SóProvas



Prova FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista - Pedagogia - Reaplicação


ID
1690522
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um protocolo de transferência de arquivos entre computadores, um protocolo de transferência de mensagens de correio eletrônico e um protocolo para resolução de nomes (encontrar o endereço IP referente a um dado nome de domínio), respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • FTP ou File Transfer Protocol (em português, Protocolo de Transferência de Arquivos) é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na Internet.

    SMTP ou Simple Mail Transfer Protocol (em portuguêsProtocolo de Transferência de Correio Simples)  é oprotocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. Para testar um servidor SMTP, com relativa facilidade, pode-se utilizar o protocolo telnet.

    DNS ou Domain Name System (em português, Sistema de Nome de Domínio)  é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele.

    Referência: wikipédia

  • FTP = Transferência de arquivos [Porta 20, transmissão, e 21,controle]

    SMTP = Envio de mensagem de correio eletrônico [Porta 25 (Há a 587 por motivos de segurança - CGI)]

    DNS = Traduz endereço IP em nome de domínio e vice e versa [Porta 53, protocolo de transporte UDP]

    HTTP = Principal protocolo da internet, protocolo de transferência de hipertexto [Porta 80]

    POP3 = Baixa as mensagens de correio eletrônica para o computador do usuário [Porta 110]

    SSH = Procolo de acesso remoto de modo criptografado (avanço ao Telnet) [Porta 22]

     

      


ID
1690999
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, de acordo com o sistema ortográfico vigente.

Alternativas
Comentários
  • A) Os corruptos não veem que o dia do basta chegou!

    B) Foi uma grande ideia levar o povo às ruas para chamar a atenção.

    C) De nada adianta gritar “Basta!" se as pessoas mantêm seus atos corruptivos.

    D) CORRETA - GABARITO

    E) No Piaui algumas manifestações chamaram a atenção da imprensa local.

  • E) Piauí

  • E) ERRADO

     

    CHAMAR

    1) Chamar é transitivo direto no sentido de convocar, solicitar a atenção ou a presença de.

    Por exemplo:

    Por gentileza, vá chamar sua prima. / Por favor, vá chamá-la.
    Chamei você várias vezes. / Chamei-o várias vezes.

    2) Chamar no sentido de denominar, apelidar pode apresentar objeto direto e indireto, ao qual se refere predicativo preposicionado ou não.

    Exemplos:

    A torcida chamou o jogador mercenário.
    A torcida chamou ao jogador mercenário.
    A torcida chamou o jogador de mercenário.
    A torcida chamou ao jogador de mercenário.

     

    “Piauí” deve receber acento haja vista possuir hiato formado de ditongo (“au”) e vogal (“i”), e a tonicidade recai na  última sílaba.

  • Na alternativa "D", em relação às regras do uso dos porquês, nesse caso o uso correto não seria "por que"?


ID
1691035
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme previsto na Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2.000, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17.Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

  • CONSIDERA-SE OBRIGATÓRIA DE CARÁTER CONTINUADO

    A DESPESA CORRENTE

    DERIVADA DE LEI

    MEDIDA PROVISÓRIA

    ATO ADMINISTRATIVO NORMATIVO

    QUE FIXEM PARA O ENTE

     A OBRIGAÇÃO LEGAL DE SUA EXECUÇÃO

    POR UM PERÍODO SUPERIOR A 2 EXERCÍCIOS


ID
1691050
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei n° 6.745 de 1985, Estatuto dos Servidores Civis do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985

    Art. 23. § 2º Nos dias úteis, só por determinação da autoridade competente poderão deixar de funcionar as repartições públicas ou serem suspensos os seus trabalhos.

  • Gabarito A

     

     a) Nos dias úteis, só por determinação da autoridade competente poderão deixar de funcionar as repartições públicas ou serem suspensos os seus trabalhos. (CORRETA)

     

     b) A posse é o ato pelo qual o nomeado para um cargo público manifesta, expressa ou tacitamente nos casos previstos em lei, a sua vontade em aceitar a nomeação e inicia o exercício das respectivas funções. (pessoal e expressamente)

     

     c) Redistribuição é o deslocamento motivado por interesse da Administração ou do servidor, de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central de pessoal, observados os requisitos determinados no Estatuto. (Não é no interesse do servidor)

     

     d) A readaptação funcional, decorrente de modificação do estado físico do servidor, poderá acarretar aumento de remuneração. (não acarretará nem aumento nem decesso da remuneração)

     

     e) A substituição, necessária nos casos de impedimento de ocupante de cargo efetivo ou em comissão, dependerá de ato da autoridade competente. (será automática ou dependerá de ato da autoridade competente)


ID
1691056
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
    § 1o A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei
    Art. 87, II - Multa na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

    B) Não depende de provocação:

    Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;


    C) Os contratos administrativos são contratos formais e, em regra, pessoais (intuitu personae), mas não são paritários, pois os contratos administrativos possuem as cláusulas exorbitantes, que confere à administração prerrogativas que o colocam em posição de supremacia sobre o contratado. são assim chamadas porque exorbitam (excedem) o direito comum

    D) CERTO: interferências imprevistas: são situações já existentes à época da celebração do contrato, mas passíveis de serem descobertas apenas durante sua execução, causando desequilíbrio ao contrato. Como exemplo temos o caso em que, após contratada empresa, pelo Poder Público, para determinada construção, descobre-se que há problemas com o subsolo que podem comprometer a segurança da obra.
    Ocorrendo qualquer um destes fatos, poderá haver a rescisão do contrato sem culpa.

    E) Art. 58 § 1o As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado

    bons estudos


ID
1709182
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo.

               Combate à exploração sexual é tema de palestra

Os mecanismos jurídicos para a proteção da criança e do adolescente vítima de violência sexual e os caminhos para a responsabilização criminal do agressor foram temas discutidos na palestra do Promotor de Justiça da comarca de Abelardo Luz, Vinícius Secco Zoponi, no salão do Júri do Fórum do município. Estiveram presentes, entre outros, educadores, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e equipe técnica da instituição de acolhimento local. O Promotor de Justiça foi a convite do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município.

                                 Disponível em: < http://www.mpsc.mp.br>. Acesso em: 31 maio 2014.

Sobre o tipo de texto acima, é correto afirmar que se trata de:


Alternativas
Comentários
  • ·  Notícia: notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu.


  •  A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo;

     Muitos teóricos da comunicação não estabelecem relação entre a notícia e a reportagem, pois veem esse segundo gênero como um gênero autônomo, isto é, desvinculado dos parâmetros que regem a notícia. Enquanto a notícia informa sobre temas do momento, a reportagem trata de um fenômeno social ou político, acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral.

     A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia:

    .

    Emprego do discurso direto e do discurso indireto: Na notícia, o discurso predominante é o indireto, enquanto na reportagem os dois tipos de discurso mesclam-se para melhor construir os significados do texto;

    Polifonia: No gênero textual notícia, a única voz presente é a do repórter. Na reportagem, é comum encontrarmos o recurso da polifonia, pois nesse gênero existem elementos como entrevistas com testemunhas e/ou especialistas. Esses elementos permitem que o jornalista, ao apresentar outras vozes no texto, isente-se da apresentação dos fatos;

    A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não. Isso acontece porque a reportagem é construída a partir de um ângulo pessoal, com contornos narrativos bem marcados, enquanto a notícia é objetiva e imparcial;

    Meios de divulgação: A reportagem é mais frequente em revistas e em edições específicas de jornais (geralmente publicadas nas edições de finais de semana). Isso acontece porque o gênero textual reportagem apresenta uma estrutura textual mais complexa, fruto de uma investigação minuciosa do jornalista.

    .

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/diferencas-entre-os-generos-reportagem-noticia.htm

  • Em síntese:

    NOTÍCIA

    * Informa fatos 

    * de maneira mais objetiva

    * Aponta as razões e efeitos

    * Estrutura

    REPORTAGEM

    * Vai mais a fundo

    * Faz investigações 

    * Tece comentários

    * Levanta Questões

    * Discute

    * Argumenta

    Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/383166/

     


ID
1709185
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações de cada frase abaixo.

