SóProvas



Prova CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Psicologia Organizacional e do Trabalho


ID
1044697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

__n.° 0014/2013-CC-PR

                                                                Brasília, 26 de fevereiro de 2013. 

         Senhora Presidenta da República,

         Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da

Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

      A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

      Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.

      A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

      Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

              Atenciosamente,

                                          Fulana de Tal

                    Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.

Alternativas
Comentários
  • O texto seria impessoal, caso na terceira não houvesse registro de subjetivismo por meio da expressão "importante contribuição da Comissão..."
    Adjetivos demonstram pessoalidade, e, nesse caso, a questão passou batida pelos colegas que perderm a questão.
  • "A linguagem do código é simples e acessível", não seria isso uma apreciação? subjetivismo?
  • CERTO
    Apesar do emprego de "submeto" e "permitindo-me sugerir" na 1ª pessoa do singular, foi respeitado sim a impessoalidade, pois o remetente em momento algum manifestou sua opinião, sendo o texto da correspondência imparcial, sem impressões individuais.
    Dizer que "a linguagem do Código é simples e acessível" não demonstra uma opinião do remetente, e sim, como o próprio nome da Comunicação Oficial (Exposição de Motivos) diz é um dos motivos expostos para que a Presidenta possa aprovar o Código.
  • Olá a todos e especialmente ao Glauco - autor do comentário acima. Acho que o simples fato de adjetivar a contribuição da comissão como importante não é caracterizado como subjetivismo e a questão NÃO está passível de recurso, visto que podemos encontrar as seguintes informações no Manual de Redação da Presidência da República:

    "A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para
    aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de
    ato normativo. [...]
    [...] a exposição de motivos que submeta à consideração do Presidente da República a sugestão de alguma
    medida a ser adotada ou a que lhe apresente projeto de ato normativo – embora sigam também a estrutura do padrão
    ofício –, além de outros comentários julgados pertinentes por seu autor, devem, obrigatoriamente, apontar:
    a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;
    b) no desenvolvimento: o porquê de ser aquela medida ou aquele ato normativo o ideal para se solucionar o
    problema, e eventuais alternativas existentes para equacioná-lo;
    c) na conclusão, novamente, qual medida deve ser tomada, ou qual ato normativo deve ser editado para
    solucionar o problema." Páginas 19 e 21. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

    Bons estudos a todos!
     
  • Eu também acho que o trecho "com a importante contribuição" demostra impressão subjetiva.
  • "o emprego da primeira pessoa do singular (...) possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal (...)"
    agora me digam, quem de vocês acha que, utilizando a forma impessoal, seria impossível comunicar o assunto de forma clara?

    quanto às "impressões" e coisas do tipo, o CESPE, pelo que me parece, só considera que há quando é muito escrachada.. tipo "seu belíssimo trabalho", "a obra de arte é tão feia que é ruim de olhar" ou algo do gênero
  • Pois é Eduardo, fui na mesma que vc, não entendi que foi o emprego da primeira pessoa que POSSIBILITOU que o assunto fosse comunicado de forma clara e impessoal.  Há a impressão de que por outra modo não se poderia atingier a impessoalidade e clareza.
    Questão bizarra!
  • Gente, a questão está correta, pelo exposto pela colega Raquel.

    Segue exemplo de exposição de motivos, em que há o uso da primeira pessoa do singular ("submeto"):

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm
  • 1. O Cespe pediu para avaliar o uso do "Submeto" e do "permitindo-me". De fato, o uso da primeira pessoa NAS DUAS EXPRESSÕES sem dúvida tornou o texto mais direto e não prejudicou a impessoalidade.
    2. Nas melhores práticas de língua portuguesa (nas gramáticas mais rigorosas, ex. Napoleão Mendes de Almeida) não se usa gerundio com ênclise. Por outro lado, nota-se que o CESPE está com a maioria da gramática mais contemporânea, que aceita essa construção no caso do "permitindo-me".
    3. No caso da "ausência e impressões pessoais" no corpo do texto, concordo com a colega que já defendeu que o argumento utilizado no texto é justificativa para decisão na "esposição de motivos", portanto não se trata de uma opinião pessoal, mas de motivo fundamento e formador de decisão.

  • Questão Correta

    Trata-se de uma questão recorrente nas provas do CESPE.
    O verbo "submeto" está na primeira pessoa do singular, denotando um caráter pessoal; porém, se o texto não apresentar impressões pessoais, isso, por si só, nao fere o princípio da IMPESSOALIDADE.







    Nos estudos, as raízes são amargas, porém os frutos são doces.
  • Errada.


    "Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, [ até aqui correto ] o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente."


    O Cespe afirma que há ausência de impressões individuais, mas discordo...

    veja na 3ª linha: [...] elaborado com a IMPORTANTE contribuição [...]


    corrijam-me se eu estiver errado.. por favor...

  • Olha, ninguém me convence nessa não. A questão fala claramente "(...) o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.". E isso aqui é o quê!? 

    "permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação." 

    Mais uma do Cespe...

  • Eu também achei que o termo IMPORTANTE é uma marca de pessoalidade. Não bastava dizer que houve a participação da comissão de ética?

  • Senhora Presidenta? não seria Excelentíssima Senhora? o vocativo está incorreto.


  • Caros colegas, eis o método cespe de indução ao erro... questionando as regras básicas através de dúvidas que sugestionam o candidato... "A regra é x, seguindo a regra está errado... mas na verdade, no gabarito cespe está certa".


    Não desanimem... o caminho é o estudo contínuo.  


     

  • Pessoal,

    Além do vocativo, já mencionado em um comentário anterior, fica estranho uma Ministra de Estado "oficiar" a Presidenta da República. Além disso, temos o detalhe do "fecho" da correspondência que deveria ser "Respeitosamente" por conta da hierarquia existente entre os cargos envolvidos.

  • Cespe, don't get me wrong, fio! 

  • Absurdo da CESP! O texto ja começa errado, qdo o vocativo correto seria EXCELENTISSIMA SENHORA PRESIDENTA e no fecho deveria ser RESPEITOSAMENTE!

  • Algumas incorreções no documento para nos induzir ao erro. É bom estar alerta ao enunciado da questão.


  • modéstia??? Puts! 

  • O enunciado informa que "Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente."

    O foco deste enunciado é quanto à impessoalidade e à linguagem clara empregada no texto. O autor apresenta seu motivos para o destinatário, mas sem usar recursos de persuasão, respeitando o uso de características como clareza, coerência e coesão.


    A resposta é correta.

  • RESPOSTA: CORRETA


    O texto não trouxe prejuízo ao apresentar impressões pessoais, isso, por si só, não fere o princípio da IMPESSOALIDADE.
  • O enunciado informa que "na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto" e “permitindo-me sugerir", embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente".

    Ao ler o texto, percebemos que mesmo usando os verbos na primeira pessoa, o texto apresenta objetividade, clareza e impessoalidade. O motivo do uso dos verbos na primeira pessoa é óbvio: revela a descrição da ministra sobre o assunto sem deixar de ser coerente. 


    A resposta é correta. 

  • Impessoalidade = Ausência de pessoalidade / "SUBMETO" E "PERMITO" 1º PESSOA do singular . cri cri cri ...

  • A expressão "permitindo-me sugerir" será que não traz uma certa pessoalidade?

  •  "Embora não represente uma postura de modéstia" fala sério, não achei que os termos trazidos pela banca faltam com a modéstia, nossa! essa questão estava triste de mal elaborada. 

  • Em relação à impessoalidade pode esta certa a questão, mas o texto esta errado no fecho, pois deveria ser respeitosamente.

  • Esta  afirmativa: "o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente" não está de acordo com a colocação da remetente neste trecho: "..elaborado com a IMPORTANTE contribuição da Comissão de ética Pública...

  • Respeitosamente/ para hierarquia: inferior para superior.
  • Esta vai para prova,pode esperar!!!

  • O vocativo nesse caso não seria '' Excelentíssima Senhora Presidente da República''  ??

     

     

    E o final não seria ''Respeitosamente'' ??

     

     

    Ou devemos julgar somente o comando da questão???

    Por gentileza, quando responderem mandar um inbox. 

    :)    Bons estudos amigos

     

  • Realmente está vai está na prova!!!

  • "A importante contribuição da comissão de ética" não é marca de impressão pessoal? como assim? ah vai se fuder

  • Autor: Verônica Ferreira , Professora de Português

     

    O enunciado informa que "na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto" e “permitindo-me sugerir", embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente".

    Ao ler o texto, percebemos que mesmo usando os verbos na primeira pessoa, o texto apresenta objetividade, clareza e impessoalidade. O motivo do uso dos verbos na primeira pessoa é óbvio: revela a descrição da ministra sobre o assunto sem deixar de ser coerente. 


    A resposta é correta. 

  • Pera aí, mas o fecho está Atenciosamente.

    Deveria ser Respeitosamente, uma vez que tal documento se direciona a destinatário superior, Presidente da República.

     

    Alguém poderia me esclarecer isso? É opcional o uso do Atenciosamente ou Respeitosamente?

  • Gabiela, Acredito não ser facultativo o uso o ATT e Respeitosamente. Se for superior é obrigatório o FECHo adequado.

  • VAMOS NOS ATER AO QUE A QUESTÃO PEDE, Calma pessoal, a banca só pediu para saber se '" o emprego da primeira pessoa do singular, “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal".... para mim foi bem pessoal este "permitindo-me sugerir", não concordo com o gabarito, mas quanto a questionar sobre o "Respeitosamente" ou se deveria começar com "excelentíssima", daí discordo com muita gente, a questão não pediu nada disso pessoal.

  • Modo claro e pessoal nao sei onde...
  • "SUBMETO" E "PERMITO" 1ª pessoa. IMPESSOAL desde quando ? Até onde aprendi, impessoalidade é está na 3ª pessoa. Essa questão deveria ser anulada

  • Só pelo "presidenta" já deveria estar errada.

  • Questão correta.

    Apesar da forma submeto e permitindo-me sugerir, no corpo do texto se verifica a ausência de impressões individuais e parciais do remetente.


  • DEVERIA FINALIZAR COM RESPEITOSAMENTE.

  • GABARITO CORRETO.

  • o certo seria Presidanta


ID
1044721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009), julgue o item a seguir.

O Conselho Diretor do SERPRO é composto pelo presidente do conselho, seu substituto direto e três diretores-conselheiros, sendo todos eles indicados pelo ministro da Fazenda.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o correto seria:

    I- quatro membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, dentre eles o Presidente do Conselho e o seu substituto;

    II - o Diretor-Presidente do SERPRO; e

    III - um membro indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

  • Errado

    Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009)

    DO CONSELHO DIRETOR 

    Art. 6o O órgão de orientação superior do SERPRO é o Conselho Diretor, integrado por:

    I - quatro membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, dentre eles o Presidente do Conselho e o seu substituto;

    II - o Diretor-Presidente do SERPRO; e

    III - um membro indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6791.htm


     

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6791.htm


ID
1044748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional Linux e BrOffice, julgue o item a seguir.

Em um documento elaborado no Writer do BrOffice, é possível criar colunas, inserir gráficos e definir bordas

Alternativas
Comentários
  • Apesar do Writer ter como sua principal função ser um documento de texto ele também realiza funções de outros programas como gráficos que normalmente seriam do calc.
  • O Writer aplicativo do Br Office, assim como o Word aplicativo do Microsoft Office, pode realizar tarefas como CRIA COLUNAS, INSERIR GRÁFICOS E DEFINIR BORDAS, além de outras funcionalidades. O Writer é um software de criação e edição de textos, podendo realizar outras tarefas que não são específicas como as mencionadas anteriormente. Questão CORRETA.
  • Certo

    Muiot básico isso né gente!

  • T E T I N H A

  • Para não zerar.

    Apesar da questão ter sido fácil, geralmente quando o enunciado tem "é possível" a probabilidade dela está certa é maior

    fonte: eu acho


ID
1906744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.


__n.° 0014/2013-CC-PR

                                                          Brasília, 26 de fevereiro de 2013

     

        Senhora Presidenta da República,

   

   Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

      A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

      Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo. 

      A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

      Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

 

      Atenciosamente,

                           

                                   Fulana de Tal

    Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

A forma de tratamento empregada no vocativo “Senhora Presidenta da República” está adequada ao gênero de correspondência oficial expedida e à autoridade a que está dirigida.

Alternativas
Comentários
  • O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador,


    No tocante à tradição gramatical, Evanildo Bechara, na Moderna Gramática Portuguesa, afirma em relação à formação dos substantivos femininos a partir de um substantivo masculino terminado em e: “Os em -e uns há que ficam invariáveis, outros acrescentam –a depois de suprimir a vogal temática”. O autor traz como exemplos: “alfaiate – alfaiata, infante - infanta, governante – governanta, presidente – presidenta, parente – parenta e monge – monja”. (BECHARA 2009, p. 135). 

    Fontes: Manual de Redação da Presidência da República e http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/ensaios/001.pdf  
  • Está incorreto!

    O correto seria: Excelentíssima Senhora Presidenta da República".
  • Para chefes de poderes:
  • O correto mesmo seria: Excelentíssima Senhora Presidente da República. 

    Presidenta não existe!

  • Retificando o comentário abaixo do colega André:

    Divergências deixadas à parte, o fato é que as formas “a presidente” como "a presidenta" estão corretas.

    Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta. 

  • Na verdade André Nery, o termo existe sim. o correto seria: Excelentíssima Senhora Presidenta da República.
  • Uma outra questão responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MJ - Analista Técnico - Administrativo - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial

    Somente as comunicações dirigidas aos chefes de poder receberão o vocativo “Excelentíssimo Senhor”. As comunicações dirigidas às demais autoridades tratadas pelo pronome “Vossa Excelência” terão como vocativo “Senhor”, seguido do respectivo cargo.

    GABARITO: CERTA.

  • Excelentíssima presiDANTA...presidentA - só por curiosidade está correto.

  • RESPOSTA: ERRADA



    O tratamento correto seria:  Excelentíssima Senhora Presidente da República. 

  • Tantas estudantAs e estudantes ...

    Me revolto com presidentA.

  • O fecho também estaria errado .

  • ESSE FOI DEMITIDO NO OUTRO DIA.

  • grande coisa o nome presidentA, isso é coisa errada mais insignificante que existe no Brasil.

  • O correto seria: Excelentíssima Senhora PresidANTA Mulher Sapiens ...hehehe

  • Avril, estude mais, reclame menos!!!

  • Gab: Errado


    Excelentíssima presidenta da república.


    Não existia o termo "Presidenta", antes da nova reforma ortográfica, o dilmão alterou.

  • Questão desatualizada. O Presidente Bolsonaro alterou o Manual de redação oficial, agora o único vocativo a ser utilizado é "senhor" e seu respectivo feminino bem como plural.

  • Pessoal, quando a questão disser: "com base no MRPR..." o que se quer saber é o que está previsto lá. Independente de existir ou não um decreto.

  • Dilma nossa grandiosa PRESIDENTA !!


ID
1906783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item seguinte.

A capacidade de inovação é um dos fatores críticos que direcionam o comportamento e a ação do SERPRO.

Alternativas
Comentários
  • Esta errado:

    A capacidade de inovação é um dos fatores críticos que direcionam o comportamento e a ação do SERPRO.

    O certo seria:

    A capacidade de inovação é uma das premisas que direcionam o comportamento e a ação do SERPRO.

  • Segundo o Código de Ética e de Conduta Empresarial do Serpro

    item 2 - Componentes Estratégicos

    Força Motriz - Capacidade de inovar e realizar

    Fatores Críticos - Disponibilidade e utilidade, Competitividade e domínio tecnológico. 


ID
1906792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item seguinte.

A missão do SERPRO é tornar-se líder na criação de soluções em tecnologia da informação e comunicação para a formulação de políticas públicas no país.

Alternativas

ID
1909564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

__n.° 0014/2013-CC-PR

                                                                Brasília, 26 de fevereiro de 2013. 

         Senhora Presidenta da República,

         Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da

Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

      A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

      Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.

      A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

      Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

              Atenciosamente,

                                          Fulana de Tal

                    Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

Alternativas
Comentários
  • Que documento em questão?
  • O documento é o mesmo dessa questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/5f69855e-35

    Gab: Certo.

    Vejo como uma questão de interpretação.

    Apresentação do problema que reclama a doção da medida ou do ato normativo proposto: no 1º parágrafo: "a proposta anexa de Código de Conduta..."

    A medida que deve ser tomada: 4º parágrafo: "a medida proposta visa a melhoria de conduta da administração pública..."
    Reiterado no último parágrafo: "essas são as razões que fundamentam a proposta..."

  • só, complementando.......o certo seria respeitosamente, e não atenciosamente

  • Errada...

    Não houve apresentação do problema. Até agora não notei esse elemento no texto... Assim a questão deve estar errada.

  • No documento oficial em questão, verifica-se (1) a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto (2) e também da medida que deve ser tomada ou (3)do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

    (1)...apresentação do problema que reclama a adoção: "  o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo​."

    (2)...e também da medida que deve ser tomada: " A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais,"

    (3) ...do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema:"permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação."

    No desespero de responder a prova, eu nunca acertaria esta questão.

  • Cara, não vi "apresentação" de problema não, vi so uma proposta de "melhoria" em algo... não que tivesse ruim... mas blz....
  • Que questão mal formulada!

