SóProvas



Prova CESPE - 2019 - TJ-AM - Assistente Judiciário - Técnico de Segurança do Trabalho


ID
3115237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Estado de dimensões continentais, o Amazonas possui uma rede urbana formada por municípios de pequeno porte demográfico, apesar da grande concentração populacional na capital, Manaus, único município amazonense com mais de um milhão de habitantes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Segundo a estimativa do IBGE de 2019, a população de Manaus é superior a dois milhões de habitantes. Como a segunda cidade mais populosa do estado, Parintins, possui apenas pouco mais de 114 mil habitantes, temos que, de fato, Manaus é a única cidade amazonense com população superior a um milhão de habitantes.

     

  • Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 62 municípios.
    ...
    Municípios.

    PosiçãoMunicípioPopulação

    1Manaus  2 182 763

    2Parintins  114 273

    3Itacoatiara  101 337

    4Manacapuru  97 377

    ...

  • Estado de dimensões continentais.

    =D

    =(

  • A floresta amazônica não é uma floresta equatorial ?

  • Caros colegas, ao citar "dimensões continentais" a questão expressa sobre a grande extensão territorial do Estado, somente.

  • Desconheço continente menor que o Amazonas.

    A banca forçou a barra ao dizer "dimensões continentais". O Brasil como um todo, seria; entretanto o Amazonas, não.

  • Lembre: Amazonas é diferente de Amazônia.

  • AMAZONAS

    Municípios de tamanho pequeno

    Um dos maiores estados do Brasil

    Possui grande concentração de pessoas na capital.

    Manaus é sua capital.

    ______

    Bons Estudos.

  • um abraço ao povo do amazonas.

    força a todos nesse momento tão dificil .

  • Amazônia floresta tropical???? não era equatorial?
  • Macrocefalia urbana!!!

  • QUESTÂO EQUIVOCADA AO MEU VER

    DIMENSÕES CONTINENTAIS ONDE ?

    NO MAPA DA CESPE, SO SE FOR .

  • Para ter dimensões continentais deve ter uma área um pouco maior que a Austrália (menor continente do mundo). Ao falar que estado do Amazonas tem dimensões continentais a banca forçou a barra!

  • Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa, fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. Sobre o território do estado do Amazonas, julgamos a afirmativa.

    Manaus exerce papel de centralização econômica e política sobre o território amazonense desde o ciclo da borracha no final do século XIX, então é natural que seja o município de maior população do estado que conta com suas principais cidade interligadas por via hidrográfica. 


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • -> Clima da Amazônia

    -> A Amazônia é cortada pela linha do equador (por isso é quente e úmida) e por essa razão é uma região de:

    -> baixas latitudes;

    ->* Predomina o clima equatorial, caracterizado por temperaturas elevadas;

  • Com 2,25 milhões de habitantes, a capital do Amazonas concentra 52,8% da população do Estado,

    A mais populosa da Região Norte 

    sétima maior população do país.


ID
3115243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração de petróleo e gás natural faz parte de uma ação geopolítica de desenvolvimento econômico do Amazonas e da Amazônia brasileira. Nesse contexto, a atuação da PETROBRAS nos municípios amazonenses acontece de diversas formas, de acordo com as atividades desenvolvidas na região. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


A construção do gasoduto Boa Vista – Manaus visa integrar a produção petrolífera da bacia do Rio Negro e da Venezuela ao polo petroquímico de Manaus, que é o maior recebedor de royalties do Amazonas e da região Norte do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    A questão tem várias inconsistências, mas a maior delas é afirmar que o maior recebedor de royalties no Amazonas em relação ao setor petroquímico é o município Manaus, quando o correto seria dizer Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

    Fonte: prof Danuzio

  • Gasoduto COARI-MANAUS

  • A questão tem várias inconsistências, mas a maior delas é afirmar que o maior recebedor de royalties no Amazonas em relação ao setor petroquímico é o município Manaus, quando o correto seria dizer Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-tj-am-geografia/

  • Outro erro é a "produção petrolífera da bacia do Rio Negro". O correto é a produção petrolífera na bacia do Solimões, a terceira bacia sedimentar em produção de óleo no Brasil.

  • A questão erra ao falar que o polo petroquímico de Manaus e o maior recebedor de royalties. O maior recebedor de royalties no Amazonas em relação ao setor petroquímico é o município de Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

  • não desista!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • (Venezuela ,Brasil ) gasodutos (gás natural)

ID
3115249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.


Os juízes de direito que auxiliam o corregedor-geral de justiça exercem, cumulativamente, essa função auxiliar e suas funções judicantes em regime de tempo parcial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    LC 17/1997

    Art. 73 - O Corregedor Geral de Justiça será auxiliado por três (3) Juízes de Direito, com o título de Juiz Corregedor-Auxiliar, por ele indicados, e designados pelo Presidente do Tribunal.

    §1º. Os Corregedores-Auxiliares servirão pelo tempo correspondente ao mandato do Corregedor Geral que os indicar.

    §2º. Os Corregedores-Auxiliares servirão em regime de tempo integral, ficando liberados de suas funções judicantes;

    §3º . Concluído o mandato, os Corregedores-Auxiliares voltarão as suas funções judicantes, ocupando as suas respectivas Varas.

  • Para responder a esta questão, o candidato precisa conhecer as disposições contidas ao § 2º, do art. 73 da Lei Complementar nº 17/1997, que dispõe sobre a Divisão e a Organização Judiciária do Estado do Amazonas, bem como sobre o Regime Jurídico da Magistratura e a Organização dos Serviços Auxiliares da Justiça, vejamos:

    Art. 73 - O Corregedor Geral de Justiça será auxiliado por três (3) Juízes de Direito, com o título de Juiz Corregedor-Auxiliar, por ele indicados, e designados pelo Presidente do Tribunal.

    §1º. Os Corregedores-Auxiliares servirão pelo tempo correspondente ao mandato do Corregedor Geral que os indicar.

    §2º. Os Corregedores-Auxiliares servirão em regime de tempo integral, ficando liberados de suas funções judicantes;

    §3º. Concluído o mandato, os Corregedores-Auxiliares voltarão as suas funções judicantes, ocupando as suas respectivas Varas.

    Vamos interpretar a questão. Quem são os juízes de direito que auxiliam o corregedor-geral de justiça? Ora, são justamente os Corregedores-Auxiliares. Deste modo, nos termos do §2º, do art. 73, estes servirão em regime de tempo integral, estando liberados de suas funções de juízes.

    Gabarito da questão: ERRADO


ID
3115252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.


Caso um servidor público civil do estado do Amazonas que esteja em gozo de licença para tratamento de saúde exerça atividade remunerada, ele será suspenso da licença até a reassunção ao cargo.

Alternativas
Comentários
  • SEGUNDO A LEI 8112/90

    Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

     I - por motivo de doença em pessoa da família;

     II - por motivo de afastamento do cônjuge oucompanheiro;

     III - para o serviço militar;

     IV - para atividade política;

     V - para capacitação;

     VI - para tratar de interesses particulares;

     VII - para desempenho de mandato classista.

     § 1o A licença prevista noinciso I do caput deste artigo bem como cada uma de suas prorrogações serãoprecedidas de exame por perícia médica oficial, observado o disposto no art.204 desta Lei.

     § 3o É vedado o exercício deatividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo. (A ÚNICA LICENCA QUE NÃO PODE ATIVIDADE REMUNERADA )

  • Art. 70 – O funcionário licenciado para tratamento de saúde não poderá dedicar-se a qualquer atividade remunerada, sob pena de imediata suspensão da licença, com perda total de vencimento e vantagens, até reassumir o cargo.

    GABARITO: CERTO

    Estratégia

  • Únicas licenças que podem exercer atividade remunerada: Licença para interesse particular e para acompanhamento de cônjuge. Portanto, somente com isso era possível responder à questão calcada no estatuto dos funcionários do AMAZONAS e não 8.112.

  • RESOLUÇÃO:

    A assertiva está correta nos termos do art. 70 do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei n.º 1.762/1986), vejamos:

    Art. 70. O funcionário licenciado para tratamento de saúde não poderá dedicar-se a qualquer atividade remunerada, sob pena de imediata suspensão da licença, com perda total de vencimento e vantagens, até reassumir o cargo.

    Resposta: Certo

  • Art. 70 – O funcionário licenciado para tratamento de saúde não poderá dedicar-se a qualquer atividade remunerada, sob pena de imediata suspensão da licença, com perda total de vencimento e vantagens, até reassumir o cargo.

    GABARITO: CERTO


ID
3115255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.


O cargo comissionado de coordenador da Central de Mandados do Poder Judiciário do estado do Amazonas será provido, exclusivamente, por bacharel em direito e, preferencialmente, por servidor efetivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO.

    Fui pela lógica, visto que os Cargos Comissionados devem ser preenchidos por servidores e não servidores. Caso a questão falasse em Função de Confiança, ai sim eu marcaria como correto.

    Lembrando que ambos os cargos são "ad nutum", isto é, livre nomeação e livre exoneração.

    Notifiquem-me os erros, por favor.

    #PERTENCEREMOS

  • Gabarito ERRADO.

    Vale ressaltar que no Judiciário existem servidores efetivos de nível médio e superior. Não precisa ser, necessariamente, bacharel em direito.

  • De fato, de acordo com o art. 12 da Lei n. 3.226/2008, para ocupar o cargo comissionado de Coordenador da Central de Mandados é preciso ter bacharelado em Direito.

    mas não existe a parte =====> preferencialmente, por servidor efetivo,até porque é cargo comissionado(admite os dois) e não cargo de confiança(somente servidor).

    Art. 12. A nomeação para o cargo comissionado de Coordenador da Central de Mandados será provida por bacharel em Direito, o qual será supervisionado por um magistrado designado pelo Presidente do Tribunal de Justiça.

  • Complementando o comentário do Rubens Fernandes gomes jr, segue o link do o comentário do professor do Estratégia Concursos

    https://www.youtube.com/watch?v=fIJ5PKouQ24 [01:57:10 a 01:58:05]

  • Para responder a esta questão, o candidato precisa conhecer as disposições contidas ao art. 12 da Lei nº 3.226/2008 e suas alterações.

    ATENÇÃO: A Lei nº 4.849/2019 alterou o art. 12 que passou a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 12. A nomeação para o cargo comissionado de Coordenador da Central de Mandados será provida por bacharel em direito, o qual será supervisionado por um magistrado designado pelo Presidente do Tribunal de Justiça".

    Vamos fazer uma breve distinção entre cargos comissionados e funções de confiança, a fim de compreendermos quem pode ocupar o cargo comissionado de Coordenador da Central de Mandados.

    Como ensinou Celso Antônio Bandeira de Mello, os cargos de provimento em comissão (cujo provimento dispensa concurso público) são aqueles vocacionados para serem ocupados em caráter transitório por pessoa de confiança da autoridade competente para preenchê-los, a qual também pode exonerar ad nutum, isto é, livremente, quem os esteja titularizando.

    Já a função de confiança só pode ser exercida por titular de cargo efetivo.

    Deste modo, a nomeação para cargo comissionado de Coordenador da Central de Mandados, deverá sim, conforme afirma a questão, ser provida exclusivamente, por bacharel em direito. Até aqui, a questão está correta. O erro está na parte final, pois não será ocupado preferencialmente por servidor efetivo, tendo em vista que, conforme vimos, os cargos de provimento em comissão dispensam concurso público. Logo, não será ocupado preferencialmente, por servidor efetivo. Temos aqui uma extrapolação legal, afinal, os cargos comissionados terão sua ocupação em 50% (cinquenta por cento) por servidores de carreira do quadro efetivo dos órgãos do Poder Judiciário do Amazonas, mas os outros 50% são de livre nomeação e exoneração.

    Vamos deixar o item correto!

    O cargo comissionado de coordenador da Central de Mandados do Poder Judiciário do estado do Amazonas será provido, exclusivamente, por bacharel em direito e, preferencialmente, por servidor efetivo.

    Gabarito da questão: ERRADO


ID
3115258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.


Uma das metas de 2019 da justiça estadual é priorizar o julgamento de ações coletivas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Meta 6 de 2019 – Priorizar o julgamento das ações coletivas – Justiça Estadual Julgar, até 31/12/2019, 60% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2016 no 1º grau, e 80% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2017 no 2º grau.

    Fonte: https://www.tjdft.jus.br/institucional/governanca-e-gestao-estrategica/metas-do-judiciario/relatorio-parcial-2019.pdf

  • Complementando o comentário já dito, segue link com o comentário do professor do Estratégia

    https://www.youtube.com/watch?v=fIJ5PKouQ24 [01:42:35 a 01:43:15]

  • TJAM é destacado pelo empenho no julgamento de processos antigos (Meta 2), pelo julgamento de crimes contra a Administração Pública (Meta 4), por impulsionar processos à execução (Meta 5), pela prioridade às ações coletivas (Meta 6) e pelo enfrentamento à violência doméstica (Meta 8).

    Fonte: https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/1513-tribunal-de-justica-do-amazonas-e-destacado-pelo-cnj-em-relatorio-de-metas-nacionais-do-poder-judiciario


ID
3115261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.


Caso seja insuficiente a quantidade de conciliadores e mediadores judiciais que atuam como auxiliares da justiça, os tribunais poderão formar quadro próprio de conciliadores e mediadores, admitindo-os por concurso público de provas e títulos.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015

    Código de Processo Civil.

    Art. 167. Os conciliadores, os mediadores e as câmaras privadas de conciliação e mediação serão inscritos em cadastro nacional e em cadastro de tribunal de justiça ou de tribunal regional federal, que manterá registro de profissionais habilitados, com indicação de sua área profissional.

    § 6º O tribunal poderá optar pela criação de quadro próprio de conciliadores e mediadores, a ser preenchido por concurso público de provas e títulos, observadas as disposições deste Capítulo.

    Gabarito: Certo

  • Complementando o comentário do Roger Braga...

    Com base na legislação institucional e na legislação do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item a seguir.

    Resolução CNJ 125 / 2010

    Art. 7º § 4º Os tribunais poderão, nos termos do art. 167, § 6º, do Novo Código de Processo Civil, excepcionalmente e desde que inexistente quadro suficiente de conciliadores e mediadores judiciais atuando como auxiliares da justiça, optar por formar quadro de conciliadores e mediadores admitidos mediante concurso público de provas e títulos.

    Comentário do Professor do Estratégia: https://www.youtube.com/watch?v=fIJ5PKouQ24 [01:43:10 a 01:44:05]


ID
3115264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Ainda tendo como referência a legislação institucional e a do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item subsequente.


O plano de logística sustentável do Poder Judiciário, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, objetiva melhorar a eficiência do gasto público e da gestão dos processos do trabalho e pode observar, em sua elaboração, iniciativas como o Programa de Eficiência do Gasto Público (PEG), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a Coleta Seletiva Solidária.

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão trata de Administração Pública aplicada ao PJ.

  • RESOLUÇÃO 201, DE 3 DE MARÇO DE 2015

    Dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ).

     

    Art. 20. As seguintes iniciativas da Administração Pública Federal poderão ser observadas na elaboração dos PLS-PJ:

     

    I – Programa de Eficiência do Gasto Público (PEG), desenvolvido no âmbito da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SOF/MP);

     

    III – Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SAIC/MMA);

     

    IV – Coleta Seletiva Solidária, desenvolvida no âmbito da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SE/MDS);

  • GABARITO: CERTO

    Resolução 201, de 03 de março de 2015

    Capítulo II - Do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS - PJ)

    Artigo 20

    "As seguintes iniciativas da Administração Pública Federal poderão ser observadas na elaboração dos PLS-PJ:"

    Inciso I

    "Programa de Eficiência do Gasto Público (PEG), desenvolvido no âmbito da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SOF/MP);" 

    Inciso III

    "Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SAIC/MMA);"

    Inciso IV

    "Coleta Seletiva Solidária, desenvolvida no âmbito da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SE/MDS);"

  • O plano de logística sustentável do Poder Judiciário, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, objetiva melhorar a eficiência do gasto público e da gestão dos processos do trabalho e pode observar, em sua elaboração, iniciativas como o Programa de Eficiência do Gasto Público (PEG), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a Coleta Seletiva Solidária.


ID
3115267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Ainda tendo como referência a legislação institucional e a do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item subsequente.


Pessoa com deficiência e seu acompanhante têm direito a atendimento prioritário na tramitação processual em que forem partes ou interessados, nos atos e nas diligências.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as pessoas com deficiência têm prioridade na tramitação dos processos, seus acompanhantes não.

  • Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    I - proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    II - atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público;

    III - disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas;

    IV - disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque;

    V - acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis;

    VI - recebimento de restituição de imposto de renda;

    VII - tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

    § 1º Os direitos previstos neste artigo são extensivos ao acompanhante da pessoa com deficiência ou ao seu atendente pessoal, exceto quanto ao disposto nos incisos VI e VII deste artigo.

    § 2º Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida por esta Lei é condicionada aos protocolos de atendimento médico.

  • ERRADA

     

    LEI 13.146

     

    ART. 9

     

    É EXTENSIVO AO ACOMPANHANTE OU AO ATENDENTE PESSOAL (Fique ligado porque na prova pode afirmar que se estende a só um deles!):

    →  proteção e socorro EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS

    → Atendimento em todas as instituições e serviços de ATENDIMENTO PÚBLICO;

    → Disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos;

    → Disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de TRANSPORTE COLETIVO de passageiros e garantia de segurança no EMBARQUE e no DESEMBARQUE.

    → acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis.

     

    NÃO É EXTENSIVO AO ACOMPANHANTE OU AO ATENDENTE PESSOAL:

    → recebimento de RESTITUIÇÃO de IR (não é ISENÇÃO! O Cespe já cobrou assim);

    →  tramitação processual e procedimentos judiciais E administrativos ( como parte ou interessada) em TODOS atos/diligências.

     

    Dicas e mnemônicos -> https://www.instagram.com/qciano/

  • Complementando o comentário dos colegas...

    Embora a Lei Nacional 13.146 / 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) também responda a questão, a questão quer que tenhamos "como referência a legislação institucional e a do Poder Judiciário do estado do Amazonas". Assim sendo

    Resolução CNJ 230 / 2016

    Art. 16. A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    V - tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

    Parágrafo único. Os direitos previstos neste artigo são extensivos ao acompanhante da pessoa com deficiência ou ao seu atendente pessoal, exceto quanto ao disposto no inciso V deste artigo.

  • A pessoa com deficiência tem atendimento prioritário. O Acompanhante ou atendente pessoal, não.

    Gabarito: Errada

  • Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

    VII - tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

    § 1º Os direitos previstos neste artigo são extensivos ao acompanhante da pessoa com deficiência ou ao seu atendente pessoal, exceto quanto ao disposto nos incisos VI e VII deste artigo.


ID
3115270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Ainda tendo como referência a legislação institucional e a do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item subsequente.


Todas as informações constantes do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) devem ser disponibilizadas aos usuários em portal de consulta pública da Internet, independentemente de cadastro anterior ou de demonstração de interesse.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para quem demonstrar interesse nas informações. 

    As informações não são de todo públicas!

  • Conselho Nacional de Justiça nos termos da Resolução no 137, de 13 de julho de 2011;

    Art. 28. As informações não sigilosas ou restritas, constantes do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – BNMP 2.0, serão disponibilizadas na rede mundial de computadores a toda e qualquer pessoa, independentemente de prévio cadastramento ou demonstração de interesse, por meio do Portal de Consulta Pública, sendo de responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça a sua manutenção e disponibilidade.

  • Conforme comentário do professor do Estratégia Concursos...

    Resolução CNJ 251 / 2018

    Art. 28. As informações não sigilosas ou restritas, constantes do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – BNMP 2.0, serão disponibilizadas na rede mundial de computadores a toda pessoa, independente de prévio cadastramento ou demonstração de interesse, por meio do Portal de Consulta Pública, sendo de responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça a sua manutenção e disponibilidade.

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fIJ5PKouQ24 [01:44:40 a 01:45:15]

  • Art. 28. As informações não sigilosas ou restritas, constantes do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – BNMP 2.0, serão disponibilizadas na rede mundial de computadores a toda pessoa, independente de prévio cadastramento ou demonstração de interesse, por meio do Portal de Consulta Pública, sendo de responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça a sua manutenção e disponibilidade.


ID
3115276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Ainda tendo como referência a legislação institucional e a do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item subsequente.


Tanto magistrados como estagiários e trabalhadores terceirizados do Poder Judiciário têm assegurada a possibilidade de uso do nome social, em seus registros funcionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Resolução nº 270/CNJ

    Art. 1º Fica assegurada a possibilidade de uso do nome social às pessoas trans, travestis e transexuais usuárias dos serviços judiciários, aos magistrados, aos estagiários, aos servidores e aos trabalhadores terceirizados do Poder Judiciário, em seus registros funcionais, sistemas e documentos, na forma disciplinada por esta Resolução.

    Parágrafo único. Entende-se por nome social aquele adotado pela pessoa, por meio do qual se identifica e é reconhecida na sociedade, e por ela declarado.

