SóProvas



Prova COMPERVE - 2018 - UFRN - Assistente em Administração


ID
2814808
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o que expressamente dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas abaixo.


I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado.

II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional.

III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses.

IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte.


Das afirmativas, estão corretas  

Alternativas
Comentários
  • art. 60-D e art. 60-B, inc.II da lei 8.112/90

  • De acordo com a referida Lei:

     

    I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado. (Correta)

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional. (Correta)

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses. (Errada) Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.                  (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

    IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte. (Errada) Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos... - Este artigo trata dos requisitos para receber o auxílio. 

     

    Resposta: C

  • Complementando:


    "IV - Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte."

     

    Não é uma gratificação, é uma INDENIZAÇÃO. Isso quer dizer que ela é de caráter temporário e não se incorpora ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

    Bons estudos.

  • Não é gratificação, é idenização....e tb não tem nada de transporte aí no meio....

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.    

  • De olho nas mudanças trazidas pela MP 805 de 2017 na parte de auxílio-moradia na 8.112/90.

  • Vi esse bizu aqui no QC

    Indenizações: D A T A

    Diárias

    Ajuda de custo

    Transporte

    Auxílio-moradia

  • Art. 51 Constituem Indenizações ao servidor:

     

    I - Ajuda de custo;

    II - Diárias;

    III - Transporte

    IV - Auxílio-moradia.

     

    Art. 60-D. O valor mensal do auxílio-moradia é limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comissão, função comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado.

     

    § 1º O valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado.

     

    Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor

     

     

    Letra:C

    Bons Estudos ;)

  • I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado.

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional.

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por UM mês.

    IV Auxílio-moradia é um RESSARCIMENTO prevista em lei, paga UM MÊS ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte.

  • Requisitos Básicos:

  • A MP 805/2017 teve sua vigência encerrada, então volta tudo a como era antes no quesito auxílio-moradia.

     

    I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado. CERTO.

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional. CERTO

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses. ERRADO. Por 1 mês.

    IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte. ERRADO. O auxílio-moradia é uma INDENIZAÇÃO e não uma GRATIFICAÇÃO; é paga para compensar depesas com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem, NÃO INCLUI TRANSPORTE.

  • LETRA C

  • Indenização é DATA:

    D IÁRIAS

    A UXILIO MORADIA

    T RANSPORTE

    A JUDA DE CUSTO

  • Lei 8.112/90

    I O valor do auxílio-moradia não poderá superar vinte e cinco por cento da remuneração de Ministro de Estado.

    Verdade. Art. 60-D.  O valor mensal do auxílio-moradia é limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comissão, função comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado. 

    II Poderá ser concedido auxílio-moradia ao servidor quando seu cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional. Verdade.  Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:  II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

    III No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por dois meses. FALSO. Art. 60-E.  No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

    IV Auxílio-moradia é uma gratificação prevista em lei, paga mensalmente ao servidor, como forma de compensação pelas despesas com moradia e transporte.

    FALSO. Auxílio-moradia não é gratificação, e sim uma indenização. Custeará as despesas com moradia.

    Gabarito: C (Itens I e II).

    OBS. Seu pagamento ocorrerá posterior à comprovação da despesa.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 1º, do artigo 60-D, da citada lei, "o valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado."

    Item II) Este item está correto, pois dispõe o artigo 60-B, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 60-B. Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:

    I - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;

    II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

    III - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;

    IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;

    V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes

    VI - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;

    VII - o servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comissão ou função de confiança, desconsiderando-se prazo inferior a sessenta dias dentro desse período; e

    VIII - o deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo.

    IX - o deslocamento tenha ocorrido após 30 de junho de 2006.

    Parágrafo único. Para fins do inciso VII, não será considerado o prazo no qual o servidor estava ocupando outro cargo em comissão relacionado no inciso V. "

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 60-E, da citada lei, "no caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 60-A, da citada lei, "o auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor."

    Gabarito: letra "c".

  • Eis os comentários sobre cada assertiva:

    I- Certo:

    Cuida-se de opção devidamente amparada na regra do art. 60-D da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 60-D (...)
    § 1o  O valor do auxílio-moradia não poderá superar 25% (vinte e cinco por cento) da remuneração de Ministro de Estado."  

    II- Certo:

    A presente afirmativa encontra apoio no teor do art. 60-B, II, da Lei 8.112/90:

    "Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:     

    (...)

    II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;

    III- Errado:

    Em rigor, o auxílio-moradia somente deve continuar sendo pago, nas situações descritas neste item, por um mês (e não por dois meses, como dito pela Banca).

    IV- Errado:

    Em verdade, o auxílio moradia tem natureza indenizatória (e não de gratificação), como se vê do art. 51, IV, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    (...)

    IV - auxílio-moradia."

    Ademais, não se presta a compensar despesas de transporte, mas sim de moradia, como se vê do art. 60-A da Lei 8.112/90:

    "Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor."    

    Logo, estão corretas apenas as assertivas I e II.


    Gabarito do professor: C



ID
2814811
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) prevê como direito do servidor, desde que preenchidos os requisitos legais, a Licença para Capacitação. De acordo com as expressas disposições previstas na referida lei, essa licença poderá ser concedida por até

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

     

     

     

  • num sei de onde tirei que era sem remuneração

  • As passagens que dizem ser de 3 meses na lei 8.112, como licenças e afastamentos, serão remuneradas!

    Art. 54.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 meses.

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    § 2º  A partir do registro da candidatura e até o 10º dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de 3 meses.

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 meses, para participar de curso de capacitação profissional.

  • GABARITO: C

     

    Licença para CapaciTaçãoCom remuneração por até Três meses.

  • É a antiga Licença-prêmio.

  • Lucilvia, não é a antiga licença-prêmio porque esta é para a capacitação do servidor e no interesse da Administração.

  • Errei na prova, errei aqui... pqp

  • Lei 9.527/1997 altera o dispositivo do Art. 87 ao qual muda:

    "Da Licença Prêmio por Assiduidade" para

    "Da Licença para Capacitação"

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    Lembrando que é sempre discricionário por parte da Administração Pública.

  • Gabarito Letra C

    Da Licença para Capacitação

    - Após cada quinquênio de efetivo exercício.

    - No interesse da administração.

    - Com remuneração.

    - Por até 3 meses.

    - Os períodos de licença não são acumuláveis.

  • LETRA C CORRETA

    LEI 8.112

     Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

  • Capacitação

    Com remuneração

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    Nesse diploma legal, o conhecimento exigido diz respeito ao licenciamento do servidor para capacitação.

    Assim, para a correta resolução da questão, há que se aplicar a norma do art. 87, que assim estabelece:

    “Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional”.                 

    Um resumo:

    ▪ Será concedida no interesse da Administração (ato discricionário);

    ▪ Prazo de até três meses, com remuneração;

    ▪ Não pode ser concedida para o servidor que esteja em estágio probatório;

    ▪ O período de licença para capacitação é considerado como tempo de efetivo exercício.

    Nestes termos, acertada a alternativa “C”. Todas as demais são automaticamente eliminadas por divergirem do estabelecido na lei.

    GABARITO: C.

  • GABARITO LETRA "C"

    Licença para Capacitação

    LEI 8.112/90:  Art. 87 - Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    "A persistência é o caminho do êxito". -Charles Chaplin

  • Gab: C

    Após efetivação do quinquênio, servidor tem direito a licença capacitação remunerada por até 3 (três) meses.

    Lei 8.112/90

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.                           

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis


ID
2814814
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), a penalidade de advertência terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Conforme indica a referida Lei:

    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

     

    Resposta B

  • CUIDADO: Não confunda cancelamento dos registros com prescrição da ação disciplinar.


    --> Cancelamento dos registros:

    *Advertência - 3 anos (se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar)

    *Suspensão - 5 anos


    --> Prescrição da ação disciplinar: (a contar da data em que a adm. tomar ciência do ato)

    *Advertência - 180 dias

    *Suspensão - 2 anos

    *Demissão - 5 anos




    bons estudos, galera. ;*



  • Cancelamento do registro funcional:

    Advertrês

    5U5PEN5ÃO

    Demissão - não cancela

  • GABARITO B

    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

     

    Complementando ..

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

  • ADVERTÊNCIA

    TRÊS anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    SUSPENSÃO

    CINCO anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • LETRA B CORRETA

    Advertência ação prescreve em 180 dias cancela do registro em 3 anos

    Suspensão ação prescreve 2 anos cancela do registro em 5 anos

    Demissão/cassação/destituição ação prescreve 5 anos não há cancelamento do registro

  • Parece bobo mas na hora da prova pode te ajudar...

    ADV3RT3NCIA ---> 3anos

    5U5PEN5ÃO ---> 5anos

    "Esforça-te e tem bom ânimo"!

  • Resumindo:

    Advertência refere-se às punições mais leves.

    • Deve ser aplicada por escrito.

    • Situações: art. 117, I a VIII e XIX, Lei 8.112/1990 (casos demonstrados na tabela).

    • Competência: chefe da repartição.

    • Prescrição: 180 dias a contar do conhecimento do fato irregular.

    • Cancelamento do registro: três anos (se o servidor não tiver praticado nova infração disciplinar)

  • Gravei assim: R E G I S T R O - 8 LETRAS

    SUSP. 5 ANOS

    ADV. 3 ANOS

    3 + 5 = 8

  • Prescrição / Cancelamento:

     

    Advertência: 180 dias / 3 anos

    Suspensão: 2 anos / 5 anos

    Demissão e afins: 5 anos / never.

  • Qconcurso só é nota 10 por causa dos comentários dos usuários. :)

  • ADVERTRÊS

    SUSPENCINCO

  • ADVERTÊNCIA : 3 ANOS

    SUSPENSÃO: 5 ANOS

    Não confundir com os prazos prescricionais:

    ADVERTÊCIA: 180 DIAS

    SUSPENSÃO: 2 ANOS

    DEMISSÃO, CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA ou DISPONIBILIDADE E DESTITUIÇÃO DE CARGO EM COMISSÃO: 5 ANOS

    bons estudos

    UFCG2019

  • Cancelamento de registros:

    Advertencia -> 3 anos

    Suspensão -> 5 anos

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 131, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o artigo elencado, conclui-se que apenas a alternativa "b" se encontra em consonância com o dispositivo acima.

    Gabarito: letra "b".

  • Para a resolução da presente questão, deve ser acionada a norma do art. 131 da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar."

    Da leitura deste preceito legal, em cotejo com as proposições lançadas pela Banca, verifica-se que a única correta se encontra na letra B.


    Gabarito do professor: B

  • Quanta questao repetida. Ja fiz essa questao umas 5 vezes.

ID
2814817
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte procedeu de forma desidiosa no exercício das atribuições do cargo. Para essa conduta, a Lei nº 8.112/90 prevê a penalidade disciplinar de

Alternativas
Comentários
  • Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    inciso XV do artigo 117 - proceder de forma desidiosa.

  • Alguns exemplos que pode prevê a penalidade disciplinar de DEMISSÃO são:

    ==> Atuar de forma decidiosa

    ==> Inassiduidade habitual

    ==> Agredir fisicamente o outro

    ==> Aceitar comissão ou pensão de estado estrangeiro

    ==> Corrupção

  • (B)

    Desidioso é o empregado que, na execução do serviço, revela má vontade e pouco zelo”. (SAAD, 1990, p. ... “Desídia significa desleixo, indiferença, falta de exação no cumprimento do dever, omissão, que pode se configurar quando o empregado chega atrasado reiteradamente ou falta seguidamente sem motivo justificado”.

  • Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    XV - proceder de forma desidiosa;

     

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

     

     

     

  • GABARITO B

     

    DESÍDIA: DESLEIXO, PREGUIÇA= É DEMISSÃO!

     

    MAPA DA LEI https://goo.gl/kZKqfz

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • O famoso  preguiçoso...

  • Resposta: DEMISSÃO!

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. 

    Incisos do art. 117, I a VIII e XIX:

    Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;       

    Retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    Recusar fé a documentos públicos;

    Opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    Promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    Cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    Coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    Recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.        

    Ou seja, é o servidor mimimi, como se diz aqui em Minas "criador de caso", gosta de uma "panelinha", chato.

  • Falou desidioso: demissão

  • DEsídia

    DEmissão

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido conhecimento das penalidades disciplinares. Cuida-se de alto valor mencionar que a aplicação de penalidades ao servidor decorre imediatamente do Poder Disciplinar que, segundo Meirelles “é a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração”.

    À luz dessa consideração, o enunciado menciona que determinado servidor público “procedeu de forma desidiosa” e requer que o candidato assinale a alternativa que mencione a penalidade pertinente.

    Assim, são puníveis com demissão as infrações disciplinares indicadas no art. 132, verbis:

    “Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo;

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa;

    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    XI - corrupção;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117”.

    Nota-se que o inciso XIII menciona que as transgressões dos incisos IX a XVI do art. 117 são puníveis com demissão.

    Nesse raciocínio, o inciso XV do art.117 determina que ao servidor é proibido:                   :

    “XV - proceder de forma desidiosa”.

    Portanto, à luz do que se expôs linhas acima, chega-se à conclusão de que a demissão deverá ser aplicada na conduta em tela.

    GABARITO: B.


ID
2814823
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as disposições expressas na Lei nº 9.784, 29 de janeiro de 1999, analise as afirmativas abaixo.


I O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados.

II No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

III A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

IV Em decisão na qual se evidencie lesão ao interesse público, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    I O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados. (Decai em 5 anos)

    II No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento. (Correta)

    III A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. (Correta)

    IV Em decisão na qual se evidencie lesão ao interesse público, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração. (Só poderão ser convalidados quando não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros)

  • I- decai em cinco anos.

    IV- não se evidencie lesão ao interesse público.

     

  • Só uma observação aos comentários... a opção I também possui outro erro: no lugar de "revogar" seria "anular".

  • ERRADO! ABAIXO O TEXTO CORRETO DA LEI

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

  • I O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em CINCO anos, contados da data em que foram praticados, SALVO COMPROVADA MÁ-FÉ.

    II No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    III A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    IV Em decisão na qual se evidencie NÃO ACARRETAREM lesão ao interesse público, NEM PREJUÍZO A TERCEIROS, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • I) Cuidado: a revogação pode ocorrer a qualquer tempo.

    IV) Se houver prejuízo ao poder público, não pode convalidar.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • CORRETAS II E III.

    I - O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados. ERRADA - ( ART. 54)

    II - No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento. CORRETA - ( ART. 54, §1)

    III - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. CORRETA - ( ART. 53)

    IV - Em decisão na qual se evidencie lesão ao interesse público, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração. ERRADA - ( ART. 55)

  • I- decai em cinco anos.

    IV- não se evidencie lesão ao interesse público.

    D)I e IV.

  • I O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados.

    letra da lei, o prazo é de 5 (cinco) anos.

    II No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    É a conhecida prescrição de fundo de direito. É quando não se aplica a S. 85 do STJ " Nas relações jurídicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atinge apenas as prestações vencidas antes do quinquênio anterior à propositura da ação.", ou seja, não relações que não sejam de tratos sucessivos, a prescrição atingirá o direito em si, mesmo que se tenham efeitos patrimoniais contínuos. Ex.: uma lei que institui um aumento de salário.

    III A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    S. 473 do STF. S. 346 do STJ.

    IV Em decisão na qual se evidencie lesão ao interesse público, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    Requisitos para que se convalide atos administrativos:

    --> Não haver lesão ao interesse público;

    --> O vício ser sanável, devendo ser de forma, desde que não seja essencial, competência, desde que não seja exclusiva, ou objeto, quando plúrimos;

    --> Não haver má-fé;

    --> Não haver prejuízo a terceiros;

    --> Não haver lesão à CF.

    A convalidação poderá ser voluntária (ratificação, conversão ou reforma) ou involuntária (decadência do direito de rever o ato, fato administrativo).

    A convalidação será vinculada caso o ato viciado seja vinculado, mas, em regra a convalidação é discricionária.

    #pas

  • LEI 9784/99

     Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    I INCORRETA

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários DECAI EM CINCO ANOS, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    II CORRETA

    Art. 54 § 1  No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    III CORRETA

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    IV INCORRETA

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie NÃO acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    Gabarito Letra D

  • Gabarito D

    FORMAS DE ABUSO DE PODER

    ·       O excesso de poder (competência) – excede o limite de sua competência;

    o  Anulável - Ato com vício de legalidade, mas com vício sanável: competência e forma.

    ·       O desvio de poder (finalidade) – dentro de sua competência, mas há desvio do interesse público.

    o  Nulo - É um ato que viola a legalidade portanto portador de vício insanável.

  • Gabarito: D

    II - No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    III - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Questão exige conhecimento acerca do processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei 9.784/99).

    I “O direito da Administração de revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados”.

    Item incorreto. O art. 54 assim determina: “Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé”.

    II “No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento”.

