SóProvas



Prova PROFNIT - 2016 - PROFNIT - Mestrado - Ingresso em 2017


ID
3179833
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

O Manual de Oslo oferece diretrizes para a coleta e a interpretação de dados sobre inovação de forma a comparar as distintas realidades internacionais. Originalmente elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Manual compreende:

Alternativas
Comentários
  • O Manual de Oslo, desenvolvido conjuntamente pelo Eurostat e a OCDE, constitui parte de uma família de manuais dedicada à mensuração e interpretação de dados relacionados a ciência, tecnologia e inovação. Esse material compreende manuais, diretrizes e guias sobre P&D (Manual Frascati), indicadores de globalização, patentes, a sociedade da informação, recursos humanos em C&T (Manual Canberra) e estatísticas de biotecnologia.

    Preparada com o patrocínio da OCDE e da Comissão Européia (Eurostat), esta terceira edição do Manual de Oslo é o resultado de um processo colaborativo de três anos que envolveu o Grupo de Trabalho de Especialistas Nacionais da OCDE em Indicadores de Ciência e Tecnologia (OECD Working Party of National Experts on Science and Technology Indicators – NESTI) e o Grupo de Trabalho do Eurostat em Estatísticas de Ciência e Tecnologia (Eurostat Working Party on Science, Technology and Innovation Statistics – WPSTI) assim como vários outros especialistas externos. Este Manual oferece diretrizes para a coleta e a interpretação de dados sobre inovação de maneira internacionalmente comparável. Chegar a um consenso significou algumas vezes assumir compromissos e concordar com convenções. Assim como outras diretrizes do tipo, há limitações conhecidas, mas cada edição do Manual de Oslo constitui um passo a mais em direção a nosso entendimento sobre o processo de inovação. Ainda que esse aprendizado contínuo e incremental incorpore as lições de estudos anteriores, o Manual é também uma ferramenta ambiciosa na qual experimentos e testes são usados para desafiar as fronteiras do que é entendido por inovação.

  • Lida a questão, vamos para a resolução. 
    A)  Diretrizes e guias sobre Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, indicadores de globalização, patentes, a sociedade da informação, recursos humanos em Ciência e Tecnologia -C&T e estatísticas de biotecnologia. 

    É
     alternativa CORRETA de acordo com o prefácio do Manual de Oslo,  como se pode observar:

    O Manual de Oslo, desenvolvido conjuntamente pelo Eurostat e a OCDE, constitui parte de uma família de manuais dedicadas à mensuração e interpretação de dados relacionados a ciência, tecnologia e inovação. Esse material compreende manuais, diretrizes e guias sobre P&D (Manual Frascati), indicadores de globalização, patentes, a sociedade da informação, recursos humanos em C&T (Manual Canberra) e estatísticas de biotecnologia. 

    B) Diretrizes e guias sobre Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, indicadores de desenvolvimento sócio econômico, patentes e nanotecnologia. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.

    C) 
    Indicadores de desenvolvimento humano, patentes, transferência de tecnologia e internacionalização de universidades. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.


    D) 
    Indicadores de desenvolvimento humano, patentes, transferência de tecnologia e internacionalização de empresas de base tecnológica. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.


    Fonte: Manual de Oslo.


    Gabarito do Professor: Alternativa A.

ID
3179836
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 1998) são lícitas, SEM o consentimento do autor:


I. A reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

II. A reprodução, em um só exemplar, para uso privado do copista, desde que feita por este, com intuito de lucro.

III. A utilização de obras literárias, artísticas ou científicas, fonogramas e transmissão de rádio e televisão em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que esses estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização.

IV. A representação teatral e a execução musical, quando realizadas em público ou, para fins exclusivamente didáticos, nos estabelecimentos de ensino, havendo em qualquer caso intuito de lucro.

V. São livres as paráfrases e paródias que não forem ver- dadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    I. A reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos. ✅

    II. A reprodução, em um só exemplar, para uso privado do copista, desde que feita por este, com intuito de lucro.

    Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

    [...]

    II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;

    III. A utilização de obras literárias, artísticas ou científicas, fonogramas e transmissão de rádio e televisão em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que esses estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização.✅

    IV. A representação teatral e a execução musical, quando realizadas em público ou, para fins exclusivamente didáticos, nos estabelecimentos de ensino, havendo em qualquer caso intuito de lucro.

    Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

    [...]

    VI - a representação teatral e a execução musical, quando realizadas no recesso familiar ou, para fins exclusivamente didáticos, nos estabelecimentos de ensino, não havendo em qualquer caso intuito de lucro;

    V. São livres as paráfrases e paródias que não forem ver- dadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito.✅


ID
3179839
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As inovações organizacionais referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como:

Alternativas
Comentários
  • O manual de Oslo versa sobre quatro tipos de mudanças, ou de inovação que uma organização pode fazer em seu métodos de trabalho. A questão quer saber qual desses itens tem relação com as inovações "organizacionais". São tipos de inovações:

    ◾ Inovações de produto,

    ◾ Inovações de processo,

    ◾ Inovações organizacionais e

    ◾ Inovações de marketing.

    ANALISANDO OS ITENS:

    A) INCORRETA. "Relação com fornecedores e clientes".

    A inovação organizacional não se relaciona diretamente com fornecedores e clientes.

    B) INCORRETA. "Organização fiscal e contábil da empresa".

    Mais uma alternativa descontextualizada.

    C) INCORRETA. "Implementação de sistemas de gestão ambiental e de controle de resíduos sólidos".

    Esse item está mais relacionado à inovações de processos que, por sua vez, representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição.

    D) CORRETA. "Mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa".

    De acordo com o Manual de Oslo (1997):

    "As inovações organizacionais referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa.

    Inovações de produto envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Incluem-se bens e serviços totalmente novos e aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes.

    Inovações de processo representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição.

    As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços."

    Fonte: Manual de Oslo, 3ª edição. 1997. (pág. 90)

    GABARITO: LETRA D.


ID
3179842
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing

Associe a primeira coluna com a segunda coluna:


1-Marcas coletivas

2-Marcas de certificação

3-Marcas notoriamente conhecidas

4-Marcas de alto renome

5-Marcas de serviço


( ) Marcas utilizadas para atestar a conformidade de um produto ou serviço com certas normas ou especificações técnicas a uma série de normas.

( ) Marcas consideradas muito conhecidas no ramo de atividade que a empresa atua e por isso gozam de uma proteção especial nos termos do art. 6 bis (I), da Convenção da União de Paris.

( ) Marcas utilizadas para distinguir serviços de uma determinada empresa.

( ) Marcas utilizadas para distinguir os produtos ou os serviços provindos de membros de uma determinada entidade e associação.

( ) Marcas amplamente conhecidas pela população, que merecem uma proteção especial que engloba todas as classes de serviços e produtos.


A ordem correta da segunda coluna é:

Alternativas

ID
3179845
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Desenho Industrial

Com relação ao Desenho Industrial, analise as afirmações apresentadas:


I. Uma ferramenta importante para acessar a informação desejada é a Classificação internacional de Desenhos Industriais, conhecida como a Classificação de Nice, que contém mais de seis mil indicações de artigos diferenciados.

II. É o tipo de proteção da propriedade industrial que trata do desenho associado à forma plástica ornamental de um objeto ou ao conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa.

III. O desenho industrial é considerado novo quando não está compreendido no estado da técnica, que quer dizer que nenhum desenho idêntico ou muito similar é conhecido como já existente, por uso ou qualquer outro meio, antes da data de depósito do pedido, no Brasil ou no exterior.

IV. O pedido de registro de desenho industrial poderá se referir a mais de um objeto, permitida pluralidade de variações desde que se destinem ao mesmo propósito e guardem entre si a mesma característica distintiva preponderante, limitado cada pedido ao máximo de 5 variações. Os pedidos que contiverem variantes configurativas não precisam incluir o relatório descritivo e o quadro reivindicatório.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas

ID
3179848
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Um desenho industrial para que possa ser registrado, deve satisfazer exigências previstas no art. 95 da Lei da Propriedade Industrial brasileira, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra A.

    Art. 95. Considera-se desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial.

  • (A) O desenho a ser registrado pode incorporar símbolos ou emblemas oficiais protegidos (tais como a bandeira nacional).

    FALSO.

    Desenhos que incorporem símbolos ou emblemas oficiais protegidos (como a bandeira nacional) não podem ser protegidos como desenho industrial.

    Outros elementos que também não podem ser protegidos como desenho industrial:

    - Desenhos que não preenchem os requisitos de novidade, originalidade e/ou caráter individual ou criativo;

    - Desenhos cujas inovações sejam ditadas exclusivamente pela função técnica do produto;

    - Desenhos que atentem contra à moral e a ordem pública ou então aos bons costumes, ou que ofenda a imagem e a honra das pessoas ou que vão contra a liberdade de consciência, crença, culto religioso ou ideia e sentimentos dignos de respeito e veneração;

    - Desenhos ou obras de caráter puramente artísticos;

    Note que pode haver outras restrições sobre o que não pode ser registrado como desenho industrial : o INPI deverá ser consultado.

    Fonte:

    Link:

  • A questão tem por objeto tratar do desenho industrial. A Lei 9.279/96 manteve os conceitos da lei anterior de desenho e modelo industrial, unindo ambos no art. 95, LPI e definindo o desenho industrial “como a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial", sendo excluídas do conceito de desenho industrial as obras que representem caráter puramente artístico.


    Letra A) Alternativa incorreta. Segundo a Cartilha do INPI “ A BELEZA EXTERIOR" (pág. 9 e 10) que “entre os desenhos industriais que são excluídos do registro, encontram-se os seguintes:

    ·     Desenhos que não preenchem os requisitos de novidade, originalidade e/ou caráter individual ou criativo (como explicado acima). Quanto ao Brasil, deve-se acrescentar que o objeto protegido deverá servir de tipo de fabricação industrial.

    ·    Desenhos cujas inovações sejam ditadas exclusivamente pela função técnica do produto; tais características técnicas ou funcionais do desenho podem ser protegidas, conforme o caso, por outros direitos de PI (p. ex. patentes, modelos de utilidade e segredo de negócio).

    ·       Desenhos que incorporem símbolos ou emblemas oficiais protegidos (tais como a bandeira nacional).

    ·       Desenhos considerados contrários à moral e ordem pública ou aos bons costumes ou ofenda a honra ou imagem de pessoas ou atente contra a liberdade de consciência, crença, culto religioso ou ideia e sentimentos dignos de respeito e veneração.

    ·        Desenhos ou obras de caráter puramente artísticos".


    Letra B) Alternativa correta. Nos termos do art. 95, LPI art. 95, LPI e definindo o desenho industrial “como a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial", sendo excluídas do conceito de desenho industrial as obras que representem caráter puramente artístico.


    Letra C) Alternativa Correta. Para que o desenho industrial seja registrado e o seu direito de uso seja protegido por seu titular, são necessários os preenchimentos de alguns requisitos, tais como: A) Novidade - considerado novo quando não compreendido no estado da técnica; nos termos do art. 96, §1º, LPI: “estado da técnica é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido, no Brasil ou no exterior, por uso ou qualquer outro meio, ressalvado o disposto no § 3º e no art. 99"; B) Originalidade - quando dele resulte uma configuração visual distintiva, em relação a outros objetos anteriores; C) Servir de tipo de fabricação industrial – quando for possível a reprodução do respectivo objeto com todos os detalhes.


    Letra D) Alternativa Correta. Para que o desenho industrial seja registrado e o seu direito de uso seja protegido por seu titular, são necessários os preenchimentos de alguns requisitos, tais como: A) Novidade - considerado novo quando não compreendido no estado da técnica; nos termos do art. 96, §1º, LPI: “estado da técnica é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido, no Brasil ou no exterior, por uso ou qualquer outro meio, ressalvado o disposto no § 3º e no art. 99"; B) Originalidade - quando dele resulte uma configuração visual distintiva, em relação a outros objetos anteriores; C) Servir de tipo de fabricação industrial – quando for possível a reprodução do respectivo objeto com todos os detalhes.


    Gabarito do Professor: A


    Dica: O prazo do registro vigorará por 10 (dez) anos contados da data do depósito. Diferente da patente de invenção e modelo de utilidade, o desenho industrial poderá ser prorrogado por 3 (três) períodos sucessivos, de 5 (cinco) anos cada. O prazo de proteção total realizadas todas as prorrogações será de 25 (vinte e cinco) anos.


    10 ANOS PRORROGÁVEL POR TRÊS PERÍODOS SUCESSIVOS =

     + 5 ANOS + 5ANOS + 5ANOS TOTAL 25 ANOS COM AS PRORROGAÇÕES


    O titular deverá fazer o pedido de prorrogação no último ano de vigência do registro, devidamente instruído com o recibo de pagamento da respectiva contribuição. Se o titular da patente perder o prazo e não efetuar o registro no último dia até o termo final da vigência do registro, poderá fazê-lo posteriormente, no prazo de 180 (cento e oitenta dias) subsequentes, efetuado o pagamento da retribuição adicional.


ID
3179851
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

As atividades de inovação podem ser obstruídas por diversos fatores. Pode haver razões para que não sejam iniciadas atividades de inovação e fatores que refreiam tais atividades ou as afetam negativamente. Analise as opções apresentadas que se incluem nisso.


I - fatores legais, como regulações ou regras tributárias.

II - fatores econômicos, como custos elevados e deficiências de demanda.

III - fatores específicos a uma empresa, como a carência de pessoal especializado ou de conhecimentos.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Comentário a alguns tópicos:

    I - fatores legais, como regulações ou regras tributárias.

    1. As leis e regulações [ bem delineadas ] fornecem fortes indícios que sustentam e guiam as atividades inovadoras e podem afetar: o acesso à informação, os direitos de propriedade, encargos tributários e administrativos (especialmente empresas pequenas) e padrões ambientais;

    2. As necessidades de políticas variam muito de setor para setor;

    III - fatores específicos a uma empresa, como a carência de pessoal especializado ou de conhecimentos.

    3. Em relação aos recursos humanos, muitos conhecimentos sobre inovação incorporam-se nas pessoas e em suas habilidades, que, apropriadamente, são necessárias para uma utilização inteligente das fontes de conhecimento externas ou codificadas; (p. 53)

    4. Contudo, métodos de mensuração do papel do capital humano aplicados à inovação não estão bem delineados e a restrita informação disponível encontra-se em pesquisas sobre inovação (p. 53)

    Fonte: Manual de Oslo

  • Gabarito letra D

    Estão corretas as assertivas I, II e III.


ID
3179854
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às Indicações Geográficas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1. No âmbito do direito da proteção de bens de propriedade industrial, abrangem os seguintes ramos:

    - Marca;

    - Patente;

    - Desenho Industrial;

    - Indicação Geográfica;

    - Segredo Industrial & Repressão à Concorrência Desleal;

    2. Tipos de Indicação Geográfica: denominação de origem; Indicação de Procedência;

    3. INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP): são considerados com nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou prestação de serviço >> não há características específicas naturais (clima, geografia etc) ou humanas envolvidas na produção do produto;

    Fonte: A Caminho da Inovação.


