SóProvas



Prova VUNESP - 2018 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar


ID
2869597
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Artistas reinventaram a arte com novas noções de dimensão espacial, emprego das cores e valorização dos planos e contrastes, como luz e sombra, ornamentação detalhada e equilíbrio geométrico. Na escrita, autores detalhavam desejos, medos, qualidades e defeitos do ser humano e de sua moral. Descreviam a utopia de um homem novo e do mundo perfeito, num tempo em que sonhar era arriscado.

(Angelo Adriano Faria Assis. A razão brilha para todos. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2013. Adaptado)


O trecho faz referência

Alternativas
Comentários
  • Reinventar significa fazer novo, Reinvenção.

    Presta atenção no Prefixo "Re". Resposta Renascimento.

  • Reparem que a questão diz "de um homem novo e do mundo perfeito" Renascimento se caracteriza como o ser no centro do universo, renascimento cultural / pinturas de retratos, a estética do belo / perfeito.

    (C)

  • Quando o texto alude às frases

    "um homem novo "

    "num tempo em que sonhar era arriscado."

    Infere-se que se trata do RENASCIMENTO, pois "homem novo" e não aquele que era imposto pela igreja católica da medivaliedade europeia, não aquele que tinha de seguir os dogmas da igreja, por exemplo, um mero ato de sorrir era subsversivo aos moldes cristãos. " sonhar era arriscado demais". Imagina fazer arte .

  • "Artistas reinventaram a arte com novas noções de dimensão espacial, emprego das cores e valorização dos planos e contrastes, como luz e sombra, ornamentação detalhada e equilíbrio geométrico." Por esses conceitos, claramente, é sobre o Renascimento. Um dos períodos que mais gerou confronto com a igreja por valorizar mais o homem. Só pelo contexto histórico mata-se essa questão.

    APMBB


ID
2869600
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As cidades-estado antigas desenvolveram, progressivamente, formas mais abertas de participação no poder, denominadas pelos próprios antigos de “democracia”. O caso mais exemplar foi o de Atenas, modelo para muitas cidades-estado, onde a democracia se manteve por quase dois séculos.

(Norberto Luiz Guarinello. Cidades-estado na Antiguidade Clássica. Em: J. Pinsky; C. B. Pinsky. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. Adaptado)


Entre as marcas da democracia antiga, é correto identificar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E)

    A questão é clássica no que diz respeito aos estudos sobre a História Antiga. No caso evidenciado, podemos destacar o aspecto da participação política, a qual era feita de forma direta, ou seja, era exercida por um corpo de cidadãos ativos atenienses, sem a necessidade de se escolherem representantes para tomarem a decisão pela comunidade.

    ATENÇÃO Cidadão ateniense era, em resumo: homem grego, maior de idade (18 anos), filho de pai e mãe atenienses e que poderia ter diferentes condições econômicas. Não eram cidadãos, portanto, os escravos, as mulheres e os estrangeiros.

    Bons estudos!

  • A) errado, nem mulheres nem estrangeiros participavam das decisões políticas. 

    B) errado, pois, para os gregos a escravidão era essencial, parte fundamental da vida na polis. Isso porque, para que homens livres pudessem pensar e exercer a cidadania ateniense outros tantos teriam que trabalhar. 

    C) errado, em Atenas não tinha esse tipo de concessão, a sociedade era bem dividida com cada grupo social exercendo sua função. Os mais pobres, os plebeus, adquirem relevância durante as insurreições na fase República na de Roma.

    E) correto. Observo que a ideia de "sem a noção de representação" é porque a prática política era feita a partir da democracia direta, ou seja, todos debates, todos votam. 

    Estratégia

    LETRA E

  • E) O povo tinha poder DIRETO de fazer as escolhas deles mesmos.. sem representação, e tinha restrição de mulheres escravos, estrangeiros que não podiam opinar

    APMBB21!

  • A democracia grega era exatamente dessa forma da alternativa E.

    APMBB


ID
2869609
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De 1854 a 1858, foram construídas as primeiras linhas telegráficas e de navegação e as primeiras estradas de ferro, a iluminação a gás chegou às cidades, e o número de escolas e de estabelecimentos de instrução começou a crescer. A urbanização da capital passava por uma revolução. Nos locais de maior acesso foram sendo edificados palácios, jardins públicos e amplas avenidas. Ao longo do século XIX, a corte obteve, ainda, outras melhorias: arborização, calçamento com paralelepípedo, iluminação a gás, bondes puxados a burro, rede de esgoto e abastecimento domiciliar de água.

(Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)


A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era

Alternativas
Comentários
  • C) o contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.

  • A partir do trecho (indica que a questão é de compreensão = exige conhecimento externo), é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era

    A) A oposição entre uma economia rural, desconectada das economias centrais do capitalismo (e a exportação?), e o processo de modernização dos centros urbanos.

    B) A concentração de recursos em cidades escravistas, como São Paulo e Porto Alegre, em oposição à carência material de cidades como Rio de Janeiro e Salvador. (texto: "A urbanização da capital passava por uma revolução")

    C) O contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.

    D) A facilidade de integração territorial, em termos de transporte e comunicação, em um país de dimensões continentais densamente povoado. (certamente não seria algo fácil...)

    E) O complexo processo de reurbanização e modernização que atingiu igualmente todo o território nacional. (humanamente impossível)

  • achei uma questão deveras enviesada.

  • Nada a ver o enunciado com a resposta! Francamente...

  • pretensões civilizadoras????? que pretensão?
  • NADA VER COM NADA, queimou meus esquemas de acertos, INFERNO DE BANCA DO C@#$%&*

    GAB. C - Porém contestável.

  • Pelo que eu entendi a questão fala sobre o Segundo Reinado como um todo, há uma pretensão civilizadora na questão partidária entre os Luzias e os Saquaremas mas em contra partida com os escravos, existia a humilhação que ja conhecemos.... Acredito que seja nesse viés, a intenção da questão.

  • No meu ver, as pretensões civilizadoras aos quais a questão se refere fala sobre a modernização das cidades. Ou seja, segundo a banca, a corte estava preocupada com o desenvolvimento das cidades, enquanto existia um regime arcaico de escravização acontecendo no meio de modernas cidades

  • o contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.

    GABARITO - C


ID
2869612
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial:


“Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramado nas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.”


O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como

Alternativas
Comentários
  • Internamente, Vargas exercia o poder amparado em estruturas muito semelhantes as do facismo, sendo essa situação uma contradição com o novo pensamento geopolítico pós-guerra

  • O velhinho foi esperto, dava sinais ao nazifascismo para chamar atenção de ambos os lados, quando a USA se deu conta que "possivelmente" o Brasil poderia alinhar-se ao Eixo do Mau, tratou rapidamente subsidiar à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) com dinheiro proveniente do EXIMBANK, em troca dos nosso valorosos pracinhas da FEB, que modesta a parte, arrebentaram.

    Contudo, realizou uma politica paradoxal, enviou tropas para lutar contra à ditadura e o espirito antidemocrático, sendo que, no Brasil estávamos vivendo um regime autoritário similar. Por fim, na minha convicção, foi o melhor Presidente até hoje.

  • passa o whats ai rafaela

  • 1º--> Mais de 25 mil soldados enviados para ajudar na segunda guerra mundial.  Seu lema de campanha "A cobra vai fumar" era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".

    2º--> Qual era objetivo da FEB-Força Expedicionária Brasileira que foi mandada a guerra?

    -Combater o fascismo, autoritarismo da Itália e Alemanha.

    3º- OPAAAA, fomos combater o autoritarismo, o fascismo , os ditadores... quando chegamos ao Brasil, encontramos um p*** "absolutista", com poder todo concentrado.

    Congresso fechado, partidos extintos... um p*** populista que se achava o Deus Vargas, que adora ser cultuado.

  • Houve uma grande CONTRADIÇÃO:

    Vargas: SENAC : Simpatizante ao Nazifascismo, Estatizante, Nacionalista, Autoritário e Centralizador.

    Internamente, Vargas exercia uma política DITATORIAL. E na Segunda Guerra Mundial, apoiou os aliados (EUA, FRANÇA, UNIÃO SUVIÉTICA E INGLATERRA), países democráticos.

    Os aliados, apoiados por Vargas com a FEB ( Força Expedicionária Brasileira) venceram os países do EIXO (Japão, Itália e Alemanha) -> Países FASCISTAS e DITATORIAIS.

    Então ocorre uma CONTRADIÇÃO, pois um país DITADOR (BRASIL) lutando contra países DITADORES (EIXO)

  • passa o whats pra o cara dkdkskdsk

  • O governo de Vargas tinha ideias fascistas e nazistas porém, na 2ª guerra mundial terminou ao lado de países que fazia oposição ao eixo roberto(Itália,Japão e Alemanha), ou seja, Vargas estava ao lado de quem lutou contra ideias que fazia parte do seu governo.

    gab: A.

  • Passa o zap pro cara ai Rafaela kkk

  • n vai passar o zap pro cara não? poh vacilou!! kskkskskksk

  • Escolhemos o lado por dois motivos:

    1. Os EUA investiram pesado e financiaram a construção da usina de volta redonda.

    2. A Alemanha nazista bombardeou navios brasileiros em nossa costa, o que fez com que nossa população se manifestasse contra o Eixo. Foram enviadas a FEB (força expedicionária brasileira) e a FAB (força aérea brasileira). Os soldados (que eram chamados pracinhas) lutaram na Itália sob o comando dos EUA.


ID
2869621
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Concepções filosóficas sobre a natureza humana divergiram muito entre filósofos da era moderna. Para Thomas Hobbes, o ser humano é naturalmente egoísta, preocupando-se apenas consigo mesmo. Para Jean Jacques Rousseau, por outro lado, o ser humano é naturalmente bom. Considerando estas duas perspectivas diversas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D) Na perspectiva de Rousseau, a vida em sociedade corrompe a natureza humana.

  • Estado de Natureza: O Homem é bom, mas a sociedade o corrompe. E em decorrência de seus vícios, não consegue chegar a perfectibilidade.

  • Na perspectiva de Rousseau, a vida em sociedade corrompe a natureza humana. Essa ideia é expressa por ele no conceito de Desigualdade. Rosseau criticava-a e buscava o conhecimento para afirmar que ela é o mal dentro da sociedade.

    A sua obra o contrato social evidencia muito bem isso !

    APMBB

  • Rousseau colocava a desigualdade simbolizada como propriedade privada. Ele acreditava que o Ser Humano era corrompido pela sociedade e pela vontade de superar o outro. Sendo assim, D) a vida em sociedade, corrompe a natureza humana, justamente pelo egoísmo e um querer superar o outro.

    APMBB! uma vaga é minha! :)

  • O ser humano, segundo o filósofo Jusnaturalista Rousseau, ao adentrar no convívio social, tem de aparentar ser, usar máscaras em prol do ''bom convívio'', infere-se que de certa forma o ser humano, fora da sociedade, não tem propensão de fazer o mal.

    LETRA D

    APMBB

  • GABARITO - D

    Rousseau defendia o estado natureza, diferentemente da maioria dos filósofos que acreditavam no corrompimento do homem pelo mesmo.

    CAVEIRA!

  • Rick, nos veremos no dia da posse! Eu creio!

    Rodrigo Lima aq!


ID
2869624
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No campo da esfera privada dos indivíduos, mesmo havendo divergências, há consensos morais que valorizam ações generosas, leais, corajosas e humildes, entre outras. No campo da esfera pública, no entanto, parece que a prática dessas virtudes fundamentais não garante a retidão da conduta dos agentes responsáveis por decisões políticas. Por exemplo, o que fazer se a lealdade a um amigo é incompatível com um dever público ou quando uma decisão política a favor do bem comum acaba por prejudicar alguém da própria família?


Considerando as dificuldades de conciliar conduta virtuosa e dever cívico dos agentes públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questao bem chata, A alternativa D está errada, pois uma ação politica nao necessariamente precisa ser moral, por exemplo a reforma da previdencia, quando se fala em coisa publica e politica oque ímporta é a finalidade alcançada. Maquiavel ja dizia, os fins justificam os meios.

  • A esfera pública frequentemente coloca o agente político em situações de conflito de difícil solução. sim, de fato, eles tem difíceis conflitos e diferentes soluções pra analisar, se mantendo na neutralidade, julgando sem valor privado ou moral. Analisando a partir das leis que regem a sociedade e a função pública. Se meu pai matou alguém, minha moral faz com que meu pai fique solto, afinal, É MEU PAI! mas na esfera pública, preciso agir com neutralidade e respeitando as leis, assim, prendendo meu pai, ignorando toda questão individual que eu (Agente público) tenho no conflito.


ID
2869627
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na obra Teeteto, Platão apresenta um método para auxiliar os jovens a examinar se suas opiniões são justificadas, analisando-as, verificando seus pressupostos, quais podem ser suas consequências e se conduzem a uma conclusão contraditória. Esse método se mostra especialmente importante quando se trata de verificar se opiniões são verdadeiras ou não.


Segundo o método proposto por Platão, é correto afirmar que as opiniões

Alternativas
Comentários
  • (A) INCORRETA. A autoridade política ou religiosa não detém o monopólio da verdade.

    (B)CORRETA. A opinião deve estar embasada, justificada.

    (C) INCORRETA.

    (D) INCORRETA. sob o mesmo aspecto... ou é considerada verdadeira ou falsa.

    (E) INCORRETA. Se impossível verificar as conclusões.. a opinião não pode ser considerada verdadeira ou falsa.

  • da pra acertar por eliminação

  • Letra a: errada. Na filosofia, o argumento de autoridade não tem validade. A opinião deve ser provada verdadeira pela força argumentativa de seus pressupostos.  

    Letra b: certo. Esse foi o método que Platão presenciou quando em companhia de seu mestre Sócrates e continuou defendendo, questionar exaustivamente e verificar as afirmações.

    Letra c: errada. Essa é a definição de senso comum, algo contra o que a filosofia reage.  

    Letra d: errada. O pressuposto da coerência argumentativa é que algo não pode ser e não ser ao mesmo tempo. 

    Letra e: errada. Se não for possível verificar a informação, dir-se-á que a questão é indefinida.  

    ESTRATÉGIA

    LETRA B

  • Platão, discípulo de Sócrates, acreditava que só havia um modo de se chegar à verdade: Por meio da RAZÃO.

    E como era entendida essa razão para ele? Ele achava, que existia o mundo das opiniões e o mundo da razão, e que quando você dava apenas uma opinião, ela era a sombra da razão que estava fora do seu alcance de visão. Sendo assim, ele acreditava que só alguns conseguiam chegar a essa verdade, só alguns conseguiam enxergar a verdade e a razão, a maioria permanecia vendo apenas as sombras. Tem até o mito da caverna de platão, bem interessante... Ou seja, logicamente, pra ele, você não poderia colocar sua opinião sem prova alguma como verdade, e nem também taxar como mentira uma opinião, pra ele, você deveria buscar a essência das coisas, testar e chegar a verdade.

    A opção mais correta dentre essas é a da letra B

    apmbb21, Uma vaga é minha! :)

  • Aquela questão que usamos a lógica.

