SóProvas



Prova Unesc - 2019 - FLAMA-SC - Geólogo


ID
3076690
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A escrita de textos formais merece atenção. Falar é diferente de escrever, por isso é necessário o conhecimento da norma para podermos nos comunicar por escrito. Identifique qual das alternativas abaixo apresenta um erro se considerarmos a norma padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Quando acordo à noite com fome o microondas me salva.

    >>> temos a junção de um prefixo e de uma palavra com vogais iguais "oo", deve-se usar o hífen: micro-ondas, anti-inflamatório.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • jurava que o erro estava na colocação da crase.Será que bebi hoje?

  • A alternativa B apresenta problemas de pontuação, alem do problema na ortografia de "micro-ondas". A frase possui uma oração adverbial temporal deslocada de longa extensão, devendo ser separada por virgulas.

    "Quando acordo à noite com fome, o microondas me salva" - "O micro-ondas me salva quando acordo a noite com fome"

  • faltou uma vírgula depois de "fome", justificada pela oração subordinada deslocada para o início do período.

  • A crase está incorreta também. Podemos substituir por "de noite", não havendo a presença do artigo.

  • As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite. 

    Na expressão à noite é usada a preposição a e na expressão de noite é usada a preposição de. 

    A expressão de noite é a mais utilizada pelos falantes, mas o uso das duas preposições diferentes não altera o sentido da mensagem. 

    Existem diversos casos de expressões sinônimas formadas com diferentes preposições, como: 

  • micro-ondas tem hífen, questão de eliminação


ID
3076693
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A cidade de Laguna é conhecida nacionalmente por suas praias, pontos turísticos, carnaval, pesca, golfinhos e uma história rica de cultura e tradição. Atente-se ao uso dos porquês nas frases abaixo e identifique a alternativa em que ocorre um erro no emprego desta palavra.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → O Farol de Santa Marta proporciona uma linda visão das praias do farol e seus belos hotéis, pousadas e restaurantes que oferecem aos turistas muito aconchego e comida típica. Sei disso por que já me hospedei duas vezes na cidade.

    >>> o correto seria usar a conjunção coordenativa explicativa "porque", equivalendo a "pois", o "por que" é a junção da preposição "por" e do pronome "que" (equivale a por qual motivo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab - B

    Dicas para saber se é separado ou junto, com acento ou sem acento:

    "Por que" separado em início de frase = por que razão

    "por quê" separado em final de frase = por que razão

    "Porque" junto = pois

    "porquê" = substantivo, geralmente pode ser substituído por "motivo"

  • A Praia do Mar Grosso é conhecida como a menina dos olhos dos lagunenses. É a principal e a mais frequentada do município. Não entendo por que não viemos mais vezes aqui. ( n tem valor de substantivo) porquê!

  • Dica:

    No uso dos porquês geralmente utilizamos o " porque "

    com sentido explicativo ou causal.

    Ele faltou porque estava doente.

    ela está tremendo porque está com frio.

    Ewerton, Na alternativa d) Querem saber por quê?

    O por quê é utilizado em finais de períodos ou orações interrogativas.

    Dúvidas? equívocos? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  •  Sei disso, POIS já me hospedei duas vezes na cidade.

  • Gabarito: B

    Por que → pergunta (por que você estuda?)

    Porque → resposta (estudo porque quero passar!)

    Por quê → fim de frase (vocês estudam por quê?)

    Porquê → substantivo (Eu sei o porquê da sua dedicação)

  • O Farol de Santa Marta proporciona uma linda visão das praias do farol e seus belos hotéis, pousadas e restaurantes que oferecem aos turistas muito aconchego e comida típica. Sei disso por que já me hospedei duas vezes na cidade.

    O correto seria: O Farol de Santa Marta proporciona uma linda visão das praias do farol e seus belos hotéis, pousadas e restaurantes que oferecem aos turistas muito aconchego e comida típica. Sei disso porque (pois) já me hospedei duas vezes na cidade.

  • GABARITO::::::::B)

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer que marquemos a alternativa em que ocorre um ERRO no emprego do "porque". Vejamos:

     .

    A) A terra de Anita Garibaldi é rica em história. Por que você não vem visitar nossa cidade?

    Certo. POR QUE = por qual razão / motivo.

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    B) O Farol de Santa Marta proporciona uma linda visão das praias do farol e seus belos hotéis, pousadas e restaurantes que oferecem aos turistas muito aconchego e comida típica. Sei disso por que já me hospedei duas vezes na cidade.

    Errado. O certo seria PORQUE = "pois", conjunção coordenativa explicativa.

     .

    C) A Praia do Mar Grosso é conhecida como a menina dos olhos dos lagunenses. É a principal e a mais frequentada do município. Não entendo por que não viemos mais vezes aqui.

    Certo. POR QUE = por qual razão / motivo.

     .

    D) Na travessia do Canal da Barra a atração são os golfinhos que além de mostrarem seus magníficos saltos e extrovertidas brincadeiras, também ajudam na pescaria. Querem saber por quê?

    Certo. POR QUÊ = por qual razão / motivo, e vem antes do ponto de interrogação.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

     .

    Gabarito: Letra B

  • Gabarito errado! Não é a letra "B", candidatos sem experiência induzindo os novos ao erro! Aliás temos duas respostas corretas!

    A) A terra de Anita Garibaldi é rica em história. Por que você não vem visitar nossa cidade? (CORRETA, quando for pergunta então usamos separado e sem acento)

    B) O Farol de Santa Marta proporciona uma linda visão das praias do farol e seus belos hotéis, pousadas e restaurantes que oferecem aos turistas muito aconchego e comida típica. Sei disso por que já me hospedei duas vezes na cidade. (ERRADO! Pois trata-se de explicação, e neste caso deve ser junto e sem acento!)

    C) A Praia do Mar Grosso é conhecida como a menina dos olhos dos lagunenses. É a principal e a mais frequentada do município. Não entendo por que não viemos mais vezes aqui. (ERRADO, pois equivale a "por qual motivo", portanto, deve ser junto e com acento)

    D) Na travessia do Canal da Barra a atração são os golfinhos que além de mostrarem seus magníficos saltos e extrovertidas brincadeiras, também ajudam na pescaria. Querem saber por quê? (CORRETA, pois quando precedido de sinal de pontuação é separado e com acento)


ID
3076696
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dois verbos do poema de Mário Quintana aparecem com frequência em textos escritos em norma padrão empregados de forma equivocada: lembrar e esquecer. Com possibilidade de serem escritos com duas regências diferentes, é comum encontrarmos com usos diversos. Assinale a opção em que ocorre um erro no emprego desses verbos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → questão que cai muito, trabalhando a regência do verbo pronominal e o não pronominal: lembra-se/esquecer-se DE alguma coisa (transitivo indireto, complemento preposicionado); lembrar/esquecer algo (transitivo direto, complemento sem preposição)

    >>> Esqueci de que nos feriados os ônibus circulam menos >>> incorreto, pois o verbo não é pronominal, logo o correto seria: esqueci que... OU esqueci-me DE que.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gab - B

    Esqueceu algo; Lembrou algo

    Esqueceu-se de algo; Lembrou-se de algo

  • Famoso tudo ou nada !

    Esquecer ,lembrar : VTD sem preposição e sem pronome.

    VTI com preposição DE e com pronome .

  • Pessoal, essa alternativa D não é VTI?! PRECISAR com sentido de TER NECESSIDADE não exige a preposição DE? Pesquisei aqui e vi que isso é polêmico até para os gramáticos.

  • #RançoEterno Regência
  • Esquece=,lembrar : VTD sem preposição e sem pronome.

    Esqueceu o livro, lembrou o jornal.

    VTI com preposição DE e com pronome .

    Esqueceu-se do livro, lembrou-se do jornal.

  • VERBOS ESQUECER E LEMBRAR.

    APRENDI ASSIM - SE TEM PRONOME, TEM PREPOSIÇÃO. SEM PRONOME SEM PREPOSIÇÃO

  • Essa eu de fato ainda não compreendi, pois se a alternativa A esta correta, a D não deveria ficar "[..] Lembrei O horário" em vez de "DO horário"? Alguém poderia me explicar por favor?


ID
3076699
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Mario Quintana foi um dos maiores poetas brasileiros. Concorreu por três vezes a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, mas em nenhuma das ocasiões foi eleito. Ao ser convidado a candidatar-se uma quarta vez, e mesmo com a promessa de unanimidade em torno de seu nome, o poeta recusou. De sua vasta obra retiramos o seguinte poema:


Do amoroso esquecimento

Eu agora — que desfecho!

Já nem penso mais em ti…

Mas será que nunca deixo

De lembrar que te esqueci?


Das afirmativas abaixo apenas uma não é adequada ao poema de Quintana. Assinale esta opção.

Alternativas

ID
3076702
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os donos de bares e restaurantes, as empresas de locação, os proprietários de estacionamentos e serviços em geral costumam escrever cartazes para vender ou alugar serviços ou divulgar ideias e produtos. Abaixo você encontrará quatro exemplos de placas já vistas na região sul de Santa Catarina. Apenas uma delas não possui algum tipo de erro em relação à norma padrão. Identifique qual é esta placa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) “Hoje lazanha no almoço”. >>> lasanha.

    B) “Concerta-se bicicleta”. >>> concerto de música; conserto de objetos (reparação).

    C) “Batata e sebola roxa a 1,99”. >>> cebola.

    D) “Promoção de minissaias até sexta-feira”. >>> correto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Concerto lembra a musica e conserto lembra manutenção.

  • a) "Hoje lasanha no almoço”

    b) “Conserta-se bicicleta”.

    c) “Batata e cebola roxa a 1,99”.

    d) gabarito

  • É boa para praticar, mas dá para sentir o preconceito linguístico do examinador de longe...

  • Preconceito linguístico? Agora apontar o erro GRAMATICAL é ter preconceito, é pra acabar mesmo.

  • Concerto - C - Canção

    Conserto - S - Solução

  • GABARITO: LETRA D

    A) “Hoje lazanha no almoço”.  lasanha.

    B) “Concerta-se bicicleta”.  Conserto  (restaurar, reparar).

    C) “Batata e sebola roxa a 1,99”. Cebola.

    D) “Promoção de minissaias até sexta-feira”. 

    Obs1. Quando o prefixo terminar com vogal e a palavra começar com R ou S, não há hífen e dobra-se a letra inicial da palavra. (Mini + Saias = Minissaias)

    Obs. 2. Segundo o novo acordo ortográfico, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma palavra com significado próprio. Assim, todos os dias da semana são escritos com hífen. (Sexta-Feira)

  • Não vejo preconceito linguístico. Escrever de acordo com a norma culta é o mínimo que se espera de futuros servidores públicos.


ID
3076705
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas eleições de 2018 foram comuns as fake news, ou seja, notícias falsas criadas para confundir ou atrapalhar os eleitores. Tomadas como verdadeiras, provocaram problemas aos candidatos que tinham que a todo momento explicar o que era mentira e o que era verdadeiro do que estava sendo veiculado. Na língua isso também pode acontecer. Leia com atenção as afirmações abaixo. Uma delas é uma notícia falsa. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → queremos uma alternativa que faça uma afirmação FALSA:

    >>> A terceira pessoa do plural do verbo ‘ver’ deve ser grafada com hífen no primeiro “e”, como na frase “Os eleitores vêem os candidatos interessados em resolver os problemas da comunidade”. >>> incorreto, visto que com o acordo o acento circunflexo foi eliminado das vogais duplas "ee" e "oo": leem, creem, voo, abençoo...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • pra mim,hífen é uma coisa e acento circunflexo é outra.Ou será que bebi hoje?

  • Dois erros na alternativa B: Não é hífen e não se usa circunflexo. O correto é VEEM.

  • Marcelo, acho que o examinador que bebeu mesmo e eu também, porque nem percebi que estava escrito hífen.

  • CRÊ,DÊ,LÊ,VÊ

  • A forma correta de escrita da palavra é veem, sem acento circunflexo. Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra vêem está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

  • A questão exige do candidato conhecimento em sintaxe e grafia. Queremos a única incorreta.

    B- A terceira pessoa do plural do verbo ‘ver’ deve ser grafada com hífen no primeiro “e”, como na frase “Os eleitores vêem os candidatos interessados em resolver os problemas da comunidade”.

    Essa alternativa apresenta dois erros: não é hífen o nome do acento que leva o verbo "ver" na terceira pessoa do plural, aliás, hífen nem acento é. O outro erro é que Veem” é a forma conjugada do verbo “ver”, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, ou seja, sem acento.

    Portanto esse é o gabarito por ser a incorreta.

    As demais alternativas estão corretas e com a própria explicação nelas.

    GABARITO B

  • As palavras voo, leem, deem, creem, entre outras, não são mais acentuadas, segundo o Novo Acordo Ortográfico.

  • só podia ser prova pra geólogo

    um bêbado fez prova pra outros bêbados kkkkk

  • b) a terceira pessoa do plural do verbo ‘ver’ deve ser grafada com hífen no primeiro “e”, como na frase “Os eleitores vêem os candidatos interessados em resolver os problemas da comunidade”. - hífen? Não! Acento circunflexo!

  • antes era assim: CRÊEM DÊEM LÊEM VÊEM

    AGORA é assim: CREEM DEEM LEEM VEEM

  • o erro não é somente por falar em hífen, na verdade devido ao novo acordo, atualmente se usa assim: VEEM, CREEM, DEEM, LEEM E NÃO TEM MAIS CIRCUNFLEXO NESSAS PALAVRAS.

  • Erro na formulação da questão, até porque veem não tem mais acento. Nada haver esse hífen.


ID
3076708
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Imaginemos que uma família de um outro estado está viajando para Florianópolis e após passar a ponte Anita Garibaldi se depara com um outdoor em que está escrito “Bem-vindos à Laguna”. O casal, no carro, começa a conversar sobre esta frase, afirmando que há um erro quanto à norma padrão no que está escrito. Assinale a alternativa que explica o erro em questão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    “Bem-vindos à Laguna”

    quem vai a Laguna volta DE Laguna (temos somente a preposição presente, não há artigo definido "a"), logo não deveria haver crase, o uso do hífen e a pluralização estão corretos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão é que o acordo ortográfico possui um monte de cláusulas e várias exceções.

    As  dizem que para os advérbios mal e bem só usaremos o hífen caso a palavra seguinte comece com uma vogal ou com a letra “h”. Um exemplo é “benfeito” (que agora se escreve assim).

    Resumindo, o “bem-vindo” é uma das inúmeras exceções das várias regras novas.

    Ou seja, bem-vindo ao português.

    Resposta: A

    Fonte: Nova Ortografia

  • Quem vai A e volta DA, crase há.

    Quem vai A e volta DE, crase pra quê.

  • Ixi. Fui no pensamento que teria implícita a palavra Cidade. Tal como falamos Vou à São Paulo. Estou dizendo: "Vou à cidade de São Paulo." Mas talvez tenha dado errado. Com esse pensamento pensei: Bem-vindo a (a Cidade) de Laguna. = Bem-vindo à Laguna. Enfim,, usei o raciocínio errado. #tmj

  • Ixi. Fui no pensamento que teria implícita a palavra Cidade. Tal como falamos Vou à São Paulo. Estou dizendo: "Vou à cidade de São Paulo." Mas talvez tenha dado errado. Com esse pensamento pensei: Bem-vindo a (a Cidade) de Laguna. = Bem-vindo à Laguna. Enfim,, usei o raciocínio errado. #tmj

  • A expressão Bem-Vindo (com hífen) é o modo correto de escrever quando você se refere a uma saudação ou acolhimento em receber alguém. Como os exemplos abaixo:

    “Seja bem-vindo à equipe, Marcelo”.

