SóProvas



Prova CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Comunicação Social


ID
940915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.

De acordo com a teoria da persuasão, as mensagens dos meios de comunicação produzem estímulos que afetam, de forma distinta, o público, conforme a personalidade de cada indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Diferente da abordagem hipodérmica, a Teoria da Persuasão afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais. Portanto, os efeitos da mídia não seriam de manipulação, mas de persuasão. O modelo comunicativo desta teoria é bastante semelhante ao behaviorista (comportamental) – porém, acrescido de processos psicológicos que determinam a resposta. Tais processos psicológicos são relativos à audiência e à mensagem.

    Em relação à audiência, o indivíduo ficará interessado pelos assuntos aos quais estiver mais exposto; além disso, tenderá a consumir as informações com as quais esteja de acordo. Em algumas ocasiões, o indivíduo até mesmo distorcerá o conteúdo das mensagens recebidas, de forma a adequa-las à sua forma de entender a questão.
  • Segundo essa teoria, o sucesso de uma mensagem se faz em quatro passos:

    •  Interesse em obter informação: Quanto menos uma pessoa sabe dos assuntos tratados numa campanha, por exemplo, menos interesse e motivação ela vai ter naquela mensagem. Então, quanto mais expostas as pessoas são a um determinado assunto, mais o seu interesse em obter informação a respeito desse assunto aumenta (o interesse inicial surge quando a pessoa de tanto ver determinada mensagem, passa a querer a saber à respeito da mesma);
    •  Exposição seletiva: Esse fato é como se fosse o ponto-chave dessa teoria, pois, uma pessoa só tem interesse a ouvir determinada informação se a mesma está de acordo com suas atitudes. Pra entender perfeitamente: a pessoa só se expõe àquilo que a agrada;
    • Percepção seletiva: Sobre esse fator, basicamente, diz que a mensagem é passada de um jeito, e o receptor entende de outro. Nesse caso, os mecanismo psicológicos que contribuem pra reduzir potenciais fortes de tensão excessiva ou de dissonância cognitiva, influenciam muito no processo de percepção do conteúdo das comunicação de massa;
    • Memorização seletiva: O que é lembrado de uma determinada mensagem por alguém está de acordo com as atitudes e opiniões próprias. Ou seja, quanto mais aquela mensagem tem a ver com a pessoa, mais ela lembra do que foi falado, das pequenas características...

    http://teoriasdacomunicacaoppfumec.blogspot.com.br/2012/11/teoria-da-persuasao.html
  • Teoria hipodérmica -> a mídia atinge a todos igualmente

    Teoria da Persuasão -> a mídia atinge a cada um conforme suas crenças e preferências pessoais


ID
940918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.

Na teoria hipodérmica, os processos de comunicação de massa são associados às características do contexto social em que esses processos são produzidos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Teoria Hipodérmica estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas. Seu modelo comunicativo é baseado no conceito de "estímulo/resposta": quando há um estímulo (uma mensagem da mídia), esta adentraria o indivíduo sem encontrar resistências.
     
    O conceito de "massa" é fundamental para se compreender a abordagem da teoria hipodérmica. Segundo os estudiosos desta corrente, a massa seria um conjunto de indivíduos isolados de suas referências sociais, agindo egoisticamente em nome de sua própria satisfação. Uma vez perdido na massa, a única referência que um indivíduo possui da realidade são as mensagens dos meios de comunicação. Dessa forma, a mensagem não encontra resistências por parte do indivíduo, que as assimila e se deixa manipular de forma passiva.
  • O conceito da questão na verdade refere-se à Abordagem Empírica de Campo. Esta teoria abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivíduo. Antes, enfatiza a influência indireta que a mídia exerce sobre o público tal como faria qualquer outra força social (igreja, família, partido político etc). O alcance das mensagens midiáticas depende do contexto social em que estão inseridas, ficando sujeitos aos demais processos comunicativos que se encontram presentes na vida social. Neste caso, os filtros individuais pelos quais as mensagens passam seriam de origem muito mais social do que psicológica.
  • Não há compromisso com o contexto social na Teoria Hipodérmica.
  • O contexto social nao é visto como algo que influencia o processo de recepcao nesta teoria

  • A teoria hipodermica despreza o contexto social em que se dá o fluxo da comunicação.
    A teoria hipodérmica LANÇA a mensagem de modo geral, não se importando com o que está acontecendo mas sim em penetrar sua notícia/ideia/mensagem de modo massivo.

  • Teoria hipodérmica ou da bala mágica mensagem disseminada indistintamente, indivíduo não resiste

    Teoria dos efeitos limitados ou teoria empírica de campo resultados dependem das forças sociais


ID
940921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo a teoria crítica, o comportamento do público é determinado por fatores estruturais e culturais que, por sua vez, influenciam o conteúdo da mídia.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Teoria Crítica (oriunda na Escola de Frankfurt) parte do pressuposto das teorias marxistas e investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Assim, a mídia padroniza a arte como faria a um produto industrial qualquer. É o que foi denominado indústria cultural. Nesta, o aspecto artístico da obra é perdido. O imaginário popular é reduzido a clichês. O indivíduo consome os produtos de mídia passivamente. O esforço de refletir e pensar sobre a obra é dispensado: a obra "pensaria" pelo indivíduo. Portanto, a questão erra em afirmar que segundo a teoria crítica, o comportamento do público é determinado por fatores estruturais e culturais, pois nesse caso, ela é influenciada pela produção massiva (indústria cultural) dos meios de comunicação alienantes do público.
  • Alguém sabe se a questão usa a definição de alguma outra teoria?
  • Vamos ver o que o Cespe fez aqui:

    "Segundo a teoria crítica, (começou falando da Teoria Crítica ou de Frankfurt)

    o comportamento do público é determinado por fatores estruturais e culturais que, por sua vez, influenciam o conteúdo da mídia."
    (aqui misturou os conceitos da corrente funcionalista e da teoria Francesa:

    Corrrente Funcionalista:
    -A mídia dissemina conteúdos que já estejam no contexto social majoritário;

    Teoria Francesa:
    -Desenvolveu estudos sobre a comunicação de massa, mas a partir da sua influência na vida cultural e na estrutura social.)
  • De acordo com a teoria crítica, a massa somente consome a cultura e não influencia como diz na questão. Para os pensadores da teoria crítica, a cultura é "fruto da reprodução capitalista que uniformiza os valores e atributos das artes".
  • O enunciado inverteu os conceitos. O certo seria: "Segundo a teoria crítica, o comportamento do público é influenciado pelo conteúdo da mídia que, por sua vez, determinam os fatores estruturais e culturais".


  •  

    "[...] o indíviduo deixa de decidir autonomamente na fase da indústria cultural."

  • Chutei que estava errado por causa da "estrutura", que parece ser uma preocupação mais dos estruturalistas franceses. Faz sentido?

  • Pelo contrário, essa teoria é crítica justamente do fato de que a mídia deixa de considerar aspectos culturais locais para disseminar uma mensagem comercial e alienada para todos. É dela que surge o termo "indústria cultural".

  • Exatamente o contrário!

    E

  • Errado.

    Teoria Crítica da Comunicação

    A teoria entende que a mídia é utilizada pelo sistema capitalista para influenciar as relações humanas na nossa sociedade.

    Cultura de massas

    Produções culturais criadas pelo povo, com base em costumes e hábitos regionais que marcam determinado grupo social. É uma distinção em relação à cultura erudita, produzida pelas elites sociais. 

    Indústria cultural 

    Ideia de que a criação de produtos culturais segue a estrutura de produção capitalista, ou seja, tem como objetivo a geração de lucros para grandes grupos empresariais e a manutenção de determinados ideais e estruturas sociais. 

    Habermas 

    Acredita que a popularização dos meios de comunicação auxiliou a desenvolver uma apatia das pessoas para a participação na vida pública, já que a cultura não tem mais uma função de libertar o indivíduo.


ID
940924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.

Consoante a teoria do agendamento, os meios de comunicação são bastante eficazes para indicar às pessoas o que pensar sobre determinado tema.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A Teoria do Agendamento estuda o poder de agenda dos meios de comunicação, ou seja, a capacidade que estes possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante. O Agenda Setting é referido como uma "hipótese" devido às dificuldades metodológicas impostas por suas premissas e conclusões.
  • Me parece haver uma incongruência nesta questão: a hipótese do agendamento não indica às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. É bem conhecida a seguinte afirmação:  "embora a imprensa, na maior parte das vezes, possa não ser bem sucedida ao indicar às pessoas como pensar, é espantosamente eficaz ao dizer aos seus leitores sobre o que pensar" (McCombs e Shaw, 1972 In: Traquina, 2000, p.49).
  • A questão deveria estar errada....  A Agenda Setting, de efeitos a LONGO PRAZO, não induz o publico ao que pensar e sim aos temas sobre os quais conversarem - ela PAUTA, AGENDA a conversa das pessoas, e estas por sua vez adicionam suas proprias opinioes....
  • Concordo com o Cícero e com a Patrícia. Pela teoria do agendamento, a mídia é eficaz para pautar os temas das conversas do cotiano, mas ela não induz a forma de pensar das pessoas.
  • Caros colegas,

    Concordo que a questão é confusa, mas creio que o examinador foi ardiloso ao armar uma pegadinha no enunciado. Ao dizer que os meios de comunicação são eficazes para indicar às pessoas o que pensar sobre determinado tema, a banca não está falando necessariamente que esses meios indicam A FORMA COMO as pessoas devem pensar. Vejam: um TEMA é formado por vários ASSUNTOS. Ou seja, INDICAR O QUE PENSAR SOBRE UM TEMA pode significar o foco sobre um assunto em detrimento de outro. Daí a conformidade com a teoria do agendamento: os meios de comunicação são eficazes para indicar o que pensar sobre um tema ao abordar alguns assuntos desse tema e deixar outros de lado por considerá-los menos importantes.

    Espero ter sido claro.

    Bons estudos a todos.
  • Cabe recurso certamente... "O que pensar" X "sobre o que pensar" quando o assunto é teoria do agendamento é assunto pacificado não só entre os autores de teoria, mas em outras questões da própria "jurisprudência CESPE" rsrsrsrs. Deus nos ajude. Abraço a todos. 
  • Não está errado. A mídia, de acordo com a teoria do agendamento, indica e não determina o que pensar.
  • Realmente, o Cespe não sabe a Teoria do Agendamento...

    Em um momento ele diz uma coisa e na outra o completo oposto. Assim fica difícil!

    Q348254
    Q313683
    Q132924

  • Acho que está errada...

    "A premissa básica da teoria em sua forma moderna, entretanto, foi formulada originalmente por Bernard Cohen em 1963: "Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (pág.13).

    Ao estudarem a forma como os veículos de comunicação cobriam campanhas políticas e eleitorais, Shaw e McCombs constataram que o principal efeito da imprensa é pautar os assuntos da esfera pública, dizendo às pessoas não "o que pensar", mas "em que pensar". Geralmente se refere ao agendamento como uma função da mídia e não como teoria (McCombs & Shaw, 1972)".


  • Em relação às questões citadas pelo CESPE sobre Agenda Setting, podemos perceber que a chave para gabaritar está sempre na possibilidade de escolha da audiência.

    Na questão em voga, percebemos que a banca afirma que os MC são eficazes para INDICAR às pessoas o que pensar. Indicar o que pensar, seria oferecer opção e não determinar o que pensar.

    Exemplo: Na Pauta política atual, a mídia determina que pensemos em eleições, mais especificamente em: 1.Dilma, 2.Aécio e 3.Marina, contudo os MCM não têm como determinar, mesmo que muitas vezes com ações intencionais, sobre como pensaremos em relação a cada item dessa pauta.

    Opções que geralmente são dadas nas questões pelo CESPE que deixam o gabarito incorreto como: “determinar o quê pensar”, “dizer o que pensar”, “indicar como pensar”.

    De acordo com o dicionário Aurélio o significado da palavra “indicar”:

    1. Mostrar (o lugar certo).

    2.  Dar a conhecer.

    3.  Mencionar.

    4.  Esboçar levemente.

    Q348254

    De acordo com a hipótese do agendamento, ou agenda setting, os meios de comunicação, ao selecionarem e enfatizarem determinados assuntos,impõem a forma de pensar do seu público.Questão ERRADA.