    APMBB


ID
2869630
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia

A concepção de direitos humanos tem sido alvo de muitas controvérsias em nosso país nos últimos anos, embora o Brasil seja signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa declaração, aprovada pela ONU em 1948, tem como um de seus objetivos propiciar “[...] o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade, a mais alta aspiração do ser humano comum.”

(Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm, Adaptada)


O compromisso assumido pelo Brasil como signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos implica que

Alternativas
Comentários
  • A) as forças nacionais de segurança têm a obrigação legal de respeitar os direitos humanos.

  • A declaração UNIVERSAL dos direitos do homem de 1948 expressa os 30 direitos que deve gozar cada ser humano, portanto é obrigação respeitá-los.

  • A alternativa A) é a menos absurda. kk

  • o Brasil em sua constituição consta como signatário de decretos de direito internacional aprovados por 2/3 da camará em voto, assim se tornando constitucionais, mesmo sendo algo internacional se o brasil aderiu, se torna automaticamente constitucional.

  • Kibesurdo as alternativas que não sejam a primeira

    Caso tivesse mais pegadinha nessa, bastava observar esse trecho: ''viverem a salvo do temor e da necessidade''

    Quem garante que não teremos temor?

    As forças de segurança

    GAB A

    Avante!


ID
2869636
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O artigo 1° da atual Constituição Federal brasileira declara, em seus incisos II e III, que a cidadania e a dignidade da pessoa humana são fundamentos da República. Assim sendo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A nossa Constituição estabelece em seu artigo primeiro o princípio da união indissolúvel dos estados e municípios como formadores de nossa República Federativa; em seu artigo único, a definição clara de que todo o poder emana do povo por meio de seus representantes eleitos; e em seus incisos, os princípios básicos e fundamentais de nosso Estado Democrático de Direito: soberania, pluralismo político, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e, como citado na questão, a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Assim sendo, é correto afirmar que o respeito à cidadania constitui um princípio básico do Estado de Direito, portanto, resposta B.

    A letra A está errada, pois não se relaciona com o enunciado. Todo Estado, independente de sua Constituição, está comprometido com leis de exceção, pois como afirma o filósofo Giorgio Agamben, desenvolvendo o pensamento do teórico político Carl Schmitt, é justamente a capacidade de suspender as leis, ou seja, estabelecer a exceção, que determina o poder soberano.
    A letra C afirma o oposto de nossa Constituição. O princípio de igualdade perante a lei está totalmente baseado na constituição em seu artigo quinto, "todos são iguais perante a lei".
    A letra D está errada pois atenta sobre o próprio caráter da igualdade estabelecida na Constituição. Se a lei pode relativizar o princípio da dignidade humana, logo, não há igualdade constitucional.
    A letra E está errada, pois afirma o oposto do que significa cidadania, que é justamente direitos ordinários em situações de normalidade institucional.

    Gabarito: B
  • B) o respeito à cidadania constitui um princípio básico do Estado de Direito.

  • Gabarito (B)

    (A) Incorreto. É vedado leis de exceção para os direitos humanos.

    (B) Correto. "O respeito à cidadania constitui um princípio básico do Estado de Direito."

    (C) Incorreto. Pois o princípio da igualdade está disposta na constituição.

    (D) Incorreto. O princípio NÃO poder ser relativizado.

    (E) Incorreto. A cidadania é irrenunciável, isto é, ela não mudará.

    Bons estudos!

  • Alguém poderia me explicar por que a alternativa C está incorreta?


ID
2869639
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.”

(Florestan Fernandes. A integração do negro na sociedade de classes. Volume 1, São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 29. Adaptado)


Segundo o texto, o processo de abolição da escravatura no Brasil

Alternativas
Comentários
  • O texto de Florestan Fernandes procura apontar, sem margem à dúvida, que a transição entre o sistema de trabalho escravocrata e o sistema de trabalho livre no Brasil não ofereceu qualquer suporte aos ex-escravos para a nova condição social, fosse através do Estado, fosse através da igreja ou de qualquer outra institucionalidade. A abolição simplesmente lançou homens e mulheres, até então escravos, ou seja, sem cidadania, direitos, deveres ou proteção legal, na sociedade sem apoio algum. As respostas B, D e E afirmam exatamente o oposto, portanto, estão erradas. A resposta C também vai de encontro ao texto de Fernandes, porém em um argumento mais pontual, o de que tal transição eximiu os antigos senhores de qualquer "responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos".
    A resposta, portanto, que sintetiza o que afirma o texto de Fernandes sobre o processo de abolição é a letra A.

    Gabarito: A
  • A) negou aos libertos o auxílio necessário para que se adaptassem às novas condições sociais.

  • “A desagregação do regime escravocrata e senhorial ocorreu, no Brasil, sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre ( A )

  • Gabarito (A)

    Questão interpretativa.

    "Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.

    Bons estudos

  • De certa forma, a abolição da escravidão causou uma estratificação social de classe , pois o ex escravo, agora, era liberto, mas discriminado, sem trabalho; sem condições necessárias para sua sobrevivência restando, assim, continuar ao trabalho assalariado em condições desumanas.

  • sem que se oferecesse aos antigos agentes do trabalho escravo assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre.

    Isso deixa claro que foi negado auxilio aos " libertos "


ID
2869642
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens. Essas e outras informações estão no estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE.”

(Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Adaptado)


No Brasil, diferenças sociais entre homens e mulheres prejudicam a democracia porque

Alternativas
Comentários
  • A Constituição Brasileira de 1988 é muito clara ao afirmar que "TODOS são iguais perante a lei" em seu artigo 5º. Esta determinação constitucional joga por terra as respostas A e B. Nossa legislação não torna legítima a dominação entre gêneros, mas na vida cotidiana ainda persistem desigualdades sociais de diversas naturezas, inclusive de gênero, como revela a pesquisa citada na questão. Essa diferença prejudica nossa democracia, pois oferece às mulheres uma cidadania de segunda categoria na qual elas têm os mesmos deveres, porém gozam de direitos menores, tendo em vista que "os valores sociais do trabalho" são fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, conforme inscrito em nossa Constituição. Dessa maneira, a desigualdade não contribui em nada para nossa democracia, o que elimina a resposta C. A resposta E está errada, pois esta afirma que ampliar o poder social das mulheres seria prejudicial ao Estado de Direito. Estaria correta, se houvesse igualdade, mas diante da desigualdade, ampliar o poder social da mulher é buscar o equilíbrio, justamente a igualdade, logo, não pode ser prejudicial.
    A resposta, portanto, é a letra D.

  • D) a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria.

  • Gabarito (D)

    (A) Incorreto. Pois o Estado de Direito combate a desigualdade.

    (B) Incorreto. A nossa legislação veda a dominação.

    (C) Incorreto. Pois a desigualdade enfraquece as relações democráticas. A busca da igualdade do reconhecimento de outros grupos de pessoas é que fortalece a democracia.

    (D) Correto. "a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria."

    (E) Incorreto. A ampliação do poder social NÃO é prejudicial. O estado de direito quer convivência harmônica, inclusão das pessoas, igualdade perante à lei, etc.

    Bons estudos!

  • Com base no artigo 5 , inciso I, da Constituição Federal

    Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações ...

    Se todos são iguais, o estado não pode secundarizar a mulher

  • a dominação de gênero impõe às mulheres uma cidadania de segunda categoria.

    Isso FERI a DEMOCRACIA. somos iguais perante a lei .


ID
2869645
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um dos principais pilares na construção da cidadania é a inserção social a partir da educação. É neste processo que se adquire os códigos éticos de vida social. Este é o principal caminho na construção dos valores desejados em uma dada sociedade. No Brasil, infelizmente, o Estado tem faltado com o pleno suporte necessário a esta etapa tão fundamental da formação social, tendo que lidar com os efeitos colaterais que vão desde falta de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho ao aumento da violência vinculada a uma exclusão geográfica e social. Tal afirmação torna a resposta C errada.
    A formação universitária é o final do processo educativo, é o processo inicial de especialização em uma dada profissão e contribui para o aprimoramento crítico de cidadãos conscientes e informados, mas não o faz por si só, uma vez que é o final do processo. A resposta B, portanto, está equivocada. A resposta D está errada, pois vai de encontro ao consenso de que somente a partir da educação uma sociedade pode superar suas injustiças inserindo seus jovens na cadeia educacional levando-os o mais longe possível. Quanto mais indivíduos atingem o estágio final do processo, ou seja, a formação universitária, mais igualitária será a sociedade.
    A reposta, portanto, é a letra E. Instituições de qualidade facilitam os processos de inserção social, pois possuem maior capacidade de atender às necessidades dos jovens e da sociedade. A resposta A, oposta a esta afirmação, por óbvio, está errada.

    Gabarito: E
  • essa questão é bem louca

  • Mas André. Com uma boa leitura do texto e seguindo a eliminação, chega a questão E.

  • Raciocínio Lógico.

    Se o grande problema é as escolas não oferecem um ensino de qualidade, o que pode prejudicar ?

    A escola é responsável pelo processo de socialização secundária, onde haverá uma socialização formal, preparando o indivíduo para a sociedade .

    LETRA E

    APMBB

  • a) falso, pois as escolas são fundamentais para a formação. Basta olharmos para nós mesmos em relação ao que objetivamos, crescimento pessoal, profissional, enfim, de vida.

    b) não, apenas a formação acadêmica não garante uma cidadania consciente e ativa. Há muita gente com diplomas que provocam os maiores danos sociais. Pense em um médico que se recusa a atender determinado tipo de paciente porque as preferências políticas ou de gostos não são condizentes com as do médico. Ou um engenheiro que sabe dos riscos ambientais de uma empresa e que para assegurar lucros, prefere manter os riscos a melhorar os processos de segurança. Então, gente, formação acadêmicas, pos-doc, não é sinônimo de cidadania, embora seja parte dela.

    c) falso. Para os que estarão diante de políticas de segurança pública esse, provavelmente, será um objeto de estudos, pois quando mais alunos fora da escola, mas espaço para criminosos atuarem sobre jovens. Soa até como senso comum pensarmos nesses termos, mas é preciso investigações, pesquisas, para estabelecer o chamado nexo causal entre a ausência dos jovens na escola e o aumento do crime. Assim, após muitas pesquisas, é possível relacionar o aumento da violência à falta de jovens nos bancos escolares. E isso não somente no Brasil, mas como uma espécie de regra de convívio social universal. 

    d) errado. Quer mais um senso comum sobre isso? “Ninguém nasce sabendo”. Digo senso comum, mas, atenção, na hora da prova o senso comum pode até ajudar, mas o candidato e a candidata que passam por um estudo teórico, um análise mais apurada/analítica dos assuntos – vocês – é o que vai passar. Como dá para afirmar isso? Por nexo causal, entre quem estudo e quem é aprovado.

    ESTRATÉGIA

    Gabarito: E


ID
2869648
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vivemos uma época em que cada vez mais a automação, ou seja, o emprego de máquinas para exercer funções produtivas, têm diminuído os postos de trabalho de forma acelerada. Máquinas no campo que exercem funções múltiplas, robôs nas fábricas responsáveis por cada vez mais etapas produtivas, terminais de auto atendimento em comércios e serviços. A cada dia a automação oferece uma nova facilidade para os prestadores e tomadores de serviço que, via de regra, substitui a mão de obra humana, ou seja, postos de trabalho, por máquinas e sistemas. O que antes exigia um certo número de trabalhadores, hoje reduz-se ao operador e/ou programador altamente qualificado. Essa constatação torna as letras D e E erradas, pois a exigência cada vez maior de qualificação piora os índices de emprego assim como o emprego de tecnologia reduz o número de empregos no setor produtivo. A letra C está errada pela mesma razão, pois o aumento produtivo devido à mecanização agrícola não é benéfico para a geração de empregos no campo. A expansão produtiva aqui se associa à diminuição dos empregos justamente devido à mecanização. O trabalho braçal nunca foi valorizado entre nós, sociedade fundada sob a herança do trabalho escravo e degradante, portanto não será com a automação que essa condição se reverterá. Isso torna a resposta A errada.
    A resposta, portanto, é a letra B, embora incompleta, pois como vimos a proliferação das tecnologias da informação diminui postos de trabalho em toda a sociedade e não apenas no setor comercial.

    Gabarito: B
  • essa questão é esquisita pra caramba

  • (B) a proliferação das tecnologias de informação compromete a geração de empregos no setor comercial.

  • Gabarito (B)

    (A) Incorreto. Pois cada vez mais o trabalho braçal é desvalorizado.

    (B) Correto. "a proliferação das tecnologias de informação compromete a geração de empregos no setor comercial."

    (C) Incorreto. Pois toda vez que há um processo de mecanização, isto é, o uso de maquinas para substituir determinadas atividades, gera a diminuição de empregos ofertados.

    (D) Incorreto pelo mesmo motivo da alternativa "C"

    (E) Incorreto. Pois não permite melhorar os índices de emprego, pelo contrário, isso passar ser uma exigência para que o trabalhador seja alocado no sistema produtivo.

    Bons estudos!

  • A letra A não está errada. Qualquer um percebe uma valorização dos trabalhos tecnicos e braçais ultimamente.


ID
2869657
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Sempre que podem, as empresas saem em busca de países para as suas parcerias onde a produção tenha menor custo. Há alguns anos, por exemplo, a Nike observava que podia fabricar por US$ 16, na Coreia, o mesmo tênis que nos EUA lhe custava perto de US$ 100. Enquanto isso, a Alitalia saía em busca de pilotos australianos, a Sears se deslocava para Bangladesh, a Daimler-Benz passava a montar ônibus em Xangai e várias fábricas francesas ameaçavam mudar-se para a Escócia, caso a legislação continuasse rígida”.

(Everaldo Gaspar Andrade, Márcio Túlio Viana. Para entender a terceirização. Adaptado)


O movimento descrito no texto

Alternativas
Comentários
  • A questão trata da expansão do capital produtivo e não "especulativo"

    O ponto principal é sobre a Divisão Internacional do Trabalho tratando do instituto da territorialização: consiste em angariar novos territórios, em novos espaços e assim ter o controle sobre eles.

  • é uma questão um tico mal formulada, pois A e D não são completamente erradas

  • Nada a ver a A e a D!

  • Desconcentração Industrial, simples assim!

  • GAB C- trata da divisão internacional do trabalho, processo de reterritorialização da produção.

    • desconcentração industrial, pois os custos nos países subdesenvolvidos são menores, motivos para isso: mão de obra barata, incentivos fiscais, leis ambientais/trabalhistas fracas.
  • reterritorialização do que já está territorializado. Padrãozinho da VUNESP mesmo

  • A D está errada porque os motivos que levam a reterritorialização de uma empresa ou industrial em países periféricos é a diminuição dos custos de sua produção com países em que a mão de obra é barata e abundante, com leis trabalhistas flexíveis. Muitos trabalhadores produzem os produtos, mas não tem nem o dinheiro suficiente no final do mês para adquirir o produto da sua força de trabalho. 