    “Sejam muito bem-vindos ao evento!”

    Já a palavra Benvindo (tudo junto, sem hífen) tem como significado substantivo próprio, ou seja, refere-se ao nome ou sobrenome de alguém. Como no exemplo:

    “Poderia avisar que Benvindo deseja falar com o Dr.Roberto, por favor?”

  • Simples.

    Quem é bem-vindo é bem-vindo a ?

    não portanto, logo crase tem erro no acento.

  • Letra D: Podem não DEVEM ser escritos com letra maíuscula,

  • Gabarito letra A.

    Não há crase na frase, pois nada solicita a preposição "a", ele é apenas um artigo.

  • Bem vindo A Laguna.

    Para crase teria q especificar...ou seja, À Laguna, cidade de mulheres bonitas.

  • Fui a Laguna, Voltei DE Laguna,se admite o DE não tem crase

  • GABARITO: LETRA A

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
3076711
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao ler um texto, precisamos estar atentos aos diferentes usos que podemos fazer com determinadas palavras. Os anúncios publicitários, as charges, os quadrinhos e as anedotas, em especial, permitem brincarmos com as palavras. Um leitor desatencioso poderá não entender o texto se não observar os recursos expressivos de nossa língua. Abaixo transcrevemos três pequenas anedotas retiradas do blog “Estação da palavra”. Após a leitura, assinale apenas a opção falsa em relação aos textos.


Anedota 1

A professora está ensinando o uso de pronomes e pede ao Carlinhos:

- Faça uma frase com o pronome consigo! O Carlinhos:

- Eu não consigo correr muito.


Anedota 2

A professora mandou Joaozinho recitar uma poesia e ele começou:

- Eu Cavo Tu Cavas Ele cava Nos Cavamos Vos Cavais Eles Cavam


A professora disse a Joãozinho:

- Mas o que há de poético nisto? Joaozinho respondeu:

- Isso pode não ser poético, mas é bastante profundo.


Anedota 3

A professora olhou para o Joãozinho e disse:

- Joãozinho, essa maçã aí, na sua carteira. Ele respondeu:

- É pra mim comer, professora. Ela o corrigiu:

- É pra eu comer.

- Não é para a senhora não, professora, é para mim mesmo.

Alternativas

ID
3076714
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Independente da profissão que exerçamos, é preciso saber escrever textos na norma padrão da língua para que possamos nos comunicar no ambiente de trabalho e fora dele. Textos como memorandos, currículos, ofícios e tantos outros exigem um conhecimento das regras que regulam nosso idioma. Abaixo você encontrará explicações dos problemas causados na interpretação das anedotas da questão anterior. Apenas uma explicação não está correta. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA:

    A) Na frase “- É pra mim comer, professora” o aluno deveria ter usado “eu” no lugar de “mim” pois o pronome aqui tem função de sujeito do verbo “comer”. >>> correto, visto que o pronome "mim" não pode exercer função de sujeito, logo o correto seria o uso do pronome do caso reto "eu".

    B) O pronome “consigo” tem função reflexiva. Por isso o uso estaria correto numa frase do tipo “O artista, na peça, falava consigo mesmo”. >>> correto, visto que ele falava com ele mesmo.

    C) Ao falar “- Não é para a senhora não, professora, é para mim mesmo.” O menino erra novamente no uso do pronome “mim”, que deveria ser “eu mesmo”. >>> incorreto, temos a preposição "para" e após ela usa-se o pronome oblíquo tônico "mim", ou seja: o menino não errou.

    D) A conjugação do verbo “cavar” na anedota 2 obedece ao padrão de conjugação do presente do indicativo. → faltou as anedotas, mas é assim que se encontra: - Eu Cavo Tu Cavas Ele cava Nos Cavamos Vos Cavais Eles Cavam (estando correto).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não existe sujeito preposicionado.

  • O sujeito exige o pronome eu. O complemento pede o pronome mim

    Trouxe o papel para eu mesmo redigir.

    O livro é para eu mesma ler.

    O desafio é para mim mesmo.

  • Beatriz de Carvalho, sujeito preposicionado existe, sim. Em Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara legitima não só a existência desse sujeito, como também seu uso. Segue de perto Bechara o gramático Adriano Gama Kury e Rocha Lima. Além do respaldo dos professores referidos, existe também uma miríade de exemplos em nossa literatura. As bancas de concurso, contudo, optam por rechaçar a existência de sujeito preposicionado, pois a maioria dos gramáticos, não todos, o desabonam.

  • Gabarito: C

  • Em virtude de ela viajar, tive de reprogramar minha vida. (certo)

  • Apenas para deixar mais claro para quem não conhece o que é sujeito preposicionado, vai aí uma frase: "Hoje é dia dele (preposição de + o pronome ele que sintaticamente falando exerce a função de sujeito).

    Agora, se é certo empregar ou não o sujeito preposicionado, é outra história, pois é um assunto controverso entre os gramáticos.

    Por exemplo, os gramáticos Charles Adrien Olivier Grivet e Eduardo Carlos Pereira falam de que não pode existir sujeito preposicionado e isso nasceu de três premissas:

    (1) As preposições sempre subordinam o termo que vem à sua direita (termo regido);

    (2) O sujeito, assim como o predicado, é um dos termos “nobres” da oração e não pode, por isso mesmo, estar subordinado;

    (3) Logo, o sujeito jamais poderá vir regido por preposição.

    Seguindo esse raciocínio, uma frase como “hoje é dia DELE voltar para casa” seria inaceitável, porque o sujeito “ele” estaria regido pela preposição “de”; a forma adequada seria “hoje é dia DE ELE voltar para casa”.

    Contudo, Bechara e Luft dizem o pode existir o sujeito preposicionado, pois, na gramática, o que existe é o sujeito do infinitivo, exemplo: “hoje é dia DELE voltar para casa”, o “de” não está regendo o pronome “ele”, mas sim toda a oração infinitiva, da qual o pronome é o sujeito: Hoje é dia DE + [ele voltar para casa].

    Em termos mais técnicos (se quiser, o leitor pode ignorar o texto abaixo):

    O que explica esse tese é que os velhos gramáticos confundiram a diferença entre sintaxe e fonética. A transformação da frase “a hora DE ELE voltar” em “a hora DELE voltar” é de ordem fonética (é a tradicional elisão), mas não afeta a ordem sintática (não houve a subordinação de “ele” a “dia”).

    Para saber o que marcar na hora da prova, veja qual é o gramático da referência bibliográfica que a sua banca escolheu.

    Já ouvi a recomendação de um professor é que caso não tenha um gramático na referência de sua banca, vá para os gramáticos antigos, pois acontece de que algumas bancas não aceitarem o recurso.

    Referência: https://sualingua.com.br/tag/sujeito-preposicionado/

  • O desafio é para mim mesmo.

    Por que é "para mim" e não "para eu"?

    Para mim, os três exemplos são iguais. E aqui cabe para mim mesmo, rs

  • Assertiva C

    Ao falar “- Não é para a senhora não, professora, é para mim mesmo.” O menino erra novamente no uso do pronome “mim”, que deveria ser “eu mesmo”.

  • Para eu ou para mim?

    https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/para-mim-ou-para-eu.htm

  • Aqui vai um bizu que pouca gente conhece

    • Caso na frase você desloque o Para Mim ou consiga omita ele da frase é porque ele pode está presente na frase, caso eu omita ou desloque ele e perca o sentido a frase é pq ele não pode está na frase

    Perceba que se eu desloco o Para Mim na frase mantém o sentido OBS: “- Não é para a senhora não, professora, é para mim mesmo.” ----> É para mim mesmo, professora, não é para a senhora não. ( Perceba que manteve o sentido, portanto ele existe na frase)

  • A onde é que está esse verbo "cavar" da alternativa D?

    Não entendi foi nada dessa alternativa.


ID
3076717
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Agora você encontrará três notícias falsas e apenas uma verdadeira. Observe os exemplos dados com atenção e assinale a única que corresponde ao uso correto na língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Trabalho no setor de controladoria a mais de 15 anos. >>> correto seria usar o verbo "haver": há mais de 15 anos (marcando tempo decorrido).

    B) O material da apresentação que elaboramos será a cores. >>> Se a televisão não é colorida, dizemos que a televisão é em preto e branco. Portanto, a televisão é em cores.

    C) O serviço da empresa de consultoria engloba a entrega a domicílio. >>> “A expressão ‘a domicílio’ complementa verbos que pedem a preposição A. Exemplo: Levam-se encomendas a domicílio. (Leva-se algo a algum lugar)” “Se o verbo exige a preposição ‘em’, a expressão adequada é ‘em domicílio’. Exemplo: Atende-se em domicílio. (Atende-se alguém em um lugar)”; quem entrega, entrega EM, logo: em domicílio.

    D) Já faz 16 anos que estamos morando em Laguna. >>> correto, verbo "fazer" indicando tempo decorrido, sendo impessoal, temos a nossa resposta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab: D

    > Já faz 16 anos que estamos morando em Laguna > "Fazer" no sentido de tempo decorrido é impessoal.

  • A) Errada. Trabalho no setor de controladoria a mais de 15 anos.

    Trabalho no setor de controladoria mais de 15 anos. (verbo haver indica tempo decorrido)

    B) Errada. O material da apresentação que elaboramos será a cores.

    O material da apresentação que elaboramos será em cores.

    Devemos usar a expressão em cores sempre que quisermos referir que alguma coisa não é em preto e branco e sim colorida.

    https://duvidas.dicio.com.br/em-cores-ou-a-cores/

    C) Errada. O serviço da empresa de consultoria engloba a entrega a domicílio.

    O serviço da empresa de consultoria engloba a entrega em domicílio.

    Em domicilio ou a domicilio?

    As duas expressões estão corretas, existindo no português:

    Quando usar em domicílio?

    Segundo a gramática normativa, a preposição em deverá ser utilizada com verbos estáticos, que não transmitem uma noção de movimento, como: entregar, dar, fazer, cortar...

    Quando usar a domicílio?

    Segundo uma perspectiva normativa da gramática, a preposição a deverá ser utilizada com verbos dinâmicos, que transmitem uma noção de movimento, como: enviar, levar, ir , conduzir, trazer, dirigir-se...

    https://duvidas.dicio.com.br/em-domicilio-ou-a-domicilio/

    D) Correta. Já faz 16 anos que estamos morando em Laguna.

    Quem mora, mora em (na, no, nas, nos).

    Morar, domiciliar-se, estabelecer-se, instalar-se, residir e situar-se são verbos estáticos, isto é, de quietação, de repouso, de permanência, lugar em que. Usam-se pois com a preposição em ( na, no, nas, nos), e não com a preposição a.

    https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2314236

  • a cores= errado

    em cores= certo

    a domicílio X em domicílio= os dois existem, mas depende da regência do verbo.

    entregar: Entrega em domicílio, pois quem entrega, entrega algo A alguém EM algum lugar

    englobar: englobar é transitivo direto, então não exige a preposição A em ''a domicílio''.


ID
3076720
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma grande rede de lojas de departamentos promove uma liquidação de todos os produtos com redução de 20% do seu valor. A promoção é válida só para o final de semana. Terminada a liquidação e voltando a praticar os preços originais, de que porcentagem devem ser acrescidos os preços praticados na liquidação?

Alternativas
Comentários
  • Questão Clássica

    Supondo que o valor total seja 100 para facilitar o cálculo...

    Desconto de 20% = 100 - 20 = 80

    80 para chegar ao preço original (100), deve acrescentar 20; 20 representa 25% de 80.

    80*1,25 = 100.

    Gab. B

  • Suponhamos que seja 1 real o valor total... Logo

    1 --- 100%

    X --- 20%

    X=5

    Portanto 20+5 = 25%

  • 100% é o total - 20% = 80%

    Quer voltar o preço de antes? --> nunca será o valor restante, EX: se quer voltar para 100% é só aumentar +20 que vai da 100. Errado, muita gente pensa assim.

    Você deve aplicar uma nova porcentagem em cima do que você possui para completar os 100%, EX: 25% de 80% = 20.

    20 + 80 que é o que a gente tinha no inicio é igual a 100%.


ID
3076723
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os irmãos Bem-Aventura, Bruno, Hugo, Edison, Fernando e Enio, prestaram um concurso público. Sabe-se que, se Hugo estudou, Edison foi aprovado; se Enio foi aprovado, Hugo estudou; se Bruno não estudou, Fernando também não estudou; Se Bruno estudou, Enio foi aprovado. Sabe-se que Fernando estudou. Então:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Se Hugo estudou, Edison foi aprovado; → Hugo estudou e Edison foi aprovado

    Se Enio foi aprovado, Hugo estudou; → Enio foi aprovado e Hugo estudou.

    Se Bruno não estudou, Fernando também não estudou; → Bruno estudou e Fernando estudou.

    Se Bruno estudou, Enio foi aprovado. → Bruno estudou e Enio foi aprovado.

    >>> Sabe-se que Fernando estudou. → começamos com essa verdade.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A) Enio não foi aprovado → incorreto, Enio foi aprovado.

    B) Fernando foi aprovado → incorreto, não temos essa informação, sabemos somente que Fernando estudou.

    C) Hugo foi aprovado → incorreto, não temos essa informação, sabemos somente que Hugo estudou.

    D) Edison foi aprovado → correto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • bruno, hugo e fernando estudaram

    edison e enio aprovados

  • Não entendi...

  • prontokabô

  • Gabarito: D

  • Alex, resolução:

    se Hugo estudou, Edison foi aprovado (H -> E)

    se Enio foi aprovado, Hugo estudou (EN -> H)

    se Bruno não estudou, Fernando também não estudou (~B -> ~F)

    se Bruno estudou, Enio foi aprovado (B -> EN)

    Fernando estudou.

    ---------------------------------------

    Primeiro considera a última frase como V

    E partindo dela podemos julgar as outras.

    ---------------------------------------

    Ficando assim: (observe a ordem de resolução)

    5) se Hugo estudou V, Edison foi aprovado V

    4) se Enio foi aprovado V, Hugo estudou V

    2) se Bruno não estudou F, Fernando também não estudou F

    3) se Bruno estudou V, Enio foi aprovado V

    1) Fernando estudou. V

    .

    .

    Se então: Vai confirmando ou volta negando.

    Se a primeira for V a segunda tb será

    Se a segunda for F a primeira tb será

    ---------------------------------------

    O "se então" só é falso quando der V->F

    .

    .

    se Hugo estudou, Edison foi aprovado (H -> E) V -> V (V)

    se Enio foi aprovado, Hugo estudou (EN -> H) V -> V (V)

    se Bruno não estudou, Fernando também não estudou (~B -> ~F) F -> F (V)

    se Bruno estudou, Enio foi aprovado (B -> EN) V -> V (V)

    Fernando estudou. (V)

    ---------------------------------------

    Agora, é só analisar as alternativas dadas pela questão.

