-
O item V está incorreto. O BACEN não é executor da política fiscal. É sim da política monetária. Vale lembrar que a política monetária caracteriza-se pelo controle da moeda, da taxa de juros e do crédito, enquanto a política fiscal se caracteriza pelas receitas (tributos) e despesas (gastos) governamentais.
-
Complementando a resposta temos que : As principais formas de política econômica são a política fiscal e a política monetária. Por política fiscal, entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos. Por política monetária, entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível de taxa de juros entre outros."
-
a única opção errada seria a letra E pois não cabe ao Bacen executar a política Fiscal, essa política é de responsabilidade do governo pois trata-se da administração e cobrança de impostos
-
Os comentários abaixo estão ótimos. Então que tal um belo macete.Questões deste tipo dever ser resolvido de forma rápida, ou seja, devemos treinar nossa leitura dinâmica, buscando localizar a informação que está fora do contexto do assunto. Geralmente esse tipo de questão é direcionada para deixar o candidato nervoso na hora da prova. Para que isso não ocorra, la vai algumas dicas:1) treine a sua confiança2) não deixe a questão dominar sua emoção3) caso não consigua localizar aquilo que esteja fora do contexto, sugiro contiuar a prova. Quem sabe, após alguns minutos, ela fique mais fácil.4) não exija muito de si mesmo. É muito comum o concurseiro ler a questão e as alternativa e não achar nada erradoE não esqueça.Muitas vezes, o elaborador da prova tem interesse em saber seu conhecimento sobre o assunto. Outras vezes, ele quer é deixar você nervoso, para saber se é capaz de racioncinar, numa situação adversa.Bons estudos.
-
A única opção errada é a "V" : O Bacen não determina a taxa Selic, esta é definida pelo Copom.
E também é executor da Política Monetária ( Controle do meios de pagamento, liquidez do mercado e Orçamento monetário/
Instrumentos da política monetária) e não da Política Fiscal, que é de responsabilidade do governo.
-
GABARITO: A
BANCO DOS BANCOS: - recebe depósitos dos bancos, concede-lhes créditos, presta serviços de custódia e de "clearing house" nas transações financeiras e regula a execução dos serviços de compensação.
- compulsórios;
- redescontos;
BANCO EMISSOR: MEIO CIRCULANTE
- monopólio para emitir papel-moeda e realizar os serviços do meio circulante, pela renovação permanente do estoque de papel-moeda, manutenção em boas condições de uso, e surprimento à população, através dos bancos, de papel-moeda dos diversos valores necessários às suas transações;
BANQUEIRO DO GOVERNO
- 1986 - fim da conta movimento que unia o BCB e o BB, com a unificação orçamentária das contas tipicamente fiscais, a criação da Secretária do Tesouro Nacional (STN).
- recebe seus depósitos e concede-lhe créditos (muito limitado atualmente).
- executor da polítlica cambial;
- centralizador e controller do fluxo cambial.
- controle da conta de balanço de pagamentos;
- assessor econômico do governo.
GESTOR DO SFN
- normas, fiscalização, intervenções, autorizações;
- meios de pagamento, base monetária e uso de instrumentos de polílica monetária;
- definição das metas e executor da política monetária.
-
Como nossos colegas já dissem a resposta correta é a letra A.
Mas segue um quadro resumido.
Banco Emissor | Emissão do meio circulante (Moeda) Saneamento do meio Circulante |
Banqueiro do Governo | Financiamento do Tesouro Nacional Administração da dívida pública da União Gestão das reservas das moedas Internacionais Representante do SFN junto as Inst. Financeiras Internacionais |
Banco dos Bancos | Recebimento de depositoss compulsórios Redescontos de liquidez |
Gestor do Sistema Financeiro Nacional | Regula a execução dos serviços de compesação Autoriza o funcionamento das Instituições Fianceiras Fiscaliza e pune as Instituições Finaceiras |
Executor da Política Monetária | Controle do meios de pagamento Controle do Orçamento monetário Controle dos Instrumentos da Política Monetária |
-
Todos os itens estão corretos, exceto o V
V Ao determinar, por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM), a taxa de juros de referência para as operações de um dia (taxa SELIC), o BACEN cumpre a função de executor da política fiscal.
Neste caso, ele cumpre a função de EXECUTOR DA POLÍTICA MONETÁRIA.
