SóProvas



Prova CESPE - 2017 - CBM-AL - Soldado Combatente


ID
2547373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Com relação aos direitos humanos, julgue o próximo item.


Historicamente, diversos sistemas jurídicos expressaram respeito a valores relacionados aos direitos humanos, como se pode comprovar, por exemplo, na Antiguidade, com o Código de Hammurabi; na Idade Média, por meio da Magna Carta Inglesa, de 1215; e, na Idade Moderna, mediante a Declaração Inglesa de Direitos, de 1689.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão? obrigado!

  • Esse trecho fala do momento histórico das constituições.

    Em 1215 temos a constituição de João sem terra e o Habeas Corpus surgiu nessa época.

    Então com o desenrolar das constituições tivemos a presença dos direitos humanos.

  • Gente, como assim que a lei de talião expressa algo dos direito humanos????

  • Declaração Inglesa de Direitos = Bill of Rights (Carta de Direitos), promulgada em 1689 pelo Parlamento Inglês onde colocava fim ao absolutismo, surgindo aí a Monarquia Parlamentarista, onde o rei passou a se submeter as decisões do parlamento. Também foi de grande importância com relação aos direitos individuais.

  • Questão capciosa demais. 

    Todas essas leis se preocuparam com direitos humanos, mas protegeram esses direitos sem necessariamente respeitar os direitos humanos do ofensor. 

  • Código de Hammurabi: O objetivo era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum. No seu epílogo, Hamurabi afirma que elaborou o conjunto de leis "para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos" e "para resolver todas as disputas e sanar quaisquer ofensas". Pontos principais do código de Hamurabi: Não cumprimento de contrato; lei de talião (olho por olho, dente por dente); falso testemunho; roubo e receptação; estupro; família; escravos e ajuda de fugitivos.

     

    Termos da Magna Carta: vontade do rei estaria sujeita à lei. Significa que o rei devia julgar os indivíduos conforme a lei, seguindo o devido processo legal, e não segundo a sua vontade, até então absoluta.

  • Gab Certo

    DIREITOS HUMANOS: EVOLUÇÃO HISTÓRICA  

     

    . Direitos na antigüidade.  

    -O direito vigente nas sociedades da antigüidade, tanto oriental, quanto ocidental, limitava-se a proteger a vida, a integridade física, a honra, a família e a propriedade privada.(mesmo assim era privilégio dos poucos integrantes do poder e seus protegidos).  

    -As primeiras leis escritas da antigüidade que influenciaram até nossos dias:  

     

    -O Código de Hammurabi ( séc. XVII, a.C) tem 282 parágrafos com matéria processual, penal patrimonial, obrigacional e contratual, família, sucessão, regulamenta profissões, preços e remuneração de serviços. As penas  adotadas pelo código eram severas para os crimes de  lesão corporal e os homicídios, adotando-se o talião (dente por dente...); 

    -O Código de Manu ( séc. XIII a.C. ), Compõe-se de 12 livros. Este código protegia a propriedade privada, a honra pessoal, a vida, a integridade física das pessoas, a família – exigia do marido comportamento digno em relação a mulher e à família. Punia o adultério e admitia o divórcio. Admitia a pena de morte, de proscrição, de exílio e de confisco;  

    -Lei mosaica (séc. XIII a.C.), atribuída a Moisés e reunida nos primeiros livros da Bíblia sob o título de pentateuco, ao qual os Judeus denominam Torá, ou Lei. Compõe-se de um conjunto de regras morais, sociais e religiosas de observação obrigatória para o povo de Israel. Tem  como fundamento as Leis Divinas. Tábuas da Lei ou Decálogo – 10 mandamentos fundamentais. A legislação pincipia com o decálogo, que é uma súmula admirável de todo direito judaico, para completar-se com o Levítico, o livro dos números e o Deuteronômio ( palavra grega  que significa “segunda lei”). 

    3.      Os Direitos na Idade Média  

    A Carta Magna Inglesa firmada pelo rei inglês João sem- terra (1215/1225, feita para proteger os privilégios dos barões e os direitos dos homens livres. É considerada o documento básico das liberdades inglesas);  

    Declaração de Direitos de 1689 (em inglês: Bill of Rights of 1689) foi um documento elaborado pelo Parlamento de Inglaterra e imposta aos soberanos, Guilherme III e Maria II, num ato que declara os direitos e a liberdade dos súditos e define a sucessão da coroa. Este documento é considerado um dos pilares do sistema constitucional do Reino Unido que estabelece limites aos poderes do monarca e declara os direitos do Parlamento, incluindo regular deliberação parlamentar, eleições livres e liberdade de expressão no Parlamento.


    http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/tertuliano/apostila01.html

  • Algumas leis do Código de Hamurabi:
    - Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
    - Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
    - Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
    - Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.

    Isso representa proteção aos direitos humanos?

  • O código de Hamurabi foi criado por volta de 1700 a.C. pelo rei Khammurabi e teve como objetivos criação de leis baseadas no costume e com o intuito de organizar e administrar a região da Mesopotâmia. De acordo com os textos acadêmicos, as leis trataram das primeiras preocupações com os direitos humanos, pois, teriam sido criadas com o intuito de “proteger” os mais fracos dos mais fortes, instituir a justiça como forma de firmar a segurança e a garantia dos direitos e responsabilidades, além de propiciar o bem-estar do povo.

     

    Questão correta!

     

    https://jus.com.br/artigos/49122/o-codigo-de-hamurabi-e-as-relacoes-com-o-direito-contemporaneo-no-que-concerne-aos-homicidios-e-suas-penas


     

  • Errei a questão porque estudei apenas como Bill of Rights, que vacilo.

  • Cespe sendo cespe... kkk. o código de Hamurábi é exemplo de exercício abusivo da resposta estatal, prevendo penas capitais e amputação de membros... erraria sempre!

  • Sabia essa questão com maçãs hehe
  • Pessoal sobre o código de Hamurabi, ele garantiu a proporcionalidade por mais absurdo que possa ser, na realidade ele trazia garantias que antes não existiam.

  • Meu ponto de vista é: a questão "cita" a preocupação com o "direito/proteção", no sentido amplo(muito amplo), na prova erraria com certeza.

  • acertei por conta da historia geral hehe

  • deveria ser anulada, mas o Deyviton Yule deu um argumento até aceitável.

  • CERTO

    - Código de Hammurabi: homogeneizou o reino e garantiu uma cultura comum, de forma que, com essas leis, o mais forte não prejudicasse os mais fracos e fossem protegidas as viúvas e os órfãos. Se preocupou também em resolver disputas e evitar ofensas aos bens, à família, ao contrato, à honra e ao corpo humano.

    - Magna Carta Inglesa: a vontade do rei foi sujeita à Lei. Ou seja, não caberia mais o livre arbítrio do monarca aos dissídios, mas a aplicação da Lei conforme um processo legal.

    - Declaração Inglesa de Direitos (Bill of Rights): colocou fim ao absolutismo monárquico e instaurou a monarquia parlamentarista. Foi de grande importância à defesa dos direitos individuais (participação política, liberdade de expressão).

  • Hamurabi respeitando direitos humanos, é? kkkkkkkkkk. Já pensou isso hoje?

  • Meus jovens, o Código de Hammurabi, EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO, contendo a visão de "direito humano" DAQUELE PERÍODO, traz por exemplo, o direito à segurança, na medida em que visa prevenir que as pessoas cometam homicídios e agressões desordenadamente, e o direito à justiça, quando traz punição a quem faz mal a seu semelhante. Traz também a assistência aos desamparados, observe:

    28º - Se um oficial ou um gregário foi feito prisioneiro na derrota do rei, se depois o seu filho pode ser investido disso, se lhe deverá dar o campo e horto e ele deverá assumir o benefício de seu pai.

    29º - Se o filho é ainda criança e não pode ser dele investido, um terço do campo e do horto deverá ser dado à progenitora e esta deverá sustentá-lo.

    Cuidado! Se você ficar na decoreba, o processo fica um pouco mais difícil, mas é errando que se aprende. Reconhecer o erro também é importante.

    Observe também essa outra questão do Cespe:

    : Embora contivesse a Lei de Talião, que instituía a vingança como forma de justiça, o Código de Hammurabi, primeiro conjunto de leis escritas do qual há registro histórico, trazia algumas noções elementares do que atualmente se considera direitos humanos. Gabarito: Certo.

  • Não concordo com a questão quando se fala do Código de Hammurabi, Mas aceitei a questão pela ousadia!

  • Pegadinha da questão é citar o código de hammurabi. No entanto,por mais arcáico e forte que as leis fossem elas buscavam de certo modo promover o direito à segurança e à justiça,por exemplo.

  • ATENÇÃO!! Não confundam Direitos Humanos com direito à impunidade!

    O Código de Hamurabi promoveu a justiça social e o olhar legal para todos de uma forma igualitária, uma vez que previu que a pena devia ser proporcional ao delito, a Lei de Talião favoreceu o fim dos julgamentos injustos e desumanos baseados apenas na classe social do condenado.

    • Por exemplo, se um pobre roubasse uma galinha poderia ser morto por isso; depois do Código de Hamurabi, ele teria uma pena proporcional a sua transgressão.
  • Código de Hamurabi: se roubar é cortado as mãos e etc. Bem que lei top kkkkk

  • Vamos analisar a afirmativa, considerando o contexto histórico da evolução da proteção dos direitos humanos.
    André de Carvalho Ramos (Curso de Direitos Humanos, 2014), explica: 

    "Do ponto de vista normativo, há tenuamente o reconhecimento de direitos de indivíduos na codificação de Menés (3100-2850 a.C.), no Antigo Egito. Na Suméria antiga, o Rei Hammurabi da Babilônia editou o Código de Hammurabi, que é considerado o primeiro código de normas de condutas, preceituando esboços de direitos dos indivíduos (1792-1750 a.C.), em especial o direito à vida, propriedade, honra, consolidando os costumes e estendendo a lei a todos os súditos do Império".

    É importante ressaltar que não é adequado analisar o Código de Hammurabi sob as luzes da atual concepção de direitos humanos, historicamente contextualizada no sec. XXI. Em seu momento, o Código representou um avanço, ao estabelecer um mínimo de proporcionalidade nas sanções e no reconhecimento de proteções que hoje podem ser compreendidas como direitos individuais em forma embrionária.

    Em relação à Magna Carta, este documento, datado de 1215, é o primeiro a estabelecer um rol de liberdades negativas - ou seja, direitos titularizados pelos indivíduos (barões ingleses, no caso) e exercidos contra o Estado (uma forma de coibir abusos do Rei João Sem Terra). Ramos observa que, apesar de não ser destinada à proteção de todos os indivíduos, "a Magna Carta traz em seu bojo a ideia de governo representativo e ainda direitos que, séculos depois, seriam universalizados, atingindo todos os indivíduos, entre eles o direito de ir e vir em situação de paz, direito de ser julgado pelos seus pares (vide Parte IV, item 23.4 sobre o Tribunal do Júri), acesso à justiça e proporcionalidade entre o crime e a pena".

    Por fim, a Declaração Inglesa de Direitos (Bill of Rights, 1689) é um documento que estabelece que a vontade da lei se sobrepõe à vontade do soberano, encerrando o absolutismo monárquico naquele Estado. Ramos detalha que ela afirma “que é ilegal o pretendido poder de suspender leis, ou a execução de leis, pela autoridade real, sem o consentimento do Parlamento"; “que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento" e que “a liberdade de expressão, e debates ou procedimentos no Parlamento, não devem ser impedidos ou questionados por qualquer tribunal ou local fora do Parlamento".

    Gabarito: a afirmativa está CORRETA.
  • Quando se fala do Código de Hammurabi, de certa forma, traz uma noção de proporcionalidade no trato das ofensas.

  • CERTO.

    Código de Hammurabi é considerado o primeiro código de normas de condutas, preceituando esboços de direitos dos indivíduos (1792-1750 a.C.- Antiguidade), em especial o direito à vida, propriedade, honra, consolidando costumes e estendendo a lei a todos os súditos do Império. 

    Por sua vez, a Magna Carta, redigida em 1215 (Idade Média), consistiu em um diploma que continha um catálogo de direitos dos indivíduos contra o Estado

    Já na Declaração Inglesa de Direitos, de 1689 (Idade Moderna), também chamada de Bill of Rights, consta, basicamente, a afirmação da vontade da lei sobre a vontade absolutista do rei. (RAMOS, 2021)

    Portanto, é correto afirmar que, historicamente, diversos sistemas jurídicos expressaram respeito a valores relacionados aos direitos humanos, como se pode comprovar, por exemplo, na Antiguidade, com o Código de Hammurabi; na Idade Média, por meio da Magna Carta Inglesa, de 1215; e, na Idade Moderna, mediante a Declaração Inglesa de Direitos, de 1689

  • Bem humano o código de hammurabi...

    • Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.

    • Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.

    • Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.

    • Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.

    • Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.

    • Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.

    • Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.

    • Se alguém tiver um débito de empréstimo e uma tempestade prostrar os grãos ou a colheita for ruim, ou os grãos não crescerem por falta d’água, naquele ano a pessoa não precisa dar ao seu credor dinheiro algum. Ele deve lavar sua tábua de débito na água e não pagar aluguel naquele ano.

    • Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’ água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos.

    • Se um homem quiser se separar e sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir.

    • Se alguém der seu filho para uma ama e a criança morrer nas mãos desta ama, mas a ama, com o desconhecimento do pai e da mãe, cuidar de outra criança, então eles devem acusá-la de estar cuidando de uma outra criança sem o consentimento do pai e da mãe. O castigo desta mulher será ter os seus seios cortados.

  • Bem humano o código de Hamurabi...

    • Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.

    • Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.

    • Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.

    • Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.

    • Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.

    • Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.

    • Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.

    • Se alguém tiver um débito de empréstimo e uma tempestade prostrar os grãos ou a colheita for ruim, ou os grãos não crescerem por falta d’água, naquele ano a pessoa não precisa dar ao seu credor dinheiro algum. Ele deve lavar sua tábua de débito na água e não pagar aluguel naquele ano.

    • Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’ água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos.

    • Se um homem quiser se separar e sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir.

    • Se alguém der seu filho para uma ama e a criança morrer nas mãos desta ama, mas a ama, com o desconhecimento do pai e da mãe, cuidar de outra criança, então eles devem acusá-la de estar cuidando de uma outra criança sem o consentimento do pai e da mãe. O castigo desta mulher será ter os seus seios cortados.

  • muitos alunos copia e cola texto da internet pra da aula aqui nos comentarios desnecessario isso!

  • CERTO.

  • Olho por olho .

  • FIXAÇÃO:

    - Código de Hammurabi: homogeneizou o reino e garantiu uma cultura comum, de forma que, com essas leis, o mais forte não prejudicasse os mais fracos e fossem protegidas as viúvas e os órfãos. Se preocupou também em resolver disputas e evitar ofensas aos bens, à família, ao contrato, à honra e ao corpo humano.

    - Magna Carta Inglesa: a vontade do rei foi sujeita à Lei. Ou seja, não caberia mais o livre arbítrio do monarca aos dissídios, mas a aplicação da Lei conforme um processo legal.

    - Declaração Inglesa de Direitos (Bill of Rights): colocou fim ao absolutismo monárquico e instaurou a monarquia parlamentarista. Foi de grande importância à defesa dos direitos individuais (participação política, liberdade de expressão).

  • Gabarito : Certo.

  • Sempre tem que vir uma questão do codigo de hammurabi, na prova cespe kkkkk


ID
2547376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Com relação aos direitos humanos, julgue o próximo item.


No Brasil, o indivíduo, ainda que se autoincrimine, é constrangido pelo Estado a contribuir para o processo sancionatório.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar essa questão?

  •  ( X ) NUNCA NEM VI ... 

  • Gabarito: Errado

     

     o privilégio ou princípio (a garantia) da não auto-incriminação (Nemo tenetur se detegere ou Nemo tenetur se ipsum accusare ou Nemo tenetur se ipsum prodere) significa que ninguém é obrigado a se auto-incriminar ou a produzir prova contra si mesmo (nem o suspeito ou indiciado, nem o acusado, nem a testemunha etc.). Nenhum indivíduo pode ser obrigado, por qualquer autoridade ou mesmo por um particular, a fornecer involuntariamente qualquer tipo de informação ou declaração ou dado ou objeto ou prova que o incrimine direta ou indiretamente.

  • O privilégio ou princípio (a garantia) da não auto-incriminação (Nemo tenetur se detegere ou Nemo tenetur se ipsum accusare ou Nemo tenetur se ipsum prodere) significa que ninguém é obrigado a se auto-incriminar ou a produzir prova contra si mesmo (nem o suspeito ou indiciado, nem o acusado, nem a testemunha etc.). Nenhum indivíduo pode ser obrigado, por qualquer autoridade ou mesmo por um particular, a fornecer involuntariamente qualquer tipo de informação ou declaração ou dado ou objeto ou prova que o incrimine direta ou indiretamente.

    Qualquer tipo de prova contra o réu que dependa (ativamente) dele só vale se o ato for levado a cabo de forma voluntária e consciente. São intoleráveis a fraude, a coação, física ou moral, a pressão, os artificalismos etc.

    Todas essas dimensões estão previstas tanto no direito interno como no direito internacional. Alguns aspectos acham-se expressamente previstos na Constituição (CF, art. , inc. LXIII número 1 supra), enquanto outros na CADH (art. 8º, 2, g) e no PIDCP (art. 14, 3, g) números 3 e 4 supra. Os demais aspectos substanciais do princípio (da garantia) da não auto-incriminação vem sendo reconhecidos pela jurisprudência brasileira (cf. especialmente o STF, HC 96.219-SP, rel. Min. Celso de Mello), como emanações naturais dos enunciados formais.

     GOMES, Luiz Flávio. Princípio da não auto-incriminação: significado, conteúdo, base jurídica e âmbito de incidência. Disponível em http://www.lfg.com.br 26 janeiro. 2010.

  • Qualquer tipo de prova contra o réu que dependa (ativamente) dele só vale se o ato for levado a cabo de forma voluntária e consciente. São intoleráveis a fraude, a coação, física ou moral, a pressão, os artificalismos etc. Nada disso é válido para a obtenção da prova. A garantia de não declarar contra si mesmo tem significado amplo. O não declarar deve ser entendido como qualquer tipo de manifestação (ativa) do agente, seja oral, documental, material etc.

  • Eu entendi da seguinte forma: mesmo que o indivíduo confesse o crime, o Estado não o deixará impune. Por isso marquei certa. Achei a redação um tanto quanto confusa.

  • Redação extremamente ambígua, confusa pqp 

  • Pra mim o erro da questão está na palabra  "constrangido "

  • (1) "No Brasil, o indivíduo, ainda que se autoincrimine, (...)" ou seja, ainda que o indivíduo confesse o crime ou, sem querer, deixe claro circunstâncias que o mostrem autor do crime

     

    (2) "(...) é constrangido pelo Estado a contribuir para o processo sancionatório." mesmo que se incrimine, o Estado irá forçar que ele participe do processo de sanção, ou seja, processo que coloque culpa a ele.

     

    É uma alternativa tranquila, mas com redação confusa. Está errada, porque o Estado nunca poderá forçar ninguém a se auto-incriminar, nem a produzir provas contra si mesmo (nemo detegere se tenectur)

  • A pessoa se auto-incrimina e o Estado ainda a constrange? Jamais!

     Nemo tenetur se detegere ;)

  • Errado, pois o Estado não pode forçar ninguém a produzir provas contra si mesmo.

  • Processo de sanção não seria a aplicação da pena?

  • Princípio da vedação à auto-incriminação: O estado não pode constranger nínguém, muito menos o indivíduo produzir provas contra sí mesmo.

  • ERRADO! 

    Art.8 CADH

    A confissão do acusado só é válida se feita sem coação de nenhuma natureza. 

  • A afirmativa combina alguns direitos fundamentais do acusado e a responsabilidade pela condução do processo. De acordo com o art. 5º, LXIII, o preso tem o direito de permanecer calado e, de acordo com o inciso LVII, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (presunção de inocência). A responsabilidade pela condução da ação penal é do Estado e não há nenhuma obrigação legal de colaboração do acusado para o seu desenrolar - na verdade, o princípio da ampla defesa garante que o acusado seja livre para escolher a estratégia de defesa mais adequada.

    Gabarito: a afirmativa está errada.

  • Minha opinião: Significado de Constranger. verbo transitivo Apertar, impedindo os movimentos de: aquela roupa o constrangia. Coagir, física ou moralmente; compelir:constranger as testemunhas. o Estado o força? ou o estado o envergonha? eu tirei como se o estado o obrigasse a contribuir mesmo não sendo obrigado ou seja a própria questão não chega a lugar algum, mas se deram como certa então manda quem é cespe e obedece quem quer quebrar essa banca. kkkkkkk




    Força e Honra.

  • Princípio da vedação à auto-incriminação: 

    "Nemo tenetur se detergere"

    O estado não pode constranger nínguém a produzir provas contra sí mesmo.

  • Nemo tenetur se detergere,

    Princípio da vedação à auto-incriminação

    Art.8 CADH

    A confissão do acusado só é válida se feita sem coação de nenhuma natureza. 

  • Melhorando a assertiva: No Brasil, o indivíduo, ainda que se autoincrimine (confesse o crime), é constrangido ( obrigado, forçado.) pelo Estado a contribuir para o processo sancionatório ( poder para validar ou aprovar uma lei). Não, Princípio da vedação à auto-incriminação: O estado não pode constranger nínguém, muito menos o indivíduo a produzir provas contra sí.

  • "incompleto não é errado" SÓ QUANDO ELES QUEREM!

    O indivíduo pode sim ser constrangido pelo Estado a contribuir para o processo sancionatório nos casos de reconhecimento de pessoas!

    Se o indivíduo pode ser constrangido, então ele é constrangido.

    Errado seria: O indivíduo deve ser sempre constrangido; O indivíduo sempre é constrangido; O indivíduo, em regra, é constrangido; Mas isso é só quando eles querem.

  • Nem se autoincriminar, nem o estado pode obrigar.

    #PmAL2021

  • No Brasil, o indivíduo, ainda que se autoincrimine, é constrangido pelo Estado a contribuir para o processo sancionatório. ERRADO

    A redação da questão atribui o sentido de OBRIGAÇÃO a palavra CONSTRANGIDO, o que a torna errada, pois conforme explanado pelos colegas ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.

  • No Brasil, o indivíduo, ainda que se autoincrimine, é constrangido pelo Estado a contribuir para o processo sancionatório.

    CONSTRANGIDO=SER OBRIGADO.

    Gab. ERRADO.

  • Um bom exemplo é na CPI da COVID19, onde o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuelo foi convocado para ser interrogado na comissão, mas como ele é investigado pelo STF em outros casos, ele entrou com habeas corpos para ter o direito de não falar, permanecer calado na oitiva, e com isso não produzir provas contra si próprio.

  • Não há obrigação de produzir provas contra si.

    PMAL2021

  • SE FOSSE ASSIM NAO HAVERIA MAIS INQUÉRITO, AS PRÓPRIAS PESSOAS IRIAM FALAR O QUE FEZ E IRIA FICAR POR ISSO MESMO.

  • ERRADO

    Segundo a Professora Liz Rodrigues,

    De acordo com o art. 5º, LXIII, o preso tem o direito de permanecer calado e, de acordo com o inciso LVII, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (presunção de inocência).

  • autoincrimine(produza provas contra ele mesmo)

    cnstrangido(forçado a algo)

    sanção(penalidade por infringir a lei)

    basicamente a questão diz que quem produz provas contra si mesmo é obrigado a ajudar o Estado a sancionalo.

    Errado: temos o direito de permancer calado para não produzir provas contra si mesmo. Além do que até que se prove o contrário,a pessoa é considerada inoscente.

  • RESUMINDO A QUESTÃO: ELE SE AUTO SE DIZ AUTOR DE UM CRIME, O ESTADO DE IMEDIATO O LEVARÁ COMO CULPADO DE TAL ACUSAÇÃO A SER RÉU EM UM PROCESSO? NÃO.

  • pra mim essa questão não faz sentido e nem as respostas. A pergunta não diz que o Estado vai forçar o indivíduo se incriminar e sim que vai ter um julgamento, mesmo ele se autoincriminando, ele deve ser dirigido a um julgamento, isso é óbvio.
  • auto incrimine (produza provas contra ele mesmo)

    constrangido (forçado a algo)

    sanção (penalidade por infringir a lei)

    basicamente a questão diz que quem produz provas contra si mesmo é obrigado a ajudar o Estado a sancionalo.

    Errado: temos o direito de permanecer calado para não produzir provas contra si mesmo. Além do que até que se prove o contrário, a pessoa é considerada inocente.

    copiado do colega

  • se o índivíduo ajudar no processo sancionatório,ele estará ajudando a conseguir provas contra ele mesmo. Todavia,ninguém é constrangido(obrigado) a isso,ainda que se autoincrimine

  • Ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, em nenhum caso.

  • Errado

  • substitua a palavra constrangido pelo seu sinônimo forçado, ajudará na resolução.
  • "Ninguém poderá produzir provas contra si mesmo..."

    ERRADO


ID
2547379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Com relação aos direitos humanos, julgue o próximo item.


Os direitos humanos, que consistem em um conjunto de direitos indispensáveis à vida digna, fundamentam-se nas Constituições e em tratados internacionais e sustentam-se no reconhecimento de que todo indivíduo tem direito a ter direitos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO!

     

  • quetãozinha safada kkkkk, mas o cesp sendo cesp 

  • Certo

    “direitos humanos” é expressão consagrada para se referir aos direitos positivados em tratados internacionais, ou seja, são direitos
    protegidos no âmbito do direito internacional público. A proteção a esses direitos é feita mediante convenções globais (por exemplo, o Pacto
    Internacional sobre Direitos Civis e Políticos) ou regionais (por exemplo, a Convenção Americana de Direitos Humanos).
     

  • Em constituições? Dai seriam direitos e garantias fundamentais ¬¬

  • Realmente questão safada .
  • "Fundamentam-se" não diz que está expresso na constituição, portanto questão correta! 

  • Vocês também... procuram cabelo em ovo.

  • Dar até medo de marcar, vai que tem uma armadilha na parte da gramática da questão kkkk

  • GABARITO - CERTO


    Os direitos humanos objetivam a proteção dos direitos de qualquer pessoa, sem distinção de nacionalidade, credo, raça ou origem social, no plano interno e no plano internacional. Convencionou-se denominar esses direitos de direitos fundamentais, quando incorporados à ordem constitucional pátria. Os direitos humanos propriamente ditos estão consignados, no plano internacional, por meio de declarações, tratados e convenções internacionais.

     

    O conceito de "conjunto de direitos indispensáveis à vida digna", deve compreender tanto aqueles direitos de defesa e de exercício das liberdades civis (direitos de primeira dimensão), quanto aqueloutros relativos à subsistência e garantia de sustentação material do indivíduo, também denominados direitos sociais, econômicos e culturais, ou direitos de segunda dimensão. Ambos estão albergados em nossa ordem constitucional e em tratados e convenções internacionais de direitos humanos, tais como os Pactos de Direitos Civis e Políticos e o de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, ambos de 1969.

  • Sabia a questão certa e acabei marcando a errada desconfiando da bancakkk

  • Fundamentam-se nas Constituições ? Nao seria o contrario ?

  • Achei que a constituição que se fundamentava na dudh , fiquei confuso
  • QUANDO ELE FALA QUE Fundamentam-se nas Constituições.. É PORQUE OS DIREITOS HUMANOS QUANDO ENQUADRADOS DENTRO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO NOS O CHAMAMOS DE DIREITO FUNDAMENTAL

  • QUANDO ELE FALA QUE Fundamentam-se nas Constituições.. É PORQUE OS DIREITOS HUMANOS QUANDO ENQUADRADOS DENTRO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO NOS O CHAMAMOS DE DIREITO FUNDAMENTAL

  • QUANDO ELE FALA QUE Fundamentam-se nas Constituições.. É PORQUE OS DIREITOS HUMANOS QUANDO ENQUADRADOS DENTRO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO NOS O CHAMAMOS DE DIREITO FUNDAMENTAL

  • Rumo #PRF

  • Direitos Humanos = proteger direitos Externos → Encontrado no ordenamento interno (Constituição) e no ordenamento externo (Tratados).

    Direitos Fundamentais = proteger direitos Internos

    Rol de direitos humanos é exemplificativo, uma vez que outros direitos podem ser incorporados.

  • Direitos Humanos podem ser conceituados como o conjunto de direitos que, em cada momento histórico, concretizam as exigências de dignidade, liberdade e igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurídicos em nível nacional e internacional.

    Visam, dentro outros, à limitação do arbítrio do Estado e ao estabelecimento da igualdade nas relações sociais, sem quaisquer discriminações, tais como de nacionalidade, credo, raça ou origem social.

    Gabarito: CERTA.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Direitos Humanos podem ser conceituados como o conjunto de direitos que, em cada momento histórico, concretizam as exigências de dignidade, liberdade e igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurídicos em nível nacional e internacional. Visam, dentro outros, à limitação do arbítrio do Estado e ao estabelecimento da igualdade nas relações sociais, sem quaisquer discriminações, tais como de nacionalidade, credo, raça ou origem social. 

  • É possível afirmar que a origem da proteção dos direitos humanos pode ser encontrada em documentos históricos bastante antigos, como a Magna Carta Libertatum (1215). No entanto, é a distinção kantiana entre coisas (que podem ser substituídas e que não possuem valor por si) e pessoas (insubstituíveis e portadoras de um valor que lhes é inerente, conhecido como dignidade humana) que inspira a concepção atual de direitos humanos, como sendo o conjunto de proteções indispensáveis para assegurar ao indivíduo uma vida condizente com a ideia de dignidade humana. Estas proteções podem ser encontradas tanto em normas nacionais, como as Constituições, quanto em documentos internacionais, como tratados, convenções e declarações internacionais de direitos humanos. Considerando que todo ser humano é considerado um portador de dignidade humana, não se admite a possibilidade que estes sejam tratados como coisas e que este valor essencial lhes seja retirado (note que a dignidade é considerada inerente a todos os seres humanos, não podendo ser-lhes retirada). Assim, a afirmativa está correta.


    Gabarito: a afirmativa está CORRETA
  • Dá até medo de marcar. kk
  • CERTO

    Atualmente, os direitos humanos têm sido utilizados pelos movimentos sociais urbanos e rurais, assim como por povos e comunidades tradicionais, como forma de proteção, principalmente contra transgressões cometidas pelo Estado ou por seus agentes.

  • Tem que ser bom em interpretação de texto pra acertar essa questão.
  • Se eu errasse essa eu desistia viu

  • CERTO

  • Quem errou, acertou...

    • Direitos humanos são um conjunto de direitos inerentes à pessoa pelo simples fato de ser humano. Esses direitos são fundamentados em TRATADOS, PACTOS E CONVENÇÕES internacionais.

    O que está fundamentado nas constituições são os direitos e garantias FUNDAMENTAIS.

  • Gabarito : Certo.

  • São direitos inerentes a condição humana, logo, pertencem a todas as pessoas.


ID
2547382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos direitos humanos, julgue o próximo item.


Para garantir a dignidade da pessoa humana, o conjunto normativo dos direitos humanos apresenta-se como um rol predeterminado, em que os direitos são listados de forma taxativa.

Alternativas
Comentários
  • O rol é exemplificativo e não taxativo.

     

    Exemplificativo= consta no art 5 e em outros espalhados pelo texto constitucional

     

    Taxativo= Apenas aqueles que estão descritos de forma expressa

     

    Daí o erro da questão

  • Antes mesmo de sabermos a diferença entre um rol taxativo e um rol exemplificativo, devemos conceituar o que é um rol.

    Rol significa enumeração um tanto minuciosa; catálogo, lista, relação.
    As leis e os demais atos normativos geralmente preveem róis taxativo e exemplificativo.

    O rol taxativo, também chamado de rol exaustivo, estabelece uma lista determinada, não dando margem a interpretações extensivas.

    Como exemplos de rol taxativo, podemo citar:

    Art. 1º da Lei nº 8.072/90 - Lei dos Crimes Hediondos.

