SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2022 - IPE Prev - Analista em Previdência - Direito - Edital nº 002


ID
5615731
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Considerando o conteúdo do texto em análise, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Para mim seria isso:

    Acredito que o erro da assertiva "E" está em afirmar que as expressões "É desonesto em relação a quem somos" e "copo meio cheio" foram empregadas em sentido figurado. A única com sentido conotativo é "paleta de cores emocionais".

  • Gabarito letra E.

    PMGO!

  • A expressão "É desonesto em relação a quem somos" não está na linguagem conotativa. No entanto, "copo meio cheio" (querendo dizer sobre o ponto de vista de alguém, na verdade) e "paleta de cores emocionais" (as emoções não possuem cor, o que pode ser feito é atribuir cor a cada uma) expressam a linguagem conotativa ou figurada.

    Incorreta: Letra E

  • Eu acredito que a grande quantidade de pessoas que erraram foi devido à preguiça de ler até a letra E.

    ''É desonesto em relação a quem somos''( SENTIDO DENOTATIVO, REAL)

  • Na minha opinião, a letra D tem uma extrapolação, pois em nenhum momento no texto fala das dificuldades que se tem enfrentado durante a pandemia.

  • Letra D pra quem ficou em dúvida, o texto menciona:

    "Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia."

  • letra`` D`` esta equivocada , no texto nada fala de covid.

    Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.

  • GAB: E

    “É desonesto em relação a quem somos”. não está no sentido ''FIGURADO''. Está no sentido ''REAL, DENOTATIVO''.

    Sobre a letra D: Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...)

    Nesse QC a cada dia que passa só aumento o número de candidato chorão. Erra uma questão e não tem maturidade pra aceitar o erro e corrigi-lo. Qualquer erro já é o suficiente para dizer: ''questão anulável''. Arrego! Ficam querendo justificar o próprio erro na questão que a banca trouxe. Não tem nada de errado. LEIAM O TEXTO, RELEIA, RELEIA DE NOVO E RELEIA ATÉ ENTENDER, quero ver tu errar.

  • A questão não é difícil, não usa linguagem rebuscada, conteúdo não é aprofundado, a questão é ter paciência/vontade de ler tudo

  • Minha contribuição.

    conotação e a denotação são manifestações da linguagem que estão relacionadas com os significados das palavras ou expressões de um enunciado.

    Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa.

    Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.

    Resumindo:

    -Denotação: emprego do sentido real, literal das palavras e expressões.

    -Conotação: emprego do sentido subjetivo, figurado das palavras e expressões.

    Fonte: www.todamateria.com.br

    Abraço!!!

  • Para quem está em dúvida na letra D.

    "Para a psicopedagoga, Teresa Gutiérrez, verifica-se um crescimento do positivismo prejudicial na atualidade, sobretudo, devido às dificuldades que se têm enfrentado em razão do flagelo da Covid-19."

    Flagelo, sig: Punição, castigo, tortura. 

    Entendimento: A tortura enfrentada durante a Covid-19 está além do vírus propriamente dito; Há também relações com doenças mentais, desemprego, insegurança, etc.

    A expressão: "Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia." É uma exemplificação da alternativa "D", por isso ela está certa!

    Sobre a E (gabarito).

    A expressão "É honesto em relação a quem somos". Não é uma conotação (sentido figurado), é uma denotação (sentido real). 

  • QUESTÃO ANULADA

    Resposta da banca:

    JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista a existência de duas alternativas INCORRETAS, assim como solicitado pelo enunciado da questão, pois o trecho omitido no texto, representado pelo sinal de reticências, não permite concluir explicitamente a interpretação apresentada na alternativa (D) “Para a psicopedagoga, Teresa Gutiérrez, verifica-se um crescimento do positivismo prejudicial na atualidade, sobretudo, devido às dificuldades que se têm enfrentado em razão do flagelo da Covid-19.” que, inicialmente, foi considerada correta, tornando tal alternativa INCORRETA também. 

  • Oxiiii quem fez essa questão estava sofrendo psicologicamente kkkk

    Gabarito (D) e não (E)

  • Sentido figurado : "Paleta de cores emocionais".
  • D - Para a psicopedagoga, Teresa Gutiérrez, verifica-se um crescimento do positivismo prejudicial na atualidade, sobretudo, devido às dificuldades que se têm enfrentado em razão do flagelo da Covid-19

    Certo ou Errado ?

    ERRADO !! CARAMBA!!! TA VENDO QUE FOI O GUTIERREZ QUE FALOU NÃO ?

    "Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia."

  • Thaís, vc trocou CONOTAÇÃO é sentido figurado e DENOTAÇÃO é sentido real, ok


ID
5615734
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Em “Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. (...)”, a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo que em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Em “Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. (...)”, a vírgula foi utilizada para separar uma oração subordinada adverbial deslocada.

    A única alternativa em que a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo é a "D".

  • Gabarito letra D.

    A oração não está na ordem direta, desta forma necessita da virgula para fazer sentido.

    A ordem direta seria: SUJEITO VERBO E COMPLEMENTO - S.V.C.

    O enunciado está C.S.V, desta forma bastava procurar em alternativa estava na ordem C.S.V, sendo a alternativa D.

    PMGO!

  • O exemplo do comando expressa uma Oração Subordinada Adverbial Temporal (O.S.A.T) deslocada, ou seja, na ordem normal ela deveria vir por último e o período se inicia com ela, posto isso:

    Letra A) A vírgula é posta para separar Oração Coordenada Adversativa;

    Letra B) Os travessões isolam uma Oração Adjetiva Explicativa. (para explicar as formas da "tentativa de escapar do negativo")

    Letra C) Os vírgulas isolam um Aposto Explicativo. (para explicar quem é Antonio Rodellar)

    Letra D) a alternativa correlata é a letra "D", no caso temos uma Oração Subordinada Adverbial Condicional (O.S.A.C) deslocada para o início do período, similarmente como ocorre no exemplo do enunciado da questão.

    Letra E) A virgula é posta para separar Oração Coordenada Aditiva. (nesse caso a vírgula ainda é opcional)

    Gabarito: Letra D

  • Aos ditames do grandeee xandaum, quando a oração não está na ordem direta da sua cronologia,é imperioso a virgula para que haja sentido.

    #hajaquehaja

  • Minha contribuição.

    Pode-se empregar a vírgula para:

    a) Separar termos que possuem mesma função sintática no período. Essa regra também pode ser identificada como vírgula para separar termos de uma enumeração ou como vírgula para separar termos coordenados:

    Ex.: João, Mariano, César e Pedro farão a prova. (Os termos separados são núcleos do sujeito, logo possuem a mesma função.)

    b) Isolar o vocativo:

    Ex.: Força, guerreiro!

    c) Isolar o aposto explicativo:

    Ex.: José de Alencar, o autor de “Lucíola”, foi um romancista brasileiro.

    d) Para indicar mobilidade sintática.

    Ex.: Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    e) Para separar expressões retificativas, exemplificativas e conectivos de natureza adversativa:

    Ex.: O governador já ativou os planos alternativos, isto é, deixou claro que não está do lado do povo.

    f) Para separar os nomes de locais e datas:

    Ex.: Brasília, 23 de janeiro de 2020.

    g) Para isolar orações subordinadas adjetivas explicativas:

    Ex.: O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) Para separar termos enumerativos:

    Ex.: O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) Para omitir um termo (elipse verbal/zeugma):

    Ex.: Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

    j) Para separar algumas orações:

    Ex.: Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!

  • Oração adverbial condicional ( se ) deslocada. Diante disso, deve-se usar vírgula.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso da vírgula. Vejamos:

    Em “Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. (...)”

    A vírgula foi utilizada para separar uma oração subordinada temporal antecipada que é iniciada pela conjunção "quando". As orações adverbiais tem sua localização normal no final.

    Sabendo isso, iremos procurar a assertiva que a vírgula é usada com a mesma função. Analisemos:

    a) Incorreta.

    “Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.”.

    A vírgula foi usada para separar a oração coordenada adversativa que é iniciada pela conjunção "mas".

    b) Incorreta.

    “‘Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha.’”.

    A vírgula é usada para separar orações coordenadas "evitá-lo e "sufocá-lo" que fazem parte de uma estrutura explicativa.

    c) Incorreta.

    “O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em ‘emoções desreguladas’ do que ‘negativas’”.

    A vírgula é usada para separar o termo explicativo com função de aposto.

    d) Correta.

    “‘Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções.’”.

    A vírgula é usada para separar a oração subordinada condicional antecipada que inicia com a conjunção "se". Ou seja, mesmo motivo da vírgula utilizada no enunciado.

    e) Incorreta.

    “(...) o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’”.

    A vírgula está separando separando uma oração coordenada aditiva, o que não é comum. Contudo, no caso em tela, está dando ênfase ao contexto.

    Gabarito: D

  • A questão exige conhecimentos gramaticais sobre o emprego de vírgulas e conhecimentos sintáticos básicos.

    Na frase apresentada pela questão, há o emprego de vírgulas isolando uma oração subordinada adverbial deslocada da ordem direta do período. Esse emprego é obrigatório quando partículas com função adverbial (adjuntos adverbiais ou orações subordinadas adverbiais) não se encontram na ordem direta na frase.

    Na letra A, a vírgula ocorre por preceder uma oração coordenada adversativa, sendo obrigatório o seu emprego.

    Na letra B, a vírgula ocorre por ser uma enumeração.

    Na letra C, a vírgula apresenta a função de isolar um aposto explicativo.

    Na letra D, a vírgula vem logo após uma oração subordinada adverbial que está deslocada da ordem direta do período, precisando ela, pois, estar isolada por vírgulas. Esse é o gabarito.

    Na letra E, há a vírgula precedendo uma oração coordenada aditiva na qual é apresentado um novo sujeito.

    GABARITO: LETRA D

  • Matei a questão por ter estudado muito RLM (se, entao).


ID
5615737
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

A função da linguagem predominante no texto é

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, referenciar algo. Exemplos de linguagem referencial: materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos. 

    Outras funções

    Emotiva: Emoções, sentimentos, subjetividades por opiniões.

    Poética: Obras literárias, letras de músicas - figuras de linguagem

    Fática: Estabelecer ou interromper a comunicação/ diálogos, expressões de cumprimentos, saudações, discursos, telefone.

    Conativa/Apelativa: Persuasiva - convencer o leitor.

    Metalinguística: Refere-se a ela mesma. Documentários, gramáticas, dicionários.

    Vídeo que ajuda: https://www.youtube.com/watch?v=c4yBSJzIqmg

  • Gabarito letra A.

    Linguagem referencial: Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo. ... Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.

    Linguagem emotiva: é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

    Linguagem conotativa: está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    Linguagem fática:  também chamada de função de contato, é a função de linguagem que enfatiza o canal ou veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em curso, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).

    Linguagem metalinguística: é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ex: a pintura de um artista pintando;

    PMGO!

  • Minha contribuição.

    As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Assim, elas determinam o objetivo dos atos comunicativos. Embora haja uma função que predomine, vários tipos de linguagem podem estar presentes num mesmo texto.

    Função referencial ou denotativa: também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.

    Função emotiva ou expressiva: também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

    Função poética: a função poética é característica das obras literárias que possui como marca a utilização do sentido conotativo das palavras.

    Função fática: a função fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação.

    Função conativa ou apelativa: também chamada de apelativa, a função conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.

    Função metalinguística: a função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código.

    Fonte: www.todamateria.com.br

    Abraço!!!

  • GABARITO A)

    A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

    VIVA O RAIO IMORTAL.

  • Linguagem referencialTambém chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo. ... Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em funções da linguagem. O candidato deve indicar a assertiva que indica corretamente a linguagem usada no texto em exposição. Vejamos:

    a) Correta.

    A função referencial: o referente é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc. A função principal desse texto é informar o leitor, esclarecendo-o.

    O texto em tela propõe informar o leitor a respeito da positividade tóxica e seus efeitos na vida das pessoas, sobretudo, mediante pareceres de especialistas. Vejam esse trecho que torna mais elucidativo ainda :" Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo"

    b) Incorreta.

    Função emotiva (expressiva): o locutor (ou emissor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. O poema centra-se na expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do eu lírico, sendo um texto muito pessoal, subjetivo. Esse destaque dado ao eu que enuncia é reforçado pela presença de verbos e pronomes na 1' pessoa: "vou de branco pela rua cinzenta." "Devo seguir até o enjoo?"

    c) Incorreta.

    Função conativa (ou apelativa): o locutário {receptor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Nesse tipo de função pode ocorrer também a exploração de recursos sonoros. Os textos publicitários são exemplos típicos da predominância da função conativa, pois geralmente têm como objetivo principal persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia ou comprar determinado produto.

    Ex: O comercial antigo do batom. ''Compre batom, seu filho merece batom”, a frase era hipnótica.

    d) Incorreta.

    Função fática: o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Observe o diálogo que compõe o texto abaixo.

    Os exemplos mais típicos da predominância da função fática da linguagem são os cumprimentos diários ("bom dia", "boa tarde", ·oi", "Tudo bem?", "Como vai?"). as conversas de elevador ("Está quente. não?") ou as primeiras palavras de qualquer interação, quando não há ainda um assunto em foco e o objetivo dos interlocutores é começar a conversa. 

    e) Incorreta.

    Função metalinguística: o código é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Leia este texto chamado poesia, de Carlos Drummond de Andrade: ".Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto. vivo."

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte: Gramática Reflexiva. 2ª ed-São Paulo: Saraiva, 2013.

    Gabarito: A


ID
5615740
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

No trecho “(...) ‘Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas’, disse ele à BBC Mundo.”, o acento grave, indicativo de crase, foi utilizado devido 

Alternativas
Comentários
  • A - ao emprego do verbo “dizer”, que sempre ocasiona a ocorrência de crase ao ser utilizado, uma vez que “quem diz diz algo a alguém.”.

    B - à expressão “à BBC Mundo” corresponder a uma locução adverbial de lugar formada por palavra feminina.

    C - à fusão da preposição “a”, que rege o verbo “dizer”, com o artigo “a”, que acompanha a locução feminina “BBC Mundo”, correspondente ao nome de uma corporação.

    D - ao encontro de duas preposições “a”: o “a” que o verbo “dizer” exige, e o “a” que acompanha a expressão “BBC Mundo”, nome de uma corporação de rádio e TV.

    E - à locução “à BBC Mundo” ter função de objeto indireto, complemento verbal que exige preposição e, por sua vez, a ocorrência de crase.

    PMGO!

  • GAB C.

    E) o objeto indireto não exige a preposição

    AVANTE

  • Minha contribuição.

    Crase: é a fusão de dois sons de a, em que um deles é obrigatoriamente o som da preposição a; o outro som pode ser o do artigo a, o do pronome demonstrativo a, (redução de aquela), ou o da primeira sílaba dos pronomes demonstrativos aquele, aquela (seus plurais) e aquilo.

    Ex.: Limite-se àquilo que combinamos.

    Ex.: Cheguei à escola bem cedo.

    Abraço!!!

  • Gabarito letra C

    PMGO 2022

    Pertenceremos!

  • PPMG , SERA QUE EU CONSIGO?

  • Qual é o erro da letra E?

  • Sobre a letra E:

    à locução “à BBC Mundo” ter função de objeto indireto, complemento verbal que exige preposição e, por sua vez, a ocorrência de crase.

    O erro da letra E é dizer que À LOCUÇÃO está exigindo preposição, por sua vez, ocorrendo crase.

    Atente-se: A preposição é em decorrência do verbo DIZER e não da locução citada.

    Gabarito: letra c

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em crase. Vejamos o conceito:

    Crase é a fusão de A + A, sendo que o primeiro é sempre a preposição, o segundo pode ser artigo definido "a" ou pronome "aquela, aquele, aquilo..."

    Após vermos o conceito, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrarmos o correto motivo do uso da crase na frase abaixo.  Analisemos:

    ‘Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas’, disse ele à BBC Mundo.”

    a) Incorreta.

    O verbo "dizer", mesmo exigindo a preposição A, sozinho não ocasiona o uso da crase. Depende que a palavra seguinte seja um substantivo ou pronome que aceite a vogal A.

    b) Incorreta.

    A expressão “à BBC Mundo” corresponde a uma locução substantiva, e não locução adverbial já que não se relaciona circunstancialmente ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio.

    c) Correta.

    O verbo "dizer" exige a preposição A e a locução substantiva "À BBC mundo" aceita o artigo A, dessa forma, é feita a união entre as vogais idênticas (A + A= À).

    d) Incorreta.

    Foi o encontro de preposição A + A artigo que ocasionou a crase, e não de duas preposições.

    e) Incorreta.

    De fato, "À BBC mundo" tem função de objeto indireto do verbo "dizer", no entanto, é errado dizer que a crase é exigência desse termo, quando na verdade, é por causa da regência da preposição A do verbo + A artigo que antecede o substantivo "BBC" que faz parte do objeto indireto. Logo, esse é o motivo da expressão ter sido craseada.

    Gabarito: C

  • parabéns, show de bola sua explicação. Caí nesse pequeno detalhe


ID
5615743
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Leia o excerto que segue e analise as respectivas reescritas propostas para ele. (Atente-se às alterações destacadas, comparando-as com o excerto original). 


“O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.


I. “O problema é se não queremos senti-las porque nos tornamos mais dóceis perante uma ‘onda’ que se aproxima”.

II. “O problema é no momento em que não as queremos sentir por tornarmo-nos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.

III. “O problema é quando não queremos as sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”.

IV. “O problema é quando não as queremos sentir na medida em que nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”.

V. “O problema é quando não as queremos sentir uma vez que tornamo-nos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.


O sentido e a correção gramatical do excerto foram devidamente mantidos apenas em

Alternativas
Comentários
  • A única com mesmo sentido é no momento em que. GAB: B

    I. “O problema é se (CONDICIONAL) não queremos senti-las porque nos tornamos mais dóceis perante uma ‘onda’ que se aproxima”.

    III. “O problema é quando não queremos as sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”. o QUE é fator atrativo, o correto seria que se aproxima

    IV. “O problema é quando não as queremos sentir na medida em que (CAUSAL) nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”. o QUE é fator atrativo, o correto seria que se aproxima

    V. “O problema é quando não as queremos sentir uma vez que (CAUSAL) tornamo-nos (o QUE é fator atrativo, o correto seria que nos tornamos) mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.

