SóProvas



Prova ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanças e Controle - prova 3 - Comunicação Social


ID
821113
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A expressão “Comunicação Pública” é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.

I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.

II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.

III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.

Dos enunciados acima,

Alternativas

ID
821116
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A fim de estabelecer normas éticas e uniformizar seus procedimentos na produção jornalística, é praxe que veículos de comunicação social adotem códigos de ética e manuais de redação. Os seguintes enunciados referem- se a essa questão.

I. Não há um código de ética jornalística único no Brasil.

II. Entre os códigos de ética jornalística, existentes no Brasil estão: o Código de Ética dos Jornalistas, da Federação Nacional dos Jornalistas, o Código de Ética da Associação Nacional dos Jornais e o Código de Ética da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

III. Os códigos, princípios ou manuais propostos pelo setor empresarial da mídia, os procedimentos ou princípios gerais para o jornalismo são, em sua essência, semelhantes aos códigos produzidos pela categoria profissional da área.

Quanto a esses enunciados,

Alternativas

ID
821119
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra da lei do Regulamento que disciplina o exercício profissional de Relações Pública:

    http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=63283&tipo_norma=DEC&data=19680926&link=s

     


ID
821122
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 2009, a legislação brasileira sobre comunicação social foi alterada pelo Supremo Tribunal Federal. Entre as opções abaixo, assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Imprensa foi revogada por ser "incompatível com a Constituição Federal de 1988", segundo o STF, e não porque foi editada como decreto-lei.

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=107402

    Trechos:

    "Ayres Britto entendeu que a Lei de Imprensa não pode permanecer no ordenamento jurídico brasileiro, por ser incompatível com a Constituição Federal de 1988."

    "A Lei de Imprensa, editada em período de exceção institucional, é totalmente incompatível com os valores e princípios abrigados na Constituição Federal de 1988. Este o argumento do ministro Ricardo Lewandowski para acompanhar o voto do relator, ministro Carlos Ayres Britto, no sentido da revogação integral da Lei 5.250/67."


ID
821125
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social

De acordo com o art. 220 da Constituição Federal, “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Além do caput, este artigo contém seis parágrafos. Entre os enunciados abaixo identifique o único cujo teor contraria o texto constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Não sei por que foi anulada!!!

    Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    A) § 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

    B) § 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    C) § 3º Compete à lei federal: I - regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada;

    (...)

    D) § 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

    E) § 6º A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.

    Gabarito: E (o § 6º é o único cujo teor contraria o texto constitucional)


ID
821128
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Brasil conta com um Sistema Público de Comunicação gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Os seguintes enunciados referem-se a esse sistema. Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Respondi letra A
    Pesquisando sobre o tema encontrei:
    O contexto da Constituinte de 1988 “A criação do Conselho de Comunicação Social; a complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal
    Fonte: http://www.direitoacomunicacao.org.br/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=485&itemid=99999999
  • Regimento interno

    "A EBC é uma empresa pública, organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República."

    http://www.ebc.com.br/institucional/sites/_institucional/files/atoms/files/regimento_interno_ebc_-_consad_no58_e_direx_no_94._de_22-10-2015.pdf


    Lei de criação (Lei nº 11.652/2008)

    "Art. 2o  A prestação dos serviços de radiodifusão pública por órgãos do Poder Executivo ou mediante outorga a entidades de sua administração indireta deverá observar os seguintes princípios:

    I - complementaridade entre os sistemas privado, público e estatal;"

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm


ID
821131
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A radiodifusão brasileira está composta, quanto à natureza dos serviços prestados, por sistemas privado, público, estatal e comunitário. Os seguintes enunciados se referem a esses sistemas. Assinale o enunciado correto.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA ERRO DA LETRA D

    Não é sistema privado de radifusão qiue está aberto à participação estrangeira e sim as empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens. O percentual máximo de 30% de participação está correto.


ID
821134
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito mais amplamente aceito de “Política Nacional de Comunicação”, de autoria de Luis Ramiro Beltrán, foi empregado numa publicação da Unesco, de 1974. Segundo esse autor, Política Nacional de Comunicação “é um conjunto integrado, explícito e duradouro de políticas parciais de comunicação harmonizadas em um corpo coerente de princípios e normas dirigidos a orientar a conduta das instituições especializadas na participação do sistema de comunicação de um país”. Esse conceito serviu de base para documentos internacionais sobre o assunto como a Declaração de San José, de 1976.

