SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - SEDUCE-GO - Professor de Nível III - Química


ID
2759752
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.

Alternativas
Comentários


  • A - Solicito a substituição de um dos diários de classe que me foi entregue no início do ano letivo pela Secretaria deste Centro de Ensino Fundamental por que veio incompleto faltando páginas.


    B - Informo a essa Direção que os alunos que interporam recurso contra a nota que obteram na avaliação final de Matemática da 1ª série do Ensino Médio - turma B, turno matutino - já foram respondidos em sua reivindicação de revisão de nota.


    C - Informo a Direção que o aluno João de Tal, matrícula 0234-5, não têm assistido às aulas de Física da 2ª série do Ensino Médio desde o início do semestre letivo, razão porque é urgente convocar seus pais para comparecerem na escola. 


    D - Solicito à essa Comissão de Eleição do Conselho Escolar no sentido de incluir meu nome à lista de candidatos para membro do referido conselho na chapa 2, no lugar do professor Carlos de Tal que declinou de sua candidatura.


    E - Solicito o encaminhamento dos alunos abaixo relacionados ao serviço de acompanhamento pedagógico deste Estabelecimento de Ensino, dadas as dificuldades verificadas no desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.


    OBS: eu acredito que relacionados devesse estar no singular por se relacionar ao encaminhamento, não aos alunos. De toda forma, é a menos errada porque existe a chance de ser relacionados de alguma forma a Alunos (plural).

  • "Relacionados" está corretamente empregado. Os alunos é que estão relacionados e não o acompanhamento.

  • Na B) seria: interpuseram e obtiveram.

  • Gabarito letra E

     

    Segue os erros que eu notei, pode haver mais. Em caso de erros, chame no privado que retifico. 

     

     a) Solicito a substituição de um dos diários de classe que me foi entregue no início do ano letivo pela Secretaria deste Centro de Ensino Fundamental porque (deve ser grafado junto, pois introduz uma ideia de explicação) veio incompleto faltando páginas. 

     

     b) Informo a essa Direção que os alunos que (para evitar a repetição, melhor seria usar os quais)  interporam (interpuseram) recurso contra a nota que obteram (obtiveram) na avaliação final de Matemática da 1ª série do Ensino Médio - turma B, turno matutino - já foram respondidos em sua reivindicação de revisão de nota.

     

     c) Informo a Direção que o aluno João de Tal, matrícula 0234-5, não têm (tem) assistido às aulas de Física da 2ª série do Ensino Médio desde o início do semestre letivo, razão por que (por que - utiliza-se separado quando equivale a pela qual) é urgente convocar seus pais para comparecerem na (à) escola. 

     

    d)  Solicito à (não se usa crase diante de pronome demonstrativo) essa Comissão de Eleição do Conselho Escolar no sentido de incluir meu nome à (na) lista de candidatos para membro do referido conselho na chapa 2, no lugar do professor Carlos de Tal que declinou de sua candidatura.

     

    e) Solicito o encaminhamento dos alunos abaixo relacionados ao serviço de acompanhamento pedagógico deste Estabelecimento de Ensino, dadas as dificuldades verificadas no desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.Gabarito

  • Gabarito: E."Relacionados" está corretamente empregado. Os alunos é que estão relacionados e não o acompanhamento.



  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    a) Neste período ocorrem 2 erros. O 1º é referente à ausência de vírgula para isolar a oração "que me foi entregue no início do ano letivo pela Secretaria deste Centro de Ensino Fundamental". Sendo ela adjetiva explicativa, o uso de vírgulas para isolá-la é obrigatório; e o 2º erro diz respeito ao emprego do "por que", separado. Como ele está introduzindo uma explicação para a solicitação da substituição de um dos diários de classe, o correto é usar "porque", junto e sem acento, que é uma conjunção.

    b) Neste período ocorrem 2 erros, que são referentes à flexão dos verbos interpor e obter. Como o período trata de um fato passado que ocorreu anteriormente a outra ação também passada, o correto é empregá-los no pretérito mais-que-perfeito: interpuseram e obtiveram.

    c) Neste período ocorrem 2 erros. O 1º é referente ao emprego do verbo ter com acento circunflexo. Esse só deve ser usado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Entretanto, como o sujeito com quem ele concorda está no singular, o correto é que o verbo esteja na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, ou seja, sem acento: tem; e o 2º erro diz respeito ao emprego do "porque", junto. No texto verificamos que tal vocábulo está sendo usado no sentido de “pelo qual" (razão pelo qual é urgente) e, por isso, deve ser escrito separado e sem acento - por que.

    d) Neste período ocorrem 3 erros. O 1º é referente ao emprego da crase em dois momentos: "à essa Comissão" e "à lista de candidatos". No primeiro, ela é indevida porque não ocorre crase antes de pronome demonstrativo, exceto em aquele – e suas flexões –, mesmo, tal e, próprio; no segundo, o erro ocorre porque o verbo incluir no sentido de inserir é transitivo direto e indireto. Assim, o correto é usar a preposição "na" para introduzir o segundo complemento: incluir meu nome (OD) na lista de candidatos (OI). O 2º erro diz respeito ao emprego da expressão "no sentido de". Tal uso é indevido, pois não é adequado para o contexto e, por isso, deve ser substituído por "que": que inclua. Já o 3º erro corresponde à ausência de vírgula para isolar a oração explicativa "que declinou de sua candidatura".
    e) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, todos as vírgulas foram empregadas corretamente, bem como todas as palavras foram grafadas e acentuadas de forma devida. Dessa forma, esta é a alternativa correta.


    Gabarito: Letra E


    OBS.: Na letra B, sobre a construção "comparecerem na escola": o uso da preposição em + a = na não foi apontada como erro porque, embora haja preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos, a regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Ou seja, como tal regra não é unânime, tal construção não pode ser considerada errada, exceto se o concurso apresentar como referência um gramático específico que considera o emprego errado.


ID
2759755
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a economia de Goiás está crescendo fortemente e que a expansão do emprego registrada no ano passado é uma tendência que deve se confirmar durante 2018. "Percebemos em Goiás uma evolução muito forte, voltando, inclusive, aos índices econômicos de 2013, antes da crise. Ou seja, a economia de Goiás cresceu muito".


Internet: <www.dm.com.br>.


Acerca do desempenho da economia goiana ao longo dos anos e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu mais que o triplo do PIB nacional, comparativamente a 2016. 

    Exagero isso, cresceu mais do que o PIB nacional na média, mas não chegou a três vezes.

     

    b) Considerando-se todo o ano de 2017, a produção agrícola goiana apresentou significativo crescimento em comparação com 2016, com expressiva contribuição do milho, da soja e da cana de açúcar.

    O que fez crescer o país em 2017 foi a expansão da fronteira agrícola, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

     

    c) Desde 2014, os municípios de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Caldas Novas colocam-se entre os cinco maiores municípios goianos em relação ao PIB.

    Cai de trouxa, Caldas Novas está de intrometida, Catalão, embora tenha apenas a 13ª maior população, tem o 5º maior PIB.

     

    d) Segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, Goiânia apresenta o décimo maior PIB entre os municípios brasileiros.

    Errado, apresenta-se em 17ª colocação.

     

    e) Historicamente, Goiás se encontra entre as unidades da Federação com participação industrial superior a 50% na composição do PIB estadual.

    O correto seria falar setor agropecuário.

  • Letra: B

    https://altairtavares.com.br/pib-goias-2017/

  • A) PIB do Brasil era -3,5(2016) e passou para 1,0(2017). O de Goiás passou de -2,8 para 1,9. Não cresceu o triplo.

    B) Correta.

    C) Dados de 2015, Instituto Mauro Borges. Catalão em 5º lugar no PIB entre municípios goianos.

    D) Goiânia é 15º no PIB entre municípios brasileiros e Goiás é o nono lugar entre estados brasileiros.

    E)Composição do PIB goiano (2015): Serviços 65%, Indústria 24% e Agropecuária 11%.


    Fonte: IMB e IBGE.

  • Thiago Soares, o setor agropecuário foi responsável por 10% do PIB estadual em 2017

  • Gab: B

    ASP-GO

    #IRS

  • LETRA B.

    a) Errado. Nenhuma unidade da federação apresentou um crescimento de PIB três vezes maior do que a média nacional.

    b) Certo. Os principais produtos do campo goiano são sorgo, cana-de-açúcar, soja, milho, arroz, algodão.

    c) Errado. O quinto município mais rico do estado de Goiás é Catalão, e não Caldas Novas.

    d) Errado. O Brasil tem 5.570 municípios. Desses, Goiânia é o 17º mais rico. Portanto, Goiânia não está entre os 10 maiores PIBs municipais do Brasil.

    e) Errado. Nenhuma cidade do Brasil tem um setor mais importante do que o setor terciário. A principal atividade econômica em todo o estado de Goiás é a atividade do comércio e dos serviços. O setor terciário é que representa uma participação superior a 50% na composição do PIB goiano.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães


ID
2759758
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Intermodalidade é o nome dado à utilização de duas ou mais modalidades de transporte; quando disponibilizada em uma região, ela pode representar um fator estratégico, permitindo uma retenção de custos conectada ao aumento da qualidade nos serviços ofertados.

Internet: <www.imb.go.gov.br> (com adaptações).

A respeito da infraestrutura de transporte presente no território goiano e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Para um estado com as características econômicas de Goiás, os modais hidroviário e rodoviário seriam os mais indicados.

    Ferroviário seria o mais indicado, para baratear os custos.

     

    b) As ferrovias em Goiás, cujos primeiros trilhos foram implantados ainda no século XIX, concentram-se, em sua maior parte, no sudoeste goiano.

    No sudeste Goiano!

     

    c) Por absoluta impossibilidade dos meios físicos, como hidrografia e relevo, não há escoamento da produção agrícola goiana por meio de hidrovias.

    O Rio Araguaia está em uma planície muito favorável.

     

    d) "Expresso Pequi" é um projeto de ligação ferroviária entre Brasília e Goiânia, ainda em fase de estudos, visando, inicialmente, ao transporte de cargas.

    “Além do aporte de dinheiro público, os coreanos querem a eliminação do transporte de carga, exigência prevista no projeto original. Outra cobrança é a de que a velocidade do trem seja alterada para 250 km/h, e não 160 km/h, como previsto inicialmente. “Não existe demanda (para o transporte de cargas). Isso encarece o projeto e piora as condições do transporte ferroviário de passageiro. Então, achamos que deveria ser excluída a necessidade do transporte de carga”, destacou Figueiredo.”

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/05/18/internas_economia,595769/projeto-do-expresso-pequi-esta-mais-proximo-de-sair-do-papel.shtml

     

    e) Buscando reduzir seus gastos em rodovias estaduais coincidentes com rodovias federais, o governo de Goiás propôs a transferência de mais de 500 quilômetros dessas estradas à União.

    Goiás teria em torno de 600km.

    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,estados-tentam-vender-cinco-mil-km-de-rodovias,70002123476

     

  • b ) As ferrovias em Goiás, cujos primeiros trilhos foram implantados ainda no século XIX, concentram-se, em sua maior parte, no sudoeste goiano.

    *Foram implantadas no início do século XX e concentram sua maior parte na região sudeste.

  • GAB= E

     

  • Para quem, como eu, nunca ouviu falar, o TransPequi é um projeto de transporte ferroviário de passageiros entre os trechos Brasília - Goiânia. O link que o Thiago compartilhou contem maiores explicações.

  • A) Depende de qual produto será escoado. A ferrovia mostra-se o melhor custo/beneficios para produtos agricolas (graos)

    B) Sudeste

    C)Restringiu demais, o relevo possibilita.

    D)Trasportes de passageiros

    E) nao tinha a minima ideia mas fui por exclusao, se fosse C/E igual na cespe deixaria em branco rs

  • Gabarito E

    Expresso Brasília - Goiânia, popularmente conhecido como Expresso Pequi, TransPequi ou ainda Trem Brasília-Goiânia, é o nome popular de um trem em fase de projetos que deverá ligar a capital federal do Brasil, Brasília, no Distrito Federal, e Goiânia, capital do estado de Goiás.

    Boa pedida pra cair na prova.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gab: E

    ASP-GO

    #IRS

  • LETRA E.

    a) Errado. O modal rodoviário é o último dos indicados. Os que mais compensam são o ferroviário e o hidroviário.

    b) Errado. As ferrovias em Goiás, cujos primeiros trilhos foram implantados no início do século XX, concentram-se, em sua maior parte, no sudeste goiano.

    c) Errado. Existem, sim, alguns rios utilizados para escoar a produção agrícola.

    d) Errado. O Expresso Pequi visa ao transporte de cargas, bem como de passageiros.

    e) Certo. Em 2017, o governo de Marconi Perillo, através da Agetop, transferiu mais de 500 quilômetros de estradas estaduais para o controle da União.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • As ferrovias em Goiás, cujos primeiros trilhos foram implantados ainda no século XIX, concentram-se, em sua maior parte, no sudoeste goiano.

    SUDESTE.

  • A região sudeste de Goiás é a região da Estrada-de-Ferro.


ID
2759761
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quanto às regiões de planejamento do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ainda estou me perguntando qual o erro das alternativas C e E.

     

    a) Correto.

    Realmente essas são as regiões menos povoadas do estado, ao contrário do Entorno do DF e do Centro.

     

    b) Errado.

    Atualmente o Centro Goiano é a de maior Contingente. Nos séculos XVIII e XIX a região Noroeste era a mais habitada, sendo que a capital do Estado (Cidade de Goiás) localiza-se nessa região.

     

    c) Jaraguá realmente é um importante pólo têxtil e a região do centro é cortada pela BR-153 que liga o Pará ao Rio Grande do Sul. Talvez, muito talvez, por não abranger as Microrregiões de Anicuns e Iporá tornou a alternativa incorreta, mas é um detalhe ínfimo, já que passa por Ceres, Anápolis e Goiânia. 

     

    d) Houve um crescimento de cidades no Entorno do DF no século XX e não em XIX. 

     

    e) Essa, até agora não entendi por que está errada, vamos por partes:

     

    Sul Goiano emgloba as microrregiões de: 

    - Pires do Rio;

    - Catalão;

    - Meia Ponte;

    - Vale do Rio dos Bois;

    - Sudoeste Goiano;

    - Quirinópolis.

     

    O sul Goiano tem as cidades de Caldas Novas e Rio Quente que são de fundamental importância para o Turismo, sendo que Caldas Novas é o décimo município em turistas do Brasil. Não preciso falar da importância dessa região para a Indústria do Turismo para o Estado. Já a região do Sudoeste Goiano é a maior produtora de Grãos, destacando-se Rio Verde, Jataí e Mineiros.