  • I. “O problema é se não queremos senti-las porque nos tornamos mais dóceis perante uma ‘onda’ que se aproxima”.

    II. “O problema é no momento em que não as queremos sentir por tornarmo-nos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.

    III. “O problema é quando não queremos as sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”.

    IV. “O problema é quando não as queremos sentir na medida em que nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”.

    V. “O problema é quando não as queremos sentir uma vez que tornamo-nos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.

    PMGO!

  • De forma objetiva:

    “O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima

    1- Quando nos passa ideia de tempo, no momento em que não as queremos sentir (...) advérbio de tempo.

    2- Encontramos o msm sentindo na alternativa II ( no momento em que ) - loc. adverbial de tempo,

    3- Eliminamos as letras: A, C e E

    4- Perceba que o enunciado nos pede além do sentindo a CORREÇÃO GRAMATICAL:

    Na letra d, temos: IV. “O problema é quando não as queremos sentir na medida em que nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se” >> QUE SE APROXIMA (TEMOS UM FATOR DE ATRAÇÃO - PR)

    Nos restando, somente:

    Gabarito: letra b

  • Minha contribuição.

    Situações em que é obrigatória próclise

    a) Palavras negativas: não, nunca, jamais, ninguém, nada etc.

    Ex.: Nunca o vi tão sereno.

    b) Pronomes e advérbios interrogativos: que, quem, quando, onde, como, por que etc.

    Ex.: Quem me buscará?

    c) Palavras exclamativas ou orações optativas.

    Ex.: Que Deus o abençoe!

    d) Orações subordinadas desenvolvidas.

    Ex.: Quero que me traga de presente um relógio. (conjunção subordinativa integrante)

    Ex.: Quando te viu, saiu correndo. (conjunção subordinativa adverbial)

    Ex.: O menino que me chamou é muito educado. (pronome relativo)

    e) Gerúndio precedido da preposição em.

    Ex.: Em se tratando de compromisso sério, aceitou o convite.

    f) Advérbios ou locuções adverbiais, sem pausa.

    Ex.: Aqui se aceitam encomendas de bolo.

    g) Pronomes indefinidos: todo, tudo, qualquer, alguém, outro, muito, vários etc.

    Ex.: Alguém lhe bate nas costas.

    Abraço!!!

  • Galera, fiquei na dúvida na alternativa II, porque a preposição POR + VERBO NO INFINITVO passa a ideia de causa e na frase original (“O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima” ) a palavra PORQUE é explicativo e não causal. Portanto, há uma alteração no sentido da frase, o que a torna errada também.

    Não tenho certeza, então qualquer correção será muito bem vinda para sanar minha dúvida.

  • Gostaria de que alguem me ajudasse nessa questão. Sempre tenho duvidas na reescrita. O mais correto a fazer é a colocação pronominal?


ID
5615746
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Dentre as expressões destacadas, a que exerce a mesma função sintática do segmento sublinhado em “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’.” é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’.

    "De psicologia" exerce a função de ADJUNTO ADNOMINAL.

    *Dica: Será adjunto adnominal se a expressão preposicionada estiver ligada a substantivo concreto.

    A única assertiva em que há também expressão atuando como adjunto adnominal é a "C". Vejamos:

    “Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, ‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais (...)’”

    "Britânica" determina, restringe o sentido do substantivo "psicóloga", caracterizando-o. Logo, é ADJUNTO ADNOMINAL também.

    Revisando...

    Complemento Nominal: Sentido PASSIVO

    "Declaração de guerra" (a guerra foi declarada).

    "A resolução da questão foi péssima" (a questão foi resolvida).

    Adjunto Adnominal: Sentido ATIVO. Ideia de POSSE.

    "Declaração do ministro" (ministro declarou).

    "A resolução do professor foi péssima" (o professor resolveu).

    Vejamos outra questão similar bem recente:

    (CESPE - 2022 - DPE/RS) - No trecho "Há um estreito vínculo entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos", o termo "dos textos" funciona como complemento do adjetivo "reproduzível". ERRADO

    "Dos textos" > Adjunto Adnominal

    Identidade dos textos (identidade deles). Ideia de POSSE.

    *Fonte: Comunidade QC e Prof. Fernando Pestana.

    Corrigido: Valeu PAULO HENRIQUE :)

  • PMGO!

  • Veja a seguinte "tabela":

    Adjunto adnominal:

    • Pode ou não ser preposicionado
    • Ref. a substantivos concretos ou abstratos
    • Sempre agente / POSSE

    Complemento nominal:

    • É sempre preposicionado;
    • Ref. a subt. Abstrato, adjetivos ou adverb.
    • Sempre paciente

    >>> Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan (....)

    De psicologia está ligado ao termo professora.

    Professora é um substantivo concreto, certo? Logo, temos um ADJUNTO ADNOMINAL.

    Para responder a questão utilize a tabela e veja que na letra C, podemos aplicar a msm regra.:

    >>> “Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker (...)

    Britânica está se referindo ao substantivo concreto SALLY BAKER (a pessoa terapeuta e psico). Não temos a presença da preposição, mas vimos que o ADJUNTO ADNOMINAL PODE SER PREPOSICIONADO OU NÃO.

    Gabarito: letra c

  • A questão pede o termo sublinhado que exerce função de adjunto adnominal, assim como em "de psicologia".

    Letra A) Complemento Nominal

    Letra B) Objeto indireto

    Letra C) Adjunto adnominal GABARITO

    Letra D) Objeto direto

    Letra E) Adjunto adverbial

  • Minha contribuição.

    Adjunto adnominal: é um termo de valor adjetivo que serve para especificar ou restringir o significado de um substantivo (concreto ou abstrato) qualquer que seja a função deste. As classes gramaticais que podem exercer essa função são o artigo, o numeral, o pronome, o adjetivo e a locução adjetiva. O adjunto adnominal integra o mesmo sintagma que o substantivo a que ele se refere.

    Ex.: As duas meninas de trança parecem bonecas.

    Complemento nominal: é uma função sintática que se caracteriza por estar sempre iniciada por preposição e completar adjetivos, advérbios e substantivos abstratos.

    Ex.: O moço queria a realização de seus planos.

    Abraço!!!

  • Lembrando que o adjunto adnominal pode vir ou não preposicionado

  • “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’.”

    “Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, ‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais (...)’”.

    Trata-se de um adjunto adnominal em ambos os casos.

    características do adjunto adnominal:

    Substituível por adjetivo perfeitamente equivalente;

    Substantivo Concreto. Também pode ser

    Abstrato com sentido ativo, de posse, ou

    pertinência. Se for concreto, só pode ser

    adjunto.

    Só modifica substantivo: Então, termo

    preposicionado ligado a adjetivo e advérbio

    nunca será adjunto adnominal.

    Nem sempre preposicionado. Qualquer

    preposição, inclusive de pode indicar

    adjunto adnominal.

    características do complemento nominal:

    Não pode ser substituído por um adjetivo

    perfeitamente equivalente;

    Só complementa Substantivo Abstrato

    (Sentimento; ação; qualidade; estado e

    conceito);

    Refere-se a advérbio, adjetivos e

    substantivo abstratos. Então, termo

    preposicionado ligado a adjetivo e advérbio

    só pode ser Complemento Nominal;

    Sempre preposicionado. Quando o termo é

    ligado a substantivo abstrato e a preposição

    diferente de “de”, normalmente temos CN.

  • Identificando a função sintática de “professora de psicologia”.

    A palavra professora é um substantivo concreto. Logo o termo “de psicologia é um adjunto adnominal.

    Alternativa A: Quem é especialista é especialista em algo. Assim, em transtornos de ansiedade é complemento nominal, pois está ligado à regência do nome.

    Alternativa B: O verbo falar, neste contexto, atua com VTI. Assim, o termo “em emoções desreguladas” ´OI.

    Alternativa C: O termo Britânica possui função adjetiva. Assim, é um adjunto adnominal.

    Alternativa D: Quem engloba, engloba algo. Assim, emoções desreguladas é OD.

    Alternativa E: O termo “durante a pandemia” é adjunto adverbial de tempo. 

  • se puder retirar o complemento da frase é um adjunto. adjunto é acessorio, nao é essencial.

  • ADJ. NOMINAL.... VEMMM PMES

  • Assertiva C

    “Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, ‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais (...)’”.AdjA

  • Um colega apontou a letra B como objeto indireto, mas ao meu ver seria Adjunto adverbial (de assunto). Alguém sabe me dizer qual seria a resposta?

  • O complemento nominal é que tipo de termo? Completa o sentido de quais palavras?

    emento nominal é que tipo de termo? Completa o sentido de quais palavras?

    - Termo integrante (Não pode ser retirado sem prejuízo).

    - Completa o sentido de substantivos, adjetivos e advérbios

    - Sempre Substantivo Abstrato (Quando é abstrato, precisa de alguém para existir ex: saudade, medo)

    O a

    O adjunto adnominal é que tipo de termo? Completa o sentido de quais palavras? adnominal é que tipo de termo? Completa o sentido de quais palavras?

    - Termo acessório (Pode ser retirado sem prejuízo).

    - Determina, explica ou especifica só substantivos

    - Substantivo concentro ou substantivo abstrato

    - Adjunto adnominal = junto ao nome. Nome lembra substantivo, então decorar que aqui temos só substantivos concretos ou abstratos.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em sintaxe. O candidato deve encontrar nas assertivas um termo em destaque com a mesma função sintática que o termo sublinhado na frase abaixo. Vejamos:

    De“Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’.”

    O termo em destaque funciona como caracterizador do substantivo “professora” essa função dentro da sintaxe é do adjunto adnominal.

    a) Incorreta.

    “O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em ‘emoções desreguladas’ do que ‘negativas’.”.

    O termo em destaque funciona como complemento nominal do substantivo “especialista”, pois quem é especialista, é especialista em algo.

    b) Incorreta.

    O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em ‘emoções desreguladas’ do que ‘negativas’.”.

    O termo em destaque pode ser visto de duas maneiras a depender do critério ou bibliografia usada pela banca. Pode ser considerada adjunto adverbial de assunto, considerando assim o verbo intransitivo ou assumindo que o termo em destaque seja objeto indireto, considerando assim o verbo transitivo indireto. No entanto, não seria de qualquer forma o nosso gabarito visto que não é um adjunto adnominal.

    c) Correta.

    Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, ‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais (...)’”.

    O termo em destaque possui função de caracterizar o substantivo "psicóloga", essa função dentro da sintaxe é do adjunto adnominal.

    d) Incorreta.

    A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja.”.

    O termo em destaque possui a função de completar o sentido do verbo transitivo direto (sem preposição), essa função é do objeto direto.

    e) Incorreta.

    Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.”.

    O termo em destaque possui função circunstancial de tempo, essa função é do adjunto adverbial temporal.

    Gabarito: C


ID
5615749
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Assinale a alternativa em que o conectivo em destaque tenha sido usado para retomar um termo anterior, o qual se encontra nos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). 

    *O ÚNICO COM PRONOME RELATIVO podendo ser substituído por (O QUAL) retomando o antecedente, LEMBRE-SE QUE NESSE CASO TEMOS UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA.

    *Nas outras opções temos o QUE=ISSO, ou seja, ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA e não retoma o antecedente

  • GABARITO LETRA B

    A) “‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’. (retoma “positividade tóxica”).Na verdade esse que introduz uma Oração Subordinada Substantiva

    B) “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). Certo retoma antecedente imagem e concorda com consequente, substituído por "o qual".

    C “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”. (retoma “Stephanie Preston”). Retoma professora de psicologia da Univers........

    D) “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”). Errado retoma Psicopedagoga e especialista em ..... e refere-se a Teresa Gutiérrez

    E) “Para Baker, o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”). Na verdade esse que introduz uma Oração Subordinada Substantiva.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    Insta: @bizú.concurseiro

  • a) o problema com a positividade tóxica é ISSO..

    b) GABARITO

    c) Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita NISSO..

    d) “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera ISSO..

    e) “Para Baker, o que devemos lembrar DISSO..

    Erros, avisa-me!

  • Vamos lá (...) Substitua o QUE da letra A,C e D por ISSO.

    Ex: “Para Baker, o que devemos lembrar é isso -> ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”

    Deu certo? Então não retoma ao antecedente (pronome relativo) e sim ao consequente.

    Logo, falamos de uma conjunção integrante: Estão introduzindo orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.

    !!! Todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas, É ISSO QUE DEVEMOS LEMBRAR.

    O único pronome relativo que temos é na letra B:

    (...) de uma imagem DA QUAL nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). 

    Gabarito: letra b

  • Assertiva B

    “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). 

  • “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). 

    O "que" pode ser substituído por "a qual" - Pronome Relativo, retomará.

  • Minha contribuição.

    Pronomes relativos: são aqueles que se referem a um termo anterior, chamado antecedente. Iniciam orações subordinadas adjetivas.

    Ex.: Este é o livro que chamou minha atenção.

    Formas dos pronomes relativos: que, quem, onde, cujo, quanto, o qual, a qual, os quais, as quais.

    Abraço!!!

  • A‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’. (retoma “positividade tóxica”).

    Errada :

    >o problema com a positividade tóxica ( oração principal )

    >é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais ( oração subordinada substantiva predicativa : que = isso + após o verbo ser )

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B“‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”). 

    Correta . ( que = a qual = imagem )

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C“Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”. (retoma “Stephanie Preston”).

    Acredita em algo , nisso ( oração subordinada substantiva objetiva indireta )

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D“Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”).

    Considera algo , que = isso , oração subordinada substantiva objetiva direta.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E“Para Baker, o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”).

    Análoga a letra A

  • Quem retoma termo anterior é pronome relativo.

    a. “‘o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’.

    O problema é o que? ISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.

    b. “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos.’”

    Retoma “uma imagem”. Termo destacado: Pronome relativo .

    c. “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”.

    Acredita em que? NISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.

    d. “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”).

    Considera o que? ISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.

    e. “Para Baker, o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”).

    Lembrar o que? ISSO. Termo destacado: Conjunção integrante.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em funcionalidade partícula "que" dentro do texto. O candidato deve indicar em qual assertiva o "que" não retoma um termo indicado entre parênteses. Vejamos:

    Há duas informações que devemos saber: ⇨quando o "que" puder ser trocado por "isso" ou "isto" encabeça uma oração subordinada substantiva e completa o sentido da oração anterior. ⇨ Por outro lado, quando puder ser trocada por "a qual", "o qual", na qual", "no qual", "em que" ou outro pronome relativo, quer dizer que retoma alguma parte anterior, característica essa da oração subordinada adjetiva. Dito isso, iremos tentar encaixar algum pronome relativo no lugar do "que" e, assim, encontrar a resposta correta. Analisemos:

    a) Incorreta.

    “‘o problema com a positividade tóxica é  (isso) que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais [...]’’’. (retoma “positividade tóxica”).

    Nesta assertiva, a partícula "que" não retoma palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto".

    b) Correta.

    “‘Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem (a qual) que nos mostra imperfeitos.’” (retoma “uma imagem”).

    Nesta assertiva, a partícula "que" retoma "a imagem", tanto é verdade, que poderíamos fazer a leitura de duas outras maneiras.

    "...a qual nos mostra imperfeitos."

    "... uma imagem  nos mostra imperfeitos."

    c) Incorreta.

    “Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita  (nisso) que a melhor maneira de validar as emoções é ‘apenas ouvi-las’”. (retoma “Stephanie Preston”).

    Nesta assertiva, a partícula "que" não retoma palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto" (EM + ISTO= NISTO).

    d) Incorreta.

    “Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera  (isso) que ‘o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão’.” (retoma “Teresa Gutiérrez”).

    Nesta assertiva, a partícula "que'' não retoma palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto" .

    e) Incorreta.

    “Para Baker, o que devemos lembrar é  (isso) que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’.”. (retoma “Para Backer”).

    Nesta assertiva, a partícula "que" não retomada palavra alguma, mas funciona como introdução de uma oração subordinada substantiva visto que pode ser trocada por "isto".

    Gabarito: B

  • Bom...

    Sendo rápida e direta

    Se é pronome relativo ele retoma , do contrário não.

    Nas alternativas A, C, D, e E se substituir o QUE por : ISSO , já identifica uma conjunção integrante. Logo, não poderia retomar uma expressão anterior.

    Gabarito: B


ID
5615752
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Leia os excertos que seguem e analise as respectivas reescritas propostas para eles.


I. “O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental”
– “O nocivo efeito da positividade tóxica na saúde mental.”

II. “O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental”
– “O surpreendente efeito da positividade danosa na saúde mental.”

III. “Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.”
– “Pode parecer contraditório, todavia a positividade pode ser tóxica.”

IV. “(...) o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão".
– “(...) o positivismo tóxico têm consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão.”

V. “Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.”
– “Gutiérrez acredita que houveram aumentos do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.”


O sentido e a correção gramatical dos excertos foram devidamente mantidos apenas em 

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental” – “O surpreendente efeito da positividade danosa na saúde mental.

    Tóxica e danosa no contexto possuem o mesmo sentido

    Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.” – “Pode parecer contraditório, todavia a positividade pode ser tóxica.

    Troca de uma adversativa por outra (mas, porém, contudo, todavia...)

    I. “O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental” – “O nocivo efeito da positividade tóxica na saúde mental.”

     surpreendente ≠ nocivo 

    IV. “(...) o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". – “(...) o positivismo tóxico têm consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão.”

    Quem tem? o positivismo. Logo, o sujeito é singular e o verbo fica no singular.

    V. “Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.” – “Gutiérrez acredita que houveram aumentos do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.”

    No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, ou seja, não vai para o plural.

  • esse "todavia" não deveria estar isolado por vírgulas?

    "Gabriel estudou, todavia, não passou"

  • Basicamente uma questão de substituição e sinônimos.

    Olhando a alternativa III - temos substituições de conjunções adversativas. Perfeitamente possível.

    >> mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante, só que, ainda assim.

    Sabendo dessa possibilidade ficamos só com as alternativas: B e E

    Na B, pergunta se danoso é sinônimo de tóxico.

    No primeiro momento vc até pode pensar que não, ao não considerar um adjetivo (...)

    Pense: ele vive em um relacionamento tóxico // ele vive em um relacionamento danoso.