A seguir são apresentados três enunciados sobre o tema.

I. [...] Que estabelecer planejamento e programas para o uso extensivo e positivo dos meios de comunicação dentro das políticas de desenvolvimento deve ser responsabilidade conjunta do Estado e dos membros da sociedade;

II. Que as políticas nacionais de comunicação devem ser concebidas no contexto das próprias realidades, da livre expressão do pensamento e do respeito aos direitos individuais e sociais;

III. Que as políticas de comunicação devem contribuir para o conhecimento, compreensão, amizade, cooperação e integração dos povos, em um processo de identificação de alianças e necessidades comuns, respeitando as soberanias nacionais, o princípio jurídico internacional de não intervenção entre os Estados e a pluralidade cultural e política das sociedades e dos homens, na perspectiva da solidariedade e da paz universais [...].

Analisando os enunciados acima, é correto afirmar que correspondem à aplicação do conceito:

Alternativas

ID
821137
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Desde os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, trava-se no Brasil um debate político em torno da questão da Regulamentação da comunicação social. Os enunciados a seguir referem-se a esse debate. Assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821140
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação pública de governo é a atividade que opera a intermediação da comunicação entre instituições públicas e os cidadãos de maneira a fornecer informações, promover ações e projetos públicos, divulgar políticas implementadas, e estimular a população a se envolver politicamente, visando a informação para a edificação da cidadania. Os seguintes enunciados referem-se à utilização de tecnologias digitais na comunicação pública de governo. Assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As mídias tradicionais não se tornam obsoletas.


ID
821143
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Avalie abaixo os diferentes conceitos sobre comunicação e identifique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. Ou seja, é uma comunicação na qual ambas as partes são tanto emissores quanto receptores, ao contrário do que aponta o item.

  • Comunicação interpessoal: Trata da relação entre as pessoas envolvidas no processo comunicacional. É a unidade social básica e constitui o fundamento das relações humanas. Pode se dar entre duas pessoas, em nível grupal (extensão maior do que a interpessoal pois envolve necessariamente mais de três pessoas) e em nível coletivo (comunicação entre grupos os outros níveis).


ID
821146
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma teoria de comunicação possui forte relação com os estudos de comunicação organizacional e assessoria de imprensa ao abordar o esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência. Essa teoria trata de princípios organizacionais compartilhados socialmente e que persistem através do tempo, trabalhando simbolicamente para estruturar sentido ao mundo real. Esta teoria é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A teoria do Enquadramento Noticioso ou Framing é uma teoria de Comunicação em que a mídia utiliza de certas palavras, idéias, expressões, adjetivos que promove um enquadramento (algo como enfoque), que modela o acontecimento, destacando alguns aspectos ou ocultando-os. Este processo "recorta" determinado ângulo do fato tornando-o conhecido e portanto real.O que faz com que os cidadãos possam se posicionar e agir em relação ao ocorrido acarretando mudanças sociais. Ele também determina e volta o olhar para determinada direção da questão tratada. Desta forma, pode-se através da análise do enquadramento utilizado por um veículo de mídia perceber sua linha editorial e os interesses que defende.


ID
821149
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Avalie as informações abaixo sobre a história da comunicação no Brasil e indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o desenvolvimento das atividades de assessoria de imprensa sofreu influência das técnicas norte-americanas de relações públicas. A vinda das multinacionais ao país, potencializada pelo governo Juscelino Kubistschek, serviu para disseminar as práticas de relações públicas dentro das empresas brasileiras públicas e privadas.

     

    No entanto, algumas instituições já haviam demonstrado o uso sistematizado do jornalismo como estratégia de divulgação de informações governamentais, como o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, em 1909, no governo Nilo Peçanha. Como marco do surgimento da atividade no país, Duarte aponta a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda, em 1931, por Getúlio Vargas.

    O DIP tinha como finalidade promover a imagem do governo, porém, durante a ditadura do Estado Novo, tornou-se responsável pela censura à mídia, que somente poderia divulgar informações mediante autorização do órgão

     

    http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2010/resumos/R21-0121-1.pdf

  • Por mais que procure, não consigo achar o erro da alternativa A

  • Elcio Thenorio, a letra A está correta. A única afirmativa que está errada é a letra B. Bons estudos!

  • Não houve "desenvolvimento das estruturas de relacionamento com a imprensa". Pelo contrário. A ditadura tentou silenciar a todo o custo e o relacionamento era o pior possível.


