-
GABARITO CERTO
A Internet é pública, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, pois é necessário o intermédio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela. E o provedor cobra pelo serviço.
Fonte: Prof Victor Dalton
-
Só li até a primeira vírgula e marquei errado.
-
Ao falarmos sobre Internet, geralmente lembramos que ela é “uma rede de computadores”. Podemos até dizer que sim, mas para compreender como a Internet chega na sua casa vamos imaginar que ela é uma pequena rede conectada a outras redes (maiores) de computadores. Sendo assim, não há um dono da Internet, nem uma empresa que a controle, mas sim um grupo de várias redes interligadas.
Quando conectamos um computador a outro, ou quando ligamos vários computadores uns aos outros, criamos uma rede local. Mas desta forma, os computadores só se comunicam uns com os outros, sem acesso a outros computadores fora da sua casa ou empresa, sem acesso a outros servidores, como é possível quando há acesso à Internet.
Este acesso externo ocorre quando a sua rede local se conecta a uma outra rede maior - no caso, o seu provedor de Internet - por meio da tecnologia TCP/IP, um modo de comunicação baseado no endereço de IP (Internet Protocol). Este IP é o endereço de cada um dos pontos de uma rede, e cada ponto da rede consiste em um computador que, por sua vez, se interliga a outros computadores, formando uma verdadeira “teia de redes”.
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/como-internet-chega-na-sua-casa.html
-
Provedor de internet é um serviço online, administrado por uma empresa específica, que oferece algumas ferramentas básicas como hospedagem de sites, servidor de e-mails, mecanismos de buscas, armazenamento em nuvem etc.
Ele oferece diversos serviços essenciais para empresas ou pessoas, que englobam desde contas de e-mail até portais de notícias, como é o caso da UOL, Terra e iG.
No caso de provedores que também oferecem hospedagem de sites, o funcionamento é basicamente este:
Para que ele se torne acessível pela web, esses arquivos são copiados para um provedor, localizado na empresa que você escolheu hospedá-lo. E assim ele é entregue para todos os internautas.
Resumindo: é a empresa a quem tu paga pra ter internet em casa.
-
Gente, ao meu ver gabarito errado. Explico o meu ponto de vista: A parte inicial da questão (até a primeira vírgula) faz uma afirmação falsa ao dizer que a internet é gratuita. Vejam: "Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito..."
A segunda parte está correta, porém, a primeira não. A internet não é gratuita nem para os usuários finais, nem para os provedores. Para utilizar a infraestrutura da internet, no caso o back bone, há custo!
-
Marquei errado devido ao "gratuito". Contudo, aí está a Súmula Cebraspiana: A Internet é gratuita.
Jesus, isso é pecado.
-
Ok. "Apesar da netflix ser ampla e gratuita, os usuários precisam pagar ..." rsrsrs
-
é só lembrar que na sua casa você paga para usar internet.
-
Galera, parem de extrapolar o enunciado, não há nada de errado.
A internet é (para o CESPE, conceito básico) uma rede mundial de computadores. Já para os informáticos (conceito mais "correto") é um conjunto de infraestruturas de várias redes interligadas. Vejamos:
Inter - net
_|______|_
Entre - redes
Para o pessoal que está falando que a Internet não é gratuita, é claro que é, internet não é netflix, se eu tiver dois computadores ligados dentro da minha casa em LAN (Local area network) já é uma Internet (intranet, neste caso) e não é cobrado nada por isso, mas, agora, para ACESSAR (surfar na web), você precisa pagar para um servidor/provedor, o que afirma a questão.
Gabarito CERTO!
-
Certame totalmente correto.
Não há necessidade de ler o comentário abaixo. Lei apenas se alguns comentários tenha causado, a ti, confusão e dúvidas em seu raciocínio.
Leandro Sampaio, por analogia, a internet é um rede ampla e gratuita sim, pois você tem acesso de adentra a qualquer domínio sem ser necessário pagar para tal, o que se cobra por parte dos provedores é nada mais e nada menos que manutenção e custos para se manter a estrutura das redes. Dito isso, podemos, sim, acessar qualquer qualquer site. Não vamos confundir os companheiros de estudos que têm dificuldades com a matéria.
Da mesma forma que andar de carro na cidade é gratuito e de amplo acesso a tudo quanto é canto, mas por questões de manutenção e cuidados das vias (no Brasil apenas na teoria, né!) se tem um preço a pagar para poder fazer uso dela com qualidade e organização, mas não deixa de ser livre o transito pelas ruas. Paga-se para ter condições de rodar pelas ruas com qualidade (aqui, no Brasil, em tese).
OBS: Domínio que necessita de usuário e senha também se tem acesso, contudo sem permissão você não passa da "porta de entrada": mesma coisa de poder entrar no shopping e querer ir ao cinema, no shopping entrou de graça, agora, o serviço do cinema que se encontra dentro do shopping para ser acessado é preciso pagar um valor (bilhete) para então poder fazer uso e fruto.