  • Que ridícula essa questão, primeiro que não trata do que vc estuda para responder questões a respeito do MRPR, trata de compreensão de texto. Segundo que mesmo se tratando de compreensão, extrapolou...

  • O fecho está errado, se é de ministra para presidenta deve ser Respeitosamente.

  • Para mim o que dá para matar a questão é o que está transcrito em negrito, visto que possui erros sim, mas a questão fala em adaptar. Logo questão Certa

    "O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício".

  • Li, reli e não entendi.

  • No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema. CERTA

  • Não teria que começar com Excelentíssima?

  •  Exposição de motivos é o fundamento do texto, li e acertei sem delongas, algo simples, mas muitos conseguem ver complexidade na coisa.


ID
1909579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação a serviços públicos, julgue o item a seguir.

Os serviços públicos classificados como próprios do Estado, geralmente oferecidos gratuitamente ou por baixo custo, podem ser prestados somente por órgãos ou entidades públicas, não podendo ser delegados a particulares.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    Segundo o critério subjetivo, o serviço público é aquele prestado diretamente pelo próprio Estado. Já pelo o critério material, serviço público é a atividade que tenha por objeto a satisfação de necessidades coletivas. Por fim, de acordo com o critério formal, o serviço público é aquele exercido sob regime jurídico de direito público derrogatório e exorbitante do direito comum.

    ---------------------------------------------------------

  • Creio que esse gabarito esteja errado. Os serviços públicos próprios não são de execução exclusiva do poder público. 

     

    Comentários da Aula do Professro do QC:

     

    d) Serviços públicos próprios e impróprios:

    Próprios = correspondem à definição de serviço público anteriormente fixada, vale dizer, prestações materiais consistentes em comodidades ou utilidades diretamente oferecidas à população, seja pelo Estado, seja por seus delegatários, desde que sob regime jurídico de direito público.

    Impróprios = na verdade, são serviços privados, visto que prestados por particulares, submetidos a regime jurídico de direito privado, sem a necessidade de prévia delegação pelo Estado; correspondem àqueles que versam sobre direitos sociais, sujeitos apenas a controle estatal, mediante exercício do poder de polícia.

    Ex: educação, saúde e assistência social, desde que prestados por particulares.

  • Júnior Figueiredo, eu já confundi isso uma vez também, mas na verdade são duas classificações diferentes com nomes parecidos.

    Essa que você citou é a classificação da Di Pietro - Serviços Públicos Próprios e Impróprios

     

    A classificação que a questão se refere é a seguinte:

     

    a) Serviço público propriamente estatais/propriamente ditos/próprios do Estado: se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público, considerados essenciais, indispensáveis à sobrevivência da sociedade. Ex: Saúde pública, segurança.

                        - Geralmente gratuitos ou de baixo custo.

                        - Prestado diretamente pela Administração. Indelegáveis.

     

    b) Serviços de utilidade pública: não são essenciais, mas convenientes a vida em sociedade. Ex: telefone e transporte coletivo.

                        - O Estado presta direta ou indiretamente.

     

    Fonte: Livro da Marinela (segundo ela, essa classificação já está desatualizada)

     

  • Entendi...

    Conforme ensina Maria Sylvia Di Pietro, quando serviços não exclusivos são prestados pelo Estado, também são chamados de
    serviços públicos próprios (ex: escola ou hospital públicos); quando prestados por particulares, denominam-se serviços públicos impróprios
    (ex: escola ou hospital particulares).
    Ou seja, passou para o particular virou impróprio, ou seja, só o poder publico preta serviço próprio. Questão difícil!

  • alguém pode me dar um exemplo de serviço próprio do estado que não seja gratuito. Ou seja, que seja de baixo custo?

  • Há divergência doutrinária sobre o tema!

     

    Felizmente, desde 2013, a CESPE se baseia na doutrina de Hely Lopes Meirelles, para quem, de fato, a classificação dos serviços públicos próprios e impróprios leva em conta a possibilidade de delegação a particulares, inexistente nos serviços próprios e possível nos impróprios.

     

    2013 - Os serviços públicos próprios são aqueles prestados diretamente pela administração pública, sem a possibilidade de delegação. CERTO

     

    2013 - O serviço de transporte coletivo prestado por empresa de ônibus mediante permissão constitui exemplo de serviço público impróprio. CERTO

     

    2014: O serviço prestado por um taxista é classificado como serviço público impróprio, porque atende às necessidades coletivas, mas não é executado pelo Estado. CERTO

     

    2016: Os serviços públicos propriamente ditos admitem delegação. ERRADO

  • ....

    Os serviços públicos classificados como próprios do Estado, geralmente oferecidos gratuitamente ou por baixo custo, podem ser prestados somente por órgãos ou entidades públicas, não podendo ser delegados a particulares.

     

     

    ITEM – CORRETO - Segundo o professor HELY LOPES MEIRELLES (in Direito Administrativo Brasileiro. 23.ª edição. P. 287)

     

     

    Serviços próprios do Estado: são aqueles que se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público (segurança, polícia, higiene e saúde públicas etc.) e para a execução dos quais a Administração usa da sua supremacia sobre os administrados. Por esta razão, só devem ser prestados por órgãos ou entidades públicas, sem delegação a particulares. Tais serviços, por sua essencialidade, geralmente são gratuitos ou de baixa remuneração, para que fiquem ao alcance de todos os membros da coletividade.

     

     

    Serviços impróprios do Estado: são os que não afetam substancialmente as necessidades da comunidade, mas satisfazem interesses comuns de seus membros, e, por isso, a Administração os presta remuneradamente, por seus órgãos ou entidades descentralizadas (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações governamentais), ou delega sua prestação a concessionários, permissionários ou autorizatários. Esses serviços, normalmente, são rentáveis e podem ser realizados com ou sem privilégio (não confundir com monopólio), mas sempre sob regulamentação e controle do Poder Público competente. ” (Grifamos)

     

  • A questão usou a definição de Hely Lopes Meirelles em detrimento da definição de Di Pietro. Coisa rara em provas do CESPE.

  • Quando se presta concurso que tem a CESPE como banco, o que vale é a doutrina dela e pronto. 

    Junte-se a eles! Guarde seus ensinamentos e seja feliz! rs

    et c'est fini!

  • QUESTÃO QUE NÃO DA PRA MARCAR GALERA, NÃO DA PRA SABER O QUE A BANCA TA QUERENDO. NESSE CASO ADOTOU O POSICIONAMENTO DE HELY LOPES MEIRELLES.

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • O que mata da Cespe é a divergência doutrinária.

  • de acordo com Hely Lopes Meirelles, sim

  • A questão está correta, a tentativa de privatização dos Correios mostra o contrário do dito pelo enunciado.

  • Questão polemica, se errou n desanime. Nem a Cespe se decidiu sobre qual doutrina prevalecerá nas provas dela

  • O Cespe uma hora adota o Hely, outras vezes adota a Di Pietro...é mt complicado

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Serviços Públicos :

    • São serviços essenciais fornecidos a sociedade através do 1º setor (governo) de maneira direta ou indireta.
    • É uma atividade legal que deve abranger a todos.
    • É embasada em princípios: mocidade (barateza), cortesia (educação), eficiência, modernização e o principal - continuidade, os serviços públicos não podem parar, EXCETO em alguma situação de emergência ou por meio de um aviso prévio (ordem técnica ou inadimplemento, este que seria a falta de pagamento do serviço. Entretanto, existem exceções para este: danos irreversíveis ao usuário ou PJ de direito público (município por exemplo).
    • Podem ser UTI singuli (lembra da palavra UTI mesmo, isto é, são serviços específicos não delegados e pagos por meio de taxas por um usuário. Ex: conta de luz e água da tua casa) e UTI universi (Lembra da palavra UTI mesmo, isto é, serviços gerais podendo ser delegados e pagos por impostos pela população. Ex: Coleta de lixo, calçamento etc)

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
1909582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, julgue o item seguinte.

As sociedades de economia mista da União federal devem revestir-se da forma de sociedade anônima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    Por sua vez, considera-se sociedade de economia mista a pessoa jurídica de direito privado integrante da administração pública indireta de qualquer dos entes federados, cuja criação é autorizada por lei específica, constituída sob a forma de sociedade anônima, com a participação obrigatória de capital público e privado, cuja maioria das ações com direito a voto pertence à pessoa política instituidora ou a entidades integrantes da administração pública, destinando-se à exploração de atividade econômica ou à prestação de serviços públicos.

    ---------------------------------------------------------

  • S.E.M > Adm Ind > P.J.D.Privado > K púb/priv > 50% +1 = público (c/direito a voto) > S/A

  • CERTO!       Todas as sociedades de economia mista são sociedades anônimas, ou seja, seu capital é dividido em ações.

  • Sociedade de Economia Mista

     

    Somente

     

    S.A

     

    Gab: Certo

  • ADMINISTRAÇÃO INDIRETA:     FUNDAÇÕES PÚBLICAS

                                                           AUTARQUIAS

                                                           SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA:         1. Sociedade Anônima S/A (EX: SANEAGO S/A

                                                            EMPRESA PUBLICA                                 1.1. 51% do capital em ações, com poder de voto do Estado.

     

     

    CERTO

     

     

    "Descanse na fidelidade de DEUS, ele nunca falha."

  • S.E.M/ S-A

  • Gab C

    S.E.M sempre S.A.

  • não dô conta de certas impropriedades técnicas: "União Federal" ???????/ e por acaso existe União que não seja federal?? "Senado Federal"????/ e por acaso existe senado estadual?? aff

  • Fonte: Prof. Eduardo Tanaka - Editora Atualizar - Youtube

    --

    Tipo de sociedade:

    Empresa pública: qualquer uma, inclusive sociedade anônima ( S/A );

    Sociedade de Economia Mista: sociedade anônima ( S/A ).

  • Certo !

    Só vem pc`s do Brasil.

  • Características das Sociedades de Economia Mista

    Aquela que, criada por lei, tem personalidade jurídica de direito privado e se destina à exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito de voto pertençam majoritariamente ao Poder Público

  • GABARITO: " CERTO"

    Resuminho:

    Sociedade de Economia Mista - Somente sociedade anônima/ Admite capital público ou privado/ Em regra, tramita na Justiça Estadual

  • SOCIEDADE de Economia Mista -> SOCIEDADE Anonima.

  • Letra da lei, conforme artigo 5, inciso III, do Decreto-Lei 200/67:

    "...III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta."

      

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    ➥ Vejamos: 

     Todas as sociedades de economia mista são sociedades anônimas, ou seja, seu capital é dividido em ações.

  • AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA SÃO CONSTITUÍDAS OS APENAS NA FORMA DE SOCIEDADE ANÔNIMA( SA)

  • 1º- CAPITAL SOCIAL

    E.P.: Capital inteiramente público (admite sócios públicos)

    S.E.M.: Admite recursos particulares, desde que a maioria do capital seja público

    2º- FORMA EMPRESARIAL

    E.P.: Qualquer forma

    S.E.M.: Apenas S/A

    3º- FORO COMPETENTE PARA JULGAMENTO

    E.P.: Justiça Federal (Art. 109, I, da CF)

    S.E.M.: Justiça Estadual

    Gabarito: C

  • CERTO

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

    - Personalidade jurídica de direito privado. (SOCIEDADE ANÔNIMA).

    - Autorizada por lei específica

    - Somente na ação de sociedade anônima

    - Visa lucro

    - Capital misto sendo 50% público e 50%privado

    - Regime CLT

  • III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.   

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm

  • "União federal" ah pronto.

  • No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, é correto afirmar que: As sociedades de economia mista da União federal devem revestir-se da forma de sociedade anônima.

  • Gabarito: Certo

    As sociedades anônimas sempre serão criadas como forma jurídica de sociedade anônima, contudo, as empresas públicas federais, preferencialmente, devem ser constituídas como s/a.

    Bons estudos.

  • TODAS AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA POSSUEM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL. SEM: direito privado e são criadas para a exploração de atividade econômica OU prestação de serviço público, SEMPRE sob a forma de sociedades anônima. EP: direito privado e são criadas para a exploração de atividade econômica OU prestação de serviço público, sob QUALQUER forma societária. FUNDAÇÃO: pode ser de direito público ou privado. Tem fins assistenciais em atividades que normalmente dão prejuízo. Autarquia: serviço público especializado. Sempre de direito público.
  • forma jurídica- S.E.M; sociedade anônima

    E.P; qualquer forma


ID
1909588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, julgue o item seguinte.

As sociedades de economia mista realizam atividades de interesse da administração, operando sob as mesmas normas e condições das empresas privadas congêneres, para não lhes fazer concorrência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = ERRADO

    ---------------------------------------------------------

    Por sua vez, considera-se sociedade de economia mista a pessoa jurídica de direito privado integrante da administração pública indireta de qualquer dos entes federados, cuja criação é autorizada por lei específica, constituída sob a forma de sociedade anônima, com a participação obrigatória de capital público e privado, cuja maioria das ações com direito a voto pertence à pessoa política instituidora ou a entidades integrantes da administração pública, destinando-se à exploração de atividade econômica ou à prestação de serviços públicos. A opção do ente público por criar uma empresa pública ou, alternativamente, constituir uma sociedade de economia mista depende da necessidade ou interesse da Administração de conjugar ou não capital público com capital privado na exploração de atividade econômica ou na prestação de serviços públicos.

    ---------------------------------------------------------

  • creio que o erro esta no final, "para não lhes fazer concorrência", visto que ja é de direito privado,para se igualar nas condições,principálmente porque a atividade é econômica,assim aumentando a concorrência.

  • "operando sob as mesmas normas e condições das empresas privadas congêneres, para não lhes fazer concorrência."

     

    A própria questão se contradiz! Temos que estar atentos!

  • Há dois erros, a meu ver. Primeiro, sutil, as SEM não praticam atividades de interesse da amdinistração, mas de interesse público. Aliás, a CF é expressa nesse sentido (artigo 173): 

    Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

     

    O segundo erro é que as SEM, como regra, operam sob as normas de direito privado para CONCORRER COM AS EMPRESAS PRIVADAS, ao contrário do que afirma o enunciado (para NÃO concorrer).

     

    Força a todos!

     

     

  • Atividades de interesse da administração = serviço público

    Segundo o prof. Ivan Lucas (GrancursosOnline): 

    Uma empresa pública ou sociedade de economia mista que presta serviços públicos terá tratamento diferenciado, tendo em vista o princípio da continuidade na prestação dos serviços (os serviços públicos não podem ser interrompidos).

    Uma empresa pública ou sociedade de economia mista que explora atividade econômica terá o mesmo tratamento que as demais empresas privadas (Art. 173, CF/88).


    As empresas públicas ou sociedades de economia mista que prestem serviços públicos respondem objetivamente pelos danos causados por seus agentes, independentemente de dolo ou de culpa.


    As empresas públicas ou sociedades de economia mista que explorem atividade  econômica respondem subjetivamente pelos danos causados por seus agentes, sendo necessária a comprovação de dolo ou de culpa.

     

  • EXERCENDO ATIVIDADE ECONÔMICA, ESSAS ENTIDADES INTERVÉM DO DOMÍNIO ECONÔMICO JUSTAMENTE PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DA INICIATIVA PRIVADA E EVITAR A FORMAÇÃO DE CARTEL ENTRE ELAS. EX.: BANCO DO BRASIL.

     

    QUANTO AO REGIME JURÍDO, NUNCA SERÁ INTEGRALMENTE PRIVADO. TRATA-SE DE UM REGIME HÍBRIDO COM PREDOMINÂNCIA DE UM SETOR EM DETRIMENTO DE OUTRO.

     

     

     

    EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA PRESTARORAS DE SERVIÇO PÚBLICO

       - REGIME JURÍDICO HÍBRIDO COM PREDOMINÂNCIA DO DIREITO PÚBLICO.

     

     

    EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA QUE EXERCEM ATIVIDADE ECONÔMICA.

       - REGIME JURÍDICO HÍBRIDO COM PREDOMINÂNCIA DO DIREITO PRIVADO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Enunciado,confuso e cheio de OBSCURIDADE.

  • Questão estranha, mas basta pensarmos que as sociedades de economia mista são regidas por um regime híbrido (de direito público e privado) sendo, portanto, diferentes das empresas privadas congêneres.

  • Acredito ser: "para não realizar concorrência desleal" e não ... "concorrência".

  • A questao contem tres erros em si: Primeiro AS Sociedades de economia mista ralizam atividades de interesse público, segundo, de maneira geral elas estao submetidas predominantemente ao regime de direito privado, exceto as que realizam servicos publicos, e terceiro erro consta em afirmar que a sujeicao das sociedades de economia mista ao regime de direito privado é para que as mesmas nao possam concorrer cos as empresas do setor privado, quando justamente é o contrario, pois aumentaria a competitividade no setor com a sujeicao ao regime privado das sociedade de economia mista.

  • SEMs operam dessa forma, justamente, fazendo concorrência com as empresas privadas.

  • Assertiva duplamente incorreta: a sociedade de economia mista se sujeitará a regime jurídico híbrido, além de operar em regime concorrencial, caso se trate de entidade exploradora de atividade econômica.

  • QC - ERRADA

    Marquei ERRADA pelo fato de as EMPRESAS PÚBLICAS possuírem 100% do capital público. Já a SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA NÃO ocorre da mesma forma. Portanto NÃO ENXERGO as MESMAS condições, como fala na questão.

    bons estudos.