    Somente os  crimes mencionados no Art. 1º da Lei nº 8.072 são considerados hediondos. 

    Assim, um crime, por mais cruel que possa parecer, não se enquadra como hediondo se não estiver contido no referido rol.
    Veja o caput do artigo 1º:

    Art. 1º São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    O rol exemplificativo é aquele que estabelece apenas alguns itens de uma lista. 
    Desta forma, deixa-se a lista em aberto para que outros casos sejam inseridos no referido rol.

    Como exemplo, podemos citar:

    Art. 7º da Lei nº 11.340/06 - Lei Maria da Penha.

    O artigo 7º da Lei Maria da Penha estabelece as hipóteses de atos que configuram violência contra a mulher. Veja o caput (cabeça) do artigo 7º:

    Art. 7º  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:


    Note a expressão entre outras. Ela indica que, além das hipóteses previstas nos incisos do artigo 7º, outros atos podem ser considerados violência contra a mulher.

     

    https://www.portalconcursopublico.com.br/2017/05/rol-taxativo-exemplificativo-diferenca.html

     

  • Questão errada, conforme se extrai do artigo 5º, §2º, da C.F.: 

    § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

  • O rol é EXEMPLIFICATIVO e não TAXATIVO.

    Rol Exemplificativo = Normalmente trazem expressões como "entre outros" e "demais hipóteses previstas em lei".

    Rol Taxativo = É apenas o que está descrito.

  • Rol EXEMPLIFICATIVO!

  • OS DIREITOS FUNDAMENTAIS SÃO ROL EXEMPLIFICATIVOS.

  • A questão exige conhecimento acerca da teoria geral dos direitos fundamentais. Sobre a temática, é correto dizer que a sistematização do Título II, da CF/88 que tornou ágil e organizada a busca pelos principais dispositivos que proclamam direitos fundamentais, não se pretende exaustiva e não impede a identificação de outros direitos consagrados em trechos diversos do Título II (em artigos esparsos do texto constitucional).

    Conforme art. 5º § 2º “Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte". Os direitos econômicos (art. 170), por exemplo, assim como os direitos referentes ao meio ambiente (art. 225) e o direito à educação (art. 205), dentre tantos outros, não estão listados no Título II; nada obstante são certamente fundamentais - em virtude da essencialidade dos mesmos para a identificação do projeto básico constitucional.

    Gabarito do professor: assertiva errada.

  • ROL EXEMPLIFICATIVO , E NÃO TAXATIVO.

  • Rol é exemplificativo,

    O QUE IMPORTA NÃO É AQUILO QUE ESTÁ NA FORMA,

    O QUE IMPORTA É O DIREITO TER CONTEÚDO DE DIREITO FUNDAMENTAL,

    ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE HAJA DIREITOS FUNDAMENTAIS FORA DA CF.

  • ROL EXEMPLIFICATIVOS

  • Direitos Humanos consistem em um conjunto de direitos essenciais e indispensáveis para a vida humana digna, pautada na liberdade, igualdade e dignidade. Não há um rol predeterminado, as necessidades humanas variam e, de acordo com o contexto histórico de uma época, novas demandas sociais são traduzidas juridicamente e inseridas na lista dos direitos humanos. São explicitamente ou implicitamente retratados nas Constituições ou nos tratados internacionais. Os direitos humanos têm em comum quatro ideias-chaves ou marcas distintivas: universalidade (direitos de todos); essencialidade (valores indispensáveis que devem ser protegidos por todos); superioridade normativa ou preferenciabilidade (superioridade com relação às demais normas); reciprocidade (são direitos de todos e não sujeitam apenas o Estado e os agentes públicos, mas toda a coletividade).

    fonte; https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1466/Direitos-Humanos

  • o rol é exemplificativo.

  • NÃO- TAXATIVIDADE

  • O rol é EXEMPLIFICATIVO e não TAXATIVO.

    Rol Exemplificativo = Normalmente trazem expressões como "entre outros" e "demais hipóteses previstas em lei".

    Rol Taxativo = É apenas o que está descrito.

  • Punições e coisas rigorosas serão TAXATIVAS

    Benefícios e outras coisas boas serão EXEMPLIFICATIVAS

  • Rol de Direitos Humanos é Exemplificativo.

  • seria correto se fosse exemplificativo. Taxativo está errado!!
  • GAB.: ERRADO

    O rol é exemplificativo e não taxativo.

    • Exemplificativo -->consta no art 5
    • Taxativo--> Apenas aqueles que estão descritos de forma expressa
  • Para garantir a dignidade da pessoa humana, o conjunto normativo dos direitos humanos apresenta-se como um rol predeterminado, em que os direitos são listados de forma taxativa

    ___________________________

    Nesse caso apresenta-se de forma exemplificativa.

    Gabarito: ERRADO

  • A CF É UM EXEMPLO !

    Deus ajuda-nos à passar nessa prova !!!!

  • Rol é exemplificativo e não taxativo.

  • EXEMPLIFICATIVO.

  • Exemplificativo

  • Exemplificativo: Consta no art. 5 e em outros espalhados pelo texto constitucional

    Taxativo: Apenas aqueles que estão descritos de forma expressa

    Nesse caso o rol é exemplificativo.

    GAB: Errado

  • PMAL 2021 ⚡⚡⚡⚡⚡
  • ERRADO

    Como bem pontua Rafael Barretto:

    "a relação de direitos humanos é ampla, pois vários são os direitos que materializam a dignidade humana (...) didaticamente, pode-se agrupar os diversos direitos da seguinte maneira: 1) Direitos Civis; 2) Direitos Políticos; 3) Direitos Sociais; 4) Direitos Econômicos; 5) Direitos Culturais; 6) Direitos Difusos. (...) Esses "tipos" de direitos costumam ser agrupados em gerações: os civis e políticos integram a primeira geração; os sociais, econômicos e culturais a segunda geração; e os difusos a terceira geração". 

    o conjunto normativo dos direitos humanos não se apresenta como um rol predeterminado, especialmente em razão da historicidade dos direitos humanos. Isto é: os direitos humanos são frutos do processo histórico, pois não surgiram todos aos mesmo tempo, mas, sim, gradativamente, em diferentes momentos históricos. 

    Nesse sentido, ensina Rafael Barretto: 

    "aspecto importante da historicidade dos direitos humanos é que ela é expansiva, o que significa dizer que a caminhada histórica é sempre no sentido de reconhecer novos direitos e ampliar a proteção à pessoanão se admitindo suprimir direitos já reconhecidos na ordem jurídica, pois isso configuraria um retrocesso (...) é objeto da tese da PROIBIÇÃO DE RETROCESSO, segundo a qual suprimir direitos já incorporados ao patrimônio jurídico da Humanidade corresponderia a um retrocesso na afirmação da dignidade humana". (BARRETTO, Rafael. Direitos Humanos – 8. ed. rev., atual., e ampl. – Salvador: Juspodivm, 2018, p. 32). 

    Portanto, para garantir a dignidade da pessoa humana, o conjunto normativo dos direitos humanos não se apresenta como um rol predeterminado, em que os direitos são listados de forma taxativa. Ao contrário: são meramente exemplificativos.

  • PMAL 2021 COM FÉ E FOCO!

  • OS DIREITOS HUMANOS NAO SE ESGOTAM , NAO E UM ROL TAXATIVO

    SAO MERAMENTES EXEMPLIFICATIVOS , TEMOS DIREITOS JUSNATURALISTA E JUSPOSITIVISTA

    GABARITO ERRADINHO

  • Taxativo é quando se esgota

  • O rol é exemplificativo.

  • Gabarito : Errado.

  • Taxativo quando se esgota.

    Exemplificativo quando não se esgotam (prevalecem)

  • Gabarito: Errado.

    O rol é taxado de forma exemplificativa.

  • E

    Rol exemplificativo.


ID
2547385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a ética e cidadania.


A disciplina policial militar, que tem como uma de suas manifestações essenciais o respeito à ética policial militar, consiste em rigorosa observância e cumprimento integral de normas, leis e regulamentos por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo policial militar.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III

    Da Hierarquia Policial-Militar e da disciplina

    Art 13 - A hierarquia e a disciplina são a base institucional da Polícia Militar, crescendo a autoridade e a responsabilidade com a elevação do grau hierárquico.

    § 1º - A hierarquia é a ordenação da autoridade, em níveis diferentes, dentro da estrutura da Polícia Militar, por postos e graduações. Dentro de um mesmo posto ou graduação, a ordenação faz-se pela antigüidade nestes, sendo o respeito à hierarquia consubstanciado no espírito de acatamento da autoridade.

    § 2º - Disciplina é a rigorosa observância e acatamento integral da legislação que fundamenta o organismo policial-militar e coordena seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo, perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo.

    § 3º - A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos em todas as circunstâncias pelos policiais-militares em atividade ou na inatividade.

  • LEI 7.289/84 Art- 13
  • GB/ C

    PMGO

  • Questão perfeito ao CPM.

  • A hierarquia e a disciplina é base das instituições militares.

    Hierarquia é a ordenação da autoridade,em níveis diferentes dentro das instituições militares.

    Disciplina consiste na ética profissional no exato cumprimento do deveres inerentes.

  • Questão aula! Copie e cole em seu material!

  • Rigorosa observância e acatamento integral das leis, regulamentos, normas e dispositivos (faltou esse último, mas não anula o gabarito correto da questão).

  • O incompleto é certo. (Para a cespe).

  • Pessoal que esta estudando para PMAL, to vendendo um combo de apostilas e questões baseada somente no que cai na PMAL o conteudo inclui D. Adm, D. Const. Estatuto + RDPMAL + nova lei de promoções da pmal e ainda mando de bonus varias questões da pmal. todas as apostilas são em pdf e são esquematizadas. tudo por apenas 40$ wpp (82)982057012

  • Mnemônico para vocês de Manifestação de disciplina: RI CO CORRE CON RESPEITO E OBEDIÊNCIA.

    RIGOROSA OBSERVÂNCIA DAS LEIS, NORMAS E REGULAMENTO

    COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA DE DISCIPLINA

    CORREÇÃO DE ATITUDE

    CONSCIÊNCIA DAS RESPONSABILIDADE

    RESPEITO PARA COM A ÉTICA POLICIAL

    E OBEDIÊNCIA AS ORDENS

    BIZU DO PROFESSOR DIEGO CORREIA.

  • Mnemônico para vocês de Manifestação de disciplina: RI CO CORRE CON RESPEITO E OBEDIÊNCIA.

    RIGOROSA OBSERVÂNCIA DAS LEIS, NORMAS E REGULAMENTO

    COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA DE DISCIPLINA

    CORREÇÃO DE ATITUDE

    CONSCIÊNCIA DAS RESPONSABILIDADE

    RESPEITO PARA COM A ÉTICA POLICIAL

    E OBEDIÊNCIA AS ORDENS

    BIZU DO PROFESSOR DIEGO CORREIA.

  • sorte de quem fez essa prova


ID
2547388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a ética e cidadania.


A Constituição Federal de 1988 aponta, em seu art. 1.º, a cidadania como um dos seus princípios fundamentais, embora limite o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de a cidadania ser um princípio fundamental expresso, não é o art. 1º que limita tal menção, e sim o próprio conceito de cidadão e indivíduo.

     

    Gabarito: Errado.

  • A cidadania é ampla... mensão ideológica no art 1º, abarca também o fato de votar e ser votado (sentido estrito) 

  • Questao exige um nivel mais conceituoso

  • @ERRADO

    A Constituição Federal de 1988 aponta, em seu art. 1.º, a cidadania como um dos seus princípios fundamentais, embora limite o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

    O DIREITO DE VOTAR E SER VOTADO-É O CIDADÃO E NAO CIDADANIA, QUE TEM UM CONCEITO BEM MAIS AMPLO QUE CIDADÃO.

     

    #PMAL2018

  • Para complementar a ideia do colega Guilherme, Cidadania é fundamento, e para fundamentos temos o seguinte bizu:

    SOCIDIVAPLU

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.


  • Para complementar a ideia do colega Guilherme, Cidadania é fundamento, e para fundamentos temos o seguinte bizu:

    SOCIDIVAPLU

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.


  • Acredito que o ERRO da questão não é dizer que a cidadania é um princípio fundamental, uma vez que o TÍTULO I trata dos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (art. 1º ao 4º), mas sim em dizer que o direito a cidadania está limitado ao direito de votar e ser votado.

  • Cidadania não se limita em votar e ser voltado

  • Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).

    O ato de exercer a cidadania se da com as ações sociais do cidadão na vida cotidiana. Além de ações como o voto, alistamento eleitoral, ingresso com ação popular etc.

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais insculpidos na CF/88. De fato, a cidadania é um desses princípios, conforme art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019) V - o pluralismo político.

    Contudo, está incorreto afirmar que a cidadania se limita o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

    A cidadania garante o sufrágio, o qual possibilita ao cidadão a participar das escolhas públicas do Estado por meio de diversos instrumentos, não apenas pelo voto, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Nesse sentido:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    Gabarito do professor: assertiva errada.



  • Cidadania não se limita ou se restringe apenas a votar e ser votado. É amplo demais.

    Conceito de Cidadão

    Indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. O cidadão tem direito à vida, à liberdade, à  , à igualdade perante a lei, ou seja, os direitos civis são apresentados como o ponto de saída. O cidadão deve participar dos destinos da sociedade e ter seus direitos políticos.

  • Cidadania não se limita ou se restringe apenas a votar e a ser votado. É amplo demais.

    Conceito de Cidadão

    Indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. O cidadão tem direito à vida, à liberdade, à  , à igualdade perante a lei, ou seja, os direitos civis são apresentados como o ponto de saída. O cidadão deve participar dos destinos da sociedade e ter seus direitos políticos.

    PM-AL 2020.

  • Questão passível de anulação por conta do "alcance limitado", uma vez que existem dispositivos que impedem o cidadão de votar e ser votado em decorrência de algumas situações constitucionalmente previstas.

  • Cidadania compreende o direito de votar, ser votado e de iniciativa no processo de criação normativa de leis complementares e ordinárias (não lhes permite a iniciativa de EC).

  • Aquele tipo de questão que se erra por falta de interpretação.

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais insculpidos na CF/88. De fato, a cidadania é um desses princípios, conforme art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019) V - o pluralismo político.

    Contudo, está incorreto afirmar que a cidadania se limita o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

    A cidadania garante o sufrágio, o qual possibilita ao cidadão a participar das escolhas públicas do Estado por meio de diversos instrumentos, não apenas pelo voto, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Nesse sentido:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    Gabarito do professor: assertiva errada.

  • Gabarito: Errado

    A cidadania é um dos fundamentos previstos no Art.1° da CF/88, no entanto, ela não se restringe no direito do indivíduo votar e ser votado, pois ela garante o sufrágio.

    Diante disso, a cidadania permite que o cidadão participe das escolhas do Estado por meio de diversos instrumentos, não só o voto como, por exemplo, o plebiscito, nos termos do art.14, CF/88.

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

  • QUESTÃO ERRADA:

    ART. 14. "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos"

  • Ao meu ver cidadania é um conceito mais amplo que não só se limita ao exercício dos direitos políticos (votar e ser votado) como também se estende ao exercício de direitos e deveres.

    (Não acredito que o erro da questão como alguns comentários dizem sejam estritamente sobre localização do artigo)

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais insculpidos na CF/88. De fato, a cidadania é um desses princípios, conforme art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019) V - o pluralismo político.

    Contudo, está incorreto afirmar que a cidadania se limita o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

    A cidadania garante o sufrágio, o qual possibilita ao cidadão a participar das escolhas públicas do Estado por meio de diversos instrumentos, não apenas pelo voto, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Nesse sentido:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    Gabarito do professor: assertiva errada.

  • NÃO SE LIMITA... COMO PROVAS TEMOS A AÇÃOPOPULAR... PLEBISCITO...

  • Cidadania é o cidadão se achar no gozo de direitos, tais como: propriedade, segurança, votar e ser votado, etc. A questão restringiu o termo cidadania a ter somente o direito de votar e ser votado.

  • indiretamente tem sim, uma certa limitação quando por exemplo o analfabeto que tem direito de votar mais não de ser votado.embora o termo cidadania seja amplo

  • Para ser um Cidadão devo exercer plenamente meus direitos políticos!!

    Ou seja, votar!!

  • o que deixa a questão ERRADA de acordo com a cespe é que a afirmação amarrou a questão apenas do direito de voto, sendo que para o cidadão o voto não a única maneira de exercer a cidadania.

  • Eu não entendo essa banca não kkkk

  • O erro está aqui:

    "embora limite o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado"

    Esse principio vai bem além do direito do indivíduo de votar e ser votado! Equivale a todos os direitos e obrigações decorrentes da nacionalidade.

  • ERRADO

    Segundo o Prof° Bruno Farage,

    Está incorreto afirmar que a cidadania se limita ao alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

    A cidadania garante o sufrágio, o qual possibilita ao cidadão a participar das escolhas públicas do Estado por meio de diversos instrumentos, não apenas pelo voto, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Nesse sentido:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

  • Está incorreto afirmar que a cidadania se limita o alcance desse princípio ao direito do indivíduo de votar e ser votado.

    A cidadania garante o sufrágio, o qual possibilita ao cidadão a participar das escolhas públicas do Estado por meio de diversos instrumentos, não apenas pelo voto, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Nesse sentido:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

  • Plesbicito, referendo e iniciativa popular !

  • O erro tá em “limita”

  • ERRADO !

     Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.

  • A cidadania garante o sufrágio, o qual possibilita ao cidadão a participar das escolhas públicas do Estado por meio de diversos instrumentos, não apenas pelo voto, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Nesse sentido:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

  • CIDADANIA

    Compreende:

    • Direito de participação social e política;
    • Direito à educação;
    • À saúde;
    • Ao trabalho;
    • E a um leque de direitos sociais que permitem o efetivo exercício da pessoa humana como cidadão brasileiro e sua efetiva participação e integração social e política à República;
    • Base Legal: CF/88: Art. 1º, II;

ID
2547391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a ética e cidadania.


Situação hipotética: Durante ronda policial em determinada localidade, uma equipe da polícia militar, tendo encontrado uma briga, identificou entre os agressores um companheiro de corporação. Após breve discussão, a equipe decidiu não comunicar o acontecimento ao superior hierárquico do citado companheiro. Assertiva: Nessa situação, a conduta dos policiais foi ética, pois eles se orientaram pela prática da camaradagem, pelo espírito de cooperação e pela manutenção da boa imagem da corporação.

Alternativas
Comentários
  • não, não foi ética, muito pelo ao contrario! Os policiais cometeram um crime chamado Condescendência criminosa

    Art. 322. Deixar de responsabilizar subordinado que comete infração no exercício do cargo, ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

  • Condescendência criminosa

            Art. 322. Deixar de responsabilizar subordinado que comete infração no exercício do cargo, ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

            Pena - se o fato foi praticado por indulgência, detenção até seis meses; se por negligência, detenção até três meses.

  • CORRETO é o crime do art. 322, segunda parte.

     

    Art. 322. Deixar de responsabilizar subordinado que comete infração no exercício do cargo, ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

  • Gabriel, questão errada! 

  • pelo amor de DEUS, como eles tem coragem de cobrar isso em prova... é so pro cara n tirar zero! :/

  • Aquela questão 0800 

  • Cinquenta e quatro pessoas erraram essa questão.

  • PARA A LEI NÃO HÁ CAMARADAGEM.

  • MACETE: CAMARADAGEM SÓ COM GILMAR MENDES

  • Para a galera do essa foi para nao zerar, blablabla:  

    "O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las."

    Mario Sergio Cortella

  • Questão para pegar iniciantes kkk

  • KKKKKKKK AGORA EU RI VUM
  • qual art fica sobre esse assunto? em qual estatuto?

  • ISSO É UMA QUESTÃO QUE SERVE PRA VIDA EM GERAL

  • Condescendência criminosa

           Art. 322. Deixar de responsabilizar subordinado que comete infração no exercício do cargo, ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

           Pena - se o fato foi praticado por indulgência, detenção até seis meses; se por negligência, detenção até três meses.

  • REGULAMENTO DISCIPLINAR DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS:

    SEÇÃO III

    DAS TRANSGRESSÕES GRAVES

    Art. 32 - São transgressões graves:

    IX - deixar de comunicar ao superior imediato ou na ausência deste a qualquer autoridade superior, toda informação que tiver sobre iminente perturbação da ordem pública ou grave alteração do serviço, logo que disto tenha conhecimento;

    X - deixar de providenciar a tempo, na esfera de suas atribuições, por negligências ou incúria, medidas contra qualquer irregularidade que venha a tomar conhecimento;

  • Sabemos que na prática não é assim . Kkkkkkk

  • ERRADO.

    FERIU A ÉTICA POLICIAL MILITAR.

  • duvido cair uma dessa no concurso de 2021.

    aposto 50 com a CESPE que ela não tem coragem de botar questões desse nivel.

  • Da frase: se for peidar? Avise!

    É engraçado? É! Mas a hierarquia da polícia exige que você informe ao seu superior, caso contrario se torna bagunça. E bagunça no âmbito militar, é morte certa. LEMBRE-SE DISSO!

  • Na prática muitos "policiais" vão é ajudar o companheiro de farda na briga.

  • Arrego!

  • pode ate ser camarada, mas nada ético! kkk

  • QUE ESTA ERRADA, SEM DUVIDAS ESTÁ. MAS NO ART DE CONDESCENCIA CRIMINOSA DIZ QUE

    Art. 322. Deixar de responsabilizar subordinado que comete infração no exercício do cargo, ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

    EM MOMENTO NENHUM NA SITUAÇÃO ELES DISSERAM QUE O COMPNHEIRO DE CORPORAÇÃO ESTAVA EM SERVIÇO. ENTAO ESTA ERRADA POR ISSO TAMBÉM.

  • o art 7 do RDPMA já da pistas disso

    - O policial militar que encontrar subordinado seu na prática de transgressão disciplinar deverá levar o fato, por escrito, ao conhecimento da autoridade competente, no prazo regulamentar.

  • PREVARICAÇÃO

  • Até que foi camaradagem kkkkkkkkk

  • È aquela situação, na lei é uma coisa, mas na vida real é bem assim mesmo.

  • até usou o espirito da camaradagem, mas nesse caso e ilegal

    jamais serão

  • Na prova você marca o contrario da vida real e segue o jogo kkk

  • Só eu senti vontade de marcar certo ? kkkk

  • Gabarito : Errado.

  • (Pmal 2022)

    "Minha vaga é sua"


ID
2547394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a ética e cidadania.


Atenderá ao decoro da classe o integrante da polícia militar que contribuir para a assistência moral e material do seu lar, além de se comportar de maneira a dar exemplo de conduta moral e profissional irrepreensíveis na sua vida familiar e na social.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 8.º: A honra, o sentimento do dever, o pundonor policial militar e o decoro da classe impõem-se, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensíveis,com a observância dos seguintes preceitos..." Regulamento disciplinar PM/AL;

  • significado de irrepreensível: Que não merece censura; em que não há nada a repreender:

  • LEI No 7.289, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1984

    Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares da Polícia Militar do Distrito Federal e dá outras providências.

    Art 29 - O sentimento do dever, o pundonor policial-militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com observância dos seguintes preceitos da ética policial-militar:

    (...)

    Xlll - proceder de maneira ilibada na vida pública, e particular;

    XIV - garantir a assistência moral e material ao seu lar e conduzir-se como chefe de família modelar;

     

    PUNDONOR:

    matéria ou ponto de honra, aquilo de que não se pode abrir mão, sob a ameaça de ser ou sentir-se desonrado.

    p.ext. sentimento da própria honra, do próprio valor; amor-próprio, brio, altivez.

     

  • Li atentará ao decoro e errei.

  • CAPÍTULO III - DA ÉTICA POLICIAL MILITAR

    Art. 8.º - A honra, o sentimento do dever, o pundonor policial militar e o decoro da classe

    impõem-se, a cada um dos integrantes da Polícia Militar, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com

    a observância dos seguintes preceitos:

    ...

    XV - garantir ou contribuir para a assistência moral e material do lar, e se conduzir de

    maneira modelar na vida familiar;

    ...

  • SENTIMENTO DO DEVER: É O COMPROMETIMENTO COM O FIEL CUMPRIMENTO DA MISSÃO POLICIAL MILITAR;

    PUDONOR MILITAR: É O DEVER DE PAUTAR SUA CONDUTA COM CORREÇÕES DE ATITUDES, COMO UM PROFISSIONAL CORRETO. EXIGE-SE DO PM COMPORTAMENTO ÉTICO EM QUALQUER SITUAÇÃO.

    DECORO DA CLASSE: É O VALOR MORAL E SOCIAL DA INSTITUIÇÃO, REPRESENTANDO O CONCEITO DO POLICIAL MILITAR EM SUA AMPLITUDE SOCIAL, ESTENDENDO-SE À CLASSE QUE O MILITAR COMPÕE, NÃO SUBSISTINDO SEM ELE.

  • http://www.cebraspe.org.br/concursos/pm_al_21

    certo

  • Para ser um bom Policial Militar, é necessário ser ético e moral, seja fora ou dentro de casa. Respeito, exemplo para a família.

  • O POLICIAL DEVE SER EXEMPLO PARA SUA FAMILIA

    PMAL 2021

  • Toda honra e gloria dada a ti senhor.

    seeelvaaa!

    gab c

  • certo

  • Gabarito : Certo.


ID
2547397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

tecnologia

tec·no·lo·gi·a

sf


1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.: “O ensaio me pareceu muito bem craniado. Só notei que estás demasiadamente fascinado pela tecnologia. Daí a aceitar sem reservas a tecnocracia é um passo muito curto” (EV).

2 Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: “Os serviços de informação e inteligência do Departamento de Estado norte-americano já dispunham de tecnologia suficiente para rastrear o encontro num quarto de hospital de dois personagens secundários […]” (CA).

3 POR EXT Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.

4 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.

5 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Vivemos o momento da grande tecnologia.


                                                                                               Internet: <http://michaelis.uol.com.br> 

Tendo a definição apresentada como referência inicial, julgue o seguinte item, que tratam de múltiplos aspectos relacionados à tecnologia.


Os testes rápidos para a detecção de HIV são exemplos dos impactos positivos da tecnologia na saúde da população, pois facilitam o diagnóstico e permitem que o tratamento seja iniciado precocemente.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

     

    "O kit HIV Tri Line da marca Bioclin é um método imunocromatográfico para determinação rápida e qualitativa de anticorpos totais (IgG, IgM e IgA) anti-HIV 1, incluindo subtipo O e anti-HIV 2 em amostras de soro, plasma ou sangue total."
     

    https://telelab.aids.gov.br/moodle/pluginfile.php/88713/mod_resource/content/1/Manual_HIV_Tri_Line_Bioclin%20%28006%29correções%201204.pdf

     

  • Texto encheção de linguiça, foquem na questão primeiro e no texto depois, vai te salvar bastante tempo.

    Gabarito Certo.


ID
2547400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

tecnologia

tec·no·lo·gi·a

sf


1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.: “O ensaio me pareceu muito bem craniado. Só notei que estás demasiadamente fascinado pela tecnologia. Daí a aceitar sem reservas a tecnocracia é um passo muito curto” (EV).

2 Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: “Os serviços de informação e inteligência do Departamento de Estado norte-americano já dispunham de tecnologia suficiente para rastrear o encontro num quarto de hospital de dois personagens secundários […]” (CA).

3 POR EXT Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.

4 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.

5 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Vivemos o momento da grande tecnologia.


                                                                                               Internet: <http://michaelis.uol.com.br> 

Tendo a definição apresentada como referência inicial, julgue o seguinte item, que tratam de múltiplos aspectos relacionados à tecnologia.


As redes sociais, popularizadas com o desenvolvimento da tecnologia que ampliou o acesso à Internet e permitiu o desenvolvimento de dispositivos portáteis como os smartphones, têm sido associadas ao aumento de distúrbios como a ansiedade e a depressão.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O constante uso das redes sociais, principalmente para os jovens, entre tantos benefícios e vantagens, pode também gerar efeitos nada saudáveis para os usuários. Uma pesquisa no Reino Unido no início de 2017 da Sociedade Real de Saúde da Inglaterra (RSPH) trouxe dados sobre o impacto negativo das mídias sociais na saúde mental dos jovens. 

    De acordo com o estudo, os jovens que passam mais de duas horas em redes sociais estão mais propensos a sofrerem problemas de saúde mental, principalmente angústia, ansiedade e depressão. Entre os fatores questionados no relatório, estão também solidão, relacionamento no mundo real, bullying, sono e auto-identidade.

    FONTE: https://www.opovo.com.br/noticias/tecnologia/2017/05/instagram-e-a-rede-que-mais-prejudica-a-saude-mental-de-jovens.html

  • GAB. CERTO

     

    "Rede social é apenas um recorte da vida real, mas as pessoas pegam os melhores recortes da realidade e até da não-realidade e colocam lá."

     

    http://tivesindromedopanico.com.br/2018/03/redes-sociais-ansiedade-depressao/

  • "Permitiu o desenvolvimento de dispositivos portáteis como os smartphones" Mas como assim??

  • depressão a verdadeira pandemia

  • A questão está correta, pois as redes sociais tão acessadas geram excesso de informação. Esse excesso de informações muitas vezes negativas, podem gerar ansiedade e depressão.


ID
2547403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

tecnologia

tec·no·lo·gi·a

sf


1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.: “O ensaio me pareceu muito bem craniado. Só notei que estás demasiadamente fascinado pela tecnologia. Daí a aceitar sem reservas a tecnocracia é um passo muito curto” (EV).

2 Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: “Os serviços de informação e inteligência do Departamento de Estado norte-americano já dispunham de tecnologia suficiente para rastrear o encontro num quarto de hospital de dois personagens secundários […]” (CA).

3 POR EXT Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.

4 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.

5 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Vivemos o momento da grande tecnologia.


                                                                                               Internet: <http://michaelis.uol.com.br> 

Tendo a definição apresentada como referência inicial, julgue o seguinte item, que tratam de múltiplos aspectos relacionados à tecnologia.


A determinação da substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, uma tecnologia mais recente e mais eficiente do ponto de vista energético, constitui medida de redução de impactos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Menor gasto de energia menor o impacto ambiental, e a Led chega a gastar 6x menos energia que a incadescentes.

  • GAB. CERTO 

     

    A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Tanto que, após perceber que há uma redução real nos custos com energia, muitas empresas começaram a optar pela iluminação LED. No México e na Itália, por exemplo, o LED vem sendo utilizado na iluminação pública desde 2010.

     

    http://santarita.com.br/as-vantagens-da-substituicao-de-lampadas-tradicionais-por-led/

  • O Famoso efeito dominó, as hidroelétricas poluem o meio ambiente, e se ocorre uma diminuição no consumo de energia consequentemente não se necessita produzir tanta energia. Dessa forma, se não é mais preciso produzir muita energia os impactos ambientais são reduzidos. Mesmo que ocorra em uma escala muito pequena com a substituição das lâmpadas. Faz sentido. kk

  • É uma questão passível de anulação! pois DETERMINAR a troca por lâmpadas de Led vai criar um grande desperdício ao se descartar as lâmpadas fluorescentes que ainda estão boas, além de ter um aumento de demanda artificial na produção de lâmpadas de led, além disso, vai provocar um gasto desnecessário que só vai dar retorno depois de muitos anos. Assim, degradando mais o meio ambiente.

    A QUESTÃO DEVERIA SER ESCRITA ASSIM

    "A substituição gradativa das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, uma tecnologia mais recente e mais eficiente do ponto de vista energético, constitui medida de redução de impactos ambientais."


ID
2547406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

tecnologia

tec·no·lo·gi·a

sf


1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.: “O ensaio me pareceu muito bem craniado. Só notei que estás demasiadamente fascinado pela tecnologia. Daí a aceitar sem reservas a tecnocracia é um passo muito curto” (EV).

2 Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: “Os serviços de informação e inteligência do Departamento de Estado norte-americano já dispunham de tecnologia suficiente para rastrear o encontro num quarto de hospital de dois personagens secundários […]” (CA).