Um exemplo na prática após tudo que foi supracitado: as pessoas que acessam a nuvem pelo wifi dos estabelecimentos, elas não pagam nada para navegar, navegam para o site que querem, acessam os aplicativos que querem sem pagar nada. Em suma, não há obrigação do usuário pagar a cada vez que ele abre um aplicativo ou browser para acessa alguma página.
-
Gratuito no meu entendimento é que exite hoje o 3g e 4g...sim a internet é gratuita porem a propria questão fala que em casos da rede ser domestica deve-se pagar a uma empresa...tb correto...bom pelo menos foi o que eu entendi da questão.
-
O acesso a Internet e feito por meio de provedor PAGO - Provedor de acesso.
Já a Internet além de ser PÚBLICA é, de modo geral, GRATUITA.
Fonte: Jeferson Bogo - Gran Cursos / Renato da Costa - Estratégia Concursos
O X desta questão é a interpretação, assim como muitas outras da CEBRASPE.
-
Embora seja um serviço mundial e seu conteúdo seja gratuito, o acesso ao serviço é cobrado por algum provedor de acesso. Os usuários acessam a Internet por meio de Provedores de Serviços de Internet (Internet Service Providers – ISPs), que são formados por uma rede de comutadores de pacotes e enlaces de comunicação.
-
Erradíssimo. Não é gratuita, os custo$ já começam lá nos provedores upstream.
-
Amigos , boa tarde , eu achei a questão meio que antagônica, ela disse que a internet é gratuita e logo em seguida diz que o acesso deve ser cobrado .
Algum colega poderia me ajudar ? Boa tarde
-
Tiago Silva
a questão diz que o PROVEDOR deve ser cobrado
-
Raciocínio Lógico. É só pensar em como é a sua em casa!
-
Gratuito?
-
CURIOSIDADE:
"Internet é a conexão entre várias redes, formando assim a rede mundial de computadores (Internet). A
Internet surgiu na guerra fria para troca de informações militares, passando para as universidades e logo
após atingiu a população."
Prof. Deodato
-
A conjunção concessiva tornou a primeira frase correta.
-
É grátis, mas é pago.
Quadrix
-
CERTO
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.
-
-
Questão maliciosa quando fala da questão do uso domestico
-
Isso sim é noções de informatica.
-
Essa galera que vem justificar gabarito duvidoso é engraçada demais.
A questão cobra o conceito de Internet no sentido REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, aí o maluco vem dizer que é gratuito sim porque se ele ligar dois computadores em casa, bla bla bla bla bla
-
Questão bem esquisita e duvidosa(o que é bem comum na parte de informática do CESPE).
"...a internet é uma rede pública! Isso significa que ela é gratuita? Não, isso significa que ela está disponível para qualquer um que cumpra requisitos mínimos."
PDF do Estratégia Concursos - Professores Diego Carvalho e Renato da Costa
-
Hoje em dia nada é de graça.
-
E diga-se de passagem que o comentário mais curtido vai contra o gabarito da questão KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
Um Abraço e pago imagina internet
-
Navegar entre os sites é gratuito,mas o serviço que te oferece isso é pago
-
A internet é uma rede pública, e usa um provedor de serviços que em regra tem custo para os usuários.
Professor Deodato Neto
-
Para o Cespe, a internet, é gratuita! Acabou-se!
-
Minha contribuição.
Internet:
=> Rede pública
=> TCP/IP
=> E-mail / Web / Hipertexto / FTP / Chat...
=> Acesso público
Intranet:
=> Rede privada
=> Faz uso da mesma tecnologia da Internet
=> TCP/IP
=> E-mail / Web / Hipertexto / FTP / Chat...
=> Acesso restrito aos funcionários / colaboradores
Extranet:
=> Intranet estendida
=> Acesso estendido a parceiros comerciais / clientes / fornecedores
VPN:
=> Rede privada virtual
=> Permite acessar uma rede privada por meios de uma rede pública
=> Técnicas de tunelamento
Abraço!!!!
-
CORRETO !!
PM AL 2020
-
Primeira coisa de que me lembrei quando li essa questão foi do boleto todo mês para pagar.
-
Euu estava láaa!!! Euu passei srsr
-
ACESSO AMPLO, PÚBLICO, maaaas, não necessariamente gratuito.
Pagamos os provedores de internet. E não é barato não!
-
Pessoal.
Errei a questão, como a imensa maioria, pelo termo gratuito. Contudo, como em diversas outras questões e, apesar da incoerência na minha opinião a questão falar que ela é gratuita mas usuário doméstico tem que pagar (ué, é gratuito mas paga?), eu já entendi e aceitei que a CESPE reconhece que a internet é gratuita.
Você quer acertar a questão ou quer ter razão? Prefiro a primeira hahaha.