    Q313683

    A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles. Questão CORRETA.

    Q132924

    Tanto a teoria do agenda setting quanto a teoria hipodérmica tratam de efeitos comportamentais diretos e imediatos e consideram que o público é incapaz de reagir criticamente aos temas agendados pelos meios de comunicação. QUESTÃO ERRADA.

    Gabarito: Correto

    Espero ter contribuído.

    Bom estudo! ∞


  • Cícero, "o que pensar" e "sobre o que pensar" é a mesma coisa. A palavra "sobre" não modifica o contexto. 

  • A questão está ambigua, deixando espaço para ambas as interpretações debatidas aqui. Razão pela qual deveria ter sido anulada, ou melhor, nunca deveria ter existido.

  • A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles. 

  • A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles. 


ID
940927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

A comunicação institucional da organização não constitui atribuição da área de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Dentre as atribuições do profissional de relações públicas, destacam-se:

    Administração Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.

    Atenção ao cliente Atender as solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.

    Cerimonial e protocolo Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

    Comunicação institucional Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

    Eventos Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

    Pesquisa de opinião Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.

    Planejamento estratégico Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

    Projetos institucionais Analisar pedidos apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.

    Relações governamentais Elaborar planejamento estratégico.

    Relações Públicas Digitais Relacionamento com os influenciadores de opinião nas mídias sociais, promovendo o diálogo com os diferentes públicos da organização que têm presença ativa na web.

  • Como seria possível gerar relações públicas para a instituição sem comunicar ao público sobre a instituição?


ID
940930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

O principal objetivo da área de comunicação mercadológica é construir uma reputação positiva da instituição perante os públicos de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Comunicação mercadológica é voltada para fatores financeiros, econômicos, ligados ao mercado, ao lucro. A questão trouxe em realidade o conceito de comunicação institucional, atenção!
  • ERRADA

    a COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA é toda a comunicação com objetivos mercadológicos, divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa. Faz parte da comunicação organizacional.

    "construir uma reputação positiva da instituição perante os publicos de interesse" é um dos objetivos da COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL.
  • A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf


ID
940933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

A comunicação dirigida consiste em instrumento utilizado pelo profissional de relações públicas para atingir o público-alvo de interesse.

Alternativas
Comentários
  • A comunicacão dirigida é um meio ou instrumento que o profissional de relações públicas emprega para a formação e orientação do público-alvo, objeto de sua atividade. À comunicação dirigida cabe a elaboração de mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. A mensagem bem planejada e estruturada somada à escolha correta do veículo de comunicação podem proporcionar rapidez no feedback - o qual, por sua vez, permitirá uma análise mais imediata dos efeitos produzidos.








ID
940936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às técnicas de relações públicas e à comunicação dirigida.

A comunicação integrada compreende as diversas modalidades comunicacionais, como a comunicação interna, a administrativa, a institucional e a mercadológica.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    comunicação integrada engloba a comunicação interna e externa, onde inúmeras estratégias podem ser utilizadas e implantadas para a organização alcançar seus objetivos esperados, sendo que:

    Na Comunicação Institucional, são trabalhados a  Filosofia, Missão, Visão, Valores e Princípios da instituição.
    Em Comunicação Administrativa, estão os Fluxos de serviços, os Níveis hierárquicos e as  Redes formais e informais de comunicação.
    Já em Comunicação Interna, estão a  Troca de informação, a Integração dos funcionários e os Estímulos e experiências
    Por fim, na Comunicação Mercadológica, há a Divulgação dos produtos e serviços da organização.

    http://www.guiafar.com.br/portal/index.php/pt/artigos/marketing/101-a-importancia-da-comunicacao-integrada-para-o-sucesso-da-organizacao

    Bom estudo ;)
  • Mas não é a comunicação institucional que contém a comunicação integrada? 

  • Não, Tamiris. É dentro da "Comunicação ORGANIZACIONAL Integrada" (deve ser o nome oficial da comunicação integrada) que se encontra a comunicação institucional. Comunicação integrada é uma cooperação, sinergia, filosofia de ação e coordenação entre os departamentos de comunicação interna (endomarketing), comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. E comunicação integrada não é mais um "departamento" e sim um modo de atuar da comunicação. 

  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.

  • A comunicação integrada de marketing tem como objetivo unificar tudo que sua empresa comunica para garantir que a voz seja sempre a mesma, independente do formato de conteúdo ou canal escolhido.

    Segundo a definição da American Marketing Association, a comunicação integrada de marketing é:

    Um processo de planejamento desenhado para assegurar que todos os contatos feitos por uma marca com seu cliente-alvo para divulgar produtos, serviços ou a empresa em si sejam relevantes para essa pessoa e consistentes ao longo do tempo.

    O conceito é simples, a comunicação integrada de marketing garante que todas as formas de comunicação e suas respectivas mensagens acompanhem um objetivo maior e único.

    Fonte: https://viverdeblog.com/comunicacao-integrada-de-marketing/


ID
940939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos públicos de uma instituição.

O público primário de uma organização é definido como aquele que contribui para a viabilização de determinado empreendimento, com o menor nível de participação e envolvimento em relação aos outros públicos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O público primário de uma organização é definido como aquele que contribui para a viabilização de determinado empreendimento (certo), com o menor (opa, maior) nível de participação e envolvimento em relação aos outros públicos. 
  • O público primário é aquele que apresenta a maior importância para a organização.
    De acordo com o Prof. Luiz Campos, a definição não traz nada sobre a participação e envolvimento com outros públicos. Além disso, o público primário não contribui necessáriamente para a viabilização de um empreendimento qualquer (depende do empreeendimento, da estratégia adotada pela empresa ou dos interesses do público). 
  • O certo é dizer: "O público primário de uma organização é definido como aquele que contribui para a viabilização de determinado empreendimento, com o MAIOR nível de participação e envolvimento em relação aos outros públicos". 

    Alguns professores adotam as seguintes definições:

    Público Primário: tem maior participação nas empresas.

    Público Secundário: menor participação.

    Marginais: pouca ou nenhuma participação.
  • Segundo a teoria de Fábio França, podemos classificar os públicos em três categorias.

     

    Públicos essenciais – aqueles ligados ou não juridicamente à organização e dos quais ela depende para sua constituição, manutenção, sobrevivência e execução de suas atividades. Essa categoria se divide em dois segmentos de classificação: os constitutivos e os não – constitutivos ou de sustentação:

       -> Os constitutivos são os públicos que possibilitam a existência da organização, como, investidores, sócios, conselhos administrativos e governos com seu poder de autorizar ou não seu funcionamento.

       -> Os não constitutivos ou de sustentação são aqueles imprescindíveis para que a organização se consolide e se mantenha no cenário de atuação. Exemplo, os clientes e funcionários. Ainda, estes públicos de sustentação podem ser classificados em duas categorias: primários e secundários.

          * Os primários são os quais a organização depende para viabilizar seu empreendimento. Os fornecedores se enquadram nessa categoria.

          * Os secundários contribuem para sua viabilização em menor nível de envolvimento. Empresas de terceirização são um exemplo disso.

     

    Públicos não essenciais estes não participam das atividades fim da organização, mas da prestação de serviços ou intermediação política e social. Para estes, existem quatro subdivisões:

       -> Redes de consultoria, divulgação e promoção da organização;

       -> Redes de setores associativos organizados;

       -> Redes de setores sindicais

       -> Redes de setores da comunidade.

     

    Redes de interferência Nela, se inclui todos os públicos do cenário externo da organização e que possuem algum poder ou representação para formação da opinião pública. Aqui podemos listar os concorrentes, parceiros, redes de relacionamentos internacionais, ativistas, redes de comunicação de massa.

     

    Fonte: www.ideiademarketing.com.br/2013/05/03/publicos-a-sua-empresa-tem-muito-mais-do-que-imagina/


ID
940942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos públicos de uma instituição.

Entre os públicos estratégicos de uma organização incluem-se os acionistas.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto!
     
    Os públicos de interesse ou estratégicos de uma organização incluem:
    consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas, dentre outros.
    http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaoempresarial.php

    Bom estudo :)
  • Acionistas são parte do público essencial constitutivo, altamente estratégico!

     

    Segundo a teoria de Fábio França, podemos classificar os públicos em três categorias.

     

    Públicos essenciais – aqueles ligados ou não juridicamente à organização e dos quais ela depende para sua constituição, manutenção, sobrevivência e execução de suas atividades. Essa categoria se divide em dois segmentos de classificação: os constitutivos e os não – constitutivos ou de sustentação:

       -> Os constitutivos são os públicos que possibilitam a existência da organização, como, investidores, sócios, conselhos administrativos e governos com seu poder de autorizar ou não seu funcionamento.

       -> Os não constitutivos ou de sustentação são aqueles imprescindíveis para que a organização se consolide e se mantenha no cenário de atuação. Exemplo, os clientes e funcionários. Ainda, estes públicos de sustentação podem ser classificados em duas categorias: primários e secundários.

          * Os primários são os quais a organização depende para viabilizar seu empreendimento. Os fornecedores se enquadram nessa categoria.

          * Os secundários contribuem para sua viabilização em menor nível de envolvimento. Empresas de terceirização são um exemplo disso.

     

    Públicos não essenciais estes não participam das atividades fim da organização, mas da prestação de serviços ou intermediação política e social. Para estes, existem quatro subdivisões:

       -> Redes de consultoria, divulgação e promoção da organização;

       -> Redes de setores associativos organizados;

       -> Redes de setores sindicais

       -> Redes de setores da comunidade.

     

    Redes de interferência Nela, se inclui todos os públicos do cenário externo da organização e que possuem algum poder ou representação para formação da opinião pública. Aqui podemos listar os concorrentes, parceiros, redes de relacionamentos internacionais, ativistas, redes de comunicação de massa.

     

    Fonte: www.ideiademarketing.com.br/2013/05/03/publicos-a-sua-empresa-tem-muito-mais-do-que-imagina/


ID
940945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos públicos de uma instituição.

As organizações e os seus públicos de interesse são, tanto no âmbito acadêmico como no âmbito profissional, o objeto de estudo do profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Os Profissionais de RP devem desenvolver a comunicação organizacional de modo integrado.
    Ou seja, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional teremos focos nestas diretrizes: organização e públicos.

    Segue link abaixo para auxiliar tal entendimento.
    http://www.eca.usp.br/departam/crp/cursos/posgrad/gestcorp/organicom/re_vista10-11/57.pdf

  • Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.

     

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/relacoes-publicas/


ID
940948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem.

O profissional de assessoria de imprensa atua como intermediário entre fonte e imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Vale diferenciar o assessor de imprensa e do jornalista e do Relações Públicas.

    Assessor de imprensa:
    Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

    Jornalista

     A prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. 

    Relações Públicas

    O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
  • Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Com isso, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. Ou, nas palavras de um profissional da comunicação: conquista um fortalecimento da sua imagem.

     

    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/assessoria-de-imprensa-o-que-e-isso/


ID
940951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem.

A área de assessoria de imprensa responsabiliza-se exclusivamente pela administração do fluxo de informações de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Essas palavras "exclusivamente", "apenas", "somente", ou expressões como: "em qualquer hipótese", ou "sem exceção" são muito perigosas; geralmente deixam as assertivas incorretas.
  • segue mais algumas informações:

    Há ainda outras atividades relacionadas à Assessoria de Comunicação que, no entanto, não devem ser confundidas por terem outras especificidades: 
    MarketingEndomarketingWebmarketingComunicação Interna...
  • A administração de fluxos de informação é, segundo Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003), relacionada com a função administrativa de Relações Públicas, não de assessoria de imprensa.
  • Segundo o Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj, "estão sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa, (...) as seguintes funções: elaboração de press-releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; organização de coletivas; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos; organização do mailling de jornalistas; clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) arquivo do material jornalístico participação na definição de estratégias de comunicação.

    O Assessor de imprensa precisa de uma estrutura de apoio para envio de releases (fax, Internet, e-mail), fotografia (repórter fotográfico), acompanhamento dos serviços de diagramação, ilustração, filmagem, pesquisa etc."


  • o problema da questão está no "exclusivamente"!

  • Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Com isso, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. Ou, nas palavras de um profissional da comunicação: conquista um fortalecimento da sua imagem.

     

    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/assessoria-de-imprensa-o-que-e-isso/


ID
940954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

De modo geral, o release é um documento estruturado na forma de matéria jornalística.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta:

    "O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística. Deve ser objetivo e sintético. Contém informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado.
    Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares.

    Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linguagem editorial comporte a abordagem do tema que se refere.

    Quando enviado, deve-se utilizar papel timbrado, o que significa responsabilidade assumida. Telefone, fax e e-mail devem estar explicitados além do nome do jornalista autor do texto.

    Na hora de elaborar uma notícia para a imprensa deve-se ter um certo rigor jornalístico. Isso é essencial para que não se perca o valor e a informação contida no release. Notícias para a imprensa quando são banais ou fúteis só servem para descrédito da empresa.

    Não se deve utilizar linguagem extremamente técnica. Mas, caso seja extremamente necessário e adequado ao público-alvo da comunicação, o termo técnico deverá ser seguido da explicação simples e objetiva do seu significado.

    Não é aconselhável que se destaque demasiadamente o nome da empresa ou do produto. Muitas vezes, o melhor é ter como enfoque principal, por exemplo, a nova tecnologia oferecida ao mercado e deixar que a empresa seja apenas citada. Isso aumenta as chances do release ser aproveitado e garante maior credibilidade junto aos leitores."

    Fonte: www.dicionarioinformal.com.br
  • Entre os critérios para aproveitamento dos releases estão:

    Interesse público: se a notícia interessa ao público do veículo, da editora, do programa, do colunista.
    Ser novidade: se o assunto ainda não foi abordado pela imprensa.
    Disponibilidade: se existe informação suficiente sobre o assunto, fontes disponíveis e acessíveis, material adaptado à natureza do veículo.
    Exclusividade: se a informação é interessante e está sendo oferecida apenas a determinado jornalista ou veículo, terá preferência na publicação e provavelmente ocupe mais espaço que normalmente receberia.
    Adequação: veículos de comunicação têm temas de interesse e critérios de seleção de notícias diferentes. Dificilmente, tratam de assunto da mesma forma. Por isso, a oferta de notícias adaptadas a cada veículo (...).

    Fonte: Livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia".

  • O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta.

     

    Pontos positivos

    Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a assessoria de imprensa buscando um  porta-voz da empresa ou mais informações.

     

    Pontos negativos

    O press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.

     

    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-um-press-release/


ID
940957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Caso um release seja divulgado como notícia, deverão ser, necessariamente, dadas informações relativas à procedência do release e ao assessor (autor) responsável pelas informações veiculadas.

Alternativas
Comentários
  • Caso um release seja divulgado como notícia, deverão ser, necessariamente, dadas informações relativas à procedência do release e ao assessor (autor) responsável pelas informações veiculadas. (parte grifada errada, releases não são assinados pelo autor, porém podem ser assinados pela assessoria).
  • cuidado com o "necessariamente"

  • Deve ser citada a fonte, ou seja, a assessoria de imprensa que produziu o release, mas não necessariamente o nome do jornalista que escreveu o texto.

  • O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta.

     

    Pontos positivos

    Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a assessoria de imprensa buscando um  porta-voz da empresa ou mais informações.

     

    Pontos negativos

    O press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.

     

    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-um-press-release/

  • O jornalista que escreveu o release não precisa estar identificado no material. Até mesmo porque trata-se de uma informação da organização e sobre ela mesma. O recomendado é se reportar como a própria assessoria de imprensa da instituição.


ID
940960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

Cabe ao assessor avaliar os riscos e as oportunidades de uma entrevista coletiva, bem como orientar a fonte quanto ao melhor procedimento.

Alternativas
Comentários
  • Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Com isso, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. Ou, nas palavras de um profissional da comunicação: conquista um fortalecimento da sua imagem.

     

    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/assessoria-de-imprensa-o-que-e-isso/


ID
940963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

O press-kit consiste no material de apoio distribuído exclusivamente durante a realização de entrevista coletiva.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    press-kit consiste no material de apoio distribuído exclusivamente (ERRADO) durante a realização de entrevista coletiva. 


    O press kit pode ser utilizado em outras situações, como por exemplo: Quando se quer enviar junto com o release  uma mostra do produto promocional para o jornalista "experimentar" e tirar suas próprias conclusões sobre ele. Desse modo ele terá mais conhecimento para publicar e dissertar sobre aquilo.
  • O press kit pode ser utilizado também em eventos, como instrumento informativo para complementar os dados dos jornalistas, orientar e esclarecer dúvidas na cobertura. Enfim vai o press kit vai subsidiar os profissionais da mídia. 

  • Tire a palavra "exclusivamente" e a assertiva fica correta.

  • Não exclusivamente. Pode ser distribuído em eventos, feiras ou anteriormente ao acontecimento a fim de instigar o jornalista e prepará-lo para a pauta de forma interessante, amigável e subsidiada.

  • "PRESS KIT É uma pasta ou um arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, o conjunto de informações básicas sobre sua performance, sua atividade, seu histórico, inserção no segmento, índices de desempenho (faturamento, locais em que atua, setores aos quais se dedica etc), ações de responsabilidade social e outros. São informações padronizadas para serem distribuídas à imprensa nas ocasiões de coletivas, entrevistas individuais e demais divulgações, como material de apoio" (MAFFEI, p. 43)


ID
940966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

O clipping de televisão e rádio, também denominado clipping eletrônico, pode ser realizado por empresa terceirizada, o que, em regra, gera menor custo à instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O clipping de televisão e rádio, também denominado clipping eletrônico (ok), pode ser realizado por empresa terceirizada (sim, pode), o que, em regra, gera menor (é maior!) custo à instituição. 
  • o erro da questão é afirmar que o clipping de TV e rádio é um clipping eletrônico (ou e-clipping). Esse tipo de clipping é feito porr meio da internet - meio digital - substituindo o papel. (apostila da ANTT para comunicação social - professor Luiz Campos - ponto dos concursos).
  • Complementando os comentários dos colegas... 

    • Clipping eletrônico: CD/DVD editado com todas as reportagens sobre o cliente nas TVs e rádios. Também podem ser as matérias publicadas em jornais e revistas transformadas em arquivos em pdf / jpeg;

    Clipping impresso: abrange matérias publicadas em jornais e revistas de todos os estados, bem como na mídia especializada;   • Web Clipping: envio diário via email das matérias publicadas sobre o cliente;

    Bom estudo :)
  • Discordo do colega Faborges.

    O erro realmente está no trecho que diz que o clipping terceirizado gera menos custo à instituição. O trecho utilizado pelo colega como justificativa para seu posicionamento, comprova na realidade, o oposto do que ele alega: "Clipping e análise do noticiário - Em geral é feito apenas em jornais, revistas e Internet já que o serviço rotineiro de clipping de rádio e televisão (chamado clipping eletrônico) é trabalhoso ou tem custo alto, se terceirizado (p. 261)".

    Com uma leitura do trecho é possível afirmar que o clipping é trabalhoso para a instituição OU é de alto custo SE terceirizado. O alto custo se justifica justamente pelo trabalho que dá fazer o clipping.

    O autor em momento algum afirmou que o clipping eletrônico tem um custo alto em qualquer hipótese.

  • Erro do Cespe. Thaise, o texto original, no qual a questão está baseada, diz somente que o clipping eletrônico "tem um custo alto, se terceirizado". Custo "alto", e não "maior". Ninguém terceiriza um serviço para ter um custo maior. 

    O enunciado estaria correto se fosse assim:  O clipping de televisão e rádio, também denominado clipping eletrônico, pode ser realizado por empresa terceirizada, o que, em regra, tem um custo alto para a instituição

  • Pode terceirizar? Pode!

    Gera menor custo? Não!

  • Gera custos, mas dinamiza o tempo de produção do setor de comunicação.


ID
940969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

Uma forma eficiente de avaliar as ações da assessoria, quanto à geração de resultados, é computar a presença de mensagens-chave no clipping.

Alternativas
Comentários
  • Justamente. Se a assessoria estiver realizando um bom trabalho, então suas sugestões serão acatadas pelos meios de comunicação e isso será identificado no clipping.


ID
940972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

A nota oficial caracteriza-se por ser um documento, invariavelmente, veiculado de forma paga.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro? :/

     

  • O erro está em dizer que ela é invariavelmente paga.
  • Eu pensava que seria sempre paga mesmo, obrigada! :D

  • ERRO veiculado de forma paga.
  • A nota oficial pode ser veiculada de forma paga ou não paga.

  • Confundem nossa cabeça... :/ Mas a nota oficial realmente pode ser veiculada como notícia.

  • A nota oficial caracteriza-se por ser um documento, invariavelmente, veiculado de forma paga.

    ERRADO: A nota oficial pode ser veiculada de forma PAGA OU NÃO.


ID
940975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de nota oficial e clipping, julgue os itens a seguir.

Os profissionais que podem fazer o clipping incluem assessor, um integrante da equipe de comunicação e empresa especializada contratada para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Na real, qualquer pessoa pode fazer um clipping, basta ter conhecimento técnico e ser contratado pra isso.

  • Integrante da equipe de comunicação = estagiário rs


ID
940978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao marketing institucional, julgue os itens seguintes.

O marketing institucional é uma área exclusiva das organizações sem fins lucrativos.

Alternativas
Comentários
  • Item errado!

    O marketing institucional é uma área exclusiva das organizações sem fins lucrativos. 

    O marketing institucional tem como objetivo trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos. Trabalha com atividades de “polimento de imagem”, buscando uma sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Normalmente funciona com leque de programas, projetos e ações voltadas para criar e desenvolver uma identidade e projetar uma imagem positiva da instituição.

    Bom estudo :)
  • Resposta: ERRADO

    marketing institucional é aquele que tem como objetivo reforçar a imagem da organização, auxiliando o posicionamento institucional. 
  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172

     

    GAB E

     

    ver Q374165


ID
940981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao marketing institucional, julgue os itens seguintes.

Entre os objetivos do marketing institucional inclui-se a criação de comportamentos e atitudes favoráveis à instituição.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo
    O Mkt Institucional visa ações favoráveis à imagem da Instituição.
  • CERTA

    o MARKETING INSTITUCIONAL é uma ação da Comunicação institucional com o emprego de técnicas de marketing. E um dos seus objetivos é disseminar a personalidade e identidade institucionais, tornar as realizações da empresa conhecidas e destacar os modos de ser e fazer da empresa.
  • Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional no passado era definida como uma comunicação que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organização, sem mostrar os produtos e serviços ofertados ao mercado. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural .

  • Sim, tipo fazer você comprar o produto ou falar bem da empresa para os amigos.


ID
940984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Com relação ao marketing institucional, julgue os itens seguintes.

O marketing institucional é constituído de diversas formas de marketing, como o marketing político, o social, o comunitário, o cultural e o esportivo.

Alternativas
Comentários
  • O cespe deu como C, mas depois: "A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo, motivo pelo qual se opta por sua anulação.

  • Marketing político e marketing pessoal NÃO se incluem sob a égide do MARKETING INSTITUCIONAL. O CESPE deu "C" e depois teve que anular a questão!

  • O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico.

  • Apesar de anulada, considero a redação adequada, vejamos:

     

    Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
940987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

O alto custo de aplicação constitui um dos aspectos negativos da pesquisa de opinião, em virtude da grande quantidade de dados coletados.

Alternativas

ID
940990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

O foco da pesquisa de mercado consiste no mercado da empresa ou nos seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.

    A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

  • Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:

    • Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
    • Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes e.
    • Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
    • Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.
  • A inclusão dos comentários acima, não tem por objetivo discutir a questão, que por sinal eu errei!!; mas apenas repassar o que pesquei no Wikipedia. Espero ter contribuído de alguma forma.
    abraço a todos.
  • CERTO

    a PESQUISA DE MERCADO visa apurar aspectos mercadológicos, o ambiente competitivo onde a empresa está inserida e os produtos ou serviços da empresa. A pesquisa de mercado não visa o conhecimento direto de mercados específicos.

ID
940993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

A amostra probabilística deve ser selecionada conforme critérios de conveniência e intencionalidade.