ID
2869663
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Scania inaugura na próxima terça-feira, dia 28.08, uma nova fábrica de solda de cabinas, voltada exclusivamente para produzir a nova geração de caminhões da companhia. A unidade, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, aplica o conceito de indústria 4.0, considerado a quarta revolução industrial. O investimento da Scania na nova fábrica foi de R$ 340 milhões nos últimos três anos. A fábrica tem capacidade técnica para produzir até 25 mil cabinas por ano, em 19 diferentes modelos.

(https://economia.estadao.com.br. 26.08.2018. Adaptado)


Para a indústria em questão estar inserida na quarta revolução industrial, ela deve

Alternativas
Comentários
  • e) englobar tecnologias de automação e da informação, como inteligência artificial.

    "No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

    ...

    Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas - seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

    A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem."

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309

  • Linha do tempo das evoluções industriais:

    Indústria 1.0 : Mecanização e máquina a vapor

    Indústria 2.0 : Linha de montagem e Produção em Massa (Fordismo)

    Indústria 3.0 : Automação e Computação (Toyotismo)

    Indústria 4.0 : Inteligência Artificial e tecnopolos

  • 1ª R.I (séc XVIII): máquinas maquinufatureiras (máquinas a vapor), ferrovias, carvão mineral;

    2ª R.I (séc XIX): indústrias petroquímicas, hidroeletrecidade, automobilística, produção em massa.

    3ª R.I (séc XX): matriz energértica continua a mesma, mas surgem novas tecnologias como química fina, telecomunicações, biotecnologia, etc.

    4ª R.I (séc XXI): inovações tecnológicas, big data, inteligência artificial, internet das coisas, automação, informática, etc.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

     

  • Quarta REVOLUÇÃO INDUSTRIAL :

    inteligência artificial

    big data, tecnopolos

    CFO BMBA 2019

  • Um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e a chamada internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos, equipamentos e objetos serão conectados uns aos outros por meio da internet. Algumas dessas inovações estão em sua fase de “infância” e ainda não mostraram todo o seu potencial....

    Gab: E

  • 4revolução industrial

    robotica, inteligências artificiais e banco de dados

  • o avanço da tecnologia caminha no sentido de inteligência artificial.

    APMBB

  • A terceira revolução industrial – ou revolução informacional – trouxe eletrônicos, tecnologia da informação e das telecomunicações. Partindo deste pressuposto, utilizando estas tecnologias como fundação, a indústria 4.0 tende a ser totalmente automatizada a partir de sistemas que combinam máquinas com processos digitais, aponta Klaus. É a chamada “fábrica inteligente`` que alterara todas as relações: a de produção, a de trabalho e que envolve todos os processos. Por isso ela está sendo chamada de Revolução, e conceituada com a quarta, pois rompe o paradigma da revolução informacional. Ainda segundo Klaus, ´´há três razões pelas quais as transformações atuais não representam uma extensão da terceira revolução industrial, mas a chegada de uma diferente: a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas.

    LETRA E

  • Excelente questão, pena que não são todas iguais. rs

    Indústria 4.0 é um termo que se refere às novas tecnologias trazidas por esse movimento, como é o caso das inovações de internet, computação, robótica, automatização industrial, mundo virtual, entre outras. A expressão surgiu na Alemanha em 2011 e inicialmente foi ligada aos processos de inovação da informática e da tecnologia da informação

    GAB. E

  • Meu resumo da explicação do professor:

    GAB E)

    -O que o texto traz? O conceito de indústria 4.0, que é a internet das coisas, automação generalizada, inteligência artificial. É um aprofundamento da terceira revolução industrial. 

    A)ERRADO, as indústrias comprar energia, logo, a responsabilidade é de quem produz. Adaptadas às políticas conservacionistas? Só para evitar multa ou fazer marketing 

    B)ERRADO, terceirização é um evento antigo, não configuraria só a quarta revolução

    C)ERRADO, ser centralizada e independente da matriz torna a alternativa contraditória. Além disso, não é apenas a administração que define a quarta revolução industrial, pois precisa de mudanças no processo produtivo. 

    D)ERRADO, é uma decisão comercial, logo, não caracteriza uma revolução industrial 

  • GABARITO - E

    A 4° Revolução Industrial adquire um modelo diferente dos anteriores, pelo fato da mesma passar a utilizar um alto nível de tecnologia e também de automação.


ID
2869666
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É a situação em que o número de habitantes em idade ativa, entre 15 e 64 anos, supera o total de brasileiros considerados dependentes – idosos e crianças. Esse fenômeno, que no Brasil começou por volta dos anos 80, ampliou significativamente o potencial produtivo do País, pois tornou disponível um grande contingente de mão de obra, mais que suficiente para expandir a economia e, ao mesmo tempo, bancar a infância dos mais jovens e a aposentadoria dos inativos.

(Estadão. Disponível em https://bit.ly/2CFw9JI. 02.08.2018. Adaptado)


O texto destaca o conceito de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças

  • JANELA DA OPORTUNIDADE !

  • Bônus porque é o que ocorre na terceira etapa da transição demográfica, e estabilização ( letra D) só ocorre na quarta etapa, mas aí já acontece o pleno controle demográfico.

    Questão semelhante: Q147724 CESPE 2009 PM-ES Soldado da Polícia Militar

  • A) expectativa de vida: também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento. A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.

    B) pleno emprego: quando todos aqueles autorizados a trabalhar (e.g. crianças não) que buscam emprego o encontram em pouco tempo e com pouco esforço. Mais tecnicamente, em , o pleno emprego é definido como o nível de emprego em que não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente.

    C) população relativa: Também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída. Com essa informação, é possível conhecer e analisar a distribuição da população em uma determinada cidade, país ou região, identificando áreas mais e menos povoadas.

    D) bônus demográfico: CERTO

    E) estabilização demográfica: 4ª FASE da transição demográfica, é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.

  • Da pra chamar de pirâmide, tbm rss

  • Gabarito: D

    O chamado bônus demográfico que ocorreu no Brasil é um fator que está associado às taxas demográficas, como a taxa de natalidade, expectativa de vida e taxa de mortalidade. Quando a taxa de natalidade e a de mortalidade tem queda e a expectativa de vida aumenta, gerando um índice de maior número da população na faixa etária em idade ativa para trabalhar, dos 15 aos 64 anos.

    Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

  • alguém pode dizer se posso considerar como a explosão demográfica também???

  • Mais concorrência nos concursos.

  • Bônus demográfico = Mais adultos na PEA (População economicamente ativa)

  •  EXPECTATITA DE DIVA

     

    ERRADA. A expectativa de vida é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.

     

    b) PLENO EMPREGO

     

    ERRADA. O pleno emprego é definido como o nível de emprego em que não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente.

     

    c) POPULAÇÃO RELATIVA

     

    ERRADA. A população relativa , também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída.

     

    d) BÔNUS DEMOGRÁFICO

     

    CORRETA. Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças.

     

    e) ESTABILIZAÇÃO DEMOGRÁFICA

     

    ERRADA. A estabilização demográfica ocorre na 4ª fase da transição demográfica. É atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas.

  • bônus demográfico quando população ativa supera a população inativa no caso os idosos e crianças

  • O Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças, conforme a questão traz.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • SeguEoFluxo...

  • País emergente: bônus demográfico ou janela demográfica (quando a PEA supera a PEI). Começa a cair a natalidade e a mortalidade estabiliza, pois filho é custo, a mulher adentra ao mercado de trabalho e há métodos contraceptivos. 

    -População economicamente ativa (PEA): pessoa adulta empregada ou a procura de um emprego (envolve os três setores da economia). 

    -População economicamente inativa (PEI): aposentados, donas de casa, crianças e adolescentes que não exercer atividade remunerada. 

    • Existe a tendência de futuramente essa parte ir aumentando, por causa dos idosos. 

  • Expectativa de vida é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver.

    Pleno emprego é quando todos aqueles autorizados a trabalhar que buscam emprego o encontram em pouco tempo e com pouco esforço.

    População relativa ou densidade demográfica é o número total de habitantes de um determinado lugar.

    Bônus demográfico é uma janela de oportunidade que ocorre quando há uma redução da razão de dependência demográfica.

    Estabilidade demográfica é quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram.

  • GABARITO: D

    A) INCORRETA. Expectativa de vida está relacionada com o aumento dos anos de vida, ou seja, é a média de vida de uma população de um determinado país. Ela esta diretamente relacionada com a qualidade de vida de sua população.

    B) INCORRETO. Pleno emprego está relacionada com a facilidade em encontrar emprego por uma determinada pessoa, ou seja, há oferta de emprego de modo que o desemprego estrutural não é um problema.

    C) INCORRETO. População relativa (densidade demográfica), corresponde ao número de habitantes por unidade de área, geralmente dada por quilometro quadrado (20 hab/km²).

    D) CORRETA. Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças, conforme a questão traz. Essa situação demográfica representa uma grande oportunidade, porque com mais pessoas ativas a economia tende a crescer, a arrecadação de impostos também e o país se desenvolver, gerando investimentos e riqueza.

    E) INCORRETA. Estabilidade demográfica corresponde quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico. Esses cenário é vivenciado por poucos países na atualidade, e são países desenvolvidos. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O famigerado Bônus demográfica é quando a população economicamente ativa ( PEA) é preponderante no país, isso é bom para o desenvolvimento nacional e para previdência, o problema é que eles envelhecem e ulteriormente a taxa de fecundidade terá de suprir aqueles que ficarão dependentes da previdência.

    LETRA D

    APMBB

  • Na transição demográfica há um aumento da população economicamente ativa. Mais pessoas para produzir e consumir, movimentar a economia. Este aumento da PEA durante a transição demográfica é o que chamamos de bônus demográfico.

  • Um dos principais impactos decorrentes da chamada “transição demográfica” consiste no BONUS DEMOGRÁFICO

    PIA – População em Idade Ativa = Pessoas que já podem trabalhar

    PINA – População em Idade Economicamente Não Ativa = Pessoas que não trabalham

    PIA > PINA = Janela DEMOGRÁFICA (Bônus Demográfico)

  • Brasil tá abalando com esse Bônus Demográfico

    Que é quando se tem alto contingente de mão de obra ajudando a bancar quem não pode mais trabalhar ou ainda não trabalha

    GAB D


ID
2869669
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.

(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)


O texto se refere à consolidação do agronegócio

Alternativas
Comentários
  • Mesmo que a produção de uva do País seja liderada pelo Rio Grande do Sul, o polo Juazeiro-Petrolina, situado no submédio do Rio São Francisco, é a maior região exportadora da fruta no Brasil. E junto ao cultivo da uva, está a produção e a exportação de manga, que também gera uma importante renda.

  • Em regiões que sofrem com a escassez continua de água, semiárrido brasileiro, a irrigação é fundamental para a viabilizar importante parte da agricultura. Esse sistema também é utilizado na região Centro-Oeste (Cerrado), principalmente em períodos mais secos do ano.

    Fonte: http://atlasirrigacao.ana.gov.br/

    Como a questão trata de fruticultura, fica evidente que se trata do médio São Francisco, pois a atividade principal do Centro-Oeste brasileiro é a plantação de Soja.

  • Polo Juazeiro-Petrolina, situado no submédio do Rio São Francisco é o maior exportador de frutas do Brasil. Gab B

  • Falou de FRUTICULTURA = SÃO FRANCISCO

  • ainda bem que eu moro no sertão e tomo banho no rio são francisco

  • A região entre Pernambuco e Bahia , no médio vale do Rio São Francisco , ganharam destaca com a irrigação que promoveu a plantação de frutas, a qual se destaca a manga !

    APMBB

    https://www.youtube.com/watch?v=R8xQ5sDXPiA

    Vídeo interativo com o assunto.

  •  Fruticultura no vale do Rio São Francisco: Petrolina e Juazeiro

    No nordeste, na região do semiárido entre as cidades irmãs Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia) temos o maior polo do agronegócio da fruticultura do país. São cidades economicamente muito prósperas devido ao agronegócio altamente mecanizado. A fruticultura irrigada é responsável pela maior produção brasileira de produtos como manga, pêssego, uva e goiaba.

    LETRA B

  • FRUTICULTURA IRRIGADA NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO EM PETROLINA (PERNAMBUCO) E JUAZEIRO(BAHIA)

  • O vale do rio São Francisco é um polo de desenvolvimento tecnológico da fruticultura irrigada, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e iniciativa privada, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


ID
2869684
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Segundo o que se afirma no texto, o livro Factfulness

Alternativas
Comentários
  • O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

  •  Gab: C

    A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas.

  • GAB. C

    apresenta dados que mostram que o planeta não está tão mal quanto pode parecer.

  • GABARITO - C

    De acordo com o texto, o livro propõe mostrar que o mundo está melhorando, pelo fato da maioria das pessoas pensar que o mesmo está em total caos.

    CAVEIRA!


ID
2869687
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. (1° parágrafo)


Em uma reescrita dessa frase em conformidade com a norma-padrão da língua, as formas verbais destacadas (é/pode) devem ser substituídas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E


    fosse - poderia 


    Ajuda a resolver 90% das questões de correlação verbal = SS - RIA




  • -Seja e ''se'' não pode , pra usar o seja teria que tirar o ''se'' e por o ''caso''

    -for(futuro) pudesse(passado) os dois tem que estar no mesmo tempo !

    -era(passado) possa(futuro) tem que estar no mesmo tempo !

    Assim , se você fosseeee aquelas pessoas , não quer dizer que você é , se você fosse! ai o livro PODERIA te ajudar , não é garantia que ia ajudar , é nessa linha de pensamento beleza .

    Abraços do Brook meus amigos Yohohohohoho!

  • Se eu É? É verbo do presente do indicativo

    Eu sou

    Tu és

    Elé é

    O certo seria

    P . Imperfeito do modo subjuntivo

    Se eu fosse

    Se tu fosses

    Se ele fosse

    Se nós fossemos

    Se vós foosseis

    Se eles fossem

  • GAB. E

    fosse; poderia.

  • SSE + RIA

    Caso eu estudasse, passaria.


ID
2869690
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra... (1° parágrafo)


O emprego do vocábulo “Mas” permite concluir que, em livros do estilo de Factfulness, o tom de autoajuda pode ser considerado como indício de um texto

Alternativas
Comentários
  • "Defeituoso"  ? kkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenho que rir pra não chorar...

  • alguém explica?

  • Pessoal o comentário abaixo foi extraído da explicação da professora, confesso que ainda continuo com um pouco de dúvida, mas pode ser que ajude alguém. Abç

    O texto apresentado acima é de autoria de Hélio Schwartsman e foi publicado na Folha de São Paulo.

    Analisaremos as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta:

    A) Essa alternativa está errada, pois a expressão em destaque não permite concluir que o tom de autoajuda pode ser considerado como indício de um texto científico.

    B) Essa alternativa está errada, pois o texto de autoajuda não é considerado um texto literário.

    C) Essa alternativa está errada, pois o texto de autoajuda não é considerado um texto requintado.