_____________________________________
Frase motivacional: "Au"
-
vale salientar,que a internet no BRASIL é administrada pelo governo. É chamado de BACKBONE (espinha dorsal),porém há algumas empresas a qual já construíram seu próprio backbone. Como, a Embratel.
-
A Internet e gratuita mas os servidores que fornecem são pagos.
Estuda guerreiro
De no pai que sua aprovação sai.❤
-
tambem marquei errado por causa da primeira parte
-
Como eu sempre costumo falar, a Internet é PÚBLICA, mas não é GRATUITA.
É necessário que alguém pague um provedor de acesso à Internet, nem que seja o governo ou uma empresa que pague para que outros acessem "gratuitamente". Item correto.
-
Minha contribuição.
Arquitetura TCP/IP (Modelo TCP/IP)
=> Aplicação
=> Transporte
=> Internet
=> Enlace
Mnemônico: EITA
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Nesse gabarito a cespe coloca oque lhe convén.
-
Tipo de questão para deixar em branco.
Nós pagamos aos provedores e os provedores pagam à alguém ...
-
CESPE: 1+1 = 2
GABARITO: Certo
CONCURSEIRO: A meu intendimento caberia recurso...
-
Gratuito,deixa eu não pagar,para ver se eu vou ter internet em casa.
brincadeira.
-
Tu viu "Bolsa navegação eletrônica"?
"Minha internet minha vida"?
"Sistema Único de Wi fi"?
Gratuidade é diferente de ser Público?
Essa é aquela questão da banca "vai que ninguém reclama né".
-
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço (obvio) - CORRETO
-
Carai, Arthur Machado (3º mais curtido) viajou nessa explicação. Até pq a própria questão fala que os usuários domésticos PAGAM.
-
Questão CORRETA.
Não tem muito o que discutir. A internet, embora pública, tem seu acesso condicionado a determinados fatores. No Brasil, como em boa parte do mundo, o acesso a internet é intermediado por provedores (empresas da iniciativa privada). Claro que pode existir países que disponibilizem o acesso por meio do próprio aparelho do Estado (próprio governo fornecendo), mas isso já é outra discussão.
#SimboraMinhaGalera
-
Esse é um tipo de questão que leva muita gente para o buraco.
-
Concordo plenamente com o colega Diego Muraro Bortolin.
Questão errada.
-
gratuito? Não seria público?
-
QUESTÃO PASSIVEL DE ANULAÇÃO
-
Galera, o que acontece e que a questão quer mostrar é que nós não pagamos pela internet em si pagamos pela disponibilização do serviço. Tentando deixar mais claro pensa que o provedor é a casa de show (você paga a entrada pq ele tá fornecendo serviço, equipamento, assistência técnica) já a internet é o open bar (vou pagar alguma coisa no open bar? Não! o caminho até lá teve um custo, mas o serviço em si é gratuito).
GABARITO CERTO.
-
Estruturas do diretório do Linux:
/bin --> Binários executaveis - comandos essenciais para trabalhar com qualquer arquivo.
/sbin --> binários do sistema - São executáveis com função de realizar manutenção e outras tarefas semelhantes.
/usr --> programas diversos - reúne executáveis, bibliotecas e até documentação de softwares.
/etc --> configurações do sistema.
/lib --> bibliotecas.
/opt --> opcionais. Aplicativos adicionais, que não são essenciais para o sistema, terminam neste diretório.
/home --> arquivos pessoais.
/boot --> inicialização.
/mnt e /media --> volumes e mídias.
/srv --> serviços -- Dados de servidores e serviços.
/dev --> arquivos de dispositivos.
-
Sei que é uma questão confusa e polêmica, mas vou explicar o porquê a internet ela é publica, ou seja, grátis mas pagamos pelo serviço dela. Funciona da seguinte forma:
- A internet ela é grátis sim, porém o que pagamos é o servido do provedor de internet. Mas o que é provedor? provedor é a empresa que faz com que a internet chegue até você! Lembram da internet discada? pois é, o provedor da internet era exatamente a companhia de telefone.
Funciona da seguinte maneira, quem administra o sistema de telecomunicações no Brasil é a ANATEL, ou seja, ela por concessão libera links que através deles você distribui a internet, porém como no Brasil tudo tem imposto, o fornecimento só é liberado com recolhimento de impostos relativos ao serviço.
Ou seja, aquilo que você paga são exatamente o impostos e aquilo que a empresa necessita para que ela possa se custear todas as suas despesas.
-
A internet apesar de gratuita e com acesso universal é cobrado por serviços que oferecem o acesso a mesma.chamados de provedores.
-
Gabarito: CERTO
Fiquei surpresa que a internet seja gratuita, porém acredito que siga a mesma lógica da água. A água é gratuita, sendo um bem universal, no entanto o que é pago é a fornecedora de água.
