjunto de respostas dadas nas extremidades ou sempre no centro da escala de resposta. Termos sinônimos utilizados são falsearmentir e dissimular, todos se referindo ao fato de que o respondente está deliberadamente escondendo a verdade com a intenção de criar uma impressão específica. Estes tipos de respostas podem ser devido à natureza das questões ou às motivações dos respondentes.

    Um termo mais específico neste marco é desejabilidade social, que passou a ser usado para representar tendências de distorção de auto-relatos para uma direção favorável, negando, assim, traços e comportamentos socialmente indesejáveis (Furnham, 1986). Este termo tem sido usado referindo-se às características dos itens de um teste (Crowne & Marlowe, 1960), em que o respondente dissimula sua resposta real de forma a ser aceitável (Shultz & Chávez, 1994). Seria, portanto, uma tendência a dar respostas que fazem com que o respondente seja apresentado de maneira positiva (Paulhus, 1991), constituindo, desta forma, um componente indesejável na medição. A respeito, Paulhus (1991) enfatiza que a desejabilidade social corresponderia a todo um conjunto de fatores de distorção, que por sua vez estariam na dependência dos "papéis" apropriados para o contexto.


  • GABARITO: "ERRADO"

     

    O desejo pulsional não é parte do conceito de atitude e de desejabilidade social, ao passo que as necessidades são, de fato, parte do referido conceito.

  • Desejabilidade social - termo usado para representar tendências de distorção de auto-relatos para uma direção favorável, negando, assim, traços e comportamentos socialmente indesejáveis (Furnham, 1986). (2)

  • orienta o indivíduo para um objetivo ou meta socialmente reconhecida. (isso é Sublimação)


ID
1111330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


A maioria das abordagens do comportamento humano utiliza como sinônimos os termos emoção e afeto — fundamentais na compreensão das dimensões simbólicas da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Emoções e afetos se referem a clima organizacional

  • As emoções distinguem-se dos afetos na medida em que se relacionam com as alterações fisiológicas e comportamentais desencadeadas por estímulos internos, como pensamentos e imagens mentais ou estímulos externos e independem da ação consciente. Já os afetos, subdivididos em sentimentos, humores e temperamentos, apresentam maior constância temporal e estão relacionados a aspectos cognitivos. 

    Fonte: http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/emocoes-e-afetos-no-trabalho#ixzz3454pSZov 
    Psicologado - Artigos de Psicologia 

  • Apenas para tentar complementar as citações pertinentes dos caros colegas é importante termos clara a diferença entre CLIMA organizacional e CULTURA organizacional, pois comumente as bancas examinadoras procuram misturar tais conceitos e suas características.

    "Clima organizacional é o ambiente empresarial em que você vive, se é bom, se é chato, enfim, é o relacionamento entre as pessoas. 

    Cultura organizacional é tudo aquilo que uma empresa adquiriu ao longo do tempo. São as políticas da empresa, suas crenças, seus valores. 

    Existe uma estreita relação entre o conceito de clima e o conceito de cultura organizacional, tanto que é recomendável desvendar os principais elementos culturais de uma organização antes de se partir para o levantamento e a análise de clima. 

    A cultura é como um modelo de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, a fim de lidar com problemas de adaptação (externa) e integração (interna). Uma vez que tenham funcionado suficientemente bem para serem considerados válidos, tais pressupostos são ensinados aos demais membros da organização como a maneira certa de se perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. 
    Cultura é um lento processo de sedimentação: o que deu certo permanece e vai sendo reproduzido. Elementos da cultura de um grupo certamente exercem influência sobre a percepção de seus integrantes acerca do ambiente no qual convivem. Do mesmo modo, iniciativas bem-sucedidas para mudar aspectos do ambiente de trabalho podem contribuir para a introdução de novas práticas e valores junto a um grupo, promovendo mudanças culturais no longo prazo." 

  • Justificativa oficial do CESPE:

     

     

    Afeto e emoção não são sinônimos em abordagens que consideram as dimensões simbólicas da cultura, assim como não o são na maioria das abordagens do comportamento.

  • Emoção e afeto não são sinônimos. Questão ERRADA
  • O comportamento Humano é motivado pelos aspectos Motivacionais e Higiênicos.


ID
1111333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A normopatia e as compulsões são patologias sociais provocadas pelos modos de organização dos trabalhos perversos e podem produzir sintomas como a violência moral.

Alternativas
Comentários
  • Na normopatia há um excesso de adaptação ao comportamento social e supressão da subjetividade. (FERRAZ, 2011)



  • JUSTIFICATIVA CESPE – A normopatia e as compulsões podem ser provocadas por outras razões, bem como a compulsão pode não gerar a violência moral.


ID
1111336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A servidão voluntária — uma patologia do trabalho — é definida como um assujeitamento fortemente influenciado pela necessidade de sobrevivência, de segurança e de poder como dimensões da condição humana.

Alternativas
Comentários
  • A primeira razão da servidão voluntária é o HÁBITO. Por hábito, somos ensinados a servir, nos escravizamos. É o costume que, à medida em que o tempo passa, nos leva não somente a engolir, pacientemente, os sapos venenosos da escravidão, mas até mesmo a desejá-lo: “pois por melhor que seja, o natural se perde se não é cultivado, enquanto o hábito sempre nos conforma à sua maneira, apesar de nossas tendências naturais.”

    Sendo assim, de se nascer servo e ser criado na servidão decorre naturalmente a segunda razão da servidão voluntária: a COVARDIA! Sob a tirania (mesmo que disfarçada), necessariamente os homens se acovardam, se escravizam: “Os escravos não tem ardor nem constância no combate. Só vão a ele como que obrigados, por assim dizer embotados, livrando-se de um dever com dificuldade: não sentem queimar em seu coração o fogo sagrado da liberdade, que faz enfrentar todos os perigos e desejar uma bela e gloriosa morte que nos honra para sempre junto aos nossos semelhantes. Entre os homens livres, ao contrário, é à discussão, polêmica, cada qual melhor, todos por um e cada um por todos: sabem que colherão uma parte igual no infortúnio da derrota ou na felicidade da vitória; mas os escravos, inteiramente sem coragem e vivacidade, têm o coração baixo e mole, e são incapazes de qualquer grande ação. Disso bem sabem os tiranos; assim, fazem todo o possível para torná-los sempre mais fracos e covardes. Artimanha dos tiranos: bestializar seus súditos!”.

    E há uma terceira que é a PARTICIPAÇÃO NA TIRANIA.

  • Servidão Voluntária : a atitude servil, caracterizada pela adesão àquelas
    exigências da organização que agravam o sofrimento. A patologia consiste em
    submeter-se voluntariamente às situações das quais se discorda (negando sua
    expressão subjetiva), na expectativa de manter o emprego e ou obter ascensão
    hierárquica. Significa mostrar-se feliz e integrado, em vez de expressar a
    vivência de sofrimento.

    Prof Alysson Barros


ID
1111339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Considerar a realidade de trabalho é essencial para delinear uma organização do trabalho que concilie racionalidade instrumental e racionalidade subjetiva e, assim, exerça influência direta na prevenção do adoecimento no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Racionalidade Instrumental X Racionalidade Subjetiva.