Alternativas
Comentários
  • A amostra tem que ser representativa da população. Para uma amostra ser representativa, cada item da população deve ter a mesma chance de ser selecionado, ou seja, de ser incluído na amostra.

    A seleção da amostra não deve ter preconceito ou tendência. Deve ser sempre imparcial não só no sentido do objetivo final a ser alcançado, como também no sentido de não facilitar demais o trabalho a ser realizado pelo auditor, o que é em si uma parcialidade.

    Há diferença entre amostragem probabilística (ou estatística) e amostragem não-probabilística (ou subjetiva). A primeira fundamenta-se na distribuição amostral e na seleção aleatória, enquanto que a segunda não tem base estatística, sendo a amostra selecionada por critérios pessoais decorrentes da experiência profissional e do conhecimento do setor em exame.

    Na amostragem probabilística, o tamanho da amostra é função:

    a. do(s) parâmetro(s) a estimar;
    b. do nível de confiança desejável;
    c. do erro tolerável ou índice de precisão escolhidos; 
    d. do grau de dispersão da população.

    A amostragem probabilística permite, além da estimação pontual e do controle do erro, a estimação por intervalo, ao qual se associa um grau de confiança desejável, ou seja, uma probabilidade de o verdadeiro valor do parâmetro a estimar estar nele compreendido. É vantajosa a sua utilização, quando o objetivo é a obtenção de estimativas para a população (média, total, proporção e número de ocorrência), permitindo trabalhar com amostras de tamanho reduzido, em níveis de significância e confiabilidade adequados para assegurar a precisão desejada.

    Se, entretanto, o objetivo é o exame de casos sem o interesse na obtenção de inferências sobre a população, ou quando o tamanho da amostra é muito pequeno (inferior a 10 casos), o auditor pode valer-se da amostragem não probabilística, utilizando os seguintes critérios de seleção para compor uma amostra:

    a. seleção com base em análise de vulnerabilidade, risco potencial inerente e importância relativa;
    b. itens com características inovadoras, pouco usuais ou com grande complexidade;
    c. itens em que ocorreram mudanças na natureza, extensão, prazo ou custo original;
    d. indícios de irregularidade ou erro; 
    e. desejo de dispor de uma distribuição razoável em relação a órgãos, unidades responsáveis, modalidades operacionais, setores de atividade econômica, estados da federação etc.




    (fonte: http://www.senado.gov.br/senado/scint/insti/controles_internos_08_amostragem.asp)
  • ERRADO

    a amostra PROBABILÍSTICA utiliza critérios impessoais ou matemáticos, como sorteio, estratificação, conglomerados ou etapas. Nesta amostragem cada participante da pesquisa tem a mesma probabilidade de ser sorteado para integrar a pesquisa, o que implica que os resultados da pesquisa podem ser estendidos com base estatítstica.

    a amostra NÃO PROBABILÍSTICA utiliza os critérios de acessibilidade, conveniência (facilidade de contato do pesquisador com o respondente) e intencionalidade (escolhe o grupo por considera-lo representativo). Este método impede que certas técnicas estatísticas sejam empregadas.

  • Amostra probabilística -> critérios impessoais ou matemáticos

    Amostra não probabilística -> critérios de acessibilidade, conveniência e intencionalidade


ID
940996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Entre os tipos de pesquisa quantitativa inclui-se a pesquisa com o grupo focal, também denominada survey.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Grupo focal (focus group) tem caráter totalmente qualitativo, é um grupo de pessoas que se reunem pra debater determinado assunto, produto enquanto suas opiniões estão sendo avaliadas e analisadas. Através do método podemos analisar elementos subjetivos relacionados ao produto principalmente a opinião das pessoas com relação a ele; ou seja, dados "implicitos" que não conseguiríamos em uma pesquisa quantitativa.

    Já o survey não tem nada haver com o grupo focal. O survey é um método quantitativo.
  • ERRADO

    SURVEY é diferente de GRUPO FOCAL

    SURVEY é pesquisa QUANTITATIVA, realizada por meio de questionários estruturados.

    o GRUPO FOCAL é uma técnica QUALITATIVA, nele a discussão ocorre de maneira informal e não estruturada. É o metodo adequado para se desocbrir atitudes, crenças, valores ou sensações sobre o tema de estudo.

ID
940999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Mediante pesquisa de opinião, é possível coletar vasta quantidade de dados.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto
    Pesquisa de opinião / Sondagem de opinião / Sondagem / Estudo de opinião: esses são alguns nomes dados para um levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública, quando é possível "coletar vasta quantidade de dados".

    As Pesquisas de opinião geralmente são feitas para representar as opiniões de uma população fazendo-se uma série de perguntas a um pequeno número de pessoas e então extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.

    http://pt.wikipedia.org
    Bom estudo :)
  • CERTA

    a PESQUISA DE OPINIÃO é o método de pesquisa mais importante para as Relações Publicas, e pauta-se na obtenção de dados que permitam determinar a opinião dos públicos-alvos em relação a determinado assunto, a satisfação com o relacionamento com a organização.
    Dependendo da amplitude, alcance e objetivos da pesquisa, uma grande quantidade de dados pode ser obtido.

ID
941002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

O planejamento estratégico subsidia as grandes decisões da organização.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    Estratégia >> Tática >> Operação


    Planejamento Estratégico (longo alcance)
    É aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa (em geral entre 5 e 10 anos no futuro). Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia e envolve a alta cúpula da administração. Por isso é o processo que subsidia as grandes decisões da organização.
     
    Planejamento Tático (médio alcance)
    É diferente para cada área da companhia.  Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos. O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.
     
    Planejamento Operacional (Curto alcance)
    O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa. Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Por ser a última etapa de planejamento, o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.
     
  • GABARITO: CERTO

     

    Perfeito. O planejamento estratégico serve como uma ferramenta para a definição de questões importantes no futuro da organização, como:

    Onde iremos investir, quais são os perfis de profissionais que necessitaremos no futuro, quais são os serviços e produtos que devem ser lançados, dentre outras decisões.

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Perfeito. O planejamento estratégico serve como uma ferramenta para a definição de questões importantes no futuro da organização, como: Onde iremos investir, quais são os perfis de profissionais que necessitaremos no futuro, quais são os serviços e produtos que devem ser lançados, dentre outras decisões.

    Gabarito: correta

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

    O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do

     estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.

    Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03


ID
941005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

O processo de planejamento estratégico é feito com base no diagnóstico das ameaças e das oportunidades do ambiente externo, bem como dos pontos fracos e fortes do ambiente interno.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    Uma das ferramentas utilizadas pelas organizações para elaborar o planejamento de ações estratégicas é o método denominado SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats), ou como é conhecido na língua portuguesa FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esse método propicia à organização realizar uma análise dela mesma e de seu entorno, é uma maneira de conhecer a condição de partida antes de definir as estratégias de ação para o curto, médio e longo prazo.

    O método SWOT analisa as forças internas em relação às oportunidades externas, bem como as fraquezas internas em relação às ameaças externas à organização, ou seja, analisa as condições de partida frente às tendências e cenários futuros. Esse método permite aos gestores obterem um diagnóstico mais preciso da realidade organizacional e das perspectivas do ambiente externo, visto que propicia a contextualização da organização em nível micro e macro, local e não local.

    Bom estudo :)
  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


ID
941008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

A etapa de planejamento estratégico compreende a definição da missão e da visão corporativas e a revisão dos valores corporativos.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto

    A empresa deve saber onde está e qual o objetivo/meta para o futuro. Por isso, definir a  missão e a visão faz parte das ações estratégicas da instituição.

    Missão: é a declaração do propósito e do alcance da organização. Refere-se ao papel da organização dentro da sociedade em que está inserida e significa a razão de ser e de existir. A missão da organização deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer algum produto ou serviço. A missão está associada ao ‘negócio’ da organização.
     
    Visão: é o sonho acalentado pela organização. Refere-se àquilo que a organização deseja ser no futuro. É a explicação de por que, diariamente, todos se levantam e se dedicam a maior parte de seus dias para o desenvolvimento da organização em que trabalham.

    Bom estudo ;)
  • Bem,

    Eu achei estranho dizer "revisão" dos valores.... alguém concorda comigo? Eu jurava que, assim como a missão e a visão, os valores também eram definidos...
  • "Revisão" dos valores pareceu estranho. Alguma doutrina ipsis litteris?

  • Item correto!

     

    A necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão é o Planejamento Estratégico

     

    At.te, CW.

    http://www.qualilog.com/principal/servicos/planejamentoestrategico.htm

  • GABARITO: CERTO

     

    MISSÃO-> Razão de ser da organização;

    VISÃO-> Destino desejado;

  • Correto. O processo de planejamento estratégico envolve mesmo estas etapas. A missão é a razão de ser da organização. A visão é o destino desejado no longo prazo, e os valores indicam os padrões de comportamento considerados como corretos.

    Gabarito: correta

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos


ID
941011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

O planejamento da comunicação organizacional deve alinhar-se ao planejamento estratégico corporativo.

Alternativas
Comentários

ID
941014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

O planejamento das comunicações externa, institucional e de marketing são compreendidas no planejamento de comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • "Há divergências na literatura acerca do assunto tratado no item, motivo pelo qual se opta por sua anulação."
    SEGUNDO O CESPE

ID
941017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que não há relação entre o crescimento da Internet e a responsabilidade social corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Há relação sim, pois,  com o crescimento da internet, há também o crescimento do acesso à informações das empresas e instituições, o que exige uma maior transparência e responsabilidade social corporativa.

ID
941020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

Relações públicas, como comunicação simétrica, buscam equilibrar os interesses das organizações e dos agentes que se interrelacionam.

Alternativas
Comentários
  • "Para Grunig e Grunig (1992, p. 21), “o modelo simétrico de duas vias é a maneira mais ética de enfocar as Relações Públicas e que a ética desta profissão é o modelo mais efetivo para se alcançar os objetivos organizacionais”. O modelo simétrico das duas vias define a ética como um processo de relações públicas e, com isso, impede o chamado relativismo ético. Quando simétricas, as relações públicas proporcionam um foco para a discussão e o debate em que pessoas de valores diversos chegam a conclusões distintas. “Sempre que o diálogo esteja estruturado, segundo as regras éticas, o resultado deveria ser ético – ainda que nunca será a combinação perfeita no sistema de valores de nenhuma das partes implicadas” (GRUNIG; GRUNIG, 1992, p. 22).
    Conforme Grunig (2003, p. 88), a simetria demonstra que os valores da organização e dos públicos estão no mesmo nível de relevância e que “o diálogo de duas mãos faz com que as relações públicas sejam inerentemente éticas e faz com que a organização seja mais responsável para com a sociedade”. Day, Dong e Robins (2001) concordam com a proposta, que a base da prática em relações públicas deve ser a comunicação dialógica e que esse princípio fundamenta as atividades nesse século e apostam que o diálogo é a solução para administrar as questões éticas." fonte: http://www.abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT1_Zilda.pdf
  • Correta

    Comunicação simétrica: é entendida como uma via de mão dupla de Organização para agentes que com ela se relacionam e vice versa.
    Relações Públicas, como comunicação simétrica, é entendida também como comunicação excelente.


  • CERTA

    a RELAÇÕES PUBLICAS é descrita em quatro modelos:

    1- Imprensa/Propaganda: propaganda de serviços e produtos;
    2- Informação Pública: coleta e organiza informações sobre a organização disseminando-as para os diversos públicos;
    3- Modelo Assimétrico de Duas Mãos: a medição que as Relações Publicas efetuam baseia-se em pesquisas científicas do público. O perfil, valores e tendências dos públicos são determinados não para estabelecer uma base de troca e diálogo, mas para procurar a persuasão dos públicos;
    4 - Modelo Simétrico de Duas Mãos: a organização busca o equilibrio entre seus interesses e dos diversos públicos. Apenas nessa forma atinge-se uma verdadeira comunhão.

    Se, se deseja produzir ambiente que sejam favoráveis à organização, deve-se interagir de modo franco com os públicos - implica haver "conjugação de interesses".