Bons estudos!!
-
WALTER, não poderia deixar de dizer que seus comentários são fabulosos, VOCÊ não tem noção do quanto tem ajudado, com respostas simples, objetivas e de grande riqueza, parabéns!!!
-
concordo que a resposta correta é a letra A ,
mas há um erro na alternativa IV, ao dizer que autoriza o funcionamento de todas as instituições financeiras !!
na verdade só autoriza as nacionas, visto que as estrangeiras dependem de decreto do poder executivo !
-
ôô colegas ... me dêem uma forcinha aí: dá pra alguém me ajudar a entender melhor essa expressão: COMPETÊNCIA PRIVATIVA? Está me confundindo em algumas questões já que não é a primeira que me deparo com essa expressão aí ... Obrigada desde já e boa sorte a todos! =)
-
competencia privativa = exclusiva, somente ela pode realizar tal coisa...
-
I) Correta!
II) Correta! BACEN é o “Único Banco Emissor”.
III) Correta!
IV) Correta! A banca preferiu a palavra “gestor” ao invés de “regulador”, que seria a mais correta. Para fins de prova, portanto, gestor = regulador.
V) ERRADA. BACEN não cuida da política fiscal (que é da competência da Presidência da República e do Congresso Nacional). “política fiscal” = equilibrar a balança entre as receitas e os gastos do governo.
Letra A correta.
-
Concordo com a afirmação de que o item IV está errado.
Por isso errei a questão.
IV. Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
Quem autoriza a constituição e funcionamento das instituições financeiras é o CMN. O BACEN atua na nomeação de diretores das instituições.
Com certeza essa questão não foi anulada, gente?
Abraço!
-
Questão no mínimo mal elaborada e claramente contestável, vejamos:
Dentre suas atribuições estão:
- emitir papel-moeda e moeda metálica;
- executar os serviços do meio circulante;
- receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;
- realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;
- regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;
- efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
- exercer o controle de crédito;
- exercer a fiscalização das instituições financeiras;
- autorizar o funcionamento das instituições financeiras;
- estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;
- vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e
- controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
No caso o item IV está incorreto, pois consoante acima descrito não são TODAS as instituições pelo Bacen autorizadas. As estrangeiras, como já dito, necessitam de autorização por Decreto do Poder Executivo.
Fonte: http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bacen.asp
-
O BACEN não cuida da política fiscal (que é da competência da Presidência da República e do Congresso Nacional, como já vimos quando falamos do CMN). Dicionário: “política fiscal” = equilibrar a balança entre as receitas e os gastos do governo.
-
IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
Gostaria de um esclarecimento em relação a esse itém, pois quem estabelece a dinâmica operacional(O como fazer?) seria o Conselho Monetário Nacional.
-
Estabelecer a Dinãmica Operacional significa que o BACEN autoriza, fiscaliza as Instituições e dita a forma com que as mesmas devem operar, tanto que o mesmo decreta intervenções nos casos tais parâmetros não sejam seguidos.
-
Questão recorrente do CESPE:
O COPOM atua apenas na política monetária, que faz parte da política econômica, mas não tem com certeza nada a ver com tributos, que faz parte da política fiscal.
-
Mayanne, ele emite sim, com autorização do CMN.
-
O BACEN NÃO FINANCIA O TESOURO NACIONAL.
-
Concordo com o Felipe Ribeiro!
Errei a questão por causa do item IV "autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de TODAS as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
Sendo que as Instituição Financeiras Estrangeiras não é o BACEN que autoriza seu funcionamento e sim é autorizada pelo DECRETO DO PODER EXECUTIVO.
-
EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE PRIVATIVAMENTE/////EXCLUSIVAMENTE.
PRIVATIVAMENTE=QUER DIZER QUE PODE SER DELEGADO, OU SEJA, QUANDO LEMOS NO ART 10 DA LEI 4595/64
Art. 10 - Compete privativamente ao Banco Central do Brasil:
I - emitir moeda-papel e moeda metálica, nas condições e limites
autorizados pelo Conselho Monetário Nacional
QUER DIZER QUE NO CASO DA EMISSÃO DO PAPEL-MOEDA, ESTA É FEITA PELA CASA DA MOEDA (EMPRESA PUBLICA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA).SERVIÇO QUE FOI DELEGADO.