     

    Não entendi a banca, a C realmente pode falar que está errada, mas a letra E, definitivamente está correta, assim como a alternativa A, portanto, acredito que ela deveria ser anulada!

  • O erro da letra C é dizer que Jaraguá é o principal centro econômico do Centro Goiano. O principal polo do centro goiano é Goiânia!

     

    O erro da letra E é dizer que o Sul goiano é o maior produtor de grãos. Na realidade, o maior produtor de grãos é o SUDOESTE goiano. 

     

  • Thiago, podemos pensar também em outro erro da Letra E. Se for generalizar o SUL como você deseja, devemos descartar a "industria do turismo", pois no Sul há grande produção de grãos e a forte presença da atividade mineradora e industrial (Catalão), bem superior ao Turismo.

  • Thiago Ribeiro, em um primeiro momento eu também vi a Alternativa "E" como correta. Entretanto as Mesorregiões foram criadas pelo IBGE,  no caso em Goiás temos 5, e a Mesorregião Sul engloba realmente Rio Verde e Jatai (Produção de Grãos) e Caldas Novas e Rio Quente (Industria do Turismo), o que "daria" a alterativa "E" como correta. O que deixa esta Alternativa Falsa é o Enunciado da Questão, que diz quanto as "Regiões de Planejamento", e embora haja está divisão por Mesorregiões pelo IBGE, o Estado tem a liberdade de fazer sua própria divisão por Regiões para Planejamento, seja de investimentos, políticas públicas, ações etc. E de acordo com a distribuição do Estado por Regiões de Planejamento, Goiás tem, dentre outras, a Região Sudeste, a Região Sul e a Região Sudoeste. E como na questão ele diz: Quanto as regiões de Planejamento:

    e) Sediando municípios de grande importância para a indústria do turismo, O SUL GOIANO destaca-se também como a área de maior produção de grãos do estado - Aqui está o erro - uma vez que a Região Sul (Lembre-se, região em se tratando de Planejamento), não se destaca pela produção de Grãos, e sim pela industria do turismo. O destaque, segundo as regiões de planejamento para a Produção de Grãos seria a Região de Planejamento Sudoeste.

     

    Espero ter ajudado!!

  • Faz sentido, Ernani. Fui no site da Secretaria de Planejamento do Estado, vi que o mesmo é composto pelas regiões: Nordeste, Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul, Sudeste, Entorno do DF, Região Metropolitana de Goiânia e Centro. Seu comentário foi esclarecedor, ao contrário de outros que não foram claros nessa parte de diferenciação das Microrregiões e Regiões de Planejamento.
  • A - As regiões do nordeste goiano, do noroeste goiano e do oeste goiano estão entre as de menor densidade demográfica do estado. 

    Correto.


    B - Quanto à população residente, historicamente as regiões do sudeste goiano, do noroeste goiano e do centro goiano são as de menor contingente. 

    Errado. Historicamente, a região Sudeste (Estrada de Ferro) e Centro Goiano foram as mais habitadas e continuam apresentando uma grande densidade demográfica, com destaque a região Centro (Goiânia-Aparecida de Goiânia - Anápolis).


    C - Tendo a cidade de Jaraguá, importante polo têxtil, como seu principal centro econômico, a região do centro goiano se caracteriza por situar-se ao longo do eixo da BR-153.

    Errada. A frase estaria correta, não fosse a afirmativa de Jaraguá ser o principal centro econômico da região Centro Goiano, que não o é.


    D - Na região do entorno do Distrito Federal, Luziânia é a "cidade-mãe" de diversos municípios dela desmembrados, muitos ainda no século XIX.

    Errada. Luiziânia (antigo Arraial de Santa Luzia) é um dos muitos municípios da região, dela não foram desmembrados outros.


    E - Sediando municípios de grande importância para a indústria do turismo, o sul goiano destaca-se também como a área de maior produção de grãos do estado.

    Errada. O maior produtor de grãos é a região Sudoeste, seguida pela região Sul (2a) e Sudeste (3a), respectivamente.


    Segue o link do mapa das regiões: http://www.imb.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97&catid=32&Itemid=179

  • Pessoal, o problema que vejo na alternativa 'E" é a não especificação do tipo de divisão regional adotado pela banca, já que elas são conceituadas em MESORREGIÕES (5 regiões), MICRORREGIÕES (18 regiões) e ainda a regionalização de planejamento do governo do estado (10 regiões).

    Adotando a divisão das mesorregiões, o Sudoeste e Sudeste são englobados por uma única região, a Sul.

     

    Mesorregiões (somam apenas 5 regiões)= Norte, Sul, Leste, Centro e Noroeste

     

    Microrregiões (desmembra cada mesorregião, somando 18 regiões)= Norte (Chapada dos Veadeiros e Porangatu), Sul (Catalão, Meia Ponte, Pires do Rio, Quirinópolis, Sudoeste de Goiás e Vale do Rio dos Bois), Centro (Anápolis, Anicuns, Ceres, Goiânia e Iporá), Leste (Entorno do DF e Vão do Paranã) e Noroeste (Aragarças, Rio Vermelho e São Miguel do Araguaia).

     

    Regiões de Planejamento do Governo Estadual (somam 10 regiões. É a mais adotada) = Norte, Nordeste, Entorno do DF, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Centro e Metropolitana.

    Dica para decorá-las: É só jogar nos pontos cardeais e substituir o Leste pelo Entorno do DF, substituir a origem pela Região Metropolitana e adicionar a Região do Centro.

     

    Bons estudos.

  • A - As regiões do nordeste goiano, do noroeste goiano e do oeste goiano estão entre as de menor densidade demográfica do estado. 

    Correto.


    B - Quanto à população residente, historicamente as regiões do sudeste goiano, do noroeste goiano e do centro goiano são as de menor contingente. 

    Errado. Historicamente, a região Sudeste (Estrada de Ferro) e Centro Goiano foram as mais habitadas e continuam apresentando uma grande densidade demográfica, com destaque a região Centro (Goiânia-Aparecida de Goiânia - Anápolis).


    C - Tendo a cidade de Jaraguá, importante polo têxtil, como seu principal centro econômico, a região do centro goiano se caracteriza por situar-se ao longo do eixo da BR-153.

    Errada. A frase estaria correta, não fosse a afirmativa de Jaraguá ser o principal centro econômico da região Centro Goiano, que não o é.


    D - Na região do entorno do Distrito Federal, Luziânia é a "cidade-mãe" de diversos municípios dela desmembrados, muitos ainda no século XIX.

    Errada. Luiziânia (antigo Arraial de Santa Luzia) é um dos muitos municípios da região, dela não foram desmembrados outros.


    E - Sediando municípios de grande importância para a indústria do turismo, o sul goiano destaca-se também como a área de maior produção de grãos do estado.

    Errada. O maior produtor de grãos é a região Sudoeste, seguida pela região Sul (2a) e Sudeste (3a), respectivamente.


  • GB A

    PMGO

  • LETRA A.

    a) Certo. As regiões onde moram menos pessoas no Goiás são: nordeste, noroeste, oeste e norte. As regiões onde mais moram pessoas são o leste, o centro, sudeste e sudoeste.

    b) Errado. Sudeste e centro não são as regiões de menor contingente. 

    c) Errado. Na região do centro goiano, a principal cidade é Goiânia. Uma outra cidade também importante é Anápolis. Jaraguá não é o principal centro econômico da região do centro goiano.

    d) Errado. De Luziânia surgiram, por exemplo, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental. Mas Luziânia não é a cidade-mãe. A cidade-mãe é o Distrito Federal. Quando um habitante da Cidade Ocidental ou do Valparaíso precisa, por exemplo, de atendimento médico, de uma escola de qualidade, ele busca no Distrito Federal, e não em Luziânia.

    e) Errado. A maior produção de grãos no estado de Goiás está a sudoeste, próximo ao Mato Grosso Sul.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • Disciplina difícil para estudar. Muitas bancas aprofundam demais nas questões e dificultam o raciocino para eliminar as questões, principalmente na parte histórica. Você fecha a apostila na leitura, procura assistir videos aulas e na prova cai questões que deixam seu pensamento "bugado". Não falo dessa questão, essa dava para ir por eliminações, porém, de outras que aprofundadas demais no conteúdo.

  •  As regiões do nordeste goiano, do noroeste goiano e do oeste goiano estão entre as de menor densidade demográfica do estado. 

    Correto.

    gb a pc-go

  •  As regiões do nordeste goiano, do noroeste goiano e do oeste goiano estão entre as de menor densidade demográfica do estado. 

    Correto.

    gb a pc-go

  • a)   O nordeste, o noroeste, o oeste e o norte são as regiões onde vivem menos pessoas em Goiás. O leste, o centro, sudeste e sudoeste, por outro lado, são as regiões onde mais moram pessoas. ITEM CORRETO.

    b)  O nordeste, o noroeste, o oeste e o norte são as regiões onde vivem menos pessoas em Goiás. ITEM INCORRETO

    c)   A principal cidade do centro goiano é Goiânia. ITEM INCORRETO.

    d)  Luziânia está no Entorno do Distrito Federal. Se formos falar de hierarquia entre as regiões, portanto, a “cidade-mãe” seria Brasília. ITEM INCORRETO.

    e)   É no sudoeste que encontramos a produção mais relevante de grãos no estado. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • Mereceu ser anulada! A Alternativa C em nenhum momento especifica que Jaraguá é o centro econômico do ESTADO e sim, no meu pensamento, que se trata do centro econômico da própria cidade de JARAGUÁ.


ID
2759764
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Se a renda gerada pela economia cafeeira foi fundamental para a implantação e a expansão da indústria brasileira, a indústria goiana também se beneficiou dela. Até o início do século XX, a indústria goiana baseava-se em atividades artesanais, com o beneficiamento de produtos fornecidos pela agricultura e pela pecuária, como engenhos rudimentares de fabricação de açúcar e aguardente, abate de bovinos e fabricação de doces e produtos do leite.


Internet: <www.imb.go.gov.br> (com adaptações).


Com relação ao processo de formação econômica de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Por volta de 1920, a indústria goiana já apresentava uma significativa participação na produção industrial nacional, superando diversas unidades da Federação.

     

    A indústria começou a crescer no final da década de 80, e principalmente na década de 90. Goiás sempre foi um estado agropecuário e, na década de 70, agroindustrial, especialmente após a ampliação da fronteira agrícola no sudoeste goiano. Hoje sim supera diversas unidades da Federação.

     

    b) Apesar da estrutura de transportes restrita, as primeiras décadas do século XX assinalaram importantes fluxos comerciais com os demais estados do Sudeste, que eram os mercados mais dinâmicos de então.

     

    Acredito que essa alternativa esteja correta também, pois nas primeiras décadas do século XX, o transporte era precário, sendo que nas primeiras décadas aumentou devido ao crescimento ferroviário, e em meados do século XX o rodoviário. Talvez falar “Estados do Sudeste” foi exagero e tenha invalidado a alternativa incorreta, já que a maior parte dos fluxos comerciais concentrava-se em Minas Gerais e São Paulo.

     

    c) Com a chegada da ferrovia, os municípios de Catalão e Ipameri lideraram a produção industrial e os fluxos comerciais no sudeste de Goiás, tendo sido favorecidos também com melhorias em sua infraestrutura urbana.

     

    Correto! A banca tentou confundir o candidato com o sudeste de Goiás, já que a alternativa B falava em Região Sudeste e a C em Sudeste de Goiás. As ferrovias nessa região exerceu um papel fundamental no crescimento da região.

     

     

    d) A expansão da ferrovia até Anápolis, em 1935 e nas décadas posteriores, permitiu que o centro econômico de Goiás se deslocasse, paulatinamente, para o atual noroeste do estado. 

     

    Anápolis não fica na mesorregião Norte nem na Leste e sim no centro. A região Noroeste do Estado (hoje pela microrregião de Vão do Paranã) é ainda extremamente atrasada.

     

    e) A política nacional desenvolvimentista de Getúlio Vargas, não obstante ter promovido grande incremento industrial no País como um todo, pouco impacto apresentou para o crescimento da indústria goiana.

     

    Falar que teve pouco impacto é ser bastante restrito, já que o deslocamento da capital, a reorganização interna e a expansão da agroindústria muito colaboraram para o Estado.

     

     

     

  • Em todos os casos, apesar das tentativas verificadas na segunda metade do século XIX, muitos fatores dificultaram a interiorização das estradas de ferro na porção central do país tanto no período mencionado assim como no início do século XX, como observa Barsanufo Gomides Borges,

    “a política ferroviária do Império – inadequada à realidade nacional -; os interesses políticos regionais envolvidos nos planos e projetos ferroviários; as condições econômicas das regiões interioranas neste período de ainda pouca expressividade do processo de acumulação do capital; tudo isso agravado pelas condições econômico-financeiras do país – de extrema carência de capital – foram os fatores cruciais que dificultaram a interiorização das estradas de ferro, permanecendo assim o Centro-Oeste, quase isolado no resto do país até as primeiras décadas do século XX”.

     

    Em 1935 os trilhos foram construídos até a cidade de Anápolis, partindo da estação de Leopoldo de Bulhões e passando pelas estações de Engenheiro Valente e General Curado, ambas inauguradas também em 1935. Nesse período, sobretudo na década seguinte, houve significativo crescimento populacional na porção central de Goiás, especialmente na região denominada Mato Grosso Goiano. Enquanto ponta de linha, Anápolis se constituiu como importante centro comercial de Goiás.​

     

     

    http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-418/sn-418-67.htm

  • Na verdade, o erro da alternativa B encontra-se na palavra demais, afinal Goiás não se encontra no Sudeste, e sim no Centro-Oeste

  • GABARITO C

    Com a chegada da ferrovia, os municípios de Catalão e Ipameri lideraram a produção industrial e os fluxos comerciais no sudeste de Goiás, tendo sido favorecidos também com melhorias em sua infraestrutura urbana.

  • Thiago Soares, só uma correção sobre a letra D: a região Noroeste (Regiões de Planejamento do Governo) é a Cidade de Goiás, Itaberaí, Faina, Aruanã e Matrinchã. Acredito que você tenha se confundido com a região Nordeste.

  • LETRA C.

    a) Errado. Foi a partir de 1920 que a indústria goiana, principalmente a indústria ligada à pecuária, ganhou uma maior visibilidade. Foi a partir da chegada da estrada de ferro de Goiás que houve um grande impulso para a economia goiana, principalmente quando se fala de integrar a economia goiana ao resto do território brasileiro.

    b) Errado. A estrutura de transportes era restrita apenas em algumas localidades de Goiás.

    d) Errado. Anápolis está no centro de Goiás. O centro econômico de Goiás está no centro, no sul e no sudeste. As regiões mais esquecidas do Goiás são norte, nordeste e noroeste.

    e) Errado. No governo de Getúlio Vargas, foi iniciada a marcha para o Oeste, principalmente com a criação da Colônia Agrícola Nacional em Ceres. 