ID
3179857
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Desenho Industrial

Quanto ao desenho industrial assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3179860
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

"É fundamental entender por que as empresas inovam. Um novo produto ou processo pode ser uma fonte de vantagem mercadológica para o inovador. No caso de inovações de processo que aumentam __________________, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores permitindo uma margem sobre custos mais elevados para o preço de mercado prevalecente ou, dependendo da elasticidade da demanda, o uso de uma combinação de preço menor e margem sobre custos maior em relação a seus competidores, para ganhar __________________ e aumentar os lucros. No caso da inovação de produto, a empresa pode ganhar ___________________ por meio da introdução de um _______________, o que lhe confere a possibilidade de maior demanda e maiores margem sobre custos.”


Complete as lacunas do texto acima utilizando a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento literal do Manual de Oslo que trata das diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre INOVAÇÃO.

    Para completarmos as lacunas, traremos o trecho do referido manual a seguir com grifos.

    "(...) No caso de inovações de processo que aumentam a produtividade, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores permitindo uma margem sobre custos mais elevado para o preço de mercado prevalecente ou, dependendo da elasticidade da demanda, o uso de uma combinação de preço menor e margem sobre custos maior em relação a seus competidores, para ganhar fatias de mercado e aumentar os lucros. No caso da inovação de produto, a empresa pode ganhar uma vantagem competitiva por meio da introdução de um novo produto, o que lhe confere a possibilidade de maior demanda e maiores margem sobre custos". (MANUAL DE OSLO)

    Fonte: Manual de Oslo. 3.ed. 1997.

    GABARITO: LETRA D

  • Um novo produto ou processo pode ser uma fonte de vantagem mercadológica para quem inova. No caso das inovações por processo que aumentam a eficiência e a produtividade, a empresa adquire uma vantagem de custo sobre seus competidores, seja pela margem maior sobre o preço ou pela diminuição no próprio preço.

    No caso da inovação por produto, a empresa ganhará uma vantagem competitiva a partir da introdução de um novo produto no mercado, o que lhes favorece a possibilidade de maior demanda e maior margem sobre os custos.

    Fonte: Sebrae


ID
3179863
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

O Direito Autoral visa conceder proteção legal a uma grande variedade de obras intelectuais. Assinale a opção que contenha somente obras intelectuais que podem ser objeto de proteção legal.

Alternativas

ID
3179866
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as alternativas apresentadas na sequência:


I - Uma empresa inovadora em produto/processo é a que implementou um produto ou processo novo ou significativamente melhorado durante o período de análise.

II - Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne somente em relação as suas características.

III - As atividades de inovação são etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir, à implementação de inovações.

IV - Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • I - Uma empresa inovadora em produto/processo é a que implementou um produto ou processo novo ou significativamente melhorado durante o período de análise.

    Verdadeiro..

    Item 154 do Manual de Oslo. Basicamente, esta definição considera todas as empresas que implementaram uma inovação de produto ou de processo.

    Conceito de Inovação: [ item 146 ]: é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

  • II - Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne somente em relação as suas características.

    FALSO.

    ◙ Segundo o Manual de Oslo, item 156: "Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo, ou significativamente melhorado, no que concerne a suas características ou usos previstos.

    Incluem:

    - melhoramentos significativos em especificações técnicas;

    - componentes e materiais;

    - softwares incorporados;

    - facilidade de uso;

    - outras características funcionais;

    Logo, a inovação de produto não está ligado SOMENTE às suas características, e sim, também, aos USOS PREVISTOS.

    ◙ Lembrando que o termo "PRODUTO" abrange tanto bens como serviços [ item 157 ];

  • III - As atividades de inovação são etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir, à implementação de inovações.

    VERDADEIRO

    ◙ É o que diz no item 149 do Manual de Oslo;

    ◙ Complementando, algumas atividades de inovação são, em si, inovadoras, outras não são atividades novas, mas são necessárias para a implementação de inovações;

    ◙ As atividades de inovação também inserem a P&D que não está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma inovação específica;

  • IV - Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas

    VERDADEIRO.

    ◙ É a transcrição do item 146 do Manual de Oslo;

    ◙ Esta definição é abrangente e compreende um amplo conjunto de inovações possíveis;

    ◙ Uma inovação pode ser mais ESTREITAMENTE CATEGORIZADA, em virtude da implementação de um ou mais tipos de inovação;

    Por exemplo: inovação de produto e de processo;

  • ALTERNATIVA A

    Por que a II está errada

    pág 169 - manual de oslo

    Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente

    melhorado no que se refere a suas características ou a seus usos

    previstos. Isso inclui melhoramentos expressivos nas especificações técnicas, componentes

    e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características

    funcionais.


ID
3179869
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação a Propriedade Industrial, analise as afirmações apresentadas.


I. Uma marca pode perder seu registro e validade por falta de uso, o que se chama de caducidade.

II. O registro de marca é concedido ao primeiro que o solicitar, exceto quando essa marca for utilizada no Brasil há pelo menos seis meses.

III. Marca de alto renome é aquela que dispõe de proteção em todos os ramos de atividade, pois é amplamente conhecida por consumidores de diferentes segmentos e mercados.

IV. Marca notória é aquela que, em virtude de seu prestígio, ultrapassa os limites de seu mercado, setorial ou geográfico. Ela goza assim de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no país, porém a proteção é restrita ao seu ramo de atividade.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Lei. 9279.

    I) Art. 142. O registro da marca extingue-se: I - pela expiração do prazo de vigência; II - pela renúncia, que poderá ser total ou parcial em relação aos produtos ou serviços assinalados pela marca; III - pela caducidade; ou IV - pela inobservância do disposto no art. 217.

    II) Art. 129. A propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, conforme as disposições desta Lei, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional, observado quanto às marcas coletivas e de certificação o disposto nos arts. 147 e 148. § 1º Toda pessoa que, de boa fé, na data da prioridade ou depósito, usava no País,  há pelo menos 6 (seis) meses, marca idêntica ou semelhante, para distinguir ou certificar produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, terá direito de precedência ao registro.

    III) Art. 125. À marca registrada no Brasil considerada de alto renome será assegurada proteção especial, em todos os ramos de atividade.

    *** A marca de alto renome é uma EXCEÇÃO ao princípio da especialidade, e tem proteção em todos os ramos de atividade.

    Resolução n.° 121/05 do INPI, em seu art. 2º, fornece um conceito para marca de alto renome: “Considera-se de alto renome a marca que goza de uma autoridade incontestável, de um conhecimento e prestígio diferidos, resultantes da sua tradição e qualificação no mercado e da qualidade e confiança que inspira, vinculadas, essencialmente, à boa imagem dos produtos ou serviços a que se aplica, exercendo um acentuado magnetismo, uma extraordinária força atrativa sobre o público em geral, indistintamente, elevando-se sobre os diferentes mercados e transcendendo a função a que se prestava primitivamente, projetando-se apta a atrair clientela pela sua simples presença.

    (Fonte, buscador DOD - STJ, inf. 517).

    IV) Art. 126. A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil. § 1º A proteção de que trata este artigo aplica-se também às marcas de serviço. § 2º O INPI poderá indeferir de ofício pedido de registro de marca que reproduza ou imite, no todo ou em parte, marca notoriamente conhecida.

  • A questão tem por objeto tratar da marca. A marca pode ser conferida a um produto ou a um serviço para distingui-lo de outros semelhantes ou afins. A legislação brasileira permite registrar como marca

    A proteção da Propriedade Industrial é resguardada pela Lei nº 9.279/96. Constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial: as marcas, desenho industrial, patente de invenção e modelo de utilidade. Os direitos de propriedade intelectual são considerados bens móveis.

    A proteção da marca efetuar-se-á mediante a concessão de registro.        
    As marcas possuem forma de apresentação, podendo ser nominativas, figurativas, tridimensionais ou mistas.

    a)         Marcas nominativas: São aquelas em que registramos apenas um nome (expressão/palavra), não importando a sua apresentação.

    b)        Marcas figurativas – São aquelas que representam logotipos ou ainda desenhos. Diferente da nominativa a marca figurativa não tem palavras, podendo conter no máximo duas letras.   

    c)         Marcas mistas – são aquelas que apresentam nome (palavra) e uma figura.

    d)        Marcas tridimensionais – são aquelas que representam a embalagem do produto, e essa por si só já identifica aquele determinado produto.


    Item I) CERTO. O registro da marca será extinto nas seguintes hipóteses: a) pela expiração do prazo de vigência; b) pela renúncia, que poderá ser total ou parcial em relação aos produtos ou serviços assinalados pela marca; c) pela caducidade; ou d) pela inobservância do disposto no art. 217 (art. 140, LPI).

    No tocante à caducidade, dispõe o art. 143, LPI, que “caducará o registro, a requerimento de qualquer pessoa com legítimo interesse se, decorridos 5 (cinco) anos da sua concessão, na data do requerimento: I - o uso da marca não tiver sido iniciado no Brasil; ou  II - o uso da marca tiver sido interrompido por mais de 5 (cinco) anos consecutivos, ou se, no mesmo prazo, a marca tiver sido usada com modificação que implique alteração de seu caráter distintivo original, tal como constante do certificado de registro.

    O registro concedido em desacordo com a lei será considerado como nulo, podendo a nulidade ser total ou parcial (a parte subsistente poder ser considerada registrável).


    Item II) CERTO. Dispõe o art. 129, LPI que a propriedade da marca adquire-se pelo registro validamente expedido, sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional. § 1º Toda pessoa que, de boa fé, na data da prioridade ou depósito, usava no País, há pelo menos 6 (seis) meses, marca idêntica ou semelhante, para distinguir ou certificar produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, terá direito de precedência ao registro.


    Item III) CERTO. O registro da marca de alto renome é regulamentado pelo INPI através da Resolução nº121, que, em seu art. 2º, conceitua como de “alto renome a marca que goza de uma autoridade incontestável, de um conhecimento e prestígio diferidos, resultantes da sua tradição e qualificação no mercado e da qualidade e confiança que inspira, vinculadas, essencialmente, à boa imagem dos produtos ou serviços a que se aplica, exercendo um acentuado magnetismo, uma extraordinária força atrativa sobre o público em geral, indistintamente, elevando-se sobre os diferentes mercados e transcendendo a função a que se prestava primitivamente, projetando-se apta a atrair clientela pela sua simples presença”.

    Segundo a Cartilha publicada pelo INPI, “A CRIAÇÃO DE UMA MARCA”, as marcas de Alto Renome são marcas amplamente conhecidas pela população, que merecem uma proteção especial que engloba todas as classes de serviços e produtos (pág. 25).


    Item IV) CERTO. A marca notoriamente reconhecida goza de proteção especial, independentemente de estar registrada ou depositada no Brasil. Dispõe o art. 126, LPI que “a marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil”.

    Segundo a Cartilha publicada pelo INPI, as marcas notoriamente conhecidas são marcas consideradas muito conhecidas no ramo de atividade que a empresa atua e por isso gozam de uma proteção especial nos termos do art. 6bis (I), da Convenção da União de Paris (A CRIAÇÃO DE UMA MARCA, pág. 25)


    Gabarito do Professor: D


    Dica: O registro da marca vigorará pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data da concessão do registro, prorrogável por períodos iguais e sucessivos. Não existe limitação quanto à possibilidade de renovação da marca, mas o titular deverá observar o prazo para renovação.


ID
3179872
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

O arcabouço legal de proteção da propriedade intelectual no Brasil estabelece os ramos abaixo descritos:


1-Direito Autoral

2-Propriedade Industrial

3-Proteção sui generis


( ) Indicação geográfica

( ) Cultivar

( ) Direitos Conexos

( ) Patente

( ) Programa de Computador em si

( ) Topografia de Circuito integrado


Assinale a alternativa que representa a relação correta entre o ramo da propriedade intelectual e a respectiva proteção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Indicação geográfica: Lei de Propriedade Industrial - art. 2º, IV, e art. 176

    Cultivar: Proteção sui generis

    Direitos Conexos: Lei de Direito Autoral - art. 89

    Patente: Lei de Propriedade Industrial - art. 2º, I

    Programa de Computador em si: Lei de Direito Autoral - art. 7º, XII

    Topografia de Circuito integrado: Proteção sui generis

  • A questão tem por objeto tratar da Propriedade Intelectual. A propriedade intelectual se divide em três:  a) direito autoral; b) propriedade industrial, e; c) proteção sui generis.

    A questão foi retirada da Cartilha “INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL"(pág. 20 e 21).

    O direito autoral compreende: a) Direitos de autor que, por sua vez, abrange: as obras literárias, artísticas e científicas; os programas de computador; e as  descobertas científicas. b) Direitos conexos abrangem as interpretações dos artistas intérpretes e as execuções dos artistas executantes, os fonogramas e as emissões de radiodifusão.

    A propriedade industrial abrange: a) Patentes que protegem as invenções em todos os domínios da atividade humana; b) Marcas, nomes e designações empresariais; c) Desenhos e modelos industriais; d) Indicações geográficas; e) Segredo industrial e repressão à concorrência desleal.

    A proteção sui generis abrange: a) Topografias de circuitos integrados; b) As cultivares; c) Conhecimentos tradicionais.

    ( ) Indicação geográfica  - são protegidos pela propriedade industrial (lei 9.279/96). Constitui indicação geográfica (o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço) a indicação de procedência (o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço) ou a denominação de origem (denominação de origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos).


    ( ) Cultivar – A proteção é sus generis. Lei 9.456/97. Considera-se cultivar: a variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal superior que seja claramente distinguível de outras cultivares conhecidas por margem mínima de descritores, por sua denominação própria, que seja homogênea e estável quanto aos descritores através de gerações sucessivas e seja de espécie passível de uso pelo complexo agroflorestal, descrita em publicação especializada disponível e acessível ao público, bem como a linhagem componente de híbridos.





    ( ) Direitos Conexos – São protegidos pelo direito autoral -  Lei 9.610/98. Considera-se direitos conexos os direitos dos artistas intérpretes ou executantes, dos produtores fonográficos e das empresas de radiodifusão.





    ( ) Patente –protegidos pela Lei de Propriedade Industrial - Lei 9.279/96. Ao autor de invenção ou modelo de utilidade será assegurado o direito de obter a patente que lhe garanta a propriedade (que pode ser de invenção ou de modelo de utilidade).






    ( ) Programa de Computador em si – protegido pelo direito autoral - Regulado pelo Decreto 2.556/68





    ( ) Topografia de Circuito integrado  - a proteção é sus generes. Regulado pela Lei nº 11.484/07. A topografia de circuitos integrados significa uma série de imagens relacionadas, construídas ou codificadas sob qualquer meio ou forma, que represente a configuração tridimensional das camadas que compõem um circuito integrado, e na qual cada imagem represente, no todo ou em parte, a disposição geométrica ou arranjos da superfície do circuito integrado em qualquer estágio de sua concepção ou manufatura.



    Gabarito do Professor: A


    Dica:
    Os direitos autorais são considerados bens móveis para efeito de proteção.

ID
3179875
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Analise as afirmações na sequência e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra b

    Software são sujeitos as lei de direitos autorais, da mesma formas de obras literárias, e não como propriedade industrial. Se o software for vinculado à um hardware, seu funcionamento está vinculado aos componentes de hardware, o conjunto, hardware e software, podem ser categorizado como propriedade industrial e assim podendo ser patenteavel

  • A questão tem por objeto tratar dos programas de computador. Os programas de computador são protegidos pela Lei 9.610/98.  Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: (...) XII - os programas de computador;


    Letra A) Alternativa Correta. O direito Autoral é protegido pela Lei nº 9.610/1998, e subsidiariamente a Lei de Software (Lei nº 9.609/1998), conferem proteção ao programa de computador. Dispõe a Lei 9,609/98 no art.3º, que o pedido de registro deverá conter, pelo menos, as seguintes informações: I - os dados referentes ao autor do programa de computador e ao titular, se distinto do autor, sejam pessoas físicas ou jurídicas; II - a identificação e descrição funcional do programa de computador; e III - os trechos do programa e outros dados que se considerar suficientes para identificá-lo e caracterizar sua originalidade, ressalvando-se os direitos de terceiros e a responsabilidade do Governo.