    D) Essa alternativa está errada, já que o texto de autoajuda não pode ser considerado melancólico.

    E) Essa alternativa está correta, pois, a partir do uso da expressão "mas", que dá ideia de contraposição às orações, faz com que se possa concluir que o tom de autoajuda é considerado como indício de um texto defeituoso. O autor diz que, apesar do uso da expressão "dados como terapia", o valor da obra não é diminuído.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na letra E.

  • Nem Freud explica. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Por exclusão letra E

  • K K K K K K K K K.. bizarro mas acho que entendi. o ''mas'' está dando ideia oposição. '' O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra'' parece que esse ''mas'' dá a ideia de algo inferior ao que poderia ser pelo pessoal... tipo, um exemplo '' Veja, esse livro está faltando uma página. Mas ainda não tira a grandiosidade e valor histórico do artefato.''

  • Que há uma idéia de contraposição é fato, agora que o sentimento exato é de defeituoso e não melancolia dificil alguém explicar. Qualquer sentimento pessoal negativo que contraponha 2 generos poderia ser encaixado. Pior ainda, como inferir que o livro de auto-ajuda é defeituoso? Costumo chamar estas questões de "coringas", quando o "compadre" precisa de um ou outro ponto p/ passar são questões assim que são anuladas ou têm seus gabaritos alterados. 

  • Pessoal parem de tentar da razão a isso, a questão está muito mal formulada. Pelo contexto é muito mais voltada a se tratar de uma obra científica do que algo "defeituoso"

  • Entendi ovo

  • Por eliminação dá pra fazer sem problema. Leia com atenção:

    [...] “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra [...]

    Ou seja, se é de terapia, tem menos valor.

    O gabarito podia ser mais específico, mas por eliminação e analogia dá pra resolver sim.

  • Por eliminação dá pra fazer sem problema. Leia com atenção:

    [...] “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra [...]

    Ou seja, se é de terapia, tem menos valor.

    O gabarito podia ser mais específico, mas por eliminação e analogia dá pra resolver sim.

  • Tem que viajar muito heim.. pqp

  • Não há nada que eu não possa responder !

    Se é um texto de autoajuda não pode ser cientifico , é muito subjetivo oque ajuda a cada um , o que me ajuda pode não te ajudar .

    literário e requintado seriam textos feitos de forma artística , nem uma rima verso , sei la , esse texto tem nada de artístico .

    Hackearam meu site , defeituoso é o que sobra , porque melancólico não é né.

    Abraços do Brook galera Yohohohohoho!

  • pelo visto acertar questoes da vunesp é ir na que mais foge de ser a alternativa certa

  • Só acertei por que não li o texto. O texto em si tem caráter científico, mas na pergunta da questão o fato de começar um livro com "tom" de autoajuda deixa ele menos científico, senso comum, problemático, defeituoso, tipo esses coachings.

    Nessa parte por exemplo: "O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra...

  • Demorei 20 segundos pra responder a questão. Fácil!

  • Muito estranho essa alternativa, -meio sem sentido.

  • Eu entendi que a ideia da questão foi que, aparentemente o livro se parece com uma "auto ajuda" (nesse sentido eles parecem ser do tipo defeituoso perante seu público basicamente intelectual) "mas" no fim ele não é auto ajuda.

  • kkkkkk questão maluca

  • A parada é muito boa mesmo para formular uma questão dessa kk

  • Não é possível que não teve recurso para tentarem anular essa questão kkk... totalmente sem sentido

  • Essa é a famosa questão onde a banca tenta jogar TERRA nos zóio do concurseiro. Um candidato inexperiente queimaria boa parte do seu tempo tentando resolver uma questão dessa. Um candidato nível hard pularia a questão ao término do enunciado. Kkkkkkkk

  • Pode ter explicado de uma forma engraçada, mas a explicação do João Victor foi a melhor.

    realmente um texto de autoajuda não tem como ser científico.

  • Conjunção MAS conjucao adversativa que exprime sentido oposicao contrariacao

    logo pensei qual seria contrario de autoajuda oposicao??

    /defeituso\

  • GAB. E

    defeituoso.


ID
2869693
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

O prefixo que inicia o vocábulo destacado em “O tom é de autoajuda.” (1° parágrafo) também está presente, e com o mesmo sentido, na palavra

Alternativas
Comentários
  • Auto - Atendimento ( auto - por/de si mesmo - autobiografia, autoajuda )


    a) Autor (autoral)

    b) não existe prefixo (autorizar)

    c) o auto relacionado a veiculo ( dromo - lugar para corrida)

    e) autoridade

  • AUTOAJUDA: Prática baseada na utilização de seus próprios meios intelectuais para obter seus objetivos, metas ou solucionar problemas de cunho emocional, pessoal ou psicológico.

    Fonte: priberam dicionário

  • Presta atenção no forrózão , autoajuda quer dizer que você mesmo está se ajudando , e em autoatendimento quer dizer que você mesmo está se ajudando , tenderam galerinha ?

    EEE vem dançar com nois , novo som forró boys !

    Abraços do tio Brook ! deem um like pra mostrar que eu sou zika , yohohooh!

  • Essa é para não zerar a prova.

  • auto- 

    (grego autós, -ê, -ó, eu mesmo, ele mesmo, mesmo)

    elemento de composição

    Exprime a noção de próprio, de si próprio, por si próprio.

    Nota: é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o (ex.: auto-hemoterapia, auto-observação). Quando é seguido de r ou s, a consoante é duplicada (ex.: autorretrato, autossuficiente).

    Palavras relacionadas: autorretrato, autossuficiente, autoestima, autogovernar, autopunitivo, autopunir, autocontemplativo.

    Agora podemos adicionar, respeitando o significado do prefixo grego "auto": autoajuda e autoatendimento.

    "auto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020,  [consultado em 11-05-2020].

  • só analisar qual dos termos não perde elementos. Boa questão para justaposição e composição

  • Que caia uma questão dessa na minha prova

  • GAB. D

    autoatendimento.

  • GABARITO: D

    a) Autor (autoral)

    b) não existe prefixo (autorizar)

    c) o auto relacionado a veiculo ( dromo - lugar para corrida)

    e) autoridade

  • GABARITO - D

    Auto/atendimento. Para todo prefixo ou sufixo, é necessário haver uma palavra primitiva, que é basicamente aquela que não se dá pra alterar e ela é falada normalmente de modo isolado. Como é possível ver na palavra "Autoatendimento", pois se retirarmos o preximo "auto", obtemos a palavra primitiva "atendimento", que pode ser falada normalmente sem o prefixo que ela nunca perderá o sentido.

    CAVEIRA!


ID
2869696
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Quando se inicia o quarto parágrafo com a afirmação de que a “maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal”, sugere-se que a maior parte dos leitores de Factfulness

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Não assinantes.

  • * GABARITO: "b";

    ---

    * COMENTÁRIO: frases do texto que afirmam a veracidade da alternativa:

    1) "questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc".

    2) "dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação" [a de que o mundo não está tão ruim como pensam]";

    3) "um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista [que não é aquela negativa] da situação em que nos encontramos".

    ---

    Bons estudos.

  • "...Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

       A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal,..."

    a) sentem-se prejudicados pela distribuição desigual dos itens que atestam a melhora das condições sociais.

    b) têm uma visão negativa acerca da situação do planeta quanto à distribuição de renda, por exemplo.

    c) são mais alienados que a média da população mundial quanto aos fatos referentes à sua própria história.

    d) encontram dificuldade em perceber o quanto são privilegiados em comparação com outros grupos sociais.

    e)estão equivocados ao ver a pobreza como um problema que deve ser priorizado pelos governantes.

  • Interpretação de texto , o objetivo do autor do livro é mostrar que o mundo não está tão ruim assim , se eles fez esse livro quer dizer que existem pessoas que não conseguem compreender que o mundo melhorou .

    Gabarito letra D

    E vem dançar com nois , novo som forró boys ! Abraços galera , dom tio Brook YOhohohohohohoho!

  • GAB. B

    têm uma visão negativa acerca da situação do planeta quanto à distribuição de renda, por exemplo.


ID
2869699
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Preservando a coesão textual, a expressão “Na sequência”, no quarto parágrafo, pode ser substituída por:

Alternativas
Comentários
  • Acabouuu eu não te quero mais , yohoho, Após e Na sequência tem a mesma função .

    Abraços do Brook!

  • ''ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações''

    E (Após apresentar as notícias positivas) Na sequência

  • na sequencia = posteriormente = após apresentar as noticias etc.

    ..

    gab / E

    PCDF

  • GAB. E

    Após apresentar as notícias positivas

  • GABARITO - E

    "Na sequência" representa que a autora dá continuidade ao que já foi dito, portanto a alternativa "E" está completamente correta.

    CAVEIRA!


ID
2869702
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

A forma verbal “esmiúça”, empregada no quarto parágrafo, equivale à expressão:

Alternativas
Comentários
  • Esmiúça=Explicar

    Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.


    Fazendo a substituição:


    Na sequência, Rosling explica dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.


    GABARITO LETRA D

  • Esmiúça vem do verbo esmiuçar.

    O mesmo que: circunstancia, detalha, pormenoriza.

    Significado de esmiuçar: Dividir em partes muito pequenas; fragmentar.

    Reduzir a pó; transformar em pequenos pedaços; pulverizar.

    Analisar com riqueza de detalhes; investigar de modo detalhado.

    d) explica minuciosamente.

  • esta aqui seis tem que saber mesmo , não tem jeito , esmiuçar é descrever minuciosamente , ou seja , de forma detalhada !

    Abraços do Broooook yoooooohohoho!

  • Analisar com riqueza de detalhes; investigar de modo detalhado.= esmiuçar

  • Esmiuçar = Explicar

  • GAB. D

    explica minuciosamente.


ID
2869705
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

A menção de Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey, no quarto parágrafo, serve ao propósito de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    No texto fala "tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey." ou seja, são argumentos usados por outros autores e que dão suporte ao ponto de vista de Hans

  • "Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey."

    Essa menção tem a finalidade de corroborar / dá suporte / fortalecer com seu argumento

    c) dar suporte ao ponto de vista de Hans Rosling.

  • Quando você em uma redação por exemplo , cita falas de outros autores você está dando suporte a seu argumento , tendeu !

    huges and kisses kkj yohohoho!

  • GAB. C

    dar suporte ao ponto de vista de Hans Rosling.

  • GABARITO - C

    Cada vez mais o autor quer mostrar ao leitor que suas ideias estão bem fundamentadas, e por isso utiliza nomes famosos e renomados para der o suporte a sua tese e assim passar mais confiança aos legentes.

    CAVEIRA!


ID
2869708
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Uma palavra que descreve Hans Rosling de modo coerente com o que se expõe no texto é:

Alternativas
Comentários
  • No texto fala que ele usa uma montanha de dado, tem-se a expressão “dados como terapia”, isso indica uma pessoa que se baseia em uma ideia realista

  • Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.


    Rosling diz que é preciso ser Realista, ou seja, aparenta ele é.

  • O Autor quer mostrar que o mundo não está perfeito porém pode melhorar por isso apresenta alguns dados , galera se ele apresenta dados para nos convencer ou amenizar a forma como vemos o mundo , é realista .

    Abraços do homem que deu um coro na Big Mon , yohohohohoho!

  • O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

    Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar.

    A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas.

    Essas partes do texto no meu ponto de vista, mostra que Hans é muito otimista e realista, diante das situações.

  • 5 Parágrafo:

     Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

    Pude chegar a conclusão lendo esse parágrafo.

    Gabarito: D

  • GAB. D

    realista.

  • GABARITO - D

    É realista, pois Roling apresenta dados estatísticos concretos, além de mostrar a verdadeira realidade para aqueles que acreditam que o mundo se encontra totalmente ruim.

    CAVEIRA!


ID
2869711
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Observa-se o uso da hipérbole no emprego da palavra destacada em:

Alternativas
Comentários
  • hipérbole - É a figura de linguagem que incide quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. 

  • Gab. B

    hipérbole - É a figura de linguagem que incide quando há exagero.

    Montanhas de Dados

  • Iae forró boys , hipérbole é a linguagem do exagero o que se verifica na frase

    O médico sueco Hans Rosling [...] basicamente usa montanhas de dados... (2°parágrafo)

    Ninguém usa literalmente uma montanha de dados yohohoho

    Abraços do Brook Yohohohoho!

  • Hipérbole - É a figura de linguagem a qual configura um exagero, colocado na frase: O médico sueco Hans Rosling [...] basicamente usa ''montanhas'' de dados... (2°parágrafo)

    Gabarito: B

  • A hipérbole é uma figura de linguagem da língua portuguesa que se caracteriza por aumentar a expressividade do texto por meio do exagero. É uma forma de expressão exagerada que tem por objetivo enfatizar a mensagem.

  • quem estuda para ESPCEX, essa questões parece de ensino médio, molezaaaa

  • quem estuda para ESPCEX, essa questões parece de ensino médio, molezaaaa

  • hipérbole : expressa um exagero ( Montanhas de dados )

    APMBB

  • GAB. B

    O médico sueco Hans Rosling [...] basicamente usa montanhas de dados... (2°parágrafo)


ID
2869714
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

A concordância e a grafia das formas verbais estão em conformidade com a norma-padrão da língua na frase:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    O verbo TER concorda com seu substantivo ---> Autores

    Verbo Ter na 3º Pessoa do Plural

    Autores---->Têm

  • GAB. A

    a) Autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey também têm destacado esse tipo de informação. (Correto) - Têm, forma no plural, está concordando com os sujeitos.

    b) Esse tipo de informação também veem sendo destacado por autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey. (vem)

    c) Esse tipo de informação também se mantêm destacado por autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey. (mantém)

    d) Também dispõe-se a destacar esse tipo de informação autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey. (dispõem-se)

    e) Autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey também se compromete a destacar esse tipo de informação. (comprometem)

    Abraços e bons estudos.

  • A resposta do Tadeu ta mec é chefe , porém só gostaria de ressaltar quando usamos o tem e o têm , o tem se usa no singular e o têm se usa em frases no plural , a frase da letra A diz : os autores steve , maicão , etc. percebam que exitem vários sujeitos por isso se usa o Têm

    Yohohoho abração do brook !

  • Complementando !

    no enunciado pede que você marque a alternativa que tem palavras escritas erradas e concordância também,

    vamos la:

    B) Esse tipo de informação também veem sendo destacado por autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey.ção . Informação é uma palavra feminina , logo, destacado deveria estar escrito destacada pois concorda com a palavra informação. palavra veem esta errado pq esta conjugando o verbo VER, e na frase o verbo é VIR ocorreto é vem

    C) Esse tipo de informação também se mantêm destacado por autores como Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey. Informação é uma palavra feminina , logo, destacado deveria estar escrito destacada pois concorda com a palavra informação. A palavra mantêm com acento circunflexo está conjugada no plural, como ela concorda com a frase esse tipo de informação e o mesmo está no singular, o correto é mantém com acento agudo.

  • Sobre a letra D

    D) Essa alternativa está errada, o certo seria "se dispõe"

  • SVC sujeito - verbo - complemento.