    É uma das condições mais paradoxais com que a área de Recursos Humanos deve lidar em sua prática organizacional. Onde, o RH, aparentemente, busca conciliar em suas políticas, e em suas práticas, tais visões de mundo conflitantes, voltadas para contemplar os anseios organizacionais competitivos, e a expectativa de emancipação do trabalhador.

    Há duas perspectivas de racionalidade: instrumental e substantiva, onde a primeira orienta as ações de competitividade organizacional, e a segunda, orientaria a vertente emancipatória dos trabalhadores. 

    A racionalidade substantiva (Guerreiro Ramos, 1981), tem como características: o julgamento ético, a autorealização, a emancipação, e a autonomia. 

    Ainda que o RH tenha ampliado seu escopo e tenha ganhado importância estratégica no contexto organizacional, o que prevalece em suas práticas é o ponto de vista da racionalidade instrumental. O desafio da área é agir nesta condição paradoxal.


  • Justificativa do Cespe: 

    "O real é fundamental para um delineamento de organização do trabalho que articula o instrumental e o subjetivo."


    http://www.cespe.unb.br/CONcursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_008_17.pdf



ID
1111342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A sublimação é utilizada como defesa para mediar o confronto entre o desejo do sujeito — expresso nas necessidades, aspirações e interesses — e a organização do trabalho — marcada pela ideologia da excelência.

Alternativas
Comentários
  • Não, a sublimação não e utilizada como defesa para mediar o confronto entre os desejos do sujeito e os da organização. A sublimação surge do resultado de uma negociação bem sucedida entre os desejos inconscientes do sujeito e a realidade e não como uma defesa de tal confronto.

    "...Em termos ideológicos, a sublimação no trabalho pode suscitar questionamentos a respeito do seu papel no processo de alienação. Por isso vale destacar que a sublimação não significa necessariamente resistência às mudanças, bem como pressupõe criatividade e participação do trabalhador, não constituindo um processo passivo e conformado diante das imposições das situações de trabalho, mas sim, um resultado de uma negociação bem sucedida entre desejos inconscientes do sujeito e a realidade..." (Professora Assistente do Depto de Psicologia da UFPE. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho. UnB).

    há casos em que o trabalho é favorável ao equilíbrio mental e a saúde corporal, uma boa adequação entre a organização do trabalho e a estrutura mental do indivíduo é possível, para tanto é necessário que algumas condições, ou pelo menos uma delas, seja realizada. Estas consistem em que as exigências (intelectuais, motoras, psicossensoriais) da tarefa estejam de acordo com as necessidades do trabalhador, onde o exercício da tarefa proporcione prazer; outro aspecto diz respeito ao conteúdo do trabalho enquanto fonte de satisfação sublimatória (situação, diga-se de passagem, muito rara e só encontrada em situações privilegiadas) onde o trabalhador pode modificar a organização do seu trabalho de acordo com seus desejos e necessidades, ou seja, sendo o trabalhador responsável pelo conteúdo, ritmo de trabalho, modo operatório. Vale ressaltar que, essas características aqui mencionadas não eximem que, em algum momento, o trabalho não venha a apresentar um conteúdo de sofrimento, mas o prazer do trabalho permite uma melhor defesa e estruturação física e psíquica, pelo menos a priori (Dejours, 1992).



    a psicodinâmica identifica que o trabalho humano não ocupa um lugar marginal dentro da construção da identidade do sujeito, e que deve ser dada ênfase ao estudo da sublimação, ao invés de processos patológicos, porque a energia sublimada é essencial para a construção e a manutenção da economia psicossomática de cada um.

    Em termos ideológicos, a sublimação no trabalho pode suscitar questionamentos a respeito do seu papel no processo de alienação. Por isso vale destacar que a sublimação não significa necessariamente resistência às mudanças, bem como pressupõe criatividade e participação do trabalhador, não constituindo um processo passivo e conformado diante das imposições das situações de trabalho, mas sim, um resultado de uma negociação bem sucedida entre desejos inconscientes do sujeito e a realidade.



  • Os trabalhadores estruturam estratégias defensivas para lidar com o sofrimento. Essas estratégias, fundamentadas na negação e na racionalização, consistem na minimização da percepção do que faz sofrer. Embora protejam da descompensação, as estratégias defensivas apresentam o risco de favorecer a alienação, dificultando o engajamento para mudanças nas situações de trabalho (Dejours, 1997; Mendes & Araújo, 2010).

  • Estudando os processos psicodinâmicos mobilizados no trabalho no
    PIM, Moraes (2010) identificou a sobrecarga como principal patologia,
    alimentada por um uso intensivo de estratégias defensivas de negação e racionalização. A autora sinaliza que, embora os trabalhadores percebam a
    sobrecarga e suas consequências, assumem a ideologia da organização como
    seu desejo
    , submetendo-se à sobrecarga.

     prof Alysson Barros

  • Sublimação é transformação das Pulsões em produções socialmente aceitáveis e úteis.

  • A sublimação, processo de modificação da finalidade e do objeto da pulsão, com base nos valores sociais, contribui para a mobilização subjetiva e o prazer e saúde no trabalho. (Certa - cespe 2013)


ID
1111345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Existem três tipos de sofrimento no trabalho: criativo, ético e patogênico. O sofrimento ético é o único vivenciado no contexto de precarização, em função das contradições que a organização do trabalho impõe.

Alternativas
Comentários
  • São dois tipos de sofrimento e não 3 como afirma a questão. Ambas possuem uma dimensão ética e deve ser aí que a questão tenta confundir o candidato, mas não que tal dimensão ética que alguns autores chegam a citar a gabarite a ser mais um tipo de sofrimento. Portanto, sofrimento ético não é considerado.

    Para Dejours (2009) o sofrimento pode ser criativo ou patogênico. No criativo, o indivíduo mobiliza-se na transformação do seu sofrimento em algo benéfico para ele mesmo. Para isto, deve encontrar certa liberdade na organização do trabalho que ofereça margem de negociação entre as imposições organizacionais e o desejo do trabalhador. 

    O surgimento do sofrimento patogênico estaria relacionado à ausência de flexibilidade da organização do trabalho, a qual impede que o sujeito encontre vias de descarga pulsional nas suas atividades laborais, utilizando-se de estratégias defensivas para suportar o contexto de trabalho.


    Espero ter ajudado. Bons estudos a todos.


  • Vitor, acho que o erro da questão é quando diz que "sofrimento ético é o único vivenciado no contexto de precarização", uma vez que o sofrimento sofrido pela precarização do trabalho não se resume a apenas um tipo de sofrimento.

    Além disso, como referencia o artigo "Sofrimento no trabalho na visão de Dejours" apresenta 4 tipos de sofrimento:

    a) sofrimento singular (dimensão diacrônica): é herdado da história psíquica de cada indivíduo;

    b) sofrimento atual (dimensão sincrônica): ocorre quando há o reencontro do sujeito com o trabalho;

    c) sofrimento criativo: quando o sujeito produz soluções favoráveis para sua vida, especialmente, para sua saúde;

    d) sofrimento patogênico: é ao contrário do sofrimento criativo, ou seja, quando o indivíduo produz soluções desfavoráveis para sua vida e que estão relacionados à sua saúde


  • Sofrimento ético é um conceito. Também é chamado de sofrimento ético-político. 