    ---------------------------------------

    Obs. Se tiver algum erro, por favor me corrijam

  • Aquela questão que dá um nó na cabeça, mas depois que faz parecia que estava na cara

  • O ponto de partida é "FERNANDO estudou". Fazer a "equivalência" do "->" para se Bruno não estudou, Fernando também não estudou que é " se FERNANDO estudou, então BRUNO estudou". O resto só concluir.

  •        v----------------------v

    se Hugo estudou, Edison foi aprovado;

               v----------------------v

    se Enio foi aprovado, Hugo estudou;

                 f----------------------f

    se Bruno não estudou, Fernando também não estudou;

    v----------------------v

    Se Bruno estudou, Enio foi aprovado.

    Sabe-se que Fernando estudou. v

  • Se Hugo estudou, Edison foi aprovado;

    V -> V = V

    Se Enio foi aprovado, Hugo estudou;

    F -> V = V

    Se Bruno não estudou, Fernando também não estudou;

    F -> F = V

    Se Bruno estudou, Enio foi aprovado;

    F -> F = V

    Sabe-se que Fernando estudou = V

    Alternativa E


ID
3076726
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Muitos dos estudiosos afirmam que a água potável de nosso planeta acabará se nós, não adotarmos procedimentos que reduzem os gastos e ainda elaboremos formas de obter mais água potável sem agredir o nosso querido planeta. Uma das formas é reduzir o consumo em todos os setores. Se numa residência, por exemplo, for adotado a política de redução, além de evitar o desperdício, possibilita aos moradores uma economia financeira, sendo que, em geral o valor cobrado se apresentar em quantidade de metros cúbicos consumidos. Nos dados a seguir apresentamos valores de uma certa companhia de saneamento, o valor da fatura é calculado da seguinte maneira:

*até 10m³ →R$ 42,00.

*acima de10m³ e até 30m³→R$ 42,00 mais R$ 5,90 por metro cúbico excedente a 10m³.

*acima de 30m³ →R$ 160,00 mais R$ 10,50 por metro cúbico excedente a 30m³.


Para os dados acima, considere uma função f que relaciona o consumo x de metros cúbicos de água ao valor ƒ(x) da fatura. Essa função pode ser representada por qual das fórmulas a seguir?

Alternativas
Comentários
  • alguem?

  • X será o consumo d'água (e não o excedente), logo dependendo do quanto foi consumido será utilizada uma dessas equações.

    Resposta Letra A (errei).


ID
3076729
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere verdadeiras as afirmações a seguir:


I - Se Vivi é costureira, então Verônica não é advogada

II - Se Verinha é bailarina, então Verônica é advogada

III - Virna é professora

IV - Ou Verinha é bailarina, ou Virna não é professora.


Com base nessas afirmações podemos concluir corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I - Se Vivi é costureira, então Verônica não é advogada → Vivi é costureira e Verônica não é advogada.

    II - Se Verinha é bailarina, então Verônica é advogada → Se Verinha não é bailarina então Verônica não é advogada.

    III - Virna é professora → verdade.

    IV - Ou Verinha é bailarina, ou Virna não é professora. → Verinha não é bailarina e Virna é professora.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Caraca, essa questão eu demorei pra fazer. FORÇAAAAAAAA

  • Gabarito letra B.

    Se todas as assertivas são dadas como CORRETAS e VERDADEIRAS pelo enunciado, logo, teremos:

    (comece sempre pela proposição simples para depois caminhar para as outras)

    ----------------------------------

    VC -> (~VA) = V

    VB -> VA = V

    VP = V

    VB ou...ou VP = V

    ----------------------------------

    Vivi não é costureira

    Verônica é advogada

    Verinha não é bailarina

    Virna é professora

    Se Verônica não é advogada, então Verinha não é bailarina = V (Gabarito)

    (~VA) -> (~VB)

    Lembrem-se que no SE ENTÃO, para dar FALSO é VERA FISCHER (primeira Verdadeira e segunda Falsa), logo, como é o gabarito da questão, o resultado tem que estar VERDADEIRO.

    Verônica é advogada, logo, ~VA está FALSO.

    Verinha é bailarina, logo, ~VB está FALSO.

    FALSO -> FALSO = VERDADEIRO

  • COMEÇAREMOS PELA PREMISSA 3 PARA FICAR MAIS FÁCIL.TEMOS QUE TER EM MENTE QUE TODAS AS PREMISSAS SÃO VERDADEIRAS

    AZUL=VERDADE

    VERMELHO=FALSO

    se..então não pode a primeira ser verdadeira e a segunda falsa.

    ou..ou não pode ter resultados iguais

    I - Se Vivi é costureira, então Verônica não é advogada

    II - Se Verinha é bailarina, então Verônica é advogada

    III - Virna é professora

    IV - Ou Verinha é bailarina, ou Virna não é professora.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b)Se Verônica não é advogada, então Verinha não é bailarina

    Sempre que a primeira for falsa no se...então será verdadeiro.

    GABARITO B

  • OU... OU é disjunção exclusiva, ou é um ou é outro. Assim como "Virna não é prof." é Falso, "Verinha é bailarina" só pode ser Verdadeira.

    O resto é atribuição dos valores.

    I - Se Vivi é costureira(F), então Verônica não é advogada(F) = V

    II - Se Verinha é bailarina(V), então Verônica é advogada (V) = V

    III - Virna é professora (V)

    IV - Ou Verinha é bailarina(V), ou Virna não é professora(F). =V

    a) Se Virna é professora, então Verônica não é advogada V ---> F = F

    b) Se Verônica não é advogada, então Verinha não é bailarina F ---> F = V

    c) Virna é professora e Verônica não é advogada V ^ F = F

    d) Verônica não é advogada ou Vivi é costureira F v F = F

    GAB B

    Erro, INBOX.

  • Tristeza errar por falta de atenção ;(

  • I - Se Vivi é costureira, então Verônica não é advogada

    II - Se Verinha é bailarina, então Verônica é advogada

    III - Virna é professora

    IV - Ou Verinha é bailarina, ou Virna não é professora.

    a) Se Virna é professora, então Verônica não é advogada V ---> F = F

    b) Se Verônica não é advogada, então Verinha não é bailarina F ---> F = V

    c) Virna é professora e Verônica não é advogada V ^ F = F

    d) Verônica não é advogada ou Vivi é costureira F v F = F

    Gabarito B

  • I - Se Vivi é costureira, então Verônica não é advogada F -> F = V

    II - Se Verinha é bailarina, então Verônica é advogada V -> V = V

    III - Virna é professora = V

    IV - Ou Verinha é bailarina, ou Virna não é professora. V _v_ F = V

    Logo, basta apenas ver as alternativas uma a uma.

    Alternativa B

  • so quero a explicação de onde vcs tiraram que '' Veronica advogada e falso''

    Pelos meus cálculos não tem como se afirmar isso,logo pode ser V ou F

    Se ' Vero Balrina ser falso, pra premissa verdadeira '' Vera Advogada pode SEr F ou V''


ID
3076732
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os jornais são uma das mais importantes fontes de informações diárias. Hoje eles estão sendo feitos em papel (forma física), mas a forma online ganha todos os dias mais adeptos. Em uma determinada cidade com cerca de 50 000 habitantes, tem sua população com acesso a 3 jornais, sendo que 40% da população lê o jornal ATUAL, 28% o jornal BOMBÁSTICO,58% o jornal NOVIDADE, 20% lê somente ao jornal ATUAL, 12% lê somente o jornal BOMBÁSTICO, 35% % lê somente ao jornal NOVIDADE, 11% lê somente os jornais ATUAL e NOVIDADE. Considerando os jornais ATUAL, BOMBÁSTICO e NOVIDADE, possuem leitores em comum, e que sempre existem leitores em comum a dois jornais, determine o número de habitantes que leem mais de um jornal:

Alternativas
Comentários
  • DADOS:

    50 000 habitantes

    40% da população lê o jornal ATUAL

    28% o jornal BOMBÁSTICO

    58% o jornal NOVIDADE

    20% lê somente ao jornal ATUAL

    12% lê somente o jornal BOMBÁSTICO

    35% % lê somente ao jornal NOVIDADE

    11% lê somente os jornais ATUAL e NOVIDADE

    Número de habitantes que leem mais de um jornal?

    Jornal ATUAL: dos 40% dos leitores, 20% leem somente ele, 11% leem ele e o jornal NOVIDADE, restando 9% do total de leitores.

    Jornal NOVIDADE: dos 58% dos leitores, 35% leem somente ele, 11% leem ele e o jornal ATUAL, restando 12% do total de leitores.

    Jornal BOMBÁSTICO: dos 28% dos leitores, 12% leem apenas eles, restando 16%.

    Considerando que restam 16% que leem o jornal BOMBÁSTICO, 9% que leem o jornal NOVIDADE e 12% que leem o jornal ATUAL, bem como tais porcentagem estão divididas entre os que leem os jornais ATUAL e BOMBÁSTICO, os jornais NOVIDADE e BOMBÁSTICO; e os jornais ATUAL, BOMBÁSTICO e NOVIDADE. Devemos então somar as porcentagens restante dos jornais ATUAL e NOVIDADE e a porcentagem dos que leem apenas o jornal BOMBÁSTICO (9% + 12% + 12% = 33%), subtraindo desta soma o porcentual total dos que leem o jornal BOMBÁSTICO (33% - 28% = 5%), sendo este resultado o porcentual que leitores dos três jornais.

    Considerando o jornal ATUAL, agora temos que 20% leem somente ele, 11% leem ele e o jornal NOVIDADE e 5% leem ele e os jornais BOMBÁSTICO e NOVIDADE, restando assim 4% que leem e o jornal BOMBÁSTICO; totalizando os 40%. Levando em consideração o jornal NOVIDADE, agora temos dos 58% dos leitores, 35% leem somente ele, 11% leem ele e o jornal ATUAL e 5% leem ele e os jornais ATUAL e BOMBÁSTICO, restando assim, 7% que leem ele e o jornal BOMBÁSTICO.

    Resumindo: 5% leem os três jornais (ATUAL, BOMBÁSTICO e NOVIDADE), 4% leem os jornais ATUAL e BOMBÁSTICO, 11% leem os jornais ATUAL e NOVIDADE, 7% leem os jornais NOVIDADE E BOMBÁSTICO, 20% leem apenas o jornal ATUAL, 35% leem apenas o jornal NOVIDADE e 12% leem apenas o jornal BOMBÁSTICO.

    Por fim, para saber o número de habitantes que leem mais de um jornal devemos somar os 5% que leem os três jornais (ATUAL, BOMBÁSTICO e NOVIDADE), os 4% que leem os jornais ATUAL e BOMBÁSTICO, os 11% que leem os jornais ATUAL e NOVIDADE, os 7% que leem os jornais NOVIDADE E BOMBÁSTICO (5% + 4% + 11% + 7% = 27%), 27% de 50.000 habitantes é 13.500 habitantes.


ID
3076735
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todos os dias nos são apresentadas informações de possíveis resultados dos vários campeonatos que ocorrem no mundo. Basta ligar algum meio de comunicação. Supondo que em certa categoria de corrida de moto, participam 10 equipes com 2 pilotos cada e ao final de cada prova os 6 melhores classificados recebem as respectivas pontuações: 10; 8; 6; 4; 2 ;1. De quantas formas distintas pode ser distribuída a pontuação aos pilotos em uma dessas provas?

Alternativas
Comentários
  • Ele quer quantas possibilidades podemos distribuir a pontuação dos pilotos...

    Para começar, são 10 equipes com 2 pilotos cada, logo temos 20 pilotos...

    Esqueçam aquelas pontuações, é só para confundir,

    Basta saber que teremos o PRIMEIRO COLOCADO, SEGUNDO COLOCADO, TERCEIRO COLOCADO, QUARTO COLOCADO, QUINTO COLOCADO, SEXTO COLOCADO...

    ok, então ele quer saber de quantas formas podemos formar esse pódio!

    logo para o primeiro colocado temos 20 opções (pois são 20 pilotos), para o segundo colocado temos 19 (pois um já foi usado no primeiro colocado), para o terceiro colocado temos 18 opções, para o quarto temos 17, para o quinto temos 16 e para o sexto temos 15...

    vamos multiplicar todos esses valores, e depois dividimos descontando os 6 lugares do pódio, ou seja, sobra 14.. fica mais ou menos assim...

    20.19.18.17.16.15!/ 14!

    20 vezes tudo aquilo ali em cima é o mesmo que 20 fatorial (20!)

    logo temos 20!/14! gab C

  • A questão fala de formas distintas, ou seja, não pode haver repetição, cada elemento pode ser usado apenas uma vez. Logo, temos um arranjo simples. Se temos 10 equipes com 2 pilotos em cada equipe, temos n=20 e p é a quantidade de pontuações p=6.

    A= n!/(n - p)! = 20!/(20-6)! = 20!/14!

    gab. C


ID
3076738
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Atualmente a internet é conhecida e usada por milhões de pessoas. Para que certas informações sejam resguardadas utilizamos senhas, o problema de várias pessoas é que se esquecem delas. Em muitos “sites”, o usuário deve apresentar uma senha para poder ter acesso a eles. Vamos considerar que um “site” solicite uma senha de acesso de 4 caracteres, dos quais os dois primeiros devem ser as vogais e os dois últimos, algarismos de 0 a 9. Depois de dois dias de realizar o cadastro, Drivana esqueceu a sua senha de acesso. Sabendo que para testar cada possível senha Drivana gasta em média 2 minutos, quantos minutos ela vai gastar até digitar a senha correta?

(observação: Para obter a resposta considere que a senha correta seja a última a ser digitada e que ela não repita nenhuma tentativa)

Alternativas
Comentários
  • Bora que só tem tamanho essa questão:

    Total

    5 Vogais

    10 números

    Senha tem 2 vogais e 2 números, então:

    Vogais: 5.4=20

    Números: 10.9=90

    Total tentativas:1.800

    Se o indivíduo demora 2 minutos para cada tentativa, então são 30 tentativas por hora.

    O que dá 520 tentativas por dia.

    No total de 3 dias foram tentadas: 1.560 --->>> Sobrando para o quarto dia 240.

    Aí fui na regra de 3:

    tentativas Horas

    520 24

    240 X

    x= 24.240/520 = 11,0...

    o que já da pra descobrir que ele demora 3 dias 11 horas e alguns minutos

    GABARITO: D

  • Calculo:

    5*5=25

    10*10=100

    25*100=2500

    2 minutos por tentativa dá em uma hora 30 tentativas, vezes 24horas totalizando = 720 tentativas por dia

    2.500/720=3 dias

    720*3 = 2.160

    2.500-2.160= 340 restantes

    340/30=11horas

    30*11= 330

    340-330=10 restantes

    10 tentativas vezes 2 minutos cada = 20 minutos

    Resultado: 3 dias, 11 horas e 20 minutos!

  • Simplificando:

    5 vogais para dois dígitos = 5²

    10 números para dois dígitos = 10²

    5².10² = 2500 tentativas

    2500.2 (minutos) = 5000 (minutos)

    Divide a p*rra toda por 60 mins, terá o total de horas, depois por 24 h, terá o total de dias, o restante serão as horas que sobram, blá,blá,blá... resposta 3 dias 11 horas, Letra D.