    Letra B) Alternativa Incorreta. O direito Autoral é protegido pela Lei nº 9.610/1998, e subsidiariamente a Lei de Software (Lei nº 9.609/1998), conferem proteção ao programa de computador.


    Letra C) Alternativa Correta. Dispõe o art. 2 § 5º que se inclui dentre os direitos assegurados pela Lei e pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País aquele direito exclusivo de autorizar ou proibir o aluguel comercial, não sendo esse direito exaurível pela venda, licença ou outra forma de transferência da cópia do programa.

    Dispõe a Lei 9609/98, no Art. 2º, que o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador é o conferido às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País. A proteção independe do registro.


    Letra D) Alternativa Correta. Dispõe o art. 11, Lei 9.609/98 que nos casos de transferência de tecnologia de programa de computador, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial fará o registro dos respectivos contratos, para que produzam efeitos em relação a terceiros.


    Gabarito do Professor: B


    Dica: Na cartilha do INPI “EXPRESSÃO CRIATIVA” (pág. 29) que o “Brasil é membro da Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, tendo sido a sua adesão aprovada pelo Decreto nº 75.699, de 06 de maio de 1975. Assim, um autor que tenha nacionalidade brasileira e que tenha no Brasil a sua residência habitual ou que tenha publicado a sua obra no Brasil goza da proteção conferida pela Convenção de Berna em todos os países que dela fazem parte, isto é, a respectiva obra é automaticamente protegida em todos esses países, beneficiando o autor dos direitos que as leis respectivas concedem aos seus nacionais, bem como dos direitos especialmente conferidos pela Convenção. No entanto, preservou-se a natureza territorial do Direito de Autor, o que significa que uma obra só será protegida num determinado país caso obedeça aos requisitos legalmente exigidos. Assim, embora a obra seja automaticamente protegida em vários países, existe ainda um sistema de proteção segmentado com diferenças significativas em cada um deles”.

  • Programas de Computador (código fonte) são protegidos como Direitos Autorais em razão da Lei 9609/98, somente o SOFTWARE EMBARCADO será patenteado pelo INPI.


ID
3179878
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

Segundo o manual de Oslo, são corretas as definições sobre inovação são as seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas.

    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

    Página: 61

  • Lida a questão, vamos para a resolução. 
    A) Uma inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. 
    definição sobre inovação apresentada no enunciado desta alternativa está CERTA. Nesse sentido, convém afirmar que esta opção é INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa C.


    B) 
    Uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. 
    definição sobre inovação apresentada no enunciado desta alternativa está CERTA. Nesse sentido, convém afirmar que esta opção é INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa C.

    C) 
    Inovação organizacional é a que envolve melhorias substanciais nas características do serviço oferecido e nos métodos, equipamentos e/ou habilidades usados para o desempenho da organização. 
    É alternativa CORRETA.

    A definição do enunciado está ERRADA, tendo em vista que não representa de fato as características da inovação organizacional, como se pode verificar expressamente no item 196 do Manual de Oslo: 

    19O ponto de partida para diferenciar inovações de processo e/ou organizacionais é o tipo de atividade: inovações de processo lidam sobretudo com a implementação de novos equipamentos, softwares, técnicas ou procedimentos, enquanto as inovações organizacionais lidam primordialmente com pessoas e a organização do trabalho. 

    Se a inovação compreende o primeiro uso de novos métodos organizacionais nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa, ela é uma inovação organizacional; 



    D) 
    Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. 
    definição sobre inovação apresentada no enunciado desta alternativa está CERTA. Nesse sentido, convém afirmar que esta opção é INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa C.

    Fonte: Manual de Oslo. 


    Gabarito do Professor: Alternativa C.

ID
3179881
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Analise as opções em relação a comercialização de bens de Propriedade Intelectual:


I. O Direito de uma propriedade intelectual pode garantir geração de receitas para a empresa, por meio de licenças e vendas desses ativos.

II. A exploração de patentes tem como objeto o licenciamento de patente já concedida ou com pedido depositado no órgão competente (no Brasil, o INPI).

III. Um bem de propriedade intelectual, legalmente protegido, pode abrir portas para novos investimentos, desenvolvimentos e comercialização para a empresa.

IV. Um ativo de propriedade intelectual pode gerar oportunidades de negócio que envolva fusões, aquisições, formação de spin out, joint ventures e trabalhos colaborativos para a empresa.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiro - O Direito de uma propriedade intelectual pode garantir geração de receitas para a empresa, por meio de licenças e vendas desses ativos.

    # Royalties de patente ou a venda das patentes podem garantir receitas

    Verdadeiro - A exploração de patentes tem como objeto o licenciamento de patente já concedida ou com pedido depositado no órgão competente (no Brasil, o INPI).

    # Pedido de deposito patente configura como a data para inicio de aquisição de propriedade intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Industria

    Verdadeiro - Um bem de propriedade intelectual, legalmente protegido, pode abrir portas para novos investimentos, desenvolvimentos e comercialização para a empresa.

    #Caracteriza como portfólio das capacidade de persistência e inventividade do proprietário de PI

    Verdadeiro - Um ativo de propriedade intelectual pode gerar oportunidades de negócio que envolva fusões, aquisições, formação de spin out, joint ventures e trabalhos colaborativos para a empresa.

    # Pode fazer com que suas patentes sejam formas de trazer novos investidores ou como troca de patentes entre empresas ou mesmo como fazer contratos de licenciamento ou franquias

  • Criação de uma nova empresa por spin out ou joint venture:

    Spin out: trata da criação de uma nova empresa que comercialize a tecnologia proprietária envolvida; essa nova empresa pode ser financiada pela "empresa-mãe" ou por outras empresas ou investidores externos;

    Joint venture: consiste em uma diversificada rede de relações empresariais que envolvem dois ou mais parceiros que decidam investir de forma coletiva seus recursos com o objetivo de implantar um negócio com propósito em comum;

    Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, e optam pela que decisão que implique menor risco, maior velocidade de retorno de investimento e taxa de lucratividade para a empresa;

    Alguns parâmetros devem ser considerados para a tomada de decisões da empresa:

    - Potencial de tecnologia;

    - Estágio de desenvolvimento da tecnologia;

    - Tamanho do mercado;

    - Capacidade financeira;

    - Capital intelectual (competência e disponibilidade profissional);

  • A questão tem por objeto tratar da propriedade intelectual. A questão foi elaborada com base na cartilha “A caminho da inovação", elaborada pelo INPI.

    A propriedade intelectual ajuda a disseminar o conhecimento, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento do País.

    Os bens da empresa são divididos em tangíveis (carro, maquinários) ou intangíveis (marca, patentes, desenho industrial). Tantos os bens considerados como materiais como imateriais são importantes para empresa, mas os intangíveis (imateriais) sem dúvidas vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos.


    Item I) Certo. Cartilha do INPI “ A Caminho da inovação" (pág. 92) “No mercado dinâmico e ávido por novidades, existe sempre demanda para produtos e serviços inovadores, protegidos por direitos de propriedade intelectual. Assim, é importante que as empresas aprendam a criar, proteger, comercializar e gerenciar seus bens de propriedade intelectual, uma vez que eles podem ter grande valor para o negócio. Para se negociar bens de propriedade intelectual é preciso entender do processo de comercialização e ter uma visão realística dos diversos aspectos que envolvem a oportunidade do negócio. Esses bens são importantes moedas para atrair o interesse empresarial, porém é preciso profissionalismo e uma boa estratégia comercial para transformá-los em valor agregado e finalmente em retorno financeiro. O Brasil tem dado passos importantes na agenda da inovação. Prova disso é a consolidação de um significante alinhamento estratégico entre o setor público e setor privado ao posicionar a inovação no centro da política industrial. Esse alinhamento permitiu a construção de um marco favorável ao apoio à inovação, possibilitando operações de incentivos, subvenções econômica e financiamentos diferenciados para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I).

    Direitos de propriedade intelectual podem garantir geração de receitas para a empresa, por meio de licenças e vendas desses ativos.

     • Um bem de propriedade intelectual, legalmente protegido, pode abrir portas para novos investimentos, desenvolvimentos e comercialização para a empresa.

     • Um ativo de propriedade intelectual pode gerar oportunidades de negócio que envolvam fusões, aquisições, formação de spin out, joint ventures e trabalhos colaborativos para a empresa.


    Item II) Certo. Cartilha do INPI “ A Caminho da inovação" (pág. 93 e 94): Além da transferência de tecnologia, o executivo também tem as seguintes opções de comercialização de seus bens de propriedade industrial:

    • Exploração de patentes: tem como objeto o licenciamento de patente já concedida ou com pedido depositado no órgão competente (no Brasil, o INPI);

    • Uso de marcas: tem como objeto o licenciamento de marca já registrada ou com pedido de registro depositado no INPI;

    • Uso de desenhos industriais: tem como objeto o licenciamento de desenho industrial; já registrado no INPI;

    • Fornecimento de tecnologia: é indicado quando da aquisição de conhecimentos e de técnicas destinados à produção de bens industriais e serviços e não amparados por direitos de propriedade industrial; 94 o caminho da inovação;

     • Prestação de serviços de assistência técnica: é indicada quando da contratação de serviços técnicos especializados, que envolvem métodos de planejamento e programação, bem como pesquisas, estudos e projetos. Devem ser registrados no INPI apenas os contratos em que o prestador de serviço é domiciliado no exterior;

    • Franquia: o seu objeto é a concessão temporária de direitos que envolvem uso de marcas, prestação de serviços de assistência técnica, combinadamente ou não, com qualquer outra modalidade de transferência de tecnologia necessária à consecução de objetivo do negócio".


    Item III) Certo. Cartilha do INPI “A Caminho da inovação" (pág. 91 e 92) “No mercado dinâmico e ávido por novidades, existe sempre demanda para produtos e serviços inovadores, protegidos por direitos de propriedade intelectual. Assim, é importante que as empresas aprendam a criar, proteger, comercializar e gerenciar seus bens de propriedade intelectual, uma vez que eles podem ter grande valor para o negócio. Para se negociar bens de propriedade intelectual é preciso entender do processo de comercialização e ter uma visão realística dos diversos aspectos que envolvem a oportunidade do negócio. Esses bens são importantes moedas para atrair o interesse empresarial, porém é preciso profissionalismo e uma boa estratégia comercial para transformá-los em valor agregado e finalmente em retorno financeiro. O Brasil tem dado passos importantes na agenda da inovação. Prova disso é a consolidação de um significante alinhamento estratégico entre o setor público e setor privado ao posicionar a inovação no centro da política industrial. Esse alinhamento permitiu a construção de um marco favorável ao apoio à inovação, possibilitando operações de incentivos, subvenções  econômica e financiamentos diferenciados para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I).

    • Direitos de propriedade intelectual podem garantir geração de receitas para a empresa, por meio de licenças e vendas desses ativos.

     • Um bem de propriedade intelectual, legalmente protegido, pode abrir portas para novos investimentos, desenvolvimentos e comercialização para a empresa.

     • Um ativo de propriedade intelectual pode gerar oportunidades de negócio que envolvam fusões, aquisições, formação de spin out, joint ventures e trabalhos colaborativos para a empresa".


    Item IV) Certo. Cartilha do INPI “ A Caminho da inovação" (pág. 92) “No mercado dinâmico e ávido por novidades, existe sempre demanda para produtos e serviços inovadores, protegidos por direitos de propriedade intelectual. Assim, é importante que as empresas aprendam a criar, proteger, comercializar e gerenciar seus bens de propriedade intelectual, uma vez que eles podem ter grande valor para o negócio. Para se negociar bens de propriedade intelectual é preciso entender do processo de comercialização e ter uma visão realística dos diversos aspectos que envolvem a oportunidade do negócio. Esses bens são importantes moedas para atrair o interesse empresarial, porém é preciso profissionalismo e uma boa estratégia comercial para transformá-los em valor agregado e finalmente em retorno financeiro. O Brasil tem dado passos importantes na agenda da inovação. Prova disso é a consolidação de um significante alinhamento estratégico entre o setor público e setor privado ao posicionar a inovação no centro da política industrial. Esse alinhamento permitiu a construção de um marco favorável ao apoio à inovação, possibilitando operações de incentivos, subvenções econômica e financiamentos diferenciados para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I).

    • Direitos de propriedade intelectual podem garantir geração de receitas para a empresa, por meio de licenças e vendas desses ativos.

     • Um bem de propriedade intelectual, legalmente protegido, pode abrir portas para novos investimentos, desenvolvimentos e comercialização para a empresa.

     • Um ativo de propriedade intelectual pode gerar oportunidades de negócio que envolvam fusões, aquisições, formação de spin out, joint ventures e trabalhos colaborativos para a empresa".

     

    Gabarito do Professor: D


    A propriedade Intelectual compreende: a) Direito autoral; B) Propriedade Industrial, e; C) Proteção Sus Generes; 




                                                              (Quadro cedido pela professora)


ID
3179884
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

No que se refere a proteção da Propriedade Intelectual é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiro - As indicações Geográficas são classificas em: denominação de origem e indicação de procedência e a sua proteção é requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    Falso - A proteção dos direitos de cultivares, no Brasil, é formalizada mediante a Certificado de Proteção de Cultivar, de responsabilidade do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    Suis Generis não faz parte da propriedade industrial e sim da

    Falso - No caso de querer proteger uma marca nos países integrantes da comunidade europeia, pode-se obter um registro no Instituto para Harmonização do Mercado Interno (OAMI – Oficina de Armonización del Mercado Interior). Contudo, o registro concedido pela OAMI não assegura uma proteção em todos os países da Comunidade Europeia.

    Se registrado na OAMI é assegurado uma proteção nos países participantes da União Europeia

  • Gabarito A

    Lei de Propriedade Industrial (9.279/96):

    "Art. 176. Constitui indicação geográfica a indicação de procedência ou a denominação de origem".

    "Art. 182. (...) Parágrafo único. O INPI estabelecerá as condições de registro das indicações geográficas".