    Item correto. Nos termos preconizados pelo §1º do art. 54. Vejamos “§1º No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento”.

    III “A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos”.

    Item correto. De acordo com o art. 53: “Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos”.

    IV “Em decisão na qual se evidencie lesão ao interesse público, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração”.

    Item incorreto. O art. 55 determina “não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros. Vejamos “Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração”.

    Portanto, os itens II e III estão corretos.

    GABARITO: D.

  • Para a CONVALIDAÇÃO -NÃO- poderá haver

    - lesão ao interesse público

    - prejuízo a terceiros


ID
2814826
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo dispõe a Lei nº 9.784/99, das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. Nos termos da referida lei, o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou da divulgação oficial da decisão recorrida, é de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

    Interposição = 10 dias

  • Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida. § 1o Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente. § 2o O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.
  • Recurso= 10d

     

    Revisão= 5d

  • GABARITO A

     

    Resumo dos prazos da 9.784/99:

    1.       3 dias ÚTEIS – Intimar interessados (art. 26 parág 2º)

    2.       5 dias

                                                       i.      Praticar atos (art. 24)

                                                     ii.      Reconsiderar decisão (art. 56 parág 1º)

    3.       10 dias

                                                       i.      Recorrer administrativamente. (A partir da ciência oficial) (art. 59)

                                                     ii.      Manifestar-se (encerrada a instrução) (art. 44)

    4.       15 dias

                                                       i.      Parecer dos órgãos consultivos (art. 42) 

    5.       30 dias + 30 (prorrogação expressamente motivada) (art. 49)

                                                       i.      Decidir Processo (art. 49) / Recurso Administrativo (art. 59 parág 1º) 

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

  •  prazo para interposição de recurso administrativo

    dez dias, salvo disposição legal específica.

    recurso para interposição de recurso administrativo

    cinco dias, salvo disposição legal específica.

  • Recurs0= 10 dias

     

    Revi5ao = 5 dias

  • LETRA A CORRETA

    LEI 9.784

    Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

  • recurso 10 dias

    revisão 5 dias

  • VITORIO MITO!!!

  • Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para INTERPOS1ÇÃ0 de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

  • Rafael Magalhães, revisão é a qualquer tempo, desde que surjam novos fatos para isso.

  • Gabarito: A

    Interpor: 10 dias

    Decidir: 30 dias

  • Se, no âmbito de um Processo Administrativo, for proferida uma decisão desfavorável, o interessado pode ingressar com um RECURSO ADMINISTRATIVO, seja por motivos de LEGALIDADE ou de MÉRITO, conforme o art. 56 da lei 9.784/99:

    Art. 56 da lei 9.784/99. “Das decisões administrativas cabe RECURSO, em face de razões de legalidade e de mérito.”

    Mas, qual o prazo geral para interposição desse recurso administrativo? O art. 59 da Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) nos traz a resposta. Esta questão versa exatamente sobre o referido dispositivo:

    Art. 59 da lei 9.784/99. SALVO DISPOSIÇÃO LEGAL ESPECÍFICA, é de DEZ DIAS o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.”

    LETRA “A”: CERTA. Literalidade do art. 59 da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “B”: ERRADA. O prazo é de 10 dias e não de 5 dias.

    LETRA “C”: ERRADA. O prazo é de 10 dias e não de 3 dias.

    LETRA “D”: ERRADA. O prazo é de 10 dias e não de 15 dias.

    GABARITO: LETRA “A”


ID
2814829
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/99), os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

  • Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento. § 1o Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. § 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo. § 3o Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês.
  • letra A


    - Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo (lembre-se de que o dia do susto, com a intimação, é excluído do prazo) e incluindo-se o do vencimento.



    bons estudos!






  • Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, 

    excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

  • Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, 

    excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

  • LETRA A CORRETA

    LEI 9.784

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

  • GABARITO: A

    Macete: exi= exclui e inclui, exclui a contagem do começo e inclui o do vencimento

    Lei 9.784/99 Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo- se o do vencimento.

  • Gabarito: A

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

  • Lei n° 9.784/99 (Dos Prazos)

    Os prazos

    > começam a correr a partir da data da cientificação oficial

    > excluindo-se da contagem o dia do começo

    > e incluindo-se o do vencimento

  • A questão se refere aos prazos processuais no âmbito da Lei 9.784/99.

    Art. 66 da lei 9.784/99. “Os prazos começam a correr A PARTIR DA DATA da cientificação oficial, EXCLUINDO-SE da contagem o dia do começo e INCLUINDO-SE o do vencimento.”

    DICA 1: Não confunda DIAS ÚTEIS com DIAS CORRIDOS.

    DIAS CORRIDOS: todos os dias, INCLUINDO sábados, domingos e feriados

    DIAS ÚTEIS: de segunda-feira a sexta-feira, EXCLUINDO sábados, domingos e feriados

    ATENÇÃO: Para a legislação trabalhista, o sábado é considerado dia útil.

    DICA 2: Não confunda PRAZOS PROCESSUAIS com ATOS PROCESSUAIS na Lei 9.784/99.

    PRAZOS PROCESSUAIS: dias corridos (art. 66 da lei 9.784/99)

    ATOS PROCESSUAIS: dias úteis (art. 23 da lei 9.784/99)

    LETRA “A”: CERTA. Literalidade do art. 66 da lei 9.784/99 ora transcrito.

    LETRA “B”: ERRADA. Exclui-se (e não “inclui-se”) da contagem o dia do começo.

    LETRA “C”: ERRADA. O examinador inverteu as expressões “incluindo-se” e “excluindo-se”.

    LETRA “D”: ERRADA. Inclui-se (e não “exclui-se”) da contagem o dia do vencimento.

    GABARITO: LETRA “A”.

  • ✅Letra A.

    Sempre associo assim:

    Exclui o do comEço.

    Inclui o do VencImento.

    Bons estudos!!!!✍


ID
2814832
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A pró-reitora de administração de uma universidade conta, em sua estrutura organizacional, com as seguintes unidades: Diretoria de Contabilidade e Finanças, Diretoria de Material e Patrimônio, Coordenadoria de Gestão de Transportes, Assessoria Técnica, Diretoria Geral de Contratos e Diretoria Geral de Informações. As unidades que compõem a autoridade de linha são departamentalizadas por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:

    departamentalização por função, funcional.

    •  Atividades e conhecimentos correlatas em um departamento. 
    • Quando houver similaridade de tarefas e habilidades. É o mais usado (é mais cobrado!)

     

    Vantagens:

    Economia de escala; Concentração. Poucas mudanças.

    Desvantagens:

    Isolamento. Visão não generalista. Comunicação lenta. Dificuldade de coordenar.

     

  • Diretoria de Contabilidade e Finanças,

    Diretoria de Material e Patrimônio,

    Coordenadoria de Gestão de Transportes,

    Assessoria Técnica,

    Diretoria Geral de Contratos

    Diretoria Geral de Informações

    -------------------------------------------------------------------

    São diferentes áreas especializadas na empresa


    A) serviço. (produto ou serviço)-- focar mais nos produtos. Ex: divisão acontece nos supermercados

    B) processos.-- passam de um departamento para o outro, seguindo uma sequência lógica. Ex: Montadora de carro

    C) projeto.---projetos temporários. EX: Consultoria

    D) função.---- agrupados conforme a função; Especialização


    https://www.infoescola.com/administracao_/departamentalizacao/

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o

    https://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração – 7 ed. 209 p.


  • Departamentalização por função ocorre quando há atividades similares.

  • Departamentalização funcional: ocorre quando as atividades são organizadas de acordo com as funções desempenhadas, como marketing, vendas, compras, etc.

  • A banca aborda o tema desenho estrutural das organizações.

    Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).

    Em relação à departamentalização, o autor Oliveira traz a seguinte definição:

    "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais."

    De acordo com o autor, os tipos de departamentalização são os seguintes:

    • Departamentalização por quantidade.
    • Departamentalização funcional.
    • Departamentalização territorial ou por localização geográfica.
    • Departamentalização por produtos ou serviços;
    • Departamentalização por clientes;
    • Departamentalização por processos;
    • Departamentalização por projetos;
    • Departamentalização matricial; e
    • Departamentalização mista.

    A questão quer saber qual tipo de departamentalização é utilizado na universidade cujos departamentos estão separados em relação à função exercida por cada um deles.

    A- Incorreto. Por serviço ou produto. Tipo de departamentalização utilizado em função das saídas de um processo. Geralmente é utilizada quando o produto ou serviços demanda uma tecnologia ou conhecimentos diferentes.

    B- Incorreto. Por processo. Nesse tipo de departamentalização deve: "se basear nas saídas e nos resultados". Ela é dividido em processos chaves e é bem mais útil nos níveis operacionais da organização. Há vantagens: maior especialização dos recursos utilizados; foco na tecnologia; melhor coordenação. E desvantagens: dificuldade com as novas tecnologias; menos flexível.

    C- Incorreto. Por projeto. Nesse tipo de departamentalização deve ser: Temporário. Flexível. Complexo. Agrupa os departamentos de acordo com os resultados (outputs). Efêmero. Transitório. Força-tarefa. As vantagens são: alocação temporária, adaptável ao meio, alto grau de responsabilidade. As desvantagens: requer grandes investimentos e possui alto risco; é secundária.

    D- Correto. Gabarito. Quando houver similaridade de tarefas e habilidades. É o mais usado. E é a que mais é cobrada em provas. Vantagens: economia de escala, concentração, eficiência operacional e poucas mudanças. Desvantagens: Isolamento, visão não generalista, comunicação lenta e dificuldade de coordenar.

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização e Métodos. 21 edição. Atlas. 2019

    GABARITO: LETRA D


ID
2814835
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em qualquer organização, o administrador desempenha papéis que requerem habilidades técnicas, humanas e conceituais que variam em função da posição do gestor na hierarquia da instituição. Nesse sentido, o gestor de nível tático utiliza

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C

     

    Nível Estratégico  <-- Nível Tático --> Nível Operacional

     

  • fui de B porque tinha na memoria que quanto mais se sobe na cadeia menos técnica é necessária.

  • Gabarito C

     

    Estratégico: + conceitual, seguido de humano e por último, técnico.

    Tático: + humano, e igualmente conceitual e técnico. (é o mais balanceado)

    Operacional: + técnico, seguido de humano e por último, conceitual.

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Pensei que as habilidades técnicas eram maiores no operacional,e ainda tem traços no tático.

  • Nivel intermediario, usa um pouco de cada...

  • LETRA C

  • falta de criatividade ?

  • Gabarito C

    O nível tático é aquele em que as habilidades estão distribuídas de uma forma mais “homogênea. Isso se deve ao fato de este ser o nível intermediário, o “elo de articulação” entre os outros 02 níveis (estratégico e operacional).

    Podemos dizer que o administrador, nesse nível, “tem que saber um pouquinho de tudo”.

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

  • Pensei que prevalecia as habilidades humanas.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Galera do QC

    HABILIDADES TÉCNICAS: Nível Operacional

    HABILIDADES HUMANAS: Nível Tático

    HABILIDADES CONCEITUAIS: Nível Estratégico

  • Gabarito: Letra C

    ESTRATÉGICO: Habilidades Conceituais > Humanas > Técnicas

    TÁTICO: Habilidades Humanas > Conceituais > Técnicas

    OPERACIONAL: Habilidades Técnicas > Humanas > Conceituais

    Obs.1: Todos os níveis (estratégico, tático e operacional) utilizam todas as habilidades (técnicas, humanas e conceituais).

    Obs.2: O nível tático é aquele em que as habilidades estão distribuídas de uma forma mais “homogênea”.

    Para revisar o tema: Q827285 / Q846591


ID
2814838
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As funções básicas do administrador estão diretamente relacionadas com o ciclo PDCA – ferramenta de gestão utilizada nos programas de gestão da qualidade. Em relação a esses aspectos, a fase “D” do ciclo PDCA está relacionada

Alternativas
Comentários
  • Ciclo PDCA, Ciclo de Deming:


    P - Plan (Planejar)

    D - Do (Fazer)

    C - Check (Checar)

    A - Act (Agir)


    O Do está relacionado à direção, pois haverá treinamentos, educação; execução de tarefas documentadas.

  • O Ciclo PDCA  é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações:

     

    planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de colocar em ação atitudes para promover a mudança necessária e, então, atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência.

     

    Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/ciclo-pdca-uma-ferramenta-imprescindivel-ao-gerente-de-projetos/

  • GABARITO B 

    O D tem a função de treinar e educar e executar a tarefa (estando relacionado com a função direção). 

  • O D (do): precisa-se de liderança para se executar.

  • não confundir o ciclo PDCA, com os processos adm: Planejamento, organização, direção e controle.

  • GABARITO B 

    O D tem a função de treinar e educar e executar a tarefa (estando relacionado com a função direção). 

  • Nunca nem vi.

  • LETRA B

  • Do - Executar 

  • Gabarito''B''.

    PDCA é uma  utilizada no controle de processos, que tem como foco a solução de problemas. Sua aplicação consiste em quatro fases:

    P (plan: planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de medidas claras e executáveis, sempre voltadas para obtenção dos resultados esperados;

    =>D (do: fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

    C (check: verificar): análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

    A (act: agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos acerca do ciclo PDCA. Vejamos alguns pontos importantes sobre o assunto e, em seguida, qual das alternativas apresenta algo que esteja relacionado a uma das fases do ciclo.

    O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de gestão. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.
    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada, e na coleta de dados que serão utilizados na etapa seguinte, toma a iniciativa em educar, orientar/dirigir, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.
    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada.
    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações.

    Após verificarmos o assunto acima, podemos concluir que a alterativa "B" é a correta. Entre as atividades que são realizadas na etapa Fazer (Do) podemos encontrar a direção a ser dada aos indivíduos que executaram as atividades ora planejadas.

    GABARITO: B

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.


ID
2814841
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O protocolo tem a função de controlar a tramitação de documentos em uma instituição, promovendo o seu acompanhamento e prestando informações aos interessados, sendo, atualmente, o protocolo eletrônico o mais utilizado pelas organizações. Qualquer que seja a forma adotada, o protocolo pode receber nomenclaturas diferentes. Nesse contexto, o arquivo técnico é aquele

Alternativas
Comentários
  • A Comperve quer introduzir conceitos novos dentro da Arquivologia. 

    Banca pequena.

  • essa foi um chute daqueles

  • Gabarito: D

  • GABARITO ALTERADO PELA BANCA

     

    O gabarito da questão 24 foi ALTERADO, conforme justificativa abaixo:

     Efetivamente, a opção de resposta correta é a letra A. Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 35), o “arquivo técnico é aquele com predominância de documentos decorrente do exercício da atividade-fim de uma organização”.

  • continua o gabarito sendo D!! a banca ainda não mudou o gabarito????

  • O gabarito da questão 24 foi ALTERADO, conforme justificativa abaixo. Efetivamente, a opção de resposta correta é a letra A. Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 35), o “arquivo técnico é aquele com predominância de documentos decorrente do exercício da atividade-fim de uma organização”

    Fonte - Gabarito e Prova:

    http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/ufrn_201816/gabaritos/definitivo/gabarito_definitivo.php?oferta=201

    http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/ufrn_201816/gabaritos/definitivo/justificativas/alteracao_201_24.pdf

    http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/ufrn_201816/provas/201.pdf

    http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/ufrn_201816/provas.php

  • Gab.: A

    com predominância dos documentos referentes ao exercício das atividades -fim da organização.

  • Questão parece que está no lugar errado!

    Estaria mais para ARQUIVOLOGIA!

  • O que diabo é um arquivo técnico? A única definição que acho na internet é essa dada pela questão : "Arquivo com predominância de documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição ou unidade administrativa." O que não diz muita coisa.

  • A)arquivo técnico: predominância de documentos documentos decorrentes do exercício das atividades-fim

    B)arquivo especializado :Arquivo cujo acervo tem uma ou mais características comuns, como natureza, função ou atividade da entidade produtora, entidade produtora tipo, conteúdo, suporte ou suporte data dos documentos, entre documentos outras.

    C)arquivo administrativo: predominância de documentos documentos decorrentes do exercício das atividades-meio

    D)arquivo central :responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração

    1)atividade-meio: Atividade que dá apoio à consecução das atividades-fim de atividades-fim uma instituição. Também chamada atividade mantenedora

    2) atividade-fim: Atividade desenvolvida em decorrência da finalidade de uma instituição. Também chamada atividade finalística

    FONTE: Dicionário brasileiro de terminologia arquivística.

  • A) Arquivo técnico. (GABARITO)

    B) Arquivo especializado.

    C) Arquivo administrativo.

    D) Arquivo central.

