SóProvas



Prova PUC-PR - 2017 - JUCEPAR - PR - Administrador


ID
2599528
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho da coluna semanal de Contardo Calligaris reproduzido a seguir é referência para a próxima questão.

Domingo, 10 de setembro, em Porto Alegre, o Santander Cultural encerrou a exposição "Queermuseu". O banco se apavorou diante das ameaças de boicote por clientes indignados com algumas das obras expostas – as quais ofenderiam a moral e instigariam pensamentos e atos impuros. 

Uma parte, ao menos, dos protestos veio de pessoas que se declaram "liberais". Mamma mia. Liberal é quem defende, antes de mais nada, a liberdade do indivíduo (limitada apenas pelo Código Penal). Um liberal que não gostasse das obras expostas visitaria outra exposição. Ponto. Pretender boicotar o banco se a exposição não for fechada, essa é a conduta de grupos confessionais ou totalitários (fascistas ou comunistas).  

Folha de S. Paulo, 15/09/17. (excerto). 


Ao afirmar que a conduta descrita no texto é tanto de grupos fascistas quanto comunistas, o autor 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C 

    A acertiva apresenta que: Ao afirmar que a conduta descrita no texto é tanto de grupos fascistas quanto comunistas, o autor: define esses comportamentos como radicais.

    Tal resposta pode ser justificada nos seguintes trechos do texto: 

    "Liberal é quem defende (...) a liberdade do indivíduo ... Um liberal que não gostasse das obras expostas visitaria outra exposição".

    "... boicotar o banco se a exposição não for fechada, essa é a conduta de grupos confessionais ou totalitários (fascistas ou comunistas).  


ID
2599531
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o excerto da apresentação de uma reportagem, reproduzido a seguir.


Afinal, por que (1) é que o Brasil nunca deixa de ser pobre?  

Spoiler: porque (2) o único caminho para enriquecer é diluir a concentração de poder político-econômico. E o que fazemos é justamente o contrário.

Mais de 40 milhões de brasileiros moram em residências sem acesso a água potável, mesmo estando no país com as maiores reservas de água doce do mundo. Em um terço dos 1.444 municípios do semi árido nordestino, mais de 10% das crianças sofre de desnutrição – no país que mais produz proteína animal no planeta.  

Mergulhando um pouco mais na história brasileira, não é difícil perceber que riquezas naturais e qualidade de vida para a população não são necessariamente coisas que andam lado a lado. Nosso imenso potencial tem feito justamente o contrário, nos ajudando a empacar em uma nada agradável 80ª posição mundial quando o assunto é a riqueza produzida por cada cidadão. Não faz sentido. Lendo a próxima página, no entanto, você vai entender os porquês(3).  

Disponível em: <https://super.abril.com.br/sociedade/afinal-por-que-e-que-o-brasil-nunca-deixa-de-ser-pobre/>. Acesso em: 10/9/17. 


Algumas palavras podem ser pronunciadas da mesma maneira, mas sua grafia e significado são diferentes. É o que acontece com “por que”, conforme se pode ver no excerto lido. A respeito das diferentes possibilidades de emprego de “por que”, assinale a análise CORRETA.  

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

     

    Na terceira ocorrência, a grafia se justifica por se tratar de um emprego da palavra como substantivo.  

  • Por que

    Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

    "Afinal, por que (1)  - por qual motivo - é que o Brasil nunca deixa de ser pobre?"  

    Porque

    É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

    "Spoiler: porque (2)  - Pois  - o único caminho para enriquecer é diluir a concentração de poder político-econômico. E o que fazemos é justamente o contrário."

    Porquê

    É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

    " Lendo a próxima página, no entanto, você vai entender os porquês(3).  "

     

  • GABARITO: A

     

    Certo. Trata-se do processo de substantivação.

     

    Em princípio, palavra de qualquer classe pode assumir a função substantiva, ou seja, pode-se substantivar e a maneira mais comum de isso ocorrer é a junção a ela do artigo definido "o". Vejamos alguns exemplos de substantivação de:

    Adjetivo – "Belo", "estudioso" e "rico" são adjetivos em "belo espetáculo", "aluno estudioso" e "homem rico". Acompanhados de artigo, porém, transformam-se em substantivos, como em "A estética estuda o belo", "Os estudiosos não tiveram do que reclamar" e "Os ricos moram ali". Note que no grau superlativo relativo também aparece o artigo definido, mas isso não configura substantivação. É simplesmente o modo de construção dessa estrutura comparativa: "Carlos foi o melhor do grupo".

     

    http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica150.html

     

    BONS ESTUDOS.

  • GABARITO:  A

    Os porquês deixam implícitos a ideia de "os motivos", por isso na assertiva proposta "porquês" funciona como substantivo, sendo, neste caso, sempre grafado junto e com acento.


ID
2599534
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pesquisadores das universidades da Califórnia e do Texas, ambas nos Estados Unidos, descobriram que os smartphones podem diminuir a capacidade cerebral das pessoas — mesmo quando não são usados. O estudo, publicado no periódico Journal of the Association for Consumer Research, foi feito com mais de 500 jovens, e seus resultados mostram que aqueles que estavam mais próximos de seus aparelhos telefônicos, mesmo que desligados, estavam mais atentos aos dispositivos e preocupados com isso.

Os voluntários da pesquisa alegaram se sentirem distraídos pelos celulares, mesmo quando não estavam com eles. “Temos recursos limitados de atenção e utilizamos alguns deles para apontar o resto na direção certa”, conta Adrian Ward, um dos autores da pesquisa, ao The Atlantic.

Entretanto, o estudo de Ward e seus colegas não foi replicado, o que é um problema, já que há uma grande discussão na atualidade que defende a replicação de todos os estudos psicológicos antes de maiores conclusões. A recomendação do especialista, mesmo assim, é colocar o smartphone em outro cômodo em momentos de descanso e necessidade de maior concentração.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.Ciencia/noticia/2017/08/smartphones-diminuem-capacidade-cerebral-das-pessoas-apontaestudo.html>. Acesso em: 16/08/17.


O conectivo “Entretanto”, no início do último parágrafo, indica

Alternativas
Comentários
  • O conectivo “Entretanto”, no início do último parágrafo, indica...

    Vamos ao texto: "Entretanto, o estudo de Ward e seus colegas não foi replicado, o que é um problema, já que há uma grande discussão na atualidade que defende a replicação de todos os estudos psicológicos antes de maiores conclusões". 

    Resposta: B (uma ressalva ao conteúdo anterior, já que o estudo em questão não foi reproduzido em busca de resultados semelhantes).

    O conectivo entretanto trata-se de uma conjunção adversativa, que tem por função exprimir oposição, contraste, compensação de pensamentos, assim como: mas, porém, contudo, no entanto, todavia.

  • sentido de oposição, ressalva quebra de expectativa.

  • O bom é sempre ler e ver o sentido , não basta decorar !

    Vá e vença !


ID
2599537
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se saber contar uma história de amor é uma arte, saber viver uma história de amor é igualmente arte maior e rara. Arte igualmente bela, dificílima e necessária. Verdade é que nem sempre essa história é contada na mesa do bar. Possivelmente o mundo, dela não tomará conhecimento. Pouco importa. Os que a viveram, embora não a alardeiem, se comprazem em vivê-la, em lembrá-la ou em ver na representação do amor alheio seu realizado amor.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011, p. 112.


A forma verbal alardeiem pode ser corretamente substituída, mantendo-se o sentido inicial do texto, por   

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Segundo dicionário ''www.sinonimos.com.br/ostentar  ''

    Ostentar e alardear são sinônimos.

  • Congratular é sinônimo de: parabenizar, salvar, cumprimentar, felicitar, saudar ...

    Aparentar é sinônimo de: apresentar, demonstrar, parecer, ostentar, mostrar, expor...

    Divirta é sinônimo de pule, folie, regale, pagodeie, festeje, folgue, galhofe, brinque...

    Ostentar é sinônimo de: mostrar, exibir,aladear ,bazofiar, blasonar, bufar...

  • GAB D


ID
2599540
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Num congresso que celebra o valor da palavra, o tema da minha intervenção é o modo como critérios hoje dominantes desvalorizam palavra e pensamento em nome do lucro fácil e imediato. Falo de razões comerciais que se fecham a outras culturas, outras línguas, outras lógicas. A palavra de hoje é cada vez mais aquela que se despiu da dimensão poética e que não carrega nenhuma utopia sobre um mundo diferente. O que fez a espécie humana sobreviver não foi apenas a inteligência, mas a nossa capacidade de produzir diversidade. Essa diversidade está sendo negada nos dias de hoje por um sistema que escolhe apenas por razões de lucro e facilidade de sucesso. Os africanos voltaram a ser os “outros”, os que vendem pouco e os que compram ainda menos. Os autores africanos que não escrevem em inglês (e em especial os que escrevem em língua portuguesa) moram na periferia da periferia, lá onde a palavra tem de lutar para não ser silêncio. 

COUTO. Mia. E se Obama fosse africano? e outras intervenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 13. 


Uma das maneiras de retomar palavras e expressões já empregadas em um texto é utilizando pronomes. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a possível substituição ou retomada para o excerto lido.  

Alternativas
Comentários
  •  a)Caso o autor desejasse retomar, no período seguinte, as palavras “palavra” e “pensamento”, nessa ordem, poderia empregar esta e aquele.(errada) acredito que seria esta e essa

     b)A palavra “se” apresentada no segundo período funciona como pronome reflexivo para razões comerciais. (correta)

     c)Ao empregar o pronome “nossa”, o autor se distancia do objeto de atenção do texto, revelando a exclusão que pretende evidenciar.  (errada) pelo contrário ele aproxima

     d) O pronome “outros”, entre aspas no texto, confere destaque positivo ao grupo que representa – os africanos. (errada) o destaque não é positivo pelo contrário é negativo

  • thalita,

     

    seu comentário está equivocado.

    O correto é "este", pois refere-se a pensamento (mais próximo), e "aquela", pois refere-de a palavra (mais distante).

    Só se usa "esse/essa" quando há 3 termos, sendo a ordem correta "este, esse, aquele".

     

    Espero tê-la ajudado!

     

    Bons estudos! AVANTE

  • Falo de razões comerciais que SE fecham a outras culturas

    SE com sentido de OD = pronome reflexivo

    GAB.: B

  •  

    Gabarito: B

     

    "...razões comerciais que se fecham a outras culturas..."

    "...razões comerciais que fecham a si mesmas a outras culturas..."

     

     

    Bons estudos.

     


ID
2599543
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um investidor, ao aplicar seu capital durante um ano, teve como resultado uma taxa aparente de 8,12% a.a., sendo que nesse período a inflação atingiu um resultado de 6%. Considerando esse cenário, podemos afirmar que a taxa de juros real foi de

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Existe uma fórmula para calcular os juros reais:

     

    Juros Reais=  {(1 + juros nominais) / (1+inflação)} - 1

     

    Primeiramente, divide-se por 100 os valores percentuais:

     

    Juros nominais= 8,12%/100= 0,0812

    Inflação= 6%/100= 0,06

     

    Em seguida, aplica-se na fórmula:

     

    Juros Reais=  {(1 + 0,0812) / (1+0,06)} - 1

    Juros Reais=  {(1,0812) / (1,06)} - 1

    Juros Reais=  {1,02} - 1

    Juros Reais=  1,02 - 1

    Juros Reais=  0,02

     

    Agora é só multiplicar por 100 para obter o valor em porcentagem: 0,02x100= 2%

     

    Juros Reais= 2%

     

  • É o famoso RAI 

    R = Real 

    A = Aparente 

    I = Inflação 

    R = A/I 

    R = 1,0812/1,06 

    R = 1,02 

    1,02 - 1 = 0,02 

    0,02 * 100 = 2%

  • Oi, Samara, gostei do "R-A-I".

    Abs e bons estudos.