  • Prezado Rafael, Nao entendi pois 30 tentativas por hora no final de um dia vai dar 720 tentativas e não 520 como colocou na sua resolução.

  • Eu cheguei no valor de 5000 minutos mas não sei converter em dias com as horas e minutos. Aqui ficou 3,472222 dias

  • Elvis,

    3,47222 dias = 3 dias

    sobrou 0,47 dia

    para saber quantas horas são 0,47 dia, basta multiplicar 0,47 por 24 (1 dia = 24 h)

    0,47*24 = 11,28

    11 horas e alguns segundos

    Se fosse 0,5 dia, seriam 12 horas (metade de um dia = 12 horas)

    1 dia = 24 horas (1*24)

    0,5 dia = 12 horas (0,5*24)

    0,47 dia = 11,28 horas (0,47*24)

  • questão boa, vc obtém 5000 min recorrendo ao seu conhecimento de análise combinatória, e depois é só converter esses minutos em dias, horas e deixar o que sobrar em minutos. Porém há erro na redação dela.


ID
3076741
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um reservatório quando colocado 1 bomba seu conteúdo é escoado totalmente em 1 hora, 37 minutos e 42 segundos. Se forem colocadas duas bombas (e não uma) o tempo necessário para o conteúdo escoar totalmente será de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → 1 hora, 37 minutos= 97 minutos;

    → 1 bomba: 97 minutos e 42 segundos;

    → 2 bombas, metade do tempo: 48 minutos e 51 segundos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Se tem mais bombas trabalhando, então elas fazem o trabalho em menos tempo, ou seja, é inversamente proporcional.

    Uma outra maneira de fazer isso, sem ser com regra de 3 é saber quanto é metade ded 1h37m42s, pois duas bombas fazem o trabalho na metade do tempo.


ID
3076747
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Atualmente as lojas fazem de tudo para atrair os clientes. E os clientes devem estar atentos as Promoções. Vejamos então! Para a compra de uma bicicleta pode-se optar por um dos planos seguintes:

* Plano Alfa: entrada de R$ 400,00 e 13 prestações mensais crescentes, sendo a primeira R$ 35,00; a segunda de R$ 50,00 e a terceira de R$ 65,00 e assim por diante;

*Plano Beta: 15 prestações mensais iguais de R$148,00 cada.


Conforme as informações acima, você optaria por quais dos dois planos, se o seu objetivo é desembolsar o menor valor possível. E qual deveria ser o valor da entrada do primeiro plano para que mantidas as demais condições os desembolsos totais para os planos sejam iguais.

Alternativas
Comentários
  • Dá para fazer o primeiro plano pela propriedades da progressão aritmética.

    descobrindo o 13° termo.

    an: a1+(n-1).r

    a13: 35,00+(13-1).15

    a13: 35,00+180

    a13: 215,00

    Sabendo qual é a décima terceira prestação iremos achar a soma de todas.

    Sn: (a1+an).n/2

    S13: (35+215).13/2

    S13: 1.625,00

    Efetuando a soma temos: 1.625,00 + 400,00 = 2.025,00 com isso concluímos que o plano Alfa é o melhor já que o plano beta ficará no valor de 2.220,00 (148,00 x 15).

    Para igualar os planos ficará faltando o valor de R$ 195,00.

    Resposta letra B.

  • PLANOS:

    Alfa

    Prestações:

    1 = 35

    2 = 50

    3 = 65

    4= 80 assim até a parcela 13, que vai dá um total de 1.625. Soma-se com R$ 400 do plano, que dá um total de 2.025. conclusão de que é o melhor plano.

    Beta

    Ficará no valor de 2.220,00 (148,00 x 15)

    Para igualar os planos ficará faltando o valor de R$ 195,00.

    Gabarito: B


ID
3076750
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Numa planilha eletrônica do Microsoft Office Excel 2010, nas células A1, A2, A3 e A4, informando respectivamente os valores 8, 10, 12, 20 e aplicando a formula abaixo, será obtido o seguinte resultado na célula A5:


=SOMA(SOMA(A1;A3); MÉDIA(A2:A4);A3;A4)

Alternativas
Comentários
  • (8+12)+ (10+12+20/3)+12+20

    20+14+12+20=66

  • =SOMA(SOMA(A1;A3); MÉDIA(A2:A4);A3;A4)

    = (8+12) (10+12+20)/3 + (12+20)

    = 20 + 42 / 3 + 32

    = 20 + 14 + 32

    = 66

  • Regra:

    1º Parênteses

    2º Exponenciação ^

    3º Multiplicação ou divisão

    4º Adição ou subtração.

    Sucesso, Bons estudos não desista!

  • quem fez de cabeça da um joinha :D

  • A1 = 8, A2 = 10, A3 = 12, A4 = 20

    =SOMA(SOMA(A1;A3); MÉDIA(A2:A4);A3;A4)

    =SOMA(SOMA(A1;A3);14;A3;A4)

    =SOMA(20;14;A3;A4)

    =SOMA(20;14;12;20)

    =66

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade da função “SOMA” e “MÉDIA”, bem como das formas de referenciação de um intervalo de células. 

     

    Antes de analisarmos a expressão apresentada no enunciado, vale destacar a funcionalidade da função “SOMA” e “MÉDIA”, bem como das formas de referenciação de um intervalo de células.

     

    Função “SOMA” – Realiza a soma dos valores contidos em um intervalo de células. Essa função possui a seguinte estrutura: “=SOMA)intervalo de células)”. Portanto, a função “=SOMA(A1;A3)”, apresentada no enunciado, somará os valores das células A1 e A3, retornando o valor 20.

    Função “MÉDIA” – Realiza o cálculo da média aritmética simples de um intervalo de células. Essa função possui a seguinte estrutura: “=MÉDIA(intervalo de células)”. Portanto, a função “=MÉDIA(A2:A4)”, apresentada no enunciado, calculará a média aritmética das células A2, A3 e A4, retornando o valor 14. 

     

    Já a referenciação de um intervalo de células pode ser feita por dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:    

     Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.     

    O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão incluídas no intervalo.    

     

    Dessa forma, a função “=SOMA(SOMA(A1;A3); MÉDIA(A2:A4);A3;A4)” somará o resultado das funções “SOMA(A1;A3)” e “MÉDIA(A2:A4)”, bem como os valores contidos nas células A3 e A4, resultando no valor 66.

     

    Gabarito – Alternativa A.  


ID
3076756
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Word possui diversos atalhos para proporcionar ao usuário ganho de tempo na execução de tarefas rotineiras. Considerando que o usuário deseja executar as seguintes ações abaixo, quais as teclas de atalho utilizadas para as respectivas ações:


- Colocar um trecho de texto em itálico

- Realizar uma quebra de página

- Ir para o final do documento

- Inserir uma nota de rodapé

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Para os não assinantes.

  • Assertiva A

    Crtl + I; Ctrl +Enter; Ctrl + End; Alt + Ctrl + F

  • GABARITO: A

     

     

    Crtl + I: ITÁLICO

     

     Ctrl +Enter: QUEBRA DE PÁGINA ( quem não consegue quebrar a página, fica apertando o enter enter enter enter até chegar a próxima página. Quem nunca? rsrs )

     

     Ctrl + End: Ir para o FIM do documento ( The END = o FIM rsrs )

     

     Alt + CTRL + F: Inserir uma nota de roda ( Alt = Altacante que chuta a bola  rsrsrs. Quem está no meio? o CenTRoavante do time de Futebol. Ele se posiciona no centro da linha de ataque.  = Futebol  rsrsrs). Eu entendo de futebol! rsrs! Só assim para decorar!

  • Rodapé, em inglês, é Footnote. Nesse sentido = Alt + Ctrl + Footnote

  • O certo seria ctrl + alt + f

  • questão passível de anulação pois não existe a tecla "Crtl" referente ao primeiro atalho das alternativas

  • Acertei por conta do ALT+CTRL+F.

  • Decore os atalhos, simples!

    Da menos trabalho decorar os atalhos do que esses mnemônicos.

    Bons estudos.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções no Word, mais especificamente quanto aos atalhos responsáveis por, respectivamente, aplicar o efeito itálico, inserir uma quebra de página, mover o curso para o final do documento e inserir uma nota de rodapé.

     

    A) Correta – Os atalhos CTRL + I, CTRL + Enter, CTRL + End e ALT + CTRL + F têm como função, respectivamente, aplicar o efeito itálico na palavra selecionada, inserir uma quebra de página, mover o cursor para o final da página e inserir uma nota de rodapé.

    B) Incorreta – O atalho CTRL + Espaço tem como função retirar a formatação do item selecionado, enquanto o CTRL + F altera o espaçamento da linha para 1,15.

    C) Incorreta – Não há função para a combinação ALT + F.

    D) Incorreta – O atalho CTRL + J aplica o alinhamento justificado no item selecionado, enquanto o CTRL + F altera o espaçamento da linha para 1,15.

     

    Gabarito – Alternativa A.


ID
3076762
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows 10 é um sistema operacional da Microsoft desenvolvido para ser utilizado em computadores. Esse sistema operacional disponibiliza uma série de atalhos que visam proporcionar ganho de tempo agilidade nas ações realizadas na utilização do computador.

Assinale a alternativa correta abaixo que corresponde respectivamente a execução das teclas de atalho no Windows 10:


Windows + I; Windows + D; Windows + TAB; Windows + E.

Alternativas
Comentários
  • Só de saber que a tecla Wind + D mostra a área de trabalho já mataria a questão.

  • Só testando!

  • Como disse a amiga no comentário abaixo. Bastaria saber que o "Windows + D" mostra a área de trabalho para matar a questão. O Atalho para abrir a janela do PROMPT DE COMANDO é "Windows + R"

  • Gabarito - B

    Não confunda os seguintes atalhos:

    WIND + D = mostra o Desktop (área de trabalho)

    WIND + M = minimiza todos os aplicativos em execução.

    Ainda que a finalidade de ambos sejam a mesma, suas respectivas funções são diferentes. Cuidado!

    Bons estudos.

  • W+Desktop!

    W+Explorer!

    W+TAB --> lembre do Alt+TAB

    Alt+TAB, se segurado, mostra os programas em execução. W+TAB é algo semelhante, mostrando também o histórico de atividade.

    W+I --> Configurações. Possivelmente o que a maioria não deve saber.

    W+D matava a questão!

    W+R --> Abre o Executar! Digite CMD no executar que vc abre o prompt de comando. (Não conheço atalho pra abrir ele... não diretamente)

  • Newton, foi assim que acertei! Kkkk

  • Tecla do logotipo do Windows  + I

    Abrir configurações

    Tecla do logotipo do Windows  + D

    Exibir e ocultar a área de trabalho

    Tecla do logotipo do Windows  + Tab

    Abrir a Visão de tarefas

    Tecla do logotipo do Windows  + E

    Abrir o Explorador de Arquivos

    GAB - B

    fonte: https://www.windowsteam.com.br/dicas-lista-completa-de-todos-os-atalhos-de-teclado-no-windows-10/

  • Letra B

    Você concurseiro que está quebrado, sem dinheiro até mesmo para pagar o acesso dessa plataforma, encontrei uma solução para você faturar, dependendo do seu desempenho de iniciante,de 50 a 400 reais por dia!!

    Acesse o link: https://go.hotmart.com/Y37144874Y

    Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. -William Shakespeare


ID
3076765
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Laguna, sobre as formas de provimento de cargos públicos é correto afirmar o seguinte:

Alternativas

ID
3076768
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A afirmativa correta, em relação as denominações abaixo, conforme o disposto no artigo 3º, da Lei nº 136, de 1º de junho de 2006 é:

Alternativas

ID
3076771
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas, em relação aos deveres dos servidores:


1 - Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.

2 - Cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais;

3- Levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;

4- Representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, após a autorização da Câmara Municipal.


Segundo o disposto na Lei nº 136, de 1º de junho de 2006, a alternativa que indica todas as afirmativas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: D

  • Lei 8.112/90

     Art. 116.  São deveres do servidor:

           I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

           II - ser leal às instituições a que servir;

           III - observar as normas legais e regulamentares;

           IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

           V - atender com presteza:

           a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

           b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

           c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

            VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                 

           VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

           IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

           X - ser assíduo e pontual ao serviço;

           XI - tratar com urbanidade as pessoas;

           XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

           Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • Art. 67 São deveres do servidor, entre outros:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;

    VI - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VII - guardar sigilo sobre assunto da administração pública;

    VIII - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    IX - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Parágrafo único. A representação de que trata o inciso IX será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representado ampla defesa.


ID
3076774
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Munícipio de Laguna, dispõe que poderá o servidor ausentar-se do serviço:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

       Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:  

     II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias

    a- 1 dia

    c- 8 dias

    d- 8 dias

  • essa questão deve se referir a alguma lei municipal, mas está classificada como lei 8.112.

    Ou isso, ou o gabarito está errado, pois está dando a alternativa C

    Por favor, ajudem a notificar o erro!

  • O site esta buscando questões do âmbito estadual e se tratando como se fosse federal totalmente errado.

  • Que susto, fiquei sem entender o motivo de ter errado kkk

  • Ainda bem que não moro em laguna haha, Na lei 8.112 é 8

  • SEÇÃO III

    OUTROS AFASTAMENTOS

    Art. 65 Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - por 1 (um) dia, para se alistar como eleitor;

    III - por 5 (cinco ) dias consecutivos em razão de:

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

    Parágrafo único. À servidora gestante, fica assegurado o direito de afastamento para repouso, na forma do Regulamento Geral da Previdência Social.

  • O Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Laguna, dispõe que poderá o servidor ausentar-se do serviço.

    A questão refere-se ao estatuto dos servidores do Município de Laguna e estava, portanto, classificada errada! Por outro lado, o gabarito está correto!

    Art. 65 Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 dia, para doação de sangue;

    II - por 1 dia, para se alistar como eleitor;

    III - por 5 dias consecutivos em razão de:

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

    O comentário mais curtido está errado, cuidado!


ID
3076777
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com fundamento na Lei nº 136, de 1º de junho de 2006, que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Laguna, sobre a concessão das licenças ao servidor é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3076780
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Baseando-se no artigo 5º e, seus respectivos, incisos, da Constituição Federal de 1988, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput, estabelece “a inviolabilidade do direito à vida”, o qual é considerado o mais básico de todos os direitos.

( ) A lei punirá, em caráter de excepcionalidade, a discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

( ) A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal de 1988.

( ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, não sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Alternativas
Comentários
  • A Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput, estabelece “a inviolabilidade do direito à vida”, o qual é considerado o mais básico de todos os direitos. (VERDADEIRO)

    A lei punirá, em caráter de excepcionalidade, a discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. (FALSO)

    Art. 5º, XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

    A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal de 1988. (VERDADEIRO)

    Art. 5º, XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

    São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, não sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    Art. 5º, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    Gabarito: A

  • basta destrinchar as duas últimas ja mata a questão.

  • Lembrando que na DESAPROPRIAÇÃO por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social a indenização é PRÉVIA e em dinheiro, ressalvados os casos previstos na CF. Já nos casos de iminente perigo público é assegurada indenização ULTERIOR (posterior) e apenas quando houver DANO.