    O sofrimento ético tem a ver com a possibilidade do trabalhador não se conformar com as condições injustas e desumanas. É muito comum nos trabalhadores de saúde. É, por exemplo, a capacidade do trabalhador se manter inconformado com as mortes decorrentes da falta de assistência ou da precarização dos hospitais. Agora, claro, este conceito se aplica a qualquer contexto de trabalho.

    Tem um artigo muito bom que ajuda a entender esse conceito: "O sofrimento ético-político e a reforma sanitária: algumas considerações sobre os trabalhadores em uma unidade de saúde da família" (Curvo e Silva, 2011).

  • ERRADO. Para Dejours (2009) o sofrimento pode ser criativo ou patogênico. No criativo, o indivíduo

    mobiliza-se na transformação do seu sofrimento em algo benéfico para ele mesmo. O surgimento do

    sofrimento patogênico estaria relacionado à ausência de flexibilidade da organização do trabalho, a

    qual impede que o sujeito encontre vias de descarga pulsional nas suas atividades laborais, utilizando-se

    de estratégias defensivas para suportar o contexto de trabalho. (Fonte: Professora Marina Becalli).


ID
1111348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo nas equipes multidisciplinares para implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.


Os fatores psicossociais que causam impactos nos processos de subjetivação do trabalhador e no seu desempenho constituem focos de atuação da psicologia do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CONTINUAÇÃO - PARTE II -

    Os FRPT não estão discriminados detalhadamente na legislação brasileira e não são considerados, na análise do posto de trabalho, da mesma forma que os fatores de risco físicos, mecânicos, biológicos, químicos e ergonômicos previstos nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego. A exposição ocupacional aos FRPT apresenta consequências diretas nas condições de saúde dos trabalhadores, podendo gerar adoecimento, incapacidade laborativa e repercussões na vida social e familiar.


    A prevenção primária refere-se às ações dirigidas a reduzir ou a eliminar os fatores do estresse, buscando a sua origem, promovendo um meio ambiente saudável e solidário. A prevenção secundária implica a detecção e o tratamento precoce de problemas físicos emocionais por meio da sensibilização dos trabalhadores e da promoção de estratégias de controle do estresse. A terciária consiste na reabilitação e na recuperação das pessoas que sofrem problemas de saúde produzidos pelo estresse.

    Guimarães descreve uma série de medidas de controle para a redução dos FRPT: realização de capacitação, monitoramento de trabalho em turnos e de horas extras, motivação das equipes de trabalho, estabelecimento de uma comunicação adequada e busca de soluções, redução da monotonia das tarefas, estipulação da sobrecarga de trabalho razoável, prazos e demandas adequadas e de acordo com as capacidades dos trabalhadores.

    A NTP nº 604 aborda algumas medidas de prevenção dos fatores de riscos psicossociais baseadas no modelo demanda-controle-apoio social de acordo com as três dimensões: a) demandas: agir com transparência na distribuição das tarefas, estabelecer a carga de trabalho de acordo com o conteúdo quantitativo e qualitativo da tarefa, considerar as capacidades e recursos da pessoa, colocar pessoas suficientes nas unidades de trabalho, estabelecer mecanismos que permitam ao trabalhador tomar decisões sobre o seu próprio ritmo, quantidade de trabalho, tempo necessário e pausas necessárias; b) controle: promover a tomada de decisões dos trabalhadores sobre os métodos e ordens das tarefas, proporcionar tarefas significativas, que tenham sentido, criar oportunidades para a autorrealização e o desenvolvimento profissional, oportunizar condições de aprendizagem e de utilização de novas habilidades, potencializar o uso das capacidades mentais no trabalho, evitar a excessiva burocratização das tarefas; c) apoio social: estimular o trabalho em equipe e a comunicação, estabelecer objetivos em equipe, criar espaços de reflexão e de compartilhamento de dúvidas, valorizar as reuniões de trabalho, estabelecer mecanismos de recompensa e de reconhecimento no trabalho, estabelecer medidas que impeçam as condutas competitivas entre os trabalhadores e proibir explicitamente qualquer forma de assédio dentro da organização.


  • Os fatores de risco psicossociais do trabalho (FRPT), como o estresse, as pressões patogênicas da carga de trabalho, as dificuldades nas relações socioprofissionais e as condições e a organização inadequadas do trabalho podem ser consideradas variáveis que interferem na saúde mental e física do trabalhador. A prevenção desses aspectos deve ocorrer por meio da sensibilização, conscientização, motivação e ação organizada dos atores sociais da empresa ou do órgão.

    os FRPT (fatores de risco psicossociais do trabalho) devem ser considerados nas avaliações dos casos de adoecimento e incapacidade profissional, bem como na implementação de ações de promoção da saúde ocupacional dos trabalhadores.

    Em 1986, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu risco psicossocial como a interação entre o conteúdo do trabalho, a sua organização e o seu gerenciamento, com outras condições ambientais e organizacionais, por um lado, e as competências e as necessidades dos trabalhadores de outro. Para Guimarães (2006), os fatores de risco psicossociais do trabalho (FRPT) são definidos como aquelas características do trabalho que funcionam como estressores, ou seja, que implicam grandes exigências do posto de trabalho, combinadas com recursos insuficientes internos do trabalhador para o seu enfrentamento. Os FRPT podem ser também entendidos como as percepções subjetivas que o trabalhador tem (exigências das características físicas da carga, da personalidade do indivíduo, das experiências anteriores e da situação social do trabalho) dos fatores de organização do trabalho: carreira, cargo, ritmo, ambiente social e técnico.


  • Psicodinâmica do trabalho!


ID
1111351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo nas equipes multidisciplinares para implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.


A responsabilidade principal do psicólogo nas equipes multiprofissionais é contribuir para a transferência de tecnologias de gestão gerencialista de pessoas e de gestão social da saúde — dimensão a ser considerada na implantação das políticas de prevenção da saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Não é função da psicologia do trabalho transferir tecnologias de gestão – menos ainda a gestão gerencialista – pois estas não contribuem para a promoção da saúde. (Prova corrigida da Polícia Federal)


  • GABARITO: ERRADO


ID
1111354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo nas equipes multidisciplinares para implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.


O psicólogo atua nas estruturas organizacionais, visando torná-las mais leves, flexíveis e horizontalizadas, o que garante a prevenção da saúde e de acidentes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "O psicólogo atua nas estruturas organizacionais, visando torná-las mais leves, flexíveis e horizontalizadas, o que garante a prevenção da saúde e de acidentes de trabalho."


    Tanto as organizações verticais como as horizontais possuem vantagens e desvantagens. Há organizações que funcionam muito bem de maneira verticalizada. Houve um período em que se acreditou que tal modelo de organização estaria fadada a desaparecer, pois via-se a horizontalização como uma resposta universal para a modernização. Tal ideia já foi superada e há empresas que vão muito bem com o modelo verticalizado, já que organizações empresariais horizontais são geralmente pequenas, que tem parcialmente a ver com menos camadas de gestão. Em contraste com a organização vertical de negócios, as organizações empresariais horizontais têm níveis relativamente poucos de gestão.