  • Arquivo técnico --> atividade-fim;

    Arquivo administrativo --> atividade-meio


ID
2814844
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema de protocolo de uma organização passa por várias etapas, e cada uma delas tem uma função específica. A leitura para extrair o assunto de forma sucinta, clara e objetiva é denominada de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    5. PROCEDIMENTOS COM RELAÇÃO A PROCESSOS
    5.1 AUTUAÇÃO OU FORMAÇÃO DE PROCESSO

    A autuação, também chamada formação de processo, obedecerá a seguinte rotina:

    [...]

    e) Ler o documento, a fim de extrair o assunto, de forma sucinta, clara e objetiva;

     

    Fonte: https://conlegis.planejamento.gov.br/conlegis/Downloads/file?Portaria%20Normativa%205-2002.pdf

  • Assunto de Arquivologia e não Gestão de Processos.

  • Gab. D - formação do processo.

  • Acertei no chute porque nunca ouvi falar nisso
  • Sucinta, Clara e Objetiva = Formação de PROCESSO!

  • Formação de processo = etapa de AUTUAÇÃO do setor de protocolo.

  • nao consigo achar esses assuntos no gran cursos.

  • juntada por anexação: união em caráter definitivo e irreversível de documento, avulso ou processo, a outro processo, desde que referente a um mesmo interessado ou assunto visando a continuidade da ação.

    numeração de folhas: numeração atribuída às folhas do processo não digital.


ID
2814847
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança se apresenta com conotações diferentes, e o seu correto entendimento é importante para a compreensão do verdadeiro significado sobre o papel do líder no desenvolvimento de uma organização. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.


I Liderança e autoridade formal têm o mesmo significado, pois ambas identificam o papel que o líder deve desempenhar.

II As habilidades da liderança devem ser desenvolvidas em todos os níveis da organização.

III Os líderes já nascem prontos; por isso suas habilidades e competências gerenciais não podem ser desenvolvidas.

IV Os líderes são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder que tem condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões da organização.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • I: O líder e o chefe (autoridade formal) são diferentes no modo de agir. ERRADO

    III: Líderes não nascem prontos, hoje se pode desenvolver um líder através de treinamento, desenvolvimento e direcionamento. ERRADO


    Gabarito: A

  • Liderança = informal

    Autoridade= formal

    Gabarito : A

  • Gabarito A

     

    I- Liderança e autoridade formal têm o mesmo significado, pois ambas identificam o papel que o líder deve desempenhar.

    ERRADO: Liderança é diferente de autoridade formal (aquela que é determinada pela organização (vista hierarquicamente no organograma)

     

     

    II- As habilidades da liderança devem ser desenvolvidas em todos os níveis da organização.

    CORRETO: Sim, no níveis estratégico, tático e operacional.

     

     

    III- Os líderes já nascem prontos; por isso suas habilidades e competências gerenciais não podem ser desenvolvidas.

    ERRADO: Visão antiga da teoria dos traços. A liderança pode sim ser desenvolvida.

     

     

    IV- Os líderes são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder que tem condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões da organização.

    CORRETO

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Caramba, essa Sheyla tá em todos os comentários kkkkk, obrigado pelos comentários certos!

  • Gabarito: A.

    II e IV.

  • Autoridade é decorrente de uma posição organizacional, e não de pessoas.

    FONTE: #Chiquinhoconcurseiro

  • Gabarito A.

    Só achei um pouco forçado dizer que influencia de forma determinante TODAS as decisões da organização.

    Mas não tinha uma outra alternativa melhor.

  • A primeira frase está errada. Liderança não é o mesmo que chefia. Não é absolutamente necessário que o chefe de uma equipe seja o seu líder, na prática. Muitos chefes não querem fazer esse papel. O líder pode ser uma pessoa sem poder hierárquico ou de comando. 

    Já a segunda frase está certa. Devemos ter líderes em todas as áreas e níveis da organização. 

    A terceira frase está errada e é uma pegadinha recorrente: os líderes não nascem “prontos”. Podemos e devemos desenvolver líderes em nossas organizações. 

    A quarta frase é um pouco capciosa. Veja que a banca fala em “poder”, não em um cargo. Desta forma, a frase está certa, pois temos diversos tipos de poder e os líderes utilizam estes poderes para influenciar os destinos das organizações.

    RODRIGO RENNÓ

  • Líderes são os que, em grupo, ocupam uma posição de poder, e que tem condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra legitimação na correspondência com as expectativas do grupo. (MAXIMIANO 2008, p. 257).  


ID
2814850
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a Teoria das Necessidades Humanas, de Maslow, a motivação das pessoas move-se da base para o topo da pirâmide à medida que suas necessidades vão sendo satisfeitas. Um programa de qualidade de vida no trabalho eventualmente oferecido por uma universidade objetivaria ao atendimento da necessidade

Alternativas
Comentários
  • Esse é o tipo de questão padrão Comperve. 

  • Banca pequena! menor que o liverpool.

  • Pra mim deveria ser necessidade de segurança essa é a camada que fala da carência que existe em se sentir seguro em relação ao emprego (qualidade de vida no trabalho), saúde, família e propriedade.

    Isso quer dizer, que quando estamos em um emprego estável, quando estamos saudáveis, quando moramos em uma residência que dá segurança a nós e nossos familiares e amigos, a tendência é nos sentirmos mais seguros, tranquilos e motivos, tanto para realizar as atividades mais básicas do dia a dia, quanto para realizar um trabalho bem feito nas empresas em que desempenhamos nossas funções.

     Essa é a camada que fala da carência que existe em se sentir seguro em relação ao emprego, saúde, família e propriedade.

    Isso quer dizer, que quando estamos em um emprego estável, quando estamos saudáveis, quando moramos em uma residência que dá segurança a nós e nossos familiares e amigos, a tendência é nos sentirmos mais seguros, tranquilos e motivos, tanto para realizar as atividades mais básicas do dia a dia, quanto para realizar um trabalho bem feito nas empresas em que desempenhamos nossas funções.

     

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/piramide-maslow-motivacao-profissional/

  • Merece recurso.

  • Aff. Não concordo. Era para ser "segurança".

  • A questão fala de um programa que EVENTUALMENTE é oferecido por uma universidade sobre qualidade de vida e não sobre a qualidade de vida no trabalho em si, então resposta letra A, social.
  • qualidade de vida social????? fala serio!

  • Gabarito: A

    Social - aspectos relacionados a amigos; assim como ao bom ambiente de trabalho.

    A questão afirma "Um programa de qualidade de vida no trabalho" corresponde dizer "bom ambiente de trabalho.

    Segurança - trabalho seguro, sem poluiçao. Não é o casso em questão.

  • QUESTÃO ANULADA PELA COMPERVE

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    A questão 27 foi ANULADA em virtude de não apresentar opção de resposta correta, conforme justificativa abaixo. Um programa de qualidade de vida envolve atividades de diversas naturezas. No enunciado da questão não consta a atividade do programa de qualidade de vida a qual a questão se refere.

  • Minha interpretação da questão:

    De acordo com a Teoria das Necessidades Humanas, de Maslow, a motivação das pessoas move-se da base para o topo da pirâmide à medida que suas necessidades vão sendo satisfeitas. Um programa de qualidade de vida no trabalho eventualmente oferecido por uma universidade objetivaria ao atendimento da necessidade:

    Fisiológica, pois se a motivação vai ''da base para o topo'' se quisermos chegar nesse objetivo da qualidade de vida no trabalho, temos que começar obviamente da base.

  • Felipe Almeida, sua interpretação está errada. A forma que foi cobrada é questionável, pois depende de qual o fim que será atingido. É somente o fisiológico? Não. Pois a qualidade de vida requer muito mais que necessidades primárias.

    Espero que tenha entendido.

    Logo, questão nula.

  • O examinador não colocou nem a resposta correta kkkkk


ID
2814853
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão de pessoas, em qualquer contexto institucional, é um processo complexo, pois envolve uma série de fatores que precisam ser gerenciados de forma adequada. Segundo Frederick Herzberg, que instituiu a teoria dos dois fatores, a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores constituem em fator

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  B

     

    Os Fatores Higiênicos (fatores extrínsecos)  incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.

     

     

     

  • ALTERNATIVA B)

     

    A Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg diz que a motivação para o trabalho resulta de dois fatores:

     

    Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação, como: segurança, benefícios, elevação do salário, etc
    • Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo, como: crescimento profissional, autonomia, reconhecimento do trabalho, etc.

     

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos: Andreia Ribas e Cassiano Salim

  • Fatores de Higiene (extrínsecos): Gira em torno do "Contexto do Cargo" como a pessoa se sente EM RELAÇÃO À EMPRESA, as condições de trabalho, salários, prêmios, benefícios, vida pessoal, status, relacionamento interpessoais;


    Fatores de Motivação (intrínsecos): Associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o "Conteúdo do Cargo" como a pessoa se sente EM RELAÇÃO AO CARGO, o trabalho em si, realização pessoal, reconhecimento e responsabilidades.


    Fonte : Loja do concurceiro - Professor Petronio

  • Gabarito B


    Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que sãofatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos. Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho.11 de fev de 2009


    Fonte:www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-dos-dois-fatores/28007/

  • Higiênicos ou que previnem a insatisfação.

  • Na leitura pensei higiênico. Parei pra pensar, errei a questão... Conclusão, siga seu inconsciente. Se vc estudou, ele sabe mais do q vc.

  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.


    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.


  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • Salário é fator higiênico, logo, extrínseco, previne a insatisfação.

    TJAM2019

  • para herzberg

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

    Salário não é motivacional

  • autorrealização e segurança fazem parte da pirâmide de Maslow.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores, de Herzberg. Neste caso, indiquemos a alternativa que contém o fator a que corresponde a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores. Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg Fatores higiênicos/insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta. GABARITO: B Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

ID
2814856
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que a gestão de uma organização alcance os resultados desejados, é necessário um processo de comunicação bem estruturado, de forma a garantir o intercâmbio de ideias e o andamento das atividades. A respeito do processo de comunicação, analise as afirmativas abaixo.


I Emissor é a fonte ou a pessoa do processo que emite uma mensagem.

II Informação é um registro ou anotação a respeito de uma determinada ocorrência.

III Ruído é uma interferência que ocorre no processo de comunicação.

IV Para uma comunicação eficiente, a capacidade de falar é mais relevante que a de ouvir.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência. Informação é um conjunto de dados com um determinado significado. (CHIAVENATO)

    A capacidade de ouvir que é mais relevante que a de falar.

  • Emissor é quem emite a informação

    Ruído é a interferência no caminho da msg.

     

  • Emissor é quem emite a informação

    Ruído é a interferência no caminho da msg.

    d.

  • GAB.: Letra D

  • comunicação eficiente: emissor ouve bem; transmissor funciona bem; canal sem ruídos; canal e meio apropriado; receptor funciona bem; destinatário ouve bem; bom relacionamento entre emissor e receptor.

    Eficaz: mensagem clara, objetiva e unívoca; significado consoante; destinatário compreende a mensagem; comunicação é totalmente completa; mensagem comum a ambas as partes; feedback; produz consequências.


ID
2814859
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As práticas de gestão das organizações públicas devem estar pautadas nos princípios constantes no artigo 37 da Constituição Federal. Nesse sentido, quando um gestor de uma universidade pública nomeia, por meio de portaria publicada no Boletim de Serviços, um de seus parentes de primeiro grau para um cargo de assessoria, mediante contrato de prestação de serviços sem a realização de concurso público ou seleção, estaria desrespeitando os princípios da

Alternativas
Comentários
  • O primeiro é o da impessoalidade. Impessoalidade significa que o servidor público não pode beneficiar ou prejudicar alguém só porque esse alguém é seu amigo ou inimigo. Por esse princípio, pessoas em situações idênticas devem ser tratadas de forma idêntica. Assim um gestor de uma universidade pública não pode nomeiar  um de seus parentes nem amigos.

    A publicidade não foi violada pois o gestor por meio de uma portaria publicada no Boletim de Serviços deu publicidade ao ato.


    O segundo princípio é o da moralidade. Nem tudo que é legal é moral, e nem tudo que é moral é legal. Por exemplo, a eutanásia é crime (auxílio ao suicídio), mas para uma grande parte da população ela é um ato moral, pois a intenção é evitar que quem está morrendo sofra desnecessariamente. O mesmo vale para o aborto: para muita gente é melhor terminar a gravidez do que ‘condenar’ a mãe a carregar dentro de seu corpo um feto indesejado. Por outro lado, manter dois namoros ao mesmo tempo, não tomar banho ou ser um aluno relapso não são atos ilegais, mas são condutas imorais, pois vão contra o que é esperado pela sociedade. O mesmo era válido para o deputados que desviavam dinheiro público para suas empresas, sobre o qual já falamos aqui.

    A moral administrativa é norteada para uma distinção prática entra a boa e a má administração, trabalhando consigo a ideia do “bom administrador”.

  • Gabarito D

     

    O nepotismo fere principualmente os princípios da Moralidade e da Impessoalidade. (FERE OUTROS TBM)

     

    Súmula vinculante 13: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal. 

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • NEPOTISMO

    1-moralidade

    2-impessoalidade

    3-eficiência

    4-igualdade

  • A prática do nepotismo fere diversos princípios da administração pública, dentre eles: impessoalidade, moralidade e eficiência (pessoa não qualificada para ocupar o cargo).

  • Deve-se prestar atenção ao fato que, se o cargo for de natureza política, só ofenderá os princípios constitucionais se o familiar nomeado não tiver capacidade técnica, conforme a súmula vinculante 13.


    "Em resumo, podemos dizer que a nomeação de um irmão para ocupar um cargo de

    natureza administrativa ofende os princípios da moralidade, impessoalidade,

    igualdade e eficiência; porém a nomeação do irmão do prefeito para exercer o

    cargo de secretário municipal (natureza política) ofenderá a Constituição se ficar

    demonstrada a falta de capacidade técnica do nomeado ou ainda a troca de favores

    ou outro meio de fraude da lei." Estratégia Concursos

  • Súmula Vinculante 13

    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

     

  • GABARITO: LETRA D

    PRINCÍPIO DA MORALIDADE:

    A moral administrativa é o conjunto de regras para disciplinar o exercício do poder discricionário da Administração Pública. Por isso, não basta conformação com a lei, mas também com a moral administrativa e com o interesse coletivo.

    PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE:

    → Isonomia: tratar igualmente a todos os que estejam na mesma situação fática e jurídica.

    → Finalidade: administrativa impede que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente ou de terceiros.

    → Vedação à promoção pessoal: proibir a vinculação de atividades da administração à pessoa dos administradores, evitando que estes utilizem a propaganda oficial para sua promoção pessoal.

    FONTE: MEIRELLES, Hely Lopes, et. al. Direito administrativo brasileiro. 42ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

  • O enunciado da presente questão revela típico caso da prática de nepotismo, efetivado por meio da nomeação de parente para exercer função pública, sem a realização de concurso público. A conduta em tela malfere, a um só tempo, os princípios da moralidade e da impessoalidade, principalmente, ambos previstos no art. 37, caput, da CRFB.

    A impessoalidade se mostra violada na medida em que todos os atos e decisões do Poder Público devem ser praticados tendo em mira o atendimento do interesse público, e não a satisfazer interesses puramente particulares. Ademais, referido postulado veda que haja perseguições ou benefícios indevidos na administração pública, sendo certo que a nomeação de parente constitui caso de benefício odioso a uma pessoa determinada, em razão apenas da relação de parentesco. O princípio do concurso público, que teria sido escanteado no exemplo desta questão, materializa a impessoalidade, por constituir, por excelência, um procedimento seletivo isonômico de acesso a cargos, empregos e funções.

    Por sua vez, a moralidade seria igualmente atropelada, porquanto nomear um parente para exercer função pública, sem concurso, revela evidente comportamento desonesto, antiético, ímprobo e desleal às instituições públicas.

    No ponto, confira-se, dentre outros, o seguinte julgado do STF:

    "AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. EMENDA CONSTITUCIONAL 12/1995 DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. CARACTERIZAÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO. PROIBIÇÃO DA PRÁTICA DE NEPOTISMO. ADI JULGADA PARCIALMENTE PROCEDENTE. I – A vedação a que cônjuges ou companheiros e parentes consanguíneos, afins ou por adoção, até o segundo grau, de titulares de cargo público ocupem cargos em comissão visa a assegurar, sobretudo, cumprimento ao princípio constitucional da isonomia, bem assim fazer valer os princípios da impessoalidade e moralidade na Administração Pública. II - A extinção de cargos públicos, sejam eles efetivos ou em comissão, pressupõe lei específica, dispondo quantos e quais cargos serão extintos, não podendo ocorrer por meio de norma genérica inserida na Constituição. III - Incabível, por emenda constitucional, nos Estados-membros, que o Poder Legislativo disponha sobre espécie reservada à iniciativa privativa dos demais Poderes da República, sob pena de afronta ao art. 61 da Lei Maior. Precedentes. IV – O poder constituinte derivado decorrente tem por objetivo conformar as Constituições dos Estados-membros aos princípios e regras impostas pela Lei Maior. Necessidade de observância do princípio da simetria federativa. V – ADI julgada parcialmente procedente, para declarar inconstitucional o art. 4º, as expressões “4º e” e “inclusive de extinção de cargos em comissão e de exoneração”, constante do art. 6º e, por arrastamento, o art. 7º, a, todos da EC 12/1995, do Estado do Rio Grande do Sul. VI - Confere-se, ainda, interpretação conforme ao parágrafo único do art. 6º, para abranger apenas os cargos situados no âmbito do Poder Executivo."
    (ADI no Processo 1521000097584, rel. Ministro RICARDO LEWANDOWSKI, Plenário, 19.06.2013)

    Logo, está correta a letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
2814862
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Maria João é uma funcionária que ocupa cargo de provimento efetivo em uma repartição pública como Chefe do Setor de Merenda. Sensibilizada com a situação de uma amiga de infância, permitiu que ela entrasse na dispensa da escola onde trabalhava e levasse a lguns alimentos para preparar comida para sua família. Sabe-se que esse é um caso de improbidade administrativa, que importa em

Alternativas
Comentários
  •  

    Lei 8429

      Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

    III - doar à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;

  • Onde baixo o resumo da aula ?