3 POR EXT Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.

4 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.

5 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Vivemos o momento da grande tecnologia.


                                                                                               Internet: <http://michaelis.uol.com.br> 

Tendo a definição apresentada como referência inicial, julgue o seguinte item, que tratam de múltiplos aspectos relacionados à tecnologia.


O Brasil é exemplo pungente de que o domínio de tecnologia de ponta não é fundamental para o desenvolvimento econômico de uma nação, já que, mesmo com uma economia predominantemente agropecuária, o país é a sétima economia do mundo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    A capacidade de inovar possibilita uma maior competitividade no mercado internacional. Por isso, a posição científica e tecnológica dos países é um elemento chave na definição da sua participação no cenário econômico global

  • Economia do Brasil é prodominantemente terciária.

  • GAB. ERRADO

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901977000500005

  • Em 2011 ocupava a sétima posição, agora estamos na nona.

  • De acordo com o FUNAG.GOV.BR estamos em 8° desde 2015

    1- EUA

    2-CHINA

    3-JAPÃO

    4-ALEMANHA

    5-REINO UNIDO

    6-ÍNDIA

    7-FRANÇA

    8-BRASIL

    9-ITÁLIA

    10-RÚSSIA

    http://www.funag.gov.br/ipri/images/analise-pesquisa/tabelas/top15pib.pdf

  • "AGRO É POP, AGRO É TEC."

  • "não é fundamental para o desenvolvimento econômico de uma nação" ?

    AH TA, NÉ.

  • Se o Brasil fosse tecnologicamente mais desenvolvido e livre de corrupção estaríamos, sem dúvida, ocupando o primeiro lugar disparado.

  • PIB por setor:

    agricultura: 5,5% indústria: 18,5% serviços: 76% (2016)

    O Brasil não é predominantemente agropecuário.

  • GAB E

    O domínio de tecnologia é de extrema importância , por exemplo , podemos citar países com extrema tecnologia estão nos patamares mais altos .

    -Coreia do Sul,

    - Alemanha

    -Israel

    -Eua

    -China

    -Russia

  • Brasil está na 19ª posição em uma lista de 50 países, considerando o resultado do PIB no 1º trimestre. O crescimento de 1,2% da economia no primeiro trimestre de 2021 coloca o Brasil na 19ª posição em um ranking com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 50 países no período.

  • A tecnologia é importante para a agropecuária também! É só pensar nas maquinas super modernas e cheias de tecnologia que são utilizadas nas lavouras atualmente. Até drones são utilizados!


ID
2547409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

tecnologia

tec·no·lo·gi·a

sf


1 Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.: “O ensaio me pareceu muito bem craniado. Só notei que estás demasiadamente fascinado pela tecnologia. Daí a aceitar sem reservas a tecnocracia é um passo muito curto” (EV).

2 Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: “Os serviços de informação e inteligência do Departamento de Estado norte-americano já dispunham de tecnologia suficiente para rastrear o encontro num quarto de hospital de dois personagens secundários […]” (CA).

3 POR EXT Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico.

4 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.

5 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Vivemos o momento da grande tecnologia.


                                                                                               Internet: <http://michaelis.uol.com.br> 

Tendo a definição apresentada como referência inicial, julgue o seguinte item, que tratam de múltiplos aspectos relacionados à tecnologia.


O Brasil tem sido pioneiro no emprego de tecnologia relacionada ao uso de biocombustíveis para automóveis em larga escala, podendo ser citadas como exemplos desse pioneirismo tanto a produção de etanol como a dos chamados carros flex.

Alternativas
Comentários
  • Cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes energéticas não renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam desenvolver fontes renováveis de energia como alternativas estratégicas ao petróleo.

    http://www.anp.gov.br/wwwanp/biocombustiveis

  • o brasil é referencia no alcool atraves do plantio de cana de açucar. isso se deve as varias terras, solo e clima bons


ID
2547412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                            (...)

                                             Disse ele que agora

                                             Só me amava como esposa

                                             Não como star

                                             Me amassou as rosas

                                             Me queimou as fotos

                                             Me beijou no altar


                                             Nunca mais romance

                                             Nunca mais cinema

                                             Nunca mais drinque no dancing

                                             Nunca mais cheese

                                             Nunca uma espelunca

                                             Uma rosa nunca

                                             Nunca mais feliz

                                                    A história de Lily Braun. Internet:< www.letras.mus.br>.

Considerando que a canção A história de Lily Braun, de Chico Buarque, descreve uma situação que reflete o tratamento tradicionalmente dado à mulher no Brasil, julgue o item subsequente, em relação à mulher na sociedade brasileira.


No Brasil, a participação feminina nas artes em geral é pequena, em especial na música popular, o que faz da carreira internacional da cantora Anitta uma exceção.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sério ?   




    Gabarito ERRADO



    A participação feminina nas artes em geral não é pequena, não só na música, mas também em diversos outros ramos. 

  • ERRADO

    Feitosa destaca que 11 das 159 galerias da feira têm participação exclusivamente feminina, estando situadas sobretudo nos segmentos curatoriais da feira como o Solo, o Repertório e o Núcleo de Performance. E anuncia que uma das dez visitas guiadas oferecidas ao público realizará um circuito dedicado às mulheres na arte do século 20. Segundo a pesquisadora Bruna Fetter, autora de Narrativas Conflitantes & Convergentes: As Feiras nos Ecossistemas Contemporâneos da Arte, esse resultado é “um fenômeno interessante, que advém de um grande esforço coletivo das mulheres, reivindicando mais espaço e visibilidade nas instituições”.

    Dentre os espaços da SP-Arte que privilegiam a participação feminina se destaca a galeria Cheim & Read, que optou por trazer, em sua primeira participação, um trio feminino de peso: Louise Bourgeois, Lynda Benglis e Joan Mitchell. “Acredito que estamos numa época de revisionismo, reconsiderando artistas mulheres de grande importância histórica. Parece que o Brasil é um lugar ideal para expormos agora, especialmente porque tem uma história tão rica cultural de importantes artistas – Tarsila do Amoral, Lygia Clark, Beatriz Milhazes, Tomie Ohtake e Lygia Pape para citar apenas algumas”, afirma o galerista Adam Sheffer. 

    Dentre os destaques internacionais é possível citar os trabalhos da croata Sanja Iveković e da austríaca Renate Bertlmann, como exemplos de mulheres que lidam com a questão da desigualdade de gênero em seus trabalhos. Há também várias brasileiras, de diferentes gerações, como Judith Lauand, Carolina Martinez e Lydia Okumura.

     

     

    http://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,mulheres-conquistam-espaco-no-mercado-de-arte,70001726431

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Segundo relatório do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, as brasileiras são maioria na composição das audiências dos principais meios de difusão e têm papel estratégico na manutenção das audiências. Por outro lado, as mulheres têm ampliado gradativamente a sua visibilidade e participação na direção no setor da mídia. A diferença entre o número de homens e mulheres em postos de decisão é menor nas empresas de comunicação do que em outros espaços.

     

    LEIA MAIS:  http://www.brasil.gov.br/editoria/cultura/2012/04/mulheres-e-cultura

  • GAB. ERRADO

     

    Carmem Miranda

    atriz e cantora chegou a ser considerada a mulher mais bem paga dos Estados Unidos, onde fez até uma apresentação para o presidente Franklin Roosevelt na Casa Branca.

  • Carmem Miranda, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Fafá de Belém, Alcione... Quer mais?

  • No Brasil, a participação feminina nas artes em geral é pequena, em especial na música popular...

    Gab. ERRADO.

  • comparando com os artistas homens, é pequena sim

  • QUEM É ANITA?

    ALGUMA PG?


ID
2547415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                            (...)

                                             Disse ele que agora

                                             Só me amava como esposa

                                             Não como star

                                             Me amassou as rosas

                                             Me queimou as fotos

                                             Me beijou no altar


                                             Nunca mais romance

                                             Nunca mais cinema

                                             Nunca mais drinque no dancing

                                             Nunca mais cheese

                                             Nunca uma espelunca

                                             Uma rosa nunca

                                             Nunca mais feliz

                                                    A história de Lily Braun. Internet:< www.letras.mus.br>.

Considerando que a canção A história de Lily Braun, de Chico Buarque, descreve uma situação que reflete o tratamento tradicionalmente dado à mulher no Brasil, julgue o item subsequente, em relação à mulher na sociedade brasileira.


A eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2011 e 2014, é reflexo da crescente participação da mulher na política brasileira, especialmente no Poder Legislativo, já que as mulheres ocupam quase metade das vagas na Câmara dos Deputados.

Alternativas
Comentários
  • Que a eleição da Dilma à Presidência é reflexo da participação da mulher é verdade, mas dizer que elas ocupam metade das vagas na Câmara é errado. 

  • Em um ranking que avalia a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar, o Brasil ocupa o modesto 110º lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.

    Embora representem 51,7% dos eleitores brasileiros, a participação das mulheres na Câmara dos Deputados é de 9%, número semelhante aos 10% registrados no Senado. São Paulo, a maior cidade do País, possui os mesmos 9% de vereadoras na Câmara Municipal. No Poder Executivo, a situação não é diferente: das 26 capitais, somente duas têm mulheres como prefeitas.

    A tímida representação feminina no Poder Legislativo se mantém inalterada mesmo depois da aprovação da Lei Eleitoral 9.100, promulgada em 1995, segundo a qual 20% dos postos deveriam ser ocupados pelas mulheres. Em 1997 é alterada para o mínimo de 30%.

     

    Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/mulheres-na-politica

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Apesar de o Brasil ter legislação específica para garantir a presença feminina na política, o país amarga intensa desigualdade quanto à ocupação de cadeiras parlamentares pelas mulheres. Em um ranking de 190 países, o Brasil ocupa a 152ª posição em relação ao percentual de parlamentares homens e mulheres na Câmara dos Deputados.

     

    A lei em vigor atualmente prevê que pelo menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino. Em 2016, contudo, as mulheres representaram 86% dos 18,5 mil candidatos que não receberam voto. Por isso, as eleições de 2018 serão um desafio para a lei.

     

    Na composição atual da Câmara, somente 55 dos 513 deputados são mulheres (10,7%). No Senado, o percentual é um pouco maior. Dos 81 senadores, 12 são mulheres, o que representa 14,8%.

     

    https://g1.globo.com/politica/noticia/em-ranking-de-190-paises-sobre-presenca-feminina-em-parlamentos-brasil-ocupa-a-152-posicao.ghtml

  • As mulheres não ocupam nem um terço.

    Gab errado

  • A eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2011 e 2014, é reflexo da crescente participação da mulher na política brasileira, especialmente no Poder Legislativo, já que as mulheres ocupam quase metade das vagas na Câmara dos Deputados.

    Gab. ERRADO.


ID
2547418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                            (...)

                                             Disse ele que agora

                                             Só me amava como esposa

                                             Não como star

                                             Me amassou as rosas

                                             Me queimou as fotos

                                             Me beijou no altar


                                             Nunca mais romance

                                             Nunca mais cinema

                                             Nunca mais drinque no dancing

                                             Nunca mais cheese

                                             Nunca uma espelunca

                                             Uma rosa nunca

                                             Nunca mais feliz

                                                    A história de Lily Braun. Internet:< www.letras.mus.br>.

Considerando que a canção A história de Lily Braun, de Chico Buarque, descreve uma situação que reflete o tratamento tradicionalmente dado à mulher no Brasil, julgue o item subsequente, em relação à mulher na sociedade brasileira.


Medidas como a promulgação da Lei Maria da Penha alteraram significativamente o tratamento dado à mulher na sociedade brasileira, historicamente patriarcal, tendo resultado em diminuição drástica da violência contra a mulher.

Alternativas
Comentários
  • (C)

     Lei Maria da Penha (11.340/2006). Ela surgiu como uma forma de punir mais severamente esse tipo de crime e é uma das conquistas femininas mais marcantes deste século. O seu objetivo é coibir agressões domésticas e familiares, incluindo qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de dano moral ou patrimonial. Felizmente, a lei se mostrou efetiva ao oferecer proteção, acolhimento emergencial e assistência social à vítima. Porém, o Brasil ainda é o quinto país em que mais ocorrem homicídios femininos.

    https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/lei-maria-da-penha-afinal-o-que-mudou-nesses-dez-anos/

  • Esse drástica foi demais!

     

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Lei Maria da Penha trouxe avanços, mas ainda é um desafio para o Brasil.

     

    A Lei Maria da Penha ainda é um desafio para o Brasil no que se refere à sua total implementação. Especialistas e movimentos sociais organizados são unânimes ao reconhecer as mudanças trazidas pela nova legislação, mas o coro é o mesmo quando se trata da necessidade de se avançar nas políticas públicas que visem à proteção das vítimas de violência e, mais ainda, à tão reivindicada igualdade de gênero.
     

    Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/lei-maria-da-penha-trouxe-avancos-mas-ainda-um-desafio-para-brasil-7780256#ixzz5LEuzBsYO 
    stest 

  • A lei apenas legalizou pq o indice continua alto.

  • reduziu um pouco, falar que foi drasticamente é um absurdo

  • Quem dera fosse drasticamente...

  • Lei Maria da Penha - Lei 11340/06 | Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006

    Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

    Apesar de ter está em ainda em fase de adaptação mesmo após 12 anos terem passados para muitas mulheres se sentem ainda pouco aparadas pelo estado, muitas não denuciam com medo pois os agressores acabam ameaçando a toda família da vítima.

    Fonte:https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/95552/lei-maria-da-penha-lei-11340-06

  • Drasticamente jamais

  • Além disso, a violência contra a mulher só aumenta.

  • parece que ultimamente tá é aumentando.

  • Infelizmente a violência contra a mulher mesmo com a proteção da lei maria da penha, cresce de uma forma alarmante.

  • Acredito que aumentou justamente por conta desse dispositio legal. Antes não se tinha tanta ênfase como agora.

  • Antes desse dispositivo não tinha tanta ênfase aos números, por isso o aumento. Mas como 9 a cada 10 mulheres morrem de arma branca no Brasil, significa que o modelo de preservação à vida com medidas de afastamento do agressor e acompanhamento policial não trás resultados.

  • A Questão erra quando fala em quedas "drástica".

    Nesses últimos dois anos, 2020 e 2021, por causa da pandemia, maior tempo de convivência em casa a violência doméstica aumentou.

  • Apesar de ainda números alarmantes de crimes que envolvam crimes de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, vale ressaltar que o BRASIL é um dos países percursores em criar um LEI ESPECÍFICA....fiquemos, então, atentos pode ser cobrado em concursos essa DISPARIDADE entre aumento de crimes da Maria da Penha X omissão do Estado .

    Se concorda ,deixe seu LIKE.


ID
2547421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções básicas de informática.


A computação em nuvem é utilizada para, de forma segura, armazenar arquivos em uma região criptografada do disco rígido do usuário, que só terá acesso liberado a essa região após autenticação de uma assinatura eletrônica via Internet.

Alternativas
Comentários
  • Nuvem = Upload/Download

  • (E)

    A computação em nuvem é utilizada para, de forma segura, armazenar arquivos em uma região criptografada do disco rígido do usuário, que só terá acesso liberado a essa região após autenticação de uma assinatura eletrônica via Internet.

    Fica armazenada em um servidor da internet

  • Quando você coloca uma foto no Facebook... Instagram... Google drive.... Google docs... 4shared.... Etc... É um exemplo de computação em nuvem... E não precisa pagar para ter esses aplicativos ... Ou seja não precisa de autenticação. 

  • ERRADO

    Armazenamento em Nuvem significa armazenamento virtualizado ou - colocado de maneira mais simples - trata-se de backup online.

    Esse termo define recursos que permitem a um usuário de Internet, em qualquer lugar, com qualquer sistema operacional e qualquer dispositivo de hardware possa acessar arquivos na Internet em sites que permitem o armazenamento de cópias de segurança.

    Fonte: Estrategia

    O erro se encontra em: armazenar arquivos em uma região criptografada do disco rígido do usuário.

  • Não é armazenada em disco rígido, os arquivos ficam armazenado em um servidor virtual.

  • Gabarito: ERRADO

    A computação em nuvem é utilizada para, de forma segura, armazenar arquivos em uma região criptografada do disco rígido do usuário, que só terá acesso liberado a essa região após autenticação de uma assinatura eletrônica via Internet.

     

    A expressão cloud computing define recursos que permitem a um usuário de Internet, em qualquer lugar, com qualquer sistema operacional e qualquer dispositivo de hardware utilizar recursos na Internet da mesma maneira que utilizaria tais recursos instalados em sua própria máquina. Entre alguns sites que disponibilizam tais programas, destacam-se o Google Drive e o One Drive (da Microsoft), que oferecem a seus usuários editor de textos, software de planilhas e de apresentações direto da Internet, sem que o usuário precise ter tais programas em seu computador. No caso do One Drive, o usuário pode usar WordExcel Power Point sem a necessidade de adquirir licenças para estes aplicativos, sem instalação, atualização e sem manutenção de hardware - tarefas de responsabilidade do portal que mantém o serviço. 

     

    Assim sendo, este recurso não armazena recursos no disco rígido do usuário, mas em um servidor na nuvem (Internet) e, por isto, O ITEM ESTÁ ERRADO.

    TECCONCURSOS

  • Trata-se de uma questão sobre computação em nuvem.

    O comando da questão afirma que a computação em nuvem armazena arquivos em uma região criptografada do disco rígido do usuário.

    Prezados, isso está errado né? A computação em nuvem surgiu justamente para evitar o uso de recursos locais, fazendo uso dos recursos "na nuvem", ou seja, de forma remota, sendo seu computador um mero cliente dessa infraestrutura, e não parte dela. Os arquivos salvos na nuvem podem até ter uma copia local a depender da implementação, mas esse não é o objetivo , a questão afirma que a computação em nuvem é utilizada para armazenar arquivos no disco rígido do usuário, isso está errado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • exemplo de questão que mete medo

  • O erro não foi esse, mas toda vez que fala ''segura'' em questão de informatica eu fico com o pé atrás.

  • GAB: E

    Primeiro nuvem não tem relação com dados criptografados. Segundo que não é no disco rígido e sim na nuvem!


ID
2547424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções básicas de informática.


O firewall é um tipo de vírus que bloqueia o acesso à rede por meio de uma série de restrições feitas na máquina do usuário quando da navegação em sítios não autorizados.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O firewall é um filtro de rede.

  • Só li até "O firewall é um tipo de vírus"

  • (E)

    Firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    https://www.cisco.com/c/pt_br/products/security/firewalls/what-is-a-firewall.html

  • caralhooo firewall tipo de vírus, e ainda teve nego marcando CERTA, sissuss kkkk

    vou marcar essa como uma das mais tetas aqui. kkkk

    Firewall é um meio de defesa da rede, nato do windows, que gerencia as portas de entrada e saida do computador.

  • Firewall é um programa que tem por objetivos proteger uma rede de computadores contra acessos e tráfego indesejados, proteger serviços e bloquear a passagem.

  • Firewall vírus?

    Forçou né?  Kkkkkkk 

  • É um "tipo" de antivírus.

  • Firewall significa "P"arede de "F"ogo. Logo, você se pergunta: pra que serve uma parede? (rsrs)

    "P"roteger , "F"iltrar.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei com a questão!

  • Firewall não é vírus

  • firewall é o muro de conexão entre o meio externo e o meio interno

  • BARRAMENTO DE DADOS

  • ERRADA.

    "O firewall é um tipo de vírus que bloqueia o acesso à rede por meio de uma série de restrições feitas na máquina do usuário quando da navegação em sítios não autorizados."

    A questão erra ao afirmar que o firewall é um vírus. Ele é um dispositivo, o qual pode ser tanto um software, quanto um hardware que possui a função de filtrar o tráfego nocivo recebido, pela internet por exemplo, e impedir que esses dados sejam propagados.

    Fonte: estratégia

  • Um firewall é um modelo de programa que FILTRA as informações que chegam da conexão de internet na rede privada da empresa e nos computadores. Se um pacote de entrada de informações é sinalizado como perigoso pelos filtros do firewall, não será permitido fazer o acesso a ele.

    Outras Funcionalidades

    ✓ NAT;

    ✓ VPN;

    ✓ Autenticação e Certificação;

    ✓ Balanceamento de Carga;

    ✓ Alta Disponibilidade; e

    ✓ Antivírus.

  • OBRIGADA PAULINHA , ÓTIMA EXPLICAÇÃO!!

  • GABARITO: ERRADA

  • parede de fogo
  • Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.

  • FIREWALL

    É um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    ➥ Em outras palavras, um firewall pode ser conceituado como uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle - pelo administrador de rede - do acesso ao mundo externo.

    [...]

    ► CARACTERÍSTICAS:

    • Filtro de conexões;
    • Permite ou bloqueia o tráfego das portas TCP do computador;
    • Protege ou restringe o acesso aos dados armazenados em um PC;
    • Impede a passagem de vírus, worms ou cookies oriundos da internet;
    • Capaz de proteger o computador de ataques de crackers.

    As configurações de Firewall envolvem REGRAS e não assinaturas constantes e automatizadas (como Antivírus)!

    São ferramentas de segurança capazes de detectar e evitar ataques provenientes de uma comunicação em rede!

    [...]

    UTILIDADES:

    É utilizado para bloquear acessos a determinados sítios ou endereços

    Usado para controlar os pacotes que entram e que saem da rede interna

    Aprovar pacotes de dados que atendem as exigências e bloquear os demais

    Pode ser instalado tanto como software e hardware

    • Como um software habilitado em cada computador da rede; e
    • Como um hardware Instalado na conexão da rede com a internet.

    Ou seja,

    Como hardware normalmente encontra-se em equipamentos de roteamento de redes; e

    Como software encontra-se como um dos recursos do próprio sistema operacional

    .

    [...]

    MODO DE FUNCIONAMENTO:

    Utiliza filtro de endereçamento;

    Utiliza criptografia e autenticação;

    É dispensável o uso de equipamento de hardware na máquina.

    [...]

    O QUE ELE NÃO CONSEGUE FAZER:

    não estabelece política de comportamento; 

    ❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);

    ❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;

    ❌ não faz varredura em anexo de e-mail;

    ❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;

    ❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs;

    ❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede; e

    ❌ não não criptografa documentos.

    [...]

    ____________

    Fontes: cartilha.cert.br; Questões da CESPE e Instituto AOCP; Colegas do QC.

  • firewall : porteiro

  • Parei em Firewall é um vírus.... FIREWALL NÃOOOOOOOOOOOOO É VÍRUS

    GAB: E

  • firewall--> dispositivo de segurança.

  • ERREI POR FALTA DE ATENÇÃO

  • O QUE ELE NÃO CONSEGUE FAZER:

    ❌ não estabelece política de comportamento; 

    ❌ não detecta sniffer (IDS que detecta sniffer);

    ❌ não bloqueia spam e nem e-mails indesejados;

    ❌ não faz varredura em anexo de e-mail;

    ❌ não impede que arquivos com vírus sejam abertos;

    ❌ não cria VPN; Nenhum firewall cria VPNs;

    ❌ não consegue evitar ataques de dentro da rede; e

    ❌ não não criptografa documentos.

    Fonte: comentário da colega aqui do QC.

  • Firewall não é um vírus

  • firewall...muro de fogo
  • é só lembrar galera ela fica no próprio sistema como vai ser um virus

    apesar do nome kkkkkk nem de longe é uma casca de banana.

  • Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados.

    Firewall é o Severino: Cara, crachá! Cara, crachá! Cara, crachá! Cara, crachá!

  • se ele não colocasse que era um tipo de vírus estaria com a definição totalmente correta !

  • A voz do professor Eduardo gritando: Firewall não é um vírus.

  • parei de ler em :O firewall é um tipo de vírus que bloqueia

  • firewall não é um vírus, mas sim algo que protege.

  • O firewall é uma PROTEÇÃO!

    Só entra quem é inofensivo.

  • firewall é uma proteção.

    é uma blitz: só deixa passar quem está limpo.


ID
2547427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções básicas de informática.


No Windows, para se impedir que vírus e outras pragas virtuais infectem o computador, é necessário instalar uma ferramenta antivírus, mantê-la atualizada e, periodicamente, realizar varredura eletrônica nos arquivos do computador.


Alternativas
Comentários
  • acertei mas fiquei com o pé atras com a palavra impedir. Pq pela minha interpretação a palavra 'impedir' da ideia de que de maneira alguma realizando os procedimentos citados na questão o pc será infectado porvírus, e eu acho q nenhum antivirus consegue da segurança total. oq vcs acham?

  • Concordo com o Johnny, fiquei meio preocupado, pois nenhum procedimento garante segurança total

  • CORRETO

     

    O truque da questão foi apresentar um procedimento, mas não afirmou que impede invasão total ou 100%, por isso o cespe considerou correto.

    Ele colocou o verbo impedir pra criar essa desconfiança mesmo, já fez isso em outras questões e considerou correto. 

     

    No Geral, fica errado quando explicita: SEGURANÇA TOTAL, 100%, SEMPRE VAI MANTER SEGURO.

  • E o Windows Defender? já vem instalado no WIndows, não??

  •  

    Huankledson Andrade , O Windowns defender é apenas um anti-Malware, mas não um anti-virús de fato ( apesar de anti virús ser considerado com malware também). logo, é necessário a instalação ...

  • É necessário, mas não suficiente, entendeu? Questão correta!

  • Ao pé da letra a questão está errada, mas cespe é cespe né pai.

    manda quem é cespe, obedece quem é concurseiro!

  • Gabarito: Certo

    Discordo totalmente do Gabarito, a banca foi enfática ao dizer "para se impedir que vírus e outras pragas virtuais infectem o computador".

    Antivirus é um software que quase sempre corre atrás do prejuízo, pois na maioria das vezes ele compara o código do virus com o seu banco de dados, logo, se o virus não está no banco de dados ele não detecta a ameaça.

    Aqui está um artigo afirmando que são ineficientes e detectam menos de 50% das ameaças: https://www.secureops.com/security/antivirus-ineffective/

  • Questão desatualizada ou CESPE está inventando.

    Windows Defender a partir do Windows 8 já vem, não precisa instalar, como Antivirus, malware, spyware e rootkits..

  • Gabarito certo para a banca, mas também discordo do gabarito, pois mesmo que vc tenha um antivírus instalado, atualizado e com constantes varreduras eletrônicas nada GARANTE e IMPEDE que outras (PRAGAS VIRTUAIS, como por exemplo o cavalo de troia, worms, spywares ... os quais não necessariamente são detectáveis por meio do antivírus) se instalem em seu pc.

    As bancas retiram a maior parte das suas questões da cartilha da segurança. Abaixo segue algumas informações relevantes. (o comentário vai ficar grande, mas com informações pertinentes e essenciais). Como se pode observar abaixo, o simples fato de ter um antivírus não impede que vc seja infectado.

    Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    ►pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;

    ►pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;

    ►pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;

    ►pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;

    ►pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    TRECHO POSSIVELMENTE RETIRADO PELA BANCA:

    Para manter o seu computador livre da ação dos códigos maliciosos existe um conjunto de medidas preventivas que você precisa adotar. Essas medidas incluem manter os programas instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas e usar mecanismos de segurança, como antimalware e firewall pessoal.

    Além disso, há alguns cuidados que você e todos que usam o seu computador devem tomar sempre que forem manipular arquivos. Novos códigos maliciosos podem surgir, a velocidades nem sempre acompanhadas pela capacidade de atualização dos mecanismos de segurança.

    Ou seja, um novo vírus pode surgir e seu antivírus pode não estar atualizado... mas como disse o amigo acima, CESPE é CESPE né? Ela erra e não admite... bola para frente.

  • Gente mas o Windows já não vem com o Windows Defender? Eu errei essa questão por causa da expressão "é necessário instalar uma ferramenta antivírus". Não entendo como necessário, talvez fosse MELHOR instalar um anti vírus melhor, mas o Windows Defender já funcionaria como um antivírus nativo nas versões Windows 8 e Windows 10, não? Por favor se algum colega com esse conhecimento puder me esclarecer.

  • No Windows, para se impedir que vírus e outras pragas virtuais infectem o computador, é necessário instalar uma ferramenta antivírus ???????

    formato meu pc, instalo nada nele, não está conectado na internet nem nada, mas ok, É NECESSÁRIO um antivírus......

  • Incompleta ou desatualizada.. No Windows 10 já vem instalado o win defender.. servindo também de antivirus.

  • LEMBRANDO: ANTIVIRUS não é 100% SEGURO !!!!

  • Gabarito: CORRETO

    Julgue o item a seguir, acerca de noções básicas de informática.

     

    No Windows, para se impedir que vírus e outras pragas virtuais infectem o computador, é necessário instalar uma ferramenta antivírus, mantê-la atualizada e, periodicamente, realizar varredura eletrônica nos arquivos do computador.

     

    Antivírus é um programa de proteção que tem a função de neutralizar os programas maliciosos, como vírus, worm, ransomware, Trojan Horse, etcqualquer malware é um programa, e que um programa é um arquivo que contém uma lista de instruções que o computador segue para desempenhar uma tarefa. Ao descobrir um novo malware, as equipes que criam e mantém os antivírus executam um trabalho meticuloso ao analisar o malware encontrado, até encontrar uma cadeia de caracteres que só exista naquele malware. Como diariamente surgem novas ameaças, é necessário que o antivírus esteja sempre atualizado.

     

    varredura (scan) efetuada pelo antivírus é necessária em curtos espaços de tempo, pois é através dela que ameaças são detectadas pelos programas de proteção.

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

    TECCONCURSOS

  • Meio duvidosa essa questão, não seria necessário instalar ,porque como padrão existe o W.defender.

  • SACANAGEM

  • CERTO.

  • Essa é pra dar uma injeção de ânimo no candidato e ele ver que não zerou

  • Essa é o tipo de questão que aquele que NÃO estuda acerta e quem estuda erra.

  • Isso não vai impedir, aliás, só o Antivírus não garante nenhuma certeza de proteção ao usuário, questão COVARDE!!!

  • Pelo que entendi algumas pessoas confundiram o termo "necessário" com "suficiente".

  • cespe nao colabora cara

  • Se eu não tiver um antivírus, não necessariamente meu computador sera infectado...mas fazer oq ne, ta certo

  • No meu entendimento, oque deixa a questão correta é a palavra "necessário". Se fosse "suficiente", com certeza estaria errada a questão.

    Veja que a banca só exemplifica algumas medidas necessárias para impedir os vírus, mas obviamente que só elas não serão o suficiente.

  • Esse e o tipo de questão que e tao facil que agente marca errado pensando que e pegadinha

  • GAB C

    OBS: - Não precisa ser atualizado constantemente. ( antivírus sim precisa ) 

  • CESPE de todo jeito quer quebrar às pernas

    GABARITO CORRETO É: C

  • Mas, em geral, o WINDOWS DEFENDER já vem instalado na máquina. Inclusive eu, em minha máquina, não uso nenhum anti virus, porque não é necessário. Então, eu entraria com recurso.

  • vocês viajam demais pow! qualquer aparelho,notebook,pc necessitam de um antivirus. ele fala de modo geral e não em relação ao windows 8!

  • Marquei CERTA por entender o que a banca quer. Entretanto, não é necessário instalar, pois o Windows já traz, nativamente, o Defender. Sendo necessário apenas atualizá-lo. Se você quiser instalar um outro antivírus, é critério seu.
  • Ano: 2017 Banca: Cespe/CBMAL

    No Windows, para se impedir que vírus e outras pragas virtuais infectem o computadoré necessário instalar uma ferramenta antivírus, mantê-la atualizada e, periodicamente, realizar varredura eletrônica nos arquivos do computador. Certo

    Ano: 2014 Banca: Cespe Órgão: CBM/CE

    A instalação de antivírus no computador de um usuário que utiliza a máquina em ambiente organizacional é suficiente para impedir o acesso, por terceiros, a informações privativas do usuário. Errado

  • impede,mas nao pode falar 100%,

    certinha.

  • Esse necessário, abre margem para dúvidas kkk, o sensato seria é aconselhável!

  • o próprio windows traz o defender, pra que boba vou baixar um antivirus

  • Ao meu ver a questão está desatualizada.