  • As indicações Geográficas são classificas em: denominação de origem e indicação de procedência e a sua proteção é requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    VERDADEIRO

    Comentários:

    Modalidades de direitos de propriedade intelecutal:

    Propriedade Intelectual >> Propriedade Industrial >> Indicação Geográfica;

    Indicação geográfica se refere a produtos que são originários de uma determinada área geográfica (país, cidade, região ou localidade de seu território); São produtos que tenham se tornado conhecidos por possuírem qualidades ou reputação relacionadas à sua forma de extração, produção ou fabricação; pode também estar relacionado à prestação de serviços;

    Tipos de indicação geográfica:

    Denominação de Origem:

    Indicação de procedência (IP): São considerados os nomes geográficos de país, cidade, região ou localidade de seu território que tenha se tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinados produtos ou de prestação de determinado serviços;

    Não há características específicas naturais (como clima, geografia etc) ou envolvimento de atividade humana na produção do produto;

    Exemplos (no Brasil): Vale dos Vinhedos - para vinhos tintos, brancos ou espumantes;

    A indicação geográfica pode ser requerida, no Brasil:

    ○ Pelo INPI: Instituto Nacional da Propriedade Industrial;

  • A proteção dos direitos de cultivares, no Brasil, é formalizada mediante a Certificado de Proteção de Cultivar, de responsabilidade do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    VERDADEIRO/FALSO

    FALSO. A responsabilidade não é do INPI e sim do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, do MAPA;

    Comentários:

    Cultivar:

    ○ É o nome dado auma nova variedade de Planta, com características específicas resultantes de pesquisas em agronomia e biociências (genética, biotecnologia, botânica e ecologia);

    ○ Não existem naturalmente na natureza;

    ○ É obrigatória a intervenção humana na alteração das características de uma planta para obter uma nova variedade da Espécie que não é encontrada no meio ambiente;

    ○ Exemplo: Cultivares de algodão colorido;

    Concessão de proteção dos direitos sobre cultivares - no Brasil:

    ○ A proteção é formalizada através do Certificado de Proteção de Cultivar;

    ○ Responsabilidade: Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, do MAPA - Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA);

  • a) As indicações Geográficas são classificas em: denominação de origem e indicação de procedência e a sua proteção é requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    CERTO. Conforme LPI (Lei n. 9.279/1996):

    "Art. 176. Constitui indicação geográfica a indicação de procedência ou a denominação de origem. (...)

    Art. 182. O uso da indicação geográfica é restrito aos produtores e prestadores de serviço estabelecidos no local, exigindo-se, ainda, em relação às denominações de origem, o atendimento de requisitos de qualidade.

    Parágrafo único. O INPI estabelecerá as condições de registro das indicações geográficas."

    ----------------------------------------------------------------

    b) A proteção dos direitos de cultivares, no Brasil, é formalizada mediante a Certificado de Proteção de Cultivar, de responsabilidade do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    ERRADO. Cultivares são registrados no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares - SNPC, no âmbito do Ministério da Agricultura e do Abastecimento - MAPA, criado pela Lei n. 9.456/1997 (art. 3º do Decreto n. 2.366/1997), e não no INPI.

    ----------------------------------------------------------------

    c) No Brasil, as instituições responsáveis pelo registro do Direito Autoral para Programa de Computador e Plantas Arquitetônicas/Projetos são a Fundação Biblioteca Nacional e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Unidade da Federação, respectivamente.

    ERRADO. Programa de computador é registrado em órgão indicado pelo Poder Executivo, atualmente o INPI (art. 1º do Decreto n. 2.556/1998 e art. 3º da Lei n. 9.609/1997). Quanto às plantas arquitetônicas/projetos, são realmente registrados junto ao Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo da respectiva Unidade da Federação, por força do disposto no art. 34, VII da Lei n. 12.378/2010.

    ----------------------------------------------------------------

    d) No caso de querer proteger uma marca nos países integrantes da comunidade europeia, pode-se obter um registro no Instituto para Harmonização do Mercado Interno (OAMI – Oficina de Armonización del Mercado Interior). Contudo, o registro concedido pela OAMI não assegura uma proteção em todos os países da Comunidade Europeia.

    ERRADO. Esse registro vale em toda a Comunidade Europeia. Fonte: https://euipo.europa.eu/ohimportal/pt/trade-marks-in-the-european-union

  • A questão tem por objeto tratar da propriedade intelectual. A questão foi elaborada com base na cartilha “A caminho da inovação", elaborada pelo INPI.

    Constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial.  

    A propriedade intelectual ajuda a disseminar o conhecimento, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento do País.

    Os bens da empresa são divididos em tangíveis (carro, maquinários) ou intangíveis (marca, patentes, desenho industrial). Tantos os bens considerados como materiais como imateriais são importantes para empresa, mas os intangíveis (imateriais) sem dúvidas vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos.


    Letra A) Alternativa Correta. Cartilha do INPI “ A caminho da Inovação" (pág. 46 e 47). As indicações geográficas a proteção ocorre no âmbito da propriedade industrial, que se refere a produtos que são originários de uma determinada área geográfica (país, cidade, região ou localidade de seu território) que se tenham tornado conhecidos por possuírem qualidades ou reputação relacionadas à sua forma de extração, produção ou fabricação. Também se refere à prestação de determinados serviços. As indicações geográficas (IG) são classificadas em: A) Denominação de origem; B) Indicação de procedência. O local de registro é o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual".       

    Letra B) Alternativa Incorreta. A Lei Nº 9.456/97 institui a Lei de Proteção de Cultivares e dá outras providências. Nos termos do art. 2º, a  proteção dos direitos relativos à propriedade intelectual referente a cultivar se efetua mediante a concessão de Certificado de Proteção de Cultivar, considerado bem móvel para todos os efeitos legais e única forma de proteção de cultivares e de direito que poderá obstar a livre utilização de plantas ou de suas partes de reprodução ou de multiplicação vegetativa, no País.

    A proteção é realizado pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares - SNPC . Art. 45. Fica criado, no âmbito do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares - SNPC, a quem compete a proteção de cultivares. § 1º A estrutura, as atribuições e as finalidades do SNPC serão definidas em regulamento. § 2º O Serviço Nacional de Proteção de Cultivares - SNPC manterá o Cadastro Nacional de Cultivares Protegidas. 

    Letra C) Alternativa Incorreta. Cartilha do INPI “ A caminho da Inovação" (pág. 60). Os Livros e textos são registrados na Fundação Biblioteca Nacional; Os Filmes na Agência Nacional do Cinema; as Obras artísticas na Escola de Belas Artes; As Partituras de músicas na Escola de Música e Fundação Biblioteca Nacional; as Plantas arquitetônicas/projetos no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Unidade da Federação (CREA-UF) e os Programas de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial".



    Letra D) Alternativa Incorreta. Cartilha do INPI “ A caminho da Inovação (pág. 41) No caso de querer proteger uma marca nos países integrantes da comunidade europeia, pode-se obter um registro no Instituto para Harmonização do Mercado Interno (OAMI – Oficina de Armonización del Mercado Interior). Um registro concedido pela OAMI garante uma proteção em todos os países da Comunidade Europeia".

    Gabarito do Professor: A


    Dica: Dica: A propriedade intelectual abrange: a) direito autoral; b) Propriedade Industrial, e; c) Proteção sus generes.


                                                            (Quadro cedido pela professora)


ID
3179887
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

As empresas que desejam extrair o máximo de valor de seu know how e dos produtos derivados de sua criatividade precisam desenvolver uma estratégia para seu negócio que esteja integrada ao planejamento geral do empreendimento. Isto implica levar em consideração as questões sobre propriedade intelectual quando da elaboração de um plano de negócios e de marketing. Alguns procedimentos básicos para garantir a gestão dos bens intangíveis que envolvem o direito sobre a propriedade intelectual de uma empresa são:


I - Usar bancos de dados de marcas e patentes para auxiliar no desenvolvimento da estratégia comercial e tecnológica da empresa.

II - Ter o cuidado de proteger e manter protegido os ativos de propriedade intelectual nos países em que vão ser comercializados tais produtos e serviços;

III - Certificar-se de que segredos de negócio não sejam mantidos dentro da empresa. Em casos de negociação com terceiros, providenciar que contratos de confidencialidade sejam assinados após a divulgação do objeto a que o segredo se refere;

IV - Monitorar periodicamente o mercado para saber se a propriedade intelectual da empresa, que é legalmente protegida, não está sendo violada, bem como se a empresa não está violando direitos de terceiros. Disputas judiciais são onerosas e podem afetar o bom andamento do negócio.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • III - Errada - "São mantidos dentro da empresa"

    "Assinados antes da divulgação"

  • A questão foi retirada da cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO", uma guia básico para empresário criado para “Proteção e Negócios com Bens de Propriedade Intelectual".

    Segundo o Guia de Empresário publicado pelo INPI, empresas que desejam extrair o máximo de valor de seu know how e dos produtos derivados de sua criatividade precisam desenvolver uma estratégia para seu negócio que esteja integrada ao planejamento geral do empreendimento. Isto implica levar em consideração as questões sobre propriedade intelectual quando da elaboração de um plano de negócios e de marketing.

    Alguns procedimentos básicos para garantir a gestão de bens intangíveis que envolvam o direito sobre a propriedade intelectual de uma empresa:

     • Consultar bancos de dados marcários para evitar o uso de marcas registradas de terceiros antes de iniciar o lançamento de produtos e serviços. Se a marca se destina ao mercado internacional, consultar também bancos de dados estrangeiros;

    • Proceder rapidamente à análise de viabilidade técnica e comercial para inventos patenteáveis e caso a relação de custo X benefício seja satisfatória, solicitar o depósito do pedido de patente nos escritórios de propriedade intelectual dos países (mercados) em que se deseja a proteção (no Brasil é no INPI);

    • Certificar-se de que invenções patenteáveis não são divulgadas ou publicadas antes do pedido de depósito da patente. A liberação antecipada de informações estratégicas sobre o invento pode inviabilizar a concessão de uma patente (anula o critério de novidade);

    • Ter o cuidado de proteger e manter protegido os ativos de propriedade intelectual (principalmente marcas e patentes) nos países em que vão ser comercializados tais produtos e serviços (importante para empresas exportadoras);

    • Quando desenvolver projetos com outras empresas, universidades ou centros de pesquisas, ter a clareza (se possível documentada nos termos da colaboração) sobre quem será o titular do direito sobre a propriedade intelectual gerada e em que bases se dará a remuneração dos royalties.

    Usar bancos de dados de marcas e patentes para auxiliar no desenvolvimento da estratégia comercial e tecnológica da empresa (importante ferramenta de inteligência competitiva);


    Item I) CERTO. Alguns procedimentos básicos para garantir a gestão de bens intangíveis que envolvam o direito sobre a propriedade intelectual de uma empresa: Consultar bancos de dados marcários para evitar o uso de marcas registradas de terceiros antes de iniciar o lançamento de produtos e serviços. Se a marca se destina ao mercado internacional, consultar também bancos de dados estrangeiros;


    Item II) Certo. Alguns procedimentos básicos para garantir a gestão de bens intangíveis que envolvam o direito sobre a propriedade intelectual de uma empresa: ter o cuidado de proteger e manter protegido os ativos de propriedade intelectual (principalmente marcas e patentes) nos países em que vão ser comercializados tais produtos e serviços (importante para empresas exportadoras);


    Item III) ERRADO. Alguns procedimentos básicos para garantir a gestão de bens intangíveis que envolvam o direito sobre a propriedade intelectual de uma empresa: certificar-se de que segredos de negócio são mantidos dentro da empresa. Em casos de negociação com terceiros, providenciar que contratos de confidencialidade sejam assinados antes da divulgação do objeto a que o segredo se refere;


    Item IV- CERTO. Alguns procedimentos básicos para garantir a gestão de bens intangíveis que envolvam o direito sobre a propriedade intelectual de uma empresa: monitorar periodicamente o mercado para saber se a propriedade intelectual da empresa, que é legalmente protegida, não está sendo violada, bem como se a empresa não está violando direitos de terceiros. Disputas judiciais são onerosas e podem afetar o bom andamento do negócio.


    Gabarito do Professor: A


    Dica: Segundo o Guia de Empresário publicado pelo INPI, empresas que desejam extrair o máximo de valor de seu know how e dos produtos derivados de sua criatividade precisam desenvolver uma estratégia para seu negócio que esteja integrada ao planejamento geral do empreendimento. Isto implica levar em consideração as questões sobre propriedade intelectual quando da elaboração de um plano de negócios e de marketing.


ID
3179890
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à inovação radical, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Inovação Radical = Reengenharia

  • Inovação Disruptiva (ou Inovação Radical)

    ◙ Nos termos do Manual de Oslo (1997, 3ª Ed.), item 211, a inovação radical (ou inovação disruptiva) pode ser definida como aquela que causa um impacto significativo em um mercado e na atividade econômica das empresas nesse mercado;

    ◙ É um conceito centrado no impacto das inovações - em oposução a sua novidade; Exemplo: o impacto pode mudar a estrutura do mercado, criar novos mercados ou tornar produtos existentes em obsoletos.

    ◙ Frise-se, no entanto, pode não ser tão evidente se uma inovação é disruptiva até bem depois de sua introdução. Isso acaba dificultando a coleta de dados sobre inovações disruptivas dentro de um período de análise em uma pesquisa sobre inovação.

    Fonte: Manual de Oslo (1997)


ID
3179893
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É importante compreender a distinção entre “invenção” e “inovação”. A invenção é uma solução técnica de um problema técnico. Pode ser uma criação inovadora ou um modelo experimental ou protótipo. A inovação refere-se à capacidade de transformar uma invenção em um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização local de trabalho ou nas relações externas. Os objetivos elencados a seguir indicam algumas das principais razões pelas quais os empresários investem e/ou realizam inovação.


I – Evitar a dependência tecnológica de outros empresários.

II - Criar novos produtos para satisfazer as necessidades do cliente.

III - Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e também a produtividade.

IV - Conservar o avanço em relação aos concorrentes e/ou aumentar a participação mercadológica.

V - Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos concorrentes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • III - Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e também a produtividade.

    ◙ FALSO. Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e AUMENTAR a produtividade (e não reduzir como informa a questão);

    V - Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos concorrentes.

    ◙ FALSO. Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfação das necessidades existentes e emergentes dos empresários e dos seus clientes (e não dos concorrentes!)

    Fonte: Inventando o Futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013; p. 6.


ID
3179896
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Avalie as informações na sequência, depois assinale a alternativa correta:


Tipo

1 - Cópia pirata

2 - Cópia pirata pré-instalada

3 - Falsificação

4 - Pirataria em Bulletin Board (BBS)

5 - Aluguel de Software


Característica

( ) Ocorre quando são feitas duplicações para comercialização ilegal.

( ) Ocorre quando um software é “alugado” ilegalmente aos usuários, que normalmente fazem uma cópia para si.

( ) Ocorre quando um software protegido é carregado por usuários via modem.

( ) Ocorre quando são feitas cópias dentro de uma organização, para uso dos funcionários.

( ) Ocorre quando revendedores instalam cópias não autorizadas de software no computador.


Com base nas informações apresentadas nas colunas, assinale a alternativa que representa a associação da coluna da esquerda com a direita.

Alternativas
Comentários
  • Características dos tipos mais comuns de pirataria de software:

    Cópia pirata: ocorre quando são feitas cópias dentro de uma organização;

    Cópia pirata pré-instalada: ocorre quando revendedores instalam cópias não-autorizadas de software no computador;

    Falsificação: ocorre quando são feitas duplicações para comercialização ilegal;

    Pirataria em Bulletin Board (BBS): ocorre quando um software protegido é carregado por usuários via modem;

    Aluguel de Software: ocorre quando um software é "alugado" ilegalmente aos usuários, que normalmente fazem uma cópia para si;

    NOTAS:

    ◙ É importante frisar que não se aplicam ao programa de computador as disposições relativas aos DIREITOS MORAIS: o autor pode reivindicar a qualquer momento a paternidade do programa de computador quando, dentre outros, prejudicar sua honra ou reputação;

    ◙ O programa protegido pela Lei de Direito Autoral é o conjunto organizado de instruções necessárias para o funcionamento de máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periférico; o registro é opcional; mas, geralmente, dada sua importância, costumam ser registrados nos órgãos competentes;

    ◙ Tanto a PF ou PJ podem requerer o registro de sofwtare; no Brasil, o registro é feito pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial;

    Fonte:


ID
3179899
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à proteção de novas variedades de plantas, considere as assertivas:


I- As espécies de cultivares existentes na natureza e diferentes das demais podem ser protegidas.