1. “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)". (Lulu Santos)

2. “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)". (Cantiga Popular)

3. “Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado, aprendendo a ser louco. (…)" (Raul Seixas)

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)"  -  Ideia de comparação


    “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)" Ideia de condição


    Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado(Temporalidade), aprendendo a ser louco. (…)" Ideia de Tempo

  • Correto Rodrigo Marcelo,

     

    Entretanto, acho que a palavra central para dar a idéia de tempo na 3a oração é "Enquanto": Enquanto você faz X eu faço Y.

     

    A expressão "do meu lado", na verdade está ali porque se trata de uma música e a letra precisa ser harmonizada com a melodia. Mas se fosse apenas uma frase escrita, essa expressão poderia ser suprimida sem alterar a idéia do texto: "Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal... eu aprendo a ser louco..."

     

    Bons estudos!

  • Todas são orações adverbiais, sendo a:

    1° - Comparativa_pois exprime comparação utilizando a conjunção integrante "como".

    Condicional_ pois exprime a condição utilizando a conjunção integrante adverbial "se".

    Temporalidade_ pois exprime circunstância de tempo utilizando a conjunção integrante adverbial "enquanto".

     

    fonte:https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/

  • GABARITO: LETRA E

    Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc. Por exemplo:O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.

    Ele é preguiçoso tal como o irmão.

    Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo:Se precisar de minha ajuda, telefone-me.

    Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.

    Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc. Por exemplo:A briga começou assim que saímos da festa.

    A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Fiquei com as músicas na cabeça...


ID
1709188
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Writer em Português, na sua versão 2.4, deseja-se habilitar o controle de modificações.

Assinale a alternativa que permite ao usuário atingir esse objetivo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Para habilitar o controle de modificações:

     

    Abra o documento a ser editado, na barra de ferramentas, escolha Editar > Alterações > Registrar. Faça as mudanças. Você perceberá que o texto que você digita será sublinhado em cores, enquanto o texto antigo permanece visível.

     

    O texto excluído aparecerá hachurado e mostrado em cores.

     

    Fonte: https://wiki.documentfoundation.org/Faq/Writer/pt-br

  • Questão desatualizada para os dias atuais!

    Cuidado hoje as provas cobram das versões 5.0 em diante.

    Na versão 6.3 minha há outros dois locais e com nomes diferentes!

    EDITAR ------> Registrar Alterações (CRTL + SHIFT + C)

    EXIBIR -------> Registrar Alterações (CRTL + SHIFT + C)


ID
1709191
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma tabela no Writer temos na primeira coluna um conjunto de valores que se deseja totalizar. Na última linha da tabela, na mesma coluna dos valores inserimos uma função para obter o resultado da soma dos valores imediatamente acima.

Assinale a alternativa que apresenta o conteúdo correto inserido na célula:

Alternativas
Comentários
  • Principais funções do WRITER e o que ela fazem:

    Função o que faz

    = sum <A1> SOMA

    = round <B1> ARREDONDA

    = phd <A1> PORCENTAGEM

    = sqrt <A1> RAIZ QUADRADA

    = pow <A1> POTÊNCIA

    Resposta: LETRA D) =sum<A1:A2>


ID
1709194
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do navegador Firefox 27.0.1 em português está reclamando que o navegador está abrindo em tela cheia. O usuário quer sair desse modo de visualização.

Assinale a alternativa que apresenta uma opção para solucionar o problema do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Ocultar Barra de Aba Ctrl + Shift + T

    Mostrar Lista de Leitura Ctrl + Shift + L

    Ativar Tela Cheia F11

    Ajuda F1

    Histórico Ctrl + H

    Download Ctrl + Alt + L

    Bloquear Janelas Pop-up Ctrl + Shift + K

    Preferências Ctrl + ,

  • Alguns atalhos comuns a todos os navegadores

     

    Página Inicial > Alt + Home

     

    Acessa a barra de endereço (URL) > Ctrl + L

    Foco na barra de pesquisas (Encontrar) > Ctrl + E

     

    Nova janela > CTRL + N

    Fechar janela > Ctrl + W

    Nova aba (Tab) /guia > Ctrl + T

    Fecha abas (Tab) / guias e depois janela (Windows) > Ctrl + W ou F4

    Reabre uma guia recentemente fechada > Ctrl + Shift + T

    Alternar entre abas > Alt + Tab

    Limpar dados de navegação > Ctrl + Shift + Del

     

    Favoritos > Ctrl + D

    Adicionar todas as abas aos Favoritos > Ctrl + Shift + D

    Mostrar seus favoritos > Ctrl + Shift +B

    Downloads > Ctrl + J

    Histórico > Ctrl + H

     

    Aumentar o zoom > Ctrl + + (mais)

    Diminuir o zoom > Ctrl + - (menos)

    Retornar ao tamanho (zoom) original (100%) > Ctrl + 0

     

    "Oh não... são muitos atalhos! Como vou decorar tudo isso?" Comecei a utilizar alguns deles ainda hoje e vá acrescentando outros dessa lista ao seu repertório diário e logo estará navegando utilizando muitos desses atalhos quase que automaticamente.

     

    Abraço!

  • Reclamando deveria estar quem paga caro na assinatura desse site para ficar vendo a mesma questão 50 vezes.


ID
1709200
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma peixaria tem em sua vitrine uma bacia com capacidade para 4 quilos de camarão, a qual esta cheia com uma mistura contando com 3 quilos de camarão sete barbas e 1 quilo de camarão legítimo. A peixaria vende a mistura de camarão desta bacia por R$ 30,00 o quilo.

Em determinado momento uma parte da mistura de camarão na bacia é vendida a José e a bacia é completada com camarão legítimo, de maneira que agora a mistura de camarão na bacia conta com partes iguais de camarão legítimo e camarão sete barbas.

Quanto foi arrecadado com a venda de camarão a José?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A= Camarões Sete Barbas

    B= Camarões Legítimos

     

    A + B= R$ 120(inicialmente)

    A = 3kg

    B = 1kg

    A = 3B

    (A + B)/2 + B=120 (após a venda)

    (3B + B)/2 + B = 120

    B = R$ 40(Camarões vendidos)

     

     

  • BARBA                LEGÍTIMO

    3Kg         para            1Kg

                   depois

    2Kg          para            2Kg

    Fica:

    3/2   =   1/2  multiplique as frações invertidas ( REGRA DE TRÊS SIMPLES) = 6/2 =      

    X=120/3 

    X=40

  • PRIMEIRO PASSO, sabemos que a bacia tem 3 KG de camarão Sete barbas e 1 KG de Camarão Legitimo, e que o preço por KG da bacia é R$30, logo o total, com 4 KG, é de R$120.
    4 x 30 = 120

     

    SEGUNDO PASSO, como a questão quer igualar a quantidade dos camarões na bacia, que tem 4 kg, temos retirar 1KG de camarão Sete barbas, para que após a reposição com Camarão Legitimo, ambos fiquem com 2KG na bacia. Para isso, temos achar a PROPORÇÃO entre o Sete barbas e o Legitimo, pois eles estão misturados na bacia, e caso retire 1 kg de Sete Barbas, também irá remover uma parte do Legitimo. Assim fazemos uma regra de 3 simples

    3KG - 1KG
    1KG - xKG
    x = 1/3 KG (com isso achamos a proporção de LEGITIMO que sera retirado)

     

    TERCEIRO PASSO, feita a conta anterior, sabemos que iremos retirar 1KG de Sete barbas e 1/3KG de Legitimo, logo iremos retirar 4/3 KG de camarão da bacia, e como sabemos que o KG custa R$30, achamos R$40 como resposta
    1+1/3 = 4/3

    4/3 x 30 = 40

  • Simples:

    Sabe-se que 1kg = 30 reias...

    Temos 3kg de SB para 1kg de CL, para igualar devemos ter 2kg de cada na mistura.