  • errei pq fala que o direito a vida é o mais básico... interpretei errado.. e nem li as duas últimas, dava pra ter matado a questão
  • Gabarito: Letra A!

    Desapropriação = indenização é PRÉVIA!

    Iminente perigo público = indenização POSTERIOR, se houver dano!

  • A Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput, estabelece “a inviolabilidade do direito à vida”, o qual é considerado o mais básico de todos os direitos.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, 

    A lei punirá, em caráter de excepcionalidade, a discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

    XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

    A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal de 1988.

    XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição

    São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, não sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

  • A Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput, estabelece “a inviolabilidade do direito à vida”, o qual é considerado o mais básico de todos os direitos.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, 

    A lei punirá, em caráter de excepcionalidade, a discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

    XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

    A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal de 1988.

    XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição

    São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, não sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

  • (V) A Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput, estabelece “a inviolabilidade do direito à vida”, o qual é considerado o mais básico de todos os direitos.

    Art. 5º, CF - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...).

    (F) A lei punirá, em caráter de excepcionalidade, a discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

    Art. 5°, XLI, CF - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

    (V) A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal de 1988.

    Art. 5º, XXIV, CF - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição

    (F) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, não sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    Art. 5°, X, CF - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação

  • A questão trata sobre os direitos e garantias individuais, previstos no artigo 5º da Constituição Federal.


    O artigo 5º da Constituição Federal apresenta os direitos e garantias individuais em um rol exemplificativo, isto é, é possível encontrar outros direitos e garantias individuais de forma esparsada pelo texto constitucional. Somado a isso, o artigo 5º, §2º, do texto constitucional menciona que os direitos e garantias expressos não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios adotados pela própria Constituição ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.


    Conhecer as disposições do artigo 5º é muito importante, pois em várias casos as bancas exigem a literalidade de algum ou alguns dos setenta e oito incisos dessa norma constitucional e, além disso, podem tentar confundir a pessoa ao efetuar modificações no texto.


    Um ponto importante é que questões desse jaez permitem uma análise estratégica, pois, por exemplo, se o primeiro item for verdadeiro, é possível eliminar as alternativas "C" e "D".


    Passemos a analisar os itens.

    O item I está correto, pois o art. 5º, caput, da Constituição Federal aduz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes. Logo, há previsão do direito à vida e ele realmente é o mais essencial, pois permite o gozo dos demais direitos.


    O item II está errado, pois contraria o disposto no art. 5º, XLI, da Constituição Federal, que aduz que a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. Percebe-se que haverá punição, mas nada fala do viés de excepcionalidade.


    O item III está correto, pois se coaduna ao disposto no art. 5º, XXIV, da Constituição Federal, que aduz justamente que a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos no próprio texto constitucional federal.


    O item IV está errado, pois contraria o disposto no art. 5º, X, da Constituição Federal, que aduz que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Assim, o erro do item está em ter excluído o direito à indenização pelo dano material e moral.


    Depreende-se que a sequência correta é V-F-V-F.


    Gabarito: Letra "A".


ID
3076783
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, desta forma, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A )A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União, dos Estados e Municípios ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

    B) A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e pelos Estados e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

    C) Gabarito

    D) Às polícias militares cabem a polícia ostensiva, a preservação da ordem pública, a polícia judiciária e a apuração de infrações penais; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

  • Alternativa correta: C (texto literal do art. 144, § 8º da Constituição Federal).

    Atenção!!! Pegadinha na assertiva A, pois menciona as palavras ESTADO e MUNICÍPIOS:

    A) A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União, dos Estados e Municípios ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

  • A) ERRADA

    A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União, dos Estados e Municípios ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

    Art. 144. § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: 

    I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações interesses da União cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

    B) ERRADA

    A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e pelos Estados e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

    Art. 144. § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. 

    C) CORRETA Art. 144. § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

    D)ERRADA

    Às polícias militares cabem a polícia ostensiva, a preservação da ordem pública, a polícia judiciária e a apuração de infrações penais(classificação da PC); aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    Art. 144 § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

  • GABARITO - LETRA C

    Vale ressaltar que a Guarda Municipal é subordinada ao chefe do Poder Executivo Municipal (Prefeito), conforme Art. 6º, Parágrafo Único da Lei 13.022/2014.

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

    "Seja 1% melhor a cada dia".

  • a) A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União, dos Estados e Municípios ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei. -> INCORRETO.

    b) A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e pelos Estados e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. -> INCORRETO.

    c) Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. -> CORRETO.

    d) Às polícias militares cabem a polícia ostensiva, a preservação da ordem pública, a polícia judiciária e a apuração de infrações penais; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. -> INCORRETO.

  • Art. 144 § 8º 

    Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas À PROTEÇÃO DE SEUS BENS, SERVIÇOS E INSTALAÇÕES, conforme dispuser a lei.

    GAB = C

  • Gabarito Alternativa (C). Esquematizando fica mais fácil de identificar o erro. Polícia Federal: -instituída por lei -organizada e mantida pela União -previne e reprime: tráfico, contrabando, descaminho -exerce polícia: marítima, aeroportuária e de fronteira -exerce com EXCLUSIVIDADE a função de polícia judiciária da União -apura infrações penais: A) ordem econômica e social B) detrimento de bens/servições da União, entidade autárquica e empresa pública (união) C) outras infrações de repercussão interestadual e internacional + repressão uniforme. ————————————————————— Polícia Rodoviária Federal: patrulhamento ostensivo da rodovia federal. —————————————————————- Polícia Civil -dirigida por Delegado -incumbe a função de polícia judiciária, ressalvada competência da União e apuração de infração penal, salvo militar. ————————————————————— Polícia Militar: -polícia ostensiva -preservação da ordem pública -força auxiliar e reserva do exército.
  • A questão exige conhecimento acerca das disposições constitucionais que envolvem a temática da segurança pública, notadamente no tocante às competências das forças militares e sua correlação com os entes federativos.


    Destaque-se que essa questão requereu um forte conhecimento do teor da Constituição Federal, demonstrando a grande importância da leitura atenta das normas constitucionais.


    Passemos às alternativas.


    A alternativa "A" está errada, pois contraria o disposto no art. 144, §1º, I, da Constituição Federal, que aduz que compete à Polícia Federal apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei. Verifica-se que a disposição normativa não menciona Estados ou Municípios.


    A alternativa "B" está errada, pois contraria o disposto no art. 144, §2º, da Constituição Federal, que aduz que a polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. O erro do item em análise está na menção de que a Polícia Rodoviária Federal seria mantida também pelos Estados, sendo que é apenas pela União.


    A alternativa "C" está correta, pois se coaduna ao disposto no art. 144, §8º, da Constituição Federal, que aduz justamente que os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.


    A alternativa "D" está errada, pois contraria o disposto no art. 144, §5º, da Constituição Federal, que aduz que às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. Verifica-se que a função de polícia judiciária não é das polícias militares, mas sim das polícias civis, nos termos do art. 144, §4º, da Constituição Federal.


    Gabarito: Letra "C".


ID
3076786
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, conforme redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998, em seu artigo 37, estipulou que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Constituição Federal

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    a) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    b) Legalidade, pessoalidade, celeridade, igualdade e irretroatividade.

    c) Legalidade, pessoalidade, celeridade, igualdade, fiscalização e irretroatividade.

    d) Legalidade, impessoalidade, celeridade, igualdade, fiscalização e irretroatividade.

  • Gabarito A

    famoso LIMPE

  • Lembrando que o princípio da eficiência foi o último a ser inserido no art. 37.

  • A administração pública direta e indireta obedecerá os seguintes princípios:

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    O famoso LIMPE, muitas bancas costumam trocar estas palavras por outras parecidas, tome cuidado!

  • CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • A EFICIÊNCIA foi a última a ser Inserida nos princípios da administração Pública

    VAMOS PRA CIMA, ESTUDAR ATÉ A POSSE!!

  • Gabarito: A

    (L) egalidade

    (I) mpessoalidade

    (M) oralidade

    (P) ublicidade

    (E) ficiência

  • Gabarito : A

    Famoso LIMPE

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • Nem pra cair uma dessa na prova kkkk

  • E aquela famosa não caiu no meu concurso kkkk

  • E aquela famosa não caiu no meu concurso kkkk

  • A questão exige conhecimento sobre o tema princípios administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta de acordo com o problema trazido:

    A Constituição Federal de 1988, conforme redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998, em seu artigo 37, estipulou que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos seguintes princípios:

    Vejamos as alternativas:

    a) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. É o famoso "LIMPE": Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Inteligência do art. 37, caput, CF: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    b) Legalidade, pessoalidade, celeridade, igualdade e irretroatividade.

    Errado. O correto seria IMPESSOALIDADE. Celeridade é princípio processual; Igualdade é princípio constitucional e o princípio da irretroatividade é bastante utilizado no direito penal.

    c) Legalidade, pessoalidade, celeridade, igualdade, fiscalização e irretroatividade.

    Errado. Vide letra "b" e Fiscalização não é princípio.

    d) Legalidade, impessoalidade, celeridade, igualdade, fiscalização e irretroatividade.

    Errado. Vide letra "b" e "c".

    Gabarito: "A"


ID
3076789
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre as garantias processuais constitucionais dos direitos fundamentais, previstas na Constituição Federal de 1988, as quais, a doutrina tem denominado de “remédios constitucionais”, encontra-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D para os não assinantes

    A) O mandado de segurança, (HABEAS CORPUS) o qual se concederá sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

    B)O mandado de segurança, o qual se concederá para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. (Gabarito)

    C)O habeas data,(HABEAS CORPUS) o qual se concederá sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

    D) O habeas data,(MANDADO DE SEGURANÇA) o qual se concederá para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou mandado de segurança, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

  • Gabarito letra D para os não assinantes.

    Um pequeno resumo sobre os remédios Constitucionais:

    Habeas corpus:

    Objeto: Liberdade de Locomoção (pode ser preventivo ou repressivo);

    Partes: Pessoa física x Estado (pessoa jurídica não pode ser paciente, mas pode impetrar);

    Precisa de advogado? NÃO;

    Tem custas? Não;

    Habeas Data:

    Objeto: Direito informação pessoal (precisa haver pedido e negativa);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogado? NÃO;

    Tem custas? Não;

    Mandado de Segurança:

    Objeto: Direito líquido e certo ( não amparado por  habeas corpus ou habeas data);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogado? SIM

    Tem custas? SIM;

    Prazo decadencial de 120 dias;

    Mandado de Injunção:

    Objeto: Lacuna na Lei (sobre: Nacionalidade, cidadania ou soberania);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogado? SIM

    Tem custas? SIM;

    Ação Popular:

    Objeto: Defender bens Públicos (meio ambiente, propriedade, cultura...);

    Partes: CIDADÃO x Estado (bancas adoram dizer que o MP ou outro órgão pode propor ação popular não caia nessa!)

    Precisa de advogado? SIM

    Tem custas? Regra:NÃO; exceção: agiu de má fé: SIM, terá custas;

  • Gabarito letra D para os não assinantes.

    Um pequeno resumo sobre os remédios Constitucionais:

     Habeas corpus:

    Objeto: Liberdade de Locomoção (pode ser preventivo ou repressivo);

    Partes: Pessoa física x Estado (pessoa jurídica não pode ser paciente, mas pode impetrar);

    Precisa de advogadoNÃO;

    Tem custas? Não;

     Habeas Data:

    Objeto: Direito informação pessoal (precisa haver pedido e negativa);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogadoNÃO;

    Tem custas? Não;

     Mandado de Segurança:

    Objeto: Direito líquido e certo ( não amparado por  habeas corpus ou habeas data);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogadoSIM

    Tem custas? SIM;

    Prazo decadencial de 120 dias;

     Mandado de Injunção:

    Objeto: Lacuna na Lei (sobre: Nacionalidade, cidadania ou soberania);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogadoSIM

    Tem custas? SIM;

     Ação Popular:

    Objeto: Defender bens Públicos (meio ambiente, propriedade, cultura...);

    PartesCIDADÃO x Estado (bancas adoram dizer que o MP ou outro órgão pode propor ação popular não caia nessa!)

    Precisa de advogadoSIM

    Tem custas? Regra:NÃO; exceção: agiu de má fé: SIM, terá custas;

  • Gabarito B!

    não entendo o motivo dos colegas terem falado que a correta é a D!

  • Gab. B

    HC e HD são gratuitos.

    Lembrando que HC pode ser impetrado por qlq pessoa, nacional o estrangeira, mas sempre em português.

    Bons estudos!

  • Gabarito: B

    __________

    Informação adicional

    MANDADO DE SEGURANÇA

    LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 - Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. 

    Art. 1º Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça

    § 1º Equiparam-se às autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou órgãos de partidos políticos e os administradores de entidades autárquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurídicas ou as pessoas naturais no exercício de atribuições do poder público, somente no que disser respeito a essas atribuições. 

    __________

    STJ, Súmula 333: Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública.

    __________

    Questão recente sobre Mandado de Segurança. Prova Magistratura TJ/AL 2019:

    Quanto ao remédio constitucional mandado de segurança,

    (A) denegada a segurança, é descabido o uso de ação própria pelo requerente.

    (B) permite-se a fungibilidade com a ação civil pública ou como sucedâneo da ação popular, na proteção de direitos coletivos.

    (C) não admite o litisconsórcio ativo, sendo o litisconsórcio passivo causa de extinção da ação mandamental.

    (D) o pedido de reconsideração na esfera administrativa interrompe o prazo decadencial para sua impetração.

    (E) os representantes ou órgãos de partidos políticos e os dirigentes de estabelecimento de ensino superior são considerados autoridade coatora para o fim de legitimidade passiva do mandado de segurança.

  • GAB B

     Habeas corpus:

    Objeto: Liberdade de Locomoção (pode ser preventivo ou repressivo);

    Partes: Pessoa física x Estado (pessoa jurídica não pode ser paciente, mas pode impetrar);

    Precisa de advogadoNÃO;

    Tem custas? Não;

     Habeas Data:

    Objeto: Direito informação pessoal (precisa haver pedido e negativa);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogadoNÃO;

    Tem custas? Não;

     Mandado de Segurança:

    Objeto: Direito líquido e certo ( não amparado por  habeas corpus ou habeas data);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogadoSIM

    Tem custas? SIM;

    Prazo decadencial de 120 dias;

     Mandado de Injunção:

    Objeto: Lacuna na Lei (sobre: Nacionalidade, cidadania ou soberania);

    Partes: Pessoa física/ Pessoa jurídica x Estado

    Precisa de advogadoSIM

    Tem custas? SIM;

     Ação Popular:

    Objeto: Defender bens Públicos (meio ambiente, propriedade, cultura...);

    PartesCIDADÃO x Estado (bancas adoram dizer que o MP ou outro órgão pode propor ação popular não caia nessa!)

    Precisa de advogadoSIM

    Tem custas? Regra:NÃO; exceção: agiu de má fé: SIM, terá custas;

  • Art. 5º, LXIX, CF - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

    Art. 5º, LXVIII, CF - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

    Art. 5º, LXXII, CF - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

  • CUIDADO: O Habeas Data precisa de advogado, apesar de ser gratuito.