-
É hora do show, o mutante chegou!
A internet é de graça vc não paga nada por ela ainda mais quando tem o wifi do vizinho.
Vem com o monstro!
-
Pois não sabia que a internet é gratuita,todavia sempre alguém paga essa conta para outrem ter acesso gratuito!
Bom na próxima não erro mais.....
-
Você paga as empresas para que eles te levem o acesso a internet, porém a internet em si, é gratuita.
-
Gabarito Certo
CESPE gosta de polemizar. É uma estratégia, inclusive. Às vezes até exagera um pouco e traz questões que podem ser certas ou erradas conforme a interpretação. Um saco isso! Mas não é o caso aqui. A afirmativa está certa porque é certa mesmo. A Internet é gratuita, só que o acesso a ela pode ser pago. Isso faz dela uma rede paga? Não! Aí é que está a polêmica da coisa. Tentei dar um exemplo que talvez ajude a entender melhor essa confusão toda aí. Se estiver confusa ou confuso... taí o link.
https://www.youtube.com/watch?v=X33EDrPo-8Y
-
Perfeito comentário da Pétala Sophia! É o mesmo raciocínio!!
Não tem o que discutir com a banca, apenas analise o que ela considera a respeito e bola pra frente!
A BANCA CESPE/CEBRASPE CONSIDERA A INTERNET GRATUITA.
-
Se fosse outra banca o gabarito poderia ser diferente, mas o Cespe considera a regra geral. Em geral como funciona o acesso doméstico? Resposta: o responsável pela casa contrata uma operadora para fornecer os serviços de internet e o usuário pagando um valor mensal pelo serviço prestado.
Gabarito: CERTO
-
eu roubo a net do vizinho. E ai cespe?
-
NUNCA OLHE A QUANTIDADE COMENTÁRIOS ANTES DE RESPONDER A QUESTÃO. COMPROMETE SEU RACIOCÍNIO !!!!
-
A internet é gratuita. O que se paga é o provedor.
-
Fibra óptica é o poder. GG Século 21
-
Exceto os que descobrem a senha de sua Internet
-
CORRETO.
É só vocês lembrarem que precisa pagar a net que se tem em casa
não cai uma dessa na minha prova :(
-
O provedor é a sua porta de entrada a rede mundial questão correta
-
A internet é pública e gratuita, porém o provedor é privado/pago.
-
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e (GRATUITO).
SÓ UMA DÚVIDA, EM DIZER QUE O ACESSO A INTERNET É GRATUITO A QUESTÃO NÂO ESTARIA ERRADA??????????
-
ACREDITO QUE ESSA QUESTÃO SEJA PASSIVA DE ANULAÇÃO, POIS A INTERNET NÃO É GRATUITA. POR QUE PRA MIM RESPONDER ESSAS QUESTÕES AQUI DO QCONCURSO, EU TENHO QUE PAGAR A INTERNET PRA MIM TER ACESSO.
-
CONVERSEI COM MEU PROFESSOR DE INFORMATICA, ELE ME DISSE QUE A BANCA LEVOU EM CONSIDERAÇÃO A INTERNET GRATUITA PELO FATO DE TER EM ( PRAÇAS, RESTAURANTES, E ETC ) ESPERO TER AJUDADO
-
CERTO
Para acessar a internet, é necessário um provedor de acesso à Internet, também conhecido como ISP Internet Service Provider. Seja em uma organização, ou até mesmo para o acesso doméstico, é necessária a contratação de um provedor que irá interligar os dispositivos locais com os demais dispositivos pelo mundo. Nas residências, é comum a instalação de um MODEM (Modulador-Demodulador) que possibilita ao usuário o acesso à Internet, por meio de uma banda de transmissão, cuja velocidade é medida em bits por segundo (10Mbps, 30 Mbps...).
Fonte: Estratégia C.
-
Bom, se tem internet gratuita nas praças, bibliotecas e outros locais, então, é gratuita, se eu quero uma melhor ''internet'', contrato um provedor e pronto......Se vacilar, pego do vizinho gratuitamente, então, diretamente ou indiretamente, existe a internet gratuita!! haha
-
Enunciado não condiz;;
A internet é pública, mas não é gratuita - QUESTÃO ESTRANHA!
. Para que eu possa utilizar é necessário pagar por um provedor.
-
professor falou tudo, CESPE e sua jurisprudência kkk ACEITA QUE DÓI MENOS -_-
-
ACESSO GRATUITO?
-
"os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet"
Acredito que tenha viajado na questão, porém, não só usuário doméstico que é cobrado.
-
Jovem iniciante no mundo dos concursos:
Você esbarrou em uma questão da DOUTRINA CESPEANA - isso era inevitável.
Não discuta o gabarito, apenas entenda e registre:
1) Para o Cebraspe a internet é gratuita.
2) O Cebraspe não ta nem aí sobre você discordar do gabarito.