  • O psicólogo atua nas estruturas organizacionais, visando torná-las mais leves, flexíveis e horizontalizadas VERTICALIZADAS , o que garante a prevenção da saúde e de acidentes de trabalho.

     

    Gab.: ERRADO

  • Garante? Não há como uma estrutura organizacional garantir a prevenção da saúde e de acidentes de trabalho.

  • Alguém tem a fonte?

  • O psicólogo não tem a função de intervir nas estruturas e, além disso, se o fizesse, não garantiria a prevenção da saúde e dos acidentes de trabalho, posto que outros fatores estão envolvidos na sua ocorrência.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_008_17.pdf


ID
1111357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da atuação do psicólogo nas equipes multidisciplinares para implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.


Na gestão da organização do trabalho, o foco da atuação do psicólogo será, exclusivamente, o reconhecimento das variabilidades individuais.

Alternativas
Comentários
  • "Na gestão da organização do trabalho, o foco da atuação do psicólogo será, exclusivamente, o reconhecimento das variabilidades individuais."

    A atuação do psicólogo deve ser cada vez mais uma atuação macro-social e não mais micro-individual, sobretudo em organizações.


    "... Partindo da conceituação de Edgar Morin sobre Simplicidade e Complexidade, pretende-se mostrar como as organizações de trabalho, buscando a reestruturação competitiva, vêm evoluindo de um paradigma mecanicista e simplificador para outro de caráter sistêmico, integrador e complexo; e como a Psicologia Organizacional e do Trabalho vem acompanhando essas mudanças. Mais especificamente, pretende apontar as principais transformações e desafios que essa reestruturação competitiva e mudança de paradigmas impõe às práticas do psicólogo das organizações, concluindo quanto à premente necessidade de se repensar da formação desse psicólogo a fim de compatibilizá-la com as demandas do mercado..."



  • GABARITO: ERRADO


ID
1111360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e a produtividade, a empresa Alfa criou, há cinco anos, um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT).

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, acerca do programa de QVT.


O fator mais importante para o sucesso do programa de QVT da empresa Alfa é o pagamento de altos salários aos empregados, o que se comprova em pesquisas a respeito das melhores empresas para se trabalhar.

Alternativas
Comentários
  •  O que vem a ser qualidade de vida no trabalho? É nada mais nada menos do que o cuidado com a saúde dos funcionários dentro da empresa, com o propósito de se evitar faltas constantes por motivos de doença, até então causadas por determinados fatores no ambiente de trabalho. 

     Segundo Fernandes (1996), “... qualidade de vida no trabalho é considerada indispensável à produtividade e à competitividade e cruciais à sobrevivência para toda e qualquer empresa”. 


    Para Sucesso (2002), pode-se dizer, de maneira geral, que a qualidade de vida no trabalho abrange: 

    • Renda capaz de satisfazer às expectativas pessoais e sociais; 

    • Orgulho pelo trabalho realizado; 

    • Vida emocional satisfatória; 

    • Auto-estima 

    • Imagem da empresa/intuição junto à opinião pública; 

    • Equilíbrio entre trabalho e lazer; 

    • Horários e condições de trabalhos sensatos; 

    • Oportunidades e perspectivas de carreira; 

    • Possibilidade de uso do potencial; 

    • Respeito aos direitos; e 

    • Justiça nas recompensas. 


    Para alcançar qualidade e produtividade, as organizações precisam se dotadas de pessoas participantes e motivadas nos trabalhos que executam e recompensadas adequadamente por sua contribuição (CHIAVENATO,2002 apud GOMES e FERNANDEZ,2007). 

    A Qualidade de vida no Trabalho não é resultante apenas de um salário alto e um bom plano de benefícios, mais também da maneira como os funcionários são tratados. Elogios e considerações são indispensáveis quando se buscam lealdade, 

    qualidade e produtividade (SUCESSO, 2002). 

    Dentro de uma organização, a motivação é de fundamental importância para que a força de trabalho possa produzir com satisfação. Satisfeitos, os funcionários trabalham mais e com mais qualidade de vida. A motivação dos funcionários dentro da empresa tem a ver com sua satisfação. Assim, entende-se que a qualidade de vida é extremamente importante para que cada indivíduo perceba o que realmente o motiva em seu ambiente e o que é necessário para que ele desenvolva suas atividades de maneira mais eficiente possível. A busca pela motivação e qualidade de vida no trabalho vai além de oferecer para os colaboradores um alto salário ou ocupação de um cargo importante. O propósito principal é a satisfação pessoal na execução de suas tarefas dentro das organizações( GOMES e FERNANDEZ,2007).



  • Dois erros:

    1- não tem essa hierarquia: o fator mais importante.

    2- não tem a ver com altos salários, mas sim o pagamento de salários percebidos como justos pelo funcionário em comparação com os seus colegas de empresa e também em comparação com o mercado de trabalho.


ID
1111363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e a produtividade, a empresa Alfa criou, há cinco anos, um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT).

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, acerca do programa de QVT.


Independentemente dos objetivos iniciais do programa de QVT da empresa Alfa, o êxito desse programa está calcado em fatores como: competência gerencial, identificação com a empresa, preocupação assistencial com os empregados, oportunidade efetiva de participação, visão humanista da empresa e equidade salarial.

Alternativas
Comentários
  • Principais fatores determinantes da qualidade de vida no trabalho: 

    1º Competência Gerencial. 

    2º Identificação com a Empresa. 

    3º Preocupação assistencial com os empregados;

     4º Oportunidade efetiva de participação. 

    5º Visão humanista da Empresa. 

    6º Eqüidade Salarial.

  • Em questões CESPE o "independentemente dos objetivos..." no início da frase poderia causar alguma ressalva, porém nesse caso se aplica. Isso se deve ao fato de que fatores como competência gerencial, identificação com a empresa, preocupação assistencial com os empregados, oportunidade efetiva de participação, visão humanista da empresa e equidade salarial são fatores basilares na determinação da qualidade de vida no trabalho. De nada adianta ter um programa de QVT com objetivos maravilhosos, se a organização não oferecer essa base.


ID
1111366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.


O método das escalas gráficas, por ser complexo, demandar planejamento demorado e cuidadoso e exigir o auxílio de especialistas, apresenta a desvantagem do custo operacional elevado.

Alternativas
Comentários
  • Errado!


    http://www.culturamix.com/noticias/metodo-de-escala-grafica-para-avaliacao-de-funcionarios

  • Vantagens e Desvantagens do Método de Escalas Gráficas

    O método de escalas gráficas como toda técnica apresenta vantagens e desvantagens na sua utilização, vejamos o que caracteriza cada um delas:

    Principais Vantagens

    -Proporcionar as pessoas que estão avaliando os funcionários uma ferramenta de avaliação bem simples e fácil de entender;
    -Oferecer ao avaliador uma visão global e integrada dos fatores a serem analisados, ou seja do padrão de comportamento de cada funcionário no desempenho de suas funções e o que a empresa espera de cada um deles;
    - É um método que por sem bem fácil, dá pouco trabalho para ao avaliador registrar suas observações.