  • Atividades de interesse da Administração? Negativo, atividade econômica conforme consta no decreto-lei 200. De fato, a Constituição Federal veda que elas recebam privilégios fiscais não extensíveis ao setor privado, entretanto, o regime privado é parcialmente derrogado por normas de direito público (o chamado regime híbrido).

    Decreto-lei 200:

    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.  

    Constituição Federal:

    § 2º As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.

    Resposta: Errado.

  • ERRADO

    São pra fazer concorrência

  • Se operam com as mesmas condições significa que é para assegurar a justa concorrência.

  • "As sociedades de economia mista realizam atividades de interesse da administração, operando sob as mesmas normas e condições das empresas privadas congêneres, para não lhes fazer concorrência."

    Estaria correto se SOMENTE atuasse como exploradora de atividade econômica, mas a sociedade de economia mista também pode atuar como prestadora de serviço público e, nessa situação, não estaria operando sob as mesmas normas e condições das empresas privadas;

  • III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm

  • GABARITO: ERRADO

    Cuidado com os comentários mais curtidos, estão equivocados.

    No caso da Sociedade de Economia Mista realizar atividades de interesse da administração, ela terá tratamento diferenciado, tendo em vista o princípio da continuidade da prestação dos serviços. 

    Diferentemente do que acontece no caso dela explorar atividade econômica, onde esta terá o mesmo tratamento que as demais empresas privadas, onde aí entraria o conceito de "para não lhes fazer concorrência". 

    A assertiva está incorreta por haver uma mistura de conceitos.

  • Gabarito: Errado

    O enunciado da questão veio demasiadamente confuso, a fim de derrubar o candidato, reformulando, temos:

    As sociedades de economia mista podem realizar atividades de interesse da administração, operando sob normas e condições públicas, em regime não concorrêncial. (certo)

    Bons estudos.

  • Empresa Publica!

  • As sociedades de economia mista exercem atividade econômicas ou prestam serviço público.

    O erro da questão está em dizer " para NÃO lhes fazer concorrência". Pois as sociedade de economia mista devem operar sob as mesmas condições das empresas privadas para que haja condições leais de concorrência.

    Logo, as sociedades de economia mista não podem receber incentivos exclusivos, já que precisam estar em condições de igualdade com as empresas privadas.


ID
1909591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, julgue o item seguinte.

A sociedade de economia mista não se sujeita à falência, mas seus bens são penhoráveis e executáveis, e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    A Lei 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, deixou expresso, no seu art. 2.º, I, que suas regras não são aplicáveis às empresas públicas e às sociedades de economia mista. Contudo, a sociedade de economia mista não está sujeita à falência, mas os seus bens são penhoráveis e executáveis, e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações.

    ---------------------------------------------------------

  • Gabarito CERTO

    �A sociedade de economia mista não está sujeita à falência, mas os seus bens são penhoráveis e executáveis, e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações. (Lei 6.404/76, art. 242). Esta é a regra geral prevista pela lei das sociedades anonimas, mas convém advertir que as sociedades de economia mista prestadoras de serviço público não podem sofrer a penhora dos bens vinculados ao serviço em virtude do princípio da �continuidade do serviço público�. (STF RE 536297)

    bons estudos

  • CERTO! 

     

    A sociedade de economia mista não está sujeita a falência, mas seus bens são penhoráveis e executáveis e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações (Lei 6.404/76, art. 242).

  • CORRETA

             

           A questão se encontra em acerto, cujo gabarito observa o que dispõe a Lei 11.101/05. No entanto, é salutar a observação feita pela Maria Sylvia Zanela Di Pietro: 

     

    "A lei das falências falhou ao dar tratamento igual a todas as empresas estatais, sem distinguir as que prestam serviço público (com fundamento no artigo 175 da Constituição) e as que exercem atividade econômica a título de intervenção (com base no artigo 173 da Constituição). Estas últimas não podem ter tratamento privilegiado em relação às empresas do setor privado, porque o referido dispositivo constitucional, no §1º, II, determina que elas se sujeitem ao mesmo regime das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários." (PIETRO, 2014).

         

    Bons estudos!

  • Povo. O art. 242 da Lei nº 6.404/76 tá revogado desde 2001 pela lei nº 10.303/2001.

  • Na verdade os bens das empresas estatais são privados, por isso podem ser penhorados. Entretanto, os bens das "prestadoras de serviços públicos" vinculados diretamente a prestação de serviços não podem ser penhorados.

     

    Prof. Ivan Lucas

     

     

  • PARA OS BENS SEREM PENHORÁVEIS, ESSAS EMPRESAS ESTATAIS DEVEM EXERCER ATIVIDADE ECONÔMICA

    EX.: BANDO DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESA PÚBLICA, RESPECTIVAMENTE.

     

    QUANTO À RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA, ENTENDE-SE A RESPONSABILIDADE DAQUELE QUE É OBRIGADO A COMPLEMENTAR O QUE O CAUSADOR DO DANO NÃO FOI CAPAZ DE ARCAR SOZINHO. OU SEJA, O SUBSIDIÁRIO SÓ RESPONDE PELO PREJUÍZO, DEPOIS QUE OS BENS DO DEVEDOR PRINCIPAL NÃO FOREM SUFICIENTES PARA A SATISFAÇÃO DO DÉBITO

     

    AGORA, CASO ESSAS EMPRESAS ESTATAIS EXERCEM A PRESTAÇÃO DE UM SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL, AO INVÉS DE ATIVIDADE ECONÔMICA, ENTÃO OS BENS SERÃO IMPENHORÁVEIS. LOGO, SEGUE O SISTEMA DE PRECATÓRIO.

     

     

    GABARITO CERTO

  • A sociedade de economia mista não está sujeita à falência, mas os seus bens são penhoráveis e executáveis, e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações. (Lei 6.404/76, art. 242).

  • Acredito que essa questão é passivel de anulação.
    A sociedade de economia mista prestadora de serviços públicos não pode ter seus bens penhorados. logo, como a questão não diz qual é o tipo de atividade que a sociedade de economia mista exerce, o gabarito da questão torna-se muito subjetivo.

  • Robson, (EU penso assim) quando o CESPE elabora uma questão citando apenas "Sociedade de Economia Mista" sem explicitar se é prestadora de serviço público ou exercente de atividade econômica, temos que ir pela regra. A regra da SEM e da EP é exercer atividade econômica, só temos que considerar prestadoras de serviço público (sendo uma exceção) quando estiver expresso na questão.

  • Os bens das sociedades de economia mista e das empresas públicas são considerados bens privados e,

    portanto, não possuem os atributos dos bens públicos, como a impenhorabilidade e imprescritibilidade.

    Prof. Herbert Almeida

    Estratégia Concursos

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    ➥ Vejamos: 

    A sociedade de economia mista não está sujeita à falência, mas os seus bens são penhoráveis e executáveis, e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações. (Lei 6.404/76, art. 242).

  • CERTO

    Sociedade de Economia Mista

    → Não se submete ao regime falimentar

    → seu bens são penhoráveis e executáveis, e as entidade que a instituiu responde subsidiariamente por suas obrigações.

    CUIDADO: Em Regra, não possui os atributos dos bens públicos, como a impenhorabilidade e imprescritibilidade, mas no caso das SEM prestadoras de serviço público, os bens diretamente relacionados à prestação do serviço gozam dos mesmos atributos dos bens públicos.

  • ERREI por pensar da Seguinte forma, ok, a Regra Geral é que as Sociedades de Economia Mista tens seus bens sujeitos a Penhorabilidade e executáveis, porém, aquelas que Prestam Serviços Públicos não são Sujeitos a Penhorabilidade, errei por pensar assim.

  • No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, é correto afirmar que: A sociedade de economia mista não se sujeita à falência, mas seus bens são penhoráveis e executáveis, e a entidade pública que a instituiu responde, subsidiariamente, pelas suas obrigações.

  • CC Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

    Assim, comprovada tá a ótima DICA da coleguinha Marcela -Foco

    DICA:

    REGRA 1: Bem de empresa pública é penhorável – Correto – essa é a regra.

    REGRA 2: Bem de empresa pública prestadora de serviço público é penhorável – correto

    EXCEÇÃO Bem de empresa pública prestadora de serviço público que esteja diretamente ligado à prestação do serviço é penhorável – ERRADO.

    ASSIM, O erro da letra C, é dizer de forma abrangente que os bens de SEM prestadora de serviços públicos para serem alienados e onerados devem ter autorização legislativa, quando, na verdade, apenas os bens afetos à prestação do serviço público em questão é que gozarão de tal característica.

    POR FIM: Bicicleta da ECT? Em razão da exclusividade do serviço postal ganhou tratamento de Fazenda Pública. STF na ADPF 46 fixou esse posicionamento. Dessa forma, no caso na ECT não precisamos buscar saber se o bem está diretamente ligado à prestação de serviços públicos.

    COMENTÁRIO COLEGUINHAS QC NA

  • em regra é isso, mas se a SEM for prestadora de serviço público, seus bens serão impenhoráveis

  • GABARITO: CERTO

    Assertiva pra quem tem sangue frio na hora da prova.

    De fato, De fato a regra é essa, as Sociedades de Economia Mista não estão sujeitas à falência, mas seus bens são penhoráveis e executáveis, desde que exerçam atividade econômica

  • A questão poderia ter explicitado se é PSP ou EAE, pois a nesse caso há situações distintas de tratamento ao patrimonio das entidades.


ID
1909600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito dos serviços públicos.

Em atenção ao princípio da livre concorrência, a prestação de serviços públicos pelo Estado limita-se àqueles que a Constituição Federal lhe reservou em caráter de monopólio, como é o caso da exploração de minérios e minerais nucleares.

Alternativas
Comentários
  • Exploração de minérios e minerais nucleares são competência da União.

  • A questão confunde os conceitos de atividade econômica em stricto sensu e a prestação de serviço público, apesar de serem consideradas atividades econômicas em sentido lato. A atividade econômica em sentido estrito se refere à intervenção do Estado na economia excepcionalmente de forma direta, pela absorção (monopólio da atividade) e pela participação (criação das empresas estatais). A prestação de serviços públicos é exercido por excelência pelo Estado, tendo como seus pressuposto básico o art. 175 da Constituição Federal, podendo inclusive ser transmitido ao particular ou a empresa estatal o seu exercício por meio de delegação. 

    Tornaria-se certa se fosse transcrita da seguinte forma:

    "Em atenção ao princípio da livre concorrência, a exploração de atividade econômica em sentido estrito de forma direta pelo Estado limita-se àqueles que a Constituição Federal lhe reservou em caráter de monopólio, como é o caso da exploração de minérios e minerais nucleares, e àqueles cujo imperativo de segurança nacional ou relevante interesse coletivo lhes fundamente, como nos casos de intervenção do Estado na economia por participação com a criação das empresas públicas e sociedades de economia mista."

     

     

  • A prestação de serviços públicos pelo Estado NÃO SE limita àqueles que a Constituição Federal lhe reservou em caráter de monopólio.

     

    Ex: Saúde, educação, transporte

  • ....

     

    ITEM – ERRADO – O Estado, por meio de lei, e de acordo com o momento, determina quais serão os serviços públicos. Nesse sentido, Di Pietro (in Maria Sylvia Zanella Direito administrativo / Maria Sylvia Zanella Di Pietro. - 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014. P. 106):

     

     

    é o Estado, por meio da lei, que escolhe quais as atividades que, em determinado momento, são consideradas serviços públicos; no direito brasileiro, a própria Constituição faz essa indicação nos artigos 21, incisos X, XI, XII, XV e XXIII, e 25, § 2º, alterados, respectivamente, pelas Emendas Constitucionais 8 e 5, de 1995; isto exclui a possibilidade de distinguir, mediante critérios objetivos, o serviço público da atividade privada; esta permanecerá como tal enquanto o Estado não a assumir como própria;” (Grifamos)

     

     a noção de serviço público não permaneceu estática no tempo; houve uma ampliação na sua abrangência, para incluir atividades de natureza comercial, industrial e social; 2. é o Estado, por meio da lei, que escolhe quais as atividades que, em determinado momento, são consideradas serviços públicos; no direito brasileiro, a própria Constituição faz essa indicação nos artigos 21, incisos X, XI, XII, XV e XXIII, e 25, § 2º, alterados, respectivamente, pelas Emendas Constitucionais 8 e 5, de 1995; isto exclui a possibilidade de distinguir, mediante critérios objetivos, o serviço público da atividade privada; esta permanecerá como tal enquanto o Estado não a assumir como própria;” (Grifamos)

     

  • BIZU INTERESSANTE: Geralmente quando uma questão é fundamentada em um princípio muito genérico, como princípios da supremacia do interesse público ou princípio da verdade real, o item geralmente está errado

  • OXALÁ ASSIM FOSSE!


ID
1909612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere ao Conselho Fiscal e à auditoria interna do SERPRO, julgue o item seguinte.

A remuneração dos membros do Conselho Fiscal do SERPRO é fixada anualmente, nos termos da lei, pelo ministro da Fazenda, não podendo ultrapassar 10% da remuneração mensal média dos diretores desse órgão.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 14. O Conselho Fiscal será constituído por três membros efetivos e respectivos suplentes, designados pelo Ministro de Estado da Fazenda, com mandato de um ano, admitida a recondução.

    § 1o Um dos membros do Conselho Fiscal será representante do Tesouro Nacional, nos termos da legislação em vigor.

    § 2o A investidura dos membros do Conselho Fiscal e a eleição de seu Presidente far-se-ão mediante registro na ata da primeira reunião de que participarem.

    § 3o O prazo de mandato contar-se-á a partir da investidura.

    § 4o Findo o mandato, o membro do Conselho Fiscal permanecerá no exercício da função até a investidura do novo titular.

    § 5o Na hipótese de recondução, o prazo do novo mandato contar-se-à a partir do término do mandato anterior.

    § 6o O Conselho Fiscal reunir-se-á, pelo menos, uma vez por mês.

    § 7o A ausência à reunião deverá ser justificada por escrito, em tempo hábil, cabendo aos demais membros acatar ou não os motivos alegados.

    § 8o A remuneração dos membros do Conselho Fiscal, além do reembolso, obrigatório, das despesas de locomoção e estada necessárias ao desempenho da função, será fixada, anualmente, pelo Ministro de Estado da Fazenda e não excederá, em nenhuma hipótese, a dez por cento da remuneração mensal média dos diretores do SERPRO, nos termos da Lei no 9.292, de 1996.



ID
1909618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item a seguir.

O negócio do SERPRO é o desenvolvimento e a distribuição de softwares para a administração das finanças públicas em nível federal.

Alternativas
Comentários
  • o que essa questao em a ver com etica publica??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • O negócio do Serpro envolve tecnologias e comunicações.


ID
1909624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item a seguir.

A governança do Estado e a gestão das finanças públicas, objetos de atuação ética do SERPRO, dão sustentação às ações governamentais.

Alternativas

ID
1909627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item a seguir.

Zelar pelas informações e agir com transparência na aplicação dos recursos públicos são princípios éticos do SERPRO para com seus clientes.

Alternativas

ID
1909633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item a seguir.

O SERPRO age eticamente quando procura estabelecer relações com seus fornecedores e com empresas prestadoras de serviço em harmonia com os princípios que adota e com a moral social.

Alternativas
Comentários
  • Certo, esta nos principios éticos da SERPRO:

    Relacionamento com fornecedores e parceiros que possuem práticas harmônicas ao padrão ético adotado pelo SERPRO e à moral social;



ID
1909636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ainda em relação ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item que se segue.

Como forma de evitar condutas que atentem contra a moral e a ética pública e empresarial, qualquer empregado do SERPRO deve estar atento aos interesses da empresa ao interagir com clientes, órgãos governamentais e demais instituições e organizações.

Alternativas

ID
1909639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ainda em relação ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item que se segue.

O empregado que usa suas influências internas e externas para conseguir resultados profissionais pessoais age eticamente porque exibe a proatividade em seu comportamento.

Alternativas

ID
1909651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional Linux e BrOffice, julgue o item a seguir.

O BrOffice é um pacote de softwares que permite a edição de textos extensos, a criação de planilhas com gráficos e a realização de apresentações com animações.

Alternativas
Comentários
  • O BrOffice é a versão brasileira para o Linux. Com ele você pode criar textos, planilhas e apresentações como se estivesse trabalhando com o Office. 

    Todos os formatos produzidos a partir do Word, Excel ou PowerPoint são suportados pelo BrOffice e tudo o que é produzido por ele é aceito pelos mesmos. 

    BrOffice.org Impress para apresentações (PowerPpoint),

    BrOffice.org Base para o banco de dados (Microsoft Acess),

    BrOffice.org Draw para o desenho (objetos em 2D et 3D),

    BrOffice.org Writer para a edição de textos (Word),

    BrOffice.org Calc para planilha eletrônica (excel),

    BrOffice.org Math para a edição de fórmulas matemáticas.

    Fonte: http://br.ccm.net/download/baixaki-340-broffice-32-bits

  • Ao citar edição de textos extensos = WRITER

     

    A criação de planilhas com gráficos = CALC 

     

    A realização de apresentações com animações = IMPRESS

     

     

     

    GABARITO CORRETO

     

     

  • Hellen Feitosa, a afirmação "O BrOffice é a versão brasileira para o Linux" é falsa. 

