-
Como que "umas estrelas" e "brincadeira" seriam cópias de outras textos?
A alternativa "a" parece mais sensata.
-
Juro que não entendi como chegar a conclusão que são cópias de outros textos.
-
Eu marquei a letra A por entender ser a "menos pior".. não consegui visualizar a alternativa correta!
-
Também fui na letra A por ser a mais sensata...
-
Rafael Nova a questão não foi anulada, no gabarito preliminar a alternativa correta era a C, no entanto com o gabarito oficial a banca mudou para alternativa E.
-
Acho que eles tinham a intensão de perguntar uma coisa e mandaram outra. Se perderam na formulação da questão e não quiseram anular por autoritarismo.
-
Acredito que a cópia de outros textos se referem aos termos que o autor leu, no caso, em depoimentos(do policial, do grafiteiro) e descrição do crime
-
Aspas tem a função de destacar uma parte do texto, mesmo sabendo isso ainda errei a questão. Estou começando a ficar seriamente preocupado com as provas da FGV
-
Existem textos orais e sob a forma escrita. Por isso o gabarito na alternativa E. Todas as aspas reproduzem/copiam outros textos produzidos, 2 sob a forma oral e 1 texto sob a forma escrita.
-
sentada e chorando.....
-
AMANDA, FUI PELO MESMO RACIOCÍNIO QUE O SEU.
-
Grande coisa, alterar de C para E é como trocar 6 por meia dúzia, nenhuma tem sentido. Aliás, a letra E foi a primeira que desconsiderei, mas já tinha o pressentimento que iria errar pois achei e ainda acho que não tem opção correta.
-
Indiquem esta questão para comentário por favor. Vamos ver o que os professores tem a dizer.
-
1) INDIQUEM PARA COMENTÁRIO - QUERO VER COMO O PROFESSOR VAI JUSTIFICAR ESTE GABARITO.
2) De acordo com o site : http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34.php
As aspas têm como função destacar uma parte do texto. São empregadas:
I) Antes e depois de citações ou transcrições textuais.
Ex: Como disse Machado de Assis: "A melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada."
(QUE É O CASO AFIRMADO/UTILIZADO COMO GABARITO PELA BANCA NOS TRÊS CASOS). Porém eu só consigo perceber esta situação quanto ao último emprego, como uma transcrição literal do código penal, enquadrando a ação no crime de "Danos Patrimoniais".
II) Para representar nomes de livros ou legendas.Ex: Camões escreveu "Os Lusíadas" no século XVI.
III) Para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias, expressões populares, ironia.
Ex: O "lobby" para que se mantenha a autorização de importação de pneus usados no Brasil está cada vez mais descarado.(Veja)Com a chegada da polícia, os três suspeitos "se mandaram" rapidamente.
Que "maravilha": Felipe tirou zero na prova!
(NA MINHA HUMILDE OPINIÃO ENCAIXAM-SE AQUI O SEGUNDO E TERCEIRO EXEMPLO, COMO CASOS DE IRONIA)
IV) Para realçar uma palavra ou expressão.
Exemplos:
Mariana reagiu impulsivamente e lhe deu um "não".
Quem foi o "inteligente" que fez isso?
-
Não entendi como a FGV chegou a este gabarito.
Entendo que "danos patrimoniais" é retirada do código penal. Mas "brincadeira" e "umas estrelas" ??? De que texto foi retirado isso, gente??
-
essa banca deve ser composta pelo Estado Islamico, so pode
-
Eu marquei a letra D) praticamente certo de que iria acertar (me lasquei), porque, pra mim, "Brincadeiras" e "danos patrimoniais" são as ironias (e não "umas estrelas" e "brincadeiras", como diz a letra A).
Sendo "Brincadeiras" e "danos patrimoniais" as ironias elas indicam novos significados para essas palavras porque elas passam a significar exatamente o contrário dos seus significados reais, passando, assim, a ter um novo significado.
Sinceramente, ainda acho que esse é o pensamento mais correto frente as outras alternativas.
Obs.: Quando cita "umas estrelas" o autor demonstra que Titi Freak faz alguns desenhos na rua que nem ele mesmo sabe ou lembra quais eram, ele generalizou os desenhos falando em "umas estrelas". Acho que passa longe de ser uma ironia.
-
Tive também outro pensamento (mas esse seria impossível ter antes de saber o gabarito correto):
"Brincadeiras" mostra a visão dos policiais (e não do grafiteiro, como diz a letra c), sendo assim, provavelmente, no texto verbal dos policiais, eles utilizaram a palavra 'brincadeira' para justificar a roleta Russa.
Já 'danos patrimoniais' está no código penal.
Ou seja, 'brincadeiras' foi copiada do texto dos policiais e "danos patrimoniais' foi copiada do Código Penal.
-
-
Os comentários do professor Arenildo Santos, incluídos hoje, são muito pertinentes para entender a questão.
-
Elaboraram mal as alternativas, para não anular, trocaram de C para E. No fim, não vejo nenhuma como correta. cópia de outros textos? Quase tudo hoje em dia é cópia, vai sair colocando aspas em tudo agora?!
-
Hahahaha...só dando gargalhadas da fund.grande viagem....
-
A explicaçao do profesor defende a tese que as aspas indicam uma copia de outro texto (ou expressoes) que nao são so autor..discordo mas entendo que O Segredo é entender a loucura da banca e tentar seguir essa logica nas questoes
-
Essa banca se supera a cada concurso. Pior do que ela é ver esses professores tentando justificar essas aberracoes.
-
oque São Aspas?
Aspas são um sinal de pontuação, cuja finalidade é destacar uma parte do texto.