    !!! Sinônimo de tóxico: 3 venenoso. 4 alcoólico, danoso, embriagante, fatal, funesto, grave, inebriante, infesto, lesivo, maléfico, maligno, mau, nefasto, nocente, nocivo, peçonhento, perigoso, pernicioso, prejudicial.

    Gabarito: letra b

  • Minha contribuição.

    Conjunções / locuções conjuntivas coordenativas adversativas: mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto, não obstante, em todo caso etc.

    Ex.: Já estudamos muito, todavia não chegamos à metade.

    Abraço!!!

  • GABARITO - B

    O auxiliar de um verbo impessoal é impessoal por tabela.

    ex: parece haver curiosos no local.

    Parecem haver curiosos no local. (ERRADO)

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em reescrita. O candidato deve indicar se a troca dos termos sugeridos mantém o mesmo sentido e correção gramatical. Vejamos:

     I. Incorreta.

    “O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental” – “O nocivo efeito da positividade tóxica na saúde mental.”

    Surpreendente é aquilo que é inesperado. Por outro lado, nocivo é aquilo que causa dano.

    II. Correta.

    O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental” – “O surpreendente efeito da positividade danosa na saúde mental.”

    Tóxica e danosa no contexto têm significado prejudicial, lesivo.

    III. Correta.

    “Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.” – “Pode parecer contraditório, todavia a positividade pode ser tóxica.”

    Ambas as conjunções são coordenativas de adversidade, pois iniciam orações com sentido de oposição.

    IV. Incorreta.

    “(...) o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". – “(...) o positivismo tóxico têm consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão.”

    O sujeito é "o positivismo tóxico", ou seja, sujeito simples, pois possui um único núcleo (positivismo) e se encontra no singular, dessa forma, o verbo "ter" deve concordar na terceira pessoa do singular, isto é, sem acento circunflexo.

    V. Incorreta.

    “Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.” – “Gutiérrez acredita que houveram aumentos do positivismo tóxico ‘nos últimos anos’, mas principalmente durante a pandemia.”

    O verbo haver com sentido de existir e de ocorrer não vai para o plural, porque é impessoal, sem sujeito.

    Portanto, somente as assertivas II e III estão corretas.

    Gabarito: B


ID
5615755
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Considerando seu conhecimento acerca do uso dos tempos e dos modos verbais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) No trecho “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”, os verbos em destaque foram empregados na forma nominal do infinitivo.

( ) No trecho “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”, “houver” indica possibilidade, enquanto “aprendemos” indica certeza.

( ) Em “Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções.”, os verbos destacados foram empregados no modo subjuntivo, indicando uma hipótese.

( ) Na sentença “(...) ‘não se preocupe, seja feliz’, diga ‘estou aqui para você’.”, os verbos destacados foram empregados no modo imperativo, apresentando uma orientação, conselho.

( ) Na sentença “(...) ‘não se preocupe, seja feliz’, diga ‘estou aqui para você’.”, o verbo em destaque foi empregado no presente do indicativo. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    No trecho “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”, os verbos em destaque foram empregados na forma nominal do infinitivo.

    Infinitivo "haver". O verbo haver é irregular e por isso apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Nos tempos verbais, o radical hav- transforma-se em houv-: houve, houvesse, houver.

    Indicativo - exprime fatos, certezas.

    Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

    Imperativo: Exprime ordem, conselhos e súplicas.

    INDICATIVO

    • Presente: HOJE EU (canto)
    • Pretérito Perfeito: ONTEM EU (cantei)
    • Pretérito Imperfeito: ANTIGAMENTE EU (cantava) (va/ia/nh/era)
    • Pretérito Mais-que-perfeito: RA (cantara)
    • Futuro do Presente: AMANHÃ EU “REI” (cantarei)
    • Futuro do Pretérito: “RIA” (cantaria)

    SUBJUNTIVO

    • Presente: ELA QUER QUE EU (cante)
    • Pretérito Imperfeito: SE EU “SSE” (cantasse)
    • Futuro: QUANDO EU “ER” (cantar)

    Em “Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções.”, os verbos destacados foram empregados no modo subjuntivo, indicando uma hipótese.

    Sentiríamos: Futuro do Pretérito do INDICATIVO

  • Se -> Então

    Subjuntivo -> Indicativo

  • Questão muito boa, quase cai na primeira com o infinitivo.

    !!! Lembrando que o infinito = ar, er, ir

    ( ) No trecho “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”, os verbos em destaque foram empregados na forma nominal do infinitivo.

    Houver = FUTURO DO SUBJUNTIVO

    O correto seria: HAVER. Trata-se de um verbo irregular.

    Dúvidas sobre o verbo? https://www.conjugacao.com.br/verbo-haver/

    Gabarito: letra e

  • Em 2022 a AOCP cobra flexão verbal. Se não souber os tempos verbais e algumas conjugações, não vai fechar português.

  • GAB: E

    No trecho “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”, os verbos em destaque foram empregados na forma nominal do infinitivo.

    Infinitivo "haver". O verbo haver é irregular e por isso apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Nos tempos verbais, o radical hav- transforma-se em houv-: houve, houvesse, houver.

    Indicativo - exprime fatos, certezas.

    Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.

    Imperativo: Exprime ordem, conselhos e súplicas.

    INDICATIVO

    • Presente: HOJE EU (canto)
    • Pretérito Perfeito: ONTEM EU (cantei)
    • Pretérito Imperfeito: ANTIGAMENTE EU (cantava) (va/ia/nh/era]
    • Pretérito Mais-que-perfeito: RA (cantara)
    • Futuro do Presente: AMANHÃ EU “REI” (cantarei)
    • Futuro do Pretérito: “RIA” (cantaria)

    SUBJUNTIVO

    • Presente: ELA QUER QUE EU (cante)
    • Pretérito Imperfeito: SE EU “SSE” (cantasse)
    • Futuro: QUANDO EU “ER” (cantar)

    Em “Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções.”, os verbos destacados foram empregados no modo subjuntivo, indicando uma hipótese.

    Sentiríamos: Futuro do Pretérito do INDICATIVO

  • Grupo PMGO no telegram

    https://t.me/+BtFQFumX1GBjZmZh

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em tempo e em modo verbal. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    (F) Falsa.

    “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”

    O erro é que "houver" é a conjugação do verbo "haver" na terceira pessoa do singular do modo subjuntivo, e não a forma infinitiva como afirma esta assertiva.

    (V) Verdadeira.

    “Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas”,

    “houver” indica possibilidade, porque é uma conjugação no modo subjuntivo e essa é a característica desse modo. Por outro lado, “aprendemos” indica certeza, pois é um verbo com a conjugação no modo indicativo.

    (F) Falsa.

    “Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções.”

    O erro é que o verbo "sentiríamos" está conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo, e não subjuntivo como afirma esta assertiva.

    (V) Verdadeira.

    “(...) ‘não se preocupe, seja feliz’, diga ‘estou aqui para você’.”

    De fato, a conjugação "preocupe" e "seja" são conjugações do modo imperativo, pois a característica desse modo verbal é a ordem, a orientação e o conselho.

    (V) Verdadeira.

    “(...) ‘não se preocupe, seja feliz’, diga ‘estou aqui para você’.”

    O verbo "estou" é a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "estar".

    Portanto, a sequência ficou assim: F – V – F – V – V.

    Gabarito: E


ID
5615758
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental
Lucía Blasco
Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.

"Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se. É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros. (...) 
O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em "emoções desreguladas" do que "negativas". "A paleta de cores emocionais engloba emoções desreguladas, como tristeza, frustração, raiva, ansiedade ou inveja. Não podemos ignorar que, como seres humanos, temos aquela gama de emoções que têm uma utilidade e que nos dão informações sobre o que acontece no nosso meio e no nosso corpo", explica Rodellar à BBC News Mundo.
Para a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker, "o problema com a positividade tóxica é que ela é uma negação de todos os aspectos emocionais que sentimos diante de qualquer situação que nos represente um desafio." "É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas", diz Baker. (...) “Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos." (...) "Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. Suprimir as emoções nos esgota mental e fisicamente. Não é saudável e não é sustentável a longo prazo", diz a terapeuta. (...)
Teresa Gutiérrez, psicopedagoga e especialista em neuropsicologia, considera que "o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão". "Pode levar a uma vida irreal que prejudica nossa saúde mental. Tanto positivismo não é positivo para ninguém. Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas", disse ele à BBC Mundo.
O positivismo tóxico está na moda? Baker pensa que sim e atribui isso às redes sociais, "que nos obrigam a comparar nossas vidas com as vidas perfeitas que vemos online". (...) "Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções. Somos humanos e devemos nos permitir sentir todo o espectro de emoções. É ok não estar bem. Não podemos ser positivos o tempo todo."
Gutiérrez acredita que houve um aumento do positivismo tóxico "nos últimos anos", mas principalmente durante a pandemia. (...) "Todas as emoções são como ondas: ganham intensidade e depois descem e tornam-se espuma, até desaparecer aos poucos. O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima". (...)
 Stephanie Preston, professora de psicologia da Universidade de Michigan, nos EUA, acredita que a melhor maneira de validar as emoções é "apenas ouvi-las". "Quando alguém compartilha sentimentos negativos com você, em vez de correr para fazer essa pessoa se sentir melhor ou pensar mais positivamente ("Tudo vai ficar bem"), tente levar um segundo para refletir sobre seu desconforto ou medo e faça o possível para ouvir", aconselha a especialista. (...)
Como aplicar isso na prática? Em vez de dizer "não pense nisso, seja positivo", diga "me diz o que você está sentindo, eu te escuto". Em vez de falar "poderia ser pior", diga "sinto muito que está passando por isso". Em vez de "não se preocupe, seja feliz", diga "estou aqui para você". (...) "Tudo bem olhar para o copo meio cheio, mas aceitando que pode haver situações em que o copo está meio vazio e, a partir daí, assumir a responsabilidade de como construímos nossas vidas".
Para Baker, o que devemos lembrar é que "todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas".

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174.
Acesso em: 28 dez. 2021.

Assinale a alternativa em que os termos destacados foram acentuados de acordo com a mesma norma gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    psicólogo e clínica as duas são proparoxítonas

  • Uma dificuldade na questão é saber a separação silábica de tóxico (tó-xi-co). Trata-se de uma proparoxítona. A pronúncia dela pode confundir.

  •  contradirio = pode ser paroxítona terminada em ditongo (Regra geral) ou Proparoxítona eventual / aparente. ( exceção)

    GAB LETRA C

  • A) Acentuam-se todas as proparoxítonas. Regra do hiato.

    B) Paroxítona terminada em ditongo crescente (IO). Proparoxítona.

    C) Proparoxítona. Proparoxítona.

    D) Paroxítona não terminada em A/E/O/EM/ENS, recebe acento. Proparoxítona.

    E) Proparoxítona. Oxítona terminada em A/E/O/EM/ENS leva acento.

    Gab. Letra C.

  • Grupo PMGO no telegram

    https://t.me/+BtFQFumX1GBjZmZh

  • Assertiva C

    “O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em ‘emoções desreguladas’ do que ‘negativas’.”= Proparoxítona.

  • A - ERRADA

    “O surpreendente efeito da positividade tóxica (PROPARÓXITONA) na saúde(HIATO) mental”.

    B - ERRADA

    “Pode parecer contraditório(PAROX TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE), mas a positividade pode ser tóxica(PROPARÓXITONA).”.

    C - GABARITO

    “O psicólogo(PROPARÓXITONA) da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica(PROPARÓXITONA), prefere falar em ‘emoções desreguladas’ do que ‘negativas’.”.

    D - ERRADA

    Gutiérrez (PAROXITONA NÃO TERMINADA EM A,E,O,EM E PLURAIS) acredita que houve um aumento do positivismo tóxico ‘nos últimos(PROPARÓXITONA) anos’, mas principalmente durante a pandemia.”.

    E - ERRADA

    “Como aplicar isso na prática (PROPARÓXITONA)? Em vez de dizer ‘não pense nisso, seja positivo’, diga ‘me diz o que você (OXITONA TERMINADA EM E(S)) está sentindo, eu te escuto’.”.

  • A questão exige conhecimentos sobre acentuação gráfica, solicitando a alternativa na qual todas as palavras são acentuadas por conta da mesma regra.

    Há muitas regras de acentuação, portanto apresentarei apenas as presentes nas alternativas da questão.

    Na letra A, temos “tóxica / saúde”, que são acentuadas pelas seguintes regras, respectivamente: 

    1.Todas as proparoxítonas (ou seja, com a antepenúltima sílaba como tônica) são acentuadas / Ex. Tóxica

    2.As letras i ou U, quando tônicas, recebem acento quando são a segunda vogal de um hiato (que é quando há duas vogais juntas, porém em sílabas separadas vizinhas) / Ex. Saúde

    Na letra B, temos “contraditório / tóxica”, sendo a última acentuada pela regra 1 e a primeira pela seguinte regra:

    3.Todas as paroxítonas (ou seja, com a penúltima sílaba como tônica) terminadas em ditongos crescentes - ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), IO(s) - devem ser acentuadas / Ex. Contraditório

    Na letra C, temos “psicólogo / clínica”, ambas sendo acentuadas pela regra 1, sendo esse o gabarito.

    Na letra D, temos “Gutiérrez / últimos”, em que a primeira é um estrangeirismo (o que torna complexo enquadrar nas regras gramaticais de acentuação da Língua Portuguesa) e a última é acentuada pela regra 1.

    Na letra E, temos “prática / você”, que são acentuadas, respectivamente, pela regra 1 e pela seguinte regra:

    5.Todas as palavras oxítonas (ou seja, com a última sílaba como tônica) que terminam em - a/as, E/es, o/os, em/ens - devem ser acentuadas / Ex. Você

    GABARITO: LETRA C

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em acentuação. O candidato deve indicar a assertiva que ambas as palavras destacadas são acentuadas pela mesma regra de acentuação. Vejamos:

    a) Incorreta.

    -xi-ca⇨ essa palavra é proparoxítona porque sua sílaba mais forte é a antepenúltima e todas devem ser acentuadas.

    Sa-ú-del”⇨ acentuada por ser um hiato formado por "U" que fica sozinho na sílaba. Acentua-se o hiato quando formado pelas vogais "I" ou "U" sozinhas na sílaba e não seguidas de "NH".

    b) Incorreta.

    Con-tra-di--rio⇨ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "ditongo", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo. Ditongo é a união da semivogal com a vogal. As semivogais são tradicionalmente "i" e "u".

    -xi-ca⇨ essa palavra é proparoxítona, de fato, porque sua sílaba mais forte é a antepenúltima e todas devem ser acentuadas.

    c) Correta.

    Psi--lo-go e clí-ni-ca⇨ essas palavras são proparoxítonas porque a sílaba mais forte é a antepenúltima e todas devem ser acentuadas.

    d) Incorreta.

    “Gu-ti-ér-rez⇨ palavra estrangeira que não entra na regra da língua portuguesa de acentuação. Pela regra da Lígua portuguesa, não acentua-se a penúltima sílaba mais forte quando a palavra termina em "z".

    Úl-ti-mos⇨ essa palavra é proparoxítona porque sua sílaba mais forte é a antepenúltima.

    e) Incorreta.

    Prá-ti-ca⇨ essa palavra é proparoxítona porque sua sílaba mais forte é a antepenúltima e todas devem ser acentuadas.

    Vo-⇨ acentuada por ter a última sílaba mais forte e terminar em "E" , ou seja, entra na regra das oxítonas terminadas em EM". Acentua-se a oxítona terminada em: a, e, o, seguidos ou não de s, em, ens (em palavras de duas ou mais sílabas), éis, éu(s), ói (s). 

    Gabarito: C

  • Gab. Letra C ambas são proparoxítonas
  • GABARITO:C

    na alternativa C temos as palavras psicólogo, clinica ambas são proparoxitonas.

    OBS>>>>>> toda proparoxitona será acentuada !


ID
5615761
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à organização administrativa e aos princípios administrativos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Enquanto pela tutela a Administração exerce controle sobre outra pessoa jurídica por ela mesma instituída, pela autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário.

( ) A própria Constituição dá uma consequência expressa ao princípio da moralidade, quando proíbe que constem nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

( ) Desconcentração é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica.

( ) A empresa pública é pessoa jurídica de direito privado com capital inteiramente público (com possibilidade de participação das entidades da Administração Indireta) e organização sob qualquer das formas admitidas em direito. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Tutela ➜ também conhecido como "Controle Finalístico" é o controle que a administração pública direta exerce sobre a administração pública indireta, para acompanhar se essas entidades estão exercendo suas funções de acordo com a finalidade para que foram criadas. Não há relação de hierarquia, mas tão somente uma espécie de "controle".

    Autotutela ➜ é o princípio pelo qual a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos

    Com fundamento no princípio da impessoalidade, a CF proíbe que conste nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

    Desconcentração ➜ a distribuição de competências entre órgãos dentro da mesma pessoa jurídica, a fim de permitir o mais adequado e racional desempenho das atividades estatais.

    DesCEntralizaçãoCria Entidade → é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica (Externa).

    Empresa pública

    • Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital inteiramente público
    • será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
    • poderá ser constituída em qualquer uma das modalidades empresariais.

    (CESPE) As pessoas jurídicas de direito privado integrantes da administração indireta não podem participar da composição do capital de empresas públicas, já que o capital dessas empresas é inteiramente público. (ERRADO)

  • (V) Enquanto pela tutela a Administração exerce controle sobre outra pessoa jurídica por ela mesma instituída, pela autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário. CERTO

    (F) A própria Constituição dá uma consequência expressa ao princípio da moralidade, quando proíbe que constem nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos. ERRADO - PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE

    (F) Desconcentração é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. ERRADO - DISTRIBUIÇÃO PARA MESMA PESSOA JURÍDICA

    (V) A empresa pública é pessoa jurídica de direito privado com capital inteiramente público (com possibilidade de participação das entidades da Administração Indireta) e organização sob qualquer das formas admitidas em direito. CERTO

  • § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. ( consequência expressa, ok! )

    O erro do item II é afirmar que é princípio da moralidade, quando o item relaciona-se com a impessoalidade .

  • Autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos...

    A palavra convalidar me fez errar a questão. Convalidar é fazer tornar válida, não trazendo sentido a

    real definição da AUTOTUTELA.

    Questão ao meu ver ERRADA!