ID
2599549
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num determinado escritório de contabilidade, são realizadas as atividades de registro das movimentações diárias das empresas para que no encerramento do mês seja realizada a apuração dos impostos. Para dar conta dessas atividades, há nove funcionários com a mesma capacidade produtiva que podem realizar essas tarefas, sendo que todos os meses é escolhida uma equipe de quatro desses funcionários que fica dedicada durante vinte e um dias, trabalhando cinco horas por dia. Para permitir que, em determinado mês, esses funcionários possam participar de uma capacitação sem comprometer as atividades de registro das movimentações diárias, faz-se necessário realizar esse trabalho em apenas quinze dias, trabalhando apenas quatro horas por dia. Quantos funcionários o proprietário do escritório de contabilidade deve colocar na equipe para que o trabalho seja realizado dentro das novas condições de tempo apresentadas?

Alternativas
Comentários
  • x.15.4=4.21.5

    60x=420

    x=420/60

    x=7

  •     4 pessoas      21 dias         5 horas
         x                   15 dias         4  horas
        +                    -          +         -                   (Aula professor Renato)

     4                15              4
    ----      =     -----     x     -----              (Aula professor Renato)
    x                 21              5 

     4            3              4
    ----   =    ----    x     -----     (Simplificamos 15 por 5)
    x            21              1

     

     4           12
    ----   =    ----     ==>  12x =  84 ==> x = 7   funcionários
     x            21         

     

    Na Luta !!!   ;-)

       

  • FUNCIONÁRIOS  -  DIAS  -  HORAS

            4                  -     21    -       5 

           X                  -     15   -       4 

     

    Inversamente proporcional

  • Aquela questão que você demora mais para ler do que para resolver...rs

  • GAB C


ID
2599552
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa adquire madeira já cortada para montar dois tipos de móveis, a matéria-prima já é entregue nas medidas corretas e com todas as furações. No entanto, o acabamento é realizado em dois setores na empresa, um para lixamento e outro para a pintura. O setor de lixamento fica disponível 5 horas por dia e o setor de pintura 7 horas por dia. O móvel do tipo 1 necessita de 14 minutos no setor de lixamento e 18 minutos no setor de pintura, já o móvel 2 necessita de 16 minutos no setor de lixamento e 24 minutos no setor de pintura. Como a empresa não tem um setor de estoque para excedentes, a quantidade de cada tipo de móvel a ser recebida por dia, de modo a utilizar todo o tempo de disponibilidade desses dois setores, deve ser de:

Alternativas
Comentários
  • passei uns 10minutos para descobrir que era pra juntar o tempo de cada 1 e multiplicar

    tipo 1+ tipo 2 =30m no acabamento= 10 produtos tipo1

    tipo 1+ tipo 2 =42m na pintura= 10 produtos tipo 2

    5h= 300m

    7h=420m

  • GABA: A

  • Nossa .. estou encontrando dificuldades para aprender a separar os dados e montar a questão para resolução.

    Esta questão consegui resolver seguindo duas etapas :

    Resolução :

    1. Separei os dados segundo as informações do enunciado .

               A.  Dados de cada setor e sua carga horária total em minutos  

                                       Setores          carga horaria/dia

                                        lixamento        300 minutos

                                         pintura            420 minutos

     

           B.  Tempo gasto para a produção de cada tipo de madeira e o tempo total dos dois tipos de madeira

                                           Madeira                   tempo total produção  

                                               tipo 1                         32 minutos
                                               tipo 2                         40 minutos
                                     tipo 1 + tipo 2                      72 minutos 
     

    2.  Com os dados separados e visualizados ... a próxima etapa foi resolver o que a questão pedia efetivamente.

          a quantidade de cada tipo de móvel a ser recebida por dia, de modo a utilizar todo o tempo de disponibilidade dos dois setores

     

                               2 madeiras (Tipo1 + Tipo  2)          -          72 minutos (para produzir duas cadeiras sendo uma de cada tipo)

                                        x                                      -         720 (carga horario dos dois setores)

                                   +                                                       +                     (Aula professor Renato)

                          72 x  = 1440 ==> x = 20   ou seja ... 10 móveis do tipo 1 e 10 móveis do tipo 2.  

     

    Gabarito A

    Nota.: Creio que esteja correto , mas no caso de erros ..  por favor, me corrijam!

     

    Na Luta!!!!   ;-)

  • Se a resposta quer setor A e setor B

    Baste que se realize os setores separados.

    Setor de   Lixamento      &      Pintura

                    14+16min              18+24min

              300(min/dia)/30        420(min/dia)/42          Aqui pode-se simplificar por 10 e 42.

                      10 pç/dia                 10 pç/dia

         

  • É simples !!!! fazendo móvel tipo 1 igual a (X) e móvel tipo 2 igual a (Y) é possível montar um sistema de equação linear

    14x+ 16y=300
    18x+ 24y = 420

    resolvendo o sistema de equação obtém valores para a quantidade do móvel tipo 1 = 10 e móvel tipo 2 =10.


ID
2599558
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere uma planilha elaborada no Microsoft Excel 2003 ou superior na sua instalação padrão do Windows, em que na célula A1 está digitado o número 70. Escolha a alternativa CORRETA, que corresponda ao conteúdo que inserido na célula C1 da mesma planilha, e após o usuário apertar a tecla ENTER, tem como resultado: APROVADO.

Alternativas

ID
2599561
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a necessidade de elaborar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2003 ou superior na sua instalação padrão do Windows. Escolha a alternativa CORRETA, que corresponde ao recurso que possibilita definir vários elementos de um slide como cores e fontes, padronizando características para que sejam mostradas em todos os slides automaticamente.

Alternativas
Comentários
  • O slide mestre controla a aparência da apresentação inteira, inclusive cores, fontes, segundo plano, efeitos e praticamente todo o resto. 

    As demais alternativas são totalmente aleatórias hahaha

     

  • GABARITO: A

     

    Quando você quiser que todos os seus slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos), poderá fazer essas alterações em um só lugar — no Slide Mestre, e elas serão aplicadas a todos os slides. 

    Quando você edita o slide mestre, todos os slides subsequentes conterão essas alterações. Entretanto, a maioria das alterações feitas se aplicarão aos layouts de slide relacionados ao slide mestre.

     

     

    FONTE:

    https://support.office.com/pt-br/article/o-que-é-um-slide-mestre-b9abb2a0-7aef-4257-a14e-4329c904da54

     

     

    BONS ESTUDOS.

  • slide mestre é o slide principal, que aparecerá nos demais.

    OBS: as bancas gostam de perguntar isso.


ID
2599564
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP, as opções regionais permitem

Alternativas
Comentários
  •                    Na caixa de diálogo Personalizar opções regionais, clique na guia Números para especificar as alterações que deseja fazer. É possível alterar o símbolo decimal e o separador de lista, o formato usado para os números negativos e os zeros à esquerda e os sistemas de medida (EUA ou métrico).
     

     

    Fonte:https://support.microsoft.com

  • As configurações regionais do Microsoft Windows influenciam o modo como os tipos de dados numérico, de data/hora e de moeda aparecem quando você aplica opções de formatação. O Windows oferece suporte a uma série de idiomas, além de formatos de moeda e data/hora para países/regiões que utilizam esses idiomas.

    1.          Clique em Iniciar e em Painel de Controle.

    2.          Clique em Data, Hora, Idioma e Opções Regionais.

    3.          Clique em Alterar o formato de número, data e hora.

    A caixa de diálogo Opções Regionais e de Idioma aparece.

    4.          Clique na guia Opções Regionais. Em Padrões e formatos, clique em Personalizar.

    A caixa de diálogo Personalizar Opções Regionais aparece.

    5.          Clique na guia que contém as configurações que você deseja modificar e faça as alterações. Por exemplo, para alterar um formato de número no todo ou em parte, clique na guia Números e altere a configuração desejada. Para obter ajuda sobre uma opção, clique no botão Ajuda (?) e clique na opção.

    fonte: https://support.office.com/pt-br/article/alterar-as-configura%C3%A7%C3%B5es-regionais-do-windows-para-modificar-a-apar%C3%AAncia-de-alguns-tipos-de-dados-edf41006-f6e2-4360-bc1b-30e9e8a54989

    GABARITO: LETRA D

     


ID
2599567
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a barra de tarefas no Windows XP, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • possui um recurso de agrupamento de arquivos, sendo possível reduzir o número de itens que aparecem na barra de tarefas e mais fácil fechar, caso existam várias ocorrências de um mesmo aplicativo.  

  • ajudou mt seu comentário ana...

  • GABARITO LETRA B

    Em computação, barra de tarefas é um software aplicativo utilizado na área de trabalho do gerenciador de janela para iniciar e monitorar aplicações. No Windows, a localização padrão da barra de tarefas é a parte inferior da tela, e, da esquerda para a direita, a barra contém o Menu Iniciar, a barra de acesso rápido, os botões da barra de tarefa e a área de notificação. O Menu Iniciar contém comandos para acessar programas, documentos e configurações. A barra de acesso rápido, introduzida com o Internet Explorer 4, contém atalhos para aplicações. Para cada janela do sistema operacional que não tenha um dono, um botão é adicionado na área de botões da barra de tarefas. O Windows XP introduziu o agrupamento de janelas, que pode agrupar diversos botões da mesma aplicação.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_de_tarefas

     


ID
2599570
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para facilitar a pesquisa na internet, a ferramenta de busca do Google possibilita a utilização de algumas opções para uma busca mais refinada. Sobre buscas de conteúdos no Google, é CORRETO afirmar que, para buscar a palavra concurso somente no site da SEAP, podemos utilizar o seguinte comando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    Pesquisar em redes sociais

    Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço

    Coloque antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtags

    Coloque antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo

    Excluir palavras da pesquisa

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas

    Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador. Por exemplo, "maior * do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo,  maratona OR corrida.

    Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

    Ver detalhes sobre um site

    Coloque "info:" antes do endereço do site.

    Ver a versão em cache do Google de um site

    Coloque "cache:" antes do endereço do site.

     

    Fonte: https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt-BR

  • SITE:
    -> Quando utilizado na pesquisa, realizará a busca levando em consideração apenas o endereço de um site, que deverá ser informado pelo usuário.


    GABARITO -> [C]

  • Gabarito C

     

     

    Site:

     

    Consiga resultados a partir de determinados sites ou domínios. Por exemplo, é possível encontrar todas as menções de "olimpíadas" no website da NBC, ou em qualquer website .gov.
    Exemplos: olimpíadas site:nbc.com e olimpíadas site:.gov

     

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!


ID
2599573
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069/1990, denominada Estatuto da Criança e Adolescente, prevê nas disposições preliminares quais os direitos da criança e do adolescente, sendo CORRETO afirmar que a criança e o adolescente

Alternativas
Comentários
  • É o que preconiza o art. 3º do ECA.

     

    Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

  • A – ERRADA – errada pois tem todos os direitos fundamentais.

     

    B – CERTA – ECA, Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

     

    C – ERRADA - errada pois tem todos os direitos fundamentais.

     

    D – ERRADA - Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. 

    >>   Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade

  • CF/88 - Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

  • A) LEI Nº 13.431 DE 4 DE ABRIL DE 2017 - ESTABELECE O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE VÍTIMA OU TESTEMUNHA DE VIOLÊNCIA E ALTERA A LEI NO 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)

    ART. 2º  A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas a proteção integral e as oportunidades e facilidades para viver sem violência e preservar sua saúde física e mental e seu desenvolvimento moral, intelectual e social, e gozam de direitos específicos à sua condição de vítima ou testemunha.

     

    B) ECA - ART. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando- se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (incluído pela Lei nº 13.257, de 2016).

     

    C) Novamente a LEI Nº 13.431 DE 4 DE ABRIL DE 2017 - ESTABELECE O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE VÍTIMA OU TESTEMUNHA DE VIOLÊNCIA E ALTERA A LEI NO 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)

    ART. 2º  A criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas a proteção integral e as oportunidades e facilidades para viver sem violência e preservar sua saúde física e mental e seu desenvolvimento moral, intelectual e social, e gozam de direitos específicos à sua condição de vítima ou testemunha.

     

    D) ECA - Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

     

    CORRETO B

     

  • Se dependesse desse enunciado...!

  • Essa questão está bem óbvia!!