  • Complementando o comentário do Júlio Machado, segue o comentário do professor do Estratégia

    https://www.youtube.com/watch?v=fIJ5PKouQ24 [01:47:20 a 01:48:15]


ID
3115279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, julgue o item a seguir.


Para que um indivíduo seja considerado pessoa com deficiência, ele deve ter algum impedimento de longo prazo, que pode ser de natureza intelectual.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Lei 13.146/2015. Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Grave a diferença!

    Pessoa com Deficiência: (Art. 2o) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

     

    Pessoa com mobilidade reduzida: (Art.3º IX) aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso

  • GABARITO: CERTO

    Pessoa com deficiência = longo prazo;

     

    Pessoa com mobilidade reduzida = Permanente ou temporário;

     

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Assistente - Previdencial

    Idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos são considerados pessoas com mobilidade reduzida porque apresentam dificuldades de movimentação, permanente ou temporária, que geram redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção.(C)

    Agora temos duas questões explicando a diferença. Pra cima delesss.

  • Gab. CERTO.

    ****

    Lembre-se mais uma vez, para a CESPE, questão incompleta não quer dizer que a questão está errada.

    ***

    Pessoa com deficiência -  Impedimento de longo prazo (física, mental, intelectual ou sensorial) + Barreiras

  • GABARITO CERTO

    PCD= Longo prazo

    PCMR= Temporária ou permanente.

    bons estudos.

  • DE NATUREZA FMIS:

    de natureza física, mental, intelectual ou sensorial

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015

     

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

     

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. [GABARITO]

     

    § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:       (Vigência)

     

    I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

     

    II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

     

    III - a limitação no desempenho de atividades; e

     

    IV - a restrição de participação.

  • Lei n.º 13.146/2015

    ART. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo

    de natureza

    - física,

    - mental,

    - intelectual ou

    - sensorial,

    o qual, em interação com uma ou mais barreiras,

    pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • PESSOA COM DEFICIÊNCIA =

    a) impedimento de longo prazo;

    b) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial;

    c) o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    OBS.: para as provas, além do conceito de PcD, devemos levar o conceito de Pessoa com mobilidade reduzida (como já alertaram os colegas) e também das barreiras existentes.

    PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA = a) aquele que tem dificuldade de movimentação (por qualquer motivo / permanente ou temporária); b) redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção; c) inclui: idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.

    BARREIRAS URBANÍSTICAS = as barreiras das vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo; (quando penso em urbanístico penso no que compõe a urbanização das vias)

    BARREIRAS ARQUITETÔNICAS = as existentes nos edifícios públicos e privados; (quando penso em arquiteto penso em edifícios)

    BARREIRAS NOS TRANSPORTES = as existentes nos sistemas e meios de transportes;

    BARREIRAS NAS COMUNICAÇÕES e NA INFORMAÇÃO = qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;

    BARREIRAS ATITUDINAIS = atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da PcD em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;

    BARREIRAS TECNOLÓGICAS = dificultam ou impedem o acesso da PcD às tecnologias.

  • GABARITO CERTO

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Art 2° Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Gabarito: CERTO.

    CESPE já cobrou antes, hein?! Vejamos:

    Q895977

    (CESPE - 2018 - EBSERH)

    É considerada com deficiência a pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e(ou) sensorial. CERTO!

  • Longo prazo e permanente não são a mesma coisa.

  • Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência):

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Gabarito : Certo

    Lei 13.146/ 2015 ( Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Questão clássica e amada por qualquer Banca. Sempre vão tentar te confundir com o prazo do impedimento (que deve ser L-O-N-G-O). Mas isso não é o suficiente para ter a definição na ponta da língua. Para que alguém seja considerada uma pessoa com deficiência deve ter impedimento de LONGO PRAZO que seja físico, mental, intelectual ou sensorial.

    Se você já é experiente, pare por aqui. Se ainda está aprendendo e fixando a matéria, prossiga.

    Deve haver, além do impedimento de LONGO prazo, interação com UMA ou mais BARREIRAS que possa obstruir sua participação

    Ei, Ronaldo! Por que você riscou o final da definição? Ela não está certa? Está certíssima! Porém, quero que você aprenda a ler mais rápido. Ora, você vai perceber durante seu estudo que o que mais se deseja com a Lei 13.146/15 é a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência em igualdade com as demais pessoas. E isso é bem óbvio, certo. Logo, se é algo óbvio para você, evite gastar o seu cérebro anotando ou lendo e relendo partes assim. Vai ler a lei seca? Rabisque esse trecho “óbvio”.

    Veja um esqueminha:

    Agora, a lei seca (lei 13.146/15):

    Art. 2o Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Já aprendi fazer prova da CESPE ela pergunta pela metade a assertiva . Tá certo!

  • oque engana nesta questão foi o "PODE SER", encarei como " DEVE SER''.

    Lei 13.146/ 2015 ( Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza físicamentalintelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • TATUAR NO CÉREBRO O ART. 3º

    CONCEITO ESPECIAL:  LIMITAÇÃO (física e MENTAL)   +    BARREIRA

    LONGO PRAZO

    física

    mental

    I  intelectual

    S sensorial

    Para os fins da proteção mencionada no caput deste artigo, são considerados especialmente vulneráveis a criança, o adolescente, a mulher e o idoso, com deficiência.

  • Art. 2º Considera-se PCD aquela que tem IMPEDIMENTO DE LONGO PRAZO de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Certo.

    Questão clássica e amada por qualquer Banca. Sempre vão tentar te confundir com o prazo do impedimento (que deve ser L-O-N-G-O). Mas isso não é o suficiente para ter a definição na ponta da língua. Para que alguém seja considerada uma pessoa com deficiência deve ter impedimento de LONGO PRAZO que seja físico, mental, intelectual ou sensorial.

    Se você já é experiente, pare por aqui. Se ainda está aprendendo e fixando a matéria, prossiga.

    Deve haver, além do impedimento de LONGO prazo, interação com UMA ou mais BARREIRAS que possa obstruir sua participação

    Ei, Ronaldo! Por que você riscou o final da definição? Ela não está certa? Está certíssima! Porém, quero que você aprenda a ler mais rápido. Ora, você vai perceber durante seu estudo que o que mais se deseja com a Lei 13.146/15 é a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência em igualdade com as demais pessoas. E isso é bem óbvio, certo. Logo, se é algo óbvio para você, evite gastar o seu cérebro anotando ou lendo e relendo partes assim. Vai ler a lei seca? Rabisque esse trecho “óbvio”.

    Veja um esqueminha:

    Agora, a lei seca (lei 13.146/15):

    Art. 2o Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Fonte: Ronaldo Fonseca | Direção Concursos

  • Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, é correto afirmar que: Para que um indivíduo seja considerado pessoa com deficiência, ele deve ter algum impedimento de longo prazo, que pode ser de natureza intelectual.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


ID
3115282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, julgue o item a seguir.


A pessoa com deficiência tem plena capacidade civil para exercer o direito à família, exercer seus direitos sexuais e conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Lei 13.146/2015

     

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015

     

    DA IGUALDADE E DA NÃO DISCRIMINAÇÃO

     

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para: [GABARITO]

     

    I - casar-se e constituir união estável;

     

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos; [GABARITO]

     

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

     

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória; [GABARITO]

     

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e [GABARITO]

     

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

  • Programas de esterilização compulsória são políticas governamentais que tentam forçar pessoas a submeterem-se a esterilização cirúrgica.

    site : wikipedia

  • Q822951 PODE ADOTAR, VOTAR E SER VOTADO

    De pessoa com deficiência afetará tão-somente os atos relacionados aos direitos de natureza PATRIMONIAL e NEGOCIAL, não alcançando o direito ao trabalho, ao voto, casamento.

    Direitos NÃO afetados pela curatela: 

    ME u   PC deu  PT no   Vídeo de   Sexo   Saudável

    M - matrimônio 

    E - educação

    PC - próprio corpo 

    P - privacidade

    T - trabalho

    V - voto

    S - sexo

    S – saudável

  • Lei 13.146/15

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

  • LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
     
    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
      
    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária;
     
    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;
     
    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória.

  • ALÔ QC!! Muitas questões repetidas!!!!

  • Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    I - casar-se e constituir união estável;

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

    VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

  • Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, é correto afirmar que: A pessoa com deficiência tem plena capacidade civil para exercer o direito à família, exercer seus direitos sexuais e conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória.

  • art. 6º IV- veda a esterilização compulsória.

    art. 18º VII- permite o direito á fertilização assistida.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

    II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;

    IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;

    V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a Lei 13.146/2015, denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência, em especial da igualdade e da não discriminação.

     

    Inteligência do art. 6º, caput e incisos do Estatuto, a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se e constituir união estável, exercer direitos sexuais e reprodutivos, exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar, bem como, conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória, exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária, e exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

     

    Gabarito do Professor: CERTO


ID
3115285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, julgue o item a seguir.


Se uma pessoa com deficiência tiver de se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, o consentimento dela será imprescindível para a realização dos procedimentos e, por isso, não poderá ser suprido, ainda que ela esteja em situação de curatela.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    Lei 13.146/2015

     

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela PODERÁ SER SUPRIDO, na forma da lei.

  • GABARITO ERRADO

    》》 REGRA:

    O TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) é indispensável (imprescindível)

    》》 EXCEÇÕES:

    1) Curatela

    2) Risco de morte e de emergência

    _______________________

    Fundamentação:

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.

    Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica. 》 TCLE

    § 1o Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento.

    Art. 13. A pessoa com deficiência SOMENTE será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis.

    》》》Se você gosta de esquemas, acesse este site: https://www.esquematizarconcursos.com.br/

    Bons estudos!! =)

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015

     

    DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

     

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

     

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei. [GABARITO]

     

    Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.

     

    § 1º Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento.

     

    § 2º A pesquisa científica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas quando houver indícios de benefício direto para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência e desde que não haja outra opção de pesquisa de eficácia comparável com participantes não tutelados ou curatelados.

  • No dia da prova a palavra imprescindível me pegou, li a questão muito rápido e acabei marcando errado!

  • GABARITO E

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela PODERÁ SER SUPRIDO, na forma da lei.

  • GABARITO ERRADO

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.

    Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.

  • Gabarito: ERRADO.

    Sem consentimento é ARERÊ (da Ivete Sangallo):

    -Adotadas as salvaguardas legais cabíveis

    -Risco de morte

    -Emegência em saúde

    -REsguardado seu superior interesse.

    OBS: não fui eu quem criei, peguei de um colega que não lembro o nome aqui no QC.

    ATENÇÃO! Cespe já cobrou isso antes! Vejamos:

    Q895979

    (CESPE - 2018 - EBSERH)

    O consentimento prévio de pessoa com deficiência é dispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica. ERRADO!

  • As únicas hipóteses em que se desconsidera o consentimento prévio da pessoa deficiente para fins médicos são nas situações excepcionais:

    (i) EMERGÊNCIA - "risco de morte" - art. 13;

    (ii) INCAPACIDADE RELATIVA ou ABSOLUTA para gerir os atos da vida civil - deficiente curatelado - art. 11.

  • Lei 13.146/15

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.

  • É   PERMITIDO ao juiz nomear, de ofício, curador a pessoa com deficiência em situação de curatela.

    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, DE OFICIO ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do NCPC.

  • R: Errado

    Lei 13.146/15

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.

  • LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
     
    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.
      
    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.

  • Art. 11 - Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.

  • Lei 13.146/2015

     

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela PODERÁ SER SUPRIDO, na forma da lei.

  • A situação de CURATELA é uma EXCEÇÃO. A PCD sempre deve ser ouvida e dar seu consentimentos para realização de qualquer intervenção clínica ou cirúrgica.

    Somente se a PCD estiver impossibilitada de manifestar sua vontade é que o seu consentimento poderá ser suprimido.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.

    Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.


ID
3115291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, julgue o item a seguir.


É vedado ao juiz nomear, de ofício, curador a pessoa com deficiência em situação de curatela.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    Lei 13.146/2015

     

    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, de oficio ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do Código de Processo Civil .

  • Oieee, Juliane Lopes, parabéns pela aprovação no TJAM. Beijos.

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015

     

    DO RECONHECIMENTO IGUAL PERANTE A LEI

     

    Art. 86. Para emissão de documentos oficiais, não será exigida a situação de curatela da pessoa com deficiência.


    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, de oficio ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do Código de Processo Civil . [GABARITO]

  • ainda consegui acertar 72% da prova

  • ERRADA

     

    LEI 13.146

     

    Art. 85 § 3o  No caso de pessoa em situação de institucionalização, ao nomear curador, o juiz deve dar preferência a pessoa que tenha vínculo de natureza familiar, afetiva ou comunitária com o curatelado.

     

    Q795691 Ano: 2017 Banca: MPE-RS Órgão: MPE-RS Prova: MPE-RS - 2017 - MPE-RS - Promotor de Justiça - Reaplicação

    No caso de pessoa com deficiência em situação de institucionalização, ao nomear curador, o juiz deve dar preferência ao representante da entidade em que se encontra abrigada a pessoa. [ERRADA]

     

    https://www.instagram.com/qciano/

  • GABARITO E

    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, de oficio ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do Código de Processo Civil .

  • Juiz pode nomear, de ofício ou a requerimento, o curador (art. 87, caput, do Estatuto).

    Só pensar que a nomeação do curador em nada prejudicará a pessoa com deficiência.

  • GABARITO ERRADO

    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, de oficio ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do  Código de Processo Civil.

  • Errado.

    Art 87, da lei 13.146/15

    Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será licito ao juiz, ouvido o Ministério Público, DE OFÍCIO ou a requerimento do interessado, nomear desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do CPC.

    NO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA O JUIZ PODE NOMEAR CURADOR PROVISÓRIO DE OFÍCIO.

    NA TOMADA DE DECISÃO APOIADA PREVISTA NO CC O JUIZ NÃO PODE NOMEAR DE OFÍCIO.

  • Em resumo:

    - O Juiz pode nomear curador provisório de ofício.

    Quais são as exigências?

    1) MP deve ser ouvido? Sim! Há a oitiva do MP - vamos sempre ter em mente que o MP só não será ouvido em raríssimas situações no que tange aos Direitos Difusos e Coletivos, portanto, a regra é a oitiva;

    2) Pode ser em qualquer caso? NÃÃÃÃO! Só nos casos de relevância urgência;

    3) Tem alguma finalidade específica? Sim! Para proteger os interesses da pessoa com deficiência.

  • Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência):
     
    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, de oficio ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do Código de Processo Civil.

  • "em situação de curatela", me deixei levar pela possibilidade dele(a) já ter um curador constituído.

  • Nossa, tanta questão repetida!

  • Um dos artigos do estatuto do deficiente mais cobrados pelos cespe!

  • o juiz pode nomear de ofício, desde que OUÇA o Ministério Público.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 87. Em casos de relevância e urgência e a fim de proteger os interesses da pessoa com deficiência em situação de curatela, será lícito ao juiz, ouvido o Ministério Público, de oficio ou a requerimento do interessado, nomear, desde logo, curador provisório, o qual estará sujeito, no que couber, às disposições do Código de Processo Civil .


ID
3115294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a informática e processo digital, julgue o item que se segue.


O acesso aos arquivos e diretórios no ambiente Windows é possível tanto por meio do utilitário Windows Explorer quanto pela opção Abrir Arquivo que é disponibilizada nas ferramentas de editores de textos e planilhas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

     Quando um usuário aciona a opção Abrir Arquivo nas ferramentas citadas, um “mini Windows Explorer” é aberto. Apesar de o usuário não possuir a mesma liberdade do Windows Explorer, ele tem SIM acesso aos arquivos e diretórios do sistema operacional.

  • Quando um usuário aciona a opção Abrir Arquivo nas ferramentas citadas, um “mini Windows Explorer” é aberto. Apesar de o usuário não possuir a mesma liberdade do Windows Explorer, ele tem SIM acesso aos arquivos e diretórios do sistema operacional.

    Item correto.

  • po, questão zoada.

    ter acesso ao arquivo é uma coisa, saber onde o arquivo ta é outra.. existe a limitação quando a questão cita "arquivo"..

  • Questão pra inglês ver!

  • Ter acesso ? Visualizar é uma coisa ter acesso é outra. De duplo clique para ver se terá acesso pelo editor
  • Quero ver alguém conseguir abrir um arquivo que não seja de texto, áudio , por exemplo, através dos editores.

  • brabo q nao tem mais windows explorer e sim explorador de arquivos. questao muito aberta !

  • GABARITO CORRETO!

    Apenas completando o resposta da nossa colega, Maria Júlia e, juntamente, sanando o equívoco que alguns colegas podem cometer, assim como o nosso colega, Douglas Ribeiro. É possível, sim! Ter acesso aos arquivos por meio do "utilitários do windows explorer", desde que mudemos a opção de tipos de arquivos que queiramos visualizar para "Todo os arquivos" (logo acima do botão "abrir" e "cancelar"), logo podemos copiar e colar o arquivo em outro diretório, recortar e colar em outro diretório, excluí-lo, alterar as propriedades etc...; apenas não conseguiremos abrir um arquivo que seja de um tipo/extensão incompatível com o programa que estamos usando. Ou seja: sobre o certame a questão não apresentou um erro.

  • Pessoal, a assertiva fala em "ter acesso". Acessar é poder visualizar e manipular os arquivos e diretórios (por meio da opção "Abrir Arquivo" de editores de texto e planilhas é possível, inclusive, criar arquivos e diretórios, bem como mudar o seu local de origem - abram os programas citados e façam um teste). A questão, em nenhum momento, falou em poder abrir qualquer tipo de arquivo ou um diretório no editor de texto ou na planilha.

    O CESPE costuma cobrar interpretação nas questões de outras matérias (não só em português, mas também em direito, informática, dentre outras). Por isso, fica a dica: sempre analisar a palavra ou a expressão e buscar o seu real significado. Depois é só realizar o exame de toda a questão para saber qual é a resposta correta. Depois que eu comecei a fazer dessa maneira, meu percentual de acertos aumentou bastante.

    :)

  • Gabarito: CERTO (No entendimento dessa banca arbitrária)

    O acesso aos arquivos e diretórios no ambiente Windows é possível tanto por meio do utilitário Windows Explorer quanto pela opção Abrir Arquivo que é disponibilizada nas ferramentas de editores de textos e planilhas.

    Eu abri o meu excel e fui acessar (não é visualizar é clicar 2x mesmo.) um arquivo de imagem e advinha!?

    Aula de hoje: Vamos acessar a Internet.

    1° Veja se seu computador está conectado a internet.

    2° Clique 2 vezes (clique rápido) no ícone internet.

    Banca Cespe, é mais falso que uma nota de 3 reais.

  • Questão muito mal feita!! Ninguém consegue visualizar nem acessar um arquivo de vídeo de um word por exemplo. Mal feito!

  • tendi nada

  • Eu já tentei e nao consegue, video explicativo nao abre.
  • Ter acesso é diferente de executar, ou seja, a questão fala em apenas visualizar os arquivos, neste caso,correta.

  • Correto , a afirmativa é possível nas duas opçãos.

  • Questãozinha esculhambada... Seria bom os cespiânus especificarem que nos editores de texto planilha, o formato tem que ser respeitado.

  • O item é bem claro quanto ao acesso, até mesmo outros programas tem essa opção de mostrar esses arquivos, todavia não poderão executa-los se não forem compatíveis com o formato pedido para execução. Exemplo: No abrir do Word tentar abrir um arquivo do Excel (incompatível).

    Professor Deodato Neto

  • Thiago PF/PRF, O próprio word possui acesso a vídeos

  • CERTO

  • Aquela janela que abre quando se clica em "Abrir arquivo" em alguns programas É DO EXPLORADOR DE ARQUIVOS.

  • Minha contribuição.

    Windows Explorer (Explorador de Arquivos)

    Tecla de atalho: WIN+E

    Gerenciamento de pastas e arquivos:

    Arrasto

    Na mesma unidade => Move

    Em unidades diferentes => Copia

    Arrasto + Tecla

    Arrasto+CTRL => Copia

    Arrasto+ALT => Atalho

    Arrasto+SHIFT => Move

    Fonte: Prof. Deodato

    Abraço!!!

  • Questão CORRETA.

    Interessante o raciocínio, CESPE sempre me surpreendendo.

    De fato, para acessar arquivos no sistema Windows se faz necessário o uso do Explorador de Arquivos. No entanto, esse não é o único modo. A maioria dos softwares de hoje possibilita que você procure e abra arquivos. Por exemplo, o Excel, com ele, posso, simplesmente, usar o Menu - Abrir Arquivo e o Excel mostra uma caixa de diálogo permitindo que eu possa procurar um arquivo e executar - claro que nesse caso o arquivo deve ser compatível.

    #SimboraMinhaGalera

  • A questão é sobre visualizar!! e nao abrir!!  

    se fosse abrir estaria incorreto. já que os editores de texto e planilhas nao abrem todos os arquivos!!

  • Eu vou até o Vaticano e posso visualizar o Papa. Mas não tenho acesso a ele.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk a cara do véio aqui em casa essa questão

    Ele berra lá do computador e quer saber porque não tá achando o arquivo do excel, que ele tá procurando através do word. kkkkkkkkkkkk

    e eu explico q desde o dia que inventaram o computador que eu ensinei ele a procurar pelo explorer kkkk

  • Tenho o MS-2013, fazendo esse teste só visualizei os arquivos em excel e as pastas. Em pastas com documentos em Word não foi possível visualizálos.

