SóProvas



Prova FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Enfermagem


ID
119134
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao atributo da tipicidade do ato administrativo, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maria Sylvia, Tipicidade é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Segundo a autora, esse atributo, corolário do princípio da legalidade, teria o condão de afastar a possibilidade de a administração praticar atos inominados. Teoricamente, para cada finalidade que a administração pretenda alcançar deve existir um ato típico definido em lei.Outras consequências são apontadas:- representa uma garantia para o administrado, pois impede que a administração pratique um ato, unilateral e coercitivo, sem prévia previsão legal;- afasta a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionário, pois a lei, ao prever o ato, já define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida.Por fim, MSZD esclarece que "a tipicidade só existe com relação aos atos unilaterais; não existe nos contratos porque, com relação a eles, não há imposição de vontade da administração, que depende sempre da aceitação do particular; nada impede que as partes convencionem um contrato inominado, desde que atenda melhor ao interesse público e ao do particular".
  • a) a tipicidade é um atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder as figuras definidas em lei como aptas a produzir determinados resultados, ou seja, é corolário ao princípio da legalidade.b) AFASTA a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionário, pois a lei, ao prever o ato, já define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida.c) a tipicidade NÃO existe nos contratos pois, em relação a eles, não há imposição de vontade da Administração, que depende sempre da aceitação do particular; nada impede que as partes convencionem um contrato inominado, desde que atenda melhor ao interesse público e ao particular.d) a Administração só pode praticar um ato unilateral com prévia previsão legal (tipicidade)e) Pelo contrário, a tipicidade representada uma garantia para o administrado, pois impede que a Administração pratique um ato, unilateral e coercitivo, sem prévia previsão legal.
  • Simples...Tipicidade = Atos unilaterais
  • b) tal qualidade permite a prática de ato totalmente discricionário ou de atos inominados.

        - o atributo da tipicidade está diretamente ligado ao princípio da legalidade, o que mostra que não há espaços para discricionariedade, justificando o erro da alternativa.

    c) esse atributo existe nos contratos porque há imposição de vontade da Administração.

        - o atributo da tipicidade não existe nos contratos, uma vez que em tais atos bilaterais não prevalece pura e simplesmente a autoridade da administração pública, trata-se de um acordo de vontades, isento de obrigatoriedade, onde mora o erro da alternativa.

    d) essa tipicidade só existe em relação aos atos unilaterais.

        - como demonstrado acima, tal atributo não exite nos contratos, o que releva existir somente nos atos unilaterais. Destaque-se que tal atributo, em função de ser ato unilateral proveniente da adm pública que impõe uma obrigação para o particular, deve seguir estritamente figuras previamente definidas em lei (legalidade), assim, para cada finalidade que a adm pretende alcançar existe um ato definido em lei. Destarte, reveste-se de um princípio maior que traz a segurança para os administrados, que, praticamente, isenta os admistradores da discricionariedade.

    e) trata-se de um atributo que pode criar obrigações, unilateralmente, aos administrados.

        - Por fim, só quem cria obrigações é a lei, o que o atributo da tipicidade faz é seguir os ditames daquela, ou seja, exteriorizar o que está descrito na lei, tipicamente.
  • Tipicidade

    Atributo criado pela doutrina de Maria Sylvia Zanella de Pietro. Nada mais é senão a

    exiigência de que todo ato administrativo esteja previsto em lei, ou seja, corresponda a um

    tipo legal previamente definido.

    Nesse sentido, interessante transcrever o entendimento da autora,definindo que "Tipicidade

    é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente

    pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administração

    pretende alcançar, existe um ato definido em lei ':

    Em verdade, não se configura prerrogativa concedida ao ente estatal, mas sim limitação

    para a prática de atos não previamente estipulados por lei. Neste diapasão, pode-se definir

    como característica decorrente do princípio da legalidade, já analisado nesta obra e que não

    se confunde com a legalidade imprimida aos particulares, haja vista; no direito . público, se

    aplicar o princípio da subordinação ao texto legal, de todas as atividades praticadas pelo

    administrador público.

    Professor Matheus Carvalho,CERS.

  • GABARITO: D

    A tipicidade é atributo do ato administrativo que determina que o ato deve corresponder a uma das figuras definidas previamente pela lei, como aptas a produzir determinados resultados, sendo corolário, portanto, do princípio da legalidade.


ID
119137
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Os atos negociais ou negócios jurídicos administrativo se refere a classificação de Celso Antônio Bandeira de Mello quanto a função da votade dos atos administrativos. Para ele difere dos meros atos adiminstrativos ou atos puros, pois é uma declaração de vontade da administração que modifica, extingue ou criam situações jurídicas. Maria Sylvia Zanella de Pietro denominou esse ato de administrativo propriamente ditos.
  • Celso Antônio Bandeira de Mello - Classificação do ato quanto a função administrativa: a)atos negociais ou negócios jurídicos: refere a declaração de vontade voltada à obtenção de determinado efeito jurídico definido em lei.b)atos puros ou meros atos administrativos: não há declaração de vontade, mas declaração de conhecimento(certidão), de opinião(pareceres), e de desejo(voto em um órgão colegiado)Maria Sylvia Zanella de Pietro - Classificação do ato quanto a função administrativa: a)Atos administrativos propriamente dito: idem aos atos negociaisb)Mero ato administrativo ou ato da administração: idem aos atos puros
  • Letra 'c'.Atos negociais são os que contêm uma declaração de vontade do poder público coincidente com a pretensão do particular, visando à concretização de negócios jurídicos públicos, ou à outorga e certas faculdades ao interessado no ato.
  • a) Podem ser considerados: licenças, permissões e autorização.b) Os atos negociais PRODUZEM efeitos concretos e individuais para os administrados.d) Apenas os atos negociais VINCULADOS, os discricionários são praticados pela Administração conforme juízo de oportunidade e conveniência. e) Também PODEM ser vinculados ou definitivos.
  • " Atos negociais são editados em situações nas quais o ordenamento jurídico exige que o particular obtenha anuência prévia da administração para realizar determinada atividade de interesse dele, ou exercer determinado direito. (...) Um ato negocial não é um contrato, e sim manifestação unilateral da administração (provocada mediante requerimento ou solicitação do particular), coincidente com a pretensão do particular e que tenha como finalidade a satisfação do interesse público, ainda que este possa coincidir com um interesse do particular que solicitou o ato."

     

    Direito Administrativo descomplicado - Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.

     

    Bons estudos a todos!

  • Negociais -  Declaração de vontade do Poder Público coincidente com pretenção do particular. Apesar do conteúdo ser tipicamente negocial, são atos unilaterais( não são contratos).

    Ex:
    Licença: vinculado e definitivo. O interessado deve cumprir as exigências legais. ( alvará,licença para dirigir, etc.)
    Autorização: discricionário e precário( porte de arma, táxi, etc)
    Permissão: discricionário e precário. interesse predominante da coletividade ( execução de serviço de utilidade pública, utilização privativa de bem público)
  • Macetinho pra nunca mais esquecer:

    Normativos:

    NORMA REINventou REGIME DE REDELI

    NORMA: pra saber que é normativo
    REgulamentos
    INstruções normativas
    REGIMEntos
    DEcretos
    REsoluções
    DELIberações.

    Ordinatórios:

    ORDINário CIRCO INPORÁ DESORDEM PROVIda

    ORDINatórios (pra lembrar)
    CIRCulares
    Ofício
    INstruções
    PORtarias
    Avisos
    DESpachos
    ORDEM de serviço.
    PROVImentos

    Enunciativos:

    enunciados CAPA

    Certidões
    Atestados
    Pareceres
    Apostilas

    Negociais(criado por mim ^_^):

    ADMIta que você HOMOLOGa os VISTOs DIREto da LAPA

    ADMIssão
    HOMOLOGAção
    VISTOs
    DIspensa
    REnúncia
    Licença
    Autorização
    Permissão
    Aprovação

    Para os atos punitivos é mais fácil ir pela lógica do que pelo macete.

    Punitivos: Multa, Interdição de atividade e Destruição de coisas.

  • Letra A - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser considerados desta espécie a autorização, a licença e a permissão.


    Letra B - Errado. Os atos negociais produzem efeitos para os administrados, visto que estes requerem à Administração que se pratique ato de interesse de ambas as partes, mesmo que seja interesse indireto da Administração, ex. autorização ou permissão de uso de um bem público.


    Letra C- Correto. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular. Apesar de encerrarem um conteúdo tipicamente negocial, esses atos unilaterais de interesse recíproco da Administração e do administrado, não são caracterizados como contratos.


    Letra D- Errado. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular, não há imperatividade ou coertividade neles.


    Letra E - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser discricionários ou precários, dependendo de sua espécie, assim como vinculados ou definitivos. Atos administrativos negociais vinculados são aqueles que a Administração pratica por requerimento do particular,quando este atende a todos os requisitos previstos em lei para a obtenção do ato, não cabendo escolha à Administração ex : LICENÇA. Já os atos negociais definitivos são aqueles que têm como embasamento um direito individual do requerente, porém possuem interesse predominante da Administração. Estes podem ser revogados. Portanto, em ambos os casos os atos são requeridos pelos particulares que tenham interesse no ato, porém apenas os definitivos admitem revogação.



  •  

    1.           NORMATIVOS

    1.1 -           regulamento/decreto

    1.2 -            instrução normativa

    1.3 -            resolução

    1.4 -            deliberação

    1.5 -             regimento

     

    2.              ORDINATÓRIOS

    2.1 -            INSTRUÇÃO

    2.2 -            circular

    2.3 -            aviso

    2.4 -            portaria

    2.5 -           ordens de serviços

    2.6 -           ofícios

    2.7 -            despacho

     

    3.                     NEGOCIAIS

    3.1 -           autorização         (discricionário)

    3.2 -          permissão             (discricionário)

    3.3 -          renuncia administrativa       (discricionário)

    3.3.1 -        APROVAÇÃO          (discricionário)

    3.4 -         licença                    (VINCULADO)

    3.5 -         homologação        (VINCULADO)

    3.6 -         admissão                (VINCULADO)

    3.7 -          protocolo administrativo

     

    4.             ENUNCIATIVOS        (CAPA)

    4.1 -           certidão

    4.2 –         atestado

    4.3 -          parecer

    4.4  -         apostila

    5.              PUNITIVOS

    5.1 -        multa

    5.2 -       interdição de atividade

    5.3 -       destruição de objetos

     

     

    OBS1 .:  APROVAÇÃO   (NEGOCIAL):           É ato unilateral e discricionário pelo qual se exerce o controle a priori ou a posteriori do ato administrativo. Ex.: aprovação prévia do senado para escolha dos ministros do TCU.

    HOMOLOGAÇÃO (NEGOCIAL):           É ato unilateral e VINCULADO pelo qual a administração pública reconhece a legalidade de um ato jurídico. Ela se realiza sempre a posteriori e examina apenas o aspecto de legalidade, no que se distingue da aprovação. Ex.: homologação pela autoridade competente do procedimento de licitação. 

    OBS2.: Atos negociais:     são aqueles que contêm uma declaração de vontade da Administração, coincidente com a pretensão do particular, visando concretizar atos jurídicos, nas condições previamente impostas pela Administração Pública. São espécies: alvará, licença, concessão, permissão, autorização administrativa, admissão, aprovação e homologação.

     

    FCC-  Embora unilaterais, encerram conteúdo tipicamente negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, sem adentrar na esfera contratual.

    Não são contratos, mas sim manifestações unilaterais de vontade da Administração coincidentes com a pretensão do particular.

    Os atos negociais, embora unilaterais, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, mas não adentram a esfera contratual.

  • Questão C - Reprodução Literal do livro de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO.


ID
119140
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A investidura em cargo público ocorrerá com a

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90Art. 7o A investidura em cargo público ocorrerá com a POSSE.
  • Lei n.º 8.112/90Título IIDo Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e SubstituiçãoArt. 7o A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.POSSEA posse ocorrerá no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data de publicação da Portaria de Nomeação (Art. 13 § 1º, LEI n.º 9.527).- A investidura do servidor público possui condão de conduzi-lo ao cargo ou função pública, estabelecendo seus direitos e deveres a partir desse momento.- O vinculum júris do cargo público se consolida com a posse, onde o servidor concursado manifesta o seu consentimento, em participar, da Administração Pública como servidor, adquirindo direitos e deveres funcionais: STF – “A nomeação é ato de provimento de cargo, que se completa com a posse e o exercício. A investidura do servidor no cargo ocorre com a posse, que é conditio júris para o exercício da função pública, tanto mais que por ela se conferem ao funcionário ou ao agente político as prerrogativas, os direitos e os deveres do cargo ou do mandato. Sem a posse o provimento não se completa, nem pode haver exercício da função pública. É a posse que marca o início dos direitos e deveres funcionais, como também, gera as restrições, impedimentos e incompatibilidade para desempenho de outros cargos, funções ou mandatos. Com a posse, o cargo fica provido e não poderá ser ocupado por outrem, mas o provimento só se completa com a entrada em exercício do nomeado, momento em que o servidor passa a desempenhar legalmente suas funções e adquire as vantagens do cargo e a contraprestação pecuniária devida pelo Poder Público” (STF, RTJ 64/293).- Com a posse, tecnicamente, o servidor público aceita os seus direitos, deveres e as atribuições que lhe são conferidas para com a Administração, estabelecendo-se uma relação de bilateralidade com o poder público: TJ/DF

  • A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE!