  • GABARITO - A

    ( V ) Enquanto pela tutela a Administração exerce controle sobre outra pessoa jurídica por ela mesma instituída, pela autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário.

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque dêles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial

    OBS: Ao dizer: " independente de recurso do poder judiciário, quer se dizer que a Administração possui autonomia.

    ________________

    ( F ) A própria Constituição dá uma consequência expressa ao princípio da moralidade, quando proíbe que constem nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

    Em que pese haver uma correlação entre os princípios da administração, os exemplos citados aproximam- se da IMPESSOALIDADE.

    ___________

    ( F ) Desconcentração é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica.

    Desconcentração - Distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica.

    DESCENTRALIZAÇÃO - Distribuição externa de competências para pessoas jurídicas distintas.

    __________

    ( V ) A empresa pública é pessoa jurídica de direito privado com capital inteiramente público (com possibilidade de participação das entidades da Administração Indireta) e organização sob qualquer das formas admitidas em direito. 

    Empresa pública = capital 100% público

    Adota qualquer forma de regime societário.

    Sociedades de economia mista =

    Capital misto

    Somente S/A.

  • AUTOTUTELA DA ADM:

    1- Anular

    2- Revogar

    3- Convalidar

    Precisa do Poder judiciário ? NÃO!

    GAB LETRA A

  • Pode convalidar ato ilegal, Arnaldo?

  • Convalidar é complicado, aí a autotutela estaria sendo apreciada em detrimento à legalidade.

  • Pode convalidar ato ilegal? Filho, a adm não convalida o vício na competência? Então é lógico que pode.

  • Na primeira assertiva temos "Enquanto pela tutela a Administração exerce controle sobre outra pessoa jurídica por ela mesma instituída, pela autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário."

    Ao meu ver isso está errado, pois atos ilegais deve haver a anulação e não a convalidação. Esta só é possível quando se trata de atos com vícios sanáveis e ato ilegal não é sanável. Estou errado nesse pensamento?

  • Pode convalidar ato ilegal?

  • Agora pode convalidar ato ILEGAL?

  • Puts! Convalidar ato ilegal? Sério mesmo?

  • Sim, alguns atos ilegais podem ser convalidados, por exemplo um ato praticado por um agente público que extrapole a sua competência, a autoridade competente pode ir lá e convalidar esse ato.

    O erro da dois é que está tratando do princípio da impessoalidade e não da moralidade.

    O erro da três é que a desconcentração é feita dentro de uma mesma pessoa jurídica, a descentralização é que cria outras pessoas jurídicas.

  • Também chamada de ratificação, confirmação ou sanatória, a convalidação é uma forma de corrigir vícios existentes em um ato ilegal sendo preceituado no art.  da Lei nº /1999, in verbis :

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Bizu: FOCO - convalida

    O FIM - não convalida

    FO - forma (desde q não seja requisito previsto em lei)

    CO - competência (se não for prevista em lei como competência exclusiva)

    O - objeto

    FI - finalidade

    M - motivo

  • Atenção para as diferenças!

    ->ato nulo é aquele que não pode ser convalidado...(não pode mesmo!), pq ele possui vício (ou ilegalidade) insanável; já o ato ilegal é aquele que pode vir a ser convalidado, se suprido, por exemplo, o vício que o tornou ilegal. Não são todos os atos ilegais que admitem convalidação, mas somente aqueles que com vício na competência ou forma (se não for essencial para a validade do ato). Atos ilegais com vício de finalidade e motivo não podem ser convalidados.

    A questão não fala que atos nulos podem ser convalidados, pq realmente não podem, ela fala que atos ilegais podem vir a ser convalidados...

    • desconcentração: distribuição de tarefas dentro da mesma pessoa jurídica certo

    • a questão fala, desconcentração e a distribuição de tarefas para outra pessoa jurídica ou física = errado
  • Enquanto pela tutela a Administração exerce controle sobre outra pessoa jurídica por ela mesma instituída, pela autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário.

    CORRETO: TUTELA ADMINISTRATIVA, TMABÉM CHAMDA DE CONTROLE FINALÍSTICO, É A FISCALIZAÇÃO EXERCIDA PELA ADM PÚBLICA DIRETA SOBRE ADM INDIRETA, A QUAL FOI DESCENTRALIZADA UMA TAREFA. OBS: NÃO HÁ HIERARQUIA. BASICAMENTE, É COMO SE VC CONTRATA-SE UM PRESTADOR DE SERVIÇOS TERCEIRIZADO

    ( ) A própria Constituição dá uma consequência expressa ao princípio da moralidade, quando proíbe que constem nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

    ERRADO: O PRINCÍPIO QUE VEDA A UTILIZAÇÃO DE NOMES PARA QUE NÃO CARACTERIZE PROMOÇÃO PESSOAL É O DA IMPESSOALIDADE

    ( ) Desconcentração é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica.

    ERRADO: DESCONCENTRAÇÃO É A DIVISÃO DAS TAREFAS DENTRO DA MESMA PESSOA JURÍDICA, POR ASSIM DIZER. O CORRETO SERIA DESCENTRALIZAÇÃO

    ( ) A empresa pública é pessoa jurídica de direito privado com capital inteiramente público (com possibilidade de participação das entidades da Administração Indireta) e organização sob qualquer das formas admitidas em direito. 

    CORRETO: NA ADMINSITRAÇÃO INDIRETA EXISTEM AS: EMPRESAS PÚBLICAS : CAIXA ECONÔMICA ,POR EXEMPLO, REGIME CELETISTA, CAPITAL PÚBLICO

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

    CAPITAL MISTO, PORÉM O PÚBLICO É MAIOR QUE O PRIVADO

    AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES

  • Minha contribuição.

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    (...)

    Mnemônico: LIMPE

    Impessoalidade: impede favorecimentos e distinções, salvo quando a lei prevê; impede que o agente público se promova mediante a publicidade oficial.

    Fonte: Resumos

    Abraço!!!

  • ALI confundi o conceito de descentralização com desconcentração

  • convalidação é uma forma de corrigir vícios existentes em um ato ilegal sendo preceituado no art. 55 da Lei nº 9.784/1999,

  • Gabarito: A

    ( ) Enquanto pela tutela a Administração exerce controle sobre outra pessoa jurídica por ela mesma instituída, pela autotutela o controle se exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular ou convalidar os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário.

    ( ) A própria Constituição dá uma consequência expressa ao princípio da moralidade, quando proíbe que constem nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

    Isso se aplica ao princípio da impessoalidade e não da moralidade.

    ( ) Desconcentração é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica.

    Na desconcentração as competências ficam na mesma pessoa.

    ( ) A empresa pública é pessoa jurídica de direito privado com capital inteiramente público (com possibilidade de participação das entidades da Administração Indireta) e organização sob qualquer das formas admitidas em direito. 

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais: portalp7.com/materiais


ID
5615764
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Referente à Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133/2021), assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:

    § 2º As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

  • A respectiva questão trata dos artigos da nova lei de licitação:

    a) ERRADA --> Pregão é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto. (art. 6º,XLI, Lei 14.133/21).

    b) ERRADA --> Leilão é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.  (art. 6º,XL, Lei 14.133/21).

    c) CERTA --> As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma presencial, admitida a utilização da forma eletrônica, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

    Art. 17,§2º, Lei 14.133/21: As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

    • Com a nova lei, a realização de modo presencial passa a ser exceção.

    d) ERRADA --> O prazo de vigência da ata de registro de preços será de 1 (um) ano e poderá ser prorrogado, por igual período, desde que comprovado o preço vantajoso. (art. 84, caput, Lei 14.133/21)

    e) Nos casos de contratos que impliquem a entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, o valor desses bens deverá ser acrescido ao valor da garantia. (art. 101, caput, Lei 14.133/21).

  • Gabarito: letra C

    Lei 14.133/2021

    Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:

    § 2º As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 14.133/2021. Vejamos:

    Inicialmente, importante fazermos menção que a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021 – foi sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros dois anos, teremos a aplicação do diploma legal nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar qualquer uma das duas, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Dito isso:

    A. CERTO.

    “Art. 6º, XLI, Lei 14.133/2021. Pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto.”

    B. CERTO.

    “Art. 6º, XL, Lei 14.133/2021. Leilão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.”

    C. ERRADO.

    “Art. 17, § 2º, Lei 14.133/2021. As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.”

    D. CERTO.

    “Art. 84, Lei 14.133. O prazo de vigência da ata de registro de preços será de 1 (um) ano e poderá ser prorrogado, por igual período, desde que comprovado o preço vantajoso.”

    E. CERTO.

    “Art. 101, Lei 14.133. Nos casos de contratos que impliquem a entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, o valor desses bens deverá ser acrescido ao valor da garantia.”

    Gabarito: Alternativa C.

  • § 2º As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

  • Art. 17, § 2º As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

  • ALTERNATIVA C) - CONFORME A LETRA DA LEI, A PREFERÊNCIA É A FORMA ELETRÔNICA:

    Art. 17, § 2º As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

    tenho um Instagram onde compartilho minha rotina de estudos, sigam lá: @focotribunais__

  • Preferencialmente Eletrônica, se for presencial com gravação em áudios e vídeos.


ID
5615767
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise o seguinte caso hipotético:

Marinalva, prefeita municipal, foi condenada em ação de improbidade administrativa por ter nomeado seu cônjuge, José, para o exercício de cargo em comissão como Chefe de Gabinete. Nos termos da Lei Federal nº 8.429/1992, a conduta de Marinalva caracterizou ato de improbidade administrativa, na modalidade

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública

    XI - nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas;

    Das penas

    •Perda da função pública ❌

    •suspensão dos direitos políticos ❌

    •multa - Até 24x

    •proibição de contratar - Até 4 anos

  • Lei Nº 14.230 Sobre improbidade administrativa

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizado por uma das seguintes condutas:

    (...)

    XI - nomear cônjuge, companheiro ou parente de linha reta, colateral ou por afinidade, ate terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo ou de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício do cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta ou indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas;

    Art. 12. Independente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, de acordo com a gravidade dos fatos:

    (...)

    III - na hipótese do art. 11 desta lei, pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermedio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 4 (quatro) anos;

    Letra E

  • ATOS QUE ATENTEM CONTRAS OS PRINCÍPIOS SÓ POSSUEM AS SEGUINTES PENALIDADES:

    A) RESSARCIMENTO AO ERÁRIO

    B) MULTA DE ATE 24X O VALOR DA SUA REMUNERAÇÃO

    C) PROIBIÇÃO DE CONTRATAR / RECEBER BENEFÍCIOS 4 ANOS

    OBS: SE INEFICAZ O VALOR DA MULTA, PODE SER DOBRADO O VALOR.

  • Tabelinha:

    ---- SUSP. DIR. POLÍTICOS     ----    MULTA        -----    PROIB. DE CONTRATAR    ----   PERDA DA FUN. PÚB.

    ENRIQ.                 14 anos                    acréscimo                           14 anos                                       

    ERÁRIO               12 anos                         dano                                  12 anos                                      

    PRINCÍPIOS               X                     24x remuneração                         anos                                     X

     

    Fonte: Lucas

  • Violação aos princípios da administração pública, podendo acarretar, dentre outras penas, o pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente.

  • De acordo com a lei 8.429/92 a multa civil por violação de princípios não seria de até 100x a remuneração do agente ?

    Até 24 vezes é de acordo com a lei 14.230/21, mas o comando da questão especifica que é de acordo com a lei 8.429/92.

    Sendo assim, não há alternativa correta.

  • nePotismo

    violação aos Princípios

    Gab. E

  • CAPÍTULO III

    Das Penas

    Art. 12. Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    I - na hipótese do art. 9º desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 (catorze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 14 (catorze) anos;       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    II - na hipótese do art. 10 desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12 (doze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 12 (doze) anos;       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    III - na hipótese do art. 11 desta Lei, pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 4 (quatro) anos;       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    IV - (revogado).       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    Parágrafo único. (Revogado).        (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Atenta contra os princípios: "XI - nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas;"

    • Multa até 24x a remuneração
    • Proibição de contratar até 4 anos
  • Ato de Improbidade que atenta contra os princípios não contempla as sanções de suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública.
  • Galera, atentar-se com relação a mais uma das bizarrices trazidas pela lei 14.230, que alterou a LIA.

    Art. 11, § 5º

    • Não se configurará improbidade a mera nomeação ou indicação política por parte dos detentores de mandatos eletivos, sendo necessária a aferição de dolo com finalidade ilícita por parte do agente.     
  • Cuidado com esta resposta!!! Entendo que a questão deveria ser anulada porque não foi feliz na escolha na autoridade nomeante e do cargo nomeado.

    Embora, de fato, a Lei de Improbidade Administrativa tenha reproduzido o teor da Súmula Vinculante 13, que proíbe o nepotismo, a questão aborda a nomeação pela Prefeita de seu cônjuge como Chefe de Gabinete (equivalente a um Secretário Municipal). Neste sentido, entendo que se trata de nomeação para cargo de natureza política e, portanto, a luz do entendimento do STF não está caracterizado o nepotismo e nem a improbidade administrativa:

    A nomeação do cônjuge de prefeito para o cargo de Secretário Municipal, por se tratar de cargo público de natureza política, por si só, não caracteriza ato de improbidade administrativa.

    STF. 2ª Turma. Rcl 22339 AgR/SP, Rel. Min. Edson Fachin, red. p/ o ac. Min. Gilmar Mendes, julgado em 4/9/2018 (Info 914).

    CONSTITUCIONAL. SUPOSTA PRÁTICA DE NEPOTISMO. NOMEAÇÃO PARA CARGO POLÍTICO. HIPÓTESE NÃO ALCANÇADA PELA SÚMULA VINCULANTE 13. COMPETÊNCIA DO CHEFE DO EXECUTIVO (ART. 84 DA CF/1988). RECLAMAÇÃO JULGADA IMPROCEDENTE.

    1. Nos representativos que embasaram a aprovação da Súmula Vinculante 13, a discussão centrou-se nas nomeações para cargos em comissão e funções de confiança da administração pública (art. 37, V, CF/1988).

    2. Em nenhum momento, tanto nos debates quanto nos precedentes que levaram ao enunciado da súmula, discutiu-se a nomeação para cargos políticos, até porque a previsão de nomeação do primeiro escalão pelo chefe do Executivo está no art. 84 da Constituição Federal.

    3. A nomeação de parente, cônjuge ou companheira para cargos de natureza eminentemente política, como no caso concreto, em que a esposa do Prefeito foi escolhida para exercer cargo de Secretária Municipal, não se subordina ao Enunciado Vinculante 13 (Rcl 30.466, Rel. Min. ALEXANDRE DE MORAES, Primeira Turma, Dje de 26/11/2018; Rcl 31.732, Redator p/ o Acórdão Min. ALEXANDRE DE MORAES, Primeira Turma, DJe de 3/2/2020).

    4. Reclamação julgada improcedente. (STF – Rcl nº 31316, Rel. Min. ALEXANDRE DE MORAES, 1ª Turma, julgado em 05.08.2020, DJe-222 de 08.09.2020)

    Bons estudos!!!

  • GABARITO E

    "Art. 12. Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

    I - na hipótese do art. 9º desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 (catorze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 14 (catorze) anos;

    II - na hipótese do art. 10 desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12 (doze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 12 (doze) anos;

    III - na hipótese do art. 11 desta Lei, pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 4 (quatro) anos;

    IV - (revogado).

    Parágrafo único. (Revogado).


ID
5615770
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta conforme a Lei Estadual nº 15.612/2021, que dispõe sobre o processo administrativo estadual.

Alternativas
Comentários
  • Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente superior. INFERIOR

    Não podem ser objeto de delegação somente as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    Art. 15 . Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    Considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto do processo administrativo estadual ou a repercussão social da controvérsia, a autoridade máxima dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, em decisão sujeita a recurso, poderá solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada. 

    Considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto do processo administrativo estadual ou a repercussão social da controvérsia, a autoridade máxima dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, em decisão irrecorrível, poderão solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

     

    Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 30 (trinta) dias para decidir, prorrogável por igual período, havendo motivo justificado.

    Salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

    Art. 75. Salvo disposição legal específica, é de 10 (dez) dias o prazo para interposição

    de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

  • CAPÍTULO XII - DA DECISÃO E SUA MOTIVAÇÃO

    Art. 53. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 30 (trinta) dias para decidir, prorrogável por igual período, havendo motivo justificado.

  • Qual erro da B?

  • O erro da B foi o somente, era só lembrar da CE NO RA

  • A - Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente superior.  ERRADA

    Art. 17 - Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente INFERIOR

    B - Não podem ser objeto de delegação somente as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. ERRADA

    ART. 15 - Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo.

    II - a decisão de recursos administrativos.

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    C - Considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto do processo administrativo estadual ou a repercussão social da controvérsia, a autoridade máxima dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, em decisão sujeita a recurso, poderá solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada. ERRADA

    ART. 49 Considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto do processo administrativo estadual ou a repercussão social da controvérsia, a autoridade máxima dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, em decisão IRRECORRÍVEL, poderão solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada no prazo de 15 dias de sua intimação.

    D- Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 30 (trinta) dias para decidir, prorrogável por igual período, havendo motivo justificado. CERTA - ART. 53

    E - Salvo disposição legal específica, é de 15 (quinze) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida. ERRADA

    ART 75 - Salvo disposição legal específica, é de 10 (dez) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida


ID
5615773
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à responsabilidade civil do Estado, a prescrição para as ações de reparação civil contra o Estado ocorre em

Alternativas
Comentários
  • STJ: O prazo prescricional da pretensão reparatória contra o Estado, seja federal, estadual ou municipal é de cinco anos, nos termos do artigo  do Decreto nº /32.  ( )

  • Gabarito: D)

    "Quanto à prescrição da ação indenizatória em face do Estado, o prazo é de 5 anos, nos termos do art. 1º do Decreto nº 20.910/32 e do art. 1º-C da Lei nº 9.494/97. Há divergência na doutrina quanto ao prazo e, por exemplo, José dos Santos Carvalho Filho sustenta que o prazo é de 3 anos, aplicando-se o art. 206, § 3º, V, do Código Civil. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento, conforme EResp 1.081.885/RR, de que o prazo é de 5 anos e o fundamento é o Decreto nº 20.910/32".