    Assim como outros aplicativos, o pacote BrOffice, atual LibreOffice, precisa ser instalado separadamente, pois não faz parte do conjunto padrão do sistema operacional. Nem no Linux, e nem no Windows.

  • Certa

    BrOffice é  multiplataforma, ou seja,  pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais, como por exemplo: Windows, Linux e FreeBSD. O BrOffice.org é um produto nacional, mantido por uma equipe brasileira, baseado num conjunto de programas mundialmente conhecido: o OpenOffice.org.

  • CERTO.

    BR OFFICE, eh a versao de Software do LINUX (SISTEMA OPERACIONAL), permite a edicacao de textos,planilhas, power point, entre outras..

    Sendo ele um software livre, ou seja ele pode ser gratuito ou pago, pois os programas de software livre, permite essa opcao, podendo tambem ser modificado.

  • Sendo ele um software livre, ou seja ele pode ser gratuito ou pago.

    GAB: CERTO

  • windows---> microsoft office

    linux=-----> broffice

  • a questão está certa , o BrOffice permite todas essas edições .


ID
1909660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de Internet Explorer, Outlook Express, Webmail e sítios de buscas, julgue o próximo item.

Os sítios de buscas disponibilizam, como primeiros resultados de uma pesquisa, as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Para quem quiser se aprofundar, veja como funciona o sistema de busca do Google neste vídeo da própria empresa: 

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BNHR6IQJGZs

    Muito bem explicadinho e legendado.

    #avante!
  • Complementando,

    Eles disponibilizam os resultados mais importantes, baseados em uma serie de requisitos.Ou seja, independe se a extensão é doc. 
  •  Se fosse colocada:

    "Os sítios de buscas SEMPRE disponibilizam, como primeiros resultados de uma pesquisa, as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc." ai sim estaria errada.

    Mas acho que ninguém foi doido de pensar isto e errar na prova. hehehehe




  • Questão errada

    Já mais podemos afirmar se é .doc ou pdf entre outras, pois a google tem varios fatores internos deles que faz analise para apresentar o arquivo ou documento buscado.

  • Gustavo... Quando a questão fala: "como primeiros resultados de uma pesquisa", já subentende-se que que ela afirma ser "SEMPRE" disponibilizada por extensão .doc.

  • Errado.


    Varia muito do que você procura...isso é muito relativo...muitas vezes, em buscas e procuras, localizei arquivos PDF por exemplo.

  • A extensão não é critério de relevância para apresentação dos resultados das pesquisas. Os três principais processos de retorno de resultados da pesquisa são: 

    Rastreamento: o Google sabe sobre seu site? Podemos encontrá-lo?

    Indexação: o Google pode indexar seu site? 

    Publicação: o site tem um conteúdo bom, relevante e útil para a pesquisa do usuário?

    Veja cada um desses critérios mais detalhadamente em: https://support.google.com/webmasters/answer/70897?hl=pt-BR


    Observação importante: O Google resolveu implementar algumas mudanças elaboradas especialmente para quem faz pesquisas pelo celular. Com isso, a gigante de buscas vai priorizar a exibição de sites que já tenham uma plataforma com suporte mobile.

    Como isto é um tema quente, é provável que em 2016 você se depare com questões abordando o Google priorizar sites responsivos


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • A relevância (supracitada pelos colegas) independe da extensão do arquivo.

  • A técnica utilizada é a PageRank que determina maior relevância e\ou importância das páginas, e isso não tem nada a ver com exibição de arquivos .doc como primeiros da lita de exibição.

  • Mostra as que são mais pesquisadas ... isso se chama PAGERANK

  • Independe da extensão do arquivo.


    PM AL 2018

  • Entre os sistemas utilizados no ordenamento dos links na página de resultados de buscas realizadas no Google inclui-se o PageRank, sistema que se baseia em algoritmos que avaliam a relevância dos links.

  • Na verdade são mostradas as que são mais pesquisadas. Portanto, gabarito errado.

  • Mostra as páginas mais pesquisadas - PAGERANK

  • via de regra, NÃO.

    A não ser que, em sua pesquisa, vc acrescente no filnal da palavra " *.doc " (sem as aspas: asterisco ponto doc). Fazendo isso, aí sim, vc vai receber "as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc."

  • Minha contribuição.

    Page Rank => É um algoritmo utilizado pelas ferramentas de pesquisa para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O Page Rank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontados para ela. Não é o único algoritmo que realiza essa atividade, todavia é o mais conhecido e difundido.

    Fonte: Resumos

    Abraço!!!

  • (CESPE / TCE/PA - 2016) Entre os sistemas utilizados no ordenamento dos links na página de

    resultados de buscas realizadas no Google inclui-se o PageRank, sistema que se baseia em

    algoritmos que avaliam a relevância dos links

  • MAIS IMPORTANTES, ANTES DE MAIS NADA

  • GABARITO: ERRADO

    Seguem requisitos:

    Ex: Relevância, Mais visitados, assuntos pesquisados igualmente como digitou, pagou para estar nas primeiras buscas etc......

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    insta:@bizú.concurseiro

  • GAB ERRADO

    NÃO NECESSARIAMENTE DOC PRIMEIRO,PODE ABRIR BEM VARIADO DE RESULTADOS

  • GABARITO: ERRADO

    Seguem requisitos:

    Ex: Relevância, Mais visitados, assuntos pesquisados igualmente como digitou, pagou para estar nas primeiras buscas etc......

    Page Rank => É um algoritmo utilizado pelas ferramentas de pesquisa para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O Page Rank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontados para ela. Não é o único algoritmo que realiza essa atividade, todavia é o mais conhecido e difundido.

  • Errado

    São ordenadas por meio do PageRank

  • PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela. Não é o único algoritmo utilizado pelo Google para classificar páginas da internet, mas é o primeiro utilizado pela companhia e o mais conhecido. 

  • PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. PageRank contabiliza a quantidade e qualidade de links apontando para ela.

    Não é o único algoritmo utilizado pelo Google;  

  • PageRank: sistema que se baseia em algorítimos que avaliam a relevância dos links.

  • PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela.

  • qual foi QC estou respondendo a mesma pergunta sequencial pela décima vez

  • GAB: ERRADO

    RESULTADOS MAIS IMPORTANTES

  • Gabarito: Errado

    Q678116

    Entre os sistemas utilizados no ordenamento dos links na página de resultados de buscas realizadas no Google inclui-se o PageRank, sistema que se baseia em algoritmos que avaliam a relevância dos links. (CERTO)

    Bons estudos.

  • ERRADO.

    Mostram os que são mais importantes, baseados no PAGERANK.

    Obs: aprendi hoje, respondendo questões no qc, o que é o Pagerank.


ID
1913593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao papel dos modelos gerencialistas de gestão de pessoas para o processo de modernização do Estado e implantação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

Uma reforma gerencial eficaz implica na mudança organizacional do paradigma burocrático para o paradigma pós-burocrático.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    A crise da administração pública burocrática começou ainda no regime militar, não apenas porque não foi capaz de extirpar o patrimonialismo que sempre a vitimou, mas também porque esse regime, ao invés de consolidar uma burocracia profissional no país, através da redefinição das carreiras e de um processo sistemático de abertura de concursos públicos para a alta administração, preferiu o caminho mais curto do recrutamento de administradores através das empresas estatais. Esta estratégia oportunista do regime militar, que resolveu adotar o caminho mais fácil da contratação de altos administradores através das empresas, inviabilizou a construção no país de uma burocracia civil forte, nos moldes que a reforma de 1936 propunha. A crise agravou-se, entretanto, a partir da Constituição de 1988, quando se salta para o extremo oposto e a administração pública brasileira passa a sofrer do mal oposto: o enrijecimento burocrático extremo. As conseqüências da sobrevivência do patrimonialismo e do enrijecimento burocrático, muitas vezes perversamente misturados, serão o alto custo e a baixa qualidade da administração pública brasileira.
    (http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/seges/PUB_Seges_Mare_caderno03.PDF)


ID
1913596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao papel dos modelos gerencialistas de gestão de pessoas para o processo de modernização do Estado e implantação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

Mudanças no modelo de gestão de pessoas podem influenciar o desempenho e a subjetividade do servidor público.

Alternativas

ID
1913599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao papel dos modelos gerencialistas de gestão de pessoas para o processo de modernização do Estado e implantação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

É essencial para o sucesso da gestão social a transferência direta das tecnologias gerenciais do setor privado para o setor público, sendo um elemento indispensável para a implantação de políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Talvez o erro seja dizer que deva haver uma transferência direta das tecnologias gerenciais do setor privado para o público, pois é preciso adaptar... E a implantação de políticas públicas não depende necessariamente dessa transferência direta de tecnologias gerenciais...

     

  • INDISPENSÁVEL....(x)


ID
1913602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao papel dos modelos gerencialistas de gestão de pessoas para o processo de modernização do Estado e implantação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

As estruturas organizacionais devem ser revistas para que se tornem mais leves, flexíveis e horizontalizadas, sendo caracterizadas por procedimentos modernos.

Alternativas

ID
1913605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo em uma organização, tipos de organização, comportamento organizacional e comunicação na organização, julgue o item que se segue.

A terceirização de serviços promove alianças frágeis entre os trabalhadores de uma organização. Nesse contexto, a atuação do psicólogo deve ser voltada para atividades estratégicas de redução das fronteiras organizacionais, com grupos de trabalho flexíveis.

Alternativas

ID
1913608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo em uma organização, tipos de organização, comportamento organizacional e comunicação na organização, julgue o item que se segue.

O empowerment é nocivo à saúde do trabalhador, sendo função do psicólogo reduzi-lo.

Alternativas
Comentários
  • Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

  • O empowerment pode ser muito benéfica para a saúde do trabalhador e não é papel do psicólogo reduzi-lo, e sim papel da gestão estratégica da organização.


ID
1913611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo em uma organização, tipos de organização, comportamento organizacional e comunicação na organização, julgue o item que se segue.

As relações intersubjetivas são fundamentais para a construção de práticas organizacionais que exigem a atuação mais política do psicólogo organizacional do que técnica.

Alternativas
Comentários
  • Politicagem do cfp

ID
1913614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo em uma organização, tipos de organização, comportamento organizacional e comunicação na organização, julgue o item que se segue.

O conflito entre as novas práticas no serviço público, que enfatizam a flexibilidade e a inovação, e as estruturas tradicionais, que ainda são adotadas pelas organizações, inviabiliza a atuação do psicólogo, no que se refere à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Conflito é bom

  • Creio que nesse contexto pra transformar a assertiva em correta se faria :

    O conflito entre as novas práticas no serviço público, que enfatizam a flexibilidade e a inovação, e as estruturas tradicionais, que ainda são adotadas pelas organizações, DIFICULTA a atuação do psicólogo, no que se refere à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.

  • Atenção: INVIABILIZA

  • Fonte?

  • INVIABILIZA... ou seja, o psicólogo não tem onde e como atuar...


ID
1913617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo em uma organização, tipos de organização, comportamento organizacional e comunicação na organização, julgue o item que se segue.

As práticas para uma atuação mais eficaz do psicólogo baseiam-se no modelo das organizações japonesas.

Alternativas

ID
1913620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

O líder estratégico considera que o indivíduo no ambiente laboral deve ser estritamente profissional, desprovido de afeto e dissociado do meio social.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • acho que a resposta e a errada.

     

  • 6-PSICODINAMICA-DA-RELA%C3%87%C3%83O-GESTOR-EQUIPE-VERONICA-AGUIAR-2013.pdf

    Pág. 30

    Há de se pensar, também, nos desejos ou no caráter humano do próprio gestor. Lima
    (1996) afirma que a figura do gerente apresenta vulnerabilidade de saúde mental maior do que as categorias de trabalhadores mais operacionais por ser ele o mediador das ideologias da organização. Há de se pensar que o contrato psicológico inerente a tal função exige deste trabalhador a sujeição à ideologia e aos interesses da empresa, em detrimento dos seus próprios interesses como um pré-requisito. Nessa linha de análise, o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho. Assim, apresenta o discurso de que o indivíduo no ambiente laboral deve ser estritamente um “ser profissional” – desprovido de afeto e dissociado do meio social. Defesa que traz, de modo arraigado, a dominação e o cerceamento às resistências dos sujeitos nesta função.

  • Questão de 2013... talvez as pessoas não tenham entrado com recurso e ficou por isso mesmo

     

  • Aiiiii cespe.....diabo do meu ódio!!!!!!!!!!


ID
1913623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

O líder é reconhecido positivamente quando demonstra competência para treinar e dirigir outras pessoas a desempenharem com eficiência os preceitos organizacionais.

Alternativas

ID
1913626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

Do ponto de vista da psicodinâmica, quando o líder é confrontado com suas incapacidades e falhas, ele buscará um comportamento obsessivo de repressão do caráter humano de seus subordinados.

Alternativas
Comentários
  • Fonte?

  •    Ket´s de Vries e Miller (1995), em seus estudos sobre liderança e estruturação da personalidade, identificaram cinco tipologias que são estudadas pela psicanálise e pela psiquiatria e que se relacionariam com a liderança: o dirigente paranoide, o dirigente obsessivo compulsivo, o dirigente teatral, o dirigente depressivo e o dirigente esquizóide. O dirigente paranoide teria como característica sentir-se ameaçado por um perigo exterior estando

    pronto para o ataque. O dirigente obsessivo compulsivo cerca-se de um autocontrole para não ficar à mercê de ninguém. O dirigente teatral procuraria estar sob os holofotes para atrair a atenção e impressionar. O dirigente depressivo seria atormentado por sentimentos de incapacidade e de falta de poder e o dirigente esquizóide evitaria manter contatos e relações com outras pessoas (Ket’s de Vrier & Miller, 1995).

     O modelo de personalidade obsessiva apresenta uma certa afinidade e adequação com o funcionamento da organização pelas suas preocupações com a ordem, a precisão, a clareza e o controle, características bem aceitas na condução de processos decisórios. A liderança de personalidade obsessiva tem necessidade de estar no controle, de agir com ordem e precisão perfeccionista. Porém estas características podem causar tensões nos grupos de liderados, reforçar a burocracia e inibir a criatividade. Levada em grau extremo, o ocupante pode exercer sadismo severo entre os membros da equipe (Kernerberg, 2000).

     Kernerberg (2000) também pesquisou e desenvolveu estudos com o intuito de investigar que impactos a personalidade do líder poderia ter sobre as funções administrativas. Questionava se os conflitos que surgiam nas organizações poderiam ser atribuídos a problemas que se originariam na personalidade dos líderes, na natureza da tarefa e nas exigências do grupo. Acreditava que as patologias na personalidade do líder poderiam ser uma ameaça à organização. Algumas características de personalidades patológicas poderiam ficar mais evidenciadas com o exercício da liderança devido à própria estrutura autoritária presente no cargo. Estas características seriam: obsessão, paranoia e narcisismo.

    A personalidade paranoide na liderança pode dificultar e pôr em risco os relacionamentos interpessoais na organização. O paranóico apresenta distorção da realidade externa, hostilidade projetada para fora. Para ele, qualquer oposição ou discussão pode ser encarada como rebeldia e ataque pessoal, com os suspeitos sendo considerados possíveis inimigos (Kernerberg, op.cit.).

    As personalidades narcisistas são as que mais têm sido colocadas em evidência e despertado afinidade com a ocupação de postos de liderança. Alguns historiadores culturais apontam que se está vivendo atualmente uma era na qual predomina o aumento das desordens psíquicas relacionadas com os distúrbios do narcisismo, caracterizado por excessivo egocentrismo (Ket’s de Vrier & Miller, 1995). 

    fonte: Adriana Maria Gurgel Gomes


ID
1913629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a liderança eficaz deve transgredir o prescrito com o uso da inteligência prática.

Alternativas
Comentários
  • Isto depende do contexto. Imagina isto na Administração Pública que é regida pelo princípio constitucional da legalidade.

  • O conceito de ‘ trabalho prescrito’ (ou tarefa) refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. O ‘trabalho prescrito ’ é vinculado, de um lado, a regras e objetivos fixados pela organização do e, de outro, às condições dadas. Pode-se dizer, de forma sucinta, que indica aquilo que ‘se deve fazer’ em um determinado processo de trabalho .

    Como uma primeira definição de ‘trabalho real ’ (‘atividade’), pode-se dizer que é aquilo que é posto em jogo pelo(s) trabalhador(es) para realizar o trabalho prescrito(tarefa). Logo, trata-se de uma resposta às imposições determinadas externamente, que são, ao mesmo tempo, apreendidas e modificadas pela ação do próprio trabalhador. Desenvolve-se em função dos objetivos fixados pelo(s) trabalhador(es) a partir dos objetivos que lhe(s) foram prescritos. A parte observável da atividade (o comportamental) é apenas um de seus aspectos, pois os processos que geram a produção deste comportamento não são diretamente observáveis.

    http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trarea.html

    O termo inteligência prática se refere a uma qualidade especial de inteligência, produzida no âmbito do trabalho, a partir do ato de trabalhar. A palavra prática, aqui, não deve ser entendida como em oposição ao teórico, mas como aquilo “(...) que é requisitado tanto na esfera teórica quanto empírica para intervir racionalmente no domínio da ação.” (Dejours, 2008 d: 347).

    https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/18015/1/369.pdf

  • CORRETO

    Não achei uma referência precisa quanto a essa questão. Contudo, podemos "desvenda-la" com base nos conhecimentos de Psicodinâmica e Liderança

    A Psicodinâmica do Trabalho estuda , de forma resumida, as relações estabelecidas no contexto de trabalho e como os trabalhadores conseguem se manter em equilíbrio, mesmo que o trabalho seja uma fonte de sofrimento em si.