    Essa assertiva sempre é cobrada!

  • Algumas observações a respeito da POSSE

    * Só caberá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação

    * É o ato pelo qual o nomeado é investido no cargo efetivo ou em comissão

    * A posse ocorre mediante a assinatura do termo de posse

    * A posse ocorrerá no prazo de 30 dias a contar da publicação do ato de provimento.

    * Se o nomeado estiver no gozo de certas licenças e afastamentos regulados pelo Estatuto, o prazo para a posse só terá início ao final do impedimento

    * A posse poderá ser feita mediante procuração específica.

    * No ato da posse deverá ser apresentada uma declaração dos bens e valores que constituem o patrimônio do servidor, bem como uma declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    * A posse é condicionada á prévia inspeção médica oficial
  • Essa é fácil, mas só um macetezinho mnemonico:PossIvestidura


ID
119143
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, é

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90Art. 28. A REINTEGRAÇÃO é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • REINtegraçãoLembre-se de REINvestidura. Uma nova investidura do servidorem seu cargo, após a invalidação de sua demissão.A doutrina denomina de reintegração, ou seja, a recondução do servidor ao mesmo cargo de que fora demitido, com o pagamento integral dos vencimentos e vantagens do tempo em que esteve afastado, uma vez reconhecida a ilegalidade da demissão em decisão judicial ou administrativa.Neste sentido é o art. 28 da Lei 8.112, o qual transcrevermos: Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. § 1o Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.Por oportuno, distingui-se o instituto da reintegração do instituto da recondução, em que o servidor público estável retorna ao cargo anteriormente ocupado em decorrência de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou de reintegração do anterior ocupantes (art. 29 da Lei 8.112). Que é o que ocorrerá a qualquer servidor que tenha sido colocado no lugar dos impetrantes, e que por força da decisão monocrática do STF, foram reintegrados à sua posição nos quadros da Administração Pública. Art 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante. Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.
  • Conceituando as outras alternativas apenas a título de memorização:

    APROVEITAMENTO: é o retorno à atividade de servidor em disponibilidade;

    REVERSÃO: retorno à atividade de servidor aposentado;

    READAPTAÇÃO: é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    RECONDUÇÃO: é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. Decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo e de reintegração do anterior ocupante.

  • De acordo com o artigo 28 da Lei Federal n. 8.112/90: A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
     
    Este macete ajuda muito na hora da prova:
     
    Eu APROVEITO o disponível
    Eu REINTEGRO o demitido
    Eu READAPTO o incapacitado
    Eu REVERTO o aposentado
    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

    Bons estudos!
  • INvalidade da demissão = reINtegração


ID
119146
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No âmbito do regime disciplinar do servidor público federal,

Alternativas
Comentários
  • Suspenção prescreve em 2 anos, não entendo por que a letra B não é a correta.
  • Igual à questão Q36611 o erro de duas respostas certas.Acho que o estagiário olhou o art. 131, que trata do cancelamento dos registro, quando formulou as questões do TRF4 2010.
  • Art. 110. O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho; II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado.
  • O erro na afirmativa B está em "DENTRE OUTRAS HIPÓTESES".Do modo que está escrito dá a entender que existem outras hipóteses de prescrição da ação disciplinar no caso de suspensão. E no caso só existe a hipótese de 2 anos.Além disso não é literalmente o que diz a lei:Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: II – em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;
  • Questão muito mal formulada...
  • Esta questão foi anulada!

  • Anulada por conter duas respostas corretas:

    Alternativa 'a', correta, por transcrever dispositivo da lei 8.112, já transcrito aqui pelos colegas.

    Alternativa "b", correta, pois, dentre as hipóteses de prescrição, encontramos a de dois anos para os casos de suspensão (incontestavelmente correta);

     

  • Só pra esclarecer na letra"e".
    .
    1 - a destituição de cargo em comissão exercido por ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de advertência  demissão.
    .
    2 - a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e demissão.
    .
    Letras A e B corretas.

ID
119149
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

NÃO é assegurado pela Constituição Federal aos servidores públicos o direito

Alternativas
Comentários
  • Letra 'c'.Art. 37, XIV, CF. os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
  • Conforme a CF/88...(a) art.37,VI -> é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.(b) art.37,VII -> o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.(c) art.37,XIV -> os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público NÃO serão computados nem acumulados para fim de concessão de acréscimos ulteriores.(d) art.37,IV -> durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos SERÁ CONVOCADO COM PRIORIDADE sobre os novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.(e) art.37,X -> a remuneração dos servidores públicos e o subsídio somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.Bons estudos,;)
  • XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores; (Redação da EC 19/98)“A Constituição da República veda a acumulação de acréscimos pecuniários para fins de cálculo de acréscimos ulteriores, sob o mesmo fundamento.” (AI 392.954-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 4-11-2003, Plenário, DJ de 5-3-2004.)
  • Comentário objetivo:

    O cômputo de acréscimos pecuniários percebidos, para fins de concessão de acréscimos ulteriores não só não é assegurado pela CF/88 como é expressamente vedado por ela, por força de se artigo 37, inciso XIV:

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • Por força do que estabelece o art. 37, XIV, CF/88 – “os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores".

    Análise das assertivas:

    Alternativa “a": o direito à livre associação sindical é permitido, conforme art. 37, VI – “é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical".

    Alternativa “b": o direito de greve, desde que exercido nos termos e nos limites definidos em lei é possível, conforme art. 37, VII – “o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".

    Alternativa “d": o direito de convocação do servidor aprovado em concurso público com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira está previsto no art. 37, IV – “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira".

    Alternativa “e": o direito à remuneração, que somente poderá ser alterada por lei específica, está previsto no art. 37, X – “a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".

    Não é assegurado pela Constituição Federal aos servidores públicos o direito de cômputo de acréscimos pecuniários percebidos, para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
    A alternativa correta é a letra “c".

  • XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores

    Exemplo; Um servidor público recebe um Adicional de Qualificação, no âmbito da Administração Pública Federal, de 22% sobre o vencimento de R$ 3.400,00 por ter concluído o mestrado. Depois de um tempo, ele concluí o doutorado, aumentando o AQ - Adicional de Qualificação para 52%. Esse nova alíquota de AQ não poderá incidir sobre a anterior. Devendo incidir sobre o vencimento, que na situação exemplificada é R$ 3.400,00 e não sobre esse vencimento com o AQ anterior de 22%. Do contrário, estaria tendo um efeito cumulativo.

    Vencimento + AQ Mestrado = R$ 3400,00+22% >> R$ 4.148,00
    Vencimento + AQ Doutorado = R$ 3400,00+52%>>R$ 5.168,00

    Se o AQ fosse cumulativo o valor seria:
    (Vencimento+AQ Mestrado) +AQ Doutorado = 4.148,00+52% >>>R$ 6304,96 (Exemplo de cumulação de acréscimo pecuniário para concessão de acréscimo ulterior)
     

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 37. VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    b) ERRADO: Art. 37. VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 

    c) CERTO: Art. 37. XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

    d) ERRADO: Art. 37. IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

    e) ERRADO: Art. 37. X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;  

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:   

     

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;


ID
119152
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'.Art. 53, CF. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • Letra "e"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redação da EC 35/01) 
    "A diplomação do réu como Deputado Federal opera o deslocamento, para o Supremo Tribunal Federal, da competência penal para a persecutio criminis, não tendo o condão de afetar a integridade jurídica dos atos processuais, inclusive os de caráter decisório, já praticados, com base no ordenamento positivo vigente à época de sua efetivação, por órgão judiciário até então competente." (HC 70.620, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 16-12-1993, Plenário, DJ de 24-11-2006.) No mesmo sentido: Inq 2.767, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 18-6-2009, Plenário, DJE de 4-9-2009.
  • Questão super manjada, foro por prerrogativa de função no STF. Tranquilidade.

  • Segundo Art. 53, §1º, da CF/88:

    Art. 53 – “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal".

    É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    A alternativa correta é a letra “e".



  • Tribunal Regional Federal.

  • GABARITO: E

    Art. 53. § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.         

    § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.


ID
119155
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a'.Art.60, CF. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;II - do Presidente da República;III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; “O início da tramitação da proposta de emenda no Senado Federal está em harmonia com o disposto no art. 60, I, da CF, que confere poder de iniciativa a ambas as Casas Legislativas.” (ADI 2.031, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 3-10-2002, Plenário, DJ de 17-10-2003.)
  • Conforme art. 60, I, da CF/88:

    Art. 60 – “A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros" (Destaque do professor).
    A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de, no mínimo, um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

    O gabarito é a letra “a".

  • Fácil, mas se não prestar atenção ou não tiver os conceitos bem definidos na cabeça pode confundir com a alternativa "D" que tem 3/5, aí o cara fica inseguro, lembra que tem alguma coisa de 3/5 na E.C. e acaba perdendo a questão de bobeira. 

  • GABARITO: A

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

  • ALTERNATIVA A.

    Câmara : 513 membros

    iniciativa/proposta PEC (minimo de 1/3 dos membros): 171 membros.

    aprovação PEC (3/5 dos membros) : 308 membros.

    Senado : 81 membros

    iniciativa/proposta PEC (minimo de 1/3 dos membros): 27 membros.

    aprovação PEC. (3/5 dos membros) : 49 membros.

    Fonte: Professora Nelma Fontana.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

     

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

     

    II - do Presidente da República;

     

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

  • GABARITO A

    Gravem essa informação, pode parecer besteira agora, mas na hora da prova cega a gente, portanto:

    1/3 dos membros da Câmara dos deputados ou do senado Federal.

    As bancas vão trocar por 2/3 ou 3/5 etc...

    Bons estudos!


ID
119158
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Presidente da República poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, ao

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'.Art. 84, CF.Compete privativamente ao Presidente da República: XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei; Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • letra E-no Executivo: (i) o presidente da República pode delegar aos ministros de Estado algumas de suas atribuições constitucionais (mas somente as constantes de três incisos do art. 84 da CF, referentes, respectivamente a: dispor sobre a organização e o funcionamento da administração federal, conceder indultos e comutar penas, e prover os cargos públicos); (ii) o presidente da República pode outorgar aos ministros de Estado algumas de suas atribuições administrativas, conforme estabelece o parágrafo único do citado art. 84;
  • D) Conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, podendo delegar tal atribuição ao Procurador-Geral da República.Esta alternativa está correta.É competência privativa do Presidente da República conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, conforme prevê o artigo 84, inciso XII da Constituição Federal:Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;O mesmo artigo 84, agora em seu parágrafo único, dispõe que tal competência é delegável ao Procurador Geral da República, bem como aos Ministros de Estado e ao Advogado Geral da União.Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  •  O Presidente poderá conceder a Ministros deEstado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União. Letra E
  • Alternativa certa:  "e)"
     
    Art. 84, CF.Compete privativamente ao Presidente da República:
    (...)
    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;
    (...)
    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • Por força do art. 84, incisos VI, alíneas “a" e “b", XII, XXV e parágrafo único:

    Art. 84 – “Compete privativamente ao Presidente da República: [...] VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; [...] XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei; [...] XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;  Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações. 

    O gabarito é a letra “e".
    O Presidente da República poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, ao Advogado-Geral da União.

  • LETRA E!

     

    O PRESIDENTE PODERÁ DELEGAR AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES ( PARA OS MINISTROS DE ESTADO, PGR OU AGU):

     

     

    ===> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO) SOBRE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, QUANDO NÃO IMPLICAR AUMENTO DE DESPESA, NEM CRIAÇÃO OU EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS.

     

    ====> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO)  SOBRE EXTINÇÃO DE FUNÇÕES OU CARGOS PÚBLICOS, QUANDO VAGOS

     

    ====> CONCEDER INDULTO E COMUTAR PENAS, COM AUDIÊNCIA, SE NECESSÁRIO, DOS ÓRGÃOS INSTITUÍDOS EM LEI

     

    ===> PROVER OS CARGOS PÚBLICOS, NA FORMA DA LEI

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:      

           

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;           

     

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;                

     

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

     

    XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;

     

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.