    Fonte: BORTOLETO, Leandro. Direito Administrativo para os Concursos de Analista dos Tribunais. 7ª edição. Revista, atualizada e ampliada. Salvador: JusPodivm, 2018.

  • Letra D

    • O prazo prescricional da pretensão reparatória contra o Estado é de cinco anos.
  • Vítima contra o E5tado: 5 anos

    Estado contra o agent33 anos

  • Para complementar o estudo:

    "É prescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil. 

    Dito de outro modo, se o Poder Público sofreu um dano ao erário decorrente de um ilícito civil e deseja ser ressarcido, ele deverá ajuizar a ação no prazo prescricional previsto em lei. 

    Vale ressaltar, entretanto, que essa tese não alcança prejuízos que decorram de ato de improbidade administrativa que são considerados imprescritíveis (art. 37, § 5º).

    STF. Plenário. RE 669069/MG, Rel. Min. Teori Zavascki, julgado em 3/2/2016 (repercussão geral) (Info 813).

    Em embargos de declaração opostos contra esta decisão, o STF afirmou que:

    a) O conceito de ilícito civil deve ser buscado pelo método de exclusão: não se consideram ilícitos civis aqueles que decorram de infrações ao direito público, como os de natureza penal, os decorrentes de atos de improbidade e assim por diante.

    b) As questões relacionadas com o início do prazo prescricional não foram examinadas no recurso extraordinário porque estão relacionadas com matéria infraconstitucional, que devem ser decididas segundo a interpretação da legislação ordinária.

    c) Não deveria haver modulação dos efeitos, considerando que na jurisprudência do STF não havia julgados afirmando que as pretensões de ilícito civil seriam imprescritíveis. Logo, o acórdão do STF não frustrou a expectativa legítima da Administração Pública."

    STF. Plenário. RE 669069 ED/MG, Rel. Min. Teori Zavascki, julgado em 16/6/2016 (Info 830).

    Fonte: Dizer o Direito.

  • GABARITO "D".

    Particular X Estado: 05 anos - Decreto nº 20.910/32 e lei 9.494/97;

    Estado X Agente: 03 anos - Art. 206, §3º, V do CC;


ID
5615776
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que tange aos direitos e às garantias fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    LXXVII – são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania

    M de money = pago

    • Mandado de segurança
    • Mandado de injunção

    H gratuito

    • HC
    • HD

    Ação popular ➜ gratuito salvo má-fé

    A) Art.5º, XXXVIII, CF - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    • a plenitude de defesa;
    • o sigilo das votações;
    • a soberania dos veredictos;
    • a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra avida;

    C) Art. 5 § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata

    D) Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

    E) Art 8 - VI- É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

  • LXXVII – são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania

    H gratuito

    • HC
    • HD

  • Os incisos LXVIII a LXXIII do artigo5 tratam dos chamados "remedios constitucionas", que são garantia fundamentais que visam oferecer meios processuais rápiodos e eficientes para defesa de direitos fundamentais

    HC e HD.

  • Minha contribuição.

    CF/88

    Art. 5° LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

    LXXII - conceder-se-á "habeas-data":

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    LXXVII - são gratuitas as ações de  "habeas-corpus"  e  "habeas-data",  e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania. 

    Abraço!!!

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Incorreta. É assegurado ao júri o sigilo das votações, e não sua publicidade. Art. 5º, XXXVIII, CRFB/88: " é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida”.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, LXXVII: “são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania”.

    C- Incorreta. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, e não mediata. Art. 5º, § 1º, CRFB/88: "As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”.

    D- Incorreta. É assegurada, e não vedada, a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação. Art. 10, CRFB/88: "É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação”.

    E- Incorreta. É obrigatória, e não opcional, a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho. Art. 8º, CRFB/88: "É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: (...) VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho; (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos direitos e das garantias fundamentais. Vejamos:

    A. ERRADO.

    “Art. 5º, XLIV, CF. É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.”

    B. CERTO.

    “Art. 5º, LXXVII, CF. São gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.”

    C. ERRADO.

    “Art. 5º, § 1º, CF. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.”

    D. ERRADO.

    “Art. 10, CF. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.”

    E. ERRADO.

    “Art. 8º, CF. É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.”

    Gabarito: Alternativa B.

  • GABARITO - B

    • Habeas Corpus: direito de locomoção. ( GRATUITO E NÃO PRECISA DE ADVOGADO)
    • Habeas Data: direito de informação pessoal. ( GRATUITO E PRECISA DE ADVOGADO)
    • Mandado de segurança: direito líquido e certo. ( PAGO E PRECISA DE ADVOGADO)
    • Mandado de injunção: omissão legislativa. ( PAGO E PRECISA DE ADVOGADO)
    • Ação Popular: ato lesivo. ( GRATUITO, salvo má-fé, entretanto, para o ajuizamento de ação popular é imprescindível a capacidade postulatória, ou seja, é necessário que a peça inicial seja subscrita por advogado inscrito regularmente na OAB)
  • O REMÉDIO QUE TEM "H"---->É 0800:

    HABEAS-CORPUS e HABEAS-DATA

  • GAB-B

    São gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

    Só as pessoas inteligentes sabem ser boas ouvintes.

  • (A) é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

    (B) São gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania. (CORRETA) (lembrando que HC não precisa de advogado, já o HD precisa)

    (B) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação Imediata.

  • GABARITO LETRA B

    A) ERRO, publicidade das votações. É ASSEGURADO O SIGILO DAS VOTAÇÕES

    B) GABARITO, Art. 5º, LXXVII, CF. São gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

    C) ERRO, MEDIATA. O CERTO SERIA IMEDIATA.

    D) ERRO, É VEDADA. O CERTO SERIA É PERMITIDA.

    E) ERRO, É OPICIONAL. O CERTO SERIA É OBRIGATÓRIA.

    DICA: O SIMPLES DA CERTO

  • GABARITO - B

    " TUDO QUE TEM " M " é pago.

    Mandado de Segurança

    Mandado de Injunção.

    A ação popular será paga se feita de má-fé.

    Bons Estudos!!!

  • Minha contribuição.

    GRATUITO

    -Habeas Corpus

    -Habeas Data

    GRATUITO (exceto se comprovada má-fé)

    -Ação Popular

    PAGO

    -Mandado de Segurança

    -Mandado de Injunção

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!


ID
5615779
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, NÃO compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    (...)

    XXIX - propaganda comercial.

  • Competência concorrente (art. 24, CF/88): PUTOFE:

    PENITENCIÁRIO

    URBANISTICO

    TRIBUTÁRIO

    ORÇAMENTO

    FINANCEIRO

    ECONÔMICO.

    Portanto, gabarito letra E:

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    (...)

    XXIX - propaganda comercial.

  • Norma processual

    (competência privativa da União)

    Art. 22. Compete PRIVATIVAMENTE à União legislar sobre:

    I – direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

    Norma procedimental

    (competência concorrente)

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar CONCORRENTEMENTE sobre:

    XI - procedimentos em matéria processual;

     

    “Na Constituição da República de 1988 se estruturou a federação brasileira com repartição de competência certa e determinada, conferindo-se à União a competência privativa para legislar sobre normas processuais. À União, aos Estados e ao Distrito Federal conferiu-se, concorrentemente, competência para legislar sobre regras procedimentais para melhor execução da legislação processual nacional, adequando-se o modo como se desenvolve o processo às peculiaridades locais” – observou a Min.ª Cármen Lúcia.

    Fonte: Buscador do DOD

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre organização do Estado.

    A- Incorreta. Trata-se de competência concorrente da União, dos Estados e DF. Art. 24, CRFB/88: "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) II - orçamento; (...)”.

    B- Incorreta. Trata-se de competência concorrente da União, dos Estados e DF. Art. 24, CRFB/88: "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) XV - proteção à infância e à juventude; (...)”.

    C- Incorreta. Trata-se de competência concorrente da União, dos Estados e DF. Art. 24, CRFB/88: "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) XI - procedimentos em matéria processual; (...)”.

    D- Incorreta. Trata-se de competência concorrente da União, dos Estados e DF. Art. 24, CRFB/88: "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) III - juntas comerciais; (...)”.

    E- Correta. Trata-se de competência privativa da União. Art. 22, CRFB/88: "Compete privativamente à União legislar sobre: (...) XXIX - propaganda comercial. (...)”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.

  • Juntas comerciais - Concorrente

    Propaganda Comercial - Privativo

    GAB LETRA E

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca da organização do Estado. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 24, CF. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    II – orçamento.”

    B. CERTO.

    “Art. 24, CF. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XV – proteção à infância e à juventude.”

    C. CERTO.

    “Art. 24, CF. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XI – procedimentos em matéria processual.”

    D. CERTO.

    “Art. 24, CF. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    III – juntas comerciais.”

    E. ERRADO.

    “Art. 22, CF. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXIX - propaganda comercial.”

    Gabarito: Alternativa E.

  • GAB-E

    propaganda comercial.

    CARACA, QUE CHUTEEEE.

    Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.

  • Leitura de LEI SECA pra constitucional tem sido mais eficiente que tentar compreender.. acertei porque li, como vi escrito, a memória veio à tona. Exigem que engenheiros saibam direito, dever-se-ia exigir conhecimentos de matemática avançada pra essa turma do direito então!

  • Compete PRIVATIVAMENTE à União legislar sobre: C.A.P.A.C.E.T.E D.E P.I.M.E.N.T.A

    Civil, Agrário, Penal, Aeronáutica, Comercial, Eleitoral, Trabalho, Espacial;

    DEsapropriação

    Processual, Informática, Marítimo, Energia, Nacionalidade, Trânsito e transporte e Águas.

  • Art. 24

  • Galera, bizu, pra responder essas questões de competências, é quando estiver em Dúvida usar a lógica, se cada Estado e Município legislasse sobre Propaganda, que bagunça que não seria... rsrs E, sobretudo, levar em consideração os interesses de cada ente.

    Sigamos Firmes!!!


ID
5615782
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta segundo a Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    § 4º São INELEGÍVEIS os inalistáveis (§2°) e os analfabetos.

    A) Fundamentos  SO CI DI VA PLU

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;    

    V - o pluralismo político

    B) § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa

  • A) A cidadania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem, entre outros, objetivos fundamentais são FUNDAMENTOS da República Federativa do Brasil. - Art. 1º, CF

    B) São privativos de brasileiro nato os cargos da carreira diplomática e o de Ministro do Superior Tribunal de Justiça do Supremo Tribunal Federal. - Art. 12, § 3º, CF

    C) São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. - CORRETA, art. 14, § 4º, CF

    D) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei municipal estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal, apresentados e publicados na forma da lei. - art. 18, § 4º, CF

    E) Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa do Congresso Nacional, lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I = art. 28, § 2º, CF

  • A - A cidadania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem, entre outros, os fundamentos da República Federativa do Brasil.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;      

    V - o pluralismo político.

    B - São privativos de brasileiro nato os cargos da carreira diplomática e o de Ministro do Supremo Tribunal Federal, entre outros.

    Art. 12°, § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa. 

    C - Art 14°, § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    D - Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    E - Art. 28°, § 2º Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.

  • Nossa, eu li Supremo no lugar de Superior. Sinal que preciso de mais atenção e abusar nos grifos.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre diversos assuntos.

    A- Incorreta. A cidadania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem fundamentos, e não objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) II - a cidadania; (...) IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (...)”.

    B- Incorreta. De fato, o cargo de carreira diplomática é privativo de brasileiro nato; no entanto, o cargo de Ministro do STJ não, mas sim o de Ministro do STF que é privativo de brasileiro nato. Art. 12, § 3º, CRFB/88: “São brasileiros: (...) § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos: (...) IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; (...)”.

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 14, §4º: “São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos”.

    D- Incorreta. A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, e não municipal, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e não estadual. Art. 18, § 4º, CRFB/88: "A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei”.

    E- Incorreta. Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa. Art. 28, § 2º, CRFB/88: "Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos Direitos Políticos. Vejamos:

    A. ERRADO.

    “Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.”

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    “Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.”

    B. ERRADO.

    “Art. 12, §3º, CF. São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.”

    Tal questão apresenta uma certa lógica que pode ser útil caso venhamos a esquecer dos cargos privativos de brasileiros natos.

    Precisamos pensar que, o cargo de Presidência da República e os demais que podem permitir que a presidência seja assumida, são, obviamente, privativos de brasileiros natos.

    Vice-Presidente, Presidente da Câmara, Presidente do Senado, e Ministro do STF, (pois, caso seja presidente de tal corte, poderá, em uma situação excepcional, passar a ser o Chefe do Executivo), são todos exclusivos de brasileiros natos, porque não faria sentido que o Estado Brasileiro tivesse como autoridade maior um estrangeiro ou até mesmo um brasileiro naturalizado.

    Os demais cargos, estão diretamente relacionados à segurança nacional ou a representação internacional do Brasil. Cargos essenciais a qualquer nação, logo, o constituinte não iria arriscar-se e, portanto, tal exclusividade.

    C. CERTO.

    “Art. 14, §4º, CF. São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.”

    D. ERRADO.

    “Art. 18, § 4º, CF. A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.”

    E. ERRADO.

    “Art. 28, §2º, CF. Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.”

    Gabarito: Alternativa C.

  • GAB-C

    São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    ART.14

    § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    Ser saudável é um jogo mental. 

  • Minha contribuição.

    INALISTÁVEIS:

     -CONSCRITOS

    -ESTRANGEIROS

     

    INELEGÍVEIS:

     -INALISTÁVEIS*

    -ANALFABETOS

    Abraço!!!

  • a) ambos constituem fundamentos

    b) esses cargos não são privativos de brasileiro nato

    c) ok

    d) far-se-ão por lei municipal dentro de prazo previsto por lei federal

    e) serão fixados por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa

  • GABARITO - C

    A) São fundamentos.

    Constituem -se objetivos: CON GA ER PRO

    Construir uma sociedade livre justa e solidária

    Garantir o desenvolvimento nacional

    Erradicar a pobreza e a marginalização

    Promover o bem estar de todos independente de raça...

    -----------------------------------------------

    B) São privativos de brasileiro nato os cargos da carreira diplomática e o de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

    • Ministro do Supremo Tribunal Federal;
    • Presidente e Vice-Presidente da República;
    • Presidente da Câmara dos Deputados;
    • Presidente do Senado Federal;

    COM 

    Carreira diplomática;

    Oficial das Forças Armadas.

    Ministro de Estado da Defesa

    --------------------------------------------------

    C) São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    Inalistáveis: Estrangeiros / conscritos

    Inelegíveis: Inalistáveis + analfabetos.

    -------------------------------------------------------

    D) Criação de Estados - Lei estadual do CN + Plebiscito

    Criação de municípios - Lei estadual dentro do período de lei complementar Federal + Plebiscito + Estudo de viabilidade.

    ---------------------------------------------------

    E) Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da

    ASS. Legislativa Estadual.


ID
5615785
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a organização dos Poderes, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Atenção com a alternativa C:

    Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.     

  • A) Art. 58 § 3º As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

    B) Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    C) Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição

    D)Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. 

    E) Art. 103 § 3º Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado.

  • Qual o erro da letra C?

  • 05 de janeiro o início.
  • GABARITO: B

    Complementando sobre a assertiva B:

    • Info 850, STF: (...) Os substitutos eventuais do Presidente da República a que se refere o art. 80 da CF/88, caso ostentem a posição de réus criminais perante o STF, ficarão impossibilitados de exercer o ofício de Presidente da República. No entanto, mesmo sendo réus, podem continuar na chefia do Poder por eles titularizados.
    • Ex: o Presidente do Senado Renan Calheiros tornou-se réu em um processo criminal; logo, ele não poderá assumir a Presidência da República na forma do art. 80 da CF/88; porém, ele pode continuar normalmente como Presidente do Senado, não precisando ser afastado deste cargo. (...) (STF. Plenário. ADPF 402 MC-REF/DF, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 7/12/2016)

    Fonte: Buscador Dizer o Direito.

  • Letra C não tem erro, visto que a EC 111, em seu artigo 5º diz que só a partir das eleições de 2026 e que tal mudanças terá vigor
  • A - errada: as comissões serão criadas mediante requerimento de 1/3 de seus membros, conforme art. 58, parágrafo terceiro , da CF.

    Correta : Letra B! A resposta está no art. 80 da CF.

    letra C: Correta. Cópia do art. 82 da CF.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre organização dos Poderes.

    A- Incorreta. As CPIs serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, e não da maioria. Art. 58, § 3º, CRFB/88: "As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores”.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 80: “Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal”.

    C- Incorreta. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro, e não em primeiro de janeiro, do ano seguinte ao de sua eleição. Art. 82, CRFB/88: "O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição”.

    D- Incorreta. Somente pelo voto da maioria absoluta, e não de dois terços, de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. Art. 97, CRFB/88: "Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público”.

    E- Incorreta. Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, e não o Procurador-Geral da República, que defenderá o ato ou texto impugnado. Art. 103, § 3º, CRFB/88: "Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado”.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca da organização dos Poderes. Vejamos:

    A. ERRADO.

    “Art. 58, § 3º, CF. As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.”

    B. CERTO.

    “Art. 80, CF. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.”

    C. ERRADO.

    “Art. 82, CF. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.”

    D. ERRADO.

    “Art. 97, CF. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.”

    E. ERRADO.

    “Art. 103, § 3º, CF. Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado.”

    Gabarito: Alternativa B.

  • GABARITO B

    Sobre a alternativa C:

    Antes da EC 111 - Art. 82. O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

    Depois da EC 111 - Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.

  • Essa letra "C" é bacana para termos uma noção de como as bancas estão cobrando. No entanto, achava que estava correta, até responder essa questão.

    EC 101/21:

    Art. 4º O Presidente da República e os Governadores de Estado e do Distrito Federal eleitos em 2022 tomarão posse em 1º de janeiro de 2023, e seus mandatos durarão até a posse de seus sucessores, em 5 e 6 de janeiro de 2027, respectivamente.

    Art. 5º As alterações efetuadas nos arts. 28 e 82 da Constituição Federal constantes do art. 1º desta Emenda Constitucional, relativas às datas de posse de Governadores, de Vice-Governadores, do Presidente e do Vice-Presidente da República, serão aplicadas somente a partir das eleições de 2026.