  • Cuidado com o item D ! A frase está na ordem invertida.

    GAB A.


ID
2869717
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  À beira do abismo?


      Se você é uma daquelas pessoas que acredita que o mundo caminha rapidamente para o abismo, o livro Factfulness, de Hans Rosling e família, pode ser um bom remédio. O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra, cujo propósito é mostrar que o planeta é um lugar bem melhor do que a maioria das pessoas pensa.

      O médico sueco Hans Rosling, que teve como coautores seu filho Ola e sua nora Ana, basicamente usa montanhas de dados para nos convencer de que quase todas as nossas intuições sobre o estado econômico, sanitário e social dos humanos na Terra estão erradas, e o ritmo em que as melhoras têm ocorrido é surpreendente.

      Rosling, que morreu no ano passado, antes da conclusão da obra, apela aos truques dos bons conferencistas, atividade na qual se consagrou. Ele começa submetendo seus leitores a testes de múltipla escolha com questões sobre distribuição de renda, gênero, educação, violência, saúde etc.

      A maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal, e é aí que ele aproveita para dar as boas novas, isto é, informações como a de que a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos ou de que mais de 80% das crianças do mundo têm acesso a vacinas. Na sequência, Rosling esmiúça dez vieses (ele chama de instintos) que conspiram para que as pessoas não assimilem esse tipo de informação, que, vale ressaltar, tem sido destacada também por autores como Steven Pinker, Michael Shermer, Deirdre McCloskey.

      Rosling não está afirmando que chegamos a um mundo ideal e não há mais nada a fazer. Ao contrário, diz que ainda há muito sofrimento desnecessário e que podemos melhorar. Mas um dos requisitos para tomar as decisões certas é ter uma noção realista da situação em que nos encontramos, e, nisso, boa parte da humanidade fracassa.

(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 02.09.2018. Adaptado)

Quanto à concordância nominal, a frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua é:

Alternativas
Comentários
  • qual o erro da letra e?

  • VAMOS ENTENDER?


    A) o ERRO está na palavra "revistos", pois deveria concordar com "intuições", palavra feminina. O CORRETO seria "intuições deveriam ser revistas"


    B) o ERRO está na última palavra do período: "surpreendente" deveria estar no plural. O CORRETO seria: "as melhorias chegam a ser surpreendentes"


    C) É o nosso gabarito.


    D) o CORRETO seria: " responderam a diferentes testes... os quais....


    E) O plural global deveria ser "evitados", englobando os substantivos sofrimento e pobreza.

  • Na alternativa "c", o pronome "o" antes de "auxiliaram, n precisaria vir no plural, concordando com "seus truques"?

    "c) Hans Rosling foi um excelente orador, e seus truques de conferencista o auxiliaram a elaborar seu livro."

  • Para facilitar a resolução é melhor passar as frases para ordem direta.

    a) Nossas intuições sobre as condições dos humanos na Terra precisam ser revistos para Hans Rosling.

    b) As melhorias chegam a ser surpreendentes devido à agilidade com que ocorrem segundo Hans Rosling.

    d) Hans Rosling foi um excelente orador, e seus truques de conferencista o auxiliaram a elaborar seu livro.

    d) Os leitores responderam diferentes testes, a partir dos quais puderam se lançar às reflexões mais profundas.

    e) Ainda há muito sofrimento e muita pobreza que poderiam ser facilmente evitados em muitas comunidades.

  • "c) Hans Rosling foi um excelente orador, e seus truques de conferencista o auxiliaram a elaborar seu livro."

    Acredito que O seja um pronome oblíquo átono, que se refere a "Hans Rosling"

  • chuta e ja era

  • Daniel, " o auxiliaram" é referente a Hans Rosling.

    Quem foi auxiliado? Hans, Não seus truques

  • eae rapeizeee

    1 frase , Para Hans Rosling, nossas intuições sobre a condição dos humanos na Terra precisam ser revistos. é revistas

    2 frase , Devido à agilidade com que ocorrem, as melhorias, segundo Hans Rosling, chegam a ser surpreendente. é surpreendentes .

    3 frase , Hans Rosling foi um excelente orador, e seus truques de conferencista o auxiliaram a elaborar seu livro. os truques auxiliaram ele , está correta !

    4 frasi , Os leitores responderam diferentes testes, a partir do qual puderam se lançar a reflexões mais profundas. quem se lança se lança a algo( as reflexões ) crase , e ainda se refere a um substantivo no plural então fica no plural

    5 fr4se , Ainda há muito sofrimento e muita pobreza que poderiam ser facilmente evitadas em muitas comunidades. tem dois substantivos , o verbo deve concordar com o primeiro então devia ser e-vi-ta-DOS

    YOHOHOHO ABRAÇOS do tio brook!

  • Quem RESPONDE responde A. (para quem ficou em dúvida sobre a C ou D)

  • Uma dica é analisar o que a questão está te pedindo exatamente, nesse caso ela pede a concordância nominal e sem deixar de lado, a norma-padrão(que é escrever as palavras corretamente, acentuação, palavras no plural se estão certas, etc)

  • Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa, faremos uma análise:

    A) Essa alternativa está errada, o certo seria "revistas", no feminino.

    B) Essa alternativa está errada, o certo seria "surpreendentes".

    C) Essa alternativa está correta, já que a concordância aqui está perfeita.

    D) Essa alternativa está errada, pois o certo seria "dos quais".

    E) Essa alternativa está errada, o certo seria "evitados".

    • Hans Rosling foi um excelente orador, e seus truques de conferencista o auxiliaram a elaborar seu livro.

    Por que esse uso da vírgula está correto?

    Eu achava que essa configuração só seria válida em dois casos:

    1o e com sentido adversativo ( mas )

    2o Sujeitos diferentes. Hans era um excelente orador, e Pedro pintor.

  • Analisando sintaticamente a letra C

    c) Hans Rosling foi um excelente orador, e seus truques de conferencista o auxiliaram a elaborar seu livro."

    [...]

    Sujeito: seus truques é o sujeito do verbo ''auxiliarem''

    Objeto :o pronome átono ''o'' retoma Hans Rosling


ID
2869720
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016 afirma que, em 2050, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes. Segundo o documento, a cada ano despejamos 8 milhões de toneladas de plástico. É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas por minuto em 2030 e para quatro em 2050. Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos.

(Estevão Bertoni. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. 29.08.2018. Adaptado)

Com relação ao que se afirma anteriormente, a frase “É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto.” corresponde a uma

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    ---

    * COMENTÁRIO: para ser CAUSA, realmente deveria estar ocorrendo isto: "É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto". Contudo, pela leitura do texto, percebe-se que a intenção do autor foi dar um exemplo para criar uma ilustração na cabeça do leitor, para que este venha a ter uma melhor compreensão de quanto de lixo está sendo despejado nos oceanos.

    ---

    Bons estudos.

  • "Segundo o documento, a cada ano despejamos 8 milhões de toneladas de plástico. É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto."

    Corresponde a uma:

    d) ilustração, exemplificação, referenciação, ...

  • GB\D

    PMGO

    PCGO

  • de boa :)

  • GABARITO - D

    A autora ilustra um exemplo do que foi dito anteriormente, possivelmente para esclarecer e facilitar a comprrensão do leitor.

    CAVEIRA!


ID
2869723
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016 afirma que, em 2050, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes. Segundo o documento, a cada ano despejamos 8 milhões de toneladas de plástico. É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas por minuto em 2030 e para quatro em 2050. Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos.

(Estevão Bertoni. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. 29.08.2018. Adaptado)

O vocábulo duas, em destaque no texto, remete especificamente à palavra

Alternativas
Comentários
  •  É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas(caçambas) por minuto em 2030 e para quatro em 2050. 

  • Aqui não tem o texto mas tava falando que tinha uma caçamba sendo jogada no rio por dia e agora poderemos ter duas caçambas sendo jogadas por dia.

  • É uma ''caçamba'' de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas(caçambas) por minuto em 2030 e para quatro em 2050.

    A palavra ''DUAS'' refere-se a palavra ''CAÇAMBA'', para esclarecer o resultado da pesquisa.

    GABARITO: B

  • É uma ''caçamba'' de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas(caçambas) por minuto em 2030 e para quatro em 2050.

    A palavra ''DUAS'' refere-se a palavra ''CAÇAMBA'', para esclarecer o resultado da pesquisa.

    GABARITO: B

  • "É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas por minuto em 2030..."

  • GABARITO - B

    Você precisa apenas voltar um pouco no texto para responder essa questão. "É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas..."

    CAVEIRA!


ID
2869726
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016 afirma que, em 2050, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes. Segundo o documento, a cada ano despejamos 8 milhões de toneladas de plástico. É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito, a expectativa é de que pule para duas por minuto em 2030 e para quatro em 2050. Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos.

(Estevão Bertoni. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. 29.08.2018. Adaptado)

No que se refere à pontuação, o trecho “Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões...” está corretamente reescrito em:

Alternativas
Comentários
  • Frase A

    Não se coloca vírgula entre verbo e complemento. O relatório diz que temos hoje, mais de 150 milhões...

    Complemento do Verbo Temos


    Frase B

    Não Separa o Verbo do Complemento ... O relatório diz que hoje, temos, mais de 150 milhões...


    Frase C

    Não Se põe vírgula logo após " QUE"funcionando como conjunção subordinativa


    Frase D - Gabarito


    Frase E

    Não Separa Verbo do Complemento. Mesmo caso da Frase B

  • * GABARITO: "d";

    ---

    * COMENTÁRIO: a ESTRUTURA DIRETA das frases é a seguinte: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO + ADJUNTO ADVERBIAL.

    Como o adjunto adverbial de tempo ("hoje") está no meio da estrutura da frase, deve vir entre vírgulas para expor que foi deslocado.

    ---

    Bons estudos.

  • A frase “Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões .

    uma explicação simples pra você entender seria , um adjunto separado da frase por vírgula , então quando formos reescrever tem que estar separado por vírgula.

    abraços do Brook yoyoyoyoyoyo!

  • S.V.C não se separa!

    Regra S.V.C.

    Sujeito

    Verbo

    Complemento

  • PMESP 2021!!!


ID
2869729
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as duas primeiras estrofes do poema “Minha terra!”, de Gonçalves Dias, para responder à questão.


                    Quanto é grato em terra estranha,

                    Sob um céu menos querido,

                    Entre feições estrangeiras,

                    Ver um rosto conhecido;


                    Ouvir a pátria linguagem

                    Do berço balbuciada,

                    Recordar sabidos casos

                    Saudosos – da terra amada!

                             (Poesia lírica e indianista. São Paulo, Ática, 2003, p. 108)

Uma frase coerente com a mensagem da primeira estrofe é:

Alternativas
Comentários
  • O poema acima  trata do amor à pátria reforçado pela distância geográfica. O eu lírico afirma sentir-se feliz ao encontrar “em terra estranha”, “entre feições estrangeiras” alguém conhecido.

  • Letra E

    ¨ Não Assinantes¨

  • GABARITO: "e";

    ---

    * OBSERVAÇÃO: "familiar" pode ter o sentido de CONHECIDO.

    ---

    Bons estudos.

  • Na primeira estrofe é como se o narrador se sentisse feliz em contemplar e poder ver uma pessoa conhecida em uma terra estrangeira. Em um lugar onde ele não teria afinidade com as pessoas por isso seria e letra E.

    Jesus Te Ama bons estudos.

  • O autor fica feliz ao ver um rosto familiar( de seu país ) no meio da multidão , é tipo se ta num churrasco cheio de palmeirense e encontra um são paulino igual você , seis troca uma ideia legal .

    abrassus yoohohohohoho!


ID
2869732
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as duas primeiras estrofes do poema “Minha terra!”, de Gonçalves Dias, para responder à questão.


                    Quanto é grato em terra estranha,

                    Sob um céu menos querido,

                    Entre feições estrangeiras,

                    Ver um rosto conhecido;


                    Ouvir a pátria linguagem

                    Do berço balbuciada,

                    Recordar sabidos casos

                    Saudosos – da terra amada!

                             (Poesia lírica e indianista. São Paulo, Ática, 2003, p. 108)

O uso do sinal gráfico de exclamação, ao final da segunda estrofe, enfatiza, por parte do sujeito lírico, um sentimento de

Alternativas
Comentários
  • Significado de Resignação


    substantivo feminino: Ação de resignar, de se submeter ao desejo de uma outra pessoa ou a ação do destino: desistiu da vaga com um sentimento de resignação e impotência.Ação de se demitir voluntariamente de um trabalho, cargo, emprego.Ação de aceitar pacificamente as dores ou sofrimentos da vida.[Jurídico] Diz-se da ação de renunciar voluntariamente a um cargo; desobrigação de um pedido.


    Significado de Nostalgia:


    substantivo feminino: Tristeza causada pela saudade de sua terra ou de sua pátria; melancolia.Saudade do passado, de um lugar etc.Disfunções comportamentais causadas pela separação ou isolamento (físico) do país natal, pela ausência da família e pela vontade exacerbada de regressar à pátria.Saudade de alguma coisa, de uma circunstância já passada ou de uma condição que (uma pessoa) deixou de possuir.Condição melancólica causada pelo anseio de ter os sonhos realizados.Condição daquele que é triste sem motivos explícitos.

  • O uso do sinal gráfico de exclamação, ao final da segunda estrofe, enfatiza, por parte do sujeito lírico, um sentimento de:

     "Recordar sabidos casos

      Saudososda terra amada!"

    Saudoso - Que tende a sentir muita saudade ou nostalgia; nostálgico.

    a) Nostalgia - Saudade do passado, de um lugar, ...

    b) Indignação - Raiva, excesso de ódio, ...

    c) Dúvida - Falta de certeza em relação a ...

    d) Resignação - Ação de aceitar pacificamente as dores ou sofrimentos da vida.

    e) Reprovação - Ação ou efeito de reprovar.

  • Deu para matar a questão pelo ver recordar.

  • É só lembrar do significado de Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada,


ID
2869735
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as duas primeiras estrofes do poema “Minha terra!”, de Gonçalves Dias, para responder à questão.


                    Quanto é grato em terra estranha,

                    Sob um céu menos querido,

                    Entre feições estrangeiras,

                    Ver um rosto conhecido;


                    Ouvir a pátria linguagem

                    Do berço balbuciada,

                    Recordar sabidos casos

                    Saudosos – da terra amada!

                             (Poesia lírica e indianista. São Paulo, Ática, 2003, p. 108)

Condizente com a primeira fase da poesia romântica no Brasil, verifica-se, no poema,

Alternativas
Comentários
  • características da 1° fase romântica:

    -o índio

    -a saudade da pátria

    -a natureza

    -a religiosidade

    -amor impossível

    -vocabulário simples

    -amor em segredo

    -idealização dos personagens.

    Autores principais:

    -os gonsalves rssrs (gonsalve de magalhães,gonsalve dias)

    '-josé de alencar

  • 1 Geração

    *Indianista e nacionalismo(Ufanismo)

    Busca por um herói, que revogasse as raízes nativas para expressar este nacionalismo exacerbado

  • Bah essa prof tem as melhores correções do QC, sem discussão.