ID
119161
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público somente pelo voto

Alternativas
Comentários
  • Letra 'b'.Art. 97, CF. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • Para não consultar a CF: declaração de inconstitucionalidade, SÓ POR MAIORIA ABSOLUTA!
  • Essa questão aborda a cláusula de reserva de plenário (a full bench dos norte-americanos), introduzida no Brasil pela CF/34 e prevista atualmente no art. 97 da CF/88.
    A cláusula de reserva de plenário é o instituto segundo o qual os Tribunais só poderão declarar a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo - seja pelo controle difuso ou concentrado de constitucionalidade - pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou do respectivo órgão especial.
    De acordo com a orientação da súmula vinculante n. 10 do STF, “Viola a cláusula de reserva de plenário(CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”.
    Segue o texto do art. 97 da CF/88:
    Art. 97 - Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. “Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.” (Súmula Vinculante 10.)
  • Conforme o art. Art. 97, da CF/88, “Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público".   

    O gabarito é a letra “b".
    Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial.


  • GABARITO: B

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.


ID
133204
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O advento das comunicações de massa

Algumas vezes nos perguntamos como sobrevivíamos
antes da internet, telefones celulares e outros equipamentos
que nos parecem hoje absolutamente indispensáveis.
Lembremos que essas tecnologias, assim como a do rádio e a
da televisão, já profundamente enraizadas em nossas práticas
individuais e coletivas, são aquisições recentíssimas da
humanidade.
O interesse cada vez maior pela tecnologia é um dos
traços da modernidade que se organiza com o fim da Idade
Média, substituindo o apego à tradição pela crescente
importância da razão e da ciência, vinculando conhecimento
técnico a progresso.
A atração por meios eletrônicos de comunicação está
diretamente associada às telecomunicações por ondas, que
remontam ao século XIX. Os Estados Unidos, já no século XX,
se destacaram rapidamente no uso do rádio. Um fato que se
tornou clássico foi protagonizado em 1938 pelo cineasta Orson
Welles, então um jovem e desconhecido radialista. Ele leu
trechos da obra ficcional A guerra dos mundos como se
estivesse transmitindo um relato real de invasão de
extraterrestres. Utilizando surpreendentes recursos do jornalismo
radiofônico, levou pânico aos norte-americanos que, por
alguns instantes, agiram como se estivessem na iminência de
um ataque catastrófico.
Nos dias atuais, a tecnologia associada à produção
virtual interpela o cotidiano de forma cada vez mais
contundente. Já no início da década de 1970 surge o
microprocessador, ocasionando uma verdadeira revolução no
mundo da eletrônica. Na segunda metade da década de 90, um
novo sistema de comunicação eletrônica começou a ser
formado com a fusão da mídia de massa personalizada,
globalizada, com a comunicação mediada por computadores ? a
multimídia, que estende o âmbito da comunicação eletrônica
para todos os domínios da vida, inserindo-se no cotidiano da
vida pública e privada, introduzindo-nos num universo de novas
percepções.
As técnicas não determinam nada, em si mesmas.
Dependem de interpretações e usos conduzidos por grupos ou
indivíduos que delas se apropriam. Por isso, a história dos
meios de comunicação nos ajuda a entender e interpretar
relações de poder político, cultural e econômico, bem como a
configuração da subjetividade contemporânea.

(Adaptado de Leituras da História, número 04, 2007)


Encontram-se articulados no texto os seguintes aspectos do tema comunicações de massa:

Alternativas
Comentários

ID
133207
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cliente que apresenta dreno pleural, no pós-operatório, necessita de cuidados específicos, sendo que um deles consiste em

Alternativas
Comentários
  • A drenagem pleural é definida como um procedimento cirúrgico para introdução de um dreno através de parede torácica na cavidade pleural. O espaço pleural em condições normais é um espaço virtual, isto é, um espaço praticamente inexistente, ocupado por uma pequena quantidade de líquido para lubrificação das pleuras. Assim, é indicada uma drenagem pleural nos casos em que este espaço estiver ocupado por líquido, ar ou ambos.

    O dreno de tórax deve ser clampeado para realizar a troca do selo d’água a casa 12h pelo tempo necessário para troca e, logo em seguida, ser desclamepado.

    Independentemente da posição do paciente o frasco do dreno de tórax nunca deve ser elevado acima do tórax sem que esteja clampeado (fechado). Manter a pinça do dreno sempre abaixo do nível da cintura ou do leito do paciente.

    No momento de retirado do dreno de tórax deve-se orientar o paciente sobre a técnica de expiração e apneia no momento da retirada do dreno, inspirar normalmente quando o dreno for removido totalmente. Ou seja, após a expiração o paciente deve ficar em apneia, já que a inspiração não deve ser feiro na retida do dreno pela para evitar a possibilidade de entrada de ar no tórax.

    Logo, um cliente que apresenta dreno pleural, no pós-operatório, necessita de cuidados específicos, sendo que um deles consiste em manter o frasco de drenagem em um nível inferior ao tórax do cliente.


    Resposta D


    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/d...


ID
133210
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Algumas doenças, quando não são tratadas e acompanhadas devidamente, podem levar o indivíduo adulto ao Acidente Vascular Encefálico - AVE. A descrição clássica "a pior dor de cabeça da minha vida", com início súbito, alerta o enfermeiro para

Alternativas
Comentários
  • Alerta o enfermeiro para AVE hemorrágico, com hemorragia subaracnoidea, tendo como causa mais comum um aneurisma.
    Este tipo é mais grave e de pior prognóstico. Por sorte responde pela minoria dos casos - cerca de 20% deles. É mais comum em jovens e pode vir acompanhado de uma forte dor de cabeça, náuseas e vômitos. 

     


    Sabe-se que alguns hábitos, como fumar, usar contraceptivos orais (principalmente os que têm muito estrógeno) e o abuso de álcool e drogas favorecem esse tipo de ataque. Há duas formas dessas hemorragias:

     

    1. Sub-aracnóide - um vaso da superfície se rompe, derramando sangue no espaço entre o cérebro e o crânio. A causa mais comum é o rompimento de um aneurisma, as dilatações nas artérias que ficam cheias de sangue como um balão. Em geral o gatilho para esse estouro é a pressão alta.

    2. Hemorragia intra-cerebral - o derramamento de sangue é no meio da massa cinzenta, normalmente por causa do envelhecimento dos vasos ou da hipertensão crônica. Só 10% dos AVC se enquadram aqui. 
  • A dor de cabeça intensa e súbita é o sintoma inicial mais frequente do AVCH, que também se manifesta pelo clássico deficit neurológico, além de náuseas, vômitos, tonturas e sinais de irritação meningea.

    É importante salientar que a área de penumbra NÃO representa uma privação TOTAL de irrigação sanguínea, mas sim uma região com fluxo sanguíneo reduzido, porém temporariamente suficiente para manter a viabilidade celular.

    Fonte:  livro Emergências Clínicas - Abordagem Prática 8a edicao

  • O Acidente Vascular Encefálico tipo isquêmico é um déficit do fluxo sanguíneo para uma determinada área cerebral devido à obstrução de uma artéria. Essa obstrução dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (formação de placas numa artéria principal do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura originária de outra parte do corpo se solta e pela rede sanguínea chega aos vasos cerebrais). Ataques isquêmicos transitórios, como o próprio nome indica, corresponde a obstruções temporárias do sangue a uma determinada área do cérebro. Geralmente, originada do acúmulo de plaquetas agregadas em placas nas paredes dos vasos ou formação de coágulos no coração.

    Hemorragia Intraparenquimatosa habitualmente, o quadro clínico da HIP consiste de déficit neurológico focal de início súbito, com alguma piora progressiva do quadro em poucas horas, associado à cefaleia intensa, náuseas e vômitos, redução do nível de consciência e grandes elevações pressóricas arteriais. Porém, em cerca de um terço dos pacientes o auge dos sintomas pode ocorrer logo no início do quadro. Os demais sintomas, apesar de consideravelmente mais frequentes na HIP do que no AVC isquêmico, não raramente podem se manifestar neste.

    A Hemorragia Subaracnóidea Espontânea (HSAe) é uma emergência médica com elevadíssimas taxas de morbimortalidade. A causa mais comum é a ruptura de um aneurisma cerebral. Classicamente, ela se manifesta com cefaleia aguda, de início abrupto, súbito, explosivo, e de forte intensidade desde o início, vômitos, rigidez de nuca e alteração do nível de consciência. O quadro clínico, habitualmente, é muito exuberante não criando maiores dificuldades para se considerar a hipótese diagnóstica.  A forma mais segura para se ter uma maior sensibilidade diagnóstica consiste em uma boa história do episódio de cefaleia, com especial atenção a sua forma de instalação (súbita) e a sua intensidade (com grande frequência é referida como a cefaleia mais intensa da vida).

    Logo, a descrição clássica "a pior dor de cabeça da minha vida", com início súbito, alerta o enfermeiro para AVE hemorrágico, com hemorragia subaracnoidea, tendo como causa mais comum um aneurisma.

    Resposta B

    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    http://conitec.gov.br/images/Protocolos/pcdt-cuida...


ID
133213
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A síndrome compartimental aguda é considerada uma complicação porque pode ocasionar danos permanentes ao indivíduo quando não tratada de imediato. Pode ser caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • Síndrome compartimental é o aumento de pressão num espaço anatómico restrito com queda da perfusão sanguínea dos músculos e órgãos nele contido.

    Caracterizada pela parestesia, dor contínua, hipoestesia, edema e enrijecimento da região acometida. As causas principais podem ser a constrição de membros por aparelho gessado, curativos compressivos bem como uso inadequado de braçadeiras/manguitos para aferição de pressão arterial não invasiva (principalmente em neonatologia), além de um possível aumento de substâncias no compartimento muscular causado por um edema ou hemorragia. É uma urgência ortopédica

    Alternativa C


  • A síndrome compartimental (SC) é definida como o aumento da pressão intersticial sobre a pressão de perfusão capilar dentro de um compartimento osteofascial fechado, podendo comprometer vasos, músculos e terminações nervosas provocando dano tecidual.

    Os sinais e sintomas da síndrome compartimental aguda (SCA) são: a dor contínua de intensidade progressiva no membro acometido, aumento de volume (inchaço) da região com sensação de enrijecimento muscular e limitação de movimentos. O inchaço pode adquirir grandes proporções no membro acometido em algumas horas, o que permite uma fácil identificação clínica. A dor na SCA pode evoluir para níveis insuportáveis, o que caracteriza uma necessidade urgente de se confirmar o diagnóstico para que o tratamento seja instalado rapidamente, reduzindo o risco de sequelas. A sensibilidade da pele e das extremidades pode reduzir com o aumento da pressão do compartimento e ser acompanhada pela sensação de parestesia. A redução ou a ausência de pulso também são sinais observados na evolução do quadro.

     O tratamento da síndrome compartimental aguda é cirúrgico, através da fasciotomia, que libera os músculos com a abertura da fáscia no compartimento acometido, descomprimindo-o. Também pode ser realizada uma fasciectomia, que seria a retirada da fáscia ao invés de apenas abri-la.

    Logo, a síndrome compartimental aguda é considerada uma complicação porque pode ocasionar danos permanentes ao indivíduo quando não tratada de imediato. Pode ser caracterizada por comprometimento de perfusão de órgão decorrente do aumento da pressão intracompartimental em relação à pressão capilar, com dor forte, pulsátil, de intensidade crescente.

    Resposta C

    Bibliografia

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    Instituto Nacional de Ortopedia e Trauamtologia. Caderno de Enfermagem em Ortopedia, Rio de Janeiro, v. 2, p 1-36, maio 2009.

    Volpato ACB, Vitor CS, Santos MAM. Enfermagem em Emergência.Martinari. 2°edição. 2014.


ID
133216
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A angina pectoris é um desconforto torácico decorrente da isquemia miocárdica, que pode ser rapidamente revertida por meio da

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Brunner e Suddarth (p. 666; 2009), a Angina é uma "síndrome coronária aguda, com duração de 5-15 min, de pressão desconfortável, aperto ou plenitude na região subesternal. Pode irradiar-se pelo tórax ou face medial de um ou ambos os braços e mãos, ou para a mandíbula, ombros, costas ou epigástrio. A irradiação para os braços e mãos é descrita como dormência, formigamento ou dolorimento". Os fatores aliviadores podem ser descritos como "repouso, nitroglicerina, oxigênio".
  • Manobra de Osler. Esta manobra baseia-se na palpação da artéria radial após insuflação do manguito acima da pressão sistólica. Diz-se que a manobra de Osler é positiva quando a artéria permanece palpável, mas sem pulsações. Classicamente é considerada uma indicação de pseudo-hipertensão arterial.

    Digitálicos pertencem a grupo de fármacos utilizado em arritmias e insuficiência cardíaca.