ID
2547430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções básicas de informática.


No Google Chrome, a opção Históricos – Limpar Dados de Navegação possibilita apagar os endereços de páginas visitadas e, também, remover lista de arquivos baixados (downloads) da Internet pelo usuário.


Alternativas
Comentários
  • "Históricos" não, mas, Histórico, sim. Não sei se foi erro de digitação do QC ou se a prova estava mesmo assim.

  • A lista de downloads sim, os arquivos baixados não.

  • No Google Chrome, a opção Históricos – Limpar Dados de Navegação possibilita apagar os endereços de páginas visitadas e, também, remover lista de arquivos baixados (downloads) da Internet pelo usuário.
    A Cespe considerou Correta.

    Mas para remover a lista de arquivos baixados (downloads), tem que está ativado o ''Histórico de Download'' para Limpar os Dados.

  • CORRETA

     

    REMOVE A LISTA (HISTÓRICO DE DOWNLOAD) TAMBÉM - No geral ela já fica marcada na aba abançado do Limpar Dados de Navegação.

    NÃO APAGA OS ARQUIVOS BAIXADOS -  Q848904​

  • Os dados de pesquisa do google continuam. 

  • Depende da configuração, mas está correta sim.

  • Acho que a questão é passível de recurso para anulação, pois não existe a opção históricos. Se fosse opção "limpar dados de navegação" estaria correta.

    Qualquer dúvida, baixe o chrome - clique em configurações - opções avançadas - leia o último item do primeiro bloco e clique nele - depois clique ao lado direito em avançado e veja todas as opções.

     

    Bora pra próxima

  • CORRETA: Ctrl + H = Histórico.

  • Acho que já vi essa questão kkkkkkk

  • A palavra " possibilita " que quebrou.

  • sò nao limpa os dowloads.

  • Gabarito: CERTO.

    Depois de clicar no "limpar dados de navegação", tem a opção "Avançado" e lá tem a opção pra limpar também o histórico de downloads...

  • Históricos? históricos não. A opção é Histórico. No singular! Bizarro! Nesse tipo de questão eles colocam o gabarito que quiser!! ridículo!!

  • Quem nunca apagou o histórico dps de ter entrado naquele site vermelho?! kkk

  • QUESTÃO P/ SER ANULADA !! por que ?? .....

    LIMPAR DADOS DE NAVEGAÇÃO GOOGLE CHROME

    BASICO: >>>>>>. Imagens de Arquivos armazenados no Cache

    >>>>>>>>>>>>> Cookies e outros dados de Site

    >>>>>>>>>>>>>>> Hisstoricos de Navegação.

    AVANÇADO >>> Historicos de Navegação

    >>>>>>>>>>>>>> Historicos de download

    >>>>>>>>>>>>>> Cookies e outros dados do Site

    >>>>>>>>>>>>>> Imagens e Arquivos Armazenados Cache

    >>>>>>>>>>>>> Senhas e outros dados de Login

    >>>>>>>>>>>>> Formularios

    >>>>>>>>>>>>> Configurações de Sites

    >>>>>>>>>>>>> dados Aplicativos Hospedados

    #EUVOUSERPOLICIA

  • Gabarito: Certo

    Por meio da opção LIMPAR DADOS DE NAVEGAÇÃO é possível:

    ☻ Excluir o histórico de navegação

    ☻ Excluir o histórico de download

    ☻ Excluir cookies e outros dados do site

    ☻ Excluir imagens e arquivos armazenados em cache

    ☻ Excluir senhas e outros dados de login

    Você pode acessar essa opção, no Chrome, pelo atalho CRTL + SHIFT + DEL

    Bons estudos!

    E-book gratuito com Técnicas de Estudos: www.xadrezforte.com.br/ebook

  • Limpar dados de navegação - Apaga dados específicos. Ex: Download, cookies...

    Limpar históricos - Apaga históricos de últimas páginas acessadas.

    GAB. CERTO

  • HistóricoS??

    Ao menos na versão atual a opção é Histórico, e não "Históricos".

  • Por meio da opção LIMPAR DADOS DE NAVEGAÇÃO é possível:

    ☻ Excluir o histórico de navegação

    ☻ Excluir o histórico de download

    ☻ Excluir cookies e outros dados do site

    ☻ Excluir imagens e arquivos armazenados em cache

    ☻ Excluir senhas e outros dados de login

    Você pode acessar essa opção, no Chrome, pelo atalho CRTL + SHIFT + DEL

    ou seja,exclui tudão!

  • Os Homens conhecem bem essa ferramenta kkk

  • Fiz isso segundos atrás!!

  • Remover a lista de arquivos baixados está correto, MAS cuidado, não apaga os arquivos baixados, apenas o histórico


ID
2547433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de noções básicas de informática.


No BrOffice Impress, a opção de duplicar um eslaide editado permite que, dentro de uma apresentação, seja criado um novo eslaide com o mesmo estilo e a mesma estrutura do eslaide editado, mas com conteúdo vazio.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, a opção duplicar "eslaide" duplica o eslaide rs, não o torna vazio. É como se desse um CTRL C + CTRL V no slide. 

  • Imaginei que o Duplicar fosse diferente de Copiar e Colar, visto o termo Duplicar, porém, a verdade é que o examinador quis, foi, ferrar com agente. Kkkk...

  • DUPLICAR = COPIAR/COLAR.

    SE DUPLICAR O SLIDE SERVE PRA TER DOIS DO MESMO, QUAL O SENTIDO DO DUPLICADO SER VAZIO? KKKK CESPE VIAJADA.

  • questão dada. #Simbora

  • Gabarito''Errado''.

    Atualmente o pacote de escritório gratuito chama-se LibreOffice em cujo suporte para o Impress, informa-se que o recurso Duplicar Slide "insere uma cópia do silde após o slide atual". 

     Assim sendo o comando duplicar slide cria uma cópia idêntica ao slide original (e não um slide vazio), está disponível no menu Inserir.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • que em 2021 venha essa baba

  • Fui marcar antes de ler o finalzinho "mas com conteúdo vazio". KKKKKKKKK.

    Como diria o melhor da informática, Professor Igor Rocha: "Pressa nem pra ser feliz!"


ID
2547436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Terminado o concurso para o cargo de soldado combatente, para o qual, conforme previsto em edital, havia 140 vagas, buscou-se uma forma de dar provimento aos cargos, com a chamada para a posse dos classificados. Devido à contingência de recursos, foi estabelecido que a chamada seria mensal, durante determinada quantidade de meses, e que as quantidades de aprovados chamados mensalmente para a posse deveria obedecer a uma progressão aritmética de razão 2.

Com referência à situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.


Se todos os classificados forem chamados mês a mês durante 7 meses, então no 4.º mês serão chamados 20 dos classificados.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CERTO.

    P.A --> X- 6, X- 4, X-2, X, X+2, X+4, X+6

    S7 = 140 (soma dos termos da P.A)

    S7 = X-6 + X-4 + X-2 + X + X+2 + X+4 + X+6 = 140

    7X = 140 --> X = 20 (4º TERMO DA P.A)

  • ITEM CERTO.

    P.A --> X+2, X+ 4, X+6, X+8, X+10, X+12, X+14

    S7 = 140 (soma dos termos da P.A)

    140 = 7x + 56

    -7x = 56 - 140

    -7x = -84 .(-1)

    x = 12

    12 + 8 (quarto mês) = 20 (4º TERMO DA P.A)

  • Não irão ser chamados 20 candidatos mês a mês como o colega mencionou, sendo a razão = 2, quantidade de 20 só no 4º termo (4º mês).

  • QUESTÃO CORRETA

     

    OUTRA MANEIRA DE FAZER A QUESTÃO

    DADOS:
    N (número de meses/termos da PA)
    = 7
    r (razão da P.A.) = 2
    a4 (quarto termo da P.A.) = 20

    TEMOS: (a1, a2, a3, a4, a5, a6, a7) - Substituindo o a4, ficará --> (a1, a2, a3, 20, a5, a6, a7)

     

    Agora podemos calcular o a1 com base no valor de a4 e a razão, vejamos:
    a4 = a1 + (n-1)*r  --> Equação do termo geral da P.A.; agora vamos substituir os valores!
    20 = a1 + (4-1)*2  --> n = número do termo correspondente ao termo a4, ou seja, 4; pois a4 é o quarto termo da P.A.
    a1 = 20 - 6
    a1 = 14

    Substituindo o a1, ficará --> (14, a2, a3, 20, a5, a6, a7)

     

    AGORA TEMOS DOIS MODOS DE CONTINUAR A QUESTÃO, IREI RESOLVER DOS DOIS MODOS. VEJAMOS:

     

    MODO 1 --> MONTANDO A P.A. COM A RAZÃO E FAZENDO O SOMATÓRIO FINAL
    P.A. =
    (14, 14+2, 16+2, 18+2, 20+2, 22+2, 24+2)
    P.A. = (14, 16, 18, 20, 22, 24, 26)
    Somatório = 14+16+18+20+22+24+26 = 140 ---> QUESTÃO CORRETA

     

     

    MODO 2 --> DESCOBRINDO a7 E DEPOIS IGUALANDO NA FÓRMULA DA SOMA DOS TERMOS DA P.A.
    P.A. --> (14, a2, a3, 20, a5, a6, a7)
    a7 = a1 + (n-1)*r 
    a7 = 14 + (7-1)*2 --> n = número do termo correspondente ao termo a7, ou seja, 7; pois a7 é o sétimo termo da P.A.
    a7 = 14+6*2 --> Primeiro multiplica
    a7 = 14+12
    a7 = 26

    Agora temos --> (14, a2, a3, 20, a5, a6, 26)


    Sn = Somatório dos termos
    Sn = [(a1+a7)*N]/2 
    Sn = [(14+26)*7]/2 ---> N = número de termos da P.A. = número de meses.
    140 = [(14+26)*7]/2 ---> Sn = 140, pois ele quer saber se que com o a4 = 20, poderia chamar os 140 aprovados em 7 meses. Os dois lados da equação têm que ser iguais.
    140 = [40*7]/2
    140 = 280/2
    140=140 ---> QUESTÃO CORRETA

     

    "AS PESSOAS MENTEM, OS NÚMEROS NÃO!"

     

     

  • Resolvi da seguinte forma:


    A questão diz que é uma P.A de razão 2 e pergunta se no 4º mês serão chamados 20 classificados.


    Então pensei na P.A (a1=14, a2=16, a3=18, a4=20, a5=22, a6=24, a7=26) e cada termo representando a quantidade de meses da questão, ou seja, 7 meses no total. Partindo do princípio que no 4º mês seriam chamados 20 classificados. Como estamos diante de uma P.A diminui e aumentei 2 a cada termo em função do 4º mês.


    Em seguida utilizei a fórmula da soma da P.A -> Sn=(a1+an).n/2 -> Sn=(14+26).7/2 -> Sn=140


    Portanto, se na soma da P.A obtivemos o total de classificados para a posse, podemos afirmar que no no 4º mês foram chamados 20 classificados.


    #facaosimpplesquedacerto

  • monte de gente fazendo explicações gigante, se a razão = 2  e no 4º mes temos 20...
    (20-6) + (20-4) + (20-2) + 20 + (20+2) + (20+4) + (20+6)  = 140 

    BIZU... sempre em uma PA de numero de termos impar (7 como o da questao), e cite um termo que esta no meio da PA como referencia (4º como o da questao), basta multiplicar esse mesmo numero pela quantidade de termos (20x7).

     

     

  • Fiz, refiz, fiz mais uma vez, quebrando a cabeça, mas o tempo todo fiz certo, achando que estava errado, porém está ai uma resolução bem simplória:

    Fui um chute, todavia consciente, mas com uma prova real para agregar.

    a1=14

    a2=16

    a3=18

    a4=20

    a5=22

    a6=24

    a7=26


    Sn=140


    Questão correta. Espero ter ajudado, bons estudos e fiquem com Deus!

  • Use essa formula:

    AN= A+ ( N-1) R

    140= A+ (140-1) X 2

    140=A+ (139X2)= 279

    140-279=A

    A= 139


    AGORA VAMOS PRA OUTRA FORMULA:

    MS= (A1+N) X N

    TUDO ISSO DIVIDIDO POR 2

    MS= ( 1+139) X 2

    MS= 140X 2 DIVIDIDO POR 2

    MS= 280 DIVIDIDO POR 2

    MS=140 DIVIDIDO PELOS 7

    MS= 20.



  • 140(total de Candidatos)/7(meses)=20, a razão de cada mês é 20.


  • So precisava fazer a média dos termos, pois são equidistante

  • an= a1+ (n-1). R 

    140= 1+ (n-1). 7

    20= 1+ n-1

    20-1+1= n

    n=20

    C

  • soma dos termos = 140

    140 = (A1 + An). N/2

    140 = [A1 + A1 +(N-1)q].N/2

    140 = [2A1 + (7-1)2].7/2

    40 = 2A1 + 6.2

    40 = 2A1 + 12

    A1= 14

    no primeiro mês serão chamados 14 aprovados

    ele pede o 4, então temos

    MÊS 1 : 14 PESSOAS

    MÊS 2 : 16 PESSOAS

    MÊS 3 : 18 PESSOAS

    MÊS 4 : 20 PESSOAS

    GABARITO : CERTO

  • A1+A2+A3+(A4)20+A5+a6+A7

    A3=( A4)-2 :18

    A2= 18-2 : 16

    A1= 16-2 : 14

  • No quarto mês serão chamados 8

    Até o quarto mês terão chamados 20

  • Não precisava dar um rodeio desses apenas só era somar 20x7 =140 então no quarto mas seria chamado 20

  • Se os 140 são chamados dentro dos 7 meses, então 140/7 =20, logo a1= 20 e a razão = 20, sendo assim a cada mês serão chamados mais 20, de acordo com uma PA. Essa foi minha lógica.

  • Notem que o quarto mês corresponde justamente a termo central da PA. Oras, o termo central corresponde justamente à média de todos os termos. Então temos um total de 140 vagas para serem preenchidas em 7 meses, isso dá uma média de: 

    140

    7

    =20 

    A média é de 20 vagas por mês.

    Portanto, serão chamados 20 classificados no quarto mês.

    ITEM CERTO

  • PA temos a formula para calcular 1 termo e a formula para calcular a somatória de todos os termos em um determinado intervalo.

    A questão fornece a progressão e a soma, logo:

    Sn = [a1+a7]* n / 2

    140= a1+a7 * 7 / 2

    a1+a7 = 140*2/7

    a1+a7 = 40.

    a1= 40-a7

    podemos achar o 7º termo:

    a7 = a1+(n-1)*r

    a7= 40 - a7 + (7-1)*2

    a7+a7 = 40+6 * 2

    2a7 = 52

    a7 = 26.

    Logo:

    a1= 40-26 = 14

    então:

    a4 = a1 + (n-1) *r

    a4 = 14 + 3 * 2

    a4 = 14+6 = 20

  • Como a quantidade de meses é pequena, dá pra fazer de uma forma rápida e lógica, seguinte:

    O enunciado deu que o 4º dia corresponderia a 20, beleza? Pois bem, coloque o 20 na 4º posição e preencha as casas restantes de acordo com a progressão: 14 + 16 + 18 + 20 + 22 + 24 + 26. O resultado deu 140? Ok, agora corre para o abraço!

  • 140 vagas dividido para 7 meses dá 20 vagas por mês kkkk

    é só isso, a banca quer comer o seu tempo.

  • 140 vagas dividido para 7 meses dá 20 vagas por mês kkkk

    é só isso, a banca quer comer o seu tempo.

  • TOTAL DE VAGAS= 140

    RAZAO=2

    A4=20

    VAMOS PRIMEIRO ACHAR O A1, POIS IREMOS DESCOBRIR TODOS OS TERMOS

    MACETE

    A4= A1+ R. 3

    20= A1+ 2.3

    20=A1+ 6

    20-6= A1

    A1=14

    A4= 14+3.2

    A4= 20

    OBS: QUANDO FALTAR ALGUM ELEMENTO, ACHEM O TERMO GERAL, COM ELE, DA PARA DESCOBRIR TUDO DE UMA P.A

    TERMO GERAL FORMULA

    AN=A1(N- 1) . R

    FORMULA DA SOMA

    SN= (A1+ AN). N

    2

    PMAL 2021

  • SO VAI CHAMAR DE 20 EM 20 NAO IMPOROTA O MES

    ATE O 7 MES DE 20 EM 20

    GABARITO CERTO


ID
2547439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Terminado o concurso para o cargo de soldado combatente, para o qual, conforme previsto em edital, havia 140 vagas, buscou-se uma forma de dar provimento aos cargos, com a chamada para a posse dos classificados. Devido à contingência de recursos, foi estabelecido que a chamada seria mensal, durante determinada quantidade de meses, e que as quantidades de aprovados chamados mensalmente para a posse deveria obedecer a uma progressão aritmética de razão 2.

Com referência à situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.


É possível que mensalmente as quantidades dos classificados chamados para a posse sejam 1, 3, 5, ..., e assim sucessivamente durante determinado número de meses.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Não é possível essa construção de P.A (1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23 ...).

    P.A --> Soma dos termos = Sn = (a1 + an).n/2

    S11 = (1 + 21).11/2 = 121 (número de convocados no 11º mês)

    S12 = (1+ 23).12/2 = 144 (número de convocados no 12º mês)

    Portanto, não é possível. Tendo em vista que no 11º mes seriam convocados 121 aprovados e no mês seguinte 144 aprovados (valor este que ultrapassa as 140 vagas).

     

  • Dá para fazer na raça também.

    Primeiro mês: 1

    Segundo Mês: 3

    Terceiro Mês: 5

    Quarto Mês: 7

    Quinto Mês: 9

    Sexto Mês: 11

    Sétimo Mês: 13

    Oitavo Mês: 15

    Nono Mês: 17

    Décimo Mês: 19

    Décimo Primeiro Mês: 21

    Décimo Segundo MÊS: 23

    Ao somar tudo dá: 144, número superior a 140. item errado.

  • 140/7 = 20

    A cada mês chamarei 20 pessoas.

    Para que a questão seja certa, todos os números deveriam ser múltiplos de 20, então como o nº 3 não é múltiplo, a questão está errada.

     

    FOI A LÓGICA QUE USEI

  • QUESTÃO ERRADA

     

    Bom, o modo mais rápido de fazê-la é o seguinte:

    1º - Vamos completar a P.A., ficará assim
    --> (1,3,5,7,9,11,13,15,17,19,21,23,25...an)
    Porque paramos de construí-la? Porque, lógicamente, já dá para perceber que o somatório dos 13 primeiros termos da P.A. já ultrapassará os 140 aprovados.
    2º Passo - Vamos somar os 13 termos da P.A., ficará assim --> Sn = 169

     

    QUAL O RACIOCÍNIO? Se a P.A., ao subtrairmos, resultar em 140, então a questão estará correta. vejamos!

    169-25 = 144 ---> Por que -25? Porque esses 25 seriam os aprovados convocados no 13º mês. Agora temos o somatório dos 12 primeiros meses.

     

    CONCLUSÃO - QUESTÃO ERRADA
    Se subtrairmos dos 144 o número chamado no 12º mês, vai resultar em uma quantidade menor que 140. Logo, a questão está incorreta, pois não deu o valor de 140 exato; será sempre maior ou menor.

     

    "AS PESSOAS MENTEM, OS NÚMEROS NÃO!"

  • Ele quer exatos 140 candidatos. Faz sentido.

  • PA

    A1 = 1

    R = 2

     

    AN = A1 + (n-1)R

     

    Soma de PA

    (A1 + AN)N/2 = 140

    (1 + (A1 + (n-1)R)N/2 = 140
    (1 + (1 + (n-1)2)N/2 = 140
    (1 + (1 + 2N - 2)N/2 = 140

    (2 + 2N - 2)N/2 = 140
    2N² = 280
    N² = 140

     

    Como nao existe raiz de 140, não seria possivel um PA onde o a1 fosse 1 e a razão 2, dando como soma o resultado exato de 140.

     

    GAB: E
     

     

  • Simples. Vai no youtube e coloca: aula de matemática ao vivo, pm al.

    O professor do monster que me fez entender matemática.

    An= a +(n-1). R > essa é a formula.

    Explicando.

    AN> TERMO GERAL no caso 140

    A> primeiro termo

    N> número de termos

    R> razão. 2

    Vamos resolver.

    An= a+(n-1). r

    140= a+ (140-1). 2

    140=a+ (139). 2 (multiplica o 139x2)

    140= a + 279

    a= 279- 140

    (a= 1.3.9) resposta


  • PA

    A1= 1

    R= 2

    AN= ?

    N= 12

    AN= 1 + (12-1).2

    AN= 1 +11.2

    AN= 1+22

    AN=23

    SOMA

    SN= 1+23.12/2

    SN= 24.12/2

    SN=288/2

    SN= 144❌

    LEMBRE-SE -> 140.

    QUESTÃO ERRADA

  • Melhor resolução de longe é do nosso amigo Tango Alfa! Obrigada

  • se a razão é par e o primeiro termo é par, logo não podemos ter números ímpares.

  • Fui pela lógica, pois se a razão é 2, logo, a primeira chamada obrigatoriamente não pode ser 1, deve no mínimo ser 2.

  • temos que a soma da Sn=(a1+an)n/2 então 140=(1+an)n/2

    em que an=a1+(n-1)*r => an=1+2n-2=2n-1 logo

    140=(1+2n-1)*n/2 assim 140=2n^2

    n=(140)^1/2

    N só aceita números inteiros pois é relativo a posição

    errada

  • onde esta determinado a quantidade de mes?

  • 1, 3, 5 (..)

    Como começou com um número ímpar, não há possibilidade de fecha em 140.

  • TERIA QUE SER 70 MESES CHAMANDO DE 2 EM 2 , NAO TEM COMO COMECAR COM 1

    GABARITO ERRADO

  • determinado número de meses...


ID
2547457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se P e Q forem proposições simples, a proposição P - Q — que se lê “se P, então Q ” — será falsa quando P for verdadeira e Q for falsa. Nos demais casos, P - Q será sempre verdadeira. Nesse sentido, julgue o item que se segue.


A proposição Se k é um número primo qualquer, então k2 é um número ímpar. é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    pois a condição necessária k² é falsa para o Número Primo 2.

    Numeros primos ( 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, ...)

    p --> q   ( V --> F ) é a unica maneira da condicional ser FALSA.

  • ERRADO
    O numero 2 tambem é primo e com isso não se encaixa na proposição, me esqueci desse detalhe e errei essa questão na prova.

  • Só é falso quando vai fugir

  • A frase acima é uma sentença aberta. O seu valor lógico depende do valor atribuído para k. Desta

    forma, a frase acima não é uma proposição e não pode ser classificada em V ou F.

    O item está errado.

    Entretanto, creio que esta não foi a intenção da banca. A banca quer saber se a frase acima é verdadeira para todo valor de k primo. Mesmo assim, a frase seria falsa, pois 2 é primo e 22 = 4 é par.

    PROF. GUILHERME NEVES

  • ERRADA.

    O rol de números primos é infinito. Os números primos são ímpares, à exceção de um deles, o número 2, que é o único número par primo. Sendo k=2, teríamos k² = 4 e 4 é par. Ou seja, se o nosso k for o número primo 2, k² não será um número ímpar.

    Fonte: estratégia

  • 2 é primo.

    2^2= 4.

    matou a questão.

  • SÓ ACERTEI PQ VI QUE A FRASE ACIMA NAO PODERIA SER UMA PROPOSIÇÃO. SE NAO FOR POR ESSE MOTIVO EU NAO SEI O QUAL SERIA O MTIVO DE ESTRA ERRADA.

  • ERRADA

    De forma simples a questão nos permite resolvê-la por "tentativas". Desde que tenhamos em mente quem são os números primos.

    Dessa forma ao testarmos o número primo 2 teremos:

    k² = = 4

    Que por si só já basta para afirmarmos que a assertiva está ERRADA.

    Dito isto, consideremos k verdadeiro e k² falso. Já que provamos que k² é falso. Ou seja, a sentença que afirma que um número primo quando elevado ao quadrado obtém um número par como resultado é FALSA.

    LOGO: V --- F = F

    Dessa forma nossa resposta estará de acordo com o enunciado.

  • 2 é a exceção dos números primos kk

  • 2 maldito, sempre esqueço dele
  • Questão saiu tanto do padrão da cespe que enganou muita gente -.-


ID
2547460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se P e Q forem proposições simples, a proposição P - Q — que se lê “se P, então Q ” — será falsa quando P for verdadeira e Q for falsa. Nos demais casos, P - Q será sempre verdadeira. Nesse sentido, julgue o item que se segue.


Caso P seja a proposição A sequência 1, 4, 9, 16, 25 forma uma progressão geométrica., e Q seja a proposição A soma 1 + 4 + 9 + 16 + 25 é igual a 55., a proposição P - Q será falsa.

Alternativas
Comentários
  • Temos uma PA de segunda ordem na primeira proposição

    O padrão é n^2

    Não foi preciso saber disso pra resolver a questão já que se a segunda proposição é verdadeira eu nem preciso valorar a primeira

     

  • a proposição tem valor verdadeira, pois a segunda é verdadeira (só se fosse falsa, seria falsa)

  • Vamos montar a questão

    P = 1,4,9,16,25

    Q = soma dos números = 55

    Na questão pede: P--> Q = F

    Como a proposição Q é verdadeira (a soma dos números é realmente 55), então não tem como a conclusão ser F, independente do valor de P.

    A tabela do Se, Então só tem uma possibilidade de ser F:

    V-->F = F (não é o caso da questão).

  • ERRADA. Para responder essa, considere a tabela-verdade do "SE...ENTÃO" e siga o raciocínio: 1. Concentre-se na soma dada pela proposição Q, que de fato dá 55, portanto VERDADEIRO. 2. Por ser o consequente, não importa qual valor terá o antecedente P, dado pela PA, que induz candidatos precipitados a fazer o cálculo sem observar o todo, gerando tensão e perdendo tempo.

    Então, Sendo Q uma proposição consequente e VERDADEIRA, tanto faz se P é verdadeiro ou falso, seu valor lógico é irrelevante e a proposição composta é, por fim, verdadeira e não FALSA, como afirma a questão.

    Bons estudos!

  • Fácil e rápido de resolver, basta verificar se é Verdade a soma 1 + 4 + 9 + 16 + 25, é igual a 55(Correto).Agora para ser Falso na condicional é VF como a segunda proposição é V, então a questão por lógica é Verdadeira.

  • O problema pede que se verifique a veracidade da proposição dada.

    Como:

    A sequência não é uma PG, e a proposição P é FALSA, tornando P → Q VERDADEIRA independente do valor de Q.

  • ATENÇÃO: P - Q = se P, então A

    a regrinha do se...,então é '' V e F = F''(só é falso quando Vai Fugir)

    a questão diz que Q = 1 + 4 + 9 + 16 + 25 = 55 (verdade)

    Q portanto já é verdadeiro então e a proposição só seria falsa se o Q fosse falso e o P verdadeiro


ID
2547463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se P e Q forem proposições simples, a proposição P - Q — que se lê “se P, então Q ” — será falsa quando P for verdadeira e Q for falsa. Nos demais casos, P - Q será sempre verdadeira. Nesse sentido, julgue o item que se segue.


A proposição Se determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças, ele se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local. é equivalente à seguinte proposição: Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de errar a questão, conseguir enxergar o erro.

     

    Equivalência do Se então: p>q = ~p V q ,ou ~q>~p (INVERTE NEGANDO TUDO) sendo assim ficaria: 

    Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso OU no curso de formação de praças.

    Posto a proposição inicial é: (p^q)>r

  • p: foi aprovado nas provas objetivas

    q: foi aprovado no curso de formacao

    r: se tornou soldado

    Temos entao que encontrar a equivalencia da seguinte proposicao: p ^ q ---> r

    Usar o macete: NEGA NEGA TROCA TROCA , utilizado na EQUIVALENCIA do "Se ..... entao"

    Ao negarmos "p ^ q" , teremos "~p v ~q" (nega-se o conectivo E substituindo pelo OU; negando antecedente e consequente).

    Ao negarmos o "r" teremos "~r".

    Concluindo chegamos ao seguinte resultado: ~r ---> ~p v ~q (= nega nega troca troca)

  • Ano: 2015 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Considerando que as proposições lógicas sejam representadas por letras maiúsculas e utilizando os conectivos lógicos usuais, julgue o item a seguir a respeito de lógica proposicional. A sentença “Somente por meio da educação, o homem pode crescer, amadurecer e desenvolver um sentimento de cidadania" pode ser simbolicamente representada pela expressão lógica P ∧ Q ∧ R, em que P, Q e R são proposições adequadamente escolhidas.

    GABARITO ERRADO

  • Se determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças, ele se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local. é equivalente à seguinte proposição.

    Dividindo as proposições:

    P: determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso "e" no curso de formação de praças

    Q: ele se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local

    RESOLUÇÃO:

    Deseja-se a equivalência da condicional, sendo que o examinador optou pela "troca e nega".

    Se P então Q => Se ~Q então ~P

    Qual o erro? Dizer que foi "reprovado". Dizer que foi "reprovado" não é a mesma coisa que dizer "não aprovado" (no raciocínio lógico). Estamos diante de duas proposições e a letra "e" não é um conectivo, mas faz parte da proposição como um todo.

    Bons Estudos.

  • Cespe Cespiando, como sempre. Em 99,9% das provas o Cespe não considera (quando ha o conectivo E) "se tornou soldado" como uma preposição.

  • Ao meu ver O erro está no "então ele foi reprovado"

    o certo seria: então ele não foi aprovado.

    A equivalência do condicional é TROCA E NEGA

    ou

    NEGA A PRIMEIRA OU(v) MANTÉM A SEGUNDA.

  • Gabarito: Errado

    Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças. ERRADO

    Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso ou no curso de formação de praças. CERTO

  • ERRADA.

    Chamaremos:

    r: determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso

    w: determinado candidato foi aprovado no curso de formação de praças

    t: determinado candidato se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local

    Temos: Se (r e w) então t

    (r e w) --> t

    equivalência de uma proposição do tipo "Se P então Q" é "Se ~Q então ~P".

    Na proposição "Se (r e w) então t", temos:

    Q = t

    P = (r e w)

    Sendo P = (r e w), a negação de P não é (~r e ~w). negação de (r e w) é (~r ou ~w).

    Então, "Se (r e w) então t" não é equivalente a "Se ~t então (~r e ~w)", ou seja, a proposição "Se determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças, ele se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros localNÃO É EQUIVALENTE à seguinte proposição: Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças.

    Fonte: estratégia

  • Já que não achei nenhum comentário decente para o ensino de um aprendiz, estou deixando esse que vi em outro lugar, juntamente com minhas observações.

    Se P então Q = Se ~Q então ~P. O erro está que na negação de P. O correto seria: "Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do curso ou no curso de formação de praças. Negação de E é OU.

    Observação: Preste atenção na Zeugma do verbo. nesse caso está subtendida.

  • Esqueceram de negar o "e" transformando em "ou",na segunda proposição.

  • Esqueceram de negar o "e" transformando em "ou",na segunda proposição.

  • EQUIVALÊNCIA DE CONDICIONAL

    NEGA OU MANTÉM: ~R v (P ^ Q)

    TROCA E NEGA: (~P v ~Q) -> R

    Se determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças, ele se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local

    Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso OU no curso de formação de praças.

    Gabarito: ERRADO

  • Acho que a ideia de pegar o candidato era: (P^Q) -> R para ~R -> ~(P^Q) que são equivalentes..

  • Contra positiva, nega tudo e troca os lados, contudo, ele não negou o conectivo "^" que viraria "V", A Guerra continua ... Força !

  • Essa questão pode ser respondida apenas por interpretação de texto e valoração das proposições.

    INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: “se P, então Q ” — será falsa quando P for verdadeira e Q for falsa

    VALORAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES:

    P. Se determinado candidato foi aprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças, ele se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local. (CERTO)

    Q. Se determinado candidato não se tornou soldado combatente do corpo de bombeiros local, então ele foi reprovado nas provas objetivas do concurso e no curso de formação de praças. (ERRADO) pois o candidato pode ter sido aprovado nas provas objetivas do concurso, mas reprovou, posteriormente, no curso de formação. OU SEJA, PARA QUE A ASSERTIVA SEJA CORRETA, PRECISA SER UM "OU" NO LUGAR DO "E".