II- Na proteção de cultivares é obrigatória a intervenção humana para a obtenção de uma nova variedade de planta.

III- Como opção ao registro no SNPC, pode-se requerer somente o Registro Nacional de Comercialização diretamente para a proteção das cultivares.

IV- A proteção de cultivares no Brasil é de responsabilidade do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), do Ministério da Agricultura e do Abastecimento.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • I- As espécies de cultivares existentes na natureza e diferentes das demais podem ser protegidas.

    ◙ FALSO, pois para serem protegidas requer, necessariamente, a intervenção humana; Lembrando que cultivar é o nome dado a uma nova variedade de planta, com características específicas RESULTANTES de pesquisas em: agronomia e biociências (genética, biotecnologia, botânica e ecologia), NÃO existentes na natureza;

    Fonte: Jungmann, Diana de Mello. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, IEL: 2010.

  • II- Na proteção de cultivares é obrigatória a intervenção humana para a obtenção de uma nova variedade de planta.

    ◙ VERDADEIRO. Realmente, para que as cultivares sejam protegidas, é OBRIGATÓRIA a intervenção humana na alteração das características de uma planta para se obter uma nova variedade da espécie, que não é encontrada naturalmente no meio ambiente.

    ◙ Exemplos de cultivares: cultivares de algodão colorido;

    Fonte: Jungmann, Diana de Mello. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, IEL: 2010.

  • III- Como opção ao registro no SNPC, pode-se requerer somente o Registro Nacional de Comercialização diretamente para a proteção das cultivares.

    ◙ FALSO: o Registro Nacional de Comercialização (RNC) não é uma opção ao registro de proteção de cultivares, E SIM, um complemento; esse Registro visa proteger o agricultor da venda indiscriminada de sementes e mudas de cultivares não testadas;

    ◙ O RNC é basicamente o cadastro das cultivares habilitadas para a produção e comercialização de sementes e mudas certificadas e fiscalizadas em todo território nacional;

    Fonte: Jungmann, Diana de Mello. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, IEL: 2010.

  • IV- A proteção de cultivares no Brasil é de responsabilidade do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), do Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

    ◙ VERDADEIRO. Realmente, no Brasil, a proteção se dá através de formalização mediante a concessão do Certificado de Proteção de Cultivar - de responsabilidade do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) do Ministério da Agricultura e o Abastecimento (MAPA);

    ◙ Complementando, a nível mundial, a proteção de novas variedades de plantas é a UPOV - União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais; é uma organização que funciona junto à OMPI;

    Fonte: Jungmann, Diana de Mello. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, IEL: 2010.


ID
3179902
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com relação às condições de um pedido de patente no Brasil:


I - O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade.

II - O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina.

III - As figuras e os desenhos, tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo.

IV - O relatório descritivo do pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas compreendendo vários conceitos inventivos. Já o pedido de patente de modelo de utilidade terá de se referir a um único modelo principal, sem pluralidade de elementos distintos, ainda que mantida a unidade técnico-funcional e corporal do objeto.

V - A redação das reivindicações é a parte do documento do pedido de menor importância comercial para a empresa. O seu conteúdo delimita as peculiaridades sobre as quais o titular terá direito de exclusividade, independente da concessão da patente. Elas devem ser fundamentadas no relatório descritivo e discriminar as características técnicas do invento que são encontradas nos produtos e processos já existentes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Estrutura de um Pedido de Patentes

    ◙ Importante frisar que um pedido de patente tem várias funções:

    ○ determina o alcance jurídico do pedidio;

    ○ detalha a natureza da invenção (instruções de manuseio, por exemplo);

    ○ informações mais específicas sobre: o titular, o inventor etc;

    ◙ Os pedidos de patente possuem certa semelhança em sua estrutura, a nível mundial; são constituídos basicamente:

    ○ Requerimento;

    ○ Descrição;

    ○ Reivindicações;

    ○ Desenhos (se for o caso);

    ○ Resumo;

    Fonte: Inventando o Futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013.

  • I - O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade.

    VERDADEIRO.

    Pedido de Patente: RESUMO

    ◙ É uma descrição sumarizada da invenção (ou do modelo de utilidade);

    ◙ Se a patente é publicada pelo órgão de concessão de patentes: inclui-se o resumo na página da frente;

  • II - O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina.

    VERDADEIRO

  • III - As figuras e os desenhos, tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo.

    VERDADEIRO

    Desenhos

    ◙ Os desenhos mostram os pormenores técnicos da invenção de um modo abstrato e visual; no Brail, no caso dos Modelos de Utilidade - MU, definem o escopo do objeto inventivo, sendo obrigatórios;

    Fonte: Inventando o Futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013.

  • A questão tem por objeto tratar da propriedade intelectual. A questão foi elaborada com base na cartilha “A caminho da inovação”, elaborada pelo INPI.

    Constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial.  

    A propriedade intelectual ajuda a disseminar o conhecimento, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento do País.

    Os bens da empresa são divididos em tangíveis (carro, maquinários) ou intangíveis (marca, patentes, desenho industrial). Tantos os bens considerados como materiais como imateriais são importantes para empresa, mas os intangíveis (imateriais) sem dúvidas vêm ganhando cada vez mais força nos últimos anos.

    Segundo a legislação e a cartilha do INPI “A caminho da inovação (pág. 29 e 30): O pedido de patente deve ser feito em formulário específico do escritório de patentes do país onde se deseja buscar a proteção, contendo as seguintes informações: (a) Dados do requerente; (b) Relatório descritivo; (c) Reivindicações; (d) Desenhos; (e) Resumo; e (f) Comprovante de pagamento da taxa aplicável”.


    Item I) Certo. Cartilha do INPI “ A caminho da inovação” (pág. 30): O relatório descritivo do pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas compreendendo um único conceito inventivo. Já o pedido de patente de modelo de utilidade terá de se referir a um único modelo principal, que poderá incluir uma pluralidade de elementos distintos, desde que mantida a unidade técnico-funcional e corporal do objeto. O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina. Deve conter todos os detalhes e indicações necessárias para permitir a um técnico da área reproduzir o objeto e deve destacar os avanços técnicos introduzidos na solução. Deve mencionar a existência de pedidos anteriores (brasileiros ou não) e fornecer informações sobre objetos ou processos semelhantes ao do pedido. A redação das reivindicações é a parte do documento do pedido de maior importância comercial para a empresa. O seu conteúdo delimita as peculiaridades sobre as quais o titular terá direito de exclusividade, se a patente for concedida. Elas devem ser fundamentadas no relatório descritivo e discriminar as características técnicas do invento que não são encontradas nos produtos e processos já existentes. As figuras e os desenhos, tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo. O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade. O período de 18 meses, do depósito do pedido até a sua publicação, é denominado período de sigilo e é determinado pela Lei de Propriedade Industrial (LPI).


    Item II) Certo. Cartilha do INPI “ A caminho da inovação” (pág. 30): O relatório descritivo do pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas compreendendo um único conceito inventivo. Já o pedido de patente de modelo de utilidade terá de se referir a um único modelo principal, que poderá incluir uma pluralidade de elementos distintos, desde que mantida a unidade técnico-funcional e corporal do objeto. O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina. Deve conter todos os detalhes e indicações necessárias para permitir a um técnico da área reproduzir o objeto e deve destacar os avanços técnicos introduzidos na solução. Deve mencionar a existência de pedidos anteriores (brasileiros ou não) e fornecer informações sobre objetos ou processos semelhantes ao do pedido. A redação das reivindicações é a parte do documento do pedido de maior importância comercial para a empresa. O seu conteúdo delimita as peculiaridades sobre as quais o titular terá direito de exclusividade, se a patente for concedida. Elas devem ser fundamentadas no relatório descritivo e discriminar as características técnicas do invento que não são encontradas nos produtos e processos já existentes. As figuras e os desenhos, tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo. O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade. O período de 18 meses, do depósito do pedido até a sua publicação, é denominado período de sigilo e é determinado pela Lei de Propriedade Industrial (LPI).


    Item III) Certo. Cartilha do INPI “ A caminho da inovação” (pág. 30): O relatório descritivo do pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas compreendendo um único conceito inventivo. Já o pedido de patente de modelo de utilidade terá de se referir a um único modelo principal, que poderá incluir uma pluralidade de elementos distintos, desde que mantida a unidade técnico-funcional e corporal do objeto. O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina. Deve conter todos os detalhes e indicações necessárias para permitir a um técnico da área reproduzir o objeto e deve destacar os avanços técnicos introduzidos na solução. Deve mencionar a existência de pedidos anteriores (brasileiros ou não) e fornecer informações sobre objetos ou processos semelhantes ao do pedido. A redação das reivindicações é a parte do documento do pedido de maior importância comercial para a empresa. O seu conteúdo delimita as peculiaridades sobre as quais o titular terá direito de exclusividade, se a patente for concedida. Elas devem ser fundamentadas no relatório descritivo e discriminar as características técnicas do invento que não são encontradas nos produtos e processos já existentes. As figuras e os desenhos, tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo. O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade. O período de 18 meses, do depósito do pedido até a sua publicação, é denominado período de sigilo e é determinado pela Lei de Propriedade Industrial (LPI).


    Item IV) Errado. Cartilha do INPI “ A caminho da inovação” (pág. 30): O relatório descritivo do pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas compreendendo um único conceito inventivo. Já o pedido de patente de modelo de utilidade terá de se referir a um único modelo principal, que poderá incluir uma pluralidade de elementos distintos, desde que mantida a unidade técnico-funcional e corporal do objeto. O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina. Deve conter todos os detalhes e indicações necessárias para permitir a um técnico da área reproduzir o objeto e deve destacar os avanços técnicos introduzidos na solução. Deve mencionar a existência de pedidos anteriores (brasileiros ou não) e fornecer informações sobre objetos ou processos semelhantes ao do pedido. A redação das reivindicações é a parte do documento do pedido de maior importância comercial para a empresa. O seu conteúdo delimita as peculiaridades sobre as quais o titular terá direito de exclusividade, se a patente for concedida. Elas devem ser fundamentadas no relatório descritivo e discriminar as características técnicas do invento que não são encontradas nos produtos e processos já existentes. As figuras e os desenhos, tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo. O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade. O período de 18 meses, do depósito do pedido até a sua publicação, é denominado período de sigilo e é determinado pela Lei de Propriedade Industrial (LPI).


    Item V) Errado. Cartilha do INPI “ A caminho da inovação” (pág. 30): O relatório descritivo do pedido de patente de invenção terá de se referir a uma única invenção ou a um grupo de invenções inter-relacionadas compreendendo um único conceito inventivo. Já o pedido de patente de modelo de utilidade terá de se referir a um único modelo principal, que poderá incluir uma pluralidade de elementos distintos, desde que mantida a unidade técnico-funcional e corporal do objeto. O relatório deve conter o título do pedido e apontar o problema bem como a solução proposta, especificando o setor técnico a que se destina. Deve conter todos os detalhes e indicações necessárias para permitir a um técnico da área reproduzir o objeto e deve destacar os avanços técnicos introduzidos na solução. Deve mencionar a existência de pedidos anteriores (brasileiros ou não) e fornecer informações sobre objetos ou processos semelhantes ao do pedido. A redação das reivindicações é a parte do documento do pedido de maior importância comercial para a empresa. O seu conteúdo delimita as peculiaridades sobre as quais o titular terá direito de exclusividade, se a patente for concedida. Elas devem ser fundamentadas no relatório descritivo e discriminar as características técnicas do invento que não são encontradas nos produtos e processos já existentes. tais como gráficos, esquemas, fluxogramas e diagramas fornecem informações adicionais, sem texto explicativo, que auxiliam na compreensão da invenção ou do modelo de utilidade e devem estar referenciados no relatório descritivo. O resumo deve ser uma descrição sucinta do pedido. Não deve fazer menção ao mérito ou ao valor da invenção ou modelo de utilidade. O período de 18 meses, do depósito do pedido até a sua publicação, é denominado período de sigilo e é determinado pela Lei de Propriedade Industrial (LPI).


    Gabarito do Professor: A


    Dica: O Prazo de vigência da patente: segundo o art. 40, da lei 9.279, de 14 de maio de 1996 (Lei da Propriedade Industrial - LPI) a concessão da patente de invenção vigorará pelo prazo de 20 (anos) e de modelo de utilidade pelo prazo de 15 (anos) contados da data de concessão da patente, inclusive tal prazo encontra-se em consonância com o prazo estabelecido no Acordo TRIPS (Tratado de Propriedade Intelectual).


ID
3179905
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao benefício que o Direito Autoral traz para a sociedade, considere as seguintes afirmações:


I - A Lei do Direito Autoral possibilita que o autor de uma obra possa receber crédito por seu trabalho, bem como remuneração por sua criatividade.

II- As obras criativas não servem apenas para o desfrute no âmbito pessoal. Em uma dimensão mais abrangente, seu conjunto forma a herança cultural de um povo, fazendo parte da identidade de uma nação.

III- A proteção desses direitos provê as bases para autores continuarem criando suas obras e, conjuntamente com toda a cadeia produtiva do setor, obterem justa recompensa financeira por isso. Este ciclo virtuoso favorece a criatividade humana e geração de riqueza para a sociedade.

IV- As pessoas leem jornais, revistas, livros, ouvem música e programas de rádio, estudam com livros-textos e artigos científicos, usam programas de computador, assistem à televisão, vão ao cinema, ao teatro, a concertos, a shows e visitam galerias de artes. Todos esses produtos da criatividade são concebidos para beneficiar a sociedade, enriquecer a cultura e contribuir para o desenvolvimento do ser humano.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas

ID
3179908
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A Marca de Alto Renome é um exemplo de tipos de marca definido na Lei de Propriedade Industrial nº 9279 de 1996 (LPI). Marque a alternativa CORRETA para sua descrição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Lei de Propriedade Industrial (9.279/96):

    "Art. 125. À marca registrada no Brasil considerada de alto renome será assegurada proteção especial, em todos os ramos de atividade".

    A letra D está errada porque trouxe o conceito de marca notoriamente conhecida:

    "Art. 126. A marca notoriamente conhecida em seu ramo de atividade nos termos do art. 6º bis (I), da Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial, goza de proteção especial, independentemente de estar previamente depositada ou registrada no Brasil".

  • São as marcas utilizadas para distinguir os produtos ou os serviços provindos de membros de uma determinada entidade e associação. [ MARCAS COLETIVAS ]

    Marcas Coletivas

    As marcas coletivas geralmente pertencem a uma associação ou cooperativa, cujos membros pode se utilizar dessa marca coletiva para comercializar os seus produtos;

    As marcas coletivas são um meio eficaz para a comercialização conjunta dos produtos de um grupo de empresas que teriam relativa dificuldade em levar aos consumidores a reconhecer suas próprias marcas e/ou levar os principais distribuidores a aceitar a distribuição dos seus produtos;

    Exemplos: ABAPI ASSOCIADO NEMINEM LAEDERE ABAPI: trata-se de serviços de representação de profissionais liberaris e empresas atuantes nas áreas de propriedade industrial e intelectual que englobam a prestação de consultoria, assistência ou auxílio jurídico aos associados, inclusive até movem ações diretas de constitucionalidade, mandados de segurança individuais e coletivos, ações civis públicas em defesa de interesses difudos e coletivos e demais ações individuais ou coletivas que dizem respeito aos objetivos da associação (não tem finalidade lucrativa);

    Fonte: A criação de uma marca: uma introdução às marcas de produtos e serviços para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013.