    Tira-se 1kg de SB = 30 reias, e proporcionalmente, 1/3kg do CL ficando 1/3 de 30 reias = 10 reias.

    Somando então temos 40 reias.


ID
1709203
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O dono de um restaurante observou que 20 clientes comem 450 quilos de carne a cada 15 dias, e que o restaurante atende 500 pessoas a cada 30 dias.

Se o número de pessoas que o restaurante atende aumentar em 15%, quantos quilos de carne são necessários para atender à demanda de 10 dias?

Alternativas
Comentários
  • primeiramente é necessário descobrir quanto cada pessoa consome por dia, para isso calcule:

    20 pessoas = 450 kg = 15 dias

    450 kg / 15 dias = 30 kg por dia

    30 kg / 20 pessoas = 1,5 kg por pessoa

    agora vamos ao número de clientes por dia

    500 clientes a cada 30 dias

    500/30= 16,66666 clientes por dia

    16,666 + 15% = aproximadamente 19,166666

    19,1666666 x 1,5 kg = 28,74999 por dia x 10= 28,75. agora alguém me explica como chegar a 2.875, mas com 28,75 eu marquei a e e acertei

     

  • Gabarito E

    Se em 30 dias temos 500 clientes, em 10 dias teremos 500/3.

    Todavia, precisamos contar com o acréscimo de 15%.

    Ao mesmo tempo que 20 clientes consomem 450kg em 15 dias, um cliente consumirá 1,5kg por dia.

    Vejamos:

    (500/3 + 15/100x500/3) x 1,5 x 10 = 

    (500/3 + 75/3)Clientes x 1,5kg x 10 dias =

    575/3 x 15/10 x 10 = 2875

  • PRIMEIRO PASSO para resolver o problema é achar a proporção de quanto um cliente consome por dia:

    Clientes    Carne   Dias
        20         450kg    15

    Para comerçarmos a achar a proporção, dividimos o numero de KGCarne pelo numero de dias:  450/15 = 30KG de carne por dia

    Sabendo 30KG de carne são consumidos por 20 clientes, vamos achar a proporção de cliente por kg de Carne: 20/30 = 1,5 Kg por pessoa em um dia

     

    Feito isso, vamos ao PROXIMO PASSO que é achar o numero de pessoas que irão comer nos 10 dias:

    Para resolver esse problema a assertiva trouxe que 500 pessoas comem no restaurante a cada 30 dias, contudo, o problema quer apenas 10 dias e diz que tera um aumento de 15%.

    Assim, temos que fazer 500 x 1,15 = 575 ( Com isso achamos quantas pessoas comeriam no restaurente em 30 dias caso houvesse um aumento de 15%)

    Sabendo das 575 pessoas e que cada uma consome 1,5kg por dia (achamos isso lá no primeiro passo), em 30 dias serão consumidos 8625 kg de carne. 575 x 1,5 = 862,5kg 

     

    Como queremos apenas 10 dias, temos que dividir 862,5kg por 3 
    862,5 / 3 = 287,5 kg   É A RESPOSTA!!!

    Foco na PC-SC!!

  • CLIENTES= 20         CONSUMO= 450KG            em 15 DIAS

    450/15 = 30 kg por dia para 20 clintes,

    30/20 = 1,5 kg cada clinte come por dia

     CLIENTES= 500 em 30 DIAS 

    AUMENTO DE 15% = 15% É A MESMA COISA QUE 0,15, 500x0,15 = 75 PESSOAS A MAIS

    TOTAL 575 PESSOAS, CADA UMA COME 1,5 KG POR DIA, 575x1,5 = 8.625 KG POR MÊS

    MÊS TEM 30 DIAS, QUEREMOS 10, 30/10 = 3

    8.625/3 = 2.875 KG em 10 DIAS

    LETRA E�

  • o único problema é que 287,5kg nao é o mesmo que 2875kg...

     

    Clientes - Carne - Dias

    ----20 -------450--- 15

    --575/3 ------X ----10

     

    450/x = 20 . 3/575 . 15/10

     

    X = 2850

  • A resposta está errada...na verdade são 287.5 kg

    *Se 20 clientes comem 450kg em 20 dias

    450/15 = 30

    *20 clientes comem 30 kg em 20 dias

    30/20= 1,5kg

    *1 cliente come 1,5kg por dia.

    500 x 0,15 = 75

    total de cliente com 15% a mais= 575 pessoas.

    No mês temos 575 clientes comendo 1,5kg

    500 comem 1,5x500= 862,5kg

    mas isso são para 30 dias, quero saber em 10 dias:

    regra de 3 simples 862,5------ 30dias

    x ------- 10 dias

    x= 287,5kg

    resposta E

  • MEU RACIOCÍNIO:

    20 clientes - 450kg - 15dias

    20 clientes - 900kg - 30dias

    500clientes - 30dias + 15% = 575 clientes - 30 dias

    20clientes - 900kg - 30dias

    1cliente - 45kg - 30dias

    1cliente - 15kg - 10dias

    575clientes - 30dias

    x - 10dias

    x= 191,6666clientes em 10 dias no restaurante

    191,666 x 15kg (1cliente em 10 dias) = 2.874,9999 =

    2.875kg de carne em 10 dias consumidos por 191,6 clientes


ID
1709206
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

João e Maria chegam juntos ao banco.

João tem direito a atendimento preferencial e sua fila tem 5 pessoas na sua frente e um caixa que atende 8 pessoas a cada 20 minutos.

Maria utiliza o atendimento convencional. há 19 pessoas a sua frente e seu caixa atende 18 pessoas a cada 30 minutos.

Com base nessas informações podemos dizer que João será atendido quanto tempo antes de Maria?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Se na fila de João oito pessoas são atendidas em 20 minutos, então, pela regra de três, 2/5 de pessoas serão atendidas em minuto;

    Na fila de Maria 18 pessoas são atendidas em 30 minutos, então, 3/5 de pessoas serão atendidas em um minuto;

    Logo, na fila de João têm cinco pessoas à frente, então ele levará 12,5 minutos para ser atendido; e

    Maria tem 19 pessoas à frente, então esperará 95/3 minutos para ser atendida o que equivale a 31,66666(31min 40s);

    Concluindo, 31min e 40s subtraídos de 12min e 30s resultará em 19min e 10s.

  • PRIMEIRO PASSO, para facilitar a conta, temos que colocar os dados apresentados em segundos.

    FILA PREFERENCIAL - 8 pessoas em 20 minutos = 1200 segundos
    20x60 = 1200
    Ou seja, cada pessoa demora 150 segundos para ser atendida.
    1200/8 = 150 (tempo por pesosa na fila prefernecial)


    FILA NORMAL - 18 pessoas em 30 minutos = 1800 segundos
    30x60 = 1800
    Ou seja, cada pessoa demora 100 segundos para ser atendida
    1800/18 = 100 (tempo por pessoa na fila normal)

     

     

    SEGUNDO PASSO, sabendo o tempo que cada pessoa demora na fila, conseguimos achar o tempo que JOÃO(fila preferencial e 5 pessoas a sua frente) e MARIA(fila normal e 19 pessoa a sua frente) irão demorar na fila.

    João = 5x150 = 750 segundos
    Maria = 19x100 = 1900 segundos



    TERCEIRO PASSO, fazer a subtração para acharmos a diferença de tempo no atendimento.

    1900 - 750 = 1150 segundos de diferença

    Como sabemos 19 minutos equivalem a 1140 segundos( 19 x 60 = 1140), a resposta é 19 MINUTOS e 10 SEGUNDOS

  • Acho mais fácil com regra de três

    8 Pessoas --- 20 Minutos

    5 Pessoas --- X

    8 x= 100 / x = 100/8 / x= 12,5 minutos ou 12mminutos e 30 segundos

    Fila Maria

    18 pessoas --- 30 minutos

    19 pessoas --- x

    18x = 570

    x - 570/18

    x = 31,66666 ou 31 minutos e 40 segundos

    subtraindo os valores encontrados 19 minutos e 10 segundos


ID
1709209
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

João reúne seus primos e primas em sua casa.