    Fiquei na dúvida!!

  • Houve mudanças no windows 10, agora é EXPLORADOR DE ARQUIVOS, tecla de atalhos WINDOWS + E.

  • CORRETO!

    O item fala quanto ao acesso, até mesmo outros programas têm essa opção de mostrar esses arquivos, porém não poderão executá-los se não forem compatíveis com o formato pedido para execução

  • GAB: CERTO

    O acesso aos arquivos e diretórios no ambiente Windows é possível tanto por meio do utilitário Windows Explorer quanto pela opção Abrir Arquivo que é disponibilizada nas ferramentas de editores de textos e planilhas.

    Apesar de achar a afirmativa muito subjetiva ao utilizar a palavra "acesso" em vez de "visualizar", ou algum sinônimo, pois o significado de acesso faz conotação a ingressar, o mesmo que "abrir" o arquivo, na minha opinião:

    substantivo masculino

    Fonte: https://www.google.com/search?client=opera-gx&q=acesso+significado&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8

    Mas é a Banca que manda...

  • Questão completamente subjetiva! Nos editores de texto e planilha você não consegue ABRIR mas só visualizar os arquivos de extensão diferente!

    Ah mas a questão falou "ACESSO". Tá beleza, e daí? Acesso significa o que? Conseguir abrir ou só visualizar a existência do arquivo? Porque o seu conteúdo, se de extensão diferente, nunca poderá ser acessado! Questão muito mal feita, deveria ser anulada!

  • vc está em uma festa e lá da pista vc consegue visualizar o camarote, vc conseguir ver significa que vc teve acesso àquela área? para o cespe sim...êiê, é sentar e chorar.

  • CERTO Chute por causa das palavras É POSSÍVEL

  • A banca confundiu tudo. A opção Abrir Arquivo dos programas chama uma janela especial do Windows Explorer. Para ficar mais claro: ao clicar em Abrir Arquivo, abre-se uma janela do Windows Explorer. O texto da questão dá a entender que o acesso aos arquivos se dá OU pelo Windows Explorer OU pelas aplicações citadas, quando na verdade todo o acesso é por meio do Windows Explorer.

    Acertei porque não tinha como ser errada.

  • Ao acessar a opção Abrir Arquivo nas ferramentas de editores de textos e planilhas, na janela que se abrirá, do Windows Explorer, mude na canto inferior direito, para "todos os tipos de arquivo", navegue pelas pastas e diretórios, e pode abrir qualquer arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar abrir com o programa adequado.

  • CERTO.

    Quando um usuário aciona a opção Abrir Arquivo nas ferramentas citadas, um “mini Windows Explorer” é aberto. Apesar de o usuário não possuir a mesma liberdade do Windows Explorer, ele tem SIM acesso aos arquivos e diretórios do sistema operacional. 

    Fonte: Prof. Victor Dalton

  • meu pai elaborou essa questão kkkkk

    em vez de catar o arquivo pela pasta, ele abre o word, espera... aí depois vai catar em abrir arquivos.

  • quase tudo é possivel na informatica

  • Galera mudou o nome, não é mais Windows Explorer e sim File Explorer! CUIDADO

    https://support.microsoft.com/en-us/windows/windows-explorer-has-a-new-name-c95f0e92-b1aa-76da-b994-36a7c7c413d7

  • Infelizmente errei porque levei a questão ao pé da letra, ou seja, pensei que o CESPE havia colocado uma casca de banana quando diz "Abrir Arquivo", porque na prático a sequência é "Arquivo Abrir", ou seja, primeiro se acessa o menu Arquivo e em seguida a opção Abrir.

  • Acesso à arquivo é uma coisa, execução do arquivo, outra. A questão aborda apenas acesso, portanto, é possível sim o acesso aos arquivos pelos softwares mencionados.

  • Imagine que vc está fazendo seu TCC chamado "A Omissão dos professores do QC na vida dos concurseiros"

    Ai vc pode abrir seu arquivo por meio diretamente do Windons Explorer ou abrindo o Word e clicando na opção "abrir arquivo"

  • É apenas português. Resumindo por ex: É abrir o "Word" e pelo programa (Word) abrir um arquivo. Isso da para fazer com todos os programas.

  • BOBA CIPÓ

  • Aquela questão simples, mas cheia de ' arrodeio '

  • Você acertou!

    Você acertou!

    Avante !!!

  • No World e no Excel eu conheço a OPÇÃO ABRIR e não ABRIR ARQUIVO. Somente ABRIR

  • Não concordo com o gabarito, não é possível acessar um arquivo com formato diferente dos aceitos pelo editor de texto/planilha pela opção abrir arquivo, logo, concluir que eu tenho acesso aos arquivos é muito questionável. Pra mim a questão é passível de recurso.

  • Explorador de Arquivo = Windows atualmente;

    Windows Explorer = Windows 8.

    Explorador de Arquivo e Windows Explorer são a mesma coisa, porém são nomenclaturas diferentes, a primeira é utilizada atualmente, a segunda era utilizada até no Windows 8.

    Fonte: Professor Frank Mattos.

  • TAMBÉM ACHO! QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS CORRETAS. PORÉM, A LETRA D É MAIS COMPLETA.


ID
3115297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a informática e processo digital, julgue o item que se segue.


Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    A Internet é pública, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, pois é necessário o intermédio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela. E o provedor cobra pelo serviço.

    Fonte: Prof Victor Dalton

  • Só li até a primeira vírgula e marquei errado.

  • Ao falarmos sobre Internet, geralmente lembramos que ela é “uma rede de computadores”. Podemos até dizer que sim, mas para compreender como a Internet chega na sua casa vamos imaginar que ela é uma pequena rede conectada a outras redes (maiores) de computadores. Sendo assim, não há um dono da Internet, nem uma empresa que a controle, mas sim um grupo de várias redes interligadas.

    Quando conectamos um computador a outro, ou quando ligamos vários computadores uns aos outros, criamos uma rede local. Mas desta forma, os computadores só se comunicam uns com os outros, sem acesso a outros computadores fora da sua casa ou empresa, sem acesso a outros servidores, como é possível quando há acesso à Internet.

    Este acesso externo ocorre quando a sua rede local se conecta a uma outra rede maior - no caso, o seu provedor de Internet - por meio da tecnologia TCP/IP, um modo de comunicação baseado no endereço de IP (Internet Protocol). Este IP é o endereço de cada um dos pontos de uma rede, e cada ponto da rede consiste em um computador que, por sua vez, se interliga a outros computadores, formando uma verdadeira “teia de redes”.

    https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/como-internet-chega-na-sua-casa.html

  • Provedor de internet é um serviço online, administrado por uma empresa específica, que oferece algumas ferramentas básicas como hospedagem de sites, servidor de e-mails, mecanismos de buscas, armazenamento em nuvem etc.

    Ele oferece diversos serviços essenciais para empresas ou pessoas, que englobam desde contas de e-mail até portais de notícias, como é o caso da UOL, Terra e iG.

    No caso de provedores que também oferecem hospedagem de sites, o funcionamento é basicamente este:

    Para que ele se torne acessível pela web, esses arquivos são copiados para um provedor, localizado na empresa que você escolheu hospedá-lo. E assim ele é entregue para todos os internautas.

    Resumindo: é a empresa a quem tu paga pra ter internet em casa.

  • Gente, ao meu ver gabarito errado. Explico o meu ponto de vista: A parte inicial da questão (até a primeira vírgula) faz uma afirmação falsa ao dizer que a internet é gratuita. Vejam: "Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito..."

    A segunda parte está correta, porém, a primeira não. A internet não é gratuita nem para os usuários finais, nem para os provedores. Para utilizar a infraestrutura da internet, no caso o back bone, há custo!

  • Marquei errado devido ao "gratuito". Contudo, aí está a Súmula Cebraspiana: A Internet é gratuita.

    Jesus, isso é pecado.

  • Ok. "Apesar da netflix ser ampla e gratuita, os usuários precisam pagar ..." rsrsrs

  • é só lembrar que na sua casa você paga para usar internet.

  • Galera, parem de extrapolar o enunciado, não há nada de errado.

    A internet é (para o CESPE, conceito básico) uma rede mundial de computadores. Já para os informáticos (conceito mais "correto") é um conjunto de infraestruturas de várias redes interligadas. Vejamos:

    Inter - net

    _|______|_

    Entre - redes

    Para o pessoal que está falando que a Internet não é gratuita, é claro que é, internet não é netflix, se eu tiver dois computadores ligados dentro da minha casa em LAN (Local area network) já é uma Internet (intranet, neste caso) e não é cobrado nada por isso, mas, agora, para ACESSAR (surfar na web), você precisa pagar para um servidor/provedor, o que afirma a questão.

    Gabarito CERTO!

  • Certame totalmente correto.

    Não há necessidade de ler o comentário abaixo. Lei apenas se alguns comentários tenha causado, a ti, confusão e dúvidas em seu raciocínio.

    Leandro Sampaio, por analogia, a internet é um rede ampla e gratuita sim, pois você tem acesso de adentra a qualquer domínio sem ser necessário pagar para tal, o que se cobra por parte dos provedores é nada mais e nada menos que manutenção e custos para se manter a estrutura das redes. Dito isso, podemos, sim, acessar qualquer qualquer site. Não vamos confundir os companheiros de estudos que têm dificuldades com a matéria.

    Da mesma forma que andar de carro na cidade é gratuito e de amplo acesso a tudo quanto é canto, mas por questões de manutenção e cuidados das vias (no Brasil apenas na teoria, né!) se tem um preço a pagar para poder fazer uso dela com qualidade e organização, mas não deixa de ser livre o transito pelas ruas. Paga-se para ter condições de rodar pelas ruas com qualidade (aqui, no Brasil, em tese).

    OBS: Domínio que necessita de usuário e senha também se tem acesso, contudo sem permissão você não passa da "porta de entrada": mesma coisa de poder entrar no shopping e querer ir ao cinema, no shopping entrou de graça, agora, o serviço do cinema que se encontra dentro do shopping para ser acessado é preciso pagar um valor (bilhete) para então poder fazer uso e fruto.

    Um exemplo na prática após tudo que foi supracitado: as pessoas que acessam a nuvem pelo wifi dos estabelecimentos, elas não pagam nada para navegar, navegam para o site que querem, acessam os aplicativos que querem sem pagar nada. Em suma, não há obrigação do usuário pagar a cada vez que ele abre um aplicativo ou browser para acessa alguma página.

  • Gratuito no meu entendimento é que exite hoje o 3g e 4g...sim a internet é gratuita porem a propria questão fala que em casos da rede ser domestica deve-se pagar a uma empresa...tb correto...bom pelo menos foi o que eu entendi da questão.

  • O acesso a Internet e feito por meio de provedor PAGO - Provedor de acesso.

    Já a Internet além de ser PÚBLICA é, de modo geral, GRATUITA.

    Fonte: Jeferson Bogo - Gran Cursos / Renato da Costa - Estratégia Concursos

    O X desta questão é a interpretação, assim como muitas outras da CEBRASPE.

  • Embora seja um serviço mundial e seu conteúdo seja gratuito, o acesso ao serviço é cobrado por algum provedor de acesso. Os usuários acessam a Internet por meio de Provedores de Serviços de Internet (Internet Service Providers – ISPs), que são formados por uma rede de comutadores de pacotes e enlaces de comunicação.

  • Erradíssimo. Não é gratuita, os custo$ já começam lá nos provedores upstream.

  • Amigos , boa tarde , eu achei a questão meio que antagônica, ela disse que a internet é gratuita e logo em seguida diz que o acesso deve ser cobrado .

    Algum colega poderia me ajudar ? Boa tarde

  • Tiago Silva

    a questão diz que o PROVEDOR deve ser cobrado

  • Raciocínio Lógico. É só pensar em como é a sua em casa!

  • Gratuito?

  • CURIOSIDADE:

    "Internet é a conexão entre várias redes, formando assim a rede mundial de computadores (Internet). A

    Internet surgiu na guerra fria para troca de informações militares, passando para as universidades e logo

    após atingiu a população."

    Prof. Deodato

  • A conjunção concessiva tornou a primeira frase correta.

  • É grátis, mas é pago.

    Quadrix

  • CERTO

    Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

  • Questão maliciosa quando fala da questão do uso domestico

  • Isso sim é noções de informatica.

  • Essa galera que vem justificar gabarito duvidoso é engraçada demais.

    A questão cobra o conceito de Internet no sentido REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, aí o maluco vem dizer que é gratuito sim porque se ele ligar dois computadores em casa, bla bla bla bla bla

  • Questão bem esquisita e duvidosa(o que é bem comum na parte de informática do CESPE).

    "...a internet é uma rede pública! Isso significa que ela é gratuita? Não, isso significa que ela está disponível para qualquer um que cumpra requisitos mínimos."

    PDF do Estratégia Concursos - Professores Diego Carvalho e Renato da Costa

  • Hoje em dia nada é de graça.

  • E diga-se de passagem que o comentário mais curtido vai contra o gabarito da questão KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Um Abraço e pago imagina internet

  • Navegar entre os sites é gratuito,mas o serviço que te oferece isso é pago

  • A internet é uma rede pública, e usa um provedor de serviços que em regra tem custo para os usuários.

    Professor Deodato Neto

  • Para o Cespe, a internet, é gratuita! Acabou-se!

  • Minha contribuição.

    Internet:

    => Rede pública

    => TCP/IP

    => E-mail / Web / Hipertexto / FTP / Chat...

    => Acesso público

    Intranet:

    => Rede privada

    => Faz uso da mesma tecnologia da Internet

    => TCP/IP

    => E-mail / Web / Hipertexto / FTP / Chat...

    => Acesso restrito aos funcionários / colaboradores

    Extranet:

    => Intranet estendida

    => Acesso estendido a parceiros comerciais / clientes / fornecedores

    VPN:

    => Rede privada virtual

    => Permite acessar uma rede privada por meios de uma rede pública

    => Técnicas de tunelamento

    Abraço!!!!

  • CORRETO !!

    PM AL 2020

  • Primeira coisa de que me lembrei quando li essa questão foi do boleto todo mês para pagar.

  • Euu estava láaa!!! Euu passei srsr

  • ACESSO AMPLO, PÚBLICO, maaaas, não necessariamente gratuito.

    Pagamos os provedores de internet. E não é barato não!

  • Pessoal.

    Errei a questão, como a imensa maioria, pelo termo gratuito. Contudo, como em diversas outras questões e, apesar da incoerência na minha opinião a questão falar que ela é gratuita mas usuário doméstico tem que pagar (ué, é gratuito mas paga?), eu já entendi e aceitei que a CESPE reconhece que a internet é gratuita.

    Você quer acertar a questão ou quer ter razão? Prefiro a primeira hahaha.

    _____________________________________

    Frase motivacional: "Au"

  • vale salientar,que a internet no BRASIL é administrada pelo governo. É chamado de BACKBONE (espinha dorsal),porém há algumas empresas a qual já construíram seu próprio backbone. Como, a Embratel.

  • A Internet e gratuita mas os servidores que fornecem são pagos.

    Estuda guerreiro

    De no pai que sua aprovação sai.

  • tambem marquei errado por causa da primeira parte

  • Como eu sempre costumo falar, a Internet é PÚBLICA, mas não é GRATUITA.

    É necessário que alguém pague um provedor de acesso à Internet, nem que seja o governo ou uma empresa que pague para que outros acessem "gratuitamente". Item correto.

  • Minha contribuição.

    Arquitetura TCP/IP (Modelo TCP/IP)

    => Aplicação

    => Transporte

    => Internet

    => Enlace

    Mnemônico: EITA

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Nesse gabarito a cespe coloca oque lhe convén.

  • Tipo de questão para deixar em branco.

    Nós pagamos aos provedores e os provedores pagam à alguém ...

  • CESPE: 1+1 = 2

    GABARITO: Certo

    CONCURSEIRO: A meu intendimento caberia recurso...

  • Gratuito,deixa eu não pagar,para ver se eu vou ter internet em casa.

    brincadeira.

  • Tu viu "Bolsa navegação eletrônica"?

    "Minha internet minha vida"?

    "Sistema Único de Wi fi"?

    Gratuidade é diferente de ser Público?

    Essa é aquela questão da banca "vai que ninguém reclama né".

  • Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço (obvio) - CORRETO

  • Carai, Arthur Machado (3º mais curtido) viajou nessa explicação. Até pq a própria questão fala que os usuários domésticos PAGAM.

  • Questão CORRETA.

    Não tem muito o que discutir. A internet, embora pública, tem seu acesso condicionado a determinados fatores. No Brasil, como em boa parte do mundo, o acesso a internet é intermediado por provedores (empresas da iniciativa privada). Claro que pode existir países que disponibilizem o acesso por meio do próprio aparelho do Estado (próprio governo fornecendo), mas isso já é outra discussão.

    #SimboraMinhaGalera

  • Esse é um tipo de questão que leva muita gente para o buraco.

  • Concordo plenamente com o colega Diego Muraro Bortolin.

    Questão errada.

  • gratuito? Não seria público?
  • QUESTÃO PASSIVEL DE ANULAÇÃO

  • Galera, o que acontece e que a questão quer mostrar é que nós não pagamos pela internet em si pagamos pela disponibilização do serviço. Tentando deixar mais claro pensa que o provedor é a casa de show (você paga a entrada pq ele tá fornecendo serviço, equipamento, assistência técnica) já a internet é o open bar (vou pagar alguma coisa no open bar? Não! o caminho até lá teve um custo, mas o serviço em si é gratuito).

    GABARITO CERTO.

  • Estruturas do diretório do Linux:

    /bin --> Binários executaveis - comandos essenciais para trabalhar com qualquer arquivo.

    /sbin --> binários do sistema - São executáveis com função de realizar manutenção e outras tarefas semelhantes.

    /usr --> programas diversos - reúne executáveis, bibliotecas e até documentação de softwares.

    /etc --> configurações do sistema.

    /lib --> bibliotecas.

    /opt --> opcionais. Aplicativos adicionais, que não são essenciais para o sistema, terminam neste diretório.

    /home --> arquivos pessoais.

    /boot --> inicialização. 

    /mnt e /media --> volumes e mídias.

    /srv --> serviços -- Dados de servidores e serviços.

    /dev --> arquivos de dispositivos.

  • Sei que é uma questão confusa e polêmica, mas vou explicar o porquê a internet ela é publica, ou seja, grátis mas pagamos pelo serviço dela. Funciona da seguinte forma:

    - A internet ela é grátis sim, porém o que pagamos é o servido do provedor de internet. Mas o que é provedor? provedor é a empresa que faz com que a internet chegue até você! Lembram da internet discada? pois é, o provedor da internet era exatamente a companhia de telefone.

    Funciona da seguinte maneira, quem administra o sistema de telecomunicações no Brasil é a ANATEL, ou seja, ela por concessão libera links que através deles você distribui a internet, porém como no Brasil tudo tem imposto, o fornecimento só é liberado com recolhimento de impostos relativos ao serviço.

    Ou seja, aquilo que você paga são exatamente o impostos e aquilo que a empresa necessita para que ela possa se custear todas as suas despesas.

  • A internet apesar de gratuita e com acesso universal é cobrado por serviços que oferecem o acesso a mesma.chamados de provedores.

  • Gabarito: CERTO

    Fiquei surpresa que a internet seja gratuita, porém acredito que siga a mesma lógica da água. A água é gratuita, sendo um bem universal, no entanto o que é pago é a fornecedora de água.

  • É hora do show, o mutante chegou!

    A internet é de graça vc não paga nada por ela ainda mais quando tem o wifi do vizinho.

    Vem com o monstro!

  • Pois não sabia que a internet é gratuita,todavia sempre alguém paga essa conta para outrem ter acesso gratuito!

    Bom na próxima não erro mais.....

  • Você paga as empresas para que eles te levem o acesso a internet, porém a internet em si, é gratuita.

  • Gabarito Certo

    CESPE gosta de polemizar. É uma estratégia, inclusive. Às vezes até exagera um pouco e traz questões que podem ser certas ou erradas conforme a interpretação. Um saco isso! Mas não é o caso aqui. A afirmativa está certa porque é certa mesmo. A Internet é gratuita, só que o acesso a ela pode ser pago. Isso faz dela uma rede paga? Não! Aí é que está a polêmica da coisa. Tentei dar um exemplo que talvez ajude a entender melhor essa confusão toda aí. Se estiver confusa ou confuso... taí o link.

    https://www.youtube.com/watch?v=X33EDrPo-8Y

  • Perfeito comentário da Pétala Sophia! É o mesmo raciocínio!!

    Não tem o que discutir com a banca, apenas analise o que ela considera a respeito e bola pra frente!

    A BANCA CESPE/CEBRASPE CONSIDERA A INTERNET GRATUITA.

  • Se fosse outra banca o gabarito poderia ser diferente, mas o Cespe considera a regra geral. Em geral como funciona o acesso doméstico? Resposta: o responsável pela casa contrata uma operadora para fornecer os serviços de internet e o usuário pagando um valor mensal pelo serviço prestado. Gabarito: CERTO
  • eu roubo a net do vizinho. E ai cespe?