  • B

  • Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) têm direitos fundamentais restritivos. Por esse motivo, elabora-se uma legislação específica denominada Estatuto da Criança e Adolescente para regular quais os direitos e deveres a serem cumpridos e respeitados.

    Errado. Toda e qualquer criança e adolescente goza de TODOS os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, nos termos do art. 3º, ECA: Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    b) gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata o Estatuto da Criança e Adolescente, sendo assegurado por lei, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 3º, ECA: Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    c) têm acesso parcial aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, em que a criança e o adolescente, por estarem em fase de desenvolvimento, necessitam de legislação especial para acesso e proteção social.

    Errado. Toda e qualquer criança e adolescente goza de TODOS os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, nos termos do art. 3º, ECA: Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    d) serão assim considerados, para os efeitos do Estatuto da Criança e Adolescente, se tiverem até treze anos e entre quatorze e dezoito anos, respectivamente.

    Errado. Considera-se criança, a pessoa de até 12 anos de idade incompletos e adolescente, entre 12 a 18 anos, nos termos do art. 2º, caput, ECA: Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    Gabarito: B


ID
2599576
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Acerca do direito da criança à proteção, à vida e à saúde, nos termos do disposto no Estatuto da Criança e Adolescente, analise as assertivas a seguir.

I. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida de privação de liberdade.

II. Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua.

III. Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 - ECA

    Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

    § 1o  Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua. 

    § 2o  Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano. 

  • GABARITO: "D" - TODAS AS ALTERNATIVAS CORRETAS: lei seca

    Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

    § 1o  Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua. 

    § 2o  Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano.

  • Aplicaram um CTRL + C e CTRL + V no artigo 9º do ECA nessa questão.

     

    I - Assertativa Correta. ECA - ART. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.


    II - Assertativa Correta. ECA - ART. 9º § 1º Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas,
    individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016).


    III - Assertativa Correta. ECA - ART. 9º § 2º Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco de
    leite humano ou unidade de coleta de leite humano. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016).

     

    CORRETO D

  • Errei pelo simples fato de estar estudando por um ECA desatualizado. A falta de atenção poderia custar minha vaga.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida de privação de liberdade.

    Correto, nos termos do art. 9º, caput, ECA: Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

    II. Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua.

    Correto, nos termos do art. 9º, § 1º, ECA: § 1º Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua.

    III. Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano.

    Correto, nos termos do art. 9º, § 2º, ECA: § 2º Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano.

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: D


ID
2599579
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Estatuto da Criança e Adolescente prevê, em suas disposições gerais, o direito à convivência familiar e comunitária, sendo CORRETO afirmar que a criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional

Alternativas
Comentários
  • gabarito: C

    ART: 19 

    1º TODA A CRIANÇA OU ADOLESCENTE QUE ESTIVER INSERIDO EM PROGRAMA DE ACOLHIMENTO FAMILIAR OU INSTITUCIONAL TERÁ SUA SITUAÇÃO REAVALIADA, NO MÁXIMO, A CADA 6 (SEIS) MESES, DEVENDO A AUTORIDADE JUDICIÁRIA COMPETENTE , COM BASE EM RELATÓRIO ELABORADA POR EQUIPE INTERPROFISSIONAL OU MULTIDISCIPLINAR, DICIDIR DE FORMA FUNDAMENTADA  PELA POSSIBILIDADE DE REINTEGRAÇÃO FAMILIAR OU COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA EM QUALQUER DAS MODALIDADES PREVISTAS NO ART. 28 DESTA LEI.

  • ECA

     

    Art. 19.  É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. 

    § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. 

    § 2o  A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. 

     

    Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

     

     

  • ATENÇÃO

    § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017) planalto

  • # A CADA 3 MESES E NÃO MAIS 6.

  • Questão desatualizada...

  • Questão desatualizada!

    Antes = > 6 mesês   

    Hoje => 3 mesês. ( lei 13.509/2017)

     

  • Questão desatualizada, prazo máx 18 meses / reavaliação no máx 3 meses.

  • Galera, o ECA foi atualizado recentemente e não considera-se mais o prazo de 2 anos, agora o acolhimento não deve ultrapassar 18 meses e a reavliação não mais sera no prazo máximo de 6 meses, mas sim de 3 meses.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

  • A alteração que seria introduzida no § 1º pela lei 13.509/2017 foi vetada, razão pela qual permance 6 meses (ART 19 § 1ºda lei 8.069/1990) 

    Gabarito: C

     

  • VETOS PRESIDENCIAIS DERRUBADOS

    http://www.comunicacao.mppr.mp.br/2018/03/20184/LEGISLACAO-Congresso-derruba-vetos-presidenciais-a-Lei-da-Adocao.html

  • O voto foi derrubado!!

    Redação ATUAL: § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.  (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)

  • Notifiquem o erro, questão desatualizada.

  •     ATENÇÃO : Lei nº 13.509, de 2017 

       § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. 

           § 2o  A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.              

  • § 1o  Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.  (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)

    A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA.

  • Desatualizada!!!

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!


ID
2599582
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia o trecho da reportagem para responder a questão.

“Curitiba ficou em primeiro lugar no Ranking Nacional dos Portais da Transparência deste ano. Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da administração pública pela internet. Ao lado da capital paranaense, também conquistaram nota 10 Florianópolis, Porto Alegre e Recife. Conforme o levantamento divulgado na quarta-feira (8), a equipe do MPF analisou o Portal da Transparência de 5.567 municípios, 26 estados e Distrito Federal. No primeiro ranking, em 2015, Curitiba havia atingido a média de 8,10. A média estadual dos municípios também melhorou, passando de 4,22 para 6,10. Com esta pontuação, o Paraná subiu uma posição em relação às demais unidades federativas, ficando na sétima. A nota do site do Governo do Paraná ficou em 8,70.”.

Disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/06/curitiba-e-mais-tres-capitais-lideram-ranking-nacional-da-transparencia.html. Acesso: set/2017.


Observe-se que o Portal da Transparência tem por finalidade oferecer ao Cidadão informações relativas aos programas sociais, receitas, despesas, corpo funcional, licitações, contratos, convênios e patrimônio entre outros, tornando-se uma ferramenta para o exercício da cidadania. Sobre esse assunto, analise as assertivas a seguir. 

I. Para realizar o controle do uso dos recursos públicos, o cidadão pode se utilizar de dados concretos e de informações importantes disponíveis nos portais da transparência.

II. Acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos são formas de exercer a cidadania.

III. O exercício da cidadania é uma atividade complexa e multifacetária, não se esgotando na relação entre sociedade e Estado, mas espalhando efeitos para as relações interpessoais. Assim, comportamentos do cotidiano, como respeitar o sinal vermelho no trânsito e não jogar papel na rua, revelam diferentes estágios de cidadania de um povo e mostram as diversas noções sobre a importância do o respeito à coisa pública.  


Está CORRETO o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Comentários
  • Todas certas. LETRA E

  • Questão enrrolation

  • GAD D

  • Olá pessoal!

    A questão pede pro candidato analisar 3 assertivas sobre o princípio da transparência na administração pública.

    Vejamos:

    I - Correta, as páginas da transparência existem justamente para que o cidadão possa checar os dados;

    II - Correta, são formas de exercer a cidadania;

    III - Correta, uma assertiva mais de bom senso que de doutrina.


    Ambas assertivas se encontram corretas.

    Gabarito do Professor:  LETRA D.

ID
2599585
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As redes de interdependência econômica das nações são estabelecidas em função da influência cruzada da diversidade em dotações naturais e dos diferenciais em atributos constituídos. As diferenças estruturais na disponibilidade e na combinação de recursos de produção impulsionam os fluxos internacionais de comércio. Dentre as assertivas, identifique os principais fatores que impulsionam os fluxos comerciais e acordos bilaterais entre países.

I. Os ganhos de escala proporcionados pela diversificação de atividades das empresas, com restrições de patentes e acesso a commodities transacionadas no mercado internacional.

II. As mudanças quantitativas e os ganhos de escala nos processos produtivos de setores da economia, que investem em diversificação e personalização de produtos com ênfase em processos criativos.

III. As mudanças qualitativas nos padrões vigentes de tecnologia e de produção com a aceleração do ritmo das inovações trazidas pela maior exposição e visibilidade dos países à concorrência internacional.

IV. A maior diversidade de produtos trazida pelo comércio mundial e decorrente de mudanças positivas nos padrões de vida da sociedade das nações.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO alternativa A

  • A questão em pauta tem como tema Economia Internacional. E, bastante específica. Há necessidade de conhecimento de conceitos e proposições que caracterizam análises de economia internacional. A bibliografia é fornecida quando da inscrição do concurso para a posição de administrador na Junta Comercial do Paraná.

    No entanto, há algumas publicações de fácil acesso tais como a de Jayme Mariz Maia ( Economia Internacional e Comércio Exterior) e o de Robson Ribeiro Gonçalves ( Economia Internacional). Entre as assertivas apresentadas há aquelas que apresentam os principais fatores que impulsionam os fluxos comerciais e acordos bilaterais entre países. 

    A) INCORRETA – As assertivas III e IV estão corretas e indicam os fatores de impulso de fluxos comerciais
    B) INCORRETA- As assertivas I e II estão incorretas pois referem-se à situações aplicáveis à economia interna 
    C) INCORRETA- A assertiva III está correta mas a assertiva II não. 
    D) INCORRETA – As assertiva I está incorreta mas a assertiva III apresenta de forma correta fatores de impulso de fluxos comerciais internacionais 

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2599588
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    A) INCORRETA.

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

     

    B) CORRETA.

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    Parágrafo único. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito.

     

    C) INCORRETA.

    Essa alternativa está errada pois os atos de improbidade que causam prejuízo ao erário também podem ser praticados de forma culposa, e o ressarcimento integral do dano é uma das sanções previstas, vejam:

     

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

     

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:  

    (...)

    II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

     

    D) INCORRETA.

    Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • A) Art. 8° O SUCESSOR daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.



    B) Art. 7° Quando o ato de improbidade causar LESÃO ao patrimônio público ou ENSEJAR ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao MINISTÉRIO PÚBLICO, PARA A INDISPONIBILIDADE DOS BENS DO INDICIADO.
    PARÁGRAFO ÚNICO. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre bens que assegurem o INTEGRAL ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito
    .



    C) Art. 5° Ocorrendo LESÃO ao patrimônio público por AÇÃO ou OMISSÃO, DOLOSA ou CULPOSA, do agente ou de terceiro, DAR-SE-Á O INTEGRAL RESSARCIMENTO DO DANO.
     


    D) Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, NO QUE COUBER, àquele que, MESMO NÃO SENDO AGENTE PÚBLICO, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • GABARITO LETRA B 

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 7º Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

     

    Parágrafo único. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito.
     

  • Para que o candidato encontre a resposta, é necessário o conhecimento acerca da Lei nº 8429/92 - Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Analisando as alternativas.

    Letra A: incorreta. Diversamente, o art. 8º, da LIA: “Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança”.

    Letra B: correta. Nos termos do art. 7º, da LIA: “Art. 7º Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado”. Complementando, consoante a Edição nº 40, item 8, da ferramenta “Jurisprudência em Teses”, do Superior Tribunal de Justiça: “8) Aplica-se a medida cautelar de indisponibilidade dos bens do art. 7º aos atos de improbidade administrativa que impliquem violação dos princípios da administração pública do art. 11 da LIA”. Ou seja, a indisponibilidade de bens é cabível independentemente da modalidade de ato de improbidade administrativa cometida.

    Letra C: incorreta. Consoante se depreende do art. 5º, da LIA: “Art. 5º Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano”. Em outras palavras, a modalidade de ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário pode ser cometida na forma “dolosa ou culposa” (arts. 5º e 10, da LIA), por expressa disposição legal. DICA: Modalidade “lesão ao erário” – exige dolo ou culpa. As demais: apenas dolo.

    Letra D: incorreta. O ato de improbidade administrativa também pode ser praticado pelo particular (ou terceiro), como prevê o art. 3º, da LIA: “Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta”. DICA: Nos termos da Edição nº 38, item 8, da ferramenta “Jurisprudência em Teses”, do Superior Tribunal de Justiça: “8) É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda”.

    Gabarito: Letra B.