ID
941023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

Relações públicas e marketing são sinônimos para a gestão estratégica nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA 
     
    Marketing propicia às empresas localizar seus mercados e definir objetivos e estratégias para alcançá-los. Está diretamente ligado aos consumidores e se preocupa com o serviço/produto da empresa, são ações temporárias.
     
     
     
    Relações Públicas planeja e executa ações que visam melhorar as relações da empresa com seus diferentes públicos, portanto não está ligado apenas aos consumidores, e sim à todos segmentos, desde acionistas, funcionários, fornecedores, dentre outros. Trabalha com a imagem da organização, algo que é intangível, o que torna mais dificíl a compreensão. As ações de RP são duradouras.
    http://informacoespublicas.blogspot.com.br/2009/11/marketing-x-relacoes-publicas.html
  • ERRADO

    RELAÇÕES PUBLICAS X MARKETING

    a relações publicas preocupam-se com a organização como um todo (sua imagem, as situações de crise e seus vários públicos)

    o marketing está mais orientado a clientes, produção, distribuição, estabelecimento de preços e propaganda (o foco é mais direcionado ao publico externo).

  • "As relações públicas desenvolvem atividades em parceria com o marketing e em apoio a ele, mas fica subentendido que elas têm funções distintas (...) As preocupações da área de relações públicas ultrapassam os limites do mercado e dos produtos, elas trabalham com as organizações como um todo e seu universo de públicos no contexto do sistema social global"

    Fonte: Kunsch - Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada

  • São áreas que se apoiam e não sinônimas.

  • Bons comentários

  • Cada um no seu quadrado e trabalham em conjunto.


ID
941026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

A definição de relações públicas apresenta dois termos recorrentes na bibliografia sobre o assunto: administração e comunicação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA
    Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. A atividade de um Relações Públicas é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes público e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos.”
    James E. Grunig

    http://tteoria.blogspot.com.br/2009/12/conceitos-de-relacoes-publicas_2507.html
  • Essa questão está esquisita e genérica demais. É óbvio que todo mundo vai chutar como certo. Se alguém puder postar a explicação da questão eu agradeço.


    Não adianta postar o significado de modo geral. Gostaria de um comentario que desse entendimento a questão.

  • Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. James E. Grunig


ID
941029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

A principal atribuição de um departamento de relações públicas consiste em estabelecer a comunicação entre uma organização e seus clientes.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
  • Errada.
    Não é somente a comunicação entre uma organização e seus cliente, mas o esforço deliberado, planificado e contínuo de estabelecer e manter compreensão mútua entre a organização e o público.
  • A questão restringe a atuação das RP's apenas no relacionamento da empresa e seus clientes. Mas, a atuação dessa área vai além e lida com todos os stakeholders e não só os clientes, como afirma a questão.
  • Marquei certo, pois pensei no sentido amplo de clientes, internos e externos, e parece que a questão considerou somente o sentido externo( aquele que compra o produto).  Acredito que questão carecia de recurso embasado em Chiavenato. 
  • Pensei a mesma coisa que o Tinoco Tinoquinho, uma concepção ampla de clientes (internos e externos).
  • Relações públicas não estabelece a comunicação - ela é estabelecida de forma complexa em toda a organização - ela administra ou gerencia a comunicação entre as organizações e seus públicos.

  • Aparentemente o cespe não considerou o sentido amplo de clientes, englobando diversos públicos.

     

    "Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos."

     

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/relacoes-publicas/


ID
941032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

Como ferramenta estratégica, a boa reputação de uma organização é um objetivo de curto prazo das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  •  Quaseudo relacionado ao Plano Estratégico é de  longo prazo, Visão de futuro. Se fosse plano operacional seria curto prazo.
  • ERRADO

    Um dos objetivos das Relações Públicas é aumentar a credibildade da empresa e seus produtos e serviços, assegurar a notoriedade da empresa e melhorar a percepção da imagem da empresa e seus produtos e essas ações não podem ser de curto prazo. É uma atividade de previsão, prevenção e administração.



  • A relação é de longo prazo por ser um objetivo perene, que dure no tempo, ou seja, deve ser conquistado e mantido por toda existência organizacional.


ID
941035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Acerca das interfaces entre relações públicas e administração da empresa, julgue os itens a seguir.

É função das relações públicas a monitoração do ambiente no qual está inserida a organização, com vistas a detectar ameaças tanto externas quanto internas.

Alternativas
Comentários
  • "Há divergências na literatura acerca do assunto tratado no item, motivo pelo qual se opta por sua anulação."
    SEGUNDO O CESPE

ID
941038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas e recursos humanos, julgue o item abaixo.

Há relação direta entre a cultura organizacional que dá oportunidade a mulheres e a minorias étnicas e a construção de relações públicas de excelência.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Relações Públicas trabalham com a imagem da organização em relação ao público externo, logo estão correlacionadas com uma cultura que dê oportunidades
  • Ser "socialmente responsável" pode trazer vantagens competitivas e valorização de imagem, pois agrega valor à empresa.

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.


ID
941041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

O monitoramento da mídia, por meio dos principais portais e blogs de formadores de opinião, é uma questão acessória no gerenciamento de uma crise

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O monitoramento da mídia, por meio dos principais portais e blogs de formadores de opinião (ok), é uma questão acessória no gerenciamento de uma crise. Hoje em dia, com tanta informação fluindo pelos mais variados pontos do poroso tecido virtual, é fundamental (e não acessório) fazer o monitoramento das redes sociais para conter os estragos e esclarecer a opinião pública acerca da crise.
  • Errado. Em momentos de crise, principalmente, faz-se necessária a monitoração dos principais blogs e formadores de opinião, para a manutenção da crise e ajuste adequado das ações a serem tomadas.
  • Isso é essencial


ID
941044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Uma crise que afeta a imagem institucional surge a partir de situações inesperadas, como acidentes, e raramente decorre das decisões administrativas de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Pode ocorrer, sim, de erros e decisões equivocadas no âmbito administrativo e de diretoria de uma organização.
  • Creio que o erro da questão está em afirmar que "raramente" decorre de decisões administrativas.
  • O comum é que crises ocorram devido a erros da administração. Casos fortuitos são, como já explicita o termo, fortuitos, raros.
  • Quando as empresas erram, tentam se esquivar da culpa, mas o fato é que direta ou indiretamente, elas pecaram em algum ponto.

  • CRISE TEMPESTIVA: são aquelas inesperadas, imprevisíveis, decorrentes de fenômenos naturais (terremotos), acidentes (incêndios, desastres de avião, vazamentos químicos).

    CRISE CRÔNICA: trata-se de áreas em que as distorções se acumulam ao longo do tempo, gerando desvios, cujas consequências se fazem sentir no plano da credibilidade.

    CRISE CICLOTÍMICA: trata-se da crise que vai e volta, ou seja, aparece/desaparece, de maneira cíclica, repete o fluxo. Pode se contar nesse tipo de crise, com certa taxa de previsibilidade

  • Uma crise que afeta a imagem institucional surge a partir de situações inesperadas, como acidentes, e raramente decorre das decisões administrativas de uma organização.

    São esperadas (e não inesperadas) e geralmente (e não raramente) decorre das decisões administrativas de uma organização.


ID
941047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Durante uma crise, uma organização deve revelar tudo o que sabe sobre os problemas envolvidos na questão. Caso não haja respostas, deve admiti-los francamente, com o compromisso de tornar público o resultado de investigações sobre os problemas.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Uma organização deve revelar TUDO sobre os problemas? Na prática, assessoria de comunicação é bemm diferente.
  • Certo
     
    O assunto trata de comunicação de crise. Ela faz parte de um plano de administração de crises geral, desenvolvido por profissionais de relações públicas (na maioria dos casos) que visa a lidar com potenciais danos causados por uma crise, em maior ou menor grau. Especificamente, a comunicação de crises se refere ao fluxo de informações entre uma empresa, seus funcionários, a mídia, o governo, os oficiais da lei e o público em geral durante uma crise. O trabalho de comunicação de crises é dividido em duas partes: a preparação e a reação. Para se preparar para uma crise, uma empresa precisa criar um plano de comunicação de crises detalhado com uma equipe de comunicação de crises designada para executá-lo. Com um plano desenvolvido, é mais provável que uma empresa reaja a uma crise rapidamente, tome medidas imediatas para controlar a notícia e reconquiste com sucesso a confiança do público.
     
    É pertinente o comentário da colega acima, mas numa análise mais cautelosa da afirmativa, realmente está correta, pois admitida a crise, a reação da organização tem de ser rápida e transparente. Segundo BUENO, não se deve mascarar a crise, tentar divulgar para a opinião pública e a mídia que "tudo está bem" quando não está. A afirmativa é um tanto genérica (e ampla) quando da expressão "tudo o que sabe sobre o problema", mas numa interpretação baseada na transparência e na ética, quanto mais informações acerca dos motivos e problemas que levaram a organização a uma determinada crise, melhor.
  • A prática é outra, verdade. Mas a atual abordagem deve ser a proativa.
  • Correta questão. 
    Assim como os órgãos públicos mostram os salários de seus servidores, o princípio da transparência diz que durante uma crise, a organização deve revelar tudo o que sabe sobre a crise ou os problemas envolvidos.  

    A colega acima está se referindo à iniciativa privada... 

  • Omitir é a pior atitude no caso de uma situação de crise. Deve prevalecer a transparência perante os seus públicos, pois, isso colabora para a geração de credibilidade e confiança dos públicos envolvidos e evita o ruído.
  • Correta

    Tem que partir do pressuposto que a imagem é da Administração Pública.
    Há a Lei da Transparência que corrobora justamente com isso.

  • Gente, acredito que o Cespe se pautou na doutrina da década de 1980. TUDO? Impossível.  A ideia é a ser transparente, claro e objetivo sobre a crise que circunda a instituição, mas antes de tudo o isso: o RP tem uma informação, ou melhor, uma informação indeterminada, ele vai vincular isso aos canais? Pode gerar uma instabilidade interna e externa. 


    Francamente, Cespe.

  • Mandamento básico da Comunicação de Crise: "Diga tudo e depressa!. (Corrado, 1994)


ID
941050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Em uma situação de crise, as relações públicas devem avaliar a capacidade de entendimento da organização em relação à mídia, considerando suas necessidades e suas limitações.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Questão com texto meio confuso, mas é tranquila.

    Escrita de outra forma:
    Em situações de crise as Relações Públicas devem avaliar como a imagem organizacional é projetada pela mídia, logicamente considerando suas necessidades e limitações.
  • CERTO

    Em situações de crise as RELAÇÕES PUBLICAS devem designar um porta-voz, falar em nome da empresa, fornecer as informações e explicações adequadas, procurar contornar a situação e mostrar os pontos positivos e a adequação das ações realizadas pela empresa. Apontar as oportunidades surgidas ou pelo menos os rumos próprios para uma reorinteção da empresa e superação da crise.
  • Tal avaliação pelos profissionais de RP é nada mais que o midia training, aplicada nos casos em que os responsáveis pela comunicação com a mídia não tenham familiarização, um treinamento para todos os funcionários, principalmente para o porta voz.


ID
941053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se ao profissional de relações públicas familiarizar-se com o conceito de noticiabilidade, uma vez que necessita saber o que repórteres, produtores e editores estão procurando em uma história.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O Relações Públicas deve entender o que os repórteres, produtores e editores procuram como notícia e antecipar a isso.
  • Mesmo que não seja sua atribuição ter relacionamento direto com a mídia, pois essa é uma tarefa do jornalista, o profissional de relações públicas deve saber quais são os critérios de noticiabilidade, bem como no que consiste uma notícia para saber se suas próprias atividades, inclusive os projetos da área de Responsabilidade Social, podem ou não ser assunto nos veículos de comunicação. O relações públicas deve trabalhar conjuntamente com o jornalista corporativo. 