    Liderança é a capacidade de influenciar pessoas em prol de objetivos. Ela acontece em nível grupal e pode ou não estar dentro das organizações.

    • “A inteligência prática, enquanto estratégia de enfrentamento coletiva auxilia o trabalhador a resistir ao que é prescrito, utilizando recursos próprios e sua capacidade inventiva, pressupondo a ideia de astúcia, mobilizando-se a partir do surgimento de situações imprevistas. A partir do enfrentamento destas situações, desenvolve um saber particular que ao tornar-se coletivo, transforma-se em ação de cooperação. Este recurso apresenta a finalidade de minimizar o sofrimento e transformá-lo em prazer.”

    Resumindo a ideia de Inteligência Prática: é o nosso jeitinho de fazer o trabalho sem que a gente adoeça por conta dele. rsrs

    Juntando essas informações, podemos dizer que um líder pautado nos conhecimentos da psicodinâmica irá considerar o trabalho com um possível fator adoecedor, logo, irá agir de forma a evitar tal sofrimento em demasia.

    Desse modo, o líder entende que existe um trabalho prescrita (trabalho "idealizado" e que quase sempre não pode ser realizado tal qual foi pensado) e um trabalho real (que é a ação individual ou coletiva de ajustamento das limitações de cada um e as demandas ambientais, ou seja, é o trabalho "que dá pra ser feito"). Assim, ele será eficaz quando reconhece que nem tudo que é mandado (prescrito) é possível ser realizado (real).

    Portanto, podemos falar em Eficácia quando o líder faz uso da inteligência prática para contornar as limitações do trabalho prescrito e realizar o trabalho real.

    Ficou um pouco extenso, mas eu acho que fui claro. Qualquer coisa é só chamar. Bons estudos.


ID
1913632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

A saúde mental do líder apresenta maior risco que a saúde mental dos trabalhadores mais operacionais em função do líder ser um mediador das ideologias produtivistas da maioria das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Há de se pensar, também, nos desejos ou no caráter humano do próprio gestor. Lima
    (1996) afirma que a figura do gerente apresenta vulnerabilidade de saúde mental maior do que as categorias de trabalhadores mais operacionais por ser ele o mediador das ideologias da organização. Há de se pensar que o contrato psicológico inerente a tal função exige deste trabalhador a sujeição à ideologia e aos interesses da empresa, em detrimento dos seus próprios interesses como um pré-requisito. Nessa linha de análise, o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho. Assim, apresenta o discurso de que o indivíduo no ambiente laboral deve ser estritamente um “ser profissional” – desprovido de afeto e dissociado do meio social. Defesa que traz, de modo arraigado, a dominação e o cerceamento às resistências dos sujeitos nesta função.

  • Atenção: MAIOR RISCO

  • Trabalhadores mais operacionais com a saúde mental comprometida possuem mais chances de acidentes de trabalho
  • Claro que não! Tem líder que só quer saber de dar ordens e viver debaixo dos privilégios do cargo. A questão generalizou.

    ERRADA.


ID
1913635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Há de se pensar, também, nos desejos ou no caráter humano do próprio gestor. Lima
    (1996) afirma que a figura do gerente apresenta vulnerabilidade de saúde mental maior do que as categorias de trabalhadores mais operacionais por ser ele o mediador das ideologias da organização. Há de se pensar que o contrato psicológico inerente a tal função exige deste trabalhador a sujeição à ideologia e aos interesses da empresa, em detrimento dos seus próprios interesses como um pré-requisito. Nessa linha de análise, o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho. Assim, apresenta o discurso de que o indivíduo no ambiente laboral deve ser estritamente um “ser profissional” – desprovido de afeto e dissociado do meio social. Defesa que traz, de modo arraigado, a dominação e o cerceamento às resistências dos sujeitos nesta função.

  • alguém me pode me explicar o erro?
  • Provavelmente pela construção "ele TERÁ dificuldade". Há outras estratégias de dominação e controle...

  • O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

    Errei e fui tentar entender o erro: talvez seja em falar ESTRATÉGIA DE RACIONALIZAÇÃO, que " é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por meios plausíveis" para INTERNALIZAR a cultura da organização. Se a cultura exprime a identidade da organização, acredito que deva ser baseada em clareza, aprendizado, valores, etc. Acho que o que não se deve usar é a racionalização como estratégia, mas confesso que a questão é complexa, se alguém souber explicar, por favor o faça.

  • O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar (racionalização e introjeção não são aspectos inconciliáveis) a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

  • O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar (racionalização e introjeção não são aspectos conciliáveis) a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

  • A questão é um ctrl C ctrl V do trabalho "Psicodinâmica da relação gestor-equipe: análise do prazer-sofrimento no trabalho em uma organização pública" de Verônica Brito Aguiar.

    A única diferença é a substituição da palavra gestor por líder.

    "(...) o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho."

    Por isso a questão está ERRADA.


ID
1913638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue o item a seguir.

Para alcançar as metas, as organizações utilizam determinadas estratégias que visam à obtenção de maior comprometimento afetivo do indivíduo com a organização.

Alternativas
Comentários
  • As estratégias nada mais são do que o “caminho” escolhido pela empresa para que alcance os objetivos e metas desejados. A clareza na definição das metas e das estratégias ajuda no comprometimento dos funcionários, pois estes passam a saber o que é esperado deles e qual é o “rumo” da organização.
     

    Prof. Rodrigo Rennó

  • P S I C O L O G I A


ID
1913641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue o item a seguir.

A ideologia gerencialista é perversa e causa violência simbólica, pois assume, como pressuposto de gestão, a racionalidade instrumental.

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • "Ela (Ideologia gerencialista) contribui para a construção de um universo gestionário que substitui a dignidade pela utilidade e a solidariedade coletiva pela celebração do mérito individual. Nessa complexa configuração social, as relações humanas são instrumentalizadas e transformadas em relações comerciais." (ONUMA; ZWICK; BRITO, 2015)


ID
1913644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue o item a seguir.

A sedução organizacional exerce função relevante nos processos de negociação de metas entre gestores e empregados, o que diminui o desejo do empregado de se emancipar dos processos de dominação.

Alternativas
Comentários
  • Tal dominação não mais é realizada pelo poder coercitivo, e sim pela sedução que abarca os profissionais a dedicarem-se de corpo e alma aos interesses da empresa. A sedução, caracterizada também como uma estratégia de controle e de dominação sobre o trabalhador, é para Vieira (2014, p. 252) um fenômeno que se localiza nas entrelinhas, nas insinuações, nos espaços subentendidos, nos códigos, na linguagem subjacente, naquilo que aguça a curiosidade. Trata-se de um aspecto discursivo.

     

    A dominação envolve a possibilidade de que certo ordenamento seja acatado por um grupo como se fora a sua própria vontade. Isso implica disciplina e obediência. Torna-se uma dominação carismática, na medida em que há uma devoção, uma santidade específica ao heroísmo e ao caráter de um indivíduo, bem como às estruturas normativas por ele estabelecidas.

     

    http://www.unihorizontes.br/mestrado2/wp-content/uploads/2016/08/SILVANA-EVANGELISTA-DA-SILVA.pdf


ID
1913647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue o item a seguir.

A identificação com a cultura organizacional e o comprometimento afetivo são determinantes no processo de negociação de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar essa questão ? Indicando fonte para estudo.
  • Eu resolvi a questão assim: pela palavra determinante.

    É um fator importante, que influencia na resolução de conflitos, mas não há como dizer que é determinante.

    Isso foi o que eu pensei, mas houve uma fonte direta de estudo para isso... :)

     

  • Questão maliciosa da p#$%@

  • Poder-se-ia dizer: é estilo da questão CESPE: ou foca um tipo de questão ou na forma de apresentação dela ...

  • A fonte da questão é: BOLA DE CRISTAL.

    Brincadeiras à parte, o erro dela foi só a palavrinha DETERMINANTE. Logo, não há como se garantir que havendo  identificação com a cultura organizacional e o comprometimento afetivo possa-se ter uma negociação positiva.

  • Raquelzita e Manuelita, concordo com vocês!


ID
1913650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue o item a seguir.

Em determinadas situações, as relações de poder pressupõe a substituição do ideal de ego do indivíduo pelos ideais da organização, do imaginário individual pelos desejos e projetos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • kakakakkkakakakakaaka

  • Verdade. Muito Ctrl C + Ctrl V e acabam esquecendo de comentar o gabarito kkkk

  • imagina criar todo esse "raciocínio" para responder uma 1/100?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Estudar para concurso é diferente de estudar para PASSAR em concurso.

    #paz


ID
1913653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a psicossociologia, julgue o item seguinte, relativo a poder nas organizações.

A servidão voluntária é uma modalidade de controle nas organizações, sendo fundamental para manter a produtividade dos empregados.

Alternativas
Comentários
  • Fonte?

  • Psis, quando encontramos umas questões com gabaritos duvidosos, que não soubermos a fonte, vamos solicitar comentário dos professores, quantos mais alunos pedindo mais chances dos professores comentarem.

    Tem muitas questões sem comentários nas provas de psicologia... :)


ID
1913656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a psicossociologia, julgue o item seguinte, relativo a poder nas organizações.

Sedução e fascinação são indissociáveis e elementos importantes para a compreensão dos complexos jogos de poder e de desejo nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Alguém????????????????

     

  • mais uma do Cespe de origem desconhecida...  Será que eles inventam ou compram livros na deep web?

  • Fui pela lógica, associando os termos "fascinação e sedução" com a complexidade dos jogos de poder nas organizações

  • Psis, quando encontramos umas questões com gabaritos duvidosos, que não soubermos a fonte, vamos solicitar comentário dos professores, quantos mais alunos pedindo mais chances dos professores comentarem.

    Tem muitas questões sem comentários nas provas de psicologia... :)


ID
1913659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue o item subsecutivo.

No contexto organizacional, os valores são simbolizações inconscientes da satisfação de necessidades.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, com base nos elementos da Cultura Organizacional descritos Edgar Shein:

     

    1- Artefatos, comportamentos e produtos se referem a qualquer elemento tangível da cultura, como vestuário, linguagem, rituais, comemorações, piadas, e outros exemplos de artefatos visíveis por todos no comportamento dos membros de uma cultura. Esses elementos podem ser facilmente reconhecidos por quem não é parte da mesma cultura.

     

    2- Normas e valores se referem às hierarquias de valores na cultura e seus códigos de conduta. São as formas pelas quais os membros da cultura representam-na tanto para si quanto para outros. Elas costumam ser expressadas como as filosofias oficiais da cultura e as declarações públicas da identidade do grupo. Em alguns casos são projeções para o futuro, sobre o que os membros da cultura desejam se tornar. Exemplos de normas e valores são os códigos de profissionalismo de uma organização, e comportamentos que demonstram claramente os valores dos indivíduos.

     

    3- Pressupostos básicos são comportamentos e crenças profundamente enraizadas na mente e na programação dos indivíduos, que geralmente são inconscientes. Essas assunções constituem a essência da cultura, e geralmente são tão bem integradas na dinâmica da cultura que chegam a ser difíceis de se detectar pelos membros da cultura.

  • Coisa mais absurda.

    valores se referem às hierarquias de valores


ID
1913662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Como mediações cognitivas, os valores são recursos que podem ser utilizados para resolver os conflitos entre as necessidades individuais e os padrões de funcionamento das instituições.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Dentre os Elementos da Cultura Organizacionais propostos por SCHEIN temos os Valores Compartilhados

    Tais valores são norteadores de condutas consideradas adequadas para a organização, evitando que valores individuais possam distorcer aquilo que a organização acredita. Assim, juntamente com os Artefatos e os Pressupostos Básicos, temos o surgimento da Cultura Organizacional.

    Outra questão ajuda a responder:

    CESPE 2014: CERTA -  Os valores compartilhados pelos colaboradores de uma organização são determinantes de sua cultura organizacional.


ID
1913665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Os valores são interpretações da realidade, transmitidas em palavras e ações mediante uma linguagem que possibilita o compartilhamento de uma cultura particular.

Alternativas
Comentários
  • Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

ID
1913668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Os valores, que são orientadores do comportamento individual, têm relação com o estabelecimento de metas, estados de existência e modelos de comportamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Os valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual. As organizações priorizam certos valores (as pessoas são o ativo mais importante ou o cliente tem sempre a razão independente o motivo do colaborador) que funcionam como padrões orientadores do comportamento das pessoas.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/comportamento-motivacional-o-impacto-do-incentivo-organizacional-no-comportamento


ID
1913671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue o item subsecutivo.

Os valores mudam de acordo com as experiências pessoais e contato interpessoal, sendo o resultado de um modelo mental particular que as pessoas empregam para dar sentido ao mundo.

Alternativas

ID
1913674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue o item que se segue.

As avaliações baseadas em uma cultura sem espaço de redefinição de regras e normas de conduta são prejudiciais à retenção de talentos, pois as oportunidades para discussão e transformação das condições e relações de trabalho são reduzidas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Cultura forte


ID
1913677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue o item que se segue.

A avaliação por competência, que é centrada no controle, funciona como instrumento dos interesses da racionalidade econômica, pois favorece a produtividade das equipes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • controle em competências?

    ja marque errado

  • A avaliação por competências não é centrada no controle, ela é centrada nas... Competências! :)

  • Gabarito: errado!

    A 'avaliação por competências' é um processo pelo qual se compilam evidências de desempenho e conhecimentos de um indivíduo em relação a competências profissionais requeridas.

    Fonte: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/avacom.html#:~:text=A%20'avalia%C3%A7%C3%A3o%20por%20compet%C3%AAncias'%20%C3%A9,por%20compet%C3%AAncia'%20da%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20tradicional.


ID
1913680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue o item que se segue.

Os processos de avaliação de desempenho individual e de equipes, conforme praticados nas organizações após a reestruturação produtiva ocorrida na década de 90 do século passado, são positivos para o alto desempenho das equipes.

Alternativas
Comentários
  • Pedem comentário do professor, por favor.

    muitas questões de psicologia sem comentários... Obrigada!

  • Gabarito: errado!

    "Nas últimas décadas, tem-se discutido sobre as inúmeras transformações mundiais e suas consequências para as empresas. A reestruturação produtiva acarretada pela globalização da economia e pelo predomínio do ideário liberal trouxe para as organizações maior necessidade de inserção nesse mercado global. Em resposta a essa nova realidade econômica, durante a década de 1990, ocorreram no Brasil mudanças que impactaram o setor siderúrgico. Para sobreviver à abertura de mercado e ao acirramento da competição internacional, esse setor vem investindo significativamente em tecnologia e na produção "enxuta", reformulando seu processo de trabalho e promovendo inovações gerenciais na linha da acumulação flexível. Além de mudanças no mercado de trabalho, constata-se a fragilidade do Estado-nação, não apenas para induzir o desenvolvimento no nível do obtido em décadas anteriores, mas também para conduzir políticas macroeconômicas capazes de patrocinar uma aceleração na geração de emprego e de renda."

    Para quem deseja compreender melhor, recomendo a leitura na íntegra do material: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200007


ID
1913683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue o item que se segue.

As avaliações de desempenho individual e de equipes pautadas na ideologia da excelência e nos pressupostos individualistas mantêm a hegemonia organizacional.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar ? Seria possível manter uma hegemonia organizacional só com pressupostos individualistas pautados na ideologia da excelência ? Pelo contrário, focar em pressupostos individualistas não incentivaria uma maior diferenciação organizacional ?

    Gabarito dado pela banca: certo

  • Hegemonia:

    implica o desenvolvimento de práticas discursivas nos mais diversos aspectos do cotidiano social, as quais podem propagar e naturalizar relações ideológicas.

    Nesse contexto, é importante ressaltar que são os indivíduos, inseridos nessas práticas discursivas e sociais, que colaboram para a manutenção ou a transformação das relações ideológicas e hegemônicas.

    O conceito de hegemonia auxilia na tarefa de analisar a prática social à qual pertence o discurso em termos de relações de poder, ou seja, se essas relações reproduzem, reestruturam ou desafiam as hegemonias existentes, e, também, de analisar a própria prática discursiva como um modo de luta hegemônica, que reproduz, reestrutura ou desafia as ordens de discurso existentes. É uma forma de investigar e de interpretar as relações de poder e, portanto, as formas materiais de ideologia que permeiam as práticas discursivas. 

  • Também considero errada.

  • Continuo considerando errada.


ID
1913686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os fatores psicodinâmicos que devem ser considerados em um programa de aposentadoria incluem-se

os processos de ocultação das relações de servidão, que são facilitadores da passagem do indivíduo para a aposentadoria.

Alternativas
Comentários
  • Aspectos psicodinâmicos - Ocultação das relações de servidão? Acho que a contradição está aí.

  • Ocultação da relação de servidão, como facilitador ....