    A nitroglicerina é utilizado no tratamento de angina, contudos os nitratos são potentes dilatadores arteriais e venosos: seu mecanismo básico de ação é o relaxamento da musculatura lisa vascular e não vasoconstritores.
  • Dor ou desconforto no peito ou em áreas adjacentes causadas por fluxo coronário insuficiente para o músculo cardíaco. A causa consiste no fluxo coronário insuficiente (isquemia miocárdica). A isquemia resulta em um suprimento de oxigênio diminuído para satisfazer a demanda miocárdica de oxigênio aumentada em resposta ao esforço físico ou estresse emocional.

    Em geral a angina é caudada pelo DAC (Doença Aterosclerótica). Quase invariavelmente, a angina está associada a uma obstrução significativa de uma artéria coronária importante.

    As manifestações clínicas aso dor retroesternal que pode irradiar para pescoço, mandíbula e ombros; sensação de sufocação ou peso na parte superior do tórax; falta de ar, palidez, sudorese, tonteira ou vertigem, náuseas e vômitos.

    Exitem como intervenções na angina; o tratamento clínico (não farmacológico e farmacológico) , angioplastia e cirurgia de revascularização.

    O tratamento da cardiopatia isquêmica tem por objetivo reduzir os sintomas, melhorar a capacidade ao exercício físico, reduzir a frequência de exacerbações agudas e diminuir a mortalidade. A terapia inclui os seguintes grupos farmacológicos: antiagregante plaquetário (ácido acetilsalicílico), betabloqueadores (atenolol e propranolol), bloqueadores dos canais de cálcio (anlodipino e verapamil), inibidores da enzima conversora da angiotensina (enalapril), trombolíticos (estreptoquinase), reguladores da concentração de lipídios (fenofibrato e sinvastatina), anticoagulantes (heparina) e nitratos (isossorbida).

    Logo, a angina pectoris é um desconforto torácico decorrente da isquemia miocárdica, que pode ser rapidamente revertida por meio da administração de medicações, como os betabloqueadores, que reduzem a demanda de oxigênio do coração.

    Resposta A

    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • Terapia medicamentosa:

    -Nitroglicerina EV ou SL (vasodilatadora);

    -Betabloqueadores;

    -Meds para dor (morfina);

    -O2;

    -Benzodiazepínico;

    -Angioplastia;


ID
133225
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Parkinson está entre as doenças neurodegenerativas mais comuns. Analise:

I. A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo.

II. A taquicinesia é a característica mais comum da doença de Parkinson, que ocasiona a rapidez exacerbada dos movimentos ativos.

III. Níveis séricos elevados de dopamina estão associados à Doença de Parkinson.

IV. A instabilidade postural e o tremor estão entre as manifestações clínicas principais.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  c) I e IV, apenas.

    Hipocinesia (diminuição da mobilidade)
    Produzirá a diminuição de uma substância chamada dopamina
  • O Parkinson é uma doença degenerativa do SNC, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina que é um neurotransmissor. O quadro clínico possui 4 sinais principais: tremores, acinesia ou bradicinesia (lentidão e diminuição dos movimentos voluntários), rigidez (enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações);instabilidade postural (dificuldades relacionadas ao equilíbrio, com quedas frequentes).

  • A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, idiopática, que afeta principalmente pessoas acima dos 60 anos. Do ponto de vista patológico, DP é uma doença degenerativa cujas alterações motoras decorrem principalmente da morte de neurônios dopaminérgicos da substância nigra que apresentam inclusões intracitoplasmáticas conhecidas com corpúsculos de Lewy. Suas principais manifestações motoras incluem tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais. No entanto, as alterações não são restritas à substância nigra e podem estar presentes em outros núcleos do tronco cerebral (por exemplo, núcleo motor dorsal do vago), córtex cerebral e mesmo neurônios periféricos, como os do plexo mioentérico. A presença de processo degenerativo além do sistema nigroestriatal pode explicar uma série de sintomas e sinais não motores, tais como alterações do olfato, distúrbios do sono, hipotensão postural, constipação, mudanças emocionais, depressão, ansiedade, sintomas psicóticos, prejuízos cognitivos e demência, dentre outros.

    A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo do membro fazendo com que este (membro) se movimente aos salavancos, referido como movimento em roda dentada; esta rigidez aumenta quando o outro membro está engajado no movimento ativo voluntário.

    O paciente com DP apresenta bradicenesia e não taquicinesia conforme descrito na segunda afirmativa. A bradiccinesia é caracterizada por movimentos anormalmente lentos; os pacientes levam mais tempo para completar a maioria das atividades e apresentam dificuldade em iniciar o movimento, como se levantar da posição sentada ou a mudança de decúbito no leito.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. Doença de Parkinson. Portaria SAS/MS no 228, de 10 de maio de 2010. (Republicada em 27.08.10).

    Steidl EMS, Ziegler JR, Ferreira FV. . Doença de Parkinson: Revisão Bibliográfica. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 8, n. 1, p. 115-129, 2007.


ID
133228
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, a fim de assegurar uma assistência de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica

Alternativas
Comentários
  • a) é caracterizada por perdas graduais da função cognitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos.

  • letra a - certa
    letra b - eh ireverssivel
    letra c- inicio lento
    letra d - nao estimula a capacidade de formar conceitos
    letra e -nao causa incidente vascular.
  • A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

    A DA se instala, em geral, de modo insidioso e se desenvolve lenta e continuamente por vários anos. As alterações neuropatológicas e bioquímicas da DA podem ser divididas em duas áreas gerais: mudanças estruturais e alterações nos neurotransmissores ou sistemas neurotransmissores. As mudanças estruturais incluem os enovelados neurofibrilares, as placas neuríticas e as alterações do metabolismo amiloide, bem como as perdas sinápticas e a morte neuronal. As alterações nos sistemas neurotransmissores estão ligadas às mudanças estruturais (patológicas) que ocorrem de forma desordenada na doença. Alguns neurotransmissores são significativamente afetados ou relativamente afetados indicando um padrão de degeneração de sistemas. Porém sistemas neurotransmissores podem estar afetados em algumas áreas cerebrais, mas não em outras, como no caso da perda do sistema colinérgico corticobasal e da ausência de efeito sobre o sistema colinérgico do tronco cerebral. Efeitos similares são observados no sistema noradrenérgico.

    A doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, a fim de assegurar uma assistência de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica caracterizada por perdas graduais da função cognitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos. É degenerativa, irreversível e progressiva.

    Resposta A



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.  Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. Doença de Alzheimer. Portaria SAS/MS nº 1.298, de 21 de novembro de 2013.

    http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/840-sctie-raiz/daf-raiz/cgceaf-raiz/cgceaf/l3-cgceaf/11646-pcdt


ID
133231
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As complicações dos efeitos do etanol, em determinados órgãos ou sistemas internos, em pessoas que têm consumo prejudicial do álcool por tempo prolongado, são descritas pelo Ministério da Saúde, dentre outras, como disfunções

Alternativas
Comentários
  • Principais complicações decorrentes do uso crônico e intenso de álcool

    e ainda: disfunção erétil e ejaculação tardia nos homens e pouca lubrificação vaginal na mulher segundo estudo realizado.
    FONTE:
    CHAIEB, José A . and CASTELLARIN, Cassio. Associação tabagismo-alcoolismo: introdução às grandes dependências humanas. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.3 

ID
133234
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fatores de risco para a formação da catarata são múltiplos, dentre eles, fatores relacionados ao envelhecimento e às síndromes e doenças sistêmicas. Os fatores de risco e suas causas correspondentes estão correta e respectivamente descritos em:

Alternativas
Comentários
  • letra d

     

  • O principal fator de risco para o desenvolvimento da catarata é o envelhecimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o envelhecer como um processo sequencial, individual, cumulativo, irreversível, universal, não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente a causa mais comum da catarata é o envelhecimento. Dois mecanismos principais parecem agir na sua patogênese: estresse foto-oxidativo (da radiação UVA e UVB) e estresse oxidativo (drogas lícitas e ilícitas, diabetes, tabagismo, alcoolismo). Observa-se que o fator de risco isolado mais expressivo é a idade avançada, pelo maior tempo de exposição a todos esses fatores.

    Doenças metabólicas: o diabetes é a doença mais relacionada com o aparecimento da catarata. Nestes casos, a catarata de desenvolve mais precocemente e a perda visual pode ser mais rápida. Com o diabetes, o cristalino pode ficar superhidratado. Quando isso ocorre, depósitos ou opacidades podem ser formar na parte frontal (anterior) ou traseira (posterior) do cristalino, formando a catarata. Em alguns casos, esse tipo de catarata pode se formar em alguns dias.

    Logo, os fatores relacionados ao envelhecimento e às síndromes e doenças sistêmicas são captação diminuída de oxigênio e diabetes melito repectivamente.

    Resposta D

    Bibliografia

    Ávila M, Alves MR, Nishi M. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As condições de Saúde Ocular no Brasil. International Standard Book, 1ª edição, 2015.

    Domingues VO, Lawall ARN, Battestin B, Lima FJR, Priscilla, Lima M, Ferreira SH, Moraes CF Catarata senil.  Rev Med Saude Brasilia 2016; 5(1):135‐44.


ID
133237
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os protocolos gerais para o manejo do paciente envenenado estão descritos no ACLS ? Advanced Cardiac Life Support. De acordo com tal referência, os quatro sinais tardios característicos de overdose por antidepressivos tricíclicos são

Alternativas
Comentários
  • Os "4 Cs" da overdose de antidepressivos tricíclicos são:

    1. Coma

    2. Convulsões

    3. Condução alterada (alargamento do PR, alargamento do complexo QRS, prolongamento do intervalo QT)

    4. Contratilidade diminuída


    Bons Estudos!

  • muito util seu comentario!

  • O manejo do atendimento de uma vítima de intoxicação depende do tipo de toxina ingerida e apresentação clínica da vítima. Clinicamente, o prognóstico depende da chegada da vítima até o Serviço de Emergência, identificação da substância utilizada e conhecimento da história prévia do paciente.

    Os antidepressivos tricíclicos são rapidamente absorvidos a partir do trato gastrointestinal. Apresentam grande metabolismo de primeira passagem hepática, somente 10% é excretado de forma inalterada na urina. As intoxicações graves decorrem do abuso dos tricíclicos de primeira geração. Exercem efeito depressor na fibra miocárdica e levam a diminuição na resistência vascular periférica, resultando em hipotensão. Por efeito anticolinérgico, aumentam a frequência cardíaca e predispõem a taquiarritmias. As convulsões ocorrem precocemente e têm curto período de duração, mas são potencialmente letais. Pode levar ao como também. Além dessas manifestações, podemos ter outras, como letargia, agitação, ataxia, movimentos coreoatetóicos, pele seca, constipação intestinal e retenção urinária.

    Os sinais iniciais são taquicardia, insônia, ansiedade e temperatura aumentada.

    Os sinais tardios são: coma, convulsão, defeitos da condução elétrica (largamento do intervalo PR e do QRS, prolongamento do intervalo QT) e e contratilidade miocárdica diminuída.


    Resposta D


    Bibliografia


    Aehlert B. ACLS Suporte Avançado de Vida em Cardiologia: Emergências em Cardiologia. Elsevier, 4 edição, 2012.


    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.

  • Os sinais iniciais são taquicardia, insônia, ansiedade e temperatura aumentada.

    Os sinais tardios são: coma, convulsão, defeitos da condução elétrica (largamento do intervalo PR e do QRS, prolongamento do intervalo QT) e e contratilidade miocárdica diminuída.
     


ID
133240
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O DEA ? desfibrilador externo automático ?, em uma situação de emergência cardíaca, orienta o socorrista a fornecer um choque elétrico quando detecta um ritmo passível de choque. São considerados ritmos passíveis de choque a

Alternativas
Comentários
  • D (Desfibrillation) – Desfibrilação
    A desfibrilação é a única medida capaz de reverter uma FV ou TV.

    • Se o ritmo do monitor for FV ou TV, deve-se proceder à desfibrilação.
    • Se for assistolia ou AESP, passe direto para o ACLS.

    1º choque – 200 J: não retirar as pás do des­fibrilador do tórax do paciente e observar. Se permanecer a FV ou TV, fazer 2º choque.
    2º choque – 300 J: não retirar as pás do des­fibrilador do tórax do paciente e observar. Se permanecer a FV ou TV, fazer 3º choque.
    3º choque – 360 J: checar o ritmo e o pulso. Retirar as pás do desfibrilador.  

    Se não houver sucesso, passa-se ao ACLS.

  • Gabarito: c) fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso.

  • Resposta correta: Fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso.