  • Gab.: C

  • https://www.youtube.com/watch?v=bM92L9ZCY0Y

  • Eita, DESPENSA.

  • Uai essa questão é da classificação de Administração mesmo?!

  • permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie; prejuízo ao erário

  • GABARITO LETRA C 

     

    LEI Nº 8429/1992 (LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - LIA)

     

    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

     

    II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

  • direito administrativo em prova de administração pública? pode isso Arnaldo?

  • Gabarito C

    MODALIDADE DE IMPROBIDADE:

    ·       Enriquecimento ilícito(benefício próprio): receber/adquirir/incorporar/aceitar

    ·       Prejuízo ao erário(benefício de terceiro): facilitar/doar/sem observar as normas/ frustra licitude de licitação concurso seletivo

    ·       Atentar contra princípios: quebra de sigilo/fuga de competência/negar publicidade/frustra licitude de concurso/legislação de acessibilidade

    Enriquecimento ilícito (DOLO) (Suspensão dos direitos políticos 8 à10)/ (multa até 3X dano causado)/

    (Proibição para contratar 10 anos);

    Prejuízo ao Erário-sem observância a lei (DOLO ou CULPA) (Suspensão dos direitos políticos 5 a 8)/(multa até 2X dano causado)/(Proibição para contratar 5 Anos);

    Atentado contra os princípios ADM (DOLO)> (Suspensão dos direitos políticos 3 a 5)/(multa até 100X remuneração)/(Proibição para contratar 3 Anos);

    Concessão de benefício financeiro tributário sem observar a norma(DOLO) (Suspensão dos direitos políticos 5 a 8)/ (multa até 3 X o benefício concedido);

  • Gabarito: C

    Dano ao erário.

  • Para que o candidato encontre a resposta, é necessário o conhecimento acerca da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92.

    É importante lembrar que a LIA traz rol exemplificativo de condutas que podem ser consideradas atos de improbidade. De forma resumida, são 4 (quatro) as modalidades de atos considerados ímprobos:

    1-Atos de improbidade que importam enriquecimento ilícito do agente (art. 9º, da LIA);

    2-Atos de improbidade que causam dano ao erário público (art. 10, da LIA);

    3-Atos de improbidade que ensejam prejuízo ao erário decorrente de concessão, aplicação ou manutenção indevida de benefício financeiro ou tributário em relação ao ISS - Imposto Sobre Serviços (art. 10-A, da LIA);

    4-Atos de improbidade que atentam contra princípios da administração pública (art. 11, da LIA).

    Sobre a conduta narrada no comando, temos claramente um ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário, uma vez que Maria João permitiu a prática da conduta descrita no art. 10, II, da LIA: “Art. 10 (...) II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie”.

    Logo, a única alternativa que apresenta tal conduta é a Letra C. As demais estão incorretas, pelo mesmo motivo.

    Gabarito: Letra C.


ID
2814868
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ferramenta da qualidade denominada Diagrama de Ishikawa constitui uma técnica do Método de Análise e Solução de Problemas da Gestão da Qualidade. Seu objetivo consiste em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo. Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Eliminado as causas, elimina-se o problema.

  • Complementando o comentário abaixo:

     

    Para que é utilizado?

     

    É possível aplicar o Diagrama de Ishikawa a diversos contextos e de diferentes maneiras, entre elas, destaca-se a utilização:

    para visualizar as causas principais e secundárias de um problema (efeito).

    para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enxergando-o de maneira mais sistêmica e abrangente;

    para identificar soluções, levantando os recursos disponíveis pela empresa;

    para gerar melhorias nos processos.

     

    Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-ishikawa/

  • - O grafico de ishikawa avalia as possiveis causas e efeitos.

    - Enquanto houver efeitos, existira problemas a serem sanados dentro da empresa. 

  • Para estruturá-lo, existem seis tipos de categorias utilizadas para classificar o problema. Geralmente, a técnica é utilizada em muitas empresas para realizar o gerenciamento e o controle de qualidade dos processos.

    Como fazer uma Espinha de Peixe(Diagrama de ISHIKAWA)?

    Verificar claramente o problema, que no caso é o efeito.

    Faça uma seta na horizontal indicando para a direita.

    Escreva o problema no final da seta dentro de um retângulo.

    Faça um brainstorming com a equipe de tomada de decisões da empresa e extraia a maior quantidade de causas que estão auxiliando no problema.

    Organize as causas em categorias e subcategorias (subcausas).

     

    Na divisão 6 M's são as categorias onde a causas dos problemas podem estar num processo:

    Meio Ambiente - o problema está no ambiente externo ou interno à empresa. Como por exemplo a poluição, a falta de espaço dentro da empresa, etc.

    Material - o problema está no material que está sendo utilizado para realizar o trabalho.

    Mão de Obra - o problema pode estar num comportamento errado do trabalhador.

    Método - o problema poderá estar na metodologia do trabalho.

    Máquina - o problema poderá estar numa máquina utilizada para a realização de um processo.

    Medida - o problema poderá estar numa medida que foi utilizada.

    Com isso, a equipe deverá analisar cada causa que contribui para o problema de acordo com os 6M's. Para isso, cada 6M's é inserido dentro de uma categoria e as causas dentro da espinha. Já o problema ficaria na ‘cabeça do peixe’.

     

    FONTE:http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade/diagrama-de-ishikawa.html

  • Gabarito A


    Diagrama de Ishikawa = Diagrama de Espinha de Peixe = Diagrama de Causa e Efeito


    Só pelos nomes já pode-se ver que a Alternativa A é a correta.

  • Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica que ajuda a gerenciar e fazer o Controle da Qualidade (CQ) em diferentes processos cujo principal objetivo é identificar quais são as causas para um efeito ou problema

  • GABARITO A 

     a) identificar as possíveis causas de um problema e seus respectivos efeitos. CORRETO 

     b) estabelecer uma ordenação nas causas de uma determinada não-conformidade. ERRADO 

     c) mostrar o que acontece com uma variável quando a outra não muda, sempre apresentada na forma de gráfico. ERRADO (DIAGRAMA DE DISPERSÃO)

     d) identificar o melhor caminho que o produto ou o serviço irá percorrer no processo, mostrando as etapas sequenciais. ERRADO (FLUXOGRAMA)

  • Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) (causa e efeito). Busca identificas quais as possíveis causas de um determinado problema.

  • GABARITO: A.

    Diagrama de causa-efeito = Identificar as causas de um problema e os seus possíveis efeitos.

  • Diagrama de Ishkawa (também chamado de Diagrama Espinha-de-peixe) é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, mensurando a causa e efeito.

  • Diagrama de Causa e Efeito È utilizado quando precisamos estudar as possíveis causas de um problema. Ele é chamado de “causa e efeito” exatamente por isso – nos auxilia a entender essa relação entre as causas e os efeitos. 

  • Diagrama de Causa e Efeito È utilizado quando precisamos estudar as possíveis causas de um problema. Ele é chamado de “causa e efeito” exatamente por isso – nos auxilia a entender essa relação entre as causas e os efeitos. 

  • b- diagrama de Pareto

    c- diagrama de dispersão

    d- fluxograma

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos apontar a alternativa que traz uma afirmação correta sobre o Diagrama de Ishikawa. Vejamos algumas características dessa ferramenta e, em seguida, apontemos uma das alternativas.

    Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    • Mão de obra;
    • Métodos;
    • Máquina;
    • Material;
    • Meio Ambiente;
    • Medida.

    Sendo assim, podemos verificar que a alternativa "A" é a opção correta. As demais apresentam características de outras ferramentas, "B" remete ao diagrama de Pareto; "C" ao diagrama de dispersão e; "D" ao fluxograma.

    GABARITO: A

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
2814871
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O programa 5S é uma ferramenta de gestão da qualidade que teve origem no Japão e pode ser aplicada nas mais diversas situações, na vida pessoal, nas organizações públicas, nas escolas, nas famílias e nas comunidades. Em relação a esse programa, analise as afirmativas abaixo.


I O S, que, em japonês, significa Seiri, é denominado, no Brasil, de Senso de ordenação, que significa “um lugar para cada coisa; e cada coisa em seu lugar”.

II O S, que, em japonês, significa Seisou, é denominado, no Brasil, de Senso de Saúde, que tem como lema “limpar e evitar sujar”.

III O S, que, em japonês, significa Seiton, é denominado, no Brasil, de Senso de Utilização, cujo lema é “separar o que é útil do que não é”.

IV O S, que, em japonês, significa Shitsuke recebe, no Brasil, o nome de autodisciplina, que significa assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Cobrar que o candidato saiba japonês.Parabéns!

  • METODOLOGIA 5S

     

    SEIRI – Senso de Utilização

     
    Significa utilizar recursos com equilíbrio e bom senso. Esse primeiro S nos leva ao questionamento: isso é mesmo necessário? É o momento de se fazer um levantamento nos materiais e equipamentos da sua empresa, separar e descartar aquilo que já não serve mais e que só está entulhando o espaço. O mesmo vale para papéis e documentos, sejam eles eletrônicos ou impressos.
     

    SEITON – Senso de Organização

     
    O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto é importante estabelecer padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, para deixar tudo o mais organizado possível. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Ao aplicar o princípio do Seiton você ganha com economia de tempo e facilidade na localização de objetos e ferramentas.
     

    SEISO – Senso de Limpeza

     
    O princípio do Seiso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. O terceiro S cria a consciência de que a limpeza é responsabilidade de todos, em vez de apenas do encarregado pela faxina. Assim, cada colaborador é responsável por manter a limpeza e a organização de seus itens em sua estação de trabalho, zelando também pela boa utilização e pela manutenção dos espaços comuns. Esse S também diz respeito à aparência pessoal, afirmando que a pessoa deve se apresentar adequadamente. Nada de desleixo na hora de ir trabalhar!
     

    SEIKETSU – Normatização

     
    Você deve ter percebido que os três primeiros princípios têm o intuito de promover uma verdadeira faxina na empresa, mudando a percepção da organização junto a seus diversos públicos, tanto externos como internos. O Seiketsu nos traz o conceito de normalização, a importância de tornar o cotidiano sistematizado com base nos novos valores e padrões impostos por Seiri, Seiton e Seiso. É chegada a hora de estabelecer rotinas e normas para manter o novo padrão.
     

    SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

     
    O último dos cinco princípios é definido pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com os princípios anteriores. A idéia do senso de disciplina é fazer do novo padrão um hábito, um estilo de vida. Para isso, é importante investir em capacitação contínua e estimular os novos valores para que eles passem a fazer parte da cultura da empresa.

     

    fonte: http://marcusmarques.com.br/estrategias-de-negocio/metodologia-5s-aplicar-empresa/

  • Tem nada de saúde na II, a palavra significa "limpeza". Comperve é ridícula nas provas de Administração, totalmente desproporcional a cobrança

  • NÃO HÁ ALTERNATIVA CORRETA PARA A QUESTÃO, QUE DEVERIA TER SIDO ANULADA!

    I - ERRADO. SEIRI é o Senso de Utilização

    II - ERRADO. SEISO é o Senso de Limpeza e não Senso de Saúde. O Seiketsu, por sua vez, também é conhecido como Senso de Saúde, mas não o Seiso (ou Seisou, como disse a questão)

    III - ERRADO. SEITON é o Senso de Organização

    IV - Correto.

  • SEIRI - Senso de utilização;  SEITON - Senso de organização (ordenação);     SEISOU OU SEISO - Senso de limpeza;    SEIKETSU - Senso de padronização;  e  SHITSUKE - Senso de autodisciplina.

     

  • A questão apenas trocou os conceitos dos itens I e III, vejam:

    Seiri significa organização:
    Descartar o que é desnecessário, de priorizar o que é mais importante, de só manter em estoque o que realmente será necessário.

    Seiton normalmente é traduzida como arrumação:
    Neste passo, devemos manter as coisas nos seus devidos lugares, para que sempre saibamos onde podemos encontrar cada papel ou
    ferramenta.
    Fonte: Rodrigo Rennó.

  • PROVA DE DIPLOMATA ?!?!?!

  • Saber Japonês é essencial!

  • Errei aqui e na prova, to de parabens!

  • Questão ridícula!

  • SEIRI – Senso de Utilização - Siri anda com a casa nas costa, então DESFAZER-SE DO DESNECESSÁRIO.

    SEITON – Senso de Organização - Sei Ton e jerry quando passa deixam tuod desorganizado, então melhor ORGANIZAR.

    SEISO – Senso de Limpeza - Sei que sou limpo, então LIMPO O ESCRITÓRIO

    SEIKETSU – Normatização - Sei que tem TSUname NO MAR (normatização), mas isso é rotina

    SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina - Shitsu é um lindo cachorrinho, mas tem que ser bem educado (disciplina).

  • Nunca que vou decorar essas palvras em japonês. AFFS!

  • Agora pronto, tem que saber japonês! 

  • Macete pra decorar o 5S. Louco mas dá certo. Só gravar a frase.

    Rota SL e Kagar no HD

    Repare que os 4 primeiros começa com SEI. O que vai diferenciar é a próxima letra.

    seiRi - Organização = RO

    seiTon - Arrumação = TA

    seiSo - Limpeza = SL

    seiKetsu - Higiene = KH

    E por último

    sHitsuki - Disciplina - HD

    Bons estudos !

  • Como se não tivessem coisa melhor pra cobrar na prova

  • Forma que encontrei pra decorar (vai que alguma banca cobra os nomes)..

    A primeira sequência é em português de um cara que fica impressionado com um hd: O.A.L H.D !!!

    Agora as frases em japonês:

    1 - O siri (SEIRI) sentou (SEITON) no sensor (SEISO).

    2 - Cê quer (SEIKTSU) o shitzu (SHITSUKE).

    ........................................................................................................................................................................................................................................

    Agora eu junto os dois na mesma Ordem:

    Seiri: Organização

    Seiton: Arrumação

    Seiso: Limpeza

    Seiketsu: Higiene

    Shitsuke: Disciplin

  • Questão absurda que a dona Comperve não deu o braço a torcer para anulação! Seisou não é de SAÚDE!!!!!! O SEIKETSU, sim!!! Sempre ferrando com os candidatos e não aceitam, de forma alguma, um recurso.

  • Saber os termos em japonês......... Meu p** de óculos com a armadura do jaspion!

  • A COMPERVE foi muito precitada na questão, principalmente em não anula-la

    seIrI ---- utIlIzação

    seitON ----ORganização

    seisou(sujou)--- limpeza

    seikeSU-------SaUde

    shitsuke------autodisciplina ( da pra lembrar por eliminação)

  • Pq diabos cobrar do candidato saber o nome da ferramenta em Japonês?

  • ありがとう "が正しい "ありがと"は"う"を省略している

  • MÉTODO STREET FIGHTER

    1.      SEIRIUtilização = RI-U (Ryu)

    2.      SEITON – Organização = BISON (líder da ORGANIZAÇÃO criminosa Shadaloo)

    3.      SEISOULimpeza = “SOU-LI” (Chun-Li)

    4.      SEIKETSU – HigiENe = RETSU-KEN (Retsu e Ken)

    5.      SHITSUKE - não traduza o trecho em destaque, tenha autodisciplina!

  • Para treinar mais o japonês: Q453668, Q734252, Q915493, Q595490, Q804328.

     

    Obs.: Nessa questão do CESPE (Q804328), o senso de saúde é atribuído ao senso de padronização (chamado de Asseio) e não ao de limpeza como a Comperve fez.

  • Não entendi porque a II está marcada como certa se tem "senso de saúde" ao em vez de "limpeza".

  • O siri (Seiri) sentou (Seiton) no sensor (Seiso).

    Cê quer (seiktsu) o shitsu (Shitsuke)!