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães


ID
2759767
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • mnemônico:

    M aterial didático escolar

    A limentação

    Transporte

    A ssistência à saúde

  • Correto letra B

    Erro na letra D - até 18% (NUNCA MENOS QUE 18%) do arrecadado e, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, até 25%.

    Erro da letra E - não há ação exclusiva, de promoção humanística, científica e tecnológica do País

  •  

    Letra C) errada-O município cuida da Educação Infantil e também do Ensino Fundamental 1; o Ensino Médio é prioridade do governo estadual e do Distrito Federal, mas eles também gerem o Ensino Fundamental 2. A União, por sua vez, fica com função de coordenação financeira e técnica dessa orquestra, ao mesmo tempo em que conduz as universidades federais.

    Letra A) Errada- A CF estabeleceu que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Entre eles, está a valorização do profissional de educação escolar pública por meio de um piso salarial nacional.

  • LETRA B

    Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. 

  • a. A CF estabeleceu que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Entre eles, está a valorização do profissional de educação escolar pública por meio de um piso salarial profissional regional assegurado nos termos das leis estaduais. (nacional) art 206 - VIII

    b. É assegurado pelo Estado o atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. art 208 - VII

    c. No que diz respeito à organização dos sistemas de ensino, ficou determinado que, em regime de colaboração, os municípios atuarão obrigatoriamente na educação infantil; o ensino fundamental e o ensino médio serão atribuição obrigatória dos estados. (prioritariamente) art 211 - 2º e 3º

    d. Quanto à aplicação da receita resultante de impostos, cabe à União aplicar anualmente, na manutenção e no desenvolvimento do ensino e nos programas suplementares de alimentação e assistência à saúde, até 18% do arrecadado e, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, até 25%.

    (Nunca menos de 18% união e 25% DF, estados e municípios no minimo) Art 212

    e. Será estabelecido o Plano Nacional de Educação (PNE), que terá por objetivo definir diretrizes, metas e estratégias de implementação para garantir a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e etapas, adotando, como ação exclusiva, a promoção humanística, científica e tecnológica do País. art 214


ID
2759770
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei n.° 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do direito à educação, do dever de educar, da organização da Educação Nacional e dos níveis e das modalidades de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta:  A educação básica é obrigatória e gratuita dos cinco aos dezessete anos de idade e está organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio; e ensino regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades. 

    Dos 4 aos 17 anos. Educação Básica organizada como : Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino Medio.

    Correta:  O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. 

    Incorreta:  Entre as incumbências dos municípios com relação à organização da educação, estão: assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas e articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração entre a sociedade e a escola.  (são incumbencias dos Estabelecimentos de Ensino). 

    Incorreta:  A carga horária mínima anual é de 800 horas para o ensino fundamental e 1.200 horas para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar. ( 800hs = Ensino Fundamental  + Ensino Médio. Ainda sao 200 dias letivos e nao 180 dias.)

    Incorreta:  A inserção do aluno em qualquer série ou etapa escolar dependerá da escolarização anterior, respeitando-se a progressão regular e observados os níveis equivalentes de adiantamento das matérias nos componentes curriculares. (exceto na primeira do ensino fundamental).


ID
2759773
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz da Lei n.° 9.394/1996, assinale a alternativa correta acerca da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.           (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    § 8º A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.        (Incluído pela Lei nº 13.006, de 2014)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

  • Onde vi suspeitas, que imediram marcar como corretas: 

    a) ...  base nacional comum, evitando complementações e assumindo um caráter único ... 

     b) ... componentes curriculares optativos da educação básica. 

     d) ... entretanto o ensino médio não poderá mais se organizar em módulos.

     e) ...será composto exclusivamente pela BNCC, constituída ...

  •  Resposta: C


ID
2759776
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O atual PNE é um projeto nacional que determinou diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Quanto às metas do PNE, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • A- A meta 2 do PNE pretende a universalização do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos de idade e a garantia de que 100% dos alunos concluam essa etapa, na idade recomendada, até 2024. 


    Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.



    B - A meta 5 do PNE almeja a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 1.° ano do ensino fundamental.


    Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental


    C - A meta 7 do PNE trata do fomento à melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir a média nacional para o IDEB de 6,0, até 2021, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio.


    Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb:


    IDEB 2015 2017 2019 2021

    Anos iniciais do ensino fundamental 5,2 5,5 5,7 6,0

    Anos finais do ensino fundamental 4,7 5,0 5,2 5,5

    Ensino médio 4,3 4,7 5,0 5,2


    D - A meta 10 prevê a oferta de, no mínimo, 50% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.


    Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.


    E - A meta 11 almeja triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo Menos 50% da expansão no segmento público.


    Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.


    Educação profissional técnica de nível médio

    • Articulada: junto com o Ensino Médio

    • Subsequente: após o Ensino Médio

  • Letra E CORRETA. O JEITO É DECORAR AS METAS, TENTANDO ACHAR UMA LÓGICA PARA A EXPLICAÇÃO DE CADA UMA.

  • a) 95% e não 100%
    b) é até o 3º ano do ensino fundamental

    c) a nota 6,0 é somente aos anos iniciais do EF

    d) o mínimo é de 25%

    e) correta

  • a)- E- A meta 2 do PNE pretende a universalização do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos de idade e a garantia de que 100% dos alunos concluam essa etapa, na idade recomendada, até 2024.: 95% conclua na idade recomendada

    b) E- A meta 5 do PNE almeja a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 1.° ano do ensino fundamental: até o terceiro ano do ensino fundamental

    c) E-A meta 7 do PNE trata do fomento à melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir a média nacional para o IDEB de 6,0, até 2021, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. ( Anos iniciais 6,0 / finais 5,5 / ensino médio 5,2)

    d) E- A meta 10 prevê a oferta de, no mínimo, 50% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional. ( 25% no minimo das matriculas)

    e) A meta 11 almeja triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.


ID
2759779
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito da educação, políticas públicas são lançadas constantemente para que sejam alcançados os objetivos propostos na CF. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b)

    O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública e o repasse é feito diretamente aos estados e municípios com base no censo escolar. 

  • Fabiano Melo, o Questões de Provas  é pago, e muitos colegas estudantes não têm condições de pagar, logo só conseguem ver o gabarito de 10 questões diariamente. Fazemos isso para ajuda-los. Eu já fui ajudada assim.

  • Não custa nada colocar o gabarito para os não assinantes. Tiro o chapéu para quem pensa nos que não podem pagar e precisam estudar.

  • GAB LETRA B

  • Merenda lembra censo escolar. Gabarito B
  • São destinatários dos recursos do Fundeb os estados, Distrito Federal e municípios que oferecem atendimento na educação básica. Na distribuição desses recursos, são consideradas as matrículas nas escolas públicas e conveniadas, apuradas no último censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

     

    Os alunos considerados, portanto, são aqueles atendidos:

    § nas etapas de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (de oito ou de nove anos) e ensino médio;

    § nas modalidades de ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino profissional integrado;

    § nas escolas localizadas nas zonas urbana e rural;

    § nos turnos com regime de atendimento em tempo integral ou parcial (matutino e/ou vespertino ou noturno).


ID
2759782
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As diretrizes, fundamentadas na CF, na LDB e nas demais leis que buscam organizar e qualificar a educação básica do País, definem-se como um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos capazes de orientar as escolas brasileiras na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.


Luiz Roberto Alves. Síntese das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais. p. 6 (com adaptações).


Com relação ao que está proposto nas diretrizes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais estão apoiadas no conceito de currículo abordado por Moreira e Candau, que o entendem como o conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.

  • a pessoa repete tudo , vai entender..



  • As Diretrizes Curriculares Nacionais estão apoiadas no conceito de currículo abordado por Moreira e Candau, que o entendem como o conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.


    Segundo as diretrizes, deve haver um esforço para que, no universo educacional, sejam avaliados conteúdos disciplinares, de modo contínuo e crescentemente, levando os educandos e sua escola a se distinguirem em sua identidade social e em suas buscas de ampliar e disseminar o conhecimento.


    O currículo da base nacional comum do ensino fundamental deve abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática e, de modo optativo e regionalizado, para a primeira etapa do ensino fundamental, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente a do Brasil, bem como o ensino da arte, a educação física e o ensino religioso.


    O currículo da escola de tempo integral deve ser o mesmo concebido para o ensino fundamental de nove anos, devendo ser ampliadas as horas para a prática de esportes, atividades culturais e de lazer, associadas a vivências mais frequentes na comunidade onde esteja inserida a unidade escolar.


    Quanto à educação especial, o atendimento educacional deverá ser oferecido nas salas comuns do ensino regular, pelo próprio professor, utilizando os mesmos recursos dos alunos que não apresentam necessidades especiais, no mesmo turno, de modo igual, dispensando atendimento especializado e intensificando, dessa forma, o processo de inclusão nas escolas públicas e privadas, buscando a universalização do atendimento.


  • Qual o erro da alternativa D?

  • Alguém sabe o erro da B?

  • Olá, Matheus. Acho que os conteúdos não são avaliados, e sim os alunos em relação aos conteúdos. Bons estudos!

  • Não entendi a resposta desta pergunta. Tem mais de uma, não?!

  • Erro da letra B: " segundo as diretrizes".... Pergunto: Quais diretrizes????

    Pegadinha amigos!!! Existem várias diretrizes...

  • Letra A

    A letra B está errada quado diz que devem ser avaliados conteúdos disciplinares, o foco da avaliação vai além do aspecto quantitativo baseia-se na escola de qualidade social que tem a aprendizagem e o estudante como centro.

    A letra D errada pois, a escola de tempo integral é muito mais do que a ampliação da jornada é o acesso e permanencia respeito a diversidade.

  • Ao meu entender esta errado a letra D na proposta de educação integral é citado apenas atividades de estudos esporte e recriação o que diferencia da redação da questão acima.

    Gab. A

  • Questão complicada.

  • O erro da letra B é que não são conteúdos disciplinares, mas sim, interdisciplinares.

  • O currículo da escola de tempo integral deve ser o mesmo concebido para o ensino fundamental de nove anos, devendo ser ampliadas as horas para a prática de esportes, atividades culturais e de lazer, associadas a vivências mais frequentes na comunidade onde esteja inserida a unidade escolar.

    ERRADO

    Porque, não deve ampliar somente as horas mas também as oportunidades e os espaços.


ID
2759785
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Texto para a questão.

Discussão sobre ética cresce nas universidades

Debate sobre o tema passa pelo ensino superior e os jovens estão cada vez mais interessados, assim como as empresas.

Guilherme Soares Dias

    O que é um comportamento ético? A resposta muda, dependendo da época, do contexto e do interlocutor. Esse conceito, flexível e cultural, vem ganhando, no entanto, cada vez mais importância no campo profissional e as universidades estão atentas.
    Segundo o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Eugênio Bucci, disciplinas que tratam de ética têm ganhado mais espaço no meio acadêmico. "Vejo que os jovens estão interessados e as empresas também valorizam mais, por estarem preocupadas com seus códigos e com quem vai executá-los", afirma.
    Para Bucci, as escolas são o melhor lugar para se aprender sobre ética. "Estudar o tema não significa que a pessoa será mais ou menos honesta, mas poderá ajudá-la a compreender o valor das coisas. O estudo aparelha e inspira quem está vocacionado para o viver bem", diz o professor de jornalismo, que continua ensinando sobre filósofos, como Epicuro e Sócrates, mas também promove mais discussões sobre casos reais. "É um novo jeito de aprender. As pessoas assumem papéis diferentes".
    Professora de ética do curso de administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Elisabete Adami dos Santos tem a mesma percepção de Bucci sobre o interesse dos alunos. "Vejo estudantes buscarem informações sobre o tema com uma postura mais crítica. Esta nova geração é muito mais preocupada com a ética, o que me deixa otimista".
    Carlos Alberto Di Franco, diretor do departamento de comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), acredita que uma boa bagagem cultural ajuda até nos dilemas éticos mais recentes, como aqueles relacionados ao ambiente digital. "A leitura é o que dá conceito, contexto, capacidade de reflexão e senso crítico", afirma. O desafio da academia, de acordo com ele, é dosar a discussão prática e teórica para não enfraquecer a formação nem ficar afastada dos novos problemas do mercado.

Internet: <http://educacao.estadao.com.br> (com adaptações).

Acerca da ética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Busca respostas definitivas para os questionamentos morais, independentemente da época em que possa ser realizado o questionamento.

    B É um conceito individual que desconsidera o interesse coletivo.

    C Perpassa a ponderação de três elementos essenciais: a ação; a intenção; e as circunstâncias.

    D Limita-se ao pensar, discussão teórica, sendo o agir prescindível para limitações de conceitos éticos.

    E Desconhece o pensar, a reflexão, sendo pré-estabelecida em códigos que devem ser seguidos.


ID
2759788
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Texto para a questão.

Discussão sobre ética cresce nas universidades

Debate sobre o tema passa pelo ensino superior e os jovens estão cada vez mais interessados, assim como as empresas.

Guilherme Soares Dias

    O que é um comportamento ético? A resposta muda, dependendo da época, do contexto e do interlocutor. Esse conceito, flexível e cultural, vem ganhando, no entanto, cada vez mais importância no campo profissional e as universidades estão atentas.
    Segundo o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Eugênio Bucci, disciplinas que tratam de ética têm ganhado mais espaço no meio acadêmico. "Vejo que os jovens estão interessados e as empresas também valorizam mais, por estarem preocupadas com seus códigos e com quem vai executá-los", afirma.
    Para Bucci, as escolas são o melhor lugar para se aprender sobre ética. "Estudar o tema não significa que a pessoa será mais ou menos honesta, mas poderá ajudá-la a compreender o valor das coisas. O estudo aparelha e inspira quem está vocacionado para o viver bem", diz o professor de jornalismo, que continua ensinando sobre filósofos, como Epicuro e Sócrates, mas também promove mais discussões sobre casos reais. "É um novo jeito de aprender. As pessoas assumem papéis diferentes".
    Professora de ética do curso de administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Elisabete Adami dos Santos tem a mesma percepção de Bucci sobre o interesse dos alunos. "Vejo estudantes buscarem informações sobre o tema com uma postura mais crítica. Esta nova geração é muito mais preocupada com a ética, o que me deixa otimista".
    Carlos Alberto Di Franco, diretor do departamento de comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), acredita que uma boa bagagem cultural ajuda até nos dilemas éticos mais recentes, como aqueles relacionados ao ambiente digital. "A leitura é o que dá conceito, contexto, capacidade de reflexão e senso crítico", afirma. O desafio da academia, de acordo com ele, é dosar a discussão prática e teórica para não enfraquecer a formação nem ficar afastada dos novos problemas do mercado.