ID
2599591
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei nº 12.846/2013 dispõe sobre a responsabilização de pessoas pela prática de atos contra a administração pública. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.846/13

    A) ERRADA --> A Pessoa Jurídica possui Responsablidade OBJETIVA (Art. 2)  (não depende de dolo ou culpa, basta provocar o dano).

    B) ERRADA --> Se aplica a todas sociedades, com ou sem personalidade jurídica. (Art. 1, §único)

    C) CORRETA.

    D) ERRADA --> Os Dirigentes e Administradores são Pessoas Fisicas possuem Responsabiliade SUBJETIVA (Art. 3, §2) (precisa comprovar dolo ou culpa), ao contrario da Empresa que é Pessoa Jurídica e que possui Responsablidade OBJETIVA (Art. 2) (não depende de dolo ou culpa, basta provocar o dano).

  • Parabéns ótimo comentário.

  • Complementando o comentário do colega Filipe B com relação à alternativa (a): dizer que a responsabilidade das pessoas jurídicas com base na LAC (Lei Anticorrupção) é de natureza objetiva significa que não é necessário provar a culpa ou dolo da empresa ou de seus administradores e dirigentes, bastando apenas a prova de existência ou ocorrência dos atos lesivos previstos na lei e o nexo de causalidade entre a conduta da pessoa jurídica, por intermédio de seus prepostos, e o resultado ilícito.

     

    Fonte: prof. Erick Alves

  • Letra C) Art. 3 §1

  • Gabarito errado

    "Civil E Administrativamente" e não "OU".....Como não sou profissional do Direito, alguém poderia analisar e acrescentar?

    ......

     

    Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

    Art. 2o  As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

  • GABARITO C

     

    a) Art. 2o As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

     

    b) Art. 1o Parágrafo único. Aplica-se o disposto nesta Lei às sociedades empresárias e às sociedades simples, personificadas ou não, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado, bem como a quaisquer fundações, associações de entidades ou pessoas, ou sociedades estrangeiras, que tenham sede, filial ou representação no território brasileiro, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente.

     

    c) Art. 3o A responsabilização da pessoa jurídica não exclui a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores ou de qualquer pessoa natural, autora, coautora ou partícipe do ato ilícito.

     

    d) Art. 3o §2o Os dirigentes ou administradores somente serão responsabilizados por atos ilícitos na medida da sua culpabilidade.

     

    Fonte: Lei 12.846/2013

  • A alternativa C não está totalmente correta, haja vista que, a pessoa jurídica responderá civil E administrativamente

  • A Lei nº 12.846/2013 dispõe sobre a responsabilização de pessoas pela prática de atos contra a administração pública. Sobre o tema, é correto afirmar que: A pessoa jurídica será responsabilizada, civil ou administrativamente, independentemente da responsabilização individual das pessoas naturais que figurem como autoras, coautoras ou partícipes do ato ilícito.

  • no caso dos dirigentes A RESPONSABILIDADE SERA SUBJETIVA.

  • Gabarito: C

    Os dirigentes e administradores será na medida de sua culpabilidade, por tanto é subjetiva e depende de dolo ou culpa.

    Sou Professora de Redação e corrijo redações pelo valor de dez reais em até 36 horas. Qualquer informação 21987857129.

  • a. Na realidade, essa responsabilidade é objetiva, e não subjetiva.

    b. A Lei n. 12.846/2013 prevê que a sociedade em conta de participação e a sociedade em comum têm responsabilidade e podem ser punidas.

    c. Intependentemente de o servidor ter a sua responsabilização, a pessoa jurídica responderá por sua responsabilidade.

    d. De acordo com o art. 3º, § 2º: “Os dirigentes ou administradores somente serão responsabilizados por atos ilícitos na medida da sua culpabilidade.” 


ID
2599594
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No dia 17.10.2016, houve determinação, por decisão administrativa, de reingresso de determinado funcionário no serviço público, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens do cargo. Segundo os dispositivos da Lei Estadual nº 6.174/1970, que estabelece o regime jurídico dos funcionários civis do Poder Executivo do Estado do Paraná, tal situação decorre da seguinte forma de provimento de cargos públicos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B
     

    A) Readmissão:

    Art. 103. Readmissão é o reingresso no serviço público estadual, sem ressarcimento de vencimentos e vantagens, do funcionário exonerado ou demitido, depois de apurado em processo, quanto ao segundo caso, que não subsistem os motivos que determinaram a demissão.

     

    B) Reintegração:

    Art. 106. A reintegração, que decorrerá de decisão administrativa ou judiciária, é o reingresso do funcionário no serviço público, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens do cargo.

     

    C) Reversão:

    Art. 114. Reversão é o reingresso no serviço Público do funcionário aposentado, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria.

     

    D) Readaptação:

    Art. 119. Readaptação é o provimento do funcionário em cargo mais compatível com a sua capacidade física ou intelectual e vocação, podendo ser realizada ex-offício ou a pedido do interessado.

     

    Questão repetida do caderno de prova do cargo de Contador para o do cargo de Adminstrador.

     

     

  • Gabarito B

    Art. 18. Os cargos públicos são providos por:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - acesso;

    IV - transferência;

    V - readmissão;

    VI - reintegração;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reversão;

    IX - readaptação.

    Art. 106. A reintegração, que decorrerá de decisão administrativa ou judiciária, é o reingresso do funcionário no serviço público, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens do cargo.


ID
2599597
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o conceito de função administrativa, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Correta, D

    No Direito administrativo, a Função administrativa é uma as três funções básicas do Estado, ou de seus delegatários, por oposição com a função legislativa e a função jurisdicional.A função administrativa é ativa, pois em regra independe de provocação do cidadão para ser exercitada, diferentemente do que ocorre com a função jurisdicional. É, por outro lado, subordinada à lei, atividade infra-legal, que não inova a ordem jurídica, diversamente da função legislativa, naturalmente criativa e inovadora. A função administrativa é atividade infra-legal, ativa, hierarquizada, de realização do interesse público.


    É peculiar também quanto ao mecanismo de controle. Os atos administrativos podem ser controlados por razões de mérito e por razões de legalidade, o que alguns autores denominam como "dupla sindicabilidade jurídica". No dizer de Paulo Modesto, por exemplo, função administrativa é "a atividade subalterna e instrumental exercitada pelo Estado (ou por quem lhe faça as vezes), expressiva do poder público, realizada sob a lei ou para dar aplicação estritamente vinculada a norma constitucional, como atividade emanadora de atos complementares dos atos de produção jurídica primários ou originários, sujeita a dupla sindicabilidade jurídica e dirigida à concretização das finalidades estabelecidas no sistema do direito positivo".


    A função administrativa é estudada como um conceito de fronteira entre o direito administrativo e o Direito Constitucional. Segundo este conceito, é o dever de um Estadoatender ao interesse público, satisfazendo o comando decorrente dos atos normativos. O cumprimento do comando legal, deverá decorrer da função exercida por pessoa jurídica de direito público. A função administrativa é o modo ordinário de realização do fins públicos do Estado, em termos concretos, mais próximo ao cidadão.

  • Achei estranho caber ao poder judiciário e acertei :)

  • a função administrativa é exercida de ofício nos termos definidos em Lei, cabendo, todavia, ao administrador público a análise da conveniência e oportunidade da atuação nos casos em que isso seja previsto em lei.

  • ACHO QUE NÃO ESSA A PERGUNTA CITADA EIM..

  • Exato, Mozart. o "independentemente da vítima ofendida" torna a assertiva errada.

  • Examinemos cada afirmativa:

    a) Errado:

    Na realidade, o exercício da função administrativa se dá, em regra, com observância do princípio da publicidade, conforme previsto no art. 37, caput, da CRFB. A regra geral, portanto, consiste na ampla divulgação dos atos do Poder Público, sendo o sigilo mera exceção. Nesse sentido, convém trazer à colação o teor do art. 5º, XXXIII, da CRFB:

    "Art. 5º (...)
    XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;"     

    b) Errado:

    O comportamento, defendido pela Banca no presente item, se adotado pelo Poder Judiciário, resultaria em frontal violação ao princípio da separação de poderes (CRFB, art. 2º). Em rigor, o controle jurisdicional deve se ater ao exame da conformidade do ato com a lei e com o Direito, não sendo permitido ao Judiciário, pois, adentrar no reexame do mérito administrativo, para fins de substituir opções legítimas do administrador público, reavaliando critérios de conveniência e oportunidade. Logo, equivocada esta opção.

    c) Errado:

    Os interesses a serem perseguidos e satisfeitos, na verdade, não são os das pessoas físicas que ocupam, momentaneamente, os cargos e funções públicos, mas sim o interesse de toda a coletividade, o que tem esteio no princípio da impessoalidade, em vista do qual faz-se impositivo que todos os atos e decisões do Poder Público sejam voltados ao atendimento da finalidade pública, sob pena de, em assim não sendo, configurar-se o desvio de poder (ou de finalidade), que significa a nulidade do respectivo ato.

    d) Certo:

    Realmente, a função administrativa independe de provocação de parte interessada, cabendo ao administrador público, portanto, diante do comando legal, adotar a conduta que lhe é devida e esperada, com vistas a satisfazer o interesse público.

    Igualmente acertado, ainda, sustentar que, diante de previsão legal que confira certa margem de liberdade ao agente público competente, será legítima a adoção de providência que, dentro destas balizas legais, e pautada em critérios de conveniência e oportunidade, vise ao atendimento da finalidade pública. Trata-se, aqui, do exercício do poder discricionário da Administração.

    Não há incorreções, pois, neste item da questão.


    Gabarito do professor: D


ID
2599600
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Administração Direta e Indireta, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ás autarquias são entes juridicos de direito privado com autonimia.

    o que faz com que: as chamadas Agências Reguladoras são autarquias em regime especial dotadas por Lei de maior autonomia, notadamente no que se refere à impossibilidade de os seus dirigentes serem exonerados por decisão do Chefe do Executivo, por serem munidos de mandato.

    o órgão administrativo, por possuir personalidade jurídica, pode participar de modo direto de relações jurídicas, titularizando em nome próprio.

    as sociedades de economia mista, por se constituírem como sociedade por ações, não integram a Administração Pública, agindo em regime empresarial.

    o Chefe do Poder Executivo não pode exercer qualquer influência sobre a Administração Indireta, pois as pessoas jurídicas que a integram são dotadas de autonomia, tendo a capacidade de definir de modo autônomo seu funcionamento.

     

     

  • Amiguinhos,

     

    A - ( C ) as chamadas Agências Reguladoras são autarquias em regime especial dotadas por Lei de maior autonomia, notadamente no que se refere à impossibilidade de os seus dirigentes serem exonerados por decisão do Chefe do Executivo, por serem munidos de mandato.

     

    Obs:  Os dirigentes das Agências Reguladores são nomeados pelo Pres. da República mediante seguida aprovação pelo Senado Federal, após aprovação do (Executivo) e (Legislativo), eles são dotados de mandatros de 4 anos, isao faz com que uma simples escolha do Presidente não o perca o emprego.

     

    Art. 9º Os Conselheiros e os Diretores somente perderão o mandato em caso de renúncia, de condenação judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. (Lei 9986/2000)

    Parágrafo único. A lei de criação da Agência poderá prever outras condições para a perda do mandato.

     

    • PQ que eles precisam da aprovação do SF para o cupar ocupar o cargo Amiguinho? Artigo 52, III, f

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:

    f) titulares de outros cargos que a lei determinar;

     

     

    B - (  ) o órgão administrativo, por possuir personalidade jurídica, pode participar de modo direto de relações jurídicas, titularizando em nome próprio.

     

    Obs: Órgãos administrativos não possuem peronalidade jurídica, amiguinhos.

     

    B - (  ) as sociedades de economia mista, por se constituírem como sociedade por ações, não integram a Administração Pública, agindo em regime empresarial.  

     

    Obs: As Socied. de Economia Mista integram a Adm. pública indireta e são constituídas por capital público e privado, por isso ser denominada como mista. A parte do capital público deve ser maior, pois a maioria das ações devem estar sob o controle do Poder Público. Somente poderá ser constituída na forma de S/A.