ID
133243
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante um atendimento de primeiros socorros pode ser necessário o uso de cânula orofaríngea ? COF. Um dos conhecimentos que o enfermeiro deve ter sobre o assunto é que a COF

Alternativas
Comentários
  • Cânula orofaríngea

    A cânula orofaríngea pode ser utilizada para facilitar a realização de ventilações com a bolsa-válvula-máscara, visto que impede a obstrução da via aérea pela queda da língua. Em pacientes inconscientes ou em PCR pode-se utilizá-la em associação a outro dispositivo ventilatório como método auxiliar à ventilação (Classe IIa, Nível de Evidência C)228.

    Fonte: 
    I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia

    Arq. Bras. Cardiol. vol.101 no.2 supl.3 São Paulo Aug. 2013

  • A cânula orofaríngea pode ser utilizada para facilitar a realização de ventilações com a bolsa-válvula-máscara, visto que impede a obstrução da via aérea pela queda da língua. O princípio deste recurso é manter mecanicamente abertas as vias aéreas de um paciente que se encontra sem o reflexo do vômito. Em pacientes inconscientes ou em PCR pode-se utilizá-la em associação a outro dispositivo ventilatório como método auxiliar à ventilação. A cânula orofaríngea  tem como contraindicação o uso em pacientes reativos à sua inserção ou conscientes.

    Existem cânulas orofaríngeas dos mais diversos tamanhos. Para a escolha do tamanho adequado da cânula, posicione-a da rima bucal até o ângulo da mandíbula, ou até o tragus da orelha. A utilização correta da cânula orofaríngea faz-se a partir de sua introdução na cavidade oral com a concavidade voltada para cima, dirigindo sua extremidade para o palato duro. A seguir, executa-se um movimento de rotação de 180º sobre ela mesma, posicionando-a sobre a língua.

    Logo, a cânula orofaríngea auxilia na manutenção da via aérea em um indivíduo não responsivo, que não esteja intubado.

    Resposta A

    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.


ID
133246
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos medicamentos utilizado nas síndromes coronárias agudas, associado ao correto e respectivo mecanismo de ação, corresponde

Alternativas
Comentários
  • Discordo desta resposta, por que a morfina é administrada para alivio da dor aguda ou crônica. Enquanto que a Epinefrina é um fármaco adrenérgico; antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco, de administração intramuscular ou subcutânea.

  • Para as síndromes coronarianas agudas a epinefrina(adrenalina) possue efeito inotrópico(força) e cronotrópico(ritmo) positivo ou seja, aumenta: a frequência cardíaca, contratilidade miocardica,PA, melhora a perfusão coronariana, é vasoconstritora. Além disso possue efeito broncodilator, sendo útil na asma, choque anafilático e obstrução alta. A vasopressina é um vasoconstrictor sistêmico potente e também atua na reabsorção renal de água. A morfina além de ser um potente analgésico e sedativo,  diminui a resistencia periférica dos vasos fazendo com que aumente a perfusão tecidual periférica e consequentemente diminua a demanda de oxigênio para o miocárdio. A naloxona é um antagonista utilizado na intoxicação por opióides. O cloreto de potássio é utilizado para correção de disturbios hidroeletrolíticos que causam hipopotassemia.
  • Gildete Palmeira, pelo que entendi a questão pede Um dos medicamentos utilizado nas síndromes coronárias agudas, e o analgésico de escolha para o Infarto do miocárdio é a morfina, pois ela reduz a pré e pós-carga, o que diminui a carga de trabalho do coração, relaxa os bronquíolos, aumentando a oxigenação. (BRUNNER E SUDARTH).

  • A vasopressina é um potente vasoconstritor não adrenérgico.

    A morfina é a droga de escolha para controle da dor nas síndromes coronárias agudas - SCA. O controle da dor e redução da ansiedade diminuem o nervosismo do paciente e a atividade do sistema nervoso autônomo, com consequente redução das necessidades metabólicas do coração por diminuir a demanda de oxigênio miocárdico, portanto, devendo ser priorizado no atendimento dos pacientes portadores de SCA.

    Naloxona é um antagonista dos receptores opioides, age competindo com os opiáceos nos seus sítios receptores, revertendo os seus efeitos. Exerce alguns efeitos analgésicos.

    O cloreto de postássio é destinado ao tratamento de hipocalemia, alcalose metabólica, podendo também ser utilizada no tratamento de intoxicações digitálicas.

    A Epinefrina é uma catecolamina endógena, com propriedades alfa e beta-adrenérgicas, utilizada na parada cardíaca e bradicardia sintomática. Seu efeito alfa melhora a perfusão coronariana por aumentar a pressão diastólica aórtica (PDA), reduz o fluxo de sangue para órgãos “não vitais”, como pele, músculo e leito esplâncnico, e redireciona o débito cardíaco limitado para o cérebro. Seu efeito beta corresponde aos inotropismo e cronotropismo positivos. A epinefrina estimula as contrações espontâneas e aumenta o vigor e a intensidade da fibrilação ventricular (FV), o que aumenta o sucesso da desfibrilação. Ou seja, tem um efeitos inotrópico positivo e não negativo.

    Respsota B

    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.

  • COMPELTANDO A RESPOSTA DO Mauricio Barros

    ..............O cloreto de potássio é utilizado TAMBÉM PARA REVERTER O QUADRO DE INTOXICAÇÃO DIGITÁLICA

     


ID
133249
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as atuais diretrizes da American Heart Association ? AHA, as recomendações no atendimento a um indivíduo em parada cardiorrespiratória incluem

Alternativas
Comentários
  • A ênfase maior das Diretrizes 2010 é a necessidade de uma RCP de alta qualidade, o que inclui: 
    • Frequência de compressão mínima de 100/minuto (em vez de "aproximadamente" 100/minuto, como era antes).
    • Profundidade de compressão mínima de 5 cm em adultos
    • Retorno total do tórax após cada compressão
    • Minimização das interrupções nas compressões torácicas
    • Evitar excesso de ventilação
  • Tem-se dado ênfase permanente em RCP de alta qualidade (com frequência e profundidade de compressão torácicas adequadas, permitindo retorno total do tórax apos cada compressão, minimizando interrupções nas compressões e evitando ventilação excessiva).

    O socorrista que atua sozinho deve iniciar pelas compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B). O socorrista atuando sozinho deve iniciar a RCP com 30 compressões, em vez de 2 ventilações, para reduzir a demora na aplicação da primeira compressão.

    A hiperventilação é contraindicada, pois pode aumentar a pressão intratorácica e diminuir a pré-carga, consequentemente diminuindo o débito cardíaco e a sobrevida. Além disso, aumenta o risco de insuflação gástrica, podendo causar regurgitação e aspiração.

    A frequência de compressão deve ser, no mínimo, de 100/minuto.

    A profundidade de compressão, em adultos, deve-ser de no mínimo 2 polegadas (5 cm).

    Resposta E

    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

  • Velocidade das compressões torácicas: 100 a 120/min*

    2015 (Atualizado): Em vítimas adultas de PCR, o correto é que os socorristas apliquem compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120/min.

    Retorno do tórax*

    2015 (Atualizado): Os socorristas devem evitar apoiar-se sobre o tórax entre as compressões, para permitir o retorno total da parede do tórax em adultos com PCR.

  • Resposta correta: Realizar compressão torácica externa, permitindo que o tórax retorne à posição normal, após cada compressão.


ID
133252
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos procedimentos recomendados pelas V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão para aferição da pressão arterial (PA), com o cliente sentado, é

Alternativas
Comentários
  • colocar firmimente o manguito, sem deixar folgas, acima da fossa cubital, cerca de dois a três cm.  

  • A deflação do manguito deve ocorrer de forma lenta, de 2 a 4 mmHg, pq a deflação rápida causa uma leitura falsamente baixa da PA. A inflação deve ultrapassar 20 a 30 mmHg da pressão sistólica. A fase V de korotkoff consiste na pressão diastólica, ou seja, o desaparecimento do som. Deve-se auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som.CADERNO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL- MINISTÉRIO DA SAÚDE
  • a) Proceder à deflação com velocidade constante inicial de 2 a 4mmHg por segundo. Após identificação dos som que determinou a PA sistólica, aumentar a velocidade para 5 a 6mmHg para evitar a congestão venosa e desconforto para o paciente;

    b) Abaixo do último som;

    c) 20 a 30mmHg  o nível estimado da pressão sistólica

    d) Desaparecimento do som.

    e) Corrreta.

  • Para a aferição da pressão arterial (PA), com o cliente sentado:

    Obter a circunferência aproximadamente no meio do braço. Após a medida selecionar o manguito de tamanho adequado ao braço.

    Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital.

    Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial.

    Estimar o nível da pressão sistólica pela palpação do pulso radial, deve-se fechar a válvula da pêra e insuflar o manguito enquanto continua a palpar a artéria, e anotar o ponto no manômetro em que o pulso desaparece.

    Palpar a artéria braquial na fossa cubital e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva.

    Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da pressão sistólica, obtido pela palpação.

    Proceder à deflação lentamente (velocidade de 2 mmHg por segundo).

    Determinar a pressão sistólica pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff), que é em geral fraco seguido de batidas regulares, e, após, aumentar ligeiramente a velocidade de deflação.

    Determinar a pressão diastólica no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff).

    Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa.

    Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff) e anotar valores da sistólica/diastólica/zero.

    Sugere-se esperar em torno de um minuto para nova medida, embora esse aspecto seja controverso.

    Informar os valores de pressões arteriais obtidos para o paciente.

    Anotar os valores exatos sem “arredondamentos” e o braço em que a pressão arterial foi medida.

    Resposta E

    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.


ID
133255
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a OPAS ? Organização Pan-Americana de Saúde, há evidências convincentes dos fatores que interferem no risco para os diferentes tipos de câncer. São exemplos destes fatores, e de seus respectivos locais do câncer,

Alternativas
Comentários
  • A aflatoxina causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais. Aflatoxicose é uma intoxicação resultante da ingestão da aflatoxina em alimentos e rações contaminadas. As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus A. parasiticus. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, estes fungos crescem em certas rações e alimentos, resultando na produção das aflatoxinas.
  • Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros fatores de risco, como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o alcoolismo está relacionado a 2 - 4% das mortes por câncer, implicado que está, também, na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama.


    FONTE:WWW.INCA.GOV.BR
  • "A presença dessa micotoxina nos alimentos contribui sobremaneira para que mais de um terço dos casos de neoplasias tenha

    relação com a dieta." fonte: http://www.cib.org.br/pdf/biotech09.pdf

    Alternativa C


  • As bebidas e os alimentos muito aquecidos, que aumentam o risco de câncer na cavidade oral, faringe e esôfago.

    A ingestão elevada ou níveis plasmáticos de antioxidantes (carotenoides, vitaminas C e E), vegetais do gênero Allium e selênio estão associados como o risco reduzido de câncer gástrico, inibição do tamanho do tumor e regressão das lesões pré-cancerígenas.

    As aflotoxinas (substâncias produzidas por fungos) aumentam o risco de câncer de fígado. O álcool aumenta o risco de câncer na cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, fígado e mama. Ou seja, a alternativa C está correta.

    Carne em conserva aumenta o risco de câncer de cólon, reto e esôfago.   Aminas heterocíclicas são substâncias mutagênicas e carcinogênicas e que são encontradas em carnes e peixes assados, na fumaça do cigarro, do escapamento dos automóveis, na cerveja e no vinho. 

    Sal e alimentos conservados em sal aumentam o risco de câncer de estomago  A soja é um alimento protetpr contra o câncer.

    Reposta C

    Bibliografia

    Organização Pan-Americana de Saúde. Doenças crônico degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, 2003.


ID
133264
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para transformar 500 mL de soro glicosado (SG) 5% em 500 mL de SG 7% é necessário acrescentar ao frasco

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não tem resposta correta uma vez que quando eu acrescentar 20 ml de glicose 50% o frasco ficará com 520 ml. E 35 ml de glicose não corresponde a 7% do total e sim a "aproximadamente 6,7%"
  • Resposta correta sim, letra B = 20 ml de glicose 50%.
    Se num SG5% eu tenho 25 gr de glicose, então para transformar este em SG7% tenho que adicionar mais 10 gr de glicose. Sendo equivalente a 20 ml de glicose 50%.
  • 5/100 .500= 25ml
    7/100.500=35ml
    Faltam 10ml de glicose a 100% ou 20ml a 50%
  • Gente, uma forma simples de calcular é lembrando de uma formulazinha básica de soluções:
    CF*VF = C1*V1 + C2*V2, onde:
    CF é a concentração final
    VF é volume final
    C1 é concentração da solução 1
    V1 é o volume da solução 1
    C2 é concentração da solução 2
    V2 é o volume da solução 2

    Utilizando-se dos dados da questão, temos que chegar a um volume final de 500ml com a concentração de 7%. Ele informa ainda que temos uma solução que iremos chamar de solução 1, um volume de 500ml com concentração de 5%. Como solução 2, utilizamos a glicose mais concentrada, e a que temos a disposição da gente nos serviços de saúde é a glicose a 50%. Aplicando na fórmula:
     
    7*500 = 5*500 + 50*V2
    3500 = 2500 + 50*V2
    V2 = 1000/50
    V2 = 20ml


  • EM UM SORO DE 500ML A 5% TEMOS 25G

    EM UM SORO DE 500ML A 7% TEMOS 35G

    FALTAM 10G

    PORTANTO, CONSEGUIREMOS 10G SE ASPIRARMOS 20ML DE GLICOSE A 50%

    LETRA B

  • Para não assinantes resposta correta letra B

    - Temos SG 5% - 500ml:

    5g -------- 100ml

    X --------- 500ml

    X = 25g de glicose

    - Precisamos SG 7% - 500ml:

    7g ------ 100ml

    X -------- 500ml

    X = 35g de glicose

    Já temos 25g de glicose. Precisamos 10g de glicose para completar 35g

    - Ampola de glicose 50% - 20ml:

    50g ----- 100ml

    X --------- 20ml

    X = 10g

    Então, em uma ampola de glicose a 50% - 20ml temos 10g.