3) O Cebraspe é que sabe, nós só o seguimos tentando derruba-lo.
4) Continue a nadar.
-
"Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito..." CESPE dizendo: é isto que acho e PONTO FINAL! Não venha discordar e entrar com recurso, querid@". kkkkk
-
A Internet é gratuita sim, assim como água é gratuita mas você ainda paga conta de água.
-
Gab: Certo
A rede Internet é pública, todavia nós precisamos de um provedor de acesso para assim poder usa-lá.
-
A internet e gratuita, porem os recursos para utilizar necessário pagar, Provedor, equipamentos.
-
Danadinha essa CESPE.
-
O que tem a ver essa questão com protocolos e serviço?
-
Melhor Resolução:
De um modo geral, a Internet é ampla e gratuita (em alguns pontos, claro). E os provedores que utilizamos para acessá-la são empresas privadas (pode ser pública): (Oi, Tim, Algar, Copel, etc) que cobram pelo acesso ao serviço.
Gabarito: C
Siga a melhor página de resolução de questões:
Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes
Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!
Nunca desistam, Guerreiros!
-
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.
a internet é grátuita, mas os provedores/empresa cobra por meio dos plano para liberar os acessos para nos..
Internet = Rede de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na pilha de protocolos TCP/IP.
Extranet = É uma rede de computadores que permite acesso EXTERNO controlado, para negócios específicos ou propósitos organizacionais.
Intranet = É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da internet, porém de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores INTERNOS.
Ethernet = É uma tecnologia que conecta redes locais com fio (LANs) e permite que o dispositivo se comunique entre si através de um protocolo que é a linguagem de rede comum.
-
Veja a resolução desta questão em: https://youtu.be/ybdRdSVOGgk
-
Ninguém faz nada de graça, é lógico que a internet não é gratuita, as empresas privadas também pagam pela distribuição aos usuários domésticos.
-
GABARITO: CERTO
Quando a questão afirma que a internet é GRATUITA, ela quer dizer que QUALQUER um pode acessa-la, diferentemente da intranet que é PRIVADA. Entretanto, para isso é necessário que o usuário esteja conectado a rede ( Para ter acesso é preciso pagar por isso ).
-
É aquilo:
"De graça, mas nem tanto."
- Max, Karl.
-
Gabarito C
A internet é de graça, porém o provedor o qual necessitamos para acessa-la não.
-
Quem manda é a cespe e não os livros.
-
Gab. Certo
Você só está usando-a neste exato momento porque provavelmente paga o provedor. (A não ser que você tenha um vizinho solidário kkkkk)
-
De graça? nem injeção na testa!
-
Comentários
É mesmo conceito do TRANSPORTE PÚBLICO
TRANSPORTE PÚBLICO QUALQUER UM PODE ENTRAR, MAS NÃO É GRATUITO, ou seja, você PAGA para o PRESTADOR do SERVIÇO
A Internet é pública, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, pois é necessário o intermédio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela. E o provedor cobra pelo serviço.
GABARITO: CORRETO
-
A Internet é gratuita pagamos pela prestação de serviço do provedor de Internet.
-
Examinador utilizou o termo gratuito de forma errada, pois o ideal seria "público". Público é diferente de gratuito.
-
Galera, fiquem atentos porque isso é uma meia-verdade. A grande maioria dos usuários paga para ter acesso à internet, mas isso não é uma regra absoluta. O brasil já teve servidores gratuitos, como o super 11 e IG. Mesmo com o fim deles, nada impede que uma prefeitura pequena libere o acesso gratuitamente para seus moradores, ou algum filantropo ou Ong libere acesso de graça para comunidades carentes.
Portanto, se alguma questão disser que o acesso aos servidores sempre deverá ser pago, fique atento!
-
Eu entendi que a CESPE se referiu a ACESSO A INTERNET no sentido de abrir páginas, como o UOL, Facebook, Google, etc. Você não paga pra abrir essas páginas, mas você precisa ter um meio de acesso a esse conteúdo. Falar que é gratuito é complicado. As empresas desenvolvem uma estrutura ferrada para criar a rede mundial de computadores e vão, simplesmente, 'dar' pra gente? Nunca! Por isso, entendi que ABRIR PÁGINAS WEB é gratuito. Ter condições para abrir essas páginas, aí já são outros 500 que você pode colocar em débito automático ou passar no Cartão de crédito.
-
É mais simples do que parece:
-O acesso à Internet é público?
Sem sombra de dúvidas!
-O acesso à Internet é gratuito?
Também!
Eu não preciso pagar para acessar o Google ou o YouTube
Eu pago pelo serviço de banda larga
Para deixar mais claro...
Se a Internet não fosse gratuita, eu e você pagaríamos todo mês pelo serviço de banda larga e pela Internet
E aí vem a pergunta: é descontado do seu cartão/boleto um serviço chamado "Internet"?