    Principais Desvantagens

    -O avaliador não tem muita flexibilidade que tem de se ajustar ao método e não as padrões comportamentais do empregado como seria o mais adequado;
    -Essa técnica está sujeita a interpretações subjetivas por parte doa avaliador que pode generalizar o que foi avaliado para todos os subordinados, pois cada pessoa interpreta a situações dentro da empresa a partir de uma ótica pessoal, que está sujeita a interferências de ordem emocional;
    -Esse método apresenta a tendência de fazer com que os resultados obtidos sejam uma mera rotina avaliativa, além disso necessita de operações matemáticas e estatísticas para corrigir as possíveis distorções resultantes das interferências das pessoas que irão utilizá-lo para avaliação dos funcionários.

    Salete Dias


  • É um método simples.

  • A questão se refere a "PESQUISA DE CAMPO"


ID
1111369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.


Avaliação de desempenho é um processo decisório que se baseia em dados confiáveis para agregar talentos e competências capazes de contribuir, a longo prazo, para o sucesso da organização.

Alternativas
Comentários
  • Vantagens
    • Motivação: os colaboradores têm oportunidades de crescimento e sentem-se valorizados; 
    • Metas: após a avaliação é estipulado uma nova meta. Uma directriz mais focada para os objectivos da empresa;
    • Comunicação: os colaboradores passam a entender os objectivos da gerência imediata e a gerência, as necessidades dos colaboradores.

    Desvantagens
    • Trabalhoso: este método exige organização e planeamento porque todos os funcionários da empresa são avaliados;
    • Demorado: a avaliação do desempenho é um processo lento e de longo prazo. Talvez a companhia não tenha todo esse tempo para fazer mudanças;


    • Influências pessoais: talvez a pessoa que esteja avaliar se deixe levar pelo relacionamento íntimo que tem com o avaliado. Seja amigo, marido, irmão, seja outro familiar e não faz a avaliação racionalmente.
    Contudo, nas organizações a avaliação do desempenho emerge consciência nos seus colaboradores para com os objectivos organizacionais. Desse modo, representa um diferencial competitivo, incrementa os seus resultados e cria condições essenciais para o sucesso da organização.

  • O conceito que a assertiva traz é de Seleção

  • Processo de agregar pessoas: recrutamento e seleção

    Processo de aplicar pessoas: modelagem de trabalho e avaliação de desempenho

    Processo de recompensar pessoas: remuneração, benefícios e incentivos

    Processo de desenvolver pessoas: treinamento, desenvolvimento, aprendizado e gestão de conhecimento.

    Processo de manter pessoas: qualidade de vida, higiene e segurança e relações com empregados e sindicatos.

    Processo de monitorar pessoas: banco de dados e sistemas de informações gerenciais.


ID
1111372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um mundo altamente competitivo e em transformação contínua, a gestão do conhecimento e a gestão por competências são buscas constantes das empresas, até mesmo em razão da sobrevivência e do sucesso. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item abaixo.

A gestão do conhecimento está vinculada à decisão sobre o quão importante é o conhecimento crítico para a organização e que resultados ele poderá proporcionar; a gestão por competências procura substituir o levantamento das necessidades de treinamento por uma visão das necessidades do negócio e de como as pessoas poderão agregar valores à empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gestão por Competências

    Fala-se muito em competências básicas. E o que significam? As competências básicas - seja na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou qualquer outro aspecto pessoal - são aquelas características individuais essenciais para o desempenho da atividade e que diferencia enormemente o desempenho das pessoas.

    Todo funcionário precisa possuir um conjunto de competências básicas para desenvolver suas atividades na empresa. Quando o funcionário possui um elevado perfil de competências ele apresenta as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões. As competências básicas podem ser observadas no cotidiano de trabalho ou em situações de teste. Contudo, o importante é adquirir e agregar constantemente novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do negócio da empresa, sob pena de investir em treinamento sem retorno para as necessidades reais da organização. 

    Daí a gestão por competências: um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprir lacunas e agregar conhecimento e tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.

    Na verdade, a gestão por competência procura substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento por uma visão das necessidades do negócio e como as pessoas poderão aportar valor à empresa. Isto representa uma colossal mudança na abordagem. A visão do presente ou do passado pela visão do futuro. A correção das carências atuais pelo destino da organização. 


    Gestão do Conhecimento


    A gestão do conhecimento deve ser tratado como diferencial competitivo para as organizações e como fator crítico para a sustentabilidade do negócio. Assim, é fundamental considerar que o conhecimento é algo essencial para o sucesso das 

    organizações. Para que esse sucesso seja efetivado, a empresa deve fazer uso de estratégias, que podem colocá-la numa posição de destaque no mercado.


  • ótimo

  • JUSTIFICATIVA  CESPE – 1. Conforme literatura consagrada na área, a Gestão do Conhecimento (GC) trata da identificação do que se sabe ou do que se deve saber dentro da organização. Significa criar, capturar, arquivar, organizar, sistematizar, disseminar e aplicar o conhecimento, informação e expertise entre os colaboradores com interesses e necessidades similares para criar inovação e gerar retorno. Em resumo, a GC está vinculada à decisão sobre qual é o conhecimento critico que importa realmente a organização e que serve aos seus propósitos e proporciona resultados”. 2. Conforme literatura consagrada na área, “A gestão por competência procura substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento por uma visão das necessidades do negócio e como as pessoas poderão aportar valor a empresa”.

  • CESPE: Gestão do Conhecimento (GC)

    Trata da identificação do que se sabe ou do que se deve saber dentro da organização. Significa criar, capturar, arquivar, organizar, sistematizar, disseminar e aplicar o conhecimento, informação e expertise entre os colaboradores com interesses e necessidades similares para criar inovação e gerar retorno. Em resumo, a GC está vinculada à decisão sobre qual é o conhecimento critico que importa realmente a organização e que serve aos seus propósitos e proporciona resultados


ID
1111375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsecutivos.


As técnicas de seleção incluem entrevistas de seleção, provas de conhecimentos, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.

Alternativas
Comentários
  • ESCOLHA DAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO DO OCUPANTE

    Reunidas as informações sobre o cargo a ser preenchido, o passo seguinte é a escolha das técnicas de seleção para conhecer os candidatos adequados. As técnicas de seleção são agrupadas em cinco categorias:


    • Entrevista
    • Provas de conhecimento ou capacidade
    • Testes Psicométricos
    • Testes de Personalidade
    • Técnicas de Simulação


    Entrevista de Seleção: é um processo de comunicação entre duas pessoas ou mais pessoas que interagem entre si no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Entrevistar é o método mais utilizado em seleção de pessoal. 

    Entrevista Dirigida (com roteiro preestabelecido)
    Entrevista Livre ( sem roteiro definido)

    Prova de conhecimento ou capacidade: são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos como noção de informática, de contabilidade, de redação, de inglês etc. Por outro lado, as provas de capacidade constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o desempenho dos candidatos. Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como perícia em lidar com computado, da digitadora ou operador de máquinas. 