Sabe-se que João tem o dobro de primos do que de primas presentes na reunião. Joana, uma das primas presentes, faz uma contagem e nota que estão presentes 10 primos a mais do que primas.

Logo, o número total de pessoas presentes na reunião é:

Alternativas

ID
1709212
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a definição de tributo prevista na Lei n° 4.320, de 17 de março de 1964, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades. (Lei 4320)



ID
1709218
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c) Certo.


    A forma pela qual os órgãos governamentais exercem o controle pode variar cfe. a lei de organização administrativa federal, estadual, distrital ou municipal. Como regra, porém, tem-se adotado o sistema de controle através de Ministérios ou Secretarias. A União Federal adotou a sistemática da supervisão ministerial.

    Dispõe o DL nº 200/67 que todo e qualquer órgão da adm. federal, direta ou indireta, está sujeito à supervisão do Min. de Estado competente, excetuando-se apenas aqueles órgãos (e não pessoas) que prestem assessoria direta ao Presidente da República. (Fonte de pesquisa: Manual de Direito Administrativo, José dos Santos Carvalho Filho, ed. Atlas, 25ª ed., 2012)


    e) Errado.

    De acordo com o inciso II, art. 4º, DL nº 200/67, a adm. indireta compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; fundações públicas


    Parabéns pelo o comentário Daniella Duarte

  • Sem blá blá blá.

    a) Os órgãos da Administração Pública podem ter natureza jurídica de direito público ou privado. Errado (somente de direito público).

    b) A desconcentração administrativa provoca a criação de entidades com personalidade jurídica de direito público. Observe que a questão quer levar ao candidato a erro dizendo que órgãos possuem personalidade jurídica. Errada

    c) A Administração Pública Indireta, face à vinculação administrativa, se submete ao controle finalístico ou ministerial. Certo ADM PÚB IND > controle finalístico (tutela).

    d) A Administração Pública Direta se estrutura através da descentralização administrativa, não admitindo, portanto, controle hierárquico. ADM PÚB DIR > Desconcentração.

    E) A Administração Pública Indireta se compõe somente de entidades que podem ter natureza jurídica de direito público, como uma Autarquia, ou direito privado, como uma Sociedade de Economia Mista. Errado regime híbrido.



  • Na relação entre a administração direta e a indireta, diz-se que há vinculação (e não subordinação). A primeira exerce sobre a segunda o denominado controle finalístico ou tutela administrativa ou supervisão. Para o exercício do controle finalístico é exigida expressa previsão legal, que determinará os limites e os instrumentos de controle (atos de tutela).

     

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado

  • Quanto à resposta da Danielle, não vejo como correta a sua observação do item "a". Este item não fala que o órgão tenha personalidade jurídica, mas sim, natureza jurídica, o que são, obviamente, diferentes. 

    Não haverá órgão de natureza privada? E as entidades da administração indireta de natureza jurídica privada, quando são compostos por órgãos, estes não serão consequentemente de natureza jurídica privada?

  • Eu não entendi muito bem a letra "a". Se eu posso criar órgãos tanto na estrutura da administração direta quanto da indireta, pq um órgão ligado à uma sociedade de economia mista, por exemplo, que tem personalidade jurídica de direito privado, teria natureza jurídica de direito público ? Não faz sentido. Alguém poderia sanar essa dúvida ?

  • De tanto ler a assertiva "e" acho que acabei entendendo o que ela quis dizer e o porquê de estar errada.

    Acho que ao afirmar "somente", a FEPESE quis dizer que a Adm. Pública Indireta é constituída por pessoas juridicas que contenham exclusivamente natureza jurídica de direito público ou por pessoas jurídicas que contenham exclusivamente natureza jurídica de direito privado, sem possibilidade de haver tanto uma quanto a outra na Administração Indireta. O que não é verdade. Tanto um quanto outro não são verdadeiros, pois mesmo dentro da Administração Indireta há pessoas tanto de direito público quando privado, não sendo exclusividade apenas um ou outro. Em outras palavras, a administração indireta não é exclusivamente só de direito privado e não é exclusivamente só de direito público, são os dois.

    Espero que me fiz entender, mas em tese o que quis dizer é que a FEPESE afirmou que a administração pública indireta somente pode ser composta por pessoas só de direito público (excluídas as de direito privado) ou só de direito privado (excluída as de direito público). Acho que agora ficou mais claro.

    Se alguém tem alguma resposta melhor ou mesmo que possa desconstituir meu entendimento, gostaria que compartilhasse para podermos aprender juntos.


ID
1709221
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • art. 216, § 1º, da CF: O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    Art. 24 da CF: Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

    Art. 30 da CF: Compete aos Municípios: IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

  • Até onde eu saiba, a questão (C) também está correta, posto ser competência dos Municípios a imposição de parcelamento de solo ou edificação compulsória, nos termos do Estatuto da Cidade.

  • CICLO DE POLÍCIA:

    1 - ORDEM: Norma legal que estabele as restrições para que o particular exerça suas atividades;

    2 - CONSENTIMENTO: É a concordância do Estado para que o particular desenvolva determinada atividade;

    3 - FISCALIZAÇÃO: Verificação de cumprimento, pelo particular

    4 - SANÇÃO: medida coercitiva aplicada ao particular que descumpre a ordem ou viola os limites do consentimento

     

    Segundo o STJ, as fases de CONSENTIMENTO e FISCALIZAÇÃO, seriam delegáveis ao particular (Resp 817.534/MG).

  • Parece-me que a letra "C" também é correta.

    .

    CF/88:

    .

    Art. 182

    § 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:

    I - parcelamento ou edificação compulsórios;

    .

    Lei nº 10.257/01 - Estatuto da Cidade:

    .

    Art. 5º Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, devendo fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.

    .

    Assim, de fato, o Estado não poderá impor parcelamento de solo ou edificações compulsórias, tendo em vista tratar-se de competência municipal, tornando a assertiva "C" também correta.

     

  • Abordarei a polêmica da letra A, que é correta por Carvalho Filho e errada por Di Pietro. A banca segue a 2ª.

     

    MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, DIREITO ADMINISTRATIVO, 2017:

     

    6.9.5 FORMA DE CONSTITUIÇÃO


    De modo geral, as servidões administrativas se constituem por uma das seguintes formas:


    1. decorrem diretamente da lei, independendo a sua constituição de qualquer ato jurídico, unilateral ou bilateral. Exemplo: servidão sobre as margens dos rios navegáveis e servidão ao redor dos aeroportos; alguns autores consideram essas servidões como limitações à propriedade, por incidirem sobre imóveis indeterminados: consideramos como servidões, por haver a coisa dominante: no primeiro caso, o serviço público de policiamento das águas e, no segundo, o bem afetado à realização do serviço de navegação aérea;


    2. efetuam-se mediante acordo, precedido de ato declaratório de utilidade pública. Exemplo: servidão de energia elétrica, que depende, em cada caso, de decreto governamental e se efetivará por meio de acordo lavrado por escritura pública (Decreto no 38.581, de 16-7-54);

     

    3. efetuam-se por sentença judicial, quando não haja acordo ou quando sejam adquiridas por usucapião.

     

    JOSÉ DOS SANTOS CARVALHO FILHO, MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO, 2018, PÁGS. 849 E 850:

     

    4. FORMAS DE INSTITUIÇÃO

     

    Há duas formas de instituição de servidões administrativas.

     

    A primeira delas decorre de acordo entre o proprietário e o Poder Público. Depois de declarar a necessidade pública de instituir a servidão, o Estado consegue o assentimento do proprietário para usar a propriedade deste com o fim já especificado no decreto do Chefe do Executivo, no qual foi declarada a referida necessidade. Nesse caso, as partes devem celebrar acordo formal por escritura pública, para fins de subsequente registro do direito real.