  • Principais características da primeira geração romântica são :

    ° O nacionalismo expresso por meio do indianismo

    ° Exaltação da paisagem Brasileira

    °O saudosismo, manifestando-se pela lembrança da infância

    ° A religiosidade

    ° A presença do Indio como Herói Nacional

    ° Descrição do encontro entre índios e europeus como representação do mito da criação do Brasil

    ° Natureza Brasileira exaltada como exuberante e confidente

    ° egocentrismo

    ° Idealização do Amor e da Mulher .

  • A primeira geração do romantismo é responsável pelo indianismo e exaltação do nacionalismo."Quanto é grato em terra estranha", podemos perceber a exaltação,somos grato em terra estranha.

  • PRIMEIRA GERAÇAO E MARCADA PELO REGIONALISMO,INDIANISMO E NACIONALISMO.


ID
2869738
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o trecho de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder à questão.


Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosas que aqui se faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou tal igreja, como a hora e até o nome do padre; era pontual à ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava via-sacra, procissão, nem sermão; trazia o tempo habilmente distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.

                                                   (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016, p. 42)

Nesse trecho, percebe-se uma característica marcante do romance Memórias de um sargento de milícias, qual seja:

Alternativas
Comentários
  • "Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosas" , Alternativa B.

  • A não pode ser pois não a idealiza.

    C também não pois o foco não é a religiosidade.

    D ela não é da elite.

    E o estilo Barroco veio muito antes, esse titulo é Romance.

    Só resta alternativa B

    Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro

  • "Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; ''

    Representa uma das características do realismo: Demonstração dos defeitos e detalhes da mulher.

  • Letra B

    Umas das característica do realismo demonstração dos defeitos e detalhes da mulher.


ID
2869741
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder à questão.


Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosas que aqui se faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou tal igreja, como a hora e até o nome do padre; era pontual à ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava via-sacra, procissão, nem sermão; trazia o tempo habilmente distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.

                                                   (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016, p. 42)

Considere os trechos:


•  ... vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade...

•  ... nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.


As expressões destacadas podem ser substituídas, preservando a correção conforme a norma-padrão da língua, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Questão resolvida através da desinência:


    Aderir "a algo" VTI

    Acontecer "algo a alguém" VTDI - Neste caso não vai crase devido ao uso do pronome ela que não é precedido de artigo.


    Gabarito A

  • * GABARITO: "a";

    ---

    * OBSERVAÇÃO: na verdade, a alternativa "a" também não estaria correta de acordo com o padrão culto da língua portuguesa, pois não se usa pronome pessoal do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) depois do verbo.

    ---

    Bons estudos.

  • • ... vivia do ofício de parteira, que (= o qual) adotara por curiosidade...

    Logo, o 'que' é um pronome relativo que faz referência ao termo 'oficio'.

    ... ofício a que aderira por curiosidade...

    • ... nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.

    'Lhe' é um pronome pessoal do caso oblíquo, que exerce função de Objeto Indireto, logo sua substituição requer uma preposição.

    ... nunca aconteceu a ela chegar à igreja...

  • Regência do verbo ADERIR . ADERE A ..

  • Obrigado por existir crase

  • kkkk errei por causa da crase.... sinceramente.


ID
2869744
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.


A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora: vi-a escrever no muro, falar-me, andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu nome, de uma doçura que me embriagou, e a voz era dela.

             (Obra completa. Vol. 1. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, p. 840)

Nesse trecho, o narrador chama a atenção para o fascínio que Capitu exercia sobre ele por meio do emprego da palavra:

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    --

    * COMENTÁRIO: "embriagou" é a única, dentre as palavras das alternativas, que se encontra no sentido CONOTATIVO para exprimir a sensação que Capitu exercia sobre ele.

    ---

    Bons estudos.

  • Não seria A pq mesmo a imagem de uma coisa ruim, que cause desgosto, pode te acompanhar

  • Prpfessora Deveria ter comentado está questão não entendi.

  • GABARITO - D

    O autor utiliza da palavra "embriagou" como uma forma de mostrar o fascínio que Capitu exercia sobre o mesmo.

    CAVEIRA!

  • Embriagar nesse contexto significa estontear.

    GAB D.


ID
2869747
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.


A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora: vi-a escrever no muro, falar-me, andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu nome, de uma doçura que me embriagou, e a voz era dela.

             (Obra completa. Vol. 1. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, p. 840)

Dom Casmurro é um romance em que

Alternativas
Comentários
  •  assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso

  • A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora...

  • Letra C

    Errei por falta de atenção,o trecho fala da imaginação.

  • pessoal para de chapar, fica bancando de intelectualzinho, as respostas aqui estao todas erradas, assistem o gabarito comentado da professora ao lado! o texto nao tem nada haver com o comando da questao....


ID
2869750
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.


A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora: vi-a escrever no muro, falar-me, andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu nome, de uma doçura que me embriagou, e a voz era dela.

             (Obra completa. Vol. 1. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1992, p. 840)

Em Dom Casmurro, assim como em grande parte da prosa de Machado de Assis, observa-se a ênfase

Alternativas
Comentários
  • Características dos textos de Machado de Assis:

    -foco psicológico

    -temas contemporâneos

    -preocupa-se mais com a analise dos personagens que com a ação

    -obras centrada no Rio de Janeiro onde estava elite brasileira que era foco em suas obras

    -mostra a vaidade, hipocrisia, a ambição, a inveja, a inclinação para o adultério. "As chagas da sociedade."

    Logo, a única alternativa que esta de acordo com essas características é a letra C.

    FONTE: Meus estudos

    Corrigam-me se houve qualquer erro

  • A caracterização social é uma das características do Realismo, que busca a interação do homem com o meio social. No Brasil ,Machado de Assis foi um dos principais autores.

  • Realismo e responsável por buscar a interação do homem com o meio social.

  • GAB: C

  • Há características marcantes nos trabalhos deste grande romancista. Dentre elas, destacamos o fato de muitas vezes o leitor ser convidado a refletir sobre a obra, o que revela a sua complexidade psicológica.

    No geral, os personagens são burgueses. Quanto às personagens femininas, são fortes e dominadoras, além de adúlteras e sedutoras. O adultério é um tema comum na criação de Machado.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/machado-de-assis/


ID
2869753
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder às questões de números 53 e 54.


                     Já sobre a fronte vã se me acinzenta

                     O cabelo do jovem que perdi.

                            Meus olhos brilham menos,

                      Já não tem jus a beijos minha boca.

                      Se me ainda amas, por amor não ames:

                              Traíras-me comigo.

                            (Obra poética. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995, p. 279)

O poema enfoca uma temática frequente na poesia de Ricardo Reis, que diz respeito

Alternativas
Comentários
  • O cabelo do jovem que perdi (Os cabelos ficaram grisalhos) 

    Meus olhos brilham menos (Já não se tem mais o olhar charmoso que se tem na juventude) 

    Já não faz jus a beijos minha boca (os lábios murcham na idade, perdem a cor, já não chamam atenção) 

    Se me ainda amas, por amor não ames: (Aparentemente parece que ele mesmo já não gosta de si mesmo, se acha diferente do que era, porque ele jovem e ele velho são duas pessoas diferentes) 

    GAB:A

  • Esse é o tipo de texto que traumatiza as crianças na escola. PQP hein !


ID
2869756
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder às questões de números 53 e 54.


                     Já sobre a fronte vã se me acinzenta

                     O cabelo do jovem que perdi.

                            Meus olhos brilham menos,

                      Já não tem jus a beijos minha boca.

                      Se me ainda amas, por amor não ames:

                              Traíras-me comigo.

                            (Obra poética. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995, p. 279)

No aparente paradoxo do último verso, o sujeito poético reafirma

Alternativas
Comentários
  • O cabelo do jovem que perdi (Os cabelos ficaram grisalhos) 

    Meus olhos brilham menos (Já não se tem mais o olhar charmoso que se tem na juventude) 

    Já não faz jus a beijos minha boca (os lábios murcham na idade, perdem a cor, já não chamam atenção) 

    Se me ainda amas, por amor não ames: (Aparentemente parece que ele mesmo já não gosta de si mesmo, se acha diferente do que era, porque ele jovem e ele velho são duas pessoas diferentes) 

    GAB:E

  • Paradoxo- é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.

  • Paradoxo - bizu MEU - como eu aplico

    EX: 1 HOMEM tem 2 funções a boa e a ruim

    ANTITESE - MEU TBM

    2 COISAS CONTRARIAS. A BOA E A RUIM

  • 1 HOMEM. NO PASSADO E NO PRESENTE.

    SE AJUDOU, NAO SEI

    MAS FOI ASSIM Q RESPONDI

  • Por que não seria o item b?

  • Lucas Rebouças, simplesmente p q ele não fala do vigor perdido com a chegada da idade.

    Veja o comentário de Chicó

  • PARADOXO: Ideias que se EXCLUEM.

    Um exemplo com a música da cantora Cassia Eller.

    Ex: "mudaram as estações, nada mudou..."

    Observem: Primeiro ela fala que as estações mudaram, e logo adiante, ela diz que NADA MUDOU.

    Ou seja, as ideais estão se EXCLUINDO.

    Ex.2:: " O pra sempre, sempre acaba."

    Eu pergunto a vocês: não é pra sempre? então como o "pra sempre" vai acabar?

    Novamente, uma coisa excluiu a outra!

    Espero ter ajudado. Perdoem-me, caso haja algum erro.

    BRASIL!!!

  • Paradoxo: oposição ilógica

    Ex: È dor que dói, e não se sente.

    E

    APMB

  • Pensamento que usei para conclusão: Alguém me trair comigo mesmo NÃO é traição. Eis o paradoxo.

    "Traíras-me comigo".

    O seu presente o traiu, haja vista a forma em que ele se tornou.

    Por isso o desencontro entre quem ele era no passado e quem ele se tornou.

  • Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

  • Poema maneiro


ID
2869780
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sobre um mapa de uma região, foi aplicado um sistema de coordenadas cartesianas, em que cada segmento de medida unitária, nesse sistema, correspondia a 1,5 quilômetros reais e, nesse sistema, duas praças foram identificadas com as coordenadas (1, –3) e (4, 1).


A distância real, em linha reta, em quilômetros, entre essas praças é de

Alternativas
Comentários
  • Dá pra resolver usando semelhança de triângulos, mais precisamente o triângulo pitagórico (3,4,5)

    Ao desenhar os pares ordenados no eixo cartesiano vai perceber que a distância entres as praças corresponde à hipotenusa.

    Cateto 1 = 3

    Cateto 2 = 4

    Hipotenusa = 5

    Distância real = 5 x 1,5 = 7,5 Km

     

    Gabarito: D

  • D*2= (4-1)*2 + (1-(-3)*2

    d*2=25

    d=5 km no plano cartesiano

    5x1,5 distância km = 7,5 km

  • -3 até 1 são 3 número -2 -1 e 1 são 3

    do 1 até 4 são 3 números 2, 3 e 4 são 3

    3+3=6

    6+1,5=7,5

  • Distância entre dois pontos² = (Xb - Xa)² + (Yb - Ya)²

    A(1, –3)

    B(4, 1)

    D² = (4 - 1)² + (-3 - 1)²

    D² = 9 + 16 = 25

    D² = 25

    D= RAIZ DE 25

    D = 5

    Agora só multiplicar 5 . 1,5 = 7,5

  • distância entre pontos no plano cartesiano

    Dab= V(xb-xa)²+ (yb-ya)²

  • Informações importantes .

    cada segmento de medida = 1,5km

    Distancia = ( x2-x1)² + (y2-y1)²

    D²= 3² + (-4)²

    D²= 9 + 16

    D²= 25

    D= √25

    D= 5 x 1,5

    D= 7,5km

    LETRA D

    APMBB

  • D² = (4-1)² + (1+3)²

    D² = 9+16

    D² = 25 --> D = 5

    1,5. distância (escala do plano para a vida real)

    D = 7,5


ID
2869783
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma estrada, há telefones SOS instalados a cada 3 quilômetros, sendo o primeiro instalado no quilômetro 5. Do quilômetro 21 ao quilômetro 99, o número de telefones instalados nessa estrada é

Alternativas
Comentários
  • fiz o seguinte, não sei se foi a maneira mais correta, mas como sou péssimo em matemática.

    fiz assim------ 5---8---11---14---17---20

    a partir do km 21 ele quer, até o km 99


    fiz 99/3 =33-6 que já havia feito, que são os iniciais e deu 27 , coloquei por aproximação 26

  • 99-21=78

    78/3= 26

  • 3km------------1 telefone

    99km-----------x telefones

    3x=99

    x=33

    3km---------1 telefone

    21km-----------x telefones

    3x=21

    x=7

    33 telefones total - 7 telefones para chegar no quilômetro 21

    26 telefones do quilômetro 21 ao 99

  • pode-se resolver por PA An=a1+(n-1).r

  • maior - menor

    21 - 99 = 78

    logo que são de 3 em 3km

    78/3=26

  • essa nem precisou de regra de 3 kkk mt fácil difícil entender vamos lá

    ELE QUER SABER DO KM 21 AO 99

    SABEMOS QUE A CADA 3 KM TEMOS UM SOS INSTALADO

    LOGO 99-21 =78 KM

    A QUESTÃO PERGUNTA SOBRE QTS PODEMOS COLOCAR NESSES KM

    LOGO 78\3 = 26 GABARITO D

  • GENTE TOMEM CUIDADO, POIS A BANCA FOI GENTIL DE NÃO COLOCAR PEGADINHA.

    ESSAS RESOLUÇÕES PODEM ESTAR CORRETAS, MAS SE VOCE PERCEBER QUE A QUESTÃO FALOU QUE A CONTAGEM COMEÇA NO KM 5, vai perceber que se começasse por outra kilometragem poderia estar errada.

    então não tem como confirmar que só basta fazer a conta 99-21= 78 78/3= 26 para resolver a Questão.

    A resposta mais correta seria.

    Explicação passo-a-passo:

    O primeiro foi instalado no Km 5. Devemos descobrir o primeiro instalado logo após o Km 21.

    a1 = 5

    r = 3 (distancia entre os telefones)

    an= 21

    n= quantidade de telefones SOS

    an=a1+(n-1)r

    21= 5+(n-1)3

    21=5+3n-3

    21=2+3n

    21-2=3n

    19=3n

    n=19/3

    a divisão de 19/3 vai dar resto 1 isso é porque o telefone SOS foi instalado no KM20

    21-1=20

    o próximo telefone vai estar no KM23

    20+3=23

    agora podemos descobrir quantas linhas SOS tem entre 23 e 99.

    an= 99

    a1=23

    r=3

    n= quantidade de telefones SOS

    99=23+(n-1)3

    99=23+3n-3

    99=20+3n

    99-20=3n

    79=3n

    n=79/3

    a conta 79/3 vai dar 26 com resto 1 isso é porque o ultimo telefone instalado foi em 99-1=98

    26 é o numero de SOS entre 21 e 99.