     

     

    D - ( ) o Chefe do Poder Executivo não pode exercer qualquer influência sobre a Administração Indireta, pois as pessoas jurídicas que a integram são dotadas de autonomia, tendo a capacidade de definir de modo autônomo seu funcionamento.

     

     

    Obs: A Adminitração Indireta é "vinculada" à Adm. direta.As Autarquias possuem apenas a capacidade de administração, de acordo com as regras instituídas em lei, não tem legitimidade para criar normas de auto organização.

    O Chefe do Executivo através da criação de um decreto, criar uma entidade e, após a criação efetuar o devido registro dos estatutos da mesma em órgão competente específico, originando assim a pessoa jurídica. A extinção dessa entidade pode ser efetuada pelo próprio Poder Executivo, através de lei específica e autorizadora, pois apenas outro ato específico poderá extinguir,já que a mesma também foi criada através de lei específica.

  • Não estou convencida do erro da D

  •  Marciele o chefe do executivo pode tanto intervir que até privatiza alguns orgão da ADM INDIRETA 

  • Vejamos cada opção, à procura da única correta:

    a) Certo:

    Todas as informações propostas neste item se revelam corretas. De fato, agências reguladoras têm sido criadas sob a forma de autarquias de regime especial. Este "regime especial" deriva precisamente da existência de uma autonomia reforçada no que tange às agências, se comparadas com as entidades autárquicas submetidas a regime mais tradicional.

    Ademais, um dos aspectos que justificam esta maior autonomia repousa, realmente, na figura dos mandatos fixos de seus dirigentes, que não podem ser exonerados ad nutum, ou seja, de forma livre. Pelo contrário, as hipótese de perda do cargo são expressas de modo exaustivo na lei.

    No ponto, confiram-se os arts. 6º e 9º da Lei 9.986/2000, que dispõe sobre a gestão de recursos humanos das agências reguladoras:

    "Art. 6º O mandato dos membros do Conselho Diretor ou da Diretoria Colegiada das agências reguladoras será de 5 (cinco) anos, vedada a recondução, ressalvada a hipótese do § 7º do art. 5º.

    (...)

    Art. 9º  O membro do Conselho Diretor ou da Diretoria Colegiada somente perderá o mandato:

    I - em caso de renúncia; 

    II - em caso de condenação judicial transitada em julgado ou de condenação em processo administrativo disciplinar; 

    III - por infringência de quaisquer das vedações previstas no art. 8º-B desta Lei."

    Logo, integralmente correto este item da questão.

    b) Errado:

    Em verdade, órgãos administrativos são apenas centros de competências, desprovidos de personalidade própria. Não são sujeitos de direitos de maneira que não têm aptidão para adquirirem direitos e contraírem obrigações em nome próprio. Desta forma, como regra, não podem participar de modo direto de relações jurídicas.

    c) Errado:

    Sociedades de economia mista são entidades administrativas e, como tais, integram, sim, a administração indireta, consoante se pode verificar do teor do art. 4º, II, "c", do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    (...)

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    (...)

    c) Sociedades de Economia Mista."

    d) Errado:

    As entidades da administração indireta, conquanto sejam dotadas de autonomia administrativa, submetem-se a controle finalístico pela administração direta, cujo dirigente máximo vem a ser justamente o Chefe do Executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos). Desta maneira, por se encontrarem vinculadas à administração direta, no que se denomina como tutela ou supervisão ministerial, é equivocado sustentar que o Chefe do Poder Executivo não pode exercer qualquer influência sobre a Administração Indireta.


    Gabarito do professor: A


ID
2599603
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das questões talvez mais importantes no momento atual da gestão está em como motivar e desenvolver equipes de alto desempenho. As organizações têm continuamente se reinventado no que se refere às práticas de gestão e aos pacotes de remuneração e de incentivos para buscar o engajamento e, sobretudo, a iniciativa de seus colaboradores. No serviço público, esse desafio aumenta, uma vez que servidores com estabilidade tendem a diminuir o engajamento à medida que percebem o baixo risco de perda de suas posições. Uma das teorias mais influentes no campo da abordagem comportamental, a teoria do condicionamento operante, considera que os indivíduos tendem a ser motivados à repetição de condutas desejadas quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C
    A teoria do condicionamento operante de Skinner considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente.  

    Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).

    Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).

     

    Existem 4 tipos de contingências operantes:

    Reforço positivo: Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado;

    Reforço negativo:Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado;

    Punição positiva: Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado;

    Punição negativa: Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado.

  • Mais dificil do que responder as questões, é decorar todos os nomes de autores e teorias.

  • Inicialmente eu não sabia que a "Teoria do condicionamento operante" se tratava da Teoria do Reforço de Skinner, mas percebi que era a mesma teoria quando vi no enuciado "considera que os indivíduos tendem a ser motivados à repetição de condutas desejadas". Ora, isso é exatamente o que a Teoria do Reforço faz: a partir de métodos de reforço e punições, é possível que os subordinados sejam induzidos a praticarem as ações/condutas desejadas pela organização

     

    Daí matei a questão

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de condicionamento operante. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

    Conforme apresenta o professor Idalberto Chiavenato (2021), Edward Thorndike descobriu e B. F. Skinner e outros desenvolveram estudos sobre o condicionamento operante, ou aprendizagem por tentativa e erro (essa nomenclatura deixa tudo mais claro).

    Na experiência, o pesquisador coloca um rato (faminto) em uma jaula de testes, nela existem duas alavancas (uma em cada lado). Quando o rato percebe que recebe comida quando pressiona a alavanca, a pressão sobre ele aumenta acima da média.

    Enquanto o condicionamento clássico é uma formação de uma relação de previsão entre dois estímulos (o condicionado e o incondicionado), o condicionamento operante é uma formação de relação de previsão entre uma resposta e um estímulo. Enquanto o condicionamento modifica as propriedades de respostas reflexas a determinados estímulos, o condicionamento operante modifica a frequência de condutas que ocorrem, seja de forma espontânea ou sem que haja estímulos identificáveis.

    As condutas operantes são emitidas e não induzidas, e quando as condutas ocasionam mudanças favoráveis no ambiente quando são recompensadas ou levam à supressão do estímulo nocivo, o animal tende a repeti-las. O que acontece é que no geral, as condutas que são recompensadas tendem a se repetir, enquanto as condutas que têm consequências adversas não se repetem.

    Tendo apresentado o assunto, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.


ID
2599606
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere a reportagem para responder à questão que segue.

O emaranhado de regras e procedimentos exigidos pela legislação faz com que as empresas brasileiras gastem, em média, 15 dias a mais do que as de outros países para exportar um produto. Pior, um estudo do Banco Mundial mostra que, no Brasil, as empresas perdem, em média, 2.600 horas para colocar em dia suas contas com o Fisco — três vezes mais que na Venezuela e 15 vezes mais que na União Europeia. (...)"Fala-se muito em custo da burocracia, mas há o fator tempo (que a burocracia impõe), que num cenário de juros altos traz ainda mais perdas à gestão financeira das empresas", disse Maria Alejandra Madi, da Unicamp.

Editor. Burocracia trava produtividade das empresas brasileiras. Época Negócios. 06/08/2015 10h19 - ATUALIZADA EM: 08/09/2015 14h09. Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2015/08/ burocracia-trava-produtividade-das-empresas-brasileiras.html. Acesso em Set/2017.

A teoria da burocracia estava focada no entendimento das rotinas e estruturas organizacionais para explicar o comportamento das organizações e sua dinâmica de gestão. Nessa teoria, um dos princípios burocráticos era de que a eficiência organizacional era obtida pela uniformidade de rotinas e regulamentos, pois esses contribuem para a redução de erros e custos. Contudo, com o tempo, vários princípios burocráticos adotados no sentido de alcançar eficiência, como esse, acabaram por gerar ineficiências, como pode ser visto no texto. Isso ocorre porque o apego aos meios burocráticos se tornou mecânico e a devida reflexão de sentido com os fins buscados deixou de ser observada, ocasionando o que se chamou de disfunções burocráticas. São também, nessa ordem, princípios burocráticos e disfunções burocráticas consequentes

Alternativas
Comentários
  • Disfunções da Burocracia

    INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REGRAS E EXAGERADO APEGO AOS REGULAMENTOS

    EXCESSO DE FORMALISMO E DE PAPELÓRIO

     RESISTÊNCIA A MUDANÇAS  

    DESPERSONALIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO

    CATEGORIZAÇÃO COMO BASE DO PROCESSO DECISORIAL

    SUPERCONFORMIDADE ÀS ROTINAS E PROCEDIMENTOS  

    EXIBIÇÃO DE SINAIS DE AUTORIDADE

    DIFICULDADE NO ATENDIMENTO A CLIENTES E CONFLITOS COM O PÚBLICO

  • O examinador devia estar assistindo lagoa azul... Documentação é um princípio?

    São também, nessa ordem, princípios burocráticos e disfunções burocráticas consequentes:

    · Autoridade formal: decorre do poder tradicional, carismático e racional;

    · Hierarquia e divisão do trabalho: são atribuições inerentes ao cargo;

    · Formalidade nos atos e comunicações: deriva de normas e leis;

    · Especialização do trabalho: padronização do desempenho do empregado;

    · Impessoalidade nas relações: imparcialidade nos atos e fatos cotidianos.

  • A Impessoalidade é um princípio... Documentação não é princípio.

    Agora tanto o Papelório como Resistência a mudanças são disfunções consequentes da Teoria da Burocracia.

    Questão mal feita. 

  • Reposta: A

    Embora eu tenha errado essa questão por ficar "bitolada" a princípios e disfunções expressos na doutrina adm, percebi logo em seguida que a questão pretendia, antes de tudo, estabelecer uma relação de CAUSA E CONSEQUÊNCIA. Sendo:

     

    - CAUSA: o princípio burocrático

    - CONSEQUÊNCIA:  a disfunção que decorreu da obediência cega ao princípio relacionado

     

    É uma questão de interpretação!! Porque embora haja outra alternativa correta, ela não estabelece relação de "causa x efeito".Por isso no enunciado e nas alternativas o examinador usa o termo: "(...) e o CONSEQUENTE" ; a todo momento. Questão interdisciplinar que pega na interpretação. Bons estudos pessoal!

  • Gabarito letra A

    B e C estão com a segunda parte (disfunções) invertida entre elas.

    Na ordem certa de principio e disfunção ficaria:

    B) a conformidade a rotinas e a consequente resistência a mudanças.

    C) a impessoalidade nas relações e a consequente hierarquização engessada das decisões. 

  • Ninguém pelo jeito entendeu a questão e está corretíssima, e assim se faz a análise:

    Causa e consequência:

    O FATO DE A a documentação e formalização das comunicações e procedimentos (princípios) e o FAZ COM QUE consequente excesso de papelório (DISFUNÇÃO).

    Portanto a única alternativa que bate com o enunciado é a A. O resto não coaduna respectivamente.

  • Como a questão pede os princípios burocráticos e disfunções burocráticas na ordem é só seguir a lógica.

  • GAB A

    O examinador usou de uma característica [C]  seguida de uma disfunção correspondente [DC], considere:

    C = Característica  DC = Disfunção Correspondente

     

     a) a documentação e formalização das comunicações e procedimentos e o consequente excesso de papelório. [GABARITO].

    C = Caráter formal das comunicações  DC = Excesso de formalismo e papelório 

     

     b) a conformidade a rotinas e procedimentos e a consequente hierarquização engessada das decisões. 

    CUIDADO:

    C = CONFORMIDADE a rotinas e procedimentos  DC = SUPERCONFORMIDADE de rotinas e procedimentos 

    UNIFORMIDADE de rotinas e procedimentos = VANTAGEM,  pois fortalece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito. Assim, atenção a essa porque dependendo de como o examinador cobrar pode ser tanto uma característica, uma disfunção e ainda por cima uma vantagem. O jeito é estudar de coração e mente abertos, só Cristo pra saber como pode cair na prova k

     

     c) a impessoalidade nas relações e a consequente resistência a mudanças. 