  • São as marcas utilizadas para distinguir produtos de uma determinada empresa. [ MARCAS DE PRODUTO ]

    Marcas de Produto & Serviço

    ◙ Tanto a marca de produto quanto a marca de serviço são marcas distintivas, porém a marca de produtos distingue produtos e marcas de serviço fazem distinção em relação a serviços;

    ◙ As marcas de serviço podem ser de qualquer tipo de serviço: financeiros, bancários, turísticos, publicitários ou de restauração;

    ◙ Exemplo de marca de serviços: CAIXA; Titular: Caixa Econômica Federal;

    Fonte: A Criação de uma Marca: uma introdução às marcas de produtos e serviços para pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013.

  • São marcas amplamente conhecidas pela população, que merecem uma proteção especial que engloba todas as classes de serviços e produtos. [ MARCA DE ALTO RENOME ]

    O que são as marcas de Alto Renome?

    ◙ São aquelas marcas consideradas notórias e que transpassam conhecimento comum da população e o renome é estendido para todas as classes sociais e econômicas e para todos os setores empresariais; seu maior objetivo é impedir o parasitismo e o enriquecimento ilícito de outras empresas sobre a reputação de uma marca de alto renome e/ou o prejuízo à marca notória ou à empresa detentora dessa marca;

    ◙ Esses tipos de marcas usufruem de uma proteção especial perante o INPI e engloba todas as classes de produtos e serviços;

    ◙ Exemplos de marcas de alto renome: COCA-COLA; é uma marca que ultrapassa o conhecimento comum ou de uma determinada classe de produto e serviço;

    Fonte: A Criação de uma Marca: uma introdução às marcas de produtos e serviços para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013.

  • São marcas consideradas muito conhecidas no ramo de atividade que a empresa atua e por isso gozam de uma proteção especial nos termos do art. 6bis (I), da Convenção da União de Paris. [ MARCAS NOTORIAMENTE CONHECIDAS ]

    O que são as marcas Notoriamente Conhecidas?

    ◙ São aqueles tipos de marcas consideradas notórias e renomadas no ramo de atividade em que são utilizadas para identificar produtos e/ou serviços;

    ◙ Estão amparas pela Convenção da União de Paris para Proteção da Propriedade Industrial (CUP), nos termos do art. 6bis (I);

    ◙ Esse tipo de marca goza de uma proteção especial, pois são reconhecidas independentemente de estarem previamente depositadas ou registradas no Brasil;

    Fonte: A criação de uma marca: uma introdução às marcas de produtos e serviços para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013.

  • A questão tem por objeto tratar das marcas. A proteção da Propriedade Industrial é resguardada pela Lei nº 9.279/96. Constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial: as marcas, desenho industrial, patente de invenção e modelo de utilidade. As marcas são objeto de registro. Os direitos de propriedade intelectual são considerados bens móveis.

    As marcas podem ser:

    a)         Marcas nominativas: São aquelas em que registramos apenas um nome (expressão/palavra), não importando a sua apresentação.

    b)        Marcas figurativas – São aquelas que representam logotipos ou ainda desenhos. Diferente da nominativa a marca figurativa não tem palavras, podendo conter no máximo duas letras.   

    c)         Marcas mistas – são aquelas que apresentam nome (palavra) e uma figura.

    d)        Marcas tridimensionais – são aquelas que representam a embalagem do produto, e essa por si só já identifica aquele determinado produto.


    Letra A) Alternativa Incorreta. A marca de produto ou serviço: é utilizada para distinguir um produto ou serviço de outro que seja idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa;

    Podemos destacar como a) marca de serviço – Itaú; b) marca de produto - BIC.


    Letra B) Alternativa Incorreta. As marcas coletivas são aquelas usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade.

    Letra C) Alternativa Correta. A marca notoriamente conhecida que possui proteção independentemente de registro. As marcas de alto renome são aquelas cuja proteção ocorrerá em todos os ramos da atividade, e não ficará restrita à classe na qual ela foi registrada. Dispõe o art. 125, LPI, que “à marca registrada no Brasil considerada de alto renome será assegurada proteção especial, em todos os ramos de atividade”.


    Letra D) Alternativa Incorreta. O registro da marca de alto renome é regulamentado pelo INPI através da Resolução nº121, que, em seu art. 2º, conceitua como de “alto renome a marca que goza de uma autoridade incontestável, de um conhecimento e prestígio diferidos, resultantes da sua tradição e qualificação no mercado e da qualidade e confiança que inspira, vinculadas, essencialmente, à boa imagem dos produtos ou serviços a que se aplica, exercendo um acentuado magnetismo, uma extraordinária força atrativa sobre o público em geral, indistintamente, elevando-se sobre os diferentes mercados e transcendendo a função a que se prestava primitivamente, projetando-se apta a atrair clientela pela sua simples presença”.


    Gabarito do Professor: C


    Dica:  Marca coletiva: aquela usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade. Podemos citar como exemplo de marca coletiva a AMPAQ/ABRINK.


ID
3179911
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Quanto a maneira de se proceder com a proteção de patente no estrangeiro, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O PCT é um tratado internacional com mais de 150 Estados contratantes.

    1 - O PCT permite solicitar a proteção de uma invenção através de patente simultaneamente num grande número de países, depositando um único pedido de patente “internacional” em vez de depositar vários pedidos separados de patentes nacionais ou regionais. Os Organismos nacionais ou regionais administradores de patentes continuam a ser responsáveis pela concessão das patentes na chamada “fase nacional”. O processo conforme o PCT inclui:

    O depósito: O requerente deposita junto a um Organismo nacional ou regional administrador de patentes, ou junto da OMPI, um só pedido internacional que satisfaz as exigências formais do PCT, em uma só língua, e paga uma só série de taxas.

    A pesquisa internacional: Uma “Autoridade responsável pela pesquisa internacional (ISA)” (um dos principais Organismos administradores de patentes do mundo) identifica os documentos de patentes publicados e a documentação técnica (“estado da técnica”) que podem ter uma influência sobre a patenteabilidade da sua invenção e estabelece uma opinião escrita sobre a possibilidade de patentear a sua invenção.

    A publicação internacional: Assim que possível depois da expiração do prazo de 18 meses a contar da data mais antiga de depósito, o conteúdo de seu pedido internacional é divulgado mundialmente. A pesquisa internacional suplementar (facultativa): Uma segunda ISA identifica, a seu pedido, documentos publicados que possam não ter sido encontrados pela primeira ISA que efetuou a pesquisa principal, tendo em vista a grande diversidade do estado da técnica em várias línguas e em vários campos técnicos.

    O exame preliminar internacional (facultativo): A seu pedido, uma das ISAs executa uma análise adicional de patenteabilidade, geralmente na base de uma versão do seu pedido de patente modificado à luz do conteúdo da opinião escrita.

    A fase nacional: Uma vez acabado o processo conforme o PCT, geralmente 30 meses a contar da data de depósito mais antiga do seu pedido inicial, a partir da qual você pode reivindicar a prioridade, o requerente pode começar a solicitar a concessão de sua patente diretamente perante os Organismos nacionais (ou regionais) administradores de patentes dos países onde deseja obtê-la.

    Fonte: https://www.wipo.int/export/sites/www/pct/pt/basic_facts/faqs_about_the_pct.pdf

  • A questão tem por objeto tratar sobre a patente de invenção e o modelo de utilidade.

    A proteção da Propriedade Industrial é resguardada pela Lei nº 9.279/96. A patente de invenção que constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial, assim como as marcas e desenho industrial.

    A proteção da invenção e do modelo de utilidade decorrem da patente, enquanto o desenho industrial e as marcas são objeto de registro. Os direitos de propriedade intelectual são considerados bens móveis.

    A proteção efetuar-se-á mediante: a) concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; b) concessão de registro de desenho industrial; c) concessão de registro de marca; d) repressão às falsas indicações geográficas; e e) repressão à concorrência desleal.

    Pode ser objeto de patente a invenção que atenda aos requisitos da:

    a)        Novidade – algo que ainda não existe, novo;

    b)        Atividade inventiva – pode ser uma invenção ou um modelo de utilidade. Notem que a invenção se caracteriza como algo novo, enquanto o modelo de utilidade atribui à invenção uma nova forma, utilidade; 

    A invenção é dotada de atividade inventiva sempre que, para um técnico no assunto, não decorra de maneira evidente ou óbvia do estado da técnica. O modelo de utilidade é dotado de ato inventivo sempre que, para um técnico no assunto, não decorra de maneira comum ou vulgar do estado da técnica (arts. 13 e 14, LPI).

    c)         Aplicação industrial - quando possam ser utilizados ou produzidos em qualquer tipo de indústria. (art.15, LPI).

    A questão foi retirada da Cartilha do INPI "Inventando o Futuro".

    Letra A) Alternativa Correta. Segundo a Cartilha do INPI “INVENTANDO FUTURO” (pág. 47), “há três maneiras principais de proteger uma invenção no exterior. Uma delas a via nacional. Você pode dirigir-se ao INPI ou órgão público de concessão de patentes de cada país que lhe interesse, devendo depositar um pedido de patente na língua correspondente e pagar as taxas oficiais exigidas. Este método pode ser muito trabalhoso e dispendioso se o número de países for muito extenso.

    Letra B) Alternativa Incorreta. Segundo a Cartilha do INPI “INVENTANDO FUTURO” (pág. 47), “há três maneiras principais de proteger uma invenção no exterior. Uma delas a via internacional. Se você escolher a opção de proteger uma invenção em um número qualquer de países membros do Tratado de Cooperação em matéria de Patentes (Patent Cooperation Treaty - PCT), então você deveria considerar a possibilidade de depositar um pedido internacional segundo os trâmites do PCT. Para poder fazê-lo, é necessário que você seja nacional de um Estado Signatário do PCT ou resida em um desses Estados, ou que você tenha uma presença industrial ou comercial real e efetiva em um desses Estados. Através do depósito de um pedido internacional segundo o PCT, você pode requerer a proteção por patente, simultaneamente, em mais de 148 países membros do PCT.

    Letra C) Alternativa correta. Segundo a Cartilha do INPI “INVENTANDO FUTURO” (pág. 47), “há três maneiras principais de proteger uma invenção no exterior. Uma delas a via regional. Se diversos países forem membros de um sistema regional de patentes, você pode pedir a proteção com efeito nos territórios de todos ou alguns desses países, através do depósito de um pedido junto do órgão público de concessão de patente regional apropriado.

    Letra D) Alternativa Correta. Segundo a Cartilha do INPI “INVENTANDO FUTURO” (pág. 47), “há três maneiras principais de proteger uma invenção no exterior. Uma delas a via internacional. Se você escolher a opção de proteger uma invenção em um número qualquer de países membros do Tratado de Cooperação em matéria de Patentes (Patent Cooperation Treaty - PCT), então você deveria considerar a possibilidade de depositar um pedido internacional segundo os trâmites do PCT. Para poder fazê-lo, é necessário que você seja nacional de um Estado Signatário do PCT ou resida em um desses Estados, ou que você tenha uma presença industrial ou comercial real e efetiva em um desses Estados. Através do depósito de um pedido internacional segundo o PCT, você pode requerer a proteção por patente, simultaneamente, em mais de 148 países membros do PCT.

    Gabarito do Professor: B


    Dica: Segundo a Cartilha do INPI “INVENTANDO FUTURO” (pág. 47), no exame regional, os órgãos públicos de concessão de patente são os seguintes: • A Organização Africana da Propriedade Intelectual (OAPI)  • A Organização Regional Africana da Propriedade Industrial (ORAPI) • A Administração Eurasiática de Patentes (OEAP)  • A Administração Europeia de Patentes (AEP); e • A Administração de Patentes do Conselho de Cooperação do Golfo


ID
3179914
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Sobre a proteção de topografia de circuito integrado é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • (A) A proteção da topografia de circuito integrado poderá ser concedida somente a brasileiros que tenham domicílio no país.

    [FALSO]

    Quem pode requerer a proteção de topografia de circuito integrado?

    ◙ A proteção poderá ser concedida a brasileiros e estrangeiros que tenham domicílio no país;

    Fonte: Jungmann, Diana de Mello. A caminho da inovação: proteção e negócios de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, IEL, 2010.

  • b) A proteção da topografia é válida por 15 anos, contados da data do depósito ou da primeira exploração, o que tiver ocorrido primeiro.

    (FALSO)

    (...) para a proteção das Topografias como um direito de propriedade intelectual. O criador/inventor da Topografia para ter esse direito precisa registrá-la junto ao INPI, sendo que a proteção é valida por 10 anos a contar da data do registro.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300001#:~:text=Em%202007%2C%20foi%20aprovada%20no,contar%20da%20data%20do%20registro.

    b) A proteção de topografia de circuito integrado protege a configuração tridimensional das camadas sobre uma peça de material semicondutor que visam a realizar funções eletrônicas em equipamentos.

    (CORRETA)

    A topografia de circuitos integrados envolve um conjunto organizado de interconexões, transistores e resistências, dispostos em camadas de configuração tridimensional sobre uma peça de material semicondutor. Nesta camada cada imagem representa, no todo ou em parte, a disposição geométrica ou arranjos da superfície do circuito integrado, em qualquer estágio de sua concepção ou manufatura. Esses circuitos integrados, entre outras utilidades, são usados em memórias ou processadores de computador e visam realizar funções eletrônicas em equipamentos (Figura abaixo). No Brasil, a Lei nº 11.484, de 2007, entre outros assuntos, trata da proteção da topografia de circuitos integrados. Por se tratar de um tipo de proteção específica, no âmbito da propriedade intelectual é chamada de proteção sui generis.

    FONTE: http://portaldemarcasepatentes.com.br/protecao-de-circuito-integrado/#:~:text=A%20topografia%20de%20circuitos%20integrados,uma%20pe%C3%A7a%20de%20material%20semicondutor.

    d) O pedido de proteção de topografia de circuito integrado poderá ser mantido em sigilo pelo prazo de dezoito meses, contado da data do depósito, após o que será processado. Cada pedido de registro deve se referir a apenas uma topografia de circuito integrado.

    (FALSO)

    Art. 10. A requerimento do depositante, por ocasião do depósito, o pedido poderá ser mantido em sigilo, pelo prazo de 6 (seis) meses, contados da data do depósito, após o que será processado conforme disposto nesta Lei.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Projetos/PL/pl1787.htm


ID
3179917
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

O Manual de Oslo é bastante abrangente e flexível quanto a suas definições e metodologias de inovação tecnológica e, por isso mesmo, tem sido uma das principais referências para as atividades de inovação na indústria brasileira.

Com base no conteúdo do Manual de Oslo, analise as afirmações e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Um aspecto geral de uma inovação é que ela não precisa ter sido implementada, apenas desenvolvida.

    (FALSA)

    Um aspecto geral de uma inovação é que ela deve ter sido implementada. Um produto novo ou melhorado é implementado quando introduzido no mercado. Novos processos, métodos de marketing e métodos organizacionais são implementados quando eles são efetivamente utilizados nas operações das empresas.