  • As modernas relações públicas situam-se a partir da Declaração de Princípios de Ivy Lee, um ex-jornalista que aplicou os princípios do jornalismo à assessoria de imprensa. 
    Contrariamente a P. T. Barnum, Ivy Lee acreditava que a informação para o público deve ser verdadeira. O objectivo é a disseminação de informação em situações favoráveis e de crise para a organização. Os profissionais de relações públicas, que seguem o modelo da informação pública, fornecem o máximo de notícias para os jornalistas, no sentido de posicionar a organização como a fonte mais credível de informação. Sempre que existam problemas na instituição, a posição do profissional de relações públicas é a de conciliar o direito à informação e a imagem favorável da instituição. "Ao contrário do que era comum até à década de oitenta, em que se tentava ocultar ao máximo o acontecimento, a tendência actual é posicionar a empresa [ou qualquer organização] como a principal e mais credível fonte de informação, perante uma situação de crise. Este posicionamento tem pelo menos a vantagem de levar os jornalistas a procurar o assessor de imprensa sempre que necessitem de mais informação, em vez de tentarem obter dados junto de outras fontes 'não autorizadas' ou menos informadas" (Lampreia, 1999: 92-93). 

    Fonte: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/relacoescomospublicos/0175.pdf


ID
941056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles.

Alternativas
Comentários
  •  A “agenda setting” e a “espiral do silêncio”. A mídia ao selecionar determinados temas a serem veiculados, por outro lado apaga os demais temas que não entraram na pauta de informação daquele dia. Um assunto que é noticiado com determinada força no ambiente macro-social acaba colocando no esquecimento outros assuntos não veiculados, mesmo sendo de grande importância para a sociedade.

     

    O termo “agenda setting” significa pauta de fixação, uma forma de direcionar a atenção que os leitores e telespectador de uma reportagem seguirão, ou seja, a mídia aponta quais os temas serão considerados de interesse coletivo. Segundo Walter Lippmann, o conhecimento que as pessoas têm do mundo exterior é formado pela seleção midiática de símbolos presentes no mundo real, criando uma relação entre a agenda midiática e agenda pública.

    A “agenda setting” segue fatores condicionados à mensagem e recepção, considerando a necessidade de orientação do público sobre determinado assunto. No quesito mensagem, a análise mais forte está nas manchetes políticas, pois a mídia aponta e interfere na formação da opinião pública a respeito da luta do poder. Neste caso a mídia utiliza como artifícios a dramatização dos acontecimentos nela noticiados, personalização do conteúdo na matéria, e a apropriação de dinâmica nos acontecimentos para acelerar o entendimento do receptor da mensagem.

    Na televisão, o “agenda setting” é utilizado em notícias de interesse geral como forma de influencia na agenda pública, ocorre através de uma cobertura intensa num curto espaço de tempo. A teoria da “espiral do silêncio” foi criada por Noelle-Neuman em 1972.

    A teoria da “espiral do silêncio” inicia quando há o medo do isolamento social por parte do indivíduos, fazendo o indivíduo se sentir isolado caso discorde da opinião pública dominante imposta pelos veículos de comunicação. O silêncio das opiniões minoritárias, ou colocadas como minoritárias, tende a se tornar cada vez mais isolantes à medida que a opinião geral toma mais força através da mídia.

    http://www.estudosdejornalismo.blogspot.com/

  • Só da "nóis" aqui no QC, Ju... o MPU que nos aguarde!
  • Certo!

    O próprio nome já diz tudo em inglês - fixação de agenda.
  • CERTO

    A hipótese do AGENDA SETTING, não determina o que pensar ou falar, mais sobre o que discutir.

    São 3 os pressupostos das hipóteses do Agenda Setting:
    1- fluxo continuo da informação;
    2- a influência ocorre a médio e longo prazo;
    3- influência sobre o que discutir e valorizar em certo temas.
  • Gabarito: C

    "A hipótese da agenda-setting não sustenta que a mídia tenta persuadir [...]. Descrevendo e precisando a realidade externa, a mídia apresenta ao público uma lista de fatos a respeito dos quais se pode ter uma opinião e discutir." (WOLF, p.143)

     

    WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


ID
941059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

A comunicação pública confunde-se com o conceito de comunicação publicitária e segue o modelo da bala mágica, ou da agulha hipodérmica, por sua capacidade de gerar respostas imediatas e mecânicas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode ajudar? Boiei nessa!
  • Errado

    A comunicação pública confunde-se com o conceito de comunicação publicitária (uma dica, o Cespe faz muito isso, pega termos semelhantes e diz que os conceitos se confundem. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa). Geralmente questões assim estão erradas, é bom ficarmos atentos com os conceitos. Continuando: (...) e segue o modelo da bala mágica, ou da agulha hipodérmica (ou teoria dos efeitos ilimitados, são 3 nomes toscos para a mesma teoria), por sua capacidade de gerar respostas imediatas e mecânicas. Comunicação pública é gênero, é ampla, e abrange vários tipos de modais de comunicação, como de utilidade pública; já a com. publicitária tem um viés comercial, econômico, elaborado por agências em prol dos anunciantes.
  • Apenas a título de complemento:

    A teoria hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação e é também conhecida como teoria da bala mágica. De acordo com esta linha, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. O nome se dá por basear-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada tem resposta, sem encontrar resistência do receptor - como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é uma das característica do indivíduo nesta vertente.

    A concepção de comunicação que embasa este modelo parte do princípio da sociedade organizada em massa, ou seja, "cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright Mills) e " Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa". Deste modo, o modelo foi considerado, posteriormente, excessivamente simplista pois não considerava o papel das diferenças de ordem social e outros quesitos.

    Os conceitos desta teoria foram elaborados pela Escola Norte-Americana na década de 30.



     


  • A Cespe misturou vários assuntos diferentes de forma a parecer que a assertiva está coerente e correta.

    A Teoria Hipodérmica (Teoria da Bala) nasceu de um estudo baseado na pesquisa sobre o efeito da propaganda, lá pela década 1930. Esse modelo defendia uma relação direta entre exposição à mensagem e o comportamento. Uma relação entre EFEITO e RESPOSTA. Sugeria que o ser humano seria facilmente manipulado pelos meios de comunicação de massa. Os estudiosos avaliaram que o indivíduo reagia de uma forma passiva à mensagem - sem questionamentos, sem considerar o contexto no qual ele está inserido, etc.

    A superação dessa teoria veio com a constatação de várias formas de resistência dos receptores que interferiam na influência exercida pelos meios de comunicação de massa. O abandono da Teoria Hipodérmica veio em 1940, com a Teoria Empírico-Experimental, que já previa que os processos psicológicos intervenientes (diferenças individuais) interferiam na relação efeito/resposta.

    Pensar na Teoria Hipodérmica (Teoria da Bala) é pensar nas palavras "Efeito/Resposta".

    Fonte: "Obras Jornalísticas: uma síntese"

    Espero ter ajudado!
  • Ps: a Teoria Empírico-Experimental também é conhecida como Teoria da Persuasão.
  • Rapaz, o Cespe pegou a Teoria Hipodérmica e adicional um quilo de outras teorias. risos 


ID
941062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

A esfera pública política burguesa é um construto teórico difícil de ser estabelecido na prática, mas de grande valor normativo.

Alternativas
Comentários
  • "A esfera pública burguesa torna-se o princípio organizador dos
    Estados de Direito burgueses. Parafraseando Habermas (1984), a
    esfera pública burguesa pode ser entendida como o conjunto de
    pessoas privadas que reivindicam diante da autoridade estatal as
    leis do intercâmbio de mercadorias e do trabalho social."

    "Desse modo, a idéia burguesa de uma esfera pública acessível
    a todos não se concretiza: há uma generalização na de?nição de
    público que ultrapassa as desigualdades históricas. A proposta de
    um equilíbrio entre todos os homens não supera as barreiras da
  • VALHA-ME NOSSA SENHORA, QUE ISSO?
  • Colegas, peço desculpas pelo desabafo, mas acho um absurdo que uma questão desse tipo seja cobrada no formato Cespe, em que temos dizer se é certo ou errado e - pior - em que uma marcação errada anula uma certa. Nenhuma - repito, NENHUMA - questão, sobre qualquer assunto que seja, que tenha em seu texto comandos como "difícil de ser estabelecido" "grande valor normativo" é pacífica sobre ser certa ou não. O que é ser difícil? O que é grande? Se existe grande valor normativo, existe pequeno, existe inexistente, existe razoável... o que é grande pra um não é pra outro, o que é difícil de ser estabelecido pra um autor pode não ser para o outro. Essas afirmações doutrinárias são úteis e válidas pra um estudo mais aprofundado, pra desenvolvimento de uma reflexão, mas como objeto de questionamento seco assim - certo ou errado - definitivamente não se prestam. Mais uma vez, me desculpo pelo desabafo. Abraços a todos.
  • O colega marcelo pereira forneceu o verdadeiro gabarito sobre esta questão.

ID
941065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

As pesquisas quantitativas de opinião produzem um retrato inequívoco do que pensa determinado segmento da população sobre um assunto e, em si, garantem o sucesso de um plano de comunicação pública por um departamento de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Vários erros (grifamos): As pesquisas quantitativas de opinião produzem um retrato inequívoco do que pensa determinado segmento da população sobre um assunto e, em si, garantem o sucesso de um plano de comunicação pública por um departamento de relações públicas. 
  • ERRADO

    Nem mesmo o método de focus group ou a pesquisa qualitativa garantem o sucesso do plano de comunicação, quem dirá a pesquisa quantitativa, que por sua vez não analisa os elementos subjetivos; que em um planejamento podem fazer toda a diferença.
  • ERRADO

    as PESQUISAS QUANTITATIVAS mede por meio de técnicas quantitativas tendências, opiniões, hábitos, atitudes e crenças da população-alvo.
    Usualmente escolhe-se uma amostra representativa de modo que os resultados possam ser generalizados para toda a população. 

  • Pesquisa não sei pode garantir sucesso 


ID
941068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

Comunicação pública é um conceito com múltiplos significados, mas uma acepção pertinente para as relações públicas é a de comunicação no âmbito da sociedade civil organizada.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A prática eficaz da comunicação pública nos três segmentos – Estado, mercado e sociedade civil organizada dependerá,
    imprescindivelmente, de um trabalho integrado
    das diversas áreas da comunicação, como relações públicas, comunicação organizacional,
    jornalismo, publicidade e propaganda, editoração multimídia, comunicação audiovisual, comunicação digital etc.

    http://www.pos.eca.usp.br/sites/default/files/Media/comunicacao_publica_08.pdf
  • A Comunicação Pública tem ênfase no interesse público; promoção da participação do cidadão e interação dialógica; adaptação de instrumentos às necessidades e interesses de seu público (conteúdo apropriado, transmitido de modo adequado) e aborda a integração da comunicação.


ID
941071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, o jornalismo institucional tem como objetivo produzir comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Basicamente, comunicação institucional é direcionada para o público externo, pois fala para o mundo quem é a empresa, o que faz, qual a sua missão e relevância de suas ações; no caso, temos a comunicação interna, voltada para os funcionários e demais colaboradores da organização.
  • Klaus,

    na verdade a comunicação institucional engloba a comunicação externa e interna.

    Externa para divulgar os valores, missão e caracteristicas positivas da instituição ao público externo.

    Já a interna é pra fortalecer os valores instituicionais dentro da própria organização entre os empregados. Um exemplo do que pode ser feito nesse intuito é o house organ.
  • Chama-se Jornalismo Institucional a especialização do jornalismo voltada para o público interno de uma instituição, seja qual for sua natureza (lucrativa, sem fins lucrativos, política, religiosa, militar, sindical etc.).

    O jornalismo institucional opera por vários suportes, mas principalmente house organs (impressos de circulação interna) e websites deinternet e intranet. Geralmente é produzido por um jornalista ou relações públicas ou ainda por empresas de assessoria de imprensa.

    A produção de jornais-mural, fôlderes, panfletos e de vídeos institucionais também fazem parte do jornalismo institucional. Esse material pode ter caráter informativo ou de divulgação e marketing.

    Fonte: wikipédia

  • Item Errado
    Se a banca tivesse cobrado algo  "dentre os objetivos da comunicação institucional está a comunicação interna" estaria correta. O problema foi a limitação. Como os colegas já citaram, são vários focos... várias frentes de atuação da comunicação institucional.
    Bom estudo :)
  • Segundo Claudia Lemos e Rozalia Del Gaudio, entre os tipos de comunicação empresarial está o Jornal "que tem periodicidade mais estendida que o informativo, funcionando como uma síntese dos acontecimentos na empresa em determinado período. (...) Pode ser distribuído em geral pelo Correio, para atingir públicos como a família do empregado OU FORMADORES DE OPINIÃO" (ALÉM DOS EMPREGADOS - PÚBLICO INTERNO)

  • Pois é... a afirmativa não está de todo errada. A questão não disse que o único objetivo do jornalismo institucional era produzir com. interna. Eu interpretei como "um dos objetivos". Certamente existem outras funcionalidades, mas o item, a depender da interpretação, pode ou não estar correto. Eu não entendi como limitação, ou exclusão de outras funções; entendi que sim, um dos objetivos do jornalismo institucional era produzir com. interna. Complicado...