JÁ QUANDO LEMOS EXCLUSIVAMENTE, SOMENTE ESTE ÓRGÃO PODE FAZER.
-
Assim como vc, Emanuelle, errei a questão por conta do TODAS as IFs
-
I - Correto. Pelo fato do BCB realizar as operações de redesconto ele é considerado o banco dos bancos. CMN Regula as operações de redesconto.
II - Correto - CMN Autoriza, BCB emiti e Casa da Moeda fabrica o meio circulante (dinheiro em espécie, moeda metálica).
III - Correto - O BCB é o depositário das reservas oficiais de ouro e moeda estrangeira e de Direitos Especiais de Saque e fazer com estas últimas todas e quaisquer operações previstas no Convênio Constitutivo do Fundo Monetário Internacional.
IV - Correto - O BCB realmente estabelece a dinâmica de TODAS instituições financeiras quer públicas, quer privadas. Vedadas operações bancárias de qualquer natureza com outras pessoas de direito público ou privado, salvo as expressamente autorizadas por lei.
V - Errado. O BCB não executa a politica fiscal.
-
Cléia, o BACEN emite SIM papel moeda/meio circulante, O CMN autoriza, o BACEN emite, e a Casa da Moeda imprime. Cuidado com os conceitos.
-
Os bancos estrangeiros não será autorizados APENAS pelo BACEN, dependem também de um decreto do executivo, portanto, todas as IF's, ítem IV correto.
-
taxa selic é divulgada pelo COPOM exatamente a cada 45 dias.
-
Banco dos Bancos -
Depósitos compulsórios e redesconto de liquidez
Gestor do sistema financeiro Nacional -
Normas / autorizações, Fiscalização / intervenção
EXECUTOR da Política Monetária -
Controle dos meios de pagamento ( liquidez no mercado )
Orçamento monetário/instrumentos de política monetária
Banco Emissor -
Emissão do meio circulante ( MOEDA )
Saneamento do meio circulante
Banqueiro do Governo -
Financiamento do Tesouro nacional ( via emissão de títulos públicos )
Administração da Dívida Pública Interna e Externa
Gestor fiel depositário das reservas internacionais do País
Representante junto às Instituições financeiras internacionais
Sistema Financeiro Nacional
I,II,III e IV corretas - Alternativa A
-
Gente,
Evelise, já vi várias questões dizendo que o BACEN não mais emite tútulos públicos do governo cabendo agora ao Tesouro Nacional, não entendi sua colocação no comentário acima.
-
Dayani,
É de competência exclusiva do Banco Central do Brasil:
* Emitir a moeda (observação: a Casa da Moeda - empresa pública - fabrica o papel moeda e moeda metálica, mas o ato de emissão - colocar em circulação - é responsabilidade do Banco Central) nas condições e limites autorizados pelo CMN.
emissor do meio circulante ( moeda ) acredito que tenha faltado esta observação.
-
Na minha opnião a questão é passível de erro, pois a exemplo as empresas de factoring não são necessárias autorização, logo são uma IF autônoma em relação ao Bacen no quesito autorização, no qual estaria em falto no seu papel de gestor
.
Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
-
As empresas de factoring não são instituições financeiras e estão restritas a cobrar 12% de juros remuneratórios ao ano em seus contratos. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou esse entendimento ao negar, em parte, recurso apresentado por uma administradora de valores do Rio Grande do Sul.
site <http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=90979>
-
IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
PESSOAL NÃO CONCORDO COM A PROPOSTA DA QUESTÃO ACIMA POR QUE O BACEN AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DE QUASE TODAS AS IFs TODAVIA,ELE NÃO AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DE IFs ESTRANGEIRAS QUE QUEIRAM ATUAR NO BRASIL ,COMPETE ISSO AO PODER EXECUTIVO
Fonte
Professor Edgar Abreu
ACASADOCONCURSEIRO
-
A questão falou de todas as instituições financeiras, em nenhum momento eu enredo com as intituições internacional.
Bons estudos
-
A pegadinha ta na política fiscal...
-
Se a questão tivesse uma alternativa com apenas as três primeiras assertivas seria possível marcá-la. Mas é só analisar qual é a mais conveniente, bom o BACEN não executa a política fiscal, mas eu sei que ele autoriza o funcionamento das Instituições Financeiras, exceto as estrangeiras, ok, mas nesse caso, nos cabe partir para a alternativa A).