    Logo, é só adicionar 20ml da ampola de glicose (10g) no SG 5% - 100ml (25g), e já está pronto SG 7% - 500ml (35g de glicose)


ID
133267
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O organograma de um serviço de enfermagem mostra linhas de subordinação integral, definidas e compatíveis com o poder atribuído pela organização às pessoas que integram esse serviço; a preocupação com a quantidade de trabalho desenvolvido é maior do que com a qualidade. Este contexto administrativo é característico da teoria

Alternativas
Comentários


  • A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
  • A teoria Clássica visa a eficiência da organização pela adoção de uma estrutura e de um funcionamento compativél com essa estrutura. Os seguidores dessa teoria foram denominados anatomistas e fisiologistas da organização. Para Fayol, em uma empresa coexistem seis funções: Técnica, Comercial, Financeira, de Segurança, Contábil e Administrativa  ( a ultima definida como as responsabilidades de prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Quanto mais organizado, maior a produção.


    PORTO, F.; PEREIRA. G. A. S. C; SANTO, T. B. E. Administração em Enfermagem. 3ed, Aguia Dourada Ltda, Rio de Janeiro , 2010. 
  • Letra E
    Teoria Cássica da administração
     
    Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. É caracterizada também, pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cl%C3%A1ssica_da_administra%C3%A7%C3%A3o

ID
133270
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Pichon-Rivière, que foi um estudioso do processo grupal, um grupo torna-se equipe quando

Alternativas

ID
133273
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Planejamento Estratégico Situacional é composto

Alternativas
Comentários
  • Os momentos são:

    1.Explicativo: seleção, descrição e explicação do problema (o que é);

    2.Normativo: desenho de um plano para enfrentar o problema (o que deve ser)

    3.Estratégico: análise da viabilidade política do plano e dos caminhos estratégicos (o que pode ser)

    4.Tático-operacional: gestão e implementação do plano (fazer).

  • Gabarito B

    Os momentos de aplicação do enfoque metodológico básico do PES

    O enfoque participativo e estratégico do planejamento, no plano geral, é estruturado através de quatro grandes passos, ou fases que podem ser recursivas e não-lineares, mas que representam um sequenciamento lógico da elaboração teórica do planejamento. A seguir suas características básicas.

    I . Momento Explicativo: no planejamento tradicional a realidade é dividida em setores e o método dos planejadores é tão fragmentado quanto são os departamentos dos órgãos de planejamento. O conceito de setor além de muito genérico e pouco prático é uma imposição analítica. O planejamento estratégico situacional propõe trabalhar com o conceito de problemas. A realidade é composto de problemas, oportunidades e ameaças.


    II. Momento Normativo: após a identificação, seleção e priorização de problemas, bem como o debate sobre as causas, sintomas e efeitos estamos prontos para desenhar o conjunto de ações ou operação necessárias e suficientes para atacar as causas fundamentais dos problemas (também chamadas de Nós Críticos). Esta é a hora de definir o conteúdo propositivo do plano.

    III. Momento Estratégico: se a realidade social não pode ser fragmentada em diferentes “setores”, se outros “jogadores” existem e tem seus próprios planos, se o indeterminismo e as surpresas fazem parte do cotidiano, então o debate sobre a viabilidade estratégia das ações planejadas não é só necessário como indispensável. Toda estratégia é uma exploração consciente do futuro, ela resulta da situação diferenciada dos vários atores em relação à problemas, oportunidades e ameaças.


    IV. Momento Tático-Operacional: é o momento de fazer, de decidir as coisas, de finalmente agir sobre a realidade concreta. É quando tudo se decide e por isso do ponto-de-vistado impacto do plano é o momento mais importante. Neste momento é importante debater o sistema de gestão da organização e até que ponto ele está pronto para sustentar o plano e executar as estratégias propostas.


    http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm


ID
133276
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para realizar a avaliação de qualidade da assistência, baseada no modelo de Donabedian, utilizam-se os atributos

Alternativas
Comentários
  • DONABEDIAN
    Avedis Donabedian desenvolveu um quadro conceitual fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde, a partir dos conceitos de estrutura, processo e resultado, classicamente considerados uma tríade, que corresponde às noções da Teoria Geral de Sistemas: input-process-output.

    ESTRUTURA - recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência médica. Inclui financiamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada.

    PROCESSO - atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes, com base em padrões aceitos. A análise pode ser sob o ponto de vista técnico e/ou administrativo.

    RESULTADO - produto final da assistência prestada, considerando saúde, satisfação de padrões e de expectativas.

  • Avedis Donabedian desenvolveu um quadro conceitual fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde, a partir dos conceitos de estrutura, processo e resultado, classicamente considerados uma tríade, que corresponde às noções da Teoria Geral de Sistemas: input-process-output. Estrutura - recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência médica. Inclui financiamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada. Processo - atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes, com base em padrões aceitos. A análise pode ser sob o ponto de vista técnico e/ou administrativo. Resultado - produto final da assistência prestada, considerando saúde, satisfação de padrões e de expectativas. Resposta C Bibliografia Donabedian A. The Definition of Quality and Approaches to its Assessment (Explorations in Quality Assessment and Monitoring, volume I). Ann Arbor, Health Administration Press, 1980. www.saude.sc.gov.br

ID
133279
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, na esfera interinstitucional, compreendem:

I. Inclusão de todos os trabalhadores brasileiros e dos países vizinhos, nas áreas de fronteira, no sistema de reparação da saúde do trabalhador.

II. Precedência das ações de primeiros socorros sobre as de promoção da saúde, quando o trabalhador desenvolve atividades econômicas classificadas de alto risco.

III. Estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador.

IV. Incentivo à capacitação e à educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da política.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Suas diretrizes, descritas na Portaria nº 1.125 de 6 de julho de 2005, compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.Além disso, em esfera interinstitucional, o Ministério da Saúde desenvolve uma política de ação integrada com os ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, a Política Nacional sobre Saúde e Segurança do Trabalho (PNSST), cujas diretrizes compreendem:
    I - Ampliação das ações, visando a inclusão de todos os trabalhadores brasileiros no sistema de promoção e proteção da saúde;
    II - Harmonização das normas e articulação das ações de promoção, proteção e reparação da saúde do trabalhador;
    III - Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação;
    IV - Estruturação de rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador;
    V - Reestruturação da formação em Saúde do Trabalhador e em segurança no trabalho e incentivo à capacitação e à educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da política;
    VI - Promoção de agenda integrada de estudos e pesquisas em segurança e Saúde do Trabalhador.
  • Portaria nº 1.125, de 06 de julho de 2005



    Art.2º . As diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, na esfera Interinstitucional, compreendem: 

    I. Inclusão de todos os trabalhadores brasileiros no sistema de promoção e proteção da saúde;
    II.  Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação;

    III. Estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador. 

    IV. Incentivo à capacitação e à educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da política.


    Resposta letra D.
  • São Diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador:

    - Ampliação das ações de SST, visando a inclusão de todas os trabalhadores brasileiros no sistema de promoção e proteção da saúde

    - Harmonização das normas e articulação das ações de promoção, proteção e reparação da saúde do trabalhador

    – Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação

    - Estruturação de Rede Integrada de Informações em Saúde do Trabalhador

    - Reestruturação da Formação em Saúde do Trabalhador e em Segurança no Trabalho e incentivo a capacitação e educação continuada dos trabalhadores responsáveis pela operacionalização da PNSST

    - Promoção de Agenda Integrada de Estudos e Pesquisas em Segurança e saúde do Trabalhador

    Logo, estão corretas as afirmativas III e IV

    Resposta D

    Bibliografia

    http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_081014-105206-701.pdf


ID
133285
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder às questões de números 56 a 58,
considere as Normas Regulamentadoras (NR's) do
Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a NR 5, o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de

Alternativas
Comentários
  • Ministério do Trabalho e Emprego Página

    NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

    5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida
    uma reeleição.
  • Segundo a Norma Regulamentadora 5 referente a Comissão interna de prevenção de acidente (CIPA)

    O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. Além disso, é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.


    Resposta A


    Bibliografia


    http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf


ID
133291
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Vários municípios e estados brasileiros já possuem legislação restritiva ou proibitiva ao uso do amianto porque, segundo o Ministério da Saúde, essa substância é um fator de risco de natureza ocupacional para

Alternativas
Comentários
  •  

    Os sintomas da asbestose aparecem gradualmente só depois da formação de muitas cicatrizes e quando os pulmões perdem a sua elasticidade. Os primeiros sintomas são a dispneia ligeira e a diminuição da capacidade para o exercício.

    Os grandes fumadores que sofrem de bronquite crónica juntamente com asbestose podem tossir e ter uma respiração sibilante. A respiração torna-se, gradualmente, mais difícil. Cerca de 15 % das pessoas com asbestose têm dispneia e insuficiência respiratória.

    Por vezes a inalação de fibras de amianto pode fazer com que se acumule líquido no espaço que se encontra entre as camadas pleurais (cavidade pleural). Em raras ocasiões, o amianto causa tumores na pleura, denominados mesoteliomas, ou em membranas do abdómen, chamados mesoteliomas peritoneais.

    Os mesoteliomas causados pelo amianto são um tipo de cancro que não se consegue curar. Geralmente, aparecem depois da exposição à crocidolite, um dos quatro tipos de amianto. A amosite, outro tipo, também produz mesoteliomas. O crisótilo, provavelmente, não produz mesoteliomas, mas, às vezes, está contaminado com tremolite, e esta causa-os. Os mesoteliomas desenvolvem-se, de modo geral, ao fim de 30 ou 40 anos de exposição ao amianto.

    O cancro do pulmão está relacionado, em parte, com o grau de exposição às fibras de amianto; no entanto, entre as pessoas que sofrem de asbestose, o cancro do pulmão desenvolve-se quase exclusivamente naquelas que também fumam cigarros, em especial nas que fumam mais de um maço por dia



    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Asbestose
    Taína Serra
  • Portaria nº 1339/GM Em 18 de novembro de 1999.
    LISTA DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
     
    RELAÇÃO DE AGENTES OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL, COM AS RESPECTIVAS DOENÇAS QUE PODEM ESTAR COM ELES RELACIONADAS

    1)      Asbesto ou Amianto
     
    ·         Neoplasia maligna do estômago (C16.-)
    ·         Neoplasia maligna da laringe (C32.-)
    ·         Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão (C34.-)
    ·         Mesotelioma da pleura (C45.0)
    ·         Mesotelioma do peritônio (C45.1)
    ·         Mesotelioma do pericárdio (C45.2)
    ·         Placas epicárdicas ou pericárdicas (I34.8)
    ·         Asbestose (J60.-)
    ·         Derrame Pleural (J90.-)
    ·         Placas Pleurais (J92.-)
    Portanto, resposta correta: letra D
  • Amianto ou asbesto são os nomes genéricos de minerais de silicato fibrosos de ocorrência natural e se dividem em dois grupos: serpentinas (crisotila) e anfibólios (tremolita, actinolita, antofilita, amosita e crocidolita).

    A inalação é o principal meio de exposição ao amianto que está associada ao desenvolvimento de doenças pleurais como placas pleurais e espessamento, asbestose pulmonar (fibrose do pulmão), câncer de pulmão, mesotelioma (tumor maligno) de pleura (membrana que reveste o pulmão), de peritônio (membrana que recobre a cavidade abdominal) e de pericárdio (membrana que reveste o coração), câncer de laringe e ovário.