    Testes Psicométricos: constitui uma medição objetiva de uma amostra do comportamento no que se refere a aptidão da pessoa. Os testes psicométricos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseia em amostra estatística de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.Os Testes Psicométricos apresenta três características: preditor, validade e precisão. 

    Testes Psicométricos 
    • Testes de aptidões – Gerais e Específicos.

    Testes de Personalidade: são denominados psicodiagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global. Nesta categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal) como por exemplo, PMK, e os chamados testes projetivos (de projeção de personalidade) por exemplo o teste da árvore de Koch.

    Testes de Simulação: são essencialmente técnicas de dinâmica de grupo. A principal técnica de simulação é o psicodrama. 
    • As técnicas de simulação são usadas como um complemento do diagnóstico, ou seja, o candidato é submetido uma dramatização de algum eventorelacionado ao papel que irá desempenhar na organização, fornecendo uma visão mais realista acerca de seu comportamento futuro. 
    • As técnicas de simulação são utilizadas nos cargos que exigem relacionamento interpessoal, como direção, gerência, supervisão, vendas, compras, contatos, etc. 


ID
1111378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsecutivos.


A eficiência de um processo seletivo consiste em alcançar resultados e atingir objetivos, de forma que a empresa se torne cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    A eficácia de um processo seletivo consiste em alcançar resultados e atingir objetivos, de forma que a empresa se torne cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal. 


  • Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

    Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

    Como exemplo de distinção entre os conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. De acordo com Paulo Sandroni, em 1996, que resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

    Elaborando um pouco mais, podemos afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

    As avaliações do desempenho de qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionadas aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Estes conceitos são independentes entre si, ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O ideal, entretanto, é alcançar os três.

    De acordo com a efetividade do processo, podemos obter valores produtivos que possuem a similaridade com o da eficiência de acordo com a relação entre o resultado obtido e o esforço dispendido. Sendo assim, quanto menor o esforço, o custo ou a quantidade de recursos dispendidos para alcançar um mesmo resultado, maior a produtividade e a efetividade e, quanto melhor a qualidade, o volume ou o valor do resultado alcançado com o mesmo custo, maior a produtividade.

    Em uma conclusão simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.


  • A eficiência reside em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar bem, aplicar testes de conhecimentos que sejam válidos e precisos, dotar a seleção de rapidez e agilidade, contar com um mínimo de custos operacionais, envolver as gerências e suas equipes no processo de escolher candidatos etc.   A eficácia reside em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.

  • A mão de marcar eficiência, na prova, chega treme. Rsrsrs

  • EficACIA é resultado

  • Eficiência --> foco no processo / qualidade

    Eficácia: --> foco nos objetivos

  • A eficiência (Eficácia)de um processo seletivo consiste em alcançar resultados e atingir objetivos, de forma que a empresa se torne cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.

    Eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, é processo, quando você está ali fazendo algo.

    Eficácia se refere ao resultado desse algo que você estava fazendo, que agora está finalizado. Alcançou os resultados e atingiu os objetivos.

    Resumido:

    Eficiência: processo, feito com qualidade, mínimo custo, por exemplo.

    Eficácia: resultados, objetivos alcançados.

    Gab: errado, porque a banca trocou os conceitos..

  • Eficácia = Resultado/foco nos objetivos

    Eficiência = foco no processo


ID
1111381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsecutivos.


Uma das vantagens do recrutamento interno em relação ao recrutamento externo é a menor probabilidade de rejeição do recrutado pelos colegas.

Alternativas
Comentários
  • É uma colocação de pura lógica tal afirmativa já que o recrutamento interno irá escolher um funcionário já habituado e integrado com os companheiros de profissão. A chance de um funcionário "de casa" ser melhor aceito em comparação com um funcionário novato, ainda não adaptado a interação de seus novos pares, é significativamente maior.




    Recrutamento Interno


    Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa. 

    O processo de recrutamento interno geralmente contempla as seguintes etapas:


    -Divulgação da vaga por meio de murais, intranet e/ou outros meios utilizados pela empresa; 
    -Inscrição dos candidatos interessados e entrega de formulários de preenchimento; 
    -Prova técnica e/ou estudo de casos; 
    -Dinâmica de grupo (se houver muitos participantes); 
    -Entrevista com RH e, por final, com gestor da área requisitante; 
    -Feedback do processo para os candidatos. 

    Vantagens do recrutamento interno:


    -Mais econômico, pois dispensa o trabalho de empresas de recrutamento. 
    -Melhor aceitação da Política de pessoal – constitui um incentivo importante para os funcionários. 
    -O funcionário está mais integrado na empresa e é desenvolvido um espírito sadio de competição e crescimento entre o pessoal. 

    Desvantagens do recrutamento interno:


    -A expectativa da pessoa ao novo cargo pode diminuir seu rendimento no cargo atual, devido a expectativa gerada. 
    -Podem gerar conflito entre os funcionários e atitudes negativas a aqueles que não promovidos, e podemos ter gerentes ressentidos pela perda de um bom funcionário. 
    -O bom desempenho de um funcionário em uma função não garante seu sucesso em outra atividade. 
    -Falta de “sangue novo” na equipe. 

    Recrutamento Externo


    Esse tipo de recrutamento só é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa. É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa. 

    Vantagens do recrutamento externo:


    -Maior leque de escolha. 
    -Maior facilidade de aprendizagem. 
    -Possibilidade de seleção mais exigente.
    -Experiências novas para a organização - Renova e enriquece os recursos da organização (oxigena a organização), agrega capacidades ainda inexistentes na equipe. 
    -Mão de Obra sazonal, ou seja terceirização para trabalhos temporários. 

    Desvantagens do recrutamento externo:


    -Pode reduzir a lealdade da empresa. 
    -É um processo demorado e lento e pode-se afetar a política salarial da empresa (quando o novo funcionário é admitido com salário mais elevado). 
    -Insatisfação na equipe existente e desmotivação dos funcionários que aguardavam uma oportunidade para ser promovido. 
    -No caso da mão de obra sazonal, a inteligência do trabalho estar nas mãos de funcionário de outra empresa (terceira). 



ID
1111384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.


Em um concurso público, mesmo que não esteja prevista no edital, a avaliação psicológica pode ser utilizada caso as atribuições do cargo requeiram.

Alternativas
Comentários
  • CONTINUAÇÃO - PARTE II

    § 3o Os requisitos psicológicos para o desempenho no cargo deverão ser estabelecidos previamente, por meio de estudo científico das atribuições e responsabilidades dos cargos, descrição detalhada das atividades e tarefas, identificação dos conhecimentos, habilidades e características pessoais necessários para sua execução e identificação de características restritivas ou impeditivas para o cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 4o A avaliação psicológica deverá ser realizada mediante o uso de instrumentos de avaliação psicológica, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 5o O edital especificará os requisitos psicológicos que serão aferidos na avaliação. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 1o Todas as avaliações psicológicas serão fundamentadas e os candidatos poderão obter cópia de todo o processado envolvendo sua avaliação, independentemente de requerimento específico e ainda que o candidato tenha sido considerado apto. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 2o Os prazos e a forma de interposição de recurso acerca do resultado da avaliação psicológica serão definidos pelo edital do concurso. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 3o Os profissionais que efetuaram avaliações psicológicas no certame não poderão participar do julgamento de recursos. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 4o É lícito ao candidato apresentar parecer de assistente técnico na fase recursal. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 5o Caso no julgamento de recurso se entenda que a documentação e a fundamentação da avaliação psicológica são insuficientes para se concluir sobre as condições do candidato, a avaliação psicológica será anulada e realizado novo exame. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)


  • DECRETO Nº 6.944, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

    Estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, organiza sob a forma de sistema as atividades de organização e inovação institucional do Governo Federal, e dá outras providências.