  • A alternativa C bateu com força

  • INÍCIO DO MANDATO APÓS EC N. 111/2021:

    • PREFEITOS=>01º DE JANEIRO. Art. 29. III. "posse do Prefeito e do Vice-Prefeito no dia 1º de janeiro do ano subseqüente ao da eleição;"
    • PRESIDENTE=>05 DE JANEIRO. Art. 82. " Art. 82. O mandato do Presidente da República é de 4 (quatro) anos e terá início em 5 de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição."
    • GOVERNADORES=>06 DE JANEIRO. Art. 28. "A eleição do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de 4 (quatro) anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em 6 de janeiro do ano subsequente, observado, quanto ao mais, o disposto no  o."

  • A ERRADA

    As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, mediante requerimento da maioria de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo. Mediante requerimento de UM TERÇO DE SEUS MEMBROS

    B CERTO

    Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. . PRESIDENTE > VICE-PRES. > CÂMARA > SENADO > STF

    C ERRADA

    O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição. CINCO DE JANEIRO

    D ERRADA

    Somente pelo voto de dois terços de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. MAIORIA ABSOLUTA

    E ERRADA

    Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Procurador-Geral da República, que defenderá o ato ou texto impugnado. ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

  • Na boa, que bab4quice cobrar essa data inútil.

  • cara!!! essa letra '' c '' é bem polêmica, mas pelo menos agente já sabe o que a banca quer, temos que dançar conforme a música


ID
5615788
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, bem como quanto à ordem social, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Em relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, bem como quanto à ordem social, assinale a alternativa correta. A CORRETO ART.136 parágrafo 2 O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação. B Errado (É vedado) Na vigência do estado de defesa, é permitida a incomunicabilidade do preso.   C Errado (polícia penal) Às polícias militares, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais. D Errado (facultativo) O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino médio. E Errado (65) Aos maiores de sessenta anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos
  • CORRIGINDO:

    (A) - O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    Correta, conforme artigo 136 paragrafo § 2º - CF/88.

    (B) - Na vigência do estado de defesa, é VEDADA a incomunicabilidade do preso.

    Art. 136 parágrafo 3° inciso IV

    (C) - Às POLICIAS PENAIS, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais. 

    Art. 144 paragrafo 5°

    (D) - O ensino religioso, de matrícula FACULTATIVA, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino médio. 

    Art. 210 parágrafo 1°

    (E) - Aos maiores de SESSENTA E CINCO anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

    Art. 230 parágrafo 2°

    GAB A

  • Leitura do parágrafo segundo do artigo 136 da CF.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre defesa do Estado e ordem social.

    A- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 136, §2º: “O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação”.

    B- Incorreta. Pelo contrário, na vigência do estado de defesa é vedada a incomunicabilidade do preso. Art. 136, §3º, IV, CRFB/88: “Na vigência do estado de defesa: (...) IV - é vedada a incomunicabilidade do preso. (...)”.

    C- Incorreta. Às polícias penais, e não às polícias militares, cabe a segurança dos estabelecimentos penais. Art. 144, § 5º-A, CRFB/88: "Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais”.

    D- Incorreta. O ensino religioso, de matrícula facultativa, e não obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, e não médio. Art. 210, § 1º, CRFB/88: "O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

    E- Incorreta. Aos maiores de sessenta e cinco anos, e não sessenta, é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. Art. 230, § 2º, CRFB/88: "Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca da defesa do Estado e da Ordem Social. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 136, §2º, CF. O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.”

    B. ERRADO.

    “Art. 136, §3º, CF. Na vigência do estado de defesa:

    IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.”

    C. ERRADO.

    “Art. 144, § 5º, CF. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.”

    D. ERRADO.

    “Art. 210, § 1º, CF. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.”

    E. ERRADO.

    “Art. 230, § 2º, CF. Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.”

    Gabarito: Alternativa A.

  • GAB-A

    O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    ART.136

    § 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    Tempo é aquilo que o homem está sempre tentando matar.

  • ART 136,CF/88 >>>>>§ 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    GABARITO:A

  • gab: A

    • No Estado de Defesa o prazo não será superior a 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.

    • No Estado de Sítio pode haver sucessivas prorrogações (desde que o prazo seja de até 30 dias), exceto no caso de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira, hipótese em que poderá ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agressão armada estrangeira.
  • Gab: A

    SÍTIO - S DE SOLICITA

    DEFESA - D DE DECRETA

  • Gabarito: letra A

    ESTADO DE DEFESA --> : 30 dias (prorrogável uma única vez por igual período)

    ESTADO DE SÍTIO --> o próprio decreto indicará


ID
5615791
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Os 300 conveniados de uma Instituição Previdenciária foram divididos em dois grupos: o grupo A, com a inclusão dos conveniados que possuem registros de comorbidades, e o grupo B, com a inclusão dos conveniados que não possuem registros de comorbidades. Sabe-se que 55% dos conveniados possuem registros de comorbidade junto à Instituição. Dessa forma, a quantidade de conveniados dessa Instituição Previdenciária que foram incluídos no grupo B é igual a:

Alternativas
Comentários
  • 55/100 * 300 = 165

    300-165= 135

  • Total: 300 pessoas

    Grupo A = 55%

    Grupo B= x

    55% de 300 = 165

    Quanto falta ??

    45% para fechar 100%

    45% de 300 = 135

    55% = 165 + 45% = 135 >>>> 300 pessoas

    gab letra B

  • A questão nos diz que há 300 conveniados no total, divididos em 2 grupos, e que um dos grupos é 55% desse total de 300:

    • Grupo A = 55 %
    • Grupo B = y

    • 55% de 300 = ?

    55 / 100 x 300 = 165

    Para calcularmos o valor de B: sabemos que 55% foi destinado ao grupo A então o grupo B restou 100% - 55 % = 45 %

    • 45% de 300 = ?

    45 / 100 x 300 = 135

    BIZU: Já que o total é 300 e descobrimos A , poderíamos fazer também 300 - 165 = 135

    GABARITO: LETRA B

  • Essa é para não zerar...

  • Fiquei com medo de marca a letra B pensando ser uma pegadinha.

  • Total de 300 convenidados

    Grupo A = Com comorbidades = 55% (55/100 x 300 = 165)

    Grupo B = Sem comorbidades = 300 (total de conveniados) - 165 (total do grupo A)= 135

    Gabarito: B

  • 300 conviniados

    A- possuem comorbidade 55% (55/100x300=165)

    B- não possuem comorbidade 45% (45/100x300=135)

    Resposta letra (B)


ID
5615794
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Para conhecer a opinião em relação à possível aplicação de dois fundos de Previdência em um plano aberto de Previdência, identificados por A e B, uma Instituição Financeira aplicou um questionário entre seus conveniados e verificou que:


• 48% de seus conveniados gostariam que o Fundo de Previdência A fosse aplicado em seus planos;

• 35% de seus conveniados gostariam que o Fundo de Previdência B fosse aplicado em seus planos;

• 12% de seus conveniados gostariam que o Fundo de Previdência A e o Fundo de Previdência B fossem aplicados em seus planos.


Dessa forma, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ambos: 12%

    Somente A: 36%

    Somente B: 23%

  • Resposta letra E

  • Equipe A 48-12=36

    Equipe B 35-12=23

    ambos em comum 12

    36+12+23=71

    Como é porcentagem então é letra E

  • 48% = A

    35% = B

    12% = AB

    48% A + 35% B = 83% - 12%AB ( comum entre A e B ) = 71%

    mais de 70%

    Letra : E

  • Fiquei um pouco em dúvida entre a C e a E, em um primeiro momento, mas a letra C diz 71 conveniados e é 71% dos conveniados.. não quer dizer que são 71 conveniados, pois foi dado em porcentagem, não falou o número total.. então letra E é a resposta.

  • fiz a conta considerando 100 % como sendo 100 pessoas. ai já viu né.


ID
5615797
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Uma proposição logicamente equivalente à negação da proposição “Pedro analisa o ambiente econômico ou Laura executa os projetos de pesquisa econômica” é a proposição

Alternativas
Comentários
  • Gab: D, negação do OU nega nega nega

    Pedro analisa o ambiente econômico ou Laura executa os projetos de pesquisa econômica

    Pedro não analisa o ambiente econômico e Laura não executa os projetos de pesquisa econômica

  • NEGAÇÃO DO CONECTIVO " OU "

      REGRA

         •Nega ambas as partes.

         •Troca o conectivo " OU " pelo conectivo " E ".

       EX.: Chove ou faz sol Não chove e não faz sol

    QUESTÃO

       “Pedro analisa o ambiente econômico ou Laura executa os projetos de pesquisa econômica”

       ➥ "Pedro não analisa o ambiente econômico e Laura não executa os projetos de pesquisa econômica".

    ☑GAB. D

  • ficamos com tanta cautela ao responder, que as vezes criamos complexidades nas perguntas.

    "equivalente à negação "

    pensei: tenho que negar depois achar a equivalente da negação, mas não! era só negar. mas só percebi, porque não havia equivalente da negação nas alternativas.

    ou seja, as vezes é simples, somos nós que complicamos.

    resposta: D

  • GABARITO: D

    galera, o jeito mais fácil é fazer a conversão para simbologia para não se perder.

    Pedro analisa o ambiente econômico(P) ou(v) Laura executa os projetos de pesquisa econômica(Q)”

    P v Q

    ele quer a negação. Eu nego tudo e troco o "OU" pelo "E"

    P v Q = ~P ^ ~Q (PROCURAR NAS ALTERNATIVAS)

    olhando as alternativas agora.

    A) P ^ ~Q

    B) ~P ^Q

    C) P v Q

    D) ~P ^ ~Q (MESMO QUE LÁ EM CIMA)

    E) P --> Q

    PERTENCELEMOS!

  • Resumindo:

    Quando a questão pedir: equivalente à negação = PEDIU SÓ A NEGAÇÃO.

    Negação do OU = E.

    Gabarito: letra d

    A vontade não permite indisciplina.


ID
5615800
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

A sentença condicional “Se Lívia realiza uma atividade de gerenciamento, então Augusto realiza uma atividade de operacionalização” é equivalente a 

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    EQUIVALÊNCIA “SE, ENTÃO”

    • INVERTE - NEGA TUDO
    • NEYMAR Nega a primeira OU mantem a segunda

    Se Lívia realiza uma atividade de gerenciamento, então Augusto realiza uma atividade de operacionalização

    Lívia não realiza uma atividade de gerenciamento ou Augusto realiza uma atividade de operacionalização

  • Assertiva A

    “Lívia não realiza uma atividade de gerenciamento ou Augusto realiza uma atividade de operacionalização”.

    Se A -> B

    Eq " Se"

    ~A ou B

  • O comentário do Anderson Santos está equivocado. A questão pede a EQUIVALÊNCIA e NÃO a negação da sentença.

    A fórmula Neymar/Mané serve para negação de uma condicional. Aqui precisamos encontrar a equivalente da condicional dada.

    As formas mais comuns de equivalência de uma condicional A ➜ B são:

    ~A v B

    ~B  ➜ ~A (essa é a chamada contrapositiva)

    Aqui a correta é a alternativa A, que equivale a ~A v B.

  • EQUIVALÊNCIA DA CONDICIONAL ( SE..ENTÃO )

      ➭ 1º Regra NE MA

             • Nega a primeira parte.

             • Troca o conectivo " SE..ENTÃO " pelo conectivo " OU ".

             • Mantém a segunda parte.

         EX.: Se chove, então faz frio Não chove ou faz frio

      ➭ 2º Regra ➜ CONTRAPOSITIVA

             • Nega ambas as partes.

             • Inverte as posições das proposições.

         EX.: Se estudo, então sou aprovado Se não sou aprovado, então não estudo

    QUESTÃO

         “Se Lívia realiza uma atividade de gerenciamento, então Augusto realiza uma atividade de operacionalização”

     • 1º Regra ⇨ Lívia não realiza uma atividade de gerenciamento ou Augusto realiza uma atividade de operacionalização.

     • 2º Regra ⇨ Se Augusto não realiza uma atividade de operacionalização, então Lívia não realiza uma atividade de gerenciamento.

    ☑GAB.A

  • Letra A.

    Aqui a questão pede a EQUIVALÊNCIA.

    Obs: Equivalência é DIFERENTE de NEGAÇÃO.

    Vc tem que saber o que a questão pede.

    Vc tem que saber quais as equivalências da condicional. Isso é aprendido nas aulas com algum professor que se identifique.

    Vá procurando as alternativas que há a equivalência de acordo as regras.

    Equivalência da CONDICIONAL:

    -Nega tudo, inverte e mantém o SE...ENTÃO

    OU

    -Nega a primeira proposição, mantém a segunda e troca pelo conectivo "OU". ------------>Aqui foi o caso da questão.

    Fonte: Baseada nas aulas do Prof: Josimar Padilha, Gran Cursos.

    Espero ter esclarecido. BONS ESTUDOS!!! ❤️✍

  • Vejam a resolução da questão em:

    https://youtu.be/Zvqqir7F0uI

    Instagram: positivamente.logica

  • Caso não se lembrem da regra, podem usar a negação para encontrar a equivalência .

    Seja p --> q , veja que a negação é dada por ~(p --> q) = ( p ^ ~ q ). Veja que podemos aplicar a propriedade da dupla negação ~ ( ~ p) = p para encontrar uma proposição equivante, ou seja: ~[ ~ ( p --> q)] = ~( p ^ ~q) , EXTAMENTE uma proposição que queremos (p --> q) <=> (~p v q).

    Atenciosamente,


ID
5615806
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) GABARITO. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. CORRETA

    Bizu: Só confio no efetivo.

    Vejamos o erro das demais:

    B) A proibição de acumular estende-se também às empresas públicas e às sociedades de economia mista.

    C) Estabilidade após 3 anos.

    D) Trocou de posição os termos.

    E) Novamente, trocou de posição os conceitos.

  • A) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. (CORRETA)

    B) A proibição da acumulação remunerada de cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias e fundações, mas não inclui as empresas públicas e as sociedades de economia mista. (ERRADA)

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;  

    C) São estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (ERRADA)

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    D) A ordem social tem como base o bem-estar e como objetivos o primado do trabalho e a justiça sociais. (ERRADA)

        Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.

    E) A sociedade exercerá a função de planejamento das políticas sociais, assegurada, na forma da lei, a participação do Estado nos processos de formulação, de monitoramento, de controle e de avaliação dessas políticas. (ERRADA)

    Parágrafo único. O Estado exercerá a função de planejamento das políticas sociais, assegurada, na forma da lei, a participação da sociedade nos processos de formulação, de monitoramento, de controle e de avaliação dessas políticas. 

    FONTE:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    A. CERTO.

    “Art. 37, V, CF. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.”

    B. ERRADO.

    Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões

    regulamentadas. 

    Exemplos de acumulações permitidas constitucionalmente:

    Dois cargos de professor (Ex: professor da USP e da UNICAMP);

    Um cargo de professor e outro de técnico científico (Ex: professor da Faculdade de Medicina da UFPR e médico do Hospital de Clínicas);

    Dois cargos ou empregos privados de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (Ex. Psicólogo da UFPR e Psicólogo na Prefeitura de Curitiba);

    Um cargo de juiz e outro de professor;

    Um cargo de membro do Ministério Público e outro de professor;

    Um cargo público com o exercício de mandato eletivo de vereador;

    Um cargo de militar com outro cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, com profissão regulamentada.

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.”

    C. ERRADO.

    “Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

    Portanto, a estabilidade do servidor público é conquistada através de:

    - Aprovação em concurso público;

    - Nomeação para cargo de provimento efetivo;

    - Execução das funções pelo prazo de três anos, e

    - Acompanhamento de avaliação de desemprenho.

    D. ERRADO.

    “Art. 193, CF. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.”

    E. ERRADO.

    “Art. 193, Parágrafo único. O Estado exercerá a função de planejamento das políticas sociais, assegurada, na forma da lei, a participação da sociedade nos processos de formulação, de monitoramento, de controle e de avaliação dessas políticas.”

    Gabarito: Alternativa A.

  • GAB: A

    Os cargos em comissão e as funções de confiança relacionam-se exclusivamente às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    CARGO DE CONFIANÇA: Servidor EFETIVO OU NÃO. Por nomeação.

    FUNÇÃO DE CONFIANÇASOMENTE SERVIDOR EFETIVO. Designação.


ID
5615809
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado e dos municípios, visando à promoção do bem público e à prestação de serviços à comunidade e aos indivíduos que a compõem, observará, dentre outros, os princípios da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Os princípios administrativos da CE/RS são bastante exigidos nas provas.

    BIZU:

    LIMP + TEM Participação, Legitimidade e Razoabilidade

    • Legalidade;
    • Impessoalidade;
    • Moralidade;
    • Publicidade;
    • Transparência;
    • Economicidade;
    • Motivação;
    • Participação;
    • Legitimidade;
    • Razoabilidade;
  • Letra C: participação e transparência.

  • Art. 19. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes do Estado e dos municípios, visando à promoção do bem público e à prestação de serviços à comunidade e aos indivíduos que a compõem, observará os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade, da legitimidade, da participação, da razoabilidade, da economicidade, da motivação, da transparência e o seguinte:  (Redação dada pela Emenda Constitucional n.º )

  • LIMPE + 5 (gravei pensando em "Legítima participação motivada e razoavelmente transparente") kkkk

    Legalidade;

    Impessoalidade;

    Moralidade;

    Publicidade;

    Economicidade; (cuidado, na CF é EFICIÊNCIA)

    +

    Transparência, ParticipaçãoLegitimidade, Razoabilidade e Motivação


ID
5615812
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 13.709/2018 (LGPD), a disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

  • Autodeterminação dos povos são princípios contidos na CF/88 no artigo 4.

  • A lei prevê a autodeterminação informativa (art. 2º, II, da LGPD)

  • Gabarito:D

    a)o respeito à privacidade.( certo)

    Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    b)a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem.( certo)

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    c)a livre iniciativa e a defesa do consumidor.(certo)

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    d)a autodeterminação dos povos.(errado!)gabarito!

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    e)o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.(certo)

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.


ID
5615815
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Referente ao Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar nº 10.098/1994), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Os cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, são organizados em carreira.

( ) São formas de provimento de cargo público, entre outras, a nomeação e a promoção.

( ) Por necessidade imperiosa de serviço, o servidor poderá ser convocado para cumprir serviço extraordinário, desde que devidamente autorizado pelo Governador.