    +

    U.O.L -- N.D

    =

    Seiri = Utilização

    Seiton = Organização

    Seiso = Limpeza

    Seiktsu = Normatização

    Shitsuke = Disciplina

  • Essa questão deveria ter sido ANULADA. Tendo em vista que o conceito de "SEISO" é de Limpeza/Higiene e não de Saúde como foi apresentada pelo item II da questão supracitada. Ao termo "SEIKETSU" que cabe o conceito de Saúde/Padronização. Mas, na hora da prova, iria pela menos errada, marcaria a alternativa "B" apontada pelo gabarito oficial da banca.

  • II e IV.

  • Seiso = Limpeza, saúde, asseio, etc...

  • No edital cobrava conhecimentos na língua japonesa?

  • VEJO UM ERRO NA QUESTÃO NÃO É SEISOU ,MAS SIM SEISO.

  • Em nome da força.

  • Gabarito B de Bucefalo

    Programa 5S

    É um programa de qualidade que visa melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade, tomando por base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.

    ·       SEIRI - utilizar / descartar - distinguir o que é útil e inútil.

    ·       SEITON – organizar/ordenação

    ·       SEISO - limpar

    ·       SEIKETSU - segurança / saúde / higiene

    ·       SHITSUKE - auto disciplina – PRÁTICA DOS 4 SENSO ANTERIORES

  • Decoreba

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos da metodologia 5S. Vejamos se as afirmações em torno deste assunto estão adequadas ou não.

    A metodologia 5S é voltada para a mudança no local de trabalho através do fortalecimento de valores, crenças e práticas capazes de melhorar saúde, segurança e produtividade por meio do cuidado com o seu ambiente de trabalho, aí entram os 5S, que significam:

    • Seiri: senso de utilização; envolve organização para evitar perda de tempo;
    • Seiton: senso de ordenação; significa ter um local adequado para cada documento;
    • Seiso: senso de limpeza; envolve a manter o ambiente devidamente limpo;
    • Seiketsu: senso de saúde; trata-se de um senso individual de higiene;
    • Shitsuke: senso de disciplina; envolve realizar tudo o que for necessário, como habitual.

    Agora vamos aos itens.

    I. incorreto. O S, que, em japonês, significa Seiri, é denominado, no Brasil, de Senso de utilização, que somente o que dor estritamente necessário para o trabalho deve permanecer disponível.

    II. incorreto. O S, que, em japonês, significa Seiso, é denominado, no Brasil, de Senso de limpeza, que tem como lema “limpar e evitar sujar”.

    III. incorreto. O S, que, em japonês, significa Seiton, é denominado, no Brasil, de Senso de ordenação, cujo lema é “um lugar para cada coisa e cada coisa para seu lugar”.

    IV. correto. O S, que, em japonês, significa Shitsuke recebe, no Brasil, o nome de autodisciplina, que significa assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.

    A banca deu o item II como correto, o que não está. O senso de saúde em japonês é Seiketsu, o de limpeza é Seiso.

    GABARITO DA BANCA: B

    GABARITO PROPOSTO: ANULAÇÃO

  • No momento em que assumiu a função de assistente administrativo, o novo servidor de uma pró-reitoria percebeu uma desorganização no ambiente de trabalho. Foi informado de que os servidores haviam acabado de implantar a ferramenta 5S para melhorar a qualidade no serviço. Ao conversar com o funcionário mais antigo, perguntou-lhe, apontando para documentos rasgados e deixados sobre a mesa, se eles haviam, de fato, aplicado corretamente os 5S. O funcionário antigo imediatamente se desculpou e disse que não estavam, por relaxamento, aplicando adequadamente as etapas de

    A limpeza e padronização.

    B utilização e organização.

    C padronização e utilização.

    D organização e limpeza.

  • brincadeira, né! tanta forma inteligente de fazer uma questão sobre o tema, mas preferem que a gente decore o que significada cada um dos s, que na prática em nada vai acrescentar. isso é golpe baixo. no futuro, falarei p o meu chefe só de raiva: " minha  SEIKETSU não tá legal hj !"

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei os comentários dessa questão!

  • Parabéns, Forseti! Gostei muito da sua dica! Tenho certeza que não dá para esquecer.
  • Resumão para leigos como eu . Já sabe? Pula meu comentário.

    Método 5S - (o aperfeiçoamento do método é chamado de 10S)

    Criado no Japão. Para mudança de ambiente.

    • SEIRI (Senso de Utilização)

    Foco é combater distrações que atrapalhem a concentração e a produtividade de todos no ambiente corporativo. O que não for útil deve ser descartado.

    • SEITON (Senso de Organização)

    Quanto maior a organização, menos tempo será gasto tentando encontrar determinada coisa. Podendo assim focar no que realmente importa, aumentando assim a produtividade.

    • SEISO (Senso de Limpeza)

    Todos os colaboradores precisam ter, tanto com seus instrumentos de trabalho quanto com o próprio ambiente.

    O seu local de trabalho é de sua inteira responsabilidade, e não cuidar dele é contraproducente. Com um ambiente propício, confortável e limpo, fica muito mais fácil e prazeroso estar ali, causando assim uma produtividade maior.

    • SEIKETSU (Senso de Padronização e Saúde)

    A metodologia 5S não consegue ter efeito se não for realmente compreendida e incorporada no dia a dia de todos.

    Otimizar o tempo de todos , podendo fazer uso de alarmes, lembretes, informações e históricos, não perdendo assim compromissos e oportunidades por esquecimento.

    • SHITSUKE (Senso de Disciplina e Autodisciplina)

    Após a aplicação dos outros 4 sensos, é hora de viver as sensações geradas por essa transformação. Para isso é preciso disciplina, tempo e paciência para sentir o efeito das mudanças.

    Para a aplicação em empresas, é importante reservar momentos periódicos para feedback, assim, gestores e colaboradores podem trocar experiências e impressões sobre a aplicação do método.

    Erro? Chama no privado.

  • minha forma de lembrar

    seiRI A BOM A UTILIZAÇÃO - seria bom a utilização

    seiTON É ORGANIZADO - seiton é organizado

    seisOU A LIMPEZA -- ou a limpeza

    seiketSU A SAÚDE ------ sua saúde

    shitsuKE RO DISCIPLINA---- kero disciplina

    vale tudo para aprender kkkkk


ID
2814874
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A gestão pública brasileira tem passado, nos últimos anos, por um processo de modernização com vistas a possibilitar melhorias nos serviços prestados ao cidadão. Considerando o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, que trata da simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, analise as afirmativas abaixo.


I A Carta de Serviços ao Usuário deve ser elaborada por todos os órgãos da administração pública.

II As exigências para um requerimento a ser feito pelo usuário serão apresentadas ao interessado desde logo e de uma só vez.

III A Carta de Serviços aos Usuários deve conter as etapas para o processamento do serviço bem como o respectivo prazo.

IV A edição e a alteração das normas relativas ao atendimento aos usuários observarão os princípios da legalidade e da eficiência.


Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • (I) Art. 11. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência. 


    (II)  Art. 6º As exigências necessárias para o requerimento serão feitas desde logo e de uma só vez ao interessado, justificando-se exigência posterior apenas em caso de dúvida superveniente. 


    (III) Art. 11 § 2º Da Carta de Serviços ao Usuário, deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas: 

        III - às etapas para processamento do serviço; 

        IV - ao prazo para a prestação do serviço; 


    (IV) Art. 12. A edição e a alteração das normas relativas ao atendimento dos usuários dos serviços públicos observarão os princípios da eficiência e da economicidade e considerarão os efeitos práticos tanto para a administração pública federal quanto para os usuários. 


    Gab C.



  • Show de bola Espartano dos Tribunais

  • Errei no dia da prova ;( 

    Nao eh toda a adm. publica, apenas o EXECUTIVO FEDERAL

    Principios - eficiencia e economicidade!


ID
2814877
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O chefe do Departamento de Ciências Administrativas de uma universidade federal determinou ao secretário da unidade que redigisse um memorando, a ser enviado à direção do centro, solicitando a compra de cadeiras para o laboratório de metodologias ativas. Para elaborar esse memorando, o servidor deve obedecer ao princípio da impessoalidade, previsto na Constituição Federal e adotado no manual de redação oficial do poder executivo brasileiro. Com base nesse princípio, analise as afirmativas abaixo.


I A ausência de impressões individuais de quem comunica, no caso do memorando a ser redigido, será alcançada se a assinatura for feita em nome da unidade administrativa, obtendo-se a padronização desejável que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da administração guardem entre si uniformidade.

II A impessoalidade de quem recebe a comunicação, no caso do memorando a ser redigido, será alcançada se for incluído, no destinatário, a unidade administrativa correspondente, concebida de forma homogênea e impessoal, sem usar tom particular ou pessoal, uma vez que o assunto diz respeito ao interesse público.

III A aplicação do caráter impessoal do próprio assunto tratado será atendido se o universo temático das comunicações oficiais se restringir a questões que dizem respeito ao interesse público. No caso do memorando a ser redigido, a clareza possibilitará a imediata compreensão pelo destinatário, na pessoa do chefe de departamento.

IV A concisão será atingida quando o memorando a ser redigido apresentar o limite máximo de linhas estabelecidas para esse tipo de documento oficial, obedecendo -se ao princípio de economia linguística, no qual se evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista ao texto.


De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, estão corretas e adequadamente relacionadas ao princípio da impessoalidade as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, I e II.

    Sobre o item III, a impessoalidade não tem a ver com a restrição do tema a questões de interesse público, e sim com a ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoaldade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

    Sobre o item IV, um texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. É economia linguística, cortando palavras inúteis, redundâncias.

  • Desculpe, amigo(a). A banca, pra variar, se equivocou. Impessoalidade tem sim a ver com interesse público, conforme o manual.

    "Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

           c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

    Gabarito: NÃO TEM !!!!! BANCA LIXO.

  • Sobre o Item I, o que impede de um chefe de setor fazer a identificação com seu nome e cargo? Não precisa ser assinar em nome do órgão administrativo. Ex: Assinatura: José João Joaquim Secretário de Cultura

  • O que é um Memorando:

    Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos.

    Os memorandos servem como um meio de transmitir uma informação para funcionários de um mesmo local de maneira rápida e menos burocrática. Para isso, as respostas deste ato administrativo devem ser feitas no próprio memorando, evitando o acúmulo de documentações.

    A principal particularidade deste gênero textual é a objetividade. Por fazer parte da comunicação interna de um meio comercial, o memorando deve ser feito com uma linguagem breve, direta e precisa.

    Além de assumir uma posição de impessoalidade, o memorando também apresenta uma linguagem formal, assim como uma estruturação uniformizada. 

    Aviso e Ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é e

    xpedido

    exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia

    , ao passo que o Ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    Ambos tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos de Administração Pública entre si, no caso do Ofício

    , também como

    particulares

  • A III não está incorreta, comparem:


    "...se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal."


    Questão sem gabarito.

  • Questão muito mal formulada, bola pra frente

  • Levei até um susto ao ler o gabarito. Questão deveria ter sido anulada.

  • O erro da III está em afirmar que o destinatário do memorando é o chefe do departamento, mas na verdade ele será endereçado para a direção do centro.

  • Questão absurdamente horrível, deu um nó no primeiro quesito que me enrolei todo pra continuar a ler o restante.

  • d)I e II.

  • Gabarito D

    REDAÇÃO OFICIAL

    O texto oficial deve ser caracterizado por:

    ·       Impessoalidade (1° Pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular)- se deve ao fato da homogeneidade e impessoalidade do destinatário;

    o  Impessoalidade do Emissor: Isenção de opinião, de elementos subjetivos. O texto tem caráter informativo, trabalha com dados e fatos. Não há espaço para intimidade.

    o  Impessoalidade do Receptor: Deve ser tratado de modo impessoal, como parte de um órgão, sem demonstrações de afeto ou desafeto, com pronomes de tratamento adequados. O público é tratado como conjunto de cidadãos, de forma homogênea.

    o  Impessoalidade do Assunto: Sempre assuntos de interesse público, afetos ao serviço público. Não cabe aqui tratar de assuntos de interesse pessoal do servidor, que, em comunicações oficiais, está representando o órgão.

    O que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica.

    ·       Concisão - máximo de informações com o mínimo de palavras;

    ·       Clareza - imediata compreensão;

    ·       Uniformidade - Possibilita a imprescindível uniformidade dos textos;

    ·       uso do Padrão Culto da língua;

    ·       Objetiva - o redator deve ir diretamente ao assunto que se deseja abordar.

  • Vamos pedir pro professor responder!

  • Não sei quanto ao antigo, mas olhem o que diz o novo manual:

    do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.

    Quem diz que o gabarito tá certo é cego ou não quer admitir o erro.

  • Na verdade, o sentido da palavra "Restringir" que está complicando o item III. Sendo assim, está errada mesmo.

    Restringir = Ocultar, Privar...


ID
2814880
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ao elaborar uma exposição de motivos a ser enviada à Presidência da República, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o Ministério da Educação deve utilizar o modelo definido como “padrão ofício” e utilizar como fecho para a referida comunicação a expressão

Alternativas
Comentários
  • Alguem do mesmo nivel hierarquico Atenciosamente,

    Alguem de nivel inferior Respeitosamente.

  • Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para: a) informá-lo de determinado assunto; b) propor alguma medida; ou c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo. Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, a exposição de motivos deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

     

    E COMO É DIRIGIDO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA OU VICE-PRESIDENTE, O FECHO É RESPEITOSAMENTE.

  • Gab: B

    Respeitosamente: Autoridades superiores, inclusive Presidente da República

    Atenciosamente: Mesma hierarquia ou de hierarqua inferior

    Obs: O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.

  • Se é dirigido ao Presidente, tem que ser RESPEITOSAMENTE.

  • Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para: 
    a) informá-lo de determinado assunto;
     b) propor alguma medida; ou 
    c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.
     Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um Ministério, a exposição de motivos deverá ser assinada por todos os Ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

     

    E COMO É DIRIGIDO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA OU VICE-PRESIDENTE, O FECHO É RESPEITOSAMENTE.


    Obs: O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.

    Respeitosamente ou atenciosamente
    Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Caracteriza-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. São princípios que aplicam-se às comunicações oficiais, que devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

    O Manual de Redação da Presidência da República traz, muito bem explicados, os preceitos que se deve seguir na redação das comunicações oficiais. Explicita os aspectos a serem obedecidos e que são comuns a quase todas as modalidades de comunicação oficial: o emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário.

    Com relação aos fechos para comunicações, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, têm a finalidade de saudar o destinatário. Os modelos para fecho foram simplificados e uniformizados e o Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
                                    Respeitosamente,
    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
                                    Atenciosamente,

    Reforçando, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

  • Se a hierarquia for:


    a mesmA usa-se Atenciosamente


    superioR usa-se Respeitosamente

  • Respeitosamente: Autoridades superiores, inclusive Presidente da República

    Atenciosamente: Mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.


    Gabarito - B


ID
2814883
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República afirma que há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando . Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que se chama de padrão ofício. Considerando esse padrão, um assistente administrativo deve incluir as seguintes partes após o texto que redigir em um dos expedientes supracita dos.

Alternativas
Comentários
  •  a) local e data, assinatura do autor e sigla do órgão que o expede. 

    Errado, local e data é colocada logo no começo na parte superior direita

     b) fecho, assinatura do autor e identificação do signatário. 

    Gabarito!!!

     c) destinatário, identificação do signatário e local e data.

    Errado, mais uma vez local e data são colocados na parte superior direita

     d) sigla do órgão que o expede, destinatário e fecho.

    Errado, Faltou local da assinatura.

  • O memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Em vez de “A Sua Excelência o Senhor”, usamos “Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração” ou ainda como exemplo “Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos”.
     

    Não esqueça de que são usados 3 cm de largura, no mínimo, na margem lateral e 1,5 cm na margem lateral direita.

  • O Padrão Ofício compreende o ofício, o aviso e o memorando. São considerados “padrão” porque dividem uma diagramação única, com o propósito de uniformizá-los. 
     

     

    Aviso ofício são comunicações oficiais iguais. O que difere uma da outra é que enquanto o aviso é expedido apenas por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. 
     

    Os dois documentos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. No caso do ofício, é considerado também com particulares. 
     

    Quanto à forma e à estrutura, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com vocativo seguido de vírgula (ver 2.1. Emprego dos Pronomes de Tratamento).

    Deve constar no cabeçalho ou rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: 1. Nome do órgão ou setor; 2. Endereço postal; 3. Telefone e endereço de correio eletrônico. 

  • padrão oficio 
    data e hora fica no canto superior direito da tela!!! bem no canto!
    logo após o texto é colocado 
    fecho  
    assinatura do autor e identificação do signatário

    oficio
    Aviso e ofício são comunicações oficiais iguais. O que difere uma da outra é que enquanto o aviso é expedido apenas por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. 
     

    Os dois documentos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. No caso do ofício, é considerado também com particulares. 

