- 
                                GABARITO: LETRA D  a) Os países emergentes, estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias → vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo.
 b) Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia → vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo.
 c) Na pesquisa da empresa francesa Idemia ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria → temos uma voz passiva sintética, o correto é "ouviram-se" 2800 pessoas (sujeito paciente no plural, logo, o verbo deve ser flexionado ao plural).
 d) No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas → correto, ambos termos em destaque são adjuntos adverbiais de lugar e estão corretamente separados pela vírgula.
 e) Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria → o correto é "utilizadas" (concorda com o núcleo do sujeito "ferramentas").
 ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 
- 
                                Assertiva d No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas. 
- 
                                A) Os países emergentes, estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias. (Separou o sujeito do verbo) B) Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia. (Separou sujeito do verbo) C) Na pesquisa da empresa francesa Idemia, ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria.   - Mudou a ordem S + V + O + A, e não colocou vírgula  - Ouviu é VTD, o “se” é apassivador. Quando o “se” é apassivador há sujeito, daí o verbo poder ficar no singular ou no plural, de acordo com o seu sujeito. D No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas. [GABARITO] E) Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria.  utilizadas. 
- 
                                
                            
- 
                                Professora Izabel,  você é muito boa! Continue conosco sempre.
                            
- 
                                Letra D 
- 
                                LETRA A - Os países emergentes(,) estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias. LETRA B - Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia(,) estão utilizando a tecnologia. LETRA C - Na pesquisa da empresa francesa Idemia(,) ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria. LETRA D - No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas. LETRA E - Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria.   
- 
                                QUESTÃO ANULÁVEL A alternativa C também está correta, segundo vários gramáticos de renome e outras bancas de renome que se baseiam neles. Veja o que diz, por exemplo, Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa. 37º edição. 2009. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 854 páginas. ISBN 9788520930496. Página 212): "[o se] exerce as seguintes funções sintáticas em face das unidades léxicas que com o pronome concorrem: [...] Índice de indeterminação do sujeito: vive-se bem. Lê-se pouco entre nós Precisa-se de empregados. É-se feliz. [...] Pelos exemplos acima, o se como índice de indeterminação de sujeito – primitivamente exclusivo em combinação com verbos não acompanhados de objeto direto –, estendeu seu papel aos transitivos diretos (onde a interpretação passiva passa a ter uma interpretação impessoal: Vendem-se casas = ‘alguém tem casa para vender’) e de ligação (É-se feliz). A passagem deste emprego da passiva à indeterminação levou o falante a não mais fazer concordância, pois o que era sujeito passou a ser entendido como objeto direto, função que não leva a exigir o acordo do verbo: Vendem-se casas (= ‘casas são vendidas’) = Vendem-se casas (= ‘alguém tem casa para vender’) = Vende-se casas. “Vende-se casas e frita-se ovos são frases de emprego ainda antiliterário, apesar da já multiplicidade de exemplos. A genuína linguagem literária requere vendem-se, fritam-se. Mas ambas as sintaxes são corretas [negrito meu], e a primeira não é absolutamente, como fica demonstrado, modificação da segunda. São apenas dois estágios diferentes de evolução. Fica também provado o falso testemunho que levantaram à sintaxe francesa, que em verdade nenhuma influência neste particular exerceu em nós...” [MAg.2, 181-183]". Veja também os gabaritos das seguintes questões, que foram baseadas nele: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/13911e6b-51 https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/fd3e000c-48 
- 
                                Gabarito Letra D a) Os países emergentes, estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias. ERRADA. SEPAROU O SUJEITO DO VERBO.  OS PAÍSES EMERGENTES ESTÃO....  ------------------------------------------- b) Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia.ERRADA SEPAROU O SUJEITO DO VERBO. BRASIL E A ÍNDIA ESTÃO.... ------------------------------------------- c)Na pesquisa da empresa francesa Idemia ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria.ERRADA CONCORDÂNCIA VERBAL. OUVIRAM-SE 2800 PESSOAS..... ------------------------------------------- d)No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas.GABARITO. ------------------------------------------- e)Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria.ERRADA. CONCORDÂNCIA DE GÊNERO.  Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizadA 
- 
                                O verbo concordará com o numeral      Na pesquisa da empresa francesa Idemia ouviu-se 2800  pessoas que disseram utilizar a biometria. Ouviram-se 2800 pessoas:   
- 
                                A - Os países emergentes, estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias. ERRADA, Vírgula separando Sujeito do verbo.   B - Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia. Vírgula não pode separar sujeito do verbo   C - Na pesquisa da empresa francesa Idemia ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria. 2800 pessoas ouviram-se, foram ouvidas.   D - No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas. CORRETA   E - Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria. Ferramentas são utilizadas, não utilizado. . 
- 
                                Analisemos letra a letra:   Letra A - ERRADA - A vírgula após "emergentes" isola sujeito e verbo. Além disso, deve-se empregar a forma plural "são", em "... quando o assunto são as tecnologias".   Letra B - ERRADA - A vírgula após "Índia" isola sujeito e verbo.   Letra C - ERRADA - Deve-se empregar vírgula após "Idemia", para isolar o adjunto adverbial deslocado "Na pesquisa da empresa francesa Idemia". Além disso, deve-se empregar a forma plural "ouviram-se", para que haja concordância com o sujeito paciente "2800 pessoas".   Letra D - CERTA   Letra E - ERRADA - Deve-se empregar a forma "utilizadas", para que haja concordância com "ferramentas". 
- 
                                Os países emergentes, estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias.  São tecnologias.   Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia. Para trazerem.   Na pesquisa da empresa francesa Idemia ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria. Ouviram-se.   No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas. Certo.   Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria. Utilizadas. 
- 
                                A) Os países emergentes, estão à frente das nações desenvolvidas, quando o assunto é as tecnologias. (Quem está a frete das nações desenvolvidas? os países emergentes. Logo, não se pode separar Sujeito do verbo por virgulas!!.)   B) Para trazer mais segurança aos pleitos realizados, o Brasil e a Índia, estão utilizando a tecnologia. (Quem está utilizando a tecnologia? o Brasil e a índia. Logo, não se pode separar Sujeito do seu verbo)   C) Na pesquisa da empresa francesa Idemia(,) ouviu-se 2800 pessoas que disseram utilizar a biometria. (A ordem direta é S+V+Complemento, se mudar isso, precisa por virgula para sinalizar!!. No caso, o trecho Na pesquisa.. é um Adjunto adverbial de longa extensão, logo é necessário o emprego da virgula. Além disso, Ouviram-se  2800 pessoas, já que o verbo concorda com seu sujeito)    D) No Brasil, 89% dos cidadãos utilizaram a biometria digital; na Índia, a voz e a íris são utilizadas. (Perceba que a porcentagem concorda com o verbo, e o ponto e virgula sinaliza uma adição de conteúdo, correto!)   E) Várias ferramentas de segurança estão sendo utilizado pelos bancos, inclusive, a biometria. (O que está sendo utilizado? Varias ferramentas. O verbo precisa concorda com seu sujeito, devendo ficar UTILIZADAS)  
- 
                                Outro concurso em que os 10 primeiros tinham que gabaritar a prova: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MTU3MjUxMQ%3d%3d E teve gente que foi bem na prova e se errou uma questão ia para a colocação 500.... 
- 
                                assim se mata o pae vuvu