    Essa explicação está longa para nos aprendermos como resolver essas questões de modo geral.

  • começa no 5, no 21 não tem porque teve no 20. Primeiro q vai ter depois do 21 é o 23.

    Do 23 ao 99, vão caber 76km. 76km/3 = 25 e sobra mais um pouco, arredondando pra 26 telefones.

  • essa questão não utilizei a regra de 3

    .

    99-21=78

    78/3= 26

    do km 21 ao 99, tem o total de 78

    se são de 3 em 3 km que se tem um telefone, divide o 78 por 3.


ID
2869786
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um comerciante vende todos os seus produtos com acréscimo de 50% sobre o valor de custo. Certo dia, ele fez uma promoção em todos os produtos que vende, concedendo desconto de 10% sobre o preço normal de venda. Nesse dia, esse comerciante vendeu cada unidade de um de seus produtos pelo preço promocional de R$ 27,00. Sendo assim, o valor unitário de custo desse produto foi

Alternativas
Comentários
  • A R$ 22,40. B R$ 20,00. + 50% = 30 - 10 % =27 , resposta C R$ 18,60. D R$ 16,00. E


  • 10% de 50% de X. Equaciona e acha R$ 20,00

    GAB B

  • Desconto 10% = 0,1 - 1(aumento) = 0,9

    Acréscimo 50%(0,5 +1) = 1,5

    X=?

    X.1,5*0,9 = 27 R$

    X = 27/1,35

    X = 20,00 R$

    GAB LETRA B

    Você usar essa formula para testar as alternativas

  • Custo = C ?

    Valor de Venda = V

    então o Custo mais o 50% desse custo é igual ao valor da venda diminuído 10%, que é R$ 27,00

    C + 50%C = V - 10%

    valor de V acharemos na regra de 3

    R$ 27,00 = 90%

    R$ V 100% V= R$ 30,00

    C + 50%C = 30

    C + 50C = 30

    100

    100C + 50C = 3000

    150C = 3000

    C = 3000

    150

    C = 20

  • Eu fiz assim

    20*50% = 10

    logo o produto com acréscimo custava= 30 reais ( 20+10)

    Mais ele deu 10 % de desconto sobre o valor com acréscimo então :

    30 - 10%= 3

    30-3= 27 retornou ao valor de venda.

    logo valor era= 20 (B)

  • C . 1,5 = V

                   V . 0.9 = 27 ::::: V=30

    C = 30/1,5  = 20

  • Questão mal elaborada

  • complicada essa questão

  • Gabarito (B)

    Seja x o preço de custo.

    Ao aumentar o custo em 50%, devemos multiplicar x por 100% + 50% = 150% = 1,50

    Ao conceder um desconto de 10%, devemos multiplicar o novo valor por 100% - 10% = 90% = 0,90%

    Assim, o preço final será 1,50.0,90.x

    Portanto,

    x.1,50.0,90=27

    x.1,35=27

    x=27/1,35

    x=20

    Bons estudos!!

  • Vitor nogueira de onde saiu esse 1,35?

  • Preço "x" ́= 100%;

    Teve um aumento de 50%, ficando 150%;

    Depois teve um desconto de 10%, => 150% - 15% = 135%;

    27,00 equivale a 135%, pois representa o valor x = 150% - 15%(10% de 150%);

    Para achar o valor é só fazer uma regra de três:

    27,00 = 135%

    x = 100%

    135x = 2700

    x = 2700/135

    x = 20,00;

  • Seja x o preço de custo. Ao aumentar o custo em 50%, devemos multiplicar x por 100% + 50% = 150% = 1,50. Ao conceder um desconto de 10%, devemos multiplicar o novo valor por 100% - 10% = 90% = 0,90. Assim, o preço final será 1,50 ∙ 0,90 ∙ x. Portanto, x∙ 1,50 ∙ 0,90 = 27

  • 1,5x - 0,15x= 27

    1,35x=27

    135x=2700

    x=20

  • Se ele custa 27,00 com 10% de desconto equivale dizer que 27,00 correspondem a 90% do valor do produto

    27,00______ 90%

    x_________ 100%

    descobrimos então que o valor de venda sem desconto é 30,00

    Valor de custo + 50% correspondem ao preço de venda,logo

    100 + 50 = 30,00 ou (prefiro pensar como a de baixo para ter uma incógnita)

    1Vc + 0,5 = 30 ,00

    Vc = 30,00/1,5 = 20,00

  • Seja X o preço de custo. Ao aumentar o custo em 50%, devemos multiplicar X por 100% + 50% = 150% = 1,50.

    Ao conceder um desconto de 10%, devemos multiplicar o novo valor por 100% - 10% = 90% = 0,90.

    Assim, o preço final será 1,50 ∙ 0,90 ∙ X

    Portanto,

    X ∙ 1,50 ∙ 0,90 = 27 

    X ∙ 1,35 = 27

    X = 20

    Gabarito: B

  • Vamos pelo método mais fácil de resolver a questão, utilizando a regra de 3.

    Ele paga 100% no custo, depois acrescenta + 50% para vender = 150%.

    Depois ele aplicou um desconto de 10% no montante de 150%. = 15%.

    150% - 15% = 135% (é a porcentagem que ele vendeu)

    Então, se 27 reais equivale à porcentagem de venda que foi 135%, quanto é o preço de custo que equivale a 100%?

    27 ------------ 135%

    X ------------ 100%

    135x = 2.700

    X = 2.700 / 135

    X = 20

    Gabarito: B

    Siga a melhor página de questões do Instagram!

    @treinar_questoes

  • Calculei assim:

    Se 27 reais é o valor que ele vende o produto com desconto de 10%, então 27 reais corresponde a 90% do preço final do produto, considerando que esse valor já corresponde ao acréscimo de 50% em cima do valor de custo. Então pra descobrir qual o valor desse produto sem o desconto de 10%, temos que:

    27 _______ 90%

    x ________ 100%

    x=2700/90

    x = 30.

    30 reais é o preço final do produto, sem desconto de 10%. Mas esse 30 reais também é o preço de custo 100% + 50% do preço de custo. Então pra saber quanto é só o preço de custo, temos:

    30_________ 150%

    x __________100%

    x = 3000/150

    x = 20

    O preço de custo do produto é 20 reais.

  • V = 150/100 . C

    90/100 . V = 27

    _______________________

    90/100 . V = 27

    9/10 . V = 27

    9V = 27 . 10

    V = 27 . 10/9

    V = 3 . 10

    V = 30

    _______________________

    30 = 150/100 . C

    30 = 3/2 . C

    30 . 2 = 3C

    C = 30/3 . 2

    C = 10 . 2

    C = 20

    _______________________

    Gab B

  • regra de três da pra resolver tranquilamente essa questão.

    questão dada de mão beijada.

  • x+x/2 -3x/20= 27

    30x-3x= 540

    27x=540

    x=20

  • Questão de 1 linha. Se ele costuma vender a 50% a MAIS do que o preço de custo, ele vende a 150%. se ele deu uma promoção de 10% em cima do valor vendido, é 10% em cima de 150%, ou seja, ele vendeu a 135% nesse dia.

    27-135

    x-100

    2700/135 = 135.10 = 1350, 1350.2 = 2700, ou seja, 20

  • Regra de três dá pra ir na manha

    27-----90%

    X------100%

    =30 o preço que ele vende normalmente, bora descobrir o custo disso

    30------150%

    x--------100%

    X=20

    GAB B

    APMBB


ID
2869789
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma turma com 30 alunos, sendo 13 homens e 17 mulheres, deseja-se escolher, aleatoriamente, um representante, um vice-representante e um suplente, de modo que esse grupo não seja composto somente por homens e não seja composto somente por mulheres. O número total de possibilidades para fazer essa escolha é igual a

Alternativas
Comentários
  • primeiro faça a probabilidade de isso não acontecer:

    17.16.15= 4080

    13.12.11=1716

    depois faça a probabilidade de todos os acontecimentos:

    30.29.28= 24360

    agr é só diminuir:

    24360-4080-1716= 18564

  • Bom dia Pessoal!

    Primeiramente, trata-se de uma questão de princípio de contagem, e não de probabilidade.

    Temos 30 alunos, compostos de 13 homens e 17 mulheres.

    Temos de formar uma comissão com a seguinte configuração: Representante; Vice-representante; Suplente.

    A seguinte indagação chega a nossa mente: é caso de combinação ou arranjo?

    Imaginemos o seguinte, por exemplo, Ana, Betriz e Carlos. Se Ana for Representante, Beatriz Vice e Carlos Suplente é a mesma coisa de Ana ser vice, Beatriz suplente e Carlos Representante? Percebam que ao mudarmos a ordem, a configuração muda; logo, a ordem importa. E se a ordem importa é caso de Arranjo.

    1 - Comissão com o total : 30 * 29 * 28 = 24.360

    2 - Comissão formada só com homens : 17 * 16 * 15 = 1.716

    3 - Comissão formada só com mulheres : 30 * 29 * 28 = 4.080

    O que a questão quer?

    Ela quer a quantidade de possibilidades de se formar esta comissão, desde que não seja composta só por homens e por mulheres, assim:

    24360 - 1716 - 4080 = 18564

  • Leandro Bonin , vai caçar uma enxada !!

  • Se ainda ficou com duvida clica nesse link para ir para uma video aula resolvendo essa questão. ponha no tempo 23: 12 para ja começar na questão https://youtu.be/tsKBnr8fZ_0

  • Arranjo (An,p)

    A30,3 - A13,3 - A17,3

    E

  • Arranjo (An,p)

    A30,3 - A13,3 - A17,3

    E

  • a ordem importa? aham, entao é arranjo

    total - só manos - só minas = resposta

    total: 30.29.28

    só manos: 13.12.11

    só minas : 17.16.15

    resposta = 24.360 - 1716 - 4080

    resposta = 18.564

  • A questão é de arranjo porque são cargos diferentes


ID
2869792
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Resolvendo-se a equação algébrica x3 – 7x2 + 16x = 10, identificam-se três raízes distintas. A soma dessas raízes é igual a

Alternativas
Comentários
  • Soma das raízes equivale a: - B/A

    Então: - (-7) / 1

    = 7

    Gab. E

  • é só se lembrar das relaçoes de GiRARD

    x1+x2+x3=-b/a

    x1.x2.x3=-d/a

    como ele quer a soma,fica=

    x1+x2+x3=-(-7)/1 = 7

  • Todas relações de GIRARD

    Raízes;

    X1+X2+X3=-b/a

    (x1*x2)+(x1*x3)+(x2*x3)=c/a

    (x1*x2*x3)=-d/a

  • Questão boba demais!!!

  • Relação de Girard ou caso não lembrar transforma-la em equação do 2° grau por meio de "Evidência"

  • Algumas relações de Girard para sua prova, precisamente quando cair 3º GRAU

    ax³+bx²+cx+d= 0

    SOMA: r1+r2+r3= -b/a

    PRODUTO: r1 x r2 x r3 = -d/a

    SOMA ENTRE OS PRODUTOS= r1xr2+r1xr3+r2xr3= c/a

    Nesta questão, usa-se a Soma = -(-7)/1>>> 7

    LETRA E

    APMBB

  • FIQUEI ATÉ COM MEDO DE SER UMA PEGADINHA KKK

  • Olhando para as alternativas da pra ver que as raízes são números pequenos, testando você ira ver que o 1 é raiz. Basta aplicar Briot-Ruffini e resolver a equação que resultar por bhaskara.

  • Qst dada. só lembrar relações de giroud

    Somas das raízes = -b/a

    Gab E


ID
2869801
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na igualdade a seguir, estão relacionados o tempo t, necessário para garantir um montante M, na aplicação de um capital C, à taxa de juros compostos i.


logM – logC – log(1 + i)t = 0


Aproximando-se log 2 para 0,30 e log 3 para 0,48, uma aplicação de R$ 2.000,00, à taxa de juros compostos de 20% ao ano, gerará um montante de R$ 3.000,00 em um período de meses igual a

Alternativas
Comentários
  • Simples não precisa usar esses logs, pela lógica da para responder.

    ele pergunta quanto 2 mil vira 3 mil com juros compostos de 20% ( juros sobre juros) ao ano mas a resposta é em meses.

    1º ano= 2.000,00 + 20% = 2.400,00

    2º ano = 2.400,00 + 20% = 2.880,00

    para 3 mil falta 120,00

    20 % ao ano = 1,66% ao mês

    ou seja com + 2 meses do 3º ano o valor chegaria a 2.975,00

    com mais 3 meses do 3º ano o valor chegaria a 3.024,00

    por proximidade a resposta correta é leta C com 2 anos e 3 meses ou 27 meses para transformar 2 mil em 3 mil

  • Primeiramente, deve-se substituir os valores pelos respectivos atribuídos na questão, logo:

    log 3000 - log 2000 - log(1+0,2)^t = 0

    Agora começam as propriedades de logaritmo:

    log 3000 = log 3 + log 1000, já que log a + log b = log a.b

    Então, faremos:

    log 3 + log 1000 - log 2 - log 1000 - log(1,2)^t = 0

    Agora, vamos ver o resultado:

    0,48 + 3 - 0,3 - 3 - log(1,2)^t = 0

    Portanto:

    0,18 = log(1,2)^t

    Porém, sempre que o logaritmando está elevado a algo, esse "passa" a multiplicar o logaritmo, veja:

    0,18 = t.log(1,2)

    Agora, faremos manipulações:

    t. log(12/10) = 0,18

    t . (log 3.2.2 - log 10) = 0,18

    t . (log 3 + log 2 + log 2 - log 10) = 0.18

    t . (0,48+0,3+0,3-1) = 0,18

    t. 0,08 = 0,18

    Logo, t = 2,25

    t está em anos, portanto, deve-se multiplicá-lo por 12, resultando em 27 meses.

  • https://www.youtube.com/watch?v=F-aeVytrWGA

  • As regras dos Logs são necessárias para este tipo de questão

    1= Log^t = tLog

    2= Log (1,2) = Log ( 12/10) , pois 12/10 = 1,2

    3= A base do Log , quando não expressa será sempre 10, por isso o Log10= 1; Log 100= 2; Log 1000= 3

    4= O Logbc= Logb+ Logc

    5= Logb/c= Logb-Logc

  • Cesar, "na prova vc vai ter cabeça pra pensar sim"...

  • M = 3000 / C = 2000 / i = 20% a.a

    Primeiro ano: 2000 + 400

    Segundo ano: 2400 + 480

    2880.

    Agora, pra saber os meses. 20% de 2880 seria 576, divide 576/12 q seria o equivalente a quanto vai render por mês. Dá 48.

    2880 pra chegar no 3000 falta 120. 48.2 = 96, falta 24. Não pode ser pq não vai ter completado os 3000. 48.3 = 144, vai ter passado em 24, porém completou os 3000.

    Logo, 2 anos e 48.3 (48=por mes), ou seja, 2 anos e 3 meses. 27 meses


ID
2869807
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que está em conformidade com a Constituição Federal no que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO II

    DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

    CAPÍTULO I

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    .