    FONTE: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

  • a- Se não foi implementada, não tem resultado e nem impacto, então ela foi abandonada e desconsiderada

    42. as atividades de inovação três tipos:

    bem-sucedida, por ter resultado na implementação de uma inovação (embora

    não necessariamente bem-sucedida comercialmente);

    em progresso, por ainda não ter resultado na implementação de uma inovação;

    abandonada antes da implementação da inovação.

    40. As atividades de inovação incluem todas as etapas

    ·        Científicas

    ·        tecnológicas,

    ·        organizacionais

    ·        financeiras

    comerciais 

  • Lida a questão, vamos para a resolução. 

    A) 
    Um aspecto geral de uma inovação é que ela não precisa ter sido implementada, apenas desenvolvida. 
    É alternativa CORRETA.

    A definição do enunciado está ERRADA, uma vez que não representa de fato um dos aspectos gerais da inovação que é sua implementação, como se pode observar no item 150 do Manual de Oslo: 

     150 Um aspecto geral de uma inovação é que ela deve ter sido implementada. Um produto novo ou melhorado é implementado quando introduzido no mercado. Novos processos, métodos de marketing e métodos organizacionais são implementados quando eles são efetivamente utilizados nas operações das empresas. 



    B)  
    As atividades de inovação são etapas científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais que conduzem, ou visam conduzir, à implementação de inovações. 

    afirmação sobre inovação apresentada no enunciado desta alternativa está CERTA. Nesse sentido, convém afirmar que esta opção é INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.


    C)  Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. 

     afirmação sobre inovação apresentada no enunciado desta alternativa está CERTA. Nesse sentido, convém afirmar que esta opção é INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.



     D)  A natureza das atividades de inovação varia muito de empresa para empresa. 
    afirmação sobre inovação apresentada no enunciado desta alternativa está CERTA. Nesse sentido, convém afirmar que esta opção é INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.



    Fonte: Manual de Oslo.


    Gabarito do Professor: Alternativa A.

ID
3179920
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

O Manual de Oslo diferencia quatro tipos de inovação: de produto, de processo, de marketing e organizacional. Marque a alternativa que correlaciona corretamente o tipo de inovação e sua respectiva definição:

Alternativas
Comentários
  • c) Inovação de produto é a implementação de um método de produção ou distribuição nova ou significativamente melhorada.

    FALSO.

    ◙ Uma inovação de produto introduz um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que diz respeito às suas características ou usos previstos.

    ◙ Incluem-se:

    - melhoramentos significativos em especificações técnicas,

    - componentes e materiais,

    - softwares incorporados,

    - facilidade de uso ou outras características funcionais;

    ◙ As inovações de produto utilizam-se de novos conhecimentos ou tecnologias, ou baseiam-se em novos usos ou combinações para conhecimentos ou tecnologias existentes;

    Exemplos:

    ○ Introdução de um novo detergente com uma composição química que já tinha sido previamente utilizada como um insumo apenas para a produção de revestimentos;

    ○ Instrodução dos freios ABS, dos sistemas de navegação GPS e outras melhorias em automóveis;

    ○ melhorias significativas em serviços bancários via internet;

    ◙ A característica apresentada na assertiva trata da INOVAÇÃO DE PROCESSO: que é a ímplementação de um método de produção ou distribuição novos ou significativamente melhorados; incluem-se mudanças importantes em técnicas, equipamentos e/ou softwares;

  • b) Inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.

    VERDADEIRO

    Inovação de Marketing

    ◙ Inovações de marketing são voltadas para melhor atender as necessidades dos consumidores (abrem novos mercados, reposicionam o produto de uma empresa no mercado, objetiva aumentar vendas);

    ◙ Saiba que inovações em marketing compreendem mudanças significativas no design do produto, porém, desde que as mudanças não alterem as características funcionais ou de uso do produto;

    Exemplos:

    ○ introdução pela primeira vez de um sistema de franquias, de vendas diretas ou varejo exclusivo;

    ○ introdução de salas de exposições de móveis, redesenhadas de acordo com temas (permitindo ao consumidor visualizar os produtos em salas plenamente decoradas);

  • Lida a questão, vamos para a resolução. 

    A)  
    Inovação organizacional é a implementação de um novo método de produção nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa B.


    B) Inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. 
    É a alternativa CORRETA, considerando que o enunciado reproduz expressamente o que estabelece o item 169 do Manual de Oslo:

    169 Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. 

     
    C) Inovação de produto é a implementação de um método de produção ou distribuição nova ou significativamente melhorada. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa B.



    D) Inovação de processo é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa B.


    Fonte: Manual de Oslo. 


    Gabarito do Professor: Alternativa B.

ID
3179923
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Com respeito aos direitos provenientes ao registro de uma MARCA podemos afirmar:


I. O registro de uma marca no Instituto de Propriedade Industrial (INPI) requer o exame formal, que verificará o preenchimento de requisitos legais.

II. Em decorrência do Acordo de Madrid, os direitos provenientes de registro de uma marca atribuído no Brasil estendem-se a todos os países signatários do Acordo.

III. No Brasil, a marca só é publicada depois de ter sido registrada, gerando assim um prazo para a apresentação de solicitações de cancelamento do registro, também, por parte de terceiros.

IV. As marcas registradas são protegidas pelo período de 10 anos a contar da data de concessão de registro, podendo ser renovado indefinidamente, desde que as taxas de renovação sejam pagas em tempo hábil.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

  • A questão tem por objeto tratar das marcas. As marcas consistem em sinais distintivos destinados a apresentar e identificar, de forma direta ou indireta, produtos e serviços oferecidos no mercado. A identificação direta está relacionada a um serviço ou produto determinado. A propriedade industrial é regulada pela Lei 9.279/96.

    O art. 122, da LPI determina que “são suscetíveis como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidas as proibições legais”.   


    Item I) Certo. Segundo o manual de marcas publicado pelo INPI o exame formal é a etapa em que se verificam as condições formais necessárias, ou seja, se os requisitos legais para concessão do registro da marca estão presentes. Estando presentes e cumprido essa etapa de exame formal o pedido de registro será publicado na RPI (Revista de Propriedade Intelectual).


    Item II) Errado. O sistema de registro internacional de marcas é regido por dois tratados: o Acordo de Madrid relativo ao Registro Internacional de Marcas, e o Protocolo referente ao Acordo de Madrid.

    O Brasil somente aderiu ao protocolo de Madrid em 2019. Segundo o Manual de Marcas do INPI o protocolo tem como objetivo facilitar a administração de pedidos de registro de marcas em vários países.  Os requerentes podem requerer a proteção marcaria em vários países por meio do depósito de um formulário internacional.


    Item III) Errado. Segundo o manual de marcas publicado pelo INPI o exame formal é a etapa em que se verificam as condições formais necessárias, ou seja, se os requisitos legais para concessão do registro da marca estão presentes. Estando presentes e cumprido essa etapa de exame formal o pedido de registro será publicado na RPI (Revista de Propriedade Intelectual). A partir da publicação todos toma conhecimento que o pedido foi depositado, e a partir daí começa a correr o prazo de 60 dias para terceiros apresentarem oposições.


    Item IV) Certo. O prazo de concessão de registro de uma marca é de 10 (dez) anos, a contar da publicação na RPI (Revista de Propriedade Intelectual).

    Nesse sentido dispõe o art. 133, LPI que o registro da marca vigorará pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data da concessão do registro, prorrogável por períodos iguais e sucessivos. O pedido de prorrogação deverá ser formulado durante o último ano de vigência do registro, instruído com o comprovante do pagamento da respectiva retribuição (§1º, art. 133, LPI).


    Gabarito do Professor: C


    Dica: Segundo a cartilha de marcas do INPI “CRIANDO UMA MARCA” (pág. 17), “se você tiver registrado a marca da sua empresa no território brasileiro (país de origem) e depois desejar exportar ou conceder uma licença de uso da marca em outros países, é recomendável que você registre a sua marca no exterior. Existem três maneiras principais de fazê-lo: via nacional, via regional e via internacional”.

ID
3179926
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Sobre a proteção por registros de Desenhos Industriais, considere as assertivas a seguir:


I- Um desenho industrial nunca poderá ser protegido como marca.

II- Uma alternativa para a proteção de desenhos pode ser a legislação sobre o direito de autor.

III- O desenho industrial, não necessariamente, tem que ser do tipo de fabricação industrial.

IV- É concedido ao titular o direito de explorar direta ou exclusivamente o desenho industrial e também por meio de licenciamento e impedir que sejam feitas cópias ou imitações não autorizadas por parte de terceiros.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • "Há circunstâncias em que a forma, o desenho ou a embalagem de um determinado produto pode ser considerado elemento distintivo de um produto e, portanto, pode ser protegido como uma marca tridimensional."

    BELEZA EXTERIOR , PAG 25

  • A questão tem por objeto tratar da propriedade industrial, no tocante ao desenho industrial. A proteção da Propriedade Industrial é resguardada pela Lei nº 9.279/96. Constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial: as marcas, desenho industrial, patente de invenção e modelo de utilidade. A proteção da invenção e do modelo de utilidade decorrem da patente, enquanto o desenho industrial e as marcas são objeto de registro. Os direitos de propriedade intelectual são considerados bens móveis.

    A proteção efetuar-se-á mediante: a) concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; b) concessão de registro de desenho industrial; c) concessão de registro de marca; d) repressão às falsas indicações geográficas; e e) repressão à concorrência desleal.

    A questão foi retirada da cartilha do INPI “A BELEZA EXTERIOR".


    Item I) Errado. O desenho industrial pode ser protegido como marca industrial. Nesse sentido cartilha do INPI “ A BELEZA EXTERIOR" dispõe que “um desenho industrial funciona como uma marca no mercado, ele pode ser protegido como marca tridimensional. Pode ser o caso se a forma do produto ou a sua embalagem for considerado distintivo" (pág. 13).


    Item II) Certo.  Dispõe a cartilha do INPI “A BELEZA EXTERIOR" que “uma alternativa para a proteção de desenhos pode ser a legislação sobre o direito de autor. O direito de autor prevê, geralmente, direitos exclusivos em relação às obras literárias e artísticas. Como alguns desenhos podem ser considerados obras de arte em vista da relevância estética, o direito de autor pode ser aplicável, e isso pode representar uma alternativa interessante de proteção aos desenhos para as PMEs" (pág. 12).


    Item IIII) Errado. Dispõe a cartilha do INPI “A BELEZA EXTERIOR" que  “o desenho industrial tem que ser do tipo de fabricação industrial. Tradicionalmente, os desenhos que podem ser protegidos dizem respeito a produtos industrializáveis tais como a forma de um sapato, o desenho de um brinco ou a decoração de um bule. No mundo digital, porém, diversos países vêm gradualmente estendendo esta proteção a certo número de outros produtos e tipos de desenho. Incluem-se entre estes, ícones eletrônicos de computadores produzidos por códigos de informática, conjuntos de caracteres tipográficos, dispositivos de visualização gráfica em monitores de computador, celulares etc". (pág. 8)


    Item IV) Certo. Dispõe a cartilha do INPI “A BELEZA EXTERIOR"  que: “Quando um desenho industrial é protegido por registro, é concedido ao titular o direito de explorar direta ou exclusivamente o desenho industrial e também por meio de licenciamento e impedir que sejam feitas cópias A proteção aos desenhos industriais Como obter a proteção dos desenhos industriais? Na maioria dos países, como o Brasil, um desenho industrial deve ser registrado para ser protegido. 8 ou imitações não autorizadas por parte de terceiros. Isto inclui o direito de excluir temporariamente as outras pessoas do direito de fabricar, oferecer, importar, exportar ou vender qualquer produto no qual o desenho esteja incorporado ou ao qual seja aplicado. Assim como a Lei da Propriedade Industrial brasileira (nº 9.279/96), as legislações dos demais países determinam o âmbito efetivo da proteção ao desenho registrado" (pág. 7 e 8).



    Gabarito do Professor: A


    Dica: Para que o desenho industrial seja registrado e o seu direito de uso seja protegido por seu titular, são necessários os preenchimentos de alguns requisitos, tais como:

    A)        Novidade - considerado novo quando não compreendido no estado da técnica; nos termos do art. 96, §1º, LPI: “estado da técnica é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido, no Brasil ou no exterior, por uso ou qualquer outro meio, ressalvado o disposto no § 3º deste artigo e no art. 99".

    B)        Originalidade - quando dele resulte uma configuração visual distintiva, em relação a outros objetos anteriores.

    C)        Servir de tipo de fabricação industrial – quando for possível a reprodução do respectivo objeto com todos os detalhes.


ID
3179929
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, o conceito de Inovação refere-se a mudanças caracterizadas pelos aspectos pré-definidos. Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As inovações nas empresas referem-se a mudanças planejadas nas suas atividades com o intuito de melhorar seu desempenho. A partir da discussão da teoria da inovação acima, o conceito de inovação utilizado no Manual refere-se a mudanças caracterizadas pelos seguintes aspectos:

    a) a inovação está associada à incerteza sobre os resultados das atividades inovadoras.

    Não se sabe de antemão qual será o resultado das atividades de inovação, por exemplo se a P&D vai resultar no desenvolvimento bem-sucedido de um produto comercializável ou qual é a quantidade necessária de tempo e de recursos para implementar um novo processo de produção, marketing ou método de produção, ou o quão bem-sucedidas essas atividades serão;

    b) a inovação envolve investimento.

    O investimento relevante pode incluir a aquisição de ativos fixos ou intangíveis assim como outras atividades (tais como o pagamento de salários ou as compras de materiais ou de serviços) que podem render retornos potenciais no futuro;

    c) a inovação é o substrato dos transbordamentos.

    Os benefícios da inovação criadora são raramente apropriados por completo pela empresa inventora. As empresas que inovam por meio da adoção de uma inovação podem beneficiar-se

    dos transbordamentos de conhecimentos ou do uso da inovação original. Para algumas atividades de inovação os custos da imitação são substancialmente menores que os custos de desenvolvimento, por isso deve-se exigir um mecanismo efetivo de apropriação, que ofereça um incentivo a inovar;

    d) a inovação requer a utilização de conhecimento novo ou um novo uso ou combinação para o conhecimento existente. O conhecimento novo pode ser gerado pela empresa inovadora no curso de suas atividades (isto é, pela P&D intramuros)

    ou adquirido externamente de vários canais (por exemplo, pela compra de uma nova tecnologia). O uso de conhecimento novo ou a combinação do conhecimento existente requer esforços inovadores que podem ser distinguidos das rotinas padronizadas;

    e) a inovação visa melhorar o desempenho de uma empresa com o ganho de uma vantagem competitiva (ou simplesmente a manutenção da competitividade)

    por meio da mudança da curva de demanda de seus produtos (por exemplo, aumentando a qualidade dos produtos, oferecendo novos produtos ou conquistando novos mercados ou grupos de consumidores), ou de sua curva de custos (por exemplo, reduzindo custos unitários de produção, compras, distribuição ou transação), ou pelo aprimoramento da capacidade de inovação da empresa (por exemplo, aumentando sua capacidade para desenvolver novos produtos ou processos ou para ganhar e criar novos conhecimentos);

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) A inovação envolve investimento. 