  • NUNCA OLHE A QUANTIDADE COMENTÁRIOS ANTES DE RESPONDER A QUESTÃO. COMPROMETE SEU RACIOCÍNIO !!!!

  • A internet é gratuita. O que se paga é o provedor.
  • Fibra óptica é o poder. GG Século 21

  • Exceto os que descobrem a senha de sua Internet

  • CORRETO.

    É só vocês lembrarem que precisa pagar a net que se tem em casa

    não cai uma dessa na minha prova :(

  • O provedor é a sua porta de entrada a rede mundial questão correta
  • A internet é pública e gratuita, porém o provedor é privado/pago.

  • Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e (GRATUITO).

    SÓ UMA DÚVIDA, EM DIZER QUE O ACESSO A INTERNET É GRATUITO A QUESTÃO NÂO ESTARIA ERRADA??????????

  • ACREDITO QUE ESSA QUESTÃO SEJA PASSIVA DE ANULAÇÃO, POIS A INTERNET NÃO É GRATUITA. POR QUE PRA MIM RESPONDER ESSAS QUESTÕES AQUI DO QCONCURSO, EU TENHO QUE PAGAR A INTERNET PRA MIM TER ACESSO.

  • CONVERSEI COM MEU PROFESSOR DE INFORMATICA, ELE ME DISSE QUE A BANCA LEVOU EM CONSIDERAÇÃO A INTERNET GRATUITA PELO FATO DE TER EM ( PRAÇAS, RESTAURANTES, E ETC ) ESPERO TER AJUDADO

  • CERTO

    Para acessar a internet, é necessário um provedor de acesso à Internet, também conhecido como ISP Internet Service Provider. Seja em uma organização, ou até mesmo para o acesso doméstico, é necessária a contratação de um provedor que irá interligar os dispositivos locais com os demais dispositivos pelo mundo. Nas residências, é comum a instalação de um MODEM (Modulador-Demodulador) que possibilita ao usuário o acesso à Internet, por meio de uma banda de transmissão, cuja velocidade é medida em bits por segundo (10Mbps, 30 Mbps...).

    Fonte: Estratégia C.

  • Bom, se tem internet gratuita nas praças, bibliotecas e outros locais, então, é gratuita, se eu quero uma melhor ''internet'', contrato um provedor e pronto......Se vacilar, pego do vizinho gratuitamente, então, diretamente ou indiretamente, existe a internet gratuita!! haha

  • Enunciado não condiz;;

    A internet é pública, mas não é gratuita - QUESTÃO ESTRANHA!

    . Para que eu possa utilizar é necessário pagar por um provedor.

  • professor falou tudo, CESPE e sua jurisprudência kkk ACEITA QUE DÓI MENOS -_-

  • ACESSO GRATUITO?

  • "os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet"

    Acredito que tenha viajado na questão, porém, não só usuário doméstico que é cobrado.

  • Jovem iniciante no mundo dos concursos:

    Você esbarrou em uma questão da DOUTRINA CESPEANA - isso era inevitável.

    Não discuta o gabarito, apenas entenda e registre:

    1) Para o Cebraspe a internet é gratuita.

    2) O Cebraspe não ta nem aí sobre você discordar do gabarito.

    3) O Cebraspe é que sabe, nós só o seguimos tentando derruba-lo.

    4) Continue a nadar.

  • "Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito..." CESPE dizendo: é isto que acho e PONTO FINAL! Não venha discordar e entrar com recurso, querid@". kkkkk

  • A Internet é gratuita sim, assim como água é gratuita mas você ainda paga conta de água.

  • Gab: Certo A rede Internet é pública, todavia nós precisamos de um provedor de acesso para assim poder usa-lá.
  • A internet e gratuita, porem os recursos para utilizar necessário pagar, Provedor, equipamentos.

  • Danadinha essa CESPE.

  • O que tem a ver essa questão com protocolos e serviço?

  • Melhor Resolução:

    De um modo geral, a Internet é ampla e gratuita (em alguns pontos, claro). E os provedores que utilizamos para acessá-la são empresas privadas (pode ser pública): (Oi, Tim, Algar, Copel, etc) que cobram pelo acesso ao serviço.

    Gabarito: C

    Siga a melhor página de resolução de questões:

    Instagram: @treinar_questoes // Facebook: facebook.com/treinar.questoes

    Temos pdf`s comentados da melhor maneira para a sua compreensão! Mande-nos um direct pelo Instagram para juntar-se à equipe de estudantes!

    Nunca desistam, Guerreiros!

  • Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

    a internet é grátuita, mas os provedores/empresa cobra por meio dos plano para liberar os acessos para nos..

    Internet = Rede de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na pilha de protocolos TCP/IP.

    Extranet = É uma rede de computadores que permite acesso EXTERNO controlado, para negócios específicos ou propósitos organizacionais.

    Intranet = É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da internet, porém de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores INTERNOS.

    Ethernet = É uma tecnologia que conecta redes locais com fio (LANs) e permite que o dispositivo se comunique entre si através de um protocolo que é a linguagem de rede comum.

  • Veja a resolução desta questão em: https://youtu.be/ybdRdSVOGgk

  • Ninguém faz nada de graça, é lógico que a internet não é gratuita, as empresas privadas também pagam pela distribuição aos usuários domésticos.

  • GABARITO: CERTO

    Quando a questão afirma que a internet é GRATUITA, ela quer dizer que QUALQUER um pode acessa-la, diferentemente da intranet que é PRIVADA. Entretanto, para isso é necessário que o usuário esteja conectado a rede ( Para ter acesso é preciso pagar por isso ).

  • É aquilo:

    "De graça, mas nem tanto."

    - Max, Karl.

  • Gabarito C

    A internet é de graça, porém o provedor o qual necessitamos para acessa-la não.

  • Quem manda é a cespe e não os livros.

  • Gab. Certo

    Você só está usando-a neste exato momento porque provavelmente paga o provedor. (A não ser que você tenha um vizinho solidário kkkkk)

  • De graça? nem injeção na testa!

  • Comentários

    É mesmo conceito do TRANSPORTE PÚBLICO

    TRANSPORTE PÚBLICO QUALQUER UM PODE ENTRAR, MAS NÃO É GRATUITO, ou seja, você PAGA para o PRESTADOR do SERVIÇO

     

    A Internet é pública, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, pois é necessário o intermédio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela. E o provedor cobra pelo serviço.

    GABARITO: CORRETO

  • A Internet é gratuita pagamos pela prestação de serviço do provedor de Internet.

  • Examinador utilizou o termo gratuito de forma errada, pois o ideal seria "público". Público é diferente de gratuito.

  • Galera, fiquem atentos porque isso é uma meia-verdade. A grande maioria dos usuários paga para ter acesso à internet, mas isso não é uma regra absoluta. O brasil já teve servidores gratuitos, como o super 11 e IG. Mesmo com o fim deles, nada impede que uma prefeitura pequena libere o acesso gratuitamente para seus moradores, ou algum filantropo ou Ong libere acesso de graça para comunidades carentes.

    Portanto, se alguma questão disser que o acesso aos servidores sempre deverá ser pago, fique atento!

  • Eu entendi que a CESPE se referiu a ACESSO A INTERNET no sentido de abrir páginas, como o UOL, Facebook, Google, etc. Você não paga pra abrir essas páginas, mas você precisa ter um meio de acesso a esse conteúdo. Falar que é gratuito é complicado. As empresas desenvolvem uma estrutura ferrada para criar a rede mundial de computadores e vão, simplesmente, 'dar' pra gente? Nunca! Por isso, entendi que ABRIR PÁGINAS WEB é gratuito. Ter condições para abrir essas páginas, aí já são outros 500 que você pode colocar em débito automático ou passar no Cartão de crédito.

  • É mais simples do que parece:

    -O acesso à Internet é público?

    Sem sombra de dúvidas!

    -O acesso à Internet é gratuito?

    Também!

    Eu não preciso pagar para acessar o Google ou o YouTube

    Eu pago pelo serviço de banda larga

    Para deixar mais claro...

    Se a Internet não fosse gratuita, eu e você pagaríamos todo mês pelo serviço de banda larga e pela Internet

    E aí vem a pergunta: é descontado do seu cartão/boleto um serviço chamado "Internet"?

    Pois é...o que vem na fatura do seu cartão ou no seu boleto é o serviço no qual você contratou( Oi Fibra, Vivo Fibra).

  • internet gratuita me quebrou... e a cespe entende assim.. vamos anotar !

  • E eu pensando que em 2021 ia voltar tudo ao normal...

  • Certo. Podemos lembrar que para a infraestrutura (cabeamento, modem/roteador) chegar à nossa casa, são utilizados serviços de provedores de acesso (NET/CLARO/VIVO/GVT...) que são pagos.

  • Ônibus é publico, porem não é gratuito.

  • Cuidado com a associação errada de PÚBLICO com GRATUITO

  • CERTO, a internet é pública mais para acessar temos que contratar dados, e este é fornecido pelas operadoras ( provedora )

  • Vi o comentário bem legal de um amigo do qc que dizia:

    "A internet é como a onda .Tu precisa alugar uma prancha pra poder surfar, mas a onda é grátis."

  • CERTO

    A Internet é uma rede pública de alcance mundial. O acesso a ela se dá por meio das empresas provedoras de acesso à Internet, os chamados ISP (Internet Service Provider), tais como a Vivo, a Oi, a Net etc.

  • Quero essa questão nas minhas provas hahaha

    Gabarito Certo

  • Acesso amplo e gratuito não quer dizer necessariamente de graça (no caso da questão). Quer dizer que qualquer pessoa pode ter acesso, mas precisa pagar por um provedor para desfrutar do serviço. Se esse pensamento tá errado? Não sei. Só quero acertar as questões no dia da prova KKKK

  • Provedor? Estamos no tempo de internet discada??

  • Gabarito Certo.

    O WI_FI da sua casa vem de uma rede privada, ou seja se é um provedor que lhe vai fornecer internet, ele irá cobrar, por mais que a internet seja uma rede pública e gratuita, o Fornecedor desse serviço tem despesas para fornecer esse serviço.

    Bons estudos!✌

  • Internet de acesso gratuito? na perspectiva de quem? sempre tem alguém pagando pelo serviço e equipamentos.

  • Pra tentar colaborar com os colegas.

    Veja o cometário do Ryan Vitorino mais abaixo

    "Vi o comentário bem legal de um amigo do qc que dizia:

    'A internet é como a onda .Tu precisa alugar uma prancha pra poder surfar, mas a onda é grátis.'"

    Pois bem, a internet é sim gratuita. O problema é que as pessoas não tem os equipamentos necessários para ter acesso direto à essa rede.

    Veja que pra não deixar dúvidas a própria questão diz "usuários domésticos", pois há por exemplo exércitos que possuem os próprios equipamentos (antenas, satélites, etc) pra poder acessar a internet. Eles não pagam um provedor. E não pagam nada pra ninguém pra acessar a internet (rede mundial de computadores).

    Mas de modo geral a maioria, inclusive o governo, paga um provedor (a maioria dos órgãos no Brasil acessam através do provedor "OI").

    No caso do comentário do Ryan, a "onda" (internet) é grátis. A "prancha" (equipamentos pra acessar a rede) é que você aluga da empresa provedora de acesso.

    Mas caso você construa sua própria prancha (como alguns exércitos ou o Elon Musk - que está fazendo a rede de satélites dele para, principalmente, poder fazer a rede de RoboTáx da Tesla, o que já se interliga com IOT), pode acessar a onda do mesmo jeito. Sem pagar nada pra ninguém.

  • CERTO

    Não vejo motivo técnico/teórico para discordar do gabarito da questão.

  • Quem não leu a questão por inteiro, errou.

  • A Cespe é tão estranha, que até uma pergunta dessa da medo de responder kkkk

  • É gratuita sim, qualquer um pode usar, só que precisa de estrutura colossais, assim as empresas de comunicação investem nessas estruturam e depois nos cobram pelo fornecimento através dessas estruturas.

    Logo, nós não pagamos exatamente pela rede, mas sim por toda a parafernalha que traz ela até nós.

    Algum autor pode entender diferente, e outra banca adotar o posicionamento, então não levem esse comentário taxativamente para todas as bancas.

  • Ela é pública, mas não é grátis. A internet é proveniente de um provedor. E o provedor não executa seu trabalho gratuitamente.

  • Com essa questão eu aprendi que a internet da CESPE é gratuita.

  • GABARITO :CORRETO

    A Internet é pública em todo o globo, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, visto que é necessário um intermediador, por meio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela.

  • De acordo com a jurisprudência do CESPE à internet é gratuita.

  • Meu sonho é que, pelo menos umas 5 questões de informática na prova da PRF, venham assim.

  • Prazer, banca Cebraspe.

  • a internet é gratuita. a porta para entrar nela que, em alguns casos, é pago.

  • Questão pra boi dormir

  • Não é correto dizer que o acesso à internet é gratuito. É PÚBLICO, o que não implica ser "grátis". Porém, entendi q o termo "gratuito" foi usado de maneira atécnica, o que não chega a estar, absurdamente, errado.

  • Funciona assim:

    Imagine que a INTERNET seja uma cidade turística(ou um país qualquer) que vc deseje visitar, essa cidade, ou esse país não cobra a entrada, mas vc precisa ou PEGAR UM AVIÃO, UM ÔNIBUS, ou TAXI para chegar até lá. PORTANTO, daí entra o papel dos provedores, que te levam até a Internet...

    curtiram a analogia?? kkkk

  • questão coringa e genérica, totalmente mal feita, as duas respostas podem ser plausíveis.

  • Onde q a net é gratuita?

  • Errei ao ler "..acesso amplo e gratuito.." quando na verdade a internet é pública, mas não gratuita. Um provedor que fornece a internet cobra por esses serviços.

  • Forçou a barra no gratuito hein....

    Marquei certa pelo contexto, na prova, deixaria em branco.

  • Temos de aceitar a jurisprudência cespe e pronto.

  • É só pensar que só temos internet em cada ou no celular se pagarmos para isso

  • a famosa gato net

  • QUESTAO MAL ELABORADA, HEIN, "SESP"

  • mal elaborada essa questão.

  • Comentário do professor foi impecável!!!!

  • "Essa questão é polêmica e deveria ser anulada por ambiguidade. O acesso à internet é público, mas não é gratuito. Em outras palavras, todo mundo pode acessá-la, desde que pague a um provedor de acesso. Logo, apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo ou público, ela não tem acesso gratuito. Dessa forma, discordo do gabarito! "

    Comentário do professor do Estratégia.

  • Internet: conglomerado de redes públicas interligadasà Rede pública mundial.

    Rede de acesso amplo e gratuito, mas é necessário o intermédio de algum provedor que cobra pelo serviço

     

    Intranet: rede interna, fechada e privada, restrita a um determinado ambiente físico.

     

    Extranet: extensão da Intranet de uma organização disponibilizada para usuários externos.

    - Permite o acesso externo controlado.

    Internet, intranet e extranet, utilizam os mesmos protocolos

    - O acesso remoto pode ser feito pela Internet ou por Intranet

  • Pense no transporte público onde mesmo sendo público você tem que pagar a passagem.

  • Mas é claro, a Oi Velox, por exemplo, uma empresa que distribui e ROUBA muito.

    Não recomendo hehe

  • Internet: conglomerado de redes públicas interligadasà Rede pública mundial.

    Rede de acesso amplo e gratuito, mas é necessário o intermédio de algum provedor que cobra pelo serviço

     

    Intranet: rede interna, fechada e privada, restrita a um determinado ambiente físico.

     

    Extranet: extensão da Intranet de uma organização disponibilizada para usuários externos.

    - Permite o acesso externo controlado.

    Internet, intranet e extranet, utilizam os mesmos protocolos

    - O acesso remoto pode ser feito pela Internet ou por Intranet

  • CORRETO

    É CORRETO AFIRMAR QUE: A Internet É uma rede mundial de acesso amplo e gratuito.

    usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

  • É igual a água é um bem público, mas pago para usufruir.

  • Água é gratuita, mas vc paga para ela chegar na sua casa.

  • Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso ( amplo e gratuito = PÚBLICO ). A Cespe vem utilizando muitos sinônimos em questões de informática, bom ficarmos espertos.

  • Não vejo sentido em dizer que a internet é gratuita. Isso dá margem para várias interpretações.

  • GABARITO INCORRENTO. A 1A PARTE ATÉ A VÍRGULA NÃO PROCEDE. O PROVEDOR NÃO É UMA EXCEÇÃO A UM SERVIÇO GRATUITO. NA VERDADE A INTERNET COMO UM TODO NÃO É GRATUITA PRA NINGUÉM!

  • Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

    Discordo do gabarito dessa questão, pois a Internet é uma reme mundial de acesso amplo e PÚBLICO. ser publico não significa que é gratuito. pois a própria questão afirma que empresas privadas cobram pelo fornecimento da mesma.

  • não soube interpretar a pergunta errei , que bom que foi aqui treinando.

  • a utilizam ????????????????????????????????????????

  • GABARITO: CERTO

    Apesar de muitos discordarem, inclusive eu. O CEBRASPE adota o princípio de que a Internet é semelhante a água. No caso da água, sabemos que ela é um bem, em regra, de amplo acesso na maior parte do mundo e gratuito. Porém, para termos ela encanada, "bonitinha" e pronta para o uso em casa, precisamos pagar para a concessionária de saneamento.

    O mesmo ocorre com a internet. É um bem de amplo acesso e gratuito, mas para termos em casa, cabeada, com provedores que nos permitam seu uso, precisamos pagar.

    É um entendimento bem "ao avesso", mas que temos que nos adequar, já que é um entendimento da banca que já foi contestado duramente através de recursos que não ensejaram a anulação ou alteração do gabarito.

  • O importante é acertar questões, pois na prova não tem "choro"!

  • Gabarito: Certo

    Basicamente, os provedores de internet foram criados por empresas responsáveis pela autenticação do usuário na rede. Ou seja, é por meio deles que as pessoas conseguem ter acesso à internet.

    Bons estudos.

  • É aquela coisa ne...

  • Calma 06!

    Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

    Ou seja, o que a questão quer dizer é: Existe uma empresa que cobra para prover a internet, por exemplo, aquela que vai na sua casa instalar o roteador, sendo a mesma que a gente liga reclamando a cada dia de chuva, porém não abandona porque é uma burocracia grande pra cancelar o contrato.

    Ex.: Oi, Claro, Vivo...

    Nenhuma delas vão gratuitamente a nossa humilde residência instalar um roteador. Devemos PAGA-LAS para ter acesso a internet.

    Gabarito: Letra Certo.

  • Internet de graça é só quando usamos de outra pessoa kkk. Caso contrário temos de pagar mesmo.

  • Dona CESPE podia vim pagar minha internet, pois se eu não PAGAR todo mês, eles cortam. kkkkk

  • A internet é pública, no entanto, seu acesso não é necessariamente gratuito.

    Gab: certo

  • Para a CESPE, a internet é pública e gratuita. Os cabos de backbones espalhados são gratuitos, o que a gente paga é o provedor, a internet em si é gratuita.

    Portanto, gabarito CERTO.

  • GABARITO: CERTO.

    A Internet é pública, mas o seu acesso não é necessariamente gratuito, pois é necessário o intermédio de um provedor de acesso à Internet para desfrutar dela. E o provedor cobra pelo serviço.

  • Eu marquei como errado por causa da palavra gratuita, achei que isso tornava a questão errado. Eu sei que é pública mas com certeza não é gratuita. Vivendo e aprendendo.

  • A internet é pública, mas não significa que seja de graça.

    Tira como exemplo o "transporte público"

    espero ter ajudado... bons estudos.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Essa questão é polêmica e, para mim, deveria ser anulada por ambiguidade. Por que, Diego? Galera, o acesso à internet é público, mas não é gratuito. Em outras palavras, todo mundo pode acessá-la, desde que pague a um provedor de acesso. Logo, apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo ou público, ela não tem acesso gratuito. Dessa forma, discordo do gabarito!

    Gabarito: Correto 

  • Para acessar a internet é preciso de um provedor de acesso

  • 99,9999% erram ou irão errar por causa do "gratuito", assista o comentário do professor... para o Cespe a internet sempre será gratuita, não sei de onde ela tirou isso, mas é isso! #oremos

  • Em alguns lugares, quem fornece é a milícia.

  • Minha contribuição.

    DEFINIÇÕES DE INTERNET

    -Trata-se de um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, interconectadas e espalhadas através de protocolos, o que torna possível a interligação entre os computadores e facilitam o fluxo de informações.

    -Trata-se de um conjunto de segmentos de redes públicas por todo o globo terrestre conectados por backbones e roteadores.

    -Trata-se de um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários do mundo inteiro.

    -Trata-se de uma rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando protocolos em comum para unir usuários, entidades, órgãos, institutos, bibliotecas, empresas, etc.

    -Trata-se de um conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando protocolos comuns.

    -Trata-se de uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais.