  • Os Aspectos de servidão não são facilitadores, são patologias sociais do trabalho.


ID
1913689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os fatores psicodinâmicos que devem ser considerados em um programa de aposentadoria incluem-se

a resistência às mudanças e a falta de orientação profissional precoce.

Alternativas
Comentários
  • Falta de orientação profissional precoce como fator psicodinâmico?


ID
1913692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os fatores psicodinâmicos que devem ser considerados em um programa de aposentadoria incluem-se

as crenças sobre o trabalho, que são desejos inconscientes do indivíduo orientadores das condutas sociais.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!!

  • Alguém poderia explicar?!
  • Acredito que desejos inconscientes não são orientadores de condutas sociais.

  • crenças...

  • Acredito que a banca considerou "as crenças sobre o trabalho" sendo, por excelência, representação social, orientadas por "condutas sociais" e não por "desejos inconscientes".

  • Crenças não tem a ver com desejo

  •  Crenças: verdades concebidas ou aceitas a partir da observação de fatos e pela convivência em um grupo de pessoas;

  • o erro está em dizer que as crenças são desejos inconscientes. Primeiro, crenças muitas vezes estão a níveis conscientes. Crença em que a pessoa fala que não é capaz, ou que pensa que todo trabalho em RH é chato...etc. Depois, atenção aí na mescla. Misturar conceitos psicanalíticos de inconsciente com terminologias fora da psicanálise, como é "crença". tcc que usa muito mais.


ID
1913695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os fatores psicodinâmicos que devem ser considerados em um programa de aposentadoria incluem-se

os discursos que regem os jogos de poder nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • ????

    Alguem pode explicar?


ID
1913698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue o item a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Se a empresa em questão adotar o princípio da sustentabilidade em EC, a avaliação dos resultados obtidos será realizada por meio de um sistema métrico, considerando como escopo, os objetivos do negócio.

Alternativas

ID
1913701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue o item a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Na situação considerada, o funcionário empreendeu uma reestruturação com base em um conceito emergente, oriundo das mudanças geradas nas organizações provocadas pela revolução industrial.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Se é um conceito emergente, não deve ter surgido na Revolução Industrial, que ocorreu entre 1760 a 1840. 

     

    A Educação Corporativa começou a se desenvolver no Brasil somente no início da década de 1990.

     

  • Na situação considerada, o funcionário empreendeu uma reestruturação com base em um conceito emergente, oriundo das mudanças geradas nas organizações provocadas pela revolução industrial.

  • sabia q tava errado e marquei certo. Não me ajudo....

  • Sim.. mas qual o problema? Os outros 100 foram eliminados no processo de investigação social. Questão difícil.

  • Questão porreta. Vertigem total.


ID
1913704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue o item a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

No novo departamento, devem-se aplicar os princípios e as práticas de sucesso da EC, como, por exemplo, o princípio da perpetuidade, que considera a EC um veículo de disseminação da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Os sete princípios da Educação Corporativa:

     

    1. Competitividade: Educação como forma de valorizar o capital intelectual e fator de competitividade organizacional;

    2. Perpetuidade: Educação com o propósito de formar modelos mentais que conservem, transmitam, disseminem, reproduzam e transformem as crenças e valores organizacionais;

    3. Conectividade: Educação como instrumento gerador de relacionamentos,compartilhamento de conhecimento;

    4. Disponibilidade: Aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, gerando aprendizado contínuo e autodesenvolvimento;

    5. Cidadania: Estímulo à cidadania individual e corporativa;

    6. Sustentabilidade: Ser um centro gerador de negócios;

    7. Parceria: Parcerias internas com líderes e gestores e externas com Instituições de Ensino Superior/Consultorias.

     

    http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=10932&chapterid=9974

     


ID
1913707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue o item a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Informação não é sinônimo de Conhecimento.

     

    Conceito de Educação Corporativa muito utilizado na literatura:

    A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

     

    Portanto, a alternativa estaria correta da seguinte forma:

    Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão do conhecimento.

     

  • Informação significa dados processados ​​sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da experiência


ID
1913710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue o item a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Caso se implante um amplo programa de educação corporativa na referida empresa, possivelmente haverá aumento na competitividade e no valor de mercado por meio do aumento do valor das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    O objetivo principal dos processos de Treinamento e Desenvolvimento é trazer vantagens competitivas para a organização, trazendo aumento do valor de mercado.

    Logo, à medida que a organização investe em seus funcionários, ela almeja um retorno financeiro desse investimento. Assim, pode se dizer que há uma relação diretamente proporcional entre investimento em TeD e aumento do valor da empresa.


ID
1913713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Na situação hipotética descrita no texto, considere que o funcionário em questão tenha elaborado e apresentado à diretoria da empresa um roteiro de implantação do programa de EC. Com base nessas considerações, julgue o item seguinte.

O diagnóstico das competências críticas organizacionais e humanas deve ser realizado.

Alternativas

ID
1913716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Na situação hipotética descrita no texto, considere que o funcionário em questão tenha elaborado e apresentado à diretoria da empresa um roteiro de implantação do programa de EC. Com base nessas considerações, julgue o item seguinte.

A alta administração da empresa deve orientar tecnicamente o processo de implantação do programa.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que os responsáveis técnicos seriam os profissionais de gestão de pessoas, exercendo função staff.

  • ERRADO

    O funcionário apresentou o plano de implementação à Direção da Empresa. Essa irá aprová-lo. Depois disso, quem irá auxiliar nos processo de implementação, por meio de orientações técnicas, é o funcionário em si, pois ele que possui o saber necessário para fazer funcionar o projeto.


ID
1913719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Na situação hipotética descrita no texto, considere que o funcionário em questão tenha elaborado e apresentado à diretoria da empresa um roteiro de implantação do programa de EC. Com base nessas considerações, julgue o item seguinte.

Cabe ao pessoal do novo departamento remodelar os programas existentes, avaliando-os e ajustando-os às competências críticas definidas.

Alternativas

ID
1913722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Um funcionário assumiu recentemente a diretoria de gestão de pessoas da empresa X, e como uma de suas primeiras ações, elaborou um plano de reestruturação do departamento de treinamento, transformando-o em departamento de educação corporativa.

Na situação hipotética descrita no texto, considere que o funcionário em questão tenha elaborado e apresentado à diretoria da empresa um roteiro de implantação do programa de EC. Com base nessas considerações, julgue o item seguinte.

No referido departamento, deve-se empreender a realização de avaliação prévia dos resultados dos treinamentos.

Alternativas
Comentários
  • Prévia?


  • Como vai obter o resultado do treinamento antes de os funcionários serem treinados?


ID
1913725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações que aprendem e de aprendizagem corporativa, julgue o item subsequente.

Em um estudo da aprendizagem corporativa, deve-se realizar uma análise do coletivo, em detrimento da análise individual.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez definido o conceito de aprendizagem de uma forma geral, vamos partir para a proposta de "Aprendizagem Corporativa". De uma forma direta, poderíamos entender como sendo um processo de mudança ocorridas nas empresas, a partir da sua própria experiência. Parece simples. Quando a empresa muda, é por conta de um processo de aprendizagem pela qual ela passou. Verifica-se que aprendizagem e mudança caminham juntas

    Análise coletiva em detrimento da individual

    http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Blog_Willyans_Coelho/5323/o-que-e-aprendizagem-corporativa.html


ID
1913728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações que aprendem e de aprendizagem corporativa, julgue o item subsequente.

Uma organização que aprende é aquela em que a cúpula da empresa passa continuamente pela educação formal.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente...

     

  • Está errada por que o processo de aprendizagem não se resume a educação formal. Lembre-se da história do conhecimento tácito e conhecimento explícito e as 4 etapas da espiral do conhecimento.

  • ERRADO

    Em primeiro lugar é necessário fazer uma diferenciação que já fora cobrado pelo CESPE.

    • Organizações que Aprendem: O foco está em questionamentos do tipo “o que”  e descreve os sistemas, características e princípios da organização que aprende como uma entidade coletiva.

    • Aprendizagem Organizacional: Trata do “como se dá” a aprendizagem na organização , ou seja, as habilidades e processos de construção e utilização do conhecimento.

    Dito isso, vamos analisar quais são as Características de Organizações que aprendem:

    • apresentam um clima que estimula os membros a questionar, a aprender e a desenvolver seu potencial;
    • agem em consonância com uma cultura de aprendizagem que envolve consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse;
    • assumem o desenvolvimento de pessoas como central para seu negócio
    • defendem a transformação e a mudança como processos contínuos.
    • Foco na aprendizagem grupal

    Portando, o erro da questão foi restringir os processos de educação aos meios formais e em nível estratégico (cúpula da empresa).

    Em organizações que aprendem o conhecimento é estimulado a todos os sujeitos. Além disso, a aprendizagem é estimulada a acontecer em níveis formais e informais.

    Bons estudos.


ID
1913731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações que aprendem e de aprendizagem corporativa, julgue o item subsequente.

O aprendizado permanente de uma organização baseia-se no tripé visão estratégica, cultura organizacional e gestão do conhecimento.

Alternativas

ID
1913734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão organizacional, julgue o item subsecutivo.

A organização deve-se utilizar de estratégias para direcionar o empregado a um caminho pessoal profissional específico.

Alternativas
Comentários
  • ???

    E pra completar a ferramenta de pedir comentário nas questões não está funcionando. :'/

  • Errado.

    O desenvolvimento está mais relacionado com os interesses do empregado, apesar da empresa poder ser beneficiada disso.


ID
1913737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão organizacional, julgue o item subsecutivo.

O incentivo à formação continuada das pessoas inclui cursos de graduação, pós-graduação, atualização na área de conhecimento e cursos de línguas.

Alternativas

ID
1913740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão organizacional, julgue o item subsecutivo.

Treinamentos são eventos educacionais de longa duração que visam à melhoria do desempenho funcional.

Alternativas
Comentários
  • podem ser de curta duração tambem!

  • TREINAMENTO = CURTO PRAZO - TAREFAS ATUAIS
    DESENVOLVIMENTO = FUTURO 
    EDUCAÇÃO = VIDA


ID
1913743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão organizacional, julgue o item subsecutivo.

O conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem, proporcionadas pela organização e que apoiam o crescimento pessoal do empregado, é denominado desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Treinamento -

    ----- focado no cargo

    ----- curto prazo

    ----- foco no presente

    ----- tem como objetivo as necessidades organizacionais

    Desenvolvimento

    ------ focado na pessoa

    ------ longo prazo

    ------ foco no futuro

    ------ embora seja focado na pessoa, aqui tb temos foco nos objetivos organizacionais

  • está descrevendo o conceito! Exatamente isso.


ID
1913746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão organizacional, julgue o item subsecutivo.

A análise do negócio norteia o planejamento estratégico da empresa, entretanto, não influencia de modo significativo o levantamento de necessidades de treinamento da organização.

Alternativas
Comentários
  • As necessidades estão ligadas ao planejamento sim!

  • O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

    Ou seja, o planejamento estratégico também vem antes da análise de negócios, bem como está ligada as necessidades de treinamento sim.

  • A análise do negócio norteia o planejamento estratégico da empresa, entretanto, não influencia de modo significativo o levantamento de necessidades de treinamento da organização

  • Ciclo do Treinamento

    Diagnóstico

    Desenho

    Implementação/Execução

    Avaliação

    Analisando a questão: A análise do negócio norteia o planejamento estratégico da empresa (CORRETO), entretanto, não influencia de modo significativo o levantamento de necessidades de treinamento da organização. (ERRADO)

    Só é possível realizar um treinamento adequado se, durante a fase de diagnóstico, houver um levantamento das necessidades de treinamento. Assim, primeiro você avalia o que é necessário aprender e o que as pessoas já sabem, depois disso você planeja (Desenho) o que irá ser focado nos processos de treinamento e desenvolvimento.

    Portanto, gabarito ERRADO


ID
1913749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa deve ser norteado pelos princípios da organização do trabalho: interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia de alguma referência teórica disto?

  • Acredito que a explicação esteja no próprio cabeçalho da questão, a assertiva não condiz que o planejamento feito na situação

  • Interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas não são príncipios da organização do trabalho, mas sim uma definição de relações socioprofissionais de trabalho.

    Relações Socioprofissionais de Trabalho (RST): elementos interacionais que expressam as relações profissionais de trabalho. São integrantes dessa dimensão: (a) as interações hierárquicas; (b) as interações coletivas entre membros da equipe de trabalho e membros de outros grupos; e (c) as interações externas com usuários, consumidores, fornecedores.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbso/v31n114/12.pdf

    GAB. E


ID
1913752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa de qualidade de vida no trabalho deve ter como objetivo minimizar os impactos do contexto de trabalho na saúde do trabalhador.

Alternativas

ID
1913755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O crescimento profissional implementado pela indústria de alimentos deve envolver aspectos como oportunidades, incentivos e carreiras.

Alternativas

ID
1913758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa indica que as relações sociais de trabalho são constituídas por elementos formal ou informalmente prescritos, que denotam as diretrizes práticas do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Será que está errado pq os elementos prescritos seriam sempre informais?


ID
1913761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O referido programa apresenta as condições de trabalho compostas por elementos estruturais presentes no contexto de trabalho, tendo na infraestrutura organizacional, no apoio institucional e nas práticas administrativas, a representatividade.

Alternativas

ID
1913764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

Definidas pelo plano de execução, as ações a serem executadas devem expressar sintonia com os resultados obtidos na etapa de diagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Estamos diante do ciclo PDCA

    P (plan: planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de medidas claras e executáveis, sempre voltadas para obtenção dos resultados esperados;

    D (do: fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

    C (check: verificar): análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

    A (act: agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

    OBs:o diagnóstico faz parte do planejamento.


ID
1913767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

Ao avaliar um programa de gestão em QVT, após sua implantação, espera-se que, por meio da percepção positiva de bem-estar para as pessoas, ocorra melhoria direta ou indireta na produtividade e nos resultados financeiros da organização.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "CERTO"

    Texto extraído praticamente na íntegra do seguinte artigo "Avaliação da gestão de programas de qualidade de vida no trabalho"

    "A avaliação dos resultados de Gestão de Pessoas é hoje um dos temas mais desafiadores para esta área e que vem recebendo investimentos cada vez maiores. Nas questões relacionadas à Gestão dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, muitas expectativas de resultados são levantadas: melhor percepção de bem-estar para as pessoas, o que influencia direta ou indiretamente na produtividade e nos resultados financeiros da Organização.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100005

  • As empresas investem em programas de QVT na expectativa de que esses programas promovam maiores índices de produtividade e, por consequência, melhores resultados financeiros.

    Gabarito: Certo


ID
1913770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

O diagnóstico deve estar embasado nos fatores eleitos para o mapeamento da QVT, tais como organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho e vida social.

Alternativas
Comentários
  • A ausência do emprego de vírgula entre os termos “trabalho” e “reconhecimento” prejudicou o julgamento objetivo do item. Por essa razão, opta-se por sua anulação. (CESPE)


ID
1913773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

Um diagnóstico em QVT pode ser realizado de modo quantitativo, qualitativo ou misto, a utilização de outros indicadores para se obter um cenário específico da QVT na organização não interfere no diagnóstico.

Alternativas

ID
1913776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

O trabalho pode assumir tanto uma condição de neutralidade quanto de centralidade na vida dos trabalhadores, assim como na identificação desses indivíduos com a sociedade.

Alternativas

ID
1913779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

Os indivíduos constroem suas concepções de trabalho à medida que vivenciam as relações com o meio em que vivem.

Alternativas

ID
1913782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

O taylorismo propiciou ao trabalhador um espaço criativo e de iniciativa, o que promoveu o sentido do trabalho no trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • As primeiras escolas de administração humana desconsideram qualquer indício de subjetividade humana. 

  • Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores. Os modelos de produção industrial fordista e taylorista propiciaram, no contexto da sua criação, um incremento da capacidade produtiva das indústrias ao otimizar a relação tecnologia/força de trabalho.

    GABARITO: ERRADO


ID
1913785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

O modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e a hierarquização das tarefas são características das concepções do trabalho que norteiam o indivíduo em relação à posição que o trabalho deve ocupar em sua vida.

Alternativas
Comentários
  • O modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e a hierarquização das tarefas são características das concepções do trabalho que norteiam o indivíduo em relação à posição que o trabalho deve ocupar em sua vida

  • Alguém cita o autor deste "conceito"?

  • ????????????


ID
1913788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

Os novos contornos que o mundo do trabalho vem assumindo possibilitam uma relação de envolvimento e identificação da classe trabalhadora com a vida profissional, uma vez que, nessa relação, o trabalho bem remunerado passou a ter sentido.

Alternativas
Comentários
  • Outra da cespe para pensar : O modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e a hierarquização das tarefas são características das concepções do trabalho que norteiam o indivíduo em relação à posição que o trabalho deve ocupar em sua vida C

     

  • Só queria as fontes dessas questões rs

    algumas já percebi que são tiradas de artigos da internet...


ID
1913791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a aspectos psicológicos de segurança no trabalho, julgue o item a seguir.