ID
821152
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei n. 12.232, de 29 de abril de 2010, dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda. Ela estabelece normas gerais sobre licitações e contratações pela administração pública de serviços de publicidade prestados necessariamente por intermédio de agências de propaganda, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre essa lei, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12232.htm


  • Especifica que são obrigatórios os tipos “melhor preço” ou “melhor técnica e preço” para as licitações previstas pela Lei. ERRADO.

    O correto é: são obrigatórios os tipos “melhor técnica” ou “melhor técnica e preço” para as licitações previstas pela Lei

  • Gabarito: letra E.


    Devem ser adotados, obrigatoriamente, os tipos de “melhor técnica” ou “técnica e preço”.



ID
821155
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de pesquisa, indique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    "Grupos focais são um tipo de pesquisa qualitativa que visa a perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um grupo em particular. São, na verdade, uma entrevista coletiva que busca identificar tendências. Seu objetivo é compreender, e não inferir ou generalizar." 

     

    Livro: Análise global de processos jornalísticos: uma proposta metodológica. Aline Strelow. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p.28


ID
821158
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre comunicação organizacional, avalie os itens abaixo, indicando a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa D, se é que podemos chamar de erro, é que no Brasil essa é a classificação de Relações Públicas. Creio que a palavra chave para identificar a diferença entre as duas atividades em questões de concurso é "administrar relações".


ID
821161
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Planejamento estratégico de comunicação organizacional está relacionado com o futuro. Abaixo, identifique a expressão que define como uma organização deseja ser vista por seus públicos estratégicos.

Alternativas
Comentários
  • Visão é o macro objetivo de longo prazo, não quantificável, que expressa onde a organização deseja se encontrar no futuro. Ela serve de guia, orientando seus colaboradores em direção ao futuro.


ID
821164
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Avalie as questões abaixo sobre gênero jornalístico e identifique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No início do jornalismo brasileiro predominava o gênero opinativo.


ID
821167
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo

Abaixo, há afirmativas sobre alguns dos principais formatos de produtos informativos utilizados por organizações para se comunicar com públicos de interesse. Identifique a opção incorreta.

Alternativas

ID
821170
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Media training é um evento cujo objetivo é capacitar fontes de informação para atuarem no relacionamento com jornalistas. A respeito de capacitação de fontes de informação, indique a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As key messages, também conhecidas como mensagens-chave, guiam as organizações para comunicar e consolidar as principais ideias das marcas/produtos/serviços aos seus stakeholders. Estas mensagens verbalizam a personalidade do que será exposto.

    Antes de apresentar-se ao seu público-alvo; seja imprensa, colaboradores, governo ou comunidade; é importante definir quais serão as mensagens que a empresa deseja transmitir. Além disso, os  porta-vozes devem estar alinhados para que possam se basear e se guiar nas key messages definidas sempre que forem comunicar algo.

    Na assessoria de imprensa, as mensagens-chave são extremamente importantes durante o trabalho de  follow up com jornalistas, pois são nelas que os assessores buscam argumentos para conquistar uma boa matéria. As key messages também auxiliam na criação de mailings estratégicos.

    https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-sao-key-messages/

  • Key message, ou “mensagem chave”, é um dos elementos mais importantes da Comunicação. No momento de construir uma imagem institucional positiva e cativante, a Key Message é aquela ideia que queremos que seja retida pelo público – é “A” mensagem mais importante. Para a atividade de assessoria de imprensa, o conceito se torna crucial, ao buscarmos os argumentos mais coerentes na hora de cativar os jornalistas, bem como determinar os veículos estratégicos para transmitir essa mensagem.


ID
821173
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como “conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido”. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821176
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
821179
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Jorge Martins, em seu livro Redação Publicitária: teoria e prática, afirrma que “Toda a publicidade é fato comunicativo que reflete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isso aconteça satisfatoriamente, ela segue modelos informacionais da Linguística e da Semiologia que orientam na escolha e organização de sistemas de signos codificadores das mensagens.” Entre os itens abaixo relacionados à redação publicitária, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
821182
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social

 “É meio redundante, mas o novo pelo novo é por si só um grande desafio. Pessoas têm resistência natural ao novo, por medo, ignorância ou puro comodismo e preguiça. Quando os fornos de microondas começaram a ganhar mercado, muita gente acreditava que a radiação emitida por eles seria tão prejudicial quanto a radiação nuclear. Muitas vezes, o novo pode enfrentar problemas políticos ou culturais. A Internet ainda tem dificuldades para entrar em países onde o governo não quer perder o controle total sobre seus cidadãos”.