    Legal! Agora nós podemos construir a nossa própria definição de Internet: Internet – também conhecida como rede mundial de computadores – é um conjunto de segmentos de redes públicas, distribuídas e conectadas por todo o globo terrestre, capazes de trocar informações por meio de protocolos comuns de comunicação.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • É que na vdd a gente paga o provedor.

    Tipo a água- gratuita, mas para tê-la em minha casa, pra trazê-la até mim, tenho que pagar a companhia de abastecimento. Pensei assim, facilitou.

    G.: Certo

  • Concordo.

  • A internet é uma rede pública, de acesso universal, qualquer pessoa do planeta pode utilizar sem problema. No entanto, há um cabo que chega na casa das pessoas e é ligado ao modem. A operadora é responsável por essa instalação e ela cobra por esse serviço. Não há internet de graça

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    Para que um usuário possa se conectar à Internet e, consequentemente, possa usar seus recursos, é necessário que ele esteja cadastrado em um provedor de acesso e que tenha um modem. O Modem é um hardware que permite que o computador se comunique com o meio de transmissão (linha telefônica, cabo coaxial, fibra óptica...) que será utilizado na transmissão. Já o provedor, também chamado de ISP, é a empresa que está permanentemente conectada à Internet e que, por isso, é capaz de dar acesso aos seus clientes.

    OBS: todas as modalidades de conexão exigem modem e provedor.

  • essa aí nós acertamos mesmo !kkk

  • Público x Privado

    Gratuito x Pago

    Errei porque não considero a internet gratuita, mas pública (disponível para toda a sociedade ter acesso).


ID
3115300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a informática e processo digital, julgue o item que se segue.


As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    A VPN, por si só, utiliza criptografia para funcionar! Além disso, não é por usar VPN que as empresas abandonarão o uso de firewalls. 

  • GABARITO E

    O erro está na expressão sem necessidade.

    Isso porque o uso de firewall é extremamente útil para a segurança.

  • É uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública .O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando  padrões, não necessariamente seguros. Em resumo, cria uma conexão segura e criptografada, que pode ser considerada como um túnel, entre o seu computador e um servidor operado pelo serviço VPN.

  • Aprofundando um pouco:

    VPN PPTP significa Point-to-Point Tunneling Protocol. Como seu nome indica, uma VPN PPTP cria um túnel e captura os dados. Um longo nome para a VPN usada mais comumente. As VPNs PPTP são usadas por usuários remotos para se conectarem à rede VPN usando sua conexão existente de Internet. Esta é uma VPN útil tanto para os usuários empresariais como usuários domésticos. Para acessar a VPN, faça login na VPN usando uma senha de usuários aprovada. As VPNs PPTP são ideais para uso pessoal e empresarial, porque elas não exigem a compra e a instalação de hardware e recursos extras normalmente oferecidos como software add-on barato. Elas são mais amplamente utilizadas também por causa de sua compatibilidade com os sistemas Windows, Mac e Linux.

    Embora as VPNs PPTP pareçam ter muitas vantagens, ela tem uma desvantagem: ela não fornece criptografia. Outra desvantagem é que ela depende do PPP ou Protocolo Ponto-a-Ponto para implementar medidas de segurança.

    Uma VPN Site a Site também é chamada de VPN Roteador a Roteador e é usada principalmente em operações corporativas. O fato de que muitas empresas têm escritórios localizados tanto nacional como internacionalmente, uma VPN Site a Site é usada para conectar a rede do principal local do escritório com vários escritórios. Ela também é conhecida como VPN baseada na Intranet. O oposto também é possível com a VPN Site a Site. As empresas usam a VPN Site a Site para se conectarem com outras empresas da mesma forma, e isso classifica como uma VPN baseada em Extranet. Em termos simples, as VPNs Site a Site constroem uma ponte virtual que une redes em vários locais, para conectá-los com a Internet e manter uma comunicação segura e privada entre essas redes.

    Semelhante a uma VPN PPTP, a VPN Site a Site trabalha para criar uma rede segura. No entanto, não há nenhuma linha dedicada em uso que permite que os vários locais dentro de uma empresa como nós acabamos de mencionar se unem para formar uma VPN. Além disso, ao contrário da PPTP, o roteamento, a criptografia e a descriptografia são realizadas por roteadores baseados em hardware ou software em ambos os lados.

    A questão se referiu à VPN Site a Site, mas errou ao dizer que não haveria necessidade de firewall nem criptografia.

  • GABARITO ERRADO

    Firewalls são um dispositivo de segurança de rede disponível na forma de software ou firmware. Eles criam uma barreira entre suas redes internas e as redes do mundo externo. Empresas, escolas e instituições governamentais fazem uso deles para restringir seu acesso a sites específicos que consideram impróprios.

  • A galera encanou com o coitado do firewall!

  • Gabarito E

    As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados.

    Depois de nota essa simples situação da questão que relata esta forma " sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados" . Assim deduzir sem certeza que estaria errada, mas pesquisando ver que

    por meio da  nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidenciabilidade dos dados que trafegam pela rede. Por meio do sistema de tunelamento, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados. Por isso, é fundamental que os dispositivos responsáveis por cuidar da rede VPN devem ser capazes de garantir segurança e integridade das informações e dos dados que são transmitidos.

  • NEGAÇÃO/RESTRIÇÃO = ERRADO.

    EX NUNC.

  • ERRADO.

    A VPN - Virtual Private Network usa um conceito chamado tunelamento, que nada mais é que uma ligação entre duas pontas (gateways) através de criptografia. Existem duas formas de se criar uma VPN:

    Utilizando o protocolo SSL (Secure Socket Layer) - provê a integridade e privacidade dos dados.

    Utilizando softwares - TeamViewer, LogMeln, Real VNC.

  • REGRA DE OURO: sempre que o CESP mencionar na questão a desnecessidade de uso de algum item relacionado a segurança da informação o item estará errado. SEMPRE.

  • O erro está quando fala em "sem necessidade".

  • GABARITO: ERRADO

    VPN - Virtual Private Network (Rede privada virtual) é uma tecnologia utilizada pra estabelecer uma conexão segura entre dois pontos. Essa tecnologia se utiliza da internet, usando criptografia, para estabelecer uma conexão segura.

    Os dados são codificados no envio e decodificados no recebimento.

  • VPN --> Usa criptografia e há possibilidade de usar Firewall em cada computador envolvido nessa transmissão via VPN  (virtual private networks).

    Perseverança!

  • Só pode haver VPN se garantir a confidencialidade dos dados. O tunelamento seguro, com dados criptografados é uma das características fundamentais da VPN

  • As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável - ATÉ AQUI FOI REDONDO, CERTINHO.

    sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados. - > ERRO DA QUESTÃO

    VPN - CRIPTOGRAFA E ESCONDE IP

    FIREWALLS - PROTEGE A REDE DE ALGUNS ATAQUES

    CRIPTOGRAFIA - CODIFICA E DESCODIFICA A MSGEM.

  • A VPN, Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, conecta o usuário da internet de forma segura à intranet da empresa. Não é uma criação das empresas, mas sim um modo seguro de acessar os serviços dessa.

  • ERRADO.

    A VPN, por si só, utiliza criptografia para funcionar! Além disso, não é por usar VPN que as empresas abandonarão o uso de firewalls.

  • o VPN é como se fosse um túnel que passa pela rede públicas de internet, só que com uso de criptografia essa informação se torna segura.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia (com necessidade...) de dados.

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

  • gabarito (errado)

    a VPN utiliza criptografia, então não há o que se falar na não utilização.

  • Do inglês Virtual Private Network. Termo usado para se referir `a construção de uma rede privada utilizando redes públicas (por exemplo, a Internet) como infraestrutura.

    Esses sistemas utilizam criptografia e outros mecanismos de segurança para garantir que somente usuários autorizados possam ter acesso `a rede privada e que nenhum dado ser´a interceptado enquanto estiver passando pela rede pública.

  • VPN não cria INTRANETS.

    VPN acessa INTRANETS.

    VPN utiliza a INTERNET (rede pública).

  • VPN: cria uma espécie de "túnel protegido" na internet , essa proteção é feita utilizando criptografia.

  • Baboseira!

    VPN serve para os usuários acessarem a rede privada da empresa estando fora dela.

  • VPN > CRIPTOGRAFIA.

  • "As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados."

    Erro 1)

    Precisa tanto de firewall quanto de criptografia. Os dados que trafegam na rede privada são criptografados. Se o firewall fechar a porta da VPN, não há rede, portanto, depende dos 2 fatores.

    Outro erro que identifiquei, porém fiquei na dúvida:

    Erro 2)

    "... com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável"

    A VPN é utilizada para você acessar uma intranet fora das sua limitações geográficas, portanto, você não cria uma intranet, e sim uma extranet.

  • Não dispensa o uso de firewall local

  • ERRADO

    A VPN NÃO TIRA A NECESSIDADE DE UM FIREWALL, ATE PQ ELES TÊM FUNÇÕES DIFERENTES!

  • Gabarito: Errado.

    Até que começa bem a questão, mas o uso de VPN não tira a necessidade do uso de firewalls e criptografia de dados. Além de que a própria VPN é implementada utilizando criptografia.

  • O uso da VPN apenas faz o tunelamento da comunicação, isso não dispensa o uso de outros equipamentos de segurança, como um firewall. Além disso, a VPN trabalha com diversos protocolos criptográficos.

  • VPN (Rede Privada Virtual): consegue estabelecer uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino - criando uma espécie de "túnel protegido" na Internet, essa proteção é feita utilizando criptografia.

  • Vai nessa Jardel Félix de Lima, vai nessa kk

ID
3115303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei n.º 11.419/2006 e suas alterações, julgue o próximo item.


Apesar dos avanços alcançados com a Lei n.º 11.419/2006, a publicação eletrônica dos atos judiciais e administrativos dos tribunais ainda não substitui a publicação destes em meios físicos nem publicações oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    Art. 4, § 2º, Lei 11.419/2006 -  A publicação eletrônica na forma deste artigo SUBSTITUI qualquer outro meio e publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.

  • A assertiva está incorreta, pois a publicação eletrônica substitui qualquer outro meio e publicação oficial. Vejamos o art. 4º, §2º, da Lei do Processo Eletrônico:

    Art. 4º Os tribunais poderão criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral.

    § 2º A publicação eletrônica na forma deste artigo substitui qualquer outro meio e publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gabarito: Errado

    Lei 11.419

    Art. 4º Os tribunais poderão criar Diário da Justiça eletrônico, disponibilizado em sítio da rede mundial de computadores, para publicação de atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral.

    § 2º A publicação eletrônica na forma deste artigo substitui qualquer outro meio e publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.

  • Errado! Se assim fosse, essa lei não teria muito sentido!

  •  Nos casos URGENTES em que a intimação feita na forma deste artigo POSSA CAUSAR PREJUÍZO A QUAISQUER DAS PARTES      OU nos casos em que for evidenciada qualquer tentativa de burla ao sistema, o ato processual deverá ser realizado por outro meio que atinja a sua finalidade (DIÁRIO OFICIAL ou PESSOALMENTE), conforme determinado pelo juiz.

     


ID
3115306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei n.º 11.419/2006 e suas alterações, julgue o próximo item.


O certificado digital emitido por uma autoridade certificadora é um dos componentes essenciais para a assinatura eletrônica dos usuários, com a finalidade de identificação inequívoca do signatário de um processo digital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    O certificado digital é um dos componentes da assinatura eletrônica e seu uso enseja a identificação daquele que assina o documento digital. Vejamos o art. 1º, §2º, a, da Lei 11.419/2006:

    Art. 1º O uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais será admitido nos termos desta Lei.

    § 2º Para o disposto nesta Lei, considera-se:

    III – assinatura eletrônica as seguintes formas de identificação inequívoca do signatário:

    a) assinatura digital baseada em certificado digital emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma de lei específica;

    b) mediante cadastro de usuário no Poder Judiciário, conforme disciplinado pelos órgãos respectivos.

  • Correto!

    Fundamento: Artigo primeiro.

  • O certificado digital é um registro eletrônico composto por um conjunto

    de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública.

    Ele pode ser emitido para pessoas, empresas, equipamentos ou serviços na rede

    e pode ser homologado para diferentes usos, como confidencialidade e

    assinatura digital. Um certificado digital pode ser comparado a um documento

    de identidade, por exemplo, o seu passaporte, no qual constam os seus dados

    pessoais e a identificação de quem o emitiu. No caso do passaporte, a entidade

    responsável pela emissão e pela veracidade dos dados é a Polícia Federal. No

    caso do certificado digital esta entidade é uma Autoridade Certificadora (AC).

    O certificado digital é um dos componentes da assinatura eletrônica e seu uso

    enseja a identificação daquele que assina o documento digital.

  • o outro componente essencial para a assinatura eletrônica é o credenciamento / cadastro de usuário no Poder Judiciário


ID
3115309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei n.º 11.419/2006 e suas alterações, julgue o próximo item.


Os documentos produzidos eletronicamente e juntados a um processo eletrônico, com garantia de origem e de seu signatário, são considerados originais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Art. 11, Lei 11.419/2006 - Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário, na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados originais para todos os efeitos legais.

  • Art. 11. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário, na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados originais para todos os efeitos legais.

  • Gabarito : Certo

    Lei 11.419

    Art. 11. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário, na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados originais para todos os efeitos legais.

  • Certo!

    Artigo 11.

  • Sim, originais para todos os efeitos legais!

    Abraços!


ID
3116830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Com exceção de Manaus, as principais cidades do estado do Amazonas — Parintins, Autazes, Manacapuru, Coari e Tefé — localizam-se às margens dos rios Solimões e Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • ONDEEEEEE?????????????

    Autazes é principal cidade do amazonas???

    DESCONFIO QUE O EXAMINADOR NASCEU LÁ SÓ PODE!!!!!!!!

     

    Principais cidades de Amazonas

    Manaus:

    Parintins:

    Itacoatiara:

    Manacapuru:

    Tefé:

    Tabatinga:

    Eirunepé:

     

    #TROCA O GABARITO CESPEEEEEEE

    ME DEVOLVE MEU 1.5

  • Autazes não têm relevância econômica para o Amazonas. Não está entre os principais municípios. Isso, por si só, invalida a assertiva. Lamentável se não mudarem o gabarito!

  • Meu pai, como eu vou saber isso,.

  • ESTUDA MAS QUE EU DEVOLVO.. KK KKKKK

  • francinaldo rodrigues e Andre glauco, fiquem tranquilo isso é prova do TJ do Amazonas, então por regra estas coisas específicas.

  • Dayane Gois sim Autazes é um dos principais municípios do amazonas, lembre-se que também ele faz referencia ao rio solimões, fica às margens do solimões, é perto da capital Manaus, é um dos maiores produtores de Lei do Brasil, sim, isso mesmo, um dos maiores produtores de Leite do Brasil, rico agropecuária de leite.

    Municípios que ficam às margens de rios que dão acesso direto à Manaus, podem ser considerados municípios principais.

    jean soares, eu acho que o que já escrevi já respondeu seu comentário.

    A questão estaria incorreta se ela restringisse somente a estes ai. Gabarito correto!

  • Eu sou da Bahia, como vou saber as características, em suas miudezas, dos municípios do AM. kkkkkk

  • De imediato se não lembrarmos do maior estado do Brasil certamente não saberíamos a resposta, porém com uma rápida pesquisa descobrimos que o amazonas tem 62 municípios, dentre eles  Parintins, Autazes, Manacapuru, Coari e Tefé são alguns dos mais populosos e que fazem parte da região metropolitana da capital Manaus, ou seja, são municípios importantes para o estado de amazonas o que conclui que a resposta é a alternativa "CERTA", pois ele afirma que esses municípios são considerados como principais na região.

  • Questão maldosa demais, quem conhece mesmo é quem erra...


ID
3116836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exploração de petróleo e gás natural faz parte de uma ação geopolítica de desenvolvimento econômico do Amazonas e da Amazônia brasileira. Nesse contexto, a atuação da PETROBRAS nos municípios amazonenses acontece de diversas formas, de acordo com as atividades desenvolvidas na região. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


A província petrolífera do Urucu, próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    A Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de petróleo e gás natural do país, destaca-se também pelo desafio de produzir petróleo com respeito ao meio ambiente e redução dos impactos da atividade sobre a região.

    Eu fiz a correção inicial baseado nos termos da Lei Federal 7.990/89, que estabelece a transferência de 25% de royalties de petróleo recebidos pelos estados a todos os municípios, sejam eles PRODUTORES OU NÃO. Ou seja, beneficiaria, segundo a lei, todos os 62 municípios amazonenses. Percebam que a lei, apesar de ser de 1989, continua em vigor, ainda que esteja sendo discutida, exatamente neste ponto, atualmente no Supremo.
    A banca, no entanto, utilizou-se de tabela de repasse disponível no site da ANP. Ou seja, algo extremamente específico. E lá, sim, contam-se apenas como vinte os municípios que seriam beneficiários das transferências dos royalties.

    Por haver nos desvãos da internet planilha da ANP que fundamenta a resposta da banca, não vislumbro possibilidade de recurso para este item.

    Fonte: Profº Danuzio Neto

  • Gabarito: CERTO

    Em 1986 foi descoberto o poço pioneiro do Rio Urucu denominado número 1 (RUC-1), que deu origem à Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de óleo equivalente (petróleo e gás natural) do país.

    Descoberta no coração da Amazônia, em Coari, a cerca de 650 quilômetros de Manaus, Urucu chama a atenção pelo desafio de produzir petróleo com respeito ao meio ambiente e redução dos impactos da atividade sobre a região.

  • Amazonas, se não fosse tanto lalaio administrando esta terra, com certeza seria um dos estados mais promissores do Brasil e do Mundo.

  • Infelizmente a Gringarada usa os recursos da região norte e depois que sugam até a ultima gota caem fora.

    Amazonas, se não tivessem falhas nas fiscalizações, seria um estado que traria riquezas de uma forma que muitos moradores daquela região mudariam suas vidas em questão de anos.

  • Já pensaram em qual patamar econômico e social o Brasil estaria se não fosse a corrupção?

    Eu não tinha noção da importância de Coari, nem fazia ideia dos recursos que lá estavam sendo explorados.

    O Brasil deveria ser o top 3 do mundo por ser rico em absolutamente todos os recursos naturais, menos em probidade administrativa, dignidade, ética e zelo com o patrimônio público.

  • Ótima questão para revisão!!


ID
3116842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação a aspectos econômicos de Manaus, julgue o item subsecutivo.


O polo industrial da Zona Franca de Manaus, grande produtor de eletroeletrônicos, motocicletas e bens de informática, além de desenvolvedor de atividades termoplásticas e químicas, gera números expressivos de empregos e circulação de renda no município e região.

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que os produtos da Zona Franca de Manaus tem benefícios fiscais daria para responder a questão. 

  • GABARITO CERTO

    A Zona Franca de Manaus, que não se restringe ao município de mesmo nome, como indica o finalzinho do item, é responsável por gerar números expressivos de emprego e circulação de renda no município e região. Estima-se que são quinhentas mil pessoas as que trabalham nesta zona especial de tributação.

    Fonte: Profº Danuzio Neto

  • Pode-se afirmar que o termo "produtor" é igual ao termo "montagem"? Vi um professor comentar que "não se fabrica nada na Zona Franca de Manaus; só faz montagem. Inclusive é conhecida como "maquiladora".

    Com essa informação, eu achei que o termo "produtor" deixaria errado a alternativa,.

  • CORRETOOO

    FOCO PM AL 2021

  • GAB C

    UM BOM EXEMPLO SERIA A FÁBRICA DA HONDA EM MANAUS.

  • A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento:

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/a-importancia-da-zona-franca-de-manaus-para-o-crescimento-do-pais.htm

  • O gabarito da questão condiz com o enunciado, correto!

  • A Zona Franca de Manaus(ZFM) compreende 3 polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. Além disso, estima-se que emprega mais de meio milhão de pessoas.

    Fonte: Professor Italo Trigueiro

  • Essa se define mais em raciocínio lógico do que Geografia.

  • ZONA FRANCA DE MANAUS

    O QUE É?

    A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

    Em outras palavras...

    É uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.

    ► Essas ações abrangem os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Com grande leque de instrumentos e parcerias, ela promove investimentos e atrai negócios de sucesso para os Estados de sua jurisdição. O Pólo Industrial de Manaus, com mais de 400 empresas estabelecidas, é um exemplo dessa atuação.

    ► A implantação da Zona Franca de Manaus provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus, tendo a consequente geração de empregos em seu polo industrial atraído populações de dentro do estado e de fora dele.

    ► Foi estabelecido na cidade de Manaus em 1967 pelo Decreto-Lei 288.

    Esse período esteve impulsionado pela forte industrialização pelo qual o país estava passando depois do governo de Juscelino Kubitschek.

    ----------------

    Zona Franca de Manaus - ZFM

    Modelo de desenvolvimento econômico

    Área industrial criada pelo governo brasileiro

    Situa-se na região amazônica

    Promove investimentos e atrai negócios para a localidade

    Provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus

    ••••••••••••••

    Fontes: Brasil Escola; Colegas do QC; Questões da CESPE.