A operacionalização do trabalho prescrito, caracterizada pelas tarefas formais e informais, pode ser entendida em termos de objetivo(s) estabelecido(s) em condições determinadas para os empregados, atribuindo a noção de tarefa às metas, prazos, utilização adequada de materiais e obediência aos procedimentos e às regras.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O conceito de trabalho prescrito, também chamado de tarefa, refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. O trabalho prescrito está vinculado, de um lado, às regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, às condições dadas. Pode-se dizer, resumidamente, que indica aquilo que “se deve fazer” em um determinado processo de trabalho.

    Já o trabalho real, também chamado de atividade, acontece no encontro entre o “que deve ser feito” e o que “é feito” efetivamente e, é o trabalhador, individual e coletivamente, que faz a gestão de tudo isso no cotidiano, muitas vezes tendo que se adaptar a situações imprevistas. Ele pode ser definido como um processo de regulação e gestão das variabilidades e do acaso.  São atividades exercidas pelos trabalhadores para atender às exigências frequentemente conflitantes e, muitas vezes, contraditórias, que podem acontecer no decorrer do serviço.

    [http://rhjr.com.br/diferenca-entre-trabalho-prescrito-e-trabalho-real/]


ID
1913794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a aspectos psicológicos de segurança no trabalho, julgue o item a seguir.

Quando a organização procura aproximar ao máximo o trabalho prescrito do trabalho real, os impactos no equilíbrio psíquico do trabalhador aumentam.

Alternativas
Comentários
  • Quando a organização procura aproximar ao máximo o trabalho prescrito do trabalho real, os impactos no DESequilíbrio psíquico do trabalhador aumentam.

  • Pensei que o trabalho prescrito quando difere muito do real gerasse adoecimento ao trabalhador...

    não entendi essa questão.


ID
1913797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a aspectos psicológicos de segurança no trabalho, julgue o item a seguir.

O estresse provocado por um esforço mental intenso e prolongado pode comprometer o nível de atenção, além de acarretar desmaios, destruição de equipamentos e outras alterações de comportamento.

Alternativas
Comentários
  • Alguem explica "destruição de equipamentos" ?

  • Também Fiquei sem entender Bruna.

  • Acho que é pq o funcionário passa a manusear incorretamente os equipamentos...


ID
1913800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a aspectos psicológicos de segurança no trabalho, julgue o item a seguir.

O custo humano do trabalho compreende os componentes financeiros e comportamentais que se inter-relacionam quando o trabalhador está inserido no contexto de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Custos humanos no trabalho envolvem aspectos FÍSICOS, COGNITIVOS E AFETIVOS.

  • Errado

     A variável Custo Humano no Trabalho refere-se ao dispêndio físico, cognitivo e emocional no ambiente de trabalho.

  • Errado

    A variável Custo Humano no Trabalho refere-se ao aspecto físico, cognitivo e emocional no ambiente de trabalho.


ID
1913848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de administração pública direta e indireta, julgue o próximo item à luz da interpretação doutrinária da legislação constitucional.

A desconcentração administrativa é o fenômeno da distribuição interna de plexos de competências, agrupadas em unidades individualizadas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    A desconcentração administrativa consiste na distribuição interna de competências, no âmbito da mesma pessoa jurídica. Com efeito, na desconcentração administrativa as atribuições são distribuídas entre os órgãos que integram a mesma instituição, no que difere da descentralização administrativa, que pressupõe a distribuição de competência para outra pessoa, física ou jurídica (entidade).

    ---------------------------------------------------------

  • CERTO

     

    Descentralização é a distribuição de competências de urna para outra pessoa, física ou jurídica.
    Difere da desconcentração pelo fato de ser esta urna distribuição interna de competências, ou seja, urna distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica; sabe-se que a Administração Pública é organizada hierarquicamente, corno se fosse urna pirâmide em cujo ápice se situa o Chefe do Poder Executivo. As atribuições administrativas são outorgadas aos vários órgãos que compõem a hierarquia, criando-se urna relação de coordenação e subordinação entre uns e outros. Isso é feito para descongestionar, desconcentrar, tirar do centro um volume grande de atribuições, para permitir seu mais adequado e racional desempenho.

     

    Fonte: Direito Administrativo, Di Pietro, 2014.
     

  • Desconcentração >> Interno >> Cria órgãos sem PJ >> ex: criação de um ministério

    Descentralização >> Externo >> Cria entidades com PJ >> ex: criação de autarquia

  • Conceito de Celso Antônio Bandeira de Melo.

  • descÕncentração Õrgão, sem PJ, controle híerárquico, autotutela, INTERNO

    desENTralização  ENTidade, com PJ, Controle finalistico, tutela, vinculo, EXTERNO.

  • Sei nem o que é  plexo

  • [plexo] Modo como algo está disposto; encadeamento, ordem, série.

    Etimologia (origem da palavra plexo). Do latim plexus.us.

    Sinônimos de Plexo

    Plexo é sinônimo de: encadeamentoentrançadoentrelaçamento


  • é u quê?

  • entendi nada mas acertei rsrs

  • ,agrupadas em unidades individualizadas, na questão nos leva a pensar que sai do ÓRGÃO e talvez confundir a descentralização e a desconcentração.

    .

    PLEXO: Rede o interconexão de nervos.

  • Só uma pessoa jurídica!!

  • Não entendi nem o enunciado.

  • DESCONCENTRAÇÃO - Distribuição INTERNA de competências.controle hierárquico e subordinação -> mesma pessoa jurídica.

    desCOncentração --> Criação de Órgãos

    DESCENTRALIZAÇÃO - Distribuição EXTERNA de competências controle finalístico e vinculação -> pressupõe pessoas jurídicas diversas.

    desCEntralização --> Criação de Entidades

  • li descentralização. Af
  • Acerca de administração pública direta e indireta, à luz da interpretação doutrinária da legislação constitucional, é correto afirmar que: A desconcentração administrativa é o fenômeno da distribuição interna de plexos de competências, agrupadas em unidades individualizadas.

  • DESCONCENTRAÇÃO → INTERNO

    DESCENTRALIZAÇÃO → EXTERNO

    #BORA VENCER

  • Tô PerPLEXO

  • GABARITO: CERTO

    Esquece o plexo. Falou em "descontração administrativa" e "distribuição interna de competências" marca o certo.

  • Descentralização: transferência de atribuições entre pessoas jurídicas distintas.... Desconcentração: distribuição interna de competências, dentro do mesmo ente, uma única pessoa jurídica.
  • PLEXO: Rede o interconexão de nervos.

    Gerold que fez essa questão kkkkk

    Pra que esses termos?


ID
1913854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos princípios da administração pública, julgue o item seguinte.

Resulta do princípio da continuidade a vedação à greve aos servidores que realizam atividades consideradas, em lei, imprescindíveis ao desenvolvimento e à segurança da comunidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    O Estado tem como objetivo fundamental a consecução do bem comum do seu povo. Para atingir tal desígnio, a Administração precisa disponibilizar para os administrados determinadas utilidades, atender certas necessidades, bem como fornecer certas comodidades.

    Em primeiro lugar, o direito de greve no serviço público, apesar de reconhecido, está sujeito a restrições, uma vez que o dispositivo constitucional que o consagra (CF, art. 37, VII) prevê a edição de uma lei específica que lhe estipule os termos e limites.

    ---------------------------------------------------------

  • A Constituição Federal assegura o direito de greve aos servidores públicos, conforme consta no art. 37, VII. Todavia, até o presente momento, a mencionada lei não foi editada, o que fez que o STF decidisse pela aplicação da Lei 7.783/1989, que trata do direito de greve dos trabalhadores do setor privado. Todavia, o entendimento atual é que algumas categorias, dentre elas  aquelas relacionadas com o a manutenção da ordem pública e a segurança pública, possuem este direito restringido. Dessa forma, por determinação do art. 37, VII, deve lei dispor sobre os limites para o exercício do direito de greve no serviço público. Assim, em que pese não conste expressamente na Constituição o trecho “imprescindíveis ao desenvolvimento e à segurança da comunidade”, podemos considerar que este é um dos tipos de atividades que possuem restrição ao direito de greve, o que deverá ser disciplinado em lei.

     

    Prof.º Hebert Almeida - Estratégia Concursos 

  • Correto, imaginem se todos os policiais fizessem greve em um mesmo momento? Guerra civil!

  • Eu errei e discordo do gabarito.

    Eu entendi que a questão estava errada porque não existe uma VEDAÇÃO à greve dos servidores públicos e sim uma LIMITAÇÃO ou RESTRIÇÃO para que o serviços essenciais não sejam interrompidos.

  • O erro da questão não estaria no termo vedação? Não deveria ser limitação ou restrição? Restrição e vedação tem sentidos diferentes.

  • O direito de greve se classifica como direito fundamental. Não concordo com o termo VEDAÇÃO. Pode ocorrer LIMITAÇÃO a esse direito.

  • A Constituição Federal assegura o direito de greve aos servidores públicos, conforme consta no art. 37, VII. Todavia, até o presente momento, a mencionada lei não foi editada, o que fez que o STF decidisse pela aplicação da Lei 7.783/1989, que trata do direito de greve dos trabalhadores do setor privado. Todavia, o entendimento atual é que algumas categorias, dentre elas aquelas relacionadas com o a manutenção da ordem pública e a segurança pública, possuem este direito restringido. Dessa forma, por determinação do art. 37, VII, deve lei dispor sobre os limites para o exercício do direito de greve no serviço público. Assim, em que pese não conste expressamente na Constituição o trecho “imprescindíveis ao desenvolvimento e à segurança da comunidade”, podemos considerar que este é um dos tipos de atividades que possuem restrição ao direito de greve, o que deverá ser disciplinado em lei. Logo, o item está correto.

  • Supremo proíbe greve de servidores ligados à segurança públicaSupremo proíbe greve de servidores ligados à segurança pública

     

    Os servidores que atuam diretamente na área de segurança pública não podem entrar em greve. Isso porque desempenham atividade essencial à manutenção da ordem pública. 

     

    http://www.conjur.com.br/2017-abr-05/stf-proibe-greve-servidor-ligado-seguranca-publica

     

    GAB: CERTO

  • GAB. CERTO 

     

    Para complementar os estudos, segue breve comentário sobre o princípio da contitnuidade

     

    Pelo princípio da continuidade, os serviços públicos devem ser prestados de maneira contínua, ou seja, sem parar. Isso porque é justamente pelos serviços públicos que o Estado desempenha suas funções essenciais ou necessárias à coletividade. Segundo Carvalho Filho, a “consequência lógica desse fato é a de que não podem os serviços públicos ser interrompidos, devendo, ao contrário, ter normal continuidade”.

     

    A continuidade dos serviços públicos guarda relação com o princípio da supremacia do interesse público, pois pretende que a coletividade não sofra prejuízos em razão de eventuais interesses particulares.

     

    - DIREITO DE GREVE vs PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE    

     

     em regra, os servidores possuem direito à greve, nos termos da legislação aplicável aos trabalhadores;

     os militares não possuem direito à greve, conforme expressamente dispõe a Constituição Federal (CF, art. 142, IV);

     os policiais civis são equiparados, segundo o STF, aos policiais militares, sendo vedado o direito de greve (Rcl 11246 AgR/BA).

     

    Fonte: MA e VP e Pedro lenza

  • Eu errei pelo "desenvolvimento".

    Toda e qualquer atividade não está ligada ao desenvolvimento de uma comunidade?

  • "vedação" é deveras pesado.

  • Errei. hashushauushaua. Servidores ficou muito amplo. Se no sentido amplo a greve pode ocorrer, porém com restrições. Servidores relacionados com a segurança pública , por exemplo, neste caso é vedado.

  • Esses servidores não são proibidos de fazer greve. A vedação é parar completamente os serviços.

    QUESTÃO MAL FEITA

  • Segurança tudo bem, mas "DESENVOLVIMENTO"?! Aonde isso está na lei? #porraCESPE

  • O problema não é RESTRIÇÃO ou VEDAÇÃO, pois servidores da área de segurança (PM e Bombeiros, no caso - não é o caso da PC ou PF) NÃO PODEM entrar em greve! Não há exceção legal a isso.

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Serviços Públicos :

    • São serviços essenciais fornecidos a sociedade através do 1º setor (governo) de maneira direta ou indireta.
    • É uma atividade legal que deve abranger a todos.
    • É embasada em princípios: mocidade (barateza), cortesia (educação), eficiência, modernização e o principal - continuidade, os serviços públicos não podem parar, EXCETO em alguma situação de emergência ou por meio de um aviso prévio (ordem técnica ou inadimplemento, este que seria a falta de pagamento do serviço. Entretanto, existem exceções para este: danos irreversíveis ao usuário ou PJ de direito público (município por exemplo).
    • Podem ser UTI singuli (lembra da palavra UTI mesmo, isto é, são serviços específicos não delegados e pagos por meio de taxas por um usuário. Ex: conta de luz e água da tua casa) e UTI universi (Lembra da palavra UTI mesmo, isto é, serviços gerais podendo ser delegados e pagos por impostos pela população. Ex: Coleta de lixo, calçamento etc)

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
1913887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, julgue o item seguinte.

A empresa pública tem personalidade de direito privado e suas atividades são regidas pelos preceitos comerciais, podendo ela revestir-se da forma societária econômica convencional ou especial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = CERTO

    ---------------------------------------------------------

    Atento as considerações anteriores e ao que dispõe o retrocitado decreto-lei, pode-se conceituar a empresa pública como a pessoa jurídica de direito privado integrante da administração pública indireta de qualquer dos entes políticos, cuja criação é autorizada por lei específica, constituída sob qualquer forma jurídica e com capital exclusivamente público, destinando-se à exploração de atividade econômica ou à prestação de serviços públicos.

    ---------------------------------------------------------

  • Qualquer das entidades políticas pode criar empresa pública, desde que o faça por lei específica (CF, art. 37, IX); a empresa pública pode Ter forma societária econômica convencional ou especial; tanto é apta para realizar atividade econômica como qualquer outra da competência da entidade estatal instituidora; quando explorar atividade econômica, deverá operar sob as normas aplicáveis às empresas privadas, sem privilégios estatais; em qualquer hipótese, o regime de seu pessoal é o da legislação do trabalho.

     

    CURSO DE DIREITO  ADMINISTRATIVO
     

  • E.P >> Qq forma societária

    S.E.M >> Apenas S/A.

  • A questão é capciosa. Ela busca confundir o candidato ao dizer "forma societária econômica convencional ou especial" ao invés de deixar "claro", que as Empresas Públicas podem ser de forma S/A ou de outro tipo (sendo que preferencialmente ela terá forma de S/A).
  • EMPRESA PÚBLICA: Qualquer forma Societária

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA : Sociedade Anônima S/A

     

    CERTA

     

    Descanse na fidelidade de DEUS, ele nunca falha.

  • EP= qualquer tipo!

    SEM=SA

  • O que vem a ser forma societária econômica convencional ou especial?

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    ➥ Vejamos: 

    EMPRESA PÚBLICA: Qualquer forma Societária

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA : Sociedade Anônima S/A

  • DIFERENÇAS ENTRE EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

    1º- CAPITAL SOCIAL

    E.P.: Capital inteiramente público (admite sócios públicos)

    S.E.M.: Admite recursos particulares, desde que a maioria do capital seja público

    2º- FORMA EMPRESARIAL

    E.P.: Qualquer forma

    S.E.M.: Apenas S/A

    3º- FORO COMPETENTE PARA JULGAMENTO

    E.P.: Justiça Federal (Art. 109, I, da CF)

    S.E.M.: Justiça Estadual

  • No que concerne a sociedades de economia mista e empresas públicas, é correto afirmar que: A empresa pública tem personalidade de direito privado e suas atividades são regidas pelos preceitos comerciais, podendo ela revestir-se da forma societária econômica convencional ou especial.

  • UM JEITO BONITO DE DIZER QUE AS EPs PODEM ASSUMIR QUALQUER FORMA SOCIETÁRIA

  • Nessa nova modernidade que nos cerca -> Empresx públicx = pode ser qualquer coisa (qualquer forma societária).

  • EP: “a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito”.

    QUESTÕES QUE AJUDAM - CESPE:

    A empresa pública tem personalidade de direito privado e suas atividades são regidas pelos preceitos comerciais, podendo ela revestir-se da forma societária econômica convencional ou especial. CERTO

     

    As empresas públicas, entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, cuja criação é autorizada por lei, possuem patrimônio próprio e podem ser unipessoais ou pluripessoais. CERTO

     

     

     

    São características das sociedades de economia mista: criação autorizada por lei; personalidade jurídica de direito privado; sujeição ao controle estatal; estruturação sob a forma de sociedade anônima. CERTO

  • Gabarito: Certo

    As empresas públicas podem ser constituídas em qualquer forma admitida em direito, ao passo que as sociedades de encomia mista podem ser constituídas apenas como sociedade anônima.

    Bons estudos.


ID
1913899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as disposições constitucionais sobre a administração pública, julgue o item subsequente.

A criação das fundações dotadas de personalidade de direito público ocorre mediante inscrição de seus atos constitutivos no registro civil das pessoas jurídicas, após a edição de lei autorizadora.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    CC: Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.