Internet: <http://educacao.estadao.com.br> (com adaptações).

A respeito da ética e da moral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

    Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

    Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

    Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

    FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR

  • Lembre-se: a ética é a ciência que estuda a moral.

    A moral está ligada aos costumes.

  • a) Ética e moral não se confundem. ITEM INCORRETO.

    b) Não se desvinculam. Ambas são valorativas e trabalham com as noções de certo e errado, honesto e desonesto, por exemplo. ITEM INCORRETO.

    c) A moral é fortemente influenciada por fatores sociais e históricos. ITEM INCORRETO

    d) ITEM CORRETO.

    e) A construção de conceitos éticos NÃO está desconectada da moral estabelecida por uma sociedade. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • A questão em comento demanda conhecimento basilar de Ética e análise interpretativa do texto que norteou a questão.

    No texto destacamos as seguintes ideias:

    I-                    A Ética é contextual e varia conforme diferentes experiências de vida;

    II-                  A Ética fixa máximas de comportamento no cotidiano e por isto desperta vivo interesse nos que se propõe a observar, de forma crítica, códigos de conduta dentro das realidades em que estão inseridos.

    III-                 A Ética fixa diretrizes para o bem viver, ditando uma compreensão maior do campo dos valores.



    Feitas tais observações, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. O texto precisa ser analisado objetivamente. Ética e Moral são próximas, mas não se confundem. Em verdade, a Ética é um fragmento da Moral.

    LETRA B- INCORRETA. O texto não diz isto e a Ética, assim como a Moral, não estão dissociadas da ideia de bom x mau, honesto x desonesto.

    LETRA C- INCORRETA. O texto não diz isto. A Moral e a Ética não estão dissociados de fatores concretos da vida histórica e social.

    LETRA D- CORRETO. A Moral e a Ética evocam um olhar crítico que exige uma construção de bom x mau a partir de experiências concretas da convivência e do cotidiano.

    LETRA E- INCORRETO. O texto não diz isto. A construção ética, em instante algum, está distante da realidade moral de cada sociedade.




    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D


ID
2759791
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à ética, à democracia e ao exercício da cidadania, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    Questão simples, dar para resolver por exclusão.


ID
2759794
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Texto para a questão.


Promoção da ética pública

    

    O que constitui um padrão ético para o Setor Público? A CF estabelece, em seu artigo 37, os princípios norteadores da atuação da Administração Pública: legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade; e eficiência.

    Assim, quando se fala em promover um padrão ético para o Setor Público, significa resgatar a noção de "serviço público" em sua essência original, qual seja, "servir ao público". O padrão ético do serviço público deve refletir, desse modo, em seus valores, princípios, ideais e regras, a necessidade de honrar a confiança depositada no Estado pela sociedade.


Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão: orientações para o gestor municipal / presidência da República, Controladoria-Geral da União. 3.a ed. Brasília: CGU, 2013 (com adaptações).

No que se refere à ética na função pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A atenção da moralidade nas relações entre particulares, no âmbito privado, é desconsiderada para a construção da futura moralidade na administração da coisa pública. 

        

     b) Atualmente, aquele que exerce função pública não precisa se comportar de acordo com a moral comum, uma vez que o homem comum e o homem que exerce função pública devem seguir códigos de ética distintos. 

        

     c) O Estado não necessita de gozar de credibilidade para gerir a coisa pública, o que o torna isento de buscar transparência e moralidade.

         

     d) Os atos e procedimentos administrativos realizados pelo agente público podem expressar a vontade individual do agente. 

        

     e) O agir ético do Estado, ou das instituições públicas que o compõem, é exercido por pessoas físicas, que devem se pautar pela ética. CORRETA

  • LETRA E

     

    A) decidir apenas entre o legal e o ilegal, podendo desprezar o elemento ético de sua conduta.

    ERRADO. Regras Deontológicas: II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no  art. 37, caput ,  e  § 4°, da Constituição Federal.

     

    B) observar o conveniente e o inconveniente, sem analisar o que é honesto e desonesto.

    ERRADO. Regras Deontológicas: II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no  art. 37, caput ,  e  § 4°, da Constituição Federal.

     

    C) decidir apenas entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto.

    ERRADO. Regras Deontológicas: II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no  art. 37, caput ,  e  § 4°, da Constituição Federal.

     

    D) observar que a moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal.

    ERRADO. Regras Deontológicas. III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

     

    E) desempenhar sua função sem desprezar o elemento ético de sua conduta.

    CERTO. Regras Deontológicas: Regras Deontológicas: II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no  art. 37, caput ,  e  § 4°, da Constituição Federal.

  • Questão de "Bom senso".

    e) O agir ético do Estado, ou das instituições públicas que o compõem, é exercido por pessoas físicas, que devem se pautar pela ética.

  • Questão de bom senso.


    e) O agir ético do Estado, ou das instituições públicas que o compõem, é exercido por pessoas físicas, que devem se pautar pela ética. CORRETA.

  • Gab: E



    Os atos e procedimentos administrativos realizados pelo agente público podem expressar a vontade individual do agente.ERRADA,principio da impessoalidade

    O agir ético do Estado, ou das instituições públicas que o compõem, é exercido por pessoas físicas, que devem se pautar pela ética.CORRETA


  • a) O servidor público não pode decidir apenas entre o legal e o ilegal, desprezando o elemento ético de sua conduta, motivo pelo qual este é um ITEM INCORRETO.

    b) Atualmente, aquele que exerce função pública precisa se comportar de acordo com a moral comum. ITEM INCORRETO.

    c) No próprio artigo da Constituição que prevê a moralidade como princípio da Administração Pública, a Publicidade dos atos administrativos também surge como um dos princípios basilares da Administração. ITEM INCORRETO.

    d) Os atos e procedimentos administrativos realizados pelo agente público visam ao bem comum. ITEM INCORRETO.

    e) De fato, o servidor público deve desempenhar suas funções sem desprezar o elemento ético de sua conduta. ITEM CORRETO.

    Gabarito: E


ID
2759797
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Texto para a questão.


Promoção da ética pública

    

    O que constitui um padrão ético para o Setor Público? A CF estabelece, em seu artigo 37, os princípios norteadores da atuação da Administração Pública: legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade; e eficiência.

    Assim, quando se fala em promover um padrão ético para o Setor Público, significa resgatar a noção de "serviço público" em sua essência original, qual seja, "servir ao público". O padrão ético do serviço público deve refletir, desse modo, em seus valores, princípios, ideais e regras, a necessidade de honrar a confiança depositada no Estado pela sociedade.


Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão: orientações para o gestor municipal / presidência da República, Controladoria-Geral da União. 3.a ed. Brasília: CGU, 2013 (com adaptações).

O agir ético do servidor deve

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

       Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • a) decidir apenas entre o legal e o ilegal, podendo desprezar o elemento ético de sua conduta.

    b) observar o conveniente e o inconveniente, sem analisar o que é honesto e desonesto.

    c) decidir apenas entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto.

    d) observar que a moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal.

     

    e) desempenhar sua função sem desprezar o elemento ético de sua conduta.

  • Gab:E


    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

      Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.



  • O servidor publico deve desempenhar sua função com o elemento ético de conduta.

    O servidor não deve decidir apenas entre o  legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. Não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. 

    GAB:E.


ID
2759800
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética no Setor Público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) É desnecessário estabelecer um padrão de comportamento a ser observado pelos servidores, uma vez que o agir ético deve se basear nas decisões e nos conceitos individuais dos servidores públicos.

         

    >>>>Há, inclusive, no ordenamento jurídico o Decreto nº 1.171/94 que versa sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

        

     b) A promoção da ética no serviço público prescinde da atuação permanente de Conselhos ou Comissões de Ética.

         

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

        

     c) A ética, por tratar-se de elemento subjetivo, torna desnecessário fornecer aos servidores públicos diretrizes que afirmem o que deve e o que não deve ser feito.

        

     d) A gestão de ética no serviço público deve abordar o exercício das seguintes funções: normalização; educação; monitoramento; e aplicação de sistemas de consequências em caso de atividades antiéticas. (CORRETA)

       

    MANUAL DE INTEGRIDADE PÚBLICA E FORTALECIMENTO DA GESTÃO (pág. 35)

    http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/etica-e-integridade/arquivos/manualintegridade2013.pdf

        

     e) Todo servidor deve ter estabelecido o conceito do que é ético ou antiético, motivo que leva a instituição de códigos de ética de servidores públicos a ser desnecessária.

  • Esse filhote do CESPE ama usar as palavras do pai.

     

    Prescindir: Não precisar de; dispensar: prescindia de conselhos; prescindiam do auxílio dos mais experientes.

     

    Cuidado!

  • Letra D) CORRETA

    Para a CGU (BRASIL, 2010: p.28), quatro funções fundamentam o exercício da gestão da ética: “normalização, educação, monitoramento e aplicação de sistema de consequências em caso de atividades antiéticas”.


  • Todo órgão e entidade da Administração Pública, mesmo as que exerçam atribuições delegadas pelo Poder Público, deverão ter uma comissão de ética.

  • Gab:D


    Prescinde= não precisar,dispensa,desobriga,recusa......


    Ética:


    É uma reflexão filosófica sobre a moral(caráter teórico)

    E permanente,pois é universal;

    E principio;

    E uma ciência que estuda a moral (diretamente relacionada á politica e a filosofia);

    Objetiva/Abstrata/Atemporal,coletiva;

    Não deve ser confundida com a lei



    Moral:


    Tem caráter pratico (com força normativa);

    E Temporária,pois e cultural;

    São aspectos de condutas específicos;

    Esta relacionada com os hábitos e costumes (determinados grupos sociais);

    Objeto de estudo /subjetiva/concreta/Mutável




    Obs: Meus resumos



ID
2759803
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A atuação do professor no desempenho de suas funções públicas deve pautar-se em condutas éticas, sendo que

Alternativas
Comentários
  • Atuar de forma ética exige de qualquer profissional atenção e exercício de comportamentos justos, sobretudo quando se é responsável diretamente pela formação de outras pessoas, como é o caso dos professores.

    Dessa forma, a Moralidade deve agir conforme os preceitos éticos do professor.


    Resposta B


ID
2759806
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de ética, moral, princípios e valores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Ética é essencialmente especulativa e jamais será normativa, a não ser quanto ao seu método analítico, que é uma característica exclusiva do seu objeto de estudo, a Moral. 

    Questão complicada.

  • a ética tem a ver com a ação humana. a moral se relaciona a princípios e valores socialmente aceitos...

  • ÉTICA = TEORIA

    MORAL = PRÁTICA

  • a) ITEM CORRETO.

    b) A legislação de conteúdo ético busca traduzir a moral e os princípios desejados pela coletividade. ITEM INCORRETO.

    c) A moral está contida na ação e a ética, na reflexão, sendo a ética tida como universal. ITEM INCORRETO.

    d) A moral depende de fatores sociais e históricos. ITEM INCORRETO.

    e) A moral não se pauta pela universalidade, já que é fortemente influenciada por fatores históricos, culturais, sociológicos, políticos, dentre outros. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • A) A ética é especulativa, é uma investigação teórica, doutrinária, sendo uma disciplina filosófica.

    B) A legislação de conteúdo ético busca traduzir a moral e os princípios individualmente desejados. ✖️

    • Princípios desejados pela COLETIVIDADE.

    C) A ética está contida na ação e a moral, na reflexão, sendo a moral tida como universal.✖️

    • Conceitos investidos.

    A ética está contida na reflexão & é tida como universal;

    A moral está contida na ação.

    D) A moral independe de fatores sociais e históricos.✖️

    • A moral é influenciada pelos aspectos sociais & históricos, por exemplo, a tradição é um dos elementos que formam a moral. (JÁ FOI COBRADO EM PROVA)

    E) A moral pauta-se pela universalidade, pretendendo que seus princípios e valores valham para todo e qualquer local, em todo e qualquer tempo.✖️

    • A ética é pautada pela universalidade & não a moral.

ID
2759809
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA B

  • a) Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95). b) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola – atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 1992, p. 221). c) Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56). d) Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33). Fonte: https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/tipos-niveisdeplanejamento/
  • Lembrar das palavras chaves:

    *Planejamento educacional - nacional;

    *Planejamento escolar - reflexivo;

    *Planejamento curricular - dinâmico;

    *Planejamento de ensino - cotidiano.

  • Planejamento Educacional - é aquele que ocorre em nível macro e refere-se ao
    planejamento em educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Este planejamento
    relaciona-se com as políticas públicas de educação.
    “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em
    nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas
    educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).
     Planejamento Escolar (ou planejamento da escola) - corresponde às ações sobre o
    funcionamento administrativo e pedagógico da escola. Este nível de planejamento exige a
    participação em conjunto de toda a comunidade escolar. O planejamento no contexto
    escolar deve considerar os aspectos internos da própria escola bem como as condições
    externas que influenciam na sua efetivação. Cabe ressaltar que o planejamento está
    intimamente ligado à avaliação pois além de previsão e de organização, o planejamento deve
    prever ações de melhorias constante com base nos resultados apurados.
    "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente,
    articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO,
    1992, p. 221).
     Planejamento Curricular – é a organização da dinâmica escolar. tem por objetivo
    orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula.
    "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão
    sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de
    planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a
    preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve
    oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS,
    1995, p. 56)
     Planejamento de ensino - envolve a organização das ações dos educadores durante o
    processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma
    proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada. O
    Planejamento de Ensino engloba 3 fases: preparação, desenvolvimento e aperfeiçoamento.
     

  • a) Errada. Esse é o plano de aula.

    b) Certa. O planejamento é multidisciplinar e visa a contribuir para a aprendizagem dos alunos e todo trabalho docente.

    c) Errada. Plano da escola não traz conteúdos.

    d) Errada. Plano de ensino não organiza proposta pedagógica (plano da escola).

    e) Errada. Plano de aula não traz projetos (plano da escola).

  • Quando se fala em planejamento ser documento, a questão já está errada. Planejamento é processo. Plano é o documento derivado do processo de planejamento, certo? Se eu estiver equivocada, corrijam-me.


ID
2759812
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • Letra C

    O currículo é a relação com o conteúdo de ensino, como também com o conjunto de conhecimentos, valores, priorizados no PPP, resumindo é a espinha dorsal dele.