    A segunda forma é através de sentença judicial. Não tendo havido acordo entre as partes, o Poder Público promove ação contra o proprietário, demonstrando ao juiz a existência do decreto específico, indicativo da declaração de utilidade pública. O procedimento, nessa hipótese, é idêntico ao adotado para a desapropriação, estando previsto, como já vimos, no art. 40 do Decreto-lei no 3.365/1941. Adite-se, à guisa de esclarecimento, que, conforme já decidido, deverão ser citados para a ação os proprietários do imóvel em que se pretende implantar a servidão, bem como eventuais possuidores, neste caso porque os efeitos da medida administrativa interferem também em sua esfera jurídica.

     

    (...)

     

    Não consideramos legítima a forma de instituição de servidões administrativas através de lei, como o fazem alguns autores. As servidões são instituídas sobre propriedades determinadas, o que não ocorre com a lei, que estabelece o direito de uso sobre propriedades indeterminadas. Por outro lado, a lei não impõe tipicamente uma restrição, mas sim estabelece uma limitação genérica à propriedade, razão por que entendemos que se trata de limitações administrativas, instituto que estudaremos adiante.

  • GABARITO: E

    Art. 216, § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

    Art. 30. Compete aos Municípios: IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.


ID
1709224
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual

De acordo com a Lei Complementar n° 197, de 13 de julho de 2000, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1709227
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo.

O Poder de Polícia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Ao que parece a FEPESE adotou a jurisprudência do STJ, cujo entendimento é pela possibilidade da delegação do poder de polícia para pessoas jurídicas de direito privado somente se for atos materiais, de Consentimento e de Fiscalização, ficando a Ordem pública e a Sanção em poder do estado.Resp 817.534.

    B) O poder de polícia tem a sua atuação eminentemente preventiva, mas pode ser em alguns casos repressiva.

    C) Polícia administrativa: incide sobre bens, direitos ou atividades, é inerente e se difunde por toda a Administração; age predominantemente de forma preventiva, mas também pode atuar de maneira repressiva e atua na área do ilícito administrativo.
    Polícia judiciária: atua apenas sobre as pessoas; é privativa de órgãos especializados (Polícia Civil, Policia Militar ou Polícia Federal); age predominantemente de maneira repressiva, mas pode atuar de maneira preventiva e atua no caso de ilícitos penais.

    D) CERTO: são atributos do poder de polícia: discricionariedade (Regra geral), a autoexecutoriedade (executar diretamente sua decisão por seus próprios meios, sem intervenção do Judiciário) e a coercibilidade (é a imposição do ato de polícia ao particular, independentemente de sua concordância).

    E) Polícia administrativa incide sobre atividades privadas, bens ou direitos. Como exemplo podemos citar quando agentes administrativos estão executando serviços de fiscalização em atividades de comércio.

    bons estudos

  • É impressão ou esta mesma questão caiu em diversas provas de certames distintos?

  • ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA - CAD

     

    COERCIBILIDADE- IMPOSTAS COATIVAMENTE AO ADMINISTRADO, INCLUSIVE MEDIANTE O USO DA FORÇA.

     

    AUTOEXECUTORIEDADE - ATOS ADMINISTRATIVOS EXECUTADOS IMEDIATA E DIRETAMENTE PELA ADMINISTRAÇÃO.

     

    DISCRICIONARIEDADE - PODE DETERMINAR, DENTRO DOS CRITÉRIOS DE OPORTUNIDADE E CONVENIÊNCIA, QUAIS ATIVIDADES IRÁ FISCALIZAR EM UM DETERMINADO MOMENTO E, DENTRO DOS LIMITES ESTABELECIDOS NA LEI, QUAIS SANÇÕES DEVERÃO SER APLICADAS E COMO DEVERÁ SER FEITA A GRADUAÇÃO DESSAS SANÇÕES.

  • Renato, quanto à policia judiciária voce fez mencao à polícia militar, entendo ela ser polícia administrativa, me corriga se estiver errado.


ID
1709233
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Cassação – é a retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica, logo é a retirada de um ato administrativo válido e eficaz

    B) o atributo da presunção de legitimidade é relativo (juris tantum) ou seja, admite prova inequívoca em contrário, caos em que acontecerá a inversão do onus da prova, cabendo ao administrado comprová-la.

    C) Pelo princípio da inafastabilidade da jurisdição e pela finalzinho da súmula 473 do STF, todo ato administrativo admite apreciação pelo judiciário
    Art. 5 XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito

    D) Errado, o ato administrativo discricionário permite a apreciação subjetiva, pois seu fundamento recai sobre a conveniência e oportunidade, ou seja, no mérito do ato administrativo.

    E) CERTO: Súmula 473 STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial

    bons estudos

  • RENATO, vc deveria ser o titular dos comentários! Obrigado pela ajuda!

  • extinção ato administrativo:

    anulação: quando o ato é extinto por ser ilegal.

    revogação: conveniência e oportunidade.

    convalidação: possibilidade de corrigir um ato mantendo os efeitos já produzidos quando há vícios sanáveis.

    cassação: ocorre nos casos de descumprimento de condições impostas.

    contraposição: edição de um ato que impede a sua manutenção;

    renúncia: ocorre na rejeição do beneficiário do ato.

    caducidade: ocorre quando uma legislação nova torna o ato inválido ou ilegal.

  • A questão exige conhecimento acerca dos atos administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A cassação representa a extinção de um ato administrativo inválido e eficaz.

    Errado. A cassação ocorre a extinção do ato administrativo em decorrência do particular deixar de preencher a(s) condição(ões) imposta(s) quando teve o ato deferido.

    b) A presunção de legitimidade, atributo dos atos administrativos quer vinculados ou discricionários, é absoluta.

    Errado. A presunção de legitimidade é relativa. Ou seja, até prova em contrária, os atos são válidos para o Direito.

    c) Nem todo ato administrativo admite apreciação pelo judiciário.

    Errado. A Constituição Federal determina, em seu art. 5º, XXXV, que: a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito; Deste modo, cabe a apreciação do judiciário, sim, em todos os atos, no tocante a (i)legalidade.

    d) O ato administrativo discricionário não admite apreciação subjetiva por parte da Administração.

    Errado. "Observa-se uma tendência à aceitação do controle exercido pelo Poder Judiciário sobre a discricionariedade especialmente quanto a três aspectos fundamentais: a) razoabilidade/proporcionalidade da decisão; b) teoria dos motivos determinantes: se o ato atendeu aos pressupostos fáticos ensejadores de sua prática; c) ausência do desvio de finalidade: se o ato foi praticado visando atender ao interesse público geral."

    e) A revogação, prerrogativa da Administração Pública, representa controle quanto ao mérito de um ato administrativo discricionário.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A revogação é a extinção do ato pela Administração Pública, fundados nos motivos de conveniência e oportunidade, com eficácia ex nunc (do momento da extinção do ato para frente).

    Gabarito: E

    Fonte: MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 5ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 


ID
1709239
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Art. 79 §1 A recisão administrativa ou amigável deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.

    B) Art. 100 - Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, cabendo ao Ministério Público promovê-la.

    C) Art. 81. A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.

    D)  Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inelegibilidade   Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.

    E) CERTO: Art. 110. Na contagem dos prazos estabelecidos nesta Lei, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, e  considerar-se-ão os dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrário.

    bons estudos


ID
2014483
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito às bases psicológicas do desenvolvimento, ao analisar as correntes teóricas que interpretam as relações entre aprendizagem e desenvolvimento Vigotski defende o pressuposto de que:

Alternativas
Comentários
  • O ser humano so se desenvolve por meio da interação.

    Vigotski

  • b)

    A aprendizagem promove o desenvolvimento.

  • Aprendizagem ocorre por meio da interção com o meio e com outro de forma mediada.

  • Para Piaget o desenvolvido gera aprendizagem;

    Para Vygotsky a aprendizagem gera o desenvolvimento.