(CAVALLINI, Ricardo. O marketing depois de amanhã: explorando novas tecnologias para revolucionar a comunicação. 2 ed. rev. São Paulo: Ed. do Autor, 2008, p. 15). 

Avalie as opções a seguir e assinale a incorreta sobre as novas tecnologias de comunicação.

Alternativas

ID
821185
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A gestão da imagem institucional é extremamente estratégica para as organizações. Se for uma empresa com capital aberto uma imagem desgastada pode fazer os preços das ações caírem. Um atacadista pode ver seus produtos encalharem e um órgão público pode perder credibilidade com uma imagem negativa.


ID
821188
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Brand Equity (BE) é um termo utilizado na gestão de marcas. Não há tradução exata para o português, mas seu significado geral é “tudo aquilo que uma marca possui, de tangível e intangível, e que contribui para o crescimento sustentado dos seus lucros. É a somatória dos valores e atributos das marcas, que devem se transformar em lucros para os seus proprietários e acionistas”.

(MARTINS, José Roberto. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Globalbrands, 2000, p. 193). 

Sobre o brand equity e a gestão de marcas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos da marca, sendo os principais o nome, logo, símbolo, slogan e embalagens, não devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca, uma vez que a criação de brand equity está relacionada a diversos fatores que devem trabalhar de forma integrada.

    Acredito que o erro está justamente no "não" sublinhado por mim. Todos os elementos citados devem ser utilizados para identificar e diferenciar uma marca. 

    ----

    Brand Equity é um termo da área do marketing, que significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa. O Brand Equity representa um importante ativo intangível que corresponde a um valor psicológico e financeiro da organização.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Brand_equity

  • Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, pág. 30:


    Branding - Designação genérica para descrever a definição de marcas, logotipos ou nomes comerciais para um produto ou serviço. 2 Estudos de mercado, posicionamento, design, consumidor e estética para aplicação na criação de uma marca.


    Explicação excelente em: Q96448


    Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.


    2010 - CESPE- ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda


ID
821191
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  O Share of Mind faz: mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto.


ID
821194
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

 “Quando uma empresa decide investir também na internet, é fundamental, como no mundo real, que a mesma pesquise e conheça seus clientes. Só depois que conhecer seus hábitos e preferências terá dados suficientes para planejar e executar um bom planejamento. Nessa pesquisa, terão que ser levantados quais são as atividades virtuais que mais atraem esses clientes. Por exemplo: Se seu cliente é jovem, música, vídeos e interatividade são itens interessantes para atraí-lo. Se este é mais maduro, talvez seja melhor priorizar mais informações e utilidades sobre determinado produto ou serviço. Um jovem, provavelmente, passa muito mais tempo vendo vídeos na internet do que lendo jornais.” (BARONI, Mara. In: CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Salvador, BA: Edições VNI, 2011, p. 61). 

Pelo texto acima, a autora implica uma relação muito forte entre o marketing digital e os internautas. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821197
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Num universo em que a Comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e os seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico”.

(NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995). 

Avalie as opções a seguir e assinale a correta.

Alternativas

ID
821200
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Por fim, podemos identificar o papel da comunicação empresarial tornando sustentável a atuação da gestão estratégica, seja na sua elaboração, implementação, execução e controle. Entretanto, verificamos o alargamento das responsabilidades e funções de uma comunicação sustentável que proporciona uma propagação e desenvolvimento de uma reputação duradoura e de uma identidade com que os públicos possam estabelecer uma ligação. Assim sendo, a comunicação empresarial serve de suporte sustentável para as medidas tomadas pelos gestores em relação às estratégias a serem elaboradas e executadas, para consecutivamente obterem o desejado fator crítico de sucesso”.

(CORREDOURA, André Luiz Araújo. Gestão estratégica das organizações e comunicação empresarial: a fundamentação, escolha e implementação das decisões estratégicas. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Intercom: Rio de Janeiro, 2009)

Em seu texto, o autor destaca a importância do processo de comunicação para a estratégia organizacional. Sobre os canais e estratégias de comunicação interna, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito


ID
821203
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A comunicação interna é apontada por muitos como um dos principais desafios das equipes de comunicação e de recursos humanos das organizações para alcançar os objetivos estratégicos, consolidar a imagem corporativa e melhorar a produtividade. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que o se adequa às estratégias, objetivos ou canais de comunicação interna em uma organização.