    '

    Bons Estudos.

  • Agora a ZFM vem se destacando por produzir à nova variante da covid 19, Manaus não é pra amador.

  • UM ABRAÇO AO POVO DO AMAZONAS.

    UM DIA EU VOLTO PRF.

  • Enclave territorial.

  • Para quem ainda não conhece, a Zona Franca de Manaus é um modelo econômico de desenvolvimento que foi estabelecido na cidade de Manaus em 1957, durante o Governo JK

  • ZONA FRANCA DE MANAUS

    O QUE É?

    Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

    Em outras palavras...

    É uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte. 

    ► Essas ações abrangem os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Com grande leque de instrumentos e parcerias, ela promove investimentos e atrai negócios de sucesso para os Estados de sua jurisdição. O Pólo Industrial de Manaus, com mais de 400 empresas estabelecidas, é um exemplo dessa atuação.

    ► A implantação da Zona Franca de Manaus provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus, tendo a consequente geração de empregos em seu polo industrial atraído populações de dentro do estado e de fora dele.

    ► Foi estabelecido na cidade de Manaus em 1967 pelo Decreto-Lei 288.

    ► Esse período esteve impulsionado pela forte industrialização pelo qual o país estava passando depois do governo de Juscelino Kubitschek.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Zona Franca de Manaus - ZFM

    ✓ Modelo de desenvolvimento econômico

    ✓ Área industrial criada pelo governo brasileiro

    ✓ Situa-se na região amazônica

    ✓ Promove investimentos e atrai negócios para a localidade

    ✓ Provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus

    ___________________________________________________________________________________________

    Fontes: Brasil Escola; Colegas do QC; Questões da CESPE.

    '

    Bons Estudos.

  • pensei que era apenas uma linha de montagem.. affs... não erro mais.

  • -ZONA FRANCA DE MANAUS.

    CONTEXTO HISTÓRICO

    • Sua concepção foi dada com o decreto-lei número 3.173 de 6 de junho de 1957,que instituiu o Porto Livre de Manaus, e dez anos depois houve de fato sua criação pelo decreto-lei 288 de 28 de fevereiro de 1967, substituindo a lei anterior, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.

    DEFINIÇÃO:

    • A Zona Franca de Manaus (ZFM) ou Polo Industrial de Manaus (PIM) é um parque industrial brasileiro localizado na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.

    FINALIDADE:

    1.       A indústria é considerada a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico.

    2.       Promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país

    Garantir a soberania nacional sobre suas fronteiras

  • CERTA.

    O polo industrial da Zona Franca de Manaus, grande produtor de eletroeletrônicos, motocicletas e bens de informática, além de desenvolvedor de atividades termoplásticas e químicas, gera números expressivos de empregos e circulação de renda no município e região.

    A Zona Franca de Manaus funciona como uma área de atração de indústrias, operando principalmente por meio do oferecimento de incentivos fiscais para as empresas ali instaladas, como a redução ou isenção de impostos e também facilitações burocráticas.

    Além da integração territorial promovida pelo desenvolvimento industrial da região próxima a Manaus, a Zona Franca também possui a função de gerar empregos para a população de seu entorno, pois é uma região que não possui grande variedade de atividades econômicas. algo importante em uma localidade que não possui uma grande diversidade de atividades econômicas para a geração de renda.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmativa sobre a importância econômica da Zona Franca de Manaus para a geração de empregos e circulação de renda no município e região.
    Para responder a questão corretamente, o candidato precisa saber quais os objetivos da implantação da Zona Franca de Manaus na capital amazonense, sua dinâmica econômica e seus impactos na economia da cidade.
    Criada no período da ditadura militar, a Zona Franca de Manaus foi construída com o objetivo de atrair indústrias fábricas para a Região Norte do país no sentido de povoar a área e trazer uma maior integração territorial com o restante do país. Essa criação teve o propósito ideológico de ocupar o território da Amazônia, garantindo sua soberania nacional do governo sobre o bioma.
    Para atrair indústrias multinacional para a área, o governo instituiu uma série de incentivos e benefícios fiscais para as empresas interessadas em se fixarem na região, como a redução ou isenção de impostos e o oferecimento de facilidades burocráticas. No ano de 2014, a presidenta Dilma aprovou um projeto de lei que garante a prorrogação das vantagens fiscais para as fábricas até o ano de 2073.
    Por conta dessa série de benefícios fiscais, na região se desenvolveu um moderno Polo Industrial que abriga a produção de vários produtos como eletroeletrônicos, motocicletas e bens de informática, além de desenvolver em seu interior atividades termoplásticas e químicas.

    Essa complexidade e grande diversidade econômica na Zona Franca de Manaus geraram uma grande geração de empregos na capital e em seu interior, aumentou a circulação de renda no município de na região, além de gerar uma grande concentração populacional no Estado, uma vez que a capital abriga cerca de 50% da toda a população amazonense.

    Portanto, a afirmativa está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • GENTE, ATUALMENTE A ZONA FRANCA NÃO GERA TANTOS EMPREGOS ASSIM, ESTAMOS QUASE FALIDOS!!! HAHAHAHA ATUALMENTE, ACHO ATÉ QUE PODERIAMOS RECORRER CASO UMA PERGUNTA DESSA CAIA EM ALGUM CONCURSO!!


ID
3116878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Ainda tendo como referência a legislação institucional e a do Poder Judiciário do estado do Amazonas, julgue o item subsequente.


As coordenadorias estaduais da mulher em situação de violência doméstica e familiar são compostas, exclusivamente, por juízes, que contam com apoio administrativo e equipes multidisciplinares formados, de preferência, por servidores do Poder Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Apesar de a resolução nº 254/CNJ não utilizar o termo "exclusivamente", sua redação demonstra que "As coordenadorias estaduais da mulher em situação de violência doméstica e familiar são compostas, exclusivamente, por juízes".

    Resolução nº 254/CNJ

    Art. 4º

    (...)

    § 1º As Coordenadorias Estaduais da Mulher em Situação de Violência serão compostas por, no mínimo, 3 (três) juízes com competência jurisdicional na área da violência contra a mulher e poderá contar com 1 (um) Juiz Auxiliar da Presidência e com 1 (um) Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.

    § 2º A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar poderá atuar com a colaboração ou a assessoria de outros juízes.

    § 3º A coordenação caberá a magistrado designado pela presidência do Tribunal de Justiça, podendo ser indicado mais de 1 (um) magistrado para a função, observado o critério de alternância de mandato a ser fixado pelos Tribunais.

    § 4º A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência deverá contar com estrutura de apoio administrativo e de equipe multidisciplinar, preferencialmente do quadro de servidores do Judiciário.

  • Sacanagenzona em 

    § 1º As Coordenadorias Estaduais da Mulher em Situação de Violência serão compostas por, no mínimo, 3 (três) juízes com competência jurisdicional na área da violência contra a mulher e poderá contar com 1 (um) Juiz Auxiliar da Presidência e com 1 (um) Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.

    mínimo por EXCLUSIVAMENTE


ID
3186700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de saúde e segurança no trabalho, julgue o item a seguir.


Entre outros aspectos, a saúde ocupacional visa prevenir doenças causadas pelas condições de trabalho e proteger de riscos resultantes de fatores adversos à saúde.

Alternativas
Comentários
  • É uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. São agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores.


ID
3186703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de saúde e segurança no trabalho, julgue o item a seguir.


Nas empresas, a política de segurança no trabalho é definida pela diretoria e, para evitar contaminações e banalizações em procedimentos, o seu conhecimento amplo fica restrito aos gerentes e supervisores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

  • A política de segurança no trabalho deve ser amplamente difundida aos trabalhadores da empresa!


ID
3186706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito de saúde e segurança no trabalho, julgue o item a seguir.


Caso determinada empresa, antes de iniciar suas atividades, tenha solicitado inspeção para fins de aprovação de suas instalações aos órgãos competentes em saúde e segurança do trabalho e as tenha modificado substancialmente, após dois anos de atividade, ela está dispensada de nova inspeção por esses órgãos.

Alternativas
Comentários
  • Questão Desatualizada

    NR 2 - Inspeção Prévia (Revogada)

    PORTARIA SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019, publicada no DOU de 31/07/2019.


ID
3186709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Acerca dos planos de benefícios da Previdência Social, com fundamento na Lei n.º 8.213/1991 e em suas alterações, julgue o item seguinte.


Configura acidente de trabalho aquele sofrido pelo trabalhador doméstico a serviço de seu empregador e que tenha motivado afastamento em decorrência de lesão corporal causada por queimaduras com água fervente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : CERTO

    Lei 8.213/91. Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Redação dada pela Lei Complementar 150/2015)

  • GABARITO: CERTO

    Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.               

    § 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.

    § 2º Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

    § 3º É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.

    § 4º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social fiscalizará e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharão o fiel cumprimento do disposto nos parágrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.

    FONTE:  LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

  • A EC 72/13 alterou a redação do parágrafo único do art. 7º da Constituição Federal, para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os trabalhadores domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais, entre eles a garantia contida no inciso XXVIII, do art. 7º, da CF/88, que estende aos trabalhadores domésticos o direito ao seguro contra acidentes de trabalho, cuja contribuição é ônus do empregador.

    Tal proteção, inclusive, foi sacramentada através do advento da Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015, a qual trouxe a regulamentação exigida neste sentido.

    Assim restou previsto na Lei 8.213/1991, em seu art. 19, caput, quanto à definição de Acidentes de Trabalho:

    “Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)"

    GABARITO: CERTO

  • ► Lei 8.213/91. Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da

  • Gabarito:"Certo"

    Complementando...

    Equiparam-se a ACIDENTE DE TRABALHO:

    Lei 8.213/91, art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

    I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

    II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

  • Questão correta.

    O empregado doméstico pode sofrer acidente do trabalho.

    Veja o art. 19, caput, da Lei nº 8.213/91:

              Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)

    No caso apresentado pelo enunciado, o empregado doméstico sofreu um acidente em razão do exercício do trabalho a serviço de empregador doméstico, o qual provocou lesão corporal, configurando o acidente do trabalho.

    Resposta: CERTO

  • Gabarito''Certo''.

    Nos termos do art. 19, caput, da Lei nº 8.213/91, configura acidente de trabalho o sofrido pelo exercício do trabalho a serviço do empregador doméstico:

    " Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)"

    Desse modo, a assertiva está CORRETA ao afirmar que configura acidente de trabalho aquele sofrido pelo trabalhador doméstico a serviço de seu empregador e que tenha motivado afastamento em decorrência de lesão corporal causada por queimaduras com água fervente.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Quem errar essa questão não tem coração ❤️


ID
3186712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Acerca dos planos de benefícios da Previdência Social, com fundamento na Lei n.º 8.213/1991 e em suas alterações, julgue o item seguinte.


O descumprimento, por certa empresa, de determinadas normas de segurança e higiene do trabalho constitui prática de contravenção penal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : CERTO

    Lei 8.213/91. Art. 19. § 2. Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

  • Trata-se de questão que cobrou a literalidade da Lei 8.213/91.

    É importante salientar que o trabalhador não pode exercer suas atividades se expondo a riscos que possam comprometer sua segurança e saúde.

    Por esse motivo, podem responder, tanto civil como criminalmente, aqueles expõem os trabalhadores a tais riscos. Lei 8.213/91.

    Art. 19. § 2. Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

    GABARITO : CERTO


  • GABARITO: CERTO

    Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.               

    § 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.

    § 2º Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

    § 3º É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.

    § 4º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social fiscalizará e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharão o fiel cumprimento do disposto nos parágrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.

    FONTE:  LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

  • Gabarito:"Certo"

    Lei 8.213/91. Art. 19. § 2. Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

    Diferença enter contravenção e crime, abaixo:

    Decreto-Lei nº. 3914/41,art 1º Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente .

  • Empresa cometendo infração penal... meu Deus...

  • Gabarito''Certo''

    Por esse motivo, podem responder, tanto civil como criminalmente, aqueles expõem os trabalhadores a tais riscos. Lei 8.213/91.

    Art. 19. § 2. Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Relembrando

    Contravenção penal consiste numa infração penal de baixa gravidade, considerada um "delito menor". As contravenções são menos graves que os crimes, podendo estas variar de acordo com a legislação e contexto de determinada sociedade as quais se aplicam.


ID
3186715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Tendo como referência as prescrições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), julgue o item subsequente.

A coordenação, a orientação, o controle e a supervisão da fiscalização e de demais atividades relativas à segurança e à medicina do trabalho, em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, são atribuições do órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Segunda preceitua o art. 155, II, da CLT:

    Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, dentre outras atribuições, coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

  • Art. 155 - Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho:

    II - coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho; 

  • Que órgão nacional eh esse?

  • Art. 155, II,CLT - Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho

    SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas.

  • A banca afirma que a coordenação, a orientação, o controle e a supervisão da fiscalização e de demais atividades relativas à segurança e à medicina do trabalho, em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, são atribuições do órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. A assertiva está certa porque refletiu o que dispõe o inciso II do artigo 155 da CLT, observem:

    Art. 155  da CLT Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho: II - coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho;          
                
    A assertiva está CERTA.
  • CLT, Art. 155 - Incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho:                

    I - estabelecer, nos limites de sua competência, normas sobre a aplicação dos preceitos deste Capítulo, especialmente os referidos no art. 200;                   

    II - coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho;                    

    III - conhecer, em última instância, dos recursos, voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matéria de segurança e medicina do trabalho.


ID
3186718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Tendo como referência as prescrições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), julgue o item subsequente.


A despeito da obrigação do empregador de orientar seus empregados acerca das normas e precauções para se evitar acidentes do trabalho, caberá ao empregado, ciente dessas orientações, a responsabilidade e o livre arbítrio para cumpri-las ou não.

Alternativas
Comentários
  • CLT

    Art. 157 - Cabe às empresas:

    II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

    Art. 158 - Cabe aos empregados:

    I - observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior;

    Parágrafo único - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:   

    a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior;

    Sendo ato faltoso, e no exercício regular do Poder Disciplinar, pode o empregador advertir, suspender e dispensar o empregado por justa causa.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gabarito: ERRADO.

    Art. 157 - Cabe às empresas:

     

    I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;  

    II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;  

    III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;  

    IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.  

    Art. 158 - Cabe aos empregados:

    I - observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior;  

    II - colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste Capítulo.  

    III - conhecer, em segunda e última instância, dos recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos

    Delegados Regionais do Trabalho em matéria de segurança e higiene do trabalho.  

    Parágrafo único - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:  

    a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior;  

    b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.

  • Se não cumprir, configura ato faltoso. Pode ensejar justa causa.

  • A banca afirma  de forma equivocada que a despeito da obrigação do empregador de orientar seus empregados acerca das normas e precauções para se evitar acidentes do trabalho, caberá ao empregado, ciente dessas orientações, a responsabilidade e o livre arbítrio para cumpri-las ou não. 

    É importante ressaltar que o empregado é responsável pelo uso dos equipamentos de proteção individual e que a recusa injustificada em tal uso poderá acarretar a sua dispensa por justa causa. Observem o artigo 158 da CLT:

    Art. 158 da CLT  Cabe aos empregados:                  
    I - observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior;                 
    II- colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste Capítulo.     
                 
    Parágrafo único - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:                 
    a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior;           
    b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.                  

    A assertiva está ERRADA.

  •  Art. 157 - Cabe às empresas:             

    I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;               

    II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;                   

    III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;                  

    IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.   

                  

     Art. 158 - Cabe aos empregados:                   

    I - observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior;               

    Il - colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste Capítulo.                      

    III - conhecer, em segunda e última instância, dos recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho em matéria de segurança e higiene do trabalho.                 

    Parágrafo único - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:                

    a) à observância das instruções expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior;                   

    b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.                    

  • TRT-2 confirma dispensa por justa causa de funcionária que não quis se vacinar

    Quando a empresa divulga informações e elabora programa de conscientização sobre a vacinação contra Covid-19 aos seus colaboradores, o interesse particular do empregado não pode prevalecer sobre o interesse coletivo, pois, ao deixar de tomar a vacina, o empregado coloca em risco a saúde dos seus colegas e clientes.

    Fonte: www.conjur.com.br/2021-jul-22/trt-confirma-justa-causa-funcionaria-nao-quis-vacinar

  • Questão esdrúxula.


ID
3186721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa, com 140.000 horas-homem de exposição ao risco, registrou 21 acidentes no último mês de julho, assim discriminados:

a) um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15;

b) seis empregados sofreram ferimentos quando telhas despencaram do teto da oficina de manutenção, devido a forte vendaval, e cada um deles ficou afastado, em média, 3,5 dias;

c) os outros acidentes não provocaram afastamento de empregados.

A partir dessa situação hipotética e considerando aspectos legais a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.


O acidente decorrente de queda das telhas não configura acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.               

    § 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.

    § 2º Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

    § 3º É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.

    § 4º O Ministério do Trabalho e da Previdência Social fiscalizará e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharão o fiel cumprimento do disposto nos parágrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.

  • AFT respondeu de forma legal, agora de forma normativa:

    Acidente do trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do

    trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.

    NOTAS

    1 O acidente inclui tanto ocorrências que podem ser identificadas em relação a um momento determinado, quanto ocorrências ou exposições contínuas ou intermitentes, que só podem ser identificadas em termos de período de tempo provável. A lesão pessoal inclui tanto lesões traumáticas e doenças, quanto efeitos prejudiciais mentais, neurológicos ou sistêmicos, resultantes de exposições ou circunstâncias verificadas na vigência do exercício do trabalho.

    2 No período destinado a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.


ID
3186724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa, com 140.000 horas-homem de exposição ao risco, registrou 21 acidentes no último mês de julho, assim discriminados:

a) um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15;

b) seis empregados sofreram ferimentos quando telhas despencaram do teto da oficina de manutenção, devido a forte vendaval, e cada um deles ficou afastado, em média, 3,5 dias; 

c) os outros acidentes não provocaram afastamento de empregados.

A partir dessa situação hipotética e considerando aspectos legais a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.


A taxa de frequência de acidentados com lesão com perda de tempo é igual a 50.

Alternativas
Comentários
  • Taxa de frequência de acidentados com lesão é 50,00

  • Txf = 50,00

  • A taxa de frequência de acidentados com lesão

    (7 X 1000000) /140000 = 50,00

  • O enunciado pele número de acidentes sem lesão, logo = 7 acidentes.

    TF= N X 1.000.000/ HHT

    TF= 7 X1.0000.000/ 140.000 = 50

    É muito importante ter atenção ao comando da questão. Às vezes as bancas tentam confundir o candidato dando informações desnecessárias.

    Foco! Deus nos abençoe.


ID
3186727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa, com 140.000 horas-homem de exposição ao risco, registrou 21 acidentes no último mês de julho, assim discriminados:

a) um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15;

b) seis empregados sofreram ferimentos quando telhas despencaram do teto da oficina de manutenção, devido a forte vendaval, e cada um deles ficou afastado, em média, 3,5 dias; 

c) os outros acidentes não provocaram afastamento de empregados.

A partir dessa situação hipotética e considerando aspectos legais a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.


A taxa de gravidade é inferior a 300. 

Alternativas
Comentários
  • Taxa de gravidade é 257

  • Txg = 200

  • TG = (36 X 1000000)/140000 = 257

  • G= Tempo computado * 1000000/140000

    Tempo computado= 7 + 3,5*6 = 28

    G= 28/14 * 10^2 = 200

  • A taxa de gravidade é calculada com base na NBR 14280.

    Fórmula: TG = dias perdidos + dias debitados x 1.000.000/ HHT

    Na questão, deve-se observar alguns pontos:

    Nos foi fornecido HHT que é = 140.000 horas-homem de exposição ao risco

    No item : a) um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15; - Temos 7 dias perdidos, conta o dia seguinte ao acidente e o último dia de afastamento.

    No item: b) seis empregados sofreram ferimentos quando telhas despencaram do teto da oficina de manutenção, devido a forte vendaval, e cada um deles ficou afastado, em média, 3,5 dias; - Devemos ter mais cuidado aqui, pois são 6 empregados que se afastaram 3,5 dias cada um. Logo, ficará 6 x 3,5 = 21 dias perdidos

    Calculando:

    i)

    TG = 7 dias perdidos + 21 dias perdidos x 1.000.000

    HHT

    ii)

    TG = 7 dias perdidos + 21 dias perdidos x 1.000.000

    140.000

    iii)

    TG = 28 x 1.000.000 = 28.000.000

    140.000 140.000

    iv)

    TG = 200

    Resposta: C

  • um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15 = 6 dias perdidos.


ID
3186730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa, com 140.000 horas-homem de exposição ao risco, registrou 21 acidentes no último mês de julho, assim discriminados:

a) um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15;

b) seis empregados sofreram ferimentos quando telhas despencaram do teto da oficina de manutenção, devido a forte vendaval, e cada um deles ficou afastado, em média, 3,5 dias; 

c) os outros acidentes não provocaram afastamento de empregados.

A partir dessa situação hipotética e considerando aspectos legais a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.


A taxa de acidentados sem afastamento é superior a 200.