( ) É vedada a reversão do servidor com mais de 65 (sessenta e cinco) anos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    No estatuto dos servidores do RS promoção não é forma de provimento.

  • Art. 10 - São formas de provimento de cargo público: 4R NA

    I - nomeação;

    II - readaptação;

    III - reintegração;

    IV - reversão;

    V - aproveitamento;

    VI - recondução. 

  • 1 - Art. 5 - Os cargos de provimento efetivo serão organizados em carreira. Os cargos em comissão não.

    2 - Art. 10 - Formas de provimento: NAR4. Promoção não é forma de provimento de cargo.

    3 - Art. 33. o GOVERNADOR autoriza o serviço extraordinário em caso de necessidade imperiosa do serviço

    4- Art. 46. É vedada a reversão do servidor com mais de 70.

  • DICA - Formas de Provimento

    ReVersão

    ReAdaptação

    ReCondução

    ReIntegração

    ....Nomeação

    ....Aproveitamento

    **NOMEAÇÃO - único provimento originário

    **READAPTAÇÃO e RECONDUÇÃO - ambos provimento e vacância

  • Art. 4.º Os cargos públicos estaduais, acessíveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos legais para a investidura e aos estrangeiros na forma da Lei Complementar, são de provimento efetivo e em comissão. (Redação dada pela Lei Complementar n.º 13.763/11)

    § 1º - Os cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, não serão organizados em carreira.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    Art. 10 - São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - readaptação;

    III - reintegração;

    IV - reversão;

    V - aproveitamento;

    VI - recondução.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    Art. 33. Por necessidade imperiosa de serviço, o servidor poderá ser convocado para cumprir serviço extraordinário, desde que devidamente autorizado pelo Governador. (Vide Lei Complementar n.º 11.649/01)

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    Art. 46. É vedada a reversão do servidor com mais de 70 (setenta) anos. (Redação dada pela Lei Complementar n.º 15.450/20)


ID
5615818
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise o seguinte caso hipotético:

Clodoaldo, servidor público da administração direta do Estado do Rio Grande do Sul, após regular processo administrativo disciplinar, foi punido com pena de demissão, em virtude de insubordinação grave. À luz do Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar nº 10.098/1994), Clodoaldo, caso possua débitos com o erário, terá o prazo de 

Alternativas
Comentários
  • Art. 83 - Terá o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar eventuais débitos com o erário, o servidor que for demitido ou exonerado.

    Parágrafo único - A não-quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição na dívida ativa. 

  • Buenas Gurizada,

    Muito bom ter questões do nosso estatuto principalmente para quem está estudando para SUSEPE!

    Essa AOCP assim como a Fundatec e La salle gosta muito de cobrar prazos nas provas. Então segue alguns bem importantes:

    Posse: 15 dias + 15 dias

    Exercício : 30 Dias

    Nova Inspeção Médica caso inapto: 30 dias

    Aferição dos requisitos do estágio probatório: 32 meses

    Carga horaria pode ser reduzida: 25% e 50%

    Exercício para servidor Removido ou Redistribuído a ex officio: 15 dias

    Reintegração, Reversão e Recondução : 30 dias

    Casamento e Falecimento CADI: 8 dias

    Quitar dividas : 60 dias (questão da prova)

    Pedido de reconsideração: 30 dias

    Decisão sobre qualquer recurso: 60 dias

    Prazo para interpor recurso : 30 dias

    Suspensão: 90 dias ,pode converter em até 50% multa

    Para se defender pode levar : 8 Testemunhas

    Afastamento Preventivo : 60 dias

    Prescreve:

    12 meses-Repreensão

    24 meses- Suspensão(o multa),demissão e abandono de cargo

    5 anos- Demissão, cassação de aposentadoria , cassação de disponibilidade

    É um resumão, espero que ajude e nós vemos no TAF da SUSEPE/RS!


ID
5615821
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a Lei Complementar nº 15.143/2018, que dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev), assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas

ID
5615824
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta conforme a Lei Complementar nº 15.142/2018, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul – RPPS/RS.

Alternativas
Comentários
  • B- Em atenção ao princípio da contrapartida. Art. 3º - Em atenção ao princípio da contrapartida, fixado no § 5º do art. 195 da Constituição Federal e previsto no inciso IV do art. 2º desta Lei Complementar, fica estabelecido que os projetos de lei que tenham repercussão nos benefícios referidos no art. 1º desta Lei Complementar devem apresentar cálculos precisos acerca dos impactos orçamentário-financeiro e atuarial no RPPS/RS.

    D- Art. 11 - VI - o irmão não emancipado de qualquer condição que comprove dependência econômica e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV deste artigo.

    (IV:

    a) menor de 21 (vinte e um) anos;

    b) menor de 24 (vinte e quatro) anos, quando solteiros e estudantes de segundo grau e universitários, desde que comprovem, semestralmente, a condição de estudante e o aproveitamento letivo, sob pena de perda daquela qualidade;

    c) inválido;

    d) com deficiência grave, nos termos do regulamento; ou

    e) com deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento)

    E- art. 11, § 7º Considera-se dependente econômico, para efeitos desta Lei Complementar, a pessoa que perceba, mensalmente, a qualquer título, renda inferior ou igual a 2 (dois) salários mínimos nacionais.


ID
5615827
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul – RPPS/RS, regido pela Lei Complementar nº 15.142/2018, assinale a alternativa correta. São segurados do RPPS/RS:


I. O servidor titular de cargo efetivo do Poder Executivo;

II. O militar estadual;

III. O servidor ocupante de cargo público de provimento em comissão;

IV. O servidor ocupante de emprego público.

Alternativas

ID
5615830
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à Instrução Normativa IPE PREV nº 10/2021, que disciplina o procedimento de concessão do benefício pensão por morte no âmbito do RPPS/RS, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5615833
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal nº 12.288/2010).

Alternativas
Comentários
  • A

    Discriminação racial é toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

    CORREÇÃO: Art. 1º, II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

    B GABARITO!

    Considera-se desigualdade de gênero e raça a assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais. 

    C

    São políticas públicas os programas e as medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

    CORREÇÃO: Art. 1º, Art. 1º, VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

    D

    Consistem em ações afirmativas as ações, as iniciativas e os programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais.

    CORREÇÃO: Art. 1º, V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;

    E

    É assegurada a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matrizes africanas internados em hospitais ou em outras instituições de internação coletiva, excetuados àqueles submetidos à pena privativa de liberdade.

    CORREÇÃO: Art. 25. É assegurada a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matrizes africanas internados em hospitais ou em outras instituições de internação coletiva, inclusive àqueles submetidos a pena privativa de liberdade.

  • Lei 12.288/10:

    Art. 1 Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

    Parágrafo único. Para efeito deste Estatuto, considera-se:

    I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;

    II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

    III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;

    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;

    VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.


ID
5615836
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows 10, qual programa deve ser utilizado para visualizar o conteúdo de um arquivo com a extensão “.mpg”?

Alternativas
Comentários
  • GAB: C, a banca gosta de cobrar extensões.

    O Windows Media Player é para executar filmes e vídeos

     MPG são arquivos de filmes, também pode ser .m4v

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/formatos-de-arquivo-de-%C3%A1udio-e-v%C3%ADdeo-com-suporte-no-powerpoint-d8b12450-26db-4c7b-a5c1-593d3418fb59

    (Instituto AOCP 2021) Utilizando o sistema operacional Windows 10, versão em Português do Brasil, qual dos seguintes aplicativos deve ser utilizado para visualizar o conteúdo de um arquivo com a extensão “.m4v? Filmes e TV (CERTO)

  • GAB - C

    nem sabia que existia esse formato, acertei por eliminação mesmo

  • Minha contribuição.

    A extensão .mpg denota o formato de compressão de áudio e vídeo Moving Pictures Experts Group (MPEG) e o tipo de arquivo de mídia MPEG. MPEG é um formato internacionalmente padronizado e um dos formatos mais compatíveis e suportados a nível mundial.

    Fonte: www.filetypeadvisor.com

    Abraço!!!

  • JPEG = imagens

    MPEG ou MPG = Vídeos

  • O Windows Media Player é para executar filmes e vídeos

     MPG são arquivos de filmes, também pode ser .m4v

    é só fazer o M DE W e o P=WINDOWS PLAYER

  • GAB-C

    Windows Media Player. 

    Os arquivos armazenados no formato MPG são arquivos de vídeo incorporados com vídeo MPEG especificações de compressão de dados e algoritmos de codificação....

    Será que Deus pode me passar o código de fonte para eu melhorar o meu sistema?

  • Olha a galera que usava o torrent ai

  • GABARITO - C

    EXTENSÕES DE ARQUIVOS DE SOM

    MP3 • WMA • AAC • OGG • AC3 • WAV.

    EXTENSÕES DE VÍDEO

    • AVI • MPEG• MOV • RMVB • MKV.

    EXTENSÕES DE ARQUIVOS DE SOM

    • MP3 • WMA • AAC • OGG • AC3 • WAV

    Bons Estudos!!!

  • Paint: Salva arquivos em .png

  • GABARITO:C

    WINDOWS MEDIA PLAYER>>>>> programa reprodutor de multimidia em computadores pessoais

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Extensão de Arquivo.

    Gabarito: Letra C.

    Professor, o que é Windows Media Player?

    R. O Windows Media Player é um programa reprodutor de multimídia, ou seja, áudio e vídeo em computadores pessoais, produzido pela Microsoft.

    Professor, o que é MPG?

    R. MPG é um arquivo de vídeo no formato MPEG, um formato multimídia;

    R. são arquivos de vídeo incorporados com vídeo MPEG especificações de compressão de dados e algoritmos de codificação de dados, e estes arquivos de vídeo MPG são adicionados com a  extensão.

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!

  • MPEG - VÍDEO
  • IMAGENS :

    .jpg

    .jpeg

    .png

    .gif

    .bmg

    SOM :

    .wav

    .wma

    .mp3

    .mid

    VÍDEOS :

    .wmv

    .mpeg

    .mp4

    .avi

    .fly (flash)

    EXECUTÁVEIS :

    .exe (windows)

    .bat (windows script)

    .bin (linux)

    .sh ( linux script)


ID
5615839
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma função que pode ser empregada por um software compactador de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Os compactadores de arquivos são softwares como .zip ou .rar que compactam vários arquivos dentro de um único arquivo, mas também podem proteger um arquivo com senha, entre outras funções...

    (Instituto AOCP 2021) Assinale a alternativa que apresenta uma ação realizada em um software compactador de arquivos.

    Criptografar arquivos. (CERTO)

  • Baixe o programa e faça o procedimento pois facilita o aprendizado.

  • Compactadores de arquivo: É um aplicativo ou programa que realiza a tarefa de compactar 1 ou vários arquivos em um único arquivo, de tamanho reduzido. Seus arquivos são no formato .zip ou.rar. Ex: WinRAR

  • GABARITO: LETRA C

    No WinRar por exemplo não iremos achar a função CRIPTOGRAFIA mas tem a função de inserir senha ao arquivo ao criptografa. Colocar senha é uma maneira de criptografia.

    FONTE: Daniel Afonso de Deus Q1867202

  • GAB-C

    Proteger arquivos com senha.

    ZIP

    Você é tão perfeita que eu precisaria de uma placa de vídeo GeForce 9500 GT de 1GB para admirar o seu gráfico.

  • compactadores de arquivos>>>>softwares especializados em gerar uma representação mais eficiente de varios arquivos, podem também proteger arquivos com senha no computador.

    exemplos de compactadores mais utilizados:winrar, winzip, gzip, tar

    GABARITO:C

  • A alternativa A também não estaria correta?

  • Minha contribuição.

    Basicamente, um arquivo compactado é um tipo de arquivo que contém um ou mais arquivos cujo tamanho foi reduzido. Como esses arquivos são menores, eles podem ser armazenados sem ocupar muito espaço ou podem ser transferidos em velocidades mais altas pela Internet.

    Fonte: www.winzip.com

    Abraço!!!

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de software compactador de arquivos.

    Gabarito: Letra C

    O que é compactação de arquivos?

    R. São  especializados em gerar uma representação mais eficiente de vários  dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na  ou o tempo de transferência deles sobre uma  seja reduzido.

    R. compactação de arquivos foi inventada para diminuir o espaço em disco utilizado por arquivos na época em que discos rígidos ainda possuíam um custo elevado.

    Q297791 (CESPE 2013)

    A compactação de arquivos nem sempre apresenta resultados expressivos, embora normalmente resulte em otimização do espaço de armazenamento de arquivos. CERTO.

    Q259989 (CESPE 2012)

    A aplicação de um comando de compactar arquivos repetidas vezes gera um arquivo compactado consideravelmente menor que o resultante de uma única aplicação do compactador. ERRADO.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • Gabarito''C''.

    A função que pode ser empregada por um software compactador de arquivos é a de proteger arquivos com senha.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Proteger arquivos com senha apresenta uma função que pode ser empregada por um software compactador de arquivos.

  • [GABARITO: LETRA C]

    Compactadores de arquivos: Os programas de compactação de arquivos (winZip e WinRar) são softwares utilizados para gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na mídia de armazenamento. Alguns programas de compactação de arquivos permitem proteger os arquivos por criptografia, exigindo o uso de senhas para abrir o arquivo compactado.

    FONTE: MEUS RESUMOS.


ID
5615842
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No programa Microsoft PowerPoint 2010, versão em português do Brasil para Windows, a opção Mostrar Controles de Mídia está localizada na guia 

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Para mostrar os controles de mídia durante sua apresentação, faça o seguinte:

    • Na guia Apresentação de Slides, no grupo Configurar, marque a caixa de seleção Mostrar Controles de Mídia.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/definir-as-op%C3%A7%C3%B5es-de-reproduzir-para-um-v%C3%ADdeo-em-sua-apresenta%C3%A7%C3%A3o-f0d5b3f1-37ba-4a0d-9d94-f8e33cef29bf

  • GAB-D

    Apresentação de Slides.

    APRESENTAÇÃO DE SLIDE> CONFIGURAR> Controles de Mídia.

    AQUI É BRABO!!

  • Minha contribuição.

    PowerPoint (Resumo)

    -PPTX ~> É a extensão padrão, default, dos arquivos;

    -PPSX ~> Extensão só para apresentação - mnemônico PPSX (SHOW);

    -Modos de exibição de apresentação ~> Normal, Classificação de Slides, Anotações, Modo de Exibição de Leitura, Estrutura de Tópicos;

    -Guias ~> Mnemônico: PAREIDATA 

    PáginaInicial, Arquivo, Revisão, Exibição, Inserir, Design, Animação, Transição, Apresentação de Slides;

    - Slide Mestre ~> O slide mestre controla a aparência da apresentação inteira, inclusive cores, fontes, segundo plano, efeitos e praticamente todo o resto, é possível ter mais de um slide mestre em uma apresentação;

    -Grupo: Modos de Exibição Mestres - Slide Mestre - Folheto Mestre - Anotações Mestras;

    -Animação ~> Efeitos visuais usados dentro de um mesmo slide;

    -Efeitos de Transição ~> Efeitos visuais usados na transição de um slide para outro;

    -Pincel de Animação ~> Serve para aplicar o efeito a outros objetos na apresentação;

    -F5 ~> Inicia a apresentação do primeiro slide;

    -SHIFT+F5 ~> Inicia a apresentação a partir do slide atual;

    -Tela branca: Vírgula (,);

    -Tela preta: Ponto (.);

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Mostrar controle de mídias está em apresentação de slides.
  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca do PowerPoint.

    Gabarito: Letra D

    Com o PowerPoint é possível:

    I. Criar apresentações do zero ou usar um modeloOK

    1- Abra o PowerPoint.

    2- No painel esquerdo, selecione Novo.

    3- Escolha uma opção: Para criar uma apresentação do zero, selecione Apresentação em Branco.

    II. Adicionar texto, imagens, arte e vídeos. OK

    1- Clique no local em que deseja inserir o slide.

    2- Na guia Inserir, no grupo Imagens, clique em Imagens.

    III. Escolher um design profissional com o Designer do PowerPointOK

    1- Peça ideias de design a qualquer momento escolhendo Design > design ideias  na faixa de opções.

    2- Na primeira vez que você experimentar Designer do PowerPoint, ele poderá solicitar sua permissão para obter ideias de design para você. Caso pretenda usar o Designer, escolha Ativar.

    3- Depois de ter ativado "experiências conectadas", PowerPoint mostra automaticamente as ideias de design ao criar os slides. Com oPowerPoint aprende com sua experiência usando ideias de design e mostra ideias de design no momento apropriado. 

    IV. Adicionar transições, animações e movimentosOK

    1- Escolha o slide ao qual deseja adicionar uma transição.

    2- Selecione a guia Transições e escolha uma transição. Selecione uma transição para ver uma visualização.

    3- Selecione Opções de Efeito para escolher a direção e a natureza da transição.

    4- Selecione Visualização para ver como a transição é exibida.

    5-Selecione Aplicar a todos para adicionar a transição à apresentação inteira.

    Para remover uma transição, selecione Transições > Nenhuma.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • Gabarito''D''.

    No programa Microsoft PowerPoint 2010, versão em português do Brasil para Windows, a opção Mostrar Controles de Mídia está localizada na guia Apresentação de Slides.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
5615845
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é a combinação de teclas utilizada para visualizar impressão no programa LibreOffice Writer versão 5.0.0.1 para Windows, em sua instalação padrão em português do Brasil?

Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Para usar Visualizar impressão:

    1) Escolha Arquivo > Visualizar impressão, clicar no botão Visualizar impressão na barra de ferramentas Padrão ou pressionar Ctrl+Shift+O.

  • CTRL + SHIFT + O: Entra no modo de visualização de impressão (WRITER)

    CTRL + ALT + I: Entra no modo de visualização de impressão (WORD)

  • GAB-C

    Ctrl+Shift+O----------------------WRITER

    CRTL+ALT+I---------------------WORD

    Quanto mais nerd uma pessoa é, mais solitária ela foi.

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!

  • É BOM LEMBRAR : o Libre é um programa que tem suas coordenadas em inglês, ou seja, todas as funções com as teclas de atalho são referentes com a língua inglês, como : CRTL + SHIFT + O (Open); Alinha à direita CRTL + R ( right) Pega a dica.