Alternativas

ID
821206
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

Alternativas

ID
821209
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos


“A busca de resultados pressupõe a superação de obstáculos e a escolha da melhor estratégia para alcançá-los. Sendo assim, trabalhar com planejamento de comunicação é trabalhar na busca da solução de um problema, compreendendo as dificuldades e os desafios enfrentados em determinado mercado e propondo a sua solução.”

(VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada: manual de sobrevivência para as organizações do século XXI. São Paulo: Summus, 2009, p. 15). 

Sobre o planejamento de comunicação integrada, avalie as opções a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E não trata de PLANEJAMENTO de comunicação integrada (como pede o comando), apenas de sua aplicação. Típica escolha da mais errada.


ID
821212
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento estratégico usualmente é concretizado na forma de um plano estratégico. Avalie as afirmações a seguir sobre o planejamento e o plano estratégico e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
821215
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
821218
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • O Cascading Style Sheets (CSS) é uma "folha de estilo" composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação. O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, apresentação das páginas da Web. 

  • CSS é uma linguagem para descrever layout de paginas da web, incluindo cores e fontes. CSS é independente de html e pode ser usado com qualquer linguagem markup com base em xml


ID
821221
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Sobre o recurso de hipertexto, analise as características a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) Diferencia-se do texto pela presença de links.

( ) Privilegia a navegação linear.

( ) É sinônimo de hipermídia.

( ) Permite expandir o texto ao criar a possibilidade de diferentes camadas de informação.

Alternativas

ID
821224
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação aos diversos tipos de sítios eletrônicos, analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) Minisites trazem conteúdos verticais criados para atrair um público específico, abordando de forma detalhada um tema restrito dentro de um portal.

( ) Portais são sítios eletrônicos caracterizados por apresentar grande porte, criados normalmente por empresas ou instituições.

( ) Hotsites são áreas de informação caracterizadas pelo tom persuasivo, conteúdo com prazo de validade e visual diferenciado do restante do site ou portal.

( ) Como espaço básico da informação, o portal tem como principal objetivo organizá-la, estruturando a hierarquia a fim de que o conteúdo seja acessado e compreendido com facilidade.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... Alguém poderia explicar a A como certa?

  • Minisites trazem conteúdos verticais criados para atrair um público específico, abordando de forma detalhada um tema restrito dentro de um portal.

    Esta é a definição de portais verticais, portanto Falso

    Portais são sítios eletrônicos caracterizados por apresentar grande porte, criados normalmente por empresas ou instituições.

    É verdadeiro

    Hotsites são áreas de informação caracterizadas pelo tom persuasivo, conteúdo com prazo de validade e visual diferenciado do restante do site ou portal.

    É verdadeiro.

    Como espaço básico da informação, o portal tem como principal objetivo organizá-la, estruturando a hierarquia a fim de que o conteúdo seja acessado e compreendido com facilidade.

    Portais são grandes concentradores de informação variada. Não são básicos, mas elaborados.

    Logo, falso.

    o gabarito deveria ser B (F, V, V, F).

    QConcursos, poderiam comentar este gabarito?


ID
821227
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O foco altamente direcionado a seus públicos, com produção de conteúdos verticais e utilização de ferramentas para construção de relacionamento são características típicas de:

Alternativas
Comentários
  • Um portal é um site na internet projetado para aglomerar e distribuir conteúdos de várias fontes diferentes de maneira uniforme, sendo um ponto de acesso para uma série de outros sites ou subsites internamente ou externamente ao domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal_(internet)


ID
821230
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

Alternativas

ID
821233
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Em relação à produção e organização de conteúdos institucionais em portais, podemos afirmar que

Alternativas

ID
821236
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Seções do tipo “Fale Conosco”, “Ajuda” e “Visita Guiada” são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:

Alternativas

ID
821239
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode confundir, porque o candidato pode ser levado a achar que seria A (usabilidade), mas o gabarito é D - Arquitetura de informação

  • Embora os termos possam confundir o conceito aqui é de arquitetura da informação. A usabilidade é um conceito mais amplo e diz respeito a simplicidade, facibilidade, inteligibilidade e acessibilidade de qualquer sistema, aparelho, artefato ou objeto seja ela qual for: livro, cadeira, carro etc.. Já a arquitetura da informação está mais ligado ao mundo da informática.