    MUITA ATENÇÃO: ABAIXO, SEMPRE QUE FALAR EM "EXAME PSICOTECNICO" É A ANTIGA REDAÇÃO, HOJE SE FALA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

    Art. 14. A realização de exame psicotécnico está condicionada à existência de previsão legal expressa específica e deverá estar prevista no edital. (TRECHO VETADO, DEIXEI PARA VERIFICAREM COMO ERA O ANTIGO CASO CAIA EM PROVA)

    § 1o O exame psicotécnico limitar-se-á à detecção de problemas psicológicos que possam vir a comprometer o exercício das atividades inerentes ao cargo ou emprego disputado no concurso.  (TRECHO VETADO, DEIXEI PARA VERIFICAREM COMO ERA O ANTIGO CASO CAIA EM PROVA)

    § 2o É vedada a realização de exame psicotécnico em concurso público para aferição de perfil profissiográfico, avaliação vocacional ou avaliação de quociente de inteligência. (TRECHO VETADO, DEIXEI PARA VERIFICAREM COMO ERA O ANTIGO CASO CAIA EM PROVA)

    (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    AGORA AQUI A NOVA REDAÇÃO DO DECRETO § 1o Para os fins deste Decreto, considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.(Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 2o A avaliação psicológica será realizada após a aplicação das provas escritas, orais e de aptidão física, quando houver. (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)


  • Realmente!

  • LEI e EDITAL

  • Atualizando para os dias de hoje, resolução CFP 02/2016.

  • Ao meu entender, mesmo com o novo decreto, tem que estar previsto em edital.

  • ERRADO

    Súmula Vinculante n 44 do STF

    Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público”

    Atualização Legal:

    Decreto Nº 9.739/2019

    Art. 36.  A realização de avaliação psicológica está condicionada à existência de previsão legal específica e estará prevista no edital do concurso público

    Assim, levando-se em conta os dois ditamos legais acima, a Avaliação Psicológica precisa de: Previsão Legal + Previsão no Edital.


ID
1111387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.


Na avaliação psicológica, empregam-se procedimentos empíricos, com vistas a avaliar o perfil do candidato frente às atribuições do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Segundo o Decreto 6.944, de 21 de agosto de 2009, Art. 14, § 1º, “considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)”. 


  • Primeiramente cabe uma pequena observação do que vem a ser conhecimento empírico. 

    Conhecimento empírico ou senso comum é o conhecimento baseado em uma experiência vulgar ou imediata, não metódica e que não foi interpretada e organizada de forma racional.


    Já a avaliação psicológica, segundo o Decreto n.º 6.944/2009 deve:


    § 1o Para os fins deste Decreto, considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.(Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 2o A avaliação psicológica será realizada após a aplicação das provas escritas, orais e de aptidão física, quando houver. (Redação dada pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 3o Os requisitos psicológicos para o desempenho no cargo deverão ser estabelecidos previamente, por meio de estudo científico das atribuições e responsabilidades dos cargos, descrição detalhada das atividades e tarefas, identificação dos conhecimentos, habilidades e características pessoais necessários para sua execução e identificação de características restritivas ou impeditivas para o cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 4o A avaliação psicológica deverá ser realizada mediante o uso de instrumentos de avaliação psicológica, capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)

    § 5o O edital especificará os requisitos psicológicos que serão aferidos na avaliação. (Incluído pelo Decreto nº 7.308, de 2010)


  • Conhecimento empírico é aquele conhecimento que adquirimos no dia-a-dia, com base na tentativa e erro, ou seja, o conhecimento adquirido através da observação, da experiência, do senso comum, dispensando a necessidade de comprovação científica. Empírico tem sentido de experiência cotidiana.

  • Técnicos e científicos!

  • Resposta: Errada

    Decreto 9739/2019 (revogou o decreto 6944/2009)

    Avaliação psicológica

    Art. 36.  A realização de avaliação psicológica está condicionada à existência de previsão legal específica e estará prevista no edital do concurso público.

    § 1º  Para fins do disposto neste Decreto, considera-se avaliação psicológica o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo.


ID
1111390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.


O resultado da avaliação psicológica do candidato deve ser divulgado, exclusivamente, por meio dos termos apto ou inapto.

Alternativas
Comentários
  • Art. 14-A. O resultado final da avaliação psicológica do candidato será divulgado, exclusivamente, como “apto” ou “inapto”.

  • ESTA RESOLUÇÃO FOI REVOGADA PELA 06/2019

  • Resposta: Certo

    O decreto nº 6944/2009 foi revogado pelo decreto nº 9739/2019 (Estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG.)

    Mas, o assunto da questão também está previsto no novo decreto no seguinte artigo:

    Resultado da avaliação psicológica

    Art. 37.  O resultado final da avaliação psicológica do candidato será divulgado exclusivamente como “apto” ou “inapto”.

    § 1º Todas as avaliações psicológicas serão fundamentadas e os candidatos terão acesso à cópia de todo o processado envolvendo sua avaliação, independentemente de requerimento específico, ainda que o candidato tenha sido considerado apto.


ID
1111393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos princípios norteadores para a elaboração de documentos decorrentes de avaliação psicológica, conforme estabelecido no Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, julgue o item seguinte.


De acordo com os princípios técnicos da linguagem escrita, deve-se apresentar uma redação bem estruturada e definida; os princípios éticos e técnicos estabelecem que as informações devam se basear nos princípios e dispositivos do código de ética profissional do psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFP nº 7 de 14/06/2003

    Publicado no DO em 20 jun 2003

    Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP nº 17/2002.

    O Conselho Federal de Psicologia, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971;

    Considerando que o psicólogo, no seu exercício profissional, tem sido solicitado a apresentar informações documentais com objetivos diversos;

    Considerando a necessidade de referências para subsidiar o psicólogo na produção qualificada de documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica;

    Considerando a freqüência com que representações éticas são desencadeadas a partir de queixas que colocam em questão a qualidade dos documentos escritos, decorrentes de avaliação psicológica, produzidos pelos psicólogos;

    Considerando os princípios éticos fundamentais que norteiam a atividade profissional do psicólogo e os dispositivos sobre avaliação psicológica contidos no Código de Ética Profissional do Psicólogo;

    Considerando as implicações sociais decorrentes da finalidade do uso dos documentos escritos pelos psicólogos a partir de avaliações psicológicas;

    Considerando as propostas encaminhadas no I FÓRUM NACIONAL DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, ocorrido em dezembro de 2000;

    Considerando a deliberação da Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras, em reunião realizada em 14 de dezembro de 2002, para tratar da revisão do Manual de Elaboração de Documentos produzidos pelos psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas;

    Considerando a decisão deste Plenário em sessão realizada no dia 14 de junho de 2003, resolve:

    Art. 1º Instituir o Manual de Elaboração de Documentos Escritos, produzidos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.