    C = Impessoalidade no relacionamento  DC = Despersonalização do relacionamento

     

     d) a hierarquização de autoridade e profissionalização das funções e a consequente despersonalização dos relacionamentos.  

    C = Hierarquização da autoridade  DC = Categorização do relacionamento em consequência dessa hierarquização

     

    Você pode ocasionalmente tropeçar, mas não é sobre como você cai - é sobre como você se levanta. KP 

  • ➧ Disfunções da Burocracia

    • Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;

    • Excesso de formalismo e papelório;

    • Resistência a mudanças;

    • Despersonalização do relacionamento;

    • Categorização do processo decisório;

    • Super conformidade às rotinas e procedimentos;

    • Exibição de sinais de autoridade;

    • Dificuldades com clientes;


ID
2599609
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria matemática, consolidada no período pós Primeira Guerra Mundial, trouxe importantes contribuições para o embasamento das decisões nas organizações. Em contraponto às teorias de base social, o conjunto de conhecimentos gerados pelos pesquisadores nessa teoria enfocavam o uso da matemática e de raciocínios quantitativos para estruturar as decisões e buscar soluções otimizadas para diversos problemas organizacionais. Embora seu campo de aplicação seja mais frequente em âmbito industrial, duas teorias em especial são largamente utilizadas em organizações de serviço público: a teoria das filas e a teoria dos jogos. Assinale em qual das alternativas abaixo essas teorias têm, NESSA ORDEM, seu uso adequadamente exemplificado em organizações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra b. Teoria das filas tem a ver com tempo de espera, posicionamento, ou seja, cálculos para melhorar esses quesitos. A teoria dos jogos retrata a melhor tomada de decisão, num ambiente de conflitos, em que se deve utilizar o melhor caminho possivel. Portanto, a unica letra que fala sobre estratégias, é a letra b, que define precisamente a forma de" ganhar" um jogo.

    LEU ESTRATÉGIA, ENTÃO É TEORIA DOS JOGOS!


ID
2599612
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A falta de demanda por parte de indústrias e varejistas por soja certificada tem sido o gargalo para a expansão do setor, segundo a Mesa Redonda para a Soja Sustentável (RTRS). O custo maior do grão, devido à certificação e ao prêmio pago ao produtor, mantém a produção mundial da soja certificada oscilando entre 2 milhões a 3 milhões de toneladas. A associação pretende anunciar até o fim do ano novos modelos a fim de tornar o selo mais acessível -- sem reduzir exigências para a certificação --, a partir de observações feitas pelos próprios membros da RTRS”.

Barros, Betina. Falta de demanda limita crescimento do mercado de soja sustentável. Valor Econômico. 19/09/2017. Disponível em: http://www.valor.com.br/agro/5125314/falta-de-demanda-limita-crescimento-do-mercado-de-soja-sustentavel. Acesso em set/17.

Embora a sociedade esteja cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e demandando ações das empresas nesse sentido, a aquisição de produtos e serviços originados de processos sustentáveis tem apresentado ritmo lento para estimular maior evolução da produção. Essa situação reflete bem o que pesquisadores como Katz e Kahn, representantes da teoria dos sistemas, constataram sobre a interdependência entre as organizações e seus sistemas. Sobre o entendimento dessa teoria, esse fato sobre a soja reforça o entendimento de que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    A organização como um sistema aberto influencia E sofre influência do ambiente na qual está inserida.

  • Para entender melhor e não marcar errado, a organização tem que afetar consideravelmente o ambiente em que se insere, da mesma forma o ambiente tem que afetar a organização. 

    Ou seja, uma via de mão dupla. Tem que haver troca de informação entre as partes envolvidas. Característica da Teoria dos sistemas.

    É o que diz a letra "C"

  • Sempre quando falar de Teoria dos Sistemas, onde pode ser influenciada ou influencia lembrem-se do mercado de Smartphones.


    Percebam como a Apple é uma Organização que, aplicando o método da diferenciação, modifica o ambiente em que está inserida. Novas tecnologias adotadas pela Apple, geralmente são aplicadas pelas outras organizações ao redor, ou seja, o impacto no ambiente externo é grande.

  • A) as organizações, como sistemas abertos, recebem influências dos seus ambientes externos, tendo suas condições de expansão limitadas ou estimuladas por eles, embora tenham muito pouca capacidade de influenciá-los.

    ===> Os sistemas abertos influenciam e são influenciados.

    B) as organizações são sujeitas ao que o ambiente em que estão inseridas lhes determina.

    ===> O comportamento em sistemas abertos é probabilístico e não determinístico.

    C) GABARITO

    D) as organizações são sistemas fechados e as influências ambientais são mera impressão dos seus decisores.

    ===> as organizações são sistemas abertos.


ID
2599615
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Plataformas digitais estão transformando os pipelines de negócios. Os modelos tradicionais de negócios estão tendo que se adaptar a essa nova realidade em que consumidores, fabricantes e fornecedores colaboram em plataformas digitais para desenvolver, vender e aprimorar produtos e serviços”.

Alstyne, Marshall W. Pipelines, Plataformas e novas regras de estratégia. HBR Brasil. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/pipelines-plataformas-e-novas-regras-de-estrategia/ Acesso em set/17. (Adaptado)

Nesse movimento, gigantes do varejo como Walmart estão tendo que adotar o modelo de empresas de tecnologia, como a Apple, para se lançar nos mercados digitais. O desafio nesse modelo de negócio está, além de novos processos internos de trabalho e de liderança, em compreender os papéis dos diferentes atores e encontrar meios de orquestrar as participações, mantendo suas vantagens competitivas seguras em meio à abertura para maior colaboração. Do outro lado, as plataformas requerem dos agentes regulatórios maior flexibilização de regras anteriormente criadas para os pipelines para controlar o funcionamento desses negócios, sem impedir sua evolução. Essa visão de novo modelo de negócio e desafios regulatórios pode ser exemplificado pelo que atualmente está se observando com as discussões sobre

Alternativas
Comentários
  • b) O modelo de regulamentação do UBER. 

  • Do pipeline à plataforma


    As plataformas existem há anos. Shopping centers colocam consumidores e lojistas em contato. Jornais conectam assinantes a anunciantes. O que mudou neste século é que a tecnologia da informação reduziu profundamente a necessidade de ativos e infraestrutura física própria. A TI tornou a construção e evolução de plataformas extremamente mais simples e baratas, permitiu uma participação praticamente sem atritos que reforça os efeitos da rede e promoveu a capacidade de capturar, analisar e trocar enormes quantidades de dados que aumentam o valor da plataforma para todos. Você não precisa ir muito longe para ver exemplos de plataformas de negócios: com crescimento espetacular, Uber, Alibaba e Airbnb repentinamente revolucionaram cada uma seu setor.

    Embora tenham características diferentes, os ecossistemas de todas as plataformas têm a mesma estrutura básica, que compreende quatro tipos de protagonista: os proprietários das plataformas, que controlam sua propriedade intelectual e governança; os fornecedores, que servem como interface entre a plataforma e o usuário; os produtores, que desenvolvem os produtos; e os consumidores, que adquirem esses produtos (ver quadro “Participantes de um ecossistema de plataforma”).

     

    http://hbrbr.uol.com.br/pipelines-plataformas-e-novas-regras-de-estrategia/


ID
2599618
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A onda do momento em termos de departamentalização das empresas é a organização em rede. As articulações setoriais, locais ou até mesmo internacionais têm se revelado importante trunfo para as organizações crescerem ou enfrentarem desafios competitivos ou de desenvolvimento de negócio que antes eram impossibilitados ou menos alcançáveis, dependendo do porte ou capacidade financeira da organização. Nessa modelagem, os departamentos não são mais internos, mas representados em outras organizações parceiras com competências complementares e que se dispõem a dividir os ganhos em troca do compartilhamento de recursos, da redução de riscos e de ampliação das chances de sucesso.

Considerando isso, no setor público, uma possibilidade de uso dessa nova forma de departamentalização e gestão que apresenta os interesses e vantagens citados seria

Alternativas
Comentários
  • Retornos menos variáveis?

  • Letra D

     

    Questão dificil, que requer tempo para pensar nas entrelinhas. Meu raciocinio para chegar na resposta foi o seguinte:

     

    De acordo com o comando, "Nessa modelagem, os departamentos não são mais internos (LETRA A), mas representados em outras organizações (LETRA C) parceiras com competências complementares(LETRA B)". Com base nesse trecho deu para excluir as letras A,B,C tendo em vista que elas não segue o mesmo raciocinio do comando, já a D parece ser a resposta mais coerente.

     

    Bons estudos

  • Organização em Redes, de acordo com Rennó do Estratégia, significa a descentralização de atividades em diversas organizações diferentes, cada uma especializada em determinada atividade, que a consegue realizar de forma otimizada. É exatamente isso que a Letra D trata,pois o Estado não consegue realizar todas usas demandas e passa a contar com a cooperação de segundo e terceiro setor. 

    Caso a explicação não tenha sido clara, me mandem mensagem

  • Vinícius Paulista acho que ele quis dizer que são retornos constantes

  • chama o SAMU, socorro

  • ALVO > D


    Falou em organização em rede na Administração Pública? Lembre-se de descentralização/terceirização.

  • Na prática vemos o que acontece com essa proximidade toda que a letra d propõe. Privatizações corruptas do psdb, entreguismo da Embraer e por aí vai...

ID
2599621
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de competências tem sido amplamente adotada pelas organizações com visão estratégica. Dentre as opções propostas, selecione a única que está CORRETA, conforme o modelo de Gestão de Competências.

Alternativas
Comentários
  • Uma das fases de estruturação de um modelo de gestão por competência é a sensibilização que consiste em comunicar o projeto aos funcionários e à alta administração para que possam comprar a ideia e tornar - se parceiros da área de gestão de pessoas na implantação desse modelo.

     

  • C)

     

    RIBAS e SALIM (2014): A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).
    Questão de Concurso = (Cespe/TST/Analista Judiciário/2008) A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.
    Gabarito: errado. A gestão por competências é um tema contemporâneo e está em plena utilização, atrelada, inclusive, aos modelos de gestão estratégica.
    Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.

  • A gestão por competências, quando adotada, deve permear toda a organização. A competência passa a ser a referência para os demais subprocessos de gestão de pessoas.


ID
2599624
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Cultura Organizacional apresenta importantes reflexos no cenário organizacional. Para uma empresa multinacional, percebe-se que a influência cultural do país de origem é bem relevante, ocasionando necessidades e cuidados específicos. Diante dessa afirmação, analise as questões e identifique a única CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    2. CULTURA ORGANIZACIONAL
    Ao pesquisar a bibliografia relacionada à cultura organizacional, verifica-se que, em geral, os conceitos encontrados são muito parecidos ou se complementam. No entanto, destacou-se a conceituação de Nassar (2000):
    ... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
    Autores como Chiavenato (1999) e Vergasta (2001) indicam que, apesar de ser mais estática e enraizada, a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo se deparando com a resistência da organização e de seus funcionários.
    2.1 Aspectos formais e abertos x aspectos informais e fechados
    Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem as políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura e tecnologia adotada. Os aspectos informais envolvem as percepções, sentimentos, atitudes, valores e interações grupais.
    2.2 Os níveis fundamentais da cultura
    Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:


ID
2599627
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Após ler e analisar o texto, identifique a alternativa que contém o conjunto de operadores respectivos a cada lacuna.

A Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management - BPM é uma forma de visualizar as operações da organização, que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas. O conceito de negócio, na gestão de processos, refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades que entregam valor para alguém e produzem retorno às partes interessadas. O termo negócio abrange todos os tipos de organizações com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas, de qualquer porte. Essa visão divide o processo em subprocesso e atividades. As atividades são decompostas em tarefas e em cenários de realização da tarefa com seus respectivos passos. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades, utilizando a visão de processos ponta a ponta.

Abaixo são apresentados alguns tópicos vinculados à Gestão de Processos de Negócio, a saber: FASE - Modelagem de Processos (AS IS); FASE - Análise do Processo; FASE - Desenhar TO BE; FASE – Transformação.