ID
2014486
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nos estudos a respeito das bases psicológicas do desenvolvimento é possível dizer que, como método de pesquisa, Vigotski substitui o método de decomposição em elementos pelo método de:

Alternativas
Comentários
  • Para dar conta das necessidades do processo de investigação científica sobre as relações do desenvolvimento do psiquismo humano, Vygotski propõe outro tipo de análise que pressupõe a indivisibilidade do todo em partes. Teria de ser uma análise que segmentasse o complicado conjunto em unidades. Por unidade, entendemos o resultado da análise que, diferentemente dos elementos, goza de todas as propriedades fundamentais características do conjunto e constitui uma parte viva e indivisível da totalidade.

    Logo, a resposta correta é a letra A.

  • Samara, concordo. Mas, partindo do que vc disse "a indivisibilidade das partes do fenômeno" (ou seja, vc entende as dificuldades, as possibilidades e os saberes do sujeito ao entender todo o seu contexto, o que faz a C ser errada? É uma analise do fenômeno em si, como um todo

  • Eu também pensei ser a letra C a alternativa correta. Errei e penso que devemos ter em mente que atividade é uma unidade para Vygotsky.

    E é isso que o examinador quer..... Qual é o nome do método utilizado por Vygotsky?

    Análise das unidades. ( É importante saber os termos conceituais).

    Para não errarmos mais.

    Na sua opinião, o método mais adequado é usar outro tipo de análise que denominou de análise em unidades (Vygotsky, 1993). Unidade é entendida como um produto de análise, que ao contrário dos elementos, contém todas as propriedades do todo, não podendo ser dividida sem que as perca.

    Em suas palavras:

    Baseado neste método Vygotsky estabelece então, que a relação entre pensamento e fala não é uma coisa, mas um processo. Nele, o que existe é um movimento contínuo da palavra para o pensamento e vice-versa. O pensamento não meramente expresso em palavras, é por meio delas que passa a existir. O pensamento associa, se move, amadurece e se desenvolve.

    Quando a criança começa a falar, ela o faz primeiro usando uma palavra, depois duas, prosseguindo desenvolvendo não só o vocabulário, como também, evoluindo de frases simples para outras mais complexas. No entanto, no que tange ao significado, a primeira palavra já é uma frase completa.

    toa.usp.br/pe2012/files/-1/19078/AS+BASES+PSICOLÓGICAS+DO+DESENVOLVIMENTO+HUMANO+E+DA+APRENDIZAGEM+EM+GERAL.pdf 19.10.2019


ID
2014489
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às bases psicológicas do desenvolvimento, o modelo interacionista-construtivista é um modelo epistemológico que aborda o psiquismo humano de forma biológica.

Essa abordagem é defendida por:

Alternativas
Comentários
  • Piaget

  • PIaget -

    Construtivismo: Conhecimento construido por meio da interação com o ambiente a sua volta.

    Interacionismo: Biologico + social onde o biologico é mais importante que o social.

     

    resposta: A

     

  • PIAGET-PARTE DO BIOLÓGICO PARA O SOCIAL. LETRA D


ID
2014492
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito aos fundamentos da educação, a “Didática Magna”, escrita por João Amos Comênio, é considerada como método pedagógico para ensinar:

Alternativas
Comentários
  • Tudo a todos

  • Jõao Amos Comenius

    Buscou ensinar tudo a todos;

    Para ele, o processo educativo é devido em: escola materna, escola elementar e escola latina;

    Declarava o direito universal da edcuação igualidatária para todas as pessoas, de todos os povos e de qualquer condição;

    Foi precursor de diretrizes educacionais universais.

     

    #PartiuPosse!

  • Em 1657, Comênios lançou a obra “Didática Magna”, considerada como método pedagógico para ensinar tudo a todos, com rapidez, economia de tempo e sem fadiga; de modo a orientar o trabalho docente.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
2014495
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Vigotski, pautado na teoria_______________ , defende a ideia de que quando a criança soluciona alguma situação com ajuda pode-se identificar a existência da zona de desenvolvimento proximal.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934).

     

    Procurando entender a estagnação em que a psicologia se encontrava no início do século XX, Vygotsky desenvolveu estudos que demonstravam a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

     

    Para Oliveira (1997), três são os pilares dessa nova abordagem:

     

    --- > as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral;

     

    --- > o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico;

     

    --- > a relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (OLIVEIRA, 1997, p. 23).

     

    Para a teoria Histórico-Cultural a interação entre os sujeitos e o objeto do conhecimento promove o desenvolvimento da criança.

     

    Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920.

     

    Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes. 


ID
2014498
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Pedagogia liberal tecnicista é introduzida no Brasil entre 1960 e 1970. Nessa concepção comportamentalista, o homem é considerado um:

Alternativas
Comentários
  • A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a produção de “recursos humanos” (mão-de-obra). O mercado e a indústria estabelecem as metas econômicas e a educação treina nos alunos os comportamentos de ajustamento a essa metas.

     

    https://blogdonikel.wordpress.com/2014/03/26/tendencias-pedagogicas-na-pratica-escolar-segundo-jose-carlos-libaneo/

  • A  -  produto do meio

     

    Pedagogia liberal tecnicista aparece nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e é introduzida no Brasil entre 1960 e 1970. Nessa concepção comportamentalista, o homem é considerado um produto do meio. É uma consequência das forças existentes em seu ambiente. A consciência do homem é formada nas relações acidentais que ele estabelece com o meio ou controlada cientificamente através da educação, sendo possível prever os resultados de determinadas abordagens em relação ao homem/produto final.  Wikipédia. 


ID
2014501
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa da educação. Seu maior expoente foi:

Alternativas
Comentários
  • pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa da educaçãoSeu maior expoente foi Augusto Comte (1798 - 1857)

  • A questão exige que identifiquemos dentre as alternativas o representante da corrente positivista.

    O pensamento pedagógico positivista, cujo surgimento remonta ao final do século XVIII, realmente foi o responsável pela consolidação da concepção burguesa da educação, sendo o seu maior expoente o filósofo Augusto Comte. Os nomes citados nas demais alternativas (Marx, Vigotski, Gramsci e Engels) não se tratam de representantes do positivismo.

    GABARITO: alternativa “C”

  • Augusto Comte é considerado o pai do positivismo. Para ele, a teoria se vale se for comprovada pelo método científico. Gabarito C.

    #vousernomeado


ID
2014504
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito de mediação pedagógica emerge no contexto da pedagogia progressista, caracterizada por uma nova relação professor-aluno e pela formação de cidadãos participativos e preocupados com:

Alternativas
Comentários
  • PEDAGOGIA PROGRESSISTA
    O termo progressista é usado para caracterizar correntes educacionais que, partindo de uma análise crítica da sociedade, defendem finalidades sociopolíticas da educação. Libâneo (1990) defende que a pedagogia progressivista não tem como institucionalizarse numa sociedade capitalista; daí ela ser um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Três pedagogias despontam como críticas: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das outras, acentua a primazia dos conteúdos no confronto com as realidades sociais. As versões libertadoras e libertárias têm em comum o antiautoritarismo, a valorização da vivência do educando, assim como, a autogestão. Sendo assim, esta prática somente faz sentido junto ao povo, razão pela qual preferem as modalidades de ensino “não formal”. A tendência crítico-social dos conteúdos entende a escola com mediação entre o individual e o social, exercendo ali a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto.
     

  • Só uma ressalva quanto a B, no erro de tipo essencial inevitável não há isenção de pena, há exclusão do fato típico ( não há crime), pois não há dolo e nem culpa.


ID
2014507
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o artigo 1° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei no 9.394/1996):

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, ................................, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Com exceção os militares que tem os seus próprios regime.
  • Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais


ID
2014510
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

Na Pedagogia ..........................., o aluno e o professor ocupam uma posição secundária, porque o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • C

    Tecnicista


ID
2014513
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

Os 4 Pilares da Educação, do século XXI, apresentados por Jacques Delors, são aprender a:

1. aprender

2. entender

3. fazer

4. ter

5. ser

6. querer

7. conviver

Assinale a alternativa que indica todas os itens corretos.