  • Alt+Ctrl+I: Word
  • OBS: No word a impressão pode ser CTRL + P ou CTRL + ALT + I

  • Demais Alternativas CTRL + SHIFT + P = Sobrescrito

    CTRL + V = Colar


ID
5615848
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No programa Microsoft Excel 2010, versão em português do Brasil para Windows, qual função arredonda um número para cima, para o próximo múltiplo significativo? 

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Já caiu antes Q512333

    Função TETO. Retorna um núm arredondado para cima, afastando-o de zero, até o múltiplo mais próximo de significância. Por exemplo, se quiser evitar usar centavos nos preços e o seu produto custar $ 4,42, use a fórmula =TETO(4;42;0;05) para arredondar os preços para cima até o valor inteiro mais próximo.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/fun%C3%A7%C3%A3o-teto-0a5cd7c8-0720-4f0a-bd2c-c943e510899f

    Função ARRED - Arredonda um número até uma quantidade especificada de dígitos

    (FCC) I. A função ARRED arredonda um valor numérico real para um número especificado de casas decimais. Por exemplo, se a célula A1 contiver 23,7825 e se deseja arredondar esse valor para duas casas decimais, poderá ser utilizada a fórmula =ARRED(A1, 2). (CERTO)

  • Gab. Letra A. Vejamos:

    . Função TETO: =TETO(número;múltiplo). Arredondar o número para cima, de acordo com o múltiplo. Ex: =TETO(120;100), arredondando o número 120 para o múltiplo 100, fica 200.

    • Para não confundir com a FUNÇÃO ARRED:

    . Função ARRED: =ARRED(número;quantidade de dígitos após a vírgula) -Todos os números vão ficar inteiros. Quando for 18,5, por ex, arredonda pra cima, ficando 19. Aqui não se arredonda conforme o múltiplo, como na função TETO.

  • Quem colocou a letra B, assim como eu, ERRRRROU, fedorento......

  • Teto que gira esse din'

    1. =ARRED(número, núm_dígitos)
    2. número - O número que você deseja arredondar.
    3. núm_dígitos - O número de dígitos para o qual você deseja arredondar o argumento número.

    Utilize a função =ARRED para arredondar um número mais próximo. No argumento núm_digitos: - Se núm_dígitos for maior do que 0 (zero), o número será arredondado para o número especificado de casas decimais. - Se núm_dígitos for 0, o número será arredondado para o inteiro mais próximo.

    função TETO. MAT arredonda um número para cima até o número inteiro ou múltiplo mais próximo da significância especificada. Também especifica se o número é arredondado até ou a partir de 0, dependendo do modo.

    NÃO VOU MARCAR GABARITO.

    MAIS PODEM ESCOLHER LETRA-A

    ESSA EU ME RECUSO.

    Para o infinito... E além!

  • Resolvendo questões e aprendendo mais funções. Fui seco no Arred rsrs
  • Função teto.
  • Gabarito: A

    SOMA =SOMA(B2:B5)Retorna a soma das células e intervalos apresentados nos argumentos.

    MÉDIA =MÉDIA(C1:C4)Retorna a média aritmética das células e intervalos determinados como argumentos.

    MÁXIMO =MÁXIMO(B2;C2;D2;E2)Retorna o maior valor numérico que encontrar nas células e intervalos apresentados como argumentos.

    MÍNIMO =MÍNIMO(F1;F2;F3)Retorna o menor valor numérico que encontrar nas células e intervalos determinados como argumentos.

    MULT =MULT(B1:B9) Retorna o produto (multiplicação) das células e intervalos apresentados como argumentos.

    INT =INT (8,7)Arredonda um número para baixo até o inteiro mais próximo. No Exemplo, retornará 8 (oito)

    TRUNCAR =TRUNCAR (núm; núm de dígitos)Truncar remove a parte fracionária do número. Exemplo, Truncar (8,212;1) retornará 8,2

    ARRED =ARRED (núm; núm de dígitos)Arredonda um número até uma quantidade especificada de dígito

  • SIGNIFICATIVO = SIGNIFICANCIA = FUNÇÃO TETO

  • Questão maldosa, já pegando o ritmo da banca para PP DF.

  • Já precisei dessa função alguma vez na vida?

    -Talvez...

    Sabia que ela existia?

    -NÃOOOO!

    O importante que agora a gente sabe!!!

  • Apanhei muito da ibfc, agora é a vez das outras bancas me darem porradas.

  • Apanhei muito da ibfc, agora é a vez das outras bancas me darem porradas.

  • Pra quem marcou ARRED (como eu): arredonda um número até uma quantidade especificada de dígitos.

    Fonte: Microsoft 365

    Gab. A


ID
5615851
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre o tema previdência complementar dos servidores públicos e seu atual regramento Constitucional e infraconstitucional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. O regime de previdência complementar dos servidores públicos ocupantes de cargos efetivos oferecerá planos de benefícios na modalidade de benefício definido.

II. As sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente no ramo vida poderão ser autorizadas a operar os planos de benefícios oferecidos aos servidores públicos titulares de cargos efetivos.

III. É de competência do chefe do Poder Executivo de cada ente da federação a iniciativa de lei para a instituição de regime de previdência complementar para servidores públicos ocupantes de cargos efetivos. 

Alternativas

ID
5615854
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao tema consultas populares e seu atual regramento Constitucional, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) As manifestações favoráveis e contrárias às questões submetidas às consultas populares Municipais ocorrerão durante o período de recesso forense.

( ) Se versarem sobre questões locais, as consultas populares serão realizadas concomitantemente às eleições Municipais, nos termos da Constituição Federal.

( ) Quando se refere a consultas populares Municipais, não é permitida a utilização de propaganda gratuita no rádio e na TV para a divulgação dos argumentos favoráveis e contrários àquilo que está sendo consultado.

( ) Em se tratando de consulta popular Municipal, após o tema ser aprovado pela Câmara Municipal, deve ser encaminhado para o chefe do Poder Executivo, antes de ser remetido para a Justiça eleitoral. 

Alternativas
Comentários
  • CF/88 Art. 14

     

    § 12. Serão realizadas concomitantemente às eleições municipais as consultas populares sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90  dias antes da data das eleições, observados os limites operacionais relativos ao número de quesitos.   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 111, de 2021)

     

    § 13. As manifestações favoráveis e contrárias às questões submetidas às consultas populares nos termos do § 12 ocorrerão durante as campanhas eleitorais, sem a utilização de propaganda gratuita no rádio e na televisão.   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 111, de 2021)


ID
5615857
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito ao Regime Próprio de Previdência Social dos servidores do Rio Grande do Sul e à regulamentação da Lei Complementar nº 15.142/2018, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5615860
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Antônio, detentor unicamente de cargo comissionado no Estado do Rio Grande do Sul, já próximo de sua aposentadoria e ciente de que a EC nº 103/2019 trouxe diversas mudanças, tanto para as aposentadorias da iniciativa privada quanto para a aposentadoria dos servidores públicos, decidiu se informar um pouco mais sobre o tema. De posse dessas informações, assinale a alternativa que apresenta a principal surpresa que a referida Reforma Constitucional trouxe para Antônio.

Alternativas

ID
5615863
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o tema partidos políticos e o seu regramento Constitucional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Ao eleito por partido que não preencher os requisitos para ter direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão é assegurado o mandato e facultada a filiação, sem perda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão.

II. Os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os Deputados Distritais e os Vereadores que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos perderão o mandato, salvo nos casos de anuência do partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei, não computada, em qualquer caso, a migração de partido para fins de distribuição de recursos do fundo partidário ou de outros fundos públicos e de acesso gratuito ao rádio e à televisão.

III. Em virtude do fundamento Constitucional do pluralismo político, é permitida a utilização pelos partidos políticos de organização paramilitar.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:  

    § 5º Ao eleito por partido que não preencher os requisitos previstos no § 3º deste artigo é assegurado o mandato e facultada a filiação, sem perda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão.  (EC n°97 de 2017) .             

    § 6º Os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os Deputados Distritais e os Vereadores que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos perderão o mandato, salvo nos casos de anuência do partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei, não computada, em qualquer caso, a migração de partido para fins de distribuição de recursos do fundo partidário ou de outros fundos públicos e de acesso gratuito ao rádio e à televisão. (EC n°111 de 2021).  

  • GAB:B

    I. Ao eleito por partido que não preencher os requisitos para ter direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão é assegurado o mandato e facultada a filiação, sem perda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão.

    II. Os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os Deputados Distritais e os Vereadores que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos perderão o mandato, salvo nos casos de anuência do partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei, não computada, em qualquer caso, a migração de partido para fins de distribuição de recursos do fundo partidário ou de outros fundos públicos e de acesso gratuito ao rádio e à televisão.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos Direitos Políticos. Vejamos:

    “Art. 17, CF. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:

    § 3º Somente terão direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos que alternativamente:        

    I - obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% (três por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% (dois por cento) dos votos válidos em cada uma delas; ou

    II - tiverem elegido pelo menos quinze Deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.

    § 4º É vedada a utilização pelos partidos políticos de organização paramilitar.

    § 5º Ao eleito por partido que não preencher os requisitos previstos no § 3º deste artigo é assegurado o mandato e facultada a filiação, sem perda do mandato, a outro partido que os tenha atingido, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão.

    § 6º Os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os Deputados Distritais e os Vereadores que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos perderão o mandato, salvo nos casos de anuência do partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei, não computada, em qualquer caso, a migração de partido para fins de distribuição de recursos do fundo partidário ou de outros fundos públicos e de acesso gratuito ao rádio e à televisão.”

    Desta forma:

    B. CERTO. Apenas I e II.

    Gabarito: Alternativa B.

  • Nossa! me perdi todinho na leitura da opção II aff

  • Em 2017, a EC 97 incluiu o § 5º ao art. 17 tratando, pela primeira vez, sobre infidelidade partidária no texto constitucional. A EC 97/2017 disse que, se um candidato for eleito por um partido que não preencher os requisitos para obter o fundo partidário e o tempo de rádio e TV, este candidato tem o direito de mudar de partido, sem perder o mandato por infidelidade partidária.


ID
5615866
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Ricardo ingressou no serviço público do Estado do Rio Grande do Sul como servidor público efetivo no início da década de 90. Durante boa parte de sua vida laborativa como servidor público, trabalhou, comprovadamente, exposto a agentes químicos que prejudicaram sua saúde, não estando mais sujeito a tais agentes. Agora em 2021, já que irá se aposentar pelo RPPS/RS, deseja a conversão do tempo de trabalho exposto a agentes químicos para tempo de trabalho comum (conversão de atividade especial em comum), nos moldes do que ocorre no RGPS. Sobre o tema conversão de atividade especial em comum aplicada aos servidores públicos efetivos, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5615869
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Sobre o tema contagem recíproca de tempo de contribuição/serviço e seu regramento na Lei nº 8.213/91, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

    Lei: 8213

    A- (CERTA) Art. 96. V - é vedada a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) com o registro exclusivo de tempo de serviço, sem a comprovação de contribuição efetiva, exceto para o segurado empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso e, a partir de 1º de abril de 2003, para o contribuinte individual que presta serviço a empresa obrigada a arrecadar a contribuição a seu cargo, observado o disposto no ;           

    B- (ERRADA) Art. 96. VI - a CTC somente poderá ser emitida por regime próprio de previdência social para ex-servidor; (Incluído pela Lei nº 13.846, de 2019) (NÃO TEM RESSALVA)

    C- (CERTA) Art. 96. VIII - é vedada a desaverbação de tempo em regime próprio de previdência social quando o tempo averbado tiver gerado a concessão de vantagens remuneratórias ao servidor público em atividade; e (Incluído pela Lei nº 13.846, de 2019)

    D) (CERTA) Art. 96. IV - o tempo de serviço anterior ou posterior à obrigatoriedade de filiação à Previdência Social só será contado mediante indenização da contribuição correspondente ao período respectivo, com acréscimo de juros moratórios de zero vírgula cinco por cento ao mês, capitalizados anualmente, e multa de dez por cento. 

    E) (CERTA) Art. 96. III - não será contado por um sistema o tempo de serviço utilizado para concessão de aposentadoria pelo outro.

    :)


ID
5615872
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Quanto ao tema Lei de Introdução ao Direito Brasileiro e seu regramento no Decreto nº 4.657, de 04 de setembro de 1942, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 


( ) Em virtude do principio do Iura novit curia, não há de se falar em necessidade de se provar a existência e a vigência de nenhuma norma, ainda que estrangeira, aos magistrados brasileiros.

( ) Na interpretação de normas sobre gestão pública, em virtude do princípio da legalidade estrita, não serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo.

( ) A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    O que é o princípio iura novit curia?

    Iura novit curia é uma máxima jurídica latina que expressa o princípio de que "o tribunal conhece a lei", ou seja, que as partes em uma disputa judicial não precisam pleitear ou provar a lei que se aplica ao seu caso. 

    Entretanto, eu acredito que no caso da norma estrangeira há a necessidade das partes provarem sim, os magistrados devem conhecer a lei brasileira, mas não são obrigados a conhecer de lei estrangeira.

    LINDB

    Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.  

    Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas.

     

  • LINDB, Art. 14.  Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.

  • A característica principal de uma lei é a sua obrigatoriedade, e, uma vez em vigor, torna-se obrigatória a todos. De acordo com o art.  da , ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Sendo assim, a ignorantia legis neminem excusat tem por finalidade garantir a eficácia da lei, que estaria comprometida se se admitisse a alegação de ignorância de lei vigente. Como consequência, não se faz necessário provar em juízo a existência da norma jurídica invocada, pois se parte do pressuposto de que o juiz conhece o direito ( iura novit curia ). Porém, esse princípio não se aplica ao direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, conforme preceitua o art. : A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o determinar o juiz.

    Referência :

    GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil: parte geral. São Paulo: Saraiva, Coleção sinopses jurídicas, vol. I, 16ª ed, p. 22.

    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1945877/no-que-consiste-o-principio-iura-novit-curia-denise-cristina-mantovani-cera

  • Gabarito: letra C

    Com base na Lindb:

    item I: Falso

    Art. 14. Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.

    item II: Falso

    Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.

    item III: Verdadeiro

    Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas. 

  • (F) Em virtude do principio do Iura novit curia, não há de se falar em necessidade de se provar a existência e a vigência de nenhuma norma, ainda que estrangeira, aos magistrados brasileiros. ERRADA

     

    Art. 14. Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.

     

    Princípio iura novit curia - não se faz necessário provar em juízo a existência da norma jurídica invocada, pois se parte do pressuposto de que o juiz conhece o direito. Art. 337 CPC - Não se aplica ao direito:

    ·        Municipal

    ·        Estadual

    ·        Estrangeiro

    ·        Consuetudinário (costumes de um povo)

    (F) Na interpretação de normas sobre gestão pública, em virtude do princípio da legalidade estrita, não serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo. ERRADA

     

    Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, SERÃO CONSIDERADOS os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.

    (V) A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas. CORRETO.

     

    Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas. 

  • A questão exige conhecimento acerca do Decreto-Lei n. 4.657/194 (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro - LINDB) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    ( F ) Em virtude do principio do Iura novit curia, não há de se falar em necessidade de se provar a existência e a vigência de nenhuma norma, ainda que estrangeira, aos magistrados brasileiros.

    Falso. De fato, o "princípio da iura novit curia traduz-se no dever que o juiz tem de conhecer a norma jurídica e aplicá-la por sua própria autoridade", todavia, não conhecendo de lei estrangeira, o juiz pode exigir de quem a invoca a prova do texto e da vigência, nos termos do art. 14, LINDB: Art. 14.  Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.

    ( F ) Na interpretação de normas sobre gestão pública, em virtude do princípio da legalidade estrita, não serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo.

    Falso. Ao contrário: serão, sim, considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, conforme art. 22, LINDB: Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.  

    ( V ) A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas. 

    Verdadeiro. A banca trouxe a cópia literal do art. 21, caput, LINDB: Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas.       

    Portanto, a sequência correta é F - F - V.

    Gabarito: C

    DE SIQUEIRA, Julio Pinheiro Fato Homem. Que é Iura novit curia?. Revista Urutaguá - revista acadêmia mutidisciplinar (DSC/UEM). nº 12 - abr/maio/jun/jul de 2007 - Quadrimensal - Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178

     

  • GABARITO: C

    F-F-V

    (F ) Em virtude do principio do Iura novit curia, não há de se falar em necessidade de se provar a existência e a vigência de nenhuma norma, ainda que estrangeira, aos magistrados brasileiros.

    LINDB - Art. 14.  Não conhecendo a lei estrangeira, poderá o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.

    (F) Na interpretação de normas sobre gestão pública, em virtude do princípio da legalidade estrita, não serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo.

    LINDB - Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.    

    (V ) A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas.

    LINDB - Art. 21. A decisão que, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, decretar a invalidação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa deverá indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas.                   

     


ID
5615875
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre o processo administrativo e a sua regulamentação no Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei nº 15.612/2021, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) errado. Art. 6º São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade; II - agir com boa-fé; III - proceder com lealdade e urbanidade, inclusive quando estiver no exercício de seus direitos; IV - não agir de modo temerário; V - comparecer aos atos processuais presenciais ou virtuais sempre que demandado; VI - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos; VII - manter dados pessoais atualizados, tendo o ônus de informar alterações de seu endereço. 

    Numerus Clausus: O termo Numerus Clausus deriva do latim e, em uma tradução literal, significa números fechados. Tal vocábulo é utilizado para designar um rol taxativo.

    B) correta. CAPÍTULO VI - DA COMPETÊNCIA Art. 13. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. 

    C) errado. Art. 15. Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    D) errado. Art. 21. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar. 

    E) errado. Art. 38. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado. § 1º O ônus da prova da invalidade ou da inveracidade do ato administrativo cabe a quem o invoca.

  • GABARITO B


ID
5615878
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPE Prev
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A Emenda Constitucional nº 103/2019 estabeleceu que, quando restar comprovado que o servidor público era a única fonte de renda formal auferida pelo seu dependente, o benefício de pensão por morte será concedido nos termos de lei do respectivo ente federativo, a qual tratará de forma diferenciada a hipótese de morte de determinados servidores públicos decorrente de agressão sofrida no exercício ou em razão da função. Essa regra NÃO se aplica a pensão por morte deixada pela seguinte categoria de servidor público:  

Alternativas