ID
3076792
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação ao que estabelece a Constituição Federal de 1988, aos direitos e deveres individuais e coletivos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • CF:

    A) Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    B) Não haverá penas:a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX ....

    C)A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    D) GABARITO

  • GABARITO: D

    LETRA A:

    Art. 5º, LI, CF - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei

    LETRA B

    Art. 5º, XLVII, CF - não haverá penas:

     a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

     b) de caráter perpétuo;

     c) de trabalhos forçados;

     d) de banimento;

     e) cruéis;

    LETRA C

    Art. 5º, XL, CF - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    LETRA D

    Art. 5º, IV, CF - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

  • Complementando..

    A) Nenhum brasileiro, nato ou naturalizado, poderá ser extraditado.

    Extradição= aplicação em caso de crimes

    Não se aplica a Brasileiro nato. (O que não significa que o brasileiro nato não possa perder a nacionalidade)

    Crime comum= antes da naturalização.

    Tráfico ilícito de entorpecentes (11.343/06, art. 33...) Antes ou depois da naturalização.

    B) Tem uma operação do Corpo de bombeiros militar e Polícia Federal

    CBM PF

    Cruéis

    Banimento

    Morte (Salvo guerra declarada)

    Perpétuo

    Forçados

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A) Nenhum brasileiro, nato ou naturalizado, poderá ser extraditado.

    ERRADO

    O poderá ser extraditado naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins

    ________________________________________________________________________________________________

    B) Não haverá penas no Brasil: de caráter perpétuo; de trabalhos forçados; de banimento; cruéis; de morte, mesmo em caso de guerra declarada.

    ERRADO 

    Em casos de guerra declarada tem pena de morte

    _______________________________________________________________________________________

    C) A lei penal não retroagirá, mesmo que para beneficiar o réu.

    ERRADO

    A lei penal retroagirá somente se beneficiar o réu.

    _________________________________________________________________________________________________

    D) A manifestação do pensamento é livre, sendo proibido o anonimato.

    CERTO

    Art. 5º, IV, CF/88

  • Gabarito D

    Vedado e Proibido são semelhantes

  • Questões assim jamais cairão na minha prova.. nunca...nunca...

  • EM BREVE PAPA CHARLIE

  • Essa e para não zerar a prova

  • Essa e para não zerar a prova

  • PMGO #MIKE

  • GABARITO ( D )

    PMGO

    PMGO

    LETRA A:

    Art. 5º, LI, CF - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei

    LETRA B

    Art. 5º, XLVII, CF - não haverá penas:

     a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

     b) de caráter perpétuo;

     c) de trabalhos forçados;

     d) de banimento;

     e) cruéis;

    LETRA C

    Art. 5º, XL, CF - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    LETRA D

    Art. 5º, IV, CF - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

  •  b) Não haverá penas no Brasil: de caráter perpétuo; de trabalhos forçados; de banimento; cruéis; de morte, mesmo em caso de guerra declarada.

  • A- Nenhum brasileiro, nato ou naturalizado, poderá ser extraditado - FALSO

    Art. 5°, LI, CF. nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    B- Não haverá penas no Brasil: de caráter perpétuo; de trabalhos forçados; de banimento; cruéis; de morte, mesmo em caso de guerra declarada - FALSO

    Art. 5º, XLVII, CF - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados; d) de banimento; e) cruéis;

    C- A lei penal não retroagirá, mesmo que para beneficiar o réu - FALSO

    Art. 5º, XL, CF - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    D- A manifestação do pensamento é livre, sendo proibido o anonimato - CORRETO, DE ACORDO COM ART. 5°, IV, CF

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e deveres individuais e coletivos.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Brasileiro naturalizado poderá ser extraditado. Art. 5º, LI, CRFB/88: "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei".

    Alternativa B - Incorreta. Poderá haver pena de morte em caso de guerra declarada. Art. 5º, XLVII, CRFB/88: "não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados; d) de banimento; e) cruéis".

    Alternativa C - Incorreta. A lei penal retroagirá para beneficiar o réu. Art. 5º, XL, CRFB/88: "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;".

    Alternativa D - Correta! Art. 5º, IV, CRFB/88: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.


ID
3076795
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as assertivas abaixo sobre a responsabilidade civil do Estado, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa, conforme o disposto no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

( ) As pessoas jurídicas de direito público, exceto as de direito privado, prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa, conforme o disposto no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

( ) No Brasil está em vigência desde 1873, com a instauração do Tribunal de Conflitos, a Teoria da Responsabilização do Estado, na qual, o Estado passa a ser responsabilizado em todas as situações, de forma subjetiva e objetiva concomitantemente.

( ) Na Teoria da Responsabilidade Subjetiva do Estado era necessário a comprovação dos seguintes elementos para o Estado ser responsabilizado: a conduta estatal; o dano; o nexo causal entre a conduta e o dano; e o elemento subjetivo, a culpa ou o dolo do agente.

Alternativas
Comentários
  • ( ) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa, conforme o disposto no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

    VERDADEIRO. CF, ART. 37, § 6º.

    Art. 37:

    [...]

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    ( ) As pessoas jurídicas de direito público, exceto as de direito privado, prestadoras de serviços públicos

    responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa, conforme o disposto no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

    FALSO. CF, ART. 37, § 6º.

    ( ) No Brasil está em vigência desde 1873, com a instauração do Tribunal de Conflitos, a Teoria da Responsabilização do Estado, na qual, o Estado passa a ser responsabilizado em todas as situações, de forma subjetiva e objetiva concomitantemente.

    FALSO. "Com o advento do período imperial, surge, através de leis e decretos esparsos, a responsabilidade patrimonial do Estado. Tal responsabilidade era prevista, por exemplo, em casos de danos causados por estrada de ferro, serviços de correio e colocação de linhas telegráficas. [...] A Constituição de 1824, em seu art. 179, XXIX, previa a responsabilidade dos empregados públicos pelos abusos e omissões praticadas no exercício de sua função, ressaltando, porém, em seu art. 99, a impossibilidade de responsabilização do Imperador, já que o Chefe Supremo era sagrado e inviolável. " (https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/46632/a-evolucao-da-responsabilidade-civil-do-estado-no-ordenamento-juridico-brasileiro)

    Ou seja, inicialmente era justamente o contrário do afirmado, o estado era, regra geral, irresponsável pelos danos advindos de suas condutas.

    ( ) Na Teoria da Responsabilidade Subjetiva do Estado era necessário a comprovação dos seguintes elementos para o Estado ser responsabilizado: a conduta estatal; o dano; o nexo causal entre a conduta e o dano; e o elemento subjetivo, a culpa ou o dolo do agente.

    VERDADEIRO. A teoria subjetiva da responsabilidade requer a presença do elemento dolo ou culpa, diferindo da regra geral insculpida na CF, art. 37, §6º, a qual prescinde do elemento subjetivo, bastando a comprovação da conduta, dano e nexo causal.

  • O Tribunal de Conflitos inaugurou, em 1873, a responsabilidade civil do Estado (até aqui está correto). Mas Teoria que embasava essa responsabilidade à época era a RESPONSABILIDADE COM PREVISÃO LEGAL, na qual o Estado só era responsabilizado em casos pontuais, ou seja, somente quando houvesse previsão legal específica para essa responsabilidade, sendo casos muito restritos de responsabilização. (Não eram em todas as situações - como a assertiva menciona).

  • Complemento:

    A responsabilidade extracontratual do estado abrange:

    Administração direta

    União, estados, DF, Municípios

    Pessoas jurídicas de direito público

    Administração indireta

    pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público.

    Concessionarias de serviço público ( Objetiva).

    Esquemas de responsabilidade extracontratual:

    Conduta comissiva:

    Risco administrativo (Adotada)

    Risco integral (Exceção, sem excludentes de responsabilidade)

    Conduta omissiva:

    Regra (Subjetiva-STJ)

    Culpa do serviço

    Culpa administrativa

    Culpa anônima (Necessário comprovar a negligência do serviço ou sua má execução)

    Exceção: (Omissão específica....Risco suscitado, criado)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

    Equívocos? Dúvidas? Mande msg.

  • 2 chatos: quem comenta que a questão é fácil e quem comenta que a questão é difícil.

  • GABARITO A

    OBS.: Na segunda assertiva " As pessoas jurídicas de direito público, exceto as de direito privado, prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa, conforme o disposto no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988."

    Todas a pessoas de DIREITO PUBLICO E DIREITO PRIVADO estarão na modalidade de risco administrativo, porém, SOMENTE se PRESTADORA DE SERVIÇO PUBLICO se forem exploradora de atividade econômica, estará excluída da responsabilidade do Art. 37, § 6º.

    Art. 37, §6º, da CF: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável em casos de dolo ou culpa".

  • Das mais de 13 mil questões que respondi até hoje esse é disparado o conteúdo que mais cai em todos os concursos. Por isso decorei esse  Art. 37, §6º, da CF: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável em casos de dolo ou culpa".

    Trata-se da responsabilidade OBJETIVA do Estado.

     

     

    Tudo no tempo de Deus. Não no nosso.

  • A questão indicada está relacionada com a responsabilidade civil do Estado.

     

    (V) Com base no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988, as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado que prestarem serviços públicos deverão responder pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, sendo assegurado o direito de regresso contra o responsável em casos de dolo ou de culpa.
     

    (F) As pessoas jurídicas de direito público e as prestadoras de direito privado responderão pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, sendo assegurado o direito de regresso contra o responsável em casos de dolo ou de culpa, com base no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

     

    (F) Antes do Tribunal de Conflitos o Estado era tido como irresponsável e a partir desse momento, começou a responder por alguns casos – situações pontuais. Logo, o Estado ainda não era responsabilizado por todas as situações conforme indicado no item.

     

    (V) Para o Estado ser responsabilizado subjetivamente era necessário a presença de quatro elementos: a conduta estatal, o dano, o nexo causal entre a conduta e o dano, e o elemento subjetivo – a culpa ou dolo do agente. A existência dos quatro elemento era tida como indispensável para que não ocorresse a exclusão da responsabilidade.


    Assim, a única alternativa CORRETA é a letra A) V, F, F e V.

     

    Gabarito do Professor: A) 


ID
3076798
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o estabelecido na Lei nº 8.666 de 1993, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Conforme art. 24, XXVII da lei 8.666/93.

    É dispensável a licitação: XXVII - na contratação da coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública.

    Com relação as demais alternativas:

    Letra A - Errada. "Desde que o preço seja compatível no mercado", conforme art. 24, XXXIV da lei 8.666/93.

    Letra B - Errada. "180 dias", conforme art. 24, IV da lei 8.666/93.

    Letra D - Errada. "De autenticação certificada, conforme art. 24, XV da lei 8.666/93.

    bons estudos

  • Essa questão "é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia".

  • A banca extrapolou a exigência de conhecimentos básicos da lei 8.666/93 para o cargo em questão, questão essa digna para uma prova de Procuradoria. No mais, agradeço ao Eduardo Borges por esmiuça-la.

  • C

  • Tenho pena, mas tive que bloquear o Matheus Sousa.

  • Gab C

    Art. 24, XXVII

    Questão excelente!!!

  • Questão assim eu sempre começo lendo as alternativas com textos menores, assim fica mais fácil de ir detectando os erros.

  • Art. 24. É dispensável a licitação: XXXIV - para a aquisição por pessoa jurídica de direito público interno de insumos estratégicos para a saúde produzidos ou distribuídos por fundação que, regimental ou estatutariamente, tenha por finalidade apoiar órgão da administração pública direta, sua autarquia ou fundação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos, ou em parcerias que envolvam transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde – SUS, nos termos do inciso XXXII deste artigo, e que tenha sido criada para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.


ID
3076801
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere às fontes formais do Direito Administrativo é correto afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A lei é a única fonte primária do Direito Administrativo.

  • A jurisprudência somente será fonte primária quando tiver eficácia erga omnes, efeito vinculante é o exemplo da Súmula Vinculante

  • GAB:D

    No Direito Administrativo, somente a lei constitui fonte primária na medida em que as demais

    fontes (secundárias) estão a ela subordinadas. Doutrina, jurisprudência e costumes são fontes

    secundárias

  • A lei constitui fonte primária do Direito Administrativo.

  • Sobre a jusrisprudência, fica a lição de Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2019):

    "Nas hipóteses em que produz efeito vinculante, a jurisprudência tem a natureza de fonte formal, porque integra o direito a ser aplicado pelos juízes e pela Administração Pública. No entanto, como regra geral, a jurisprudência não constitui fonte obrigatória do Direito Administrativo brasileiro, mas meramente indicativa, facultativa ou orientadora para decisões futuras do Judiciário e da Administração Pública"

  • Agregando:

    lei é a fonte primordial do Direito Administrativo brasileiro, em razão da rigidez que o ordenamento jurídico no Brasil estabelece em relação ao princípio da legalidade nesse ramo jurídico.

    devem ser incluídos, como fontes secundárias, também os atos normativos infralegais, expedidos pela administração pública, nos termos e limites da lei, os quais são de observância obrigatória pela própria administração e configuram manifestação do Poder Normativo do Estado, abarcando a edição de regulamentos, instruções normativas, resoluções, entre outras espécies normativas. 

    A jurisprudência se traduz na reiteração de julgados dos órgãos do judiciário, travando uma orientação acerca de determinada matéria. Trata-se de fonte secundária do Direito Administrativo, de grande influência na construção e na consolidação desse ramo do Direito, inclusive, diante da ausência de codificação legal. 

     doutrina constitui fonte secundária. Trata-se da lição dos mestres e estudiosos da matéria, ensejando a formação de arcabouço teórico a justificar as atuações da Administração Pública, influenciando não só a elaboração de novas regras a serem observadas como também o julgamento das lides de cunho administrativo. 

     costumes sociais se apresentam como um conjunto de regras não escritas, que são, todavia, observadas de modo uniforme por determinada sociedade, que as considera obrigatórias. Ainda considera-se fonte relevante do Direito Administrativo, tendo em vista a deficiência legislativa na matéria.

    Obs: Os costumes não podem contrariar a lei.

     princípios gerais do Direito são normas não escritas que servem de base para ele, configurando-se vetores genéricos que informam o ordenamento do Estado, sem previsão legal expressa. 

    Fonte: Carvalho, Matheus, 42.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: D

    A-Os costumes são considerados uma fonte primária/ secundária, sendo a principal fonte do direito administrativo.

    B-A doutrina é considerada a principal fonte do direito administrativo e tem como base os estudos dos teóricos e doutrinadores da área pública do direito. ( fonte secundária)

    C-A jurisprudência é considerada a principal fonte do direito administrativo, pois tem como origem as decisões reiteradas dos tribunais superiores. ( fonte secundária)

    D-A lei, em sentido amplo, é considerada uma fonte primária, sendo a principal fonte do direito administrativo. ( correta)

  • FONTE PRIMÁRIA, DIRETA E IMEDIATA: CF/88 e lei.

  • Fontes primárias/diretas:

    Constituição, leis e atos normativos.

    Fontes secundárias/indiretas:

    Princípios, costumes, doutrina e jurisprudência.