Alternativas

ID
2014516
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n° 9.394/1996) disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio , em instituições próprias.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  •  

    Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.


ID
2014519
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta no artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n° 9.394/1996): Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

1. elaborar e executar sua proposta pedagógica.

2. administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

3. assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas.

4. velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

5. facultar meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

6. articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

7. encaminhar as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem para os Conselhos Tutelares de cada município.

8. assegurar o controle disciplinar para que os alunos aprendam a obedecer as regras ditadas pela direção de cada estabelecimento de ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

    I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

    II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

    III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

    IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

    V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

    VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;        

    VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei


ID
2014522
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular, reforçam a importância de que:

Alternativas
Comentários
  • E


    Cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da corresponsabilidade entre todos os educadores.

  • E.

    O equivoco da B está no "cada escola". O município estabelece as linhas gerais da rede, mas cada escola estabelece o seu projeto (o PPP).


ID
2014525
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a pedagogia renovada é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Da Escola Nova ou Escola Ativa.

  • Gabarito: B

    Acredito que o erro da E esteja no "democrático". O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova defendia o ensino público, gratuito, laico e obrigatário.

    fonte: http://pedagogiarenovada-alvaneide.blogspot.com

  • não entendo porque o democrático está errado.... tendo o princípio da gestão democrática na constituição, acho que seria aceitável a E, também


ID
2014528
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o avanço das mídias digitais e expansão da Internet, o acesso a um grande número de informações torna-se cada vez mais fácil, permitindo a interação e a colaboração entre pessoas distantes geograficamente.

Sobre a Legislação de Educação a Distância, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada. Veja o  DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017



ID
2014531
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cada vez mais utilizada no Brasil, a modalidade de Educação a Distância tem se tornado um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para muitos indivíduos, colaborando assim no processo de democratização do ensino.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa modalidade.


( ) A Educação a Distância é modalidade educacional efetivada através da intensa utilização de meios e tecnologias de informação e da comunicação, com estudantes e professores, desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.


( ) As atividades obrigatórias, compreendendo avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, conforme o art. 1° , § 1° , deverão ser monitoradas, através de câmeras, para que os professores e demais profissionais da instituição possam analisar o desempenho dos alunos.


( ) A criação de cursos superiores em direito, medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde.


( ) Polo de apoio presencial é a unidade operacional que funciona exclusivamente no País para o desenvolvimento centralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.


( ) A matrícula em cursos a distância para educação básica de jovens e adultos poderá ser feita independentemente de escolarização anterior, obedecida a idade mínima e mediante avaliação do aluno, que permita sua inscrição na etapa adequada, conforme normas do respectivo sistema de ensino.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Polo de educação a distância, ou polo de apoio presencial, é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. Portal MEC 02/10/2019

  • Gabarito B


ID
2014534
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabe-se que as novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independentemente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que precisam ser analisadas no espaço escolar.

Analise as afirmativas abaixo em relação a esse tema:


1. A aprendizagem por competências, a interdisciplinaridade, a contextualização, a autonomia de pensamento e de ação são princípios fundamentais e inovadores da organização curricular, onde as tecnologias assumem a tarefa de contribuir para viabilizar um novo projeto educativo.


2. Criando formas de organização e transformação de processos e procedimentos, as tecnologias deixam de ser meros meios técnicos para se transformarem em representações simbólicas efetivas e práticas das identidades complexas e plurais do mundo contemporâneo.


3. A incorporação de recursos tecnológicos aos programas educativos significa, necessariamente, um grande avanço no ambiente escolar. Observa-se isso ao se perceber como a Internet passa a substituir o papel do professor, oferecendo aos alunos total orientação.


4. De acordo com estudiosos é preciso garantir uma formação inicial e continuada dos professores, pois eles precisam, primeiramente, perder o medo da máquina e passar pela alfabetização tecnológica que devem propiciar a seus alunos.


5. A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infraestrutura básica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E:

    Dizer que internet substitui o papel do professor é uma afronta, logo errada. Ficamos com duas alternativa. A assertiva 1 é um resumo dos princípios educativos almejados. A única que tem 1 e não tem 3 é a E.


ID
2014537
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que o ambiente de trabalho seja agradável e produtivo é fundamental levar em conta as relações humanas, visto que elas normalmente constituem instrumento de forte impacto na realização profissional e pessoal dos indivíduos.

Analise as afirmativas abaixo em relação a esse tema:

1. As Relações Humanas são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre as pessoas e o grupo, permitindo uma atmosfera na qual cada indivíduo é encorajado a exprimir-se de maneira livre e sadia.

2. O nível de produção, que independe da integração social, define-se como a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e eficiência profissional.

3. Os elementos emocionais, não planejados e mesmo irracionais do comportamento humano, passam a merecer atenção especial por parte de quase todas as grandes figuras da Teoria das Relações Humanas.

4. Pode-se dizer que o comportamento social do indivíduo apoia-se no grupo, já que os trabalhadores não agem ou reagem individualmente, mas como membros de um conjunto.

5. As recompensas e sanções sociais são fatores primários e determinantes na motivação e na felicidade do trabalhador, visto que as pessoas são impulsionadas pela necessidade de “reconhecimento” e de “aprovação social”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2014540
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem é predominante no repertório administrativo, onde há enorme influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas.

A respeito das teorias sobre a liderança, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É mais fácil explicar as lideranças a partir de exemplo:

  • GABARITO:A.

    Teoria dos Estilos Gerenciais

    → Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade. 

    → Democrático/ orientado para pessoa e tarefas: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas. 

    → Liberal ou laissez-faire (deixar fazer)/ pessoas: oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.

    • Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.


ID
2014543
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabe-se que a avaliação é considerada espaço de mediação, aproximação, diálogo entre as formas de ensino dos professores e os percursos de aprendizagens dos alunos.

1. No decorrer da história, a trajetória das funções da avaliação mostra que o processo avaliativo sempre seguiu padrões rígidos, independentemente das dimensões históricas, sociais e econômicas relacionadas ao contexto em que se insere.

2. O rendimento do aluno reflete o trabalho desenvolvido em sala pelo docente, tendo em vista que, ao avaliar os discentes, o professor está também avaliando seu próprio trabalho.

3. Avaliar significa dinamizar oportunidades de reflexão e exige um acompanhamento permanente do professor, propondo sempre ao aluno novas questões, novos desafios.

4. Desenvolver uma nova postura avaliativa exige poucas mudanças na prática da avaliação. O importante é ter sempre como base a cultura da memorização, classificação, seleção e exclusão.

5. A avaliação deve ocorrer durante todo o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando, sempre que possível, situações que promovam o pensamento de forma criativa e crítica, dando preferência a questões que levem ao raciocínio.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D: A avaliação varia a depender da ótica de currículo (que varia conforme o período e as correntes de pensamento). A 4 está totalmente errada: nova postura exige repensar (além de que falar em cultura da memorização é ridículo)


ID
2014546
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O exercício interdisciplinar vem sendo considerado estratégia muito utilizada na elaboração de projetos de pesquisas e práticas sociais, visto que métodos antigos sozinhos não satisfazem mais o desenvolvimento do aprendizado.

Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C

    Segundo especialistas, para a observação da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes.


ID
2014549
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2014552
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

“O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.

Paulo Freire (1996)

Sobre a relação professor-aluno pode-se considerar que estão corretas as afirmativas:

1. A existência de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professor e aluno é importante para que melhor se desenvolva a aprendizagem. No entanto, os docentes não podem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever.

2. De acordo com estudiosos, o educador, para pôr em prática o diálogo, precisa antes de tudo colocar-se na posição de detentor do saber, pois é agindo dessa maneira que ele conseguirá obter o respeito e a atenção plena do aluno.

3. Sabe-se que o trabalho docente deve ser acima de tudo unidirecional, pois cabe necessariamente ao professor a responsabilidade de transmitir de maneira correta os saberes necessários para a formação dos alunos dentro da escola e para a vida.