    Logo: P é verdadeira e Q é falsa.

    NÃO SÃO EQUIVALENTES.

    GABARITO: ERRADO!


ID
2547466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal Militar
Assuntos

Acerca do Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas, julgue o item subsequente.


Em caso de deserção, a praça sem estabilidade só poderá ser expulsa após o devido processo legal.

Alternativas
Comentários
  • CPPM

    Art. 456. Vinte e quatro horas depois de iniciada a contagem dos dias de ausência de uma praça, o comandante da respectiva subunidade, ou autoridade competente, encaminhará parte de ausência ao comandante ou chefe da respectiva organização, que mandará inventariar o material permanente da Fazenda Nacional, deixado ou extraviado pelo ausente, com a assistência de duas testemunhas idôneas.  

     

      § 4º Consumada a deserção de praça especial ou praça sem estabilidade, será ela imediatamente excluída do serviço ativo. Se praça estável, será agregada, fazendo-se, em ambos os casos, publicação, em boletim ou documento equivalente, do termo de deserção e remetendo-se, em seguida, os autos à auditoria competente.  

  • Praça Especial ~> Excluída

    Praça sem estabilidade ~> Excluída

     

    Praça Estável ~> Agregada

  • Vamos esquematizar! 

    O processo Penal Militar adota o  rito sumário nos crimes de deserção, rito adotado também para o crime de insubmissão. Vamos aos procedimentos do crime de deserção: 

     

    Oficial Desertor:

    *Termo de deserção feito pelo CTM - Geral e assinado por 2 (duas) testemunha

    *Agrega o Oficial. 

    *Juiz manda os autos para o MPM 

    *Juiz recebe a denúncia e aguarda o oficial desertor aparecer 

    *Oficial apareceu, ele é REVERTIDO. O Juíz auditor cita o réu e intima o MPM. 

     

    Deserção de Praça com Estabilidade: 

    *Termo de Deserção feito pelo CMT e assinado por 2 (duas) testemunhas. 

    *Agrega o praça estável 

    *Remete os autos a Auditoria Militar 

    *Agurda a praça desertora aparecer

    *A praça apareceu, reverte - se a praça

    *MPM oferece a denúncia

    *O Juiz auditor recebe a denúncia, cita o réu e intima o MPM 

     

    Praça sem Estabilidade ou Praça Especial: (art. 456, § 4°, CPPM). 

    **Termo de Deserção feito pelo CMT e assinado por 2 (duas) testemunhas. 

    *EXCLUI a praça sem estabilidade 

    *Aguarda a praça aparecer 

    *A praça apareceu, é submetida a inspeção de saúde.

    *Se APTA e Capaz, a praça é REINCLUÍDA no serviço ativo

    *Na hipótese de inaptidão física ficará isento da prestação do serviço militar e do processo. 

    *MPM oferece a Denúncia

    *Juiz auditor recebe a denúncia, cita o réu e intima o MPM. 

     

    OBS: O Desertor que não for julgado dentro de 60 dias, a contar do dia da sua de sua apresentação voluntária ou captura, será posto em liberdade, salvo se tiver dado causa ao retardamento do processo. 

     

    Bizu: Praça com Estabilidade ou Oficial = Reversão 

    Praça sem estabilidade ou Praça Especial = Reincluído. 

  • Q660504

    Consumada a deserção de praça especial ou praça sem estabilidade, será ela imediatamente excluída do serviço ativo. Se praça estável, será agregada. 

    Correta

  • A exclusão é imediata. Exige-se, no entanto, a reinclusão da praça aos quadros como condição de procedibilidade da ação penal relativa ao crime de deserção.

  • Corrigindo equívoco do colega VICTOR MATTIOLI!

    O Oficial desertor NÃO é revertido logo após sua apresentação ou captura !! Ele fica AGREGADO até a DECISÃO TRANSITADA EM JULGADO, conforme art. 454, § 1º, CPPM. 

    Diferentemente ocorre com a praça ESTÁVEL, que também fica agregada, quando da sua apresentação/captura, que, se for inspecionada e declarada APTA, será REVERTIDA, conforme art.457, § 3º, CPPM.

    Maranata!!!

  • lEMBRANDO QUE: PRAÇA APENAS ADQUIRE ESTABILIDADE EM 10 ANOS DE SERVIÇO.
  • Acerca do Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas, julgue o item subsequente.

    Em caso de deserção, a praça sem estabilidade só poderá ser expulsa após o devido processo legal.

    Errada. Em caso de deserção, a praça sem estabilidade SERÁ IMEDIATAMENTE EXCLUÍDA DO SERVIÇO ATIVO (SENDO INCORRETO AFIRMAR QUE “só poderá ser expulsa após o devido processo legal”). CPPM: “Art. 456. (...) Exclusão do serviço ativo, agregação e remessa à auditoria § 4º Consumada a deserção de praça especial ou praça sem estabilidade, será ela imediatamente excluída do serviço ativo. Se praça estável, será agregada, fazendo-se, em ambos os casos, publicação, em boletim ou documento equivalente, do termo de deserção e remetendo-se, em seguida, os autos à auditoria competente”. 

  • Resumo top de linha, Victor!

  • Tratando-se de crime de deserção propriamente dita ou clássica, pela ausência do militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias, a contagem do prazo de graça inicia-se no dia seguinte ao dia da verificação da ausência, enquanto o dia final é contado por inteiro.

    Abraços

  • Sensacional o comentário; Victor.
  • Pessoal, vários comentários ótimos. O meu seria mais um.

    Apenas para complementar, de forma BEM resumida:

    1) Oficial: Agrega. Denúncia antes da captura ou apresentação.

    2) Pç estavel: Agrega. Só denúncia após captura.

    3) Pç sem estabilidade (especial): Exclui. Inspeção: a) apto: denúncia. b) inapto: isento do processo

  • Fundamentos da Questão*

    § 2º A demissão do oficial ou a exclusão do policial militar com estabilidade

    assegurada processar-se-á após seis meses de agregação, se não houver captura ou apresentação

    voluntária antes deste prazo.

    § 3º A praça sem estabilidade assegurada será automaticamente excluída após

    oficialmente declarada desertora

  • praça sem estabilidade automaticamente expulsa do serviço ativo

  • Em caso de deserção, a praça sem estabilidade só poderá ser expulsa após o devido processo legal.

    A Exclusão é Automática.

    Gab. ERRADO.

  • ITEM ERRADO. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5346/1992):

    Art. 42, § 3º A praça sem estabilidade assegurada será automaticamente excluída após oficialmente declarada desertora. 

    Corrigindo o item:

    Em caso de deserção, a praça sem estabilidade será automaticamente excluída após oficialmente declarada desertora.

  •  Automaticamente excluída 

  • Questão incompleta ! Pois o militar sem estabilidade, tem que se sujeitar a inspeção de saúde, sendo julgado apto, deverá ser reincluido. Então a questão está incompleta, pois depende da situação.

    art. 457, § 1º O desertor sem estabilidade que se apresentar ou for capturado deverá ser submetido à inspeção de saúde e, quando julgado apto para o serviço militar, será reincluído.

  • Praça especial ou sem estabilidade - Excluído imediatamente

    Praça estável ou oficial - Agregado


ID
2547469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca do Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas, julgue o item subsequente.


Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, independentemente da natureza do crime por eles praticado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. De acordo com o art. 125, §4º da CF, compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil [...].

    Deste modo, o processo e julgamento de militares devem, necessariamente, ter relação com crime militares, tipificados na parte especial do CPM, combinados com o art. 9º também do mesmo código, ou, ação contra ato disciplinar militar. Acredito que a fundamentação seja esta. Abraços.

  • Se for crimes dolosos contra a vida de civil, será julgado na justiça comum.

     

  • Os crimes dolosos contra a vida, praticados por militar em serviço, agora são da competencia da justiça militar, não mais da justiça comum, lei sancionada pelo presidente Michel Temer, em razão das operaçoes na rocinha, foi uma condição imposta pelos militares para a ocupação.

  • Crimes dolosos contra a vida praticados por PM ou CBM em face de civil = Justiça Comum (TRIBUNAL DO JURI)

    Crimes dolosos contra a vida praticados MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS serão da competência da Justiça Militar da União, se praticados no contexto:

    “I – do cumprimento de atribuições que lhes forem estabelecidas pelo Presidente da República ou pelo Ministro de Estado da Defesa;  

    “II – de ação que envolva a segurança de instituição militar ou de missão militar, mesmo que não beligerante; ou  

    “III – de atividade de natureza militar, de operação de paz, de garantia da lei e da ordem ou de atribuição subsidiária, realizadas em conformidade com o disposto no art. 142 da Constituição Federal e na forma dos seguintes diplomas legais:

    “a) Lei nº. 7.565, de 19 de dezembro de 1986 – Código Brasileiro de Aeronáutica;   

    “b) Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999;  

    “c) Decreto-Lei nº. 1.002, de 21 de outubro de 1969 – Código de Processo Penal Militar; e  

    “d) Lei nº. 4.737, de 15 de julho de 1965 – Código Eleitoral.”

  • João Junior resposta equivocada.

    A nova lei modificou o dec lei 1001/69 codigo penal militar, mas na verdade modificou apenas a competência. 

    Art9 II- os crimes previsto neste codigo e os previstos na legislação penal quando praticados:

    Militar x Militar

    Militar x em lugar sujeito a adm militar (contra civil, militar inativo)

    Militar (em serviço) x em formatura, em comissão natureza militar (contra civil, reformado ou civil)

    E ainda modificou a parte dos crimes dolosos contra a vida de civil, praticados por militares das Forças Armadas, que compete a Justiça Militar da União, processar e julgar. Situações envolvam operações de paz, garantia da ordem, e outras.

     

    Ou seja o codigo processual penal militar não tutela todos os crimes, tampouco os dolosos contra a vida praticado por militar Estadual contra civil, continua tento natureza Hibrida,  (quando chegar nas mãos do Juiz deve decretar exceção de incompetência e transferir p Justiça comun).

     

  • Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, independentemente da natureza do crime por eles praticado.

  • Art. 9º Par. 2º CPM

    CPB CPM

    § 1o Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares contra civil, serão da competência do Tribunal do Júri.    (Redação dada pela Lei nº 13.491, de 2017)

    Ø  Participação em suícido

    Ø  Homicídio

    Ø  Aborto

    Ø  Infantcídio + conexos

    § 2o Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares das Forças Armadas contra civil, serão da competência da Justiça Militar da União, se praticados no contexto:      (Incluído pela Lei nº 13.491, de 2017)

    I – do cumprimento de atribuições que lhes forem estabelecidas pelo Presidente da República ou pelo Ministro de Estado da Defesa;      (Incluído pela Lei nº 13.491, de 2017)

    II – de ação que envolva a segurança de instituição militar ou de missão militar, mesmo que não beligerante; ou      (Incluído pela Lei nº 13.491, de 2017)

    III – de atividade de natureza militar, de operação de paz, de garantia da lei e da ordem ou de atribuição subsidiária, realizadas em conformidade com o disposto no art. 142 da Constituição Federal e na forma dos seguintes diplomas legais:      (Incluído pela Lei nº 13.491, de 2017)

  • Lembrando que no CPM não consta como crimes contra a vida: ABORTO - INFANTICÍDIO !!

  • Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, independentemente da natureza do crime por eles praticado.

     

    Errada. Os militares DOS ESTADOS são processados e julgados pela justiça militar estadual, RESSALVADA A COMPETÊNCIA DO JÚRI QUANDO A VÍTIMA FOR CIVIL (E NÃO “independentemente da natureza do crime por eles praticado”). CF/88: “Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição. (...) § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças”. 

    CPM. “Art. 9º (...) § 1º Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares contra civil, serão da competência do Tribunal do Júri. § 2º Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares das Forças Armadas contra civil, serão da competência da Justiça Militar da União, se praticados no contexto: I – do cumprimento de atribuições que lhes forem estabelecidas pelo Presidente da República ou pelo Ministro de Estado da Defesa; II – de ação que envolva a segurança de instituição militar ou de missão militar, mesmo que não beligerante; ou III – de atividade de natureza militar, de operação de paz, de garantia da lei e da ordem ou de atribuição subsidiária, realizadas em conformidade com o disposto no art. 142 da Constituição Federal e na forma dos seguintes diplomas legais: a) Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 - Código Brasileiro de Aeronáutica; b) Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999; c) Decreto-Lei no 1.002, de 21 de outubro de 1969 - Código de Processo Penal Militar; e d) Lei no 4.737, de 15 de julho de 1965 - Código Eleitoral”.

  • ERRADO


    "Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, independentemente da natureza do crime por eles praticado."

     

    Crimes Dolosos contra a vida praticado por PM ou Bombeiro contra civil = JUSTIÇA COMUM

    Crimes Dolosos contra a vida praticado por Militares das FFAA contra civil em algumas situações = JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO

  • A JUSTIÇA MILITAR NÃO SE DESTINA A JULGAR OS MILITARES, MAS SIM OS CRIMES MILITARES

    GABARITO: ERRADO

  • O fato do delito ter sido cometido por militar não é suficiente para configurar crime militar.

    A condição de militar da ativa do agente não é suficiente, por si só, para atrair a excepcional competência da Justiça Militar .STF. 2ª Turma. HC 95471/MS, rel. Min. Gilmar Mendes, 15/5/2012

     

  • E com a mundança do artigo 9º CPM?

  • § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.  

    Abraços

  • § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.  

    Abraços

  • Nem precisava saber o estatuto dos PM de Alagoas, por lógica chegava-se ao gabarito.

    Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, independentemente da natureza do crime por eles praticado.

    Art. 125, § 4º, CF Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

  • QUANDO COMETIDO DOLOSAMENTE CONTRA CIVIL , O MILITAR É JULGADO PELA JUSTIÇA COMUM

  • Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas

    Art. 30. Os direitos e prerrogativas dos militares são constituídos pelas honras, dignidade e distinção devida aos graus hierárquicos e cargos exercidos.

    § 1º São direitos e prerrogativas dos militares:

    ....

    IV - processo e julgamento pela justiça militar estadual, nos crimes militares definidos em lei;

    ...

  • GAB.: ERRADO

    A JUSTIÇA MILITAR NÃO SE DESTINA A JULGAR OS MILITARES, MAS SIM OS CRIMES MILITARES

  • A JUSTIÇA MILITAR NÃO SE DESTINA A JULGAR OS MILITARES, MAS SIM OS CRIMES MILITARES

  • BIZU: NATUREZA DO CRIME - COMPETÊNCIAS

    CRIME COMUM - CÓDIGO PENAL

    CRIME MILITAR - CÓDIGO PENAL MILITAR

    CONTRAVENÇÃO PENAL - LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS

    TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR - REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMAL

    NO CASO DE CONCURSO DE CRIME E TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR SERÁ APLICADA A PUNIÇÃO MAIS RIGOROSA DENTRE AS DUAS PREVISTAS NOS RESPECTIVOS DIPLOMAS LEGAIS.

  • Q. ERRADA

    A JUSTIÇA MILITAR SE DESTINA AOS CRIMES MILITARES.

  • Corrigindo o item:

     

    Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual,  a depender  do crime por eles praticado.

  • A CF/1988 assim dispõe:

     Art. 125, § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

  • ITEM ERRADO. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5346/1992):

    Art. 30, § 1º São direitos e prerrogativas dos militares:

    (...)

    IV - processo e julgamento pela justiça militar estadual, nos crimes militares definidos em lei;

    A CF/1988 assim dispõe:

    Art. 125, § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

    Corrigindo o item:

    Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, a depender do crime por eles praticado.

  • ITEM ERRADO. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5346/1992):

    Art. 30, § 1º São direitos e prerrogativas dos militares:

    (...)

    IV - processo e julgamento pela justiça militar estadual, nos crimes militares definidos em lei;

    A CF/1988 assim dispõe:

    Art. 125, § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

    Corrigindo o item:

    Os militares são processados e julgados pela justiça militar estadual, a depender do crime por eles praticado.

    • CRIME COMUM - CÓDIGO PENAL
    • CRIME MILITAR - CÓDIGO PENAL MILITAR
    • CONTRAVENÇÃO PENAL - LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS
    • TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR - REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMA
  • CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA = TRIBUNAL DO JÚRI.

  • Art. 125, § 4º Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

  • Profetizar pra cair uma questão dessa na prova!!!

  • Depende do crime que foi praticado.

    Questão errada.

  • RESUMÃO DA APROVAÇÃO!

    MATOU CIVIL SEM ESTÁ EM HORÁRIO DE LABUTA = JUSTIÇA COMUM.

    ESTANDO EM ATIVIDADE OU QUE ENVOLVA OUTRO COLEGA DE FARDA = JUSTIÇA MILITAR.

  • NADA É ABSOLUTO: NÃO É TODO CRIME Q O MESMO COMETE QUE VAI SER JULGADO NA JUSTIÇA MILITAR ...

  • Justiça comum e justiça militar, vai depender do crime que ele praticar...

    "Tudo posso naquele que me fortalece."

  • CRIME MILITAR=JUSTIÇA MILITAR.

    CRIME QUE NÃO FOR MILITAR JULGADO PELA JUSTIÇA COMUM.

    MILITARES PODEM PRATICAR OS DOIS TIPOS DE CRIME,E DE ACORDO COM O QUE ELE COMETER,SERÁ JULGADO PELA RESPECTIVA JUSTIÇA

    PMAL VIBRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

  • TEM OS CRIMES FEDERAIS.

  • FIXAÇÃO:

     NATUREZA DO CRIME - COMPETÊNCIAS

    CRIME COMUM - CÓDIGO PENAL

    CRIME MILITAR - CÓDIGO PENAL MILITAR

    CONTRAVENÇÃO PENAL - LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS

    TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR - REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMAL

  • Crime militar = JUSTIÇA MILITAR

    Crime comum = JUSTIÇA COMUM

  • BIZU: NATUREZA DO CRIME - COMPETÊNCIAS

    CRIME COMUM - CÓDIGO PENAL

    CRIME MILITAR - CÓDIGO PENAL MILITAR

    CONTRAVENÇÃO PENAL - LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS

    TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR - REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMAL

    NO CASO DE CONCURSO DE CRIME E TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR SERÁ APLICADA A PUNIÇÃO MAIS RIGOROSADENTRE AS DUAS PREVISTAS NOS RESPECTIVOS DIPLOMAS LEGAIS

  • Gabarito : Errado.

  • ERRADO

    A palavra ''independentemente'' deixa a assertiva como incorreta.


ID
2547472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca do Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas, julgue o item subsequente.


Os alunos dos cursos de formação militar, em todos os níveis, e os alunos dos cursos de adaptação de oficiais, quando procedentes do meio civil, são considerados militares da ativa.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980. ESTATUTO DOS MILITARES

    Art. 3° Os membros das Forças Armadas, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.

            § 1° Os militares encontram-se em uma das seguintes situações:

            a) na ativa:

            I - os de carreira;

            II - os incorporados às Forças Armadas para prestação de serviço militar inicial, durante os prazos previstos na legislação que trata do serviço militar, ou durante as prorrogações daqueles prazos;

            III - os componentes da reserva das Forças Armadas quando convocados, reincluídos, designados ou mobilizados;

            IV - os alunos de órgão de formação de militares da ativa e da reserva; e

            V - em tempo de guerra, todo cidadão brasileiro mobilizado para o serviço ativo nas Forças Armadas.

  • LEI 7.289 / 84 --- Art 3º - Os integrantes da Polícia Militar, em razão da destinação a que se refere o artigo anterior, natureza e organização, formam uma categoria especial de servidores públicos do Distrito Federal, denominados policiais-militares. § 1º - Os policiais-militares encontram-se em uma das seguintes situações: I - na ativa: a) os de carreira; b) os incluídos na Polícia Militar, voluntariamente, durante os prazos a que se obriguem a servir; c) os componentes da reserva remunerada da Polícia Militar, convocados ou designados para o serviço ativo; e d) os alunos de órgãos de formação de policiais-milítares;
  • Em 18/04/2018, às 21:10:43, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 09/03/2018, às 23:35:21, você respondeu a opção E.Errada!

  • "quando procedentes do meio civil"? Não entendi

  • "quando procedentes do meio civil"  eram civis passaram no concurso e estão nos cursos de formação - praça ou oficial .

  • São da ativa, mas não do efetivo.

  • Essa eu errei

    Procedentes do meio civil se refere à pessoa que ainda não era militar e acabar de ingressar. Eu entendi isso.

  • Ativa e efetivo fizeram toda a diferença pra eu errar. 

  • Gab: CERTO!

     

    NA ATIVA: (DICA)

    De carreira

    Incorporados na PM voluntariamente.

    Componentes da reserva remunerada, convocados ou designados.

    Alunos dos órgão de formação.

     

    NA INATIVIDADE: (RR)

    Reserva remunerada

    Reformados

     

  • Copiando do colega para estudo posterior.

    NA ATIVA: (DICA)

    De carreira

    Incorporados na PM voluntariamente.

    Componentes da reserva remunerada, convocados ou designados.

    Alunos dos órgão de formação.

     

    NA INATIVIDADE: (RR)

    Reserva remunerada

    Reformados

  • são da ativa e considera-se como serviço temporário o tempo que permanecem no curso de formação

  • São considerados policias temporários, que são considerados policiais militares da ativa.

  • gabarito C

     Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares". 

    § 1º Os militares posicionam-se em uma das seguintes condições: 

    a) na ativa

     I - os militares de carreira;

     II - os alunos dos cursos de formação policial militar, em todos os níveis, e os alunos dos cursos de adaptação de , quando procedentes do meio civil;

     III - os componentes da reserva remunerada, quando convocados e designados para serviço especificado.

  • No estatuto não diz que militar temporário é militar da ativa.... hummmm...

  • Se ser aluno é ser PM da ativa, então beleza. Porém, seguindo a lógica do estatuto, ao invés da alternativa finalizar com "militares da ativa", o mais coerente seria finalizar com "militares temporários" . Se esta questão fosse aplicada hoje, ao meu ver, estaria incorreta, a não ser que por convenção se considere o aluno um militar da ativa. Cometa ai se você pensa diferente ou se você concorda...

  • § 3º São Policiais Militares temporários aqueles que, oriundo do meio civil, são

    matriculados, após concurso público, para frequentarem curso de formação Policial Militar ou

    de adaptação de oficiais

    Tem este parágrafo que me derrubou agora, porque ele não diz "que estão frequentando" , na verdade ele fala "para frequentarem" ,ou seja, o período após o concurso e antes de frequentar de fato as aulas trata de pm temporários...

  • kkkkkk

  • preciso de uma pausa kkk

  • Lei estadual de Alagos numero 5346/92

    capitulo 1, art. 3°, paragrafo 3° "são policiais temporários os que ainda estão no curso ou adaptação para oficial"

    gabarito totalmente equivocado, ao meu ver.

  • GAB.: CERTO

    NA ATIVA: (DICA)

    De carreira

    Incorporados na PM voluntariamente.

    Componentes da reserva remunerada, convocados ou designados.

    Alunos dos órgão de formação.

     

    NA INATIVIDADE: (RR)

    Reserva remunerada

    Reformados

  • BIZU: OS ALUNOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO CONSIDERADOS POLICIAIS TEMPORÁRIOS.

  • CAPÍTULO I DA FINALIDADE 

    Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares".

    § 1º Os militares posicionam-se em uma das seguintes condições:

    a) na ativa

    I - os militares de carreira;

    II - os alunos dos cursos de formação policial militar, em todos os níveis, e os alunos dos cursos de adaptação de oficiais, quando procedentes do meio civil;

    III - os componentes da reserva remunerada, quando convocados e designados para serviço especificado.

  • São considerados da ativa, mais não de carreira, só após a conclusão do curso de formação.

  • ITEM CERTO. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5.346/1992):

    Art. 3º, § 1º Os militares posicionam-se em uma das seguintes condições:

    a) na ativa

    (...)

    II - os alunos dos cursos de formação policial militar, em todos os níveis, e os alunos dos cursos de adaptação de oficiais, quando procedentes do meio civil; 

  • Durante o curso de formação são considerados militares da ativa,mas não de carreira.

    fazem parte da tiva os da reserva remunerada(quando designidados ou convocados)

    da inativa fazem parte os reformados e os da reserva remunerada.

  • Confundi com o fato dos alunos serem militares temporários,ainda. Não erro mais!

  • POLICIAIS DA ATIVA:

    • Aqueles que estão no curso de formação, seja de PRAÇAS ou ASPIRANTES A OFICIAL.

    • Os militares de Carreira

    • Aqueles que estavam na RESERVA REMUNERADA e que foram convocados para serviço.
  • Os alunos dos cursos de formação militar, em todos os níveis, e os alunos dos cursos de adaptação de oficiais, quando procedentes do meio civil, são considerados militares da ativa.

    POLICIAIS DA ATIVA:

    • Aqueles que estão no curso de formação, seja de PRAÇAS ou ASPIRANTES A OFICIAL.
    • Os militares de Carreira
    • Aqueles que estavam na RESERVA REMUNERADA e que foram convocados para serviço.

  • Se vier nesse nível nota de corta vai vim em 115

  • Ativa: praças ou oficiais em curso de formação; policiais de carreira e aqueles que estavam em reserva remunerada e que estão em serviço.

  • ATIVA:

    militares de carreira

    alunos do curso de formação...

    obs: reserva remunerada tanto na ativa como na inativa

    SE NA ATIVA É QUANDO FOI CONVACADO P SERVIÇO

    SE NA INATIVA É PODENDO SER CONVOCADO P SERVIÇO (FICA SUJEITO)

    INATIVA:

    REFORMADOS !!

  • Lembrando que o RESERVA pode ser da ativa e da inativa.

  • certo

  • certinho

  • CERTO.

    SÃO OS TEMPORARIOS

  • Gabarito: Certo.


ID
2547475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca do Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas, julgue o item subsequente.


Os integrantes das polícias militares constituem uma categoria especial de servidores públicos.


Alternativas
Comentários
  • Legalmente os militares não são funcionários públicos, mas sim servidores públicos especiais.

    São regidos por leis próprias, inclusive em matéria trabalhista. Estas leis são chamadas de Estatuto dos Militares.

     

    Pois bem. Estão os militares dos Estados, Territórios e Distrito Federal, sujeitos à legislação própria e especial, como também aduz o § 1° do mesmo artigo 42 da CF:

    § 1º Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, § 8º; do art. 40, § 9º; e do art. 142, §§ 2º e 3º, cabendo a lei estadual específica dispor sobre as matérias do art. 142, § 3º, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores.

    Assim aos militares a própria Constituição impôs regime especial e diferenciado do servidor civil. Os direitos e deveres dos militares e dos civis não se misturam a não ser por expressa determinação constitucional. Não pode o legislador infra-constitucional cercear direitos ou impor deveres que a Constituição Federal não trouxe de forma taxativa, tampouco não se pode inserir deveres dos servidores civis aos militares de forma reflexa.

     

    http://www.machadoepereira.adv.br/artigos/policiais-militares-e-bombeiros-militares-sao-funcionarios-publicos-28111930

  • art.3 da lei estadual de alagoas diz: Os integrantes da policia militar do estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da corporação e em 

    decorrências as leis virgentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de sevidores públicos, DENOMINADOS "POLICIAS MILITARES" 

  • NÃO É O QUE O ESTATUTO DIZ

  • denominados MILITARES

  • COMPARE DIREITOS E PRERROGATIVAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS

  • Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares".

  • ESTATUTO DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DE ALAGOAS. LEI 5.346/92.

    Art. 3º. "Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares"".

  • AVANTE PMAL 2021

  • Que delícia de questão!

  • vamoooooooooooooooo

  • CERTO

  • DENOMINADOS "MILITARES"

  • vibrando PMAL 2021 !!!

  • CERTO

    PMAL 2021

  • Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares".

  • ESTATUTO DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DE ALAGOAS. LEI 5.346/92.

    Art. 3º. "Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares"".

  • CATEGORIA: "MILITARES"

  • CATEGORIA ESPECIAL DOS POLICIAIS MILITARES. VIBRA ALUNO

  • PM-AL, ESTÁ CHEGANDO. CUIDA!!

  • Categoria especial de servidores públicos DENOMINADOS "MILITARES". E não policiais militares.

  • ITEM CERTO. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5346/1992):

    Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares".

  • queria a prova dessa forma em 2021.kkkkkkk

  • Até passar!

  • A confirmação disso é que os mesmos são denominados de POLICIAIS MILITARES DE ALAGOAS.

  • Texto de lei, vejamos:

    Lei nº 5346, de 26 de maio de 1992. Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares". 

  • Questão correta. A afirmativa encontra-se no início do regulamento.

  • constituem uma categoria especial de servidores públicos.

  • DENOMINADOS - MILITARES.

  • correto

    não tem mais para quem recorrer : CHAMA O BOPE.

    kkkkkk

  • Os essências

  • DISQUE 190

  • Legalmente os militares não são funcionários públicos, mas sim servidores públicos especiais.

  • Art. 3º Os integrantes da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em razão da destinação constitucional da Corporação e em decorrências das leis vigentes, quer do sexo masculino ou feminino, constituem uma categoria especial de servidores públicos, denominados "militares".

  • Gabarito : Certo.


ID
2547478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.


Na hipótese de transgressão disciplinar, não se aplicará sanção ao transgressor caso seja reconhecido que houve qualquer causa de justificação prevista na legislação pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Questão

    Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.

    Na hipótese de transgressão disciplinar, não se aplicará sanção ao transgressor caso seja reconhecido que houve qualquer causa de justificação prevista na legislação pertinente.

    Gabarito CERTO

     

    Art. 35 - São causas de justificação:

    I - ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço ou da segurança pública;

    II - ter sido praticada a transgressão em legítima defesa, própria ou de outrem;

    III - ter sido cometida a transgressão sob coação irresistível ou em obediência à ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico;

    IV - ter sido cometida a transgressão pelo uso imperativo de força necessária, a fim de compelir o subordinado a cumprir rigorosamente o seu dever no caso de perigo, necessidade urgente, calamidade pública, manutenção da ordem e da disciplina;

    V - ter sido praticada a transgressão por erro plenamente justificado, em circunstância que supôs situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima;

    VI - ter sido praticada a transgressão para livrar de perigo atual ou iminente, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se e não havia outro modo de fazê-lo.

    § 1.º - Não haverá punição quando for reconhecida qualquer causa de justificação.

     

    [...]

  • me, dei meu nessa.

     

  • (C)

    Causas de justificação exclui a punibilidade.

  • Justificação exclui a pena. O que não exclui são condições atenuantes.

  • Sanção( que rermina em penas contra quem a viola).

    se a causa é justificável,o transgressor não será punido,ou seja,não sofrerá sanção. Alternativa correta.

  • PMAL 2021

  • causas de justificação é muito parecido com os excludentes de ilicitude no CP

    Art. 35 - São causas de justificação: I - ter sido cometida a transgressão na prática de ação meritória, no interesse do serviço ou da segurança pública; II - ter sido praticada a transgressão em legítima defesa, própria ou de outrem; III - ter sido cometida a transgressão sob coação irresistível ou em obediência à ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico; IV - ter sido cometida a transgressão pelo uso imperativo de força necessária, a fim de compelir o subordinado a cumprir rigorosamente o seu dever no caso de perigo, necessidade urgente, calamidade pública, manutenção da ordem e da disciplina; V - ter sido praticada a transgressão por erro plenamente justificado, em circunstância que supôs situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima; VI - ter sido praticada a transgressão para livrar de perigo atual ou iminente, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se e não havia outro modo de fazê-lo. § 1.º - Não haverá punição quando for reconhecida qualquer causa de justificação. § 2.º - Não há isenção de punição disciplinar quando o erro de que trata o número V deste artigo deriva de culpa do transgressor. § 3.º - Em qualquer das hipóteses deste artigo, o agente responderá pelos excessos praticados. 