  • Comunicação institucional e jornalismo institucional são coisas diferentes, pessoas.

  • Pesssoal, vamos aceitar o posicionamento do Cespe e deixar de ladainha.

  • GABARITO: ERRADO

     

    "A INCAPACIDADE DE ONIPRESENÇA dos veículos de comunicação diante de todos os fatos gerados pela civilização contemporânea foi, muito provavelmente, a necessidade que deu origem à especialização hoje conhecida como jornalismo institucional - definição dada por Alberto Dines, um dos jornalistas mais completos e éticos do Brasil. Podemos dividir essa especialização em dois ramos básicos: jornalismo empresarial e assessoria de imprensa. Em ambos os casos, o jornalismo institucional tem a missão precípua de suprir a demanda de informação que os veículos de comunicação de massa não conseguem atender."

     

    Livro: O signo da verdade: assessoria de imprensa feita por jornalistas. Ricardo Viveiros e Marco Antonio Eid. São Paulo: Summus, 2007. p.21

  • "O jornalismo institucional objetiva criar ou alterar imagens mentais tornando-as favoráveis à instituição e aumentando assim sua reputação por meio do emprego adaptado de técnicas jornalísticas. Não precisa ser necessariamente empregado na comunicação interna. A afirmativa é incorreta." (CAMPUS,Luiz . Comunicação Social para ANTT - Teoria e Exercícios)

  • Achei que poderia estar certo, mas, conforme Margarida Kunsch, o Jornalismo Institucional está inserido na Comunicação Institucional, assim como a Assessoria de Imprensa, as Relações Públicas, o Marketing Social etc.

    Além disso, o Jornalismo Institucional também produz publicações para o público externo (ex.: revistas ou newsletters para os clientes), o que tb "põe por terra" a ideia de que faz parte da Comunicação Interna


ID
941074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Intranet é um sistema de rede interna, criado a partir de tecnologias e ferramentas da Internet, utilizado para a circulação de informações corporativas entre os participantes de determinada instituição.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    Simples assim.
  • CERTA

    INTRANET é uma internet interna à organização. São empregadas tecnologias da internet para disseminar e tratar informaçòes da organização entre seus integrantes.
  •       A intranet nem sempre utiliza ferramentas da internet, e não deve ser interpretada como uma "internet" interna... É uma rede privada que estabelece limites, nos quais seu acesso é restrito a um grupo de funcionários ou de interesse etc.

         Pode ser acessada da internet, geralmente quando for o caso, é a denominda extranet, que disponibiliza o conteúdo restrito na internet para usuários devidamente cadastrados e autorizados... geralemente nesse caso, poderá apresentar funções limitadas, nem todas os recursos da intranet estarão disponíveis na extranet.

          também PODE ser acessada através do VPN (virtula private network) que permite o acesso remoto à intranet através do credenciamento de dispositivos previamente autorizados... nesse caso, todas as funções da intranet (rede interna) estarão disponíveis...

    Na minha opinião, a questão poderia ser passível de recurso para alteração do gabarito por generalizar demais o conceito....
  • A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.


ID
941077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Hotsite é um sítio conciso, dedicado a um tema específico, geralmente com objetivos promocionais ou publicitários, e que permanece on-line apenas durante o período do evento ou da promoção a que diz respeito.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto
    Tecnicamente não há nenhuma diferença entre um website e um Hotsite. O que difere um do outro é o uso e a estratégia de comunicação que está sendo adotada. Geralmente o foco é destacar uma ação de comunicação e marketing pontual, como a divulgação de um produto ou serviço.
    Hotsite, também conhecido como Micro-site e Lino-site, significa site quente, possui poucas páginas e fica no ar por prazo curto.
    Bom estudo :)
  • Hotsite ou microsite é um sítio momentâneo voltado a destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

    Sua diferença está apenas na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Usualmente, hotsites possuem tempo de vida útil predeterminado, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica, com duração ligada a essa ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.

    Geralmente, hotsites possuem um apelo visual maior, e são mais focados em um público específico, traduzindo a expectativa deste alvo.

    Alguns deles proporcionam ao usuário interatividade com jogos, sendo assim, a maior relação do "site e o usuário". O processo para criação e produção de um hotsite segue exatamente os mesmos direcionais de um website corporativo ou portal, considerando um conceito-criativo, arquitetura de informação, leiautes, redação e programação.


ID
941080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

A comunicação digital obriga as relações públicas a relativizarem o papel do gatekeeper no processo tradicional de produção da notícia, uma vez que o paradigma massivo é superado pelo modelo da rede, em que todos interagem entre si.

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gatekeeper é aquele que define o que será noticiado de acordo com o valor-notícia, linha editorial e outros critérios, alguns deles subjetivos.

    Há quem diga que o gatekeeper pode ser entendido como o "porteiro" da redação, uma vez que é responsável pelo filtragem da notícia. Ou seja, é esta figura quem vai definir, de acordo com a linha editorial, o que vai ser veiculado. Com a efervescência - e até um certo modismo - da prática do jornalismo colaborativo, a função do gatekeeper tem sofrido alterações. A audiência cada vez menos passiva e mais participativa deixa a figura do mesmo menos centralizada, mas sem perder a importância na estrutura da construção da notícia.

  • comunicação no âmbito da sociedade civil organizada. 
  • O papel dos gatekeepers sofreu grandes transformações com a era digital, e passa a ser uma busca coletiva, em que um editor, por exemplo, não é editor apenas de seu próprio conteúdo, mas também do conteúdo dos outros. 

  • Gab. Certo

    A comunicação digital obriga as relações públicas a relativizarem o papel do gatekeeper no processo tradicional de produção da notícia, uma vez que o paradigma massivo é superado pelo modelo da rede, em que todos interagem entre si.


ID
941083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Grupos de bate-papo e outras formas de interatividade nas redes sociais, como perfis no Facebook, interferem negativamente na produtividade das relações públicas dentro de uma organização, devendo ser bloqueados no ambiente institucional.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado
    Todos os dias surgem novos estudos que mostram a importância das redes sociais para as empresas e confirmam o quanto uma ferramenta na web pode trazer bons resultados e lucros, se for bem utilizada. 
    É fácil encontrar empresas que estão  produzindo mais conteúdo, procurando interação e divulgação de seus produtos nas redes sociais, na tentativa de angariar seguidores, clientes e contatos.
    Dessa forma, a questão peca quando afirma que as redes sociais interferem negativamente na produtividade das empresas.
     
    http://corporate.canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/As-maiores-empresas-globais-apostam-nas-midias-sociais/#ixzz2e1WeBKsT.
    Bom estudo :)

ID
941086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A respeito de cerimonial, protocolo e organização de eventos, julgue os itens subsequentes.

Cerimonial consiste no conjunto de normas de etiqueta, hierarquia e preceitos legais que deve ser seguido na organização de eventos.

Alternativas
Comentários
  • Cerimonial é um conjunto de procedimentos, formalidades, regras e normas a serem seguidas na organização de um evento, cerimônia, festas ou banquetes.

    http://rpunibrasil.blogspot.com.br

ID
941089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cerimonial, protocolo e organização de eventos, julgue os itens subsequentes.

No cerimonial, o protocolo é definido como o padrão de codificação de informação usado pelos computadores para comunicação em rede.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo se constitui num conjunto de regras e preceitos que devem reger atos solenes ou não, nos quais se exige um certo grau de formalidade.
  • Protocolo é lei, devendo ser cumprido em qualquer ato, solenidade, cerimônia e eventos. No que se  trata a normas que regem o cerimonial público federal que refletirá nos Estados e municípios e a Lei dos Símbolos Nacionais, consolidando um conjunto de regras protocolares que alguns chamam de cerimonial oficial constituindo um ponto de partida e modelo para o cerimonial misto e privado.
  • A questão mistura o conceito de protocolo em cerimonial com o conceito de protocolo em informática (Protocolo TCP/IP).

  • A Cespe poderia fazer mais questões assim, bobas.


ID
941092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de cerimonial, protocolo e organização de eventos, julgue os itens subsequentes.

Nominata é a relação de nomes de autoridades presentes em determinado evento, que deve ser encaminhada ao orador, ao presidente da mesa ou ao moderador da discussão, para registro de presença, cumprimentos ou chamada para ocupar lugar na mesa.

Alternativas
Comentários
  • Me surpreendi com 'presidente da mesa'
  • Item Correto!
    Relação das autoridades presentes à cerimônia. Pode ser feita em forma de lista ou de cartões individuais com nome, cargo/entidade e, ainda, os dados do representante, quando houver.

    A autoridade que iniciar os trabalhos será responsável pela leitura das nominatas, devendo, nesse procedimento, receber orientações para respeitar a ordem hierárquica decrescente. 

    fonte: Manual de eventos do Senado Federal
    Bom estudo ;)
  • Nominata

    A nominata é a relação de personalidades de destaque presentes à cerimônia ou à solenidade e é usada, geralmente, pelo anfitrião, na saudação aos presentes e em deferência a eles.

    Existe a possibilidade de confecção da Nominata em listagem impressa ou em forma de cartões. A nominata deve manter o seguinte formato: título, nome político da autoridade, cargo e estrutura política ao qual se vincula. Em se tratando de representante, tal especificidade é informada no documento.

    Em eventos em que haja grande número de autoridades, recomenda-se utilizar a nominata resumida, em que o anfitrião celebra, agradece e registra a presença dos convidados, fazendo uso de expressões linguísticas que se relacionem à pluralidade das entidades e dos segmentos presentes ao evento (Srs. Magistrados, Srs. Parlamentares, etc). As nominatas são organizadas em ordem que obedeça à hierarquia definida pelas regras de precedência aplicáveis, em sequência decrescente.

    http://www.jusbrasil.com.br/diarios/36722781/djdf-07-05-2012-pg-19

  • Bom dia mo...

ID
941095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Em relação aos serviços de atendimento ao consumidor e ao Código de Defesa do Consumidor, julgue os próximos itens.

Uma organização pode omitir informações que considere negativas para a sua imagem, porque nenhuma pessoa, física ou jurídica, é obrigada a produzir evidências que lhe sejam prejudiciais.

Alternativas
Comentários
  • CDC, Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

            § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

            § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

            § 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

  • Errada. Não pode se omitir sob pena de incorrer em publicidade enganosa por omissão,  prevista no p. 3° do art. 37 do CDC.

  • DC, Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

    § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

    § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

    § 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

  •   Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

    III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; 

    Portanto, o fornecedor deve prestar informações sobre seus produtos, mesmo que sejam prejudiciais a imagem da empresa.

    Deus é fiel.


ID
941098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Em relação aos serviços de atendimento ao consumidor e ao Código de Defesa do Consumidor, julgue os próximos itens.

FAQ é uma sigla que indica a coligação das perguntas mais frequentes, feitas pelos clientes de uma organização, com suas respectivas respostas.

Alternativas
Comentários
  • Correto!!!
    FAQ é um acrónimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas mais frequentes. Um FAQ, quando usado num contexto pluralista, significa uma compilação de perguntas frequentes acerca de determinado tema. Quando usado num contexto singular, um FAQ será uma dessas perguntas frequentes.

    O nome nasceu, provavelmente, na Usenet, numa tentativa de reduzir o número de perguntas semelhantes repetidamente colocadas. O FAQ é, geralmente, publicitado com destaque, para que esta medida tenha efeito. Como tal, é considerado indelicado afixar perguntas já respondidas no FAQ, já que demonstra, acima de tudo, que quem coloca a questão não se deu sequer ao trabalho de procurar as respostas.

    Fonte:Wikipédia

  • eu acho q essa questão está mais para informatica, do que para direito do consumidor.