Realize com atenção a leitura dos aspectos apresentados, avalie a que “FASE” se refere e assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

__________________: Esse é o momento para analisar todas as informações levantadas a fim de identificar, além de oportunidades de melhorias, desconexões do processo que afetam seu desempenho e os objetivos do negócio.
__________________: Desenvolver planos específicos direcionados pelas análises e ideias de melhorias, que permitam o acompanhamento e controle de ações para promover as mudanças definidas, transformando o processo em seu estado atual em processo no estado futuro.
__________________: Nessa fase, serão redesenhados todos os processos previamente mapeados, implementando melhorias. Os processos devem ser submetidos a sete categorias de desperdício do Lean. Conceitos e técnicas do Lean são utilizados nesse momento para apoiar as ações de melhoria e mudança com foco na redução de desperdícios. Sistema de gestão estratégica com Balanced Score Card: A implementação de um sistema de gestão baseado em indicadores, se caracteriza pelas etapas de plano de ação e no acompanhamento, com o início das ações para coletar métricas e calcular e monitorar os indicadores do processo.
__________________: Nesse momento, são levantados os processos em seu estado atual utilizando Notação de BPM para gerenciamento de processos de negócio. O foco dessa fase é reproduzir os processos em diagramas descritivos que expressem seu estado atual e possibilitem a análise de oportunidade de melhorias.

Identifique a alternativa que contém o conjunto de operadores respectivos a cada lacuna.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Apesar das respostas estarem bem estranhas, algumas podendo gerar até uma certa ambiguidade é relativamente fácil encontrar a alternativa certa

    1º-"Deseconexão que afetam o desempenho", gravem isso. Esse é o ponto chave da Análise de Processos.(Pronto você achou a resposta)
    2º-"...transformando o processo em seu estado atual em processo no estado futuro..." - A resposta está na questão
    3º-"...Nessa fase, serão redesenhados todos os processos previamente mapeados..." - Falou em redesenhar processos, estamos na fase de Desenhar
    4º-"...são levantados os processos em seu estado atual utilizando Notação de BPM" - Na fase de Modelagem que fazemos o udo de Notações. Estado atual AS-IS

  • A ilustre banca desconhecida escreveu um TEXTÃO que eu não vou ler.

  • AS-IS: Como está - estado atual, serve como linha-base.

    TO-BE: Como será - estado futuro, melhorias.


ID
2599630
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas Políticas e Práticas de Treinamento e Desenvolvimento, um dos maiores desafios dos gestores é garantir o retorno do investimento realizado, afinal, torna-se comum a percepção de que os resultados obtidos geralmente estão abaixo do esperado. Sendo assim, o cálculo do Retorno sobre o Investimento de Treinamento e Desenvolvimento (ROI) requer um processo extremamente cuidadoso, principalmente quanto às competências pessoais. Analise as opções e escolha a mais completa na garantia de um cálculo seguro e adequado do ROI.

Alternativas
Comentários
  • a) O método mais seguro do ROI é atrelar o desenvolvimento de uma competência pessoal a metas individuais bem definidas, deixando que o próprio indivíduo busque as soluções para seu aprimoramento, tendo em vista que ele é o maior responsável pela sua carreira. 

    b) O ROI de Treinamento e Desenvolvimento torna-se eficiente quando os líderes traçam metas genéricas que geram aos colaboradores aprimoramento de diversas competências ao mesmo tempo. Assim, o cálculo realizado permite deduzir o maior número de resultados obtidos por toda a equipe X gastos dos treinamentos ofertados. 

    c) O Cálculo do ROI de Treinamento e Desenvolvimento de Competências Pessoais torna-se inconsistente por se tratar de algo intangível, cuja mensuração é impossível. Sendo assim, a área só poderá gerar uma estimativa pouco efetiva a respeito do valor mais próximo.

    d) Deve-se realizar um diagnóstico sobre o nível de graduação de uma competência a ser aprimorada, bem como levantar os custos dos cursos, as horas não trabalhadas para a realização dos cursos e analisar posteriormente os resultados obtidos no desempenho do indivíduo, da equipe e da organização. - Gabarito

  • Deve-se realizar um diagnóstico sobre o nível de graduação de uma competência a ser aprimorada, bem como levantar os custos dos cursos, as horas não trabalhadas para a realização dos cursos e analisar posteriormente os resultados obtidos no desempenho do indivíduo, da equipe e da organização. Questão D.

    O ROI é considerado o processo mais eficaz para medir o resultado do investimento em treinamento. Estrategicamente podemos ter dois procedimentos ao utilizar o ROI: utilizá-lo para medir todas as atividades de treinamento ou somente para medir alguns programas selecionados, por serem mais importantes ou por receberem maior investimento. A primeira providência para se calcular o ROI é fazer um levantamento dos custos. Para tanto, a empresa deve ter um plano de contas e, sempre que possível, um programa informatizado que facilite a coleta de dados e informações sobre os custos do treinamento. Aqui, também, podemos ter dois procedimentos: O primeiro é levantar todos os custos diretos e indiretos que estejam relacionados com as atividades de treinamento. Nesse caso, será relativamente fácil obter os dados na “contabilidade”, quando a empresa é organizada por “centros de custo”. É possível chegar a detalhes calculando, por exemplo, as horas “não trabalhadas” dos treinandos, os salários dos profissionais de RH/T&D e todas os outros custos da área – total ou rateado.

     

    Pelo ROI Se a intenção da empresas for realmente avaliar o retorno do investimento, o melhor recurso é o ROI, mesmo havendo dificuldade para identificar, com maior precisão, o que gerou os resultados. Marcos Antônio L. de Oliveira (2) comentando sobre a exatidão da medição, diz o seguinte:  “Nem sempre a precisão é essencial. É melhor ter alguma medição, mesmo não tão precisa, do que não ter nenhuma”.

  • O retorno sobre investimento (ROI) avalia os custos empregados na capacitação e os resultados alcançados a partir dela.


ID
2599633
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando se fala em Qualidade de Vida no Trabalho, um dos pontos considerados mais críticos é o estresse. Diante de tantas pressões externas e internas à organização, os colaboradores apresentam cada vez mais doenças psicossomáticas ocasionadas pelo estresse. Estudos importantes são realizados para minimizar afastamentos de colaboradores e garantir que o estresse não afete a produtividade e o absenteísmo nas organizações. Nesse sentido, analise as alternativas apresentadas e marque a CORRETA sobre o estresse no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: 

    Incoerências diárias quanto às tarefas a serem realizadas e resultados esperados potencializam o estresse e podem aumentar o número de faltas dos colaboradores.

     

    A palavra incoerência é o ponto chave da questão.

  • Gostaria que alguém me respondesse porque a alternatica 'C' está incorreta?????

  • Penso que o erro da alternativa "C"

    "O estresse não é necessariamente disfuncional. Algumas pessoas trabalham bem sob alguma pressão e são mais produtivas em um esquema de cobrança de metas. Outras buscam incessantemente mais produtividade ou um melhor trabalho. Um nível modesto de estresse conduz à maior criatividade quando uma situação competitiva requer novas ideias e soluções."

    FONTE: GESTAO DE PESSOAS. CHIAVENATO 2014

  • c) Quando existe alto controle e alta demanda, há maior desgaste do colaborador, maior estresse, afetando negativamente a produtividade.

     

    Ana Loyola, as palavras e frases destacadas(friso meu) na "assertiva C" acima são contraditórias o que torna-a errada. Para acertar a questão de forma rápida e assertiva, traga a mente um caso concreto (fato real da vida cotidiana), como por exemplo A ALTA DEMANDA dentro de uma agência bancária. Seja para atender o cliente, seja para operacionalizar os processos, irá requer ALTO CONTROLE,  o qual gerará mais SEGURANÇA ao colaborador e ao cliente, e MENOS STRESSE, afetando POSITIVAMENTE a produtividade da instituição financeira, bem como no atendimento ao cliente. Vale destacar que, O EXCESSO DE CONTROLE OPERACIONAL IN-LOCO muitas vezes GERA BUROCRACIA e COMPROMETE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO e O DESEMPENHO DO FUNCIONÁRIO.  Sendo assim, o que pode vir a gerar BAIXA PRODUTIVIDADE, neste contexto, É A DESORGANIZAÇÃO e A INEFICIÊNCIA DOS  PROCESSOS e CONTROLES, pois ai sim, esses gargalos estarão gerando MAIOR DESGASTE e MAIOR STRESSE não só ao colaborardor como também ao CLIENTE. (Este comentário é meramente pessoal e pode não representar a opinião dos especialistas no assunto. Portanto  há outras formas de raciocínio e argumentos que podem levar, também, ao gabarito da questão). Caso não compreenda esta explicação prática, recorra ao comentário de um professor que domina o tema em questão).

  • Maconha estragada.


ID
2599636
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“O governo federal concluiu nesta quinta-feira (29) a reforma administrativa, compromisso assumido pelo presidente Michel Temer no início de seu mandato, superando em 10% a meta estipulada em junho de 2016 de redução de 4.201 cargos em comissão e funções de confiança e 100 Gratificações Temporárias de Atividade em Escola de Governo (GAEG). Com a publicação do Decreto nº 8.947/2016, o total de cargos e funções extintos chegará a 4.689, com economia anual estimada de R$ 240 milhões. “Fizemos uma ampla reforma administrativa. Pela primeira vez na história, os cortes de funções e cargos comissionados alcançaram um universo tão abrangente de órgãos e entidades do Executivo Federal. Enxugamos a máquina pública, estamos valorizando os servidores públicos e promovendo a eficiência da gestão pública”, ressaltou o ministro. A reforma contemplou também a redução de ministérios. Houve diminuição de 30% no total de ministérios, desde o início de 2015 – de 39 para 26.”  

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Notícias. Governo federal conclui reforma administrativa e supera meta de redução de funções e cargos comissionados. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/noticias/governo-federal-conclui-reforma-administrativa-e-supera-metade-reducao-de-funcoes-e-cargos-comissionados. Acesso em setembro/2017.  


Ao longo das décadas, desde o governo Vargas, o país tem passado por diversas reformas administrativas visando ora burocratizar e ora desburocratizar a gestão, ampliar a eficiência e eliminar as ações patrimonialistas e clientelistas no Estado. Nesses movimentos, a luta pela desburocratização talvez tenha sido a maior justificativa para a ampliação de cargos comissionados e de ampliação de estruturas de gestão, destinadas à descentralização. Embora muitos de seus objetivos sejam comuns, o enfoque de cada uma delas se deu sobre um aspecto que representasse maior impacto administrativo, econômico e social na ocasião. Se na reforma atual a principal preocupação está na redução dos gastos com pessoal, eliminando cargos comissionados e concentrando em concursados e terceirizados, no Programa Nacional de Desburocratização do final da década de 1970, a principal preocupação era

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo do Programa Nacional de Desburocratização era frear o crescimento da administração indireta, que foi estimulado pelo DL 200/67. 

  • Programa Nacional de Desburocratização, em um primeiro momento, destinou-se apenas à simplificação de procedimentos. No entanto, a partir do início da década de 1980, teve por objetivo as ações de DESESTATIZAÇÃO, por meio das privatizações. Nesse contexto, o governo estaria restrito ao controle, atuando tão somente no apoio e fomento.

    A opção por desestatização pode ser entendida como uma forma de conter a expansão da Administração Pública Indireta, que havia sido sobremaneira, estimulada pelo Decreto-Lei 200/67. 

    Havia não só o foco no enxugamento da máquina estatal, mas também no atendimento ao cidadão, não mais visto como mero súdito do ESTADO.

    Administração geral e pública - Renato Fenili - página 275

  • Gabarito: C

    O Programa Nacional de Desburocratização (1979) tinha como objetivo principal conter a excessiva expansão da Administração Indireta, buscando a simplificação de procedimentos e a desestatização/ privatizações.

    Sigamos!
    Bons estudos.

  • Não se assuste com questão enormes.

     

    Já era possível entender a pergunta lendo apenas "Se na reforma atual a principal preocupação está na redução dos gastos com pessoal, eliminando cargos comissionados e concentrando em concursados e terceirizados, no Programa Nacional de Desburocratização do final da década de 1970, a principal preocupação era:"

  • Agora eu entendi e lembrei do Professor:

     

    Nessa época, achava-se que o problema da Burocratização era devido à ampliação da Adm Indireta, por isso esses objetivos.