  • Fontes de Direito Administrativo

    a)  Lei: Constituição e Lei em sentido estrito (leis ordinárias, leis complementares, medidas provisórias, leis delegadas, etc.) são fontes primárias; demais normas (decretos regulamentares, portarias, etc.) são fontes secundárias.

    b) Doutrina: teses e teorias (fonte secundária, indireta ou subsidiária). Não vincula a atuação da administração pública.

    c)  Jurisprudência: Decisões reiteradas, repetitivas, sobre determinado assunto (fonte secundária, indireta ou subsidiária). Em geral jurisprudência não tem força vinculante nem para a Administração Pública nem tampouco para o Poder Judiciário. Todavia, súmulas vinculantes ou com eficácia (erga omnes) fonte principais; poderão ser de observância obrigatória para toda a Administração Pública e poder Judiciário.

    d)  Costume: quando não contrariam a lei ou princípios, são fontes secundárias, indiretas, inorganizadas, não escritas ou subsidiárias do Direito Administrativo.

    GAB - D

  • As fontes do Direito Administrativo são a lei (em sentido amplo, abrangendo desde a Constituição Federal até os atos normativos), a doutrina, a jurisprudência e os costumes (a praxe administrativa).

    DIRETA, PRIMÁRIA OU ORIGINÁRIA: É aquela fonte que inova o direito, que tem o condão de criar e modificar relações jurídicas. Dentro desta classificação se encontra a LEI no sentido genérico, abrangendo esta expressão desde a Constituição até os regulamentos executivos.

    INDIRETA, SECUNDÁRIA OU DERIVADA: É aquela fonte que não inova o direito, apenas o interpreta e o complementa. Aqui temos a DOUTRINA, que é a opinião dos juristas emanada em livros, revistas e demais publicações; Os COSTUMES ainda influenciam e são sim fonte do Direito Administrativo, dada que a praxe administrativa é por vezes seguida nos mais variados setores da administração pública; A JURISPRUDÊNCIA é o conjunto de decisões proferidas pelos tribunais pátrios, consolidas muitas vezes nas chamadas SÚMULAS.

    FONTE: FOCUS

  • A Lei é fonte primeira da matéria adm. logo, os demais meios de estudos como: doutrina, julgados etc. são importantes para a matéria.

  • a) Os costumes são considerados uma fonte primária, sendo a principal fonte do direito administrativo.

    Costumes: Conjunto de regras informais observadas de forma uniforme e constante pela consciência e constante pela consciência de sua obrigatoriedade, quando não contrariam a lei, são fontes secundarias, não escritas, indiretas.

    b) A doutrina é considerada a principal fonte do direito administrativo e tem como base os estudos dos teóricos e doutrinadores da área pública do direito.

    Doutrina:

    fonte secundária

    corresponde ao entendimento e construções de teorias de estudiosos do direito que podem influenciar na elaboração das leis e nas decisões dos juízes.

    c) A jurisprudência é considerada a principal fonte do direito administrativo, pois tem como origem as decisões reiteradas dos tribunais superiores.

    Jurisprudência: é o conjunto de decisões reiteradas sobre determinado assunto, fonte secundária

    d) A lei, em sentido amplo, é considerada uma fonte primária, sendo a principal fonte do direito administrativo.

    Lei:

    Fonte primária;

    Fonte principal do D. administrativo ;

    É a lei em sentindo amplo;

    Habilitado p/ criar diretamente deveres e proibições, obrigações de fazer ou não no D. Adm.

    Abraçando leis formais editadas pelo legislativo qnt àqueles editadas pela adm. pública.

  • GAB D

    FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

    O1. LEI (SENTIDO AMPLO) Sumula Vinculante. à Fonte Primária.

    02. JURISPRUDÊNCIA/DOUTRINA (FONTE NÃO ESCRITA): Caracteriza o Nacionalismo.

    à Fontes Secundárias e Indireta.

    à STF, STJ, DECISÕES E SÚMULAS VINCULANTES.

    à Importante lembrar que SÚMULA VINCULANTE tem poder de lei.

    03. COSTUMES à Regras não escritas. (FONTE INDIRETA)

    à Inorganizadas= Fontes não escritas= Costumes, Praxe Administrativo.

  • Lei (juridicidade):

    "A lei, como fonte do Direito Administrativo, deve ser considerada em seu sentido amplo para abranger as normas constitucionais, a legislação infraconstitucional, os regulamentos administrativos e os tratados internacionais.

    Trata-se da ideia de juridicidade segundo a qual o administrador deve respeitar a lei e o Direito. Em virtude do processo de constitucionalização do ordenamento jurídico, o Direito Administrativo deve ser (re)interpretado à luz do texto constitucional, fato que demonstra a necessidade de releitura de alguns institutos jurídicos clássicos para se adequarem aos direitos fundamentais e demais normas constitucionais vigentes."

    Fonte: Rafael Oliveira, Curso de Direito Administrativo.

  • LEI: É a fonte primária do direito administrativo, abrangendo esta expressão desde a Constituição até os regulamentos executivos.

  • Lei: é considerada a fonte primordial do Direito Administrativo Brasileiro. Nós falamos Lei, em sentido amplo, desde a Constituição até mesmo leis complementares, leis ordinárias, decretos regulamentar, expedido pelo chefe do Poder executivo, ou seja, lei em sentido amplo. A lei acaba sendo a fonte básica do Direito Administrativo, principalmente por causa de sua força obrigatória dentro do sistema. Temos de seguir aquela conduta que acaba sendo estabelecida pela Lei.

  • RESUMO DO COLEGA ORION

    Segue resumo das FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO ( PROFESSOR FABIANO PEREIRA-PONTO DOS CONCURSOS)

    -------------------------------------------

     

    1ª FONTE ) LEI em "sentido amplo"abrangendo:

    a) ATOS NORMATIVOS PRIMÁRIOS: Ex: ECs,LCs,LO.s,MPs, LDs (Leis Delegadas), Decretos e Resoluções ( emanadas da CF/88);

    b) ATOS NORMATIVOS SECUNDÁRIOS: Ex: atos administrativos = PORTARIAS, INSTRUÇÕES NORMATIVAS, DECRETOS REGULAMENTARES;

     

    -----------------------------

    2ª FONTE: JURISPRUDÊNCIA= CONJUNTO REITERADO DE DECISÕES DOS TRIBUNAIS. Ex; Informativos STF,STJ.

    obs: Enquanto a JURISPRUDÊNCIA é considerada FONTE SECUNDÁRIA no Direito Administrativo, a SÚMULA VINCULANTE é considerada FONTE PRIMÁRIA.

    ---------------------------------

    3ª FONTE: COSTUMES = Conjunto de regras INFORMAIS ( não escritas); Suprem LACUNAS ou deficiências na legislação administrativa;

    OBS: Não são admitidas se CONTRA LEGEM (violadores da legalidade); PRAETER LEGEM ( além da Lei) SÃO ADMITIDAS EM HIPÓTESES ESPECIAIS.

    --------------------------------------

    4ª FONTE: DOUTRINA = opinião de juristas, cientistas e teóricos do direito. ESCLARE E EXPLICA.

    --------------------------------

    5ª FONTE: PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO = POSTULADOS UNIVERSALMENTE RECONHECIDOS ( podem ser EXPRESSOS ou IMPLÍCITOS)

    A jurisprudência, isto é, reunião de diversos julgados num mesmo sentido. Se houver Súmula Vinculante, a jurisprudência será fonte primária e vinculante da Administração Pública;

    I. Fato administrativo é aquele que corresponde à descrição contida na norma legal e produz efeitos no campo do direito.

  • MUITO PARECIDA COM A Q389308 - DELEGADO DE POLÍCIA

    O conceito de Direito Administrativo é peculiar e sintetiza-se no conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. A par disso, é fonte primária do Direito Administrativo

    RESPOSTA = a lei, em sentido amplo.

  • FONTES DIRETAS:

    •PRIMÁRIA: LEI EM SENTIDO AMPLO E SÚMULA VINCULANTE.

    •SECUNDÁRIA: JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA.

    FONTE INDIRETAS: COSTUMES

  • A questão indicada está relacionada com as fontes do Direito Administrativo.

    - Fontes do Direito Administrativo:

    Lei, jurisprudência, doutrina e costumes.

    - Fonte principal do Direito Administrativo: Lei.
    - Jurisprudência (fonte secundária): decisões judiciais reiteradas.
    - Doutrina (fonte secundária e indireta): conjunto de teses e construções teóricas.
    - Costumes (fonte indireta): conjunto de regras não escritas e observadas de maneira não uniforme pelo grupo social.


    A)      INCORRETA. A Lei é a principal fonte do direito administrativo. Os costumes são fontes secundárias.

    B)      INCORRETA. A Lei é a principal fonte do direito administrativo.

    C)      INCORRETA. A Lei é a principal fonte do direito administrativo. A jurisprudência é fonte secundária.

    D)      CORRETA. A Lei é a fonte primária – principal fonte do Direito Administrativo.


    Gabarito do Professor: D) 
  • Pra Quadrix, é só lei em sentido estrito:

    A lei como fonte do direito administrativo deve ser entendida de forma ampla, contemplando todas as espécies normativas, incluídas as secundárias, como capazes e aptas a estabelecer direitos e deveres. (Gab: Errado)


ID
3076804
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, em relação ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Constituição Federal

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    erros

    a) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital e municipal ficará afastado de seu cargo, emprego ou função. art. 38, I - não fala em municipal.

    b) Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    c) Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será destituído do mesmo. art. 38, III - o correto é afastado do cargo e não destituído.

    d) Nos casos que exijam o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento. art. 38, IV - exceto para promoção por merecimento.

  • GABARITO: B

    Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:               

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • Esquematizando:

    Mando eletivo federal (- Municipal)= Afasta-se do cargo.

    Prefeito:

    Afasta-se do cargo sem escolha de remuneração.

    Vereador:

    Afasta-se do cargo e pode escolher a remuneração.

    Senão houver compatibilidade = prefeito.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: B

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • Esse examinador é um enviado do satanás.

  • GABARITO: B

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

  • Atenção com a alteração trazida pela emenda constitucional 103/2019, não altera o gabarito dessa questão mas é bom ficar esperto para questões futuras:

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:    

    V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.               (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto inerente à possibilidade de acumulação de mandato eletivo com cargo público.

    A partir do artigo 38, da Constituição Federal, depreende-se que ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    1) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.

    * Neste caso, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração). Alguns exemplos de mandato eletivo referentes ao item "1" são o de Senador, Deputado Federal e Estadual.

    2) Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    ** Neste caso, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    3) Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma referente ao item "2".

    *** Neste caso, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    4) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

    5) Na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração o que foi explanado, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "b".

    GABARITO: LETRA "B".

  • INDICO AS APOSTILAS DA NOVA CONCURSOS PARA VOCÊ QUE PRECISA DE UM MATERIAL DE QUALIDADE E COM CONTEÚDO COMPLETO, APOSTILAS BARATAS E COM MATERIAL DE QUALIDADE.

    SUPER INDICO, SEU APROVEITAMENTO VAI MELHORAR BASTANTE!!

    DICAS!!

    1) ESCOLHA O CONCURSO QUE QUER FAZER COM AS APOSTILAS

    2) LER O CONTEÚDO E VENHA NO QCONCURSO FAZER QUESTÕES.

    3) LEIA O CONTEÚDO A QUALQUER MOMENTO SEM PRECISA FAZER RESUMO.

    https://www.novaconcursos.com.br/?acc=cf9b41a36e98c1948ff9d2084474b5ce


ID
3076807
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Escolha a alternativa abaixo que preencha corretamente a seguinte afirmativa:


A Emenda Constitucional nº 41, de 2003, estabeleceu que a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos __________, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do __________, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do __________ no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos ___________ no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos __________, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C"

    CF/88 Art. 37 XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos; 

  • Esquematizando:

    Teto:

    Ministros do STF

    Estados e DF:

    Executivo: Governador de estado

    Legislativo: Deputados estaduais (0,95% do que ganha um deputado federal)

    Judiciário: Desembargador do STJ: 90, 25% do que ganha o ministro do STF.

    Não esquecer:

    (É possível via EMENDA À CONSTITUIÇÃO ESTADUAL (Lei Orgânica, se for no DF) fixar um teto único (qual seja o do Desembargador do TJ, limitado a 90,25% do subsídio mensal dos Ministros do STF). Esse teto único não se aplicaria aos Deputados Estaduais/Distritais e Vereadores. Art. 37, §12°, CF/88. )

    Municípios: Prefeito.

    Resolva: Q778172

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Pra quem estuda pra concursos de procuradorias um julgado é muito importante:

    A expressão "Procuradores", contida na parte final do inciso XI do art. 37 da Constituição da República, compreende os procuradores municipais, uma vez que estes se inserem nas funções essenciais à Justiça, estando, portanto, submetidos ao teto de 90,25% (noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento) do subsídio mensal, em espécie, dos ministros do STF. STF. Plenário. RE 663696/MG, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 28/2/2019 (Info 932).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto inerente ao teto remuneratório constitucional.

    De acordo com o inciso XI, do artigo 37, da Constituição Federal, a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração o que foi explanado, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "c".

    GABARITO: LETRA "C".


ID
3076810
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Sobre a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a qual dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Art. 29 Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes de fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, SEM A DEVIDA PERMISSÃO, LICENÇA OU AUTORIZAÇÃO da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

    B- Art. 38 Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente mesmo que em formação, ou utiliza-lá com infringências das normas e proteção.O ARTIGO NÃO APRESENTA EXCEÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.

    C- Art. 34. II. São considerados crimes contra a fauna pescar espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos. O ARTIGO NÃO APRESENTA EXCEÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.

    D- CORRETA de acordo com o Art. 35.

  • Importante salientar:

    A) Crime: ART. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

    E) Não esquecer: Crime contra a Fauna.

    Importante lembrar e sempre cai:

    § 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:

    I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração;

    II - em período proibido à caça;

    III - durante a noite;

    IV - com abuso de licença;

    V - em unidade de conservação;

    VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.

    § 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

    § 6º As disposições deste artigo não se aplicam aos atos de pesca.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • D) São considerados crimes contra a fauna pescar mediante a utilização de explosivos ou substâncias que, em contato com a água, produzam efeito semelhante. CORRETO

    Art. 35 pescar mediante a utilização de :

    I- explosivos ou substâncias que, em contato com a água, produzem efeito semelhante;

    II- substâncias tóxicas ou outro meio proibido pela autoridade competente.

    Pena - reclusão de 1 a 5 anos.

  • No código de Crimes Ambientais, pescar mediante explosivo/substâncias tóxicas é o que tem a maior pena aplicada nos crimes contra a fauna: até 5 anos.


ID
3076813
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com relação ao estabelecido na Lei nº 12.651, de 2012, em relação a Área de Preservação Permanente – APP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    ► Art 4º I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:                     

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    @maariiconcurseira

  • Macete da largura dos rios para APP:

    Menor: 30 m de APP; largura de rios até 10 m.

    Maior: 500 m de APP; largura de rios > 600 m.

    10-50 m = 50 m APP

    50-200 m = 100 m APP

    200-600 m = 200 m APP

    Obs: Nas APP's, a ideia é do dobro (2x): 50-100-200

    Bons Estudos!

  • Em relação a alternativa "A".