    LEMBRANDO QUE NAO EXISTE PADRAO DE LINGUAGEM OFICIAL E SIM UNIFORMIZAÇÃO POR PARTE
    DO PADRÃO OFICIO = QUE ABRANGE AVISO- OFICIO-MEMORANDO

    APOS O TEXTO.. 
    FECHO = ATENCIOSAMENTO ETC..
    ASSINATURA DO AUTOR E IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO

  • APOS O TEXTO = fecho, assinatura do autor e identificação do signatário. 

  • Aviso, Ofício e Memorando


    Tipo, número do expediente, sigla do órgão que os expede

    Local e Data

    Assunto

    Destinatário

    Texto


    SOBRE O TEXTO:

    Se for ofício inclui também o endereço.

    Se não for mero encaminhamento de documentos:

    INTRODUÇÃO/ DESENVOLVIMENTO/ CONCLUSÃO


    Se for mero encaminhamento de documentos:

    INTRODUÇÃO/ DESENVOLVIMENTO


    Após o texto:

    Fecho

    Assinatura do autor

    Identificação do signatário


    Aviso: usado exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades da mesma hierarquia.

    Ofício: é um ato administrativo, comunicação externa, usada por órgãos do governo e autarquias.

    Memorando: comunicação interna,usada entre unidades administrativa de um mesmo órgão, hierarquicamente no mesmo nível ou não.

    No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.


    Espero ter ajudado! Bons estudos !

    Gab: B

  • Só lembrar que após o texto ser redigido vem o Fecho, e ver na opções se tem essa alternativa.

  • 5 O padrão ofício
    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.
    A distinção básica anterior entre os três era:
    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

     

    Fonte: MRPR 3ª Edição

  • Gab.B.

  • só lembrar que aboliram aviso e memorando com a portaria n° 1.369 de 27 de dezembro de 2018


ID
2814886
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais de uma universidade federal necessita enviar uma comunicação oficial a uma universidade estrangeira, com o intuito de apresentar um professor que irá participar de um evento internacional na co ndição de professor intercambista. O fecho adequado para o documento a ser redigido deve ser obtido no Manual de Redação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    2.2. Fechos para Comunicações

            O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente,

            b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

            Atenciosamente,

            Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

  • 2.2. Fechos para Comunicações (Presidente da REPUBLICA)

            O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente,

            b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

            Atenciosamente,

            Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

    fecho  para estrangeiros = manual de relacoes exteriores

    vocativo = segue o manual da presidencia!!!

  • Autoridades Estrangeiras>


    FECHO: não segue o Manual da Presidencia, mas sim o Manual do Ministério das Relações Exteriores


    VOCATIVO: segue o Manual da Presidencia
  • Autoridades Estrangeiras>


    FECHO: não segue o Manual da Presidencia, mas sim o Manual do Ministério das Relações Exteriores


    VOCATIVO: segue o Manual da Presidencia

ID
2814889
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao participar de uma comissão de licitação em universidade pública federal, o assistente administrativo deve buscar cumprir os princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo. Um desses princípios se refere à igualdade das pessoas perante a lei, segundo o qual não se pode fazer nenhuma distinção entre pessoas que se encontrem na mesma situação. Esse princípio é denominado

Alternativas
Comentários
  • O princípio da isonomia, também conhecido como princípio da igualdade, representa o símbolo da democracia, pois indica um tratamento justo para os cidadãos.

    A igualdade, de acordo com a Constituição Federal, possui duas vertentes:

    Igualdade Material: tipo de igualdade, em que todos os seres humanos recebem um tratamento igual ou desigual, de acordo com a situação. Quando as situações são iguais, deve ser dado um tratamento igual, mas quando as situações são diferentes é importante que haja um tratamento diferenciado.

    Igualdade Formal: é aquela presente na Constituição Federal e que trata da igualdade perante a lei. De acordo com o artigo 5º, isso quer dizer que homens, mulheres e todos os cidadãos brasileiros são iguais conforme a legislação.

     

    http://principios-constitucionais.info/principio-da-isonomia.html

  • QUESTÃO ANULADA PELA COMPERVE

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    A questão “40” foi ANULADA em virtude de apresentar duas opções de resposta correta, conforme justificativa abaixo: Os princípios da impessoalidade e da igualdade se complementam quando nos artigos 5º. e 37º. da Constituição Federal, respectivamente, determinase o tratamento isonômico entre as pessoas (igualdade) e, especialmente, neste caso, entre os concorrentes de um processo licitatório (impessoalidade).

  • Safadeza!!!!!!! Não é motivo de anulação. Comperve é uma fraude, minha gente.

  • Vemos o motivo da anulação pois tanto a opção IMPESSOALIDADE como ISONOMIA basicamente apresentam a mesma definição, mas ao meu ver, a assertiva ISONOMIA se encaixa melhor para a resposta da questão, pois :

    IMPESSOALIDADE - Que não se refere ou não se dirige a uma pessoa em particular, mas às pessoas em geral.

    ISONOMIA - Princípio geral do direito segundo o qual todos são iguais perante a lei; não devendo ser feita nenhuma distinção entre pessoas que se encontrem na mesma situação.


ID
2814892
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O presidente da comissão de licitação de uma universidade federal está elaborando um edital para a edificação de uma escola de música, com uma área total de 2.000 m2 , para a qual também necessitará providenciar os instrumentos musicais, móveis e utensílios. Quando já estava perto de concluir a minuta do documento, o reitor lhe solicitou que incluísse o projeto arquitetônico no edital, porque a equipe própria da universidade não teria disponibilidade para fazê-lo. Partindo do pressuposto de que já existe um projeto básico aprovado pela autoridade competente, e que os recursos orçamentários que asseguram o pagamento estão previstos bem como o investimento já está contemplado nas metas do Plano Plurianual do Governo Federal, a comissão de licitação deve classificar aquelas aquisições, respectivamente, com base nas seguintes definições contidas na Lei de Licitações:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

     

    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    V - Obras, serviços e compras de grande vulto - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 desta Lei;

    VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

  • Gabarito: D

  • Pelo enunciado parecia muuito difícil.

  • Li umas 3x antes de responder. 

     

    No enunciado não deixa claro o que o examinador quer.

  • O presidente da comissão de licitação de uma universidade federal está elaborando um edital para a edificação de uma escola de música, com uma área total de 2.000 m2. (OBRA)

    para a qual também necessitará providenciar os instrumentos musicais, móveis e utensílios (COMPRA)

    Quando já estava perto de concluir a minuta do documento, o reitor lhe solicitou que incluísse o projeto arquitetônico no edital, porque a equipe própria da universidade não teria disponibilidade para fazê-lo (SERVIÇO)

  • Questão mal formulada. Precisa ler mais de uma vez pra entender. Melhorem, examinadores!

  • Gabrito D DE Sofrência, pq o questão que te deixa tonto!

  • Um enunciado gigante para uma pergunta boba.
  • Dá pra excluir a B e C pelo fato de a administração não poder executar a obra pelos próprios meios (execução direta).

  • VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

    Reportar abuso

  • D)Devem ser classificadas como: Obra, compra e serviço.

  • acertei, mas n entendi kk

  • Bem confusa a redação da questão. 

    A comissão de licitação deve classificar aquelas aquisições, respectivamente:

    1) edificação de uma escola de música, com uma área total de 2.000 m2: OBRA

    2) providenciar os instrumentos musicais, móveis e utensílios: COMPRA

    3) o reitor lhe solicitou que incluísse o projeto arquitetônico no edital: SERVIÇO

     

    Gabarito: D

     

  • Inicialmente parece difícil. Mas, não é.

    Respira fundo e reler o enunciado parte a parte.

  • LETRA D

  • O bom dos comentários é que os colegas acabam tirando as suas dúvidas. Errei a questão, mas n tinha entendido tbm.. agora com a explicação, entendi :)

  • GABARITO: LETRA D

    Seção II

    Das Definições

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.  

  • Contou uma historinha triste e meteu aí um PPA no meio da questão só pra te desviar do foco da questão. GABARITO: E

ID
2814895
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma universidade pública está realizando concurso para contratar um assistente administrativo que será responsável para atuar no controle de estoque do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos, que atualmente produz os medicamentos chamados "Isoniazida + Rifampicina", nas apresentações de "100 mg + 150 mg" e de "200 mg + 300 mg", e Olanzapina, nas apresentações de "5 mg" e de "10 mg". Na elaboração dos itens da prova, a banca deverá avaliar os conhecimentos dos candidatos em relação aos tipos de estoques, em virtude do material que os compõem, pelo que foram propostas por um dos elaboradores algumas afirmativas. Analise-as quanto à classificação dos tipos de estoques.


I O estoque de matéria-prima diz respeito aos produtos fabricados em indústrias que possuem uma linha de produção em série, na qual uma célula gera um produto semiacabado que entra na produção da próxima célula. Esses produtos semiacabados são denominados de insumos, como é o caso da Olanzapina e da Isoniazida + Rifampicina.

II Os estoques de produtos em processo de produção, work in progress, representam os componentes para a geração dos produtos finais. Assim, a organização tem as matérias-primas, as peças e as embalagens que serão usadas no processo produtivo, bem como os insumos a serem usados no processamento dos produtos em elaboração.

III O estoque de produtos acabados refere-se ao produto final da produção de uma organização. Nem sempre o volume produzido está totalmente vendido, gerando, assim, um estoque de produtos acabados. Nesse grupo, estão classificadas a Olanzapina e a Isoniazida + Rifampicina.

IV O estoque de peças de reposição pode ser visto como a necessidade de as organizações manterem estoque mínimo de peças de reposição para as suas máquinas, a fim de se evitar paradas de produção. A esse tipo de estoque, denomina-se ponto de encomenda, que é gerado em razão das incertezas do tempo de entrega dos produtos adquiridos.


O estoque está corretamente classificado em

Alternativas
Comentários
  • A) III O estoque de produtos acabados refere-se ao produto final de uma organização.

     

  • Galera, favor REPORTAR ABUSO nos comentários de Lucas Gomes e Luan Pacceli

    Eles estão comentando isso em várias questões. Na verdade se trata de uma só pessoa com perfis fakes oferecendo cursos e métodos

  • GAB. A

    Dai você consegue enxergar o nível das bancas e como o concurseiro deve esta preparado !!!

  • I O estoque de matéria-prima diz respeito aos produtos fabricados em indústrias que possuem uma linha de produção em série, na qual uma célula gera um produto semiacabado que entra na produção da próxima célula. Esses produtos semiacabados são denominados de insumos, como é o caso da Olanzapina e da Isoniazida + Rifampicina. (ERRADO) Insumos são os itens iniciais utilizados na produção. Produtos semiacabados são aqueles que estão em estágio intemediário de acabamento.


    II Os estoques de produtos em processo de produção, work in progress, representam os componentes para a geração dos produtos finais. Assim, a organização tem as matérias-primas, as peças e as embalagens que serão usadas no processo produtivo, bem como os insumos a serem usados no processamento dos produtos em elaboração. (ERRADO) Os componentes para a geração dos produtos finais são conhecidos como materiais acabados. Representam peças isoladas ou componentes já acabados que serão juntadas ou integradas, formando os produto acabados.


    III O estoque de produtos acabados refere-se ao produto final da produção de uma organização. Nem sempre o volume produzido está totalmente vendido, gerando, assim, um estoque de produtos acabados. Nesse grupo, estão classificadas a Olanzapina e a Isoniazida + Rifampicina. (CERTO) Produto final é o produto acabado, pronto para ser utilizado, que no caso são os remédios trazidos no enunciado.


    IV O estoque de peças de reposição pode ser visto como a necessidade de as organizações manterem estoque mínimo de peças de reposição para as suas máquinas, a fim de se evitar paradas de produção. A esse tipo de estoque, denomina-se ponto de encomenda, que é gerado em razão das incertezas do tempo de entrega dos produtos adquiridos. (ERRADO) Esse tipo de estoque denomina-se estoque de segurança.



    Para revisar - Classificação de estoque quanto à aplicação:


    Matérias-primas —> Materiais em processamento —> Materiais semiacabados —> Materiais acabados —> Produtos acabados

  • Os caras pegam uma matéria dessa, que é bastante subjetiva, e criam uma questão sem pé nem cabeça. Adm de materiais já é meio complicada, daí quando a banca parece não saber do que está falando acaba complicando mais ainda.

  • Arrasou na explicação o colega Takurmes F.

  • questao top pra rachar a cuca heheh

  • CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS:

    Matéria-prima: São os insumos e os materiais básicos que entram no processo produtivo da empresa.

    Materiais em processamento: São aqueles que estão sendo processados ao longo de diversas seções que compõem o processo produtivo.

    Materiais semiacabados: São os materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de processamento. Ficam estocados aguardando operação para torná-los materiais acabados.

    Materiais acabados: Também denominados de componentes, porque constituem peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto.

    Produtos acabados: É o produto final, pronto para ser entregue ou vendido.

    CLASSIFICAÇÃO DE ESTOQUES:

    Estoque cíclico: varia diretamente com o tamanho do lote, pois a produção e venda se dá em lotes. Economia na produção e transporte. Natureza determinística.

    Estoque de segurança: manter níveis de estoque suficientes para evitar falhas diante de incertezas. Natureza probabilística.

    Estoque de antecipação: antecipação para atender demandas futuras.

    Estoque de reposição: estoque de peças e componentes para reposição em máquinas e equipamentos quando danificados ou quando concluírem sua vida útil.

    Estoque de canal: estoque em trânsito.

  • Nemli nemlerei

  • A questão não era difícil, mas o examinador usou a técnica de fazer uma questão grande para assustar o candidato e ,consequentemente, começar a leitura já assustado, ou as vezes nem ler, pular para a próxima perdendo assim uma questão relativamente simples.


ID
2814898
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O diretor financeiro de uma universidade federal decidiu antecipar o pagamento da última prestação do financiamento contraído para a construção da via de acesso ao campus central, para que a garantia hipotecária do financiamento fosse liberada antecipadamente. O valor original dessa parcela é de R$ 251.250,00 (valor futuro) e a taxa de juros pactuada foi de 0,5% a.m. Considerando que serão antecipados 30 dias no pagamento da parcela, o valor do desconto a ser concedido pelo banco, após o cálculo do valor presente da prestação, é de

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde,

    Fiz da seguinte forma

    1.250,00 / 251.250,00 = 0,05 * 100  = 0,4975. Este valor é o mais aproximado já que 251.250 * 0,05 = 1.256,25

    Letra B

  • VF = VP * (1 + i), onde VF = Valor Futuro, VP = Valor Presente e i = taxa

    251.250,00 = VP * (1 + 0,005) --> 251.250,00 = VP * (1,005) --> VP = 251.250,00/1,005 -- > VP = 250.000,00

    J = VF - VP, onde J = juros

    J = 251.250,00 - 250.000,00 --> J = 1.250,00

    Letra B

  • A questão pede o cálculo após a determinação do VALOR PRESENTE, por dentro, ou seja o desconto deve ser calculado sobre o valor trazido para o momento presente.

    Após encontrar esse valor (251.250 * 0,995) = 249.993,75, multiplica-se o resultado disso por 0,005. Dá 1.249,96, arredondando, 1250.

  • Modo alternativo:
    R$ 251250,00
    Caso a banca seja tranquila (estude o histórico de questão dela)...repare no número maior ali:
    250'000
    1% de 250k = 2'500 (corta 2 zeros)
    0,5% é metade... então = 1250...
    250'000+0,5% = 250'000+1'250 = 251'250...

     

  • 30 dias = 1 mês

    Então:

    0,5% de 251.250,00  =  1256,25  

     

    aproximadamente B) R$ 1.250,00. 

  • 251.250,00 X 0,5/100 = 1.256,25

    B ) 1.250,00

  • M = R$ 251.250,00 ( C + J)

    i= 0,5% a.m

    t = 1 mês

    antecipou 30 dias, então precisa achar o valor do capital e o valor do juros, porque o desconto dado é justamente o valor do juros que não foi aplicado.


    M=C+J

    J= C x i x t

    M=C x (1+i x t)


    251.250 = C x (1 + 0,005 x 1)

    251.250 = C x 1,005

    C= 251.250 / 1,005

    C= 250.000 (valor que será pago)


    M= C + J

    251.250 = 250.00 + J

    J= 1.250,00


    Portanto, se fosse pagar no vencimento, aplicaria a taxa de 0,5% a.m, como antecipou exatamente 1 mês, não vai aplicar essa taxa, então não incide o juros. O desconto final é exatamente o valor do juros que seria aplicado.

    Não sei se o jeito mais fácil é usando as fórmulas, mas me ajuda muito no raciocínio.

  • J = CIT/100 

    J = 251250X0.5.1/100   = 1256.25

  • fiz por regra de 3

    251250 ---- 100,5% (100%+0,5)
            x ----- 100% 

    100,5x = 21125000
    x = 21125000 / 100,5
    x = 1250 ( letra B)

  • Juros Simples M = C (1 + IT )

    251250 = C ( 1 + 0,005.1 )

    C = 251250/ 1,005

    C= 250000,00

    Desconto, pois pagou antecipado:

    251250 - 250000 = 1250,00

    GAB. B

    Fé em Deus,

    Avante!!!!