  • Gabarito ERRADO

    Del 200 estabelece:

    Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:
    IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes
    [...]
    § 3º As entidades de que trata o inciso IV deste artigo adquirem personalidade jurídica com a inscrição da escritura pública de sua constituição no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do Código Civil concernentes às fundações

    Resumindo:
    Fundação pública de direito privado = inscrição do ato constitutivo no respectivo registro
    Fundação pública de direito público (fundação autárquica) = são criadas por lei, e não inscritas (é a classificação adotada nessa questão)

     

    bons estudos

  • Errado!!  As fundações públicas de direito público fazem jus às mesmas prerrogativas e sujeitam-se às mesas restrições que, em conjunto, compõem o regime jurídico-administrativo aplicável às autarquias, anteriormente estudado.Logo, dispensa o registro de seus atos constitutivos, uma vez que a aquisição da personalidade jurídica de direito público ocorre com a vigência da lei criadora.

  • SÃO AUTARQUIAS (DENOMINADAS COMO AUTARQUIAS FUNDACIONAIS OU FUNDAÇÕES AUTÁRQUICAS).

    LOGO, DAR-SE-Á A CRIAÇÃO MEDIANTE A VIGÊNCIA DE LEI ESPECÍFICA.

     

    CF/88, Art.37, XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia...

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito errado.

    As fundações Públicas de direito público, na verdade, são espécie de autarquia, criada diretamente por lei, sendo chamadas pela doutrina como autarquias fundacionais.

    Contudo, as fundações públicas de direito privado são autorizadas por lei.

     

  • Fundação de direito público é equivalente a AUTARQUIA, CRIADA POR LEI.

  • o que for que seja de:

    direito público: lei autoriza.

    direito privado: lei permite + inscrição no CNPJ

  • DECORE ISSO...

     

    DIREITO PÚBLICOUTORGA !!!

     

    E seja feliz !

  • Não seria lei autorizadora, visto que as entidades administrativas de direito público são CRIADAS por lei. Somente para as entidades de direito privado é que a lei autoriza a criação.

  • Fundação Pública de direito público, também chamada de Fundação Autárquica, é uma espécie de Autarquia, por isso é criada da mesma forma que esta, ou seja, mediante lei específica e sem a necessidade de registro.

    Fundação Pública de direito privado é aquela que é autorizada por lei e necessita de registo.

  • ERRADO


    Isso acontece com as fundações de personalidade jurídica de direito privado.

    As fundações de personalidade jurídica de direito público seguem o mesmo rito das autarquias, também são chamadas de fundações autárquicas.

  • bizu pra acertar essa

    a autarquia( que tem personalidade jurídica de direito publico) a lei cria

    as entidades de direito privado a lei autoriza a criação

  • Se a fundação é de direito público, ela é criada por lei. Assim, não há necessidade de registro do ato constitutivo.

  • o conceito e de fundação privada

  • FUNDAÇÃO PUBLICA( de direito privado), sua criação é autorizada por lei

    FUNDAÇÃO PUBLICA(de direito publico), sua criação e por lei especifica, ela não precisa registrar no cadastro de PJS

  • GABARITO ERRADO

    Isso vale paras as fundações publicas de direito privado

  • ERRADO

    Fundação pública de direito privado = inscrição do ato constitutivo no respectivo registro

    Fundação pública de direito público (fundação autárquica) = são criadas por lei.

    "As fundações públicas de direito público fazem jus às mesmas prerrogativas e sujeitam-se às mesmas restrições que, em conjunto, compõem o regime jurídico-administrativo aplicável às autarquias."

  • Criação de de Fundação Pública de Direito Público = Autarquia.

  • Fundação pública de direito privado = inscrição do ato constitutivo no respectivo registro

    Fundação pública de direito público (fundação autárquica) = são criadas por lei, sem registro civil.

    Gabarito: E

  • A criação das fundações dotadas de personalidade de direito público ocorre mediante inscrição de seus atos constitutivos no registro civil das pessoas jurídicas, após a edição de lei autorizadora>errado.

    criação de lei

  • Errado.

    A fundação pública de direito público é uma fundação autárquica e é criada por lei, sem registro civil.

    Em regra, Fundações públicas são entidades da administração indireta dotadas de personalidade jurídica de direito PRIVADO .Quando a fundação é dotada de personalidade jurídica de direito público, temos o que a doutrina chama de "fundação autárquica".

    (2013/CESPE/STF/) As fundações de direito público SOMENTE podem ser criadas por lei, pois essa é a regra para o surgimento de pessoas jurídicas de direito público. C

    (2015/FUNIVERSA/SEAP-DF) A fundação pública de natureza pública é denominada fundação autárquica, visto que possui regime jurídico muito semelhante ao da autarquia. C

  • leia-se autarquia e matarás a questão.

  • GAB: ERRADO

    -> SE É UMA FUNDAÇÃO PÚBLICA DE DIREITO PÚBLICO, ENTÃO É UMA FUNDAÇÃO AUTÁRQUICA QUE É CRIADA POR LEI ESPECIFICA.


ID
1913902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos serviços públicos.

O regime jurídico a que se submetem os serviços públicos é o de direito público, sejam eles serviços públicos administrativos, sociais, comerciais ou industriais.

Alternativas
Comentários
  • Errado ... o Serviço Publ. pode ser sob Regime Jurid. Total ou Parcialmente Publico.

  • Gabarito ERRADO

    De acordo com o critério formal, o serviço público é aquele exercido sob regime jurídico de direito público derrogatório e exorbitante do direito comum

    Entretanto, a execução de serviços públicos comerciais e industriais, sobretudo pelas empresas públicas e sociedades de economia mista, são regidas pelo regime jurídico próprio das empresas privadas, embora derrogados pelo direito público.

    bons estudos

  • Gab Errado...

    Segundo os ensinamentos da Professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, serviço público é “toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas, sob regime jurídico total ou parcialmente público.” (Direito Administrativo, Editora Atlas, 20ª edição, pág. 90).

  • Critério Subjetivo: serviço público é aquele prestado diretamente pelo Estado.
    Critério Material: serviço público é aquela atividade que visa satisfazer as necessidades coletivas.
    Critério Formal: serviço público é aquele regido pelo regime jurídico de direito público. 

     

    (CESPE/Juiz Federal Substituto/TRF/1ª Região/2010) Considera-se serviço público toda atividade exercida pelo Estado ou por seus delegados, sob regime total ou parcial de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade. CORRETA


    (CESPE/Juiz Federal Substituto/TRF/1ª Região/2010) Os serviços públicos prestados diretamente pelo Estado submetem-se à disciplina do direito público, mas os serviços prestados por particulares em colaboração com o poder público são regidos integralmente por normas de direito privado. ERRADA

  • Divergência na doutrina essa, alguns autores só entendem como Serviço Público se prestado por regime de Direito Público...

     

    MAVP: "Serviço público é atividade administrativa

    concreta traduzida em prestações que diretamente representem, em

    si mesmas, utilidades ou comodidades materiais para a população em

    geral, executada sob regime jurídico de direito público pela administração

    publica ou, se for o caso, por particulares delegatários (concessionários e

    permissionários, ou, ainda, em restritas hipóteses, detentores de autorizacão

    de serviço público).

     

    Podemos afirmar que uma atividade exercida como serviço público

    sempre estará sujeita a regime jurídico de direito público; de outra parte,

    um serviço prestado sob regime jurídico de direito privado será, invariavelmente,

    um serviço privado."

  • Serviço público = Direito Publico. (total ou parcialmente)

  • SERVIÇO PÚBLICO

    ELEMENTO CONCEITUAL FORMAL:

    Diz respeito ao regime jurídico a que se submete o serviço público. Em regra é Público, mas também poderá ser Privado, derrogado.

    CLASSIFICAÇÃO:

    Serviços públicos administrativos: São aqueles que a administração pública executa para atender suas necessidades internas ou para preparar outros serviços que são prestados para o público.

    Sociais:são aqueles que atendem as necessidades coletivas e convivem com a iniciativa privada (ex.: saúde e educação)

    Comerciais ou industriais: quando se prestam a atender necessidade de ordem econômica

  • Os serviços sociais ele possui caráter de titularidade não exclusiva do poder publico ( ex. educacao e saúde ). nesse caso, poderá ser prestado por um particular ( ultilizando prerrogativas de direito privado), que não precisa ser delegado e nao é uma forma de prestação indireta de prestação de serviços públicos.

    Logo, nem serpre serão de direito público.

  • Gab errado

    8.666/93

    Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • TOTAL OU PARCIALMENTE PÚBLICO.


ID
1913920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere ao Conselho Fiscal e à auditoria interna do SERPRO, julgue o item seguinte.

O substituto interino do titular de auditoria interna deve ser aprovado pelo Conselho Diretor, após indicação do diretor-presidente.

Alternativas
Comentários
  • A questão foi anulada, pois existem duas situações possíveis:

    1 - no caso de vacância do cargo de auditor geral, o diretor presidente deve indicar um auditor interino para aprovação do conselho diretor;

    2 - no caso de ausência do diretor (geral ou interino) seja por ferias, motivo de Saúde, ... O memo deve indicar um dos sees funcionários para ocupar o cargo temporariamente...

  • A questão foi anulada, pois existem duas situações possíveis:

    1 - no caso de vacância do cargo de auditor geral, o diretor presidente deve indicar um auditor interino para aprovação do conselho diretor;

    2 - no caso de ausência do diretor (geral ou interino) seja por ferias, motivo de Saúde, ... O memo deve indicar um dos sees funcionários para ocupar o cargo temporariamente...


ID
1913932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ainda em relação ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item que se segue.

Constitui infração, tanto ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO quanto a outros dispositivos legais e regulamentares vigentes, a omissão do empregado do SERPRO em relação a erros e infrações cometidos por colegas da mesma empresa.

Alternativas
Comentários

ID
1913935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ainda em relação ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item que se segue.

O dirigente do SERPRO que aceitar presentes de qualquer valor por parte de um subordinado agirá de forma antiética.

Alternativas
Comentários
  • O erro ai esta em aceitar qualquer valor segundo o código ele deve:

    Recusar presentes e brindes de valor superior a R$ 100,00 (cem reais).

    Ou seja ele só vai agir de forma antietica se aceitar presente acima deste valor.


ID
1913944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de Internet Explorer, Outlook Express, Webmail e sítios de buscas, julgue o próximo item.

O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail, por meio do qual se acessa, via navegador, emails usando-se qualquer computador que esteja conectado à Internet.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Outlook Express é um cliente de e-mail. Isso significa: um software específico para ler, criar, e enviar e-mails. Precisa ser instalado e configurado em cada máquina onde o usuário desejar utilizá-lo. Já o webmail é um site. Não precisa instalar, não precisa configurar, nada disso. É só acessar a partir de qualquer máquina conectada à Internet, digitar usuário e senha e pronto.

    A propósito, existem vários clientes de e-mail. Exemplos: Outlook Express, Mozilla Thunderbird, Eudora, Incredimail... e muitos outros.
  • Linha do tempo dos e-mails

    Clientes de e-mail (programas instalados no computador) e webmail (acessíveis pelo navegador de Internet).
    Obs.: quando criei este gráfico, foi para mostrar que existem diferentes 'Outlooks', cada um de um tipo diferente.


  • Questão Errado

    só uma obs: não podemos nos confundir Microsoft Outlook com Outlook Express

    ambos são cliente e-mail, mas o primeiro não precisa ser instalado na maquina tal como o webmail podendo ser acesso através do browser. Já o Outlook  Express e Mozila Thunderbird precisam ser instalado e configurado em cada maquina, não podendo ser acesso de outra maquina ou pelo browser.

  • OBRIGADA, GENTE! PERFEITAS EXPLICAÇÕES!

  • Jogando duro

  • Entendi Assim:

     

    "O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail..." ERRADO. São bem diferentes. Um é Cliente de Email, o outro Webmail;

     

     "...Webmail, por meio do qual se acessa, via navegador, emails usando-se qualquer computador que esteja conectado à Internet." CORRETO. Realmente o webmail não precisa de configurações prévias.

     

    GAB: ERRADO

  • Webmaiil : http e https

    Cliente e-mail : Outlook Express, Outllok, Mozilla Thunderbird....

  • Essa sentença ficou ambígua, quanta maldade do examinador ...

  • Essa questão foi mais de português que informática.
  • Parece o Tiririca contando história!! rsrsrs

    Era uma vez o Outlook que se parecia muito com o webmail, por meio do qual é acessado via navegador... Quem é acessado via navegador: Outlook ou Webmail?? Ambiguissima!!

    Exceto se a semelhança que o examinador busca auferir é "Acesso via navegador", é claro!!

  • Acredito que o "por meio do qual" se refere a Outlook express, mas ficou bem ambígua a acertiva.

  • Outlook express é um software, o erro está em dizer que é acesso pelo navegador.

  • Outlook Express: E um cliente de e-mail (Aplicativo)

    Microsoft Outlook: E um webmail

    (Uso de navegador com internet )

  • Outlook é app

    webmail não

  • Principais clientes de e-mail:

    MS Outlook

    MS Outlook Express

    Windows Mail

    Mozilla Thunderbird

    Lotus Notes

    Incredmail

    PostFix

    Kmail

    Clientes de e-mail são diferentes de WebMail

    Questão Errada

  • O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail, por meio do qual se acessa, via navegador, emails usando-se qualquer computador que esteja conectado à Internet.

    espero ter ajudado!

  • GAB ERRADO

    QUANDO COMPARA, GERALMENTE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA

  • em nenhum momento disse que o outlook é acessado por navegador

  • Minha contribuição.

    Webmail => Não precisa configurar os protocolos.

    Cliente de e-mail => Precisa configurar os protocolos.

    Abraço!!!

  • Microsoft Outlook com Outlook Express

    ambos são cliente e-mail, mas o primeiro não precisa ser instalado na maquina tal como o webmail podendo ser acesso através do browser. Já o Outlook Express e Mozila Thunderbird precisam ser instalado e configurado em cada maquina, não podendo ser acesso de outra maquina ou pelo browser.

  • Outlook Express funciona como um aplicativo, é um cliente de e-mail sendo necessário ser instalado na máquina do usuário.

  • o outlook express não se acessa via navegador!

  • GAB E

    Microsoft Outlook DIFERENTE DE Outlook Express

  • outlook express é um cliente de email, logo, precisa ser instalado

  • O outlook ou webmail é acessado via navegador? A verdade, a CESPE decide '0'

  • Webmail = uso dos emails pelo navegador

    Correio eletrônico (mozilla e outlook) = softwares instalados no computador

  • O português que complicou a questão

  • eu nao consegui entender de quem a questão tá falando
  • Para mim o erro está em dizer que se acessa por navegador(seria por aplicativo) e em qualquer computador. Não é possível acessar de qualquer computador, partindo do principio de que nem todos tem o aplicativo instalado.

  • Jesus humilha o Satanás

  • "O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail, por meio do qual se acessa..."

    quem acessa? Outlook ou webmail?

    Eu também errei, porque achei que a questão falava do webmail.

    Mas analisando bem, o sujeito é o outlook mesmo.

    Força e foco!

  • O ERRO É QUE O OUTLOOK PRECISA DE UMA PRÉVIA CONFIGURAÇÃO, NÃO PRECISANDO SOMENTE QUE O COMPUTADOR ESTEJA CONECTADO À INTERNET. JÁ FOI COBRADA OUTRA QUESTÃO QUE JUSTIFICAVA A DIFERENÇA DE AMBOS POR ESSE MOTIVO CITADO.

  • NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO É APLICATIVO É UM PROGRAMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA....

  • Outlook Express - Acesso PROGAMA

    webmail - Acesso NAVEGADOR

  • Clientes de e-mail (programas instalados no computador) e webmail (acessíveis pelo navegador de Internet).

    Obs.: quando criei este gráfico, foi para mostrar que existem diferentes 'Outlooks', cada um de um tipo diferente.

  • não é um navegador /NÃO É UM NAVEGADOR


ID
1914058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009), julgue o item a seguir.

O SERPRO assumirá a defesa de integrantes e ex-integrantes da diretoria e dos conselhos da empresa em processos judiciais e administrativos contra eles instaurados, desde que as ações desses funcionários tenham sido praticadas no exercício do cargo ou função e que não haja incompatibilidade com os interesses da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Por que esta questão foi anulada?


ID
1914064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009), julgue o item a seguir.

A chefia das unidades estruturais do SERPRO é privativa de funcionários integrantes do quadro de pessoal dessa empresa, excetuando-se as chefias vinculadas às unidades de assessoramento das diretorias e às unidades subordinadas diretamente ao diretor-presidente.

Alternativas
Comentários
  • Pq essa questão foi anulada?


ID
1914097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de Internet Explorer, Outlook Express, Webmail e sítios de buscas, julgue o item seguinte.

Para que sejam restauradas todas as abas e janelas do Internet Explorer, é suficiente selecionar, na aba Ferramentas, a opção Reabrir a última sessão de navegação. Essa ação pode ser realizada a qualquer momento da navegação, e não apenas no início de uma sessão.

Alternativas
Comentários
  • Utilizei a "restrição" e me lasquei!!! rsrs
  • nao seria menu no lugar de aba?
  • Questão anulada.

    "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item, visto que, neste caso, a especificação da versão do Internet Explorer afetaria a correção do conteúdo."

  • Seria Menu ferramenta? 

  • A QUESTÃO ESTÁ CORRETA! FICA NO MENU FERRAMENTAS E A QUALQUER MOMENTO PODE SER REALIZADA.

    ACABEI DE TESTAR. RS

  • Anulada.

    "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item, visto que, neste caso, a especificação da versão do Internet Explorer afetaria a correção do conteúdo."