    O amianto segundo o Ministerio da Saúde está relacionado com as seguintes patologias:

    - Neoplasia maligna do estômago

    - Neoplasia maligna da laringe

    - Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão

    - Mesotelioma da pleura

    - Mesotelioma do peritônio

    - Mesotelioma do pericárdio

    - Placas epicárdicas ou pericárdicas

    - Asbestose

    - Derrame Pleural

    - Placas Pleurais

    Resposta D

    Bibliografia

    http://portalsaude.saude.gov.br/


ID
133294
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para analisar o perfil de morbidade dos agravos de notificação obrigatória em todo o território nacional, pode-se utilizar os dados existentes

Alternativas
Comentários
  • Essa bem podia cair na meu concurso, ou pelo menos neste estilo.
  • Resposta certa: E
    O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria GM/MS Nº 2325 de 08 de dezembro de 2003), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como varicela no estado de Minas Gerais ou difilobotríase no município de São Paulo.Fonte: Ministério da Saúde.

  • O SINAN tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal.

    O Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN foi gradualmente implantado no país de 1990 até 1993. Em 1998 os instrumentos de coleta, fluxo e software foram redefinidos. É usado em todos os municípios do país. O número de doenças e agravos contemplados pelo SINAN vem aumentando.

    O sistema é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas e facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

    A base de dados do Sinan é sistematizada segundo níveis de interesse: agravos compulsórios e agravos de interesse nacional; agravos de interesse estadual e municipal. Essas listas são sistematicamente revistas sendo que, a lista de notificação nacional vem aumentado com o passar dos anos.

    Resposta E

    Bibliografia

    http://ces.ibge.gov.br/base-de-dados/metadados/min...


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Sistema de Informação de Agravos de Notifi cação – Sinan: normas e rotinas / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância  Epidemiológica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.


ID
133300
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao implantar o protocolo sobre a disposição final dos resíduos na sala de vacinação de um recurso de saúde responsável pela destinação final de seus resíduos, o enfermeiro deve orientar os funcionários para

Alternativas
Comentários
  • RDC 306 5.2 - Resíduos resultantes de atividades de vacinação com microorganismos vivos ou atenuados,
    incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado, vazios
    ou com restos do produto, agulhas e seringas. Devem ser submetidos a tratamento antes da
    disposição final.
    5.2.1 – Devem ser submetidos a tratamento, utilizando-se processo físico ou outros processos que
    vierem a ser validados para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana, em
    equipamento compatível com Nível III de Inativação Microbiana (Apêndice IV).
    5.2.2 - Os resíduos provenientes de campanha de vacinação e atividade de vacinação em serviço
    público de saúde, quando não puderem ser submetidos ao tratamento em seu local de geração,
    devem ser recolhidos e devolvidos às Secretarias de Saúde responsáveis pela distribuição, em
    recipiente rígido, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente
    identificado, de forma a garantir o transporte seguro até a unidade de tratamento.
    5.2.3 – Os demais serviços devem tratar estes resíduos conforme o item 5.2.1 em
  • São exemplos de imunobiológicos infectantes e que recebem tratamento antes de serem inutilizados:

    • vacina oral contra a poliomielite;

    • vacina contra o sarampo;

    • vacina contra a febre amarela;

    • vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola (tríplice viral); e

    • vacina contra a rubéola.

    Para proceder ao tratamento dos imunobiológicos considerados infectantes colocar os frascos fechados na

    autoclave, durante 15 minutos, a uma temperatura entre 121ºC e 127ºC.


    http://www.rio.rj.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=e458765c-10a8-4711-8300-a7cf661fefa1&groupId=73801
  • Para os colegas que não têm acesso as respostas o Gabarito é Letra D: submeter os materiais biológicos infectantes à esterilização antes de serem desprezados como lixo.

  • Quando se fala em resíduos, eles são classificados em grupo A, B, C, D e E, sendo que a vacina está contida no grupo A que são os resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. A vacina faz parte do grupo A1.

    Resíduos resultantes de atividades de vacinação com microorganismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado, vazios ou com restos do produto, agulhas e seringas. Devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.

    Os resíduos provenientes de campanha de vacinação e atividade de vacinação em serviço público de saúde, quando não puderem ser submetidos ao tratamento em seu local de geração, devem ser recolhidos e devolvidos às Secretarias de Saúde responsáveis pela distribuição, em recipiente rígido, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificado, de forma a garantir o transporte seguro até a unidade de tratamento.

    O resíduo infectante deve receber cuidados especiais nas fases de segregação, acondicionamento, coleta, tratamento e destino final. Para este tipo de resíduo, o trabalhador da sala de vacinação deve:

    - Acondicionar em caixas coletoras de material perfurocortante os frascos vazios de imunobiológicos, assim como aqueles que devem ser descartados por perda física e/ou técnica, além dos outros resíduos perfurantes e infectantes (seringas e agulhas usadas). O trabalhador deve observar a capacidade de armazenamento da caixa coletora, definida pelo fabricante, independentemente do número de dias trabalhados.

    - Acondicionar as caixas coletoras em saco branco leitoso.

    - Encaminhar o saco com as caixas coletoras para a Central de Material e Esterilização (CME) na própria unidade de saúde ou em outro serviço de referência.

    Logo, ao implantar o protocolo sobre a disposição final dos resíduos na sala de vacinação de um recurso de saúde responsável pela destinação final de seus resíduos, o enfermeiro deve orientar os funcionários para submeter os materiais biológicos infectantes à esterilização antes de serem desprezados como lixo.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  • Por que a alternativa E estaria errada?

  • A letra E está incorreta visto que não são todos, e sim em geral os de microorganismos vivos/ateuados.

    A colega comentou acima  a lista dos que devem ser tratados antes de desprezados.

  • Art. 47 Os RSS resultantes de atividades de vacinação com microrganismos vivos, atenuados ou inativados incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado ou com restos do produto e seringas, quando desconectadas, devem ser tratados antes da disposição final ambientalmente adequada.

    Parágrafo Único. As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes.

    RDC 222/2018


ID
133303
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao supervisionar as ações do aplicador da sala de vacinas, o enfermeiro deve considerar que, de uma maneira geral,

Alternativas
Comentários
  • segundo o manual do PNI deve-se orientar ao acompanhante a utilização de compressas com agua gelada ou natural no local, devido a hipertermia local, provocada pela penetração da vacina.
  • A- São conservadas entre +2ºC e +8ºC.

    B- Colega acima já mencionou.

    C- Os imunobiológicos são sensíveis a agentes físicos como a luz e o calor, especialmente por conterem na sua

    formulação antígenos e adjuvantes. O calor é bastante prejudicial, pois acelera a inativação das substâncias que

    entram na composição dos produtos.
    D- Não é necessário fazer intervalo entre a alimentação (inclusive leite materno) e a administração da vacina.

    E- O local deve estar sempre limpo, não sendo necessário colocar qualquer medicamento ou adotar qualquer cuidado especial, nem realizar curativo.

    http://www.rio.rj.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=e458765c-10a8-4711-8300-a7cf661fefa1&groupId=73801

  • As compressas deverão ser geladas, não devndo ser aplicado o gelo diretamente no local da injeção.
  • Para quem não tem acesso as respostas o Gabarito é Letra: B  a realização de compressas quentes no local da aplicação da vacina não é recomendada.

  • Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.

    Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. A realização de compressas quentes no local da aplicação da vacina não é recomendada pois pode levar a absorção mais rápida da vacina, podendo intensificar os efeitos adversos.

    A sala deve ser ventilada, os equipamentos de refrigeração protegidos da incidência de luz solar direta. O nível de iluminação (natural e artificial), temperatura, umidade e ventilação natural devem estar em condições adequadas para o desempenho das atividades.

    Para a vacina VOP é aconselhável interromper a amamentação por uma hora antes e depois da administração da vacina. 

    No local da úlcera da BCG não deve cubrir a úlcera, já que resulta da evolução normal da lesão vacinal; -também não deve-se fazer o uso de compressas; manter o local sempre limpo; não é necessário colocar qualquer medicamento nem realizar curativo.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de rede de frio / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


ID
133306
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere o modo de transmissão de doenças para o homem:

I. Leptospirose: contato com a urina de ratos infectados.

II. Febre tifóide: ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo Salmonella typhi.

III. Febre amarela: picada pelo vetor Aedes aegypti.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A febre tifóide é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada, o mais comum, ou então pelo contato direto com os portadores, através de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a única porta para a sua entrada é a via digestiva.
  • Leptospirose é transmitida para homem pelo contato com a urina de ratos infectados. É uma doença infecciosa febril, de início abrupto, cujo espectro pode variar desde um processo inaparente até formas graves. Trata-se de uma zoonose de grande importância social e econômica. 

    Febre tifoide é uma doença de veiculação pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo Salmonella typhi. É uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se geralmente com febre alta, cefaléia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como Sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarréia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.

    Febre amarela é transmitida pela picada pelo vetor Aedes aegypti. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

    Resposta C

    Bibliografia

    http://portalsaude.saude.gov.br/

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.


ID
133309
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fonte de infecção e manutenção da cadeia epidemiológica da hanseníase está relacionada às pessoas que constituem os casos

Alternativas
Comentários
  • As formas paucibacilares não são contagiantes e podem até atingir a cura espontaneamente.
    Com menos de cinco lesões, o paciente é identificado como paucibacilar e igual ou superior quantidade de manchas é multibacilar. Apenas o portador multibacilar é capaz de transmitir a doença.
  • os casos Multibacilares (MB), que são a fonte

    de infecção e manutenção da cadeia epidemiológica da doença

  • A Hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos, em algumas situações podem também afetar os olhos e órgãos internos. Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui e pode levar a incapacidades físicas. É transmitida por meio de contato de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente portador de hanseníase, geralmente da forma multibacilar (MB), e que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo ou convivente que não sabe que está doente. Os portadores de Hanseníase podem ser divididos em paubacilar ou multibaciaplar. Como critério clínico, são paucibacilares casos com até cinco lesões cutâneas e multibacilares casos com mais de cinco lesões cutâneas. Como critério laboratorial, os paucibacilares apresentam índice baciloscópico menor que 2+ e multibacilar índice baciloscópico maior ou igual a 2+. Quando o exame baciloscópico é disponível, pacientes com resultado positivo são considerados multibacilares, independentemente do número de lesões. Resposta E


    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Eliminar a hanseníase é possível: Um guia para os Municípios. Ministério da Saúde, Brasília, 2015.

ID
133312
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As ações de procura de casos de tuberculose estão voltadas para os grupos de maior probabilidade de apresentar a doença, quais sejam

Alternativas
Comentários
  • Linfócitos: 880 a 4.000/ml; 22 a 40%
    O resultado deve ser avaliado após 3 a 4 dias da injeção (72 a 96 horas). ... 0 – 4 mm = Não reator: Indivíduo não infectado pelo M. tuberculosis ou com hipersensibilidade reduzida ... entre 0-4 mm e reator aquele com endurecimento de 5 mm ou mais.
    Contagem de células CD4 l entre 500 e 1200 = normal em pessoas seronegativas
  • O PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE, ENTRE AS AÇOES DE PREVEÇÃO DO TB PULMONAR, ESTABELECE A DETECÇAO PRECOCE DOS CASOS NOVOS ATRAVE  DA BUSCA DO SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO OU SEJA INDIVÍDUOS QUE APRESENTEM TOSSEE EXPECTORAÇÃO HÁ MAIS DE TRES SEMANAS.

    DE ACORDO COM O MS 3% DE NOSSA POPULAÇÃO SAO SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIO. QUE DEVEM REALIZAR EXAMES BAAR PARA PESQUISA DE BK.

    BONS ESTUDOS.
  • Os grupos com maior probabilidade de apresentar tuberculose são:
    • Sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse e expectoração por 03 semanas ou mais);
    • Contatos de casos de tuberculose;
    • Suspeitas radiológicas;
    • Pessoas com doenças e/ou condições sociais que predisponham à tuberculose.
  • As fontes de infecção encontram-se, principalmente, entre os doentes bacilíferos, responsáveis pela cadeia epidemiológica de transmissão, que ocorre, na grande maioria das vezes, por via aerógena, em ambientes fechados por meio de contatos íntimos e prolongados. Esses pacientes apresentam habitualmente tosse e expectoração por mais de três semanas e são chamados de sintomáticos respiratórios (SR). Os SR, junto com os suspeitos à radiografia de tórax e com os contatos de bacilíferos, formam a base para a descoberta de casos por meio da demanda espontânea aos serviços de saúde, em países como o Brasil.

    Logo, As ações de procura de casos de tuberculose estão voltadas para os grupos de maior probabilidade de apresentar a doença, quais sejam pessoas com tosse e expectoração por três semanas.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Tuberculose na Atenção Primária à Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.