ID
2759815
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Por meio da Lei n.° 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • Questão de Interpretação de texto.

    assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada


    resposta C



  • Permanente= está na lei, está no PPP

    momentâneo=está num plano de aula

  • No enunciado:

    Por meio da Lei n.° 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica. * a Educação formal= adquirida por meio do âmbito escolar

    Com isso, é possível usar a exclusão, Letra C correta

    previsão de ações estratégicas no projeto pedagógico das escolas, com articulação, coordenação e supervisão de planos, programas e projetos integrados voltados para a área de educação ambiental

  • LEGISLAÇÃO/ EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Art. 15 São atribuições do órgão gestor:

    I - definição de diretrizes para implementação em âmbito nacional;

    II - articulação, coordenação e supervisão de planos, programas e projetos na área de

    educação ambiental, em âmbito nacional;

    III - participação na negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na

    área de educação ambiental.


ID
2759818
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de reconstruí-las.


Pimenta et al. 2013, p.150.


Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado

Alternativas
Comentários
  • e) nos meios que proporcionam a facilitação e a assimilação ativa dos conhecimentos pelos alunos, considerando que o ensino não é só transmissão de informações.


ID
2759821
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, presidida por Jacques Dellors, publicou, para a UNESCO, em 1996, o relatório "Um tesouro a descobrir", no qual são apresentados os quatro pilares sobre os quais a educação deveria estar fundada: o aprender a conhecer; o aprender a fazer; o aprender a conviver; e o aprender a ser. Na busca de uma educação com qualidade para todos, os quatro pilares têm sido objeto de inúmeros investimentos na formação dos professores. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o significado do "aprender a ser".

Alternativas
Comentários
  • Jacques Lucien Jean Delors, economista e político francês, estudou Economia na Sorbonne. Foi autor do relatório "Educação, um Tesouro a descobrir", em que se exploram os Quatro Pilares da Educação.

    A seguir, uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI, segundo Rodrigues:

    Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

    Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

    Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

    Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. LETRA D

    http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=337


ID
2759824
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência

Alternativas
Comentários
  • letra e

     

  • porque a letra a está errada?

  • LETRA A REFERE-SE A TENDENCIA TECNICISTA

  • a) liberal tradicional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas, sendo que à educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. TECNICISTA

     b) liberal renovada progressivista, a escola tem por finalidade a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos que com problemas pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança no indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente. RENOVADA NÃO-DIRETIVA (CARL ROGERS)

     c) progressista libertadora, a escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão "contaminando" todo o sistema. LIBERTÁRIA  (FREINET)

     d) progressista libertária, a escola tem por marca uma atuação não formal, em que a educação é uma atividade na qual professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, em um sentido de transformação social. LIBERTADORA (PAULO FREIRE)

     

  • 1.      Tendência Liberal Tradicional: valores culturais, exposição oral e demonstração de fórmulas;

    2.      Tendência Liberal Renovada Progressivista: tentativas experimentais, pesquisa, descoberta e valoriza a importância do trabalho em equipe;

    3.      Tendência Liberal Renovada Não Diretiva: formação de atitudes, dimensão psicológica e não pedagógica ou social;

    4.      Tendência Liberal Tecnicista: aquisição de habilidades, inserção dos indivíduos na sociedade e uma relação professor-aluno que não use técnicas;

    5.      Pedagogia Progressista Libertadora: temas geradores, problematização da prática social dos alunos e relação professor-aluno horizontal;

    6.      Tendência Progressista Libertária: homem se desenvolve no coletivo e professor não deve impor seus pontos de vista;

    7.      Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos: defesa da indissociabilidade entre conteúdos e realidade social e combate à simplificação do conceito de educação.

  • Acho que nesse item o examinador inverteu os significados das tendências das opções C e D.


ID
2759827
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  •  a) multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, envolve o intercâmbio de conhecimentos e métodos de uma disciplina a outra. Possui um grau de aplicação, um grau epistemológico e um grau de geração de novas disciplinas. 

    Multidisciplinaridade = são várias disciplinas juntas, porém não há interação entre elas. 

    Pluridisciplinaridade = Justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento, ou seja, uma comunicação que não as modifica internamente. 

     b) interdisciplinaridade diz respeito ao estudo de um fenômeno de uma única disciplina por diversas disciplinas ao mesmo tempo, sem integração nem complementaridade dos conhecimentos. 

    interdisciplinaridade = há uma interação entre as disciplinas. 

     CERTA c) transdisciplinaridade ocorre a partir da interseção dos conhecimentos de várias disciplinas por meio da compreensão de processos, provocando o reconhecimento de vários níveis de realidade e remetendo ao sentido de interação.

     d) transversalidade se refere a um conjunto de conhecimentos especializados e focados em um domínio específico e homogêneo, isto é, o fenômeno em estudo é observado sob a ótica de apenas uma disciplina do conhecimento.

    Transversalidade = são temas que perpassam todas as etapas e modalidades da educação. 

     e) disciplinaridade envolve conhecimentos que integrem áreas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, e que sejam orientadores também do convívio escolar.

    Acredito que o erro desse item envolva a separação por disciplinas. 

     

     


ID
2759830
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na escola, o coordenador pedagógico exerce um papel estratégico nas diversas instâncias que a permeiam. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função do coordenador pedagógico na escola.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • A resposta certa é a letra D. Mas se analisarmos sem demagogia todas as outras opções tem sido a função dos coordenadores pedagógicos.

  • Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.

    Com isso, a letra D está correta.

    • ser articulador, formador e transformador, possibilitando que novos significados sejam atribuídos à prática educativa da escola e à prática pedagógica dos professores

ID
2759833
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e desempenha um papel específico em relação ao conjunto de componentes que integram o ensino como um todo (está em um sistema). Nessa perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto afirmar que a avaliação

Alternativas
Comentários
  • Formativa - qualitativa - durante

    Somativa - classificatória, comparativa - depois

    Diagnóstica - identifica - antes

    Avaliação é diferente de "prova". Se refere ao feedback de alguma ação

    Gabarito B

  • Gabarito letra A: Avaliação formativa --> ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem.

  • Uma das características da FORMATIVA é o ensino - aprendizagem, ou seja, é processual


ID
2759836
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação inclusiva, Capellini e Rodrigues afirmam que se trata de um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, inclusive aqueles com deficiência. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma ação do professor, em sala de aula, que traz prejuízo ao educando.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Educação Inclusiva


    1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação

    2. Toda pessoa aprende

    3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular

    4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos

    5. A educação inclusiva diz respeito a todos


    Se ele não diferencia no ensino ao aluno, ele não aprende.

  • Discordo do gabarito, pois tenho aluno com necessidades especiais que precisa da sala de recurso profissionais esoecializados, com cursos na área, se não fosse esses profissionais eu não teria a noção necessária para atuar com essa criança. Faço atividades diferenciadas pois sua deficiência necessita. 

  • Rubens, leia o enuciado da questão: “Uma ação do professor que traz prejuízo ao educando”

    logo é a questão  “A” diz que o professor não precisa de nenhuma inserção diferenciada para o aluno com deficiência intelectual.

  • LDB

    CAPÍTULO V

    DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.           

    § 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

    § 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

    § 3º A oferta de educação especial, nos termos do caput deste artigo, tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, observados o inciso III do art. 4º e o parágrafo único do art. 60 desta Lei.            

    Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:         

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

    IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

    V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.


ID
2759839
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico consiste em instrumento da gestão democrática. Segundo Libâneo, o projeto pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua escola nas mãos, definirem seu papel estratégico na educação das crianças e dos jovens e organizarem suas ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem. Ele é o ordenador, o norteador da vida escolar. Nesse contexto, o projeto pedagógico da escola

Alternativas
Comentários
  • b)

    deve abordar todas as intenções de realizações fundamentadas, principalmente, na reflexão sistemática de ações que exercem impacto sobre a função social da escola.

  • Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual a formação querem para quem ali estuda. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. Se for bem planejado, o documento pode gerar mudanças no modo de agir de todos os atores envolvidos no processo educacional e na comunidade. Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam do processo de construção do PPP, o resultado é uma verdadeira parceria que contribuirá, positivamente, em todo o processo ensino-aprendizagem. Fonte: https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/projeto-politico-pedagogico/
  • Questão complicada.

    Mas o item "E" está errado por que essa história de "líderes que são os mais preocupados da comunidade escolar" possui uma redação muito estranha e restritiva, pois todos devem ter o zelo pela escola.

    O Item "A" diz que o PPP deve ser reelaborado a cada gestão; antigamente eu pensava isso; mas logo me ensinaram que isso não é verdade não!!!!!!!!!!!!

    e os outros itens são Absurdamente errados, só restando mesmo o "B" como correto.


ID
2759842
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria histórico-cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético - prática-teoria-prática - de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  b) A aprendizagem ocorre no contato com a cultura produzida pela humanidade e nas relações sociais, sendo a escola um lugar privilegiado para o contato com os outros.

  • Letra : B

    Questão complexa.

  • A aprendizagem ocorre no contato com a cultura produzida pela humanidade e nas relações sociais. São palavras-chave da teoria histórico-cultural. A escola tem papel importantíssimo na construção do conhecimento a partir dos saberes sistematizados construídos pela humanidade.

  • o sujeito n aprende so na escola , entao a escola n e privilegiada daria recurso


ID
2761369
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 2003, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu notificações de casos de possíveis intoxicações após o uso de um contraste radiológico em serviços de saúde da capital - Goiânia-GO. Em pouco tempo, um total de 185 casos de intoxicação foram investigados e relacionados à exposição ao contraste nos estados de GO, RJ, MA, BA, MG e SP, dos quais 153 foram confirmados. Ocorreu a morte de mais de 20 pessoas por intoxicação aguda. Muitos intoxicados ficaram com sequelas graves. O medicamento suspeito era o Celobar, um contraste radiológico muito utilizado no Brasil. Seu princípio ativo era o sulfato de bário (BaSO4) na forma de suspensão em água, substância responsável pelo efeito de contraste. Pesquisa analítica realizada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)/Fiocruz em amostras do medicamento Celobar, utilizado tanto em Goiânia quanto em Nova Iguaçu, apontou que o produto apresentava sulfato de bário impuro. O caso Celobar contribuiu para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocasse em execução um programa de controle de qualidade e da origem dos insumos farmacêuticos ativos no País.

Internet: <http://portal.anvisa.gov.br> (com adaptações).

Ao analisar a problemática do uso desse medicamento contaminado, observa-se a importância social do conhecimento químico. Considerando essa informação e que o produto de solubilidade (Kps) do BaSO4 é igual a 1 x 10-10, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2761372
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.


C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).

No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido, as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser

Alternativas
Comentários
  • O processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido ocorre quando há interações entre o soluto e o solvente, como citado no enunciado. Essas interações estão diretamente relacionadas às forças de atração entre as moléculas. Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser fortes o suficiente para romper as ligações intramoleculares das moléculas de soluto e também das moléculas de solvente.

    B) INCORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser fortes uma vez que a atração soluto -soluto é substituída pela atração soluto - solvente.

    C) CORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser intensas para que compense o rompimento da atração soluto - soluto e solvente - solvente, para que haja a atração soluto - solvente e aconteça a dissolução.

    D) INCORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente precisam ser intensas para que a atração soluto -soluto seja substituída pela atração soluto - solvente.

    E) INCORRETA - A dissolução de um soluto é um processo físico, em que as forças de atração entre soluto- solvente precisam ser intensas para que compense o rompimento da atração soluto-soluto e solvente- solvente, e não há formação de ligações covalentes com o soluto molecular.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Se a força intermolecular já existente for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação original. Mas, se a nova interação for mais forte, o soluto se solubilizará, rompendo as ligações intermoleculares das substâncias.


ID
2761375
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.


C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).

Assinale a alternativa em que a regra empírica de "o semelhante dissolve o semelhante" está corretamente expressa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

  • Esta questão abrange o conteúdo de solubilidade e o princípio "semelhante dissolve semelhante". Dessa forma, quando o soluto se dissolve em um solvente, as forças de atração soluto-soluto devem ser substituídas pela força de atração soluto-solvente e a dissolução acontece se essas novas interações forem similares às originais soluto-soluto. Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:

    A) CORRETA - De acordo com a regra "semelhante dissolve semelhante", compostos apolares são solúveis em solventes apolares, enquanto compostos de alta polaridade são solúveis em solventes polares.

    B) INCORRETA - Conforme a regra "semelhante dissolve semelhante", compostos polares devem ser solúveis em solventes polares, enquanto compostos de alta polaridade são solúveis em solventes polares.

    C) INCORRETA - De acordo com a regra "semelhante dissolve semelhante", compostos apolares podem ser solúveis em solventes de baixa polaridade, enquanto compostos de baixa polaridade também são solúveis em solventes de baixa polaridade.  

    D) INCORRETA - Conforme a regra "semelhante dissolve semelhante", compostos fortemente polares são solúveis em solventes polares, enquanto compostos de alta polaridade também são solúveis em solventes polares.

    E) INCORRETA - De acordo coma regra "semelhante dissolve semelhante", compostos fracamente polares são solúveis em solventes de baixa polaridade, enquanto compostos de reduzida polaridade não são solúveis em solventes polares.

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • "Semelhante dissolve semelhante", ou seja, polar dissolve polar e apolar dissolve apolar.

    Gabarito: item A


ID
2761378
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.


C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).

Quanto ao processo de dissolução que ocorre com o estabelecimento de novas interações entre soluto e solvente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • que questão linda *.*

  • Esta questão abrange o conceito de formação de soluções, que depende da energia livre de Gibbs (∆G), de acordo com a expressão:
    ∆G = ∆H - T∆S,
    em que ∆H é a variação de entalpia, T é a temperatura e ∆S é a variação de entropia.
    Com base nessa expressão, um processo é considerado espontâneo se ∆G < 0 e não espontâneo se ∆G > 0. Levando em consideração essa expressão, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - Quando um sólido ordenado é dissolvido, a desordem do sistema geralmente aumenta, dessa forma, há um aumento da entropia. Para que o processo seja espontâneo, ∆G precisa ser negativo e, como a entropia é positiva, o termo T∆S é negativo e, para garantir que ∆G seja negativo, a entalpia ∆H também precisa ser negativa. Uma entalpia positiva não garante um processo com ∆G negativo, uma vez que se for maior que T∆S, ∆G terá valor positivo.

    B) INCORRETA - Se a entalpia, ∆H, for positiva, não necessariamente o sistema será espontâneo, como mostrado na alternativa A), logo, um valor de ∆H positivo não é fundamental para que ocorra formação de soluções. Uma diminuição na entropia diminui o valor de T∆S, o que leva a maiores valores de ∆G e não caracterizam um processo espontâneo, caso ∆G seja positivo.