4. O professor, que possui o papel de facilitador de aprendizagem, não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também com o processo de construção da cidadania do aluno.

5. A relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois ela dinamiza e dá sentido ao processo educativo. O professor deve dar atenção aos discentes e cuidar para que aprendam a expressar-se, a expor opiniões e dar respostas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


ID
2014555
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Atualmente diversos estudos têm abordado aspectos relacionados com o comportamento do professor na formação do aluno, estabelecida através de uma ligação contínua, estreita e extensa em sala de aula.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a temática.


( ) Quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estará conquistando, pois desse modo os alunos se sentirão mais curiosos e mobilizados para transformarem a realidade.


( ) As relações entre professor/aluno/conteúdo podem ser consideradas como estáticas, pois se tratam da atividade de ensino como um processo coordenado de ações docentes.


( ) O professor em sua ação deve impor limites e possibilidades aos alunos, fazendo com que estes o percebam como alguém que, além de lhe transmitir conhecimentos e preocupar-se com sua apropriação, compromete-se com a ação que realiza.


( ) Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social tem uma importância fundamental. Na escola, pode-se dizer que a relação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino-aprendizagem.


( ) Na escola, o professor é o maior detentor do poder de tomar decisões e influenciar os alunos diretamente. Ele é o agente emissor da informação, organizador de atividades e quando for preciso pode se utilizar da sua superioridade para colocar ordem na sala de aula.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Vou tentar explicar apenas as afirmações erradas:

    A terceira me incomoda a palavra "impor limites", mas é um fato. Além do complemento "possibilidades" tornar aceitável.

    Logo, correto é a "B" (v-f-v-v-f)


ID
2014558
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o trecho abaixo, retirado do documento orientador Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007):

Levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e.................................................. , entende-se que não pode ser analisado fora de interação dialógica entre ...................................., considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto

Alternativas

ID
2014561
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao trabalhar com projetos o professor precisa considerar:

1. as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos.

2. as possibilidades de sua mediação pedagógica.

3. a clareza de sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno.

4. a garantia de que os conceitos utilizados pelos alunos de forma intuitiva, ou não, na realização do projeto sejam compreendidos, sistematizados e formalizados por estes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Não adianta bater cabeça: supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público são as duas "pedras de toque" do direito administrativo brasileiro. Essa tese tem como grande popularizador Celso Antônio Bandeira de Mello e é ainda hoje referenciada pela maioria da doutrina.


ID
2014564
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das temáticas que vem sendo discutida no cenário educacional atual é o trabalho por projetos.

Podemos considerar como certas as seguintes afirmativas sobre o tema:

1. O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor.

2. O trabalho por projetos não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola.

3. Segundo estudos recentes, o trabalho por projetos é a única metodologia capaz de resolver os problemas no campo da educação.

4. Para fazer a mediação o professor, ao trabalhar por projetos, precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, precisa entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Trabalhar com projeto exige repensar o ambiente escolar como um todo, porque extrapola os limites dos conteúdos. Não é apenas uma metodologia, pois é uma visão de educação (vc deve acreditar naquilo). Exige toda a atenção descrita no item 4. Mas dizer que é a ÚNICA forma de fazer a sala de aula dar certo é um absurdo....

    D é a resposta


ID
2014567
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que ocorra uma gestão democrática de educação e de escola é essencial que o modelo de planejamento a ser realizado seja o participativo.

Deste modo, para que o planejamento seja verdadeiramente participativo é necessário que:

1. seja genuinamente técnico e instrumental, à medida que parte de uma necessidade burocrática da instituição.

2. enquanto metodologia de trabalho, deve compor a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola.

3. a participação seja compreendida como condição essencial para uma nova educação e uma nova escola.

4. o diretor da escola construa, organize e redija um documento que conste os papeis a serem cumpridos por cada profissional no espaço escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2014570
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos temas mais complexos do campo da educação refere-se ao planejamento. Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências o planejamento assumiu uma função essencialmente burocrática e de controle do trabalho alheio.

Identifique as afirmativas corretas segundo estudos atuais sobre o tema.

1. O planejamento em educação pode ocorrer em diferentes níveis, desde os sistemas de ensino, passando pelas unidades educativas, até o trabalho do professor no cotidiano da sala de aula.

2. O planejamento, no âmbito da unidade escolar, caracteriza-se como meio, por excelência, do exercício do trabalho pedagógico de forma coletiva, ou seja, como possibilidade ímpar de superação da forma fragmentada e burocrática de realização desse trabalho.

3. O planejamento de ensino deve ser compreendido de forma estreitamente vinculada às relações que se produzem entre a escola e o contexto histórico-cultural em que a educação se realiza.

4. O planejamento de ensino deve ser um elemento integrador entre a escola e o contexto social.

5. O planejamento deve ser compreendido como um documento burocrático e determinista das ações que devem ser desenvolvidas no espaço escolar, seja dentro das salas de aula quanto na administração escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
2014573
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico representa um desafio importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade.

Segundo estudos recentes podemos considerar como corretas as seguintes afirmativas sobre a construção do projeto político pedagógico:

1. Ao se constituir em processo democrático, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias.

2. Não é uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.

3. Não deve ser feito com o intuito de ser entregue para alguém ou algum setor, mas sim para ser usado como referência para as lutas da escola.

4. Estabelece uma ruptura com aquilo que já está instituído, tornando-se, assim, instituinte de uma nova direção para as ações político-educativas da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


ID
2014576
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A abordagem defendida por Vigotski tem como fundamento o materialismo histórico-dialético.

Tal teoria defende que:

1. a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar.

2. a aprendizagem e o desenvolvimento constituem-se num movimento dialético e histórico.

3. desenvolvimento e aprendizagem são processos resultantes de evoluções naturais do ser humano, independente das interações que são estabelecidas.

4. o desenvolvimento dos indivíduos ocorre por meio das atividades humanas em geral, e não por relações exclusivamente biológicas ou ambientais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2014579
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Discussões sobre conhecimento, verdade, poder e identidade marcam, invariavelmente, as discussões sobre questões curriculares.

O documento orientador Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007) apresenta o entendimento de currículo como:

“(…)(1)....................... que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das (2) .................. de nossos/as estudantes.

Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com (3) ......................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

Alternativas
Comentários
  • (1) as experiências escolares • (2) identidades • (3) intenções educativas


ID
2014582
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questões referentes ao currículo têm-se constituído em frequente alvo da atenção de autoridades, professores, gestores, pais, estudantes, membros da comunidade.

Identifique abaixo as afirmativas condizentes com pesquisas atuais no campo do currículo.

1. À palavra currículo associam-se diferentes concepções que decorrem dos diferentes modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento.

2. O chamado currículo oculto envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

3. O currículo pode ser considerado basicamente como um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido. Ele é absolutamente neutro.

4. O currículo pode ser comparado ao coração da escola, o espaço central em que todos atuam.

5. É inegável a importância de que se tenha espaços na escola para constantes discussões e reflexões sobre currículo, tanto o currículo formalmente planejado e desenvolvido quanto o currículo oculto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Se fazem hegemônicas?

  • AC Gonçalves: sim, até ser contraposto por uma outra vertente teórica que, posteriormente, trará uma nova concepção de currículo. Da uma lida no livro "documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo" (Tomas Tadeu da Silva). Acho que vc vai entender.


ID
2014585
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda prevalece fortemente a ideia de que a avaliação nas escolas deve ser classificatória e seletiva, muitas vezes tornando-se um fator de exclusão.


De acordo com o documento orientador Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação (Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007) podemos considerar que:


1. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.


2. Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação formativa e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de avaliação somativa.


3. Avaliar a aprendizagem do estudante não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota à aprendizagem.


4. O papel da avaliação não deve ser o de classificar e selecionar os estudantes, mas sim o de auxiliar professores e estudantes a compreenderem de forma mais organizada seus processos de ensinar e aprender.


5. A avaliação tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, deve ser realizada apenas ao final do processo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • E ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.