-
Nao me conformo do item IV estar correto...ele nao AUTORIZA o funcionamento de TODAS as instituições financeiras, pois pras IF's Estrangeiras precisa que seja autorizado por Decreto do Poder Executivo!
Ao meu ver, anulável...
Lei 4595/64:
Art. 18. As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Banco Central da República do Brasil ou decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.
ENTAO NÃO SÃO TODAS
-
IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional,
de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor
do Sistema Financeiro Nacional.
Pessoal, essa questão deveria ter sido anulada. O erro da mesma estar em "todas", pois sabemos que são todas as nacionais. As estrangeiras são por decreto do presidente da república. A palavra todas estar de forma genérica (nacionais e estrangeiras).
Deveria ter sido anulada. A Cespe tem dessas coisas. Bola pra frente e bons estudos.
-
IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional,
de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor
do Sistema Financeiro Nacional.
Pessoal, essa questão deveria ter sido anulada. O erro da mesma estar em "todas", pois sabemos que são todas as nacionais. As estrangeiras são por decreto do presidente da república. A palavra todas estar de forma genérica (nacionais e estrangeiras).
Deveria ter sido anulada. A Cespe tem dessas coisas. Bola pra frente e bons estudos.
-
Daqui a algum tempo o CESPE vai querer ser de fato um ente legislador do Estado, criando sua próprias leis no seu próprio mundo.
-
Eu estou vendo o pessoal reclamar do item IV onde diz:
IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
Me corrijam se estiver enganado, mas ao meu ver você não estão atentando para o todo, mas apenas para a palavra autoriza, vejam que logo em seguida o texto segue "autoriza, estabelecendo a dinâmica operacional..." ou seja, não fala de autorizar o funcionamento no país e sim a sua dinâmica de operação, como ela deve operar no país.
-
Colega Isnar, acho que a bronca da galera se deve ao fato da questão afirmar que TODAS as instituições são autorizadas a funcionar pelo BACEN. Posso estar enganado mas veja que o termo entre virgulas trata-se de um termo explicativo e não restritivo "IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional."- assim pode-se retirá-lo da frase para melhor compreensão, veja: "IV Ao autorizar o funcionamento de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.". No caso foi uma questão de interpretação de texto que levou muita gente ao erro. Coisas do CESPE. Boa sorte.
-
Analisando a questão como um todo, a única afirmativa incorreta é a V - "Executor da politica fiscal", deveria ser "Executor da política monetária"
nas alternativas nota-se que a questão gostaria de saber a única incorreta, a IV é muito interpretativa, porém, muito fácil.
Se eu sei q a V é incorreta e a IV me colocou uma dúvida, partindo do raciocínio lógico, minha resposta = LETRA A)
-
André foi isso mesmo. Eu errei por isso!!
-
Quem determina a taxa de juros é o CMN, por meio do COPOM, por esse motivo o BC não determina, apenas executa o mercado, e não a politica fiscal. Regulamentar, determinar é função do CMN! =)
-
Questão ridícula
Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional - Quem autoriza autorização de IF's estrangeiras é o Poder Executivo.
-
cuidado Éder..as IFs estrangeiras precisam, em conjunto, de decreto do poder executivo E autorização do Bacem..uma não exclui a outra..isso já foi questão da banca cespe e considerado errado quem colocou que so precisava de decreto do poder executivo..
-
O Copom não determina a Taxa SELIC.... Na verdade o Copom determina a Meta Selic...
-
Erros do item V:
O BACEN NÃO cumpre a função de executor da política fiscal e o COPOM define a META para a taxa SELIC.
-
O bacem não autoriza o funcionamento de todas as if's, pois as estrangeiras é o poder executivo através de decreto.
-
Colega Denis Bandeira, sua colocação está incorreta as Instituições Financeiras estrangeiras precisam da AUTORIZAÇÃO DO BACEN E DECRETO DO PODER EXECUTIVO. Ou seja, as 2 condições são necessárias.
-
Item V:
Ao determinar, por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM), a taxa de juros de referência para as operações de um dia (taxa SELIC), o BACEN cumpre a função de executor da política monetária.