    .

     IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; (RESPOSTA CERTA)

    .

    .

     VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    .

    .

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    .

    .

    XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    .

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

    .

    .

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;


    "TUDO NOSSO, NADA DELES"

  • Vamos lá para a análise

    A) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    CORRETÍSSIMO, está lá no artigo 5º, inciso 4º, referente aos direitos individuais.

    B) É vedada a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

    ERRADO, pouco depois do inciso 4 (referente a primeira alternativa), no inciso 7 vai ter o seguinte:

    ''É assegurada ,nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva''.

    C) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar, salvo, durante o dia, em caso de flagrante delito, ou à noite, por determinação judicial.

    ERRADO, no inciso 11 do art. 5º diz o seguinte :

    ''a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial''

    Ou seja, em caso de flagrante delito, independe se for dia ou noite, a entrada no domicílio à noite depende sim de ordem judicial, porém, exige a autorização do morador.

    D) É competência do Tribunal do Júri o julgamento dos crimes culposos contra a vida.

    ERRADO, art. 5º , inciso 38, diz que a competência para o julgamento do Júri condiz a crimes dolosos.

    E) O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    ERRADO. As bolas foram trocadas, além de ser um crime prescritível, o trafico é insuscetível

    GABARITO : A

  • a) CF/88, Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato

    b) CF/88, Art. 5°,VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    c) CF/88, Art. 5°, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    d) CF/88, Art. 5°, XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados: d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

    e) CF/88, Art. 5°, XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

  • Quanto aos direitos e garantias fundamentais, conforme previsto na CF/88:

    a) CORRETA. Conforme art. 5º, IV. 

    b) INCORRETA. É assegurada a prestação de assistência religiosa.
    Art. 5º, VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

    c) INCORRETA. São quatro as hipóteses para violação da casa: flagrante delito, desastre e para prestar socorro, em qualquer hora do dia; e, somente durante o dia, por determinação judicial.
    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    d) INCORRETA. Dentre as competências do júri, está a do julgamento somente dos crimes dolosos contra a vida
    Art. 5º, XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
    (...)
    d) INCORRETA. a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

    e) INCORRETA. O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins será considerado inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.
    Art. 5º, XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    Gabarito do professor: letra A.

  • Determinaçao judicial só durante o dia. A qualquer hora só cabe nas hipóteses de flagrante de delito, desastre, prestar socorro. Art.5, XI

  • ERRO DA LETRA D

    É competência do Tribunal do Júri o julgamento dos crimes culposos contra a vida. O CORRETO SERIA DOLOSOS CONTRA VIDA

  • Fecundando a vaga.selva!

  • sobre os crimes imprescritíveis:

    I - Racismo

    II - Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático de direito

  • A questão já diz muito sobre a resposta. ela quer um direito e uma garantia.(A) "tem um direito de expressar o que pensar, porém garanta a apresentação do indivíduo do pensamento".
  • o artigo 74 do CPP, § 1° FALA QUE SERÁ JULGADO OS CRIMES CONTRA A VIDA, TENTADOS OU CONSUMADOS.

  • Crime de Tráfico é inafiançável crime prescritível, o trafico é insuscetível.. de Graça ou Anistia

  • XLIII- a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de GRAÇA ou ANISTIA a prática de tortura, O TRÀFICO ILÌCITO ENTORPECENTES E DROGAS AFINS, O TERRORISMO E OS DEFINIDOS COMO CRIMES HEDIONDOS, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los se OMITIREM.

  • ATENÇÃO: ANONIMATO É VEDADO

  • GABA-A

    A)IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    B)VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    C)XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    D)XXXVIII-D-a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

    E)XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    #O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.

  • Imprescritivel = racismo, acao de grupo civil ou militar contra a ordem

    Insucetiveis = 3T . Terrorismo trafico drogas ,tortura

  • A

    É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    B

    É vedada (É PERMITIDA) a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

    C

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar, salvo, durante o dia (COM DETERMINAÇÃO JUDICIAL), em caso de flagrante delito, (ou desastre, ou para prestar socorro).

    D

    É competência do Tribunal do Júri o julgamento dos crimes (DOLOROSOS) culposos contra a vida.

    E

    O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins constitui crime inafiançável e imprescritível (IMPRESCRITÍVEIS APENAS: RACISMO E AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO), sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  • LETRA A

    "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato."

    Art. 5º IV é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    LETRA B

    "É vedada a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva."

    Art. 5º VII é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

    LETRA C

    "A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar, salvo, durante o dia, em caso de flagrante delito, ou à noite, por determinação judicial."

    Art. 5º XI a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou prestar socorro, ou durante o dia, por determinação judicial.

    LETRA D

    "É competência do Tribunal do Júri o julgamento dos crimes culposos contra a vida."

    Art. 5º XXXVIII é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a)a plenitude de defesa

    b)a sigilo das votações

    c)a soberania dos vereditos

    d)a competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

    LETRA E

    "O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei."

    Constitui crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

  • INAFIANÇÁVEIS E IMPRESCRITÍVEIS:

    RA.ÇÃO - RACISMO E AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS.

    INAFIANÇÁVEIS E INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA.

    3T + H - TERRORISMO, TRÁFICO DE DROGAS E TORTURA + HEDIONDOS.

  • #PMMINAS


ID
2869810
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Joaquim Floriano, policial militar do Estado de São Paulo, tendo completado, em 2018, cinco anos na ativa, pretende candidatar-se a um cargo público nas eleições que ocorrerão em 2020. Nessa hipótese, conforme as normas da Constituição Federal, é correto afirmar que Floriano

Alternativas
Comentários

  • Art. 14, § 8º da CF/88 : O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:


    I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.


    Letra D.



  • Gabarito (D) Visto que, se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade

  • Acerca dos direitos políticos, conforme o disposto na Constituição Federal de 1988:

    O art. 14, §8º, inciso I, estabelece que:

    § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade.

    Como o referido policial militar está a cinco anos na ativa, pode se candidatar a cargo público, devendo, no entanto, afastar-se da atividade.

    Gabarito do professor: letra D.
  • Mais de 10 anos ? Inatividade

    Menos de 10 anos ? Afastamento

  • Letra B estaria correta se ele tivesse mais de 10 anos de atividade

  • +10 anos = INATIVIDADE!

    -10 anos = AFASTAMENTO!

  • Verifiquei que alguns colegas entendem que a letra "B" poderia estar correta, caso o enunciado tratasse de militar com mais de dez anos de serviço. E sobre isso, faço as seguintes considerações:

    "O §8° do art. 14 da CRFB/88 diz o seguinte:

    § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade."

    Logo, caros colegas de estudo, a alternativa "B" da questão em comento, NÃO poderia estar correta, ainda que no caso concreto constante no enunciado, o militar possuísse mais de dez anos de serviço. Pois, o militar somente atingiria a condição de inativo no ato da DIPLOMAÇÃO. Reparem que a alternativa "B" subtraiu a expressão "no ato da diplomação", o que a tornaria errada também.

    Por derradeiro, ratifica-se que a única alternativa passível de estar correta, é a alternativa "D", como de fato consta no gabarito.

    • -10 anos = AFASTAR-SE de suas atividades
    • +10 anos = será AGREGADO por autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente para a INATIVIDADE.
  • GABARITO - D

    Art 14 - § 8º O militar ALISTÁVEL é ELEGÍVEL, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar MENOS DE DEZ ANOS DE SERVIÇO, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar MAIS DE DEZ ANOS DE SERVIÇO, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art 14 - § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

    Parabéns! Você acertou!

  • @PMMINAS PMMG 2021

  • Art. 14 não cai no TJ SP ESCREVENTE

  • Questão mal feita. Dá a entender que o policial precisa se afastar para concorrer às eleições. A redação da questão é confusa.


ID
2869813
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que diz respeito à proteção especial da Família, da Criança, do Adolescente, do Idoso e dos Portadores de Deficiências, a Constituição do Estado de São Paulo dispõe que

Alternativas
Comentários
  • GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

    CONSTITUIÇÃO ESTADUAL

    A) Art 277 Garantia à criança e ao adolescente de conhecimento formal do ato infracional que lhe seja atribuído, de igualdade na relação processual, representação legal, acompanhamento psicológico e social e defesa técnica por profissionais habilitados;

    B) art 277  

    IV) integração social de portadores de deficiências, mediante treinamento para o trabalho, convivência e facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos;

    C) art. 279 as empresas que adaptarem seus equipamentos para o trabalho de portadores de deficiências poderão receber incentivos, na forma da lei.

    D)  Não há tal previsão na Constituição de São Paulo.

    E) art 278

    I) assegura assistência social e material às famílias de baixa renda dos egressos de hospitais psiquiátricos do Estado, até sua reintegração na sociedade

  • GAB-C

    ART.277

    A) garantia à criança e ao adolescente de conhecimento formal do ato infracional que lhe seja atribuído, de igualdade na relação processual, representação legal, acompanhamento psicológico e social e defesa técnica por profissionais habilitados;

    IV - integração social de portadores de deficiências, mediante treinamento para o trabalho, convivência e facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos;


ID
2869816
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n° 10.261/68), o funcionário que adquirir materiais em desacordo com as disposições legais e regulamentares

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n° 10.261/68)

    Artigo 246 - O funcionário que adquirir materiais em desacordo com disposições legais e regulamentares será responsabilizado pelo respectivo custo, sem prejuízo das penalidades disciplinares cabíveis, podendo-se proceder ao desconto no seu vencimento ou remuneração.

  • Questão similar: Q906468


ID
2869819
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que diz respeito à violação dos valores, dos deveres e da disciplina policial-militar, o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (Lei Complementar n° 893/01) dispõe que

Alternativas
Comentários
  • § 3º - A violação da disciplina policial-militar será tão mais grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer.

  • A- art.11 -> A ofensa aos valores e aos deveres vulnera a disciplina policial-militar, constituindo infração administrativa, penal ou civil, isolada ou cumulativamente.

    B- gabarito art.11 § 3º

    C- art.11

    § 1º -> O militar do Estado é responsável pelas decisões ou atos que praticar, inclusive nas missões expressamente determinadas, bem como pela não observância ou falta de exação no cumprimento de seus deveres.

    D- art.11

    § 2º

    2. Concorrer diretamente, por ação ou omissão, para o cometimento da transgressão, mesmo não estando presente no local do ato

    ( no caso vide art.11 § 2º-> responderá solidariamente, na esfera administrativa disciplinar, incorrendo nas mesmas transgressões praticada por seu subordinado quando: )

    E-art.11

    § 2º

    ( no caso vide art.11 § 2º-> responderá solidariamente, na esfera administrativa disciplinar, incorrendo nas mesmas transgressões praticada por seu subordinado quando: )

  • Alternativa D

    Artigo 11 - A ofensa aos valores e aos deveres vulnera a disciplina policial-militar, constituindo infração administrativa, penal ou civil, isolada ou cumulativamente.

    § 3º - A violação da disciplina policial-militar será tão mais grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer.

    Bons Estudos.


ID
2869822
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É um aplicativo acessório padrão do MS-Windows 10, em sua configuração padrão, para a Acessibilidade:

Alternativas
Comentários
  • Gravador de Som é para produção de arquivos de áudio, Notas AutoAdesivas é para pequenos recados em 'post-its' na tela do computador. Ferramenta de Captura é para capturar parte da imagem de janelas em exibição. WordPad é editor de documentos com formatação, extensão RTF e DOCX.
    Lupa é um acessório para Acessibilidade que amplia a exibição da tela no local onde o cursor do mouse estiver apontando.

    Gabarito: Letra D.
  • São ferramentos de acessibilidade do windows: lupa; narrador; reconhecimento de fala do windows e teclado virtual

  • Ferramenta de ACESSIBILIDADE padrão do windows 10: Lupa

  • lupa , fala e teclado virtual

  • Gravador de Som é para produção de arquivos de áudio, Notas AutoAdesivas é para pequenos recados em 'post-its' na tela do computador. Ferramenta de Captura é para capturar parte da imagem de janelas em exibição. WordPad é editor de documentos com formatação, extensão RTF e DOCX.

    Lupa é um acessório para Acessibilidade que amplia a exibição da tela no local onde o cursor do mouse estiver apontando.

    fonte: Qconcursos

  • Gravador de Som é para produção de arquivos de áudio, Notas AutoAdesivas é para pequenos recados em 'post-its' na tela do computador. Ferramenta de Captura é para capturar parte da imagem de janelas em exibição. WordPad é editor de documentos com formatação, extensão RTF e DOCX.

    Lupa é um acessório para Acessibilidade que amplia a exibição da tela no local onde o cursor do mouse estiver apontando.

    Gabarito: Letra D.

  • GABARITO: CHARLIE .

    O WINDOWS PERMITE RENOMEAR O ARQUIVO COM O MESMO NOME.

    FORÇA E HONRA!

  • Alexandre Moreira da Silva, acredito que esteja falando sobre outra questão abaixo. Vamos lá. Ele permitirá pois a extensão do arquivo, embora o nome seja o mesmo, é diferente; caso ao contrário, arquivos com o mesmo nome e extensão não é permitido. Bons estudos.

  • A única assertiva que retoma algo de acessibilidade é a LUPA o restante são tudo ''facilidades''

    LETRA D

    APMBB

  • Nem sabia que havia Lupa no Windows... Vivendo e aprendendo!

  • ...para a ACESSIBILIDADE. É importante ler até o final e compreender o que o enunciado pede.

    Lupa fornece a acessibilidade

  • AVANTE PMPR!

  • Você pode configurar a lupa , o teclado virtual , o narrador , o alto falante , entre outros...

  • DAB-D

    CLICA NA TECLA WIN> FACILIDADE DE ACESSO>LUPA-NARRADOR-RECONHECIMENTO DE FALA DO WINDOWS--TECLADO VIRTUAL.

    NESTA SEQUÊNCIA, MAIS PODE CONFIGURAR OUTROS.


ID
2869825
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma caixa de texto do MS-Word 2010, em sua configuração padrão, permite adicionar texto em qualquer local de um documento, para criar, por exemplo, citações de texto ou barras laterais a fim de dar mais visibilidade a informações mais importantes. Assinale a alternativa que apresenta o ícone cujo nome é Caixa de Texto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa - A

    Guia - Inserir

    Grupo - Texto

    "Caixa de texto"

  • Caixa de Texto é um elemento gráfico (forma geométrica) com texto em seu interior.
    Ela poderá ser inserida pelo ícone da letra A, ou após digitar algum texto em uma forma existente no documento.
    O ícone B é Tabelas, letra D é para definição de Margens (na guia Layout) e letra E é para Formas.

    Gabarito: Letra A.
  • Alternativa correta é a letra ""A""

  • Reposta- A conforme correção do Qconcursos.

  • Gab: A

    B - Tabela

    C - Inserir Legenda

    D - Margens

    E - Forma

  • Para quem ficou "caçando" a opção "inserir legenda" como eu, encontra-se na guia Referências no grupo Legendas.

  • Parecendo letra capitular