    A alternativa está correta, pois transcreve exatamente o item “b", 101 do Manual de Oslo:

    b)  a inovação envolve investimento. O investimento relevante pode incluir a aquisição de ativos fixos ou intangíveis assim como outras atividades (tais como o pagamento de salários ou as compras de materiais ou de serviços) que podem render retornos potenciais no futuro; 



    B) A inovação é o substrato dos transbordamentos. 

    A alternativa está correta, pois transcreve exatamente o item “c", 101 do Manual de Oslo: 

    c)  a inovação é o substrato dos transbordamentos. Os benefícios da inovação criadora são raramente apropriados por completo pela empresa inventora. As em- presas que inovam por meio da adoção de uma inovação podem beneficiar-se dos transbordamentos de conhecimentos ou do uso da inovação original. Para algumas atividades de inovação os custos da imitação são substancialmente menores que os custos de desenvolvimento, por isso deve-se exigir um mecanismo efetivo de apropriação, que ofereça um incentivo a inovar;



    C) A inovação está associada à incerteza sobre os resultados das atividades inovadoras. 

    A alternativa está correta, pois transcreve exatamente o estabelecido no item “a", 101 do Manual de Oslo:

    a)  a inovação está associada à incerteza sobre os resultados das atividades inovadoras. Não se sabe de antemão qual será o resultado das atividades de inovação, por exemplo se a P&D vai resultar no desenvolvimento bem-sucedido de um produto comercializável ou qual é a quantidade necessária de tempo e de recursos para implementar um novo processo de produção, marketing ou método de produção, ou o quão bem-sucedidas essas atividades serão; 



    D) A inovação requer contínua atualização de tecnologias de produtos. 

    A Alternativa está incorreta, uma vez que o Item “d" do tópico 101 do Manual de Oslo, que dispõe:

    d)  a inovação requer a utilização de conhecimento novo ou um novo uso ou combinação para o conhecimento existente. O conhecimento novo pode ser gerado pela empresa inovadora no curso de suas atividades (isto é, pela P&D intramuros) ou adquirido externamente de vários canais (por exemplo, pela compra de uma nova tecnologia). O uso de conhecimento novo ou a combinação do conhecimento existente requer esforços inovadores que podem ser distinguidos das rotinas padronizadas; 

    Fonte: Manual de Oslo.  



    Gabarito do professor: D





ID
3179932
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Com relação a proteção de Programas de Computador é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.

  • A fim de responder à questão, cabe a análise das assertivas contidas nos seus itens para verificar qual delas está correta. 
    Item (A) - O regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador está disciplinado no artigo 2º da  Lei nº 8.906/1998. Nos termos explícitos do § 3º do artigo mencionado, "A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro". Assim, a assertiva contida neste item está, com toda a evidência incorreta. 
    Item (B) - O regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador está disciplinado no artigo 2º da  Lei nº 8.906/1998. De acordo com o § 3º do artigo mencionado, "A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.". O § 4º do referido artigo, por sua vez, dispõe que "os direitos atribuídos por esta Lei ficam assegurados aos estrangeiros domiciliados no exterior, desde que o país de origem do programa conceda, aos brasileiros e estrangeiros domiciliados no Brasil, direitos equivalentes". Com efeito, pode-se dizer que a proteção dos Programas de Computador é internacional, sendo dispensado o registro em outros países. A presente alternativa é, portanto, falsa. 
    Item (C) - Nos termos expressos no artigo 1º do Decreto 2.556/1998, "os programas de computador poderão, a critério do titular dos respectivos direitos, ser registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI". Não há previsão legal de registro na Biblioteca Nacional, razão pela qual a segunda parte da proposição contida neste item é falsa.
    Item (D) - De acordo com o artigo 1º da Lei nº 8.906/1998 "Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados". A assertiva contida neste item coaduna-se, portanto, à definição contida no dispositivo legal transcrito, sendo, com efeito, verdadeira.


    Gabarito do professor: (E)

  • GABARITO LETRA D - CORRETA

    Fonte: Lei 9.609-98

    Art. 1º Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.

  • Os Programas de Computador são protegidos pelo direito autoral e, como tal, o registro é opcional, sendo meramente declaratório. Sua validade é internacional, assim, os programas registrados no INPI não precisam ser registrados nos demais países, desde que estes concedam, aos estrangeiros, direitos equivalentes.

  • Comando da questão mal elaborado, pergunta-se sobre proteção aos programas de computador, a assertiva dada como correta é a definição de programa de computador, forçado pela literalidade da lei 9.609-98.


ID
3179935
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

Originalmente desenvolvido para avaliar e comparar os países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Manual de Oslo tem sido utilizado para abordar também as realidades da inovação em países da América Latina, Leste Europeu, Ásia e África. Vários destes países adaptaram a metodologia para atender às necessidades específicas de sua realidade econômica e social. As adaptações realizadas pelos países seguiram diferentes abordagens. Como consequência, aceita-se amplamente que:

Alternativas
Comentários
  • A inovação ocorre também em países fora da região da OCDE: um número crescente de países na América Latina, leste da Europa, Ásia e África iniciaram a realização de pesquisas baseadas no Manual de Oslo. Embora o desenho dessas pesquisas tenha visado normalmente estar de acordo com os padrões do Manual de Oslo, muitas delas adaptaram sua metodologia para considerar as necessidades específicas dos usuários e as características dos sistemas estatísticos nesses países com diferentes cenários econômicos e sociais. Adaptações nacionais foram desenvolvidas por país e seguiram diferentes abordagens. Por exemplo, aceita-se amplamente que a difusão e as mudanças incrementais da

    inovação respondem por grande parcela da inovação em países fora da OCDE.

    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

    Página: 12

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) As inovações radicais podem ser analisadas sob a óptica da assimetria social. 

    A Alternativa está incorreta, pois esta possibilidade não está prevista no Manual de Oslo.

    B) Os países do BRICS são analisados quanto à disponibilidade de internet de banda larga. 

    A Alternativa está incorreta, pois esta possibilidade não está prevista no Manual de Oslo.


    C) As inovações incrementais estão correlacionadas com a estabilidade político-econômica dos países. 

    A Alternativa está incorreta, pois tal afirmativa não replica o que é exatamente definido pelo Manual de Oslo sobre o assunto, como se pode observar: 




    498- As mudanças menores ou incrementais são o tipo de atividade tecnológica mais freqüente em alguns países em desenvolvimento, juntamente com as aplicações inovadoras de produtos ou de processos existentes. 


    D) A difusão e as mudanças incrementais da inovação respondem por grande parcela da inovação em países fora da OCDE. 


    A alternativa está correta, pois tal informação está devidamente estabelecida no Prefácio do Manual de Oslo:

    A inovação ocorre também em países fora da região da OCDE: um número crescente de países na América Latina, leste da Europa, Ásia e África iniciaram a realização de pesquisas baseadas no Manual de Oslo. Embora o desenho dessas pesquisas tenha visado normalmente estar de acordo com os padrões do Manual de Oslo, muitas delas adaptaram sua metodologia para considerar as necessidades específicas dos usuários e as características dos sistemas estatísticos nesses países com diferentes cenários econômicos e sociais. Adaptações na- cionais foram desenvolvidas por país e seguiram diferentes abordagens. Por exemplo, aceita-se amplamente que a difusão e as mudanças incrementais da inovação respondem por grande parcela da inovação em países fora da OCDE. Utilizando essas experiências ricas e diversas, adicionou-se um anexo a esta edição do Manual de Oslo, que incorpora algumas lições aprendidas e oferece um guia para novas pesquisas sobre inovação em países fora da OCDE. 


    Fonte: Manual de Oslo.





    Gabarito do professor: D


ID
3179938
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

No que diz respeito a negócios com bem de Propriedade Intelectual é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão tem por objeto tratar sobre os negócios com bem de propriedade intelectual. A questão foi retirada da cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO”, uma guia básico para empresário criado para “Proteção e Negócios com Bens de Propriedade Intelectual”.

    Segundo a Cartilha do INPI como a natureza jurídica do software é de direito autoral, vale dizer que seu desenvolvedor é o titular do direito de autor, e sua propriedade não se transfere integralmente nas transações comerciais, visto existir uma vinculação permanente do produto com o criador.         


    Letra A) Alternativa Incorreta. Segundo a Cartilha (pág. 102) o mecanismo de comercialização do software é um elemento que o diferencia de outras obras intelectuais. Os direitos de um desenvolvedor de software são inalienáveis e por isso não se pode falar em operações de compra e venda. Software não é considerado mercadoria. De acordo com a Lei Nº 9.609/98, Art. 9º, o uso do programa de computador no Brasil é objeto de contrato de licença.          

    Letra B) Alternativa Incorreta. Segundo a Cartilha do INPI (pág. 103) oferecer uma obra sob uma licença Creative Commons não significa abrir mão dos direitos autorais. Significa oferecer ao público alguns desses direitos sob determinadas

    condições. As licenças foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros) de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a filosofia de copyleft.


    Letra C) Alternativa Correta. Segundo a cartilha do INPI existem varoas formas de negócios que envolvem os ativos de PI. Dentre elas está a pesquisa colaborativa. É o nome dado à relação entre universidades ou instituições de pesquisa com o setor empresarial para a obtenção de um produto ou processo específico derivado de pesquisa. Viabiliza-se por meio de convênios de colaboração, em que são previamente estabelecidas condições de financiamento, disponibilidade de pessoal técnico qualificado, instalações e equipamentos, bem como questões relativas a sigilo e confidencialidade, definição sobre titularidade dos direitos e exploração comercial da propriedade intelectual (pág. 104).           


    Letra D) Alternativa Incorreta. Segundo a cartilha do INPI Geralmente o valor de uma taxa de royalty é calculado como um percentual do valor líquido de venda dos produtos ou serviços licenciados. Também pode ser definido como um valor fixo sobre as vendas. Pesquisas demonstraram que pagamentos de royalties por licenciamento têm variado entre 0,1% e 50% do preço líquido de vendas. Esta é uma ampla faixa que demonstra que, para cada contrato, é necessário dispor de um bom estudo econômico-financeiro para embasar as negociações. Segundo a Receita Federal, royalties são as “Importâncias pagas [...] para exploração de patentes de invenção, modelos, desenhos industriais, uso de marcas ou propagandas; remuneração de serviços técnicos, de assistências técnicas, administrativas e semelhantes; direitos autorais, inclusive no caso de aquisição de programas de computador (Software), [...] exceto películas cinematográficas.

    Gabarito do Professor: C


    Dica: Segundo a cartilha do INPI Copyleft é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa, devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, sendo, assim, diferente do domínio público, que não apresenta tais restrições (pág. 103).


ID
3179941
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação no mercado e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. Assim é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3179944
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Sobre as principais vantagens da utilização do Sistema de Madrid, considere as seguintes assertivas:


I-Está sujeito a uma única série de taxas (em uma única moeda) e de prazos.

II-Permite solicitação do registro da marca em vários países em um único idioma.

III-O registro internacional pode ser mantido e renovado através de um procedimento único.

IV-O titular de uma marca deve solicitar o seu registro em todos ou em alguns dos países membros do sistema, mediante a apresentação de: um pedido no seu país de origem e o pedido em cada um dos respectivos países de interesse.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • A questão tem por objeto tratar das marcas. 

    O art. 122, da LPI determina que “são suscetíveis como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidas as proibições legais”.   
    Segundo a cartilha do INPI a “A CRIAÇÃO DE UMA MARCA” (PÁG. 17) se o país onde se localiza a sede da sua empresa for membro do sistema de Madri e se você tiver registrado ou solicitado o registro da sua marca no seu país, ou com efeito no seu território, você pode utilizar o sistema de Madri (administrado pela OMPI) para registrar a sua marca nos mais de 70 países que já aderiram a este sistema. Importante ressaltar que o Brasil não aderiu a este sistema até o presente momento.         


    Item I) Certo. Segundo a cartilha do INPI “CRIANDO UMA MARCA” (pág. 18) ”As principais vantagens da utilização do sistema de Madrid são: A)  que o titular de uma marca pode solicitar o seu registro em todos ou alguns dos países membros do sistema mediante a apresentação de: . um único pedido de registro internacional;. em um único idioma;. sujeito a uma única série de taxas (em uma única moeda) e de prazos. A partir daí, o registro internacional pode ser mantido e renovado através de um procedimento único”.


    Item II) Certo. Segundo a cartilha do INPI “CRIANDO UMA MARCA” (pág. 18) “As principais vantagens da utilização do sistema de Madrid são: A)  que o titular de uma marca pode solicitar o seu registro em todos ou alguns dos países membros do sistema mediante a apresentação de: . um único pedido de registro internacional;. em um único idioma;. sujeito a uma única série de taxas (em uma única moeda) e de prazos. A partir daí, o registro internacional pode ser mantido e renovado através de um procedimento único”.


    Item III) Certo. Segundo a cartilha do INPI “CRIANDO UMA MARCA” (pág. 18) “ As principais vantagens da utilização do sistema de Madrid são: A)  que o titular de uma marca pode solicitar o seu registro em todos ou alguns dos países membros do sistema mediante a apresentação de: . um único pedido de registro internacional;. em um único idioma;. sujeito a uma única série de taxas (em uma única moeda) e de prazos.

    A partir daí, o registro internacional pode ser mantido e renovado através de um procedimento único”.


    Item IV) Errado. Segundo a cartilha do INPI “CRIANDO UMA MARCA” (pág. 18) “As principais vantagens da utilização do sistema de Madrid são: que o titular de uma marca pode solicitar o seu registro em todos ou alguns dos países membros do sistema mediante a apresentação de: A) um único pedido de registro internacional; B) em um único idioma; c) sujeito a uma única série de taxas (em uma única moeda) e de prazos.

    A partir daí, o registro internacional pode ser mantido e renovado através de um procedimento único”.


    Gabarito do Professor: B


    Dica:
    Segundo a cartilha de marcas do INPI “CRIANDO UMA MARCA” (pág. 17), “se você tiver registrado a marca da sua empresa no território brasileiro (país de origem) e depois desejar exportar ou conceder uma licença de uso da marca em outros países, é recomendável que você registre a sua marca no exterior. Existem três maneiras principais de fazê-lo: via nacional, via regional e via internacional”.


ID
3179947
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Inovação Organizacional é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3179950
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Avalie as afirmações apresentadas na sequência.


I - Uma invenção é, geralmente, definida como uma criação intelectual que objetiva apresentar uma solução nova para um problema técnico.

II – Uma invenção pode relacionar-se com a criação de um dispositivo, produto, método ou processo totalmente novo, ou pode ser um melhoramento incremental em um produto ou processo conhecido.

III - O modelo de utilidade é considerado o objeto de uso prático ou parte deste, susceptível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

IV - As patentes de modelo de utilidade visam à proteção das criações de caráter técnico-funcional relacionadas à forma ou à disposição introduzida em objeto de uso prático ou teórico, conferindo ao objeto melhoria funcional no seu uso ou fabricação.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA IV ERRADA:

    As patentes de modelo de utilidade visam à proteção das criações de caráter técnico-funcional relacionadas à forma ou à disposição introduzida em objeto de uso prático ou teórico, conferindo ao objeto melhoria funcional no seu uso ou fabricação.

    As patentes de modelo de utilidade visam à proteção das criações de caráter técnico-funcional relacionadas à forma ou à disposição introduzida em objeto de uso prático, ou parte deste, conferindo ao objeto melhoria funcional no seu uso ou fabricação.