Pois é...o que vem na fatura do seu cartão ou no seu boleto é o serviço no qual você contratou( Oi Fibra, Vivo Fibra).
-
internet gratuita me quebrou... e a cespe entende assim.. vamos anotar !
-
E eu pensando que em 2021 ia voltar tudo ao normal...
-
Certo. Podemos lembrar que para a infraestrutura (cabeamento, modem/roteador) chegar à nossa casa, são utilizados serviços de provedores de acesso (NET/CLARO/VIVO/GVT...) que são pagos.
-
Ônibus é publico, porem não é gratuito.
-
Cuidado com a associação errada de PÚBLICO com GRATUITO
-
CERTO, a internet é pública mais para acessar temos que contratar dados, e este é fornecido pelas operadoras ( provedora )
-
Vi o comentário bem legal de um amigo do qc que dizia:
"A internet é como a onda .Tu precisa alugar uma prancha pra poder surfar, mas a onda é grátis."
-
CERTO
A Internet é uma rede pública de alcance mundial. O acesso a ela se dá por meio das empresas provedoras de acesso à Internet, os chamados ISP (Internet Service Provider), tais como a Vivo, a Oi, a Net etc.
-
Quero essa questão nas minhas provas hahaha
Gabarito Certo
-
Acesso amplo e gratuito não quer dizer necessariamente de graça (no caso da questão). Quer dizer que qualquer pessoa pode ter acesso, mas precisa pagar por um provedor para desfrutar do serviço. Se esse pensamento tá errado? Não sei. Só quero acertar as questões no dia da prova KKKK
-
Provedor? Estamos no tempo de internet discada??
-
✅Gabarito Certo.
O WI_FI da sua casa vem de uma rede privada, ou seja se é um provedor que lhe vai fornecer internet, ele irá cobrar, por mais que a internet seja uma rede pública e gratuita, o Fornecedor desse serviço tem despesas para fornecer esse serviço.
Bons estudos!✌
-
Internet de acesso gratuito? na perspectiva de quem? sempre tem alguém pagando pelo serviço e equipamentos.
-
Pra tentar colaborar com os colegas.
Veja o cometário do Ryan Vitorino mais abaixo
"Vi o comentário bem legal de um amigo do qc que dizia:
'A internet é como a onda .Tu precisa alugar uma prancha pra poder surfar, mas a onda é grátis.'"
Pois bem, a internet é sim gratuita. O problema é que as pessoas não tem os equipamentos necessários para ter acesso direto à essa rede.
Veja que pra não deixar dúvidas a própria questão diz "usuários domésticos", pois há por exemplo exércitos que possuem os próprios equipamentos (antenas, satélites, etc) pra poder acessar a internet. Eles não pagam um provedor. E não pagam nada pra ninguém pra acessar a internet (rede mundial de computadores).
Mas de modo geral a maioria, inclusive o governo, paga um provedor (a maioria dos órgãos no Brasil acessam através do provedor "OI").
No caso do comentário do Ryan, a "onda" (internet) é grátis. A "prancha" (equipamentos pra acessar a rede) é que você aluga da empresa provedora de acesso.
Mas caso você construa sua própria prancha (como alguns exércitos ou o Elon Musk - que está fazendo a rede de satélites dele para, principalmente, poder fazer a rede de RoboTáx da Tesla, o que já se interliga com IOT), pode acessar a onda do mesmo jeito. Sem pagar nada pra ninguém.
-
CERTO
Não vejo motivo técnico/teórico para discordar do gabarito da questão.
-
Quem não leu a questão por inteiro, errou.
-
A Cespe é tão estranha, que até uma pergunta dessa da medo de responder kkkk
-
É gratuita sim, qualquer um pode usar, só que precisa de estrutura colossais, assim as empresas de comunicação investem nessas estruturam e depois nos cobram pelo fornecimento através dessas estruturas.
Logo, nós não pagamos exatamente pela rede, mas sim por toda a parafernalha que traz ela até nós.
Algum autor pode entender diferente, e outra banca adotar o posicionamento, então não levem esse comentário taxativamente para todas as bancas.
-
Ela é pública, mas não é grátis. A internet é proveniente de um provedor. E o provedor não executa seu trabalho gratuitamente.
-
Com essa questão eu aprendi que a internet da CESPE é gratuita.
-
GABARITO :CORRETO
A Internet é pública em todo o globo, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, visto que é necessário um intermediador, por meio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela.
-
De acordo com a jurisprudência do CESPE à internet é gratuita.
-
Meu sonho é que, pelo menos umas 5 questões de informática na prova da PRF, venham assim.
-
Prazer, banca Cebraspe.
-
a internet é gratuita. a porta para entrar nela que, em alguns casos, é pago.