  • Na hipótese de transgressão disciplinar, não se aplicará sanção ao transgressor caso seja reconhecido que houve qualquer causa de justificação prevista na legislação pertinente.

    Justificação exclui a pena. O que não exclui são condições atenuantes.

    Excluem a pena:

    • Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas = causas de justificação
    • Código Penal = excludentes de ilicitude

  • RDPMAL

    ART.35

    §1º Não haverá punição quando for reconhecida qualquer causa de justificação.


ID
2547481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.


As dispensas da revista do recolher e do pernoite não constituem recompensas militares.

Alternativas
Comentários
  • Questão

    Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.

    As dispensas da revista do recolher e do pernoite não constituem recompensas militares.

    Gabarito ERRADO

     

    Art. 98 - Recompensas constituem reconhecimento dos bons serviços prestados por policiais militares.

    Art. 99 - Além de outras previstas em leis e regulamentos especiais, são recompensas policiais militares:

    I - o elogio;

    II - as dispensas do serviço;

    III - dispensa da revista do recolher e do pernoite.

    Art. 100 - São competentes para conceder as recompensas de que trata este Capítulo, as autoridades especificadas no Art. 11 deste Regulamento.

    Parágrafo Único - Quando o serviço prestado pelo subordinado der lugar à recompensa que escape à alçada de uma autoridade, esta fará a devida comunicação à autoridade imediatamente superior

  • Errado.

    Artigo 99, do decreto disciplinar 37.042 `` são recompensas dos policiais militares, além de outro preconizados no estatuto, elogio, dispensa do serviço , dispensa da revista do recolher e do pernoite``.

  • Quem é militar ou já serviu sabe !!!!!!!!!!!

  • Constitui sim. O RDPMAL ele vai especificar as recompensas tratadas no Estatuto. logo... Dispensa da revista ou pernoite, férias, dispensa do serviço são exemplos.

  • Artigo 99, do decreto disciplinar 37.042 `` são recompensas dos policiais militares, além de outro preconizados no estatuto, elogio, dispensa do serviço , dispensa da revista do recolher e do pernoite``

  • gabarito: ERRADO

     - Além de outras previstas em leis e regulamentos especiais, são recompensas policiais militares: I - o elogio; II - as dispensas do serviço; III - dispensa da revista do recolher e do pernoite

  • Errado - temos que ter umas regalias tbm meu povo kk

  • RDPMAL

    ART.99 Além de outras previstas em leis e regulamentos especiais, são recompensas policiais militares:

    I - o elogio

    II - as dispensas do serviço

    III - dispensa da revista do recolher e do pernoite

  • assim como o regulamento te fod5 POR qualquer coisa ele tbm vai te exaltar quando salvar um gatinho da árvore

  • RECOMPENSAS NO ESTATUTO

    Art. 105.

    § 2º São recompensas militares:

    I - os prêmios de honras ao mérito;

    II - as condecorações por serviços prestados, tempo de serviço ou por

    aplicação e estudo;

    III - os elogios, louvores e referências elogiosas;

    IV - as dispensas do serviço.

    NO RDPMAL

    Art. 99

    I - O elogio;

    II - As dispensas do serviço;

    III - Dispensa do serviço do recolher e do pernoite.

  • Gabarito : Errado.


ID
2547484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.


O afastamento do serviço pode ser cassado devido à exigência do serviço ou por qualquer outro motivo de interesse geral.

Alternativas
Comentários
  • Art.63.

    § 3º - Somente em casos de interesse da Segurança Nacional, da manutenção da ordem, de extrema necessidade do serviço ou de transferência para a inatividade, para cumprimento de punição decorrente de transgressão disciplinar de natureza grave e em caso de baixa a hospital, os policiais-militares terão interrompido ou deixado de gozar, na época prevista, o período de férias a que tiverem direito, registrando-se, então, o fato em seus assentamentos.

    Gab.C

  • Questão

    Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.

    O afastamento do serviço pode ser cassado devido à exigência do serviço ou por qualquer outro motivo de interesse geral.

    Gabarito CERTO

     

    Art. 104 - São competentes para anular, restringir ou ampliar as recompensas concedidas por si ou por seus subordinados as autoridades especificadas no Art. 11, devendo esta decisão ser justificada em Boletim.

    Art. 105 - O afastamento total do serviço, bem como o seu gozo fora da guarnição, pode ser cassado por exigência do serviço ou outro qualquer motivo de interesse geral, a juízo do Comandante da OPM ou autoridade superior, sendo, por isso, indispensável que o interessado deixe declarado, na próprio OPM, o lugar onde pretende gozar a dispensa.

  • LICENÇAS, AFASTAMENTOS, FÉRIAS: PODERÃO SER CASSADAS POR AUTORIDADE COMPETENTE.

  • GABARITO CERTO

    A AUTORIDADE COMPETENTE PODE CASSAR A LICENÇA A QUALQUER MOMENTO

  • ART 91 DO ESTATUTO DOS PMAL

    III - §4º sao autoridades competentes para interromper ou deixar de conceder ferias

    • governador do estado no caso de interesse nacional e de manutençao da ordem pública
    • o comandante geral , em caso de extrema necessidade de serviço ou de transferência paara a inatividade

  • Um exemplo disso,

    Por falta de efetivo na Polícia Militar de Alagoas na reserva remunerada podem voltar a trabalhar, ficando assim na ativa, provavelmente numa área administrativa (ou não) enquanto ativos que estavam na administração voltam para a rua. (HIPÓTESE)

  • RESUMÃO DA APROVAÇÃO:

    ESTÁ LÁ TODO ANCHO JOÃO, QUE HAVIA TIDO SUA LICENÇA CONCEDIDA QUANDO DE REPENDE ESTORA UMA INVASÃO DE TERRITÓRIO EM SUA JURISDIÇÃO DE SERVIÇO.

    PODE ESPERAR O TELEFONE TOCAR JÁ FARDADO, POIS A LICENÇA JÁ ERA.

  • MILITAR E IGUAL A ESQUERDA E A DIREITA

    BICHOS SEM ALMA

  • Se você quer mesmo ser militar já entra sabendo que praça só se f***

    Policia é pra quem nasceu pra isso e não por modismo.

    SELVAAA!

  • AFASTAMENTOS TEMPORÁRIOS - FÉ NU LUTO IN TRÂNSITO

    FÉRIAS

    Férias anual, temporário, obrigatoriamente concedido para descanso, a partir do último mês do ano a que se refere e usufruído no ano seguinte.

    § 2º É facultado ao servidor militar converter 1/3 das férias como abono pecuniário, desde que o requeira com, pelo menos, sessenta (60) dias de antecedência.

    § 3º O período de férias não gozado por motivo de necessidades do serviço, mas que o policial militar já tenha recebido a remuneração correspondente pelo menos 1/3 (um terço), poderá ser contado em dobro.

    § 1º A concessão de férias não será prejudicada por:

    a) gozo anterior de licença para tratamento de saúde ou licença especial;

    b) punição anterior decorrida de contravenção ou de transgressão disciplinar;

    c) ordem ou cumprimento de atos de serviços.

    Somente em caso de interesse da Segurança Nacional, de Manutenção da Ordem Pública, de extrema necessidade do serviço, os militares terão interrompidas ou deixarão de gozar, na época prevista, o período de férias a que tiverem direito.

    NÚPCIAS

    Oito (08) dias Solicitado antecipadamente ao seu comandante imediato, e será contado a partir da data do evento, obrigação da apresentação da certidão de casamento ao término do mesmo.

    Quando não solicitado antecipadamente a concessão do afastamento o policial militar só poderá fazê-lo até trinta (30) dias após a data do casamento.

    LUTO

    Oito (08) dias a partir da data em que a autoridade a qual o beneficiário esteja subordinado tome conhecimento do óbito da pessoa intimamente relacionada;

    Pais, cônjuge, companheira, filhos, irmãos, sogros e avós.

    INSTALAÇÃO

    Fixar residência No limite máximo de cinco (05) dias, independentemente de ter gozado trânsito.

    TRÂNSITO

    Afastamento total do serviço cuja movimentação implique, obrigatoriamente, em mudança de Guarnição ou para frequentar cursos ou estágio fora do Estado;

  • Gabarito : Certo.

  • A verdadeira referência legal deste dispositivo está no Decreto 37.042/96.

    Art. 105 - O afastamento total do serviço, bem como o seu gozo fora da guarnição, pode 

    ser cassado por exigência do serviço ou outro qualquer motivo de interesse geral, a juízo do Comandante da OPM ou autoridade superior, sendo, por isso, indispensável que o interessado deixe declarado, na próprio OPM, o lugar onde pretende gozar a dispensa.


ID
2547487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.


Consideram-se crimes militares as violações, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares, estatuídos por norma regulamentar.

Alternativas
Comentários
  • Na minha interpretação: "Consideram-se transgressões militares as violações, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares, estatuídos por norma regulamentar."

    Gabarito: ERRADO.

     

    Bom estudo a todos!

  • A transgressão militar é  classificada pelos Regulamentos Disciplinares Militares,  está no âmbito do poder disciplinar da Administração,  é  ofensiva à ética, às obrigações ou aos deveres militares, afeta somente a vida funcional do sujeito.

     

    É chamada de "Contravenção Disciplinar" no Regimento Disciplinar da Marinha, de acordo com o artigo 6° do RDMar:

    Art. 6º Contravenção Disciplinar é toda ação ou omissão contrária às obrigações ou aos deveres militares estatuídos nas leis, nos regulamentos, nas normas e nas disposições em vigor que fundamentam a Organização Militar, desde que não incidindo no que é capitulado pelo Código Penal Militar como crime.

     

    No REGULAMENTO DISCIPLINAR DO EXÉRCITO:

    Art. 14.  Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe

  •   Infrações disciplinares

            Art. 19. Êste Código não compreende as infrações dos regulamentos disciplinares.

  • Questão

    Considerando o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item a seguir.

    Consideram-se crimes militares as violações, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares, estatuídos por norma regulamentar.

    Gabarito ERRADO

     

    Art. 26 - Transgressão disciplinar é a violação, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares, estatuídos em leis, regulamentos, normas ou disposições, na sua manifestação elementar e simples. Distingue-se do crime militar, que consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo Código Penal Militar.

  • Transgressão disciplina, e não crime militar.

  • O enunciado se refere à transgressão disciplinar.

    Transgressão disciplinar é toda violação, por ação ou omissão, da ética , deveres e obrigações.

    Segundo a lei 37.042, a transgressão disciplinar não é considerada crime.

  • Crime Militares é violações contra a honra.

    -homicídio

    -lezão corporal e etc ...

  • Isso é o conceito de transgreção.

  • O rdpmal aborda transgressões disciplinares à respeito do Pm.

    Crime militar é no codigo penal militar.

    ERRADO

  • Conceito de transgressão.

  • *Crime Militar consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo Código Penal Militar.

    *Transgressão Disciplinar é a violação, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares.

    DEC 37.042-96 - Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Art. 26

  • QUESTÃO ERRADA.

    Transgressão Disciplinar não é considerado crime, a questão se refere a transgressão e não a crime militar, que é totalmente diferente.

  • CRIMES MILITARES SÃO TODAS AS OFENSAS AO QUE ESTÁ PREVISTO NO CÓDIGO PENAL MILITAR, OQUE NÃO ESTÁ PREVISTO É TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR.

  • Crime Militar - Código penal militar

    Transgressão Disciplinar - RDPMAL

    ERRADO

  • Enunciado de transgressão.

  • BIZU: NATUREZA DO CRIME - COMPETÊNCIAS

    CRIME COMUM - CÓDIGO PENAL

    CRIME MILITAR - CÓDIGO PENAL MILITAR

    CONTRAVENÇÃO PENAL - LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS

    TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR - REGULAMENTO DISCIPLINAR DA PMAL

    NO CASO DE CONCURSO DE CRIME E TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR SERÁ APLICADA A PUNIÇÃO MAIS RIGOROSA DENTRE AS DUAS PREVISTAS NOS RESPECTIVOS DIPLOMAS LEGAIS.

  • Errei ao lembrar da Transgressão Disciplinar após ter respondido a questão. Falta de atenção

  • Se EU infrinjo o COMPORTAMENTO ÉTICO, estou cometendo uma TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR e não um CRIME MILITAR.

  • Se ele considerou o RDPMAL, vá pelo RDPMAL. Nele, estão as transgressões.

  • conceito de transgressão disciplinar,não de crime militar.

    crimes militares são os que estão previstos no códico penal militar. já as trangressões ferem a ética e os deveres militares

  • Gabarito ERRADO!

    A questão trouxe o conceito de TRANSGRESSÃO MILITAR. Mas referiu-se ao CRIME MILITAR.

    Transgressão disciplina NÃO É CRIME MILITAR.

    *Crime Militar consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo Código Penal Militar.

    *Transgressão Disciplinar é violação, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares.

  • GABARITO ERRADO

    TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR

  • crime militar está tipificado no código penal militar

    o que a questao aborda esta tipificado no regulamento disciplinar a qual enseja em uma esfera administrativa interna

    configurando assim em uma transgressão disciplinar

  • A questão trata a definição de TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR e não crime militar.

    ERRADA

  • PARA QUEM NÃO GOSTA DE mimimi:

    CRIME MILITAR x TRANSGRESSÃO MILITAR

    (CÓDIGO P. MILITAR) (ESTATUTO PM)

  • Crimes militares CPM

    Transgressões --- Regimento da PMal

  • Consideram-se  transgressões disciplinares as violações, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares, estatuídos por norma regulamentar.

  • A questão aponta o conceito de transgressão disciplinar, conforme o Art. 26 do Cap. I do Título II do RDPMAL.

  • Questão incorreta, pois esse é um conceito de transgressão disciplinar que está instituído no Regulamento disciplinar, art. 26.

  • ERRADO, esse é o conceito de transgressão disciplinar. Errei essa questão de bobeira em um simulado e hoje já sei até explicar ela.

    "Tudo posso naquele que me fortalece."

  • *Crime Militar consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo Código Penal Militar.

    *Transgressão Disciplinar é violação, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares.

  • não é crime militar! é transgressão disciplinar.

  • RDPMAL

    ART. 26

    TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR é a violação, por ação ou omissão, dos princípios da ética dos deveres e das obrigações policiais militares, estatuídos em leis, regulamentos, normas ou disposições, na sua manifestação elementar e simples. Distingue-se do crime militar, que consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo Código Penal Militar.

  • *Crime Militar consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo Código Penal Militar.

    *Transgressão Disciplinar é violação, por ação ou omissão, dos princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares

  • Analisando as questões de 2017, 2018 sobre esse regulamento, 2021 cespe alisou legal

  • GABARITO: ERRADO

    Transgressão disciplinar

  • RDPMAL:

    Art. 26 - TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR é a VIOLAÇÃO, por AÇÃO ou OMISSÃO, DOS PRINCÍPIOS DA ÉTICA, DOS DEVERES E DAS OBRIGAÇÕES POLICIAIS MILITARES, ESTATUÍDOS EM LEIS, REGULAMENTOS, NORMAS OU DISPOSIÇÕES, NA SUA MANIFESTAÇÃO ELEMENTAR E SIMPLES. DISTINGUE-SE DO CRIME MILITAR, QUE CONSISTE NA OFENSA AOS BENS JURIDICAMENTE TUTELADOS PELO CÓDIGO PENAL MILITAR.

  • Gabarito : Errado.

    Isso é transgressão disciplinar.

  • Crime Militar 

    • consiste na ofensa aos bens juridicamente tutelados pelo CPM.

    Transgressão Disciplinar 

    • ação ou omissão
    • princípios da ética, dos deveres e das obrigações policiais militares.

  • TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR!!!


ID
2547490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item.


São critérios para a promoção o merecimento intelectual e a antiguidade.

Alternativas
Comentários
  • merecimento intelectual?

  • michelle costa me fiz a mesma pergunta, marquei errado pelo intelectual 

  • intelectual ,pois no periodo do curso de formacao

    sua nota "zera" e de acordo com o desempenho ao final do curso .terao os numeros de acordo com a classificacao do final do curso 

    de formacao.

  • Acredito que merecimento intelectual que estaja se referindo nesta questão são os cursos que a própria Polícia oferece aos seus efetivos e caso seja aprovado dará o direito de promoção. Tipo: curso de Sargento o militar já sendo Cabo poderá participar e se aprovado receberá mais uma petente.
  • Questão Mal elaborada. No que diz a legislação apliacada a PM, não faz mensão a esse quesito. Ficando assim, implicito. Ao saber dos requisitos para a promoção, é necessario aprovação nos cursos e aperfeiçoamento inerentes a cada posto ou graduação.

     

  • Quase errei a questão por mencionar o merecimento intelectual . 

  • Merecimento Intelectual - Se o aluno fez cursos e se especializou.

    Antiguidade - A nota do curso de formação (CFO) somada ao tempo de serviço.

  • Sou Militar mas errei essa questão, pois existe dois tipos de merecimento para promoção, merecimento e merecimento intelectual e antiguidade. Acredito que quem desenvolveu essa questão não sabia disso.

  • No filtro do QC tinha que ter para excluir o CESPE! Pelo amor.... como atrapalha !

  • GAB "C"

  • "Merecimento intelectual" ficou bem vago.

  • CBMAL, aprovado e melhor classificado será promovido ao posto de primeiro-tenente, por antiguidade, resultante da ordem de classificação final no curso ...
  • Não é que merecimento intelectual ficou vago , a pergunta só diz se eles são critérios , e não se fala em ser os únicos critérios , existe o critério de simplesmente “merecimento”

  • Faltou colocar a escolha, que é dada a Oficiais Superiores

  • Merecimento intelectual - médias finais do curso de formação.

    Ambos são critérios para promoção.

    Gab C

  • merecimento por inteligencia e antiguidade perfeito. muito bom bem objetiva.

  • Questão correta, são alguns dos critérios.

  • São critérios para a promoção

    META

    Merecimento

    Escolha

    Tempo/Antiguidade

    Ele não colocou são alguns dos critérios para a promoção

  • Repetiram a questão.

  • hoje 13:00h questao ERRADA

    16:30 questao CERTA

  • FAZEM POUCOS MINUTOS QUE EU RESPONDI ESSA QUESTÃO E ELA ESTAVA COM O GABARITO "CERTO"

    MEU JEUSUSSSS

  • CBMAL 2021: As promoções podem se dar por critérios de merecimento intelectual OU antiguidade. ERRADO

    CBMAL 2017: São critérios para a promoção o merecimento intelectual E a antiguidade. CERTO

    Não são afirmativas iguais!

  • Errado.

    O correto seria "merecimento" e não merecimento intelectual.


ID
2547493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item.


A promoção a cabo exige que o militar conte com, no mínimo, cinco anos de efetivo serviço.

Alternativas
Comentários
  • O curso de formação de cabos se dá pela QM (qualificação militar) do soldado, a classificação é feita a partir das notas no TAF (teste de aptidão física), prova escrita, comportamento do militar e antiguidade militar. Cada instituição militar tem suas próprias regras para promoção. Normalmente existe um tempo mínimo exigido para que um soldado seja promovido a cabo, chamado de interstício (por exemplo, 1 ano). 

    Fonte: Wikipédia

     

  • LEI N.º 6211, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2.000
    DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS E AS CONDIÇÕES
    QUE ASSEGURAM AOS CABOS E SOLDADDOS DA
    ATIVA DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE
    BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS O
    ACESSO NA HIERÁRQUIA MILITAR PELOS
    CRITÉRIOS DE ANTIGUIDADE E MERECIMENTO, E
    ADOTA OUTRAS PRAOVIDÊNCIAS.
    O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS


    Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

     

    Art. 7º. Para ingresso no quadro de acesso é necessário que o praça satisfaça os seguintes
    requisitos essenciais:

     

    I – promoção a cabo:
    a) contar com dez anos ou mais de efetivo serviço, não computado o tempo averbado;
    b) ser soldado de 1ª classe há pelo menos 04 (quatro) anos;
    c) gozar de sanidade física e mental;
    d) estar apto fisicamente; e
    e) estar no comportamento ótimo ou excepcional.

  • Questão

    A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item. 

    A promoção a cabo exige que o militar conte com, no mínimo, cinco anos de efetivo serviço.

    Gabarito ERRADO

     

    DAS CONDIÇÕES BASICAS PARA PROMOÇÃO A CABO - LEI N.º 6211/2.000

    Art. 7º - O ingresso do soldado, no quadro de acesso, às promoções por antigüidade, precederá de requerimento do interessado ao Cmt Geral, o qual deverá satisfazer aos seguintes requisitos:

    I - contar com dez anos ou mais de efetivo serviço, não computado o tempo averbado;

    II - ser soldado de 1ª classe, há pelo menos 04 (quatro) anos;

    III - gozar de sanidade física e mental; IV - estar apto fisicamente; e

    V - estar no comportamento ótimo ou excepcional.

    Parágrafo Único - Para ser promovido a Cabo, pelo critério de antigüidade, o soldado deverá ser submetido e aprovado em Curso de Habilitação para cabos, com o currículo escolar e carga horária equivalente as do curso de formação de cabos próprios da qualificação a que estiver inserido o militar

  • I – promoção a Cabo:

    a) contar com dez ou mais anos de efetivo serviço, não computado tempo averbado;

  • 10 anos

  • Atenção! Complementando o enunciado do meu irmão, Alexandre Gonçalves.

    O Estatuto dos Policiais Militares de Alagoas foi alterado, a questão está errada, pois a promoção a cabo exigia que o PM tivesse 10 anos de serviço, porém, em 2019, esse prazo passou para 5 anos.

    Ou seja, antes de 2019, a promoção para cabo= 10 anos de serviço

    Com a alteração de 2019, a promoção para cabo= 5 anos de serviço

  • Questão Desatualizada!!!!!

  • Questão Desatualizada. São 5ANOS

  • NÃO SÃO MAIS 10 ANOS.

    PASSOU A SER 5 ANOS!!!

  • O Estatuto foi alterado, a lei 6.544 foi alterada pela lei 8.184

  • Quem errou acertou!

    A promoção a cabo exige que o militar conte com, no mínimo, cinco anos de efetivo serviço.

    (correto)

  • PROMOÇÃO PARA CABO

    5 ANOS DE SERVIÇO MILITAR/ NO MÍNIMO 5 ANOS COMO SOLDADO, A CONTAR DA DATA DE INCLUSÃO NA CORPORAÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO.


ID
2547496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item.


As médias finais dos cursos de formação podem representar uma pontuação maior ou menor no Quadro de Acesso por Merecimento.

Alternativas
Comentários
  • Questão

    A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item. 

    As médias finais dos cursos de formação podem representar uma pontuação maior ou menor no Quadro de Acesso por Merecimento. 

    Gabarito CERTO

     

    Art. 2º - As promoções às graduações de soldados de 1ª classe, cabos e terceiros sargentos, ocorrerão pelos seguintes critérios:

    I – Antigüidade e, ou;

    II – Merecimento intelectual.

    § 1º - Promoção por antigüidade é aquela que se baseia na precedência hierárquica de um graduado sobre os demais de igual graduação, dentro do número de vagas, estabelecidas em cada qualificação particular do militar, exigindo-se que o praça esteja fazendo parte do respectivo quadro de acesso.

    § 2º - Promoção por merecimento, para cabo e soldado, é aquela a que o mesmo faz jus, quando havendo vaga, decorrer de conclusão, com aproveitamento, em curso de formação.

  • Até no CFSD o recruta tem que papirar para se destacar.

  • GAB.: CERTO

    Art. 2º - As promoções às graduações de soldados de 1ª classe, cabos e terceiros sargentos, ocorrerão pelos seguintes critérios:

    I – Antiguidade e, ou;

    II – Merecimento intelectual.

    § 1º. Promoção por antigüidade é aquela que se baseia na precedência hierárquica de um graduado sobre os demais de igual graduação, dentro do número de vagas, estabelecidas em cada qualificação particular do militar, exigindo-se que o praça esteja fazendo parte do respectivo quadro de acesso.

    § 2º. Promoção por merecimento, para cabo e soldado, é aquela a que o mesmo faz jus, quando havendo vaga, decorrer de conclusão, com aproveitamento, em curso de formação.

  • Promoção por merecimento, para cabo e soldado, é aquela a que o mesmo faz jus, quando havendo vaga, decorrer de conclusão, com aproveitamento, em curso de formação.

  • CAPÍTULO II DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA

    Art. 13. A antigüidade em cada posto ou graduação é contada a partir da data da publicação do ato da respectiva promoção, declaração, nomeação ou inclusão

    e) promoção por conclusão de curso de formação na mesma data, o mais antigo será aquele que obteve maior grau intelectual no final do curso; 

  • acredito que isso aí tbm envolva no melhoramento de um serviço quando o militar já estiver formado, oq vai resulta em uma "MISSÃO BOCA PODRE" OU "MISSÃO BOCA LIMPA"

  • Maior grau intelectual é um dos critérios

    Gab C

  • A pontuação do CFSD serve para desempate no que tange a antiguidade.

    CERTO.

  • Questão correta, poisdiante dessa perspectiva poderá haver classificação ou desclassificação, analisando também os empates.

  • certo..

    até para escolhe seu local de serviço

  • "Lei 6514/04, Art. 7º, parágrafo 2º, inciso I - Curso de formação de soldados:

    a) Média final de 6,00 até 7,99 - 1,00 (um ponto);

    b) Média final acima de 8,00 - 1,50 (um ponto vírgula cinquenta)."

    Gabarito: CERTO. Pois a média final de um curso de formação pode influenciar na sua pontuação no QAM (Quadro de acesso por merecimento).

  • Certo, você sendo o 01 da turma de Alagoas vai ter algumas regalias pós curso.

  • Gabarito : Certo.


ID
2547499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item.


A pontuação negativa mais severa atribuída a um militar decorre da detenção.

Alternativas
Comentários
  • A pontuação negativa mais severa atribuída a um militar decorre da prisão.

    Gabarito: ERRADO.

  • 2 repreensoes equivalem a 1 detençao;

    4 repreensoes equivalem a 1 prisao;

    2 repreensoes equivalem a 1 prisao;

    1 transferencia a bem da disciplina equivale a 1 prisao.

    lei 2.578 pm to

  • LEVE-REPRESSÃO OU ADVÊRTENCIA

    MÉDIA-DETENÇÃO

    GRAVE-PRISÃO

     

  • Questão desatualizada!

    Prisão e detenção foram revogadas pela lei 13.967 de 26 de Dezembro de 2019.

    @pm_pertencerei

  • Prisão e Detenção foram revogadas para fins administrativos.

    LEI 13.967/19

  • PRISÃO

  • Licenciamento a bem da disciplina.

  • Prisão e Detenção foram revogadas para fins administrativos.

    LEI 13.967/19

    PUNIÇÕES PERMITIDAS AO PM >>>>>> 1-- ADVERTÊNCIA

    2-- REPREENSÃO

    3-- LICENCIAMENTO A BEM DA DISCIPLIA.

  • Prisão e Detenção foram revogadas para fins administrativos.

    LEI 13.967/19

    PUNIÇÕES PERMITIDAS AO PM >>>>>> 1-- ADVERTÊNCIA

    2-- REPREENSÃO

    3-- LICENCIAMENTO A BEM DA DISCIPLIA.

  • Prisão e detenção foram revogadas pela lei 13.967 de 26 de Dezembro de 2019.

  • Decorre do licenciamento a bem da disciplina


ID
2547502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da legislação sobre os critérios e as condições que asseguram o acesso na hierarquia militar, julgue o próximo item.


Negada sua promoção, o militar poderá interpor recurso administrativo junto ao comandante geral da corporação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Art. 127, Estatuto PMAL: O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo, poderá recorrer ou interpor pedido de queixa, reconsideração ou representação, segundo legislação vigente na Corporação.

    § 1º O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá: a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção

  • certo, no prazo de 15 dias para promoção e 120 dias para as demais

  • Art. 127. O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer 

    ato administrativo, poderá recorrer ou interpor pedido de queixa, reconsideração ou 

    representação, segundo legislação vigente na Corporação. 

     § 1º O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá: 

     a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, 

    quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção;

    Gab: certo!

  • Art. 127. O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer 

    ato administrativo, poderá recorrer ou interpor pedido de queixa, reconsideração ou 

    representação, segundo legislação vigente na Corporação. 

     § 1º O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá: 

     a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, 

    quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção;

    Gab: correto

  • CERTO.

    ENQUANTO ESTIVER DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS.

  • Só para complementar os comentários dos colegas. O direito de recorrer na esfera administrativa não pode ser impetrado coletivamente.

  • GAB.: CERTO

    Art. 127, Estatuto PMAL: O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo, poderá recorrer ou interpor pedido de queixa, reconsideração ou representação, segundo legislação vigente na Corporação.

    § 1º. O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá: a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção

  • Art. 127, Estatuto PMAL: O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo, poderá recorrer ou interpor pedido de queixa, reconsideração ou representação, segundo legislação vigente na Corporação.

    § 1º. O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá: a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção

  • Conforme o art mencionado. provavelmente o recursos é interposto em algum setor administrativo e não junto ao Comandante Geral.

    Errei porque considerei errado entregar o recurso direto ao Cmd...

  • Promoção Praças: Ato do comandante Geral, mediante proposta da comissão de promoção de Praças.

    Promoção Oficiais: Ato do governador do estado, mediante proposta do comandante geral.

    Negada sua promoção, o militar poderá interpor recurso administrativo junto ao comandante geral da corporação.

    GAB: CERTO

  • certo

    poderiam , contudo difícil é ser aceito

  • Segura na mão de Deus e vai...

    Gab C

  • Art. 127. O policial militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo, poderá recorrer ou interpor pedido de queixa, reconsideração ou representação, segundo legislação vigente na Corporação.

    § 1º O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá:

    a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção;

    b) em cento e vinte (120) dias, nos demais casos. 

  • Gabarito : Certo.

  • Art 127§ 1º. O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá: a) em quinze (15) dias corridos, a contar do recebimento da comunicação oficial, quando se tratar de composição de Quadro de Acesso para promoção


ID
2547505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o próximo item, com base no disposto no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas e nas legislações estaduais que tratam dos critérios e das condições de acesso na hierarquia militar.


Situação hipotética: Determinado militar, durante um salvamento, ultrapassou os limites normais de cumprimento do dever com atos de audácia e coragem e, por isso, recebeu promoção por bravura. Em decorrência das circunstâncias do salvamento, o militar veio a falecer. Assertiva: Nesse caso, o militar não receberá a promoção post-mortem que resultaria das consequências do ato de bravura.

Alternativas
Comentários
  • C. Ou uma ou outra.

  • Só um dos dois !

    CERTO

  • Qual é a previsão legal para isso?

     

  • Sera somente por bravura!

  • A promoção por ato de bravura exclui, em caso de falecimento, a promoção post mortem que resultaria de suas consequências.

  • É claro, né?! Se ele morreu como vai adquirir alguma coisa?

    Gab: C

  • Quem já se viu morto receber prémio gente? kkkkk

  • Deveria ser promovido por honrar a farda que veste e a corporação que pertencia.

  • Qual artigo fala disto?

  • Artigo especifico não tem.

    Porém no Art 62° que fala de Demissão ex-oficil; O policial militar vai ser demitido por falecer ou for considerado falecido.

    Logo não se promove Policial demitido.

  • LEI Nº 6.514, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004

    Lei de promoções da PMAL e CBMAL

    Art. 12 § 4º No caso de falecimento do militar, a promoção por bravura exclui a

    promoção “post-mortem” que resultaria das consequências do ato de bravura. 

  • O policial morto em serviço tem direito à promoção post-mortem. Isso é para que a família receba uma pensão maior. A questão quer saber se a promoção por bravura exclui a promoção post mortem ou se as duas se acumulam. De acordo com a legislação, anula. A família do policial ó irá receber a promoção por bravura.

  • LEI Nº 6.514, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004

    Art. 12 § 4º No caso de falecimento do militar, a promoção por bravura exclui a

    promoção “post-mortem” que resultaria das consequências do ato de bravura. 