Alternativas
Comentários
  • Taxa de acidentados sem afastamento é 100

  • Acidentes sem afastamento: 21 - 7 = 14

    Txf = 14 x 1.000.000 / 140.000

    Txf = 100,00


ID
3186733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa, com 140.000 horas-homem de exposição ao risco, registrou 21 acidentes no último mês de julho, assim discriminados:

a) um acidente ocorreu no dia 8, às 10 horas, e motivou afastamento do empregado até o dia 15;

b) seis empregados sofreram ferimentos quando telhas despencaram do teto da oficina de manutenção, devido a forte vendaval, e cada um deles ficou afastado, em média, 3,5 dias; 

c) os outros acidentes não provocaram afastamento de empregados.

A partir dessa situação hipotética e considerando aspectos legais a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.


A taxa de gravidade é proporcional ao número de acidentes com lesão com perda de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Com e sem afastamento

  • proporcional ao tempo computado.

  • Taxa de Frequência é proporcional ao número de acidentes;

    Taxa de Gravidade é proporcional ao tempo computado.

  • Frequência de acidentes/ acidentados c/lesão: expressa em aproximação de centésimo

    Taxa Gravidade: expressa em números inteiros

    F/G= (N x 10^6) /HHT

    N=acidentes/acidentados (F) OU tempo computado (G)

    Tempo computado= dias perdidos (temporária)+ dias debitados (permanente ttl)

    HHT=horas homem exposição


ID
3186736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de mineração e beneficiamento de amianto, dois empregados, um eletricista e um minerador, queixam-se de desconfortos em relação à saúde. Submetidos a exames ambulatoriais detalhados, ambos foram diagnosticados pelo serviço médico com doenças ocupacionais: surdez para o eletricista e asbestose para o minerador.

Com referência a essa situação hipotética e à legislação vigente aplicável ao caso, julgue o próximo item.


As doenças ocupacionais descritas na situação não são classificadas como acidente do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

  • As doenças ocupacionais descritas na situação são classificadas como acidente do trabalho.


ID
3186739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de mineração e beneficiamento de amianto, dois empregados, um eletricista e um minerador, queixam-se de desconfortos em relação à saúde. Submetidos a exames ambulatoriais detalhados, ambos foram diagnosticados pelo serviço médico com doenças ocupacionais: surdez para o eletricista e asbestose para o minerador.

Com referência a essa situação hipotética e à legislação vigente aplicável ao caso, julgue o próximo item.


A surdez, doença adquirida pelo eletricista, é considerada, nesse caso específico, doença profissional.

Alternativas
Comentários
  • Doença do Trabalho

  • Não seria caracterizada como doença profissional, pois a surdez podia estar atrelada ao fato do eletricista ter adquirido a surdez pelo fato de estar exposto a ruídos excessivos, oi seja, não era algo inerente a função, o que caracteriza doença do trabalho, doença profissional é algo inerente a função que o indivíduo vem a exercer, ou seja, possui nexo causal.

  • Doenças ocupacionais

    • Doença Profissional - Atividade Peculiar
    • Doença do Trabalho - Ambiente do Trabalho

ID
3186742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma empresa de mineração e beneficiamento de amianto, dois empregados, um eletricista e um minerador, queixam-se de desconfortos em relação à saúde. Submetidos a exames ambulatoriais detalhados, ambos foram diagnosticados pelo serviço médico com doenças ocupacionais: surdez para o eletricista e asbestose para o minerador.

Com referência a essa situação hipotética e à legislação vigente aplicável ao caso, julgue o próximo item.

A asbestose, doença adquirida pelo minerador, é considerada uma doença do trabalho. 

Alternativas
Comentários
  • Doença Profissional

  • Trata-se de Doença Profissional por ter relação direta com a atividade desempenhada pelo minerador.


ID
3186745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), estabelecido pela NR n.º 9 e aprovado pela Portaria MTB n.º 3.214/1978, julgue o seguinte item.

Nas estações de tempo seco e com baixa umidade relativa do ar, predomina a absorção de micropartículas presentes nas poeiras das estradas, que são consideradas agentes químicos de contaminação

Alternativas
Comentários
  • Nas estações de tempo seco e com baixa umidade relativa do ar, predomina a absorção de micropartículas presentes nas poeiras das estradas, que são consideradas agentes químicos de contaminação. [CERTO]

    Poeira => Agente Químico.

  • Falou em poeira, não tem o que pensar! é agente químico!

  • Agentes químicos são substâncias, misturas ou produtos que podem entrar no organismo do trabalhador, nas formas de vapor, poeira, gases, fumos, neblinas, névoas... Conforme disposto na NR 9.

  • Gabarito deve ser considerado CORRETO.

    AGENTES QUÍMICO: são substâncias químicas, por si só, ou em misturas, quer seja em seu estado natural, quer seja produzida, utilizada ou gerada no processo de trabalho, que em função de sua natureza, concentração e exposição, é capaz de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador.

    Um nota de rodapé: fumos, poeiras, névoas, neblinas, gases e vapores, na verdade NÃO são agentes químicos, e sim, a sua forma de apresentação, ou seja, a forma como os agentes químicos (ex. sílica, tolueno, ácido sulfúrico, etc.) se incorporam ao ar ambiente. Muitas bancas cobram de forma equivocada.

  • Agentes físicos: Ruído, vibrações, elevadas temperaturas, pressões anormais, radiações ionizantes e não ionizantes, ultrassom

    Agentes químicos: Poeira, fumo, névoas, gases, vapores

    Agentes biológicos: Bactérias, fungos, bacilos, vírus


ID
3186748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), estabelecido pela NR n.º 9 e aprovado pela Portaria MTB n.º 3.214/1978, julgue o seguinte item.

Os agentes ambientais capazes de tornar insalubre o ambiente de trabalho, caracterizados por sua energia, são classificados como agentes físicos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

    Achei esta questão sem nexo.

  • 9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  • Um pouco mal elaborada, mas dá para entender que a banca quer fazer referência aos agentes físicos que por meio de propagação de diversos tipos de energia (térmica, mecânica, eletromagnética) são capazes de promover danos ao trabalhador.p


ID
3186751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Acerca do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), estabelecido pela NR n.º 9 e aprovado pela Portaria MTB n.º 3.214/1978, julgue o seguinte item.


O estabelecimento de metas mensais com as prioridades e cronograma detalhados integram a estrutura mínima do PPRA.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; 

  • 9.2 Da estrutura do PPRA.

    9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;

    b) estratégia e metodologia de ação;

    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;

    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

    9.2.1.1 Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.

    9.2.2 O PPRA deverá estar descrito num documento-base contendo todos os aspectos estruturais constantes do item

    9.2.1.

    9.2.2.1 O documento-base e suas alterações e complementações deverão ser apresentados e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão. 

  • O PPRA não fala em metas mensais, fala que deve ter um cronograma e planejamento a ser desenvolvido durante todo o ano.

  • Planejamento ANUAL - METAS, prioridades e cronograma


ID
3186754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o item a seguir, que tratam de equipamentos de medição no contexto de higiene e medicina do trabalho.


O psicrômetro é o instrumento indicado para se determinar a quantidade de vapor na atmosfera

Alternativas
Comentários
  • psicrômetro é um aparelho que contém dois  idênticos colocados um ao lado do outro, que irão servir para avaliar a quantidade de  encontrada no . A diferença entre esses termômetros é que um deles trabalha com o bulbo seco e o outro com o . Esse aparelho é muito utilizado para a determinação do  e da  do ar.

  • O princípio de uso desse equipamento está nas cartas psicométricas que analisa o nível de umidade no ar, em razão da temperatura.

    Gabarito: certo!

  • Psicrômetro - Mede a umidade relativa do ar - de modo indireto - em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.


ID
3186757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o item a seguir, que tratam de equipamentos de medição no contexto de higiene e medicina do trabalho.


O termômetro de globo é um instrumento utilizado para detectar o índice de calor que o trabalhador está exposto no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O termômetro de globo é um instrumento utilizado para detectar o índice de calor que o trabalhador está exposto no ambiente de trabalho. - CORRETO.

  • A temperatura de globo (tg) corresponde à temperatura obtida por meio de um dispositivo constituído de:

    uma esfera oca de cobre de aproximadamente 1 mm de espessura e com diâmetro de 152,4 mm, pintada externamente de preto fosco, com emissividade mínima de 0,95;

    • um sensor de temperatura posicionado no centro da esfera de cobre, com fixação que garanta a hermeticidade do sistema, impedindo a existência de fluxo de ar do interior do globo para o ambiente e vice-versa.

    O sensor deve ter amplitude mínima de medição de +10,0 °C a +120,0 °C, exatidão igual ou melhor que ± 0,5 °C e permitir leituras a intervalos de, no mínimo, 0,1 °C.

    No caso de equipamento convencional, a esfera deve ter abertura na direção radial, complementada por um duto cilíndrico de aproximadamente 25 mm de comprimento e 18 mm de diâmetro, destinado à inserção e à fixação de termômetro.

  • Termômetro de globo faz avaliação de calor irradiante


ID
3186760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de logística, no processo eleitoral de renovação de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), publicou o edital de convocação, informou ao sindicato da categoria profissional e realizou as inscrições dos participantes com os respectivos comprovantes de inscrição. Na contagem do total de votos, dois candidatos tiveram o mesmo número de votos.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Trabalhador em período de experiência está impedido de se inscrever para participar do processo eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Trabalhador em período de experiência está impedido de se inscrever para participar do processo eleitoral. [ERRADO]

  • Falso! qualquer trabalhador poderá se candidatar para a CIPA.

  • Gabarito: Errado.

    Qualquer trabalhador poderá se inscrever para participar da eleição, independente se estiver em período de experiência.


ID
3186763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de logística, no processo eleitoral de renovação de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), publicou o edital de convocação, informou ao sindicato da categoria profissional e realizou as inscrições dos participantes com os respectivos comprovantes de inscrição. Na contagem do total de votos, dois candidatos tiveram o mesmo número de votos.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


O maior tempo de serviço no estabelecimento determinará a ordem de colocação entre os candidatos que tiveram a mesma quantidade de votos.

Alternativas
Comentários
  • O maior tempo de serviço no estabelecimento determinará a ordem de colocação entre os candidatos que tiveram a mesma quantidade de votos. [ CERTO ]

  • 5.42.3 Quando a anulação se der antes da posse dos membros da CIPA, ficará assegurada a prorrogação do mandato anterior, quando houver, até a complementação do processo eleitoral.

    5.43 Assumirão a condição de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados.

    5.44 Em caso de empate, assumirá aquele que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento.

    5.45 Os candidatos votados e não eleitos serão relacionados na ata de eleição e apuração, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeação posterior, em caso de vacância de suplentes

  • Gabarito: Correto.

    Em caso de empate, o maior tempo de serviço no ESTABELECIMENTO (e não necessariamente na empresa) determinará a ordem de colocação entre os candidatos que tiveram a mesma quantidade de votos.


ID
3186766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de logística, no processo eleitoral de renovação de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), publicou o edital de convocação, informou ao sindicato da categoria profissional e realizou as inscrições dos participantes com os respectivos comprovantes de inscrição. Na contagem do total de votos, dois candidatos tiveram o mesmo número de votos.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Em caso de irregularidades comprovadas no processo eleitoral, cabe ao atual presidente da CIPA determinar a sua anulação.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    No caso seria a unidade descentralizada do MTE - Ministério do Trabalho.

    5.42.1 Compete a unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correção ou proceder a anulação quando for o caso.

  • 5.42 As denúncias sobre o processo eleitoral deverão ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE, até trinta dias após a data da posse dos novos membros da CIPA.

    5.42.1 Compete a unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correção ou proceder a anulação quando for o caso.

    5.42.2 Em caso de anulação a empresa convocará nova eleição no prazo de cinco dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores.

    5.42.3 Quando a anulação se der antes da posse dos membros da CIPA, ficará assegurada a prorrogação do mandato anterior, quando houver, até a complementação do processo eleitoral.

    5.43 Assumirão a condição de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados.

    5.44 Em caso de empate, assumirá aquele que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento.

    5.45 Os candidatos votados e não eleitos serão relacionados na ata de eleição e apuração, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeação posterior, em caso de vacância de suplentes. 

  • Gabarito: Errado

    Em caso de irregularidade, compete à unidade descentralizada do Ministério da Economia determinar a anulação.

  • Artigo 5.42: "Compete a unidade descentralizada do MTE, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correção ou proceder a anulação, quando for o caso".


ID
3186769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa de logística, no processo eleitoral de renovação de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), publicou o edital de convocação, informou ao sindicato da categoria profissional e realizou as inscrições dos participantes com os respectivos comprovantes de inscrição. Na contagem do total de votos, dois candidatos tiveram o mesmo número de votos.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.


O representante dos trabalhadores que obtiver a maior quantidade de votos no processo eleitoral será o vice-presidente da CIPA.

Alternativas
Comentários
  • 5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente. 

    Os representantes dos empregados escolhem o vice-presidente e não o mais votado na eleição.

  • Na prática fica o mais votado, mas a norma não fala disto. É apenas uma coisa convencional

  • "dois candidatos tiveram o mesmo número de votos." Resposta: Quem tiver o maior tempo de serviço na empresa. Errada.


ID
3186772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das atribuições da CIPA, julgue o item seguinte.

As atribuições da CIPA incluem identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e com assessoria do SESMT, se houver.

Alternativas
Comentários
  • As atribuições da CIPA incluem identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e com assessoria do SESMT, se houver. [CERTO]

  • Gabarito: Correto.

    A identificação dos riscos do processo de trabalho e elaboração do mapa de riscos, com assessoria do SESMT são algumas das atribuições da CIPA.

    Alexandre Valente

  • Esse "se houver."


ID
3186775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das atribuições da CIPA, julgue o item seguinte.


Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e à saúde no trabalho é uma das atribuições da CIPA.

Alternativas
Comentários
  • Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e à saúde no trabalho é uma das atribuições da CIPA. [CERTO]

  • 5.16 A CIPA terá por atribuição:

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

    c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;

    d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    e) realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;

    f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

    g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;

    h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho;

    j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados;

    m) requisitar ao empregador e analisar as informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;

    n) requisitar à empresa as cópias das CAT emitidas;

    o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

    p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS.

  • Gabarito: Correto.

    Uma das atribuições da CIPA é divulgar aos trabalhadores informações relativas à saúde e segurança no trabalho.

    Alexandre Valente


ID
3186778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que tenha ocorrido um incêndio em um depósito de madeiras de certa fábrica de móveis, o qual contém duas saídas de emergência, e que o corpo de bombeiros local tenha sido acionado para combater o incêndio.

Nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


O incêndio que envolve madeira está classificado como incêndio de classe B

Alternativas
Comentários
  • MADEIRA É MATERIAL QUE QUEIMA EM SUPERFÍCIE E PROFUNDIDADE E DEIXA RESÍDUOS, PORTANTO HÁ, NO CASO, UM INCÊNDIO DE CLASSE "A".

  • Classe A: materiais sólidos, queimam na superfície e em profundidade, após a queima total, deixa, resíduos (cinzas). O agente extintor adequado é a água, método de extinção é o (resfriamento).

    Ex: Madeira, roupas e papéis etc.

    Classe B: queimam somente na superfície e após a queima total não deixam resíduos. O agente extintor adequado é a (espuma). método de extinção é o (abafamento)

    Ex: Gasolina, Gás de cozinha etc.

    Classe C: são os incêndios em equipamentos elétricos energizados.

    Classe D: são os incêndios que ocorrem em ligas metálicas. O agente extintor adequado é o PQSE. Extinção por abafamento.

    Ex: Magnésio é sódio.

    Gab: errado

  • AAAAAAAAAAAAAAAAAAA

ID
3186781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que tenha ocorrido um incêndio em um depósito de madeiras de certa fábrica de móveis, o qual contém duas saídas de emergência, e que o corpo de bombeiros local tenha sido acionado para combater o incêndio.

Nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


O corpo de bombeiros, ao usar a água no combate ao incêndio, está empregando o método de resfriamento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Métodos de Extinção

    Abafamento

    Reduz COMBURENTE

    Resfriamento

    Reduz fonte de CALOR (ignição)

    Retidada/Isolamento  de Combustível

    Remove COMBUSTÍVEL

    Extinção Química

    Aplica subst. que interferem na CADEIA DE REAÇÕES


ID
3186784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que tenha ocorrido um incêndio em um depósito de madeiras de certa fábrica de móveis, o qual contém duas saídas de emergência, e que o corpo de bombeiros local tenha sido acionado para combater o incêndio.

Nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


O comburente, nesse incêndio, foi a madeira.

Alternativas
Comentários
  • Madeira - Combustível

    Oxigênio - Comburente

    Energia inicial - Calor

  • Não precisa nem saber em qual situação, pois madeira será sempre COMBUSTÍVEL e não comburente!

ID
3186787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que tenha ocorrido um incêndio em um depósito de madeiras de certa fábrica de móveis, o qual contém duas saídas de emergência, e que o corpo de bombeiros local tenha sido acionado para combater o incêndio.

Nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


No caso, os proprietários da fábrica de móveis, que são os empregadores, devem providenciar e divulgar aos seus empregados as informações acerca dos dispositivos de alarme existentes.

Alternativas
Comentários
  • No caso, os proprietários da fábrica de móveis, que são os empregadores, devem providenciar e divulgar aos seus empregados as informações acerca dos dispositivos de alarme existentes. [CERTO]


ID
3186790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que tenha ocorrido um incêndio em um depósito de madeiras de certa fábrica de móveis, o qual contém duas saídas de emergência, e que o corpo de bombeiros local tenha sido acionado para combater o incêndio.

Nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.


Para evitar furtos e roubos, a fábrica de móveis pode manter fechada à chave as saídas de emergência durante a jornada de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Para evitar furtos e roubos, a fábrica de móveis pode manter fechada à chave as saídas de emergência durante a jornada de trabalho. [ERRADO]

  • 23.3.6 Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho.

    Complementando...

    23.3.7.1 Em hipótese alguma, as portas de emergência deverão ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horário de trabalho.

    Nr 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS


ID
3186793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


No caso, os resíduos gerados pelo lixamento são considerados agentes físicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  • A atividade gera poeira como um resíduo, sendo assim, é uma agente químico e não físico.

  • As atividades de lixar e soldar geram poeiras e fumos metálicos, agentes químicos. Porém, também há a luz emitida pelo maçarico no ato da solda...

  • Na minha humilde opinião, resíduo gerado pelo lixamento de uma peça metálica não é poeira nem fumo metálico. São fagulhas e sinceramente não sei onde esse agente se enquadraria. Talvez como risco de acidente (por projeção de partículas- fagulhas). Mas enfim... Parabéns a todos que comentam e registram os comentários.
  • pedaço de ferro agora é químico??? eu recorreria.
  • Gab.: ERRADO.

    POEIRAS são partículas sólidas produzidas por ruptura mecânica de um sólido, seja pelo simples manuseio (limpeza de bancadas), seja em consequência de uma operação mecânica (trituração, moagem, peneiramento, polimento, lixamento, perfuração, explosão, entre outras). Ex.: poeira de sílica, asbesto e carvão.

    Os particulados são divididos em: inaláveis, torácicos e respiráveis, conforme seu diâmetro.

    FUMOS são partículas sólidas resultantes da condensação de vapores ou de uma reação química, geralmente após a volatilização de metais fundidos. Ex.: Fumos de chumbo - ponteamento de arames; fumos de zinco - galvanoplastia.

    FONTES: Curso básico de Segurança e Higiene Ocupacional. Tuffi Messias Saliba, 7ª ed. Editora LTr 80.

    Higiene Ocupacional. Agentes biológicos, químicos e físicos. Ezio Brevigliero e outros, 10ª ed. Editora SENAC.

    No caso da questão, o lixamento gera poeira, que é um agente químico, e não físico.

  • POEIRA - AGENTE QUIÍMICO

  • Resíduos gerados no lixamento são pequenas partículas metálicas em alta temperatura. Então, creio que o melhor enquadramento para isso seria o de agentes físicos.


ID
3186796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Nessa atividade, o cinto de segurança do tipo paraquedista é de uso obrigatório e deve ser fornecido pela empresa.


Alternativas
Comentários
  • cinto de segurança tipo paraquedista é um dos principais EPIs indicados para quem realiza trabalho em altura — como em andaimes, plataformas ou escadas — ou em profundidade, como em escavações, poços e minas. Tratam-se de atividades de alto risco e que podem causar quedas e acidentes envolvendo materiais suspenso.

  • Cinto de Segurança:

    O cinto de segurança tipo abdominal somente deve ser utilizado em serviços de eletricidade e em situações em que funcione como limitador de movimentação.

    O cinto de segurança tipo paraquedista deve ser utilizado em atividades a mais de 2,00m.


ID
3186799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Para ser utilizado nesse trabalho, indica-se o capacete de segurança com jugular acoplada a protetor auricular e protetor facial, considerado equipamento conjugado de proteção individual.

Alternativas
Comentários
  • Para ser utilizado nesse trabalho, indica-se o capacete de segurança com jugular acoplada a protetor auricular e protetor facial, considerado equipamento conjugado de proteção individual.