    C) INCORRETA - Quando um sólido ordenado é dissolvido, a desordem do sistema geralmente aumenta, dessa forma, há um aumento da entropia. Portanto, o aumento da entropia na verdade favorece a formação de soluções. Além disso, dependendo da variação de entalpia, uma diminuição da entropia pode causar um ∆G positivo em vez de negativo, que é considerado não espontâneo.

    D) CORRETA - De acordo com a expressão ∆G = ∆H - T∆S, o aumento da entropia favorece a formação das soluções, que ocorrerá se a variação da entalpia que acompanha o processo for negativa, zero ou fracamente positiva. Se a variação de entalpia for muito positiva, a variação da entropia não será suficiente para resultar em uma variação de energia livre menor que zero, sendo, nesse caso, o processo de dissolução não espontâneo. 

    E) INCORRETA - Conforme a expressão ∆G = ∆H - T∆S, a entropia favorece a formação das soluções, mas, esse processo depende da variação da entalpia que acompanha o processo. Se a variação de entalpia for muito positiva, a variação da entropia não será suficiente para resultar em uma variação de energia livre menor que zero, sendo, nesse caso, um processo de dissolução não espontâneo.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2761381
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A separação de misturas é um tema importante no ensino de química, pois muitos processos industriais ou cotidianos exigem a utilização de substâncias puras ou com o maior grau de pureza possível. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta processos de separação de misturas.

Alternativas
Comentários
  • Tratamento de água para abastecimento: floculação --> decantação --> filtração --> cloração --> fluoretação

    Uso do aspirador de pó: filtração sólido e gás (poeira e ar)

    Separação seletiva de lixo: catação

  • Os processos de separação de misturas são processos físicos muito importantes para a sociedade, uma vez que as substâncias encontradas na natureza na maioria das vezes não são puras, o que torna esse processo necessário. Dessa forma, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - A preparação de café coado é um processo de separação de misturas, uma vez que o pó de café sólido é retido no filtro do coador, enquanto que o líquido passa, promovendo a separação. Na dessalinização da água do mar, em que são utilizados processos como destilação e osmose reversa também ocorre separação de misturas uma vez que o sal presente na água é retirado. Entretanto, no uso de gás de cozinha não há a separação de nenhum componente por processo físico, o que não o classifica como um processo de separação de misturas.

    B) CORRETA - O tratamento de água para o abastecimento é um processo que ocorre em várias etapas, tais como a decantação e a filtração, que são processos de separação de misturas, para que as impurezas sejam retiradas da água. No uso de aspirador de pó há um filtro que retém a poeira que entra com o ar aspirado e, na separação seletiva, os materiais são separados de acordo com sua finalidade. Portanto, em todos os processos citados ocorre separação de misturas.

    C) INCORRETA - A seleção de frutas no supermercado pode ser considerada como uma separação de mistura sólido-sólido, em que é realizada a catação para pegar as frutas desejadas. O aquecimento em forno micro-ondas pode promover separação de misturas contendo água, por exemplo, através da sua evaporação. Entretanto, o cozimento de bolo é considerado um fenômeno químico e não um processo físico.

    D) INCORRETA - A separação de pedras de grãos de feijão é um processo de separação de misturas mecânico, chamado de catação, que separa mistura sólido-sólido. A obtenção de essências de plantas geralmente envolve a extração das essências por processos de destilação, que consiste em um processo de separação de misturas. Entretanto, a queima de palito de fósforo é um fenômeno químico e não físico.

    E) INCORRETO - o tratamento de esgoto doméstico envolve etapas que são processo de separação de misturas, como o gradeamento, onde os sólidos maiores são retidos por grades e também a decantação, em que os materiais são separados pela força da gravidade.  A obtenção de sal da água do mar também é um processo de separação de misturas que pode ocorrer por evaporação da água. Contudo, na medição de temperatura com termômetro não há a separação de misturas.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2761396
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estado gasoso é o mais simples e o mais estudado da matéria. Além disso, os gases têm muitas aplicações e muitas reações acontecem nessa fase. A respeito da lei dos gases ideais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários


  • A as concentrações molares e as densidades dos gases aumentam com a diminuição do volume.

    B a pressão de uma quantidade fixa de gás à temperatura constante é diretamente (inversamente) proporcional ao volume.

    C o volume de uma quantidade fixa de gás em um recipiente à pressão constante é inversamente (diretamente) proporcional à temperatura absoluta.

    D a pressão de uma quantidade fixa de gás em um recipiente de volume constante é inversamente (diretamente) proporcional à temperatura absoluta.

    E o volume ocupado por uma amostra de gás à pressão e temperatura constantes é inversamente (diretamente) proporcional ao número de moléculas presentes.

  • Esta questão envolve o conteúdo de estudo de gases e para resolvê-la é importante saber que que a lei dos gases ideais corresponde à seguinte equação:
    P ∙ V = n ∙ R ∙ T
    Em que P é a pressão do sistema;
    V é o volume;
    n é o número de mols;
    R é a constante de gases;
    T é a temperatura.

    Com base nessa lei, observemos a análise das alternativas:

    A) CORRETA - As concentrações molares e as densidades dos gases aumentam com a diminuição do volume, uma vez que a concentração molar (M) e a densidade (ρ) são definidas pelas seguintes fórmulas:
    M = n/V  
    ρ = m/V
    Logo, quanto menor o volume, maior a concentração molar e a densidade.


    B) INCORRETA - A pressão de uma quantidade fixa de gás à temperatura constante é inversamente proporcional ao volume, de acordo com a lei dos gases ideais:
    P = n ∙ R ∙ T/V

    C) INCORRETA - O volume de uma quantidade fixa de gás em um recipiente à pressão constante é diretamente proporcional à temperatura absoluta, como mostra a lei dos gases ideiais:
    V = n ∙ R ∙ T/P

    D) INCORRETA - A pressão de uma quantidade fixa de gás em um recipiente de volume constante é diretamente proporcional à temperatura absoluta, conforme a lei dos gases ideais:
    P = n ∙ R ∙ T/V

    E) INCORRETA - O volume ocupado por uma amostra de gás à pressão e temperatura constantes é diretamente proporcional ao número de moléculas presentes, uma vez que quanto maior o número de mols maior o número de moléculas presentes:
    V = n ∙ R ∙ T/P

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2761399
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estanho é um metal branco, prateado, maleável e dúctil. Apresenta número atômico (Z) igual a 50 e pertence ao grupo 14 da tabela periódica. Desde a antiguidade, o estanho é conhecido, sendo um dos primeiros elementos a serem utilizados pela tecnologia humana para produzir bronze, nos tempos pré-históricos. O estanho ocorre, na forma combinada na natureza, em minerais, sendo o seu principal minério a cassiterita (SnO2). Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a descrição da configuração eletrônica do Sn no estado fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange o conteúdo de distribuição eletrônica dos elementos e para resolvê-la é preciso saber fazer a distribuição eletrônica por subníveis. O estanho é um metal que pertence ao grupo 14 e possui número atômico igual a 50. Logo, a sua distribuição eletrônica de acordo com o diagrama de Linus Pauling deve somar 50 elétrons no total, sendo a seguinte:

    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p2 

    Ou em ordem de camadas:
    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 4d10 5s2 5p2 

    Pelas alternativas, podemos visualizar que a única alternativa correta é a letra D. Como o Kr possui número atômico 36, a configuração eletrônica do Sn fica da seguinte forma:
    [Kr] 4d10 5s2 5p2

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2761402
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma reação química entre um ácido e uma base é denominada de reação de neutralização. O composto iônico produzido nesse tipo de reação é chamado de sal. O estudo dos diversos tipos de sal mostra-se, portanto, de essencial importância no estudo da química. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta exemplos de sais que, quando dissolvidos em água, promovem a diminuição do valor do pH.

Alternativas
Comentários
  • SAL BÁSICO = DERIVADO DE UM ÁCIDO FORTE E UMA BASE FRACA.

  • SAL ÁCIDO = DERIVADO DE UM ÁCIDO FORTE E UMA BASE FRACA.

    AO CONTRARIO MARCOS.!!

  • Os sais Básicos, são aqueles provenientes de uma BASE FORTE e um ácido fraco. Os cátions vem da base os anios do ácido.

    resposta: D

  • Esta questão abrange o conteúdo de dissolução de sais e para resolvê-la é preciso saber que, para que possam promover a diminuição do valor do pH, é preciso que liberem em solução íons H+. Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - Os sais sulfato de sódio, cloreto de sódio e nitrato de sódio são sais neutros, derivados de ácidos e bases fortes, logo, eles não deixam o pH mais baixo, tornado o meio neutro e não ácido. O nitrato de amônio, por sua vez, é derivado de base fraca (NH4OH) e ácido forte (HNO3) e, em solução, a seu cátion sofre hidrólise formando uma base fraca e liberando íons H+, que tornam o meio ácido, como mostrado abaixo:
    NH4+ + H2O ⇋ NH4OH + H+

    B) CORRETA - Todos os sais citados são derivados de bases fracas e ácidos fortes, e, portanto, são considerados sais ácidos, pois a hidrólise de seus cátions forma bases fracas e libera íons H+ em solução, da seguinte forma:
    NH4+ + H2O ⇋ NH4OH + H+ (sais derivados da base fraca NH4OH)
    Al3+ + 3 H2O ⇋ Al(OH)3 + 3H+
    Fe+3 + 3 H2O ⇋ Fe(OH)3 + 3H
    +
    Portanto, esses sais diminuem o pH do meio.

    C) INCORRETA - Os sais cloreto de ferro (III) e nitrato de amônio tornam o meio ácido, como mostrado na alternativa B. Quando os sais bicarbonato de sódio e acetato de sódio são dissolvidos em água ocorre a hidrólise de seus ânions, de acordo com as reações:
    HCO3- + H2O ⇋ H2CO3 + OH-
    H3CCOO- +  H2O ⇋ H3CCOOH + OH-
    Dessa forma, nessas reações de hidrólise são formados ácidos fracos e íons OH- em solução, o que torna os meios básicos.

    D) INCORRETA - O sal nitrato de sódio é um sal neutro, derivado de ácido e base forte (HNO3 e NaOH), logo, ele torna o meio neutro e não ácido. Entretanto, quando os sais acetato de sódio, carbonato de sódio e bicarbonato de sódio são dissolvidos em água ocorre hidrólise de seus ânions, como mostram as seguintes reações:
    H3CCOO- +  H2O ⇋ H3CCOOH + OH-
    CO32- + H2O ⇋ HCO3- + OH-
    HCO3- + H2O ⇋ H2CO3 + OH-
    Como são formados ácidos fracos e são liberados em solução íons OH-, o meio se torna básico e não ácido.

    E) INCORRETA - Como mostrado nas alternativas anteriores, o sal sulfato de sódio e nitrato de sódio são sais neutros e não promovem a diminuição do pH do meio. O sal carbonato de sódio aumenta o pH do meio, como mostrado na alternativa D, enquanto que o sal cloreto de amônio é o único dessa alternativa que diminui o pH do meio, como mostrado na alternativa B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2761405
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No ano de 1913, três manuscritos de autoria do físico dinamarquês Niels Bohr iriam estabelecer as sementes para a descrição quantitativa da estrutura eletrônica de átomos e moléculas. Esses trabalhos pioneiros de Bohr iriam impactar a química em diversos aspectos fundamentais, tais como: a estrutura eletrônica dos elementos e sua relação com o conceito de valência; a relação entre periodicidade e configuração eletrônica; e os princípios básicos da espectroscopia. Ao contrário da maioria dos físicos da época, Niels Bohr interessou-se em problemas mais diretamente relacionados com química. As ideias de Bohr foram fundamentais para descrever a tabela periódica dos elementos químicos em função da configuração eletrônica dos átomos. O legado histórico de Bohr é visível até hoje e seu modelo planetário do átomo, embora totalmente superado, ainda é utilizado rotineiramente em livros-textos de química como uma introdução a uma visão física da estrutura dos átomos. Essa lembrança histórica e a contribuição à descrição atômica dos elementos químicos fazem parte do legado do Niels Bohr à química.

J. M. Riveros (editorial). O legado de Niels Bohr. In: Química Nova, v. 36, n.° 7, 2013, p. 931-932 (com adaptações).

Quanto ao postulado para o átomo de hidrogênio apresentado pelo modelo teórico para a estrutura eletrônica de átomos proposto por Bohr, que se baseia no modelo planetário introduzido por Rutherford, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Minha resposta foi a letra C,mas infelizmente não foi possível corrigir.

  • a) Na órbita estacionária, o elétron está no mesmo nível de energia, nem absorvendo nem liberando.

    b) O elétron gira ao redor do núcleo em órbitas circulares.

    c) CORRETA

    d) Idem item a, na órbita estacionária, o elétron está no mesmo nível de energia, nem absorvendo nem liberando.

    e) Ocorrendo absorção ou emissão de energia pode haver o salto quântico.

  • Bohr propôs um modelo teórico para a estrutura eletrônica de átomos, em que se baseou no modelo planetário introduzido por Rutherford, o qual definiu que o átomo possuía um núcleo denso e positivo com uma eletrosfera ao redor desse núcleo. Bohr analisou as condições necessárias para que um sistema de elétrons atingisse estabilidade mecânica, como no átomo de hidrogênio. Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - De acordo com o postulado de Bohr, o elétron se move em determinadas órbitas sem irradiar energia, nos chamados estados estacionários. Dessa forma, o elétron possui energia constante e bem definida.

    B) INCORRETA - Os elétrons giram em órbitas circulares em torno do núcleo fixo, com raios definidos de acordo com o nível.

    C) CORRETA - O elétron irradia energia quando salta de um estado estacionário para outro mais interno e absorve energia para saltar para um nível mais externo. Ao retornar a seu estado fundamental, o elétron libera a energia absorvida na forma de fótons.

    D) INCORRETA - O elétron não emite energia quando permanece na mesma órbita, apenas quando salta de nível.

    E) INCORRETA - Quando ocorre absorção ou emissão de energia é possível que o elétron passe de uma órbita estacionária para outra.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Letra A: incorreta. Para cada elétron, existe uma órbita específica em que ele tem uma energia bem definida e característica. Essa energia não varia enquanto o elétron estiver nessa órbita

    Letra B: incorreta. A ideia de orbitas elípticas foi proposta por Sommerfeld, anos após o modelo de Bohr. 

    Letra C: correta. Ao absorver certa quantidade de energia, o elétron salta para uma órbita mais energética. Ao retornar para sua órbita original, o elétron libera a mesma quantidade de energia absorvida, na forma de onda eletromagnética ou de um fóton.