  • Desburocratização pra frear a Administração Indireta (que é caracteristica da Adm Gerencial). Bem contrario sensu.

  • algúem pode explicar melhor o porque de ser a letra D?

     

  • O principal objetivo do PrND era frear o excessivo crescimento da Administração Indireta, de forma mais específica e de acordo com o PDRAE, os objetivos do PrND eram:

    A revitalização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade, a melhoria e simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência.




    Fonte: PDRAE (1995). Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília.

    Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf

  • GAB C

     

    Decreto nº 83.740/79, que institui o Programa Nacional de Desburocratização, conforme descrito a seguir:

     

    “Art . 3º - O programa terá por objetivo:

            a) construir para a melhoria do atendimento dos usuários do serviço público;

            b) reduzir a interferência do Governo na atividade do cidadão e do empresário e abreviar a solução dos casos em que essa interferência é necessária, mediante a descentralização das decisões, a simplificação do trabalho administrativo e a eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco;

            c) agilizar a execução dos programas federais para assegurar o cumprimento dos objetivos prioritários do Governo;

            d) substituir, sempre que praticável, o controle prévio pelo eficiente acompanhamento da execução e pelo reforço da fiscalização dirigida, para a identificação e correção dos eventuais desvios, fraudes e abusos;

            e) intensificar a execução dos trabalhos da Reforma Administrativa de que trata o Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, especialmente os referidos no Título XIII;

            f) fortalecer o sistema de livre empresa, favorecendo a empresa pequena e média, que constituerm a matriz do sistema, e consolidando a grande empresa privada nacional, para que ela se capacite, quando for o caso, a receber encargos e atribuições que se encontram hoje sob a responsabilidade de empresas do Estado;

            g) impedir o crescimento desnecessário da máquina administrativa federal, mediante o estímulo à execução indireta, utilizando-se, sempre que praticável, o contrato com empresas privadas capacitadas e o convênio com órgãos estaduais e municipais;

            h) velar pelo cumprimento da política de contenção da criação indiscriminada de empresas públicas, promovendo o equacionamento dos casos em que for possível e recomendável a transferência do controle para o setor privado, respeitada a orientação do Governo na matéria.”

     

    http://caiunoconcurso.blogspot.com/2012/01/programa-nacional-de-desburocratizacao.html

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Plano Nacional de Desburocratização.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Diante das inadequações do modelo burocrático, que foi o modelo de administração pública implantado a partir de 1930, sofreu sucessivas tentativas de reforma, a fim de superar a rigidez burocrática.

    Entre estas tentativas está o Plano Nacional de Desburocratização, elaborado pela Semor e instituído pelo ministro Hélio Beltrão, através do Decreto nº 83.740/1979, que visava ao aumento na eficiência e à economia de recursos, por meio da melhoria dos processos administrativos; além, é claro, de atender às demandas do cidadão e conter a expansão da Administração indireta.

    Segundo Paludo (2013), o PrND atuou, primeiro, na simplificação de procedimentos e na eliminação de informações desnecessárias. No início dos anos 1980, o PrND direcionou suas ações para a desestatização, através de privatizações. Pretendia transferir para a iniciativa privada as atividades e serviços não essenciais. (Paludo, 2013, p. 83).

    Ante ao exposto, vamos analisar cada alternativa.

    A) Errado, pois a ideia do Programa Nacional de Desburocratização não era ampliar os serviços à população por meio de controle estatal, mas desestatização, transferindo para a iniciativa privada as atividades e serviços não essenciais.

    B) Errado, pois o foco principal era na desestatização e simplificação de procedimentos e não na profissionalização e capacitação dos servidores.

    C) Certo, pois o objetivo principal do Programa Nacional de Desburocratização do final da década de 1970 era frear o crescimento da administração indireta, com ampla meta de desestatização de atividades e serviços não essenciais.

    D) Errado, pois a ideia não era implantar uma gestão mais burocrática, mas superar a rigidez burocrática existente.



    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.



    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2599639
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Petrobras anunciou, em fevereiro de 2016, que estava adotando uma nova estrutura organizacional e um novo modelo de gestão e governança da companhia. A nova estrutura seria uma resposta da empresa a atual realidade do setor de óleo e gás, que tem levado à organização a priorizar as atividades mais rentáveis para torna-la mais competitiva. Com a mudança, estima-se a redução de custos em R$ 1,8 bilhão por ano e a redução de 30% no número de funções gerenciais em áreas não operacionais. A companhia possui cerca de 7,5 mil funções gerenciais aprovadas, das quais 5,3 mil estão em áreas não operacionais. O plano prevê reduções da alta administração até as gerências mais operacionais.  

Disponível em: http://www.opetroleo.com.br/petrobras-apresenta-novo-modelo-de-gestao/. Acesso em: 01/02/2016. 


Processos de revisão de estruturas organizacionais, como os que ocorreram com a Petrobras, são muito comuns e visam a adequar as decisões de agrupamento de atividades, serviços e coordenações para promover maior eficiência, reduzir gastos e aumentar a autonomia de unidades de negócio que estão associadas a exigências de mercado diferentes. São vários os modelos que podem ser adotados ou combinados entre si para atenderem aos objetivos organizacionais. No caso da Petrobras, ela combinou dois deles, o divisional e o funcional. São características das estruturas divisionais típicas:  

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, projetos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes. A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente, facilitando sua gestão. Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística. Um bom exemplo para entender uma estrutura divisional é a HONDA, que se divide entre a produção de carros e motos, sendo que uma divisão é totalmente independente da outra, quase como se fosse outra empresa. 

  • Estrutura Divisional

    Quando as empresas cam maiores, com produtos e serviços diversificados e presença em vários mercados, setores e/ou países diferentes, acabam migrando para uma estrutura divisional. Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela. Dessa forma, cada divisão ca então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes. Portanto, a lógica desse tipo de estrutura é uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.

        

    FONTE: Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos, 2013.

  • GABARITO "B"

     

    Divisional

    É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes. A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente, facilitando sua gestão.

     

    Funcional

    A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função.

     

    A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”.

     

    Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. 

     

  • Obs: Organização funcional é Adm científica de Frederick Taylor. Henry Fayol da Adm Clássica preconizava a unidade de comando, organização linear


ID
2599642
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de Coaching por vezes é confundido com outras abordagens como as atividades de Mentoring (Mentoria), Counseling (Aconselhamento), Psicoterapia ou Consultoria, entretanto, o fundamento do Coaching é diferente em vários aspectos. Considerando apenas o que ocorre no processo de Coaching, analise as afirmações a seguir.

I. A essência do Coaching é transmitir o conhecimento e a sabedoria, sem que haja a necessidade de o coach ser mais velho ou mais experiente que o coachee.

II. Ao coach é requerido que tenha conhecimento e seja especializado nos assuntos que serão tratados como objeto de desenvolvimento com o coachee.

III. No coaching, o acesso a memórias feridas acontece quando elas delimitam o potencial que precisa ser liberado e ocorre em situações pontuais, com exercícios predefinidos.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!!!  :-(

  • Essa é daquelas que a banca inventa coisa onde não tem, só pode. Acredito que essa deveria ser anulada.

     

    Segundo Krausz (2007), o objetivo do coaching é apoiar a pessoa para que ela atinja resultados, através de mudança no seu comportamento, como um todo no desenvolvimento e na sua realização. (http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/papel-do-coaching-na-organizacao/)

  • Certa apenas a afirmativa III, pois coaching serve mais como apoio motivacional, não sendo algo que foca no conhecimento

  • III. No coaching, o acesso a memórias feridas acontece quando elas delimitam o potencial que precisa ser liberado e ocorre em situações pontuais, com exercícios predefinidos.  

     

    é o que?

    acesso a memórias feridas?

    alguém explica?

  •  

    Talvez, a longo prazo, nada nos retire tanta capacidade como as feridas emocionais.

    Podemos considerar feridas emocionais, todas as memórias que fazem disparar as mesmas emoções ou emoções equivalentes às que experienciamos no momento dos acontecimentos negativos e arrebatadores.

    É como uma tatuagem interna, que se faz sentir cada vez que um gatilho externo nos relembra o acontecimento indesejado, e nos altera o nosso estado de espirito, provocando dor emocional e grande incómodo.

     

    é uma técnica de desenvolvimento no cargo, voltada para curto prazo.

     

    objetivo do coaching é apoiar a pessoa para que ela atinja resultados, através de mudança no seu comportamento,

    atitudes, reações, mudando a sua mentalidade, adquirindo inteligência emocional para lidar com as vicissitudes com resiliência,

    motivação, sabedoria, paz interior, a fim de agregar valor, aumentar a performance e apresentando resultados melhores

    para a organização, evitando conflitos interpessoais; afinal, mude seus pensamentos e mudará seu mundo.

     

    Aproveitando o ensejo, segue uma redação para não perder a prática:

     

                        A sociedade moderna apresenta características marcantes: o imediatismo e a dificuldade em lidar com frustrações. Nesse contexto, é importante resgatar virtudes para nos tornarmos pessoas mais sensatas e resilientes, evitando diversos males.

     

            Cresce no Brasil o número de pessoas que precisam de tratamento com medicação para tratar diversos problemas psíquicos - consoante divulgado no Jornal da Cultura. Isso, em muitos casos, está relacionado às frustrações e às decepções que vão se acumulando ao longo da vida. Quando os indivíduos não encontram forças para vencer as dificuldades, muitos recorrem às drogas; outros, porém, buscam terapias alternativas ou encontram conforto espiritual em uma religião.

     

             Não obstante, o imediatismo é um fator que pode acarretar frustrações e revoltas. Sabe-se que a publicidade estimula a felicidade imediata, fomentando uma busca desenfreada por ela a todo custo. Desse modo, as pessoas não respeitam o tempo, o trabalho e a perseverança necessária para que as coisas aconteçam. Então, quando as expectativas criadas não são alcançadas, o indivíduo fica insatisfeito e acaba frustrado – o que ocasiona distúrbios psicológicos.

     

             Com efeito, é preciso resgatar a resiliência: a capacidade do indivíduo para lidar com os problemas, adaptar-se às mudanças, superar os obstáculos e resistir à pressão de situações adversas. Tal virtude ajuda a evitar problemas emocionais, por orientar o ser humano a encontrar soluções ponderadas para enfrentar as vicissitudes que a vida nos impõe.

     

            Evidencia-se, portanto, a importância de cultivar virtudes como a resiliência, para que os males da modernidade - como o imediatismo e a dificuldade em lidar com frustrações - não se tornem distúrbios psicológicos que impeçam as pessoas de viver com harmonia.

     

     

  • Coaching é um processo com começo, meio e fim, todos definidos entre coach – profissional que conduz o processo — e coachee (o cliente). ... O papel do coach é apoiar o coachee na busca por respostas para a concretização de metas e objetivos e, principalmente, no alcance de grandes resultados

  • ki merda

  • Resposta certa: somente a afirmativa 3. Alternativa D


ID
2599645
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das contribuições de Edward Deming para as competências da Gestão da Qualidade é a relação dos 14 princípios propostos norteadores da qualidade, por exemplo: “Não dependa da inspeção para atingir a qualidade. Incorpore qualidade desde o começo”. Com base nos 14 princípios de Deming, avalie as questões a seguir e assinale a alternativa que contempla apenas princípios propostos por Deming.

Alternativas
Comentários
  • Remover barreiras que privam as pessoas de orgulho no trabalho. é um dos 14 pontos de Deming

  • 1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;

    2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

    4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

    6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;

    7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

    8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;

    9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

    10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

    11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

    12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos

    13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento.

    14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.

  • Juntando os comentários das colegas: Resposta letra C, que trata do 12º princípio

     

    1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;

    2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

    4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

    6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;

    7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

    8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;

    9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

    10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

    11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

    12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos

    13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento.

    14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.

  • Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso signica a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números. 

     

    Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • 12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos (cuidado com este final, concurseiro...).