    ENTAO SE ELE FICASSE VIVO, RECEBERIA PROMOÇÃO POR BRAVURA

  • LEI 6.514 art 12 § 4º No caso de falecimento do militar, a promoção por bravura exclui a promoção “post-mortem” que resultaria das conseqüências do ato de bravura. 

  • GAB.: CERTO

    LEI Nº 6.514, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004

    Lei de promoções da PMAL e CBMAL

    Art. 12, § 4º. No caso de falecimento do militar, a promoção por bravura exclui a

    promoção “post-mortem” que resultaria das consequências do ato de bravura. 

  • LEI 6.514 art 12 § 4º No caso de falecimento do militar, a promoção por bravura exclui a promoção “post-mortem” que resultaria das conseqüências do ato de bravura. 

  • ja diz tudo morreu , enterra

  • Quem já viu morto ser promovido ^^

  • Promoção post-mortem = quando o policial é morto em serviço. Esse tipo de promoção serve para que a família possa receber uma penção maior.

    já a promoção por bravura,para acontecer o policial ou bombeiro,deve continuar vivo,ele assumiu o risco por conta própria. se vier a falecer por bravura o post-mortem será anulado.

  • Promoção " post mortem " é aquela que visa a expressar o reconhecimento da Pátria ao oficial falecido no cumprimento do dever ou em consequência disto, ou a reconhecer o direito do oficial a quem cabia a promoção, não efetivada por motivo do óbito.

  • O militar RECEBERÁ promoção por BRAVURA, MESMO que morra em serviço pelo ato. POST-MORTEM seria em outra circunstância, morrer por covid ou doença fazendo a sua função, por exemplo.

  • A promoção post-mortem só é concedida caso o militar falecido estivesse pleiteando alguma outra promoção e durante o curso do pleito, vir a morrer. Caso essa promoção seja devida, o Estado garantirá a promoção, mas nesse caso, como ele está morto, a promoção será post-mortem, conforme:

    Art. 11. A promoção “post-mortem” é aquela que visa expressar o reconhecimento do Estado ao militar falecido no cumprimento do dever ou em conseqüência dele, ou reconhecer o direito do Oficial ou do Graduado a quem cabia a promoção, não efetivada por motivo do óbito. [...]

    Entenda como uma forma de garantia de direitos devidos e sobretudo, homenagem ao morto.

  • "Assertiva: Nesse caso, o militar não receberá a promoção post-mortem que resultaria das consequências do ato de bravura."

    Mas a família receberá.

  • O policial morto em serviço tem direito à promoção post-mortem. Isso é para que a família receba uma pensão maior.

    A questão quer saber se a promoção por bravura exclui a promoção post mortem ou se as duas se acumulam. De acordo com a legislação, anula. A família do policial só irá receber a promoção por bravura.

  • PMAL 2021

  • Ta morto ! Vai receber como pai ? Kk

  • Não receberá, pois já recebeu a promoção por bravura.

  • A promoção de bravura, exclui a possibilidade da promoção post-mortem, uma vez que elas não se acumulam.

  • não receberá a promoção post-mortem, porque recebeu a promoção por bravura.

    Gabarito: certo

    #PMAL2021

  • E vai receber morto é? kkkkkkkkkkk
  • Não tem como acumular o post-mortem e o de bravura, então, ele receberá apenas o de bravura.

    GAB C

    "Tudo posso naquele que me fortalece."

    • Lembrando que se ele sobrevivesse iria ser nomeado por ato de bravura independente da existência de vaga

    PMAL 2021!

    ''A palavra convence, mas o exemplo arrasta''

  • Gabarito : Certo.

  • F pelo guerreiro da questão...


ID
2547508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o próximo item, com base no disposto no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas e nas legislações estaduais que tratam dos critérios e das condições de acesso na hierarquia militar.


É considerado ausente o policial militar que deixa de comparecer ou se afasta de sua organização por mais de vinte e quatro horas consecutivas.

Alternativas
Comentários
  • O instituto da ausência é o vestíbulo da deserção.

     

  • Questão mal formulada, pois o militar em escala poderá se ausentar por mais de 24 horas sem que isso configure ausência. No caso a questão queria dizer que o militar se ausentou por mais de 24 horas do momento que deveria se apresentar ao trabalho. Não acredito que foi Cespe que formulou essa questão.

  • Questão

    Julgue o próximo item, com base no disposto no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas e nas legislações estaduais que tratam dos critérios e das condições de acesso na hierarquia militar.

    É considerado ausente o policial militar que deixa de comparecer ou se afasta de sua organização por mais de vinte e quatro horas consecutivas.

    CERTO

     

    Art. 6º Para efeito deste estatuto serão obedecidas as seguintes conceituações:

    XVII - Ausente - é a situação em que o policial militar deixa de comparecer ou se afasta de sua organização por mais de vinte e quatro horas consecutivas;

  • 24h - AUSENTE

    + de 8 Dias - DESERTOR

    + de 8 Dias (s/ indícios de deserção) - DESAPARECIDO

    + de 30 dias - EXTRAVIADO

  • Ausente 24hrs

    Desertor +8 ausente

    Desaparecido - na função do exercício, desastre, viagem, serviço ou operação tiver paradeiro ignorado por mais de 8 dias

    Extraviado deparrcido por mais de 30 dias

  • XV - Extraviado ou Desaparecido - é a situação de desaparecimento do policial 

    militar quando não houver indícios de deserção; 

    XVI - Deserção - é a situação em que o policial militar deixa de comparecer, sem 

    licença, à unidade onde serve por mais de oito dias consecutivos; 

     XVII - Ausente - é a situação em que o policial militar deixa de comparecer ou se 

    afasta de sua organização por mais de vinte e quatro horas consecutivas;

    Gab:correto

  • CORRETO

    Ausente → mais de 24 horas consecutivos. (sem licença)

    Deserção → mais de 08 (oito) dias consecutivos.

    Desaparecido sumir e não houver indícios de deserção. (está a serviço)

    Extraviado → permanecer desaparecido por mais de 30 dias.

  • Muito bom o comentário

  • ATÉ 24h é FALTOSO

    passou de 24h é AUSENTE

    + de 8 Dias consecutivos - DESERTOR

    + de 8 Dias (s/ indícios de deserção) - DESAPARECIDO

    + de 30 dias - EXTRAVIADO

    Obs: o desligamento do serviço ativo será feito seis (06) meses após a agregação por motivo de extravio.

    Caso de naufrágio, sinistro aéreo, catástrofe, calamidade pública ou acidentes oficialmente reconhecidos, o EXTRAVIO do Policial Militar da ativa será considerado, para fins do estatuto, como FALECIMENTO.

  • GAB.: CERTO

    ATÉ 24h é FALTOSO

    passou de 24h é AUSENTE

    + de 8 Dias - DESERTOR

    + de 8 Dias (s/ indícios de deserção) - DESAPARECIDO

    + de 30 dias - EXTRAVIADO

    Obs: o desligamento do serviço ativo será feito seis (06) meses após a agregação por motivo de extravio.

    Caso de naufrágio, sinistro aéreo, catástrofe, calamidade pública ou acidentes oficialmente reconhecidos, o EXTRAVIO do Policial Militar da ativa será considerado, para fins do estatuto, como FALECIMENTO.

  • ATÉ 24h é FALTOSO

    passou de 24h é AUSENTE

    + de 8 Dias - DESERTOR

    + de 8 Dias (s/ indícios de deserção) - DESAPARECIDO

    + de 30 dias - EXTRAVIADO

  • GABARITO CERTO

    Art. 40 - É considerado ausente o PM que por mais de 24H consecutivas:

    • Deixar de comparecer a sua organização PM sem comunicar o motivo
    • Afaste-se, sem licença, da organização PM onde serve ou do local onde deveria permanecer.

    PMAL2021

  • Acredito que a questão esteja equivocada quando fala "se afasta de sua organização" pois o art. 40 inciso II fala que o afastamento deve ser "sem autorização" para acarretar a ausência.

  • ITEM CERTO. Segundo o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas (Lei Estadual nº 5346/1992):

    Art. 40. É considerado ausente o policial militar que por mais de vinte e quatro (24) horas consecutivas:

    I - deixe de comparecer a sua Organização Policial Militar sem comunicar o motivo do impedimento;

    II - afaste-se, sem licença, da Organização Policial Militar onde serve ou do local onde deva permanecer.

  • 24 horas - ausente

    8 dias - desertor

    + de 8 dias sem deserção - desaparecido

    + de 30 dias - extraviado

  • gab certo

    artigo 40

    "Tudo posso naquele que me fortalece."

  • Gabarito : Certo.


ID
2547511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue o próximo item, com base no disposto no Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas e nas legislações estaduais que tratam dos critérios e das condições de acesso na hierarquia militar.


O policial militar deve obedecer com rapidez às ordens determinadas por autoridade competente e, quando uma ordem parecer obscura, estará isento de responsabilidade pelo excesso ou abuso que cometer no seu cumprimento.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO.

    Quando a ordem parecer obscura o subordinado deve pedir esclarecimento a autoridade.

  • Isento de responsabilidade pelo excesso? Eu heim...

  • ERRADO

    Art. 29. Cabe ao policial militar a responsabilidade integral pelas decisões que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar.

    Parágrafo Único. No cumprimento de ordens recebidas, o executante responde pelas omissões, erros e excessos que cometer.

    Lei nº 5346, de 26 de maio de 1992

  • "Ordem absurda não se execulta soldado "(sgt cavalcanti)

    14bimtz 

    #rumoapmalagoas

  • INDEPENDENTE DA ORDEM SER OBSCURA, ELE SERÁ RESPONSÁVEL PELOS ATOS QUE COMETER

  • Cabe solicitar esclarecimento da ordem e mesmo assim responderá por qualquer excesso, mesmo se a ordem for legal.

  • Art. 29. Cabe ao policial militar a responsabilidade integral pelas decisões que 

    tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar. 

     Parágrafo Único. No cumprimento de ordens recebidas, o executante responde 

    pelas omissões, erros e excessos que cometer.

    GAB: ERRADO

  • TODO POLICIAL RESPONDERÁ PELOS SEUS ATOS , PRINCIPALMENTE PELO EXCESSO QUE COMETER

  • Vai nas ondas que tu vai ficar isento.

  • Quando a ordem parecer obscura, o PM deve pedir esclarecimentos e caso haja excesso ele responderá pelos que cometer, independente da ordem ser obscura ou não.

  • Mesmo ele recebendo a ordem do seu superior, e ele executando tal ordem, ele não ficará isento de suas responsabilidade. o artigo 29 deixa bem claro. Ele é responsável integralmente pelas suas ações sim. PHD.Adnilson Ferreira PMAL
  • GAB.: ERRADO

    Art. 29. Cabe ao policial militar a responsabilidade integral pelas decisões que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar.

    Parágrafo Único. No cumprimento de ordens recebidas, o executante responde pelas omissões, erros excessos que cometer.

  • Como eu fiz sem saber do assunto:

    QUESTÃO: O policial militar deve obedecer com rapidez às ordens determinadas por autoridade competente e, quando uma ordem parecer obscura, estará isento de responsabilidade pelo excesso ou abuso que cometer no seu cumprimento.

    Tirei a parte onde está a vírgula (cor azul) e li a questão. Dando como ERRADO o gabarito. Afirmando que o PM estará isento de responsabilidade, e isso é errado. É como se o policial fizesse o ato e depois que houver um erro, dizer que foi culpa do Sargento/Cabo/Capitão etc... e esse pagasse pelo PM.

    GABARITO: ERRADO.

  • art.29 cabe ao policial militar a responsabilidade integral pelas decisoes que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar...prof. cayna gazele...

  • VIA DE REGRA, AS ORDENS DEVEM SER CUMPRIDAS. CONTUDO, VEJAMOS:

    • REGRA = CUMPRE-SE PRONTAMENTE;
    • ORDEM MANIFESTAMENTE ILEGAL = NÃO SE CUMPRE;
    • ORDEM OBSCURA = SOLICITA ESCLARECIMENTOS;
    • ORDEM QUE TRAGA RESPONSABILIDADE AO EXECUTANTE = PEDE QUE SEJA FEITA POR ESCRITO.

    PROFESSOR CAYNÃ GAZELE

  • VAI PEDIR ESCLARECIMENTO NA PRATICA KKK, P TU LEVAR UM PESCOTAPA

  • fui ler rápido e acabei me ferrando kkkkkkkkkkkkk

  • São duas situações tratadas de maneira equivocada na questão:

    1. Em se tratando de ordem obscura, o PMAL deverá solicitar esclarecimento sobre esta.
    2. O PMAL responderá sim pelos excessos e abusos cometidos.

    ERRADA.

    #AvanteCompanheiros!

  • caveira

  • Sendo ilegal - não se cumpre

    Sendo obscura - esclarecimento

  • o militar será sim responsabilizado, no entanto poderá recebe um pesco tapa pedido: esclarecimento ,mas continuado sinistro o cso , poderiam requisita esclarecimento por escrito.

    logo de qualquer forma o praça ´´ bicho sem alma´´ , seriam preso de qualquer jeito

  • Se parecer obscura ele não é obg a cumprir

    Se parecer legal, mas ele tem duvidas, ele pode pedir a ordem por escrito,

    ERRADO

    "Tudo posso naquele que me fortalece."

  • Gabarito : Errado.

    Quando a ordem parecer obscura,cabe quem vai executa-lá solicitar os devidos esclarecimentos.

  • Minha vaga é sua

    Pmal 2022

  • As ordens emanadas de autoridade COMPETENTE:

    • Devem ser prontamente obedecidas.
    • Cabe inteira responsabilidade a autoridade que a determinar

    Quando ordem parecer OBSCURA

    • Cabe ao subordinado solicitar esclarecimentos

    Quando a ordem importar em responsabilidade para o executante:

    • Não for manifestamente ilegal
    • Poderá solicitar sua confirmação por escrito
    • Cumprindo a autoridade que a emitiu
    • Atender solicitação
    • Subordinado a execução da ordem recebida.

    Executante que exorbitar cumprimento de ordem recebida

    • Responsabilidade excessos e abuso que cometer.

    Ainda que não se trate de ato de serviço:

    • Deve o PM obediência aos seus superiores hierárquicos


ID
2547550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Durante uma tempestade, houve um raio com fluxo de cargas elétricas entre o solo e uma nuvem igual a 16.000 coulomb por segundo. A descarga elétrica durou 10-8 segundos.

Considerando essas informações e os aspectos relacionados a esse fenômeno e à lei de Coulomb, julgue o item subsecutivo.


Situação hipotética: Durante a tempestade, uma pessoa observou um relâmpago e, somente após 15 segundos, ela escutou o barulho do trovão. Assertiva: Nessa situação, sabendo-se que a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s, é correto afirmar que a pessoa se encontra a mais de 5.000 m do local onde ocorreu a descarga elétrica.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Velocidade = Distância/Tempo

    Distância = Velocidade * Tempo

    D = 340 * 15

    D = 5100 m

  • d= v.t

    d= 340*15

    d= 5100

     

    ...é correto afirmar que a pessoa se encontra a mais de 5.000 m do local ...

     

    (Certo)

  • Correto !

    ∆S= V.T

    ∆S=340 . 15 = 5.100

    Outras fórmulas:

    T= ∆S/V

    V=∆S/T

  • É importante lembrar que esse FENÔME ocorre com ida e a volta do som. Além da velocidade da luz ser maior a essa, por isso é visto depois escuta-se.

  • S = So + vt

    S = 0 + 340. 15s

    S = 5100m

  • Importante a atenção no enunciado, eu coloquei como errado pq não vi a palavra MAIS de 5.000.

    Em frente e avante!


ID
2547553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Durante uma tempestade, houve um raio com fluxo de cargas elétricas entre o solo e uma nuvem igual a 16.000 coulomb por segundo. A descarga elétrica durou 10-8 segundos.

Considerando essas informações e os aspectos relacionados a esse fenômeno e à lei de Coulomb, julgue o item subsecutivo.


Se a carga do elétron for igual a 1,6 × 10-19 C, então, no referido intervalo de tempo, 1015 elétrons fluíram para a terra.

Alternativas
Comentários
  • Alguém dá uma esmolinha em ajuda?

    Estou me esforçando para aprender, mas, parece impossível, agradeço por qualquer dica...

  • Q = n.e

    16000. 10^-8 = n. 1,6^-19

    isolando n = 16000.10^-8 / 1,6^-19 = 10^15

  • Fiz por regra de três:

    16000 C -- 1"

    x C -- 10*-8

    x= 16.10*-5 C n° de cargas no intervalo a cima;

    Dada a carga elementar: e=1,6.10*-19

    1C -- 1,6.10*-19

    x C -- 16.10*-5

    x= 10*15 cargas.

  • sempre que falar em quantidade de elétrons utilize a fórmula

    Q=n.e

    Q: Carga

    n: quantidade de elétrons

    e: carga do elétron (1,6.10^-19)


ID
2547556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Durante uma tempestade, houve um raio com fluxo de cargas elétricas entre o solo e uma nuvem igual a 16.000 coulomb por segundo. A descarga elétrica durou 10-8 segundos.

Considerando essas informações e os aspectos relacionados a esse fenômeno e à lei de Coulomb, julgue o item subsecutivo.


Caso um bastão isolado carregado positivamente se aproxime, sem tocar, de uma esfera metálica de carga nula colocada em cima de um suporte isolante, o objeto metálico não estará sujeito a uma força de atração porque a carga elétrica dele é nula.

Alternativas
Comentários
  • Alguem tem como explicar essa questão?? sou pessimo em física e preciso aprender :/

  • O processo que foi mencionado é chamado de ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO. 

    Imagina que quando se aproxima um objeto carregado positivamente de um neutro, os eletrons desse objeto neutro vão para o lado mais proximo desse objeto carregado positivamente ( os opostos se atraem ) e consequente gera uma força de atração.

    Dica: Da uma pesquisada no google imagens, vai ficar bem mais claro.

  • A questão está errada, pois a carga nula  , não quer dizer que a carga é zerada, mas sim que a quantidade de carga negativa é igual a quantidade de carga positiva, então o objeto metálico estará SIM, sujeito a força de atração. 

  • Eletrização por indução eletrostática: Este processo de eletrização é totalmente baseado no princípio da atração e repulsão, já que a eletrização ocorre apenas com a aproximação de um corpo eletrizado (indutor) a um corpo neutro (induzido).

     

    Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

     

    No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. O mesmo processo pode ser repetido para eletrizar positivamente um objeto neutro, porém deve ser usado um indutor de carga negativa.

  • Cara eu acho que está errada por que o bastão está isolado. Com isso não existe a passagem da carga.

  • A esfera está carregada com cargas positivas e negativas, conforme mencionada NEUTRA, como a esfera é metálica, as cargas tem movimentos livre no corpo da esfera.

    Ao aproximar o bastão carregado positivamente, as cargas NEGATIVAS irão para a lateral da esfera mais próxima do bastão, havendo assim uma atração. (os opostos se atraem)

    As cargas POSITIVAS irão para o outro lado da esfera como forma de repulsão; (cargas iguais se repelem)


ID
2547568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


O mol é a unidade de medida da grandeza quantidade de matéria.

Alternativas
Comentários
  • Massa Atômica(A) = Protons + Neutrons, medição em U.

    Massa Molecular = Soma das massas atômicas da molécula, medição em U

    Massa Molar = Massa molecular x nº de avogadro(6 . 10²³); medição em g- gramas.

  • Para o estabelecimento de um padrão para a contagem de quantidade de matéria foi criado o conceito "mol". Dessa forma, o mol é uma unidade que descreve os números dos átomos, íons e moléculas. Em 1 mol de objetos há um determinado número igual ao número de átomos que existe em 12 g de carbono-12 (elemento definido como a "massa padrão").
    Portanto, este item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Gabarito: Certo

    "Mol deve ser entendido como quantidade de matéria ligada a um número de partículas - uma noção tão simples quanto dúzia, resma, milheiro etc."

    Fonte: Ricardo Feltre. Química geral, vol. 1


ID
2547571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


Elemento químico pode ser considerado um conceito teórico, por ser definido como tipo de átomos, também definido por um número atômico.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Pessoal, atentem-se aos seguintes conceitos:

    Átomo: constituído pela massa, representada simbolicamente por (A), número de prótons (Z), nêutrons e elétrons. Isso significa que há diferentes tipos de átomos devido as diferentes cargas de prótons, nêutrons e elétrons.

    Número de prótons: representam as cargas positivas do átomo, também podendo ser chamado de número atômico (Z).

    Elemento químico: é definido exclusivamente pelo número atômico.

    Siga sempre em frente. Você está mais próximo do que imagina.

  • Um elemento químico pode ser definido como uma substância formada por um único tipo de átomo. Cada átomo é formado por partículas muito pequenas, chamadas de prótons, nêutrons e elétrons. Todos os átomos de um mesmo elemento possuem a mesma quantidade de prótons, também chamado de número atômico. Por exemplo, o elemento oxigênio possui 8 prótons, logo, seu número atômico é igual a 8.
    Portanto, o item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gabarito: Certo.

    "Elemento Químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z)"

    Fonte: Ricardo Feltre. Química Geral, Vol 1.


ID
2547574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


Os elementos químicos são organizados na tabela periódica pelo crescente número de massa.

Alternativas
Comentários
  • Horizontalmente é organizada em ordem crescente de número atômico.


  • Lida a questão, vamos a resolução.

    No início do desenvolvimento da tabela periódica, Mendeleev organizou os elementos de acordo com seus pesos atômicos. Entretanto, após um tempo, os cientistas perceberam que os elementos têm a organização uniformemente repetida se forem organizados de acordo com o crescimento do número atômico. Desta forma, na tabela periódica atual, os elementos estão arranjados horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos (linhas horizontais) e famílias ou grupos (linhas verticais). Portanto, a afirmação está incorreta.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Gabarito : Errado.

    Número atômico que cresce.


ID
2547577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


Na tabela periódica, os elementos químicos são classificados em subgrupos de elementos conforme as propriedades de seus átomos.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos na tabela estão arranjados conforme seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

  • A tabela periódica foi uma das mais importantes descobertas da Química. Os químicos descobriram que, quando os elementos químicos são listados na ordem crescente de número atômico e arranjados em linhas que contém um determinado número deles, eles formam famílias em que as propriedades apresentam tendências semelhantes. Dessa forma, a tabela periódica é formada por colunas verticais, chamadas de grupos e por linhas horizontais chamadas de períodos. 
    Dessa forma, o item apresentado nesta questão está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • familias tbm podem ser chamadas de GRUPOS. MAS N DE SUBGRUPOS

  • Errado. Pois, os subgrupos são definidos não de acordo com a propriedade dos átomos, mas sim de acordo com a distribuição eletrônica de seus eletróns.

    A tabela periódica é dividida em Grupos/Famílias e períodos. Além disso, É subdividida (subgrupos) em Elementos Representativos e Elementos de Transição. Porém, essa subdivisão não é de acordo com a propriedade dos átomos, mas sim de acordo com a distribuição eletrônica.

    Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, na tabela periódica iremos encontrá-los nas famílias 1, 2, e da família 13 até a 18. (Antigamente, era família 1A, 2A, 3A, etc, mas essa representação pela letra A acompanhada do número caiu em desuso).

    Elementos de Transição ou Metais de transição possuem o elétron mais energético no subnível d (metais de transição externa) e também no subnível f (metais de transição interna) que, na tabela, são os elementos da família 3 a 12 (metais de transição).

  • Gabarito : Errado.


ID
2547580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


De acordo com o modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos de elétrons, prótons e nêutrons.

Alternativas
Comentários
  • No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga positiva, onde toda a massa estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os elétrons.”

  • O modelo atômico de Rutherford estabeleceu que o átomo não era uma esfera maciça, uma vez que ele possuía uma região central, o núcleo, denso e positivo, onde se encontravam os prótons, os responsáveis pela massa do átomo, e possuía também uma eletrosfera com órbitas circulares ao redor do núcleo, onde se localizavam os elétrons. Dessa forma, o modelo de Rutherford não previu que os átomos eram constituídos por nêutrons. Essas partículas foram descobertas pro James Chadwick, em torno de 1932.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Nêutrons não!

  • Ruth deu abertura ao conhecimento do RAIO-X, verificando a existência de espaços vazios no átomo

  • rutherford não soube explicar por quê os elétrons n eram atraídos pelos prótons

    motivo esse ser a existência dos nêutrons, descoberto por chadwick

  • Os nêutrons foram descobertos por Chadwick, após Rutherford.


ID
2547583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


A massa molecular das substâncias é dada pela soma das massas de todos os átomos que constituem suas moléculas ou fórmulas mínimas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CERTO

    A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias

  • A massa molecular é definida como a massa de uma molécula, ou seja, uma substância composta por um aglomerado de átomos. Como uma molécula é formada por mais de um átomo, sua massa pode ser definida como a soma das massas atômicas de todos os átomos presentes nessa molécula. A fórmula mínima representa a menor razão inteira possível entre os átomos de um composto. A partir de quantos mols temos ali também é possível saber a massa molecular das substâncias, somando a massa de todos os átomos presentes na fórmula. Sendo assim, este item está correto.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gabarito certíssimo. Ex: massa molar da água (H20) =

    2 MOLÉCULAS DE HIDROGÊNIO(CADA UMA TEM MASSA DE VALOR 1) = 2

    1 MOLÉCULA DE OXIGÊNIO TEM VALOR = 16

    LOGO SUA MASSA MOLAR = 18g/mol

    #ESSEANOVAI

    #CBM2021

  • Gab: Certo

    RUMO A PMAL 2021

  • CERTO.

    Massa molecular = soma das massas atômicas.

  • Na minha opinião, enunciado truncado...

    Lembre-se de que: Fórmula MÍNIMA é diferente de Fórmula MOLECULAR. Uma é o mínimo de cada componente para formar a molécula, outra é uma "apresentação simplificada da mesma molécula" (divisão dos componentes por um número comum a todos).

    Ex:

    C1H2O1 - Fórmula MÍNIMA (todos divididos por 6)

    C6H12O6 - Fórmula MOLECULAR

  • Errado porque nem sempre a fórmula mínima é igual a fórmula molecular, nesses casos seria impossível a massa da fórmula mínima ser igual a molecular. A primeira parte da sentença está correta, até formula molecular, já a segunda está errada.


ID
2547586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue o próximo item.


Nas moléculas, os átomos das substâncias são organizados linearmente de acordo com sua fórmula molecular.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Pode ser organizado de várias formas e não somente de forma linear.

  • Existem outras formas de organização como a piramidal e a angular, que não são lineares

  • De acordo com o modelo de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência, as regiões com maior densidade eletrônica tendem a ficar mais afastadas possível. A forma da molécula é dada pela posição relativa dos átomos. Sendo assim, os ângulos de ligação podem variar e algumas geometrias podem ser observadas, tais como a linear, trigonal plana, tetraédrica, entre outras. Dessa forma, este item está incorreto, umas vez que os átomos não são sempre organizados linearmente de acordo com sua fórmula molecular. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O ruim da cespe é que você nunca sabe quando ela vai considerar uma questão incompleta certa ou errada.

  • Gabarito errado por que a banca restringiu a forma de organização

  • Ela afirmou que SÃO, Quando na verdade não são, mas PODEM ser. Ela generalizou

ID
2547589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue o próximo item.


O principal produto das reações de neutralização é a água.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Ácido + Base = Sal + Água

  • CERTO

    As reações de neutralização ocorrem quando misturasmos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.

  • A reação de neutralização acontece quando um ácido e uma base reagem. O ácido libera H+ no meio e a base libera OH-, formando um sal e água, como por exemplo na reação de HCl e NaOH:
    HCl + NaOH → NaCl + H2O

    Dessa forma, a água pode ser considerada o principal produto das reações de neutralização, pois é obtida em todas as reações de neutralização. O sal também é obtido, mas depende da natureza do ácido e da base envolvidos.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A junção do Cátion (HIDROGENIO) do Ácido + Ânion (Hidroxila) da Base= Neutralização

    Produtos

    Sal

    Ex: HCL+NA(OH) = NACL+H20

    H+ OH- > H20

    GAB CORRETO

    APMBB

  • nesse caso seria a formaçao de sal + agua.

  • Não concordo muito com o gabarito... Obtém-se água com outros tipos de reação também, como por exemplo a combustão. No meu vero principal produto seria o sal. Cespe sendo Cespe

  • Acido + Base ----> Sal + agua

    CFO PMAL 2021


ID
2547592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue o próximo item.


A redução em reações químicas não está relacionada com a diminuição de tamanho dos átomos.

Alternativas
Comentários
  • Está relacionada com o número de elétrons.

  • A redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu NOX diminui.

  • Questão passível de anulação. Está relacionado sim, pois o átomo que reduz é também o agente oxidante, logo, apesar dele não reduzir de tamanho, ele está relacionado com a redução de tamanho do outro átomo.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Em determinadas reações químicas há a transferência de elétrons entre as espécies e essas reações são conhecidas como redox. Nesse tipo de reação, ocorrem os processos de oxidação (quando a espécie perde elétrons e os transfere para o que sofre redução) e os processos de redução (quando a espécie ganha elétrons que foram doados pela espécie que sofreu oxidação). Quando uma substância sofre oxidação seu número de oxidação aumenta e quando sofre redução seu número de oxidação diminui. Sendo assim, a redução em reações químicas não está relacionada com a diminuição de tamanho dos átomos, mas com a diminuição do número de oxidação das espécies. 


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O elétron tem tamanho e massa desprezível!

    Porém a questão ficou confusa pois me fez lembrar de eletroquímica e questão de correção/ deposição

  •  O raio atômico diferencia-se de um átomo para o outro de acordo com a sua família e período na Tabela Periódica. Com respeito a elementos pertencentes à uma mesma família, o seu raio atômico aumenta de acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo.


ID
2547595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue o próximo item.


Os óxidos são substâncias artificiais produzidas pela indústria.

Alternativas
Comentários
  • Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Exemplos de óxidos: ferrugem (óxido de ferro), gás carbônico (óxido de carbono) e cal (óxido de cálcio).

  • ERRADO

    Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo.

  • Os óxidos são definidos como compostos binários (formado por dois elementos), em que o oxigênio é obrigatoriamente o elemento mais eletronegativo. Os óxidos são substâncias extremamente presentes no uso cotidiano, tais como CaO (cal virgem), SiO2 (sílica, presente na areia), CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), Fe2O3 (mineral hematita), entre outros. De acordo com os exemplos mostrados, é possível perceber que os óxidos também podem ser encontrados na natureza, logo, o item está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO. 

ID
2547598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue o próximo item.


As ligações iônicas são formadas pela união de íons com cargas iguais.

Alternativas
Comentários
  • As ligações iônicas são formadas pela união de íons com cargas opostas.

  • As ligações iônicas são formadas pela união de íons com cargas opostas onde os METAIS tendem a doar seus elétrons formando os Cátions e os AMETAIS tendem a recebe-los formando Anions.

  • A ligação iônica é caracterizada pela transferência definitiva de elétrons de um átomo para outro, formando cátions e ânions (íons). A energia necessária para a formação dessas ligações é fornecida, principalmente, pela atração entre os íons de cargas opostas. Dessa forma, a ligação iônica é formada por íons de cargas opostas e não de cargas iguais, uma vez que determinados átomos precisam doar elétrons para ficarem estáveis (como os metais), formando cátions, enquanto que outros átomos precisam receber elétrons para ficarem estáveis, formando os ânions. 
    Portanto, este item está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Cargas opostas!

  • A ligação iônica é caracterizada pela transferência definitiva de elétrons de um átomo para outro, formando cátions e ânions (íons). A energia necessária para a formação dessas ligações é fornecida, principalmente, pela atração entre os íons de cargas opostas. Dessa forma, a ligação iônica é formada por íons de cargas opostas e não de cargas iguais, uma vez que determinados átomos precisam doar elétrons para ficarem estáveis (como os metais), formando cátions, enquanto que outros átomos precisam receber elétrons para ficarem estáveis, formando os ânions. 

    Portanto, este item está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2547601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue o próximo item.


Em uma ligação covalente, os elétrons são cedidos pelo átomo de maior tamanho.

