GABARITO D
SOBRE AS FRAQUEZAS: DEVEM SER NECESSARIAMENTE INTERNAS E CONSEQUENTEMENTE, CONTROLÁVEIS. PROCURE ALGO QUE É CULPA APENAS DA EMPRESA!
ANÁLISE FOFA -SWOT
INTERNO (CONTROLÁVEL)
✎ FRAQUEZA
✎ FORÇAS
EXTERNO (NÃO-CONTROLÁVEL)
✎ AMEAÇAS
✎ OPORTUNIDADES
a) Clientes (EXTERNO- PODE SER AMEAÇA OU OPORTUNIDADE) e estrutura gerencial (INTERNO- PODE SER FRAQUEZA OU FORÇA)
b) Fornecedores e matérias-prima (EXTERNOS- AMEAÇA OU OPORTUNIDADE)
c) Concorrentes e custos industriais (AMEAÇAS- EXTERNOS E NÃO CONTROLÁVEIS)
d) Tecnologia empregada e força de vendas GABARITO
e) Falta de incentivos por parte do governo (AMEAÇA- EXTERNA E NÃO CONTROLÁVEL)
https://goo.gl/92FN88
A questão cobrou conhecimentos sobre a análise SWOT (Strengths= Forças; Weakness= Fraquezas; Oportunities= Oportunidades; Threats= Ameaças)
É possível realizar o diagnóstico interno e externo da organização por meio da análise SWOT (ou FOFA), em relação às seguintes variáveis:
VARIÁVEIS INTERNAS (CONTROLÁVEIS) – DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
◾ FRAQUEZAS: tudo aquilo que prejudica (é negativo) a organização, mas é possível que a organização aja para melhorar. Também chamada de pontos fracos ou fragilidades organizacionais. Exemplos: infraestrutura precária, falta de foco no negócio, ausência de competências básicas, sucessão de liderança.
◾ FORÇAS: os pontos fortes devem ser mantidos ou incentivados pois auxiliam no alcance dos objetivos organizacionais, pois são pontos positivos. Exemplos: funcionários dedicados, recursos adequados, imagem de mercado.
VARIÁVEIS EXTERNAS (NÃO CONTROLÁVEIS) – DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
◾ AMEAÇAS: Faz parte das ameaças tudo aquilo que pode prejudicar a organização, mas que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação, entrada de novos concorrentes, crise econômica, pandemias.
◾ OPORTUNIDADES: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplos: queda de barreiras comerciais, novos mercados, diversificação.
ANALISANDO OS ITENS EM BUSCA DE PONTOS FRACOS:
A- INCORRETA. "Clientes e estrutura gerencial"
Cliente não é interno, nem se controla.
B- INCORRETA. "Fornecedores e matéria-prima".
Fornecedores são externos e podem representar ameaças ou oportunidades e não forças e fraquezas.
C- INCORRETA. "Concorrentes e custos industriais"
Concorrentes são externos.
D- CORRETA. "tecnologia empregada e força de vendas".
A tecnologia foi uma decisão da empresa. Ela é interna e controla esse tipo de decisão. A força de vendas (caso esteja fraca) é uma fraqueza da organização, interna e controlável.
E- INCORRETA. "Falta de incentivos por parte do governo".
A organização não controla esse tipo de incentivo governamental. Por isso, em sua ausência, pode representar uma ameaça (externa) à organização.
GABARITO: LETRA D.