    Art. 2º O Manual de Elaboração de Documentos Escritos, referido no artigo anterior, dispõe sobre os seguintes itens:

    Princípios norteadores;

    Modalidades de documentos;

    Conceito / finalidade / estrutura;

    Validade dos documentos;

    Guarda dos documentos.

    Art. 3º Toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas neste manual.

    Parágrafo único. A não-observância da presente norma constitui falta ético-disciplinar, passível de capitulação nos dispositivos referentes ao exercício profissional do Código de Ética Profissional do Psicólogo, sem prejuízo de outros que possam ser argüidos.

    Art. 4º Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

    Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

    ODAIR FURTADO

    Conselheiro-Presidente


  • RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

     

    2 – Princípios Éticos e Técnicos

     

    Na elaboração de documento, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: Certo

  • RESOLUÇÃO 06-2019

    Princípios Éticos

    Art. 7.º Na elaboração de documento psicológico, a(o) psicóloga(o) baseará suas informações na observância do Código de Ética Profissional do Psicólogo, além de outros dispositivos de Resoluções específicas. (...)

    Princípios Técnicos

    Art. 5.º Os documentos psicológicos devem ser elaborados conforme os princípios de qualidade técnica e científica presentes neste regulamento.

    § 1.º Os documentos emitidos pela(o) psicóloga(o) concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina

    . § 2.º A elaboração de documento decorrente do serviço prestado no exercício da profissão deve considerar que este é o resultado de uma avaliação e/ou intervenção psicológica, observando os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos nos fenômenos psicológicos. 


ID
1111396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de índice de rotatividade de pessoal e absenteísmo, julgue o item abaixo.

Rotação de pessoal e absenteísmo, assim como acidentes, queixas e reclamações, são aspectos interligados, daí a importância de uma avaliação integrada de gestão de pessoas para identificação das causas desses processos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

     

    Turnover é uma palavra de origem inglesa que significa “renovação” e que no ramo dos Recursos Humanos (RH) é empregada para determinar a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa.

    Macete : TurnoveR- Rotatividade.

     

     - Absenteísmo ou ausentismo: "expressão utilizada para designar a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas, atrasos ou a algum motivo interveniente.

    (Gestão de pessoas para concursos / Andreia Lins Ribas, Cassiano Ramalho Salim. 2. ed. rev. e atual. - Brasília: Alumnus, 2014; p. 65)


ID
1111399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O planejamento é importante para programar a carreira dos indivíduos de modo que eles exerçam com eficácia as funções e atribuições para as quais demonstrem aptidão. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A utilização de critérios claros e divulgados de forma adequada é um dos critérios mais importantes a ser considerado por uma empresa possuidora de programas de promoção.

Alternativas

ID
1111402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O planejamento é importante para programar a carreira dos indivíduos de modo que eles exerçam com eficácia as funções e atribuições para as quais demonstrem aptidão. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

No passado, muitas empresas assumiam a responsabilidade pelo planejamento da carreira de seus empregados. Entretanto, atualmente, devido à dificuldade para a maioria das empresas de manter essa responsabilidade, cada pessoa deve ser a responsável pela sua própria carreira.

Alternativas
Comentários
  • http://www.versatilcomunicacao.com.br/versa/noticias_detalhe.asp?id=715 


    "Diante desse novo cenário, a relação entre empresa e funcionário também se modificou. O potencial humano passou a ser valorizado, uma vez que a inovação era a chave do sucesso. O funcionário deixou de ser passivo, esperando uma brecha para crescer, e passou a ter postura mais ativa, conversando e negociando com a empresa. A empresa, por outro lado, para atrair e reter talentos, passou a investir nos melhores para crescerem juntos. 

    (...) Além disso, ainda segundo Dutra, o aumento da valorização social também incentiva o trabalhador a demonstrar crescimento contínuo, mobilidade, flexibilidade e notoriedade. E isso faz com que ele tome a responsabilidade da carreira para si. Dessa forma, podemos dizer que, hoje, o maior responsável pela gestão de carreira é o próprio funcionário. "

  • Certo.

    Uma nova tendência são as carreiras sem fronteiras/inteligentes:

    Apesar de as grandes empresas hierárquicas continuarem a influenciar a maneira como as pessoas pensam o emprego e a carreira, as chamadas carreiras organizacionais deixaram de ser a opção predominante. E surge a forte tendência de que as carreiras sejam condicionadas a outros fatores, como por exemplo, necessidades pessoais e familiares dos trabalhadores. Os indivíduos, então, são chamados à responsabilidade pela própria carreira e devem assumir sua evolução profissional (Arthur, Inkson, & Pringle, 1999).

    Tal fenômeno decorre da realidade de que o mundo tornou-se mais global, complexo, diversificado e individualista, e também do fato de que hoje é mais difícil que as organizações consigam controlar e gerenciar a carreira de seus membros (Schein, 2007). Essa realidade se instala gradativamente na vida das organizações e das pessoas e passa a exigir novas abordagens para compreendê-la. Uma dessas abordagens é a das carreiras sem fronteiras, pensando a carreira da pessoa transcendendo as fronteiras da organização.

    Mais:

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902009000100008

  • Chiavenato (2010, pg. 227): O tradicional planejamento da carreira está cedendo lugar para o autogerenciamento de carreira.


ID
1111405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à ética profissional do psicólogo, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo organizacional deverá respeitar o sigilo profissional, podendo decidir pela quebra desse sigilo em situações de conflito com os princípios fundamentais do seu código de ética profissional, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo, exceto nos casos previstos em lei.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética Profissional do Psicólogo

    Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

    Art. 10 - Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

    Parágrafo Único - Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

    .



ID
1111408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à ética profissional do psicólogo, julgue os itens que se seguem.

A transgressão dos preceitos contidos no código de ética profissional do psicólogo, considerada infração disciplinar, inclui as seguintes penalidades: advertência verbal, advertência por escrito, censura ética, suspensão do exercício profissional por até vinte dias e cassação do exercício profissional.

Alternativas
Comentários
  • O artigo 21 do Código de Ética Profissional do Psicólogo enumera as penalidades aplicáveis decorrentes do Processo:

    a) Advertência;

    b) Multa;

    c) Censura pública;

    d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

    e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia


  • penalidades 

    Amo Muito Comer SuChi

     

  • Suspensão até 30 dias, lembro de um mês de férias!!!! :D

  • A CeCa Multa Su em 30 dias

    a) Advertência;

    b) Censura pública;

    c) Cassação do exercício profissional, 

    d) Multa;

    e) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

    Art. 21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais:

    a) Advertência;

    b) Multa;

    c) Censura pública;

    d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia;

    e) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

    "Não importa o quanto você demore, desde que você nunca pare"