     

     

     

     

     


ID
821242
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à utilização mais frequente do recurso denominado breadcrumbs (migalhas de pão), analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.

( ) É utilizado para mostrar um caminho definido da página inicial do sítio eletrônico até a página onde o usuário está.

( ) É utilizado para mostrar o caminho percorrido até o momento pelo usuário, da sua página de chegada até a página onde ele se encontra atualmente.

( ) É utilizado para mostrar um caminho de links relacionados aos conteúdos que o usuário viu até então.

( ) É utilizado para mostrar o caminho até as páginas visitadas dentro de uma ferramenta de busca aberta, como o Google ou Yahoo!

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    O que é um breadcrumb?

    Um breacrumb (também conhecido como “migalhas de pão” ou “trilha de migalhas de pão”, em alusão à história de João e Maria) é um tipo de esquema de navegação auxiliar que revela a localização do usuário em um site ou aplicação web. Assim como no conto, breadcrumbs do mundo real oferecem aos usuários uma maneira de “rastrear” o caminho de volta e/ou ter uma visão geral e estruturada de em que ponto se encontra dentro da hierarquia em que se encontra.

    Breadcrumbs geralmente são encontrados em sites que possuem uma grande quantidade de conteúdos organizados de forma hierárquica. Também é possível vê-los em aplicações web que têm mais de uma etapa, com uma função semelhante a de uma barra de progresso. Na sua forma mais simples, é disposto horizontalmente, em links de texto separadas por um símbolo de “maior que” (>), que indica o nível daquela página relativamente aos links das outras páginas na hierarquia do site.

    Quando breadcrumbs devem ser usados?

    É indicado usar navegação por breadcrumb para sites grandes e sites que possuem páginas organizadas hierarquicamente. Um cenário excelente são sites de comércio eletrônico, nos quais uma grande variedade de produtos são agrupados em categorias lógicas.

    Não é aconselhável usar breadcrumb em sites que não têm agrupamento ou hierarquia lógica. Uma ótima maneira de determinar se um site se beneficiará com a navegação por breadcrumbs é construir um mapa do site ou um diagrama representando sua arquitetura de navegação e analisar se o recurso melhora a capacidade do usuário de navegar dentro e entre as categorias.

    Breadcrumbs devem ser considerados como um recurso extra e não deve substituir o menu principal do site ou aplicativo. É uma característica de conveniência, um regime navegação secundária que permite aos usuários determinar onde estão e é considerado e deve ser usado como uma forma alternativa ou um auxiliar de navegação.


    Fonte: http://desenvolvimentoparaweb.com/ux/breadcrumbs-guia-completo-exemplos-melhores-praticas/



ID
821245
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

À coleção de referências cruzadas que ligam as páginas a temas relacionados em outras seções dá-se o nome de Navegação

Alternativas

ID
821248
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ellen Lupton (2006) argumenta que “nessa tão falada ‘era da sobrecarga de informações’, as pessoas continuam podendo processar uma só mensagem de cada vez”. Com base nesse pensamento, podemos afirmar que

Alternativas

ID
821251
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bastante polêmica, pois estão usando muito mais o Layout responsivo para dispositivos móveis, desktop e laptop.


ID
821254
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específico de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfil, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Microblog? Envio de mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer? Trata-se do Twitter!


ID
821257
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplificado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

Alternativas

ID
821260
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,

Alternativas
Comentários
  • A questão está desatualizada, visto que hoje podemos agregar tranquilamente vídeos as nossas redes sociais.

    Bons estudos, queridos!

  • Concordo com a Géssica. Essa questão está desatualizada, uma vez que o Youtube, o Instagram e o Facebook são redes sociais que permitem agregação e indexação de vídeos

  • Até que fim! Alguém comentou corretamente o gabarito.


ID
821263
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A Comunicação Integrada é importante para estabelecer, entre os setores da empresa, um comportamento organizacional e uma linguagem. Assim, os setores comunicacionais da empresa trabalham em parceria, mesmo que cada um foque seus esforços no objetivo específico de cada área. Esse mix de comunicação pode ser dividido em quatro áreas: Institucional (cuida do social, do cultural da empresa), Interna (informa com persuasão, com conhecimento), Administrativa (auxilia na operacionalização da empresa, informação padronizada); e Mercadológica (vendas, propagandas, publicidade, marketing).