ID
133315
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Gestante, no 4º mês de gravidez, desempregada, é atendida na Unidade Básica de Saúde com história de mal súbito. Durante a sua permanência no local, foi avaliada, medicada e orientada a fazer sua matrícula na Unidade e iniciar o pré-natal. Detectada a necessidade de avaliação neurológica, saiu da Unidade com consulta agendada com o especialista, no Núcleo de Especialidades da rede de saúde do município. De acordo com a Lei nº 8080/1990, a situação expressa a organização do sistema local de saúde segundo os princípios da

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, quando a gestante indo fazer o pre-natal foi avaliada integralmente, sendo referenciada ao serviço especializado, temos o princípio da integralidade. Quando no enunciado coloca que a mesma será atendida no núcleo de especialidades do município, temos aí um serviço especializado e municipalizado, dessa forma têm-se o princípio da regionalização. Nas alternativas não têm nenhuma que contemple esses dois princípios juntos. Levando em consideração que ela foi atendida na unidade BÁSICA E que foi agendada sua consulta com especialista, foi garantido à mesma o princípio da universalidade, de que a todos deve ser assegurado o acesso à saúde pública.

  • colega Veronica.
    quando no texto destaca que ela esta desempregada nos leva a perceber o funcionamento do principio de UNIVERSALIDADE sendo o SUS para TODOS, nao exigindo nenhuma contribuição.
    quando se refere a agendamento para outra especialidade temos o principio da INTEGRALIDADE.

    RESPOSTA CORRETA LETRA A:
    BONS ESTUDOS.
  • questão problemática essa...
  • Concordo com a colega Eunice. Quanto ao principio da UNIVERSALIDADE de acesso e quanto a INTEGRALIDADE que fica mais visível quando ocorre o agendamento da mesma para um especialista, no caso neurologia, pois, dessa maneira é garantido o atendimento de forma integral a todas as necessidade do usuário.
  • Mas todos temos que observar o que o enuciado pediu: "...a situação expressa a ORGANIZAÇÃO do sistema local de saúde segundo os princípios da..."
     Portanto para mim o mais correto é integralidade e regionalização!!
    • Essa gestante foi o atendida? Teve acesso ao Sistema Único de Saúde? O Estado viabilizou seu atendimento em Unidades de Saúde do SUS? 
    Então, foi antendida conforme o princípio da UNIVERSALIDADE.

    Conceito: A universalidade, assegurada na constituição, compreende a cobertura, o atendimento e o acesso ao Sistema Único de Saúde, expressando que o Estado tem o dever de prestar  atendimento nos grandes e pequenos centros urbanos, e também às populações isoladas geopoliticamente, os ribeirinhos, os indígenas, os ciganos e outras minorias, os prisioneiros e os excluídos sociais. Os programas, as ações e os serviços de saúde devem ser concebidos para propiciar cobertura e atendimento universais, de modo eqüitativo e integral.

    • Essa gestante teve acesso e atendimento em níveis de complexidade diferentes, atendidas suas particularidades e dada a devida continuidade ao seu tratamento? Houve cobertura para todas suas necessidades? Então, foi atendida conforme o princípio da INTEGRALIDADE.

    Conceito: A integralidade é um dos princípios constitucionais do SUS que garante ao cidadão o direito de acesso  a todas as esferas de atenção em saúde, contemplando, desde ações assistenciais em todos os níveis de complexidade (continuidade da assistência), até atividades inseridas nos âmbitos da prevenção de doenças e de promoção da saúde. Prevê-se, portanto, a cobertura de serviços em diferentes eixos, o que requer a constituição  de uma rede de serviços (integração de ações), capaz de viabilizar uma atenção integral. Por outro lado, cabe ressaltar que por integralidade também se deve compreender a proposta de abordagem integral do ser humano, superando a fragmentação do olhar e intervenções sobre os sujeitos, que devem ser vistos em suas inseparáveis dimensões biopsicossociais.

    Portanto, letra correta: A
  • Também se observa que o enunciado refere-se a princípios do SUS. Regionalização, intersetorialidade e territorização são diretrizes do SUS. Logo a resposta certa é a letra A ( universalidade e integralidade).

  • Corrigindo o colega Diogo, regionalização, intersetorialidade e territorização não são diretrizes. 

    Diretrizes são apenas as expressas na CF, art. 198, a saber: descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. Os princípios estão previstos no art. 7º da Lei 8.080, e não incluem regionalização, intersetorialidade e territorização, muito embora as três sejam mencionadas outrora na legislação do SUS.

    Muito cuidado quando o examinador falar em princípios e diretrizes, pois refere-se apenas ao que está expresso nesses dois dispositivos (Art. 198,CF e Art. 7º, Lei 8.080).

  • No art. 7º da Lei 8080/90 são elencados 13 princípios do SUS, entre os quais constam universalidade, integralidade e regionalização. Neste caso, penso que a questão poderia ser anulada, porque tanto a alternativa A como a alternativa E poderiam estar corretas.

    Não me parece haver nada no conceito de regionalização que quando confrontado com o enunciado da questão pudesse excluir essa alternativa como correta. Poderia se pensar, por exemplo, que foi obedecido o princípio da regionalização na medida em que todos os serviços foram prestados na rede municipal (dentro de uma mesma região). 

    "A regionalização e a hierarquização dos serviços, dizem respeito à forma de organização dos estabelecimentos (unidades de unidades) entre si e com a população usuárias. A regionalização dos serviços implica a delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político- administrativa do país, mas também contempla a delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, sub-divisões ou agregações do espaço político-administrativo. "

  • Universalidade – extensão de todos os serviços e ações a toda a população.  => Todas as pessoas que estão em território nacional terão acesso a ações e serviçosde saúde. Extensão dos serviços e açõesa toda a população.

    Integralidadeintegralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

  • De acordo com o enunciado da questão (Princípios da Lei 8080) são, de acordo com art 7°:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

    VIII - participação da comunidade;

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

    XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, em conformidade com a Lei nº 12.845, de 1º de agosto de 2013. 

    NÃO CONSTA TERRITORIALIZAÇÃO NOS PRINCÍPIOS!!!

  • LEI 8080

    DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

    ART. 7º 

    I - UNIVERSALIDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM TODOS OS NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA;

    II - INTEGRALIDADE DE ASSISTÊNCIA, ENTENDIDA COMO CONJUNTO ARTICULADO E CONTÍNUO DE AÇÕES E SERVIÇOS PREVENTIVOS E CURATIVOS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, EXIGIDOS PARA CADA CASO EM TODOS OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DO SISTEMA.


ID
133318
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é considerado direito do enfermeiro

Alternativas
Comentários
  • DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE.

    DIREITOS

    Art. 10- Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

    SEÇÃO IV

    DAS RELAÇÕES COM AS ORGANIZAÇÕES EMPREGADORAS DIREITOS

    Art. 60 - Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do seu aprimoramento técnico-científico, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.
  • esta questão á passível de anulação. pois o ítem b  também está correto
  • Acredito que tenha sido uma "pegadinha" do concurso...A banca misturou os conceitos de direito e proibição:
    Proibição: Art. 26 - Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
    Direito: Art. 10 - Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
  • Devemos estar atentos e diferenciar DEVER de DIREITO. O item B se refere a um dever, logo não pode estar correto.

  • Apesar de apresentar um direiro e um dever,a questão deixa claro quando cita EXCETO, o que torna a questão correta. Essa questão é NULA.

  • a pergunta está muito aberta, pois Art. 37 – Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência.
    Parágrafo único – O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. ou seja porque a resposta B não tão errada.......

  • Demorei a perceber o erro desta questões, eles so mudaram o final da letra B o que a torna errada: Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

    (ps: se vc nao tem competência técnica vc não pode fazer-lo mesmo em caso de urgência e emergência, uma vez que vc pode esta agravando o quadro do paciente ao inves de salva-lo, agindo assim com imperícia)

    A parte no código que fala sobre exceto em situações de emergencia e urgência é a seguinte: Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência.

  • CAPÍTULO III
    DO ENSINO, DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
    PROIBIÇÕES

      ERRADA PORQUE  A) Art. 98 – Publicar trabalho com elementos que identifiquem o sujeito participante do estudo sem sua autorização.

    SEÇÃO I
    DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMÍLIA E COLETIVIDADE.

    DIREITOS

     ERRADA PORQUE  B) Art. 10 – Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade. (OBS: NÃO EXISTE EXCEÇÃO)

    C) NÃO ESTA NO CÓDIGO DE ETICA E SIM NA LEGISLAÇÃO DE ENFERMAGEM :  O ENFERMEIRO NÃO PRECISA DE RESPALDO TÉCNICO, ELE É O RESPONSÁVEL PELA EQUIPE , LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL 7498/86 Art. 11 - O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe: I - privativamente: a) direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

    D) NÃO ESTA NO CÓDIGO DE ETICA E SIM NA LEGISLAÇÃO DE ENFERMAGEM, POREM O ENFERMEIRO TEM O DIREITO DE CONHECER TODOS OS DIAGNÓSTICOS DOS PACIENTES PARA PRESTAR ASSISTÊNCIA COM QUALIDADE


    SEÇÃO IV
    DAS RELAÇÕES COM AS ORGANIZAÇÕES EMPREGADORAS
    DIREITOS

     CERTA E) Art. 60 – Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do aprimoramento técnico-científico, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.





ID
133321
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após analisar uma infração ética cometida por um enfermeiro, o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) decidiu aplicar uma multa a ele, penalidade que consiste na obrigatoriedade de pagamento de

Alternativas
Comentários
  • resolução COFEN 311/2007 art. 118, parágrafo 2º.
  • § 1º - A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no Prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º - A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    §3º - A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 4º - A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e serão divulgados nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º - A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem e será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

  • Gabarito letra:D Conforme art. 118, parágrafo 2º.A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

  • As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem são: Advertência verbal; Multa; Censura; Suspensão do exercício profissional; Cassação do direito ao exercício profissional.

    Advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    Multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    Censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    Suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    Cassação consiste na perda do direito ao exercício da enfermagem e será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    A pena de cassação do direito ao exercício profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no art. 18, da Lei n° 5.905/73. As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional, são responsabilidade do Conselho Regional de Enfermagem, sendo registradas no prontuário do profissional de Enfermagem.


    Resposta D


    Bibliografia


    www.cofen.gov.br

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

    Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

     

     

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de 2 (duas) testemunhas.


    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.


    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

     

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

     

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

     

    § 6º As penalidades aplicadas deverão ser registradas no prontuário do infrator.

     

    § 7º Nas penalidades de suspensão e cassação, o profissional terá sua carteira retida no ato da notificação, em todas as categorias em que for inscrito, sendo devolvida após o cumprimento da pena e, no caso da cassação, após o processo de reabilitação.


ID
133324
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prática de auto-hemoterapia é considerada procedimento

Alternativas
Comentários
  • Segundo a resolução do COFEN 346/2009 é proibida a prática de auto-hemoterapia por profissionais de enfermagem em todo território brasileiro, e caracteriza infração ética sujeita às sanções disciplinares.
  • Segundo a Nota Técnica da ANVISA nº 1 de 13/4/2007 a auto-hemoterapia é um procedimento que consiste na retirada de sangue por punção venosa e a sua imediata administração por via intramuscular ou subcutânea, na própria pessoa. A norma coloca que não existem evidências científicas, trabalhos indexados, que comprovem a eficácia e segurança deste procedimento e que este procedimento não foi submetido a estudos clínicos de eficácia e segurança, e a sua prática poderá causar reações adversas, imediatas ou tardias, de gravidade imprevisível. Logo, ela proíbe tal procedimento. A Resolução COFEN 346/2009 coloca que é proibida a prática da auto-hemoterapia por profissionais de enfermagem, em todo o território nacional. A prática da auto-hemoterapia por parte dos profissionais de enfermagem caracteriza infração ética sujeita às sanções disciplinares, prevista na Resolução COFEN nº 311/2007 (Código de Ética dos profissionais de enfermagem). Resposta C Bibliografia www.anvisa.gov.br www.cofen.gov.br
  • RESOLUÇÃO COFEN-346/2009 - Proíbe a prática da auto-hemoterapia por profissionais de enfermagem

     

    CONSIDERANDO as conclusões do Parecer Técnico da Câmara Técnica de Pesquisa de 20/02/2009 que esclarece “que nenhuma diretriz nacional ou internacional inclui a auto-hemoterapia como recurso terapêutico e, por conseguinte, não há estudos confiáveis e com força de evidência científica elevada que indiquem ser a auto-hemoterapia propriamente dita um procedimento efetivo e seguro”;

     

    Art. 1º É proibida a prática da auto-hemoterapia por profissionais de enfermagem, em todo o território nacional.

     

    Parágrafo único – a prática da auto-hemoterapia por parte dos profissionais de enfermagem caracteriza infração ética sujeita às sanções disciplinares, prevista na Resolução COFEN nº 311/2007 (Código de Ética dos profissionais de enfermagem)

     

    Letra C