-
Questão pra boi dormir
-
Não é correto dizer que o acesso à internet é gratuito. É PÚBLICO, o que não implica ser "grátis". Porém, entendi q o termo "gratuito" foi usado de maneira atécnica, o que não chega a estar, absurdamente, errado.
-
Funciona assim:
Imagine que a INTERNET seja uma cidade turística(ou um país qualquer) que vc deseje visitar, essa cidade, ou esse país não cobra a entrada, mas vc precisa ou PEGAR UM AVIÃO, UM ÔNIBUS, ou TAXI para chegar até lá. PORTANTO, daí entra o papel dos provedores, que te levam até a Internet...
curtiram a analogia?? kkkk
-
questão coringa e genérica, totalmente mal feita, as duas respostas podem ser plausíveis.
-
Onde q a net é gratuita?
-
Errei ao ler "..acesso amplo e gratuito.." quando na verdade a internet é pública, mas não gratuita. Um provedor que fornece a internet cobra por esses serviços.
-
Forçou a barra no gratuito hein....
Marquei certa pelo contexto, na prova, deixaria em branco.
-
Temos de aceitar a jurisprudência cespe e pronto.
-
É só pensar que só temos internet em cada ou no celular se pagarmos para isso
-
a famosa gato net
-
QUESTAO MAL ELABORADA, HEIN, "SESP"
-
mal elaborada essa questão.
-
Comentário do professor foi impecável!!!!
-
"Essa questão é polêmica e deveria ser anulada por ambiguidade. O acesso à internet é público, mas não é gratuito. Em outras palavras, todo mundo pode acessá-la, desde que pague a um provedor de acesso. Logo, apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo ou público, ela não tem acesso gratuito. Dessa forma, discordo do gabarito! "
Comentário do professor do Estratégia.
-
Internet: conglomerado de redes públicas interligadasà Rede pública mundial.
Rede de acesso amplo e gratuito, mas é necessário o intermédio de algum provedor que cobra pelo serviço
Intranet: rede interna, fechada e privada, restrita a um determinado ambiente físico.
Extranet: extensão da Intranet de uma organização disponibilizada para usuários externos.
- Permite o acesso externo controlado.
Internet, intranet e extranet, utilizam os mesmos protocolos
- O acesso remoto pode ser feito pela Internet ou por Intranet
-
Pense no transporte público onde mesmo sendo público você tem que pagar a passagem.
-
Mas é claro, a Oi Velox, por exemplo, uma empresa que distribui e ROUBA muito.
Não recomendo hehe
-
Internet: conglomerado de redes públicas interligadasà Rede pública mundial.
Rede de acesso amplo e gratuito, mas é necessário o intermédio de algum provedor que cobra pelo serviço
Intranet: rede interna, fechada e privada, restrita a um determinado ambiente físico.
Extranet: extensão da Intranet de uma organização disponibilizada para usuários externos.
- Permite o acesso externo controlado.
Internet, intranet e extranet, utilizam os mesmos protocolos
- O acesso remoto pode ser feito pela Internet ou por Intranet
-
CORRETO
É CORRETO AFIRMAR QUE: A Internet É uma rede mundial de acesso amplo e gratuito.
usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.
-
É igual a água é um bem público, mas pago para usufruir.
-
Água é gratuita, mas vc paga para ela chegar na sua casa.
-
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso ( amplo e gratuito = PÚBLICO ). A Cespe vem utilizando muitos sinônimos em questões de informática, bom ficarmos espertos.
-
Não vejo sentido em dizer que a internet é gratuita. Isso dá margem para várias interpretações.
-
GABARITO INCORRENTO. A 1A PARTE ATÉ A VÍRGULA NÃO PROCEDE. O PROVEDOR NÃO É UMA EXCEÇÃO A UM SERVIÇO GRATUITO. NA VERDADE A INTERNET COMO UM TODO NÃO É GRATUITA PRA NINGUÉM!
-
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.
Discordo do gabarito dessa questão, pois a Internet é uma reme mundial de acesso amplo e PÚBLICO. ser publico não significa que é gratuito. pois a própria questão afirma que empresas privadas cobram pelo fornecimento da mesma.
-
não soube interpretar a pergunta errei , que bom que foi aqui treinando.
-
a utilizam ????????????????????????????????????????
-
GABARITO: CERTO
Apesar de muitos discordarem, inclusive eu. O CEBRASPE adota o princípio de que a Internet é semelhante a água. No caso da água, sabemos que ela é um bem, em regra, de amplo acesso na maior parte do mundo e gratuito. Porém, para termos ela encanada, "bonitinha" e pronta para o uso em casa, precisamos pagar para a concessionária de saneamento.
O mesmo ocorre com a internet. É um bem de amplo acesso e gratuito, mas para termos em casa, cabeada, com provedores que nos permitam seu uso, precisamos pagar.
É um entendimento bem "ao avesso", mas que temos que nos adequar, já que é um entendimento da banca que já foi contestado duramente através de recursos que não ensejaram a anulação ou alteração do gabarito.