1º Em citações: e a Fala de outra Pessoa, Ex.:O Ministro Tal, Falou tal Coisa, Abre aspas Coloca a Fala do Ministro fecha aspas
2º transcrição de Outro Texto: "Amor é fogo que arde sem se ver"_ Rimas de Luis de Camões
3º Nas palavras ou Expressoes Populares: Custa os olhos da cara
4º estrangeirismos: Palavras de Outro pais que usamos Ex:O Ela espera o "feedback" de sua Ação
5º Arcaismo/arcaica: Palavras Antigas_ Ele Comprou um Brinco para "vosmece"
6º Girias: Paolla Oliveira e Minha "Crush" heheh
7º em neologismo: emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não ex: olha as Novisnhas "Embrazando"
8º Ironia: "belo" trabalho
9ºenfase: Recurso linguístico que, utilizado em certos enunciados, realça
10º Nomes de Obras Literarias e artistica: Estudaram "Capitães de Areia" no Semestre passado
Bem Amigos com tudo isso podemos chegar a conclusão de que a resposta deveria ser letra F, nenhuma das alternativas, ja que ao meu ver não tem motivos para o gabarito ser letra E
-
acho absurdo.
-
Rindo de nervouser
-
A autora do texto não diz se está copiando os depoimentos de outros textos. Se a alternativa dissesse que eram palavras externas tudo bem. De fato os três casos podem ser de polifonia. Mas seria necessário ter uma bola de cristal para adivinhar que viera de outros textos.
-
se os professores da banca tivessem que se identificar, duvido que fariam um prova assim
-
79% de erro, nunca tinha visto um índice tão alto.
-
Eu errei a questão, mas lendo os comentários, cheguei ao seguinte raciocínio. Vamos lá...
Caso 01: "umas estrelas". No texto, não dá para saber de onde vem. Reparem, não há suporte no texto para entender porque a autora usaria "umas estrelas".
Caso 02: "brincadeira". Aqui, pelo contexto, dá para entender que não é uma brincadeira, mas que ou a autora ou alguém está dizendo que aquilo foi uma brincadeira, quando na verdade passou longe disse, já que roleta russa pode levar a morte rss.
Caso 03: "danos patrimoniais" a depender do contexto pode ser uma expressão técnica (em algum texto de lei).
a) (1) e (2) não indicam ironia. Talvez, se forçar a barra um pouco, o item (2)...
b) todos os casos indicam humor. O item (3) pode ser visto como uma expressão técnica, a depender do contexto.
c) essa é a única que o candidato pode afirmar que está errada rss. Não é o grafiteiro que diz "brincadeira".
d) (2) e (3) novos significados... O item (2) de fato pode ser entendido como uma palavra que diz o contrário do que quer dizer, que está sendo usada fora de seu campo semântico... O item (3) não. Reparem que estão sendo caracterizadas as pichações e aí a autora inclui "danos patrimoniais", que realmente caracteriza as pichações, pois elas causam dano ao patrimônio de alguém.
e) Dizer que é cópia de outro texto é forçar a barra.... Porque não dá para dizer que há outros textos.Poderia ser tido como: expressões que foram utilizadas em outro contexto e a autora coloca como citações, as aspas reforçam essa ideia, mas daí a deduzir que vem de um texto (algo escrito).... É aquilo... FGV sofre de uma bipolaridade aguda!!!! (sem querer ofender a quem sofra disso).
-
76% de erro. Que alívio!!! O problema não sou eu e sim a questão.
-
eu concordo com o comentário de Tiago Silva Alves]
porém quando colocou "umas estrelas" entre aspas dá para interpretar que o cara tava fazendo uma obra de arte e eles resumiram a "umas estrelas" tipo dizer que a noite estrelada de van Gogh é apenas "umas estrelas" sendo caso de ironia.
o mesmo acontece com "brincadeira"
para mim ambos seriam caso de ironia (porém dentro do universo delegacia x preso). Acho que nesse caso nós temos que ir pelo que a banca consider mais certa. (dentro do universo autor x texto)
veja que no primeiro caso o autor destaca o que provavelmente estava na ocorrência policial: detido por pintar "umas estrelas" (não é uma fala do autor, é uma fala de outra pessoa)
o segundo caso o autor só teria como saber por depoimento de alguém, provavelmente de quem sofreu a "brincadeira" (o policial pode ter usado "brincadeira" para descrever sua ação)
o terceiro caso: o autor só pode ter tirado de alguma lei (cod. penal)
analisando por esse lado acaba sendo transcrição de outros textos.Pois em nenhum caso é fala do próprio autor.
-
Se uma maioria esmagador coloca um gabarito como ocorreu aqui, a questão obviamente possui um erro de interpretação ou o avaliador não conseguiu passar corretamente o que ele queria ou ele queria algo muito além, mas não deixou isso explícito, muito menos deixou pistas disso. Eu falo isso pois eu já trabalhei com elaboração de provas objetivas para diversas disciplinas no ensino médio e, muitas vezes, tinha que devolver a avaliação por causa desses erros. Não se preocupem se vcs "erraram" (ironia nas minhas aspas). Pulem-na. Serio, não compensa matutar o gabarito. Pra vcs chegarem nessa resposta dada pela banca, vocês teriam que supor, algo que nunca deve ocorrer numa prova teste, ainda mais se uma outra alternativa possui capacidade de resposta.
-
Nem o próprio professor, soube explicar direito '-'
-
absurda essa questão. não tem como saber se as palavras em aspas vieram do texto dos autos da prisão dos rapazes, se veio da fala dos policiais durante a abordagem dos rapazes, enfim. cabe recurso.
-
Nem mãe dinah acerta essa! Somente o examinador e a sua mente.
-
Então teríamos que conhecer esses "textos" pra acertar a questão! kkkkkkkkkkkk