  • Pessoal tudo fazendo na calculadora. Na hora da prova não pode usar não viu

  • Fórmula do Desconto Simples Racional (Por Dentro):

    (Dd/in) = (N/100 + in)

    Dd = Valor do Desconto

    i = Taxa

    n = tempo

    N = Valor Nominal (Valor do Vencimento)

    Resposta: 1250

    Gab: B


ID
2814901
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O secretário do curso de especialização em Finanças Corporativas de uma universidade federal foi procurado por um aluno que desistiu do curso. O estudante queria saber as condições para providenciar o distrato e recebeu como resposta uma mensagem, por correio eletrônico, contendo a transcrição da cláusula rescisória:


CLÁUSULA NONA: em caso de desistência do curso, o aluno pagará uma multa equivalente a 10% do valor das parcelas vincendas e deverá estar em dia com o pagamento das demais mensalidades.


Analisando a ficha financeira do aluno, o secretário percebeu que todas as mensalidades anteriores estavam pagas, restando ainda 15 meses até o final do curso, quando venceria a última parcela. Considerando o valor de R$ 420,00 de cada parcela, a multa a ser paga pelo aluno desistente é de

Alternativas
Comentários
  • Vincendas= parcelas a vencer. 15x 420= 6'300. (Esse é o total que o aluno deve) 6'300.10%=630,00 Gab. C
  • GABARITO: C

     

    Cada parcela mensal = 420,00

    Multa = 10% de cada parcela = 10% de 420,00 = 42,00 por mês

    15 parcelas mensais restantes -> 15 x 42,00 = 630,00

  • Simplificar:
    10% de 15 parcelas --> 0,1*15 = 1,5 parcelas...

    Parcela de 420, mas tem que pagar 1,5, então R$ 630,00 de multa! Dá pra fazer de cabeça!

  • 10% de 420,00 = 42,00 (valor da multa)

    Multiplica pela quantidade de parcelas vincendas (que irão vencer) = 42,00 x 15 = 630,00.


    Alternativa C.


  • 420 reais * 15 parcelas = 6.300 reais * 10% da multa = 630 reais de multa.

  • a parada é só saber que parcelas vincedas é parcelas a vencer.


ID
2814904
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Devido à crise financeira pela qual passam as instituições federais de ensino superior do país, uma universidade federal atrasou o pagamento da conta de telefone que venceu há 46 dias. Sabe-se que haverá recursos disponíveis para quitar essa obrigação dentro de duas semanas, e o diretor financeiro solicitou os cálculos a seu assistente, de forma que possa providenciar a reserva do dinheiro necessário para honrar o compromisso, cujo atraso implica em multa de 2% e juros de mora de 1% a.m. O valor da conta vencida corresponde a 50 salários-mínimos, que atualmente é de R$ 954,00. Sendo assim, o valor a ser pago referente aos encargos de mora é

Alternativas
Comentários
  • 45 DIAS DE ATRASO + 14 DIAS PARA PROVIDENCIAR A VERBA = 60 DIAS 

    JUROS =  1% A.M 

    60 DIAS = 2 MESES . LOGO, 2X 1% A.M 

    50 X 954= 47700 

    MULTA= 2%, OU SEJA, 954 REAIS

    MULTA 2% + MORA DE 2X1%A.M = 1908

    954+ 954= 1908

    GABARITO A 

    SAY MY NAME

  • Boa tarde, 

    Os teus cálculos estão certos, porém na questão, ela referia-se apenas a JUROS DE MORA, eu reclamaria sobre a resposta, acho quem em uma prova muitos iriam pensar como eu.

    Your name is Heisenberg

     

  • A questão pede os encargos de mora, que é 1% ao mês. Como atrasou 60 dias(2 meses), a mora é de 2%.

    2% do valor total é 954. No caso a acertiva correta é a letra B.

  • RACIOCINEI DA SEGUINTE MANEIRA: "ENCARGOS DE MORA" = "MULTA DE MORA" + "JUROS DE MORA".

    VC = R$ 954,00 X 50 = R$ 47.700,00, ONDE VC = VALOR DA CONTA VENCIDA

    MULTA DE MORA = R$ 47.700,00 X 0,02 = R$ 954,00

    PARA CALCULAR O "JUROS DE MORA" É NECESSÁRIO VERIFICAR QUE A CONTA PERMANECEU ATRASADA POR 60 DIAS [46 DIAS VENCIDOS + 14 DIAS (2 SEMANAS) PARA SE TER OS RECURSOS NECESSÁRIOS DISPONÍVEIS]

    JUROS DE MORA = R$ 47.700,00 X (1,01)² - R$ 47.700,00 = R$ 958,77

    ENCARGOS DE MORA = R$ 954,00 + 958,77 = 1.912,77 (PARA MIM, ESTA DEVERIA SER A RESPOSTA CORRETA, POIS O REGIME QUANDO SE ATRASA UMA CONTA É DE JUROS COMPOSTOS E NÃO DE JUROS SIMPLES, MAS A RESPOSTA DESTA QUESTÃO ESTÁ COBRANDO JUROS SIMPLES)

    ENTÃO, SERIA:

    JUROS DE MORA = R$ 47.700,00 X 0,01 X 2 = R$ 954,00

    ENCARGOS DE MORA = R$ 954,00 + R$ 954,00 = R$ 1.908,00

    LETRA A

    CORRIJAM-ME, POR FAVOR, SE EU ESTIVER EQUIVOCADO!  

  • 954 reais multiplicado por 2% = 1908 Resposta correta A

  • Encargos de mora: Multa + juros a.m. --> 2%+2*1% = 4%
    4%*50 salários = 200% salário = 2 salários... --> 2*954 = 1908

    Encargo: Despesa com a cobrança...

    Mora: cumprimento da obrigação fora do "tempo".

    Multa: penalidade por atrasar, só pode ser cobrada uma vez.

    Juros de mora: Juros por atraso.. a.a., a.d., a.m., etc.

    Questão tenta confundir sobre juros de mora e encargos de mora (despesas com atraso).

  • ACERTEI,MAS ACHEI QUE A MULTA SERIA COBRADA 2X ,DEU A ENTEDER QUE TB ERA AO MÊS,LOGO COMPLETANDO 60 DIAS 4% MULTA E 2% JUROS = 6% .

    COMO NÃO TINHA ESSA OPÇÃO IMAGINEI A SEGUNDA HIPÓTESE,SENDO A MULTA COBRADA UMA VÊZ !!!

  • Fiz de um jeito diferente

    J= 47700X0,02X2

    J= 1908

  • Cheguei em 1927,08 por que joguei a multa sobre o valor inicial, e o juros sobre o valor com multa. Achei mais coerente assim, mas enfim, deu para acertar.

  • brincadeira a questão

    pediu apenas o resultado dos encargos de mora

  • Eu pensei que encargos de mora não incluía a multa. ;P

  • Raciocinei da seguinte forma: R$ 954 * 50 = 47.700 (conta vencida) então 47.700 * 0,04 (4%) --> 2% da multa e juros de mora + 2% (60 dias) = R$ 1.908

  • R$ 954 * 50 = R$ 47.700,00 (valor da conta vencida)

     

    Multa de 2% sobre R$ 47.700,00 = R$ 954,00

    Multa de 1% a.m. sobre R$ 47.700,00 (lembrando que se passaram 46 dias e ele só pagará em 2 semanas, ou seja: 46 dias - 30 dias = 16 dias + 2 semanas, o que dará 2 meses de atraso): R$ 954,00

     

    R$ 954 + R$ 954 = R$ 1.908,00

  • Questão deveria ser anulada. Como muitos colocaram aqui nos comentários, foi pedido apenas o juros de mora.


ID
2814907
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Presidência da República submeteu ao Congresso Nacional o texto do projeto de lei que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2019 e dá outras providências”. O tipo de comunicação realizada pela presidência e a lei à qual se faz referência são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    A questão cobrou um pouco de conhecimento de AFO e de Redação Oficial.

     

    1º - Qual instrumento dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária?

    R: LDO

     

    CF/88 - Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    (...)

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

     

    2º - Qual o tipo de comunicação para tratar deste tipo de assunto (financeiro):

    R: MENSAGEM

     

    Conforme o MRPR:

     

    Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

     

    As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:

    * encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira.

     

    Os projetos de lei financeira (que compreendem plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamentos anuais e créditos adicionais), as mensagens de encaminhamento dirigem-se aos Membros do Congresso Nacional, e os respectivos avisos são endereçados ao Primeiro Secretário do Senado Federal. A razão é que o art. 166 da Constituição impõe a deliberação congressual sobre as leis financeiras em sessão conjunta, mais precisamente, “na forma do regimento comum”. 

     

    A mensagem a que a questão se refere está neste link: goo.gl/6PBSvZ.

  • QUESTÃO ANULADA PELA BANCA

     

    JUSTIFICATIVA:

     

    A questão “46” foi ANULADA em virtude de apresentar mais de uma opção de resposta correta, conforme justificativa abaixo:

    Por não deixar claro sobre qual das duas leis citadas no enunciado se questiona no comando, as alternativas (A) e (B) podem estar corretas, já que no enunciado há referência à lei de diretrizes orçamentárias (o projeto de lei apresentado através da mensagem) e a lei orçamentária anual, citada no texto do projeto de lei.

  • Aff!! Span até aqui??!!

  • Q Concursos está deixando a desejar.. Tá com muito SPAM nos comentários. Esse Luan Pancelli.. todas questões que abro pra estudar tem exatamente esse mesmo comentário, e o pior, não adianta reportar abuso.


ID
2814910
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Logo após tomar posse no cargo de assistente administrativo, o servidor técnico-administrativo do departamento de desenvolvimento de talentos de uma universidade federal se ofereceu para ministrar um minicurso sobre conhecimentos básicos de Word, utilizando a versão 2010. Na apostila que ele montou, constam as informações abaixo.


I Para usar um modelo próprio de memorando que você já tenha criado, clique em Meus Modelos, clique no modelo desejado e clique em OK.

II Para ativar o controle de alterações, na guia Revisão, no grupo Controle, clique em Controlar Alterações.

III Em Imprimir, na caixa Cópias, digite a quantidade de cópias que você deseja imprimir.

IV Na lista Salvar como tipo, clique em Documento do Word 97-2003. Esse procedimento altera o formato de arquivo para .doc.


Com o intuito de adotar o padrão ofício e manter o registro das revisões textuais realizadas os procedimentos corretos a serem utilizados são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alguem me diga porque a III está errada:

     Em Imprimir, na caixa Cópias, digite a quantidade de cópias que você deseja imprimir.

     

  • GAB: LETRA C

     

    Questão passível de anulação, pois pecou em colocar os procedimentos incompletos, uma vez que, os passos dados não são suficientes para a execução das tarefas.

     

    Item I- O correto seria: Clique na guia Arquivo, na lista de opções que será exibida em Novo, clicar em Meus Modelos, clique no modelo desejado e clique em OK.

     

    Item II- Não basta clicar na guia Revisão e no botão Controlar Alterações, pois será mostrada uma lista, onde É NECESSÁRIO um segundo clique na opção que será exibida: Controlar Alterações.

  • estes examinadores estão precisando de uma aula de informática básica. Como a opção III estaria errada. 

  • to puto que nao caiu nada de excel. so essa decorebas nojentas

  • Sobre o item III: creio que não esteja errado de fato, porém a banca questiona sobre o procedimento necessário para "adotar o padrão ofício e manter o registro das revisões textuais realizadas". A quantidade de cópias que o usuário deseja imprimir nada tem a ver com isso. A banca colocou um procedimento certo, mas totalmente aleatório e desconexo com o que foi questionado na questão.

  • Comperve e suas questões idiotas!

  • Comperve vive em outro planeta só pode. kkkk

  • Comando da questão: "Com o intuito de adotar o padrão ofício e manter o registro das revisões textuais realizadas os procedimentos corretos a serem utilizados são, respectivamente, "


    Tem que ficar de olho no comando da questão, pois ele quer um documento que tenha essas duas condições: ser um documento do Padrão Ofício - Memorando - e ter controle de revisões.


    Item I - Memorando faz parte do Padrão Ofício, o candidato deveria conhecer de redação oficial.

    Item II - fala sobre o controle de revisões e o caminho para se chegar na função está correto.


    GAB. LETRA C


  • Na verdade, no item III a caixa chama-se PÁGINAS...

  • Não era pra julgar os itens. O enunciado pediu o necessário para adotar o padrão ofício e manter o registro das revisões textuais realizadasLogo, item C. 

  • QUESTÃO ANULADA PELA COMPERVE

    JUSTIFICATIVA:

    A questão “47” foi ANULADA em virtude de não apresentar uma opção de resposta correta, conforme justificativa abaixo: No tutorial Tarefas básicas no Word 2010, disponível em https://support.office.com/pt-br/article/Tarefas-básicas-no-Word-2010- EEFF6556-2D15-47D2-A04A-7ED74E99A484, existem outros passos que precedem o que consta da afirmativa I, sem os quais não é possível utilizar nenhum modelo. Os passos precedentes são: 1. Na guia Arquivo, clique em Novo. 2. Em Modelos Disponíveis, siga um destes procedimentos: • Para usar um dos modelos internos, clique em Modelos de Exemplo, clique no • modelo desejado e clique em Criar. • Para reutilizar um modelo que você usou recentemente, clique em Modelos • Recentes, escolha o modelo desejado e clique em Criar.


ID
2814913
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem alguns atalhos para a criação de gráficos no Excel 2010, os quais podem ser utilizados pelos assistentes administrativos para a elaboração de relatórios gerenciais e apresentações visuais. É considerado um exemplo desses atalhos, após selecionar qualquer parte do intervalo com dados:

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

     

    Só existem duas alternativas que citam atalhos: alternativa A e C. Uma fala em SmartArt que é para criar diagramas e diagramas não são gráficos, logo, só podia ser a opção C.

  • F11 apenas: cria um gráfico dos dados no intervalo atual em uma folha de Gráfico separada.

    Shift + F11: insere uma nova planilha.

    Alt + F11: abre o Editor do Microsoft Visual Basic for Applications, no qual você pode criar uma macro utilizando o Visual Basic for Applications (VBA).

     

    GABARITO: LETRA C

     

    Bons estudos galera ..

  • Complementando  ALT + F1 cria um gráfico padrão dos dados no intervalo atual dentro da mesma planilha. Diferente de apertar somente F11

  • Errei essa questão na prova. Aff, absurdo! Noções de informática e vc tem que decorar tecla de atalhos. Enfim! 

  • Existem alguns atalhos para a criação de gráficos no Excel 2010...


    Só com essas informações já dava pra eliminar duas alternativas.

  • o único jeito de isso nao cair no seu concurso é se vc decorar tudinho

  • CTRL+; — Insere a data atual.

    CTRL+` — Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.

    CTRL+’ — Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

    CTRL+1 — Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.

    CTRL+2 — Aplica ou remove formatação em negrito.

    CTRL+3 — Aplica ou remove formatação em itálico.

    CTRL+4 — Aplica ou remove sublinhado.

    CTRL+5 — Aplica ou remove tachado.

    CTRL+6 — Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.

    CTRL+8 — Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.

    CTRL+9 — Oculta as linhas selecionadas.

    CTRL+0 — Oculta as colunas selecionadas.

    CTRL+A — Seleciona a planilha inteira. Se a planilha contiver dados, este comando seleciona a região atual. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a região atual e suas linhas de resumo. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a planilha inteira.

    CTRL+SHIFT+A — Insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula.

    CTRL+N — Aplica ou remove formatação em negrito.

    CTRL+C — Copia as células selecionadas.

    CTRL+C (seguido por outro CTRL+C) — exibe a Área de Transferência.

    CTRL+D — Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo.

    CTRL+F — Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.

    SHIFT+F5 — Também exibe essa guia, enquanto SHIFT+F4 repete a última ação de Localizar.

    CTRL+SHIFT+F — Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

    CTRL+G — Exibe a caixa de diálogo Ir para. (F5 também exibe essa caixa de diálogo.)

    CTRL+H — Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada.

    CTRL+I — Aplica ou remove formatação em itálico.

    CTRL+K — Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink para novos hiperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hiperlink para os hiperlinks existentes que estão selecionados.


  • ALT F1 = ABRE UM GRÁFICO NA MESMA PLANILHA DE TRABALHO
    F11 - ABRE GRÁFICO MAS EM OUTRA PLANILHA
    SHIFT F11 = CRIA NOVA PLANILHA

  • a coisa é rápida, então é tipo Ayrton da formula 1

    alt + f1

  • Omi, é só ler a questão direito. Erro muita questão por ser afobado.