ID
821266
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n. 5.377, que disciplina a profissão de Relações Públicas, é correto afirmar que são atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito a

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Segundo o Art. 2º dessa lei (5.377 de 1967), Consideram-se atividades específicas de Relações Públicas as que dizem respeito:

    a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação;

    b) a coordenação e planejamento de pesquisas da opinião pública, para fins institucionais;

    c) a planejamento e supervisão da utilização dos meios audio-visuais, para fins institucionais;

    d) a planejamento e execução de campanhas de opinião pública;

    e) ao ensino das técnicas de Relações Públicas, de acôrdo com as normas a serem estabelecidas, na regulamentação da presente Lei.



ID
821269
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Alguns autores, como Gaudêncio Torquato, destacam no contexto da comunicação organizacional, os conceitos de imagem e identidade organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Segundo Margarida Kunsch,


    A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização. É a manifestação tangível, o auto-retrato da organização ou a soma total de seus atributos, sua comunicação, suas expressões etc.


ID
821272
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para o entendimento da natureza e do propósito das relações públicas, Grunig e Hunt propõem quatro modelos de relações públicas. Dos modelos apresentados abaixo, assinale aquele que não corresponde aos modelos de Grunig e Hunt.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    • O primeiro modelo, considerado o mais antigo, é o imprensa/propaganda. Visa publicar notícias sobre a organização de mão única, não havendo troca de informações. Utiliza técnicas propagandísticas.

      O segundo modelo é o de informação pública. Caracterizado como jornalístico, dissemina informações relativamente objetivas por meio da mídia em geral e de meios específicos. A abordagem das relações públicas segue os parâmetros das escolas de jornalismo.

      O terceiro modelo é o assimétrico de duas mãos, que inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Vale-se desses instrumentos para desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras. É uma visão mais egoísta, pois visa aos interesses somente da organização, não se importando com os dos públicos.

      O quarto modelo é o simétrico de duas mãos, a visão mais moderna de relações públicas, em que há uma busca de equilíbrio entre os interesses da organização e dos públicos envolvidos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos e melhorar o entendimento com os públicos estratégicos. Portanto, a ênfase está mais nos públicos prioritários do que na mídia.



ID
821275
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.

Alternativas

ID
821278
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Obviamente o lead deverá ser utilizado no início e não no fim do release.


ID
821281
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao definirmos lobby, não podemos afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Ele pede a errada... Muito embora tenha um certo tom pejorativo, o lobby é uma atividade geralmente política, de pressão de um grupo organizado (de interesse, de propaganda etc.) sobre políticos e poderes públicos, que visa exercer sobre estes qualquer influência ao seu alcance, mas sem buscar o controle formal do governo; pode-se referir também como campanha e lobismo. Não tem nada a ver com atividade que prevê troca entre poderes.

  • Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)


ID
821284
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com Melo Neto e Froes (1999), podemos listar os principais benefícios decorrentes das práticas de responsabilidade social das empresas. Entre eles, não se inclui

Alternativas
Comentários
  • Não se inclui: maior visibilidade na mídia

  • Discordo do gabarito. Como práticas de responsabilidade social não acarretam em maior visibilidade na mídia?!


ID
821287
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O termo que melhor abarca todo o espectro das atividades comunicacionais formais e informais dentro das organizações é o termo

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O termo que melhor abarca todo o espectro das atividades comunicacionais formais e informais DENTRO das organizações... DENTRO = INTERNA.

  • Perfeito, Klaus. A palavra-chave aí é "dentro", que se relaciona a comunicação interna.

  • Comunicação Organizacional é toda e qualquer ação, atividade, estratégia, produto e processo tomados pela empresa ou entidade para reforçar a sua imagem junto a todos os seus públicos de interesse – consumidores, colaboradores, políticos, empresários e acionistas, entre outros, ou perante à opinião pública.

     

    Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing).

     

    Comunicação Institucional tem o intuito de melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, os consumidores e os investidores. Ela é a responsável, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção de uma imagem e identidade corporativa de uma organização.

     

    fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
821290
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Galerani (2005) analisa os modelos de avaliação de resultados em comunicação organizacional. Segundo ela, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Hon e Grunig são os criadores das chamadas quatro formas de comunicação em Relações Públicas e suas análises permanecem atuais ainda hoje. Os famosos fluxos de comunicação, como assimétrico de duas mãos, simétrico, imprensa/propaganda e informação pública!