    Letra D e E: incorreta. O elétron emite energia ao retornar para sua órbita de origem. Isto ocorre devido ao salto quântico do elétron para outra órbita mais externa após absorver energia.

    Resposta: letra C 


ID
2761408
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Pelo modelo de repulsão de pares de eletrônicos da camada de valência, regiões de densidade eletrônica aumentada assumem posições tão separadas quanto possível e a geometria da molécula é identificada, referindo-se às localizações dos átomos na estrutura resultante. Conforme esse modelo, a geometria da molécula de SF6 é

Alternativas
Comentários
  • SF6: 6 ligantes, nenhum par de elétrons livres = sistema octaédrico

  • De acordo com a quantidade de átomos, ligações e elétrons livres as moléculas podem adquirir diferentes geometrias. Na molécula do SF6, há sete átomos: um átomo de enxofre ligado a seis átomos de flúor. Dessa forma, todos os elétrons da camada de valência do enxofre estão participando das ligações químicas com o flúor e não há nuvem eletrônica. Portanto, a molécula de SF6 tem a seguinte representação:

    Com base nessa estrutura, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - Na geometria tetraédrica é necessária a presença de 5 átomos, cujo átomo central não apresenta elétrons não ligantes e se liga a outros 4 átomos.

    B) CORRETA - Conforme mostrado na imagem acima, a geometria da molécula do SF6 é octaédrica, pois são 7 átomos, sendo que o enxofre é o átomo central (sem a presença de elétrons não ligantes) ligado a outros 6 átomos de flúor.

    C) INCORRETA - Na geometria bipiramidal são necessários 6 átomos, cujo átomo central, que não apresenta elétrons não ligantes, se liga a outros 5 átomos.

    D) INCORRETA - Nessa geometria são necessários 5 átomos, com o átomo central ligado a outros 4 átomos, que estão localizados no mesmo plano (há a presença de elétrons livres no átomo central).

    E) INCORRETA - Nessa geometria são necessários 6 átomos, cujo átomo central está ligado a 4 átomos em um mesmo plano e a outro átomo em um plano diferente, formando uma pirâmide quadrangular (há a presença de elétrons livres no átomo central).

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2761411
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Surfactantes ou agentes tensoativos são moléculas que se associam espontaneamente, em solução aquosa, a partir de uma determinada concentração. Apresentam uma região apolar e outra polar, ou iônica, e podem ser divididos em neutros ou iônicos. Os tensoativos iônicos podem ser catiônicos ou aniônicos ou, ainda, anfóteros, quando ambas as cargas estão presentes no surfactante. Em soluções diluídas, as moléculas dos surfactantes apresentam-se dispersas e, em soluções mais concentradas, organizam-se em agregados moleculares, que geralmente contêm de 50 a 100 moléculas, denominadas de micelas.


I. M. Rizzatti, D. R. Zanette e L. C. Mello. Determinação potenciométrica da concentração micelar crítica de surfactantes: uma nova aplicação metodológica no ensino de química. In: Química Nova, v. 32, n.° 2, 2009, p. 518-521 (com adaptações).

Com relação a essa organização de agregados moleculares, a formação de micelas ocorre porque os(as)

Alternativas
Comentários
  • Os surfactantes são moléculas que apresentam uma parte com característica apolar (hidrofóbica) ligada a uma outra parte com característica polar (hidrofílica). Devido a isso, esse tipo de molécula é polar e apolar ao mesmo tempo e interage com moléculas polares e apolares.  A representação desse tipo de molécula pode ser a seguinte:

    Com base na definição de surfactantes, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - Frações alquila são hidrocarbonetos, moléculas apolares e, portanto, hidrofóbicas. As forças dipolo-dipolo acontecem em moléculas polares e não em moléculas apolares.

    B) CORRETA - As cadeias hidrofóbicas dos surfactantes (região apolar) se juntam devido à atração promovida pelas forças de London (interação entre moléculas apolares) e à tendência em reduzir a exposição à água (molécula polar).

    C) INCORRETA - As cadeias alquila são provenientes de hidrocarbonetos, moléculas apolares. Dessa forma, não ocorre atração entre as cadeias alquila e as moléculas de água (polares).

    D) INCORRETA - As regiões polares dos surfactantes são hidrofílicas e se juntam por interações do tipo dipolo-dipolo entre as cadeias polares e a água.

    E) INCORRETA - Os grupos hidrofílicos (cabeças) dos surfactantes são a camada mais externa, e, dessa forma, circundam a camada mais interna composta pelas cadeias alquila hidrofóbicas apolares.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2761414
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Surfactantes ou agentes tensoativos são moléculas que se associam espontaneamente, em solução aquosa, a partir de uma determinada concentração. Apresentam uma região apolar e outra polar, ou iônica, e podem ser divididos em neutros ou iônicos. Os tensoativos iônicos podem ser catiônicos ou aniônicos ou, ainda, anfóteros, quando ambas as cargas estão presentes no surfactante. Em soluções diluídas, as moléculas dos surfactantes apresentam-se dispersas e, em soluções mais concentradas, organizam-se em agregados moleculares, que geralmente contêm de 50 a 100 moléculas, denominadas de micelas.


I. M. Rizzatti, D. R. Zanette e L. C. Mello. Determinação potenciométrica da concentração micelar crítica de surfactantes: uma nova aplicação metodológica no ensino de química. In: Química Nova, v. 32, n.° 2, 2009, p. 518-521 (com adaptações).

Em soluções de surfactantes, é denominada de concentração micelar crítica (cmc) a concentração

Alternativas
Comentários
  • As moléculas de surfactante em uma solução se encontram pelo movimento natural das moléculas, o que propicia que as partes apolares das moléculas se juntem e, como essas partes são hidrofóbicas e não apresentam afinidade pelo meio aquoso, mas possuem afinidade entre si, essas moléculas tendem a se agruparem pela proximidade das regiões hidrofóbicas. As partes hidrofílicas ficam expostas ao meio aquoso.
    Essas estruturas crescem na solução e são chamadas de micelas. Para cada tipo de surfactante existe uma concentração em que todas as superfícies estão ocupadas e a quantidade em excesso de surfactante atinge uma concentração mínima que promove o início de formação das micelas. Essa concentração é chamada de concentração micelar crítica (CMC). 
    Com base no exposto, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - A CMC é definida como a concentração de início do processo de formação das micelas e não de desagregação.

    B) INCORRETA - Como explicado acima, a CMC é a concentração em que se inicia a formação das micelas e não a sua precipitação.

    C) CORRETA - Como definido no texto acima, a CMC é a concentração em que se inicia o processo de formação das micelas, que é uma propriedade físico-química intrínseca e característica do surfactante a uma dada temperatura e concentração eletrolítica.

    D) INCORRETA - A CMC é a concentração em que ocorre o início da formação das micelas e não a inversão da organização do agregado molecular.

    E) INCORRETA - Como definido acima, a CMC é a concentração em que há o início do processo de formação das micelas e não da formação de novas camadas de micelas sobrepostas às já existentes na solução.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2761417
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Termoquímica é o ramo da química que estuda os calores de reações e a energia envolvida em transformações químicas. A partir dessa informação, considerem-se as duas equações químicas a seguir, que representam a reação de combustão do metano, com dois diferentes conjuntos de produtos, em que são indicadas as respectivas variações de entalpia (ΔH).

CH4 (g) + 2 O2 (g) CO2 (g) + 2 H2O (g) ΔH1
CH4 (g) + 2 O2 (g) CO2 (g) + 2 H2O (l) ΔH2

Assinale a alternativa que apresenta a relação entre essas variações de entalpia.

Alternativas
Comentários
  • Ao final da reação, se a água estiver no estado vapor, ela conterá mais energia que no estado líquido, por isso, a água no estado líquido ao final da reação significa que foi liberada além do entalpia da reação, o calor latente. Por isso DeltaH2 é menor que o Delta H1, lembrando que reação exotérmica tem valor negativo.


    Gabarito:

    E) ΔH2< ΔH1 < 0

  • Esta questão abrange o conteúdo de variação de entalpia das seguintes reações de combustão:
    CH4 (g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O (g) ΔH1
    CH4 (g) + 2 O2 (g) → CO2 (g) + 2 H2O (l) ΔH2

    As reações de combustão liberam energia, e, portanto, são exotérmicas, com ΔH < 0. A diferença entre as duas combustões está no estado físico da água formada. Como na primeira equação a água está no estado gasoso, é preciso que haja absorção de energia para que ela mude de estado, de líquido ao vapor, o que torna a variação de entalpia um pouco maior, uma vez que a entalpia de vaporização da água é positiva. Portanto, ΔH2 < ΔH1 < 0.

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2761420
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O principal isótopo do elemento carbono (6C) é o carbono-12 (12C), mas uma proporção pequena de carbono-14 (14C) também está presente nos seres vivos. Os núcleos de 14C são produzidos quando os núcleos dos átomos de nitrogênio (7N), presentes na atmosfera, são bombardeados por nêutrons formados nas colisões dos raios cósmicos com outros núcleos. Os átomos de 14C são incorporados nos organismos vivos como 14CO2, por meio da fotossíntese e da digestão. Posteriormente, esses átomos de 14C alcançam um estado de maior estabilidade, por meio da emissão de uma partícula β.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, essas transformações.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C


    Isótopo: mesmo elemento com Z igual (o número de prótons não altera) e A diferente. Quando o nêutron atinge o núcleo do N, libera 1 próton e o 14C é formado.


    2ª Lei da Radioatividade: quando um elemento emite partícula beta, Z aumenta em 1 unidade. Ocorre a liberação de 1 elétron pelo 14C, originando o N e 1 elétron.



  • Esta questão abrange conceitos de radioatividade e para resolvê-la é importante saber as cargas das partículas envolvidas. O nêutron é representado da seguinte forma:, uma vez que não possui carga mas possui massa de 1. A partícula β é formada por apenas 1 elétron e, portanto, não tem massa, apresentando carga -1. Logo, pode ser representada como um elétron:. Com base no conhecimento sobre as partículas envolvidas nas transformações citadas no enunciado, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - A primeira equação não está correta pois no enunciado é estabelecido que o átomo de nitrogênio é bombardeado por nêutrons, que não estão presentes na representação. Além disso, a soma das cargas após a seta não está correta.

    B) CORRETA - De acordo com o enunciado, o átomo de nitrogênio é bombardeado por nêutrons que formam o átomo de carbono 14. Para que ocorra essa formação também é emitido um próton, que possui massa igual a 1 e carga elétrica positiva igual a 1, uma vez que o carbono apresenta 6 prótons e o nitrogênio 7. O átomo instável de carbono 14 sofre decaimento emitindo uma partícula β, que possui um elétron, originando o átomo de nitrogênio:

    C) INCORRETA - A primeira equação não está correta pois o nêutron não possui carga. A segunda equação também não está correta pois o elétron não apresenta número de massa.

    D) INCORRETA - A segunda reação não está correta, pois a emissão de uma partícula beta não altera o número de massa do átomo, uma vez que ela não possui massa.

    E) INCORRETA - A primeira equação não está correta pois o nêutron não possui carga.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • A alternativa correta é a letra B e não a C!!!


ID
2761426
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ácidos e bases são substâncias essenciais em diversas aplicações da química. Para uma aula experimental, foram utilizadas duas soluções, uma de ácido sulfúrico (H2SO4) 0,01 mol L-1, e outra de hidróxido de potássio (KOH) 1,30 mol L-1. Para o experimento, foram misturados 100 mL da solução ácida e 10 mL da solução básica, sendo analisado o comportamento da reação.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o valor do pH da solução formada após a realização da mistura.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está errado. A resposta certa é a letra D

  • Marcelo, o gabarito está correto.

    A reação desse ácido com esta base é:

    H2SO4 + 2 KOH -> K2SO4 + 2 H2O

    Foram misturados:

    H2SO4= 0,1L x 0,01 mol/L = 0,001 mol

    KOH = 0,01L x 1,30 mol/L = 0,013 mol

    Pela estequiometria "1:2", percebe-se que para cada mol de ácido reagido, reage também 2 mol da base. Como foi reagido 0,001 mol de ácido, então o dobro foi reagido de base: 0,002 mol. Assim, todo o ácido foi reagido sobrando da base: 0,013-0,002= 0,011 mol.

    O volume final da mistura é 100 ml do ácido + 10 ml da base, totalizando 110 ml ou 0,11 L

    Concentração de [OH-] = 0,011 mol / 0,11 L = 0,1 mol/L = 10^-1 mol/L

    pOH = - log [OH-]

    [OH-] = 10^-pOH, em mol/L

    pOH=1

    Como ele pediu o pH:

    pH + pOH = 14

    pH+1=14

    pH=13

    Gabarito E

  • Esta questão abrange o conceito de soluções formadas por misturas de ácidos e bases. De acordo com o enunciado, ocorre a seguinte reação de neutralização:
    H2SO4(aq) + 2 KOH(aq) → K2SO4(aq) + 2 H2O(l)
    Para saber o pH da solução é necessário saber a concentração de íons H+ ou OH- presentes na solução ao fim da reação de neutralização. Sendo assim, observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    M (H2SO4) = 0,01 mol L-1;
    M (KOH) = 1,30 mol L-1;
    V (H2SO4) = 100 mL = 0,1 L;
    V (KOH) = 10 mL = 0,01 L.