  • Um fato: 99% não usam atalhos , eu dúvido o contrario kkkk

  • Um fato: 99% não usam atalhos , eu dúvido o contrario kkkk

  • C. pressionar Alt+F1 para que o Excel crie automaticamente um gráfico de colunas simples. correta

  • A banca foi capciosa ao formular a questão. Ela pede um atalho, isso já eliminaria as alternativas "B" e "D". Como ele pede para criar um gráfico, basta atentar-se que "SmartArts" não são. Logo, resta a letra C.


ID
2814916
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um chefe de departamento de uma universidade, desconfiando ter em mãos um relatório com um parágrafo plagiado de outro relatório, solicitou ao assistente em administração que utilizasse o Google para encontrar o texto original. Para tanto, o assistente em administração digitou, na caixa de texto do Google, as cinco primeiras palavras do parágrafo. Como esperado, a lista retornou uma grande quantidade de resultados. Para refinar a busca, o servidor clicou em “Configurações” e em “Pesquisa avançada”. Nessa situação, dentre as opções possíveis, a que melhor refina os resultados da busca desejada é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Todas as opções existem.

    Mas ele quer a que melhor refina os resultados (cinco primeiras palavras do parágrafo).

     

    Pesquisa avançada

    Localizar páginas com...

    - todas estas palavras:

    - esta expressão ou frase exata:

    - qualquer uma destas palavras:

    - nenhuma destas palavras:

    - números que variam de:

     

     

    Dá uma olhada:

    https://www.google.com.br/advanced_search?

     

     

  • GAB: LETRA B

     

    Você pode usar a opção "esta expressão ou frase exata:" na pesquisa avançada, em configurações no canto inferior direito na página principal do Google, ou utilizar a expressão desejada entre aspas duplas na caixa de pesquisa.

  • Marcos, isto não é ser ruim em informática. É questão de conhecer mais a página de busca ou não. Esta matéria é muito estranha de ser estudada.

  • Sou da área de T.I e digo, Informática é igual Calculo, voce só aprende fazendo!

    informatica não é uma matéria dificil, como contabilidade ou economia, é mais facil, só que voce so aprende a acertar questões com prática.Faça questões e as que souber e não souber, se possivel, refaça fazendo passo a passo . Além de confiança voce também aprenderá muito mais, o que te ajudará também no dia a dia. 

  • Examinador tu é o melhor

  • Troquei as palavras refina com amplia...errei

  • Google.com

    1 configurações

    2 pesquisa avançada 

    - todas estas palavras
    - esta expressaou ou frase exata!! resposta!!
    - qualquer uma destas palavras
    - nenhum das palavras

    -numeros que variam de
     

  • Esta expressão ou frase exata.

    GAB.B.

  • 1- abra a página do google

    2- para ficar mais fácil digite qualquer palavra na busca do google. ex.: casa.

    3- na parte inferior onde faz as buscas vai ter: Todas----mapas---imagens---vídeos...configurações (APOSTO Q JÁ VIU ISSO)

    4- clique em configurações

    5- vai aparecer outras opções inclusive o tal busca avançada.

    6- quando vc clicar em busca avançada vai aparecer isto: https://www.google.com.br/advanced_search?

    7- se seguindo esse passo a passo vc ainda n achou tá difícil o negocio. kkkkkk

    Bons estudos

  • B. "esta expressão ou frase exata:". correta

  • Assertiva b

    "esta expressão ou frase exata:".

  • letra B, ou poderia simplesmente botar a frase entre aspas duplas. exemplo: "bandeira do flamengo"

    esse operador busca exatamente oq foi colocado entre as aspas.


ID
2814919
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na superintendência de informática de uma universidade federal, o estagiário do setor de desenvolvimento sugeriu disponibilizar para os chefes de departamentos acadêmicos uma ferramenta inovadora que possibilita o gestor se manter atualizado com relação às informações relevantes de sua unidade. Para tanto, bastava utilizar os dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA). Considerando essa sugestão, analise as frases que o estagiário colocou no tutorial a ser distribuído aos usuários.


I Se você tiver dados importantes em arquivos do Excel ou CSV, é possível criar um painel do Power BI para disponibilizar as informações.

II Estando conectado a determinada plataforma, pode-se criar um dashboard automaticamente com base nos dados disponibilizados em Word, Excel, CSV ou PPT.

III Os arquivos do Power BI podem ser salvos em pastas on line compatíveis ou em um arquivo local.

IV A importação de dados para o Power BI é feita a partir dos arquivos do Excel ou no formato CSV e PPT.


Para o uso correto do Power BI, estão corretas as frases

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA A

     

    Item I. CERTO. No Power BI desktop faz-se a conexão com as fontes de dados, em seguida os dados podem ser tratados e relacionados e a partir daí cria-se visuais e relatórios, esses relatórios pode ser enviados para o serviço do Power BI (na nuvem) e lá cria-se os Dashboads(painéis) em uma única página.

     

    Item II. ERRADO. Quando citamos os diversos tipos de fontes, não inclui o Power Point (PPT).

     

    Item III. CERTO. Os arquivos PBIX podem ser salvos local, como também em pastas na nuvem (onedrive, Google drive), ou numa rede de computadores.

     

    Item IV. ERRADO. Quando citamos os diversos tipos de fontes, não inclui o Power Point (PPT). Veja item II,

     

    FONTE: Prof. Franklin Felipe.

    Bons estudos.

  • Nao estudei essa parte de informatica e me lasquei. Nunca ouvi falar nesse Power BI

  • >>>>> Cargo: Assistente em Administração

    Ah tá, faz muito sentido agora. 

     

    Enfim, para quem não sabia (assim como eu):

     

    O Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. Quer seus dados sejam uma simples planilha do Excel ou uma coleção de data warehouses híbridos baseados em nuvem e locais, o Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, visualize (ou descubra) o que é importante e compartilhe isso com qualquer pessoa ou com quem você quiser.

     

    GABARITO: A

     

    Para quem quiser se aprofundar e, com muita sorte, lembar na hora da prova:

    https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/power-bi-overview

  • Comperve é completamente sem noção na parte de Informática...

  • Passei dois meses vendo o conteúdo programático e lendo power point, onde, na verdade, era power BI. shit!!!!

  • Power Bii?

    p@rra é essa...

    Um link informático que pode ajudar:

     https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/service-get-data-from-files

  • Qual o sentido de cobrar um assunto que JAMAIS será aplicado na prática?

  • *O Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.

     

    **O Power BI pode ser simples e rápido – tem a capacidade de criar análises rápidas com base em uma planilha do Excel ou em um banco de dados local.

  • Nem perdi tempo lendo essa loucura. Chutei logo a letra A e acertei. 

  • POWER BI . SERIA UM NOVO POWERRANGER  BI SSEXUAL !?

    O que é Power BI?

     

    Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. Quer seus dados sejam uma simples planilha do Excel ou uma coleção de data warehouses híbridos baseados em nuvem e locais, o Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, visualize (ou descubra) o que é importante e compartilhe isso com qualquer pessoa ou com quem você quiser.

    Power BI pode ser simples e rápido – tem a capacidade de criar análises rápidas com base em uma planilha do Excel ou em um banco de dados local. Mas o Power BI também é robusto e de nível empresarial, pronto para ampla modelagem e análise em tempo real, bem como para um desenvolvimento personalizado. Assim, ele pode ser sua ferramenta pessoal de relatório e visualização, além de poder servir como o mecanismo de decisões e análise por trás de projetos de grupo, divisões ou empresas inteiras.

    power by = para dados e planilhas!!

    elimando = word ppt   vide ii e iv

    1 e 3

  • Colega Guilherme de Medeiros Lopes Bezerra...a fepese não fica atras :(

  • Não custa nada aprender um pouco mais sobre mais uma ferramenta inovadora da Microsoft (até pareceu um comercial rsrsr).

    Segue o link com o tutorial inicial desse software:

    https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/modules/get-started-with-power-bi/1-introduction

     

    Em síntese, o PowerBi é um software que reúne diversos dados (salvo o já citado pelos colegas) não relacionados (do excel, word, html, sql, etc) para formar um visual (gráficos, imagens) interativo.

    Sobre o Dashboard:  é uma página única, geralmente chamada de tela, que usa as visualizações para contar uma história (veja nas imagens do link a seguir, ficará claro).

    https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/service-dashboards

     

    Bons estudos.

  • O Power BI pode ser simples e rápido - tem a capacidade de criar análises rápidas com base em uma planilha do Excel ou em um banco de dados local. Mas o Power BI também é robusto e de nível empresarial, pronto para ampla modelagem e análise em tempo real, bem como para um desenvolvimento personalizado. Assim, ele pode ser sua ferramenta pessoal de relatório e visualização, além de poder servir como o mecanismo de decisões e análise por trás de projetos de grupo, divisões ou empresas inteiras.

    Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. Quer seus dados sejam uma simples planilha do Excel ou uma coleção de data warehouses híbridos baseados em nuvem e locais, o Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, visualize (ou descubra) o que é importante e compartilhe isso com qualquer pessoa ou com quem você quiser.

    GAB.A.


  • Que filtro usar para encontrar mais questões de Power BI?

  • Luciana,

    Disciplina: Banco de dados

    Assunto: BI ( business Intelligence)

  • Obrigada, Taynan!

  • Alguém poderia me dizer o que é "CSV"??

  • "nossões" de informática

  • Nossa

    Que chute certeiro kkkk

  • Comma-Separated Values - valores separados por vírgulas

    Um arquivo CSV  é um tipo especial de arquivo que você pode criar ou editar no Excel. Em vez de armazenar informações em colunas, os arquivos CSV armazenam informações separadas por vírgulas.

  • power Bl desconheço
  • Então o power BI é o Bixo.

  • ONDE Q USA UM TROÇO DESSES?

  • Cada vez mais difícil... Olha o nível hard em TI. Que Deus nós livre de uma questão dessas....rs


ID
4154953
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte está no período de estágio probatório. Nos termos estabelecidos na Lei nº 8.112/90, pode ser concedida a esse servidor, desde que preenchidos os requisitos legais, a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Tem um mnemônico que traz a palavra "MATRACA" para memorizarmos os impedimentos para servidor em estágio probatório (servidor em estágio probatório fecha a matraca):

    . Mandato classista;

    . Tratar de assuntos particulares;

    . Capacitação.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 20, Lei 8.112/90. § 4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal

    Art. 81, Lei 8.112/90. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política.

    Art. 94, Lei 8.112/90. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    Art. 95, Lei 8.112/90. O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal.  

    Art. 96, Lei 8.112/90. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.

    Vamos trabalhar estes artigos com mnemônicos.

    O §4, do art. 20 especifica as licenças e os afastamentos que PODERÃO ser concedidos ao servidor em ESTÁGIO PROBATÓRIO:

    MESADAS.

    M – mandato eletivo (Afastamento);

    E – Estudo ou Missão no Exterior (Afastamento);

    S – Servir em organismo internacional (Afastamento);

    A - Atividade Política (Licença);

    D – Doença em pessoa da família (Licença);

    A - Afastamento do cônjuge ou companheiro (Licença);

    S – Serviço Militar (Licença)

    No caso dos afastamentos, ou seja, a parte do MES, não ocorre a suspensão do prazo de contagem do estágio probatório.

    Além disso, o servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA! Ou seja:

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Assim, qual licença poderá ser concedida a servidor em estágio probatório:

    A. ERRADO. Licença para capacitação.

    B. ERRADO. Licença para tratar de interesses particulares.

    C. CERTO. Licença para atividade política.

    D. ERRADO. Licença para desempenho de mandato classista.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • O "textão" ajuda quem quer aprofundar, mas para revisar... simplifiquemos!

    estágio não pode!

    "MC Catra"

    Mandato Classista

    Licença Capacitação

    Tratar Assuntos particulares

    PARAMENTE-SE!

  • Eu não lembrei das proibições, mas, usei minha inteligência para resolver essa: atividades políticas são direitos básicos de qualquer cidadão que se enquadre para tal, o servidor em estágio probatório tem esse direito como cidadão, não podendo ele ser desrespeitado. Logo... Gabarito C. Pode ajudar ter essas sacadas na hora da prova quando o conhecimento falha, mas é sempre bom tá com o conteúdo bem revisado.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    #ESTABILIDADESIM !

  • Licenças permitidas no Estágio Probatório:

    LDPF - Licença Doença em Pessoa da Família

    LAC - Licença Afastamento do Cônjuge

    LM - Licença Militar

    LAP - Licença Atividade Política

  • Servidor no probatório não abre a MATRACA

    . Mandato classista;

    . Tratar de assuntos particulares;

    . Capacitação.

  • O exame da presente questão demanda que seja aplica a regra do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que elenca as licenças que podem ser fruídas pelo servidor em estágio probatório. Confira-se:
    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."
    De seu turno, o art. 81, incisos I a IV, prevê as seguintes licenças:
    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    Já os artigos 94, 95 e 96, também referidos no art. 20, parágrafo único, tratam dos afastamentos para exercício de mandato eletivo, para estudo ou missão no exterior e para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

    Com base nestas informações, dentre as opções propostas, a única que contempla hipótese de licença que pode ser concedida ao servidor vem a ser aquela destinada à atividade política, prevista no inciso IV do art. 81.


    Gabarito do professor: C


ID
4154968
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora requereu o auxílio-natalidade em razão de nascimento de um filho. Nos termos dispostos no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), esse benefício lhe será concedido em quantia equivalente ao

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre o direito ao auxílio-natalidade e solicitou o item correto acerca do tema de acordo com o disposto no art. 196 da lei nº 8.112/90.

    "Art. 196.  O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.

    § 1  Na hipótese de parto múltiplo, o valor será acrescido de 50% (cinqüenta por cento), por nascituro.

    § 2  O auxílio será pago ao cônjuge ou companheiro servidor público, quando a parturiente não for servidora.

    ..

    ANALISANDO OS ITENS:

    A- INCORRETO. "maior vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto".

    ➡ Errado, pois a quantia refere-se ao menor vencimento e não ao maior.

    B- INCORRETO. "maior vencimento do serviço público, salvo no caso de natimorto".

    ➡ Errado, pois é devido mesmo no caso de natimorto e a quantia refere-se ao menor vencimento e não ao maior.

    C- INCORRETO. "menor vencimento do serviço público, salvo no caso de natimorto".

    ➡ Errado, pois inclui-se no caso de natimorto!

    D- CORRETO. "menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto".

    ➡ A assertiva está nos exatos termos do caput do art. 196.

    GABARITO: LETRA D.

  • O que é considerado natimorto?

    É a designação dada ao feto que morre ainda dentro do ventre da mãe ou durante o parto.

    PARAMENTE-SE!

  • DEPOIS DE 200 QUESTÕES LI AUXILIO MATERNIDADE KKKKKKKKKKKKKK

    ERRROOOUUU.

  • Gabarito:"D"

    Lei 8.112/90, art. 196.  O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto.

  • A resolução da presente questão demanda que seja acionada a norma do art. 196 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 196.  O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimorto."

    Logo, dentre as opções fornecidas pela Banca, não podem restar dúvidas de que a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D

  • Auxílio natalidade: não importa se nasceu ou é natimorto, vai receber o MENOR VENCIMENTO. (múltiplo, ex: Gêmeos, acrescenta + 50%)

    JÁ a licença para a gestante é diferente:

    Nasceu? 120 dias

    aborto ou natimorto? 30 dias

    Adotou até 1 ano? 90 dias

    Adotou +1 ano ? 30 dias


ID
5099824
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas expressas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), os cargos públicos são criados por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Lei 8112/90

    Art. 3  

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão

  • Questao de raciocínio. Cargo público é criado por lei. Daí é só ir por eliminação.

  • De acordo com as normas expressas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), os cargos públicos são criados por

    lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 3º, Parágrafo único da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal):

    Art. 3, Parágrafo único da Lei 8.112/90. “Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.” 

    Portanto, a única alternativa que se amolda ao conteúdo do enunciado é a “A” e, consequentemente, todas as demais estão incorretas.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990. 

     

    - Lei nº 8.112 de 1990 (Estatuto dos Servidores Públicos Federais):

     

    - Vencimento = retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público, com valor determinado por lei, nos termos do artigo 40, da Lei nº 8.112 de 1990.

    - Remuneração = vencimento do cargo efetivo somado com as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas por lei, com base no artigo 41, da Lei nº 8.112 de 1990.

    O vencimento do cargo efetivo somado com as vantagens de caráter permanente é irredutível, com base no artigo 40, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990.


     

     

    A)    CORRETA. Com base no artigo 3º, Parágrafo único, da Lei nº 8.112 de 1990, os cargos públicos “são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão".

    São servidores públicos estatutários os ocupantes de cargo de provimento efetivo ou em comissão.

    Cargo efetivo: cargo ocupado por servidor aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    Cargo em comissionado: cargo de livre nomeação e exoneração.

     

    B)    INCORRETA. O correto seria “lei" e não “decreto".

    C)    INCORRETA. O correto seria “vencimento“ e não remuneração"

     

    D)    INCORRETA. O correto seria “lei" e não “decreto"; o correto seria “vencimento" e não “remuneração".

     

    Gabarito do Professor: A)