Alternativas
Comentários
  • Ocorre o compartilhamento de elétrons.

  • Gab. ERRADO

    A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A ligação covalente ocorre quando átomos de não metais compartilham elétrons entre si. Na formação de ligações covalentes os átomos tendem a completar seu octeto através do compartilhamento de elétrons para que possam se tornar estáveis. Sendo assim, os elétrons não são cedidos pelo átomo de maior tamanho, eles são compartilhados entre átomos de não metais para que atinjam a estabilidade.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Errada a descrita na questão é a ligação iônica.

  • Não são cedidos, são COMPARTILHADOS!


ID
2547604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação a reações químicas e a substâncias, julgue o item subsequente.


Uma reação de substâncias orgânicas pode gerar substâncias inorgânicas.

Alternativas
Comentários
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    As substâncias são definidas como orgânicas quando contêm o composto carbono e, no geral, hidrogênios. Uma reação de substâncias orgânicas pode gerar substâncias inorgânicas, dependendo dos reagentes e das condições da reação. Por exemplo, as reações de substituições em haletos orgânicos forma compostos inorgânicos, como mostrado na reação abaixo, que acontece na presença de uma base como NaOH:

    C2H5Cl (g) + H2O (l) → C2H5OH (aq) + HCl (aq)


    O haleto orgânico cloroetano, quando em contato com água em condições alcalinas, forma o composto orgânico etanol e também o ácido clorídrico, que é classificado como uma substância inorgânica. Portanto, a afirmação está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • EX- HIDROCARBONETOS GERANDO CO2, OU QUANDO ALGUMAS FORMAM AGUA ETC

  • Gabarito : Certo.


ID
2547607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação a reações químicas e a substâncias, julgue o item subsequente.


Nas reações químicas, os átomos se reorganizam para formar os produtos.

Alternativas
Comentários
  • reagente+reagente=produtos

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Nas reações químicas uma ou mais substâncias se convertem em outras substâncias. Os átomos não são criados nem destruídos durante uma reação química, uma vez que, de acordo com a lei de conservação das massas, não há mudança na massa total quando a reação ocorre em recipientes selados. As substâncias iniciais são chamadas de reagentes enquanto que as substâncias formadas são chamadas de produto. Sendo assim, como os átomos não são criados nem destruídos, eles são apenas reorganizados para a formação dos produtos. Logo, a afirmação do item está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", Lavoisier.

  • Durante um fenômeno químico, os átomos que estão combinados (ligados), formando moléculas, são rearranjados formando novas combinações ou novas moléculas.

    CERTO

  • Gabarito : Certo.


ID
2547610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação a reações químicas e a substâncias, julgue o item subsequente.


No balanceamento de uma equação química, o número de substâncias no reagente tem que ser igual ao número de substâncias no produto.

Alternativas
Comentários
  • O número de ÁTOMOS no reagente tem que ser igual ao número de ÁTOMOS no produto.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Em uma reação química os átomos não são criados nem destruídos, apenas se reorganizam para a formação de novas substâncias. Sendo assim, é preciso que haja a mesma quantidade de átomos nos reagentes e nos produtos, entretanto, isso não significa que o número de substâncias precisa ser o mesmo. Como exemplo, temos a reação de síntese do Ca(OH)2 a partir do CaO e água:

    CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(s)

    Nessa reação, duas substâncias formam uma única substância e é possível observar que o número de átomos nos reagentes é o mesmo dos produtos: um cálcio, um oxigênio e dois hidrogênios. Portanto, a afirmação está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Os ÁTOMOS se reorganizam para formar novas substâncias.

    Alternativa: ERRADA

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Em uma reação química os átomos não são criados nem destruídos, apenas se reorganizam para a formação de novas substâncias. Sendo assim, é preciso que haja a mesma quantidade de átomos nos reagentes e nos produtos, entretanto, isso não significa que o número de substâncias precisa ser o mesmo. Como exemplo, temos a reação de síntese do Ca(OH)2 a partir do CaO e água:

    CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(s)

    Nessa reação, duas substâncias formam uma única substância e é possível observar que o número de átomos nos reagentes é o mesmo dos produtos: um cálcio, um oxigênio e dois hidrogênios. Portanto, a afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • minha nossa, que questão capciosa.

  • A questão quis induzir ao erro. O que tem que ser igual quando devidamente balanceada é a massa e o número de elétrons

ID
2547613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação a reações químicas e a substâncias, julgue o item subsequente.


A concentração de uma solução é dada pela quantidade de matéria por litro de solução.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Concentração é igual a massa(g) dividido por volume(L)

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A concentração é uma das maneiras de expressar a composição de uma mistura, e a concentração de soluções pode ser expressa de diversas formas de acordo com a quantidade de matéria presente. Em algumas situações é muito importante saber a quantidade de soluto presente em uma solução e, por isso, a concentração é definida pela quantidade de matéria por litro de solução. Uma das formas de representar a concentração é pela concentração molar, definida como a quantidade de moléculas de soluto ou de fórmulas unitárias, em mols, existente em um dado volume de solução, em litros. Portanto, a afirmação está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • concentração molar = números de mols n / volume

ID
2547616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação a reações químicas e a substâncias, julgue o item subsequente.


Um átomo de carbono pode formar 2, 4 ou 6 ligações com outro átomo de carbono.

Alternativas
Comentários
  • O carbono faz até 4 ligações.

  • O carbono é tetravalente, ou seja, faz até quatro ligações.

  • O erro do item está em coloca 6 ligações para o carbono, que pode fazer no máximo 4 ligações com outro carbono.

  • O átomo de carbono, localizado no grupo 14 da tabela periódica, possui 4 elétrons em sua última camada. Para que esse átomo alcance a estabilidade, de acordo com a regra do octeto, precisa ter 8 elétrons em sua última camada. Dessa forma, como já possui 4 elétrons, o carbono pode realizar até quatro ligações, sendo classificado como tetravalente. Sendo assim, o item está incorreto, uma vez que ele não realiza 6 ligações com outro átomo de carbono.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Errado, o número atômico do elemento caborno é 6. fazendo a distribuição eletrônica, 1s2, 2s2, 2p2, notamos que em sua camada de valência ele somente possui quatro elétrons, ou seja, pode fazer até quatro ligações.
  • O carbono é da coluna 14 ( IV A) tendo assim 4 elétrons na sua última camada precisando de no maximo 4 ligaçoes para seu equilíbrio.

  • O carbono faz 4 ligações para atingir a estabilidade

    CFO PMAL 2021


ID
2547619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação a reações químicas e a substâncias, julgue o item subsequente.


As cadeias carbônicas são formadas por ligação linear entre átomos de carbono, de oxigênio e de hidrogênio.

Alternativas
Comentários
  • Em química orgânica, as cadeias carbônicas são formadas pela ligação química entre átomos de carbono e hidrogênio, isto é, por hidrocarbonetos.

  • As cadeias carbônicas são formadas quando os átomos de carbono realizam ligações entre si. Esses átomos também realizam ligações com o hidrogênio, mas não necessariamente com o oxigênio. O oxigênio participa de muitas cadeias carbônicas, mas sua presença não é obrigatória. Dessa forma, este item está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • As cadeias carbônicas são formadas quando os átomos de carbono realizam ligações entre si, ainda que tenham outros compostos, como o hidrogênio e o oxigênio.

  • Errado

    As cadeias carbônicas são formadas quando os átomos de carbono realizam ligações entre si. Esses átomos também realizam ligações com o hidrogênio, mas não necessariamente com o oxigênio. O oxigênio participa de muitas cadeias carbônicas, mas sua presença não é obrigatória


ID
2547622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às diferenças morfológicas e funcionais entre células procarióticas e eucarióticas, julgue o item a seguir.


As mitocôndrias, organelas ausentes em células procarióticas, atuam como fonte de energia para células eucarióticas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Estão presentes apenas no citoplasma de células eucariotas. São orgânulos esféricos, ovalados ou alongados, delimitados por duas membranas lipoproteicas: membrana externa e membrana interna. Quanto à função, as mitocôndrias estão diretamente envolvidas no processo da respiração celular aeróbica, que tem por objetivo a obtenção de energia para as atividades celulares.

  • As células procarióticas são primitivas, de estrutura muito simples. Não possuem núcleo separado, o DNA fica solto no citoplasma e possuem apenas uma organela: os ribossomos. As células eucarióticas possuem o DNA envolvido por membrana e separado em um núcleo, além de possuir diversas organelas em seu citoplasma. 
    A mitocôndria, organela presente apenas em células eucarióticas, é responsável pela respiração celular e pelo fornecimento de energia das células. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    A afirmação está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Eucariontes = Eu (Ser Humano) tenho mitocôndria

  • PROCARIONTES (BACTÉRIAS, CIANOBACTÉRIAS)

    parede celular: formada por peptideoglicano 

    núcleo: não há núcleo definido, o DNA se encontra no NUCLEÓIDE.

    membrana citoplasmática: PRESENTE

    ribossomo: PRESETE

    mitocôndria: AUSENTE

    divisão Celular: fissão binária ou gemiparidade.

    flagelo (estruturas que promovem o deslocamento de células): bactérias

     

     

     

     

    EUCARIONTES (VEGETAIS, ANIMAIS MULTICELULARES, FUNGOS E PROTOZOÁRIOS)

    parede celular: celulose (células vegetais)

    núcleo: PRESENTE

    membrana citoplasmática: PRESENTE

    ribossomo: PRESETE

    mitocôndria (fonte de energia): PRESENTE

    divisão Celular: mitose e meiose

    flagelo (estruturas que promovem o deslocamento de células): espermatozoide

  • Gabarito : Certo.


ID
2547625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às diferenças morfológicas e funcionais entre células procarióticas e eucarióticas, julgue o item a seguir.


Os flagelos são estruturas que promovem o deslocamento de células procarióticas e eucarióticas no meio ambiente em que vivem.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Um exemplo é o espermatozóide 

  • Procarióticas - Flagelo --> Bactérias
    Eucarióticas - Flagelo --> Espermatozoide
    Eucarióticas - Citoesqueleto --> Célula

  • Os flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação. Sãofrequentes nos protozoários, esponjas e gâmetas móveis.

     

    fonte: infopedia

  • Os flagelos são normalmente encontrados em células procarióticas (bactérias) mas algumas eucarióticas também apresentam essa estrutura  parecida com "chicote", que estão presentes para locomoção das células. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    A afirmação está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Gabarito : Certo.


ID
2547628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às diferenças morfológicas e funcionais entre células procarióticas e eucarióticas, julgue o item a seguir.


Células procarióticas possuem organelas citoplasmáticas revestidas por membranas com função de proteção celular.

Alternativas
Comentários
  • Celular procariontes, dentre várias diferenças em relação as celulas eucariontes, não possuem organelas. . Logo, questão errada.

  • Essa seria a definição de célula eucariótica e a membrana que a questão se refere é a carioteca.

  • célula PROcariota é 'POBRE'
  • Célula procariontes, possuem apenas uma organela: OS RIBOSSOMO

  • Gabarito : Errado.

  • A questão fala sobre as células procarióticas e eucarióticas, e suas diferenças tanto funcionais quanto morfológicas. Pede-se que seja analisado o item sobre a presença de organelas revestidas por membranas em células procarióticas. As células são responsáveis por realizar todas as operações fundamentais à sobrevivência de um organismo. As células procarióticas apresentam uma estrutura simples, sem núcleo separado e com o material genético solto no citoplasma. Não apresentam organelas citoplasmáticas e não possuem estruturas membranosas. Elas apresentam apenas os ribossomos, uma união de grânulos não membranosos que está presente tanto em células procariontes quanto em eucariontes. Alguns autores a consideram como uma organela não membranosa e outros a consideram apenas como partículas celulares pela ausência de membrana. As células eucarióticas são mais complexas, possuem diversas organelas membranosas no citoplasma, material genético envolvido por uma membrana e separado em um núcleo. Algumas das organelas citoplasmáticas (estruturas membranosas) presentes em células eucariontes: complexo de Golgi, mitocôndria, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, lisossomos, centríolos e peroxissomas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991) 

    Fonte da imagem: site passeidireto.com



    Gabarito do Professor: Errado.
  • células procarióticas não possuem organela


ID
2547631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às diferenças morfológicas e funcionais entre células procarióticas e eucarióticas, julgue o item a seguir.


Células eucarióticas se dividem por fissão binária, o que explica o surgimento de duas células idênticas ao final da divisão celular.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ERRADO

    As células eucariontes são capazes de realizar dois importantes processos de divisão celular: a mitose e a meiose. Na mitose, uma célula diploide dá origem a duas células diploides iguais à célula-mãe e, na meiose, uma célula diploide origina quatro células haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie.

    http://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-eucariontes.htm

     

  • As células eucariontes se dividem por mitose e meiose. As célucas procariontes por fissão binária ou gemiparidade.

  • Em biologia celular, fissão binária (ou bipartiçãocissiparidade) é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismosunicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas, cada uma com o mesmo genoma da "célula-mãe"

     

    As células procarióticas dividem-se por fissão binária, enquanto que as eucarióticas seguem um processo de divisão do núcleo, chamada mitose, seguida pela divisão da membrana e do citoplasma chamado citocinese.

     

    fonte: wiki

  • Eucariontes se dividem por mitosE e meiosE .

  • O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e ocorre de forma diferente em organismos procariontes e eucariontes. Nos procariontes o DNA se duplica, originando duas células, cada uma com uma cópia do DNA, por meio da fissão binária. Nos eucariontes ocorre a mitose, onde uma célula mãe origina duas células filhas com o mesmo número de cromossomos, e a meiose, onde uma célula mãe diploide origina quatro células filhas haploides com a metade dos cromossomos da célula mãe. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Apenas as células procarióticas realizam divisão celular por fissão binária. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
    1. Eucariontes: mitose e meiose
    2. Procariontes: Fissão binária ou gemiparidade.
  • Gabarito : Errado.


ID
2547643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais que acometem populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, essas doenças são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

                                                                         Internet:<https://agencia.fiocruz.br>  (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A principal medida para a eliminação dos ovos do mosquito Aedes aegypti depositados nos recipientes considerados criadouros com água parada — como pneus e pratos dos vasos de planta — consiste em jogar a água fora e aguardar que esses criadouros sequem naturalmente.

Alternativas
Comentários
  • Falso.

    É preciso lavar o recipiente, para eliminar os ovos do mosquito.

    Sou criador do Aedes aegypti, posso falar com propriedade.

  • No ciclo de vida do Aedes aegypti, a fêmea procura locais onde há água parada e limpa para desovar, colocando esses ovos bem próximo à superfície da água para serem aderidos nas paredes do recipiente. Esses ovos são dispersos em vários criadouros, e caso a fêmea esteja infectada pelo vírus da dengue, há a possibilidade de as larvas nascerem com o vírus. Os ovos podem resistir em ambientes secos por até 450 dias, então apenas jogar a água dos recipientes fora não é suficiente, sendo necessária a limpeza e desinfecção do local onde foram jogados os ovos. (IOC, Fiocruz. Dengue - prevenção, 2019)


    Além de jogar a água fora, é necessário realizar a assepsia do local para que os ovos não sobrevivam no ambiente.
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Além de jogar a água fora, tem que lavar o local para prevenir ''infecções''

    mas é basicamente uma logica...


ID
2547646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais que acometem populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, essas doenças são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

                                                                         Internet:<https://agencia.fiocruz.br>  (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Embora seja uma doença curável, a tuberculose tem sido responsável pela morte de milhares de indivíduos coinfectados com o vírus HIV.

Alternativas
Comentários
  • Na África, a tuberculose ainda é uma doença muito perigosa e que pode levar muitas pessoas à morte, principalmente os indivíduos com HIV, indígenas, pessoas que vivem nas ruas e população privada de liberdade.

  • O HIV causa imunodepressão, por esse motivo, leva as pessoas a contraírem doenças infectocontagiosas como a Tuberculose, causando consequentemente a morte das mesmas que já estão em muitos casos (sobretudo quando não realizam o tratamento) debilitadas.

  • A tuberculose, doença infecciosa e transmissível por vias aéreas, é causada pelo bacilo de Koch. Essa é a doença mais frequente em pessoas com HIV, com impacto direto na qualidade de vida e mortalidade dessa população. Uma pessoa vivendo com HIV tem 28 vezes mais chances de contrair tuberculose por se tratar de uma condição crônica imunodeficiente. Essa coinfecção de tuberculose-HIV é a principal causa de morte em pacientes com AIDS. A recomendação é o tratamento de ambas as infecções e a prevenção da infecção por tuberculose latente. (Portal do Governo Brasileiro. HIV-Tuberculose, 2019)

    A afirmação está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.



ID
2547649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais que acometem populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, essas doenças são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

                                                                         Internet:<https://agencia.fiocruz.br>  (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A transmissão da dengue ocorre pela picada do mosquito vetor, que transfere para o hospedeiro o helminto causador dessa doença.

Alternativas
Comentários
  • Helmintos = vermes
  • A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes Aegypt infectado com vírus. [...] A dengue é uma doença que não é contagiosa, ou seja, que não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, e também não é transmitida através da água ou alimentos. O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, existindo contaminação quando um mosquito não contaminado pica um indivíduo com dengue. Nestes casos, o mosquito fica contaminado e pode transmitir a doença através da sua picada.

    Fonte: https://www.tuasaude.com/transmissao-da-dengue/

  • A dengue é uma doença causada por vírus, transmitido por picadas de mosquitos. Após picar uma pessoa com o vírus, a fêmea do mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas. O vetor (transmissor) da dengue é o Aedes aegypti, e necessita de água para se proliferar. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    O mosquito não transfere um helminto para o hospedeiro, a transmissão é diretamente pelo mosquito vetor. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Errei, porém aprendi.

    A transmissão da dengue ocorre pela picada do mosquito vetor, que transfere para o hospedeiro o helminto causador dessa doença.

    HELMINTOS são Vermes Parasitas e não Vírus.

    Gab. ERRADO.

  • A dengue só tem como vetor a fêmea


ID
2547652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais que acometem populações pobres da África, Ásia e América Latina. Juntas, essas doenças são responsáveis pela morte de milhares de pessoas anualmente.

                                                                         Internet:<https://agencia.fiocruz.br>  (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Doença relacionada a más condições de higiene e saneamento básico, a esquistossomose é causada por protozoários do gênero Plasmodium.

Alternativas
Comentários
  • Causada por verme parasita da classe Trematoda

  • A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. No Brasil, a Esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” e “doença dos caramujos”. E somente três espécies são consideradas hospedeiros intermediários naturais da esquistossomose: B. glabrata, B. straminea e B. tenagophila. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo. O agente etiológico da esquistossomose é o Schistosoma mansoni.

    Fonte: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose

  • A esquistossomose é uma doença causada pelo platelminto Schistosoma mansoni. Esse platelminto necessita de um caramujo para ser seu hospedeiro intermediário, onde os ovos liberados na água liberam larvas (miracídios) que contaminam o caramujo. Dentro do caramujo, os miracídios se reproduzem em larvas contaminantes (cercárias) que voltam para a água e nadam até encontrar um organismo humano, penetrando através da pele. As larvas nadam pelo sangue e terminam nas veias intestinais, podendo contaminar o ambiente pelas fezes. A prevenção exige o tratamento de água e esgoto. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Se trata de uma doença causada por más condições de higiene e saneamento básico, mas é causada por platelminto, e não por protozoário. 
    A afirmação está incorreta.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Esquistossomose é causada por caramujos, entre outros.

    Gab. ERRADO.

  • SHISTOSSOMA MANSONI OU JAPONI

  • Caramujo n causa esquistossomose, o que causa, se n me engano, é um platelminto, o caramujo é apenas um vetor
  • Pra complementar, a doença conhecida causada por um parasita Plasmodium, provável de ser cobrada em provas de concurso, é a Malária, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A gravidade da malária varia de acordo com a espécie de Plasmodium.
  • “Doença do caramujo”, “doença da barriga d’água”, xistose ou ESQUISTOSSOMOSE: É uma doença parasitária provocada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode atingir o homem quando ele entra em contato com água doce,

    onde existam caramujos do gênero Biomphalaria infectados pelo parasita, os quais são comuns em lagoas e açudes, por exemplo. A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das FEZES DO HOMEM INFECTADO. Em contato com a água, os miracídios eclodem e penetram nos caramujos e, algum tempo depois, liberam novas larvas. Na água, as larvas (cercarias) penetram na pele e/ou mucosa do homem, reiniciando o ciclo.


ID
2547655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                            O Xote das meninas


                                    Mandacaru quando fulora na seca

                                 É o siná que a chuva chega no sertão

                                     Toda menina que enjoa da boneca

                               É siná que o amor já chegou no coração...

                                            Luiz Gonzaga e Zé Dantas (fragmento da música).

Tendo como referência os versos acima, extraídos da letra de uma canção que faz uma comparação rústica entre os ciclos de vida do mandacaru e do ser humano, julgue o item subsecutivo.


Em uma das fases do seu ciclo de vida, o mandacaru desenvolve espinhos que promovem a perda excessiva de água nessa planta.

Alternativas
Comentários
  • Os espinhos são uma adaptação da planta para diminuir a superfície de contato, dessa forma perde menos água também!

  • Mandacaru é uma espécie de cacto nativo do Brasil com flores grandes e de porte arbóreo. Ocorre mais na região nordeste do país, onde o nascimento de suas flores traz a simbolização do fim da seca em áreas muito áridas. Ele possui alta resistência durante longos períodos de seca por ser protegida por uma grossa cutícula que bloqueia a perda excessiva de água, uma característica importante para sobrevivência nas secas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    O mandacaru possui espinhos, mas não promovem a perda excessiva de água. A cutícula grossa impede a perda de água. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Em uma das fases do seu ciclo de vida, o mandacaru desenvolve espinhos que promovem a perda excessiva de água nessa planta.

    O termo correto seria EVITAM.

    Gab. ERRADO.

  • A FORMAÇÃO DE ESPINHOS EM PLANTAS ACICULIFOLIADAS(CACTOS) PERMITEM A MENOR PERDA D' AGUA POR CONTA DA ELEVADA TEMPERATURA DO AMBIENTE EM QUE VIVEM( DESERTO OU CAATINGA).

  • os espinhos possibilitam justamente o contrário ... evitar a perda de água


ID
2547658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                            O Xote das meninas


                                    Mandacaru quando fulora na seca

                                 É o siná que a chuva chega no sertão

                                     Toda menina que enjoa da boneca

                               É siná que o amor já chegou no coração...

                                            Luiz Gonzaga e Zé Dantas (fragmento da música).

Tendo como referência os versos acima, extraídos da letra de uma canção que faz uma comparação rústica entre os ciclos de vida do mandacaru e do ser humano, julgue o item subsecutivo.


O mandacaru é uma planta típica de biomas com climas secos e pouca disponibilidade e precipitação pluvial de água, como a Caatinga, o Cerrado e o Pampa.


Alternativas
Comentários
  • O pampa é úmido galera, e  cerrado tem duas estações bem definidas - seca e chuvosa-

  • O mandacaru ocorre mais na região nordeste do país, onde o nascimento de suas flores traz a simbolização do fim da seca em áreas muito áridas. É uma espécie típica do bioma caatinga. Ele possui alta resistência durante longos períodos de seca por ser protegida por uma grossa cutícula que bloqueia a perda excessiva de água, uma característica importante para sobrevivência nas secas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    O pampa possui clima subtropical e tem predominância de gramíneas. O cerrado e a caatinga possuem clima semi-árido, onde ocorrem o mandacaru. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • eu odeio a cespe !

  • Mandacaru se desenvolve apenas na caatinga, clima semiárido.
  • O mandacaru é uma planta típica de biomas com climas secos e pouca disponibilidade e precipitação pluvial de água, como a Caatinga, o Cerrado e o Pampa.

    Parafraseando as Palavras do nosso Rei do Baião Luíz Gonzaga:

    Mandacaru quando fulora na Seca

    É um sinal que a chuva chega no Sertão...

    Gab. ERRADO.

  • O mandacaru é uma planta encontrada no Bioma Caatinga.


ID
2547661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                            O Xote das meninas


                                    Mandacaru quando fulora na seca

                                 É o siná que a chuva chega no sertão

                                     Toda menina que enjoa da boneca

                               É siná que o amor já chegou no coração...

                                            Luiz Gonzaga e Zé Dantas (fragmento da música).

Tendo como referência os versos acima, extraídos da letra de uma canção que faz uma comparação rústica entre os ciclos de vida do mandacaru e do ser humano, julgue o item subsecutivo.


O fragmento da canção menciona uma planta xerófita cujo nome científico é Cereus jamacaru, pertencente à família das cactáceas.


Alternativas
Comentários
  • O principal exemplo de plantas xerófitas são as cactáceas.

  • GAB. CERTO

    Xerófitas são plantas adaptadas para viverem em regiões de climas semiárido e desértico (árido).

    Os cactos são as plantas xerófitas mais conhecidas. Porém, existem diversas espécies, que não são cactos, que pertencem às xerófitas.

      

    Principais características das plantas xerófitas:

     

    - Possuem estruturas vegetais capazes de armazenar água (parênquimas) por longo período de tempo. Possuem também estruturas que reduzem significativamente a evaporação da planta.

    - São plantas que possuem grande quantidade de espinhos.

    - A grande maioria das espécies de xerófitas produzem flores e frutos.

    - Presença de poucas folhas para diminuir a área de evaporação e consequente perda de água.

    - Muitas espécies possuem raízes longas para buscar água em áreas mais profundas do solo.

    - Ciclo biológico curto.

    - Grande capacidade de desidratar e hidratar tecidos.

  • As plantas xerófitas são adaptadas para vida nos climas semi-árido e árido, podendo suportar a escassez de água na zona em que habitam. Os cactos são as xerófitas mais conhecidas. A Cereus jamacaru é a espécie de nome popular mandacaru, à qual o trecho faz referência na questão. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    A afirmação está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.



  • As Xerófitas são plantas que desenvolvem capacidade de sobreviverem em climas semiárido e árido, sendo pertencentes à família das Cactáceas.

    Gab. CERTO.


ID
2547664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos ciclos biogeoquímicos, julgue o próximo item.


No ciclo biológico do carbono em ambiente terrestre, o dióxido de carbono é removido da atmosfera pela fotossíntese, podendo depois retornar à atmosfera por meio da respiração de plantas, animais e microrganismos.

Alternativas
Comentários
  • O carbono é o elemento químico fundamental na formação das moléculas orgânicas e, por isso, de suma importância para os seres vivos. Ele é incorporado às cadeias alimentares através da fotossíntese, que utiliza o carbono disponível no gás carbônico atmosférico (CO2) para formar (de maneira geral) a glicose (C6H12O6). A partir daí o carbono é passado através dos níveis tróficos pela alimentação e é devolvido à atmosfera pela respiração. Os restos de alimentação, como as fezes, devolvem o carbono para o solo, assim como a decomposição dos seres vivos.

    Gabarito: CERTO

  • O ciclo do carbono tem início quando as plantas e outros organismos autótrofos absorvem o gás carbônico da atmosfera para utilizá-lo na fotossíntese.

    Nesse processo, o carbono é devolvido ao meio na mesma velocidade em que é sintetizado pelos produtores, pois a devolução de carbono ocorre continuamente por meio da respiração durante a vida dos seres.

    GAB. CERTO

  • O ciclo do carbono é um processo que garante a reciclagem do carbono para o ambiente e para os seres vivos. Podemos encontrar carbono na atmosfera, nas células dos organismos, no subsolo, nas reservas de gás natural, carvão mineral e petróleo. O carbono no ar (CO2) é absorvido pelas plantas na fotossíntese, e os animais e plantas, por meio da respiração e quando morrem, liberam o carbono no ambiente pela decomposição. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A afirmação está correta.

    Gabarito do professor: CERTO. 



  • Forma principal de tirar o dióxido de carbono da atmosfera é a fotossíntese, podendo retornar pelas queimadas, respiração dos seres vivos, decomposição de matéria orgânica e pelos gases liberados pelas industrias.

    CFO PMAL 2021


ID
2547667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos ciclos biogeoquímicos, julgue o próximo item.


O escoamento subterrâneo é uma fase no ciclo da água em que parte da água existente no solo é utilizada pela vegetação e depois eliminada pelas folhas na forma de vapor.

Alternativas
Comentários
  • o escoamento é o momento em que água se infiltra no solo e se deposita em lençóis freáticos e aquíferos.

  • Todos os seres vivos precisam de água para dissolver e transportar substâncias, e de oxigênio para o funcionamento do metabolismo. O ciclo da água ocorre levando a água dos mares para a atmosfera por meio da evaporação, e leva de volta para a superfície através da chuva. A chuva forma lençóis freáticos criando rios que desaguam nos mares. Os vegetais devolvem água absorvida do solo através da transpiração. Os animais ingerem água e vegetais, que também contém água, e devolvem à atmosfera pela transpiração e ao solo pela excreção. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    O escoamento subterrâneo não faz parte do ciclo da água, é um fluxo pela movimentação da água em aquíferos. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • evapora, condensa e precipita...

    quando se tratar da cebraspe, todo detalhe é válido.

    nada fica de graça em questão cespe.

  • Ciclo da água

    Evaporação, condensação e precipitação (Pequeno ciclo)

    Evaporação e transpiração dos seres humanos, condensação e precipitação (Grande ciclo)


ID
2547670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das consequências das ações antrópicas sobre os ecossistemas, julgue o item subsequente.


A ocupação e a colonização de novos ecossistemas pelo ser humano podem aumentar a introdução de espécies exógenas ou exóticas nesses locais.

Alternativas
Comentários
  • Um ecossistema é o conjunto formado por organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos. A comunidade de um ecossistema aumenta, diminui e evolui de acordo com as pressões sobre o meio ambiente. Qualquer alteração em uma das populações que constituem a comunidade pode levar ao desequilíbrio no ecossistema. Quando é realizada a ocupação e colonização por meio antrópico, um impacto é gerado no ecossistema existente no local. Espécies que estão fora de sua área de distribuição natural podem ser inseridas e classificadas como exóticas, desequilibrando o ecossistema. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A afirmação está correta

    Gabarito do professor: CERTO.
  • adjetivo

    De proveniência exterior; que vem de fora.

    Por causas externas; que provém do exterior, do meio externo.

  • Um exemplo disso é que hoje, na Ilha Grande aqui em Angra dos Reis - RJ, existem jacarés. Dizem que foram introduzidos por um alemão que cuidava deles em sua fazenda.

    Um pouco da história pra quem se interessar: http://ilhagrande.org/pagina/historia-lopes-mendes


ID
2547673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca das consequências das ações antrópicas sobre os ecossistemas, julgue o item subsequente.


A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação e a disponibilidade de alimentos para os animais, sendo, portanto, benéfica para o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • gab ERRADO


     Portanto, benéfica para o ambiente.


    nunca na galáxia.

  • A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação ..correto

  • A prática agropecuária consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais (alimentação), criação de animais e produção de matérias primas que são transformadas em outros produtos. As queimadas para essa prática ocorrem com frequência no Cerrado, por ser uma opção que gera custos baixos no preparo inicial do solo. Quando essas queimadas ocorrem de forma natural, o solo se recupera rápido e a germinação das sementes é aumentada, mas se são causadas de forma intencional, ocorre a perda na biodiversidade, prejudicando fauna e flora do Cerrado. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    As queimadas intencionais no Cerrado não são benéficas para o ambiente, pois prejudicam a biodiversidade. 
    A afirmação está incorreta.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Queimadas naturais no Cerrado são benéficas, porém a questão fala em queimadas intencionais, logo está ERRADA.

  • A intensificação das queimadas intencionais no Cerrado, para a prática agropecuária, aumenta a germinação de sementes, o rebrotamento dessa vegetação e a disponibilidade de alimentos para os animais, sendo, portanto, benéfica para o ambiente.

    Gab. ERRADO.

  • CERRADO

    O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. Algumas sementes dependem do choque térmico que ocorre com a QUEIMADA, favorecendo a germinação e aumentando, assim, a dispersão vegetal. Exemplos de animais/vegetações: onça-pintada e ipê.