    Resolução:
    1) Para saber o número de mols (n) das espécies ao final da reação é preciso primeiramente saber o número de mols iniciais do ácido e da base, que pode ser calculado pela multiplicação da concentração (M) pelo volume da solução (V):
    n = M ∙ V
    n (H2SO4) = M (H2SO4) ∙ V (H2SO4) = 0,01 ∙ 0,1 = 0,001 mols
    n (KOH) = M (KOH) ∙ V (KOH) = 1,30 ∙ 0,01 = 0,013 mols

    2) Com o número de mols inicial podemos saber o número de mols das espécies após a reação:
                   H2SO4 + 2 KOH → K2SO4 + 2 H2O
    Início       0,001       0,013          0              0
    Reação  -0,001     -0,002       +0,001   +0,002
    Fim            0            0,011        0,001     0,002        

    3) De acordo com o número de mols inicial é possível observar que a base está em excesso e que ao final da reação sobraram íons OH- na solução. Sendo assim, é possível calcular o pOH e, posteriormente, o pH:
    pOH = - log [OH-] = - log (0,011/0,11) = - log (0,1) = - log (10-1) = 1
    pOH + pH = 14
    pH = 14 - 1 = 13

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2761438
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estudo sobre a espontaneidade de uma reação é um tema de extrema importância no estudo da química. Para essa análise, são consideradas as variáveis de estado entalpia, entropia e energia livre. Sendo assim, à pressão e temperatura constantes, um processo será espontâneo se apresentar

Alternativas
Comentários
  • a) diminuição da energia livre, resultando no ponto mais baixo de energia livre.  CORRETO

     

    b) aumento da sua entalpia, proveniente de um processo exotérmico.  ERRADO, aumento de entalpia processo endotérmico

     

    c) diminuição da sua entalpia, originário de um processo absorvedor de energia.  ERRADO, se a entalpia está diminuindo a tendência é exotérmica, vai liberar energia e não absorver

     

    d) aumento da sua entropia, expressando uma diminuição da desordem. ERRADO, aumenta a entropia aumenta a desordem, processo tenderá  a expontaneidade

     

    e) diminuição da sua entropia, denotando menor grau de organização. ERRADO, diminui entropia diminui desordem

  • energia de livre de gibs: 

    ·         negativa, processo espontâneo 

    ·         positiva, processo ñ espontâneo 

    ·         = 0, processo em equilíbrio

     

  • A espontaneidade da reação está diretamente relacionada à energia livre de Gibbs. Essa energia pode ser definida como:
    ∆G = ∆H - T∆S,
    em que ∆H é a variação de entalpia, T é a temperatura e ∆S é a variação de entropia.
    Com base nessa equação, observemos a análise das alternativas:

    A) CORRETA - Em um processo à temperatura e pressão constantes a fórmula mostrada acima pode ser definida como:
    ∆G = -T∆Stotal
    Em que ∆Stotal é variação de entropia total.
    Em um processo espontâneo, a energia e a matéria tendem a ficar mais desordenadas, havendo, dessa forma, um aumento na entropia total ("grau de desordem"). Quando ∆Stotal é positivo o processo é, portanto, espontâneo. De acordo com a reação acima é possível perceber que, à pressão e temperatura constantes, um aumento na entropia total corresponde a uma diminuição da energia livre de Gibbs. Logo, um processo será espontâneo se apresentar diminuição da energia livre, resultando no ponto mais baixo de energia livre.  

    B) INCORRETA - Em um processo exotérmico há diminuição da entalpia dos reagentes para os produtos, gerando um ∆H negativo.

    C) INCORRETA - Em um processo endotérmico há um aumento da entalpia dos reagentes para os produtos, uma vez que o processo absorve energia e, dessa forma, o ∆H é positivo.

    D) INCORRETA - A entropia pode ser definida como o "grau de desordem" do sistema. Sendo assim, com o aumento da entropia, há um aumento da desordem.

    E) INCORRETA - Em um processo espontâneo, como explicado na alternativa A, existe a tendência em ocorrer um aumento do grau de desordem, aumentando a entropia do sistema. Além disso, uma diminuição da entropia denotaria um maior grau de organização e não o contrário.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2761441
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Desde o início dos tempos, vem o homem executando trabalhos de engenharia progressivamente mais complexos, com a finalidade de suprir abrigo e propiciar conforto para si e seus dependentes, protegendo-os dos perigos e das intempéries. O primeiro elemento estrutural, isto é, o primeiro material de engenharia usado pelo homem, foi a madeira, seguindo-se a pedra, depois os metais, a cerâmica, o vidro e, finalmente, os polímeros.


E. B. Mano. Polímeros como materiais de engenharia. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.

A respeito de suas características químicas, os polímeros são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Polímeros são substâncias que consistem em moléculas muito grandes chamadas de macromoléculas, que são constituídas de muitas subunidades que se repetem, essas subunidades que são utilizadas para sintetizar os polímeros são chamadas de monômeros e as reações pelas quais os monômeros são nidos são chamadas de polimerização.

     

  • Esta questão abrange conceitos relacionados aos polímeros, macromoléculas que estão presentes na natureza e na indústria, dando origem a diversos materiais importantes para o uso cotidiano. Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - Os polímeros não são exclusivamente sintéticos, uma vez que também existem os polímeros naturais, como a celulose, polissacarídeos, etc.

    B) INCORRETA - Polímeros com cadeias conjugadas (sequência de ligações simples e duplas alternadas) são definidos atualmente como polímeros condutores, uma vez que os orbitais π podem receber ou doar elétrons formando íons.

    C) INCORRETA - Os polímeros não são substâncias de carga elétrica elevada constituídas majoritariamente com cadeias de unidades iônicas repetidas pois são formados por ligações covalentes de unidades repetidas, os monômeros.

    D) CORRETA - Os polímeros são macromoléculas (moléculas grandes de alto peso molecular) caracterizadas por seu tamanho, sua estrutura química e suas interações intra e intermoleculares, com unidades ligadas covalentemente, repetidas ao longo da cadeia, os monômeros. 

    E) INCORRETA - Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos, que podem apresentar ramificações de acordo com as condições reacionais.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2761444
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Desde o início dos tempos, vem o homem executando trabalhos de engenharia progressivamente mais complexos, com a finalidade de suprir abrigo e propiciar conforto para si e seus dependentes, protegendo-os dos perigos e das intempéries. O primeiro elemento estrutural, isto é, o primeiro material de engenharia usado pelo homem, foi a madeira, seguindo-se a pedra, depois os metais, a cerâmica, o vidro e, finalmente, os polímeros.


E. B. Mano. Polímeros como materiais de engenharia. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.

Com relação aos métodos de preparação, polímeros de condensação são produzidos quando ocorre reação

Alternativas
Comentários
  • Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. Geralmente, essa molécula eliminada é a água (H2O), porém, outros exemplos são o cloreto de hidrogênio (HCl), a amônia (NH3), o cianeto de hidrogênio (HCN), entre outros.

    são exemplos: Silicones, policarbonatos, poliester, nailon, kevlar e baquelite e polietileno.

    Fonte :

  • Esta questão abrange o conceito de polímeros, especificamente de métodos de preparação dessas macromoléculas. Quanto aos métodos de preparação o polímero pode ser classificado como polímero de adição ou polímero de condensação. Dessa forma, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - Os polímeros de condensação são produzidos por reações de condensação, havendo a reação entre dois monômeros iguais ou diferentes, com eliminação de moléculas de baixo peso molecular.

    B) CORRETA - Durante a polimerização por condensação há a eliminação de moléculas pequenas nas reações entre os monômeros, como HCl e H2O.

    C) INCORRETA - A reação de esterificação é um tipo de reação de condensação, em que um ácido e um álcool formam um éster, eliminando uma molécula de água. Polímeros como os poliésteres são polímeros de condensação, entretanto, a hidrólise de macromoléculas é utilizada para a recuperação dos monômeros e não na reação de polimerização.

    D) INCORRETA - Em reações de hidrólise ocorre "quebra" nas moléculas pela ação da água, o que não acontece na reação de condensação, em que duas moléculas se condensam eliminando moléculas de baixo peso molecular.

    E) INCORRETA - A solubilidade de cadeias poliméricas depende do tipo de solvente, da temperatura e da massa molar. Dessa forma, essa alternativa não se aplica à definição das reações de produção de polímeros de condensação.

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2761447
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A bioquímica, por si só, representa uma área interdisciplinar, uma vez que possui como base as ciências químicas e biológicas. Atualmente, está em voga uma variedade de temas concernentes a essa área científica, como células-tronco, transgênicos, clonagem, biopirataria, entre outros, que exigem não apenas conhecimentos científicos, mas que envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos e até religiosos. Em pesquisa realizada com professores de química, pesquisadores reportaram que a bioquímica aparece como um dos dez temas com os quais a química pode ser abordada socialmente. Logo, a bioquímica constitui-se em um nicho temático muito rico e promissor para abordagens interdisciplinares, contextualizadas social e experimentalmente. Tratando-se de uma interface da química, é fundamental que os professores dessa disciplina tenham uma formação acadêmica que garanta os conhecimentos necessários à condução de atividades didáticas abarcadas por temas bioquímicos.


W. Francisco e W. E. Francisco Junior. A bioquímica a partir de livros didáticos: um estudo dos livros de química aprovados pelo PNLEM 2007. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Brasília, 2010 (com adaptações).


Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca das principais características das proteínas.

Alternativas
Comentários
  • Proteína é um polímero de aminoácidos que pode atuar como enzimas, catalisando reações químicas, é um grande polipeptídeo, ou seja, resíduos de aminoácidos estão ligados entre si covalentemente, chamamos de ligação peptídica. É a união entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro aminoácido, liberando água. Esta sequência de aminoácidos é única para cada proteína específica e é determinada pelo gene.

    Gabarito E

    https://www.infoescola.com/bioquimica/proteinas/

  • As proteínas são polímeros naturais, que podem utilizar até 20 aminoácidos de ocorrência natural como monômeros. Com base nas principais características desses compostos, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - As moléculas de proteínas são polímeros naturais formados por aminoácidos, a partir de ligações peptídicas. Sua fórmula molecular não é definida como Cm(H2O)n, uma vez que muitos aminoácidos possuem o nitrogênio, que quando ligado ao carbono da extremidade de outro aminoácido formam a ligação peptídica (ex: -CO-NH-). A celulose e o amido são polissacarídeos definidos como carboidratos. 

    B) INCORRETA - As proteínas são um conjunto de moléculas de aminoácidos, ligados covalentemente entre si por ligação peptídica, formada por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido. As ligações glicosídicas ocorrem quando um carbono ligado a um OH do glicosídeo se liga ao carbono ligado a um OH de outro glicosídeo, eliminando uma molécula de água, que pode ocorrer nos carboidratos. 

    C) INCORRETA - As proteínas são moléculas orgânicas formadas por ligações peptídicas entre aminoácidos e cada aminoácido de um peptídeo é chamado de resíduos. Uma proteína, usualmente, apresenta uma cadeia polipetídica de mais de 100 resíduos em ordem característica. Portanto, não são compostas por unidades iguais de aminoácidos.

    D) INCORRETA - As moléculas de proteína são compostos orgânicos naturais constituídos essencialmente por aminoácidos, compostos pelos grupos funcionais amino e carboxila, ligados covalentemente um ao outro por uma ligação denominada de ligação peptídica.  As moléculas orgânicas formadas por subunidades de ácidos graxos e gliceróis são definidas como lipídios.

    E) CORRETA - As moléculas de proteínas são polímeros naturais, ligados covalentemente uns aos outros por ligações peptídicas, que são formadas por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido, eliminando uma molécula de água.

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2761450
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).

No que se refere à lei periódica dos elementos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    As propriedades dos elementos químicos não são arbritrárias (não são absolutas) , mas dependentes da estrutura do átomo, e variam, de maneira sistemática (de mandeira ordenada, metódica, organizada), com o número atômico. 

  • Gabarito A


    Erro da E:

    A tabela periódica apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos, sendo as linhas verticais denominadas de FAMÍLIA OU GRUPO e as linhas horizontais, que determinam as estruturas similares dos elementos, denominadas de PERÍODO.

  • Cientistas como Mendeleev e Moseley perceberam que determinados elementos tinham propriedades semelhantes e, na tabela periódica, esses elementos são organizados de acordo com essas propriedades semelhantes nos grupos e períodos. A lei periódica estabeleceu que a maioria das propriedades físicas e químicas dos elementos é uma função periódica de seus números atômicos. Com base nesse conceito, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA - Conforme escrito acima, foi observado que as propriedades dos elementos não são arbitrárias, mas dependentes da estrutura do átomo, sendo uma função periódica de seus números atômicos.

    B) INCORRETA - As propriedades físicas e químicas dos elementos não são arbitrárias, mas dependentes da estrutura do átomo, sendo uma função periódica de seus números atômicos, ordenados horizontalmente de modo crescente na tabela periódica.

    C) INCORRETA - A maioria das propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos. 

    D) INCORRETA -  A maioria das propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos.

    E) INCORRETA - A tabela periódica apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos, sendo as linhas horizontais denominadas de períodos e as linhas verticais, que determinam as estruturas similares dos elementos, denominadas de grupos.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2761453
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).

Com relação às características químicas do elemento enxofre (S), um dos elementos mais conhecidos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange conceitos relacionados aos elementos químicos, especificamente o enxofre. O enxofre é um ametal que possui algumas formas e a mais comum é a do sólido molecular S8, que pode ser o enxofre ortorrômbico ou o enxofre monoclínico. Dessa forma, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA - O enxofre é um sólido molecular de fórmula química S8, que pode ser o enxofre ortorrômbico ou o enxofre monoclínico. Nesse composto, os átomos de um mesmo elemento se unem por ligações covalentes, sendo, portanto, um composto apolar, já que não há diferença de eletronegatividade no mesmo elemento. Como é um composto apolar as moléculas se mantém unidas pelas interações chamadas de forças de London ou dipolo-induzido.

    B) INCORRETA - O enxofre comum é uma substância sólida e amarela, que forma cristais ortorrômbicos ou monoclínicos.

    C) INCORRETA - A oxidação do enxofre produz dióxido de enxofre (SO2) e trióxido de enxofre (SO3), que são utilizados industrialmente na produção de ácido sulfúrico (H2SO4) e não de soda cáustica (NaOH), como mostrado abaixo:
    S + O2 → SO2
    SO2 + 1/2 O2 → SO3
    SO3 + H2O → H2SO4

    D) INCORRETA - O enxofre é um sólido molecular apolar e, portanto, não se solubiliza em água, pois, de acordo com o princípio "semelhante dissolve semelhante" moléculas apolares são solúveis em moléculas apolares e a molécula de água é polar.

    E) INCORRETA - Conforme explicado na alternativa D, o enxofre é um sólido molecular apolar e, devido a isso, não se dissolve em água, uma molécula polar.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Quando só temos uma molécula só teremos um ametal, pois é um elemento com o mesmo elemento e isso causa uma molécula apolar e consequentemente só podemos ter o dipolo induzido que é pra ametais

  • Em todos os estados, sólido, líquido e gasoso apresenta formas alotrópicas cujas relações não são completamente conhecidas. As estruturas cristalinas mais comuns são o octaedro ortorrômbico (enxofre α) e o prisma monoclínico (enxofre β) sendo a temperatura de transição de 95,5 oC; em ambos os casos o enxofre se encontra formando moléculas na forma de anel. As diferentes disposições destas moléculas é que produzem as diferentes estruturas cristalinas. À temperatura ambiente, a transformação de enxofre monoclínico em ortorrômbico, mais estável, é muito, muito, lenta.

    Os seus átomos podem ligar-se e formar duas variedades alotrópicas que são encontradas na natureza: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.

    Ambos possuem oito átomos ligados formando suas moléculas (S8). A diferença reside somente no fato de que a forma geométrica (retículos cristalinos) em que esses átomos estão rearranjados no espaço é diferente.