    O conceito está na Lei 12.651/2012:

    Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas;

    Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa;


ID
3076816
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Consideram-se integrantes do Bioma Mata Atlântica, conforme o disposto na Lei nº 11.428, de 2006, as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, conforme regulamento:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se integrantes do Bioma Mata Atlântica as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, conforme regulamento: Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.               

  • Gabarito Letra D

    De acordo com o artigo segundo a lei da Mata Atlântica:

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se integrantes do Bioma Mata Atlântica as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, conforme regulamento: Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

  • A

    Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Temperada; e cerrado, bem como, as vegetações de restingas e campos de altitude.

    B

    Floresta Tropical; Floresta Tropical Úmida; Cerrado; os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

    C

    Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Tropical; Floresta Tropical Úmida; Cerrado.

    D

    D

    Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

    A única que não tem ''cerrado'' é a letra D


ID
3076819
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 12.651, de 2012, instituiu o Código Florestal, o qual estabelece as normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Desta forma, tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável, o Código Florestal, atenderá aos seguintes princípios abaixo, sendo incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 12651

    Art. 1º-A. Esta Lei estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. 

    Parágrafo único. Tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável, esta Lei atenderá aos seguintes princípios: 

    I - afirmação do compromisso soberano do Brasil com a preservação das suas florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e da integridade do sistema climático, para o bem estar das gerações presentes e futuras; 

    II - reafirmação da importância da função estratégica da atividade agropecuária e do papel das florestas e demais formas de vegetação nativa na sustentabilidade, no crescimento econômico, na melhoria da qualidade de vida da população brasileira e na presença do País nos mercados nacional e internacional de alimentos e bioenergia

    III - ação governamental de proteção e uso sustentável de florestas, consagrando o compromisso do País com a compatibilização e harmonização entre o uso produtivo da terra e a preservação da água, do solo e da vegetação; 

    IV - responsabilidade comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em colaboração com a sociedade civil, na criação de políticas para a preservação e restauração da vegetação nativa e de suas funções ecológicas e sociais nas áreas urbanas e rurais; 

    V - fomento à pesquisa científica e tecnológica na busca da inovação para o uso sustentável do solo e da água, a recuperação e a preservação das florestas e demais formas de vegetação nativa; 

    VI - criação e mobilização de incentivos econômicos para fomentar a preservação e a recuperação da vegetação nativa e para promover o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.

  • O crescimento econômico deve estar em harmonia com a preservação ambiental, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida.

    Desse modo, nas questões relativas aos princípios do direito ambiental é importante conservar três pilares: crescimento econômico sustentável, preservação ambiental e equidade social.

  • Resposta: alternativa c

     

    Redução da atividade agropecuária?? Redução? De uma lei de ruralistas para ruralistas? Quando vi, marquei logo a alternativa c.

  • "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo"

    Respondi a questão porque lembrei da propaganda.

    @FazDireitoQuePassa


ID
3076822
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Quanto a apreensão do produto e do instrumento de infração a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 25, § 1o, da Lei n° 9.605/98: Os animais serão prioritariamente libertados em seu habitat ou, sendo tal medida inviável ou não recomendável por questões sanitárias, entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda e cuidados sob a responsabilidade de técnicos habilitados.

    § 3º Tratando-se de produtos PERECÍVEIS ou madeiras, serão estes avaliados e doados a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

    5º Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.

  • nada de vendidos, DOADOS

  • Resumo da lei 9.605/Crimes Ambientais:

    Animais:

    Prioritariamente liberados em seu habitat

    Não sendo possível?

    Zoológico ou outra instituição( Ficando responsável)

    Até antes da entrega ao zoológico ou instituição- deve-se garantir o bem-estar.

    Madeiras ou perecíveis:

    Doadas para instituições científicas, hospitais, estabelecimentos penais...

    Produtos não perecíveis:

    Destruídos ou doados para instituições científicas culturais ou educacionais.

    Produtos utilizados na prática de infrações:

    Vendidos ou utilizados para reciclagem.

    Art.25, §1º ao 5º.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Elvis Lima, alguns são vendidos, sim:

    § 5º Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.

  • Gabarito A.

    A) Correta. Art. 25 § 1o Os animais serão prioritariamente libertados em seu habitat ou, sendo tal medida inviável ou não recomendável por questões sanitárias, entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda e cuidados sob a responsabilidade de técnicos habilitados.

    B) Errada. Serão doados e não vendidos.

    Art. 25 § 3º Tratando-se de produtos perecíveis ou madeiras, serão estes avaliados e doados a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.  

    C) Errada. Serão destruídos ou doados e não consumidos.

    Ar. 25 § 4° Os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis serão destruídos ou doados a instituições científicas, culturais ou educacionais. 

    D) Errada. São vendidos depois de descaracterizados.

    Art. 25 § 5º Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.

  • Da Apreensão do Produto e do Instrumento de Infração Administrativa ou de Crime

    Art. 25. Verificada a infração, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos.

    § 1º Os animais serão prioritariamente libertados em seu habitat ou, sendo tal medida inviável ou não recomendável por questões sanitárias, entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, para guarda e cuidados sob a responsabilidade de técnicos habilitados.

    § 2º Até que os animais sejam entregues às instituições mencionadas no § 1º deste artigo, o órgão autuante zelará para que eles sejam mantidos em condições adequadas de acondicionamento e transporte que garantam o seu bem-estar físico.

    § 3º Tratando-se de produtos perecíveis ou madeiras, serão estes avaliados e doados a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

    § 4° Os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis serão destruídos ou doados a instituições científicas, culturais ou educacionais.

    § 5º Os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem.

    GAB = A

  • Tratando-se de produtos perecíveis ou madeiras, serão estes avaliados e doados a instituições científicas, hospitalares, penais e outras com fins beneficentes.

    Os instrumentos utilizados na prática de infrações serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio de reciclagem.


ID
3076825
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A técnica de remediação de áreas contaminadas, que consiste no confinamento in situ de um local contaminado usando barreiras de baixa permeabilidade por meio de coberturas, barreiras verticais e barreiras horizontais, é chamada de:

Alternativas

ID
3076828
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Qual das associações de fácies listadas abaixo é caracteristicamente encontrada em leques aluviais?

Alternativas

ID
3076831
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O processo de investigação e remediação de áreas contaminadas abrange, basicamente, as seguintes etapas: investigação preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada, análise de risco, concepção e projeto de remediação, remediação e monitoramento. A investigação detalhada tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Definir medidas para a eliminação ou redução dos riscos em níveis aceitáveis para o uso declarado: concepção e projeto de remediação

    Verificar a ocorrência de substância ou produto em fase livre, separada e imiscível quando em contato com a água ou o ar do solo: investigação preliminar

    Fundamentar a suspeita de contaminação de uma área: investigação confirmatória

    GABARITO A


ID
3076834
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os aquíferos podem se formar em rochas sedimentares, ígneas, metamórficas ou em material inconsolidado. O entendimento da hidrogeologia de uma região depende do conhecimento da litoestratigrafia, das estruturas das formações geológicas e das características hidráulicas do material geológico que constitui o aquífero. Com relação à ocorrência de águas subterrâneas nesses diferentes substratos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3076837
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco na frase abaixo. A água intersticial ainda encontrada em um solo após seco ao ar livre leva o nome de_________________.

Alternativas

ID
3076843
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em relação a ocorrências da água subterrânea, julgue os itens a seguir e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. Aquífero Livre

    Também chamado de freático ou não confinado, é aquele cujo limite superior é a superfície de saturação ou freático na qual todos os pontos se encontram à pressão atmosférica.

    2. Aquífero Confinado

    Também chamado de aquífero sob pressão, é aquele onde a pressão da água em seu topo é maior do que a pressão atmosférica. Em função das camadas limítrofes pode ser definido como: confinado, não drenante e confinado drenante.

    2.1 Aquífero Confinado Não Drenante

    É aquele em que as camadas limítrofes, inferior e superior, são impermeáveis. Na captação por sondagem nesse tipo de aquífero, a água jorra naturalmente, sem necessidade de bombeamento: são os poços denominados “jorrantes” ou “artesianos”.

    2.2 Aquífero Confinado Drenante

    É aquele que pelo menos uma das camadas limítrofes é semipermeável, permitindo a entrada ou a saída de fluxos.

    3. Aquífero Suspenso

    É um caso especial de aquífero livre formado sobre uma camada impermeável ou semipermeável que nem armazena nem transmite água.


ID
3076846
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os fenômenos de erosão costeira são atualmente um preocupante e recorrente problema de gestão ambiental costeira. Analise as afirmações abaixo sobre o tema.


I - Sobre as áreas costeiras, atuam diversos processos hidrodinâmicos relacionados ao ambiente marinho e continental, além da forte pressão antrópica, que, em conjunto, modificam este ambiente.

II -O desenvolvimento das planícies costeiras está intimamente ligado à história das flutuações do nível do mar, ao aporte de sedimentos e aos processos erosivos costeiros, que controlam a morfologia e a distribuição dos sedimentos.

III - Quando há um aumento considerável dos sedimentos transportados pelos rios, há uma tendência de acontecer, na foz desses rios, uma intensificação dos processos erosivos litorâneos.

IV - No sul do Brasil, como os ventos são os grandes responsáveis pela dinâmica costeira, para o estudo desse tema é importante analisar a direção e a velocidade dos fluxos de ar operantes.


Assinale a alternativa que apresenta somente itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Comentário sobre o item III: Se há um aumento considerável no transporte de sedimentos pelo rio, logo na foz haverá deposição e não erosão, correto?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3076849
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Conforme determinado em experimentos em laboratoriais que tratam do comportamento da sílica, ferro e do alumínio em função do pH a 25°C. Considere as seguintes afirmações a esse respeito:


I - Até valores de pH 8 a sílica é pouco solúvel e no intervalo de pH dos ambientes normais (6- 9), na superfície, o alumínio é praticamente insolúvel.

II - Em meio ácido (pH abaixo de 4,5) e em meio alcalino (pH acima de 9,5) a solubilidade do alumínio aumenta.

III - Em meio alcalino (pH acima de 9,5) o alumínio é muito solúvel e no intervalo de pH dos ambientes normais (6-9), na superfície, a solubilidade da sílica e do alumínio são praticamente iguais.


Assinale a alternativa que apresenta somente itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3076852
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Avalie as seguintes alternativas acerca das rochas metamórficas que ocorrem na Terra:


I. O processo de metamorfismo regional ocorre onde as altas pressões e temperaturas estendem-se por regiões amplas, o que acontece nas áreas afetadas por falhas transformantes.

II. O calor e a pressão internos da Terra e a composição dos fluidos são os três principais fatores que influenciam o metamorfismo de rochas.

III. O eclogito é uma rocha formada no substrato oceânico superficial.

IV. O xisto azul é uma rocha metamórfica formada sob alta pressão e baixa temperatura, que ocorre onde há subducção de crosta oceânica, na borda principal de uma placa continental.

V. Os silicatos são os minerais mais abundantes das rochas metamórficas, pois as rochas parentais também são ricas nesses minerais.


Assinale a alternativa que apresenta somente itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • eclogito

    Rocha básica, basalto ou gabro, que sofreu metamorfismo de altas pressão e temperatura, da fácies eclogito transformando-se em uma rocha, geralmente granoblástica, cujos componentes são as fases minerais anidras características estáveis às altas pressões e temperaturas: piroxênio sódico, onfacítico, e granada magnesisna, piropo.

    A fácies eclogito corresponde a condições de pressões maiores do que 10 kbar equivalentes a>30 km de crosta sobrejacente e temperaturas maiores do que 500C e que podem chegar aos 1.000C.

    As crostas oceânicas ao sofrerem subducção são eclogitizadas nas condições de metamorfismo de alta P e massas eclogíticas assim formadas associam-se a xistos azuis, ricos em anfibólios sódicos, nos cinturões de alta pressão tipo Sanbagawa.

    Fonte:CPRM

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3076855
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação à porosidade das rochas sedimentares, analise as afirmações a seguir.


I - A porosidade efetiva de uma rocha sedimentar é definida pela razão entre o volume de poros e o volume total da rocha.

II - A porosidade por dissolução, de origem secundária, pode ocorrer tanto em rochas siliciclásticas quanto em rochas carbonáticas ou outras de origem química.

III - Quanto menor a seleção de arenitos, menor a porosidade.

IV - Em rochas sedimentares clásticas, a porosidade intergranular, de origem primária, relaciona-se aos poros que existem entre os grãos do arcabouço.

V - Arenitos de mesma granulometria e grau de seleção podem apresentar valores de porosidade distintos.


São corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • A Porosidade Efetiva é definida pela razão de poros interconectados e o volume total da rocha.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3076858
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Sobre os processos magmáticos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No vulcanismo de margens continentais ativas predominam basaltos alcalinos.

( ) No vulcanismo fissural predominam andesitos e riolitos.

( ) Basaltos com quartzo normativo ocorrem em margens continentais ativas e na crosta oceânica.

( ) Magmas ricos em cinzas e vapor ocorrem em áreas intracratônicas.

( ) Em bacias do tipo rifte as rochas vulcânicas são basálticas e riolíticas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3076861
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Conforme as informações contidas no quadro abaixo sobre descontinuidades, correlacione os termos contidos na coluna I com as definições contidas na Coluna II:


Coluna I

1- Persistência

2 - Ruqosidade

3 - Abertura

4 - Preenchimento

5 - Espaçamento


Coluna II

( ) matéria mineral contida entre as paredes de uma descontinuidade.

( ) distância entre duas descontinuidades adjacentes de uma mesma família.

( ) a continuidade de uma fratura está ligado ao tamanho e à forma qeométrica de estrutura.

( ) distância entre as paredes de uma descontinuidade, medida no sentido ortogonal.

( ) ondulações nas superfícies das descontinuidades.


A partir do preenchimento da tabela acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3076864
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A intensidade do intemperismo por hidrólise nada mais é que o grau de eliminação dos elementos / substâncias dissolvidos. Considerando a hidrólise total do mineral KFeldspato (Ortoclásio), qual mineral representativo da fase residual: A intensidade do intemperismo por hidrólise nada mais é que o grau de eliminação dos elementos / substâncias dissolvidos. Considerando a hidrólise total do mineral K-Feldspato (Ortoclásio), qual mineral representativo da fase residual:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que esteja errada esta questão pois a hidrólise total do ortoclásio gera caulinita.

    2 KAlSi3O8 + 11 H2O → Si2Al2O5(OH)4 + 4H4SiO4 + 2K+ + 2OH-

  • Também pensei ser a caulinita, porém pesquisando, encontrei a seguinte reação para a hidrólise total do ortoclásio:

    KAlSi3O8(K-feldspato) + 8H2O → Al(OH)3+(gibbisita) + 3H4SiO4 +K+ + OH


ID
3076867
Banca
Unesc
Órgão
FLAMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Acerca dos minerais, indique a única sentença que é falsa:

Alternativas
Comentários
  • Mineral é um composto ou elemento químico (composição definida), cristalino e formado por processos geológicos.

    Ligações químicas

    Iônicas - em geral, os minerais, são de dureza e peso específico moderado;

    Covalente - é a mais forte das ligações químicas. Os minerais são insolúveis e de dureza elevada.

    Metálica - força de ligação variável, geralmente moderada. Minerais de dureza baixa

    Van der Walls - é a menos frequente e responsável por uma direção de clivagem e baixa dureza.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!