  • FAQ é um acrónimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa Perguntas Mais Frequentes. Um FAQ, quando usado num contexto pluralista, significa uma compilação de perguntas frequentes acerca de determinado tema. Quando usado num contexto singular, um FAQ será uma dessas perguntas frequentes.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/FAQ

  • Concordo com o colega que comentou abaixo, essa questão não tem muita relação com Direito do Consumidor.


ID
941101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Em relação aos serviços de atendimento ao consumidor e ao Código de Defesa do Consumidor, julgue os próximos itens.

O Código de Defesa do Consumidor determina que a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, identifique-a.

Alternativas
Comentários
  •  CDC, art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
  • SEÇÃO III
    Da Publicidade

    Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.

    Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.

  • Certo, conforme o CDC.

    LoreDamasceno.


ID
941113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

A procrastinação, na realização de um serviço público, deve ser condenada.

Alternativas
Comentários
  •  Procrastinação significa: Ação ou efeito de procrastinar; deixar para depois; adiar.
    Característica de adiamento; protelação: a procrastinação à frente do computador atrapalhava seu trabalho.

     
  • SEGUNDO O DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    XV - E vedado ao servidor público;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

  • É importante também a leitura do CapítuloI, Seção I, inc. X do Dec. 1171/94. 
  • Resposta Certa: a procrastinação deve ser condenada, pois pode causar danos moral ou material conforme descrito no decreto nº 1.171/94 artigo XV 
  • Gabarito: Certo

    Questão bem fácil. Procrastinar é adiar uma ação (empurrar com a barriga).
    Isso é vedado pelo Decreto 1.171/94.
  • "É vedado ao servidor público:
    d) Usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material."

    Essa conduta pode configurar crime de prevaricação ( Código Penal, art  319)
  • Para quem não sabe o que é procrastinar:
    "v.t e v.i. Adiar para depois: procrastinar o começo do trabalho.
    Prorrogar para outro dia: procrastinar a ida para casa de campo.
    Usar de delongas: procrastinar a realização de qualquer coisa. 

    (Etm. do latim: procrastinare)"

    Fonte: dicio.com.br


    "Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, ela se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações.(com adaptações).

    A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). A primeira aparição conhecida do termo foi no livro Chronicle (The union of the two noble and illustre famelies of Lancestre and Yorke) de Edward Hall, publicado primeiramente antes de 1548.

    Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular."


    Fonte: Wikipedia

    Espero que possa ajudá-los a entender o significado da palavra.
  • Acredito que a maior dúvida não seja em relação ao significado da palavra "procrastinar",

    mas sim se ela DEVE SER CONDENADA.

    Neste caso, entendo que o CESPE  utilizou o significado de CONDENADA no sentido de "Reprovar, censurar, refutar"

    E não no sentido de "declarar incurso em pena"
  • Gabarito. Correto.

    Código de Ética Profissional do  Serviço Público(Decreto nº 1.171/1994)

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público 

    XV. E vedado ao servidor público:

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;


  • Procrastinar: adiar para depois, deixar para outro dia, embromar etc.

  • Pergunta ambígua em relação a " ... deve ser condenada."

    Não ficou claro se era em relação ao Direito ou à Ética e a Moral.

  • Procrastinação significa 

    Retardar alguma ação, deixar para depois, protelar uma ação, falta de vontade de realizar algo definido. Pessoas que adiam compromissos, e sempre se atrasam.

    Gabarito: correto de acordo com Código de Ética Profissional do  Serviço Público(Decreto nº 1.171/1994) art. xv

  • procrastinação:  Ação ou efeito de procrastinar; deixar para depois; adiar. 

  • Recente jurisprudência de nossos tribunais de contas, órgãos do poder judiciário, têm entendido que nesses casos de procrastinação, o servidor faltoso deve pagar multa civil, realizar doações forçadas para ONGs ambientais, além de realizar trabalhos comunitários em comunidades carentes, como por exemplo, o ensino de idioma estrangeiro para crianças e caso haja negação do servidor da prestação desses serviços, deverá ele ser exilado em lugares remotos, como Sibéria ou Groelândia, a critério da administração, sendo que seu retorno ao Brasil só se dará após dois anos e mediante provas objetivas acerca do regimento interno da Câmara, do Senado e do TRT, sob pena de ser-lhe negado o ingresso no País.

    Obs. Gostaria de saber o que significa procrastinar, nenhum colega comentou.

  • Certo. Passando só pra agradecer o comentário esclarecedor da colega patrícia: Procrastinar = adiar para depois...

    É possível adiar para agora? Talvez poderíamos adiar para ontem.

    Obrigado patrícia.

    Respondendo ao Klaus. Mano, de acordo com o Super Sayajin do direito administrativo Hely di Pietro de Mello os procrastinadores serão condenados ao fogo do hell. Inclusive é o teor na recente emenda constitucional nº  895.

  • O FAMOSO "DEIXAR PARA DEPOIS"



    - É vedado ao servidor público usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material



    GABARITO CORRETO
  • PEDRO É TIPO  : depois do almoço dia de domingo..kkk... A vida fica tão assimmm.. dá vontade de não fazer...Preguiçinha boaaaaa.
      ->  procrastinações no serviço público não dá neh, vc estuda tanto..para chegar lá com isso ;)  

    GABARITO CEERTO
  • Errei por vislumbrar duplo sentido na palavra CONDENADA.

    De fato a questão é fácil, não exige profundo conhecimento... saber o siginifcado da palvra procrastinação já ajuda a resolver, mas no ato de valorar a questão, ao ler a palavra CONDENADA.. meio que dá a entender que o servidor será "duramente" castigado... o que na verdade, será. Mas será no sentindo de sofrer uma pena, e não no sentido de sofrer alguma tida por grau mais forte ou mais leve. Não é esse o julgamento.

    Em síntese rápida, condenar é aplicar pena; Estabelecer um castigo por tal comportamento.

    Como sei que ao Código compete apenas aplicação de pena de CENSURA... na hora de ler a palavra condenada, levei o raciocínio à algo mais sério que censura, partindo para o grau de seriedade da pena... O que, além de não ser o caso proposto na questão, ainda estaria fora do alcance de aplicação de penalidade cabível ao Código.

    Quanto mais vejo, mais percebo a necessidade de estar atenta. Ou seja, toda atenção nunca é suficiente. Sempre é preciso mais.

    Bons estudos!!

  • Nos estudos também rs


ID
941116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

O servidor deve dar publicidade a todo ato administrativo, sem exceção, mesmo que isso seja contrário ao interesse da Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA.
    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal,
    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
  • Questão ERRADA: só complementando a resposta da Tati, essa questão só está errado por que a CESP descreveu a questão usando SEM EXCEÇÂO, nesta caso a questão se torna errado, se tirassemos a EXCEÇÂO a questão se tornaria CORRETA.
  • Como já foi dito a questão está errada, ela erra ao falar "sem exceção", outras podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligência

    Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão um comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Cargos de Nível Superior

    Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui regra que deve ser seguida, sob pena de comprometimento ético contra o bem comum.

    GABARITO: CERTA.

  • A regra é a publicidade dos atos administrativos, entretanto, haverá casos onde haverá o sigilo, são eles:

    - Segurança Nacional

    - Investigações Policiais 

    - Interesse superior do Estado

    - Interesse superior da Administração pública

  • O servidor deve dar publicidade a todo ato administrativo, sem exceção, mesmo que isso seja contrário ao interesse da Administração Pública.

  • ERRADO

     

    DECRETO Nº 1.171

    Das Regras Deontológicas

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • salvo aos que afetem a

    - Segurança Nacional

    - Investigações Policiais 

    - Interesse superior do Estado

    - Interesse superior da Administração pública


ID
941119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

A importância da comunicação do servidor público civil com o usuário não é uma preocupação tratada, explicitamente, no Código de Ética Profissional do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA.

    Estão explicitos no Código a preocupação e a importância da comunicação do servidor público civil com o usuário, conforme trechos, dentre outros, copiados abaixo:

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

  • A questão erra ao falar "não é uma preocupação tratada, explicitamente, no Código de Ética Profissional do Poder Executivo Federal. ", outra questão ajuda a responder, vejam: Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Cargos de Nível Médio Disciplina: Ética na Administração Pública

    É dever do servidor tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

    GABARITO: CERTA.

  • QUESTÃO ERRADA

    Está explicito no referido código:
    Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;
    Bons estudos!!!
  • Decreto 1.171/94 - Deveres dos servidores públicos:


    Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.


ID
941122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

Os procedimentos adotados pela Comissão de Ética, na apuração de ato contrário, preveem amplo direito de defesa ao servidor, com publicidade completa de suas conclusões pelo envio de ementa resumida a outras comissões.

Alternativas
Comentários
  • A questão errou ao afirma PUBLICIDADE COMPLETA.

    Decreto n° 1171 VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
  • Lei 6.029/2007

    Art. 13.  Será mantido com a chancela de “reservado”, até que esteja concluído, qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas. 
    § 1o  Concluída a investigação e após a deliberação da CEP ou da Comissão de Ética do órgão ou entidade, os autos do procedimento deixarão de ser reservados. 
    § 2o  Na hipótese de os autos estarem instruídos com documento acobertadopor sigilo legal, o acesso a esse tipo de documento somente será permitido a quem detiver igual direito perante o órgão ou entidade originariamente encarregado da sua guarda. 
    § 3o  Para resguardar o sigilo de documentos que assim devam ser mantidos, as Comissões de Ética, depois de concluído o processo de investigação, providenciarão para que tais documentos sejam desentranhados dos autos, lacrados e acautelados. 
  • Questão errada, cfme Decreto 6029:

    Art. 18.  As decisões das Comissões de Ética, na análise de qualquer fato ou ato submetido à sua apreciação ou por ela levantado, serão resumidas em ementa e, com a omissão dos nomes dos investigados, divulgadas no sítio do próprio órgão, bem como remetidas à Comissão de Ética Pública. 

    Não há publicidade do nome dos investigados nas conclusões enviadas via ementa resumida a outras comissões.
  • QUESTÃO ERRADA

     XXI - As decisões da Comissão de Ética;
    a) fatos ou atos submetidos à sua apreciação, serão resumidos em ementa;
    b) com a omissão dos nomes dos interessados, divulgadas no próprio órgão, bem como remetidas às demais Comissões de Ética, criadas com o fito de formação da consciência ética na prestação de serviços públicos.
    c) Uma cópia completa deverá ser remetida à Secretaria da Administração Federal da Presidência da República.
    Bons estudos!!!
  • A questão mandou se basear no decreto 1171. O referido decreto não trata de tal assunto, mas sim o decreto 6029.

  • O erro está em "publicidade completa" pois os nomes dos interessados são omitidos.

    Gab.: Errado.

  • decreto 6.029/07. Art. 18.  As decisões das Comissões de Ética, na análise de qualquer fato ou ato submetido à sua apreciação ou por ela levantado, serão resumidas em ementa e, com a omissão dos nomes dos investigados, divulgadas no sítio do próprio órgão, bem como remetidas à Comissão de Ética Pública

  • Gabarito: E

    [...] com publicidade completa

    O documentos sigilosos são retirados, para que ocorra a publicidade dos autos. (Ver Art 13)

  • deve preservar os nomes
  • Omissão dos nomes

  • Gabarito: Errado.

    Contribuindo com outras coisas que permitem ferir a passagem "publicidade completa":

    Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal darão tratamento prioritário às solicitações de documentos enviadas pelas Comissões de Ética, sendo vedado às autoridades competentes alegar sigilo para deixar de prestar a informação solicitada.

    Importante assinalar que qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas será mantido com a chancela de “reservado”, até que esteja concluído. Concluída a investigação e após a deliberação da CEP ou da Comissão de Ética do órgão ou entidade, os autos do procedimento deixarão de ser reservados. 

    A Comissão de Ética Pública manterá banco de dados de sanções aplicadas pelas Comissões de Ética dos órgãos e entidades, e também de suas próprias sanções, para fins de consulta pelos órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, em casos de nomeação para cargo em comissão ou de alta relevância pública.

    Bons estudos!

  • Toda questão do CESPE que eu vejo "completo", "totalmente", " sem restrição" eu já fico ressabiado, e geralmente estão erradas.