-
O importante é acertar questões, pois na prova não tem "choro"!
-
Gabarito: Certo
Basicamente, os provedores de internet foram criados por empresas responsáveis pela autenticação do usuário na rede. Ou seja, é por meio deles que as pessoas conseguem ter acesso à internet.
Bons estudos.
-
É aquela coisa ne...
-
Calma 06!
Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.
Ou seja, o que a questão quer dizer é: Existe uma empresa que cobra para prover a internet, por exemplo, aquela que vai na sua casa instalar o roteador, sendo a mesma que a gente liga reclamando a cada dia de chuva, porém não abandona porque é uma burocracia grande pra cancelar o contrato.
Ex.: Oi, Claro, Vivo...
Nenhuma delas vão gratuitamente a nossa humilde residência instalar um roteador. Devemos PAGA-LAS para ter acesso a internet.
Gabarito: Letra Certo.
-
Internet de graça é só quando usamos de outra pessoa kkk. Caso contrário temos de pagar mesmo.
-
Dona CESPE podia vim pagar minha internet, pois se eu não PAGAR todo mês, eles cortam. kkkkk
-
A internet é pública, no entanto, seu acesso não é necessariamente gratuito.
Gab: certo
-
Para a CESPE, a internet é pública e gratuita. Os cabos de backbones espalhados são gratuitos, o que a gente paga é o provedor, a internet em si é gratuita.
Portanto, gabarito CERTO.
-
GABARITO: CERTO.
A Internet é pública, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, pois é necessário o intermédio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela. E o provedor cobra pelo serviço.
-
Eu marquei como errado por causa da palavra gratuita, achei que isso tornava a questão errado. Eu sei que é pública mas com certeza não é gratuita. Vivendo e aprendendo.
-
A internet é pública, mas não significa que seja de graça.
Tira como exemplo o "transporte público"
espero ter ajudado... bons estudos.
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Essa questão é polêmica e, para mim, deveria ser anulada por ambiguidade. Por que, Diego? Galera, o acesso à internet é público, mas não é gratuito. Em outras palavras, todo mundo pode acessá-la, desde que pague a um provedor de acesso. Logo, apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo ou público, ela não tem acesso gratuito. Dessa forma, discordo do gabarito!
Gabarito: Correto
-
Para acessar a internet é preciso de um provedor de acesso
-
99,9999% erram ou irão errar por causa do "gratuito", assista o comentário do professor... para o Cespe a internet sempre será gratuita, não sei de onde ela tirou isso, mas é isso! #oremos
-
Em alguns lugares, quem fornece é a milícia.
-
Minha contribuição.
DEFINIÇÕES DE INTERNET
-Trata-se de um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, interconectadas e espalhadas através de protocolos, o que torna possível a interligação entre os computadores e facilitam o fluxo de informações.
-Trata-se de um conjunto de segmentos de redes públicas por todo o globo terrestre conectados por backbones e roteadores.
-Trata-se de um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários do mundo inteiro.
-Trata-se de uma rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando protocolos em comum para unir usuários, entidades, órgãos, institutos, bibliotecas, empresas, etc.
-Trata-se de um conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando protocolos comuns.
-Trata-se de uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais.
Legal! Agora nós podemos construir a nossa própria definição de Internet: Internet – também conhecida como rede mundial de computadores – é um conjunto de segmentos de redes públicas, distribuídas e conectadas por todo o globo terrestre, capazes de trocar informações por meio de protocolos comuns de comunicação.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
É que na vdd a gente paga o provedor.
Tipo a água- gratuita, mas para tê-la em minha casa, pra trazê-la até mim, tenho que pagar a companhia de abastecimento. Pensei assim, facilitou.
G.: Certo
-
Concordo.
-
A internet é uma rede pública, de acesso universal, qualquer pessoa do planeta pode utilizar sem problema. No entanto, há um cabo que chega na casa das pessoas e é ligado ao modem. A operadora é responsável por essa instalação e ela cobra por esse serviço. Não há internet de graça
-
ASSERTIVA CORRETA!
Complementando;
Para que um usuário possa se conectar à Internet e, consequentemente, possa usar seus recursos, é necessário que ele esteja cadastrado em um provedor de acesso e que tenha um modem. O Modem é um hardware que permite que o computador se comunique com o meio de transmissão (linha telefônica, cabo coaxial, fibra óptica...) que será utilizado na transmissão. Já o provedor, também chamado de ISP, é a empresa que está permanentemente conectada à Internet e que, por isso, é capaz de dar acesso aos seus clientes.
OBS: todas as modalidades de conexão exigem modem e provedor.
-
essa aí nós acertamos mesmo !kkk
-
Público x Privado
Gratuito x Pago
Errei porque não considero a internet gratuita, mas pública (disponível para toda a sociedade ter acesso).