    [CERTO]

  • 6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

    6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

    b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

    c) para atender a situações de emergência.

  • Não deveria ser máscara de solda em vez de protetor facial?

    Conforme texto no Anexo I da NR 6, a máscara de solda protege contra impactos de partículas volantes, radiação ultra-violeta, radiação infra-vermelha e luminosidade intensa, concomitantemente.

    Já o protetor facial protege contras os mesmo riscos, mas de forma isolada. Ou seja, pela norma, há um para cada tipo de risco.


ID
3186802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


No caso, a instalação elétrica que alimenta a lixadeira deverá possuir sistema de aterramento elétrico de proteção.

Alternativas
Comentários
  • No caso, a instalação elétrica que alimenta a lixadeira deverá possuir sistema de aterramento elétrico de proteção. (EXATO).

  • 10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:

    a) seccionamento;

    b) impedimento de reenergização;

    c) constatação da ausência de tensão;

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

  • Gab.: CERTO.

    NR 10, com última atualização pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019.

    10.2.8.3 O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.

    Prezado AFT, permita-me opinar sobre seu comentário, com intuito de contribuir. O item 10.5.1 trata de desenergização de uma instalação elétrica para, por exemplo, manutenção.

    A questão traz uma ferramenta (lixadeira) energizada e funcionando.

  • Tudo tem que ter aterramento


ID
3186805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


No caso, o transporte individual dos materiais, instrumentos e equipamentos utilizados pelo soldador, considerado carga, é executado de forma livre, ou seja, o quanto a capacidade de força do trabalhador suportar.

Alternativas
Comentários
  • Com base no texto da NR-17 fica claro que a afirmação da questão é falsa.

    17.2.2 Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.


ID
3186808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


No caso, os diversos EPI entregues, de forma gratuita, ao soldador pela empresa foram devidamente registrados e os comprovantes de entrega foram por ele assinados, de modo que, caso ele perca algum dos EPI recebidos, será responsabilizado, e a empresa poderá descontar o prejuízo de seus honorários.

Alternativas
Comentários
  • No caso, os diversos EPI entregues, de forma gratuita, ao soldador pela empresa foram devidamente registrados e os comprovantes de entrega foram por ele assinados, de modo que, caso ele perca algum dos EPI recebidos, será responsabilizado, e a empresa poderá descontar o prejuízo de seus honorários. [CERTO]

    --

    O que diz o Artigo 462 da CLT:                        

    Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

    § 1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.

  • Questão CERTA

    Segundo a NR-6:

    6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

    a) ...

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

  • Creio que a questão deveria ter apontado que seria necessário comprovar o dolo do trabalhador para proceder com o desconto.

  • Na NR-06 está clara a responsabilidade do funcionário por guardar e conservar o equipamento de proteção.


ID
3186811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Os resíduos sólidos e líquidos da pintura da torre metálica poderão ser incinerados na própria obra, para facilitar a destinação

Alternativas
Comentários
  • Pra mim essa questão soa mais como NR18

    18.16.17 É proibido manter resíduos orgânicos acumulados ou expostos em locais inadequados do canteiro de obras, assim como a sua queima.


ID
3186814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


O sistema de linha de vida com dispositivo trava-queda deve ser usado como EPI nesse trabalho, para proteger o trabalhador de quedas quando em operações com movimentação vertical ou horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Linha de Vida não é EPI

  • Concordo com o comentário do colega acima AFT.

    Classificaria como Sistema de Proteção Contra Queda, lembrando que é necessário emitir ART.

    E EPI possui CA, a linha de vida possui CA ?

  • Linha de vida e trava-queda não é EPI.

    A banca foi equivocada ao classificar a questão como correta.

    Linha de vida e trava-queda é sistema de proteção individual contra quedas. (SPIQ).

  • A questão da interpretação do texto é que dita a resposta nessa questão.

    A banca não chama a o sistema de linha de vida com trava-queda de EPI, na verdade ela diz que esse sistema deverá ser usado como um EPI. Logo, está correto pois deve ser usado como forma de proteção individual seguindo as mesmas regras de uso destinadas ao empregado na NR-6

  • Errei essa questão pelo dilema interpretação VS literalidade da norma.

    Pela interpretação, ele diz que o sistema seria usado como EPI, então ele não afirma que o sistema é um EPI.

    Pela norma (anexo I da NR6), o EPI deveria ser o cinturão de segurança. O trava-queda é um dispositivo acessório do cinto, que sequer possui CA (pois quem possui é o cinto). Idem para a linha de vida.

    A dúvida é: caberia recurso pela ambiguidade?

  • Questão confusa.

    Linha de vida e dispositivo trava quedas não são considerados EPI. Cinturão de segurança sim e possui CA. E a questão não falou nada sobre o cinturão.


ID
3186817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Caso outros trabalhadores, realizando tarefas diversas, tenham integrado a equipe, para construção, montagem e instalação da torre metálica, seria necessário projeto de proteção coletiva, que pode ser elaborado por qualquer profissional da área de segurança do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Caso outros trabalhadores, realizando tarefas diversas, tenham integrado a equipe, para construção, montagem e instalação da torre metálica, seria necessário projeto de proteção coletiva, que pode ser elaborado por qualquer profissional da área de segurança do trabalho.

    [ERRADO]

  • 35.5.3.1 O SPCQ deve ser projetado por profissional legalmente habilitado. (NR)

    35.5.4 O SPIQ pode ser de restrição de movimentação, de retenção de queda, de posicionamento no trabalho ou de acesso por cordas. (NR)

    35.5.5 O SPIQ é constituído dos seguintes elementos: (NR)

    a) sistema de ancoragem; (NR)

    b) elemento de ligação; (NR)

    c) equipamento de proteção individual. (NR)

    35.5.5.1 Os equipamentos de proteção individual devem ser: (NR)

    a) certificados; (NR)

    b) adequados para a utilização pretendida; (NR)

    c) utilizados considerando os limites de uso; (NR)

    d) ajustados ao peso e à altura do trabalhador. (NR)

  • Minha visão acerca da questão ter o gabarito como errado:

    Primeiramente trantando-se da questão da implementação de sistema de proteção coletiva, quando da atividade envolver vários trabalhadores:

    Especificamente, a legislação não exige a obrigatoriedade de sistema de proteção coletiva para tal caso. Existe a hierarquia das medidas de controle dos riscos, que coloca a proteção coletiva como prioridade. Todavia, se consultarmos a NR-35, veremos que a mesma prevê situações em que não for possível ou suficiente a proteção coletiva, as medidas de proteção individual através dos SPIQ's devem ser utilizados para complementar ou substituir o SPC.

    Com relação o que envolve a elaboração dos projetos de SPC, deve ser por profissional legalmente habilitado com registro no conselho competente, há projetos que somente profissionais de Engenharia poderão ser responsáveis.

  • Profissional legalmente habilitado (registro no conselho de classe).

  • Atenção aos detalhes:

    • SPQ: selecionado por profissional qualificado em segurança do trabalho (35.5.2 c)
    • SPCQ: projetado por prof. habilitado (35.5.3.1)

    fonte: NR-35


ID
3186847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das competências e atribuições dos profissionais do SESMT, julgue o item que se segue.


Nos estabelecimentos sujeitos a riscos, a primeira determinação dos profissionais do SESMT aos trabalhadores é a utilização de equipamentos de proteção individual; em seguida, os trabalhadores devem buscar todos os meios conhecidos para a eliminação do risco, de modo que a intensidade do fator de risco fique controlada.

Alternativas
Comentários
  • 1º Medidas de proteção coletiva

    2º medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

    3º utilização de equipamento de proteção individual - EPI.

    Fonte: NR-9

  • 9.3.5.2 O estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverá obedecer à seguinte hierarquia:

    a) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;

    b) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

    c) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

  • EPI sempre será a última alternativa. Sendo um paliativo para quando as técnicas de eliminação ou de atenuação dos riscos não se mostrarem viáveis, ou quando tais métodos estejam em fase de implantação.

  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes do SESMT:

    b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija.


ID
3186850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das competências e atribuições dos profissionais do SESMT, julgue o item que se segue.


Cabe aos profissionais do SESMT elaborar projetos e supervisionar a implantação de novas instalações físicas e tecnológicas que visem eliminar riscos à saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Cabe aos profissionais do SESMT elaborar projetos e supervisionar a implantação de novas instalações físicas e tecnológicas que visem eliminar riscos à saúde do trabalhador.

    Achei a questão um pouco confusa, mas veja a interpretação do que está na NR:

    a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; (CERTO - próximo do que diz a questão mas não cita nada de SUPERVISIONAR a implantação).

    c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a"; (QUANDO SOLICITADO - não é imperativo como diz a questão)

    **Qualquer erro gentileza chamar no perfil.

  • Profissionais do SESMT não elabora projeto, apenas colabora quando solicitado.

  • A maioria das bancas cobram o que está escrito na norma ao pé da letra. Porém nada impede, do ponto de vista prático, que profissionais do SESMT (principalmente Eng de Seg) sejam responsáveis por projetos e até mesmo elaborar.

  • Cabe aos profissionais do SESMT elaborar projetos e supervisionar a implantação de novas instalações físicas e tecnológicas que visem eliminar riscos à saúde do trabalhador.

    ERRADO.

    NR 4

    4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em

    Medicina do Trabalho:

    ...............

    c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da

    empresa, exercendo a competência disposta na alínea "a";

    Ou seja, os integrantes do SESMT participam (colaboram) com outros departamentos, no que se refere aos assuntos de SST, desde a fase de projeto até a execução de novas instalações e tecnologias.


ID
3186853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das competências e atribuições dos profissionais do SESMT, julgue o item que se segue.

Em essência, as atividades dos profissionais do SESMT têm natureza prevencionista.

Alternativas
Comentários
  • 4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: (Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983) 

    l) as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades. 

    Resposta: Correta


ID
3186856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das competências e atribuições dos profissionais do SESMT, julgue o item que se segue.


Os profissionais do SESMT são tecnicamente responsáveis em caso de descumprimento de disposição contida nas normas regulamentadoras aplicáveis às atividades executadas pela empresa e por seus estabelecimentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    SESMT

    d) responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos

    4.19 A empresa é responsável pelo cumprimento da NR, devendo assegurar, como um dos meios para concretizar tal responsabilidade, o exercício profissional dos componentes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O impedimento do referido exercício profissional, mesmo que parcial e o desvirtuamento ou desvio de funções constituem, em conjunto ou separadamente, infrações classificadas no grau I4, se devidamente comprovadas, para os fins de aplicação das penalidades previstas na NR-28.

  • Errado.

    SESMT é responsável pela orientação quanto ao cumprimento do dispostos nas NR. A empresa sim é responsável pelo cumprimento da NR.

  • De acordo com o item 4.19 a empresa é responsável pelo cumprimento da NR e que ela deve usar como um dos meios para cumprir essa responsabilidade o serviço especializado em medicina e segurança do trabalho SESMT.


ID
3186859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o próximo iten, acerca de primeiros socorros no caso da ocorrência de choque elétrico.


O óbito da vítima de choque elétrico pode ser evitado caso o socorrista inicie a respiração artificial tão logo se interrompa o contato elétrico, até a chegada de socorro profissional especializado.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E


ID
3186862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o próximo iten, acerca de primeiros socorros no caso da ocorrência de choque elétrico.


Ausência de pulso e dilatação das pupilas são indícios de parada cardíaca, devendo-se proceder à massagem cardíaca externa e, ao mesmo tempo, solicitar socorro especializado, de preferência de socorristas em ambulância equipada com desfibrilador.

Alternativas
Comentários
  • A parada cardíaca acontece quando o coração para de bater de repente ou passa a bater muito devagar e de forma insuficiente devido a doenças cardíacas, insuficiência respiratória ou choque elétrico, por exemplo.

    Antes da parada cardíaca a pessoa pode sentir forte dor no peito, falta de ar, dor ou formigamento no braço esquerdo e fortes palpitações, por exemplo. A parada cardíaca representa uma situação de emergência e que pode levar à morte em poucos minutos caso não seja tratada rapidamente.

  • Gab: C


ID
3186865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o próximo iten, acerca de primeiros socorros no caso da ocorrência de choque elétrico.


Respiração artificial de Holger Nielsen é o método mais difundido e eficaz para reanimar vítimas de choque elétrico, aplicável a qualquer caso de colapso respiratório e com exigência de pouco esforço do socorrista para injetar grande quantidade de ar nos pulmões.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Nos casos em que a respiração natural é interrompida, a respiração artificial deverá ser aplicada. O método que consiste em um conjunto de manobras mecânicas em que o ar é forçado, em determinado ritmo a entrar e sair alternadamente dos pulmões é chamado de Holger e Nielsen.


ID
3186868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao comportamento humano e às necessidades básicas no campo da psicologia do trabalho, julgue o item subsequente.


Alto percentual de turnover — rotatividade de pessoal —, quando não involuntário, é indício de descontentamento dos empregados, o que pode estar relacionado com trabalho monótono e que exige alta especialização.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente a alta rotatividade é sinal de descontentamento dos empregados, podendo estar relacionado com trabalho monótono e que exija alta especialização


ID
3186871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao comportamento humano e às necessidades básicas no campo da psicologia do trabalho, julgue o item subsequente.


Em geral, os absenteístas contumazes são mais independentes, seguros, despreocupados e, também, mais tímidos que os assíduos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C


ID
3186874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao comportamento humano e às necessidades básicas no campo da psicologia do trabalho, julgue o item subsequente.


Fatores humanos e sociais relacionados aos empregados e à administração levam à realização profissional representada por um estado de espírito, denominado moral, que conecta objetivos individuais e empresariais em prol da produtividade.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C


ID
3186877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao comportamento humano e às necessidades básicas no campo da psicologia do trabalho, julgue o item subsequente


O estado psicológico dos trabalhadores, individual ou coletivo, é desvinculado das variações de produção, não se relacionando com fatores que determinam satisfação ou patologias.

Alternativas

ID
3954808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Com base na Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em suas alterações, julgue o item a seguir.


Cabe ao poder público assegurar a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em língua brasileira de sinais (LIBRAS), pelas instituições públicas de ensino e pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Art. 68. O poder público deve adotar mecanismos de incentivo à produção, à edição, à difusão, à distribuição e à comercialização de livros em formatos acessíveis, inclusive em publicações da administração pública ou financiadas com recursos públicos, com vistas a garantir à pessoa com deficiência o direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação.

    § 1º Nos editais de compras de livros, inclusive para o abastecimento ou a atualização de acervos de bibliotecas em todos os níveis e modalidades de educação e de bibliotecas públicas, o poder público deverá adotar cláusulas de impedimento à participação de editoras que não ofertem sua produção também em formatos acessíveis.

    § 2º Consideram-se formatos acessíveis os arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo leitura com voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes e impressão em Braille.

    § 3º O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  • ERRADA

     

    QUESTÃO REPETIDA DA CESPE

     

    Q853002 Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRF - 5ª REGIÃO Prova: CESPE - 2017 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto

    O poder público tem o dever de assegurar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em LIBRAS. [ERRADA]

     

    LEI 13.146

     

    Art. 68 § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

     

    Dicas e mnemônicos -> https://www.instagram.com/qciano/

  • Cabe ao poder público ASSEGURAR a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em língua brasileira de sinais (LIBRAS), pelas instituições públicas de ensino e pesquisa.

     

    Art. 68 § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  • Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência):
     
    Art. 68 § 3º O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

     

    Cabe ao poder público assegurar a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em língua brasileira de sinais (LIBRAS), pelas instituições públicas de ensino e pesquisa. [CESPE, 2019 (Gabarito: Errado)]

     

  • MINHA CONTRIBUIÇÃO: A LEI 13.146/15 TRAZ A EXPRESSÂO "INCUMBE AO PODER PÚBLICO" NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas;

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Art. 43. O poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, devendo:

    I - incentivar a provisão de instrução, de treinamento e de recursos adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas;

    II - assegurar acessibilidade nos locais de eventos e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades de que trata este artigo; e

    III - assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Art. 69. O poder público deve assegurar a disponibilidade de informações corretas e claras sobre os diferentes produtos e serviços ofertados

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Art. 79. O poder público deve assegurar o acesso da pessoa com deficiência à justiça, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, garantindo, sempre que requeridos, adaptações e recursos de tecnologia assistiva.

  • Digamos que "assegurar", nesse caso, é uma palavra muito forte, rs.

    Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência):

    Art. 68 § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  • Não entendi: como que se produz um artigo científico em Libras? Libras abrange Braile? Esse dispositivo da Lei é confuso para mim. Se a Libras foi criada para a comunicação do surdo, qual o nexo entre a ausência de fala e a leitura de um texto?

  • "Estimular e apoiar" para a Cespe é como quem mora junto.

    "Assegurar", para a banca, é como quem casou-se no papel.

  • Lei 13.146/15

    Art. 68. O poder público deve adotar mecanismos de incentivo à produção, à edição, à difusão, à distribuição e à comercialização de livros em formatos acessíveis, inclusive em publicações da administração pública ou financiadas com recursos públicos, com vistas a garantir à pessoa com deficiência o direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação.

    § 3º O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  •  Art. 68 § 3o    O poder público deve ESTIMULAR e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

    ERRADO: Cabe ao poder público ASSEGURAR a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em língua brasileira de sinais (LIBRAS), pelas instituições públicas de ensino e pesquisa.

    Para atuarem no âmbito de graduação e pós-graduação, intérpretes e tradutores da LIBRAS devem possuir nível superior com habilitação, prioritariamente, em tradução e interpretação em LIBRAS.

    ****PRINCIPAIS PONTOS DO TÓPICO: LIBRAS (CESPE COBRA MUITO)*****

    PONTO 1) Tradutores e intérpretes de LIBRAS - DUAS SITUAÇÕES:

    a) Educação Básica

    no mínimo possuir: ENSINO MÉDIO + PROFICIÊNCIA NA LIBRAS.

    b) Graduação e Pós graduação

    possuir NÍVEL SUPERIOR + habilitação prioritariamente em trad. e interp. em LIBRAS

    *******************************************************************************

    PONTO 2) Incumbe ao poder público - todas as previsões do artigo 28.

     

     

  • Apelou hein CESPE

  • ESTIMULAR E APOIAR

    ESTIMULAR E APOIAR

    ESTIMULAR E APOIAR

    ESTIMULAR E APOIAR

  • Sacanagem da banca!

  • na lei 13146 há três "caberá ao poder público":

    1-promover inclusão conteúdo telemáticos ref. desenho universal na educação prof. e tecnológica;

    2-incentivar oferta tel. fixo e celular com acessibilidade;

    3-diretamente ou em parceria com OS promover capacitação de trad/interprete de libras, braille etc

  • Se cair essa questão novamente, c ctz, errarei. Não tem como lembrar de tudo, ainda mais do verbo.

  • Em 05/07/20 às 15:53, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 14/05/20 às 19:25, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 12/03/20 às 22:14, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 05/03/20 às 21:50, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 29/02/20 às 16:23, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • GABARITO ERRADO.

    Art. 68.   § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  • Assegurar não. Estimular e apoiar!

  • Se fosse assim, todo artigo científico viria com um DVD (ou qualquer via de acesso digital) para assistir à transcrição em vídeo do interprete de LIBRAS.

  • Assegurei foi a minha queda nesta questão. rsrsrsrs

  • Gabarito ERRADO

    Art. 68. § 3º O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  • O poder público deve estimular essa prática.

  • Art. 68 § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

    Você pode olhar esse dispositivo de duas perspectivas:

    1. O P.Público é tão descompromissado com a ciência, em especial com os pcds, que não vai ASSEGURAR a produção de artigos, e sim ESTIMULAR/APOIAR (o famoso tapinha no ombro dizendo: vai lá, vai lá!)

    2. O P.Púb. não pode OBRIGAR alguém a escrever um artigo sobre tal e tal assunto, no máximo promover bolsas, financiar pesquisas, etc (o que está mais para estimular/apoiar do que assegurar)

  • Art. 68 § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

    Você pode olhar esse dispositivo de duas perspectivas:

    1. O P.Público é tão descompromissado com a ciência, em especial com os pcds, que não vai ASSEGURAR a produção de artigos, e sim ESTIMULAR/APOIAR (o famoso tapinha no ombro dizendo: vai lá, vai lá!)

    2. O P.Púb. não pode OBRIGAR alguém a escrever um artigo sobre tal e tal assunto, no máximo promover bolsas, financiar pesquisas, etc (o que está mais para estimular/apoiar do que assegurar)

  • GABARITO: ERRADO.

  • ESTIMULAR***

  • Meu pai, fiquei chocado, quase tive um ataque do miocárdio.

  • Se você errou continue firme!

  • Caramba!!!!!!!!!!

  • Art. 68 § 3o  O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

    assegurar não

    assegurar não

    assegurar não

  • Não Cai TJSP2021

  • O poder público incentiva.

    (mas agora, cá entre nós, deveria garantir,né?)

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 68, § 3º O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em Libras.

  • A Lei diz que o cabe ao Poder público "estimular e apoiar", não "assegurar".

    #TJRJ2021

  • Aiai CESPE...
  • Assegurar, só o acesso a jusitça.